-
Não tem como não ser letra B.
-
Não seja o ITEM B porque nele não contém APENAS 1 exemplo são mais exemplos.
-
Não seja o ITEM B porque nele não contém APENAS 1 exemplo são mais exemplos.
-
pra mim é 1 exemplo: nossas religiões
-
GABARITO: LETRA A
A) um argumento confirmador do que é afirmado antes. → correto, o argumento engloba tudo que é dito, não restringindo a somente uma exemplificação.
B) uma exemplificação do que é anteriormente dito. → há mais de uma exemplificação, são três: o islamismo vem do Corão, escrito por Maomé; os Dez Mandamentos de Moisés foi um livro escrito em pedra. Nosso cristianismo está contido em um livro, a Bíblia.
FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☻
-
Mas os exemplos são específicos de religião. Por isso maquei B. Já que é um assunto e não diferentes assuntos
-
Pessoal que está dizendo que o item B está errado por ser vários exemplos, e não apenas um, não sabe o significado de exemplificação. Vou ajudar.
exemplificação
e·xem·pli·fi·ca·ção
sf
1 Ato ou efeito de exemplificar.
2 Esclarecimento por meio de exemplos.
Logo, quando o item B fala "uma exemplificação" significa um rol de vários exemplos. Eu creio que a questão possui dois itens certos, A e B.
-
Já estou triste respondendo as questões desta banca....
-
Fui na "B", so me ferro com essa banca kkkkkkkkkkkk
Peguem essa prova (entre outras) p/ fazer e vejam que a FGV deixa, pelo menos, duas alternativas com margem p/ ser o gabarito da questão.
Essa banca SEMPRE faz isso nas questões de interpretação de texto.
Nem com a melhor bola de cristal você vai saber, aqui é roleta russa mesmo!
E o pior, há pessoas que se desdobram em mil para justificar essas porcalhadas.
-
Também fiquei entre A e B e fui na segunda opção. Certamente ambas potencialmente aptas a serem gabarito. Infelizmente, em uma prova objetiva, questões desse tipo são bem prejudiciais. Mais vale sorte do que efetivamente conhecimento.
-
EU NUNCA IMAGINE QUE DIRIA ISSO, MAS OH SAUDADE DA CESPE...
QUE RAIO DE BANCA É ESSA!
-
A e B poderiam ser o gabarito! É complicado a banca fazer isso!
-
É importante entender á partir de onde é o segundo fragmento do texto!! Eu entendi como sendo até o “A nossa civilização é marcada pela linguagem gráfica. A escrita domina a nossa vida; é uma instituição social tão forte quanto a Nação e o Estado".
-
É ARGUMENTAÇÃO, VISTO QUE O AUTOR OPINA
A escrita domina a nossa vida; é uma instituição social tão forte quanto a Nação e o Estado
-
Eu li como que o segundo fragmento fosse uma explicação do primeiro fragmento: por que a nossa civilização é marcada pela linguagem gráfica? Porque nossas religiões derivam de livros... Então entendi como que o segundo fragmento serviu de fundamento para explicar e confirmar o primeiro fragmento.
-
Após errar essa questão procurei entender o porquê desses conceitos contidos nas alternativas. Minha conclusão:
1 - Argumentação: opinião individual que defende um ponto de vista ou de um conhecimento.
O segundo texto começa com "Nossas religiões.." e termina com "Nosso cristianismo está contido em um livro...", ou seja, ali há embutido uma opinião individual que é a religião no escritos, o que remete ao primeiro texto.
2 - Exemplificação: contextualizar o tema através de exemplos. Contudo não deve haver opinião, pois é uma técnica. Exemplo: livros de história, manuscritos, tábuas de argila, códigos, etc.
3 - Enumeração: debater, ponto-a-ponto, as ideias ou argumentos de um texto, colocando-os em posição. Exemplo: "primeiramente explicaria isso, em seguida, aquilo"; ou "em primeiro lugar faço da minha a sua indignação, em segundo ligar...".
4. - Explicação: elucidação, esclarecimento, explanação de uma ideia, tema ou argumento. Exemplo: "um livro possui a capacidade de dar suporte a ideias do escritor através da escrita".
5 - Informação: dado, notícia, informe, conhecimento sobre algo: Exemplo: "anualmente são vendidos 100 mil livros digitais".
Ainda há: Causa e Efeito, Contraposição e a Comparação.
Espero ter ajudado.
-
Essa banca é muitíssimo complexa mas ela pode ser vencida sim, com muito estudo, com muita atenção a detalhes muito sutis.
1 - Considerar que cada palavra-chave das assertivas deve ser compreendida em seu sentido estrito, não dando margem a qualquer conotação.
2 - Quando o autor fala em 1ª pessoa ("Nossas religiões..."), ele confere um sentido argumentativo ao seu texto.
3 - Ele dá sim uma exemplificação mas o enunciado pede todo o segundo fragmento em relação ao primeiro. Se fosse pedido "no início do segundo fragmento" aí sim, estaria restrito apenas a "Nossas religiões derivam de livros:" aí eu considero na minha modesta opinião que seria uma exemplificação.
Detalhe: Eu também marquei a "B". Só nos resta estudar muito.
Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas...
Sun Tzu, A arte da guerra.
-
Não compreendi a galera que tá dizendo que seria a B. A letra B não exemplifica nada. Ela apenas diz a mesma coisa do fragmento anterior com outras palavras.
-
Concordo plenamente com o colega "examinador desgraçado". A FGV é assim, em algumas questões dela, há duas alternativas que podem ser a resposta, a banca pode usar qualquer uma das duas. Mas isso nao é a exceção da prova, suponhamos que em uma prova de 15 questões, existem 4 que são assim. Então só nos resta aceitar que esse é o estilo da banca, na hora da prova devemos interpretar do jeito que nos parecer mais certo e contar com a sorte (para essas questões dúbias) do dia. É aquelas coisa, concurso tb tem que ter sorte, 95% é estudo, mas aqueles 5% são sorte.
-
Vamos ter que nos acostumar a ler essas questões e detectarmos o item mais abrangente.Marquei a B, e a B tá dentro da A por acaso.
-
Fragmento??? mas o que é um fragmento? é a mesma coisa de um periodo? se não for, aonde começa e onde termina um fragmento???
-
Caramba....
TJ CE..aí vamos nós passar muuuita raiva kkk
-
Palhaçada
-
Se a b está errada por causa do singular, então a letra a também estaria. Afinal, ele não usa só um argumento.
-
sem dúvidas é uma exemplificação, podemos notar pelo início com a utilização dos dois pontos.
-
Também achei que poderia ser A ou B, mas a FGV sempre nos deixa na dúvida em dois itens!
-
Essa questão é passível de ser anulada por conter dois items corretos, embora, ainda ache que a alternativa mais coerente seja a B.
-
Li todos os comentários e não entendi de forma alguma o porquê de "b" estar errada.
-
Gente, vocês brigam muito com a banca. A alternativa A é correta, pois o texto ele é ARGUMENTATIVO - DISSERTATIVO, ou seja, o autor expressa uma opinião sua sobre a cultura sobre a escrita, isso quer dizer que ele, o autor, apresenta uma tese e usa os exemplos do segundo período para defendê-la. A letra B não é, pois o texto não é expositivo, não tá exemplificando algo. Parem de confrontar a banca! Maldade no coração, gente, como já dizia a Aline Aurora.
-
Gabarito: A!
NA LETRA "B" O AUTOR NÃO ESTÁ EXEMPLIFICANDO, MAS SIM AFIRMANDO, DEFENDENDO O QUE FOI DITO POR ELE ANTERIORMENTE.
-
Pra acertar FGV tem de estar no dia de sorte; e que ninguém se gabe por isso.
-
Elinaldo Júnior, porque o texto é argumentativo, isso não quer dizer que não se utilize exemplos, intertexto, argumentos de autoridade, etc. Por exemplo, um texto narrativo não contém somente narração. Em certas ocasiões, poderá ter descrição, etc.
Sinceramente, não vejo como possa ser um argumento a segunda parte mencionada pela banca. Para mim, é claramente exemplificativo.
"Nossa cultura é basicamente uma cultura de livros. Pela escrita acumulamos conhecimentos, transmitimos ideias, fixamos nossa cultura" ai o texto traz alguns exemplos: "Nossas religiões derivam de livros: o islamismo vem do Corão, escrito por Maomé; os Dez Mandamentos de Moisés foi um livro escrito em pedra. Nosso cristianismo está contido em um livro, a Bíblia”
Não vejo como possa ser argumento. O primeiro trecho, sim, esse é argumento. Mas o segundo é claramente exemplo do que foi dito antes.
-
Eu entendo que o segundo fragmento estaria confirmando o primeiro se este tratasse APENAS da religião, mas ele fala da nossa cultura como um TODO. Logo, citar os escritos religiosos SÓ PODE SER uma EXEMPLIFICAÇÃO do que é dito anteriormente. Para mim é, indiscutivelmente, a letra "B".
-
Como o trecho 2 enumera as diversas escrituras, cai na armadilha de achar que se tratava de exemplificação. Mas vendo os comentários dos colegas, posso corrigir meu erro através da identificação do tipo de texto. Gostei da explicação do colega Elinaldo Júnior: " texto ele é ARGUMENTATIVO - DISSERTATIVO, ou seja, o autor expressa uma opinião sua sobre a cultura sobre a escrita, isso quer dizer que ele, o autor, apresenta uma tese e usa os exemplos do segundo período para defendê-la. A letra B não é, pois o texto não é expositivo, não tá exemplificando algo."
-
A FGV sempre deixa duas alternativas pra gente ficar quebrando a cabeça...
Fiquei na duvida entre a A e a B, mas acertei pensando assim:
O segundo fragmento começa logo depois das aspas, em "Nossas religiões derivam de livros" e a exemplificação está só depois dos dois pontos. Então o fragmento como todo é um argumento pra confirmar o que foi dito antes, sendo que dentro desse argumento se faz uso de exemplificação. Não dá pra dizer que o fragmento inteiro é uma exemplificação.
Espero que ajude de alguma forma!
-
A nossa civilização........Nossa cultura........“Nossas religiões derivam de livros: o islamismo vem do Corão, escrito por Maomé; os Dez Mandamentos de Moisés foi um livro escrito em pedra. Nosso cristianismo está contido em um livro, a Bíblia”.
e não é exemplificação? buguei rsrsrsrsrsrsrsrs
-
Gabarito: A
Claramente A e B estão corretas, fui de A por considerá-la mais "abrangente".
-
Questão complicada. Eu não acertei, mas tentei encontrar algo coerente para entender o erro.
Justificar o gabarito dizendo que o texto é dissertativo-argumentativo não ajuda em nada.
Quando uma prova traz redação dissertativa, ela busca uma tese e pede argumentos e exemplos que validem a tese.
O que eu pude notar é que o primeiro fragmento traz a tese. Já o segundo se inicia com um argumento "Nossas religiões derivam de livros" e posteriormente exemplos que validam esse argumento "o islamismo vem do Corão, escrito por Maomé; os Dez Mandamentos de Moisés foi um livro escrito em pedra. Nosso cristianismo está contido em um livro, a Bíblia".
Por isso, nesse pequeno detalhe, acho que a banca se apegou.
A exemplificação (segundo fragmento) está validando o argumento do segundo fragmento.
Já a argumentação (segundo fragmento) está validando a tese do primeiro fragmento.
-
<----------------- minha reação ao ver essa questão
-
Exemplificação é com certeza. Mas, talvez seja MAIS argumento porque necessita de crença e posicionamento ideológico para aceitar os exemplos citados, uma vez que se tratam de religiosos.
E aí, vale mais como argumentação que exemplificação. Acreditar que Maomé escreveu o Corão e que Moisés, os Dez Mandamentos PESA mais como viés ideológico, argumentativo, que factual, exemplificativo.
Essa foi a racional que encontrei para justificar o gabarito.
-
a maioria aqui está bugando porque vê as exemplificações "o islamismo vem do Corão, escrito por Maomé; os Dez Mandamentos de Moisés foi um livro escrito em pedra. Nosso cristianismo está contido em um livro, a Bíblia" e já tasca letra B. As exemplificações existem sim, mas p/ validar o argumento inicial do 2º fragmento, ñ o 1º. A prova disto é que se você retirar todo o início do 2º fragmento (o que está antes dos 2 pontos), perde um pouco do sentido, vc sente que está faltando algo. Isso porque o 1º fragmento fala da importância da escrita p/ nossa cultura, sequer cita religião. Enquanto o que está após os 2 pontos exemplifica símbolos escritos importantes para as respectivas religiões! Falta algo conectando os 2, concorda? E é justamente o argumento da religião confirmando a importância da escrita na cultura! Então o fragmento 2 como um todo mostra a importância da escrita na religião, o que confirma a tese do 1º.
Seria exemplificação se os exemplos fossem livros importantes em diversos setores do nosso dia a dia e da nossa cultura. Aí sim!
-
Você que acertou marcando a letra A e não percebeu que a letra B está perfeitamente aceitável, também, estude mais. Bons estudos.
-
Texto argumentativo que está exprimindo a opinião do autor.
-
Subjetivo demais, FGV!!!!!
-
1º - Parágrafo: “A nossa civilização é marcada pela linguagem gráfica. A escrita domina a nossa vida;
Nossa cultura é basicamente uma cultura de livros.
2º - Parágrafo: Nossas religiões derivam de livros (.....................) Nosso cristianismo está contido em um livro, a Bíblia”
Se pararmos para analisar atentamente, os trechos afirmam algo que é intrínseco à nossa cultura.
Porém, o (2ª parágrafo) traz um reforço afirmativo (NOSSAS / NOSSO) como confirmação do que foi exposto no 1ª parágrafo, assim analisei, apesar de ter errado e marcado B, de imediato.
É o meu raciocínio, aceito divergência.
-
Bem, eu acredito que o item B está errado pelo fato de não ter sido mencionado no primeiro fragmento a importância da escrita para a religião o que só foi dito no segundo fragmento. De tal modo, só podemos dizer que o segundo fragmento se trata de uma exemplificação do que foi dito do fragmento 1 se este estivesse mencionado algo sobre religião.
Caso discordem aceito msgs para podermos engrandecer os comentários.
-
PALHAÇADA DA FGV! NAO EXISTE SÓ UMA ALTERNATIVA CORRETA!
-
Tbm achei que fosse a B!
-
FGV para acertar tens que ir eliminando, quando ficar em dúvida entre duas, a que tu achar que é a certa marca a outra e corre pro abraço!
-
Acertei, mas na minha opinião poderia ser várias respostas!
altamente subjetiva
-
No início eu achei complexo, mas no final parecia que tava no início rs
-
Entendi que o segundo trecho seriam exemplos do primeiro, mas não são argumentos desse autor, pois são fatos reais, verdadeiros. Assim.marquei letra B, crente que tinha acertado.
-
"A nossa civilização é marcada pela linguagem gráfica.
A escrita domina a nossa vida;
É uma instituição social tão forte quanto a Nação e o Estado.
Nossa cultura é basicamente uma cultura de livros."
Dizer que o fato de as crenças religiosas estarem escritas em livros é uma confirmação de que a civilização é marcada pela grafia, de que a Linguagem domina nossas vidas, ou pior, de que a escrita é tão forte quanto a nação e o Estado, é uma extrapolação muito grande
É basicamente dizer o seguinte: "A escrita domina toda a nossa civilização e a cultura, bem como nossas vidas. Afinal, o cristianismo está nos livros, assim como o islamismo e os dez mandamentos."
Além disso, ao meu ver, a palavra "uma" em "uma exemplificação" é um artigo indefinido, dando uma ideia genérica, e não um numeral, como alguns colegas deixaram a entender
-
Nunca mais reclamo da banca CESPE!!
-
Galera, vamos pedir o comentário do professor nessa questão!!
-
Também fui na letra B e não consigo compreender o erro :/
-
Confirmar é buscar a causa , argumentar
Exemplificar é dar algo que já é uma certeza.
-
Eu pressupus que para a "A" ser correta deveria ter algum conectivo ali pra reforçar a ideia anterior, algo do tipo "uma vez que", "já que", "visto que". Mas minhas suposições são só minhas mesmo, a FGV tem suas próprias verdades. Sorte aos novatos (como eu).
-
Argumentou com exemplos. faz todo sentido de ser a A mesmo, muita atenção amigos.
-
Definitivamente, a FGV tem um modo único de cobrar português. É de assustar qualquer concurseiro.
-
A galera ficou em dúvida entre a A e a B.. eu fiquei em dúvia entre a A e a E.
Eu não entendi como exemplificação, entendi mais como um complemento.
Marquei letra E.
-
A FGV sempre põe uma alternativa correta e uma mais correta ainda.
Meu raciocínio foi o seguinte:
Recriar o início do segundo fragmento em relação ao primeiro usando conectivos;
1 POR EXEMPLO, nossas religiões derivam de livros:........
2 PORQUE, POIS, TENDO EM VISTA QUE , VISTO QUE, nossas religiões derivam de livros.......
Todas as substituições estão corretas, no entanto, um argumento engloba exemplos, Então pode se dizer que, no geral, todo exemplo está dentro de um argumento. Mas nem todo argumento precisa de um exemplo.
-
O SEGUNDO FRAGMENTO SOMENTE ESTÁ CONFIRMANDO A ORAÇÃO ANTERIOR, POIS A "LINGUAGEM GRAFICA" QUER DIZER O MESMO QUE " A ESCRITA" ... ENTAO GABARITO LETRA A
-
"Nossas religiões derivam de livros: o islamismo vem do Corão, escrito por Maomé; os Dez Mandamentos de Moisés foi um livro escrito em pedra. Nosso cristianismo está contido em um livro, a Bíblia”.
Precisamos entender o seguinte: o período começa com "Nossas religiões derivam de livros". Esse é o ARGUMENTO!!!
A exemplificação que vem dentro do argumento é secundária.
Existe uma espécie de hierarquia, tanto que vem posposto a dois pontos (:).
Argumentação usando exemplificações, porém continua sendo ARGUMENTAÇÃO.
-
Para acertar uma questão desse tipo o candidato precisa ter clareza do conceito de ARGUMENTO.
Meu entendimento dessa palavra, e está claro que não é o da banca, é que argumento é algo que serve para defender um ponto de vista pessoal, tendente ao convencimento de quem está lendo.
Pelo que entendi a FGV considera argumento simplesmente por ter caráter de pessoalidade "NOSSAS religiões, NOSSO cristianismo".
Questãozinha bem m*rda.
Marquei "A" porque, lendo da seguinte forma:
" A Linguagem gráfica, a escrita, é fundamental para a civilização, por exemplo, as religiões (fundamentais para o desenvolvimento das civilizações, geralmente estão fundamentadas em livros"
Lição/tarefa: entender o que a FGV entende como ARGUMENTO.
-
Sempre que vou refazer essa questão, erro. Grrrrrrrrrrrr
-
eu não marquei a B, pois o texto1 não menciona religião, então, entendo que o texto2 não poderia estar exemplificando algo que, sequer, foi citado.
-
Com a FGV, você tem que focar na Gramática, por nas questões de interpretação de textos você vai errar. Fato. É extremamente subjetivo. Muitas vezes é pura sorte. Depois você fica tentando encontrar uma explicação - mas aí é fácil quando se sabe o gabarito, né.
-
Só acertei pq vi o segundo trecho com concentração = A escrita domina a nossa vida, vida e civilização, escrita, gráfica
-
o que "Examinador desgraçado!" comentou aqui é pura verdade! Prova de justificativa patética é essa do Arthur, por exemplo!
-
-
Jesus amado, fiquei novamente no embate entre duas alternativas e perdi. Outra surra de tolhada molhada da FGV. : ((
-
Pessoal, vocês tem q responder de acordo como enunciado:
O segundo fragmento desse texto funciona, em relação ao primeiro, como:
1º ► A nossa civilização é marcada pela linguagem gráfica.
2º ► A escrita domina a nossa vida; é uma instituição social tão forte quanto a Nação e o Estado. exemplificação
Não há exemplificação no 2º fragmento e sim um argumento para explicar o primeiro! Notem a subjetividade do autor em dizer q a escrita domina a nossa vida! Subjetividade é traço de argumentação!
Foco, força e fé..Não desistam!
-
A pior desgraça é você fazer prova da FGV. Parece que você desaprendeu tudo que construiu
-
é complicado estudar por questões dessa banca. Parece até q eu nunca estudei essa disciplina antes, to errando tudo kkk
-
Muito comentário e ninguém diz o gabarito.
Gab. A.
-
Agora tem que saber que quando eles falam "fragmentos" significa períodos, pqp
-
Segundo a prof. Ana Machado do QC, os termos “Nossas religiões..." e ''Nosso cristianismo...'' são pistas textuais de que o fragmento é um argumento do autor, pq ele está inserindo sua opinião. Não é apenas uma exemplificação, então não é a letra B.
-
Gabarito letra A.
A palavra "domina" é uma opinião do autor. Logo, um argumento confirmador do que é afirmado antes.
-
Apos "filtrar" as alternativas. fiquei com a "a" e a "b". Marquei a "a", pois na releitura do texto, percebi que o autor lança uma tese "A nossa civilização é marcada pela linguagem gráfica" e usa o segundo trecho como argumento para justificar essa tese.
tambem vejo que a estrategia argumentativa utilizada foi a exemplificação.
porem com o objetivo de fundamentar (argumentar) sua tese e nao somente exeplificar. Por isso marquei a "A".
-
caramba , essa foi da pesada
-
acertei mas confesso que essa é de quebrar a cabeça
-
Questao polemica.. acertei, mas confesso que poderia ser encaixado como exemplificaçao, embasado, é claro, em outras questoes semelhantes da FGV. Pq se for levar a risca os doutrinadores, é puramente argumentativo e nao exemplificativo, visto que a propria pergunta esta no SINGULAR e sao exemploS, entendeu o paradoxo? Nao, sem problemas, bora seguir estudando que a posse vem!
-
A. um argumento confirmador do que é afirmado antes. correta
-
GABARITO: A
Cheguei correndo e errei essa.
-
Não gosto de treta, mas essa argumentação do Arthur Carvalho não tem nada a ver. A "exemplificação" que é citada na alternativa da questão retoma "fragmento" do enunciado, por isso fui cego na alternativa B). Mas paciência, FGV sendo FGV.
-
melhor comentário que li foi que se você pensar muito, você erra.
hahahaha
-
uma pergunta. pra passar em concurso da FGV tem que ter quantos por cento de acerto em português?
-
Esse é o caso da alternativa mais correta. A letra B, ao meu ver, está correta. É uma exemplificação sim. Porém, a Letra A diz que o trecho é um argumento confirmador. Bem, normalmente, pode-se confirmar ou fundamentar um argumento por exemplos. Entendi, depois de errar e de ler o comentário do willian, que a Letra A engloba dois aspectos ( Argumentação + exemplificação) e a Letra B engloba, apenas, a exemplificação. Por isso acredito que a Letra A é o gabarito, sendo, o mais correto. É osso. "Entendi" ou "aceitei" assim. E também, se você pensar como uma interpretação, o trecho tem função no texto de argumentar a ideia, e não apenas de jogar um exemplo. Ele usou os exemplos mas com o intuito de argumentar. OU seja, no texto, a função do trecho não é apenas exemplificar, a função é de argumentar por meio de exemplos.
Espero ter ajudado.
-
Banca danadinha, rapaz...
-
"Eu não vou mais submeter a minha pessoa a está humilhação que o estado faz com o cidadão, de fazer uma prova com questões que a pessoa NÃO TEM COMO SABER AS RESPOSTAS!!!" - Agostinho Carrara
-
Realmente algumas questões da FGV aceitariam duas respostas dos 5 itens. Mas a subjetividade do examidor escolhe o mais certo. Mas vamos seguindo.
-
Covardia isso
-
Minha dúvida foi saber identificar os segmentos.
-
Argumentos? Sem contexto fica difícil saber de como a autora esta usando esses FATOS como argumento. E porque não poderia ser exemplificação de fixação de culturas? Pois religião é cultura.
-
Quanto mais digo que sei, mas tenho certeza que não sei! :(