-
No teste de recuperabilidade você irá identificar o valor recuperável, que é o maior valor entre o valor líquido de venda
e o seu valor em uso.
Em seguida confrontar o VALOR RECUPERÁVEL X VALOR CONTABIL
E evidenciar no ativo o MENOR valor entre eles.
-
Segundo o CPC 01: Valor Recuperável é o MAIOR valor entre:
a) Valor Líquido de despesas de venda; e
b) Valor de uso
Valor Contábil MAIOR que Valor Recuperável = Reconhece-se uma perda por desvalorização
Valor Contábil MENOR que Valor Recuperável = Nada há de ser feito
Outras questões que ajudam entender:
(CESPE/Contador/SUFRAMA/2014) - Uma empresa aufere benefícios de um ativo com o seu uso ou sua venda, normalmente avaliado pelo seu valor de troca. Assim, para determinar o valor recuperável de um item considerado como unidade geradora de caixa, deve-se obter o maior valor entre o valor justo líquido de despesas de venda e o valor em uso.
Gabarito: Certo
(CESPE/Contador/TJ-SE/2014) Em algumas situações, para mensurar o valor recuperável de um ativo intangível, não é necessário determinar o valor justo líquido de despesas de venda e o valor em uso desse ativo. Isso acontece quando um desses valores excede o valor contábil do intangível, de acordo com o CPC 01 (R1) – Redução ao Valor Recuperável.
Gabarito: Certo
(CESPE/Técnico Judiciário/Contabilidade/TREMS/ 2013/Adaptada) A perda em um imobilizado decorrente do teste de recuperabilidade significa que o valor contábil excedia o valor recuperável.
Gabarito: Certo
(CESPE/Analista Judiciário/Contabilidade/TRE-RJ/2012) O valor recuperável é definido como o maior número absoluto entre o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo ou de unidade geradora de caixa e o seu valor de uso.
Gabarito: Certo
-
O adequado é VALOR JUSTO LÍQUIDO DE VENDA
A questão está errada.
-
GAB:C
Colegas, a questão não esta errada, ela trata do CPC 01,o qual trata de redução ao valor recuperável de ativos:
Segundo o CPC 01, o valor recuperável de um ativo imobilizado é definido como o maior valor entre o valor líquido de venda do
ativo e o valor em uso desse ativo.
O valor líquido de venda é o valor a ser obtido pela venda do ativo em uma transação em condições normais envolvendo partes conhecedoras e independentes, deduzido das despesas necessárias para que essa venda ocorra.
O valor em uso de um ativo imobilizado é o valor presente dos fluxos de caixa futuros estimados (benefícios econômicos futuros esperados do ativo) decorrentes do seu emprego ou uso nas operações da entidade.
-
Gabarito da questão é CORRETO, mas a rigor a questão está errada sim.
Valor de venda é diferente do valor líquido de venda. Valor de venda seria contabilizar somente o valor recebido pela venda do ativo, o que é diferente de um valor líquido de venda, que, segundo o CPC 01:
a) O valor líquido de venda é o valor a ser obtido pela venda do ativo em uma transação em condições normais envolvendo partes conhecedoras e independentes, deduzido das despesas necessárias para que essa venda ocorra.
É evidente que o examinador comeu bola na questão e mesmo assim não anularam. Enfim, para outras bancas mais respeitáveis, tenha cuidado, pois os dois conceitos são diferentes sim.
Um exemplo bem simples: uma empresa vende uma máquina por 100 reais, pagando uma comissão de 10 reais ao vendedor.
1) Valor de venda = 100 reais.
2) Valor líquido de venda = Valor da venda - despesas incorridas para a venda = 90.
-
Segundo o CPC 01 (R1),
''O valor recuperável de uma unidade geradora de caixa é o maior valor entre o valor justo líquido de despesas de venda e o valor em uso. Para o propósito de determinar o montante recuperável de uma unidade geradora de caixa, qualquer referência a “um ativo”, constante dos itens 19 a 57 deve ser lida como referência a “uma unidade geradora de caixa”.
Assim, o valor recuperável será o maior entre o valor em uso e o valor justo líquido da venda.
GABARITO: CERTTO.
Prof. Gilmar Possati.
-
Segundo o CPC 01 (R1),
"74. O valor recuperável de uma unidade geradora de caixa é o maior valor entre o valor justo líquido de despesas de venda e o valor em uso. Para o propósito de determinar o montante recuperável de uma unidade geradora de caixa, qualquer referência a “um ativo”, constante dos itens 19 a 57 deve ser lida como referência a “uma unidade geradora de caixa”. Assim, o valor recuperável será o maior entre o valor em uso e o valor justo líquido da venda.
Complementando:
perda por desvalorização - reconhecimento e mensuração
D- perda por desvalorização ( despesa)
C- perda estimada por valor não recuperável ( retificadora do ativo)
perda= valor contábil > valor recuperável ( a diferença entre eles é a perda por desvalorização)
valor contábil deve ser reconhecido pelo ativo reconhecido no balanço menos as depreciações, amortizações ou exaustões.
-
Para mim a questão está 100% CORRETA!
-
O certo seria Valor Líquido de Venda
-
O CEBRASPE já apresentou as seguintes nomenclaturas no lugar de 'valor realizável líquido'
VALOR JUSTO; VALOR JUSTO LÍQUIDO DE DESPESAS; VALOR DE VENDA; VALOR REALIZÁVEL
-
GAB: CERTO
Complementando!
Fonte: Gilmar Possati - Estratégia
Assertiva: Para fins de teste do valor recuperável de um ativo, dois valores(VALOR RECUPERÁVEL) são considerados para a comparação com o valor contábil: o valor de venda e o valor em uso desse ativo, devendo ser escolhido o maior entre os dois.(CERTO)
O teste de recuperabilidade é o confronto entre o valor contábil e o valor recuperável.
O valor recuperável é o maior montante entre o valor justo líquido de despesas de venda do ativo (ou da unidade geradora de caixa) e o seu valor em uso.
O valor contábil é o montante pelo qual o ativo está reconhecido no balanço depois da dedução de toda respectiva depreciação, amortização ou exaustão acumulada e ajuste para perdas.
-
Segundo o CPC 01 (R1), "74. O valor recuperável de uma unidade geradora de caixa é o maior valor entre o valor justo
líquido de despesas de venda e o valor em uso. Para o propósito de determinar o montante recuperável de uma unidade geradora de caixa, qualquer referência a “um ativo”, constante dos itens 19 a 57 deve ser lida como referência a “uma unidade geradora de caixa”. Assim, o valor recuperável será o maior entre o valor em uso e o valor justo líquido da venda.
Gabarito: Certo
FONTE: ESTRATÉGIA
-
A questão está errada por dois motivos:
1º motivo: Não se compara o valor contábil com dois valores. Ele é comparado apenas com o valor recuperável. Tanto é que existem questões que falam que não é obrigatório calcular os 2 valores.
(BACEN 2013) Ao realizar o teste de recuperabilidade do ativo, é necessário determinar tanto o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo quanto seu valor em uso. (Gabarito: Errado)
2º motivo: Não é "valor de venda" , é "valor justo liquido das despesas de venda"
-
CERTO
Valor recuperável do ativo: “J.U”
Valor justo (valor líquido de venda) ou Valor em uso (dos 2 o MAIOR)
___________
(CESPE) Para a realização do teste de recuperabilidade de um ativo intangível, deve-se considerar que o seu valor recuperável advém da comparação entre o valor justo e o valor em uso, sendo, dos dois, o maior. (CERTO)
__
(CESPE) O valor recuperável é definido como o maior número absoluto entre o valor justo líquido de despesas de venda de um ativo ou de unidade geradora de caixa e o seu valor de uso. (CERTO)
__
(CESPE) A aplicação do teste de valor recuperável a um ativo ou grupo de ativos de longo prazo visa assegurar que seu valor contábil líquido não seja superior ao seu valor recuperável, definido como o menor valor entre o valor líquido de venda e o valor em uso. (ERRADO)
__
(CESPE) O teste de recuperabilidade, também chamado de impairment, define que o valor recuperável de um ativo é o menor número absoluto entre o valor justo, líquido de despesas de venda, e o seu valor de uso. (ERRADO)
__
(CESPE) Para fins de teste do valor recuperável de um ativo, dois valores são considerados para a comparação com o valor contábil: o valor de venda e o valor em uso desse ativo, devendo ser escolhido o maior entre os dois. (CERTO)
Valor justo = Valor líquido de venda = Valor de venda (CESPE)