SóProvas



Prova FCC - 2013 - SERGAS - Administrador


ID
902008
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os aspectos humanos e econômicos têm levado as organizações a buscarem a conscientização de seus colaboradores quanto à responsabilidade que ambos, empresa e empregado, têm em eliminar as condições e os atos inseguros dentro do ambiente de trabalho. A segurança do trabalho no Brasil é regida pela própria CLT que, no seu artigo 163, dispõe sobre

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C - CIPA. Art. 163 - Será obrigatória a constituição de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), de conformidade com instruções expedidas pelo Ministério do Trabalho, nos estabelecimentos ou locais de obra nelas especificadas.
  • ridículo decorar o que cada artigo versa.
    Oh FCC , faz favor né!?
  • Concordo contigo Michele, questão totalmente inadequada e impertinente... 
  • Concordo com a Michelle e o Gustavo, só acertei a questão, devido ao enunciado. 
  • E pensar que alguém foi remunerado para elaborar uma questão dessa!
  • Admito que acertei no chute. Sabia que insalubridade e periculosidade não eram por saber que estão pelos artigos 190.

    Mas as demais, apesar de ter lido e saber do texto da lei não sei todos os artigos de cabeça.


  • Acertei!

    Ministro curso de NR10, e esse artigo contém no conteudo. Más nao vejo a relevancia em se tratar a que cada artigo se refere. 

    Perguntea mal elaborada.

  • LETRA C Art . 163 - Será obrigatória a constituição de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), de conformidade com instruções expedidas pelo Ministério do Trabalho, nos estabelecimentos ou locais de obra nelas especificadas.


ID
902011
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Higiene do Trabalho está relacionada com as condições ambientais do trabalho que garantam, ao trabalhador, realizar suas tarefas com a preservação de sua saúde física e mental. Proporciona conforto, ao trabalhador, durante o desempenho de sua atividade, evitando o aparecimento de lesões por esforço repetitivo:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

    Ergonomia 
    é um termo que deriva do grego “ergon”, que significa “trabalho” e “nomos”, que significa “leis ou normas”. Ergonomia designa o conjunto de disciplinas que estuda a organização do trabalho no qual existe interações entre seres humanos e máquinas. O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de o desempenhar visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade.
    A ergonomia é um ramo da ciência econômica que se ocupa das questões relativas à vida laboral moderna, sobretudo na economia industrial. Trata da prevenção dos acidentes laborais, sugere a criação de locais adequados e de apoios ao trabalho, cria métodos laborais, sistemas de retribuição de acordo com o rendimento (valorização, estudo do trabalho), e determina tempos de trabalho, assim como a sua nacionalização, ainda que tudo isto enquadrado numa perspectiva humanitária de ver o mundo da empresa e as relações que nele se estabelecem.
  • RESPOSTA CORRETA B.
    NR 17 ERGONOMIA.

    Esta Norma Regulamentadora visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação as condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de CONFORTO, SEGURANÇA E DESEMPENHO EFICIENTE.

ID
902014
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Avaliar o "Clima Organizacional" das empresas é importante porque

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA:  de  BATALHA QUE VENCEREI PARA SER APROVADO NO CONCURSO QUE ALMEJO.


    Clima organizacional
    é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela "atmosfera psicológica" que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar.

    Somos influenciados pelo clima organizacional e, ao mesmo tempo, o influenciamos. Esse ciclo de influências criará um efeito o qual chamamos de "realimentação de auto-reforço", fazendo com que certas características da cultura sejam amplificadas através de comportamentos repetidos nas relações do dia a dia. Assim, se a cultura organizacional for virtuosa, esse ciclo amplificará comportamentos construtivos, gerando mais produtividade com qualidade de vida. Mas se a cultura for viciosa, o ciclo de influências arrastará a empresa para comportamentos cada vez mais destrutivos, prejudicando a produtividade, desgastando as pessoas e os seus relacionamentos.

    Portanto, torna-se vital conhecermos os fatores que dificultam a manutenção de um clima organizacional produtivo se pretendemos intervir de forma significativa.


    Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Clima_organizacional
  • Clima organizacional segundo (MONTANA e CHERNOV) "Ambiente econômico e social global de uma entidade organizacional, levando-se em conta conceitos como a estrutura de poder, forças externas e necessidades percebidas"

    Apartir disso:

    A)Errada. Não é o conceito proposto de clima organizacional e sim de metódo avaliativo
    B)Correta. 
    C)Errada. O clima organizacional será realizado quando for necessário, não há obrigações.
    D)Errada. Conceito de benchmarking
    E)Errada. Conceito de responsabilidade social e não clima organizacional
  • Apenas para acrescentar uma diferença básica entre clima e cultura:

    CuLTura = É o fenômeno mais complexo para ser modificado e, por esta razão, é de Longo Tempo (prazo), as suas mudanças. É a causa para a motivação, a efetividade, interatividade, o próprio desempenho da empresa.

    Clima = (lembra) Temporal, ou seja, é um fenômeno a curto prazo e representa a consequência do desempenho organizacional.


  • Segundo Luz (2003) a Gestão de pessoas deve avaliar o clima porque constitui uma oportunidade de realizar melhorias contínuas no ambiente de trabalho e nos resultados dos negócios.

    http://www.producao.joinville.udesc.br/tgeps/tgeps/2011-01/TGEPS%20-%20Mateus%20Roberto%20da%20Costa.pdf

  • Mas afinal o que é Clima? Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a conseqüente reação a esta percepção.

  • Li a CLT pelo menos 3X e continuo lendo. Te asseguro, com propriedade, que o item "c" está absolutamente errado.


ID
902017
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um indicador é considerado ruim para a organização quando

Alternativas
Comentários
  • Questão fácil, típica questão que resolve-se por percepção, vamos lá

     

    • a) o índice de absenteísmo entre os funcionários é baixo.
    • b) há redução considerável no desperdício de matéria-prima.
    • c) não há registro de acidentes de trabalho.
    • d) a rotatividade de pessoal é elevada.
    • e) não há registro de conflitos interdepartamentais.
    As letras A,B,Ce E descrevem ações positivas. A única questão que descreve situação negativa é a D. Não vale a pena procurar de qual autor foi tirado esta questão, pois está muito na cara. Muitas questões de concursos, você não precisa saber a matéria de cor. Se usar o bom senso, como nesta questão, resolve, ganha o ponto e aprovação.

    Sucesso a todos, fé em Deus, sabedoria e perseverança a todos que estudam.
     

     

  • Esse indicador está relacionado com a abordagem compartamental e com as pesquisas realizadas na universidade de michigan e Ohio sobre a liderença para tarefas e individuo. 

    Trecho fiel do livro (MONTANA E CHERNOV, Administração, pág252): Os pesquisadores de Michigan concluiram que a eficácia de um estilo de liderança não podia ser avaliada com base apenas nos niveis de produtividade alcançado. Nesse caso, em que ambas as unidades eram produtivas, um estilo de liderança produzia satisfação dos funcionários e o outro produzia grande insatisfação dos funcionários. Os pesquisadores concluíram que a avaliação do estilo de liderança exige um exame abrangente de fatores como satisfação do funcionário, absenteísmo e taxas de rotatatividade de pessoal. 

    Absenteísmo: Faltar no serviço, tem que ser baixa para ter um bom indicativo
    Rotatividade: Demissão voluntária ou involuntária tem que ser baixa para ser um bom indicativo


    Gabarito: D
  • Significado de Absenteísmo

    s.m. Costume do proprietário que reside fora dos limites de sua propriedade rural.
    O sistema proveniente desse costume; o sistema que, há um intermediário entre o proprietário e seus trabalhadores rurais, faz com que os trabalhadores prestem contas de seus serviços ao intermediário. 
    P.ext. Circunstância em que uma pessoa (habitualmente) deixa de realizar as obrigações referentes ao seu trabalho.
    Política. Ficar ausente de votações; abstencionismo. 
    (Etm. de francês: absentisme)

    Persista!

  • as questões dessa prova tão óbvias demais ou é impressão minha ?   que estranho.. a FCC normalmente pede um pouco mais de raciocínio

  • Empresas que pagam uma míseria, consequentemente tem uma rotatividade e níveis de absenteísmo elevados. A exemplo dos call center. Tinha um em Santos, a TIVIT. Ninguém ficava muito tempo. Faliu. Também tem um próximo a estação rodoviária do Valongo, a ATENTO, outra que paga uma miséria.

  • Questão mais genérica e que exige o conhecimento de alguns termos e também um certo bom senso. Vejamos cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Errado. Absenteísmo é a ausência do funcionário do ambiente de trabalho. Pode ocorrer por causa de faltas, saídas, atrasos, sejam eles justificados ou não. Afeta a eficiência e eficácia das organizações. Ter um baixo índice de absenteísmo é um bom indicador que significa que as pessoas não tem se ausentado do trabalho. Níveis altos de absenteísmo devem ser investigados, pois podem indicar problemas no ambiente de trabalho.

    Alternativa B. Errado. Reduzir desperdícios de matéria-prima é algo positivo, pois contribui para maiores níveis de eficiência.

    Alternativa C. Errado. Não ter acidentes de trabalho é evidentemente algo positivo.

    Alternativa D. Correto. A rotatividade de pessoa mede o número de desligamentos e entrada de empregados em uma organização. Uma alta rotatividade significa que as pessoas estão entrando e saindo rapidamente da empresa o que, de forma, geral é muito ruim. Dentro da ideia de curva de aprendizagem, leva-se um período de adaptação para que um empregado esteja familiarizado com as atribuições e rotinas da empresa, o que afeta a sua produtividade. Após esse período inicial de adaptação existe um ganho significativo de produtividade. Se a rotatividade está alta não existe essa evolução, sendo grande parte dos empregados acaba produzindo abaixo do que seria capaz.

    Alternativa E. Errado. A ausência de conflitos não é, por si, um problema para empresa. No longo prazo essa ausência de conflitos pode até trazer alguns prejuízos como a redução da capacidade de inovação, contudo, não há elementos na alternativa que indiquem que a banca está adotando essa visão de modo que não há dúvidas que o gabarito é alternativa D.

    Gabarito: D

  • as demais alternativas seriam situações positivas para uma organização.


ID
902020
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A remuneração de um funcionário é constituída por três componentes principais: remuneração básica, incentivos salariais e benefícios. A remuneração pode incluir o maior número possível de colaboradores sob o mesmo sistema de remuneração e, desta forma, os planos de participação nos resultados fixam a mesma porcentagem para todos os funcionários, do topo até a base da organização. Este sistema é denominado

Alternativas
Comentários
  • “A remuneração pode incluir o maior número possível de colaboradores sob o mesmo sistema de remuneração (igualitarismo) ou pode estabelecer diferentes planos conforme os níveis hierárquicos ou grupos de funcionários (elitismo).”

    Fonte: Gestão de Pessoas
    Autor: Idalberto Chiavenato
  • Alternativa A

    a) Igualitarismo = A remuneração pode incluir o maior número possível de colaboradores sob o mesmo sistema de remuneração.

     
    b) Remuneração Estratégica = Conjunto de diferentes maneiras para remunerar os funcionários, representando um elo entre os indivíduos e a nova realidade das organizações. A remuneração estratégica deve considerar todo o contexto em que a organização está inserida, levando em conta as suas características e planejamentos atuais e futuros. Os empregados sentem-se mais valorizados e melhor remunerados, maximizando a sua contribuição individual para o sucesso da organização e cumprimento das metas estabelecidas.


    c) Elitismo = A remuneração pode estabelecer diferentes planos conforme os níveis hierárquicos ou grupos de funcionários.

     
    d) Remuneração Aberta = Os funcionários podem ter acesso aberto à informação sobre a remuneração de outros funcionários e sobre como as decisões salariais são tomadas.
     

    e) Remuneração Indireta = O acesso aberto à informação sobre a remuneração de outros funcionários e sobre como as decisões salariais são é evitado entre os funcionários.



    http://www.mgar.com.br/textos/Remuneracao_Estrategica.pdf
    http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/carreira/remuneracao-nas-organizacoes/51365/

     
  • Uma correção em relação ao último comentário.

    Remuneração Indireta refere-se aos benefícios que são concedidos através de vários programas (como férias, seguro de vida, transporte subsidiado, refeições subsidiadas etc.).

  • Igualitarismo ou elitismo. 

    A remuneração pode incluir o maior número possível de colaboradores sob o mesmo sistema de remuneração (igualitarismo) ou pode estabelecer diferentes planos conforme os níveis hierárquicos ou grupos de funcionários (elitismo). 

    No sistema igualitário, todos os colaboradores participam do mesmo sistema de remuneração e os planos de participação nos resultados fixam a mesma porcentagem para todos os funcionários, do topo até a base da organização.

     Já o sistema elitista é utilizado por organizações mais velhas, bem estabelecidas no mercado e pequena competição. O elitismo reforça a tradicional hierarquia da organização. A tendência atual se move para os sistemas igualitários que dão pouca importância aos níveis hierárquicos, proporcionando flexibilidade e encorajando maior relacionamento entre subordinados e gerentes e maior cooperação entre os colaboradores.


ID
902023
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As empresas insistem em manter o planejamento operacional, deixando o planejamento estratégico apenas na teoria. Faz parte de um plano estratégico de RH

Alternativas
Comentários
  • Planejamento estratégico está sempre relacionado:
    - longo prazo
    - avaliação de ambientes externos e internos
  • gabarito: D =
    Faz parte de um plano estratégico de RH: abranger tanto o ambiente interno quanto o ambiente externo.

    a) ter a duração de curto ou médio prazo.
    - errada: estratégia é longo prazo;

    b) ser elaborado pelas gerências médias.
    - errada: estratégia é da alta administração, pode contar com colaboração de gerentes;

    c) visar à otimização dos recursos usados.
    - errada: otimização dos recursos usados é medida gerencial e operacional
    que pode fazer parte de uma estratégia maior;

    d) abranger tanto o ambiente interno quanto o ambiente externo.
    - correta; todo plano estratégico deve ser amplo;

    e) não causar fortes impactos na empresa.           
    - errada: todo plano estratégico é amplo e deve causar impacto forte (positivo claro),
    se não causar impacto não tem sentido implementá-lo;






              
     

  • O Planejamento Tático também olha para dentro e para fora da organização, porém olha mais para dentro, pois é de nível intermediário. Aqui será traduzida e interpretada as decisões estratégicas em planos mais detalhados no nível departamental. Será feita uma articulação interna.
  • Complementando:

    c) Visar à otimização dos recursos usados faz parte de planejamento operacional e não de planejamento estratégico. 

  • Questão do mal - RH é nível de planejamento tático.

  • Letra d.

    Palavra-chave do enunciado: estratégico. Sendo assim, trata-se de longo prazo, elaborado pelo alto escalão, abrangendo os ambientes interno e externo. Esse é um plano que, por sem amplo/abrangente, envolve e impacta toda a empresa. Com relação à letra “c”, essa otimização de recursos ocorre no plano operacional.

    Fonte: Prof. Vinicius Ribeiro

  • plano estratégico de RH

    PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO + TÁTICO DESCRITO, E AGORA ?

    Vá pelas alternativas, basicamente só uma falava de estratégico,se houvesse duas, já não era.


ID
902026
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em alguns tipos de conflitos, as pessoas necessitam de coerência e senso lógico para atingir uma sensação de bem-estar e harmonia umas com as outras. Quando um conflito se manifesta sem dissimulação entre as partes envolvidas, denomina-se conflito

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    1) conflito percebido ou latente: ocorre quando existem vários objetivos e há oportunidades de interferência ou bloqueio de objetivos por parte dos participantes; 
      2) conflito experienciado ou velado: ocorre quando as partes envolvidas nutrem sentimentos de hostilidade, raiva, medo e descrédito, no entanto, não é manifestado externamente de forma clara; 
      3) conflito manifestado ou aberto: quando o conflito é manifestado sem nenhuma dissimulação. 

    FONTE: Idalberto Chiavenato
  • palavras chave:

    conflito percebido: latente;

    conflito experienciado: dissimulado;

    conflito manifesto: sem dissimulação.

  • Níveis de gravidade dos conflitos:

    PERCEBIDO=LATENTE= NÃO ESTOUROU

    EXPERIENCIADO=VELADO=NÃO MANIFESTADO

    MANIFESTO=ABERTO=EXPRESSO/MANIFESTADO

  • TRADUZINDO: 

    Quando um conflito se manifesta sem dissimulação [sem ocultação, sem fingimento] entre as partes envolvidas, denomina-se conflito.


  • O conflito manifesto é expresso e manifestado pelo comportamento, que é a interferência ativa ou passiva por pelos menos uma das partes. Também chamado de conflito aberto porque se manifesta sem a dissimulação entre as partes envolvidas. Desta forma, já atingiu ambas as partes, é percebido por terceiros e pode interferir na dinâmica da organização.

    Fonte. Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03 (Adm. Geral)


    Níveis de conflito

    Chiavenato (2010) afirma que o conflito pode ocorrer em três Níveis:

    ▪ Conflito percebido (latente): Ocorre quando as partes percebem e compreendem que o conflito existe por que sentem que seus objetivos são diferentes dos objetivos dos outros e que existem oportunidades para interferência ou bloqueio. E o chamado conflito latente, que as partes percebem que existe potencialmente.

    ▪ Conflito experienciado (velado): Quando o conflito provoca sentimentos de hostilidade, raiva, medo, descredito entre uma parte e outra. E o chamado conflito velado, quando e dissimulado, oculto e não manifestado externamente com clareza.

    ▪ Conflito manifestado (conflito aberto): Quando o conflito é expresso através de um comportamento de interferência ativa ou passiva para pelo menos uma das partes. E o chamado conflito aberto, que se manifesta sem dissimulação.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online


ID
902029
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

É característica da "Escola de Chefes":

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    O princípio da unidade de comando de Fayol afirma que "para exercer uma to qualquer, um trabalhador deve receber ordens somente de um chefe"

    fayolismo, doutrina administrativa que segue as idéias de Fayol, é frequentemente tratada como sendo uma "escola de chefes". Isto pelo papel central reservado à descrição das capacidades, qualidades e atitudes que os chefes deveriam ter para conduzir com sucesso a organização que integram. Obra de grande intuição e originalidade, o livro Administração Industrial... de Fayol, difere do Princípios... de Taylor pela sua maior generalidade. Ao passo que Taylor aborda a questão da administração estritamente do ponto de vista das tarefas, Fayol imprime uma visão mais abrangente e mais conceitual do ato administrativo. O método de Taylor, porém, parece-me ter sido mais amplamente utilizado pelas indústrias em virtude da pontualidade das suas proposições, da aderência imediata ao processo de produção e da mais clara demonstração dos seus resultados. Penso que a obra de Taylor foi mais revolucionária do ponto de vista dos sistemas de produção, pois a sua tese subverte a ordem estabelecida, que era deixar que os próprios trabalhadores planejassem as suas tarefas. Mudar isto foi de grande impacto na produção. A obra de Fayol foi mais conceitual, e, de certa forma, o que ele fez foi sistematizar, descrever e justificar atitudes e princípios que já existiam, como autoridade, hierarquia, divisão do trabalho, etc. A importância da obra de Fayol, portanto, no meu entender, está no fato de que ela representa um marco conceitual geral da administração. Ao contrário da obra de Taylor, que baseia-se no relato de experiências empíricas, a de Fayol é essencialmente conceitual, e seus argumentos são prescritivos e dedutivos, não experimentais.

    Fonte: 
    http://gestor.ea.ufrgs.br/adp/fayol_adpo14_2000_1.html
  • Gabarito: B.

    A fim de delinear a capacidade administrativa, Fayol apresenta 14 princípios:

    • Divisão do Trabalho – especialização das tarefas e pessoas para a máxima eficiência;

    • Autoridade e Responsabilidade - Uma pessoa responsável pelo resultado de uma operação deve ter autoridade para tomar as medidas necessárias para o sucesso dessa operação;

    • Disciplina – obediência, respeito aos acordos;

    Unidade de Comando - um empregado deve receber ordens de apenas um superior;

    • Unidade de Direção - deve haver "uma cabeça e um plano" para um grupo de atividades que cumpre o mesmo objetivo;

    • Interesses Gerais – sobrepostos aos interesses particulares;

    • Remuneração do Pessoal – retribuição justa para a organização e para seus colaboradores;

    • Centralização – concentração da autoridade no topo da pirâmide hierárquica;

    • Cadeia de Comando – linha única de autoridade, do topo à base;

    • Ordem – "um lugar para cada coisa, cada coisa (ou pessoa) em seu lugar";

    • Eqüidade – amabilidade e justiça para obter lealdade;

    • Estabilidade – quanto mais tempo em um cargo, melhor;

    • Iniciativa – visualizar um plano e garantir seu sucesso;

    • Espírito e Equipe – união e harmonia entre as pessoas.

    Como a Teoria Clássica da Administração de Fayol enfatiza a estrutura da organização, fez-se necessário ao teórico distinguir as funções essenciais de uma empresaria. São elas:

    • Técnicas – relacionadas à produção;

    • Comerciais – compra e venda;

    • Financeiras – captação e gerenciamento de capitais;

    • Segurança – proteção do patrimônio e das pessoas;

    • Contábeis – inventários, balanços, etc;

    • Administrativas – integram as outras funções.
    fonte:http://arquivos.unama.br/nead/graduacao/cesa/pec/tga/pdf/epa_impresso_aula05.pdf




     

  • faltou a letra f) puxar o saco.

  • A Teoria Clássica também é conhecida como escola dos chefes por ter uma abordagem de cima pra baixo e por definir quais serão os papeis/atribuições dos chefes (POC3 – Planejar, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar)

    Alternativa A. Errado. De fato, a Teoria Clássica tem ênfase na organização como um todo, porém foca exclusivamente no ambiente interno, ou seja, ainda não adota uma visão sistema, que percebe a organização como parte de um sistema maior composto por outras organizações, clientes, fornecedores e governo.

    Alternativa B. Correto. A alternativa apresenta corretamente o princípio da unidade de comando.

    Alternativa C. Errado. A Teoria Clássica adota uma abordagem prescritiva e normativa, ou seja, cria receituários de como se deve administrar, independentemente do contexto.

    Alternativa D. Errado. Apesar de a Teoria Clássica adotar uma abordagem de cima para baixo, não tinha como escopo apenas os chefes ou normas escritas.

    Alternativa E. Errado. A produção em massa por linha de montagem é uma contribuição de Henry Ford dentro da Administração Científica.

    Gabarito: B

  • O que diabos é essa escola de chefes? nunca vi isso em lugar nenhum....Espero tá com o chutômetro calibrado assim no dia da prova...


ID
902032
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A escolha de uma determinada ferramenta de gestão, em detrimento de outras, NÃO deve levar em conta

Alternativas
Comentários
  • A ferramenta deve levar em conta seus usos, contudo, não a hierarquização dos processo tendo em vista que a gestão não será realizada sobre a estrutura de processos e sim sobre seus indicadores.
  • Gabarito: E

    Questão pede a errada para ferramenta de gestão é

    a alternativa "E"

    pois é o fluxograma ferramenta para hierarquia de processos;

    A hierarquia de processo descreve o mesmo de modo vertical, ou seja, do seu nível maior até o menor, nada apresentando sobre as etapas do processo, cuja ferramenta usada para isto é o fluxograma. A lógica da hierarquia processual segue a mesma dos organogramas das empresas, porém, ao invés de tratar de níveis hierárquicos de lideranças ou de áreas, trata de níveis hierárquicos de processos.


  • E a letra D? Aceitabilidade do produto tem a ver com a escolha da ferramenta de gestão?
  • Gabarito da banca letra 'E'.

    Porém, discordo do gabarito e marquei a letra 'D' pois as ferramentas de gestão podem sim levar em conta a hierarquia de processos. Como nos sabemos os processos são procedimentos (tarefas, atividades, operações, etc) adotados para entrega de um produto. Várias ferramentas de gestão, como o BSC e o PDC envolvem, em algum momento, alterações diversas nos processos. Já quanto à letra 'D', aceitação do produto no mercado, a afirmação está gerando ambiguidade: ela está se referindo ao produto produzido ou à ferramenta de gestão utilizada?

    Pergunto ainda: se um indicador nos revelar que um processo possui vários gargalhos não iremos 'gerenciar' esse processo de outro modo?

  • Questão mais genérica de processo decisório. Na hora de escolher uma ferramenta devemos considerar, essencialmente, o objetivo que queremos atingir e o custo. Vamos analisar cada uma das alternativas:

    Alternativa A. Certo. Os custos da ferramenta devem ser considerados. Um sistema de gestão completo, por exemplo, não é adequado para um simples mercadinho, pois consumiria grande parte do faturamento do empreendimento.

    Alternativa B. Certo. Qualquer tipo de ferramenta é escolhida de acordo com o objetivo que se pretende alcançar.

    Alternativa C. Certo. A flexibilidade da ferramenta é uma característica relevante, pois dilui os custos de aquisição dentre as diversas finalidades de uso. 

    Alternativa D. Certo. A aceitabilidade no mercado é relevante, pois transmite credibilidade sobre a ferramenta de gestão. Você optaria por uma solução da Microsoft ou da Marcelowitz Soluções em TI?

    Alternativa E. Errado. Hierarquizar processos significa estabelecer uma ordem de acordo com sua importância relativa. Por exemplo: processos primários, processos secundário, etc. Essa forma de organizar os processos não influencia na ferramenta de gestão a ser adotada. 

    Gabarito: E


ID
902035
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre o conceito de “Clima Organizacional” é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • c) é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização, cuja influência no seu comportamento é bastante elevada.


    Segundo Chiavenato (1994), o clima organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho. Ele cria certos tipos de expectativas cujas conseqüências se seguem em decorrência de diferentes ações. As pessoas esperam certas recompensas, satisfações e frustrações na base de suas percepções do clima organizacional. Essas expectativas tendem a conduzir à motivação.
  • Ola Guerreiros,
    Alguem poderia me explicar a letra E, pensava que a "cultura" era bastante duradoura... O Clima é bastante mutável dependendo de como é gerido na organização... Grata pela ajuda.


  • Olá Cris !
    A questão pede a afirmativa INCORRETA,
    Sendo assim a letra E está correta: O Clima Organizacional é fenômeno perceptual duradouro, .....
    Isto porque cultura é causa e clima e consequência.
  • O clima também é duradouro no sentido que sempre vai existir a percepção das pessoas quanto ao clima. Ele pode variar de favorável a desfavorável, mas sempre irá existir.

    "O clima organizacional varia ao longo de um continuum que vai desde um clima favorável e saudável até um clima desfavorável e negativo. Entre esses dois extremos existe um ponto intermediário que e o clima neutro.
    O importante, porém, é salientar que o gestor pode não ter muitas condiçoes pessoais de intervir e de modificar a cultura organizacional da sua entidade. Todavia, quase sempre ele tem plenas condições de alterar e melhorar o clima organizacional do seu departamento ou da sua equipe de trabalho..."

    Administração Geral e Pública - Chiavenato - p. 230 e 231
  • A questão poderia ser anulada, visto que o conceito de Clima Organizacional em tela não coaduna com o exposto - por exemplo, afirmar que é duradouro. 


    "O clima organizacional é a percepção que os funcionários têm do ambiente de trabalho. De certo modo, podemos dizer que é a reação à cultura organizacional. Poderíamos, portanto, conceituar o clima organizacional como o conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em um determinado momento ou situação.

      Assim sendo, o clima organizacional é importante, pois influencia o desempenho dos indivíduos e das organizações. Existem diversos elementos da ambiente organizacional que influenciam no clima organizacional.

      Entre eles temos: a forma como a comunicação funciona na empresa, pois pode ser mais formal ou mais informal; a integração entre as diferentes áreas funcionais; o estilo de gerência ou liderança das chefias; as políticas de recursos humanos (principalmente salários, benefícios e carreira); o modelo de gestão adotado pela organização; a natureza do trabalho que é executado; o relacionamento interpessoal; o grau de identificação com a organização e a clareza de objetivos"


    Fonte: Rodrigo Rennó. 

  • Questão muito mal feita, o tempo todo misturando clima com cultura. Questão para acertar no chute de tão confusa que é.

  • FCC dá cada derrapada... infelizmente estamos sujeitos aos desmandos da banca. Às vezes tenho a impressão de que pegam qualquer texto na internet e publicam como questão de prova, sem contexto, sem critério...

    É vida que segue! Bons estudos e boa sorte.

  • vem cá, desde quando o CLIMA é duradouro.

  • Fui na letra E pelo termo "duradouro". Não lembro de algum autor afirmar isso. Questão mal feita e pior que não foi anulada. 

  • Tbém fui direto na letra "e" que mais parece conceito de Cultura e não de Clima Organizacional. Tbém fiquei sabendo agora que Clima Organizacional é duradouro... aff... "pracabá"

  • Clima é a percepção coletiva que as pessoas têm da empresa, através da experimentação de práticas, políticas, estrutura, processos e sistemas e a conseqüente reação a esta percepção.

     

    E o que é uma Pesquisa de Clima Organizacional? É um instrumento voltado para análise do ambiente interno a partir do levantamento de suas necessidades. Objetiva mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos funcionários da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.

     

    Mas por que pesquisar? Porque cria uma base de informações, identifica e compreende os aspectos positivos e negativos que impactam no Clima e orienta a definição de planos de ação para melhoria do clima organizacional e, conseqüentemente, da produtividade da empresa.

     

    Esta atitude da empresa eleva bastante o índice de motivação, pois dentro desta ação está intrínseco a frase "estamos querendo ouvir você", "você e sua opinião são muito importantes para nós".  A crença na empresa se eleva sensivelmente.

     

    A Pesquisa de Clima é uma forma de mapear o ambiente interno da empresa para assim atacar efetivamente os principais focos de problemas melhorando o ambiente de trabalho.

     

    Hoje, neste mundo tão cheio de transformações, em meio à globalização, fusões e aquisições, as empresas devem, cada vez mais, melhorar seus índices de competitividade e para isso ela depende quase que única e exclusivamente de seus Seres Humanos - motivados, felizes e orgulhosos dos valores compartilhados com a organização.

  • "Clima é o conjunto de percepções, opiniões e sentimento que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em determinado momento ou situação, sendo passageiro e superficial."

     

    Bom, esse é o conceito que tenho. Agora, de onde a FCC tirou esse gabarito...

  • c) é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização, cuja influência no seu comportamento é bastante reduzida.

     

    O CLIMA ORGANIZACIONAL INFLUÊNCIA MUITO NO COMPORTAMENTO DOS MEMBROS DA ORGANIZAÇÃO. SE O CLIMA ORGANIZACIONAL ESTIVER RUIM, O COLABORADOR IRÁ REAGIR DE FORMA SIMILAR. 

  • essas questões são mal feitas, de onde a FCC tirou que o clima é duradouro....não da pra entender essas bancas

  • O conceito de clima organizacional envolve um quadro amplo e flexível da influência ambiental sobre a motivação. O clima organi.zacional é a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que:

    1. É percebida ou experimentada pelos membros da organização.
    2. Influencia seu comportamento.

    Recursos Humanos - Idalberto Chiavenato

  • Gabarito:

    Letra C

  • O clima tem influência reduzida no comportamento?

    Vai hoje no batalhão da PM em Santos para ver como está o clima organizacional lá. Ontem, mataram um PM no supermercado. Todos ficam tensos. 

  • e) é fenômeno perceptual duradouro, construído com base na experiência, multidimensional e compartilhado pelos membros de uma unidade da organização, cuja função principal é orientar e regular os comportamentos individuais de acordo com os padrões determinados por ela.

    Este item "e" está causando uma certa confusão. Confesso que causou em mim também. No entanto, vou tentar explicar em partes:

    1) "é fenômeno perceptual duradouro" --> Isso quer dizer que sempre vai existir um clima na organização, seja ele favorável, desfavorável ou neutro (já o grau do clima é passageiro, mutável).

    2) "construído com base na experiência, multidimensional e compartilhado pelos membros de uma unidade da organização" --> quer dizer que cada colaborador tem a sua percepção, opinião e sentimento para com o grupo ou a organização, criados a partir de sua experiência de vida, seus desejos etc. Ele cria expectativas, e em um dado momento, ele as expressa.

    3) "cuja função principal é orientar e regular os comportamentos individuais de acordo com os padrões determinados por ela." --> O "cuja" se refere à unidade da organização, que possui uma cultura organizacional que orienta e regula os comportamentos individuais de acordo com os padrões determinados por ela. Isso quer dizer que a cultura forte, como já estudamos, influencia seus colaboradores.

    Assim, o item está correto. O gabarito é o "c", conforme já fundamentado pelos colegas.


ID
902038
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para os sistemas de gestão organizacional, um dos principais benefícios da adoção da Gestão de Processos consiste em

Alternativas
Comentários
  • Os processos são voltados para a satisfação do cliente e como consequência disso tem a melhoria na qualidade, produzir mais com menos, inovações tecnológicas, metodos avaliativos, entre outros. 

    Gabarito: A

    B) Errada. Conceito de estoque
    C) Errada. Condições organizacionais para o alcance do objetivo estratégico da empresa.
    D)Errada. Um dos aspectos da tomada de decisão e liderança.
    E)Errada. Seria verdadeira se não fosse atividade apenas operacional. É a atividade operacional, tática e estratégica, todas colaboram para a maximização de resultados, econômicos e financeiros. 
  • A gestão de processos substitui os antigos modelos de administração verticalizadas e organizadas por funções. Aqui, os fluxos de trabalho é que orientam a estrutura organizacional, permitindo que se tenha foco na busca da satisfação do cliente e, por conseguinte, no aperfeiçoamento contínuo da qualidade.

    Erros dos demais itens:

    b) errada: não se trata de maximizar o lucro, mas de atender às necessidades do cliente. O lucro será consequência;

    c) errada: o foco é alcançar os objetivos organizacionais;

    d) errada: a gestão das informações é muito importante na gestão de processos, mas não é esse o seu principal benefício;

    e) errada: novamente, não se trata de maximizar resultados econômicos e

    financeiros. O segundo ponto é que a gestão de processos envolve todos os níveis, não somente o operacional.

    Gabarito: alternativa A. 


  • Gestão por processos 

    De acordo com Oliveira (2008), a Gestão por Processos tem-se tornado cada vez mais um requisito essencial de grande parte dos sistemas de gestão organizacional, sendo atualmente uma exigência do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e das normas da série ISO 9000/2000 (9001 e 9004), pois a Gestão por Processo é um instrumento eficaz na busca da satisfação dos clientes e do aperfeiçoamento contínuo do Sistema de Gestão da Qualidade; ajuda e facilita o planejamento, a organização, a liderança e o controle de tudo o que é feito na organização e, além disso, torna fácil a comunicação e o trabalho em todos os setores da organização.

    http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:5Wllbhk71YoJ:www.ipog.edu.br/revista-ipog/download/gestao-por-processos-e-a-satisfacao-do-cliente-um-estudo-de-caso-na-companhia-de-saneamento-de-pernambuco+&cd=18&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br


  • A gestão de processos tem como objetivo agregar valor aos seus produtos e serviços, quanto maior o valor agregado mais competitiva será a empresa e também elevar sensivelmente a produtividade com eficiência e eficácia e aumentar o valor do produto ou serviço na percepção do clientes.

  • Letra (a)

     

    O importante papel da gestão de processos na qualidade dos produtos. Tanto a qualidade quanto a gestão de processos estão relacionadas com atendimento das demandas do cliente. Com isso, busca-se o contínuo aperfeiçoamento dos produtos e serviços fornecidos pela organização.

     

    Hebert Almeida

  • SERGAS 




    kkkk

  • Não entendo nada dessa matéria, mas percebi que quando a questão pergunta sobre Gestão de Processo o foco é no cliente, sempre busco alguma alternativa que fale isso ou algo parecido, tem dado certo comigo e estou conseguindo acertar as questões só com isso. Essa dica pode ajudar algum de vcs!


ID
902041
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere as asserções abaixo.


A noção de cultura organizacional refere-se ao modo como os componentes de uma organização devem se relacionar entre si e com o ambiente externo;


PORQUE


a cultura organizacional compõe um conjunto de normas externamente impostas, que é utilizado pelos diversos atores empresariais como norteador de seus modos de perceber, pensar e agir dentro da empresa e em suas interações com o mundo externo.


É correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Temos aqui uma pegadinha da FCC. Quem foi direto na letra E errou. 
    A FCC utilizou-se da palavra "NOÇÃO" ou seja uma visão simplista do processo. Observando por essa ótica a cultura organizacional é sim uma forma de relacionar com o ambiente interno, "ENTRE SI" e com o ambiente externo. Na segunda parte, está errado ao afirmar que é um conjunto de normas externas IMPOSTAS. 

    Visão do conceito segundo (MONTANA E CHERNOV; Administração) A soma total dos valores, costumes, tradições e significados que tornam única uma organização, geralmente chamada de caráter da organização.
    Gabarito: A
  • GABARITO: LETRA A

    Confesso que errei a questão, coloquei letra E, justamente porque falou que se relaciona com o ambiente externo...novidade pra mim...mas olhando meu material acho que encontrei um embasamento...achooo...

    Dimensões da cultura:
    - Material: envolve toda a estrutura da organização, o ambiente físico, recursos materiais e tecnologias - o sistema produtivo;
    - Psicossocial: envolve as relações formais (sistema de comunicação, tarefas e rotinas) e as relações informais (relações sociais e interação com os envolvidos)
    - Ideológicas: envolve a estruturação da missão, valores, visão - sistema de valores vigentes
    Obs. as três dimensões compõem o funcionamento da organização.

    FONTE: Professora Elisabete Moreira CERS

    Bons estudos!!!
  • Letra A.


    Outra característica da Cultura Organizacional para acertar a expressão II, é só lembrar que Cultura organizacional é aprendida ao longo do tempo. Logo, não significa imposição de normas.

  • A cultura é o "modos vivendi" da organização. É a forma como as pessoas compartilham os valores, ideias, crenças, linguagem etc.

    A cultura é uma rede de concepções, tidas como certas, aceitas e comunicadas como tal, que vão modelar o comportamento e as relações das pessoas no ambiente organizacional.

    A cultura dá identidade e personalidade à organização.

    A cultura sofre influência do ambiente externo, embora constitua um fenômeno interno.

    A cultura é construída, e não imposta, pelo grupo. Normalmente reflete o mode de pensar dos fundadores das organizações, agregando-se às construções coletivas a partir das experiências vividas pelos funcionários.

    Construção da cultura - nasce com os fundadores (os donos dão o caminho) +  compartilhamento entre os membros da organização

                                                         

                                       

  • Essa questão foi muito mal formulada. Mesmo a primeira assertiva, ao utilizar o verbo "devem" pode ser considerada errada, pois dá a ideia de uma cultura que é imposta. O verbo dá margem a dupla interpretação, portanto, acho que deveria ser considerada errada a assertiva, sendo mais adequada a resposta "E", ou anulada a questão.

  • A primeira assertiva justifica-se pelo seguinte:

    Segundo Schein a cultura de uma organização é formada para responder a dois grandes desafios: a) problemas de integração interna de natureza socioemocional dos membros do grupo e; b) problemas de adaptação externa e de sobrevivência. Assim, uma cultura organizacional emerge quando os participantes passam a compartilhar conhecimentos e pressupostos de como descobrir ou desenvolver modos de lidar com questões de adaptação externa e de integração interna.

  • Me pegou o "devem" da I assertiva, já que não a imposição de normas, como evidenciado na II ( e que está errada).

    Vida que segue kk

  •  "A cultura organizacional compõe um conjunto de normas internamente impostas, que é utilizado pelos diversos atores empresariais como norteador de seus modos de perceber, pensar e agir dentro da empresa e em suas interações com o mundo externo. "

  • Comentário:

    A primeira frase é correta, pois a cultura organizacional realmente condiciona o modo como os membros da empresa se relacionam entre si e com o ambiente externo, inclusive influenciando como a organização é vista, pois é comparada, por analogia, à “personalidade” da empresa.

    Já a segunda frase, temos que ela se encontra incorreta, pois a cultura é um fenômeno predominantemente interno. É, como dissemos acima, a “personalidade” da organização, construída pouco a pouco a partir das experiências vivenciadas no trabalho pelos membros. Então não é imposta externamente.

    Gabarito: A


ID
902044
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito do Planejamento Estratégico Empresarial, considere:


I. Estratégia empresarial pode ser definida como um conjunto integrado de compromissos e ações para explorar competências essenciais e obter vantagem competitiva.


II. É voltado para o presente, sendo o curto prazo seu horizonte de tempo.


III. Um primeiro passo a ser dado pela empresa, na implantação de um processo de administração estratégica, é a análise dos ambientes, externo e interno, para um levantamento de seus recursos, capacitações e competências essenciais.


IV. É uma forma de aprendizagem organizacional, pois se orienta para a adaptação da organização ao contexto ambiental.


Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    O erro da alternativa II está em dizer que o planejamento estratégico é de curto prazo.
    O planejamento estratégio é de médio e longo prazo e voltado para o futuro.

    Bons estudos!
  • Ao contrario de nossa amiga PATRICIA, achei estranho o começo da alternativa III, pois o primeiro passo é a definição dos ojetivos  (fixar metas específicas).  
  • Eu sei que o item III parece estranho, mas o item II está muito errado como explicou nossa primeira colega e se vcs observarem, marcando o item II errado vc acaba acertando a questão, pq todas as outras alternativas têm item II menos a certa.
    Concurso é assim muitas vezes a esperteza faz vc acertar o item e ainda poupa tempo para os itens mais complicados.
  • Por eliminação, já que não há opção para marcar apenas o I e o IV como corretas, ficamos com a letra C.

    O problema da III é que a ordem da implantação do planejamento varia de autor para autor.

  • Deu pra perceber que para a FCC a análise de ambientes internos e externos é prioridade na formulação do planejamento estratégico visto que doutrinariamente estas duas variáveis ficam atrás da definição de objetivos.

  • essa questao faz com qm tenha um pouco mais de atençao nao erre, pois a numero 2 fala sobre curto prazo oq e errado na parte de planejamento q e sempre de longo prazo e vendo isso nas letras para opçao so uma nao tinha o numero 2..indo assim por exclusao

  • A análise do ambiente externo e interno faz parte do Diagnóstico. Alguns autores consideram que o diagnóstico vem antes da definição de objetivos. Vai ver que esse também é o entendimento da FCC.

  • Pra quem ficou em duvida na opção 3, creio que o detalhe esta na primeira letra da alternativa.  "Um" primeiro passo, e nao o primeiro passo.

    Deu pra acertar pelas alternativas, pois sabia que a 1 e a 4 estavam certas.

    Mas se tivesse uma alternativa de resposta com somente as opção 1 e 4 , eu ia pro buraco; como não tinha, analise com mais carinho e cheguei ao entendimento acima exposto.

  • Pra vc que ainda não é assinante e pensa em assinar este serviço, fica aqui o meu alerta: Este site constantemente fica extremamente lento, inviabilizando nossos estudos. Há uma tremenda demora em apresentar a resposta correta, bem como em abrir os comentários feitos pelos usuários. Isso ocorre há meses. E o que o Qconcursos tem feito até então? Nada! Sempre reclamo, sempre relato esse problema, e nada é feito.


ID
902047
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A definição da “missão da empresa”, isto é, o estabelecimento da razão de existência da organização, caracteriza-se como um dos passos para a elaboração do planejamento estratégico, pois,

Alternativas
Comentários
  • Acredito que a alterativa "c" seja a mais adequada à resposta.
    A alternativa "e" cita o termo "com precisão", porém em administração  não temos uma verdade absoluta e sim uma ponderação entre tendências, , valores, princípios, axiomas, etc. o que torna as verdades como relativas.
  • Gabarito: E

    a) procede-se com a identificação de fatores fundamentais que influenciarão o desempenho da empresa no mercado alvo;
    Errada, isso são ameaças e oportunidades (análise swot);

     b) estabelece-se quem serão os responsáveis por determinadas ações, qual será o cronograma e quais os custos das mesmas;
    Errada, Isso é como executar a estratégia;

    c) define-se a participação da empresa no mercado, bem como seu posicionamento frente aos con-correntes;
    Errada, isso são ameaças e oportunidades (análise swot);

    d) agrega valor ao cliente, oferecendo um diferencial em seu segmento de atuação;
    Errada, isso contempla apenas um produto ou serviço, não a organização como um todo;


    e) o empreendedor definirá, com precisão, seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores.
    Certa - delimita qual a sua missão objetivamente, junto aos cliente/consumidores; 
    ex: missão de empresa de alimentos: levar alimentos e saúde aos consumidores.



     

  • Eu errei essa questão por pensar na missão de forma simplista, em exemplos práticos.

    No entanto, segundo DJALMA DE OLIVEIRA a missão pode ser dividida nas seguinte fases:

    Estabelecimento da missão da empresa

    Estabelecimento dos propósitos atuais e potenciais

    Estruturação e debate de cenários

    Estabelecimento da postura estratégica

    Estabelecimento das macroestratégias e macropolíticas



    Vendo por esse prisma, acredito que a resposta mais certa é a "e" ,  por englobar ações possíveis dentro das etapas da missão supracitadas.

    RESPOSTA:  "e"
  • Aham, é muito o empreendedor que definirá, que vai escolher os seus concorrentes e não o mercado por si só não fará isso automaticamente. Resposta ridícula e sem fundamento. Pode definir segmento de atuação e fornecedores, mas não é o empreendedor que escolhe os seus concorrentes, isso é variável externa, ele não tem como escolher se quer ou não.

  • Achei mal elaborada por apresentar o temo "preciso" onde não teremos essa precisão. Me corrijam.

  • Ao definir a missão da organização, o empreendedor estará conseqüentemente objetivando o foco da empresado mercado. Podendo assim determinar com precisão em que segmento irá atuar, quais são seus concorrentes, que empresas serão seus futuros fornecedores, etc.

    Fonte: A Empresa FlexPower - Erminio Vogelmann

  • Para mim o conceito constante da alternativa e, qual seja, "o empreendedor definirá, com precisão, seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores", está mais para definição de negócio. Questão mal elaborada!

  • MISSÃO:


    - motivo pelo qual a organização existe;

    -declaração de intenções;

    - define qual será o papel da organização na sociedade;

    - define necessidades a serem atingidas;

    - ajudar a buscar o comprometimentos dos funcionários;

    - norteia os membros da organização.

  • Não é a primeira vez que vejo uma questão ridícula sobre planejamento da FCC.

  • COM PRECISÃO!?? KKKKKKKKKKK

     

    OK fcc, "tá sertu"

  • Missão determina com precisão até os fornecedores!!! Essa é ótima!

  • “A missão é um caminho magnânimo que escolhemos trilhar, a visão é a meta de aquisição dos benefícios almejados”.

    A missão é uma declaração ampla e duradoura de propósitos que individualiza a organização e distingue o seu negócio impondo a delimitação de suas atividades dentro do espaço que deseja ocupar no mercado de atuação.

    Alguns exemplos de conceituação da missão:


    • A empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz, ela se define pela sua missão. “Somente uma definição clara da missão, a razão de existir da organização, torna possível, claro e realista os objetivos da empresa”. (Peter Drucker);


    • “A missão é em essência, o propósito da organização”.(Valeriano); 


    • “A Missão é a projeção da organização na visão do mundo e o papel que ela exercerá”. (Pavani, Deutscher e Lopes); 


    • “Missão é a razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro”. (Oliveira,1999);

    A missão serve de elemento básico orientador na definição do Planejamento Estratégico e tem caráter permanente.



    A missão de uma organização geralmente apresentada nos sites corporativos e em banners na recepção das empresas é destinada ao público externo e tem conotação publicitária – é denominada “Missão Declarada”.


    Pode existir também uma “Missão Operacional”, mais detalhada e destinada ao público interno da empresa, além da Missão Institucional grafada nos documentos de abertura (oficiais) da empresa.

    Existem modelos de construção da missão segundo alguns autores, porém as variações são pequenas seguindo um padrão orientador, começando sempre com um verbo de ação no infinitivo,:além dos seguintes componentes:


    • Objetivos (o que), Finalidade (visando o que);
    • Ramos de negócio;
    • Princípios e Valores;
    • Referência à Governança (Acionistas, Clientes, Sociedade, Funcionários...)

    Toda missão deve causar impacto, ser comunicativa, mnemônica, focalizada nos clientes e não nos produtos, contemplar as competências centrais, ser autentica, assertiva e factível, devendo orientar permanentemente o caminho. 



    Outra orientação da empresa é dada por sua “Declaração de Negócios” que a situa e distingue da concorrência pela criatividade. Por exemplo, ao invés de uma indústria automobilística declarar que: produz automóveis, pode fazê-lo de maneira mais sutil: “Nossos produtos dão maior autonomia de locomoção com classe, conforto, qualidade e segurança”(p. e.).

     

    Fonte: http://wagnerherrera.blogspot.com.br/2006/11/misso-viso-e-objetivos_14.html

  • Essa matéria se tornou, de fato, uma carta curinga para as bancas!

     

    Assim elas conseguem eliminar candidatos bem preparados, e favorecer diversas quadrilhas de concursos, como se tem noticiado por aí. Ninguém hj em dia consegue mais fechar as provas da FCC por causa dessa disciplina abstrata, subjetiva, que cabe diversas interpretações contraditórias.

     

    Olha que bizarra essa resposta! Como que pode utilizar o termo "precisão" numa disciplina de gestão estratégica??

     

    Pra mim, a "c" é a mais condizente com o enunciado da questão.

  • Nada é preciso na administração.

  • Acredito que o erro da letra c (também selecionei esta em um primeiro momento) seja o fato de dizer que define seu POSICIONAMENTO frente aos concorrentes. Ora, a missão pode até definir a área de atuação da empresa com precisão, mas o seu posicionamento frente a concorrentes é mais típico de uma análise das forças de Porter ou alguma outra ferramenta de análise da CONCORRÊNCIA.

     

    Quanto à letra e analisando gramaticamente a semântica o examinador diz que a missão define precisamente apenas a área de atuação BEM COMO e por consequência disso, seu segmento de atuação e os concorrentes e fornecedores que atuarem nesse mercado. Na ordem direta o item ficaria assim: "O empreendedor definirá seu foco no mercado com precisão, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e forncecedores." o termo "com precisão" é adjunto adverbial de modo  de "definirá" o que implica dizer que ele definirá seu foco de modo preciso. Já "seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores" é objeto direto de "determinando". 

  • Esse gabarito não ta certo nem aqui nem na China. 
    Não sei onde algumas pessoas vão buscar essas fundamentações tão sem lógica quando a própria assertiva. 

    É só ler. Só basta ler a alternativa "E" e ver que está errada. 

    Administração é subjetiva, e não só teoricamente falando, mas na prática também. Então você afirmar que através da missão o empreendedor definirá, com PRECISÃO ( Prestem atenção nessa palavra que não tem nada de subjetivo), seu foco no mercado, determinando seu segmento de atuação, concorrentes e fornecedores é no mínimo bizarro.
     

  • A resposta é a letra E.

     

    Definir a missão organizacional significa estabelecer a razão de existência da organização, qual seu negócio (o que faz) e de que forma atua nesse negócio (como faz).

    A missão deve ser simples, curta e extremamente objetiva. Ademais, deve haver consenso entre os dirigentes da organização e ser um compromisso de todos. Ao definir a missão da organização, o empreendedor estará consequentemente objetivando o foco da empresa do mercado, podendo assim determinar com precisão em que segmento irá atuar, quais são seus concorrentes, que empresas serão seus futuros fornecedores, dentro outros aspectos.

     

    Adriel Sá.

  • Nada é preciso na administração.

  • Discordo totalmente do gabarito. A letra "E" descreve o NEGÓCIO da organização, seu âmbito de atuação.


ID
902050
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A teoria da administração de recursos materiais afirma que as empresas estão sujeitas ao denominado “ciclo da administração de materiais”. A sequência correta de operações é, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Letra e.





  • Achei a alternativa meio incompleta mas é a menos errada!

    CICLO DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS
      –Identificação do fornecedor –Compra do bem –Recebimento –Transporte interno e acondicionamento –Transporte durante o processo produtivo –Armazenagem como produto acabado –Distribuição ao consumidor final

    Bons Estudos!!!!!!
  • Resposta correta E:  Pessoal vamos seguir um padrão de sempre colocar a resposta ou a letra que a pergunta estaeja certa. já achei varias perguntas que lemos ela inteira e a pessoa que respondeu não coloca se esta correta, errada ou a letra que esta correta.
  • Letra E


    DETALHAMENTO DAS ETAPAS DO CICLO DA ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS


    1º) Cliente: aqui se inicia o ciclo porque o cliente é fator determinante da quantidade a ser produzida pela empresa.
    2º) Sinal de demanda: com base nas informações recebidas do cliente, etapa 1, a área de gestão de materiais consolida as informações e chega ao total a ser produzido, em comum acordo com a área de produção da empresa num sistema de produção puxada (filosofia Just-in-time – JIT) ou empurrada.
    3º) Identificar os fornecedores: numa lógica de mercado, a empresa precisa ter os fornecedores identificados de todos os componentes de produção. 
    4º) Comprar os materiais: como a empresa dispõe dos dados e das condições oferecidas por cada um dos fornecedores, ela analisa o que é mais importante naquele momento para decidir sobre a compra. 
    5º) Transporte do material comprado do fornecedor: no momento em que a empresa oficializou a compra, ficou definido de quem seria a responsabilidade do pagamento do transporte dos produtos adquiridos, em função do preço negociado (CIF ou FOB) e esta situação precisa estar clara na nota fiscal para que o produto comprado seja contabilizado pelo custo real de aquisição.
    6º) Recebimento e armazenagem: esta atividade é realizada na plataforma da empresa que está recebendo o produto comprado. 
    7º) Movimentação interna: trata-se das operações de recebimento, após a conferência do pedido, de todos os itens adquiridos que são encaminhados para o controle de qualidade e entregues ao almoxarifado para que os produtos sejam depósitos e lançados no estoque para serem, posteriormente, utilizados no processo produtivo.
    8º) Movimentação interna: trata-se da liberação dos itens (matéria-prima e demais insumos de produção) para a linha de produção, mediante as requisições solicitadas pelo planejamento e controle da produção (PCP), atendendo as respectivas quantidades e especificações solicitadas.
    9º) Produção: é o ato propriamente dito de manufatura, onde ocorre o processo de agregação de valor ao produto, onde se inicia com a entrada de todos os insumos, matéria-prima e os demais recursos produtivos (recursos de input). Após o transcorrer do processo produtivo tem-se o produto acabado (output).
    10º) Armazenagem do produto acabado: após a produção, geralmente o produto vai para ser armazenado, cujo depósito fica sob os cuidados do pessoal da expedição.
    11º) Expedição: trata-se da atividade logística que realiza todo o trabalho de controle de atendimento dos pedidos de venda. 
    12º Transporte: é a atividade responsável em realizar a entrega do produto vendido ao cliente.
     13º) Pós-venda






  • “A administração dos recursos materiais engloba a sequência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.”

    Fonte: Administração de Recursos Materiais
    Autor: Petrônio Garcia Martins e Paulo Renato Campos Alt
  • Resposta certa a letra :E

    compra de materiais, transporte, armazenagem e movimentação interna

  • O "ciclo da administração de materiais" envolve o conjunto de atividades que permite o planejamento e a operação de sistemas que envolvem as diversas etapas pelas quais passam tanto a matéria-prima como os produtos acabados, desde o fornecedor, as fases intermediárias, até o consumidor final.


    Assim, uma visão completa (sequencial) que se permite fazer é a seguinte:


    ... Transporte > Cliente > Sinal de Demanda > Identificador de Fornecedor > Comprar Materiais > Transportar > Recebimento e Armazenagem > Movimentação Interna > Armazenagem do Produto Acabado > Expedição > Transporte ...


    Portanto, TODAS as alternativas trazem etapas do "ciclo da administração de materiais".


    No entanto, a única que apresenta de forma sequencial é a alternativa letra E.

  • Desde quando Compras faz parte da Administraçao de Materiais? Existe um Departamento especifico so para compras errei a questao porque pensei ser a letra D, alguem sabe o erro da D?

  • Ciclo da adm de materiais: identificador de fornecedor ~~~~~~ compra de materiais ~~~~~transportar ~~~~~recebimento de armazenagem ~~~~ movimentação ~~~~ armazenamento do produto acabado ~~~expedição~~~~~~ transporte~~~~clientes~~~~demanda~~~~identificação de fornecedores

  • A explicação dessa professora deixa a desejar em muitas questões...

  • Numa apostila do professor Rennó tem: sinal de demanda, identificar fornecedor, comprar materiais, transportar, recebimento, mov.interna, armazenagem do prod. acabado, expedição, transporte e cliente.

  • Sobre essa professora, prefiro não nem comentar...

     

  • MACETE.

    TRANCO  e ARMAZENAGEM  com MOVIMENTAÇÃO INTERNA.

    -TRANsporte

    -COmpra de materiais

    -ARMAZENAGEM 

    -MOVIMENTAÇÃO INTERNA.


ID
902053
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Entidade privada aplicou irregularmente recursos públicos recebidos da União a título de subvenção. De acordo com as disposições da Constituição Federal, que disciplinam as competências dos controles interno e externo da Administração Pública, referida irregularidade


Alternativas
Comentários
  • A resposta está prevista na nossa CF/88,com a combinação dos art`s 70,paragrafo único e,74 § 1°:

    Art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    Parágrafo único. Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária
    ...........
    Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:
    ..........
    ..................
    § 1º - Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.

     Sendo assim,com o entendimento dos artigos à cima citados a resposta correta e a letra D:


    d) é passível de fiscalização pelos responsáveis pelo controle interno do poder executivo federal que, ao tomarem ciência da irregularidade, deverão dar ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.

     

  • Onde tem algo falando sobre havendo fiscalização de um órgão, a investigação de outro fica excluída?? solicito comentário do professor. grata

  • Esse artigo responde a questão!!

    Como o recurso é da união então é o executivo que fiscaliza!

    Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

    II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado;

    § 1º Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.

  • Resumo para melhorar o entendimento

    1-O controle das contas públicas pode se dar de duas maneiras:

    Controle externo----------Quando um poder fiscaliza as contas do outro.

    Controle interno-----------Quando o próprio poder institui meios de controles de suas contas.


    2-Controle externo é exercido pelo Legislativo, ou seja, o CN é o resp pela fiscalização dos demais poderes.

    3-O TCU é órgão auxiliar do CN no controle externo.

    4-Embora o TCU tenha o nome de tribunal, ele não pertence ao Judiciário. Ele está vinculado ao Legislativo. Assim, o TCU é um órgão técnico e não Jurisdicional- suas decisões, por conseguinte, são decisões adm e não judiciais, logo podem ser revistas pelo Judiciário, devido ao princípio da inafastabilidade do Judiciário.

    5-Controle interno deve ser feito por todos os poderes dentro de sua própria estrutura interna.

    6-Todos que, de alguma forma, forem responsáveis ou receberem verbas públicas estarão sujeitos ao controle externo do CN.(CF,Vitor Cruz).
  • Joana, e quem disse que a externa fica excluída? O item não diz isso.

  • NOSSA KK

  • GABARITO: D

    Art. 70. Parágrafo único. Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária.

    Art. 74. § 1º - Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.

  • GABARITO LETRA D

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

     

    Parágrafo único. Prestará contas qualquer pessoa física ou jurídica, pública ou privada, que utilize, arrecade, guarde, gerencie ou administre dinheiros, bens e valores públicos ou pelos quais a União responda, ou que, em nome desta, assuma obrigações de natureza pecuniária.    

     

    ARTIGO 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:

     

    § 1º Os responsáveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela darão ciência ao Tribunal de Contas da União, sob pena de responsabilidade solidária.


ID
902056
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Administração Pública, por meio da Secretaria da Cultura, pretende realizar evento cultural, com a participação de cantor consagrado pela opinião pública. De acordo com as disposições da Lei no 8.666/1993,

Alternativas
Comentários
  • TRATA-SE DO CASO DE LICITAÇÃO INEXIGÍVEL.
    Art. 25.  É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:
    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;
    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;
    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.

ID
902059
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as disposições da Lei no 8.666/1993, a alteração dos contratos administrativos, unilateralmente pela Administração,

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666/93:

    Art. 65, § 6o Em havendo alteração unilateral do contrato que aumente os encargos do contratado, a Administração deverá restabelecer, por aditamento, o equilíbrio econômico-financeiro inicial.

    Gabarito - E
  • Galera só para dar uma acrescentada nos estudos referentes à alteração contratual, e legal saber que em todos os casos, o contratado é obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até 25% do valor inicializado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifício ou equipamento, até o limite de 50% para os seus acréscimos.
    bons estudos!!!!!
  • Art. 65, § 6o Em havendo alteração unilateral do contrato que aumente os encargos do contratado, a Administração deverá restabelecer, por aditamento, o equilíbrio econômico-financeiro inicial.


    O Artigo mais adorado pelas maiores empreiteiras do Brasil.


ID
902062
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em contratos administrativos regidos pela Lei no 8.666/1993, a garantia de execução do objeto pelo contratado é

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666/93:

    Art. 56. A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.

     § 1o Caberá ao contratado optar por uma das seguintes modalidades de garantia:

     I - caução em dinheiro ou em títulos da dívida pública, devendo estes ter sido emitidos sob a forma escritural, mediante registro em sistema centralizado de liquidação e de custódia autorizado pelo Banco Central do Brasil e avaliados pelos seus valores econômicos, conforme definido pelo Ministério da Fazenda;

    II - seguro-garantia;

    III - fiança bancária.

  • Discordando do colega Arthur acima, os §§ 2° e 3° do art. 56 da referida Lei de Licitações:

    § 2° A garantia a que se refere o caput deste artigo não excederá a cinco por cento do valor do contrato e terá seu valor atualizado nas mesmas condições daquele, ressalvado o previsto no parágrafo 3° deste artigo.
     
    § 3° Para obras, serviços e fornecimentos de grande vulto envolvendo alta complexidade técnica e riscos financeiros consideráveis, demonstrados através de parecer tecnicamente aprovado pela autoridade competente, o limite de garantia previsto no parágrafo anterior poderá ser elevado para até dez por cento do valor do contrato.
  • Correta: E. A garantia no CONTRATO não é obrigatória.

  • A critério da autoridade competente...ou seja, não é obrigatório!!

  • Muito importante saber que deve estar no edital e não é vinculada. 

  • Letra: E sentença correta


ID
902065
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Administração celebrou contrato tendo por objeto a utilização de programas de informática e, identificando condições financeiras vantajosas para a manutenção do referido contrato por mais de um exercício, poderá prever, com base nas disposições da Lei no 8.666/1993,

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.666/93:

     

    Art. 57. A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos:

    IV - ao aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo a duração estender-se pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da vigência do contrato. (Gabarito: A)

  • Apenas complementando o estudo, segue o artigo, mencionado acima, na íntegra:

    Art. 57.  A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos:

    I - aos projetos cujos produtos estejam contemplados nas metas estabelecidas no Plano Plurianual, os quais poderão ser prorrogados se houver interesse da Administração e desde que isso tenha sido previsto no ato convocatório;

    II - à prestação de serviços a serem executados de forma contínua, que poderão ter a sua duração prorrogada por iguais e sucessivos períodos com vistas à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a administração, limitada a sessenta meses;

    III - (Vetado). (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

    IV - ao aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo a duração estender-se pelo prazo de até 48 (quarenta e oito) meses após o início da vigência do contrato.

    V - às hipóteses previstas nos incisos IX, XIX, XXVIII e XXXI do art. 24, cujos contratos poderão ter vigência por até 120 (cento e vinte) meses, caso haja interesse da administração. 

    § 1o  Os prazos de início de etapas de execução, de conclusão e de entrega admitem prorrogação, mantidas as demais cláusulas do contrato e assegurada a manutenção de seu equilíbrio econômico-financeiro, desde que ocorra algum dos seguintes motivos, devidamente autuados em processo:

    I - alteração do projeto ou especificações, pela Administração;

    II - superveniência de fato excepcional ou imprevisível, estranho à vontade das partes, que altere fundamentalmente as condições de execução do contrato;

    III - interrupção da execução do contrato ou diminuição do ritmo de trabalho por ordem e no interesse da Administração;

    IV - aumento das quantidades inicialmente previstas no contrato, nos limites permitidos por esta Lei;

    V - impedimento de execução do contrato por fato ou ato de terceiro reconhecido pela Administração em documento contemporâneo à sua ocorrência;

    VI - omissão ou atraso de providências a cargo da Administração, inclusive quanto aos pagamentos previstos de que resulte, diretamente, impedimento ou retardamento na execução do contrato, sem prejuízo das sanções legais aplicáveis aos responsáveis.

    § 2o  Toda prorrogação de prazo deverá ser justificada por escrito e previamente autorizada pela autoridade competente para celebrar o contrato.

    § 3o  É vedado o contrato com prazo de vigência indeterminado.

    § 4o  Em caráter excepcional, devidamente justificado e mediante autorização da autoridade superior, o prazo de que trata o inciso II do caput deste artigo poderá ser prorrogado por até doze meses. 

  • Art. 57.  A duração dos contratos regidos por esta Lei ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários, exceto quanto aos relativos:

    IV - ao aluguel de equipamentos e à utilização de programas de informática, podendo a duração estender-se pelo prazo de até 48 meses após o início da vigência do contrato.


    § 1o Os prazos de início de etapas de execução, de conclusão e de entrega admitem prorrogação, mantidas as demais cláusulas do contrato e assegurada a manutenção de seu equilíbrio econômico-financeiro, desde que ocorra algum dos seguintes motivos, devidamente autuados em processo:

    II - superveniência de fato excepcional ou imprevisível, estranho à vontade das partes, que altere fundamentalmente as condições de execução do contrato;

    § 4o  Em caráter excepcional, devidamente justificado e mediante autorização da autoridade superior, o prazo de que trata o inciso II do caput deste artigo poderá ser prorrogado por até doze meses.



    Erro da letra E:

    e) a extensão da duração do contrato por até 48 meses, desde que previsto no Plano Plurianual e, por mais 12 (doze) meses, em caráter excepcional. 


    Pelo contrário, não ficará adstrita à vigência dos respectivos créditos orçamentários.




  • Regra: coincide com vigência do crédito orçamentário

    Exceções:

    4 anos - objeto previsto no PPA

    até 60m + 12m - serviços de forma contínua

    até 48m - programas de informática

    até 120m - segurança nacional, material das forças armdas (exc uso pessoal e adm), complexidade tecnológica e defesa nacional, inovação tecnológica federal.


ID
902068
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em procedimento licitatório na modalidade pregão eletrônico, encerrada a etapa de lances, o pregoeiro adotou os seguintes procedimentos:


I. apresentou contraproposta ao licitante autor do lance mais vantajoso, com vistas a obter proposta mais vantajosa, observado o critério de julgamento e as condições previstas no edital.


II. examinou a compatibilidade de preço da proposta classificada em primeiro lugar em relação ao estimado para contratação.


III. constatando que o autor da proposta classificada em primeiro lugar não atendia às exigências habilitatórias, examinou a proposta subsequente.


De acordo com as disposições do Decreto no 5.450/2005, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Item por item, com base no Decreto 5.450/05:

     

    I. Correto. Art. 24, § 8o Após o encerramento da etapa de lances da sessão pública, o pregoeiro poderá encaminhar, pelo sistema eletrônico, contraproposta ao licitante que tenha apresentado lance mais vantajoso, para que seja obtida melhor proposta, observado o critério de julgamento, não se admitindo negociar condições diferentes daquelas previstas no edital.

     

    II. Correto. Art. 25. Encerrada a etapa de lances, o pregoeiro examinará a proposta classificada em primeiro lugar quanto à compatibilidade do preço em relação ao estimado para contratação e verificará a habilitação do licitante conforme disposições do edital.

    III. Correto. Art. 24, § 5o Se a proposta não for aceitável ou se o licitante não atender às exigências habilitatórias, o pregoeiro examinará a proposta subseqüente e, assim sucessivamente, na ordem de classificação, até a apuração de uma proposta que atenda ao edital.

  • Apenas fazendo uma observação em relação ao comentário do colega....o item III.é o art. 25, §5º do Decreto 5.450/05.

  • Resposta:

    Letra B.

  • LETRA B

     

    Como não há um filtro específico para PREGÃO ELETRÔNICO criei um caderno Qc. Quem quiser ter acesso é só me seguir e ir nos cadernos públicos. Bons estudos!


ID
902071
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A legislação aplicável estabelece a obrigatoriedade de adoção preferencial do Sistema de Registro de Preços:


I. quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes.


II. quando se tratar de bens ou serviços de natureza comum.


III. quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração.


Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Decreto nº 3.931/01 foi revogado pelo Decreto nº 7.892/13.

    Agora a resposta está no art. 3º do Decreto 7.892/13.

    Art. 3º  O Sistema de Registro de Preços poderá ser * adotado nas seguintes hipóteses:
    I - quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes;
    II - quando for conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços remunerados por unidade de medida ou em regime de tarefa;
    III - quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo; ou
    IV - quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração.

    * Pela redação do artigo 3º o SRP passa a ser facultativo.
  • Só lembrando que a condição II é pra o PREGÃO.

  • Gabarito: letra C

    Importante frisar que essa questão foi aplicada antes da vigência do Decreto nº 7.892/13 de 23 de janeiro de 2013, mas não torna a questão desatualizada, conforme apontado pela colega Miwa.
     

  • "obrigatoriedade de adoção preferencial"...

  • Bens comuns se enquadra em pregão.


ID
902074
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O tratamento diferenciado para microempresas e empresas de pequeno porte, no que diz respeito às licitações públicas, na forma prevista pela Lei Complementar no 123/2006,

Alternativas
Comentários
  • LC 123/06:

    a) Errada. Art. 43. As microempresas e empresas de pequeno porte, por ocasião da participação em certames licitatórios, deverão apresentar toda a documentação exigida para efeito de comprovação de regularidade fiscal, mesmo que esta apresente alguma restrição.

    Gabarito – B. Art. 42. Nas licitações públicas, a comprovação de regularidade fiscal das microempresas e empresas de pequeno porte somente será exigida para efeito de assinatura do contrato.

    c) Errada. Art. 44. Nas licitações será assegurada, como critério de desempate, preferência de contratação para as microempresas e empresas de pequeno porte.

    § 1o Entende-se por empate aquelas situações em que as propostas apresentadas pelas microempresas e empresas de pequeno porte sejam iguais ou até 10% (dez por cento) superiores à proposta mais bem classificada.

    d) Errada. Art. 44, § 2o Na modalidade de pregão, o intervalo percentual estabelecido no § 1o deste artigo será de até 5% (cinco por cento) superior ao melhor preço.

    e) Errada. Art. 48. Para o cumprimento do disposto no art. 47 desta Lei Complementar, a administração pública poderá realizar processo licitatório:

    I - destinado exclusivamente à participação de microempresas e empresas de pequeno porte nas contratações cujo valor seja de até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais);


     


ID
902080
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma empresa pública há 150 funcionários do sexo masculino e 100 do sexo feminino. As médias aritméticas dos salários dos funcionários do sexo masculino e feminino são iguais. Os coeficientes de variação dos salários dos funcionários do sexo masculino e feminino são dados, respectivamente, por 0,15 e 0,10. O desvio padrão dos salários dos funcionários do sexo masculino supera em 40 reais o desvio padrão dos salários dos funcionários do sexo feminino. Nessas condições, o quadrado do coeficiente de variação de todos os funcionários da empresa é igual a

Alternativas
Comentários
  • nH = 150
    nM = 100

    médiaH = médiaM

    definição de coefic. de variação:
    CV = sigma/média

    dados do problema:
    CV_H = 0,15 => sigmaH = 0,15*médiaH

    CV_M = 0,10 => sigmaM = 0,1*médiaM

    sigmaH = sigmaM + 40

    0,15*médiaH = 0,1*médiaM + 40

    0,15*médiaH = 0,1*médiaH + 40

    médiaH = 40/0,05 = 800

    Como médiaH = médiaM = 800 => médiaGeral = 800

    sigmaH = 0,15*médiaH = 120

    sigmaM = 0,1*médiaM = 80

    CV_Geral = sigmaGeral/médiaGeral

    CV_Geral^2 = sigmaGeral^2/médiaGeral^2

    definição de Variância Populacional:
    sigma^2 = somatória(x-média)^2/n

    No nosso caso:
    n = 250

    x-média = desvio

    sigma^2 = ( 150*(120)^2 + 100*(80)^2 )/250

    sigma^2 = (2.160.000 + 640.000)/250

    sigma^2 = 11.200

    CV_Geral^2 = 11.200/800^2 = 11.200/640.000

    CV_Geral^2 = 0,0175

    gabarito: letra d
  • Poderia explicar melhor a parte:

    sigma^2 = somatória(x-média)^2/n

    No nosso caso:
    n = 250

    x-média = desvio
  • Essa questão requer que o candidato demonstre conhecimento sobre estatística básica. Além disso, exige especial atenção para interpretar o enunciado.

    Inicialmente define-se média aritmética (MA) como a razão entre a soma de todos os valores observados e o número total de observações.

    O coeficiente de variação de Pearson (CV) fornece a variação dos dados obtidos em relação à média, e é dado pela razão entre o desvio padrão (σ) e a média aritmética (MA) dos dados.

    Sendo assim, pelo enunciado tem-se:

    MA(masc) = MA(fem)

    CV(masc) = σ(masc) / MA(masc) = 0,15  -> MA(masc) = σ(masc) / 0,15 

    CV(fem) = σ(fem) / MA(fem) = 0,10  -> MA(fem) = = σ(fem) /  0,10

    Igualando as equações, tem-se:

    0,10 σ(masc)  = 0,15 σ(fem)

    Como, σ(masc) = σ(fem) + 40 , tem-se:

    0,10 x (σ(fem) + 40) = 0,15 σ(fem)

    0,10 σ(fem) + 4 = 0,15 σ(fem)

    σ(fem) = 80, substituindo MA(fem) = 800

    σ(masc) = 120, substituindo MA(masc) = 800

    Como a média de ambos os salários são iguais, pode-se utilizar a seguinte expressão:

    σ²(A+B) = n(A) σ²(A) + n(B) σ²(B) / n(A) + n(B)

    Assim, o desvio padrão conjunto é dado por:

     σ (conjunto) = √[  150 x (120)² + 100 x (80)² / 150 + 100] = 105,83

    De posse dos resultados obtidos, é possível agora calcular o quadrado do coeficiente de variação de todos os funcionários da empresa.

    CV(conjunto) =  σ(conjunto) / MA(conjunto) = 105,83 / 800 = 0,132287

    CV²(conjunto) = 0,0175

    (Resposta D)


  • Gabarito letra D

    Na estatística sigma = desvio padrão que significa quanto foi desviado da média. Se a média do salário é 800 e desvio foi de 15% = 120 para + ou para - quer dizer que o máximo que o salário chega é 920 e o mínimo 680, sigma^2 = variância que é o desvio padrão^2 / população, e o coeficiente de variação = desvio padrão / média ou sigma / média.

    Homem: 0,15 = desvio padrão / média

    Mulher: 0,1 = desvio padrão - 40 / média. Multiplica por -1,5 para poder simplificar na equação linear

    Mulher: -0,15 = - 1,5 desvio padrão + 60 / média

    Homem: 0,15 = desvio padrão / média

    Corta -0,15 com 0,15 = -0,5 + 60 / média

    0,5 desvio padrão = 60

    Desvio padrãoH = 120. Desvio padrãoM = 80. Então 0,15 = 120 / média, então média = 800

    Agora é só somar o coeficiente (homem + mulher)^2 = desvio padrão^2*H + desvio padrão^2*M / população / média^2. Só que não se pode simplesmente somar os coeficientes e os desvios padrão. Tem que elevar ao quadrado o desvio padrão para achar a variância (sigma^2), ai podemos somar.

    150 x (120)^2 + 100 x (80)^2 / 250 = 2160000 + 640000 / 250 = 11200

    11200 / 800^2 = 0,0175


ID
902083
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma companhia concessionária do fornecimento de gás tem promovido uma campanha de economia de gás, oferecendo descontos aos consumidores que mantêm seus índices de consumo abaixo de certo índice preestabelecido. Uma pesquisa revelou que 60% da população dos consumidores do município A reduziram o seu consumo, sendo merecedores do desconto oferecido. A probabilidade de que pelo menos 3 consumidores de uma amostra aleatória, com reposição de 4 consumidores da referida população, tenham conseguido o desconto é

Alternativas
Comentários
  • letra B

    p = p(3) + p(4)

    p(3) = 0,6^3 x 0,4 x 4!/(1!3!) = 0,3456
    p(4) = 0,6^4 = 0,1296

    p = 0,3456 + 0,1296 = 0,4752

    Mestre Jedi me ajudou através do YAHOO RESPOSTAS, mas confesso que não entendi!!!!
  • Esta questão requer que o candidato demonstre conhecimentos sobre probabilidade. A dificuldade está na interpretação do enunciado; sendo assim a explicação começa pela expressão final do problema, a saber:

    probabilidade = 0,6³ x 0,4¹ x 4 + 0,64

      Como pelo menos 3 pessoas economizaram, podem ser 3 ou 4, daí a necessidade de se obter as duas parcelas da soma.

      Na primeira parcela tem-se o caso de 3 pessoas economizarem (0,6³)  e uma pessoa não economizar (0,4¹). Como pode ser em qualquer ordem, multiplica-se por 4.

      Na segunda parcela da adição, tem-se o caso em que todas as pessoas estão economizando (0,64).

      Cabe ressaltar que a probabilidade nos dois casos é sempre igual a 0,6 pelo fato de o evento ser com reposição.

    Retomando a expressão inicial, tem-se:

    probabilidade = 0,6³ x 0,4¹ x 4 + 0,64  = 0,4752


    (Resposta B)


  • Questão pede a probabilidade de que 3 OU 4 pessoas consigam o desconto.

    Distribuição de Probabilidades Binomial para 3 pessoas:

    p = 0,6

    q = 0,4

    k = 3

    n = 4

    P (k) = C n,k . p ^ k . q ^ n-k

    P(3) = C 4,3 . 0,6 ^ 3 . 0,4 ^ 1 = 0,3456

    +

    P(4) = 0,6 ^ 4 = 0,1296

    0,4752

  • Não precisa de fórmula alguma. Pra facilitar o entendimento:

     

    Dizer que pelo menos 3, dentre 4, tenham conseguido o desconto, é o mesmo que dizer 3 ou 4.

     

    Assim, montamos a probabilidade de 3 e 4 separadamente e somamos depois:

     

    I) Probabilidade de 3 conseguirem desconto:

     

    60/100 x 60/100 x 60/100 x 40/100

     

    Ou seja, 3 (60%) conseguiram e 1 (40%) não.

    Multiplicamos por 4, porque pode ser em qualquer ordem. Pode ser assim:

    6 6 6 4

    6 6 4 6

    6 4 6 6

    4 6 6 6 

     

    Então: 0,6 x 0,6 x 0,6 x 0,4 x 4 = 0,3456

     

    II) Probabilidade de 4 conseguirem desconto:

     

    60/100 x 60/100 x 60/100 x 60/100 

     

    Ou seja, 4 conseguiram desconto. Não precisa multiplicar por mais nada porque a ordem não importa, será sempre 6 6 6 6.

     

    Então: 0,6 x 0,6 x 0,6 x 0,6 = 0,1296

     

    III) Por fim somamos as probabilidades:

    0,3456 + 0,1296 = 0,4752

     

    Ah, e por que o denominador é sempre 100, e não "99, 98, 97..." ? Porque a questão diz que é COM reposição. 

     

    Bons estudos!! 


ID
902086
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O gerente de uma empresa decide dividir uma quantia em dinheiro entre 3 de seus funcionários, em partes inversamente proporcionais ao número de erros que eles tiveram na elaboração de uma determinada tarefa. O número de erros registrados para estes funcionários foram exatamente 2, 3 e 5. Se o funcionário que recebeu o maior valor apresentou um valor de R$ 540,00 a mais que o funcionário que recebeu o menor valor, então o funcionário que teve 3 erros recebeu, em reais,

Alternativas
Comentários
  • Funcionário 1 = F1 recebeu 1/2 de X
    Funcionário2 = F2 recebeu 1/3 de X
    Funcionário 3 = F3 recebeu 1/5 de X

    X= valor total

    Tranformando as frações em frações equivalentes teremos F1 = 15/30de x     F2= 10/30de x      F3= 6/30dex 

    540 = 15/30 -6/30    
    540 = 9/30
    60 = 1/30

    Logo F2 recebeu 10x60 = 600
  • Funcionário 1 recebe 1/2 do valor total x = x/2
    Funcionário 2 recebe 1/3 do valor total x = x/3
    Funcionário 3 recebe 1/5 do valor total x = x/5

    Sabemos que o valor recebido pelo funcionário 1 é 540 reais a mais do que o do funcinário 3, logo:

    Valor do funcionário 1 - 540 = Valor do funcionário 3
    x/2 - 540 = x/5
    x/2 - x/5 = 540
    5x/10 - 2x/10 = 540
    3x/10 = 540
    x= 5400/3 = 1800

    O funcionário 2 recebeu x/3, assim:

    x/3= 1800/3 = 600,00

  • Funcionário 1 - F1:  x/2
    Funcionário 2 - F2: x/3
    Funcionário 3 - F3: x/5

    Logo, como a diferença entre F1 e F3 é de R$540:

    x/2 - x/5 = 540
    5x - 2x    =  540
       10
    3x = 5.400
    x = 1.800

    Portanto, F2 que é x/3:

    1.800 = 600
       3

  • Quantia total em dinheiro = x

    Como a quantia recebida deve ser inversamente proporcional a quantidade de erros, quanto mais o funcionário errar, menos ele recebe, assim:

    funcionário A com 2 erros, recebe x/2

    funcionário B com 3 erros, recebe x/3

    funcionário C com 5 erros, recebe x/5

    De acordo com o enunciado, o funcionário que recebeu o maior valor (A) apresentou um valor de R$ 540,00 a mais que o funcionário que recebeu o menor valor (C). 

    Assim, para que a quantia total seja encontrada, utiliza-se essa relação:

    x/2 - 540 = x/5
    x/2 - x/5 = 540
    3x/10 = 540
    x= 5400/3 = 1800 (quantia total)

    Logo, para achar o valor recebido pelo funcionário que teve 3 erros, tem-se:

    x/3= 1800/3 = 600,00 reais.

    Resposta C)


  • Eu não consigo entender a lógica de todo mundo, pq eu tiro a prova real e fica impossível os valores darem certo de acordo com o gabarito.

    O que me dizem?

    10x = 10 erros
    x = 180
    Total = 1800 


    F1: 2 erros = Metade do valor total. Portanto, 900 reais.

    F3: 5 erros = F1 - 540. Portanto, 360 reais

    F2: 3 erros = O resto (ou 30% do valor total). Portanto, 540 reais (GABARITO: A)


    Não entendo como daria a divisão correta desses valores, se quem cometeu 3 erros ganha 1/3 do valor total - como diz o gabarito.  Na verdade, ele ganha 3/10 do valor total (30 por cento) e não 1/3 (33 por cento).

    Enfim, sei que posso estar errado, já que todos responderam dessa forma. Mas experimentem dividir de forma realmente proporcional esse valor de 180 entre eles, respeitando a razão de quem errou menos, ganha mais.
  • Letra C.

    c) Certo. Inversamente proporcional (regra da “mãozinha”). Quem errou menos fica com a parte maior. Quem errou muito fica com a parte menor.

    A: 2 →15p

    B: 3 → 10p

    C: 5 → 6p

    15p – 6p = 9p

    9p = R$ 540,00

    p = 540/9 = R$ 60,00

    Quem cometeu 3 erros foi B

    B = 10 multiplicado por R$ 60,00 = R$600,00

    Questão comentada pelo Prof. Márcio Flávio

  • 1800 não equivale ao valor total a ser dividido, mas sim à constante K que deve ser multiplicada pela relação inversa dos erros.

    O valor total será de 1860.

    A=900 (K/2);

    B=600 (K/3);

    C=360 (K/5).

    Acertaria, por sorte, a questão quem fizesse das formas apresentadas anteriormente, mas erraria se a pergunta fosse a quantidade total a ser dividida, por exemplo.


ID
902089
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

No quadro de empregados de uma empresa, verifica-se que 60% dos empregados do sexo masculino e 50% dos empregados do sexo feminino têm menos de 30 anos de idade. A empresa possui um total de 900 empregados e 390 deles têm idade igual ou superior a 30 anos. O número de empregados do sexo masculino que tem menos de 30 anos de idade é

Alternativas
Comentários
  • Total de funcionários = 900
    Total de funcionários com idade igual ao maior que 30 anos = 390

    Assim, 

    Total de funcionários com menos de 30 anos = 900 - 390 = 510

    A questão diz que do total de homens 60% tem menos de 30 anos, logo 40% tem mais. Assim como 50% do total de mulheres tem menos de 30, e consequentemente 50% tem mais.

    Para total de homens = x e total de muheres = y, temos:

    1) 60%x + 50%y = 510 => 3x/5 + y/2 = 510 

    Isolando y/2:
    y/2= 510 - 3x/5

    2) 40%x + 50%y = 390 => 2x/5 + y/2 = 390

    Substituindo y/2 na segunda equação:

    2x/5 + (510 - 3x/5) = 390

    -x/5 = - 120 

    x = 600

    Logo,

    60% de 600 = 360
  • Inicialmente é necessário que o candidato faça uma correta interpretação dos dados fornecidos no enunciado. Assim,

    pessoas com MENOS de 30 anos: 60% dos homens e 50% das mulheres. Consequentemente,

    pessoas com MAIS de 30 anos: 40% dos homens e 50% das mulheres.

    Total de funcionários: 900

    funcionários com idade IGUAL ou MAIOR que 30 anos: 390. Consequentemente,

    funcionários com idade MENOR que 30 anos: 510

    Pede-se o número de homens que tem menos de 30 anos.

    Considere o total de homens (A) e o total de mulheres (B)

    Sendo assim, pessoas com MENOS de 30 anos, tem-se:

    60% A + 50% B = 510

    pessoas com MAIS de 30 anos

    40% A + 50% B = 390

    Deve-se agora resolver o sistema:

    0,6 A + 0,5 B = 510

    0,4 A + 0,5 B = 390

    0,2 A = 120

    A = 600 (total de homens)

    Concluindo, o número de homens que tem menos de 30 anos é:

    60% x 600 = 360


    (Resposta A)


  • 900 - 390 = 510

    ........................

    60x + 50y = 510

    40x + 50y = 390  (-1)

    ................................

    60x + 50y = 510

    -40x - 50y = -390

    ......................

    20x = 120

    x = 120/20 >>> x = 6

     

    resposta 60.6 = 360 

     

     

  • < 30 anos => 900 - 390 = 510

    x + y = 900

    0,6x + 0,5y = 510

    Isolando => y = 900 - x

    Substituindo =>

    0,6x + 0,5 (900 - x) = 510

    0,6x + 450 - 0,5x = 510

    0,1x = 60

    x = 600

    60 % de 600 = 360 homens


ID
902092
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um investidor aplicou R$ 15.000,00, sob o regime de capitalização simples, durante 15 meses. Terminado este prazo, resgatou todo o montante e aplicou todo este respectivo valor, durante 2 meses, sob o regime de capitalização composta, a uma taxa de juros nominal de 12% ao ano, com capitalização mensal. Se o valor dos juros desta segunda aplicação foi igual a R$ 337,68, a taxa de juros simples anual referente a primeira aplicação foi, em %, de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

    OBS: NÃO COLOQUEI OS CALCULOS AQUI POIS DEU 3 FOLHAS DE CADERNO KKKKKKKKKKKKKKKKK

    Mas é simples, aplica a formula do juros simples, você vai achar  J= 2250i

    Aplicando M = C+J achamos M = 15000 + 2250i

    Depois aplica a formula do juros composto e achamos M = 15301,5 + 2295,225i

    No final aplica a formula M = C + J (o valor do juros a questão vai te dar R$ 337,68)

    Você acha i= 0,8 ao mes, mutiplica por 12 e acha i = 9,6% ao ano.
  • Essa questão requer conhecimentos básicos de juros simples e compostos.


    Para o cálculo de juros simples usa-se a seguinte expressão:
    J = C x i x t , onde:



    J = juros
    C = capital inicial
    i = taxa de juros
    t = tempo de aplicação


    O montante final M é dado por M = C + J

    Uma expressão matemática utilizada no cálculo dos juros compostos é a seguinte:

    M = C x (1 + i)t, onde:
    M: montante
    C: capital inicial
    i: taxa de juros
    t: tempo de aplicação


    De posse dessas fórmulas, inicia-se a resolução da questão.

    J = 15000 x i x 15 = 225000 i 

    M = 15000 + 225000 i


    Como o investidor resgatou o montante (M) e aplicou no regime de juros compostos, M é incluído na fórmula de juros compostos como capital inicial. Assim, tem-se:

    M´= (15000 + 225000 i) x ( 1 + 0,01)= 15301,5 + 229522,5 i ,

    lembrando que 12% ao ano = 1% ao mês = 0,01

    Como M´ = M + J, tem-se

    (15301,5 + 229522,5 i) = (15000 + 225000 i )+ 337,68

    4522,5 i = 36,18

    i = 0,008 ao mês = 0,8% ao mês = 9,6% ao ano


    ( Resposta D)


  • Aplicar as fórmulas é simples, mas não acredito que seja possível resolver essa questão em 3 minutos no momento da prova. Não dá tempo! Impossível! Exceto se podia usar calculadora.

    Nesse tipo de questão, na prática, quase todos os candidatos chutam a resposta no momento da prova. Haverá aqueles que têm conhecimento do conteúdo cobrado e, no entanto, erram porque chutaram errado. E também haverá aqueles que não sabem e nem perdem muito tempo quebrando a cabeça, mas acertam porque chutaram certo.

    É de se questionar se o examinador, ao elaborar esse tipo de questão, estará atingindo a finalidade do concurso público. Talvez seria melhor deixar o título da questão em branco, pedindo apenas para adivinhar a alternativa que estará no gabarito.

  • Concordo com o comentário de Eduarddo Trumzu.


ID
902095
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dois títulos, com a soma de seus valores nominais igual a R$ 48.100,00, são descontados em um banco 4 meses antes de seus vencimentos. O primeiro título foi descontado por meio de uma operação de desconto comercial simples e o segundo título foi descontado por meio de uma operação de desconto racional simples. Verificou-se que a soma dos respectivos valores atuais apresentou um valor igual a R$ 43.500,00. Se, em ambos os casos, a taxa de desconto considerada foi de 2,5% ao mês, o valor do desconto do título de maior valor nominal foi, em R$, igual a

Alternativas
Comentários
  • Alguém pra ajudar a resolver essa...? =/
  • Alguém pode ajudar? 

  • Turma,

    Abaixo o meu desenvolvimento da resposta. Quem tiver uma forma mais simples de resolver, por favor, compartilhe! Questão extremamente extensa... ufa!

     



  • Esta questão sobre matemática financeira requer que o candidato saiba conceitos específicos sobre o tema.


      Assim, o desconto é a diferença entre o valor nominal e o valor atual. Desconto comercial simples é aquele onde a referência para o cálculo percentual do desconto é o valor nominal e desconto racional simples é aquele onde a referência para o cálculo percentual do desconto é o valor líquido, isto é, sobre o valor atual.


    Com isso,

    desconto comercial simples = valor nominal * taxa de desconto * tempo de antecipação

    desconto racional simples = valor atual * taxa de desconto * tempo de antecipação

    Após as explicações acima, começa-se a resolução do problema:


    valores nominais: A e B

    valores atuais: A’ e B’

    A + B = 48100  (equação I)

    A’+B’ = 43500  (equação II)


    >desconto comercial simples do primeiro:

    A – A’ = A * 0,025 * 4 = 0,1 A

    A’ = 0,9 A


    >desconto racional simples do segundo:

    B – B’ = B’ * 0,025 * 4 = 0,1 B’

    B = 1,1 B’


    De posse dos valores acima, resolve-se o sistema com as equações I e II:

    A + B = 48100 

    A’+B’ = 43500

    A + 1,1B’ = 48100

    0,9A + B’ = 43500

    0,01 A = 250

    A = 25000

    A’ = 22500

    A – A’ = 2500


    (Resposta B)


  • Pessoal, deixaria essa questão em branco porque pra fazer essa iria perder outras três.... Consegui assim:

    N1 + N2 = 48.100 (i)
    A1 + A2 = 43500 (ii)
         1º Título (Comercial simples) - A1 = N1. (1 - 0,025 x 4) ==> Desenvolvendo chegamos a: N1 = A1 / 0,9
        2º Título (Racional simples) - N2 = A2 x (1 + 0,025 x 4) ===> Desenvolvendo chegamos a: N2 = 1,1A2

    Substituindo na equação (ii) teríamos o seguinte sistema:A1 / 0,9 + 1,1A2 = 48100A1 + A2 = 43.500Resolvendo o sistema chegaríamos a: A1 = 22.500 e A2 = 21.000. Isso nos levaria a N1 = 22.500 / 0,9 = 25.000 e N2 = 1,1 x 21.000 = 23.100Finalmente o título de maior valor nominal sofreria um desconto de 25.000 - 22.500 = 2.500 (LETRA B)Acredito que possa ter uma forma mais fácil que essa. Infelizmente a FCC parece perder a mão no tamanho das questões de MF.
    Saiu toda de formatação. Uma pena...
  • Como a soma de seus valores nominais é igual a R$ 48.100,00, podemos dizer que se o valor nominal do primeiro título é N, o do segundo título será de 48100 – N. Da mesma forma, como a soma dos valores atuais é 43500, podemos dizer que se o valor atual do primeiro título é A, o do segundo é 43500 – A. O prazo de vencimento é t = 4 meses, e a taxa de desconto é j = 2,5%am.

    Assim:

    - O primeiro título foi descontado por meio de uma operação de desconto comercial simples:

    A = N x (1 – j x t)

    A = N x (1 – 0,025 x 4)

    A = 0,9N

    - O segundo título foi descontado por meio de uma operação de desconto racional simples:

    48100 – N = (43500 – A) x (1 + 0,025 x 4)

    48100 – N = (43500 – 0,9N) x 1,10

    48100 – N = 47850 – 0,99N

    250 = 0,01N

    N = 25000 reais

    Portanto,

    A = 0,9N = 0,9 x 25000 = 22500 reais

    48100 – N = 48100 – 25000 = 23100 reais

    43500 – A = 43500 – 22500 = 21000 reais

    Assim, o valor do desconto do título de maior valor nominal foi:

    D = 25000 – 22500 = 2500 reais

    Resposta: B

  • Eu não entendi por que nessa questão a fórmula do desconto não funcionou.

    DC = DR (1 + I. N )

    DR (1 + I. N) + DR = 4600

  • Pensei o seguinte: o desconto comercial é maior que o racional.

    Temos 4600 de desconto.

    Desconto comercial seria x+10% e desconto racional ×÷1,10

    Como o valor do desc comercial será maior, logo a sua proporção no valor de 4600 terá q ser acima da metade desse valor, o que já elimina alternativas com valores abaixo de 2300.

    Das que sobraram Escolhi testar o valor do meio: 2500

    Se 2500,00 é 10% ( considerando desc comercial) logo 25000,00 é o nominal1.

    Sobra 23100,00 p nominal 2. Que dividido por 1,10 da exatamente 21000,00. Ou seja, desconto racional de 2100,00.

    Somando os 2 descontos encontrados: 2100 + 2500 = 4600 da questão.


ID
902098
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O uso do gás natural no aquecimento de água apresenta, sobre o sistema de aquecimento a GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), as vantagens de

Alternativas
Comentários
  • e) ser econômico no consumo e financeiramente, diminuir o nível de ruído e ter efetivo controle de temperatura. 

  • a)ser uma fonte inesgotável de energia, ter painéis mais potentes e baratos a partir do aumento do fluxo, e obtenção de potências maiores com a cobertura por nuvens.- O GÁS NATURAL É UMA FONTE NÃO RENOVÁVEL

    b) operar em faixas elevadas de pressão, apresentar baixo índice de explosões e fogo, e grande gama de escalonamento de fluxo e velocidade. - O GÁS NATURAL É DISTRIBUIDO PARA CONSUMO A BAIXA PRESSÃO

    c) oferecer possibilidade de reaproveitamento dos volumes resultante de vazamentos, ser inodoro e ter baixo ponto de fulgor. - O GÁS SE DISSIPA RAPIDAMENTE NA ATMOSFERA EM CASO DE VAZAMENTO (então não há como reaproveitar)

    e) ser econômico no consumo e financeiramente, diminuir o nível de ruído e ter efetivo controle de temperatura. - resposta


ID
902101
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O transporte do gás natural na fase gasosa, quando em grandes volumes e em regime de operação contínua, como meio seguro e confiável, deve ocorrer por meio de

Alternativas
Comentários
  •  a) gasoduto, à pressões de até 120 kgf/cm2.

    Dispensa comentários hehe

  • "Para o transporte do gás natural em pequenas quantidades e distâncias, é necessário que seja no estado gasoso, podendo ser levado por barcaças ou caminhões-feixe, armazenado em feixes de tubulações, mas, comprimido a pressões de cerca de 230 Kgf /cm², nesse sentido o volume é da ordem de 5.000 m³ de gás natural por reboque, para o caso do transporte rodoviário.

    Para maiores distâncias e no caso de grandes volumes e em regime de operação contínua, o transporte deve ser efetuado por gasodutos a pressões de até 120 Kgf/cm², esse que proporciona um tipo de transporte econômico e confiável.

    Em se tratando do transporte do gás natural na fase líquida, verifica-se antes que o mesmo deve ser refrigerado e mantido à temperatura de 160 graus centígrados negativos e à pressão próxima da atmosférica, exigindo um complexo sistema de armazenamento e transporte. 

    Assim se verifica que em média, 600 m³ de gás natural na forma liquefeita ocupam 1m³ de espaço, portanto a baixa temperatura é considerada a forma apropriada para ser transportado em navios ou barcaças bem como, o armazenado no terminal receptor.

    Quanto ao transporte marítimo do gás natural liquefeito deve ser efetuado em navios com capacidade para até 125.000 m³, e o fluvial por meio de barcaças ou navios de menor porte com capacidade que deve variar de 600 à 6.000 m³ do mesmo."

    fonte: http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/36188/gas-natural-tipos-de-transporte


ID
902104
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Um engenheiro foi designado para acompanhar o processo de produção do Gás Natural da Companhia. Verificou que este se constitui em etapas, das quais, aquela que consiste na instalação da infraestrutura necessária à operação do poço e nas atividades de perfuração, completação e recompletação de poços, é denominada:

Alternativas
Comentários
  • Significado de Explotação Por Dicionário inFormal (SP) em 21-10-2010

    Explotação é a retirada do recursos naturais com máquinas adequadas, para fins de beneficiamento, transformação e utilização. Portanto, o maior impacto no meio ambiente é causado pela explotação. 
    Difere do termo exploração que em geologia, relaciona-se à fase de prospecção: busca e reconhecimento da ocorrência dos recursos naturais, e estudos para determinar se os depósitos têm valor econômico

  • gabarito: C

     

    A cadeia produtiva do gás natural envolve seis etapas.

     

    A primeira é exploração, na qual o foco é a possibilidade de ocorrência ou não do gás natural.

     

    A segunda é a explotação, que consiste na instalação da infra-estrutura necessária à operação do poço e nas atividades de perfuração, completação e recompletação de poços (colocação das cabeças de vedação, válvulas, comandos remotos e demais acessórios que permitirão a produção).

     

    A terceira é a produção, processamento em campo (para separação do petró- leo em caso de o gás ser associado) e o transporte até a base de armazenamento.

     

    A quarta é o processamento, na qual se retiram as frações pesadas e se realiza a compressão do gás para a terra ou para a estação de tratamento.

     

    A quinta é o transporte e armazenamento (esta última não existe no Brasil, mas é comum em paí- ses de clima frio, de modo a formar um estoque regulador para o inverno).

     

    E, finalmente, há a distribuição, que é a entrega do gás natural para o consumidor final.

     

    http://www2.aneel.gov.br/arquivos/PDF/atlas_par3_cap6.pdf


ID
902107
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Ao investigar a concepção do gás natural, um engenheiro deparou com as seguintes condições de formação:


I. As degradações da matéria orgânica de origem animal por bactérias anaeróbias.


II. As degradações da matéria orgânica de origem vegetal e do carvão por temperatura e pressão elevadas.


III. A alteração térmica dos hidrocarbonetos líquidos.



São processos naturais de formação do gás natural o que consta em

Alternativas
Comentários
  • Todos estão corretos.

  • O gás natural é encontrado em formações rochosas subterrâneas ou em reservatórios de hidrocarbonetos em camadas de carvão
    através de jazidas de petróleo, por acumulações em rochas porosas, isoladas do exterior por rochas impermeáveis, associadas ou
    não a depósitos petrolíferos. A maior parte do gás natural foi formado pelo tempo por dois mecanismos: os gases biogênicos e
    termogênicos. O gás biogênico é formado a partir de micro-organismos metanogênicos em pântanos ou aterros sanitários. O gás
    termogênico é formado a partir de material orgânico soterrado em grandes profundidades, com grande pressão atmosférica.

    Wikipédia

     

    Resposta:letra C

     

     

  • Eu sinceramente não faço ideia do que a III quer dizer.

  • Colocar no inicio da explicação "pelo em ovo" me fez desistir de ler o resto kkkkk, mas com os elogios do comentário voltei para ler e obrigado pelo entendimento.

  • O comentário mais curtido explicou uma mudança de sentido, mas isso não tem relação com coerência! Não misturem as bolas!


ID
902110
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação aos usos industriais do gás natural, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • É utilizado como matéria-prima nas indústrias petroquímica (plásticos, tintas, fibras sintéticas e borracha) e de fertilizantes (uréia, amônia e seus derivados), e para redução do minério de ferro na indústria siderúrgica.

  • O Gás Natural pode ser utilizado como fonte de geração de energia elétrica (ao substituir o carvão e o óleo combustível), tendo também aplicações automotivas (usado no lugar da gasolina, do etanol e do óleo diesel) e domésticas (em vez do GLP).

    Além disso, o gás natural é insumo básico da indústria gasoquímica, responsável pela produção de grande quantidade de compostos como o metanol e a ureia.

     

    Alternativa D


ID
902113
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O chefe de Ana pediu que ela digitasse um texto em duas colunas, com informações acerca de como evitar acidentes de trabalho. Ana iniciou um novo documento em branco utilizando o Microsoft Word 2010 (em português) e, na sequência, utilizou os comandos para configurar o documento em duas colunas de mesmo tamanho. Em seguida, digitou todo o texto na coluna da esquerda. Ao concluir a digitação, para que o texto não ficasse apenas nessa coluna, resolveu quebrar o texto a partir do cursor, de forma que, do ponto em que o cursor se encontrava em diante, o texto pudesse iniciar na coluna da direita. Para realizar essa ação, Ana posicionou o cursor no ponto a partir do qual o texto devia ser quebrado e clicou na aba

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Assunto preferido das bancas em 2013. Deve ser a 10ª questão este ano sobre o assunto.

  • TODA VEZ QUE VEJO QUEBRA DE TEXTO, VEM LOGO NA MINHHA CABEÇA --> LAYOUT.. e as bancas são tão  previsiveis...

  • LETRA D

     

    Tópicos mais cobrados do Guia Inserir -> Tabela , quebra de página , clip art , hiperlink , gráfico , rodapé , número da página, data e hora.

     

    Tópicos mais cobrados do Guia Layout da Página -> Quebra de página , quebra de texto , coluna , Hifienização , margem , orientação (retrato , paisagem)


     

  • Inserir > Grupo Páginas > Quebra de PÁGINA.

     

    Layout da Página > Quebra > Página > Página / Coluna / Quebra Automática de Texto

  • Quebra de página> existe na Layout e Inserir.

    Quebra de texto e coluna> existe só na Layout.

     

  • Na guia INSERIR é possível inserior uma quebra de página.
    Na guia LAYOUT a opção quebras tem:
    QUEBRA DE PÁGINA:
    1- Página;
    2 - Coluna;
    3 - Disposição do texto.

    GABARITO -> [D]

  • gab. D

  • A quebra de página “trivial” pode ser encontrada na Guia Inserir. Porém, para mais recursos de quebra, devemos ir na Guia Layout da Página


ID
902119
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Pedro utiliza em seu computador o Windows 7 Professional (em português). Possui o hábito de salvar todos os arquivos recebidos por e-mail na área de trabalho com o objetivo de facilitar o acesso a esses arquivos, o que torna essa área bastante poluída vi-sualmente, já que ele não costuma agrupar os arquivos em pastas. Certo dia, Pedro resolveu organizar os arquivos criando pas-tas na área de trabalho. Começou criando uma pasta para guardar documentos criados por meio do Microsoft Word. Para criar a pasta desejada na área de trabalho, Pedro clicou

Alternativas
Comentários
  • Letra B.
    O procedimento descrito na alternativa está ilustrado a seguir:
  • Letra B. Procedimento comum a todas as versões Windows (até a nova Windows 8 e 8.1) Atalho: Ctrl+Shift+N
  • Vale lembrar que no Windows 7, não existe a pasta "meu computador" e sim "computador"

  • Dica: criar Nova pasta = ctrl + shift + N

  • Essa questão é da FCC mesmo ? kkkkkkk nem to acreditando.


ID
902122
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um sistema operacional é formado por um conjunto de programas cuja função é gerenciar os recursos do sistema computacional, fornecendo uma interface entre o computador e o usuário.


Quando o computador é ligado ocorre o carregamento do Sistema Operacional, que está normalmente I , para II .


Completa corretamente as lacunas I e II, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • ta faltando informação na questão..
  • Para inicializar o sistema, ele deve acessar o HD e Memória, pois o procedimento de verificar os componentes do PC já foi feito anteriormente.
  • Interessante, Ederson. Deve ser uma daquelas questões para enganar o concurseiro que sabe mais a fundo a matéria. Enfrento isso direto em português (gramática e interpretação de texto), já que sou da área.
  • Não acho que a questão esteja incompleta, basicamente é isso mesmo que ocorre. O sistema operacional normalmente está instalado no HD do computador, permanentemente. Quando o equipamento é ligado acontece o "boot" do sistema, e o SO é carregado para a memória RAM (não permanente, volátil), que é bem mais rápida que o HD. Existem outras possibilidades, mas não vem ao caso para questões de informática básica de concursos.

    Letra A
  • Não há possibilidade de o SO ser carregado na RAM, o que a RAM carrega são alguns módulos de inicialização do SO, que são defenidos por default pelo SO, e podem também ser definidos pelo usuário!
    Apenas para esclarecimento, o Window 7, que é um dos SO's mais utilizados atualmente, possui em sua versão Profissional mais de 20GB de tamanho após a instalação, isso levando em conta apenas DLL's e arquivos esenciais para seu correto funcionamento, deixando de lado programas que o usuário instalou, considerando que a média de memória RAM dos computadores atuais é de 4GB, percebe-se a clara disparidade entre o tamanho do sistema e a memória, o que mostra a clara impossibilidade de o SO ser carregado na RAM!
  • Olá, só para complementar as explicações dos colegas...

    O processo de inicialização do Sistema Operacional é denominado BOOT, que segue as seguintes etapas:

    O computador, ao ser ligado, executará um programa chamado BIOS, gravado em um chip de memória ROM (ou de memória EEPROM, ou de memória FLASH atualmente => pois permitem atualização do programa gravado, diferentemente da memória ROM).
    Este programa (BIOS), por sua vez, realizará o POST (checagem dos componentes básicos do computador) e posteriormente procurará o Sistema Operacional em uma memória auxiliar, no caso o HD, e carregará suas informações para a MEMÓRIA RAM.

    Após essas etapas o Sistema Operacional assumirá o controle da máquina, fazendo com que o computador funcione normalmente!

    RESUMO DA ÓPERA:

    1. Usuário liga o computador
    2. BIOS é carregado para a memória RAM
    3. BIOS realiza o POST
    4. BIOS procura o S.O. no HD
    5. S.O. assume o controle da máquina.

    BONS ESTUDOS!!
  • O lá de casa num é assim não uai... já vai direito pro munitor.


ID
902125
Banca
FCC
Órgão
SERGAS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em um slide em branco de uma apresentação criada utilizando-se o Microsoft PowerPoint 2010 (em português), uma das maneiras de acessar alguns dos comandos mais importantes é clicando-se com o botão direito do mouse sobre a área vazia do slide. Dentre as opções presentes nesse menu, estão as que permitem

Alternativas
Comentários
  • Letra E. A letra A está errada por não ser possível "Salvar o slide" a partir do menu de contexto. E a mesma ideia para perceber o erro da letra B, onde sugere "salvar a apresentação". A opção C tem funções do menu Arquivo. A letra D está errada por sugerir a exibição de slides (guia Apresentação de Slides) e animar objetos (guia Animações), itens que não estão no menu de contexto.

  • NO MENU DESCRITO NO ENUNCIADO SE TEM: (LETRA E É A RESPOSTA)

    RECORTAR

    COPIAR 

    OPÇÕES DE COLAGEM

    RÉGUAS

    GRADES E GUIAS 

    LAYOUT 

    REDEFINIR SLIDE

    FORMATAR PLANO DE FUNDO 

  •  e)

    mudar o layout do slide e a formatação do plano de fundo do slide.

  • Afff

  • Lado Esquerdo -  clica no slide miniatura com o botão direito:
    Recortar
    Copiar
    Opções de colagem
     Novo slide
    Duplicar o slide
    Excluir slide
    Adicionar seção
     Publicar slide
    Layout
    Redefinir slide
    Formatar plano de fundo
    Ocultar slide

     

    Slide do centro  - botão direito fora da caixa de texto:

    Opções de colagem

    Layout

    Redefinir slide

    Grade e guias

    Régua

    Formatar plano de fundo.