(A) O processo conhecido como “reator em bateladas sequenciais” é usado principalmente em grandes estações visando a remoção de matéria orgânica.
ERRADA. O sistema em batelada normalmente é utilizado em pequenas estações, ou em situações onde vá variação de carga, como por exemplo cidades litorâneas, onde a carga aumenta muito na temporada de verão.
(B) A quantidade de lodo em excesso será maior nos sistemas com maior idade de lodo.
ERRADA. Sistemas com maior idade de lodo são os sistemas de aeração PROLONGADA. Possuem IDADE DE LODO a ordem de 18 a 30 dias, recebendo a mesma carga de DBO afluente que o sistema convencional, haverá menor disponibilidade de alimento para as bactérias. Portanto, há menos matéria orgânica por unidade de volume do tanque de aeração e também por unidade de biomassa do reator. Em decorrência, as bactérias (biomassa), para sobreviver, passam a utilizar (via processo metabólico) a matéria orgânica biodegradável componente das suas células. Todo este processo requer um tempo maior de permanência dos microrganismos no tanque de aeração quando comparado ao sistema convencional (idade de lodo maior).
Em contrapartida, no modelo de aeração prolongada, o lodo descartado apresenta grau de mineralização (SSV/SST) mais elevado, dispensando-se a digestão complementar exigida no sistema convencional, e por isso, a quantidade de lodo é menor.
(C) Do ponto de vista operacional, os valos de oxidação operam em regime de forte carga (1 a 5 kg DBO/kg SSV.d) e produzem nitrificação avançada.
ERRADA. Acho que o erro da alterantiva C está em afirmar que opera em regime de FORTE carga. Tendo em vista que o valo de oxidação funciona como um sistema de aeração prolongada compacto, e este funciona com uma carga MAIS BAIXA de matéria orgânica por volume, por semelhança, o valo de oxidação também operaria dessa forma.
(D) Os protozoários, predadores de bactérias, têm o importante papel de indicadores da diversidade dessas comunidades microbianas, bem como do próprio funcionamento do processo de tratamento.
CORRETA.
(E) O descarte de lodo, quando realizado diretamente do tanque de aeração, fornece um lodo bastante concentrado, com cerca de 1,0% de Teor de Sólidos correspondendo à concentração de sólidos em suspensão no tanque de aeração (SSTA).
ERRADA. Acho que o erro dessa assertiva está e dizer que fornece um lodo bastante concentrado, quando na verdade é o contrário. Por não ter sido adensado ainda, o lodo possui um volume maior, e por isso a concentração fica baixa (em torno de 1%). Após o adensamento, normalmente a concentração eleva-se para em torno de 2% no caso da aeração prolongada.
Em um sistema de lodos ativados convencional ou de filtros biológicos aeróbios, o lodo é misto, primário e secundário, é gerado com teor de sólidos entre 1,0 e 1,5% e sua elevação chega a 4% após o adensamento.
Caso tenham alguma correção, por favor, comentem