Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho na área, para
comentar esta questão sobre Macroeconomia.
Esta questão é um pouco diferente do que costuma ocorrer com o CESPE. Normalmente, a banca cobra um assunto por questão. Nesta, ela cobrou diversos assuntos.
Vamos às alternativas!
A) Incorreta. A produtividade marginal é o quanto que as máquinas e equipamentos (capital) conseguem acrescentar ao produto de uma economia. Tal produtividade é a explicação dos clássicos para a taxa de juros. Para os keynesianos, a taxa de juros é determinada de forma exógena (modelo keynesiano simples) ou como resultado das curvas IS-LM.
B) Incorreta. Se há desemprego, é porque existe pouca demanda por mão de obra. Nesta situação, os salários irão diminuir (e não crescer, como disse a alternativa).
C) Incorreta. Esta alternativa cobra os conhecimentos sobre a teoria das expectativas racionais para a inflação. Com base nesta teoria, os agentes utilizam toda a informação disponível para fazer suas previsões sobre a inflação. Isto significa que qualquer efeito sobre a inflação que possa ser previsto pelos agentes econômicos não teria qualquer efeito sobre o produto.
Voltando para a alternativa, se a economia precisa retornar ao pleno emprego é porque o produto precisa subir. No entanto, se estamos sobre expectativas acionais, a deflação da economia não terá impacto nenhum no produto, pois os agentes econômicos já teriam antecipado essa situação.
D) Correta. O Banco Central controla o câmbio por meio do dólar. Existem dois mercados para o dólar: o a vista e futuro.
O mercado a vista de dólar ocorre da maneira como nós entendemos qualquer mercado. Você dá real e obtém a mercadoria em troca (no caso, dólar). E isto ocorre instantaneamente.
Já no mercado futuro, não é negociado o dólar hoje, mas sim o dólar para o futuro (daqui 1 mês, 6 meses ou 1 ano, por exemplo). Então, não há troca de real por dólar hoje, mas apenas o compromisso de cumprir o acordo de compra/venda. Ou seja, não há troca de moeda, apenas a "assinatura" de um contrato.
As operações de swap do Banco Central são realizadas para intervir no mercado de câmbio. Quando isso acontece, o Banco Central entra no mercado futuro, vendendo contratos de dólar. Fazendo assim, o Banco Central oferta mais dólar e atende a demanda do mercado, arrefecendo o ímpeto comprador da moeda e, dessa forma, controlando o câmbio.
As operações de swap, no entanto, acontecem no mercado futuro, onde não há troca de real por dólar, mas simplesmente o compromisso de cumprir o contrato de câmbio na data de vencimento.
Ou seja, tais operações ocorrem no mercado futuro, isso não impacta as reservas internacionais. Para que houvesse impacto, as operações de swap deveriam ocorrer no mercado a vista, mas não é o caso.
E) Incorreta. Na verdade, a TQM parte da neutralidade da moeda, mas esta só é válida para o longo prazo. Ou seja, segundo a TQM a moeda não possui efeitos perenes na economia, mas somente efeitos temporários.
Gabarito do Professor: Letra D.