SóProvas



Prova COMPERVE - 2015 - UFRN - Assistente em Administração


ID
1465570
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Nos termos do que estabelece a Lei no 8.112/90, a idade mínima de dezoito anos é um requisito básico para

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 5o São requisitos básicos para investidura em cargo público:

      I - a nacionalidade brasileira;

      II - o gozo dos direitos políticos;

      III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

      IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

      V - a idade mínima de dezoito anos;

      VI - aptidão física e mental.


  • A partir da questão tratada, é válido destacarmos alguns pontos


    Nomeação: É uma forma de provimento originário de cargo público. Originário significa que o nomeado não possui vínculo com a Administração. Após a homologação de um concurso público, é o primeiro ato administrativo que o órgão ou entidade confecciona convocando os aprovados para tomar posse do cargo público


    Posse: É a investidura em cargo público efetivo ou em comissão, ocasião em que o investido aceita as atribuições do cargo que passa a ocupar. Também descreve os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente. É decorrência direta da nomeação e se materializa com a assinatura do respectivo termo de posse.


    Exercício: O art. 15 da Lei nᵒ 8.112/1990 define o que é o exercício em cargo público: “é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.”

  • Então eu posso ser nomeado com apenas 18 e não poder tomar posse?

  • Questão está correta

    posso me inscrever num concurso aos 17, passar e ser nomeado, nada impede.

    O que não pode é tomar posse; investidura.

  • Discursiva.

    MagistraturaEstadual

    JoaoEmanuel gagno, requer licença para edificar um imóvel de sua propriedade, nos termosdo artigo 1299 do código civil. Constatando a administração municipal que o projetose coloca em conformidade com as posturas municipais, defere a licença em30/06/2010. Faz contar prazo de validade de 1 ano. Em fevereiro de 2011, a câmaramunicipal de vereadores vota novo projeto de lei para a área, estabelecendo parâmetrodiverso para a construção, que é sancionado e publicado dois dias após, contrapondose a edificação pretendida por João Emanoel gagno. Constatando a administraçãoque João Emanuel gagno iniciou a construção, porem não terminou ainda a mesma,notifica-o para paralisar imediatamente a construção. Preocupado com a situação,Joao Emanoel gagno ajuíza a ação, alegando direito adquirido, com postulação liminar,e definitiva, do termino da obra. Com curso normal do feito, Havendo contestação,e parecer do ministério publico no sentido da improcedência da demanda por ter “caducadoa licença” não havendo falar em direito adquirido contra a lei, o feito vai concluso para sentença.

    Sendo você o juiz, como decidiria a causa? (fundamente apenas de forma objetiva).

    Resposta:ocandidato teria que demonstrar conhecimentosobre licença urbanística para edificação e seus efeitos. A licença nocaso em tela, é um ato vinculado confere o direito constante a nela a edificarque se incorpora no patrimônio de seu destinatário quando inicia a obra, apenaspodendo ser retirada através de desapropriação que, para a espécie, parte dadoutrina usa, de maneira vulgar, a expressão revogação.

    Com efeito, a licença se fazno âmbito do exercício do poder de policia administrativa edilícia; traduz aideia de ato vinculado, uma vez concedida, seguindo os critérios legais, não podeser revogada, salvo através do pagamento de indenização.

    O inicio da construção dentrodo seu prazo de validade, e antes da nova legislação importa na incorporação dodireito, o qual traduz, que se torna adquirido; e impossibilidade de sua cassação,por ter o direito, o qual traduz alicença se incorporado ao patrimônio de seu titular, salvo indenização pela viaprópria.

    JOELSON SILVA SANTOS

    PINHEIROS ES

    MARANATA O SENHOR JESUS VEM!


  • Questão boa, pede o conhecimento conceitual do candidato:
    A alternativa A e C caminham juntas, ou seja, a nomeação, um ato unilateral, é uma forma de PROVER o cargo público. (ambas erradas)
    Após 30 dias do ato da nomeação deve ser feita a posse, um ato bilateral, que é uma forma de INVESTIDURA. E, após 15 dias, o servidor deve estar em exercício do cargo público. (gabarito D)
    Alternativa B errada também, pois para a inscrição não há a necessidade de comprovação de idade. 

    ''Art. 5o São requisitos básicos para investidura em cargo público:

      I - a nacionalidade brasileira;

      II - o gozo dos direitos políticos;

      III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

      IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

      V - a idade mínima de dezoito anos;

      VI - aptidão física e mental.''

  • Provimento: é ato administrativo por meio do qual é preenchido cargo público, com a designação de seu titular. Os cargos públicos podem ser de provimento efetivo ou de provimento em comissão. A lei 8.112/90, art. 8º, apresenta as formas de provimento em cargo público (nomeação, promoção, readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração, recondução).

    Nomeação: é forma de provimento originário, preenchimento de classe inicial de cargo não decorrente de qualquer vinculo anterior entre o servidor e a administração. Única forma de provimento originário compatível com a constituição e, para cargos efetivos, depende sempre de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos. Também existe a figura da nomeação para cargo em comissão. Nomeação é ato administrativo unilateral, o nomeado tem prazo de 30 dias, contados da nomeação, para tomar posse. Se o nomeado não tomar posse, o ato de provimento nomeação é tornado sem efeito.

    Posse: a investidura em cargo público ocorre com a posse, que torna o nomeado servidor público. Somente há posse em casos de provimento de cargo por nomeação. A posse é ato bilateral por meio do qual o servidor é investido nas atribuições e responsabilidades inerentes ao seu cargo. Assinatura do termo de posse. Regime jurídico de natureza legal. Ato-condição. São requisitos para a posse:

    Art. 5o São requisitos básicos para investidura em cargo público:

      I - a nacionalidade brasileira;

      II - o gozo dos direitos políticos;

      III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

      IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

      V - a idade mínima de dezoito anos;

      VI - aptidão física e mental.

    O Decreto 6.944/2009 aplicável à administração direta federal e às autarquias e fundações públicas federais estabelece que somente no ato da posse deverão ser comprovadas a escolaridade e a experiência profissional, vedando que tal comprovação seja imposta no ato da inscrição ou em qualquer outra etapa.

    Exercício: é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou função de confiança. O servidor tem o prazo de 15 dias, improrrogáveis, contados da data da posse para entrar em exercício. Exceção para a função de confiança cujo exercício deve coincidir com a data de publicação do ato de designação. Inicia-se a contagem do tempo de efetivo desempenho das atribuições do cargo. O nomeado passa a ser servidor no momento da posse, se não entrar em exercício no prazo legal ocorrerá a sua exoneração.  

  • Letra D. O requisito de idade mínima de 18 anos, dentre outros, deverá ser comprovado na investidura do cargo público lembrando que a investidura ocorre com a posse.

  • Gabarito D.

    Art. 5º da Lei 8112.

  • Pode haver nomeação, provimento com idade inferior 18 anos? Claro que não. Questão mal formulada, acertamos por exclusão. 

  • A regra é que tem haver 18 anos completos na data da "POSSE" . Antes disso, pode haver menos. E antes da posse, vem a nomeação. Fikdik# Resumindo: você pode ter menos de 18 anos na nomeação. e 18 completos na POSSE!

  • Os requisitos da posse são comprovados no ato da posse ou investidura, segue outro enunciado que segue o mesmo entendimento:

    Súmula 266 STJ: O diploma ou habilitação legal para o exercício do cargo deve ser exigido na posse e não na inscrição para o concurso público

    bons estudos

  • LETRA D CORRETA 

     Art. 5o São requisitos básicos para investidura em cargo público:

     I - a nacionalidade brasileira;

     II - o gozo dos direitos políticos;

     III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

      IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

     V - a idade mínima de dezoito anos;

     VI - aptidão física e mental.


  • d)

    investidura em cargo público.

  • D

    Investidura em cargo público

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes aos requisitos básicos para a investidura em cargo público.

    Nesse sentido, dispõe o artigo 5º, da citada lei, o seguinte:

    “Art. 5º São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    I - a nacionalidade brasileira;

    II - o gozo dos direitos políticos;

    III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

    IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

    V - a idade mínima de dezoito anos;

    VI - aptidão física e mental.

    § 1º As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.

    § 2º Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso.

    § 3º As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os dispositivos elencados acima, conclui-se, nos termos termos do artigo 5º, da lei 8.112 de 1990, a idade mínima de dezoito anos é um requisito básico para investidura em cargo público.

    Gabarito: letra "d".


ID
1465573
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A junta médica oficial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte declarou insubsistentes os motivos da aposentadoria de um servidor que fora aposentado por invalidez. Este fato culminou com o retorno do servidor à atividade.

Nessa situação, considerando as disposições da Lei no 8.112/90, pode-se afirmar que ocorreu

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; 



    a) Art. 29.  Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    b) Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    c) Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.



  • reVersao : VoVô Voltou.



  • GAB.: LETRA D


    Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.


     Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado

      I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou

      II - no interesse da administração


    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.


    Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

     I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

     II - reintegração do anterior ocupante.

  • Vê de velho> reVersão

  • reVersão =====> "oVovôVoltou" , "V" de Viagra, o aposentado que volta à ativa!

    Eu REVERTO o APOSENTADO, reVersão =====> "oVovôVoltou"
    REINTEGRO o DEMITIDO,
    RECONDUZO o INABILITADO,
    READAPTO o INCAPACITADO
    e REAPROVEITO o DISPONÍVEL.

  • Reversão de Ofício.

  • A reversão em relação ao aposentado não ocorrerá quando este foi aposentado compulsoriamente.


    Gabarito D

  • Readaptação do Icapacitado;Reversão do Aposentado;Aproveitamento do disponível;Reitegração do Demitido;Recondução do Reprovado.
  • LETRA D CORRETA 

    Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; 


  • d)

    reversão.

  • Reversão -> Retorno do aposentado à atividade

     

    1. De Ofício -> Quando forem insubsistentes os motivos da aposentadoria por invalidez

    Se não houver cargo vago -> excedente

     

    2. A pedido-> (no interesse da administração - ato discricionário)

    Requisitos:

    - Aposentadoria voluntária

    - Estável

    - Prazo -> 5 anos

    - Haja cargo vago

     

    *Completou 70 anos -> NÃO PODE ser revertido

  • Macete:

    ReVersão = Velho

    ReaDapTação = Doente Tratado / Deficiente Tratado

    ReINtegração = INxotado

    ReCondução = Coitado / Concurseiro

  •  Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:                         

            I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria;                         

            II - no interesse da administração, desde que:                    

            a) tenha solicitado a reversão;                        

            b) a aposentadoria tenha sido voluntária;                        

            c) estável quando na atividade;                     

            d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;                      

            e) haja cargo vago.               

            § 1o  A reversão far-se-á no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação.                 

            § 2o  O tempo em que o servidor estiver em exercício será considerado para concessão da aposentadoria.   

  • Alternativa D

    Lei 8112/90

     Art. 25.  Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.225-45, de 4.9.2001)

            I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria;

  • D) reversão.

  • GABARITO: D

     Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou 

  • Aqui nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa correta em relação a um caso concreto descrito no enunciado.

    Para responder essa questão, exigia-se do aluno algum conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos sobre o que cada uma das alternativas trata:

    (A)- Recondução. Errado.

    Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

    (B)- Reintegração. Errado.

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    § 1o Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

    § 2o Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

    (C)- Readaptação. Errado.

    Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    § 1o Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    § 2o A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.

    (D)- Reversão. CERTO.

    Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou     

    II - no interesse da administração, desde que: 

    a) tenha solicitado a reversão; 

    b) a aposentadoria tenha sido voluntária; 

    c) estável quando na atividade; 

    d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação;     

    e) haja cargo vago.  

    Gabarito: ALTERNATIVA D.

    Qualquer dúvida, estou à disposição.


ID
1465576
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir, referentes a normas de exoneração no serviço público

I Quando não satisfeitas as condições do estágio probatório, o servidor será exonerado de ofício.

II A exoneração de cargo efetivo dar -se-á somente a pedido do servidor.

III Após a nomeação, o servidor não tomou posse no prazo legal. Nesta situação, o servidor será exonerado.

IV A exoneração resulta em vacância do cargo público.

Nos termos do que expressamente dispõe a lei nº 8.112/90, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de:

      I - exoneração;

     

    Art. 34. A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

      Parágrafo único. A exoneração de ofício dar-se-á:

      I - quando não satisfeitas as condições do estágio probatório;


  • O erro da alternativa III, deve-se ao fato de:


    Servidor nomeado + não tomou posse = Posse sem efeito.

    Servidor empossado + não entrou em exercício= Exonerado.

    Força, foco, fé e determinação!


  • Gabarito I e IV corretas.
    II A exoneração de cargo efetivo dar -se-á somente a pedido do servidor. 
    A exoneração pode ocorrer:
    => para o servidor ocupante de cargo público
    - a pedido
    - de ofício (por inabilitação em estágio probatório ou não entrar em EXERCÍCIO no prazo legal - 15 dias)
    => para o servidor ocupante de cargo em comissão
    - pedido
    - de ofício (cargo ad nutum - livre nomeação e exoneração)
    => por extinção do cargo
    => servidor não estável, por meio de reintegração
    => insuficiência de desempenho
    => excesso de despesa com pessoal (Lei de Responsabilidade Fiscal)
    .
    .
    III Após a nomeação, o servidor não tomou posse no prazo legal. Nesta situação, o servidor será exonerado. 
    O servidor que não tomar posse no prazo legal terá sua NOMEAÇÃO tornada sem efeito.
    ''§ 6o Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1o deste artigo.''
    ''§ 1o A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)''

    A exoneração ocorre, quando o servidor não entra em exercício no prazo legal, após sua posse (pois ele já é um servidor, uma vez que tomou posse em um cargo público efetivo)

  • Ainda não consegui entender porque a III está errada, alguém me ajude por favor ou peça comentário do professor também como eu já pedi.

  • Maycon segue explicação: 

    A exoneração pode ser a pedido, quando o servidor deseja sair do serviço público e desocupar o cargo de que é titular; ou ex officio, constituindo-se pela iniciativa da Administração em dispensar o servidor. Esta última (ex officio) possui três espécies:

    1) Não aprovação no estágio probatório, no caso de servidor efetivo;

    2) Servidor que toma posse, mas não entra em exercício no prazo legal;

    3) Do cargo em comissão a critério da autoridade competente;

    Atenção!

    Tomou posse, mas não entrou em exercício: Exoneração

    Foi nomeado e não tomou posse: Torna sem efeito a nomeação

    Espero que tenha ajudado!
  • Entendo que a questão deveria ser anulada, visto que não há alternativa possível. A questão considerada como correta pela banca, desconsiderou o fato de ser possível que o referido servidor já tenha outro cargo na Administração Pública do qual se licenciou para realizar o estágio no novo cargo, caso não seja aprovado, será reconduzido ao cargo de origem.

  • I- CORRETO

    II- DE OFCIO E A PEDIDO
    III- APÓS A POSSE (INVESTIDURA)APROVADO-NOMEAÇÃO-POSSE-EXERCICIO
    IV-CORRETO
  • Bastava ler a primeira e última.
    Sempre faço isso, principalmente quando a alternativa só permite 2 corretas.

  • Não sei se vou ajudar alguém com esse comentário, mas preciso fazê-lo. 

    Tem algumas pessoas pedindo para que a questão seja anulada, pois existem outros casos de exoneração que a questão não trouxe. É exatamente aí que vocês não entendem. As questões de concursos não precisam trazer todas as situações possíveis e a nossa interpretação, principalmente quando se trata de Regime Jurídico, não precisa ser extensiva. Qualquer um que estude profundamente qualquer lei ou conteúdo jurídico e que tenha, pelo menos, lido jurisprudência, poderá indicar exceções a TODOS os dispositivos legais que existem. Imaginem o pandemônio em concursos. Não haveria, simplesmente, questão alguma já que todas poderiam ser passíveis de anulação já que não trouxe "aquele caso, aquela exceção, aquela brecha". 

    Atentem-se a marcar a alternativa MAIS CORRETA, mesmo que não esteja completa.

  • Não vejo motivos para anulação da questão. CORRETÍSSIMA.

    Julio Aragão seu comentário foi útil na resposta da questão.

  • As bancas de concurso adoram perguntar essa diferença: SERVIDOR NOMEADO E NÃO FOI TOMAR POSSE X SERVIDOR EMPOSSADO E NÃO ENTROU EM EXERCÍCIO
    NOMEAÇÃO ---SEM EFEITO---> POSSE --EXONERAÇÃO--> EXERCÍCIO

  • Se o indivíduo não tomou posse, não é servidor, portanto, não há o que se falar em exoneração. Questão de lógica.

  • a)

    I e IV.

  • I Quando não satisfeitas as condições do estágio probatório, o servidor será exonerado de ofício.

    II A exoneração de cargo efetivo dar -se-á somente a pedido do servidor.

    III Após a nomeação, o servidor não tomou posse no prazo legal. Nesta situação, o servidor será exonerado.

    IV A exoneração resulta em vacância do cargo público.

    I Quando não satisfeitas as condições do estágio probatório, o servidor será exonerado de ofício.OK

    II A exoneração de cargo efetivo dar -se-á a pedido do servidor OU DE OFÍCIO

    III Após a nomeação, o servidor não tomou posse no prazo legal. Nesta situação, SERÁ TORNADO SEM EFEITO.

    IV A exoneração resulta em vacância do cargo público.OK

  • GAB A: Alternativas I e IV.

    Porque as outras estão erradas:

    II A exoneração de cargo efetivo dar -se-á somente a pedido do servidor. Art. 34. A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

    III Após a nomeação, o servidor não tomou posse no prazo legal. Nesta situação, o servidor será exonerado. Será tornado sem efeito o ato de nomeação.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes à exoneração no serviço público.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está correto, pois dispõe o artigo 34, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 34. A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

    Parágrafo único. A exoneração de ofício dar-se-á:

    I - quando não satisfeitas as condições do estágio probatório;

    II - quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido."

    Item II) Este item está incorreto, pois, conforme salientado na explicação referente ao comentário do item "I", a exoneração de cargo efetivo pode se dar a pedido do servidor ou de ofício.

    Item III) Este item está incorreto, pois, conforme salientado na explicação referente ao comentário do item "I", o servidor será exonerado, quando, tendo tomado posse, tal servidor não entrar em exercício no prazo legal. Nesse sentido, dispõem o caput, o § 1º e o § 6º, do artigo 13, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 13. A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

    § 1º A posse ocorrerá no prazo de trinta dias contados da publicação do ato de provimento.

    (...)

    § 6º Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo previsto no § 1º deste artigo."

    Logo, após a nomeação, o servidor que não tomar posse dentro do prazo legal terá tornado sem efeito o seu ato de provimento.

    Item IV) Este item está correto, pois dispõe o inciso I, do artigo 33, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 33. A vacância do cargo público decorrerá de:

    I - exoneração;"

    Gabarito: letra "a".


ID
1465579
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

À luz das disposições da Lei no 8.112/90, além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor algumas vantagens. De acordo com os preceitos da referida lei,

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


     Art. 49. Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

      I - indenizações;

      II - gratificações;

      III - adicionais.

      § 1o As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.




  • Art. 49. Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

    I - indenizações;

    II - gratificações;

    III - adicionais.


    §1º As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

    §2º As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.


    Art. 51. Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte.

    IV - auxílio-moradia.


    Gabarito: C

  • InDenizações = D.A.T.A ( Diária  / Auxílio Moradia  / Transporte  / Ajuda de Custo)


  • Art. 76-A.  A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso é devida ao servidor que, em caráter eventual:

    I - atuar como instrutor em curso de formação, de desenvolvimento ou de treinamento regularmente instituído no âmbito da administração pública federal;

    II - participar de banca examinadora ou de comissão para exames orais, para análise curricular, para correção de provas discursivas, para elaboração de questões de provas ou para julgamento de recursos intentados por candidatos;

    III - participar da logística de preparação e de realização de concurso público envolvendo atividades de planejamento, coordenação, supervisão, execução e avaliação de resultado, quando tais atividades não estiverem incluídas entre as suas atribuições permanentes;

    IV - participar da aplicação, fiscalizar ou avaliar provas de exame vestibular ou de concurso público ou supervisionar essas atividades.

    § 1º  Os critérios de concessão e os limites da gratificação de que trata este artigo serão fixados em regulamento, observados os seguintes parâmetros:

    I - o valor da gratificação será calculado em horas, observadas a natureza e a complexidade da atividade exercida;

    II - a retribuição não poderá ser superior ao equivalente a 120 (cento e vinte) horas de trabalho anuais, ressalvada situação de excepcionalidade, devidamente justificada e previamente aprovada pela autoridade máxima do órgão ou entidade, que poderá autorizar o acréscimo de até 120 (cento e vinte) horas de trabalho anuais;

    III - o valor máximo da hora trabalhada corresponderá aos seguintes percentuais, incidentes sobre o maior vencimento básico da administração pública federal:

    a) 2,2% (dois inteiros e dois décimos por cento), em se tratando de atividades previstas nos incisos I e II do caput deste artigo;

    b) 1,2% (um inteiro e dois décimos por cento), em se tratando de atividade prevista nos incisos III e IV do caput deste artigo. 

    § 2º A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso somente será paga se as atividades referidas nos incisos do caput deste artigo forem exercidas sem prejuízo das atribuições do cargo de que o servidor for titular, devendo ser objeto de compensação de carga horária quando desempenhadas durante a jornada de trabalho, na forma do § 4º do art. 98 desta Lei.

    § 3 A Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso não se incorpora ao vencimento ou salário do servidor para qualquer efeito e não poderá ser utilizada como base de cálculo para quaisquer outras vantagens, inclusive para fins de cálculo dos proventos da aposentadoria e das pensões.

  • Art. 49. Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:
    § 2o As gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei.

  • Art. 49. Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:
    § 1o  As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

  • LETRA C CORRETA 

     Art. 49. Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

     I - indenizações;

     II - gratificações;

     III - adicionais.

     § 1o As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.


  • Gab: C

     Art. 49. Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:


    GAI:

     I - indenizações;

     II - gratificações;

     III - adicionais.

     § 1o As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.


  • LETRA C CORRETA 

     

     Art. 49. Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

     I - indenizações;

     II - gratificações;

     III - adicionais.

     § 1o As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

  •  c)

    as indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

  • Indenizações nunca se incorporam

     

    Gratificações e adicionais no casos previstos em lei.

  • Essa questão traz na sua interpretação uma pequena dedução lógica (por eliminação): Hipoteticamente, se a letra C fosse falsa, as alternativas A e D seriam verdadeiras, uma vez que AJUDA DE CUSTO e DIÁRIAS são tipos de INDENIZAÇÃO. Já que não podemos ter duas respostas corretas, significa dizer que a letra C deve ser a resposta certa... 

  • MACETE : indeNIzações → Não Incorpora

  • ALTERNATIVA C

    INDENIZAÇÕES NÃO SE INCORPORAM AO VENCIMENTO

    DIÁRIAS

    AJUDA DE CUSTO

    TRANSPORTE

    AUXÍLIO MORADIA

  • GABARITO: C

    Art. 49. § 1o As indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

  • AS VANTAGENS se dividem em:

    INDENIZAÇÕES, GRATIFICAÇÕES e ADICIONAIS. Essas DUAS últimas se incorporam ao vencimento.

    A INDENIZAÇÃO jamais irá se incorpora. A indenização se divide em Diária, Ajuda de custo, Transporte e Auxílio-Moradia (DATA). Nenhuma dessas vão se incorporar ao vencimento.

    O auxílio-moradia é só para cargo em comissão ou confiança (servidor não recebe auxílio-moradia).

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes às vantagens, previstas na respectiva lei, as quais podem ser pagas aos servidores públicos federais.

    Nesse sentido, dispõe o caput, do artigo 49, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 49. Além do vencimento, poderão ser pagas ao servidor as seguintes vantagens:

    I - indenizações;

    II - gratificações;

    III - adicionais."

    Analisando as alternativas

    Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 1º, do artigo 49, da citada lei, "as indenizações não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito." Nesse sentido, dispõe o artigo 51, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 51. Constituem indenizações ao servidor:

    I - ajuda de custo;

    II - diárias;

    III - transporte.

    IV - auxílio-moradia."

    Logo, pode-se afirmar que as ajudas de custo não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito.

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o § 2º, do artigo 49, da citada lei, "as gratificações e os adicionais incorporam-se ao vencimento ou provento, nos casos e condições indicados em lei."

    Letra c) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela, na medida em que, conforme destacado na explicação do comentário relativo à alternativa "a", a alternativa em tela se encontra em consonância com o § 1º, do artigo 49, da lei 8.112 de 1990, elencado acima.

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme destacado na explicação do comentário relativo à alternativa "a", por as diárias corresponderem a uma indenização, prevista na lei 8.112 de 1990, estas não se incorporam ao vencimento ou provento para qualquer efeito, em conformidade com o disposto no § 1º, do artigo 49, da lei 8.112 de 1990.

    Gabarito: letra "c".


ID
1465582
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as disposições da Lei n0 8.112/90, o serviço prestado em horário compreendido entre vinte e duas horas de um dia e cinco horas do dia seguinte terá o valor - hora acrescido de

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

  • Existem dois conceitos que confundem bastante a gente:
    ADICIONAL POR SERVIÇO NOTURNO E ADICIONAL POR SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO.
    .
    .
    Esse adicional pedido na questão: ''o serviço prestado em horário compreendido entre vinte e duas horas de um dia e cinco horas do dia seguinte'', é o ADICIONAL POR SERVIÇO NOTURNO. 
    Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos. (Gabarito C)
    .
    .
    Já o adicional por serviço extraordinário, tem regras distintas:

    Art. 73. O serviço extraordinário será remunerado com acréscimo de 50% (cinqüenta por cento) em relação à hora normal de trabalho.
    Art. 74. Somente será permitido serviço extraordinário para atender a situações excepcionais e temporárias, respeitado o limite máximo de 2 (duas) horas por jornada.


  • O objetivo da banca com uma questão dessa é saber quem decorou o conteúdo, só.

  • otima explicação

  • Macete dessa questão..pelo menos eu decorei assim:  25 = 52 ...pra 25+5=30seg..os números estão no enunciado invertidos

  • O macete é bacana, mas faltou o fundamento legal, galera: art. 75 da lei 8.112/90 (adicional noturno).

    Abraços.

  • Gabarito C.

    Art. 75 da Lei 8112.

    Adicional noturno        /            hora extra

       +25%                                      Acréscimo de 50% da hora normal (limite de 2h/dia

  • É o famoso adicional noturno

  • Atenção!!

                       ADICIONAL NOTURNO

    CLT - TRABALHADORES -> no mínimo, 20%.

    LEI 8.112 --> 25%

  • O cara errar por causa de 10s é foda, por pouco!! o/

  • Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.

  • LETRA C CORRETA 

    Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.
  • se tivesse uma questão com 50% teria derrubado muita gente, por que dar para confundir sim o o adicional por serviço extraordinário

  • O adicional noturno, 25% não deve ser confundido com a hora extra de 50%, 

  • Eu ri dessa questão..fala sério, cobrar os segundos e minutos é escrotice. Sorte que dessa vez a memória não falhou.

  • é a segunda vez que responde essa questão achei ela tão ironica e sarcastica que nunca mais eu esqueço ela kkkk

  • RESUMINHO:

    LEI 8112/90 = 25% cada hora sendo 52,30 s

    CLT 20%

    SERVIÇO EXTRAORDINÁRIO 50% 

     

  • c)

    25%, computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

  • Letra C

    Art. 75.  O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinqüenta e dois minutos e trinta segundos.​

  • De acordo com a lei 8112 o serviço prestado enre as 22h e as 5 recebe adicional noturno inputando 25% ao valor da hora, nesse periodo cada hora é computada pelo periodo de 52 minutos e 30 segundos.

  • Gabarito C

    Adicional Noturno > + 25% > 22h às 5h > 1h 52min 30seg

    Serviço Extraordinário > +50% > Máximo 2h

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes ao adicional noturno.

    Nesse sentido, dispõe o artigo 75, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 75. O serviço noturno, prestado em horário compreendido entre 22 (vinte e duas) horas de um dia e 5 (cinco) horas do dia seguinte, terá o valor-hora acrescido de 25% (vinte e cinco por cento), computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

    Parágrafo único. Em se tratando de serviço extraordinário, o acréscimo de que trata este artigo incidirá sobre a remuneração prevista no art. 73."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos elencados acima, infere-se que, nos termos do artigo 75, da lei 8.112 de 1990, o serviço prestado em horário compreendido entre vinte e duas horas de um dia e cinco horas do dia seguinte terá o valor-hora acrescido de 25%, computando-se cada hora como cinquenta e dois minutos e trinta segundos.

    Gabarito: letra "c".


ID
1465585
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei n0 8.112/90) prevê a possibilidade de acumulação de férias, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.

De acordo com as normas da referida lei, as férias podem ser acumuladas até , no máximo,

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Art. 77. O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.

  • As férias podem se acumuladas por até dois períodos, sendo que para o primeiro período de férias é necessários 12 meses de efetivo exercício do servidor e as férias poderão ser divididas em até 3 parcelas

  • Art. 77. O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.

  • Fiz confusāo com o fato de poder parcelar as férias em 3 vezes e acabei marcando letra B. Tenso, ainda bem que foi aqui.

  • LETRA D CORRETA 

       Art. 77. O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.
  • Eu também Bruno, chega fui seca na letra B

  • Férias poderão ser PARCELADAS: 3 etapas

    Férias poderão ser ACUMULADAS: 2 períodos

  • Art. 77.  O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica. (Redação dada pela Lei nº 9.525, de 10.12.97)   (Férias de Ministro - Vide)

            § 1o  Para o primeiro período aquisitivo de férias serão exigidos 12 (doze) meses de exercício.

            § 2o  É vedado levar à conta de férias qualquer falta ao serviço.

            § 3o  As férias poderão ser parceladas em até três etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administração pública. (Incluído pela Lei nº 9.525, de 10.12.97)

            Art. 78.  O pagamento da remuneração das férias será efetuado até 2 (dois) dias antes do início do respectivo período, observando-se o disposto no § 1o deste artigo.   (Férias de Ministro - Vide)

            § 1° e § 2°  (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            § 3o  O servidor exonerado do cargo efetivo, ou em comissão, perceberá indenização relativa ao período das férias a que tiver direito e ao incompleto, na proporção de um doze avos por mês de efetivo exercício, ou fração superior a quatorze dias. (Incluído pela Lei nº 8.216, de 13.8.91)

            § 4o  A indenização será calculada com base na remuneração do mês em que for publicado o ato exoneratório. (Incluído pela Lei nº 8.216, de 13.8.91)

            § 5o  Em caso de parcelamento, o servidor receberá o valor adicional previsto no inciso XVII do art. 7o da Constituição Federal quando da utilização do primeiro período. (Incluído pela Lei nº 9.525, de 10.12.97)

            Art. 79.  O servidor que opera direta e permanentemente com Raios X ou substâncias radioativas gozará 20 (vinte) dias consecutivos de férias, por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hipótese a acumulação.

            Parágrafo único. (Revogado pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

            Art. 80.  As férias somente poderão ser interrompidas por motivo de calamidade pública, comoção interna, convocação para júri, serviço militar ou eleitoral, ou por necessidade do serviço declarada pela autoridade máxima do órgão ou entidade.(Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)    (Férias de Ministro - Vide)

            Parágrafo único.  O restante do período interrompido será gozado de uma só vez, observado o disposto no art. 77. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  •  d)

    dois períodos.

  • FÉRIAS:(lei 122 e lei lei 8112) 

    - ACUMULA: 2 periodos

    - PAR CE LA: 3 periodos.

     

    GABARITO ''D''

  • Ferias:

       *Podem ser acumuladas em até 2 periodos

       *Parceladas em até 3 periodos.

       *Pagamento de 1/3 adicional à remuneração até 2 dias antes do periodo.

      *Para o primeiro periodo são necessários 12 meses, a partir dai cada periodo de 12 meses terá 1 mês de ferias.

  • Acumula 2

    parcela 3

     

  • gABARITO, Letra D.

  • ACUMULA - 2 - U2

    PARC3LA - 3

  • Acumula em 2 períodos e divide em 3 parcelas.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes às férias.

    Nesse sentido, dispõe o artigo 77, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 77. O servidor fará jus a trinta dias de férias, que podem ser acumuladas, até o máximo de dois períodos, no caso de necessidade do serviço, ressalvadas as hipóteses em que haja legislação específica.

    § 1º Para o primeiro período aquisitivo de férias serão exigidos 12 (doze) meses de exercício.

    § 2º É vedado levar à conta de férias qualquer falta ao serviço.

    § 3º As férias poderão ser parceladas em até três etapas, desde que assim requeridas pelo servidor, e no interesse da administração pública."

    Analisando as alternativas

    À luz dos dispositivos elencados acima, conclui-se que, nos termos do artigo 77, da lei 8.112 de 1990, as férias podem ser acumuladas até, no máximo, 2 (dois) períodos.

    Gabarito: letra "d".

  • ACUMULA DUAS MESES E DESFRUTA EM 3. PRA REPOR ENERGIAS


ID
1465588
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor estável lotado na Universidade Federal do RN foi investido no mandato de vereador. À luz das disposições da Lei n0 8.112, é correto afirmar que esse servidor

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 94.  Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

    I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de vereador:

    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;

    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

    § 1o  No caso de afastamento do cargo, o servidor contribuirá para a seguridade social como se em exercício estivesse.

    § 2o  O servidor investido em mandato eletivo ou classista não poderá ser removido ou redistribuído de ofício para localidade diversa daquela onde exerce o mandato.


  • Gabarito C.

    Questão para não zerar. Art. 94 da Lei.

  • Art. 94. Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

      I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;

      II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

      III - investido no mandato de vereador:

      a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;

      b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração.

  • Letra C

    AVANTE!!! EU VOU PASSAR!
  • LETRA C CORRETA 

       Art. 94. Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

     I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;

     II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

     III - investido no mandato de vereador:

     a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;


  • Alguém sabe o conceito de compatibilidade de horário??

  • João,

    Compatibilidade de horário é quando os horários não são coincidentes. São distintos. Ao mesmo tempo em que não ultrapassem (a soma) 60h/semana

  • c)

    perceberá as vantagens do seu cargo de provimento efetivo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, desde que haja compatibilidade de horário.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.

    Dispõe o artigo 94, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 94. Ao servidor investido em mandato eletivo aplicam-se as seguintes disposições:

    I - tratando-se de mandato federal, estadual ou distrital, ficará afastado do cargo;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de vereador:

    a) havendo compatibilidade de horário, perceberá as vantagens de seu cargo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo;

    b) não havendo compatibilidade de horário, será afastado do cargo, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração."

    - No caso do inciso I elencado acima, o servidor público deverá se afastar do seu cargo e receberá o subsídio do mandato eletivo (não há a opção de optar pela remuneração). Alguns exemplos de mandato eletivo referentes ao item "1" são o de Senador, Deputado Federal e Estadual.

    - No caso do inciso II elencado acima, o servidor público deverá se afastar do seu cargo e poderá optar pela remuneração.

    - No caso do inciso III elencado acima, se houver compatibilidade de horários com o cargo de Vereador, o servidor perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo. Todavia, caso não haja compatibilidade de horários, aplica-se o mesmo caso do Prefeito (afasta-se do seu cargo e poderá optar pela remuneração).

    Analisando as alternativas

    Considerando o que foi explanado, conclui-se que, no caso de um servidor estável lotado na Universidade Federal do RN ser investido no mandato de vereador, conforme o disposto no inciso III, do artigo 94, da lei 8.112 de 1990, é correto afirmar que esse servidor perceberá as vantagens do seu cargo de provimento efetivo, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, desde que haja compatibilidade de horário, sendo que, se não houver compatibilidade de horários, tal servidor deverá se afastar do seu cargo e poderá optar pela remuneração do seu cargo ou pelo subsídio de vereador.

    Gabarito: letra "c".


ID
1465591
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir, referentes a tempo de serviço, à luz das expressas disposições da Lei no 8.112/90.

I O tempo de serviço em atividade privada, vinculada à Previdência Social, é contado para todos os efeitos.

II É considerado como efetivo exercício a ausência do servidor ao serviço por oito dias consecutivos em razão do seu casamento.

III O tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal contar - se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade.

IV É considerado como efetivo exercício a ausência do servidor ao serviço por dois dias para doar sangue.

De acordo com os preceitos da referida lei, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de :

    a) casamento;


    Art. 103.  Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

    I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;


  • Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

      I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;

    II - a licença para tratamento de saúde de pessoal da família do servidor, com remuneração, que exceder a 30 (trinta) dias em período de 12 (doze) meses. (Redação dada pela Lei nº 12.269, de 2010)

      III - a licença para atividade política, no caso do art. 86, § 2o;

      IV - o tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital, anterior ao ingresso no serviço público federal;

      V - o tempo de serviço em atividade privada, vinculada à Previdência Social;

      VI - o tempo de serviço relativo a tiro de guerra;

      VII - o tempo de licença para tratamento da própria saúde que exceder o prazo a que se refere a alínea "b" do inciso VIII do art. 102.(Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

      § 1o O tempo em que o servidor esteve aposentado será contado apenas para nova aposentadoria.

      § 2o Será contado em dobro o tempo de serviço prestado às Forças Armadas em operações de guerra.

      § 3o É vedada a contagem cumulativa de tempo de serviço prestado concomitantemente em mais de um cargo ou função de órgão ou entidades dos Poderes da União, Estado, Distrito Federal e Município, autarquia, fundação pública, sociedade de economia mista e empresa pública.


  • Doação de sangue: 01 dia

    Alistar-se como eleitor: 02 dias

    Casamento: 08 dias

    Morte (cônjuge, companheiro(a), pais, madrasta, padrasto, filhos, enteados, menor sob tutela ou guarda e irmãos): 08 dias

  • Os tempos fora da administração púb. ou em outra instituição só conta para aposentadoria e disponibilidade;

    dias de afastamento jusificados;

    doação de sangue = 1 dia > só tira uma vez

    Alistar-se como eleitor = 2 dias > só lembrar que eleição pode ter 2 turnos tbm

    Casamento e morte de parente próximo (C.C. P. F. I) = 8 dias > casamento é morte para o solteiro, tem que ficar + de 1 semana de luto.

    tá aí meus memo. bons estudos.


  • Se vc se ferrou vc tem 8 dias de licença.

    Casou ou alguem morreu 8 dias em casa para refletir nessa triste realidade :(

  • I- ERRADO - Art. 103. Contar-se- á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade.V o tempo de serviço em atividade privada, vinculada à Previdência Social 

    II - CORRETO  Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:por 8 (oito) dias consecutivos em razão de : a) casamento;

    III - CORRETO  Art. 103. Contar-se- á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade. I- O  tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal.

    IV- ERRADO Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:I por 1 (um) dia, para doação de sangue;

    LETRA C

  • Alguém tem uma tabela dessas licenças com relação a contagem de tempo... disponibilidade...?

  • I - (erro) art. 103   a expressão para todos os efeitos;

    II - (certo) art. 97  oito dias consecutivos em razão casamento;

    III - (certo) art. 103 apenas para aposentadoria e disponibilidade

    IV- ( erro) art. 97 apenas 01 dia para doação de sangue

  • algumas leis estaduais pontuam licença paternidade com apenas 5 dias apartir do parto.

  • A concessão é de apenas 1 dia para doar sangue, até 2 para alistamento.  O tempo de serviço em atividade privada, vinculada à Previdência Social, é contado para Aposentadoria e disponibIlidade.

  •    Art. 103.  Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

            I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;

           II - a licença para tratamento de saúde de pessoal da família do servidor, com remuneração, que exceder a 30 (trinta) dias em período de 12 (doze) meses. (Redação dada pela Lei nº 12.269, de 2010)

            III - a licença para atividade política, no caso do art. 86, § 2o;

            IV - o tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou distrital, anterior ao ingresso no serviço público federal;

            V - o tempo de serviço em atividade privada, vinculada à Previdência Social;

            VI - o tempo de serviço relativo a tiro de guerra;

  •   Art. 100.  É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas

  • Afastamentos e ausências considerados como efetivo exercício do cargo

     Férias
     Exercício de cargo em comissão

     Exercício de cargo ou função de governo ou administração, nomeado p/ PR
     Participação em programa de treinamento ou pós-graduação stricto sensu no País

     Desempenho de mandato eletivo, exceto p/ promoção por merecimento
     Júri e outros serviços obrigatórios

     Missão ou estudo no exterior
     Participação em competição desportiva

     Afastamento para servir em organismo internacional
     Deslocamento p/ nova sede

     Licenças: À gestante, à adotante e licença paternidade  Para tratamento de saúde, até o limite de 24 meses  Para o desempenho de mandato classista, exceto para promoção, por acidente em serviço ou doença profissional, para capacitação, para o serviço militar
     Ausências do art. 97: Um dia para doação de sangue; Período p/ alistamento ou recadastramento eleitoral, até 2 dias; Oito dias consecutivos em razão de: (i) casamento; (ii) falecimento de familiar.
    Situações que contam apenas para aposentadoria e disponibilidade
     Tempo de serviço prestado aos E, M e DF

     Licença para:  Tratamento de saúde de pessoa da família, com remuneração, que exceder a trinta dias em período de doze meses  Atividade política, com remuneração (entre o registro e o décimo dia seguinte à eleição, até o limite de 3 meses)  Tratamento da própria saúde, quando exceder a 24 meses

     Tempo de mandato eletivo anterior ao ingresso no serviço público federal

     Atividade privada, vinculada à Previdência
     Serviço em tiro de guerra

    Licenças não computadas para nenhum efeito
     Por motivo de doença em pessoa da família (não remunerada)

     Por motivo de afastamento do cônjuge
     Para atividade política (período não remunerado)

     Para tratar de interesses particulares

    Fonte: Lei 8112/90 Atualizada e esquematizada - Estratégia Concursos - pág:69

  •  c)

    II e III.

  • Doar sangue: 1 dia

    Alistamento/recadastramento eleitoral: 2 dias.

     

    Lembrar que eleição "tem" 2 turnos, 2 dias. 

  • I O tempo de serviço em atividade privada, vinculada à Previdência Social, é contado para todos os efeitos.(apenas para aposentadoria e disponibilidade)

    II É considerado como efetivo exercício a ausência do servidor ao serviço por oito dias consecutivos em razão do seu casamento. (certo)

    III O tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal contar - se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade.(certo)

    IV É considerado como efetivo exercício a ausência do servidor ao serviço por dois dias para doar sangue. (um dia)

     

    obs: Art. 100.  É contado para todos os efeitos o tempo de serviço público federal, inclusive o prestado às Forças Armadas

  • GABARITO: C

    I - ERRADO: Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade: V - o tempo de serviço em atividade privada, vinculada à Previdência Social;

    II - CERTO: Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço: III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de : a) casamento;

    III - CERTO: Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade: I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;

    IV - ERRADO: Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço: I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

  • Eu casei e ganhei 3 dias. Errei por isso. Enfim....

    Lei ≠ realidade

  • I O tempo de serviço em atividade privada, vinculada à Previdência Social, é contado para todos os efeitos.

    Errado - Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

    II É considerado como efetivo exercício a ausência do servidor ao serviço por oito dias consecutivos em razão do seu casamento.

    III O tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal contar - se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade.

    IV É considerado como efetivo exercício a ausência do servidor ao serviço por dois dias para doar sangue.

    Errado -   Art. 97.  Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

           I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes ao tempo de serviço.

    Analisando os itens

    Item I) Este item está incorreto, pois dispõem os incisos I e V, do artigo 103, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 103. Contar-se-á apenas para efeito de aposentadoria e disponibilidade:

    I - o tempo de serviço público prestado aos Estados, Municípios e Distrito Federal;

    (...)

    V - o tempo de serviço em atividade privada, vinculada à Previdência Social;"

    Item II) Este item está correto, pois, conforme o caput, do artigo 102, da citada lei, "além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos ...". Nesse sentido, dispõe o artigo 97, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 97. Sem qualquer prejuízo, poderá o servidor ausentar-se do serviço:

    I - por 1 (um) dia, para doação de sangue;

    II - pelo período comprovadamente necessário para alistamento ou recadastramento eleitoral, limitado, em qualquer caso, a 2 (dois) dias;

    III - por 8 (oito) dias consecutivos em razão de:

    a) casamento;

    b) falecimento do cônjuge, companheiro, pais, madrasta ou padrasto, filhos, enteados, menor sob guarda ou tutela e irmãos."

    Portanto, pode-se afirmar que todas as ausências previstas no artigo 97, da lei 8.112 de 1990, são consideradas como de efetivo exercício.

    Item III) Este item está correto, pelos motivos elencados na explicação do comentário referente ao item "I", em especial pelo contido no inciso I, do artigo 103, da lei 8.112 de 1990.

    Item IV) Este item está incorreto, pelos motivos elencados na explicação do comentário referente ao item "II", devendo ser ressaltado que o prazo certo, no que tange à ausência ao serviço, para doar sangue, é de 1 (um) dia, e não de 2 (dois) dias, em conformidade com o disposto no inciso I, do artigo 97, da lei 8.112 de 1990.

    Gabarito: letra "c".


ID
1465594
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor público federal opõe resistência injustificada ao andamento de documento e processo. Para essa conduta, a Lei no 8.112/90 prevê a penalidade disciplinar da

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 127.  São penalidades disciplinares:

    I - advertência;

    Art. 129. A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.


    Art. 117.  Ao servidor é proibido:


    IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

  • Complementando o exposto pelo colega:

    "Art. 129. A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave."

    Art. 117. Ao servidor é proibido:

     I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

      II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;

     III - recusar fé a documentos públicos;

      IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

      V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;

      VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

      VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

      VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;

    (...) XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.

    "DEMISSÃO(IX À XVI), ASSIM COMO CONDUTAS PREVISTAS NO ART. 132."

    IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública;

    X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;

    XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

      XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições;

      XIII - aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro;

      XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas;

    XV - proceder de forma desidiosa;

      XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;

    "Art. 130. A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 (noventa) dias."


  • Gabarito A.

    Arts.129 e 117 (ADVERTÊNCIA)

    I - ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

      II - retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;

      III - recusar fé a documentos públicos;

      IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

      V - promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;

      VI - cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

      VII - coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

      VIII - manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;

    XIX - recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado


    Art. 132 (DEMISSÃO)

    Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:

      I - crime contra a administração pública;

      II - abandono de cargo;

      III - inassiduidade habitual;

      IV - improbidade administrativa;

      V - incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;

      VI - insubordinação grave em serviço;

      VII - ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;

      VIII - aplicação irregular de dinheiros públicos;

      IX - revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;

      X - lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;

      XI - corrupção;

      XII - acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;

      XIII - transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.

            Art 117, IX - valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública; 

              X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto   na qualidade de acionista, cotista ou comanditário; (Redação dada pela Lei nº 11.784, de 2008

                XI - atuar, como procurador ou intermediário, junto a repartições públicas, salvo quando se tratar de benefícios previdenciários ou assistenciais de parentes até o segundo grau, e de cônjuge ou companheiro;

                 XII - receber propina, comissão, presente ou vantagem de qualquer espécie, em razão de suas atribuições

                       XIII - aceitar comissão, emprego ou pensão de estado estrangeiro;

                 XIV - praticar usura sob qualquer de suas formas;

                XV - proceder de forma desidiosa;

              XVI - utilizar pessoal ou recursos materiais da repartição em serviços ou atividades particulares;


  • AVANTE!!! EU VOU PASSAR!

    Gab. A

  • Art. 129. A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave.

    Pena de advertência (deve ser aplicada por escrito) , nos casos:

     ausentar-se do serviço durante o expediente, sem prévia autorização do chefe imediato;

     retirar, sem prévia anuência da autoridade competente, qualquer documento ou objeto da repartição;

     recusar fé a documentos públicos;

     opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;

     promover manifestação de apreço ou desapreço no recinto da repartição;

     cometer a pessoa estranha à repartição, fora dos casos previstos em lei, o desempenho de atribuição que seja de sua responsabilidade ou de seu subordinado;

     coagir ou aliciar subordinados no sentido de filiarem-se a associação profissional ou sindical, ou a partido político;

     manter sob sua chefia imediata, em cargo ou função de confiança, cônjuge, companheiro ou parente até o segundo grau civil;

     recusar-se a atualizar seus dados cadastrais quando solicitado.

     

     

  • a)

    advertência.

  • Graças a Deus, para cada um de nós, tudo dá sempre certo.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo, a lei 8.112 de 1990 e os dispositivos desta inerentes à penalidade disciplinar de advertência.

    Dispõe o inciso IV, do artigo 117, da citada lei, o seguinte:

    "Art. 117. Ao servidor é proibido:

    (...)

    IV - opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo ou execução de serviço;"

    Nesse sentido, conforme o artigo 129, da citada lei, "a advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave."

    Analisando as alternativas

    Tendo em vista os dispositivos elencados acima, conclui-se que, no caso de um servidor público federal opor resistência injustificada ao andamento de documento e processo, para essa conduta, a lei 8.112 de 1990 prevê a penalidade disciplinar da advertência.

    Gabarito: letra "a".


ID
1465597
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as assertivas a seguir, referentes aos benefícios previstos no Plano de Seguridade Social do servidor.

I O servidor será aposentado compulsoriamente, aos sessenta e cinco anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço.

II O salário-família é devido ao dependente do servidor ativo.

III A licença à gestante poderá ter início no primeiro dia do nono mês de gestação, salvo antecipação por prescrição médica.

IV O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido, esteja ele na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

De acordo com os preceitos da Lei n0 8.112/90, estão corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 207.  Será concedida licença à servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração. 


    § 1º  A licença poderá ter início no primeiro dia do nono mês de gestação, salvo antecipação por prescrição médica.


    Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.



    II - Art. 197. O salário-família é devido ao servidor ativo ou ao inativo, por dependente econômico.

    I  -   Art. 186.  O servidor será aposentado:

            II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço

  • I) ERRADA -  Art. 186. O servidor será aposentado:   II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço;


    II) ERRADA - Art. 197. O salário-família é devido ao servidor ativo ou ao inativo, por dependente econômico.


    III) CORRETA - Art. 207. § 1º A licença poderá ter início no primeiro dia do nono mês de gestação, salvo antecipação por prescrição médica.


    IV) CORRETA - Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.


    Gabarito: A

  • Esses dias comentei uma questão falando sobre a aposentadoria de acordo com os preceitos constitucionais, e essa questão de agora já cobrou a aposentadoria, porém de acordo com os preceitos da lei 8112. Coloquei as duas lado a lado e tem bastante diferença e isso me confundiu na hora de responder. A lei 8112 sempre diz respeito ao ''tempo de serviço'', e já a constituição fala sobre ''tempo de contribuição''. Em relação a aposentadoria por invalidez e a compulsória não tem muita diferença a não ser esses termos, mas já a aposentadoria voluntária é bem diferente...

  • a 8112 é bem diferente do Direito Previdenciário...tem que tomar cuidado.

  • A assertiva II está mal formulada. Como está aí está certo, porém incompleto. Estaria errada, se colocasse o somente para os ativos.

    Fala sério, viu... já não basta  a quantidade de informação para saber ainda tem essas questões mal formuladas

    Ô VIDA DURA ESSA DE CONCURSEIRO!! RSRS

  • I - Errado ( Art. 186, II)

    II - Errado ( Art. 197)

    III - Correto (Art. 207)

    IV - Correto (Art. 226)

    Gabarito A.

  • Concordo com a Priscilla. 

    A assertiva II está mal formulada. Está somente incompleta. Só estaria errada, se existisse por exemplo o termo "somente" para os ativos.

    A banca vacilar numa questão simples dessa, complica! Por isso muitas vezes ficamos malucos na hora da prova e erramos por besteira. 

    Temos que ter um olhar extremamente analítico.

    Sucesso! 

  • Não concordo que a II esteja incompleta, ela está totalmente errada já que o salário-família não é devido ao dependente, mas sim ao servidor, seja ele ativo ou inativo! Questão de interpretação.

  • Que questão mal escrita

  • Art. 197. O salário - família é devido ao servidor ativo ou ao inativo, por dependente econômico.

  • Vocês ainda não entenderam a II. Ela não está incompleta, ela está errada mesmo. 

    Art. 197. O salário-família é devido ao servidor ativo ou ao inativo, POR dependente econômico.

    Não é devida AO dependente.

  • Art. 185.  Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor compreendem:

          

      I - quanto ao servidor:

            a) aposentadoria;

            b) auxílio-natalidade;

            c) salário-família;

            d) licença para tratamento de saúde;

            e) licença à gestante, à adotante e licença-paternidade;

            f) licença por acidente em serviço;

            g) assistência à saúde;

            h) garantia de condições individuais e ambientais de trabalho satisfatórias;

           

     II - quanto ao dependente:

            a) pensão vitalícia e temporária;

            b) auxílio-funeral;

            c) auxílio-reclusão;

            d) assistência à saúde.

  • Essas bancas estão usando critérios tão medíocres para derrubar os candidatos! Que porra de diferença entre o AO e o POR! 

    Realmente, quem passa em concurso não é "ser o cara mais inteligente" é ter prática, vivencia, experiencia com as presepadas e armadilhas dessas bancas! 

  • I) ERRADA -  Art. 186. O servidor será aposentado:   II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço;

     

    II) ERRADA - Art. 197. O salário-família é devido ao servidor ativo ou ao inativo, por dependente econômico.

     

    III) CORRETA - Art. 207. § 1º A licença poderá ter início no primeiro dia do nono mês de gestação, salvo antecipação por prescrição médica.

     

    IV) CORRETA - Art. 226. O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento.

     

    Gabarito: A

  • QUEM TEM DIREITO AO SALÁRIO FAMILIA É O SERVIDOR OU O DEPENDENTE? PARE E REFLITA...

     

  • I O servidor será aposentado compulsoriamente, aos SETENTA anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço. 

    II O salário-família é devido AO SERVIDOR ATIVO OU AO INATIVO, POR dependente ECONÔMICO

    III A licença à gestante poderá ter início no primeiro dia do nono mês de gestação, salvo antecipação por prescrição médica. 

    IV O auxílio-funeral é devido à família do servidor falecido, esteja ele na atividade ou aposentado, em valor equivalente a um mês da remuneração ou provento. 

  • Art. 185.  Os benefícios do Plano de Seguridade Social do servidor compreendem:

     I - quanto ao servidor:

            a) aposentadoria;

            b) auxílio-natalidade;

            c) salário-família;

            d) licença para tratamento de saúde;

            e) licença à gestante, à adotante e licença-paternidade;

            f) licença por acidente em serviço;

            g) assistência à saúde;

            h) garantia de condições individuais e ambientais de trabalho satisfatórias;

    Portanto, veja que o salário-família é devido AO SERVIDOR ATIVO OU AO INATIVO, POR dependente ECONÔMICO

     II - quanto ao dependente:

            a) pensão vitalícia e temporária;

            b) auxílio-funeral;

            c) auxílio-reclusão;

            d) assistência à saúde.


ID
1465600
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma organização é definida por Bernardes e Marcondes (1999, p.14) como “uma unidade social artificialmente criada e estruturada, continuamente alterada para se manter no tempo, e com a função de atingir resultados específicos que são a satisfação das necessidades de clientes existentes na sociedade e, também, a de seus participantes.” Con siderando essa definição, leia as características presentes nos itens a seguir.

I É composta por um conjunto de pessoas ou grupos.
II Possui objetivos próprios.
III Representa interesses comuns.
IV Estrutura permanente ao longo do tempo.

São características de uma organização as que estão

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A.  A palavra organização tem sido intensamente utilizada neste livro. Ela pode ser aplicada
    em dois sentidos diferentes, a saber:
    1. Organização como uma unidade ou entidade social. Na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos comuns. Neste sentido, a palavra organização significa qualquer empreendimento humano criado e moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos. As organizações podem ser empresas, órgãos públicos, bancos, üniversidades, lojas e comércio em geral, prestadoras de serviços e diversos outros tipo.


    ¹CHIAVENATO [2009: P. 358]

  • Possui objetivos próprios? Como assim?

  • NÃO E UMA estrutura permanente ao longo do tempo, porquê ela vem mudando continuamente para pode sobreviver.

  • Os objetivos próprios são as metas que as empresas pretendem alcançar. Por exemplo, a visão da Coca Cola é a de ser a maior empresa de refrigerantes por possuir uma logística que consegue distribuir o refrigerante em diversos lugares e também de ter um padrão de qualidade muito bom. Então ela traça meios para conseguir seus objetivos.

  • Se na questão afirma que de acordo com  Bernardes e Marcondes, uma organização é definida.....continuamente alterada para se manter no tempo .... !
    Então não pode ter uma estrutura permanente ao longo do tempo!
    Resposta certa letra A. 


  • Não entendi a parte de objetivos próprios(II)

  • "II - Possui objetivos próprios"

    Eu entendi da seguinte forma:

    Ela possui objetivos próprios? Sim. Quais?
    - ...atingir resultados específicos que são a satisfação das necessidades de clientes existentes na sociedade e, também, a de seus participantes.

  • Possui objetivos próprios? Como assim?

    Acho que ele se refere a METAS.

  • Danilo Vieira pode ser basear pela resposta do Raimundo Luz.

  • GABARITO: A

     

    QUESTÃO DE COMPREENSÃO TEXTUAL. 

     

    Embora essa questão seja de administração, na verdade está exigindo nada mais do que a compreensão textual do candidato. Se bem percebermos, vemos que todos os quatro enunciados estão expressos na própia definição de Bernardes e Marcondes, no início da questão.:

    DEFINIÇÃO:

     

    Uma organização é definida por Bernardes e Marcondes (1999, p.14) como “uma unidade social artificialmente criada e estruturada (ENUNCIADO I, VERDADEIRO), continuamente alterada para se manter no tempo (ENUNCIADO IV, FALSO), e com a função de atingir resultados específicos que são a satisfação das necessidades de clientes existentes na sociedade (ENUNCIADO II, VERDADEIRO) e, também, a de seus participantes (ENUNCIADO III, VERDADEIRO).” Considerando essa definição, leia as características presentes nos itens a seguir. 

    São características de uma organização as que estão:

     

    I É composta por um conjunto de pessoas ou grupos. (verdadeiro)  
    II Possui objetivos próprios. (verdadeiro)
    III Representa interesses comuns. (verdadeiro)
    IV Estrutura permanente ao longo do tempo. (falso)

     

     

  • O enunciado da questão deixa clara a resposta. Vejam só :

     

    I É composta por um conjunto de pessoas ou grupos. (uma unidade social artificialmente criada e estruturada)
    II Possui objetivos próprios. (com a função de atingir resultados específicos)
    III Representa interesses comuns. (a satisfação das necessidades de clientes existentes na sociedade e, também, a de seus participantes.)
    IV Estrutura permanente ao longo do tempo. (continuamente alterada para se manter no tempo) - Errada 


ID
1465603
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma organização pode ser classificada como pública, privada ou do terceiro setor. Diferentemente das demais, a organização privada

Alternativas
Comentários
  • Característica primaria de uma organização privada é possuir fins lucrativos.

    Gabarito "b"!

  • Partido é uma organização privada e não possui fins lucrativos. Assim como uma associação.

  • A Petrobras é uma (organização). Empresa PUBLICA e ela tem fins  LUCRATIVOS, que parte é distribuída
     entre os SÓCIOS. Não entendo esta questão!!!! 

  • Terceiro setor: todas as iniciativas privadas de utilidade pública com origem na sociedade civil. Usada para definir as diversas organizações sem vínculos diretos com o primeiro setor (público, o Estado) e o Segundo setor (privado, o mercado).

    De um modo mais simplificado o terceiro setor é o conjunto de entidades da sociedade civil com fins públicos e não-lucrativos, conservados pela ênfase na participação voluntária em âmbito não-governamental. Dentro das organizações que fazem parte do Terceiro Setor, estão as ONGs (Organizações Não Governamentais), entidades filantrópicas, OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), organizações sem fins lucrativos e outras formas de associações civis sem fins lucrativos.

  • acho que assim em regra os órgãos públicos, instituições públicas não tem essa de partilhar os lucros né. acho que vale a regra geral.

  • Daniel Teixeira, permita-me uma correção: a Petrobras é uma Sociedade de Economia Mista, dotada de personalidade jurídica de direito privado, criada por lei para a exploração de atividade econômica, sob a forma de S/A. Seu capital é misto (público e privado), por isso existe participação nos lucros. Na Empresa Pública (CEF, Correios...), o capital é 100% público.


  • A COMPERVE tem cada questão tosca...

  • A COMPERVE tem cada questão tosca...[2]

  • Petrobrás Criada por Lei?

    A criação se dá com registro em cartório.

    A lei apenas AUTORIZA a sua criação.
     

     

  • Pessoal, vocês ainda não aprenderam qual é a das questões múltipla-escolha...

    Sempre terá mais de uma questão certa, mas você terá que marcar a MAIS CERTA!

  • A Petrobrás é aurtorizada por lei, e não criada por lei. 

  • 1º setor - Estado

    2º setor - Mercado

    3º setor - Organizações sem fins lucrativos e não-governamentais que tem como objetivo gerar serviços de caráter público.

  • O bizu da questão é perceber o "diferente das demais".


ID
1465606
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A departamentalização de uma organização pode ser observada a partir de tipos de estrutura organizacional que possuem características distintas. A estrutura matricial

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A.

    Estrutura Matricial
    A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.
    Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento.
    A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! Lembrem-se sempre desta informação, que as bancas adoram cobrar: não há unidade de comando na estrutura matricial!
    Vamos imaginar que você trabalhe em uma empresa, como o exemplo a seguir. Você pode estar subordinado ao diretor da filial do Brasil, por exemplo, mas também responder ao gerente do produto “seguros” da empresa. Este pode estar lançando um produto no mercado e necessitar de uma equipe multidisciplinar, composta de funcionários de várias filiais ao redor do mundo, por exemplo.


    ¹RENNÓ [2014]
    Figura 4.20 – Estrutura matricial
    Essa estrutura é chamada de matricial, pois seu aspecto é semelhante a uma matriz, como vocês podem ver. Dessa forma, a estrutura matricial foi uma tentativa de conciliar uma estrutura rígida e hierárquica a uma maior flexibilidade, cada vez mais necessária nestes tempos de muitas mudanças no contexto das organizações.
    Portanto, a estrutura matricial é utilizada normalmente para atender a projetos ou negócios que demandem equipes com pessoas que tenham vários perfis diferentes, funcionando temporariamente no caso dos projetos ou que possam trabalhar em várias áreas da empresa ao mesmo tempo.
    Como vocês podem imaginar, responder a dois chefes ao mesmo tempo não é fácil! Da mesma forma, controlar alguém que não responde só a você também traz seus inconvenientes (como saber se o funcionário X está realmente fazendo um trabalho para o “outro chefe”?). Assim, essa coordenação pode realmente gerar conflitos internos e confusão.
    Entretanto, a maior mobilidade dos funcionários pode gerar uma maior troca e interação entre pessoas de diferentes áreas da empresa. Outro fator importante é aproveitar melhor os recursos (principalmente de pessoal qualificado) na organização, evitando que pessoas fiquem pouco aproveitadas em um setor quando há muito trabalho em outra área ou projeto.

  • Essa parte de departamentalização é um pouco complexa  e varia muito de autor para autor. Baseio-me nos conceitos de SANTOS(2006) em Introdução a Gestão Pública.
    Ele divide o processo de departamentalização em três tipos: Matricial, por programas e serviços e funcional. 

    Funcional: O mais comum e utilizado em toda administração, seja pública ou privada. Tem foco em dividir os departamentos pelas suas FUNÇÕES
    Por programas e serviços: Aqui a departamentalização cria subdepartamentos divididos em programas e serviços. Por exemplo, eu tenho um departamento central de Recursos Humanos, e dentro desse departamento eu tenho serviços e programas de recrutamento, seleção, controle, etc. A partir dai, criarei outros departamentos focados em cada serviço (departamento de seleção;departamento de controle;departamento de recrutamento...)
    Matricial: Por fim, a departamentalização matricial, coloquei-a por último propositalmente. A D.Matricial, nada mais é que a junção do que há de melhor na departamentalização funcional e na departamentalização de programas e serviços. Aqui, visamos à objetividade.
    Por exemplo, eu tenho um objetivo focado no treinamento de funcionários. Ao invés de criar um único departamento para isso ou criar um subdepartamento dentro de outro que tenha relação com meu objetivo eu delego meus objetivos a um lider ou a lideres. Eles serão encarregados de cumprir a tarefa dada. Agora, voltando a questão...

    "está fortemente sustentada na responsabilidade compartilhada, exigindo nível de confiança mútuo e dinamismo." Correto! Como delegamos a função de executar determinado objetivo a outrem, é necessário confiança, responsabilidade compartilhada e dinamismo para alcançar o propósito almejado. 

    Bons estudos! 

  • http://docslide.com.br/business/modelos-de-gestao-5584a94891d4b.html

  • a) Matricial

    b) Por Cliente

    c) Funcional

    d) Territorial

  • A estrutura matricial - tem funções e agregadas nessas funções tem atividades(projetos) a serem executados. Terá trabalho conjunto das pessoas para realização. LETRA A

  •  Fiquem atentos aos comentários!

     

    B) Departamentalização por produtos ou serviços

    Este tipo de departamentalização diz respeito à forma como a organização irá se organizar de acordo com o produto ou serviço realizado (e não  Por Cliente, como foi colocado!). Nele, todas as tarefas ligadas à produção de um determinado produto ou serviço devem estar agrupadas em um mesmo departamento. Mesmo que estas tarefas tenham naturezas diferentes.

     

    C) Departamentalização por funções

    Este tipo de departamentalização também é conhecido como “departamentalização funcional“. Ele tem como objetivo principal agrupar as atividades e tarefas de uma organização de acordo com as funções principais desenvolvidas por ela. Funciona da seguinte maneira: se uma empresa possui funções de produção e vendas, por exemplo, ela deverá agrupar suas atividades em departamentos de produção e vendas.

     

    Fonte: http://www.sobreadministracao.com/tipos-de-departamentalizacao-por-produtos-ou-servicos/

  • - por clientes: foca o cliente (público-alvo) – exemplo: loja de departamentos;

    por produtos ou serviços: foca o produto (exemplo: supermercados) ou o serviço prestado (exemplo: hospital);

    - geográfica ou territorial: foca a região – exemplo: grande empresa varejista;

    - por processos: foca no passo-a-passo da criação de produtos – exemplo: montadora de carros;

    - por projetos: foca nos projetos (com início, meio e fim) – exemplo: agência de publicidade;

    - matricial: é híbrida, abrangendo a departamentalização funcional + por projetos, geralmente – exemplo: construtoras.

     

    fonte:

    http://esquemaria.com.br/estruturas-organizacionais/#extra

  • B) departamentalização por produtos ou serviços 

    C) departamentalização funcional 

    D) departamentalização geográfica 

     

  • Letra Aa, questão obvia  d e fácil entendimento.

  • DEPARTAMENTALIZAÇÃO MATRICIAL: Chama-se matricial, pois combina dois ou mais tipos de departamentalização, formando uma grade, conforme a figura a seguir.

    ·         Pode ser definida, também, como a combinação da abordagem divisional com a funcional, ou então, conforme o tipo mais comum, a combinação da departamentalização funcional com a de projetos.

    ·         Por ser uma estrutura híbrida, cada departamento passa a ter uma dupla subordinação (segue orientação dos gerentes funcionais e dos gerentes de produto/projeto simultaneamente), com isso, o princípio da unidade de comando deixa de existir.

     

    GAB: A

  • Uma das características da estrutura matricial é a ação integrada para o compartilhamento de objetivos empresariais, além de ser participativa e flexível.

  • Vale recurso:

     

     b) permite a organização das divisões, de acordo com cada produto ou serviço.    ---> PERMITE SIM

     

    Afinal departamentalização matricial é a união (geralmente) de departamentalização funcional com departamentalização de projetos ou produtos/serviços.

  • O erro da letra D, é que independe dos lugares a ser implantado?

  • Goku, sábio

  • LETRA A CORRETA

    Matricial: resulta da união da departamentalização por funções (funcional) e por projetos, nasceu para solucionar a incompatibilidade da estrutura funcional com atividades que exigissem interação entre áreas funcionais; assim sendo, ela contraria a unidade de comando, há uma dupla subordinação (gerente funcional e gerente de projetos), o organograma não será uma pirâmide e sim possuíra duas bases de departamentalização operando simultaneamente.


ID
1465609
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo organizacional de determinar o agrupamento das atividades denomina -se

Alternativas
Comentários
  • . Departamentalização
    A departamentalização é a forma como uma organização pode juntar e integrar pessoas, tarefas e atividades em unidades, tendo como objetivo facilitar a coordenação da empresa.


    ¹DAFT [2005]

  • Gabarito B.

    Fiquei em dúvida quanto a veracidade do gabarito. Departamentalização pode ser considerado Processo Administrativo? como está no enunciado da questão?
  • gabarito B, o mesmo se refere a atividades e não a tomada de decisão.

  • "Agrupamento de atividades." Ao ver isso pode marcar departamentalização sem medo!

  • Thia Rose, a questão fala em processo organizacional, no sentido de "qual  a forma que as atividades são agrupadas". Dessa forma, a que mais atende na alternativa é a departamentalização. Não seria um processo administrativo como você mencionou. Abraço!

  • Questão muito dúbia. Entendo a departamentalização como uma atividade referente ao processo organizacional de organização. Enfim...

  • A departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos em unidades organizacionais, tal como um de seus objetivos 

    Enquadramento: as atividades devem ser agrupadas em unidades, de acordo com suas caraterísticas, em consonância com cada “grupo estrutural básico”, o que evitará possíveis conflitos internos.

    Palavra chave - agrupamento.

     

    bjokas

  • Letra B, falou  em agrupamento das atividades falou em  departamnetalização.

  • É a velha questão de interpretação para efeito de questão de concurso...

    Assim como não é válido questionar assertiva que esteja correta (apenas) e há casos que precisamos optar pela acertiva MAIS COMPLETA, essa questão possui acertiva ESPECÍFICA que se enquadra como MAIS CORRETA.

    Digo: Se dentre as opções não constasse "Departamentalização", com certeza  a resposta correta seria "ORGANIZAÇÂO".

    Fica a dica: Normalmente, quando a questão fala sobre "agrupamento das atividades" e dispõe do termo específico "Departamentalização" entre suas acertivas, esta será a resposta correta.

  • Departamentalização - significa agrupamento e a integração de atividades e pessoas em unidades organizacionais e o agrupamento dessas unidades em uma organização.

  • Agrupamento de atividades.....pode ser tambem organização.

  • Lidiane Amorim, poderia ser se a questão fosse sobre função. 

  • Segundo o autor ldalberto Chiavenato, departamentalização é um meio para se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. É a escolha de modalidades de homogeneização das atividades, agrupando os componentes da organização em departamentos ou divisões.

    Para Oliveira, departamentalização é o agrupamento, de acordo comum critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos - humanos, financeiros, tecnológicos e materiais e equipamentos - em unidades organizacionais. Através da departamentalização, as organizações obtêm maior homogeneidade de tarefas em cada órgão.

    Fonte: Estudo Dirigido para UFC – Prof. Heron Lemos – Vol. 03 – 2018



  • LETRA B CORRETA

    Tipos de Departamentalização

    Como estamos falando sobre divisão do trabalho por tipos de especialização, fica óbvio que cada empresa pode ter uma forma de departamentalizar diferente de acordo com a sua realidade.

    Por Função

    Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.

    Por Clientes

    Quando uma empresa conhece tão bem os seus clientes que se organiza para concentrar os esforços nos atributos e necessidades do seu público, ela provavelmente vai utilizar a departamentalização por clientes.

    Por Processos

    Nesse caso, a maior preocupação para a organização de setores na empresa vai ser no processo de produção.

    Por Produtos ou Serviços

    Esse tipo de departamentalização é similar à abordagem por clientes, já que a empresa se organiza agrupando seus colaboradores dentro de áreas específicas. A única diferença é que nesse caso, ao invés do foco ser um tipo de cliente, o foco passa a ser nos tipos de produtos oferecidos pela empresa.

    Matricial

    Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.

    Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.

    Geográfica ou Territorial

    Como o próprio nome já diz, a abordagem territorial vai dividir a empresa de acordo com os locais onde ela atua. Ela é muito comum em empresas que possuem filiais em áreas ou regiões diferentes. Nesses casos, apesar de possuírem áreas unificadas, o foco é em prestar atenção nas características de cada região.

    Essa abordagem é especialmente positiva para não errar na alocação de produtos em regiões onde ele não tem aderência e propagandas mais direcionadas ao comportamento local.

    Por Projetos

    Na departamentalização por projetos, os colaboradores vão receber atribuições temporárias dentro de projetos. Isso ocorre, porque como você bem sabe um projeto tem início, meio e fim. Assim, as funções só vão existir enquanto o projeto existir.


ID
1465612
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na administração de uma organização, existem três níveis: o estratégico, o tático e o operacional. Analise as afirmações a seguir , relativas a esses níveis.

I Tem como competência básica traduzir as incertezas de um mercado altamente dinâmico, visando ao estabelecimento de objet ivos.

II Por meio das atividades de planejamento, organização e controle, de forma coordenada, objetiva-se atingir os macro-objetivos da organização.

III Por meio de planos e projetos específicos para cada área, as estratégias são detalhadas em ações para execução no nível mais inferior.

IV As decisões estão ligadas ao controle e às atividades mais básicas da organização, vinculadas à execução dos projetos.

As afirmações relacionadas ao nível estratégico estão presentes nos itens

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C. 
    Ø Segundo Chiavenato4 – “Planejamento é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira como alcançá-los.”
    Ø Segundo Djalma de Oliveira5 – “Planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos pela empresa.”

  • Planejamento estratégico: objetivos globais e definidos a longo prazo;

    objetivos organizacionais (não específicos de cada área);

    alcançar metas estratégicas;

    abrange tanto ambiente interno quanto externo;


    Gab LETRA C.

  • http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgGL8AK/teorias-administracao-i?part=4

  • I Tem como competência básica traduzir as incertezas de um mercado altamente dinâmico, visando ao estabelecimento de objet ivos. (estratégico)

    II Por meio das atividades de planejamento, organização e controle, de forma coordenada, objetiva-se atingir os macro-objetivos da organização. (estratégico).

    III Por meio de planos e projetos específicos para cada área, as estratégias são detalhadas em ações para execução no nível mais inferior. (tático)

    IV As decisões estão ligadas ao controle e às atividades mais básicas da organização, vinculadas à execução dos projetos. (operacional)

    por tanto gabarito letra C


  • não entendi pq a resposta é só o nível estratégico se a questão pergunta dos três níveis?? não entendi,.

  • Ana Carolina, é porque você não atentou a última parte: 

    As afirmações relacionadas ao nível estratégico estão presentes nos itens

     

    Ciclo do planejamento estratégico:

    1. Missão, filosofia e valores

    2. Visão

    3. Análise dos ambientes externo e interno (DIAGNÓSTICO) - com ferramenta SWOT ou FOFA

    4. Prognóstico - Definição de objetivos e metas a partir da análise feita

    5. Definição de planos e estratégias

    6. Implantação e Feedback

  • GAB C 

    • NÍVEIS ----------- HABILIDADES ----- HIERARQUIA ------- FOCOS DE ATUAÇÃO ------- PRAZOS
    1. Estratégico ------- conceitual ---------- Direção ----------- em toda a empresa ----------- longo
    2. Tático ------------- humanas-------------Gerência ----------- em departamentos --------- médio
    3. Operacional ------ Técnicas ----------- Supervisão --------------- em tarefas -------------- curto

    AMPLITUDE DOS NÍVEIS HIERÁRQUICOS:

    1. ESTRATÉGICO: Em toda a organização; de modo genérico, sintético, holístico, ou seja, global.
    2. TÁTICO: Em uma unidade, departamento, área, setor, disciplina, parte...
    3. OPERACIONAL: Em uma atividade, tarefa, operação; de modo detalhado, analítico, específico...

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)

  • Deve ser bem interpretada:

    IV As decisões estão ligadas ao controle e às atividades mais básicas da organização (planejamento), vinculadas à execução dos projetos(não ao nível operacional) > (nível estratégico)

  • LETRA C CORRETA

    O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação mercadológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao melhor grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. Ele é, normalmente, responsabilidade dos níveis mais altos da organização. Assim,

    o planejamento estratégico:

    · É projetado para o longo prazo;

    · Envolve a empresa como um todo;

    · É definido pela cúpula organizacional;

    · É voltado para a eficácia;

    · É voltado para o atendimento do cliente.

  • A questão versou sobre os níveis organizacionais e pediu identificarmos quais dos quatro itens abaixo estão diretamente relacionados ao nível estratégico.

    Para respondermos, devemos saber quais são os três níveis e seus vários sinônimos:

    • Nível estratégico ou institucional: "corresponde ao nível mais elevado e é composto por diretores, proprietários ou acionistas e dos altos executivos. É o nível em que as decisões são tomadas e são definidos os objetivos da organização e as estratégias para alcançá-los." (Chiavenato, 2014) Esse nível tem visão sistêmica, global (olha para organização como um todo). Suas decisões e planejamentos são de longo prazo (voltado para o futuro) e também possuem maior risco.
    • Nível tático, departamental, gerencial, mediador ou intermediário: "Trata-se da linha do meio de campo. Atua na escolha e captação dos recursos necessários, bem como na distribuição e colocação do que foi produzido pela empresa nos diversos segmentos do mercado." (Chiavenato, 2014) Tem visão departamental/setorial e suas decisões e planejamentos são de médio prazo envolvendo médio risco;
    • Nível operacional ou chão de fábrica: "Está ligado aos problemas de execução cotidiana e eficiente das tarefas e operações da organização e orientado para as exigências impostas pela natureza da tarefa técnica a ser executada, com os materiais a serem processados e a cooperação de vários especialistas necessários ao andamento dos trabalhos." (Chiavenato, 2014) Tem visão específica voltada para as operações e suas decisões e planejamentos são de curto prazo envolvendo baixo risco. Relacionado aos supervisores ou gerentes de 1ª linha.

    Analisando os itens:

    I. CERTO. A relação com ambiente externo é preocupação do nível estratégico.

    II . CERTO. Coordenação organizacional e macro objetivos referem-se ao nível estratégico.

    III. ERRADO. Refere-se ao nível tático.

    IV. ERRADO. Refere-se ao nível operacional.

    Logo, apenas os itens I e II estão corretos em relação ao nível estratégico.

    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA C


ID
1465615
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando a abordagem clássica da Administração, as quatro funções administrativas desempenhadas pelos administradores são:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

     Planejamento: é um dos mais importantes processos na administração. Sem ele, nenhuma empresa ou organização consegue desenvolver-se.

    Organização: é o modo como uma empresa ou órgão público divide o trabalho e as responsabilidades, além da maneira como coordena todos os esforços realizados.

    Direção:  Depois do planejamento e da organização, a etapa seguinte é a direção, função mediante a qual o administrador fará com que seus subordinados executem o que foi planejado.O administrador deverá, então, transmitir os planos aos subordinados e estimulá-los de maneira a despertar-lhes a motivação para que atinjam os objetivos e metas predeterminada.

    Controle: é o processo administrativo que busca avaliar se os objetivos estão ou não sendo atingidos pela empresa. Através do monitoramento dos resultados e sua comparação com os resultados esperados ou planejados, podemos propor ações corretivas ou aprender com o que funcionou.



  • Pra decorar: PODC (PODE SER)

    Planejar,

    Organizar,

    Dirigir,

    Controlar

  • Gabarito A


    As quatro funções administrativas são as seguintes:

     Planejamento: é a função através da qual as atividades a serem realizadas são desenhadas e os resultados a serem

    obtidos são fixados;

     Organização: trata-se da função de organizar os recursos disponíveis para que tudo aquilo que foi planejado possa ser

    executado.

     Direção: é a função de dirigir a execução dos trabalhos que foram planejados, para que os objetivos da organização possam

    ser atingidos.

     Controle: trata-se da função administrativa na qual os resultados obtidos pela organização/direção são analisados em

    função daquilo que havia sido planejado.

    Prof. Carlos Xavier - Estratégia concursos.


    Bons estudos


  • ao meu ver essa questão poderia ser anulada, pois a abordagem clássica engloba a teoria científica da adm e a teoria clássica, e esses pilares do PODC são da teoria neoclássica.

  • Abordagem clássica - Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar (PO3C)

    Abordagem neoclássica - Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC)

    Fonte:Casa do concurseiro

  • Pelos os estudos de Teylor e FayolAbordagem que trata da administração clássica que é - Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar .

    Neoclássica que já trabalha os processo ciclicos e continuo da administração:  Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar (PODC).

     

  • Podc

  • Acho que essa questão deveria ser anulada pois essa abordagem que ele afirma ser a certa se trata da NEOCLÁSSICA (PODC). =/

  • LETRA A CORRETA

    P.O.D.C

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões. 

  • A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

    As funções administrativas são as seguintes:

    PLANEJAMENTO é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.

    ORGANIZAÇÃO é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)

    DIREÇÃO é a função, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.

    CONTROLE é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014

    Analisando as alternativas vemos que plano de negócios, organograma, orçamento e acompanhamento NÃO SÃO FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS.

    Portanto, o único item que contempla as quatro funções é a alternativa "a".

    GABARITO: LETRA A


ID
1465618
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Há um instrumento no qual se estabelecem diretrizes, objetivos e metas da administração pública por um prazo de, pelo menos, quatro anos. Ele também é utilizado para destacar quais são os investimentos mais importantes dentro de um projeto de desenvolvimento nacional, regional ou municipal. Quando o administrador elabora esse instrumento, a função administrativa desempenhada por ele é a de

Alternativas
Comentários
  • O instrumento em questão é o plano plurianual, que faz parte do planejamento da administração pública.

    Logo, gab A

  • Princípio do Planejamento: O governo só agirá de acordo com um planejamento pré - estabelecido com a finalidade de promover o desenvolvimento econômico e social e visando também a segurança nacional. O planejamento se faz por meio de : um plano geral de governo, de programas gerais, setoriais e regionais, de duração plurianual, do orçamento - programa anual e da programação financeira de desembolso.


ID
1465621
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A determinação dos recursos e das atividades necessárias para se atingir em os objetivos de uma instituição é uma das funções administrativas. Nesse caso, é necessário designar a responsabilidade de atingir os objetivos a empregados responsáveis e delegar a esses indivíduos a autoridade necessária para realizar essas tarefas. O respons ável por essa função administrativa deve

Alternativas
Comentários
  • Gab. B.

    "A determinação dos recursos e das atividades necessárias para se atingir em os objetivos de uma instituição é uma das funções administrativas." 

    Só essa afirmativa no comando da questão já dá pra sacar que é ligado a função de "organização", alocação de recursos.

  • Não entendi essa questão, muito confusa.....

  • "determinação dos recursos e das atividades necessárias para se atingir em os objetivos de uma instituição" está mencionando a função Organização. Logo, dentre as alternativas a única que tem conotação dessa função é a alternativa B.

    Quando a alternativa B trás a expressão "alocar recursos" fica evidente a função Organização.

  • vc delega autoridade para os subordinados para contratar pessoas e alocar recursos financeiros (b) , mas o cara não pode fazer a letra D conceder aviso prévio?   que questão mais sem noção.

  • Essa questão deveria ter sido anulada já que admite duas respostas.

    (I)- "A determinação dos recursos e das atividades necessárias para se atingir em os objetivos de uma instituição é uma das funções administrativas." --> Organização.

    (II)- "Necessário designar a responsabilidade de atingir os objetivos a empregados responsáveis e delegar a esses indivíduos a autoridade necessária para realizar essas tarefas" --> Direção.

    Considerando a afirmativa I, temos como resposta a letra B.

    Considerando a afirmativa II, temos como resposta a letra D.



  • Gabarito B

    Justificativas das alternativas A e B.

    A – A alternativa refere-se ao controle: Em essência, o controle busca verificar como as atividades realizadas na organização estão se comportando em relação ao que estava previsto no planejamento. Deste modo, ele pressupõe a existência de um plano a ser seguido e de atividades e resultados a serem controlados. Em outras palavras, é possível dizer que o controle é a atividade que realiza a correção de rumos com base no planejamento, organização e direção do processo administrativo.

    B -A função “organização” é aquela que busca organizar, estruturar e integrar os recursos disponíveis para que as ações a serem realizadas possam atingir o sucesso. A função “organização”, por sua vez, está relacionada à estrutura de órgãos de uma organização, a divisão interna do trabalho, a alocação de recursos, a determinação sobre as pessoas que devem realizar as tarefas, a coordenação de esforços, etc., representando os meios para que se possa por em prática as outras funções administrativas: o planejamento, a direção e o controle.

    Prof. Carlos Xavier – Estratégia Concursos.

    Bons estudos.

  • No entanto, a parte " é necessário designar a responsabilidade de atingir os objetivos a empregados responsáveis e delegar a esses indivíduos a autoridade necessária para realizar essas tarefas" diz respeito a DIREÇÃO não acham?

  • Questão bem confusa, 

    Mas eu entendi assim: A determinação dos recursos e das atividades necessárias para se atingir em os objetivos de uma instituição  é uma das funções administrativas (PLANEJAMENTO). Nesse caso, é necessário designar a responsabilidade de atingir os objetivos a empregados responsáveis e delegar a esses indivíduos a autoridade necessária para realizar essas tarefas (DIREÇÃO). 

    A função administrativa que vai dar essas competências à função de direção é a ORGANIZAÇÃO.

    Para que ela faça isso, vai precisar contratar pessoas e alocar recursos financeiros para os projetos criados durante o planejamento.

  • A determinação dos recursos e das atividades, designar a responsabilidade, delegar a esses indivíduos a autoridade (organização)

     

  • Layze Lopes,obrigado pela tradução!

  • É a típica questão que você lê três vezes e mesmo assim fica com dúvida do que ela quer, só fui entender quando analisei cada frase do enunciado. 

    Gabarito B.

  • "A determinação dos recursos e das atividades necessárias para se atingir em os objetivos de uma instituição( aqui ele fala da Organização, pois nessa função aloca-se recursos para atingir os objetivos do Planejamento. Agora, é só ir nas opções e ver qual é a mais parecida com organização) é uma das funções administrativas. Nesse caso, é necessário designar a responsabilidade de atingir os objetivos a empregados responsáveis e delegar a esses indivíduos a autoridade necessária para realizar essas tarefas. O respons ável por essa função administrativa deve:"

    Gaba B

  • kariny Noronha concordo!

  • Determinar os recursos e atividades necessárias para se atingir objetivos de uma instituição;

    Designar a responsabilidade de atingir os objetivos a empregados responsáveis;

    Delegar a esses indivíduos a autoridade necessária para realizar essas tarefas.

     

    Qual é a função administrativa? Organização.

    Qual alternativa traz um exemplo de organização? Letra B: contratar pessoas e alocar recursos financeiros para os projetos criados durante o planejamento.


ID
1465624
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Qualquer administrador deve delinear os meios que lhe deem certeza de que o desempenho planejado será realmente atingido, considerando os indicadores atuais, para que, dessa forma, consiga medir o desempenho alcançado com as decisões tomadas. As outras três funções da administração não podem estar desvinculadas desta que, se não existisse, tornaria as outras ineficazes pela falta de acompanhamento. A função administrativa descrita é

Alternativas
Comentários
  • CHIAVENATO [2011] controlar: é a função administrativa que busca verificar se os resultados se ajustam ao que foi planejado. Consiste na verificação se a atividade está ou não alcançando os objetivos ou resultados desejados.

  • Qualquer administrador deve delinear os meios que lhe deem certeza de que o desempenho planejado será realmente atingido, considerando os indicadores atuais, para que, dessa forma, consiga medir o desempenho alcançado com as decisões tomadas. As outras três funções da administração não podem estar desvinculadas desta que, se não existisse, tornaria as outras ineficazes pela falta de acompanhamento


    Termo chave
  • Letra A - Controle.

    Para mim alguns termos que representam bem a função de controle e que aparecem no texto: "desempenho planejado", "indicadores" e "medir"

    Fazendo uma análise breve são todos os termos que remetem ao ato de controlar.


  •  Planejamento: defini-se onde a organização pretende chegar e como isso será feito.

    Organização: corresponde constituir a própria estrutura, de forma a permitir a divisão do trabalho entre diversas unidades administrativas, equipes e pessoas.

    Direção: função mediante a qual o administrador fará com que seus subordinados executem o que foi planejado.O administrador deverá, então, transmitir os planos aos subordinados e estimulá-los de maneira a despertar-lhes a motivação para que atinjam os objetivos e metas predeterminada.

    Controle: verificar se os planos e programações estão sendo executados da maneira adequada, permitindo identificar de forma tempestiva correções necessárias.

  • Veja um macete para identificar qual função administrativa é quando aparecer as palavras:

    Prever, Antecipar, Definir, Estabelecer, Programar, Prevenir, Reduzir a incerteza é  PLANEJAMENTO

    Implementar, empregar, alocar, distribuir, aplicar, atribuir é ORGANIZAÇÃO

    Ajustar, Motivar, Influenciar, Persuadir é  DIREÇÃO

    Medir, Mensurar, Avaliar, Identificar erros, Corrigir é CONTROLE

     Fonte: Professora Geovana Carranza

  • Controle - Definir padrões, monitorar e avaliar o desempenho, ações corretivas.

  • Segundo Chiavenato no livro "Teoria Geral da Administração":


    "Controlar significa garantir que aquilo que foi planejado seja bem executado e que os objetivos estabelecidos sejam alcançados adequadamente."


    "deve-se controlar para que o planejamento, a organização e a direção sejam bem sucedidos."

  • Matei a questão pelo texto "...falta de acompanhamento." O mesmo que dizer falta de controle.

  • Medir o desempenho...só pode ser CONTROLE.

    Processo do controle - Deve estar presente durante todo o ciclo administrativo

    Definir objetivos e metas

    Estabelecer padrões de medida

    Obter informações do desempenho atual

    Comparar padrões com o desempenho

    Identificar erros e corrigí-los.

    Monitorar tarefas, atividades e processos, corrigir desvios, prevenir desvios..

  • Letra A  medir  desempenho, definir padrões  Controle.

  • Palavrinhas do bem: indicadores atuais, medir o desempenho, acompanhamento. 

  • LETRA A CORRETA

    P.O.D.C

    PLANEJAR- é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano de ações, solução de problemas e tomadas de decisões.

    ORGANIZAR- mostrar a estrutura humana e material é alocar recursos para alcançar os objetivos. A reestruturação do setor

    DIRIGIR- é manter o pessoal em atividade é reunir coordenar e harmonizar as atividades e os esforços das pessoas

    CONTROLAR- Monitorar comparar cuidar para que tudo seja realizado conforme os planos e as orientações. Medir e corrigir o desempenho, a fim de assegurar que os objetivos organizacionais e os planos estabelecidos para alcançá-los sejam realizados. Delegação de competência. Definir quem tem autoridade sobre quem e quando e onde se devem tomar as decisões. 

  • A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle. A questão quer saber qual das funções corresponde ao seguinte:

    "meios que lhe deem certeza de que o desempenho planejado será realmente atingido, considerando os indicadores atuais, para que, dessa forma, consiga medir o desempenho alcançado com as decisões tomadas"

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    A) CORRETO.

    CONTROLE é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.

    B) INCORRETO.

    PLANEJAMENTO é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.

    C) INCORRETO.

    ORGANIZAÇÃO é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)

    D) INCORRETO.

    DIREÇÃO é a função, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014

    GABARITO: LETRA A


ID
1465627
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Cabe à administração financeira de uma organização tomar decisões em relação aos seguintes aspectos:

I captação de recursos a um custo menor do que os ganhos a serem obtidos.
II aplicação de recursos em ativos que gerem retorno maior do que o custo de captação.

Os aspectos I e II referem-se, respectivamente, às políticas de

Alternativas
Comentários
  • A chave é saber que a definição II bate com investimento, já que ao se investir, o desejo é que o retorno seja maior que o custo de captação.

    O financiamento, deve, em uma boa gestão, gerar recursos que o façam ser maior que o valor pego em empréstimo, ou seja, fazer o valor obtido pelo financiamento render.

    Alternativa B.


    Agora, "Ká entre noiss", é bem melhor 4 alternativas do que 5, não???

  • Boa explicação carlos alfredo, mas se para a gente que estuda é melhor 4 alternativas as pessoas que não estudam, ou não com a mesma intensidade com a qual já estamos habituados,  também acharão melhor. Logo, o caminho mais fácil nem sempre se adequa conforme as oportunidades oferecidadas pelo concurso.

  • Gabarito B!

  • Resolvi observando as palavras: Captação( absorver, ganhar,conseguir) e aplicação( investir, inserir algum valor/bem para obter retorno) Gab B
  • Basta a intervenção em um Estado apenas.

  • Gabarito B!


ID
1465630
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No planejamento financeiro, existem técnicas específicas para a análise de investimento por parte das organizações. A opção que contém somente exemplos de indicadores de viabilidade econômico-financeira de projetos é

Alternativas
Comentários
  • Valor Presente Líquido (VPL): Esse indicador aponta quanto o fluxo de caixa livre acumulado da sua projeção total valeria hoje em dia. Para chegar a esse valor, deve-se descontar o custo de capital (também conhecido como taxa de desconto ou WACC). Esse valor deve ser basicamente comparado com o capital investido para saber se o projeto/empresa gerou mais capital do que foi investido. Por exemplo, se você investiu R$50.000,00 e seu VPL for de R$45.000,00, esse investimento não valeu a pena. Apesar do fluxo financeiro ter sido positivo ao longo do tempo, economicamente o resultado foi negativo.


    Taxa Interna de Retorno (TIR): A TIR indicada a taxa de retorno do investimento utilizando o mesmo fluxo de caixa livre acumulado do VPL. A diferença é que enquanto o VPL oferecer um indicador absoluto e em moeda, a TIR oferece uma visão de retorno percentual que pode ser mais facilmente comparada à outros investimentos. Ou seja, se a sua TIR for de 0,2% ao mês e a poupança estiver pagando 0,5% ao mês, a decisão matemática deve ser não investir do projeto/empresa e guardar esse dinheiro no banco.


    Payback (retorno de capital): O Paypack indica o momento no qual o projeto já gerou a mesma quantidade de caixa que gastou no início do projeto. Em outras palavras, é o período (mês ou ano) no qual o fluxo de caixa livre acumulado deixou de ser negativo para positivo. Assim, você sabe quantos meses terá que esperar para ter o seu dinheiro investido de volta. Esse cálculo pode ser feito descontando ou não o custo de capital. Normalmente, opta-se por não descontar, pois o cálculo é mais simples e a variação é pouca em projetos menores.


    Fonte : http://blog.luz.vc/como-fazer/como-e-por-que-fazer-um-estudo-de-viabilidade-economica-e-financeira/

    - See more at: http://blog.luz.vc/como-fazer/como-e-por-que-fazer-um-estudo-de-viabilidade-economica-e-financeira/#sthash.kqo0BOAG.dpuf

  • 5W2H é uma ferramenta de planejamento administrativa. Quem sabia disso já eliminava A, B e C. Questão dada...

  • Matriz GUT - Gravidade, Urgência e Tendência.

    Ferramenta muito utilizada pelas empresas para priorizar os problemas que devem ser atacados pela gestão, bem como para analisar a prioridade que certas atividades devem ser realizadas e/ou desenvolvidas, em situações como: solução de problemas, estratégias, desenvolvimento de projetos, tomada de decisões etc.

     

    Fonte: http://www.sobreadministracao.com/matriz-gut-guia-completo/

  • O payback é um dos métodos mais utilizados nas decisões de investimento de longo prazo, principalmente como uma medida de risco. Ao estabelecer período máximo para o retorno do projeto, procura-se reduzir o risco e valorizar a liquidez. É um método utilizado para rejeitar alternativas com longo período de retorno. É dos mais simples e mais utilizados, embora seja considerado deficiente por não considerar o valor do dinheiro no tempo.

    Valor presente líquido é o valor presente do fluxo de caixa operacional do projeto, descontado ao custo de capital da empresa.

    É um dos métodos que considera o fluxo de caixa descontado. Quanto maior o valor presente líquido, melhor será o projeto. É um dos métodos mais utilizados.

    Taxa interna de retorno é a taxa que iguala o fluxo de caixa operacional ao valor a ser investido no projeto.taxa interna de retorno de um investimento é a maior taxa de desconto possível para tornar o VPL igual a zero.
    Com a TIR, procuramos determinar uma única taxa de retorno para sintetizar os méritos de um projeto. Essa taxa é dita interna no sentido de que depende somente dos fluxos de caixa do projeto, e não de taxas oferecidas pelo mercado. Quanto maior a TIR, melhor será o projeto. Como o VPL, a TIR é um dos métodos mais utilizados.

    Fonte: Lemes Júnior, Antônio Barbosa, 1949 - Administração financeira : princípios, fundamentos e práticas financeiras / Antônio Barbosa Lemes Júnior, Cláudio Miessa Rigo, Ana Paula Mussi Szabo Cherobim. - 3.ed. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

    Gabarito: D

  • Técnicas de Análise e Avaliação de Projetos de Investimento

    Existem diversas técnicas (também conhecidos como métodos) para realizar análise e avaliação de projetos de investimentos que consideram o valor do dinheiro no tempo e a verificação de oportunidades de obter resultados positivos por meio da avaliação dos fluxos de caixa. Por existirem várias áreas na avaliação existe também espaço para discórdia, entre estas: a estimativa dos fluxos de caixa e do custo de oportunidade. Ou seja, mesmo que os modelos de avaliação sejam quantitativos, a avaliação possui aspectos subjetivos. Isso faz com que, por exemplo, dois analistas possam através da utilização das mesmas técnicas chegar a conclusões diferentes com relação à avaliação de um projeto de investimento. As abordagens mais comuns envolvem a interação de procedimentos de valor do dinheiro no tempo, considerações quanto ao risco e retorno e conceitos de avaliação para selecionar a riqueza dos proprietários, onde se destacam três principais técnicas:

    - Período de Recuperação do Investimento (payback);
    - Valor Presente Líquido (VPL);
    - Taxa Interna de Retorno (TIR).

     

    Obs.: para acerta a questão tem que pesta atenção no que o avaliador pede: "indicadores de viabilidade econômico-financeira de projetos é"

  • FERRAMENTAS DE GESTÃO

     

    A Matriz GUT é uma ferramenta que auxilia na formação de estratégias, gestão de projetos e também na coleta de dados (levantamento de informações).

     

    O 5W2H é uma ferramenta de gestão que, na verdade, é um checklist de atividades específicas que devem ser desenvolvidas com o máximo de clareza e eficiência por todos os envolvidos em um projeto. Essa sopa de caracteres corresponde, na verdade, às iniciais (em inglês) das sete diretrizes que, quando bem estabelecidas, eliminam quaisquer dúvidas que possam aparecer ao longo de um processo ou de uma atividade. São elas:

    5 W: What (o que será feito?) – Why (por que será feito?) – Where (onde será feito?) – When (quando?) – Who (por quem será feito?) 2H: How (como será feito?) – How much (quanto vai custar?)

     

  • PAYBACK

    Segundo Degen (1989), o payback é o tempo necessário para que a empresa tenha o retorno do investimento inicial aplicado no empreendimento. Trata-se de uma técnica simples, que pode ser analisada em qualquer periodicidade e que tem a viabilidade de um projeto definida como positiva, quando o período do payback está dentro do previsto pelo empreendedor e seja menor que o prazo total analisado. Vale lembrar que na análise realizada pelo método do payback não é considerado o valor do dinheiro no tempo. 

     

    VALOR PRESENTE LÍQUIDO (VPL)

    O valor presente líquido, segundo Gitman (1997), pode ser calculado pela diferença entre o valor presente das entradas e saídas de caixa que ocorrem durante o tempo de vida de um projeto, descontados a uma taxa de desconto de mercado. Assim, quando o resultado do VPL for positivo, indicará que as entradas serão maiores que as saídas de caixa em um momento zero, e dessa forma o projeto deverá ser aceito, pois o retorno supera o investimento.

     

    TAXA INTERNA DE RETORNO (TIR)

    A taxa interna de retorno de um investimento, segundo Brom e Balian (2007) é a taxa exigida de retorno que, garante a reposição exata de um investimento realizado, e quando utilizada como taxa de desconto, resulta em um VPL igual a zero. Nesta análise, quando a taxa de desconto aplicada for menor que a TIR, o valor presente líquido do projeto será positivo e ele pode ser aceito

     

    Fonte: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1574311/mod_resource/content/1/Artigo%20Revista%20Capes%20-%20Analise%20Viabilidade%20Economica.pdf


ID
1465633
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade de Custos
Assuntos

Na administração dos custos de uma empresa, torna-se necessária sua classificação entre algumas categorias. Analise as afirmações a seguir , que se referem a quatro delas.

I Custos que tendem a se manter constantes nas alterações do volume das at ividades operacionais.

II São os gastos industriais que não podem ser alocados de forma direta ou objetiva aos produtos ou a outro segmento ou atividade operacional. Caso venham a sê -lo, será por meio de algum critério de distribuição (rateio, alocação ou apropriação).

III Custos que podem ser fisicamente identificados para um segmento particular sob consideração, como os materiais e a mão-de-obra envolvidos na sua manufatura.

IV São assim chamados os custos e despesas cujo montante em unidad es monetárias varia na proporção direta das variações do nível de atividade.

No cálculo do ponto de equilíbrio operacional, é necessária e obrigatória a classificação dos custos em apenas duas dessas categorias, que estão definidas nos itens

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é muito estranha. Alguêm sabe o fundamento dela?

  • Ponto de equilíbrio contábil: CF + DF /MCU

    O que influencia no ponto de equilíbrio são custos fixos e despesas fixas. Identifiquei os itens da seguinte forma:


    I- custo fixo

    II- custos indiretos 

    III- custos diretos   (comumente os exemplos citados na assertivas se encaixam como variáveis)

    IV- custos ou despesas fixas      .... OBS."variação monetária (R$) na proporção do nível de atividade" -> o máximo que consegui concluir é que, conforme aumento a atividade da empresa, os custos fixos automaticamente tendem a subir também. Por ex, aumento de pessoal adm, aumento de telefone, etc... Mas bem estranha essa assertiva.


    Gabarito: D

  • calculo do ponto de equilibrio : Custo Fixo/ Margem de Contribuição = ponto de equilíbrio (teria que ser feita de forma unitaria ppara saber quantos produtos vender)

    Para saber a margem de contribuição unitaria: (Preço de venda - Custos Variáveis)

    Custos Fixos: Despesas que não se altera com facilidade, aluguel etc...
    Custo Variável: Produtos relacionados diretamente com o objeto a ser vendido pela empresa EX: Em um restaurante: a carne, a salada a comida etc.
    Não sei pq á ll está errado: Talvez seja por essas variáveis mas NÃO SEI!!!!!!! ( alocação ou apropriação) TEM ALGUMA PEGADINHA NESSA ALTERNATIVA!!!!!!!!!!!!!
  • Na 2 talvez esteja errado pq os critérios são APROXIMADOS, lá não tá dizendo nada. (Sera?, não tenho ideia kkkk, devia tá certa!!! )

  • Custos fixos e custos variáveis são necessários para o cálculo do ponto de equilíbrio.

    I - Custos Fixos

    II - Custos Indiretos

    III - Custos Diretos

    IV - Custos Variáveis

  • Ponto de Equilíbrio Econômico é um índice muito simples e fácil de calcular, que informa ao empresário o faturamento mínimo necessário para cobrir os custos (fixos e variáveis).

    No Ponto de Equilíbrio, também chamado de Break-Even Point, Ponto de Ruptura ou ainda Ponto Crítico, o lucro da empresa é zero, ou seja, é o ponto em que os produtos vendidos pagam todos os custos e despesas (fixas e variáveis), mas ainda não sobra nada para o empresário e seus sócios. Mas a partir deste ponto, os novos produtos vendidos (desde que com margem de contribuição positiva) passarão a gerar lucro para empresa.

  • Ponto de Equilíbrio operacional

    O ponto de equilíbrio operacional deve se basear nos princípios contábeis incluindo também as depreciações. A quantidade vendida/produzida deve resultar em um volume de vendas em valores monetários igual ao valor da soma dos custos e das despesas fixas. Despesas financeiras e efeitos monetários não são considerados para essa equação.

    Padoveze (2013) descreve algumas considerações necessária para identificação do ponto de equilíbrio operacional, são eles:

    receita de vendas (ou volume de produção a preço de vendas);

    custos variáveis-custo dos produtos vendidos/produzidos;

    despesas variáveis- obtidas das despesas operacionais (despesas administrativas e de vendas);

    custos fixos- custo dos produtos vendidos/produzidos;

    despesas fixas- obtidas das despesas operacionais.

    A Fórmula de cálculo do ponto de equilíbrio operacional em quantidade de produtos (o resultado é a quantidade de produtos que devem ser vendidos/produzidos para atingir o PE) é:

    CUSTOS FIXOS TOTAIS / (dividido) MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO UNITÁRIA

     

    fonte: euadministrador.com/como-calcular-o-ponto-de-equilibrio-operacional-financeiro-e-economico/

  • PE = Custos Fixos e Custos variáveis


    I Custos que tendem a se manter constantes nas alterações do volume das at ividades operacionais.  Custo fixo

    II São os gastos industriais que não podem ser alocados de forma direta ou objetiva aos produtos ou a outro segmento ou atividade operacional. Caso venham a sê -lo, será por meio de algum critério de distribuição (rateio, alocação ou apropriação).  Custos indiretos

    III Custos que podem ser fisicamente identificados para um segmento particular sob consideração, como os materiais e a mão-de-obra envolvidos na sua manufatura.  Custos Diretos

    IV São assim chamados os custos e despesas cujo montante em unidad es monetárias varia na proporção direta das variações do nível de atividade. Custo variável

     

    Resposta: D
     

  • O fundamento da resposta é que a fórmula do ponto de equilibrio envolve o I e IV, eis a formula: PEQ = CF/ MC unit, e essa MC Unit é o PV - CV, ou seja engloba o I Custos Fixos e o IV custos variáveis, mas para tanto voce primeiro teria que saber os conceitos para depois marcar a alternativa.


ID
1465636
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

A Administração de Materiais é caracterizada por um conjunto de atividades que tem por finalidade o abastecimento de materiais para a organização no tempo certo, na quantidade certa, na qualidade solicitada e ao menor custo possível. Para cumprir com esse papel, cabe, ao administrador de materiais, adquirir matérias-primas para o abastecimento da organização, por meio da realização de algumas atividades. Nos itens a seguir, estão algumas atividades realizadas por um administrador.

I Manutenção de estoques e processamento do pedido.

II Compra, venda e armazenagem.

III Manuseio de materiais e transporte.

IV Manutenção da informação e pagamento.

Os itens que contêm apenas atividades sob a responsabilidade do administrador de materiais são

Alternativas
Comentários
  • Ok. Item 2 está errado por causa da venda; item 4 pelo pagamento.

  • As atividades que dão suporte para a Administração de materiais são:

    • O transporte;
    • Compra de Materiais;
    • A Manutenção de Estoques; 
    • O Processamento de Pedidos; 
    • A Embalagem de Proteção; 
    • A Armazenagem; 
    • O Manuseio de Materiais; 
    • A Manutenção da informação; 
    • A Obtenção (termo utilizado para referir-se aos aspectos de compras que têm impacto nas atividades de movimentação e armazenagem)

    Fonte de Consulta:


    BALLOU, Ronald H. Logística Empresarial. São Paulo: Atlas, 1993.


    Gabarito C
    Observe que as atividades de materiais está relacionada com a execução pelo departamento de materiais:
    I - CORRETO: Manutenção de estoques e processamento do pedido. 
    II - ERRADO: Armazenagem e Compras sim de Materiais, mas venda do depto de vendas.
    III - CORRETO: Manuseio de materiais e transporte.
    IV - ERRADO: manutenção da informação sim de materiais (se refere ao registro de todas informações de materiais como registro de fornecedores, movimentação interna de materiais, demanda de pedidos, etc), mas pagamento é com depto financeiro, na prática quem paga são o pessoal responsável por contas a pagar.

  • Gaba C

  • a questão pede atividades do setor de compras. o gabarito é referente às atividades logísticas.. confusa essa questão

ID
1465639
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A distribuição física é uma das responsabilidades da Administração de Materiais que cobre todas as atividades, as quais vão desde a saída do produto acabado da fábrica até a sua entrega final ao cliente. Assim, suas atividades principais são o transporte e o gerenciamento de estoque, movimentando os produtos desde o fim da produção até o mercado de clientes. Por outro lado, existem outras atividades inerentes à distribuição física na Administração de Materiais, quais sejam:

Alternativas
Comentários
  • a) logística reversa e controle de contas a receber.
    b) controle de estoques e gerenciamento de rejeites e de sobras. ( gabarito )
    c) processamento de pedidos e escolha das fontes de recursos financeiros.
    d) processamento de pedidos e escolha das fontes de recursos financeiros.
    e) reposição de partes e desenvolvimento de produtos.

  • Logística inversa ou Logística reversa,1 é a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem. (Dias, 2005, p. 205).

    Os processos de logística inversa existem há tempos; entretanto, não eram tratados e denominados como tal. Como exemplos de logística inversa, temos: o retorno das garrafas (vasilhame) e a recolha / coleta de lixos e resíduos recicláveis.

    Atualmente é uma preocupação constante para todas as empresas e organizações públicas e privadas, tendo quatro grandes pilares de sustentação:

    a conscientização dos problemas ambientais;a sobrecarga dos aterros;a escassez de matérias-primas;as políticas e a legislação ambiental.

    A logística inversa aborda as questões que envolvem a recuperação de produtos ou parte destes, embalagens, materiais, dentre outros, desde o ponto de consumo até o local de origem ou de deposição em local seguro, com o menor risco ambiental possível. Assim, a logística inversa trata de um tema bastante sensível e muito oportuno, em que o desenvolvimento sustentável e as políticas ambientais são temas de relevo na atualidade.

  • Para Ballou (2001), os componentes de gestão de um sistema logístico são o Suprimento Físico e a Distribuição Física

    O suprimento físico está focado na disponibilização de matérias-primas e insumos para empresa, destacando-se a relação com fornecedores, o planejamento e sistema de compras, a estocagem e o transporte. Assim, o suprimento físico refere-se à parte do sistema logístico no tocante à movimentação interna de materiais ou produtos, das fontes ao comprador.

    A distribuição física refere-se à parte de um sistema logístico que diz respeito à movimentação externa dos produtos, do vendedor ao cliente ou consumidor, ou seja, transporta e entrega algo “físico” ao cliente. Nesse processo pode existir atividade de estocagem para equilibrar a demanda.

    Com as preocupações ambientais e sociais, a logística ampliou o fluxo de materiais, passando a envolver também o envio dos resíduos dos produtos dos clientes para o reprocessamento por parte dos fabricantes e fornecedores (logística reversa).


  • Atividades inerentes à  distribuição física:

    Transporte;

    Gerenciamento de estoque, movimentando os produtos desde o fim da produção até o mercado de clientes;

    Processo de pedidos e reposição das partes;

    Controle de estoques e gerenciamento de rejeites  e de sobras (logística reversa).

     


ID
1465642
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística

Em Logística, o gerenciamento é compreendido como a coordenação das diferentes atividades componentes dessa área, tornando-as um conjunto harmonioso que visa obter os menores custos logísticos para atender o serviço contratado pelo cliente. Nesse contexto, surgiu o conceito de logística reversa, que trata

Alternativas
Comentários
  • É a área da logística empresarial associada a retornos de produtos, reciclagem, substituição de materiais, reutilização de materiais, descarte de resíduos e reformas, reparos e remanufatura, ou seja, está ligada à chamada Responsabilidade Social Corporativa. Ex: Fabricantes de aparelhos celulares que possuem projetos de recolhimento das baterias. 

    Fonte: CURSO EM PDF – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS P/ TRIBUNAIS - Prof. Wagner Rabello Jr. 

  • Logística Reversa

    Planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes ao retorno dos bens (ou serviços) de pós-venda e de pós consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo. 


    Logística reversa cuida:

    • Resíduos da produção;

    • Resíduos do consumo;

    • Procedimentos pós-venda;

    • Retorno de entregas incorretas;

    • Procedimentos de pesquisa pós consumo (feed back);

    • “Realimentação” da cadeia.

    Fonte: http://www.salesianolins.br/areaacademica/materiais/posgraduacao/MBA_em_Gestao_Empresarial/Logistica_Supply_Chain_Management/APOSTILA%20alunos.pdf

  • Logística inversa ou Logística reversa,1 é a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem. (Dias, 2005, p. 205).

    Os processos de logística inversa existem há tempos; entretanto, não eram tratados e denominados como tal. Como exemplos de logística inversa, temos: o retorno das garrafas (vasilhame) e a recolha / coleta de lixos e resíduos recicláveis.

  • Gab.C

  • Gab.: C

    de fluxos inversos de itens para reparo e de devolução de material de embalagens (pallets, pilhas, recipientes de refrigerante, de agrotóxicos etc.).


ID
1465645
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Logística

Na gestão da logística de uma empresa, o administrador responsável pelo setor também deve escolher o modal de transporte mais adequado para atender às necessidades da organização. Dentre os modais de transporte que podem ser utilizados pelas empresas, estão:

Alternativas
Comentários
  • TIPOS DE MODAIS DE TRANSPORTES

    Os principais modais e transporte são rodoviários, ferroviários, aeroviários, hidroviários (fluviais e aquaviários) e os dutoviários. Ressalta-se que a escolha de cada modal reflete na qualidade e necessidade específica sobre o produto a ser distribuído, o ritmo de distribuição e o custo logístico. 

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/economia-e-financas/modais-de-transporte-enfase-ao-transporte-ferroviario-de-commodities/58609/

  • Indico:

    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/modais-de-transportes/38696/

  • hehehehe, mandar entregar pelos pingos de chuva

  • Modais de transportes:

    - Rodoviário

    - Ferroviário

    - Hidroviário

    - Marítimo

    - Aquaviário (marítimo+hidroviário)

    - Dutoviário (cargas transportadas através de dutos)

    - Cabotagem (navegação realizada entre portos interiores do país pelo litoral ou por vias fluvíais. A cabotagem se contrapõe à navegação de longo curso, ou seja, aquela realizada entre portos de diferentes nações).

  • ERROS:

    A - pluvial

    C - termelétrico

    D - pluvial

  • GABARITO B

     

    Modais de transporte

     

    Rodoviário: caminhão (1 parte), carreta (2 partes), bitrem (2-3 partes), treminhão (3 partes);

    Aquaviário: marítimo (mar), fluvial (rio), lacustre (lago), cabotagem (entre portos locais), longo curso (diferentes países/continentes);

    Ferroviário: locomotivas e vagões;

    Aéreo: aeronaves;

    Dutoviário: dutos ou tubulações;

     

     

  • GABARITO B

    Essa questão pode ser feita apenas por eliminação de alternativas: Pluvial (A e D) e Termelétrico (C).


ID
1465648
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação às técnicas de arquivo e ao controle de documentos, existe um procedimento utilizado cuja orientação é a de que, a partir da análise do organismo produtor de documentos de arquivo, devem ser criadas categorias relativas às funções e atividades detectadas, estejam elas configuradas ou não em estruturas específicas, como departamentos, divisões, etc. Esse procedimento realizado na organização de um arquivo é denominado

Alternativas
Comentários
  • A questão se refere a "Classificação de Documentos" que pode ser de forma Estrutural ou Funcional.

    "...devem ser criadas categorias relativas às funções e atividades detectadas, estejam elas configuradas ou não em estruturas específicas, como departamentos, divisões, etc."

  • Ordenação:

    A ordenação é a forma como se dispõe fisicamente os documentos de um mesmo tipo, de acordo com um elemento convencionado para sua recuperação.

    Classificação:

    O Plano de Classificação Documental é o esquema elaborado a partir do estudo das estruturas e funções da instituição e análise do arquivo por ela produzido, pelo qual se distribuem os documentos em classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos.

    análise :

    Uma vez recebidos os documentos, o protocolo efetuará análise a fim de identificar os assuntos dos documentos, classificando-os de acordo com os códigos existentes no plano de classificação documental.



  • parece que toda questão existe um significado diferente para classificação! eu quase sempre erro quando o assunto é classificação...pq em cada enunciado eles falam de um jeito diferente. =S

  • Mais uma barbaridade na elaboração dessas questões:

    Não se classifica arquivo; classificam-se documentos.

    "devem ser criadas categorias relativas às funções e atividades detectadas, estejam elas configuradas ou não em estruturas específicas, como departamentos, divisões, etc."  ESTE PROCEDIMENTO É PRE-DEFINIDO NO INÍCIO DA CRIAÇÃO DO ARQUIVO, (Plano de Classificação Documental) antes da etapa de classificação de um documento, que só ocorre quando um documento é criado ou recebido

  • Parece que estão criando conceitos para os termos ja existentes e conceituados. Cada pergunta relativa a esses termos (classificação, ordenação...) tem uma resposta diferente para o mesmo termo.

  • Quem está acostumado com carreiras jurídicas sofre um pouco com essa matéria, pois pelo que percebi, a maioria das questões são muito subjetivas, muito diferente dos códigos de lei das carreiras jurídicas.

  • O procedimento que considera a análise do produtor para estabelecer uma relação lógica entre os documentos do conjunto, e desses com a atividade geradora, espelhando assim sua organização e funcionamento é a classificação de documentos. Sua elaboração de partir do estudo a instituição e sua organização, para em seguida considerar as funções e atividades desenvolvidas e, por fim, identificar os documentos produzidos.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • classificação por áreas como;área de RH,área financeira,área de Marquentin

  • Gabarito: Letra BBBBBBBBBBBBBBBBBBB!

  • QUESTÂO ABAIXO:

    Com relação às técnicas de arquivo e ao controle de documentos, existe um procedimento utilizado cuja orientação é a de que, a partir da análise ("eu classifico", "só acertei por causa dessa interpretação, questão bem enjoada hein") do organismo produtor de documentos de arquivo, devem ser criadas categorias relativas às funções e atividades detectadas, estejam elas configuradas ou não em estruturas específicas, como departamentos, divisões, etc. Esse procedimento realizado na organização de um arquivo é denominado

  • Gabarito: B.

     

    CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS. “...conjunto de procedimentos e operações técnicas que visam a agrupar os documentos de arquivo relacionando-os ao órgão produtor, à função, à subfunção e atividade responsável por sua produção ou acumulação. O instrumento resultante da classificação é o Plano de Classificação de Documentos. ...” (BERNARDES, Como elaborar...,2005, p. 68.)

     

  • Esse professor de Arquivologia é TOP!!!!!!!

    O procedimento que considera a análise do produtor para estabelecer uma relação lógica entre os documentos do conjunto, e desses com a atividade geradora, espelhando assim sua organização e funcionamento é a classificação de documentos. Sua elaboração de partir do estudo a instituição e sua organização, para em seguida considerar as funções e atividades desenvolvidas e, por fim, identificar os documentos produzidos.

    Gabarito do professor: Letra "B"


ID
1465651
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A codificação dos documentos é realizada para facilitar a organização do arquivo, que passa a ter códigos específicos indicativos de localização, categoria, número, local de procedência, objeto ou tema, entre outros elementos. A partir dessa codificação, o procedimento responsável por estabelecer um ou mais critérios que determinam a disposição física de um dado conjunto de documentos é denominado

Alternativas
Comentários
  • O processo de avaliação de documentos de arquivo é feito através de pré-requisitos estabelecidos, com análise e seleção de documentos, indicando com precisão o prazo de guarda nas fases corrente, intermediária e permanente, com identificação de seus valores primário e secundário, devendo ser executado por uma equipe técnica, composta por profissionais de diversas áreas, como: arquivistas, historiadores, pesquisadores, profissionais das unidades organizacionais as quais os documentos serão avaliados, economistas

  • Por que nao é classificação?

  • Segundo Marilena Leite Paes, etapas dos Arquivamentos: 

    1) Inspeçao - verificar se é um documento para arquivamento 

    2) Estudos - leitura cuidadosa do documento para Verificar a entrada dela 

    3) Classificação - Determinação da entrada 

    4) Codificação - colocar no documento o código que irá identifica-lo

    5) Ordenação - como será disposto o documento

    6) Guarda - é a ação de guardar no lugar adequado e definido nas etapas anteriores. 

    Logo, gabarito letra D.

  • 1) nspeçao - verificar se é um documento para arquivamento 

    2) Es tudos - leitura cuidadosa do documento para Verificar a entrada dela 

    3) Clara  ssificação - Determinação da entrada 

    4) odificação - colocar no documento o código que irá identifica-lo

    5) Or denação - como será disposto o documento

    6) Gema urda - é a ação de guardar no lugar adequado e definido nas etapas anteriores. 

    ies clara cor e gema. 

    hum. vale tudo!!

    vamo q vamo!!

  • Classificação: É  realizado  o  procedimento  de  classificação  ou  ratificação/retificação  da classificação  recebida  pelo  documento  com  base  em  um  esquema  de distribuição  de  documentos  em  classes,  elaborado  a  partir  do  estudo  das estruturas  e  funções  de  uma  instituição  e  da  análise  do  arquivo  por  ela produzido.  Para  isso  é  indispensável  conhecer  bem  o  funcionamento  das atividades desempenhadas pelo órgão.  A classificação para se realizar, para se materializar  necessita  de um  instrumento  (Plano  de  Classificação).  Tem  como fundamento o Princípio de Respeito aos Fundos  (Proveniência), segundo o qual “os  arquivos originários  de  uma  instituição ou  de  uma  pessoa  devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa”. É  uma  atividade  intelectual  de construção de instrumentos para organização dos documentos, independente da idade à qual eles pertençam.

    Ordenação: É a disposição metódica dos documentos dentro da unidade de classificação. A  definição  do  método  de  ordenação  depende  do  uso  que  é  dado  aos documentos, podendo ser: Ordenação alfabética – sequência das letras do alfabeto; Ordenação cronológica – sucessão temporal (data); Ordenação  geográfica  –  unidades  territoriais  (países,  estados,  municípios,  distritos, bairros etc.); e Ordenação numérica – sequência numérica atribuída aos documentos.

    Fonte: Site Arquivologia para Concursos - Dijeison Tiago

  • Falou em disposição física, é ORDENAÇÃO.

  • pode ajudar :

     

    Ano: 2015 Banca: COVEST-COPSET Órgão: UFPE Prova: Auxiliar em Administração

    Quanto às atividades de arquivamento de documentos correntes, é correto afirmar que:

     A-a inspeção determina sob que codificação deverá ser arquivado o documento.

     B-a análise trata da retirada do documento do arquivo para fornecimento de informações.

     C-o arquivamento trata de dispor os documentos de acordo com a codificação.

     D- ordenação dispõe os documentos pela codificação, separando-os por guias de ordenação.

     E-o empréstimo ou consulta envolve determinar sob que código deverá ser arquivado o documento

     

     

    GABARITO "D"

  • Classificação: análise do arquivo

    Ordenação: disposição física


ID
1465654
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Antes de guardar documentos, dossiês e móveis nas pastas correspondentes, os funcionários do arquivo deverão seguir algumas etapas, obedecendo à sequência especificada na opção:

Alternativas
Comentários
  • Não sei qual a literatura dessa banca,mas segundo Marilela Paes a etapas são:

    Inspeção > Estudo (leitura) > Classificação > Codificação > Ordenação e Guarda

  • De acordo com o manual técnico de organização de arquivos correntes e intermediários, da Universidade Estadual de Campinas - Agência de Formação Profissional - Arquivo Central do Sistema de Arquivos, temos a seguinte redação:

    “Antes de se guardar os documentos nas pastas, dossiês e móveis correspondentes, os funcionários do arquivo deverão obedecer a uma sequência de etapas:

    Inspeção

    Leitura

    Seleção

    Data

    Registro

    Classificação

    Ordenação

    Arquivamento

    Empréstimo de Documentos”.

    http://www.siarq.unicamp.br/siarq/images/siarq/pesquisa/textos_tecnicos/organizacao_arquivos_correntes_intermediarios.pdf Acesso em 27/08/2015.

    Assim, a alternativa é a letra C

  • Que viagem da Comperve. Tem que adivinhar as fontes agora..

  • Quem tem algum entendimento de Administração vai saber que o último procedimento a ser feito é o ARQUIVAMENTO.

    Daí já se elimina B e D.

    Dá para saber também, pela lógica, que quando se recebe qualquer documento, a primeira coisa a ser feita é CONFERIR. É só pensar quando você recebe uma encomenda, o que você faz primeiro? 

  • Verdade Bruno Gomes! Pesquisei umas questões da comperve, tentando encontrar a fonte utilizada pela banca, e já encontrei três fontes diferentes para o mesmo assunto, com classificações, conceitos ou sequências distintas. Difícil saber qual bibliografia, especificamente, a banca irá querer nas questões, o certo seria vir no enunciado.

  • Classificação vem antes de Ordenação, Arquivamento por último.

     

    Gabarito "C"

  • COMPERVE adora essas rotinas de arquivamento...

  • https://www.siarq.unicamp.br/siarq/images/siarq/pesquisa/textos_tecnicos/organizacao_arquivos_correntes_intermediarios.pdf

  • Muito boa!


ID
1465657
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Dentre as atividades inerentes à função de assistente administrativo, está a produção de documentos oficiais. Um deles é o registro daquilo que aconteceu em uma reunião de colegiado ou conselho, apontando o local de realização, a data e o horário, seus participantes, os fatos ocorridos e as decisões tomadas. O documento oficial a ser utilizado para esse registro é denominado

Alternativas
Comentários
  • É o documento de valor jurídico, que consiste no resumo fiel dos fatos, ocorrências e decisões de sessões, reuniões ou assembléias, realizadas por comissões, conselhos, congregações, ou outras entidades semelhantes, de acordo com uma pauta, ou ordem-do-dia, previamente divulgada. É geralmente lavrada em livro próprio, autenticada, com as páginas rubricadas pela
    mesma autoridade que redige os termos de abertura e de encerramento. O texto apresenta-se seguidamente, sem parágrafos, ocupando cada linha inteira, sem espaços em branco ou rasuras, para evitar fraudes. A fim de ressalvar os erros, durante a redação, usar-se-á a palavra digo; se for constatado erro ou omissão, depois de escrito o texto, usar-se-á a expressão em tempo. Quem redige a ata é o secretário (efetivo do órgão, ou designado ad hoc para a reunião). A ata vai assinada por todos os presentes, ou somente pelo presidente e pelo secretário, quando houver registro específico de freqüência.

  • marquei A, mas pensei em marcar o RELATÓRIO.

    alguém tira essa dúvida?


  • Ai vai o que é um RELATÓRIO dIlvane trindade

    RELATÓRIO

    Relatório é um conjunto de informações que reportam um resultado parcial ou total.

    Quando se trata de um relatório acadêmico, pode ser elaborado com referência a pesquisa original ou bibliografias.

    Deve-se definir a quem o relatório será destinado, para identificar qual a melhor linguagem a ser utilizada (protocolar, formal, informal, sintético ou analítico).

    O Relatório deve responder as seguintes questões:

    Quem fez, o que fez, porque fez, como fez, quando fez, onde fez sendo ordenadas em um texto com começo, meio e fim.

    ATA já foi explicado pela colega Vanessa Gomes.

  • "registro daquilo que aconteceu em uma reunião de colegiado ou conselho" -> ATA

  • ATA: 

    registro ou resenha de fatos ou ocorrências verificadas e resoluções tomadas numa assembleia ou numa reunião de corpo deliberativo ou consultivo de uma agremiação, associação, diretoria, congregação etc.

    RELATÓRIO:

    conclusões às quais chegaram os membros de uma comissão (ou uma pessoa) encarregada de efetuar uma pesquisa, ou de estudar um problema particular ou um projeto qualquer exposição pela qual uma pessoa apresenta o essencial de sua própria atividade ou de um grupo ao qual pertence.

  • a)

    ata.

  • A) Ata - modalidade de documento oficial em que um resumo é feito em um livro específico, sobre os fatos mais importantes ocorridos em uma assembleia, reunião ou sessão.

     

    B) Declaração - Ato afirmativo da existência ou não de um direito ou de um fato. Pode ser dada em causa própria ou referir-se a outra pessoa.

     

    C) Memorando - modalidade de comunicação oficial interna entre unidades administrativas de um órgão. Possui agilidade em sua tramitação e simplicidade em procedimentos burocráticos.

     

    D) Relatório - modalidade de comunicação oficial contendo um conjunto de informações expondo o desenvolvimento de algum serviço à autoridades superiores.

  • GABARITO A

  • a)O documento a ser produzido é uma ata.

  • ATA:Registro escrito do que ocorreu em uma reunião, convenção, assembleia


ID
1465660
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Para encaminhar um pedido de contratação de professor substituto em uma universidade, o Chefe do Departamento solicitou a seu assistente administrativo que redigisse o documento correspondente, que seria encaminhado ao gestor responsável por aquele ato administrativo. O documento oficial que o assistente deve redigir é um

Alternativas
Comentários
  •                         (((((((((((((((((((( Resposta letra "D" )))))))))))))))))))

    O memorando é a modalidade de comunicação entre unidades administrativas de um mesmo órgão, que podem estar hierarquicamente em mesmo nível ou em nível diferente. Trata-se, portanto, de uma forma de comunicação eminentemente interna.
    Pode ter caráter meramente administrativo, ou ser empregado para a exposição de projetos, ideias, diretrizes, etc. a serem adotados por determinado setor do serviço público.

                                                                                                                                                                  BONS ESTUDOS !

  • O enunciado informa que "para encaminhar um pedido de contratação de professor substituto em uma universidade, o Chefe do Departamento solicitou a seu assistente administrativo que redigisse o documento correspondente, que seria encaminhado ao gestor responsável por aquele ato administrativo. O documento oficial que o assistente deve redigir é um".

    Podemos observar que o pedido de contratação vai de um departamento para o outro em uma mesma instituição. Por ser comunicação interna, o documento oficial correto é o memorando.

    A resposta correta é a letra (D).

  • "Para encaminhar um pedido de contratação de professor substituto em uma universidade", refere- se ao quadro INTERNO -> Memorando

  • MEMORANDO = COMUNICAÇÃO OFICIAL INTERNA 

  •  d)

    memorando.

  • Resposta Letra D.

    memorando.


ID
1465663
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Após concluir o primeiro ano de gestão em seu primeiro mandato, o diretor de uma unidade da UFRN decidiu prestar contas de suas realizações à comunidade acadêmica. Para isso, o documento of icial que deve ser utilizado é um

Alternativas
Comentários
  • O relatório é a exposição circunstanciada de atividades levadas a termo por funcionário, no desempenho das funções do cargo que exerce, ou por ordem de autoridade superior. É geralmente feito para expor: situações de serviço, resultados de exames, eventos ocorridos em relação a planejamento,prestação de contas ao término de um exercício etc.

  • O enunciado informa que "após concluir o primeiro ano de gestão em seu primeiro mandato, o diretor de uma unidade da UFRN decidiu prestar contas de suas realizações à comunidade acadêmica".

    Prestar contas significa relatar, apresentar todas as informações referente à gestão. O documento utilizado para isso é o relatório.

    A resposta correta é a letra (D).

  • Relatório - é uma exposição de atividades de um funcionário no desempenho de suas funções ou por ordem de uma autoridade superior

  • Relatório = Prestação de Contas = Atividades executadas.

  • d)

    relatório.


ID
1465666
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

A prefeitura de um município decidiu contratar uma universidade para elaborar o plano diretor da cidade, em função de sua experiência no assunto e da elevada comp etência de seu quadro de docentes na área de arquitetura, urbanismo e engenharia. O documento adequado para encaminhar esse pedido é

Alternativas
Comentários
  •                                         (((((((((((((((((((( Resposta letra "C" )))))))))))))))))))

    De forma bem resumida;
    O ofício é comparado a uma correspondência externa, pela qual se mantém intercâmbio de informações a respeito de assunto técnico ou administrativo. É expedido para e pelas demais autoridades.
    Portanto é realizado entre os órgãos da Administração Pública. Entretanto, também pode ser utilizado para a comunicação entre a Adm. Publica com particulares.

  • Gab: C.


    Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial praticamente idênticas. A única diferença entre eles é que o aviso é expedido exclusivamente por Ministros de Estado, para autoridades de mesma hierarquia, ao passo que o ofício é expedido para e pelas demais autoridades. Ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração Pública entre si e, no caso do ofício, também com particulares.


    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

  • Ofício = Pedido EXTERNO. 

     

    INTERNO = MEMORANDO 

    EXTERNO= OFICIO

  • c)

    um ofício.

  • -
    GAB: C

    vejamos, de forma breve a característica de cada assertiva:


    a) carta --> Forma de correspondência com personalidade pública ou particular, utilizada para fazer solicitações,
    onvites, externar agradecimentos ou transmitir informações

     b) declaração --> é o ato pelo qual alguém competente ao caso afirma a existência ou não de aum direito ou fato

     c) ofício --> visa tratar de assuntos oficiais pelos órgãos da Administração entre si e com particulares. ( GABARITO)

     d) aviso --> embora se assemelhe em alguns pontos com o Oficío, é expedido APENAS por Ministros de Estado para
    autoridades de mesma hierarquia.

  • Resposta: Letra C.

    O documento adequado é o ofício.


ID
1465669
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Ao estabelecer a remessa de uma correspondência para um fornecedor esporádico de materiais, uma instituição pública pode optar por alguns tipos de serviço postal. Por ser necessário um documento que comprove a entrega da correspondência, com validade judicial e fé pública, deve-se contratar um serviço cujo documento seja anexado ao objeto postal e preenchido no momento da entrega com a data, a hora e os dados da pessoa que recebeu a correspondência, para encaminhamento imediato ao remetente. Esse serviço que comprova a entrega do documento ao destinatário denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C - AR: É o serviço adicional que, por meio do preenchimento de formulário próprio, físico ou digital, permite comprovar, junto ao remetente, a entrega do objeto.

    DECRETO No 29.151, DE 17 DE JANEIRO DE 1951. Art. 5º Constitui serviço postal: g) a obtenção do destinatário, o transporte e a entrega ao remetente, de aviso de recebimento de objeto de correspondência;

    Art. 102 O remetente poderá pedir, na ocasião do registro do objeto ou dentro de um ano, aviso de entrega ao destinatário, mediante pagamento da respectiva taxa prevista na Tarifa Geral.

    Art. 103 O remetente de carta com qualquer documento poderá pedir aviso de recebimento com declaração do assunto, mediante pagamento da taxa que fôr prevista na Tarifa Geral e desde que a remessa seja apresentada aberta para verificação do conteúdo.

    Parágrafo único - O certificado de registro e o aviso de recebimento deverão ter a mesma declaração relativa ao conteúdo.


  • Recebimento - Os documentos a serem tramitados pela instituição devem ser apresentados ao protocolo para que este passe a controlar tal atividade.
    (CESPE – SECAD/TO – Papiloscopista – 2008) Recebimento e classificação, registro e movimentação e conservação e preservação são rotinas de protocolo.  CERTA

  • MÃO PRÓPRIA: É o serviço adicional pelo qual o remetente recebe a garantia de que o objeto, por ele postado sob Registro, será entregue somente ao próprio destinatário, através da confirmação de sua identidade.

     

    REGISTRO: Cadastro dos dados básicos do documento em um sistema de controle ou ficha de protocolo. O registro dos documentos que chegam a um órgão público deve ser feito no setor de protocolo e consiste na reprodução dos dados do documento destinada a controlar a movimentação e fornecer dados de suas características fundamentais aos interessados.

     

    MALOTE: A forma de envio de documentos, processos e/ou correspondências de um protocolo para o protocolo central de outra unidade

  • Faço muito pelos Correios
  • Errando e aprendendo! 

  • Gabarito C

    aviso de recebimento (AR) 

  • respondi essa pela exeriência que tive de estágio num fórum do TJ.

  • Conhecimentos adquiridos por postar encomenda pelos correios rsrsrs


ID
1465672
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No processo de comunicação em uma organização, o elemento que propicia uma melhor compreensão da mensagem enviada, mediante o retorno do que foi recebido como interpretação do que foi transmitido, ou mesmo um questionamento para esclarecer a mensagem enviada, é denominado

Alternativas
Comentários
  • Gab. B.

    O retorno dado por alguém, seja negativo ou positivo, ao receber uma mensagem, denomina-se de feedback.

  • este vídeo explica bem direitinho, espero que ajude.
    https://www.youtube.com/watch?v=KRJoPdd6xWE

  • Enunciado confuso: "o retorno do que foi recebido como interpretação do que foi transmitido" - significado de feedeback (já é o próprio feedback.)

    Dai,  "o elemento que propicia uma melhor compreensão da mensagem enviada, mediante ... (o feedback - trecho em negrito acima);

    Fica então interpretado assim: o feedback que propicia uma melhor compreensão da mensagem enviada, mediante o feedback... 

    ?????????????

  • Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas, Psicologia ou Engenharia Elétrica.

     

    Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação. Neste caso, o feedback pode ser positivo ou negativo.

     

    Na área da comunicação, o feedback é um dos elementos presentes no processo de comunicação, onde um emissor envia uma mensagem para um receptor, através de um determinado canal. 

     

    A mensagem poderá ser alterada por algum tipo de barreira (ruído), condicionando então a sua interpretação por parte do receptor. Depois de interpretada, o receptor termina o processo de comunicação com o feedback - a resposta ou reação do receptor à mensagem enviada.

     

    https://www.significados.com.br/feedback/

  • Enunciado totalmente confuso, mas as palavras chave matam a questão.

  • A comperve amaaaaaaaa esse feedback. rs

  • LETRA B CORRETA

    Feedback: significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. É um dos elementos do processo de comunicação.


ID
1465675
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Várias interferências podem impedir que a mensagem vá do transmissor ao receptor, as quais podem estar onde se desenvolve o processo de comunicação ou fora dele. Essas interferências podem ser provenientes de

Alternativas
Comentários
  • ROBBINS [2004] = "Os principais elementos do processo de comunicação:
    Ø A fonte – inicia a mensagem codificando uma informação.
    Ø O transmissor – é o meio que codifica a mensagem, o produto da codificação da fonte.
    Ø O canal – é o meio que a fonte escolhe para enviar a mensagem.
    Ø O receptor – é o modo ou instrumento que decodifica a mensagem.
    Ø O destino – é a pessoa que deve receber a mensagem.
    Ø O ruído – representa as barreiras de comunicação que distorcem o sentido da mensagem.
    Ø A retroação – é o retorno do destino confirmando o sucesso ou não do processo de comunicação.

  • Não concordo com o gabarito. Pra mim todas as alternativas podem ser fontes de interferências. Mas quem sou eu pra dizer alguma coisa. 

  • É, Cristinne, não somos nada diante dessas bancas. São poucas e em raros momentos que elas têm a humildade de reconhecer os erros.

    Quem quiser realmente passar num concurso dependendo de recursos as chances são mínimas.

  • Questão complicada, deveria sim ter sido anulada! Mas, fazer o quê né?!

  • usei meus conhecimentos de bibliotecária para essa questao.

  • ROBBINS [2004] = "Os principais elementos do processo de comunicação:


    1)  A fonte – inicia a mensagem codificando uma informação.
    2)  O transmissor – é o meio que codifica a mensagem, o produto da codificação da fonte.
    3)  O canal – é o meio que a fonte escolhe para enviar a mensagem.
    4)  O receptor – é o modo ou instrumento que decodifica a mensagem.
    5) O destino – é a pessoa que deve receber a mensagem.
    6)  O ruído – representa as barreiras de comunicação que distorcem o sentido da mensagem.
    7) A retroação – é o retorno do destino confirmando o sucesso ou não do processo de comunicação.

  • Questão estranha com gabarito esquisito.


ID
1465678
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As relações interpessoais dentro de uma organização podem ocorrer de diversas formas para, entre outros objetivos, criar um ambiente agradável no trabalho e, consequentemente, aumentar a produtividade. Nessa perspectiva, a comunicação interpessoal é um processo que pode ocorrer informalmente. Sobre essa forma de comunicação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    São os chamados "grupos informais" ou as famosas "panelinhas" que surgem, apenas, pela convivência entre os membros da organização.

  • Gab. D  Informal: Rede de relações sociais e pessoais. 

    > Não está no organograma, nem nas regras formais. > Complementa a estrutura formal. > Reduz distorções da estrutura formal.  > Motiva e integra as pessoas.
  • As relações informais ocorrem naturalmente dentro das organizações, idependem de níveis ou departamentos.


ID
1465681
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de comunicação acontece, de duas formas: oral e não oral. São exemplos exclusivos de comunicação não oral:

Alternativas
Comentários
  • afffff, ainda existe esse tipo de pergunta em concursos kkkkkkkkkkk

  • Meu pai....kkkkkkkkk

  • Gabarito D

    entre todas as alternativas e letra D é a única que representa comunicações exclusivamente não oral.

  • Ainda teve gente que errou. kkkkkkkkkkkkkkkk


ID
1465684
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Existem diversas ferramentas para otimizar o processo de trabalho numa organização. A ferramenta de auxílio para a priorização de ações, especialmente quando elas não apresentam dados quantificáveis, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B - O método GUT é uma ferramenta de auxílio na priorização de ações, especialmente quando elas não apresentam dados quantificáveis. É um trabalho em grupo e a priorização pode ser feita utilizando consenso ou multivotação. O consenso é obtido a partir de uma argumentação lógica acerca do grau de gravidade, urgência e tendência das questões/problemas em análise. Gerar consenso a partir de argumentação lógica não é tarefa simples, mas possibilita a participação democrática, considerando a opinião de todos os participantes, com o cuidado de não perder o foco, caindo em discussões inócuas e sem resultados. 

  • Letra (b)


    O método GUT é uma ferramenta de auxílio na priorização de ações, especialmente quando elas não apresentam dados quantificáveis. É um trabalho em grupo e a priorização pode ser feita utilizando consenso ou multivotação. O consenso é obtido a partir de uma argumentação lógica acerca do grau de gravidade, urgência e tendência das questões/problemas em análise. Gerar consenso a partir de argumentação lógica não é tarefa simples, mas possibilita a participação democrática, considerando a opinião de todos os participantes, com o cuidado de não perder o foco, caindo em discussões inócuas e sem resultados. 
  • GUT- GRAVIDADE, URGÊNCIA E TENDÊNCIA ( 1 A 5)

  • Ferramentas que auxiliam na priorização de ações: matriz GUT e Classificação ABC

  • A questão cobra conhecimento acerca da ferramenta conhecida como Matriz GUT ou Matriz de Priorização.

    Dentre as várias ferramentas que podem auxiliar na resolução de problemas, a matriz GUT surgiu como uma opção para estabelecer prioridades, de acordo com uma análise quantitativa dos problemas.

    Através da utilização dessa ferramenta, cada problema é classificado e uma nota (da maior notas para a menor: de 5 a 1) é atribuída a cada um deles, conforme os três critérios a seguir:

    • GRAVIDADE: caso o problema analisado não seja resolvido, qual impacto ele irá causar? Quais as suas consequências e danos no futuro?
    • URGÊNCIA: a urgência versa sobre o tempo disponível para a resolução de um problema. O problema em questão deve ser resolvido imediatamente? Ou a resolução do problema não tem tanta pressa assim?
    • TENDÊNCIA: refere-se à análise da probabilidade do comportamento do problema no futuro. Caso ele não seja tratado, ele tem potencial de crescer ou sumir?

     Agora traremos um exemplo com dois problemas:

    1. Uma máquina X apresenta um defeito e as peças produzidas estão saindo erradas. Foram atribuídas as seguintes notas: G=5, U=5, T=5. Aplicando na matriz GUT= (G) x(U) x (T)= 5 x 5 x 5 = 125
    2. Falta de capacitação dos funcionários. Foram atribuídas as seguintes notas G=5, U=4, T=4. Aplicando as notas na matriz GUT= (G) x(U) x (T)= 5 x 4 x 4 = 80

     Logo, nesse exemplo, o problema 1 é mais prioritário que o problema 2, pois 125> 80.

    Assim, funciona a matriz de priorização, considerada uma ferramenta simples e muito importante.

    Analisando as alternativas restantes:

    A- INCORRETA. Ferramenta para auxiliar a gerenciar o conhecimento gerando em trabalho de grupos.

    B- CORRETA. Vide explicação acima.

    C- INCORRETA.. Coleta de dados para utilização em avaliação de desempenho.

    D- INCORRETA.. Diagrama que visa mostrar o comportamento de um sistema.

    Logo, o único item apresentado nas alternativas que corresponde à ferramenta correta solicitada no enunciado é a Matriz GUT, vista na letra "b".

    Fonte: CARRANZA, Giovanna. Administração Geral e Pública. 3ª ed. Juspodium. 2017 (p. 324-325)

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B

     


ID
1465687
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Dentre os diversos exemplos de técnicas ou métodos de organização do trabalho ou de seus processos, existe o fluxograma, que é

Alternativas
Comentários
  • 1º CONCEITO:  representação gráfica que apresenta uma sequência de um trabalho de forma analítica, caracterizando operações, os responsáveis e/ou unidades organizacionais envolvidas [Oliveira, 2011:264]


    2º CONCEITO: Um fluxograma é um desenho gráfico feito com símbolos padronizados, que mostra a sequência lógica dos passos de realização de um processo de trabalho [Guia “d” Simplificação]

  • o cara coloca o errado veio!!!!!    >>>>>> B<<<<<<<

  • a) cronograma

    b) fluxograma

    c) cronograma

    d) cronograma

  • -a representação gráfica da previsão da execução de um trabalho, na qual se indicam os prazos em que deverão ser cumpridas as diversas ações. CRONOGRAMA!

     

    -a representação gráfica de um processo de trabalho contendo informações que possibilitem a visualização do processo, das ações a serem desenvolvidas para que seja realizado o trabalho, assim como dos responsáveis/atores que desempenham tais ações. FLUXOGRAMA!

     

    -uma ferramenta de apoio na definição de ações de curto prazo, para a implementação de soluções e/ou de seu encaminhamento. Nela, devem ser definidos os responsáveis pelas ações bem como os resultados esperados e seus respectivos indicadores. CRONOGRAMA!

     

    -uma ferramenta de planejamento, das ações de médio e longo prazos, definindo datas de realização das mesmas. CRONOGRAMA!

     

     

  • LETRA B CORRETA

    FLUXOGRAMA: A ferramenta consiste em um conjunto de notações gráficas, ou seja, um conjunto de símbolos padronizados que servem para que possamos descrever e redesenhar um processo. É utilizada para efetuar o mapeamento e a modelagem dos processos e também para descrever o processo através do uso de símbolos e linhas.