SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2021 - PG-DF - Analista Jurídico - Analista de Sistema - Suporte e Infraestrutura


ID
5410885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.

No que tange ao uso de serviços de saúde, local de estudo e trabalho, a evidente polarização observada entre o Plano Piloto e as regiões administrativas do DF é igualmente presente entre Brasília e todos os municípios da RIDE, devido a sua dependência econômica em relação à capital, de modo que eles mantêm o perfil de cidades-dormitórios.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA. ERRADO. Segundo estudos da polarização da RIDE, verifica-se que a polarização é menos elevada entre determinados municípios da RIDE e Brasília, considerada média em Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Padre Bernardo, e baixa em Formosa, Cristalina, Luziânia, Alexânia e Cocalzinho de Goiás. A polarização é mais elevada em Águas Lindas de Goiás, Novo Gama e Cidade Ocidental.

    —————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO 350 Questões Inéditas de Conhecimentos sobre o DF).

    Questão 16. O Plano Piloto, no contexto de segregação socioespacial, concentra empregos e serviços de maior complexidade.

    Justificativa. A principal particularidade refere-se à difícil interação dentro da malha urbana, descontínua. O Plano Piloto constitui o centro metropolitano, concentrando empregos e serviços de maior complexidade, mas está a dezenas de quilômetros das periferias mais distantes e populosas, em corredores parcialmente expressos, contudo não suficientemente densos para viabilizar o transporte público. Correta.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Errado

    Acresce:

    A RIDE abrange: DF; Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa (todos esses 19 municípios de GO); e Unaí, Buritis e Cabeceira Grande (MG). O único município mineiro que faz fronteira com o DF é Cabeceira Grande.

  • GABARITO: ERRADO

    De acordo com a CODEPLAN (2003, p. 11), há três níveis de polarização entre os municípios da RIDE e Brasília, e não somente uma polarização uniformemente distribuída entre todos os componentes dessa região integrada:

    1) ALTA POLARIZAÇÃO: Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás;

    2) MÉDIA POLARIZAÇÃO: Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa e Planaltina de Goiás;

    3) BAIXA POLARIZAÇÃO: Água Fria de Goiás, Buritis, Cabeceira Grande, Cabeceiras, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Pirenópolis, Unaí e Vila Boa.

    Fonte: Brasília e sua Região Polarizada - Perfil Socioeconômico e Demográfico da População e suas Relações com o Entorno (2003)

  • Gab.: Errado!

    O erro da questão está ao afirmar que polarização observada é igualmente presente entre Brasília e as demais regiões... Bem pelo contrário... Se torna ainda mais contraditório quando relata que a dependência dos municípios. Se há dependência, então não tem como ser igualitário!

  • Segundo estudos da polarização da RIDE, verifica-se que a polarização é menos elevada entre determinados municípios da RIDE e Brasília, considerada média em Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Padre Bernardo, e baixa em Formosa, Cristalina, Luziânia, Alexânia e Cocalzinho de Goiás. A polarização é mais elevada em Águas Lindas de Goiás, Novo Gama e Cidade Ocidental.

    A ligação casa-trabalho e casa-escola são atividades básicas da população, pois por intermédio desse deslocamento é que a população pode participar tanto do mercado de trabalho como dos meios de qualificação. Por definição, o deslocamento diário (casa-trabalho, casa-escola e vice-versa) recebe a denominação de Movimento Pendular, pois este tem feição característica semelhante à oscilação de um pêndulo, ou seja, um movimento de vaivém (; ; ). O movimento pendular também está ligado à expansão de uma determinada região e suas aglomerações que exercem influência em termos de polaridade, em boa parte das vezes, no mercado de trabalho ().

    Por mais curta que seja a distância entre um deslocamento intramunicipal ou intermunicipal, as pessoas tendem a percorrer essas distâncias rotineiramente, principalmente nas denominadas horas do rush, em que é frequente o congestionamento de alguns meios de transporte. Este é apenas um dos problemas urbanos que tendem a se agravar frente ao movimento pendular da população, em especial em espaços urbanos e regionais com ausência de planejamento. Tendo em vista esta assertiva, o objetivo deste artigo é realizar uma discussão teórica do movimento pendular sob a ótica da teoria da polarização. O estudo da teoria dos polos e da mobilidade da população nos auxilia na compreensão das transformações do espaço econômico, pois entre os efeitos dinâmicos causados pelas unidades motrizes localizadas nos polos estão os efeitos demográficos das dinâmicas populacionais acarretados pelas atratividades das aglomerações polarizadoras. Neste contexto, como o movimento pendular pode ser relacionado aos principais conceitos referentes à teoria da polarização? Além disso, mesmo com poucas discussões específicas sobre a polarização, a teoria dos polos ainda fornece elementos essenciais para se compreender a dinâmica do espaço econômico e explicações para a mobilidade populacional.

  • A questão erra ao dizer: "igualmente presente entre Brasília e todos os municípios da RIDE" visto que de acordo com a CODEPLAN (2003, p. 11), há três níveis de polarização entre os municípios da RIDE e Brasília:

    • ALTA POLARIZAÇÃO: Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás;
    • MÉDIA POLARIZAÇÃO: Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa e Planaltina de Goiás;
    • BAIXA POLARIZAÇÃO: Água Fria de Goiás, Buritis, Cabeceira Grande, Cabeceiras, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Pirenópolis, Unaí e Vila Boa.


ID
5410888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.


Com o plano urbanístico de Brasília, Lúcio Costa pretendia que as superquadras fossem lugares livres dos preconceitos sociais que normalmente existem na classe média das cidades brasileiras, contudo, na prática, a formação espacial de Brasília contém os mesmos traços característicos dos processos sociais que evidenciam o caráter desigual e excludente das formações dominadas por relações capitalistas de trabalho em outras grandes cidades brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Na literatura existente sobre RIDE e regiões metropolitanas no Brasil, destacam-se os seguintes estudos. Caiado (2005) avalia as alterações na distribuição e mobilidade espacial da população que podem ser associadas ao processo de urbanização e estruturação intraurbana na RIDE-DF, a qual apresenta especificidades relacionadas ao processo de desenvolvimento econômico, à ocupação territorial e à gestão urbana, que a diferenciam das demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas nacionais. Essas especificidades, no entanto, não foram capazes de promover a apropriação igualitária das vantagens locacionais do espaço urbano, fazendo com que a configuração socioespacial da região se assemelhasse às encontradas nas demais aglomerações urbanas e metrópoles nacionais, principalmente no que diz respeito às desigualdades no processo de distribuição socioespacial da população.

    Fonte: Brasília: transformações na ordem urbana [recurso eletrônico] / organização Rômulo José da Costa Ribeiro, Gabriela de Souza Tenório, Frederico de Holanda; coordenação Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.

    —————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO 350 Questões Inéditas de Conhecimentos sobre o DF).

    Questão 4. A elevada valorização da terra e dos imóveis na área central e a grande disparidade na distribuição de renda são fatores para uma organização espacial polinucleada de Brasília.

    Justificativa. Justificativa. Em um contexto de elevada valorização da terra e dos imóveis na área central e de grande disparidade na distribuição de renda, estabeleceu-se, a partir da construção da cidade, uma organização espacial polinucleada. Na fase atual, em que diferenças ocupacionais e de renda acentuam as desigualdades e a segregação socioespacial, intensifica-se uma expansão urbana dispersa. Correta.

    Fonte: Reestruturação produtiva, produção de subcentros e desigualdades socioespaciais na ride-DF; Sérgio Magno Carvalho de Souza; tese de doutorado. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    JUSTIFICATIVA: Apesar do planejamento urbanístico para B rasília e do discurso desenvolvimentista da época, na prática a cidade apresenta as mesmas contradições das outras grandes cidades brasileiras, tais como formação de área metropolitana com periferias empobrecidas e seletividade espacial, ou seja, segregação das classes sociais.

    O projeto urbanístico de Brasília é de autoria de Lúcio Costa. Oscar Niemeyer foi responsável pelos projetos arquitetônicos de Brasília. O projeto de Lúcio Costa previa que Brasília abrigaria de 500 a 700 mil habitantes e, ao ultrapassar esse limite, seriam criadas as cidades satélites. A população da nova capital e do DF cresceu bem mais rápido do que foi pensado e, em 1958, quando Brasília ainda estava em construção, foi implantada a cidade-satélite de Taguatinga.

    · Projeto Urbanístico: LÚCIO COSTA - dois eixos que se cruzam (eixo monumental e residencial)

    · Projeto Arquitetônico: Oscar Niemeyer, prédios do governo e monumentos. (Catedral, Congresso Nacional, Torre Tv Digital)

    · Paisagismo: Roberto Burle Marx

    · Lago Paranoá: francês Auguste Marie François Glaziou (membro da Missão Cruls). 

    · Ponte JK: arquitetos Alexandre Chan, Mário Vila Verde (não foi Oscar Niemeyer)

    · Memorial Darcy Ribeiro: foi projetado pelo arquiteto João Filgueiras Lima;

    O idealista do Lago Paranoá foi o engenheiro e paisagista francês Auguste Marie François Glaziou ele era membro da Comissão Exploradora do Planalto Central a "Missão Cruls".

  • Gab.: Certo!

    Justificativa da banca:

    Apesar do planejamento urbanístico para Brasília e do discurso desenvolvimentista da época, na prática a cidade apresenta as mesmas contradições das outras grandes cidades brasileiras, tais como formação de área metropolitana com periferias empobrecidas e seletividade espacial, ou seja, segregação das classes sociais.

  • GABARITO: CERTO

    SUPERQUADRAS: Realizadas por Lúcio Costa, consistem em espécies de "quarteirões" de lados idênticos com aproximadamente 280m. Estão dispostas ao longo do Eixo Rodoviário, na Asa Norte e na Asa Sul, sendo, respectivamente, chamadas Superquadra Norte (SQN) e Superquadra Sul (SQS). Estão divididas entre si pelas entrequadras, espaços verdes que não podem receber edificações (com exceção dos clubes de vizinhança).

    IDEALMENTE... A intenção de Lúcio Costa era de que as superquadras se tornassem moradia para a nova classe trabalhadora, apresentando um projeto modernista com um ar bucólico e um isolamento dos centros de poder. Pela disposição dos eixos (Monumental e Rodoviário), imaginava o urbanista uma espécie de igualdade entre a elite e o povo.

    A REALIDADE... Fato é que a classe média que ali fora habitando não era bem a classe trabalhadora da cidade. Em sua maioria, eram funcionários públicos recém-chegados do Rio de Janeiro. Enquanto isso, a massa operária - que sequer ascendeu à classe média - foi ocupando as cidades-satélite e, mais tarde, também os municípios goianos mais afastados, estes sem quaisquer formas de planejamento urbano (ou formas muito rudimentares). Quebrantava-se, assim, a intenção de superar a desigualdade por meio do desenho urbano.

    FONTE: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/fj2104201011.htm; https://pt.wikipedia.org/wiki/Superquadra

  • Se a ideia era criar uma região livre de preconceitos, por que os candangos, que ajudaram na construção de Brasília, foram "expulsos" quando externaram o desejo de ficar?


ID
5410891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.


O espaço urbano do DF acumulou, nas últimas décadas deste século, um déficit habitacional principalmente entre as classes de baixa renda e, para atender a demanda dessas famílias, tem adotado programas habitacionais, sendo exemplo disso o empreendimento Jardins Mangueiral, desenvolvido por parceria público-privada na região administrativa de São Sebastião como modelo de atendimento para a classe de menor rendimento da Unidade de Planejamento Territorial Leste (UPT).

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. O empreendimento Jardins Mangueiral privilegiou o atendimento para as classes de rendimento mediano e de menor déficit habitacional. Visou os não residentes das RA empobrecidas da UPT Leste. O projeto foi voltado à realização de habitação de mercado.

  • déficit habitacional. Oii???

  • GABARITO: ERRADO

    1) DEFICIT HABITACIONAL: Indica a necessidade de novas moradias em função da sua precariedade e das inadequações das condições atuais de moradia.

    2) PANORAMA DO DEFICIT HABITACIONAL NO DF: O deficit habitacional urbano do DF, projetado para o período entre 2020 e 2025, está estimado em 13, 26%. De acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o DF é o segundo no ranking do Centro-Oeste a apresentar maior deficit habitacional, com um total de 136.393 moradias, sendo que 99,6% do total do deficit estão concentrados na faixa de renda familiar de até 5 salários mínimos.

    A maior parte do deficit habitacional concentra-se nos grupos de Regiões Administrativas (RAs) de menor renda, correspondendo ao grupo 4 (BAIXA RENDA), como: FERCAL, ITAPOÃ, PARANOÁ, RECANTO DAS EMAS, SCIA-ESTRUTURAL E VARJÃO) e ao grupo 3 (MÉDIA-BAIXA RENDA), como: BRAZLÂNDIA, CEILÂNDIA, PLANALTINA, RIACHO FUNDO, RIACHO FUNDO II, SIA, SAMAMBAIA, SANTA MARIA E SÃO SEBASTIÃO.

    3) UNIDADE DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL (UPT): Constituem subdivisões territoriais que agregam RAs contíguas. A divisão de cada uma das UPTs está prevista no Plano de Ordenamento Territorial do DF. A UPT Leste é composta pelas RAs do PARANOÁ, ITAPOÃ, JARDIM BOTÂNICO E SÃO SEBASTIÃO.

    4) JARDINS MANGUEIRAL: Localizado em São Sebastião, o Setor Habitacional Jardins Mangueiral ocupa uma área de 200 hectares, sendo fruto da primeira experiência de Parceria Público-Privada (PPP) habitacional do país. A princípio, as casas e apartamentos do Jardins Mangueiral são destinados a quem têm renda de 4 a 12 salários mínimos.(baixa a média renda)

    Fontes: https://www.seduh.df.gov.br/jardins-mangueiral/; https://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/Caracteriza%C3%A7%C3%A3o-Urbana-e-Ambiental-da-UPT-Leste-2018.pdf; https://mistobrasilia.com/2020/12/21/deficit-habitacional-no-distrito-federal-e-de-1363-mil-moradias/#:~:text=O%20Distrito%20Federal%20%C3%A9%20o,est%C3%A1%20concentrado%20nesse%20extrato%20econ%C3%B4mico.

  • Gab.: Errado!

    Bem pelo contrário... nas classes de baixa renda é onde possui o maior crescimento populacional, e não déficit populacional, como afirma a questão!

  • para a classe de menor rendimento da Unidade de Planejamento Territorial Leste (UPT).

    O Jardim Mangueiral não tem nada de baixa renda. rsrsrsrs

  • Gabarito errado

    Classe de menor rendimento está no Paranoá Parque

  • Questão maldosa, Cespe foi bairrista


ID
5410894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.


O tombamento de Brasília foi concedido em 1987 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), tornando-se a capital federal detentora da maior área tombada do mundo e único bem contemporâneo a receber tal distinção. Para a preservação desse bem, existe o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), que define, além dos planos de desenvolvimento local, diversos planos de desenvolvimento e de uso e ocupação do solo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Preliminar: Correta | Gab. Definitivo:

    RECURSO. Embora o trecho "a Brasília detém a maior área tombada do mundo e único bem contemporâneo a receber tal distinção" esteja em consonância à matéria de 2012 (https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2012/12/07/brasilia-comemora-25-anos-como-patrimonio-cultural-da-humanidade/), que diz "A inscrição de Brasília na Unesco ocorreu em 7 de dezembro de 1987. Desde então, a capital federal detém a maior área tombada do mundo (112,5 km²) e é o único bem contemporâneo a receber a distinção. A cidade foi o primeiro monumento moderno inscrito na lista de patrimônios", a informação é anacrônica, pois, em 2016, a título de exemplo, o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, foi inscrito nos patrimônios mundiais da UNESCO. Ou seja, atualmente, Brasília "não é o único bem contemporâneo a receber tal distinção".

    O Professor Leandro Signori, Estratégia Concursos, apresentando recurso nessa mesma tendência, assinala ainda outros bens contemporâneos tombados e inscritos como patrimônios culturais da humanidade pela UNESCO: “a arquitetura do século 20 de Frank Lloyd Wright – Estados Unidos” (link: https://whc.unesco.org/en/list/1496) e 17 obras de Le Corbusier. Link: https://www.archdaily.com.br/br/791619/17-obras-de-le-corbusier-sao-incluidas-na-lista-do-patrimonio-mundial-da-humanidade-da-unesco.

    Diante do exposto, solicita-se alteração do gabarito para "Errada".

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Brasília foi o primeiro bem contemporâneo inscrito pela UNESCO na Lista do Patrimônio Cultural da Humanidade, em dezembro de 1987, possuindo a maior área tombada do mundo. O objetivo: preservar as características essenciais que caracterizam o projeto urbanístico.

    O título de Patrimônio Cultural da Humanidade é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO) a monumentos, edifícios, trechos urbanos e até ambientes naturais de importância paisagística que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Com isso, a UNESCO busca não apenas catalogar, mas ajudar na identificação, na proteção e na preservação de bens culturais considerados especialmente valiosos para a humanidade.

    JUSTIFICATIVA: CERTO. O tombamento de Brasília, concedido pela UNESCO em 1987, prevê a preservação do conjunto urbanístico de Brasília, único bem contemporâneo tombado no mundo. Para sua preservação, foi necessária a definição territorial da área tombada, conforme o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB ).

  • Questão bonita, questão bem feita

  • O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • Aguardando o Gabarito definitivo, pois Brasília não é o único bem contemporâneo a receber esse título, como o nosso amigo Pedro bem colocou!

  • Marco da arquitetura e urbanismo modernos, Brasília é detentora da maior área tombada do mundo – 112,25 km² – e foi inscrita pela UNESCO na lista de bens do Patrimônio Mundial em 7 de dezembro de 1987, sendo o único bem contemporâneo a merecer essa distinção.

    FONTE: http://www4.planalto.gov.br/restauracao/brasilia-patrimonio-cultural-da-humanidade

  • CERTO

    Brasilia foi tombada e inscrita na UNESCO em 7 de dezembro de 1987.

    Brasília é considerada um patrimônio cultural da humanidade. A característica essencial para essa conquista foi a “monumentalidade, determinada por suas quatro escalas: monumental, residencial, bucólica e gregária e por sua arquitetura inovadora”, conforme informa o site oficial do instituto. Brasília é a maior área tombada do mundo.

  • Cabível de recurso, pois Brasília não pode ser tombada pela UNESCO e sim pelo IPHAN. Outro erro é que Brasília não é a única a receber esse título. Não sei qual foi o critério que o examinador usou para considerar este item correto.

  • Mas o tombamento não é apenas do Plano Piloto?

  • Sempre ouvi os professores distinguirem tombamento (IPHAN) de inscrição (UNESCO).

    Cara Cespe, tá ficando difícil mesmo a convivência...


ID
5410897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

Historicamente, dois argumentos foram utilizados para justificar a necessidade de transferência da capital brasileira do litoral para o interior do país: inicialmente, o da defesa, pois isso a tornaria menos suscetível a ataques pelo mar; mais tarde, a possibilidade de promover a interiorização do desenvolvimento nacional pela ocupação de áreas do vasto território até então negligenciadas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    (BLOCO - 350 questões inéditas de Conhecimentos sobre o Distrito Federal)

    Questão 204. Promover a integração do território, levar desenvolvimento ao interior e proteger a sede do poder de ataques nos litorais e ocupar o amplo território na região central eram os principais objetivos de se levar a capital para o centro do Brasil.

    Justificativa. O DF surgiu em virtude da transição da capital do País para a Região Centro-Oeste. Os principais objetivos de se levar a capital para o centro do Brasil eram: promover a integração do território, levar desenvolvimento ao interior, proteger a sede do poder de ataques nos litorais e ocupar o amplo território livre na região central.

    Fonte: Atlas do Distrito Federal; 2020 – HISTÓRICO DE OCUPAÇÃO. Correta.

    Questão 125. A interiorização do Brasil no período colonial deveu-se às bandeiras em busca de riquezas minerais, em detrimento da integração econômica e social da colônia.

    Justificativa. Contudo, as condições da colônia não permitiam transferência imediata da capital para seu interior, que era uma região propositalmente isolada do resto do mundo, cabendo à metrópole portuguesa e seus autorizados sua exclusiva exploração(...)

    A região austral da colônia, atualmente identificada como centro-sul, teve marco comum nas bandeiras que partiram principalmente da província de São Vicente. As bandeiras desbravaram parte do território nacional em busca de riquezas minerais e terras férteis, encontrando na mineração a condição para o início do povoamento europeu no interior do Brasil.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016. Correta.

    (BLOCO 350 Questões Inéditas de Conhecimentos sobre o DF).

    Questão 123. Por ser aventada em diferentes momentos históricos, a ideia de mudança da Capital do Brasil é difícil de ser conduzida de forma linear, mas, em geral, os planos da mudança giraram em torno de segurança da capital, integração nacional e desenvolvimento econômico do interior do território.

    Justificativa. A historiografia sobre a origem de Brasília é controversa e difícil de ser conduzida de forma linear. (...) Em geral, os planos giraram em torno de segurança da capital, integração nacional e desenvolvimento econômico do interior do território.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016. Correta. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    A proposta de transferência da capital do Brasil para o Planalto Central tinha como objetivos a defesa nacional e o desenvolvimento do interior, em face de a grande maioria da população brasileira e as atividades econômicas estarem concentradas nas regiões próximas ao litoral.

    No contexto da Independência do Brasil, personalidades como José Bonifácio (o "patriarca") e Hipólito da Costa (criador do Correio Braziliense, em Londres) defendiam a tese mencionada no item. JK incorporou a construção de Brasília ao seu Plano de Metas, vendo na nova capital importante elemento para a interiorização do desenvolvimento de um país que, desde o início da colonização, estava praticamente adstrito à faixa litorânea.

    A transferência da capital brasileira para o interior, realizada por JK, sofreu oposição. Vários segmentos políticos colocaram-se contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. A União Democrática Nacional (UDN), por exemplo, atuou para obstruir a transferência e articulou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na construção de Brasília, em 1958. Essa CPI foi protelada até a inauguração da nova capital, em 21 de abril de 1960.

    A transferência da nova capital para o interior do Brasil teve como uma de suas justificativas promover a interiorização do desenvolvimento. Historicamente, a população brasileira se concentrou, de norte a sul, na faixa litorânea, ficando o interior pouco povoado e desenvolvido, uma área esquecida. A transferência da capital para o interior forçaria o deslocamento de um contingente populacional e a abertura de rodovias, ligando a capital às diversas regiões do país, o que levaria a uma maior integração econômica. A construção das rodovias Belém/Brasília, Acre/Brasília, Fortaleza/Brasília, Belo Horizonte/Brasília e Goiânia/Brasília, mencionadas pelo texto, mostram a efetiva consolidação das redes rodoviárias ligando o interior às diferentes regiões do país.

    JUSTIFICATIVA: CERTO . A ideia da mudança da capital é tão antiga quanto a existência do B rasil independente. As justificativas variavam com o tempo, mas ganhou força o papel de indutor da interiorização do desenvolvimento a partir da Era Vargas (“M archa para o O este”).

  • JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos:

    • a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra,
    • a pressão popular sobre o governo seria menor,
    • a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro

    CERTA

  • O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • O tema da transferência da capital do Brasil para o interior do território é mais antigo do que normalmente se acredita. Há historiadores que acreditam ter D. João VI , entre 1808 e 1821, já enunciado a questão, apesar de ter claramente investido em melhorias da cidade no Rio de Janeiro de forma a compatibilizar o espaço urbano com seu novo status de capital do Brasil e, sede do Império Português à época.

    A geografia da cidade foi, muitas vezes, considerada inadequada à organização de defesa contra um ataque naval. A preocupação não existiu apenas em função da possibilidade de pirataria – nos tempos coloniais – mas aflorou em momentos históricos como o da expansão napoleônica no século XIX e na época da Guerra Fria, após a segunda grande guerra. Ou seja, após 1945. No momento da guerra fria, aliás, havia realmente a preocupação com a possibilidade de ataque da marinha da então União Soviética. 

    Esta questão da defesa sempre esteve em pauta quando da discussão acerca da transferência da capital. E, nas décadas de 1940 e 1950, entra em pauta o projeto de uma capital no interior como elemento fundamental para o maior povoamento da região Centro Oeste e do interior do NE, o que diminuiria o fluxo de migrantes em direção ao Rio de Janeiro e São Paulo. 

    Estas razões são corretamente apresentadas na questão. Mas , há ainda estudiosos que defendem a tese de que a transferência da capital para longe das áreas mais populosas e economicamente ativas também diminuiria a pressão popular sobre o governo federal , o que, na verdade, não ocorreu. 

    A bibliografia para trabalhar o tema não é de difícil acesso. Novas publicações sobre História do Brasil, como as de Bóris Fausto, Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling tratam da questão . A afirmativa está correta. 

    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
5410900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

A construção de Brasília, no governo Juscelino Kubistchek de Oliveira, não ficou imune à ação oposicionista, tendo a oposição à mudança da capital sido liderada pela seção goiana da União Democrática Nacional (UDN), contrária à cessão de parte do território de Goiás para o novo Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. Na UDN, a seção do Partido em Goiás foi exceção ao apoiar entusiasticamente a decisão de JK (que era do PSD) de transferir a capital para o coração do País. 

  • Errado

    Não somente quando do encaminhamento do projeto, mas também durante o período de construção, JK enfrentou muitas resistências políticas diante do grandioso objetivo de transferir a capital do país, construindo uma nova. Vários segmentos políticos colocaram-se contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília.

    A transferência da capital brasileira para o interior, realizada por JK, sofreu oposição. Vários segmentos políticos colocaram-se contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. A União Democrática Nacional (UDN), por exemplo, atuou para obstruir a transferência e articulou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na construção de Brasília, em 1958. Essa CPI foi protelada até a inauguração da nova capital, em 21 de abril de 1960.

    Brasília foi inaugurada inacabada, ainda em construção, já que se temia que, se a capital não fosse transferida no governo de JK, isso poderia ser suspenso no próximo governo, dependendo de quem chegasse ao poder.

  • GABARITO: ERRADO

    De fato, está correta a primeira parte da questão, que afirma: "A construção de Brasília, no governo Juscelino Kubistchek de Oliveira, não ficou imune à ação oposicionista (...)". Contudo, encontra-se incorreta a parte remanescente, uma vez que era do interesse do próprio estado de Goiás a transferência da capital.

    Tal inclinação favorável à ideia mudancista foi encabeçada pelo Deputado goiano Emival Ramos Caiado que, apesar de ser filiado à União Democrática Nacional (UDN), apresentara, em 27 de agosto de 1956, o Projeto de Lei que fixara a data de 21 de abril de 1960 para a mudança da então capital para Brasília, sendo aprovado pela Câmara dos Deputados, em 19 de setembro de 1957.

    Tamanho era o empenho do Deputado em fazer-se concretizar a mudança da capital que, no dia 8 de abril de 1959, lançou, sob sua presidência, o Bloco Parlamentar Mudancista, cujo objetivo era a "dinamização da luta pela interiorização da capital da república".

    Conquanto a UDN constituísse oposição ao governo JK, a exemplo das ferinas críticas do Deputado carioca Carlos Lacerda, o partido votou coeso favoravelmente àquele projeto que fixava a data de mudança da capital.

    Fonte: Revista da Câmara dos Deputados - 50 anos de Brasília (2010); http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/uniao-democratica-nacional-udn; http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/emival-ramos-caiado

  • Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • A construção de Brasília, no governo Juscelino Kubistchek de Oliveira, não ficou imune à ação oposicionista, tendo a oposição à mudança da capital sido liderada pela seção goiana da União Democrática Nacional (UDN), contrária à cessão de parte do território de Goiás para o novo Distrito Federal.

    Teve varias oposições, mas a UDN não foi essa oposição, é só pensar um pouco, vocês acham que a mudança de capital para o DF não iria beneficiar o entorno economicamente, a saúde ''melhoraria" etc.?

  • E no meu material teórico tá assim:

    A construção de Brasília enfrentou muitas resistências políticas. Vários segmentos políticos colocaram-se

    contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. A União Democrática Nacional (UDN), por

    exemplo, foi contra a transferência da capital e convocou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para

    investigar irregularidades na construção de Brasília, em 1958. Essa CPI foi protelada até a inauguração da

    nova capital, em 21 de abril de 1960.

    Analisando a questão eu entendi que APENAS SEÇÃO DE GOIÁS que não foi contra a mudança. O restante foi contra.

  • A UDN GOIANA APOIOU!

    a UDN, a seção do Partido em Goiás foi exceção ao apoiar entusiasticamente a decisão de JK (que era do PSD) de transferir a capital para o coração do País. 

  • A UDN GOIANA APOIOU!

    a UDN, a seção do Partido em Goiás foi exceção ao apoiar entusiasticamente a decisão de JK (que era do PSD) de transferir a capital para o coração do País. 

  • A União Democrática Nacional (UDN) foi contra a transferência da capital, proposta por JK. Porém, como exceção, figura-se a UDN goiana. A seção da UDN em Goiás apoiou entusiasticamente a decisão de JK.

  • Já errei questões parecidas com essa várias vezes, então esse comentário é para mim mesmo:

    • UDN fazia sim oposição
    • UDN votou favoravelmente a interiorização da capital
    • Emival, apesar de ser da UDN não mediu esforços para que o projeto se concretizasse
    • JK teve sim vários opositores
    • Essa bendita banca diz sempre que a UDN atrapalhou e NÃO É VERDADE, ela era oposição, mas nesse projeto ela ajudou. (PONTO)

ID
5410903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

Tendo por objetivo a articulação da ação administrativa da União, dos estados de Goiás e Minas Gerais e do Distrito Federal, Lei Complementar de 1998 criou a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), acompanhada do Programa Especial de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • (CESPE/2021/PC-DF) A RIDE foi criada com a finalidade de solucionar os problemas advindos do crescimento desordenado de Brasília e seu entorno. Gabarito: certo

  • Certo

    LC94

    Art. 1º É o Poder Executivo autorizado a criar, para efeitos de articulação da ação administrativa da União, dos Estados de Goiás e Minas Gerais e do Distrito Federal, conforme previsto nos e a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE.

  • Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam

  • (CESPE/2021/PC-DF) A RIDE foi criada com a finalidade de solucionar os problemas advindos do crescimento desordenado de Brasília e seu entorno. Gabaritocerto

    Questões bem tranquilas !!! agora PCDF ??? Concurso mais sem noção que fiz

  • Gabarito CERTO

  • O item está perfeito. Foi a Lei Complementar 94 de 1998 que criou a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). Este mesmo normativo, em seu artigo 4º, dispõe sobre o Programa citado no enunciado da questão:

    Art. 4º É o Poder Executivo autorizado a instituir o Programa Especial de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal.

    Resposta: C


ID
5410906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

A inexistência de conflitos e de eventuais confrontos entre os trabalhadores, principalmente os operários — conhecidos como candangos —, e as forças de segurança foi nota de destaque ao longo dos trabalhos de construção da nova capital.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Com o quadro de penúria dos candangos nos primeiros anos da construção descritos acima [longas jornadas de trabalho; falta de segurança nos locais de trabalho; péssima qualidade da alimentação, conclui-se que a insatisfação era total, o que devia se refletir em bruscas reclamações, quebra-quebras e até mesmo greves.

    No entanto, qualquer tentativa espontânea de reivindicar direitos era barrada em seu nascedouro pelos grupos de segurança dos acampamentos ou da GEB, através da repressão intimidatória ou violenta” (Teixeira,1996)

    A GEB foi um organismo de segurança criado no período da construção, inicialmente comandado por um general reformado e alguns oficiais militares. Tinha em seu quadro “toda espécie de gente”. A função da GEB era, de fato, impedir protestos, greves e reivindicações, pois era importante manter a ordem para garantir o ritmo acelerado da obra e o lucro das construtoras. Para tanto, a disciplina era mantida a ferro e a fogo, com atos caracterizados pela violência contra os trabalhadores, abuso de autoridade, extorsões, subornos, espancamentos, sequestros, assassinatos e massacres.

    Fonte: História e Geografia do Distrito Federal; J Urani e R. Veras

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Errado

    Candango é uma expressão de origem africana que significa “vilão, ruim, ordinário”. A palavra ressurgiu durante a construção de Brasília como uma espécie de apelido coletivo para rebaixar os trabalhadores humildes e sem estudo, pois eram, em sua grande maioria, analfabetos.

    Na construção de Brasília predominaram os trabalhadores oriundos da região Nordeste.

    O choque e confrontos aconteceram em bom número, um dos quais ficou conhecido como massacre.

  • A EXISTEEEENCIA

  • A inexistência de conflitos e de eventuais confrontos entre os trabalhadores, principalmente os operários — conhecidos como candangos —, e as forças de segurança foi nota de destaque ao longo dos trabalhos de construção da nova capital.

  • BRASIL E INEXISTÊNCIA DE CONFLITO ?

  • Um dos motivos da mudança da capital para o interior, eram os conflitos existentes. A capital no RJ era um alvo fácil para bombardeios vindos do mar e uma grande quantidade da população.

  • No Brasil sempre haverá conflitos!

    Dificilmente uma questão que nega isso está certa, bons estudos .

  • A transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília foi um dos acontecimentos mais importantes da História do Brasil na segunda metade do século XX. Sobre este assunto julgamos o item a seguir. 

    Análise do item:

    O local escolhido para a construção de Brasília era pouco povoado, contava com pouca infraestrutura de serviços e comodidades para os trabalhadores e as condições climáticas eram hostis. Para além disso, o prazo extremamente apertado para a entrega das obras era frequente motivo de conflitos entre os trabalhadores, seus superiores e as forças de segurança. Tudo isso somado levou a um quadro de conflitos que eventualmente tornavam-se confrontos que precisaram ser contidos com uso de força de forma a manter os prazos em dia e proporcionar a inauguração da nova capital dentro do previsto. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO   

ID
5410909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público aposentado no ano de 2015 pode ser revertido, voluntariamente, ao serviço público até o ano de 2020, desde que haja cargo vago e interesse da administração manifestado expressamente em edital.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    (...) III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago.

    ————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    QUESTÃO 100. Por haver a exigência de cargo vago para a reversão voluntária de servidor aposentado, o revertido não exerce seu exercício como excedente.

    Justificativa. Art. 35. A reversão deve ser feita no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação.

    Paragrafo único. Nas hipóteses do art. 34, I e II, encontrando-se provido o cargo, o servidor deve exercer suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.

    Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I – por invalidez, quando, por junta médica oficial, ficar comprovada a sua reabilitação;

    II – quando constatada, administrativa ou judicialmente, a insubsistência dos fundamentos de concessão da aposentadoria;

    III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago. Correta.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    A reversão pode ocorrer voluntariamente, se houver interesse da administração e cargo vago, quando decorridos menos de cinco anos da aposentadoria.

    Lei Complementar distrital n.º 840/2011:

    “Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: (...)

    III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago.”

  • menos de 5 anos= 5 anos? que babaquice é essa?

  • Gab.: Certo!

    Justificativa da banca:

    A reversão pode ocorrer voluntariamente, se houver interesse da administração e cargo vago, quando decorridos menos de cinco anos da aposentadoria.

    Lei Complementar distrital n.º 840/2011: “Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: (...)

    III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago.”

  • Expresso em edital...

  • Não falou nada sobre a idade do aposentado, se tivesse mais de 70 anos não poderia ser revertido... passível de anulação?


ID
5410912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público que acumule dois cargos em comissão — um deles interinamente — e que venha a exercer cumulativamente as atribuições de ambos fará jus ao acúmulo remuneratório dos cargos, mesmo no período da interinidade.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Art. 15. O servidor ocupante de cargo em comissão pode ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo em comissão, hipótese em que deve:

    I – acumular as atribuições de ambos os cargos;

    II – optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

    (BLOCO de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    QUESTÃO 85. O servidor ocupante de cargo em comissão pode ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo em comissão, hipótese em que deve acumular atribuições e, facultativamente, a remuneração de um deles.

    Justificativa. Art. 15. O servidor ocupante de cargo em comissão pode ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo em comissão, hipótese em que deve:

    I – acumular as atribuições de ambos os cargos;

    II – optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. Errada.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Errado

    No período do exercício dos dois cargos, o servidor deverá optar pela remuneração de um deles.

  • Gab.: Errado!

    O erro da questão está ao afirmar que haverá acúmulo remuneratório, pois conforme a lei 840/2011, em seu artigo 15, inciso II - afirma que o servidor deverá optar pela remuneração de apenas um deles...

  • GABARITO: ERRADO

    Outra para ajudar:

    Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: FUB

    O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial pode ser nomeado para exercer, interinamente, outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do cargo que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.(C)

  • Lei 8.112/90

     Art. 9  A nomeação far-se-á:

           I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

           II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

           Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.   

  • ART. 9 DA LEI 8112-90: Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.   

  • GAB. ERRADO

    8112 Art. 9

    Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. 

  • O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial pode ser nomeado para exercer, interinamente, outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do cargo que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

  • Gab: ERRADO

    • A questão está errada porque o servidor DEVERÁ OPTAR pela remuneração e NÃO ACUMULÁ-LA como cita a questão. Nesse sentido, gabarito errado!

    FONTE: Art. 15 da Lei840/11.

    ------

    OBS: Vendo meus resumos. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!

  • A presente questão está relacionada com acumulação de cargos públicos.

     

    Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do artigo 9° da Lei n. 8.112/90, confira-se:

     

    “Art. 9  A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

    Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.”   

     

    Do exposto, está incorreta a presente assertiva, pois, o servidor público que acumule dois cargos em comissão - um deles interinamente -, deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

     




    Gabarito da banca e do professor: ERRADO


ID
5410915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público que acumular ilegalmente cargos públicos, mesmo que de boa-fé, estará sujeito à sanção de demissão.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA. ERRADO. A sanção de demissão é prevista para servidor público que tenha agido com má-fé comprovada. Em caso de boa-fé, a sanção cabível é a exoneração.

    LC 840/11. Art. 48. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    (...) § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.

    ————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    Questão 246. Abandono de cargo, inassiduidade habitual e acumulação ilegal de cargos são infrações graves do grupo I.

    Justificativa. Art. 193. São infrações graves do grupo I:

    I – incorrer na hipótese de:

    a) abandono de cargo;

    b) inassiduidade habitual;

    II – acumular ilegalmente cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, salvo se for feita a opção na forma desta Lei Complementar. Correta.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gabarito Errado

    É parecido com a famosa lei 8.112/90

    Lei 8.112/90

    Acumulação ilegal de cargo ~> Notificado para fazer a opção em 10 dias

                                        

    *Fica omisso ~> Configura Má-fé ~> Demitido de todos os cargos

    *Faz a opção ~> Configura Boa-Fé ~> Exonerado automaticamente do outro

    Bons Estudos!

    ''Confie no senhor de todo o seu coração.'' Provérbios 3:5

  • GABARITO: ERRADO

    Na hipótese de acumulação de cargos, se consignada a efetiva prestação de serviço público, o valor irrisório da contraprestação paga ao profissional e a boa-fé do contratado, há de se afastar a violação do art. 11 da Lei n. 8.429/1992. Isso se dá sobretudo quando as premissas fáticas do acórdão recorrido evidenciam a ocorrência de simples irregularidade e inexistência de desvio ético ou inabilitação moral para o exercício do múnus público.

    (Precedente: REsp 996.791/PR, Rel. Min. Herman Benjamin, Segunda Turma, julgado em 8.6.2010, DJe 27.4.2011.)

  • L 8112/90 - Art. 133. Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases:

    I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão, a ser composta por dois servidores estáveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgressão objeto da apuração;

    II - instrução sumária, que compreende indiciação, defesa e relatório;

    III - julgamento.  

    § 6  Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé, aplicar-se-á a pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação serão comunicados.

    LC 840/11. Art. 48. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    § 6º Caracterizada no processo disciplinar a acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.

    Sou novato nessa brincadeira e não entendo muito de direito, mas fico meio pistola do PORQUE esse inciso II não foi incluído no CARA*** da 8112. Fica aqui a minha indignação e dúvida também, se alguém souber, me ilumine por favor!

  • A sanção de demissão é prevista para servidor público que tenha agido com má-fé comprovada. Em caso de boa-fé, a sanção cabível é a exoneração.

    LC 840/11. Art. 48. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    (...) § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-féexonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-féaplicar a sanção de demissãodestituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.

  • o cara é notificado

    se ele escolher o cargo, configura BOA FÉ---EXONERADO APENAS DE UM

    se ele se omitir, fingir que nada esta acontecendo-- DEMITIDO DOS DOIS CARGO. LASCA PARA ELE

  • Gabarito: Errado.

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO  --> DEMISSÃO/DESTITUIÇÃO/CASSAÇÃO - MÁ-FÉ

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO --> EXONERAÇÃO - BOA-FÉ

  • Até hoje tentando entender o motivo de ter discussões em órgãos importantes sobre isso , não consigo imaginar uma pessoa que passa em dois concursos não saber disso ou o próprio processo seletivo do segundo concurso que ela vai tomar posse não identificar

  • COPIADO DA COLEGA ABAIXO

    PARA FINS DE REVISÃO

    Gabarito: Errado.

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO  --> DEMISSÃO/DESTITUIÇÃO/CASSAÇÃO - MÁ-FÉ

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO --> EXONERAÇÃO - BOA-FÉ

    Gostei

    (34)

    Respostas

    (1)

    Reportar abuso

  • COPIADO DA COLEGA ABAIXO

    PARA FINS DE REVISÃO

    Gabarito: Errado.

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO  --> DEMISSÃO/DESTITUIÇÃO/CASSAÇÃO - MÁ-FÉ

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO --> EXONERAÇÃO - BOA-FÉ

  • Boa-fé é exonerado

  • A presente questão está relacionada com acumulação de cargos públicos.

     

    Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, confira-se:

     

    “Art. 48 da LC 840/11. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    § 1º Em decorrência da opção, o servidor deve ser exonerado do cargo, emprego ou função por que não mais tenha interesse.

    § 2º Com a opção pela renúncia aos proventos de aposentadoria, o seu pagamento cessa imediatamente.

    § 3º Se o servidor não fizer a opção no prazo deste artigo, o setor de pessoal da repartição deve solicitar à autoridade competente a instauração de processo disciplinar para apuração e regularização imediata.

    § 4º Instaurado o processo disciplinar, se o servidor, até o último dia de prazo para defesa escrita, fizer a opção de que trata este artigo, o processo deve ser arquivado, sem julgamento do mérito.

    § 5º O disposto no § 4º não se aplica se houver declaração falsa feita pelo servidor sobre acumulação de cargos.

    § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados."

     

    Logo, a sanção de demissão é prevista para servidor público que tenha agido com má-fé comprovada. Já no caso de boa-fé, a sanção cabível é a exoneração.

     







    Gabarito da banca e do professor: ERRADO

     
  • PAD Sumário:

    Art. 133.  Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases: 

    I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão, a ser composta por dois servidores estáveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgressão objeto da apuração                 

    II - instrução sumária, que compreende indiciação, defesa e relatório;                

    III - julgamento.  

    § 2   A comissão lavrará, até três dias após a publicação do ato que a constituiu, termo de indiciação em que serão transcritas as informações de que trata o parágrafo anterior, bem como promoverá a citação pessoal do servidor indiciado, ou por intermédio de sua chefia imediata, para, no prazo de cinco dias, apresentar defesa escrita, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição, observado o disposto nos arts. 163 e 164.   

    § 5   A opção pelo servidor até o último dia de prazo para defesa configurará sua boa-fé, hipótese em que se converterá automaticamente em pedido de exoneração do outro cargo.

    § 6   Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé, aplicar-se-á a pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação serão comunicados.     

    Ou seja, o servidor possui 2(duas) oportunidades para fazer a "opção" por 1 dos cargos. Inicialmente 10 (dez) dias e depois até o último dia do prazo da defesa (5 dias).

  • GAB. ERRADO

    Acumulação ilegal de cargo ~> Notificado para fazer a opção em 10 dias.

                                        

    *Fica omisso ~> Configura Má-fé ~> Demitido de todos os cargos

    *Faz a opção ~> Configura Boa-Fé ~> Exonerado automaticamente do outro

  • A questão não fala sobre opção de escolha ou prazo

  • Art. 48 da LC 840/11. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    § 1º Em decorrência da opção, o servidor deve ser exonerado do cargo, emprego ou função por que não mais tenha interesse.

    § 2º Com a opção pela renúncia aos proventos de aposentadoria, o seu pagamento cessa imediatamente.

    § 3º Se o servidor não fizer a opção no prazo deste artigo, o setor de pessoal da repartição deve solicitar à autoridade competente a instauração de processo disciplinar para apuração e regularização imediata.

    § 4º Instaurado o processo disciplinar, se o servidor, até o último dia de prazo para defesa escrita, fizer a opção de que trata este artigo, o processo deve ser arquivado, sem julgamento do mérito.

    § 5º O disposto no § 4º não se aplica se houver declaração falsa feita pelo servidor sobre acumulação de cargos.

    § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.


ID
5410918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público ocupante de cargo efetivo faz jus a três meses de licença-servidor a cada cinco anos de efetivo serviço; porém, se o servidor faltar por mais de trinta dias durante o período aquisitivo, sem apresentar justificativa, a contagem do prazo para aquisição é interrompida, retardando-se a concessão do benefício na proporção de um dia para cada falta que exceder a esse período.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Errada. Art. 139. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar (FGE) que eventualmente exerça.

    Art. 140. [...] Parágrafo único. As faltas injustificadas ao serviço retardam a concessão da licença prevista neste artigo, na proporção de um mês para cada falta.

    ————————————————————————————————————————————————————

    (250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    Questão 117. Após a cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a três meses de licença servidor, sem prejuízo de sua remuneração, podendo convertê-la em pecúnia.

    Justificativa. Art. 139. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar - FGE que eventualmente exerça.

    § 1º Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis, sendo vedada sua conversão em pecúnia, ressalvados os direitos adquiridos e as hipóteses do art. 142. Errada. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. A contagem do prazo é interrompida na proporção de um mês para cada falta injustificada que o servidor tiver durante o período aquisitivo. Lei Complementar distrital n.º 840/2011: “Art. 139. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar (FGE) que eventualmente exerça. Art. 140. A contagem do prazo para aquisição da licença-servidor é interrompida quando o servidor, durante o período aquisitivo: I – sofrer sanção disciplinar de suspensão; II – licenciar-se ou afastar-se do cargo sem remuneração. Parágrafo único. As faltas injustificadas ao serviço retardam a concessão da licença prevista neste artigo, na proporção de um mês para cada falta.”

  • Art. 139. Após cada quinquênio (5 anos) de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar - FGE que eventualmente exerça.

    Art. 140. A contagem do prazo para aquisição da licença-servidor é interrompida quando o servidor, durante o período aquisitivo:

    I – sofrer sanção disciplinar de suspensão;

    II – licenciar-se ou afastar-se do cargo sem remuneração.

    Parágrafo único. As faltas injustificadas ao serviço retardam a concessão da licença prevista neste artigo, na proporção de 1 mês para cada falta.

  • A CADA QUINQUÊNIO O SERVIDOR FAZ JUS A 3 MESES; A LEI NÃO FALA QUE SE ELE FALTAR POR MAIS DE 30, 40...OU SEI LÁ QUANTOS DIAS, SO FALA QUE " AS FALTAS INJUSTIFICADAS AO SERVIÇO RETARDAM A CONCESSÃO DA LICENÇA, NA PROPORÇÃO DE 1 MÊS PARA CADA FALTA. A QUESTÃO TENTOU LEVAR O CANDIDATO AO ERRO AO DIZER QUE RETARDAM EM UM DIA PRA CADA FALTA INJUSTIFICADA. QUEM DERA!

  • Gab: ERRADO

    • A questão está errada porque as faltas INJUSTIFICADAS retardam a concessão na proporção de 1 mês por cada falta e não se ele(a) faltar +30 dias e já ser interrompida. Além disso, a contagem do prazo para adquirir a licença só é INTERROMPIDO quando o servidor sofrer SANÇÃO disciplinar, tirar licença ou se afastar do cargo SEM remuneração. Aí sim há interrupção, no outro caso há apenas o retardamento!

    FONTE: Art. 140 da Lei 840/11.

    ------

    OBS: Vendo meus resumos, interessamos, acessem: Linktr.ee/soresumo e baixem suas amostras!

  • NA PROPORÇÃO DE UM MES PARA CADA FALTA...


ID
5410921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.

Servidor público cujo local de trabalho habitual seja insalubre e lhe gere risco de vida faz jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade, porém deve optar por apenas um deles, já que são benefícios inacumuláveis.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    LC 840/11. Art. 79. O servidor que trabalha com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida faz jus a um adicional de insalubridade ou de periculosidade.

    § 1 O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e o de periculosidade tem de optar por um deles.”

    ————————————————————————————————————————————————————

    (Bloco de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    QUESTÃO 178. O adicional de insalubridade deve ser concedido nos percentuais de cinco, dez ou vinte por cento, a depender do grau de insalubridade.

    Justificativa. Art. 83. O adicional de insalubridade ou de periculosidade é devido nos termos das normas legais e regulamentares pertinentes aos trabalhadores em geral, observados os percentuais seguintes, incidentes sobre o vencimento básico:

    I – cinco, dez, ou vinte por cento, no caso de insalubridade nos graus mínimo, médio ou máximo, respectivamente. Correta.

    QUESTÃO 177. O adicional de periculosidade da carreira de Execução Penal é de 10%, o qual é devido nos termos das normas legais e regulamentares pertentes aos trabalhadores em geral.       

    Justificativa. Art. 83. O adicional de insalubridade ou de periculosidade é devido nos termos das normas legais e regulamentares pertinentes aos trabalhadores em geral, observados os percentuais seguintes, incidentes sobre o vencimento básico:

    II - 10%, no caso de periculosidade, salvo no caso da carreira de Execução Penal, disciplinada pela Lei nº 3.669, de 13 de setembro de 2005, que é de 20%. Errada. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gabarito Certo

    Insalubridade - substâncias tóxicas ou radioativas;

    Periculosidade - risco de vida;

    Penosidade - zona de fronteira ou em locais justifiquem.

    *O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

    PENOSA+ PERICULOSIDADE. 

    PENOSA + INSALUBRIDADE. ¶

    P̶E̶R̶I̶C̶U̶L̶O̶S̶I̶D̶A̶D̶E̶ ̶+̶ ̶I̶N̶S̶A̶L̶U̶B̶R̶I̶D̶A̶D̶E̶.      NÃO

    Bons Estudos!

    “Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem”. Salmos 138:3

  • Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • Gab: CERTO

    É o que diz o Art. 79, §1° da Lei 840/11: O servidor que fizer jus aos adicionais de Insalubridade e de periculosidade tem de optar POR UM deles.

    1. Além disso, quando cessarem os riscos de insalubridade e periculosidade, cessará também o direito ao adicional.

    • Insalubridade: exposição a agentes físicos, químicos ou biológicos capazes de causar danos à saúde.
    •  Periculosidade: risco de  morte..

    ----------------

    Acesse: Linktr.ee/soresumo


ID
5410924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Distrito Federal e no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, julgue o item seguinte.


A criação de região administrativa por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais dispensa a aprovação de nova lei para criação de conselho tutelar dessa mesma região.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: CERTO. A criação de região administrativa por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais cria automaticamente o conselho tutelar para a respectiva região. Lei Orgânica do Distrito Federal: “Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica n.º 83, de 2014)”

    (Bloco de 250 Questões Inéditas, LODF)

    —————————————————————————————————————————————————————

    63. Os Conselhos de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizatórias, serão criados automaticamente, quando da instituição de novas regiões administrativas.

    Justificativa. Art. 13. [...] Parágrafo único. Com a criação de nova região administrativa, fica criado, automaticamente, conselho tutelar para a respectiva região. Errada.

    64. Cada Região Administrativa terá um conselho tutelar, com funções consultivas e fiscalizatórias.

    Justificativa. Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei. Parágrafo único. Com a criação de nova região administrativa, fica criado, automaticamente, conselho tutelar para a respectiva região. Errada.

    66. Os Conselhos de Representantes Comunitários possuem funções consultivas e fiscalizatórias.

    Justificativa. Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei. Correta.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Art.13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais. Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa,fica criado automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. Parágrafo acrescido pela Emenda a Lei Orgânica n° 83, de 2014

  • CI FUDE (Criação; Incorporação; FUsão; Desmembramento e Extinção) SEMPRE LEI maioria absoluta Deputados Distritais.

    Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    (CESPE 2019) No DF, a criação de uma região administrativa se dá mediante decreto do governador, enquanto a extinção de região administrativa deverá ser estabelecida por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais. (ERRADO)

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região

    (CESPE 2017) No caso de criação de região administrativa, a criação do respectivo conselho tutelar dependerá de edição de lei distrital. (ERRADO)

    (CESPE 2013) A criação ou extinção de regiões administrativas no DF somente ocorre por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais, devendo cada região ter um conselho de representantes com funções tanto consultivas, quanto fiscalizadoras, na forma da lei. (CERTO)

    Funções do conselho de representantes

    • Consultivas
    • Fiscalizadoras

    (CESPE 2021) Os conselhos de representantes comunitários das Regiões Administrativas do Distrito Federal exercerão funções consultivas, deliberativas e fiscalizadoras, na forma do decreto do governador que os criar e os regulamentar. (ERRADO)

    (CESPE 2017) Os conselhos de representantes comunitários das regiões administrativas do DF têm funções consultivas, fiscalizadoras e normativas. (ERRADO)

  • CERTO

    A criação de Conselho tutelar é automática.

    (Art. 13, § único - LODF)

  • Com a criação de nova região administrativa, fica criado, automaticamente, um conselho tutelar para a respectiva região.

    CERTO

  • CERTO.

    Art. 13 A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica nº 83, de 2014.)

    MAIS DE UM CONSELHO TUTELAR - PRECISA DE PROJETO DE LEI

  • Criação e extinção de RA --> somente por Lei --> aprovada por maioria absoluta dos Dep. Distritais.

    • Ao criar uma RA automaticamente é criado o Conselho Tutelar.
  • Minha contribuição.

    LODF

    DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO DISTRITO FEDERAL

    Art. 10. O Distrito Federal organiza-se em Regiões Administrativas, com vistas à descentralização administrativaà utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida.

    § 1° A lei disporá sobre a participação popular no processo de escolha do Administrador Regional.

    § 2° A remuneração dos Administradores Regionais não poderá ser superior à fixada para os Secretários de Estado do Distrito Federal. (Parágrafo com a redação da Emenda à Lei Orgânica n° 44, de 2005.)

    § 3° A proibição de que trata o art. 19, § 8°, aplica-se à nomeação de Administrador Regional. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica n° 60, de 2011.)

    Art. 11. As Administrações Regionais integram a estrutura administrativa do Distrito Federal.

    Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei.

    Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica n° 83, de 2014.)

    Abraço!!!


ID
5410927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Distrito Federal e no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, julgue o item seguinte.

Secretário executivo de secretaria de estado do Distrito Federal pode exercer, de forma não remunerada, encargo de mandatário, desde que isso não implique a prática de atos empresariais.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: CERTO. O exercício não remunerado de secretário executivo de encargo de mandatário pode ocorrer, desde que não implique a prática de atos empresariais.

    Decreto n.º 37.297/2016:

    “ANEXO I Art. 1º Fica instituído o Código de Conduta da Alta Administração Pública Direta e Indireta do Distrito Federal, cujas normas aplicam-se às seguintes autoridades: I – Secretários de Estado, Secretários de Estado Adjuntos, Secretários Executivos e Subsecretários, bem como cargos de natureza equivalente;

    (...)

    Art. 17. É permitido à autoridade pública o exercício não remunerado de encargo de mandatário, desde que não implique a prática de atos empresariais ou outros incompatíveis com o exercício do seu cargo ou função.”.


ID
5410930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Distrito Federal e no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, julgue o item seguinte.


Servidor público da Procuradoria-Geral do Distrito Federal que, no exercício da sua função, deixar de tratar com urbanidade e cordialidade cidadão que procurar o órgão para apresentar requerimento administrativo estará sujeito a responder pela sua conduta perante a comissão de ética do órgão, que poderá aplicar-lhe a penalidade de censura ética ou suspensão do cargo.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. A penalidade prevista no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo é de censura ética, não estando prevista a suspensão do cargo público. Decreto n.º 37.297/2016: “ANEXO II (...) Art. 6º É dever do servidor ou empregado público: I – agir com cordialidade, urbanidade, disponibilidade e atenção com todos os usuários do serviço público; (...) Art. 12. A violação aos dispositivos estabelecidos no presente Código enseja ao servidor ou empregado público infrator a aplicação de censura ética.”

  • Como o servidor está no exercício da função, a penalidade seria CENSURA ÉTICA , estando a questão ERRADA, independente das outras alegações .


ID
5410933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no disposto no Decreto distrital n.º 36.756/2015 que dispõe sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), julgue o item a seguir.

A fim de evitar o vazamento de informações sigilosas, o SEI contempla, entre os seus objetivos, o de limitar o acesso à informação.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: ERRADO. O inciso IV do art. 2.º do Decreto distrital n.º 36.756/2015 apresenta como um dos objetivos do SEI a facilitação do acesso à informação.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Art. 2º São objetivos do SEI:

    I – aumentar a produtividade e a celeridade na tramitação de documentos e processos;

    II – aprimorar a segurança e a confiabilidade dos dados e das informações;

    III – criar condições mais adequadas para a produção e utilização de informações;

    IV – facilitar o acesso às informações; e

    V – reduzir o uso de papel, os custos operacionais e de armazenamento da documentação.


ID
5410936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no disposto no Decreto distrital n.º 36.756/2015 que dispõe sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), julgue o item a seguir.

O órgão gestor do SEI é a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, a quem cabe garantir recursos de tecnologia da informação, equipe técnica especializada, recursos materiais e estrutura de gestão para a manutenção e a sustentação do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C (desatualizada)

    Art. 3º-A. Integram a estrutura de gestão do SEI-GDF: 

    I - Órgão Gestor: Secretaria de Estado de Economia (SEEC), por meio da(alterado(a) pelo(a) Decreto 40803 de 21/05/2020)

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5410939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no disposto no Decreto distrital n.º 36.756/2015 que dispõe sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), julgue o item a seguir.

O SEI é o sistema oficial de gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos e digitais no âmbito dos órgãos e das entidades do Distrito Federal, sendo vedada qualquer iniciativa de implantação de sistema semelhante e com o mesmo propósito.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 1º Fica estabelecido o Sistema Eletrônico de Informações - SEI-GDF como sistema oficial de gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos e digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades do Distrito Federal

    § 1º Ficam vedadas iniciativas para implantar sistema semelhante e com o mesmo propósito.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  •  Decreto distrital n.º 36.756/2015

    Art. 1º Fica estabelecido o Sistema Eletrônico de Informações - SEI-GDF como sistema oficial de gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos e digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades do Distrito Federal. 

    § 1º Ficam vedadas iniciativas para implantar sistema semelhante e com o mesmo propósito.


ID
5410942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.


A lei prevê que a Procuradoria-Geral do Distrito Federal seja chefiada pelo procurador-geral, que é escolhido pelo governador do Distrito Federal, dentre os procuradores do Distrito Federal em atividade, devendo ser aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    (BLOCO de 250 questões inéditas, LC 395/01)

    Questão 93. O Procurador-Geral será escolhido dentre os Procuradores do Distrito Federal em atividade, competindo, privativamente, à Câmera Legislativa do Distrito Federal, aprovar previamente a indicação do Procurador-Geral do Distrito Federal do Governador do Distrito Federal.

    Justificativa. LODF. Art. 60. Compete, privativamente, à Câmara Legislativa do Distrito Federal:

    XX - aprovar previamente a indicação ou destituição do Procurador-Geral do Distrito Federal;

    Art. 100. Compete privativamente ao Governador do Distrito Federal:

    XIII - nomear e destituir o Procurador-Geral do Distrito Federal, na forma da lei;

    Art. 5 [...] § 2º O Procurador-Geral será escolhido dentre os Procuradores do Distrito Federal em atividade, observado o disposto nos arts. 60, inciso XX, e 100, inciso XIII, da Lei Orgânica do Distrito Federal. Correta. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5410945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.


O procurador-corregedor será eleito em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de procurador do Distrito Federal e nomeado pelo governador do Distrito Federal para mandato de dois anos, permitida a recondução por um único período.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: ERRADO. Consoante dispõe o art. 8.º da Lei Complementar n. º 395 /2001, o procurador-corregedor será nomeado pelo governador do Distrito Federal, por indicação do procurador-geral do Distrito Federal.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • O procurador-corregedor será eleito em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de procurador do Distrito Federal e nomeado pelo governador do Distrito Federal para mandato de dois anos, permitida a recondução por um único período.

    JUSTIFICATIVA: ERRADO. Consoante dispõe o art. 8.º d a L e i C o m p l e m e n t a r n . º 3 9 5 / 2 0 0 1 , o procurador-corregedor será nomeado pelo governador do Distrito Federal, por indicação do procurador-geral do Distrito Federal.

  • Lei complementar 395/2001:

    Art. 10. O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Distrito Federal compõe-se do Procurador-Geral, que o preside, e: 

     

    I - de 5 membros titulares e 5 suplentes escolhidos pelo Procurador-Geral dentre os ocupantes de cargos em comissão ou de natureza especial privativos de membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2 de setembro de 2016, para mandato de 2 anos, permitida a recondução; 

     

    II - de 5 membros titulares e 5 suplentes eleitos em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2016, para mandato de 2 anos, permitida 1 reeleição. 


ID
5410948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.


O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Distrito Federal é composto pelo procurador-geral, que o preside, e por dez membros titulares e dez suplentes.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 10. O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Distrito Federal compõe-se do Procurador-Geral, que o preside, e: 

    I - de 5 membros titulares e 5 suplentes escolhidos pelo Procurador-Geral dentre os ocupantes de cargos em comissão ou de natureza especial privativos de membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2 de setembro de 2016, para mandato de 2 anos, permitida a recondução; 

    II - de 5 membros titulares e 5 suplentes eleitos em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2016, para mandato de 2 anos, permitida 1 reeleição.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5410951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.

O titular da Procuradoria-Geral do Distrito Federal possui as mesmas prerrogativas, direitos e vantagens dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Art. 3º A Procuradoria-Geral do Distrito Federal é equiparada, para todos os efeitos, às secretarias de estado e seu titular tem as prerrogativas, direitos e vantagens de secretário de estado.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5446324
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Quanto à administração de sistemas operacionais, julgue o item seguinte.


Windows Management Instrumentation Command-Line é uma ferramenta utilizada para o gerenciamento remoto de computadores no ambiente Windows.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE: CERTO.

    WMIC (Windows Management Instrumentation Command-Line) é uma ferramenta utilizada para o gerenciamento remoto do sistema operacional. WMIC permite que linguagens de script como VBScript ou Windows PowerShell gerenciem computadores pessoais e servidores Microsoft Windows, tanto localmente quanto remotamente. WMIC é pré-instalado no Windows 2000 e novos SO. Ele está disponível como um download para Windows NT, Windows 95 e Windows 98.

    FONTE: https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_gabarito/83438/cespe-cebraspe-2021-pg-df-analista-juridico-analista-de-sistema-suporte-e-infraestrutura-gabarito.pdf?_ga=2.34953761.1676441036.1634834989-804191472.1621542668&_gac=1.27619662.1636415885.Cj0KCQiAsqOMBhDFARIsAFBTN3fprraZgGJbpWTl4j2E5X2D_hkvsouR-BFLacSnDATQFiS2gsajuTQaAq_tEALw_wcB


ID
5446327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Quanto à administração de sistemas operacionais, julgue o item seguinte.


No Linux, o comando sed 's/windows/linux/' maria > pedro faz a substituição da palavra windows pela palavra linux contida no arquivo maria e o resultado é enviado para o arquivo de nome pedro.

Alternativas
Comentários
  • O comando SED no Linux é uma ferramenta poderosa que ajuda a executar tarefas de uso geral. Entre elas: analisar e transformar textos. Hoje em dia, o SED é suportado nos principais sistemas operacionais.

    A sintaxe e vários recursos úteis do SED são, em sua maioria, emprestados do editor ed. O mecanismo em si inclui fluxos de entrada padrões, bem como de arquivos de texto. O script base da sintaxe do SED parece um pouco difícil no começo. No entanto, muitas tarefas complexas podem ser solucionadas com apenas algumas linhas de script SED.


ID
5446336
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que se refere a linguagens de programação, julgue o item subsequente.


PHP é uma linguagem de script projetada para desenvolvimento web, mas que também pode ser usada para programação de uso geral.

Alternativas
Comentários
  • GAB CERTO

    PHP (um acrônimo recursivo para ) é uma linguagem de script open source de uso geral, muito utilizada, e especialmente adequada para o desenvolvimento web e que pode ser embutida dentro do HTML.

  • Esse "para programação de uso geral" confunde tudo, pois uso geral pode envolver muita coisa na computação, inclusive outras finalidades que não sejam Web.


ID
5446339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No que se refere a linguagens de programação, julgue o item subsequente.


<<P521003A01I6&1591_B8008994_E\C3\_56>> A extensão das classes Java compiladas é *.java.

Alternativas
Comentários
  • O que eu sei é que a extensão de um arquivo Java é .JAR, por isso eu marquei como errado.

  • Errado.

    Para executar um programa Java deve ocorrer um processo que envolve compilação e interpretação. Quando se compila uma classe com extensão .java é gerado um arquivo com extensão .class, conhecido como bytecode, que pode ser interpretado pela JVM.

    Fonte: Q644086

  • Eduardo, jar é extensão de um pacote de arquivos Java voltado à distribuição do software. A extensão de classes Java compiladas é class.

ID
5446345
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o item a seguir, referente a linguagem de scripts.


#!/bin/bash

x=0

while [ $x - le 2 ]

do

echo valor: $x

((x++))

done


O resultado do código shell script anterior será: valor: 3.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Os operadores do while:

    -le = menor igual

    -lt = menor que

    -ge = maior igual

    -gt = maior que

    -eq = igual

    -ne = diferente

    No caso dessa questão há um espaço separando o operador - le, portanto não irá compilar, porém caso retirarmos o espaço o resultado seria:

    valor: 0

    valor: 1

    valor: 2

    De qualquer maneira estaria errado.


ID
5446348
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação à arquitetura e à estrutura de banco de dados, julgue o próximo item.


Em uma arquitetura em duas camadas, a aplicação é particionada em um componente que reside no servidor de dados e outro no servidor de desenvolvimento de código.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Em uma arquitetura em duas camadas, a aplicação é particionada em um componente que reside no servidor de dados e um programa instalado em cada cliente.


ID
5446351
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação à arquitetura e à estrutura de banco de dados, julgue o próximo item.


No modelo de entidade-relacionamento, uma entidade é representada por um conjunto de atributos, os quais são propriedades descritivas possuídas por membro de um conjunto de entidades.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    O que é uma entidade no modelo entidade relacionamento?

    Entidades. As entidades, principal conceito desta modelagem, são os objetos do “mundo real”, da realidade a ser modelada, sobre os quais deseja-se conhecer as informações e os relacionamentos entre elas.

  • "No modelo de entidade e relacionamento, a representação de um objeto do mundo real é feita por meio de entidade, e cada uma dessas tem propriedades particulares que são representadas por seus atributos."

  • O Modelo Entidade-Relacionamento (MER) descreve um contexto (chamado de mini-mundo) em termos de entidades, relacionamentos e atributos.

    – Entidade: Pode representar algo do mundo real (Pessoa, lugar…) → Chama-se de instância a ocorrência específica de uma entidade.

    • Entidade Forte: Existência independe de outra entidade;
    • Entidade Fraca: Existência depende de outra entidade e que não podem ser identificadas unicamente pelos seus atributos;

    – Relacionamento: Relação existente entre as entidades.

    • Classificação dos relacionamentos: Pode se dar por grau (número de entidades que participam {binário, ternário…}) e por cardinalidade (1:1, 1:n...)

    – Atributos: Usados para descrever as propriedades ou características de uma entidade ou relacionamento.

    • Atributo composto é aquele que pode ser subdividido em outros atributos
  • Gabarito: Certinha.

    O que é Modelo de Entidade de Relacionamento (MER)?

    R. É um modelo conceitual feito para descrever os objetos (entidades) envolvidos em um domínio de negócios, com suas características (atributos) e como elas se relacionam entre si (relacionamentos).

    Bons Estudos!

  • Conceito do MER (Modelo Entidade Relacionamento:

    • Conjunto de Conceitos aplicados na modelagem de dados utilizados para compreender os dados necessários às funções do sistema e obter uma base para o projeto do Banco de dados.

ID
5446354
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação à arquitetura e à estrutura de banco de dados, julgue o próximo item.


Em banco de dados, uma superchave se caracteriza por um conjunto de um ou mais atributos que permitem identificar uma única entidade em um conjunto de entidades.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Superchave: conjunto de um ou mais atributos que, tomado coletivamente, permite-nos identificar de forma inequívoca (de forma única) um tupla no meio de uma relação. Ou seja, é um conjunto de atributos que identificam apenas um linha em uma tabela.

  • Tipos de chave:

    Superchave: Conjunto de uma ou mais colunas (Atributos/campos) que, tomadas coletivamente, permitem identificar de maneira unívoca uma linha.

    Chave Candidata: Superchaves de tamanho mínimo, candidatas a serem possíveis chaves primárias de uma tabela.

    Chave candidata é um atributo ou um conjunto de atributos de uma tabela que identifica uma única linha da tabela. A chave primária é extraída a partir do conjunto de chaves candidatas de uma tabela ( certo )

    Chave Primária: Chaves cujas colunas são utilizadas para identificar linhas em uma tabela – em geral, vêm sublinhada.

    Chave Estrangeira: Chaves de uma tabela que fazem referência à chave primária de outra tabela, ou até mesmo da própria tabela.

    Chaves são um conjunto de atributos.


ID
5446357
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação à arquitetura e à estrutura de banco de dados, julgue o próximo item.


Em um sistema gerenciador de banco de dados, a chave estrangeira se caracteriza por um atributo que existe para substituir a chave primária na entidade estrangeira.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em dizer que a FK substitui uma PK, o que não necessariamente ocorre (apesar de a questão não ter sido taxativa). A chave estrangeira pode referenciar qualquer atributo ou conjunto de atributos, desde que esses também possam identificar unicamente um registro da tabela de destino.

  • JUSTIFICATIVA CESPE: ERRADO. Uma chave estrangeira é um campo que aponta para a chave primária de outra tabela ou da mesma tabela, ou seja, passa a existir uma relação entre duplas de duas tabelas ou de uma única tabela. A finalidade da chave estrangeira é garantir a integridade dos dados referenciais, pois apenas serão permitidos valores que supostamente vão aparecer na base de dados. Esse tipo de atributo não permite exclusão, modificação ou inserção de dados em tabelas que estejam dependentes umas das outras, o que requer modificadores especiais, como cascade, por exemplo.

  • Não existe essa relação de substituição da PK pela FK. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é coisa kkkkkk

  • Chave Primária identifica e garante a unicidade a um registro de uma tabela. Desse modo ele é único, mas também não nulo, ou seja, é obrigatório que haja um valor válido ali. Por outro lado, a Chave Estrangeira promove o relacionamento entre tabelas

  • Gabarito: ERRADO. (Não tem essa relação de substituição da chave primária pela chave estrangeira, por isso está errada a questão).

    O que significa Chaves?

    R. São elementos das tabelas que evitam redundância e garantem consistência e integridade dos dados.

    Qual a definição de chave primária?

    1. A chave primária, ou Primary key (PK) é o identificador único de um registro na tabela. Pode ser constituída de um campo (chave simples) ou pela combinação de dois ou mais campos (chave composta), de tal maneira que não existam dois registros com o mesmo valor de chave primária;

    2. é o conjunto de um ou mais atributos para identificar uma tupla de uma entidade;

    3. é utilizado para identificar de forma única cada linha numa tabela;

    4. tanto chaves primárias quanto chaves estrangeiras, são atributos que identificam uma entidade;

    5. para o cebraspe, a chave composta é considerada uma chave primária.

    Qual definição de chave estrangeira?

    1. Chave estrangeira, ou Foreign Key (FK), ou ainda chave externa é a chave que permite a referência a registros oriundos de outras tabelas. Ou seja, é o campo ou conjunto de campos que compõem a chave primária de uma outra tabela. ... Uma chave estrangeira é a representação de um relacionamento entre tabela;

    2. é aquela que permite a ligação lógica entre duas tabelas;

    3. chave estrangeira de uma tabela se liga logicamente à chave primária de outra tabela.

    Bons Estudos!


ID
5446360
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o próximo item a respeito da administração e do gerenciamento de banco de dados.


Trigger é uma instrução que o sistema gerenciador de banco de dados executa automaticamente como resultado de um evento sempre que houver uma tentativa de modificar os dados de uma tabela que é protegida por ele.

Alternativas
Comentários
  • Um trigger é um tipo especial de procedimento armazenado, que é executado sempre que há uma tentativa de modificar os dados de uma tabela que é protegida por ele. Por isso temos:

    • Associados a uma tabela: os TRIGGERS são definidos em uma tabela específica, que é denominada tabela de TRIGGERS;
    • Chamados Automaticamente: quando há uma tentativa de inserir, atualizar ou excluir os dados em uma tabela, e um TRIGGER tiver sido definido na tabela para essa ação específica, ele será executado automaticamente, não podendo nunca ser ignorado.
    • Não podem ser chamados diretamente: ao contrário dos procedimentos armazenados do sistema, os disparadores não podem ser chamados diretamente e não passam nem aceitam parâmetros.
    • É parte de uma transação: o TRIGGER e a instrução que o aciona são tratados como uma única transação, que poderá ser revertida em qualquer ponto do procedimento, caso você queria usar “ROLLBACK”.

    GABARITO CORRETO.

    FONTE: Devmedia.com

  • Um Trigger é um procedimento armazenado no banco de dados que é chamado automaticamente sempre que ocorre um evento especial no banco de dados. Por exemplo, um acionador pode ser chamado quando uma linha é inserida em uma tabela especificada ou quando determinadas colunas da tabela estão sendo atualizadas.


ID
5446363
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o próximo item a respeito da administração e do gerenciamento de banco de dados.


Uma tabela está na BCNF (boyce-codd normal form) quando os seus campos apresentarem uma dependência funcional com tabelas estrangeiras.

Alternativas
Comentários
  • Uma relação está na Forma Normal de Boyce-Codd se todo determinante é uma chave candidata.

    Resposta: ERRADA

  • FBNC Cada determinante é uma chave candidata.

    Identifica de forma única uma entidade, ou seja, não pode haver dados repetidos. ex (Exemplo: CNPJ, CPF, Código do fornecedor, Número da matrícula)

    consideramos que toda tabela no banco de dados precisa ter um atributo determinante, que também chamamos de chave primária


ID
5446366
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o próximo item a respeito da administração e do gerenciamento de banco de dados.


Restrição de domínio é o conjunto de possíveis valores que um atributo pode receber.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    restrições de domínio - evitando valores inválidos

    restrições de integridade - aceitação de valores nulos

    valor padrão - transformando valores nulos


ID
5446369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o próximo item a respeito da administração e do gerenciamento de banco de dados.


O esquema de banco de dados é o espaço destinado ao armazenamento do banco de dados; fisicamente, os dados são armazenados em datafiles, que alocam imediatamente o espaço especificado na sua criação

Alternativas
Comentários
  • O Esquema é o projeto geral do banco de dados.

    Resposta: ERRADA

  • JUSTIFICATIVA CESPE: ERRADO. Os bancos de dados mudam com o tempo, à medida que as informações são inseridas, excluídas e alteradas. A coleção das informações armazenadas no banco de dados em um determinado momento é uma instância do banco de dados. O projeto geral do banco de dados é o esquema do banco de dados. Os esquemas raramente são modificados. Um esquema de banco de dados corresponde às declarações de variável (juntamente com as definições de tipo associadas) em um programa. Cada variável possui um valor específico em um dado instante. Os valores das variáveis em um programa em um instante do tempo correspondem a uma instância de um esquema de banco de dados.

  • e os metadados referentes ao esquema ficam no catálogo

  • ✅Gabarito(Errado)  

    Esquema 

    Em qualquer modelo de dados, é importante distinguir entre a descrição do banco de dados e o próprio banco de dados. Tal descrição é chamada de esquema do banco de dados, que é especificado durante o projeto do banco de dados e não se espera que mude com frequência. A maioria dos modelos de dados tem certas convenções para representar esquemas como diagramas. A representação de um esquema é chamada de diagrama de esquema.

    Mudanças no esquema normalmente são necessárias à medida que os requisitos das aplicações do banco de dados mudam. Sistemas de banco de dados mais novos incluem operações para permitir mudanças de esquema, embora esse processo seja mais complicado do que as simples atualizações no banco de dados.

    Em terminologia de banco de dados, em inglês, é comum usar schemas como plural para schema, embora schemata seja a forma no plural apropriada. A palavra scheme também é usada para se referir a um esquema.

    Fonte: Sistemas de Banco de Dados - 6° Edição - Elmasri/Navathe.

    Datafiles

    Tablespaces, unidades lógicas de armazenamento, e cada tablespace consiste de um ou mais datafiles, estruturas físicas de armazenamento.

    Fonte: Q49115

  • Um esquema de banco de dados representa a configuração lógica da totalidade ou de parte de uma base de dados relacional. 


ID
5446372
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item que se segue, quanto aos conceitos de tuning e de segurança em banco de dados.


Um índice denso possui o campo chave primária e, no segundo campo, um ponteiro para o bloco de memória do disco.

Alternativas
Comentários
  • Indíce Esparso:

    • Índices primários: Entradas do índice = número de blocos.
    • Clustering (agrupamentos): Entradas do índice = número de valores distintos do campo de indexação

    Indíce Denso:

    • Índices Secundário: Entradas do índices = número de registros do arquivo de dados (Pode ou não ser denso).
  • Gabarito: ERRADO.

    Qual a função do Índice?

    R. São recursos que otimizam a localização dos dados em uma tabela, assim como os índices ou sumários dos livros.

    O que é Denso?

    Há uma entrada no índice que aponta para cada registro no arquivo de dados;

    A localização do registro solicitado é mais rápida, no entanto ocupa mais espaço;

    O arquivo de dados só é consultado se o argumento de pesquisa aparece no índice. Um índice denso pode ser agrupado ou não agrupado.

    Bons Estudos!


ID
5446375
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item que se segue, quanto aos conceitos de tuning e de segurança em banco de dados.


O processo de otimização de consulta se caracteriza pela escolha de uma estratégia mais eficiente para o processamento de uma consulta SQL.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA DA BANCA

    CERTO. Otimização da consulta é o processo de selecionar o plano de avaliação de consulta mais eficiente entre as muitas estratégias normalmente possíveis para o processamento de determinada consulta, especialmente se a consulta for complexa.

  • ✅Gabarito(Certo)  

    ✓  O módulo de processamento e otimização de consulta do SGBD é responsável por escolher um plano de execução eficiente para cada consulta, com base nas estruturas de armazenamento existentes. A escolha de quais índices criar e manter faz parte do projeto e ajuste de banco de dados físico, que é uma das responsabilidades da equipe de DBAs.

    Fonte: Elmasri Navathe - Sistemas de Banco de Dados 6° Edição. Publicada pela Pearson Education.

    A descrição "projeto e ajuste de banco de dados físico" já foi mencionada em outra questão:

    ✓  O termo tuning em banco de dados é um procedimento que pode ser executado após a implementação, testes e o uso do banco de dados, período em que geralmente são reveladas oportunidades para alterações no projeto físico.

    Fonte: Q538949


ID
5446378
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item que se segue, quanto aos conceitos de tuning e de segurança em banco de dados.


A criação de usuários em um sistema gerenciador de banco de dados está associada a uma role, ou seja, cada usuário deve ser associado a uma única role.

Alternativas
Comentários
  • R. Errado

    Creio que não seja uma ÚNICA role.

  • Errado

    Uma Role ou papel é um agrupamento de permissões que pode ser concedida a usuários ou outras roles. Sua utilização ajuda a administrar as permissões de objetos no banco de dados, e poupa o tempo que seria gasto com permissões e revogações individuais.

    O erro está em afirmar que deve ser uma ÚNICA ROLE, pois o usuários podem estar associados a mais de uma ROLE, ou seja a mais de um tipo de permissão.

  • O usuário pode não ser relacionado a nenhuma role ou a várias roles.

    A criação de usuários em um sistema gerenciador de banco de dados está associada a uma role, ou seja, cada usuário deve ser associado a uma única role.


ID
5446381
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o item que se segue, quanto aos conceitos de tuning e de segurança em banco de dados.


O comando REVOKE remove privilégios de acesso de usuário à tabela do banco de dados.

Alternativas
Comentários
  • REVOKE -- revoga privilégios de acesso

  • Comando GRANT: concede privilégios sobre uma relação a determinados usuários.

    Comando REVOKE: revoga privilégios previamente concedidos sobre uma relação a determinados usuários.


ID
5446384
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca do gerenciamento de serviços com base na ITIL v3, julgue o item a seguir.


No processo de gestão de incidentes, devem-se resolver apenas os incidentes cuja causa raiz seja identificada, independentemente do tempo gasto nessa atividade.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

    Gerenciamento de Incidente: Vital para manter a agilidade dos serviços de TI.

    • Objetivo: restaurar os serviços o mais rápido possível com o mínimo de interrupção, minimizando os impactos negativos nas áreas de negócio. Não prioriza a identificação da causa raiz.

    Gerenciamento de Problema: Os problemas com causas não identificadas serão analisados e corrigidos para que não voltem a acontecer.

    • Objetivo: minimizar a interrupção nos serviços de TI.

    RESUMINDO:

    Ger. de incidentes: prioriza restabelecer o serviço e não se preocupa diretamente com "o que ocasionou o incidente".

    Ger. de problemas: prioriza identificar a causa raiz, ou seja, o que ocasionou o incidente, para que esse não venha a ocorrer novamente.

    FONTE: ITIL v3


ID
5446387
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca do gerenciamento de serviços com base na ITIL v3, julgue o item a seguir.


Durante a etapa de design do serviço, no processo de gestão da capacidade, devem-se considerar os recursos necessários de tecnologia que abrangem todos os componentes de hardware e software, para fornecer o serviço de tecnologia da informação de forma a garantir o desempenho adequado para o serviço.

Alternativas
Comentários
  • Gerenciamento da Capacidade: Assegura que a infraestrutura da TI seja compatível com a demanda atual

    e absorva a demanda futura do serviço. Responsável pela administração do Sistema de Informação de

    Gerenciamento da Capacidade (CIMS).

    Gab: Certo.

    Foco!


ID
5446390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca do gerenciamento de serviços com base na ITIL v3, julgue o item a seguir.


O processo de gestão de acessos tem a finalidade de garantir a menor interrupção possível do serviço provido no caso de alteração em um ambiente de tecnologia da informação para melhoria dos negócios.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ERRADO

    Gerenciamento de Acesso: Concede ao usuário o direito de usar um serviço, mas nega o acesso a usuários não autorizados. (Confidencialidade)

        O Gerenciamento da Segurança da Informação define as políticas de segurança, enquanto o Gerenciamento de Acesso executa o que foi definido a partir destas políticas;

    FONTE: ITIL v3


ID
5446393
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca do gerenciamento de serviços com base na ITIL v3, julgue o item a seguir.


A gestão de configuração é o processo mediante o qual se fornece um modelo de serviços, ativos e serviços de infraestrutura, registrando-se os relacionamentos entre esses elementos.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO Gerenciamento de Configuração e Ativos de Serviço: Processo que permite um controle maior da organização sobre os ativos de TI e seus relacionamentos. FONTE: ITIL v3

ID
5446396
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Acerca do gerenciamento de serviços com base na ITIL v3, julgue o item a seguir.


Demandas de baixo risco, como a alteração de senhas em uma estação de trabalho, podem ser consideradas uma requisição de serviço que se enquadra no processo de cumprimento de requisição.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA DA BANCA: CERTO. Na ITIL v3, o processo de gestão de configuração deve fornecer um modelo de serviços, ativos e serviços de infraestrutura, registrando os relacionamentos entre esses elementos, que ficam armazenados em uma base de dados de configuração.


ID
5446399
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com base na norma ISO/IEC 27001, julgue o item seguinte.


Uma organização deve prever auditorias internas sobre o seu sistema de gestão de segurança da informação, em intervalos planejados, para verificar a conformidade com os requisitos da norma.

Alternativas
Comentários
  • Exatamente.

    9.2 Auditoria interna

    A organização deve conduzir auditorias internas a intervalos planejados para prover informações sobre

    o sistema de gestão da segurança da informação. ISO 27001.

    Gab: Certo.

    Foco!


ID
5446402
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com base na norma ISO/IEC 27001, julgue o item seguinte.


A referida norma determina que, durante o planejamento do sistema de gestão de segurança da informação, sejam tomadas as medidas de prevenção e redução de efeitos indesejados dos riscos relacionados ao escopo de gestão dos serviços de tecnologia da informação.

Alternativas
Comentários
  • No momento do planejamento a organização deve considerar .

    Neste momento(planejamento) a organização não toma nenhuma medida como proposto pela assertiva.

    Logo, gabarito errado.

    Foco!

  • Apenas complementando.

    GABARITO ERRADO

    6 Planejamento

    6.1 Ações para contemplar riscos e oportunidades

    6.1.1 Geral

    Quando do planejamento do sistema de gestão da segurança da informação, a organização deve considerar as questões referenciadas em 4.1 e os requisitos descritos em 4.2, e determinar os riscos e oportunidades que precisam ser consideradas para:

    • a) assegurar que o sistema de gestão da segurança da informação pode alcançar seus resultados pretendidos;
    • b) prevenir ou reduzir os efeitos indesejados; e
    • c) alcançar a melhoria contínua

    FONTE: ISO 27001

  • Além do que foi apontado pelos colegas, eu entendi que o escopo é mais amplo, não somente a "gestão dos serviços de tecnologia da informação". Entendo que segurança da informação envolve todas as áreas da organização. Correto meu pensamento?


ID
5446405
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com base na norma ISO/IEC 27001, julgue o item seguinte.


O processo de avaliação de riscos deve ser aplicado para identificar riscos da gestão de configuração e de problemas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    A filosofia principal da ISO 27001 é descobrir quais incidentes podem ocorrer (ou seja, avaliar os riscos) e, em seguida, encontrar as formas mais adequadas para evitar tais incidentes (ou seja, tratar os riscos).

    Não tem ligação direta com gestão de configuração e de problemas.

  • Palavras de ordem da ISO: confidencialidade, integridade e disponibilidade de informações. Questão mais para ITIL.

    Gabarito errado.

    Bjus pra tia Lea!

  • ERRADO. A norma ABNT NBR ISO/IEC 27001 prevê que devem ser identificados riscos associados à confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação.

    (Gabarito do Cespe)


ID
5446408
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com base na norma ISO/IEC 27001, julgue o item seguinte.


Ao analisar criticamente o sistema de gestão de segurança da informação (SGSI) da organização, a alta direção deve incluir oportunidades de melhoria nesse sistema.

Alternativas
Comentários
  • Exatamente.

    Esse é um dos meios pelo qual a alta direção demostra sua liderança e comprometimento.

    g) promovendo a melhoria contínua

    Gab: Certo.

    Foco!

  • Gabarito: Certo

    ABNT NBR ISO/IEC 27001:2013

    5 Liderança

    5.1 Liderança e comprometimento

    A Alta Direção deve demonstrar sua liderança e comprometimento em relação ao sistema de gestão

    da segurança da informação pelos seguintes meios:

    a) assegurando que a política de segurança da informação e os objetivos de segurança da informação

    estão estabelecidos e são compatíveis com a direção estratégica da organização;

    b) garantindo a integração dos requisitos do sistema de gestão da segurança da informação dentro

    dos processos da organização;

    c) assegurando que os recursos necessários para o sistema de gestão da segurança da informação

    estão disponíveis;

    d) comunicando a importância de uma gestão efi caz da segurança da informação e da conformidade

    com os requisitos do sistema de gestão da segurança da informação;

    e) assegurando que o sistema de gestão da segurança da informação alcança seus resultados

    pretendidos;

    f) orientando e apoiando pessoas que contribuam para efi cácia do sistema de gestão da segurança

    da informação;

    g) promovendo a melhoria contínua; e

    h) apoiando outros papéis relevantes da gestão para demonstrar como sua liderança se aplica às

    áreas sob sua responsabilidade.


ID
5446411
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com base na norma ISO/IEC 27001, julgue o item seguinte.


A manutenção de contatos apropriados com autoridades relevantes relaciona-se com a organização da segurança da informação na medida em que reduz o uso indevido de ativos da entidade.

Alternativas
Comentários
  • Não é este o objetivos da manutenção de contatos pelas organizações.

    Segue.

    Diretrizes para implementação

    Convém que a organização tenha procedimentos implementados que especifiquem quando e quais

    autoridades (por exemplo, obrigações legais, corpo de bombeiros, autoridades fiscalizadoras, entidades

    regulatórias) serão contactadas e como os incidentes de segurança da informação identificados serão

    reportados em tempo hábil (por exemplo, no caso de suspeita de que a lei foi violada). ISO 27002.

    Gab: Errado.

    Foco!


ID
5446414
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com base na norma ISO/IEC 27001, julgue o item seguinte.


Conscientização, educação e treinamento em segurança da informação são previstos na norma como segurança em recursos humanos durante a contratação.

Alternativas
Comentários
  • gabarito: c

    A.7.2.2 Conscientização, educação e treinamento em segurança da informação

    Controle

    Todos os funcionários da organização e, onde pertinente, partes externas devem receber treinamento, educação e conscientização apropriados, e as atualizações regulares das políticas e procedimentos organizacionais relevantes para as suas funções.

  • GABARITO CERTO

    A.7.2 Durante a contratação

    A.7.2.2 Conscientização, educação e treinamento em segurança da informação

    Controle

    Todos os funcionários da organização e, onde pertinente, partes externas devem receber treinamento, educação e conscientização apropriados, e as atualizações regulares das políticas e procedimentos organizacionais relevantes para as suas funções.

    FONTE: ISO 27001


ID
5446417
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito de sistemas de detecção de intrusão e proteção contra softwares maliciosos, julgue o item subsequente.


A instalação de um software capaz de identificar e alertar uma intrusão em uma estação de trabalho é considerada uma solução de prevenção a intrusão, mesmo que esse software não consiga efetivamente impedir ou bloquear a ação maliciosa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    A questão misturou IDS e IPS.

  • A instalação de um software capaz de identificar e alertar uma intrusão em uma estação de trabalho é considerada uma solução DE detecção(IDS). Quem faz prevenção é o IPS.

    Gabarito errado.

    Bjus pra tia Lea!

  • Acredito, particularmente, que essa é uma daquelas questões conceito que a banca coloca o gabarito que quiser, pois a detecção não deixa de ser uma medida preventiva.
  • Segundo a jurisprudência da banca CESPE...

  • Essa questão é 100% pegaginha. Conforme bem orientado pelo Pericles, ela misturou o conceito de IPS que basiado em assinatura ou comportamento toma alguma ação como por exemplo bloquear a conexão, com IDS que apenas notifica ao administrador da rede alguma irregulariade.


ID
5446420
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito de sistemas de detecção de intrusão e proteção contra softwares maliciosos, julgue o item subsequente.


Bot é um software malicioso que, quando instalado em um computador, possui a capacidade de controlá-lo remotamente.

Alternativas
Comentários
  • Bot é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente sem o conhecimento do seu dono. 

    Resposta: CERTA

  • BOT: é um programa que possui mecanismos de replicação, infecção e ações maliciosas similares aos de um Worm, entretanto dispõe de mecanismos de comunicação que permitem que ele seja controlado remotamente. É utilizado para realizar ações repetitivas, se fazendo passar por um ser humano, em que a máquina infectada passa a ser chamada de zumbi e sem o conhecimento do usuário pode ser utilizada para ações maliciosas.

    bot= diminutivo de robot = robô; net = rede;

    bot = robô; botnet = rede de robôs

    COMPLEMENTANADO SOBRE A BOTNET (rede zumbi) :

    Botnet: é uma rede de computadores executando um ou mais bots. Bot não necessariamente é malicioso e nocivo, por exemplo os chat bots. É um malware quando infecta um host e e se conecta de volta ao servidor central, sem o consentimento do usuário. Bots executam diversas funções, a mais conhecida é o ataque DoS (denial of service), em que basta um PC, e o DDoS (distributed denial of service) em que é utilizada uma rede de bots, a botnet. 

  • Essas generalizações da CESPE é f....

    O bot é um programa como outro qualquer, quem faz uso de forma maliciosa é o usuário.

  • < > GABARITO: CERTO

    • PARA AJUDAR A FIXAR

    BOT (ROBOT)

    • CONTROLA REMOTAMENTE O COMPUTADOR DO USUÁRIO SEM QUE SEJA PERCEBIDO
    • É DISCRETO
    • SE COMUNICA COM O INVASOR
    • CONTAMINAR O MAIOR NUMERO DE COMPUTADORES --> (BOTNET) REDE ZUMBI

    ATENÇÃO! BOTNET NÃO SERIA UM MALWARE, SERIA UM TIPO DE MALWARE.

    PORÉM, CONTUDO, TODAVIA, NO ENTANTO... PARA NOSSA QUERIDA CESPE É MALWARE

  • Bot:

    Programa que permite que o computador infectado seja CONTROLADO REMOTAMENTE.

    É similar ao Worm.

    Capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades em programas.

    Rede de bots (vários computadores infectados) -> Chama-se BOTNET.

     

    Questões Relacionadas:

    (CESPE/PF/2014) - Computadores infectados por botnets podem ser controlados remotamente bem como podem atacar outros computadores sem que os usuários percebam. (CERTO)

     

    (CESPE/TER-GO/2015) - Botnet é uma rede formada por inúmeros computadores zumbis e que permite potencializar as ações danosas executadas pelos bots, os quais são programas similares ao worm e que possuem mecanismos de controle remoto. (CERTO)

    Botnet é a junção da contração das palavras robot (bot) e network (net). Uma rede infectada por bots é denominada de botnet (também conhecida como rede zumbi), sendo composta geralmente por milhares desses elementos maliciosos que ficam residentes nas máquinas, aguardando o comando de um invasor. Um invasor que tenha controle sobre uma botnet pode utilizá-la para aumentar a potência de seus ataques, por exemplo, para enviar centenas de milhares de e-mails de phishing ou spam, desferir ataques de negação de serviço etc

     

  • BOT

    Programa que, alem de incluir funcionalidades de worms, dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor, permitindo que seja controlado remotamente

    • modos de comunicação:

    – canais de IRC, servidores Web, compartilhamento de arquivos P2P

    • computador zumbi pode ser orientado a:

    – desferir ataques na Internet – furtar dados – enviar spam e e-mails de phishing

    fonte: Cartilha de Segurança - cert.br

  • Já viu questões afirma que ele é um código e estando certa.


ID
5446423
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

A respeito de sistemas de detecção de intrusão e proteção contra softwares maliciosos, julgue o item subsequente.


Para diminuir o risco de vazamento de dados devido à ação de softwares maliciosos em estações de trabalho, é correto o uso de uma solução de antivírus com recursos de DLP (data loss prevention).

Alternativas
Comentários
  • GABARITO CERTO - DLP é a sigla de “Data Loss Prevention”, que traduzida para o português significa “prevenção de perda de dados".    É uma ferramenta de segurança que ajuda empresas a garantir que informações comerciais críticas ou confidenciais não saiam da rede corporativa ou cheguem a um usuário sem acesso.    Com o software DLP, as empresas podem se defender contra roubo, perda e exfiltração de dados e, além disso, protege desde dados em movimento na rede até dados em repouso nas áreas de armazenamento ou em desktops, laptops etc..
  • Gabarito: Certo

    É uma boa prática utilizar antivírus para diminuir o risco de vazamento de dados. Utilizar um antivírus com recursos DLP então, ajuda ainda mais.

    DLP (Data Loss Prevention) é uma solução com foco na prevenção à perda de dados.

    Fonte: https://triplait.com/solucao-de-dlp/

  • Data Loss Prevenion (DLP) ou Prevenção de Perda de Dados é um conjunto de práticas (e produtos) que garantem que os dados confidenciais ou críticos de uma organização permaneçam disponíveis para os usuários autorizados e não sejam compartilhados ou disponibilizados para usuários não autorizados

    Fonte

    https://leadcomm.com.br/2020/09/16/o-que-e-data-loss-prevention-dlp-e-como-posso-proteger-minha-empresa/


ID
5446426
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Quanto a criptografia e certificação digital, julgue o item que se segue.


O protocolo RSA faz uso de chaves públicas e privadas, que são distintas.

Alternativas
Comentários
  • O protocolo RSA pertence a conjunto de protocolos que fazem parte da criptografia assimetria, a qual utiliza duas chaves, um privada e uma publica, para criptografar e desencriptografar a informação.

    Resposta: CERTA

  • O protocolo RSA faz uso de chaves públicas e privadas, que são distintas.

  • Protocolos de chaves ASSIMÉTRICAS , onde há chaves públicas e privadas.

    DIFFIE HELMAN , ELGAMAL ,RSA E ECC CURVAS ELIPTICAS

  • Gabarito: Certo

    O protocolo RSA é de criptografia assimétrica, ou seja, utiliza duas chaves: uma pública e uma privada, que são distintas. É considerado um dos mais seguros e o primeiro a possibilitar a assinatura digital. O tamanho das chaves varia entre 512 e 2048 bits.

    Outros algoritmos criptográficos assimétricos são: Diffie Hellman, ECC, El Gamal.

  • Certo, o RSA pertence a chave de criptografia Assimétrica, na qual utiliza duas chaves diferentes. Ora para codificar, ora para decodificar.

  • RSAssimetrica, ajuda na hora do desespero rsrs

  • RSA, DIFFIE-HELLMAN, CURVAS ELÍPTICAS e ELGAMAL são exemplos de criptografia assimétrica

  • RSA - ASSIMÉTRICA

  • Certo

    Um pouco sobre o RSA:

    Fonte: meu resumo.

    O RSA é um algoritmo assimétrico que possui este nome devido a seus inventores: Ron Rivest, Adi Shamir e Len Adleman, que o criaram em 1977 no MIT.

    Atualmente, é o algoritmo de chave pública mais amplamente utilizado, além de ser uma das mais poderosas formas de criptografia de chave pública conhecidas até o momento. O RSA utiliza números primos. A premissa por trás do RSA consiste na facilidade de multiplicar dois números primos para obter um terceiro número, mas muito difícil de recuperar os dois primos a partir daquele terceiro número. Isto é conhecido como fatoração. Por exemplo, os fatores primos de 3 337 são 47 e 71. Gerar a chave pública envolve multiplicar dois primos grandes; qualquer um pode fazer isto. Derivar a chave privada a partir da chave pública envolve fatorar um grande número. Se o número for grande o suficiente e bem escolhido, então ninguém pode fazer isto em uma quantidade de tempo razoável. Assim, a segurança do RSA baseia se na dificuldade de fatoração de números grandes. Desse modo, a fatoração representa um limite superior do tempo necessário para quebrar o algoritmo. Uma chave RSA de 512 bits foi quebrada em 1999 pelo Instituto Nacional de Pesquisa da Holanda, com o apoio de cientistas de mais 6 países. Levou cerca de 7 meses e foram utilizadas 300 estações de trabalho para a quebra. No Brasil, o RSA é utilizado pela ICP-Brasil, no seu sistema de emissão de certificados digitais, e a partir do dia 1º de janeiro de 2012, as chaves utilizadas pelas autoridades certificadoras do país, passam a ser emitidas com o comprimento de 4 096bits, em vez dos 2 048bits.


ID
5446429
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Quanto a criptografia e certificação digital, julgue o item que se segue.


No processamento de grandes volumes de dados, as chaves assimétricas são uma opção mais rápida que as simétricas para garantir a confidencialidade dos dados.

Alternativas
Comentários
  • As chaves assimétricas são utilizadas duas chaves (pública e privado), logo a decriptação é mais morosa que a Chave simétrica que utiliza-se de apenas uma chave.

    Fortis Fortuna Adiuvat

  • Simplesmente: a operação de chave simétrica é mais simples, pois existe uma única chave entre as operações, logo, também é mais rápida,

    Portanto, gabarito errado.

    Bjs pra tia Lea!

  • é justamente o contrário

  • ERRADO- A chave simétrica é mais indicada para garantir a confidencialidade de grandes volumes de dados, porque seu processo é mais rápido. Porém menos seguro.


ID
5446432
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Quanto a criptografia e certificação digital, julgue o item que se segue.


Um certificado digital faz uso de criptografia simétrica para que possa validar a autenticidade de uma informação.

Alternativas
Comentários
  • A certificado digital faz uso da criptografia assimétrica para garantir a autenticidade.

    OBS: Criptografia simétrica garante apenas a confidencialidade.

    Resposta: ERRADO

  • < > GABARITO: ERRADO

    • PARA AJUDAR A FIXAR

    CERTIFICADO DIGITAL -- CHAVE ASSIMÉTRICA

    AQUISIÇÃO DE UM PAR DE CHAVES JUNTO A UMA ENTIDADE.

    AS PRINCIPAIS:

    AR: AUTORIDADE REGISTRO

    • VENDE CERTIFICADO
    • INTERMEDIADORA
    • CONFERE A DOCUMENTAÇÃO E O PROCESSO JUNTO A AC

    E QUEM OU O QUE É A AC?

    AC: AUTORIDADE CERTIFICADORA

    • EMITE/GERA O PAR DE CHAVES
    • VENDE CERTIFICADO DIGITAL
    • MANTER E DISPONIBILIZAR AS CHAVES PÚBLICAS
    • EMITE LISTA DE CERTIFICADOS REVOGADOS

    FUNÇÃO DO CERTIFICADO

    1. RELACIONA O TITULAR A UMA CHAVE
    2. ATESTAR A IDENTIDADE
    3. GARANTIR: CONFIDENCIALIDADE, AUTENTICIDADE E NÃO REPÚDIO

    APROFUNDANDO:

    TIPOS DE CERTIFICADOS

    TIPO A --> AUTENTICIDADE

    • A1 É O ÚNICO ARMAZENADO POR SOFTWARE OS OUTROS SÃO HARDWARE
    • GERA DUAS CHAVES - PÚBLICA E PRIVADA
    • 1 ANO DE VALIDADE

    TIPO S --> SIGILO

    TIPO T --> TIME STAMPING

    PARA QUEM PODE SER EMITIDO?

    • PESSOAS FÍSICAS
    • PESSOAS JURÍDICAS
  • GABARITO: ERRADO

    Para garantir autenticidade da informação, o certificado digital utiliza criptografia assimétrica, pois quando o emitido, o certificado apresentará a chave pública do detentor e sua respectiva chave privada ficará contida com o mesmo.

    É válido ressaltar que na criptografia simétrica há a possibilidade de garantir autenticidade da informação. Isso ocorre quando temos apenas dois usuários que possuem uma mesma chave(criptografia simétrica).

    Como exemplo: O usuário A envia uma mensagem a B, este terá certeza da autenticidade daquele, pois apenas A possui conhecimento da chave.

    Agora, quando temos três ou mais usuários que possuem conhecimento da chave, não podemos falar de autenticidade em criptografia simétrica.

  • meucaraterderevisao...

    ERRADO

    • PARA AJUDAR A FIXAR

    CERTIFICADO DIGITAL -- CHAVE ASSIMÉTRICA

    AQUISIÇÃO DE UM PAR DE CHAVES JUNTO A UMA ENTIDADE.

    AS PRINCIPAIS:

    AR: AUTORIDADE REGISTRO

    • VENDE CERTIFICADO
    • INTERMEDIADORA
    • CONFERE A DOCUMENTAÇÃO E O PROCESSO JUNTO A AC

    E QUEM OU O QUE É A AC?

    AC: AUTORIDADE CERTIFICADORA

    • EMITE/GERA O PAR DE CHAVES
    • VENDE CERTIFICADO DIGITAL
    • MANTER DISPONIBILIZAR AS CHAVES PÚBLICAS
    • EMITE LISTA DE CERTIFICADOS REVOGADOS

    FUNÇÃO DO CERTIFICADO

    1. RELACIONA O TITULAR A UMA CHAVE
    2. ATESTAR A IDENTIDADE
    3. GARANTIR: CONFIDENCIALIDADEAUTENTICIDADE NÃO REPÚDIO

    APROFUNDANDO:

    TIPOS DE CERTIFICADOS

    TIPO A --> AUTENTICIDADE

    • A1 É O ÚNICO ARMAZENADO POR SOFTWARE OS OUTROS SÃO HARDWARE
    • GERA DUAS CHAVES - PÚBLICA PRIVADA
    • 1 ANO DE VALIDADE

    TIPO S --> SIGILO

    TIPO T --> TIME STAMPING

    PARA QUEM PODE SER EMITIDO?

    • PESSOAS FÍSICAS
    • PESSOAS JURÍDICAS

  • Gabarito: Errado

    Um certificado digital é um arquivo de computador que contém um conjunto de informações referentes à entidade para quem o certificado foi emitido, acrescido da chave pública da entidade (criptografia assimétrica) e é assinado por uma autoridade certificadora.

    Bons estudos.

  • Um certificado digital faz uso de criptografia simétrica para que possa validar a autenticidade de uma informação.

    Certificado digital: É um documento digital como se fosse seu CPF ou RG por exemplo, esse doc gera chaves (assimétrica) pública e privada. A questão tenta confundir o conceito de chaves (simétrica e assimétrica).

    Simétrica -> Utiliza uma única chave que é uma chave pública.

    Assimétrica-> Utiliza duas chaves que são Pública e Privada.


ID
5446435
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Quanto a criptografia e certificação digital, julgue o item que se segue.


O resultado e o tamanho do método criptográfico hash variam de acordo com o tamanho da informação à qual ele seja aplicado.

Alternativas
Comentários
  • Hash é unidirecional

  • ERRADO

    JUSTIFICATIVA CESPE:

    O hash é um método criptográfico que, quando aplicado sobre uma informação, independentemente do tamanho que ela tenha, gera um resultado único e de tamanho fixo.

  • O código HASH é de tamanho fixo.

    Os mais utilizados são os de 128 bits ou 160 bits.

  • GABARITO: ERRADO

    A função hash, também chamada de função resumo, tem como objetivo pegar informações variáveis e transformá-las em informação com tamanho fixo, portanto não há variação de tamanho em sua saída.

  • Assertiva E

    O resultado e o tamanho do método criptográfico hash  "n" variam de acordo com o tamanho" fixo" da informação à qual ele seja aplicado.

  • Gabarito: Errado

    O resultado da função hash criptográfica será sempre do mesmo tamanho, fixo, independente do tamanho da mensagem que seja aplicada. Aí só vai variar de acordo com o método de hash que utilizar.

  • tipo assim galera:

    se tu escrever "LIVRO" a criptografia seria:

    por exemplo: 12345ab

    se tu escrever "LIVRO BONITO" a criptografia seria:

    por exemplo: 12345ah

    ou seja: a quantidade de números criptografados será a mesma,

    todavia serão numeros diferentes é claro.

    gab:certo

  • EAI CONCURSEIRO!!!

    Se você esta todo desorganizado nos seus estudos e perdido, sem saber oque fazer posso te indicar uma solução que desde quando comecei a usar mudou meu game no mundo dos concursos. É a Planilha do Aprovado, que é totalmente automatizada para organizar sua rotina de estudos revisões, grade horaria, tempo liquido de estudos e muito mais. Ela é totalmente intuitiva e de fácil execução não exigindo conhecimentos avançados sobre excel. Uma ferramenta dessa natureza otimiza muito o seu tempo e qualidade de aprendizado, pois controla e exibe toda sua evolução com o passar do tempo ajudando a se organizar melhor e dar ênfase nos seus pontos fracos colaborando para sua aprovação. Para quem tiver interesse é só acessar o link abaixo.

    Link do site: https://go.hotmart.com/H63735566R

  • O MD4 é um algoritmo de hash que cria um valor de hash de 128 bits funciona semelhante ao algoritmo de MD2.

     Desenvolvido em 1990/91 por Ron Rivest, vários ataques foram detectados, o que fez com que o algoritmo fosse considerado frágil. Descrito na RFC 1320.

    O MD5: O MD5 (Message-Digest algorithm 5) é um algoritmo de hash de 128 bits unidirecional desenvolvido pela RSA Data Security, Inc., descrito na RFC 1321, e muito utilizado por softwares com protocolo par-a-par (P2P, ou Peer-to-Peer, em inglês), verificação de integridade e logins. Existem alguns métodos de ataque divulgados para o MD5.O algoritmo de sintetização de mensagem MD5 é uma função hash amplamente utilizada que produz um valor de hash de 128 bits expresso em 32 caracteres[1]. Embora o MD5 tenha sido projetado inicialmente para ser usado como uma função hash criptográfica, foi constatado que ele sofre de extensas vulnerabilidades.

    Em criptografia, SHA-1 é uma função de dispersão criptográfica (ou função hash criptográfica) projetada pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos e é um Padrão Federal de Processamento de Informação dos Estados Unidos publicado pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST).

    SHA-1 produz um valor de dispersão de 160 bits (20 bytes) conhecido como resumo da mensagem. Um valor de dispersão SHA-1 é normalmente tratado como um número hexadecimal de 40 dígitos.

    WHIRLPOOL: função criptográfica de hash desenvolvida por Paulo S. L. M. Barreto e por Vincent Rijmen (co-autor do AES). A função foi recomendada pelo projeto NESSIE (Europeu). Foi também adotado pelo ISO e IEC como parte do padrão internacional ISO 10118-3.

  • O algoritmo de HASH transforma dados de ENTRADA DE QUALQUER TAMANHO em dados de SAÍDA EM TAMANHO FIXO.

  • O algoritmo de criptografia HASH, geralmente associado a uma chave pública, altera o tamanho da mensagem, tornando-a em um tamanho fixo e menor que a original.

  • A função hashing avalia completamente o documento baseado num algoritmo matemático que calcula um valor, tendo como parâmetro os caracteres do documento, obtendo um valor de tamanho fixo para o arquivo, conhecido como valor hash, ou seja, é um resumo gerado quando a mensagem é criptografada, tendo o mesmo tamanho. Dessa forma, garante a autenticidade e o não repúdio


ID
5446438
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de linguagens de marcação utilizadas para formatação de dados, julgue o item a seguir.


HTML e XML são equivalentes, pois ambas possuem uma semântica de apresentação predefinida.

Alternativas
Comentários
  • HTML é para criação de páginas Web.

    XML é para armazenar dados.

    HTML possui uma estrutura que pode ser alterada com tags, classes, atributos...

    No XML, a estrutura é mais rígida.

  • Olá Alberto, na verdade é o contrário: no HTML, que sim, é mais utilizada para criação de documentos Web, temos uma estrutura bem definida, estabelecendo todas as tags, atributos e as suas regras.

    No XML, a estrutura é flexível, podendo o desenvolvedor determinar suas próprias tags, atributos e estruturas, desde que seguindo algumas regras básicas de sintaxe.

    No caso do texto da questão, o HTML tem uma semântica de apresentação sugerida, mas, sem o uso de folhas de estilo CSS, a apresentação fica à critério da aplicação visualizadora (geralmente o navegador web).

    O XML não possui nenhuma semântica de apresentação definida. Sua apresentação, quando exibida a humanos, fica à critério da aplicação visualizadora. Há ainda a possibilidade de atribuir uma semântica de apresentação associando-se o documento XML a um arquivo XSLT criado pelo desenvolvedor.

  • XML você apenas representa um valor, não APRESENTA nada, nesse caso teria que utilizar do XMLt para isso.


ID
5446441
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de linguagens de marcação utilizadas para formatação de dados, julgue o item a seguir.


XML é uma linguagem de marcação que armazena e descreve dados, permitindo que eles sejam transferidos entre diferentes aplicativos e(ou) sistemas.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei com uma pulga atrás da orelha com o "armazena", mas o restante estava tão certinho que não dava pra dar errado.

  • Gab Certo. Além disso, é importante saber que pra ser bem formatado, é necessário, entre outros:

    1. ter um e apenas um elemento raiz
    2. todas as tags abertas devem ter fechamento
    3. não permite espaço em branco;
    4. case sensitive;
    5. Valores dos atributos devem estar entre aspas ou apóstrofos. não importa se são aspas simples ou duplas.
    6. não possui tags predefinidas.
    7. entre outros...

    Me corrijam se eu estiver errado

  • XML é um METALINGUAGEM de marcação, mas quem manda é a banca. ;)


ID
5446444
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Acerca de linguagens de marcação utilizadas para formatação de dados, julgue o item a seguir.


No fluxo de dados 3270, o caractere de controle de gravação WCC (write control character) é utilizado para emitir um sinal sonoro ou para desbloquear o teclado.

Alternativas
Comentários
  • IBM 3270

    O IBM 3270 é uma família de monitores orientados a bloco [1] e terminais de computador de impressora introduzidos pela IBM em 1971 [2] e normalmente usados para comunicação com mainframes IBM . O 3270 foi o sucessor do terminal de exibição IBM 2260 . [3] Devido à cor do texto nos modelos originais, esses terminais são informalmente conhecidos como terminais de tela verde . Ao contrário de um terminal orientado a caracteres , o 3270 minimiza o número de interrupções de E / S exigidas pela transferência de grandes blocos de dados conhecidos como fluxos de dadose usa uma interface de comunicação proprietária de alta velocidade, usando um cabo coaxial .

    A IBM não fabrica mais terminais 3270, mas o protocolo IBM 3270 ainda é comumente usado [4] por meio de clientes TN3270 [5] , emulação de terminal 3270 ou interfaces da web para acessar aplicativos baseados em mainframe, que às vezes são chamados de aplicativos de tela verde .

    Fluxo de dados

    Na comunicação orientada à conexão , um fluxo de dados é uma sequência de sinais coerentes codificados digitalmente ( pacotes de dados ou pacotes de dados ) usados para transmitir ou receber informações que estão em processo de transmissão. [1] Um fluxo de dados é um conjunto de informações extraídas de um provedor de dados. [2] Ele contém dados brutos que foram coletados a partir do comportamento do navegador dos usuários em sites, onde um pixel dedicado é colocado. Os fluxos de dados são úteis para cientistas de dados de big data e IA fornecimento de algoritmos. Os principais provedores de fluxo de dados são empresas de tecnologia de dados .

    Fluxo de dados

    Os dados enviados para o 3270 consistem em comandos, um caractere de controle de cópia (CCC) [h] ou um caractere de controle de gravação (WCC), se apropriado, um endereço de dispositivo [h] para cópia, pedidos, dados de caractere e [a] campos estruturados. Os comandos instruem a unidade de controle 3270 a executar alguma ação em um dispositivo especificado, como leitura ou gravação. Os pedidos são enviados como parte do fluxo de dados para controlar o formato do buffer do dispositivo. Os campos estruturados são para transmitir funções de controle adicionais e dados de ou para o terminal. [uma]

    Escrever personagem de controle

    Os dados enviados por Write ou Erase / Write consistem no próprio código de comando seguido por um Write Control Character (WCC) opcionalmente seguido por um buffer contendo pedidos ou dados (ou ambos). O WCC controla a operação do dispositivo. Os bits podem iniciar a operação da impressora e especificar um formato de impressão. Outras configurações de bits soarão o alarme sonoro se instaladas, desbloquear o teclado para permitir a entrada do operador ou redefinir todas as tags de dados modificados no buffer do dispositivo.

    https://stringfixer.com/pt/IBM_3270

    https://stringfixer.com/pt/Data_stream


ID
5446447
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito de armazenamento da informação, demanda de alto desempenho e escalabilidade.


Na rede SAN, a topologia arbitrated loop permite múltiplas e simultâneas conexões ponto a ponto via comutação nível 2, o que proporciona maior desempenho e escalabilidade.

Alternativas
Comentários
  • A descrição da assertiva estar mais para topologia Malha ou Switched fabric.

    A topologia arbitrated loop permite apenas 127 dispositivos, isso não garante escalabilidade, funciona em forma de anel e  pode ter apenas dois dispositivos se comunicando ao mesmo tempo.

    Gab: Errado.

    Bjus pra tia Lea!

  • A topologia Fibre Channel fabric permite múltiplas e coexistente conexões ponto a ponto via comutação nível 2, provendo maior desempenho e escalabilidade.

    Arbitrated loop é laço ou anel físico, na qual os dados são transmitido de um Nó_NL para outro Nó_NL até alcançar o Nó_NL de destino. Sendo assim, existe um caminho contínuo de dados através dos Nós_NL do laço, permitindo que qualquer dispositivo possa acessar outro dispositivo no laço.

    Fonte: https://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/san/san_d.html

  • Fonte: https://definirtec.com/loop-arbitrado-de-fibre-channel-fc-al/

  • Storage area network (SAN) ou rede privativa de armazenamento. SAN é uma rede privativa de armazenamento voltada para conectar e manter disponíveis servidores e storages via LAN ou WAN dentro de um ambiente seguro, preferencialmente redundante e de alta performance.


ID
5446450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito de armazenamento da informação, demanda de alto desempenho e escalabilidade.


A camada FC-2 do modelo do fiber channel utilizado na rede SAN é responsável pela codificação e decodificação de dados para transmissão na velocidade de gigabits.

Alternativas
Comentários
    • FC2  - define a estrutura das frames do FC e os protocolos de sinal, de Flow Control e as classes de serviço que o FC suporta. De forma a suportar estes serviços, o FC-2 define formatos de mensagens: Ordered Set, Frame, Sequence e Exchange;

    O FC é um protocolo de 5 camadas, consistindo nas seguintes camadas:

    • FC0  - inclui cabos, conectores, parametros opticos e eléctricos, etc;
    • FC1  - implementa a codificação e descodificação do sinal e controle de erros;
    • FC2  - define a estrutura das frames do FC e os protocolos de sinal, de Flow Control e as classes de serviço que o FC suporta. De forma a suportar estes serviços, o FC-2 define formatos de mensagens: Ordered Set, Frame, Sequence e Exchange;
    • FC3 Camada que implementa funções auxiliares;
    • Striping - Multiplica largura de banda usando multiplas N_ports;
    • Hunt groups - Habilidade de mais do que uma porta responder a um mesmo endereço (diminui as hipoteses de procurar N_port ocupadas);
    • -  - Uma transmissão para várias portas destino. (p.e. todas as N_Ports de um Fabric (broadcast) ou apenas para um subconjunto de N_Ports num Fabric)
    • FC4  - define interfaces com vários protocolos de nivel superior; responsável pelo encapsulamento das várias camadas;

    FC0, FC1 e FC2 são também conhecidas por FC-PH - Camada Fisica do FC.

    Os produtos Fibre Channel estão disponiveis a velocidades de 1 Gbit/s, 2 Gbit/s, 4 Gbit/s e 8 Gbit/s. Já existe o padrão de 10 Gbit/s, mas não existem ainda produtos que usem este padrão.

    Produtos baseados nos padrões 1, 2, 4 e 8 Gbit/s deverão ser interoperáveis , mas o padrão de 10 Gbit/s precisa de uma mudança "radical".

    RESP.: E


ID
5446453
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Julgue o item que se segue, a respeito de armazenamento da informação, demanda de alto desempenho e escalabilidade.


A utilização de um director fiber channel implica a criação de uma arquitetura menos complexa, com menor latência e gerenciamento facilitado.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Director Fiber Channel é um dispositivo de rede modular baseado em chassi que fornece conectividade entre servidores host , switches e sistemas de armazenamento em uma rede de área de armazenamento (SAN) FC dedicada. Foi projetado para lidar com cargas pesadas de tráfego de E/S de armazenamento , facilitar a transmissão de dados sem perdas e fornecer alta disponibilidade , alta largura de banda e baixa latência.


ID
5446456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de fitotecas, armazenamento de discos e replicação, julgue o item seguinte.


As fitotecas padrão utilizam fitas do tipo LTO (linear tape open); as fitotecas do tipo LTO-7 podem ler e gravar fitas do tipo LTO-5, LTO-6 e LTO-7.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

  • Até a geração 7, os drives LTO podem ler e gravar fitas da própria geração e de uma anterior. Assim, uma fitoteca LTO-7 só pode ler e gravar fitas LTO-7 e LTO-6.

    Referência: https://en.wikipedia.org/wiki/Linear_Tape-Open#Generations

    Gabarito: Errado


ID
5446459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Acerca de fitotecas, armazenamento de discos e replicação, julgue o item seguinte.


Embora combine vários discos rígidos, formando uma única unidade lógica, a tecnologia RAID não reduz o tempo de transferência de grandes volumes de dados.

Alternativas
Comentários
  • O aumento do desempenho das transferências no RAID se dar devido a divisão do arquivo que agora será processado em mais de um disco simultaneamente, principalmente, no RAID 0.

    Gab: Errado.

    Foco!

  • De modo geral, o RAID oferece maior desempenho de leitura e escrita, em graus variados de acordo com o nível do RAID e a disposição dos dados, e segurança, em razão da redundância (exceto RAID 0).

    GABARITO: ERRADO

  • Fala meu aluno(a)! A questão aborda conhecimentos acerca de Armazenamento de Dados em Redes de Computadores.

    Gabarito: ERRADO.

    QUESTÃO: Embora combine vários discos rígidos, formando uma única unidade lógica, a tecnologia RAID não reduz o tempo de transferência de grandes volumes de dados.ERRADO.

    # O Erro está em dizer que não reduz, na verdade é o contrário, reduz, olha a definição logo abaixo.

    O que é RAID?

    R. RAID, ou Conjunto Redundante de Discos Independentes, é um mecanismo que combina vários discos rígidos (HDs) em uma única unidade lógica, permitindo que os mesmos dados armazenados em um disco estejam disponíveis em outro. É um recurso valioso de segurança e desempenho, pois caso um disco falhe os demais continuaram operando sem perda de dados e interrupção no acesso aos dados.

    R. O RAID é uma tecnologia usada para aumentar o desempenho e / ou a confiabilidade do armazenamento de dados. A abreviatura significa Redundant Array of Inexpensive Disks . Um sistema RAID consiste em duas ou mais unidades trabalhando em paralelo. Estes discos podem ser discos rígidos ou SSD (drives de estado sólido).

    * Ganho de desempenho no acesso;

    * Redundância em caso de falha em um dos discos;

    * Uso múltiplo de várias unidades de discos;

    * Facilidade em recuperação de conteúdo perdido.

    Rumo à aprovação meus alunos(as)!

    Bons Estudos!


ID
5446462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de fitotecas, armazenamento de discos e replicação, julgue o item seguinte.


A replicação de dados oferece melhor desempenho e disponibilidade a sistemas porque permite que esses sistemas operem sobre cópias sem precisar se comunicar com sites remotos.

Alternativas
Comentários
  • A replicação (cópias locais de dados) permite acessar os dados de mais de um lugar com alto tempo de resposta, o que aumenta o desempenho, porque é possível trabalhar em paralelo ou recorrer ao ponto mais rápido, e a disponibilidade, porque, se houver falha em um local de acesso, busca-se outro.

    "A primeira é a replicação de dados. Se for possível manter cópias de um bloco de dados em vários locais, a velocidade dos acessos a partir desses locais pode ser aumentada. Uma dessas técnicas de replicação é fazer cache, na qual uma ou mais cópias de blocos de dados são mantidas próximas de onde estão sendo usadas, bem como no lugar a que elas “pertencem”.Tanenbaum e Austin. Organização estruturada de computadores, 6ª edição, 2013, p. 513.

    Gabarito: Certo.

  • Como funciona a replicação de dados? A replicação de dados funciona copiando dados de um local para outro, por exemplo, entre dois hosts locais no mesmo local ou em locais diferentes. Por exemplo, a duplicação do banco de dados no armazenamento é copiada de um sistema de rede de armazenamento para outro. ____________________________ Quais são os benefícios da replicação? A replicação oferece uma alta segurança das informações, diminuindo muito o risco de roubo e a invasão de dados. Esse cuidado ajuda a proteger a empresa jurídica e financeiramente e mantém referências como números de documentos pessoais dos clientes sob maior defesa.

ID
5446465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, que trata de virtualização e alta disponibilidade com clusters.


Na virtualização, throughput define a qualidade de serviço percebida pelo usuário.

Alternativas
Comentários
  • Comumente visto em redes de computadores, esse termo é sinônimo de "vazão". Quantidade de bits transferidos.

  • Throughput define a capacidade de hardware/software para processar os dados e é composto por velocidade I/O, velocidade de CPU, capacidade de paralelismo e eficiência do SO.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Virtualiza%C3%A7%C3%A3o

  • throughput  é a quantidade de dados transferidos de um lugar a outro, ou a quantidade de dados processados em um determinado espaço de tempo.

  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE: ERRADO.

    Dois conceitos fundamentais em virtualização são workload (carga de trabalho) e throughput (taxa de transferência). Workload consiste nos dados a serem processados e nas instruções a serem executadas sobre esses dados e define a qualidade de serviço percebida pelo usuário na ponta. throughpu t d e fine a capacidade do hardware/software para processar dados.

    FONTE: https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_gabarito/83438/cespe-cebraspe-2021-pg-df-analista-juridico-analista-de-sistema-suporte-e-infraestrutura-gabarito.pdf?_ga=2.34953761.1676441036.1634834989-804191472.1621542668&_gac=1.27619662.1636415885.Cj0KCQiAsqOMBhDFARIsAFBTN3fprraZgGJbpWTl4j2E5X2D_hkvsouR-BFLacSnDATQFiS2gsajuTQaAq_tEALw_wcB

  • Segundo o livro de Virtualização - 1ª Edição

    Componente Central do Datacenter do autor Manoel Veras pg 86

    O THROUGHPUT define a capacidade do hardware/software para processar dados.

    ▪ É composto de velocidade de I/O, velocidade de CPU, capacidades de paralelismo e eficiência do SO. ▪ O núcleo do sistema operacional, o espaço em disco, os controladores de cache e o microcódigo são exemplos dos recursos a serem avaliados para definir o THROUGHPUT.

    Errado


ID
5446468
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, que trata de virtualização e alta disponibilidade com clusters.


O hypervisor do tipo baremetal é executado diretamente no hardware do servidor, controlando o hardware e o acesso do sistema operacional convidado (guest).

Alternativas
Comentários
  • Bare Metal: O sistema de virtualização roda diretamente em cima do hardware, sem o intermédio de um S.O., que no caso também se trata de um sistema bare metal, pois gerencia diretamente o hardware.

    Gabarito: Certo

    Aeeeeeeeeeeeeh!

  • Questão que trata sobre Máquina Virtual de Sistema ou Hypervisor do TIPO 1

    Essa questão foi retirada do livro de Manoel Veras chamado Virtualização componente central do Datacenter página ed 1 pg 102. *DETALHE HÁ 2ED do mesmo livro

    TIPO UM – Baremetal HYPERVISOR que roda diretamente no hardware do servidor, também conhecido como BAREMETAL. Controla o hardware e o acesso do SO convidado (guest). O papel do HYPERVISOR nativo é compartilhar os recursos de hardware entre as máquinas virtuais de forma que cada uma delas imagina ter recursos exclusivos. São aqueles que rodam diretamente sobre o hardware de uma máquina real e as máquinas virtuais são postas sobre ele. A função básica de um HYPERVISOR nativo é compartilhar os recursos de hardware (processador, memória, meios de armazenamento e dispositivos de I/O) entre as diferentes máquinas virtuais de forma que cada uma delas tenha a ilusão de que esses recursos são privativos a ela. 

    certa


ID
5446471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, que trata de virtualização e alta disponibilidade com clusters.


O vSphere da VMWare possui a funcionalidade de reinicialização única (vSphere single reboot) que ignora uma etapa de reinicialização do host, aumentando-se, assim, o tempo necessário para a atualização de versões principais.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    O vSphere da VMWare possui a funcionalidade de reinicialização única (vSphere single reboot) que ignora uma etapa de reinicialização do host, DIMINUINDO, assim, o tempo necessário para a atualização de versões principais.


ID
5446474
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Julgue o item subsecutivo, que trata de virtualização e alta disponibilidade com clusters.


O modelo de processamento paralelo em um cluster de servidores é usado para aumentar a disponibilidade e o desempenho para as aplicações que demandam grandes tarefas.

Alternativas
Comentários
  • Vamos lá.

    O que é ?

    Um cluster pode ser definido como um tipo de sistema de processamento paralelo ou distribuído, que consiste de uma coleção de computadores interconectados que trabalham em conjunto como se fossem um único recurso computacional.

    Para quê?

    Aumentar a disponibilidade e o desempenho de aplicações que demandam grande esforço computacional para processamento de grandes conjuntos de dados em menor quantidade de tempo possível.

    Portanto, gabarito certo.

    Foco!


ID
5446477
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que se refere a data warehouse, data mining e sistema de mensageria, julgue o próximo item.


Em empresas que possuem várias plataformas de hardware e software e que carecem de padronização e integração de dados, o data warehouse pode fornecer um modelo de dados comum para suas diferentes áreas de interesse, independentemente da fonte de dados.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    A integração é realizada visando padronizar os dados dos diversos sistemas em uma única representação, para serem transferidos para a base de dados única do Data Warehouse.

    A parte do independentemente da fonte de dados é correta, pois o data warehouse pode ser composto por diversas formas de dados.

    fonte: devmedia.com.br

  • Adendo.

    Os DWs fornecem grande quantidade de dados integrados e frequentemente temporais, a integração ocorre no processo de ETL na SA.


ID
5446480
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que se refere a data warehouse, data mining e sistema de mensageria, julgue o próximo item.


Uma consulta de um sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) pode encontrar tendências úteis em um conjunto de dados, ao passo que o data mining fornece operações de análises mais abstratas, em alto nível, com o uso de algoritmos especializados.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    SGBD - Programas

    • È uma coleção de ferramentas e programas que permitem aos usuarios a criação do banco de dados e a manipulação dos seus registros. EX: Oracle; MySql; Microsoft Acess; SQL; Cassandra...

    Data Mining (Mineração de Dados)

    • É o uso da tecnologia da informação para descobrir regras, identificar fatores e tendência - chave, descobrir padrões e relacionamentos ocultos em grandes bancos de dados para auxiliar a tomada de decisões sobre estratégia e vantagens competitivas.

    Fonte: Curso Leo Matos

  • Certíssimo! Inclusive fazendo um link com outros assuntos, na Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM) o data mining pode ser entendido como uma “etapa dentro do processo de Extração do Conhecimento - KDD, que envolve a aplicação de ferramentas de busca, objetivando encontrar padrões em ‘conjuntos de dados’” [Fayyad, 1996]. Envolve ainda a decisão quanto à constatação de um modelo específico refletir ou não um conhecimento útil, como parte do processo KDD, para o qual a necessidade humana está direcionada. O grande volume de dados é então "minerado" e assim auxiliar a estratégia CRM, proporcionando o "one to one", já que os padrões de comportamento e preferências individuais podem ser assim entendidos, independentemente do volume de leads.

  • Encontrar tendência em consultas no sgbd??

  • Gabarito Cebraspe: C

    CERTO. Encontrar tendências úteis em conjuntos de dados é uma definição bastante imprecisa da mineração de dados, já que, de certo modo, todas as consultas de banco de dados fazem exatamente isso. As ferramentas de análise e exploração incluem consultas SQL, consultas OLAP e técnicas de mineração de dados. A mineração de dados fornece as operações de análise mais abstratas. Pode-se pensar nas diferentes tarefas de mineração de dados como consultas complexas, especificadas em um alto nível, com alguns parâmetros definidos pelo usuário, e para as quais são implementados algoritmos especializados.

  • A banca forçou na primeira afirmação da assertiva. Consulta no banco de dados por si só não fornece um parâmetro de tendência. É preciso processar o conjunto de dados, aplicando técnicas de Data Mining, para daí sim ter uma tendência.

  • A análise ao meu ver não tem nada de abstrato e e sim concreta por ser baseadas em fatos. Questão mal feita

  • Uma tendência pode partir da mineração com cruzamento de dados e não uma simples consulta ao SGBD. Tomara que não caia nenhuma questão com tom de desvaneio como essa na prova


ID
5446483
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

No que se refere a data warehouse, data mining e sistema de mensageria, julgue o próximo item.


Um sistema assíncrono de mensageria posta mensagens em um canal que diminui o acoplamento entre sistemas que trocam mensagens.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: CERTO. Sistemas assíncronos de mensageria surgem como reação aos problemas dos modelos de integração. Postando mensagens em um canal (message channel),sistemas enviam mensagens que podem ser recebidas por um ou mais sistemas interessados (broadcasting). Esse canal de mensagens é o que cria o limite entre aplicação e integração, diminuindo bastante o acoplamento entre os sistemas que trocam mensagens.

  • Cara o que é isso?

  • Um exemplo pratico disso é o JMS, que é uma API usada em servidores de aplicacao para prover um sistema de mensageira assíncrona. Ou seja, o cliente faz uma requisição e não precisa ficar esperando o servidor processar e responder, ele pode fazer outra tarefa e voltar para buscar a resposta em outro momento. GAB: C
  • muita maconha, isso que o cara que criou esses termos aí, usou.


ID
5446486
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Com relação a servidores de aplicação e seus serviços e a teoria de becapes, julgue o item a seguir.


O Apache HTTP Server é configurado por meio da adição de diretivas no arquivo http.conf, não sendo possível a adição de outros arquivos de configuração.

Alternativas
Comentários
  • Localize o arquivo http-vhosts.conf do Apache no diretório extras da instalação do servidor.

    fonte: https://www.ibm.com/docs/pt-br/rational-build-forge/7.1.3?topic=components-apache-http-server-installation-configuration


ID
5446489
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a servidores de aplicação e seus serviços e a teoria de becapes, julgue o item a seguir.


Apenas uma única instância do Tomcat pode existir em uma única JVM (Java virtual machine); no entanto, é possível ter múltiplas instâncias em uma mesma máquina virtual, desde que em processos Java separados, em execução em portas separadas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Apenas uma única instância do Tomcat pode existir em uma única JVM (Java virtual machine); no entanto, é possível ter múltiplas instâncias em uma mesma máquina FÍSICA, desde que em processos Java separados, em execução em portas separadas.

  • Podemos ter múltiplas instâncias numa mesma máquina física, porém como processos Java separados rodando em portas separadas.

    https://www.devmedia.com.br/introduzindo-o-servidor-de-aplicacao-apache-tomcat/27939


ID
5446492
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Com relação a servidores de aplicação e seus serviços e a teoria de becapes, julgue o item a seguir.


A configuração do JBoss é centralizada desde o JBoss AS 7, e os arquivos de configuração do modo standalone estão no diretório bin.

Alternativas
Comentários
  • Configuração é centralizada desde o JBoss AS 7, OK!

    Porém, todos os arquivos de configuração do modo Standalone estão no diretório $JBOSS_HOME/standalone/configuration

    Configurações gerais estão dentro do diterório bin.

    Gabarito: Errado


ID
5446495
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação a servidores de aplicação e seus serviços e a teoria de becapes, julgue o item a seguir.

Sistemas de alta disponibilidade possuem implementações de tecnologia conhecidas como tolerância a falhas; atualmente, o becape constitui um importante elemento de tolerância a falhas nesses sistemas.

Alternativas
Comentários
  • Atualmente a nossa tecnologia esta muito evoluida e isso vale para o sistema de beckups, que inclusive é um excelente modo para guardar e proteger dados, lógico que não é 100%, não entendo o erro da questao, alguem poderia explicar?

  • CESPE - JUSTIFICATIVA: ERRADO. O becape não constitui um elemento de tolerância a falhas, entretanto é um importante elemento da recuperação de falhas (inclusive o tempo necessário para a restauração de arquivos deve ser considerado uma métrica importante para a escolha do hardware e do software utilizados pela cópia de segurança).

    Replicação e Tolerância a falhas (Replication e Fault Tolerance)

    Um servidor com tolerância a falhas promove alta disponibilidade e continua se comunicando com o cliente mesmo que o servidor caia, ou seja o estado do cliente é mantido. Então no exemplo anterior se o cluster tiver tolerância a falhas então o servidor cairá o cliente será balanceado para outro nó e continuará logado na aplicação com seu carrinho de compras com todos os itens como se nada tivesse acontecido.

    Fonte: https://haxorslab.wordpress.com/2011/10/11/introducao-cluster/

    Ou seja, em uma arquitetura tolerante a falhas, são utilizadas estratégias de load balancing e replicação. Porém, realmente, a parte de backup não é incluída nessa arquitetura.

    Espero ter ajudado.

  • Capitão Nascimento, sistemas tolerantes a falhas são sistemas com redundância de servidores, redundância de links de conexão, balanceadores de carga e outras técnicas que deixam o mesmo em alta disponibilidade. O backup faz parte de um plano de recuperação de desastres caso toda essa estrutura fique indisponível ou seja comprometida a ponto de ter que ser restaurada.
  • Gabarito: Errado

    Becape não é mecanismo de tolerância a falhas, mas sim de recuperação de falhas.

  • becape é para ransomware

    offline operations

    online operations precisa de um banco distribuido

  • Diversos servidores = Mecanismo de tolerância a falhas

    Backup = Mecanismo de recuperação de sistema ou dados desse sistema


ID
5446498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da legislação aplicável à contratação de bens e serviços de tecnologia da informação (TI), julgue o item a seguir.


De acordo com a Lei n.º 8.666/1993, diferentemente da contratação de bens de informática, a contratação de serviços de informática por um órgão da administração pública federal indireta exige obrigatoriamente a adoção de licitação do tipo melhor técnica.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    • Art. 45, § 4º, L. 8.666/93. Para contratação de bens e serviços de informática, a administração observará o disposto no art. 3º da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991, levando em conta os fatores especificados em seu parágrafo 2º e adotando obrigatoriamente o tipo de licitação "técnica e preço", permitido o emprego de outro tipo de licitação nos casos indicados em decreto do Poder Executivo.     
  • Serviço de informática é OBRIGATÓRIO o tipo TÉCNICA E PREÇO!

  • e no caso de "contratação de bens" ? existe isso mesmo?

  • ERRADO.

    Técnica e preço.

  • Contratação de BENS e SERVIÇOS DE INFORMÁTICA - Tipo a ser utilizado em ambas = técnica e preço!!

    Excepcionalmente, poderá ser utilizado outro tipo, desde que indicado em Decreto do Executivo.


ID
5446501
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da legislação aplicável à contratação de bens e serviços de tecnologia da informação (TI), julgue o item a seguir.


A Lei n.º 8.666/1993 determina que a duração dos contratos relacionados à utilização de programas de informática poderá ser prorrogada por iguais e sucessivos períodos até o limite máximo de sessenta meses.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    • Art. 57, L. 8.666/93. A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos:
    • I - aos projetos cujos produtos estejam contemplados nas metas estabelecidas no Plano Plurianual, os quais poderão ser prorrogados se houver interesse da Administração e desde que isso tenha sido previsto no ato convocatório;
    • II - à prestação de serviços a serem executados de forma contínua, que poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses;   
    • III - (Vetado).      
    • IV - ao aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo a duração estender-se pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da vigência do contrato.
    • V - às hipóteses previstas nos incisos IX, XIX, XXVIII e XXXI do art. 24, cujos contratos poderão ter vigência por até 120 (cento e vinte) meses, caso haja interesse da administração.     
    • (...) § 4º Em caráter excepcional, devidamente justificado e mediante autorização da autoridade superior, o prazo de que trata o inciso II do caput deste artigo poderá ser prorrogado por até doze meses.  
  • E

    Informática são 48 meses

    Serviços contínuos até 60 meses + 12

  • Gabarito: E

    Regra: duração dos contratos fica adstrita aos respectivos créditos orçamentários.

    Exceções:

    • Projetos contemplados no PPA
    • Prestação de forma contínua 60 + 12 meses
    • Equipamentos e programas de informática 48 meses
    • Defesa Nacional 120 meses
  • 48 meses

  • INF8 = até 48 meses

    coloca outra bolinha na letra "o" em info = vira 8 = lembra-se de 48

  • ERRADO

    ART. 57

    IV - ao aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo a duração estender-se pelo prazo de até 48(quarenta e oito) meses após início da vigência do contrato.

  • O exame da presente deve ser efetivado com apoio na regra do art. 48, IV, da Lei 8.666/93, que assim preconiza:

    "Art. 57.  A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos:

    (...)

    IV - ao aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo a duração estender-se pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da vigência do contrato."

    Como daí se extrai, no caso de contratos que versem sobre a utilização de programas de informática, a lei franqueia, na verdade, sua duração por até 48 meses, e não a possibilidade de serem prorrogados até o limite máximo de 60 meses, tal como foi aqui defendido pela Banca, incorretamente.


    Gabarito do professor: ERRADO

  •  art. 57 da Lei 8.666/1993

     Aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática (até 48 meses)

  • O erro da questão é misturar os conceitos. De fato, segundo o p. II do artigo 57, "a prestação de serviços a serem executados de forma contínua poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses". No entanto, o p. IV do mesmo artigo prevê que ao aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, a duração pode se estender por até 48 meses do início da vigência do contrato.

  • Gabarito errado

    lei 14133 - art 106 caput e §2º - contrato de até 5 anos

    lei 8666 - art 57,IV até 48 meses

  • Informática até 48 meses, serviços contínuos que são até 60 e pode mais mais 12 ainda ou seja 72 meses
  • REGRA: restrito (ADSTRITO) aos créditos orçamentários, EXCETO:

    • Contemplados no PPA – pode prorrogar se adm quiser e houver isso no edital

    • Aluguel de equipamento e programa de informática --- até 48 meses

    • Serviços serem executados de forma continua --- limite 60 meses + 12 excepcional

    • Comprometimento segurança nacional por decreto do PR, forças armadas, alta complexidade tec e defesa, ciência e tecnologia, inovação ---- até 120 meses
  • Serviços contínuos até 60 meses + 12 (decore só esse e se esquecer o de informática, calcule: 60-12=48)

    Informática: 48 meses

  • Vigência

    -->metas PPA 4anos

    -->Serv.contínuos (60 meses +12m*);

    -->Aluguel Equipamentos de informática/programas informática (48 meses);

    -->Segurança Nacional/Inovação (120 meses)

    Fonte: aulas do professor Herbert almeida estratégia concursos

    Gaba E


ID
5446504
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da legislação aplicável à contratação de bens e serviços de tecnologia da informação (TI), julgue o item a seguir.


Segundo a Lei n.º 10.520/2002, a análise de aceitabilidade e a classificação das propostas e lances em pregão são atribuições do pregoeiro e da respectiva equipe de apoio.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Certo

    Art. 3º A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

    IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

  • Gab: CERTO

    Acrescentando...

    Nos casos de Recursos:

    • NÃO HÁ recurso ------> PREGOEIRO que adjudicará;
    • HÁ RECURSO -------> AUTORIDADE SUPERIOR que adjudicará.

    ----------------------

    OBS: Vendo meu resumo da Lei 8.666/93. Baixe aqui sua amostra: Linktr.ee/soresumo

  • Art. 3º A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

    [...]

    IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.


ID
5446507
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da legislação aplicável à contratação de bens e serviços de tecnologia da informação (TI), julgue o item a seguir.


A Lei n.º 10.520/2002 prevê que cópias do edital do pregão deverão ser disponibilizadas para aquisição por qualquer pessoa ou empresa licitante, podendo sua compra ser uma das condições para participação de licitante no certame.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : ERRADO

    Art. 5º É vedada a exigência de:

    • I - garantia de proposta;

    • II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

    • III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.
  • Gabarito: E

    PGDF CESPE 2021

    Em um certame para a contratação de bens e serviços comuns por pregão, é vedado exigir dos licitantes, como condição para a participação, a aquisição do edital.

    CERTO

  • Gab: ERRADO

    Outra que ajuda!

    1. Ano: 2021 Banca: CESPE/ CEBRASPE Órgão: PG-DF Prova: CESPE/ CEBRASPE - Analista de Sistema.
    • Acerca da Lei n.º 8.666/1993, julgue o item subsecutivo. Em um certame para a contratação de bens e serviços comuns por pregão, é vedado exigir dos licitantes, como condição para a participação, a aquisição do edital. CERTO.
  • Gab Errado

    Lei 10520/02

    Art. 5º É vedada a exigência de:

    • I - garantia de proposta;
    • II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e
    • III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

    Lei 14.133/2021 (nova lei de Licitações- já está inserto o pregão)

    Art. 28. São modalidades de licitação:

    I - pregão;

    II - concorrência;

    III - concurso;

    IV - leilão;

    V - diálogo competitivo.

    Art. 176

    Parágrafo único. Enquanto não adotarem o PNCP, os Municípios a que se refere o caput deste artigo deverão:

    I - publicar, em diário oficial, as informações que esta Lei exige que sejam divulgadas em sítio eletrônico oficial, admitida a publicação de extrato;

    II - disponibilizar a versão física dos documentos em suas repartições, vedada a cobrança de qualquer valor, salvo o referente ao fornecimento de edital ou de cópia de documento, que não será superior ao custo de sua reprodução gráfica.


ID
5446510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Com base na Instrução Normativa n.º 5/2017, julgue o próximo item.


O mapa de riscos deve ser atualizado ao final da elaboração do termo de referência ou do projeto básico.

Alternativas

ID
5446513
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Com base na Instrução Normativa n.º 5/2017, julgue o próximo item.


A repactuação para reajuste de contrato de serviços continuados com regime de dedicação exclusiva de mão de obra em razão de novo dissídio coletivo de trabalho deve repassar integralmente o aumento de custos decorrentes desse instrumento.

Alternativas

ID
5446516
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando a Instrução Normativa n.º 5/2017, julgue o item a seguir.


Na elaboração do projeto básico ou do termo de referência, o critério de remuneração da contratada por postos de trabalho poderá ser excepcionalmente adotado, sendo vedados a realização de horas extras ou o pagamento de adicionais não previstos nem estimados originariamente no ato convocatório.

Alternativas

ID
5446519
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando a Instrução Normativa n.º 5/2017, julgue o item a seguir.


No caso de rescisão de contrato de serviço com regime de dedicação exclusiva de mão de obra, o fiscal técnico do contrato deve verificar o pagamento pela contratada das verbas rescisórias ou dos documentos que comprovem que os empregados serão realocados em outra atividade de prestação de serviços.

Alternativas

ID
5446522
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

Considerando a Instrução Normativa n.º 5/2017, julgue o item a seguir.


Caso sejam objeto de renovação da vigência, as contratações de serviços prestados de forma contínua, passíveis de prorrogações sucessivas, ficam dispensadas das etapas de estudos preliminares, de gerenciamento de riscos e de termo de referência ou projeto básico, salvo do gerenciamento de riscos na fase de gestão do contrato.

Alternativas

ID
5446525
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da Lei n.º 8.666/1993, julgue o item subsecutivo.


De acordo com as normas e condições do edital, a inabilitação do licitante não acarreta preclusão de seu direito de participar das fases subsequentes.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    • Art. 41, § 4º, L. 8.666/93. A inabilitação do licitante importa preclusão do seu direito de participar das fases subseqüentes.
    • Art. 41, § 4º, L. 8.666/93. A inabilitação do licitante importa preclusão do seu direito de participar das fases subseqüentes.

    • preclusão é um acidente processual que ocorre quando uma das partes de um processo perde o direito de se manifestar em dado momento no processo, seja pela perda do prazo, pela não apreciação das normas ou pela perda do momento oportuno.

    GABARITO : ERRADO

  • questão deveria citar " de acordo com a Lei" e não "de acordo com edital". Oras, que Edital??

  • ERRADO

    inabilitação do licitante importa preclusão do seu direito de participar das fases subseqüentes. Dada a seriedade da inabilitação, a legislação faculta aos interessados a interposição de recurso, com efeito suspensivo (art. 109, §2º), no prazo de 5 dias úteis.

  • Fazendo uma analogia com o concurso público, isso seria o mesmo quando um candidato reprova na avaliação física e perde o direito e participar das próximas fases do processo. pensar assim estaria correto?

  • ERRADO.

    Se está inabilitado, como vai participar?

  • Gente, a HABILITAÇÃO são as condições básicas para participar do certame.

    Se não houve satisfação dos requisitos não poderá participar.

    Da INABILITAÇÃO cabe recurso.


ID
5446528
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da Lei n.º 8.666/1993, julgue o item subsecutivo.


Caso a contratada atrase injustificadamente a execução do contrato, poderá ser aplicada multa de mora; no entanto, a administração não poderá rescindir unilateralmente o contrato nem aplicar outras sanções.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    • Art. 78, L. 8.666/93. Constituem motivo para rescisão do contrato: (...) IV - o atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento; (...)

    • Art. 86, L. 8.666/93. O atraso injustificado na execução do contrato sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato.
    • § 1º A multa a que alude este artigo não impede que a Administração rescinda unilateralmente o contrato e aplique as outras sanções previstas nesta Lei.
  • Encampação, no Direito Administrativo, consiste na retomada coercitiva do serviço pelo poder concedente. Ocorre durante o prazo da concessão e por motivo de interesse público.Caducidade pode ser conceituada como a extinção da concessão por inadimplência/ilegalidade praticada pela concessionária.

  • gabarito errado

    JUSTIFICATIVA CEBRASPE: ERRADO. O atraso injustificado na execução do contrato sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato e, além disso, a multa a que alude este artigo não impede que a administração rescinda unilateralmente o contrato e aplique as outras sanções previstas nesta Lei, conforme § 1.º do art. 86 da Lei n.º 8.666/1993.

    fonte: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/pg_df_19/arquivos/MATRIZ_521_PGDF_002_COM_JUSTIFICATIVA.PDF

  • errado,

    como forma de introduzir a L14133, menciono que não houve alteração no dispositivo em relação a L8666. O que aconteceu foi simplesmente um maior detalhamento.

    Art. 162. O atraso injustificado na execução do contrato sujeitará o contratado a multa de mora, na forma prevista em edital ou em contrato.

    Parágrafo único. A aplicação de multa de mora não impedirá que a Administração a converta em compensatória e promova a extinção unilateral do contrato com a aplicação cumulada de outras sanções previstas nesta Lei. (L14133, Nova Lei de Licitações).

  • ERRADO

    O atraso injustificado na execução do contrato é uma das razões previstas em lei para a incidência de penalidade. Neste caso, pode ser aplicada multa de mora (atraso), na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato. Independentemente dessa multa, a Administração, caso entenda necessário, pode ainda rescindir unilateralmente o contrato e aplicar as outras sanções previstas na Lei 8.666/1993.

  • Trata-se de questão que, colocando de forma ampla, aborda as possíveis sanções e consequências aplicáveis no caso de atraso injustificado na execução de um contrato administrativo.

    De plano, ao contrário do sustentado pela Banca, é de se pontuar que tal comportamento de inadimplência, por parte do contratado, pode render ensejo, sim, à rescisão unilateral do contrato, pela Administração. Para além deste primeiro equívoco, a Banca ainda se equivoca ao sustentar que a multa de mora não poderia ser aplicada concomitantemente com outras sanções.

    A propósito do tema, confiram-se os artigos 78, IV, 79, I, e 86, §1º, da Lei 8.666/93:

    "Art. 78.  Constituem motivo para rescisão do contrato:

    (...)

    IV - o atraso injustificado no início da obra, serviço ou fornecimento;

    (...)

    Art. 79.  A rescisão do contrato poderá ser:

    I - determinada por ato unilateral e escrito da Administração, nos casos enumerados nos incisos I a XII e XVII do artigo anterior;"

    Art. 86.  O atraso injustificado na execução do contrato sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato.

    § 1o  A multa a que alude este artigo não impede que a Administração rescinda unilateralmente o contrato e aplique as outras sanções previstas nesta Lei."

    Do acima exposto, incorreta a proposição aqui examinada, uma vez que dispõe contra texto expresso de lei.


    Gabarito do professor: ERRADO

  • Poderá sim rescindir. Isso é um exemplo de cláusula exorbitante (supremacia do interesse público).

    Cláusulas exorbitantes:

    • As cláusulas exorbitantes são cláusulas comuns em contratos administrativos, mas que seriam consideradas ilícitas em contratos entre particulares, pois são prerrogativas da Administração Pública, colocando-a em posição superior à outra parte.

    Fonte: Wikipédia

    1 – Gálatas 6:9

    E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos.

  • A rescisão do contrato, de forma unilateral, é uma prerrogativa da administração, sendo um elemento das cláusulas exorbitantes.

ID
5446531
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da Lei n.º 8.666/1993, julgue o item subsecutivo.


Em um certame para a contratação de bens e serviços comuns por pregão, é vedado exigir dos licitantes, como condição para a participação, a aquisição do edital.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    • Art. 5º, L. 10.520/02. É vedada a exigência de:
    • I - garantia de proposta;
    • II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e
    • III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.
  • Vale ressaltar que a lei do pregão, bem como a famigerada 8.666, estão válidas até 31 de março de 2023. É o que prevê a nova Lei 14.133/2021:

    Art. 191. Até o decurso do prazo de que trata o inciso II do caput do art. 193, a Administração poderá optar por licitar ou contratar diretamente de acordo com esta Lei ou de acordo com as leis citadas no referido inciso, e a opção escolhida deverá ser indicada expressamente no edital ou no aviso ou instrumento de contratação direta, vedada a aplicação combinada desta Lei com as citadas no referido inciso.

    (...)

    Art. 193. Revogam-se:

    I - os arts. 89 a 108 da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, na data de publicação desta Lei;

    II - a Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, a Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002 (Pregão), e os arts. 1º a 47-A da Lei nº 12.462, de 4 de agosto de 2011 (Regime Diferenciado de Contratações - RDC), após decorridos 2 anos da publicação oficial desta Lei.

    Art. 194. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

    Brasília, 1º de abril de 2021; 200o da Independência e 133o da República.

    ----

    QUESTÃO QUENTÍSSIMA!

    Q1815508

    Ano: 2021 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: SEFAZ-CE Prova: CESPE / CEBRASPE - 2021 - SEFAZ-CE - Auditor Fiscal Contábil-Financeiro da Receita Estadual

    Em relação ao que dispõe a Lei n.º 14.133/2021 e aos conceitos referentes às licitações e aos contratos públicos, julgue o item a seguir. 

    É permitida a celebração de contrato regido por normas de licitação anteriores à Lei n.º 14.133/2021, desde que a opção escolhida conste expressamente no edital ou no aviso ou instrumento de contratação direta. (CERTO)

  • A questão cobrou algo que a Nova Lei de licitações revoga! Pra vc ver que tem estudar bem a antiga e a nova, além da Lei dos pregões!

    Gab: C

    Art. 5º da L.10.520/02 (LEI DO PREGÃO).

    É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; .

    AVANTE, Camaradas!

  • o caput da questão traz a lei 8666, e cobra o pregão , não devia ser anulada?
    • Art. 5º, L. 10.520/02. É vedada a exigência de:
    • I - garantia de proposta;
    • II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e
    • III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

  • Principais Dicas de Lei do Pregão:

    Gabarito:Certo

    • Aquisição de Bens e Serviços Comuns.
    • Vedado a exigência de marca do produto, podendo apenas especificar a qualidade do material. Ex: Caneta BIC azul (não pode), logo deveria ser Caneta Azul com ponta fina.
    • Pode ser eletrônico e presencial, preferencialmente eletrônico.
    • Prazo de entrega das propostas ou inicio do pregão: 8 dias úteis.
    • É vedado o licitante a exigência do PAG: pagamento de taxas para participar do pregão, aquisição do edital e garantia de proposta.
    • Será concedido um prazo de 3 dias para apresentação de recursos devido a irregularidade que foi vista no processo do pregão, após a habilitação.
    • O pregão se aplica de maneira supletiva a 8.666.
    • Quem conduzirá o processo? Pregoeiro (Servidor) + equipe de apoio em sua maioria de servidores. Podendo ser todos de militares.
    • Pode utilizar o sistema de registro de preços.

     

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entre em contato comigo e acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • Gnt o que efetivamente seria aquisição de edital? Entendi que a lei veda, mas alguém sabe explicar o que seria? Obrigada desde já!
  • I -Principais vícios dos Editais de Licitações (ORDEM GERAL):

    01) na definição do objeto da licitação(incompleto ou dirigido), ferindo o art. 40,I ;

    02) falta de indicação do diploma legal que regerá a licitação (caput do art. 40);

    03) Exigência de que o licitante declare estar de acordo com todos os termos do Edital; Ilegal. Permite impugnar(art. 40. parágrafos 1º e 2º);

    04) Exigência de que o interessado deva estar sediado no local onde se realiza a licitação ou qualquer exigência que dê preferência a empresas locais;(I, par. 1º do art. 3º veda cláusulas que iniba a competição).

    05) Preço excessivo na venda de editais(art. 32. par. 5º veda recolhimento prévio de taxa, a Lei só permite cobrar o valor referente a custos reprográficos);

    06) Exigência de comprovação(recibo) da compra de edital.

    Aquisição de edital completo até determinada data anterior a data da apresentação dos envelopes, pode identificar previamente os participantes e permitir o conluio; (o licitante pode copiar todo o edital.sem comprar e participar, art.32. par. 5º);

    07) Descrição do objeto com minúcias e detalhes que só possa ser atendido por uma marca. conduzindo a licitante certo;

    08) Edital incompleto, impreciso ou omisso em pontos essenciais. (permite que poucos saibam dos detalhes por informações extras);

    09) Exigências excessivas ou ilegais. extrapolando o que prevê o art. 27;

    10) Exigência de caução ou garantia acima de 1% do valor estimado do objeto; ( Inc. III, art. 31 veda). Inconstitucionalidade defendida por Marçal Justen Filho (habilitação).

    11) Exigência de capital fora dos limites legais;(art. 3 1. par. 2º);

    12) Critérios de desempate com base em documentos apresentados na fase de habilitação; O sorteio (art. 45, par. 2º) é a única forma, observado o disposto no par. 2º, art. 3º ( em igualdade de condições, critérios de preferências).

    Fonte: secnatal.com.br/Leis/Principaisviciosdaslicitacoes.htm

  • Questão não é clara.. aquisição em que sentido??