SóProvas



Prova MOVENS - 2010 - MinC - Agente Administrativo - Tipo a


ID
1024828
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção em que o texto apresentado NÃO contém erro gramatical.

Alternativas

ID
1024843
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Suponha que tenha sido solicitado a um agente administrativo, em exercício no gabinete do Ministro da Cultura, que seja feita a revisão de dois documentos: um memorando e um aviso. De acordo com a orientação da chefa, ele deverá adequar os textos aos padrões estabelecidos pelo Manual de Redação da Presidência da República para a redação ofcial no serviço público.

Considerando essas informações e as orientações do Manual de Redação da Presidência da República para a redação dos referidos documentos, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I – Tanto o memorando quanto o aviso deverão conter o tipo e o número do expediente, seguido da sigla do órgão que o expede, o local e a data, o assunto – resumo do teor do documento –, o destinatário, o texto, o fecho, a assinatura do autor da comunicação e a identifcação do signatário.

II – Imprescindivelmente, seja ou não o referido memorando de mero encaminhamento de documentos, o expediente deve conter a seguinte estrutura do padrão ofício: introdução; desenvolvimento, no qual o assunto é detalhado; e conclusão, em que é reafrmada ou simplesmente reapresentada a posição recomendada sobre o assunto.

III – No aviso, deve constar o vocativo – que invoca o destinatário –, bem como o nome do seu órgão ou setor, seu endereço postal, telefone e endereço de correio eletrônico.

A sequência correta é:

Alternativas

ID
1024858
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Em relação ao que propõe o Manual de Redação da Presidência da República quanto ao uso, no serviço público, da comunicação ofcial expedida por correio eletrônico, telegrama e fax, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  •  Letra C)

    É obrigatório utilizar o recurso de “confrmação de leitura” para as mensagens de correio eletrônico. Caso esse recurso não esteja disponível, no corpo da mensagem deve constar pedido de confrmação de recebimento.



    Os arquivos anexados devem ter o formato Rich Text. E a mensagem deve conter a informação mínima sobre o conteúdo do arquivo. Sempre que possível deve-se utilizar o recurso confirmação de leitura, ou ainda pedir que se confirme o recebimento. É necessário usar a certificação digital para provar a identidade do remetente. Assim o correio eletrônico ganha valor documental, na forma estabelecida em lei.


ID
1024876
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quando se trabalha com documentos muito grandes no Microsoft Word 2003, a utilização de um índice ajuda tanto ao leitor, que consegue achar informações mais facilmente, quanto ao autor, que tem o texto mais organizado.

Acerca dos diferentes tipos de índices do Microsoft Word 2003, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1024879
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Microsoft PowerPoint 2003 possui uma funcionalidade chamada “Pacote para CD”, que permite colocar tudo o que for necessário para uma apresentação em um pacote que pode ser gravado em um CD e usado em um computador que não possua o Microsoft PowerPoint 2003 instalado.

Em relação a esse assunto, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I – Um pacote pode ser preparado de forma a realizar a reprodução automática da apresentação.

II – Um pacote só pode conter arquivos de apresentações PowerPoint.

III – Uma senha pode ser confgurada para proteger os arquivos contra modifcações.

IV – Pacotes podem tanto ser gravados em CD como em pastas no computador.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • C ,sem sombra de dúvidas ..

  • Letra D.

    d) Certo.Os itens I e III estão corretos. O item  II  está errado. O pacote para CD inclui todos os arquivos que foram vinculados à apresentação (vídeos, áudios, fontes).
     

    Questão comentada pelo Prof.  Fabrício Melo


ID
1024882
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Microsoft PowerPoint 2003 possui uma funcionalidade que ajuda a cronometrar o tempo de exposição de cada slide e a duração total da apresentação. Assinale a opção que indica como ativar essa funcionalidade.

Alternativas
Comentários
  • Quando quiser gravar um tempo de execução para cada slide, utilize o recurso Testar Intervalos. Isso permite que você execute a apresentação no modo de exibição de Apresentação de Slide e registre o tempo que leva para cada slide.

    support.office.com


ID
1024885
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Comandos são instruções que são passadas ao sistema operacional para executar determinada tarefa. No sistema operacional linux, cada comando tem uma função específca. Acerca do uso dos comandos no Linux, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • b) ERRADO. O comando cat, do sistema operacional, Unix é usado para unir, criar e exibir arquivos. O nome remete a "concatenate" ("concatenar" em inglês).

  • cat => Mostra o conteúdo de um ficheiro, como o comando type do MS-DOS, e é muito usado também para concatenar ficheiros, como por exemplo fazendo cat.

    a.txt b.txt > c.txt” para juntar o ficheiro a.txt e b.txt num único de nome c.txt

    ls - Lista o conteúdo de uma directoria, semelhante ao comando dir no MS-DOS.

    /etc Arquivos de configuração do sistema. Guarda arquivos e diretórios de configurações que são locais ao computador. Não existem arquivos Binários nesse diretório.

  • Cat mostra o conteúdo de um determinado arquivo. Para localizar o nome como a questão pediu temos de utilizar o comando Find.


ID
1024888
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação ao sistema operacional linux, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Acho q deveria ser a incorreta. Questão errada...

  • a) ERRADO. Algumas características do Linux são: multiusuário, multitarefa e open source

    c) ERRADO. Prompt de Comando (cmd. exe) é um interpretador de linha de comando no OS/2 e de sistemas baseados no Windows NT (incluindo Windows 2000, XP, Server 2003 e adiante até o mais recente Windows 10). Ele é um comando análogo ao command.com do MS-DOS e de sistemas Windows 9x, ou de shells utilizados pelos sistemas Unix.

    d) ERRADO. O núcleo do sistema, responsável pela administração dos recursos do computador, dividindo-os entre os vários processos que os requisitam. No caso do Linux, o Kernel é aberto, o que permite sua alteração por parte dos usuários.

     e) ERRADO. Tendo em vista sua grande capacidade de processamento, o Linux é um sistema operacional desenvolvido para se utilizar em grandes sistemas computacionais constituídos de várias estações de trabalho, podendo ser utilizado em computadores pessoais e/ou portáteis.


ID
1024891
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à prestação de contas de transferência de recursos públicos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • As respostas estão no Decreto n 6170

     

    a)Art. 10.  As transferências financeiras para órgãos públicos e entidades públicas e privadas decorrentes da celebração de convênios serão feitas exclusivamente por intermédio de instituição financeira oficial, federal ou estadual, e, no caso de contratos de repasse, exclusivamente por instituição financeira federal.

     

    b)Art. 3º  As entidades privadas sem fins lucrativos que pretendam celebrar convênio ou contrato de repasse com órgãos ou entidades da administração pública federal deverão realizar cadastro no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse - SICONV, conforme normas do órgão central do sistema. 

     

    c) CORRETA 

     

    d) Art. 2 I - com órgãos e entidades da administração pública direta e indireta dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios cujos valores sejam inferiores aos definidos no ato conjunto previsto no art. 18

     

    e) Art. 2´vedado:  II - com entidades privadas sem fins lucrativos que tenham como dirigente agente político de Poder ou do Ministério Público, dirigente de órgão ou entidade da administração pública de qualquer esfera governamental, ou respectivo cônjuge ou companheiro, bem como parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau

  • Lia não sacaneie o pessoal passando o gabarito errado. Tem muita gente que utiliza os comentários do site para estudar.

    GABARITO LETRA D

  • na S.A. não é razão social (firma), mas sim denominação.

  • S.A somente pode adotar denominação como nome empresarial.


ID
1024894
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nos princípios constitucionais da Administração Pública, relacione a primeira coluna à segunda e, em seguida, assinale a opção correta.

I – Legalidade
II – Impessoalidade
III – Moralidade
IV – Publicidade
V – Efciência

( ) A atividade administrativa deve buscar os melhores resultados com os recursos escassos de que dispõe.

( ) A Administração Pública tem de dar transparência a todos os atos que praticar e fornecer as informações solicitadas pelos órgãos estatais competentes e por toda a sociedade.

( ) A excelência em gestão pública é para todos e não admite tratamento diferenciado, a não ser para os casos específcos tratados em lei.

( ) Os atos da Administração Pública devem estar inteiramente conformados aos padrões éticos dominantes na sociedade para a gestão dos bens e interesses públicos, sob pena de invalidade jurídica.

( ) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • "e"??? letra "d", sem dúvidas.

  • kkkkk pois é! a ultima é com certeza a legalidade, que corresponde ao item I. Na alternativa E troca legalidade e moralidade... enfim, gabarito com certeza está errado.

  • Gabarita absurdamente errado, não sei se foi erro da banca ou do site, vou notificar o site para corrigir o erro.

  • KKKKKKKKKKK Legalidade para particular é o mesmo principio para Adm Publica?

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção que relaciona adequadamente as colunas. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais.

    I – Legalidade - O Administrador não pode agir, nem deixar de agir, senão de acordo com a lei.

    II – Impessoalidade - A Administração deve atuar de forma a servir a todos, independente de preferências ou aversões partidárias ou pessoais. Encontra-se diretamente relacionado ao princípio da impessoalidade a ideia de igualdade/isonomia. Assim, por exemplo, os concursos públicos representam uma forma de que todos tenham a mesma possibilidade (igualdade formal) de conquistar um cargo público, independentemente de favoritismos e/ou nepotismo. No entanto, o princípio da impessoalidade também se encontra diretamente ligado à ideia de finalidade, ou seja, as ações da Administração Pública devem atingir o seu fim legal, a coletividade, não sendo utilizada como forma de beneficiar determinados indivíduos ou grupos apenas.

    III – Moralidade - Trata-se aqui não da moral comum, e sim da moral administrativa ou ética profissional, consistindo no conjunto de princípios morais que devem ser observados no exercício de uma profissão.

    IV – Publicidade - Os atos públicos devem ter divulgação oficial, como requisito de sua eficácia, a não ser que a lei do contrário excepcione.

    V – Eficiência - Foi introduzido expressamente pela Emenda Constitucional 19, que afirma que não basta a instalação do serviço público. Além disso, o serviço deve ser prestado de forma eficaz e atender plenamente à necessidade para a qual foi criado.

    Agora vejamos as colunas:

    (V) A atividade administrativa deve buscar os melhores resultados com os recursos escassos de que dispõe.

    (IV) A Administração Pública tem de dar transparência a todos os atos que praticar e fornecer as informações solicitadas pelos órgãos estatais competentes e por toda a sociedade.

    (II) A excelência em gestão pública é para todos e não admite tratamento diferenciado, a não ser para os casos específicos tratados em lei.

    (III) Os atos da Administração Pública devem estar inteiramente conformados aos padrões éticos dominantes na sociedade para a gestão dos bens e interesses públicos, sob pena de invalidade jurídica.

    (I) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Importante aqui fazer um adendo. A legalidade para o particular é diferente da legalidade para a Administração Pública. E a banca acabou por colocar o conceito de legalidade do indivíduo. O particular não é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Ou seja, o que não é proibido pode ser feito. A Administração Pública, por sua vez, apenas pode praticar condutas definidas em lei, não há a liberdade como existe para os indivíduos. Até porque o conceito de legalidade para a Administração Pública contém em si não só a lei, mas a moralidade e o interesse público.

    Sequência:

    D. V, IV, II, III, I.

    ALTERNATIVA D.


ID
1024897
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere que um servidor público com cargo de direção e poderes de chefa em um órgão público federal vem enfrentando problemas com um funcionário considerado por todos como efciente, mas de difícil relacionamento interpessoal. Em razão dessa circunstância, o diretor utiliza- se dos poderes do cargo para transferi-lo para outro estado da federação, fundamentando-se no relevante interesse público.

Nessa situação, é correto afrmar que o ato praticado pelo servidor:

Alternativas
Comentários
  • Estranho falar em "TRANSFERÊNCIA" de servidor público federal, quando a propria lei 8112 só trata de remoção.

     

    Acho que faltou clareza no enunciado da questão.


ID
1024900
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere às licitações no âmbito da Administração Pública, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I – A concorrência é uma modalidade de licitação aplicada a quaisquer compras e serviços, bem como a todos os serviços de engenharia.

II – A diferença fundamental entre dispensa e inexigibilidade de licitação reside no fato de que, na inexigibilidade, há possibilidade de competição, mas a licitação não é obrigatória, porque a lei faculta ao gestor contratar diretamente, tendo em vista algum valor jurídico relevante. Por outro lado, nos casos de dispensa, há inviabilidade de competição.

III – Um gestor público pode, conforme disposição legal, dispensar a licitação nos casos de guerra ou de grave perturbação da ordem.

IV – O concurso é modalidade de licitação que permite a seleção e a escolha de trabalhos técnicos ou artísticos, em que o fator predominante seja a criação intelectual.

V – Nenhuma compra será feita sem adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade do ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa.

Estão certos apenas os itens.

Alternativas

ID
1024903
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

A respeito do Código de Ética do Servidor Público Federal, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Questão com o gabarito errado. Correto seria o C.

  • GABARITO: LETRA C

    Das Regras Deontológicas

    X - Deixar o servidor público qualquer pessoa à espera de solução que compete ao setor em que exerça suas funções, permitindo a formação de longas filas, ou qualquer outra espécie de atraso na prestação do serviço, não caracteriza apenas atitude contra a ética ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usuários dos serviços públicos.

    FONTE: DECRETO N° 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994


ID
1024906
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Um cidadão de classe social menos favorecida solicita informações acerca da tramitação de um processo de seu interesse a um servidor público federal, ocupante de cargo comissionado, que atua como atendente ao público em uma Secretaria de Estado. Esse servidor, quando percebe a situação do requerente e que este apresenta difculdades para entender suas colocações, irrita-se, fca mal humorado, chegando a gritar com o usuário.

Com fundamento no Código de Ética do Servidor Público Federal e considerando a situação hipotética acima, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    DAS COMISSÕES DE ÉTICA

    XXIV - Para fins de apuração do comprometimento ético, entende-se por servidor público todo aquele que, por força de lei, contrato ou de qualquer ato jurídico, preste serviços de natureza permanente, temporária ou excepcional, ainda que sem retribuição financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer órgão do poder estatal, como as autarquias, as fundações públicas, as entidades paraestatais, as empresas públicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevaleça o interesse do Estado.

    FONTE: DECRETO N° 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994

  • LETRA C

    Cargo comissionado NÃO é estável.


ID
1024909
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

De acordo com as normas gerais para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, assinale a opção que apresenta uma despesa que NÃO é decorrente de custeio.

Alternativas
Comentários
  • No dizer do art. 13 da Lei 4.320, são despesas de custeio:

    a) pessoal civil;

    b) pessoal militar;

    c) material de consumo;

    d) serviço de terceiros;

    e) encargos diversos.

    Material permanente é Investimento, DESPESA DE CAPITAL.

    Não há como concordar com o gabarito.

  • 3. DESPESAS CORRENTES

    3.1 DESPESAS DE CUSTEIO

    Pessoa Civil (letra c)

    Pessoal Militar (letra d)

    Material de Consumo (letra a)

    Serviços de Terceiros (letra e)

    Encargos Diversos

    3.2 TRANSFERÊNCIAS CORRENTES

    Subvenções Sociais

    Subvenções Econômicas

    Inativos

    Pensionistas

    Salário Família e Abono Familiar

    Juros da Dívida Pública

    Contribuições de Previdência Social

    Diversas Transferências Correntes.

    Gab. B


ID
1024912
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Em relação às despesas orçamentárias, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I – O empenho da despesa poderá exceder o limite dos créditos concedidos.

II – É permitida a realização de despesa sem prévio empenho.

III – Em casos especiais, previstos em legislação específca, será dispensada a emissão da nota de empenho.

IV – A liquidação da despesa consiste na verifcação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.

Estão certos apenas os itens.

Alternativas

ID
1024915
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Considere que, após análise criteriosa da proposta de orçamento da União, verifca-se que o orçamento não contém todas as receitas e despesas do Estado. No parecer, consta o relato de que o desconhecimento do volume global das despesas projetadas pelo governo impossibilita que o Legislativo autorize a cobrança dos tributos estritamente necessários para atendê-las.

Esse orçamento NÃO está em conformidade com o princípio da:

Alternativas
Comentários
  • Exclusividade: Lei orçamentária deverá conter apenas matéria orçamentária ou financeira. Dela deve ser excluído qualquer dispositivo estranha à estimativa de receita e à fixação de despesa.  Não se inclui na proibição a autorização para abertura de créditos SUPLEMENTARES e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita.

    UniversalidadeOrçamento deve conter todas as receitas e todas as despesas referentes aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta.

    UnidadeO orçamento deve ser uno, ou seja, deve existir apenas um orçamento para cada ente da federação em cada exercício financeiro.

    Periodicidade: Orçamento deve ser elaborado e autorizado para um determinado período de tempo, geralmente um ano. A exceção se dá nos créditos especiais e extraordinário autorizados nos últimos 4 meses do exercício, reabertos nos limites de seus saldos, serão incorporados ao orçamento do exercício subsequente.

    Especificação: As receitas e as despesas devem aparecer de forma discriminada, de tal forma que se possa saber, pormenorizadamente, as origens dos recursos e sua aplicação.


ID
1024918
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Quanto à contabilidade aplicada à Administração Pública, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I – A contabilidade pública aplica-se, sem ressalvas, a toda a Administração Pública direta e indireta.

II – As fundações públicas, quando mantidas com recursos do Tesouro, são abrangidas pela aplicação da contabilidade pública.

III – O exercício fnanceiro na contabilidade pública será coincidente com o ano civil.

IV – O regime contábil da despesa é o da competência.

V – Os objetos da contabilidade pública são o patrimônio público, com exceção dos bens de domínio público, e o controle do orçamento.

A quantidade de itens certos é igual a:

Alternativas

ID
1024921
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Todo gestor público é obrigado a prestar contas dos recursos recebidos, sob pena de aplicação de sanções previstas em lei e de comprometimento do fuxo de recursos, mediante suspensão das transferências.

Nesse contexto, os seguintes fatos ensejam a não aprovação da prestação de contas, EXCETO:

Alternativas

ID
1024924
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

No que se refere à prestação de contas e à transferência de recursos, julgue os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F) e, em seguida, assinale a opção correta.

I – A unidade convenente deverá encaminhar a prestação de contas à unidade concedente em, no máximo, sessenta dias após o vencimento do prazo de vigência do convênio.

II – Caso a prestação de contas não seja encaminhada no prazo determinado no termo de convênio, a unidade concedente fxará o prazo de até trinta dias para sua apresentação ou recolhimento dos recursos corrigidos, a partir da data do seu recebimento, independentemente da ocorrência de caso fortuito ou força maior.

III – Instaurar-se-á a tomada de contas especial pelos órgãos encarregados da contabilidade analítica do concedente, por solicitação do respectivo ordenador de despesas ou, na sua omissão, por determinação do controle interno ou do Tribunal de Contas da União, quando não for aprovada a prestação de contas, apesar de eventuais justifcativas apresentadas pelo convenente, em decorrência de impugnação de despesas.

A sequência correta é:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: E.

  • Art. 70. Constatada irregularidade ou omissão na prestação de contas, será concedido prazo para a organização da sociedade civil sanar a irregularidade ou cumprir a obrigação.

    § 1º O prazo referido no caput é limitado a 45 (quarenta e cinco) dias por notificação, prorrogável, no máximo, por igual período, dentro do prazo que a administração pública possui para analisar e decidir sobre a prestação de contas e comprovação de resultados.


ID
1024927
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca dos direitos do servidor público, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Se ele retorna no mesmo dia como terá direito a 1 diária inteira? Alternativa esquisita!

    Na minha opinião o correto seria a leta C.

    Gabarito do QC: B


ID
1024930
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito dos direitos e deveres do servidor público, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  a)

    Determinado servidor público federal presenciou a subtração de resmas de papel por parte de funcionários terceirizados. Nessa situação, o servidor não está obrigado a levar esse fato ao conhecimento da autoridade superior, uma vez que os infratores não são servidores públicos. 

     b)

    O Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União não traz a possibilidade de representação de autoridade por servidor hierarquicamente inferior, mas apenas na via descendente, ou seja, de autoridade superior contra subordinado. 

     c)

    Prescreve em três anos o direito de requerer a anulação de ato de demissão e de cassação de aposentadoria ou disponibilidade, sendo certo que a prescrição é de ordem pública, não podendo ser relevada pela administração.

     d)

    Será concedido horário especial aos servidores estudantes e portadores de defciência, desde que comprovada a incompatibilidade entre o horário da repartição e o horário escolar ou para o tratamento médico (quando comprovada a necessidade por junta médica ofcial), respectivamente, sem prejuízo do exercício do cargo, mediante a compensação de horário ( servidor deficiente nao precisará compensar horário )no órgão ou entidade em que estiverem em exercício, respeitada a jornada semanal do trabalho. 

     e)

    Um jogador de futebol e servidor do Senado foi convocado pelo técnico da seleção brasileira de futebol para a disputa do mundial da África do Sul, devendo fcar à disposição da Confederação Brasileira de Futebol pelo prazo de 60 dias. Nesse caso, o prazo do eventual afastamento do servidor será considerado como de efetivo exercício no serviço público

  • a)   Art. 116.  São deveres do servidor:

          VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;

     

    b)     Art. 116.  São deveres do servidor:

            XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

            Parágrafo único.  A representação de que trata o inciso XII será encaminhada pela via hierárquica e apreciada pela autoridade superior àquela contra a qual é formulada, assegurando-se ao representando ampla defesa.

     

    c) 5 anos

     

    d) § 2o  Também será concedido horário especial ao servidor portador de deficiência, quando comprovada a necessidade por junta médica oficial, independentemente de compensação de horário

     

    e)   Art. 102.  Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de: 

          X - participação em competição desportiva nacional ou convocação para integrar representação desportiva nacional, no País ou no exterior, conforme disposto em lei específica;


ID
1024933
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto às licitações em geral, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Cuidado porque até a presente data, o gabarito esta dirigindo-se para a letra " c ".

    O gabarito correto é a letra " e) " 
    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:
    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

           - Não há contravenção penal nas lei de licitações, tornando-as punível com detenção e reclusão e não com prisão simples. Questão aprensentando dois erros.

    Art. 89.  Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade:

    Pena - detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa.

  • Letra A: ERRADA. Art. 3º, §3º.  A licitação não será sigilosa, sendo públicos e acessíveis ao público os atos de seu procedimento, salvo quanto ao conteúdo das propostas, até a respectiva abertura.

     

    Letra B: ERRADA. Art.. 49, §1º. A anulação do procedimento licitatório por motivo de ilegalidade não gera obrigação de indenizar, ressalvado o disposto no parágrafo único do art. 59 desta Lei.

    Art. 59. Parágrafo único.  A nulidade não exonera a Administração do dever de indenizar o contratado pelo que este houver executado até a data em que ela for declarada e por outros prejuízos regularmente comprovados, contanto que não lhe seja imputável, promovendo-se a responsabilidade de quem lhe deu causa.

     

    Letra C: ERRADA. Art. 89.  Dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei, ou deixar de observar as formalidades pertinentes à dispensa ou à inexigibilidade:Pena - detenção, de 3 (três) a 5 (cinco) anos, e multa. (Obs: o fato típico previsto neste artigo é crime e não contravenção).

     

    Letra D: ERRADA. Art. 3º, §2º. Em igualdade de condições, como critério de desempate, será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços:

    I - produzidos no País;   

    II - produzidos ou prestados por empresas brasileiras; 

    III- Revogado

    IV - produzidos ou prestados por empresas que invistam em pesquisa e no desenvolvimento de tecnologia no País.     

    V - produzidos ou prestados por empresas que comprovem cumprimento de reserva de cargos prevista em lei para pessoa com deficiência ou para reabilitado da Previdência Social e que atendam às regras de acessibilidade previstas na legislação. 

     

    Letra E: CORRETA. Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial: III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

     


ID
1024936
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação à inexigibilidade de licitação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a)

    Licitação DISPENSÁVEL (Art.24) = Rol TAXATIVO / decisão DISCRICIONÁRIA

    Licitação INEXIGÍVEL (Art.25) = Rol EXEMPLIFICATIVO / Decisão VINCULADA / Competição é impossível, inviável

    3 CASOS : 1- Fornecedor exclusivo / 2- Artista / 3- Serviço técnico de natureza singular, notória especialização

    Licitação DISPENSADA (Art.17) = Rol TAXATIVO / Decisão VINCULADA

    Refere-se, via de regra, às ''alienações de bens públicos'', podendo a licitação ser dispensada em caso de dação em pagamento, permuta, doação para outro órgão da adm, etc.

  • A - Correta

    B - Dispensável

    C - Vedada a inexigência para serviços de publicidade e divulgação

    D - Vedada preferência de marca

    E - Responde solidariamente


ID
1024939
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que se refere à dispensa de licitação, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • b) errada - Lei 8.666/93, Art 24, IV - nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos;

     

    e) correta!


ID
1024942
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação ao pregão, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D)


    O pregão eletrônico é a modalidade de licitação utilizada sem caráter obrigatório, mas prioritário, para a aquisição de bens e serviços comuns pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios, na qual a disputa pelo fornecimento é feita por meio de propostas e lances em sessão pública. 


    Questão ao meu ver confusa.

    Por sinal, errei.


    Analisando melhor, acredito que o erro esteja na parte que insere "pregão eletrônico" haja vista que, o artigo 1 da lei 10.520/2002 insere:


    "Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, poderá ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei."


    Onde, nota-se que ele é omisso em inserir "pregão eletrônico".

    A parte em que a assertiva D) insere "sem caráter obrigatório" acredito estar sem nenhum erro.

  • Gabarito: d)

    A Lei 10.520/02 FACULTA o uso do pregão. O decreto 5450/05 indica a OBRIGATORIEDADE no caso (este só se aplica no âmbito FEDERAL).

    Vejamos o que diz a lei e o decreto:

    LEI Nº 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002.

    Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências.

    Art. 1º Para aquisição de bens e serviços comuns, PODERÁ ser adotada a licitação na modalidade de pregão, que será regida por esta Lei.

    DECRETO Nº 5.450, DE 31 DE MAIO DE 2005.

    Regulamenta o pregão, na forma eletrônica, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências.

    Art. 1º A modalidade de licitação pregão, na forma eletrônica, de acordo com o disposto no § 1º do art. 2º da Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002, destina-se à aquisição de bens e serviços comuns, no âmbito da União, e submete-se ao regulamento estabelecido neste Decreto.

    Art. 4º Nas licitações para aquisição de bens e serviços comuns será OBRIGATÓRIA a modalidade pregão, sendo preferencial a utilização da sua forma eletrônica.


ID
1024945
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Quanto ao orçamento público, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O Gabarito está errado, a alternativa correta é a D

    Acerca da alternativa A dada como correta:

    CF - Art. 167

    § 3º A abertura de crédito extraordinário somente será admitida para atender a despesas imprevisíveis e urgentes, como as decorrentes de guerra, comoção interna ou calamidade pública, observado o disposto no art. 62.

    Art. 62 – É vedado a edição de medida provisória, sobre orçamentos e créditos, constituindo exceção o disposto neste parágrafo, vide art. 62, § 1º, I, “d”.

    Sobre a alternativa D:

    CF - Art. 166

    § 8º Os recursos que, em decorrência de veto, emenda ou rejeição do projeto de lei orçamentária anual, ficarem sem despesas correspondentes poderão ser utilizados, conforme o caso, mediante créditos especiais ou suplementares, com prévia e específica autorização legislativa.

  • A) Poderá adotar medida provisória neste caso.

    B) ressalvadas as autorizadas mediante créditos suplementares ou especiais com finalidade precisa, aprovados pelo Poder Legislativo por maioria absoluta.

    C) É permitida para a prestação de garantia ou contragarantia à União e para pagamento de débitos para com esta.

    E) Não poderá ser iniciado sem prévia inclusão no PPA ou lei que autorize sua inclusão, sob pena de crime de responsabilidade.


ID
1024951
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

Acerca da prestação de contas de transferência de recursos públicos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Decreto 6.170/2007

    a) Art. 8º A execução de programa de trabalho que objetive a realização de obra será feita por meio de contrato de repasse, salvo quando o concedente dispuser de estrutura para acompanhar a execução do convênio.

    b) CORRETA. Art. 4o  A celebração de convênio ou contrato de repasse com entidades privadas sem fins lucrativos será precedida de chamamento público a ser realizado pelo órgão ou entidade concedente, visando à seleção de projetos ou entidades que tornem mais eficaz o objeto do ajuste.                 

    § 1o  Deverá ser dada publicidade ao chamamento público, inclusive ao seu resultado, especialmente por intermédio da divulgação na primeira página do sítio oficial do órgão ou entidade concedente, bem como no Portal dos Convênios. 

    c) Art. 6   Constitui cláusula necessária em qualquer convênio ou contrato de repasse celebrado pela União e suas entidades: 

    I - a indicação da forma pela qual a execução do objeto será acompanhada pelo concedente; e

    II - a vedação para o convenente de estabelecer contrato ou convênio com entidades impedidas de receber recursos federais.

    Parágrafo único. A forma de acompanhamento prevista no inciso I do  caput  deverá ser suficiente para garantir a plena execução física do objeto.]

    d) Art. 9º No ato de celebração do convênio ou contrato de repasse, o concedente deverá empenhar o valor total a ser transferido no exercício e efetuar, no caso de convênio ou contrato de repasse com vigência plurianual, o registro no SIAFI, em conta contábil específica, dos valores programados para cada exercício subseqüente.

    e) Art. 10. As transferências financeiras para órgãos públicos e entidades públicas e privadas decorrentes da celebração de convênios serão feitas exclusivamente por intermédio de instituição financeira oficial, federal ou estadual, e, no caso de contratos de repasse, exclusivamente por instituição financeira federal.                 

    § 1º Os pagamentos à conta de recursos recebidos da União, previsto no caput, estão sujeitos à identificação do beneficiário final e à obrigatoriedade de depósito em sua conta bancária.

    § 2º Excepcionalmente, mediante mecanismo que permita a identificação, pelo banco, do beneficiário do pagamento, poderão ser realizados pagamentos a beneficiários finais pessoas físicas que não possuam conta bancária, observados os limites fixados na forma do art. 18.


ID
1024957
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando os princípios previstos na lei n.º 8.313/1991, que dispõe sobre benefícios fscais na área do imposto de renda concedidos a operações de caráter cultural ou artístico, e que instituiu o Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), assinale a opção que apresenta situação que NÃO atende às fnalidades de captar e canalizar recursos para o Setor de Cultura.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o Art. 1º da lei em comento, a alternativa correta é a letra "A", pois não lista como finalidade proteger as expressões culturais dos grupos formadores da sociedade brasileira e responsáveis pelo pluralismo da cultura internacional, e sim, nacional, conforme o inciso IV.
    Com relação a letra "B" está conforme o inciso primeiro do mesmo artigo.


ID
1024963
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à sistemática de execução do Pronac, estabelecida pelo Decreto n.º 5.761/2006, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1024969
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Entre os programas do Ministério da Cultura, está o Monumenta. No que se refere às suas características, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1024975
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca dos objetivos do Programa Mais Cultura, instituído pelo Decreto n.º 6.226/2007, julgue os itens abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

I – Ampliar o acesso aos bens e serviços culturais e meios necessários para a expressão simbólica, promovendo a autoestima, o sentimento de pertencimento, a cidadania, o protagonismo social e a diversidade cultural.

II – Qualifcar o ambiente social das cidades e do meio rural, ampliando a oferta de equipamentos e dos meios de acesso à produção e à expressão cultural.

III – Gerar oportunidades de trabalho, emprego e renda para trabalhadores, micro, pequenas e médias empresas e empreendimentos da economia solidária do mercado cultural brasileiro.

IV – Disseminar saberes, fazeres, cultivos e modos de vida de populações tradicionais.

V – Promover valores democráticos, republicanos e solidários, de justiça social, da cultura e da paz.

A quantidade de itens certos é igual a:

Alternativas

ID
1024981
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A coordenação e a supervisão das atividades das Representações Regionais, órgãos descentralizados da estrutura organizacional do Ministério da Cultura, são competências da:

Alternativas

ID
1024987
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei Rouanet faculta a opção pela aplicação de parcelas do imposto sobre a renda, a título de doações ou patrocínios, tanto no apoio direto a projetos culturais apresentados por pessoas físicas ou pessoas jurídicas de natureza cultural, como através de contribuições ao Fundo Nacional da Cultura.

Nesse contexto, as doações e os patrocínios na produção cultural atenderão, entre outros, aos seguintes segmentos:

Alternativas
Comentários
  • Discordo do gabarito, pois segundo a Lei 8.313 de 1991 Art. 18 § 3º alínea a) e g), as doações e os patrocínios na produção cultural atenderão exclusivamente aos seguintes segmentos, dentre outros: artes cênicas e preservação do patrimônio cultural material e imaterial.

    RESPOSTA: LETRA A.


ID
1024993
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Ministério da Cultura dispõe de Representações Regionais na sua estrutura organizacional para representá-lo e participar da implementação e do acompanhamento das políticas culturais nas respectivas áreas de jurisdição. Entre essas Representações Regionais, estão:

Alternativas

ID
1024996
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Nos termos da lei n.º 9.649/1998, que dispõe acerca da organização da Presidência da República e dos Ministérios, assinale a opção que indica exclusivamente áreas de competência do Ministério da Cultura.

Alternativas

ID
1025002
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Acerca das competências da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1025008
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto às competências da Diretoria de Programas e Projetos Audiovisuais do Ministério da Cultura, assinale a opção correta

Alternativas

ID
1025014
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal

A Portaria n.º 128/2009 do Ministério da Cultura dispõe acerca do credenciamento de programadoras de canais compostos por obras cinematográfcas e audiovisuais brasileiras de produção independente. Assinale a opção que apresenta requisito para a defnição de uma obra cinematográfca e audiovisual como brasileira.

Alternativas

ID
1025020
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

As normas do Pronac defnem que os programas, projetos e ações culturais aprovados serão acompanhados e avaliados tecnicamente pelos órgãos competentes do Ministério da Cultura. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1025026
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal

O Pronac desenvolve-se mediante a realização de programas, projetos e ações culturais que concretizem os princípios da Constituição Federal de 1988 e que atendam às fnalidades de captar e canalizar recursos para a cultura. Nesse contexto, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
1025032
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Quanto aos recursos do Fundo Nacional da Cultura, sua regulamentação prevê que poderão ser utilizados, observado o disposto no plano anual do Pronac, da seguinte forma:

Alternativas

ID
1025038
Banca
MOVENS
Órgão
MinC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando a Estrutura Regimental do Ministério da Cultura, aprovada pelo Decreto n.º 6.835/2009, assinale a opção que apresenta as competências da Secretaria de Cidadania Cultural.

Alternativas