-
Letra D
1- Correta
Considerando que a gestão arquivística de documentos, independente da forma ou do suporte adotados, tem por objetivo garantir a produção, a manutenção, a preservação de documentos arquivísticos fidedignos, autênticos e compreensíveis, e o acesso a estes. (CONARQ, RESOLUÇÃO Nº 20, DE 16 DE JULHO DE 2004)
e
2-Errada
1.5.5.4 Gênero filmográfico: filme(s) cinematográfico(s), fita(s) videomagnética(s), filme(s) cinematográfico(s) negativo(s);
1.5.5.5 Gênero iconográfico: caricatura(s), cartaz(es), cartão(ões)-postal(is), charge(s), cópia(s) por contato, desenho(s), diapositivo(s), fotografia(s), gravura(s), ilustração(ões), negativo(s) fotográfico(s) e pintura(s);
1.5.5.6 Gênero micrográfico: cartão(ões)-janela, cartucho(s), jaqueta(s), microficha(s), rolo(s) 16mm e rolo(s) 35 mm;
1.5.5.7 Gênero sonoro: disco(s) e fita(s) audiomagnética(s);
(NOBRADE)
3- Correta
Essa questão pode ser considerada "norteadora" do processo de alteração documental. O CESPE, no concurso do TRE-GO, em 2003, afirmou que: Qualquer proposta de alteração de Suporte das informações arquivísticas deve levar em consideração as questões legais, garantias jurídicas, normalização de procedimentos, padrões de qualidade estabelecidos pela legislação brasileira. É necessário considerar, ainda, as peculiaridades de cada órgão, além de realizar estudos de viabilidade econômica.
Na visão do professor Davi Barreto:
Muitas vezes, dentro do ciclo de vida de um documento, esse suporte pode ser alterado devido a questões funcionais,administrativas ou legais. Por exemplo, podemos querer microfilmar certos documentos para economizar espaço ou garantir a preservação de originais passíveis de destruição. Nesse sentido, é preciso observar que a adoção de recursos tecnológicos para alteração do suporte da informação requer a observância de determinados critérios:
-
QUANTO AO GÊNERO:
. TEXTUAIS
MANUSCRITOS, IMPRESSOS (PAPEL);
. CARTOGRÁFICOS
ENGENHARIA, GEOGRAFIA, ARQUITETURA
(MAPAS, PLANTAS, FOTOGRAFIAS AÉREAS)
. ICONOGRÁFICOS
IMAGENS ESTÁTICAS
(FOTOGRAFIAS (NEGATIVOS, AMPLIAÇÕES), DESENHOS, GRAVURAS, CARTAZES, CARTÕES POSTAIS, ESTAMPAS, DISPOSITIVOS (SLIDES), PARTITURAS)
. FILMOGRÁFICOS
IMAGENS EM MOVIMENTO
(FILMES, FITAS DE VÍDEO)
. SONOROS (REGISTROS FONOGRÁFICOS)
(DISCOS, FITAS DE ÁUDIO)
. MICROGRÁFICOS (MICROFILMAGEM)
(MICROFICHAS, JAQUETAS, ROLOS)
. INFORMÁTICOS (COMPUTADOR)
(DISQUETES, DISCOS RÍGIDOS, DISCOS ÓPTICOS).
-
Vamos analisar as afirmativas uma a uma:
1 - Está correto. Os arquivos são constituídos por documentos dos mais diversos gêneros, espécies e tipos. Os requisitos para que o documento pertença ao arquivo da instituição são: a) que sejam produzidos ou recebidos em decorrência de atividades institucionais; e b) que sejam capazes de provar e informar sobre as atividades que o originaram, bem como seu produtor. Cumprindo estes requisitos, os documentos pertencem ao arquivo, independentemente do gênero.
2 - Está incorreto. O gênero documental é a classificação do documento de acordo com a maneira como a informação se encontra registrada no suporte. O gênero iconográfico é caracterizado pelos documentos que apresentam a informação como uma imagem estática, como uma foto, uma gravura, uma pintura, etc. O gênero audiovisual é caracterizado pelos documentos que apresentam a informação como uma imagem dinâmica acompanhada de som. Os filmes cinematográficos e as fitas de vídeo pertencem ao gênero audiovisual, e não iconográfico.
3 - Está correto. Qualquer proposta de alteração de suporte de documentos deve estar em acordo com todas as Leis e demais normas arquivísticas, tanto externas quanto internas à instituição. Não somente isso, mas também devem atender aos interesses da instituição. Todas as propostas que modificam, em qualquer ponto, os padrões e diretrizes adotados na gestão de documento institucional devem ser aprovadas pela Comissão de Avaliação de Documentos, justamente para que essas modificações sigam todos os requisitos necessários à sua validade.
Portanto está correta a alternativa de letra "D".
-
Classificação quanto ao genêro:
Textuais/ escrito : documentos, manuscritos, datilografados ou impressos, atas de reunião, cartas, decretos, livros de registro..
ICONOGRÁFICOS: documentos em suporte sintético, em papel emulsionado ou não, que contêm imagens fixas (estáticas), impressas, desenhadas, gravuras, diapositivos, desenhos.
SONORO: documentos com dimensões e rotações variáveis, contendo registros fonográficos.
FILMOGRÁFICOS: documentos que contêm imagens em movimento, com ou sem som, como filmes e fitas videomagnéticas. Também é conhecido como documento cinematográfico.
INFORMÁTICOS: documentos produzidos, tratados ou armazenados em computador (disquete, disco rígido, disco óptico)
CARTOGRÁFICOS: documentos em formatos e dimensões variáveis, contendo representações arquitetônicas ou de engenharia, como: mapas, plantas, perfis e fotografias aéreas.
MICROGRÁFICOS: documentos resultantes da microrreprodução de imagens em microforma, mediante a utilização de técnicas específicas.
-
Considere as seguintes afirmativas sobre arquivologia.
1. Além dos documentos textuais, os arquivos ocupam-se do gerenciamento e arquivamento de documentos pertencentes ao gênero iconográfico, filmográfco e sonoro. Correto
2. Os filmes cinematográficos e as fitas de vídeo fazem parte do gênero documental conhecido como iconográfico. Fazem parte do Gênero Filmográfico.
3. Qualquer proposta de alteração de suporte das informações da arquivologia deve levar em consideração as questões legais, garantias jurídicas, normalização de procedimentos, padrões de qualidade estabelecidos pela legislação brasileira. Correto
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
d) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
-
Pq a alternativa 1 foi considerada correta se faltaram vários gêneros?
-
André Oliveira, na questão I, o examinador está exemplificando, ele não afirmou que há somente esses gêneros.
-
ICONOGRÁFICO = imagem estática
FILMOGRÁFICO = filme