-
Quem ficou em dúvida em relação às alternativas B e C, segue um esclarecimento:
(...) serviço de Computação em Nuvem não exige que se “encomendem” novos servidores, não exige que o contrato de fornecimento de serviços seja alterado sempre que se deseje alterar os recursos computacionais disponíveis – inclusão ou remoção de servidores ou aumento de espaço em disco, por exemplo, e ainda permite que os recursos sejam alocados, desalocados ou reconfigurados sob demanda.
Fonte: https://www.opus-software.com.br/o-que-e-cloud-computing/
-
Gente cuidado com essas formas verbais destacadas. Vejam que as formas empregadas nas alternativas D e E indicam possibilidade e não afirmações ou imperativo. Sabemos que é importante estudar os conceitos, mas também sabemos que nem todo mundo dispõe de tempo pra ver tudo ou estudar todo o edital. E vamos sinceros, informática quanto mais estudamos menos sabemos, pelo menos é assim como me sinto em relação á matéria, que por sinal já desisti de estudar faz tempo e agora só resolvo questões. SEMPRE acenda uma luzinha diante de afirmações positivas ou negativas, elas quase sempre estão erradas e as que falam de possibilidade quase sempre estão certas. Lógico que a pessoa não vai fazer uso disso em todas as questões, isso é mais válido na hora do desespero, no tudo ou nada. Fica a dica, bons estudos.
A) A empresa deverá encomendar novas máquinas de servidores para o trabalho em nuvem.
B) A empresa terá de alterar o contrato de fornecimento de espaço em disco caso necessite de mais espaço de armazenamento.
C) A empresa terá de alterar o contrato de fornecimento de serviço de processamento caso necessite de maior capacidade de processamento.
D) Os serviços contratados podem ser acessados apenas de computadores localizados dentro da empresa.
E) Os serviços contratados podem ser desligados em horários predeterminados, para economia de custos. (gabarito)
-
A Alternativa D é muito relativa, duvidosa em questão a configuração possível.
-
o serviço de Computação em Nuvem não exige que se “encomendem” novos servidores, não exige que o contrato de fornecimento de serviços seja alterado sempre que se deseje alterar os recursos computacionais disponíveis – inclusão ou remoção de servidores ou aumento de espaço em disco, por exemplo, e ainda permite que os recursos sejam alocados, desalocados ou reconfigurados sob demanda.
-
Cara as piores questões do CESPE são de informática. Sério, o examinador de informática é dodoi da cabeça sério.
-
Gente, uma das vantagens do armazenamento em nuvem não é justamente a economia de energia? Não entendi esse gabarito.
-
ESSA QUESTÃO NÃO FAZ SENTIDO!!!!!!
-
Nishimura Vive kkkk
Letra E
-
Gabarito Letra E - Os serviços contratados podem ser desligados em horários predeterminados, para economia de custos.
"Se combinar isso com o provedor de serviço é razoável que ele te dê um desconto pra vc desligar o serviço em horário pré-determinado" Professor Victor Dalton
(https://www.youtube.com/watch?v=9D1BAipTO_g)
-
Loucura. Uma das principais vantagens da nuvem é está disponível sempre. Já o espaço e o processamento precisam ser contratados de acordo com as necessidades. Ou quer comprar um plano de 1 Gb e usar 100Gb?
Vai entender.
-
Nem liga então, porque daí nem gasta energia. Só por Deus em...
-
Oi nuvem, tudo bem?
Quero contratar (provavelmente por contrato) seu serviço, mas quando eu quiser mais benefícios, a gente deixa de fora do contrato tá?
Já é cespiano!
-
RESPOSTA:
a)
b) O serviço em nuvem e escalável; Já existe essa previsão, que a medida que você precise de mais espaço a empresa que oferece o serviço forneça para você.
c) O serviço em nuvem e “elástico”, quando você contrata o pacote, já tem essa previsibilidade.
d) Ele e feito justamente para acessar de qualquer lugar.
e) Sim, “você” combina isso com o provedor de serviços e ele te da um desconto pra você desligar o serviço em horário pré determinado. CORRETA
https://www.youtube.com/watch?v=9D1BAipTO_g Prof Victor Dalton
-
RESPOSTA:
a)
b) O serviço em nuvem e escalável; Já existe essa previsão, que a medida que você precise de mais espaço a empresa que oferece o serviço forneça para você.
c) O serviço em nuvem e “elástico”, quando você contrata o pacote, já tem essa previsibilidade.
d) Ele e feito justamente para acessar de qualquer lugar.
e) Sim, “você” combina isso com o provedor de serviços e ele te da um desconto pra você desligar o serviço em horário pré determinado. CORRETA
https://www.youtube.com/watch?v=9D1BAipTO_g Prof Victor Dalton
-
Agora a banca me magoou...
-
As questões de informática estão saindo do contexto principal e passando para assuntos organizacionais e administrativos, os quais estão longe da relação principal usuário e computador. As bancas estão explorando assuntos diversos, os quais fogem do principio de se estudar informática básica.
-
Acertei por pensar na hipótese de desligarem os hardwares de servidores, assim, economizando energia. É totalmente viável programar horários para o desligamento.
-
É IGUAL A COLOCAR CRÉDITO NO CELULAR. VOCÊ PAGA O QUANTO USA.
-
É pra estudar informática ou análise de contratos?
-
Resolvendo a questão pela 3x, errei novamente.... Questão que não entra na cabeça...
-
Bom pessoal, eu pensei assim. Mesmo você tendo um contrato de Cloud, você pode querer que em determinados momentos esse serviço fique indisponível para manutenções ou para que o link da empresa não fique saturado com determinados tipos de tráfego.
abs
-
Essas questões são daquele tipo que a cespe coloca só pra sacanear mesmo. Monica Adelino esse tipo de coisa pode está até correto, mas ao mesmo tempo não é o certo, pois não há certa ou errada nesse tipo de questão. A menos errada nesta questão é a C, a B foi eliminada pelo simples fato de ter o "disco", mas se for levar ao pé da letra, a empresa de nuvem ela armazena estes dados em algum lugar, é tem que ser algum tipo de mídia, no ar ou vento que eu tenho certeza que não é. Há empresas de nuvem que ela te disponibiliza até certa quantidade de armazenamento de dados para que você, a partir dali você terá que pagar pra obter um espaço maior, a exemplo disso é o google drive que tem um espaço limitado, se você quiser mais é preciso comprar um plano, que é chamado de Google One, https://one.google.com/about#upgrade . E em relação à alternativa C, é possível sim, nenhuma empresa de nuvem é obrigada a te oferecer um serviço melhor pelo mesmo preço não, se alterou o preço, com certeza alterou o contrato. A exemplo disso são as versões que há no Office 365, o home é um preço, o personal é outro preço, student é outro, pra windows é um preço, pra Mac é outro. https://products.office.com/pt-br/compare-all-microsoft-office-products?tab=1; então quer dizer que se eu comprar um pacote "personal" (mais barato) e se caso eu queira mudar para o "home and student" (mais caro) ela deverá trocar de boa sem nenhum contrato ou alteração de preço?
-
A computação na nuvem oferece a possibilidade de contratação de recursos físicos (infraestrutura), virtuais (software) e plataformas de desenvolvimento de forma flexível.
O contratante pagará para a empresa provedora dos serviços, e ela se encarregará da aquisição e manutenção dos servidores remotos. O contratante pagará por espaço em disco, que a provedora se encarregará de fornecer para o cliente. Por ser flexível, a capacidade de processamento, armazenamento e banda de acesso serão alterados de acordo com a demanda. E por ser uma provedora de serviço na nuvem, os recursos poderão ser acessados a partir de qualquer dispositivo conectado na Internet.
Gabarito: Letra E.
-
Que prova BIZARRA foi essa ...Misericórdia !!!!!!!
-
PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DO ARMAZENAMENTO EM NUVEM -> CORTAR CUSTOS OPERACIONAIS
* Principais reduções de custos :
-Licenciamento de software
-Desalocação espaço físico >(DATACENTER)
-Consumo de energia
-Infraestrutura
-Suporte
Não entendi o porquê de tanta gente com dificuldade nessa questão...
Fonte: Meu resumo+estratégia concurso.
''Comecei a ter sorte depois que eu comecei a estudar 10 hrs por dia ''
-
Eu errei essa questão, mas faz total sentido a alternativa correta ser a E, pois é na nuvem que pode armazenado seus arquivos e correr o risco de perdê-los, caso haja uma queda de energia, por exemplo.
Se a pessoa contrata um serviço na nuvem (pode ser um contrato gratuito, por exemplo, com armazenamento limitado), ela pode desligar seu aparelho em qualquer horário e consequentemente estará economizando custos.
Essa é uma das vantagens do armazenamento na nuvem, além de outras, como: segurança (é mais garantido que não seja perdido o arquivo na nuvem, porém não pode-se dizer isso do pendrive que venha a queimar); mobilidade: (acessar os conteúdos da nuvem por meio de qualquer outro aparelho que faça uso da internet: celular, notebook, pc, etc.).
-
então quer dizer que se eu quiser criar uma empresa a qual fornece espaço para armazenamento e processamento na nuvem e um pangua fizer um contrato no qual ele pegou somente 1 giga de espaço e ao usa-lo todo "automaticamente" será disponibilizado mais espaço sem precisar nem entrar em contato com a fornecedora? detalhe q minha empresa não faz isso de forma automática pq eu assim o quero!!!
-
Gabarito''E''.
Considerando que uma empresa tenha contratado serviços em nuvem, assinale a opção correta.
Os serviços contratados podem ser desligados em horários predeterminados, para economia de custos.
Estudar é o caminho para o sucesso.
-
Colocaram a banca de Administração para fazer a questão de informática. A resposta não faz o menor sentido.
-
Eu: To entendendo legal
A banca: a tá
-
É esse tipo de questão que temos quando a banca poe alguem que não é da area de informática ou não tem o minimo de noção das coisas.
-
Gabarito E.
E eu lá sabia que isso desligava....mas é cada coisa que a gente aprende...levar isso pra vida! :/
-
Quem errou pensou na nossa realidade, de usuários comuns. Para empresa não é conveniente contratar uma determinada quantidade de espaço e processamento "engessada", o serviço escalar é mais barato, pois vc paga somente pelo que usar e pelo tempo que usar, seria contraproducente correr o risco de perder informações de um dia ou de uma hora por ter que esperar o cara do TI solicitar mais espaço... Além do mais, é possível contratar um serviço que só funcione de segunda a sexta de 6 as 20h por exemplo, a empresa não usa os serviços fora desse horário e não paga pelo "link" quando não tiver usando... Sim, existe um custo de armazenamento na empresa que presta esse serviço, existe um custo de energia e tal, tudo isso é repassado para o usuário, por isso da opção
-
A letra e está errada também, porque o que pode ser desligado é o computador da empresa que contratou, jamais os da contratante. Por exemplo, suponhamos que queiram "economizar energia" e um hospital queira naquele momento acessar os dados, o que irá acontecer? O hospital não terá os dados e o paciente irá morrer?
Aí eu me pergunto, por que as bancas são soberanas?
-
O QUE OS OLHOS NÃO VEEM A CESPE COLOCA NA PROVA...
-
Andressa Correia,
Muitas vezes o que é óbvio pra você pode não ser para as outras pessoas...
-
Uma das principais vantagens da nuvem é estar disponível sempre.
Já o espaço e o processamento precisam ser contratados de acordo com as necessidades. (regra geral)
Porem se combinar isso com o provedor de serviço é razoável que ele te dê um desconto pra vc desligar o serviço em horário pré-determinado mas para isso precisa ser previamente combinado em contrato.
essa CESPE gosta de inventar.
Cabe recurso ?
-
Essa foi feita pra errar, nunca imaginei que nuvem "desligasse".
-
Comentário desse professor é a mesma coisa que digitar o termo no google.
-
direto no comentário do IVAN GOMES, pois a questão fala em empresa e não em usuários!
-
De boa mesmo, os comentários do Fernando Nishimura não acrescentam em nada...tem hora que eu acho que ele tem uma resposta padrão para cada tema. Se o assunto envolver alguma coisa de redes, ele recorta a resposta padrão e cola aki, se for algo de internet a mesma coisa...
-
O Google Drive me fornece 15GB gratuitos, se eu que quiser aumentar para 100GB eu não preciso fazer nada, nem um contrato, é isso mesmo Cespe?
-
a) A empresa pode encomendar novas máquinas de servidores para o trabalho em nuvem.
b) A empresa pode alterar o contrato de fornecimento de espaço em disco caso necessite de mais espaço de armazenamento.
c) A empresa pode alterar o contrato de fornecimento de serviço de processamento caso necessite de maior capacidade de processamento.
d) Os serviços contratados podem ser acessados de computadores dentro e fora da empresa.
-
Se errou, direto na explicação do Ivan Gome :D
-
Quando eu acho que estou aprendendo informática, vem o Cespe e me dá uma rasteira kkkkk
-
GAB: E
Fui por exclusão.
A A e a D estão claramente erradas.
Se a B estivesse certa, a C também estaria.
Só restou a alternativa E.
De acordo com nosso amigo Madruga Concurseiro:
Serviço de Computação em Nuvem não exige que se “encomendem” novos servidores, não exige que o contrato de fornecimento de serviços seja alterado sempre que se deseje alterar os recursos computacionais disponíveis
-
Minha contribuição.
Computação em nuvem (Cloud computing / Cloud storage)
''A computação em nuvem pode ser definida como um conjunto de recursos virtuais facilmente utilizáveis e acessíveis, tais como hardware, software, plataforma de desenvolvimento e serviços.'' (VERAS, 2012, p.33)
Abraço!!!
-
como camarada Igor colocou negrito a palavra PODE, o Cespe pode certo e errado ou múltipla escolha tem que ficar ligado nas palavras chaves que Cespe coloca no meio das perguntas e respostas.
-
IVAN GOMES, OBRIGADA, MELHOR COMENTÁRIO.
RESPOSTANDO:
"Quem errou pensou na nossa realidade, de usuários comuns. Para empresa não é conveniente contratar uma determinada quantidade de espaço e processamento "engessada", o serviço escalar é mais barato, pois vc paga somente pelo que usar e pelo tempo que usar, seria contraproducente correr o risco de perder informações de um dia ou de uma hora por ter que esperar o cara do TI solicitar mais espaço... Além do mais, é possível contratar um serviço que só funcione de segunda a sexta de 6 as 20h por exemplo, a empresa não usa os serviços fora desse horário e não paga pelo "link" quando não tiver usando... Sim, existe um custo de armazenamento na empresa que presta esse serviço, existe um custo de energia e tal, tudo isso é repassado para o usuário, por isso da opção"
-
Vá direto ao cometário do Ivan Gomes.
Obrigado pelo esclarecimento, amigo.
Bons estudos!
-
TOTAL por eliminação...
-
lembrar sempre....empresas sempre querem economia !
-
Melhor comentário: IVAN GOMES,
Obrigado, fez-me entender o por quê a alternativa está certa.
"Quem errou pensou na nossa realidade, de usuários comuns. Para empresa não é conveniente contratar uma determinada quantidade de espaço e processamento "engessada", o serviço escalar é mais barato, pois vc paga somente pelo que usar e pelo tempo que usar, seria contraproducente correr o risco de perder informações de um dia ou de uma hora por ter que esperar o cara do TI solicitar mais espaço... Além do mais, é possível contratar um serviço que só funcione de segunda a sexta de 6 as 20h por exemplo, a empresa não usa os serviços fora desse horário e não paga pelo "link" quando não tiver usando... Sim, existe um custo de armazenamento na empresa que presta esse serviço, existe um custo de energia e tal, tudo isso é repassado para o usuário, por isso da opção"
-
Tirem as alternativas restritivas e aplica o principio do "pode ser" em vez do deverá. Depois disso um pouco de conhecimento sobre contrato! Quando você assina um pacote igual esse do qconcursos, você só faz um upgrade ou muda o contrato inteiro?
-
Sinceramente não sei onde está o erro da opção B.
"A empresa terá de alterar o contrato de fornecimento de espaço em disco caso necessite de mais espaço de armazenamento".
Quer dizer que se eu quiser mais espaço não preciso alterar o contrato???
-
Rangel, o erro está em dizer que precisa de espaço em disco. Se é serviço da nuvem, fica armazenado no servidor que fornece o serviço. Caso a empresa precise de mais espaço, quem fornecerá esse espaço é servidor.
-
"Os serviços contratados podem ser acessados apenas de computadores localizados dentro da empresa."
Ué, dependendo do contrato a empresa pode sim querer que tal sistema seja acessado apenas de computadores localizados dentro da empresa.
-
Perfeito, Leitora Compulsiva.
-
ABSURDO GIGANTESCO!
Uma empresa que procura um serviço para armazenamento em nuvem restringir horário de acesso? Os acesso estará sempre disponível, se a empresa não funciona em determinados horários, a prestadora do serviço não para por causa disso não. O serviço continua sendo prestado normalmente...forçaram a barra legal pra baixar a nota dos candidatos aí.
-
Existem diversos tipos de contrato de serviço de nuvem no mercado
Se a empresa usa Microsoft 365 business plano padrão, ela terá somente 1 TB de armazenamento de disco no servidor.
Se precisar de mais armazenamento terá que alterar o contrato de serviço sim.
Padrão CESPE
-
INFORMÁTICA------>>>> BURACO SEM FUNDO
-
Resposta é letra B ou letra C.
Pode cair essa questão mil vezes, eu vou marcar ou B ou C.
-
Questão desarrazoada. A meu ver a resposta é a C. Cespe fazendo Cespice.
-
Minha contribuição.
Computação em nuvem características essenciais
Serviços mensurados => O que eu faço na nuvem é medido, é quantificado e a estatística vai permitir mensurar as necessidades dos usuários.
Elasticidade rápida => Pode aumentar ou diminuir conforme a necessidade.
Amplo acesso a serviços da rede => A possibilidade de acesso é ampla, ou seja, de qualquer lugar, de qualquer plataforma (multiplataforma).
Pool de recursos => Periféricos operando paralelamente e online.
Ex.: Uso paralelo de uma impressora wi-fi.
Autosserviço sob demanda => Serviço sempre disponível.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
O provérbio "só sei que nada sei" foi feito por alguém resolvendo questões de informática.
-
Varias pessoas acharam que o gbarito seria a LETRA C. No entando,o serviço de computacao em nuvem possui 5 caracteristicas basicas,sendo uma delas a ELASTICIDADE RAPIDA,que consite em aumentar ou diminuir a demanda dos servicos conforme a necessidade,logo nao e necessario alterar o contrato.
-
Já vi o CESPE distorcer as respostas, mas INVENTAR resposta é a primeira vez. Vc imagina o Google Drive sendo desligado eventualmente para economia de energia? Que bizarrice é essa????
-
EU REALMENTE NÃO ENTENDI O PORQUE DESSA RESPOSTA, TAMPOUCO A RESPOSTA DO PROFESSOR QUE NÃO TEM RELAÇÃO NENHUMA COM O GABARITO. QUEM PUDER DAR UMA EXPLANAÇÃO SOBRE... AGRADEÇO
FORÇA E HONRA.
-
Acho que a questão vai mais pela lógica do que pelo conhecimento em si.
A pergunta se refere à empresa que está CONTRATANDO um serviço. Imagine-se como gestor de uma empresa fazendo uma aquisição, uma compra com outra prestadora de serviço. Vendo por esse prisma, só há uma questão correta, a letra E. Se olhar pelo lado da empresa CONTRATADA, da prestadora de serviço, as questões A, B, C caberiam como resposta, exceto a letra D, que é totalmente descabida.
A) Você como contratante não vai precisar comprar nenhum novo computador, pois está contratando um serviço em nuvem. Logo, caso haja necessidade de mais servidores, máquinas, peças como HD, memória, etc, o custo será da contratada e não do contratante.
As alternativas B e C seguem a mesma lógica supracitada. Quem altera o contrato é o CONTRATADO, a empresa que está prestando o serviço. Caso o cliente precise de mais espaço/poder de processamento, é alterada alguma cláusula para adequar o valor ao serviço que está sendo prestado. Outro detalhe é que fala de FORNECIMENTO, mostrando a perspectiva de quem disponibiliza o serviço, não de quem compra. Eu, como cliente, não vou alterar o contrato de fornecimento caso precise de mais espaço em HD, vou pedir à empresa que me atende quanto vai custar essa alteração.
Na letra E, eu como CLIENTE/CONTRATANTE posso querer reduzir meu custo solicitando à CONTRATADA que alguns serviços não sejam disponibilizados 24h por dia, alterando o custo no uso dos servidores/energia/pessoal, etc.
Acho que vai por essa linha. Corrijam-me se estiver errado.
-
A - ERRADA - As empresas contratam serviços em nuvem com o intuito de reduzir custos, já que estarão utilizando recursos de um provedor remoto. Então não faz sentido contratar serviço em nuvem e ter que adquirir mais infraestrutura. A principal vantagem do serviço em nuvem é a redução de custos – tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas. Claro que existem diversas outras vantagens, tais como liberação do espaço físico, redução do consumo de energia, transferência de responsabilidades, redução da folha salarial, otimização de recursos, entre outros.
B - ERRADA - Uma das características essenciais da computação em nuvem é o Autosserviço sob Demanda (On-Demand Self-Service) que é a capacidade de fornecer funcionalidades computacionais de maneira automática, sem que haja a necessidade de o usuário interagir com provedor de serviço. O consumidor pode, unilateralmente, requerer ou dispensar capacidades de computação, tais como tempo do servidor, capacidade de armazenamento, etc – conforme necessário e de forma automática. Tudo isso sem necessidade de interação humana com o fornecedor de cada serviço.
C -ERRADA - Mesma justificativa da B
D - ERRADA - A nuvem pode ser utilizada de qualquer lugar do mundo. Os serviços disponibilizados em nuvem podem ser acessados de forma padronizada através de diversos equipamentos, sistemas operacionais; navegadores; arquiteturas; entre outros – desde que possua conectividade com a Internet.
E - CORRETA - Trata-se de uma característica essencial da computação em nuvem: Elasticidade Rápida (Rapid Elasticity). A elasticidade rápida é a capacidade de um sistema de se adaptar a uma variação na carga de trabalho quase instantaneamente – de forma automática e transparente. Alguns dizem que é a capacidade de o ambiente computacional da nuvem aumentar ou diminuir os recursos computacionais demandados e provisionados para cada usuário. Pode ser vista como a escalabilidade em duas direções: tanto cresce quanto diminui a capacidade ofertada. Os serviços de nuvem monitoram todos os recursos de tecnologia de modo a otimizá-los da melhor maneira possível e de forma transparente tanto para o fornecedor quanto para o consumidor dos serviços. Em outras palavras, se você contrata um serviço de nuvem, você só paga pelo que foi utilizado.
-
A computação em nuvem tem 5 características principais:
1 - mensuração de resultados
2 - elasticidade rápida
3 - amplo acesso a rede
4 - agrupamento de recursos
5 - autoserviço sobre demanda - essa característica como o próprio nome já diz é a capacidade de fornecer funcionalidades de forma automática sem interação do cliente com o provedor do serviço, o consumidor pode requerer ou dispensar , unilateralmente, os serviços disponibilizados como por exemplo tempo de serviço, capacidade de armazenamento e etc.
Fonte : estrategiaconcursos
-
Marquei como: C
resultado: Errei
OBS: Ler o comentário da Letícia Brocardo
-
questão horrível, sem lógica
-
LETRA E
-
Pra mim, todas as alternativas estão Erradas! Essa deveria ser Anulada! A alternativa E é a pior, desligar o serviço em Nuvem?? Pra mim é novidade isso aí!
-
Questão mal elaborada.
-
Vocês sabem agora que existe esse tipo de serviço porque erraram essa questão! Nem o sábio Nishimura saberia!!!
-
Questão sem lógica alguma.
-
Não conheço serviço de Nuvem que possa ser "desligado" para economizar custos. Aliás o serviço em Nuvem tem justamente a vantagem de disponibilidade contínua. Que vantagem tem para o serviço contratado deixar disponível o acesso somente em determinados dias/horários? Ela terá o mesmo gasto para ARMAZENAR os arquivos. Quem economizará será a contratante desligando equipamentos. Mas o item correto fala em SERVIÇO CONTRATADO e não do CONTRATANTE!
-
Eu fui por eliminação.
Sempre fico de olho aberto quando alguma assertiva IMPÕE algo, como no caso das letras A,B e C. Ja na D e na E eles usam o termo “podem ser”. Dai analisei a menos pior e marquei a E.
-
Resumindo: isso foi uma questão de interpretação de texto.
-
A economia de energia é um beneficio relacionado ao uso da computação em nuvem, o que torna a afirmativa da letra E correta.
Basicamente, ter o serviço de nuvem não necessita o uso das maquinas 24H
-
Ok que o uso da nuvem não precisa de máquinas ligadas, mas ele fala sobre desligar o serviço contratado, não as máquinas. É como se o serviço de nuvens em si pudesse ser desligado.
-
Há um conceito conhecido como ELASTICIDADE na navegação em nuvem. De acordo com esse conceito, o sistema pode se adaptar às demandas do usuário. Ex.: Na hospedagem de um site em nuvem por exemplo, ele se adapta e fornece mais recursos, de acordo com a necessidade (números de acessos no site) do contratante. Imagine que de repente o seu site receba uma quantidade mto grande de acessos... Sabemos que é provável que o servidor não suporte. No entanto, graças ao conceito de ELASTICIDADE, a nuvem fornece os recursos necessários e AUTOMATICAMENTE, de acordo com a demanda, logo, nesse exemplo, haveria uma grande estabilidade do referido site.
-
PRF, de olho na meta
-
Mano, eu sou de TI e sofro com essas questões de informática do CESPE. Tirando aquelas questões muito fáceis, as outras são assim:
40% das questões são decorebas malditos de atalhos/caminhos/funcionalidades de aplicações que ninguém usa.
30% conhecimento técnico, mas que eles não aproveitam bem o tema e elaboram mal a questão. (como esta questão)
30% conhecimento técnico com questões verdadeiramente boas.
Vida que segue... o jeito é estudar mais e tentar compensar nas outras matérias.
-
É de rasgar o culoide com o dedo.
-
Uma dica do mestre Renato da Costa do Estratégia para resolver questão sobre Nuvem :
Computação na Nuvem é MENOS CUSTO e MAIS SEGURANÇA.
70% das questões do CESPE vão abordar essas duas afirmações
-
O professor que comentou essa questão é muito bom, mas a resposta não foi satisfatória para todos os itens da questão.
-
Que gabarito no sense. Quer dizer que o cara pode desligar a nuvem na hora que quiser?
-
Questão para fazer por eliminação:
As alternativas A e D são absurdas.
B e C são idênticas, isto é, seguem a mesma lógica, por isso se eliminam.
Resta a E.
-
A redução de custos é a maior vantagem.
-
B e C além de idênticas nas afirmações (o que já nos deixa com a pulga atrás da orelha), contrariam a característica de Elasticidade Rápida.
-
Uma dica do mestre Renato da Costa do Estratégia para resolver questão sobre Nuvem :
Computação na Nuvem é MENOS CUSTO e MAIS SEGURANÇA.
70% das questões do CESPE vão abordar essas duas afirmações
-
Há um conceito conhecido como ELASTICIDADE na navegação em nuvem. De acordo com esse conceito, o sistema pode se adaptar às demandas do usuário. Ex.: Na hospedagem de um site em nuvem por exemplo, ele se adapta e fornece mais recursos, de acordo com a necessidade (números de acessos no site) do contratante. Imagine que de repente o seu site receba uma quantidade mto grande de acessos... Sabemos que é provável que o servidor não suporte. No entanto, graças ao conceito de ELASTICIDADE, a nuvem fornece os recursos necessários e AUTOMATICAMENTE, de acordo com a demanda, logo, nesse exemplo, haveria uma grande estabilidade do referido site.
-
Acertei por eliminação, mas se essa E cai em uma de certo e errado, eu erraria, com certeza!
-
Depois de muita análise, essa questão faz algum sentido se a palavra "desligar" estiver funcionando como sinônimo de "interromper".
Os serviços podem ser interrompidos em horários predeterminados.
-
A - A empresa deverá encomendar novas máquinas de servidores para o trabalho em nuvem = Errado, entre outros benefícios propostos por tal serviço, a empresa o contrata justamente para não ter de dispor valores econômicos com estrutura própria.
_________________________________________________________
B - A empresa terá de alterar o contrato de fornecimento de espaço em disco caso necessite de mais espaço de armazenamento = Errado, fere o conceito de elasticidade/escalabilidade/adaptação à demanda de serviço.
_________________________________________________________
C - A empresa terá de alterar o contrato de fornecimento de serviço de processamento caso necessite de maior capacidade de processamento = Errado, fere o conceito de elasticidade/escalabilidade/adaptação à demanda de serviço.
_________________________________________________________
D - Os serviços contratados podem ser acessados apenas de computadores localizados dentro da empresa = Errado, o acesso à nuvem pode ser feito de qualquer local do mundo, desde que se tenha acesso à internet.
_________________________________________________________
E - Os serviços contratados podem ser desligados em horários predeterminados, para economia de custos = Gabarito.
-
A) ERRADO. Quem fornece os servidores é a empresa contratada.
B) ERRADO. O serviço é contratado sob demanda, logo não é necessário alterar o contrato, porque já é previsto no contrato a elasticidade dos recursos.
C) ERRADO. Vide justificativa da letra B.
D) ERRADO. Uma das principais vantagens dos serviços em nuvem é o amplo acesso aos serviços através da internet.
E) CORRETO. A maioria das pessoas imaginam que esse item está se referindo à empresa fornecedora do serviço de nuvem, mas ele trata da empresa contratante. Se a minha empresa contrata um serviço, mas eu nunca o utilizo de madrugada, eu posso desligar esse serviço durante a madrugada para economizar custos.
Fonte: Prof. Renato da Costa e Diego Carvalho - Estratégia.
-
Confesso que não fazia a menor ideia que era possível fazer isso.
-
Computação na Nuvem é MENOS CUSTO e MAIS SEGURANÇA.! Até o CFP
-
GABARITO LETRA E
a) A empresa deverá encomendar novas máquinas de servidores para o trabalho em nuvem.ERRADA.
PELO CONTRÁRIO IRÁ É ECONOMIZA, POIS OS SERVIDORES SÃO DISPONIBILIZADOS PELA NUVEM.
----------------------------------------------
b) A empresa terá de alterar o contrato de fornecimento de espaço em disco caso necessite de mais espaço de armazenamento.ERRADA.
NÃO HÁ NECESSIDADE DE ALTERAÇÃO DE CONTRATO QUANDO NECESSITAR DE MAIS ESPAÇO, POIS A CLOUD COMPUTING
POSSUI FLEXIBILIDADE AUMENTANDO E DIMINUINDO O ESPAÇO DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DO CLIENTE.
----------------------------------------------
c) A empresa terá de alterar o contrato de fornecimento de serviço de processamento caso necessite de maior capacidade de processamento.ERRADA.
MESMA LINHA DE RACIOCÍNIO DA LETRA B
----------------------------------------------
d) Os serviços contratados podem ser acessados apenas de computadores localizados dentro da empresa. ERRADA.
RESTRINGIU E AQUI A QUESTÃO USOU O CONCEITO DE INTRANET.
----------------------------------------------
e) Os serviços contratados podem ser desligados em horários predeterminados, para economia de custos. GABARITO.
SIM, AO DESLIGA O SERVIÇO EM HORÁRIOS DETERMINADOS ELE IRÁ DIMINUIR O SEU CUSTO DE CONTRATAÇÃO.
-
a) Errada. O cliente contrata infraestrutura computacional (geralmente em ambientes virtualizados) de terceiros como um serviço.
b) Errada. A Computação em Nuvem suporta o aumento do espaço em disco e processamento de um grande volume de dados, em virtude de sua escalabilidade e elasticidade, de acordo com as demandas do cliente
c) Errada. Não se exige que o contrato de fornecimento seja alterado quando se deseja alterar os recursos computacionais em razão da escalabilidade e elasticidade.
d) Errada. Computação em nuvem é a forma de utilizar memória computacional e local de armazenamento de arquivos em computadores interligados à Internet, podendo esses arquivos ser acessados de qualquer lugar do mundo conectado a esta rede.
e) Certa. O cliente pode provisionar recursos, como servidores estorage, somente quando eles são realmente necessários, pagando somente pelo que utiliza. Os custos do Data Center também envolvem energia, refrigeração de todos os ativos (servidores, armazenagem, rede etc.). Assim, os serviços contratados podem ser desligados em horários predeterminados, ou seja, no momento em que não são necessários, para economia de custos. Exemplo: servidores que abrigam ERP da organização poderiam ficar ligados somente em horário comercial.
GABARITO: E
BONS ESTUDOS!
-
Em 06/02/21 às 17:28, você respondeu a opção C.
Você errou!
Em 11/10/20 às 19:24, você respondeu a opção C.
Você errou!
-
É por isso e outros motivos que um dos benefícios da computação em nuvem é a economia de energia!
Bons Estudos!
-
Quando falamos de ambiente on premisses, talvez faça sentido mantermos servidores e serviços “ligados”, pois a estrutura “já está paga”, entretanto na nuvem, majoritariamente paga-se pelo que se consome, ou seja a ideia de desligar os serviços em horários que não são utilizados pode gerar uma grande economia ao final do mês.
-
Quando uma empresa contrata servidores pagando por hora, dá, por exemplo, para usar o espaço de mil servidores e depois desligá-los. É a possibilidade de ter muito espaço para armazenagem e troca de dados em questão de minutos e desligar tudo quando não precisar disso.
-
A questão aborda as 5 características essenciais da computação em nuvem, a saber:
1 - Serviço Mensurado (Measured Service);
2 - Elasticidade Rápida (Rapid Elasticity);
3 - Amplo Acesso à Rede (Broad network Access);
4 - Agrupamento de Recursos (Resource Pooling)
5 - Autosserviço Sob Demanda (On-demand Self-service);
Essa questão explora as características 1 e 5 em suas alternativas. O serviço mensurado na computação em nuvem tem como premissa que tudo o que é feito em nuvem é controlado e medido quantitativamente. Desse modo, o usuário paga efetivamente por aquilo que usa. Pensando na alternativa correta (letra E), pode parecer estranho para quem utiliza a computação em nuvem apenas para armazenamento e backup, mas lembrem-se de que no modelo de serviço Infrastructure as a Service ou Hardware as a Service, o usuário pode realmente "desligar" o que ele não estiver utilizando, e com isso gerar economia de gastos para si ou para a empresa.
Do mesmo modo, o autosserviço sob demanda permite ao usuário contratar e dispensar serviços em nuvem de maneira unilateral, ou seja, ele não precisa de nenhum tipo de modificação contratual ou contato direto com o servidor para modificar o serviço desejado. Basta lembrar que quando quero mais espaço no meu drive de armazenamento em nuvem, eu simplesmente precisarei comprar mais espaço, sem nenhum tipo de interação contratual.
bons estudos!
-
Eita questão sem pé nem cabeça. Se o cara contrata um serviço em nuvem subtende-se que o custo para manter o hardware funcionando ficará por conta do fornecedor. Não há necessidade de desligar nada para diminuir os custos do referido contrato. Questão muito mal elaborada.
-
Fiquei entre as alternativas B, C e E.
Marquei E por exclusão.
Para aqueles que discutem o mérito da questão, vai a minha opinião.
O enunciado me pareceu muito vago para ter uma resposta precisa pois não aborda o tipo de contratação.
"Considerando que uma empresa tenha contratado serviços em nuvem, assinale a opção correta."
Eu tenho contratado serviços na mesma modalidade da alternativa B e C.
Contratos que são com valores fixos e não elásticos como na alternativa E.
Aliás, creio ser a maioria dos contratos que há hoje no Brasil.
Sei da existência do tipo de contratação da alternativa E, que é equivalente ao EC2 da Amazon, porém, conheço pouquíssimos que a utilizam.
Desconheço se havia algum enredo antes da pergunta, mas talvez, se ela estivesse assim:
"Considerando que uma empresa tenha contratado uma solução auto escalável de serviços em nuvem, assinale a opção correta."
Teria mais sentido na afirmativa.
-
Ate faz sentido o gabarito, pq a questão não diz se é SaaS, Iaas, ou PaaS.
-
nunca entendi pq a B está errada. Quando vc contrata o serviço de comp na nuvem há qtdes diferentes de espaço para armazenamento...
-
Letícia Brocardo deu uma resposta completa e inteligente, melhor do que a do professor.
-
A banca quis evidenciar que nem sempre "Uma empresa terá de alterar o contrato de fornecimento de serviço de processamento caso necessite de maior capacidade de processamento "; CONTUDO, sabemos que há casos que tem alterar como por exemplo caso precisE de mais Memória Ram para processar dados. NÃO CHORE
-
Pessoal, para quem ficou com duvida entre a B e a C, os sistemas em nuvem trabalham com a ELASTICIDADE, o sistema pode se adaptar às demandas do usuário. Ex.: Na hospedagem de um site em nuvem por exemplo, ele se adapta e fornece mais recursos, de acordo com a necessidade (números de acessos no site) do contratante. Imagine que de repente o seu site receba uma quantidade muito grande de acessos... Sabemos que é provável que o servidor não suporte. No entanto, graças ao conceito de ELASTICIDADE, a nuvem fornece os recursos necessários e AUTOMATICAMENTE, de acordo com a demanda. Sendo assim, nesses casos, por exemplo, NÃO NECESSITANDO DE MUDANÇA NO CONTRATO, acredito que pode ser sobre isso o erro dessas duas alternativas, qualquer erro me corrijam, por favor.
-
Gostei da questão!
-
Ainda não entendi porque a reposta não é a letra B
-
Fui cego na B e... tomei na tarraqueta. kkkkk
-
(a) Correto. A maioria das pessoas imagina que esse item está se referindo à empresa fornecedora do serviço de nuvem, mas ele trata da empresa contratante. Se a minha empresa contrata um serviço, mas eu nunca o utilizo de madrugada, eu posso desligar esse serviço durante a madrugada para economizar custos.
ESTRATEGIA
-
A "E" não tem nada a ver.
-
GABARITO: E
Já pensou se toda vez que você quisesse comprar mais espaço no seu Google Drive você tivesse que alterar o contrato com a empresa? Muita mão né? Se você quiser mais espaço em nuvem basta comprar mais Gbps...
Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.
-Tu não podes desistir.
-
Qual o erro da alternativa C? Ao que tudo indica teremos que estudar contratos em espécie de fornecimento de serviço de processamento.
-
Em 19/08/21 às 21:23, você respondeu a opção C.
!
Você errou!Em 14/06/21 às 22:44, você respondeu a opção C.
!
Você errou!Em 13/08/19 às 19:33, você respondeu a opção C.
!
Um dia eu acerto!
-
Uma das vantagens.
Bons estudos.
-
Eu só fico me perguntando como que se DESLIGA um serviço. A banca quer cobrar alto nível, mas não é técnica o suficiente.
-
Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):
(a) Correto. A maioria das pessoas imagina que esse item está se referindo à empresa fornecedora do serviço de nuvem, mas ele trata da empresa contratante. Se a minha empresa contrata um serviço, mas eu nunca o utilizo de madrugada, eu posso desligar esse serviço durante a madrugada para economizar custos;
(b) Errado, uma das principais vantagens dos serviço de nuvem é o amplo acesso aos serviços através da internet;
(c) Errado, o serviço é contratado sob demanda, logo não é necessário alterar o contrato porque já é previsto no contrato a elasticidade dos recursos;
(d) Errado, quem fornece os servidores é a empresa contratada;
(e) Errado, mesma justificativa do (c).
Gabarito: Letra A
-
Não precisa alterar o contrato que tem com a empresa fornecedora do serviço, basta chegar pra empresa e dizer que quer comprar mais espaço.
Dentro do contrato há diversas cláusulas, dentre elas espaço disponível com possibilidade de aumento de desse espaço caso o contratante necessite..
Lembrem-se da escalabilidade e elasticidade.
Quanto a letra E: Você pode contratar um serviço por horas de uso ou quantidade de dados.
Então quando desliga o serviço você deixa de usar.
E.: Quando você permite seu smartphone baixar tudo que é arquivo que chegar quando conectado ao 4G, se você programar pra baixar apenas quando conectado no wifi, estará desligando o serviço e gerando economia de dados do 4G.
-
A - ERRADA - As empresas contratam serviços em nuvem com o intuito de reduzir custos, já que estarão utilizando recursos de um provedor remoto. Então não faz sentido contratar serviço em nuvem e ter que adquirir mais infraestrutura. A principal vantagem do serviço em nuvem é a redução de custos – tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas. Claro que existem diversas outras vantagens, tais como liberação do espaço físico, redução do consumo de energia, transferência de responsabilidades, redução da folha salarial, otimização de recursos, entre outros.
B - ERRADA - Uma das características essenciais da computação em nuvem é o Autosserviço sob Demanda (On-Demand Self-Service) que é a capacidade de fornecer funcionalidades computacionais de maneira automática, sem que haja a necessidade de o usuário interagir com provedor de serviço. O consumidor pode, unilateralmente, requerer ou dispensar capacidades de computação, tais como tempo do servidor, capacidade de armazenamento, etc – conforme necessário e de forma automática. Tudo isso sem necessidade de interação humana com o fornecedor de cada serviço.
C -ERRADA - Mesma justificativa da B
D - ERRADA - A nuvem pode ser utilizada de qualquer lugar do mundo. Os serviços disponibilizados em nuvem podem ser acessados de forma padronizada através de diversos equipamentos, sistemas operacionais; navegadores; arquiteturas; entre outros – desde que possua conectividade com a Internet.
E - CORRETA - Trata-se de uma característica essencial da computação em nuvem: Elasticidade Rápida (Rapid Elasticity). A elasticidade rápida é a capacidade de um sistema de se adaptar a uma variação na carga de trabalho quase instantaneamente – de forma automática e transparente. Alguns dizem que é a capacidade de o ambiente computacional da nuvem aumentar ou diminuir os recursos computacionais demandados e provisionados para cada usuário. Pode ser vista como a escalabilidade em duas direções: tanto cresce quanto diminui a capacidade ofertada. Os serviços de nuvem monitoram todos os recursos de tecnologia de modo a otimizá-los da melhor maneira possível e de forma transparente tanto para o fornecedor quanto para o consumidor dos serviços. Em outras palavras, se você contrata um serviço de nuvem, você só paga pelo que foi utilizado.
FONTE: Comentários dos colegas do QC
-
Acredito que B e C podem ser respondidas com base na característica "Autosserviço sob demanda": possibilidade de aumento do pacote contratado quase instantaneamente, sem burocracia.
Já a "E", traz o conceito de "Instância On Demand" que é a forma de pagamento por demanda, ou seja, ao invés de contratar um pacote mensal ou anual, o usuário contrata um pacote por hora, por ser mais viável para o sua realidade.
As formas de Pagamento da nuvem são:
INSTÂNCIA ON DEMAND (pacote por demanda / por hora);
INSTÂNCIA RESERVADA (pacotes anuais, mensais etc)
INSTÂNCIA SPOT (espécie de leilão para uso da nuvem)
-
Não fere o SLA em relação à disponibilidade, caso o servidor seja desligado por um determinado período em que não haja usuários utilizando o serviço. Exemplo → Empresa fornece um serviço de banco de dados para a empresa do Seu Francisco, e o horário de trabalho vai de 8 às 18. Não acarreta prejuízo à empresa caso este serviço esteja indisponível entre as 00:00 e 07:00, por exemplo.
-
Sem pé nem cabeça! Parabéns CESPE
-
Não sei se ajuda vocês, mas eu segui a lógica de que, como uma das principais características da computação na nuvem é a redução de custos, a possibilidade de desligar os aparelhos para economizar energia seria uma opção válida e plausível.