-
Fatores higiênicos
Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.
Fatores Motivacionais
Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.
Gabarito: C
Fonte: http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-a-teoria-dos-dois-fatores-de-frederick-herzberg/
-
Motivacional
Higiênico
Higiênico
Motivacional
Higiênico
Motivacional
1, 2, 2, 1, 2, 1 ☺
-
(1) As relações de subordinação vão de encontro aos interesses pessoais de obtenção de vantagens.
A chave dessa alternativa é a presença do "interesses pessoais". Se as relações de subordinação auxiliam os empregados a atingirem seus objetivos, então é um fator de motivação.,
(2) Com os novos uniformes, a empresa espera melhorar a autoestima e a segurança dos funcionários.
A utilização de uniformes é um fator higiênico pelo simples fato de estarem ligados às condições físicas da empresa. Não é um fator que impulsiona o trabalhador a ser melhor, é apenas uma política de vestimenta que não produz satisfação.
(2) O uso de EPI pode representar para um funcionário uma limitação da sua atividade motora, embora atue com segurança.
O mesmo da outra alternativa. O uso do EPI é um pressuposto básico de um ambiente de trabalho, sua falta ocasiona perda de satisfação, mas seu uso é "nada mais do que a obrigação da empresa".
(1) O status de pertencimento a uma organização favorece o desempenho de um membro da equipe e sua relação com os demais.
Fator motivacional. Um ambiente no qual o empregado se sinta confortável e que lhe proporcione bons relacionamentos é um fato que o motivará nas atividades diárias e irá proporcionar satisfação no trabalho.
(2) As condições de trabalho vão mais além do que bons refeitórios e vestiários; os funcionários prescindem de mais benfeitorias.
Novamente, higiênico. Está relacionada com fatores físicos do ambiente de trabalho.
(1) Ficou provado que não há relação entre as normas de uma empresa e a produtividade individual que, eventualmente, possui causas pessoais.
"Causas pessoais", motivador.
-
RESUMEX
Fatores Higiênicos/Extrínsecos ----> Administrados pela empresa
Fatores Motivacionais/Intrínsecos ----> Sob controle do indivíduo
-
" ... os funcionários prescindem de mais benfeitorias. " esta usado de forma correta?
-
Teoria dos Dois Fatores de Herzberg
▪ Fatores Motivacionais: Referentes ao CONTEÚDO DO CARGO, ou seja, próprio trabalho, sendo também chamados de fatores intrínsecos. São responsáveis pela existência de satisfação dos funcionários. Incluem aspectos como chances de promoção, oportunidades de crescimento pessoal, reconhecimento, responsabilidades e realização.
Ausentes: Não satisfação
Presentes: satisfação
▪ Fatores Higiênicos: Referentes ao AMBIENTE DE TRABALHO, também chamados de fatores extrínsecos ou profiláticos. Eles evitam a insatisfação caso estejam presentes. Incluem aspectos como qualidade da supervisão, remuneração, políticas da empresa, condições físicas de trabalho, relacionamento com colegas e segurança no emprego;
Ausentes: Insatisfação
Presentes: Não insatisfação
A teoria dos dois fatores de Herzberg pressupõe os seguintes aspectos:
✔ A satisfação no cargo depende dos fatores motivacionais ou satisfacientes. O conteúdo ou atividades desafiantes e estimulantes do cargo desempenhado pela pessoa.
✔ A insatisfação no cargo depende dos fatores higiênicos ou insatisfacientes. O ambiente de trabalho, salário, benefícios recebidos, supervisão, colegas e contexto geral que envolve o cargo ocupado.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online
-
1. Fatores higiênicos - ou fatores extrínsecos - pois estão localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrangem as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho.Os principais fatores higiênicos são: salário, benefícios sociais, tipo de chefia ou supervisão que as pessoas recebem de seus superiores, condições físicas e ambientais de trabalho, políticas e diretrizes da empresa, clima de relacionamento entre a empresa e os funcionários, regulamentos internos etc. São fatores de contexto e se situam no ambiente externo que circunda o indivíduo.
2. Fatores motivacionais, ou fatores intrínsecos, pois estão relacionados com o conteúdo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa.a. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização, e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho.
Fonte: Chiavenato
-
Eu acertei, mas que péssima redação, truncada de mais, para aumentar o nível precisa escrever tão mal ?
-
Gabarito: C.
Teoria dos dois fatores de Herzberg.
-
Gabarito C
TEORIAS MOTIVACIONAIS:
· McClelland faz R.A.P - Realização(desafios), Afiliação(relação pessoais), Poder(influenciar).
· Teoria das necessidades de MASLOW - fisiológica(sono), segurança(estabilidade no emprego), sociais(amizade), estima(reconhecimento), autorrealização(autonomia)
· Teoria VROON: Valência(Recompensa/Desempenho),instrumentalidade(Desempenho/Recompensa), Expectância(Esforço/Desempenho).
· FREDERICK HERZBERG teoria dos dois fatores:
o Higiênicos(insatisfação – EXTRÍNSECOS Ex.: dinheiro, contexto do cargo);
o Motivacionais(satisfação - INTRÍNSECOS Ex.: desafios, conteúdo do cargo);
· Teoria de MCGREGOR: X e Y.
o X: não gosta de trabalhar - DESCONFIANÇA!
o Y: trabalha por prazer, gosta de desafios - CONFIANÇA!
· Teoria ERC de ALDERFER: Existência, Relacionamento, Crescimento.
-
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a teoria dos dois fatores. Neste caso, associemos as colunas, relacionando o fator aos eventos empresariais correspondentes.
Teoria dos dois fatores ou teoria bifatorial – F. Herzberg
Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários. Se forem atendidos não geram satisfação, apenas evitarão a insatisfação dos empregados. Por exemplo; salário, supervisão do chefe, condições físicas e segurança no trabalho.
Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação. São fatores motivacionais: natureza do trabalho, possibilidade de crescimento, reconhecimento e sentido de prestígio e realização.
Para Herzberg, os fatores responsáveis pela satisfação profissional são totalmente desligados e distintos dos fatores responsáveis pela insatisfação profissional.
Agora associemos as colunas corretamente.
(1) Motivacionais: As relações de subordinação vão de encontro aos interesses pessoais de obtenção de vantagens.
(2) Higiênicos: Com os novos uniformes, a empresa espera melhorar a autoestima e a segurança dos funcionários.
(2) Higiênicos: O uso de EPI pode representar para um funcionário uma limitação da sua atividade motora, embora atue com segurança.
(1) Motivacionais: O status de pertencimento a uma organização favorece o desempenho de um membro da equipe e sua relação com os demais.
(2) Higiênicos: As condições de trabalho vão mais além do que bons refeitórios e vestiários; os funcionários prescindem de mais benfeitorias.
(1) Motivacionais: Ficou provado que não há relação entre as normas de uma empresa e a produtividade individual que, eventualmente, possui causas pessoais.
Concluímos que a alternativa "C" é a correta.
GABARITO: C
Fonte:
DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.