SóProvas



Prova FCC - 2010 - TRF - 4ª REGIÃO - Técnico de enfermagem


ID
110017
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Particularidades sociais ajudam ...... compreender o cenário de desestímulo ...... alfabetização, que se reflete nos dados estatísticos, associando o analfabetismo ...... porcentagem de desempregados no Brasil.

As lacunas da frase acima estarão corretamente preenchidas, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • ...... compreender( NÃO USAR-SE O SINAL INDICATIVO DE CRASE ANTES DE VERBO).
  • I - Não se usa crase antes de verbo;II - Desistímmulo A alguma coisa + Artigo = Crase;III - Associando isso A isso + Artigo = Crase.
  • Trocando alfabetização por aprendizado
         Desestimulo ao aprendizado. há crase

    Trocando porcentagem por percentual
        associando o analfabetismo ao percentual. há crase
  • AO crase Há, O crase se ferrou. Decorem e não errem mais.

    Particularidades sociais ajudam O.

    O cenário de desestímulo  AO.

    Associando o analfabetismo AO.



  • cada acerto é um orgasmo diferente!!!!
    BONS ESTUDOS

  • GABARITO: LETRA B

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoalmente

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita


ID
110020
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Luzia, com 11.500 anos, é o fóssil mais antigo de um brasileiro.

O rosto de Luzia foi mostrado ao mundo por um especialista em reconstituição facial.

O especialista revela agora como seria a face do primeiro europeu.

A semelhança entre as duas reconstituições mostra que um grupo reduzido de homens deu origem às diversas etnias do planeta.



As frases acima estão articuladas com lógica, clareza e correção no período:

Alternativas
Comentários
  • A RESOLUÇÃO DE QUESTÃO DESSE TIPO E ÚTIL O SEGUINTE MÉTODO;SUJEITO + COMPLEMENTOS NOMINAIS + VERBO + COMPLEMENTOS VERBAIS + PREDICADO + APOSTO.

ID
110023
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A nomeação do Procurador-Geral da República, que é precedida de aprovação pelo Senado Federal, é classificada como um ato administrativo

Alternativas
Comentários
  • Ato Composto: É aquele produzido por um órgão, mas que, como condição de exequibilidade, está sujeito à homologação, aprovação, visto ou autorização de outro.OBS: Di Pietro afirma que há 2 atos: o principal e o secundário.Ato Complexo: É aquele resultante da manifestação (conjugação) de vontade de dois ou mais órgãos públicos.
  • Ato adminstrativo simples: decorre da manifestação de vontade de um único órgão (unipessoal ou colegiado), tornando-se completo apenas com essa manifestação.Ato administrativo complexo: é o que necessita, para a sua formação, da manifestação de vontade de pelo menos dois órgãos. Isoladamente, nenhum dos órgãos é suficiente para dar existência ao ato. Mas de qualquer forma é um único ato e não uma série de atos encadeados. (ex. portaria conjuntas - SRF/PGFN).Ato administrativo composto: é aquele que o conteúdo resulta da manisfestação de um órgão, mas a produção de seus efeitos depende de um outro ato que o aprove, sendo a função deste segundo ato meramente instrumental e seu efeito é tornar o primeiro ato (o ato principal) eficaz. Não é a conjugação de diversas vontades, seu conteúdo tem a vontade de um úncio órgão. (ex. nomeação de dirigentes para entidades de Adminsitração Indireta que a CF/88 ou lei exige autorização legislativa).(Direito Adminsitrativo Descomplicado)
  • Agora eu fiquei bem confusa... Já fiz uma prova (não estou conseguindo achar ) que pedia o tipo de ato para a nomeação de ministro. A resposta era : COMPLEXO (justificativa : nomeação de Ministro que depende de aprovação pelo Senado é ato complexo, pois nestes casos, o Senado não somente ratifica o ato como no composto, mas aprova, pois se o senado não aprovar, tem que convocar outro !!!)E então ? é ou não é o mesmo caso ? Alguém me ajuda ?
  • COMPLEMENTANDO : OLHA A QUESTÃO DA esAF QUE EU ACHEI NO cANAL DOS cONCURSOS :QUESTÃO COMENTADAAGU 1998 - ESAFA nomeação de ministro do Superior Tribunal de Justiça, porque a escolha estásujeita a uma lista tríplice e aprovação pelo Senado federal, contando assim com a participação de órgãos independentes entre si, configura a hipótese específica de um ato administrativo:Resposta : complexoCOMENTÁRIOO gabarito foi letra A, seguindo Hely Lopes Meirelles (independência entre os órgãos).Vontades independentes  complexo; vontades dependentes  composto.
  • "Enquanto no ato complexo temos um único ato, integrado por manifestações homogêneas de vontades de órgãos diversos, sem que se possa falar em principal e secundário, no ato composto existem dois atos, um principal e outro acessório. Esse segundo ato, o ato acessório, tem por conteúdo tão-somente a aprovação do ato principal, visando a dar-lhe eficácia, a torná-lo exeqüível. Para a Professora Maria Sylvia Di Pietro, seriam exemplos de atos compostos as nomeações de autoridades ou dirigentes de entidades da Administração sujeitas à aprovação prévia pelo Poder Legislativo. A autora cita como exemplo de ato composto a nomeação de Procurador-Geral da República, precedida de aprovação pelo Senado" (Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo).
  • Segundo José dos Santos C. Filho: ATOs COMPLEXOS são aqueles cuja vontade final da Administração exige a intervenção de agentes ou órgãos diversos, havendo certa autonomia, ou conteúdo próprio, em cada uma das manifestações. ATOS COMPOSTOS não se compõem de vontades autônomas, embora mútiplas. Há, na verdade, uma só vontade autônoma, ou seja, se conteúdo próprio. As demais são meramente instrumentais, pq se limitam à verificação de legitimidade do ato de conteúdo próprio. Para o autor, a nomeação de Procurador-Geral da República é ato composto. Mas, ele mesmo cita a divergência sobre o tema, dizendo que para Maria Silvia Di Pietro seria um ato complexo. Questão muito confusa essa!
  • Na pag. 420 do livro Direito Adm. Descomplicado, cita este mesmo exemplo da questao como ato composto..

    Gabarito correto....
  • Atos compostos são concebidos por mais de um órgão administrativo. Esses órgãos devem emitir vontades parciais que somados integram a vontade administrativa final.

    Vontade
     autônoma do Presidente + Vontade autônoma do Senado = Aprovação (Ato Composto)

  • COMPOSTO-->Existem 2 atos, um principal e outro acessório. Esse ato acessório visa a aprovar o ato principal, dando-lhe eficácia, tornando exequível.
    Exemplo(ponto dos concursos):A nomeação de ministro do STF pelo presidente da república depende de aprovação do Senado federal, o mesmo procediento ocorre na nomeação do Procurador-Geral da República. A nomeação é o ato principal e a aprovação prévia é o ato acessório.

    COMPLEXO--> resulta da manifestação de vontade de dois ou mais órgãos diferentes. Todas as vontades exprimidas são principais, ou seja, não há vontade acessória. Isso significa que isoladamente nenhum dos órgãos é capaz de produzir o ato.
    Exemplo (ponto dos concursos) : investidura de ministro do STJ, que resulta na soma da vontade do próprio tribunal , na formação da lista tríplice, com a vontade do Presidente da República na escolha de um nome dessa lista.
  • Para quem faz prova pela banca CESPE fique atento!!!! Questão idêntica o CESPE adota posição divergente da eminente professora MARIA SYLVIA DI PIETRO e considera nomeação do PGR como ATO COMPLEXO!!!!! Jurisprudência CESPIANA!!!!
  • Dica:

    Pessoal, já sofri muito com esse tipo de questão. Todos sabemos o que são Atos Simples, Compostos e Complexos, mas muitas vezes as bancas se posicionam de maneira divergente quanto ao tema.

    Bom, acerca do posicionamento das principais bancas quanto ao ato de nomeação do PGR após aprovação do Senado (e atos similares), temos:

    CESPE: Ato Complexo
    ESAF: Ato Complexo
    FCC: Ato Composto

  • Acho um desrespeito, com o candidato que estuda, o que as bancas fazem. Cada uma tem um posicionamento diferente sobre o mesmo assunto e nós,estudantes, perdermos, muitas vezes, questões como essa por não conseguir advinhar o pensamento das bancas. Eu, por exemplo, venho estudao pelo livro do autor José dos Santos Carvalho Filho e para este autor o que está descrito na questão é um ato complexo. 

    Só Deus para nos ajudar a ficarmos espertos. 
  •  

     Quanto à formação da vontade, os atos administrativos podem ser simples, complexos e compostos.

    Atos simples--> são os que decorrem da declaração de vontade de um único órgão, seja ele singular ou colegiado. Exemplo: a nomeação pelo Presidente da República; a deliberação de um Conselho.

    Atos complexos -->são os que resultam da manifestação de dois ou mais órgãos, sejam eles singulares ou colegiados, cuja vontade se funde para formar um ato único. As vontades são homogêneas; resultam de vários órgãos de uma mesma entidade ou de entidades públicas distintas, que se unem em uma só vontade para formar o ato; há identidade de conteúdo e de fins. Exemplo: o decreto que é assinado pelo Chefe do Executivo e referendado pelo Ministro de Estado; o importante é que há duas ou mais vontades para a formação de um ato único.

    Ato composto--> é o que resulta da manifestação de dois ou mais órgãos, em que a vontade de um é instrumental em relação a de outro, que edita o ato principal. Enquanto no ato complexo fundem-se vontades para praticar um ato só, no ato composto, praticam-se dois atos, um principal e outro acessório; este último pode ser pressuposto ou complementar daquele. Exemplo: a nomeação do Procurador Geral da República depende da prévia aprovação pelo Senado


    fica o bizu para fazer a diferenciação entre atos compostos e complexos:
    Sempre que o ato que depender de: aprovação, homologação,proposta,parecer técnico será ATO COMPOSTO.





     





     





     
     

  • Ato administrativo complexo é aquele que depende da
    manifestação de vontade dedois ou mais órgãos para que seja
    editado. Apesar de ser um único ato, é necessário que exista um
    consenso entre diferentes órgãos para que possa produzir os
    efeitos desejados.
    É possível citar como exemplos os atos normativos editados
    conjuntamente, por dois ou mais órgãos, tais como as Portarias
    Conjuntas editadas pela Procuradoria Geral da Fazenda
    Nacional e Receita Federal do Brasil (a exemplo da Portaria
    Conjunta nº 01, de 10 de março de 2009, que dispõe sobre
    parcelamento de débitos para com a Fazenda Nacional); 
    Nesse caso, deve ficar bem claro que existe uma
    manifestação  conjunta  de  vontade de todos os órgãos
    envolvidos antes de o ato ser editado.

    Por outro lado,ato administrativo composto é aquele em
    que apenas
    um órgão manifesta a sua vontade, todavia, para que
    se torne exequível, é necessário que outro órgão também se
    manifeste com o objetivo de ratificar, aprovar, autorizar ou
    homologar o ato.
    Atenção: Lembre-se de que, no ato composto, o seu
    conteúdo é definido por apenas um órgão, mas, para que o ato
    produza os seus efeitos, é necessária a manifestação de outro ou
    outros órgãos.
    Como exemplo de ato composto, podemos citar a nomeação
    dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. Nesse caso, nas
    palavras da professora Maria Sylvia Zanela Di Pietro, teríamos um
    ato principal(nomeação efetuada pelo Presidente da República) e
    outro ato acessório ou secundário (aprovação do Senado
    Federal). 


     

    Fonte: ponto dos concursos.

      
     

  • Procurador-Geral da República: é
    (escolhido e nomeado pelo presidente da República) + (
    precedida de aprovação pelo Senado). Composto.
  • Concordo com os colegas...
    É um total desrespeito para com os candidatos esse tipo de conduta adotado pela bancas examinadoras...
    Cada uma tem a sua posição com relação a temas polêmicos e controversos, tanto na doutrina como na jurisprudência...
    Já não basta termos que decorar infinitas leis, ainda temos que sucumbir a caprichos e vaidades pessoais dos inúmeros examinadores por esse Brasil afora...
    Mas, agora 'seus pobremas se acabaram-se':
    É só colocar em prática uma norma praticamente esquecida editada pelo CNJ em 2009...
    É uma ferramenta apta a combater essas arbitrariedades praticadas, diuturna e inescrupulosamente pelas bancas, qual seja, a resolução CNJ 75/09:
    Art. 33. As questões da prova objetiva seletiva serão formuladas de modo a que, necessariamente, a resposta reflita a posição doutrinária dominante ou a jurisprudência pacificada dos Tribunais Superiores.
    Em que pese a clareza solar da resolução acima destacada, muitas vezes, vemos decisões isoladas sendo exigidas pelas bancas como se  fosse a maior das jurisprudências brasileiras; ou ainda, muitas vezes, vemos a exigência de determinado tema, sobre o qual pairam sérias divergências doutrinárias, longe, muito longe de serem pacíficas ou majoritárias. É o caso da presente questão. Onde, se digladiam, os dois maiores ícones do Direito Administrativo Brasileiro (Hely Lopes Meirelles e Maria Sylvia Zanella di Pietro), com entendimentos díspares e antagônicos acerca da disciplina conceitual dos atos complexos...

  • Depois minha mãe pergunta porque estou com dor de cabeça, vou favoritar esta página para ela ter uma ideia das confusões que caem sobre nós estudantes de concurso hehehe
    Todo mundo sabe os conceitos, mas numa questão dessa eu também marquei complexo, afinal Presidência da República é um órgão, Senado é outro órgão, até de Poderes distintos, e se o Senado não aprovar não há o ato, poder-se-ia concluir que são duas manifestações de vontade, e não uma só, como se uma fosse acessória da outra (aí seria composto). É FOD*, sabe...
    Agora tenho que decorar que para a FCC, essa entidade supra-humana e com poderes jurisdicionais, é ato composto e ponto final.
  • VOU DEIXAR AQUI UMA DEFINIÇÃO DE ATO COMPOSTO DADA POR WILLIAN DOUGLAS, PROVAVELMENTE QUEM TEM DÚVIDA AINDA, NÃO TERÁ MAIS:

    Melhor comparar o ato composto a uma porta guarnecida com uma fechadura apenas, mas também com duas chaves; estas chaves ficarão em mão de duas pessoas (físicas ou jurídicas).
    Vejamos o que acontece quando qualquer uma das pessoas coloca a chave na fechadura e abre a porta. Este ato já começa a gerar efeitos desde então, isto é, as pessoas já podem passar através dela.
    Cogitemos agora a seguinte situação: Esta primeira pessoa que abriu a porta faz saber à segunda pessoa que detém a outra chave, que a porta está aberta. Duas hipóteses podem ocorrer:
    a) Esta pessoa diz: Muito bem, apoiado! e dá mais uma volta de chave para travar a porta na posição aberta, de modo que os efeitos prossigam, isto é, que as pessoas continuem a passar pela porta... ou
    b) Esta segunda pessoa diz: Lamento, mas entendo que a porta não deva permanecer aberta e usa sua chave, na mesma e única fechadura, para fechar a porta. Então quem passou, passou, quem não passou, não passa mais.
    O que se nota é que esse ato composto gera efeitos desde a atuação da primeira pessoa (física ou jurídica). Obsserva-se que no ato composto a primeira pessoa não precisa de autorização prévia da segunda pessoa. A palavra básica é REFERENDO. A segunda pessoa apenas referenda ou não referenda o ato da primeira pessoa.
  • Entendo que seria complexo e não composto. Até porque o Senado faz sabatina e pode não autorizar a nomeação. Não é uma simples ratificação. Tem manifestação de vontade do Senado. Discordo da FCC !!! 
  • Ato composto é aquele que resulta da "vontade de um órgão, mas depende da verificação por parte de outro, para se tornar exeqüível. Exemplo: uma autorização que dependa do visto de uma autoridade superior. Em tal caso a autorização é o ato principal e o visto é complementar que lhe dá exeqüibilidade. O ato composto distingue-se do complexo porque este só se forma com a conjugação de vontades de órgãos diversos, ao passo que aquele é formado pela manifestação de vontade de um único órgão, sendo apenas ratificado por outra autoridade" (Meirelles, 2007, p. 173). O segundo ato pode ser aprovação, autorização, ratificação, visto ou homologação. Ex.: os Ministros do STF são indicados pelo Presidente da República e aprovados pelo Senado para que possam ser finalmente nomeados pelo Presidente.
  • Prova da FCC marque composto
    Prova da CESPE marque complexo
    É desrespeito e etc é, mas ficar discutindo brigando não vai lhe ajudar em nada pois nada pode ser feito, só é mais uma informação pra acrescentar a seus estudos e bola pra frente.
  • SÓ COMPLEMENTANDO O QUE FOI DITO PELOS AMIGOS:

    EU PENSO DA SEGUINTE FORMA:


    ATO COMPOSTO
    - UM ÓRGÃO PRODUZ E FICA NA DEPENDÊNCIA DE APROVAÇÃO DE OUTRO.

                                                                                                 DIFERENTE DE:                 

    ATO COMPLEXO - MANIFESTAÇÃO CONJUNTA DE ÓRGÃOS

    ESPERO TER COOPERADO, GRANDE ABRAÇO !!!
  • Um macete idiota, mas sempre me ajuda a acertar:

    Complexo - lembra SEXO (faça analogia ao homem e à mulher), ou seja, precisa de mais de um órgão, que são independentes entre si e se fundem para a formação de um ato  - Ex: Expedição de decreto, que exige manifestação do chefe do poder Executivo e Ministro de Estado

    Composto- São dois atos, um principal e outro acessório. - Ex: uma autorização que dependa da homologação de um superior





  • A classificação acima é realizada por Maria Sylvia diPietro, que inclusive utiliza a nomeação de Procurador-Geral como exemplo de ato composto. No entanto, o professor Alexandre Mazza, citando José dos Santos Carvalho, concorda com este, no sentido de que diPietro está equivocada (ele usa esse termo) em tal classificação.

    O autor afirma que não são os termos "aprovação" ou "homologação" que vão determinar se o fato é composto ou complexo, mas sim o papel desempenhado pela "segunda vontade". No ato composto, a segunda vontade é condição de exequibilidade, e é feita dentro do próprio órgão. No ato complexo, a manifestação do segundo órgão não é condição de exequibilidade, mas elemento de existência do ato.

    Além de estudarmos, temos que ser videntes e adivinhar qual a doutrina utilizada pela banca. Lamentável...

  • Questão idiota, é classificação doutrinária, isso nem é pedido nos editais de nível técnico.

    Falta um tanque de roupa suja para lavar à essa banca da FCC

  • Celso Antônio diz que esse ato é COMPLEXO mas como a FCC ama DiPietro temos que saber que esse ato é COMPOSTO.

    obs. acho que falta problema na vida desses administrativistas... O estudo se tornaria mais tranquilo se eles chegassem a um consenso...

  • Nós, concurseiros, deveríamos fazer um protesto em prol da uniformização das correntes doutrinárias do direito administrativo, especificamente no quesito atos administrativos!!!

  • Que isso....essa eu choquei! Sempre aprendi que é complexo!!

  • E quando a própria banca já considerou como correto o conceito de Ato Complexo?

  • Segundo Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino, 

    Ato complexo temos um único ato, integrado por manifestações homogêneas de vontades de órgãos diversos LEMBRE-SE SEXO 2 ÓRGÃOS),  no ato composto existem dois atos, um principal e outro acessório ou instrumental. 

    Esse ato acessório tem por conteúdo a aprovação do ato principal, tão somente: quando a aprovação é prévia, sua função é autorizar a pratica do ato principal.

    Para Di Pietro: seriam exemplos de atos compostos as nomeações de autoridades ou dirigentes de entidades da administração sujeitas à aprovação do Poder Legialativo, sendo assim exemplo a nomeação  (ATO PRINCIPAL) do PGR, precedida de aprovação pelo Senado Federal  (ATO ACESSÓRIO)

    Fonte: Direiro Adm Descomplicado  (SE FOR ESAF EU ERRARIA POR SEMPRE SABER QUE ERA COMPOSTO, PELO QUE JÁ RESOLVI DO CESPE NÃO VI ESSA TAL DIVERGÊNCIA, POR ISSO O TREINO/FIXAÇÃO NOS EXERCÍCIOS QUANTO À  SUA BANCA) SABEMOS QUE SÃO VÁRIAS CLASSIFICAÇÕES DOS ATOS, UNS ABORDAM UMA COISA OUTROS OUTRAS, MAS PROCURE UNIFICAR E IR NO QUE A BANCA PEDE)

    GAB LETRA A


  • Retirado do site "Pegadinhas de Concurso":

    "Para que você nunca mais se esqueça da diferença entre atos complexos e atos compostos imagine as situações a seguir:

    Você e sua esposa ou marido resolvem comprar um apartamento novo para onde pretendem se mudar. Juntam as economias e saem por aí pesquisando um imóvel adequado.

    Para que o ato (isto é a compra do apartamento) seja finalizado de forma adequada é preciso que ambos estejam de acordo, isto é, a sua vontade e a da sua esposa ou marido se somem para tomar a decisão final. Logo, trata-se de um ato complexo.

    Agora digamos, que você resolva alugar um apartamento. Procura e descobre um que é ideal, muito bem localizado que você simplesmente adorou. O problema é que o proprietário ou a imobiliária insiste em só alugar caso você apresentem um fiador. Você então conversa com aquele amigo do peito (desses que não se encontra mais hoje em dia) que também é proprietário e que concorda em assinar um documento em que se compromete a ser o seu fiador.

    O ato de alugar e responsabilizar-se pelo pagamento do aluguel foi resultado apenas da sua vontade mas só foi possível finalizá-lo e efetivamente receber as chaves depois que uma outra pessoa (o seu amigo fiador) manifestou a vontade de colaborar com você e responsabilizar-se solidariamente pela quitação dos aluguéis caso você venha a faltar com a sua palavra. Trata-se portanto de um ato composto".

    - See more at: http://pegadinhas-de-concursos.com.br/portfolio-item/direito-administrativo-2/#sthash.HM0dnNfi.dpuf
  • Minha humilde opinião/desabafo...

    Enquanto o Direito Administrativo não for codificado e continuar essa "bagunça" de um pouquinho de leis daqui e outras mais de lá, vamos (principalmente, nós concurseiros!) continuar a mercê das bancas organizadoras e dos doutrinadores.

    :/

  • Segundo Marcelo Alexandrino: "Ato Administrativo Composto é aquele cujo conteúdo resulta de manifestação de um só órgão, mas a sua edição ou a produção de seus efeitos depende de um outro ato que o aprove."
    Gabarito: A

  • Mesma definição de Hely Lopes Meirelles.
    Ato composto:
    -VONTADE DE UM ÓRGÃO
    -DOIS ATOS (UM ATO PRINCIPAL, UM ATO COMPLEMENTAR QUE RATIFICA O PRINCIPAL)

    Ou seja, a nomeação do PGR é feita pela vontade do Presidente da República (ato principal), necessitando da ratificação do Senado Federal (ato que ratifica o principal).
    Já pirei com essa questão, pois as bancas e autores entendem de forma diferente.
    Para FCC:
    Hely Lopes Meirelles
    Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino
    Maria Sylvia Zanella Di Pietro.

  • Essa questão é de acordo com a DI Pietro.

    Maria Sylvia Zanella Di Pietro menciona dois exemplos de atos compostos: 1) nomeação do Procurador-Geral da República, que depende de prévia aprovação do Senado; 2) dispensa de licitação, pois depende de homologação pela autoridade superior.

    No caso o ato é complexo, pela doutrina majoritária, Mazza, Hely Lopes Meireles.
    Atos complexos são formados pela conjugação de vontades de mais de um órgão ou agente. A manifestação do último órgão ou agente é elemento de existência do ato complexo. Somente após ela, o ato torna-se perfeito, ingressando no mundo jurídico. Com a integração da vontade do último órgão ou agente, é que o ato passa a ser atacável pela via judicial ou administrativa.

     

    Dependendo de qual foi a indicação bibliiográfica, teria de ser anulada.

  • E lá vai a FCC cobrando (de novo, novamente, repetidamente) até os exemplos dados pela Di Pietro...

  • Segundo Hely Lopes Meirelles,

    "O ato composto distingue-se do ato complexo porque este só se forma com a conjugação de vontades de órgãos diversos, ao passo que aquele é formado pela vontade única de um órgão, sendo apenas ratificado por outra autoridade."

    Segundo Di Pietro

    "Enquanto no ato complexo fundem-se vontades para praticar um ato só, no ato composto, praticam-se dois atos, um principal e outro acessório; este último pode ser pressuposto ou complementar daquele. Exemplo: a nomeação do Procurador Geral da República depende da prévia aprovação pelo Senado (art. 128, § 1 º, da Constituição) ; a nomeação é o ato principal, sendo a aprovação prévia o ato acessório, pressuposto do principal."
     

  • Por favor, alguém poderia me identificar nesta questão quais seriam os dois órgãos?

  • COMPLEXO - lembra SEXO: 2 órgãos, 1 ato

    COMPOSTO - 2 órgãos, 2 atos

    SIMPLES - 1 órgão, 1 ato

    Ocorreram 2 atos: nomeação e aprovação, logo o gabarito é a letra A

  • ASSIM VC ME MATA FCC !Não fala nem "de acordo com fulano de tal ou com beltrano de tal..."

    Essa questão é altamente divergente na doutrina, pois alguns autores renomados citam o ato como sendo COMPLEXO, enquanto que outros entendem ser COMPOSTO... Provavelmente no Edital a banca deve ter indicado qual a orientação bibliográfica, caso contrário essa questão deveria ter sido anulada,

  • "CUIDADO: Maria Sylvia Zanella Di Pietro menciona dois exemplos de atos compostos: 1) nomeação do PRG, que depende de prévia aprovação do Senado; 2) dispensa de licitação, pois depende de homolohação pela autoridade superior. Na verdade, trata-se de dois exemplos de atos complexos. Não são os nomes "aprovação" e "homologação" que transformam o ato em composto, mas o papel desempenhado pela vontade do segundo órgão. No ato composto, a segunda vontade é condição de exequibilidade. Nos exemplos mencionados, a manifestação do segundo órgão não é condição de exequibilidade, mas elemento de existência. Equivocou-se a autora" (Alexandre Mazza, Manual de Direito Administrativo, 4ª ed., p. 258).

     

    Apenas para indicar a divergência...

  • THALITA QUEIROZ;

     

    Os dois órgãos seriam:

     

    sabatina promovida pelo SENADO FEDERAL;

     

    nomeação do(a) PGR pela PRESIDÊNCIA DA REPÚBRICA; 

     

    A nova PGR se chama Raquel Dodge.

    KKK

  • Essa questão ai deve ter sido anulada, se não foi provavelmente o edital deu a biografia para estudos. Do contrário é uma saca....

  • CUIDADO!

    Existe divergência na doutrina quanto à classificação do ato de nomeação dos Ministros dos Tribunais Superiores, Procurador Geral da República (ou do Presidente do Banco Central e outros casos similares em que é necessária a prévia aprovação pelo Senado Federal para posterior nomeação pelo Presidente da República).

     

    Di Pietro defende expressamente em sua obra que este é um exemplo de ato composto, vez que a aprovação pelo Senado Federal é o ato acessório e a nomeação pelo Presidente da República é o ato principal, havendo, portanto, dois atos (e não um ato único).  Cita como exemplo a nomeação do Procurador-Geral da República e das demais autoridades previstas no art. 52 da CF/88.

     

    Diversamente para Hely Lopes Meirelles, aquele seria um exemplo de ato complexo, vez que se conjugam as vontades do Senado Federal e da Presidência da República (vontades de dois órgãos independentes), não podendo ser o mesmo classificado como ato composto, uma vez que o Senado Federal não tem o papel apenas de dar um ‘visto’ para a nomeação, exercendo sua análise e manifestando sua vontade.

     

    No mesmos sentido de Hely Lopes entende Carvalho Filho, a investidura de Ministro do STF configura ato complexo e Celso Bandeira de Mello parece seguir a mesma linha de pensamento, uma vez que cita como exemplo de ato complexo a nomeação procedida por autoridade de um órgão, que deve recair sobre pessoa cujo nome consta da lista tríplice elaborada por outro órgão.

     

    RESUMINDO

    CESPE: Ato Complexo – adotando a linha de Carvalho Filho nas últimas provas

    ESAF: Ato Complexo

    IADES: Ato Complexo

    FCC: Ato Composto (Di Pietro)

     

    Q878170 - Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: PGE-PE Prova: Procurador do Estado

    CORRETA: b) A nomeação dos ministros de tribunais superiores no Brasil é um ato administrativo complexo.

     

    Q37390 - Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: PGE-AL Prova: Procurador do Estado

    ERRADA: c) A nomeação de ministro do STF é um ato composto, pois se inicia pela escolha do presidente da República e passa pela aprovação do Senado Federal.

     

    Q36672 - Ano: 2010 Banca: FCC Órgão: TRF - 4ª REGIÃO Prova: Técnico Judiciário - Segurança e Transporte

    CORRETA: A nomeação do Procurador-Geral da República, que é precedida de aprovação pelo Senado Federal, é classificada como um ato administrativo: a) composto.

     

    Q866139 - Ano: 2017 Banca: IADES Órgão: CREMEB Prova: Técnico de Atividade de Suporte

    CORRETA: [...] aqueles cuja vontade final da Administração exige a intervenção de agentes ou órgãos diversos, havendo certa autonomia, ou conteúdo próprio, em cada uma das manifestações. Exemplo: a investidura do Ministro do STF se inicia pela escolha do Presidente da República; passa, após, pela aferição do Senado Federal; e culmina com a nomeação (art. 101, parágrafo único, CF). CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28a ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 132, fragmento.  A definição apresentada refere-se aos atos: a) complexos.

  • Obrigado Danielle. Muito bom!

  • Sao 2 órgãos= 2 atos

    a eficácia do primeiro ato depende de outro ato que aprove seu conteúdo. Exemplo: o Presidente da República indica uma pessoa para ser ministro do STF, para isso deverá ter o ato do Senado (sabatina) a fim de concretizar o ato.

  • GABARITO: A

    Ato administrativo composto é o ato que resulta da vontade de um órgão, mas depende da verificação por parte de outro, para se tornar exeqüível


ID
110026
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A anulação do ato administrativo

Alternativas
Comentários
  • Anulação é o desfazimento do ato administrativo ilegal pela própria Administração, no exercício do seu poder-dever de autotutela, ou pelo Poder Judiciário, no exercício de sua função típica. É a supressão, com eficácia retroativa (ex tunc), do ato praticado em desconformidade com o ordenamento jurídico, bem como da relação jurídica a partir dele formado.
  • A anulação é uma forma de extinção de atos addminstrativos. Ela deve ocorrer quando há vício no ato, relativo à legalidade ou legitimidade (ofensa à lei ou ao Direito). Será sempre um controle de legalidade e nunca um controle de mérito. Se o vício for insanável, o ato é nulo e a anulação é obrigatória, quando o vício for sa´nável, ele será anulável e poderá ser anulado ou convalidado (isto é privativo da Adminsitração). Tanto o ato vinculado ou discricionário poderá ser anulado. Essa anulação retroage seus efeitos ao momento da prática do ato, ou seja, atos nulos não gera direitos ou obrigações para as partes.Porém, em homenagem ao princípio da boa-fé e à presunção de legitimidade dos atos administrativos, devem ser resguardados os efeitos produzidos aos terceiros de boa-fé. isso não diz que o ato nulo produz direitos adquiridos, o que ocorre é que os efeitos produzidos aos terceiros de boa-fé nçao serão desfeitos.A anulação poderá ser de ofício ou por requerimento da parte pela Adminsitração, ou por solicitação pelo Poder Judiciário..O prazo para anulação é de 5 anos, para aqueles praticados de boa-fé. (Lei 9784/99, art. 54).(Direito Administrativo Descomplicado)
  • Observar, também a súmula 473 do STF:A ADMINISTRAÇÃO PODE ANULAR SEUS PRÓPRIOS ATOS, QUANDO EIVADOS DE VÍCIOS QUE OS TORNAM ILEGAIS, PORQUE DELES NÃO SE ORIGINAM DIREITOS; OU REVOGÁ-LOS, POR MOTIVO DE CONVENIÊNCIA OU OPORTUNIDADE, RESPEITADOS OS DIREITOS ADQUIRIDOS, E RESSALVADA, EM TODOS OS CASOS, A APRECIAÇÃO JUDICIAL.
  • Valhe sempre ressaltar para aqueles que têm dificuldades que atos sao REVOGADOS por mérito (conveniência e oportunidade) e geram efeitos EX NUNC (desde agora/não retroagem) e são revogados pela própria ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA! (EM VIRTUDE DE SUA CONVENIÊNCIA E OPORTUNIDADE CITADA ANTERIORMENTE)Ja os atos são ANULADOS, por vicios de LEGALIDADE e geram efeitos EX TUNC(desde sua criação/retroage), a nulidade dos atos pode ser provocada pela própria administração pública (de oficio) pelo poder judiciário(no exercício de suas funções típicas)!OBS: Atos considerados de "BOA FÉ" que sofrem nulidade, so deixam de ter seus efeitos válidos a partir da ANULAÇÃO do mesmo, nao afetando retroativamente os direito adquiridos de beneficiários desse ato!
  • Anulação --> pela administração pública de oficio ou provocado, e pelo judiciário APENAS provocado.
     
    Revogação --> em regra apenas pela administração pública

    **Lembrando que o judiciário pode sim revogar SEUS próprios atos qdo na função atípica de administração.
  • ANULAÇÃO
    *Motivo: ilegalidade
    *Atos vinculados ou discricionários
    *Efeitos: EX TUNC
    *Adm. Pública e Poder Judiciário

    REVOGAÇÃO
    *Motivo: conveniência e oportunidade
    *Atos discricionários apenas
    *Efeitos: EX NUNC
    *Somente a Adm. Pública
  • GABARITO "D"

    -  pela Administração Pública = DE OFÍCIO ou PROVOCAÇÃO


    -  pelo Judiciário = somente se for PROVOCADO

  • Letra A - Errado. A anulação do ato administrativo pode ser feita tanto pela própria Administração Pública quanto pelo Poder Judiciário de forma vinculada, já que o ato é ilegal, obrigatoriamente ele deverá ser anulado.


    Letra B - Errado. A anulação do ato administrativo tanto pode se feita pelo Poder Judiciário quanto pela própria Administração Pública, esta tem apenas a titularidade no tocante à revogação.


    Letra C - Errado. A anulação do ato administrativo poderá ser feita tanto pelo Poder Judiciário quanto pela própria Administração Pública com efeitos ex tunc, ou seja, retroativos.


    Letra D - Correto. A Administração Pública baseada no seu poder de autotutela poderá anular seus próprios atos independentemente de autorização do Poder Judiciário, de oficio ou mediante provocação com efeitos ex tunc.


    Letra E - Errado. De acordo com a Súmula 473, STF, “A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.


ID
110029
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere os conceitos sobre o ato administrativo:

I. Toda manifestação bilateral de vontade da Administração Pública que, agindo na esfera jurídica, tenha por fim mediato declarar, modificar ou extinguir direitos ou impor obrigações aos administrados.

II. Declaração do Estado, ou de quem o represente, que produz efeitos jurídicos imediatos, com observância da lei, sob regime jurídico de direito público e sujeito a controle pelo Poder Judiciário.

III. Declaração do governo, no exercício de suas funções, com exclusão das empresas estatais, manifestada mediante providências políticas e administrativas, sem necessidade de controle jurisdicional.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Assertiva I - INCORRETANão é uma manifestação bilateral, mas sim unilateral.Assertiva II - CORRETAAssertiva III - INCORRETA1 - As empresas estatais também praticam atos administrativos.2 - Estão sujeitos ao controle jurisdicional.
  • Os atos administrativos estão sujeitos ao controle jurisdicional! (que pode ocasionar a nulidade dos atos administrativos eivados de vicios de legalidade)
  • Letra B
    Conceito de ATO “é a declaração do Estado ou de quem o represente que produz efeitos jurídicos imediatos com observância da lei, sob regime jurídico de direito público e sujeita a controle pelo Poder Judiciário”. (Maria Sylvia Zanella Di Pietro)
    “toda manifestação unilateral da vontade da Administração Pública que, agindo nesta qualidade, ter por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações aos administradores ou a si próprias.” ( Hely Lopes Meirelles. )
  • O ato administrativo é aquele que se forma com a vontade única da administração, através do uso de sua supremacia do Poder Publico, contendo manifestação de vontade apta a produzir efeitos jurídicos para os administrados, para a própria administração ou para seus servidores, provido de agente competente, com finalidade pública e revestido de forma legal.

  • definição de Hely Lopes Meirelles:

    " Toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações aos administrados ou a si própria."

    definição de Maria Sylvia Zanella Di Pìetro:

    " Declaração do Estado ou de quem o represente, que produz efeitos jurídicos imediatos, com observância da lei, sob regime jurídico de direito público e sujeita a controle pelo Poder Judiciário."

    definição de Celso antônio Bandeira de Mello:

    " Declaração do Estado, ou de quem lhe faça as vezes, no exercício de prerrogativas públicas, manifestada mediante providências jurídicas complementares da lei a título de lhe dar cumprimento, e sujeitas a controle de legitimidade por órgãos jurisdicionais."

    definição de José dos Santos Carvalho Filho:

    "A exteriorização da vontade dos agentes da Administração Pública ou de seus delegatários, nessa condição, que, sob regime de direito público, vise à produção de efeitos jurídicos, com o fim de atender ao interesse público."
  • No item III, quanto às empresas públicas praticarem atos administrativos, até concordo, mas os atos terem a NECESSIDADE de controle jurisdicional, aí, não. Estão SUJEITOS ao controle jurisdicional mediante provocação, jamais de ofício, mas isso não implica dizer que o controle jurisdicional é NECESSÁRIO. Caso contrário, o controle jurisdicional seria um elemento essencial do ato.
  • Queridos, entidade da Administração Indireta de direito privado (SEP e EP) também pratica Ato Administrativo, certo?

  • Com certeza, cara colega Danielle B., pois os atos administrativos são praticados por todos que integram a Administração Pública (seja direta - União, Estados, DF e Municípios, através de seus órgãos: MINISTÉRIOS / SECRETARIAS - seja indireta - Pessoas Jurídicas Administrativas: Autarquias, Fundações Públicas de Direito Público, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista). 


    Bons estudos!  

  • Dúvida. Na terceira afirmativa, além do erro ao ser declarado que atos administrativos não são praticados pelas empresas estatais e que não há necessidade de controle jurisdicional, o fato da afirmatica ter falado em governo ao invés de Estado faz alguma diferença?

  • Ato -> unilateral

    Contrato -> bilateral


ID
110032
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

NÃO é requisito básico para a investidura em cargo público

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.112/90Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:I - a nacionalidade brasileira;II - o gozo dos direitos políticos;III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;V - a idade mínima de dezoito anos;VI - aptidão física e mental.
  • Essa foi outra questão fácil. Praticamente precisava saber somente do conteúdo do art. 5.º e dos seus parágrafos na Lei n.º 8.112/90, pois esse é o trecho da lei que trata sobre os requisitos básicos para a investidura em cargo público.

    O enunciado pede, dentre as alternativas apontadas, qual é um requisito da lei para a investidura em cargo público. Então, vamos atrás da alternativa verdadeira. O método da eliminação das alternativas falsas também poderá servir de ajuda para encontrar a resposta certa. Vamos empregá-lo para resolver essa questão.

    A alternativa letra “e” trata sobre o requisito da idade mínima para ser admitido em cargo público. De fato, há esse requisito de idade mínima, abaixo da qual a pessoa não poderá tomar posse. A questão agora é: Qual é essa idade mínima? Será realmente 16 anos?
     

    É verdade que com 16 anos de idade a pessoa está habilitada para fazer várias coisas. Por exemplo, já pode ser um eleitor, embora seja um eleitor facultativo, não estando obrigado a isso (CF, art. 14, § 1.º, II, c). Pode também servir como testemunha (Cód. Civil, art. 228, I); pode ser mandatário, ou seja, pode ser designado como procurador de alguém (Cód. Civil, art. 666); pode casar, com a autorização dos pais ou de seus representantes legais (Cód. Civil, art. 1517, caput); pode fazer um testamento no qual dirá o que deve ser feito com os seus bens depois de sua morte (Cód. Civil, art. 1517). No entanto, será que alguém com 16 anos pode assumir um cargo público?
    O inciso V do art. 5.º da Lei n.º 8.112/90 deixa claro que não. A idade mínima estabelecida na lei como requisito para a assunção de um cargo público é de 18 anos. Dessa forma, a alternativa letra “e” está falsa, não respondendo corretamente a questão.

    Fonte: http://www.cursoaprovacao.com.br/cms/artigo.php?cod=608
    Com adptações

  • Acredito que essa questão deveria ser anulada porque na citada lei consta a possibilidade de estrangeiros poderem se investir de cargo público.
  • Só para lembrar:
       Art. 14.  A posse em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.
  • Misericórdia!!!!!

  • Essa questão de certeza precisa ser anulada!!! Controversias com a lei!

  • A maioria dos concursos públicos exige que o candidato tenha pelo menos 18 anos até a data da posse. Outros, ainda, requerem idade máxima de 65 anos. Porém, de acordo com a Constituição Federal (artigo 7º, inciso XXX), não há limite de idade: “Art. 7º. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:  (...) XXX – proibição de diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil”.



    “O critério de idade geral é de 18 a 69 anos. Porém, algumas profissões, em função das atividades, têm um limite de idade diferente como na Marinha, Exército, Aeronáutica e Polícia Militar”, explica Carlos Alberto de Lucca, coordenador geral do curso preparatório Siga Concursos.



    Ele complementa dizendo que o candidato pode se inscrever em concursos públicos com qualquer idade, porém, para tomar posse é necessário ter, no mínimo, 18 anos. Assim, existem candidatos que se inscrevem com 17 anos, prestam, passam e completam 18 anos antes de serem empossados no cargo público. Muitos jovens fazem isso, principalmente em concursos com prazos de validade mais longos em que há possibilidade de serem convocados posteriormente.

     

    Fique atento:

     

    A Lei 10.741 de 2003 (Estatuto do Idoso) em seu artigo 27 estabelece que: “Na admissão do idoso em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive para concursos, ressalvados os casos em que a natureza do cargo o exigir".


ID
110035
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O prazo para a conclusão da sindicância administrativa disciplinar NÃO excederá

Alternativas
Comentários
  • Art. 145.Parágrafo único. O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.
  • Sindicância é o meio sumário de apuração de infrações administrativas e de imposição de penalidades leves. Deve ser realizada no prazo de 30 dias, que poderá ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior. Por meio da sindicância poderão ser aplicadas as penalidades de advertência ou suspensão de até 30 dias.
  • Prazo dos procedimentos administrativos:SINDICÂNCIA: 30+30 >>> punição até 30 dias;PAD SUMÁRIO: 30+15 >>> punição de 31 a 90 dias;PAD ORDINÁRIO: 60+60 >>> punição maior que 90 dias;
  • Parágrafo único.  O prazo para conclusão da sindicância não excederá 30 (trinta) dias, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da autoridade superior.

            Art. 146.  Sempre que o ilícito praticado pelo servidor ensejar a imposição de penalidade de suspensão por mais de 30 (trinta) dias, de demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade, ou destituição de cargo em comissão, será obrigatória a instauração de processo disciplinar.

  • - Sindicância 30 + 30 dias (casos – Advertência; Suspensão até 30 dias)

    - PAD Sumário 30 + 15 dias (casos – DEMISSÃO por abandono de cargo, inassiduidade habitual e acumulação ilegal de cargos/empregos/funções públicas)

    - PAD Ordinário 60 + 60 dias (casos – Suspensão de + de 30 dias; Outros casos de Demissão; Cassação de Aposentadoria ou Disponibilidade; Destituição de Cargo em Comissão)
  • PAD SUMÁRIO (MENOR) 30 DIAS +15 DIAS (ABANDONO , INASSIDUIDADE, ACUMULAÇÃO) = 45 dias

    SINDICÂNCIA (MÉDIO) 30 DIAS + 30 DIAS (ADVERTENCIA E SUSPENSÃO ATÉ 30 DIAS)= 60 dias

    PAD ORDINÁRIO (MAIOR) 60 DIAS + 60 DIAS  (SUSPENSÃO de mais de 30 dias, cassação, demissão, destituição ...)= 120 dias

ID
110038
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A exploração dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros compete

Alternativas
Comentários
  • Art. 21. Compete à União:XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão:e) os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros;
  • Lembrando que impostoso das... "II - operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação, ainda que as operações e as prestações se iniciem no exterior" são competência dos Estados e DF.
  • lembre-setransporte local = municipiostransporte intermunicipal = estadotransporte interstadual e internacional = uniao
  • Gabarito letra E

    Art. 21 - Compete à União:


    XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão:

    e) os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros;
  • A exploração dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros compete à União.

    Conforme art. 21, CF/88 – “Compete à União: XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão: e) os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros”.

    A alternativa correta, portanto, é a letra “e”.


  • Gabarito letra e).

     

     

    Transporte interestadual e internacional = Competência da União;

     

    Transporte intermunicipal = Competência dos Estados;

     

    Transporte intramunicipal (dentro do mesmo município) = Competência dos Município.

     

     

    DICA: RESOLVER A Q699244.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • rt. 21 - Compete à União:

    XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão:

    e) os serviços de transporte rodoviário
    interestadual e internacional de passageiros;

    Reportar abuso

  •  União:

  • GABARITO: E.

     

    Art. 21. Compete à União:

     

    XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão:

     

    e) os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros;

  • Compete à União explorar os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional.

    Compete aos estados explorar os serviços de transporte rodoviário intermunicipal.

    Compete aos municípios explorar os serviços de transporte rodoviário municipal.

  • GABARITO LETRA E

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 21. Compete à União:

     

    XII - explorar, diretamente ou mediante autorização, concessão ou permissão:

     

    a) os serviços de radiodifusão sonora, e de sons e imagens;         

     

    b) os serviços e instalações de energia elétrica e o aproveitamento energético dos cursos de água, em articulação com os Estados onde se situam os potenciais hidroenergéticos;

     

    c) a navegação aérea, aeroespacial e a infra-estrutura aeroportuária;

     

    d) os serviços de transporte ferroviário e aquaviário entre portos brasileiros e fronteiras nacionais, ou que transponham os limites de Estado ou Território;

     

    e) os serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros;

     

    f) os portos marítimos, fluviais e lacustres;


ID
110041
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Sobre os direitos políticos, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Segundo o art. 14 §1° b:O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os maiores de 70 anos.
  • § 1º - O alistamento eleitoral e o voto são:I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;II - facultativos para:a) os analfabetos;b) os maiores de setenta anos;c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.
  • CFart. 14 (...)§ 1º - O alistamento eleitoral e o voto são:I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;II - facultativos para:a) os analfabetos;b) os maiores de setenta anos;c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.§ 2º - Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.§ 3º - São condições de elegibilidade, na forma da lei:I - a nacionalidade brasileira;II - o pleno exercício dos direitos políticos;III - o alistamento eleitoral;IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;V - a filiação partidária;VI - a idade mínima de:a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal;c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz;d) dezoito anos para Vereador.§ 4º - São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.
  • § 1º - O alistamento eleitoral e o voto são:

    I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;

    II - facultativos para:

    a) os analfabetos;

    b) os maiores de setenta anos;

    c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.

  • Segundo o art. 14 §1° b: O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para os maiores de 70 anos.
  • Gabarito letra C

    Art. 14 §1º II- O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para:

    b)  os maiores de 70 anos
  • OBSERVAÇÃO: O art. 14, § 4º, CF, estabelece que: São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.

    Sendo assim, a alternativa 'd' encontra-se completamente errada. Das duas uma, ou a questão foi anuladA ou a alternativa 'd' foi redigida no site de forma equivocada.

  • CARO NSNETO

    ATENÇÃO POIS A QUESTÃO PEDE A INCORRETA, LOGO, O ERRO ESTÁ  NA ALTERNATIVA C.
  • C - acima de 70anos

  • Colega Nilo S,

    A alternativa "d" está correta (portanto não é a que nós procuramos neste questão), pois como você mesmo disse:

    "OBSERVAÇÃO: O art. 14, § 4º, CF, estabelece que: São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos." => alternativa: d) Os inalistáveis e os analfabetos são inelegíveis



  • Ave o cara viajou na interpretação da D hein


  • FACINHO, FACINHO...RS

  • GABARITO ITEM C

    + DE 70 ANOS

  • Análise das assertivas:

    Alternativa “a": está correta. Conforme art. 14, § 3º - “São condições de elegibilidade, na forma da lei: I - a nacionalidade brasileira; II - o pleno exercício dos direitos políticos; III - o alistamento eleitoral; IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;  V - a filiação partidária;   VI - a idade mínima de a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador; b) trinta anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal; c) vinte e um anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz; d) dezoito anos para Vereador".

    Alternativa “b": está correta. Conforme art. 14 § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos; II - facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos" .

    Alternativa “c": está incorreta. Conforme art. 14 § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos; II - facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos" .

    Alternativa “d": está correta. Conforme, art. 14, § 4º, “São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos".

    Alternativa “e": está correta. Conforme art. 14 § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos; II - facultativos para: a) os analfabetos; b) os maiores de setenta anos; c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos".

    O gabarito, portanto, é a letra “c".


  • Gabarito: letra C

     

    Art. 14: § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

    II - facultativos para:

    b) os maiores de setenta anos;

     

  • GABARITO: C.

     

    Art. 14, § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

     

    I - obrigatórios para os +18;

     

    II - facultativos para:

         a) os analfabetos;

         b) os +70;

         c) os +16 e -18.

  • Letra C

    O alistamento eleitoral e o voto são facultativos para maiores de 70 anos;

  • GABARITO LETRA C

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

     

    § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

     

    I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;

    II - facultativos para:

     

    a) os analfabetos;

    b) os maiores de setenta anos;

    c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.


ID
110044
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio

Alternativas
Comentários
  • Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.
  • Para não confundir...Senado - MajoritárioCâmara - ProporcionalArt. 45. A Câmara dos Deputados compõe-se de representantes do povo, eleitos, pelo sistema proporcional, em cada Estado, em cada Território e no Distrito Federal.
  • Art. 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. "Sistema de sublegenda para a eleição de Senador. Alegação de incompatibilidade com o princípio majoritário a que alude o art. 41 na redação dada pela Emenda Constitucional 25/1985. Sendo as sublegendas listas autônomas de vários candidatos de um só partido ao mesmo cargo cujas votações individuais se somam como se fossem um candidato único para o efeito de que sejam, pelo princípio majoritário, confrontadas entre si e com os candidatos isolados para a determinação dos vencedores, sendo que nas sublegendas majoritárias está eleito o candidato que nela tenha obtido individualmente o maior número de votos, não há dúvida de que se respeita o princípio majoritário." (RE 115.492, Rel. Min. Moreira Alves, julgamento em 21-6-1991, Plenário, DJ de 2-4-1993.)
  • PODER EXECUTIVO + SENADOR = MAJORITÁRIO
  • Disposto no art. 46 da CF:

    O Senado Federal compõe-se de representantes dos estados e do DF, eleitos segundo o princípio MAJORITÁRIO.
  • Majoritário (simples). 

  • Parece questão para juiz... impossível decorar isso... rsrs! Jota Quest fez uma música depois de fazer essa prova: "fácil, extremamente fácil, pra vc, eu e todo mundo acertar junto"

  • Conforme o art. 46, CF/88 – “O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário".

    O gabarito, portanto, é a letra “d".


  • GABARITO ITEM D

     

    SENADO--> PRINCÍPIO MAJORITÁRIO

     

    CÂMARA--> SISTEMA PROPORCIONAL

  • Gabarito letra d).

     

    Sistema eleitoral adotado para cada cargo eletivo

     

     

    1°) Majoritário: Desdobra-se em Absoluto e Relativo.

     

    a) Absoluto: Candidato deve possuir 50%+1 dos votos, não computados os brancos e nulos, para ser eleito. Se não conseguir, realiza-se 2° turno entre os dois mais votados. Seguem essa regra o Presidente da República, Governadores e Prefeitos (cujos municípios possuam mais de 200.000 eleitores. Bancas trocam "eleitores" por "habitantes", portanto muita atenção com essa informação).

     

    b) Relativo: Candidato que possuir a maior quantidade de votos válidos, não computados os brancos e nulos, será eleito. Não há 2° turno. Seguem essa regra os Senadores e Prefeitos (cujos municípios possuam até 200.000 eleitores)

     

     

    2°) Proporcional: É utilizado para os que "sobram", ou seja, Deputados Estaduais, Deputados Federais, Deputados Distritais e Vereadores. Sofreu uma notável mudança com a reforma eleitoral. Deixo no seguinte link os passos que devem ser obedecidos para se fazer o cálculo. Mais informações se encontram nos artigos 105 a 113 do Código Eleitoral (Lei 4.737/65)

     

    Link: http://www.tse.jus.br/imprensa/noticias-tse/2016/Setembro/saiba-como-calcular-os-quocientes-eleitoral-e-partidario-nas-eleicoes-2016

     

     

    IMPORTANTE E MUITO COBRADO:

     

    Senador = Senado Federal = Majoritário Relativo

     

    Deputado Federal = Câmara dos Deputados = Proporcional

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • GABARITO LETRA D

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 46. O Senado Federal compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário.


ID
110047
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Compete privativamente à Câmara dos Deputados dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na

Alternativas
Comentários
  • Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:IV - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias;
  • LETRA A.

    art 51 - Compete privativamente à Câmara dos Deputados

    iv - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos NA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS;
  • Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:

    IV - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observada os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias

    BoNs EsTuDoS!!!!

  • GABARITO - A

     

    Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:

     

    IV - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva REMUNERAÇÃO, observada os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes ORÇAMENTÁRIAS.

     

    Eu associo geração

    CARGO ,EMPREGO,FUNÇÃO,REMUNERAÇÃO À DESPESA/CUSTO LOGO ======= ORÇAMENTO 

  • Conforme art. 51, CF/88 –“Compete privativamente à Câmara dos Deputados: IV - dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias".

    O gabarito, portanto, é a letra “a".


  • Esta questão foi dada. Fácil.

  • Bons tempos de questões fáceis da FCC

  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados:

     

    I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração de processo contra o Presidente e o Vice-Presidente da República e os Ministros de Estado;

     

    II - proceder à tomada de contas do Presidente da República, quando não apresentadas ao Congresso Nacional dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa;

     

    III - elaborar seu regimento interno;

     

    IV – dispor sobre sua organização, funcionamento, polícia, criação, transformação ou extinção dos cargos, empregos e funções de seus serviços, e a iniciativa de lei para fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias;            

     

    V - eleger membros do Conselho da República, nos termos do art. 89, VII.

  • assistam o canal CANTIOLEGIS no youtube: tem a CF cantada (partes) e atualizada!!


ID
110050
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, sendo que a sustação do processo

Alternativas
Comentários
  • Art. 53.§ 5º A sustação do processo suspende a prescrição, enquanto durar o mandato.
  • CF/88Art. 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. § 3º Recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação.§ 4º O pedido de sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogável de 45dias do seu recebimento pela Mesa Diretora.§ 5º A sustação do processo suspende a prescrição, enquanto durar o mandato. :)
  • FCC - letra fria da lei...

    Estudar ... Estudar....
  • ART5 52 S 5

  • Corrigindo Kleyton Costa:  Art. 53 &5º

  • SUStação SUSpende a prescrição

  • De acordo com o Art. 53, §5º, CF/88:

    Art. 53 – “Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos. [...]§ 3º Recebida a denúncia contra o Senador ou Deputado, por crime ocorrido após a diplomação, o Supremo Tribunal Federal dará ciência à Casa respectiva, que, por iniciativa de partido político nela representado e pelo voto da maioria de seus membros, poderá, até a decisão final, sustar o andamento da ação. § 4º O pedido de sustação será apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogável de quarenta e cinco dias do seu recebimento pela Mesa Diretora. § 5º A sustação do processo suspende a prescrição, enquanto durar o mandato".

    Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos, sendo que a sustação do processo suspende a prescrição, enquanto durar o mandato.

    O gabarito é a letra “b".


  • § 4º O PEDIDO DE SUSTAÇÃO será apreciado pela Casa respectiva no prazo improrrogável de quarenta e cinco dias do seu recebimento pela Mesa Diretora. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 35, de 2001)

    § 5º A SUSTAÇÃO do processo SUSPENDE A PRESCRIÇÃO, enquanto durar o mandato

  • GABARITO: B

    Art. 53. § 5º A sustação do processo suspende a prescrição, enquanto durar o mandato.

  • GABARITO LETRA B

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.         

     

    § 5º A sustação do processo suspende a prescrição, enquanto durar o mandato.  

  • CANAL CANTIOLEGIS NO YOUTUBE TEM VÁRIAS PARTES DA CF CANTADA! VÍDEOS ATUALIZADOS! CONHECI HÁ POUCO TEMPO E ESTOU ADORANDO!


ID
110053
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Seja X um número inteiro compreendido entre 1 e 60, que satisfaz as seguintes condições:

- é ímpar;

- é divisível por 3;

- a soma e o produto de seus dígitos são números compreendidos entre 8 e 15.

É correto afirmar que X é um número

Alternativas
Comentários
  • Pessoal, o nº é 27, que é 3^3 (um cubo perfeito)Eu não sei se tem fórmula para resolver essa questão, mas eu resolvi na tentando os números mesmo...Usando-se as 3 informações não sobram tantos números:1º O segundo dígito vai ser 1, 3, 5, 7 ou 9 - "X é ímpar"2º A soma dos 2 algarismos deve dar um resultado divisível por 3 - "X é divisível por 3"Não sei se ajudei muito, mas fiz o que estava ao meu alcance...:|
  • É um raciocínio muito simples:Comece pelo menor múltiplo de 3 (condição mais restritiva), que seja ímpar (segunda condição mais restritiva) e que a soma e o produto dos seus algarismos (é uma dica de que o número possui dois algarismos) estajam nos intervalos entre 8 e 15.21 (não atende a dica apenas), 27 (atende todas as condições) e trata-se de um cubo perfeito (3^3). Vai por tenativa e erro mesmo. Não há fórmula para isso, apenas racicínio matemático. RESPOSTA: LETRA (B)
  • Questão para ser resolvida por tentativa e erro Começando pela alternativa mais fácil Letra c )Múltiplos possíveis = 7 e 49 = Não são divisíveis por 3 = alternativa eliminadaLetra b )Cubo perfeito = Número elevado a 3° potência Possíveis números ( cubo perfeito ) entre 1 e 602 ^ 3 = 83 ^ 3 = 27o números 8 não satifaz ,de imediato ,as condições acima por ser par Testando o número 27>> é impar>> é divisível por 3>> a soma e o produto de seus dígitos são números compreendidos entre 8 e 15.soma = 9 produto = 14logo a letra b está correta
  • Comecei pegando que era ímpar e divisível por 3

    então:

    3x1=3   -> soma 3
    3x5=15 > soma 1+5  = 4
    3x7=21 > soma 2+1 = 3

    3x9=27 >

    soma    2+7     = 9  (ok)    maior que 8
    produto 2 * 7    = 14 (ok) menor que 15
    cubo perfeito   = 3*3*3
    27 é impar
    27 é divisível por 3
    27 maior que 1 menor que 60

    Correta letra: B

  • Na hora da prova o raciocínio trava e a gente fica olhando a questão meio embassada, mas não dá pra perder uma questão desse tipo.
    Então a gente usa o lápis e copía tudo, claro a questão permite, se nos dessem um número maior não dária. Mas vamos lá:

    nº de 1 ao 60 divisível por 3:...3,6,9,12,15,18,21,24,27,30,33,36,39,42,45,48,51,54,57 e 60.( não é trabalhoso, não posso errar essa questão)

    é impar: dái é so cortar os pares...: 3,9,15,21,27,33,39,45,51 e 57.( com uma questão a mais a gente passa vários concorrentes, hehehe)

    Agora vejam só, diz que a soma e o produto de seus dígitos são números compreendidos entre 8 e 15. Pessoa soma todo mundo sabe, e produto é multiplicação, o único nº que somado e multiplicado que se encaixa entre 8 e 15 é o "27".

    Pronto, mais uma correta!

  • Seja X um número inteiro compreendido entre 1 e 60, que satisfaz as seguintes condições:

    ? é divisível por 3; 

    ? é ímpar; 

    ? a soma e o produto de seus dígitos são números compreendidos entre 8 e 15. 

    1º passo:

     
    números compreendidos entre 1 e 60 e divisíveis por 3:
    3,6,9,12,15,18,21,24,27,30,33,36,39,42,45,48,51,54,57 e 60


    2º passo:

     esses números devem ser ímpares; logo teremos:
    3,9,15,21,27,33,39,45,51 e 57

    3º passo:

     A soma e o produto dos dígitos devem ser números compreendidos entre 8 e 15; logo restam apenas para a:


    soma: 27,39,45 e 57 
    produto: 27



    Logo, X=27


    4º passo: 

    Analisando as alternativas:

     
    a) maior que 40. (FALSO)

    b) cubo perfeito. (VERDADEIRO, pois 33=3x3x3=27)

    c) múltiplo de 7. (FALSO)

    d) quadrado perfeito. (FALSO)

    e) menor que 25.(FALSO)  (FALSO)FA(FA

  • 3

    9

    15

    21

    27 (2 + 7 = 9) e (2 x 7 = 14)

    33

    39

    45

    51

    57


    27 = 3 x 3 x 3

  • X é um nº inteiro entre 1 e 60, onde de o mesmo é ímpar, é divisível por 3, ou seja, a soma dos valores absolutos dos seus algarismos é divisível por 3. E a soma e o produto de seus dígitos são números compreendidos entre 8 e 15.

      Com esses dados, vamos separar os números compreendidos entre 1 a 60 que respeitem as condições impostas pelo enunciado: X = (3, 9, 27).

      Logo, vemos que X é um cubo perfeito.

    Letra B.






  • AS CONDIÇÕES SE RELACIONAM ENTRE SI

    # ÍMPAR = FINAL 1, 3, 5, 7, 9

    # SOMA + DIVISÍVEL POR 3 = FINAL 9, 12, 15

    # PRODUTO + DIVISÍVEL POR 3 = 8, 9, 10 ,11 , 12, 13, 14, 15

    # MAIS DE UM DÍGITO

    _________________________________

    TESTE DA SOMA

    FINAL 1 = 8 + 1 = 9

    FINAL 3 = 6 + 3 = 9

    FINAL 5 = 4 + 5 = 9

    FINAL 7 = 2 + 7 = 9

    FINAL 9 = 0 + 9 = 9

    _________________________________

    TESTE DO PRODUTO

    FINAL 1 = 8 × 1 = 8 =======> DESCARTO, PORQUE O NÚMERO É MAIOR QUE 60.

    FINAL 3 = 6 × 3 = 24 ======> DESCARTO, PORQUE O NÚMERO É MAIOR QUE 60.

    FINAL 5 = 4 × 5 = 20 ======> DESCARTO, PORQUE O PRODUTO É MAIOR QUE 15

    FINAL 7 = 2 × 7 = 14

    FINAL 9 = 0 × 9 = 0 =======> DESCARTO, PORQUE O PRODUTO É MENOR QUE 8

    ________________________________


ID
110059
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Comparando os registros de entrada e saída de pessoas de certa Unidade do Tribunal Regional Federal, relativos aos meses de janeiro de 2010 e dezembro de 2009, observou-se que o número de visitantes em janeiro ultrapassava o de dezembro em 40%. Sabendo que, se essa Unidade tivesse recebido 350 visitantes a menos em janeiro, ainda assim, o total de pessoas que lá estiveram nesse mês excederia em 12% o total de visitantes de dezembro. Nessas condições, o total de visitantes de janeiro foi

Alternativas
Comentários
  • Só precisa tomar cuidado para equacionar corretamente o enunciado:d=dezembroj=janeiroj = d + (40/100 x d)j-350 = d + (12/100 x d)Depois é só substituir uma pela outra, para encontrar o resultado.Esse procedimento todo o mundo sabe fazer...Resultados:d= 1250 e j=1750 ;)
  • Sejam J ==> jan. e D ==>dez.
    .
    De acordo com o enunciado:
    .
    J=1,4D
    J-350=1,12D
    .

    Fazendo a substituição, temos que:
    .
    1,4D-350=1,12D
    1,4D-1,12D=350
    0,28D=350 ==> (isolando o D, fica 350/0,28; como, na prova, a conta será feita "no braço", cortamos a vírgula e acrescentamos dois zeros no dividendo, tornando a divisão bem tranquila ==> 35000 : 28)
    D=35000:28  
    D=1250
    ---------------------------------------
    J=1,4D
    J=1,4 * 1250
    J==>1750
    .
    Alternativa E
  • OBJETIVAMENTE:
    112% ------------------------------------- x-350
    140% ------------------------------------  x

    112x=140(x-350)
    112x= 140x - 49000 (arrumando)
    140x - 112x = 49000
    28x = 49000 (divide por 7 para simplificar)
    4x = 7000
    x = 1750

    LETRA E
  • Visitantes de Dezembro=> VD = X
    Visitantes de Janeiro=> VJ = X + 40% * VD = X + 1,4 * X = 1,4 * X

    VJ – 350 = (X + 12% * VD)
    VJ – 350 = X + 0,12 * X = 1,12 * X
    1,4 * X – 350 = 1,12 * X
    0,28 * X =350 => X = 1250

    VJ =1,4 * X = => VJ = 1750

    Letra E.

ID
130801
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O nascimento da humanidade em jardins verdejantes
com árvores frutíferas faz parte da mitologia de muitas religiões.
Também inspirou grandes pintores, como o renascentista
Hieronymus Bosch, autor de Jardim do Éden. A maior
pesquisa já feita sobre a diversidade genética da África, berço
da espécie humana há 200.000 anos, muda esse cenário para
um amontoado de areia, pedras e arbustos. O estudo, realizado
pela Universidade da Pensilvânia, concluiu que o homem
moderno surgiu numa região que hoje se situa na fronteira entre
Angola e Namíbia, no sudoeste do continente africano. Nessa
área vivem os 100.000 integrantes do povo san, ainda hoje
formado por caçadores e coletores.

Nenhum povo africano tem uma variedade genética tão
grande quanto os sans, e foi justamente isso que levou os
pesquisadores a concluir que seus antepassados deram origem
à humanidade. Sabe-se que, quanto mais distante da África,
menor a diferenciação de genes das populações que hoje
habitam os quatro cantos do mundo. A explicação é simples. A
população original teve mais tempo para acumular variações em
seu genoma. Chama-se a isso "efeito fundador". As populações
mais distantes da África são descendentes de grupos
migratórios pequenos e relativamente recentes, o que se traduz
num conjunto genético mais homogêneo.

A pesquisa conclui que os antepassados dos sans se
espalharam pela África. Também calcula o ponto exato em que
um grupo deles - talvez um bando tribal com não mais que 150
integrantes - teria deixado a África, há 50.000 anos, cruzando o
Mar Vermelho em direção à Ásia, e daí ganhando o mundo. A
descoberta reforça a tese, consolidada nas últimas décadas
pelas pesquisas genéticas, de que a humanidade descende de
um pequeno grupo de "Evas" e "Adãos".

A conclusão de que os sans se espalharam pela África e
se tornaram nossos antepassados é reforçada pelo fato de
certas características da língua falada por eles estarem
presentes em diversas outras do leste da África, próximo de
onde o homem moderno deixou o continente. Uma pesquisa de
2003 concluiu que o idioma dos sans pode guardar a chave
para explicar a origem da própria linguagem humana. Por fim,
os pesquisadores descobriram que todos os africanos
descendem de catorze populações. Para obterem esse
resultado, eles compararam os padrões genéticos com a etnia,
a cultura e a língua dos povos pesquisados. Descobriram fortes
relações entre os traços genéticos e a cultura de cada povo,
com poucas exceções. O estudo foi festejado como peça-chave
para a compreensão da origem da humanidade, das migrações
que povoaram o planeta e das adaptações do homem ao meio.

(Leandro Beguoci. Veja, 13 de maio de 2009, pp. 110-111, com
adaptações)

... de que a humanidade descende de um pequeno grupo de "Evas" e "Adãos". (3ºparágrafo)

Na afirmativa acima, o autor

Alternativas
Comentários
  • O autor torna por base o que consta no relato bíblico sobre a origem da humanidade como forma de transmitir informações obtidas pela ciência.

ID
130804
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O nascimento da humanidade em jardins verdejantes
com árvores frutíferas faz parte da mitologia de muitas religiões.
Também inspirou grandes pintores, como o renascentista
Hieronymus Bosch, autor de Jardim do Éden. A maior
pesquisa já feita sobre a diversidade genética da África, berço
da espécie humana há 200.000 anos, muda esse cenário para
um amontoado de areia, pedras e arbustos. O estudo, realizado
pela Universidade da Pensilvânia, concluiu que o homem
moderno surgiu numa região que hoje se situa na fronteira entre
Angola e Namíbia, no sudoeste do continente africano. Nessa
área vivem os 100.000 integrantes do povo san, ainda hoje
formado por caçadores e coletores.

Nenhum povo africano tem uma variedade genética tão
grande quanto os sans, e foi justamente isso que levou os
pesquisadores a concluir que seus antepassados deram origem
à humanidade. Sabe-se que, quanto mais distante da África,
menor a diferenciação de genes das populações que hoje
habitam os quatro cantos do mundo. A explicação é simples. A
população original teve mais tempo para acumular variações em
seu genoma. Chama-se a isso "efeito fundador". As populações
mais distantes da África são descendentes de grupos
migratórios pequenos e relativamente recentes, o que se traduz
num conjunto genético mais homogêneo.

A pesquisa conclui que os antepassados dos sans se
espalharam pela África. Também calcula o ponto exato em que
um grupo deles - talvez um bando tribal com não mais que 150
integrantes - teria deixado a África, há 50.000 anos, cruzando o
Mar Vermelho em direção à Ásia, e daí ganhando o mundo. A
descoberta reforça a tese, consolidada nas últimas décadas
pelas pesquisas genéticas, de que a humanidade descende de
um pequeno grupo de "Evas" e "Adãos".

A conclusão de que os sans se espalharam pela África e
se tornaram nossos antepassados é reforçada pelo fato de
certas características da língua falada por eles estarem
presentes em diversas outras do leste da África, próximo de
onde o homem moderno deixou o continente. Uma pesquisa de
2003 concluiu que o idioma dos sans pode guardar a chave
para explicar a origem da própria linguagem humana. Por fim,
os pesquisadores descobriram que todos os africanos
descendem de catorze populações. Para obterem esse
resultado, eles compararam os padrões genéticos com a etnia,
a cultura e a língua dos povos pesquisados. Descobriram fortes
relações entre os traços genéticos e a cultura de cada povo,
com poucas exceções. O estudo foi festejado como peça-chave
para a compreensão da origem da humanidade, das migrações
que povoaram o planeta e das adaptações do homem ao meio.

(Leandro Beguoci. Veja, 13 de maio de 2009, pp. 110-111, com
adaptações)

Considere o 2ª parágrafo do texto. Está INCORRETO o que consta em:

Alternativas
Comentários
  • A Alternativa "e", apresenta erro de extrapolação, pois em nenhum momento do parágrafo 2º é afirmado algo dessa parte texto que indicasse que o povo San fosse primitivo, ou a questão foi mal redigida ou temos duas respostas, já que a alternatica "b" apresenta-se INCORRETA.
  • concordo com o colega abaixo, a letra e, tbm esta errada.
  • b) ERRADA
    identidade = qualidade de idêntico
    As expressões têm sentidos diferentes.


    Sobre a alternativa "e"
    Eu acho que a expressão "ainda hoje" pode trazer implícita a ideia de que esses são hábitos de sociedades primitivas.


ID
130807
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O nascimento da humanidade em jardins verdejantes
com árvores frutíferas faz parte da mitologia de muitas religiões.
Também inspirou grandes pintores, como o renascentista
Hieronymus Bosch, autor de Jardim do Éden. A maior
pesquisa já feita sobre a diversidade genética da África, berço
da espécie humana há 200.000 anos, muda esse cenário para
um amontoado de areia, pedras e arbustos. O estudo, realizado
pela Universidade da Pensilvânia, concluiu que o homem
moderno surgiu numa região que hoje se situa na fronteira entre
Angola e Namíbia, no sudoeste do continente africano. Nessa
área vivem os 100.000 integrantes do povo san, ainda hoje
formado por caçadores e coletores.

Nenhum povo africano tem uma variedade genética tão
grande quanto os sans, e foi justamente isso que levou os
pesquisadores a concluir que seus antepassados deram origem
à humanidade. Sabe-se que, quanto mais distante da África,
menor a diferenciação de genes das populações que hoje
habitam os quatro cantos do mundo. A explicação é simples. A
população original teve mais tempo para acumular variações em
seu genoma. Chama-se a isso "efeito fundador". As populações
mais distantes da África são descendentes de grupos
migratórios pequenos e relativamente recentes, o que se traduz
num conjunto genético mais homogêneo.

A pesquisa conclui que os antepassados dos sans se
espalharam pela África. Também calcula o ponto exato em que
um grupo deles - talvez um bando tribal com não mais que 150
integrantes - teria deixado a África, há 50.000 anos, cruzando o
Mar Vermelho em direção à Ásia, e daí ganhando o mundo. A
descoberta reforça a tese, consolidada nas últimas décadas
pelas pesquisas genéticas, de que a humanidade descende de
um pequeno grupo de "Evas" e "Adãos".

A conclusão de que os sans se espalharam pela África e
se tornaram nossos antepassados é reforçada pelo fato de
certas características da língua falada por eles estarem
presentes em diversas outras do leste da África, próximo de
onde o homem moderno deixou o continente. Uma pesquisa de
2003 concluiu que o idioma dos sans pode guardar a chave
para explicar a origem da própria linguagem humana. Por fim,
os pesquisadores descobriram que todos os africanos
descendem de catorze populações. Para obterem esse
resultado, eles compararam os padrões genéticos com a etnia,
a cultura e a língua dos povos pesquisados. Descobriram fortes
relações entre os traços genéticos e a cultura de cada povo,
com poucas exceções. O estudo foi festejado como peça-chave
para a compreensão da origem da humanidade, das migrações
que povoaram o planeta e das adaptações do homem ao meio.

(Leandro Beguoci. Veja, 13 de maio de 2009, pp. 110-111, com
adaptações)

A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:

Alternativas
Comentários
  • CORRIGINDO AS FRASES: * a) Os dados obtidos nas pesquisas levam os especialistas à conclusão de que um pequeno grupo de uma das tribos africanas teria saído em busca de melhores condições de vida em lugares mais distantes. * b) Pesquisas genéticas ABREM caminho para a descoberta do tratamento de certas doenças, pois SABE-SE que pessoas de grupos diferentes reagem de forma diferenciada aos medicamentos. * c) O mapeamento genético de povos africanos TEM sido NEGLIGENCIADO porque, segundo pesquisadores, o acesso aos locais onde vivem é difícil e ocorre limitações em razão de hábitos e de crenças. * d) SERÃO importantes para o tratamento de doenças genéticas de populações, até mesmo as que se LOCALIZAM em regiões distantes e de difícil acesso, os resultados obtidos nas mais recentes pesquisas. * e) A reconstituição feita a partir de fósseis faciais MOSTRA como deveria ser o rosto dos homens primitivos, ou seja, daqueles que TERIAM dado origem às atuais populações dos países europeus.
  • LETRA A. 

    a) Os dados (núcleo do sujeito)obtidos nas pesquisas levam os especialistas à conclusão de que um pequeno grupo (núcleo do sujeito) de uma das tribos africanas teria saído em busca de melhores condições de vida em lugares mais distantes. CORRETO 

      b) Pesquisas genéticas (sujeito)  ABREM caminho para a descoberta do tratamento de certas doenças, pois SABE-se que pessoas de grupos diferentes reagem de forma diferenciada aos medicamentos. ERRADO 

    PESQUISAS... ABREM

    SABE-SE ISSO  (SUJEITO ORACIONAL)

      c) O mapeamento (núcleo do sujeito) genético de povos africanos TEM (Singular sem acento) sido NEGLIGENCIADO porque, segundo pesquisadores, o acesso aos locais onde (eles) vivem é difícil e OCORREM limitações  (SUJEITO)em razão de hábitos e de crenças. ERRADO 

    ...O MAPEAMENTO... TEM

    ...LIMITAÇÕES OCORREM ...

      d) SERÃO importante para o tratamento de doenças genéticas de populações, até mesmo as (populações) que se LOCALIZAM em regiões distantes e de difícil acesso, os resultados obtidos nas mais recentes pesquisas. (SUJEITO)  ERRADO

    ordem direta: Os resultados obtidos .... SERÃO importante. 

    as populações que se LOCALIZAM 

      e) A reconstituição feita a partir de fósseis faciais MOSTRA como deveria ser o rosto dos homens primitivos, ou seja, daqueles que TERIAM dado origem às atuais populações dos países europeus. ERRADO 

    A reconstituição... MOSTRA como o rosto dos homens primitivos deveria ser. 

    Daqueles que TERIAM dado origem 

  • GABARITO: A.

     

    a) Os dados obtidos nas pesquisas levam os especialistas à conclusão de que um pequeno grupo de uma das tribos africanas teria saído em busca de melhores condições de vida em lugares mais distantes.

     

    b) Pesquisas genéticas abrem caminho para a descoberta do tratamento de certas doenças, pois sabem-se que pessoas de grupos diferentes reagem de forma diferenciada aos medicamentos.

     

    c) O mapeamento genético de povos africanos tem sido negligenciados porque, segundo pesquisadores, o acesso aos locais onde vivem é difícil e ocorre limitações em razão de hábitos e de crenças.

     

    d) Serão importantes para o tratamento de doenças genéticas de populações, até mesmo as que se localizam em regiões distantes e de difícil acesso, os resultados obtidos nas mais recentes pesquisas.

     

    e) A reconstituição feita a partir de fósseis faciais mostra como deveria ser o rosto dos homens primitivos, ou seja, daqueles que teria dado origem às atuais populações dos países europeus.


ID
130810
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A pós-modernidade é uma era de multiplicação das
formas de analfabetismo. As estatísticas referem-se aos
estritamente alfabetizados, aos que aprenderam a ler e
escrever. Mas raramente há referência ao analfabetismo
funcional daquela larga parcela da população que, ainda que
saiba ler e escrever, de fato não está alfabetizada porque está
aquém do manejo minimamente competente da informação
cultural, como a interpretação daquilo que lê. A alfabetização
constitui apenas um dado formal. Ela só tem sentido num
quadro de solicitações culturais em que saber ler e escrever é
mais do que o ato em si. Não é raro que a escola esteja
completamente desvinculada das atividades culturais que lhe
dão sentido, como a leitura, a frequência a bibliotecas, museus
e teatros. Hoje vivemos num cenário em que não é incomum a
combinação de alfabetização e ignorância, com a capacidade
de ler e escrever reduzida ao uso elementar dos simplismos do
cotidiano.

O universo cultural do analfabetismo tem sido ampliado
no último meio século, anulando com facilidade os ganhos da
alfabetização tradicional da escrita manual e da leitura do texto
impresso. O advento do microcomputador pessoal criou, em
curto tempo, uma massa de analfabetos até mesmo entre
pessoas com nível superior. A linguagem computacional invadiu
nossa vida como indecifrável língua estrangeira e nos colocou
da noite para o dia à mercê de técnicos que se esmeram em
falar o "computacionês" incompreensível. A máquina de calcular
livrou-nos dos sofrimentos da tabuada, mas criou uma geração
de ignorantes que faz cálculos sofisticados sem saber como são
feitos. Saber escrever corretamente a língua portuguesa já não
é necessário, pois programas instalados no computador
corrigem automaticamente a maioria dos erros e permitem a
qualquer semi-alfabetizado escrever quase com o rigor de
Machado de Assis.

Estamos muito longe do ensino necessário para cobrir a
extensa área de cultura que deve ser assimilada antes da idade
adulta para que a pessoa se mova num patamar próprio das
demandas culturais crescentes do mundo moderno. Nesse
sentido, a insuficiência da nossa escolarização é um
instrumento de alargamento do número dos que podem ser
classificados na moderna e ampla concepção de analfabetismo,
não limitada estritamente ao saber ler e escrever.

(José de Souza Martins. O Estado de S. Paulo, Aliás, J7, 1 de
março de 2009, com adaptações)

... ainda que saiba ler e escrever, de fato não está alfabetizada porque está aquém do manejo minimamente competente da informação cultural, como a interpretação daquilo que lê. (1ª parágrafo)

Com outras palavras, a afirmativa acima mantém o sentido original em:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: B

    ... ainda que saiba ler e escrever, de fato não está alfabetizada porque está aquém do manejo minimamente competente da informação cultural, como a interpretação daquilo que lê.

    Conquanto: nexo concessivo = embora, ainda que, mesmo que, por mais que, se bem que, posto que, apesar de que, a despeito de.

    "Embora domine a leitura e a escrita..."

ID
130816
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na administração de medicamentos por via intramuscular, é recomendável

Alternativas
Comentários
  • eu gostaria de saber que região é essa (região de Hochester) está na primeira questão
  • Infusão máxima para IM: 2ml deltoide, 4ml glutea

    Infusão máxima subcutânea: 1ml !

  • Todas as alternativas sem fundamento nenhum, com exceção da alternativa correta que é a letra B, obedecendo ao principio fundamental da administração de medicação intramuscular!!

  • DISCORDO DA OPÇÃO B (POR MAIS QUE AS OUTRAS OPÇÕES TB SEJAM ERRADAS)

    ANALISE ESSA ACERTIVA:
    "optar por locais que não tenham recebido injeções recentes, com ausência de lesões e de ferimentos"

    LOCAIS = QUALQUER LOCAL? EX: TESTA, DEDO DO PÉ
    NÃO TENHAM? ANTES DESTA EXPRESSÃO DEVERIA EXISTIR A PALAVRA PREFERENCIALMENTE


    "optar por REGIÃO MUSCULAR que PREFERENCIALMENTE não tenham recebido injeções recentes, com ausência de lesões e de ferimentos"

     
  • A região de Hochester é aquela formada pela técnica de injeção ventro glutea.
  • Todas as opções foram mal formuladas como sempre para pegar o concurseiro desprevenido mas a questão B é a mais lógica das cinco.

  • Conforme publicação do CORENSP, de fevereiro de 2010, abrangendo a administração de medicamento por via intramuscular (IM), traz que a região deltoide o volume máximo a ser aplicado é de 1ml, ventro-glútea (ou região de Hochester) é de 4ml, dorso-glútea de 4ml e vasto-lateral (músculo reto-femoral) 4ml. Quando o volume exceder o máximo permitido por região a dose deve ser fracionada e administrada em regiões distintas.

    Além disso, é amplamente divulgado a necessidade de rodízio dos locais de aplicação e procurar regiões em que a pele esteja íntegra, sem lesões ou ferimentos.

    Com relação a angulação da agulha devem ser inseridas, na via IM, a um ângulo de 90°.

    Bibliografia
    CORENSP. Administração de medicamentos por via intramuscular. São Paulo, 2010.

    Resposta :B

  • O maximo de volume a ser administrado no deltoide é muito confuso, já vi literaturas que apontam 1 ml, outra 2 ml, e outras que afirmam até 3 ml. 


ID
130819
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o risco de contaminação das unidades de assistência à saúde, são classificadas como áreas semi-críticas:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra E
      Área Crítica: São aquelas que oferecem risco potencial para o paciente adquirir uma infecção,seja devido aos procedimentos realizados, seja pela imunodepressão do paciente. Exemplos: Salas cirúrgicas, bercário, UTI, quartos com paciente em isolamento...
      Área semi- Críticas: Todas aquelas ocupadas por pacientes de doenças não infecciosas ou doenças infecciosas não transmissíveis. Exemplos: Ambulatórios, radiologia, enfermarias...
      Área não crítica: São todas as áreas hospitalares que teoricamente não apresentam risco de transmissão de infecção. São as áreas não ocupadas por pacientes ou cujo acesso lhes é vedado. Exemplo: vestiário, manutenção, almoxarifado...
  • Área crítica: aquela onde existe risco aumentado para desenvolvimento de infecções relacionadas à assistência, seja pela execução de processos envolvendo artigos críticos ou material biológico, pela realização de procedimentos invasivos ou pela presença de pacientes com susceptibilidade aumentada aos agentes infecciosos ou portadores de microrganismos de importância epidemiológica. Ex.: salas de cirurgia, unidades de tratamento intensivo, salas de hemodiálise, leitos ou salas de isolamento, centrais de material e esterilização, bancos de sangue e área suja de lavanderia hospitalar.

    Área não-crítica: aquela onde o risco de desenvolvimento de infecções relacionadas à assistência é mínimo ou inexistente, seja pela não realização de atividades assistenciais, ou pela ausência de processos envolvendo artigos críticos e semi-críticos, exceto quando devidamente embalados e protegidos. Ex.: escritórios, almoxarifados, salas administrativas, corredores, elevadores.

    Área semi-crítica: aquela onde existe risco moderado a baixo para desenvolvimento de infecções relacionadas à assistência, seja pela execução de processos envolvendo artigos semi-críticos ou pela realização de atividades assistenciais não invasivas em pacientes não críticos e que não apresentem infecção ou colonização por microrganismos de importância epidemiológica. Ex.: enfermarias, consultórios, área limpa de lavanderia hospitalar. Ou seja, setores com pacientes que não requerem procedimentos de alta complexidade, devido ao menor risco de transmissão de infecção.

    Resposta E

    Bibliografia


    www.anvisa.gov.br


ID
130822
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Previamente à administração de medicação no paciente, por via parenteral, é necessário que o técnico de enfermagem realize

Alternativas
Comentários
  • A alternativa correta é a letra A, pois a mesma é a única que se refere a via de administração parenteral, sendo as outras alternativas referentes a administração de medicamentos enterais, que não tem nenhuma relação com a primeira.

  • Eu uso muito dos processos mnemônicos para decorar. Pode parecer muito bobo mas sempre dá certo!
    PARENTAL 
    E(Estômago)NTERAL.
    P(Punção)ARENTERAL


ID
130825
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um cliente recebe 5 mL/h de uma solução de heparina contendo 18.000 UI em 600 mL de soro fisiológico a 0,9%. A apresentação do frasco de heparina é de 5.000 UI / mL. Em 7 horas, esse paciente recebeu, em unidades inter- nacionais de heparina, o equivalente a

Alternativas
Comentários
  • A solução total de 600ml possui 30UI/ml;5ml/h equivale 150UI;em 7h será infundido 1050UI
  • Em cada hora recebe 150UI, para chegarmos a este resultado usamos a regra de três com os dados:
    ML    UI
    600   18000
     5          X        , e teremos o valor de X= 150UI por hora, como a questão pede quanto ele receberá em 7horas o segundo passo será multiplicarmos por 7 e resultará em 1.050UI. Alternativa (D)


     
  • Uma outra resolução é:
    5mL......1h                        600mL......................18000UI
    x............7h                         35mL........................x
    x=35mL                                 x=35X18000/600
                                                  x=1050UI
  • 18.000UI.......600ml

       x..................5ml

       x = 90000 / 600

       x = 150 x 7(h) = 1.050

       Resposta D


ID
130828
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora 32, os produtos químicos, intermediários e resíduos, que implicam risco à saúde e segurança do trabalhador, devem ter ficha descritiva contendo:

I. características, formas de utilização e riscos ao meio ambiente.

II. condições, locais de estocagem e procedimentos a serem executados em situações de emergência.

III. medidas de proteção coletiva e individual, bem como controle médico da saúde dos trabalhadores.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • 32.3.4.1.1 Os produtos químicos, inclusive intermediários e resíduos que impliquem riscos à segurança e saúde do
    trabalhador, devem ter uma ficha descritiva contendo, no mínimo, as seguintes informações:
    a) as características e as formas de utilização do produto;
    b) os riscos à segurança e saúde do trabalhador e ao meio ambiente, considerando as formas de utilização;
    c) as medidas de proteção coletiva, individual e controle médico da saúde dos trabalhadores;
    d) condições e local de estocagem;
    e) procedimentos em situações de emergência.
    32.3.4.1.2 Uma cópia da ficha deve ser mantida nos locais onde o produto é utilizado.
  • Os produtos químicos, inclusive intermediários e resíduos que impliquem riscos à segurança e saúde do trabalhador, devem ter uma ficha descritiva contendo, no mínimo, as seguintes informações:

    - as características e as formas de utilização do produto;

    - os riscos à segurança e saúde do trabalhador e ao meio ambiente, considerando as formas de utilização;

    - as medidas de proteção coletiva, individual e controle médico da saúde dos trabalhadores;

    - condições e local de estocagem;

    - procedimentos em situações de emergência.

    Ou seja, todas as afirmativas estão corretas

    Bibliografia

    http://trabalho.gov.br/index.php/seguranca-e-saude-no-trabalho/normatizacao/normas-regulamentadoras


ID
130831
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre os diferentes métodos de esterilização, os processos que utilizam óxido de etileno são caracterizados por

Alternativas
Comentários
    • O Óxido de Etileno é um gás inodoro, sem cor, inflamável e explosivo. É um poderoso esterilizante com ação bactericida, fungicida, virucida e esporicida, devido a sua capacidade de interferir na síntese protéica do agente contaminante.
    • Esterilização é um processo que tem a finalidade de remover ou destruir todas as formas de vida microbiana (bactérias, esporos, protozoários, fungos e vírus) mediante a aplicação de agentes químicos e físicos para um nível aceitável de segurança.
    • Reesterilização é o processo de esterilização de artigos já esterilizados e não utilizados no prazo de validade.
    • Reprocessamento é o processo de esterilização de artigos médicos e hospitalares, exceto os de uso único obrigatório, para permitir sua reutilização. Esse processo compreende: Limpeza ou Desinfecção, Secagem, Embalagem, Rotulagem, Esterilização e Controle de Qualidade.
    • Vantagens:
      - Esteriliza materiais sem danificá-los, promovendo um aumento da sua vida útil e proporcionando economia na reposição;
      - É utilizado para materiais termosensíveis;
      - Em muitas aplicações substitui o calor seco ou vapor;
      - É um gás altamente penetrante, com grande difusibilidade e solubilidade.
  • Óxido de Etileno
      O Óxido de Etileno é um gás inodoro, sem cor, inflamável e explosivo. A adição de estabilizantes, Dióxido de Cloro ou Cloro-fluor-carbonado reduz o risco de explosão e de fogo. No Brasil existe legislação específica sobre funcionamento de centrais de esterilização por Óxido de Etileno.

    No entanto as questões relacionadas aos ciclos, tipo de gás e aeração não estão contempladas, embora constem os limites máximos de resíduos aceitáveis para os diferentes tipos de materiais. As alternativas menos prejudiciais ao ambiente são: 8,5% de Óxido de Etileno e 91,% de Dióxido de Carbono; Mistura de Óxido de Etileno com hidro-cloro-fluor-carbonados; 100% de Óxido de Etileno. Ação: aniquilação proteica, DNA e RNA prevenindo o metabolismo celular normal e a replicação microbiana.

    Fonte: REVISTA COREN-SP 2006

     
  • O óxido de etileno (EtO) é um gás utilizado desde a Segunda Guerra como alternativa de esterilização a baixa temperatura, notadamente no caso de produtos e artigos médico-hospitalares com componentes plásticos ou termossensíveis que não resistem a temperaturas superiores a 60°C ou a processos de radiação. O gás sofre uma elevação da temperatura até aproximadamente 54°C (entre 50 e 55°C), a eficiência da esterilização aumenta com o aumento da temperatura, diminuindo o tempo de exposição. Esse método tem a vantagem de poder ser utilizado em materiais termossensíveis.

    O processo de esterilização com EtO normalmente inclui uma fase de pré-condicionamento ou condicinamento, seguida de vácuo para a retirada do ar do interior da câmara, entrada de gás inerte e agente esterilizante (EtO), exposição (fase de esterilização propriamente dita), lavagens com gás inerte e ar para remover resíduos de EtO e, por fim, uma aeração completa para eliminar o gás da carga

    O Óxido de Etileno é um gás inodoro, sem cor, inflamável e explosivo. A adição de estabilizantes, Dióxido de Cloro ou Cloro-fluor-carbonado reduz o risco de explosão e de fogo.

    Resposta E

    Bibliografia

    http://www.sbcc.com.br/revistas_pdf/ed53/10-17-esterizacao.pdf

    http://nascecme.com.br/2014/wp-content/uploads/2014/07/10-17-esterizacao.pdf


ID
130834
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Meningite expressa a ocorrência de um processo inflamatório das meninges,

Alternativas
Comentários
  • ...“Embora, a princípio, a inflamação da meninge possa ser causada principalmente por um agente infeccioso (bactéria, vírus, fungo, protozoário), a meningite pode ocorrer também devido a um trauma, tumor ou substância tóxica. Porém, esses casos são bem raros”,...   fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/34/artigo34712-1.asp/
  • no caso a D também esta correta!!!!!

  • A "d" não está correta, Marcelo Souza, pois a transmissão por meio de fômites é uma transmissão indireta, e não direta, como coloca a alternativa.

  • A meningite pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, dentre outros, e agentes não infecciosos (ex.: traumatismo). As meningites de origem infecciosa, principalmente as causadas por bactérias e vírus, são as mais importantes do ponto de vista da saúde pública, pela magnitude de sua ocorrência e potencial de produzir surtos. Dentre elas, destacam-se aquelas a seguir relatadas.

    A vacina é para meningite bacteriana, não existe vacina para prevenção de outras meningites, por isso é impossível a erradicação por meio de vacina.

    A meningite é doença infecciosa e não tem caráter hereditário.

    Resposta A

    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Guia de vigilância epidemiológica / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 7. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.



ID
130837
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hanseníase é uma doença causada pelo Mycobacterium leprae e

Alternativas
Comentários
  • Sinais e sintomas:

    .Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com perda ou alteração de sensibilidade;
    • Área de pele seca e com falta de suor;
    • Área da pele com queda de pêlos, especialmente nas sobrancelhas;
    • Área da pele com perda ou ausência de sensibilidade ao calor, dor e tato. A pessoa se queima ou machuca sem perceber;
    • Sensação de formigamento (Parestesias);
    • Dor e sensação de choque, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas, inchaço de mãos e pés;
    • Diminuição da força dos músculos das mãos, pés e face devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.
    • Úlceras de pernas e pés.
    • Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.
    • Febre, edemas e dor nas juntas.
    • Entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz.
    • Ressecamento nos olhos.
    Locais do corpo com maior predisposição para o surgimento das manchas: mãos, pés, face, costas, nádegas e pernas
    Importante: Em alguns casos, a hanseníase pode ocorrer sem manchas.

  • A Hanseníase é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Acomete principalmente os nervos superficiais da pele e troncos nervosos periféricos, em algumas situações podem também afetar os olhos e órgãos internos. Se não tratada na forma inicial, a doença quase sempre evolui e pode levar a incapacidades físicas.

    Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), no entanto poucos adoecem (baixa patogenicidade). Para aparecer os primeiros sintomas leva em média, 2 a 7 anos. Há referências a períodos mais curtos, de 7 meses, como também mais longos, de 10 anos.

    É transmitida por meio de contato de uma pessoa suscetível (com maior probabilidade de adoecer) com um doente portador de hanseníase, geralmente da forma multibacilar (MB), e que não está sendo tratado. Normalmente, a fonte da doença é um parente próximo ou convivente que não sabe que está doente.

    Os portadores de Hanseníase podem ser divididos em paubacilar ou multibaciaplar. Como critério clínico, são paucibacilares casos com até cinco lesões cutâneas e multibacilares casos com mais de cinco lesões cutâneas. Como critério laboratorial, os paucibacilares apresentam índice baciloscópico menor que 2+ e multibacilar índice baciloscópico maior ou igual a 2+.  Quando o exame baciloscópico é disponível, pacientes com resultado positivo são considerados multibacilares, independentemente do número de lesões.

    Portanto, a hanseníase é uma doença causada pelo Mycobacterium leprae e tem como característica a presença de incapacidades e/ou deformidades, quando não tratada ou com tratamento tardio. 

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Eliminar a hanseníase é possível: Um guia para os Municípios.  Ministério da Saúde, Brasília, 2015.

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.

  • a) ERRADA. É transmitida de pessoa doente sem tratamento para outra através das vias respiratórias.

     

     b) ERRADA. Pode acometer qualquer indivíduo independente de sexo, idade ou raça.

     

     c) CORRETA. Tem como característica a presença de incapacidades e/ou deformidades, quando não tratada ou com tratamento tardio.

     

     d) ERRADA. A manifestação dos primeiros sintomas ocorre entre 2 a 7 anos após o primeiro contato.

     

     e) ERRADA. O comprometimento dermatológico e neurológico decorre da lesão dos nervos periféricos.

  • A Hanseníase é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Acomete principalmente os nervos superficiais da pele e troncos nervosos periféricos, em algumas situações podem também afetar os olhos e órgãos internos. Se não tratada na forma inicial, a doença quase sempre evolui e pode levar a incapacidades físicas.

    Esse bacilo tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos (alta infectividade), no entanto poucos adoecem (baixa patogenicidade). Para aparecer os primeiros sintomas leva em média, 2 a 7 anos. Há referências a períodos mais curtos, de 7 meses, como também mais longos, de 10 anos.

    É transmitida por meio de contato de uma pessoa suscetível (com maior probabilidade de adoecer) com um doente portador de hanseníase, geralmente da forma multibacilar (MB), e que não está sendo tratado. Normalmente, a fonte da doença é um parente próximo ou convivente que não sabe que está doente.

    Os portadores de Hanseníase podem ser divididos em paubacilar ou multibaciaplar. Como critério clínico, são paucibacilares casos com até cinco lesões cutâneas e multibacilares casos com mais de cinco lesões cutâneas. Como critério laboratorial, os paucibacilares apresentam índice baciloscópico menor que 2+ e multibacilar índice baciloscópico maior ou igual a 2+. Quando o exame baciloscópico é disponível, pacientes com resultado positivo são considerados multibacilares, independentemente do número de lesões.

    Portanto, a hanseníase é uma doença causada pelo Mycobacterium leprae e tem como característica a presença de incapacidades e/ou deformidades, quando não tratada ou com tratamento tardio. 

    Resposta C


ID
130840
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

É um caso suspeito de dengue quando o paciente apresentar

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA D CORRETAPeríodo de Incubação: Varia de 3 a 15 dias, sendo em média de 5 a 6 dias DENGUE CLÁSSICA: os sintomas são mais brandos. A pessoa doente tem febre alta, dores de cabeça, nas costas e na região atrás dos olhos. A febre começa a ceder a partir do quinto dia e os sintomas, a partir do décimo dia. Neste caso, dificilmente acontecem complicações, porém alguns doentes podem apresentar hemorragias leves na boca e nariz.DENGUE HEMORRÁGICA: (ocorre quando a pessoa pega a doença por uma segunda vez): neste caso a doença manifesta-se de forma mais grave. Nos primeiros cinco dias os sintomas são semelhantes ao do tipo clássico. Porém, a partir do quinto dia, alguns doentes podem apresentar hemorragias em vários órgãos e choque circulatório. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer.
  • Caso suspeito de dengue

    Indivíduo que resida em área onde se registram casos de dengue ou que tenha viajado nos últimos

    14 dias para área com ocorrência de transmissão ou presença de Aedes aegypti. Deve apresentar febre,

    usualmente entre 2 e 7 dias, e duas ou mais das seguintes manifestações:

    • náusea/vômitos;

    • exantema;

    • mialgia/artralgia;

    • cefaleia/dor retro-orbital;

    • petéquias/prova do laço positiva;

    • leucopenia.

    Também pode ser considerado caso suspeito toda criança proveniente de (ou residente em) área

    com transmissão de dengue, com quadro febril agudo, usualmente entre 2 e 7 dias, e sem sinais e

    sintomas indicativos de outra doença.

    Caso suspeito de dengue com sinais de alarme

    É todo caso de dengue que, no período de defervescência da febre, apresenta um ou mais dos seguintes sinais de alarme:

    • dor abdominal intensa (referida ou à palpação) e contínua ou sensibilidade;

    • vômitos persistentes;

    • acúmulo de líquidos (ascites, derrame pleural, derrame pericárdico);

    • hipotensão postural e/ou lipotímia;

    • hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal;

    • letargia/irritabilidade;

    • sangramento de mucosa;

    • aumento progressivo do hematócrito.

    Caso suspeito de dengue grave

    É todo caso de dengue que apresenta uma ou mais das condições abaixo:

    • choque ou desconforto respiratório em função do extravasamento grave de plasma; choque evidenciado por taquicardia, pulso débil ou indetectável, taquicardia, extremidades frias e tempo de

    perfusão capilar >2 segundos, e pressão diferencial convergente <20mmHg, indicando hipotensão

    em fase tardia;

    • sangramento grave segundo a avaliação do médico (exemplos: hematêmese, melena, metrorragia

    volumosa e sangramento do sistema nervoso central);

    • comprometimento grave de órgãos, a exemplo de dano hepático importante (AST/ ALT>1.000), do

    sistema nervoso central (alteração da consciência), do coração (miocardite) ou de outros órgãos.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_vigilancia_saude_3ed.pdf

  • Cuidado com.os termos SEMPRE, EXCLUSIVAMENTE


ID
130843
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo o Ministério da Saúde, a aferição da pressão arterial deve ser realizada em condições adequadas para favorecer a veracidade do resultado, respeitando a recomendação de

Alternativas
Comentários
  • a).Incorreta Manter o braço do paciente na altura do coração, livre de roupas, com a palma da mão voltada para cima e cotovelo ligeiramente fletidos

    b) Correta

    c) Incorreta posicionar cerca de 2 a 3 cm acima  da fossa antecubital, centralizando a bolsa de borracha sobre a arteria braquial

    d) Incorreta palpar o pulso radial...

    e) Incorreta posicionar a campânula do estetoscópio levemente sobre a arteria braquial, na fossa antecubital, evitando compressão excessiva.

    Espero ter ajudado... bons estudos!
  • Valeu amada obrigada foi muito bom

  • Fiquei em dúvida apenas do 60 a 90 minutos,pensei ser 60 minutos.

  • Para a realização da medição

    - Explicar o procedimento ao paciente e deixá-lo em repouso de 3 a 5 minutos em ambiente calmo. Deve ser instruído a não conversar durante a medição. Possíveis dúvidas devem ser esclarecidas antes ou depois do procedimento.

    - Certificar-se de que o paciente NÃO: está com a bexiga cheia; praticou exercícios físicos há pelo menos 60 a 90 minutos; ingeriu bebidas alcoólicas, café ou alimentos; fumou nos 30 minutos anteriores.

    - O paciente deve estar sentado, com pernas descruzadas, pés apoiados no chão, dorso recostado na cadeira e relaxado;

    - O braço deve estar na altura do coração, apoiado, com a palma da mão voltada para cima e as roupas não devem garrotear o membro.

    - Determinar a circunferência do braço no ponto médio entre acrômio e olécrano;

    - Selecionar o manguito de tamanho adequado ao braço;

    - Colocar o manguito, sem deixar folgas, 2 a 3 cm acima da fossa cubital;

    - Centralizar o meio da parte compressiva do manguito sobre a artéria braquial;

    - Estimar o nível da PAS pela palpação do pulso radial;

    - Palpar a artéria braquial na fossa cubital e colocar a campânula ou o diafragma do estetoscópio sem compressão excessiva;

    - Inflar rapidamente até ultrapassar 20 a 30 mmHg o nível estimado da PAS obtido pela palpação;

    - Proceder à deflação lentamente (velocidade de 2 mmHg por segundo);

    - Determinar a PAS pela ausculta do primeiro som (fase I de Korotkoff) e, após, aumentar ligeiramente a velocidade de deflação;

    - Determinar a PAD no desaparecimento dos sons (fase V de Korotkoff);

    - Auscultar cerca de 20 a 30 mmHg abaixo do último som para confirmar seu desaparecimento e depois proceder à deflação rápida e completa;

    - Se os batimentos persistirem até o nível zero, determinar a PAD no abafamento dos sons (fase IV deKorotkoff) e anotar valores da PAS/PAD/zero;

    - Informar o valor de PA obtido para o paciente; e

    - Anotar os valores exatos sem “arredondamentos” e o braço em que a PA foi medida.

    Resposta B

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

    Malachias MVB, Souza WKSB, et al. 7ª Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. Arquivos Brasileiros de Cardiologia. Volume 107, Nº 3, Suplemento 3, Setembro 2016.


ID
130846
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A identificação e controle da hipertensão arterial sistêmica são altamente relevantes para a redução de complicações relacionadas

Alternativas
Comentários
  • A Hipertnsão Arterial Sistêmica é um dos mais importantes fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, cerebrovasculares e renais. A principal relevância da identificação e controle da HAS reside na redução das suas complicações, tais como:
    • Doença cérebro-vascular
    • Doença arterial coronariana
    • Insuficiência cardíaca
    • Doença renal crônica
    • Doença arterial periférica

    CADERNO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL- MINISTÉRIO DA SAÚDE
  • Complicações de doença cardiovascular ou repercussão em órgão-alvo.

    – Hipertrofia ventricular esquerda (ECG ou ecocardiograma)

    – Retinopatia

    – Nefropatia (doença renal crônica)

    – Angina do peito ou infarto do miocárdio prévio

    – Insuficiência cardíaca

     – Ictus isquêmico transitório ou acidente vascular cerebral

    – Doença arterial periférica

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.

  • Complicações de doença cardiovascular ou repercussão em órgão-alvo.

    – Hipertrofia ventricular esquerda (ECG ou ecocardiograma)

    – Retinopatia

    – Nefropatia (doença renal crônica)

    – Angina do peito ou infarto do miocárdio prévio

    – Insuficiência cardíaca

     – Ictus isquêmico transitório ou acidente vascular cerebral

    – Doença arterial periférica

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.


ID
130849
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com relação à insulina e respectiva técnica de administração, o técnico de enfermagem deve saber que

Alternativas
Comentários
  •  

    A maior parte das insulinas disponíveis hoje no mercado brasileiro é do tipo “humana”, ou seja, são insulinas fabricadas em laboratório mas exatamente iguais à insulina produzida pelo próprio corpo humano. Em alguns lugares, ainda se pode encontrar insulinas animais (bovinas ou suínas), mas sua utilização é bastante restrita.
    As insulinas podem ser classificadas, de acordo com seus tempos de ação, em lentas, intermediárias, rápidas e ultra-rápidas. Cada tipo de insulina vai ter seu próprio início de ação (tempo necessário para que a insulina comece a fazer efeito, depois de aplicada); pico de ação (período após a aplicação em que a insulina exerce seu maior efeito), e duração de ação (por quanto tempo a insulina fica agindo, no total, após a injeção).

    www.portalendocrino.com.br/insulina.shtml
  • ANÁLOGOS DE AÇÃO PROLONGADA

    Os análogos de ação prolongada são suspensões de protamina e zinco. No Brasil existem dois tipos de insulina de ação prolongada: a insulina glargina e a insulina detemir. Apresentam início de ação muito lento, que pode ocasionar hiperglicemia pela manhã; praticamente sem pico de ação e ação prolongada de até vinte e quatro horas; e não são adaptáveis para serem usadas em doses divididas.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAsdoAE/insulinoterapia

  • De acordo com a Linha Guia de HAS, DM e DRC (2013), é importante saber que as insulinas de ação mais prolongada, como a Glargina e a Detemir não apresentam pico de ação, e com isso, a insulina mantem o nível de liberação e ação no organismo levando a redução de risco de hipoglicemia. Na administração, o que interfere é o tempo de ação da insulina, pois altera a dose a ser tomada; a insulina deve ser armazenada na parte inferior da geladeira, próximo a gaveta de legumes e sua validade após aberta é de 28 dias; As insulinas, inclusive as de ação rápida, devem ser sempre administradas por via subcutânea. Nos casos de emergência utilizamos as insulinas de ação rápida ou ultra-rápida devido a sua facilidade de ação no organismo, não necessitando portanto, realizar a administração por outra via.  As regiões mais recomendadas para administração de insulina são:  face externa anterior e posterior dos braços; no abdômen, delimitar 4 dedos das laterais do umbigo; glúteo no quadrante superior externo; e região frontal e lateral da coxa.


    Resposta: E


ID
130852
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os medicamentos utilizados para diminuir a hipercolesterolemia, controlar a hipertensão arterial, provocar broncodilatação e aumentar o débito urinário são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • b) sinvastatina, atenolol, fenoterol e hidroclorotiazida.
  • Hipercolesterolemia - Níveis altos de colesterol estão associados à aterosclerose, que é o acúmulo depósitos gordurosos ricos em colesterol nas paredes das artérias. Isto pode estreitar ou entupir as artérias, reduzindo a velocidade ou interrompendo o fluxo de sangue aos órgãos vitais, especialmente o coração e o cérebro. Há diversas medicações utilizadas para a redução do colesterol como: rosuvastatina, sinvastatina e estatina.

    Controlar a hipertensão arterial – anti-hipertensivos - O objetivo primordial do tratamento da hipertensão arterial é a redução da morbidade e da mortalidade cardiovasculares. Assim, os anti-hipertensivos devem não só reduzir a pressão arterial (PA), mas também os eventos cardiovasculares fatais e não fatais, e, se possível, a taxa de mortalidade. Podemos citar como anti-hipertensivos: atenolol, lozartana, captopril, nifedipina.

    Provocar broncodilatação – os broncodilatadores são utilizados para o tratamento farmacológico da broncoconstrição, agem através de seu efeito direto relaxante sobre a célula muscular lisa. São exemplos: fenoterol, aminofilina, ipatróprio.

    Aumentar o débito urinário – diuréticos - Os diuréticos são fármacos que atuam no rim, aumentando o volume e o grau do fluxo urinário. Também promovem a eliminação de eletrólitos como o sódio e o potássio, sendo usados no tratamento da hipertensão arterial, insuficiência renal, insuficiência cardíaca ou cirrose hepática, pois perda de sódio provoca redução de líquido extracelular. São exemplos a furosemida, hidroclorotiazida, espirono-lactona, benzotiazida, acetazolamida.

    Logo, os medicamentos utilizados para diminuir a hipercolesterolemia, controlar a hipertensão arterial, provocar broncodilatação e aumentar o débito urinário são, respectivamente, sinvastatina, atenolol, fenoterol e hidroclorotiazida.

    Resposta B

    Bibliografia

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.


ID
130855
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os efeitos deletérios dos quadros álgicos podem ser associados aos distúrbios relacionados a

Alternativas
Comentários
  • É tudo que faz mal para o corpo e pode causar stress físico ou psicológico.
  • Efeitos deletérios: efeitos ruins, destrutivos, prejudiciais

  • Dor é uma sensação ou experiência emocional desagradável, associada com dano tecidual real ou potencial (1,2). A dor pode ser aguda (duração inferior a 30 dias) ou crônica (duração superior a 30 dias), sendo classificada segundo seu mecanismo fisiopatológico em três tipos: a) dor de predomínio nociceptivo, b) dor de predomínio neuropático e c) dor mista.

    O quadro álgico, principalmente quando se refere a  dor crônica, pode levar a efeitos deletérios múltiplos, tais como fadiga, distúrbio do sono, disfunção cognitiva, episódios depressivos e disfunção do padrão alimentar.

    Resposta B

    Bibliografia

    bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca/manual_dor.pdf


ID
130858
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Doença transmissível adquirida por contato sexual, por transmissão vertical e aleitamento materno:

Alternativas
Comentários
  • Carbúnculo é de infecção animalFebre de nilo ocidental por picada de mosquitoFebre de Malta por comer carne ou beber leite de animal infectado, há casos de transmissão pela amamentação de humanos e EVENTUALMENTE em discussão via sexual.VDRL é o nome do exame que é realizado para diagnóstico da Sífilis, e nesta ocorre má formação óssea congênita para o concepto.Restando a resposta AIDS, lembrando que é transmissível sexualmente e verticalmente(parto aleitamento materno), o vírus HIV a doença AIDS: evolue ou não.
  • Carbúnculo - Toxiinfecção aguda que, em geral, acomete a pele sob as form as de lesão bolhosa e pústula maligna,produzida pelo contato com anim ais (bovino,caprino,eqüino e outros) com a mesm a doença.

    Febre do Nilo ocidental - A febre do vírus do Nilo Ocidental, é uma virose de transmissão vetorial, cuja manifestação clínica varia de infecção sub-clínica a manifestações graves, desde uma febre passageira a uma encefalite grave

    Febre de Malta – também conhecida como Brucelose, é  transmitida dos animais para os homens. A infecção ocorre quando eles entram em, contato direto com animais doentes ou ingerem leite não pasteurizado, produtos lácteos contaminados (queijo e manteiga, por exemplo) carne mal passada e seus subprodutos.

    AIDS - a Aids, patologia provocada pelo vírus do HIV, ela é transmitida pelo contato sexual, por via sanguínea (transfusão, compartilhamento de agulhas e seringas), vertical e leite materno.

    VDRL - é um exame de sangue para diagnosticar sífilis. 

    Logo, doença transmissível adquirida por contato sexual, por transmissão vertical e aleitamento materno é a AIDS

    Resposta D

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.

  • BRUCELOSE / FEBRE DE MALTA

    Também conhecida como febre de Malta, de Gilbratar, febre mediterrânea, ou febre ondulantea brucelose é uma doença infecciosa causada por diferentes gêneros da bactéria Brucella – Brucella abortus (gado), Brucella suis (suínos), Brucella melitensis (caprinos), Brucella cannis (menos comum) – transmitida dos animais para os homens. A infecção ocorre quando eles entram em, contato direto com animais doentes ou ingerem leite não pasteurizado, produtos lácteos contaminados (queijo e manteiga, por exemplo) carne mal passada e seus subprodutos.

    https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/brucelose/

     

    Febre do Nilo Ocidental

    A Febre do Nilo Ocidental  é uma Infecção viral que pode transcorrer de forma subclínica ou com sintomatologia de distintos graus de gravidade, variando desde febre e mialgia até encefalite grave. As formas graves ocorrem com maior frequência em idosos.

    http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/svs/febre-do-nilo-ocidental


ID
130861
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Devido ao alto índice de câncer de próstata, é imperativa a conscientização da população masculina para a detecção precoce da doença por meio das seguintes ações:

I. orientar a importância da dosagem de PSA, realizado com uma amostra de urina.

II. incentivar a realização do toque retal que garante a detecção de todos os tipos de câncer de próstata.

III. encorajar a realização de biópsia da próstata, quando indicada, para a análise histopatológica.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • O PSA é realizado com sangue e não com urina.
    O toque retal é um exame importante, porém só identifica o Ca com Tu já desenvolvido e não qualquer tipo de câncer.
    Biópsia quando indicada, é a resposta mais coerente. Porém vale mencionar que, quando a coleta do material é realizado por agulha/pistola via anal, há chances de não acertar o tumor e o resultado ser um falso negativo.
  • O câncer de próstata representa um problema de saúde pública. Sua incidência encontra-se em forte elevação em razão do efeito combinado do envelhecimento da população, da melhoria da sensibilidade das técnicas diagnósticas e da difusão do uso da medida sérica do Antígeno Prostático Específico (PSA).

    Programas de controle do câncer de próstata são aplicáveis para a redução da mortalidade, entretanto, os métodos de rastreamentos atuais, como a dosagem do PSA, não mostraram, até o momento, sucesso na redução da mortalidade. O exame de PSA é realizado por meio de exame de sangue e não de urina como refere a afirmativa I.

    O câncer de próstata produz alterações que podem ser detectadas no exame de toque retal. No entanto, não se pode

    excluir possibilidade de tumor, mesmo em uma glândula aparentemente normal ao toque. Portanto a sefunda afirmativa também é falsa, já que o toque não detecta todos os tipos de câncer de próstata. Ou seja, deve-se encorajar a realização de biópsia da próstata, quando indicada, para a análise histopatológica.

    Resposta A

    Bibliografia

    www.brasil.gov.br/saude/2011/09/cancer-de-prostata

    www.inca.gov.br

    http://conitec.gov.br/images/Consultas/Relatorios/2015/DDT_Adenocarcinomadeprostata_CP.pdf


ID
130864
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A indicação para realização de um curativo tem várias finalidades, inclusive

Alternativas
Comentários
  • Finalidades:

    Limpar a ferida;

    Promover a cicatrização, eliminando fatores que possam retardá-la.

    Tratar e prevenir infecções;

    Prevenir contaminação exógena;

    Remover corpos estranhos;

    Proteger a ferida contra traumas mecânicos;

    Promover hemostasia;

    Fazer desbridamento mecânico e remover tecidos necróticos;

    Reduzir edemas;

    Drenar e/ou absorver secreções e exsudatos inflamatórios;

    Diminuir odor;

    Manter a umidade da ferida;

    Fornecer isolamento térmico;
    Dar conforto psicológico ao paciente;

    Diminuir a intensidade da dor;

    Limitar a movimentação em torno da ferida.

  • Critérios para o curativo ideal (Tuner, 1982):

    • Manter elevada umidade entre a ferida e o curativo;

    • Remover excesso de secreção;

    • Permitir troca gasosa;

    • Fornecer isolamento térmico;

    • Ser impermeável às bactérias;

    • Ser isento de partículas (asséptico);

    • Permitir a retirada do curativo sem trauma


  • Curativo é o tratamento utilizado para promover a cicatrização de ferida, proporcionando um meio adequado para este processo. Sua escolha dependerá do tipo e condições clínicas da ferida. Os critérios para o curativo ideal são: manter umidade na ferida; remover o excesso de exsudato; permitir trocas gasosas; promover isolamento térmico e mecânico; ser impermeável às bactérias; estar isento de partículas e substâncias tóxicas contaminadoras de feridas; permitir a retirada sem provocar traumas e diminuir a dor.

    Ou seja, a indicação para realização de um curativo tem várias finalidades, inclusive absorver o excesso de exsudato para evitar a maceração dos tecidos adjacentes. 


    Resposta D


    Bibliografia


    Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

  • Curativo é o tratamento utilizado para promover a cicatrização de ferida, proporcionando um meio adequado para este processo. Sua escolha dependerá do tipo e condições clínicas da ferida. Os critérios para o curativo ideal são: manter umidade na ferida; remover o excesso de exsudato; permitir trocas gasosas; promover isolamento térmico e mecânico; ser impermeável às bactérias; estar isento de partículas e substâncias tóxicas contaminadoras de feridas; permitir a retirada sem provocar traumas e diminuir a dor.

    Ou seja, a indicação para realização de um curativo tem várias finalidades, inclusive absorver o excesso de exsudato para evitar a maceração dos tecidos adjacentes. 

    Resposta D

    Bibliografia

    Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2019


ID
130867
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o cateterismo vesical de demora, feminino, é necessário

Alternativas
Comentários
  • Letra D
  • Sonda vesical de demora é usada quando é necessário que o paciente permaneça com ela longos períodos na bexiga, para controlar o volume urinário, possibilitar a eliminação da urina em pacientes imobilizados, inconscientes ou com obstrução, em pós-operatório de cirurgias urológicas.

    O paciente deve ser colocado paciente em posição em decúbito dorsal com as pernas estendidas ou em posição ginecológica, se mulher, não na posição de Sims.

    A antissepsia deve ser feita com soluções antissépticas aquosas como a solução anti-séptica aquosa de PVPI ou solução de Clorexidina 2%. As soluções antissépticas alcoólicas não devem ser usadas na genitália. Essa antissepsia é realizada apenas uma vez.

    Na sondagem vesical de demora é utilizada a sonda de Foley, na masculina normalmente é utilizada a de número 16 ou 18 e na feminina a de nímero 14 ou 16.

    Durante a sondagem deve-se introduzir a sonda até a saída de urina e progredir cerca de 3 a 5 cm para insuflação do balonete. 

    Na sondagem feminina deve-se fixar a sonda na face interna da coxa com a fita hipoalergênica, sem tracionar, permitindo livre movimentação dos membros inferiores.

    Resposta D

    Bibliografia

    Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.


ID
130870
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A tuberculose é um problema de saúde pública no Brasil e a prevenção de novos casos requer conhecimentos sobre a

Alternativas
Comentários
  • Machado Guerreiro é um exame para a detecçao de Chagas e nao TB
  • A TB continua sendo mundialmente um importante problema de saúde, exigindo o desenvolvimento de estratégias para o seu controle, considerando aspectos humanitá- rios, econômicos e de saúde pública.

    Diagnosticar e tratar correta e prontamente os casos de TB pulmonar são as principais medidas para o controle da doença. Esforços devem ser realizados no sentido de encontrar precocemente o paciente e oferecer o tratamento adequado, interrompendo a cadeia de transmissão da doença. A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente todos os casos. A infecção ocorre a partir da inalação de núcleos secos de partículas contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias (pulmonar ou laríngea). Os doentes bacilíferos, isto é, aqueles cuja baciloscopia de escarro é positiva, são a principal fonte de infecção. Doentes de tuberculose pulmonar com baciloscopia negativa, mesmo que tenham resultado positivo à cultura, são muito menos eficientes como fontes de transmissão, embora isso possa ocorrer. As formas exclusivamente extrapulmonares não transmitem a doença.

    O tratamento dos bacilíferos é a atividade prioritária de controle da tuberculose, uma vez que permite interromper a cadeia de transmissão. A transmissibilidade está presente desde os primeiros sintomas respiratórios, caindo rapidamente após o início de tratamento efetivo. Na prática, quando o paciente não tem história de tratamento anterior nem outros riscos conhecidos de resistência, pode-se considerar que, após 15 dias de tratamento e havendo melhora clínica, o paciente pode ser considerado não infectante. No entanto, com base em evidências de transmissão da tuberculose resistente às drogas, recomenda-se que seja também considerada a negativação da baciloscopia.

    A suscetibilidade à infecção é praticamente universal. A maioria das pessoas resiste ao adoecimento após a infecção e desenvolve imunidade parcial à doença. No entanto, alguns bacilos permanecem vivos, embora bloqueados pela reação inflamatória do organismo. Cerca de 5% das pessoas não conseguem impedir a multiplicação dos bacilos e adoecem na sequência da primo-infecção. Outros 5%, apesar de bloquearem a infecção nesta fase, adoecem posteriormente por reativação desses bacilos ou em consequência de exposição a uma nova fonte de infecção. Essa reativação não é mais comum em crianças, mas sim, principalmente, em pessoas imunocomprometidas como portadores de HIV.

    A prova tuberculínica – PT consiste na inoculação intradérmica de um derivado protéico do M. tuberculosis para medir a resposta imune celular a estes antígenos. É utilizada, em adultos e crianças, para o diagnóstico de infecção latente pelo M. tuberculosis (ILTB).

    Logo, a tuberculose é um problema de saúde pública no Brasil e a prevenção de novos casos requer conhecimentos sobre a possibilidade de transmissão plena, na forma pulmonar bacilífera, enquanto o doente não iniciar tratamento. 


    Resposta A


    Bibliografia


    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Manual de recomendações para o controle da tuberculose no Brasil / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2011.

  • Machado Guerreiro é um exame para a detecçao de Chagas e nao TB


ID
130873
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A ingestão compulsiva e rápida de uma grande quantidade de alimento seguida de comportamentos compensatórios inadequados, para livrar o corpo das calorias indesejadas, refere-se

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A
      A Bulimia é um transtorno alimentar que se caracteriza pela ingestão de grandes quantidades de alimentos, seguidos por métodos compensatórios, tais como vômitos autoinduzidos, uso de laxantes e/ou diuréticos e  prática de exercícios extenuantes como forma de evitar o ganho de peso pelo medo exagerado de engordar.
  • A anorexia nervosa, caracteriza-se pela perda de peso intensa à custa de dieta extremamente rígida em quase todos os casos, busca desenfreada pela magreza, distorção da imagem corporal e alterações do ciclo menstrual.

    A bulimia é caracterizada por grande e rápida ingestão de alimentos com sensação de perda do controle acompanhada de métodos compensatórios inadequados para o controle de peso, como o vômito autoinduzido, o uso de medicamentos, dietas e exercícios físicos. Ao contrário do paciente anoréxico, o bulímico não tem o desejo de emagrecer cada vez mais. Em geral, apresenta-se com peso normal ou, em menor número de casos, com sobrepeso.

    O transtorno fóbico pode ser definido como um medo irracional, diante de uma situação ou objeto que não apresenta qualquer perigo para a pessoa. 

    A polifagia é um distúrbio que provoca uma avidez desmedida pela comida, ou seja, um aumento da ingesta alimentar.

    Logo, o caso apresentado caracteriza um quadro de bulimia.

    Resposta A

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : obesidade / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.


ID
130876
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os profissionais da área da saúde podem ter a saúde e segurança ameaçadas no trabalho, quando expostos a agentes físicos como

Alternativas
Comentários
  • Letra D
  • Com relação à saúde do trabalhador existem 5 tipos de riscos (agentes):

    Risco Físico – radiação ionizante, não ionizante, ruído, vibração, temperatura.

    Risco Químico – névoas, neblinas, poeiras, fumo, vapores.

    Risco Biológico – vírus, fungos, bactérias, protozoários, animais peçonhentos.

    Risco Ergonômico – trabalho físico pesado, posturas incorretas, treinamento inadequado/inexistente, trabalhos em turnos, trabalho noturno, atenção e responsabilidade, monotonia, ritmo excessivo, jornadas de trabalho prolongadas, esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso.

    Risco de Acidente – arranjo físico inadequado, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminação inadequada, eletricidade, probabilidade de incêndio ou explosão, armazenamento inadequado.

    Logo, dentre as alternativas a única que apresenta agentes físicos são ruído e radiações ionizantes.


    Resposta D


    Bibliografia


    Carvalho GM. Enfermagem do Trabalho. EPU, 2001.



ID
130879
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para a administração de 1/4 da ampola de diazepan, cuja apresentação é de 10mg/2 mL, a dosagem em mL e mg são, respectivamente, iguais a:

Alternativas
Comentários
  • Divide-se 10 e 2 por 4.Pura matemática, fação
  • É, mas eles fizerem uma pegadinha ai nesta questão.
    Pois, apresentaram os dados na ordem de mg/ml e depois perguntaram na ordem inversa.
    E a primeira resposta era opção para quem não prestasse atenção.
    Tem que ficar atento, questão aparentemente simples, mas que tem uma maldade.

  • A famosa pegadinha, questão simples que por falta de atenção se erra. Por isso, é importante ler com calma!!!
  • Atentar quanto ao respectivamente.

  • ML: 2/4    = 0,5ML

    MG: 10/4   = 2,5MG

    LETRA E

     

  • pegadinha prestar mais atenção na palavra "respectivamente"

ID
130882
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O número de microgotas por minuto de uma solução fisiológica a 0,9% contendo 120 mL, para ser infundida em 50 minutos, será de

Alternativas
Comentários
  • Use a fórmula (lembre-se esta fórmula é para tempo em minutos)Nºmicrogotas = V.60/t(minutos)Quando o tempo for em horas:Divide-se apenas volume pelo tempo
  • Ou use a regra de 3 simples lembrando que:

    1ml= 20 gotas=60 microgotas
  • Pessoal,

    Não acho válido tá decorando 4 fórmulas, só é transformar o tempo de minutos em horas, utlizando regrinha de 3, e outra quanto menos coisa for preciso para decorar é melhor.  

    A fórmula que usei foi:

    Nº de microgotas = V
                                         t
  • microgotas por min:   V/t X 60(MINUTOS)

  • Fabíola, o cálculo para microgotas com tempo em horas é volume/tempo X 20.

  • SF 0,9% 120ml

    Tempo – 50 min

    Para responder a questão basta utilizar a fórmula de gotejamento para microgotas

    g =  V

          T

    Porém a fórmula utiliza o tempo em horas, logo precisamos fazer a transformação, sabemos que 1 hora corresponde a 60 minutos, logo faremos a regra de três

    1hora ---------------- 60min

    xhora ---------------- 50min

    60 . x = 1 . 50

          x = 0,83

    g = 120

          0,83

    g = 144,57

    g = 144 mcg/min

    Resposta A

    Bibliografia

    Asperheim, M K. Farmacologia para Enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

  • 1 ml -------------> 60 microgotas

    120ml-----------> X microgotas

    x= 144 microgotas


ID
130885
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A higienização das mãos tem como finalidade a

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é a:
    c) remoção de sujidade e redução da microbiota transitória.
  • A higienização das mãos é a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde.

    A higienização das mãos apresenta as seguintes finalidades: remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e microbiota transitória da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.

    Logo, conforme as alternativas a higienização das mãos tem como finalidade a remoção de sujidade e redução da microbiota transitória.

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Higienização das mãos em serviços de saúde/ Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília : Anvisa, 2007.

    Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária.Segurança do Paciente: Higienização das mãos. http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/manuais/paciente_hig_maos.pdf


ID
130888
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As síndromes coronarianas agudas têm como fatores predisponentes

Alternativas
Comentários
  • oxe vai fazer policial legislativo? rs. Tá vinho a Brasília?
  • As síndromes coronarianas agudas são causadas por obstrução coronariana decorrente da interação entre fenômenos de trombose e vasoespasmo, resultando em uma constelação de sintomas clínicos que são compatíveis com isquemia do miocárdio, englobando angina instável e infarto agudo do miocárdio, com ou sem supradesnivelamento do segmento de ST

    Estrias gordurosas e fibroateromas nas coronárias estão presentes no adulto jovem e sua gravidade estreitamente relacionada com fatores de risco clássicos, como colesterol e hipertensão arterial. A exposição a níveis altos de colesterol, como na hipercolesterolemia familiar determina maior prematuridade na idade de apresentação da doença coronariana

    Como fatores de risco responsáveis , destacam-se tabagismo, hipertensão arterial sistêmica, obesidade, dislipidemia, diabetes, sedentarismo, história familiar, consumo de álcool e fatores psicossociais, além de idade e sexo.

    Segundo estudo publicado demonstrou que os fatores de risco: sedentarismo, sobrepeso e obesidade, HAS, história familiar e estresse estão presentes em mais de 50% da população do estudo.  Dislipidemia, diabetes e tabagismo apareceram com menor frequência, porém em uma parcela significativa da amostra. Ingesta de álcool foi o único fator de risco com baixa prevalência, estando presente em apenas 14,4% da população.

    Resposta A


    Bibliografia

    Lemos KF, Davis R, Moraes MA, Azzolin K. Prevalência de fatores de risco para síndrome coronariana aguda em pacientes atendidos em uma emergência. Rev Gaúcha Enferm., Porto Alegre (RS) 2010 mar;31(1):129-35.

    file:///C:/Users/asalvadori/Downloads/5876-34854-1-PB.pdf

    Sociedade Brasileira de Cardiologia. IV Diretriz da Sociedade Brasileira de Cardiologia sobre Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio com Supradesnível do Segmento ST. Dezembro 2009, vol. 93 (6), Supl. 2, págs. e179-e264

  • pensar nos fatores que predispoem a SCA


ID
130891
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Vítima de acidente automobilístico chega ao Pronto Socorro com tetraplegia, isocoria e bradipneia. A terminologia desses sinais referem-se, respectivamente, à paralisia de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C
    Tetraplegia: Paralisia dos quatro menbros. Conhecida também como quadriplegia.
    Isocoria: Estado normal das pupilas, que apresentam a mesma dimensão.
    Bradipnéia:Rítmo respiratório lento. Também chamado de braquipnéia.
  • A tetraplegia ou quadriplegia é quando uma paralisia afeta todas as quatro extremidades, juntamente à musculatura do tronco. Ou seja, leva a paralisia de membros superiores e inferiores.

    Isocoria refere-se ao estado normal das duas pupilas, que apresentam a mesma dimensão, ou seja, pupilas com diâmetros iguais.

    Bradipneia é o  estado em que o individuo tem uma respiração lenta, que esta abaixo do padrão de normalidade, ou seja, diminuição da frequência respiratória.

    Resposta C

    Bibliografia

    Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.


ID
130894
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dietas cardioprotetoras são aquelas que se mostram efetivas na redução de eventos cardiovasculares em indivíduos de alto risco e são constituídas por alimentos como:

Alternativas
Comentários

ID
130897
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um trabalhador chega ao ambulatório do Tribunal apresentando deslocamento anormal na articulação do ombro, decorrente de traumatismo. Essa condição pode ser as- sociada à

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra B
    Luxação: É um deslocamento de um ou mais ossos da articulação. Esse deslocamento pode ser parcial ou completo. Quando é parcial chamamos de subluxação.
  •  fratura óssea é uma situação em que há perda da continuidade óssea, geralmente com separação de um osso em dois ou mais fragmentos após um traumatismo

    Uma luxação é o deslocamento repentino e duradouro, parcial ou completo de um ou mais ossos de uma articulação

    Embora seja possível qualquer articulação se tornar luxada, os locais mais comuns em que isso ocorre no corpo humano são:

    ombros, dedos, joelhos, punhos (mais provavelmente acompanhado por uma fratura, cotovelos(também acompanhada por uma fratura)

    Entorse é a perda momentânea da congruência articular (cápsula articular e/ou ligamentos) de uma articulação. Também pode ser definida como uma lesão traumática de uma articulação, com alongamento, arrancamento ou rotura de um ou mais ligamentos, sem deslocamento das superfícies articulares.

    Uma distensão ou estiramento muscular, caracteriza-se por um rompimento parcial ou completo de fibras ou feixes musculares, resultante de um esforço extremo realizado pelo músculo em questão

    Tenossinovite é a inflamação do tendão e da membrana sinovial, encontrados nas articulações, causando dor, inchaço e dificuldade de mover a articulação afetada.

  • Fraturas são lesões que causam rompimento ou trincamento de um osso. Elas podem ser fechadas, quando o osso não é exposto, ou abertas, quando há rompimento da pele.

    A luxação é um deslocamento repentino e duradouro, parcial ou completo de um ou mais ossos de uma das articulações do corpo. Ou seja, é justamente o caso do trabalhador chega ao ambulatório do Tribunal apresentando deslocamento anormal na articulação do ombro.

    Uma entorse é uma lesão traumática de uma articulação, com estiramento ou rotura dos ligamentos e demais estruturas que sustentam a articulação (tecidos moles), sem deslocamento das superfícies ósseas articulares. Ou seja, é uma lesão da articulação causada por um movimento violento sem fraturas, porém causa muita dor e edema, necessitando de imobilização. Pode causar rompimento de vasos sanguíneos, tendões e ligamentos.

    A distensão muscular ocorre quando um músculo se estica demais, gerando a ruptura de algumas fibras musculares ou de todo o tendão ou músculo envolvido. 

    A tenossinovite é a inflamação tendão e do tecido que recobre um grupo de tendões chamada bainha tendinosa, que gera sintomas como dor local e sensação de fraqueza muscular na área afetada. 

    Resposta B

    Bibliografia

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

    Porto CC. Exame Clínico. 6° edição, Rio de Janeiro, 2008.

  • Entorse- Rompimento ou lesão de ligamentos( tecido que liga dois ossos).

    Luxação- Deslocamento do osso.

    Fratura- Perda da continuidade óssea.


ID
130900
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Uma alimentação saudável associa um equilíbrio, entre quantidade e qualidade, de todos os nutrientes, incluindo

Alternativas
Comentários
  • O QUE SÃO CARBOIDRATOS
    Os carboidratos - também conhecidos como glicídeos ou hidratos de carbono - têm como principal função a de servir como combustível energético para o corpo. "Átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio combinam-se para formar um carboidrato ou uma molécula de açúcar", explica a nutricionista Marlise Stefani. 
    Os tipos 
    Para quem não sabe, a unidade básica dos carboidratos é a molécula de açúcar e podem ser divididos em três tipos: 

    Monossacarídeos - açúcares tipo glicose (encontrado no sangue), frutose (encontrado nas frutas e no mel) e galactose (encontrado nas glândulas mamárias);
    -Dissacarídeos ou Oligossacarídeos - açúcares duplos: sacarose (dissacarídeo dietético mais comum, também encontrado na beterraba, na cana-de-açúcar, no sorgo, no xarope de bordo e no mel), lactose (açúcar do leite), maltose (encontrado em cervejas, cereais e sementes em processo de germinação);
    - Polissacarídeos - contêm três ou mais açúcares simples: polissacarídeos vegetais ou apenas amido (encontrado em sementes, milho e nos vários grãos com que são feitos o pão, os cereais, as massas...) 

    • Os grupos
      Os carboidratos podem ser divididos em dois grupos: carboidratos simples e complexos:
    • -Carboidratos Simples - são mais facilmente quebrados no processo digestivo e assim, fornecem energia imediata. São encontrados em frutas e sucos, mas dificultam a perda de peso, pois, como são digeridos rapidamente pelo organismo, eles fazem com que os níveis de açúcar no sangue aumentem rapidamente, ocorrendo assim, a liberação da insulina que consegue colocar os carboidratos para dentro das células de gordura e músculos. Essa liberação de insulina previne que o corpo utilize a gordura armazenada por causa do excesso de açúcar presente no sangue, dificultando a perda de gordura.
    • -Carboidratos Complexos - são mais lentamente digeridos, evitando assim, as grandes elevações e queda dos níveis glicêmicos. São eles: arroz, aveia, feijão, massas, batata, milho, pão... Mas tome cuidado para não exagerar!!! O consumo de carboidratos complexos não pode ultrapassar de 60% das calorias totais ingeridas, ou o feitiço acaba virando contra o feiticeiro! 
    • Fonte: http://portal.saude.gov.br/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=23618
  • As gorduras (ou lipídios) incluem uma mistura de substâncias com alta concentração de energia (óleos e gorduras), o consumo excessivo de gorduras saturadas está relacionado a várias doenças crônicas não-transmissíveis (doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade, acidentes cerebrovasculares e câncer). Logo, o consumo de lipídios não é recomendado para o portador de diabetes, e mais, a ingesta frequente e em grande quantidade de gorduras, açúcar e sal aumenta o risco de doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes e doenças do coração. Os carboidratos são subdivididos em carboidratos complexos (amidos), carboidratos simples (açúcares simples ou livres) e fibras alimentares. Os carboidratos complexos são fontes de energia e também de vitaminas do complexo B e de ácidos graxos essenciais que participam do metabolismo do sistema nervoso e de digestão e absorção lentificadas. Os carboidratos simples (açúcares simples), fontes apenas de energia, devem compor a alimentação em quantidades bem reduzidas, porque o seu consumo excessivo está relacionado com o aumento de risco de obesidade e outras doenças crônicas não-transmissíveis e cáries dentais, tem uma digestão rápida. Ou seja, a alternativa B está correta. Para uma alimentação saudável, todos os grupos de alimentos devem compor a dieta diária. A alimentação saudável deve fornecer água, carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, fibras e minerais, os quais são insubstituíveis e indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Ou seja, não é apenas carboidrato, proteína e glicídeos como apresenta a alternativa C. O consumo de álcool não é recomendado por motivos nutricionais e sociais. As bebidas alcoólicas contêm pouco ou nenhum nutriente. O álcool exaure o corpo de vitaminas do complexo B e também de ácido ascórbico, afetando dessa forma negativamente o estado nutricional das pessoas. Os indivíduos dependentes de álcool, cuja alimentação é geralmente deficiente, podem sofrer de beribéri e escorbuto, provocados respectivamente pela deficiência de tiamina (vitamina B1) e ácido ascórbico, dentre outras doenças. Logo, a alternativa D também está errada. As proteínas são componentes dos alimentos de origem vegetal e animal que fornecem os aminoácidos, substâncias importantes e envolvidas em praticamente todas as funções bioquímicas e fisiológicas do organismo humano. Os monossacarídeos constituem o grupo mais simples de carboidratos, sendo a maioria deles denominada açúcares simples. A alternativa E está incorreta.

    Resposta B


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Guia alimentar para a população brasileira : promovendo a alimentação saudável / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Coordenação-Geral da Política de Alimentação e Nutrição. Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2014.

ID
130903
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O potencial de transmissão dos vírus HIV, HBV e HCV está relacionado a alguns critérios, tais como:

I. tipo de exposição, quantidade de fluido e tecido.
II. status sorológico da fonte e do acidentado.
III. suscetibilidade do profissional exposto.

É correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • A exposição ocupacional a material biológico deve ser avaliada quanto ao potencial de transmissão de HIV, HBV e HCV com base nos seguintes critérios:

    • Tipo de exposição.

    • Tipo e quantidade de fluido e tecido.

    Status sorológico da fonte.

    Status sorológico do acidentado.

    • Susceptibilidade do profissional exposto.

    Fonte: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_expos_mat_biologicos.pdf


  • O risco de adquirir infecção pós-exposição é variável, e depende do tipo de acidente (acidente ocupacional) e de outros fatores como a gravidade, o tamanho da lesão, a presença e o volume de sangue envolvido no acidente - além das condições clínicas do paciente-fonte e o seguimento adequado pós-exposição.

    Diversos estudos relatam também que, a função do profissional, o tempo de trabalho e a aderência às precauções padrão são fatores que interferem diretamente na ocorrência de leves a graves acidentes.

    A exposição ocupacional ao material biológico deve ser avaliada quanto ao potencial de transmissão de HIV, HBV e HCV com base nos seguintes critérios: tipo de exposição; tipo e quantidade de fluido e tecido; status sorológico da fonte; status sorológico do acidentado; susceptibilidade do profissional exposto.

    Logo, o potencial de transmissão dos vírus HIV, HBV e HCV está relacionado ao tipo de exposição, quantidade de fluido e tecido; o status sorológico da fonte e do acidentado e a  suscetibilidade do profissional exposto. 

    Resposta E

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Exposição a materiais biológicos / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde – Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009.


ID
130906
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Brasil é classificado pela Organização Mundial de Saúde como o país de maior endemicidade para hepatite A, cuja transmissão pode ocorrer

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C
     A hepatite A é uma  doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da hepatite A , que produz inflamação e necrose do fígado. A transmissão do vírus é fecal- oral, através da ingestão de água e  alimentos contaminados ou diretamente de uma pessoa para outra. Uma pessoa infectada pode ou não desenvolver a doença.
  • Essa realmente foi de graça.
  • Modo de transmissão
    Quanto às formas de transmissão, as hepatites virais podem ser classificadas em dois grupos: o grupo de transmissão fecal-oral (HAV e HEV) tem seu mecanismo de transmissão ligado a condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos. A transmissão percutânea (inoculação acidental) ou parenteral (transfusão) dos vírus A e E é muito rara, devido ao curto período de viremia dos mesmos.
    fonte: guia de vigilância epidemiológica - http://www.prosaude.org/publicacoes/guia/Guia_Vig_Epid_novo2.pdf
  • Hepatite A é uma doença viral primária do fígado causada pelo vírus da hepatite A (VHA) que, diferente das demais hepatites virais que ocorrem no Brasil (hepatites B, C e D), não é de transmissão sexual. Geralmente causa uma doença de curta duração e autolimitada, sem evolução para forma crônica, mas também pode levar a quadro fulminante.

    A transmissão se dá por contato fecal-oral, direta ou indiretamente, pelo contato com água e alimentos contaminados. Desse modo, o maior risco de contágio está associado ao convívio familiar e agrupamentos de pessoas (militares, prisões, creches e instituições que cuidam de crianças sem controle do esfíncter) além de viajantes para regiões endêmicas da doença. Ademais, surtos podem ocorrer quando alimentos são contaminados (ex: indústrias alimentícias).

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Doenças infecciosas e parasitárias : guia de bolso / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Epidemiológica. – 8. ed. rev. – Brasília : Ministério da Saúde, 2010.

  • Modo de transmissão

    As hepatites virais A e E são transmitidas pela via fecal-oral e estão relacionadas às condições de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos e relações sexuais desprotegidas (contato boca-ânus).

    Fonte: Guia de vigilância em saúde, Ministério da saúde 2019. página 255

    Pra quem achou a questão fácil, vale a pena se atualizar, pois as bancas podem utilizar o termo transmissão sexual para a hepatite A


ID
130909
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As condições que favorecem a complicação por influenza pandêmica (H1N1) evidenciadas são:

I. pessoas com menos de dois anos e maiores de 60 anos.
II. pessoas com 11 até 16 anos.
III. gestantes.
IV. pessoas portadoras de doença crônica cardiovascular, pneumopatia, renal crônica, hematológica, imunossupressora, metabólica, genética e neurológica.

É correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Grupos de risco: Imunossuprimidos (AIDS, transplantados, pacientes fazendo uso de med. imunosupressora)

    Crianças menores de 2 anos e Idosos a partir de 60 anos

    Gestantes.

    Pacientes em condições crônicas (hemoglobinopatias, problemas cardiovasculares, pneumopatias, insuficiência hepática, doenças renais crônicas, neurológicas, metabólicas - como DM e obesidade - doenças genéticas, índigenas)

              


ID
130912
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diabetes mellitus do tipo I é uma doença que acomete, na grande maioria, crianças e jovens. A complicação aguda do DM do tipo I, caracterizada clinicamente pela desidratação, respiração acidótica e alteração do nível de consciência é a

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra: C
    Cetoacidose diabética consiste em uma complicação do diabetes mellitus, ocorrendo principalmente, nos pacientes portadores do diabetes tipo 1. De forma geral, pode- se entendê- la como falta de insulina para uma determinada necessidade( Ex: Presença de infecções quando o metabolismo orgânico aumenta, ocorrendo a necessidade de doses maiores de insulina). Sintomas típicos da cetoacidose: Sede excessiva, volume urinário elevado, mal estar, desidratação, náuses e vômitos, respiração acelerada , dores abdominais, respiração acidótica e alteraçaõ do nível de consciência.
  • Cetoacidose diabética. Geralmente tipo I !
  • A cetoacidose diabética é uma condição clínica característica do diabetes tipo 1. Os elevados níveis glicêmicos levam a formação de corpos cetônicos, levando o paciente a um quadro de desidratação, dor abdominal, vômitos, pertubação mental, bem como hálito cetótico (com odor de maçã podre). O portador de diabetes 2 dificilmente progride para esse quadro, uma vez que os níveis insulínicos que o mesmo apresenta, ainda que baixos, evitam a formação dos corpos cetônicos.
  • Cetoacidose diabética (CAD) é uma complicação aguda do Diabetes Mellitus (DM) caracterizada por hiperglicemia, acidose metabólica, desidratação e cetose, na vigência de deficiência profunda de insulina.

    Acomete principalmente pacientes com DM tipo 1 (DM1) e geralmente é precipitada por condições infecciosas ou omissão da administração de insulina. Por vezes, a CAD pode ser a forma de apresentação clínica inicial do DM1.

    No período antecedendo a CAD, há manifestações referentes à descompensação metabólica, como poliúria, polifagia, polidipsia e cansaço. Com a instalação da CAD, são observados anorexia, náuseas e vômitos, que podem agravar a desidratação. Cefaléia, mal-estar, parestesia e dor abdominal também são comuns (27). Com progressão da CAD, pode haver alteração do nível de consciência.

    Logo, complicação aguda do DM do tipo I, caracterizada clinicamente pela desidratação, respiração acidótica e alteração do nível de consciência é a cetoacidose diabética.

    Resposta C

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica : diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2013.

    Barone et al. Cetoacidose Diabética em Adultos – Atualização de uma Complicação Antiga. Arq Bras Endocrinol Metab 2007;51/9.

    Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2015-2016) / Adolfo Milech...[et. al.]; organização José Egidio Paulo de Oliveira, Sérgio Vencio - São Paulo: A.C. Farmacêutica, 2016.

  • Cetoacidose diabética (CAD) é uma complicação aguda do Diabetes Mellitus (DM) caracterizada por hiperglicemia, acidose metabólica, desidratação e cetose, na vigência de deficiência profunda de insulina.

    Acomete principalmente pacientes com DM tipo 1 (DM1) e geralmente é precipitada por condições infecciosas ou omissão da administração de insulina. Por vezes, a CAD pode ser a forma de apresentação clínica inicial do DM1.

    No período antecedendo a CAD, há manifestações referentes à descompensação metabólica, como poliúria, polifagia, polidipsia e cansaço. Com a instalação da CAD, são observados anorexia, náuseas e vômitos, que podem agravar a desidratação. Cefaléia, mal-estar, parestesia e dor abdominal também são comuns (27). Com progressão da CAD, pode haver alteração do nível de consciência.

    Logo, complicação aguda do DM do tipo I, caracterizada clinicamente pela desidratação, respiração acidótica e alteração do nível de consciência é a cetoacidose diabética.


ID
130915
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo as V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial, é considerada hipertensão estágio I quando a pressão sistólica

Alternativas
Comentários
  • Estágio I: Leve: 140x90 mmHg e 159x99 mmHg
    Estágio II: Moderado: 160x100 mmHg e 179x109mmHg
    Estágio III: Grave: acima de 180x100 mmHg
  • Corrigindo a informação da colega acima: has grave > ou = 18x11
  • Os níveis considerados normais de PA são aqueles < 120x80 mmHg. A pré hipertensão arterial é considerada quando o indivíduo apresenta PA entre 120x80 a 139x89 mmHg. Será HAS estágio 1, de 140x90 a 159x99 mmHg e HAS estágio 2, >160x100 mmHg.
  • Segundo a V, VII e VII Diretrizes Brasileiras de Hipertensão Arterial a classificação da PA de acordo com a medição casual ou no consultório a partir de 18 anos de idade

    Classificação

    PAS (mm Hg)

    PAD (mm Hg)

    Normal

    ≤ 120

    ≤ 80

    Pré-hipertensão

    121-139

    81-89

    Hipertensão estágio 1

    140 – 159

    90 – 99

    Hipertensão estágio 2

    160 – 179

    100 - 109

    Hipertensão estágio 3

    ≥ 180

    ≥ 110

    Quando a PAS e a PAD situam-se em categorias diferentes, a maior deve ser utilizada para classificação da PA.

    Considera-se hipertensão sistólica isolada se PAS ≥ 140 mm Hg e PAD < 90 mm Hg, devendo a mesma ser classificada em estágios 1, 2 e 3.

    Resposta D

    Bibliografia

    Sociedade Brasileira de Cardiologia / Sociedade Brasileira de Hipertensão / Sociedade Brasileira de Nefrologia. VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2010; 95(1 supl.1): 1-51.

    Sociedade Brasileira de Cardiologia / Sociedade Brasileira de Hipertensão / Sociedade Brasileira de Nefrologia. 7º Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol 2016; 107(3Supl.3):1-83.

    Sociedade Brasileira de Cardiologia / Sociedade Brasileira de Hipertensão / Sociedade Brasileira de Nefrologia. V Diretrizes Brasileiras de Hipertensão. Arq Bras Cardiol. Arq. Bras. Cardiol 2007, 89 (no.3): 24-79.

  • Estágio I: Leve: 140x90 mmHg e 159x99 mmHg

    Estágio II: Moderado: 160x100 mmHg e 179x109mmHg

    Estágio III: Grave: acima de 180x100 mmHg


ID
130918
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na administração de medicamentos por via oral, intramuscular ou endovenosa, além de conhecer a indicação, o modo de preparo e os eventos adversos de tais medicamentos, é direito do profissional de enfermagem

Alternativas
Comentários
  • CÓDIGO DE ÉTICA DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM
    SEÇÃO II 
    DAS RELAÇÕES COM OS TRABALHADORES DE ENFERMAGEM, SAÚDE E 
    OUTROS 
    DIREITOS 
    Art. 37 - Recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, onde não conste a assinatura e o numero de registro do profissional,  exceto em situações de urgência e emergência. 
    Parágrafo único – O profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica em caso de identificação de erro ou ilegibilidade.
  • Segundo o Código de Ética de Enfermagem é um direito do profissional:


    – Recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica, onde não conste a assinatura e o número de registro do profissional, exceto em situações de urgência e emergência.


    – O profissional de enfermagem poderá recusar-se a executar prescrição medicamentosa e terapêutica em caso de identificação de erro ou ilegibilidade. Exatamente como descrito na alternativa A.


     O código também traz que é proibido ao profissional de enfermagem:


    – Prescrever medicamentos e praticar ato cirúrgico, exceto nos casos previstos na legislação vigente e em situação de emergência. Ou seja, o profissional de enfermagem não tem autonomia para aolicar medicamentos não prescritos.


    Resposta A


    Bibliografia

    www.cofen.gov.br

  • Letra A é um dever


ID
130921
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As alterações gastrointestinais agudas, queixa de boca seca, dificuldades visuais com visão dupla ou turva, dislalia, associada ao comprometimento de nervos crania- nos e a progressão neurológica dos sinais e sintomas são manifestações de

Alternativas
Comentários
  • O botulismo é causado pela toxina botulinica que é produzida pelo clostridium botulinium.
    Os sinais e sintomas da doença são: gastrointestinais e neurológicos, paralisa e tetraplegia flácida e motora, visão turva, ptose palpebrar,diplopia,disfagia, disartria.


    FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE

ID
130924
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao verificar a carteira de vacinação de um indivíduo de 30 anos, o profissional identifica que o cliente nunca recebeu vacina contra difteria e tétano. A indicação correta para a vacinação dT deste indivíduo, desde então, será

Alternativas
Comentários
  • Vacina adsorvida difteria e tétano - dT (Dupla tipo adulto): Adultos e idosos não vacinados ou sem comprovação de três doses da vacina, seguir o esquema de três doses. O intervalo entre as doses é de 60 (sessenta) dias e no mínimo de 30 (trinta) dias. Os vacinados anteriormente com 3 (três) doses das vacinas DTP, DT ou dT, administrar reforço, dez anos após a data da última dose. Em caso de gravidez e ferimentos graves antecipar a dose de reforço sendo a última dose administrada a mais de cinco (5) anos. A mesma deve ser administrada no mínimo 20 dias antes da data provável do parto. Diante de um acaso suspeito de difteria, avaliar a situação vacinal dos comunicantes. Para os não vacinados, iniciar esquema com três doses. Nos comunicantes com esquema incompleto de vacinação, este deve ser completado. Nos comunicantes vacinados que receberam a última dose há mais de 5 anos, deve-se antecipar o reforço.
    http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=21464
  • FCC querendo "pegar" literalmente os concursandos. ha ha  ha...

    No caso de pessoas que não possuem imunização contra difteria e tétano, é recomendável:

    3 doses de dT, onde a primeira dose deverá ser administrada, e as seguintes deverão respeitar um espaço de tempo de 2 meses. Então, ficaria assim:

    APLICAR A 1º DOSE;

    2 MESES DEPOIS - 2º DOSE; E

    2 MESES DEPOIS DA 2º DOSE - 3ºDOSE!


    VALEU FCC! 

  • Para os colegas que não têm acesso as respostas o Gabarito é Letra:E aplicar a 1ª dose, agendar a 2ª dose após 2 meses e a 3ª dose após 4 meses da 1ª dose.

  • Esquema dT  0-2-4


ID
130927
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na avaliação primária de vítima com suspeita de parada cardiorrespiratória na sala do Tribunal, a primeira ação imediata é

Alternativas
Comentários
  • A pessoa em PCR já não está inconciente? Pq verificar o nível de consciência?
  • Nesse caso deve-se observar o nível de consciência, seguido realizando exame primário (vias aéreas, respiração e circulação).

  • Segundo as novas diretrizes da AHA 2010, a sequencia de prioridades em vítima com PCR foi alterada para C-A-B (circulação, vias aereas e respiração), dessa forma diante de uma vítima com suspeita de PCR deve-se fazer uma avaliação rápida de forma a iniciar as compressões torácicas o mais breve possível.
  • Não concordo, a afirmativa segundo o colega que relata sobre o novo protocolo esta correta, a primeira resposta é a circulação...
  • No atendimento pré-hospitalar (APH) existem 5 passos
    I) dimensionamento da cena
    II)avaliaçao inicial ou primaria
       *avalie o nivel de consciência com o AVDI (alerta,Verbal, Doloroso,, Inconsciênte)
        * avalie circulação e respiração
    III) avaliaçao dirigida
    IV)avaliação fisica dealhada
    v)avaliação continuada

    como a questão pedi a avaliação primária a resposta é: nivel de consciência
  • Pessoal, essa questao e de 2010, sendo assim, a banca cobrou o acls de 2005

  • A cadeia de sobrevivência do adulto é constituída por 5 elos, são esses: Reconhecimento imediato da parada cardíaca e acionamento do serviço e Urgência (SAMU 192 ou Resgate 193); Reanimação: Ressuscitação Cardio Pulmonar RCP, com ênfase nas compressões torácicas ; Rápida Desfibrilação; Suporte avançado de vida; e cuidados pós parada cardíaca eficiente.

    Primeiramente deve-se avaliar a responsividade da vítima chamando-a e tocando-a pelos ombros. Se a vítima responder, apresentar-se e conversar com ela perguntando se precisa de ajuda. Se a vítima não responder, avaliar sua respiração observando se há elevação do tórax em menos de 10 segundos. Caso a vítima tenha respiração, fique ao seu lado e aguarde para ver sua evolução, caso seja necessário, chame ajuda. Se a vítima não estiver respirando ou estiver somente com “gasping", deve-se, em ambiente extra-hospitalar, ligar para o número local de emergência e, se um DEA estiver disponível no local, vá buscá-lo. Se não estiver sozinho, peça para uma pessoa ligar e conseguir um DEA, enquanto continua o atendimento à vítima.

     Houve alteração na sequência de procedimentos de suporte básico de vida (SBV) em 2010 de A-B-C (via aérea, respiração, compressões torácicas) para C-A-B (compressões torácicas, via aérea, respiração). Na sequencia A-B-C, as compressões torácicas, muitas vezes, são retardadas enquanto o socorrista abre a via aérea para aplicar respiração boca a boca, recupera um dispositivo de barreira ou reúne e monta o equipamento de ventilação. Já na sequencia para C-A-B, as compressões torácicas serão iniciadas mais cedo e o atraso na ventilação será mínima. Logo, o profissional de saúde não deve levar mais do que 10 segundos verificando o pulso e, caso não sinta o pulso em 10 segundos, deve iniciar a RCP e usar o DEA/DAE (desfibrilador automático externo), se disponível.

    Logo, a primeira atitude a ser tomada pelo enfermeiro é avaliar o nível de consciência.


    Resposta C


    Bibliografia


    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2010 para RCP ACE. 2010.

    American Heart Association. Destaques das Diretrizes da Amarican Heart Association 2015 para RCP ACE. 2015.

    Sociedade Brasileira de Cardiologia. I Diretriz de Ressuscitação Cardiopulmonar e Cuidados Cardiovasculares de Emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Arq Bras Cardiol: 101, (2 Supl. 3): 1-221, 2013.


ID
130930
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A patologia transmitida por meio de relação sexual sem preservativo caracterizada por vesículas, sobre base eritematosa, cujo aparecimento é precedido por aumento da sensibilidade, ardência, prurido, principalmente com história de recorrência da lesão, é

Alternativas
Comentários
  • Condiloma acumado é causado pelo vírus HPV (Human Papiloma Virus) a forma mais comum é conhecida como verruga genital ou condiloma acuminado. Manifesta-se pela presença de lesão exofítica, com superfície granulosa, únicas ou múltiplas, restritas ou disseminadas, da cor da pele, eritematosa ou hiperpigmentada e de tamanho variável. As lesões maiores assemelham-se à “couve-flor”, e as menores apresentam-se com aspecto de pápula, placa ou filiformes, em geral resultante da infecção por tipos não-oncogênicos.

    Cancro mole bactéria Haemophilus ducreyi. Nela, primeiro surgem nos genitais uma ou mais feridas dolorosas, com pus e mau cheiro. As feridas não desaparecem sem tratamento; pelo contrário, aparecem outras feridas em volta da primeira.

    Sífilis  causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária). 

    Herpes é causado por um vírus. O herpes genital é transmitido por meio de relação sexual (oral, anal ou vaginal) sem camisinha masculina ou feminina com uma pessoa infectada. Após o contágio, os sinais e sintomas podem aparecer em média após seis dias e geralmente são pequenas bolhas agrupadas que se rompem e tornam-se feridas dolorosas no pênis, ânus, vulva, vagina ou colo do útero. Essas feridas podem durar, em média, de duas a três semanas e desaparecem; formigamento, ardor, vermelhidão e coceira no local, além de febre, dores musculares, dor ao urinar e mal-estar; os sinais e sintomas podem reaparecer, dependendo de fatores como estresse, cansaço, esforço exagerado, febre, menstruação, exposição prolongada ao sol, traumatismo ou uso de antibióticos. Ou seja, a herpes é uma patologia transmitida por meio de relação sexual sem preservativo caracterizada por vesículas, sobre base eritematosa, cujo aparecimento é precedido por aumento da sensibilidade, ardência, prurido, principalmente com história de recorrência da lesão.

    Gonorreia causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae. Os sinais e sintomas são Dor ao urinar ou no baixo ventre (pé da barriga), corrimento amarelado ou claro, fora da época da menstruação, dor ou sangramento durante a relação sexual. A maioria das mulheres infectadas não apresentam sinais e sintomas. Os homens podem apresentar ardor e esquentamento ao urinar, podendo haver corrimento ou pus, além de dor nos testículos.

    Resposta D

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos.  Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas Infecções Sexualmente Transmissíveis. Brasilia, 2015

    http://www.aids.gov.br/

  • HPV =VERRUGA

    HERPES =VESICULAS


ID
130933
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No trajeto para o trabalho, a jovem sofre uma queda, ocasionando abrasão sem sangramento, na região do joelho direito. Ao chegar no ambulatório do Tribunal, o técnico de enfermagem inicia corretamente os atendimentos na área lesada,

Alternativas
Comentários
  • O mais ideal seria lavar o ferimento com SF 0,9% removendo sujidade, como areia, alguma pedrinha q tenha ficadoo, como não houve sangramento,  foi somente um arranhão, não há necessidade de fazer um curativo compressivo- Seria necessário só a limpeza do local e remover a sujidade!
    Espero ter ajudado! 

    ObS: Não se limpa ferida com alcool 70% e sim com SF0,9%.
  • Características de um curativo ideal deve ser: manter alta umidade na interface ferida/cobertura; remover o excesso de exsudação; permitir a troca gasosa; fornecer isolamento térmico; ser impermeável a bactérias; estar isento de partículas e tóxicos contaminadores; permitir a troca sem provocar trauma.

    No caso da ferida por abrasão sem sangramento, na região do joelho direito o técnico de enfermagem deve lavar o local afetado com soro fisiológico a 0,9% e removendo sujidades.

    A utilização de antissépticos em feridas não deve ser utilizado de forma rotineira, já que, muitas vezes, acaa retardando o processo cicatricial. Além disso, não há necessidade de curativo oclusivo, uma vez que não há sangramento.

    Resposta C

    Bibliografia

    Potter PA, Perry AG. Fundamentos de enfermagem. 8. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013.

    Florianópolis. Secretaria Municipal de Saúde. Vigilância em Saúde. Protocolo de cuidados de feridas / Coordenado por Antônio Anselmo Granzotto de Campos; Organizado por Lucila Fernandes More e Suzana Schmidt de Arruda. Florianópolis: IOESC, 2007.