SóProvas



Prova Exército - 2010 - EsFCEx - Oficial - Adminstração


ID
736144
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.

________________ mede as saídas e as informações são realimentadas e comparadas com o que se esperava para que sejam feitas as mudanças requeridas, direcionando as atividades da empresa para os objetivos em longo prazo. ________________ é um ciclo de curto prazo, tende a concentrar-se num determinado departamento ou atividade e, a partir dos objetivos estabelecidos, mede o desempenho, comparando os resultados com relação a padrões.

Alternativas
Comentários
  • O controle estratégico – também denominado controle organizacional – é tratado no nível institucional da empresa e se refere geralmente aos aspectos globais que envolvem a empresa como uma totalidade. Sua dimensão de tempo é o longo prazo. Seu conteúdo é geralmente genérico e sintético.

     

    O controle tático é exercido ao nível intermediário das empresas, é denominado controle departamental ou controle gerencial. Refere-se aos aspectos menos globais da empresa. Sua dimensão de tempo é o médio prazo.

     

    O controle ao nível operacional, é o subsistema de controle realizado ao nível da execução das operações.Trata-se de uma forma de controle realizada sobre a execução das tarefas e operações desempenhadas pelo pessoal não administrativo da empresa. Neste sentido, o controle operacional se refere aos aspectos mais específicos da empresa. Neste sentido, o controle operacional se refere aos aspectos mais específicos, como as tarefas e as operações. Sua dimensão de tempo é o curto prazo, pois seu objetivo é francamente imediatista: avaliar e controlar o desempenho das tarefas e operações a cada momento.

     

    GAB: LETRA D

    FONTE: https://www.coladaweb.com/administracao/controle

  • A questão versou sobre os três níveis organizacionais e quis saber como a função controle se relaciona a eles.

    ◾ NÍVEL ESTRATÉGICO OU INSTITUCIONAL

    ➡ "corresponde ao nível mais elevado e é composto por diretores, proprietários ou acionistas e dos altos executivos. É o nível em que as decisões são tomadas e são definidos os objetivos da organização e as estratégias para alcançá-los." (Chiavenato, 2014)

    ◾ NÍVEL TÁTICO/DEPARTAMENTAL/ GERENCIAL/MEDIADOR OU INTERMEDIÁRIO

    ➡ "Trata-se da linha do meio de campo. Atua na escolha e captação dos recursos necessários, bem como na distribuição e colocação do que foi produzido pela empresa nos diversos segmentos do mercado." (Chiavenato, 2014)

    ◾ NÍVEL OPERACIONAL

    ➡ "Está ligado aos problemas de execução cotidiana e eficiente das tarefas e operações da organização e orientado para as exigências impostas pela natureza da tarefa técnica a ser executada, com os materiais a serem processados e a cooperação de vários especialistas necessários ao andamento dos trabalhos. É o nível no qual as tarefas são executadas e as operações realizadas: envolve o trabalho básico relacionado com a produção dos produtos ou serviços da organização." (Chiavenato, 2014)

    Controle Estratégico ( Com efeitos Globais)

    ▪ Relatório de desempenho global;

    ▪ Demonstrativo de lucros e perdas;

    ▪ Retorno de investimento.

    Controle Tático (Atua na Área funcional)

    ▪ Controle orçamentário;

    ▪ Contabilidade de custos;

    Controle Operacional (Tarefa/Operação)

    ▪ Controle de estoque;

    ▪ Controle de qualidade;

    ▪ Rotatividade de pessoal;

    ▪ Satisfação do cliente.

    Com base nisso, preencheremos as lacunas:

    Nota-se que os trechos referem-se ao controle, por causa das afirmações de medição, comparação, avaliação e etc. Só nos resta verificar qual a abrangência do controle de cada uma dessas situações descritos. O longo prazo refere-se ao controle estratégico e o curto prazo e menor abrangência se relaciona ao controle operacional.

    CONTROLE ESTRATÉGICO mede as saídas e as informações são realimentadas e comparadas com o que se esperava para que sejam feitas as mudanças requeridas, direcionando as atividades da empresa para os objetivos em longo prazo. CONTROLE OPERACIONAL é um ciclo de curto prazo, tende a concentrar-se num determinado departamento ou atividade e, a partir dos objetivos estabelecidos, mede o desempenho, comparando os resultados com relação a padrões.

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA D


ID
736147
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As atividades de produção são efetuadas, a partir dos dados do planejamento estratégico. O sistema de produção no qual o processo é todo mecanizado, não existindo pausa, cujo produto é altamente previsível, chama-se:

Alternativas
Comentários
  • O sistema de produção no qual o processo é todo mecanizado, não existindo pausa, cujo produto é altamente previsível.

    Resposta: alternativa B.

  • Processo contínuo de fabricação na indústria. Na produção, um processo contínuo é visto como um método usado em indústrias e fábricas a fim de garantir maior quantidade fabricada de um determinado produto durante o menor espaço de tempo possível. Um processo contínuo é coerente, constante e ininterrupto, em contraste com o processamento em lote. A maioria dos fabricantes geralmente usa o processo contínuo de fabricação de produtos químicos, bem como no processo de refinação de petróleo bruto.

     

    GAB: LETRA B

    FONTE: https://www.manutencaoesuprimentos.com.br/processo-continuo-de-fabricacao-na-industria/


ID
736150
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.

As organizações produzem produtos/serviços (outputs) para atenderem as necessidades dos clientes. O custo (inputs) representa os insumos retirados da sociedade, aos quais agrega valor para essa mesma sociedade. O quociente entre os outputs e os inputs das atividades de produção representa o (a) _________ dos recursos produtivos.

Alternativas
Comentários
  • Falconi (1992), conceitua o conceito o aumento de produtividade como descrito a seguir: " Aumentar a produtividade é produzir cada vez mais  e/ou melhor com cada vez menos. Pode-se representar  a produtividade como o quociente entre o que a empresa produz (output) e o que ela consome (input)". 

     

    GAB: LETRA B

    FONTE: https://books.google.com.br/books?id=4zSEDwAAQBAJ&pg=PT32&lpg=PT32&dq=O+quociente+entre+os+outputs+e+os+inputs+das+atividades+de+produ%C3%A7%C3%A3o&source=bl&ots=BRhrRVA8im&sig=ACfU3U2A7k7kafIgjGDv4at_yqtIpD2xBA&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwj79veLzP3jAhXkILkGHaPkBvEQ6AEwBnoECAkQAQ#v=onepage&q=O%20quociente%20entre%20os%20outputs%20e%20os%20inputs%20das%20atividades%20de%20produ%C3%A7%C3%A3o&f=false


ID
736153
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística

Os layouts que utilizam tipicamente máquinas especializadas configuradas uma única vez para executar uma operação específica durante um longo período de tempo, denominam-se:

Alternativas

ID
736156
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A técnica de utilizar gráficos de controle é, também, denominada de:

Alternativas
Comentários
  • O Controle Estatístico de Processo (CEP) tem como objetivo monitorar um produto ou serviço durante seu processo de produção, pois caso apresente problemas, seu procedimento será interrompido para que as falhas sejam sanadas e o mesmo retorne a sua condição normal.

    O CEP é uma importante ferramenta para controle da variação de processos, pois trata com precisão os desvios que ocorrem no processo, fazendo com que atuemos no momento certo para corrigirmos os problemas apresentados.


ID
736159
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A integração entre empresas refere-se aos esforços de parceiros de uma cadeia de suprimento para coordenar e gerenciar suas atividades como uma única entidade, em vez de gerenciá-las separadamente. Dentro do modelo de logística global essa dimensão denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • As três dimensões das Operações e Logística Globais:

     

    Dimensão Funcional – enfatiza a natureza interfuncional da logística. A grande parte das organizações está segmentada em áreas de atividades discretas (Exp.: Marketing, Finanças, Manufatura, etc.).

     

    Dimensão Setorial (ou Integração entre empresas) – refere-se aos esforços de parceiros da cadeia de suprimentos para coordenar e gerenciar suas atividades como uma única entidade, em vez de gerenciá-las como entidades separadas.

     

    Dimensão Geográfica – difere da gestão de operações domésticas em relação a diversas formas críticas como fatores que diferem entre as Nações, distâncias envolvidas nas operações globais e dificuldade de gerenciar e servir.

     

     

    Fonte: Dornier, Logística e Operações Globais.

     

     

    Gabarito: B


ID
736162
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Algumas forças modelam a globalização das operações em empresas globais. Entre elas estão variáveis como os avanços em manufatura, transporte e comunicação e as barreiras não tarifárias. Ambas as variáveis pertencem às categorias de forças classificadas respectivamente como:

Alternativas
Comentários
  • Quatro forças motrizes do processo de globalização (MQF):

    • Forças tecnológicas - Avanços em manufatura/transporte/comunicação; Difusão de conhecimento técnico; Compartilhamento de tecnologia entre empresas; Localização global de P&D.

    • Forças políticas e macroeconômicas -Taxa de câmbio; Acordos de comércio regionais; Barreiras não tarifárias.

    • Forças de custos globais - Custo de mão-de-obra direta; Novas prioridades de custo; Aumento da intensidade de capital de instalações de produção; Processo de globalização de estratégias de operações

    • Forças de mercado globais - Competição estrangeira intensa; Crescimento da demanda externa; Presença de mercado – ameaça competitiva; Prioridades competitivas em transição; Processo de globalização de estratégias de operações

    Gabarito: a) tecnológicas e macroeconômicas.

    Fonte: https://image.slidesharecdn.com/aula3globalizaodasestratgias08set-090921184419-phpapp01/95/globalizao-das-estratgias-52-728.jpg?cb=1253558746


ID
736165
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

De acordo com o histórico da evolução do conceito e da aplicação do pensamento logístico, a partir dos anos 80, atinge-se a era do Supply Chain que passa a tratar a logística como um(a):

Alternativas
Comentários
  • Supply Chain

     

    A tradução literal de Supply Chain para o português é Cadeia de Suprimentos, que resume bem o conceito, aplicado na área de logística das empresas. Supply Chain, portanto, consiste em todo o processo logístico de um produto ou serviço, desde a sua fabricação até a sua entrega ao consumidor final.

     

    GAB: LETRA C

    FONTE: https://blog.sage.com.br/dicionario-administracao-negocios/supply-chain/


ID
736168
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Tem o objetivo de cuidar dos fluxos de materiais que se iniciam nos pontos de consumo dos produtos e terminam nos pontos de origem, com o objetivo de recapturar valor ou disposição final:

Alternativas
Comentários
  • Logística Reversa, também conhecida como logística inversa, é a área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, visando o reaproveitamento ou descarte apropriado de materiais e a preservação ambiental.

     

    GAB: LETRA D

    FONTE: https://blog.texaco.com.br/ursa/logistica-reversa-o-que-e-como-funciona/

  •  Cadeia de suprimentos (ou supply chain) é uma rede, que conecta empresas e fornecedores, com o objetivo de produzir e distribuir produtos ao consumidor final. No geral, essa rede é composta por diferentes atividades, pessoas, entidades e recursos que em certos casos pode se tornar um emaranhado complexo e extenso.

    Logística Reversa, é a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem.

    Conforme a questão, tem o objetivo de cuidar dos fluxos de materiais que se iniciam nos pontos de consumo dos produtos e terminam nos pontos de origem, com o objetivo de recapturar valor ou disposição final:


ID
736171
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Como é denominada a orientação ou atividade que consiste em normatizar a atividade empresarial sobre o que comprar ou produzir e em sua forma de alocação em fábricas ou centros de distribuição?

Alternativas

ID
736186
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral

Segundo a Lei no 11.079, de 30 de dezembro de 2004, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada, cujo valor seja inferior a R$20.000.000,00 (vinte milhões de reais).

II. O contrato de parceria público-privada deverá ter um período de prestação do serviço inferior a 5 (cinco) anos.

III. Essa lei foi sancionada para o registro de contratos de parceria público- privada que tenham como objeto único o fornecimento de mão-de-obra.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: A (somente I está correta)

    I. Certo: Art. 2º, § 4º, I. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada: cujo valor do contrato seja inferior a R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais).

    II. Errado: Art. 2º, § 4º, II. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada: cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos.

    III. Errado: Art. 2º, § 4º, III. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada: que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

  • I. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada, cujo valor seja inferior a R$20.000.000,00 (vinte milhões de reais). (CORRETO) 



    II. O contrato de parceria público-privada deverá ter um período de prestação do serviço inferior a 5 (cinco) anos. (INCORRETO) 

     

    Art. 2o Parceria público-privada é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa.

     

    § 4o. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada:

     II – cujo período de prestação do serviço seja inferior a 5 (cinco) anos; 



    III. Essa lei foi sancionada para o registro de contratos de parceria público- privada que tenham como objeto único o fornecimento de mão-de-obra. (INCORRETO)

     

    Art. 2o Parceria público-privada é o contrato administrativo de concessão, na modalidade patrocinada ou administrativa.

    § 4o. É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada:

     

     III – que tenha como objeto único o fornecimento de mão-de-obra, o fornecimento e instalação de equipamentos ou a execução de obra pública.

     

    Art. 1o Esta Lei institui normas gerais para licitação e contratação de parceria público-privada no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

     

    GABARITO: LETRA (A)

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l11079.htm

  • COMENTÁRIO: questão SEM RESPOSTA (desatualizada). Ver Lei 11.079/2004, art. 2º, § 4º, I (no mín., 10.000.000).

    ---

    Bons estudos.

  • Desatualizada.

     

    Art. 2º, § 4º, I

    É vedada a celebração de contrato de parceria público-privada, cujo valor seja inferior a R$10.000.000,00 (dez milhões de reais).


ID
736189
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O direito administrativo constitui-se num instrumento de controle da sociedade civil em relação às estruturas políticas exercentes de atividade administrativa. Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.

O(A) ___________ não elimina a autonomia, mas assegura à sociedade que os sujeitos investidos em competências estatais não atuarão arbitrariamente. Tanto o _____________ como o ________________ são dotados constitucionalmente de poderes para fiscalizar o exercício das atividades administrativas.

Alternativas

ID
736192
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo.

O(s) ___________________ constitui(em) eficaz instrumento de planejamento e programação, gerência e administração, controle e avaliação. O(a) _________________ é o processo de elaboração do orçamento constituído de um único documento, no qual se previam as receitas e autorização por tipo de gasto, sem qualquer definição do programa e dos objetivos de governo.

Alternativas
Comentários
  • * O orçamento-programa está intimamente ligado ao sistema de planejamento e aos objetivos que o governo pretende alcançar. A ênfase é nos objetivos a realizar. Esta é a técnica orçamentária utilizada no Brasil atualmente e é obrigatória para todas as unidades da Federação.

    * No orçamento tradicional/clássico as projeções de gastos são estabelecidas considerando-se os orçamentos dos anos anteriores, isto é,  baseia-se em dados históricos. Esse procedimento normalmente gera resultados com as mesmas falhas e erros cometidos no passado. No orçamento clássico ou tradicional a ênfase é naquilo que a instituição gasta, e não no que realiza.


ID
736195
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas abaixo

Nas ___________, a arrecadação e amortização dependem de autorização legislativa. Para as ___________, todos os valores recebidos em dinheiro devem constar no balanço financeiro, mas não passa pelo balanço orçamentário. As __________ aumentam as disponibilidades financeiras, mas não se agregam, definitivamente, ao patrimônio público. Nas ___________, a arrecadação é constante durante todo o exercício financeiro.

Alternativas

ID
736204
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os processos logísticos criam valor para o cliente porque, a partir do desenvolvimento de competências, os índices de erros e os tempos dos ciclos poderão ser diminuídos; e os indicadores de produtividade, melhorados.

( ) Numa lógica de causa e efeito, a reconfiguração da logística de distribuição traz impactos nos custos de produção.

( ) Cada processo logístico liga a empresa a seus clientes e fornecedores, internos e externos.

( ) Os custos logísticos de uma região são o somatório dos custos promocionais e os custos dos vendedores que atuam na área.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) Os processos logísticos criam valor para o cliente porque, a partir do desenvolvimento de competências, os índices de erros e os tempos dos ciclos poderão ser diminuídos; e os indicadores de produtividade, melhorados.

    ( F ) Numa lógica de causa e efeito, a reconfiguração da logística de distribuição traz impactos nos custos de produção.

    Conforme definido por Ballou, a logística de distribuição é “um ramo da logística empresarial que está relacionada a movimentação, estocagem e processamento de pedidos dos produtos finais da empresa”.

    ( V ) Cada processo logístico liga a empresa a seus clientes e fornecedores, internos e externos.

    ( F ) Os custos logísticos de uma região são o somatório dos custos promocionais e os custos dos vendedores que atuam na área.

    De acordo com Ballou (2006) o custo logístico compreende os custos de: armazenagem, administração, manutenção de estoques e realização de pedidos, todos estes contabilizados no produto e incorporados ao seu valor.


ID
736207
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentro da elaboração de um plano de Marketing a etapa que tecnicamente tem por objetivo apresentar uma rápida visão geral do plano proposto denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Dentro da elaboração de um plano de Marketing a etapa que tecnicamente tem por objetivo apresentar uma rápida visão geral do plano proposto denomina-se:

    Resumo Executivo é um documento que resume de forma eficiente um plano de negócios maior. Geralmente, é considerada a seção mais importante, pois comunica os principais resultados da pesquisa, assim como os processos de ação propostos. [Para a produção de um Resumo Executivo], recomendam-se as seguintes etapas:

    1. Ofereça uma visão geral do seu negócio (gabarito - alternativa a)

    2. Fale sobre o seu público-alvo, sua concorrência e a estratégia de marketing

    3. Ofereça uma visão geral das operações financeiras

    4. Reflita no plano de futuro

    5. Fale sobre o que sua empresa precisa

    Fonte: https://www.questionpro.com/blog/pt-br/resumo-executivo/


ID
736210
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Logística

É um conjunto de procedimentos e fontes utilizados por Administradores para obter informações diárias sobre eventos, no ambiente de marketing:

Alternativas
Comentários
  • Um sistema de Inteligência de Marketing é usado por líderes para entender situações no ambiente e há duas maneiras de fazer estes registros de dados: (a) o sistema interno que fornece informações sobre o resultado alcançado em cada campanha; e (b) os sistemas externos, que mostram dados sobre eventos e abrangência da marca.

     

    GABARITO: LETRA C

    FONTE: https://agenciawck.com.br/inteligencia-de-marketing-prepare-sua-equipe-para-analisar-dados-e-gerar-resultados/


ID
736213
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Marketing

Dentro das características positivas para uma boa pesquisa de marketing, a etapa que alerta para a necessidade de se observar os problemas causados pelos “mitos do marketing”, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • "O maior inimigo da verdade é frequentemente não a mentira - deliberada, planejada, desonesta - mas sim o mito - persistente, entranhado e irreal"John F. Kennedy

     

    É necessário para que uma boa pesquisa de marketing tenha sete características que são:

    1.Método Cientifico que utiliza os métodos científicos;

    2.Criatividade que na desenvolve maneiras de solucionar um problema;

    3.Métodos múltiplos para reconhecer o valor da utilização de dois ou três métodos;

    4.Interdependência de modelos e dados que são feitos a partir de modelos bem definidos;

    5.Valor e custo das informações é difícil estimar o valor das informações em relação ao seu custo;

    6.Ceticismo saudável é uma relação a suposições simples realizadas geralmente por gerentes;

    Marketing Ético uma boa pesquisa beneficia tanto a empresa quanto os clientes.

     

    GABARITO: LETRA (A)

    FONTE: https://www.webartigos.com/artigos/a-importancia-e-a-competencia-da-pesquisa-de-marketing/105476

                  http://www.intelliwise.com/seminars/pseudo.htm


ID
736216
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Empresas que se encontram bem sucedidas economicamente, tem percebido que o ambiente de marketing apresenta inúmeras oportunidades e ameaças. Sendo assim, para uma maior compreensão, passou-se a utilizar a técnica de segmentar o ambiente maior em ambientes menores. As variáveis que envolvem os valores e crenças dos indivíduos ao decidirem sobre a aquisição de um produto ou serviço encontram-se classificadas no ambiente:

Alternativas
Comentários
  • Evolução sociocultural é um termo-valise para teorias de evolução cultural e evolução social, descrevendo como culturas esociedades se desenvolveram através do tempo. Embora tais teorias tipicamente forneçam modelos para a compreensão do relacionamento entre tecnologias, estrutura social, valores da sociedade, e como e por que eles mudam com o tempo, variam quanto à descrição dos mecanismos específicos de variação e mudança social.

  • GABAITO A

    Empresas que se encontram bem sucedidas economicamente, tem percebido que o ambiente de marketing apresenta inúmeras oportunidades e ameaças. Sendo assim, para uma maior compreensão, passou-se a utilizar a técnica de segmentar o ambiente maior em ambientes menores. As variáveis que envolvem os valores e crenças dos indivíduos ao decidirem sobre a aquisição de um produto ou serviço encontram-se classificadas no ambiente:

    Sociocultural

  • O ambiente geral ou externo é composto por forças que influenciam indistintamente o conjunto das empresas atuantes em um determinado mercado, ou seja, exerce a mesma influência sobre todas as empresas, representam as oportunidades e ameaças, e são representadas por seis componentes:

    d) ambiente demográfico: refere-se ao estudo da população humana;

    c) ambiente econômico: envolve a economia como um todo.

    e) ambiente natural: meio ambiente, disponibilidade dos recursos naturais para uma organização ou afetados por ela;

    ambiente tecnológico: composto pelo conhecimento científico, pela pesquisa e desenvolvimento;

    b) ambiente político-legal: constitui-se pelas leis, regulamentações, agências governamentais e grupos que exercem pressão política; e

    a) ambiente sociocultural (gabarito): constituído de instituições e outras formas que influenciam os valores básicos, as crenças, as normas, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade;

    É em busca da conquista de uma maior parcela de clientes que ocorre a competição de mercado, denominada concorrência. A disputa ocorre entre produtores, fornecedores ou comerciantes de um mesmo bem ou serviço em seus respectivos ambientes. A concorrência inclui todas as ofertas e os substitutos reais e potenciais que um comprador possa considerar para realizar sua escolha. Avalia-se que a concorrência entre produtores de bens ou prestadores de serviços tanto pode estimular o aperfeiçoamento tecnológico e a produtividade, quanto influir positivamente sobre o custo de vida da sociedade.

    Fonte: https://administradores.com.br/artigos/ambientes-de-marketing


ID
736219
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os mercados empresariais possuem diversas características que os tornam muito diferentes dos mercados consumidores. Quando uma demanda total de muitos bens e serviços empresariais não é muito afetada pela mudança de preços, dizemos que ela é:

Alternativas
Comentários
  • TIPOS DE ELASTICIDADE – DEMANDA:

     

    Inelástica: a quantidade demandada não responde com muita intensidade a alterações nos preços EPd < 1;

     

    Elástica: a quantidade demandada responde com muita intensidade a alterações nos preços EPd > 1;

     

    Unitária: a quantidade demandada muda na mesma proporção que o preço se altera EPd = 1; EX: um aumento no preço de 22%, leva uma diminuição da quantidade demandada de 22%.

     

    Perfeitamente Inelástica: a quantidade demandada não muda se houver uma alteração nos preços;

     

    Perfeitamente Elástica: a quantidade demandada muda infinitamente com uma alteração nos preços;

     

    Como a elasticidade preço da demanda mede o quanto a quantidade demandada muda em resposta a uma mudança nos preços, ela está intimamente ligada ao formato da curva da demanda.

     

    GABARITO: LETRA B

    FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/demanda-elastica-e-inelastica-e-oferta-e-demanda/66271/


ID
736222
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É o conhecimento que se baseia em experiência pessoal, bom senso, intuição e juízo:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E: Segundo RENNÓ (2013: pág. 288) —  Uma das principais noções que temos de ter em gestão do conhecimento é a diferença entre conhecimento tácito e explícito, derivada dos trabalhos de Polanyi. De acordo com o autor: O conhecimento explícito ou codificado é passível de transmissão sistemática por meio da linguagem formal, relacionado a eventos e objetos, independentemente de contexto. De outro lado, o conhecimento tácito é pessoal, relacionado a um contexto específico e difícil de ser formalizado e comunicado. Representa o conhecimento produzido pela experiência de vida, incluindo elementos cognitivos e práticos;


ID
736225
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Constituem uma unidade da organização e um conjunto de deveres e responsabilidades que os tornam distintos (as) dos (das) demais:

Alternativas
Comentários
  • Ainda que a terminologia não seja a de "cargo", mas imagine que existem dois sargentos (patente, que nesse caso seria entendido como cargo), sendo que um estaria no corpo de saúde como enfermeiro e outro no administrativo no setor de pagamento, cada um exercendo uma função que os diferenciaria um do outro.
    Não concordo que seja alternativa d

  • Olhando sob outro prisma, um cargo constitui uma unidade da organização e consiste em um conjunto de deveres e responsabilidades que o tornam separado e distinto dos demais cargos. 

     

    GABARITO: LETRA D

    FONTE: https://cursosnocd.com.br/recursos-humanos/conceito-de-cargo.htm


ID
736228
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto aos principais critérios utilizados para a construção de um plano salarial, aquele que pode estabelecer diferentes planos, conforme os níveis hierárquicos ou grupos de funcionários, tecnicamente denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Igualitarismo ou elitismo: a remuneração pode incluir o maior número possível de funcionários sob o mesmo sistema de remuneração (igualitarismo) ou pode estabelecer diferentes planos conforme os níveis hierárquicos ou grupos de funcionários (elitismo).


ID
736231
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O fundamento da remuneração que objetiva reduzir a distância entre líderes e liderados, por meio de uma mudança organizacional geralmente caracterizada pela descentralização das decisões, autonomia operacional e medição dos resultados pela agilidade, flexibilidade, eficácia e eficiência, denomina-se remuneração por:

Alternativas
Comentários
  • Eis alguns tipos de remuneração: 

    Remuneração funcional

    Este modelo de remuneração é um dos mais tradicionais, sendo também chamado de Plano de Cargos e Salários. O sistema de remuneração funcional é composto pelas seguintes informações: descrição de cargo, avaliação de cargos, faixas salariais, política para administração dos salários e pesquisa salarial.

     

    Remuneração por habilidades

    Esta remuneração é oferecida em função do conhecimento ou das habilidades certificadas pelo contratado, por exemplo: uma pessoa que frequenta um curso de liderança certamente vai adquirir conhecimentos sobre o assunto, mas isso não garante que se tornará um líder nato. É necessário que o profissional tenha aptidão pessoal para a função, passando a receber uma remuneração condizente a sua habilidade.

     

    Remuneração por competências

    Mais conhecida no universo gerencial de uma empresa, a remuneração por competências passou a ser interessante por conta de fatores como: crescimento do setor de serviços na economia, aumento da demanda de profissionais qualificados, necessidade de conhecimento intensivo nas empresas em geral, e outras características que agregam valor as competências de cada colaborador.

     

    Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-os-7-tipos-de-remuneracao-mais-comuns/

    Gabarito: B


ID
736234
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Observe o seguinte conto hindu a respeito dos seis cegos e o elefante para responder o item 71.

O primeiro cego sente uma presa e acha que o animal deve ser uma lança; o segundo, apalpando a lateral do elefante, considera que seria um muro; sentindo uma perna, o terceiro descreve o animal como uma árvore e o quarto, tateando a tromba do elefante inclina-se a pensar que seria uma serpente. O quinto, tendo percebido a orelha do elefante, considera tratar-se de um ventilador; e o sexto, segurando o seu rabo, diz tratar-se de uma corda. (MORGAN, 2009, p. 346).

A comparação desse conto com as nossas experiências nas organizações é muito comum. Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parênteses a letra “V”, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra “F”, quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Igual aos cegos, ao analisarmos a organização, estamos lidando com diferentes dimensões interligadas.

( ) Por termos visão, somos capazes de obter todo o conhecimento da realidade global e rica da organização.

( ) Partindo-se do principio de que as organizações são grupos de pessoas com objetivos comuns, pode-se chegar a um consenso único de definição da organização com o mesmo grau de certeza, implicitamente, presente na fábula hindu.

( ) Se uma organização for decomposta, poderá ser observado que há dimensões técnicas e estruturais, bem como, simultaneamente, dimensões humanas, políticas e culturais.

Alternativas
Comentários
  • D

    CFO 2022


ID
736237
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As limitações dos métodos tradicionais de avaliação do desempenho têm levado as organizações a buscar soluções criativas e inovadoras. É correto afirmar que o sistema utilizado intensamente nas organizações, no qual cada pessoa se avalia constantemente quanto à sua performance, eficiência e eficácia, tendo em vista determinados parâmetros fornecidos pelo seu superior ou pela tarefa é denominado de:

Alternativas
Comentários
  • A autoavaliação de desempenho consegue coletar informações relevantes sobre o colaborador, capazes de nortear sua carreira e levá-lo a outro patamar profissional. Por meio dela, o indivíduo conhece melhor seu perfil comportamental, identificando seus pontos fortes e as competências precisam ser desenvolvidas.


ID
736249
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um dos fatores que mais contribuiu para o surgimento da linha de montagem em movimento no modelo fordista de produção foi a:

Alternativas
Comentários
  • A divisão do trabalho e a especialização dos trabalhadores (funcionando como peças de uma engrenagem) é que possibilitaram a visão de uma linha de montagem em movimento. Como poderia haver intercambialidade de peças se não houvesse uma divisão do trabalho?
     

    "...Princípios da produção em massa Foi Henry Ford quem aplicou na fabricação de automóveis os dois princípios fundamentais da produção em massa.

    Primeiro principio é a divisão do trabalho, o processo de produzir um produto é dividido em partes, cada pessoa participa com uma parte totalizando o produto final. O padrão das peças e do serviço O segundo principio é a fabricação de peças e componentes padronizados, sendo todos fabricados com a mesma qualidade e com o mesmo tamanho e cor.

    Cada peça ou componente pode ser montado em qualquer sistema ou produto. Já em seus primeiros modelos Ford vinha utilizando esses princípios de produção. Em 1912, o conceito de linha de montagem, sem mecanização, foi aplicado à fabricação de motores, radiadores e componentes elétricos. Numa linha de montagem, o trabalhador fica numa posição fixa para executar uma tarefa única. O produto movimenta-se ao longo de um processo que é feito de uma seqüência de tarefas, realizadas pelos os trabalhadores em posição fixas. Conforme o produto avança de uma posição para outra, vai sendo progressivamente construído.

    FONTE: "http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/ford-e-sua-importancia-na-linha-de-producao/55589/

  • também não entendi essa resposta. Se algém souber poderia explicar?

  • Princípios da linha de montagem:

    Especialização do trabalhador

    intercambialidade de peças.

  • Assim, Ford evidenciou dois princípios da produção em massa: peças padronizadas e trabalhadores especializados.

    O princípio das peças padronizadas deu origem ao controle de qualidade (uniformidade das peças e produtos) e à redução da quantidade de peças na fabricação de seus carros.

    O princípio do trabalhador especializado dizia que cada pessoa ou cada grupo de pessoas tinha uma tarefa fixa dentro de uma etapa de um processo predefinido. Assim, por esse princípio, cada trabalhador atuava apenas no processo específico que lhe fosse atribuído. 

    Fonte: Material do GranCursos.


ID
736255
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Qual dos enfoques funcionalistas era denominado de uma estratégia educacional planejada?

Alternativas
Comentários
  • Letra C 

    O DO é uma mudança organizacional planejada, no qual muda as pessoas e a natureza e qualidade das suas relaçoes de trabalho.

  • Mas como fazer para verificar se o investimento em desenvolvimento de pessoas representa uma estratégia de intervenção efetiva para a aprendizagem organizacional, tema essencial quando o assunto é competitividade? Berry e Grieves (2003) apontam que o caminho para a verificação está na extensão em que esse investimento é capaz de promover a transferência de aprendizagem, desenvolver a capacidade de treinamento e encorajar o desenvolvimento de um RH estratégico. Para os autores, a transferência de aprendizagem é avaliada pela capacidade que as pessoas têm de transferir para suas situações reais de trabalho o que aprenderam em programas de treinamento. A capacidade de treinamento é vista como a habilidade que as organizações têm para promover, desenvolver continuamente e sustentar as habilidades para aprender e criar novos conhecimentos aplicáveis.


ID
736258
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os estudos do Instituto Tavistock de Londres serviram como base para o modelo de produção volvista. Essa abordagem era também denominada de:

Alternativas
Comentários
  • investigadores ligados ao Tavistock Institute de Londres fizeram alguns desenvolvimentos teóricos da corrente sociotécnica, levando ao que hoje conhecemos como sistemas sociotécnicos. Estes sistemas centram as suas análises nas implicações da mudança tecnológica no que respeita à relação entre o subsistema técnico e o subsistema social. O primeiro comporta o grau de automatização e de mecanização, a unidade de operações, a escala espácio-temporal do processo produtivo, as características da matéria-prima, o grau decentralização das tarefas e as características do espaço físico. O segundo refere-se às características das tarefas e das funções, aos sistemas de recompensa, às relações de supervisão e às características da cultura organizacional.


ID
736261
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Na visão metafórica das organizações, a observação de que “os seres humanos possuem uma inclinação toda especial para caírem nas armadilhas criadas por eles mesmos”, pode-se dizer que a organização esta sendo vista como:

Alternativas
Comentários
  • alguém poderia explicar?

  • As Metáforas de Morgan

    1. Organizações como máquinas. Nesse caso, existe uma ênfase na visão onde partes tem um papel bem definido no funcionamento do todo. Nessa metáfora entendemos que a organização opera de uma maneira rotineira, eficiente, confiável e previsível.
    2. Organizações como organismos. Nesse caso utiliza-se o conceito de sistemas aberto da biologia. Aqui, preocupa-se com aspectos de adaptação ao meio ambiente, ciclos de vida, os fatores influenciando a saúde organizacional, as diferentes espécies de organização, as relações entre as diferentes espécies e os aspectos de ecologia.
    3. Organizações como cérebros. Aqui procura-se ver a organização como capaz de processar informação, aprender e ser inteligente. A palavra chave é a inteligência organizacional que propiciaria a auto-organização para lidar com aspectos de evolução.
    4. Organizações como culturas. A organização é vista como baseada em idéias, valores, normas, rituais, e crenças que sustentam a organização como uma realidade construída socialmente, isto é um conjunto de padrões que compartilham um significado comum aos atores organizacionais. Nesse caso organizações são vistas como mini-sociedades, isto é tem cultura própria.
    5. Organizações como governos. Diferentes interesses, conflitos, negociação e poder moldam as atividades organizacionais. Organizações vistas como governo podem ter diferentes tipos de estruturas de poder tais como: autocracia, burocracia, tecnocracia, democracia representativa e democracia direta. Essa metáfora ajuda a desmistificar a visão racionalista da organização e dá luz a visão de que existem um jogo político entre os atores organizacionais.
    6. Organizações como prisões psíquicas. Aqui se questiona se as organizações não são uma maneira de que pessoas se tornam reféns de seus próprios pensamentos, idéias, crenças e preocupações que são originarias de seu consciente ou inconsciente. De que maneira o indivíduo projeta seus aspectos psíquicos na formação de um ambiente de grupo.
    7. Organizações como fluxo, movimento e transformação. Nessa visão Morgan propõe uma visão da organização onde o importante é entender a lógica da mudança, da evolução. Três visões de mudança são apresentadas: a organização como um mecanismo de auto-produção, isto é ela gera a si própria, a organização mudando como reação ao ciclo de retro-alimentação e a mudança vista sob a ótica dialética onde a organização muda face a relação entre fenômenos opostos.
    8. Organizações como instrumentos de dominação. Organizações vistas como formas de exploração, isto é como organizações usam seus empregados, seu ambientes (comunidades), e a economia mundial para atingir sues próprios objetivos. Nesse caso a essência da organização estaria no processo de dominação onde um grupo de pessoas impõe sua vontade a outros.

    http://sisdinf.blogspot.com/2011/10/as-metaforas-de-morgan.html