SóProvas



Prova ADM&TEC - 2019 - Prefeitura de Pedra - PE - Agente Administrativo


ID
3199240
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

II. Maslow é um autor de referência para os estudos e práticas em gerenciamento de recursos humanos. De acordo com esse importante teórico, as necessidades humanas de segurança estão relacionadas à segurança e proteção contra danos físicos e emocionais, por exemplo.


Marque a alternativa CORRETA

Alternativas
Comentários
  • emocionais?

  • A primeira assertiva está correta e tem como base a lei 8.666/93.

    E a segunda também está correta, vejamos:

    Necessidades de Segurança: São as necessidades de estar livre de perigos “físicos” e “psicológicos”, tais como: proteção contra violência, abrigo, estabilidade no emprego, segurança no ambiente de trabalho, liberdade, etc. Também estão relacionadas à sobrevivência do indivíduo.

    Fonte: Estratégia concursos.

  • A questão tratou de duas disciplinas distintas: Administração (Assunto: motivação) e Direito Administrativo (Licitações):

    I- VERDADEIRA; A assertiva está nos exatos termos do caput do artigo 3º da lei nº 8.666/93.

    II- VERDADEIRA. A teoria de Maslow sobre hierarquia das necessidades cita que as necessidades devem ser satisfeitas iniciando das mais baixas (necessidades fisiológicas: comer, dormir...) até as mais altas (autorrealização). Como isso, seu modelo foi associado a um formato de pirâmide. Dentre esses níveis, o 2º corresponde a necessidade de segurança. Sobre esse nível 2, Chiavenato cita o seguinte:

    "São necessidades de segurança, estabilidade, busca de proteção contra ameaça ou privação e fuga do perigo. Surgem no comportamento quando as necessidades fisiológicas estão relativamente satisfeitas. (...) . As necessidades de segurança têm grande importância no comportamento humano, uma vez que todo empregado está sempre em relação de dependência com a empresa, na qual ações administrativas arbitrárias ou decisões incoerentes podem provocar incerteza ou insegurança no empregado quanto à sua permanência no emprego. Se essas ações ou decisões refletem discriminação ou favoritismo ou alguma política administrativa imprevisível, podem tornar-se poderosos ativadores de insegurança em todos os níveis hierárquicos da empresa." (CHIAVENATO, 2014, Pág 321)

    Exemplos: necessidades de segurança física (ambiente seguro); necessidade de segurança emocional ou psicológico: (estabilidade no emprego; Uma nova direção gera insegurança emocional nos subordinados em relação à permanência desses no trabalho)

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014. (pág 321)

    GABARITO: LETRA "A'.

  • GAB A

    I- ART 3° da lei 8.666;

    II- De acordo com Maslow, a base da pirâmide da motivação compreende as necessidades de nível baixo, ou seja, as necessidades fisiológicas e de segurança. As necessidades humanas de segurança estão relacionadas à segurança e proteção contra danos físicos e emocionais.


ID
3199243
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. À luz da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, os editais de licitação para a contratação de bens, serviços e obras poderão, mediante prévia justificativa da autoridade competente, exigir que o contratado promova, em favor de órgão ou entidade integrante da administração pública ou daqueles por ela indicados a partir de processo isonômico, medidas de compensação comercial, industrial, tecnológica ou acesso a condições vantajosas de financiamento, cumulativamente ou não, na forma estabelecida pelo Poder Executivo federal.

II. O gerenciamento da equipe, buscando a eficiência e a eficácia dos processos, é um dos principais desafios dos gestores e administradores no setor público. Para alcançar o melhor resultado possível na instituição, o gestor deve incentivar a realização de processos de planejamento formais, mas não excessivamente burocráticos, ao mesmo tempo em que deve tolher as tentativas de comunicar à equipe o plano a ser executado.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (B)

    Tolher = pôr obstáculo a; opor-se, obstar.

    II. O gerenciamento da equipe, buscando a eficiência e a eficácia dos processos, é um dos principais desafios dos gestores e administradores no setor público. Para alcançar o melhor resultado possível na instituição, o gestor deve incentivar a realização de processos de planejamento formais, mas não excessivamente burocráticos, ao mesmo tempo em que deve tolher as tentativas de comunicar à equipe o plano a ser executado.

    Questão de português, rsrs.


ID
3199246
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O servidor público da área administrativa deve conhecer os principais conceitos relacionados ao processo licitatório. Por exemplo, a definição de Seguro-Garantia, na lei 8.666/93, refere-se ao seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos.

II. A atividade pública é financiada com recursos públicos, oriundos de contribuições compulsórias de cidadãos e empresas, os quais devem ser direcionados para a prestação de serviços públicos e para a produção do bem comum. A Administração Pública tem como destinatários de suas ações cidadãos, sociedade e partes interessadas, demandantes da produção do bem comum e do desenvolvimento sustentável.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • 1 - Lei. 8666/93 Art. 6 - inc. VI - Seguro-Garantia - o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos;

    2 - Básica definição de para onde vai nosso dinheiro.

  • CF/88, Art. 149. Compete exclusivamente à União instituir contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas, como instrumento de sua atuação nas respectivas áreas, observado o disposto nos arts. 146, III, e 150, I e III, e sem prejuízo do previsto no art. 195, § 6º, relativamente às contribuições a que alude o dispositivo.

  •  O servidor público da área administrativa deve conhecer os principais conceitos relacionados ao processo licitatório. Por exemplo, a definição de Seguro-Garantia, na lei 8.666/93, refere-se ao seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos.

    O SERVIDOR DEVE CONHECER, COMO ASSIM?

  • A escolha do termo “contribuições compulsórias” foi infeliz, pois parece afirmar que a atividade pública é financiada com recursos públicos oriundos de contribuições compulsórias, no sentido de contribuição como espécie tributária, o que restringiria as fontes de custeio da atividade pública.

    Além disso, o termo “contribuições compulsórias” é empregado uma única vez na CF, no Título IX - Das Disposições Constitucionais Gerais, para tratar das contribuições para custeio de entidades privadas de serviço social e formação, que são justamente, “contribuições especiais”:

    Art. 240. Ficam ressalvadas do disposto no art. 195 as atuais contribuições compulsórias dos empregadores sobre a folha de salários, destinadas às entidades privadas de serviço social e de formação profissional vinculadas ao sistema sindical.

    Contribuições especiais são tributos finalísticos qualificados pela destinação. Assim, o elemento que confere identidade às contribuições, diante dos demais tributos, é a finalidade para a qual são instituídas. (MAZZA, 2019)

  • PRA ESSA BANCA OU ESTÁ TUDO CERTO, OU TUDO ERRADO!

  • gostei da segunda definição, "contribuição compulsória", sem conversa fiada de apenas "contribuinte".

  • Examinemos as afirmações lançadas:

    I. “O servidor público da área administrativa deve conhecer os principais conceitos relacionados ao processo licitatório. Por exemplo, a definição de Seguro-Garantia, na lei 8.666/93, refere-se ao seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos”.

    Seguro-Garantia é “o seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos”, nos termos do art. 6º, inciso VI, da Lei nº 8.666/93. Como se vê, VERDADEIRA esta afirmativa.      

    II. “A atividade pública é financiada com recursos públicos, oriundos de contribuições compulsórias de cidadãos e empresas, os quais devem ser direcionados para a prestação de serviços públicos e para a produção do bem comum. A Administração Pública tem como destinatários de suas ações cidadãos, sociedade e partes interessadas, demandantes da produção do bem comum e do desenvolvimento sustentável”.

    O orçamento público é o instrumento que os governos usam para organizar os seus recursos financeiros, nesse sentido, a Administração Pública tem como destinatários de suas ações cidadãos, sociedade e partes interessadas, demandantes da produção do bem comum e do desenvolvimento sustentável. Logo, VERDADEIRA essa afirmação.

    Ante o exposto, as duas afirmativas são verdadeiras.

    GABARITO: A.

  • Galera, há oito semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato e absurdo, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.

    Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;

    Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;

    E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;

     

    Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia.

    Para saber mais, clique no link da publicação fixada no topo da página:

    Super dicas de aprovação acelerada:

    https://www.facebook.com/carreiraspoliciais2.0

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    “FAÇA DIFERENTE”

    SEREMOS APROVADOS EM 2021!

  • A questão indicada está relacionada com o Direito Administrativo.


    I -  CORRETO. art. 6º, inciso VI, da Lei nº 8.666 de 1993 – literalidade da lei -, o seguro-garantia é o “seguro que garante o fiel cumprimento das obrigações assumidas por empresas em licitações e contratos".

    II –  CORRETO. Em primeiro lugar, pode-se dizer que a atividade pública é financiada com recursos públicos, que são oriundos de contribuições compulsórias de cidadãos e empresas, como os tributos, que devem ser direcionados para prestar os serviços públicos e alcançar o interesse da coletividade.

    Tributos – de acordo com o artigo 3º, do Código Tributário Nacional – CTN, os tributos podem ser definidos como “toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua de ato ilícito, instituída em lei cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada".

    No que se refere aos destinatários, indicar-se que a Administração Pública tem como destinatários de suas ações os cidadãos, a sociedade e as partes interessadas, que são demandantes da produção do bem comum e do desenvolvimento sustentável.

    Em se tratando de atividade privada, cabe informar que é financiada com recursos de particulares, que possuem interesses relacionados com o capital. Além disso, a iniciativa privada possui como destinatários de suas ações, os clientes.

    Diante do exposto, percebe-se que as duas afirmativas são verdadeiras.

    Gabarito do Professor: A)


ID
3199249
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A eficiência na Administração Pública apenas pode ser alcançada mediante a utilização de boas práticas de trabalho e do atendimento às determinações legais vigentes. Nesse contexto, cabe ao servidor público compreender que programar as atividades a serem realizadas não faz parte do processo de planejamento e, portanto, essa prática deve ser incluída em meio à execução dos serviços prestados aos cidadãos.

II. A legislação brasileira, atualmente, compreende um conjunto de normas que determinam quais as informações que podem ou não ser divulgadas ao público em geral, assim como a forma como essas informações devem ser disponibilizadas. Como exemplo, pode-se citar o sigilo imposto às informações que são determinantes para a manutenção da segurança nacional, ou mesmo as informações pessoais dos usuários dos serviços públicos. Diante disso, é possível inferir que a Administração Pública municipal deve infringir o princípio da publicidade de seus atos, pois o mesmo possui amplas restrições legais.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. A eficiência na Administração Pública apenas pode ser alcançada mediante a utilização de boas práticas de trabalho e do atendimento às determinações legais vigentes. Nesse contexto, cabe ao servidor público compreender que programar as atividades a serem realizadas não faz parte do processo de planejamento e, portanto, essa prática deve ser incluída em meio à execução dos serviços prestados aos cidadãos. ERRADA

    II. A legislação brasileira, atualmente, compreende um conjunto de normas que determinam quais as informações que podem ou não ser divulgadas ao público em geral, assim como a forma como essas informações devem ser disponibilizadas. Como exemplo, pode-se citar o sigilo imposto às informações que são determinantes para a manutenção da segurança nacional, ou mesmo as informações pessoais dos usuários dos serviços públicos. Diante disso, é possível inferir que a Administração Pública municipal deve infringir o princípio da publicidade de seus atos, pois o mesmo possui amplas restrições legais. ERRADA

    BONS ESTUDOS.

  • II - "é possível inferir que a Administração Pública municipal deve infringir o princípio da publicidade de seus atos, pois o mesmo possui amplas restrições legais."

    deve infringir o princípio da publicidade??? claro que não!!

  • Gabarito D

     

    I - ERRADA . Por que?

     

    Quando traz a palavra de caráter absoluto na frase: "APENAS pode ser alcançada mediante a utilização de boas práticas de trabalho e do atendimento às determinações legais vigentes". Eis o erro, pois nenhum pricipio administrativo tem valor substacial auto-suficiente.

     

    Assim o renomado HELY LOPES MEIRELLES, definiu o princípio da eficiência, como “o que se impõe a todo o agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento profissional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros”, e acrescenta que “o dever da eficiência corresponde ao dever da boa administração”... (MEIRELLES, 2002).

     

    II - ERRADO. Cadiquê?

     

    A questão traz quase tudo correto, mas ao final trouxe um absolutismo na palavra negritada: 

     

    é possível inferir que a Administração Pública municipal deve infringir o princípio da publicidade de seus atos, pois o mesmo possui amplas restrições legais.

     

    Apesar de haver restrições a determinados atos administrativos (sigilosos), a Administração Pública não deverá infrigir o respectivo principio, uma vez que a Administração só faz o que a lei prescreve, com base no principio da legalidade.

     

    Essa é minha contribuição.

     

    Fonte: Curso Damásio-2020 + direito net

     

    SOON -->

  • Questão Muito Boa, Gostei muito By Matheus Ribeiro

  • Infringir = desobedecer.

  • Apenas e concurso não combina, na primeira questão, ja na segunda infrigir a publicidade Jamais!!!!

  • I. A eficiência na Administração Pública apenas pode ser alcançada mediante a utilização de boas práticas de trabalho e do atendimento às determinações legais vigentes. Nesse contexto, cabe ao servidor público compreender que programar as atividades a serem realizadas não faz parte do processo de planejamento e, portanto, essa prática deve ser incluída em meio à execução dos serviços prestados aos cidadãos.

    Exemplos :previsão de concursos públicos para o provimento de cargos efetivos, de licitações para a escolha do melhor contrato, a possibilidade de perda do cargo do servidor estável por meio de avaliação periódica de desempenho...

    Como sabemos, não existe hierarquia entre princípios, porém, para fins de concurso público, este princípio acaba tendo relevância pois foi o último introduzido na Constituição, por meio da EC nº 19/98, chamada de emenda da reforma administrativa, que deu nova redação ao art. 37 e outros.

    Os agentes públicos devem agir com rapidez, presteza, perfeição, rendimento.

    Importante também é o aspecto econômico, que deve pautar as decisões, levando-se em conta sempre a relação custo-benefício. Construir uma linha de distribuição elétrica em rua desabitada pode ser legal, seguir a Lei de Licitações, mas não será um investimento eficiente para a sociedade, que arca com os custos e não obtém o benefício correspondente.

    II. A legislação brasileira, atualmente, compreende um conjunto de normas que determinam quais as informações que podem ou não ser divulgadas ao público em geral, assim como a forma como essas informações devem ser disponibilizadas. Como exemplo, pode-se citar o sigilo imposto às informações que são determinantes para a manutenção da segurança nacional, ou mesmo as informações pessoais dos usuários dos serviços públicos. Diante disso, é possível inferir que a Administração Pública municipal deve infringir o princípio da publicidade de seus atos, pois o mesmo possui amplas restrições legais.

    O artigo 37 da Constituição Federal estampa o princípio da publicidade, aplicável a todos os Poderes, em todos os níveis de governo. Como regra geral, os atos praticados pelos agentes administrativos não devem ser sigilosos. Portanto, salvo as ressalvas legalmente estabelecidas e as decorrentes de razões de ordem lógica, o  administrativo deve ser público, acessível ao público em geral, não apenas às partes envolvidas.

    A Administração tem o dever de manter plena transparência de todos os seus comportamentos, inclusive de oferecer informações que estejam armazenadas em seus bancos de dados, quando sejam solicitadas, em razão dos interesses que ela representa quando atua.

    Apesar de haver restrições a determinados atos administrativos (sigilosos), a Administração Pública NÃO DEVERÁ INFRINGIR O RESPCTIVO PRINCÍPIO, uma vez que a Administração só faz o que a lei prescreve, com base no principio da legalidade.

  • A questão indicada está relacionada com o Direito Administrativo.


    I – ERRADO. Em primeiro lugar, cabe informar que a eficiência está relacionada com a economicidade, com a qualidade, com a rapidez, com a produtividade e com a redução dos desperdícios. A eficiência pode ser entendida como modo pelo qual é exercida a função administrativa.

    No item I foi indicado que programar as atividades a serem efetuadas não faz parte do processo de planejamento. Logo, o item I está ERRADO, uma vez que programar as atividades faz parte do processo de planejamento e está relacionado com a eficiência.
    II – ERRADO. O princípio da publicidade é um dos princípios constitucionais expressos no artigo 37, caput, da Constituição Federal de 1988. O princípio da publicidade se refere ao dever de divulgação oficial dos atos da Administração Pública, nos termos do artigo 2º, parágrafo único, Inciso V, da Lei nº 9.784 de 1999. O princípio da publicidade está relacionado com a transparência. Exceções: a segurança do Estado (artigo 5º, Inciso XXXIII, da CF/88), a segurança da sociedade (artigo 5º, XXXIII, da CF/88) e a intimidade dos envolvidos (artigo 5º, Inciso X, da CF/88).
    No item II foi informado que a Administração Pública deve “infringir o princípio da publicidade, pois o mesmo possui amplas restrições legais". Logo, observa-se que o item II está ERRADO, uma vez que é um dever da Administração Pública a divulgação oficial dos atos praticados. Além disso, a Constituição Federal de 1988 definiu três exceções ao referido princípio.

    Diante do exposto, percebe-se os dois itens são falsos.


    Gabarito do Professor: D)
  • Gab. D

     infligir significa aplicar pena de castigo, causando dano, prejuízo ou sofrimento a alguém; já o verbo infringir significa transgredir.


ID
3199252
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A Administração Pública tem o poder de regular e gerar obrigações e deveres para a sociedade, assim as suas decisões e ações normalmente geram efeitos em larga escala para a sociedade e em áreas sensíveis. O Estado é a única organização que, de forma legítima, pode definir unilateralmente obrigações em relação a terceiros.

II. O princípio fundamental da avaliação gerencial não é apenas medir se determinado resultado foi alcançado, mas proporcionar informações suficientes para desencadear um processo que permita identificar as oportunidades de melhoria de forma contínua na instituição.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Um bom exemplo para o item I é quando a polícia utiliza carro alheio para perseguir algum criminoso, gera obrigação com terceiro (dono do carro) de "emprestar o carro" para eles.

    Acredito que o item II é o exercício do princípio da eficiência.

  • Letra A.

    São tendências atuais do Direito Administrativo, entre elas:

    ADOÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL: substituição do controle formal pelo controle de resultados e pela ampliação da autonomia administrativa, financeira e orçamentária dos órgãos e entidades da Administração Pública. Ex: contrato de gestão.

    Fonte: Manual Caseiro

  • I. A Administração Pública tem o poder de regular e gerar obrigações e deveres para a sociedade, assim as suas decisões e ações normalmente geram efeitos em larga escala para a sociedade e em áreas sensíveis. O Estado é a única organização que, de forma legítima, pode definir unilateralmente obrigações em relação a terceiros. (CERTO)

    O regime jurídico de direito privado pode ser conceituado como um complexo de normas e princípios jurídicos , marcados em linhas gerais, pela horizontalidade e pela bilateralidade. Ao passo que, a posição de superioridade da administração, é caracterizada pela verticalidade e pela unilateralidade nas relações mantidas com os particulares.

    Exemplo: A desapropriação ou expropriação[2] é a transferência compulsória da propriedade do particular ao Poder Público, mediante o pagamento justo e prévio de indenização em dinheiro. Tal ato decorre da supremacia do interesse público e é, portanto, a maior forma de expressão de poder do Público sobre o particular.

    II. O princípio fundamental da avaliação gerencial não é apenas medir se determinado resultado foi alcançado, mas proporcionar informações suficientes para desencadear um processo que permita identificar as oportunidades de melhoria de forma contínua na instituição. (CERTO)

    O princípio da eficiência implementou o modelo de administração pública gerencial voltada para um controle de resultados na atuação estatal, ou seja, a partir disso, os atos da administração devem ser realizados com a maior qualidade, competência e eficácia possível em prol da sociedade.

    O princípio da eficiência é o mais recente dos princípios constitucionais da Administração Pública brasileira, tendo sido adotado a partir da promulgação, da Emenda Constitucional nº , de 1998 – Reforma Administrativa.

    Quando se fala em eficiência na administração pública, significa que o gestor público deve gerir a coisa pública com efetividade, economicidade, transparência e moralidade visando cumprir as metas estabelecidas.

    O princípio da eficiência implementou o modelo de administração pública gerencial voltada para um controle de resultados na atuação estatal. Nesse sentido, economicidade, redução de desperdícios, qualidade, rapidez, produtividade e rendimento funcional são valores encarecidos por referido princípio.

  • A questão em análise exige que tenhamos noções de direito administrativo, bem como do processo de avaliação de desempenho organizacional. Vejamos se os itens apresentados estão corretos ou não.

    I. CORRETO. De acordo com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP, 2019) "A administração pública tem o poder de regular e gerar obrigações e deveres para a sociedade, assim, as suas decisões e ações normalmente geram efeitos em larga escala para a sociedade e em áreas sensíveis. O Estado é a única organização que, de forma legítima, detém o poder de constituir unilateralmente obrigações em relação a terceiros. Portanto, a administração pública só pode fazer o que a lei permite, enquanto que a iniciativa privada pode fazer tudo o que não estiver proibido por lei. Essa legalidade fixa os parâmetros de controle da administração e do administrador, a fim de evitar desvios de conduta".

    II. CORRETO. O princípio fundamental da avaliação não é apenas medir se determinado resultado foi alcançado, mas proporcionar informações suficientes para desencadear um processo que permita identificar as oportunidades de melhoria de forma contínua. Para que isso seja possível, é necessária a existência de ferramentas que permitam avaliar se os resultados pretendidos foram alcançados e identificar as causas dos desvios ocorridos, de modo a mensurar o desempenho da organização. 

    Após analisar os itens apresentados, podemos assinalar a alternativa "A" como correta, pois os dois itens estão corretos.

    GABARITO: A

    Fonte:

    ENAP: Estruturas Organizacionais e o Estado, módulo 1, 2019

  • Errei pensando que quem gera a obrigação é a Lei, não a Administração..


ID
3199255
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A função de controle, no âmbito da administração organizacional, compreende processos como medir os resultados obtidos e compará-los aos planos estabelecidos; medir as variações em processos e resultados; coordenar os esforços da equipe em favor do cumprimentos dos objetivos organizacionais; definir ações para estimular a motivação da equipe; determinar quais indicadores serão utilizados para indicar o sucesso de um projeto ou processo; e divulgar os resultados obtidos, por exemplo.

II. Frequentemente alguns servidores públicos podem tornar-se responsáveis por processos administrativos sem, no entanto, possuir formação específica em Administração, como um bacharelado nessa área. Nesses casos, é pertinente esclarecer a esses servidores que eles devem ser responsáveis por processos de planejamento e controle sem, no entanto, exercer qualquer atividade de liderança, pois liderar a equipe não faz parte da função de direção e não está relacionada com as atividades administrativas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Direção --> COMUNICAÇÃO

    MOTIVAÇÃO

    *LIDERANÇA*

  • erro da primeira

    "coordenar os esforços da equipe em favor do cumprimentos dos objetivos organizacionais" - isso é DIREÇÃO

  • jamais imaginei que a II fosse verdadeira.

  • Gabarito: D

  • Alternativa d)

    I. A função de controle, no âmbito da administração organizacional, compreende processos como medir os resultados obtidos e compará-los aos planos estabelecidos; medir as variações em processos e resultados; coordenar os esforços da equipe em favor do cumprimentos dos objetivos organizacionais; definir ações para estimular a motivação da equipe; determinar quais indicadores serão utilizados para indicar o sucesso de um projeto ou processo; e divulgar os resultados obtidos, por exemplo. INCORRETO

    II. Frequentemente alguns servidores públicos podem tornar-se responsáveis por processos administrativos sem, no entanto, possuir formação específica em Administração, como um bacharelado nessa área. Nesses casos, é pertinente esclarecer a esses servidores que eles devem ser responsáveis por processos de planejamento e controle sem, no entanto, exercer qualquer atividade de liderança, pois liderar a equipe não faz parte da função de direção e não está relacionada com as atividades administrativas. INCORRETO

  • I. A função de controle, no âmbito da administração organizacional, compreende processos como medir os resultados obtidos e compará-los aos planos estabelecidos; medir as variações em processos e resultados; coordenar os esforços da equipe em favor do cumprimentos dos objetivos organizacionais; definir ações para estimular a motivação da equipe; ( essa parte é DIREÇÃO e não controle) determinar quais indicadores serão utilizados para indicar o sucesso de um projeto ou processo; e divulgar os resultados obtidos, por exemplo.

  • Planejamento → estabelecer os objetivos e defini os meios para alcançá-los.

    Organização → atribuir responsabilidades. Estabelecer os meios e os recursos.

    Direção → conduzir os trabalhos. Orientar e motivar as pessoas.

    Controle → monitorar e fazer correções necessárias. Avaliação de desempenho.

    I. A função de controle, no âmbito da administração organizacional, compreende processos como medir os resultados obtidos e compará-los aos planos estabelecidos; medir as variações em processos e resultados; coordenar os esforços da equipe em favor do cumprimentos dos objetivos organizacionais; definir ações para estimular a motivação da equipe; determinar quais indicadores serão utilizados para indicar o sucesso de um projeto ou processo; e divulgar os resultados obtidos, por exemplo.

    II. Frequentemente alguns servidores públicos podem tornar-se responsáveis por processos administrativos sem, no entanto, possuir formação específica em Administração, como um bacharelado nessa área. Nesses casos, é pertinente esclarecer a esses servidores que eles devem ser responsáveis por processos de planejamento e controle sem, no entanto, exercer qualquer atividade de liderança, pois liderar a equipe não faz parte da função de direção e não está relacionada com as atividades administrativas.

    Alternativa: D - As duas afirmativas são falsas.


ID
3199258
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A liderança é o elemento promotor da gestão, responsável pela orientação, estímulo e comprometimento para o alcance e melhoria dos resultados organizacionais e deve atuar de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, a promoção de relações de qualidade e a proteção do interesse público.

II. O Plano de Gerenciamento do Projeto (PGP) é um documento muito importante para auxiliar nos trabalhos do gerente de projetos e da equipe. Esse documento frequentemente é desenvolvido desde a iniciação do projeto, pois esse plano é utilizado para avaliar a viabilidade do empreendimento e contempla informações como um cronograma de marcos, restrições contratuais, os limites orçamentários, os objetivos gerais do projeto e quem é o apoiador (também chamado de "Patrocinador") do projeto. Assim, pode-se dizer que o projeto ainda não existe enquanto o PGP ainda não foi aprovado, pois esse documento autoriza o início do projeto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Erro da B, o nome certo é TERMO DE ABERTURA DE PROJETO;

    a propósito, que classificação errada hein.

  • Alternativa b)

    I. A liderança é o elemento promotor da gestão, responsável pela orientação, estímulo e comprometimento para o alcance e melhoria dos resultados organizacionais e deve atuar de forma aberta, democrática, inspiradora e motivadora das pessoas, visando ao desenvolvimento da cultura da excelência, a promoção de relações de qualidade e a proteção do interesse público. CORRETO

    II. O Plano de Gerenciamento do Projeto (PGP) é um documento muito importante para auxiliar nos trabalhos do gerente de projetos e da equipe. Esse documento frequentemente é desenvolvido desde a iniciação do projeto, pois esse plano é utilizado para avaliar a viabilidade do empreendimento e contempla informações como um cronograma de marcos, restrições contratuais, os limites orçamentários, os objetivos gerais do projeto e quem é o apoiador (também chamado de "Patrocinador") do projeto. Assim, pode-se dizer que o projeto ainda não existe enquanto o PGP ainda não foi aprovado, pois esse documento autoriza o início do projeto. INCORRETO

  • 1 - CORRETA

    Teoria da LIDERANÇA

    2 - ERRADA

    O Termo de Abertura do Projeto, mais conhecido como TAP, é o documento oficial que autoriza formalmente a iniciação do projeto, esse plano é utilizado para avaliar a viabilidade do empreendimento e contempla informações como um cronograma de marcos, restrições contratuais, os limites orçamentários.

    de forma clara, o projeto ainda não existe enquanto o TAP ainda não foi aprovado, pois esse documento autoriza o início do projeto.

  • O estagiário que classificou? Ps: sou estagiário também rs


ID
3199261
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O gerenciamento pelas diretrizes é um sistema de gestão que desdobra diretrizes em metas alcançáveis na instituição. O método trata de ir desenvolvendo atividades que passam pelos âmbitos estratégico, tático e operacional. Com esses desdobramentos, é possível envolver toda a empresa em direção aos objetivos estratégicos.

II. A Administração Pública, ao realizar o planejamento, a execução e o controle das suas atividades, processos e serviços, deve sempre ter em mente um conjunto de princípios e leis a serem seguidos. Assim, o agente público deve sempre eximir-se de agir com ganância, favoritismo ou impessoalidade, pois os seus atos refletem na percepção dos usuários dos serviços sobre a qualidade dos serviços prestados pelo poder público.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Na II o erro é afirmar que o agente público NÃO deve ser impessoal.

  • Durante todo o processo administrativo deve sempre ter em mente a visão e a missão da organização.

  • Gabarito: B

  • Alternativa b)

    I. O gerenciamento pelas diretrizes é um sistema de gestão que desdobra diretrizes em metas alcançáveis na instituição. O método trata de ir desenvolvendo atividades que passam pelos âmbitos estratégico, tático e operacional. Com esses desdobramentos, é possível envolver toda a empresa em direção aos objetivos estratégicos. CORRETO

    II. A Administração Pública, ao realizar o planejamento, a execução e o controle das suas atividades, processos e serviços, deve sempre ter em mente um conjunto de princípios e leis a serem seguidos. Assim, o agente público deve sempre eximir-se de agir com ganância, favoritismo ou impessoalidade, pois os seus atos refletem na percepção dos usuários dos serviços sobre a qualidade dos serviços prestados pelo poder público. INCORRETO

  • I. O gerenciamento pelas diretrizes é um sistema de gestão que desdobra diretrizes em metas alcançáveis na instituição. O método trata de ir desenvolvendo atividades que passam pelos âmbitos estratégico, tático e operacional. Com esses desdobramentos, é possível envolver toda a empresa em direção aos objetivos estratégicos.

  • A questão em análise exige que que tenhamos conhecimento sobre gerenciamento por diretrizes e administração pública. Vejamos como os itens podem ser julgados, se como corretos ou incorretos.

    I. CORRETO. O Gerenciamento Por Diretrizes é um sistema de gestão que desdobra diretrizes em metas alcançáveis a todos os colaboradores. O método desenvolve as atividades que passam pelos níveis estratégico, tático e operacional. Com esses desdobramentos, é possível envolver toda a empresa em direção aos objetivos estratégicos.

    II. INCORRETO. A Administração Pública, ao realizar o planejamento, a execução e o controle das suas atividades, processos e serviços, deve sempre ter em mente um conjunto de princípios e leis a serem seguidos. Assim, o agente público deve sempre eximir-se de agir com ganância, favoritismo ou impessoalidade, pois os seus atos refletem na percepção dos usuários dos serviços sobre a qualidade dos serviços prestados pelo poder público.

    O item está incorreto pois apresenta a impessoalidade como dispensável, o que não é verdade. O agente público no exercício da sua função deve agir de modo impessoal.

    Depois de analisarmos as alternativas, concluímos que a alternativa correta é a "B".

    GABARITO: B

  • um dia eu acerto essa questão. Sempre erro por causa da bendita impessoalidade.


ID
3199264
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O gerenciamento da qualidade apenas pode ser realizado se forem definidos os objetivos e metas a serem alcançados por esse processo. Ou seja, para controlar e garantir a qualidade, deve-se, preliminarmente, planejar a qualidade. Para prover esse plano, o gestor público pode valer-se das teorias dos principais gurus da qualidade, como Demming, Krosby e Maslow, os quais lançaram as bases do que hoje entendemos como o gerenciamento profissional da qualidade.

II. À luz da lei nº 12.527/11, o conceito de tratamento da informação inclui as ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Sobre o erro da afirmativa I:

    MASLOW é referência em motivação e não em qualidade.

    Gabarito: C

  • Alternativa c)

    I. O gerenciamento da qualidade apenas pode ser realizado se forem definidos os objetivos e metas a serem alcançados por esse processo. Ou seja, para controlar e garantir a qualidade, deve-se, preliminarmente, planejar a qualidade. Para prover esse plano, o gestor público pode valer-se das teorias dos principais gurus da qualidade, como Demming, Krosby e Maslow, os quais lançaram as bases do que hoje entendemos como o gerenciamento profissional da qualidade. INCORRETO

    II. À luz da lei nº 12.527/11, o conceito de tratamento da informação inclui as ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação. CORRETO

  • Quer dizer que motivação n tem relação com qualidade?

    se eu estudar desmotivado n gera nada...só perco meu tempo

  • A questão versou sobre duas disciplinas distintas: Administração (Qualidade) e a Lei nº 12.527/11:

    I. FALSA. A questão citou os gurus da qualidade e entre eles mencionou "Maslow" que na verdade nada tem a ver com o tema qualidade e sim com o estudo comportamental. Ele desenvolveu a teoria motivacional da hierarquia das necessidades (conhecida pirâmide de Maslow).

    II.VERDADEIRA. De acordo com a lei nº 12.527/11 (regula o acesso à informação), o conceito de tratamento da informação inclui as ações referentes à produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transporte, transmissão, distribuição, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação, destinação ou controle da informação. (Vide art.4º, V da referida lei)

    Portanto, a primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.

    GABARITO: LETRA C.


ID
3199267
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A Administração Pública tem que ser excelente, conciliando esse imperativo com os princípios que devem obedecer, os conceitos e a linguagem que caracterizam a natureza pública das organizações e que impactam na sua gestão. Assim, dado que os órgãos ou entidades públicas são regidos pela supremacia do interesse público e pela obrigação da continuidade da prestação do serviço público, eles devem tratar a todos igualmente e com qualidade.

II. Planejar, controlar, dirigir e realizar melhorias são algumas das atividades inerentes ao trabalho administrativo em uma entidade pública. Essas atividades são realizadas com o objetivo de garantir que os processos organizacionais sejam cumpridos com qualidade e eficiência. Assim, deve o servidor público contribuir para a realização de ações corretivas, quando necessário, pois essa é uma das mais importantes etapas do processo de planejamento.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Não-assinantes, gabarito: B

  • Gabarito B

    Planejar, controlar, dirigir e ORGANIZAR são algumas das atividades inerentes ao trabalho administrativo em uma entidade pública. Essas atividades são realizadas com o objetivo de garantir que os processos organizacionais sejam cumpridos com qualidade e eficiência. Assim, deve o servidor público contribuir para a realização de ações corretivas, quando necessário, pois essa é uma das mais importantes etapas do processo de planejamento.

  • Ações corretivas fazem parte da etapa Controle.

    Gab:B

  • Quem não lê até o final, que nem eu, se lasca.

  • Alternativa b)

    I. A Administração Pública tem que ser excelente, conciliando esse imperativo com os princípios que devem obedecer, os conceitos e a linguagem que caracterizam a natureza pública das organizações e que impactam na sua gestão. Assim, dado que os órgãos ou entidades públicas são regidos pela supremacia do interesse público e pela obrigação da continuidade da prestação do serviço público, eles devem tratar a todos igualmente e com qualidade. CORRETA

    II. Planejar, controlar, dirigir e realizar melhorias são algumas das atividades inerentes ao trabalho administrativo em uma entidade pública. Essas atividades são realizadas com o objetivo de garantir que os processos organizacionais sejam cumpridos com qualidade e eficiência. Assim, deve o servidor público contribuir para a realização de ações corretivas, quando necessário, pois essa é uma das mais importantes etapas do processo de planejamento. INCORRETA

  • AÇÕES CORRETIVAS PALAVRA CHAVE PARA O PROCESSO ADMINISTRATIVO CONTROLE

    GAB-B

  • Planejar, controlar, dirigir e ORGANIZAR são algumas das atividades inerentes ao trabalho administrativo em uma entidade pública. Essas atividades são realizadas com o objetivo de garantir que os processos organizacionais sejam cumpridos com qualidade e eficiência. Assim, deve o servidor público contribuir para a realização de ações corretivas, quando necessário, pois essa é uma das mais importantes etapas do processo de CONTROLE.

  • I. CORRETA

    II. INCORRETA - Planejar, controlar, dirigir e realizar melhorias (1) são algumas das atividades inerentes ao trabalho administrativo em uma entidade pública. Essas atividades são realizadas com o objetivo de garantir que os processos organizacionais sejam cumpridos com qualidade e eficiência. Assim, deve o servidor público contribuir para a realização de ações corretivas, quando necessário, pois essa é uma das mais importantes etapas do processo de planejamento (2).

    Correção:

    1 - ORGANIZAR;

    2 - Etapas do processo de CONTROLE.

    Dica: Relacionar AÇÕES CORRETIVAS com PROCESSO DE CONTROLE.

    Gabarito: B


ID
3199270
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Estimar o prazo de término de um projeto é um dos principais desafios do gerente de projetos. Assim, é importante que esse profissional compreenda a importância do caminho crítico do diagrama de rede do projeto, o qual determina a duração mínima que esse projeto pode ter.

II. O processo de melhoria contínua trata-se do modelo administrativo denominado Kaizen, que se originou na indústria Toyota no Japão. A palavra Kaisen significa “melhoria contínua” ou “mudar sempre para melhor”. Todos participam da melhoria contínua, incluindo a alta gerência até o piso de fábrica, com o objetivo de identificar oportunidades de ganho melhorando a produtividade da organização.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Kai (mudar) + Zen (melhor) = melhoria contínua, portanto a 2ª questão está errada.

  • Alternativa b)

    I. Estimar o prazo de término de um projeto é um dos principais desafios do gerente de projetos. Assim, é importante que esse profissional compreenda a importância do caminho crítico do diagrama de rede do projeto, o qual determina a duração mínima que esse projeto pode ter. CORRETA

    II. O processo de melhoria contínua trata-se do modelo administrativo denominado Kaizen, que se originou na indústria Toyota no Japão. A palavra Kaisen significa “melhoria contínua” ou “mudar sempre para melhor”. Todos participam da melhoria contínua, incluindo a alta gerência até o piso de fábrica, com o objetivo de identificar oportunidades de ganho melhorando a produtividade da organização. INCORRETA

  • Cara!! O erro da segunda afirmativa está na segunda ocorrência da palavra "KAISEN", pois o correto deveria ser KAIZEN. Pasmem! Questão tosca.

  • OHHHH NOOOOOO só por causa do Z, tá trollando só pode kkkkk

  • Sério isso? -.-

  • Quem errou a questão, parabéns. Você acertou!!

  • Eu errei '-'
  • Isso non ecziste

  • QUE!?!?!?

  • QUE LESEIRAAAAAAAAAAA .............PRA QUE ESSA DIFERENCIAÇÃO?

    PELO AMOR DE DEUS.


ID
3199273
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A Administração Pública compreende um conjunto de princípios, práticas e processos quem têm por objetivo proporcionar à população os serviços necessários à manutenção da qualidade de vida e a garantia dos direitos humanos e sociais básicos. Nesse contexto, a eficácia não é um princípio que deve nortear a atuação da gestão pública municipal, pois o uso racional, eficiente e efetivo dos recursos públicos é uma premissa do trabalho realizado nas entidades governamentais.

II. O gerenciamento de uma organização governamental pode exigir do gestor público o domínio sobre um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes bastante específico. Nesse contexto, o conhecimentos sobre os principais processos de planejamento é indispensável. No nível tático, por exemplo, as atividades de planejamento caracterizam-se pela definição de diretrizes de longo prazo, de cronogramas de marcos e de orçamentos com reservas de contingência.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Planejamento Tático:médio prazo.

    Gab:D

  • I - Nesse contexto, a eficácia não é um princípio que deve nortear a atuação da gestão pública municipal (A EFICÁCIA É UM PRINCÍPIO); (Falsa)

    II - No nível tático, por exemplo, as atividades de planejamento caracterizam-se pela definição de diretrizes de longo prazo... (ESTRATÉGICO); (Falsa)

  • Alternativa d)

    I. A Administração Pública compreende um conjunto de princípios, práticas e processos quem têm por objetivo proporcionar à população os serviços necessários à manutenção da qualidade de vida e a garantia dos direitos humanos e sociais básicos. Nesse contexto, a eficácia não é um princípio que deve nortear a atuação da gestão pública municipal, pois o uso racional, eficiente e efetivo dos recursos públicos é uma premissa do trabalho realizado nas entidades governamentais. INCORRETO

    II. O gerenciamento de uma organização governamental pode exigir do gestor público o domínio sobre um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes bastante específico. Nesse contexto, o conhecimentos sobre os principais processos de planejamento é indispensável. No nível tático, por exemplo, as atividades de planejamento caracterizam-se pela definição de diretrizes de longo prazo, de cronogramas de marcos e de orçamentos com reservas de contingência. INCORRETO

  • A questão versou sobre os temas: Eficácia x Eficiência e Planejamento e sua abrangência.

    I. FALSA.  O princípio que a administração pública deve observar é a "eficiência" . A eficácia, apesar de não ser um princípio da administração pública, também deve ser buscada pelas organizações. A eficácia possui relação com a realização dos objetivos (fins) ou seja com o alcance dos seus resultados.

    II. FALSA. Sobre os três planejamentos e sua abrangência:

    ◾ PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: sistêmica, global; de longo prazo; genérico.

    PLANEJAMENTO TÁTICO: por unidades/setores/departamentos; médio prazo; setorial; médio risco.

    PLANEJAMENTO OPERACIONAL: específico por operação; curto prazo (dia a dia); específico; baixo risco.

    Ou seja, as definições de longo prazo são estabelecidas pelo planejamento estratégico e não pelo tático (médio prazo).

    Sobre os orçamentos, de acordo com Chiavenato (2014) eles podem ser tanto estratégicos, operacionais ou táticos, pois irão depender da abrangência. Se envolver a empresa como um todo: serão estratégicos. Se estiverem relacionados às unidades ou departamento, então serão táticos.

    "São planos operacionais quando sua dimensão é local e sua temporalidade é de curto prazo, como fluxo de caixa (cash flow), orçamentos de reparos ou manutenção, etc." (CHIAVENATO, 2014, PÁG. 179)

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA D.


ID
3199276
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A moralidade, na Administração Pública, refere-se à diferenciação de intenções, decisões e ações entre aquelas que são distinguidas como próprias e as que são impróprias. Ou seja, o servidor público deve prezar pela manutenção de uma conduta imprópria no contexto da entidade governamental em que atua.

II. O gerenciamento dos recursos humanos compreende um conjunto de processos que vão desde a seleção e mobilização de equipes para projetos e processos específicos até a gestão das condições de trabalho e avaliação da satisfação dos colaboradores. A gestão de recursos humanos também é conhecida como gestão de pessoas e, atualmente, possui objetivos bem definidos, como a necessidade de elevar o desempenho do time, reduzir a motivação individual e estimular a qualificação profissional. Frequentemente, as ações de estímulo ao desenvolvimento de um comportamento ético na instituição também estão contempladas no escopo da gestão de recursos humanos.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  •  gerenciamento dos recursos humanos compreende um conjunto de processos que vão desde a seleção e mobilização de equipes para projetos e processos específicos até a gestão das condições de trabalho e avaliação da satisfação dos colaboradores. A gestão de recursos humanos também é conhecida como gestão de pessoas e, atualmente, possui objetivos bem definidos, como a necessidade de elevar o desempenho do time, reduzir a motivação individual e estimular a qualificação profissional. Frequentemente, as ações de estímulo ao desenvolvimento de um comportamento ético na instituição também estão contempladas no escopo da gestão de recursos humanos.

    Certo seria aumentar a motivação e não reduzir .

  • Gab. D

    1. Conduta imprópria

    2. Reduzir a Motivação Individual

  •  A moralidade, na Administração Pública, refere-se à diferenciação de intenções, decisões e ações entre aquelas que são distinguidas como próprias e as que são impróprias. Ou seja, o servidor público deve prezar pela manutenção no contexto da entidade governamental em que atua.


ID
3199279
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Subordinam-se ao regime da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, estados, Distrito Federal e municípios.

II. Em decorrência do princípio da legalidade, somente a lei pode delegar competências e poderes à Administração Pública e aos seus agentes públicos; criar ou extinguir competências estatais, ministério ou órgão da Presidência da República diretamente subordinado ao Chefe do Poder Executivo; criar cargos ou funções públicas. Assim, a Administração Pública não tem liberdade nem vontade que não as concedidas e determinadas pela Constituição e pela lei e, nesse caso, são matérias de sua discrição apenas as estratégias, mecanismos e instrumentos a serem adotados na aplicação da lei, no objetivo de conseguir os seus plenos efeitos, na forma mais eficiente possível.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A primeira afirmativa se encontra na lei 8666 ART. 1 parágrafo único. A segunda se refere ao princípio da legalidade da cf/88. A administração pública faz apenas aquilo que está em lei. Enquanto o particular tem a possibilidade de fazer tudo que a lei não proíbe. Qualquer erro avise...
  • Questão desatualizada!

    Pq as empresas públicas e SEM são regidas, atualmente, pela Lei 13.303/16. Sendo a Lei 8.666 utilizada somente de forma subsidiária.

  • Clarice Lopes NÃO Esta Desatualizada, Apesar das EP e SEM serem Regidas pela a Lei 13.303/16 eles se Subordinam a Lei 8666 ( Claro que agora de Maneira subsidiária )  mais continuam respondendo os parâmetros da Lei.

  • A II está errada por órgãos e ministérios não são criados por lei mas por decreto. Entendo que a assertiva usou termo inadequado LEI como se fosse NORMA (gênero) cujas espécies são Tratados, Convenções, Constituição, Leis, Decretos etc....Quando fala somente lei erra já que o Princípio da Legalidade é amplo e se relaciona com a ideia da norma em sentido lato e não somente lei.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei n. 8.666/93 e do princípio da legalidade e pede ao candidato que julgue os itens a seguir. Vejamos:

    I. Subordinam-se ao regime da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, estados, Distrito Federal e municípios.

    Verdadeiro. Inteligência do art. 1º, parágrafo único, da Lei n. 8.666/93: Parágrafo único.  Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

    II. Em decorrência do princípio da legalidade, somente a lei pode delegar competências e poderes à Administração Pública e aos seus agentes públicos; criar ou extinguir competências estatais, ministério ou órgão da Presidência da República diretamente subordinado ao Chefe do Poder Executivo; criar cargos ou funções públicas. Assim, a Administração Pública não tem liberdade nem vontade que não as concedidas e determinadas pela Constituição e pela lei e, nesse caso, são matérias de sua discrição apenas as estratégias, mecanismos e instrumentos a serem adotados na aplicação da lei, no objetivo de conseguir os seus plenos efeitos, na forma mais eficiente possível.

    Verdadeiro. A sentença traz os princípios da legalidade e da eficiência. O princípio da legalidade dispõe que o administrador público só pode fazer o que a lei determina ou autoriza (legalidade estrita). Vale dizer que, o princípio da legalidade da Administração Pública é diferente da esfera privada, porque neste, o particular pode fazer tudo que a lei não proíbe, conforme art. 5º, II, CF., o princípio da eficiência objetiva o controle de resultados na Administração Pública. Neste princípio se encontram os seguintes valores: qualidade, economicidade, produtividade, redução de desperdícios etc, ambos são encontrados no art. 37, caput, CF.

    Portanto, ambos os itens são verdadeiros.

    Gabarito: A


ID
3199282
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Tipicamente, as entradas e saídas dos processos organizacionais são constituídas por informações ou serviços e devem ser revisadas para assegurar que não ocorram incoerências ou omissões graves. Uma vez que elas tenham sido definidas, pode-se identificar quem são os fornecedores e os clientes.

II. As organizações são constituídas por uma complexa combinação de recursos humanos e organizacionais, cujo desempenho pode afetar, positiva ou negativamente, a organização em seu conjunto.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GAB. LETRA A

  • Acertei, mas achei estranha a definição do item I.

  • Como entra informações e Serviço e na saída é a mesma coisa. ?
  • I: "elas" se refere a entradas e saídas. Se as entradas e saídas forem identificadas, a organização conseguirá definir quem sãos os fornecedores - aqueles q trazem as informações/recursos para a organiza~]ao, constituindo assim as entradas- e os clientes, que caracterizam por adquirir informações/recursos da organização - saída.

  • Alternativa a)

    I. Tipicamente, as entradas e saídas dos processos organizacionais são constituídas por informações ou serviços e devem ser revisadas para assegurar que não ocorram incoerências ou omissões graves. Uma vez que elas tenham sido definidas, pode-se identificar quem são os fornecedores e os clientes. CORRETO

    II. As organizações são constituídas por uma complexa combinação de recursos humanos e organizacionais, cujo desempenho pode afetar, positiva ou negativamente, a organização em seu conjunto. CORRETO


ID
3199285
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O conhecimento técnico não é o único fator que determina a eficiência e a efetividade do time. No contexto da gestão de recursos humanos no serviço público, também a motivação dos colaboradores, a disponibilidade de recursos e equipamentos e a clareza dos objetivos definidos contribuem para a produtividade da equipe. No entanto, o gestor público deve eximir-se de realizar ações que possam favorecer a motivação dos servidores no ambiente de trabalho, pois essa atitude é contrária aos princípios da impessoalidade e da finalidade.

II. À luz da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, o Projeto Básico compreende o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os elementos determinados nessa lei.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • "O gestor público deve eximir-se de realizar ações que possam favorecer a motivação dos servidores no ambiente de trabalho"

    Gab C

  • o gestor público deve eximir-se de realizar ações que possam favorecer a motivação dos servidores no ambiente de trabalho ???? De onde tiraram isso ?

    Se for verdade, isso explica muita coisa

  • Fundamento da assertiva II, no art 6º, IX, lei 8666/93

  • art 6º, IX, lei 8666/93 - IX - Projeto Básico - conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para caracterizar a obra ou serviço, ou complexo de obras ou serviços objeto da licitação, elaborado com base nas indicações dos estudos técnicos preliminares, que assegurem a viabilidade técnica e o adequado tratamento do impacto ambiental do empreendimento, e que possibilite a avaliação do custo da obra e a definição dos métodos e do prazo de execução, devendo conter os seguintes elementos:

    a) desenvolvimento da solução escolhida de forma a fornecer visão global da obra e identificar todos os seus elementos constitutivos com clareza;

    b) soluções técnicas globais e localizadas, suficientemente detalhadas, de forma a minimizar a necessidade de reformulação ou de variantes durante as fases de elaboração do projeto executivo e de realização das obras e montagem;

    c) identificação dos tipos de serviços a executar e de materiais e equipamentos a incorporar à obra, bem como suas especificações que assegurem os melhores resultados para o empreendimento, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    d) informações que possibilitem o estudo e a dedução de métodos construtivos, instalações provisórias e condições organizacionais para a obra, sem frustrar o caráter competitivo para a sua execução;

    e) subsídios para montagem do plano de licitação e gestão da obra, compreendendo a sua programação, a estratégia de suprimentos, as normas de fiscalização e outros dados necessários em cada caso;

    f) orçamento detalhado do custo global da obra, fundamentado em quantitativos de serviços e fornecimentos propriamente avaliados;

  • a um esta errada e a alternativa dois esta tão certa que até da medo.

    GAB. C de coração

  •  - Projeto Executivo - o conjunto dos elementos necessários e suficientes à execução completa da obra, de acordo com as normas pertinentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT; 


ID
3199288
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. O agente público é responsável pelo cumprimento das próprias atividades e, portanto, deve buscar sempre conhecer as melhores e mais eficientes formas de realizar o seu trabalho na entidade. Assim, no seu cotidiano profissional, o servidor deve compreender que o zelo não é um princípio que deve nortear a atuação da gestão pública municipal e, portanto, os serviços prestados à população devem atender apenas ao que dispõe a legislação vigente.

II. O Diagrama de Pareto é uma das mais importantes ferramentas da qualidade, pois permite representar graficamente a dispersão (ou o "erro") de um processo específico. Embora se trate de uma ferramenta clássica da qualidade, sua utilização não é algo trivial. Para construir um Diagrama de Pareto, o servidor público deverá reunir os dados referentes aos resultados do processo que deseja analisar, aplicá-los a um gráfico e, em seguida, representar graficamente os limites de controle (inferior e superior) e os limites de especificação (superior e inferior). Em seguida, deve-se monitorar regularmente os resultados, identificando a média e o desvio padrão real do processo.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa d)

    I. O agente público é responsável pelo cumprimento das próprias atividades e, portanto, deve buscar sempre conhecer as melhores e mais eficientes formas de realizar o seu trabalho na entidade. Assim, no seu cotidiano profissional, o servidor deve compreender que o zelo não é um princípio que deve nortear a atuação da gestão pública municipal e, portanto, os serviços prestados à população devem atender apenas ao que dispõe a legislação vigente. INCORRETA

    II. O Diagrama de Pareto é uma das mais importantes ferramentas da qualidade, pois permite representar graficamente a dispersão (ou o "erro") de um processo específico. Embora se trate de uma ferramenta clássica da qualidade, sua utilização não é algo trivial. Para construir um Diagrama de Pareto, o servidor público deverá reunir os dados referentes aos resultados do processo que deseja analisar, aplicá-los a um gráfico e, em seguida, representar graficamente os limites de controle (inferior e superior) e os limites de especificação (superior e inferior). Em seguida, deve-se monitorar regularmente os resultados, identificando a média e o desvio padrão real do processo. INCORRETA

  • 1 - zelo É SIM um princípio que deve nortear a atuação da gestão pública municipal;

    2 -  O Diagrama de Pareto  e O Diagrama de dispersão são coisas difererentes.

    GAB=D


ID
3199291
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A Administração Pública é responsável por garantir o atendimento aos direitos essenciais à população, como o acesso aos serviços de saúde, de educação e de assistência social. Para manter a qualidade e a conformidade em seus objetivos, o gestor público deve obrigar-se ao cumprimento dos princípios da legalidade e da finalidade, ao mesmo tempo em que deve eximir-se de alguns comportamentos, como a autoexecutoriedade da Administração ou a busca por privilégios particulares indevidos.

II. O termo "decoro" remete ao respeito às regras de convivência. Esse conceito está diretamente relacionado com a atitude e as diretrizes comportamentais que devem ser assumidas pelos servidores públicos no seu ambiente de trabalho. Em outras palavras, o decoro não é um princípio que deve nortear a atuação dos servidores públicos municipais, pois ele deve ser seguido por todos aqueles que trabalham no âmbito governamental.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • 1 - Administração publica não deve eximir-se da autoexecutoriedade

    2 - A dignidade, o decoro e a consciência dos princípios morais devem nortear o servidor público em todas as esferas, seja no exercício do cargo ou função seja fora dele.

    GAB: D

  • Questão muito boa, gostei muito By Matheus Ribeiro

  • II. O termo "decoro" remete ao respeito às regras de convivência. Esse conceito está diretamente relacionado com a atitude e as diretrizes comportamentais que devem ser assumidas pelos servidores públicos no seu ambiente de trabalho. Em outras palavras, o decoro não é um princípio que deve nortear a atuação dos servidores públicos municipais, pois ele deve ser seguido por todos aqueles que trabalham no âmbito governamental. (ERRADO)

    Resposta: Não é somente em seu ambiente de trabalho, ou seja, fora dele também.

    É disposição interna e externa para agir corretamente.

    Decoro é o mesmo que agir com decência e pudor, seguindo as normas morais e éticas previstas em uma sociedade. Este termo também está relacionado com o comportamento de recato e respeito tido por alguém em determinada circunstância.

    Quando se diz que uma pessoa age com decoro significa que se comporta de forma correta, do ponto de vista da moral e ética vigente em determinado grupo ou sociedade.

    Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal

    CAPÍTULO I

    Seção I

    Das Regras Deontológicas

           I – A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.

  • autoexecutoriedade da administração pública, também chamado de autotutela é aonde a adm pública tem poder sobre seus proprios atos, logo não pode eximir-se de tal. por isso a primeira está errada.

  • Decoro: acatamento das normas morais; dignidade, honradez, pundonor.

    Fonte: Dicionário Google..

  • A questão indicada está relacionada com o Direito Administrativo.

     

    - Administração Pública (sentido objetivo, material ou funcional): refere-se à atividade estatal, que consiste em defender concretamente o interesse público.


    - Administração Pública (sentido subjetivo, orgânico ou formal): relaciona-se com o conjunto de agentes, de órgãos e de entidades públicas, que exercem a função administrativa.

    O artigo 37, caput, da Constituição Federal de 1988 traz os princípios que a Administração Pública deve obedecer: princípio da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.

    Pode-se dizer que o rol de princípios presentes na Constituição Federal de 1988 não estão apenas no artigo 37, caput, cabe indicar ainda, o princípio da participação – artigo 37, § 3º, da CF/88 -, princípio da celeridade processual – artigo 5º, LXXVIII, da CF/88 -, entre outros.

    Outrossim, cumpre informar que há princípios presentes na legislação infraconstitucional e que também devem ser respeitados pela Administração Pública, tais como: o da finalidade, o da razoabilidade, o da proporcionalidade, o da segurança jurídica, entre outros.

    - Itens:

    I – ERRADO. O administrador público não deve se eximir da autoexecutoriedade, tendo em vista que é um dos atributos do ato administrativo. A autoexecutoriedade possibilita que a Administração Pública execute materialmente os atos administrativos utilizando a força física. Exemplo: guinchamento de carro estacionado em local proibido.

    II – ERRADO. O decoro está relacionado com a moral administrativa, que exige o respeito aos padrões éticos, de boa-fé, de decoro, de lealdade, de honestidade e de probidade. Dessa forma, o decoro está relacionado com o princípio da moralidade, que é um dos princípios expressos no artigo 37, caput, da Constituição Federal de 1988.

    Portanto, o item II está ERRADO, pois é um princípio que deve nortear a atuação dos servidores públicos.

     
    Diante do exposto, percebe-se que os dois itens são falsos.

    Gabarito do Professor: D)

  • I. A Administração Pública é responsável por garantir o atendimento aos direitos essenciais à população, como o acesso aos serviços de saúde, de educação e de assistência social. Para manter a qualidade e a conformidade em seus objetivos, o gestor público deve obrigar-se ao cumprimento dos princípios da legalidade e da finalidade, ao mesmo tempo em que deve eximir-se de alguns comportamentos, como a autoexecutoriedade da Administração ou a busca por privilégios particulares indevidos.

    A autoexecutoriedade é um atributo do ato administrativo. Está presente não em todas as situações, mas apenas nas previstas em lei ou de urgência.

    Não há necessecidade de abstenção da autoexecutoriedade.

    II. O termo "decoro" remete ao respeito às regras de convivência. Esse conceito está diretamente relacionado com a atitude e as diretrizes comportamentais que devem ser assumidas pelos servidores públicos no seu ambiente de trabalho. Em outras palavras, o decoro não é um princípio que deve nortear a atuação dos servidores públicos municipais, pois ele deve ser seguido por todos aqueles que trabalham no âmbito governamental.

    Argumento incorreto, justificativa correta. O decoro deve ser respeitado em TODAS as esferas políticas. Se houvesse o emprego da palavra "apenas" após "nortear", a assertiva se tornaria correta.

    Abraços!


ID
3199294
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Um macroprocesso é um processo que envolve mais de uma função da organização e cuja operação tem impacto significativo nas demais funções. Dependendo da complexidade do processo, ele é dividido em subprocessos.

II. Os órgãos e entidades públicos são vistos como sistemas vivos, integrantes de ecossistemas complexos que devem interagir com o meio e se adaptar. Assim, é importante que o seu sistema de gestão seja dinâmico e capaz de contemplar a organização como um todo para rever e consolidar os seus objetivos e suas estratégias, observando o alinhamento e a interconexão dos seus componentes, ou seja, a consistência entre os seus objetivos, planos, processos, ações e as respectivas mensurações.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Macroprocessos: São os processos mais abrangentes da organização. Conjunto de processos relacionados aos objetivos táticos da organização.

    Processos: São as subdivisões dos macroprocessos. Atividades de rotina.

    Subprocessos: São as subdivisões dos processos

    Atividades: Conjunto de tarefas executadas por uma pessoa ou departamento dentro de um processo

    Tarefa: Etapa de uma atividade, qualquer trabalho manual ou intelectual que se faz dentro da organização. Decomposição de atividades em um conjunto de ações.

  • Alternativa a)

    I. Um macroprocesso é um processo que envolve mais de uma função da organização e cuja operação tem impacto significativo nas demais funções. Dependendo da complexidade do processo, ele é dividido em subprocessos. CORRETO

    II. Os órgãos e entidades públicos são vistos como sistemas vivos, integrantes de ecossistemas complexos que devem interagir com o meio e se adaptar. Assim, é importante que o seu sistema de gestão seja dinâmico e capaz de contemplar a organização como um todo para rever e consolidar os seus objetivos e suas estratégias, observando o alinhamento e a interconexão dos seus componentes, ou seja, a consistência entre os seus objetivos, planos, processos, ações e as respectivas mensurações. CORRETO

  • Gabarito (A)

    O processo ele pode ser decomposto em:

    Macroprocesso: é um grande conjunto de processos, impacta diversas áreas. Ex: RH é um macroprocesso.

    Processo: atividade inter-relacionadas, recebem insumos e agregam valor ao produto.

    Subprocesso: atividades que executam uma parte específica do processo

    Atividade: decomposição detalhada, ocorrem dentro de um processo ou subprocesso, para seus respectivos funcionamentos

    Tarefas: menores elementos de um processo. Ex: lavar a mão antes de cozinhar.

  • A questão quer que julguemos os dois itens a seguir à luz da Administração Geral.

    I. CERTO. "Um macroprocesso é um processo que envolve mais de uma função da organização e cuja operação tem impacto significativo nas demais funções. Dependendo da complexidade do processo, ele é dividido em subprocessos".

    De acordo com Rennó (2013, pág. 345), a decomposição de um processo segue esta lógica:

    1. Macroprocesso: gera um impacto maior na organização e envolve várias áreas.
    2. Processo: "é um conjunto de atividades relacionadas e sequenciais que recebe entradas, agrega valor e produz saídas (produtos e serviços)".
    3. Subprocesso: processo menor contido em outro processo.
    4. Atividade: execução dos trabalhos visando alcançar o objetivo planejado.
    5. Tarefa: "é o menor “elemento” de um processo".

    II. CERTO. "Os órgãos e entidades públicos são vistos como sistemas vivos, integrantes de ecossistemas complexos que devem interagir com o meio e se adaptar. (...)"

    O item trouxe a visão das organizações públicas de acordo com a Abordagem sistêmica. Surgida no pós-guerra, com conceitos criados por cientistas, entre eles o biólogo Ludwig Von Bertalanffy, a abordagem sistêmica trouxe uma ideia de que as organizações são sistemas vivo, orgânicos, flexíveis e que tudo está relacionado, tudo é interdependente. Seus principais teóricos são: Katz, Kahn, Kast, Johnson, Burns e Trist. Palavras-chave: globalismo, holismo, sinergia, interdependência, entropia, homeostase, inputs (entradas), black box e outputs (saídas).

    Ambos os itens são verdadeiros.

    GABARITO LETRA A

    Fontes:

    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral e Pública para concursos. Elsevier. Rio de Janeiro. 2013

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

  • Excelente fundamentação!


ID
3199297
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. A administração é uma área de conhecimento que estuda as ferramentas, as técnicas e os processos voltados para a gestão de uma entidade a fim de cumprir seus objetivos. Nesse contexto, é papel do profissional de administração realizar atividades de planejamento, direção, controle e ações de melhoria no âmbito organizacional. Como exemplo, pode-se citar o processo de orientar a equipe para a execução do trabalho, o qual faz parte da função administrativa de controle.

II. O conceito de "eficiência" refere-se à relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados. Existem diversos tipos de eficiência, que se aplicam a áreas diferentes do conhecimento. No contexto da Administração Pública, esse conceito remete à necessidade de aumentar os investimentos em um projeto ainda que eles não se traduzam em novos resultados ou na melhoria dos serviços para a população.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. A administração é uma área de conhecimento que estuda as ferramentas, as técnicas e os processos voltados para a gestão de uma entidade a fim de cumprir seus objetivos. Nesse contexto, é papel do profissional de administração realizar atividades de planejamento, direção, controle e ações de melhoria no âmbito organizacional. Como exemplo, pode-se citar o processo de orientar a equipe para a execução do trabalho, o qual faz parte da função administrativa de controle.

    II. O conceito de "eficiência" refere-se à relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados. Existem diversos tipos de eficiência, que se aplicam a áreas diferentes do conhecimento. No contexto da Administração Pública, esse conceito remete à necessidade de aumentar os investimentos em um projeto ainda que eles não se traduzam em novos resultados ou na melhoria dos serviços para a população.

    1- seria parte da função organização

    2- Isso é o conceito de eficácia

    Gabarito letra D

  • Obs. Corrigindo o comentário do colega Matheus Ferreira.

    A 1 não se trata de organização e sim de DIREÇÃO

    A 2 não se trata nem de eficiência nem de eficácia, visto que o aumento de recursos investidos não implica em resultado (eficácia) e não implica em economia (eficiência)

  • Falou em "aumentar" e "eficiência", já fique cabreiro. Na eficiência trata-se de fazer mais com menos e não fazer mais com mais

  • Alternativa d)

    I. A administração é uma área de conhecimento que estuda as ferramentas, as técnicas e os processos voltados para a gestão de uma entidade a fim de cumprir seus objetivos. Nesse contexto, é papel do profissional de administração realizar atividades de planejamento, direção, controle e ações de melhoria no âmbito organizacional. Como exemplo, pode-se citar o processo de orientar a equipe para a execução do trabalho, o qual faz parte da função administrativa de controle. INCORRETO

    II. O conceito de "eficiência" refere-se à relação entre os resultados obtidos e os recursos empregados. Existem diversos tipos de eficiência, que se aplicam a áreas diferentes do conhecimento. No contexto da Administração Pública, esse conceito remete à necessidade de aumentar os investimentos em um projeto ainda que eles não se traduzam em novos resultados ou na melhoria dos serviços para a população. INCORRETO

  • dirigir está ligado com execução

  • A questão versou sobre os temas: funções administrativas e eficácia X eficiência.

    I- FALSA. Como exemplo, pode-se citar o processo de orientar a equipe para a execução do trabalho, o qual faz parte da função administrativa de DIREÇÃO e não de controle.

    DIREÇÃO: Essa função, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São atividades da direção: Designar pessoas; Coordenar esforços. Comunicar. Motivar. Orientar.

    CONTROLE: Busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. São atividades do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.

    II. FALSA. Aumentar investimentos sem retorno não está ligado ao conceito de eficiência. De acordo com Maximiano (2009): "A eficiência é a palavra usada para indicar que a organização utiliza produtivamente, ou de maneira econômica, seus recursos. Quanto mais alto o grau de produtividade ou economia na utilização dos recursos, mais eficiente a organização é." Ainda de acordo com o autor, "a antítese da eficiência é o desperdício".

    Fonte: Maximiano, A. C. A. "Teoria Geral da Administração". Atlas. 2009

    Portanto, as duas afirmativas são falsas.

    GABARITO: LETRA D.


ID
3199327
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

AUTOBIOGRAFIA


Não existe mais

a casa onde nasci

nem meu Pai

nem a mulambeira

da primeira sombra.


Não existe o pátio

o forno a lenha

nem os vasos e a casota do leão.


Nada existe

nem sequer ruínas

entulho de adobes e telhas

calcinadas.


Alguém varreu o fogo

a minha infância

e na fogueira arderam todos os ancestres.

(ANDRADE, Costa. Autobiografia. Disponível em: http://bit.ly/2MfDuUw)

Com base no texto 'AUTOBIOGRAFIA', leia as afirmativas a seguir:


I. A ausência do que foi o local onde nasceu e viveu o eu-lírico é marcada, no texto, por elementos que se repetem e intentam provocar, em certa medida, no leitor, o estado de alma desse “eu”.

II. O eu-poético imprime no leitor um estado de alma emblemático que mistura o místico – profano − e o hierático.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    I. A ausência do que foi o local onde nasceu e viveu o eu-lírico é marcada, no texto, por elementos que se repetem e intentam provocar, em certa medida, no leitor, o estado de alma desse ?eu? ? correto, dessa forma, é transmitido o sentimento do eu-lírico.

    II. O eu-poético imprime no leitor um estado de alma emblemático que mistura o místico ? profano ? e o hierático ? incorreto, o adjetivo "profano" significa aquilo que não pertence ao âmbito do sagrado; não temos essa ideia no poema.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3200590
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Se Luíza utilizou 4/16 de todos os ovos disponíveis em sua cozinha para fazer um omelete, então 25% de todos os ovos foram utilizados na elaboração desse prato.


II. Luíza comprou um produto importado por 30 dólares. Considerando que na época o valor do Dólar era de R$ 1,17, podemos afirmar que Luíza gastou R$ 35,10.


III. Luíza abasteceu sua moto com R$ 33,00 de gasolina. Sabendo que ela só possuía moedas de 50 centavos para pagar, pode-se dizer que Luíza utilizou 66 moedas para pagar pelo combustível.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3200593
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Luíza comprou um notebook e obteve um desconto de 26%. Sabendo que o preço inicial do produto era de R$ 1.950, Luíza deverá pagar mais de R$ 1.500 pelo item.


II. O saguão de um hotel possui área total de 2.400m² e foi dividido em 30 partes iguais. Assim, é possível afirmar que, após a divisão, cada parte possui 80m².


III. Luíza comprou um refrigerante e obteve um desconto de 2%. Sabendo que o preço inicial do produto era de R$ 10, Luíza deverá pagar mais de R$ 9,64 pelo item.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • gabarito C) II e III estão corretas

  • A pressa é inimiga da Perfeição !!!

  • cadê a resolução?

  • 2% de 10 é 0,2. ela teve q pagar 9,80

    2 é 20% de 10... cuidado com isso ai clã

  • l- Primeiro achamos quem é 26%:

    100% ----1950

    26% -----x

    100x: 50700

     X: 507

    Depois diminuir o valor total – valor do desconto

    1950 – 507: 1443

    (ITEM ERRADO)

    ll- 2400/30: 80 m²

    (ITEM CORRETO)

    lll- Primeiro achamos quem é 2%:

    100% ---10

     2% -------x

     100x: 20

     X:0,2

    Depois diminuir o valor total – valor do desconto

    10-0,2: 9,8

    (ITEM CORRETO)

  • lembrem do MAIS...


ID
3200596
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Em um supermercado, um pacote com 8 sabonetes iguais custa R$ 10,00. Mantendo a proporção, um outro pacote com duas dúzias e meia desses sabonetes deverá custar mais de R$ 35.


II. Luíza pagou antecipadamente duas duplicatas. Sobre a primeira, com valor de R$ 100, obteve um desconto de 2%. Sobre a segunda, com valor de R$ 550, obteve um desconto de 2%. Assim, é correto afirmar que o valor total gasto por Luíza foi superior a R$ 712.


III. Luíza comprou um travesseiro e obteve um desconto de 10%. Sabendo que o valor original do produto era de R$ 45, Luíza deverá pagar R$ 38,50 pelo item.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I (V) - cada sabonete custa o equivalente a R$ 1,25. Dessa forma ao completar duas dúzias e meia serão 30 sabonetes, custando um total de R$ 37,50, ou seja, um valor superior a R$35.

    II (F) - Luíza pagou um total de R$ 537,00 nas duplicatas.

    III (F) - O valor pagou R$40,50 pelo item.

  • I - Resposta: V

    Se 1 duzia é 12, então, 2 duzias são 24, logo, meia duzia é 6

    12 + 12 + 6 = 30

    8 está para 10 assim como 30 está para x

    8/10 = 30/x

    faz cruzado

    8x=300

    x=300/8

    x=37,5

    II - Resposta: F

    2% de R$100,00 é R$2,00 - Diminui 100-2 (Pagou R$ 98,00)

    2% de R$ 550,00 é R$11,00 - Diminui 550-11 (Pagou R$ 539,00)

    Soma os dois valores 539+98= R$ 637,00 (valor pago já com os descontos)

    III - Resposta: F

    10% de 45 é 4,50 (valor do desconto)

    R$45,00 - R$ 4,50 = R$ 40,50 (valor pago)

  • Gabarito (B) , os colegas já explicaram kk


ID
3200599
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir: 


I. Luíza comprou uma lâmpada de neon e obteve um desconto de 10%. Sabendo que o preço inicial do produto era de R$ 78, Luíza deverá pagar R$ 67 pelo item.


II. Uma peça metálica em formato de um triângulo de base 17 cm e altura 27 cm precisa receber um revestimento de ouro em apenas um dos lados da lâmina. Se o custo para o revestimento é de R$ 7,95 por centímetro quadrado revestido, então esse projeto terá um custo superior a R$ 2.300.


III. Luíza comprou um produto importado por 67 euros. Considerando que na época o valor do Euro era de R$ 3,50, podemos afirmar que Luíza gastou mais de R$ 240.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • PQ O ITEM 2 ESTÁ ERRADO?

  • Murilo Torres, acho que está errado por que o item fala que apenas um dos lados da lamina precisa receber o revestimento em ouro. Ou seja, a=b.h/2

    17 x 27 = 459

    459/2 = 229,5 área total.

    229,5/2 = 114,75 (receber um revestimento de ouro em apenas um dos lados da lâmina)

    114,75 x 7,95= R$ 912,26. Resultado que eu cheguei, não sei se está correto, mas ainda que multiplicássemos 229,5 da área total por R$ 7,95 daria um valor inferior ao dado no item, pois 229,5 x 7,95= R$ 1.824,52, valor que é inferior a R$ 2.300

    Se mais alguém chegou a esse resultado, favor comentar para confirmar ou não. Espero ter te ajudado, bons estudos!

  • Também cheguei nesse mesmo resultado da colega acima sobre a II. Então, apenas uma afirmativa está correta, que é a II.

    As demais:

    I) ERRADA.

    Para saber 10% de algo, basta deslocar a vírgula uma casa para a esquerda. Se o produto custava 78 reais, com 10% de desconto passará a ser 70,20 ; pois 10% de 78 é 7,80 => 78 - 7,80 = 70,20.

    III) ERRADA.

    Se cada euro custava 3,50 ; então basta fazer a regrinha de três:

    1 euro ------------ 3,50

    67 euros --------- x

    x = 3,50 . 67

    x = 234,50

  • A área do triângulo é 229,5, não entendi porque 229,5 foi dividido por dois!!! A=(b.h)/2. A=(17x27)/2 = 229,5, cada face tem essa área. 229,5x7,95= 1.824,525, ou seja menor que 2.300. ERRADA

  • Letra A.

    I. = 70,20 ERRADA

    II. = 1.824,525 MESMO DIVIDINDO OS 229,50 POR 2 NOVAMENTE AINDA DA UM VALOR INFERIOR A 2.300 ERRADA

    III. =234,50 ERRADA

  • Item 2 diz superior e fazendo os cálculos (comentários abaixo) está errado pq dá inferior,. Logo, alternativa errada.


ID
3200602
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:


I. Em janeiro, uma prefeitura arrecadou R$ 188.350 em impostos. Em fevereiro, sua arrecadação cresceu 8% em relação a janeiro. Em março, sua arrecadação cresceu 13% em comparação a fevereiro. Assim, é correto afirmar que o valor arrecadado com os impostos em março foi superior a R$ 231.467 e inferior a R$ 232.091.


II. Se um triângulo possui arestas com dimensões iguais a 16 hm, 12 hm e 15 hm, então seu perímetro será igual a 39 hm.


III. Um tanque retangular tem as seguintes dimensões: 3,5m de altura, 4,7m de largura e 9,3m de comprimento. Se a sua largura for aumentada em 27% e o seu comprimento for aumentado em 9%, então seu volume final será superior a 207 m³ e inferior a 216 m³.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I - (Errado): 229.862,34

    II - (Errado): 43 hm

    III - (Certo): 211,66 m^3

  • I - (ERRADO) 188.350,00 + 8% = 203.418,00

    203.418,00 + 13% = 229.862,34

    II - (ERRADO) 16 hm +12 hm + 15 hm = 43 hm

    III - (CERTO) se aumentarmos 27% de 4,7 m de largura, dar um valor de 5,969 m; e se aumentarmos 9% de 9,3 m de comprimento, vai dar o equivalente a 10,137, aí é só multiplicarmos altura vezes, largura vezes, comprimento e vamos chegar em 211,77 m^3, que está entre os dois resultados da questão.


ID
3200605
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

AUTOBIOGRAFIA


Não existe mais

a casa onde nasci

nem meu Pai

nem a mulambeira

da primeira sombra.


Não existe o pátio

o forno a lenha

nem os vasos e a casota do leão.


Nada existe

nem sequer ruínas

entulho de adobes e telhas

calcinadas.


Alguém varreu o fogo

a minha infância

e na fogueira arderam todos os ancestres.


(ANDRADE, Costa. Autobiografia. Disponível em: http://bit.ly/2MfDuUw) 



Com base no texto 'AUTOBIOGRAFIA', leia as afirmativas a seguir:


I. Há, no poema, um sentimento saudosista por parte do eu-lírico, que projeta em suas reminiscências uma narrativa melancólica.


II. A palavra “mulambeira”, no contexto, relaciona-se pejorativamente à ideia de construção inóspita ressaltada pelo eu-lírico no trecho “entulho de adobes e telhas”.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    I. Há, no poema, um sentimento saudosista por parte do eu-lírico, que projeta em suas reminiscências uma narrativa melancólica. ? correto, sentimento de saudade, de lembranças; narrativa melancólico (exprime tristeza por perder suas lembranças, seu passado).

    II. A palavra ?mulambeira?, no contexto, relaciona-se pejorativamente à ideia de construção inóspita ressaltada pelo eu-lírico no trecho ?entulho de adobes e telhas?. ? incorreto, o sentido "pejorativo" marca algo desagradável, não temos esse sentido, é apenas mais um meio da composição saudosista do eu-lírico.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Não é mulambeira, mas sim muambeira, pois vem de muamba: muambeira no RS é considerado mendigo, pessoa que anda suja, vive na rua, não tem casa para morar. Portanto, nada tem a ver com entulhos de adobes (tijolos) e telhas.


ID
3200608
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

AUTOBIOGRAFIA


Não existe mais

a casa onde nasci

nem meu Pai

nem a mulambeira

da primeira sombra.


Não existe o pátio

o forno a lenha

nem os vasos e a casota do leão.


Nada existe

nem sequer ruínas

entulho de adobes e telhas

calcinadas.


Alguém varreu o fogo

a minha infância

e na fogueira arderam todos os ancestres.


(ANDRADE, Costa. Autobiografia. Disponível em: http://bit.ly/2MfDuUw) 



Com base no texto 'AUTOBIOGRAFIA', leia as afirmativas a seguir:


I. O título dado ao poema assume um tom jocoso quando se analisam o estado de alma assumido pelo eu-poético e a função social da palavra “casa”, no início do texto.


II. A referência a “fogo” e “fogueira”, no poema, produz uma referência irônica ao modo como feneceram os ancestrais do eu-lírico.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Ambos itens incorretos:

    I. O título dado ao poema assume um tom jocoso quando se analisam o estado de alma assumido pelo eu-poético e a função social da palavra ?casa?, no início do texto. ? o adjetivo "jocoso" equivale a algo engraçado, divertido, em momento algum temos isso presente no poema, ao contrário, temos um ar melancólico.

    II. A referência a ?fogo? e ?fogueira?, no poema, produz uma referência irônica ao modo como feneceram os ancestrais do eu-lírico. ? incorreto, refere-se do modo como tudo se desfez tão rápido, não marca ironia (é dito o contrário do que se quer dar a entender; uso de palavra ou frase de sentido diverso ou oposto ao que deveria ser empregado).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3200611
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

AUTOBIOGRAFIA


Não existe mais

a casa onde nasci

nem meu Pai

nem a mulambeira

da primeira sombra.


Não existe o pátio

o forno a lenha

nem os vasos e a casota do leão.


Nada existe

nem sequer ruínas

entulho de adobes e telhas

calcinadas.


Alguém varreu o fogo

a minha infância

e na fogueira arderam todos os ancestres.


(ANDRADE, Costa. Autobiografia. Disponível em: http://bit.ly/2MfDuUw) 



Com base no texto 'AUTOBIOGRAFIA', leia as afirmativas a seguir:


I. A concepção abstrata e estereotipada de “casa”, apresentada de modo conotativo, confere ao poema um caráter alegórico.


II. A ideia de casa, como construção erguida, porém inexistente na atual condição do eu-poético, fica nítida no trecho “Nada existe/nem sequer ruínas/entulho de adobes e telhas/ calcinadas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. A concepção abstrata e estereotipada de ?casa?, apresentada de modo conotativo, confere ao poema um caráter alegórico. ? incorreto, a concepção de casa é apresentada de modo denotativo e não conotativo.

    II. A ideia de casa, como construção erguida, porém inexistente na atual condição do eu-poético, fica nítida no trecho ?Nada existe/nem sequer ruínas/entulho de adobes e telhas/ calcinadas. ? correto, o ato de não ter nem ruínas traz o sentido de que não existe mais casa e mais nada lá, suas memórias e lembranças foram desfeitas.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3200614
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Pedra - PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

AUTOBIOGRAFIA


Não existe mais

a casa onde nasci

nem meu Pai

nem a mulambeira

da primeira sombra.


Não existe o pátio

o forno a lenha

nem os vasos e a casota do leão.


Nada existe

nem sequer ruínas

entulho de adobes e telhas

calcinadas.


Alguém varreu o fogo

a minha infância

e na fogueira arderam todos os ancestres.


(ANDRADE, Costa. Autobiografia. Disponível em: http://bit.ly/2MfDuUw) 



Com base no texto 'AUTOBIOGRAFIA', leia as afirmativas a seguir:


I. Existe, nos três últimos versos, uma referência ao incêndio produzido nos adobes da casa e a consequente morte de ancestrais do eu-lírico.


II. O texto é carregado de painéis imagéticos cujas posições nos versos produzem no leitor a sensação de mudança locativa de cenas.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    I. Existe, nos três últimos versos, uma referência ao incêndio produzido nos adobes da casa e a consequente morte de ancestrais do eu-lírico. ? incorreto, refere-se, figurativamente, a destituição de suas memórias acerca dos antepassados.

    II. O texto é carregado de painéis imagéticos cujas posições nos versos produzem no leitor a sensação de mudança locativa de cenas. ? correto, temos a locação da casa e logo após o pátio e depois uma imagem construída por mais nada, nem ruínas.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!!