SóProvas



Prova CESPE - 2010 - MS - Nutricionista


ID
193285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando que os microrganismos enterotoxigênicos são
capazes de produzir uma toxina termoestável ou termolábil que
é a causa principal da diarreia infantil em muitos países, julgue os
itens a seguir, referentes a toxinfecções alimentares, higiene e
tecnologia de alimentos.

A Salmonella typhi, transmitida na maioria das vezes por meio de comida contaminada por portadores dessa bactéria durante o processo de preparação e manipulação dos alimentos, constitui microrganismo patógeno emergente que pode causar quadro clínico de infecção microbiana não invasiva no intestino.

Alternativas
Comentários
  • " A transmissao da enfermidade se da pela ingestao de

    agua ou de alimentos contaminados com fezes humanas

    ou, menos frequentemente, com urina contendo a bacteria;

    mais raramente pode ser transmitida pelo contato direto

    (mao/boca) com fezes, urina, secrecao respiratoria, vomito

    ou pus proveniente de individuo infectado. A doenca se

    caracteriza clinicamente por febre, cefaleia, diarreia e/ou

    constipacao, dor abdominal, podendo causar ainda danos

    respiratorios, hepaticos, esplenicos e neurologicos. A emergencia

    da resistencia bacteriana aos antibioticos disponiveis

    pode ainda ser um fator agravante dessa salmonelose, ja

    que o tratamento de individuos com febre tifoide consiste

    basicamente em antibioticos e reidratacao.

    O acido gastrico constitui a primeira barreira natural

    contra Salmonella. Aquela que consegue transpor essa barreira

    chega ao intestino delgado e, apos invadir a parede do

    orgao, alcanca a circulacao sanguinea. Dai a bacteria pode

    atingir qualquer orgao. Porem atinge preferencialmente

    orgaos do sistema fagocitico monocitario, como figado,

    baco, medula ossea e vesicula biliar.

    A forma mais efetiva de impedir a instalacao e a disseminacao

    da doenca em uma localidade e implantando

    saneamento basico e fornecendo agua potavel para toda

    a populacao, alem de campanhas educativas salientando a

    importancia da higiene domiciliar e pessoal. Cabe ainda ressaltar

    que o diagnostico precoce e o tratamento adequado

    ajudam a diminuir o aparecimento de novos casos."


    BASTOS, Flávia Corrêa et al. Variabilidade genética de amostras de Salmonella Typhi isoladas de surto e de casos esporádicos ocorridos em Belém, Brasil. J Bras Patol Med Lab •v. 44 •n. 4 •p. 271-276 •agosto 2008.

     


ID
193288
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando que os microrganismos enterotoxigênicos são
capazes de produzir uma toxina termoestável ou termolábil que
é a causa principal da diarreia infantil em muitos países, julgue os
itens a seguir, referentes a toxinfecções alimentares, higiene e
tecnologia de alimentos.

Enquanto a Escherichia coli enterotoxigênica (ETEC), um dos tipos de E. coli patogênica transmitida por alimentos, localiza-se especificamente no intestino delgado, a E. coli enteropatogênica (EPEC) habita a totalidade do intestino.

Alternativas
Comentários
  • Basicamente, existem quatro formas de E. coli que causam doenças gastrointestinais: enteropatogénica, enterotoxigénica, enterohemorrágica e enteroinvasiva. 

    ● E.coli enterotoxigénica: é capaz de se fixar à mucosa do intestino e produzir toxinas, que resulta em uma diarreia aquosa, chamada de diarreia do viajante. Febre baixa, cólicas abdominais, náuseas e fadiga são outros sintomas, que podem durar de três a dezenove dias. 

    ● E. coli enteroinvasiva: quando células dessa estirpe são fagocitadas por um enterócito (célula da mucosa do intestino), elas se multiplicam e invadem outros enterócitos, levando a morte das células. Os sintomas apresentados são: arrepios, febre, fezes com sangue e dores abdominais e de cabeça. O quadro sintomático pode iniciar de 8 a 24 horas após o consumo de alimento contaminado e pode durar alguns dias ou até semanas. 

    ● E. coli enteropatogénica: está associada à diarreia de recémnascidos. Esta bactéria causa lesões nas microvilosidades intestinais, levando à uma diarreia aquosa e dificulta a absorção de nutrientes. Outros sintomas são febre, arrepio, dores abdominais, vômito e náuseas. 

    ● E. coli enterohemorrágica: a toxina verotoxina produzida por essas estirpes causa a morte de células do intestino grosso, produzindo diarreias sanguinolentas. O período de incubação é de 3 a 9 dias e apresenta outros sintomas, como vômito e cólicas. Cerca de 5 a 10% dos indivíduos afetados por essas estirpes desenvolvem o Síndrome Hemolítico-Urémico e a Púrpura Trombocitopénica Trombótica, doenças que causam insuficiência renal aguda e fenômenos de trombose, respectivamente.  

    Texto preparado por Marco Aurélio F. M. de Oliveira, estudante de Ciências Biológicas, do Instituto de Biociências, UNESP, SP, Brasil. Texto Consultado Alves, A. R. F. Doenças alimentares de origem bacteriana. 87f. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas). Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade Fernando Pessoa, Porto, 2012.

  • EPEC ("Enteropathogenic E.coli" ; E.coli Enteropatogênica): causam diarreias não sanguinolentas epidêmicas em crianças, especialmente em países pobres. Têm um fator de adesão aos enterócitos, não produzem nenhuma enterotoxina, mas que causam a lesão histopatológica , resultando em destruição dos vilos do intestino delgado, com má absorção dos nutrientes e consequente diarreia osmótica. Há também febre, náuseas e vômitos. A EPEC foi a primeira categoria de E. Coli diarreiogênica identificada. Os primeiros estudos epidemiológicos relacionando EPEC com diarreia humana foram publicados na Alemanha nas décadas de 1920 e 1930.

    ETEC ("Enterotoxic E.coli" ; E.coli Enterotoxinogênica): são a causa mais comum de diarreia do turista, sendo ingeridas em grandes números em comida mal cozida ou água contaminada com detritos fecais. Resolve com imunidade durante vários meses, logo o turista normalmente só é apanhado uma vez. Infectam principalmente o intestino delgado. Sintomas adicionais são dores violentas abdominais, vômitos, náuseas e febre baixa. Produzem enterotoxinas semelhantes à toxina da cólera, com atividade de adenilato ciclase. O aumento do GMPc (um mediador) dentro do enterócito causa aumento da secreção de electrólitos como cloro e sódio para o lúmen intestinal, seguidos de água por osmose. O resultado é diarreia profusa aquosa, tipo água de arroz, sem sangue. A bactéria tem fímbrias que lhe permite aderir fortemente ao epitélio e não ser completamente arrastada pela diarreia volumosa. A doença é perigosa para crianças pequenas devido à desidratação. Deve lhes ser administrada bastante água (mais é melhor que menos) com um pouco de sal e açúcar.


ID
193291
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando que os microrganismos enterotoxigênicos são
capazes de produzir uma toxina termoestável ou termolábil que
é a causa principal da diarreia infantil em muitos países, julgue os
itens a seguir, referentes a toxinfecções alimentares, higiene e
tecnologia de alimentos.

Caso os ovos utilizados para o preparo de saladas sejam aquecidos a uma temperatura de 55 ºC por 5 minutos, esse aquecimento será suficiente para a eliminação total dos microrganismos da Salmonella, evitando-se, assim, a infecção alimentar nos indivíduos consumidores.

Alternativas
Comentários
  • O valor D da salmonela é: 1 minuto a 66ºC

  • Existem diversas subespécies de Salmonella, presentes em várias espécies animais, algumas das quais podem causar gastroenterites em humanos. Para evitar a contaminação do ovo por bactérias do gênero Salmonella são necessários alguns cuidados nas etapas de compra, refrigeração, cocção e manipulação do produto alimentar. 

    No momento da compra de ovos, o consumidor deve escolher os que possuem casca limpa e sem rachaduras. A cor da casca não interfere na qualidade sanitária do produto. Além disso, o ovo deve estar refrigerado no ponto de venda. É conveniente não reaproveitar as embalagens de ovos para evitar contaminação de outros alimentos no caso de ovos com Salmonella

    O FDA (Food And Drug Administration) norte-americano recomenda a imediata refrigeração dos ovos no domicílio, em sua embalagem original, a 4 a 5° C (um refrigerador doméstico comum mantém 4° C de temperatura ou menos). Desta forma, o alimento deve ficar na parte mais fria da geladeira (prateleiras) e não na porta. 

    As preparações com ovos são seguras se alcançarem 72° C, temperatura na qual o microrganismo não sobrevive. Indivíduos saudáveis podem ingerir ovos respeitando os seguintes tempos de cocção: 

    ovos pochê: 5 minutos em água fervente 
    ovos fritos: 3 minutos de cada lado ou 4 minutos em panela tampada
    ovos cozidos: 7 minutos em água fervente
    ovos mexidos: devem ser cozidos até ficarem firmes 

    Os ovos crus podem ser usados num prazo de até cinco semanas da compra. Duram até uma semana depois de cozidos (com ou sem a casca). Se retiradas da casca, a gema ou a clara podem durar quatro dias na geladeira. No congelador, o ovo sem a casca, a clara ou a gema isoladas podem ficar até um ano. 

    Deve-se lavar as mãos, utensílios, equipamentos e área de trabalho com água quente (ou vapor), sabão e enxágüe antes e depois da manipulação com o ovo ou com alimentos ricos em ovos. 
    Bibliografia (s)

    Rodrigues KRM, Sala E. Atitudes de granjeiros, atacadistas, varejistas e consumidores em relação à qualidade sanitária do ovo de galinha in natura. Rev Nutr. 2001;14(3):185-93. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732001000300004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acessado em 27/07/04.

    Food And Drug Administration. Disponível em: . Acesso em 27/07/04.

    Figueiredo RM. DVA: guia prático para evitar DVA – Doenças veiculadas por Alimentos e recomendações para manipulação segura dos alimentos. São Paulo: Manole; 2000. p. 100-5.

  • O valor D da salmonela é: 1 minuto a 66ºC


ID
193294
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação ao controle sanitário na área de alimentos, à
melhoria da qualidade dos alimentos e à análise de perigos e
pontos críticos de controle (APPCC) e considerando que a
proliferação de microrganismos, na manipulação de alimentos,
deve ser evitada e combatida utilizando-se substâncias
antimicrobianas para eliminá-los sem oferecer riscos à saúde do
manipulador, julgue os itens que se seguem.

A temperatura do alimento é um dos pontos críticos em alimentos transportados. Por isso, antes da montagem dos alimentos quentes, estes devem estar em temperatura máxima ao redor de 85 ºC e, no transporte, devem permanecer acima de 65 ºC, com monitoração na saída da produção e na chegada ao local de distribuição.

Alternativas
Comentários
  • No preparo de alimentos por meio de cocção, devesegarantir que todas as partes do alimento atinjam a temperatura de,no mínimo, 70ºC (setenta graus Celsius).

    CERTA?

  • Art. 39. Os alimentos preparados, após a cocção, devem sermantidos à temperatura superior a 60ºC (sessenta graus Celsius) por,no máximo, 6 (seis) horas e, quando resfriados, mantidos à temperaturainferior a 5ºC (cinco graus Celsius) por no máximo 5 (cinco)dias.


ID
193297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação ao controle sanitário na área de alimentos, à
melhoria da qualidade dos alimentos e à análise de perigos e
pontos críticos de controle (APPCC) e considerando que a
proliferação de microrganismos, na manipulação de alimentos,
deve ser evitada e combatida utilizando-se substâncias
antimicrobianas para eliminá-los sem oferecer riscos à saúde do
manipulador, julgue os itens que se seguem.

Com relação à APPCC, é correto classificar os pontos críticos de controle (PCC) em dois tipos: PCC-1, que envolve operações nas quais o perigo pode ser eliminado ou prevenido de forma a garantir a segurança do processo; e PCC-2, relativo a operações cujos perigos podem ser minimizados, mas não eliminados ou prevenidos.

Alternativas

ID
193300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação ao controle sanitário na área de alimentos, à
melhoria da qualidade dos alimentos e à análise de perigos e
pontos críticos de controle (APPCC) e considerando que a
proliferação de microrganismos, na manipulação de alimentos,
deve ser evitada e combatida utilizando-se substâncias
antimicrobianas para eliminá-los sem oferecer riscos à saúde do
manipulador, julgue os itens que se seguem.

O sistema APPCC prevê a avaliação do ambiente de trabalho e das pessoas envolvidas nos processos produtivos, analisando basicamente os procedimentos de higiene no âmbito do estabelecimento e todos os cuidados de natureza sanitária adjacentes e determinantes para a integridade dos alimentos, enquanto as boas práticas de fabricação avaliam e monitoram todas as etapas da cadeia alimentar.

Alternativas
Comentários
  • O objetivo principal é a prevenção de problemas de segurança alimentar projetando e construindo segurança no alimento desde sua fabricação até a preparação e uso. Em sua forma mais simples, um estudo de APPCC consiste nos seguintes elementos: análise de perigos (inclusive taxa de risco), identificação de Pontos Críticos de Controle (pelo uso de árvores de decisão), estabelecimento de procedimentos de monitoração, descrição de ações corretivas, elaboração de documentação e procedimentos de verificação. 


  • As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos alimentícios com os regulamentos técnicos. A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e específico voltado às indústrias que processam determinadas categorias de alimento. O HACCP ou APPCC – Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle é um sistema que identifica, avalia e controla perigos que são significativos para a segurança de alimentos (LOPES, 2005). O Sistema APPCC tem como pré-requisitos as Boas Práticas de Fabricação e a Resolução RDC n. 275, de 21 de outubro de 2002 sobre Procedimentos Padrões de Higiene Operacional (PPHO). Esses pré-requisitos identificam os perigos potenciais à segurança do alimento desde a obtenção das matérias-primas até o consumo, estabelecendo em determinadas etapas (Pontos Críticos de Controle), medidas de controle e monitorização que garantam, ao final do processo, a obtenção de um alimento seguro e com qualidade. s. 

  • Errado. A afirmativa é falsa porque diz que o APPCC ou HACCP não abrange todas as etapas do processo produtivo, o que é errado. Tanto o APPCC quanto o BPF abrangem todas as etapas do processo produtivo.


ID
193303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Guia Alimentar Para a População Brasileira -
MS/CGPAN - apresenta diretrizes acerca dos hábitos
alimentares saudáveis, que estão inseridas nas preocupações que
têm inspirado as ações do governo, tanto na necessária política de
segurança alimentar e nutricional como na promoção da
prevenção de agravos à saúde que advenham de uma alimentação
insuficiente.

Guia alimentar para a população brasileira.
Ministério da Saúde, 2006 (com adaptações).

Acerca do tema do texto acima, julgue os próximos itens.

Uma alimentação saudável deve contemplar os seguintes atributos básicos: ser adequada, ter harmonia, ser em quantidade e qualidade suficientes.

Alternativas
Comentários
  • Leis da Alimentação, da quantidade, qualidade, harmonia e adequação.
  • Leis da Nutrição: Lei da Quantidade, Lei da Qualidade, Lei da Harmonia e Lei da Adequação.


ID
193306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Guia Alimentar Para a População Brasileira -
MS/CGPAN - apresenta diretrizes acerca dos hábitos
alimentares saudáveis, que estão inseridas nas preocupações que
têm inspirado as ações do governo, tanto na necessária política de
segurança alimentar e nutricional como na promoção da
prevenção de agravos à saúde que advenham de uma alimentação
insuficiente.

Guia alimentar para a população brasileira.
Ministério da Saúde, 2006 (com adaptações).

Acerca do tema do texto acima, julgue os próximos itens.

As diretrizes propostas no guia referido no texto servem de orientação e contribuição para a adoção de uma alimentação saudável em todas as fases do curso da vida, exceto para crianças com menos de dois anos de idade, que têm as orientações consolidadas em guia alimentar específico próprio para essa faixa etária.

Alternativas

ID
193309
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Guia Alimentar Para a População Brasileira -
MS/CGPAN - apresenta diretrizes acerca dos hábitos
alimentares saudáveis, que estão inseridas nas preocupações que
têm inspirado as ações do governo, tanto na necessária política de
segurança alimentar e nutricional como na promoção da
prevenção de agravos à saúde que advenham de uma alimentação
insuficiente.

Guia alimentar para a população brasileira.
Ministério da Saúde, 2006 (com adaptações).

Acerca do tema do texto acima, julgue os próximos itens.

Todas as ações de alimentação e nutrição estão sob a responsabilidade e gestão do Ministério de Desenvolvimento e Combate à Fome e originaram-se do princípio de que o acesso à alimentação adequada, suficiente e segura é um direito humano inalienável.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro seja : Todas as ações

  • Todas as ações é um erro.

    Inalienável - não pode ser vendido ou cedido.


ID
193312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação aos conceitos recentes de ingestão dietética de
referência, ou DRIs (dietary reference intakes), julgue os itens
seguintes.

O limite superior tolerável de maior ingestão (UL) é o maior nível de ingestão continuada de um nutriente que, com uma dada probabilidade, não coloca em risco a saúde da maior parte dos indivíduos. Dessa forma, é suficiente utilizar o UL para a descrição de risco humano.

Alternativas
Comentários
  • Tolerable Upper Intake Level (UL) O UL é o mais alto nível de ingestão habitual do nutriente que provavelmente não coloca em risco de efeitos adversos quase todos os indivíduos em um determinado estágio de vida e gênero. À medida que a ingestão aumenta acima do UL, aumenta o risco potencial de efeitos prejudiciais à saúde. É um nível de ingestão com alta probabilidade de ser tolerado biologicamente, mas não um nível recomendado de ingestão. Na utilização do UL para averiguar a suspeita de ingestão excessiva do nutriente, os profissionais devem levar em conta vários parâmetros, tais como: fonte do nutriente, estado fisiológico do indivíduo e período de tempo de ingestão habitual elevada do nutriente.

    OU SEJA, o UL não  descreve risco humano de ingestão por isso não é suficiente para avaliar este risco.

    MARCHIONI, Dirce Maria Lobo; SLATER, Betzabeth; FISBERG, Regina Mara. Aplicação das Dietary Reference Intakes na avaliação da ingestão de nutrientes para indivíduos.Rev. Nutr.,  Campinas,  v. 17,  n. 2, June  2004 .
  • Não é suficiente.


ID
193315
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação aos conceitos recentes de ingestão dietética de
referência, ou DRIs (dietary reference intakes), julgue os itens
seguintes.

A prevalência de inadequação de um grupo de indivíduos pode ser estimada comparando-se a distribuição da ingestão habitual e a de necessidades. Para essa finalidade, é apropriado utilizar a EAR.

Alternativas
Comentários
  • 6.1 Aplicação das DRIS para indivíduos:

    EAR: Examina possibilidade de inadequação

    RDA: Ingestão usual acima desse nível tem baixa probabilidade de inadequação

    AI: Ingestão usual igual ou acima desse valor tem baixa probabilidade de inadequação

    UL: Ingestão usual acima desse nível coloca o individuo em risco de efeito adverso a saúde.

     

  • EAR para grupos

  • Avaliação: EAR e UL

    Meta de ingestão: RDA e AI


ID
193318
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Julgue os itens de 12 a 15, relativos à nutrição nos ciclos de vida
e à biodisponibilidade de nutrientes.

Nos idosos, a hipocloridria afeta a absorção de cálcio e de ferro não heme. O ácido clorídrico mantém tanto o ferro férrico quanto o cálcio solúveis, por meio dos seus efeitos acidificantes, a fim de serem absorvidos no trato intestinal. Quando a produção de ácido clorídrico é baixa, a absorção desses nutrientes é aumentada em razão de sua solubilidade em pH acima de 5,0.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Podrabsky (1995) e Nogués (1995), a hipocloridria afeta bastante a absorção de cálcio e de ferro não-heme. O ácido clorídrico mantém tanto o ferro férrico quanto o cálcio solúveis por meio dos seus efeitos acidificantes para serem absorvidos no trato intestinal. Nos casos em que há baixa produção de ácido clorídrico, a absorção desses nutrientes é diminuída em razão de sua insolubilidade em pH acima de 5,0. Apesar de o ácido ascórbico aumentar a solubilidade e a absorção do ferro ferroso em pH neutro ou levemente alcalino, a quelação entre estes só ocorrerá num meio ácido. Com relação ao cálcio, as evidências recentes mostram que apenas a ingestão isolada deste apresenta limitada biodisponibilidade na falta da acidez gástrica (Russell, 1992).

    Fonte: CAMPOS, Maria Teresa Fialho de Sousa; MONTEIRO, Josefina Bressan Resende and ORNELAS, Ana Paula Rodrigues de Castro. Factors that affect the aged people food intake e a nutrição do idoso. Rev. Nutr.[online]. 2000, vol.13, n.3, pp. 157-165. ISSN 1415-5273. 

ID
193321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Julgue os itens de 12 a 15, relativos à nutrição nos ciclos de vida
e à biodisponibilidade de nutrientes.

Várias mudanças fisiológicas interferem no estado nutricional do idoso, tais como a diminuição do metabolismo basal, a redistribuição da massa corporal, as alterações no funcionamento digestivo, as alterações na percepção sensorial e a diminuição da sensibilidade à sede. Todos esses fatores interferem diretamente no consumo alimentar dessa população específica.

Alternativas
Comentários
  • "As mudanças fisiológicas que interferem no estado

    nutricional são: diminuição do metabolismo basal,

    redistribuição da massa corporal, alterações no

    funcionamento digestivo, alterações na percepção sensorial

    e diminuição da sensibilidade à sede . Com exceção das

    duas primeiras, todas as outras podem interferir,

    diretamente, no consumo alimentar (Quintero-Molina,

    1993; Nogués, 1995)."


    CAMPOS, Maria Teresa Fialho de Sousa et al. Fatores que afetam o consumo alimentar e a nutrição do idoso. Rev. Nutr., Campinas, 13(3): 157-165, set.,/dez., 2000







     

  • Ainda acho que a diminuição do metabolismo basal vai afetar diretamente o consumo alimentar do indivíduo. Se o metabolismo diminui, eventualmente ele ter menor necessidade de energia, vai sentir menos fome e vai comer menos.


ID
193324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Julgue os itens de 12 a 15, relativos à nutrição nos ciclos de vida
e à biodisponibilidade de nutrientes.

O ácido linoleico (n-6) e o ácido alfa-linolênico (n-3) são necessários para o desenvolvimento infantil e foram estabelecidos como ingestão adequada. Ambos possuem percentuais aceitáveis em relação ao total de energia, representando, respectivamente, 5% a 10% e 0,6% a 1,2%.

Alternativas

ID
193327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Julgue os itens de 12 a 15, relativos à nutrição nos ciclos de vida
e à biodisponibilidade de nutrientes.

A biodisponibilidade de ferro heme no organismo é baixa quando comparada com a do ferro não heme, mas é potencializada quando o ferro é consumido concomitantemente com alimentos ricos em ácidos inorgânicos, como a vitamina A e os carotenos.

Alternativas
Comentários
  • A biodisponibilidade de ferro heme no organismo é ALTA quando comparada com a do ferro não heme. A BIODISPONIBILIDADE DO FERRO NÃO HEME é potencializada quando o ferro é consumido concomitantemente com alimentos ricos em ácidos inorgânicos (ÁCIDO ASCÓRBICO - VITAMINA C), a vitamina A e os carotenos.

ID
193330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde mostra que
a obesidade aumentou no Brasil. Atualmente, 13% dos adultos
são obesos, sendo o índice maior entre as mulheres (13,6%) que
entre os homens (12,4%). Em 2006, quando foi apresentada a
primeira edição do estudo Vigilância de Fatores de Risco e
Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico
(VIGITEL), 11,4% dos brasileiros eram obesos. Em 2007, esse
índice subiu para 12,9%. Das 27 cidades pesquisadas, Porto
Alegre é a que apresenta maior frequência de excesso de peso em
adultos: quase metade da população adulta (49%) está acima do
peso. A capital gaúcha também lidera o ranque quando o assunto
é obesidade: 15,9%.

Ministério da Saúde, 7/4/2009 (com adaptações).

Acerca da epidemiologia nutricional e da vigilância alimentar e
nutricional, julgue os itens subsequentes.

O excesso de peso em adultos é diagnosticado a partir do índice de massa corporal (IMC), obtido pela razão entre o peso e o quadrado da altura, sendo obeso o indivíduo cujo IMC atinge ou supera os 25 kg/m2.

Alternativas
Comentários
  • É SOBREPESO

  • Para adultos IMC entre 25 - 29,9 é considerado pré-obeso.

    A partir do IMC 30 considera-se obeso, podendo ser classificado em obeso classe 1, 2 e 3.


ID
193333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde mostra que
a obesidade aumentou no Brasil. Atualmente, 13% dos adultos
são obesos, sendo o índice maior entre as mulheres (13,6%) que
entre os homens (12,4%). Em 2006, quando foi apresentada a
primeira edição do estudo Vigilância de Fatores de Risco e
Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico
(VIGITEL), 11,4% dos brasileiros eram obesos. Em 2007, esse
índice subiu para 12,9%. Das 27 cidades pesquisadas, Porto
Alegre é a que apresenta maior frequência de excesso de peso em
adultos: quase metade da população adulta (49%) está acima do
peso. A capital gaúcha também lidera o ranque quando o assunto
é obesidade: 15,9%.

Ministério da Saúde, 7/4/2009 (com adaptações).

Acerca da epidemiologia nutricional e da vigilância alimentar e
nutricional, julgue os itens subsequentes.

Entre os modelos epidemiológicos - ecológico e de campo -, destaca-se o modelo de campo para análise de políticas de saúde, o qual é composto por quatro elementos: biologia humana, estilo de vida, ambiente e organização do sistema de atenção à saúde.

Alternativas

ID
193336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde mostra que
a obesidade aumentou no Brasil. Atualmente, 13% dos adultos
são obesos, sendo o índice maior entre as mulheres (13,6%) que
entre os homens (12,4%). Em 2006, quando foi apresentada a
primeira edição do estudo Vigilância de Fatores de Risco e
Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico
(VIGITEL), 11,4% dos brasileiros eram obesos. Em 2007, esse
índice subiu para 12,9%. Das 27 cidades pesquisadas, Porto
Alegre é a que apresenta maior frequência de excesso de peso em
adultos: quase metade da população adulta (49%) está acima do
peso. A capital gaúcha também lidera o ranque quando o assunto
é obesidade: 15,9%.

Ministério da Saúde, 7/4/2009 (com adaptações).

Acerca da epidemiologia nutricional e da vigilância alimentar e
nutricional, julgue os itens subsequentes.

O IMC transforma-se com a idade e apresenta aumento de modo constante. Foram identificados três períodos críticos para o início da obesidade: o primeiro corresponde ao primeiro ano de vida; o segundo ocorre entre os cinco e os sete anos de idade e o terceiro período corresponde à adolescência.

Alternativas
Comentários
  • Fonte: Sobrepeso e Obesidade Infantil: Influência de Fatores Biológicos e Ambientais em Feira de Santana, BA. 

    (Arq. Bras. Endocrinol. Metab. 2003;47/2:144-150

     Oliveira et al. (2003) destacam que o IMC transforma-se com a idade e apresenta aumento de modo constante, sendo identificados três períodos críticos para o início da obesidade: o primeiro corresponde ao primeiro ano de vida; o segundo ocorre entre os 5 e 7 anos de idade e; o terceiro período é a adolescência.


ID
193339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde mostra que
a obesidade aumentou no Brasil. Atualmente, 13% dos adultos
são obesos, sendo o índice maior entre as mulheres (13,6%) que
entre os homens (12,4%). Em 2006, quando foi apresentada a
primeira edição do estudo Vigilância de Fatores de Risco e
Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico
(VIGITEL), 11,4% dos brasileiros eram obesos. Em 2007, esse
índice subiu para 12,9%. Das 27 cidades pesquisadas, Porto
Alegre é a que apresenta maior frequência de excesso de peso em
adultos: quase metade da população adulta (49%) está acima do
peso. A capital gaúcha também lidera o ranque quando o assunto
é obesidade: 15,9%.

Ministério da Saúde, 7/4/2009 (com adaptações).

Acerca da epidemiologia nutricional e da vigilância alimentar e
nutricional, julgue os itens subsequentes.

A desnutrição infantil é considerada um problema de saúde pública. Uma das estratégias utilizadas para auxiliar na diminuição desse problema é a chamada nutricional, que está vinculada às campanhas de imunização de poliomielite. Essa chamada consiste em uma estratégia eficaz de inquérito nutricional dentro do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional e permite a obtenção de informações sobre indicadores antropométricos e indicadores de consumo em crianças menores de cinco anos de idade.

Alternativas
Comentários
  • As Chamadas Nutricionais podem ser definidas como estratégias vinculadas às Campanhas de Imunização de Poliomielite (Programa Nacional de Imunizações – PNI/ SVS) com o objetivo primeiro de mobilização para fins de atitude de vigilância das secretarias municipais e estaduais de saúde para a importância do acompanhamento do crescimento de crianças, bem como de realizar o levantamento de informações sobre indicadores antropométricos e indicadores de consumo em crianças menores de 5 anos.

    Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Indicadores de Vigilância Alimentar e Nutricional : Brasil 2006 / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.



ID
193342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde mostra que
a obesidade aumentou no Brasil. Atualmente, 13% dos adultos
são obesos, sendo o índice maior entre as mulheres (13,6%) que
entre os homens (12,4%). Em 2006, quando foi apresentada a
primeira edição do estudo Vigilância de Fatores de Risco e
Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico
(VIGITEL), 11,4% dos brasileiros eram obesos. Em 2007, esse
índice subiu para 12,9%. Das 27 cidades pesquisadas, Porto
Alegre é a que apresenta maior frequência de excesso de peso em
adultos: quase metade da população adulta (49%) está acima do
peso. A capital gaúcha também lidera o ranque quando o assunto
é obesidade: 15,9%.

Ministério da Saúde, 7/4/2009 (com adaptações).

Acerca da epidemiologia nutricional e da vigilância alimentar e
nutricional, julgue os itens subsequentes.

As ações da área de promoção da alimentação saudável visam resgatar hábitos e práticas alimentares regionais que valorizem a produção e o consumo de alimentos locais de baixo custo e elevado valor nutritivo, enfocando principalmente indivíduos durante os primeiros anos de vida e os idosos, visto que são populações mais vulneráveis a doenças.

Alternativas

ID
193345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca de digestão, absorção, transporte e excreção de nutrientes
e também de alimentos funcionais, julgue os itens que se seguem.

O lipídio é oxidado somente após a oxidação de carboidratos e proteínas, sendo que a baixa prioridade na sua utilização tem sido associada à baixa saciedade, comparada aos outros macronutrientes.

Alternativas
Comentários
  • O consumo de carboidratos pode ser fortemente influenciado pelos seus estoques no corpo, além do fato de que este nutriente apresenta certa prioridade na oxidação e esta capacidade é refletida na magnitude da saciedade (Blundell & Green, 1996). O lipídio é oxidado somente após a oxidação de carboidratos e proteínas, sendo que esta baixa prioridade na sua utilização tem sido associada a baixa saciedade, comparada aos outros macronutrientes (Daher et al., 1997; Peters, 1997). 

    Fonte: ROSADO, Eliane Lopes; MONTEIRO, Josefina Bressan Resende. Obesidade e a substituição de macronutrientes da dieta. Rev. Nutr.,  Campinas ,  v. 14, n. 2, Aug.  2001 .   Available from . access on  02  Mar.  2014. 
  • Em determinadas situações, o  retira lipídios da circulação sanguínea e os armazena na forma de gordura, os triacilgliceróis, para serem utilizados como fonte de energia. Assim, quando necessário, os triacilgliceróis são hidrolisados, formando glicerol e , que caem na corrente sanguínea e são utilizados pelos tecidos, como o fígado e os músculos. O  é o principal sintetizador de lipídios endógenos.

    Para que possam ser absorvidos, os lipídios precisam sofrer a digestão. Os lipídios provenientes da dieta estimulam a secreção de enzimas presentes em  situadas na base da língua, conhecidas como lipase lingual. Contudo, não ocorre a hidrólise dos lipídios na boca, que são dirigidos até o estômago. Uma vez no , a lipase gástrica promove a continuidade do processo, contudo, o pH altamente  dificulta a ação enzimática, onde a maior parcela da digestão acontece no . Uma vez no duodeno, o bolo alimentar com o pH ácido acaba por induzir a liberação do hormônio digestivo colecistocinina (CCK), também conhecido como pancreozimina. O CCK faz com que a vesícula biliar sofra contração e liberação da  para o duodeno, também estimulando a secreção pancreática. Os lipídios são emulsificados pela ação dos sais biliares, formando micelas mistas de triacilgliceróis, que sofrem a digestão pela ação da lipase pancreática, liberando ácidos graxos. Desta forma, os ácidos graxos podem ser absorvidos pelas células que compõem o intestino, os enterócitos, e reconvertidos em triacilgliceróis, onde juntamente com o colesterol e apoliproteínas, irão formar o quilomícron. Os quilomícrons (QM) são então secretados nos vasos linfáticos e corrente sanguínea, sofrendo ação de lipases lipoprotéicas e gerando ácidos graxos e glicerol. Esses ácidos graxos serão oxidados e utilizados como fonte de energia, ou formar ésteres, para serem armazenados nos  ou células musculares, principalmente.


ID
193348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca de digestão, absorção, transporte e excreção de nutrientes
e também de alimentos funcionais, julgue os itens que se seguem.

Os alimentos e ingredientes funcionais podem ser classificados quanto à fonte - origem vegetal ou animal - e quanto aos benefícios que oferecem para o indivíduo: atuam no sistema gastrointestinal, no sistema cardiovascular, no metabolismo de substratos, no crescimento, no desenvolvimento e na diferenciação celular, no comportamento das funções fisiológicas e como antioxidantes.

Alternativas
Comentários
  • Os alimentos e ingredientes funcionais podem ser classificados de dois modos: quanto à fonte, de origem vegetal ou animal, ou quanto aos benefícios que oferecem, atuando em seis áreas do organismo: no sistema gastrointestinal; no sistema cardiovascular; no metabolismo de substratos; no crescimento, no desenvolvimento e diferenciação celular; no comportamento das funções fisiológicas e como antioxidantes (SOUZA, et al., 2003).

    Fonte: Fernanda P. Moraes & Luciane M. Colla. ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRACÊUTICOS: DEFINIÇÕES, LEGISLAÇÃO E BENEFÍCIOS À SAÚDE. Revista Eletrônica de Farmácia Vol 3(2), 109-122, 2006.


ID
193351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação à nutrição e ao exercício no esporte e na atividade
física, às modificações bioquímicas e fisiológicas no treinamento
e aos recursos ergogênicos, julgue os itens a seguir.

A necessidade energética nos treinamentos e competições requer que os jogadores de futebol, assim como os de futsal, tenham uma dieta balanceada, particularmente rica em proteínas, necessárias para o fortalecimento dos músculos das pernas.

Alternativas
Comentários
  • A classificação básica de uma dieta balanceada consiste em uma alimentação rica em carboidratos (pelo menos 50%), dividindo o restante entre as proteínas e Gorduras. 

    Atualmente muito se fala de um excesso da ingesta proteica em atletas, sendo que a necessidade energética não varia tanto assim. ;)


    Questão: ERRADA

  • A proteína em alguns casos e em determinadas atividades melhora o desempenho, porém para garantir o aporte de energia e consequetemente produção de ATP é necessária a ingesta do carboidrato, sendo esse de suma importância para o praticante ou atleta.


ID
193354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação à nutrição e ao exercício no esporte e na atividade
física, às modificações bioquímicas e fisiológicas no treinamento
e aos recursos ergogênicos, julgue os itens a seguir.

Durante a realização de exercícios, a hidrólise dos triglicerídios endógenos aumenta progressivamente e sua taxa de oxidação é determinada pela demanda energética da célula, pela liberação dos adipócitos, pelo transporte até a mitocôndria e pela oxidação de outros substratos intracelulares, como a glicose.

Alternativas
Comentários
  • A hidrólise dos triglicerídeos endógenos aumenta progressivamente durante exercícios e sua taxa de oxidação é determinada pela demanda energética da célula, a liberação dos adipócitos, transporte até a mitocôndria e a oxidação de outros substratos intracelulares como a glicose.

    Fonte: Priscila de Mattos Machado Andrade, Beatriz Gonçalves Ribeiro, Maria das Graças Tavares do Carmo. Papel dos lipídios no metabolismo durante o esforço.


ID
193357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação à nutrição e ao exercício no esporte e na atividade
física, às modificações bioquímicas e fisiológicas no treinamento
e aos recursos ergogênicos, julgue os itens a seguir.

Para um atleta que participe de competições de ultrarresistência e queira melhorar seu desempenho, é correto recomendar o uso de suplementação de triglicerídios de cadeia alta (TCL) complementados com carboidratos, uma vez que a biodisponibilidade dos TCL é maior do que a dos ácidos graxos livres, proporcionando rapidamente energia para ser utilizada pelo organismo.

Alternativas
Comentários
  • É indicado suplemento de TCM ´triglicerídeo de cadeia média, de digestão facilitada e facilmente disponibilizado para uso como fonte de energia.

  • Sugere-se a suplementação de TCM uma hora antes do treino/competição para atividades de endurance de intensidade moderada a intensa. 


ID
193360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação à nutrição e ao exercício no esporte e na atividade
física, às modificações bioquímicas e fisiológicas no treinamento
e aos recursos ergogênicos, julgue os itens a seguir.

Nos exercícios físicos de média e longa duração, os atletas que fazem uso da cafeína obtêm benefício ergogênico, pois ela é capaz de promover melhoria na eficiência metabólica dos sistemas energéticos durante o esforço, contribuindo para aumentar o desempenho.

Alternativas

ID
193363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação à nutrição e ao exercício no esporte e na atividade
física, às modificações bioquímicas e fisiológicas no treinamento
e aos recursos ergogênicos, julgue os itens a seguir.

O uso da creatina (Cr) para melhorar o desempenho esportivo tem mostrado resultados positivos. Os efeitos ergogênicos provocados pela suplementação de Cr sobre o ganho de massa muscular são atribuídos à maior atividade das células-satélites em consequência da elevação do fluxo sanguíneo, o qual favorece a presença de creatina total na membrana do músculo.

Alternativas
Comentários
  • A maior parte da cretina se encontra no musculo

  • Existem diversas evidências de que a Cr promove ganhos significativos de força e potência musculares, além de promover o aumento da massa magra e da síntese de proteínas contráteis. Pois cerca de 95% do conteúdo total de creatina (Cr) é armazenado nos músculos esquelético.


ID
193366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Com relação à nutrição e ao exercício no esporte e na atividade
física, às modificações bioquímicas e fisiológicas no treinamento
e aos recursos ergogênicos, julgue os itens a seguir.

É indispensável ao desportista uma alimentação equilibrada antes, durante e após a atividade física. Dessa maneira, o uso de carboidratos (CHO) complexos e simples deve ocorrer até trinta minutos antes da atividade física, sendo aconselhável ingerir, para a reposição de glicose durante a prática esportiva, que contenham teor entre 10% e 20% de CHO. Após o exercício, é indicada a sacarose como repositor de glicogênio hepático.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: ERRADO! É indicado o uso de somente de carboidratos complexos. E após é indicado a proteina juntamente com o carboidrato.

  • CHO com médio a baixo IG antes e após IG alto.

  • ERRADO. Porcentagem muito alta durante a prática... Risco de diarreia osmótica.

  • Durante o exercício a quantidade de carboidratos a ser oferecida com o objetivo de retardar a fadiga e manter a glicemia durante o exercício deve ser de 30 a 60 g/h. A forma escolhida para a oferta desse macronutriente - para

    atividades prolongadas - é através de soluções contendo água, eletrólitos e 5 a 8% de carboidratos, que

    evitariam a sensação de plenitude gástrica.

    SILVA, Sandra M. Chemin S. Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia. São Paulo: Roca, 2007. 1122.


ID
193369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os bancos de leite humano (BLH) têm se configurado
como um dos mais importantes elementos estratégicos em favor
da amamentação. A rede de BHL desenvolveu metodologias
alternativas, voltadas para o processamento e o controle de
qualidade do leite humano (LH), tipicamente adaptadas às
necessidades nacionais, suficientemente seguras e sensíveis para
serem praticadas na rotina. A seleção e a classificação dos LH
recebidos e distribuídos se fundamentam em procedimentos
analíticos que avaliam desde as condições da embalagem até o
conteúdo energético do alimento.

Banco de leite humano: funcionamento, prevenção e controle de riscos.
Série tecnologia em serviços de saúde. Brasília, 2008 (com adaptações).

Julgue os itens de 29 a 33 com relação às ideias do texto acima.

O LH com baixo conteúdo energético é rico em substâncias protetoras, sobretudo as que se destacam pela proteção química e biológica exercida no trato digestivo do lactente.

Alternativas
Comentários
  • Leite rico em proteína é o colostro


ID
193372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os bancos de leite humano (BLH) têm se configurado
como um dos mais importantes elementos estratégicos em favor
da amamentação. A rede de BHL desenvolveu metodologias
alternativas, voltadas para o processamento e o controle de
qualidade do leite humano (LH), tipicamente adaptadas às
necessidades nacionais, suficientemente seguras e sensíveis para
serem praticadas na rotina. A seleção e a classificação dos LH
recebidos e distribuídos se fundamentam em procedimentos
analíticos que avaliam desde as condições da embalagem até o
conteúdo energético do alimento.

Banco de leite humano: funcionamento, prevenção e controle de riscos.
Série tecnologia em serviços de saúde. Brasília, 2008 (com adaptações).

Julgue os itens de 29 a 33 com relação às ideias do texto acima.

O aumento da acidez do LH se deve ao desenvolvimento de microrganismos mesófilos, naturalmente presentes ou provenientes da manipulação, apesar de o LH ordenhado conter diversas substâncias antimicrobianas ou protetoras. Esse aumento de acidez, contudo, não compromete o valor imunológico do alimento.

Alternativas
Comentários
  • Característica: Acidez Dornic

    Parâmetro aceitável: Menor ou igual a 8ºD


ID
193375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os bancos de leite humano (BLH) têm se configurado
como um dos mais importantes elementos estratégicos em favor
da amamentação. A rede de BHL desenvolveu metodologias
alternativas, voltadas para o processamento e o controle de
qualidade do leite humano (LH), tipicamente adaptadas às
necessidades nacionais, suficientemente seguras e sensíveis para
serem praticadas na rotina. A seleção e a classificação dos LH
recebidos e distribuídos se fundamentam em procedimentos
analíticos que avaliam desde as condições da embalagem até o
conteúdo energético do alimento.

Banco de leite humano: funcionamento, prevenção e controle de riscos.
Série tecnologia em serviços de saúde. Brasília, 2008 (com adaptações).

Julgue os itens de 29 a 33 com relação às ideias do texto acima.

A acidez do LH desenvolvida pela presença de microrganismos mesófilos é, do ponto de vista prático, o mais importante indicador de qualidade nutricional. Por isso, se faz a determinação dos coliformes totais, seguida de prova confirmatória.

Alternativas
Comentários
  • O BLH avalia a qualidade do leite humano por meio dos seguintes indicadores:

    a) Índice de positividade para microrganismos do Grupo Coliforme;

    b)Índice de não conformidade para acidez Dornic. 

    Fonte: RDC-ANVISA nº. DE 171, de 04 de setembro de 2006


ID
193378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os bancos de leite humano (BLH) têm se configurado
como um dos mais importantes elementos estratégicos em favor
da amamentação. A rede de BHL desenvolveu metodologias
alternativas, voltadas para o processamento e o controle de
qualidade do leite humano (LH), tipicamente adaptadas às
necessidades nacionais, suficientemente seguras e sensíveis para
serem praticadas na rotina. A seleção e a classificação dos LH
recebidos e distribuídos se fundamentam em procedimentos
analíticos que avaliam desde as condições da embalagem até o
conteúdo energético do alimento.

Banco de leite humano: funcionamento, prevenção e controle de riscos.
Série tecnologia em serviços de saúde. Brasília, 2008 (com adaptações).

Julgue os itens de 29 a 33 com relação às ideias do texto acima.

Considerando que o armazenamento do LH em temperatura igual a 4 ºC por 48 h leva a uma variação de 8 ºD a 13 ºD nos teores da acidez titulável e que, nessas condições, a concentração de ácido lático não varia, então, a variação nos teores da acidez titulável é justificada pelas mudanças nas moléculas de ácidos graxos não esterificados de cadeia longa, como a do ácido oleico.

Alternativas
Comentários
  • A conservação do LHOc à baixa temperatura afeta a acidez titulável. Quando a temperatura ambiente diminui, passando de 20ºC/3h para 4ºC/48h de armazenagem, a acidez titulável pode variar de 8 a 13ºD ou mais. Sendo a concentração de ácido láctico invariável à baixa temperatura, a acidez Dornic poderá ser diretamente influenciada pela concentração de ácidos graxos não esterificados de cadeia longa, por exemplo, ácido oléico.

    Fonte: CAVALCANTE, Jorge Luís Pereira et al . Uso da acidez titulável no controle de qualidade do leite humano ordenhado. Ciênc. Tecnol. Aliment.,  Campinas ,  v. 25, n. 1, Mar.  2005.

ID
193381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Os bancos de leite humano (BLH) têm se configurado
como um dos mais importantes elementos estratégicos em favor
da amamentação. A rede de BHL desenvolveu metodologias
alternativas, voltadas para o processamento e o controle de
qualidade do leite humano (LH), tipicamente adaptadas às
necessidades nacionais, suficientemente seguras e sensíveis para
serem praticadas na rotina. A seleção e a classificação dos LH
recebidos e distribuídos se fundamentam em procedimentos
analíticos que avaliam desde as condições da embalagem até o
conteúdo energético do alimento.

Banco de leite humano: funcionamento, prevenção e controle de riscos.
Série tecnologia em serviços de saúde. Brasília, 2008 (com adaptações).

Julgue os itens de 29 a 33 com relação às ideias do texto acima.

A escolha da acidez titulável como parâmetro químico para avaliar a qualidade do LH se deve ao fato de o LH ser um sistema tamponante com reduzida concentração de íons H+. Nessas condições, a concentração de íons de hidrogênio livres e a quantidade total de ácido pré-formado não podem ser determinadas pelo uso do potenciômetro.

Alternativas

ID
193384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Lactário é uma unidade do hospital destinada ao preparo,
à higienização e à distribuição das mamadeiras de leites e seus
substitutos, juntamente com água, chá e demais hidratantes, para
alimentação de recém-nascidos e dos pacientes da pediatria.
Os leites artificiais podem atender às necessidades dos lactentes
em situações em que esses apresentem distúrbios metabólicos,
baixo peso ao nascer, alergias às proteínas do leite, entre outras.

L. A. Campos et al. Fórmulas para lactentes: repercussões na qualidade da nutrição e
saúde infantil. In: Rev. Pediatr., 9(2): 59-65, jul./dez. 2008 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que
se seguem.

A adição de ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa nas fórmulas (leites artificiais) para lactentes pré-termo se justifica pelo fato de essas substâncias estarem relacionadas a desenvolvimento neuropsicomotor, crescimento, acuidade visual, entre outras variáveis.

Alternativas
Comentários
  • Quem são eles?

     ácido docosahexaenóico (DHA)

    O ômega 3 é um conjunto de gorduras, dos quais fazem parte o EPA (ácido eicosapentaenóico) e o DHA (ácido docosahexaenoico) considerados do tipo ácidos graxos poli-insaturados. São encontrados em maior quantidade em alimentos como peixes, frutos do mar e óleo de peixe.

    ácido araquidônico (AA)

    O ácido araquidônico está presente nas membranas das células corporais, e é o precursor da produção de eicosanoides, através da via metabólica da cascata do ácido araquidónico. É um dos ácidos graxos essenciais, que precisam ser obtidos via alimentação pela maioria dos mamíferos. Alguns deles possuem pequena capacidade de converter o ácido linoleico em ácido araquidônico, ou não conseguem fazê-lo, e por isso é essencial que o obtenham na dieta. Dado que os vegetais contém muito pouco ou nada de ácido araquidônico

    Por quê?

    são componentes essenciais não só para o desenvolvimento neurológico quanto para a função visual da criança.


ID
193387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Lactário é uma unidade do hospital destinada ao preparo,
à higienização e à distribuição das mamadeiras de leites e seus
substitutos, juntamente com água, chá e demais hidratantes, para
alimentação de recém-nascidos e dos pacientes da pediatria.
Os leites artificiais podem atender às necessidades dos lactentes
em situações em que esses apresentem distúrbios metabólicos,
baixo peso ao nascer, alergias às proteínas do leite, entre outras.

L. A. Campos et al. Fórmulas para lactentes: repercussões na qualidade da nutrição e
saúde infantil. In: Rev. Pediatr., 9(2): 59-65, jul./dez. 2008 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que
se seguem.

Fórmulas à base de soja ou com proteínas extensamente hidrolisadas são indicadas para lactentes prematuros ou de baixo peso porque, além de serem fontes de ácidos graxos essenciais, não causam efeitos colaterais.

Alternativas
Comentários
  • Fórmulas a base de soja são recomendadas para maiores de 6 meses e possuem o inconveniente de serem fontes de isoflavonas.

  • Fórmulas a base de soja são recomendadas para maiores de 6 meses, usadas para crianças que possuem alergias alimentares

  • As fórmulas de soja não são indicadas devido ser uma leguminosa com qualidade proteíca prejudicada (ausência de metionina), o que pode interferir no crescimento adequado. Portanto, não se recomenda o uso de fórmulas caseiras com o leite de soja. As fórmulas industrializadas apresentam custo alto e sabor pouco agradável, o que a torna inviável para o consumo.(Acciioly 2º ed)

    Além do Consenso de Alergias não indicar o consumo de soja para lactentes menores de 6 meses


ID
193390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Lactário é uma unidade do hospital destinada ao preparo,
à higienização e à distribuição das mamadeiras de leites e seus
substitutos, juntamente com água, chá e demais hidratantes, para
alimentação de recém-nascidos e dos pacientes da pediatria.
Os leites artificiais podem atender às necessidades dos lactentes
em situações em que esses apresentem distúrbios metabólicos,
baixo peso ao nascer, alergias às proteínas do leite, entre outras.

L. A. Campos et al. Fórmulas para lactentes: repercussões na qualidade da nutrição e
saúde infantil. In: Rev. Pediatr., 9(2): 59-65, jul./dez. 2008 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que
se seguem.

Do ponto de vista da composição em lipídios, as fórmulas lácteas podem ser produzidas por mistura de diferentes óleos vegetais ou por mistura da gordura do leite bovino e óleos vegetais. No entanto, por serem diferentes quanto à distribuição estereoquímica, os ácidos graxos não apresentam a mesma biodisponibilidade.

Alternativas
Comentários
  • CESPE, QUESTÃO CORRETA: a adição de ácidos graxos poli-insaturados de cadeia longa nas fórmulas (leites artificiais) para lactentes pré-termo se justifica pelo fato de essas substâncias estarem relacionadas a desenvolvimento neuropsicomotor, crescimento, acuidade visual, entre outras variáveis.

     


ID
193393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Lactário é uma unidade do hospital destinada ao preparo,
à higienização e à distribuição das mamadeiras de leites e seus
substitutos, juntamente com água, chá e demais hidratantes, para
alimentação de recém-nascidos e dos pacientes da pediatria.
Os leites artificiais podem atender às necessidades dos lactentes
em situações em que esses apresentem distúrbios metabólicos,
baixo peso ao nascer, alergias às proteínas do leite, entre outras.

L. A. Campos et al. Fórmulas para lactentes: repercussões na qualidade da nutrição e
saúde infantil. In: Rev. Pediatr., 9(2): 59-65, jul./dez. 2008 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens que
se seguem.

As fórmulas lácteas destinadas a prematuros e(ou) recémnascidos de baixo peso são produtos à base de oligopeptídios, elaborados pela hidrólise das proteínas do leite bovino. Triglicerídios de cadeia média, óleo de canola, óleo de girassol, gordura láctea e óleo de peixe são algumas das fontes de lipídios adicionadas a tais produtos.

Alternativas
Comentários
  • A questao errou ao considerar oleo de peixe.

  • Você saberia dizer o por quê, Valesca?
    No livro Nutrição do Lactente: base científica para uma alimentação saudável - Marilene Pinheiro Euclydes diz, na parte de fórmulas infantis para recém-nascido de alto risco (prematuros e de baixo peso):
    "Algumas fórmulas são acrescidas de óleo de peixe, visando ao suprimento de ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa (LC-pufas)."

  • Ainda não entendi bem o erro da questão mas acho q foi essa tal de ''gordura láctea".

  • As fórmulas lácteas destinadas a prematuros e(ou) recémnascidos de baixo peso são produtos à base de aminoácidos e e não oligopeptídeos (que é parcialmente quebrado)


ID
193411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As hortaliças podem ser classificadas quanto ao teor de
carboidratos, de acordo com as partes da planta - raízes e tubérculos,
bulbos e talos, folhas, frutos e flores, vagens e sementes, brotos - e o
aproveitamento das partes comestíveis depende de cada produto. São
consumidas como alimentos in natura ou cozidos, inteiros ou subdivididos
sob inúmeras formas. A cocção desses alimentos objetiva obter textura,
aparência, cor e sabor agradáveis, conservando sua qualidade nutricional.

R.B.A. Botelho et al. Transformação dos alimentos: hortaliças,
cogumelos, algas e frutas. In: W. M. C. Araújo et al. Alquimia dos
alimentos. Editora SENAC - DF, 2007 (com adaptações).

Com relação às informações apresentadas no texto acima, julgue os itens
subsequentes.

Para as frutas não climatéricas, o grau de maturação afetará significativamente o seu período de consumo, mesmo que tais frutas sejam mantidas em temperaturas de refrigeração.

Alternativas
Comentários
  • "As frutas não-climatéricas, como a uva,

    apresentam poucas modificações no teor de açúcares

    e ácidos no período pós-colheita."


    TECCHIO, Marco Antonio et al. Efeito Do Ácido Naftalenoacético E Do Cloreto De Cálcio Na Redução Das Perdas Pós-Colheita Em Uva ‘Niagara Rosada. Rev. Bras. Frutic., Jaboticabal - Sp, V. 31, N. 1, P. 053-061, Março 2009




     

  • a) Frutas Climatéricas - são aquelas que apresentam um período em que ocorre uma elevação na taxa respiratória, devido à produção autocatalítica de etileno. Esta produção de etileno, ácido ribonuclêico (RNA) e proteínas, juntamente com aumento na taxa respiratória e com a decomposição de certas estruturas celulares, marcam a transição entre a fase de maturação e senescência (Figura 02). Ex.: maçã, abacate, banana, manga, figo, mamão, maracujá, melancia.
     
    As frutas climatéricas podem ser colhidas mesmo que ainda não estejam maduros, pois a maturação é atingida após a colheita. No entanto, as frutas não devem ser colhidas muito jovens, devido a perdas nas qualidades organolépticas.
    As principais frutas climatéricas são maçã, pêra, pêssego, ameixa, goiaba, figo, caqui, abacate, mamão, manga, maracujá, banana, cherimólia, damasco, melão e tomate.
    b) Frutas Não Climatéricas - são aquelas que não apresentam elevação na taxa respiratória próximo ao final do período de maturação, ou seja, a taxa respiratória apresenta um declínio constante até atingir a fase de senescência (Figura 03). Ex.: abacaxi, morango, lima, laranja, tangerina, cereja, uva, pepino.
    As frutas não climatéricas devem permanecer na planta até atingirem a fase de maturação, visto que não ocorrem modificações nos parâmetros físicos e químicos após a colheita.

    José Carlos Fachinello & Jair Costa Nachtigal

ID
193414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As hortaliças podem ser classificadas quanto ao teor de
carboidratos, de acordo com as partes da planta - raízes e tubérculos,
bulbos e talos, folhas, frutos e flores, vagens e sementes, brotos - e o
aproveitamento das partes comestíveis depende de cada produto. São
consumidas como alimentos in natura ou cozidos, inteiros ou subdivididos
sob inúmeras formas. A cocção desses alimentos objetiva obter textura,
aparência, cor e sabor agradáveis, conservando sua qualidade nutricional.

R.B.A. Botelho et al. Transformação dos alimentos: hortaliças,
cogumelos, algas e frutas. In: W. M. C. Araújo et al. Alquimia dos
alimentos. Editora SENAC - DF, 2007 (com adaptações).

Com relação às informações apresentadas no texto acima, julgue os itens
subsequentes.

Ervilhas in natura, após cozimento, podem ter suas características de cor e de textura alteradas, mesmo que tenham sido adequadamente reidratadas. O mesmo se observa para ervilhas em conserva. Tais alterações se devem à feofitinização e à hidrólise de polissacarídios, responsáveis pela manutenção de sua estrutura, e decorrem da relação tempo e temperatura utilizada na cocção e(ou) processamento.

Alternativas
Comentários
  • "Em vegetais desidratados,

    como a erva-mate, a feofitinização e a oxidação são as

    reações mais prováveis de degradação da clorofila, as

    quais produzem derivados com características

    espectrais diferentes do pigmento-mãe (LAJOLO &

    LANFER-MARQUEZ, 1982; KING et al., 2001;

    SANTOS, 2004), alterando a cor do produto. Na reação

    de feofitinização, o magnésio do centro da molécula de

    clorofila é substituído por hidrogênio, de forma que a

    cor verde vívida da clorofila passa a uma cor marromazeitona,

    característica da feofitina. Devido ao fato de

    essa reação geralmente ter uma taxa de degradação

    mais elevada que outras vias de degradação da

    clorofila, ela é considerada o mecanismo mais

    importante de destruição da clorofila em alimentos

    processados (STREIT et al., 2005)."

     

        
     

         Cabral-Malheiros, Gisela et al. O tempo e o tipo de embalagem sobre a erva-mate tipo chimarrão durante armazenagem em condições ambientais. Ciência Rural, v.40, n.3, mar, 2010.

                   


    "Porém, a perda da cor observada posteriormente ao

    processamento, durante o armazenamento, independente

    do pH, tem sido atribuída a outras vias de degradação

    (Maharaj, Sankat, 1996). Os parâmetros mais importantes

    são: tempo e temperatura de secagem e o pré-tratamento

    aos quais os vegetais são submetidos (branqueamento,

    emprego de agentes sulfitantes e congelamento), ressaltando-

    se que a velocidade e a via de degradação podem

    variar em função do vegetal (Heaton, Marangoni, 1996;

    Minguez-Mosquera et al., 1989). Vegetais enlatados costumam

    ter praticamente toda a clorofila degradada para

    feofitina e pirofeofitina durante um aquecimento severo,

    imperioso para atingir a esterilidade comercial (Schwartz,

    Lorenzo, 1991). Uma generalização pode ser feita afirmando

    que, quanto menor a temperatura de processamento,

    menor será a taxa de degradação da clorofila

    (Rocha et al., 1993). Não faltaram esforços para preservar a coloração

    verde de vegetais processados. Além dos agentes alcalinizantes,

    tais como Mg(OH)2 e Zn(OH)2, utilizados para

    elevar o pH, o emprego de HTST, o tratamento térmico

    com     vapor de água e a transformação enzimática da clorofila

    em clorofilídeo, não são efetivos para garantir a estabilidade

    da coloração verde durante o período de armazenamento

    de vegetais processados."          

    LANFER-MARQUEZ,  Ursula Maria. O papel da clorofila na alimentação humana: uma revisão. Revista Brasileira de Ciências Farmacêuticas. vol. 39, n. 3, jul./set., 2003







     











                


ID
193417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As hortaliças podem ser classificadas quanto ao teor de
carboidratos, de acordo com as partes da planta - raízes e tubérculos,
bulbos e talos, folhas, frutos e flores, vagens e sementes, brotos - e o
aproveitamento das partes comestíveis depende de cada produto. São
consumidas como alimentos in natura ou cozidos, inteiros ou subdivididos
sob inúmeras formas. A cocção desses alimentos objetiva obter textura,
aparência, cor e sabor agradáveis, conservando sua qualidade nutricional.

R.B.A. Botelho et al. Transformação dos alimentos: hortaliças,
cogumelos, algas e frutas. In: W. M. C. Araújo et al. Alquimia dos
alimentos. Editora SENAC - DF, 2007 (com adaptações).

Com relação às informações apresentadas no texto acima, julgue os itens
subsequentes.

Considerando que, no descascamento manual de 10 kg de batatas, se obtenha um fator de correção equivalente a 1,15; enquanto que no descascamento elétrico, com a mesma quantidade da hortaliça, se obtenha um fator de correção igual a 1,3, então, o descascamento manual desse produto será mais indicado que o elétrico porque as perdas serão menores.

Alternativas
Comentários
  • Questão óbvia!! Quanto maior o FC, maior a perda!

ID
193420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As hortaliças podem ser classificadas quanto ao teor de
carboidratos, de acordo com as partes da planta - raízes e tubérculos,
bulbos e talos, folhas, frutos e flores, vagens e sementes, brotos - e o
aproveitamento das partes comestíveis depende de cada produto. São
consumidas como alimentos in natura ou cozidos, inteiros ou subdivididos
sob inúmeras formas. A cocção desses alimentos objetiva obter textura,
aparência, cor e sabor agradáveis, conservando sua qualidade nutricional.

R.B.A. Botelho et al. Transformação dos alimentos: hortaliças,
cogumelos, algas e frutas. In: W. M. C. Araújo et al. Alquimia dos
alimentos. Editora SENAC - DF, 2007 (com adaptações).

Com relação às informações apresentadas no texto acima, julgue os itens
subsequentes.

Cenoura, tomate, manga, milho, mamão e alguns folhosos, como rúcula, salsinha e chicória, são fontes de carotenoides. Por apresentarem moléculas constituídas por um grande número de duplas ligações conjugadas, são solúveis em solventes orgânicos. Os métodos de cocção não modificam a cor dessas hortaliças cozidas, nem seu valor nutricional.

Alternativas
Comentários
  • PINHEIRO-SANT'ANA, Helena Maria et al. Avaliação de carotenóides totais, a e b-caroteno em cenoura (Daucus carota L.) durante processamento a nível doméstico. Ciênc. Tecnol. Aliment. [online]. 1998, vol.18, n.1, pp. 39-44. ISSN 1678-457X.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-20611998000100009.

    O presente estudo teve como objetivo analisar a influência da desidratação e de diferentes métodos de preparo a nível doméstico sobre a estabilidade de a-caroteno, b-caroteno e carotenóides totais em cenouras. Os valores de vitamina A foram avaliados após os diferentes tratamentos. Para tanto, amostras de cenoura foram submetidas à cocção a vapor, cocção em água com e sem pressão, cocção úmida/seca e à desidratação convencional. Para a determinação de a e b-caroteno utilizou-se Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE). As condições utilizadas (desenvolvidas por nós) constaram de dectecção espectrofotométrica UV-visível a 470 nm; coluna RP-18 e metanol: acetonitrila: acetato de etila (80: 10: 10) como fase móvel. Os carotenóides totais foram quantificados por espectrofotometria a 449 nm. A retenção dos carotenóides analisados após os tratamentos variou de 60,13 a 85,64%. A cocção em água sem pressão permitiu os maiores níveis de retenção de a- e b-caroteno e também dos valores de vitamina A. Os carotenóides totais foram melhor preservados quando a cocção em água com pressão foi utilizada. O processo de desidratação provocou as maiores perdas nos três tipos de carotenóides analisados. Os resultados mostraram que, entre os métodos rotineiramente utilizados a nível doméstico, a cocção em água sem pressão, se realizada em condições controladas de tempo e tempertura, é o melhor método para reduzir perdas no conteúdo de a- e b-caroteno, principais carotenóides provitamínicos A da cenoura. Apesar das perdas significativas de carotenóides, cenouras preparadas a nível doméstico permanecem como uma rica fonte de provitamina A

  • Os carotenoides em presença de ácidos e bases não sofrem alteraçoes , porém quando expostos à cocção escurecem.


ID
193423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

As hortaliças podem ser classificadas quanto ao teor de
carboidratos, de acordo com as partes da planta - raízes e tubérculos,
bulbos e talos, folhas, frutos e flores, vagens e sementes, brotos - e o
aproveitamento das partes comestíveis depende de cada produto. São
consumidas como alimentos in natura ou cozidos, inteiros ou subdivididos
sob inúmeras formas. A cocção desses alimentos objetiva obter textura,
aparência, cor e sabor agradáveis, conservando sua qualidade nutricional.

R.B.A. Botelho et al. Transformação dos alimentos: hortaliças,
cogumelos, algas e frutas. In: W. M. C. Araújo et al. Alquimia dos
alimentos. Editora SENAC - DF, 2007 (com adaptações).

Com relação às informações apresentadas no texto acima, julgue os itens
subsequentes.

No preparo de 10 kg de arroz (densidade igual a 0,8 kg/L) e índice de absorção igual a 2, deve-se usar uma panela com capacidade de 12,5 L.

Alternativas
Comentários
  • Se, D=M/V
    e M= 10kg x 2 ( IA = peso cozido / peso líquido --> 2 = peso cozido / 10 --> peso cozido = 2 x 10) = 20 kg
    D = 0,8 kg/L

    V = M/D --> V = 20/0,8 --> V= 25

    Muita gente pode ser pega nessa questão por não multiplicar por 2 (se considerar apenas o peso do arroz cru)

ID
193426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca dos indicadores antropométricos e bioquímicos do estado
nutricional de adultos, julgue os itens subsequentes.

A espessura das dobras cutâneas indica a quantidade de gordura localizada na região subcutânea de um ou mais segmentos do corpo.

Alternativas
Comentários
  • Além disso, outras possíveis explicações para a disseminação desse método estão pautadas em evidências de que medidas de EDC, obtidas em diferentes pontos anatômicos, podem ser utilizadas como bons referenciais da quantidade de gordura localizada nas diversas regiões do corpo, o que na prática pode ser bastante interessante, visto que parece existir boa relação entre a gordura localizada nos depósitos subcutâneos com a gordura interna e a densidade corporal.

    Fonte: Comparação entre a adiposidade subcutânea dos hemicorpos direito e esquerdo.


ID
193429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca dos indicadores antropométricos e bioquímicos do estado
nutricional de adultos, julgue os itens subsequentes.

A medida da circunferência do pescoço é um indicador do estado nutricional e é usada como instrumento de triagem para detectar indivíduos com excesso de peso ou obesidade.

Alternativas
Comentários
  • "A relação pescoço/coxa (RPCoxa) compreende a razão entre o perímetro do pescoço (cm), aferido no ponto médio da altura do pescoço (Figura 4), e o perímetro médio da coxa (cm), os quais têm sido usados como índices de distribuição do tecido adiposo subcutâneo das regiões corporais superior e inferior, respectivamente. Seguindo o modelo de composição corporal tricompartimental (tecido adiposo subcutâneo e visceral e massa magra), após ajuste para massa magra e para tecido adiposo visceral, Sjöström e cols. identificaram correlação positiva entre o perímetro do pescoço e fatores de risco cardiovascular relacionados à RI, enquanto o perímetro da coxa apresentou correlação inversa. Laakso e cols., em estudo realizado com 541 adultos distribuídos segundo quintis do perímetro do pescoço, identificaram maiores frequências de hiperglicemia e hiperinsulinemia nos quintis superiores da medida, sugerindo a utilização do perímetro do pescoço, em screenings populacionais, como indicador de indivíduos em risco para RI. Ben-Noun e Laor também encontraram correlação significante entre o perímetro do pescoço com diversos fatores de risco cardiovascular relacionados à RI."

    VASQUES, Ana Carolina et al. Indicadores Antropométricos de Resistência à Insulina. Arq Bras Cardiol 2010; 95(1) : e14-e23









     

    "É importante ressaltar que tanto a classificação do IMC quanto a da circunferência do pescoço indicaram uma prevalência de sobrepeso e obesidade entre os diabéticos, sugerindo essa medida como indicativo de prognóstico de sobrepeso e obesidade."

    MIRALLES, Clara Silvana Weiler et al. Análise comparativa do perfil de diabéticos usuários de Unidades Básicas de Saúde. ConScientiae Saúde, 2011;10(3):449-459.





     




     


ID
193432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca dos indicadores antropométricos e bioquímicos do estado
nutricional de adultos, julgue os itens subsequentes.

Os valores aumentados de LDL-colesterol e de triglicerídios representam diagnóstico diferencial de obesidade.

Alternativas
Comentários
  • Errado, eles irão variar dependendo da alimentação e estilo de vida!

    e obesidade é multifatorial.

  • Não se pode diagnosticar obesidade apenas com.os valores séricos para perfil lipídico.

  • Além do que os colegas abaixo falaram, não necessariamente uma pessoa com colesterol e triglicerídeos altos é obesa.


ID
193435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca dos indicadores antropométricos e bioquímicos do estado
nutricional de adultos, julgue os itens subsequentes.

Níveis reduzidos de ferritina sérica indicam diminuição das reservas de ferro, mesmo em situações em que o hemograma esteja normal.

Alternativas
Comentários
  • A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado, que armazena o ferro dentro das células do organismo. Por isso, o exame de ferritina sérica é muito utilizado para diagnosticar a falta ou o excesso de ferro.

  • O indicador mais precoce da depleção das reservas de ferro, antes das alterações nos níveis séricos de ferro e alterações morfológicas da série vermelha do sangue.


ID
193438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando que um indivíduo idoso, portador de câncer
gástrico, se apresente moderadamente desnutrido, de acordo com
a avaliação nutricional subjetiva global (ASG), julgue os itens
que se seguem, acerca desse quadro clínico e da ASG.

A ASG é um método eficiente para detectar risco nutricional em quadros como o descrito, pois, além de investigar questões sobre alterações da dieta, sintomas gastrointestinais e capacidade funcional, avalia o perfil bioquímico, frequentemente alterado em pacientes oncológicos.

Alternativas
Comentários
  • "Por combinar tanto informações sobre alterações

    na ingestão de nutrientes, digestão e absorção,

    como também seus efeitos na função e na composição

    corporal, os resultados encontrados pela

    ASG podem diferir daqueles encontrados por

    outros métodos objetivos, como índices nutricionais

    ou perda de peso isoladamente. "


    GUEDES, Ana Carolina Bastos et al. Avaliação nutricional subjetiva do idoso: Avaliação Subjetiva Global (ASG) versus Mini Avaliação Nutricional(MAN®). Com. Ciências Saúde. 2008;19(4):377-384
     



     

  •    
     
    A avaliação subjetiva global (ASG) é um método simples de avaliação nutricional, que consta de questionário sobre a história clínica e exame físico do paciente. É utilizado tanto para pacientes cirúrgicos quanto para não-cirúrgicos. 

    O objetivo do método é não somente facilitar o diagnóstico da desnutrição, mas também possibilitar o prognóstico, identificando pacientes que apresentam maior risco de sofrer complicações associadas ao seu estado nutricional durante a internação. A ASG pode ser aplicada por profissional não-médico da equipe multidisciplinar de terapia nutricional (EMTN) devidamente treinado. 

    O questionário da ASG consiste em três partes. A primeira colhe dados da história do paciente, visando avaliar a perda de peso nos seis meses anteriores à avaliação (quanto à proporção de peso perdido) e verificar alteração de peso nas últimas duas semanas (que permite identificar a velocidade de emagrecimento). Na segunda etapa, realiza-se o exame físico, objetivando medir a perda de gordura, de massa muscular e a presença de líquido no espaço extravascular. Neste exame faz-se avaliação por meio de palpação e inspeção dos braços, ombros, costelas etc. A terceira etapa é de classificação do estado nutricional do paciente em bem nutrido, moderadamente desnutrido ou suspeito de desnutrição e gravemente desnutrido. 

     
     
     
    Bibliografia (s)

    Silva MCGB. Avaliação Subjetiva Global. In: Waitzberg DL, editor. Nutrição Oral, Enteral e Parenteral na Prática Clínica. São Paulo: Atheneu; 2000. p. 241-53.
  • avalia o perfil fisico e historia clinica


ID
193441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando que um indivíduo idoso, portador de câncer
gástrico, se apresente moderadamente desnutrido, de acordo com
a avaliação nutricional subjetiva global (ASG), julgue os itens
que se seguem, acerca desse quadro clínico e da ASG.

Na ASG, não é necessário aplicar o recordatório de 24 h como método de avaliação do consumo alimentar, o que é conveniente em situações de baixa capacidade de memória do paciente idoso.

Alternativas

ID
193444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Considerando que um indivíduo idoso, portador de câncer
gástrico, se apresente moderadamente desnutrido, de acordo com
a avaliação nutricional subjetiva global (ASG), julgue os itens
que se seguem, acerca desse quadro clínico e da ASG.

A vantagem do uso da ASG, no quadro descrito, é a facilidade de monitoramento do estado nutricional do paciente, que pode piorar em função do estresse metabólico determinado pela doença, ou melhorar a partir de uma terapia nutricional eficiente.

Alternativas
Comentários
  • " Uma limitação da ASG é sua utilização para monitorar

    a evolução dos pacientes. Como esse método

    é baseado exclusivamente em critérios qualitativos,

    pequenas alterações do estado nutricional

    não são detectadas, embora os demais métodos

    objetivos utilizados na prática clínica para avaliação

    do estado nutricional também não possuam

    sensibilidade ou precisão suficientes para detectar

    pequenas variações no estado nutricional, ocorridas

    em curto prazo." 



    GUEDES, Ana Carolina Bastos et al. Avaliação nutricional subjetiva do idoso: Avaliação Subjetiva Global (ASG) versus Mini Avaliação Nutricional(MAN®). Com. Ciências Saúde. 2008;19(4):377-384
     



     

  • 1º Passo - Fazer triagem no paciente em até 72h da internação (Para saber o estado nutricional do paciente)

                       *Através da ASG; MUST; MAN; NRS

     2º Passo - Se o paciente não estiver eutrófico, fazer avaliação completa e se necessário indicar TN enteral, parenteral ou suplemento etc.... 

                       * Caso esteja eutrófico refazer triagem a cada 7 dias ou conforme o protocolo especifico. 

    Na questão:

    Desnutrido - Triagem foi feita, deve-se passar para o segundo passo, indicar terapia nutricional especifica. 

     Pct portador de câncer gástrico -  devido a desnutrição, e o fator injúria, entre outros... provavelmente paciente não deve está tendo bom aproveitamento VO. Indicar ex.:  VO + suplemento...conforme a resposta nutricional, vereficar possíbilidade de TNE, caso não seja possível TNP.

    Pct idoso - indicado como método de triagem - MAN

    Acompanhamento - não é possível fazer através da triagem ASG, ela serve apenas para triar, o paciente necessita de avaliação nutricional completa. 

     


ID
193447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A introdução da terapia antirretroviral (TARV) de alta
atividade na rede pública nacional trouxe mudanças importantes
e positivas para o cenário epidemiológico da AIDS. Com o
significativo ganho na sobrevida e a utilização de
farmacoterápicos em longo prazo, surgem novos desafios aos
serviços especializados e novos problemas nutricionais, entre os
quais se destacam as alterações morfológicas e metabólicas
associadas ao uso de antirretrovirais, enfatizando a importante
relação entre nutrição e AIDS.

Luara Bellinghausen Almeida e Patricia Constante Jaime. Aspectos
atuais sobre nutrição e Aids na era da terapia antirretroviral de
alta atividade. In: J. Bras. Aids, 2006, 7(1):4-8.9 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, acerca da assistência a pacientes infectados pelo HIV.

Apesar do cenário epidemiológico positivo da AIDS, a efetividade da TARV depende da adesão do paciente ao regime prescrito, pois o uso irregular das medicações propicia o desenvolvimento de vírus HIV-resistente.

Alternativas

ID
193450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A introdução da terapia antirretroviral (TARV) de alta
atividade na rede pública nacional trouxe mudanças importantes
e positivas para o cenário epidemiológico da AIDS. Com o
significativo ganho na sobrevida e a utilização de
farmacoterápicos em longo prazo, surgem novos desafios aos
serviços especializados e novos problemas nutricionais, entre os
quais se destacam as alterações morfológicas e metabólicas
associadas ao uso de antirretrovirais, enfatizando a importante
relação entre nutrição e AIDS.

Luara Bellinghausen Almeida e Patricia Constante Jaime. Aspectos
atuais sobre nutrição e Aids na era da terapia antirretroviral de
alta atividade. In: J. Bras. Aids, 2006, 7(1):4-8.9 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, acerca da assistência a pacientes infectados pelo HIV.

As alterações morfológicas caracterizadas pela síndrome de lipodistrofia aparecem principalmente pelo uso de estavudina e inibidores de protease e provocam lipoatrofia na face, nos membros (inferiores e superiores), no abdome, nas mamas e na giba.

Alternativas
Comentários
  • "Não há consenso sobre a forma de diagnóstico

    mais apropriada para a LAHIV, mas os critérios mais

    utilizados atualmente são essencialmente clínicos e incluem

    o relato do paciente de alterações na distribuição

    de gordura corporal (acúmulo de gordura em tronco

    e/ou perda de tecido adiposo em face e membros), associado

    à confirmação dessas alterações pela inspeção

    do médico (1).

    A síndrome metabólica (SM), por outro lado, é um

    conjunto de anormalidades metabólicas relacionadas ao

    excesso de adiposidade visceral, cuja importância está

    bem consolidada na literatura e na prática médica, apesar

    de haver algumas divergências em relação ao diagnóstico

    em razão da existência de várias definições,

    propostas por diferentes sociedades (5). A SM e a

    LAHIV compartilham algumas características comuns,

    como distribuição anormal de gordura corpórea, resistência

    à insulina, anormalidades lipídicas e, possivelmente,

    aumento de risco cardiovascular."


    DIEHL, Leandro A. Prevalência da Lipodistrofia Associada ao HIV em Pacientes Ambulatoriais Brasileiros: Relação com Síndrome Metabólica e Fatores de Risco Cardiovascular. Arq Bras Endrocrinol Metab 2008;52/4








     

  • GABARITO ERRADO

    A lipo – hipertrofia é caracterizada pelo acúmulo de gordura abdominal, gibosidade dorsal, ginecomastia e aumento de mama em mulheres. A forma mista é a associação das duas formas. Na lipo-hipertrofia, a manifestação mais perceptível é o aumento do tamanho do coxim adiposo dorsocervical, a “giba de búfalo”. Alguns estudos têm revelado um aumento da gordura na região abdominal, demonstrada pelo aumento da circunferência da cintura e confirmado por exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética. (CUPPARI, 2014)

     

  • Esta síndrome é caracterizada por alterações na distribuição da gordura corporal, onde se observa Lipoatrofia na face e membros (inferiores e superiores), acompanhada de acúmulo de gordura central (abdome, mamas e giba). 

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Programa Nacional de DST/AIDS. Manual clínico de alimentação e nutrição na assistência a adultos infectados pelo HIV / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Programa Nacional de DST/Aids. – Brasília : Ministério da Saúde, 2006. 


ID
193453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A introdução da terapia antirretroviral (TARV) de alta
atividade na rede pública nacional trouxe mudanças importantes
e positivas para o cenário epidemiológico da AIDS. Com o
significativo ganho na sobrevida e a utilização de
farmacoterápicos em longo prazo, surgem novos desafios aos
serviços especializados e novos problemas nutricionais, entre os
quais se destacam as alterações morfológicas e metabólicas
associadas ao uso de antirretrovirais, enfatizando a importante
relação entre nutrição e AIDS.

Luara Bellinghausen Almeida e Patricia Constante Jaime. Aspectos
atuais sobre nutrição e Aids na era da terapia antirretroviral de
alta atividade. In: J. Bras. Aids, 2006, 7(1):4-8.9 (com adaptações).

Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, acerca da assistência a pacientes infectados pelo HIV.

No caso de ocorrência de diarreia em indivíduos com AIDS, deve-se contraindicar o consumo de leite até o desaparecimento dos sintomas, mas coalhadas, iogurtes e queijos podem ser consumidos.

Alternativas
Comentários
  • Achei que teria que retirar o leite por conta da lactose e consequentemente tirar seus derivados. alguém sabe dizer por que está certa?

  • Coalhadas, iogurtes e queijos não apresentam ou apresentam baixas quantidades de lactose em virtude da fermentação que utiliza esse carboidrato (lactose) como fonte de energia para a ocorrência desse processo.


ID
193456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em 1996, as mortes por diabetes eram de 16,3 habitantes
em cada 100 mil, taxa essa que passou para 24 a cada 100 mil em
2006. Os dados se referem à população entre 20 e 74 anos.

Ângela Pinho. Folha de S. Paulo, 20/11/2009 (com adaptações).

Com referência a diabetes e obesidade e às informações do texto
acima, julgue os itens seguintes.

O termo diabetes usado no texto é genérico, enquanto diabetes melito do tipo 2 refere-se a doença que, em geral, resulta de graus variáveis de resistência à insulina e abrange mais de 80% do total de casos de diabetes.

Alternativas
Comentários
  • A não especificidade quanto a diabetes no texto, acabou ocasionando uma indeterminação.


  • Pode ser Diabetes tipo 1 ou tipo 2. 

  • SETENÇA: enquanto diabetes melito do tipo 2 refere-se a doença que, em geral, resulta de graus variáveis de resistência à insulina e abrange mais de 80% do total de casos de diabetes.

    Certo

    *forma mais comum da doença

    *defeito nas funções das celulas beta

    *Fatores genéticos e ambientais

    *não insulino dependente

    *Defeito na secreção da insulina.


ID
193459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em 1996, as mortes por diabetes eram de 16,3 habitantes
em cada 100 mil, taxa essa que passou para 24 a cada 100 mil em
2006. Os dados se referem à população entre 20 e 74 anos.

Ângela Pinho. Folha de S. Paulo, 20/11/2009 (com adaptações).

Com referência a diabetes e obesidade e às informações do texto
acima, julgue os itens seguintes.

Dos números referidos no texto, é possível inferir que, além das mortes que tiveram a diabetes como principal causa, estão incluídas as mortes por doenças dela decorrentes.

Alternativas
Comentários
  • "As principais informações são:

    O perfil da mortalidade no Brasil está mudando. Cada vez mais pessoas estão morrendo de diabetes, fato que é atribuído pelo Ministério da Saúde ao aumento de pessoas com excesso de peso.

    Em 1996, as mortes pela doença eram de 16,3 habitantes em cada 100 mil, taxa que passou para 24 a cada 100 mil em 2006. Os dados se referem à população entre 20 e 74 anos.
    O aumento ocorre principalmente entre os homens com mais de 40 anos --2,3% ao ano, em média, considerado todo o período. Entre as mulheres da mesma faixa etária, o crescimento foi de 1% ao ano.

    O retrato é tímido, já que se refere somente às mortes que tiveram o diabetes como principal causa (indicadas assim no atestado de óbito), não levando em consideração as doenças decorrentes dela."


    Fonte:
    http://www.diabetes.org.br/colunistas-da-sbd/diabetes-hoje/1081


ID
193462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em 1996, as mortes por diabetes eram de 16,3 habitantes
em cada 100 mil, taxa essa que passou para 24 a cada 100 mil em
2006. Os dados se referem à população entre 20 e 74 anos.

Ângela Pinho. Folha de S. Paulo, 20/11/2009 (com adaptações).

Com referência a diabetes e obesidade e às informações do texto
acima, julgue os itens seguintes.

Em países em transição nutricional, como o Brasil, quanto maior for a faixa etária da população, maior será a prevalência de diabetes do tipo 2 e maiores serão as taxas de mortalidade associadas a essa doença.

Alternativas
Comentários
  • DCNT ou DANT (doenças e agravos não transmissíveis) de fato são mais comuns em idosos

  • Verdadeiro


ID
193465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em 1996, as mortes por diabetes eram de 16,3 habitantes
em cada 100 mil, taxa essa que passou para 24 a cada 100 mil em
2006. Os dados se referem à população entre 20 e 74 anos.

Ângela Pinho. Folha de S. Paulo, 20/11/2009 (com adaptações).

Com referência a diabetes e obesidade e às informações do texto
acima, julgue os itens seguintes.

As medidas para o controle do peso corporal entre indivíduos obesos diabéticos interferem no controle da doença em relação à tolerância à glicose, mas não nas taxas de mortalidade decorrentes da doença.

Alternativas

ID
193468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A desnutrição por deficiência de macro ou micronutrientes
determina efeitos adversos mensuráveis sobre a anatomia e a
fisiologia dos tecidos e órgãos. Com relação a esse assunto e à
terapia nutricional pertinente, julgue os próximos itens.

Para o doente renal crônico, a hemodiálise per se é um evento catabólico, com perdas de aproximadamente 10 g de aminoácidos por dia no dialisado, o que representa risco de desnutrição a ser considerado na terapia nutricional específica.

Alternativas
Comentários
  • Rec aumentada de PTN em Hemodiálise.


ID
193471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A desnutrição por deficiência de macro ou micronutrientes
determina efeitos adversos mensuráveis sobre a anatomia e a
fisiologia dos tecidos e órgãos. Com relação a esse assunto e à
terapia nutricional pertinente, julgue os próximos itens.

A remoção ou o fornecimento inadequado de oligoelementos essenciais, como zinco, cobre, selênio, ferro, molibdênio e cromo, em uma solução parenteral está associada a alterações bioquímicas estruturais reproduzíveis e irreversíveis com o fornecimento do nutriente.

Alternativas

ID
193474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A desnutrição por deficiência de macro ou micronutrientes
determina efeitos adversos mensuráveis sobre a anatomia e a
fisiologia dos tecidos e órgãos. Com relação a esse assunto e à
terapia nutricional pertinente, julgue os próximos itens.

Para pacientes desnutridos em uso de nutrição enteral, os óleos de milho e soja de formulações poliméricas fornecem principalmente triglicerídios de cadeia longa, de alta densidade energética, com o inconveniente de aumentarem a osmolaridade da solução.

Alternativas
Comentários

  • As Dietas Poliméricas são compostas de  nutrientes íntegros, com ou sem lactose,de baixa osmolaridade, menor custo, hiperprotéicas, hipercalóricas suplementadas com fibra.

    Já as Dietas Oligoméricas possuem hidrólise enzimática das proteínas, suplementação de aminoácidos cristalinos, osmolaridade mais alta, digestão facilitada, absorção intestinal alta.

ID
193477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A desnutrição por deficiência de macro ou micronutrientes
determina efeitos adversos mensuráveis sobre a anatomia e a
fisiologia dos tecidos e órgãos. Com relação a esse assunto e à
terapia nutricional pertinente, julgue os próximos itens.

De todos os macronutrientes, os carboidratos são os de mais fácil digestão. Portanto, formulações contendo maltodextrina solúvel são adequadas para pacientes com síndrome de intestino curto, em que é necessário aumentar a ingestão de energia, pois há risco de diarreia e desnutrição.

Alternativas

ID
193486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Acerca das teorias da administração e das relações de produção, julgue os itens que se seguem.

As funções clássicas do administrador, segundo a teoria de Fayol, são: organizar, planejar, coordenar, comandar e controlar; funções estas que ainda hoje são exercidas nas relações de produção mais tradicionais.

Alternativas
Comentários
  • POCCC é uma sigla utilizada em administração que representa as cinco funções do administrador definidas por Fayol:

    Planejar(o P, da sigla) - Atividade(Projeto atividade) de estabelecer metas, objetivos e Resultados para o futuro. Envolve prever, decidir antecipadamente, elaborar alternativas e definir métodos de trabalho para que se alcancem os Resultados esperados, que darão consecução a novas formas futuras.

    Organizar(o O, da sigla) - Definir como utilizar os recursos e a estruturar a organização em Atividades(Projetos atividades), elaborando seu organograma, de forma que possa alcançar seus objetivos.

    Controlar(o primeiro C, da sigla) - Acompanhar as Atividades(Projetos atividades) de forma a verificar se os planos estão sendo executados adequadamente.

    Coordenar(o segundo C, da sigla) - Estabelecer as prioridades e as sequências das Atividades(Projetos atividades).

    Comandar(o terceiro C, da sigla) - Dirigir e Liderar pessoas nas Atividades(Projetos atividades).

    Devemos lembrar sempre que o POCCC acima definido, ou sejam as 5(cinco) letras iniciais dos Projetos atividades acima compreendidos segundo o original de Fayol, devem interagir entre si pela ordem matemática, segundo exigência de Fayol. Devem portanto, serem considerados como VETORES MATEMÁTICOS e/ou SETAS(orientadas no tempo, espaço e ordem de realização) de um Projeto atividade maior, como na matemática vetorial, em que os diversos VETORES compõem necessariamente uma RESULTANTE, que dará consecução a outras obras.


    Lacombe, F.J.M.; Heilborn, G.L.J. Administração: princípios e tendências. 1.ed. São Paulo: Saraiva, 2003. 

  • " A preocupação maior de Fayol é para com

    a direção da empresa dando ênfase às funções e operações

    no interior da mesma. Estabeleceu os princípios

    da boa administração, sendo dele a clássica visão

    das funções do administrador: organizar, planejar,

    coordenar, comandar e controlar."

    Mato E, Pires D. TEORIAS ADMINISTRATIVAS E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: DE TAYLOR AOS DIAS ATUAIS, INFLUÊNCIAS NO SETOR SAÚDE E NA ENFERMAGEM. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Jul-Set; 15(3):508-14.

     

  • ''ainda hoje são exercidas nas relações de produção mais tradicionais.''

    FONTE???????

  • discordo do gabarito.

    a teoria classica de fayol previa três funções: PREVER, organizar, controlar, coordenar, e comandar.

    a teoria NEOclassica fez uma releitura dessas funções: PLANEJAMENTO, organização, direção, e controle.

    o planejamento, além de prever, faz planos, cria metas e objetivos.

    o planejamento só começou a ser citado nas teorias da administração a partir da década de 50 do século XX.


ID
193489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca das teorias da administração e das relações de produção, julgue os itens que se seguem.

De acordo com a teoria burocrática de Max Weber, as características da organização formal são voltadas essencialmente para a racionalidade e para a eficiência, mas não equilibram as cargas de trabalho.

Alternativas
Comentários
  • "A Teoria Burocrática de Max Weber identifica

    certas características da organização formal voltada

    exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência.

    Em suas dimensões essenciais muitos dos aspectos

    do modelo burocrático podem ser encontrados

    em Taylor e Fayol: a divisão do trabalho baseada na

    especialização funcional; hierarquia e autoridade definidas;

    sistema de regras e regulamentos que descrevem

    direitos e deveres dos ocupantes dos cargos; sistema

    de procedimentos e rotinas; impessoalidade nas

    relações interpessoais, promoção e seleção baseadas

    na competência técnica, dentre outros"


    Mato E, Pires D. TEORIAS ADMINISTRATIVAS E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: DE TAYLOR AOS DIAS ATUAIS, INFLUÊNCIAS NO SETOR SAÚDE E NA ENFERMAGEM. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Jul-Set; 15(3):508-14.
     

  • E a parte final?
    Cargas de trabalho?!

  • Gabarito questionável. 

  • ... racionalidade e para a eficiência,

    mas não equilibram as cargas de trabalho. (Meritocracia, mais produtividade, mais recompensas).

  • 1903 –  Teoria da Administração Científica (Ênfase nas Tarefas)

    Há algumas décadas, vem–se debatendo os efeitos negativos da organização do trabalho taylorista/fordista sobre os trabalhadores destacando–se: a fragmentação do trabalho com separação entre concepção e execução, que associada ao controle gerencial do processo e à hierarquia rígida tem levando a desmotivação e alienação de trabalhadores, bem como a desequilíbrios nas cargas de trabalho.

    1909 –  Teoria da Burocracia

    características da organização formal voltada exclusivamente para a racionalidade e para a eficiência. Em suas dimensões essenciais muitos dos aspectos do modelo burocrático podem ser encontrados em Taylor e Fayol​

    1932 – Teoria das Relações Humanas - preocupação com MOTIVAÇÃO, QUALIDADE E CARGA DE TRABALHO

    Apesar de este movimento ter surgido da crítica à Teoria da Administração Científica e a Teoria Clássica, não se contrapõe ao Taylorismo. Combate o formalismo na administração e desloca o foco da administração para os grupos informais e suas inter–relações, oferecendo incentivos psicossociais, por entender que o ser humano não pode ser reduzido a esquemas simples e mecanicistas. A Escola das Relações Humanas depositou na motivação a expectativa de levar o indivíduo a trabalhar para atingir os objetivos da organização.

  • Gabarito: Certo

  • Cargas de trabalho? Claro que sim. Se uma de suas características era a divisão do trabalho?! Só pensar: tenho que escanear e enviar 1000 planilhas. Se eu só escanear e meu parceiro só enviar, a carga de trabalho será dividida. Só eu entendi assim?

  • "O cargas de trabalho" foi o pisão de Leônidas no meu peito. Eu pensei que fazia sentindo, mas a banca desconsiderou....

    Vida de segue.

  • cargas do toba do examinador

  • Como que o gabarito pode ser Certo? Claro que equilibram, visto que, há divisão do trabalho.


ID
193492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca das teorias da administração e das relações de produção, julgue os itens que se seguem.

Segundo a teoria estruturalista, os grupos possuem identidades compartilháveis dentro das relações de produção, estabelecendo-se assim a harmonia nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • " A Teoria Estruturalista parte da análise e limitações

    do modelo burocrático e declínio da teoria

    das relações humanas, de quem na verdade aproxima-

    se conceitualmente. Inaugura um sistema aberto

    das organizações. Avança em relação às demais teorias

    ao reconhecer a existência do conflito nas organizações,

    assumindo que este é inerente aos grupos e

      às relações de produção"

     

      Mato E, Pires D. TEORIAS ADMINISTRATIVAS E ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO: DE TAYLOR AOS DIAS ATUAIS, INFLUÊNCIAS NO SETOR SAÚDE E NA ENFERMAGEM. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2006 Jul-Set; 15(3):508-14.  

      
  • "De acordo com Chiavenato (2003), esta teoria caracteriza-se por sua múltipla abordagem, englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis. Por fim, os estruturalistas fazem uma análise comparativa entre as organizações, propondo tipologias, como, a de Etzione (1980), na qual ele se baseia no conceito de obediência, e a de Blau e Scott (1970), que se baseia no conceito de beneficiário principal."

    Link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_estruturalista

  • ERRADO

     

    "Os estruturalistas discordam de que haja harmonia de interesses  (como afirmava a Teoria Clássica) ou de que essa harmonia deva ser preservada pela Administração por meio de uma atitude compreensiva e terapêutica (como afirmava a Teoria das Relações Humanas). Ambas as teorias tiravam da discussão o problema do conflito em decorrência do seu caráter prescritivo. Para os estruturalistas, os conflitos – embora nem todos desejáveis – são elementos geradores das mudanças e da inovação na organização."

     

    Introdução à Teoria Geral da Administração, Chiavenato, 9ª ed. - 2014

  • Os estruturalista não  são a favor da existência da harmônia de interesses nas organizações como acontecia na Abordagem Clássica

  • Segundo a teoria estruturalista, os grupos possuem identidades compartilháveis dentro das relações de produção, estabelecendo-se assim a harmonia nas organizações. Resposta: Errado.