-
A questão trabalhou com os benefícios: auxílio-doença e aposentadoria por invalidez (que é uma aposentadoria não programada).O período de carência (período em que o beneficiário paga a contribuição, porém não terá direito aos benefícios; diverso do período de graça) desses benefícios é de 12 contribuições mensais (art. 25, I, da lei 8213/91).O art. 26 da mesma lei traz duas exceções (hipóteses em que o beneficiário leva sem pagar):Exceção 1: Em caso de acidente ( o segurado, em caso de acidente no trabalho ou extra-trabalho, é isento de carência)Exceção 2: Em caso de segurado acometido por doença prevista na Portaria Interministerial. Ex: HIV, AIDS, Neopatia MalignaCuidado!! A carência da aposentadoria por invalidez nem sempre será de 12 contribuições mensais, pois existem essas duas exceções.
-
A pergunta não ficou muito duvidosa não galeraa?? ou eu realmente estou muito cansada mentalmente, visto que, tem beneficios que não necessita de carência.
-
E saláriomaternidade, que exige carência de 10 contrib. mensais no caso das seguradas CI, especial e facultativa?
Muito mal formulada a questão...
-
Esse tipo de questão deveria ser anulada!!!
Muito mal formulada... se for pensar só nos benefícios A.Doença e A.Invalidez está correto, mas deixa duplo sentindo...quanto aos demais.
-
questão mal elaborada.!!!!.
-
A Questão foi mau elaborada, tem duplo sentido. Mas eu vi a questão com outros olhos. Se a questão era para Perito Médico o mais lógico é que fosse sobre ou aposentadoria por invalidez ou auxílio doença.
É claro que esta questão deveria ter sido ANULADA.
-
Entao pergunto a voces,
LER - Lesao por esforco repetitivo ( doenca profissional), requer carencia?
A banca considerou o item correto, mas vejam que doenca nao-grave adquirida no exercicio da profissao, requer carencia para fazer jus a beneficio. O RPS fala em acidente de qualquer natureza ou causa, nao de doencas adquiridas no decorrer da atividade laboral que nao seja considerada grave.
Questao confusa. Mas nao da pra brigar com a banca, nos resta estuda-la.
-
Errei essa questão porque pensei no salário maternidade para as CIs e especiaisque são de dez meses. Que questãozinha hein!
-
"Para ter direito a benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência)"...O Cespe ADORA isso...Ele generalizou, ou seja, falou de TODOS os benefícios...Errei justamente por pensar no salário maternidade...Dá um desânimo quando resolvo umas questões assim...
-
Questao que merecia ser anulada. Que benefício? Nesses termos gerais, pensa-se no tempo mínimo de contribuiçoes mensais.
Em tempo, sao eles: 0, 10, 12 ou 180, a depender do benefício. O de 12 é aplicado a aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, salvo em casos de acidente de qualquer natureza e doenças de maior gravidade.
-
quando a questão aborda o trabalhador, estão inseridos(empregado, avulso, individual e o domestico) e sabemos que não são todos os beneficios que necessitam de 12 meses de carência, além de depender de qual segurado estamos abordando. Enfim, questão mal elaborada !!!!
-
Fiquem de olho!!!
não é a primeira que o cespe faz isso..
pra começar o SM sai fora, visto que o trabalhadOR nao tem direito a SM, quem tem direito é apenas a trabalhadorAA. rsrs
E a regra prevalece sobre a exceção galera, realmente para o trabalhadOr ter direito a benefício, a carência mínima sao 12 meses.
Os bene. que exigem carencia zero são exceções.
Reparem que em momento algum a questão diz: "APENAS, EXCLUSIVAMENTE, TÃO SOMENTE... DENTRE OUTROS".
-
Para ter direito a benefício, o trabalhador tem de contribuir...
A banca generalizou em não especificar "benefício". Não é só questão de salário maternidade... e o auxílio reclusão, pensão por morte, salário família.
Art. 26. Independe de carência a concessão das seguintes prestações: I - pensão por morte, auxílio-reclusão, salário-família e auxílio-acidente; (Redação dada pela Lei nº 9.876, de 26.11.99).
-
Aposentadoria por invalidez e auxílio-doença dispensam carência no caso de acidente de qualquer natureza e doenças graves... Também dispensam carência em caso de doença profissional ou do trabalho? Doença profissional e doença do trabalho estão incluídas em doenças graves?
-
Além de todos os comentários já descritos acima...
A questão diz na última parte: "Esse prazo não é exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho." Como não é referido nenhum benefício entende-se que são todos. Então tb temos o salário-família, aux.-acidente, pensão por morte e aux.-reclusão que não têm carência. Então a questão estaria errada, pois temos o salário-maternidade que em alguns casos exige 10 cont. e por estár incompleta, pela falta dos outros benefícios não mencionados na última parte da quetão.
-
Pessoal eu creio que essa seja uma pegadinha das grandes! A questão fala em "trabalhador que contribui" sendo assim um segurado, então de cara nós já eliminamos pensão por morte e auxílio-reclusão que são devidos aos dependentes, por ser "trabalhador", ou seja, sexo masculino, não tem direito a salário-maternidade, a questão fala apenas em "trabalhador" não diz se ele é empregado ou não, então não podemos lhe atribuir o salário-família nem auxílio-acidente. No final, esse "trabalhador" só teria direito concerteza aos seguintes benefícios: As aposentadorias e auxílio-doença os quais exigem carência com excesão da situação que a questão colocou. Portanto, questão CORRETA.
-
Auxílio acidente: carência de 12 conribuições mensais:
Essa regra pode ser excepcionada nos seguintes casos:
- Na hipótese de acidente de qualquer natureza;
- Moléstia do trabalho ou profissional;
- Enfermidades graves listadas em ato do Ministério da Previdência Social;
-
ALGUEM PODERIA ME DIZER QUAL TIPO DE BENEFICO ESTA SENDO REFERENCIADO?
NAO ENTENDI TALQUESTÃO!
-
Questão incompleta: não foi informado que a afirmação se relacionaria ao benefício de auxílio-doença.
-
Olá pessoal,
Essa questão foi muito mal elabora pela CESPE, que confusão, merece com certeza um recurso bem elaborado, para ensinar essa banca a montar uma questão mais inteligente.
Bons Estudos!!!!
-
O salário familia independe de carência e é ao trabalhador e a trabalhadora, o que deixa a questão ERRADA!
Independe, também de carência, o auxílio-reclusão e a pensão por morte, porém estes são devidos aos dependentes e não aos segurados; e esses benefícios não fazem da questão errada, já que a mesma fala tão somento do TRABALHADOR(SEGURADO)
Portanto, o erro da questão é que somente, pelo benefício do SALÁRIO FAMÍLIA, devido ao trabalhador e/ou trabalhadora e independe de carência.
A questão, com certeza, deveria ter sido anulada ou melhor trocado o gabarito pra ERRADO.
-
Olá pessoal,
Como já dito por alguns, acima, não é a primeira vez que o CESPE faz isso
Devido a essas generalizações eu acabei errando outras questões nesse tipo
E nessa resolvi considerar a generalização e acabei acertando
Muito cuidado quando houver generalizações na banca CESPE
A questão PODERÁ está correta, como na maioria das vezes acontece, é só para confundir os candidatos mesmo
Questões desse tipo são lamentáveis, mas temos que nos adequar ao examinador e não ele a nós
-
NO MEU PONTO DE VISTA A BANCA TEM QUE ESPECIFICAR QUE TIPO DE BENEFÍCIO QUE SE TRATA. QUESTÃO DÍGNA DE RECURSO. MTO MAL FORMULADA !!!!
-
Achei que só aqui não aparecia de qual benefício a questão falava.
Agora o CESPE também quer, em suas provas, que o candidato seja médium.
É brincadeira.
-
Achei mio duvidosa, visto que não fala de qual benefício se trata, não tem como generalizar!
-
Inicialmente não sabemos qual benefício que se trata. Mas quando falam das exceções que NÃO precisa da carência de 12 meses, logo sabemos que se trata de Auxílio Doença e Invalidez. Boa questão, que faz o concursando usar seu raciocínio lógico além de seu conhecimento Previdenciário.
Não foi e nem deveria ser anulada!
-
Para ter direito a benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). ERRADO
*A carência do salário-maternidade, para as seguradas contribuinte individual e facultativa, é de dez contribuições mensais, ainda que os recolhimentos a serem considerados tenham sido vertidos em categorias diferenciadas e desde que não tenha havido perda da qualidade de segurado.
-
GABARITO: CERTO.
O BANQUINHA FRACA VIU. COMO QUE RESTRINGE, ELA TEM QUE DAR AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS, PARA RESTRINGIR A QUESTÃO. POR ISSO ELA SEMPRE TA MUDANDO SEUS GABARITOS, E OS CONCURSEIROS RECLAMANDO. A RESPOSTA DEVERIA SER ERRADO POIS ELA GENERALIZA E NÃO RESTRINGE.
-
Tb pensei no salário maternidade....e errei....
-
sinceramente não entendi essa questão
-
Questão mal elaborada.....
Para ter direito a benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). A qual benefício????????
E o salário maternidade??????
-
Frustrando todos os comentários acima, deem uma olha do site da Previdencia. Lá tem uma assertiva identica à assertiva da questão.
http://www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php?id=21
No terceiro parágrafo do site que se abrirá.
-
Igor Athaide , sinto muito em frustrar o seu comentário em defesa dos demais, pois veja que no site da previdência , na página a qual o seu link nos leva
têm como título AUXILIO DOENÇA, já a proposição da CESPE se refere à LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA.
-
Questão exdruxula a carênca minima exigida é 10 contribuições para Salário Maternidade! Dai começou o erro! Deveria ter sido anulada!
-
Querido João Carlos Ribeiro, desculpe-me se meu comentário de alguma forma não contribuiu para você em nada, mas tenho certeza de que o AUXÍLIO DOENÇA está bem referido dentro da LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA, de forma mais específica na subseção V (do auxílio doença), seção V (dos benefícios), capítulo II (das prestações em geral), título III (do RGPS) da Lei nº 8213/91. A menos que o dispositivo citado tenha sido revogado, acredito que a referida LEI AINDA FAZ PARTE DA LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA.
-
Não sabemos como foi aplicada a prova, acredito que ela possa ter sido dividida por tópicos ou benefícios, e do jeito que foi colocada parece absurda, mas como acredito que ninguem fez essa merda de prova, não tem como saber...
É chover no molhado, não percam tempo com essas questões e pulem pra próxima!
-
Alguns colegas estão sustentado a correção da questão com base no termo empregado pela banca: trabalhador. Entretanto, essa justificativa é tão infundada quanto a própria questão. É natural pensar na carência do salário-materinidade, que é de 10 meses, e como tal benéfico só é concedido à mulheres estaria sim correta a questão, pois utilizou-se o gênero masculino. Por outro lado, se esquecem que apostadoria por idade, por tempo de contribuição e especial também são benefício, exigem carência de 180 contribuições e são concedidas tanto para homem quanto para mulher. Então, temos que ver a questão de uma maneira mais abrangente. Talvez o examinado tenha incorrido no mesmo erro que os colegas acima.
Não há como salvar essa questão. A banca errou ao utilizar o termo tão genérico ("benefício").
Boa sorte nessa jornada!
-
Não acredito que esta questão não tenha foi anulada, essa questão no meu entendimento e pelo que vejo de muitos outros é generalista, sendo assim seria correto dizer que esta afirmativa esta errada..., aff, CESPE
-
Acho que deveria ter sido anulada!
Falando exclusivamente de benefícios que exigem contribuição, ao meu ver o mínimo exigido é 10 referente ao salário maternidade:
Contribuinte individual e segurado facultativo: 10 contribuições
Segurado especial: 10 meses de efetivo exercício
OBS: Alguém que realmente manja de direito pode me convencer ao contrário???
-
ERRADO
A PRIMEIRA PARTE JÁ errada(E) , pois a questão tá dizendo que todos os benefícios precisam de carência de 12 meses.
Para ter direito a benefício, o trabalhador tem de contribuir para a
Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). Esse prazo não é
exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de
trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho.
-
Pessoal, essa questão com certeza generaliza que todos os beneficios depende de 12 contribuições, que ao meu ver seria possível a alteração do gabarito para errada. No entanto seria possivel acertar essa questão analisando o todo da questão e considerando o ponto de vista do examinador. É possivel entender que a cabeça cheia do examinador ao elaborar essa questão esta se referindo ao dois benéficios por incapacidade, o que nos leva, com um pouco de coragem, a arriscar e acertarmos essa questão.
-
Com toda certeza, esta questão esta associada a um contexto que não nos foi apresentado... e de fato este contexto deve está se referindo ao auxílio doença
.
NÃO É DESDENHO... mas essa questão esta incorreta com certeza, pois a pensão por morte, auxilio reclusão, salário família, auxílio acidente, abono anual e salário maternidade não necessitam de no mínimo 12 contribuições, com exceção desta última as demais nem de carência necessitam...
Da para perceber nitidamente que a intenção era falar do auxílio doença, porem ele não especificou... é claro que o recurso nesta prova seria cabivel
-
"Não é a dificuldade da prova que me preocupa, mas a burrice dos examinadores" (Poeta concurseiro)
-
INACREDITÁVEL!!!!!!!
QUANTO MAIS EU FAÇO QUESTÕES DA CESPE MAIS EU FICO INCRÉDULO DE COMO AINDA É COGITADA COMO EXAMINADORA.
-
Para mim não faz sentido tentarem explicar essa questão dizendo que O CESPE fez referência ao trabalhador do sexo masculino, uma vez que sabemos que recebem sim Salário Maternidade um homem homossexual que adota uma criança.
-
Errei, erro e errarei sempre que eu responder esta questão. Não estamos aqui para "viajar" no mundo imaginário desse retardado do examinador.
Vai te catar, CESPE!!
-
pessoaaaaal, nao acredito que voces ficam choramingando e falando mal da CESPE
pelo amor ne...
Sera que nao entenderam que a lógica da banca é a seguinte:
"Quando voce achar que é certo, marca o errado"
pronto...simples ;D
-
questaozinha lixo da cespe em ... pqp,
-
Lamentável...
gab: certo.
-
Tornar-me-ei cética após responder essa questão! Aff!
-
pessoal creio ,que o examinador ao elaborar a prova, esqueceu de colocar a qual benefício ele se referia....
-
Não entendi o erro da questão :(
alguém me ajuda?!
-
Diante da questão podemos extrair a seguinte interpretação:
✦Aposentadoria por Invalidez, requisitos:
✧ - Ao tempo da invalidez ter qualidade de segurado;
✧ - Encontrar-se incapacitado para exercício de toda e qualquer atividade que lhe garanta sustento;
✧ - Incapacidade não seja pré-existente, salvo agravamento em razão da atividade;
✧ - CARÊNCIA DE 12 CONTRIBUIÇÕES MENSAIS;
NÃO EXIGE CARÊNCIA SE A CAUSA DA INVALIDEZ FOR:
ACIDENTE DE QUALQUER NATUREZA (incluído o
acidente de trabalho, doença de trabalho e doença profissional) OU SE FOR UMA DAS DOENÇAS DA PORTARIA DO MINISTÉRIO DE TRABALHO E PREVIDÊNCIA.
GABARITO:
CERTO
Espero ter contribuído, bons estudos!
-
Oras, a questão está correta! Não diz qual ou quais benefícios se enquadram nesta regra, porém fica subentendido tratar-se da regra aplicada ao auxilio-doença e aposentadoria por invalidez, qual seja: 12 contribuições mensais, sendo a carência dispensada:
- nos casos de acidente de qualquer natureza (evento seja de qualquer qualidade, que leve o segurado a um estado de incapacidade;)
- nos casos de doença profissional ou do trabalho;
- nos casos de doenças graves, surgidas posteriormente ao ingresso ao RPPS, desde que façam parte da lista do Ministério de Saúde ou do Ministério da Previdência.
-
O examinador tentou fazer uma pegadinha com o mínimo de 12, porém teoricamente tem o salário maternidade que é 10 para alguns segurados.
-
Gente, apesar de o elaborador não mencionar pensão por mote e aposentadoria por invalidez da pra saber que se trata desses benefícios, pois são os únicos que exigem carência de 12 meses quando não forem pleiteados por motivos de acidentes de qualquer natureza ou causa.... De fato que salário maternidade, apesar de exigir carência inferior, obviamente não são devidos por motivo de acidente.
-
Tipo de questão em que aparece alguém e diz: lalala, questão incompleta não é questão errada. Uhhuu!!!! Temos que analisar cada parte, como sabem. A 1° parte é uma generalização errada, que simplesmente não existe. Com tantas peculiaridades entre os 8 benefícios, como pode dizer isso?
-
primeira parte errada... existem benefícios que independem de carência e outros em que a carência exigida é inferior a 12 contribuições (como no caso do salario maternidade para alguns segurados) O segurado especial tem contribuição fictícia, é uma ficção juridica. pode nunca ter contribuído bastando apenas a comprovação da atividade campesina ou pesqueira para subsistencia. Questão generalizou no termo "benefícios" e tentou consertar... mancada hein CESPE
-
Enquanto não houver regulamentação, as bancas farão o que quiserem e não adianta reclamar, aliás... reclamar pra quem?
-
Se o examinador quisesse particularizar o benefício ao auxílio doença ou aposentadoria por invalidez, teria posto um artigo, mas colocou apenas uma preposição. Houve, portanto, prejuízo para a gramática do
período, ele não seguiu o padrão culto da língua portuguesa. kkk eu sempre quis dizer isso.
-
Na verdade o que o o examinador queria saber era se o candidato sabia que em questão de carência o mínimo é de 12 meses. Zero meses não caracteriza carência, logo brigar com a ideia de que existem benefícios que independem de carencia é perder tempo. Em provas do CESPE quem acaba viajando demais é o concurseiro, pois os examinadores costumam utilizar a psicologia nas questões e isso acaba gerando um efeito questionador do concurseiro ao ler o enunciado.
A partir do segundo ponto a questão é mole.
Gab: C
-
QUE QUESTÃO RIDÍCULA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ÓDIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
E os benefícios que independem de carência, e aqueles que têm outro período de carência que não 12?
-
Alguém aqui sabe se houve recurso, e se houve, qual foi a posição do Cespe?
-
E o benefício do salário maternidade com 10 meses?! Gravidez virou doença desde quando que não me avisaram?
-
ok...blz cespe...então para se aposentar por idade basta trabalhar 12 meses ininterruptos ñ é verdade????? já que vc ñ especificou qual benefício era...
-
Essa questão NÃO foi a cespe que elaborou acabei de achar esse texto no site do Diário do Litoral. Ela copiou e colou! Podem verificar o site é seguro! http://www.diariodolitoral.com.br/conteudo/18125-auxilio-doenca-exige-prazo-minimo-de-recolha-ao-inss, Copia e cola a questão no Google, foi assim que descobri, 3º parágrafo!
-
Essa questão com certeza caberia recurso, com certeza!
-
não é possível que essa questão não tenha sido anulada, não é possível. Questões dessas só acerta quem não estuda e chuta!
-
Esse período de contribuição (de 12 meses) não é exigido para uma coleção de benefícios: PENSÃO POR MORTE, AUXÍLIO RECLUSÃO, SALÁRIO-FAMÍLIA, SALÁRIO-MATERNIDADE (para seguradas empregada, empregada doméstica e trabalhadora avulsa).
Questão absolutamente ERRADA! :)
-
Cespe cespando....
-
CESPE sendo CESPE kkkk
-
Ao meu ver, quando a questão diz: "Para ter direito a benefício..." quer dizer qualquer benefício, portanto a questão estaria errada. Talvez quando permitirem ao candidato usar bola de cristal na prova, quem não optar pelo chute pode acertar a questão. Essa pesou até pra mãe Diná.
-
Tb não concordo com esse gabarito. O gabarito deveria ser E de errado, pois existem outros benefícios q a carencia nãi é de 12 meses. Qyestão record de comentários.
-
Aff!! vai entender o cespe!
-
O gabarito deve ser considerado errado, já que o Salário-maternidade tem como carência 10 meses para a contribuinte individual e segurada facultativa.
-
QUESTÃO RIDÍCULA!!
Direito A BENEFÍCIO, como está escrito, fica generalizado e existe benefício com outros prazos de carência, como salário maternidade (10 meses). O gabarito deveria ser "errado". Se estivesse expresso "direito AOS BENEFÍCIOS tais e tais" ....ai sim eu concordaria com o gabarito, pois estaria especificando e não generalizando.
#furiosa
-
Para ter direito a benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). Esse prazo não é exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho.
Claramente a questão aborda o Aux. Doença e Ap. Invalidez. Está subentendido, o simples fato de não citar qual benefício não inválida a questão.
Até S. Maternidade foi citada rsrsrs Oq tem haver acidente com o S.M.?
CESPE <3
-
a CESPE não tem criatividade pra criar uma questão inteligente e acaba criando uma questão ridicula dessa
-
Eu penso que sei a matéria, mas quando pego para fazer questões do Cespe, penso que não sei nada.... qual benefício? pensão por morte não tem carência!!! Sinceramente, o que me assusta não é a matéria, mas a banca que não faz questões que mede o conhecimento do candidato e sim que fica querendo que todos errem...
-
DIZ AI CESPE, DE QUAL ENTENDIMENTO VOCÊ TIROU ESSA QUESTÃO ?
-
Errei a questão quando a fiz pela primeira vez. Agora, analisando com mais calma, comecei a entender o que o examinador queria. Veja bem, quais os benefícios que envolvem acidentes? Auxilio doença e aposentadoria por invalidez (regra geral - 12 contribuiçoes mensais). Pensando assim, a questão esta CORRETA, pois o candidato, por dedução, entenderia o recado do examinador.
-
Essa questão deveria ser anulada, a maldade foi bem locada, porém, o período mínimo em termos literais da sua maldade não deveria ser de "12" mas sim de "10" pois o salário-maternidade o exige (período de carência) para os casos de: C.I., Facultativo e segurada especial, também não adianta vir com essa de que quando ele fala sobre "segurados" está se referindo somente aos homens porque hoje o salário maternidade é devido aos homens também.
-
Não tem explicação pra essa assertiva, simplesmente é pura sacanagem!!!
-
ela está muito subjetiva
-
poxaaaaaaaaa que questão sacana. Ele não deixa claro na primeira parte de que benefício se trata: Para ter direito a benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência)... Deduzir que tem benefícios que dispensam carência, logo marquei errada e BABA... Errei! Na hora da prova o candidato tem que invocar alguma entidade para saber o que o examinador pensouuuuu... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
Quando vejo questões como essa, percebo que precisamos de um pouco de sorte mesmo!
Não basta estudarmos...
Não há explicação para uma questão assim! NÃO HÁ!!
-
acertei porque olhei pros comentários e vi 90 pensei algo tá errado, mas na prova teria marcado errado como a maioria aki questões mal formuladas como essa só prejudica a quem estuda.
-
Questão tipo lixo.
A cespe quer aprovar ESTUDANTES ou PAI DE SANTO sai fora.
-
Para provas CESPE, não só passa que mais sabe a matéria mas quem sabe resolver questão.
-
Não existe outra alternativa pra essa questão a não ser EXTREMAMENTE ERRADA!
-
Além do erro de todos comentários, a questão diz: 12 meses, e que eu saiba são 12 contribuições mensais. Ah cespe... pior é cair uma coisa dessa na prova e você fica sem saber o que faze.
P.S.: estou com Kunst: completamente anulável.
-
e um canalha um cara que considera uma merda de questao dessa como correta.
-
E a pensão por morte, auxílio reclusão, salário família, salário maternidade (E/A/D), auxílio acidente ?
-
CESPE =LIXO
EU SÓ QUERIA ENCONTRAR ESSE AVALIADOR NA RUA, TENHAM CERTEZA AMIGOS MEUS DEPENDENTES IRÃO RECEBER AUXÍLIO-RECLUSÃO.
-
Calma pessoal muita paciência nessa hora! Resolvendo as outras questões da mesma prova, percebi que TODAS as questões são referentes ao cargo de MÉDICO DO TRABALHO, por isso o examinador não precisou especificar quais eram os tipos de benefícios, pois toda a prova era especifica para MÉDICO e só tinham questões sobre benefícios por doença e acidente. Por isso não se preocupem, porque na prova do INSS não vai ter uma questão tão incompleta como essa.
A CAMINHADA CONTINUA!
-
Sinceramente, poderia o QC, rever, questionar e analisar as questões que colocam no site.
-
Depois do comentário do Rafael Sousa até que entendi o motivo da falta de informação na questão, mais continuo achando essa CESPE unica! kkk
-
Você tem que pensar muito, estudar o cespe. Eu acertei a questão pq conheço o Cespe , porém deveria sim ter sido anulado... Quem sabe demais, pensa dms "nessas questões" sempre acaba se lascando
-
Mais uma prova relevante de que o gabarito não devia ter sido anulado! Sabemos que a banca só pode cobrar na prova aquilo que tá exposto no edital, então pesquisei o edital e lá consta o seguinte: 2.2 Acidentes do trabalho: definições e prevenção. Portanto não foi cobrado outros benefícios como, por exemplo, salário-maternidade ou aposentadoria. Assim fica fácil deduzir que os participantes da prova nem pensaram em outros benefícios, tanto que nem teve recurso para essa questão!
-
"Para ter direito a benefício..." Qual benefício? O benefício que advinha? Ah...
A questão quer correlacionar diretamente com o Auxílio-Doença ou Aposentadoria por Invalidez quando o segurado se lasca de uma vez e fica inválido. Só que "para ter direito a benefício", esse 'a' tornou a questão dúbia.
Passível de anulação.
-
Pensei como o José Demontier, qual benefício? o jeito que a questão foi apresentada deu entender que generalizou à todos os benefícios.
-
Concordo com toda a revolta, eu errei também.
Mas só temos que levar em consideração que o CESPE não faz questões para estudarmos, a banca faz questão para a prova específica que será aplicada. O edital para essa prova de Médico do Trabalho, quase não previu nada de previdenciário. É bastante possível que o examinador tenha sido um "leigo" de outra área. O único motivo que não cabe revolta com a questão, para quem não fez a prova, é que isso jamais passará por uma prova mais específica. Se uma bizarrice dessa viesse em algum concurso que cobrasse mais a fundo previdenciário, não seria anulada, teria seu gabarito trocado para errada, sem dúvida. Apenas desconsidere essa questão da sua vida hehehe. Não há nada para aprender aqui, não há "entendimento especial" do CESPE... apenas finja que nunca leu isso e esteja certo de que marcar como errada foi a escolha correta. -------------------------------------------------------------------------
Para vc não dizer
que não aprendeu nada com essa questão, vou deixar uma receita de
brownie:
INGREDIENTES
10 ovos
200g (1 ½ xícara) de farinha de trigo
200g de manteiga
425g (2 1/3 xícaras) de açúcar
700g (7 xícaras) de achocolatado
MODO DE PREPARO
1- Junte os ovos e o açúcar, bata por uns 5 minutos até formar um creme.
Una a manteiga e a farinha e bata por mais 5 minutos até unir a farinha e a
manteiga ao creme. Una ao final o achocolatado e bata por 5 minutos. A massa
está pronta.
2- Unte uma assadeira de 45x30 cm, com manteiga e farinha. Pré-aqueça o
forno até 180ºC. Leve a assadeira ao forno por 30 minutos e utilize um palito
para acompanhar o ponto da massa. O palito de deve sair quase seco, com
pequenos pedaços de massa ao redor.
-
Se você acertou essa questão fique atento, você provavelmente precisa estudar mais.
-
Vo tentar defender a Cerpe aki:
Para ter direito a benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). Esse prazo não é exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho.
Quando ele fala: O trabalhador = Homem, logo não teria direito ao Salário Maternidade (Carência 10 meses), sento este devido somente a Trabalhadora = Mulher
Bom ao ler a questão pensei nisso mas msm assim errei e marquei errada rsrsr
-
GABARITO: CERTO.
Leonardo, fique atento, o segurado HOMEM tem direito sim ao salário maternidade. Veja:
8213/91. Art. 71. O salário-maternidade é devido à segurada da Previdência Social, durante 120 (cento e vinte) dias, com início no período entre 28 (vinte e oito) dias antes do parto e a data de ocorrência deste, observadas as situações e condições previstas na legislação no que concerne à proteção à maternidade.
Art. 71-A. Ao segurado ou segurada da Previdência Social que adotar ou obtiver guarda judicial para fins de adoção de criança é devido salário-maternidade pelo período de 120 (cento e vinte) dias. (Redação dada pela Lei nº 12.873, de 2013)
Art. 71-B. No caso de falecimento da segurada ou segurado que fizer jus ao recebimento do salário-maternidade, o benefício será pago, por todo o período ou pelo tempo restante a que teria direito, ao cônjuge ou companheiro sobrevivente que tenha a qualidade de segurado, exceto no caso do falecimento do filho ou de seu abandono, observadas as normas aplicáveis ao salário-maternidade. (Incluído pela Lei nº 12.873, de 2013)(Vigência).
Não concordo com o gabarito, no mínimo deveria ter sido anulada, a banca não especificou Benefício. Dentre outros, auxílio-doença e aposentadoria por invalidez por exemplo, independem de carência nos casos de acidente de qualquer natureza ou causa e de doença profissional ou do trabalho.
Bons estudos!
-
Ô enunciado fuleragem!
-
A questão está dada como certa, levando apenas em consideração a 2° parte
Mas logo no início já causa divergências
Ex:Para ter direito a benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). Esse prazo não é exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho.
Como assim Cespe, esses beneficios abaixo não dependem dessa carência.
Ex:
Benefícios: Salário Maternidade:10 meses de carência
Salário Família: Sem carência
Complicado Cespe
-
Carlos Corrêa, pra resolver essa muamba aí no pif-paf, só com dotes sobrenaturais ou pacto com o Véi Lúcio, kkkkkkkkkkkkk
-
ESSA HORA EU PENSO : " e o salario maternidade para empregada,avulsa e domestica ?"
-
Não entendo a CESPE, tantas questões dúbias como essa e ela não anula. Agora vem uma questão aleatória e quando a gente vai ver, foi anulada.
-
GABARITO CERTO (
Conforme a jurisprudência da CESPE)
O examinador deveria
tá bem doidão na hora de elaborar essa questão.
BOM, VAMOS PELO MENOS
RECORDAR ALGUMAS COISAS.
Tem quantos
benefícios?
11 benefícios, 11? É meu
amigo.
Vamos à contagem
5 APOSENTADORIAS
Aposentadoria por tempo de contribuição ( carência – 180
contribuições)
Aposentadoria por idade ( carência – 180 contribuições)
Aposentadoria por invalidez ( carência – 12 contribuições)
Aposentadoria especial ( carência – 180 contribuições)
Aposentadoria da pessoa com deficiência. ( carência – 180
contribuições)
3 AUXÍLIOS
Auxílio- acidente (independe de carência)
Auxílio- doença ( carência – 12 contribuições)
Auxílio- reclusão (independe de carência)
2 SALÁRIOS
Salário- família (independe de carência)
Salário-maternidade
( carência – 10 contribuições CEF)
Contribuinte
Individual
Especial
Facultativo
(carência – 0 contribuição DEA)
Doméstico
Empregado
Avulso
1 PENSÃO POR MORTE ( Independe de carência)
============================================================================
BIZU que criei para memorizar os benefício que independem de carência.
2A é PAR no SoFá.
2A - Auxílio-Acidente
P - Pensão por morte
AR - Auxílio-Reclusão
SF - Salário-Família
-
Pessoal, boa noite.
Algumas mudanças que já estão valendo: http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2015/06/entenda-o-que-muda-nos-beneficios-da-previdencia.html
Boa sorte e bons estudos!
-
E onde entra o salario maternidade pra CI, que são apenas 10 contribuições de carência? e os benefícios que não precisam de carência? Que grande cagada desse examinador, que não estudou o assunto
-
Gente como assim????? E pensão por morte, salário família e maternidade? Não necessitam de no minimo 12 CM. AFFFFFF.
-
Renata, pensão por morte não tem carência, pois é pago aos dependentes.
Salário-família não tem carência, e só é pago ao empregado, trabalhador avulso e o doméstico.
Salário-maternidade para o segurado empregado, avulso e doméstico não necessita de carência, mas para o CI e FA é de 10 meses, e o segurado especial 10 meses de atividade rural ainda que se forma descontínua.
-
essa quem sabe ERRA
-
Esse é o tipo de questão pra quem não estuda não zerar. CESPE sendo CESPE!!!!! Nunca aceitarei essa questão. Pronto, falei!
-
Própria questão da CESPE - Para concessão do auxílio-acidente é exigido tempo mínimo de contribuição, e o trabalhador deve ter qualidade de segurado e comprovar a impossibilidade de continuar desempenhando suas atividades, por meio de exame da perícia médica da Previdência Social. Resposta Errada , ou seja nem todos Auxilios dependem de carência
-
Não falei que erraria sempre está questão!?!?
Pois é... errei de novo!!
-
fica embutido o beneficio.cespe como sempre.
-
Que questão capciosa, infeliz...
-
Só acerta essa questão se errar na hora de preencher o gabarito...
-
Famosa questão "acerte se puder"
-
Questãozinha mal elaborada da p...!!!
O beck que esse examinador fumou ao elaborar essa questão foi dos bons!!!
-
Mal elaborada .
-
Só pode que tinha algum texto anterior dizendo para responder determinadas questões tendo por base os benefícios de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.
-
Tem que ser muito burro para ACERTAR essa questão.
-
Eu acertei a questão, tem uma coisa que a Cespe faz, questão incompleta não é questão errada, desde que esse "incompleto" não traga impactos pra questão, o que ao meu ver, NÃO aconteceu nessa assertiva... Para ter direito a benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). (CERTO)
Esse prazo não é exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho (CORRETO TAMBÉM)
No meu entendimento a banca faz referência ao Auxílio Doença/Acidente, que de fato não precisam de carência na situação dada pela banca. Isso tá certo? Claro que sim! Não podemos afirmar que isso tá errado, e nem podemos inventar na hora da prova... Abraços.
-
Miguel Neto, descordo de seu comentário, mas respeito sua opinião.
Bom analisemos da seguinte forma, O Trabalhador (SINGULAR), não pode abranger todos trabalhadores, apenas os de gênero masculino, se estivesse no plural abrangeria a todos trabalhadores, independente do gênero. Segundo item a analisar, se o termo O trabalhador generaliza apenas o gênero Masculino, logo, não pode ser beneficiário do salário maternidade em caso de parto, cabe lembrar que a questão é de 2010 e não era concedido auxilio maternidade aos casais homossexuais que adotavam. Já no caso de pensão por morte o beneficiário não é o trabalhador e sim os seus dependentes, pois, a questão traz o seguinte dizer: "Para ter direito ao beneficio o trabalhador..." não é cabível a pensão por morte nesse caso.
Gabarito correto,
Analisar e julgar o mundo conforme nossas indignações talvez não seja a melhor maneira para aprendermos ou aprimorarmos nossos conhecimentos. Seja humilde, assim ampliará seu campo para adquirir novas maneiras de utilizar seu aprendizado.
Cabe lembrar que o examinador tem a obrigação de usar todo seu conhecimento para nos ludibriar, e que só os que percebem essas miudezas são nomeados, assim deixe de reclamar é corra atras para tentar entender a sutileza da questão e não a julgar como errada pelo fato de não ser favorável com nossa opinião...
-
Só acerta essa questão quem NÃO estudou!
-
Eu interpretei a questão e imaginei que eles estivesses colocando o menor tempo possível para carencia, aí lembrei dos 10 meses para auxilio-maternidade, e errei.
questão como essa vc fica na dúvida de deixar em branco.
-
Sem dúvidas, recorreria!!!
-
Examinador esqueceu do salario maternidade do CI, facultativo (que é 10 contib).....
-
Como o termo "benefício" esta no singular não temos a garantia da ideia de generalidade no contexto do texto podemos interpretar o contexto como uma especificidade e não obrigatoriamente com uma generalidade. Neste caso em tela a especificidade refere-se ao "auxílio-doença" de acordo com o restante do enunciado. Aprendi com o professor Arenildo Santos kkkkkkkkkkkkkkkkkkk brincadeira pessoal só pra descontrair um pouco essa maratona de estudos.
-
Os benefícios que exige no mínimo 12 contribuições são Auxílio-doença e Aposentadoria por invalidez, o que torna a questão CORRETA, mas na hora de resolver a questão a gente lembra do Salário Maternidade e acaba errando...
-
cespianos, vamos dar as mãos e chorar! :´(
um minuto de silêncio para nós. por favor.
-
Será que está desatualizada?
-
essa cespe é parada
-
Trabalhador?
Facultativo tb tem direito a Aux. Doença.. oO
Questão feia! ;p
-
questão bastante complicada.
porém ao analisar bem, ela descreve o auxilio doença e a aposentadoria por invalidez.
fato que não a torna errada. mas sim certa.
-
A questão não especifíca o benefício, o auxilio acidente é um benefício e não precisa de carência
-
Sempre é bom pesquisar o histórico da questão para saber e entender em quais circunstâncias fora cobrada. Essa questão foi para a prova de médico do trabalho. Analise o conteúdo programático e verá que não cobrou todos os benefícios previdenciários, mas, tão somente, auxílio doença. Cespe reina mais uma vez!!!!!
-
Salário maternidade, quando exigido, 10 meses!
-
Também achei que a questão generalizou. A primeira parte da a entender que para conseguir qualquer benefício é necessário as 12 contribuições. A segunda parte está correta, mas essa primeira ai foi de lascar! Tem quem diga que "questões incompletas do cespe estão corretas", mas essa ai foi demais
-
só sei que a droga usada pelos examinadores do cespe é pesada. Pelo principio da publicidade todos deveriam saber o nome desses doentes...........
-
Drogas fortíssimas.
-
Não tinha o nome do benefício?
-
Galera, segue um projeto de lei para regulamentar o concurso público:
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=585601
Para quem está cansado do Cespe fazendo Cespisse e tiver algum contato político na CD, favor repassar essa PL em nome de todos os alunos do QC.
TO REPASSANDO, SEI QUE UMA HORA A PESSOA CERTA VERÁ.
-
MUITO BOM EDUARO QC!!! JÁ VOU REPASSAR...
-
Essa questão foi pra médico. Esse examinador tem que ficar internado......
Por favor, alguém pode explicar sobre esse projeto de lei que o eduardo QC disse?
-
E o Salário-maternidade para as seguradas contribuintes individuais e especiais que são exigidas, em regra, 10 contribuições mensais? Elas não são trabalhadoras senhor examinador?
-
Alem de estudar, temos que fazer curso para vidente. Para saber, nesse caso, em qual beneficio ele esta falado.
Cespe uaaaaahhhhh
-
Que questão foi essa, cespe? kkkkk...creia!
-
Esse tipo de questão é um absurdo, ou melhor esse tipo de tentativa de questão, pois está totalmente incompleta, e se ainda quisesse considerar para todo e qualquer beneficio, o gabarito estaria errado
-
A BANCA NÃO ESPECIFICA QUAL BENEFICIO, PORTANTO, ESTARIA ERRADA..
ISTO É UM ABSURDO...
-
pra que estudar né ? parei de estudar hj não adianta estudar...
-
Absurda essa questão! Fiquei aliviada ao ler os comentários dos colegas, pq realmente a generalização do termo "benefício" não condiz com o gabarito. E não é só por causa do salário maternidade, art. 30 do DEC 3048/99:
Art. 30. Independe de carência a concessão das seguintes prestações:
I - pensão por morte, auxílio-reclusão, salário-família e auxílio-acidente de qualquer natureza
-
Na CESPE questão incompleta não é errada!. Tudo que se afirmou na questão pode está incompleta, mas não está "errada". Essa reflexão em cima das questões tem me ajudando muito, espero que ajude a vocês também.
Um abraço.Tá chegando a hora...o "Dia" já vem raiando...
-
lol.... anh? oi? como é que é? cespe vacilona...decreto 3048 Art. 30. Independe de carência a concessão das seguintes prestações: (aqui vem aquela lista que conhecemos)...
agr corrigindo a questão
Para ter direito a benefício de auxilio doença ou aposentadoria por invalidez, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). Esse prazo não é exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho.
-
Cara, nem me preocupo com esse tipo de questão, porque é o tipo de questão que quem estudou, e tá concorrendo de verdade uma vaga, vai errar, por ser um absurdo está certa. Mas não é uma questão errada de forma injusta que vai impedir você de passar. Se você errar essa, mas acertar as outras por competência sua, então tá favorável.
-
Respondendo pela terceira vez, e pela terceira vez errando. Quanto mais estudo menos sei, quando se trata de questões do cespe.Tudo bem que questão incompleta para eles não é incorreta, mas.........Qual benefício afinal? aff!!! Essa foi demais!
-
Se for de acordo com a regra, vai ficar dispensado a carência se o segurado ficar afastado por período superior a 15 dias. Questão correta!!!
-
Gab: Certo
Quais benefícios em que o prazo não é exigido em caso
de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do
trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho? Auxílio-doença e Aposentadoria por invalidez, no qual o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência).
-
BOA A RECEITA DE BROWNIE !
-
Questão incompleta, pensão por morte também não tem carência.
-
Como ele não especificou o beneficio , fiz a relação com auxilio doença ja que ele falou de acidente de qualquer natureza.
-
Achei a questão incompleta, pois nem todos os benefícios exigem a carência de 12 meses.
-
Receita de brownie... Everton D++++++++++++++++
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
-
Questão incompleta, que droga de questão é essa!
-
A Banca esta testando o candidato, a mesma quer saber se a pessoa sabe de que beneficio ela esta se referindo, questão capciosa.
É evidente que a CESPE esta se referindo a Auxilio-doença e Aposentadoria por Invalidez, são os únicos benefícios com essa carência.
Questão CORRETA.
-
Essa questão não vale metade dos comentários aqui expostos.
-
Centésima vez que resolvo esta questão e pela centésima vez eu erro. Vc me paga Cespe.
-
banca maldita
-
Vou levar meu currículo para o Cespe. Candidatar-me-ei a uma vaga de examinador. #NemEuEstouNesseNívelTãoBaixo
-
Eu acertei essa questão polêmica e creio que ao resolver ela devemos "deixar de lado" a primeira parte da questão...sei lá...foi assim que que fiz NESTA questão. Me atentei a 2º parte dessa questão que está correta.
"(...) Esse prazo não é exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por
acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou
do trabalho"
-
O salário família é benefício e não precisa de carência. Questão a moda cespe. Espero não pegar uma questão assim na prova, pois vou ser o primeiro a entrar com recurso.
-
Ele tá falando do aux doença, não tem pq está se batendo nessa questão.
-
Questão muito mal formulada, digna da CESPE. Não se cobra conhecimento nesta questão. Simples assim!
-
Como assim? não foi anulada? Por muito menos uma questão de Dir. Prev. foi anulada... por causa da ausencia da preposição "do". e nesta questão que omite qual beneficio está se referindo ñ foi anulada.. que piada.
Cheguei a uma conclusão: vou mudar minhas respostas qdo alguém perguntar.. "qual o tipo de mulher preferida p/ vc?" Vou responder: Aquela que gabarita provas do Cespe! kk
-
Péssima redação!
-
Questão mal FORMULADA.... meu DEUS...
-
ANULAÇÃO!!
Não há forma disso estar certo, nem com boa vontade: (F e V = F) sempre!!!
1ª (F): Para ter direito a benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência)
2ª (V): Esse prazo não é exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho.
-
Errando mais uma vez eu vou eu vou errar para sempre eu vou lá rá rá ti bum lá rá rá ti bum eu vou eu vou. Orando para o CESPE ter evoluído em 6 anos! Oremos!
-
CORRETA, para os que não entenderam é só reler bem a questão.
-
Pior é cair um negocio desse na prova, mesmo sabendo que esse gab é "Certo", corre o risco de vc colocar certo e dps falar que está errada pq tem beneficio que precisa só de 10 contribuições. O mais lógico é essa questão estar errada, pq nao especificou o beneficio.
-
para quem discordou do gabarito, faça bastante questões do cespe que você vai entender...
-
Subentende-se que seja para Auxílio-Doença....Eu resolvi a questão assim, alguém mais?
Carência do Auxílio-Doença.
Em regra, 12
contribuições mensais.
Todavia,
a concessão independe de carência
nos casos em que a incapacidade for decorrente de acidente de qualquer natureza ou causa, de doença profissional ou do
trabalho, ou de alguma doença
especificada em lista elaborada pelos Ministérios
da Saúde e da Previdência
Social, atualizada a cada 3 anos, de acordo com os critérios de estigma
, deformação, mutilação, deficiência ou outro fator que lhe confira
especificidade e gravidade que mereçam tratamento particularizado. (Lei 8.213, Art. 26, inciso
II)
-
''Para ter direito a benefício'' = qualquer benefício. Portanto, errado, já que, salário - família, por ex, não exige carência.
Já está na hora de o judiciário se posicionar a respeito desses abusos cometidos contra a honra e contra a moral, de nós, estudantes.
Como diria minha mãe: '' vc já passou dos limites, cespe ! ''
-
Não se pode adivinhar qual o benefício. Sou concurseiro, não especialista em em adivinhação. Essa CESPE!!!
-
a benefício é diferente de qualquer benefício, bons estudos. certo a assertiva .
-
...Acho que esta é uma das questões mais porcas que eu já vi...
-
Ridícula mesmo!!! Super sem noção! Cespe, vamos acordar, querida... It´s on time!
-
Achei que era só eu que tinha achado essa questão um lixo, dps vim aqui nos coments e ví que revoltou a galera, kkkkk...mto porca essa questão, o kra que formulou isso aí tem que ter vergonha, kkkkkk....
Então quer dizer que salário família (só pra citar um) precisa contribuir 12 meses? aiaiai....Se por acaso tiver alguma desse patamar de mongolice aí na prova e eu vier errar, não hesitarei em entrar com recurso.
-
Questão lixo, se não anularam, é muita arrogância do CESPE!!!!
-
Ter direito a qual benefício???
-
Foda,viu.
Perder uma questão dessa forma é uó do borógodó!!
-
tenho que adivinhar também qual o benefício que a questão quiz dizer?sacanagem!
-
pensei da seguinte forma: como o examinador citou uma das exceções em relação a não exigencia da carencia no caso foi o acidente ou doença profissional ... pensei no auxilio doenca e ap. por invalidez
-
-
Aqui todo mundo acerta ou sabe. Quero ver uma parra dessa na prova.
-
Não é possível que em umas questão dessas não cabe recurso.
-
questaao absurda esta!
qual beneficio meu caro examinador?
assim vc generalizou demais...
-
Esse prazo não é exigido para o auxílio-reclusão, não é exígido para o salário família, não é exigído para o salário maternidade (empregada, domestica e avulsa) auxílio-acidente, pensão por morte. Ta malucão esse examinador generaliza assim =/
cespe cespando -.-
-
Buscando na internet possíveis explicações para essa questão ABSURDA, me deparei com um antigo site da previdência e uma página de Perguntas Frequentes. Olhem a pergunta 17...
-------------------------------------------------------------------------
O que é auxílio-doença?
É o benefício concedido ao segurado impedido de trabalhar por doença ou acidente por mais de 15 dias consecutivos. No caso dos trabalhadores com carteira assinada, os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador, exceto o doméstico, e a Previdência Social paga a partir do 16º dia de afastamento do trabalho. Para os demais segurados inclusive o doméstico, a Previdência paga o auxílio desde o início da incapacidade e enquanto a mesma perdurar. Em ambos os casos, deverá ter ocorrido o requerimento do benefício. Para concessão de auxílio-doença é necessária a comprovação da incapacidade em exame realizado pela perícia médica da Previdência Social. Para ter direito ao benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). Esse prazo não será exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho.
------------------------------------------------------------------
Ridículo? A esperança é que eles não tenham se atentado a falar que o benefício era o auxílio-doença por se tratar de prova de Médico do Trabalho.
http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:mL1oLUVjdTkJ:www.previdencia.gov.br/conteudoDinamico.php%3Fid%3D1296+&cd=9&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br (só em cache)
-
esse examinador no dia em que fez esse item estava cheirando uma...kkkkkkkkkkkkkkkkk..ridículo.
-
Raul Neris, muito válido seu comentário!
Ao resolver a questão, fiquei pensando: "será que adivinho que ele quis dizer auxílio-doença? ou será que ele quis generalizar mesmo?" Faz parte da preparação de uma prova CESPE estudar o curso Mãe Diná!
-
Pow quantas ele fumou quando formulou essa questão??????????????????????????????????????????????????????????????
-
Acabei acertando a questão, logo mesmo que pareça loucura farei um breve comentário...
E logo que vi o nome beneficio e trabalhador ali já pensei lá vem bomba, não tinha nem reparado no número de comentários, e pensei da seguinte forma, para cespe ter colocado esse termo é porque está de forma genérica foi exatamente isso que ela fez, bom parece loucura, mas tentei pensar como a cespe pensaria não digo isso pra me vangloriar, talvez algumas questões exigem um pouco de malicia. Embora eu conheça muito bem essa regra de carência eu concordo com a maioria dos colegas, a cespe tem uma insanidade abissal.
Vocês devem ter socializado esse ..."a beneficio" de forma ampla(generalizada), uma vez que deve ter sido um erro do elaborador ao invés de digitar "ao beneficio" ai estaria de forma mais restrita a referencia e daria para socializar mais FACIL.
e se vocês observarem ela não disse que são todos os trabalhadores...e bom fazer uma analogia com frieza, agora pense qual dos benefícios que estão sujeitos a carência??????? Qual deles que exigem 12 contribuições mensais???
>>>> Aposentadoria por invalidez
>>>> Auxilio doença
Bom quero dizer que eu fiz essa afirmação por que se o "X" da questão está dentro do parênteses, como também na parte final, olha aí quem é que não tem carência nessa situação? São exatamente os benefícios que citei.
Tá! Tá! eu sei que vocês pensam que é loucura, todavia assim que se aprende com a cespe, muitos já devem saber que a cespe tem seu próprio universo em determinadas questões.
olhem a estatística 62% acertaram a qiuestão isso ja diz alguma coisa.
é claro que na hora da prova tem que ter muito sangue frio, não é fácil, pois logo se nota que não é uma questão tao simples para os mais estudiosos.
-
Uma segurada contribuinte individual, que der a luz a uma criança, terá direito ao salario maternidade, desde que ja tenha vertido no minimo 10 contribuições mensais. a questão fala de no minimo 12 contribuições.
-
E salário maternidade com carência de 10 contribuições mensais? Essa questão tá errada ao meu ver.
-
Só acertei porque já tinha feito essa em outro lugar kkkkkkkkkk
Vindo de Cespe, não me impressiona :)
-
Para ter direito a benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência).
quando a banca diz beneficio a meu ver esta dizendo no geral.
SF
PM
AR
AA
SM (Segurada Empregada, Domestico, T Avulso )
Sem carência.
não entendi...
-
só acertei porque já comecei a entender a "cabeça" da cespe, sabia que ela ia colocar como certa, mas que está errada, está. que benefício, cara pálida? não especificou na questão.
-
Não expecifcar o benefício torna a questão errada ...cespe , cespe!
-
Gente! Vamos pensar que (claro que na hora da prova pode roubar nosso tempo pensar demais "rsrs") essa questão está mais pra interpretação e coerência do que pra legislação.
Vejamos: a segunda parte da questão (fala sobre acidente de trabalho e doença profissional e do trabalho) complementa e interpreta com a primeira parte da questão, deixando de lado a restrição (no caso, as 10 contribuições pro Salário Maternidade). Tratando do caso de benefício de auxílio doença e aposentadoria por invalidez.
A Cespe talvez pense em fazer questões dessas pra que ninguém feche as provas dela, mas no meu entender não precise disso, porque fechar uma prova da cespe, mesmo que seja questões bem estruturadas e elaboradas sem pegadinhas seria uma exceção, um milagre de Deus.
-
Acertei, mas para fazer uma prova dessas a CESPE espera candidatos despreparados, se o cara raciocinar demais ele acaba errando pois o salário-maternidade exige no mínimo 10 contribuições.
-
O candidato até pode acertar por "automatismo", mas a questão está mal formulada. Caberia anulação.
-
gente, tá tosco isso aí, como não foi anulada? Se aparecer uma dessas, eu deixo em branco, certamente! Aposentadorias são 180 contribuições, salário-maternidade são 10 (para alguns contribuintes) e existem vários benefícios que não requerem carência alguma! É muita falta de respeito com o candidato que passa horas, horas e mais horas estudando! Esse pessoal da CESPE não pode ter feito nenhum concurso na vida, se não, não seriam tão cruéis e ridículos. pronto desabafei...
-
Essa é para aqueles que dizem :
Cespe é cespe .
TOMA !
-
#DESABAFO
Esse é o tipo de questão que aqueles que não sabem de nada chutam e correm o risco de acertar. Porém aqueles que realmente estudaram jamais acertarão.
Deveria haver um órgão, uma instância superior na qual pudessemos questionar a "Verdade Absoluta" de algumas bancas com relação ao gabarito de certas questões, especialmente, a CESPE. Se houvesse algo do tipo, eles não se atreveriam a colocar questoes como essa.
Não somos obrigados a advinhar o que o examinador quer que marquemos. Somos obrigados a responder a questão a luz da LEI ou, no MÁXIMO, da jusrisprudência, de acordo com o que estudamos.
-
O CESPE erro feio, errou rude!
-
Oxe!!! Nem fala qual é o benefício e considera a questão correta? Ah vá!
Não citar o benefício generaliza... tipo: todos os benefícios dependem de carência 12. É cada uma!
-
Só pode ser quadrupede o examinador que fez essa questão. Como eu gostaria de ver a resposta para a chuva de recurso que essa questão deve ter dado.
-
A vá que ta certa esta questão!!!!
>.< cespe cespe
-
será que eu to endoidando meu Deus do ceu ?
-
IMPOSSÍVEL UMA QUESTÃO DESSA NÃO SER ANULADA.
-
O cespe heim!!!! Assim não da neh acredito EU que uma situação problema dentro de uma APS o tecnico ou analista, consulta ao menos a qualidade de segurado do individuo....
-
ASSIM N DÁ...
-
PASSÍVEL DE ANULAÇÃO!!! ASSIM FICA DIFÍCIL...
-
Achei que o mínimo de contribuições fossem 10 e não 12.
-
Não especificou qual benefício, margem para erro, questão estúpida
-
Pra você que si irritou com essa questao escrota, vou deixar aqui algo produtivo para nao achar que perdeu seu tempo:
Receita de Gelo
Ingredientes - Utensílios:
1 L de água (Filtrada de preferência)
1 Forma de gelo
Modo de preparo:
Coloque a água na forma de gelo até completar todos os bloquinhos
Leve ao congelador por cerca de 30 minutos
Rende 12 porções, dependendo do tamanho de sua forma.
Bons estudos
-
SE EU OLHO UMA QUESTÃO DESSA NA PROVA DO INSS, SOU CAPAZ DE RASGAR A PROVA!! PUTA DE UMA SACANAGEM!!!
-
questão ERRADA.Não é todo beneficio que exige Carência.Essas questões da CESPE é uma P>>>>>>>>
-
Bem, acho que a esposa do examinador que elaborou esta questão dorme de calça jeans sem zíper.
Este comentário não vai ajudar em nada aos senhores, mas precisei desabafar.
-
Questão ERRADA
-
Nem vou ler isso tudo de comentário. RECURSO E PRONTO. Mas, erros: Mínimo exigido para carência é de 10 c/m; no caso de doença elencada em lista pode ser afastada a carência;
-
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O melhor que pude tirar dessa questão até agora foi a receita de gelo do colega abaixo.
-
Respondi com tanta convicção, que escorreguei feito. Esse CESPE é sacana mesmo. Revoltado aqui!!!
-
NAU ADIANTA CHORA A PERGUNTA DEIXA CLARO QUE SE REFERE AO AUXILIO DOENÇA, SO LAMENTO MAIS E INTERPRETACAO!
-
Sempre tento entender a banca e o ponto de vista dela, por mais ridículo que seja...mas, em algumas questões não tem como.
"Julgue o item que se segue, que tratam de legislação previdenciária.
Para ter direito a benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). Esse prazo não é exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho."
Para o pessoal que está falando que é "interpretação de texto", vamos analisar:
Aprendemos em português que, se a palavra (benefício) não possui artigo, então ela é INDETERMINADA.
Todos concordam que o "a" é uma preposição? exigida pela palavra "direito"?
Então, o "benefício" SÓ PODE SER INDETERMINADO, pois não possui artigo "o" que o determinaria!
OU SEJA, A QUESTÃO ESTA FALANDO DE QUALQUER BENEFÍCIO DO RGPS!
Agora, pergunto a vocês que tentaram justificar essa questão, se o benefício a que o examinador se refere é indeterminado, como diabos podemos inferir, achar, adivinhar que o benefício é auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez?
Eu sempre tento, tento muito entender o porquê de um gabarito ser correto ou incorreto. Porém, nesse caso não vejo justificativa cabível.
Como todos sabemos, existem vários benefícios que não possuem carência no RGPS!
ps.: Se você acertou essa questão, desconfie!
-
Cannabis, eu te amo!
Cespe
-
E o salário maternidade ? o0
-
COM A DEVIDA VENIA...
QUEM NAO ENTROU NO ESPÍRITO DA CESPE AINDA DA TEMPO... É 70% DA PROVA.... TEM QUE ENTENDER O QUE O EXAMINADOR QUER...
DEIXEM O BLABLABLA PARA OS RECURSOS, MAS NA HORA MARQUE O GABARITO COM A LÓGICA
É ÓBVIO, PARA QUEM ESTUDOU, QUE A QUESTAO FALAVA DE AUXÍLIO ACIDENTE...
-
Com todo o respeito ao vosso entendimento, meu caro companheiro Carlos Nunes, esta questão se trata de uma prova OBJETIVA e não DISCURSIVA. Senda assim a interpretação da questão deve ser LITERAL e não "SISTEMÁTICA", ou seja, deve ser levado em consideração oque o avaliador DISSE e não oque ele "QUIS" dizer. Como você mesmo citou, a questão é do tipo "CEBRASPE", ou seja, é do tipo CERTO ou ERRADO. Mas onde é que eu quero chegar? Bem, a partir do momento em que o avaliador diz "JULGUE O ITEM" ele se refere a TODO o conteúdo do enunciado, desta forma, "QUALQUER ERRO" que houver no enunciado torna o item ERRADO. Inclusive colocações ou erros GRA-MA-TI-CAIS. Sim!! E daí?? Desta forma, quando o enunciado diz "Para ter direito "A" benefício, o trabalhador..." ele se refere a TODO E QUALQUER BENEFÍCIO PREVIDENCIÁRIO. Desta forma, para que o item estivesse CORRETO, o enunciado deveria ter sido escrito da seguinte forma: "Para ter direito AO benefício, o trabalhador... ai sim o avaliador estaria se referindo ao AUXÍLIO-ACIDENTE. Não é, meu caro companheiro, uma questão de mi mi mi dos estudantes, mas sim de uma questão que nem se quer está MAL ELABORADA, mas sim ERRADA. Sendo assim, um abraço para todos que disseram que a questão estava ERRADA!!!
-
ABSURDAMENTE ERRADA!
Sem conversa...
Bora pra próxima..
-
galera, com todo o respeito a opnião de vocês, mas na boa, vamos parar de se lamentar e por a cabeça para pensar,raciocinar e interpretar a questão. Na hora da prova não adianta ficar se lamentado e querendo esmurrar quem elaborou as questões, pois esse concurso do inss com poucas vagas e mais de um milhão de inscritos, a banca vai tentar nos eliminar de todas as formas possíveis.
Questão:
Para ter direito a benefício(QUAL BENEFÍCIO???), o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). Esse prazo não é exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho.
Agora, quais benefícios exigem na regra geral carência de 12 contribuições mensais, salvo por acidente de qualquer natureza ou de doenças profissionais ou do trabalho??????? Aposentadoria por invalidez e auxílio Doença) > Questão certa, pois deu-se a enteder que a questão faz referência a esses dois benefícios. A questão é de 2010 e não foi anulada.
pensei dessa seguinte maneira, creio eu estar certo. Apesar de achar muita sacanagem essa questão.
-
Mais uma questãozinha do inferno do Cespe. O Manoel Coelho tem razão...não adianta chorar. O Cespe tem de arranjar uma maneira para eliminar milhares de uma só vez (já que acho que vão ser milhares concorrendo a cada vaga), mas bem que eles podiam ter um pouquinho de ética, né ??
É mais um enunciado "meio errado", incompleto, mas que não está de todo errado.... e torça para que você, e alguns poucos outros, acertem a direção do que quer dizer o examinador.
E quase um novo récorde:...... 257 comentários.
-
A questão mais piadética que eu fiz até hoje!
" Para ter direito a benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). "
HÃN? QUAAAAAAL BENEFÍCIO????????? Se a pessoa é Facultativa e quer salário maternidade? São 12 também? Se não cita o benefício então está generalizando.
Sacanagem essa questão.
-
Mas não especificou qual beneficio! E se for Salário-Maternidade, é no minimo 12 meses? Ah Cespe! "/
-
Por que alguns professores fazem manobras para justificar o gabarito das bancas, mesmo que absurdos?
-
Normalmente nestas questões, ela não quer saber se falta, somente se o trecho contém erro !!!
-
O pior eh o Bruno Valente defendendo esse gabarito.....
Como assim.....????? Forcou a barra..... e o salario maternidade da empregada, e o salario famlia, e a pensao por morte nao acidentaria e o auxilio reclusao???? Todos nao independem de carencia???
-
Já estou indignada com essa banca faz tempo, a Cespe considerar isso como certo, está birncando com a gente que passa tempo estudando para passar em um concurso...
-
Questão incompleta para Cespe não é errado , se falasse todos os benefícios .... ai sim.. estária errado ....é duído, porém não temos o que fazer....
-
O EXAMINADOR PEGOU UM TEXO FORA CO CONTEXTO, FALA SÉRIO!!!!
-
Fala sério... a questão está incompleta, não tem como adivinhar à qual Benefício a questão se refere, o pior o professor quer justificar o injustificável !!!
-
o gabarito esta ERRADO. se vc errou, sorria, você SABE A MATÉRIA.
-
"DEUS É MAAAAAAIS"
-
Questão horrível! Na segunda parte, ok. Mas quando a questão diz que "Para ter direito a benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência)", aqui ela já morreu. Primeiro que não especifica benefício. Segundo porque se formos falar em tempo de carência mínimo, teríamos que falar em 10 meses, que é a carência para o salário maternidade. E os demais que nem carência tem!
Que triste! Estudar tanto e nos depararmos com questões assim...
-
Parábens pra vc que errou essa questão.
Vc está no caminho certo!
Vc que acertou, fique atento, pois na verdade existem benefícios que dispensam carência, além do salário maternidade para algumas categorias de segurados que a carêcia é menor que 12 contribuições.
O problema é que o Examinador não sabe desses detalhes da lei.
-
GOSTARIA DE VER O HOGO GÓES COMENTANDO UMA QUESTÃO DESSAS!! KK QUESTÃO MAIS QUE ERRADA!!! SE TENHO ATÉ MEDO DE QUEM SEJA O EXAMINADOR DA CESPE!! ESPERO QUE SEJA OUTRO, VISTO QUE ESSA QUESTÃO É DE 2010
-
O PROFESSOR DO SITE ALIZOU A BANCA!! SE FOSSE O ARENILDO, DE PORTUGUÊS, DIRIA: PODRE, PRODRE, PODRE!!! RS
-
Acredito que quem olhou para a quantidade de comentários antes (sem verificá-los, lógico) deduziu : "Tem mutreta nessa questão. Vou marcar o contrário do que é correto." e...ACERTOU.
Não há justificativa!!! A questão generalizou que os benefícios requerem carência de 12 meses.
-
Serio que o professor disse que a banca SÓ ESQUECEU DE FALAR QUAL BENEFÍCIO TAVA FALANDO?????? SÓ ISSO NÉ ? Besteira! HAHAHAAHAHAAHAHAHAHAAHAHAH o que é isso pelo amor de Deus!
-
Deve ter cortado mais informações neste enunciado. Coisa de doido.
-
Essa questão é de 2010, tomara que de lá pra cá a cespe tenha melhorado. Coisa ilógica! até poderia cogitar essa questão certa se no lugar do A estivesse AO. Será que na época ninguém entrou com recurso contra esse absurdo?!
-
Por se tratar de acidente de qualquer natureza só pode ser referente à auxílio doença ou aposentadoria por invalidez, até porque somente esses dois benefícios exigem carencia de 12 meses então infere-se que sejam esses os benefícios sitados.
-
Vai entender....
Alguns de nós eram da Industria Canavieira!!!
-
Nem todo benefício tem carência e ,nem todo que tem carência, esta seria de 12 meses (ex.: salário-maternidde: 10 meses). Mas a questão parece não querer detalhes sobre isso, apenas que apreciássemos a 2ª parte. Mesmo assim, não está bem redigida, poderia ter colocado um "normalmente" antes do mínimo de 12 contribuições. É aquela coisa: quando o candidato observa os detalhes e marca errado, num caso desse, é porque pensou demais. Mas se marcasse certo e o gabarito fosse "errado", é porque pensou de menos. Éo tipo de questão ditatorial, em que a banca pode fazer o que quiser com o candidato. E pronto. Simples assim!
-
Típica questão que apresenta dois gabaritos. E isso serve para controlar o nível de aprovados. É triste!
Que Deus nos abençoe amanhã!
-
vou rir pra nao chorar!
-
Esses professores que não tem personalidade pra falar que a banca está errada...
A questão está completamente errada.
E o salário-família, e a pensão por morte???
Segundo o professor do qconcursos o enunciado está só um pouco pobre!!!! Vai tnc neh!!!!
Professor tem que ter peito pra falar quando a questão está errada!
Esse não tem!
-
Everton D fez um excelente diagnóstico contextualizando o perfil do cargo, o peso da matéria, a especialidade do examinador (um não-previdenciarista), etc.
Bom, para corroborar a tese e a conclusão do nosso colega trago a prova cabal de onde o nosso estimado examinador se inspirou para elaboração da questão (refinada técnica de copiar e colar, rsrs):
17. O que é auxílio-doença?
É o benefício concedido ao segurado impedido de trabalhar por doença ou acidente por mais de 15 dias consecutivos. No caso dos trabalhadores com carteira assinada, os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador, exceto o doméstico, e a Previdência Social paga a partir do 16º dia de afastamento do trabalho. Para os demais segurados inclusive o doméstico, a Previdência paga o auxílio desde o início da incapacidade e enquanto a mesma perdurar. Em ambos os casos, deverá ter ocorrido o requerimento do benefício. Para concessão de auxílio-doença é necessária a comprovação da incapacidade em exame realizado pela perícia médica da Previdência Social. Para ter direito ao benefício, o trabalhador tem de contribuir para a Previdência Social por, no mínimo, 12 meses (carência). Esse prazo não será exigido em caso de acidente de qualquer natureza (por acidente de trabalho ou fora do trabalho) ou de doença profissional ou do trabalho.Mais informações sobre .
Fonte: www.previdencia.gov.br/perguntas-frequentes/regime-geral-rgps