Como conjunto de regras, diretrizes e sistemas, os princípios de Controle Interno Administrativo visam ao atingimento, entre outros, dos seguintes objetivos específicos, exceto:
Como conjunto de regras, diretrizes e sistemas, os princípios de Controle Interno Administrativo visam ao atingimento, entre outros, dos seguintes objetivos específicos, exceto:
A respeito do sistema contábil e de controles internos assinale a afirmativa incorreta.
Segundo o COSO, as pequenas empresas enfrentam desafios importantes para manter um controle interno a custos razoáveis. Nesses casos, entretanto, não obstante a limitação do número de empregados ou servidores, não há comprometimento da segregação de funções, não havendo necessidade de obtenção de recursos adicionais para assegurar a adequada segregação de funções.
Para o governo federal, aumentar a governança é promover a capacidade do governo de formular e implementar políticas públicas e de decidir, entre diversas opções, qual seria a mais adequada. A implementação dessas políticas requer que as organizações públicas - com foco nos resultados - disponham de sistemas contínuos de monitoramento e avaliação dos programas e do desempenho institucional.
A empresa Ordem S.A. estabelece, em seus controles internos de tesouraria, que todos os pagamentos deverão ser efetuados mediante a emissão de cheques, assinados por um diretor e um gerente de tesouraria. O auditor, ao entrar na sala do gerente de tesouraria, percebe que dois talões de cheques, sem preenchimento dos valores, já estão assinados pelo diretor financeiro para serem utilizados pelo tesoureiro. É correto afirmar que
Assinale a opção correta para o texto abaixo.
Controle Interno é defi nido como
Assinale a opção incorreta, considerando o seguinte texto:
Uma seguradora, quando desenvolve um sistema de controle interno, deve observar as características básicas relacionadas abaixo:
Analisando as sentenças abaixo e indicando por V - Verdadeira e por F - Falsa, indique a opção correta correspondente, considerando o seguinte texto:
É correto afirmar que os controles internos são eficientes quando a alta administração tem razoável certeza:
I. do nível de alcance dos objetivos operacionais propostos.
II. de que as informações fornecidas pelos relatórios e sistemas corporativos são confiáveis.
III. leis, regulamentos e normas pertinentes estão sendo cumpridos.
Frente ao texto abaixo e analisando as sentenças propostas, indicando por V - Verdadeira e por F - Falsa, aponte a opção correta correspondente.
Quanto à Governança Corporativa temos que:
I. é o conjunto de processos, costumes, políticas, leis, regulamentos e instituições que regulam a maneira como uma empresa é dirigida, administrada ou controlada.
II. são stakeholders: os acionistas, segurados, corretores e benefi ciários.
III. tem havido um renovado interesse no assunto desde 2001, particularmente devido aos espetaculares colapsos de grandes corporações norte-americanas como a Enron Corporation e Worldcom, levando o governo federal norte-americano, em 2002, a aprovar a Lei Sarbannes-Oxley, com o propósito de restaurar a confi ança do público em geral na governança corporativa.
Entre as principais características da boa governança, indique a opção que não faz parte deste contexto.
Conforme o COSO ? Committee of Sponsoring Organizations, na análise de riscos, pode-se recorrer a análises qualitativas ou quantitativas. A análise qualitativa
A relação custo versus benefício para a avaliação e determinação dos controles internos deve considerar que o custo dos controles internos de uma entidade:
São componentes inter-relacionados de controles internos, exceto o(a):
O auditor deve obter entendimento do controle interno relevante para a auditoria da entidade sob verificação. Considerando os componentes do controle interno avaliados pelo auditor, é correto afirmar que o ambiente de controle abrange o(s) seguinte(s) elemento(s):
Assinale a opção incorreta, considerando o seguinte texto:
Uma seguradora, quando desenvolve um sistema de controle interno, deve observar as características básicas relacionadas abaixo:
De acordo com a NBC T 16.8 - Controle Interno, aprovada pela Resolução nº 1.135/08, o Controle Interno deve ser classificado nas categorias:
De acordo com a NBC T 16.8 - Controle Interno, aprovada pela Resolução nº 1.135/08, a Estrutura de Controle Interno compreende os seguintes procedimentos:
Acerca de auditoria e fiscalização, julgue os itens a seguir
No âmbito do setor público, a fiscalização é denominada indireta quando realizada com a participação de servidores que não estão lotados nos órgãos e unidades do sistema de controle interno do ente governamental fiscalizado.
Acerca de auditoria e fiscalização, julgue os itens a seguir
Considere que determinado ente governamental tenha instituído uma política de anistia tributária com o objetivo de regularizar a situação de contribuintes em débito. Nesse caso, não compete ao sistema de controle interno avaliar a efetividade dessa política.
Acerca de auditoria e fiscalização, julgue os itens a seguir
O controle interno deve basear-se no princípio da segregação de funções, segundo o qual uma mesma pessoa ou entidade não pode ser simultaneamente responsável pelos ativos e pelos registros contábeis.
Controle interno é o conjunto de procedimentos, métodos ou rotinas, com o objetivo de proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a administração na gestão dos negócios. O controle interno pode ser contábil ou administrativo.
Representa(m) controle interno contábil:
Os controles internos, utilizados pelas organizações para proteger seus ativos, podem ser contábeis e administrativos. Um dos controles internos classificado como administrativo é a(o)
Lei Sarbanes-Oxley promoveu ampla regulação na vida corporativa, fundamentada nas boas práticas de governança corporativa. Seus focos são quatro valores ou princípios: compliance, accountability, disclosure e fairness. A constituição de um comitê de auditoria para acompanhar a atuação dos auditores e dos números da companhia está vinculada aos princípios de
Ainda acerca das competências do SCI do Poder Executivo federal,
julgue os itens que se seguem.
Para o cumprimento de suas atribuições e alcance de suas finalidades, o SCI deve realizar suas atividades com foco nos resultados da ação governamental. Para tanto, deve utilizar metodologia de planejamento específica, que considere os programas de governo fator básico de organização da função pública, e a gestão pública, mobilização organizacional para o alcance desses resultados.
Considere os seguintes procedimentos de controle financeiro:
1. Manter Boletim ou outros livros de caixa para demonstrar o registro das operações do caixa.
2. Conferir se foram observadas as normas de aprovação, crédito, carregamento e faturamento da mercadoria.
3. Manter registros individuais das contas a receber, indicando número dos títulos, valores, vencimentos e saldos.
4. Verificar se os preços estão de acordo com listas de preços e se os preços diferentes estão aprovados pelo responsável competente, assegurando-se de que as notas fiscais contenham o preço correto, evitando o favorecimento inadequado de um cliente em relação a outros.
5. Manter registro de cheques emitidos e recebidos, para assegurar que os pagamentos e recebimentos sejam processados e registrados corretamente.
São procedimentos relativos aos controles internos no setor financeiro:
A respeito do controle interno administrativo, julgue os seguintes
itens.
Os controles administrativos dizem respeito, especialmente, às operações de uma empresa. Em uma auditoria típica, o auditor independente deve verificar os controles administrativos, mas não lhe cabe avaliar a relação entre seus custos e os respectivos benefícios.
Dentre as limitações inerentes dos controles internos, EXCLUI-SE a
As normas de auditoria estabelecem que o auditor deve avaliar o sistema de controles internos a fim de determinar a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria. A esse respeito, considere os procedimentos a seguir.
I - Implementar novos controles internos que, porven- tura, estiverem faltando.
II - Levantar e identificar o sistema de controle interno utilizado na empresa.
III - Realizar o mapeamento de toda a organização, elaborando fluxos e normas de processo.
IV - Verificar se o sistema levantado está realmente sendo utilizado pela empresa.
V - Avaliar, por meio de testes, a eficácia dos controles internos utilizados.
Durante a avaliação do sistema de controles internos, são deveres dos auditores APENAS os procedimentos apresentados em
O gerenciamento de riscos dentro da empresa é uma atividade fundamental que servirá de apoio para diversas outras atividades, como planejamento estratégico, auditoria interna, etc. Nesse contexto, durante uma auditoria, o auditor interno deve
O sistema de controles internos de uma empresa abrange as áreas contábeis e administrativas ou gerenciais. Um exemplo de controle interno contábil é o(a)
Os controles internos podem ser classificados como preventivos ou detectivos, dependendo do objetivo e do momento em que são aplicados. Observe os controles apresentados a seguir.
I - Segregação de funções
II - Limites e alçadas
III - Autorizações
IV - Conciliações
V - Revisões de desempenho
São exemplos de controles preventivos APENAS os apre- sentados em
Em um sistema de controle interno eficaz, é importante que existam mais controles preventivos do que detectivos. Contudo, os controles detectivos também são muito importantes, pois
Nas empresas, falhas que ocorram no sistema de controles internos podem facilitar o aparecimento das fraudes internas, como as mostradas a seguir.
I - Atraso no pagamento dos salários
II - Inexistência ou ineficiência das normas internas
III - Plano de auditoria burocrático e repetitivo
IV - Atraso nas conciliações
V - Ausência de afinidade entre a alta administração e a equipe de auditoria
São falhas ligadas ao aparecimento de fraudes internas APENAS as apresentadas em
São finalidades do controle interno sob o enfoque contábil, exceto:
A auditoria é o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito público e privado, mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou legal. No âmbito do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, a auditoria classifica-se em
No âmbito do Controle Interno Federal, os Relatórios de Auditorias constituem-se na forma pela qual os resultados dos trabalhos realizados são levados ao conhecimento das autoridades competentes com algumas finalidades. Dentre estas, encaminha-se o relatório
Em relação ao processo de controles internos, julgue o item a seguir.
Quanto ao órgão fiscalizador, que constitui uma das naturezas da Auditoria, assinale a alternativa correta.
Consensar propósitos estratégicos, alinhados às expectativas dos acionistas para negócios e gestão, exercendo o acompanhamento e a avaliação da diretoria executiva e dos resultados..
O texto acima se refere à missão de um dos elementos principais preconizados pelas melhores práticas de governança corporativa.
A missão explicitada no texto é desempenhada pelo
Os objetivos do controle interno são: proteger os ativos, produzir dados contábeis confiáveis e ajudar a equipe gestora na condução organizada dos negócios da empresa.
Para atingir esses objetivos, torna-se necessária a realização de
Os controles internos são de fundamental importância para o trabalho do auditor. Quanto mais precisos eles forem, maior segurança haverá na formação da opinião. Quanto mais imprecisos forem, maiores terão de ser os cuidados do auditor na formação de sua opinião.
Sob esse enfoque do controle interno, a segregação de funções
O controle interno pode ser entendido, de forma objetiva, como o conjunto de rotinas, métodos e procedimentos utilizados na proteção dos ativos e na geração de dados confiáveis, auxiliando os administradores da empresa em suas tomadas de decisão.
Sob o enfoque do controle interno, entende-se que o Plano de Organização representa o
Apesar das limitações de recursos, as empresas menores enfrentam o desafio de manter um controle interno, a custo razoável, de várias maneiras, entre as quais se inclui
Entre as características de qualquer sistema de controle interno satisfatório, não é passível de determinação pelos fluxogramas
Não compreende a avaliação do sistema de controle interno:
Uma das características mais relevantes da boa Governança Corporativa é a atuação dos Conselhos de Administração. Dentre as opções abaixo, aponte aquela que caracterizou a mudança mais importante nesses órgãos, impondo uma atuação mais responsável e mais enérgica dos Conselhos de Administração, nos Estados Unidos e na maioria dos países do mundo.
Quanto ao papel da auditoria na estrutura de governança é correto afirmar que:
O controle interno, segundo a metodologia COSO, compõe-se de componentes relacionados entre si. Identifique o elemento que não faz parte desta relação.
A alternativa que apresenta as principais limitações do controle interno, conforme Marcelo Cavalcanti Almeida, é:
A respeito de normas relativas ao controle interno administrativo,
julgue os itens seguintes.
Em relação ao ciclo entre a preparação da folha de pagamentos e o respectivo pagamento, é recomendável que as pessoas que elaboram a folha sejam as mesmas que procedem à entrega aos beneficiários dos envelopes com o numerário e que, sendo o caso, as pessoas que assinam os cheques sejam as mesmas que expedem a comunicação/autorização ao banco para crédito aos beneficiários.
A respeito de normas relativas ao controle interno administrativo,
julgue os itens seguintes.
A caracterização de uma deficiência significativa de controle não é de competência nem responsabilidade do auditor, dependendo exclusivamente do julgamento dos administradores e responsáveis pela governança da entidade.
Considerando a NBCT 12 — da auditoria interna —, julgue o item que segue.
De acordo com o COSO, o gerenciamento de riscos corporativos é constituído de oito componentes interrelacionados. Um deles, realizado por meio de atividades gerenciais contínuas, avaliações independentes ou uma combinação desses dois procedimentos, cuida da integridade do processo de gerenciamento de riscos corporativos, provendo suas alterações, quando necessário. Trata-se da(o):
Acerca da aplicação da estrutura conceitual de análise de risco, é correto afirmar que:
Acerca do gerenciamento de riscos voltado para a governança no setor público, é correto afirmar que:
No que se refere à avaliação dos controles internos, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. O controle interno compreende o plano de organização e todos os métodos e medidas coordenados, adotados numa empresa para proteger seus ativos, para verificar a exatidão operacional e promover a obediência às diretrizes administrativas estabelecidas.
II. A delimitação dos controles internos consiste em dois grupos: controles contábeis e controles patrimoniais.
III. Existem apenas dois elementos de controle:
1) plano de organização; 2) sistemas de autorização e procedimentos de registro.
IV. Os controles internos contábeis são aqueles relacionados com a proteção dos ativos e a validade dos registros contábeis.
O processo realizado com base nas regras da estrutura organizacional e no conjunto de políticas e procedimentos adotados por uma organização para a vigilância, a fiscalização e a verificação de suas próprias atividades, por meio do qual se pode prever, observar, dirigir ou governar os eventos que poderão impactar na consecução de seus objetivos, denomina-se
A avaliação de um sistema de controle interno compreende:
Em relação à análise de risco, às técnicas e aos procedimentos de
planejamento e execução de auditoria, julgue os itens seguintes.
Por meio da análise SWOT, avaliam-se, de forma subjetiva, as capacidades internas de uma organização, identificando-se suas forças e fraquezas para adoção de estratégias voltadas à auditoria e não ao ambiente externo à entidade auditada.
Na gestão empresarial cabe à Administração da empresa estabelecer o sistema de controle interno e o respectivo acompanhamento de sua correta adoção por parte dos executores, como um todo, visando a adaptá-lo rapidamente a novas circunstâncias gerenciais, se necessário.
Ao se dizer que os acessos aos ativos e aos registros contábeis devem ser realizados por indivíduos distintos, está sendo enunciado o princípio do controle interno do(a)
Acerca da eficácia e eficiência do controle interno, julgue os itens
subsequentes.
Empresas em que os sistemas ou métodos de processamento de dados são sofisticados e informatizados alcançam efetivo controle interno, devido à menor interferência de pessoas nesse controle.
Acerca da eficácia e eficiência do controle interno, julgue os itens
subsequentes.
Sistemas de controle eficazes e eficientes reduzem a probabilidade de que os riscos avaliados necessitem ser mitigados posteriormente.
Julgue os itens seguintes, relativos a controle interno.
O sistema de monitoramento proposto pelo COSO (Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission) fundamenta-se no princípio segundo o qual as avaliações sempre devem ser efetuadas por consultores externos independentes.
Julgue os itens seguintes, relativos a controle interno.
A comunicação interna, considerada um dos objetivos do controle interno, é o meio pelo qual a informação é disseminada por toda a organização.
Julgue os itens seguintes, relativos a controle interno.
Ao realizar o monitoramento do processo e as modificações necessárias, o sistema reage de forma dinâmica, mudando quando as condições o permitem.
Julgue os itens seguintes, relativos a controle interno.
A finalidade do controle, em qualquer instituição, é assegurar que os órgãos da instituição atuem em consonância com os princípios constitucionais, especialmente conforme os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, transparência e eficiência.
O COSO classifica os objetivos da organização, em relação ao
controle interno, em diferentes categorias. A respeito dessas
categorias, julgue os itens que se seguem.
A categoria informação e comunicação relaciona-se à confiabilidade dos relatórios e das demonstrações financeiras publicadas.
O COSO classifica os objetivos da organização, em relação ao
controle interno, em diferentes categorias. A respeito dessas
categorias, julgue os itens que se seguem.
Dado que, em princípio, as categorias são independentes e não podem ser sobrepostas, o objetivo operacional não pode ser, também, objetivo de comunicação ou de conformidade.
O COSO classifica os objetivos da organização, em relação ao
controle interno, em diferentes categorias. A respeito dessas
categorias, julgue os itens que se seguem.
A categoria conformidade fundamenta-se no cumprimento de leis e regulamentos pertinentes.
No que concerne aos objetivos relacionados à governança
corporativa no controle interno, julgue os itens de 15 a 18.
Os riscos a que estão sujeitas as organizações podem ter origem interna ou externa. A aprovação de nova lei ou decreto, por exemplo, é considerado fator externo de risco e pode implicar alteração em políticas operacionais e estratégicas de determinada organização.
No que concerne aos objetivos relacionados à governança
corporativa no controle interno, julgue os itens de 15 a 18.
Entre os fatores abrangidos na concepção do sistema de controle interno da corporação incluem-se a independência dos membros do comitê de auditoria da equipe de gerenciamento executivo, a extensão da supervisão dos conselheiros sobre as operações da empresa e o questionamento a respeito do desempenho da gestão.
As organizações enfrentam riscos relacionados a fontes externas e
internas, os quais devem ser avaliados no nível de cada atividade,
ao longo de sua operação. Acerca desse assunto, julgue os itens
consecutivos.
Perturbações no sistema de processamento de informação e mudanças na política governamental são exemplos de fatores externos que podem gerar riscos à entidade.
As organizações enfrentam riscos relacionados a fontes externas e
internas, os quais devem ser avaliados no nível de cada atividade,
ao longo de sua operação. Acerca desse assunto, julgue os itens
consecutivos.
O conluio de funcionários pode resultar em falhas de controle, uma vez que funcionários podem alterar dados do sistema, omitir informações e falsificar relatórios, o que gera risco interno e evidencia a limitação do controle interno.
Com referência à estrutura integrada de controle interno, regida
pelo COSO (Committee of Sponsoring Organizations), julgue os
itens subsecutivos.
O termo controle interno significa, basicamente, a automação das rotinas operacionais da entidade. Por meio dessa automação é obtida a redução de custos, a redução da probabilidade de erros e o aprimoramento das atividades desenvolvidas.
Com referência à estrutura integrada de controle interno, regida
pelo COSO (Committee of Sponsoring Organizations), julgue os
itens subsecutivos.
O controle interno é um processo que envolve toda a organização, principalmente a alta administração.
Com referência à estrutura integrada de controle interno, regida
pelo COSO (Committee of Sponsoring Organizations), julgue os
itens subsecutivos.
Promover a confiabilidade nos relatórios financeiros é um dos objetivos do controle interno.
Com referência à estrutura integrada de controle interno, regida
pelo COSO (Committee of Sponsoring Organizations), julgue os
itens subsecutivos.
A implementação do controle interno em uma entidade garante que os objetivos da organização sejam alcançados.
Com referência à estrutura integrada de controle interno, regida
pelo COSO (Committee of Sponsoring Organizations), julgue os
itens subsecutivos.
O objetivo principal do controle interno, para proteger o patrimônio da entidade, é identificar eventuais fraudes.
Acerca da relação entre os objetivos da organização e as categorias
de controle, de acordo com a estrutura integrada do controle interno
do COSO, julgue os itens subsequentes.
A efetividade e a eficiência operacional relacionam-se com os objetivos de desempenho da organização.
Acerca da relação entre os objetivos da organização e as categorias
de controle, de acordo com a estrutura integrada do controle interno
do COSO, julgue os itens subsequentes.
O objetivo de conformidade visa assegurar que todas as transações sejam registradas, que todos os registros reflitam transações reais e que sejam consignados pelos valores e enquadramentos corretos.
Acerca da relação entre os objetivos da organização e as categorias
de controle, de acordo com a estrutura integrada do controle interno
do COSO, julgue os itens subsequentes.
Para se avaliar a efetividade de um sistema específico de controle interno, devem ser adotados parâmetros objetivos de avaliação, amparados por modelos matemáticos.
Acerca da relação entre os objetivos da organização e as categorias
de controle, de acordo com a estrutura integrada do controle interno
do COSO, julgue os itens subsequentes.
No modelo COSO de controle interno, existe um relacionamento direto entre os objetivos organizacionais, os componentes do controle e as unidades de negócio ou atividades, formando uma matriz tridimensional.
No tocante à estrutura integrada de um sistema de controle interno,
considerando o disposto no COSO, julgue os itens que se seguem.
A auditoria interna contribui para o aperfeiçoamento da efetividade do controle interno.
No tocante à estrutura integrada de um sistema de controle interno,
considerando o disposto no COSO, julgue os itens que se seguem.
O controle interno é um processo integrado com os seguintes componentes inter-relacionados entre si: ambiente de controle, avaliação e gerenciamento de riscos, segregação de funções, confiabilidade nas informações e monitoramento.
No tocante à estrutura integrada de um sistema de controle interno,
considerando o disposto no COSO, julgue os itens que se seguem.
O conluio entre empregados pode comprometer a eficácia do controle interno de uma organização e prejudicar os objetivos a serem alcançados.
No tocante à estrutura integrada de um sistema de controle interno,
considerando o disposto no COSO, julgue os itens que se seguem.
O custo não pode ser utilizado como argumento para limitar a implementação do controle interno em uma entidade, tendo em vista a relevância desse controle para o funcionamento da entidade.
No tocante à estrutura integrada de um sistema de controle interno,
considerando o disposto no COSO, julgue os itens que se seguem.
O ambiente de controle é influenciado pela atitude ampla e consciente da alta administração de uma entidade em relação à importância do controle interno.
No tocante à estrutura integrada de um sistema de controle interno,
considerando o disposto no COSO, julgue os itens que se seguem.
Um controle interno só pode ser considerado efetivo se a maioria dos componentes previstos no modelo do COSO estiver presente e funcionando adequadamente.
No tocante à estrutura integrada de um sistema de controle interno,
considerando o disposto no COSO, julgue os itens que se seguem.
O componente atividade de controle visa identificar fatores que possam ameaçar o alcance dos objetivos de uma entidade.
Julgue os itens seguintes, acerca dos componentes de controle
interno, previstos na estrutura integrada do COSO.
Risco é a probabilidade de perda ou incerteza associada ao cumprimento de um objetivo.
Julgue os itens seguintes, acerca dos componentes de controle
interno, previstos na estrutura integrada do COSO.
Verificar se as deficiências de performance ou de controle interno identificadas são tratadas de modo adequado e oportuno é uma das características do componente avaliação de riscos.
Julgue os itens seguintes, acerca dos componentes de controle
interno, previstos na estrutura integrada do COSO.
O compromisso com a competência, o envolvimento da alta administração, a integridade e os valores éticos preconizados na organização são aspectos que caracterizam o ambiente de controle.
No modelo COSO, a avaliação de riscos é um dos componentes
essenciais de um sistema de controle interno efetivo. Com base
nessa informação, julgue os itens subsecutivos.
Um controle interno efetivo pressupõe a existência de mecanismos que antecipem, identifiquem e permitam reagir a eventos que possam afetar o alcance dos objetivos da entidade.
No modelo COSO, a avaliação de riscos é um dos componentes
essenciais de um sistema de controle interno efetivo. Com base
nessa informação, julgue os itens subsecutivos.
A avaliação de riscos baseia-se nos objetivos operacionais de confiabilidade das informações e de conformidade com leis, regulamentos e normas.
No modelo COSO, a avaliação de riscos é um dos componentes
essenciais de um sistema de controle interno efetivo. Com base
nessa informação, julgue os itens subsecutivos.
A análise dos riscos pressupõe, necessariamente, a mensuração matemática, mediante a multiplicação dos fatores de impacto e probabilidade.