SóProvas



Prova UFSBA - 2014 - UFSBA - Analista de Tecnologia da Informação


ID
1450123
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

[...] o Estado realiza a função administrativa por meio de órgãos, agentes e pessoas jurídicas, adotando duas formas básicas de organização e atuação administrativas: centralização e descentralização. (JUND, 2006, p. 49).

A análise do texto e os conhecimentos sobre a função administrativa do Estado permitem afirmar:

Quando o Estado centraliza, pressupõe a existência de duas pessoas jurídicas distintas: o Estado e a entidade que executará o serviço, por ter recebido essa atribuição.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Errado.

    É quando ele descentraliza =  há 2 pess. distintas = Estado (U, DF, E, M)pessoa q executará o serviço (entidade)


  • Resposta: errada

    CENTRALIZAÇÃO: é a prestação de serviços diretamente pela pessoa política prevista constitucionalmente, sem delegação a outras pessoas. Diz-se que a atividade do Estado é centralizada quando ele atua diretamente, por meio de seus órgãos.

    Obs.: Órgãos são simples repartições interiores da pessoa do Estado, e, por isso, dele não se distinguem. São meros feixes de  atribuições – não têm responsabilidade jurídica própria – toda a sua atuação é imputada às pessoas a que pertencem. São divisões da Pessoa Jurídica.

    Se os serviços estão sendo prestados pelas Pessoas Políticas constitucionalmente competentes, estará havendo centralização.

    Centralização e descentralização

    Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, descentralização é a distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica. Já desconcentração consiste na distribuição interna de competências dentro da mesma pessoa jurídica.

    Na descentralização política encontramos a presença de atribuições ou competências próprias não decorrentes do ente central. É o caso da federação brasileira. Na descentralização administrativa as atribuições ou competências distribuídas decorrem do poder central.

  • Errado!   O correto seria descentralização


    Descentralização ocorre quando o ente político – União, Estados, DF ou Municípios - desempenha algumas de suas funções por meio de outras pessoas jurídicas. A descentralização pressupõe duas pessoas jurídicas distintas: o Estado e a entidade que executará o serviço, por ter recebido do Estado essa atribuição.


    Fonte: Prof. Daniel Mesquita - Estratégia Concursos

  • Ué... nunca vi tudo escrito junto assim nas questões! Tive que decifrar para saber o que a assertiva falava...

  • Basta pensar que na Administração Centralizada há apenas uma pessoa jurídica.


    Logo, questão Errada.

  • O Estado quando DESCENTRALIZA - ai ok

  • ERRADO!!

    Mesma pessoa juridica.

    Orgão público não tem personalidade juridica própria, é vinculado ao seu ente criador.

    Desconcentração é a divisão interna de competências.

  • GABARITO: ERRADO

    Centralização é a técnica de cumprimento de competências administrativas por uma única pessoa jurídica governamental. É o que ocorre, por exemplo, com as atribuições exercidas diretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

    Já na descentralização, as competências administrativas são distribuídas a pessoas jurídicas autônomas, criadas pelo Estado para tal finalidade. Exemplos: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.

    FONTE:  Manual de Direito Administrativo (2019) - Alexandre Mazza.  

  • A questão cobrou conhecimento sobre Centralização e Descentralização da Administração Pública.

    De acordo com Mazza (2019),

    descentralização trabalha com as competências administrativas de forma distribuídas para outras pessoas jurídicas. Essas figuras autônomas são criadas com essa finalidade pelo Estado. Exemplos de descentralização: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista. (Fonte: Mazza, 2019)

    Já em relação à centralização, Mazza afirma que "é a técnica de cumprimento de competências administrativas por uma única pessoa jurídica governamental. É o que ocorre, por exemplo, com as atribuições exercidas diretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios."

    Portanto, o item está incorreto pois é na descentralização que há uma segunda figura com personalidade jurídica própria.

    FONTE: MAZZA, Alexandre “Manual de direito administrativo” 9. ed. São Paulo. Saraiva Educação. 2019.

    GABARITO: ERRADO.


ID
1450126
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

[...] o Estado realiza a função administrativa por meio de órgãos, agentes e pessoas jurídicas, adotando duas formas básicas de organização e atuação administrativas: centralização e descentralização. (JUND, 2006, p. 49).

A análise do texto e os conhecimentos sobre a função administrativa do Estado permitem afirmar:

Uma das características dos órgãos da Administração Direta é a ausência de patrimônio próprio, uma vez que não dispõem de aptidão para ter bens.

Alternativas
Comentários
  • Não possuem patrimônio próprio(bens), uma vez que o patrimônio utilizado pelos órgãos é de propriedade da pessoa jurídica a que pertencem.

  • GABARITO: ERRADO!


    - Os órgãos públicos são entes despersonalizados. 

    - São unidades de atuação despersonalizadas instituídas para o desempenho de função pública e cujas realizações são imputadas à pessoa jurídica a que pertencem. 

    - São as repartições internas tanto das pessoas jurídicas políticas quanto das pessoas administrativas. 

    - Não possuem patrimônio e não dispõem de capacidade processual (capacidade para estar em juízo), salvo determinados órgãos e em situações excepcionais.

    Obs. órgãos não podem ser confundidos com entidades.


    Fonte: Prof. Flávio Germano

  • Certo

    Os órgãos, como foi falado, não possuem personalidade jurídica, nem detém patrimônio próprio (pertencente à pessoa jurídica ao qual o órgão faz parte), não possuem capacidade processual nem podem ser sujeitos passivos em ações, ex. o Ministério do Meio Ambiente não pode ser parte numa ação, e sim a União.

  • Cuidado Klaus, elas podem ter capacidade processual ativa, se lei assim o dispuser..

     

    Um exemplo é o órgão "câmara de vereadores" poder figurar no polo ativo, desde que tenha lei, é totalmente possível, inclusive demandar contra o ente da qual é vinculado (Município). 

     

    Fonte: Matheus Carvalho, Curso carreiras jurídicas, CERS).

  • Não possuem Patrimônio próprio;

    São Hierarquizados;

    São frutos de descOcentração;

    Criação e extinção por meio de Lei;

    Não possuem Personalidade Jurídica;

     

    Sexta Feira; 16/09 

    04:33 da madrugada;

  • Não possuem Patrimônio próprio;

    São Hierarquizados;

    São frutos de descOcentração;

    Criação e extinção por meio de Lei;

    Não possuem Personalidade Jurídica;

  • Aqui espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada e para resolvê-la exigia-se do aluno conhecimento acerca dos órgãos públicos.

    Inicialmente, importante entendermos que a Administração Pública é composta por dois tipos diferentes de estruturas: a direta e a indireta:

    Decreto Lei 200/1967. Art. 4° A Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;

    b) Empresas Públicas;

    c) Sociedades de Economia Mista.

    d) fundações públicas. 

    Assim, precisamos também entender os fenômenos da desconcentração e da descentralização. Quando se fala da descentralização, há uma repartição externa de funções, determinada pessoa jurídica irá repassar, por lei, contrato ou ato administrativo, a execução de determinado serviço para outra pessoa.

    Quando se fala da desconcentração, por sua vez, entende-se que há uma repartição interna de funções, assim, temos uma única pessoa jurídica que distribui suas diversas atribuições entre diversos órgãos.

    Pergunta-se, qual a diferença entre pessoas e órgãos?

    As pessoas, ou entidades, possuem personalidade jurídica, e, portanto, são titulares de direitos e obrigações. Já os órgãos, por sua vez, são entes despersonalizadas, não possuindo personalidade jurídica, logo, não podendo ser sujeitos de direitos e obrigações. Vejamos o que a lei do processo administrativo federal afirma:

    Art. 1o § 2o Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

    Assim, temos como exemplo de pessoa jurídica a União, e como órgão, o Ministério das Relações Exteriores. Assim, o Ministério das Relações Exteriores é uma pessoa diferente da União? Evidente que não. Trata-se, na verdade, de um órgão da União. Assim, tudo que for realizado pelo Ministro das Relações Exteriores será considerado como realizado pela própria União, pois é ela a detentora da personalidade e titular de direitos e obrigações.

    Visto isso, analisemos agora a assertiva da questão:

    Uma das características dos órgãos da Administração Direta é a ausência de patrimônio próprio, uma vez que não dispõe de aptidão para ter bens.

    Tal afirmativa, conforme já explicado, encontra-se correta. Órgãos não possuem personalidade jurídica, logo não são sujeitos de direitos e obrigações, portanto, por exemplo, a sede do Ministério Público, suas mesas, cadeiras, computadores, fazem parte do seu patrimônio? Não. Fazem parte do patrimônio da União, ela sim pessoa jurídica de direito público, capaz de possuir bens.

    GABARITO: CERTO.

    Campos, Ana Cláudia. Direito Administrativo Facilidade. São Paulo: Método; Rio de Janeiro: Forense, 2019.

  • RESOLUÇÃO COMPLETA:

    A questão versa sobre os órgãos públicos, os quais podem ser definidos como

    centros de atribuições dentro de uma pessoa jurídica criadora, tendo por objetivo a

    especialização e a celeridade das funções estatais. Sobre o tema, é importante

    destacarmos a definição dada pela professora Di Pietro (2018):

    “pode-se definir o órgão público como uma unidade que congrega

    atribuições exercidas pelos agentes públicos que o integram com o objetivo

    de expressar a vontade do Estado".

    Não menos importante, ressalta-se as palavras do professor Matheus Carvalho,

    que assim disciplina:

    "o órgão público não tem personalidade jurídica, logo, não tem vontade

    própria. Todos eles são meros instrumentos de ação do Estado, não podendo

    ser sujeitos de direitos e obrigações. Pode-se dizer que são centros de

    competência especializada, dispostos, na intimidade de uma pessoa jurídica,

    com a intenção de garantir especialização nas atividades prestadas, e

    consequentemente, maior eficiência".

    Realizada a conceituação inicial, passamos a abordar as características básicas

    dos órgãos públicos, sendo tal ponto da matéria explorado demasiadamente em

    questões de concursos. Sobre o tema, podemos resumidamente explanar as palavras

    dos professores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, que assim sintetizam as

    características dos órgãos públicos:

    - "integram a estrutura de uma pessoa política (União, estado, Distrito

    Federal ou município) ou de uma pessoa jurídica administrativa (autarquia,

    fundação pública, empresa pública ou sociedade de economia mista);

    - não possuem personalidade jurídica;

    - são resultado da desconcentração;

    - alguns possuem autonomia gerencial, orçamentária e financeira;

    - podem firmar, por meio de seus administradores, contratos de gestão

    com outros órgãos ou com pessoas jurídicas (CF, art. 37, §8º);

    - não têm capacidade para representar em juízo a pessoa jurídica que

    integram;

    - alguns têm capacidade processual para defesa em juízo de suas

    prerrogativas funcionais;

    - não possuem patrimônio próprio".

    Assim, podemos verificar que a questão está correta, uma vez que os órgãos

    públicos não possuem patrimônio próprio, sendo esses de titularidade do ente a qual

    estão vinculados.

    Gabarito: “Certo”.

    fonte: alfacon


ID
1450129
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se  a proposição é verdadeira; E, se a proposição  é falsa.

Sabendo-se que a Lei n o 8112/1990 prevê, por ocasião da morte do servidor público, pensões para seus beneficiários, podendo ser vitalícias ou temporárias, pode-se afirmar que o irmão órfão do funcionário que comprovar dependência econômica do servidor público receberá uma pensão vitalícia.

Alternativas
Comentários
  • Era. O item foi revogado. Atenção: a MP 664/2014 trouxe novas observações.

  • Primeiro: A pensão por morte da Lei n.° 8.112/90 possuía uma peculiaridade: o próprio legislador a dividia, quanto à sua natureza, em dois grupos:

    a) Pensão por morte vitalícia;

    b) Pensão por morte temporária.

    Assim, não se deve mais falar em pensão por morte vitalícia e temporária enquanto modalidades distintas. A nomenclatura correta atualmente é apenas “pensão por morte”.

    Segundo: A Lei n.° 13.135/2015 também melhorou a redação na parte em que prevê o irmão do servidor público como um 

    dos possíveis beneficiários da pensão:


    Art. 217.  ...................................................................

    IV - o filho de qualquer condição que atenda a um dos seguintes requisitos:

    (...)

    VI - o irmão de qualquer condição que comprove dependência econômica do servidor e atenda a um dos requisitos previstos no inciso IV.


    Desse modo, é beneficiário da pensão por morte o irmão do servidor público falecido, 
    desde que esse irmão comprove que era dependente economicamente do servidor e:

    a)  seja menor de 21 anos;

    b)  seja inválido;

    c) tenha deficiência grave; ou

    d) tenha deficiência intelectual ou mental, nos termos do regulamento;

    Repare que agora a Lei não mais  exige que o irmão seja órfão para ter direito à pensão.


  • Questão desatualizada.

    O artigo 217 da lei 8112/1990 o qual se baseia a questão foi alterado devido a nova redação dada pela Lei nº 13.135, de 2015.

  •   Art. 217.  São beneficiários das pensões:

    I - o cônjuge;

    II - o cônjuge divorciado ou separado judicialmente ou de fato, com percepção de pensão alimentícia estabelecida judicialmente; (Redação dada pela Lei nº 13.135, de 2015)

    III - o companheiro ou companheira que comprove união estável como entidade familiar;    (Incluído pela Medida Provisória nº 664, de 2014)       (Vigência)

    (...)

     

     VII - em relação aos beneficiários de que tratam os incisos I a III do caput do art. 217: (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

      a) o decurso de 4 (quatro) meses, se o óbito ocorrer sem que o servidor tenha vertido 18 (dezoito) contribuições mensais ou se o casamento ou a união estável tiverem sido iniciados em menos de 2 (dois) anos antes do óbito do servidor; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

      b) o decurso dos seguintes períodos, estabelecidos de acordo com a idade do pensionista na data de óbito do servidor, depois de vertidas 18 (dezoito) contribuições mensais e pelo menos 2 (dois) anos após o início do casamento ou da união estável: (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     1) 3 (três) anos, com menos de 21 (vinte e um) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     2) 6 (seis) anos, entre 21 (vinte e um) e 26 (vinte e seis) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     3) 10 (dez) anos, entre 27 (vinte e sete) e 29 (vinte e nove) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     4) 15 (quinze) anos, entre 30 (trinta) e 40 (quarenta) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     5) 20 (vinte) anos, entre 41 (quarenta e um) e 43 (quarenta e três) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     6) vitalícia, com 44 (quarenta e quatro) ou mais anos de idade. (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     

             

  • poderia ser corretamente reescrito

  • Não fala de sentido, sim de corretamente reescrito.


ID
1450132
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).

A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

Um processo de gestão estratégica implica o uso eficiente dos recursos públicos no atendimento das necessidades da sociedade, de forma que, em longo prazo, os objetivos traçados sejam alcançados.

Alternativas
Comentários
  • Correto. PALUDO (2012):  A Gestão Estratégica vai além da definição de macrodesafios, da consistência estratégica e da avaliação da execução: constitui também uma base para repactuação permanente das condições de governabilidade e implementação do

    Plano, seja intra ou intergovernamental, ou seja com a sociedade civil organizada e demais atores. Inclui ainda a estratégia de financiamento dos investimentos e programas temáticos, com identificação das principais fontes de recursos, das parcerias potenciais, dos mecanismos de alavancagem financeira e de redução de riscos, e a participação da sociedade no processo de elaboração, monitoramento, avaliação e revisão. 


ID
1450135
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se aproposição é falsa.

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).

A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

O instrumento de planejamento, criado pela Constituição Federal de 1988, que reflete os objetivos estratégicos do organismo público, é a Lei de Diretrizes Orçamentárias–LDO.

Alternativas
Comentários
  • A questão estava correta até fundamentar objetivos com o instrumento de diretrizes orçamentárias.   Aqui o item fica incorreta. Perceba a letra vazada pela CRFB/1988:

    § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

  • PPA: estratégico;
    LDO: tático;
    LOA: operacional
  • estratégico

    O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.

    tático

    LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias: compreende as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

    operacional

    Lei Orçamentária Anual (LOA) que o governo define as prioridades contidas no PPA e as metas que deverão ser atingidas naquele ano. A LOA disciplina todas as ações do Governo Federal. Nenhuma despesa pública pode ser executada fora do Orçamento, mas nem tudo é feito pelo Governo Federal. As ações dos governos estaduais e municipais devem estar registradas nas leis orçamentárias dos Estados e Municípios. No Congresso, deputados e senadores discutem, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), a proposta enviada pelo Executivo, fazem as modificações que julgam necessárias por meio das emendas e votam o projeto. Depois de aprovado, o projeto é sancionado pelo Presidente da República e se transforma em Lei.


ID
1450138
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).

A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

A maximização do resultado econômico a que se refere o texto é conseguida mediante a remuneração mais elevada, a ser cobrada do contribuinte pelo uso dos serviços públicos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo KAPLAN e NORTON, 1997, no desenvolvimento do BSC (balanced scorecard) para a Gestão Pública, a missão (objetivo central) da atuação de uma organização pública é a perspectiva do CLIENTE, o atendimento de suas necessidades e expectativas.
    Esse posicionamento difere do BSC no modelo tradicional para o setor privado, posto que este tem como missão a perspectiva FINANCEIRA, com a maximização do resultado econômico.

    Bons estudos.


ID
1450141
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Foi divulgado, recentemente, na mídia televisa, que o prefeito de um determinado município efetuou um processo de licitação para aquisição de material escolar, visando a sua distribuição com os alunos no início do ano letivo. A empresa vencedora não entregou o material e o executivo providenciou a aquisição dos itens necessários, sem licitação, porque ficou caracterizado como medida emergencial, em decorrência do começo das aulas e da falta do material adequado para as atividades dos estudantes. A reportagem anunciou que o material foi adquirido por valores três vezes mais caros que o preço cobrado por livrarias da cidade e que fora fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material.

Sobre essa situação, é correto afirmar:

O caso retratado pode ser caracterizado como típico de inexigibilidade do processo licitatório, argumento utilizado pelo referido gestor público.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO!

    As bancas sempre trocam os conceitos entre inexigibilidade X dispensa de licitação. 

    DICA: inexigibilidade há apenas 3 hipóteses. Grave estas! (afinal, dispensa são 31 hipóteses diferentes...)


    Lei 8666, Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.


    Bons estudos!




  • GABARITO ERRADOColega Karen B., data vênia, discordo do posicionamento inicial em que vc afirma serem possíveis apenas 3 tipos de inexigibilidade de licitação. Com efeito, o rol do art. 25 lei8666/93 é exemplificativo enquanto o rol do art. 24 da mesma lei é taxativo.Acredito que erro encontra-se no fato de não existir apenas uma empresa "... A empresa vencedora" o que viabilizaria a chamada do segundo classificado, portanto não caracterizando caso de inexigibilidade"

    espero ter ajudado!

  • Bizu da Babi :)  -> Diferenças básicas de dispensa e inexigibilidade:

     

    1) LICITAÇÃO DISPENSADA -------------> A lei DISPENSA a licitação. NEGÓCIOS JURÍDICOS ( dação, doação, permuta, investidura, alienação)

    2) LICITAÇÃO DISPENSÁVEL ------------> PODE ou NÃO ocorrer a licitação. (fica a critério da administração) - COMPRAS, CONTRATAÇÕES, ALUGUÉIS e AQUISIÇÕES. Também para os casos de LICITAÇÃO DESERTA.

     

    INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO------------> IMPOSSIBILIDADE de competição. Fornecedor EXCLUSIVO, profissionais ou empresas de NOTÓRIA ESPECIALIZAÇÃO, artista CONSAGRADO, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação.

    Nos casos de INEXIGIBILIDADE , a contratação será DIRETA.

  • No caso hipotético não há inexigibilidade, senão improbidade administrativa! 

  • Gabarito: errado

    --

    Lei 8666. Art. 24, IV - nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos;

  • Aqui nesta questão espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada e para resolvê-la, exigia-se do aluno conhecimento do conteúdo da Lei 8.666/1993.

    Observa-se que apesar de a regra geral que disciplina as contratações públicas possuir como premissa a exigência da realização de licitação para a obtenção de bens e para a execução de serviços e obras, há, na própria Lei de Licitações exceções.

    Na licitação dispensável, rol taxativo presente no art. 24 da Lei 8.666/93, há para o administrador uma faculdade, que poderá realizar o processo licitatório ou não, dependendo das particularidades do caso concreto (ato discricionário).

    A licitação dispensada, rol taxativo presente no art. 17 da Lei 8.666/93, por sua vez, está relacionada às alienações de bens públicos tanto móveis quanto imóveis, não cabendo ao administrador nenhum tipo de juízo de valor, pois há na lei uma imposição (ato vinculado) da contratação direta.

    Por fim, a inexigibilidade de licitação, rol exemplificativo presente no art. 25 da Lei 8.666/93, faz referência aos casos em que o administrador também não tem a faculdade para licitar, porém, aqui o motivo é a ausência de competição em relação ao objeto a ser contratado, condição indispensável para um procedimento licitatório. Tornando, assim, a licitação impossível.

    Agora, vejamos:

    Art. 24. É dispensável a licitação:

    XI - na contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em consequência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido.

    Portanto, observa-se que seria caso de licitação dispensável, e não exigibilidade de licitação, pois não há que se falar em ausência de competição, a licitação não é impossível, tanto que, de fato, ela anteriormente ocorreu. No entanto, conforme descrito no enunciado da questão, o caso encontra-se eivado de ilegalidades, uma vez que o material foi adquirido por valores três vezes mais caros que o preço cobrado por livrarias da cidade e fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material.

    Gabarito: ERRADO.


ID
1450144
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Foi divulgado, recentemente, na mídia televisa, que o prefeito de um determinado município efetuou um processo de licitação para aquisição de material escolar, visando a sua distribuição com os alunos no início do ano letivo. A empresa vencedora não entregou o material e o executivo providenciou a aquisição dos itens necessários, sem licitação, porque ficou caracterizado como medida emergencial, em decorrência do começo das aulas e da falta do material adequado para as atividades dos estudantes. A reportagem anunciou que o material foi adquirido por valores três vezes mais caros que o preço cobrado por livrarias da cidade e que fora fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material.

Sobre essa situação, é correto afirmar:

O fato descrito merece a abertura de uma ação do Ministério Público, uma vez que, o atendimento ao interesse público deve prevalecer.

Alternativas
Comentários
  • Galera, essa questão dá para responder com um raciocínio cartesiano e de senso comum. O caso narrado cheira a alguma treta/irregularidade, então, claro que irá MERECER a abertura de ação pelo MP.

    Forte abraço!

  • Sinto um revertério com essa situação hipotética 

  • A competência do MP está descrita na lei nº 8.666/93:

    Art. 100. Os crimes definidos nesta Lei são de ação penal pública incondicionada, cabendo ao Ministério Público promovê-la


    Art. 101. Qualquer pessoa poderá provocar, para os efeitos desta Lei, a iniciativa do Ministério Público, fornecendo-lhe, por escrito, informações sobre o fato e sua autoria, bem como as circunstâncias em que se deu a ocorrência.

     

    Gabarito: CERTO


ID
1450147
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Artigo 74: Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno... (CONSTITUIÇÃO, 1988).

Tal controle pressupõe a existência de um único órgão de controle a que denominamos CONTROLADORIA ou ÓRGÃO CENTRAL DE CONTROLE INTERNO – nos moldes existentes em outros países [...] (SILVA, 2008, p. 213).

Uma das atribuições da Controladoria é servir de instrumento de auxílio a um processo decisório, por meio de documentos e relatórios.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de controle interno das entidades públicas deve ficar a cargo de um órgão independente e autônomo, com seus titulares se reportando diretamente ao gestor público. Esse órgão é a Controladoria. É necessário esclarecer que a criação de uma Controladoria no setor público não difere da empresa privada, ambas mantém os princípios fundamentais do controle e geração de informações para tomada de decisões.


    Na implantação da Controladoria não pode deixar de ter, entre outras, as seguintes atribuições:


    -A prestação de contas ao Poder Legislativo, por meio do Tribunal de Contas;
    -Servir, por meio de documentos e relatórios, de instrumento de auxilio no processo decisório;

    Produzir avanços no uso dos sistemas tradicionais de controle orçamentário, financeiro e patrimonial, estabelecendo um elenco de indicadores financeiros, econômicos e sociais que permitam a melhoria do processo decisório;


    -Abandonar gradativamente a preocupação com o montante gasto para enfatizar os resultados alcançados pelos gestores nos aspectos da economicidade, eficiência e eficácia.

    Tendo estas e muitas outras atribuições, a Controladoria estará efetivamente melhorando os controles gerenciais para que o Gestor Público atenda plenamente aos programas propostos na aprovação do orçamento.

    Como responsáveis pelo Sistema de Controle Gerencial os Controllers devem ter autonomia e independência, verificando o grau de adesão dos agentes públicos às políticas determinadas, mediante análise do desempenho da gestão administrativa e dos controles existentes.

  • Para quem não tem acesso ao gabarito.

    Gaba: certo

  • As controladorias são órgãos de controle interno dos entes federativos. A CGU é o órgão de controle em âmbito federal. Nos Estados, temos as Controladorias Gerais dos Estados (CGEs)

    A banca cobrou os requisitos nas atribuições das Controladorias, de acordo com a doutrina de Lino Martins da Silva (Apud Kalife, M.A, 2014) são os seguintes:

    "Prestação de contas apresentadas anualmente pelo Governo ao Poder Legislativo, por meio do Tribunal de Contas;

    Servir, por meio de documentos e relatórios, de instrumento de auxílio no processo decisório;

    Produzir avanços no uso dos sistemas tradicionais de controles orçamentário, financeiro e patrimonial, estabelecendo um elenco de indicadores financeiros, econômicos e sociais que permitam a melhoria do processo decisório."

    Fonte: Kalife. M. A "Administração Pública: Lei de Responsabilidade Fiscal e a Controladoria". Revista Eletrônica de Contabilidade. vol. 1. UFSM. 2014

    GABARITO: CERTO.


ID
1450150
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

As inovações introduzidas pela Constituição brasileira de 1988 refletiram no aumento do grau de autonomia fiscal dos estados e municípios e na descentralização dos recursos tributários disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • Correto: A Constituição de 1988 revelava a intenção de institucionalizar o processo de descentralização fiscal em curso, ao conceder autonomia de gestão e ao estabelecer a participação dos governos subnacionais na receita disponível. Contudo, novas

    circunstâncias impõem mudanças nas relações entre as diferentes esferas de poder e estas distorcem o espírito constitucional. O processo de descentralização é revertido pelas conseqüências do agravamento do desequilíbrio financeiro dos estados e pelo contigenciamento dos gastos referentes ao Orçamento da Seguridade. A descentralização e a autonomia, constituída por meio constitucional, foram gradualmente contestadas por relações que se baseiam em poder real. 


    Fonte: http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/Premio_TN/vpremio/financas/MH2tefpVPTN/mhtfp.pdf


ID
1450153
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

A estruturada UFSB combinará,de modo orgânico, tanto no plano acadêmico quanto no administrativo, a descentralização da gestão de rotina com a centralização dos processos de regulação,de avaliação e de controle de qualidade.

Alternativas

ID
1450156
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Uma inovação introduzida pela UFSB é a criação de um Conselho Estratégico Social,com alto grau de representatividade externa, que viabilizará um fórum permanente de discussões.

Alternativas

ID
1450165
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Sabendo-se que o Plano Orientador da UFSB especifica que o contexto geral de criação de uma universidade nos seus moldes é definido,entre outros, por dois blocos de fatores,os intrínsecos e os externos à instituição universitária, é correto afirmar que os fatores intrínsecos são característicos do mundo contemporâneo e,no plano particular, referem-se aos efeitos da conjuntura da globalização no contexto brasileiro e regional.

Alternativas

ID
1450168
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Dadas quais que proposições p  e  q,a proposição composta (p∧q) ∨(~ p ∧ ~q) é uma tautologia.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO 

    Técnica do professor Josimar Padilha: "Quando a questão quiser uma Tautologia, que tem valor lógico (V), negue, tente provar que é falso.

    (p  ∧  q)  ∨  (~ p   ∧   ~q) = F

     V  ∧  F=F       F   ∧    V=F

    ---------           ------------

        F        ∨         F   =    F

    Provei que é falso quaisquer que sejam os valores de p ou q.

     

     

    MANTENHA-SE FIRME! BONS ESTUDOS.

     

  • isso é uma contradição...

    resultado final dá tudo "F"

  • Resposta errada

    É uma contingência     VFFV

  • Confesso que não entendi muito bem a solução dos colegas. Consigo resolver assim:

    (p ^ q) = V e V = Verdadeiro

    V (ou)

    (~p ^ ~q)= F e F = Falso

    V ou F = Falso

  • Contigência (VFFV)

  • Montar tabela verdade:

    _________________________________RESULTADO

    P------ Q ~P----~Q (P^Q) (~P ^~Q) (P~Q)V(~P^~Q)

    V-------V__F------F____V______F__________V

    V-------F__F------V____F______F__________F

    F-------V__V------F____F______F__________F

    F-------F__V------V____F______V__________V

    Para a tautologia ser verdadeira é necessário o resultado ser Verdadeiro. Seria verdadeiro se o resultado fosse V,V,V,V.

  • nas minhas contas deu contradição, f f


ID
1450171
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Sendo p, q e r proposições quaisquer, na tabela-verdade da proposição composta (p ∧q)∨ ( ~ p ∧ r) ∨ (~ q∧ ~ r)existem exatamente três linhas nas quais p é falsa,e essa proposição composta é verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • TABELA DA VERDADE EM HORIZONTAL. 

    p - v v v v f f f f     ~p - f f f f v v v v

    q - v vf f v v f f    ~q  - f f v v f f v v

    r - v f v f v f v f     ~r - f v f v f v f v

    p ∧ q -  v v f f f f f f

    ~ p ∧ r - f f f f v f v f

    ~ q ∧ ~ r - f f f v f f f v

    (p ∧ q) ∨ ( ~ p ∧ r) - v v f f v f v f 

    (p ∧ q) ∨ ( ~ p ∧ r) ∨ (~ q∧ ~ r) - v v f v v f v v

     

    p - v v v v f f f f Existe em p, pelo menos, três linhas falsas, nas quais o resultado final  v v f v v f v v será verdadeiro.

    Questão correta.

     

     

  • Não entendi. Alguém poderia explicar por favor? A eplicação acima não ficou muito clara para mim. 

  • Fiz a tabela certinha, mas não entendi o que a questão está pedindo!!!

  • A questão diz "existem exatamente três linhas nas quais p é falsa" e na verdade existem 4.
    Para mim a questão é incorreta.

  • Lá não diz pelo menos, mas "exatamente".

  • Essa questão não foi anulada? Não entendi nada.....como pode?

  • CERTO

    Ao fazer a tabela verdade poderão notar que exatamente em três linhas que a proposição P é falsa (e não nas quatro) a proposição composta, ou seja, a resposta da tabela verdade é verdadeira. 

    p -     (p ∧ q) ∨ ( ~ p ∧ r) ∨ (~ q∧ ~ r) 

    v                          v

    v                          v

    v                          f

    v                          v 

    f                 v

    f                          f

    f                 v

    f                 v

  • Entendi foi nada. 

  • Atencao: essa questão foi anulada!!!!
  • correto com ressalvas. Ha 4 linhas em que p = F. Destas 4, 3 resultam em proposições verdadeiras. A tabela para p é:

    v v v v f f f f 

    Para a resposta:

    v v f v v f v v


ID
1450174
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

A expressão simbólica (∀ x ∈ R) (∀ n ∈ N) [(x ≥ 0) ∧ (n ≠ 0) ⇒ (∃ y ∈ R) (y n =x)],em que R e N denotam os conjuntos dos números reais e dos números naturais,respectivamente,representa a proposição “para todo número real não negativo x e todo número natural não nulo n existe um número real y, tal que y n =x"

Alternativas

ID
1450198
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

A proposição ~[(p ∨ ~q)∨ ~(p ∧q)]é uma contradição,quais quer que seja mas proposições peq.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

     

     

    TAUTOLOGIA = todos os valores verdadeiros

    CONTRADIÇÃO = todos os valores falsos

    CONTINGÊNCIA = valores mistos.

  • Uma dica para além da tabeça da verdade: como são apenas duas proposições (P e Q) teremos 4 possibilidades:

    P = V e Q=V

     P=V e Q=F

     P=F e  Q=V e

    ambas F.

    Basta substituir e ver se TODAS as vezes dá falso (contradição). Se a questão pedisse tautologia, bastaria substituir e em todas as vezes teria que dar verdadeiro.

     

    Este tipo de resposta vale também quando forem 3 proposições (P,Q,R), porém as opções seriam 9 (salvo engano meu) e daria mais trabalho, em tese. Em tese, porque as vezes na segunda ou terceira tentativa voce já que não é tautologia (a resposta dá FALSA) ou contradição (a reposta dá verdadeira).


ID
1450201
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Se a afirmação“P e R usam Windows ou Linux” é falsa,isso significa que P e R não usam Windows nem Linux

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a primeira parte da proposição deve ser negada, logo: P e R negando ficaria P ou R.

    A sentença completa negada fica:

    P ou R não usam Windows e não usam (nem) Linux

    Gabarito: Errado


ID
1450204
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

As proposições

• “Se o cliente não aprova o website,então o pagamento não é liberado.”

• “Se o pagamento é liberado,então  o cliente aprova o website.”

• “O cliente aprova o website ou o pagamento não é liberado.” não são todas logicamente equivalentes.

Alternativas
Comentários
  • A equivalência da condicional P--->Q   É  ~Q ----> ~P ( inverte e nega) e ~P V Q ( nega a 1º troca por "ou" e conserva a 2º). 

    Traduzindo as proposições:

    1. ~web ---> ~ PGL    aqui seria  ~P ----> ~Q a proposição que vamos trabalhar com a equivalênsia das outras 2 abaixo.

    2. PGL -----> Web     inverte e nega  Q ----> P

    3. Web V ~PGL       nega 1º troca por "ou" e conserva a 2º  ~P V Q 

    Gabarito: Errado São lógicamente equivalentes.

    Espero ter ajudado!

     

  • As tabelas verdade das três proposições dão o mesmo resultado: V V F V

  • A primeira e a segunda são equivalentes pela regra da CONTRAPOSITIVA. A terceira é equivalente com a primeira pela regra "troca o se...entao' pelo 'ou' negando a pprimeira e mantendo a segunda".

  • Primeira e segunda equivalentes  da regra do contrapositiva e a ultima pela regra do Neymar - Nega a primeia e mantem a segunda mudando o conectivo pelo OU


ID
1450207
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Se for verdadeira a afirmação“alguns softwares gratuitos são livres,mas nem todos,e existem softwares livres que não são gratuitos,porém todo software que não é livre é proprietário",então também será verdade que“existe um software proprietário que é gratuito".

Alternativas
Comentários
  • "MAS NEM TODOS"

  • GABARITO: CERTO

    Se "todo software que não é livre é proprietário" e  "Nem todos softwares gratuitos são livres" logo "existe um software proprietário que é gratuito"

     

    Também dá pra visualizar e resolver usando conjuntos (diagramas lógicos)

     

     

     

  • Boa tarde! Abaixo, excelente explicação do professor Hugo Lima do Estratégia Concursos. Melhor ir desenhando ao acompanhar a explicação dele!

    A resolução sai fácil por diagramas lógicos. Construa dois círculos com uma intersecção entre eles. Um deles é o conjunto dos softwares livres e o outro é o conjunto dos softwares gratuitos. É isso que podemos entender com "alguns softwares gratuitos são livres,mas nem todos,e existem softwares livres que não são gratuitos".

    O segredo vem agora: "todo software que não é livre é proprietário". Ou seja, tudo que estiver de fora do círculo que representa os softwares livres deve ser considerado proprietário. Veja que nessa região externa ao conjunto dos livres estão aqueles softwares que são gratuitos mas não são livres, além de outros softwares que não são nem gratuitos nem livres. Portanto, esses softwares que são gratuitos e não são livres são proprietários. Em outras palavras, "existe um software proprietário que é gratuito.

    Natália.

  • A questão disse que alguns softwares gratuitos não são livres, e como TODO software que não é livre é propietário, logo existe software propietário gratuito.

    GAB: CERTO


ID
1450210
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Sendo No conjunto dos números naturais,é verdadeira a proposição(∀n ∈ N) (∃m ∈ N)(n = m + 1)

Alternativas
Comentários
  • Não é uma proposição,pois é uma expressão aberta,ou seja,não possui valores determinados para N e M.

    GABARITO: errado

  • Gabarito errado pois zero é o único número natural que não obedece a regra. 


ID
1450213
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

As proposições“Todos os computadores são Macs ou PCs”e“Todos os computadores são Macs ou todos os computadores são PCs”são logicamente equivalentes.

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a regra, a disjunção equivale a condicional, segue o macete: Se...então para mudar para equivalente você coloca o OU, nega a primeira e repete a segunda. No exemplo acima você terá que fazer o inverso, logo, negue a primeira parte. assim fica: Pelo menos um computador não é Mac, eu segui o macete de negar TODOS é PEA+NÃO ou seja, pelo menos um, existe um ou algum mais o NÃO e repete a segunda, finalizando fica assim:

    Pelo menos um computador não é Mac, entao todos são Pcs

    Me corrijam se eu estiver errada, espero ter ajudado,

    Foco, força e fé. A vitória tá próxima

     

  • Gabarito ERRADO

    1º) “Todos os computadores são Macs ou PCs” é uma preposição simples e se é simples não tem conectivo.

    2º) “Todos os computadores são Macs ou todos os computadores são PCs” é uma preposição composta, com o conectivo "ou".

    Portanto essas proposições não podem ser equivalentes.

  • As proposições“Todos os computadores são Macs ou PCs”e“Todos os computadores são Macs ou todos os computadores são PCs”são logicamente equivalentes.
    ERRADO

    Todos os computadores são Macs ou PCs - Se temos 10 computadores, 4 podem ser PCs e 6 Macs, por exemplo. Ou, 1 Mac e 9 PCs. Mas todos são Macs ou PCs.
    Todos os computadores são Mac ou todos os computadores são PCs - Se temos 10 computadores todos são Macs. Ou, se temos 10 computadores todos são PCs. Não pode acontecer de ter Macs e PCs como no último. Com certeza todos são um dos dois, mas apenas um dos dois.

    Percebendo o que significa, fica evidente que não são proposições equivalentes.

  • Oi!

    "A diferença é sutil, mas existe. 

    Ao dizer que Todos os computadores são Macs ou PCs, temos que os computadores todos pertencem ao grupo Macs + Pcs, podendo ou ser Macs ou ser Pcs. Assim, se tivermos 5 Macs e 5 Pcs podemos dizer que Todos os computadores são Macs ou Pcs. 

    No entanto, “Todos os computadores são Macs ou todos os computadores são PCs” não podemos ter computadores das duas marcas misturados. Exemplificando, se temos 10 computadores, ou os 10 são Macs ou os 10 são pcs."

    Professor Hugo Lima.

    Sorte, Natália.


ID
1450216
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

A negação da proposição (∃f)(∀x)(f(x)>0)é(∀f)(∃x)(f(x) ≤0).

Alternativas
Comentários
  • ~[(Todo f) (Algum x) (x é maior que 0)] = (Algum f) (Todo x) (x é menor igual a 0).

    (Certo)

  • Que raios de questão é essa? de onde surgiu ;(, aula explicativa urgente


ID
1450219
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

“O usuário clica o botão A ou o botão B."
“Se o usuário clica o botão A e a opção X está habilitada, os dados são salvos."
“Se o usuário clica o botão A e a opção X está desabilitada,a execução é interrompida."
“Se o usuário clica o botão B, os dados são salvos,e a execução é interrompida."

A partir dessas premissas, é válido concluir que,se a opção X está habilitada e a execução foi interrompida, então o usuário clicou o botão B

Alternativas
Comentários
  •  A banca disse: "A partir dessas premissas, é válido concluir que"

    Ou seja, afirmou que o argumento é VÁLIDO. Sendo assim temos que verficar. Neste caso iniciando pelo método da conclusão falsa.

     

     

     

     

    clica o botão A                 clica botão B

            V                                        F                                                                                                     (VERDADEIRO)


    (clica o botão A      ^      opção X  habilitada)           →          dados são salvos

               V                                         V                                            ? v ou f                                          (VERDADEIRO)                              


    (clica o botão A       ^      opção X  NÃO habilitada)      →      execução é interrompida

               V                                          F                                                    V                                              (VERDADEIRO)

     

    (clica o botão B)        →        (dados são salvos         ^       execução é interrompida)
              

                F                                            ? v ou f                                        F                                                (VERDADEIRO)

     

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    (opção X habilitada         ^     execução foi interrompida)        →       usuário clicou o botão B   

               V                                               V                                                           F                                              (FALSO)

     

     

     

    *** premissas verdadeiras e conclusão falsa, argumento INVÁLIDO

     

    Gabarito ERRADA


ID
1450222
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

É válido o argumento“Se o computador A estiver na mesma rede que o computador B,e o computador B estiver conectado à impressora,então  é possível imprimir a partir do computador A.O computador B não está conectado à impressora, logo,não é possível imprimir a partir do computador A.”

Alternativas
Comentários
  • (Se A está na mesma rede de B        ^           B estiver conectado à impressora)       →      é possível imprimir a partir de A

                    ?    V ou F                                                       F                                                          ?  V ou F                       (verdadeira)

     

    B não está conectado à impressora                             (iniciamos pela proposição simples)

                         V                                                                                                                                                                  (verdadeira)

     ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    não é possível imprimir a partir do computador A

                                  ?  V ou F                                                                                  

     

     

    (não dá pra valorar, sendo assim, não dá pra saber se o argumento é ou não válido, pois se a conclusão for FALSA, será INVÁLIDO, se for VERDADEIRA, será VÁLIDO)

     

    Gabarito ERRADA

     

  • p1: (A ^ B) ---> IA

    p2: ~B
    ----------------------
    c: ~IA

    Tanto pelo método da conclusão falso quanto pelo método em que considero as premissas verdadeiras, não considerei definir um valor lógico exato para todas as proposições simples, ou seja, ARGUMENTO INVÁLIDO.


ID
1450225
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Uma empresa de software tem 32 programadores, que usam as linguagens de programação Java, C#, ou Python,sendo que:



• 4 usam as três linguagens;


• 18 usam apenas uma dessas linguagens;


• 3 usam apenas C# e Python;


• 4 usam apenas Python;


• 6 usam Java e C#;


• 19 usam Java.


Com base nessas informações,é correto concluir que 6 programadores usam apenas C#

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    Após montagem dos conjuntos chegue em:

    Apenas Java = 9

    Apenas Python = 4

    Apenas C# = 6

     

    Java e C# = 6

    Python e C# = 3

    Java e Python = 0

     

    Java e Python e C# = 4

    Total 32 programadores.

  • Gabarito: Resposta certa. 

    Pelos dados que a questão fornece, sabe-se que há 19 programadores que usam java (total de java), se acrescentarmos 4 que usam Python e 3 que usar C# E Python, retirando dos 32 programadores, o que sobrar será só programadores do C#. 


ID
1450228
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Se (A ∪T) ∩ F = T ∩F,em que A,F e T são os conjuntos de usuários com acesso,respectivamente, às redes Administrativa, Financeira e Técnica de uma empresa,então é correto concluir que nenhum usuário tem acesso tanto à rede Administrativa quanto à Financeira

Alternativas
Comentários
  • Basta que um elemento qualquer faça parte de A, T e F

    União = Junta todo mundo sem repetir os elementos. Interseção = Junta só os que se repetem.

    Exemplo:

    A: {1,2} - T: {2,3,4} - F:{2,3,4,5}

    (A ∪ T) ∩ F = T ∩F

    ({1,2} ∪ {2,3,4}) ∩ {2,3,4,5} =  {2,3,4} ∩ {2,3,4,5}

    (1,2,3,4) ∩ {2,3,4,5} =  {2,3,4}

    {2,3,4} =  {2,3,4}

    Observe que o "usuário" 2 está em A, está em F e respeita a proposição lógica.

    GABARITO: ERRADO

     


ID
1450231
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Pelo menos um seguidor de P no Twitter também é seguidor de J,e embora todos os seguidores de J sejam também seguidores de F,a recíproca não é verdadeira.Segue-se,necessariamente,que pelo menos um seguidor de F é seguidor de P,mas não todos.

Alternativas
Comentários
  • certo. 

    A questão envolve conjuntos:

    pelo menos 1P é J.

    todo J é F

    Percebe-se então que a recíproca realmente não é verdadeira e que ao menos 1F é P. Mas por quê? Justamente por aquele primeiro P ser obrigatoriamente J e todo J é F. Não sei se consegui explanar bem, mas desenhando os conjuntos fica bem tranquilo de se achar a resposta correta.

  • No gabarito da prova da UFSB está como (F)

  • O gabarito está como F porque pode-se afirmar que pelo menos um seguidor de F é seguidor de P (já que pelos menos 1 de P é de J e todos de J seguem F), porém não se pode afirmar que TODOS os seguidores de F não seguem P. Pode ser que seim, pelas premissas do enunciado não dá pra afirmar isso.

  • Pelo menos um seguidor de F é seguidor de P,mas não todos.

    O erro da questão está em  "mas não todos", porque não tem como concluir isso apenas com os dados da questão.

    Existem muitas possibilidades para o conjunto P (aí se desenhar fica melhor)

    Por exemplo:

    P pode ter uma intersecção com J.

    P pode ser subconjunto de J. --> Nesse caso todos os seguidores de P seriam seguidores de F também.

     

     

    Errei essa questão, pensei melhor e vi que o detalhe é que faz a gente escorregar

     

    Bons estudos!

     

     

  • Realmente a pegadinha está no conjunrto P. Ele pode ser uma intersecção com J, mas também pode ser um conjunto maior englobando J e F por exemplo.

  • Olá!

    "Para entender melhor essa questão, desenhe os diagramas lógicos. Coloque um círculo dentro de outro. O círculo interior representa os seguidores de J. Já o círculo exterior representa os seguidores de F. Veja que todos os seguidores de J também são seguidores de F, mas nem todos os seguidores de F são seguidores de J. Agora, devemos considerar que pelo menos um seguidor de P também é seguidor de J. Isso significa que há, NO MÍNIMO, uma interseção entre o conjunto dos seguidores de P e aquele dos seguidores de J. Nada impede, no entanto, que o conjunto dos seguidores de F esteja todo dentro de um círculo ainda maior que representa os seguidores de P. Nesse caso, é correto dizer que pelo menos um seguidor de F é também seguidor de P mas não podemos dizer que todos os seguidores de F não são seguidores de P, visto que nada impede que isso ocorra, respeitando as informações do enunciado."

    Professor Hugo Lima.

    Natália.


ID
1450237
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Nove arquivos de1,6GB cada um e quarenta arquivos de 0,45 GB cada um devem ser gravados em DVDs. Se cada DVD tem capacidade para 4,7GB,e todo arquivo deve ser gravado por inteiro em um único DVD,então serão necessários no mínimo oito DVDs

Alternativas
Comentários
  • 9 arquivos de 1,6

    40 arq. de 0,45

    Cada DVD cabe 4,7

    É possível gravar dois arquivos de 1,6 em um DVD, então serão 4 DVDs e sobra um arquivo de 1,6.

    10 arq de 0,45 é igual a 4,5gb, então serão mais 4 DVDs, sendo que, em 1 deles gravaremos o 1,6 que sobrou.

    Boa questão ^^

  • Boa tarde!

    "Cada dvd cabem 4,7 gb.

    Assim, em cada dvd podemos pôr 2 arquivos de 1,6 gb e mais 3 arquivos de 0,45 gb. Podemos construir 4 dvds nesse formato.

    Restariam 1 arquivo de 1,6 gb e mais 28 de 0,45 gb.

    Podemos construir 1 dvd com 1 arquivo de 1,6 gb e 6 arquivos de 0,45 gb.

    Restariam 22 arquivos de 0,45 gb.

    Para finalizar, construimos 2 dvds contendo 10 arquivos de 0,45 gb cada. Em outro dvd colocamos os 2 arquivos de 0,45 gb restantes. 

    Ao todo foram 4 + 1 + 2 + 1 = 8 dvds."

    Professor Hugo Lima.

    Bons estudos, Natália.


ID
1450240
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Para analisar certa quantidade de dados,um algoritmo X gasta dois minutos para inicialização e,depois, mais cinco segundos para cada MB extra de dados.Outro algoritmo Y gasta quarenta e cinco segundos para inicializar,e,depois,o tempo gasto aumenta em10% para cada MB extra de dados.Portanto, qualquer que seja a quantidade de dados a serem analisados,o algoritmo Y sempre será mais rápido do que o algoritmo X

Alternativas
Comentários
  • Questão mal elaborada, que prejudica a analise objetiva da questão.

    1MB 49,5s - 2MB 54,9s - 3MB 60,4s - 4MB 66,5s - 5MB 73,2s - 6MB 80,6s - 7MB, 88,7s - 8MB 95,5s - 9MB 105s - 10MB 115,5s

     

    GABARITO ERRADO

     

     

  • Falso. Basta perceber que o o tempo gasto do algoritmo Y está aumentando conforme a quantidade de dados. Logo se a quantidade for muito grande o tempo será muito grande tb ultrapssando assim o algoritmo X que tem tempo fixo independende da massa de dados.


ID
1450243
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Pontos de Função apenas medem  o tamanho funcional do software baseando-se em uma avaliação padronizada dos requisitos dos usuários e, diferentemente de Linhas de Código,não são dependentes da implementação física e das linguagens utilizadas no desenvolvimento do software.

Alternativas
Comentários
  • questão idêntica a


ID
1450246
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

O Software orientado a objetos(OO) é fundamentalmente diferente do software desenvolvido como uso de métodos convencionais,e,em razão disso,métricas utilizadas para sistemas OO devem focalizar as características que distinguem o software OO do software convencional,como métricas orientadas a Classes.

Alternativas
Comentários
  • c-

    O paradigma orientaçao a objetos usa objetos e nao algoritmos como unidade para software, com atenção distinta ao projeto e implementação. A orientação a objetos pode ser considerada como evolução ou continuação da programação estruturada, que se concentravam em input/output. Em OOP, o foco sao entidades (objs).


ID
1450249
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

PMBOK–Project Management Body of Knowledge, RUP– Rational Unified Process, NBRISO /IEC 12207-Processos de Ciclo de Vida de Software e CMMI - Modelos de Capacitação de Maturidade são exemplos de modelos utilizados para gerenciamento de projetos de software

Alternativas

ID
1450252
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

O desenvolvimento de software orientado a aspectos é uma abordagem metodológica para definir, especificar,construir e projetar aspectos–mecanismos que transcendem subrotinas e herança para localizar a expressão de uma preocupação horizontalizada.

Alternativas
Comentários
  • Pressman (Engenharia de Software, 8 ed.) define como "um paradigma de engenharia de software relativamente novo que oferece uma abordagem metodológicae de processos para definir, especificar, projetar e construir aspectos - '"mecanismos além de sub-rotinas e heranças para localizar a expressão de uma preocupação cruzada'".

    O estranho é o uso na questão da palavra horizontalizada ao invés de cruzada.


ID
1450255
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Tomando como base o modelo relacional de dados,a modelagem de dados,na abordagem lógica, deve contemplar todas as formas normais;já o modelo físico de dados pode dispensar algumas formas normais como objetivo de incrementar o desempenho nas operações de consulta a dados

Alternativas
Comentários
  • GABA CERTO

    a abordagem logica deve contemplar todas as formas normais, mas na prática ( no dia-a-dia ), geralmente até a 3º FN é o suficiente,  modelo físico de dados pode dispensar algumas formas normais como objetivo de incrementar o desempenho nas operações de consulta a dados, como por exemplo deixar de descrever alguns detalhes julgados pelo tecnico como desnecessarios na consulta de dados

    .

     

    Bons estudos!


ID
1450258
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Em bancos de dados relacionais,a execução simultânea de transações melhora o desempenho do sistema,mas pode não preservar a consistência dos dados, embora se tenha que uma solução para garantir a consistência do banco de dados é a execução serial de transações

Alternativas
Comentários
  • Quem não tem acesso:  - -> Certo


ID
1450261
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Um sistema de banco de dados distribuído consiste em uma coleção de sites, cada um mantendo um sistema de banco de dados local.Cada site é capaz de processar transações locais,mas não há a possibilidade de participar de transações que acessem dados em vários outros.

Alternativas
Comentários
  • O texto não é tão claro, mas lendo e relendo, chega-se a conclusão que o enunciado está errado. Banco de dados distribuídos funciona como um espelhamento. Caso um banco pare, as transações podem se valer de outros bancos envolvidos na distribuição dos dados. Esta é uma das vantagens dos sistemas distribuídos.

  • Um sistema de Banco de Dados Distribuído não consiste em uma coleção de sites. Ele é uma coleção de múltiplos bancos de dados, logicamente inter-relacionados, distribuídos por uma rede de computadores. Os dados residem em locais distintos, havendo a necessidade de comunicação entre eles.


ID
1450264
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Ferramentas OLAP funcionam sobre dados multidimensionais, caracterizados por atributos de dimensão e medida. Devido à sua grande capacidade de cruzamento de dados,é possível utilizar essas ferramentas para dar suporte a decisões, ainda que as bases de dados possuam pouco volume de dados.

Alternativas

ID
1450267
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

  1. Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

    Os comandos commit e rollback são utilizados, respectivamente,para confirma e desfazer  instruções do tipo DML e DDL em um banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • Commit e Rollback são utilizados apenas para instruções do tipo DML (Data Manipulation Language) - insert, update, delete
    http://www.devmedia.com.br/transacoes-no-oracle-commit-rollback-e-savepoint/349

  • Commit e Rollback são utilizados apenas para instruções do tipo DML (Data Manipulation Language) - insert, update, delete, select

    Valeu.

  • Commit e Rollback são um dos principais comandos DTL (linguagem de transação de dados) e significam, respectivamente, "confirmar transação" e "desfazer transação".

  • DATA TRANSACTIONAL LANGUAGE

    DTL:

    LINGUAGEM DE TRANSAÇÃO DE DADOS

    Principais comandos:

    START TRANSACTION

    COMMIT

    ROLLBACK

    DATA DEFINITION LANGUAGE

    DDL:

    LINGUAGEM DE DEFINIÇÃO DE DADOS

    Principais comandos:

    CREATE

    ALTER

    DROP

    DATA MANIPULATION LANGUAGE

    DML:

    LINGUAGEM DE MANIPULAÇÃO DE DADOS

    Principais comandos:

    SELECT

    INSERT

    UPDATE

    DELETE

  • COMMIT→ serve para efetivar o comando;

    ROLLBACK/ABORT→ serve para retornar ao estado válido anterior à falha;

    SAVEPOINT→ serve para criar um ponto específico que até aquele ponto todas as transações são válidas.

    #mantém


ID
1450276
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

A execução apresentada do script deflagrará a execução da trigger trg_01,construída em PL/SQL, que  é demonstrada a seguir.

update tabela_a
set coluna_a = ‘X’
where coluna_b = ‘Y’;

create trigger trg_01
before delete on tabela_a
begin
insert into tabela_b values (‘W’, ‘K’);
end;

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro está na na linha insert into tabela_b values (‘W’, ‘K’);
    o correto seria insert into tabela_b (coluna_a, coluna_b) values (‘W’, ‘K’); 
     

  • Na verdade, o erro é o seguinte:

    O Trigger em questão só será executado antes de algum comando DELETE na tabela_a  →  before delete on tabela_a.
    Porém o script inicial faz um UPDATE na tabela_a →  update tabela_a set coluna_a = ‘X’ where coluna_b = ‘Y’.

    Ou seja, o Trigger não será deflagrado (disparado), pois não existiu um evento necessário para sua execução.


ID
1450279
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Um dos 13 (treze) diagramas definidos na versão 2.0 da linguagem UML (Unified Modeling Language) é  o de Caso de Uso,e,nesse diagrama, um ator pode representar o papel que um ser humano ou um  dispositivo de hardware desempenha no sistema, mas nunca outro sistema.

Alternativas
Comentários
  • "Mas nunca outro sistema" é um dos erros na questão!


    Gab Errado

  • Além do erro posto pelo colega há outro:

    14 tipos de diagramas e não 13.

    Gab Errado



ID
1450285
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Na modelagem UML, o Diagrama de Sequência demonstra a associação entre os objetos e suas interações organizadas em uma sequência de tempo.

Alternativas
Comentários
  • No diagrama de sequência não é demonstrado associação, mas sim a troca de msgs entre os objetos.

  • Quem demonstra ASSOCIAÇÃO é o diagrama de classes e o diagrama de objetos

  • e-

    Os relacionamentos (Associações, composição, agregação etc) nao aparecem no diagrama de sequencia, o qual deve mostrar a troca de mensagens entre os objetos do sistema em um contexto temporal


ID
1450288
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Aplicações desenvolvidas para ambiente WEB podem ter um fluxo de navegação entre páginas que seja complexo, mas o melhor diagrama UML para modelar esse fluxo é o de Sequência.

Alternativas
Comentários
  • No cenário apresentado, o diagrama de atividade seria o mais adequado pois a propositiva fala sobre "fluxo" de atividades (navegação).

  • No contexto da questão: diagrama de interação geral.


ID
1450294
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Para a criação de objetos utilizando a linguagem Java, devem-se usar expressões contendo a palavra-chave new.

Alternativas
Comentários
  • Certo!

    Deve se usar o new e o construtor, por exemplo:

    Supondo uma classe carro com dois construtores.

    // Construtor 1 - Este construtor (sem parâmetros) é default, mesmo que não especifique ele sempre irá existir na linguagem Java.

    Carro () {

    }

    // Construtor 2 - Só para fins didáticos o construtor 2 recebe o parâmetro cor.

    Carro (String cor) {

    this.cor = cor;

    }

    A instanciação do objeto poderá ser feita de duas formas:

    //Pirmeira

    Carro carro1 = new Carro();

    //Segunda 

    Carro carro2 = new Carro("Branco");


ID
1450297
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Todo programa escrito em Java Script–que não é uma linguagem orientada a objetos–pode alterar o conteúdo de uma página HTML que esteja sendo exibida em um browser.

Alternativas
Comentários
  • JavaScript é uma linguagem interpretada orientada a objetos - https://pt.wikipedia.org/wiki/JavaScript


ID
1450303
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

No Windows Server 2003, a validação do nome do usuário é suficiente para a autenticação no IIS.

Alternativas
Comentários
  • "Recursos de autenticação - o IIS7 oferece recursos de autenticação para determinar a identidade do cliente que fez a solicitação.
    Estes incluem a autenticação básica, autenticação Digest, autenticação do Windows (NTLM e Kerberos)."


ID
1450306
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Uma alternativa para conseguir melhorar o desempenho de alguns sistemas computacionais é a adoção de computação em aglomerados (cluster) e de computação em grades (grids),em que, geralmente, os aglomerados utilizam hardwares,sistemas operacionais e softwares heterogêneos,e as grades, hardwares similares e o mesmo sistema operacional.

Alternativas
Comentários
  • Inverteu os valores.

  • Gabarito Errado

    A CESPE inverteu as definições.

     

    Vamos na fé !

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Clusters - Utilizam SO's homogêneos;

    Grid - Utilizam SO's heterogêneos.


ID
1450309
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Tendo o tempo como um parâmetro fundamental, os sistemas operacionais de tempo real são geralmente empregados quando ações devem ser tomadas sem instantes determinados ou intervalos de tempo determinados,como o controle de máquinas em linhas de produção.

Alternativas

ID
1450312
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Em uma unidade de disco do Windows 2003/2008, que esteja formatada como NTFS, é possível negar ao administrador do ambiente o acesso a arquivos e pastas, embora esse administrador possa utilizar o recurso de tomar posse (take ownership) para burlar esse bloqueio e se apropriar dos arquivos

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Mesmo que o administrador esteja impedido de acessar as permissões de segurança, ele poderá se apropriar (take ownership) do item, redefinindo suas permissões. Afinal, ele é o administrador :)


ID
1450315
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Um dos recursos de segurança presentes no Windows 2003/2008 é o identificador de segurança (Security Identifier–SID)único de cada usuário,que pode ser utilizado para dar permissões de acesso a recursos,e,devido à sua importância e seu custo computacional,é reutilizado automaticamente pelo sistema quando um SID,de corrente da exclusão do usuário que o utilizava,é liberado

Alternativas
Comentários
  • SIDs always remain unique. Security authorities never issue the same SID twice, and they never reuse SIDs for deleted accounts.

    https://technet.microsoft.com/en-us/library/cc778824(v=ws.10).aspx


ID
1450318
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Tomando como base o modelo de referência OSI, a camada de Enlace de Dados é responsável pela divisão em quadros (frames) das informações a serem transmitidas pela camada Física, sendo ainda  função dela  o endereçamento físico dos equipamentos envolvidos na comunicação e a definição de melhores rotas até  o destino.

Alternativas
Comentários
  • Quase correta, tirando a parte das rotas, papel da camada de rede.

  • Quem estabelece a melhor rota é a camada rede, vejamos:

    CAMADA ENLACE

    É responsável por organizar os dados em frames (quadros) e por estabelecer uma conexão nó a nó entre dois dispositivos físicos que compartilham o mesmo meio físico. É responsável por prover um meio confiável entre os dispositivos.

    CUIDADO: ENLACE INTERLIGA PONTOS EM UMA MESMA REDE!!

    Protocolos: Ethernet; Token Ring; Frame Relay; ATM e etc

    CAMADA REDE

    Responsável por endereçar os pacotes para o computador de destino, além de determinar qual a melhor rota para realizar a entrega. Encaminha pacotes entre dois dispositivos que se encontrem em REDES DISTINTAS (diferentemente da enlace que interliga pontos em uma mesma rede).

     Protocolos: IP, ICMP, ARP, NAT...

    REDE – ROTA

  • QUEM ESTABELECE A MELHOR ROTA PARA O DESTINO É O ROTEADOR,LOCALIZADO NA CAMADA DE REDE


ID
1450321
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Quando acessamos recursos baseados no modelo cliente / servidor, existe a separação dos papéis dos  agentes envolvidos: o cliente solicita recursos a um servidor, e o servidor disponibiliza estes recursos ao cliente. Para que isso ocorra, é possível utilizar duas ou mais camadas no processo,como,um cliente requisita dados de um servidor de aplicação,que,por sua vez, requisita dados a um servidor de banco de dados antes de retornar a solicitação ao cliente.

Alternativas

ID
1450324
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Entre outros fatores, a definição do tipo de cabeamento a ser usado em cada parte de um projeto de rede depende dos equipamentos envolvidos, das distâncias existentes entre os nós da rede, das velocidades máximas requeridas e também dos tipos de interferência na transmissão a que ele pode estar exposto.

Alternativas

ID
1450327
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Quando se fecha um túnel VPN entre um cliente e um servidor utilizando o Protocolo de Segurança IP (IP Security Protocol-IPsec), todas as informações,a partir da camada de rede para cima, ficam criptografadas, protegendo, dessa forma, os dados trafegados pelas aplicações durante o caminho na rede, com exceção apenas das portas de origem e destino da camada de transporte, já que tal informação é necessária para a entregados pacotes para as aplicações correspondentes no destino.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    A Sigla IP significa Internet Protocol ou Protocolo de Internet. E não "Protocolo de Segurança IP (IP Security Protocol-IPsec)", como diz a questão. Nem precisa lê o resto.

  • O erro da questão não é a sigla, mas sim em afirmar que as portas de origem e destino ficam à claras. Basta lembrar que o UDP o campo de porta de origem e checksum são opcionais, tornando assim a assertiva incorreta. 

  • Os endereços ficam à mostra, mas as portas protegidas.


ID
1450330
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Entre as novas características do IPv6, está o fato de não ser mais possível que roteadores intermediários em uma comunicação fragmentemos pacotes,e, dessa forma, a comunicação deve respeitar a menor unidade máxima de transmissão (Maximum Transmission Unit-MTU) existente em todo o caminho.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Segundo Tanenbaum(2011,p.289-290),"No IPv6, ao contrário do IPv4, apenas o host de origem pode fragmentar um pacote. Os roteadores ao longo do caminho não podem fazê-lo."


    REDES DE COMPUTADORES-TANENBAUM-5 EDIÇÃO 2011.

  • Lembrando que IPv6 não tem classes como o IPv4.


ID
1450333
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Quando dois equipamentos conectados a um mesmo switch se comunicam, são criados, dinamicamente, registros temporários neste switch com os endereços MAC dos equipamentos conhecidos,o que permite que os quadros (frames) sejam transmitidos da porta-origem para a porta-destino,evitando tráfego desnecessário nas demais portas. Esse recurso também está disponível nos Hubs e Roteadores, o que não impede que possam ser implementados de forma diferente.

Alternativas
Comentários
  • Este recurso não está disponível nos hubs que por sinal já estão obsoletos. Encontramos controle de portas apenas nos switch's e roteadores.


ID
1450336
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

O tamanho dos registradores internos de um processador de 64 bits é o dobro com relação a um processador de 32 bits, o que não garante que o primeiro processe, necessariamente, o dobro de dados por ciclo de clock com relação ao segundo.

Alternativas
Comentários
  • Capacidade - os registradores são fabricados com capacidade de armazenar um único dado, uma única instrução ou até mesmo um único endereço. Desta forma, a quantidade de bits de cada um é de uns poucos bits (de 8 a 64), dependendo do tipo de processador e, dentro deste, da aplicação dada ao registrador em si. Registradores de dados têm, em geral, o tamanho definido pelo fabricante para a palavra do processador, tamanho diferente dos registradores usados exclusivamente para armazenar endereços (quando há registradores com esta função específica no processador). 

    http://www.di.ufpb.br/raimundo/Hierarquia/Registradores.html


ID
1450339
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Nos computadores atuais, componentes diferentes podem ter níveis diferentes  de acesso ao processador, sendo separados por barramentos de comunicação distintos, em que são utilizados, por exemplo, um ou mais barramentos de alta velocidade, que conectam dispositivos que permitem altas taxas de comunicação com a CPU, como a memória principal, as placas gráficas, alguns controladores de discos mais rápido se um ou mais barramentos para componentes que demandam comunicações mais lentas, como saídas de som, impressoras, modems, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • Acertei. E vomitei ao terminar de ler.


ID
1450342
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Entre outros componentes, além da unidade lógica e aritmética (ULA), da unidade de controle (UC), e dos registradores, os microprocessadores mais sofisticados têm uma unidade de ponto flutuante que permite a realização de cálculos mais complexos do que a ULA, podendo até substituir totalmente as funções de processamento geral dessa unidade.

Alternativas
Comentários
  • A unidade de ponto flutuante existe para a realização de cálculos mais complexos, porém ela não substitui totalmente as funções de processamento da ULA.

  • "6.2. Unidade de ponto flutuante: A partir do processador 80486 os processadores passaram a incorporar (internamente) a função de co-processamento matemático e, a partir de então, a os processadores receberam mais um componente que passou a ser chamado de unidade de ponto flutuante. Este nome é pertinente à capacidade da unidade realizar cálculos matemáticos complexos."

    https://www.grancursospresencial.com.br/novo/upload/principais.cpu.pdf

  • o erro está no final do parágrafo


    "...podendo até substituir totalmente as funções de processamento geral dessa unidade."


ID
1450345
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

A unidade de gerenciamento de memória (Memory Management Unit - MMU), entre outras funções, gerencia a memória principal do computador, realiza a tradução de endereços de memória virtual em endereços de memória físicos e determina que blocos de memória vão estar no cache interno da CPU, para agilizar o processamento das informações.

Alternativas
Comentários
  • O Cache é transparente, e a MMU sequer toma conhecimento dele (assim como o Sistema Operacional também não toma conhecimento do Cache).

     

    Assim:

    gerencia a memória principal do computador, - CORRETO

     

    realiza a tradução de endereços de memória virtual em endereços de memória físicos  - CORRETO

     

    e determina que blocos de memória vão estar no cache interno da CPU, para agilizar o processamento das informações. - ERRADO

  • MMU não gerencia a MP, é apenas um dispositivo que faz o mapeamento de endereços virtuais/físicos.

    .

    At.te

    Foco na missão ❢


ID
1450348
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Para garantir a entrega de uma mensagem a um único destinatário, é mais indicado utilizar o modelo de troca de mensagens publish/subscribe do JMS (Java Message Sevice), com o modo de entrega persistente e um assinante durável. Para a entrega de mensagens para vários destinatários, a melhor escolha é o modelo ponto a ponto do JMS, com um modo de entrega persistente.

Alternativas
Comentários
  • Os conceitos estão trocados.

    O modelo Ponto-a-ponto  de troca de mensagens estabelece que cada mensagem enviada para uma fila deve ser recebida por um único consumidor.

    Já no modelo publish/subscribe, uma mensagem é enviada a um conjunto de destinatários.



ID
1450351
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Uma prática adequada em soluções J2EE é implementar as regras de negócio em classes que rodam no servidor WEB.

Alternativas

ID
1450354
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

A especificação EJB (Enterprise Java Beans) padroniza o tratamento de operações comuns em aplicações, como persistência, integridade transacional e controle de concorrência.

Alternativas
Comentários
  • c-

    família EJB - extensão das capacidades do JAVAEE. Ao usar a arquitetura definida pelo padrão EJB, os recursos do servidor de aplaicacao são:

     

    Transações: Esse suporte é integrado com a Java Transaction API (JTA), incluindo a possibilidade de transações distribuídas.


    Segurança: Suporte para autenticação e autorização de forma declarativa. lógica de segurança faz parte da arquitetura.


    Remotabilidade: acesso remoto através de protocolos de comunicação. é possível aplicações clientes de diversos tipos.


    Multithreading e Concorrência: acesso por múltiplos usuários simultaneamente de maneira controlada. concorrência controlada pelo AS.

     

    persistência: especificação JPA.

     

    Gerenciamento de Objetos: injeção de dependências e controle de ciclo de vida, garantindo a escalabilidade

     

    Integração: integrada com os componentes da plataforma Java EE.

  • 2018

    Assinale a alternativa que contém apenas serviços de gerenciamento oferecidos pelo contêiner EJB.

    A Transformação, persistência, fases, segurança.

    B Transformação, consistência, fases, segurança.

    C Transação, persistência, ciclo de vida, riscos.

    D Transação, consistência, fases, segurança.

    E Transação, persistência, ciclo de vida, segurança.


ID
1450357
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

A um gerente deTI foi solicitado que fizesse a definição de níveis de serviços (SLA) com relação aos serviços prestados pelaTI a uma determinada organização, pois, considerando que o COBIT aborda a visão dos níveis de serviço com relação à estratégia do negócio e não trata deSLA, a decisão correta é utilizar o ITIL como referência

Alternativas
Comentários
  • Tanto o COBIT 4.1 quanto o 5.0 tratam de SLA. No primeiro temos o processo Definir e Gerenciar Níveis de Serviços, existente no domínio Entregar e Suportar, enquanto que o segundo possui o processo Gerenciar os Contratos de Serviços, presente no domínio Alinhar, Planejar o Organizar. Em ambos os casos, acordos de níveis de serviços são tratados.


ID
1450360
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Embora estejam cada vez mais presentes na área de TI, as soluções de cloud computing não são tratadas pelo ITIL, que considera apenas serviços alocados dentro das organizações.

Alternativas
Comentários
  • cloud computing  pode ser tratadas em outras áreas também como administração, Engenharia etc.

  • Segundo Eduardo Fagundes,"(...) o ITIL passa a ser mais importante em um ambiente Cloud Computing do que em serviços prestados internamente, pois as empresas estarão comprando um serviço de terceiros para substituir um serviço interno para áreas críticas de negócios. Desta forma, a gestão interna e o controle do serviço são vitais para a manutenção dos níveis de serviço (SLA) e o ITIL pode ajudar muito nessas questões."

    **Eduardo Fagundes: é mestre em Engenheira Elétrica, especialista em telecomunicações e tem extensão universitária em negócios e liderança na Darden School of Business na Universidade da Virginia (US). 

    http://efagundes.com/wp-blog/index.php/o-itil-e-o-cloud-computing/


ID
1911373
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma empresa de entregas só aceita trabalhar com caixas retangulares que satisfaçam as seguintes condições:

• se a largura for menor do que 50cm, a altura deve ser menor do que 20cm.

• se o comprimento for maior do que 50cm, a largura deve ser menor do que 40cm.

• se a altura for menor do que 25cm, o comprimento deve ser menor do que 30cm.

Desse modo, é correto concluir que essa empresa só aceita trabalhar com caixas retangulares de, no máximo, meio metro de comprimento.

Alternativas
Comentários
  • Nossa, essa questão tá bugada kkk

  • se o comprimento for maior do que 50cm,a largura deve ser menor do que 40cm.

  • se o comprimento for maior do que 50cm,a largura deve ser menor do que 40cm.

     

    Se for maior, ou seja, aceita mais de 50 cm, desde que a largura seja menor que 40cm. Não entendi essa questão.

  • A questão está errada, porque aceita caixas de comprimento maiores que 50 cm

  • Questão de Lógica de argumentação.

    PREMISSAS:

    L<50 -> H<20

    C>50 -> L<40

    H<25 -> C<30

    CONCLUSÃO:

    C<50

    Negando a conclusão, veremos que, para a afirmação ser falsa, comprimento teria que ser maior que 50 e menor que 30. Isso é impossível, logo, gabarito C.


ID
1911376
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sobre os candidatos a uma vaga de emprego, sabe-se que:

• 10% deles falam inglês e espanhol;

• 32 candidatos não falam nem inglês nem espanhol;

• O número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol.

Assim, pode-se deduzir corretamente que há 160 candidatos, dos quais 96 falam inglês e 48 falam espanhol.

Alternativas
Comentários
  • INGLES = X
    ESPANHOL = Z
    INGLES E ESPANHOL = Y
    NENHUM = N
    TOTAL = T

    PORTANTO:
    Y = 10% T
    N = 32% T
    X = 2Z
    X + Y + Z + N = T

    SE T = 160, ENTÃO:
    2Z + 16 + Z + 51,2 = 160
    3Z = 92,8
    Z ## 48 (z diferente de 48)

    CONCLUSÃO. RESPOSTA ERRADA.
    GABARITO: ERRADO.

  • colega desculpa, mas tu fez quase tudo certinho

    tu só não pode somar o 2Z+ 16+z+51,2, pois senão tu você estaria contando duas vezes a interseção. 

    O correto é: 2Z+Z-16(pois é a interseção)+51,2=160---->3Z=124,8----> 41,6------> então está errada a questão.

  • não entendi o 51,2

  • Informação da Questão:

    Total de candidatos = 160

    - 10% falam Inglês e Espanhol -> Então serão 16 candidatos.

    - 32 não falam Inglês e nem Espanhol -> 160-32=128 candidatos

    - 2*I=E -> Inglês=96 e Espanhol=48 -> Aqui o resultado é o dobro, porém terá que ser subtraído os 10% da interseçaõ. Ficando I=80 e E=32.

    160=16+128+80+32 -> Aqui o resultado está correto, porém reparem o detalhe dos dois últimos quesitos.

    Portanto, 80 não é dobro de 32.

    Espero ter ajudado.

    A luta continua... vamos guerreiros!

  • Nao concordo com o gabarito.

    A questão não diz 96 falam somente ingles e 48 falam somente espanhol.

    96 falam ingles (dos quais 16 tambem falam espanhol) e 48 falam espanhol (dos quais 16 tambem falam ingles?

    alguem mais concorda com isso?

     

  • Perfeita colocação do Daniel Galvani, acho que é a resolução mais correta.

    Eu simplesmente somei:48+96=  144, depois somei com 32 ( não falam nem inglês, nem espanhol) = 176.

    Pronto, tá resolvido. 176 é maior que 160. Gabarito: Errada! kkkkkk 

  • Concordo Letícia,

     

    como o Moreno Guimarães colocou 48 + 96 + 32 = 176, porém diminuindo os 10% da interseção (16) fecha em 160.

    O Fernando Gomes calculou o 32 como porcentagem, e não é.

    O Concurseiro Sucesso diminuiu a interseção para calcular os que falam inglês sendo o dobro dos que falam espanhol, não estendi o porque, se uma coisa não exclui a outra.

  • Mata-se a questão quando se diz que os candidatos que falam inglês são o dobro dos que falam espanhol:


    96 falam inglês e 48 falam espanhol;


    Tirem 16 de 48 = 48-16 = 32; Assim temos o total de quem só fala espanhol. Logo, o dobro de 32 (candidatos que falam somente espanhol), caso esse número de quem fala somente espanhol seja, de fato, o certo, serão 64 candidatos que falam somente inglês. Então, aqui já se tem o erro da questão.


    Depois de tudo isso, inferindo que esteja correto, teremos então:


    32 falam somente espanhol;

    64 falam somente inglês;

    32 somente português;

    10% inglês e espanhol.


    32+64+32=128


    Entendendo que 128 represente apenas 9/10, teremos, então, como 100% 142 candidatos



  • Afirmativa diz que 160 é o total de candidatos.

    E que os candidatos que falam espanhol é 48.

    E inglês é o dobro de espanhol 2 x 48= 96

    E os candidatos que não falam Inglês e nem espanhol são 32.

    48+96+32 dá igual a 160?

    Não!

    Dá igual a 176.

    Gabarito Errado.

  • Acho que o erro da questão é que NÃO se pode deduzir corretamente apenas com as informações fornecidas. Mas se há 160 candidatos dos quais 10% falam Inglês e Espanhol (16 candidatos); 32 candidatos não falam nenhum desses idiomas; e 96 candidatos falam Inglês e 48 Espanhol, não há erro, pois o número de candidatos que fala Inglês é o dobro do Espanhol (não é dos que falam APENAS um idioma ou outro).

    Inglês OU Espanhol = Inglês + Espanhol - Inglês E Espanhol


ID
1911382
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um fiscal da prefeitura trabalha por amostragem: de um grupo de 20 empresas, serão sorteadas 5 para uma fiscalização no local. Se, nesse grupo, há duas empresas em situação irregular, é correto afirmar que a probabilidade de ambas serem sorteadas é quatro vezes menor do que a probabilidade de apenas uma delas ser sorteada.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    20 Empresas 

    2 Irregular

    18 Regular

     

    --> probabilidade de ambas serem sorteadas: 

    P = 2/20 * 1 /19 = 1/190

     

    -->probabilidade de apenas uma irregular ser sorteada

    P = 2/20 * 18/19 = 18/190

     

    Portanto, probabilidade de ambas serem sorteadas NÃO é quatro vezes menor do que a probabilidade de apenas uma delas ser sorteada. 

  • Probabilidade de uma irregular dentre vinte= 1/20 que é igual a 0,05

    Probabilidade de duas dentre vinte = 2/20 que é igual a 0,1

    Em porcentagem ficam :

    0,05 x 100% = 5%

    0,1 x 100% = 10%

    5% ---> 10% de cinco para dez aumentou 2x e não 4 . Portanto, não é quatro vezes menor, e sim duas.


ID
1911385
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Quatro amigos, que estavam organizando uma festa, discutiram sobre quantas pessoas achavam que haveria nela, dizendo o seguinte:

J: “Haverá, no máximo, 19 pessoas.”

F: “Haverá, pelo menos, 25 pessoas.”

L: “F está errado, pois haverá mais do que 16 pessoas.”

H: “J está errado, a menos que só haja casais.”

Após a festa, perceberam que apenas um deles tinha dado a opinião errada. Logo é correto deduzir que o número de pessoas na festa foi um múltiplo de 3.

Alternativas
Comentários
  • j:  ........................................19(max 19)

    F:                                                                    25.........................(no mínimo 25)

    L:                 17.........................................24( como f está errado, então é menos que 25)

    H1:                                              20.......................................................................................( como J está errado, então será mais que 19)

    H2:  .................................18( a outra situação é J está certo, então no máximo 19, mas como só tem casal será 18)                 

    se traçarmos uma linha na vertical perceberemos que a única situação de apenas um estar fora é a letra F mentindo.

    logo F, L e H falam a verdade. ( H fala a verdade na situação H2, que será no  caso de J falar a verdade, então será no máximo 18, pois serão casais.   


ID
2276002
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
C só iria à festa se R fosse, mas R só iria se M também fosse. M só iria se T a levasse, e T só iria levá-la se D não fosse à festa. Assumindo que essas premissas sejam verdadeiras e sabendo que M foi à festa, é correto concluir que C também foi à festa, mas D não.

Alternativas
Comentários
  • errado, acredito que nao seja possivel determinar se C foi a festa.

  • Premissas: Todas são Verdadeiras! e  M foi a Festa então M é Verdadeiro. C foi a Festa? D não foi a Festa?

    Vamos responder primeiro se D foi a Festa.

    M(V) -> T(V)= V {1º Se M é V, T não pode ser F, pois as premissas são verdadeiras, Logo T é Verdadeiro.)

    T(V) -> ~D(V) = V {2º Se T é Verdadeiro, ~D não pode ser F, pois as premissas são verdadeiras, Logo ~D é Verdadeiro.

    PODEMOS GARANTIR QUE D NÃO FOI A FESTA.
     

    Vamos responder Agora se C foi a Festa;

    R(V ou F) -> M(V) = V {1º Observe que se M for verdadeiro não importa o Valor de R, a premissa sempre será verdadeira).

    C -> R(V ou F) = V {2º Assumindo que R é Verdadeiro, é impossível garantir que C foi a festa, pois a premissa continuaria verdadeira independentemente do valor de C. Se assumirmos que R é Falso, C não poderia ser Verdadeiro, pois como sabermos V -> F = F, O que invalidaria a premissa.)

    NÃO É POSSÍVEL GARANTIR QUE C FOI A FESTA.

    GABARITO ERRADO

  • Discordo do gabarito. Pela maneira como está escrito temos inúmeras bicondicionais (se, somente), e não condicionais simples (se, então). Ou então há uma dupla interpretação do enunciado, o que tornaria anulável a questão.

    O que justifica isso?

    "C iria à festa se R fosse" isso é uma bicondicional (só ~ somente "C somente iria à festa se R fosse")

    " Se C for à festa, então R irá também" isso é uma condicional

    " Se R for a festa, então C irá também" isso é uma condicional

  • Discordo do Gabarito, pra mim é CERTO ou a questão deverá ser anulada.

    Se todas estão verdadeiras não há porque ficar analisando se é verdadeira ou não.

    Se M foi, D não foi, porque T só levaria M se D não fosse.

    Partindo de M ter ido na festa, ele abre precedentes para a ida de C.

    se a M fosse, R ia também, e a ida de R faria com que C fosse também.


ID
2276020
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Sabendo-se que tanto o primeiro quanto o último dia de certo mês, em um dado ano, caíram em domingos, é correto afirmar que tal ano começou em uma quinta-feira.

Alternativas
Comentários
  • Olha galera eu resolvi essa questão assim!!!

     

    1 ano tem 365 dias e 1 mês tem 30 dias certo?

    então fiz a divisão 365/30

    vc pega o resto dessa divisão que é 5 Sabendo-se que tanto o primeiro quanto o último dia de certo mês,em um dado ano,caíram em domingos..

    então fiz assim.

     

    domingo(1), segunda(2), terça(3), quanta(4), quinta(5).      tal ano começou em uma quinta-feira.      olha ai bateu certim!  

     

    "ESSE TIPO DE QUESTÃO RESULVE ASSIM CHAMADA DIVISÃO EUCLIDEANA"

     

    GABARITO: CERTO

     

  • Entendi o pensamento do Neylon Moraes, mas pensei tbm, e se fosse um ano bissexto. O enunciado apenas diz um ano qualquer. cabendo assim o ano bisexto e mudando o gabarito.

  • Pensei que a única possibilidade de um mês começar e terminar no mesmo dia da semana é se o mês tiver 29 dias (portanto, fevereiro em um ano bissexto). Em seguida, testei o que a questão propôs: se 01/01  for quinta-feira, 31/01 será sábado. Logo, 01/02 será domingo e consequentemente 29/02 tb.