SóProvas



Prova FCM - 2017 - IF Baiano - Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais


ID
2494189
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Claudio Pérez, enviado especial de El País a Nova York, para informar sobre a crise financeira, escreve em sua crônica da sexta feira, 19 de setembro de 2008: “Os tabloides de Nova York estão como loucos em busca de um corretor da Bolsa que se atire no vazio do alto de algum dos imponentes arranha-céus que abrigam os grandes bancos de investimento, ídolos caídos que o furacão financeiro está transformando em cinzas.” Vamos reter por um momento esta imagem na memória: uma multidão de fotógrafos, de paparazzi, espreitando as alturas com as câmaras prontas, para captar o primeiro suicida que encarne de maneira gráfica, dramática e espetacular a hecatombe financeira que fez evaporar bilhões de dólares e mergulhou na ruína grandes empresas e inúmeros cidadãos. Não creio que haja imagem que resuma melhor a civilização de que fazemos parte.

      Parece-me ser essa a melhor maneira de definirmos a civilização de nosso tempo, compartilhada pelos países ocidentais, pelos que atingiram altos níveis de desenvolvimento na Ásia e por muitos do chamado Terceiro Mundo.

      O que quer dizer civilização do espetáculo? É a civilização de um mundo onde o primeiro lugar na tabela de valores vigente é ocupado pelo entretenimento, onde divertir-se, escapar do tédio, é a paixão universal. Esse ideal de vida é perfeitamente legítimo, sem dúvida. Só um puritano fanático poderia reprovar os membros de uma sociedade que quisessem dar descontração, relaxamento, humor e diversão a vidas geralmente enquadradas em rotinas deprimentes e às vezes imbecilizantes. Mas transformar em valor supremo essa propensão natural a divertir-se tem consequências inesperadas: banalização da cultura, generalização da frivolidade e, no campo da informação, a proliferação do jornalismo irresponsável da bisbilhotice e do escândalo.

(LLOSA, Mario Vargas. A civilização do espetáculo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. Adaptado).

O fragmento que apresenta uma alteração correta no uso da vírgula, removendo-a ou inserindo-a, encontra-se em

Alternativas
Comentários
  • Na oração : "espreitando as alturas com as câmaras prontas, para captar o primeiro suicida que encarne de maneira gráfica

    Aqui temos as orações numa disposição chamada ordem direta - OP + OS - nesse caso a virgula é facultativa . O termo em destque é uma oração subordinada final introduzida pela conjunção "para".  

  • A) “Não creio que haja imagem, que resuma melhor a civilização de que fazemos parte.” (1º parágrafo) 

    nesse caso estamos diante  de uma vírgula que logo após temos um pronome relativo. CASO PROIBIDO A NÃO SER QUE HAJA UMA INTERCALAÇÃO.

    B)  “[...] espreitando as alturas com as câmaras prontas para captar o primeiro suicida [...].” (1º parágrafo)

    está correto pois estamos diante de um caso facultativo. No caso o verbo espreitando é VTDI, ouseja, quem espreita, espreita  algo em alguma outra coisa eu pensei assim,porém estamos diante de uma situação conotativa.

    C)

    “Parece-me ser essa a melhor maneira de definirmos a civilização de nosso tempo [...].” (2º parágrafo)

    O ORIGINAL TINHA UMA VÍRGULA LOGO APÓS O SUBSTANTIVO TEMPO. TODAVIA O CONTEXTO É  ADVÉRBIO DE GRANDE EXTENÇÃO QUE NÃO PODE SER RETIRADA À VÍRGULA..

    D) o primeiro lugar na tabela de valores vigente é ocupado pelo entretenimento, onde divertir-se, escapar do tédio, é a paixão universal.

     NÃO SE SEPARA SUJEITO DE SEU VERBO

    E) o campo da informação a proliferação do jornalismo irresponsável da bisbilhotice e do escândalo.” (3º parágrafo)

    O ORIGINAL TINHA: banalização da cultura, generalização da frivolidade e, no campo da informação, a proliferação do jornalismo irresponsável da bisbilhotice e do escândalo.  O sentido muda se tirarmos a vírgula.  Apesar de a banca não pedir O SENTIDO isso ajuda para acertar a questão.

  • Para quem ainda não entendeu a letra A, ao ir para o texto, percebe-se que não teria como haver vírgula antes do pronome relativo. Caso colocássemos a pontuação, haveria uma incoerência. Claro que isso não ocorre em todos os casos, pois a conversão do sentido restritivo para o explicativo nem sempre torna o período incoerente, e o enunciado pede uma alteração correta.

  • Só lendo as alternativas sem fazer consulta no texto embola tudo, aconteceu isso comigo!


ID
2494207
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, o memorando é uma modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão que deve necessariamente pautar-se pela

Alternativas
Comentários
  •  3.4. Memorando

    3.4.1. Definição e Finalidade

     

            O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.

     

            Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, idéias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

     

            Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos. Para evitar desnecessário aumento do número de comunicações, os despachos ao memorando devem ser dados no próprio documento e, no caso de falta de espaço, em folha de continuação. Esse procedimento permite formar uma espécie de processo simplificado, assegurando maior transparência à tomada de decisões, e permitindo que se historie o andamento da matéria tratada no memorando.

  • Falou agilidade= Memorando! =)

  • 3.4. Memorando

    ...

           Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.

     

    GAB.: Letra "D"

     

    fonte: Manual de Redação da Presidência da República.

  • Boa noite,

     

    A principal característica do memorando é a agilidade

     

    Bons estudos

  • Quem estudou sabe direitinho o que marcar. Memorando preza muito pela agilidade sem contar que é dentro do mesmo orgão. 

  • Sua característica principal é a agilidade. A tramitação do memorando em qualquer órgão deve pautar-se pela rapidez e pela simplicidade de procedimentos burocráticos.

  • A característica principal do memorando é a agilidade. A tramitação dele em qualquer órgão ou setor deve pautar-se pela rapidez e simplicidade de procedimentos burocráticos. Seu despacho, se isso for necessário, deve ser dado no próprio documento ou, no caso de falta de espaço, em folha de continuação, formando assim um processo simplificado.

    Fonte: Redação Oficial: conforme decreto no 4.176/28.3.2002

  • MEMORANDO

    > Documento empregadopara tratar de assuntos oficiais entre unidades administrativas do mesmo órgão

    > Eminentemente interno

     

    Forma e estrutura

    > Padrão ofício

    > NÃO há vocativo

    > NÃO se emprega o local, apenas a data

    > Destinatário deve ser evocado pelo cargo

     

    Bons estudos!

  • MEMORANDO
    Correspondência interna:
    entre unidades administrativas de um mesmo órgão.
    Características do memorando: RAPIDEZ de tramitação e SIMPLICIDADE de procedimentos burocráticos.

    GABARITO -> [D]

  • Vale a pena conferir.

     

    Editora Atualizar (Prof. Wilson Rochenbach)

    Redação Oficial - Aula 05 (Ofício, Aviso e Memorando)
    https://www.youtube.com/watch?v=yRz2V3Y23dg


ID
2494225
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre a Lei 8.112/1990, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

     

     a) o servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas até o máximo de três períodos.

    Errada. Art. Art. 77.  O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.

     

     

    b) a ajuda de custo, as diárias, o auxílio-moradia e o adicional noturno são espécies de indenização ao servidor.

    Errado.  Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

            I - ajuda de custo;

            II - diárias;

            III - transporte.

            IV - auxílio-moradia.

     

     Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

            I - gratificação pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

            I - retribuição pelo exercício de função de direção, chefia e assessoramento;

            II - gratificação natalina;

            III - adicional por tempo de serviço;                             

            IV - adicional pelo exercício de atividades insalubres, perigosas ou penosas;

            V - adicional pela prestação de serviço extraordinário;

            VI - adicional noturno;

            VII - adicional de férias;

            VIII - outros, relativos ao local ou à natureza do trabalho.

            IX - gratificação por encargo de curso ou concurso. 

     

     

    c) a investidura em cargo público federal é obrigatoriamente condicionada a uma prévia aprovação em processo seletivo para contratação temporária.

    Errado. CF, Art. 37, II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;

     

     

    d) o servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.

    Certo. Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.

     

     

    e) os servidores Técnicos Administrativos em Educação do IFBaiano têm seus cargos providos de acordo com as normas e os procedimentos estabelecidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas.

    Errado. Os candidatos aprovados serão nomeados sob o Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, previsto na Lei nº. 8.112/1990 e suas alterações;

  • Indenizações 

     

    Diária

    Auxílo moradia

    Transporte

    Ajuda de custo

     

  • A questão exigiu conhecimento acerca da lei 8.112/90 (Estatuto do Servidor Público Federal).

    A- Incorreta. Art. 77 da lei 8.112/90: “O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.” 

    B- Incorreta. Art. 51 da lei 8.112/90: “Constituem indenizações ao servidor: I - ajuda de custo; II - diárias; III - transporte; IV - auxílio-moradia.”

    Observe, portanto, que o adicional noturno não constitui indenização ao servidor. O adicional noturno trata-se de uma vantagem (e não uma indenização) ao servidor, nos termos do art. 49 da lei 8.112/90: “Art. 49. Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: I - indenizações; II - gratificações; III - adicionais.”

    C- Incorreta. Art. 37, II da Constituição Federal: “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: [...] II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.” Logo, a aprovação não precisa ser necessariamente em um processo seletivo de contratação temporária.

    D- Correta. Art. 47 da lei 8.112/90: “O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito.”   

    E- Incorreta. O Instituto Federal Baiano é uma autarquia federal e, portanto, seus servidores não podem ser regidos pela CLT, mas sim pela lei 8.112/90, nos termos do art. 1º desta última: “Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

    GABARITO DA MONITORA: “D”

  • Eis os comentários sobre cada alternativa:

    a) Errado:

    Em verdade, a lei admite apenas o acúmulo de dois períodos de férias, e não de três, como foi sustentado pela Banca

    "Art. 77.  O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica."

    b) Errado:

    Não é verdade que o adicional noturno seja exemplo de indenização devida ao servidor, cujo rol encontra-se previsto no art. 51 da Lei 8.112/90:

    "Art. 51.  Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte.

    IV - auxílio-moradia."   

    Já o adicional noturno está sediado no art. 61, que traz o elenco de retribuições, gratificações e adicionais, in verbis:"

    "Art. 61.  Além do vencimento e das vantagens previstas nesta Lei, serão deferidos aos servidores as seguintes retribuições, gratificações e adicionais:

    (...)

    VI - adicional noturno;"

    c) Errado:

    Em rigor, a investidura em cargo público está condicionada a aprovação prévia em concurso público, como impõe o art. 37, II, da CRFB:

    "Art. 37 (...)
    II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;"  

    d) Certo:

    Agora sim, cuida-se de proposição afinada com a norma do art. 47 da Lei 8.112/90:

    " Art. 47.  O servidor em débito com o erário, que for demitido, exonerado ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, terá o prazo de sessenta dias para quitar o débito."

    Logo, sem equívocos neste item.

    e) Errado:

    O art. 1º do Estatuto do Instituto Federal Baiano - IFBaiano assim estabelece:

    "Art. 1º O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO, denominado IF Baiano, criado nos termos da Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008, vinculado ao Ministério da Educação, possui natureza jurídica de autarquia, sendo detentor de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar."

    Em se tratando, portanto, de uma autarquia federal, seus servidores não são regidos pela CLT, mas sim pela Lei 8.112/90, que disciplina o regime jurídico estatutário dos servidores públicos federais, como se vê de seu art. 1º:

    "Art. 1o  Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais."

    Assim sendo, incorreta esta opção.


    Gabarito do professor: D


ID
2494234
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Fernando José, servidor público, foi presenteado com um relógio de ouro por uma prestadora de serviços do ente no qual é presidente de comissão de licitação. Ainda que não exista nenhum indício de que houve favorecimento ilícito para que essa empresa ganhasse a licitação promovida anteriormente, sob o prisma do Código de Ética Profissional do Servidor Público é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • Questão muito boa para interpretar/aplicar o inciso da lei. 

    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • Gab: C

    E no caso de o José não ter feito nada de errado e de o relógio ser "presente de aniversário", ele ainda precisaria analisar se isso viria de encontro ao bem comum?

  • Sim The Hunter, pois o "presente" seria num período em que a empresa participa de uma licitação envolvendo o presenteado.

    Não pegaria muito bem, capiche? kkkkkkk

  • Pra quem ficou boiando como eu onde estaria escrito isso segue o Decreto 1.171/94, III.

  • GABARITO C

     

    A questão mencionou que o "presente" não foi obtido como vantagem indevida para que o servidor favorecesse a empresa na licitação, pois não houve nenhum indício. O fato é atípico, mas com certeza é imoral.

  • classificação da questão  tá errada hein

  • Em que situação um presente pessoal vai de encontro ao bem comum ?

  • Luiz Filho, na Lei de improbidade administrativa, está expressamente classificado como ato de improbidade, do tipo enriquecimento ilícito, receber qualquer presente (não fala valores, tipo, etc.) de alguém que esteja sob a atuação do agente público. Na prática, é óbvio que há o princípio da insignificância (se fosse um bombom, não causaria uma celeuma). Na legislação federal, está previsto o recebimento de presentes no valor de até R$100,00, porém, se for de alguém interessado, é vedado (a vedação não está na 8112, mas sim 8429 lei de improbidade administrativa). Em legislações estaduais (como a daqui de SP) é vedado receber qualquer presente. Eu sei que na prática não deve ser bem assim, mas para as provas de concurso, temos que levar a letra fria da lei.

  • A resposta da questão se encontra na lei de improbidade administrativa:

     

    Segundo Paulo Mascarenhas, para a configuração da improbidade basta o recebimento da vantagem pelo agente, pouco importando se este tenha praticado algum ato para beneficiar o terceiro corruptor.

     

     

    Lei 8429

    I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem móvel ou imóvel, ou qualquer outra vantagem econômica, direta ou indireta, a título de comissão, percentagem, gratificação ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ação ou omissão decorrente das atribuições do agente público;

     

     

     

    Por mais que ele não tenha favorecido a empresa, ele se encontra em uma posição de agente público que poderia favorecer.

    Portanto, a conduta se enquadra como Enriquecimento Ilícito.

  • Meu Pai Eterno... ainda bem q essa banca faz poucos concursos...

  • questao que nao leva a lugar algum...

  • Eu ri ALTO de algumas opções KKKKKKKKKKKKK

  • A questão é facil de fato, mas ainda assim não entendo por que tanta gente reclamando.

    Pra quem reclama da banca e da questão é porque ta acostumado a decoreba e texto seco de lei. Tirando o fato das outras alternativas serem totalmente risíveis a ideia da questão em cobrar a essência do princípio da moralidade que, por sua vez, orienta todo o texto do Código de Ética  Profissional do Servidor Público Civil (Decreto 1.171) está muito de acordo.

  • Art. 23. As ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas nesta lei podem ser propostas:
    I - ATÉ 5 ANOS após o TÉRMINO DO EXERCÍCIO de:
    1 – MANDATO;
    2 - DE CARGO EM COMISSÃO; ou
    3 - DE FUNÇÃO DE CONFIANÇA;

    GABARITO -> [C]

  • a palavra chave aqui é bem comum senão teria duas questões certas. porque tanto a alternativa A quanto a C levam o servidor a decidir se aceitam o presente, porém como o fim é o bem comum logo é a C


    III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

  • só refletir...e pode ficar com o presente..eitaaa mundão!!!

  • Eis os comentários acerca de cada uma das opções propostas, sendo certo que todas as normas abaixo referidas encontram-se no Código de Ética no Serviço Público do Poder Executivo Federal:

    a) Errado:

    A presente assertiva se revela em desacordo à norma de n.º II, in verbis:

    "II - O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e § 4°, da Constituição Federal."

    Assim sendo, equivocada esta opção.

    b) Errado:

    A própria literalidade da regra de n.º II, acima transcrita, revela o desacerto desta opção, visto que não basta distinguir o legal do ilegal, conforme expressamente previsto.

    c) Certo:

    Cuida-se de opção que se apoia na norma de n.º III, litteris:

    "III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo."

    Assim, eis aqui a alternativa correta.

    d) Errado:

    Por óbvio, não basta a autorização da autoridade competente, ou ainda a publicidade do ato, para que este atenda à moralidade. É preciso, ainda, que a própria essência do ato não viole o sobredito princípio. E, na espécie, haveria tal violação, a teor da regra de n.º XV, "g", que assim enuncia:

    "XV - É vedado ao servidor público;

    (...)

    g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim;"

    e) Errado:

    A moralidade não se restringe, é claro, à finalidade do servidor. Afinal, como anteriormente visto, o importante é o atendimento do fim comum, ou seja, de toda a coletividade, e não apenas do servidor, particularmente considerado. Remeto o prezado leitor, no ponto, à norma de n.º III, acima já transcrita.


    Gabarito do professor: C.

  • Parece fácil,mas não é.


ID
2494249
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Microsoft Office e o LibreOffice possuem programas com os quais um usuário pode elaborar planilhas. No Microsoft Office, esse aplicativo é o Microsoft Excel e, no LibreOffice, é o

Alternativas
Comentários
  •  a) Calc = Excel

     b) Plan = nome padrão da planilha no Excel..

     c) Excel = Calc

     d) Writer = Word

     e) Impress = Powerpoint.

     

    At.te, CW.

  • GABARITO:A

     

    Calc é um software de planilha eletrônica multiplataforma de código aberto, desenvolvido originalmente pela Star Division, posteriormente pela Sun Microsystems (como parte da suíte StarOffice) e atualmente pela The Document Foundation, como parte da suíte LibreOffice. Também é distribuído gratuitamente com as suítes OpenOffice.org e NeoOffice.


    Nessa planilha, o número limite de linhas é de 1 milhão por planilha e o número limite de colunas é de 1024 por planilha. Ou seja, infelizmente um pouco inferior ao limite do Microsoft Excel que é de 1.048.576 linhas por 16.384 colunas.


    Sua característica mais marcante, que difere entre os demais programas de planilhas, é o sistema que define automaticamente as séries para representar gráficos com base na disposição dos dados do usuário. Também tem suporte à exportação de planilhas no formato PDF. O formato nativo é o ODF, porém pode ler e exportar planilhas do Microsoft Excel - de acordo com o site *LibreOffice - desde as mais antigas versões até a mais atual - e Lotus 123. O Calc ainda lê formatos legados que não são mais suportados pelo Microsoft Excel a partir da versão 2007 SP1. 

  • Essa prova de informática do IF Baiano foi de graça

  • " TODAS AS COISAS SÃO DIFÍCEIS ANTES DE SER TORNAREM FÁCEIS "

  • GAB A galera. No BR office ou Libre office o app se chama CALC.

     Só um adendo para não confundirem esse CALC com o calc que no windows abre a calculadora. Tem nada a ver ! 

     Força!

  • O Microsoft Office é o pacote de aplicativos para escritório mais conhecido e usado, mas existe uma opção gratuita e de código aberto que oferece os mesmos recursos.


    É o LibreOffice.


    O nome LibreOffice é a atual identificação do pacote desenvolvido a partir do modelo OpenOffice e de sua distribuição BrOffice.


    - editor de textos - Microsoft Word e LibreOffice Writer.

    - planilha de cálculos - Microsoft Excel e LibreOffice Calc.

    - editor de apresentações de slides - Microsoft PowerPoint e LibreOffice Impress.

    - banco de dados - Microsoft Access e LibreOffice Base.


    Gabarito: Letra A.
  • GAB [A].

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    #ESTABILIDADESIM.

    #FORATRAINEE.


ID
2494255
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No sítio de busca do Google, na Internet, acessível em www.google.com.br, para encontrar as páginas que contenham as palavras prédio mais alto do mundo e que não contenham a palavra Dubai, um usuário deve digitar no campo de busca

Alternativas
Comentários
  • Sinal de subtração (-)

    É um filtro legal na hora de procurar uma ocorrência. Com ele você procura tudo que quiser, sem as informações que se encontram depois do sinal.

    Para fazer este tipo de pesquisa, você deve inserir primeiramente aquilo que quer encontrar, depois um espaço e então colocar o sinal de subtração colado àquilo que você não quer ver na busca.

    Ex.: obama -michelle

     

     

    https://www.google.com/intl/pt-br/insidesearch/tipstricks/all.html

  • Eu fiz o teste e não consegui. Alguém testou? Coloquei no google (sem as aspas) "cruzeiro -atletico" e saiu um tanto de resultado com os dois times

  • Matheus Limao, para pesquisar apenas a palavra cruzeiro, excluindo a palavra atlético, você precisa colocar aspas somente na primeira, dessa forma:

    "cruzeiro" -atletico

     

    Espero que tenha ajudado.

    Bons estudos!!

  • Testei aqui o cruzeiro -atletico e o "cruzeiro" -atletico
    Realmente não funcionou. 

  • A questão perguntou se aparece as palavras prédio mais alto do mundo, logo não especificou que somente elas deveriam aparecer. (por isso não é a letra B e D)

    Já na letra A e C será mostrado tudo que foi escrito, uma vez que não existe essa opção de pesquisa quando se quer excluir item.

    A letra Correta é a A, pois segundo o as dicas e truques do próprio Google, usa-se o sinal de Menos -

    https://www.google.com/intl/pt-br/insidesearch/tipstricks/all.html

  • GABARITO A.

     

    Bons Estudos e rumo a posse!!!

  • Gab. A

     

    Refinar pesquisas na Web

    É possível usar símbolos ou palavras na pesquisa para tornar os resultados mais precisos.

    A Pesquisa Google geralmente ignora pontuações que não façam parte de um operador de pesquisa.

    Não coloque espaços entre o termo de pesquisa e o símbolo ou palavra. Uma pesquisa por site:nytimes.com funcionará, mas

    por site: nytimes.com não.

     

    Técnicas de pesquisa comuns

    - Pesquisar em redes sociais

    Coloque @ antes de uma palavra para pesquisar em redes sociais. Por exemplo: @twitter.

     

    - Pesquisar um preço

    Coloque antes de um número. Por exemplo: câmera $400.

     

    - Pesquisar hashtags

    Coloque antes de uma palavra. Por exemplo: #desafiodogelo

     

    - Excluir palavras da pesquisa

    Coloque - antes de uma palavra que você queira deixar de fora. Por exemplo, velocidade do jaguar -carro

     

    - Pesquisar uma correspondência exata

    Coloque uma palavra ou frase entre aspas. Por exemplo, "prédio mais alto do mundo".

     

    - Pesquisar caracteres curinga ou palavras desconhecidas

    Coloque um * na palavra ou frase onde você deseja deixar um marcador. Por exemplo, "maior * do mundo".

     

    - Pesquisar dentro de um intervalo de números

    Coloque .. entre dois números. Por exemplo, câmera $50..$100.

     

    - Combinar pesquisas

    Coloque "OR" entre cada consulta de pesquisa. Por exemplo,  maratona OR corrida.

     

    - Pesquisar um site específico

    Coloque "site:" antes de um site ou domínio. Por exemplo, site:youtube.com ou site:.gov.

     

    - Pesquisar sites relacionados

    Coloque "related:" antes de um endereço da Web que você já conhece. Por exemplo, related:time.com.

     

    - Ver detalhes sobre um site

    Coloque "info:" antes do endereço do site.

     

    - Ver a versão em cache do Google de um site

    Coloque "cache:" antes do endereço do site.

     

    Fonte: https://support.google.com/websearch/answer/2466433?hl=pt-BR

    Comentário do colega Seu Madruga (Q833355)

     

    Destrocem eles, os examinadores!!!

  • O traço (-) na barra de pesquisa do google antes de uma palavra ou site, exclui os resultados que incluem essa palavra ou site!!!

  • político -corrupção não retorna resultado algum.

  • testei aqui e só funcionou quando eu coloquei entre aspas, assim: "predio mais alto do mundo"-Dubai, logo a A tbm está errada.

  • As aspas refinam nesta ordem... algumas questões de informática é só teoria galera, pratiquem os atalhos é mais vantagem

    Bons estudos!

  • Treta....Marquei a B!

  • questão horrível sem ASPAS NAO DA NE

  • Ao pesquisar informações na Internet, o usuário poderá restringir ou abranger os resultados das buscas através de operadores.


    No site de pesquisas Google, quando o usuário deseja excluir um termo da pesquisa deve usar o sinal de traço (ou menos). Assim, a palavra que estiver precedida pelo sinal de menos não será considerado na pesquisa.


    Gabarito: Letra A.
  • Gabarito: Letra A

    (a) Correto, essa é a pesquisa perfeita;

    (b) Errado, não são necessárias as aspas e o operador não é not;

    (c) Errado, o operador não é exceto;

    (d) Errado, não são necessárias as aspas e o operador não é excluir;

    (e) Errado, não é preciso escrever que não está em (Letra A)

    ESTRATÉGIA CONCURSOS


ID
2494267
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considerando como verdadeira a proposição “Todo estudante de Engenharia gosta de Matemática”, é possível inferir que

Alternativas
Comentários
  • "Todo coelho é verde"

     

    Para encontrar a negação desta proposição, use o seguinte "macete":

     

    imagine que alguém te fez esta afirmação

     

    imagine o que é o MÍNIMO que você precisaria fazer para provar que o autor da frase mentiu para você.

    Portanto, admitindo que alguém te fez a afirmação de que "Todo coelho é verde", o que é o mínimo que você precisa fazer para provar que isto é mentira? Você precisa analisar TODOS os coelhos do mundo para verificar que nenhum deles é verde e então dizer que "Nenhum coelho é verde"? Ou basta que você encontre um coelho que não seja verde para demonstrar que a afirmação é mentirosa? Neste caso, basta encontrar um coelho que não seja verde, afinal o autor da frase está afirmando que TODO coelho é verde. Por isto, a negação é dada pela frase:

     

    "Pelo menos um coelho NÃO é verde"

    ou então:

    "Algum coelho NÃO é verde"

    ou então:

    "Existe coelho que NÃO é verde"

  • não enenteid!!!  se todo estudante de engenharia gosta de matematica...como "nenhum estudante de engenharia gosta de matematica" é verdade?

  • Mas não disse que queria a negação, pelo enunciado parece querer a equivalênca. Como fazer nesses casos?

  • inferir = fazer inferência sobre; concluir, deduzir. 

    A questão quer equivalência, o correto é A. QC cadastrou gabarito errado, conferi e a resposta é A. 

    Link para gabarito: https://www.qconcursos.com/arquivos/prova/arquivo_gabarito/55331/fcm-2017-if-baiano-assistente-em-administracao-gabarito.pdf

  • A questão pede a equivalêcia lógica. "Algum" literalmente falando pode significar todo, logo a lógica também considera.

    Portanto: Algum estudante de engenharia gosta de matemática 

  • Ana Carolina, o gabarito e a letra: A

  • vejam outra questão idêntica que caiu em 2017 também: Q787132

  • OLÁ GALERA!

    A RESPOSTA DESSA QUESTÃO NÃO SERIA  A LETRA  C.

    A FRASE É TODO É // A NEGAÇÃO SERIA PEA+ NÃO.

    ESTOU COM DÚVIDAS

  • (A)
    Algum = Pelo menos um = existe um
    A frase: "algum estudante de Engenharia gosta de Matemática." 
    Seria a mesma coisa que dizer: "Pelo menos um estudante de Engenharia gosta de Matemática."

     

  • Elisangela Pereira o enunciado diz: é possível inferir que:
    Inferir é afirmar e não negar a proposição.

    Espero ter ajudado.

  • aff não seria PEA + NÃO? entendi foi nada

  • Pessoal, vou explicar dando um exemplo:

     

    Todos os sócios daquele clube jogam tênis. Eu sou sócio desse clube. Eu sou esse algum. Se o Todo joga tênis, então o algum também joga.

  • outra questão idêntica Q787132

  • CUIDADO NÃO ESTÁ PEDINDO NEGAÇÃO !!!

    E sim inferência das proposições

    Logo algum "pelo menos um " até "todos" gostam de matemática

    GAB A

  • LETRA A

  • Se é TODOS é ALGUM também. Não falta com a verdade.

  • Pensei que a negação estaria na letra C. fiquei até com dúvidas agora, porque eu tinha certeza da resposta. rs
  • pelo jeito todo mundo igual eu ia quebrar a cara na prova respondendo a C

  • Entendam: a questão não está pedindo a negação, mas sim a inferência/afirmação.


ID
4893607
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão se referem ao texto a seguir. Leia-o, atentamente, antes de marcar a resposta correta.

  Claudio Pérez, enviado especial de El País a Nova York, para informar sobre a crise financeira, escreve em sua crônica da sexta feira, 19 de setembro de 2008: “Os tabloides de Nova York estão como loucos em busca de um corretor da Bolsa que se atire no vazio do alto de algum dos imponentes arranha-céus que abrigam os grandes bancos de investimento, ídolos caídos que o furacão financeiro está transformando em cinzas.” Vamos reter por um momento esta imagem na memória: uma multidão de fotógrafos, de paparazzi, espreitando as alturas com as câmaras prontas, para captar o primeiro suicida que encarne de maneira gráfica, dramática e espetacular a hecatombe financeira que fez evaporar bilhões de dólares e mergulhou na ruína grandes empresas e inúmeros cidadãos. Não creio que haja imagem que resuma melhor a civilização de que fazemos parte.

  Parece-me ser essa a melhor maneira de definirmos a civilização de nosso tempo, compartilhada pelos países ocidentais, pelos que atingiram altos níveis de desenvolvimento na Ásia e por muitos do chamado Terceiro Mundo.

  O que quer dizer civilização do espetáculo? É a civilização de um mundo onde o primeiro lugar na tabela de valores vigente é ocupado pelo entretenimento, onde divertir-se, escapar do tédio, é a paixão universal. Esse ideal de vida é perfeitamente legítimo, sem dúvida. Só um puritano fanático poderia reprovar os membros de uma sociedade que quisessem dar descontração, relaxamento, humor e diversão a vidas geralmente enquadradas em rotinas deprimentes e às vezes imbecilizantes. Mas transformar em valor supremo essa propensão natural a divertir-se tem consequências inesperadas: banalização da cultura, generalização da frivolidade e, no campo da informação, a proliferação do jornalismo irresponsável da bisbilhotice e do escândalo.

(LLOSA, Mario Vargas. A civilização do espetáculo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. Adaptado).

A principal ideia desse texto resume-se em compreender

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B. " a civilização do espetáculo como uma cultura que hiperdimensiona o lazer."


ID
4893613
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão se referem ao texto a seguir. Leia-o, atentamente, antes de marcar a resposta correta.

  Claudio Pérez, enviado especial de El País a Nova York, para informar sobre a crise financeira, escreve em sua crônica da sexta feira, 19 de setembro de 2008: “Os tabloides de Nova York estão como loucos em busca de um corretor da Bolsa que se atire no vazio do alto de algum dos imponentes arranha-céus que abrigam os grandes bancos de investimento, ídolos caídos que o furacão financeiro está transformando em cinzas.” Vamos reter por um momento esta imagem na memória: uma multidão de fotógrafos, de paparazzi, espreitando as alturas com as câmaras prontas, para captar o primeiro suicida que encarne de maneira gráfica, dramática e espetacular a hecatombe financeira que fez evaporar bilhões de dólares e mergulhou na ruína grandes empresas e inúmeros cidadãos. Não creio que haja imagem que resuma melhor a civilização de que fazemos parte.

  Parece-me ser essa a melhor maneira de definirmos a civilização de nosso tempo, compartilhada pelos países ocidentais, pelos que atingiram altos níveis de desenvolvimento na Ásia e por muitos do chamado Terceiro Mundo.

  O que quer dizer civilização do espetáculo? É a civilização de um mundo onde o primeiro lugar na tabela de valores vigente é ocupado pelo entretenimento, onde divertir-se, escapar do tédio, é a paixão universal. Esse ideal de vida é perfeitamente legítimo, sem dúvida. Só um puritano fanático poderia reprovar os membros de uma sociedade que quisessem dar descontração, relaxamento, humor e diversão a vidas geralmente enquadradas em rotinas deprimentes e às vezes imbecilizantes. Mas transformar em valor supremo essa propensão natural a divertir-se tem consequências inesperadas: banalização da cultura, generalização da frivolidade e, no campo da informação, a proliferação do jornalismo irresponsável da bisbilhotice e do escândalo.

(LLOSA, Mario Vargas. A civilização do espetáculo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. Adaptado).

O texto de Mario Vargas Llosa pertence ao gênero denominado

Alternativas
Comentários
  • O ensaio como gênero textual abrange um texto de tipo opinativo. Nele, serão expostas ideias, críticas, impressões próprias e pessoais acerca de algum tema, podendo haver críticas ou elogios.

    Servindo como forma de problematização referente a algumas questões, elas são geralmente focadas na opinião do autor. Em geral, demonstram conclusões pessoais e fundamentadas.

    Por esse motivo o ensaio como gênero textual se diferencia dos demais. Isso porque ele exige maior aprofundamento sobre o assunto, a fim de constatar uma opinião final.

    Dessa forma, o ensaio pode se caracterizar como uma “mistura de gêneros textuais”, abrangendo o discurso argumentativo, como também agregado ao expositivo; isso provoca o ato de ensaiar sobre algo.

    Gabarito: B

  • Ensaio --> Ponto de vista sem comprovar cientificamente.

    Gab- B

  • Carta- marcas de pessoalidade na linguagem , interlocução direta, discussão de temas íntimos.

    Ensaio- focado na opinião do autor, apresenta opinião final, é pessoal e subjetivo, sem a intenção de provar o que se diz.

    Crônica- acontecimento do cotidiano, tem como objetivo fazer uma análise crítica das situações, é uma narração curta, linguagem simples e despojada, temas que estão na "boca do povo".

    Sinopse- texto essencialmente expositivo, apresenta, de forma resumida, o conteúdo de um produto cultural ( livro, filme, evento, teatro). A sinopse é diferente de uma resenha, por exemplo, pois ela não contém a interpretação e nem opinião da pessoa que escreveu

  • Ótimo ☺️


ID
4893616
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão se referem ao texto a seguir. Leia-o, atentamente, antes de marcar a resposta correta.

  Claudio Pérez, enviado especial de El País a Nova York, para informar sobre a crise financeira, escreve em sua crônica da sexta feira, 19 de setembro de 2008: “Os tabloides de Nova York estão como loucos em busca de um corretor da Bolsa que se atire no vazio do alto de algum dos imponentes arranha-céus que abrigam os grandes bancos de investimento, ídolos caídos que o furacão financeiro está transformando em cinzas.” Vamos reter por um momento esta imagem na memória: uma multidão de fotógrafos, de paparazzi, espreitando as alturas com as câmaras prontas, para captar o primeiro suicida que encarne de maneira gráfica, dramática e espetacular a hecatombe financeira que fez evaporar bilhões de dólares e mergulhou na ruína grandes empresas e inúmeros cidadãos. Não creio que haja imagem que resuma melhor a civilização de que fazemos parte.

  Parece-me ser essa a melhor maneira de definirmos a civilização de nosso tempo, compartilhada pelos países ocidentais, pelos que atingiram altos níveis de desenvolvimento na Ásia e por muitos do chamado Terceiro Mundo.

  O que quer dizer civilização do espetáculo? É a civilização de um mundo onde o primeiro lugar na tabela de valores vigente é ocupado pelo entretenimento, onde divertir-se, escapar do tédio, é a paixão universal. Esse ideal de vida é perfeitamente legítimo, sem dúvida. Só um puritano fanático poderia reprovar os membros de uma sociedade que quisessem dar descontração, relaxamento, humor e diversão a vidas geralmente enquadradas em rotinas deprimentes e às vezes imbecilizantes. Mas transformar em valor supremo essa propensão natural a divertir-se tem consequências inesperadas: banalização da cultura, generalização da frivolidade e, no campo da informação, a proliferação do jornalismo irresponsável da bisbilhotice e do escândalo.

(LLOSA, Mario Vargas. A civilização do espetáculo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. Adaptado).

“Os tabloides de Nova York estão como loucos em busca de um corretor da Bolsa que se atire no vazio do alto de algum dos imponentes arranha-céus que abrigam os grandes bancos de investimento, ídolos caídos que o furacão financeiro está transformando em cinzas.” (1º parágrafo)

As três orações introduzidas nesse período pelo pronome relativo “que” têm em comum a função de

Alternativas
Comentários
  • A partícula "QUE" está exercendo função de pronome relativo, consoante ao enunciado, iniciando Orações Subordinadas Adjetivas Restritivas que exercem a função sintática de adjetivo e restringem ou delimitam o significado de seu antecedente, e não são separadas por vírgulas.

    Gabarito: B

  • Gabarito B

    Quando se troca o QUE pelo o pronome relativo O QUAL e o sentido continua, então é oração subordinada adjetiva. Se tiver virgula é oração subordinada adjetiva explicativa, caso não tenha, é oração subordinada adjetiva restritiva.

  • ( B )

    Trocando o " que" por qual (ais) = Pronome relativo

    O pronome relativo introduz orações adjetivas.

    As orações adjetivas podem ser :

    Restritivas - sem vírgulas

    Explicativas - com vírgulas

    Para que tenhamos noção do valor semântico:

    As restritivas cumprem o papel de restringir, individualizar o sentido do termo antecedente. Observemos os exemplos:

    O aluno que obteve nota máxima na produção textual será premiado. 

    Há de se constatar que o termo que se encontra em negrito individualiza, particulariza, restringe o termo antecedente, anterior, no caso, o aluno. Assim, trocando em “miúdos”, trata-se somente daquele aluno que obteve a conquista em referência (nota máxima).

    Bons estudos!

  • Assertiva B

    As três orações introduzidas nesse período pelo pronome relativo “que” têm em comum a função de conferir qualidades a seus antecedentes.


ID
4893619
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A questão se referem ao texto a seguir. Leia-o, atentamente, antes de marcar a resposta correta.

  Claudio Pérez, enviado especial de El País a Nova York, para informar sobre a crise financeira, escreve em sua crônica da sexta feira, 19 de setembro de 2008: “Os tabloides de Nova York estão como loucos em busca de um corretor da Bolsa que se atire no vazio do alto de algum dos imponentes arranha-céus que abrigam os grandes bancos de investimento, ídolos caídos que o furacão financeiro está transformando em cinzas.” Vamos reter por um momento esta imagem na memória: uma multidão de fotógrafos, de paparazzi, espreitando as alturas com as câmaras prontas, para captar o primeiro suicida que encarne de maneira gráfica, dramática e espetacular a hecatombe financeira que fez evaporar bilhões de dólares e mergulhou na ruína grandes empresas e inúmeros cidadãos. Não creio que haja imagem que resuma melhor a civilização de que fazemos parte.

  Parece-me ser essa a melhor maneira de definirmos a civilização de nosso tempo, compartilhada pelos países ocidentais, pelos que atingiram altos níveis de desenvolvimento na Ásia e por muitos do chamado Terceiro Mundo.

  O que quer dizer civilização do espetáculo? É a civilização de um mundo onde o primeiro lugar na tabela de valores vigente é ocupado pelo entretenimento, onde divertir-se, escapar do tédio, é a paixão universal. Esse ideal de vida é perfeitamente legítimo, sem dúvida. Só um puritano fanático poderia reprovar os membros de uma sociedade que quisessem dar descontração, relaxamento, humor e diversão a vidas geralmente enquadradas em rotinas deprimentes e às vezes imbecilizantes. Mas transformar em valor supremo essa propensão natural a divertir-se tem consequências inesperadas: banalização da cultura, generalização da frivolidade e, no campo da informação, a proliferação do jornalismo irresponsável da bisbilhotice e do escândalo.

(LLOSA, Mario Vargas. A civilização do espetáculo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. Adaptado).

“[...] uma multidão de fotógrafos, de paparazzi, espreitando as alturas com as câmaras prontas, para captar o primeiro suicida que encarne de maneira gráfica, dramática e espetacular a hecatombe financeira que fez evaporar bilhões de dólares e mergulhou na ruína grandes empresas e inúmeros cidadãos.” (1º parágrafo)

Considerando que a palavra em destaque indica uma grande desgraça ou o massacre de um grande número de pessoas e que ela foi empregada em sentido metafórico, o melhor termo para substituí-la é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    A própria questão dá a resposta ao dizer que a palavra hecatombe indica uma grande desgraça ou massacre. Logo, indicará, também, uma grande catástrofe.

  • hecatombe

    substantivo feminino

    1. 1.
    2. na Antiguidade, o sacrifício de cem bois.
    3. 2.
    4. POR EXTENSÃO
    5. massacre de um grande número de pessoas; mortandade, carnificina.


ID
4893634
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Inseriram-se, neste texto, colchetes e numerações para isolar algumas orações subordinadas.


Amazon volta a investir em livro impresso e abre até livraria

                                             Publicado em 10 de fevereiro de 2017


Dez anos atrás, [quando Jeff Bezos lançou o leitor eletrônico Kindle em Nova York](1), ele declarou que “o livro é uma forma tão evoluída e tão apropriada à sua tarefa [que é muito difícil substituí-lo].”(2) O fundador da Amazon estava certo: [no segundo trimestre deste ano, a empresa vai abrir uma livraria em Manhattan.](3)

Há sinais de renascimento para os livros, em toda parte. A cadeia britânica de livrarias Waterstone saiu do vermelho no ano passado depois de seis anos de prejuízos. As vendas de livros em papel subiram em 3% nos Estados Unidos, [enquanto as de livros eletrônicos caíram.](4) A tecnologia digital não gerou no mercado de livros uma revolução semelhante à [que causou na música, televisão e notícias;](5) ainda gostamos de ler livros.


(Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/02/1857548-amazon-volta-a-investir-em-livro-impresso-e-abre-ate-livraria.shtml>. Acesso em: 25 abr. 2017)


Categorizou-se acertadamente o valor de sentido das orações subordinadas isoladas entre colchetes com a numeração entre parênteses em

Alternativas
Comentários
  • O fundador da Amazom estava certo (causa): no segundo semestre deste ano, a empresa vai abrir um livraria em Manhattan (consequência)

  • “o livro é uma forma tão evoluída e tão apropriada à sua tarefa [que é muito difícil substituí-lo].”(2)

    Essa é a frase.

    Gab : B

  • Na verdade, a letra c é uma oração subordinada substantiva apositiva, essa é a oração subordinada substantiva mais fácil de identificar por conta dos dois pontos.

  • Na verdade, a letra c é uma oração subordinada substantiva apositiva, essa é a oração subordinada substantiva mais fácil de identificar por conta dos dois pontos.

  • ... tão apropriada à sua tarefa [que é muito difícil substituí-lo].”(2)

    Antes da Consequência vem o Tesão (tal, tamanho, tanto, tão) + QUE = Conjunção Consecutiva

    GABARITO B)

    Olá, estou corrigindo redações para concurso, para mais informações envie email para fuvio10@outlook.com ou chame aqui! Experiência comprovada, por meio de provas corrigidas por bancas.


ID
4893637
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No tocante aos direitos e às garantias fundamentais previstas na Constituição Federal de 1988, analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.
( ) É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.
( ) É livre a manifestação do pensamento, sendo admitido o anonimato.
( ) A criação de associações e de cooperativas depende de autorização estatal para seu funcionamento.

Com relação às afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    V, V, F, F.

    (V) - Art. 5º II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

    (V) - Art. 5º V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem

    (F) -  Art. 5º IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato; 

    (F) - Art. 5º XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;

    FONTE: CF 1988

  • Questão exige conhecimento acerca dos direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal de 1988.

    (V) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

    “Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei” (art. 5º, II, CF/88).

    (V) É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.

    “É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem” (art. 5º, V, CF/88).

    (F) É livre a manifestação do pensamento, sendo admitido o anonimato.

    Esse item exige conhecimento acerca do direito fundamental à livre exteriorização do pensamento. De fato, a CF/88 garante a liberdade de expressão, mas veda o anonimato. Isso porque a liberdade de expressão não é direito fundamental absoluto e pode afetar terceiros. A identificação daquele que exterioriza a opinião é crucial para a posterior e eventual reparação de dano. Conforme art. 5º, IV “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato”.

    (F) A criação de associações e de cooperativas depende de autorização estatal para seu funcionamento.

    Aplicação do art. 5º, XVIII “a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento”.

    Logo, com relação às afirmações, a sequência correta é V, V, F, F.

    GABARITO: E.

  • Gabarito E

    Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. 

    Verdadeiro

    É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.

    Verdadeiro

    É livre a manifestação do pensamento, sendo admitido o anonimato.

    Falso

    A criação de associações e de cooperativas depende de autorização estatal para seu funcionamento.

    Falso

  • a) - Art. 5º II -Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

    (Verdadeiro)

    b) - Art. 5º V - É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.

    (Verdadeiro)

    PODEMOS OBSERVAR QUE A BANCA MUDOU AS PALAVRAS:

    c) - é livre a manifestação do pensamento, sendo admitido o anonimato; 

    (Falso)

    *****- Art.5º IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato. *****

    d) A criação de associações e de cooperativas depende  de autorização estatal para seu funcionamento;

    (Falso)

    *****10- Art. 5º XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento.*****

    GABARITO: E.

    Fonte: CF 1988

  • Assertiva E

    V, V, F, F.

    ( ) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. "Depende do STF" 2020 rs

    ( ) É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.

    ( ) É livre a manifestação do pensamento, sendo admitido o anonimato.

    ( ) A criação de associações e de cooperativas depende de autorização estatal para seu funcionamento.

  • A questão exige conhecimento acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos e pede ao candidato que julgue os itens que seguem. Vejamos:

    (V) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

    Verdadeiro. Inteligência do art. 5º, II, CF: Art. 5º, II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

    (V) É assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem.

    Verdadeiro. Inteligência do art. 5º, V, CF: Art. 5º, V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem; 

    (F) É livre a manifestação do pensamento, sendo admitido o anonimato.

    Falso. De fato, a manifestação do pensamento é livre, porém, a CF veda o anonimato. Aplicação do art. 5º, IV, CF: Art. 5º, IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;  

    (F) A criação de associações e de cooperativas depende de autorização estatal para seu funcionamento.

    Falso. Na verdade, independem de autorização, e, inclusive, é proibida a interferência estatal em seu funcionamento, nos termos do art. 5º, XVIII, CF: Art. 5º, XVIII - a criação de associações e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorização, sendo vedada a interferência estatal em seu funcionamento;

    Portanto, a sequência correta é V - V - F - F.

    Gabarito: E


ID
4893640
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Relativamente aos direitos políticos, a Constituição Federal de 1988 dispõe que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA  A

    Art. 14. § 4º São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.

    CORRIGINDO:

    LETRA B - Art. 14. § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: II - facultativos para: b) os maiores de setenta anos;

    LETRA C - Art. 14. § 1º O alistamento eleitoral e o voto são: I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;

    LETRA D - Art. 14. § 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei: VI - a idade mínima de: a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;

    LETRA E - Art. 14. § 6º Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito.

  • Lembrar que o Tiririca se submeteu a realizar prova afim de comprovar que era alfabetizado e poderia assumir o cargo de deputado.

  • GAB A

    Inalistáveis:

    Estrangeiros;

    Conscritos

    Inelegíveis:

    Inalistáveis;

    Analfabetos.

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Direitos políticos positivos: (Capacidade de votar e ser votado)

    Alistamento/ Voto:

    Obrigatório: +18, -70

    Facultativos: +16, -18, +70 e Analfabetos

    Proibido: Estrangeiro, Conscrito e português equiparado..

  • Gente, mas qual é o erro da letra B?

  • Carla Cristina Santos o erro da alternativa B está na idade:

    Art. 14. II - facultativos para:

    b) os maiores de setenta anos;

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos políticos.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A – Correta! Os analfabetos, assim como os inalistáveis, são inelegíveis. Art. 14, § 4º, CRFB/88: "São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos".

    Alternativa B – Incorreta. O voto é facultativo aos maiores de 70 anos. Art. 14, § 1º, CRFB/88: "O alistamento eleitoral e o voto são: (...) II - facultativos para: (...) b) os maiores de setenta anos; (...)".

    Alternativa C - Incorreta. O alistamento e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos. Art. 14, § 1º, CRFB/88: "O alistamento eleitoral e o voto são: I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos; (...)".

    Alternativa D - Incorreta. A idade mínima para o cargo é de 35 anos. Art. 14, § 3º, CRFB/88: "São condições de elegibilidade, na forma da lei: (...) VI - a idade mínima de: a) trinta e cinco anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador; (...)".

    Alternativa E - Incorreta. A renúncia deve ocorrer até seis meses antes do pleito. Art. 14, § 6º, CRFB/88: "Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A.

  • GABARITO: Letra A- Os ANALFABETOS são INELEGÍVEIS (não podem se eleger). Porém, podem se alistar (votar), sendo seu voto facultativo.

    Todas as bancas tentam confundir sessenta por setenta. Incrível!

    O voto é FACULTATIVO para os maiores de SETENTA anos.

    O alistamento eleitoral é obrigatório para os maiores de 18 (dezoito) anos.

    A idade mínima de 35 anos é uma condição de elegibilidade para o cargo de Presidente da República.

    Para concorrer a OUTROS cargos, os prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito. LEMBRANDO que, se for para OS MESMOS CARGOS esse período não será necessários, pois será caso de REELEIÇÃO.

    Bons estudos :)

  • CUIDADO!

    Os analfabetos são alistáveis, mas inelegíveis

    § 4º São inelegíveis os inalistáveis e os analfabetos.

    § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

    II - facultativos para:

    a) os analfabetos;

  • DIREITOS POLÍTICOS

    Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:

    I - plebiscito;

    II - referendo;

    III - iniciativa popular.

    Alistamento eleitoral e o voto

    § 1º O alistamento eleitoral e o voto são:

    I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos e menores de 70 anos 

    II - facultativos para:

    a) os analfabetos

    b) os maiores de 70 anos

    c) os maiores de 16 anos e 

    menores de 18 anos.

    Inalistáveis 

    § 2º Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.

    Condições de elegibilidade 

    § 3º São condições de elegibilidade, na forma da lei:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o pleno exercício dos direitos políticos

    III - o alistamento eleitoral;

    IV - o domicílio eleitoral na circunscrição;

    V - a filiação partidária

    VI - a idade mínima de:

    a) 35 anos para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador

    b) 30 anos para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal

    c) 21 anos para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito e juiz de paz

    d) 18 anos para Vereador.

    Inelegíveis

    § 4º São inelegíveis os inalistáveise os analfabetos.

    § 5º O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido, ou substituído no curso dos mandatos poderão ser reeleitos para um único período subseqüente.       

    § 6º Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, Governadores e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até 6 meses antes do pleito.

    § 8º O militar alistável é elegível,atendidas as seguintes condições:

    I - se contar menos de 10 anos de serviço, deverá afastar-se da atividade

    II - se contar mais de 10 anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividade.

    Impugnação de mandato eletivo

    § 10 - O mandato eletivo poderá ser impugnado ante a Justiça Eleitoral no prazo de quinze dias contados da diplomação, instruída a ação com provas de abuso do poder econômico, corrupção ou fraude.

    Segredo de justiça 

    § 11 - A ação de impugnação de mandato tramitará em segredo de justiça, respondendo o autor, na forma da lei, se temerária ou de manifesta má-fé.

    Perda ou suspensão dos direitos políticos  

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado(Perda)

    II - incapacidade civil absoluta

    (Suspensão)

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos(Suspensão)

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa(Perda)

    V - improbidade administrativa

    (suspensão)

    Art. 16. A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência.  

  • Relativamente aos direitos políticos, a Constituição Federal de 1988 dispõe que

    A

    os analfabetos são inelegíveis. CERTO

    B

    o voto é facultativo para os maiores de sessenta anos. 70 ANOS

    C

    o alistamento eleitoral é obrigatório para os maiores de dezesseis anos. 18 ANOS

    D

    a idade mínima de quarenta anos é uma condição de elegibilidade para o cargo de Presidente da República. 35 ANOS

    E

    para concorrer a outros cargos, os prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até doze meses antes do pleito. 6 MESES

  • gaba

    a) gabarito

    b) 70 anos

    c) + 18 anos

    d) 35 anos

    e) 6 meses

    pertencelemos!


ID
4893643
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, associe as colunas, relacionando os termos às suas respectivas definições/expressões correlatas.

Termos

1. Remoção
2. Exoneração
3. Nomeação
4. Vencimento

Definições/Expressões correlatas

( ) Forma de provimento de cargo público.
( ) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.
( ) Forma de vacância do cargo público.
( ) Retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

A sequência correta dessa associação é



Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    (3. Nomeação) Forma de provimento de cargo público.

    (1. Remoção) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede. 

    (2. Exoneração) Forma de vacância do cargo público. 

    (4. Vencimento) Retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei. 

    COMPLEMENTANDO:

    Art. 8o  São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação; II - promoção; V - readaptação; VI - reversão; VII - aproveitamento; VIII - reintegração; IX - recondução.

    Art. 36.  Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração; II - demissão; III - promoção; VI - readaptação; VII - aposentadoria; VIII - posse em outro cargo inacumulável; IX - falecimento.

    Art. 40.  Vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

     

  • GABARITO D

    Remoção: deslocamento do servidor.

    Redistribuição: deslocamento do cargo.

  • Gabarito Letra D

    1. Remoção - Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede;

     2. Exoneração - Forma de vacância do cargo público;

    3. Nomeação - Forma de provimento de cargo público;

    4. Vencimento - Retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

    Não desista!!!

  • Assertiva D

    3, 1, 2, 4.

    ( ) Forma de provimento de cargo público.

    ( ) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    ( ) Forma de vacância do cargo público.

    ( ) Retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

  • FORMAS DE PROVIMENTO

    Art. 8  São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    V - readaptação;

    VI - reversão;

    VII - aproveitamento;

    VIII - reintegração;

    IX - recondução.

    FORMAS DE VACÂNCIA

    Art. 33.  A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração;

    II - demissão;

    III - promoção;          

    VI - readaptação;

    VII - aposentadoria;

    VIII - posse em outro cargo inacumulável;

    IX - falecimento.

    OBSERVAÇÃO

    Promoção e readaptação é forma de provimento e vacância

  • A questão exige o conhecimento de diversos dispositivos previstos na lei nº 8.112/90, que regulamenta o regime jurídico único dos servidores públicos federais, e pede que o candidato relacione os termos às respectivas definições. Veja:

    (3) Forma de provimento de cargo público.

    Art. 8º, I, lei nº 8.112/90: são formas de provimento de cargo público: nomeação.

    (1) Deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no Âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Art. 36 lei nº 8.112/90: remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    (2) Forma de vacância do cargo público.

    Art. 33, I, lei nº 8.112/90: a vacância do cargo público decorrerá de: exoneração.

    (4) Retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

    Art. 40 lei nº 8.112/90: vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei.

    Gabarito: D

  • que caia uma dessa em minha prova, amém.


ID
4893649
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para os efeitos da Lei 8.112/1990, servidor é a pessoa legalmente

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA  A

    Art. 2o  Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Segundo o Mestre José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 306), “Servidores públicos são todos os agentes que, exercendo com caráter de permanência uma função pública em decorrência de relação de trabalho, integram o quadro funcional das pessoas federativas, das autarquias e das fundações públicas de natureza autárquica”.

    Lei 8.112/90:

    Art. 2º “Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público”.

    Ante o exposto, a única alternativa que se amolda a conceituação legal, bem como ao enunciado, é aquela mencionada na alternativa “a”.

    GABARITO: A.

    Referência: CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 306.  

  • GABARITO: LETRA A

    Das Disposições Preliminares

    Art. 1º Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

    Art. 2º Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Gabarito A

    investida em cargo público.

    Foco, força e fé!

  • Gabarito:"A"

    Lei nº 8.112/90, art. 2º “Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

  • Quanto à Lei 8.112/1990, analisando as alternativas:

    a) CORRETA. Nos termos do art. 2º:
    Art. 2º Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

    b) INCORRETA. O estágio probatório ocorre depois de o servidor entrar em exercício (art. 20) e, quando aprovado, adquire a estabilidade (art. 21). Vale lembrar que a estabilidade é adquirida após 3 anos, levando-se em consideração o determinado pela Constituição Federal de 1988, mediante EC nº 19, e não após 2 anos, como consta na lei.
    Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de 24 (vinte e quatro) meses, durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores (...).
     Art. 21. O servidor habilitado em concurso público e empossado em cargo de provimento efetivo adquirirá estabilidade no serviço público ao completar 2 (dois) anos de efetivo exercício.

    c) INCORRETA. Cargo em comissão não é cargo efetivo, é cargo de confiança, sendo de livre nomeação e exoneração.
    Art. 9º A nomeação far-se-á:
    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

    d) INCORRETA. O servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público (art. 2º), não há limitação em nível federal.

    e) INCORRETA. O servidor aprovado em concurso público homologado deve, primeiro, ser empossado (art. 7º), para, só então, ser legalmente investido em cargo público (art. 2º).
    Art. 7º A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

    Gabarito: letra A


ID
4893652
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, avalie as afirmações.

I. A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum.
II. Veda-se à Comissão de Ética aplicar ao servidor público a pena de censura.
III. O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente.
IV. Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ITEM I - CERTO: III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idéia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    ITEM II - ERRADO: XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    ITEM III - CERTO: XI - O servidor deve prestar toda a sua atenção às ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acúmulo de desvios tornam-se, às vezes, difíceis de corrigir e caracterizam até mesmo imprudência no desempenho da função pública.

    ITEM IV - CERTO: XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    FONTE: DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.

  • Na alternativa IV - Uma atenção especial aos pequenos detalhes : ''  o que quase sempre '' . Questões assim pode te levar a desclassificação


ID
4893658
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos da Lei n° 8.429/1992, receber vantagem econômica indiretamente para omitir declaração a que esteja obrigado, ordenar a realização de despesas não autorizadas em lei e negar publicidade aos atos oficiais constituem, respectivamente, os seguintes atos de improbidade administrativa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

    X - receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que esteja obrigado;

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    IX - ordenar ou permitir a realização de despesas não autorizadas em lei ou regulamento;

    Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:

    IV - negar publicidade aos atos oficiais;

    FONTE: LEI Nº 8.429, DE 02 DE JUNHO DE 1992.

  • Nos termos da Lei n° 8.429/1992, receber vantagem econômica indiretamente para omitir declaração a que esteja obrigado, ordenar a realização de despesas não autorizadas em lei e negar publicidade aos atos oficiais constituem, respectivamente, os seguintes atos de improbidade administrativa:

    Causador de enriquecimento ilícito / Causador de dano ao erário / Atentatório aos princípios da administração.

  • A questão exige o conhecimento dos atos de improbidade administrativa, que está intimamente ligada à moralidade no exercício da função administrativa, de forma ampla. Além disso, os atos de improbidade correspondem a uma ação ou omissão, praticada no exercício da função pública, sendo um ilícito de natureza civil e administrativa.

    Os atos ímprobos são divididos em quatro categorias: atos que importam enriquecimento ilícito, atos que causam prejuízo ao erário, atos decorrentes de concessão ou aplicação indevida de benefício financeiro ou tributário e atos que atentam contra os princípios da Administração Pública.

    O ponto central da questão exige o conhecimento da tipificação de três atos de improbidade, quais sejam: receber vantagem econômica indiretamente para omitir declaração a que esteja obrigado; ordenar a realização de despesas não autorizadas em lei; e negar publicidade aos atos oficiais.

    Veja o que dispõe a lei:

    Art. 9º, X, lei nº 8.429/92: constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1º desta lei, e notadamente: receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que esteja obrigado.

    Art. 10, IX, lei nº 8.429/92: constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente: ordenar ou permitir a realização de despesas não autorizadas em lei ou regulamento.

    Art. 11, IV, lei nº 8.429/92: constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente: negar publicidade aos atos oficiais.

    Portanto, esses atos se referem, respectivamente, ao enriquecimento ilícito, dano ao erário e atentado aos princípios da administração pública.

    GABARITO: D

  • Gabarito:"D"

    Lei nº 8.429/92, art. 9º, X. Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1º desta lei, e notadamente: receber vantagem econômica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofício, providência ou declaração a que esteja obrigado.

    Lei nº 8.429/92, art. 10, IX. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente: ordenar ou permitir a realização de despesas não autorizadas em lei ou regulamento.

    Lei nº 8.429/92, art. 11, IV. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente: negar publicidade aos atos oficiais.

  • GABARITO D

    No enriquecimento ilícito > O agente incorpora alguma vantagem

    No prejuízo ao erário> O agente facilita o enriquecimento de alguém.

  • GAB D

    BIZU: (EPA)

    Enriquecimento ilícito---------------------EU RICO-----------------------dolo

    Prejuízo ao erário--------------------------TU RICO-----------------------dolo/culpa

    Atentar contra os princípios-------------NINGUÉM RICO-------------dolo

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    º "receber vantagem econômica indiretamente para omitir declaração a que esteja obrigado" = EU RICO(enriquecimento)

    º "ordenar a realização de despesas não autorizadas em lei " = TU RICO (Prejuízo)

    º "negar publicidade aos atos oficiais constituem, respectivamente" = NINGUÉM RICO (Atentar contra princípios)


ID
4893661
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo o que determina a Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    COMPLEMENTANDO:

    LETRA  A - Art. 17. § 4º O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.​

    LETRA B - Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

    LETRA D - Art. 23. As ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas nesta lei podem ser propostas: I - até cinco anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança;

    LETRA E - Art. 18. A sentença que julgar procedente ação civil de reparação de dano ou decretar a perda dos bens havidos ilicitamente determinará o pagamento ou a reversão dos bens, conforme o caso, em favor da pessoa jurídica prejudicada pelo ilícito.

    FONTE: LEI Nº 8.429, DE 02 DE JUNHO DE 1992.

     

  • A questão indicada está relacionada com a improbidade administrativa.

    Alternativa “a": correta. “O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade” (art. 17, §4º, Lei nº 8.429/92).

    Alternativa “b": correta. “O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança” (art. 8º, Lei nº 8.429/92).

    Alternativa “c": incorreta. De modo diverso ao contido nessa alternativa, o art. 7º, da Lei nº 8.429/92 determina que “Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado”. Atente-se: quem solicita a indisponibilidade dos bens é o Ministério Público, sendo que quem a decreta é o Poder Judiciário (juízes, tribunais, etc.).

    Alternativa “d": correta. “As ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas nesta lei podem ser propostas: até cinco anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança” (art. 23, I, Lei nº 8.429/92).

    Alternativa “e": correta. “A sentença que julgar procedente ação civil de reparação de dano ou decretar a perda dos bens havidos ilicitamente determinará o pagamento ou a reversão dos bens, conforme o caso, em favor da pessoa jurídica prejudicada pelo ilícito” (art. 18, Lei nº 8.429/92).

    GABARITO: C.

  • Gabarito (C)

    INCORRETA: Pois não é qualquer autoridade e sim caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Publico acerca da indisponibilidade dos bens do indiciado. Esta solicitação é meramente administrativa, logo, é o Poder Judiciário que decretará oficialmente.

  • GABARITO: LETRA C

    Das Disposições Gerais

    Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

    Do Procedimento Administrativo e do Processo Judicial

    Art. 17. A ação principal, que terá o rito ordinário, será proposta pelo Ministério Público ou pela pessoa jurídica interessada, dentro de trinta dias da efetivação da medida cautelar.

    § 4º O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

    Art. 18. A sentença que julgar procedente ação civil de reparação de dano ou decretar a perda dos bens havidos ilicitamente determinará o pagamento ou a reversão dos bens, conforme o caso, em favor da pessoa jurídica prejudicada pelo ilícito.

    Da Prescrição

    Art. 23. As ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas nesta lei podem ser propostas:

    I - até cinco anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança;

    FONTE: LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992.

  • A autoridade responsável pelo inquérito representará ao MP caso seja constatado enriquecimento ilícito ou prejuízo ao erário, o MP é fiscal da lei, seja como parte ou como auxiliar.

  • Apenas uma observação no item a.:

    Art. 17. - § 4º (VETADO).        (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019)

  • GABARITO C

    São procedimento assim previstos:

    I) Indisponibilidade de bens>

    Quando : lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito

    Responsável:  autoridade administrativa responsável pelo inquérito

    II) Sequestro de Bens >

    Quando:  fundados indícios de responsabilidade/ enriquecido ilicitamente ou causado dano ao patrimônio público.

    Responsável: a comissão representará ao Ministério Público ou à procuradoria do órgão

    III) Afastamento >

    Quando > quando a medida se fizer necessária à instrução processual.

    Responsável > A autoridade judicial ou administrativa competente

  • Atenção: Procuramos a assertiva INCORRETA

    a) ERRADO - Art. 17., § 4º Lei literal

    b) ERRADO - Art. 8° Lei literal

    c) CORRETO - Art. 7° caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    (Não é qualquer autoridade e sim a administrativa responsável pelo inquérito e não é ao Juiz de Direito e sim ao Ministério Público)

    d) ERRADO - Art. 23., I - Lei literal

    e) ERRADO - Art. 18. - Lei literal

    Fonte: LEI Nº 8.429/92

  • Quanto aos atos de improbidade administrativa, nos termos da Lei 8.429/1992, deve ser marcada a alternativa INCORRETA:

    a) CORRETA. O MP, quando não for parte, deve fiscalizar a correta aplicação da lei.
    Art. 17, § 4º O Ministério Público, se não intervir no processo como parte, atuará obrigatoriamente, como fiscal da lei, sob pena de nulidade.

    b) CORRETA. Nos termos do art. 8º:
    Art. 8° O sucessor daquele que causar lesão ao patrimônio público ou se enriquecer ilicitamente está sujeito às cominações desta lei até o limite do valor da herança.

    c) INCORRETA. Somente a autoridade administrativa responsável pelo inquérito, que deverá representar ao Ministério Público:
    Art. 7° Quando o ato de improbidade causar lesão ao patrimônio público ou ensejar enriquecimento ilícito, caberá a autoridade administrativa responsável pelo inquérito representar ao Ministério Público, para a indisponibilidade dos bens do indiciado.

    d) CORRETA. Conforme art. 23, I:
    Art. 23. As ações destinadas a levar a efeitos as sanções previstas nesta lei podem ser propostas:
    I - até cinco anos após o término do exercício de mandato, de cargo em comissão ou de função de confiança.

    e) CORRETA. Nos termos do art. 18:
    Art. 18. A sentença que julgar procedente ação civil de reparação de dano ou decretar a perda dos bens havidos ilicitamente determinará o pagamento ou a reversão dos bens, conforme o caso, em favor da pessoa jurídica prejudicada pelo ilícito.

    Gabarito do professor: letra C


ID
4893664
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei nº 9.784/1999, NÃO é critério a ser observado nos processos administrativos a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA  A

    Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

    FONTE: LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • Questão versa sobre as disposições do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99).

    Alternativa “a": incorreta. A Administração Pública deve obedecer ao Princípio da segurança jurídica, nos termos do art. 2º, parágrafo único, XIII, da Lei 9.784/99: “interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação”. Isso significa que, se a Administração Pública interpreta hoje a norma de um modo, e, no futuro, altera sua orientação, não poderá utilizar essa nova interpretação em relação ao ato que já havia sido praticado sob a égide da interpretação antiga. Ou seja, a nova interpretação apenas pode ser aplicada para circunstâncias futuras.

    Alternativa “b": correta. “Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei” (art. 2º, Parágrafo único, XI).

    Alternativa “c": correta. “Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados” (art. 2º, Parágrafo único, VIII).

    Alternativa “d": correta. “Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados” (art. 2º, Parágrafo único, XII).

    Alternativa “e": correta. “Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de: adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados” (art. 2º, Parágrafo único, IX).

    GABARITO: A.

  • Art. 2 A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    I - atuação conforme a lei e o Direito;

    II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

    III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

    IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé;

    V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição;

    VI - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público;

    VII - indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão;

    VIII – observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados;

    IX - adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados;

    X - garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio;

    XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;

    XII - impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados;

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

    paramente-se!

  • GABARITO A

    interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação”. 

  • GABARITO: LETRA A

    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 2º A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    VIII – observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados;

    IX - adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados;

    XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;

    XII - impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados;

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

    E

    adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, de segurança e de respeito aos direitos dos administrados.

    FONTE: LEI Nº 9.784 , DE 29 DE JANEIRO DE 1999.

  • Art. 2 A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

  • Gab: A

    Art. 2º, XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

  • A vedação à aplicação retroativa de nova interpretação é uma das formas de obediência ao Princípio da segurança jurídica

  • Gabarito:"A"

    Lei nº 9.784/1999, art. 2º, XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

  • Art. 2 A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    I - atuação conforme a lei e o Direito;

    II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

    III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

    IV - atuação segundo padrões éticos de probidade, decoro e boa-fé;

    V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição;

    VI - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público;

    VII - indicação dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a decisão;

    VIII – observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados;

    IX - adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados;

    X - garantia dos direitos à comunicação, à apresentação de alegações finais, à produção de provas e à interposição de recursos, nos processos de que possam resultar sanções e nas situações de litígio;

    XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;

    XII - impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados;

    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

  • Quanto aos critérios observados processo administrativo previstos no art. 2º, parágrafo único, nos termos da Lei 9.784/1999, deve ser marcada a alternativa INCORRETA:

    a) INCORRETA. É vedada a interpretação retroativa de nova interpretação:
    XIII - interpretação da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim público a que se dirige, vedada aplicação retroativa de nova interpretação.

    b) CORRETA. XI - proibição de cobrança de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei.

    c) CORRETA. VIII – observância das formalidades essenciais à garantia dos direitos dos administrados.

    d) CORRETA. XII - impulsão, de ofício, do processo administrativo, sem prejuízo da atuação dos interessados.

    e) CORRETA. IX - adoção de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurança e respeito aos direitos dos administrados.

    Gabarito do professor: letra A


ID
4893667
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Com relação aos sistemas operacionais Linux e Windows, avalie as afirmações abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) Os sistemas Linux e Windows podem estar instalados, ao mesmo tempo, em um único computador.
( ) O gerenciador de arquivos do Windows utiliza a combinação de teclas Ctrl+X como atalho de teclado para a operação de recortar um arquivo ou uma pasta.
( ) A compactação de um arquivo, utilizando o gerenciador de arquivos do Linux, move automaticamente para a Lixeira o arquivo descompactado.

De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas
Comentários
  • Quando vai formatar é só particionar a unidade de armazenamento e fazer a instalação e configuração separados, demora um pouco mas dá certo.

    Gab: A de Abacaxi

  • Assertiva A

    V, V, F.

    ( ) Os sistemas Linux e Windows podem estar instalados, ao mesmo tempo, em um único computador.

    ( ) O gerenciador de arquivos do Windows utiliza a combinação de teclas Ctrl+X como atalho de teclado para a operação de recortar um arquivo ou uma pasta.

    ( ) A compactação de um arquivo, utilizando o gerenciador de arquivos do Linux, move automaticamente para a Lixeira o arquivo descompactado.

  • Pode ser instalado no mesmo computador o windows e o linux. Quando você vai escolher com qual iniciar você está dando o Dual Boot.

  • GABARITO: LETRA A

  • Geralmente, encontramos arquivos com a extensão .tar.gz. O primeiro é o empacotamento dos arquivos no formato .tar. O segundo processo é a compactação no formato gzip (gz)

    O tar apenas une todos os arquivos em um só. Mas o tar não aplica algoritmos de compactação para que o arquivo resultante fique menor. Para isso utilizamos um outro formato, como o gzip.

  • Se tratando da assertiva 1, necessita-se de um HD externo para rodar os sistemas operacionais correto? como posso então considerar a assertiva 1 verídica?

  • Os sistemas operacionais podem ser instalados ao mesmo tempo, só não podem ser utilizados ao mesmo tempo.

  • a primeira alternativa é um exemplo clássico de Dualboot.

  • (V) Os sistemas Linux e Windows podem estar instalados, ao mesmo tempo, em um único computador. Verdadeiro, trata-se do emprego do dual boot, que permite a instalação de dois SO's em uma mesma máquina. Ao iniciar, o computador dará a opção de qual SO o usuário deseja utilizar

    (V) O gerenciador de arquivos do Windows utiliza a combinação de teclas Ctrl+X como atalho de teclado para a operação de recortar um arquivo ou uma pasta. Verdadeiro, não tem muito o que falar kkkkk, só sei que é verdade

    (F) A compactação de um arquivo, utilizando o gerenciador de arquivos do Linux, move automaticamente para a Lixeira o arquivo descompactado. Falso, nada a ver, não existe esse caminho automático, o arquivo apenas é compactado ué, essa afirmação não tem muito sentido

  • Podem ser instalados ao mesmo tempo, mas não podem funcionar de forma simultânea, ou seja, ao mesmo tempo.


ID
4893679
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os serviços de _______________ permitem que os arquivos de um usuário sejam salvos remotamente, compartilhados com outras pessoas e acessados a partir de diferentes computadores.

Qual termo/expressão preenche corretamente a lacuna da assertiva?

Alternativas
Comentários
  • Assertiva E

    Os serviços de ____armazenamento de dados em nuvem___________ permitem que os arquivos de um usuário sejam salvos remotamente, compartilhados com outras pessoas e acessados a partir de diferentes computadores.

  • (E )

    Computação em nuvem, é um termo coloquial para a disponibilidade sob demanda de recursos do sistema de computador, especialmente armazenamento de dados e capacidade de computação, sem o gerenciamento ativo direto do utilizador. 

  • a questão refere-se ao armazenamento em nuvem, isto é, a capacidade do compartilhamento de arquivos entre os servidores.

    .

    .

    Gabarito: LETRA E ✔️

  • GABARITO: LETRA E

  • Gab- E

    armazenamento em nuvem é uma tecnologia que permite guardar dados na internet através de um servidor online sempre disponível.

  • Nuvem Computacional (Computação nas Nuvens/Cloud Computer)

    A nuvem computacional ou cloud computing é um modelo de computação em que dados, arquivos e aplicações residem em servidores físicos ou virtuais, acessíveis por meio de uma rede em qualquer dispositivo compatível. Basicamente, consiste em compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas, semelhantes as nuvens no céu, ao invés de ter essas ferramentas localmente (mesmo nos servidores internos). A partir do momento que você processa, executa ou armazena dados fora do seu computador local, ou seja, na Internet; está usando o famoso sistema de nuvem computacional.

    dica: One Drive e Icloud(os principais) permitem 5GB gratuitamente.

    pertencelemos!

  • Bastante utilizado para manter ou/e acessar em servidores de alta disponibilidade

  • me sinto na quarta serie quando as bancas poem essas questões de preencher lacunas, rsrsrs

  • gab: E

    armazenamento em nuvem é o armazenamento de dados em um servidor de rede permitindo o acesso de qualquer local com conexão à internet.


ID
4893682
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em meio a uma crescente evolução da taxa de obesidade infantil, um estudioso fez uma pesquisa com um grupo de 1000 crianças para entender o comportamento das mesmas em relação à prática de atividades físicas e aos hábitos alimentares.

Ao final desse estudo, concluiu-se que apenas 200 crianças praticavam alguma atividade física de forma regular, como natação, futebol, entre outras, e apenas 400 crianças tinham uma alimentação adequada. Além disso, apenas 100 delas praticavam atividade física e tinham uma alimentação adequada ao mesmo tempo.


Considerando essas informações, a probabilidade de encontrar nesse grupo uma criança que não tenha alimentação adequada nem pratique atividade física de forma regular é de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Comecemos pela intersecção = 100 crianças praticam AF e se alimentam bem.

    Se 200 praticam alguma AF, então outras 100 praticam apenas AF, totalizando 200.

    Se 500 se alimentam bem, então outras 300 se alimentam bem apenas, totalizando 400.

    (100 (100) 300)

    Vejamos que 500 é o número de crianças que compõe somente AF; alimentam-se bem; ou as duas coisas ao mesmo tempo.

    Dessa forma, outras 500 crianças não fazem AF, nem alimentam-se bem.

    Se metade não faz parte de nenhum dos grupos (pois o total de crianças é 1000), então a probabilidade de encontrar nesse grupo uma criança que não tenha alimentação adequada nem pratique atividade física de forma regular é de 50%.

    Bons estudos!

  • LER RESPOSTAS NESSE COMENTÁRIO:

    CORRIGIDO DIA 09/06/2021 ÀS 2h

    Que eu saiba quando se restringe com APENAS não se faz diminuindo da intersecção! MAS CUIDADO, observe:

    Apenas 200 crianças praticavam alguma atividade física (200 crianças estão praticando atividade física, porém não se sabe quantas em cada)

    x

    200 crianças praticavam apenas atividade física (200 crianças estão praticando SOMENTE atividade física)

    Então a questão está correta!

    GABARITO: LETRA C) 50%

    Obrigado Anna!

  • Monta diagramas de Venn e verás que 500 alunos não se encaixaram em nenhuma das opções dadas na questão.

    Logo representa 50% do universo de crianças.

    Gabarito letra C!

  • GABARITO: LETRA C

    1000 PESSOAS

    200 ATIVIDADE FÍSICA

    400 ALIMENTAÇÃO ADEQUADA

    100 AMBAS

    O 100 É A INTERSECÇÃO.

    100 + (100) + 300 --> O VALOR DE 200 E 400 É A SOMA DELES + 100 DA INTERSECÇÃO

    ATIVIDADE FISICA + ALIMENTAÇÃO ADEQUADA = 500

    FICOU RESTANDO 500 = 50%

  • CUIDADO!!

    esse foi o pega. falar que apenas 100 pessoas fazem algo É DIFERENTE de falar que100 pessoas fazem algo apenas. uma retira a parte de um todo e a outra restringe.

  • Envolve conjuntos, é bem simples. De 1000 crianças 200 praticam esportes, 400 tem alimentação saudável, 100 fazem as duas coisas. 200 esporte( diminui 100 desses 200 ( esses 100 são os que não praticam esporte) ) = 100 400 alimentação saudável ( diminui 100 desses 400 ( sao os que não tem alimentação saudável ) = 300 Soma os dois resultados = 500 500 pra chegar a 1000( que é o total) Faltam 500 que é igual a 50% Resposta 50%
  • diagrama de venn da para resolver

    SOMANDO A INTERSECÇÃO E OS RESULTADOS DO DIAGRAMA DA 500 X100 = 50 %


ID
4893685
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A negação da proposição "Carla sai de casa para trabalhar e o marido cuida das crianças" é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E

  • GABARITO: E

    Neste caso, nega-se cada proposição simples e troca-se o conectivo "E" por "OU".

    Bons estudos!

  • GABARITO: LETRA E

    PROPOSIÇÃO:

    "Carla sai de casa para trabalhar e o marido cuida das crianças" é

    --> QUER A NEGAÇÃO.

    NEGANDO "E" --> TROCA O "E" POR "OU" E NEGA TUDO!

    FICANDO:

    Carla não sai de casa para trabalhar ou o marido não cuida das crianças.

    COMPLEMENTANDO:

    ➤NEGAÇÃO COM CONECTIVO "E" (CONJUNÇÃO):

    ⇛ TROCA-SE O "E" POR "OU" NEGA TUDO.

    ➤NEGAÇÃO COM CONECTIVO "OU" (DISJUNÇÃO INCLUSIVA):

    ⇛ TROCA-SE O "OU" POR "E" NEGA TUDO.

    ➤NEGAÇÃO COM SE... ENTÃO (CONDICIONAL):

    ⇛ RETIRO O "SE" MANTENHO A PRIMEIRA PARTE E NEGO A SEGUNDA PARTE.

    CASOS DE EQUIVALÊNCIA:

    ~A OU B

    ~B --> A (INVERTE E NEGA TUDO).

    ➤NEGAÇÃO DO SE E SOMENTE SE (BICONDICIONAL):

    ⇛ TRANSFORMA EM DISJUNÇÃO EXCLUSIVA (OU...OU).

    ➤NEGAÇÃO DO OU...OU (DISJUNÇÃO EXCLUSIVA)

    ⇛ TRANSFORMA EM BICONDICIONAL.

    MEUS RESUMOS.

  • Gab- E

    Não se nega o conectivo ''e'' com outro ''e'', nega-se o ''e'' com ''ou''.

    ou seja, Negar todas as partes e trocar o conectivo ''ou'' pelo ''e''.

  • Assertiva A

    Carla não sai de casa para trabalhar ou o marido não cuida das crianças.

    A e B

    Nga

    ~A ou ~B

  • nega as duas e troca o E pelo ou.

  • gaba e

    RLM (NEGAÇÃO)

    A e B = ~A ou ~B

    A ou B = ~A e ~B

    A --> B = A e ~B

    TODO = PEA (Pelo menos Existe Algum) + Não

    ALGUM = NENHUM + repito o resto

    NENHUM = ALGUM + repito o resto

    pertencelemos!

  • GAB. E

    Carla não sai de casa para trabalhar ou o marido não cuida das crianças.


ID
4893691
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Observe as proposições p e q abaixo:


p: O número 9 é primo

q: O número 170 é par


Considerando que a proposição p é falsa e a proposição q é verdadeira, avalie as afirmativas.


I- pq é falso

II- pq é verdadeiro

III- ~p q é verdadeiro

IV- ~p ∨ ~q é falso


Está correto apenas o que se afirma em



Alternativas
Comentários
  • (gab b)

    I- p ∧ é falso Sim, F V=F no conectivo "e" ele é mais simples de todos, pois só será V quando for V com V. Obs: números primos são aqueles números que só têm dois divisores, 1 e ele mesmo.

    II- F ∨ V é verdadeiro Sim, no conectivo "ou" ele só precisa de um V pra tudo ser V.

    III- ~V ∧ V é verdadeiro Sim, o conectivo "e" só será V quando for V com V.

    IV- ~V ∨ ~V é falso. Não No conectivo "ou", V com V dá V.

  • GABARITO: LETRA B

    p: O número 9 é primo

    q: O número 170 é par

    P = F

    Q= V

    I- p ∧ q é falso ( E-∧ = TUDO V PARA DAR VERDADEIRO --> F e V = F). CORRETA.

    II- p ∨ q é verdadeiro ( OU-v = PARA SER VERDADEIRO, BASTA UM SER VERDADE. F OU V = V). CORRETA.

    III- ~p ∧ q é verdadeiro ( E-∧ = = TUDO V PARA DAR VERDADEIRO. V e V = V). CORRETA.

    IV- ~p ∨ ~q é falso (V OU F = VERDADEIRO) . INCORRETA.

  • P ^ Q = F (a conjunção E pede duas verdades para ser verdade)

    P v Q = V (a disjunção OU pede pelo menos 1 verdade para ser verdade)

    ~P ^ Q = V (a conjunção E pede duas verdades para ser verdade) obs: P= F negando fica Verdadeiro.

    ~P v ~Q = V( a disjunção Ou pede ao menos 1 verdade para ser verdade.)

    GABARITO B de bucéfalo.

  • 1ºQ Tabela-verdade, tautologia, contradição e contingência

  • Quando nos deparamos com esse tipo de questão, basta lembrar as exigências de cada um dos conectivos:

    ^ = conectivo "E"

    v= conectivo "OU"

    CONECTIVO "E" SEMPRE SERÁ O "EXIGENTE", POIS SERÁ VERDADEIRO QUANDO AS DUAS PROPOSIÇÕES FOREM VERDADEIRAS.

    CONECTIVO "OU" TERÁ SEMPRE O MÍNIMO NECESSÁRIO PARA SER VERDADEIRO, BASTANDO UMA VERDADE PARA SER VERDADEIRO.

    Logo ficamos com: P (FALSO) Q (VERDADEIRO) DE ACORDO COM OS DADOS DA QUESTÃO.

    p^q é falso = F V = FALSO --------- LOGO A INFORMAÇÃO QUE CONSTA NA AFIMATIVA I É VERDADEIRA

    p v q é verdadeiro = F V = VERDADEIRO --------- A AFIRMATIVA II TAMBÉM É VERDADEIRA

    ~p^q é verdadeiro = se P é falso, ~P será verdadeiro. Logo V V = VERDADEIRO ------- A AFIRMATIVA III É VERDADEIRA

    ~p v ~q é falso = se P é falso, ~P será verdadeiro. Se Q é verdadeiro, ~Q é falso. = V F = VERDADEIRO ---------- A AFIRMATIVA IV É FALSA, POIS CONECTIVO "OU" EXIGE PELO MENOS UMA "V" PARA SER VERDADEIRO.

    FICAMOS ENTÃO COM A I,II e III! LOGO, ALTERNATIVA "B"!

    Se encontrarem algum erro, só avisar!


ID
4893694
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere que os valores lógicos de p e q são V e F, respectivamente, e avalie as proposições abaixo.

I- p → ~(p ∨ ~q) é verdadeiro
II- ~p → ~p ∧ q é verdadeiro
III- p → q é falso
IV- ~(~p ∨ q) → p ∧ ~q é falso

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I- p → ~(p ∨ ~q) é verdadeiro.

    Não, falso. P=V Q=F. Quando a negação representado pelo o sinal "~" vier fora do parênteses, automaticamente vai ser negado tudo o que estiver dentro dos parênteses, da proposição aos conectivos veja: p → ~(p ∨ ~q) V ~( p ~q) ~( F ∧ V ) no conectvo "" F ∧ V=F V F= F.

    II- ~p → ~p ∧ q é verdadeiro. Sim, verdadeiro. ~F → ~F ∧ F P=V Q=F ~P=F Q=F: FFF= F F=V

    III- V → F=F é falso. Sim.

    IV- ~(~V ∨ F)V → V ∧ V V→V=V verdadeiro. (Gab D)

  • Demorei, mas nasceu a criança. Letra ''D'' é o gabarito. Só me preocupa o tempo que demoro nesse tipo de questão.

  • GAB D

    A dica que eu dou é: quando vocês estiverem resolvendo questões envolvendo uma CONDICIONAL(se...então), foquem na segunda parte da Proposição, a que faz o condicional ser falsa.

    V ---> F = F (Vera Fischer é falsa)

    Assim, tempo será poupado na hora da prova.

  • FIZ O CALCULO TODO CERTO E VACILEI NA RESPOSTA

  • 5ºQ de fundamentos da Lógica.


ID
4893697
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Associe as colunas, relacionando as filosofias educacionais a seus conceitos.


Filosofias educacionais


1- Oralismo

2- Comunicação total

3- Bilinguismo

4- Bimodalismo

5- Ouvintismo


Conceitos


( ) Refere-se a um conjunto de representações dos ouvintes, a partir do qual o surdo está obrigado a olhar-se e a narrar-se como se fosse ouvinte.

( ) Defende que os surdos tenham acesso à linguagem oral por meio da leitura orofacial, dos sinais e de qualquer outro meio de comunicação.

( ) Refere-se à exposição ou ao uso de uma língua produzida em duas modalidades, a oral e a gestual.

( ) Refere-se ao ensino de duas línguas para os surdos, sendo que a língua que dá o arcabouço para o aprendizado da segunda língua (a majoritária) é a Língua de Sinais.

( ) Defende que a comunicação com e pelos surdos se dê exclusivamente pela oralidade, sendo gestos e sinais proibidos.

A sequência correta dessa associação é

Alternativas

ID
4893700
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

De acordo com o que se estabelece acerca das orientações educacionais para as pessoas surdas, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) O bilinguismo busca atender as especificidades linguísticas, culturais, sociais e educacionais do surdo.
( ) A comunicação total dificulta ganhos nas esferas linguística e cognitiva na modalidade oral.
( ) O oralismo possui um propósito terapêutico, buscando tratar e reduzir a diferença através de inúmeras terapias, assumindo a concepção do surdo como um paciente a ser recuperado.
( ) A comunicação total apresenta a associação de vários recursos visando à comunicação. ( ) O bilinguismo possui como meta oferecer possibilidades para o desenvolvimento nas áreas emocional, social e cognitiva, onde a comunicação acontece através das línguas de sinais.
( ) O bilinguismo assume a Língua de Sinais como primeira língua.

Com relação às afirmações, a sequência correta é

Alternativas

ID
4893703
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

O Decreto 5.626/05 regulamenta a Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Nos próximos dez anos, a partir da publicação do Decreto, a formação do tradutor/intérprete de Libras/Língua Portuguesa, em nível médio, NÃO deve ser realizada por meio de curso

Alternativas

ID
4893706
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Avalie as afirmações abaixo sobre a atuação do tradutor/intérprete de Libras.


I- Deve ter a imparcialidade junto ao processo de reprodução do conteúdo, falado ou escrito, do português para a Libras; destina-se à forma de construção de conceitos pelo surdo sobre o objeto de estudo, sem nenhuma interferência.

II- Interpreta e traduz a mensagem de uma língua para outra de forma precisa, coerente, séria e com ética, apresentando todas as informações discutidas, permitindo a comunicação entre duas culturas distintas.

III- Não deve intervir na promoção da autonomia do surdo, sendo considerada uma invasão à subjetividade do surdo, que possui condições de preencher as lacunas de relações sobre a significação durante as traduções.

IV- Pode escolher léxicos que conhece para formular de modo mais simples as informações discutidas, uma vez que a tradução não precisa ser literal e nem abranger todos os detalhes e as informações apresentadas.


Está correto apenas o que se afirma em



Alternativas

ID
4893709
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

As línguas de sinais são produzidas pelas mãos, embora os movimentos corporais e faciais desempenhem importantes funções. Associe as colunas, relacionando os parâmetros da Língua de Sinais às suas definições.

Parâmetros

1- Configurações das mãos
2- Orientações das mãos
3- Pontos de articulação
4- Expressões não manuais
5- Movimentos

Definições

( ) Prestam-se a dois papéis nas línguas de sinais, sendo a marcação de construções sintáticas e a diferenciação de itens lexicais.
( ) Referem-se às formas que as mãos assumem na produção dos sinais.
( ) São um pârametro complexo que pode envolver uma vasta rede de formas e direções, em que é preciso haver objeto e espaço.
( ) Referem-se à direção para qual a palma da mão aponta na produção do sinal.
( ) Referem-se ao lugar onde incide o sinal, podendo ser realizados/as no corpo ou em um espaço neutro.

A sequência correta dessa associação é



Alternativas

ID
4893712
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

De acordo com os aspectos morfológicos da Libras, avalie as afirmações abaixo.


I- Diferentemente das línguas orais, em que palavras complexas são, muitas vezes, formadas pela adição de um prefixo ou de um sufixo a uma raiz, nas Línguas de Sinais a raiz é frequentemente enriquecida com vários movimentos e contornos no espaço de sinalização.

II- A criação de novos sinais na Libras não contempla a incorporação de um argumento, de um numeral ou de uma negação.

III- Os morfemas, tanto nas línguas orais como na Língua de Sinais, determinam apenas o significado básico das palavras e a ideia de gênero (masculino ou feminino).


Está correto apenas o que se afirma em



Alternativas

ID
4893715
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Analise as asserções sobre a escrita da Língua de Sinais apresentadas a seguir e a relação proposta entre elas.

I- O sign writing é uma escrita visual direta por meio da qual é possível ler e escrever as Línguas de Sinais, sem a necessidade de tradução para uma língua oral, com os grafemas apresentados de forma simultânea e sequencial.

PORQUE

II- Enquanto escrita, o sign writing é um sistema primário de representação de informação, baseado no sistema secundário que é a Língua de Sinais, sendo ideográfico e representando semantemas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
4893718
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Associe as colunas, relacionando os tipos de tradução às suas definições.


Tipos de tradução


1- Intralingual

2- Interlingual 

3- Intersemiótica 


 Definições



( ) Pode ser definida como a transmutação de uma obra de um sistema de signos a outro.

( ) Consiste na interpretação dos signos verbais por meio de alguma outra língua.

( ) Consiste na interpretação dos signos verbais por meio de outros signos da mesma língua.

( ) Aponta que a forma mais frequente se dá entre um sistema verbal e um não-verbal.

( ) Engloba texto de partida, tradutor e texto de chegada.

( ) Consiste na interpretação dos signos verbais por meio de sistemas de signos não-verbais.

( ) Engloba o texto de partida, o leitor-textualizador e o texto de chegada. 


A sequência correta dessa associação é




Alternativas

ID
4893721
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

São princípios a serem observados por um profissional tradutor e intérprete, EXCETO que ele

Alternativas

ID
4893724
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Analise as asserções a seguir sobre o processo interpretativo da Língua de Sinais para a Língua Portuguesa ou vice-versa e a relação proposta entre elas.

I- É necessário que se considere a esfera cultural e social na qual o discurso está sendo enunciado,

PORQUE

II- interpretar envolve conhecimento de mundo que, mobilizado pela cadeia enunciativa, contribui para a compreensão do que foi dito e do como dizer na língua-alvo, além de saber perceber os sentidos (múltiplos) expressos nos discursos.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
4893727
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Qual afirmação indica uma realidade e não um mito sobre as Línguas de Sinais?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E


ID
4893730
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Associe as colunas, relacionando as concepções de surdez, que respondem por diferentes pontos de vista em relação ao sujeito surdo, aos seus conceitos.

Concepções

1- Clínico-terapêutica
2- Socioantropológica


Conceitos

( ) A surdez é vista como patologia, como deficiência, e o surdo como deficiente.
( ) A surdez não é concebida como uma deficiência que impõe inúmeras restrições ao aluno, mas como uma diferença na forma como o indivíduo terá acesso às informações no mundo.
( ) A surdez deve ser tratada e o sujeito necessita colocar aparelhos de amplificação sonora individual, fazendo cirurgia e submetendo-se a treinanento auditivo intensivo.
( ) A linguagem oral é vista como imprescindível para o desenvolvimento cognitivo, social, afetivo, emocional e linguístico do surdo.
( ) A Língua de Sinais anula a deficiência linguística, consequência da surdez, e permite que os surdos se constituam membros de uma comunidade linguística minoritária diferente, não sendo vistos como um desvio da normalidade.
( ) A educação se converte em reparadora e corretiva e o objetivo do currículo escolar passa a proporcionar ao sujeito o que lhe falta.
( ) O surdo, nessa concepção, é considerado membro de uma comunidade minoritária, com direito à língua e à cultura próprias.

A sequência correta dessa associação é

Alternativas

ID
4893733
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Associe as colunas, relacionando as competências de um profissional tradutor/intérprete aos conhecimentos / habilidades envolvidos em cada uma delas.

Competências

1- Linguística
2- Na Área
3- Técnica
4- Para Transferência
5- Bicultural
6- Metodológica

Conhecimentos/Habilidades

( ) Conhecimento das crenças, dos valores, das experiências e dos comportamentos dos usuários da língua-fonte e da língua-alvo.
( ) Conhecimento requerido para compreender o conteúdo de uma mensagem que está sendo interpretada.
( ) Habilidade em usar diferentes modos de interpretação, para encontrar o item lexical e a terminologia adequada, avaliando-os e usando-os com bom senso.
( ) Habilidade para interpretar o significado da língua-fonte para a língua-alvo, sem distorções, adições, omissões ou influências da língua-fonte para a língua-alvo.
( ) Habilidade de entender o objeto da linguagem usada em todas as suas nuanças e expressar a informação correta, fluente e claramente na língua-alvo.
( ) Habilidade de se posicionar apropriadamente para interpretar.

A sequência correta dessa associação é

Alternativas

ID
4893736
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

De acordo com os aspectos gramaticais da Libras, avalie as afirmações abaixo.


I- A sintaxe estuda as configurações e os movimentos dos elementos envolvidos na produção dos sinais, determinando quais são as unidades mínimas que formam esses sinais.

II- A morfologia é o estudo da estrutura interna das palavras ou dos sinais, assim como das regras que determinam a formação das palavras pelos processos de formação e de derivação.

III- A fonologia descreve a ordem e a relação entre as palavras e os termos da oração, caracterizando-se, na maioria das vezes, pela organização sintática dos sinais na seguinte ordem: sujeito – verbo – objeto (SVO).

IV- A derivação trata da criação de uma palavra (falada ou sinalizada) a partir de outra; resulta na mudança do significado lexical ou da categoria lexical.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
4893739
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Considere o entendimento acerca dos classificadores na Libras, avalie as afirmações e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) Representam configurações de mãos que, relacionadas a coisas, a pessoas e a animais, funcionam como marcadores de concordância.
( ) São elementos gramaticais que existem em número infinito e estabelecem alguns tipos de concordância.
( ) Possuem restritas propriedades morfológicas e são formas simples em que a configuração de mão e o movimento podem especificar determinadas qualidades de um referente.
( ) São geralmente usados para especificar o movimento e a posição de objetos e de pessoas ou para descrever o tamanho.
( ) Indicam formas que, substituindo o nome que as precede, sempre aparecem separadas do verbo, para evitar a classificação do sujeito ou do objeto que está separado da ação do verbo.

Com relação às afirmações, a sequência correta é

Alternativas

ID
4893742
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Avalie as afirmações abaixo, sobre a Língua Brasileira de Sinais.


I- Possui, em suas formas verbais, a marca de tempo, como na Língua Portuguesa. O verbo refere-se a um tempo passado, futuro ou presente e há registro da ação do tempo ou do evento por meio dos sinais indexicais.

II- Utilizam as expressões faciais e corporais para estabelecer tipos de frases, como as entonações na Língua Portuguesa; por isso, para se perceber se uma frase em Libras está na forma afirmativa, exclamativa, interrogativa, negativa ou imperativa, precisa-se estar atento às expressões faciais e corporais.

III- Constituem um sistema linguístico que se baseia em regras, tendo como apoio os gestos naturais, as mímicas e as pantomimas, com restrições para a sua articulação e sem restrições na estrutura e na execução.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
4893745
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Sobre o ato de interpretar, NÃO é possível afirmar que envolve

Alternativas

ID
4893748
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Associe as colunas, relacionando os tipos de tradução-interpretação aos seus conceitos.


Tipos


1- Simultânea

2- Consecutiva


Conceitos


( ) É o processo de tradução-interpretação de uma língua para outra que acontece ao mesmo tempo.

( ) O tradutor-intérprete ouve/vê o enunciado na língua-fonte, processa a informação e, posteriormente, faz a passagem para a língua-alvo.

( ) Ocorre quando o tradutor-intérprete atua em situações de acompanhamento da pessoa surda, como em consultas médicas, em audiências em tribunal, em entrevistas de emprego e na sala de aula.

( ) Envolve a sinalização da fala do ouvinte em tempo real, acompanhando, em frações de segundos, o discurso produzido em Português.

( ) Não há espaços para pensar frases ou palavras mais apropriadas; essa, aliás, é a diferença entre saber a língua, ter a competência tradutória e ser fluente na língua.

( ) O intérprete senta-se junto à pessoa, ouve uma longa parte do discurso e, depois, verte-o para uma outra língua, geralmente com a ajuda de notas.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas
Comentários
  • Mais Não Deveria Trocar o Conectivo Lógico????

  • Wilker, nesse caso, ocorreu uma contrapositiva. Assim, só precisou voltar negando.

  • SIMULTANEA E CONSECUTIVA

    (1 ) É o processo de tradução-interpretação de uma língua para outra que acontece ao mesmo tempo.

    (2 ) O tradutor-intérprete ouve/vê o enunciado na língua-fonte, processa a informação e, posteriormente, faz a passagem para a língua-alvo.

    ( 2) Ocorre quando o tradutor-intérprete atua em situações de acompanhamento da pessoa surda, como em consultas médicas, em audiências em tribunal, em entrevistas de emprego e na sala de aula.

    (1 ) Envolve a sinalização da fala do ouvinte em tempo real, acompanhando, em frações de segundos, o discurso produzido em Português.

    (1 ) Não há espaços para pensar frases ou palavras mais apropriadas; essa, aliás, é a diferença entre saber a língua, ter a competência tradutória e ser fluente na língua.

    (2 ) O intérprete senta-se junto à pessoa, ouve uma longa parte do discurso e, depois, verte-o para uma outra língua, geralmente com a ajuda de notas.


ID
4893751
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Para realizar a interpretação da língua falada para a língua sinalizada e vice-versa, são observados os seguintes preceitos éticos:

Alternativas
Comentários
  • confiabilidade, imparcialidade, discrição, distância profissional e fidelidade.


ID
4893754
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Associe as colunas, relacionando as terminologias aos seus respectivos conceitos


Terminologias


1- Línguas

2- Linguagens

3- Línguas de sinais

4- Línguas-fonte

5- Línguas-alvo


Conceitos


( ) São aquelas por meio das quais será feita a tradução ou a interpretação.

( ) São sistemas de signos compartilhados por uma comunidade linguística comum; a fala ou os sinais são expressões de diferentes línguas, sendo um fato social.

( ) São as línguas que os intérpretes ouvem ou veem para, a partir delas, fazer a tradução e a interpretação para outra língua.

( ) São línguas visuais-espaciais utilizadas pelas comunidades surdas; apresentam as propriedades específicas das línguas naturais, sendo, portanto, reconhecidas enquanto línguas pela Linguística.

( ) São utilizadas num sentido mais abstrato do que a língua, ou seja, referem-se ao conhecimento interno dos falantes/ouvintes de uma língua.


A sequência correta dessa associação é

Alternativas

ID
4893757
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Uma postura ética e profissionalmente aceita deve nortear a atitude do intérprete, quando estiver atuando. Isso quer dizer que o interprete NÃO deve

Alternativas

ID
4893760
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Associe as colunas, relacionando os modelos de processamento no ato da tradução e de interpretação aos seus respectivos conceitos.

Modelos

1- Interativo
2- Interpretativo
3- Comunicativo
4- Cognitivo
5- Sociolinguístico

Conceitos

( ) O processo pelo qual o intérprete passa, apresenta os seguintes passos: Mensagem original > Recepção e compreensão > Análise e internalização > Expressão e avaliação > Mensagem interpretada para a língua-alvo.
( ) Aponta os componentes que afetam a interpretação, como participantes, mensagem, ambiente e interações.
( ) A mensagem é transmitida através de um CANAL; quando é recebida, é CODIFICADA. Qualquer coisa que interfira na transmissão é considerada um RUÍDO.
( ) O aspecto fundamental do processo de tradução e de interpretação baseia-se nas relações entre os participantes.
( ) O intérprete deve entender as palavras e os sinais para expressar seus significados corretamente, passando o SENTIDO da mensagem da língua-fonte para a língua-alvo.

A sequência correta dessa associação é

Alternativas

ID
4893763
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Os verbos na Língua de Sinais Brasileira estão divididos em classes. Sobre os verbos, avalie as afirmações abaixo.

I- Verbos com concordância: são verbos que se flexionam em pessoa, número e aspecto, mas não incorporam afixos locativos. Exemplos dessa categoria: dar, enviar, responder, perguntar, dizer e provocar.
II- Verbos espaciais: são verbos que usam classificadores e incorporam a ação. Exemplos dessa categoria: colocar bolo-no-forno e sentar-no-muro.
III- Verbos simples: são aqueles que não se flexionam em pessoa e número, não incorporam afixos locativos e alguns desses verbos apresentam flexão de aspecto. Exemplos dessa categoria: conhecer, amar, aprender e saber.
IV- Verbos manuais (+loc): são verbos que têm afixos locativos. Exemplos dessa categoria: colocar, ir e chegar.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
4893766
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Acerca do papel do tradutor e do ato tradutório, avalie as afirmações e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) A fidelidade do tradutor se relaciona somente à língua de partida, a fim de garantir todo o processo comunicativo.
( ) O tradutor precisa conhecer as minúcias e as semelhanças entre a língua de partida e a língua de chegada, para poder perceber além do conteúdo estritamente lógico: “traduzir é a maneira mais atenta de ler”.
( ) O ato tradutório só acontece a partir de uma mensagem que, uma vez compreendida pelo leitor/tradutor, este a transforma em nova mensagem, compreensível ao leitor da língua de chegada.
( ) A tradução não é vista como um fenômeno transcendente: o tradutor não pode ser associado ao sujeito que transporta um texto de uma língua para a outra.
( ) A tradução realiza um fazer comunicativo apoiado na linguagem articulada humana, pelo qual uma determinada fala, uma mensagem, um texto sofrem um processo de reelaboração.

Com relação às afirmações, a sequência correta é

Alternativas

ID
4893769
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras

Acerca da comunicação, da linguagem e da língua, avalie as afirmações abaixo.


I- A comunicação assegura a disseminação de conhecimentos, de informação e da experiência, permitindo a perpetuação e a identificação de certa comunidade.

II- A linguagem, inseparável do homem, está presente em todos os seus atos: é por meio dela que o homem forma seus pensamentos, as suas emoções; constitui o instrumento que influencia e também é influenciada.

III- A língua é, antes de tudo, uma atividade dialógica, uma estrutura aberta, ou seja, tem regras gramaticais, morfológicas, sintáticas, mas essas regras só se tornam vivas na relação de um falante com outro.


Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
4893772
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


I- Os elementos principais de qualquer interação são: presença de um locutor, de um interlocutor (real, suposto ou virtual), de uma situação social dada, de um contexto historicamente determinado, de um objeto de discurso e de um desejo pela palavra.


PORQUE


II- Como esses elementos não possuem variação em sua totalidade ou em partes, de cada ato enunciativo não se forma um ato único de transformação das formas da linguagem.


A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.


Alternativas

ID
4893775
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Analise as asserções sobre o discurso usado pelo intérprete apresentadas a seguir e a relação proposta entre elas.

I- Considerando-se os diferentes tipos de discursos aos quais o intérprete de Libras é exposto, torna-se necessário que ele busque possibilidades de criar ideias sobre o que é usado no momento interpretativo, além de elementos linguísticos e referenciais que auxiliem o surdo na construção de sentido dos objetos expostos no texto escrito ou falado.

PORQUE

II- Na interpretação simultânea é suficiente a compreensão do discurso pelo surdo, visto que será exatamente igual ao discurso original, pois o intérprete utiliza o seu próprio planejamento linguístico.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • I- Considerando-se os diferentes tipos de discursos aos quais o intérprete de Libras é exposto, torna-se necessário que ele busque possibilidades de criar ideias sobre o que é usado no momento interpretativo, além de elementos linguísticos e referenciais que auxiliem o surdo na construção de sentido dos objetos expostos no texto escrito ou falado.V

    PORQUE

    II- Na interpretação simultânea é suficiente a compreensão do discurso pelo surdo, visto que será exatamente igual ao discurso original, pois o intérprete utiliza o seu próprio planejamento linguísticoF


ID
4893778
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras

O Modelo Interativo de tradução aponta os componentes que afetam a interpretação e apresenta os aspectos que os intérpretes devem considerar, dentre eles,

Alternativas

ID
4893781
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Cokely (1982) aprofunda a compreensão sobre as diferenças existentes na interpretação entre línguas de modalidade oral-auditiva/gestual-visual e vice-versa. Ele aborda quatro fatores que interferem na comunicação (percepção de erros, erros de memória, erros semânticos, falsos inícios de enunciados), entre os apresentados na literatura sobre a comunicação.

Avalie as afirmações relativas às diferenças existentes na interpretação entre línguas de modalidade oral-auditiva/gestual-visual e os fatores que interferem na comunicação.

I- Erros semânticos ocorrem quando o intérprete, ao acreditar que compreendeu tudo do enunciado original, como, por exemplo, nomes próprios, que são apresentados através da dactilologia, comete equívocos, e, sem perceber, não os corrige.
II- Erros de memória são falhas não intencionais identificadas nas traduções de pequenas partes do discurso original.
III- Falsos inícios de enunciados ocorrem quando o intérprete usa, incorretamente, certos itens lexicais ou estruturas sintáticas na língua-alvo traduzida. IV- O intérprete, ao utilizar a dactilologia para apresentar o nome de um remédio, por exemplo, interrompe por algum motivo e, ao reiniciar, pode parecer ao receptor que as letras apresentadas antes também fazem parte da palavra.

Está correto apenas o que se afirma em

Alternativas

ID
4893784
Banca
FCM
Órgão
IF Baiano
Ano
2017
Provas
Disciplina
Libras
Assuntos

Sabe-se que há diferenças entre as produções na Língua Portuguesa e na Língua Brasileira de Sinais.

Qual diferença entre essas línguas está correta?

Alternativas