SóProvas



Prova FAURGS - 2018 - UFRGS - Administrador


ID
3009556
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, segundo a Constituição da República Federativa do Brasil.

I - São considerados brasileiros natos apenas os nascidos na República Federativa do Brasil.
II - São considerados brasileiros naturalizados os portugueses que requerem cidadania brasileira até os dezoito anos de idade.
III- O cargo de Ministro de Estado da Defesa é privativo de brasileiro nato.
IV- O cargo de Vereador é privativo de brasileiro nato.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    Art. 12. São brasileiros:

    I - natos:

    a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país;

    b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil;     

    c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira;        

    II - naturalizados:

    a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral;

    b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.          

     

    § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - de Presidente do Senado Federal;

    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    V - da carreira diplomática;

    VI - de oficial das Forças Armadas.

    VII - de Ministro de Estado da Defesa.

  • A segunda resposta II - São considerados brasileiros naturalizados os portugueses que requerem cidadania brasileira até os dezoito anos de idade-

    SE VIER A RESIDIR AQUI NO BRASIL E OPTAR, APÓS OS 18 ANOS PELA NACIONALIDADE BRASILEIRA, o texto anterior da a entender que até os 18 anos data limite, e no texto que possuo da constituição é após os 18 anos.

    Achei meio confuso esta questão.

  • art 12 cf88

    § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - de Presidente do Senado Federal;

    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    V - da carreira diplomática;

    VI - de oficial das Forças Armadas.

    VII - de Ministro de Estado da Defesa.

  • Segue o dispositivo constitucional concernente aos portugueses referido no Inciso II da questão:

    Art. 12. São brasileiros:

    II - naturalizados:

    § 1º Aos portugueses com residência permanente no País, se houver reciprocidade em favor de brasileiros, serão atribuídos os direitos inerentes ao brasileiro, salvo os casos previstos nesta Constituição.

  • MP3.COM

    Ministro do STF

    Presidente da República e Vice Presidente

    Presidente da Câmara dos Deputados

    Presidente do Senado

    .

    Carreiras diplomáticas

    Oficias das Forças Armadas

    Ministro de Estado da Defesa

    Avante!

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 12. § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos:

    I - de Presidente e Vice-Presidente da República;

    II - de Presidente da Câmara dos Deputados;

    III - de Presidente do Senado Federal;

    IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal;

    V - da carreira diplomática;

    VI - de oficial das Forças Armadas.

    VII - de Ministro de Estado da Defesa  

    FONTE: CF 1988

  • GABARITO C

    GC-GO

    PM-SP

  • GABARITO C

    GC-GO

    PM-SP

  • GABARITO C

    GC-GO

    PM-SP

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca das diferenças entre brasileiros natos e naturalizados estabelecidas na CRFB/88.

    Análise das assertivas:

    Assertiva I - Incorreta. Há outras hipóteses além dessa, como informa o art. 12, I, da CRFB/88: "São brasileiros: I - natos: a) os nascidos na República Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros, desde que estes não estejam a serviço de seu país; b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou mãe brasileira, desde que qualquer deles esteja a serviço da República Federativa do Brasil; c) os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de mãe brasileira, desde que sejam registrados em repartição brasileira competente ou venham a residir na República Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira; (...)". 

    Assertiva II - Incorreta. A idade não é um requisito estabelecido pela CRFB/88, como é possível notar no art. 12, II, "a", da CRFB/88: "São brasileiros: II - naturalizados: a) os que, na forma da lei, adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral; (...)".

    Assertiva III - Correta! É o que dispõe o art. 12, § 3º, VII, da CRFB/88: "São privativos de brasileiro nato os cargos: I - de Presidente e Vice-Presidente da República; II - de Presidente da Câmara dos Deputados; III - de Presidente do Senado Federal; IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomática; VI - de oficial das Forças Armadas. VII - de Ministro de Estado da Defesa". 

    Assertiva IV - Incorreta. Como é possível notar na assertiva anterior, o cargo de vereador não está listado entre aqueles privativos de brasileiro nato.

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C (apenas III).


ID
3009559
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, segundo a Constituição da República Federativa do Brasil.

I - A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil, típica do federalismo dual, compreende a União, como ente primário e hierarquicamente superior, e os Estados, como entes secundários e vinculados à União, nos termos da Constituição.
II - Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.
III- Os Estados são unitários e lhes é vedada a incorporação, subdivisão ou desmembramento a qualquer título, dada a natureza federal da República Federativa do Brasil.
IV - Os Municípios, que não integram a federação, somente podem ser criados por decreto presidencial, ouvidas a Assembleia Legislativa do Estado em que estejam localizados.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Assertiva I (ERRADA). Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

    Assertiva II (CORRETA). § 2º Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.

    Assertiva III (ERRADA). § 3º Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.

    Assertiva IV (ERRADA). § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios preservarão a continuidade e a unidade histórico-cultural do ambiente urbano, far-se-ão por lei estadual, obedecidos os requisitos previstos em Lei Complementar estadual, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações diretamente interessadas.

        

  • Quanto a I) O Brasil não segue o federalismo Dual.

    -

    No federalismo dual, a separação de atribuições entre os entes federativos é extremamente rígida, não se falando em cooperação ou interpenetração entre os mesmos. O exemplo seria os Estados Unidos em sua origem.

    Flexibilizando a rigidez do modelo dual (clássico), surge o modelo cooperativo, especialmente durante o século XX, com o surgimento do Estado do Bem-Estar Social, ou Estado-providência.

    Nesse modelo, as atribuições serão exercidas de modo comum ou concorrente, estabelecendo-se uma verdadeira aproximação entre os entes federativos, que deverão atuar em conjunto. Assim, modernamente, percebe-se, cada vez mais, uma gradativa substituição do federalismo dual pelo cooperativo.

    A doutrina adverte o risco de, a pretexto do modelo cooperativo, instituir-se um federalismo de “fachada”, com fortalecimento do órgão central em detrimento dos demais entes federativos e, assim, havendo sobreposição da União, a caracterização de um federalismo de subordinação.

    Zimmermann, contudo, salienta que, se por um lado existe esse risco de negação do próprio federalismo, não se pode deixar de admitir o federalismo cooperativo verdadeiramente democrático, formado “... no consentimento geral da nação, e não através da imposição do poder central”, eliminando-se, dessa forma, o autoritarismo. O modelo brasileiro pode ser classificado como um federalismo cooperativo.

    https://demersoncoelho.jusbrasil.com.br/artigos/551799665/federalismo-dual-ou-cooperativo

  • L.C. Federal

    Art. 18. A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição.

    § 4º A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, dentro do período determinado por Lei Complementar Federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. 

  • revisando o tema: com comentáros coleguinhas QC

    MNEMÔNICO:

    FO+GO= REPUBLICA

    forma de governo= república (o fogo é uma coisa pública, de todos)

    SI+ GO= PRESIDENCIALISMO

    sistema de governo= presidencialismo

    BRASIL

    1- federalismo centrífuGO/ de segregação;

    a Federação teve origem em um Estado Unitário que se fragmentou num movimento de dentro para fora, será centrífuga, como a Federação brasileira.

    CENTRÍFUGO- Para fora, do centro para fora.

    Ademais, quando a federação é fruto da descentralização política de um Estado Unitário (movimento centrífugo), surge o federalismo por segregação (ou desagregação), originando Estados denominados de imperfeitos ou por dissociação

    2- federalismo COOPERATIVO

    Federalismo Cooperativo: As atribuições são exercidas de modo comum ou concorrente, estabelecendo-se uma aproximação entre os entes federativos, que atuarão conjuntamente. Ex: Brasil

    sobre o tema: O Brasil não segue o federalismo Dual.

    No federalismo dual, a separação de atribuições entre os entes federativos é extremamente rígida, não se falando em cooperação ou interpenetração entre os mesmos. O exemplo seria os Estados Unidos em sua origem.

  • Olá, pessoal!

    A questão cobra do candidato análise de assertivas a fim de que se aponte quais são corretas de acordo com a Constituição.

    Vejamos:

    I - INCORRETA. O federalismo brasileiro não é dual, não existe hierarquia entre os entes federativos;

    II - CORRETA. art. 18, § 2º da Constituição;

    III - INCORRETA. ainda no art.18, § 3º, eles podem se dividir ou desmembrar sim;

    IV - INCORRETA. art. 18, § 4º, o correto é lei estadual e não decreto presidencial.

    A única assertiva correta é a II, portanto,  GABARITO LETRA B.

  • caia questão assim na minha prova
  • assertiva IV

    "i. O município tem natureza de ente federativo? José Afonso da Silva (árduo defensor de que o município não se enquadra na federação): “Não existe federação de municípios. Existe Federação de Estados.” Os municípios não possuem representação no Senado Federal, um Poder Judiciário próprio e até território (integram os Estados), não se caracterizam como entes federativos.

    ii. Celso Ribeiro Bastos e Hely Lopes Meireles – Municípios certamente têm natureza de ente federativo: vale o que está escrito na  art. . – adquiriu autonomia política, administrativa e financeira como entidade estatal de terceiro grau.

    iii. Fato é: existem características que diferenciam os municípios dos demais entes federativos. Pode-se dizer que a Federação Brasileira, nesse particular, assumiu feições próprias que a diferencia do “modelo de federação” adotados em outros países."

    Fonte: https://gnipper.jusbrasil.com.br/artigos/377178253/o-municipio-como-ente-da-federacao

  • assertiva IV

    "i. O município tem natureza de ente federativo? José Afonso da Silva (árduo defensor de que o município não se enquadra na federação): “Não existe federação de municípios. Existe Federação de Estados.” Os municípios não possuem representação no Senado Federal, um Poder Judiciário próprio e até território (integram os Estados), não se caracterizam como entes federativos.

    ii. Celso Ribeiro Bastos e Hely Lopes Meireles – Municípios certamente têm natureza de ente federativo: vale o que está escrito na  art. . – adquiriu autonomia política, administrativa e financeira como entidade estatal de terceiro grau.

    iii. Fato é: existem características que diferenciam os municípios dos demais entes federativos. Pode-se dizer que a Federação Brasileira, nesse particular, assumiu feições próprias que a diferencia do “modelo de federação” adotados em outros países."

    Fonte: https://gnipper.jusbrasil.com.br/artigos/377178253/o-municipio-como-ente-da-federacao


ID
3009562
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, a União intervirá no Estado que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: letra C

    -

    Constituição Federal

    Incorreta a alternativa “A” - Art, 25. § 2º Cabe aos Estados explorar diretamente, ou mediante concessão, os serviços locais de gás canalizado, na forma da lei, vedada a edição de medida provisória para a sua regulamentação.      

    Incorreta a alternativa “B” - Em caso de eventuais conflitos entre normas oriundas de entes estatais distintos são resolvidos de acordo com a competência do ente federado para o tratamento da matéria, e não pelo critério hierárquico.

    Assim, ressalvada a hipótese da competência concorrente, a regra é de que não há relação hierárquica entre normas oriundas de entes estatais distintos, isto é, não se pode falar em hierarquia entre leis federais, estaduais, distritais e municipais.

    CORRETA a alternativa “C” - Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:

    b) deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas nesta Constituição, dentro dos prazos estabelecidos em lei;

    Incorreta a alternativa “D” - Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: I - direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico; (...)

    Incorreta a alternativa “E” - Art. 23. É competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios: XII - estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito.

  • GABARITO C

    #PMBA2019

    FORÇA GUERREIROS

  • Gabarito C)

    As demais alternativas são competências dos entes federados.

  • Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:

    b) deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas nesta Constituição, dentro dos prazos estabelecidos em lei;

  • Gabarito : C

    CF/88

    DA INTERVENÇÃO

    Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:

    I - manter a integridade nacional;

    II - repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra;

    III - pôr termo a grave comprometimento da ordem pública;

    IV - garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação;

    V - reorganizar as finanças da unidade da Federação que:

    a) suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de força maior;

    b) deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas nesta Constituição, dentro dos prazos estabelecidos em lei;

    VI - prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial;

    VII - assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais:

    a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático;

    b) direitos da pessoa humana;

    c) autonomia municipal;

    d) prestação de contas da administração pública, direta e indireta.

    e) aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde

  • GABARITO: LETRA C

    CAPÍTULO VI

    DA INTERVENÇÃO

    Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:

    V - reorganizar as finanças da unidade da Federação que:

    a) suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de força maior;

    b) deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas nesta Constituição, dentro dos prazos estabelecidos em lei;

    FONTE: CF 1988

  • Intervenção espontânea:

    1. Manter a integridade nacional;

    2. Repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra;

    3. Pôr termo a grave comprometimento da ordem pública;

    4. Reorganizar as finanças da unidade da Federação que:

    a) suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de força maior; ou

    b) deixar de entregar aos municípios receitas tributárias fixadas na constituição.

    Intervenção provocada:

    1. Para garantir o livre exercício de qualquer dos poderes (executivo, legislativo e judiciário) nas unidades da federação.

    2. Prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial.

    3. Para assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais: (Princípios Constitucionais Sensíveis)

    a) Forma republicana, sistema representativo e regime democrático;

    b) Direitos da pessoa humana;

    c) Autonomia municipal;

    d) Prestação de contas da administração publica direta e indireta;

    e) Aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde.

  • Olá, pessoal!

    A questão cobra do candidato conhecimento sobre intervenção federal nos Estados, podendo ser respondida diretamente com a letra seca.

    Vejamos o art. 34, sobre as hipóteses de intervenção:

    "Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:

    I - manter a integridade nacional;
    II - repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra;
    III - pôr termo a grave comprometimento da ordem pública;
    IV - garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação;
    V - reorganizar as finanças da unidade da Federação que:

    a) suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de força maior;
    b) deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas nesta Constituição, dentro dos prazos estabelecidos em lei;

    VI - prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial;
    VII - assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais:

    a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático;
    b) direitos da pessoa humana;
    c) autonomia municipal;
    d) prestação de contas da administração pública, direta e indireta.
    e) aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde."

    Pois bem, podemos notar então que a única alternativa que se encontra no texto constitucional é a letra C, inciso V, alínea b).



    GABARITO LETRA C.


ID
3009565
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as afirmações abaixo, segundo a Lei nº 8.112/1990 - Regime Jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

I - Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.
II - Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
III- É vedada a recondução do servidor estável a cargo anteriormente ocupado.
IV - O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    I - CERTO: Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    II - CERTO: Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    III - ERRADO: Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante.

    IV - CERTO: Art. 30. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

  • Forte essa palavra obrigatório, porém a marquei...

    Anotei na minha lei seca pra no dia da prova n ter dúvidas.

  • A questão é "obrigatório" faz referencia ao aproveitamento ou ao cargo compativel?

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    OPÇÃO I: CORRETA.

    Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica (art. 24).

    Alternativa correta. Reproduz os exatos termos do dispositivo legal.

    OPÇÃO II: CORRETA.

    Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28).

    Alternativa correta. Reproduz os exatos termos do dispositivo legal.

    OPÇÃO III: INCORRETA.

    Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de (art. 29): I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante.

    Errada, é possível pelo instituto da recondução sobredito.

    OPÇÃO IV: CORRETA.

    O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado (art. 30).

    Alternativa correta. Reproduz os exatos termos do dispositivo legal.

    GABARITO DA QUESTÃO: D.

    Fonte: Lei 8.112/1990.

    Não esqueça:

    >> Remoção >>>>> deslocamento do servidor (art. 36).

    >> Redistribuição >>> deslocamento de cargo (art. 37). 

    >> Recondução >>>>retorno ao cargo anteriormente ocupado (art. 29).

    >> Servidor efetivo escolhido para exercer função de confiança não é “nomeado” e sim “designado”.

    >> Ascensão, acesso e a transferência: formas de provimento declaradas inconstitucionais pelo STF (SV 43) e revogadas pela Lei nº 9.527/97.


ID
3009568
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei nº 8.112/1990 – Regime Jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, considere as ações abaixo.

I - Atender com presteza às requisições para a defesa da Fazenda Pública.
II - Guardar sigilo sobre assunto da repartição.
III- Manter conduta compatível com a moralidade administrativa.
IV- Representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

Quais são deveres do servidor?

Alternativas
Comentários
  • Art. 116. São deveres do servidor:

    V - atender com presteza:

    (...)

    V - atender com presteza:

    c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

  • GABARITO: E

    Art. 116. São deveres do servidor:

    V - atender com presteza: c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA, após a análise de quatro itens. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos. Vejamos:

    I. CERTO.

    Art. 116, Lei 8.112/90. São deveres do servidor:

    V - atender com presteza:

    c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    II. CERTO.

    Art. 116, Lei 8.112/90. São deveres do servidor:

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição.

    III. CERTO.

    Art. 116, Lei 8.112/90. São deveres do servidor:

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa.

    IV. CERTO.

    Art. 116, Lei 8.112/90. São deveres do servidor:

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder.

    Quais são deveres do servidor?

    E. I, II, III e IV.

    GABARITO: ALTERNATIVA E.

  • A presente questão aborda o tema dos deveres administrativos atribuídos aos servidores públicos, que vêm elencados no art. 116 da Lei 8.112/90, que ora colaciono:

    "Art. 116.  São deveres do servidor:

    I - exercer com zelo e dedicação as atribuições do cargo;

    II - ser leal às instituições a que servir;

    III - observar as normas legais e regulamentares;

    IV - cumprir as ordens superiores, exceto quando manifestamente ilegais;

    V - atender com presteza:

    a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

    b) à expedição de certidões requeridas para defesa de direito ou esclarecimento de situações de interesse pessoal;

    c) às requisições para a defesa da Fazenda Pública.

    VI - levar as irregularidades de que tiver ciência em razão do cargo ao conhecimento da autoridade superior ou, quando houver suspeita de envolvimento desta, ao conhecimento de outra autoridade competente para apuração;

    VII - zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público;

    VIII - guardar sigilo sobre assunto da repartição;

    IX - manter conduta compatível com a moralidade administrativa;

    X - ser assíduo e pontual ao serviço;

    XI - tratar com urbanidade as pessoas;

    XII - representar contra ilegalidade, omissão ou abuso de poder."

    Do acima exposto, percebe-se que todos os itens propostos pela Banca correspondem, corretamente, a deveres atribuídos aos servidores públicos federais, conforme incisos acima em negrito.

    Logo, a resposta da questão encontra-se na letra E.


    Gabarito do professor: E


ID
3009571
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Com base na Lei nº 11.091/2005, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, considere os itens abaixo.

I - Qualidade do processo de trabalho.
II - Reconhecimento do saber não instituído resultante da atuação profissional na dinâmica de ensino, de pesquisa e de extensão.
III- Investidura no cargo mediante aprovação em concurso público ou por contratação direta e pessoal, a critério da autoridade e conforme os interesses de redução do custo dos recursos humanos.
IV - Garantia de programas de capacitação que contemplem a formação específica e a geral, nesta incluída a educação formal.

Quais são princípios e diretrizes da gestão dos cargos do Plano de Carreira?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    Art. 3º A gestão dos cargos do Plano de Carreira observará os seguintes princípios e diretrizes:

    I - natureza do processo educativo, função social e objetivos do Sistema Federal de Ensino;

    II - dinâmica dos processos de pesquisa, de ensino, de extensão e de administração, e as competências específicas decorrentes;

    III - qualidade do processo de trabalho;

    IV - reconhecimento do saber não instituído resultante da atuação profissional na dinâmica de ensino, de pesquisa e de extensão;

    V - vinculação ao planejamento estratégico e ao desenvolvimento organizacional das instituições;

    VI - investidura em cada cargo condicionada à aprovação em concurso público;

    VII – desenvolvimento do servidor vinculado aos objetivos institucionais;

    VIII - garantia de programas de capacitação que contemplem a formação específica e a geral, nesta incluída a educação formal;

    IX - avaliação do desempenho funcional dos servidores, como processo pedagógico, realizada mediante critérios objetivos decorrentes das metas institucionais, referenciada no caráter coletivo do trabalho e nas expectativas dos usuários; e

    X - oportunidade de acesso às atividades de direção, assessoramento, chefia, coordenação e assistência, respeitadas as normas específicas.

  • Gabarito E


ID
3009574
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base na Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, considere os itens abaixo.

I - Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações.
II - Ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, sendo-lhe vedada, em qualquer caso, a vista dos autos, dada a natureza sigilosa dos atos internos da administração pública.
III- Formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente.
IV - Fazer-se assistir e representar, obrigatoriamente, e em qualquer caso, por advogado regularmente inscrito nos quadros da Administração, de modo a perfectibilizar-se a angularização processual.

Quais são direitos dos administrados perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    I - Ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações.

    I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações;

    II - Ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, sendo-lhe vedada, em qualquer caso, a vista dos autos, dada a natureza sigilosa dos atos internos da administração pública.

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    III- Formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente.

    III - formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente;

    IV - Fazer-se assistir e representar, obrigatoriamente, e em qualquer caso, por advogado regularmente inscrito nos quadros da Administração, de modo a perfectibilizar-se a angularização processual.

    IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

  • LEI 9.784/99

    ART. 3 °

  • Gabarito: B

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

  • GABARITO: LETRA B

    CAPÍTULO II

    DOS DIREITOS DOS ADMINISTRADOS

    Art. 3 O administrado tem os seguintes direitos perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados:

    I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações;

    II - ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, ter vista dos autos, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas;

    III - formular alegações e apresentar documentos antes da decisão, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente;

    IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.

    FONTE:  LEI Nº 9.784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999.  

  • A questão se refere aos direitos dos administrados no âmbito da lei do Processo Administrativo Federal (Lei 9.784/99).

    ASSERTIVA I: CERTA. Conforme a literalidade do art. 3º, I da lei 9.784/99, é um DIREITO do administrado “ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que deverão facilitar o exercício de seus direitos e o cumprimento de suas obrigações.

    ASSERTIVA II: ERRADA. Conforme o art. 3º, II da lei 9.784/99, é um DIREITO do administrado ter ciência da tramitação dos processos administrativos em que tenha a condição de interessado, TER VISTA DOS AUTOS, obter cópias de documentos neles contidos e conhecer as decisões proferidas”. Portanto, como regra, NÃO É VEDADA, e sim permitida, a vista dos autos, inclusive em obediência ao PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE.

    ASSERTIVA III: CERTA. Conforme a literalidade do art. 3º da lei 9.784/99. O administrado tem os seguintes DIREITOS perante a Administração, sem prejuízo de outros que lhe sejam assegurados: [...] III - formular alegações e apresentar documentos ANTES DA DECISÃO, os quais serão objeto de consideração pelo órgão competente.

    Esse dispositivo reflete a necessidade de um CONTRADITÓRIO SUBSTANCIAL, em que o interessado possa efetivamente influenciar na decisão do magistrado antes que ela tenha sido proferida, para reverter o posicionamento do juiz. O contraditório substancial é a tendência na atualidade, sendo, por exemplo, um dos fundamentos basilares do Código Processual Civil de 2015. Opõe-se ao CONTRADITÓRIO FORMAL.

    Portanto, não confunda:

    Contraditório FORMAL – mero direito de dizer e contradizer

    Contraditório SUBSTANCIAL – dizer e contradizer com participação ativa no processo, para conseguir efetivamente influenciar na decisão do julgador

    ASSERTIVA IV: ERRADA. A assistência de advogado NÃO É OBRIGATÓRIA em qualquer caso. Como o Processo Administrativo Federal é regido pelo PRINCÍPIO DO INFORMALISMO ou PRINCÍPIO DO FORMALISMO MODERADO, permite-se que o interessado deixe de contratar advogado para realizar sua defesa, caso assim deseje. Logo, nos termos do art. 3º, IV da lei 9.784/99, o administrado tem o direito de fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatória a representação, por força de lei.”

    O STF inclusive já se pronunciou sobre a constitucionalidade desse dispositivo por intermédio da Súmula Vinculante nº 5:

    Súmula Vinculante 5. A falta de defesa técnica por advogado no processo administrativo disciplinar não ofende a Constituição.

    LETRA “A”: ERRADA, pois a assertiva II está incorreta e a III correta.

    LETRA “B”: CERTA, pois apenas as assertivas I e III estão corretas.

    LETRA “C”: ERRADA, pois a assertiva II está incorreta e a I correta.

    LETRA “D”: ERRADA, pois as assertivas II e IV estão incorretas e a I e III corretas.

    LETRA “E”: ERRADA, pois a assertiva I está correta e a IV incorreta.

    GABARITO: LETRA “B”


ID
3009577
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo a Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

    A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

    No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento.

    Considera-se exercício do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnação à    validade do ato.

    Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

  • Gabarito letra B

    A questão trata do Princípio da Autotutela, fundamentado nesta súmula:

    Súmula 473, STF: A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

    Obs.: embora a súmula diga "pode", na verdade é um poder-dever. Quando a Administração Pública constata um vício, ela DEVE anular.

    O Controle da Administração Pública pode ser:

    》 Administrativo - exercido por meio dos Princípios da Autotutela e Tutela

    》 Legislativo

    》 Judiciário

    Neste site tem um esquema sobre isso: https://www.esquematizarconcursos.com.br/artigo/controle-da-administracao-publica

    Bons estudos!!

  • Lei 9.784/99

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

    § 1o No caso de efeitos patrimoniais contínuos, o prazo de decadência contar-se-á da percepção do primeiro pagamento.

    § 2o Considera-se exercício do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnação à validade do ato.

    Art. 55. Em decisão na qual se evidencie não acarretarem lesão ao interesse público nem prejuízo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanáveis poderão ser convalidados pela própria Administração.

  • Gabarito: B

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

  • Eis os comentários sobre cada opção:

    a) Errado:

    Em rigor, os atos administrativos podem ser revogados ou anulados, a depender de não mais atenderem ao interesse público, segundo critérios de conveniência e oportunidade, ou se apresentarem vícios que os tornem ilegais, respectivamente.

    Na linha do exposto, a norma do art. 53 da Lei 9.784/99:

    "Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos."

    Ademais, ao Poder Judiciário não é dado revogar atos administrativos, sob pena de violar o princípio da separação de poderes (CRFB, art. 2º), devendo se ater ao controle de legitimidade dos mesmos.

    b) Certo:

    Cuida-se de proposição afinada com a norma do art. 53 da Lei 9.784/99, acima colacionada.

    c) Errado:

    A uma, não há que se exigir declaração de interesse público por parte da Procuradoria-Geral da República, tal como dito neste item. A duas, a lei impõe o respeito aos direitos adquiridos (definitivamente incorporados ao patrimônio dos titulares), e não àqueles em formação.

    d) Errado:

    Os critérios de conveniência e oportunidade dão azo à revogação, e não à anulação. Ademais, tanto a revogação quanto a anulação independem de amparo em decisão judicial, sendo medidas autoexecutórias. Por fim, de novo, a lei resguarda os direitos adquiridos, e não os futuros e incertos.

    e) Errado:

    De novo, vários equívocos. A uma, a revogação e a anulação não devem ser vistas como medidas excepcionais. A duas, independem de "interesse superior da nação, manifestado pelo Chefe do Poder Executivo mediante decreto". A três, devem ser respeitados os direitos adquiridos.


    Gabarito do professor: B


ID
3009580
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considere as afirmações abaixo relativas à Lei n° 12.527/2011, que regula o acesso a informações previsto na Constituição da República Federativa do Brasil.


I - Os procedimentos previstos na Lei destinados a assegurar o direito fundamental de acesso à informação têm como uma de suas diretrizes o desenvolvimento do controle social da administração pública.

II - Para os efeitos da Lei, informação sigilosa é aquela submetida de forma permanente e indeterminada à vedação de acesso público em razão da segurança do Estado.

III- Não poderá ser negado acesso à informação necessária à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais.

IV - O tratamento das informações pessoais deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais.


Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

    I - Os procedimentos previstos na Lei destinados a assegurar o direito fundamental de acesso à informação têm como uma de suas diretrizes o desenvolvimento do controle social da administração pública.

    Art. 3º Os procedimentos previstos nesta Lei destinam-se a assegurar o direito fundamental de acesso à informação e devem ser executados em conformidade com os princípios básicos da administração pública e com as seguintes diretrizes:

    I - observância da publicidade como preceito geral e do sigilo como exceção;

    II - divulgação de informações de interesse público, independentemente de solicitações;

    III - utilização de meios de comunicação viabilizados pela tecnologia da informação;

    IV - fomento ao desenvolvimento da cultura de transparência na administração pública;

    V - desenvolvimento do controle social da administração pública.

    II - Para os efeitos da Lei, informação sigilosa é aquela submetida de forma permanente e indeterminada à vedação de acesso público em razão da segurança do Estado.

    Informação sigilosa: aquela submetida temporariamente à restrição de acesso público em razão de sua imprescindibilidade para a segurança da sociedade e do Estado;

    III- Não poderá ser negado acesso à informação necessária à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais.

    Art. 21. Não poderá ser negado acesso à informação necessária à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais.

    Parágrafo único. As informações ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticada por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas não poderão ser objeto de restrição de acesso

    IV - O tratamento das informações pessoais deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais.

    Art. 31. O tratamento das informações pessoais deve ser feito de forma transparente e com respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais.


ID
3009583
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Segundo o Estatuto e Regimento Geral da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no que se refere à autonomia didático-científica, considere os itens abaixo.

I - Estabelecer sua política de ensino, pesquisa e extensão, indissociáveis no âmbito da Universidade.
II - Criar, organizar, modificar e extinguir cursos, programas e quaisquer atividades didático-científicas, observadas as exigências do meio social, econômico, científico e cultural.
III- Administrar seu patrimônio e dele dispor, observada a legislação pertinente.
IV - Administrar os rendimentos próprios.

Quais apresentam capacidades da autonomia didático-científica da Universidade?

Alternativas

ID
3009586
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um parâmetro que NÃO precisa ser diretamente considerado no desenho de estruturas organizacionais eficazes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

    Motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para alcance de uma determinada meta (ROBBINS,2002).

    O grau de motivação de um funcionário está associado mais com a percepção do individuo, do que ao desenho da estrutura.

  • Estrutura organizacional relaciona-se mais com a estrutura formal. A motivação relaciona-se mais com a estrutura informal.

  • Gab= E

  • Os demais são componentes da estrutura.


ID
3009589
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere as afirmações abaixo com relação às estruturas e aos processos organizacionais.

I - A divisão do trabalho por especialização de cargos e tarefas é conhecida como um processo de descentralização vertical.
II - A separação entre o desempenho das atividades de trabalho e sua administração é conhecido como um processo de descentralização horizontal.
III- A formalização é um mecanismo de regulação do comportamento do trabalhador.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • Gab= B

  • I - A divisão do trabalho por especialização de cargos e tarefas é conhecida como um processo de descentralização vertical (horizontal, por exemplo, departamentalização funcional).

    II - A separação entre o desempenho das atividades de trabalho e sua administração é conhecido como um processo de descentralização horizontal (vertical, o "gestor" [que é superior na hierarquia] administra e o técnico executa).

    III- A formalização é um mecanismo de regulação do comportamento do trabalhador. (correta)

  • A questão quer que julguemos os três itens apresentados em relação ao elementos da estrutura organizacional formal.

    Esses elementos são os seguintes:

    • Formalização: Refere-se ao conjunto de regras e procedimentos da organização.
    • Amplitude administrativa: Número de subordinados sob a responsabilidade de um gestor. Também chamado de controle administrativo.
    • Centralização ou descentralização: Definição do “lugar” em que a decisão será tomada na empresa. Será somente feita pela alta administração? É centralizada. Será realizada também nos níveis hierárquicos mais baixos? Será descentralizada. Cada uma terá suas vantagens e desvantagens.
    • Especialização do trabalho: refere-se à padronização e a divisão das tarefas.
    • Cadeia de comando: Tem relação com princípio escalar (especialização vertical). É a linha de autoridade de vai do topo da organização até a sua base.
    • Departamentalização: agrupamento de acordo com critérios específicos de homogeneidade das atividades. Especialização horizontal.

    Agora vamos verificar cada um dos itens a seguir:

    I - Errado. O item versou de forma incorreta sobre a especialização vertical.

    De acordo com Chiavenato, "a especialização vertical ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia, acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura". Esse tipo de especialização sempre acarreta no aumento dos níveis organizacionais.

    II - Errado. O item versou de forma incorreta sobre a especialização horizontal.

    De acordo com Chiavenato, "a especialização horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a perícia, a eficiência e a qualidade do trabalho em si." Uma exemplo de diferenciação horizontal é a departamentalização.

    Atente-se para o fato dos itens I e II usarem o termo descentralização e não especialização/ diferenciação.

    III- Certo. A formalização é o conjunto de regras e procedimentos que buscam regular o comportamento do membros daquela organização.

    Portanto, apenas o item III está correto.

    MOREIRA, E. A. L Administração Geral e Pública para Concursos. 4ª ed. Juspodivm. 2019

    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B


ID
3009592
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre as funções administrativas, numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando as funções às suas respectivas características.

(1) Planejamento
(2) Organização
(3) Direção
(4) Controle

( ) Ato que compreende estruturação das relações de trabalho para atingir os objetivos da organização.
( ) Identificação e estabelecimento de objetivos, com desenho de estratégia e linhas de ação para atingi-los.
( ) Processo de avaliação e correção de rumos para manter ou melhorar o desempenho.
( ) Estímulo e coordenação dos membros de uma organização, a fim de que cooperem, para que os objetivos organizacionais sejam atingidos.

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • Gab. C (2 – 1 – 4 – 3.)

    (2) Organização - Ato que compreende estruturação das relações de trabalho para atingir os objetivos da organização.

    (1) Planejamento - Identificação e estabelecimento de objetivos, com desenho de estratégia e linhas de ação para atingi-los.

    (4) Controle - Processo de avaliação e correção de rumos para manter ou melhorar o desempenho.

    (3) Direção - Estímulo e coordenação dos membros de uma organização, a fim de que cooperem, para que os objetivos organizacionais sejam atingidos.

  • GABARITO: LETRA C

    Planejamento

     ----> Orientado para ação, focando no futuro da organização.

     ----> É sistêmico, ou seja, aborda toda a organização.

      ----> Estabelece o caminho entre a situação atual e a almejada.

     

    Organização

      ----> Disposição de recursos na organização, podem ser humanos, tecnológicos, financeiros, etc.

      ----> Estabelece qual a estrutura da organização, atividades a serem desenvolvidas.

      ----> Como será a relação de hierarquia, autoridade e competências.

     

    Direção

      ----> Refere-se à orientação dada às pessoas por meio da comunicação e habilidade de liderar e motivar.

      ----> Voltada para o gestor de pessoas.

     

    Controle

        ----> Estabelece padrões e medição de desempenho;

      ----> Compara o desempenho atingido com o almejado;

      ----> Age corretivamente em caso de discrepâncias entre o resultado atingido e o esperado;

      ----> É aplicado em todos os processos, e nos níveis estratégico, tático, operacional.

    FONTE: QC

  • A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

    As funções administrativas são as seguintes:

    (1) Planejamento é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.

    (2) Organização é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)

    (3) Direção é a função, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.

    (4) Controle é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.

    ASSOCIANDO:

    (2) Ato que compreende estruturação das relações de trabalho para atingir os objetivos da organização. (Falou de estrutura)

    (1) Identificação e estabelecimento de objetivos, com desenho de estratégia e linhas de ação para atingi-los.

    (4) Processo de avaliação e correção de rumos para manter ou melhorar o desempenho.

    (3) Estímulo e coordenação dos membros de uma organização, a fim de que cooperem, para que os objetivos organizacionais sejam atingidos. (Falou de pessoas, falou de direção)

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014

    A sequência correta é: 2 – 1 – 4 – 3.

    GABARITO: LETRA C


ID
3009595
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere as seguintes afirmações sobre a análise e melhoria de processos organizacionais e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    As empresas convencionais foram projetadas em função de uma visão voltada para a sua própria realidade interna, sendo centradas em si mesmas. A implementação do ponto de vista do cliente na gestão das empresas praticamente exige que se faça o redesenho de seus processos de negócio. A adoção de uma estrutura baseada nos processos significa, em geral, dar menos ênfase a estrutura funcional da empresa (Davenport, 1994) e, na prática, exige o emprego de outros modelos organizacionais e de negócios (Gonçalves, 1998).

    Para organizar a empresa por processos de negócio, precisamos colocar o foco no cliente externo, já que os processos de negócio começam e terminam nele. Os processos enxergam uma linha de atividades que começa com o entendimento exato do que o cliente externo deseja e termina com o cliente externo adquirindo o que ele precisa e deseja de um negócio.

    Fonte: http://www.fgv.br/rae/artigos/revista-rae-vol-40-num-4-ano-2000-nid-46468/


ID
3009598
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

A análise de processos serve para criar um entendimento comum do estado atual do processo e averiguar se este está atendendo aos objetivos da organização dentro do ambiente atual de negócio. Essa análise deve focar, inicialmente, processos de alto valor ou de alto impacto.

Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que NÃO se caracteriza como um critério para definir o que é um processo prioritário para análise.

Alternativas
Comentários
  • D) o processo deve ...silo funcional.


ID
3009601
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Sobre melhoria de processos, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra "A"

    A capacidade de se adaptar e reinventar constitui fator chave para a sobrevivência e prosperidade organizacional.

    A transformação de processos pode ocorrer em uma amplitude de escopo que vai desde a implementação de melhorias incrementais até uma mudança de paradigma.

    Fonte: CBOK , PG. 236


ID
3009604
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A lei orçamentária anual compreende três orçamentos distintos. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, associando os tipos orçamentários a suas respectivas características.

(1) Orçamento Fiscal
(2) Orçamento de Investimento
(3) Orçamento de Seguridade Social

( ) Refere-se ao orçamento de Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
( ) Compreende o investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
( ) Abrange todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público.

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é

Alternativas
Comentários
  • CF - Gabarito letra D

    § 5º A lei orçamentária anual compreenderá:

    I - o orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público; (1)

    II - o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto;(2)

    III - o orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo Poder Público. (3)

  • TENHO MUITA DIFICULDADE EM RESOLVER QUESTÕS DESSA FORMA,POR ISSO AGRADEÇO MUITO AOS COLEGAS ALUNOS, QUE SE PREOCUPAM EM COLOCAR ESSES COMENTÁRIOS, QUE NOS AJUDAM BASTANTE.OBRIGADO.


ID
3009607
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O orçamento público, em seus ciclos, passa pelas etapas de elaboração, apreciação legislativa, execução e acompanhamento, e controle e avaliação. A _________ possui três estágios. O primeiro, chamado de _________, é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição. Posteriormente ocorre _________, que consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. Por fim, é emitida uma __________, o despacho é exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto acima.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    O orçamento público, em seus ciclos, passa pelas etapas de elaboração, apreciação legislativa, execução e acompanhamento, e controle e avaliação. A execução orçamentária possui três estágios. O primeiro, chamado de empenho, é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição. Posteriormente ocorre a liquidação, que consiste na verificação do direito adquirido pelo credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito. Por fim, é emitida uma ordem de pagamento, o despacho é exarado por autoridade competente, determinando que a despesa seja paga. 


ID
3009610
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, as diferentes modalidades de licitação.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8666/93 - Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

  • lembrando que essas são as modalidades prevista lei lei 8666/93, no entanto, existe ainda a modalidade PREGÃO lei 10050/10. total de modalidade licitatórias: 06

  • Gabarito B

  • Livre escolha rsrs

  • O examinador do nada deu a questão....

    Injusto com quem estuda todas as leis de licitação, mas seguimos em frente.

  • Modalidades de licitação:

    I - Concorrência: modalidade entre quaisquer interessados, que, na fase de habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital para execução de seu objeto

    II - Tomada de preços: modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação

    III - Convite: modalidade de licitação entre cadastrados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não escolhidos e convidados em um número mínimo de 3 pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 horas da apresentação das propostas

    IV - Concurso: modalidade de licitação entre quaisquer interessados para escolha de trabalho técnico, científico e artístico mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital publicado na imprensa ofocial com antecedência mínima de 45 dias

    V - Leilão: modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados ou para a alienação de bens imóveis prevista no art 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.

  • A questão exige conhecimento acerca das modalidades de licitação constantes do art. 22 da lei 8.666/93. Vejamos:

    Art. 22. São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    LETRA “A”: ERRADA. Conforme o art. 22 da lei 8.666/93 ora transcrito, concorrência, tomada de preços, leilão e convite são modalidades de licitação, mas não existe nenhuma modalidade de licitação denominada de “alienação”.

    LETRA “B”: CERTA. Conforme o art. 22 da lei 8.666/93 ora transcrito, todos os nomes citados são modalidades de licitação. Portanto, esta é a resposta.

    LETRA “C”: ERRADA. Conforme o art. 22 da lei 8.666/93 ora transcrito, tomada de preços, concurso, leilão e concorrência são modalidades de licitação, mas não existe nenhuma modalidade de licitação denominada de “livre escolha”.

    LETRA “D”: ERRADA. Conforme o art. 22 da lei 8.666/93 ora transcrito, tomada de preços, concurso, leilão e concorrência são modalidades de licitação, mas não existe nenhuma modalidade de licitação denominada de “sorteio”.

    LETRA “E”: ERRADA. Conforme o art. 22 da lei 8.666/93 ora transcrito, leilão, concurso e concorrência são modalidades de licitação, mas não existem modalidades de licitação denominadas de “alienação” nem “livre escolha”.

    GABARITO: LETRA “B”


ID
3009613
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

O Tribunal de Contas da União considera que as diretrizes para a boa governança do setor público incluem: definir claramente as funções das organizações; definir claramente as competências e as responsabilidades dos membros das instâncias superiores de governança; ter e usar estruturas de aconselhamento, apoio e informação de boa qualidade; certificar-se de que um sistema eficaz de gestão de risco esteja em operação; e garantir a accountability.

Sobre a última diretriz, accountability, assinale a alternativa que NÃO apresenta uma atividade relacionada a ela.

Alternativas
Comentários
  • Accountability é um termo da língua inglesa que pode ser traduzido para o português como responsabilidade com ética e remete à obrigação, à transparência, de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados.

    gab:B

  • A, D e E-> falam em prestação de contas, então não tem como dizer que não é accountability.

    Fiquei entre B e C.

    Porém, a B lembrou bastante os conceitos de eficácia e de efetividade, por isso considerei ela como sendo a incorreta.

  • accountability não tem a ver com prestar resultados e sim, prestar contas, transparência e integridade das ações.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento do conceito de Accountability.

    Primeiramente, é importante frisar que a questão está certa ao relacionar a prestação de contas como pilar da governança, dado que a prestação de contas é um dos princípios da governança, bem como a responsabilização, sendo que esses dois conceitos são partes integrantes do accountability.

    Diante disso, vamos a uma breve conceituação.

    Ana Mota (2006) entende que accountability “consiste na relação obrigacional que determina que quem recebeu um múnus de alguém deve prestar esclarecimentos de seus atos, motivando-os, e, se apurada alguma irregularidade, estará sujeito a sanção". Ou seja, é a obrigação que um órgão/ entidade possui de prestar contas dos resultados obtidos, em função das responsabilidades que decorrem de uma delegação de poder. (Paludo, apud Ana Mota, 2006).

    Deste modo, no accountability ocorre a prestação de contas de determinada autoridade que utiliza recursos, dado que esses recursos são de terceiros, sendo o agente apenas um administrador.

    Entretanto, não basta divulgar como utilizou o dinheiro, mas é necessário que o gasto tenha ocorrido de forma responsável para que não haja responsabilização, bem como a divulgação deve ser feita de forma transparente.

    Nesta esteira, é importante frisar que o accountability pode ser horizontal, vertical ou societal. No accountability horizontal há relação de freios e contrapesos entre os poderes do Estado ou entre os órgãos, por meio dos Tribunais de Contas ou Controladorias Gerais e agências fiscalizadoras, ou seja, neste caso pressupõe-se uma relação de igualdade.

    Lado outro, no accountability vertical acontece quando os cidadãos controlam os políticos através de plebiscito, referendo e voto, ou seja, neste caso pressupõe-se uma relação entre desiguais.

    Por fim, no accountability societal ou social o controle não está associado ao voto, mas às diversas entidades sociais, como por exemplo sindicatos, ONGs, mídia e outros mecanismos que investigam e denunciam abusos cometidos pelos entes ou agentes públicos e cobram a sua responsabilização.

    Posto isso, vamos à análise das alternativas:

    A) Certo, pois é uma atividade de accountability compreender as relações formais e informais de prestação de contas, dado que prestar contas é de altíssima relevância para determinada autoridade que utiliza recursos, dado que esses recursos são de terceiros, sendo o agente apenas um administrador.

    B) Errado, pois o foco do accountability não é a maximização de resultados para cidadãos e usuários dos serviços, mas a prestação de contas dos atos e resultados de determinado administrador, a fim de que haja maior transparência e possível responsabilização em caso de irregularidades.


    C) Certo, pois uma das atividades de accountability é envolver as partes interessadas, por meio da prestação de contas e consequente transparência dos atos.


    D) Certo, pois a essência do accountability é prestar contas às partes interessadas para aumentar a transparência e responsabilização, bem como envolver os stakeholders.


    E) Certo, pois prestar contas à sociedade, bem como dialogar com ela são atividades básicas do accountability. Entretanto, não basta divulgar como utilizou o dinheiro, mas é necessário que o gasto tenha ocorrido de forma responsável para que não haja responsabilização.



    Fonte:

    Paludo, Augustinho Vicente. Administração Pública. 6ª Ed. – Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2017.


    Gabarito do Professor: Letra B.

ID
3009616
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Um dos mais importantes esforços de modernização da administração pública brasileira ocorreu em 1995, com a criação do Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado (MARE) e a partir da formalização do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado.

Assinale a alternativa que corresponde a uma das propostas centrais do plano diretor acima mencionado.

Alternativas
Comentários
  • A- Limitar as atividades do Estado àquelas funções que lhe são próprias, reservando os serviços não exclusivos para a propriedade pública não estatal, e a produção de bens e serviços para o mercado.

    B- Privatizar, de forma irrestrita, todas as atividades do Estado, iniciando o processo pelas empresas estatais com maior déficit em sua operação.

    C- Aumentar os controles a priori por processos, através da criação de novos órgãos de controle no âmbito da administração pública federal. ( a posteriori)

    D- Manter maior concentração de poder de controle das ações locais e regionais no nível federal, com um movimento de centralização administrativa. ( diminuir a concentração de poder do Estado, descentralização)

    E - Superar a administração burocrática em todos os setores do aparelho do Estado, revendo a propriedade estatal mesmo nas atividades exclusivas do Estado. ( a intenção era atenuar as disfunções da burocracia, não superá-la por completo)

  • lembrando a ordem criada naquela época quanto às organizações: Atividades Exclusivas Atividades Típicas Atividades não-exclusivas Produção de bens para o mercado
  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Para resolução da questão, precisamos fazer um breve resumo sobre o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Luiz Carlos Bresser Pereira (Ministro do Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado, no governo de Fernando Henrique Cardoso, em 1995) apresentou uma reforma da administração federal chamada de Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado - PDRAE. Esse Plano possuía como objetivos: “a curto prazo, facilitar o ajuste fiscal, particularmente nos Estados e municípios, onde existe um claro problema de excesso de quadros; a médio prazo, tornar mais eficiente e moderna a administração pública, voltando-a para o atendimento dos cidadãos" (Pereira, 1996).

    Essa proposta de reforma dividia o Estado em quatro setores: núcleo estratégico do Estado; atividades exclusivas de Estado; serviços não-exclusivos ou competitivos; e produção de bens e serviços para o mercado. A criação desses setores demonstra que o Estado precisava se descentralizar, a fim de “(...) fortalecer a competência administrativa do centro e a autonomia das agências e das organizações sociais" (Pereira, 1996).

    Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra A. Porém, cabe as seguintes considerações:

    B) ERRADA. A privatização não era irrestrita, mas limitada a alguns setores da produção.

    C) ERRADA. O controle passa a ser por resultados e baseados em indicadores.

    D) ERRADA. A tendência é a descentralização das atividades, e não a centralização.

    E) ERRADA. Conforme explicado anteriormente, as atividades exclusivas do Estado continuam com o Estado.


    Fonte:
    PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Da Administração Pública Burocrática à Gerencial. RSP n.º 47. BRASÍLIA, 1996.


    Gabarito do Professor: Letra A.
  • ✅Letra A.

    Complementando sobre o PLANO DIRETOR DE REFORMA DO APARELHO DO ESTADO (PDRAE):

    -Publicado em 1995, no Governo FHC.

    -Marco principal do modelo Gerencial.

    -Cultura da confiança, maior liberdade aos servidores públicos.

    -Descentralização, maior autonomia.

    -Ênfase nos RESULTADOS (A posteriori).

    -Teve reforma administrativa, não financeira.

    -Orientação para o CIDADÃO.

    -Avaliação de desempenho.

    -Busca a eficiência, eficácia e efetividade.

    Fonte: Aulas do Prof: Rafael Barbosa, Estratégia Concursos. BONS ESTUDOS E GARRA SIM NO SEU TREINO!!!

  • A- Limitar as atividades do Estado àquelas funções que lhe são próprias, reservando os serviços não exclusivos para a propriedade pública não estatal, e a produção de bens e serviços para o mercado.

    B- Errado. Privatização se fala apenas no setor de produção de bens e serviços para o mercado.

    C- Errado. Aumentar os controles a posteriori.

    D- Errado. A intenção era justamente o contrário: aumentar desconcentração, a transferência de ações estatais da União para Estados e Municípios e a formação de parcerias entre União e Estados para as ações regionais.

    E - Errado. Não se buscava superar a burocracia por completo. Inclusive, ela deve estar presente no Núcleo Estratégico, no qual deve ocorrer gestão híbrida (burocracia + gerencialismo).


ID
3009619
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que NÃO apresenta uma iniciativa que já foi utilizada em programas de modernização do Estado brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • A demissão NÃO voluntária de fato nunca foi proposta, mas a voluntária já, como a dos correios em 2018 e até hoje em funcionamento, gab D

  • Demissão não voluntária de servidores tem previsão na LRF. Questão muito mal feita.

  • A demissão não voluntária dos servidores públicos foi feita de forma irresponsável pelo governo Collor. Muitos servidores foram exonerados por livre e expontânea vontade por Collor o qual tentou diminuir as contas públicas com essa prática que mais resultou em processos e indenizações aos cofres públicos.

    Fontes: PDFs Estratégia Concurso - Prof. Carlos Xavier.

  • o Collor demitiu mais de 100 mil servidores na tentativa de reduzir o tamanho da maquina pública...

  • Não existe "demissão" não voluntária. Demissão é sempre voluntária, pois é ato disciplinar que requer motivação. Ou seja, nunca foi elemento utilizado para modernizar o Estado nacional.

    (o que existe é EXONERAÇÃO não voluntária!!!)

    GABARITO: D

    Bons estudos!

  • Para respondermos à questão, precisamos abordar evolução dos modelos de Administração Pública no Brasil.

    Os Estados nasceram com um sistema político absoluto, passaram por um sistema político liberal ao longo do século XIX, e, posteriormente, adotaram, no século XX, um sistema democrático. Essa evolução política impactou as estruturas organizacionais do Estado, o qual nasceu como uma organização patrimonialista, atravessou o século XX como um Estado burocrático e terminou como uma organização gerencial.

    A Administração Pública Gerencial ou Nova Administração Pública (“New Public Management - NPM") surge, efetivamente, na década de 90 com a criação do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado – PDRAE, em 1995, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Esse Plano possuía como objetivos: “a curto prazo, facilitar o ajuste fiscal, particularmente nos Estados e municípios, onde existe um claro problema de excesso de quadros; a médio prazo, tornar mais eficiente e moderna a administração pública, voltando-a para o atendimento dos cidadãos" (Pereira, 1996).

    Essa proposta de reforma dividia o Estado em quatro setores: núcleo estratégico do Estado; atividades exclusivas de Estado; serviços não-exclusivos ou competitivos; e produção de bens e serviços para o mercado. A criação desses setores demonstra que o Estado precisava se descentralizar, a fim de “(...) fortalecer a competência administrativa do centro e a autonomia das agências e das organizações sociais" (Pereira, 1996).

    Com o alinhamento do Estado para esse Modelo Gerencial, necessita-se reorganizar as estruturas da Administração, dando ênfase na qualidade e na produtividade do serviço público, onde um governo eletrônico é essencial para dar agilidade e rapidez nas respostas à sociedade. Portanto, esse modelo veio exigir uma atuação descentralizada e baseada em resultados, a qual parte do princípio de que é necessário o controle dos resultados por meio de indicadores de desempenho e do acompanhamento do alcance das metas, o que possibilita a descentralização de funções e o incentivo à criatividade e à inovação.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a Administração Pública brasileira já passou por um processo de desburocratização, por privatizações, por um governo eletrônico e por centralização de serviços. Porém, apesar de existir a possibilidade de demissão de servidores públicos de forma não voluntária, conforme apresenta a Lei de Responsabilidade Fiscal, até o momento o governo brasileiro não chegou ao patamar de tamanha crise para executar essa alternativa. Portanto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra D.


    Fonte:

    PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Da Administração Pública Burocrática à Gerencial. RSP n.º 47. BRASÍILIA, 1996.


    Gabarito do Professor: Letra D.

ID
3009622
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Uma das iniciativas vinculadas à modernização da administração pública brasileira é a implementação do Processo Eletrônico Nacional (PEN), iniciativa conjunta de órgãos e entidades da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, objetivando a melhoria no desempenho dos processos do setor público.


Considere as afirmações abaixo com relação ao PEN.

I - Um dos resultados esperados do PEN é a eliminação do uso de papel como suporte físico para documentos institucionais.

II - Uma das principais plataformas do PEN é o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que promovem a eficiência administrativa.

III- O PEN, através do SEI, tem recebido adesão de órgãos e entidades de todos os níveis e esferas da administração pública.


Quais estão corretas? 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    TODAS CORRETAS

    O Processo Eletrônico Nacional (PEN) é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, objetivando a melhoria no desempenho dos processos do setor público, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do usuário e redução de custos.

    O PEN introduz práticas inovadoras no setor público – elimina o uso de papel como suporte físico para documentos institucionais e disponibiliza informações em tempo real.

    O PEN é composto por três grandes ações:

  • PEN ( PROCESSO ELETRÔNICO NACIONAL)

    ELIMINA O USO DE PAPEL COMO SUPORTE FÍSICO PARA DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Segundo o Processo Eletrônico Nacional (PEN), disponibilizado no site oficial do Governo Federal, afirma que “Uma iniciativa de gestão pública, que visa a obtenção de substanciais melhorias no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, satisfação do público usuário e redução de custos. 

    Introduzindo práticas inovadoras no setor público como eliminação do uso de papel como suporte físico para documentos institucionais e disponibilização de informações em tempo real" o que permite afirmar que a alternativa “I" está correta.

    Para a análise das alternativas “II" e “III", faz-se necessário o conhecimento a respeito do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que foi desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) com o intuito de promover a eficiência administrativa. Além disso, o SEI foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do PEN, onde promovia a iniciativa conjunta dos Órgãos e Entidades da administração pública. O que permite afirmar que as alternativas “II" e “III" estão corretas.

    Dessa forma, o gabarito da questão será a letra “E".


    FONTE:
    Processo Eletrônico Nacional (PEN). Disponível no site do Governo Federal, acesso: 19/02/2021.


    Gabarito do Professor: Letra E.


ID
3009625
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando as principais Teorias de Motivação com seus pressupostos básicos.

(1) Teoria da Hierarquia das Necessidades
(2) Teoria X e Y
(3) Teoria dos Dois Fatores
(4) Teoria de Necessidades de McClelland
(5) Teoria do Reforço

( ) Essa teoria propõe visões distintas do ser humano, uma negativa e uma positiva, baseadas em certos conjuntos de premissas exibidas por gestores e que tendem a moldar o próprio comportamento em relação aos funcionários.
( ) Segundo essa teoria, a realização, o poder e a afiliação são três necessidades importantes que ajudam a explicar a motivação.
( ) Segundo essa teoria, o ambiente é a causa do comportamento, não importando as condições internas do indivíduo.
( ) De acordo com essa teoria, dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco categorias de necessidades (fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização). Na medida em que cada uma delas é satisfeita, a seguinte torna-se dominante.
( ) De acordo com essa teoria, o oposto da satisfação não é a insatisfação. Os fatores que levam à satisfação no trabalho são diferentes daqueles que levam à insatisfação.

A sequência numérica correta de preenchimento dos parênteses da segunda coluna, de cima para baixo, é



Alternativas
Comentários
  • (2. Teoria X e Y) Essa teoria propõe visões distintas do ser humano, uma negativa e uma positiva, baseadas em certos conjuntos de premissas exibidas por gestores e que tendem a moldar o próprio comportamento em relação aos funcionários.

    (4. Teoria de Necessidades de McClelland) Segundo essa teoria, a realização, o poder e a afiliação são três necessidades importantes que ajudam a explicar a motivação.

    (5. Teoria do Reforço) Segundo essa teoria, o ambiente é a causa do comportamento, não importando as condições internas do indivíduo.

    (1. Teoria da Hierarquia das Necessidades) De acordo com essa teoria, dentro de cada ser humano existe uma hierarquia de cinco categorias de necessidades (fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de autorrealização). Na medida em que cada uma delas é satisfeita, a seguinte torna-se dominante.

    (3. Teoria dos Dois Fatores) De acordo com essa teoria, o oposto da satisfação não é a insatisfação. Os fatores que levam à satisfação no trabalho são diferentes daqueles que levam à insatisfação. 

  • GABARITO: LETRA E

    De acordo com a Teoria de Maslow, toda a motivação humana pode ser organizada numa hierarquia de 5 níveis:

    Defende, ainda, que para o indivíduo se interessar por uma necessidade superior, é necessário que a de nível inferior seja satisfeita. Assim:

    1. Necessidades fisiológicas: respiração, excreção, alimentação..

    2. Necessidades de segurança: relacionadas a segurança do corpo, do emprego..

    3. Necessidades sociais: amizades, família

    4. Necessidades de estima: se gostar (autoestima) e os outros gostarem

    5. Necessidade de autorrealização: relacionada ao crescimento profissional. Desafios mais complexos, autonomia..

    FONTE: QC

  • GABARITO: LETRA E

    As Teorias X e Y são dois conceitos antagônicos, criados pelo professor e economista americano Douglas McGregor, que norteiam as relações entre as empresas e seus trabalhadores.

     

    Teoria X

     

    “O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”

     

    McGregor acreditava que as necessidades de ordem inferior dominavam as pessoas nesta Teoria. Assim, as organizações precisavam colocar a ênfase de sua gestão na satisfação dos fatores higiênicos dos trabalhadores, estudados na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg.

    Teoria Y

     

    “O trabalho é tão natural como o lazer, se as condições forem favoráveis”.

     

    Aqui os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Sendo necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão. McGregor acreditava que as necessidades de ordem superior dominavam as pessoas nesta Teoria.

     

    FONTE:

    http://www.sobreadministracao.com/tudo-sobre-as-teorias-x-e-y-de-douglas-mcgregor/

    http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/a-teoria-x-e-a-teoria-y-de-douglas-mcgregor/51506/

  • GABARITO: LETRA E

    Teoria dos 2 fatores de Herzberg

    Os FATORES que levam à SATISFAÇÃO são diferentes dos que levam à INSATISFAÇÃO, portanto o nome da teoria: dois fatores!

    Influenciam a SATISFAÇÃO (Fatores Motivacionais)

    ·       Crescimento pessoal

    ·       Conteúdo do trabalho

    ·       Exercício da responsabilidade

    ·       Reconhecimento

    ·       Realização

    Influenciam a INSATISFAÇÃO (Fatores Higiênicos)

    ·       Salários

    ·       Relacionamentos Pessoais

    ·       Condições de trabalho

    ·       Supervisores

    ·       Segurança

    ·       Políticas da empresa

    FONTE: QC

  • Para que a questão em apreço seja respondida como se pede, devemos ter conhecimentos sobre o que está envolvido em algumas teorias que estudam a motivação nas organizações. Neste caso, devemos numerar a segunda coluna de acordo com a primeira, relacionando as principais Teorias de Motivação com seus pressupostos básicos.

    Ao relacionarmos o nome da teoria à sua definição, temos que:

    (2) Teoria X e Y tem Douglas McGregor como autor e traz à tona dois estilos dicotômicos que buscam explicar como as organizações encaram seus funcionários.

    • Para a Teoria X, o funcionário só trabalha por dinheiro, não está comprometido com os objetivos organizacionais, é preguiçoso, não faz questão de progredir na carreia.
    • Já a Teoria Y encara o funcionário de forma positiva, como alguém engajado com a missão da instituição, alguém que sente prazer em trabalhar, busca sempre formas de se desenvolver no organização etc.

    (4) David McClelland é o idealizador de uma teoria que se baseia na ideia de necessidades. Para McClelland, existem três necessidades (que se encaixam nas propostas por Maslow, ou a elas se acrescentam), são elas:

    • Necessidade de realização
    • Necessidade de poder
    • Necessidade de associação/filiação

    (5) Burrhus Frederic Skinner, autor da Teoria Behaviorista/do reforço, formulou seus estudos sobre motivação considerando o comportamento dos indivíduos e como eles podiam ser alterados. Para Skinner, aqueles comportamentos capazes de motivar devem ser reforçados positivamente. Por outro lado, os que levam à insatisfação do indivíduo, devem ser punidos ou extintos. Segundo essa teoria, o ambiente ou as circunstâncias que o cercam é a causa do comportamento, não importando as condições internas do indivíduo.

    (1) A teoria da hierarquia das necessidades humanas sustenta que os indivíduos são motivados inicialmente por fatores básicos como salário e benefícios e, posteriormente, por fatores mais complexos como reconhecimento e possibilidades de desenvolvimento pessoal. Para Maslow, as necessidades humanas podem ser agrupadas em uma hierarquia de importância e influência. Os seus estudos indicam que conforme algumas necessidades são satisfeitas, outras passam a existir e a motivar o comportamento do homem. A hierarquia, que pode ser vista na forma de pirâmide, considera as necessidades mais básicas/primárias (fisiológicas e de segurança) e as secundárias (sociais, estima e autorrealização).

    (3) Para Herzberg, por meio da Teoria dos dois fatores, dois fatores influenciam o comportamento humano, são eles:

    • Fatores higiênicos/ insatisfacientes – estão relacionados aos aspectos em torno trabalho. São considerados extrínsecos, isto é, fora do controle dos funcionários.
    • Fatores motivacionais/ satisfacientes – estão ligados ao conteúdo do trabalho, ao que o indivíduo desempenha. Se atendidos, levam a satisfação.

    Sendo assim, concluímos que a alternativa "E" é a correta.

    GABARITO: E

    Fonte:

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
3009628
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das Teorias de Liderança, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A liderança transformacional é um estilo de liderança que o líder colabora com os liderados para identificar a mudança necessária, criando uma visão para orientar a mudança através da Inspiração para o bem da , causando um efeito excepcional diante de seus liderados e se preocupando com o desenvolvimento mudando a maneira de pensar, buscando sempre a melhoria. 

    Fonte: Wikipédia

  • Gente, vamos embasar nossas respostas em fontes confiáveis!

    Gabarito: B (a alternativa B traz o conceito de liderança transacional).

    De acordo com Ribas e Salim*:

    Liderança transacional:

    - O líder transacional é o que conduz ou motiva os liderados na direção das metas pré-estabelecidas, esclarecendo papéis e exigências do trabalho.

    - É o tipo de líder que consegue dos liderados o desempenho esperado.

    - Liderança baseada na troca.

    - O liderado apresenta desempenho, atinge os resultados e, em troca, o líder dispõe de benefícios.

    Liderança transformacional:

    - Liderados são inspirados a transcenderem os próprios papéis, causando efeito profundo e impacto maior na organização.

    - Nesse tipo de liderança, os líderes proporcionam atendimento personalizado e estímulo intelectual aos liderados, além de possuírem carisma.

    Andréia Ribas e Cassiano Salim, no livro Gestão de Pessoas para Concursos, página 355

  • Gab. B

    o modelo transacional o funcionário fica mal acostumado além de não criar ambientes estáveis, o modelo transformacional (transforma) inspira seus subordinados além de criar novos líderes.

  • Para responder corretamente à questão, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as Teorias acerca da liderança. Neste caso, marquemos a alternativa incorreta.

    A - correta. De acordo com a Teoria da Liderança Carismática, os liderados atribuem capacidades heroicas ou extraordinárias de liderança a seus líderes quando observam neles determinados comportamentos.

    B - incorreta. Liderança transacional – consiste em conduzir os liderados ao alcance de metas estabelecidas previamente mediante o oferecimento de benefícios em troca de um bom desempenho, o líder explica o que é exigido de cada um e, se for necessário, faz ameaças para obter o que se espera. O liderado apresenta seu resultado e o líder lhe recompensa por isso.

    C - correta. Segundo a Teoria de Troca Entre Líder e Liderados, por causa das pressões do tempo, os líderes estabelecem um relacionamento especial com um pequeno grupo de liderados.

    D - correta. De acordo com a Teoria do Caminho-Meta, a função do líder é ajudar os subordinados a alcançar suas metas fornecendo informações, apoio ou outros recursos necessários para tal.

    E incorreta. Segundo a Teoria da Liderança Situacional, a liderança bem-sucedida é adquirida por meio da escolha do estilo de liderança correto dependendo do nível de prontidão dos seguidores.

    Concluímos que a alternativa "B" é a que atende ao comando da questão.

    GABARITO: B

    Fonte:

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
3009631
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere as afirmativas abaixo sobre a Gestão da Mudança nas Organizações.

I - Mesmo quando são apresentados dados aos funcionários que sugiram que eles precisam de mudanças, eles se apegam a qualquer informação que encontram que indique que estão bem e que não precisam mudar.
II - Quando uma organização confronta-se com a mudança, a inércia estrutural age como um contrapeso para manter o equilíbrio e a estabilidade.
III- As mudanças nos padrões organizacionais tendem a não afetar os grupos especializados.

Quais estão corretas?

Alternativas
Comentários
  • gab D

  • FONTES DA RESISTÊNCIA À MUDANÇA

    Fontes da Resistência individual

    Hábitos: criamos hábitos ou respostas programadas para enfrentar a complexidade da vida. Quando defrontamos com a mudança, esta tendência de responder de acordo com o costume transforma-se em fonte de resistência.

    Segurança: as pessoas com elevada necessidade de segurança costumam resistir à mudança por se sentirem ameaçadas.

    Fatores econômicos: as mudanças nas tarefas ou rotinas estabelecidas podem suscitar temor em relação às finanças quando uma pessoa acha que não será capaz de apresentar o mesmo desempenho de antes, especialmente quando a remuneração é vinculada à produtividade.

    Medo do desconhecido: a mudança faz o conhecido ser trocado pela ambiguidade e pela incerteza.

    Processamento seletivo de informações: as pessoas processam seletivamente as informações para manter suas percepções intactas. Elas só ouvem o que querem ouvir. Ignoram informações que possam desafiar o mundo que construíram.

    .

    Fontes da Resistência Organizacional

    Inércia estrutural: as organizações possuem mecanismos internos — como seu processo de seleção e as regras formais — que produzem estabilidade. Quando uma organização se confronta com a mudança, essa inércia estrutural age como um contrapeso para sustentar a estabilidade.

    Foco limitado de mudança: as organizações são formadas por diversos subsistemas interdependentes. Você não pode fazer mudanças em um deles sem afetar os demais. Dessa forma, mudanças limitadas aos subsistemas tendem a ser anuladas pelo sistema mais amplo.

    Inércia de grupo: mesmo que os indivíduos queiram mudar seu comportamento, as normas de grupo atuam de forma limitadora.

    Ameaça à especialização: as mudanças nos padrões organizacionais podem ameaçar a exclusividade de alguns grupos especializados.

    Ameaça às relações de poder estabelecidas: qualquer redistribuição de autoridade para a tomada de decisões pode ameaçar as relações de poder já estabelecidas dentro da organização.

    Ameaça às alocações de recursos estabelecidas: nas organizações, os grupos que controlam recursos consideráveis frequentemente veem a mudança como uma ameaça. Eles costumam se contentar com as coisas do jeito que estão.

    Comportamento Organizacional - Stephen P. Robbins - 2005

    Gabarito: D


ID
3009634
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Cultura Organizacional refere-se a _____________ pelos membros de uma organização, tornando-a _____________. Entre as características básicas, que capturam a essência da cultura de uma organização, estão _____________ e _____________.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

Alternativas
Comentários
  • Cultura organizacional refere-se a um sistema de valores compartilhado pelos membros que difere uma organização das outras. Temos sete características básicas que conjuntamente, captam a essência da cultura de uma organização.

    São elas:

    1 – A inovação

    2 – assunção de riscos – grau que os colaboradores são estimulados a inovar e assumir riscos.

    3 – A atenção aos detalhes – Grau esperado com precisão, análise e atenção aos detalhes.

    4 – A orientação para os resultados – Os dirigentes focam os resultados mais do que as técnicas e o emprego dos processos para alcançá-los.

    5 – A motivação das pessoas – As tomadas de decisões dos dirigentes levam em consideração o efeito dos resultados sobre os colaboradores na organização.

    6 – A orientação para a equipe – As atividades de trabalho são organizadas mais em função do grupo do que dos indivíduos.

    7 – A competitividade – As pessoas, em vez de afáveis e acomodadas, se apresentam competitivas e até mesmo agressivas.

    Fonte:

  • Diferenciada - cada organização tem identidade própria

  • A Cultura organizacional tem sua personalidade e identidade própria

    Segundo Robbins a Cultura Organizacional é composta por 7 característica

    estabilidade

    atenção aos detalhes

    orientação para os resultados

    orientação para as pessoas

    orientação para equipe

    agressividade

    inovação e assunção de riscos

    gaba- A

  • gabarito A

    Como resolvi a questão:

    Para preencher as duas primeiras lacunas usei o conceito de Cultura Organizacional. Vejamos:

    A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhado por todos os membros da organização. Ela se refere ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais.

    Logo:

    "A Cultura Organizacional refere-se a um sistema de valores compartilhados pelos membros de uma organização, tornando-a diferenciada"

    As outras duas lacunas você preencherá tendo por base as características básicas da cultura organizacional.

    Trago a baixo quais são. Grave, são 7.

    Característica essenciais da Cultura Organizacional:

    • Grau de inovação

    Trata-se do grau de estimulo dado aos funcionários para que sejam inovadores e assumam o risco da inovação.

    • Atenção aos detalhes

    Trata-se da precisão, análise e cuidado com os detalhes que se espera dos funcionários.

    • Orientação para resultados

    Trata-se do grau no qual o foco da direção está direcionado aos resultados e não aos processos e técnicas utilizados para alcançá-los.

    • Foco na pessoa

    Trata-se do grau em que a direção da organização considera o impacto de suas decisões sobre o seu pessoal durante o processo de tomada de decisões

    • Foco na equipe

    Trata-se do grau em que a organização do trabalho está mais voltada para as equipes e não para os indivíduos

    • Agressividade

    Trata-se do grau de agressividade e competitividade das pessoas na organização, em oposição à tranquilidade que poderia existir (

    • Estabilidade

    Trata-se do grau de estabilidade enfatizada pela organização, que busca a manutenção do status quo ao invés

    do crescimento organizacional

    "Entre as características básicas, que capturam a essência da cultura de uma organização, estão Agressividade e Foco na equipe."

    Erro? Chama no privado.


ID
3009637
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre a medição dos Efeitos do Treinamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gab D

  • Gabarito revoltante. Chiavento iria de ( A )

    3. Impacto no desempenho: avalia o impacto no trabalho pelas novas habilidades de aprendizagem e adoção de novas atitudes que mudam o comportamento. As mudanças de comportamento devem ser avaliadas pela observação, avaliação 360° ou pesquisas com os colaboradores. Se não há mudanças comportamentais, então o treinamento não está funcionando ou há algo estranho no programa de treinamento. Quando o colaborador retorna ao ambiente de trabalho, muitos fatores em conjunto podem apoiar a mudança comportamental, incluindo o papel de apoio do gerente e um clima

    que facilite e incentive a tentativa de um novo comportamento.

    Não diz nada sobre "resultados mensuráveis" nos outros níveis avaliação do KirkPatrick, a redação do gabarito é uma copia justamente do que fala sobre comportamento.

    4.Impacto nos resultados da organização: trata-se de medir o impacto do treinamento nos resultados

    do negócio. O treinamento pode reduzir custos operacionais, aumentar a lucratividade, diminuir a rotatividade ou reduzir o tempo de ciclo quando tem um propósito definido nesse sentido. Também pode criar valor e vantagens competitivas para a organização. Posteriormente, foi incluído um quinto nível na avaliação do treinamento:

    5. Retorno do investimento: também denominado ROI (return on investment). Significa o valor que o treinamento agregou à organização em termos de retorno sobre o investimento.

  • AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO:

    AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: O que achou?

    Avaliação de Aprendizagem: Quer saber o que aprendeu

    Avaliação de comportamento: Alterou algo no meu comportamento na organização?

    Avaliação do Resultado: Trouxe impacto positivo no resultado da organização?


ID
3009640
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa correta em relação à Avaliação de Desempenho por Competências.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe explicar a A?

  • Explicado o erro da alternativa A: quando falamos em avaliar por competência nos dá a entender algo genérico(um conjunto, o famoso CHA). Já a avaliação de competência é algo mais específico, pode-se estar buscando um critério específico como a competência para redigir um documento.

    Espero ter ajudado, caso eu esteja equivocada por favor podem falar.

    Deus nos abençoe em mais um dia!!


ID
3009643
Banca
FAURGS
Órgão
UFRGS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação à Gestão da Diversidade, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Ok que a resposta é a B, porém na letra C, o que eles quiseram dizer com "Valorizando os superiores"?

  • Letra B - é a ERRADA

    Segundo a Lei 13146/2015 - Estatuto da Pessoas com Deficiência

    Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

    Ou seja, não é simplesmente o fato da pessoa ter qualquer problema físico ou mental.

    Ex: pessoa que perde um dedo não é dita deficiente, embora tenha um "problema físico".

    Todas as demais alternativas estão corretas.

  • Obs: Quando houver "repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme" pode a PF atuar em relação à SEM.

  • É Mauricio, mas ai é outro contexto, depende da forma que a pergunta vier.

  • Segundo um comentário aqui do QC, vai depender do interesse da União em relação à infração cometida contra S.E.M