SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2012 - LIQUIGAS - Profissional Júnior - Administração


ID
772597
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No dia em que a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a Comissão da Verdade para apurar violações dos direitos humanos ocorridas no Brasil entre 1946 e 1988, a Organização das Nações Unidas (ONU), apesar de elogiar o País pela medida, pediu explicitamente a revogação da Lei da Anistia de 1979. No comunicado da ONU, a alta comissária de Direitos Humanos, a indiana Navi Pillay, incentiva o País a “adotar medidas adicionais que facilitem a punição daqueles que foram responsáveis pela violação de direitos humanos no passado”. E acrescenta: “Tais medidas devem incluir a aprovação de uma nova legislação para revogar a Lei da Anistia ou declará-la inaplicável, pois impede a investigação e o fim da impunidade de graves violações dos direitos humanos”.
Disponível em:. Acesso: 4 jan. 2012.

Diante de um cenário de dificuldade devido à incapacidade de a sociedade brasileira elaborar sua história, alguns segmentos sociais consideram que a Comissão da Verdade pode representar um passo inicial e fundamental para o país

Alternativas
Comentários
  • ONU elogia Comissão da Verdade, mas pede revogação da Lei da Anistia

    FONTE: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,onu-elogia-comissao-da-verdade-mas-pede-revogacao-da-lei-da-anistia,800173,0.htm

    No dia em que a presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a Comissão da Verdade para apurar violações dos direitos humanos ocorridas no Brasil entre 1946 a 1988, a Organização das Nações Unidas (ONU), apesar de elogiar o País pela medida, pediu explicitamente a revogação da Lei da Anistia de 1979.

    No comunicado da ONU, a alta comissária de Direitos Humanos, a indiana Navi Pillay, incentiva o País a “adotar medidas adicionais que facilitem a punição daqueles que foram responsáveis pela violação de direitos humanos no passado”. E acrescenta: “Tais medidas devem incluir a aprovação de uma nova legislação para revogar a Lei da Anistia ou declará-la inaplicável, pois impede a investigação e o fim da impunidade de graves violações dos direitos humanos”.

    A Comissão da Verdade, cuja criação foi supervisionada pela presidente Dilma Rousseff – presa e torturada durante a ditadura –, foi apontada por Pillay como “um passo fundamental para a cicatrização de erros do passado e para clarificar os acontecimentos” daquela época.

    A aprovação da Comissão pelo Congresso brasileiro exigiu uma longa e delicada negociação política nos bastidores para não melindrar setores do Exército brasileiro. Uma das condições impostas pelos militares foi a de que a Comissão da Verdade não tivesse poder judicial, ou seja, capacidade de julgar e punir os agentes do Estado apontados por violações dos direitos humanos.

    “Esta aprovação demonstra o compromisso do Brasil em relação aos direitos humanos não apenas no País, como em todo o mundo”, disse a alta comissária da ONU, em tom de estímulo. Ao insistir na questão da revisão da Lei da Anistia, porém, ela bate de frente com o julgamento dessa questão no Supremo Tribunal Federal (STF). Em abril do ano passado, os ministros daquela Corte julgaram válida a interpretação segundo a qual foram anistiados os dois lados: as vítimas de crimes de violações de direitos humanos e os agentes de Estado responsáveis por esses crimes.

    O processo de criação da Comissão da Verdade foi acompanhado por entidades internacionais e governos de outros países. O Estado brasileiro era frequentemente criticado por não ter avançado na questão como os seus vizinhos na América Latina.

  • 2015 e certo cair esse tipo de questao!

  • A Comissão Nacional Da Verdade foi criada em 2012 e concluída em 2014, com a divulgação de um relatório final. Segundo o site oficial da Comissão, "A CNV tem por finalidade apurar graves violações de Direitos Humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988". "Ao instalar a comissão, a presidenta Dilma destacou que o Brasil precisa conhecer a totalidade de sua história e disse que as investigações não serão movidas pelo ódio ou revanchismo". A partir das definições encontradas em sítios oficiais da CNV, percebe-se que seu objetivo principal era o de averiguar o que realmente aconteceu no passado, em termos de violações, para que os traumas possam ser superados e os mesmos erros não voltem a ser cometidos no futuro. Dessa forma, a alternativa correta é a letra (A).



ID
772603
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Levando em conta as inovações científicas na atualidade, os transgênicos são organismos geneticamente modificados – com DNA modificado pela introdução de novos genes – vindos de outras espécies, visando a adquirir novas propriedades, como a ampliação da resistência a herbicidas ou a doenças. Do ponto de vista do impacto na sociedade contemporânea, há polêmica envolvendo segmentos sociais diferentes. Os ambientalistas temem que os genes modificados contaminem lavouras tradicionais ou áreas nativas e anunciam que não há estudos expressivos que comprovem a segurança do uso de transgênicos para a saúde humana.

Um argumento daqueles segmentos sociais que defendem os transgênicos e as principais lavouras que deles fazem uso, no Brasil, são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Transgênicos já são 67% da área plantada com soja, milho e algodão


    Fonte: http://www.radiocoracao.org/noticias/transgenicos-ja-sao-67-da-colheita-de-soja-milho-e-algodao
  • Argumentos a Favor do Cultivo

    Os alimentos transgênicos encontraram muitos defensores, desde que começou essa discussão. Entre os argumentos, estão:
    • A produção dos alimentos transgênicos em larga escala beneficia o consumo humano, pois é menos onerosa e isso a tornaria acessível a toda a população.



    • A manipulação genética de plantas é relativamente simples e fácil, pois a partir de uma única célula se pode obter outra planta (Amabis).



    • As propriedades dos genes bacterianos de resistência a pragas na lavoura seriam transportadas para as plantas transgênicas, com o mesmo efeito, e isso viria a baratear o custo dos alimentos.



    • Uma das esperanças dos cientistas, diz Amabis, é a de que as variedades produzidas adquiram a capacidade de fixar o nitrogênio diretamente do ar, como fazem as bactérias e algumas leguminosas, e para isso eles consideram que a produção agrícola fica limitada justamente pela disponibilidade de nitrogênio no solo.



    • Uma planta com maior teor de nutrientes pode saciar a fome e trazer benefícios à saúde.



    • Alguns alimentos tiveram comprovados certos benefícios, com alto teor de vitaminas. Por exemplo, em 1997, segundo a Cronologia dos Transgênicos publicada na Folha de São Paulo, uma instituição americana, a Sustainabele Maize and Wheat Systems for the Poor (Sistemas Sustentáveis de Milho e Trigo para Pobres), desenvolveu um milho híbrido mais rico em vitamina A, zinco e ferro.


    http://www.boasaude.com.br/artigos-de-saude/3833/-1/alimentos-transgenicos.html

    Bons estudos!
  • a) arma contra fome – soja, milho e algodão

    vou começar a comer algodão entao, para matar minha fome.
  • Perfeito seu comentário Megaron. Citar o algodão como arma contra fome no meu entendimento invalida a questão, ou pelo menos, induz o candidato a erro. Na hora da prova quem vai marcar uma questão com esses dizeres? Claro que vamos considerá-la errada.
  • Concordo com vocês! Busquei outra alternativa justamente pelo fato do algodão estar ali. Ou tem gente comendo algodão por aí e eu não to sabendo.
  • MATHEUS ALMEIDA, VOCE ANDA COMENDO ALGODOES TRANSGENICOS P/MATAR SUA FOME????????????????????????
  • Tive o mesmo pensamento que vcs. No meu entendimento a presença do algodão invalida a alternativa. Por essa razão optei pela letra d), embora a letra c) deixou-me com dúvida tbm.
  • Tive o mesmo pensamento, por isso não marquei a A. Deve estar se referindo a algodão doce né, só pode...
  • Também não marquei a alternativa "a" por isso. Como também escolhi a "d" em detrimento da "c".
    •  a) arma contra fome – soja, milho e algodão

  • Questãozinha capciosa e mixuruca. Espero que tenha sido anulada.

  • Pessoal que errou precisa ter maior atenção ao comando da questão e `a interpretação textual:

    Um argumento daqueles segmentos sociais que defendem os transgênicos : arma contra fome 

    e (+) 

    as principais lavouras que deles fazem uso, no Brasil, são : soja, milho e algodão

    GABA: A

    Bons estudos!

     


ID
772606
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Transcrevem-se estrofes de poemas de Gonçalves Dias e de Oswald de Andrade.

                                     Canção do exílio
                              Minha terra tem palmeiras,
                              Onde canta o Sabiá;
                              As aves, que aqui gorjeiam,
                              Não gorjeiam como lá
                              Nosso céu tem mais estrelas,
                              Nossas várzeas têm mais flores,
                              Nossos bosques têm mais vida,
                              Nossa vida mais amores. [...]
                      Disponível em:<http://www.horizonte.unam.mx/brasil/
                      gdias.html>. Acesso em: 11 mar. 2012. Adaptado.


                              Canto de regresso à pátria
                              Minha terra tem palmares
                              Onde gorjeia o mar
                              Os passarinhos daqui
                              Não cantam como os de lá
                              Minha terra tem mais rosas
                              E quase que mais amores
                              Minha terra tem mais ouro
                              Minha terra tem mais terra
                   Disponível em:<http://www.releituras.com/oandrade_
                   canto.asp>. Acesso em: 11 mar. 2012. Adaptado.


A substituição de “palmeiras" por “palmares" (nome do mais famoso quilombo para onde fugiam os negros no período da escravidão no Brasil) representa uma crítica dos modernistas ao nacionalismo idealizador dos românticos, como uma forma de denúncia contra o(a)

Alternativas
Comentários
  • exploração do trabalho no segmento mais pobre da população
  • Discordo da resposta, pois os modernistas queriam romper com laços culturais que envolviam o Brasil em uma idealização sem sentido, como por exemplo, a beleza da vida do índio, a beleza do mulato brasileiro, as belezas naturais, descartando, dessa forma, os aspectos negativos desse mesmo Brasil.

    Bons estudos!

  • Concordo com vc Angélica, por isso marquei a letra A. A C não poderia ser porque fala de "manifestação patriota dos artistas engajados na política partidária " , mas o primeiro texto tem no título a palavra exílio.
  • Não consigo entender essa resposta...marquei C!

  • O enuciado direciona ao contexto dos textos em equiparação, razões que forçam a alternativa "d" como resposta mais adequada. 

    Bons estudos.

  • Eu acertei , comparação e revolta


ID
772621
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para que possa aproveitar adequadamente os serviços que a internet disponibiliza, o usuário deve instalar em seu computador, dentre outros recursos, um software que permita a visualização correta das páginas da web.

Esse software é denominado web

Alternativas
Comentários
  • O browser é o programa que os usuários utilizam para navegar na Internet, ou seja, ele busca a página na Internet, apresentando na sua tela. É também conhecdo como cliente Web ou navegador. Dentre os principais
    navegadores em uso atualmente podemos citar o Internet Explorer, o Google Chrome e o Mozilla Firefox.
  • web browser ou browser é um programa para intereação com a internet,geralmente por páginas escritas em linguagens como HTML, ASP, PHP, com ou sem CSS e que estão hospedadas num servidor Web.Páginas somente Flash tb são possíveis.
  • Um browser é um programa que permite navegar na internet. Em português o termo mais comum é navegador.
    Existem vários browsers como por exemplo o Internet Explorer (IE), o Firefox, o Chrome, Safari, etc.
    O primeiro browser que apareceu foi o Netscape (actualmente Firefox) que chegou a dominar o mercado. Mas a inclusão do IE no Windows acabou de vez com esta supermacia.
    Letra "D"
    Bons Estudos!


  • Caro Eder Júnior - Futuro APF, o seu excelente comentário é louvável e de muita importância para complementar o conhencimento compartilhado nesse espaço utilizado para trocarmos experiência adquiridas nessa trajetória. Pórem ocorreu um equívoco na escolha do GABARITO, sendo a alternativa correta C.
    Ressalto novamente que o seu comentário está muito bem colocado, espero ter ajudado.

    Para ter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que você nunca fez.

ID
790069
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial fez a democracia retornar a muitos governos derrotados, incluindo a Alemanha Ocidental e o Japão. O começo do fim do domínio colonial levou a democracia a algumas nações da África e de outros lugares. Alguns países latino-americanos, inclusive o Brasil, com o fim da era Vargas, constituíram democracias limitadas e instáveis. Nessa onda democrática, o Brasil passou por um período de grandes transformações. Embora não se possa falar de uma liberdade plena, houve intensa efervescência política entre 1946 e 1964. Multiplicaram-se os movimentos sociais e a participação organizada de diferentes setores da sociedade passou a ecoar na atividade política. 
                             BRYM, Robert J. et al. Sociologia: sua bússola para um novo mundo. São Paulo:
                                                                                               Thomson Learning, 2006, p.342. Adaptado

Alguns cientistas sociais consideram a existência de algumas “ondas democráticas" importantes na história mundial. Uma dessas “ondas" inicia-se com o fim da Segunda Guerra Mundial, conforme apresentado no texto.
Um exemplo marcante desse contexto no Brasil é representado por


Alternativas
Comentários
  • Agosto de 1954: a grande tragédia
    O "Petróleo é nosso"


    A campanha pela autonomia brasileira no campo do petróleo foi uma das mais polêmicas da história do Brasil republicano, de 1947 a 1953 o país dividiu-se entre aqueles que achavam que o petróleo deveria ser explorado exclusivamente por uma empresa estatal brasileira e aqueles que defendiam que a prospecção, refino e distribuição deveriam ser atividades exploradas por empresas privadas, estrangeiras ou brasileiras. Os nacionalistas argumentavam que se o Brasil não criasse uma empresa estatal, fatalmente aquele produto estratégico para o desenvolvimento econômico, seria oligopolizado pelas grandes corporações internacionais, pela Standard Oil, Shell, Texaco, Mobil Oil, Esso, etc... e que desta forma o país se veria refém daquelas grandes companhias. Em dezembro de 1951, Getúlio Vargas enviou ao Congresso o projeto 1516 que previa a criação de uma empresa mista, com controle majoritário da União. Este projeto sofreu um substituto que afirmava um rígido monopólio estatal, excluindo qualquer participação privada nele. Pelo país afora os debates se ascenderam. O Partido Comunista Brasileiro, na ilegalidade, liderou uma série de manifestações, juntamente com os estudantes da UNE, a favor do monopólio estatal, enquanto a grande imprensa ("O Estado de São Paulo", Diário de Notícias, "O Globo", etc...) defendia a posição dos interesses privatistas. Grande parte da oficialidade mostrou-se simpática a estatização do petróleo, apesar de não concordar com o ativismo dos comunistas e sua adesão as teses nacionalistas. Finalmente, depois de uma batalha parlamentar de 23 meses, o Senado terminou por aprovar a criação da Petrobrás, sancionada por Vargas - lei 2.004 - em 03 de outubro de 1953.
  • LETRAS A e D
    As greves dos operários foram fortes no final da década de 1970, o que resultaria na fundação do 
    Partido dos Trabalhadores (PT) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no início da década seguinte.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_do_Grande_ABC

    L
    ETRA B

    As Ligas Camponesas foram associações de trabalhadores rurais formadas em Pernambuco e, depois, em estados como Paraíba, Rio de Janeiro e Goiás. Surgiram em 1955 e se estenderam até 1964 com o objetivo de lutar pela reforma agrária e pela posse de terra.
     

  • Gabarito : C


  • http://memoria.petrobras.com.br/upload/acervo/campanha-o-petroleo-e-nosso/sindiPA015_original.jpg

    http://memoria.petrobras.com.br/acervo/campanha-o-petroleo-e-nosso#foto-destaque-depoimento/0/
  • Atualidades?? kkkkkkkkkkk

    quem fez essa questão deve ter acabado de sair do coma
  • Concordo com o gabarito, mas pelo amor de Deus, questões de ATUALIDADES,  estão ficando loucos, 

  • Galera, não Atualidades. É conhecimentos gerais. Isso é sim conhecimento geral.


ID
790072
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A visita de Christine Lagarde, atual diretora-gerente do Fundo, obedeceu a um roteiro desprovido da carga emocional de antanho, mas, nem por isso, a imprensa economizou tinta: “FMI pede dinheiro ao Brasil” [...]. Detalhes importantes foram deixados de lado pela maioria [...]. A senhora Lagarde foi a Brasília pedir a cooperação do Estado brasileiro para a solução de um grave problema internacional, aumentando sua participação no capital do FMI. Isso tem caráter simbólico importante, pois é a demonstração que mudou a posição do Brasil no mundo, tanto sob a ótica da economia quanto no nível político [...]. As declarações de Christine Lagarde, em Brasília, abriram espaço para outra compreensão da magnitude do problema, com um diagnóstico mais abrangente. São um alerta aos demais países para as consequências do prolongamento da crise da dívida. Ela não veio aqui de “pires na mão”. Veio confirmar o reconhecimento de que o Brasil é um novo parceiro com quem se pode contar para ajudar na solução de problemas que exigem a cooperação estreita entre as nações.

                            DELFIM NETO, Antonio. Revista Carta Capital, 14 dez. 2011, ano XVII, n. 676, p.87.

Uma das razões do reconhecimento de que o Brasil representa um importante parceiro é o fato de que o país, recentemente, foi favorecido por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : B


    Por Gilberto Costa.*

    Brasília – O diagnóstico de ascensão de parte da população pobre à classe média na última década, como defendido por alguns intelectuais e por técnicos do governo não é consenso entre especialistas em desigualdade e estratificação social.
    Esses especialistas não negam a diminuição da desigualdade social, a redução da concentração da riqueza, a melhoria da renda dos mais pobres e o incremento das perspectivas desse setor da população. Entretanto, consideram que a renda não é o único fator a ser levado em conta – pesquisa divulgada pelo governo na semana passada classifica como classe média os que vivem em famílias com renda per capita
     mensal entre R$ 291 e R$ 1.019 e tem baixa probabilidade de passar a ser pobre no futuro próximo.

    Fonte: 
    http://desacato.info/2012/10/especialistas-divergem-sobre-ascensao-da-nova-classe-media/
  • Rio de Janeiro - O economista Marcelo Neri completa nesta quarta-feira (19) uma semana como presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Na sexta-feira (21), a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) deve corresponder às expectativas do economista e confirmar a década 2001/11 como “A” década da redução da desigualdade no Brasil.

    Com um cenário convidativo para a execução do seu trabalho, ainda que o economista também esteja curioso em analisar os reflexos da crise econômica internacional que aparecerão nesta edição da PNAD, Neri se empolga ao revelar os números do resgate histórico dos últimos dez anos. “Para se ter uma ideia, a renda no Nordeste, que é a área mais pobre do Brasil, nesses oito anos cresceu, por pessoa, em termos reais, 42%. No Sudeste, 16%; nas áreas rurais, cresceu 49%; nas metrópoles cresceu 21%, embora nas favelas tenha crescido 42%, em geral as favelas são dentro das grandes cidades”, afirma.

    Assim, o economista reforça a ideia do Ipea como uma usina de ideias a partir da compilação de dados que termina como uma plataforma de ações de políticas públicas e batiza a via a ser seguida como o “novo federalismo social’, onde estados e municípios se alinham ao governo federal. “A busca é a do desenvolvimento inclusivo e sustentável. E esses adjetivos são importantes para frisar quais são os desafios maiores do modelo de desenvolvimento”, diz ele em entrevista à Carta Maior.

    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=20916

    Bons estudos!

ID
790075
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considere a suíte Microsoft Office 2003 para responder à  questão.

No aplicativo PowerPoint, qual o tipo de efeito de animação em que o slide é apresentado por meio de um efeito do tipo padrão quadriculado ou de exibição gradativa?

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    No PowerPoint existem dois tipos de efeitos, com suas variações:
    - para o objeto de um slide, efeito de ANIMAÇÃO com personalização da Entrada, Ênfase, Saída e Trajetória da animação.
    - para o slide, efeito de TRANSIÇÃO.
    A questão falou sobre slides, logo, só poderia ser o efeito de transição.
  • Animações são efeitos de movimentos, enquanto q transição de slides é a passagem de um slide para outro. Formatar transição de slides é definir como o próximo slide entra substituindo o atual.
    A transição pode ser com ou sem animação. Se é com animação, há várias opções de efeitos que podem ser adicionadas.
  • Transição de slides
    É a forma como um slide substitui outro durante a apresentação. Você já percebeu que quando você assiste a televisão não sente a mudança de um comercial para o outro ou de um quadro para o outro? A coisa é rápida e bem feita para não incomodar quem assiste. Esta técnica de como passar de uma cena para outra e, no nosso caso, de um slide para outro chama-se transição.
    O Powerpoint tem várias opções de transição.

    Aqui temos uma ilustração do que é uma transição com o tipo Persiana Vertical.
    Prestando atenção percebemos que temos dois slides. No primeiro temos um dia de sol claro; no segundo já temos um pôr do sol.
    Você está vendo uma foto mas se fosse de verdade haveria o movimento onde um slide fecharia para o outro se abrir.

    Podemos configurar a transição de várias formas. Uma delas é utilizar a opção Transição do menu Apresentações.



    No Painel de Tarefas encontramos os vários efeitos de transição e a seleção da velocidade em que a transição ocorrerá. E, muito importante, podemos configurar o avanço do slide (transição) por clique do mouse ou automaticamente, por tempo determinado em segundos.

    A seguir estamos configurando a transição no Modo de classificação de slides.

    Observe o botão Transição na Barra de ferramentas. E note, no Painel de tarefas, no item Avançar slides que está marcado Automaticamente após 00:10, ou seja, 10 segundos. Agora observe embaixo do slide número 5. Temos o símbolo (estrela) que indica que aquele slide tem transição aplicada a ele e, ao lado, o tempo de 10 seg.
    Ainda observando o Painel de tarefas, temos o botão Executar. Com ele podemos testar a transição para ver se gostamos do efeito aplicado.
    E, abaixo do botão Executar, encontramos o botão Apresentação de slides que inicia a apresentação a partir do slide atual.

    http://www.rtell.com.br/Pcp/paginas/powerpoint/dpower11.htm

    S
    ucesso a todos!!!


ID
790081
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Para poderem operar, as organizações aglutinam recursos materiais, financeiros, humanos, mercadológicos e administrativos, cada qual administrado por um especialista da administração. Contudo, a Administração de Recursos Humanos, (ARH) depende de alguns fatores complexos.

Nessas circunstâncias, a ARH

Alternativas
Comentários
  • Dificuldades Básicas da ARH

    O que distingue a Administração de Recursos Humanos das outras áreas da organização é o seu singular ambiente de operações, que envolve algumas dificuldades básicas:

    A ARH lida com meios, com recursos intermediários e não com fins. É uma função de assessoria, cuja a atividade fundamental consiste em planejar, prestar serviços especializados, assessorar, recomendar e controlar.

    A ARH lida com recursos vivos, extremamente complexos, diversificados e variáveis, que são as pessoas. Esses recursos são importados do ambiente para dentro da organização , crescem, desenvolvem-se, mudam de atividade, de posição e de valor.

    Os recursos humanos não estão somente dentro da área de ARH, mas principalmente alocados nos diversos órgão da organização e sob a autoridade de diversos chefes ou gerentes. Assim, cada chefe ou gerente é responsável direto por seus subordinados. A ARH é uma responsabilidade de linha e ema função de staff.

    A ARH preocupa-se fundamentalmente com a eficiência. Porém, o fato mais concreto de sua existência é que ela não pode controlar facilmente os eventos ou condições que a produzem. Isso porque os principais eventos ou condições de suas operações são as atividades das diversas áreas da organização e o comportamento heterogêneo dos participantes.

    A ARH trabalha em ambientes e em condições que não determinou e sobre os quais possui um grau de poder e controle muito pequeno. Daí estar geralmente destinada à acomodação, adaptação e transigência. Somente com uma clara noção da finalidade principal da organização, com muito esforço e perspicácia, o executivo de RH poderá conseguir razoável poder e controle sobre os destinos da organização.


    Os padrões de desempenho e qualidade dos recursos humanos são extremamente complexos e diferenciados, variando de acordo com o nível hierárquico, com a área de atividade, com a tecnologia aplicada e com o tipo de tarefa ou atribuição. O controle de qualidade é feito desde o processo inicial de seleção do pessoal e estende-se continuamente ao longo do desempenho cotidiano.

    A ARH não lida diretamente com fontes de receita. Aliás, ocorre algum preconceito de que ter pessoal forçosamente implica ter despesas. Muitas empresas ainda convencionam restritivamente seus recursos humanos em termos reducionistas de pessoal produtivo e pessoal improdutivo, ou pessoal direto e pessoal indireto. A grande maioria das empresas ainda aloca os seus recursos humanos em termos de centros de custos e não em termos de centros de lucros, como realmente devem ser considerados.

    Um dos aspectos mais críticos da ARH está na dificuldade de se saber se ela está fazendo ou não um bom trabalho. ARH está cheia de desafios e de riscos não controlados ou não controláveis, não padronizados e imprevisíveis. È um terreno pouco firme e de visão nebulosa em que se pode cometer erros desastrosos ainda que na certeza de se estar jogando corretamente.

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAQjAAC/monografia-rh
  • Dentre as alternativas, tanto a a-), quanto a d-)  - e apenas as duas - contemplam características da ARH conforme comentário anterior. No entanto, considerando o enunciado, este o qual versa sobre os recursos os quais a administração deve aglutinar, a alternativa correta é a letra a-)

  • Gestão de Pessoas é responsabilidade de linha e função de staff. Chiavenato.


ID
790084
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

João trabalha num escritório de contabilidade e, ao longo de três meses, buscou avaliar a sua equipe, observando e registrando os fatos excepcionalmente positivos e os fatos excepcionalmente negativos do desempenho de seus subordinados.

Ele utilizou um método tradicional de avaliação de desempenho chamado de método

Alternativas
Comentários
  • Método dos incidentes críticos
    É um método tradicional de avaliação de desempenho simples que se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso). O método não se preocupa com o desempenho normal, mas com desempenhos excepcionais, sejam positivos ou negativos.
    Aproxima-se da técnica de administração por exceções utilizadas por Taylor, no inicio do século XX. Cada fator de avaliação do desempenho são transformados em incidentes críticos ou excepcionais, para avaliar os pontos fortes e os pontos fracos de cada funcionário.
    Segundo Chiavenato, o método dos incidentes críticos não exige planejamento e montagem previa. Sua aplicação pode ser dividida em três fases distintas.
    Observação do comportamento dos subordinados
    É a fase na qual o superior imediato acompanha e observa cuidadosamente o comportamento de seus subordinados no desempenho de suas tarefas.
    Registro dos fatos significativos
    É a fase na qual o superior imediato anota e registra os fatos significativos e relevantes do comportamento dos subordinados, ou seja, incidentes críticos, que poderão referir-se ao desempenho altamente negativo (que provocou fracasso). Os incidentes críticos positivos são anotados ao lado esquerdo do formulário de avaliação, enquanto os incidentes críticos negativos são anotados do lado direito.
    Pesquisa de atitude e de comportamento
    É a desenvolvida em intervalos regulares de tempo, mediante entrevistas entre o superior imediato e o empregado avaliado. Esta é a fase mais importante do método pois o superior imediato observa e anota juntamente com o empregado avaliado as observações, os fatos e as mudanças a seu respeito
  • Ø      Métodos dos incidentes críticos: é um método tradicional de avaliação do desempenho simples e que se baseia nas características extremas (incidentes críticos) que representam desempenhos altamente positivos (sucesso) ou altamente negativos (fracasso). O método não se preocupa com o desempenho normal, mas com desempenhos excepcionais, sejam positivos ou negativos.
    Prós:
    - avalia o desempenho excepcionalmente bom e excepcionalmente ruim.
    - enfatiza os aspectos excepcionais do desempenho. As exceções positivas devem ser realçadas e melhor aplicadas, enquanto as exceções negativas devem ser eliminadas ou corrigidas.
    - método de fácil montagem e fácil utilização.
     
    Contras:
    - não se preocupa com aspectos normais do desempenho.
    - peca por fixar-se em poucos aspectos do desempenho. Daí, sua tendenciosidade e parcialidade.
     
    *único método capaz de restringir a tendência central.
    *não existe funcionário mediano.
     
    Aspectos excepcionalmente positivos Aspectos excepcionalmente negativos
    Sabe lidar com pessoas
    Facilidade em trabalhar em equipe
    Apresenta idéias inovadoras
    Tem características de liderança
    Facilidade de argumentação
    Espírito altamente empreendedor
    Apresenta muitos erros
    Falta de visão ampla do assunto
    Demora em tomar decisões
    Espírito conservador e limitado
    Dificuldade em lidar com números
    Comunicação deficiente
     
     
  • Resposta Letra: D

    Avaliação de Desempenho por Incidentes Críticos

    Existem diversos métodos e modelos para avaliar o desempenho dos colaboradores da empresas, um dos mais comuns e tradicionais é a avaliação de desempenho por Incidentes Críticos, esta avaliação tem como característica o apontamento dos desempenhos extremos, sejam, eles positivos ou negativos.

    Este é um método simples e de fácil aplicação, porem, acaba não se preocupando em avaliar os colaboradores em seus desempenhos rotineiros, só serão contabilizados e especificados resultados acima ou abaixo a média.

    Vejam o Modelo:



ID
790087
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Há uma grande quantidade de fatores internos (organizacionais) e externos (ambientais) que condiciona os salários, determinando os seus valores. O conjunto desses fatores é denominado composto salarial (wage mix).

Esse composto salarial envolve os seguintes fatores:

Alternativas
Comentários
  • O Composto Salarial envolve o fator da Determinação dos salários que por sua vez se inter-relacionados com os Fatores Internos e Fatores Externos.
    Fatores Internos
    • Tipologia dos cargos na organização
    • Política Salarial da Organização
    • Capacidade Financeira e desempenho geral da organização
    • Competitividade da organização
    Fatores Externos
    • Situação do mercado de trabalho
    • Conjuntura econômica (inflação, recessão, custo de vida)
    • Sindicatos e negociações coletivas
    • Legislação trabalhista
    • Situação do mercado de clientes
    • Concorrência no mercado
  • O Composto Salarial (wage mix)

    Os salários são condicionados por diversos fatores organizacionais (internos) e ambientais (externos), que determinam o seu valor. São eles:

    • Tipologia dos cargos da organização;
    • Política salarial da organização;
    • Capacidade financeira e desempenho geral da organização;
    • Estratégia concorrencial e abrangências do mercado;
    • Situação do mercado de trabalho;
    • Tecnologia empregada;
    • Conjuntura econômica (inflação, recessão);
    • Sindicatos e negociações das convenções coletivas;
    • Legislação trabalhista (CLT).
    Fonte: http://amigonerd.net/humanas/administracao/cargos-e-salarios-2
  • Questão formulada a partir do livro de Idalberto Chiavenato. Segundo esse autor, os fatores que afetam a composição dos salários podem ser classificados em dois grupos: fatores internos e fatores externos

    Fatores internos (organizacionais): Tipologia dos cargos na organização, Política de Gestão de Pessoas, Política salarial da organização, Desempenho e capacidade financeira da organização, Competitividade da organização, Capacidade de pagar.

    Fatores externos (ambientais): Situação do mercado de trabalho, conjuntura econômica (inflação, recessão, custo de vida), sindicatos e negociações coletivas, legislação trabalhista, situação do mercado de clientes, concorrência no mercado.

    Alternativa A. Errado. Saúde, higiene, habitação e vestuário não são listados na doutrina. Na verdade, todos esses exemplos integram o fator denominado conjuntura econômica.

    Alternativa B. Errado. Móveis, utensílios e vestuários integram não são listados na doutrina. Na verdade, todos esses exemplos integram o fator denominado conjuntura econômica.

    Alternativa C. Errado. Educação e cultura não são listadas na doutrina como fatores que afetam os salários. É provável que educação e cultura exerçam algum tipo de influência nos salários, porém, por ser uma influência indireta, os autores de administração não fazem essa indicação.

    Alternativa D. Errado. Alimentação, habitação, vestuário e transporte não são listados na doutrina. Na verdade, todos esses exemplos integram o fator denominado conjuntura econômica.

    Alternativa E. Certo. A alternativa descreve corretamente alguns dos fatores descritos na obra de Idalberto Chiavenato.

    Gabarito: E


ID
790090
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das características que a literatura enfatiza no contexto organizacional é o papel da avaliação do desempenho como elemento integrador das práticas de Recursos Humanos.

Essa avaliação de desempenho complementa os processos de

Alternativas
Comentários
  • Eu entendo o gabarito como a letra "D", mas alguém saberia explicar porque não poderia ser a letra "B", posto que  a Avaliação de Desempenho se encontra também descrito como um dos subsistemas dentro do Processo de Aplicar Pessoas?!


    Fonte: http://www.rhportal.com.br/artigos/rh.php?rh=OS-PROCESSOS-DE-RH:-uma-visao-estrategica&idc_cad=gtuucluck


    "
     Conforme Chiavenato (1999), a área de RH envolve os seguintes processos:

    1. Provisão: recrutamento e seleção;
    2. Aplicação: orientação, modelagem de cargos, avaliação de desempenho;
    3. Remuneração: remuneração, programas de incentivos, benefícios;
    4. Desenvolvimento: treinamento e desenvolvimento;
    5. Manutenção: relações trabalhistas, higiene, segurança, qualidade de vida no trabalho;
    6. Monitoração: banco de dados e sistemas de informações de RH."

    e...

    2.2 Aplicação

    O processo de aplicação envolve a orientação, a modelagem de cargos e a avaliação de desempenho. Este processo é fundamentalmente estratégico para a organização, pois refere-se aos ajustes que são necessários de se fazer e imprescindíveis para um bom desempenho dos funcionários e da organização como um todo.
    Aqui o gestor de RH verifica se o trabalho está evoluindo, da forma como estão distribuídas as pessoas em seus respectivos cargos, se há necessidade de alguma intervenção, de ajustes, de movimentação de pessoal, troca decargos, funções, ou de remodelar determinado cargo, rever as atribuições, ou ainda de orientar melhor as pessoas para um desempenho mais eficiente. "
  • Acho que o problema da B está em "indicar resultados alcançados", que não é visto por todos os autores como um dos objetivos da aval. de desemp.

  • A avaliação de desempenho tem várias aplicações e propósitos:

    1- Processos de agregar pessoas: Constitui a base de informação para o recrutamento e seleção ao indicar as características e atitudes adequadas dos novos funcionários que serão futuramente cobrados pelo resultado final de suas unidades negócios.

    2- Processos de aplicar pessoas: Proporciona informação sobre como as pessoas estão integradas e identificadas com seus cargos, tarefas e competências.

    3- Processos de recompensar pessoas: Ajuda a organização a decidir sobre quem deve receber recompensas como aumentos salariais ou promoções, ou a decidir quem deve ser desligado da organização.

    4- Processos de desenvolver pessoas: Indica os pontos fortes e fracos de cada pessoa, quais os colaboradores que necessitam de treinamenoto e quais os resultados dos programas de treinamento.

    5- Processos de manter pessoas: Indica o desempenho e os resultados alcançados pelas pessoas.

    6- Processos de monitorar pessoas: Proporciona retroação às pessoas a respeito de seu desempenho e potencialidades de desenvolvimento. Proporciona uma interação que facilita o entendimento entre as partes envolvidas.


    Fonte: Gestão de Pessoas (Chiavenato), pag 267

  • Gab. (D)

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Segundo CHIAVENATO, os Macroprocessos de RH são:

    I. Agregar 

    II. Aplicação (Análise e Descrição dos Cargos + Avaliação de Desempenho)

    III. Recompensas

    IV. Desenvolvimento

    V. Manutenção

    VI. Monitoração

    ===============================

    uma 1ª resposta seria letra B, pois indica o Macroprocesso de Aplicação de Pessoas; no entanto, ao observar o enunciado, vê-se que ele pede o processo que a Avaliação de Desempenho COMPLEMENTA. Sabendo-se que um dos feedbacks ao processo de Ava de Desempenho é o fornecimento de dados, elencado p/ Chiavenato como RETROAÇÃO (conhecimento a respeito dos resultados do desempenho e das atitudes e competências), a fim de auxiliar nas ações de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas.Então, a Ava Desempenho "complementa" o processo de Desenvolvimento de Pessoas.

  • Eu entendi que a resposta não pode ser a alternativa b (aplicação de pessoas), pois a pergunta quer saber qual processo a avaliação complementa e não a qual ela pertence, por isso a resposta é a alternativa D - desenvolvimento pessoas

  • Booooa Izadora...agora sim entendi...concordo com seu comentário!!!

  • Questãozinha marota... realmente ess "complementa" foi a armadilha. E tb tinha ido direto na b

     

  • Pq não pode ser a "e": monitoração de pessoas, indicando se elas estão bem integradas em seus cargos e tarefas, além de indicar o desempenho e os resultados alcançados. ?

  • 6 Processos da Gestão de Pessoas:

    1. Agregar: recrutamento e seleção;
    2. Aplicação: modelagem de cargos, avaliação de desempenho;
    3. Recompensar: remuneração, programas de incentivos, benefícios;
    4. Desenvolvimento: treinamento e desenvolvimento;
    5. Manutenção: cultura, clima, higiene, segurança, qualidade de vida no trabalho;
    6. Monitoração: banco de dados e sistemas de informações.

    Eu teria marcado B e feito recurso. Difícil saber o que examinador queria com essa palavra "complementa". Correto o comentário da Angélica Regina da fonte: https://books.google.com.br/books?isbn=8535225129 Livro Gestão de Pessoas (Chiavenato), p. 267

    Fonte: Chiavenato (2012)

    Bons estudos !

  • Na realidade o que percebo é que diversos dos processos de Gestão de Pessoas poderiam ser complementados pela avaliação de desempenho, no entando, o que a banca propôs com esta questão foi uma análise da correlação do termo com o seu conceito. Somente o termo desemvolvimento foi adequadamente conceituado de acordo com a literatura de Chiavenato, enquanto os demais termos não estão corretamente associados a seus respectivos conceitos.

  • avaliação do desempenho - DESEnvolvendo pessoas.

    letra d.


ID
790093
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um indivíduo trabalha numa equipe autogerenciada que se utiliza frequentemente de telecomutação para se comunicar com seus superiores. Nessa situação, ele é periodicamente solicitado a fazer uma autoavaliação de seu trabalho, e os seus colegas e os seus subordinados também são chamados a participar do processo de avaliação de desempenho. Esse processo, contudo, sofre o risco de avaliações infladas e de viés de autoconveniência.

Para melhorar esse processo de avaliação, João foi contratado como consultor dessa organização e sugeriu que fosse utilizada uma avaliação de 360 graus, argumentando que ela, com base no que a situação exigia,

Alternativas
Comentários
  • Que questão maluca. aff...

  • E pq não a A?

  • Não é possível que a resposta desta questão não seja a alternativa d-). Esta simplesmente descreve o conceito de Avaliação 360º, na medida que cita a uniformização da capacitação e da habilidade em fazer avaliações úteis, visto que cada avaliador (fornecedor, cliente, subordinado, superior direto e etc) é visto como cliente (stakeholder) do que este entrega.

    Caso alguém possa esclarecer, agradeço desde já.


  • Alexandre, não pode ser a A pois as informações dispostas para cada avaliador não são iguais. Imagine em uma empresa: a informação que seu superior direto recebe sobre o que vc entrega, pode ser diferente da visão que o cliente tem sobre seu trabalho. Provavelmente, um eventual funcionário seu tenha outro parecer sobre seu desempenho. A sua avaliação pode ser diferente de todas as outras. Abç

  • FAÇO UM APELO PARA QUE SOLICITEM COMENTÁRIOS DO PROFESSOR!

    parece que nenhuma questão de GP tem comentários do professor!  se mais pessoas solicitarem provavelmente seremos atendidos.

  • Acertei...Oh yes. Avaliação 360º é diversidade, amplitude de visões...sempre lembrar disso, esse simples conceito é fundamental para matar a questão.

    Gabarito letra B.


ID
790096
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Você precisa entender que, não importa onde você trabalhe, você não é um empregado; você está em um negócio com um empregado – você mesmo.

Essas palavras, ditas por Andrew Grove, presidente da IN- TEL, em 1995, preconizam uma situação típica de organizações num mundo globalizado, onde as mudanças cada vez mais rápidas obrigam os indivíduos a se responsabilizarem pelo sucesso de sua carreira.

Sobre esse tema, é possível afirmar que, com as mudanças no cenário dos negócios, as organizações migraram de um foco tradicional para um foco no desenvolvimento da carreira, no qual elas

Alternativas
Comentários
  • A questão diz como correta a letra A.

    Não entendi porque a letra D está incorreta. Alguém ajuda??
  • Elas precisam assumir um papel proativo e não reativo.
  • O responsável por conduzir um processo de coaching é denominado Coach ou na tradução literal, “treinador”. Um Coach apoia e auxilia através de perguntas e técnicas poderosas seu coachee (cliente) a sair do estado atual para o estado desejado. O processo é conduzido através de sessões que podem ser semanais, quinzenais ou mensais e, a cada encontro, o coach apresenta tarefas, definidas em conjunto com seu cliente, para que este haja no sentido de alcançar as metas definidas, dentro de seu prazo pré- determinado.

    O pressuposto do processo de coaching é que o cliente já possui as respostas e soluções para seus dilemas, e que o que ele necessita na verdade é de um profissional capacitado, que o auxilie neste processo de autoconhecimento fazendo os questionamentos certos, para que desta forma, o coachee tenha maior consciência de suas capacidades, pontos de melhoria, de seus valores e de sua missão de vida.

    Mentoring é uma espécie de tutoria onde um profissional mais velho e mais experiente orienta e compartilha com profissionais mais jovens, que estão iniciando no mercado de trabalho ou numa empresa, experiências e conhecimentos no sentido de dar-lhes orientações e conselhos para o desenvolvimento de suas carreiras. Estas orientações vão desde o âmbito pessoal até o profissional.

    Diferente de processos de Coaching, que estão em alta em todo país, e que visam o alcance de objetivos específicos como, por exemplo, promoções, mudança de emprego, melhoria na comunicação e nos relacionamentos interpessoais, num determinado espaço de tempo, no mentoring não há um tempo definido para que o processo seja finalizado, pois esta tutoria é dada de acordo com a evolução do tutorado e, no coaching, o processo tem início, meio e fim, dentro de um prazo que varia de 3 a 6 meses.


    Fonte: http://www.ibccoaching.com.br/tudo-sobre-coaching/coaching/o-que-e-coaching-e-mentoring/


  • Também fui de D...não entendi essa!

  • Acertei Letra A, A vaga é Minha!


ID
790099
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre a diferença entre as características dos líderes transacionais e transformacionais, o líder

Alternativas
Comentários
  •  A liderança transacional "envolve a atribuição de recompensas em troca da sua obediência."
    >recompensa contingente - o líder clarifica ao seguidor o que este deve fazer para ser compensado pelo esforço.
    gestão por excepção activa - o líder monitoriza o desempenho dos seguidores e adopta acções correctivas se eles não alcançam os padrões estabelecidos.
    gestão por excepção passiva - o líder aguarda que os problemas ocorram para que, então, sejam tomadas acções correctivas.
    > Liderança laissez-faire (não liderança) - o líder praticamente abstém-se de tentar influenciar os subordinados.

    A liderança transformacional "é definida em termos dos efeitos sobre os seguidores" e age inspirando, estimulando, considerando...
    > influência idealizada (carisma) - o líder adopta comportamentos ( e.g. de respeito e elevação moral) que activam fortes emoções nos seguidores, suscitam confiança e identificação destes com ele, influenciam os seus ideiais e os aspectos "maiores do que a vida";
    liderança inspiracional - o líder comunica uma visão apelativa, usa símbolos para fomentar o esforço dos seguidores, actua como um modelo de comportamentos, instila optimismo.
    estimulação intelectual - o líder estimula nos seguidores a tomada de consciência dos problemas, dos seus próprios pensamentos e imaginação. Ajuda-os a reconhecer as suas próprias crenças e valores. Fomenta-lhes o pensamento inovador/criativo. Incita-os a questinarem as suas assunções.
    > Consideração individualizada - o líder atende às necessidades de desenvolvimento dos seguidores, apoia-os, encoraja-os, treina-os, tenta desenvolver o seu potencial, fornece-lhes feedback, delega-lhes responsabilidades.
  • LIDERANÇA TRANSACIONAL

    Robbins define o líder transacional como "tipo de líder que guia ou motiva seus seguidores na direção de metas estabelecidas, esclarecendo as exigências do papel e da tarefa." Ou seja, são líderes que valorizam o trabalho padronizado e tarefas orientadas.
    Como principais tipos de liderança transacional temos:
    • Recompensa Contingencial: É uma transação em que há promessa de recompensa em troca de um bom desempenho. O líder pode, também, "punir" caso o trabalho não corresponda aos padrões.
    • Gestão por exceção (ativo): Ações corretivas através da observação e busca de desvios de regra e padrões.
    • Gestão por exceção (passivo): Há a intervenção somente se os padrões não tiverem sido cumpridos.
    • Laissez-faire: O líder evita tomar decisões e se exime de responsabilidades.
    Na liderança transacional o comprometimento é de curto prazo.
    LIDERANÇA TRANSFORMACIONAL

    Robbins destaca que "a liderança transformacional é aquela em que os líderes oferecem considerações individualizadas e estímulo intelectual a seus liderados, além de possuírem carisma." Alguém com este perfil é um verdadeiro líder que inspira a equipe com uma visão partilhada. O foco no desempenho das tarefas continua a existir, entretanto ocorre simultaneamente a uma adequação à estratégia da empresa. O líder transformacional objetiva o desenvolvimento de seus liderados com técnicas de empowerment(delegação de poder de decisão, autonomia e participação de empregados na administração da empresa).

    O líder transformacional possui 4 características peculiares:

    • Influenciadores e Idealizadores: Possuem carisma, são admirados, respeitados e confiáveis. Fornecem visão e sentido de missão.
    • Inspiradores e Motivadores: Otimistas, lançam desafios com o fim de proporcionar um melhor futuro a cada membro da equipe. São estimuladores da equipe.
    • Estimulação Intelectual: Encorajam os liderados a buscarem soluções criativas e inovadoras. Promovem a inteligência.
    • Consideração Individualizada: O líder utiliza o mentoring e coaching para que cada membro da equipe consiga atingir suas metas. Os liderados são desenvolvidos para atingirem seus melhores níveis de eficiência operacional.
    Na liderança transformacional o comprometimento é de longo prazo.
  • Ronit Kark, ao escrever sobre os dois tipos de liderança, nos dá um ótimo bizu para a hora da prova:
    No estilo TRANSFORMACIONAL há prevalência de características do estereótipo masculino: competitividade, autoridade hierárquica, alto controle do líder, resolução analítica de problemas, determinação de objetivos e processos racionais de troca.
    Já no estilo TRANSACIONAL as características femininas são as que predominam: cooperação, colaboração, baixo controle e soluções baseadas em intuição e racionalidade, ênfase no desenvolvimento de seguidores, empowerment e criação de ligações emocionais.
  • O comentáriodo Jose Humberto me parece estar com os conceitos invertidos.
  • LIDERANÇA TRNSACIONAL => RELAÇÃO DE TROCA ENTRE LÍDER E SUBORDINADO - RECOMPENSANDO ESFORÇOS.

     

    LIDERANÇA TRSNSFORMACIONAL => INPIRADOR DE SEUS SUBORDINADOS - OBJETIVOS PESSOAIS EM BENEFÍCIO DA ORGANIZAÇÃO.

  • Gab. C) transacional conduz os seus seguidores em direção às metas estabelecidas por meio do esclarecimento das funções e das exigências das tarefas e negocia a troca de recompensas por esforço.


ID
790102
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O levantamento de necessidades de treinamento pode ser efetuado em três níveis de análise: da organização total, dos Recursos Humanos e de operações e tarefas.

Para cada um desses níveis, há um sistema envolvido e informações básicas diferentes que se interligam da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Chiavenato (2008) em seu livro Recursos Humanos: O Capital Humano das Organizações, o Levantamento de Necessidades de Treinamento podem ser efetuados em 3 níveis de análise:

    1. Análise Organizacional - Análise dos Objetivos Organizacionais e Filosofia de Treinamento, considerando: a missão, visão, valores e objetivos organizacioniais.

    2. Análise dos Recursos Humanos - Análise da força de trabalho (Análise das Pessoas), avaliando quais comportamentos, atitudes e competências são necessários ao alcance dos objetivos organizacionais.

    3. Análise das Operações e Tarefas - São as competências exigidas pelo cargo (também chamado de Análise dos Cargos), são requisitos exigidos pelo cargo, suas especificidades e sua mudança.
       

      Analizando as respostas:

      a) trata-se de Análise das Operações e Tarefas - Alternativa ERRADA
      b) Alternativa correta
      c) trata-se de Análise das Organizações e não de operações - Alternativa ERRADA
      d) A análise de Recursos Humanos não se trata de um análise isolada da totalidade da organização, trata-se da análise das competências necessárias para o alcance dos objetivos organizacionais e não de um cargo específico - Alternativa ERRADA.
      e) trata-se de Análise Organizacional - Alternativa ERRADA

  • Diagnóstico das Necessidades de Treinamento

    É a primeira etapa do treinamento e corresponde ao levantamento preliminar do que deve ser feito. O diagnóstico das necessidades de treinamento pode ser efetuado em três diferentes níveis de análise: 

    1. No nível da análise da organização total: o sistema organizacional.
    1. No nível da análise dos recursos humanos: o sistema de treinamento.
    1. No nível da análise das operações e tarefas: o sistema de aquisição de habilidades.

    Análise organizacional: o sistema organizacional

    Os objetivos de longo prazo da organização são importantes para o desenvolvimento de uma perspectiva sobre a filosofia de treinamento.

    A análise organizacional envolve não só o estudo de toda a empresa – sua missão, objetivos, recursos, competências e a sua distribuição para a consecução dos objetivos – como também o ambiente socioeconômico e tecnológico no qual a organização está inserida. Essa análise ajuda a responder a questão sobre o que deve ser ensinado e aprendido em termos de um plano e estabelece a filosofia de treinamento para toda a empresa.

    A análise organizacional determina qual a ênfase a ser dada ao treinamento. Neste sentido a análise organizacional deverá verificar todos os fatores – como planos, força de trabalho, eficiência organizacional, clima organizacional – capazes de avaliar os custos envolvidos e os benefícios esperados do treinamento em comparação a outras estratégias capazes de atingir os objetivos organizacionais, e assim determinar a política global com relação ao treinamento. 

    Análise dos recursos humanos: o sistema de treinamento 

    A análise dos recursos humanos procura verificar se os recursos humanos são suficientes quantitativa e qualitativamente para as atividades atuais e futuras da organização.

    Trata-se aqui da análise da força de trabalho: o funcionamento organizacional pressupõe que os empregados possuam as habilidades, conhecimentos e atitudes desejados pela organização.

    Análise das operações e tarefas: o sistema de aquisição de habilidades 

    É o nível de abordagem mais restrito no levantamento de necessidades de treinamento: a análise é feita ao nível do cargo, tendo como fundamento os requisitos exigidos pelo cargo a seu ocupante. Além da organização e das pessoas, o treinamento deve também considerar os cargos para os quais as pessoas devem ser treinadas. A análise dos cargos serve para determinar os tipos de habilidades, conhecimentos, atitudes e comportamentos e as características de personalidade requeridas para o desempenho dos cargos.

    http://www.portaladm.adm.br/ARH/arh2.htm


ID
790105
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Embora a teoria LPC (questionário do colega de quem menos gosto) de Fiedler seja a teoria contingencial de liderança mais amplamente pesquisada, outras teorias ajudaram a compreender as influências da situação na qual a liderança é exercida.

Entre elas, destaca-se a teoria da liderança situacional (TLS) de Hersey e Blanchard, afirmando que


Alternativas
Comentários
  • Hersey e Blanchard desenvolveram um modelo situacional de análise da liderança com ênfase nos liderados, introduzindo uma variável muito importante, a maturidade dos subordinados. Segundo os autores a eficácia da liderança depende da adequação do estilo de liderança ao grau de maturidade dos subordinados.

  • Liderança pela Maturidade profissional

    A principal diferença deste tipo de liderança em relação às demais são as habilidades em diagnosticar o liderado, considerando o seu desempenho atual nas tarefas, não na pessoa que é ou no seu potencial, e conhecer quais são os estilos de liderança para usá-los nos momentos adequados.

    A receptividade de suas estratégias depende do nível de maturidade dos demais profissionais da equipe e de como estes estão prontos para receber este modelo de liderança. Assim, de acordo com o Paul Hersey e Kenneth Blanchard, sob a influência da liderança situacional, existem quatro estágios distintos de maturidade numa organização e, estes influenciam diretamente no estilo de agir do líder para alcançar o sucesso da gestão do pessoal:

    Estilo 1 • Determinar – neste nível, os autores classificam a maturidade dos liderados como baixa para executar determinada tarefa, uma vez que estes não sentem plena confiança em suas capacidades ou mesmo vontade para executar as tarefas, e para que sejam cumpridas, o líder deve delegar e acompanhar de perto a execução.

    Estilo 2 • Persuadir – neste nível entendemos que o colaborador tem maturidade de média a moderada, e suficiente para cumprir a tarefa, porém não as habilidades que a mesma exige. Neste caso, o líder situacional além de direcionar o trabalho, deve apoiá-lo e incentivá-lo para que alcance a autoconfiança e motivação necessárias para agir.

    Estilo 3 • Compartilhar – neste nível o colaborador tem a maturidade entre moderada e alta, e as habilidades para executar a tarefa, porém não tem interesse em ajudar o líder. Esta indisposição pode estar relacionada a fatores como desmotivação e falta de confiança em seu trabalho e, o papel do líder buscar sua participação e colaboração na tomada de decisões.

    Estilo 4 • Delegar – no último nível encontramos o colaborador com maturidade alta e, com habilidades e a disposição que a tarefa exige. Neste nível o líder não precisa apoiar e direcionar efetivamente seu trabalho, uma vez que o colaborador tem autonomia e a confiança do líder para criar as melhores soluções e executá-las, independente de seu acompanhamento.

    “Os colaboradores começam a entender esse tipo de liderança, pois graças a ele os liderados são capazes de entrar no ciclo de desenvolvimento e não sentirem-se esquecidos ou meros executores. O líder situacional cria potenciais sucessores e equipes extremamente eficazes”, observa o diretor executivo da Brimberg  Associados – Treinamentos de Liderança Situacional, Paulo Crepaldi.

    www.catho.com.br/carreira-sucesso



    Fonte: Liderança situacional e a teoria de Hersey e Blanchard | Portal Carreira & Sucesso
  • Único erro da "a" é "desempenho".

  • Vídeo em que o Prof. Rodrigo Rennó explica a teoria situacional de Hersey e Blanchard.

     

    https://www.youtube.com/watch?v=3UU9o0f_2HE

  • Gab. E) o líder precisará, se os seguidores forem imaturos, dar instruções claras e específicas orientadas para tarefas, e, se eles forem muito maduros, o líder deverá aumentar a delegação.


ID
790108
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com o intuito de otimizar a aprendizagem, as técnicas de treinamento podem ser classificadas quanto ao uso, tempo e local de aplicação, foco no processo ou no conteúdo. Sobre essas técnicas de tratamento, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: D.

    Técnicas de treinamento, segundo Chiavenato:

    Quanto ao uso:

    - Orientadas para o conteúdo: leitura, instrução programada, instrução assistida por computador;

    - Orientadas para o processo: Dramatização, treinamento da sensitividade, desenvolvimento de grupos;

    - Mistas (conteúdo e processo): estudo de casos, jogos e simulações, conferências e várias técnicas on-the-job.

    Quanto ao tempo (Época):

    - Antes do ingresso na empresa: programa de indução ou de integração à empresa;

    - Após o ingresso na empresa: treinamento no  local (em serviço) ou fora do local de trabalho (fora de serviço).

    Quanto ao local:

    - No local de trabalho: treinamento em tarefas, rodízio de cargos, enriquecimento de cargos;

    - Fora do local de trabalho: aulas, filmes, casos, dramatização, debates, simulações, jogos.

    Análise das assertivas:

    a) as técnicas desenhadas para a transmissão de conhecimento ou informação, como a técnica de leitura, recursos audiovisuais, instrução programada e instrução assistida por computador, são orientadas para o processo e buscam a programação sistemática do conhecimento. Errado - são orientadas para o conteúdo.

    b) o empregado nos treinamentos no local de trabalho (on the job) aprende enquanto trabalha, e tais treinamentos são ministrados por intermédio de funcionários, supervisores ou especialistas de staff, que utilizam simulação, jogos, métodos de estudo de casos e role-playing. Errado - no local de trabalho (técnica quanto ao local) é realizado treinamento em tarefas, rodízio de cargos, enriquecimento de cargos. Ademais: simulação, jogos e estudos de casos são, quanto ao uso, classificadas como mistas (conteúdo e processo).

    c) o treinamento fora do local de trabalho é realizado depois do ingresso na organização, encontra grande acolhida em razão de sua praticabilidade, e apresenta várias modalidades, como o rodízio de cargos, o treinamento em tarefas e o enriquecimento do cargo. Errado - nesse caso o treinamento é realizado no local de trabalho.

    d) o programa de integração é uma técnica de treinamento utilizada antes do ingresso no trabalho e oferece ao novo empregado informações gerais sobre a empresa, direitos e deveres de pessoal, regulamentos e procedimentos internos, descrição detalhada do cargo. Certo - o programa de indução ou integração acontece antes do ingresso na empresa.

    e) uma das técnicas de treinamento aplicadas depois do ingresso no trabalho é a indução e a programação sistemática, na qual se explica ao novo empregado sua posição na organização e se desenvolvem suas habilidades interpessoais. Errado - conforme item anterior, indução/integração é uma técnica de treinamento quanto ao  tempo e realizada ANTES do ingresso na empresa.

    Bons estudos!

  • A explicação do colega é perfeita. Porém, gostaria de fazer uma única observação. Acho que na letra B, em vez de fazer referência às técnicas de contéudo mistas, é bem possível que a banca tenha pensado nas técnicas fora do local de trabalho. Bastaria então trocar o "on the job" por "fora do trabalho" que estaria certo. Aliás, é interessante notar que as técnicas quanto ao local sendo fora do trabalho são basicamente as mesmas das mistas quanto ao uso. 


ID
790111
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Maria foi contratada por um empresa para trabalhar como administradora. Ao longo do seu primeiro ano na empresa, ela reagiu de várias maneiras à sua insatisfação no trabalho.

A seguinte reação de Maria caracteriza a sua coerência quanto à baixa satisfação no trabalho:



Alternativas
Comentários
  • Questão baseada na Matriz de análise de reações à insatisfação no trabalho, conforme link abaixo:

    http://www.oficinadapesquisa.com.br/APOSTILAS/COMPORG/AP.3.ATITUDES.pdf


  • Parece meio deslocada essa questão, ou então é específica demais.

  • Questão muito específica sobre Satisfação/Insatisfação no Trabalho. Foge da maioria das Teorias Motivacionais.

    GABARITO: LETRA "D".

    "Os estudos mostram que existem quatro reações básicas que sugerem insatisfação no trabalho: saída – voz – negligência e lealdade.

    Saída: resposta à insatisfação expressa pelo abandono da empresa (busca de novo emprego ou demissão).

    Voz: resposta à insatisfação expressa pela busca por melhores condições de trabalho a partir de sugestões de melhorias, discussão de problemas com os superiores ou atividades sindicais.

    Lealdade: resposta à insatisfação expressa pela espera passiva, de maneira otimista, de que as condições melhorem, o que inclui defesa da organização perante críticas externas.

    Negligência: resposta à insatisfação que consiste em permitir que as coisas piorem de maneira passiva, incluindo episódios frequentes de absenteísmo e atrasos, redução do empenho e aumento do índice de erros.

  • Peço por favor para Q Concursos gravar vídeo explicando essa questão. Não entendi nada!!!


ID
790114
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

João, o melhor aluno do seu curso, acabou de se formar em Administração de Empresas, e foi contratado como trainee numa grande empresa. Ele estava muito satisfeito com o seu novo emprego, que era cheio de desafios e oferecia um salário muito acima do praticado no mercado de trabalho para o seu nível.

Doze meses depois, sua chefia direta estava muito satisfeita com o seu desempenho, e ele foi efetivado na organização. No mesmo período, João soube da contratação de outro recém-formado em Administração, com um ano a menos de experiência do que ele e com um salário superior ao seu salário atual. A partir desse momento, o nível motivacional de João diminuiu drasticamente e ele pensou até em mudar de emprego.

Essa mudança de João se explica porque

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E. 

    CHIAVENATO (2010) -  Nove critérios são básicos na construção de um plano de remuneração: 

    1 . Equilíbrio interno versus equilíbrio externo.

    O plano de remuneração pode ser percebido como justo dentro da organização ou como justo em relação ao salário de outras organizações do mesmo cargo? A eqüidade interna obedece ao princípio da justiça distributiva, que fixa os salários de acordo com as contribuições ou insumos que os colaboradores trocam com a organização. O salário representa o mais importante desses resultados, apesar da importância dos benefícios não monetários. Dentro desta perspectiva psicossociológica, as pessoas estão sempre comparando o que contribuem para a organização com o retomo que dela recebem e comparando essa equação de insumo/resultado com a dos colegas dentro e fora da organização. modelo de justiça distributiva salienta que as pessoas estarão satisfeitas quando percebem que são pagas eqüitativamente em relação aos colegas com trabalho similar. Por outro lado, a eqüidade externa obedece ao modelo do mercado de trabalho, que fixa os salários conforme as ocupações similares de outras organizações do mesmo ramo de atividade. A eqüidade externa alinha os salários da organização com os do mercado de trabalho. A organização precisa balancear os dois tipos de equilíbrio para manter consistência em sua estrutura salarial. 

  • Letra: E

     

    Teoria da Equidade - Adams


ID
790117
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Das teorias sobre motivação no trabalho, a Teoria da Expectativa considera que o nível motivacional

Alternativas
Comentários
  • A Teoria da Expectativa, elaborada por Victor Vroom, enfoca as relações:

    Relação esforço-desempenho: probabilidade percebida pelo indivíduo de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho.

    Relação desempenho-recompensa: grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará a um resultado desejado.

    Relação recompensa-metas pessoais: grau em que as recompensas organizacionais satisfazem as metas pessoais ou as necessidades do indivíduo e a atração que essas recompensas potenciais exercem sobre ele.

  • A reposta é a letra E porque o indivíduo se eforça, se motiva, porque espera por uma recompensa no futuro. Ele vive o hoje motivado pela expectativa de ter um resultado bom amanhã. Isso fica bem claro no texto abaixo:

     

    "A teoria das expectativas baseia-se na premissa geral de que a motivação para o desempenho que um indivíduo possui, apoia-se na antecipação que ele faz de eventos futuros.

    Ela apresenta que a expectativa de um resultado positivo orienta a motivação. Em termos mais práticos, se uma pessoa apresentar determinado comportamento e achar que receberá uma boa recompensa por isso, a espera ou probabilidade de recompensa esta associada ao comportamento . Essas recompensas organizacionais tais como bonificação, aumento de salário ou promoção; e que estas recompensas vão atender a suas metas pessoais."

    Fonte: Wikipedia

  • Gab. E

     

    Valência: É o valor atribuído ao resultado (recompensa). É uma medida de atração que um resultado (recompensa) exerce sobre um indivíduo.


    Instrumentalidade: Relação desempenho-resultado (recompensa). É o grau em que o indivíduo acredita que determinado nível de desempenho levará ao resultado desejado.


    Expectativa: Relação esforço-desempenho. É a probabilidade, percebida pelo indivíduo, de que certa quantidade de esforço levará ao desempenho

     

    RIBAS, 2014.
     


ID
790120
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Depois de ter observado a forma como os gestores lidam com os seus trabalhadores, Douglas McGregor concluiu que a forma como os gestores veem a natureza humana se baseia num conjunto de pressupostos e que o gestor tende a moldar o seu comportamento face aos subordinados com base nesses pressupostos. Baseado nisso, ele propôs duas visões distintas relativamente à forma de pensar o homem: (i) uma visão tradicional, designada por Teoria X e (ii) outra, contemporânea, designada como Teoria Y.

Quais são as implicações motivacionais de aceitar a análise de McGregor?

Alternativas
Comentários
  • Eu denomino esse tipo de questão de Paciência. A,B,D e E estão incorretas. Por quê? Porque o examinador trocou os conceitos. A única alternativa correta é a C, mas para você chegar até a ela é preciso pensar: questão doutrinária. Ele pegou um trecho solto da obra de alguém e inseriu aqui. 


    C.

  • Questãozinha maldita! Pra ferrar o candidato...

  • Vanessa.  O tempo passa e a cada comentário de sua autoria que leio, fico mais apaixonado por você.  
    Você é demais.   =)  

  • Letra: C

     

    Questão Simples, mas acertei por elimanação. As letras: A, B, D e E estão absurdamente ERRADAS. Logo, a CERTA é letra C, porem nunca vi essa afirmação.

  • tb acertei por eliminação...pensei não é possível ser nenhuma das alternativas...então só sobra a C mesmo...mesmo q ñ tivesse certeza dela rs

  • Resposta C

    Quais são as implicações motivacionais de análise de Mc Gregor? A resposta pode ser indicada pela estrutura apresentada por Maslow - a Teoria X assume que as necessidades de nível baixo dominam os indivíduos; a Teoria Y considera que as necessidades de nível alto dominam. Mc Gregor, pessoalmente, acreditava que as premissas da Teoria Y eram mais válidas que as da Teoria X. Para maximizar a motivação dos funcionários, ele propôs idéias como a do processo decisório participativo, a das tarefas desafiadoras e com muita responsabilidade e a de um bom relacionamento de grupo.

    Infelizmente, não existem evidências de que as premissas de nenhuma das teorias sejam válidas, nem de que a aceitação das premissas da Teoria Y e a alteração do comportamento individual de acordo com ela resultem em um funcionário mais motivado

    Fonte: Comportamento Organizacional Cap 7 Conceitos Básicos de Motivação Robbins

  • Questão Maconha. Próxima.

  • Ninguém merece!!!!


ID
790123
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Maria, como responsável pela função de Recursos Humanos de sua organização, sempre acreditou que “as recompensas devem estar de acordo com o desempenho, e os funcionários precisam perceber esse vínculo entre os dois”.

Dessa forma, ela estabeleceu cinco programas de remuneração variável, mas um deles não estava correto e não alcançou os resultados esperados.

Qual deles NÃO estava correto?

Alternativas
Comentários
  • "Ela estabeleceu um plano de pagamento com remunerações baseadas em tempo de serviço e escolaridade para motivar e reter os cargos chaves de alto potencial e alcançar as metas estabelecidas pela alta administração."  é uma contradição ao questionamento do segmento.

  • Gabarito Letra B.

    Dentre as alternativas, a única que não demonstra, de fomra clara, o alinhamento entre as recompensas e o desempenho é aquela que  establece remunerações baseadas em tempo de serviço e escolaridade. Não há uma vínculo clara e logicamente visível entre o nível de escolaridade e o desempenho do empregado. 

    fonte: facebook.com/admfederal


ID
790126
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Uma das formas de maximizar o desempenho dos funcionários de uma organização refere-se à implementação de um programa de enriquecimento do trabalho que

Alternativas
Comentários
  • DINÂMICA DO ENRIQUECIMENTO DE TAREFAS

    Para proporcionar continuamente motivação no trabalho, Herzberg propõe uma dinâmica que ele chama de enriquecimento das tarefas ou "enriquecimento do cargo", que consiste em substituir as tarefas simples e elementares do cargo por tarefas mais complexas. O enriquecimento de tarefas depende do desenvolvimento de cada indivíduo e deve adequar-se às suas características individuais em mudança.

    O enriquecimento de tarefas pode ser vertical (eliminação de tarefas mais simples e acréscimo de tarefas mais complexas) ou horizontal (eliminação de tarefas relacionadas com certas atividades e acréscimo de outras tarefas diferentes, mas no mesmo nível de dificuldade).

    Essa dinâmica de enriquecimento de tarefas provoca efeitos desejáveis, como o aumento da motivação, aumento da produtividade, redução do absenteísmo (faltas e atrasos ao serviço) e redução da rotatividade do pessoal. Contudo, pode gerar efeitos indesejáveis, como o aumento de ansiedade face a tarefas novas e diferentes quando o funcionário não é bem sucedido nas primeiras experiências, aumento do conflito entre as expectativas pessoais e os resultados do trabalho nas novas tarefas enriquecidas, sentimentos de exploração quando a empresa não acompanha o enriquecimento de tarefas com o enriquecimento da remuneração, redução das relações interpessoais devido à maior concentração nas tarefas enriquecidas.

    De acordo com professor Idalberto Chiavenato, os fatores motivacionais ou satisfacientes estão relacionados com as tarefas e os cargos preenchidos por uma pessoa, sendo que se forem avaliados como ótimos, o indivíduo ficará satisfeito, motivo pelo qual são chamados satisfacientes e, se não forem assim considerados excelentes, ficam insatisfeitos.

    Essa questão dá para responder por eliminação. Pelo menos, foi assim que eu fiz.




  • Esse "enriquecimento do trabalho" não seria o famoso "Empowerment"???

  • GABARITO  A

  • B) O enriquecimento horizontal não aumenta a responsabilidade. Aumenta a diversidade de tarefas no mesmo nível de responsabilidade.

    C) Aumenta a participação do funcionário.

    D) Aumenta a variedade de tarefas no trabalho individual.

    E) Aumenta a diversidade do trabalho.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.


ID
790129
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral

Quando se apresenta a evolução do pensamento administrativo através das décadas, essa perspectiva histórica, em geral, é dividida em duas seções principais: abordagens clássicas (ACL) e abordagens contemporâneas(ACO).

Sobre essas abordagens, sabe-se que a

Alternativas
Comentários
  • Acertei por eliminação, mas achei a questão bem difícil.

  • Qual o erro da letra A?

  • Na verdade é a Teoria da Relações Humanas que faz parte da Abordagem Humanística!


ID
790132
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral

São contribuições relevantes da abordagem burocrática de Max Weber para a administração:

Alternativas
Comentários
  • As vantagens da burocracia, para Weber, são:


    1. Racionalidade em relação ao alcance dos objetivos da organização.

    2. Precisão na definição do cargo e na operação, pelo conhecimento exato dos deveres.

    3. Rapidez nas decisões, pois cada um conhece o que deve ser feito e por quem e as ordens e os papéis tramitam através de canais reestabelecídos. 4. Unicidade de interpretação garantida pela regulamentação especifica e escrita. Por outro lado, a informação é discreta, pois é fornecida apenas a quem deve recebê-la.

    5. Uniformidade de rotinas e procedimentos que favorece a padronização, a redução de custos e erros, pois as rotinas são definidas por escrito.

    6. Continuidade da organização por meio da substituição do pessoal que é afastado. Além disso, os critérios de seleção e escolha do pessoal baseiam-se na capacidade e na competência técnica. 

    7. Redução do atrito entre as pessoas, pois cada funcionário conhece o que é exigido dele e quais os limites entre suas responsabilidades e as dos outros.

    8. Constância, pois os mesmos tipos de decisão devem ser tomados nas mesmas circunstâncias.

    9. Confiabilidade, pois o negócio é conduzido através de regras conhecidas, e os casos similares são metodicamente tratados dentro da mesma maneira sistemática. As decisões são previsíveis e o processo decísório, por ser despersonalizado no sentido de excluir sentimentos irracionais, como amor, raiva, preferências pessoais, elimina a discriminação pessoal.

    10. Benefícios para as pessoas na organização, pois a hierarquia é formalizada, o trabalho é dividido entre as pessoas de maneira ordenada, as pessoas são treinadas para se tomarem especialistas, podendo encarreirar-se na organização em função de seu mérito pessoal e competência técnica. 

     

    Fonte: Chiavenato


ID
790135
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As organizações não se limitam mais às fronteiras dos países, e um dos desafios mais importantes e abrangentes enfrentados pelos gerentes hoje é administrar a diversidade da força de trabalho.

Considerem-se duas situações de diversidade dentro de uma mesma organização.

Situação 1: Alberto e Betânia
Alberto é branco, recém-contratado, com MBA, oriundo da classe média alta. Betânia é negra, não tem formação universitária, oriunda da classe baixa. Apesar de aparentemente diferentes, os dois, aos poucos, vão-se conhecendo e descobrem que têm valores semelhantes, como apreço à família, gosto pelo trabalho em equipe, interesses profissionais em comum.

Situação 2: Roberto e Claudio
Roberto e Claudio são brancos, jovens, recém-contratados, com MBA, e oriundos da classe média alta. Apesar de terem características biográficas e habilidades semelhantes, Roberto é tímido, avesso a riscos, e não tem ambição profissional. Claudio é extrovertido, arrojado e muito ambicioso.

Sobre a gestão da diversidade no ambiente de trabalho, essas situações revelam que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

    É sabido que as pessoas tendem a se aproximar quando seus valores ou personalidades possuem algumas similaridades.


    Bons estudos!


ID
790138
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral

À medida que as tarefas da organização se tornam mais complexas, essa organização deve inevitavelmente ser subdividida, ou seja, departamentalizada em unidades ou departamentos menores.

A esse respeito, sabe-se que na organização

Alternativas
Comentários
  • a) matricial existe DEScentralização das decisões e ALTO grau de flexibilidade e de adaptabilidade.

    b) matricial se OPÕE Ao princípio da unidade de comando e se favorece o aprendizado de habilidades cooperativas.

    c) divisional cada divisão de produto tem especialistas funcionais para facilitar a gestão das necessidades de informação.

    d) FUNCIONAL as posições são especializadas e agrupadas de acordo com as funções do negócio e as habilidades que elas requerem.

    e) DIVISIONAL se busca uma departamentalização em torno de produtos, clientes ou regiões geográficas


ID
790141
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração financeira está estreitamente ligada à Economia e pode ser considerada como uma forma de Economia Aplicada.

Em administração financeira, é usado o princípio econômico básico denominado

Alternativas
Comentários
  • Letra D
     De acordo com Gitman, o príncípio econômico fundamental usado na administração financeira é a análise marginal, ou seja, o princípio de que uma decisão financeira deve ser tomada somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais.

  •  Segundo o livro do Mankiw, "Economistas pensam na margem".

  • O princípio econômico fundamental usado na administração financeira é a análise marginal, ou seja, o princípio de que uma decisão financeira deve ser tomada somente quando os benefícios adicionais superarem os custos adicionais. Praticamente todas as decisões financeiras reduzem-se a uma comparação de benefícios marginais a custos marginais.

    (Gitman - Princípios da Adm. Financeira p. 9)


  • A questão não tem nada a ver com princípios orçamentários


ID
790144
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Qual é o nome dado à combinação específica entre capital próprio utilizado pela empresa para financiar suas operações e capital de terceiros a longo prazo?

Alternativas
Comentários
  • Letra: A É a estrutura do conjunto dos diferentes títulos emitidos pela empresa.
    A estrutura de capital representa a proporção entre os capitais próprios e os capitais alheios estáveis. A composição das fontes de financiamento é um elemento de capital importante no equilibrio patrimonial, no grau de risco e na minimização do custo do capital. Os factores que afectam a escolha da proporção adequada entre capitais proprios e alheios devem ser permanentemente avaliados pelos gestor financeiro por forma a obter a estrutura de financiamento que maximiza o valor da empresa.

    Bons Estudos ;)

ID
790147
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Uma empresa aplicou um capital de R$ 100.000,00 pelo prazo de dois meses, ao final dos quais recebeu R$ 3.000,00 de juros.

Considerando-se que a inflação acumulada no período foi de 2%, pelo método de cálculo de juros compostos, pode-se afirmar que a taxa de juros

Alternativas
Comentários
  • taxa aparente   1+ia=m/c ...1+ia=103000/100000...ia=0,03

    taxa real   1+ia= (1+ir) * (1+ii) ...1,03=(1+ir) * 1,02...i=1,03/1,02-1...ir=0,980392


    letra B


      
  • i=J/C     i=3000/100000  i=0,03  >>>formula taxa real        R=A/I       R=1,03/1,02       R=1,0098   R=0,98%  


ID
790153
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Taxas equivalentes constituem um conceito que está dire- tamente ligado ao regime de juros



Alternativas
Comentários
  • Diferença Proporção e Equivalência de taxa de juros
     
    Em resumo quando dizemos que as taxas são proporcionais, está implícito que tratamos do regime de capitalização simples. Já, quando aborda-se as taxas equivalentes,  usamos  o regime de capitalização composta, ou seja, taxa de juros compostas.

    Fonte: http://linkconcursos.com.br/diferenca-entre-a-taxas-equivalentes-e-taxas-proporcionais/

    Abs.
  • Taxas Equivalentes

    Duas taxas são ditas equivalentes quando, aplicadas a um mesmo capital inicial, pelo mesmo prazo, produzem o mesmo montante. Essa definição de taxas equivalentes aplica-se tanto a juros simples quanto a juros compostos. Só que falar em taxas equivalentes no regime simples é o mesmo que falar em taxas proporcionais.

    Assim:

    - Taxas equivalentes - J.Compostos

    - Taxas proporcionais - J.Simples


ID
790156
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Ativos financeiros podem ser conceituados como títulos emitidos por unidades econômicas deficitárias que representam passivos para elas e que funcionam como instrumentos que canalizam a poupança das unidades econômicas superavitárias até o investimento.

Os ativos financeiros classificados como primários podem ser divididos em grupos distintos. Tais ativos são os títulos

Alternativas
Comentários
  • Os Ativos Financeiros podem ser classificados em Indiretos ou Primários.

    Os Ativos Primários podem ser divididos em Renda Fixa (Pública ou Privada), Patrimonial ou Derivativos.

ID
790159
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Qual das características abaixo corresponde aos títulos de renda fixa?

Alternativas

ID
790162
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Em termos de orçamento de capital, a saída de caixa incremental (investimento) e as entradas de caixa resultantes e subsequentes recebem o nome de fluxo de caixa

Alternativas
Comentários
  • Alguém explica, por favor!!!

  • Gabarito A

    Devemos entender como incremental os valores relevantes para a avaliação que se originam em conseqüência da decisão de investimento.

    A letra C, acho que também estaria correta.

  • O gabarito não foi a letra A como o colega postou abaixo. O gabarito foi a letra E!

    Saída e entrada no caixa é algo sim beeemmm relevante!


ID
790165
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma das atividades que aumenta o saldo de caixa de uma empresa é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Letra C - Aumenta caixa, pois as ações serão vendidas e vai entrar dinheiro.Nas outras opções o dinheiro vai sair, diminuindo assim o caixa.
    Professor Marcelo Seco


ID
790177
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Como é denominada a política segundo a qual a empresa paga dividendos apenas após ter financiado suas necessidades de investimento, mantendo o quociente desejável entre capital de terceiros e capital próprio?

Alternativas
Comentários
  • A teoria residual de dividendos defende "que os dividendos pagos pela empresa seriam o montante que tenha sobrado após todas as oportunidades de investimentos aceitáveis terem sido aproveitadas". Nessa abordagem os dividendos são considerados montantes restantes dos lucros que após as oportunidades de investimentos aceitáveis serem aproveitadas, sobra o que será distribuído como dividendos. Entretanto, os dividendos são distribuídos somente se haver excesso de lucros retidos.


ID
790183
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Considere as afirmações a seguir referentes aos objetivos da administração financeira.

I - O principal objetivo da administração financeira é a maximização da riqueza dos proprietários da empresa.

II - Maximizar o valor total de mercado da empresa constitui o objetivo básico da administração fi nanceira.

III - A maximização do lucro é o principal objetivo da administração financeira.

IV - O objetivo central da administração financeira é a maximização do preço da ação ordinária da empresa.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • O principal objetivo da administração financeira é a maximização da riqueza de seus proprietários e não do lucro. Como a ação representa a riqueza dos acionistas, elevando o preço da ação, sua riqueza estará sendo aumentada.

    Letra d

  • Qual o principal objetivo da Administração Financeira? O principal objetivo da Administração Financeira é o de maximizar a riqueza dos sócios/acionistas. Para tanto, as atribuições do Administrador Financeiro podem ser sintetizadas em três atividades básicas:

    a) realização de análise e planejamento financeiro;

    b) tomada de decisões de investimentos; e

    c) tomada de decisões de financiamento.

    https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&cad=rja&uact=8&ved=0CDUQFjAB&url=http%3A%2F%2Fwww.vestcon.com.br%2Fft%2F480.doc&ei=QIE-U_nxELCs0AHTx4DICw&usg=AFQjCNEgnc4ZwadKqD63aWNFnEY9vwNKvA&bvm=bv.64125504,d.dmQ


  • Resposta D

    O principal objetivo da administração financeira é a maximização da riqueza de seus proprietários e não, do lucro. Como a ação representa a riqueza dos acionistas, elevando o preço da ação, sua riqueza estará sendo aumentada. 

    A Administração Financeira, com o objetivo de maximizar a riqueza dos proprietários da empresa, deve dedicar-se a avaliação da empresa e das decisões financeiras em termos de seu impacto na criação de valor. 

    Fonte: http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/disciplinas/finan%C3%A7as/107343-princ%C3%ADpio-administra%C3%A7%C3%A3o-financeira-liquig%C3%A1s-2012
    http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/objetivos-da-administracao-financeira/69169/


ID
790186
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Na administração de recursos humanos das organizações, em nossos dias, a gestão de pessoas tem papel de destaque e se baseia em aspectos fundamentais.

NÃO é um desses aspectos considerar as pessoas como

Alternativas
Comentários
  • Atualmente, a Equipe de GP (isso mesmo) trabalha com o conceito para designar as pessoas de outra forma: Capital Intelectual, Bem Intangível, Colaboradores, Parceiros... 

  • d) ativadoras de recursos humanos ? What porra is that?!

  • A Gestão de Pessoas ocorre através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, e a área tem a função de humanizar as empresas. Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH é a técnica e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.

     

  • Gabarito: C

     

    Esse modelo faz parte de uma evolução na gestão organizacional na qual as pessoas são vistas como parceiras, inteligentes e proativas, além de fornecedoras de conhecimento e competências.

    Assim, nossa resposta pode ser observada na alternativa B.

     

    Estratégia Concursos.

  • C) É característica da gestão de pessoas tradicional.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.


ID
790189
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A análise de regressão de lances livres convertidos de 29 times da NBA, durante a temporada de 2010-2011, revelou uma reta de regressão ajustada Y = 55,20 + 0,73X com R2 = 0,87 e S (desvio padrão da amostra) = 53,20. O total de lances livres convertidos depende exclusivamente dos lances livres arremessados. O intervalo de variação observado de lances arremessados foi de 1.502 (New York Knicks) a 2.382 lances (Golden State Warriors).
Qual é, aproximadamente, o número esperado de lances livres convertidos para um time que faz dois mil arremessos de lance livre?

Alternativas
Comentários
  • Y = 55,20 + 0,73 . 2000 = 1515,2


ID
790192
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Há diversos métodos, estilos e formas de executar o gerenciamento da mudança.

Considere as afirmativas a seguir concernentes ao gerenciamento da mudança.

I - No processo de gerenciamento de mudanças, é importante diagnosticar aspectos mais amplos do contexto organizacional, como recursos e habilidades que precisam ser preservados, o grau de homogeneidade ou diversidade na organização, a habilidade, a capacidade e a disposição para mudança e o poder de fazer a mudança acontecer.

II - Estratégias de turnaround não exigem um foco na velocidade da mudança.

III - O gerenciamento da mudança estratégica envolve diferentes papéis no processo de mudança, incluindo os dos líderes estratégicos e gerentes intermediários.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Olá!

    Gabarito: C.

    Não tinha a menor  noção sobre o que fosse estratégia de turnaround e pesquisei o seguinte:

    CONCEITO

    O TURNAROUND MANAGEMENT consiste na implementação de um conjunto de ações necessárias para renovar uma empresa que ruma ao insucesso empresarial e devolvê-la à normalidade operacional e solvabilidade financeira.

    O TURNAROUND MANAGEMENT geralmente requer uma liderança forte e pode incluir a reestruturação das empresas, uma investigação das causas do fracasso, e programas de longo prazo para a revitalização da empresa.


    Fonte: http://pt.slideshare.net/rsbernardu/turnaround-management-and-business-renewal

    Análise das assertivas:

    I - No processo de gerenciamento de mudanças, é importante diagnosticar aspectos mais amplos do contexto organizacional, como recursos e habilidades que precisam ser preservados, o grau de homogeneidade ou diversidade na organização, a habilidade, a capacidade e a disposição para mudança e o poder de fazer a mudança acontecer. Certo - é a identificação de pontos fracos e fortes, obtidos com a análise SWOT ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças). Qualquer mudança exige uma análise da situação atual, ou seja: O que há de bom? O que precisa ser mantido? Quais as "armas" de que disponho?

    II - Estratégias de turnaround não exigem um foco na velocidade da mudança. Errado - como exposto acima, trata-se de uma organização com sérias dificuldades; logo, é uma estratégia de longo prazo.

    III - O gerenciamento da mudança estratégica envolve diferentes papéis no processo de mudança, incluindo os dos líderes estratégicos e gerentes intermediários. Certo - deverá ter líderes que motivem seus liderados no sentido da necessidade da mudança e que detenham uma visão global da empresa - líderes estratégicos, e de gerentes que, em seus respectivos raios de ação, façam com que se operacionalizem tais estratégias.

    Bons estudos!

  • Turnaround é popularmente chamado de "virada de jogo"...
    Quando o negócio não está dando certo...a vaca tá indo pro brejo...e há um choque pra mudar a situação...

    É quando o seu time tá perdendo de 3x0 aos 20min do 2tempo, o outro time tá dominando...e o técnico coloca um novo jogador com gás, que entra na partida e muda a história e o seu time vira o jogo pra 4x3!


ID
790195
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em Finanças Corporativas, o administrador financeiro deve se preocupar, dentre outras questões, com o orçamento de capital, que pode ser entendido como

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    O Gestor financeiro deve preocupar-se com três tipos áreas na gestão financeira:

    2.4.2 Orçamento de Capital 
    É o processo de planejamento e gestão dos investimentos de uma empresa em longo prazo. Nessa função o gestor financeiro procura identificar as oportunidades de investimento cujo valor para empresa é superior ao seu custo de aquisição. Em termos amplos, isto significa que o valor do fluxo de caixa gerado por um ativo supera o custo desse ativo.

    2.4.3 Estrutura de capital
    Combinação de capital de terceiros e capital próprio existente na empresa. O administrador financeiro tem duas preocupações no que se refere a essa área. Primeiramente quando se deve tomar emprestado? Em segundo lugar quais são as fontes menos dispendiosas de fundos para empresa? Além dessa questões, o gestor financeiro precisa decidir exatamente como e onde os recursos devem ser captados, e, e também cabe a esse gestor a escolha da fonte e do tipo apropriado que a empresa, por ventura tomará emprestado.

    2.4.4 Administração de Capital de Giro
    Capital de giro é os ativos e passivos circulantes de uma empresa. A gestão do capital de giro de uma empresa é uma atividade diária que visa assegurar que a empresa tenha recursos suficientes para continuar suas operações e evitar interrupções muito caras.

  • Quer dizer que a empresa vai pegar o SEU dinheiro em caixa e investir em algo que o forneça lucros muito maiores A LONGO PRAZO , ou seja , (significa que o valor do fluxo de caixa gerado por um ativo supera o custo desse ativo ) . Sendo um investimento de grande risco . "Grandes investimentos possuem grandes riscos"

  • Orçamento de Capital é o processo de avaliação e seleção de investimentos de longo prazo condizentes com o objetivo empresarial de maximizar a riqueza dos proprietários. (GITMAN, 2010, p.326)

     

    Orçamento de Capital é um programa de aplicação de capital de longo prazo vinculado ao plano estratégico e trata de investimentos permanentes. As decisões relacionadas ao orçamento de capital devem ser tomadas somente após profundo estudo, pois uma vez iniciado o processo de dispêndio de capital, sua interrupção ou reversão não será fácil. (HOJI, 2010, p. 166)

  •  o orçamento de capital, =o processo de planejamento e gerenciamento dos investimentos de longo prazo da organização.

    falou em orçamento, lembre-se q maioria refere se a longo prazo


ID
790198
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Quando a fabricante de veículos Delta anuncia na televisão que, na compra de seu novo carro, está incluso um seguro completo de 12 meses, o profissional de marketing trabalha um princípio baseado em que conceito mercadológico?

Alternativas
Comentários
  • Posicionamento Estratégico  é, antes de toda e qualquer definição, um processo de seleção de clientes por parte das organizações. Ou seja, a partir do momento em que uma determinada empresa inicia seu processo de Posicionamento dentro do ramo em que atua, esta escolhe atender desejos e/ou necessidades de determinado perfil consumista.

     

    Partindo do intento central dos estudos de Cynthia A. Montgomery e Michael Porter, ambos escritores e professores deAdministração de Negócios da Harvard Business School, o posicionamento estratégico é visto como a capacidade da empresa realizar suas funções de forma diferente da concorrência ou de produzir algo reconhecido pelos compradores como único.

    Por sua vez, Philip Kotler em seu livro ‘Administração de marketing: analise, planejamento, implementação e controle’, analisa o planejamento estratégico como sendo uma técnica gerencial que permite estabelecer a direção a ser seguida pela organização, visando maior grau de interação com o ambiente. E ainda apresenta sete estratégias de posicionamento denominadas de posicionamento específico.

    1. Posicionamento por atributo: A empresa se posiciona com certo atributo ou aspecto. Um fabricante de cerveja afirma que é o mais antigo do mercado.
    2. Posicionamento por benefício: O produto promove o benefício. O sabão em pó Tide afirma levar melhor.
    3. Posicionamento por uso/aplicação: O produto é posicionado como o melhor para um fim específico. A Nike descreve um dos seus tênis como o melhor para corrida.
    4. Posicionamento por usuário: O produto é posicionado em termos de grupo-alvo de usuários. A Apple Computer expõe seus computadores/softwares como os melhores para designers gráficos.
    5. Posicionamento por concorrentes: O produto sugere ser diferente, ou melhor, que o produto concorrente. A 7-UP denomina-se Uncola.
    6. Posicionamento por categoria:  A empresa pode descrever-se como a líder da categoria. A Kodak significa filme.
    7. Posicionamento por preço/qualidade: O produto é posicionado em determinado nível de preço. O Chanel nº 5 é o perfume de alta qualidade e preço elevado.

    Devido às mudanças de comportamento dos clientes, mudanças de estratégias dos concorrentes, fatores econômicos internos e externos, entre outros, é fato que nenhum posicionamento dura eternamente. Deste modo, é latente a necessidade das empresas reavaliarem seu posicionamento, porém de modo muito acurado, pois do contrário a empresa ou seus produtos podem se descaracterizar.

    Referências:
    MONTGOMERY, Cynthia; PORTER, Michael. Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
    KOTLER, Philip. Administração de marketing: analise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

    Fonte: http://www.infoescola.com/administracao_/posicionamento-estrategico/

  • Não sabia que em adm basta dizer posicionamento que já quer dizer posicionamento estratégico...pra mim a falta do estrategico fazia toda a diferença...
  • Ola pessoal! por favor me ajudem. pq a resposta nao pode ser a E? se tiver como deixar um recado Inbox

  • Posicionamento de Mercado é a posição relativa que ocupam marcas, produtos e serviços nas mentes dos seus respectivos consumidores.


    Ocupar os melhores Posicionamentos de Mercado é uma das tarefas fundamentais em qualquer esforço de marketing.


    Cada produto, serviço ou ideia, lançados no mercado, ocupam um determinado local nos corações e mentes de cada consumidor individual. Este local é hierarquizado. O primeiro da lista é o produto líder. Os demais, a partir do segundo listado, são os produtos, serviços e ideias considerados secundários.


    Todas as vantagens estão com o líder. As desvantagens com os secundários. O líder pode ser comercializado com maiores margens de lucro e necessitam de menores investimentos em tempo, energia e dinheiro para se manterem no topo.

  • Colega Pedro... referente a sua dúvida segue :


    A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Isto deve ser observado como um poderoso instrumento que auxiliará departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos deste público-alvo. Esta deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto.


    Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos


    segmentar nada mais e do que separar por grupo de pessoas.


ID
790204
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Com respeito à logística de mercado, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    "Definição de logística de mercado:

    A logística de mercado: procura planejar, implementar e controlar seus fluxos físicos de materiais e de produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender as exigências dos clientes e lucrar com seu atendimento.
    Para a tarefa de logística de mercado, as empresas necessitam de sistemas logísticos integrados, onde possam envolver o gerenciamento de materiais e os sistemas de fluxos de materiais além da distribuição física com base na tecnologia da informação."

    Fonte: http://pt.scribd.com/doc/95520660/definicao-de-logistica-de-mercado
  • " É o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender os requisitos do consumidor, ao menor custo possível"

    (Council of supply chain management professionals)
  • 1 INTRODUÇÃO 

    Atualmente as empresas trabalham com a distribuição física pura e simples, sem se preocuparem em atender a exigências do mercado-alvo. Trabalham sob o enfoque de que as mercadorias precisam sem entregues aos clientes sem agregar valor para a satisfação dos mesmos e sem diminuir seus custos de distribuição. 
    Este trabalho procurará evidenciar uma outra forma de gerenciamento da distribuição física e da cadeia de suprimentos que ganhou um novo nome:logística de mercado, que por sua vez tem um conceito baseado não somente no gerenciamento da cadeia de suprimentos de matérias-primas, confecção de produtos e entrega aos clientes como seu destino final, mas procurando considerar as exigências do mercado-alvo projetando a cadeia de suprimentos em um processo retroativo.

    2 REFERENCIAL TEÓRICO

    logística de mercado procura planejar, implementar e controlar seus fluxos físicos de materiais e de produtos finais entre os pontos de origem e os pontos de uso, com o objetivo de atender as exigências dos clientes e lucrar com seu atendimento. 
    Para a tarefa de logística de mercado, as empresas necessitam de sistemas logísticos integrados, onde possam envolver o gerenciamento de materiais e os sistemas de fluxos de materiais alem da distribuição física com base na tecnologia da informação. 
    Alguns exemplos de sistemas de informações que são a chave para alogística de mercado são os computadores, os terminais de pontos-de-venda, os códigos uniformes de produto, a troca eletrônica de dados e transferências eletrônicas de fundos e o rastreamento via satélite. Esses sistemas capacitam as empresas a reduzirem o prazo de entrega, e proporcionarem maior controle de pedidos através da tecnologia...

    http://www.facilitaja.com.br/administracao-marketing/administracao-empresa/estudo-dirigido/conceitos-de-logistica-de-mercado-59155.html
  • Alguém pode me ajudar com a letra B?


    Pensei que isso pode sim acontecer. É só a empresa criar centro de distribuição mais perto dos principais clientes, atendendo assim a maioria a um menor custo de distribuição...

  • B E C estão corretas tb.

    Mais o enunciado é claro, pede a definição de logística e não de sistema logístico ou eficiência na logística.

  • Senna, quanto à letra B, não se está falando de um sistema de logística em específico, com apenas um CD, mas sim genericamente. Veja como a questão infere que qualquer sistema de logística pode encontrar, em uma mesma solução, ao mesmo tempo o menor custo e o maior atendimento, o que é um grande absurdo, pois, via de regra, ampliam-se os custos para se aumentar o atendimento, e vice-versa. Tentar otimizar a ambos vai contra o conceito de otimização.

  • LETRA A

     

    Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor (NOVAES, 2002, p. 14).


ID
790207
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na cultura das organizações atuais, poder e liderança são temas relevantes, principalmente quando se define um líder e um gestor para determinada atribuição de confiança na organização.

Liderar é a arte de

Alternativas
Comentários
  • Segundo Rennó:

    O conceito de liderança é relacionado com a utilização do poder para influenciar o comportamento de outras pessoas.1 O bom líder deve buscar se comunicar com seus subordinados e guiá-los em direção aos objetivos da organização.

      Dessa forma, um dos aspectos mais importantes para um gestor é a capacidade de liderar seus colaboradores, pois a liderança envolve a habilidade de influenciar pessoas para que sejam alcançados os objetivos desejados.

    Já Chiavenato3 define liderança como:

      um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. A liderança é exercida como uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.


  • Marquei a alternativa D por pensar que um lider mobiliza [sinônimo de motivar, estimular etc] pessoas. Sei que a alternativa está vaga, por isso, incompleta. Deixei de marcar a E, por que pensei que nem sempre pessoas estão engajadas. O papel do líder é motivar, primeiramente, oferecendo a essas pessoas novos desafios.

    Acho que eu acertaria essa questão se a frase estivesse posta dessa forma: Liderar é a arte de engajar pessoas, para que se obtenha resultados desejados, acordados e esperados pela organização.


ID
790210
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na gestão do processo de controle, os gerentes podem cometer o erro de supor que o valor do controle eficaz fica evidente para os funcionários.

NÃO é causador(a) de resistência ao controle o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E.

    A questão pede um fator que NÃO é causador de resistência ao controle; observa-se, então, que a participação dos funcionários corrobora para uma melhor aceitação dos controles.


    Bons estudos!

  • Não entendi muito bem essa questão. 

    pois a meu ver tem várias coisas que não resistem ao controle, ou seja, estimulam o controle. São elas: participação excessiva dos funcionários, excesso de responsabilidade, controle excessivo.

     

    Alguém entendeu de outro jeito ?

  • A participação excessiva dos funcionários não é causa de resistência ao controle.

    .e.

  • Pra mim o excesso de responsabilidade também é alternativa correta.


ID
790213
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quando ocorreu um conflito significativo entre dois grupos da empresa SOLY, um consultor de desenvolvimento foi chamado para intervir e ajudar a encontrar uma solução.

Que técnica de desenvolvimento organizacional foi aplicada?

Alternativas
Comentários
  • Olá!
    Gabarito: D.
    Uma leitura atenta no enunciado responde à questão: " (...) um consultor de desenvolvimento foi chamado para intervir e ajudar...". (grifo meu)
    Constata-se, então, que uma outra pessoa, isto é, um terceiro não envolvida no conflito, foi chamado para mediar.
    Bons estudos!
  • Segundo Chiavenato, reuniões de confrontação constituem uma técnica de alteração comportamental  a partir da atuação de um consultor interno ou externo(chamado terceira parte), como moderador.

    Já em desenvolvimento de equipes, cada equipe é coordenada por um por um consultor, cuja atuação varia enormemente, para tornar a equipe mais sensível aos seus processos internos de metas, participação, confiança mútua, comunicação de sentimentos.

  • Para Buitoni (2006), a mediação é uma forma de autocomposição dos conflitos, com o auxílio de um terceiro imparcial, que nada decide, mas apenas auxilia as partes na busca de uma solução, enquanto, para Nazareth (1998), a

    mediação configura-se como um método de condução de conflitos, aplicado por um terceiro neutro e especialmente treinado, cujo objetivo é reestabelecer a comunicação produtiva e colaborativa entre as pessoas que se encontram em um impasse, ajudando-as a chegar a um acordo.

    Por outro lado, segundo Nazareth (2006), embora a conciliação apresente conceito bem similar ao da mediação, neste o conciliador atua opinando soluções quando as partes não conseguirem um entendimento. A diferença básica é, portanto, a intervenção do conciliador na proposição da solução, o que não é visível na mediação, em que as partes são responsáveis pela determinação das soluções.

    fonte :Andréia Ribas.


ID
790216
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Dentre os princípios básicos de processamento e julgamento de uma licitação, está o princípio da legalidade, que declara que a(o)

Alternativas
Comentários
  •  Gabarito: letra B (para aqueles que só visualizam 10 por dia)
  • Principio da Legalidade: A licitação é um procedimento vinculado a lei, ou seja, todos os seus procedimentos e fases devem estar rigorosamente de acordo com as leis que a regem. Da mesma forma, os licitantes e a Administração Pública estão vinculados às normas e princípios em vigor. O descumprimento de qualquer formalidade legal anula o procedimento. Conforme o artigo 41 da Lei 8.666/93, se o edital não estiver em conformidade com a lei, qualquer cidadão brasileiro é parte legítima para impugnar, por irregularidade, desde que protocole o pedido cinco dias antes da abertura dos envelopes. 
    Fonte.http://portaldaslicitacoes.blogspot.com.br/2012/01/principios-basicos-da-licitacao.html
  • Legalidade é fruto da submissão do Estado à lei, traduz a obrigatoriedade do administrador público sujeitar-se às prescrições da lei e a fazer exclusivamente o que a lei autoriza.

  • Gabarito: Letra B.

    Legalidade é fruto da submissão do Estado à lei, traduz a 

    obrigatoriedade do administrador público sujeitar-se às prescrições da 

    lei e a fazer exclusivamente o que a lei autoriza. 


ID
790222
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Um projeto que está sendo considerado pela empresa ABC custa R$ 750.000,00, tem vida útil de 5 anos e nenhum valor residual. A depreciação é linear até zero. O retorno exigido é de 17% a.a., e a alíquota de imposto é de 34% a.a. As vendas são projetadas a 500 unidades por ano. O preço por unidade é de R$ 2.500,00, o custo variável por unidade é de R$ 1.500,00 e os custos fixos são de R$ 200.000,00 por ano.

Assim, não considerando os tributos e assumindo que o fator de capitalização para 5 anos seja 3,19935, os níveis de vendas dos pontos de equilíbrio de caixa, de equilíbrio contábil e de equilíbrio financeiro para o projeto são, em unidades, aproximada e respectivamente, de

Alternativas
Comentários
  • equilíbrio de caixa = equilíbrio financeiro (PEF)
    equilíbrio contábil = equilíbrio contábil (PEC)
    equilíbrio financeiro = equilíbrio econômico (PEE)

    MCu = PV - CV = 2500 - 1500 = 1000

    depreciação = 750000/5 = 150000

    retorno exigido = Dívida*CC*(1-Tributos) = 750000*0,17*0,66 = 84150

    PEF = custo e despesas fixas / Mcu = 200000 / 1000 = 200unid (não entra a depreciação pois ela naum representa desembolso de caixa)

    PEC = custo e despesas fixas + depreciação / Mcu = 350000 / 1000 = 350unid

    PEE = custo e despesas fixas + depreciação + retorno exigido/ Mcu = 434150 / 1000 =~ 435unid


    Fonte: http://www.forumconcurseiros.com/forum/forum/disciplinas/contabilidade/107272-quest%C3%A3o-liquig%C3%A1s-custos


ID
790225
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Empresas de tecnologia e inovação operam em um ambiente incerto e que requer flexibilidade.

Qual é a estrutura e desenho organizacional aplicado pela organização?

Alternativas
Comentários
  • PRA QUEM JÁ EXCEDEU O LIMITE DE RESPOSTAS POR DIA

    GABARITO: LETRA C
  • Organizações Mecanicistas e Orgânicas: Eficiência versus Flexibilidade. Sendo rígida e firmemente controlada, a organização mecanicista é caracterizada por alta especialização, extensa departamentalização, margens de controle estreitas, alta formalização, comunicação descendente e 
    alta centralização. Em sua forma ideal, a organização mecanicista é uma “máquina de eficiência”, bem lubrificada por regras, regulamentos e rotinas. A organização orgânica é caracterizada por uma estrutura achatada, flexibilidade, adaptabilidade, uso de equipes interfuncionais, rede abrangente de informações e descentralização.

    http://www.opportunityconsultoria.com/Material/Estruturas%20Organizacionais.pdf
  • Organização mecânica: Este é o modelo organizacional baseado na burocracia racional de Weber. Para este modelo de organização, as atribuições (tarefas) da empresa são altamente especializadas, a linha hierárquica é bem definida e vertical, e a tomada de decisões e o planejamento estratégico são funções exclusivas da alta cúpula. É um modelo adequado para ambientes estáveis.
     

     Organização orgânica: Neste tipo de organização existe uma contínua redistribuição de tarefas, pois os problemas ofertados pelo ambiente são mais complexos, já que esta organização situa-se em um ambiente instável e dinâmico. Aqui ninguém é especialista exclusivo de determinada função, pois os pressupostos deste modelo são a cooperação e a comunicação e não a especialização e a ordem.


    Thiago de Luca / Administração sob a ótica dos concursos


ID
790228
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Na execução do orçamento de capital para a empresa XYZ são utilizados diversos critérios para a avaliação de investimentos propostos.

O critério do período de retorno caracteriza-se por

Alternativas
Comentários
  • Letra b
    Segundo FLEISCHER (1973), a taxa interna de retorno de um investimento é a taxa de juros para a qual o valor presente dos recebimentos resultantes do projeto é exatamente igual ao valor presente dos desembolsos, ou seja, é a obtenção de uma taxa de juros que zere o valor presente do fluxo de caixa. Assim o critério para a decisão de investimento com base na TIR é aceitar um projeto de investimento se o custo de oportunidade do capital for menor do que a taxa interna de retorno.

    OLIVEIRA (1982) define taxa interna de retorno como aquela que torna o valor dos lucros futuros equivalente ao valor dos gastos realizados com o projeto. Assim a TIR caracteriza-se como a taxa de remuneração esperada para o capital investido

  • É uma questão de payback:
     
     
    "Payback, que em português significa retorno, é uma técnica de análise de investimento bastante utilizada atualmente. A definição técnica para payback é que ele calcula o tempo entre o investimento/empréstimo inicial e o momento no qual o lucro líquido acumulado se iguala ao valor desse investimento/empréstimo. Em sua definição mais simples, "Trata-se de um método que mensura o tempo necessário para que sejam recuperados os recursos investidos em um projeto (BRAGA, 1998)." "

    Fórmula payback:
     
    O método de Payback, segundo Gitman (2001), é largamente difundido, podendo ser utilizado tanto por grandes empresas para análise de pequenos investimentos, quanto por pequenas empresas, por ser um método simples e acessível. Trata-se, sobretudo, de um critério para avaliar riscos, tornando-se mais atraente para projetos que necessitam de recuperação de capital em espaço de tempo mais curto.
     

     Vantagens do método Payback:
     
    ·         Cálculo simples e de fácil compreensão;
    ·         Fornece o grau de liquidez e o risco do projeto;
    ·         Aumenta a segurança nos negócios da empresa;
    ·         Avaliação adequada para projetos de tempo limitado. 
     
  • Período de retorno: tempo necessário para "recuperar o valor investido."

    LETRA B 


ID
795514
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A tecnologia utilizada na internet que se refere à segurança da informação é

Alternativas
Comentários
  • Mecanismos de criptografia permitem a transformação reversível da informação de forma a torná-la ininteligível a terceiros. Utiliza-se, para tal, algoritmos determinados e uma chave secreta para, a partir de um conjunto de dados não criptografados, produzir uma sequência de dados criptografados. A operação inversa é a decifração.
    Galera, buscando um conceito rápido e pronto de "criptografia" - eis que não sou profissional nem grande conhecedor da área -, achei este site, que parace ter bastante informação didática... quem quiser perder - ou ganhar! hehe! - uns minutinhos, segue o link:
    http://www.oficinadanet.com.br/
    E ótimos estudos!
  • A criptografia tem quatro objetivos principais:

    confidencialidade: só o destinatário deve ver o conteúdo da mensagem da sua forma cifrada.

    integridade: o destinatário deverá determinar se a mensagem foi alterada durante transmissão.

    autenticação: o destinatário deve identificar o remetente e se foi mesmo ele quem enviou a mensagem.

    não-repúdio ou irretratabilidade: O emissor não pode negar a autoria da mensagem.
  • Gloomy parece-me que no seu cometário ficou faltando a disponibilidade, se eu tiver errado desculpa-me
  • Resposta correta letra A
    a) Criptografia 
    é uma forma de proteger dados, onde são utilizadas técnicas de codificação para que somente o emissor e o receptor da informação possam acessá-la.
    b) Download significa transferir (baixar) um ou mais arquivos de um servidor remoto para um computador local. 
    c) Streaming é o download de um arquivo em que o usuário pode ver ou ouvir o conteúdo enquanto ele baixa sem ter que esperar o download total do arquivo.
    d) Mailing List (literalmente, "lista de correio") é uma lista de endereços de destinatários aos quais a Assessoria de Imprensa envia comunicados, notas, credenciais ou brindes com o propósito de incentivar a publicação de determinada informação.
    e) Web Feed (vindo do verbo em inglês "alimentar") é um formato de dados usado em formas de comunicação com conteúdo atualizado frequentemente, como sites de notícias ou blogs.
  • Letra A.
    Download é a transferência de arquivos do servidor para o coiente, e seu oposto é upload. Streaming é a transferência de dados em fluxo contínuo, como vídeos no Youtube. Mailing lists são as listas de e-mail, usadas para mala direta, por exemplo. E web feed é a transferência de resumos de páginas web para os navegadores dos clientes, no formato RSS.
  • Replicando o meu comentário postado em http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/3f9a7319-58

    Letra A.
    Download é a transferência de arquivos do servidor para o coiente, e seu oposto é upload. Streaming é a transferência de dados em fluxo contínuo, como vídeos no Youtube. Mailing lists são as listas de e-mail, usadas para mala direta, por exemplo. E web feed é a transferência de resumos de páginas web para os navegadores dos clientes, no formato RSS.
  • Replicando o comentário de http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/3f9a7319-58

    Letra A.
    Download é a transferência de arquivos do servidor para o coiente, e seu oposto é upload. Streaming é a transferência de dados em fluxo contínuo, como vídeos no Youtube. Mailing lists são as listas de e-mail, usadas para mala direta, por exemplo. E web feed é a transferência de resumos de páginas web para os navegadores dos clientes, no formato RSS.
  • De novo, de novo!

    https://www.google.com.br/search?site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1366&bih=705&q=de+novo+de+novo+baby&oq=de+novo+de+novo+&gs_l=img.1.0.0l2j0i10i24j0i24l2.1527.5621.0.8059.16.16.0.0.0.0.456.4136.2j3j4j5j2.16.0....0...1ac.1.27.img..7.9.1693.FVAK_mcACcc#facrc=_&imgdii=_&imgrc=TbW7zAN_zhQ6EM%3A%3BgCJ1hbQO7cStbM%3Bhttp%253A%252F%252Fi22.servimg.com%252Fu%252Ff22%252F11%252F62%252F23%252F69%252Fbaby-s10.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fmelhores.forumeiros.com%252Ft793-guerra-dos-lanternas-verdes%3B492%3B459
  • GABARITO A

    CRIPTOGRAFIA: Processo matemático para embaralhar uma mensagem digital, tornando sua leitura incompreensível por pessoas que não possuam a chave (código) para desembaralhar a mensagem. A criptografia pode ser usada, atualmente, para manter os dados sigilosos (privacidade) e para garantir a identidade do remetente de uma mensagem (autenticidade). A criptografia é a “alma” dos processos de certificação digital e assinatura digital.

    bons estudos