SóProvas



Prova CESPE - 2017 - Prefeitura de São Luís - MA - Professor Nível Superior/PNS-A - História


ID
2404471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

A respeito das questões de gênero na sociedade brasileira atual, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito "E" pode ser encontrado com uma leitura crítica e conhecimento baseados em jornais. 

    A) as questões de gênero visa discutir as desigualdades, relacionadas a sexo, opção sexual e outras como um todo, por isso não seria lógico retirar os homossexuais e transexuais que fazem parte do tema

    B) Não hã consenso no cenário político sobre a inserção do tema nas escolas

    C) O Brasil está longe de alcançar números satisfatório

    D) Tá certo que a classe baixa (menos poder aquisitivo) sofre muito mais, porém isso não retira da classe média e alta as questões relacionadas as desigualdades

    E) Certo, pois a lei maria da penha é voltada para coibir praticas relacionadas ao gênero, tendo inclusive institutos que visam dar mais eficácia no tratamento em prol da mulher, nao que isso tenha resolvido o problema.

  • vai pelo metodo de exclusao. LETRA E

  • Achei bem boba essa questão :\

  • a cespe é esperta mas sejamos mais espertos que ela, fui pela exlusao!

  • resp https://youtu.be/9rIFTS9bi8Y


ID
2404474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

O rompimento da barragem de uma empresa de mineração, em novembro de 2015, foi um desastre ambiental sem precedentes na história do Brasil que afetou o município de Mariana, em Minas Gerais. A respeito desse episódio, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • não sei se é a correta, mas escolhi a letra A

  •  

    letra a

  • O rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco, cujos donos são a Vale a anglo-australiana BHP, causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (5).

     

    Inicialmente, a mineradora havia afirmado que duas barragens haviam se rompido, de Fundão e Santarém. No dia 16 de novembro, a Samarco confirmou que apenas a barragem de Fundão se rompeu.

     

    O Corpo de Bombeiros de Ouro Preto, que tem equipes no local, confirmou uma morte e 15 desaparecidos até o momento. A vítima seria um homem que teve um mal súbito quando houve o rompimento. A identidade dele ainda não foi divulgada. 

  • CESPE não sendo CESPE

  • não se faz mais questões assim


ID
2404477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Recentemente, o governo colombiano convocou a população para referendar, por meio do voto, um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). Ao final da apuração do referendo, os colombianos mostraram-se contrários à proposta governamental. Originalmente as FARC associaram-se, ideologicamente, ao

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

     

    [...] É uma das guerras mais longas do mundo. Desde 1964 as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia tentavam implantar o socialismo por lá. O conflito matou mais de 220 mil pessoas e fez mais de seis milhões de pessoas saírem de casa.(...) G1GLOBO.

  • Quem assistiu Narcos sabe responder essa.

     

    Resposta: Letra B.

  • A guerra entre o governo colombiano e as FARC já dura 50 anos. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia são consideradas um movimento terrorista por países como EUA e Canadá, além da União Europeia. A Venezuela e Cuba os consideram “forças insurgentes" . Brasil, entre outros, não classifica as FARC de forma alguma. Desde 2016 os canais de negociação entre o governo e a liderança do movimento foram abertos, embora os termos do acordo tenham sido rejeitados em plebiscito. Oficialmente os combatentes depuseram armas e formaram um partido político. No entanto, estima-se que 1/3 dos mesmos tenham voltado às armas. A questão pede que seja apontada a ideologia que orientava, originalmente, a ação das FARC. Não há como explicar “porquê" está incorreto. É  uma questão de classificação .

    A) INCORRETA- Embora de esquerda radical não era essa a proposta das FARC
    B) CORRETA- O socialismo, de orientação marxista-lenilista, era a orientação fundamental do movimento
    C) INCORRETA- O coletivismo é um elemento do socialismo e não uma ideologia independente
    D) INCORRETA- O liberalismo é o oposto defendido pelas FARC
    E) INCORRETA- O conservadorismo é, normalmente, vinculado ao liberalismo.

    RESPOSTA: ALTERNATIVA B

ID
2404480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A erradicação da pobreza das zonas rurais e dos municípios mais pobres do Maranhão tem fundamentado projetos e parcerias internacionais entre o estado e agências da ONU, como o FIDA, voltadas ao investimento em

Alternativas
Comentários
  • ZONAS RURAIS = AGRICULTURA FAMILIAR.....

    AVANTE.....


ID
2404483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A humanidade vem passando por um processo de revolução tecnológica sem precedentes em sua história cujo maior exemplo é o advento da Internet. A respeito da Internet e dos aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Impressão minha ou misturou um pouco de Atualiadades com Informática? kkkkkkk

  • DISCORDO DO GABARITO, pois, a banca utilizou a palavra hacker como sinônimo de cracker o que no mundo da tecnologia tem significados diferentes. 

    Qual a diferença entre hacker e cracker?

     

    "Hacker" e "cracker" podem ser palavras parecidas, mas possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia. De uma forma geral, hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. Já cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.


    Na prática, os dois termos servem para conotar pessoas que têm habilidades com computadores, porém, cada um dos "grupos" usa essas habilidades de formas bem diferentes. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal e nunca invadem um sistema com o intuito de causar danos. No entanto, os crackers têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal, portanto, são vistos como criminosos.

    fonte: https://olhardigital.uol.com.br/fique_seguro/noticia/qual-a-diferenca-entre-hacker-e-cracker/38024

     

     

     

    a própria banca já abordou essa diferença em outra queestão:

     

    Ano: 2015

    Banca: CESPE

    Órgão: TCE-RN

    Prova: Conhecimentos Básicos para os Cargos 2 e 3

    Julgue o item subsequente, a respeito de organização e gerenciamento de arquivos, pastas e programas, bem como de segurança da informação.

     

    A principal diferença entre crackers e hackers refere-se ao modo como esses malfeitores da área de segurança da informação atacam: os crackers são mais experientes e realizam ataques sem utilizar softwares, ao passo que os hackers utilizam códigos maliciosos associados aos softwares para realizar ataques ao ciberespaço. GAB: ERRADO ( Ambos utilizam softwares, ambos possuem conhecimento avançado, mas os crackers geralmente roubam dados da empresa para benefício próprio, enquanto que hackers geralmente informam as vulnerabilidades para a empresa invadida.) PROF FERNANDO NASHIMURA

     

  • Tive a mesma percepcao do colega Kleyton, fiquei na duvida na alternativa D, pelos termos Hacker e Cracker.

  • A própria banca CESPE já cobrou questões diferenciando os conceitos de CRACKER e HACKER!

    E a alternnativa D conceitua CRACKER

  • Gabarito: Letra D? Acho que a menos errada é a letra E.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Diferenças entre Hacker x Cracker

    Hacker: "(...)hackers são indivíduos que possuem conhecimentos profundos na informática e que dedicam a maior parte do seu tempo a conhecer, modificar software, hardwares e redes de computadores."

    Cracker: "(...)Possui também grandes conhecimentos na informática, porem os utiliza de forma maléfica. O termo foi criado pelos próprio hackers em torno de 1985, por estarem cansados de serem chamados de criminosos virtuais e para que os leigos e a mídia soubessem distinguí-los."

    Fonte: https://www.oficinadanet.com.br/post/12907-qual-e-a-diferenca-entre-hacker-e-cracker

  • Questão muito subjetiva e conforme os nossos abaixo alegaram, o conceito de HACKER é diferente de CRACKER.

    Ao meu ver a questão deveria ter sido ANULADA pq considerar a alternativa E como "ERRADA" é contrariar dizendo que " A Internet NÂO é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." O que não é verdade.

     

     

  • Em dúvida também entre os itens "D" e "E

  • o que tem de errado com a letra (E) se Internet é um a rede mundial de computadores, composta por todos os computadores do mundo ligados em rede ?

  • LETRA D (???)

     

    Ao meu ver a menos errada é a letra E, que na verdade está mais relacionada com atualidades!

     

    Essa alternativa só estaria errada se a abordagem se desse no sentido de dizer que a internet é acessível a TODAS as classes sociais. No entanto, a assertiva apenas disse que a Rede é acessível a diferentes classes sociais, o que é verdade! Sobretudo nos dias atuais, em que o acesso à Internet se dá de formas diversas: internet pré-paga em telefones móveis, Banda Larga de alta velocidade, a rádio, ou mesmo por meio de inclusões digitais gratuitas proporcionadas por algumas prefeituras pelo Brasil afora.

     

    A letra D torna-se errada porque a banda adotou o termo chulo citado pelo William Bonner, equiparando o Hacker ao Cracker. Sabemos (e a banca também, assim espero) que os conceitos não se confundem.

     

  • Não é possível que esse seja o gabarito. Deve ter sido algum problema da banca na hora de lançar as respostas...

  • Não entendi! Não seria cracker?

     

  • Essa questão foi dada!!! Mole, mole...por eliminação mata-se a questão. D óbvio!!

  • Para mim, letra D define o conceito de cracker e não de hacker. Estou com os demais na divergência quanto ao gabarito. A letra E está mais que correta, visto que a internet é acessível por grande parte da população mundial, inclusive de diferentes classes sociais, como percebido nas mais diversas comunidades carentes, que acessam a internet mediante doações de pessoas físicas ou organizações não governamentais de computadores e todo o aparato necessário, por exemplo. 

  • Rpz eu coloquei a letra E por conta con conceito de hacker e cracker. Mas é cespe vai entender

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.      QUAL É O ERRO ? AFF ¬¬

  • Pensem comigo, um cracker é um hacker,mas um hacker não é um cracker por isso a acertava está correta!

  • O CESPE peidou na tanga! kkk

    Cracker [cráquer][1] é o termo usado para designar o indivíduo que pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança de forma ilegal ou sem ética. Este termo foi criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico pejorativo do termo "hacker". A criação do termo pelos hackers reflete a forte revolta destes contra o roubo e o vandalismo praticados pelos crackers.

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

  • ACHO Q O PROBLEMA DA LETRA E É FALAR DE CLASSE SOCIAL. 

  • a letra E está correta.

  • A letra "E" esta errada porque não é todo mundo que tem acesaso a internet, generalizou demais, é só lembrar das comunidades e cidades distantes que o Facebook disponibiliza ou quer disponibilizar internet pelos balões. 

     

    https://www.tecmundo.com.br/google/105907-conheca-baloes-internet-google-estiveram-brasil.htm

     

    http://veja.abril.com.br/tecnologia/internet-gratuita-do-facebook-e-lancada-em-zambia/

  • será que a letraD realmente é o gabarito.

    ..

  • Se a pessoa não souber a que há diferença entre hacker e cracker, ela marca a D com certeza. Sendo assim, por eliminação a letra E estaria mais correta. Mas não adianta brigar com a banca. Bola pra frente

  • ao meu ver existem 2 alternativas corretas.. gabarito muito errado.. só pra favorecer os cupichas..

  • a letra E não está erradaaaaa.... affff

  • Que questão crackuda é essa ?

  • Marquei a Letra E.

     

    Os hackers invadem sistemas por questões intelectuais, pra testar suas vulnerabilidades. Quem utiliza a internet pra cometer crimes são os crackers!! 

  • muito estranho esse gabarito! 

  • Ah entao a internet é só para os ricos?

  • CONCORDO COM O GABARITO, MAS CREIO QUE A LETRA E ESTÁ CORRETA TAMBÉM

     

     

    GABARITO D

  • Justificando o erro da letra E:

    "A exclusão digital é denunciada em todo o mundo como a forma mais moderna de violência e modalidade sutil de manutenção e ampliação das desigualdades. Tal exclusão não se dá apenas no interior das classes sociais de um país, mas também entre nações e continentes. Os números são assustadores e os efeitos devastadores, não só no que diz respeito a fossos econômicos, como também, culturais."

    Fonte: http://www.educabrasil.com.br/exclusao-digital/

     

    "A problemática da exclusão digital apresenta-se como um dos grandes desafios deste início de século, com importantes conseqüências nos diversos aspectos da vida humana na contemporaneidade. As desigualdades há muito sentidas entre pobres e ricos entram na era digital e tendem a se expandir com a mesma aceleração novas tecnologias".

    Fonte: http://www.infoescola.com/sociologia/exclusao-digital/

     

  • A letra E não nega a exclusão digital, apenas afirma que diferentes pessoas das mais diferentes classes e nacinalidades tem acesso a internet.

     

  • Hacker é diferente de Cracker!

  • Não sei o que acontece, deve ser algum examinador novo, pois várias vezes o CESPE já considerou como errada a questão em que "hacker" é a pessoa "má/invasores" etc. 

     

    2º ponto, como a internet não é acessível a todas as classes sociais? De onde a banca tirou isso? 

     

    Enfim,desanimador

  • Mais uma corrente "doutrina " cespiana.rsrs

    hackers e crackers 

    o que marcar agora?

    puts

  • Esse Gabarito está errado...Lucas PRF ja respondeu...Lucas sou teu fã ...vc é dos melhores.

  • Sempre tive em mente: 

    Cracker=do mal/invasor 

    Hacker=do bem/invasor 

     

  • questão porca do Cespe/Unb

    hacker: do bem (usa o conhecimento para fins lícitos)

    cracker: do mal (usa o conhecimento para fins ilícitos. Ex.: cibercrimes)

  • Fui na letra E sem medo

  • a letra E está errada sim. É só vc pensar existe internet na áfrica subsaarinaa? não tem nem comida quem dirá internet ....

     

    A África sub-saariana é considerada por muitos como a região mais pobre do planeta, nesta parte da África estão localizados os países (33 dos mais pobres que existem) com grandes problemas estruturais sofrendo os graves legados do colonialismo, do neocolonialismo, dos conflitos étnicos e da instabilidade política. A expectativa de vida não ultrapassa os 47 anos, o índice de alfabetização de adultos atinge 63%, e o nível de escolaridade chega a 44%.

    O enorme crescimento populacional, durante a década de 1990, acarretou no aumento de pessoas vivendo em condições extremas de pobreza. Mais da metade da população sub-saariana, uns 300 milhões de pessoas, sobrevive com menos de um dólar por dia. Milhões destas pessoas vivem na mais absoluta pobreza, privados de água potável, moradias dignas, alimentos, educação e acesso à educação.

    A falta de água gera problemas devastadores para a região, além disso, a situação se agrava devido aos períodos de seca e pela desastrosa gestão dos recursos hídricos. Tudo isso causa fome e doenças, provocando o êxodo de muitos nativos.

    A África sub-saariana é a região mais afetada pelo HIV, nos últimos anos, numa faixa de terra que vai desde a África Ocidental até o Oceano Índico. Hoje existem mais de 35 milhões de órfãos na África sub-saariana, calcula-se que, destes, aproximadamente 11 milhões são órfãos pelo fato de seus pais terem morrido em decorrência de doenças causadas pelo vírus HIV.

    fonte: brasil escola

  • Eu marquei a letra D no início, mas mudei para a E quando li, pois a alternativa não diz TODAS as classes sociais de TODOS os países. Portanto ela não está errada. 

    Muito mal elaborada a questão e deveria ter sido anulada.

  • Eles estão fazendo a gente de bobo, isso sim!

    Bosta!

  • Esse foi o gabarito definitivo mesmo? Podem até dizer que a E está errada, mas a D não está certa!

  • d=  Errei pq pensei : CONTRAVENÇAO NAO É CRIME

    e=  A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. ( ~errado se dissesse em todas as classes e todos os países, visto q n a internet nao é acessível a todos, isso é fato!)

     

     

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • besteira... tanto as alternativas D e E estão corretas.

    " A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. " Perfeitamente elaborada. É exatamente isso! Ela atinge todas as classes sociais, pois o fato de ela não atender às classes menos favorecidas na República do Congo não quer dizer que isso também ocorre nos países de primeiro mundo que também têm as classes menos favorecidas, por exemplo, a Noruega. Lá também tem pobre, classes C e D e garanto que todos têm acesso à Internet... Gabarito furado!

     

    Respostas corretas D e E!

     

  • Carla foi perfeita:

    Contravenção penal não é crime.

    Questão passível de anulação.

  • Hacker(especialista em alguma coisa) | Cracker(também especialista, porém com más intenções). Crontravenção penal não seria uma espécie de crime ? Aliás, qualquer que seja a gravidade do cybercrime é congravenção penal ?  Amplo. :(

  •  e)

    "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países."

    A assertiva NÃO fala TODAS os país e SIM diversos países.

    EUA, Brasil e Itália, por exemplo, são países diversos onde diferentes classes socais têm acesso a Internet.

     

    Embora tenha respondido conforme o gabarito(a D está certa também), o entendimento desta banca foi bastante furado, absurdo considerar está questão e não anular. 

  • A letra "D" fica errada, creio eu, que deveria ser crackers.

  • Comentário do prof. Fernando Nishimura

    A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

    Discordo do gabarito. 

    Pra mim a correta é a E.

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    Se estivesse escrito que a internet é acessada por todas as classes sociais de todos os países, aí estaria errada. Ou algo semelhante em que colocasse a palavra todos.

  • A Internet é acessível sim às diferentes classes sociais, só não é acessível ao mais diversos países, pois existe países que restringe o uso, como e o caso da Venezuela, e têm outros que se quer existem acesso. 

  • Questão mal formulada, uma vez que hacker é quem tem a satisfação pessoal em descobrir falhas, porém não utiliza para o mau, cracker é quem descobre as falhas e exige recompensa! Ademais a alternativa E, ao meu ver está ampla, se tornando a correta, já que em nenhum momento a banca citou que em alguns países não há acesso à internet! Passível de anulação!

  • Penso exatamento como a Taís Ferreira!

     

  • Eu concordo que a letra E esteja certa (A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países) uma vez que a  Internet realmente nao é acessível  somente a uma classe social e muito menos a um só pais.

  • Acredito que o erro na letra E está no fato de que existem países, geralmente orientado por um regime ditatorial, no qual restringem o uso da Internet. Exemplo disso é a Coréia do Norte.

    Já em relação a letra D, os hackers e crackers são sinônimos para o entendimento geral. Para ter certeza disso basta conferir o dicionário Oxford, onde fala que o hacker "é uma pessoa que usa o computador para acessar dados de forma não autorizada". Essa similaridade foi resultado de uma confusão da mídia ao noticiar os primeiros delitos.

  • A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.

    Onde? não sabia dessa !

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. - Aqui o enunciado não afirma que TODOS os países e que TODAS as classes tem acesso à Internet e sim que divesar classes e diversos países tem acesso. Não é verdade essa afirmação? 

  • Então agora, em provas CESPE, esse conceito é para hacker ? ...

     

  • Ainda bem que não discordo do gabarito sozinha. Próxima questão... Avante. Fé em Deus.

  • Tem gente que nem tem acesso a enegia eletrica quanto mais internet! 

  • Os hackers e crackers são pessoas inteligentes, porém, enquanto os hackers usam sua inteligência para o bem, os crackers a usam para o mal.

    TEM GENTE QUE CONFUNDE ISSO!! PRA MIM A RESPOSTA É ''E'' TBM!!

  • Essa é uma das questões do CESPE que ele escolhe qual alternativa dar como correta. E ou D.
     

  • Alternativa "E" também estaria errado, exemplo é a Coréia do Norte que a Internet não é acessível às pessoas.
  • Questão muito mal formulada, pois utiliza o termo Hacker como sinônimo de Cracker. O fato de ser "acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." também acaba por ser discutível, sem um texto base ou um contexto inserido o candidato pode ter diferentes interpretações.

  • A CESPE se supera...Questão péssima! Mas enfim...

    Entraria com recurso nessa questão...

     d)Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    "RECURSO": Os cybercimes entraram no codigo PENAL incluidos pela lei carolina dieckman, antes dela nao havia nada falando especificamente sobre eles. A lei de contravenções penais não menciona nenhum dispositivo sequer sobre cybercrimes, logo por estarem tipificados no CODIGO PENAL os cybercrimes são CRIMES e não CONTRAVENÇÕES PENAIS.

    *os crackers são espécies de hacker então não seria esse o erro da questão.

     e)A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    "RECURSO": A questão generaliza então de forma "genérica", mesmo que um ou outro país nao tenha acesso, os "mais diversos países" (grande maioria) e as "diferentes classes sociais" (Ricos, Classe média e pobres, são "diferentes classes sociais") têm acesso sim, entao isso nunca poderia estar errado.

  • Tem gente citando Coréia do Norte pra dizer que a letra E tá errada. A questão fala "os mais diversos países", não todos. E há sim acesso à internet em diferentes classes sociais, isso não é o mesmo que dizer que todos tem acesso à internet. O defeito desse enunciado é ser genérico demais, mas ainda assim é mais correto do que a letra D, que confunde hackers com crackers. Questão deveria ter sido anulada!

  • Para não assinantes comentário do Fernando.

     

    A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • EU discordo do gabarito. Os hackers não tem nada a ver com cybercrimes. O desafio dos hackers é intelectual, indo atrás da vulnerabilidade dos sistemas. Os bandidos da internet são os crackers. 

    A letra E faz mais sentido ao dizer que "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.". O item não diz que é acessível a todos os países indistintamente. Diz que diversos países tem acesso. Enfim, vai entender CESPE né?

  • Afirmar que a internet é acessível às diferentes classes sociais de diferentes países não é o mesmo que dizer que as diferentes classes sociais desses países têm acesso a internet. Acho que a banca embananou-se também quando fala que o CIBERCRIME é uma nova modalidade de contrvenção, sabemos que no direito penal CONTRAVENÇÃO e CRIME são coisas diferentes e também não houve a diferenciação entre hacker e cracker como bem mencionado pelos colegas.

  • Cespe zuando com a nossa cara... 

  • Puta que pariu.. a letra E também está correta.. 

  • Depois dessa letra E estar errada, só mesmo sair pra caminhar um pouco e relaxar.

  • Kkkkkk.. CRACKERS OU  HACKERS ?  És a questão . kkkkkk. 
     Hackers - São pessoas muito inteligentes, e usam esse conhecimento para o bem .. 
    Crackers - São pessoas muito inteligentes que usam esse conhecimento para o mal .. 
     

  • As vezes ser ignorante é uma benção.
    Se não soubessemos a diferença entre Hacker e Cracker...

  • "A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial." (Prof. Fernando Nishimura)

    Discordo do professor. A letra E fala em "dos mais diversos países" e não "em todos os países". O erro do cespe não tem justificativa.

  • Desculpa quem acha que a E está certa, mas eu concordo com a banca. 

    Falar que a internet é acessível às diferentes classes sociais é errado. 

    Vejam essa matéria feita pelas Nações Unidas em 2016: https://nacoesunidas.org/uit-37-bilhoes-de-pessoas-ainda-nao-tem-acesso-a-internet-no-mundo/

  • Eu acredito que aqui é marcar pela menos errada. 

    A dúvida é sobre cracker e hacker. Existe muita divergência ainda sobre qual o termo correto para considerar quem faz cybercrimes. Alguns sites mostram que existem pessoas que denominam "hacker de chapéu branco", aqueles que fazem modificações de software para o bem, e "hacker de chapéu preto", aqueles que fazem modificações para o mal. 

    Outras pessoas preferem diferenciar entre cracker e hacker. 

    Acho que para o CESPE, se não tiver outra alternativa especificando a diferença entre cracker e hacker, devemos considerar hacker como quem pratica ações para o bem e para o mal. 

     

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    Gente desculpem, mas pra mim a banca extrapolou. Quando eu digo dos mais diversos países eu não posso informar nesta frase que de maneira automatica estou citando todos os países, de 10, se 8 paises tem acesso, logo, posso dizer que são diversos paises. E falar que somente Hackers fazem crimes ciberneticos é um insulto a nossa inteligência

  • Questão ridícula, claro que a internet é acessível as diferentes classes sociais nos mais diversos países, ela não é acessível em todos os países, a CESPE inventando moda.

  • que eu saiba quem cometem os crimes são os "crackers" e não os "hackers"

  • Questão horrível.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • Há duas assertivas corretas.

    Agora é viajar na maionese colocar essa assertiva "E" e considerá-la inadequada sob o prisma de que existem alguns países que ainda não têm acesso à rede mundial de computadores. Valendo-se da interpretação é evidente que não foi colocada de maneira totalizadora. "DIVERSOS PAÍSES" é diferente de "TODOS OS PAÍSES"

  • Letra D.

    Diversos países não são todos os países. Mas dá a impressão de maioria, o que não é verdade, como prova o relatório divulgado no blog da ONU em 2016: 

    "A projeção da UIT é que até o fim do ano, mais da metade da população mundial, ou 3,9 bilhões de pessoas, estarão sem acesso Internet."

    E a respeito da acessibilidade das classes sociais também não é equilibrada:

    "Penetração da Internet nos países desenvolvidos é de 81%, enquanto nos países em desenvolvimento fica em 40% e, nas nações mais pobres, em 15%"

    FONTE:https://nacoesunidas.org/uit-37-bilhoes-de-pessoas-ainda-nao-tem-acesso-a-internet-no-mundo/

  • Na verdade fico até com vergonha das disposições da banca Cespe.

     

    Vamos lutar por uma regulamentação dos concursos:

    http://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/126004

  • Gostaria de mandar a CESPE para um lugar não muito agradável.

  • Nishimura: não perca seus olhos de tigre.

  • Pensei que estaria errada porque quem comete tais crimes são os CRACKERS.

  • Questao pra banca não deixar ninguém gabaritar a prova....

  • CESPE, sempre se destacando, seja pelas suas questões mal elaboradas, seja pelas suspeitas de envolvimento em casos de ilicitudes em aplicações de provas de concursos Brasil a fora.
    CESPE, a cara do Brasil.

  • Depois dessa eu vou lá fora pegar ar e tomar um café.

  • Qustionável a questao....sao os crakers...

  • Infração Penal = Crime ou Contravenção

    Cybercrime = Crime.

    Permitindo chegar a conclusão que a questão mais correta seria a alternativa E.

  • Dizer que a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países é exagero e hacker é diferente de Cracker! Nenhuma alternativa correta.

     

     

     

  • colocaram um estagiário para elaborar essa questão

  • Tenho formação em segurança da informação e discordo plenamente desta questão, mas cespe é cespe...

    "Hacker" e "cracker" podem ser palavras parecidas, mas possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia. De uma forma geral, hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas. Já cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.

    Na prática, os dois termos servem para conotar pessoas que têm habilidades com computadores, porém, cada um dos "grupos" usa essas habilidades de formas bem diferentes. Os hackers utilizam todo o seu conhecimento para melhorar softwares de forma legal e nunca invadem um sistema com o intuito de causar danos. No entanto, os crackers têm como prática a quebra da segurança de um software e usam seu conhecimento de forma ilegal, portanto, são vistos como criminosos.

  • O tipo de questão que é revoltante para quem está estudando

     

  • QUE LIXO DE QUESTÃO 

  • Crime informáticoCrime cibernéticoe-crimeCibercrime (Cybercrime em inglês), crime eletrônico ou crime digital são termos utilizados para se referir a toda a atividade onde um computador ou uma rede de computadores é utilizada como uma ferramenta, uma base de ataque ou como meio de crime.

  • Questão truncada... Não seriam Crackes???

  • tambem achei que era cracker!!

     

  • Complicado cara... palhaçada mesmo

  • Sinceramente não entendi o porquê da questão anterior ser anulada, e essa está com a alternativa D como correta, no meu ponto de vista, cybercrime não é contravenção penal É CRIME MESMO!! como também afirma que hackers são criminosos, e os crackers ficam aonde? E meu Deus. Onde está o erro da assertiva E?

  • Questão lixo

  • Se questões assim não forem anuladas, estaremos em balia de examinadores arbitrários. Temendo entrar em uma teoria da conspiração, essas questões parecem ser elaboradas ad hoc para garantir a aprovação de "alguns" em detrimento de outros.

  • "MAIS UM LIXO DE QUESTÃO CESPE"

    A Internet é uma rede PÚBLICA, como tal, não restringe o acesso a um ou outro indivíduo, mesmo que este possua uma situação financeira desfavorável, tendo em vista que basta este indivíduo recorrer a uma LAN House, um celular conectado a um ponto wi-fi disponível gratuitamente (hotspot) ou até mesmo acessar utilizando um equipamento emprestado pelo colega ao seu lado... para citar apenas três casos básicos.

    Gabarito: D - mesmo que a banca EQUIVOCADAMENTE insista em afirmar nas suas questões que HACKER é o mesmo que CRACKER.

  • Hã, como assim? Errei a questão! 

    Cespe sem noção em diversas questões e essa é uma delas! 

     

  • Hacker e cracker são coisas diferentes, ôxe! 

     

  • Errei por saber que o hacker é diferente do cracker, já que em se falando de segurança da informação tais agentes comportam-se de forma distinta.

  • Que eu saiba, hacker pode ser do bem ou do mal... Enfim, o problema que eu vejo nessa questão é a letra E, pois ele falou de uma forma genérica, assim "dos mais diversos países" é uma expressão genérica e está correta, apesar de haver países e comunidades com pouco ou nenhum acesso, ele não afirmou com certeza que alguns países não tem acesso, não usou "sempre, com certeza, absolutamente" etc... essa assertiva não está totalmente errada, conforme literalidade. Questão deveria ser anulada.

  • acertei! porém não entendi o porquê do erro da letra E

     

    FOCO CA CAVEIRA...

  • Essa questão daria para recorrer em uma prova, pois não vejo erro na letra E. E outra, existem hackers bons , Crackers que são majoritariamente criminosos.

  • Errei pq já vi questão dando como errado usar a denominação Hackers para criminosos do cybercrimes, considerando certo Crackers. Foda!!!

  • Qual o erro da "E"? o que o professor usou para justificar: "existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.'. Mas pera, a questão não disse "TODOS", disse apenas "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.".

     

    Com certeza é pra ajudar alguém.

     

    Hugo Silva, esse texto estava na prova? Estava no Edital? Se a resposta for "não", a Banca não pode usá-lo como base.

  • Questão absurda. Mais de uma resposta certa. As bancas deveriam ser multadas por cada questão feita com imprecisões, margens de duvida, ambiguidade. Chega de usar prova de concurso pra testar suas teorias de avaliação e aprendizado, concurso é coisa séria.

  • Sou obrigado dizer: que questão idiota!

  • O que está acontecendo com o CESPE? Questão ridícula. 

  • Será que a Cespe agora resolveu fazer crítica social em questão de informática? Quer dizer então que a internet não é acessível a todas as classes sociais?

    Sinceramente essa questão não tem fundamento e espero que o gabarito seja trocado

  • Essa questão esta sem logica, o texto da questão não tem nada haver com a resposta e o gabarito esta errado.

     

    Ela deveria ser anulada, pois o trexo que ele fala assim: "O cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackes ". Não deveria ser nas ações dos hackes e sim nas ações dos crackes. pois tem uma grande diferença entre os dois.

     

    Cracker: Quanto aos crackers, eles utilizam seus grandes conhecimentos em informática de forma menos honesta: quebrando (cracking) sistemas de segurança de softwares para ter alguma vantagem financeira lá na frente. Esse tipo de atividade é considerado ilegal e, por isso, os crackers são vistos como criminosos.

     

    Harcker: São aqueles indivíduos que possuem conhecimentos profundos de informática e fazem uso deles de forma positiva. Os hackers dedicam boa parte do seu tempo a conhecer e modificar softwares, hardwares e redes de computadores. Seus conhecimentos são utilizados para obter soluções de segurança, além de desenvolver novas funcionalidades no mundo da computação.

     

  • Como não amar uma banca dessa ? Além de estar atolada de fraude, agora tem essa ?

  • Letra D.

    Exitesm países que a população não tem acesso à internet e na questão ele não pede a diferença entre cracker e hacker. O foco é no tipo de contravenção que surgiu com o uso da internet.

  • A cespe querendo dar uma de justiceiro social do PT e do PSOL
  • Pelo visto, a nova do CESPE é fazer ativismo político nas questões...

     

     

  • era crack e não hackers!!!

  • A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.

    Índios, alguns têm outros não, portanto, não se pode generalizar;

    Correias;

    e outros países ditatoriais.

     

    PORÉM, crime é características dos Crackers e não dos Hackers.

     

    Questão passível de ser anulada, sem dúvidas.

  • Em nenhum momento a  letra E, afirma que a internet está acessivel em TODOS os países.

    Diz que está acessível em diversos países, o que é verdade.

     

    Discordo do gabarito

  • VOCÊ PASSOU!!!
  • Fernando Nishimura agora deu para justificar o inustificável !!! 

  • às vezes, ser ignorante é uma "benção". Forte...

  •  

    Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    Entrando na área do direito penal surgiu uma nova modalidade de infração penal e não de contravenção, onde a infração é gênero ao qual é dividida em dois elementos sendo eles, crime e contravenção, o cybercrime como próprio nome já diz é crime e não contravenção, fora que o sujeito ativo ( aquele que pratica tal delito) seria o cracker e não o hacker.

  • Cracker: "(...)O termo foi criado pelos próprio hackers em torno de 1985, por estarem cansados de serem chamados de criminosos virtuais e para que os leigos e a mídia soubessem distinguí-los."

     

    ahhahahha os hackers ficaram chateados com essa questão

  • E) A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. 

     

    Está errada ao afirmar (generalizar) que todas classes sociais têm acesso à internet, na interpretação de texto fica subentendido que acessível é o uso regular da rede mundial de coputadores, o que sabemos que muitas classes sociais ainda não tem esse acesso. A título de exemplificação temos os povos da África subsariana, que em quase sua totalidade vive na extrema miséria.

  • Nunca vi o Cespe fazer distinção entre crackers e hackers!

    Hackers, para o CESPE, até agora, são criminosos virtuais.

  • Letra E sem duvida tambem esta errada, como a D, A, B, C.

    na letra E a internet não é acessivel as diversas classes sociais.

  • gabarito da questão é fora da casinha!! e pelo visto bem mal elaborada..

    PRIMEIRO porque os CRIMES cibernéticos previstos na lei 12737/12 alteram o CP, ou seja, NÃO são contravenções..

    SEGUNDO pq na questão D não foi mencionada que TODOS os países tem acesso à internet, o que não torna a alternativa incorreta...

    essa foi surreal de tão absurda..

  • Essa ai quem souber a DIFERENÇA entre HACKER e CRACKER erra, sem dúvidas. FODA

  • Vamos lá: Eu discordo da resposta pelo seguinte: 

    É certo que o indivíduo que faz coisas ilícitas na rede é um cracker e não um hacker, portanto a letra D estaria correta. mas a internet é sim acessível  às diferentes classes sociais dos mais diversos países. A alternativa não fala que são todas as classes sociais de todos os países. Concordam comigo? Se a Classe A pode e a B pode eu já posso falar que são diferentes classes sociais. Se no Brasil pode e no Japão pode eu já posso falar que é dos diferentes países. OK?

    Um abraço!

    Prof. Pablo Leonardo

    Faça parte do meu grupo de estudos pelo Whats App (31) 9 8783-1775

    Materiais gratuitos em www.estudotop.com.br

  • Banca sacana. Letra D deveria ser cracker. Pra mim a correta seria a E
  • E é a certa. Mas o gabarito diz ser a D. :D
    Erros da D: Cracker seria o correto, e não hacker. E não se limita a contravenção, podendo também ser qualificados como crime ou apenas responsabilidade civil mesmo, depende da conduta/dano feito pelo cracker.
    Alias, não vejo "cybercrime" na lei de contravenções.

  • Para mim, a resposta correta deveria ser a letra E. 

    Cespe sendo Cespe...

  • Hora o cespe usa o termo hacker como ilegal, hora usa cracker. Isso é o que mais complica na hora da prova.

    Sobre a letra "E" ;

    A internet é acessível...( está afirmando que há internet em diversos países e que várias classes socias podem acessá-la) presente do indicativo certeza. "diversos países "é diferente de "todos os países. por isso marcaria a questão como certa.

    A banca às vezes é injusta.

     

  • Com "mais diversos paises" a banca quer pegar uma amostra de paises dos quatro cantos do mundo, o que torna a questão incorreta pois sabemos que muitos paises não possuem ou têm o acesso bem limitado. Outro ponto é a questão afirmar que a internet é acessível a diferentes classes sociais porque até no Brasil existem áreas que não possuem acesso justamente por motivos econõmicos.

  • "Hacker" e diferente de "cracker"

    Pra mim a resposta seria E, mas pro cespe é D....

    eu heim!

  • que complicada essa questão!! Quando eu falo diversos não quero dizer necessariamente todos!!

  • Depois de ficar muito puto com essa questão e muito puto com o comentário do Nishimura sobre a assertiva (sim, xinguei muito..kkk), cheguei a conclusão que realmente a assertiva MENOS ERRADA é a D.

     

    Vejam só:

     

    Dizer que "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." é muito diferente de dizer "A Internet é acessível A diferentes classes sociais dos mais diversos países."

     

    EXPLICO: No primeiro caso a crase indica que são TODAS as classes sociais. No segundo caso, sem o artigo "as" para formar a expressão, afirma-se que diferentes classes (nāo todas) têm acesso e, desse modo, estaria correta.

     

    Pensei muito pra chegar nessa conclusão e é isso sim que justifica a resposta. 

     

    To até com dor de cabeça de tanto pensar. 

     

    Abraços.

  •  hackers são pessoas autorizadas para acessar as informações, enquanto crackers são as pessoas que não são autorizadas e logo cometem o crime????
    essa questão deveria ser anulada, não????

  • Na minha opnião "humilde" tem duas resposta essa questão,pois a letra "E" não restrigiu a pergunta não vejo erro e a "D" tambem esta correta, logo deveria ser anulada questão.....

  • Se observarmos a cartilha CERT (https://cartilha.cert.br/sobre/old/cartilha_seguranca_1.0.pdf), não encontraremos o conceito de "Cracker".

     

    Hacker é um conceito mais amplo, ou seja, Hacker pode ser considerado Cracker, mas o contrário nem sempre.

     

    Observe as passagens na cartilha:

     

    "O IRC é um programa muito utilizado por hackers para troca de informações e arquivos, por isso, todo cuidado é pouco."

     

    "Programas de troca de mensagens ficam sempre conectados a um servidor (senão não teriam como saber quem está no ar) e, como estão conectados, podem ser atacados por hackers."

     

    "Existem ainda programas de Firewall pessoal que podem ser utilizados para barrar as conexões dos hackers com os Cavalos de Tróia que possam estar instalados em seu computador. Tais programas não eliminam os Cavalos de Tróia, mas bloqueiam seu funcionamento."

     

    Resumindo:

    Cracker == Criminoso.

    Hacker == Criminoso ou não.

     

    QUESTÃO:  Ano: 2015  Banca: INSTITUTO AOCP

     

    Qual a diferença entre Cracker e Hacker?

     

    c) Cracker é o criminoso virtual que extorque pessoas usando seu conhecimento, e o Hacker quebra as senhas, códigos e sistemas de segurança por puro prazer, para mostrar que consegue. [GABARITO!]

  • Em 09/03/2018, às 03:04:16, você respondeu a opção E.Errada!

    Em 22/12/2017, às 14:19:35, você respondeu a opção E.Errada!

    Tem que rir pra não chorar.. rsrs

  • Pensei assim:

    ACESSÍVEL À TODAS AS CLASSES?? e o interiorzin la do nordeste...pode ser até uma proposta em um futuro bem distanteeee....pq hoje estamos tentamos prender o LULA.

    RECURSO 1

    RECURSO 2

    RECURSO 3

    ....100.

  • Aprendi com a tia Lilia do primário que mais de um é muitos e que muitos não significa todos. Logo diversos é mais de um, que segundo a tia Lilia não significa todos.

     

    Da mesma forma diferentes classes sociais significa que algumas das classes A - B - C - D - E - F - G possuem acesso a internet e não necessariamente todas.

     

    Em fim... Concurso é concurso e a verdade somente é aquela dita pela banca... AFFF!!!

  • 152 comentários? Quem morreu?

    é óbvio que essa questão tá com gabarito errado, eu errei, e mesmo se tivesse acertado não concordaria com tamanho descaso da CESPE.

    primeiro que o cybercrime não é cometido só por hackers e segundo que diferentes classes podem ser classes A e B apenas que por si só são classes diferentes. 

    Nishimura ajuda a gente aí vc concordou com esse absurdo? 

  • Erro na escrita ,na minha opinião. O crime cybernético se da através dos crackers principalmente, não dos hackers, mas blz.

  • QUESTÃO COM PROBALBILIDADE MUITO GRANDE DE SER ANULADA, POIS NAO GENERALIZOU O MUNDO TODO, FALOU EM DIVERSOS PAISES

  • Já coloquei que não gostei do comentário do eminente Nishimura.

    Não existe qualquer justificativa que torne a assertiva E errada. 

  •  

    Juliana Maciel 

    23 de Março de 2018, às 10h38

    Útil (0)

    Pensei assim:

    ACESSÍVEL À TODAS AS CLASSES?? e o interiorzin la do nordeste...pode ser até uma proposta em um futuro bem distanteeee....pq hoje estamos tentamos prender o LULA.

    RECURSO 1

    RECURSO 2

    RECURSO 3

    ....100.

    Precisa viajar um pouco por nossas terras, está um pouco desatualizada. 

  • Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

     

    Contravenção ou Crime?

  • Pensei que o correto fosse usar o termo "ckaker." 

  • Cespe e sua própria doutrina ! AFF

  • Se cai uma questão dessa na minha prova eu processo o cebraspe

  • "Cybercrime" está previsto na lei de contravenções penais?? Julgava ser crime e não contravenção.

     

  • Um comentário além do conceito de Internet.

     

    São questões como estas que levantam hipóteses de "PESSOALIDADE" nas provas de concursos públicos.

     

    Eu acho muito estranho o comportamento de algumas bancas e vivemos num Brasil corrupto.

     

    EH..., esta modalidade Max Webber não conseguiu prever de patrimonialismo.

     

    Sou a favor da mudança da jurisprudência já criada, que o judiciário não pode intervir em gabaritos de bancas de concursos. 

     

    Vamos seguir em frente e que a gente conquiste nossos sonhos!!!!

  • Tem gente com Bolsa Família acessando youtube; e  até em Cuba tem Internet já, embora limitada. Questão bosta essa!

  • Se você marcou a letra D estude mais, se marcou a E parabéns, continuo firme!

  • Sei que concurseiro não tem de dar opinião sobre a resposta, o objetivo é apenas gabaritar. Mas fiquei puto com essa questão. Já vi moradores de rua com smartsphones, já vídeos de zonas de guerra no oriente médio que foram divulgados via internet...até detento tem acesso a internet.

  • Kra...considero o Fernando nishimura mestre na arte da informática....mas  dessa vez eu terei que discordar DELE e do GABARITO,afinal muitas foram as vezes que o CESPE cobrou a diferença entre HACKER e CRACKER(como demonstrado por muitos dos colegas acima..) ,dai falar q essa questão está certa é a mesma coisa que falar que outras tantas questões anteriores estão erradas....

    Apenas concordar com o gabarito numa questão dessa que está flagrantemente equivocada beira a falta de respeito com a galera que adimira o trabalho que o MESTRE tem prestado no site e fora dele.

     

    Enfim a culpa é do CESPE.

  • A letra E também está correta!!!!!!!!!!!!! Na verdade, MAIS CORRETA que a D. Como não anularam essa questão????

  • Essa questao se resolve por eliminação ou vendo qual esta menos errada. Eu ja fui pobre e posso afirmar q e bem dificil comprar um computador de 2 mil reais e manter um plano de Internet de 50 reais por mês. Graças a Deus hj nao sou mais pobre
  • Trabalho com tecnologia da informação a 18 anos e afirmo veementemente que o gabarito está INCORRETO. A definição de hacker na sua originalidade é um indivíduo que tem muitos conhecimentos técnicos e contribui para melhorias no ramo, diferente do terno cracker, que possui muito conhecimento, porém o utiliza para fins anti ético ou ilegal. Diante disso, concluo que a única questão que é uma realidade é a letra E.
  • Discordo pois cyber crime é CRIME e não contravenção,

  • o cyber crime é praticado por crackers, e não por hackers como afirma a questão.

     

    Apesar disso, fui nela pois "entendi" o que o examinador quis.

  • Esta questão deveria ser anulada. Gabarito claramente errado. A resposta E não disse que eram todos os países, muito pelo contrário. É só interpretar o texto. 

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.
    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.
    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.
    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.
    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.
    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.
    Gabarito: Letra D.

  • Primeiro: Hacker diferente de cracker.

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. > sim O.o, todos os países do mundo possuem internet em maior ou menor escala...

    Agora o pior....

    Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime. Cybercrime é contravenção ? Alguém já leu em algum lugar isso?

    no mais, lamentável o cespe..

  • Cybercrime é contravenção desde quando no Brasil... desculpem minha ignorância mas O  MARCO CIVIL DA INTERNET (LEI n° 12.965 de 23 de abril de 2.014) não trouxe tal definição... A nova lei acrescentou dois artigos ao código penal, art.154-A e atr.154-B, o primeiro artigo citado trouxe em seu caput a descrição dos crimes de invasão de dispositivo informático que são crimes cibernéticos e nos seus parágrafos as pessoas ou entidades especificas onde a pena é agravada quando esses crimes são praticados contra tais, já no segundo artigo fala sobre a ação penal. Todavia onde está a tal citada contravenção?

    A alternativa E é a menos incorreta uma vez que a interpretação leva em consideração que é disponível a todos.... 

  • Absurdo essa questão. 

  • QUESTÃO HORRÍVEL
    D) A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.
    - ACHO QUE "DIVERSOS PAÍSES"
    - NÃO SIGNIFICA "TODOS PAÍSES"
    - E SIM VÁRIOS PAÍSES.

    A INTERNET ESTÁ PRESENTE EM MAIS DE 200 PAÍSES, ENTÃO SÃO VÁRIOS. DEVERIA SER A LETRA "E" A CORRETA.


    O POVO QUE FAZ ESSE TIPO DE QUESTÃO OU GOSTA DE BRINCAR COM A VIDA DO CARA QUE ESTUDA OU NÃO SABE B@ST... NENHUMA SOBRE O CONTEÚDO.
     

  • ABSURDO ESSE GABARITO! HACKER E CRACKER NÃO POSSUEM O MESMO SIGNIFICADO!!!

  • Bom, vamos pensar ! Primeiro não adianta concordar ou descordar. O gabarito foi esse e pronto. Quem contestou dentro do prazo que a banco deu,constetou, quem não contestou, não contesta mais ! E segundo, o questionamento: "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." Será ? 

    Na última década ocorreu uma explosão no acesso à internet nos domicílios brasileiros. Entre 2005 e 2015, o número de casas conectadas saltou de 7,2 milhões para 39,3 milhões, um aumento de cerca de 446% no período, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (22) pelo IBGE.

    Apesar de o cenário ter melhorado, o acesso ainda é baixo no Brasil. Em 2005, 13,6% dos domicílios do país tinham conexão, mas foi apenas em 2014 que mais da metade das casas do país passaram a ter acesso à web, quando o índice chegou a 54,9%.

    O dado mais recente, que se refere ao ano passado, mostra que 57,8% dos domicílios possuem acesso à internet. Apesar de ser um grande salto na comparação a longo prazo, o número é pequeno em comparação a outros países do mundo.

    Segundo a pesquisa internacional ICT Facts and Figures 2016, realizada pela ITU, a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) para tecnologias da informação, a penetração da internet nos domicílios de países desenvolvidos é de cerca de 83,8%. O índice chega a 64,4% nas Américas e a 84% na Europa.

    fonte: https://exame.abril.com.br/brasil/apesar-de-expansao-acesso-a-internet-no-brasil-ainda-e-baixo/

  • Contravenção? Na onde?

  • ESSA QUESTÃO É ---D--- CESPE FDP

  • Contravenção? Hacker? correto seriaCRACKER !!!!!!!!!!!! Não existe essa letra ( D)
  • Questão passível de anulação. 

  • Quem acertou precisa estudar mais 

  • errei e vou continuar errando

  • Questão de informática com atualidades rs, a letra D é a menos errada. A letra E é muito forçada, quando fala em acesso em diferentes classes sociais.

  • nova modalidade de contravençao? a banca equiparou contravençoes a cimes?

  • Um comentário que não me agrada é o do inconformismo do tipo: "Quem acertou precisa estudar mais".

     

    Ora, o examinador precisa estudar mais também então.

     

    A dúvida pairou sobre as assertivas D e E. Contudo, a questão é clara. Não se pode assinalar a assertiva E, pois é notório o fato de que a internet não está disseminada em todo o globo, seja porque há Governos ditatoriais que a restringem, seja porque a situação de penúria de alguns locais impõe outras prioridades,etc.

     

    A assertiva D, por sua vez, está indubutavelmente correta. A prova é de informática, não de direito penal, logo contravenção está sendo usada no seu sentido literal, isto é, violação/transgressão, e não de infração a que é comida pena de prisão simples...

     

    A única possível discórdia seria em: hacker x cracker. O que é irrelevante, uma vez que este é aquele desvirtuado.

  • Assertiva correta E

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

     

    Estaria errada da seguinte forma: A internet é acessível à todas as classes sociais em todos os países no mundo.

     

    Quanto a alternatida D:  Cybercrime não é contravenção e há diferença entre cracker e hacker.

  • Não perca tempo com essa questão.... vai para próxima que essa merda não agrega nada...

  • Eu ein!

  • Além da confusão entre cracker e hacker, a banca colocou no mesmo saco crime e contravenção... eu não sabia a diferença de hacker e cracker mas tinha certeza que crime não é contravenção 

  • Crime informático, Crime cibernético, e-crime, Cibercrime (Cybercrime em inglês), crime eletrônico ou crime digital são termos utilizados para se referir a toda a atividade onde um computador ou uma rede de computadores é utilizada como uma ferramenta, uma base de ataque ou como meio de crime.

     

    Este crime pode ser promovido de diversas maneiras: disseminação de vírus que coletam e-mails para venda de mailing; distribuição material pornográfico (em especial infantil); fraudes bancárias; violação de propriedade intelectual e direitos conexos ou mera invasão de sites para deixar mensagens difamatórias como forma de insulto a outras pessoas.

     

    O termo "cibercrime" surgiu depois de uma reunião, em Lyon, na França, de um subgrupo das nações do G8, que analisou e discutiu os crimes promovidos via aparelhos eletrônicos ou pela disseminação de informações para a internet. Isso aconteceu no final da década de 90, período em que Internet se expandia pelos países da América do Norte.

     

     

    No nosso ordenamento jurídico já temos a existência da legislação para ser aplicada quanto ocorrer tais crimes, mas na realidade o ordenamento jurídico brasileiro não se mostra totalmente eficaz para proteger aqueles que utilizam a internet e os demais meios tecnológicos.

    Exemplos: LEI CAROLINA DIECKMANN (LEI N°12.737 de 30 de NOVEMBRO de 2.012) e MARCO CIVIL DA INTERNET (LEI n° 12.965 de 23 de abril de 2.014)

  • Percebi que a Cespe só diferencia cracker e hacker quando está comparando os dois. De outra forma, se o termo estiver sozinho na assertiva é considerado a mesma coisa.

  • Sabemos que a CESPE cobra como noções de informática e também para área de TI os termos Hacker e Cracker. Hacker poderia ser usado como termo geral sabendo-se que existem os termos Blackhat, Whitehat, Grayhat, Pheaker, etc. que não caberia nessa questão para validar como certa, como dito na primeira frase, esses termos NÃO são cobrados. 

    Adicionalmente, Cibercrime, conforme a Lei 12737 (Dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos; altera o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal; e dá outras providências) É CRIME e não contravenção como mencionado.

    Dois erros na assertiva.

     

    Já a letra E, em vista do português, não está dizendo que todas as classes e todos os países, ela diz que "a internet é acessível por VÁRIAS classes sociais e em VÁRIOS países" (VÁRIOS são muitos, mas não todos).

    A única opção que podemos marcar como certa, deveria ser a letra E.  

  • Hesitei em marcar a alternantiva correta devido às palavras contravenção e crime, usadas como sinônimos. 

  • Olhando os trocentos comentários a respeito do gabarito, achei um comentário (bem antigo) que considero bastante relevante:

     

     

    Dizer que "A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países." é muito diferente de dizer "A Internet é acessível A diferentes classes sociais dos mais diversos países."

     

    EXPLICO: No primeiro caso a crase indica que são TODAS as classes sociais. No segundo caso, sem o artigo "as" para formar a expressão, afirma-se que diferentes classes (nāo todas) têm acesso e, desse modo, estaria correta.

     

    Também marquei assertiva E, mas o comentário do colega, acima, foi bem esclarecedor para mim.

  • Absurdo esse gabarito. Contravenção é diferente de crime, e hacker é diferente de cracker.

  • Pessoal, um Cracker é um Hacker do mal. Nem todos Hackers são Crackers, mas todos Crackers são Hackers.

  • Não tem que ficar quebrando a cabeça, a questão foi muito mau formulada e pronto. A alternativa "E" não está errada assim como a alternativa "D" também não

  • A meu ver a questão está errada, pois a palavra hackers foi usada de forma equivocada, está generalizando o termo.

    É o mesmo que comparar um ladrão com um policial, ambos armados, porém, o ladrão irá usar a arma para o mal e o policial para o bem. Simples assim!

  • Com todo respeito, o criador dessa questão não sabe a diferença entre CONTRAVENÇÃO e CRIME.

  • Questão Muito mal elaborada pela banca. Deveria SIM ser ANULADA. Questão digna de anulação.

  • Ola amigos concurseiros.

    Prestem bastante atenção nessa explicação e depois percebam que a letra D estava realmente errada.


    Significado de Hacker O que é um Hacker:

    Hacker é uma palavra em inglês do âmbito da informática que indica uma pessoa que possui interesse e um bom conhecimento nessa área, sendo capaz de fazer hack (uma modificação) em algum sistema informático.

    Em inglês, a palavra hack é um verbo que significa cortar alguma coisa de forma irregular ou grosseira. Assim, a partir da década de 50 do século XX, a palavra hack começou a ser usada para designar uma alteração inteligente em alguma máquina. Mais tarde, este termo passou a ser usado exclusivamente no âmbito da programação informática.

    Alguns hackers são contratados por grandes empresas para testarem a segurança dos seus sistemas informáticos. Dessa forma, os hackers tentam entrar no sistema, descobrindo as suas fragilidades para melhorar a segurança e prevenir futuros ataques.

    Existem vários sites com tutoriais e programas que podem ser utilizados para hackear (ou raquear, dito de forma aportuguesada) computadores, descobrir senhas de acesso de Wi-Fi, contas de e-mail, etc.


    Fonte: https://www.significados.com.br/hacker/

  • Fui na E e tomei no Zói.

  • a primeira q eu eliminei foi a "E"

  • Só porque o CESPE quer é que um Cybercrime só pode ser cometido por um Hacker.

  • Gabarito Letra D, EU DISCORDO!!!

    Hacker e cracker  possuem significados bastante opostos no mundo da tecnologia.

    Hackers são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas ou adaptando as antigas.

    Cracker é o termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança.

    A letra "E" deveria ser o gabarito da questão. Não encontro explicação plausível para que esteja errada.

     

  • Sou só eu que Discordo do termo CONTRAVENÇÃO???? alem dos demais erros, já citados pelos colegas...



    Lei Carolina Dieckmann é como ficou conhecida aLei Brasileira 12.737/2012, sancionada em 30 de novembro de 2012 pela ex presidente Dilma Rousseff, que promoveu alterações no Código Penal Brasileiro (Decreto-Lei 2.848 de 7 de dezembro de 1940), tipificando os chamados delitos ou crimes informáticos.



    Se é crime é crime..... se é contravenção é outra coisa....

  • Ai você começa a estudar as questões da cespe e vem isso, você fala nossa, tranquilo né!? Ai vem a PF te estuprando, você sai de lá nem sabe seu nome.

  • Creio que todas alternativas estão incorretas.


    D) Existe uma diferença entre hacker e cracker, sendo os últimos os responsáveis pelos cybercrimes.


    E) Diversas classes sociais em diversos países têm acesso a internet, de fato. Porém existem classes sociais que não têm acesso à internet. Pegando a literalidade do que está escrito, pode-se compreender que todas pessoas do mundo tem acesso à internet.

  • Creio que todas alternativas estão incorretas.


    D) Existe uma diferença entre hacker e cracker, sendo os últimos os responsáveis pelos cybercrimes.


    E) Diversas classes sociais em diversos países têm acesso a internet, de fato. Porém existem classes sociais que não têm acesso à internet. Pegando a literalidade do que está escrito, pode-se compreender que todas pessoas do mundo tem acesso à internet.

  • NÃO PODE SER A LETRA D, POIS HÁ DIFERENTE ENTRE HACHERS E CRACKERS.

  • Hackers ou crackers? Deve ter sido anulada essa..... não tem como
  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.


    Será mesmo? será que os africanos possuem acesso irrestrito?

    Creio que não, pois estes têm mal o alimento quanto mais a internet.

  • Eu errei porque em outras questões o CESPE diferencia HACKER de CRACKER.

  • Resposta certa letra E.. Se faço a prova e não anulam isso recorro até ao STF...

    A internet está presente do congo até a antardida... Até pinguim, índio e tribos isoladas tem acesso à internet. Está sim presente das mais diversas classes sociais e países. A regra é todos terem acesso, as exceções são lugares extremamente isolados ou países com regime ditatorial (coréia do norte). Mas, repetindo, são exceções.

  • Um cracker comete Crimes/Delitos ou Contravenções?

  • Fui na menos errada!

    A 'e' é a mais errada kkkkk

    Vai lá no interior do interior e vê se tem internet lá

    Coreia do Norte, quase ninguém tem acesso

  • Deveria ser anulada!


    Hacker não comete crime!



    e a internet está disponível para todas as classes

    Resposta certa deveria ser a letra 'E'

  • Essa questão foi muito mal elaborada. Discordo do gabarito, pra mim seria a letra E a "menos errada", pois esse conceito da letra D diz respeito ao Cracker. Complicado viu.

  • Salvo engano, Cibercrimes são CRIMES, e não contravenções.

    Além disso, a própria banca já cobrou diferenças entre Hacker e Cracker. É pacífico na ciência da computação de a atividade Hacker não se destina a fins criminosos.


    Quanto a letra E: Sim, a internet é ACESSÍVEL nos locais citados e o fato deter um ou outro canto do mundo onde não exista internet não significa que a alternativa está invalidada.


    Peço desculpas aos fãs do professor que comentou essa questão, mas seu comentário aparenta ter apenas objetivo de convergir com o gabarito dado pelo CESPE.

  • Mathemátik Math disse tudoo!! concordo com vc.

  • Em 19/01/19 às 14:29, você respondeu a opção E.!


    Em 01/12/18 às 14:57, você respondeu a opção E.!


    Como a Cespe já cobrou a diferença entre Cracker e Hacker, pode-se perceber que ela não possui um posicionamento. Portanto, como sei a diferença de Cracker e Hacker,continuarei errando essa questão.


    #FaltaDeRespeitoComConcurseiros.

  • Não concordo do porquê da alternativa D não ser o gabarito. até porque a questão falou de "diversos países" e de "diversas classes sociais". ela não falou "todos os países" e nem todas as "classes sociais"..

    Não concordo com a explicação do professor

  • No dia que esse Nishimura tiver peito pra contestar um gabarito da Cespe, eu mudo de nome. O cara só concorda com tudo, fica justificando os erros da banca e fica com essas baboseiras de "restrição sinal de erro.."

  • Nesse tipo de questão é preciso pensar como um esquerdola... fi k di k

  • No meu ponto de vista:

    A "E)" está errada porque dá a entender que TODAS as classes sociais teriam acesso a internet, nos mais variados países. Dizer que "todas as classes sociais têm acesso" estaria errado.

  • A cespe parece não ter parâmetro. Há uma diferença entre hacker e cracker

  • Quem acertou essa questão precisa estudar mais!

  • Fiquei entre a letra D e E, mas acabei marcando a letra E. Não tem como dizer que a letra E está errada. sobre a letra D, conforme os colegas afirmaram, ainda há questionamentos. Assim, o gabarito deveria ter sido alterado.

    Êta Cespe!

  • Considerei a D erra pelo termo Hacker, no caso deveria ser Cracker. E a letra E não está totalmente errada

  • Alternativa E

    É a nova forma CESPE de Português.... interpretação da banca em questão objetiva....

    Não há nenhuma palavra que permita afirmar que se referia a todas as classes e todos os países...

    Diferentes e diversos é sinonimo de variação e não de totalidade.

  • Para mim está ERRADO: Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    Cybercrime não é CONTRAVENÇÃO PENAL, isto é, crime é diferente de contravenção.

    Hacker é diferente de cracker

    Hacker usa o conhecimento para o bem;

    Cracker usa o conhecimento para o mal.

  • acho que a E tá errada porque em muitos países (china por exemplo) a internet global é extremamente restrita.

  • A alternativa que mais faz sentido é a D, apesar de usar o termo incorreto ''hacker'', pois o mais certo seria ''cracker (termo criado em 1985 por hackers em defesa contra o uso jornalístico pejorativo do termo "hacker").

    Cracker: Cracker [cráquer] é o termo usado para designar o indivíduo que pratica a quebra de um sistema de segurança de forma ilegal ou sem ética.

    Em informática, hacker: é um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores.

    Fonte: Wikipédia

    Erro da E) Obviamente que há países e diferentes classes sociais sem acesso à internet ainda.

    Questão passível de anulação, tendo em vista que não há nenhuma alternativa integralmente correta.

  • Essa, quem não estuda acertou.

  • CESPE, além de induzir a erro de interpretação, não diferencia "cracker" de "hacker"

  • É o tipo de questão que a gente erra e segue em frente, não adianta ficar batendo cabeça, se estressado com a banca pois a questão está claramente errada, todo concurseiro sabe o básico na segurança da informação da diferença entre CRACKER e HACKER.

  • não são hackers e sim crakers

  • se é cybercrime como é contravenção ??? se o próprio nome qualifica como crime !??!?!

  • Essa questões é um insulto a quem estuda... Não tem fundamento da Letra D está correta (crime e contravenção são coisas diferentes) . E a justificativa do erro da letra E não consigo engolir. Diversos países tem acesso a internet sim e nas diferentes classes sociais (A questão não generaliza dizendo que é em "todos" os países... como estão justificando alguns professores) . Lamentável essa questão.

  • questão ruim

  • Qual o erro da letra E?? A afirmativa não generalizou para "todos os países"

    E hacker é diferente de cracker, conforme os colegas já falaram.

    Cespe sendo Cespe...

  • A questão solicita a interpretação do enunciado, sobre a rede mundial de computadores.

    A letra A está errada, porque a rede é de acesso público e o acesso é realizado por navegadores web.

    A letra B está errada, porque os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo, permitindo acesso de muitos consumidores a novos produtos.

    A letra C está errada, porque é sabido que a Internet oferece uma grande quantidade de informações.

    A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial.

    O cybercrime, ou crime digital, surgiu com a possibilidade de acesso remoto. Ransonware é um destes novos crimes, onde o usuário tem seus dados sequestrados por hackers, que exigem pagamento de resgates para liberação do conteúdo.

    Gabarito: Letra D.

  • todo cracker é hacker, mas nem todo hacker é cracker. Só isso.

  • Uma questão dessas é uma falta de respeito com quem estuda, sinceramente. Em nenhum momento na letra E dizia (ou se subtendia) que era em relação a todos os países. Cybercrime é CRIME, e não contravenção penal! São duas coisas completamente diferentes. Além do mais, hacker e cracker, por mais que estejam em um mesmo nicho, possuem atribuições diferentes a depender do contexto em que está inserido.

    Questão com diversos erros e interpretações dúbias e não foi anulada. É uma vergonha isso.

  • Próxima....

  • é Acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos país

    EUA, Inglaterra, Brasil, China.

    basta esses: para eu ter diversos países e diversas classes

    O examinador da Cespe faltou na aula de Raciocínio Lógico só pode.

  • Questão mal formulada, o certo seria ''cracker''

  • Questão mal formulada, o certo seria ''cracker''

  • E está correta por ser ampla. e a D usa hacker no lugar de cracker.

  • discodo plenamente do gabarito. fui logo na alternativa E,mas o cespe,sendo cespe, diz que não,que é a D.

    qual é o erro da letra E, A letra E está errada, porque existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial? não é isso que a alternativa diz. Ela menciona que a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. UAI!!! isso é fato. Pode não ser acessivel a toda classe.

  • EM SUMA:

    Alternativa D - Hacker não é Craker e Cybercrime não é Cyber"contravention"

    Alternativa E - A Internet hoje já é acessível a uma ampla diversidade de segmentos sociais (faz tempo já, hein)

    Questão errada do ponto de vista Jurídico e Sociológico.

  • EM SUMA:

    Alternativa D - Hacker não é Craker e Cybercrime não é Cyber"contravention"

    Alternativa E - A Internet hoje já é acessível a uma diversidade razoável de segmentos sociais (faz tempo já, hein)

    Questão errada do ponto de vista Jurídico e Sociológico.

  • Não é mal formulada. É para prefeituras. Cansado de ver questões assim pra prefeituras para uma galera errar e entrar alguém que sabe o que marcar previamente. Infelizmente, o que mais existe é gente que passou com treta em prefeituras.

  • Questão com mais de 250 comentários, nem leva em conta. Fico triste vendo com banca renomada fazendo questões assim kkkkk. A meu ver a alternativa 'E' não está errada, porque ele fala que está as mais diversas blabla momento nenhum falou que está PARA TODAS... e outra a opção dada com certo se é contravenção por o nome é CyberCRIME? deveria ser cybercontravenção... Brincadeiras a parte. Fica o aprendizado.

    OBS: aos colegas falando sobre hacker e cracker um bom outro mal polêmico, não pensem assim. Nem os próríos gostam do termo. Ambos podem ser usado para o bem ou para o mal. A diferença que na realidade nem existe na maioria dos casos é que hacker são indivíduos que elaboram e modificam softwares e hardwares de computadores e cracker termo usado para designar quem pratica a quebra (ou cracking) de um sistema de segurança, logo falar que um é do bem e outro é do mal É BEM SUBJETIVO.

  • Só HACKERS que cometem crimes na internet kkkk

  • Mesmo que a banca CESPE não faça distinção entre hacker e cracker não dá para aceitar que essa alternativa D esteja correta. Qualquer pessoa que utilize a rede para meios ilícitos (difamação, pedofilia, racismo etc..), estaria cometendo um crime virtual, sem necessariamente ser um hacker para incumbir-se de tal prática.

  • Pessoal, talvez o erro da letra E seja o fato de que nem todos os países têm acesso à internet..

  • Hacker não atua em Cybercrimes, isso quem faz é o Ckacker.

  • Estamos no Século XXI, e o acesso à internet está disseminado em todas as classes sociais sim, questão com 2 gabaritos corretos, merece anulação.

  • Com certeza o examinado não sabe a diferença de crime e contravenção. Só gostaria de saber qual lei define a contravenção de cybercrime.

  • Cybercrime não é modalidade de contravenção, mas de infração penal. Esta é gênero, da qual são espécies o crime e a contravenção, que possuem conceitos distintos.

  • Não seriam os Ckackers????????

  • SUBJETIVISMO PURO

  • QCONCURSO, melhore os professores que comentam questões de informatica. Porque desse jeito não dá!!

  • Discordo pelo mesmo ponto de vista do @thomas shelby. Tem uma diferença entre Hacker" e "cracker"

  • Gabarito: Letra F

    Nenhum alternativa correta.

  • Qc chama o Prof Renato Mafra para comentar as questões de informática !!!!!!

  • Cespe sendo Cespe.

    Típica questão na qual quem sabe a diferença de crackers x hackers, erra!

  • De fato, a questão deveria ser anulada.

    A alternativa "E" não disse que TODOS os países possuem acesso a internet considerando as diversas classes sociais. Os colegas que estão justificando com esse argumento, estão totalmente equivocados.

    Quanto a letra D: vai lá realizar cybercrimes e ver se uma "contravenção" é que será imputada a você.

    Questão muito ruim do CESPE.

  • O Cespe foi infeliz ao criar essa questão

    .

    A) As informações pessoais disponibilizadas na Internet são de domínio privado e seu acesso por aplicativos é proibido.

    Alternativa absurda.

    .

    B) A Internet, embora tenha impactado as relações sociais, manteve inalteradas as formas de consumo.

    Alternativa absurda.

    .

    C) A utilidade da Internet à pesquisa é restrita, por causa da quantidade de informações falsas disponibilizadas na rede.

    Alternativa absurda.

    .

    D) Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers.

    Dois erros técnicos: contravenção e hackers.

    .

    E) A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    Alternativa altamente subjetiva. Mesmo a alternativa não sendo restritiva, por não trazer a ideia de totalidade, a banca a considerou como incorreta.

  • "Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers."

    Definitivamente o examinador não sabe a diferença entre contravenção e crime..

  • POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, a internet até a data da questão não era acessível em todos os países e classes.

    Vários países socialistas não deixavam o povo ter acesso à internet. Como é o caso de Cuba, Coreia do norte e alguns países socialistas africanos.

  • Quem sabe direito penal errou essa questão rsrs.... Afinal cyberCRIME é CRIME, oras..... então é errado dizer que cyberCRIMES são CONTRAVENÇÕES

  • Quem marcou a letra E, parabéns!

    Letra D tem 2 erros.

    Na alternativa "E", a questão não disse que TODOS os países possuem acesso a internet considerando as diversas classes sociais. Ele só disse que o acesso é dado tanto para pobre quanto para rico, isso não significa que algum pobre ou algum rico não tenha INTERNET.

    Portanto,

    A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    CORRETA.

  • Maldita hora pra saber a diferença entre cracker e hacker

  • TEM GENTE QUE TENTA JUSTIFICAR A QUESTÃO AINDA!

    É COMO DIZ O MESTRE ALEXANDRE SOARES: " DE TANTO JUSTIFICAR, O EXAMINADOR FAZ O QUE QUISER COM OS CONCURSEIROS".

    ESTÁ ERRADA E PRONTO ! O GABARITO MAIS " CORRETO" SERIA A LETRA E

  • Nunca que a internet é acessível pra geral.

    Mas poderia anular por causa do uso "generalizador" do conceito de Hacker, seria Cracker.

  • GAB:E na minha opinião. Não há explicação para outro gabarito sem ser a letra E. Misturaram hacker com cracker, crime com contravenção, toda errada a letra D.

    Pense:

    a internet é acessível às diferentes classes sociais; (sim) -> rico e pobre.

    dos mais diversos países.(sim)

    Em nenhum momento ela diz que a internet é acessível a todos. Então cadê o erro?

    Sem contar que cyber crime é crime, e não contravenção, levando em conta o direito penal a (D) já estaria errada kkkk.

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    CLARO QUE NÃO !!

    Pensem nas classes pobres . pensa@Porr@

  • TEM GENTE QUE TENTA JUSTIFICAR A QUESTÃO AINDA!

    É COMO DIZ O MESTRE ALEXANDRE SOARES: " DE TANTO JUSTIFICAR, O EXAMINADOR FAZ O QUE QUISER COM OS CONCURSEIROS".

    ESTÁ ERRADA E PRONTO ! O GABARITO MAIS " CORRETO" SERIA A LETRA E

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

    A Letra E não restringiu, não disse que todos os países tem acesso a internet, ela disse que vários países tem acesso o que é uma verdade. O comentário do professor não ajudou em nada.

  • Parece que o ''professor'' de informática do QC não aprende a diferença de "Hacker" e "cracker"

  • Para cometer um cybercrime precisa ser um hacker? Oi? Quem tenta justificar essa questão é tão desonesto como a banca! Ainda teve comentário que falou "Ah, mas pobre não acessa a internet" em nenhum momento a alternativa E restringiu dizendo que TODAS AS CAMADAS SOCIAIS DE TODOS OS PAÍSES tem acesso. Se fosse uma questão de C/E com certeza a letra E seria considerada como Certa

  • Gente, e a diferença entre HACKER e CRACKER? A banca não levou em conta?

  • GABARITO: D

    Discordo do gabarito por 2 motivos

    1= A banca usou hacker com o sinônimo de cracker. Além de não ser sinônimo, isso é um grande problema p/ quem estuda para concursos da cespe! Ela mudou o entendimento ou apenas usou um outro entendimento para essa prova?

    2 = Por eliminação, a letra E seria a mais correta. Realmente um dos ideais da internet é ser o mais acessível possível a pessoas das mais diferentes classes sociais e regiões geográficas do mundo.

  • discorco com a alternativa pelo simpes fato de que cybercrime pode ser cometido por qualquer pessoa que tenha um bom domínio na internet, não sendo só um hacker.
  • Quem sabe a matéria errou. Quem não sabe a diferença entre CRACKER E HACKER, acertou a questão. CESPE SENDO CESPE

  • PERFEITA A COLOCAÇÃO DO COMENTÁRIO DO AMIGO ADMILSON GOBI JUNIOR.

  • Quem conhecer a perfeita diferença entre HACKER E CRACKER NESSA QUESTÃO O CESPE FUDEU COM ESSE CONHECIMENTO

  • Mais alguem marcou a Letra E ????

  • mais alguém respondeu levando em consideração que contravenção é diferente de crime? errei =/

  • Quando há duas respostas certas fica difícil. CESPE sempre Inovando...... Não há justificativa fundada para que a letra E não esteja correta.

    Ela não traz palavras delimitadoras.

  • Rapaziada viajando na questão...... Prestem atenção:. "Com a Internet, uma nova modalidade de contravenção surgiu: o cybercrime, que se manifesta nas ações dos hackers."

    Hacker,de forma resumida,seria aquele que invade sua máquina com o desígnio de testar seu conhecimento.Quando partimos desse pressuposto, podemos chegar,assim, a uma conclusão: se o hacker invade seu PC,LOGO,ele comete crime, ou seja, a advinda da Net trouxe novos modalidade de cybercrimes!!!

    INSTA: gabriel_oli1

    18 anos e rumo à aprovação!

  • Seria justo e necessário, o cespe Cebraspe ter utilizado o termo “Cracker” e não “Hacker” ou ter destrinchado mais a explicação.

  • Hackers não necessariamente são criminosos, a questão deveria ser anulada.

  • LETRA D

  • ITEM D

  • Gabarito letra E.

    Uma vez que a banca não restringiu.

    A internet está difundida em que vários países e classes sociais distintas, tem acesso a internet.

    Já a letra D está errada, pois crack é malicoso, enquanto rack nem sempre é usado nesse sentido.

    Por fim a banca deu como D correta.

    Discordo totalmente!

  • Pessoal, não tentem discutir com a banca, adaptem-se.

    Para a CESPE/CEBRASPE:

    Trojan = vírus

    Haker = são indivíduos que atual com fins maliciosos

    Eu discordo dos dois conceitos, mas não quero entrar em debate teórico com a banca, apenas acertar questões.

  • Questão tosca!!! Tudo de ruim desaba nas costas do hacker; e sabemos que não é bem assim!!!

  • Estou bem feliz por ter errado esta questão. rs

  • Quem errou acertou, quem acertou errou

    #PAZ

  • Questão horrível.

    1 - ENTAO QUER DIZER QUE A INTERNET NÃO É ACESSÍVEL ÀS MAIS DIVERSAS CLASSES SOCIAIS DOS MAIS DIVERSOS PAÍSES ?

    2 - A BANCA USOU HACKER (ERRONEAMENTE) NO LUGAR DE CRACKER !!!

  • Questão de cunho subjetivo...

  • Primeiramente, a letra E não se refere a todos os países, e sim a diversos (noções bem diferentes). Segundo, não há contravenção envolvendo cybercrimes. Na verdade, existem CRIMES tipificados na legislação brasileira. A primeira dessas leis é a dos Crimes Cibernéticos (12.737/2012), conhecida como Lei Carolina Dieckmann que introduziu o artigo 154-A no CP. Péssimo gabarito!

  • Levei até um susto vendo a quantidade de comentários. Qualquer um com um Q.I de 3 dígitos consegue ver que só tem uma resposta certa.

  • palhaçada!!!

  • Responda aí você que ACERTOU ou você que ERROU:

    QUAL A DIFERENÇA ENTRE HACKER E CRACKER ?

  • A resposta D nao pode ser correta. Pq quem comete crimes são os crakers. Um haker é meramente im sidação comum que esta na beirada entre o ''bem e o mal''.

  • PARA QUEM TEVE DÚVIDA NA LETRA E)

    E)- " Ainda hoje, por ex. no continente africano existem dezenas de países que não possuem internet. Ou seja, em muitos locais a internet ainda é muito elitizada, eu posso dizer que no Brasil houve uma expansão muito grande da internet, isso fazia parte dos programas crescimento do desenvolvimento brasileiro. Mas, ainda em alguns locais a internet é elitizada, não é acessível por todos. "

    RESPOSTA EM VIDEOAULA DO PROF. RENATO DA COSTA - ESTRATÉGIA CONCURSOS

  • Questão altamente incoerente. A ação de hackers não pode ser generalizada como maliciosa.

  • questão mal elaborada

  • Fiquei em dúvida entre as alternativas D e E, pois os crimes são cometidos pelos CRACKERS e não pelos HACKERS, logo a alternativa correta seria a E. Mas conhecendo a "filha-da-putagem" da banca marquei a D kkkkk

  • Essa vai para o meu caderno de "MERDAS DO CESPE"

  • quem elaborou essa questão não transa

  • ACESSÍVEL A DIFERENTES CLASSES SOCIAIS # NÃO PODE SER ACESSÍVEL SE 46 MILHÕES DE PESSOAS SÓ NO BRASIL NÃO TEM ACESSO.

    25% dos brasileiros não têm acesso à internet, aponta pesquisa. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quarta-feira (29) uma pesquisa que aponta que 25% (ou um em cada quatro) dos brasileiros não têm acesso à internet. Em números totais, isso representa 46 milhões de pessoas.

    https://canaltech.com.br/internet/25-dos-brasileiros-nao-tem-acesso-a-internet-aponta-pesquisa-164107/#:~:text=25%25%20dos%20brasileiros%20n%C3%A3o%20t%C3%AAm%20acesso%20%C3%A0%20internet%2C%20aponta%20pesquisa,-Por%20Rui%20Maciel&text=O%20Instituto%20Brasileiro%20de%20Geografia,representa%2046%20milh%C3%B5es%20de%20pessoas.

  • Isso que dá botar um sociólogo ativista dos direitos humanos pra fazer questão de Tecnologia da Informação...

  • Como exigir aprofundamento técnico do candidato se, na hora da prova, as questões vêm com uma superficialidade dessas?

  • Como exigir aprofundamento técnico do candidato se, na hora da prova, as questões vêm com uma superficialidade dessas?

  • Hoje em dia falar que tem países que não tem acesso a internet francamente parece absurdo, pode até ter alguns com acesso restrito ou limitado, mas garantir que não existe essa opção é viajar na maionese.

  • O correto seria Cracker, não hacker, essa questão deveria ser anulada

  • Como as questões da Cespe são interdisciplinares, o termo contravenção estaria errado, pois essa nova modalidade de infração é tida como delito, e a outra questão é da utilização do termo hacker como criminoso.

  • Quem errou acertou, quem acertou errou

  • questao lixo

    obvio que a internet esta acessivel em diversos países para diferentes classes sociais.

  • nem toda classe tem acesso a internet.

    a letra D estaria mais correta se o termo hacker fosse trocado por cracker, mas segue o baile.

  • uma nova modalidade de Contravenção == CyberCrime???

    Hacker???? PQP!!!!!!

  • as pessoas confundem ética com responsabilidade penal. os hackers podem até serem bonzinhos, mas ainda assim devem responder perante a justiça, se acionada.

    já a E está claramente errada.

  • É um "crime ou uma contravenção" penal!

  • Pobres pode ter acesso a Internet. O cadastro do auxílio emergencial foi feito de forma virtual, o que demonstra o quão acessível é a Internet hoje. Acessar a Internet para imprimir algum material numa lan houve costuma ser até gratuito. Ademais, em momento algum a questão citou "todas as classes sociais", o que n torna a assertiva falsa caso alguma classe não possua acesso. Mas segue o jogo...

  • Resolvendo uma a uma:

    a) Errada. A Internet é a rede mundial de computadores que tem como característica ser pública. Além disso,

    seu acesso é realizado através dos navegadores web, que são aplicativos.

    b) Errada. Os sites de comércio eletrônico revolucionaram as formas de consumo.

    c) Errada. A pesquisa na Internet é um dos principais meios para se obter informações.

    d) Correta Essa questão é uma pegadinha do CESPE que faz uma confusão em relação à definição de hacker e

    cracker, pois não faz distinção entre as duas palavras, utilizando apenas hacker para definir o indivíduo que invade sistemas, seja para benefício ou maleficio.

    e) Errada. Não concordo com a resposta, já que a expressão "dos mais diversos países" não é sinônimo de "todos os países", porém, a explicação da CESPE foi que apesar de estar acessível as diferentes classes, sabemos que nem todos os países possuem esse acesso.

  • caraca, a D tá ok mas a E está mais ainda. Hoje em dia qualquer pobre tem whts caramba. hehe

  • Quem estuda direito penal errou essa questão.

  • "diversos paises " pode ser 10 paises ou 5 paises ou 100 paises...

    "Diferentes classes" pode ser classe media e alta..

    A Banca vacilou e não tem explicação. Tomara q nao tenha uma questão dessa nas proximas provas..

  • com certeza entraria com recurso, e o pior é o comentário do professor !

    o professor se mostra totalmente fora da realidade mundial e deu uma resposta muito imperativa ao raciocínio da questão, gostaria que ele apresentasse qual o lugar do mundo que não existe rede mundial de computadores no mundo pois ao dizer: "...existem países e populações que ainda não tem acesso à rede mundial." ele generalizou totalmente todo o Mundo.. existe um lugar onde a rede mundial corresponde apenas a 0,9% da população que é no Timor-Leste mas, não e totalmente! e o interessante e que atinge as até essa camada "pobre" do mundo!

  • pra começo de conversa, não é contravenção e sim crime. Além disso a forma como colocaram hacker e cracker tá errada

  • Não é contravenção!

    É crime! já tá errado por ai

  • Se um território for considerado País, então há governo. Se há governo, há internet SIM, seja qual for a classe social. Qual país que não usa internet? Se comunica com pombo correio, por mensageiro à cavalo?

  • Esta questão é daquelas que reviram o estômago, que faz o candidato perder a paciência com a banca. Data venia aos que pensam diferente, os(as) senhores(as) estão equivocados(as).

    1- Contravenção não é Crime;

    2- A letra E não disse que TODAS as classes sociais têm acesso nem que isso ocorre em TODOS os países, de maneira que a alternativa é de longe a mais correta;

    3- Nishimura já foi melhor nos comentários, não sei como ele conseguiu defender a banca nessa questão.

  • Questão toda errada!!! E parece que não foi anulada.

    Não é contravenção.

    154-A do CP. Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, e multa.

    E os outros colegas já responderam acerca do hacker x cracker.

  • Além dos erros destacados, o conceito de Hacker está equivocado.

  • Questão amadora! Dois erros, e não foi anulada Cespe??

    1° Não é Contravenção

    2° O termo correto não é hacker

  • Se quer deixar a alternativa E errada, teria que trocar o DIVERSOS por TODOS!

    Ou a internet só está acessível a 2 países???

    Pra fazer uma pegadinha, primeiro tem que aprender a diferença entre restrição e generalização..

    Examinador desgraçado!!!

  • contravenção e cyberCrime, ao pé da letra não estaria correto, mas é o que sobrou! kkkk

  • Quanto ao termo, se a banca quiser usar o termo hacker para definir os maus, em vez de usar cracker ela pode...Para cespe vale o contexto e não o termo em si..

  • Hoje, não só hackers ou crackers realizam crimes e contravenções cibernéticas, pois hoje crimes como o de injúria acontece no ambiente virtual por pessoas que não se encaixam em nenhum dos dois conceitos.

  • Não seria Crackers ?

  • Buscando um pouco mais, encontrei que há sim países completamente desconectados...

    "De acordo com uma pesquisa realizada pelo projeto GEONET da Universidade de Oxford há 28 países desconectados, esse grupo de países fazem parte do chamado Arquipélago da Desconexão segundo a pesquisa"

    https://pt.linkfang.org/wiki/Acesso_%C3%A0_internet

    "O projeto GEONET, iniciativa da Universidade de Oxford, no Reino Unido, identificou que nosso planeta possui um Arquipélago de Desconexão, representado por 28 países, identificados nas áreas laranjas e amarelas do mapa abaixo. A maioria das regiões completamente sem acesso à rede estão no continente Africano, na parte sul do deserto do Saara. Mas também foram destacados territórios em que a web tem penetração inferior a 10% da população. Os dados representam o ano de 2013, não muito longe do que vivemos atualmente."

    https://www.purebreak.com.br/noticias/paises-desconectados-voce-sabia-que-ha-locais-do-mundo-onde-a-populacao-nao-tem-acesso-a-web/16738

  • Questão mal formulada. Erraria várias vezes...

    Dizer que a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países não significa dizer que TODOS os países possuem esse acesso.

  • Em outras questões do Cespe e explicação do professor do Qc, pude perceber que a mesma considera cracker como um tipo de hacker criminoso. Ou seja, hacker é gênero enquanto cracker é espécie. Hoje entendo hacker como "qualquer pessoa que se dedique intensamente em alguma área específica da computação e descobre utilidades além das previstas nas especificações originais", "um indivíduo que se dedica, com intensidade incomum, a conhecer e modificar os aspectos mais internos de dispositivos, programas e redes de computadores", seja essas habilidades usadas para o bem ou para o mal, com a observação que se usadas para o crime, especifica como cracker, criminal hacker.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • é o que homi?

  • cybercrime é uma CONTRAVENÇÃO???????? PASSIVEL DE ANULAÇÃO

  • No meu ponto de vista a questão seria passível de anulação devido a resposta da letra E, pois a internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países. Quando cita diversos países, não quer dizer que é de todo mundo.

    Com isso, ao meu ver teriam dois gabaritos para esta questão as letras D e E.

  • não é Hacker e sim Cracker

  • cyberCRIME= contravenção? Que eu saiba crime e contravenção penal são coisas diferentes. E a letra E esta correta. Questão deveria ser anulada, mas como sempre, o cebraspe tem um entendimento próprio e supremo e nós meros mortais, devemos aceitar.

  • Essa questão deveria ser anula, a meu ver, pelas seguintes razões:

    1. Hacker é diferente de Cracker. Quem efetivamente pratica CRIME é CRACKER!
    2. Não vejo problema da letra "E" ser a resposta correta, uma vez que a rede mundial de computadores é ABERTA de modo que torna-se acessível a diferente classes.
  • além disso cyber crime e um crime e não uma contravenção. banca cespe deve ser composta por juízes aposentados.

  • KKKKKKK

    CESPE faz o que bem entende e os candidatos que se lasquem

  • informática de concurso é uma avacalhação sem fim, pqp

  • kkkkkkkkk, piada de questão hein? Alguém chama o VAR que o juiz tá doidão!

  • A Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países (não disse todos)

    Onde está o erro?

    Que piada de questão!

  • Não sei por que a alternativa E está errada, pois a Internet é acessível às diferentes classes sociais dos mais diversos países.

  • Fiquei com dúvidas sobre ser crime ou contravenção....acabei errando...

  • "Sabemos que a CESPE cobra como noções de informática e também para área de TI os termos Hacker e Cracker. Hacker poderia ser usado como termo geral sabendo-se que existem os termos Blackhat, Whitehat, Grayhat, Pheaker, etc. que não caberia nessa questão para validar como certa, como dito na primeira frase, esses termos NÃO são cobrados. 

    Adicionalmente, Cibercrime, conforme a Lei 12737 (Dispõe sobre a tipificação criminal de delitos informáticos; altera o Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 - Código Penal; e dá outras providências) É CRIME e não contravenção como mencionado.

    Dois erros na assertiva.

     

    Já a letra E, em vista do português, não está dizendo que todas as classes e todos os países, ela diz que "a internet é acessível por VÁRIAS classes sociais e em VÁRIOS países" (VÁRIOS são muitos, mas não todos).

    A única opção que podemos marcar como certa, deveria ser a letra E. "

    Comentários do colega M. Martins que concordo plenamente.

    mas Cespe é Onisciente e inerrável.

  • dificil é justificar o erro da E kk

  • quem marcou E acertou, você está no caminho certo.
  • Se fosse uma questão de 2004, dava até pra entender não ser a alternativa E, mas nos tempos atuais, qualquer pobre e qualquer rico tem acesso PLENO à internet. E hoje em dia, por valores muito mais acessíveis que no passado. Complicado uma banca enorme tomar uma alternativa como essa, em um tempo moderno, como errado..

  • CESPE forçou a barra nessa questão.

  • Kurosaki nii-sama.

    • A alternativa E é inválida pelo fato de que a palavra acessível foi empregada como sinônimo de utilizável. A educação é acessível (usufruida por todos) à todos no Brasil? Não, da mesma maneira é a Internet em outros países, pessoas em condições de miséria no Haiti/outros lugares mal sabem oque é internet.
  • Hackers

    São aqueles indivíduos que possuem conhecimentos profundos de informática e fazem uso deles de forma positiva. 

    Crackers

    Quanto aos crackers, eles utilizam seus grandes conhecimentos em informática de forma menos honesta: quebrando (cracking) sistemas de segurança de softwares para ter alguma vantagem financeira lá na frente. Esse tipo de atividade é considerado ilegal e, por isso, os crackers são vistos como criminosos.

    Por isso não respondi a alternativa "D"

  • Questão facilmente anulável. Contravenção é uma coisa e crime outra. Cybercrime = crime cibernético.

  • A alternativa E não está errada. Há paises que somente algumas classes sociais tem acesso. Ademais, crime e contravenção são conceitos distintos.

  • Alternativa E é correta, acho.

  • cespe e informática

    combinação perfeita .

  • O gabarito correto deveria ser a letra E.

    Hacker não é o criminoso e sim o Cracker, mas a CESPE é a dona da razão.

  • CONTRAVENÇÃO?

    Deveria ser CRIME né

  • Achei q a palavra contravenção tornava a questão errada =/

    Pq, Cespe??

    G.: D

  • QUEM ERROU , ACERTOU !

    Segue o baile

  • ERREI SEM PESO ALGUM, A ALTERNATIVA "E" TAMBÉM É CORRETA!!!

  • Na alternativa E) não afirma que são todos os países e sim diversos. Diversos não são todos!!

  • Contravenção?????????????????????

    Pelo menos usasse infração.

  • Subjetividade, desorganização e fraude, palavra que definem o CEBRASPE.

  • CESPE sempre cespiando, que eu sei, cracher se associa a C de crimes, todo mundo ama o CEBBRASPE, é abuso sobre abuso e ninguém toma providências!!!!

  • Tem que ler os quesitos com o coração aberto...

ID
2404486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Turismo
Assuntos

Nos anos de 2014 e 2016, o Brasil sediou dois grandes eventos esportivos internacionais: a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas. A esse respeito, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: c) Os referidos eventos projetaram a imagem do Brasil no exterior, ainda que sustentada em mitos a respeito da cultura e da sociedade, como, por exemplo, a harmonia social e racial. 

    Bons estudos!

  • Qual o erro da alternativa B?


ID
2404489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política

Uma das maiores cidades do mundo, a Cidade do México passa atualmente por um processo de alteração de seu status político, cuja finalidade é torná-la um(a)

Alternativas

ID
2404492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Ciência Política

Tendência do processo de globalização, a formação de grandes blocos regionais sofreu abalo em 2016 com o início do processo de saída

Alternativas

ID
2404495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Atualmente, conflitos em diversas regiões do mundo, como a guerra da Síria, têm gerado grande número de refugiados para outros países. Diante desse contexto, o Brasil

Alternativas
Comentários
  • Segue outra relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: O Ministério da Justiça lançou nesta terça-feira (13.10.2015) uma nova campanha contra a xenofobia e a intolerância no país. Com o slogan “Brasil, a imigração está no nosso sangue", a campanha visa mostrar os diferentes momentos de entrada de migrantes que compuseram a história do Brasil, e, com isso, mostrar a diversidade do país. Essa providência deve-se, entre outros fatores, ao forte aumento, em 2015, do fluxo de refugiados: sírios.

     

    Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/8333956b-d0

     

  • Se a questão fizesse menção à crise dos refugiados venezuelanos estaria desatualizada uma vez que brasileiros estão EXPULSANDO covardemente os refugiados venezuelanos que chegam ao país por Roraima. Vergonha nacional!

  • Ao longo da história da humanidade sempre houve migrações. Por vários motivos: desastres naturais, guerras, comércio, busca de melhores condições de vida, entre outras. A questão sempre foi aceitar ou não os migrantes. E, se aceitos, sob que condições. Neste século XXI nos deparamos com uma crise migratória grave, que esbarra em limites de soberania, crises econômicas internas, diferenças culturais e o constante medo do insidioso terrorismo, que utiliza quaisquer mecanismos para levar a cabo suas intenções. A ação de cada Estado em relação à questão dos refugiados não é igual , apesar das propostas de ação conjunta do ACNUR, organismo do sistema ONU para refugiados ( Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados).

    A questão pede a identificação da ação do Brasil acerca, especificamente, em relação aos refugiados sírios.

    A) INCORRETA. O Brasil não interfere diretamente no conflito militar na Síria.

    B) INCORRETA. Não há leis internacionais que regulamentem a ação de organismos humanitários. O Brasil poderia limitar sua ação dentro do território nacional mas, isso não é correto.

    C) INCORRETA. Não há a proposição do Brasil para a volta de refugiados a seus países de origem antes do final do conflito. Essa não é  uma posição do país na arena internacional.

    D) INCORRETA. O maior problema do Brasil não é com os refugiados sírios e sim com os venezuelanos que, ao entrarem sem controle pelas fronteiras norte do país tem trazido problemas como conflitos com populações locais, dificuldades de abastecimento e doenças como sarampo. No entanto, não é posição oficial do país a expulsão de refugiados.

    E) CORRETA. A posição do Brasil é de acolhimento de refugiados .

    RESPOSTA: ALTERNATIVA E

ID
2404498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A respeito do contexto econômico atual do estado do Maranhão, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2404501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de construção do projeto político pedagógico

Alternativas
Comentários
  • Justificativa da alteração do gabarito:

    Não há opção correta, uma vez que todos os agentes da educação – direção, equipe pedagógica, professores, auxiliares e demais funcionários da escola – as famílias e os estudantes devem fazer parte da construção do Projeto Político Pedagógico. 

  • GABARITO: C Visto a importância da comunidade interagir e de todos os envolvidos no processo se encontrarem na realidade escolar.

ID
2404504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O planejamento das atividades didáticas é uma ação do professor que envolve a previsão das atividades a ser realizadas em sala de aula com os alunos. O ponto de partida na elaboração desse planejamento é a

Alternativas
Comentários
  • “Planejar é analisar uma dada realidade, refletindo sobre as condições existentes, e prever as formas alternativas de ação para superar as dificuldades ou alcançar os objetivos desejados”.

     

    Portanto, conforme a citação acima, o primeiro ato que fazemos ao planejar é analisar a realidade. Mas o que seria isso no âmbito educacional? Seria observar o perfil da turma, suas características, seu nível de desenvolvimento, seus interesses, etc., para então, analisar e traçar objetivos que possibilitem uma mudança desejada.

     

    Resposta B

  • Mas o fato de observar o perfil da turma e suas cracteristicas não poderiam entrar no objetivo do planejamento?

  • Identificação do perfil da turma, seleção do conteúdo e definição dos objetivos que se pretende alcançar. Cada um desses itens poderia responder a questão. No entanto, com estão todos como alternativa, vale a pena coloca-los em ordem de prioridade. Acho que que foi assim aque a banca pensou: No ato de planejar, primeiro se identifica o perfil da turma, depois seleciona os conteúdos e, por fim,  se estebelece os conteúdos! 

  • Essa é a famosa pergunta "casca de banana", para que vc caia nela. kkkkk

  • Cesp sendo cesp
  • Quando se diz em observar o perfil da turma quer dizer fazer uma AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA.

    Primeiro eu preciso observar, diagnosticar minha turma para depois traçar objetivos condizentes com as reais necessidades dela.

    Força forte!

  • Se observamos as outras alternativas seguem o raciocínio dos elementos do planejamento de ensino (objetivos, conteúdos, metodologia, recursos didáticos e avaliação). A única que se diferencia é a letra "B": Identificação do perfil da turma (diagnóstico inicial). É como dizer que banana não é fruta. Acredito que foi esse o raciocínio da banca. Realmente uma casca de banana!!!!!

  • LETRA B. O ponto de partida é o diagnóstico, ou seja, conhecimento prévio do perfil da turma.


ID
2404507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O sucesso e a qualidade da aprendizagem no processo pedagógico dependem, entre outros fatores, de o professor

Alternativas
Comentários
  • Comentários

     

    Afetividade – conjunto de fenômenos psíquicos que são experimentados na forma de sentimentos e emoções.

     

    Para que haja aprendizagem de qualidade vários fatores são necessários, como capacidade intelectual e predisposição do aluno para aprender, nível de conhecimento do professor e capacidade para produzir conteúdo, apoio extraclasse realizado pelos pais e outros responsáveis, etc. No entanto, existe um fator que pode ser considerado como catalisador do processo educativo, pois quando o professor se dispõe a ensinar e o aluno à aprender, relações de afetividade vão se formando entre os dois mediante uma troca. Portanto, sem uma relação afetiva ampla, o processo ensino aprendizagem tende a acontecer de forma desarmônica, ou seja, alguns aspectos da pessoa ficam atrofiados, principalmente no que diz respeito as emoções.

     

    “Um professor que não expresse em seus comportamentos as atitudes que deseja formar nos alunos, não poderá esperar alcançar os objetivos visados” (CAMPOS, 1987).

     

    GAB. D

     

    Referência: ZONTA, Arruda; FERREIRA, Josiane. Afetividade e educação: a relação professor/aluno interfere na preferência da disciplina? PUCRS.

  • a) priorizar atividades de memorização, a fim de promover o pleno desenvolvimento cognitivo dos alunos.

     b) delegar à família dos alunos a responsabilidade pela qualidade do desempenho deles em atividades extraclasse.

     c) proteger e prestar assistência financeira à família dos alunos de baixa renda.

     d) valorizar as emoções dos alunos e sua relação de afetividade com eles. (CORRETA)

     e) disciplinar e subordinar os alunos a rigorosas regras de conduta que limitem a criatividade deles.

  • valorizar as emoções dos alunos e sua relação de afetividade com eles.

  •  

    A questão sita componentes das relações humanas que são encontradas em sala de aula.Fazem parte dos aspectos socioemocionais.

     

     

     

    Segundo o autor Libâneo, as relações entre professores e alunos, as formas de comunicação, os aspectos afetivos e emocionais e a dinâmica das manifestações na sala de aula fazem parte das condições organizativas do trabalho docente. Existem dois aspectos a serem considerados na interação professor-aluno no trabalho docente:
    à o aspecto cognoscitivo → relacionado a forma de comunicação dos conteúdos escolares e às tarefas escolares indicadas aos alunos) e;
    à o aspecto socioemocional → diz respeito às relações pessoais entre professor e aluno e às normas disciplinares indispensáveis ao trabalho docente).
    ASPECTOS COGNOSCITIVOS
    Conforme Libâneo o aspecto cognoscitivo corresponde ao processo ou movimentos que envolve a ação de ensinar e aprender. Desta forma, o professor trabalha constantemente num vai e vem de atividades cognoscitivas e o nível dos alunos.
    ASPECTOS SÓCIO EMOCIONAIS
    Libâneo afirma que “é preciso aprender a combinar a severidade e o respeito”. Deve-se entender que neste processo pedagógico a autoridade e a autonomia devem conviver juntas, a autoridade do professor e a autonomia do aluno como uma forma complementar (LIBÂNEO, 1990, p.250)


ID
2404510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta uma ação pedagógica que expresse o compromisso social e ético dos professores.

Alternativas
Comentários
  • O trabalho docente constitui o exercício profissional do professor e este é seu primeiro compromisso com a sociedade.Sua responsabilidade é preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família,no trabalho,nas associações de classes,na vida cultural e politica.É uma atividade fundamentalmente social,porque contribui para a formação cultural e científica do povo,tarefa indispensável para outras conquistas democráticas.

    A caracteristica mais importante da atividade profissional do professor é a mediação entre o aluno e a sociedade,entre as condições de origem do aluno e sua destinação social na sociedade,papel que cumpre provendo as condições e os meios.

    O sinal mais indicativo da responsabilidade profissional do professor é seu permanente empenho na instrução e educação dos seus alunos,dirigindo o ensino e as atividades de modo que estes dominem os conhecimentos básicos e as habilidades,e desenvolvam suas forças,capacidades físicas e intelectuais,tendo em vista equipa-los para enfrentar os desafios da vida prática no trabalho e nas lutas sociais pela democratização da sociedade. (libâneo, 1999, p. 47)

     

    (LIBÂNEO,J.C. Didática. São Paulo: Cortez, 1999. p. 47.)

  • letra c

  • mobilizar os alunos a investigar os problemas de saneamento da comunidade, em busca de soluções, bem como orientá-los para que recomendações sobre a correta separação do lixo e o reaproveitamento de materiais sejam divulgadas à comunidade.

  • Assinale a opção que apresenta uma ação pedagógica que expresse o compromisso social e ético dos professores.


ID
2404513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na perspectiva de Jean Piaget, em uma situação que envolva o cometimento de erro pelo aluno no processo de aprendizagem, o professor deve

Alternativas
Comentários
  • c) levar o aluno a refletir sobre por que errou, dando-lhe a oportunidade de reconstruir a compreensão do conhecimento.

  • Piaget é o cognitivista, leva sempre o aluno a ser ativo, um ser pensante e auto reflexivo sobre seus pensamentos.

  • O pensamento é a base da aprendizagem, que se dá pela interação entre sujeito e objeto através da modificação de estruturas mentais já existentes. O professor deve criar situações desafiadoras que estimulem o aluno a “aprender a aprender”.

  • c) levar o aluno a refletir sobre por que errou, dando-lhe a oportunidade de reconstruir a compreensão do conhecimento.

  • Interessante a resposta, pra mim, segundo estudo prévio, este aluno não teria esquemas suficientes para fazer assimilação de tal conteúdo. Ao professor explicar, neste caso iria fazer uma criação de um novo esquema. Ou seja, pela teoria piagetina esse processo seria a assimilação e a acomodação.

  • Trata-se do processo de acomodação, no qual, diante de uma experiência que não corresponda a esquemas ou estruturas cognitivas prévias, o indivíduo é levado a modificar essas estruturas ou criar novas.


ID
2404516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a opção que apresenta o processo de resolução dos conflitos cognitivos que, para Jean Piaget, representa a construção da aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  •  b)

    assimilação, acomodação e equilibração

  • "A primeira inteligência que a criança desenvolve, ou seja, a primeira capacidade que a criança tem de A/A/A (assimilar / acomodar / adaptar) é relativa ao movimento e à sensibilidade, e é por isso que Piaget chama de inteligência Sensório-Motora" Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=mbOdroIeHFY 

  • a) Reforço positivo – Relativo à teoria behaviorista de Skinner

     

    b) correta

     

    c) Estágios de desenvolvimento – não tem relação com conflitos cognitivos, apenas representa o estado mental em que a criança se encontra. A propósito, na teoria piagetiana, o desenvolvimento é condição necessária para a aprendizagem, ou seja, para o professor ensinar algo, é necessário considerar o nível de desenvolvimento do aluno.

     

    d) Aprendizagem condicionada – o condicionamento é um processo de aprendizagem e modificação de comportamento através de mecanismos de estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do indivíduo. Esse processo é vinculado ao Behaviorismo ou comportamentalismo, não tendo, dessa forma, relação com o cognitivismo de Jean Piaget.

     

    e) Zona de desenvolvimento proximal – conceito elaborado por Vigotski que define a distância entre a Zona de Desenvolvimento Real  e a Zona de Desenvolvimento Potencial, que é determinada pelo solução de problemas apenas com a ajuda de um adulto.

     

    Bons estudos!

  • assimilação, acomodação e equilibração


ID
2404519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Edgar Morin, ao desenvolver os sete saberes necessários à educação do futuro, argumenta que uma autêntica educação deve estar apoiada na justiça, na democracia verdadeira, na igualdade e na harmonia com o entorno.


Edgar Morin. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 3.ª ed. São Paulo: Cortez; Brasília – DF: UNESCO, 2001.


Assinale a opção que apresenta os sete saberes destacados por Edgar Morin para ser ensinados na escola.


Alternativas

ID
2404522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Patto formulou importantes contribuições à educação no sentido de romper com o estigma de que o fracasso escolar é resultado exclusivo de problemas emocionais, orgânicos e neurológicos do aluno ou de sua família.


Maria Helena de Souza Patto. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1999.


Uma ação que não é da responsabilidade da escola no enfrentamento do fracasso escolar é a de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A)

    É responsabilidade dos sistemas de ensino e não da escola.

  • Responsabilidade da prefeitura.

  • e melhorar a infra estrutura da escola tambem não é das instituições superiores?

  • Gabarito letra A)

    É responsabilidade dos sistemas de ensino e não da escola.

     

  • Tb não entendi.... Melhorar as condições físicas em parceria com a comunidade é papel da escola?????

    Armou a confusão aqui na minha cabeça...

  • Sério que "melhorar as condições físicas da escola em parceria com a comunidade" é responsabilidade da escola? Questão ruinzinha essa!

  • você que pensou como esquerdista acertou !

  • Questão mal formulada, poderia caber recurso aqui?

  • óbvio que seria investir na formação inicial dos professores. Se fosse formação continuada, talvez....


ID
2404525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às avaliações diagnóstica, formativa e somativa, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B   "A avaliação somativa é uma avaliação de aprendizagem de acordo com a qual notas e conceitos são atribuídos ao aluno.Segundo Haydt (2000), a avaliação somativa tem como função classificar os alunos ao final da unidade, semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados. O objetivo da avaliação somativa é classificar o aluno para determinar se ele será aprovado ou reprovado e está vinculada à noção de medir."

     

  • Letra B - a avaliação somativa tem função de classificação. Logo, ocorre no final do processo de ensino-aprendiagem, em que é possível verificar o rendimento do aluno.

  • (Complementando)

     

    Avaliação diagnóstica deve acontecer no início de cada ciclo ou ano letivo, pois assim fica mais fácil detectar os erros e planejar as atividades que serão realizadas.

    Avaliação formativa tem como propósito informar ao professor e aluno sobre os resultados da aprendizagem, durante as atividades escolares. Possibilita a reformulação no mesmo e assegura o alcance dos objetivos. Tem o nome formativa, pois indica como os alunos estão se modificando em direção aos objetivos.

    A avaliação somativa tem a função de classificar os alunos ao final da unidade, semestre ou ano letivo, segundo níveis de aproveitamento apresentados. Objetiva avaliar de maneira geral o grau em que os resultados mais amplos têm sido alcançados ao longo e ao final de um curso.

     

    Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/tipos-de-avaliacoes-escolar/16604

     

    Bons estudos!

  • Em 28/03/2018, às 20:28:10, você respondeu a opção C. Errada!

    Em 27/03/2018, às 20:01:09, você respondeu a opção C. Errada!

    Em 11/03/2018, às 20:08:31, você respondeu a opção B. Certa!

    Em 26/02/2018, às 20:20:30, você respondeu a opção C. Errada!

    COMO PODE ISSO ACONTECER????

    CARAMBA!!!!!

  • .

    a) A função da avaliação formativa é checar se os objetivos das políticas públicas foram atendidos.

    b) A avaliação somativa é uma avaliação de aprendizagem de acordo com a qual notas e conceitos são atribuídos ao aluno.

    c) A avaliação somativa funciona como parâmetro para a checagem das metas que a direção da escola ainda necessita alcançar.

    d)A avaliação diagnóstica é utilizada quando se pretende encaminhar o aluno para a avaliação do psicopedagogo.

    e) A avaliação diagnóstica revela apenas os conhecimentos que o aluno não aprendeu.


ID
2404528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito de avaliação da aprendizagem e de aspectos a ela relacionados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A, com certeza.

  • Aprendizagem=Alunos.

    Ensino: Professor.

  • Acredito que hoje essa questão esteja desatualizada, pois a avaliação da aprendizagem é diferente da avaliação para a aprendizagem.

    Uma é somativa e a outra formativa, respectivamente.

  • Avaliação da aprendizagem é um instrumento utilizado para avaliar a evolução dos alunos ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Esse procedimento vai além de aplicar testes e conceder notas aleatórias, mas exige um acompanhamento do estudante em diferentes momentos do processo educativo.

    Existem diferentes tipos de avaliação e é possível criar uma alternância entre eles ao longo do ano letivo. Confira os principais modelos para analisar o desempenho do educando:

    - Registro das atividades pedagógicas realizadas

    - Observação dos alunos nas aulas (anotação da sua participação nas atividades)

    - Debate entre os alunos

    - Trabalho em grupo

    - Autovaliação

    - Provas e testes

    - Portfólio dos trabalhos no ano letivo

    www.educamaisbrasil.com.br

    Avaliação do ensino ocorre por meio de dados (resultados) divulgados pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) inclui tanto a rede pública como a rede privada de ensino que apresenta o desempenho dos estudantes nas diferentes etapas do educação básica. Por exemplo, o Ideb do ensino médio foi de 3,8 (em 2017) para 4,2 (em 2019). O Ideb é composto por dois tipos de dados: as taxas de aprovação, fornecidas pelo Censo Escolar, e o desempenho dos alunos no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que avalia o conhecimento em língua portuguesa e matemática. O indicador é divulgado a cada dois anos e traz uma radiografia da qualidade dos anos iniciais (1º ao 5º ano) e finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental, assim como do ensino médio.

    https://educacao.uol.com.br/

    Bons estudos!

    Grande fé e determinação.


ID
2554321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da cristianização da Europa no período medieval, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra d - Através das cruzadsa se deu a cristianização dos ditos povos hereges.

    Tive dúvida entra a letra D e E mas durante a idade média não houve estagnação quanto ao desenvolvimento da arte, filosofia e ciencia.

     

  • Cabe dizer ainda que na penísula Ibérica ocorreu a ocupação mulçumana, que devido ação dos cruzados foi possível a retomada da região pelos reis católicos que impuseram o cristianismo e promovendo ações de combate aqueles que não comungavam de sua religião cristã. Ainda que, a Inquisição serviu para fortificar os laços religiosos impondo aquilo que era aceito pela Igreja Católica e promovendo perseguições aos chamados povos hereges e as suas "práticas." Neste caso, alternativa - D está correta!

  • A cristianização foi imposta para todos e , aqueles que não a aceitarem (hereges) iriam ser julgados pelo tribunal da inquisição

    LETRA D

    APMBB

  • que questão mal feita, ideológica e mentirosa. o comentário bdi Ytalo Ian consegue ser pior que a questão. É coisa de quem nunca estudou sobre a inquisição e a idade média. Só um Católico poderia ser julgado pela inquisição, não era um tribunal para julgar quem não fosse cristão... a ignorância reina
  • questão péssima, nota-se a inclinação ideológica de quem preparou essa questão vergonhosa. as cruzadas não tinham a ver com heresia ou com imposição do credo, tinha a ver com o resgate da terra santa das mãos daqueles que invadiram e saquearam e impediam os cristãos de visitar os lugares santos, sobre tudo o santo sepulcro. questão vergonhosa do início ao fim, deveria ser anulada por não ter opção correta.

ID
2554324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca da resistência dos escravos à escravatura no Brasil colonial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Refugiar-se em quilombos era uma prática comum e constante dos escravos no Brasil colônia, o que provocava resistência por parte do governo e dos senhores. Palmares e seu líder, Zumbi, representaram uma quebra nas relações de dominação da região em virtude do alto número de escravos que fugiam para o quilombo, fazendo com que o exército colonial e os senhores tivessem muita dificuldade para destruí-lo. A luta contra a escravidão, representada pelo Quilombo dos Palmares e sua resistência, passou a ser celebrada pelos movimentos negros da atualidade. 

  • Gabarito C:

    Só pra atentar que a letra B tem uma pegadinha embutida, ao afirmar que os escravos "desconsideravam a prática de sabotagem dos engenhos de açúcar, pela grande vigilância que sofriam". Ao contrário, incluía-se, dentre as formas de resistência, as tentativas de sabotar os engenhos.

    Encontrei este fundamento:

    "Durante todo o tempo em que ocorreu a escravidão (1530-1888), ocorreu também a
    resistência africana. Resistiam através de suicídios, abortos, levante contra seus senhores, fugas e
    a formação de Quilombos. Durante as invasões holandesas ocorreram conflitos com os colonos
    que entraram em guerra na primeira invasão na Bahia. Durante a resistência dos colonos, muitas
    fazendas foram destruídas e fugiram muitos africanos, o que estimulou muito o surgimento de
    quilombos, dentre eles o mais conhecido, o quilombo dos palmares."

    Fonte: Professores: Sergio Henrique, Rosy Ellen Freire Viana Santos (Estratégia Concursos). PDF, aula 01, Fundamentos da Preservação do Patrimônio Cultural p/ IPHAN. Pag. 12. 


ID
2554327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      O país era grande, e a corte desconhecia as especificidades de suas diferentes regiões, que vistas de longe pareciam quietas, serenas e davam a impressão de que assim continuariam para sempre. A emancipação política de 1822 consolidou-se em torno da corte, isto é, do Rio de Janeiro, privilegiando a instituição monárquica e a unidade nacional.

Heloisa Starling e Lilia Schwarcz. Brasil: uma

biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 243.



Considerando-se o fragmento de texto apresentado, é correto afirmar que as revoluções sociais do período regencial

Alternativas
Comentários
  • letra b. Representaram o embate entre dois projetos políticos diferentes: o autogoverno provincial e o centralismo da corte.

  • B

    O Período Regencial ficou marcado pela ocorrência das chamadas Rebeliões Regencias (Revoltas Regenciais), que foram uma série de movimentos espalhados pelo Brasil e que ocorreram num período de nove anos. Quase todas essas revoltas ocorreram devido a insatisfação das elites regionais e da classe média urbana com a centralização do poder, as dificuldades econômicas, o aumento dos impostos.

    Fonte: https://rachacuca.com.br/educacao/historia-do-brasil/rebelioes-regenciais/

  • C- Na verdade não havia um forte sentimento antimonarquista.

  • Abre-se uma época de grande disputa de poder e instabilidade política que dão origem a uma série conflitos:

    ·   , na Província do Grão-Pará (1835 – 1840);

    ·   (ou Revolução Farroupilha), na Província de São Pedro do Rio Grande do Sul (1835 – 1845);

    ·   , Província da Bahia (1835);

    ·   , na Província da Bahia (1837 – 1838);

    ·   , na Província do Maranhão (1838 – 1841).

    ·        CabanagemPará (popular): índios, negros e cabanos (pessoas que viviam em cabanas às margens dos rios).

    ·         

    ·        - Causas: péssimas condições de vida da população mais pobre e domínio político e econômico dos grandes fazendeiros.

    ·        SabinadaBahia: Revoltosos: militares, classe média e pessoas ricas.

    ·        - Causas: descontentamento dos militares com baixos salários e revolta com o governo regencial que queria enviá-los para lutarem na Revolução Farroupilha no sul do país. Já a classe média e a elite queriam mais poder e participação política.

    ·        BalaiadaMaranhão (popular): Revoltosos: pessoas pobres da região, artesãos, escravos e fugitivos (quilombolas).

    ·         

    ·        - Causas: vida miserável dos pobres (grande parte da população) e exploração dos grandes comerciantes e produtores rurais.

    ·        Guerra dos FarraposRio Grande do Sul ( questão da charque- caráter elitis)

  • GABARITO: B.

    Considerando-se o fragmento de texto apresentado, é correto afirmar que as revoluções sociais do período regencial representaram o embate entre dois projetos políticos diferentes: o autogoverno provincial e o centralismo da corte.

    "O sentimento autonomista era, porém, forte nas províncias: desfeita a unidade do Império luso-brasileiro como consequência da ruptura de Lisboa, o debate girava ao redor de 2 programas políticos decididamente antagônicos: o centralismo da corte, de um lado, e o autogoverno provincial, do outro."

    (Heloisa Starling e Lilia Schwarcz. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 243.)

    Bons estudos! (=

    @gabig19


ID
2554330
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No período republicano no Brasil, o governo de Juscelino Kubitschek

Alternativas
Comentários
  • '' Minhas escolhas e decisões hoje, tem um nome. Isadora!''
  • Gabarito: B

    O nacional-desenvolvimentismo, durante a administração do presidente Juscelino Kubitschek, se consolidou como um estilo de governo e projeto social para o Brasil, tomando parte no imaginário de boa parte da população brasileira. O slogan “50 anos em 5” lembra a onda de crescimento que nos deu, entre outras coisas, a capital federal Brasília. Foi grande o esforço no sentido de integrar o litoral e o interior do país, e de intensificar o desenvolvimento industrial capitalista, no contexto da democracia. No conjunto, essa ampliação da indústria multiplicou os empregos urbanos e trouxe, às camadas médias, novos produtos de consumo, antes pouco acessíveis, pois obtidos pela via da importação.

    Fonte: https://faceaovento.com/2010/11/08/o-nacional-desenvolvimentismo-de-juscelino-kubitschek/

  • J.k. investiu na industrialização.

  • GAB B

    GOVERNO JK

    PLANO DE METAS

    GOVERNO DESENVOLVIMENTISMO

    50 ANOS EM 5

    INDUSTRIALIZAÇÃO

    CRIAÇÃO DE BRASÍLIA

  • GAB B

    Revisando :

    Questão ) A construção de Brasília e a conseqüente transferência da capital para o Centro-Oeste integravam o Plano de Metas de JK, decisão que buscava incentivar a interiorização do desenvolvimento do país. Gab c 


ID
2554333
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No Brasil, a abolição da escravatura

Alternativas
Comentários
  • Alternativa d) é correta. Uma cronologia simplificada da abolição pode ser representada por Lei Eusébio de Queirós (1850), que efetivamente aboliu o tráfico de escravos africanos para o Brasil; Lei do Ventre Livre (1871), que ajudou mas ainda dava margem à exploração dos escravos; Lei dos Sexagenários (1885), que dava liberdade aos escravos com mais de 65 anos (algo surreal para um país que a expectativa de vida girava em torno de 40 anos); e finalmente a Lei Áurea (1888), que abolia de vez a escravidão, sem indenização nem condicionantes. Uma cronologia mais complexa pode vir desde 1826, quando D. Pedro I ratificou a Convenção de 23 de novembro de 1825 com a Grã-Bretanha, que tornava o tráfico de escravos ilegal a partir de 1830. A partir daí as pressões britânicas, passando pela Bill Aberdeen, resultaria em 1850.

  • Pra memorizar:

    1850-Lei Eusébio de Queiróz: extinguiu oficialmente o tráfico de escravos no Brasil;

    1871-Lei do Ventre livre: tornou livre os filhos de escravos nascidos apos a promulgacao da lei;

    1885-Lei dos Sexagenários: dava liberdade aos escravos ao completarem 65 anos de idade;

    1888-Lei Áurea: assinada pela princesa Isabel, aboliu a escravidão no Brasil.

  • d) resultou de um longo processo iniciado com a extinção do tráfico, em 1850, e posteriormente, com a Lei do Ventre Livre. 

     

     

     

     

    1850 - Lei Eusébio de Queirós:  proibia o tráfico de escravos intercontinental. Estabelecia punições severas. O julgamento dos traficantes deveria ser feito nas cidades onde fosse constatado o tráfico ou presos os traficantes.

     

     

    1854 - Lei Nabuco de Araújo: julgamento de traficantes de escravos em tribunais das cidades. Estabelecia o mesmo que a Lei Eusébio de Queiroz, porém determinava que o julgamento dos traficantes de escravos fosse feito nas capitais das Províncias.

     

     

    1871 - Lei do Ventre Livre ou Lei Rio Branco: concedia liberdade aos filhos de escravos nascidos a partir daquela data.

     

     

    1885 - Lei do Sexagenários ou Lei Saraiva-Cotegipe: beneficiava os negros maiores de 60 anos.

     

     

    1888 - Lei Áurea: concedeu liberdade aos escravos do Brasil.

  • A abolição da escravidão foi GRADUAL.

  • a)     É o contrário, buscava a inserção do Brasil no sistema capitalista. Item incorreto.

    b)     É o contrário também. A mão de obra imigrante é que substituiu a mão de obra escrava. Item incorreto.

    c)      Não houve uma política de inserção dos ex-escravos na sociedade, o que acabou por marginalizar esta camada da população. Item incorreto.

    d)     Item correto.

    e)     A abolição da escravidão no Brasil foi fruto de um longo processo popular e de parte da elite.

    Gabarito D

  • Marquei D pois as outras eram aberrações, entretanto, o processo da extinção do tráfico é bem anterior: 1807: Tratado de Portugal com Inglaterra para abolir o tráfico (perto do auge da dependência lusa em relação a Inglaterra). 1810: Tratados desiguais p/ abolição; 1817 e 1826 mais tratados com Inglaterra sobre abolir tráfico; 1831 Lei Feijó.

  • GAB D

    Revisando :

    Questão ) A partir de 1850, a exportação de escravos de Alagoas para outras províncias se tornou importante atividade comercial e propiciou a presença significativa de mão de obra livre nos engenhos e nas fazendas alagoanas já na década de 1860. Gab C

    A lei Eusébio de Queiroz(1850) proibia a entrada de africanos escravos através dos navios negreiros no Brasil, então a prática de exportar escravos de uma província para outra realmente foi intensificada.

  • A Abolição da Escravatura foi efetivada pela promulgação da Lei Áurea assinada em 13 de maio de 1888. Entretanto, o processo de discussão sobre a extinção do trabalho escravo ocorreu durante todo o século XIX. 

    As discussões começaram no contexto da independência e, em 1810, o Brasil acordou com a Inglaterra medidas para por fim ao tráfico negreiro, o que não aconteceu de imediato.  A Lei Feijó de 1831 foi a primeira lei nessa direção, pois previa o fim do tráfico de negros escravizados. Entretanto, não havia fiscalização e o tráfico continuou. Assim, a Inglaterra promulgou o Bill Aberdeen em 1845 que consistia na permissão aos navios britânicos para apreender qualquer navio negreiro. 

    O Brasil, com o objetivo de não entrar em conflito com a Inglaterra , atendendo à  pressões internas dos movimentos a favor da abolição e à necessidade de liberação de capitais presos no comércio de escravos, passou a criar leis abolicionistas como a Lei Eusébio de Queiroz, a Lei do Ventre Livre até chegar a promulgação da Lei Áurea. 

    O conhecimento acerca do processo de abolição da escravidão do Brasil, para além da promulgação de leis é fundamental, principalmente levando-se em conta o cargo para qual está proposta a questão.  A bibliografia acerca do tema tem se tornado a cada ano mais rica e variada, com destaque para autores como Jacob Gorender, Manolo Florentino e especialistas em história afro-brasileira como Ynae Lopes dos Santos. 
    A) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta pois a abolição da escravatura não impediu a inserção do Brasil no sistema capitalista de produção. Uma vez que no capitalismo temos a figura do proprietário dono dos meios de produção que compra através do salário a força de trabalho do proletariado, algo que não acontecia nas condições escravocratas. Porém havia a exploração da mão de obra escravizada para a atividade lucrativa dos agroexportadores além de uma inicial instalação de componentes industriais no Brasil como, por exemplo, os investimentos do grupo Mauá. Além disso, o país fazia parte do comércio internacional. 

    B) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a mão de obra de negros escravizados foi substituída pela mão de obra livre – nem sempre assalariada – do imigrante. 

    C) INCORRETA – Esta afirmativa está incorreta, pois a Abolição da Escravatura não estabeleceu nenhuma política pública de inserção dos negros - agora livres - na sociedade. 

    D) CORRETA – Esta afirmativa está correta, pois a abolição da escravatura foi discutida ao longo de todo o século XIX. A primeira lei que passou a ser cumprida efetivamente no país foi a Lei Eusébio de Queiroz, que abolia o tráfico negreiro. Após esta foi aprovada a Lei do Ventre Livre que libertava os filhos de mulheres escravizadas nascidos após a promulgação. Em 1885, foi feita a Lei dos Sexagenários e três anos após a Lei Áurea. 

    E) INCORRETA- Esta afirmativa está incorreta pois a sanção da lei pela Princesa Isabel foi fruto de uma pressão dos movimentos abolicionistas que eram formados por parte da elite econômica e cultural nacional, além de elementos populares que pressionavam pelo fim da escravização dos negros africanos. Não se pode deixar de lado a pressão dos próprios afro-brasileiros através de revoltas, movimentos pró abolição e recusa ao trabalho. 

    Gabarito do Professor:  Letra D.
  • 1.       Lei Feijó (1831) - O Brasil propõe essa lei que declara o tráfico negreiro como algo criminoso dentro do território.

    2.       Lei Bill Aberdeen (1845) - Foi aprovada pelo parlamento britânico, essa lei autorizava a marinha britânica a perseguir e aprisionar os navios negreiros em qualquer lugar do Atlântico.

    3.       Lei Eusébio de Queiroz (1850) - Proibia a entrada de escravos no Brasil.- começou realmente a surtir efeito a partir dessa.

    4.       Lei do Ventre Livre (1871) - As crianças nascidas de escravos estariam libertas a partir desta data ( teve pouco impacto).

    5.       Lei do Sexagenário (1885) - Escravos que atingissem os 60 anos de idade teriam o direito de comprar sua liberdade trabalhando por mais 5 anos.

    1. Lei Áurea (1888)- Foi aprovada no Congresso e assinada pela princesa Isabel, abolindo a escravidão.

  • E a Lei Feijó de 1831?


ID
2554336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação à religiosidade africana e indígena no Brasil colonial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  d)

    O culto da religiosidade consistiu em uma forma de resistência dos escravos ao processo de aculturação imposto pelo sistema escravocrata. 

  • a) A princípios os rituais eram feitos em senzalas que eram afastadas das casas grandes, então se tivesse rolando os batuques o "sinhozinho" nem ai saber. 

    b) Os índios Aimorés (Sul da Bahia e ES) eram os piores que existiam em materia de resistência, e pode ter certeza eles praticavam o canibalismo, porque eram ruins mesmo. 

    c) Os africanos que aqui foram trazidos pela diáspora, vieram de várias partes da África e muitos deles cultuavam deuses diversos, e não puderam trazer nenhum( símbolo). 

    d) O culto da religiosidade consistiu em uma forma de resistência dos escravos ao processo de aculturação imposto pelo sistema escravocrata.  CORRETO - Aqui a questão é escrava, não importa se é negra ou indígena.

    e) Todas as crenças que aqui existiu foram sim influênciadas mutualmente. Hoje chamamos de Sincretismo.

    Gabarito D)

  • aculturação é um termo em desuso, uma cultura não sofre influencias sem influenciar também.


ID
2554339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

      Alcançado a 7 de setembro de 1822, às margens do Riacho Ipiranga, Dom Pedro proferiu o chamado Grito do Ipiranga, formalizando a independência do Brasil. A primeiro de dezembro, com apenas vinte e quatro anos de idade, o príncipe regente era coroado Imperador, recebendo o título de Dom Pedro I. O Brasil tornava-se independente, com a manutenção da forma monárquica de governo. Mais ainda, o novo país teria no trono um rei português. Esse último fato criava uma situação estranha, porque uma figura originária da Metrópole assumia o comando do novo país. Em torno de Dom Pedro I e da questão de sua permanência no trono, muitas disputas iriam ocorrer, nos anos seguintes.

                                           Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1998, p. 134.


Considerando o fragmento de texto apresentado, assinale a opção correta, referente ao Primeiro Reinado (1822–1831) no período do Brasil Imperial.

Alternativas
Comentários
  • GAB: A

    A divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário constou no projeto da constituição, que determinou o predomínio do poder legislativo sobre o executivo. Isso contrariou profundamente as pretensões absolutistas e centralizadoras de D. Pedro I. O próprio prestígio de José Bonifácio foi de encontro aos interesses pessoais de D. Pedro I.

    Baseado nesse choque de interesses, o monarca demitiu o ministro e deu um golpe no dia 12 de novembro de 1823, apoiado pelos militares, dissociando a Assembleia Constituinte. Esse acontecimento ficou conhecido na história do Brasil como a Noite da Agonia. Dessa forma, podemos observar que a primeira constituição brasileira não nasceu de uma Assembleia Constituinte e sim dos interesses pessoais de um rei. O início da vida política do Brasil como Nação independente foi tortuoso.

    Por Lilian Aguiar

    Graduada em História

    Equipe Brasil Escola

  • Letra A

    A contituinte de 1823 foi um Anti-Projeto, ou seja, um projeto a contuituição,mas tinha um problema. Ela limitava o poder de D. Pedro I, então ele deu o golpe e fez a de 1824 outorgada. (vai ter que engolir).

  • Golpe de D Pedro apoiado pelos militares. Dissolução da Assembléia Constituinte. 1824 Outorgada Constituição
  • No dia 12 de novembro de 1823, o imperador Dom Pedro I impôs a dissolução da Assembleia Constituinte que iria discutir e elaborar a primeira carta magna do Brasil.

     

    A divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário constou no projeto da constituição, que determinou o predomínio do poder legislativo sobre o executivo. Isso contrariou profundamente as pretensões absolutistas e centralizadoras de D. Pedro I. O próprio prestígio de José Bonifácio foi de encontro aos interesses pessoais de D. Pedro I.

     

    Baseado nesse choque de interesses, o monarca demitiu o ministro e deu um golpe no dia 12 de novembro de 1823, apoiado pelos militares, dissociando a Assembleia Constituinte. Esse acontecimento ficou conhecido na história do Brasil como a Noite da Agonia. Dessa forma, podemos observar que a primeira constituição brasileira não nasceu de uma Assembleia Constituinte e sim dos interesses pessoais de um rei.

     

    https://brasilescola.uol.com.br/historiab/a-assembleia-constituinte-1823.htm

     

     

  • Complementando....

    Confederação do Equador - resumo, causas, história, o que foi

    Resumo sobre a Confederação do Equador, causas o que foi, história, líderes, objetivos

     

     

    Forças imperiais atacam revoltosos em Recife (1824)

     

    O que foi

     

    A Confederação do Equador foi um movimento político e revolucionário ocorrido na região Nordeste do Brasil em 1824. O movimento teve caráter emancipacionista e republicano. Ganhou este nome, pois o centro do movimento ficava próximo a Linha do Equador. A revolta teve seu início na província de Pernambuco, porém, espalhou-se rapidamente por outras províncias da região (Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba).

     

    Em Pernambuco, centro da revolta, o movimento teve participação das camadas urbanas, elites regionais e intelectuais. A grande participação popular foi um dos principais diferenciais deste movimento.

     

    Causas principais

     

    - Forte descontentamento com centralização política imposta por D. Pedro I, presente na Constituição de 1824;

     

    - Descontentamento com a influência portuguesa na vida política do Brasil, mesmo após a independência;

     

    - A elite de Pernambuco havia escolhido um governador para a província: Manuel Carvalho Pais de Andrade. Porém, em 1824, D.Pedro I indicou um governador de sua confiança para a província: Francisco Paes Barreto. Este conflito político foi o estopim da revolta.

     

    Objetivos da revolta

     

    - Convocação de uma nova Assembleia Constituinte para elaboração de uma nova Constituição de caráter liberal;

     

    - Diminuir a influência do governo federal nos assuntos políticos regionais;

     

    - Acabar com o tráfico de escravos para o Brasil;

     

    - Organizar forças de resistências populares contra a repressão do governo central imperial;

     

    - Formação de um governo independente na região.

     

    Reação do governo e fim do movimento

     

    -  Sob o comando do almirante britânico Thomas Cochrane, as forças militares do império atuaram com rapidez e força para colocar fim ao movimento emancipacionista. Um dos principais líderes, Frei Caneca, foi condenado ao fuzilamento. Padre Mororó, outra importante liderança, foi executado a tiros. Outros foram condenados à prisão como foi o caso do jornalista Cipriano Barata. Muitos revoltosos fugiram para o sertão e tentaram manter o movimento vivo, porém o movimento perdeu força no mesmo ano que começou.

  • Qual o erro da letra D?

  • D)Apesar das manifestações de descontentamento em relação ao uso abusivo de poder e autoritarismo do monarca, os prejuízos oriundos da guerra Cisplatina e a consequente desmoralização do exército, aliada à conspiração dos futuros regentes, são os fatores que contribuíram para a queda de Dom Pedro I.

    O EXÉRCITO SAI FORTALECIDO DA GUERRA DA CISPLATINA.

  • Apesar das manifestações de descontentamento em relação ao uso abusivo de poder e autoritarismo do monarca, os prejuízos oriundos da guerra Cisplatina e a consequente desmoralização do exército, aliada à conspiração dos futuros regentes, são os fatores que contribuíram para a queda de Dom Pedro I.qual o erro galera?

  • Por que alguns estudantes do QC tem o péssimo hábito de repetir comentários de outros estudantes?

  • letra A esta certa mais pra mim não há erro na D . Uns dizendo que o exercito foi fortalecido na guerra da cisplatina . oxi levaram a maior pisa que sujou com a reputação do governo de D. PEDRO

  • D)Apesar das manifestações de descontentamento em relação ao uso abusivo de poder e autoritarismo do monarca, os prejuízos oriundos da guerra Cisplatina e a consequente desmoralização do exército, aliada à conspiração dos futuros regentes, são os fatores que contribuíram para a queda de Dom Pedro I.

    Não foram apenas esses fatores... teve a questão de sucessão ao trono de Portugal , comprometimento com as finanças publicas, privilegio dados aos portugueses e entre outros.

  • Me corrijam se estiver errado, mas acredito que o erro da alternativa D seja mencionar uma "conspiração dos futuros regentes". Havia inúmeros outros problemas que fizeram D. Pedro IV de Portugal abdicar do trono: perda progressiva de apoio das elites e falta de prestígio com as massas populares devido ao seu autoritarismo exacerbado e aos privilégios concedidos aos portugueses, derrota na Cisplatina e a guerra de sucessão em Portugal.


ID
2554342
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No ensino de história, o uso do método da história oral como recurso pedagógico

Alternativas
Comentários
  •  a) parte da memória de sujeitos e de perguntas presentes no cotidiano dos alunos para a reconstituição do passado. (CORRETO)

     b) amplia a subjetividade histórica e impede que os alunos se percebam como sujeitos inseridos no processo histórico.

     c) prejudica o ensino da história, uma vez que, sem o apoio de documentos oficiais, a reconstituição histórica é impossível.

     d) deturpa a verdade histórica, uma vez que a memória é seletiva.

     e) exige métodos e técnicas de pesquisa sofisticados, fora do alcance dos alunos. 


ID
2554345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

      A história se diferencia das demais ciências porque é, simultaneamente, uma arte. É ciência, uma vez que recolhe, descobre, analisa em profundidade; e arte, porque representa e torna a dar forma ao que é descoberto, ao que é apreendido. Como ciência, a história se aproxima da filosofia; como arte, da poesia.

Leopold von Ranke. O conceito de história universal. Sérgio da Mata (Trad). In: A

história pensada: história e método na historiografia europeia do século XIX. Estevão

de Rezende Martins (Org.). São Paulo: Contexto, 2010, p. 202 (com adaptações).


Considerando o excerto precedente, assinale a opção correta com relação às concepções do pensamento histórico e à sua influência no ensino de história.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA C

    A) O erro está em dizer que não há registos da história cultural, situada no século XIX. Claro que há. No entanto, ainda é a cultura da realeza e das elites da época.

    B) Lucien Febvre e Braudel são um dos precursores da escola dos Annales. Essa escola valorizava todas as fontes. Dizer que esses expoentes rejeitaram a metodologia da história oral é uma heresia, tendo em vista que a oralidade também passou a ser considerada como fonte de confrontação com a verdade das histórias produzidas.

    E) RANKE (infelizmente) não é tão considerado nos últimos dias. Seus métodos são, hoje, considerados arcaicos.


ID
2554348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A história não apenas é uma ciência em marcha. É também uma ciência na infância: como todas aquelas que têm por objeto o espírito humano, esse temporão no campo do conhecimento racional. Ou, para dizer melhor, velha sob a forma embrionária da narrativa, de há muito apinhada de ficções, há muito tempo ainda colada nos acontecimentos mais imediatamente apreensíveis, ela permanece, como empreendimento racional de análise, jovem.

Marc Bloch. Apologia da história: ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 47 (com adaptações).


A partir do texto apresentado, assinale a opção correta, com relação à dinâmica historiográfica do século XX e seu impacto no ensino de história. 

Alternativas

ID
2554351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sociologia
Assuntos

No que se refere aos direitos humanos e à sua história, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B errada pois a Revolução não permitiu o sufrágio feminino.

  • Gab. E

     

    Para alguns filósofos e juristas, os direitos humanos equivalem a direitos naturais, ou seja, aqueles que são inerentes ao ser humano. Outros filósofos preferem tratar os direitos humanos como sinônimo de direitos fundamentais, conjunto normativo que resguarda os direitos dos cidadãos.

     

    (http://www.cnj.jus.br/campanhas/356-geral/130-direitos-humanos)

  • Questão cabe recurso, pois ele fala em DIREITOS HUMANOS E SUA HISTÓRIA! E a alternativa E apresenta assim: "Direitos humanos são aqueles que o indivíduo possui pelo simples fato de existir"

    Sendo que essa concepção é contemporânea!!!!

    CESPE SENDO CESPE.....

  • Também direitos naturais/fundamentais.


ID
2554354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Há cerca de quatro milhões de anos, um ramo dos primatas que viviam em árvores começou a experimentar um novo meio de vida, aventurando-se em extensas pradarias, onde alguns passaram, então, a dominar a arte de caminhar sobre duas patas. Seus cérebros se avolumaram com a experiência de usar as mãos, agora livres para produzir ferramentas que os ajudassem a sobreviver nas condições mais hostis causadas pela mudança climática. Chimpanzés de duas patas evoluíram rapidamente em criaturas como você e eu ― primatas que aprenderam a conversar, cantar, acender fogueiras e até a desenhar.

Christopher Lloyd. O que aconteceu na história? A história do

planeta, da vida e das civilizações, do Big Bang até hoje. Rio de

Janeiro: Intrínseca, 2011, p. 81 (com adaptações).


Com relação ao processo de humanização e à dinâmica da formação das sociedades pré-históricas, assinale a opção correta. 

Alternativas
Comentários
  • A situação dos grupos humanos foi radicalmente alterada, com o fim da ultima glaciação. As mudanças climáticas e físicas do planeta proporcionaram o surgimento de vales férteis e de imensos rios em regioões anteriormente áridas. Com isso, os homens se fixaram à terra, iniciando as primeiras práticas agriculas e a domesticação de animais.

  • As migrações começaram a ocorrer pois os grupos humanos estavam a procura de comida, melhores condições de sobrevivência (Clima mais propicio a cultivo de agricultura e animais) já que o planeta passava por um periodo de declinio da temperatura mundial.

  • Foi após a última glaciação, por volta de 10000 anos a.C. que as alterações do clima foram dando maior espaço para o desenvolvimento da técnica agrícola. 

  • Gabarito: A

    O desenvolvimento da agricultura

    "Conhecido como Neolítico ou Nova Idade da Pedra, nesse período, iniciado por volta de 8000 a.C., diversos grupos humanos passaram a polir a pedra.Os instrumentos assim obtidos eram muito mais eficazes do que os de pedra lascada.

    Por essa época, a temperatura aumentou e o gelo recuou. Grupos nômades de caçadores-coletores passaram a fixar-se nas margens dos rios, onde construíam suas habitações, pescavam caçavam e coletavam frutas, raízes e cereais. Tudo isso contribuiu para o desenvolvimento da agricultura, com a manipulação de certas plantas silvestres e o plantio de trigo, cevada e aveia.

    Pouco a pouco, as atividades foram se especializando. Grupos humanos passaram a domesticar animais. Surgiram o pastoreio e o artesanato. Formaram-se as primeiras povoações. Ao lado da agricultura e do pastoreio, a caça, a pesca e a coleta continuaram a desempenhar importante papel na vida das comunidades que surgiam.

    Para armazenar cereais, as pessoas começaram a fazer potes de barro, dando origem à cerâmica.Passaram também a fabricar os primeiros tecidos de lã e linho, em substituição às peles de animais com que antes cobriam o corpo. Mais tarde, apareceram os primeiros trabalhos feitos de metais poucos duros, como o cobre. A organização social baseava-se nos laços de sangue e nos costumes; e a economia, na exploração direta da natureza. Não havia propriedade privada: o solo pertencia a todos."

    Fonte: ARRUDA; PILETTI. Toda a História: história geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2009. p.11.

     

    "Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez." (Thomas Edison) 

  • GABARITO: A

    O fim da era glacial coincide, na periodização tradicional da Pré-história, com o início do Neolítico, caracterizado pela introdução de mudanças técnicas importantes, entre elas a fabricação de utensílios de pedra polida.


ID
2554357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca do processo de formação das civilizações do Oriente Próximo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "[...]Os autores de hoje, baseando-se no testemunho menos espetacular, dos próprios documentos mesopotâmicos, admitem variações de 8 a 10 grãos colhidos para grão semeado[...].  Isto explica a grande concentração demográfica e a forte urbaninação da baixa mesopotâmia" (FUNARI; SILVA, MARTINS, 2008, p. 35) 

    "Os milênios IV e III a. C viram constituir-se o sistema tecnológico básico da Mesopotâmia da Época do Bronze e, no conjunto, dão a impressão de um dinamismo maior das forças produtivas[...] O arado de madeira mesopotâmico, acoplado a um dispositivo por onde entravam os grãos, permitia arar e semear ao mesmo tempo." (FUNARI; SILVA, MARTINS, 2008, p. 36) 

    Resposta: B

  • Qual seria o erro da alternativa D?

  • A) Se há cidades os impostos existem;

    B) Correta. Alguma forma surgiu para o aumento da produção...;

    C) A agricultura (setor primário) surge primeiro, caso contrário, as cidades e, por consequência, o comércio não se desenvolveriam;

    D) O alfabeto fenício foi base para o nosso. O do Egito, por exemplo, era muito complexo. Quanto as outras áreas, basta notar que a grande maioria hoje fala o Árabe;

    E) Conheceram a metalurgia, não à toa trabalhavam com o ouro.

  • Resposta: B

    "Com o desenvolvimento da agricultura e mais tarde do comércio, a partir de 5500 a.C. começaram a se formar sociedades em diversas regiões do planeta. algumas delas desenvolveram-se nas proximidades de grandes rios, que ofereciam condições adequadas para as práticas agrícolas. Assim, no vale dos rios Nilo, Eufrates, Tigre, Ganges e Huang-ho, por exemplo, surgiram as sociedades egípcia, suméria, babilônica, hindu e chinesa, respectivamente." (ARRUDA; PILETTI. Toda a História. História Geral e História do Brasil. 2009. p. 21)

  • d) escrita cuneiforme foi desenvolvida na Antiga Mesopotâmia entre os anos 3500 a.C. e 3000 a.C., provavelmente pelos sumérios. A escrita cuneiforme teve grande uso em toda região da Mesopotâmia por milhares de anos, sendo utilizada por diversos povos

    alfabeto fenício, na verdade um abjad, foi o sistema de escrita usado na Fenícia (atuais Síria, Líbano e norte de Israel) que viria a dar origem a grande parte dos sistemas atuais.

  • O sistema de escrita descrito na letra D foi baseado no alfabeto sumério, assim como ocorreu na babilônia onde o Rei Hamurábi implantou "O Código de Hamurábi". Os Fenícios fundamentaram a fonética na região do mar mediterrâneo, sendo esta essencial para o comércio intenso que estes povos dominavam.

    Gabarito: Letra B


ID
2554360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito das civilizações do antigo Oriente Próximo e de suas respectivas interações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Código de Hamurabi 

    As 281 leis foram talhadas numa rocha de diorito de cor escura. Escrita em caracteres cuneiformes, as leis dispõem sobre regras e punições para eventos da vida cotidiana. Tinha como objetivo principal unificar o reino através de um código de leis comuns. Para isso, Hamurabi mandou espalhar cópias deste código em várias regiões do reino.

    As leis apresentam punições para o não cumprimento das regras estabelecidas em várias áreas como, por exemplo, relações familiares, comércio, construção civil, agricultura, pecuária, etc. As punições ocorriam de acordo com a posição que a pessoa criminosa ocupava na hierarquia social.

    O código é baseado na antiga Lei de talião, “olho por olho, dente por dente”. Logo, para cada ato fora da lei haveria uma punição, que acreditavam ser proporcional ao crime cometido. A pena de morte é a punição mais comum nas leis do código. Não havia a possibilidade de desculpas ou de desconhecimento das leis.

  • E. Só por eliminação se chegaria a resposta correta.

  • Comentando as assertivas:

    Por que a letra A está incorreta?

    Creio que o registro mais antigo deve ser do cuneiforme da Mesopotâmia.

    Por que a letra B está incorreta?

    Desde quando o Império Persa era pacífico? Ciro I, Dario, Xerxes foram governantes que saíram em busca de expansão territorial.

    Por que a letra C está incorreta?

    O judaísmo não emergiu como politeísta, mas como monoteísta.

    Por que a letra D está incorreta?

    Os fenícios eram os povos que mais navegavam naqueles tempos. Tinham por base o comércio marítimo com os egípcios. Eram conhecidos como um dos grupos que reunia os "povos dos mares".

  • Gabarito: E

    "[...] Além de ampliar o Império, estendendo suas fronteiras até o golfo Pérsico, Hamurabi se destacou como legislador. Ele foi o responsável pela formulação de um dos primeiros códigos de leis de que se tem conhecimento: o Código de Hamurabi. " (ARRUDA; PILETTI. Toda a História. História Geral e do Brasil. 2009. p.30)

  • O Código de Hamurabi foi a primeira Lei escrita da HUMANIDADE.

  • Influências do Código de Hamurabi no Direito Civil

    Na legislação de Hamurabi encontram-se também direitos para ajudar famílias, amparar mães e/ou filhos, como no exemplo a seguir:

    “cód. 29 – Se seu filho for muito jovem e não puder tomar posse. 1/3 do campo e jardim deverá ser dado à sua mãe, que deverá educar o menino.”

    Portanto, as leis usavam não só das punições aos infratores e irresponsáveis que as infringiam, mas também com o intuito de garantir à proteção aos inocentes, aos mais fracos, aos injustiçados, garantir o pagamento das dívidas.

    Fonte: https://jus.com.br/artigos/49122/o-codigo-de-hamurabi-e-as-relacoes-com-o-direito-contemporaneo-no-que-concerne-aos-homicidios-e-suas-penas

  • A escrita surgiu com os Sumérios, que desenvolveram o estilo cuneiforme por volta de 4.000 a.C.

    O Fenícios, termo inventado pelos gregos, que na verdade se chamavam Cananeus, foram alguns dos maiores comerciantes de seu tempo. Por conta dessa interação e com intuito de facilitar as vendas, eles desenvolveram o alfabeto, que depois foi adaptado pelos gregos pra o que é hoje.

    Os Hebreus, na verdade, são mais lembrados por serem pioneiros no culto monoteísta (um único deus), em um meio de ampla maioria politeísta.


ID
2554363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que concerne a características e dinâmicas do Egito e do Reino de Kush, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O antigo reino de Kush (ou Cuche, ou ainda Cuxe) dominava uma região africana ao sul do Egito, na época chamada Núbia. Hoje a área faz parte do Sudão. A princípio uma colônia egípcia, Kush mais tarde veio a dominar o Egito e boa parte do vale do rio Nilo. Sua civilização reunia a cultura egípcia e a de outros povos africanos.

    Os cuchitas, como seu povo era chamado, eram africanos negros, agricultores na maioria, embora houvesse também artesãos e mercadores. Às vezes os cuchitas capturavam pessoas de outros povos e as transformavam em escravos.

  • Comentando as assertivas:

    Por que a letra A está incorreta?

    Pelo menos duas rainhas chegaram ao trono no reino de Kush: Amanikhatashan e Maleqorobar.

    Fonte:https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_monarchs_of_Kush

    Por que a letra B está incorreta?

    Sabemos que os egípcios acreditavam em vida após a morte. Isso é visível em inúmeras pinturas nos vales dos reis e das rainhas, representando a passagem do faraó pelo mundo dos mortos. Uma prova é o deus com cabeça de chacal, Anúbis, que vinha receber o morto e conduzi-lo, ao mundo da luz.

    Por que a letra C está incorreta?

    O "Estado" egípcio não tinha nada de democrático, muito menos pré-democrático. Era uma "monarquia" teocrática e comumente hereditária. O faraó era a encarnação de uma divindade (Rá, Hórus, Amon) e passava a coroa para seus descendentes (filhos, filhas, netos, netas, sobrinhos, tias, tios)

    Por que a letra E está incorreta?

    Não, a base da economia egípcia sempre foi a agricultura. O comércio era a segunda mais importante.

  • Nenhuma alternativa está correta.

    A Letra "D" que diz está correta, na realidade não está. A parte que diz: "...colocando fim à dominação assíria..." está incorreta, pois a dominação Assíria veio posterior ao domínio kushita.

  • -Reino kush

    *região chama de NUBIA.

    *eram negros africanos, agricultores em grande maioria.

    *foi considerada uma superpotência africana.

    *formou um grande império e chegou a dominar o Egito ( por 100 anos).

    *os reis eram chamados de faraós negros.

    Era um povo extremamente rico, com minas de ouros e terras cultiváveis, ficava em ótimas localizações para realização de comercio.

    o reino de Kush se distingue dos demais reinos antigos por duas importantes características: o modo como o rei era eleito e o papel da mulher na política ( a mulher tinha uma importância significativa na sociedade)

    O antigo reino de Kush (ou Cuche, ou ainda Cuxe) dominava uma região africana ao sul do , na época chamada . Hoje a área faz parte do . A princípio uma colônia egípcia, Kush mais tarde veio a dominar o Egito e boa parte do vale do .

    *se localizava no alto do rio Nilo ( ao sul do egito)

    *faziam o comercio exterior através do mar vermelho.

    *comercializavam pelo rio Nilo e mar vermelho.

    Sua  reunia a cultura egípcia e a de outros povos africanos.

    O reino de Kush era muito rico. Além de possuir minas de ouro e terras cultiváveis, ficava em uma ótima localização para realizar  com outros povos. Os cuchitas transportavam mercadorias pelo rio Nilo e também por  que levavam ao . Eles vendiam , incenso, , ébano, óleos, penas de  e pele de .


ID
2554366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que tange à história das sociedades da antiga Grécia, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A formação militar começava quando ainda criança,ao 7 anos,onde permaneceria até seus 12 anos de idade, quando receberia alguns ensinamentos para que conhecessem a dinâmica do estado e as tradições de seu povo.

    Aos 17 anos poderia integrar oficialmente os exércitos e teria direito também a um lote de terras.

    Aos 30 anos de idade o soldado poderia ganhar a condição de cidadão e isso o dava o direito de participar de todas as decisões e leis que seriam colocadas na mesa pela Apela.

    Aos 60 anos o individuo poderia sair do exercito podendo integrar a Gerúsia, o órgão formado por anciãos que eram responsáveis pela criações de leis em Esparta.

    Dessa maneira, podemos perceber que a vida da sociedade espartana girava em volta do caráter militar da cidade, onde a criança já começava a prestar serviços militares ao estado espartano só sendo liberada aos sessenta anos.

     

  • Difícil. Sabemos que todos os "cidadões" espertanos eram militares, inclusive as mulheres. Como os escravos eram desprezados, não eram cidadões. Tem um pouco de divergência na resposta. 

  • a) Drácon foi o primeiro legislador ateniense responsável por elaborar o primeiro código de leis escritas, que até então eram orais e passou o controle da Justiça para o Estado. tirando-o das mão de particulares. Em 594. a.C., Sólon proibiu a escravidão por dívidas e criou novas reformas que aumentaram a representação popular, tais como o Conselho dos Quatrocentos(Bulé). Ambos realizaram reformas que iriam culminar com a democracia de Clístenes.

    b) A formação militar era destinada aos dórios, tidos como verdadeiros espartanos ou esparciatas. Periecos e Hilotas não poderiam receber treinamento militar e nem ser considerados como cidadãos.

    c) As guerras médicas foras lutas entre gregos e o expansionismo promovido pelos persas. Estava em jogo o domínio comercial do mares Mediterrâneo e Negro. 

    d) Cada cidade-estado era autônoma e exercia a sua administração de modo independente.

    e) Os gregos, como a exemplo dos atenienses, promoveram grandes expansões marítimas como a conquista de toda a península de Ática 

     

     

  • a) As reformas empreendidas por Sólon deram continuidade aos mecanismos democráticos implementados anos antes pelo legislador Drácon. ITEM INCORRETO.

    b) ITEM CORRETO.

    c) A Guerra do Peloponeso (431 e 404 a.C.), conflito militar que durou 27 anos e terminou com a vitória de Esparta, foi uma guerra civil entre Atenas e Esparta. ITEM INCORRETO.

    d) As cidades-estado eram autônomas. ITEM INCORRETO.

    e) Os gregos também foram expansionistas em suas ambições comerciais e geopolíticas. ITEM INCORRETO.

    Resposta: B


ID
2554369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da história romana antiga, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: b)

  • Concordo que seja Letra B por exclusão das outras, mas queria mais informações sobre o assunto.

  • BREVE APANHADO "GERAL" SORE A HISTÓRIA DE ROMA:

    DESENVOLVEU-SE ÀS MARGENS DO RIO TIBRE NA PENÍNSULA ITÁLICA, FUNDADA POR POVOS INDO EUROPEUS (LATINOS) SABINOS E ETRUSCOS;

    MITO SOBRE SUA FUNDAÇÃO: ESCRITO POR VIRGÍLIO QUE NARRA A HISTÓRIA DE RÔMULO E REMO; RÔMULO FOI O PRIMEIRO IMPERADOR DE ROMA (FATO);

    A DIVISÃO SOCIAL DE ROMA COMPREENDE TODOS OD PERÍODOS DE SUA HISTÓRIA  E ESTÁ ESTRATIFICADA EM:

    PATRÍCIOS PLEBEUS CLIENTES E ESCRAVOS

    *ROMA FOI UMA SOCIEDADE ESCRAVISTA (ESCRAVOS DE GUERRA E POR DÍVIDA)

    SISTEMAS DE GOVERNO:

    MONARQUIA; REPÚBLICA; IMPÉRIO; (RESPECTIVAMENTE)

    ESTRUTURAS POLÍTICAS EM ROMA:

    SENADO, ASSEMBLÉIAS, MAGISTRATURA;

    CARGOS DA MAGISTRATURA (RESPONSÁVEIS POR AUXILIAR O SENADO):

    2 CÔNSULES (1 PARA CUIDAR DO SENADO; 1 PARA CUIDAR DO EXÉRCITO), MAIS

    PRETOR, ÉTIL CENSOR, QUESTOR;

    ROMA TORNOU-SE O MAIOR IMPÉRIO DA ANTIGUIDADE EM DECORRÊNCIA DE SUA GRANDE EXPANSÃO TERRITORIAL QUE PRIMEIRO FOI INTERNA DEPOIS EXTERNA;

    EM DECORRÊCIA DA GRANDE EXPANSÃO TEMOS: UM GRANDE AUMENTO DEMOGRÁFICO, AUMENTO DOS GRANDES LATIFÚNDIOS, CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZA, EMPOBRECIMENTO DA PLEBE, AUMENTO DO ÊXODO RURAL ETC;

    GUERRAS PÚNICAS (ROMA x CARTAGO)

    2 TRIUNVIRATOS (FORMADOS CADA POR 3 PATRÍCIOS COM O OBJETIVO DE CONTER OS AVANÇOS DA PLEBE);

    TRIBUNOS DA PLEBE - LEIS DAS 12 TÁBUAS

    OTÁVIO AUGUSTO PRIMEIRO IMPERADOR

    PAX ROMANA

    POLÍTICA DO PÃO E CIRCO

    JESUS CRISTO NASCE NA PALESTINA DURANTE SEU GOVERNO

    CRISTIANISMO- RELIGIÃO MONOTEÍSTA, MESSIÂNICA E PROFÉTICA; 

    PERSEGUIÇÃO AOS SEGUIDORES;

    EDITO DE MILÃO- LIBERDADE DE CULTO (CONSTANTINO)

    EDITO DE TESSALÔNICA- TORNA O CRSITIANISMO A RELIGIÃO OFICIAL DO IMPÉRIO (TEODÓSIO)

    CRISE DO IMPÉRIO: ESCASSEZ DE MÃO-DE-OBRA; CRISE DE PRODUÇÃO E CIRCULAÇÃO; CORRUPÇÃO POLÍTICA; ENFRAQUECIMENTO DO EXÉRCITO; PRESSÕES BÁRBARAS NAS FRONTEIRAS; ETC;

    DIVISÃO DO IMPÉRIO TAMBÉM POR TEODÓSIO EM:

    IMPÉRIO ROMANO DO OCIDENTE COM A CAPITAL EM ROMA (RUIU COM AS INVASÕES BÁRBARAS);

    IMPÉRIO ROMANO DO ORIENTE COM A CAPITAL EM CONSTANTINOPLA (RESISTIU AS INVASÕES E SE TORNOU O IMPÉRIO BIZANTINO NA IDADE MÉDIA)

     

     

     

     

     

  • Como sempre a mãe de obra é de escravo ou os pobres da população.

  • letra E está errada pq roma passou para republica quando o tarquino tentou engana o senado, já na republica o senado tinha poder e escolhia 2 cônsules. Não teve motivos cristão

  • O Império era escravista em ROMA. A letra B fala da mão de obra fora de Roma, detalhe infeliz!

  • Odísseia e illíada são gregas.

  • Obrigado Itála pelo resumão top.
  • Discordo da alternativa "correta".

    Roma foi uma sociedade escravista (prisioneiros de guerra), assim como os Gregos, tinham um profundo desprezo pelo trabalho manual, que para eles aproximava o homem do animal. A mão de obra era decorrente das conquistas militares. Prova disso foi a crise do escravismo, iniciada quando Ótavio Augusto decretou a PAX ROMANA, fim da expansão militar, por considerar conquistados todos os territórios de interesse romano.

  • A - Nos seus primeiros três séculos, o cristianismo (NÃO NO SECULO III D.C) permaneceu como uma religião circunscrita às elites romanas, tendo sido por isso tolerado pelo regime político.

    B Uma das características do Império foi a promoção, em Roma e em outros centros urbanos sob o seu comando, de grandes obras de engenharia, que absorviam a mão de obra da população pobre.

    C Os romanos antigos distinguiram-se, entre os povos da antiguidade clássica, pela eficácia com que evitaram a influência grega sobre sua cultura, economia e suas instituições. ERRADO

    D A Ilíada e A Odisseia, de autoria de Homero, são duas das mais famosas obras da poesia épica romana (GREGA)por terem ajudado a modelar a mentalidade e o caráter dos romanos.

    E Diante do fortalecimento da aristocracia territorial no início da Era Cristã, o Império Romano foi transformado em República (ERRADO), tendo sido extinta a figura do imperador e ampliados os poderes do Senado.


ID
2554372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O aprendizado histórico deve ser organizado de modo que as suas diferentes formas sejam abordadas, praticadas e articuladas em uma relação consistente e dinâmica de desenvolvimento. Nesse processo, têm importância não apenas os fatores cognitivos, mas nele também devem ser considerados os componentes estéticos e políticos da consciência da história e da cultura histórica como pré-requisitos, condições e determinações essenciais dos objetivos do aprendizado histórico.

Jörn Rüsen. Aprendizado histórico. In: Jörn Rüsen e o ensino de história. Maria Auxiliadora Schmidt et al. (Orgs.). Curitiba: Ed. UFPR, 48 (com adaptações).


Com referência ao texto precedente, é correto afirmar que, no que concerne à teoria do ensino e da aprendizagem de história, Jörn Rüsen

Alternativas
Comentários
  •  a) orienta o ensino e a aprendizagem de história por metas políticas, tais como a disseminação dos valores da cidadania.

     b) defende uma posição antinarrativista nos âmbitos da teoria e da didática da história. 

     c) confere caráter pluralista ao aprendizado histórico, ao considerar suas múltiplas formas e diferentes componentes. (CORRETO)

     d) pressupõe a incomunicabilidade entre teoria da historiografia e teoria da aprendizagem histórica.

     e) desarticula o aprendizado de história da pesquisa histórica, orientada por componentes cognitivos ausentes nesse aprendizado. 


ID
2554375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Naquele dia santíssimo da Natividade do Senhor [de 800], quando o rei se ergueu depois de orar na missa em frente ao túmulo do bem-aventurado Pedro apóstolo, o Papa Leão III colocou-lhe uma coroa na cabeça e todo o povo dos romanos o aclamou: “Vida e vitória para Carlos Augusto, coroado por Deus, grande e pacífico imperador dos romanos!”. E depois desse louvor, foi adorado pelo apostólico à maneira dos antigos príncipes e, posta de parte a denominação de patrício, foi chamado imperador e augusto.

Maria Guadalupe Pedrero-Sánchez. História da Idade Média: textos e testemunhas. São Paulo: Editora Unesp, 2000, p.70-1 (com adaptações).


O texto apresentado narra a coroação de Carlos Magno como imperador de Roma, fato que representa o ápice do poder carolíngio. Acerca do governo de Carlos Magno, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA c) O governo carolíngio apoiou-se na distribuição de terras e de poderes políticos a nobres, unidos ao imperador por laços de fidelidade, o que fortaleceu a vassalagem, que passou a ser a base da política medieval. 

    A- errada porque foi Carlos Martel quem barrou o avanço Islâmico na Batalha de Poiters no Sul da França.

    B- Carlos Magno anexou territórios Germânicos como a Bavária, mas após sua morte seu império de dissolveu, e não foi DURADOURO.

    C- Constantinopla não impediu as invasões bárbaras.

    E- oratores, bellatores são do período Romano.

  • O império de Carlos Magno deu as bases para o feudalismo que durou em torno de 300 anos até o início de sua decadência com o surgimento das cruzadas e posteriormente o renascimento comercial e cultural.

    O período medieval tem como principal característica política uma monarquia descentralizada porque era justamente um Rei que tinha sob sua fidelidade diversos senhores feudais (nobres) espalhados em torno de todo o território do Reino. Esse tipo de estrutura começou a partir do império Carolíngio.

    Gab C

  • Os vassalos recebiam as terras em doações, pelos Suseranos. Com isso, aqueles deviam fidelidade e prestavam-lhes serviços, sobretudo militares.

    Gab. ALTERNATIVA C.


ID
2554378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No período que se estendeu de 1500 a 1800, estabeleceu-se um novo sistema geoeconômico orientado para o Atlântico, com seu dispositivo comercial triangular ligando a Europa, a África e as Américas. A abertura do comércio atlântico permitiu à Europa e, mais particularmente, à Europa Ocidental, aumentar sua dominação sobre as sociedades das Américas e da África. Desde então, ela teve um papel principal na acumulação de capital gerado pelo comércio e pela pilhagem, organizados em escala mundial.

M. Malowist. A luta pelo comércio internacional e suas implicações para a África. In: Allan Ogot Bethwell (ed.). História geral da África: África do século XVI ao XVIII. Brasília: UNESCO, 2010, p. 2 (com adaptações).


A respeito de aspectos ligados ao processo histórico de que trata o texto apresentado, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) criação da Libéria pelos EUA, o Império Otomano possuía províncias na África, notadamente o Egito.

    b) os exploradores vindos da Europa chegaram primeiramente no litoral da África Ocidental.

    c) O Império do Mali foi descrito pelos viajantes árabes como um Estado rico e suntuoso durante seu apogeu. Reino do Congo cuja região era governada por um líder chamado Rei pelos Europeus, o manicongo.

    d) outra fonte de cativo foram os indios.

    e)O número de pessoas trazidas foi tão grande que, antes do final do século XVIII, os africanos que vieram por meio do comércio de escravos tornaram-se os mais numerosos membros do Velho Mundo.

     

  • Letra C

     

    No final do século XV, porém, o Mali, o mais respeitado Império da África Ocidental, começou a perder território para outros reinos negros surgidos na região, como o de Songhai. Além disso, em seu litoral despontou uma nova ameaça: os portugueses. Eles também tinham experiência na política e no comércio, com uma vantagem: possuíam armas de fogo, desconhecidas pelos malineses.

     

    No Congo viviam com seus costumes quando o capitão português Diogo Cão chegou à foz do Rio Congo, em 1483.  Noprimeiro contato, o rei do Congo, talvez por temor das armas de fogo portugueses, recebeu-os cordialmente. Aproveitando-se disso, os comerciantes portugueses começaram a interferir na política africana. Com a morte do rei do Congo, abriu-se uma disputa pelo trono entre seus dois filhos. Os comerciantes portugueses ajudaram um deles, Nzinga Mbemba, a vencer o irmão nessa disputa. Logo que começou a reinar em 1505, Nzinga Mbemba converteu-se ao cristianismo e adotou o nome português Affonso. A partir de então, estudou dez anos com os padres em Mbanza Congo, aprendendo a falar e a escrever bem em português.


ID
2554381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação às mudanças políticas iniciadas no final do século XVIII no Ocidente, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Em virtude da resposta, a questao é absurdamente dificil, onde segue contextos diversos neste período mencionado!!!

  • Alternativa correta: b)

  • Os direitos sociais eram parte das propostas das revoluções liberais ocorridas na América oitocentista.

    E- Na América oitocentista, os países estavam passando pelos processos de independência. Os direitos sociais entram na pauta no século XX. Marco de constituições que garantiram esses direitos foi a do México, de 1917, e a de Weimar, de 1919. Posteriormente, esses direitos foram positivados (obrigados) em 1948 na Declaração Universal dos Direitos Humanos e em 1966 no Pacto Internacional dos Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.

    A ampliação da participação dos cidadãos nas eleições se deu a partir de longo e irregular processo, tendo as propostas de sufrágio universal sido mais bem consideradas apenas em finais do século XIX.

    C- depois da Revolução Industrial e das Revoluções Liberais-burguesas, a proposta de sufrágio universal ascendeu como forma de participação da classe burguesa e demais componentes do que era chamado de Terceiro Estado no Antigo Regime.

    A concepção de soberania popular foi combatida, em 1820, pelos líderes da Revolução do Porto, em Portugal.

    E- a Revolução do Porto, de 1820, ressaltou a soberania popular, uma vez que foi exigido ao rei a concordância de limitar seus poderes ao instituir a monarquia parlamentar.

    A divisão dos cidadãos entre ativos e passivos ocorreu exclusivamente na França após a Revolução de 1789.

    E- nada é exclusivo. A divisão dos cidadãos já foi feita em diversas sociedades e eras da história mundial. Além disso, em 1789 combatia-se a divisão jurídica e os privilégios.

    Toda a Europa adotou modelos políticos pautados na soberania popular ainda nas primeiras décadas do século XIX.

    E- nem toda a Europa, a exemplo do czarismo na Rússia.


  • Sufrágio """"universal"""".

    Muitos grupos minoritários ainda não votavam e levariam mais de um século para votar.

  • Mano, nenhum cara que se acha da aristocracia quer aproximação popular. Ninguém liga para os direitos das pessoas que trabalham pra sobreviver. Ninguém liga pra isso hoje, quizá antigamente. A questão não é difícil.

ID
2554384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que se refere à Primeira e à Segunda Guerra Mundial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) O liberalismo, tanto em sua vertente econômica quanto política, se fortaleceu no período entreguerras. 

    ERRADO. O efeito foi justamente o contrário: o liberalismo se enfraqueceu no período entreguerras, e tanto foi assim que isso propiciou a ascensão de regimes autocráticos ao longo dos anos 1920-1930, a exemplo do fascismo italiano, do nazismo alemão e do comuniso russo.

    b) Os Estados Unidos da América participaram das duas grandes guerras desde a irrupção dos conflitos até seu desfecho.

    ERRADO. Os EUA ingressaram em ambos os conflitos tardiamente; no 1º conflito mundial apenas em 1917, enquanto que no 2º, já em 1941, após o incidente de Pearl Harbor.

    c) A Grã-Bretanha conseguiu restabelecer a liderança do sistema internacional com a vitória dos aliados em 1945.  

    ERRADO. Após a 2ª Guerra Mundial a Grã-Bretanha perdeu o protagonismo mundial, agora assumido pelos EUA, em face do conflito ideológico com a então URSS, no contexto da Guerra Fria.

    d) Os desdobramentos da Primeira Guerra Mundial incluem: a queda dos impérios russo, habsburgo e otomano; a eclosão da Revolução Russa; e o remapeamento do Oriente Médio e da África.

    CERTO

    e) A entrada do Japão na Segunda Guerra Mundial encerrou a longa tradição de relações pacíficas entre esse país e seus vizinhos.

    ERRADO. Antes da 2ª Guerra Mundial, o Japão já tinha se envolvido em outros conflitos armados com seus vizinhos, a exemplo da Guerra Russo-Japonesa (1904-1905), da invasão e submissão da Coreia e da China, durante a década de 1930.

  • vejo possibilidade de anulação da questão, apesar de não ter participado diretamente dos conflitos bélicos da primeira guerra, o país americano participou no âmbito financeiro, custeando materiais essenciais para a manutenção armamentista dos países integrante da tríplice entente.

    a alternativa b) e abrangente n especifica se os eua participou belicamente, sendo genericamente afirmando sua participação

    questao possivelmente passível de anulação

  •  

    Matthews Freitas, os EUA entraram na 2ª Guerra Mundial com o ataque a Pearl Harbour, no final de 1941. Considerando que o conflito irrompeu em 1939, com a invasão da Polônia, os EUA não estavam participando ainda. A questão pergunta se os americanos estavam desde o início, e a resposta é não. Alternativa falsa, gabarito correto.

  • Questão passível de anulação, já que o Império Russo não foi derrubado.

     

    Conforme o próprio texto que o CESPE colocou na questão "Q12373 História, Primeira Guerra Mundial,  História Geral, Ano: 2009, Banca: CESPE, Órgão: Instituto Rio Branco, Prova: Diplomata". No enunciado, usaram o seguinte texto:

     

    No início da década de 1920, a maior parte do que fora antes de 1914 o Império Russo dos czares emergiu intacta como império (...). Foi o único dos antigos impérios dinástico-religiosos a sobreviver à 1a GM, que despedaçara tanto o Império Otomano (...) quanto o Império Habsburgo. [Eric Hobsbawn, Era dos Extremos: O breve século XX (1914-1991). (foto: https://s3.amazonaws.com/qcon-assets-production/images/provas/317/Imagem%20008.jpg)

     

    É muito ruim quando a banca não assume o erro. Mas é bem bom quando ela se contraria em outra questão e você vê que tava certo.

     

    Bola prá frente, importante é fazer ponto.

     

     

  • Acertei discordando do gabarito. Questão anulável.

  • A única questão q acertei do assunto querem anular? PQP kkkkk

  • A) Uma das causas da Segunda Guerra foi justamente a crise do liberalismo econômico a partir de 1929, quando os países passam a empreender uma economia protecionista a e abandono do padrão-ouro

    B) EUA entra na Primeira Guerra (1914 a 1918) em Abril de 1917 como causa direta da Guerra Submarina Alemã; EUA entram oficialmente em 1941 na Segunda Guerra, já haviam assinado a Carta do Atlântico (1941) se engajando na Guerra Européia, porém o Congresso Americano reconhece o Estado de Guerra com o Japão em 8 de Dezembro, um dia depois do ataque de Pearl Habor. É a partir daqui que os historiadores reconhecem a mundialização da Guerra, pois até então eram duas: Europeia e Asiática

    C) Historicamente, a Grã-Bretanha perde sua liderança internacional política durante a Segunda Guerra quando os EUA surgem com poderio militar e econômico e político. A URSS também se encaixa no conceito de super potência pós Segunda Guerra.

    D) Correta. VI alguns colegas discutindo sobre o Império Russo; em termos políticos, você acabou mesmo com o império. A primeira fase da Revolução Russa acontece em 1917 em Março (calendário ocidental) depondo forçadamente o Czar, e ele não volta, e até assassinado em 1918.

    E) Como eu comentei na letra B, a havia uma Guerra Asiática, era a guerra em que Império Japonês visava sua expansão no Pacífico iniciada em 1937 com a invasão da Manchúria (China) pelo Japão (Segunda Guerra Sino-Japonesa), logo, sem relações pacíficas com seus vizinhos.

  • respondendo as questoes de graça,sona base dos comentários.É BOM?

  • gente, habsburgo?
  • Eu não entendi o remapeamento do Oriente Médio. O da África, acredito que seja a(s) região (ões) de influência que a Alemanha tinha nesse continente, e perdeu como forma de sanção do Tratado de Versales. Mas não tenho certeza.

  • -Líbia e Síria se tornaram áreas de influência da França.

    - Mesopotâmia (Iraque) e Palestina se tornaram áreas de influência do Reino Unido, sendo que Palestina oriental ( na época chamada de Transjordânia) foi estabelecido um governo local árabe e Palestina Ocidental se tornaria o "Lar Nacional Judeu" podendo todos os hebraicos migrarem para a região e ficaria a encargo dos britânicos tentarem resolver as dissidências entre árabes e judeus.

    - Todos os tratados econômicos alemães com o Egito, Libéria, Marrocos e Sião que eram antes de 1914 foram apossados pelos britânicos e franceses.

    -O Japão ficou com todas as minas de carvão alemãs na África e o direito das linhas de ferro alemãs na China. As colônias do Pacífico foram divididas entre Japão, Austrália e Nova Zelândia.

    -Em geral as colônias da África foram dividas entre os vencedores.

    Além de outras medidas do Tratado de Versalhes, vale ressaltar que a Alemanha perdera 48% de sua produção de aço, 13% de sua população (devido às perdas territoriais) e 12% de seu carvão comparado com o período anterior à guerra.

  • O que a C quer dizer com sistema internacional? Sistema internacional de quê?


ID
2554387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca da expansão e da consolidação do cristianismo na Europa, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
2554390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Península Arábica foi unificada por Maomé e seus seguidores no século VII. O profeta propôs a criação de uma comunidade baseada na adesão religiosa, a Umma. Nos séculos seguintes, tal comunidade se espalhou em direção ao leste a ao oeste da península. Acerca da expansão do islamismo entre os séculos VII e X, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: d)

  • Aquela história: "Você não é obrigado, mas aqui você terá vantagens!" 

    Hoje em dia é diferente, as pessoas são obrigadas e ainda pagam o imposto (dízimo)" kkkk

  • a)  A unificação da Península Arábica foi dificultada pelas forças da dinastia Omíada, ali estabelecida. (Os omíadas fizeram parte do império Arábe) errada

    b) O califado de Granada foi constantemente atacado por cristãos, o que impediu seu fortalecimento. (Havia grande tolerância religiosa naquela região, o que propiciou muçulmanos, cristãos e judeus viverem pacificamente por anos) errada 

    c) As tropas árabes eram bem preparadas e disciplinadas, contudo, seu avanço rumo ao ocidente foi barrado pelas forças egípcias. (foi por Carlos Martel do império carolíngio e não pelos egipcios, eles foram conquistados)

    d) A conversão ao islamismo não era imposta aos povos conquistados, porém os que aderissem à religião ganhavam benefícios sociais e econômicos, como isenção fiscal. (correto) foi o que aconteceu inclusive na penísula ibérica. 

    e) Os califados não possuíam frotas marítimas, o que inviabilizou a expansão islâmica pelo Mediterrâneo. errada, pois possuíam frotas marítimas sim!  

  • Essa questão merecia uma melhor análise, pois se olharmos para a história da África, alguns povos eram sim obrigados a aderir ao Islamismo como uma nova religião.


ID
2554393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca dos reinos africanos pré-coloniais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A religião oficial do Império do Mali era o islamismo. Acredita-se que o islã do Mali tenha carregado algumas características das religiões animistas do Mali antigo: os dyeli (sacerdotes) praticavam ritos com os rostos cobertos por máscaras animistas, a população comia carnes consideradas impuras pelo islão etc. Os principais agentes da divulgação do Alcorão no Mali eram os comerciantes saracolês e diúlas.

    A religião predominante era o islamismo, que está ligada ao estudo não só do Alcorão mas ao ensino em geral. Embora seja importante fazer um parêntese para notar que havia, na religião, várias influências, especialmente pagãs. As crianças aprendiam o Alcorão, mas ainda havia muito de feitiçaria nas crenças populares.

  • Qual o erro das outras questões ?

  • Gabarito: E

     

    Sobre a letra D: 

    O contato dos portugueses com as autoridades políticas deste reino teve grande importância na articulação do tráfico de escravos. Uma expressiva parte dos escravos que trabalharam na exploração aurífera do século XVII, principalmente em Minas Gerais, era proveniente da região do Congo e de Angola. O intercâmbio cultural com os europeus acabou trazendo novas práticas que fortaleceram a autoridade monárquica no Congo.

  • A - Para ter acesso aos cativos, os portugueses invadiram e conquistaram o interior dos territórios africanos ainda no século XVI.

    E- a interiorização da África ocorre de maneira mais intensa no imperialismo. Os portugueses tinham o apelido de caranguejos por alocarem-se nas costas litorâneas dos territórios que conquistavam. O périplo africano, estratégia de navegação para se chegar às índias, portanto, era formalizado com base nas instalações de feitorias para abastecimento de navios.

    B - A concepção acerca do escravismo manteve-se inalterada desde o século XVI até a abertura do mercado americano para o comércio de escravos, uma vez que em ambos os períodos os cativos eram tratados como mercadoria.

    E- no advento do imperialismo, o negro deixou de ser visto como mercadoria e passou a ser tratado como “povo colonizado”, aquele no qual incidia o “fardo do homem branco”. Isso significa que sobre ele recaia a ideologia europeia de civilização.

    C - Os britânicos nunca ocuparam lugar de destaque no tráfico atlântico, fato que explica sua oposição à escravidão no início do século XIX.

    E- A Inglaterra foi a Rainha dos Mares e, com a Revolução Liberal Burguesa junto a Revolução Industrial, consolidou-se a Pax Britanica. Sua posição de acabar com a escravidão foi basicamente comercial.


    D - A travessia do Atlântico foi tão violenta que os africanos escravizados perderam suas referências culturais pouco depois de terem aportado no continente americano.

    E- a cultura africana é plenamente visível nas regiões nas quais esses povos se instalaram. Apesar de não ser pura e ter sofrido influências, não se pode dizer que uma pessoa se esquece de seus princípios pregados por toda a sua vida.

    E - Tanto cristãos quanto mulçumanos lançaram mão do argumento de conversão dos cativos na “verdadeira fé” para legitimar a escravidão de africanos.

    C - muitos padres do século XVI legitimaram a escravidão por acreditarem que não se tratavam de humanos, mas de animais. No mundo islâmico, o escravo era, primeiramente, aqueles vencidos de guerra. Em segundo lugar, começou a ser escravizado aquele que não compartilhavam das mesmas crenças.




  • Gabarito : E.


ID
2554396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito do tráfico negreiro entre os séculos XV e XIX, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: e)

  • Excelente comentário Leide!!!

     

    ¬¬"

  • A prática da escravidão entre os povos árabes se dava, inicialmente, por meio do mecanismo que era comum desde a antiguidade: os povos vencidos em guerras, que tinham suas propriedades pilhadas, eram tomados como escravos. Aos poucos, a escravidão passou a ser justificada pelos fundamentos do islamismo. Cristãos, caucasianos, francos, negros da região subsaariana da África e diversos outros povos eram feitos de escravos por não partilharem da crença muçulmana, sendo considerados ou idólatras (adoradores de ídolos) ou infiéis (como eram considerados os cristãos).


    fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/escravidao-no-mundo-muculmano.htm

  • De fato, a igreja apontava a escravidão como um meio para os negros africanos conhecerem a palavra de Deus, através da disciplina do trabalho e obediência ao senhores de terra. Quando chegavam no Brasil, nas fazendas, eram batizados e recebiam um novo nome. Ou seja, a igreja como um instrumento do estado foi um dos parceiros fundamentais para legitimar a escravidão, uma forma de " civilizar os selvagens". Resultado, desastre humanitário, a escravidão recista moderna. Fonte: Boris Fausto, Historia do Brasil.

  • A (B) engana, pois no início, de fato, o escravo era tido como mercadoria. Já a abertura do mercado americano, pela lógica, representada pelo Brasil elevado a categoria de Reino Unido à Portugal, independência das 13 colônias, entre outros, choca-se no XIX com a mudança de mentalidade por parte dos ingleses (principalmente), os quais amparados pela Revolução Industria, mudam seus interesses e sua forma de ver a escravidão sendo contrários e asfixiando-a até seu final.

  • Muçulmanos escravizavão negros?

  • O erro é dizer "conforme previsão legal", quando na realidade é uma previsão constitucional

  • Dennys Souza kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • e constituição não é lei ?

  • A alternativa A está incorreta, uma vez que a escravidão no território brasileiro não teve outra fonte senão o comércio de africanos, e este comércio era realizado por traficantes que comercializavam na costa africana os negros capturados de diversas nações, entre elas: Guiné, Sudão, Congo, Angola e Moçambique.

    A alternativa B também está incorreta, de tal modo que a concepção acerca do escravismo começou a mudar com a Revolução Industrial, fundamentalmente inglesa, pois a acumulação de capital passou a ser feita na esfera da produção das indústrias e das propriedades rurais modernizadas, o que conferiu importância à ampliação de mercados. O trabalho escravo e as práticas monopolistas tornaram-se anacrônicas.

    A concepção acerca do escravismo manteve-se inalterada desde o século XVI até a Revolução Industrial.

    A alternativa C é falsa, pois a Inglaterra, nos séculos XVII e XVIII, foi uma das nações mais atuantes neste tipo de comércio e eram essencialmente econômicos. Em suas possessões, no final do século XVIII, havia aproximadamente 800 mil escravos para 150 mil homens livres.

    A alternativa D também é falsa, uma vez que as referências culturais dos escravos africanos não se perderam, apesar de terem sido perseguidas, condenadas e malvistas pelos brancos.

    A alternativa E está correta, pois a escravidão de africanos foi legitimada de várias formas, inclusive tendo o consentimento religioso, tanto de cristãos quanto de mulçumanos. Além de trabalho, obediência e respeito às leis e dispositivos disciplinares, os senhores exigiam dos escravos fidelidade, humildade e aceitação dos valores brancos. No Brasil, os negros deviam aprender a língua portuguesa e a religião católica, único bem moral que recebiam dos brancos. Logo que chegavam, os africanos eram batizados e recebiam nomes cristãos, sendo em geral perseguida a prática dos cultos africanos.

    Fonte: estratégia

  • Gabarito : E.


ID
2554399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Acerca da Reforma Protestante do século XVI, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: e)

  • explique a questao

  • QUAL A RESPOSTA N CONSIGO VER!!!:-(

  • O princípio da salvação pela fé realmente era uma das bases da reforma proposta por Lutero, mas pelo que tinha estudado, ele criticava fortemente a venda de indulgências (venda do perdão dos pecados). Errei por esse motivo.

    Gabarito letra E.

  • Lutero se baseava no pensamento de Santo Agostinho, no seu Atos dos Apóstolos. Em especial, o luteranismo buscou propagar a ideia de que a salvação não dependia do que as pessoas fizessem, mas daquilo que elas acreditavam. Ou seja, a salvação se daria pela fé e não pela compra de indulgências.

  • Por que a letra c está errada?

  • Jayro Mendes, a C diz que a Contrarreforma se caracterizava pela reafirmação dos princípios criticados. Mas, na verdade, a igreja buscou corrigir alguns dos pontos criticados pelos protestantes, tentando uma mudança, como forma de frear a expansão do protestantismo. Lógico que essa reforma não foi feita apenas de modo "intelectual", pois a igreja também passou a empregar a força contra aqueles que, mesmo após a "correção" de alguns pontos, relutavam em segui-los.

  • Jayro Mendes, a C diz que a Contrarreforma se caracterizava pela reafirmação dos princípios criticados. Mas, na verdade, a igreja buscou corrigir alguns dos pontos criticados pelos protestantes, tentando uma mudança, como forma de frear a expansão do protestantismo. Lógico que essa reforma não foi feita apenas de modo "intelectual", pois a igreja também passou a empregar a força contra aqueles que, mesmo após a "correção" de alguns pontos, relutavam em segui-los.

  • Dentre as medidas tomadas no Concílio de Trento houve um recuo em relação às críticas dos protestantes: foi proibida a venda de indulgências e também foi decidido pela criação de seminários. Esta última instituição seria responsável pela formação eclesiástica do clero, buscando evitar, dessa forma, a venda de cargos na Igreja.

     

    Por outro lado, o que ocorreu foi a afirmação dos dogmas religiosos católicos. O princípio da salvação pela fé e boas obras foi mantido, mesmo após as críticas de Martinho Lutero. O culto à Virgem Maria e aos santos foi reafirmado, bem como a existência do purgatório. A crença católica manteria as duas origens: a Bíblia e as tradições transmitidas pela Igreja Católica.

     

    https://historiadomundo.uol.com.br/idade-moderna/contrarreforma-novo-folego-ao-catolicismo.htm

     

    Dessa forma, não pode ser a letra C.

     

    Gabarito correto: E

  • PRA MIM SERIA A RESPOSTA CORRETA A LETRA C

    ALGUÉM EXPLICA?

  • A C diz que a Igreja criou a Inquisição na contrarreforma, mas ela já existia antes, só ganhou mais força

  • Ainda sobre a letra C: houve, de fato, a reafirmação de alguns princípios criticados, com a infalibilidade do papa e o latim nos textos religiosos, mas não de todos, como a questão das indulgências. E a reabertura da Inquisição é um fato marcante da contrarreforma, mas ela já existia antes. Reabertura, portanto, não criação.

  • Alternativa A também está correta: a Reforma só foi para frente e Lutero só foi protegido porque os príncipes e governantes queriam reter os impostos das terras da Igreja em seus domínios e a intervenção constante da Igreja na política. Antes de Lutero, houveram vários reformadores. Contudo, a única diferença foi que Lutero nunca apoiou as revoltas e convulsões sociais dos servos. Os outros reformadores, queriam uma reforma religiosa e social.

  • vcs precisam ter malícia ao resolver certas questoes onde aparecem duas alternativas ''corretas"

    a letra E é muito mais correta que a C poxa

  • O erro da alternativa C é falar na criação da inquisição o que é falso. O que ocorreu, na verdade, foi a reativação dela.

    A inquisição era usada para perseguir os hereges

  • a) A Reforma iniciou-se a partir do descontentamento com algumas práticas religiosas da Igreja Católica, apesar de depois contar também com fatores econômicos e políticos. ITEM INCORRETO.

    b) Os príncipes não eram as maiores autoridades políticas e teológicas. ITEM INCORRETO.

    c) A Igreja Católica reagiu ao movimento reformista com a Contrarreforma, que se caracterizou pela reafirmação de ALGUNS princípios criticados pelos reformadores e pela VOLTA da Inquisição. ITEM INCORRETO.

    d) Antes de Lutero, a Igreja Católica já estava sofrendo questionamentos. ITEM INCORRETO.

    e) ITEM CORRETO.

    Resposta: E

  • O movimento das Reformas, protestante e católica, no século XVI, faz parte das modificações na vida dos europeus que marca o que é tradicionalmente entendido como Tempos Modernos. A Reforma protestante recebeu este nome por conta de como eram conhecidos os seguidores de Lutero nas regiões alemãs. Ela deu origem à três vertentes religiosas, Luteranismo, Calvinismo e Anglicanismo que, por sua vez, ramificaram em novas igrejas como a presbiteriana, a metodista, a batista , a menonita entre outras. 

    Muitas vezes o movimento reformista é entendido como um movimento sócio-político que adquiriu feição religiosa. Entretanto, ele é fundamentalmente um movimento filosófico e religioso, contra a instituição Igreja Católica, que foi utilizado com motivações políticas e sociais, sendo até mesmo desvirtuado. 

    Entre as alternativas uma apresenta uma afirmativa correta acerca da Reforma protestante. O tema faz parte intrínseca do estudo de História geral nos Ensinos Fundamental e Médio. Há boas publicações que tratam do tema, tanto didáticas quanto paradidáticas tais como a publicação de Myriam Becho e Patrícia Braick e a de Luiz Maria Veiga, de nome A Reforma Protestante. 

    A) INCORRETA – Disputas políticas entre o papado e autoridades civis, em diferentes regiões europeias , influenciaram o movimento reformista mas, a questão chave não foi política mas sim filosófica , teológica e institucional 
    B) INCORRETA - A Reforma de Lutero deu margem à formação de algumas igrejas nacionais mas, não foi estabelecida uma  autoridade  suprema que estivesse acima do colegiado de clérigos . 
    C) INCORRETA -A afirmativa desta opção refere-se à ação da Igreja Católica, chamada de contrarreforma e, a entrada da questão aponta para a reforma protestante. Mesmo apresentando dados corretos a opção não responde a questão proposta. Além disso, a Inquisição foi criada na Idade Média, antes do movimento de reforma. E, não foram todos os princípios criticados pelos reformistas que foram reafirmados. A Contrarreforma significa reformas dentro da Igreja Católica. 
    D) INCORRETA – A Igreja Católica sofria contestações desde a Idade Média. São as chamadas heresias medievais como o arianismo por exemplo.
    E) CORRETA- A base do projeto reformista é a proposta de Lutero de que a salvação se dá exclusivamente pela fé. Não há, portanto, a necessidade de um clero que seja intermediário do perdão divino através da confissão. A penitência, através de boas obras , é , segundo a doutrina católica, elemento essencial da salvação, o que não faz parte das convicções nas religiões reformadas. Caridade é uma virtude mas não elemento de salvação. 

    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Gabarito: E.


ID
2554402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação às ditaduras estabelecidas na América Latina no contexto da Guerra Fria, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

    A implantação do programa norte-americano Aliança para o Progresso, idealizado pelo presidente John Kennedy, era a prova disso. A América Latina, mergulhada em problemas sociais crônicos, como altas taxas de desemprego, e com ampla dívida externa, deveria respirar ares de desenvolvimento a partir de um projeto alinhado com a grande potência capitalista.
    A Crise dos Mísseis ocorreu na Guerra Fria. Enquanto EUA detinha instalação de ogivas na Itália e na Turquia, a Rússia resolveu faze-lo em Cuba. Após um período de negociações, as ogivas dos dois países foram retiradas.

  • Danielle Feitosa, porém essa política externa não se refere à Doutrina Truman, que se deu com a cortina de ferro bem antes da Revolução Cubana e a Crise dos Mísseis?

  • Felipe. É interessantefrisar que o Brasil em governos anteriores chegou a barganhar o apoio financeiro dos EUA, o que não ocorreu. O governo JK chegou a ter como argumento que o desenvolvimento econômico reduziria a ameaça comunista na América Latina. Os EUA não compraram a ideia. O Plano Marshall e o Plano Colombo se referem a esforços relativos à Europa e Ásia. Então a crise dos mísseis é realmente quando os EUA passam a combater abertamente o comunismo na América Latina.
  • durante a guerra fria os eua apoio as ditaduras na america latina para nao se tornarem socialista, eles apoiavam emprestando dinheiro, caso q aconteceu muito na ditadura M do brasil

  • Alguém poderia me dizer qual é o erro da leta B?

  • a) As ditaduras não conseguiram anular as oposições. Prova disso é que no Brasil, por exemplo, as oposições continuaram a atuar durante todo o período ditatorial. ITEM INCORRETO.

    b) Os países da América Latina, de forma geral, não são marcados pela tradição democrática. ITEM INCORRETO.

    c) As ditaduras não foram pontuais nem de curta duração. No Brasil, por exemplo, durou aproximadamente duas décadas. ITEM INCORRETO.

    d) A década de 1980 é comumente chamada de década perdida na economia. ITEM INCORRETO.

    e) ITEM CORRETO.

    Resposta: E


ID
2554405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que diz respeito às habilidades e competências a serem desenvolvidas em história de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  a) A dimensão interdisciplinar da história figura entre as competências e habilidades que buscam situar as produções culturais nos contextos históricos em que se constituem. (CORRETO)

     b) Criticar, analisar e interpretar fontes documentais de natureza diversa são atividades contempladas nas competências e habilidades incluídas no eixo de investigação e compreensão. 

     c) No ensino de história, o eixo da contextualização sociocultural deve aliar-se estritamente ao estudo de práticas culturais já extinguidas, uma vez que o foco das aulas deve ser a abordagem de fatos do passado.

     d) A contextualização científica é um dos três eixos fundamentais em que se distribuem as competências e habilidades em história nos PCNEM.

     e) O eixo da representação pressupõe que o ensino de história forneça aos estudantes a concepção científica, portanto inequívoca, de periodização do tempo cronológico. 


ID
2554408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das competências e habilidades a serem desenvolvidas no ensino de história, os PCNEM dispõem que

Alternativas
Comentários
  •  a) a principal meta do ensino de história é capacitar o estudante a entender o processo histórico como relações de continuidade e permanência, e não de rupturas.

     b) o aluno deve compreender sua identidade cultural como produto de processos históricos de que resultam padrões comportamentais aos quais ele deve se subordinar, sem pretensão de modificá-los. 

     c) a crítica, como competência, deve ser desenvolvida para despertar nos alunos o interesse pelo engajamento político-partidário.

     d) a construção da memória social é um processo coletivo e externo ao indivíduo, portanto independe da forma como cada pessoa age na sociedade.

     e) o aluno deve tornar-se apto a empregar procedimentos próprios do discurso historiográfico para produzir textos analíticos e interpretativos sobre os processos históricos. (CORRETO)

  • Chreiva deixa bons comentários, destacando as palavras-chave de cada opção. Muito bom :)
  • Também concordo. Fiz o mesmo raciocínio.


ID
2554411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Foi a partir do estabelecimento dos franceses no Maranhão, onde fundaram São Luís, na primeira metade do século XVII, que os portugueses passaram a demonstrar interesse por se instalar na porção setentrional de sua colônia americana. Considerando-se essa informação, é correto afirmar que a mudança de comportamento da metrópole deveu-se, entre outros fatores,

Alternativas
Comentários
  • Eu gostei do comentário da Letícia!  Ajudou muito... Bom, a prioir, os portugueses tentaram a ocupação no solo Maranhão, mas encontraram resistência pelos nativos. Nesse cenário, esse objetivo ficou adiado por algum tempo. Com a invasão dos franceses na região, os portugueses gladiaram com os franceses para ter a ocupação definitiva.Portanto, o maior motivo dos portugueses passaram a demonstrar interesse por se instalar na porção setentrional de sua colônia americana foi o medo da perda do território para os franceses. 

  • Os portugueses decidiram reivindicar o território ocupado sob o comando de Jerônimo de Albuquerque e Ale-xandre Moura, que ao lado de algumas tribos indígenas, iniciaram uma guerra contra os franceses que foram definitivamente expulsos em novembro de 1615, após sua derrota ante os portugueses na Batalha de Guaxenduba, decisivo confronto militar ocorrido entre forças portuguesas e francesas onde hoje se localiza a cidade de Icatu. A batalha foi um importante passo dado pelos portugueses para a expulsão definitiva dos franceses do Maranhão. Findava-se assim a França Equinocial.

     

     

    GABARITO: B

  • Os portugueses só passaram a se interessar efetivamente pela colonização e povoamento da região mais setentrional do atual território do Brasil quando houve risco real de invasão deste território por outras nações, como aconteceu com o Maranhão a partir de 1612, com a invasão dos franceses.

    Gabarito: B


ID
2554414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A primeira companhia privilegiada de comércio, surgida em 1755, voltada ao desenvolvimento da região Norte, e que pretendia oferecer preços atraentes para os produtos que a região deveria exportar para o mercado europeu, foi instituída pelo Marquês de Pombal e denominada

Alternativas
Comentários
  •  b) Companhia Geral do Comércio do Grão-Pará e Maranhão. 

  • Excelente comentário Wanderson ! 

     

     

     

     

    --'

  • A Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão foi uma empresa privilegiada, de caráter monopolista, criada pelo Marquês de Pombal, na segunda metade do século XVIII, em Portugal.

    O objetivo da Companhia era vender escravos africanos em grande escala nas capitanias do Grão-Pará e Maranhão, com isso desenvolvendo a agricultura e fomentando o comércio.

  • Mais tarde até ocasionou a Revolta de Beckham.
  • aumentando tbm a fiscalização e criando a famosa DERRAMA.

    PMAL 2018

  • Hellenzinha ,a revolta de bckham foi em 1684 e a Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão foi  criada  na segunda metade do século XVIII, em Portugal.Confirmada pelo Alvará Régio de 07 de junho de 1755. 

     

  • A Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão ou Companhia Geral do Grão-Pará e Maranhão foi uma empresa privilegiada, de carácter monopolista, criada pelo Marquês de Pombal, na segunda metade do século XVIII, em Portugal.

    Confirmada pelo Alvará Régio de 7 de junho de 1755, destinava-se a controlar e fomentar a atividade comercial com o  Estado do Grão-Pará e Maranhão, fortalecendo a prática do mercantilismo no reino.

  • Discordo, depende do contexto. Essa é a regra, masssssss.

  • camarada de cima, a questão não especificou, então se usa a regra geral mesmo:(

  • Ele criou duas Cias: do Grao Para e Maranhão, e de Pernambuco e Paraiba. Não foi isso?

  • É nessas horas que o nosso aluno começa a perceber que a aprovação no concurso é uma possibilidade real e mais próxima do que ele imaginava. Essa companhia que exercia o monopólio de algumas atividades comerciais na região Norte no período colonial foi a Companhia Geral do Comércio do Grão-Pará e Maranhão.

    Gabarito B


ID
2554417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Uma das mais conhecidas revoltas ocorridas no período colonial brasileiro, a Revolta de Bequimão envolveu, na segunda metade do século XVII, colonos do Maranhão liderados por Manuel Beckman contra as autoridades metropolitanas. A respeito desse acontecimento, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • REVOLTA DE BEQUIMÃO

    INÍCIO: 1684

    FIM: 1685

    CAUSAS: insatisfação dos comerciantes, dos proprietários rurais e da população em geral com a companhia de comércio do maranhão

    OBJETIVO DA REVOLTA: finalizar as atividades da companhia de comércio do maranhão

     

  • no caso seria a letra A

  • Opção correta: letra A

    A Revolta de Beckman (ou Revolta de Bequimão) foi mais um movimento nativista que mostra os conflitos de interesses entre os colonos e a metrópole. Foi uma revolta que mostrou os problemas de mão-de-obra (falta de mão-de-obra escrava) e abastecimento na região do Maranhão. As ações da coroa portuguesa, que claramente favoreciam Portugal e prejudicava os interesses dos brasileiros, foram, muitas vezes, motivos de reações violentas dos colonos. Geralmente eram reprimidas com violência, pois a coroa não abria mão da ordem e obediência em sua principal colônia.

    Na noite de 24 de fevereiro de 1684, os irmãos Manuel e Tomás Beckman, dois proprietários rurais da região, com o apoio de comerciantes, invadiram e saquearam um depósito da Companhia de Comércio do Maranhão. Os revoltosos também expulsaram os jesuítas da região e tiraram do poder o governador.

    A corte portuguesa enviou ao Maranhão um novo governador para acabar com a revolta e colocar ordem na região. Os revoltosos foram presos e julgados. Os irmãos Beckman foram condenados a forca.

  • Uma das principais causas da revolta estava no fato da dificuldade em obter mão de obra escrava, principalmente africana uma vez que quem monopolizava esse tipo de comércio era a Companhia do Maranhão. Com a escassez, os senhores começaram a escravizar os índios, motivo pelo qual entrou em conflito com os jesuítas, iniciando-se o conflito.

    Gabarito A

  • A Revolta de Beckman aconteceu em 1684, no Maranhão. Foi organizada pelos comerciantes e colonos da região contra medidas tomadas pela Coroa. 
    A Companhia de Jesus tinha o domínio exclusivo do trato com os indígenas sendo, assim, os responsáveis pela sua catequização e também pelo uso de sua mão de obra. O que significa que os comerciantes e fazendeiros não poderiam fazer uso dessa mão de obra, restando a mão de obra escrava negra que somente poderia ser vendida pela Companhia de Comércio do Maranhão. Ora, a economia maranhense não era muito desenvolvida portanto, a Companhia de Comércio não levava os escravos negros por não serem tão rentáveis. Eram caros demais e não seriam comprados ! Esta motivação, entre outras, culminou na Revolta de Beckman que durou até o ano de 1685 quando Portugal restaurou o domínio sobre a cidade e puniu os envolvidos. 

    Acerca da Revolta uma das alternativas apresenta uma ideia de História correta. 
    A) CORRETA –A economia no Maranhão não era desenvolvida, sendo assim os colonos não tinham condições de comprar grande quantidade de escravos africanos. Por outro lado, os colonos ficaram impedidos de escravizar os nativos com a chegada dos jesuítas. Os índios eram eram catequizados e explorados nas missões. A dificuldade de obtenção de escravos negros e nativos e de conseguir produtos que não eram oferecidos pela Companhia de Comércio do Grão Pará e Maranhão constituem parte da raiz do problema. 
    B) INCORRETA – Os colonos estavam insatisfeitos com as questões sobre a escravização indígena e a dificuldade de acesso aos escravos negros, além do monopólio comercial da Companhia de Comércio do Grão Pará e Maranhão. A rebelião , que contou com o apoio dos comerciantes locais, invadiu o depósito da Companhia de Comércio. 
    C) INCORRETA – Os jesuítas mantinham o controle e o trato com os indígenas. De acordo com a lei, o objetivo deles era a catequização e o uso da mão de obra indígena nas missões. Isso impedia que os colonos escravizassem os índios. Paralelamente havia dificuldade de acesso à mão de obra escrava negra e de outros produtos que não eram entregues pela Companhia de Comércio do Maranhão. 
    D) INCORRETA – Tomás Beckmam foi a Portugal jurar fidelidade ao Rei e trouxe Gomes Freire de Andrade como governador do Maranhão. 
    E) INCORRETA – Tomás Beckman foi a Portugal jurar fidelidade ao rei e retornou com Gomes Freire como Governador do Maranhão. Manuel Beckman foi condenado a morte e Tomás foi expulso, os outros revoltosos foram condenados à prisão perpétua.
    Gabarito do Professor: Letra A.
  • REVOLTA DE BACKMAN: causada pela falta de mão de obra escrava, desabastecimento e altos preços das mercadorias comercializadas pela companhia geral de comercio.

  • Esta informação está incorreta. Apenas a imunidade recíproca se limita aos imposto.

    (CESPE/2004/Prefeitura de Boa Vista - RR) A imunidade tributária não se restringe aos impostos.

    Gabarito: certo

  • A Revolta de Beckman, ou Revolta de Bequimão, desenvolveu-se por causa da insatisfação local com os desdobramentos das atividades da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, que não conseguia prover a região com a quantidade de escravos negros que os comerciantes esperavam.

    A Companhia também era acusada de vender os produtos importados vindos da Metrópole a preços exorbitantes e com baixa qualidade

    Gabarito:  A


ID
2554420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A batalha de Guaxentuba inscreve-se entre os embates ocorridos no litoral do Maranhão colonial (século XVII), com reflexos na própria colonização do Brasil por Portugal. Essa batalha assinalou

Alternativas
Comentários
  • a) a vitória definitiva dos portugueses sobre os franceses pela posse da costa norte do Brasil.
        ​Gab: C. A Batalha de Guaxenduba foi que determinou a expulsão definitiva dos franceses do litoral maranhense.

     

     b) a histórica decisão de Jerônimo de Albuquerque de render-se a La Ravardière para preservar a vida de seus combatentes.
        Errado! Foi o contrário. Quem se rendeu foi La Ravardière a Jerônimo de Albuquerque que, apesar de estar em número menor e com menor infraestrutura bélica, conseguiu vencer a Batalha.

     

     c) o fim das incursões de países europeus sobre o território americano colonizado por Portugal. 

       Erradíssimo! O território americano continuou a ser pirateado por países europeus após a Batalha de Guaxenduba.

     

    d) o extermínio dos povos indígenas que, vindos de Pernambuco, ocuparam o litoral maranhense.

       Errado! Foi uma batalha de ceifou a vida de muitos índios sim, principalmente pelo fato de terem lutado ao lado dos franceses, porém não resultou em seu extermínio

     

    e) a inferioridade bélica francesa, agravada pela inexistência de qualquer aliança com índios da região.
        Errado! A Batalha de Guaxenduba pode ser chamada também de Batalha Milagrosa pelo fato dos franceses serem maioria e possuírem maior infraestrutura bélica do que os luso-espanhóis comandados por Jerônimo de Albuquerque. Além disso, os franceses tinham um bom relacionamento com os índios. Isso é bem demonstrado quando em 12 de agosto de 1612 foi rezado a primeira missa e estabelecida a aliança com índios. Além disso, os índios lutaram ao lado dos franceses contra os luso-espanhóis na Batalha de Guaxenduba.

  • Gabarito: A

    A Batalha de Guaxenduba foi um confronto militar ocorrido em 19 de novembro de 1614 onde hoje se localiza a cidade de Icatu, no estado do Maranhão, no Brasil, entre forças portuguesas e tabajaras, de um lado, e francesas e tupinambás, de outro.

    A batalha foi um importante passo dado pelos portugueses para a expulsão definitiva dos franceses do Maranhão, a qual viria a ocorrer em 4 de novembro de 1615. A expulsão dos franceses possibilitou que grande parte da Amazônia passasse para domínio português e, posteriormente, brasileiro.

    Fonte: http://saladeestudosvalentin.blogspot.com.br/2015/09/batalha-de-guaxenduba-maranhao.html

  • EU NUNCA HAVIA OUVIDO FALAR DESTA PORRA DE BATALHA!

     

    NÃO ESQUEÇO MAIS!

  • Batalha de guaxentuba? Nunca nem vi kkkk

  • A Batalha de Guaxenduba aconteceu em 19 de novembro de 1614 no estado do Maranhão. O confronto foi entre as tropas portuguesas e francesas, aliados aos tabajaras e aos tupinambás, respectivamente. 
    Os franceses estavam tentando ocupar o Maranhão com o objetivo de fundar uma colônia em território brasileiro para participar dos lucros da exploração do mercado colonial. Depois de todos os conflitos e cessar fogo, em 4 de novembro de 1615, os portugueses efetivaram a expulsão definitiva dos franceses do Maranhão.
    Para responder a questão é necessário ter conhecimento prévio sobre as Revoltas Coloniais, em especial aquelas ocorridas no estado do Maranhão. O tema faz parte do currículo de História para o Ensino Médio. 
    Entre as alternativas apresentadas , uma apresenta uma afirmativa correta.
    A) CORRETA – A Batalha de Guaxenduba aconteceu, no dia 19 de novembro de 1614, no sitio de Guaxenduba e teve como desfecho final a vitória portuguesa.
    B) INCORRETA – La Ravardière negociou um cessar fogo e enquanto aguardaram as respostas os grupos envolvidos ficaram em paz. Alexandre de Moura prometeu uma indenização a La Ravardière, mas, quando os oficiais chegaram de Portugal trouxeram mais tropas portuguesas e atacaram o forte de São Luiz, local no qual os franceses estavam abrigados. Com dois dias de ataque, La Ravardière se rendeu.
    C) INCORRETA – Os países europeus continuaram a fazer incursões nos territórios colonizados por Portugal. Um dos exemplos é a invasão holandesa no Maranhão que corre por volta de 1641.
    D) INCORRETA - Os índios tupinambás que eram aliados dos franceses foram exterminados pelos portugueses na Batalha de Guaxentuba.
    E) INCORRETA – Os portugueses, ao notar a chegada de embarcações, foram para a praia para atacar no desembarque. Retrocedeu, em virtude do grande contingente de franceses e indígenas assim como armamento dos franceses. 

    Gabarito do Professor: Letra A.
  • A Revolta de Beckman, ou Revolta de Bequimão, desenvolveu-se por causa da insatisfação local com os

    desdobramentos das atividades da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, que não

    conseguia prover a região com a quantidade de escravos negros que os comerciantes esperavam.

    A Companhia também era acusada de vender os produtos importados vindos da Metrópole a preços

    exorbitantes e com baixa qualidade.

    Gabarito: A


ID
2554423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O britânico cuja ousadia nas guerras napoleônicas lhe valeu a alcunha de “lobo do mar” e que, no Brasil, atuou decisivamente nas guerras pela independência, tendo sido agraciado com o título de marquês do Maranhão após sua vitória sobre as tropas portuguesas, foi

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Em 1806, Cochrane é apelidado por Napoleão Bonaparte, o maior inimigo da Inglaterra, de Lobo do Mar devido à sua genialidade e eficiência em alto-mar. Além da habilidade guerreira, o “lobo” alude ao caráter rude do almirante. Quem conheceu dizia que Cochrane se sentia em casa nas batalhas, mas em terra ou em momentos de calmaria, olhava para o chão, não encarava os interlocutores e respondia por monossílabos.

    Fonte: http://osheroisdobrasil.com.br/herois/lord-cochrane-o-lobo-do-mar/

  • A

    Só preciso de uma vaga! PMMA. 

  • Cochrane não era britânico, ele era escocês,


ID
2554426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito da Balaiada, uma das revoltas que convulsionou o Brasil durante o período regencial, entre 1838 e 1840, no Maranhão, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Balaiada foi uma luta popular que se sucedeu na província do Maranhão durante os anos de 1838 e 1841. A revolta surgiu como um levante social por melhores condições de vida e contou com a participação de vaqueiros, escravos e outros desfavorecidos. O nome dessa luta popular provém dos "balaios", nome dos cestos fabricados na região.

    As principais causas da Balaiada estão ligadas à pobreza da população da província maranhense, bem como sua insatisfação diante dos desmandos políticos dos grandes fazendeiros da região.

    Estes lutavam pela hegemonia política e não se importavam com a miséria da população, a qual ainda sofria com as injustiças e abuso de poder pelas autoridades.

    Fonte: https://www.todamateria.com.br/balaiada/

  • O erro da B: Os primeiro indícios da revolta ecoaram de um lugarejo chamado Manga do Iguará, também conhecido simplesmente Manga, na região do Maranhão oriental.

  • História da Balaiada, resumo revoltas populares no século XIX, conflitos no Maranhão, a vida dos balaios

     

     

    Fabricantes de Balaios (século XIX)

    O que foi:

     

    - Revolta popular ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841.

     

    Motivos do conflito:

     

    - Grande parte da população pobre do estado era contra o monopólio político de um grupo de fazendeiros da região. Estes fazendeiros comandavam a região e usavam a força e violência para atingirem seus objetivos políticos e econômicos.

     

    Como começou e os fatos mais importantes:

     

    - No mês de dezembro de 1838 o líder do movimento, Raimundo Gomes, invadiu a prisão de Vila Manga para libertar seu irmão. Acabou aproveitando a situação e libertando todos outros presos.

     

    - Em 1839 os balaios (como eram chamados os revoltosos), fizeram algumas conquistas como, por exemplo, a Vila de Caxias. Conseguiram também organizar uma Junta Provisória.

     

    - O governo maranhense organizou suas forças militares, inclusive com apoio de militares de outras províncias, e passou a combater fortemente os balaios.  Com a participação de muitos escravos fugitivos, prisioneiros e trabalhadores pobres da região, os balaios conseguiram obter algumas vitórias no início dos conflitos.

     

    - O  coronel Luís Alves Lima e Silva foi nomeado pelo Império como governador da província do Maranhão com o objetivo de pacificar a revolta. O Barão de Caxias, que mais tarde seria duque, foi eficiente em sua missão e reconquistou a Vila de Caxias.

     

    O enfraquecimento do movimento e o fim da revolta 

     

    - Após perder a Vila de Caxias, o comandante dos balaios, Raimundo Gomes, se entregou as tropas oficiais.

     

    - Em 1839, após a morte de Balaio, Cosme Bento (ex-escravo) assumiu a liderança dos balaios. Em 1840 ele partiu, com centenas de revoltosos para o interior.

     

    - Em 1841, já com o movimento enfraquecido, muitos balaios resolverem se render, aproveitando a anistia concedida pelo governo.

     

    - Em 1841, o líder Cosme Bento foi capturado e enforcado. Era o fim da revolta.  

  • A)Apesar de alguns êxitos no campo de batalha, a Balaiada não conseguiu ocupar qualquer cidade maranhense.

    MENTIRA DA BANCA, OCUPOU CAXIAS.

    B)Embora essa revolta tenha apresentado um sentido social, foi irrelevante o número de escravos fugidos que dela participou.

    CAÔ, OS LIDERES DO MOVIMENTO INCITAVAM E ATÉ AJUDAVAM AS FUGAS E SUBLEVAÇÕES DE ESCRAVOS.

    C)A Balaiada concentrou-se no norte do Maranhão, área dominada por grandes produtores de algodão.

    REGIÃO CENTRO-NORTE. NO NORTE OCORREU A SETEMBRADA, ESPECIALMENTE NO GOLFÃO MARANHENSE.

    D)O governo imperial, ocupado em debelar outros movimentos revoltosos, decidiu não enviar tropas para combater os balaios.

    cAÔ, ENVIARAM MAS DE INÍCIO NÃO FOI ALGO EFETIVO

    E)Iniciada a partir de várias disputas entre setores da elite local, a revolta em questão acabou adquirindo feições de levante popular.

    POSITIVO, TEM-SE OS DOIS GRUPOS OS BEM TE VIS E OS BALAIOS (MOVIMENTO POPULAR). A BUSCA DAS ELITES LOCAIS EM MANTER SE EM CARGOS PÚBLICOS, POR SINAL ESTE É UM DOS MOTIVOS DA GUERRA DOS TRÊS BÊS.

  • A Balaiada (MA) foi uma das tantas revoltas regenciais que operaram a partir das disputas intraelites regionais com as medidas liberais e descentralizadoras da Regência. Progressivamente ganhou contornos populares e os revoltosos chegaram a ocupar a cidade de Caxias.

  • Para a questão bastaria saber que a Balaiada, inicialmente, se tratou de um conflito de interesses entre a elite local, os bem-te-vis (liberais) e os cabanos (conservadores). Assumiria seu caráter popular após a invasão e libertação de presos da prisão de Vila Magna, por Raimundo Gomes.


ID
2554429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A criação das capitanias hereditárias, em 1534, correspondeu à primeira decisão do governo de Lisboa para dar início efetivo ao processo de colonização do Brasil. A essa modalidade de parceria público-privada seguiu-se a instalação do governo-geral na colônia, em 1549. A respeito da dinâmica, das relações, das rupturas e das transformações da organização sócio-política, econômica e cultural no Brasil colonial, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Opção D

  • As capitanias de pernambuco e são vicente prosperaram devido ao cultivo de cana de açucar 

  • Pq a (A) estaria errada?

  • A alternativa A está errada porque o capitalismo não estava consolidado na Europa ( a fase era  de acumulação primitiva) e a escravidão não foi imposta pela Europa porque esta estava ávida por produtos coloniais. O escravismo foi parte fundamental da acumulação primitiva de capital. A plantation açucareira é a cultura que "casa" com o escravismo e possibilita incremento na circulação de mercadorias e expansão do mercado consumidor. Mas somente a  avidez por produtos coloniais não é capaz de explicar esse fenômeno. A alternativa A inverte a ordem dos fatores. 

  • O capitalismo europeu ainda não era consolidado quando os escravos começaram a chegar ao Brasil. E, além disso, não foi ele que "impôs" a escravidão, mas um sistema de interesses que permeavam a política portuguesa, o sistema comercial, religioso.

  • A Primeira capitania do Maranhão se dividiu em duas e a primeira não chegou a ser ocupada? Alguém poderia explicar isso?

  • A escravidão negra foi disseminada no Brasil colonial por imposição do consolidado capitalismo europeu, ávido por importar produtos agrícolas tropicais.


    E- a escravidão não foi imposta, foi fruto do processo de formação do capitalismo comercial cuja base era o mercantilismo. A falta de contingente populacional, a ideologia, a forma absolutista do Estado, dentre outros fatores, corresponderam para a continuação da escravidão no decorrer do tempo.


    Nos quilombos, não se estabeleceram formas de organização social semelhante às africanas.


    E- um exemplo de organização social estabelecida nos quilombos era a escravidão, praticada na África desde o século IX. Também, a cultura africana era rica dentro dessas organizações: danças, pratos e organização econômica.


    As manifestações artístico-culturais do Brasil colônia foram essencialmente marcadas pela cultura europeia; daí a ausência de obras musicais e arquitetônicas barrocas de autores negros.


    E- apesar de a cultura europeia fazer-se forte no período colonial, haviam negros artistas de todas as formas. José Maurício Nunes, por exemplo, era negro e entrou para a Igreja para ter uma educação formal e, com a vinda da Corte para o Brasil em 1808, D. João, admirador da música, nomeou-o para mestre de Capela e cavaleiro da Ordem de Cristo. Além do músico, Aleijadinho, negro, ficou muito famoso por suas esculturas.


    À exceção de São Vicente e Pernambuco, o sistema de capitanias hereditárias fracassou; dividida em duas, a primeira capitania do Maranhão não chegou a ser efetivamente ocupada.


    C- a Capitania do Maranhão iria ser ocupada por inúmeros navios, mas houve um naufrágio que impossibilitou essa instalação. Além disso, aqueles que tentaram ocupar tinham muitos problemas com ataques indígenas, fato que não deixou a plena instalação dos colonos e deu margem para o almejo de potências europeias firmarem estratégias de ocupação territorial.


    A decisão metropolitana de determinar o plantio da cana-de-açúcar, especialmente no litoral maranhense, foi a solução encontrada para reduzir os efeitos do declínio da mineração.

    E- o plantio estava decadente havia algum tempo. Assim, revoltas contra o Estado foram insurgentes.


  • gab: D


ID
2554432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Considerando a trajetória do Brasil independente, do Império à República, verifica-se a existência de continuidades e rupturas. A propósito desse processo histórico, em que crises de variada natureza e intensidade se sucedem, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa B

  • Gab: B


    O Golpe Militar de 1964 marca uma série de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que culminaram em um golpe de estado no dia 1 de abril de 1964. Esse golpe pôs fim ao governo do presidente João Goulart.

    Imediatamente após a tomada de poder pelos militares, foi estabelecido o AI-1. Com 11 artigos, o mesmo dava ao governo militar o poder de modificar a constituição, anular mandatos legislativos, interromper direitos políticos por 10 anos e demitir, colocar em disponibilidade ou aposentar compulsoriamente qualquer pessoa que fosse contra a segurança do país, o regime democrático e a probidade da administração pública, além de determinar eleições indiretas para a presidência da República. 

  • E - ERRADA

    O tenentismo foi um movimento social de caráter político-militar que ocorreu no Brasil nas décadas de 1920 e 1930, período conhecido como República das Oligarquias. Contou, principalmente, com a participação de jovens tenentes do exército.O que defendiam  Este movimento contestava a ação política e social dos governos representantes das oligarquias cafeeiras (coronelismo). Embora tivessem uma posição conservadora e autoritária, os tenentes defendiam reformas políticas e sociais. Queriam a moralidade política no país e combatiam a corrupção. 

    O movimento tenentista defendia as seguintes mudanças: 

    - Fim do voto de cabresto (sistema de votação baseado em violência e fraudes que só beneficiava os coronéis);

    - Reforma no sistema educacional público do país;

    - Mudança no sistema de voto aberto para secreto.

  • a) ERRADA. O Governo Provisório (período de 1930-34 da Era Vargas) não houve a prevalência do Estado democrático, visto que Vargas ordenou a eliminação dos ógãos legislativos.

    b) CORRETA.

    c) ERRADA. O período regencial foi marcado por grande instabilidade e não estabilidade política.

    d) ERRADA. A Lei Áurea, em 1888, não apaziguou o movimento Republicano, mesmo porque pouco tempo depois (em 1889) ocorreu a Proclamação da República e o modelo republicano já havia sido escolhido por voto popular em 1879.

  • Polêmica. Parece que havia um telos

  • A)A Era Vargas, iniciada com a Revolução de 1930, abriu as portas do país à modernidade, o que se comprova pela introdução dos direitos políticos, civis e sociais que garantiram a prevalência do Estado democrático e de direito.

    EM 1937, INICIA-SE O ESTADO NOVO, COM O DIP E DASP E TODO UM CONTROLE SIMILAR AOS REGIMES TOTALITÁRIOS EUROPEUS.

    B)A ruptura institucional de 1964 rompeu com a experiência liberal-democrática consagrada pela Constituição de 1946: as crises que se avolumaram nos primeiros anos da década — governos Jânio e Jango — prenunciavam a chegada de um regime autoritário que perduraria por cerca de duas décadas.

    ASSERTIVA CORRETA, LEMBRANDO QUE, APÓS O REGIME VARGUISTA, ASSUME DUTRA, A CONSTITUIÇÃO DE 46 DE FATO TRAZ AO BRASIL A EXPERIÊNCIA LIBERAL-DEMOCRÁTICA, HAJA VISTA QUE, É NESSE PERÍODO QUE AS POLÍTICAS IDEOLOGICAS (CAPITALISMO X SOCIALISMO ATINGEM O BRASIL). APÓS DUTRA, TEREMOS, VARGAS E JK, ESTE ÚLTIMO, PROMOVEU A ESTABILIDADE POLÍTICA QUE DE FATO ESTAVA AUSENTE AO BRASIL, MESMO COM A QUEDA DE VARIOS INDICADORES ECONÔMICOS, POR CONTA DOS EMPRESTIMOS FINANCEIROS. JANGO E JÂNIO, E SUAS POLÍTICAS ORAS RELACIONADAS AO MOVIMENTO DE ESQUERDA, FAZEM A SOCIEDADE SE ALARMAR CONTRA O PERIGO VERMELHO. DECORRE DAÍ, JUNTAMENTE COM OS SETORES CONSERVADORES DA SOCIEDADE BRASILEIRA O GOVERNO DITATORIAL CIVIL-MILITAR DE 1964.

    C)As rebeliões do período regencial instauraram um contexto de guerra civil, o que representou uma contradição daquele momento de grande estabilidade política.

    UM DOS GRANDES PROBLEMAS NO PERÍODO REGENCIAL ERA A INSTABILIDADE POLÍTICA. ESSE É UM DOS MOTIVOS, PARA O GOLPE DA MAIORIDADE (D. PEDRO ASSUME TENDO 14/15 ANOS)

    D)A Lei Áurea, em 1888, fortaleceu a popularidade do Império e apaziguou o movimento Republicano, ao indicar que a proclamação da República seria consequência natural do ato da Princesa Isabel.

    A LEI ÁUREA FOI UM DOS MOTIVOS QUE FAVORECEU A QUEDA DO IMPÉRIO. O REGIME REPÚBLICANO JÁ ESTAVA NO BRASIL DESDE OS FINAIS DE 1700, TAIS EXEMPLOS COMO, A CONJURAÇÃO MINEIRA QUE QUERIA IMPLANTAR UMA REPÚBLICA.

    E) Os levantes tenentistas nos anos 1920 tinham por objetivo principal sustentar, pelas armas, o sistema político instaurado na República Velha, o que, na prática, significava a manutenção das estruturas oligárquicas do poder.

    MUITO PELO CONTRÁRIO, O MOVIMENTO DOS 18 DOS FORTES, ERA JUSTAMENTE IMPEDIR A POSSE PRESIDENCIAL AMPARADA PELO REGIME DO CAFÉ COM LEITE. ESSE MESMO MOVIMENTO TENENTISTA É QUEM VAI APOIAR A REVOLUÇÃO DE 30 (GETÚLIO VARGAS), COM O INTENTO DE QUEBRAR ESSA POLÍTICA PREDOMINANTE NO PERÍODO DA REPÚBLICA VELHA.

  • Ruptura institucional? Para instauração de uma ditadura?

  • Acho complicado que o período populista brasileira tenha sido "uma experiência liberal democrática"


ID
2554435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

As invasões holandesas no Maranhão ocorreram no contexto da

Alternativas
Comentários
  • INVASÃO HOLANDESA:

     

    Por volta de 1641, apontou em Sâo luís uma esquadra holandesa formada por 18 embarcações, com mais de mil militares, sob o comando do almirante Jan Cornelizoon  e pelo coronel Koin Handerson. O pricipal objetivo dos holandeses seria a expanção da industria açucareira na região. antes da invasão em São Luís, os holandeses já haviam invadido grande parte do nordeste brasileiro e tamado outras cidades como Salvador, Recife e Olinda.

  • Acredito que haja 2 respostas, letra C (motivo principal) e letra E (motivo secundário) por isso foi anulada

  • Entre os anos de 1580 e 1640, havia a união entre a Espanha e Portugal, formando a União Ibérica, que tinha como monarca Felipe III. A Holanda, então inimiga da Espanha, passou a ser também inimiga de Portugal. A Holanda possuía uma grande potencial de comércio, mas pela sua inimizade com a Espanha, foi proibido de comercializar com o Maranhão, colônia portuguesa. Com isso, houve a invasão holandesa em Salvador, posteriormente em Pernambuco, até chegar no Maranhão. E foi nesse contexto, que se deu a invasão holandesa.

    Resposta correta: letra B

    Obs. A questão foi anulada pois na alternativa A, houve um erro de digitação na palavra Equinocial, que ficou escrita "Equicional", o que levou a dúvidas de interpretações.


ID
2554438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A respeito da Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Considerada uma das mais importantes companhias pombalinas de comércio colonial, a CGPM foi criada pelo alvará régio de 7 de junho de 1755, por meio do qual D. José I atendia a representação que lhe foi dirigida por alguns negociantes do Grão-Pará que, convencidos por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, então governador do Estado do Grão-Pará e Maranhão, solicitavam autorização para estabelecer uma companhia de comércio monopolista

    Fonte: https://edittip.net/2014/01/13/companhia-do-grao-para-e-maranhao/

  • Na fase pombalina, a Companhia de Comércio do Grão-Pará e Maranhão incentivou as migrações de portugueses, principalmente açorianos, e aumentou o tráfico de escravos e produtos para a região. Tal fato fez com que o cultivo de arroz e algodão ganhasse força e logo colocou o Maranhão dentro do sistema agroexportador.

     

     

    -PARA ACRESCENTAR UM POUCO MAIS!! 

  • RESPOSTA B

    Estado do Grão-Pará e Maranhão foi uma unidade administrativa portuguesa na . Criado com a denominação de Estado do Maranhão em  de , por  (ou ), no  da (atual ), e renomeado Estado do Maranhão e Grão-Pará em 1654, e Estado do Grão-Pará e Maranhão em 1751, o qual foi dividido em 1772.

  • A insatisfação com os abusos da Companhia foi um dos estopins da revolta de beckman

  • Cuidado. Na história do Maranhão há DUAS companhias de comércio que merecem destaque:

    1) Companhia de Comércio do Maranhão --> criada em 1682 e extinta logo em 1685. Monopolizou o comércio do estado pelo sistema do ESTANCO. Deu causa à Revolta de Beckman durante o período de sua atuação.

    2) Companhia Geral de Comércio do Grão-Pará e Maranhão --> criada em 1755 pelo Marquês de Pombal e contribuiu para o aumento do tráfico de escravos, bem como para o aumento do cultivo de algodão e arroz. Trouxe grande prosperidade para o estado em razão do comércio internacional. Essa é a companhia tratada nesta questão.

  • A Companhia submetia-se à Coroa Portuguesa – e não ao estado do Grão-Pará e Maranhão. Item incorreto. Item correto. Uma das atividades da Companhia era justamente o comércio de escravos de origem africana. À época, a utilização de mão de obra indígena estava proibida, por pressão dos religiosos da região. Item incorreto. A existência da Companhia na verdade prejudicava as exportações maranhenses, que só podiam acontecer por meio da Companhia e com preços tabelados. Como os preços tabelados costumavam ser muito baixos para os comerciantes e produtores que pretendiam exportar, estes preferiam vender os produtos no mercado interno com preços mais interessantes. Item incorreto. A existência da Companhia na verdade causou insatisfação tanto na população em geral, que recebia produtos importados caros e por vezes estragados, quanto nos produtores locais, que não conseguiam vender seus produtos no mercado exterior num preço que cobrisse os custos de produção.

    Item incorreto.

    Gabarito: B