SóProvas



Prova FGV - 2015 - TCE-SE - Analista de Tecnologia da Informação-Suporte Técnico em Infraestrutura e Redes


ID
1546837
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto - 1

Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida. Que sente o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta- feira e com ela, o final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem.
E, ao que tudo indica, é muito possível que não apenas seu amigo se sinta assim, mas você também, assim como eu, todos nós, sentimos que a vida, literalmente, escorre pelas mãos. (Cristiano Nabuco, psicólogo)

Com o primeiro período do texto 1, o autor do texto:

Alternativas
Comentários
  • Indica que as insatisfação constante das pessoas. 

  • Perceba que o autor do texto já começa inflamando,apostando, dizendo, dando pistas de que muitas pessoas só tendem a ver a vida da pior forma possível, inclusive ele mesmo, quando afirma "assim como eu", a única resposta correta é a letra "C".

  • Primeiro período: Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida.

    O autor já começa dizendo que aposta que alguém está insatisfeito com a vida.

    No meu entendimento a única resposta seria a letra A.

  • Gabarito: Letra A.

    "Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida [...] E, ao que tudo indica, é muito possível que não apenas seu amigo se sinta assim, mas você também, assim como eu, todos nós, sentimos que a vida, literalmente, escorre pelas mãos."

  • O fato de falar que não aguenta mais a vida. 

  • PRA MATAR A QUESTÃO:


    Pensei da seguinte forma: Se alguém chegar pra você e dizer 

    "Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida."

    O que ele quis dizer com isso?Simples: É que todo mundo tá de saco cheio da vida (de forma generalizada) , tanto é que ele até propõe uma aposta de que no mínimo alguém irá reclamar da vida. Ou seja, a coisa tá feia!

    GABARITO A.

  •  Gente, nessa questão cabe recurso. Ela é mal formulada.

    Pensem bem ela pediu a que está se referindo o primeiro período do texto: "Com o primeiro período do texto 1, o autor do texto:" E o primeiro período é somente esse: 

    Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida. Que sente o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta- feira e com ela, o final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem.

    segundo  à Gramática Faraco e Moura, período é a frase constituída de uma ou mais orações. E ela termina com o ponto final. Ou seja, quando a banca se refere ao primeiro período do texto, ela somente pode estar se referindo a esse período uma vez que ele é marcado pelo ponto final. E nesse período específico ainda não fica totalmente claro que esse é um sentimento generalizado. Essa confirmação só acontece no segundo período. Se a banca tivesse pedido o sentido geral do trecho do texto apresentado (incluindo os dois períodos), daí sim a primeira alternativa estaria correta sem contestações.

    a outra parte é o segundo período. 

    E, ao que tudo indica, é muito possível que não apenas seu amigo se sinta assim, mas você também, assim como eu, todos nós, sentimos que a vida, literalmente, escorre pelas mãos. (Cristiano Nabuco, psicólogo

  • Minha interpretação"Louca" (estilo fgv rs)


    Pq será que o autor "APOSTA" (que nos últimos dias ALGUÉM lhe contou que não aguenta mais a vida)?????

    Pq isso é algo COMUM/RECORRENTE...

    Todo dia nós ouvimos Sempre a msm "ladainha".... seja no Ônibus, no Trabalho, em Todos os lugares

    Ou seja, isso (Reclamar da vida) se tornou algo GERAL... COMUM


    Por isso, o autor APOSTA com vc

    Pq ele "tem certeza" da resposta

    Por isso eh "Fato Generalizado"


  • "Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida."

    Comentário: Antes de tudo, 1º o que a questão pede?, 2º leia as assertivas, 3º volte para o texto e entenda a semântica completa do texto, 4º exclua as erradas, 5º nas que você tiver dúvida, escolha pela que menos extrapola. Dica: na segunda or. (subordinada substantiva objetiva direta), o sujeito da or. é um pronome substantivo indefinido, tal espécie de pronome denota quantidade indefinida.

  • O que eu ACHO que está errado:

    B mostra uma visão pessimista das pessoas sobre a vida futura;

    C contesta o pessimismo exagerado de muitos;

    D denuncia a tendência moderna ao desespero e à insegurança;

    E demonstra ser a vida nas grandes cidades uma fonte de inquietações profundas.


ID
1546840
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto - 1

Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida. Que sente o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta- feira e com ela, o final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem.
E, ao que tudo indica, é muito possível que não apenas seu amigo se sinta assim, mas você também, assim como eu, todos nós, sentimos que a vida, literalmente, escorre pelas mãos. (Cristiano Nabuco, psicólogo

“Que sente o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta-feira e com ela, o final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem".

Sobre os componentes desse segmento do texto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A letra C está correta, as pessoas não conseguem aproveitar o tempo, vendo-o passar de forma inconsciente (sem perceber).

    A letra B está errada porque não revela a revolta das pessoas, e sim a angústia, inquietude, sofrimento... A letra B estaria correta se ao manifestar seu sentimento, decorresse uma ação de sua atitude em ato de rebeldia.

  • Eu não entendi muito bem o gabarito. Como afirmar que o tempo passa de forma inconsciente, se no parágrafo ele diz: " Que sente o tempo passar (...)". Ou seja ele percebe a passagem o tempo, não se trata de um estado de inconsciência. 

  • É verdade. Quando vi e expressão "sente o tempo passar" deduzi a mesma coisa. Aí fica difícil: quando se interpreta de forma mais abstrata, mais conotativa, a pessoa erra; e quando se interpreta de forma literal, também erra. 

  • Acho que o sentir de "sente o tempo passar" pode ser interpretado como uma experiência vivida, não necessariamente consciente. Por exemplo, eu sinto o ar entrando em meus pulmões mas eu dificilmente paro para pensar sobre esse ar.
  • Acertei, mas sei pq a E estaria incorreta. Alguém pode me ajudar?

  • Sentir que o tempo passa rápida e descontroladamente não é consciente?????

  • Galera, vou compartilhar um "macete" que a professora Júnia do Ponto dos Concursos deu para responder essas questões temerosas da FGV. Segundo ela, as alternativas relacionam-se basicamente com o TÓPICO e com O JUÍZO DE VALOR. O TÓPICO deixa a alternativa mais correta, enquanto o JUÍZO DE VALOR a torna mais incorreta. Na maioria dos casos, onde existir referência direta ao tópico é o gabarito. O JUÍZO DE VALOR é composto por um adjetivo ou advérbio + adjetivo. Nesse contexto, se em todas ou algumas das alternativas houver JUÍZO DE VALOR, o que tiver tal juízo em menor quantidade/intensidade será o gabarito. Veja como utilizei o JUÍZO DE VALOR para resolver a questão:

    a) o conectivo “que", ao início do segmento, mostra um modo de intensificar a mágoa causada pela vida; Veja que há um juízo de valor um tanto intenso.

    b) a “maneira descontrolada" de o tempo passar revela a revolta das pessoas diante das inúmeras coisas que deixam de ser feitas; Mais um juízo de valor.

    c) a queixa maior das pessoas parece ser a inconsciência da passagem do tempo, no mais das vezes empregado insatisfatoriamente; inconsciência remete a "maneira descontrolada" e a "mal a semana começa, já chega a quinta feira"; embora insatisfatoriamente seja um juízo de valor, é o menos intenso se comparado aos demais. Logo, eis o gabarito.  

     

    d) o fato de considerar-se a quinta-feira como o início do final de semana mostra a angústia existencial contra o excesso de trabalho da vida moderna; Veja dois juízos de valores bem intensos.

    e) a expressão “diga-se de passagem" indica textualmente algo de reduzida importância no enunciado. Apesar de ter juízo de valor, nesse caso ele é feito de forma contrária, pois a expressão equivale a "vale salientar" e o "reduzida" mata a questão.

    A professora explica que muitas questões da FGV possuem mais de uma alternativa correta, mas devemos sempre  marcar a mais correta. 

    Espero ter ajudado! Forte abraço!!! Força, foco e fé!!!



  • Não estou crendo nessas questões. Quem elabora essas porcarias?? Que absurdo.

  • Pombas, não é possível, tá falando no texto que a pessoa sente o tempo passar, como que isso é inconsciente filho?


  • Eu entraria com recurso. Vejam bem: "Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida. Que sente o tempo passar de maneira descontrolada..." Se alguém contou que não aguenta mais a vida e que sente o tempo passando, existe consciência  sim!!!!

  • Ricardo Lima,

    Gostei da dica do juízo de valor. Comecei a  utilizar essa técnica nas interpretações de charges da FGV ( Recomendada pela Júnia do PdC ) e tenho acertado a maioria das questões. Quando é interpretação de texto puro eu ainda prefiro analisar item a item, pois pode envolver gramática, sintaxe, semântica. Mas na dúvida recorrerei aos JdV's. 
    Segue meu comentário :

    A)Errado. O que é uma conjunção integrante. É uma OSS. QUE sente ISSO. Não demonstra mágoa ou modo.

    B)Errado. O texto não faz menção as pessoas terem ou não feito alguma coisa.

    C)Correta. Eu aposto que nos últimos dias alguém lhe contou que não aguenta mais a vida = Queixa, queixar-se de algo ( do tempo, da vida )

    final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem = tempo empregado insatisfatoriamente.

    D)Errado. A Quinta-feira dá ideia de vespera do FDS, e não de início. Além disso o texto não cita excesso de trabalho da vida moderna. 

    E)Errado. “diga-se de passagem" só reforça, aumenta o mau aproveitamento do tempo.



  • Embora eu tenha acertado a questão, existe uma palavra que explica todos os gabaritos da FGV.
    Algo simples que embasa todas as respostas.
    Maconha.

  • Galera, por favor, que questão ridícula!! Como as pessoas não têm consciência da passagem do tempo se no segmento diz que elas sentem o tempo passar?? O problema é que elas não têm controle sobre seu tempo, nada tem a ver com inconsciência. Pqp, FGV!

  •  

    (C)" a queixa maior das pessoas parece ser a inconsciência da passagem do tempo, no mais das vezes empregado insatisfatoriamente;" - Não vi essa "queixa maior" no texto em lugar nenhum.
     

  • Fund. Grande Viagem!!!!!

  • a) conjunção integrante

    b) “maneira descontrolada" significa que as pessoas não têm controle do tempo, não tem nada a ver com revolta.

    c) maneira descontrolada = inconsciência da passagem do tempo // empregado insatisfatoriamente = mal aproveitado. (Gabarito)

    d) O autor não disse que o final de semana começa na quinta, disse sim que quinta feira vem junto com o final de semana, é como se viesse colado.

    e) errado, a expressão “diga-se de passagem" realça a opinião dele sobre o final de semana → “mal aproveitado”

  • gabarito C

    Que sente o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta-feira e com ela, o final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem".

    (C) a queixa maior das pessoas parece ser a inconsciência da passagem do tempo, no mais das vezes empregado insatisfatoriamente;

  • Quem concorda com esse gabarito provavelmente é algum examinador que criou usuário pra vir aqui infernizar ou alguém que compartilha da insanidade dos medíocres examinadores da fgv.

  • Eu ficaria angustiado se tivesse lendo esta prova no dia em que ela foi aplicada...kkkk

  • Que sente o tempo passar de maneira descontrolada e que, mal a semana começa, já chega a quinta- feira e com ela, o final de semana, mal aproveitado, diga-se de passagem.

    Essas palavras que grifei justificam o gabarito. Sempre existiram todos os dias da semana, as pessoas é que estão tão atarefadas e automatizadas que não se dão conta da passagem e "mal começa e já tem a sensação que chegou o fim de semana".


ID
1546843
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português

Texto 2 - Exigências da vida moderna

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
                                                                                                                                    (Luiz Fernando Veríssimo)

Ao começar o texto pela forma verbal “Dizem...", o autor do texto 2 indica que:

Alternativas
Comentários
  • Dizem....: atribui as opiniões dadas a uma voz geral.


  • Alguém poderia apontar uma diferença entre as assertivas A) e a D)?

  • Dizem  tal tal tal.......estes "tal" é o autor que fala e que ouviu e não foram citações conhecida de certas pessoas, por isso a "a" não esta correta....................

  • Nao seria caso de sujeito indeterminado, logo letra a?

  • Dizem... Sujeito indeterminado, dissolvido na generalidade.

  • Para mim seria letra A porque o sujeito é indeterminado. Não entendi a questão. 

  • Macetes que aprendi e me ajudaram a matar a questão: Os casos de sujeito indeterminado ocorrem com o verbo na 3° pessoa do plural pelos seguintes motivos semânticos:

    a) NÃO SEI QUEM - Nas lutas revolucionárias, gritavam lá foram. (Quem? Sei lá...alguém!)
    b) NÃO QUERO DIZER QUEM - Não posso dizer, mas falaram que você mente. (Quem? Eu sei quem mas é segredo, não vou dizer quem...rs)
    c) GENERALIZAÇÃO - A morte carrega mágoas. Dizem que é verdade. (Quem? Geral diz...)

    Logo a letra "A" configura um dos casos de indeterminação sim mas pelo contexto o autor quis generalizar.

    "Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro" (Quem diz? Geral...nutricionista, médico, Fantástico...)

    Espero ter ajudado de alguma forma! ^^'

  • Acho que não é um caso de Análise Sintática, mas interpretação apenas.

    Considerando FGV é preciso levar em conta todos os fatores.

    Veríssimo é um clássico das crônicas, por isso acho que o "Dizem" remete a uma certa coloquialidade, como se fosse

    uma "fofoca"..."dizem que José saiu de casa" ou "Dizem que a menina de Maria está grávida, sabia?"

    GAbarito d

  • ninguem sabe bem o q é=opniao forma geral

  • Estava em dúvida entre a letra "a" mas optei pela "d" por acreditar que a "voz geral" é a das "exigências da vida moderna", do título. Os autores não são desconhecidos, apenas estão generalizados na "voz geral" da "vida moderna" que faz as "exigências".

  • Estou com a sensação de que vou me torar na prova de portugues do tj ceara.

  • FGV é aleatória. Se conjugarmos o verbo, não encontraremos a resposta do gabarito:

    dizemos nós: seria voz geral (gabarito);

    dizem eles: não participa o autor (mas a banca achou por bem que esta regra não valeria nessa questão).

    A FGV deveria deixar, pelo menos autores como Luiz Fernando Veríssimo, fora desses rolos que eles organizam e chamam de concurso.

  • gabarito D.

    o autor sabe quem diz: são médicos, nutricionistas...

    porém ele não determina, o médico diz ou o nutricionista diz...ou as pessoas dizem

    ele generalizou ...sobrando a D

    deu para entender dessa forma


ID
1546846
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 - Exigências da vida moderna

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
                                                                                                                                    (Luiz Fernando Veríssimo)

A redundância significa “um excesso de palavras, de expressões, prolixidade", segundo Houaiss; a frase do texto 2 que mostra, em si mesma, um excesso de palavras, é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C (Também errei).

     “E também uma laranja pela vitamina C". E e também apresentam a mesmo função de adição, sendo assim desnecessário, prolixo.

    Caso esteja errado me corrijam.

  • E também -- significado de excesso de palavras. 

  • Também errei

  • também - expressão desnecessária, normalmente usada na fala para intensificar uma ação.

  • e,também "são conjunções aditivas, por isso existe excesso de palavras " pegadinha sem graça".

  • essa fgv, é cheia das pegadinhas..

  • Não confundir Anáfora (repetição de uma ou mais palavras no inicio de frases ou orações) presente na letra E, com a redundância, que é trazida pelo termo "também".

  • Um clássico dessa nuança prolixa é quando falamos ou escrevemos: " Ele não gosta disso e nem daquilo"          Sem prolixidade: " Ele não gosta disso nem daquilo"    "e" e "nem" são conjunções, só uma dá conta do recado.

  • E tb errei, rsrs


  • O excesso fica por conta do "e também". O "também" aí é desnecessário.

  • É muito perigoso falar em redundância quando o texto é literário, e não se pode negar que as crônicas de Veríssimo são muito sofisticadas. O uso da "redundância", nesse caso, a meu ver,  é uma estratégia argumentativa do autor para sinalizar os excessos de cuidado, um certo grau de esquizofrenia moderna.

    Mas como essa FGV já está me deixando quase paranoica, acho que vou  tomar uma taça de vinho branco por dia, rsrs.

  • “Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes"

  • Que banqueta nojenta...sem critérios!!!!

  • Como diz uma professora "A FGV é uma banca muito criativa" ... Resolvemos, resolvemos questões e ainda somos surpeendidos.

  • E-------> adição

    Também-------> adição

    Estao na mesma frase!!!! Excesso de epresssoes

     

  • Dentro do contexto a melhor a alternativa é a letra E.

    Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água.

    Todos os dias deve-se tomar um Yakult

    Mas o enunciado diz "em si mesma", ou seja, tem que levar em conta somente a alternativa.

    Não concordo com a letra C não, rsrsrs. E também você encontra aos milhares em gramáticas.

    Só se for por causa da vitamina C da laranja e que todo mundo já tá careca de saber kkkk, daí a prolixidade. 

     

     

  • essa foi sútil.............fiquei procurando a redundância e não achei.

  • Achei simples a questão o " E Também" me fez pensar em redundância

  • Redundante é, no contexto, dizer "Uma xícara de chá verde SEM AÇÚCAR para prevenir a DIABETES.

  • Não errei a questão, porque li o texto todo. Pela lógica dele, percebi que foi feito uma sequencia de argumentos. Logo, fui eliminando as alternativas.

  • Claro que a questão é fácil. Mas é ridícula. Me aponte uma gramática que diga que isso é pleonasmo. Não me venha com sites.... Quero ver uma gramática. Leitura fraca.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gente, mas se o problema está no "E", pq a letra B tbm não está correta?


ID
1546849
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 - Exigências da vida moderna

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
                                                                                                                                    (Luiz Fernando Veríssimo)

“Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo".

O segundo parágrafo do texto 2 entra em coesão com o anterior pela:

Alternativas
Comentários
  • E necessário ter atenção, pois a questão pede a coesão referente ao parágrafo anterior e não entre as orações do 2º parágrafo, o que pode causar o erro. Repete-se a mesma estrutura: "Todos os dias..."

  • Tenho notado que deve-se prestar muita atenção aos comandos das questões da FGV para evitar erros bobos.

  • E qual seria a justificativa para o erro da letra "e"?

  • banca cheia de pegadinha :@

  • Luisa, 

    a letra E diz que a coesão se dá devido à continuidade do uso da mesma variação linguística, sendo esta, as variações decorrentes de regionalismos, como por exemplo nesta composição musical de Adoniram Barbosa: "O Arnesto nos convidou pra um samba, ele mora no Brás. Nós fomos e não encontremos ninguém. Nós vortemos com uma baita de uma reiva..."  Quando nos submetemos a uma entrevista de emprego , por exemplo, também fazemos uso da variação linguística, buscamos ser mais formais. Assim, cada ocasião exige que adaptemos a linguagem para alcançar o objetivo pretendido, seja no nosso dia a dia, seja compondo uma música, seja quando escrevemos um livro com o qual queremos mostrar o "jeito de falar de um povo", como os livros de Guimarães Rosa, que retratam o linguajar usado no norte de Minas naquela época: “-Nonada. Tiros que o senhor ouviu foram de briga de homem não, Deus esteja. O senhor ri certas risadas... Olhe: quando é tiro de verdade, primeiro a cachorrada pega a latir, instantaneamente – depois, então, se vai ver se deu mortos".

    Dessa forma, a variação linguística não serve como instrumento de "coesão", o que faz esse papel é a repetição de estruturas, como já explicado pelo colega Leandro: "todos os dias..." - tal expressão dá coesão e continuidade ao texto, permitindo que haja fluência de idéias.

    Espero ter ajudado!

  • Letra A , a referencia que ele quer é do 2º paragrafo como o 1º paragrafo

  • Eu consegui errar quase todas as questões de Português nesta prova de Médico do TCE-SE.

  • Não adianta reclamar da banca se nem o comando da questão o povo lê direito... e me incluo nessa lista.

  • Bom, eu acertei, mas fiquei receosa porque, a meu ver, o segundo parágrafo não repete a MESMA estrutura do primeiro: há algumas diferenças estruturais: embora ambos tenham sujeito indeterminado, no primeiro parágrafo foi usado o verbo na terceira pessoa do plural; no segundo, embora conservando a indeterminação do sujeito, usou-se o verbo na terceira pessoa do singular + índice de indeterminação do sujeito.

    O problema dessa Banca é que ela é muito taxativa. Aff! Odeio! rs

  • Errei a questão como a maioria pela desatenção.
    Fica esperta heim Ana.

  • Valéria, no segundo parágrafo, o sujeito é determinado. A partícula "se" utilizada é apassivadora. O verbo "dever" é o auxiliar do verbo principal "tomar" e juntos formam uma locução verbal. Em uma locução verbal, o segundo verbo é quem "comanda". Como "tomar" é VTD, não há preposição.

    A partícula "se" é um índice de indeterminação nos verbos conjugados na 3ª pessoa do singular quando estes são intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação. No caso, o sujeito é "dois litros de água", um sujeito paciente (que recebe a ação). 

    Para ficar claro:

    Devem-se tomar ao menos dois litros de água. (Frase na voz passiva sintética) - o autor cometeu um erro de concordância verbal

    Ao menos dois litros de água devem ser tomados. (Frase na voz passiva analítica)

    Voltando à questão, a estrutura que se repete é a "todos os dias... deve". 

     

  • Letra A.

     

    Comentário:

     

    Não se nota neste segundo parágrafo nenhuma palavra que faça referência direta ao período anterior. Na realidade, a

    repetição da expressão “todos os dias” e da conjunção “E” iniciando o período é que marca a coesão entre esses

    parágrafos. Veja:

     

    Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma

    laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
     

     

    Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

     

     

    Gabarito: A

     

     

    Prof. Décio Terror

  • Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã ....

    Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água ...

    quanto a A:

    repetição de uma mesma estrutura


ID
1546852
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 - Exigências da vida moderna

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
                                                                                                                                    (Luiz Fernando Veríssimo)

“Não lembro bem para o que, mas faz bem"; essa frase do texto 2 tem seu sentido alterado se for reescrita da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • " Traduzindo a alternativa E " não lembro se isso faz bem", o restante das alternativa diz que "faz bem só não sabe para o quê", alternativa E é a resposta.

  • Se analisar a única diferente das alternativas 

  • Gabarito: E.


    Única assertiva que não há afirmação do bem gerado pela ação em comento ("faz bem", "faça bem"), alterando, de tal modo, o sentido da oração inicial ao deixá-la incompleta.

  • Malgrado 1-preposição acidental.apesar de ;não constante; nada obstante; sem embardo de; a despeito 

                     2-conjunção subordinativa concessiva, embora; conquanto;posto; suposto.


    http://www.dicionarioinformal.com.br/malgrado/


  • De A até D estão presentes conectivos que indicam principalmente uma ressalva, oposição, contraste (conjunção adversativa e concessiva); já na E, o conectivo dá ideia de fim/objetivo (conjunção final).

  • Entendo que a questão é passível de anulação pois tem duas respostas. A letra D reescreve a frase alterando seu sentido, uma vez que substitui a conjução adversativa por uma concessiva, alterando a ênfase dada pela frase original. Vejamos:


    Estudei muito, mas não passei. = Malgrado tenha estudado muito, não passei. -> (enfatiza o fato de não ter passado)

    Não estudei, mas passei. = Embora não tenha estudado, passei. -> (o fato de ter passado é mais importante,)

    Se a frase se modifica para: 

    Estudei muito, embora não tenha passado. = Não passei, mas estudei muito. -> a ênfase se volta para o fato de ter estudado muito. 

    Passei, porém não estudei. = Embora tenha passado, não estudei. -> o fato de ter passado adquire menor importância no contexto


    Numa argumentação, embora ambas deêm ideia de oposição, a conjunção adversativa denota contraste, oposição forte, enquanto que a concessiva dá ideia de excessão, algo que não é normal ou esperado. 

    O trabalho consome a pessoa por completo, mas a dignifica. -> O trabalho dignifica a pessoa, mas a consome por completo.

    O professor deu uma explicação sensacional, embora os alunos não tenham entendido. -> Embora o professor tenha dado uma explicação sensacional, os alunos não entenderam.


    Como se percebe, a oração subordinada adverbial concessiva admite um fato contrário à oração principal que entretanto é incapaz de impedi-la, já a coordenada adversativa contraria a afirmação feita, a qual, se tomada isoladamente, nos levaria a concluir algo diferente do que é explicitado na adversativa.

    João vai sair, embora esteja a chover.

    Está a chover, mas o João vai sair.


    Resumindo: a adversativa apresenta a ideia mais importante da oposição e a concessiva, a menos importante.

  • questão patética.

  • Letra E.

     

    Comentário:

     

    A questão apresenta o segmento “Não lembro bem para o que”, o qual tem relação de contraste com o segmento “mas faz

    bem”, haja vista a presença da conjunção coordenativa adversativa “mas”.

    Esta questão chama-nos a atenção sobre a possibilidade de as orações subordinadas adverbiais concessivas e as

    coordenadas adversativas transmitirem contraste.

    Assim, há, nas alternativas (A), (B) e (C), os conectivos adverbiais concessivos “apesar de”, “Ainda que” e “malgrado”,

    respectivamente. Na alternativa (C), há o conectivo coordenativo adversativo “porém”, o qual também transmite contraste.

    Portanto, sobra a alternativa (E) como a única em que não há valor de contraste.

     

     

     

    Gabarito: E

     

    Prof. Décio Terror

  • Todas as alternativas informam que faz bem, mas na alternativa E informa que não sabe para o que faz bem.

    Abraços !!

  • De vez em quando o elaborador da FGV não toma uma antes de elaborar a questão. Daí o gabarito tem lógica, como nesse caso


ID
1546855
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2 - Exigências da vida moderna

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.
                                                                                                                                    (Luiz Fernando Veríssimo)

“Não lembro bem para o que, mas faz bem”; nesse caso, as duas ocorrências do vocábulo sublinhado mostram valores diferentes.

A frase abaixo em que esse vocábulo tem o mesmo valor nas duas ocorrências é:

Alternativas
Comentários
  • alguém poderia comentar? obrigado.

  • Creio que a letra c seja adverbio de intensidade

  • Eu acertei por intuição mas também não entendi o valor exato do "bem".

  • Na frase “Não lembro bem para o que, mas faz bem”; O 1º "bem" tem valor de advérbio; o 2º "bem" tem valor de adjetivo. Das alternativas, a única que se mostra exatamente nesta sequência é a alternativa C, ou seja, um advérbio e um adjetivo, respectivamente.

  • Ué!? Não entendi!

    "A frase abaixo em que esse vocábulo tem o mesmo valor nas duas ocorrências é:"
    Na letra e) "Chegou bem disposto, mas saiu bem rápido."
    Os dois tem sentido de intensidade, não? Chegou "muito" disposto, e saiu "muito" rápido.

    Na letra c), como comentaram... "Está bem alimentado, mas não comeu bem;" Um bem é adjetivo, e o outro é advérbio. Então tem valores diferentes!

    Alguém ajuda?

  • Quando li a questão pela primeira vez, eu fui DESATENTO, e entendi que queria a frase que as duas ocorrências fossem tal qual no exemplo do enunciado! Aí percebi "que burro, olha a falta de desatenção! Não é isso que a questão quer! Ela quer a resposta que AS DUAS OCORRÊNCIAS SEJAM IGUAIS" .   E aí errei a questão! Se eu não tivesse percebido e tivesse feito sem atenção, teria acertado!

    A questão certamente está furada!

    Incrível, FGV!

  • na letra C parece a única alternativa em que o "bem" qualifica dois verbos, mesmo um deles estando no particípio, enfim, questão estranha

  • Mesmo valor semântico para as duas ocorrências. 


  • "C) Está bem alimentado, mas não comeu bem"

    O 1º bem poderia ser excluído e ainda assim saberíamos o alguém está alimentado. É um advérbio, assim como o do período paradigma, pois se relaciona com um verbo e não com um substantivo/adjetivo como nas outras opções.
    O 2º bem só pode ser um adjetivo como na 2ª oração do período comparado, uma vez que se refere à qualidade da comida de alguém. Repare que na primeira oração já há uma afirmação de que a pessoa se alimentou bem, logo a segunda só poderia se referir à qualidade desta alimentação sob risco de se estar afirmando a mesma coisa duas vezes. 

  • KKKKKKKK de acordo com o enunciado, a FGV poderia ter pedido qualquer coisa!! Achei muito ambíguo. 

  • O enunciado está pedindo a alternativa em que o vocábulo "bem" possui o mesmo valor nas duas vezes em que aparece.

    Eu entendi que na alternativa c, nas duas ocorrências, o vocábulo "bem" atua sobre um verbo, expressando circunstância de intensidade, ou seja, é um advérbio.


  • Credo! Muito mal formulada! TOTALMENTE ambígua! 

  • Advérbio e adjetivo...

  • Acertei pq não prestei atenção no enunciado, pois pra mim os dois tem valores semânticos diferentes.

  • O velho truque do "mal". Neste caso vamos substituir todos as ocorrências de "bem" por "mal". Vamos lá:

    a) Chegou bem cedo, mas nem sempre é bem-vindo / Chegou mal cedo, mas nem sempre é mal-vindo (não faz o menor sentido; descarte)

    b) Está bem forte, mas nem sempre emprega bem a força / Está mal forte, mas nem sempre emprega mal a força (só a segunda ocorrência faz sentido; descarte)        

    c) Está bem alimentado, mas não comeu bem / Está mal alimentado, mas não comeu mal (faz todo o sentido e ambas as ocorrências tem o mesmo valor; CORRETA)

    d) Bem feito!, disse ela bem alto / Mal feito, disse ela mal alto (descarte)

    e) Chegou bem disposto, mas saiu bem rápido / Chegou mal disposto, mas saiu mal rápido (descarte)
  • Por isso que eu falo, não adianta só o cara se matar de estudar. Tem que ter sorte também pra acertar uma nojeira dessa.

  • Não entendi.

    "Está bem alimentado, mas não comeu bem" Disseram que o primeiro "bem" é advébio, enquanto o segundo é adjetivo, assim como os "bens" da questão. Discordo! Pra mim, os 2 são advérbios, visto que o segundo, claramente, MODIFICA O VERBO COMER e não se relaciona com o sujeito.


    Comer bem; comer mal; comer muito; comer pouco... Todos advérbios

  • Quanto mais eu faço essas questões de concurso, mais eu me pergunto: o que diabos estudei de língua portuguesa na escola???? rs

  • esse professor é uma comédia! ele não explicou pq é a letra c, ele complicou. Substantivo =advérbio professor?

  • Desculpa aê... mas esse professor é muito enrolado. Não sinto confiança em nada que ele diz. Parece que ele quer se justificar.... 

  • Alexandre Soares e Isabel Vega dão de 10 a 0 nele

  • Quando for advérbio, basta realizar a troca por mal para saber se é de modo (quando houver correspondência) ou intensidade, quando não houver (neste caso é possível trocar por muito ou pouco, caso houver dúvida quanto a ser um advérbio ou não).

    Analisando primeiro a frase do texto: Não lembro bem (pode ser trocado por "Mal lembro") para o que, mas faz bem. (novamente pode ser trocado por "mal"). Assim, em ambos os casos há advérbios de modo.

    a) Chegou bem cedo, mas nem sempre é bem-vindo.  O primeiro bem é advérbio de intensidade (não é possível a troca por mal), enquanto bem-vindo é um adjetivo (caracteriza o sujeito).Errada 

    b) Está bem forte, mas nem sempre emprega bem a força.  Novamente o primeiro bem é advérbio de intensidade, enquanto o segundo é advérbio de modo (pode-se trocar por mal). Errada 

    c) Está bem alimentado, mas não comeu bem. Advérbio de modo nos dois casos. Correta

    d) Bem feito!, disse ela bem alto.  O primeiro caso é claramente uma interjeição, enquanto o segundo bem é advérbio de intensidade. Errada 

    e) Chegou bem disposto, mas saiu bem rápido. Advérbio de modo + advérbio de intensidade. Errada 

  • “Não lembro bem para o que, mas faz bem”; nesse caso, as duas ocorrências do vocábulo sublinhado mostram valores diferentes. (intensidade x modo)

    -Não lembro muito...faz mal

    A frase abaixo em que esse vocábulo tem o mesmo valor nas duas ocorrências é: 

    C) Está bem alimentado, mas não comeu bem; (modo x modo)

    Está mal alimentado, mas não comeu mal (modo x modo)

    Está muito alimentado, mas não comeu muito (intensidade x intensidade)

    **mesmo com as substituições, a questão pede a ocorrência em que as duas teriam o mesmo valor, então ainda assim estaria correto.

    A) Chegou bem cedo, mas nem sempre é bem-vindo; (intensidade x adjetivo)

    chegou muito cedo (troca por muito)

    B) Está bem forte, mas nem sempre emprega bem a força; (intensidade x modo)

    está muito forte x ...emprega mal a força

    D) Bem feito!, disse ela bem alto; (interjeição x intensidade)

    ...muito alto

    E) Chegou bem disposto, mas saiu bem rápido. (intensidade x modo= rapidamente)

    chegou muito disposto, ...saiu muito rápido (intensidade x intensidade)

  • Não sei se é pior o gabarito errado ou a turma querendo justificar o gabarito

  • Gabarito C

    Se substituírem o 1º "Bem" por "Muito" e 2º "Bem" por "Mal". Encontra a resposta, pois não tem sentido quando substituído e o primeiro é Advérbio de intensidade e o segundo é Advérbio de modo.

    Força....


ID
1546861
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

Pode-se inferir do segmento “A sociedade moderna, com o corre- corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas” que:

Alternativas
Comentários
  • letra A (errada) - o texto não menciona a falta de dinheiro...

    letra B (errada) - o corre-corre não é causa nem consequência do distanciamento espiritual e imediatismo. Todos eles se complementam.

    letra C  (correta) - Logo no início do texto: "A sociedade moderna..."
    letra D (errada) - no texto não menciona essa informação.
    Letra E (errada) - As doenças psicossomática não surgiram somente das atribulações da vida moderna e sim "fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade."
  • Se a banca fosse CESPE, nunca que a assertiva correta seria a C. O texto fala em "algumas doenças", já a assertiva generaliza quando exclui o pronome.

  •  “A sociedade moderna, com o corre- corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas” que:

    C) atualmente há mais possibilidade do desenvolvimento de doenças psicossomáticas do que anteriormente;

    parece mais compreensão do que interpretação.

  • Questão muito boa! Trata-se de interpretação textual focada na identificação das corretas inferências (deduções).

    Analisemos as opções:

    Letra A - ERRADO - Houve uma extrapolação das informações contidas no texto, pois não se identifica a falta de cuidado geral com a saúde e a falta de dinheiro como causas de algumas doenças psicossomáticas. Note que as causas apresentadas são "o corre-corre" (que até pode insinuar a ideia de "falta de tempo"), "a falta de tempo para o cuidado espiritual" (que está bem distante de descuido geral com a saúde) e o imediatismo (que está mais associado à ansiedade).

    Letra B - ERRADO - Na verdade, o "corre-corre" é, juntamente com "distanciamento do espiritual" e "imediatismo", causa para algumas doenças psicossomáticas. Não existe, assim, uma relação de subordinação entre esses três termos citados. Eles são simplesmente causas de um determinado problema, constituindo, dessa forma, termos coordenados entre si.

    Letra C - CERTO - De fato, quando o texto afirma que "a sociedade moderna ... fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas", dá-se a entender que atualmente é mais fácil um indivíduo contrair uma doença psicossomática, ou seja, a probabilidade hoje é maior que outrora.

    Letra D - ERRADO - Houve novamente uma extrapolação. O que é possível assegurar é que a falta de cuidado espiritual pode desencadear algumas doenças psicossomáticas, caracterizadas, muitas vezes, por manifestações violentas e egocêntricas. Dessa forma, o que se insinua é justamente o contrário: ocorre um apego maior a valores materiais, e um desapego com o cuidado espiritual.

    Letra E - ERRADO - A generalização é que torna o item errado. No trecho em destaque, fala-se que as doenças psicossomáticas passaram a se desenvolver mais facilmente devido às atribulações da vida moderna. Ora, se elas passaram a se desenvolver mais facilmente, é porque já se desenvolviam antes, porém com mais dificuldades. Isso posto, é errado afirmar que o surgimento dessas doenças se deu com a sociedade moderna. 

    Resposta: Letra C

  • A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas.

    Eu não entendo essa M dessa língua portuguesa, por que não pode ser a por.......ra da letra B, pois é a que traz todos os requisitos.


ID
1546864
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

A forma “fez com que as pessoas desenvolvessem” pode ser reescrita, com correta correspondência de tempos verbais, de várias formas; a forma INADEQUADA é:

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode explicar o gabarito? Letra E.

  • E) "a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo TINHA FEITO com que as pessoas TIVESSEM DESENVOLVIDO com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas"

  • tinha feito é um tempo em preterito perfeito açao esta completamente concluída

    tenham devolvido = nao esta completamente concluido. 
  • Gab: E A letra "e" é a única alternativa em que a frase NÃO foi reescrita com correta correspondência dos tempos verbais. 
  • A letra E trata-se de tempo composto (Ter - Haver + Verbo no particípio), apesar do inicio estar de acordo com a norma culta, pois está conjugado corretamente o trecho "tinha feito", torna-se errada no seu fim, "tenham desenvolvido" quando o correto seria "tivessem desenvolvido".  


    FGV é o cão em português.

  • Tinha feito = P.M.Q.P. Composto do indicativo (ter/haver no pretérito imperfeito do indicativo + particípio). Não se usa PMQP do indicativo (tom de certeza) com Pretérito Perfeito Composto do Subjuntivo (ter/haver no presente do subjuntivo + particípio; tom de dúvida).

  • tinha feito - fizera - com que as pessoas tivessem desenvolvido

  • quero ver o dia em que o site comentará questões de tempos verbais...

  • enfim uma questão p n zera da fgv.

  • tinham feito com que .... tivessem desenvolvido


ID
1546867
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

“O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose"; em relação ao período anterior, esse segundo período do texto 3 funciona como:

Alternativas
Comentários
  • O autor explica que o pânico e a depressão são duas dessas doenças psicossomáticas.

  • Cuidado! O autor está exemplificando as causas das doenças psicossomáticas: o pânico e a depressão.


    Explicação: de tornar claro ou inteligível; esclarecimento.


    Exemplificação: Utilização de exemplos.




  • Muito engraçada a FGV! Na mesma prova pede o sentido do conectivo e na letra C) apresenta justamente 

    assim como / exemplificação e não é o gabarito da questão.  O gabarito é a letra E. Gente essa FGV é muito confusa!

    “A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima” menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas”. 

    O conectivo sublinhado que tem seu valor semântico corretamente indicado é:

  • uma coisa que percebi na FGV é que o gabarito é sempre "exemplificação"

  • Errei esta questão, mas analisando com cuidado o que a questão pede temos o seguinte.

    1º Se analisarmos apenas o período “O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose"; temos uma comparação.

    2º A banca pede para analisarmos o 2º período de acordo com o 1º período.   em relação ao período anterior, esse segundo período do texto 3 funciona como: 

    Pânico, depressão e normose são exemplos de doenças psicossomáticas.

    FGV não é fácil, mas quem persistir alcançará o alvo desejado.


  • O gabarito desta questão é B, exemplificação. Está no gabarito definitivo, não há outra hipótese. Não faça dos peguinhas algo inerente a todas as questões da FGV. Essa daí não tem peguinha e pronto. É preciso prestar muita atenção no comando da questão!

  • Jeorgina Aguiar, a FGV pediu para comparar “O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose" com período anterior "A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas."


    Ou seja..... o pânico, a depressão e a normose são exemplos de doenças psicossomáticas.

  • QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA! RECURSO NELA:


    Locuções Conjuntivas Explicativas: explicam ou justificam o que se diz na primeira oração. Principais conjunções: porque, pois, que, porquanto.


    Ex.: Chorou muito, porque os olhos estão inchados.

    Choveu durante a madrugada, pois o chão está alagado.

    Volte logo, que vai chover.

    Era uma criança estudiosa, porquanto sempre tirava boas notas.

    Observações

    a) Essas conjunções também podem iniciar orações subordinadas causais.

    b) Depois de imperativo, elas só podem ser coordenativas explicativas, como no terceiro exemplo.


    Ou seja o "assim como" não caberia em nenhum dos exemplos. Contudo se encaixa muito bem nas conjunções subordinativas comparativas:


    Comparativas: introduzem orações com valor de comparação.

    Principais conjunções: como, (do) que, qual, quanto, feito, que nem.

    Ex.: Ele sempre foi ágil como o pai.
    Maria estuda mais que a irmã. (ou do que)
    Nada o entristecia tanto quanto o sofrimento de seu povo.
    Estava parado feito uma estátua.
    Rastejávamos que nem serpentes.
    Ele agiu tal qual eu lhe pedira.

    SO PRA ADICIONAR MAIS UMA INFORMAÇÃO DA MINHA INDIGNAÇÃO COM ESSA QUESTÃO:


    Comparar (significado): relacionar (coisas animadas ou inanimadas, concretas ou abstratas, da mesma natureza ou que apresentem similitudes) para procurar as relações de semelhança ou de disparidade que entre elas existam; cotejar.

    ME AJUDA AI FGV!!!!!


  • Engraçado que errei justamente porque há umas 15 questões atrás (que estou fazendo hoje) a FGV considerou "assim como" como uma comparação quando na verdade tinha sentido aditivo. 

    É triste... mas vivendo e aprendendo.

     

    OBS: nessa questão, para mim, parece muito um caso de adição. Observem o zeugma (verbo de ligação ser).

  • Atenção ao PERÍODO (de ponto a ponto) cobrado!

    Lorena e Marcus V. fizeram confusão, pois não se pede a relação do "assim como".

     

    (1° período) A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas.

    (2° período) O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose.

     

    Questão: em relação ao período anterior (1°), esse segundo (2°) período do texto 3 funciona como:

     

    Gab: B) exemplificação 

    O pânico e a depressão são duas delas (exemplos de doenças psicossomáticas), assim como a normose (outro exemplo).

  • gabarito B.

    algumas doenças psicossomáticas

    exemplo: O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose.


ID
1546870
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

Doenças psicossomáticas”, segundo a formação do vocábulo, são doenças que envolvem:

Alternativas
Comentários
  • O vocábulo “psicossomático” tem sua gênese no grego e pode ser assim entendido, “psyche”, alma e “soma”, corpo.

  • Ah ! A prova é para médico.

  • Galera, eu usei a seguinte linha de pensamento:


    Psico: acho que é meio claro pra todos que significa mente. Basta pensar em PSIcologo, PSIquiatra..


    E o "somos"?: Lembrei de cromosSomos, lisosSomos.. E fiz a relação com corpo.. Espero ter ajudado.


    Abraços

  • Na FGV não adianta procurar no texto, como na CESPE. Você tem que deduzir ...


  • É só vc separar ciência de religião q vc responde essa.

  • É uma prova para Médico. Quem sabe um pouco o que é doença psicossomática mata essa questão.

  • Dic. Hoauiss

    psicossoma

     substantivo masculino 
    o conjunto corpo e alma (ou corpo e espírito, ou corpo e psique), tomado em sua ação recíproca; unidade psicofísica do ser humano
     

  • quem manda a FGV tomar no Cu é o que?

     

     

  • O corpo e a mente são uma unidade, então se o emocional de uma pessoa não vai bem ela pode desenvolver as chamadas doenças psicossomáticas, que são aquelas que possuem sintomas físicos e que não têm explicação médica.

  • Não tem jeito, para essas provas alguns radicais devem ser lidos.

  • adjunto adverbial conformativo

    abraços!

  • para prova de medico uma questão dessas... para carreira policial que iremos enfrentar um texto com 150 linhas e uma questão ABCDE de acordo com o texto. kkk. weeeeeee

  • jvhvhjhjklbjklkjl

  • Respondi pela lógica. Como é de médico, não faria sentindo ter algo relacionado a espiritualidade.

  • Gabarito A


ID
1546873
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

“Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente".

Infere-se desse segmento do texto 3 que a pessoa doente com normose:

Alternativas
Comentários
  • Letra D (correta) - Ela está agindo conforme o sistema existente, logo revela comportamento aparentemente normal.

  • Alguém me explica porque não pode ser a letra e? 

  • Inicio do texto-  Ela surge,a normose,quando o sistema no qual nós existimos,encontra-se dominantemente doente.... Ou seja: sistema doente -- surge o sistema normal.

  • Letra D-Correta. A pessoa age conforme o Sistema -> aparenta normalidade. O sistema é um sistema '...dominantemente doente...', portanto a pesssoa esta doente!

    Letra A, C e E não foram citadas no texto.

    Letra B - Contraria a resposta certa. A lógica esta invertida.

  • a pessoa doente é: desequilibrada, corrompida, violenta, competitiva e o egocêntrica.

    sistema é: desequilibrado, corrompido, violento, competitivo e o egocêntrico.

    Ou seja a pessoa doente apresenta um comportamento normal para ESSE sistema

  • Então eu posso inferir que uma pessoa violenta, competitiva e egoísta NÃO apresenta inadequação social? Sério mesmo, FGV?!

  • Quando o texto diz: "Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente" -- quer dizer que a pessoa aparenta estar bem, adptada. Mas isso não é verdade. Ela está doente. Ela está enganando a si mesma e aos outros. Por isso é uma doença perigosa.

  • Normose = normal (doença da "normalidade")

     

  • Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

    A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose.


ID
1546876
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

“Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente".

A afirmação correta em relação aos componentes desse segmento do texto 3 é:

Alternativas
Comentários
  • a expressão esse sistema (2º período) retoma/refere-se ao: "sistema no qual nós existimos" do período anterior. portanto a assertiva "e" é a correta.

  • PRA MATAR A QUESTÃO:
    a) a forma verbal “encontra-se" indica um estado permanente;
    ERRADO: Estado momentãneo, somente quando presente os sintomas.

    b) o adjetivo “desequilibrado" encontra-se no masculino porque se refere a “doente";
    ERRADO: Refere-se a sistema

    c) o conectivo “quando" indica simultaneamente lugar e tempo;
    ERRADO: Indica somente tempo, ou seja, no momento em que o sistema (...)


    d) a forma verbal “predomina" se refere a “normose" e, por isso, está no singular;
    ERRADO: Refere-se a violência, ou seja, a violência (predomina).


    e) o termo “esse sistema" se refere ao sistema citado anteriormente no mesmo trecho.CORRETO.
    GABA. E
    valewww

  • Alguém mais viu uma elipse na letra "D"? Pelo paralelismo entre os parágrafos após a segunda palavra "quando" foi suprimida a palavra "sistema" e a esse sistema é que predomina se refere a "predomina". Ajudem!

  • a) ERRADO. Algo permanente é algo que não sofre alterações. Uma análise contextual permite compreender que está sendo abordado um assunto sobre uma enfermidade condicionada a aspectos externos, logo findando os aspectos externos causadores, a enfermidade também. Logo o verbo não pode expressar um estado permanente.

    b) ERRADO. “Desequilibrado” refere-se a “sistema”.

    c) ERRADO. “Quando”, refere-se exclusivamente a tempo.

    d) ERRADO. “predomina” refere-se a violência. Cuidado pois “a competição e o egocentrismo” podem confundir. Mas vejam que é como se houvesse um verbo predomina antes de cada substantivo. Predomina acompetição e predomina o egocentrismo. Nesses casos o verbo permanece no singular. Como por exemplo: ela falou que lutaria no estádio, no ginásio e na academia. Ou seja, ela lutaria no estádio, lutaria no ginásio e lutaria na academia.

    e) CORRETA


ID
1546879
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

O segmento do texto 3 “Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente" mostra alteração de sentido, se reescrito da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • Traduzindo a questão; a frase diz "Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente”, quer dizer "se uma pessoa está intubada ela está doente"

    A letra "C" diz que se uma pessoa está intubada não está doente, alterando o sentido da frase.

  • Letra A,B,D,E ->  é mantida a relação de condição entre as orações.

    Letra C -> não tem a relação de condição.

    'Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente' - Oração principal+Oração subordinada Adverbial condicional (Precisar estar doente para se adaptar!)

    Na C nada indica que a pessoa precisa estar doente para se adaptar.

  • A frase exemplo condiciona a pessoa que está adaptada ao sistema à doença.

    Ou seja se alguém se adapta a um sistema como esse, logo estará doente por causa do sistema.

    Vamos a alternativa:

    c) Uma pessoa doente está adaptada a esse sistema;

    Essa frase não estabelece a relação criada pelo exemplo.

    É como se ela dissesse simplesmente que uma pessoa que está doente (qualquer doença) está adaptada ao sistema. O que o comando pedia era uma relação de adaptação que gerasse a doença.


    A questão é simples, mas alguém pode ter duvida. Ai está minha compreensão.


    Abraços.

  • altera o sentido a frase que exclui o valor de condicionalidade exposto na frase.

  • Classificaram errado, essa questão deveria ser de raciocínio lógico.

  • 17. C

      “Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente.”  (original)

      Uma pessoa doente está adaptada a esse sistema.  (reescrita)

    A reescrita proposta no item (C) mostra alteração de sentido em relação ao segmento original porque:

    (1) Na frase original, “doente” é um estado transitório. Na reescritura, passa a ser permanente.

    (2) Na frase original, a adaptação da pessoa ao sistema é uma condição para que ela seja considerada doente. Na reescrita, essa ideia de condição desaparece.

    Nas outras quatro reescritas, o sentido original não foi alterado.

    (A) Adaptada a esse sistema, uma pessoa está doente;

    (B) Uma pessoa está doente se adaptada a esse sistema;

    (D) Está doente uma pessoa adaptada a esse sistema;

    (E) Quando adaptada a esse sistema, uma pessoa está doente

  • “Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente"

    -> o fato de uma pessoa estar adaptada a esse sistema fará com que ela esteja doente.


ID
1546882
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

O par de palavras que apresenta uma disposição de classes de palavras diferente das demais é:

Alternativas
Comentários
  • Letra E

    Todas as opções mostram substantivo + adjetivo.Na letra em questão mostra o inverso.

    Bons estudos!

  • Da letra A à letra D, as palavras estão dispostas da seguinte forma: Substantivo seguido de Adjetivo.
    Como na letra E houve inversão da ordem, Adjetivo seguido de substantivo, há mudança da DISPOSIÇÃO...

  • PRA MATAR A QUESTÃO:


    A banca pergunta sobre a DISPOSIÇÃO das palavras, ou seja, como elas estão DISPOSTAS, ORDENADAS.


    Estão dispostas da seguinte forma: substantivo + adjetivo. Na letra E está adjetivo + substantivo, por isso o erro.


    GABA,E

  • Estaria errado se pensasse que "eminente" é um qualificativo, assim como ilustre, magnânimo e etc?

    De tal forma que a opção "e)" teria uma disposição de palavras diferente das outras em virtude disso? 

    Eminente (elevado, superior, notável) psicólogo...


  • Questão simples, sem pegadinhas:


    a) ERRADA. pessoa adaptada: substantivo / adjetivo

    b) ERRADA. sociedade moderna: substantivo / adjetivo

    c) ERRADA. cuidado espiritual: substantivo / adjetivo

    d) ERRADA. doenças psicossomáticas: substantivo / adjetivo

    e) CORRETA. eminente psicólogo: adjetivo / substantivo


  • Letra E.

     

    Comentário:

     

    Nas alternativas (A), (B), (C) e (D), ocorrem os substantivos “pessoa”, “sociedade”, “cuidado” e “doenças”, seguidos dos

    seus respectivos adjetivos “adaptada”, “moderna”, “espiritual” e “psicossomáticas”.

    Porém, na alternativa (E), a sequência muda: agora, é o adjetivo “eminente” que é seguido do substantivo “psicólogo”.

     

     

    Gabarito: E

     

     

    Prof. Décio Terror

  • Questão :

    O par de palavras que apresenta uma disposição / sequencia de classes de palavras diferente das demais é:

    A ) pessoa adaptada :

    Pessoa : substantivo

    Adaptada : adjetivo

    B ) sociedade moderna :

    Sociedade : substantivo

    Moderna : adjetivo

    C ) cuidado espiritual ;

    Cuidado : substantivo

    Espiritual : adjetivo

    D ) doenças psicossomáticas :

    doenças : substantivo

    Psicossomáticas : adjetivo

    E ) eminente psicólogo :

    Eminente : adjetivo

    Psicólogo : substantivo

    "ADJETIVO": eminente e o "SUBSTANTIVO " : psicólogo : altera o sentido das palavras / frase .

    A alternativa E ) apresenta a sequência inversa quando comparada as demais palavras .

    O uso mais correto na alternativa E ) será : " SUBSTANTIVO" : psicólogo e depois o "ADJETIVO eminente .

    ( PSICÓLOGO EMINENTE : sentido lógico) .


ID
1546885
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

“A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima” menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas”.

O conectivo sublinhado que tem seu valor semântico corretamente indicado é:

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    Oração Subordinada Adverbial Conformativas: exprimem acordo ou conformidade de um fato com outro. Suas conjunções são: como, conforme, segundo, consoante. Geralmente é usado para reforçar argumento. A oração principal é a declaração feita pelo autor e a oração subordinada adverbial conformativa é a base de sustentação do argumento, muito marcado por leis, regulamentos, fala de especialistas, etc. Esse valor adverbial é vastamente explorado como argumento de autoridade.


    Bons estudos.


  • Conformidade

    As orações subordinadas adverbiais conformativas indicam ideia de conformidade, ou seja, exprimem uma regra, um modelo adotado para a execução do que se declara na oração principal.


    Principal conjunção subordinativa conformativa: CONFORME

    Outras conjunções conformativas: como, consoante e segundo (todas com o mesmo valor de conforme).


    Exemplos:

    Fiz o bolo conforme ensina a receita.
    Consoante reza a Constituição, todos os cidadãos têm direitos iguais.
    Segundo atesta recente relatório do Banco Mundial,o Brasil é o campeão mundial de má distribuição de renda.


    http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint43.php

  • Apesar da alternativa E ser a "mais correta", a alternativa C também está correta. O fato de tê-la detalhado mais não a impede de ser mais um exemplo de "algumas doenças psicossomáticas" introduzido pela expressão "assim como".

  • fiquei na dúvida entre (c; e) concordo com vc IVAN

  • Acredito que a expressão "assim como" da alternativa "c" embora esteja sendo usada no meio de um exemplo ( de doenças psicossomáticas) está dando uma idéia de adição, incluindo mais um exemplo, a normose. Dá a idéia de "e", "além também" 

  • PRA MATAR A QUESTÃO:


    O conectivo sublinhado que tem seu valor semântico corretamente indicado é:


     a) para / direção;ERRADO : INDICA FINALIDADE, ou seja, a fim de cuidar do espírito.

    b) com / companhia;ERRADO: INDICA MODO, ou seja, DE MODO mais fácil.


    c) assim como / exemplificação;

    ERRADO: INDICA ADIÇÃO, ou seja 3 doenças --> pânico, depressão E/ALÉM DA , normose.


    d) por isso / conclusão;

    ERRADO: INDICA CAUSA, ou seja, por causa disso mesmo, é menos identificada.


    e) segundo / conformidade.

    CORRETO: Segundo, de acordo com, em conformidade com, segundo (e variações).


    GABA. E


  • Apenas retificando o brilhante comentário de Marcus Vinicius: na letra E não é causa, mas sim consequência. Veja: " A última é uma “prima” menos conhecida e, consequentemente, menos identificada, segundo especialistas”. Por ela ser menos conhecida, a consequência é que ela é menos identificada.

  • Isso porque numa questão anterior dessa MESMA prova o "assim como" da MESMA frase foi identificado como sentido de exemplificação!!!! FGV quer me deixar doida.

  • O conectivo sublinhado que tem seu valor semântico corretamente indicado é:

     

    a) para / direção; (para, enquanto preposição pode indicar finalidade e direção, e enquanto conjunção finalidade - para que, a fim de que, de modo que...).

     

    b) com / companhia; (com pode indicar companhia, matéria, instrumento e modo; no caso está indicando modo, a forma como se desenvolvem).

     

    c) assim como / exemplificação; (assim como é uma conjunção comparativa).

     

    d) por isso / conclusão; (por isso é conjunção conclusiva, porém a preposição “por” pode introduzir ideia de causa – por causa disso, ou de consequência – por consequência disso, deixando a relação para o pronome demonstrativo. No caso "por" introduz uma consequência: a mormose é menos conhecida, e a consequência de ser menos conhecida, é ser menos identificada/identificável. A relação de causa se daria em relação ao fatos que levam a mormose a ser menos conhecida). 

     

    e) segundo / conformidade.


ID
1546888
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 3 – Normose, um distúrbio da vida moderna

A sociedade moderna, com o corre-corre, a falta de tempo para o cuidado espiritual e o imediatismo fez com que as pessoas desenvolvessem com mais facilidade algumas doenças psicossomáticas. O pânico e a depressão são duas delas, assim como a normose. A última é uma “prima" menos conhecida e, por isso mesmo, menos identificada, segundo especialistas. “Ela (normose) surge quando o sistema no qual nós existimos encontra-se dominantemente doente, desequilibrado, corrompido, e quando predomina a violência, a competição e o egocentrismo. Uma pessoa adaptada a esse sistema está doente", explica o eminente psicólogo e antropólogo Roberto Crema, um dos especialistas do assunto no Brasil.

“A vida hoje está tão moderna, tão moderna, que todos nós nascemos atrasados tecnologicamente”. (Nouailles)

A segunda oração desse pensamento tem valor de:

Alternativas
Comentários
  • Questão passível de anulação, visto que temos duas respostas Letra (a) e (d)


    Oração Subordinada Adverbial Causais: exprimem causa, motivo, razão. Esta oração faz parte da estrutura causa-consequência, em que a origem ocorre temporalmente antes. E a consequência, por ser o resultado, ocorre depois. As principais conjunções causais são: porque, pois, que, como (quando a oração adverbial estiver antecipada), já que, visto que, desde que, uma vez que, porquanto, na medida em que, que, etc:


    Exemplos: 


    A mulher gritou porque teve medo.
    Como fazia frio, fechou as janelas.
    Já que me pediram, vou continuar.
    Uma vez que desfruta de bons pensamentos, realiza boas atitudes.


    Bons estudos.

  • A letra C está realmente errada. Veja que...
    Não é pq nascemos atrasados tecnologicamente que a vida está moderna!

    A questão pergunta: "A segunda oração desse pensamento tem valor de:"; não a primeira.

    E realmente, a consequência da vida moderna é: nascermos atrasado tecnologicamente. Sendo a letra A.

  • O fato de nascermos atrasados tecnologicamente é "consequência" da vida moderna de hoje.

    As duas frases compõem um período composto por coordenação, onde a primeira oração é a principal e a segunda é uma oração "coordenada sindética consecutiva".

    Portanto, a resposta correta não poderia ser outra senão a "alternativa a".
  • Tiago Costa, terei de descordar de você. Embora acredite que algumas das questões dessa prova tenham sido no minimo questionáveis essa questão não deixa margem de dúvidas. Veja minha forma de pensar:


    A questão pede o valor da segunda oração, portanto: 

    “A vida hoje está tão moderna, tão moderna, que todos nós nascemos atrasados tecnologicamente”.


    Para mim está claro que não poderia exercer valor de causa. Seria como dizer:


    A causa da vida hoje está tão moderna, tão moderna é porque todos nós nascemos atrasados tecnologicamente.


    Claramente não é isso que o autor da frase quis dizer, não faz sentido. O que se interpreta é que: as coisas estão acontecendo tão rapidamente (moderno quer dizer avançado, hodierno) que quando o individuo nasce ele já está atrasado. Logo a segunda não é uma causa da primeira, ela é uma consequência da primeira, que, essa sim, é uma causa.

    Causa: mundo está muito moderno.

    Consequência: estamos nascendo atrasados.


    Só pra não deixar duvidas, abraço!


  • Tão que, tal que, tamanha que, tanto que... sempre consecutivas.

  • Gabarito letra A.

    A vida está tão moderna que a consequência é todos nascerem tecnologicamente atrasados (tão isso que acontece aquilo). Clássica estrutura de conjunção consecutiva.

  • LETRA A.

    a) Certo. Para que o que tenha valor consecutivo, é necessário um marcador de intensidade, como o tão.

    Questão comentada pela Profª. Tereza Cavalcanti

  • gabarito A

    “A vida hoje está tão moderna, tão moderna, que todos nós nascemos atrasados tecnologicamente”. (Nouailles)

    essa ordem sempre será consecutiva a oração iniciada pelo que.

  • A - CERTA.

    O conector "que" introduz uma oração que traz circunstância de consequência.

  •  A oração “que todos nós nascemos atrasados tecnologicamente” é subordinada adverbial consecutiva. Assim, a alternativa (A) é a correta. Note o intensificador “tão” na oração principal: tão moderna... Assim, fica fácil perceber a primeira estrutura vista em nossa teoria. 

  • GABARITO: LETRA  A

    Macete que aprendi aqui no QC. Sempre uso para saber se de fato é causa/consequência e sobretudo qual a ordem em que está na frase.

    O fato de estar (causa)faz com que (consequência) 

  • O fato da vida ser tão moderna ( causa)

    faz com que nascemos atrasados tecnologicamente (consequência)

    Gab:


ID
1546921
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Manuel, servidor público do Estado de Sergipe, necessitando obter prova de seu tempo de serviço, formula perante o órgão público competente requerimento para obtenção de certidão. Dias após foi comunicado sobre o indeferimento do pedido, ao argumento de que a pretensão deveria ser levada a exame pelo Poder Judiciário, a quem caberia determinar a emissão do documento pela autoridade competente.

Considerando os dados fornecidos pelo problema, é correto afirmar que o direito a obtenção de certidão:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

     

     

    De acordo com a LEI Nº 2148 de 21 de dezembro de 1977

    Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe

     

     

    Art. 158 - Para defesa de direitos e esclarecimento de situações, é assegurado ao funcionário o direito de requerer e obter certidões junto às Repartições Públicas do Estado.

  • Qual seria o erro da letra E?

  • Dirimindo a dúvida do colega Victor Mendes.

    Espero ter ajudado.

     

     

    De acordo com a LEI Nº 2148 de 21 de dezembro de 1977

    Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe

     

     

    e) Errada.

     

    Art. 159. Ao funcionário diretamente interessado, OU a seu representante legal, dar-se-á vista do processo administrativo, nas instalações do próprio Órgão processante e durante o horário de expediente.

    Parágrafo único. Tratando-se de advogado regularmente constituído, a leitura e o manuseio do processo poderão ser feitos fora da Repartição processante, mediante a assinatura de “carga” ou recibo.

     

     

    Observe que ao representante legal é dado o respaldo de agir em interesse de terceiro (alguém deu poder ao representante legal de agir em seu nome).

  • Gab: D

    Certidões “são documentos oriundos de autoridade ou de agente do Poder Público, que nessa qualidade provam ou confirmam determinado ato ou fato. São provas documentais, sendo esta sua finalidade. Constituem garantia em favor de terceiro da veracidade do afirmado.

    http://emporiododireito.com.br/backup/tag/direito-a-certidao/

     

    Então quando a questão fala: Manuel, servidor público do Estado de Sergipe, necessitando obter prova de seu tempo de serviço, formula perante o órgão público competente requerimento para obtenção de certidão. Manuel está querendo obter a reprodução integral dos documentos solicitados que é um dirieto dele

  • Gabarito: D

    LEI Nº 2148 - Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe

    Art. 158 - Para defesa de direitos e esclarecimento de situações, é assegurado ao funcionário o direito de requerer e obter certidões junto às Repartições Públicas do Estado.

     

    CF/88

    XXXIV - são a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:

    ...

    b) a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situações de interesse pessoal;


ID
1546924
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Pedro, com mais de 20 anos de experiência profissional, com mestrado e doutorado em sua área de atuação, desempregado, resolve enviar seu currículo para várias empresas de engenharia e à Secretaria Estadual responsável pelo planejamento e realização de obras do Estado. O Secretário recebe o documento e, impressionado com a formação profissional de Pedro, determina que se avalie a possibilidade de investi-lo no cargo público de engenheiro.

Considerando os dados fornecidos pelo problema, é correto afirmar que a investidura em cargo público, não declarado em lei de livre nomeação e exoneração:

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 37 II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, e ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;


    Bons estudos.

  • Considerando os dados fornecidos pelo problema (cargo público de engenheiro. ), é correto afirmar que a investidura em cargo público..Existe cargo de engenheiro que não necessita de nível superior?

  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com a LEI Nº 2148 de 21 de dezembro de 1977

    Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe

     

     

    VI - Cargo Público - como unidade básica da estrutura organizacional, é o conjunto, com denominação específica, de atribuições e responsabilidades cometidas a um Servidor Público, compreendendo:

     

    a) Cargo de Provimento Efetivo - ocupado por servidor público, admitido mediante concurso público de provas ou de provas e títulos;

     

    b) Cargo de Provimento em Comissão - ocupado por servidor de livre nomeação e exoneração.

     

     

    Art. 6º. A nomeação dependerá da aprovação do funcionário em concurso público de provas, ou de provas e títulos, observada a ordem decrescente de classificação dos concursados.

     

    Art. 7º. O concurso de provas e títulos somente poderá ser exigido para o provimento dos cargos que requeiram, dos respectivos ocupantes, habilitação profissional em curso superior, legalmente instituído.

  • Alguém saberia informar se essa questão foi anulada?
    Pois ambas (alternativas B e C) estão corretas, porém CONSIDERANDO OS DADOS FORNECIDOS PELO PROBLEMA, como o enunciado diz, o mais adequado seria letra B.

  • Essa questao "infelizmente" é de interpretação da leitura.........quando ele diz: "não declarado em lei de livre nomeação e exoneração", ele esta relacionando com o caso concreto.por isso ele nem cita ensino superior, pois a criatura já tem " mestrado e doutorado em sua área de atuação"!!

     

    Disse eu "infelizmente", porque da primeira vez que fiz errei por não ler atentamente!  

    Dessa vez foi!!  LETRA C

    Tenham fé amigos, pois a nossa aprovação pode estar tão perto quanto possamos imaginar!


ID
1546927
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, desejando organizar o julgamento dos processos sob jurisdição de sua Corte, faz publicar instruções normativas com diversas normas de procedimento interno. Insatisfeitos com as novas diretrizes, diversos servidores postulam perante o Poder Judiciário a declaração de ilegalidade dos atos normativos, ao argumento de que não se inclui dentre as competências e atribuições do Tribunal de Contas, a competência legislativa.

Considerando os dados fornecidos pelo problema, é correto afirmar que ao Tribunal de Contas assiste, no âmbito de sua competência e jurisdição:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    d) correto. Art. 3° Ao Tribunal de Contas da União, no âmbito de sua competência e jurisdição, assiste o poder regulamentar, podendo, em conseqüência, expedir atos e instruções normativas sobre matéria de suas atribuições e sobre a organização dos processos que lhe devam ser submetidos, obrigando ao seu cumprimento, sob pena de responsabilidade.


    Bons estudos.

  • Qual o erro da A?


ID
1546930
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

O Tribunal de Contas de Sergipe, analisando as contas relativas a obras públicas realizadas no Estado, requisitou ao Poder Executivo acesso a todas as fontes de informações referentes às aludidas obras disponíveis na Secretaria Estadual responsável por sua execução. A requisição foi negada ao argumento de que a quebra do sigilo das contas públicas somente poderia ocorrer por decisão fundamentada do Poder Judiciário.

Considerando os dados fornecidos pelo problema, é correto afirmar que o Tribunal de Contas:

Alternativas
Comentários
  • CF, Art. 71. O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete: apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República, mediante parecer prévio que deverá ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento;

     


ID
1546933
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Sobre o tema “Autonomia Financeira e Administrativa do Tribunal de Contas de Sergipe”, é correto afirmar que é de competência:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    De acordo com o art. 99. Ao Poder Judiciário é assegurada autonomia administrativa e financeira.

    § 1º Os tribunais elaborarão suas propostas orçamentárias dentro dos limites estipulados conjuntamente com os demais Poderes na lei de diretrizes orçamentárias.


    Bons estudos.

  • Qual o erro da C?

  • Acho que o erro da 'c' é que o Chefe do Poder Executivo Estadual escolhe um dos nomes da lista tríplice com os nomes dos candidatos a uma vaga no Tribunal, não escolhe o presidente da Corte de Contas, ele é escolhido por eleição.

  • Art. 70. O Tribunal de Contas do Estado, integrado por sete Conselheiros, tem sede na Capital do Estado, quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território estadual, exercendo as seguintes atribuições:

     

    I - eleger seus órgãos diretivos e elaborar seu regimento interno, com observância das normas de processo e das garantias processuais das partes;

     

    O inciso acima não fala nada sobre ter que submeter o regime interno à Assembleia Legislativa. Por isso não concordo com o gabarito ser letra D.

     

    Parágrafo único. O Tribunal de Contas elaborará a sua proposta orçamentária dentro dos limites estipulados com os Poderes Constituídos, na formas da Lei de Diretrizes Orçamentárias, nunca inferior a dois por cento e até três por cento da receita estadual, excluída a proveniente de operações de créditos e convênios vinculados à cobertura de despesas de capital e a destinada a transferências tributárias constitucionais obrigatórias para os Municípios. (Emenda Constitucional nº 15/99).

     

    Marquei letra B por ser a menos errada, tendo em vista que está incompleta como mostra o parágrafo único do mesmo artigo. 

     

  • Art. 70. O Tribunal de Contas do Estado, integrado por sete Conselheiros, tem sede na Capital do Estado, quadro próprio de pessoal e jurisdição em todo o território estadual, exercendo as seguintes atribuições:
    I - eleger seus órgãos diretivos e elaborar seu regimento interno, com observância das normas de processo e das garantias processuais das partes;
    III - submeter à Assembleia Legislativa os projetos de lei relativos à criação, transformação e extinção dos seus cargos e à fixação de vencimentos de seus membros e dos servidores de sua Secretaria, observados os parâmetros estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias;
    Gabarito letra D

  • Letra B:

    Parágrafo único do art. 70. O Tribunal de Contas elaborará a sua proposta orçamentária dentro dos limites estipulados conjuntamente com os Poderes Constituídos, na forma da Lei de Diretrizes Orçamentárias, nunca inferior a dois por cento e até três por cento da receita estadual, excluída a proveniente de operações de créditos e convênios vinculados à cobertura de despesas de capital e a destinada a transferências tributárias constitucionais obrigatórias para os Municípios. (Acrescentado pela Emenda Constitucional nº 15/99, de 06 de janeiro de 1999).

     

    Na minha opnião, a letra B está correta.

  • Gabarito errado aqui.

    O definido é Letra B.

     Já fiz a notificação à QC.


ID
1546936
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Sobre o tema “Tomada e Prestação de Contas” regulado no Regimento do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    A Tomada de Contas Especial (TCE) é um instrumento de que dispõe a Administração Pública para ressarcir-se de eventuais prejuízos que lhe forem causados, sendo o processo revestido de rito próprio e somente instaurado depois de esgotadas as medidas administrativas para reparação do dano.


    Nos termos da Instrução Normativa/TCU n° 71, de 28/11/2012, compete à Secretaria Federal de Controle/CGU, na emissão do Relatório e Certificado de Auditoria sobre processos de Tomadas de Contas Especiais, manifestar-se sobre a adequada apuração dos fatos, indicando, inclusive, as normas ou regulamentos eventualmente infringidos, a correta identificação do responsável e a precisa quantificação do dano e das parcelas eventualmente recolhidas.



    Bons estudos.

  • Tomada de Contas "qualificada" ?

  • Também queria saber de onde saiu esse "tomada de contas qualificada". Não encontrei nenhuma referência a essa nomeclatura em lugar nenhum.
  • GABARITO: E

    A) ERRADA. Na prestação de contas os documentos devem ser apresentados ao Tribunal de Contas e não ao Poder Legislativo.

    B) ERRADA. A ação é desempenhada de ofício pela autoridade administrativa, órgão central do controle interno ou equivalente.

    C) ERRADA. Não há previsão de “fiscalização interna” no RI do TCE-SE.

    D) ERRADA. Não há previsão de “tomada de contas qualificada” no RI do TCE-SE.

    E) CORRETA. Conforme o inciso III do artigo 82, no RI do TCE-SE.

    Regimento Interno do TCE-SE

    Art. 82. Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    I - prestação de contas anual ou por fim de gestão: o procedimento pelo qual os ordenadores de despesa, gestores e demais responsáveis, dentro do prazo legal, apresentam ao Tribunal de Contas os documentos obrigatórios destinados à comprovação da regularidade do uso, emprego ou movimentação dos bens, numerários e valores públicos da administração que lhes foram entregues ou confiados;

    II - tomada de contas: a ação desempenhada de ofício pela autoridade administrativa, órgão central do controle interno, ou equivalente, para apurar a responsabilidade de pessoa física, órgão ou entidade que deixar de prestar contas e das que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte, ou possa resultar, dano ao Erário, devidamente quantificado;

    III - tomada de contas especial: a ação desempenhada diretamente pelo Tribunal, para apurar a responsabilidade de pessoa física, órgão ou entidade que deixar de prestar contas e das que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte, ou possa resultar, dano ao Erário, devidamente quantificado.


ID
1546939
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Sobre o tema “Modalidades de Provimento em Caráter Efetivo”, é correto afirmar que o provimento dos cargos públicos:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    d) Correto. Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:
    I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria;

  • Far-se-á em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira, e em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. Por exemplo: Responsável pelo òrgão nomeia fulano para ocupar cargo, em comissão ou de carreira.

  • Sei não essa FGV. A pessoa estuda 800 artigos e não encontra nada na lei que se refere a questão

     

    Lei 8112 - Art. 6o O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

     

    Lei 2148 - Art. 4º. O provimento dos cargos públicos far-se-á:

    I.            No âmbito do Poder Executivo, por ato do Governador do Estado;

    II.            No âmbito do Poder Judiciário, por ato do Presidente do Tribunal de Justiça do Estado;

    III.            No âmbito do Poder Legislativo, por ato do Presidente da Assembleia Legislativa do Estado.

     Parágrafo único. Os cargos do quadro de Pessoal do Tribunal de Contas serão providos por ato do Presidente do Tribunal, salvo os de Conselheiro, Procurador da Fazenda Pública, Procurador Adjunto e de Auditor, que serão providos por Decreto do Governador do Estado.

  • Subseção VI
    Da Reversão
    Art. 27º- Reversão é o reingresso, no serviço público, do funcionário aposentado, quando insubsistentes os motivos da aposentadoria.

    Gabarito letra D

    A lei 8112 trata o reingresso como a volta do funcionário demitido de forma ilegal.
     

  • A questão é passível de anulação, vejamos: o artigo 5° do referido estatuto diz q: O provimento em caráter efetivo far-se-á pelas seguintes formas: I-Nomeação; II-Acesso etc etc; a partir do Artigo 11° trata do Acesso e no Artigo 13° diz: O acesso funcional será precedido de concurso interno de provas......a questão trouxe 2 alternativas corretas, portanto pode ser anulada.

  • REVERSÃO.


ID
1546942
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A respeito do que dispõe a Lei Estadual nº 2.148/77 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe), é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Art. 245. A licença especial disciplinada pelo art. 116 da Lei nº 1.711, de 1952, ou por outro diploma legal, fica transformada em licença-prêmio por assiduidade, na forma prevista nos arts. 87 a 90.

  • Entendo que a letra c) esteje certa, mas por que a letra e) está errada?

  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com a LEI Nº 2148 de 21 de dezembro de 1977

    Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado de Sergipe

     

     

    a) Errada.

     

    Seção VI

    Das Licenças

    § 3 - A licença para o trato de interesse particular implicará a desinvestidura do cargo em comissão ou da função de confiança.

     

    b) Errada.

     

    Art. 120 - É vedado o exercício de atividade remunerada ao funcionário licenciado para tratamento de saúde própria ou de pessoal da sua família.

    § 2 - Cassada a licença, o funcionário reassumirá imediatamente o exercício, sujeitando-se à demissão por abandono de cargo, se a reassunção não se operar no prazo de 30 (trinta) dias.

     

    c) Correta.

     

    Seção VI

    Das Licenças

    Art. 113 - Conceder-se-á licença: 

    c) Como prêmio por assiduidade;

     

    Subseção III

    Da Licença - Prêmio

     

    Art. 128 - A licença como Prêmio à assiduidade será concedida ao funcionário que:

    I - Completar cada período de 10 (dez) anos de exercício no Serviço Público Estadual, ininterruptamente;

     

     

    d) Errada.

    Art. 160 - O direito de pleitear na esfera administrativa prescreverá:

     

    I - Em 5 (cinco) anos, quanto aos atos de demissão, disponibilidade e cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

     

    II - Em 120 (cento e vinte) dias, nos demais casos.

     

     

    e) Errada.

    Art. 165 - Ao funcionário em comissão, sem vínculo anterior de profissionalidade com o Estado, não serão concedidos adicionais por tempo de serviço nem de nível universitário.

  • aleluia acertei uma!!! \o/


ID
1546945
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Sobre o tema “Vinculação do servidor público ao Regime Próprio da Previdência Social do Estado de Sergipe (Lei Complementar nº 113/2005)”, é correto afirmar que o servidor:

Alternativas
Comentários
  • está em consonância com os dispositivos da lei 8.212

  • Qual o erro da "D"?

  • qual o erro da letra D?

  • Qual o erro da letra D?

  • Pesquisei na lei e não achei passagem alguma referente a cessão ao Poder Legislativo...

    Acho que o erro é não haver essa passagem na lei.



    " Art 157. Os servidores do Tribunal de Contas poderão ser cedidos a Poderes, Órgãos e Unidades da Administração Direta e Indireta da União, Estado ou do Município, por ato da Presidência e respeitada a legislação vigente, na forma prevista no Regimento Interno"

    Lei Complementar Estadual nº 113/2005.



  • Administração indireta? Se for pelo regime celetista será por RGP.

  • LETRA B.

    O período de afastamento correspondente à cessão ou à requisição é considerado para todos os efeitos legais.


    Em hipótese alguma a cessão poderá ser considerada efetivação do servidor no órgão para o qual está cedido, independente do tempo em que ele permanece naquele órgão. Mesmo que o servidor passe a maior parte de sua vida funcional cedido, seu vínculo será sempre com órgão de origem, como prevê o Decreto 4.050/2001.

    A efetivação em cargo público somente é possível por meio de concurso público. A nomeação para o exercício em cargo comissionado de agente sem vínculo com a administração não lhe dá o direito à efetivação. São cargos de livre nomeação e exoneração.

    Em regra, a cessão para órgãos ou entidades dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios gerará o ônus da remuneração ao órgão ou entidade cessionária. Nos demais casos, ou seja, para a cessão entre os órgãos ou entidades da Administração Pública Federal  será mantido o ônus do cedente.

    Mediante autorização expressa do Presidente da República, o servidor do Poder Executivo Federal poderá ter exercício em outro órgão da Administração Pública Federal direta que não tenha quadro próprio de pessoal, para fim determinado e a prazo certo. Não se pode confundir tal autorização com a requisição, que é ato irrecusável e que tem o exercício das atividades vinculadas à Presidência da República. O ato autorizativo visa dispersar servidores a órgãos destituidos de quadro próprio.


    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/21640/cessao-e-requisicao-de-servidor-publico-federal#ixzz3hIsmxIfQ


  • Cessão de servidores x regime previdenciário:

    Lei 9717/98

    Art.1o-A.O servidor público titular de cargo efetivo da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios ou o militar dos Estados e do Distrito Federal filiado a regime próprio de previdência social, quando cedido a órgão ou entidade de outro ente da federação, com ou sem ônus para o cessionário, permanecerá vinculado ao regime de origem. (Redação dada pela Medida Provisória nº 2.187-13, de 2001)

    Obs.: se com ônus para o cessionário, cabe a este efetuar o recolhimento das contribuições, tanto da cota devida pelo cedente quanto da cota devida pelo servidor cedido, à unidade gestora de previdência social do cedente.


  • QUAL O ERRO DA LETRA D ???

  • No meu humilde entendimento esta questão traz duas respostas corretas (B e D). Deveria ser anulada.

  • o CEDIDO da letra D irá exercer um cargo eletivo, do qual ficará afastado do RPPS e enquanto detentor do mandato sera vinculado ao RGPS. foi o que eu entendi

  • Também não entendi o problema da D

    :-(


  • Ainda não entendi o porquê de a alternativa "D" estar causando tanta dúvida: o "problema" dela é simples: ela restringe a vinculação do servidor ao RPPS apenas àqueles cedidos ao Poder Legislativo, o que está INCORRETO, haja vista que o servidor continuará vinculado ao seu RPPS se for cedido a qualquer órgão ou entidade da Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e de Municípios.


    Bons estudos

  • Paula, na afirmativa da D não é mencionado a palavra "apenas". Continuo sem encontrar erro algum. 

  • Letra B
    Lei Complementar nº 113/2005
    Art. 18. Permanece vinculado ao REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DO ESTADO DE SERGIPE , o segurado que estiver nas seguintes situações: 

    I - cedido a órgão ou entidade da Administração Direta ou Indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e de Municípios; 

  • O erro da D não seria por ser cedido ao Legislativo??

  • Gabarito B


    L8112/90 - Art. 93. O servidor poderá ser cedido para ter exercício em outro órgão ou entidade dos Poderes da União, dos Estados, ou do Distrito Federal e dos Municípios, nas seguintes hipóteses: 

    I - para exercício de cargo em comissão ou função de confiança; 

    II - em casos previstos em leis específicas.


     § 1o Na hipótese do inciso I, sendo a cessão para órgãos ou entidades dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, o ônus da remuneração será do órgão ou entidade cessionária, mantido o ônus para o cedente nos demais casos. 

  • Questão deveria ser anulada, pois há duas respostas corretas.


    B) Mesmo que seja cedido à administração indireta, o servidor não deixa de ser vinculado ao RPPS de Sergipe. Ok. Correta.


    D) Mesmo cedido à qualquer poder do legislativo, não perde seu vinculo ao RPPS de Sergipe. Veja também, que a afirmativa não diz se ele vai exercer mandato eletivo, porque nesse caso, aí sim ele perderia o vinculo ao RPPS. Mas não foi essa a descrição do ocorrido. Ok. Correta.


ID
1546948
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Sobre o tema “Intervenção nos Municípios” tratado no Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, é correto afirmar que o Tribunal de Contas poderá representar ao Governador, solicitando a intervenção em município:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Art. 35. O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando:

    I - deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada;


  • CF/88

     

    Art. 35. O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando:

    I - deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada;

    II - não forem prestadas contas devidas, na forma da lei;

    III - não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde;(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000)

    IV - o Tribunal de Justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial.

  • Art. 157. O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe, mediante representação ao Governador do Estado, solicitará intervenção em município, quando: Regimento Interno do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe 51

    I – a dívida fundada deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos;

    II - não forem prestadas as contas exigidas em Lei;

    III - não houver sido aplicado o mínimo exigido pela Constituição Estadual da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino e/ou em ações e serviços públicos de saúde.

     

    Que o item I é autorizado pela CF não tinha dúvida, mas imagino que isso não dê automaticamente ao TC a prerrogativa de solicitar a intervenção.

     

  • E o TC pode representar diretamentamente? 

    A doutrina ensina que os TC's não possuem competência para requerer diretamente a intervenção. Nesse sentido, cabe o registro da ADI 2.631/PA, pois neste julgado o STF considerou inconstitucional dispositivo normatio que conferia ao TC dos Municípios competência para requerer ao Governador a intervenção em Município. 

    O STF considerou que o TC age como auxiliar, devendo o Legislativo formular a representação. 

    Veja como já a CESPE já cobrou o mesmo tema (2010):

    o exercício de suas atribuições, cabe aos tribunais de contas dos estados e, quando for o caso, dos municípios solicitar aos governadores estaduais a intervenção em determinado município. ERRADO


ID
1550008
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Após executar 60 tiros, Billy obteve 55% de acertos. Com mais 15 tiros, ele aumentou sua porcentagem de acertos para 56%. Desses últimos 15 tiros, Billy acertou:

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Billy havia acertado 55% de 60 tiros, isto é, 55% x 60 = 0,55 x 60 = 33 tiros. Como ele deu mais 15 tiros, ao todo foram 15 + 60 = 75 tiros, dos quais ele acertou 56%. Assim, ao final dos tiros o total de acertos foi de 56% x 75 = 0,56 x 75 = 42 tiros.


    Assim, o número de acertos nesses 15 últimos tiros foi de 42 – 33 = 9.


    Bons estudos.

  • É regra de três:


    60 tiros -----------100%

        x ----------------- 55%

    x= 33 tiros


    Depois ele atirou mais 15 vezes, assim 15+60= 75 tiros

    75 tiros -------------100%

        x ------------------- 56% (que é a porcentagem de acertos após os 15 tiros)

          x= 42 tiros     

    42-33= 9 tiros. Dos 15 tiros ele acertou 9.

  • 55% de 60 = 33
    56% de 75 = 42


    42-33=9

  • O cálculo da média de acertos seria:
    A1 = número de acertos da tentativa 1,
    A2 = número de acertos da tentativa 2,

    Media = ( A1 + A2 ) / Total de Tiros -> 0,56 = ( A1 + A2 ) / 75

    Mas sabemos que A1 = 60*0,55 = 33

    Então:  0,56 = ( 33 + A2)/75 -> A2 = 9

  • Ajuda no raciocínio :

    https://youtu.be/oya5EYW6yL8?t=107

  • 55% de 60 tiros é 33 acertos de tiros

    Se ele atirou mais 15, vamos somar 60 +15= 75

     

    75 ———100%

    x—————56%

    x= 42 acertos

     

    42 - 33 = 09 

  • total de tiros  75 -------100%

                          x-------------56%

    100x = 4200

    x = 42 tiros ele acertou no total

    mas, dos 60 tiros que deu antes ele acertou 55% .... ou seja 55% de 60 tiros = 33 tiros 

    agora é só subtrair

    42 tiros - 33 tiros de antes = 9 tiros

    espero ter ajudado!!


ID
1550011
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O aniversário da cidade de Aracaju é o dia 17 de março que, em 2015 caiu em uma terça-feira. Como o próximo ano será bissexto, o mês de fevereiro terá um dia a mais. Portanto, o dia 17 de março de 2016 cairá em:

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    Um ano normal tem 365 dias, que corresponde a 52 semanas de 7 dias cada e mais 1 dia. Assim, a cada ano normal passamos 1 dia da semana para frente. Portanto, esperaríamos que 17 de março do ano seguinte fosse uma quarta, pois em 2015 foi uma terça. Entretanto, como o ano seguinte é bissexto, devemos colocar um dia a mais em fevereiro, o que leva 17 de março de 2016 para uma quinta-feira.


    Bons estudos.

  • Essa é uma questão de divisão simples:

     1° -  pega-se a quantidade de dias de um ano bissexto, 366, e divide-se pela quantidade de dias de uma semana, 7, a divisão dá 52 inteiros, que serão as semanas, e resto 2. 

    2° -  conta-se dois dias a partir do dia estipulado (terça- feira), daí encontra-se o dia exato.

    Bem, eu resolvo dessa forma, espero ajudá-los.

    Bons estudos.

  • Eu odeio questões com relação a data

  • Tiago, simples e direto.

  • Isso ai Lígia

  • Bisexto = 366 / 7 (dias da semana) = 52,.. (numero quebrado)

    52*7 = 364

    364 - 366 = 2

    terça + 2 dias = quinta.

     

  • 366/7=52 E RESTO 2

    ENTÃO TERÇA + 2= QUINTA

  • A dica é o dia 29/02 para matar essas questões:

    17/03/2015 = Terça

    17/03/2016 = Quinta [Passaremos pelo dia 29/02, já que é ano bissexto = Pularemos 2 dias]

    17/03/2017 = Sexta [Não passaremos pelo dia 29/02, já que não é ano bissexto = Pularemos 1 dia]

    17/03/2018 = Sábado [Não passaremos pelo dia 29/02, já que não é ano bissexto = Pularemos 1 dia]

    17/03/2019 = Domingo [Não passaremos pelo dia 29/02, já que não é ano bissexto = Pularemos 1 dia]

    17/03/2020 = Terça [Passaremos pelo dia 29/02, já que é ano bissexto = Pularemos 2 dias]

    PS:

    Ano normal = Começa e termina no mesmo dia;

    Ano Bissexto = Começa em um dia e termina no posterior ao iniciado

  • Resolvo essa e outras questões similares aqui nesse vídeo

    https://youtu.be/iBwj7_OHdLQ

    Ou procure por "Professor em Casa - Felipe Cardoso" no YouTube =D

  • ANO NORMAL: 365/7 = 52 (+resto 1). Significa que em anos normais pulamos apenas 1 dia, ou seja, se hoje é segunda-feira, ano que vem será terça-feira no mesmo dia equivalente.

    No entanto, em anos bissextos, para dias APÓS 28/fevereiro devemos pular 2 dias! Mas no ano subsequente a este voltamos a contar apenas 1 dia... até o próximo ano bissexto...

    Ps* Para vocês que fazem continhas de divisão por sete para saber o resto, muito cuidado! Se a questão apresentasse o anivesário em um dia de JANEIRO vocês errariam!!! Porque pularia apenas 1 dia ainda... devido ao fato de somente alterar a conta após 28/fevereiro! Então essa não é a melhor forma de resolver.

    Espero ter ajudado. Força e foco.

    #DoutorandoEmMateriaisParaEngenhariaUNIFEI.

  • Ano bissexto : 366 dias

    366 dividido por 7 nos dá um quociente 52 e resto 2.

    Ao somarmos 2 dias à terça-feira, obtemos quinta-feira.

    Gab: Letra C.

  • De 17 de março de 2015 a 17 de março de 2016 deveremos avançar 366 dias (365 dias + 1 dia porque o ano é bissexto e devemos passar por 29/02).

    Vamos dividir por 7.

    366 | 7

    2 52

    Isso quer dizer que deveremos avançar 52 semanas completas e mais 2 dias. Começamos em uma terça-feira. Avançando 2 dias, chegamos em uma quinta-feira.

    Gabarito: C

    Guilherme Neves 


ID
1550014
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A média de cinco números de uma lista é 19. A média dos dois primeiros números da lista é 16.
A média dos outros três números da lista é:

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    Média = soma / quantidade


    Logo, como a média dos 5 primeiros é 19:

    19 = soma dos 5 primeiros / 5

    19 x 5 = soma dos 5 primeiros

    95 = soma dos 5 primeiros


    Como a média dos 2 primeiros é 16:

    16 = soma dos 2 primeiros / 2

    32 = soma dos 2 primeiros


    Assim, a soma dos outros 3 é:

    Soma dos outros 3 = 95 – 32 = 63


    A média deles é:

    Média = soma dos outros 3 / 3

    Média = 63 / 3

    Média = 21


  • Essa questão tem outra forma de resolução.

  • média de todos 19*5=95  média dos dois primeiros 16*2=32    diminui os dois primeiros 95-32=63 pegue o resultado e divida pelo números dos que sobraram 63/3=21.

  • Brenda, resolução rápida, fácil.... obrigada...clareou as ideias....!!! Vamos que vamos!!!

  • Não é necessário fazer cálculos para esta questão.

    Se a média dos cinco é 19 e a média dos dois primeiros é 16, a média dos três últimos obrigatoriamente tem que ser maior que a média dos cinco. Caso contrário, a média dos cinco ficaria abaixo de 19.

    Só tem uma opção maior que 19.

  • Se estiver com muita dificuldade pode ir testando os números dos itens da questão. Quando a média der 19 você achou a resposta certa.

  • Fiz da seguinte forma: 

    1° - se a média dos dois primeiros é 16, então a soma dos dois primeiros é 32. Daí reserva o 32.

    2° - se dentre 5 números a média é 19, eu procurei encontrar qual o número que dividido por 5 dá exatamente 19, por meio de uma equação simples cheguei a 95.

    3° - Diminui 32 de 95 e cheguei a 63, que é o resultado da soma dos 3 últimos números.

    4° - Como a questão quer a média dos 3 últimos, eu dividi 63 por 3 e cheguei a 21.

    Bons estudos

  • 2.16+3.X=5.19

    X=21
  • 1) A+B+C+D+E / 5 = 19  ----> A+B+C+D+E = 95 
    2) A+B / 2 = 16 ----> A+B = 32
    3) C+D+E / 3 = X ----> C+D+E = 3X

    UTILIZANDO A PRIMEIRA EQUAÇÃO "A+B+C+D+E = 95"
    32 +3X = 95
    X = 21

  • X1+X2+...X5/5=19 S=5*19 = 95

    X1+X2/2=16 S=2*16 =3295-32= 63X3+X4+X5=63, Md=63/3 =21 Gabarito E
  • 1º) 5*19=95
    2º) 2*16=32
    3º) 95-32=21

  • 19 x 5 = 95

    16 x2 = 32

    95 - 32 = 63

    63 : 3 = 21 média dos três números

     

    Resposta : Letra E

  • Primeiro achei o número que resultou na média 16. Multipliquei por 2 resultando 32. ( média é a soma dos termos dividido pelo numero de termos que foram somados )

    Depois achei o número que resulta na média 19. Multpliquei por 5 e achei 95.

    95 - 32 = 63 é o valor equivalente a soma dos três últimos números, dividindo por 3, achamos a média 21.

    GAB E

  • RESOLUÇÃO:

                   Lembre inicialmente que:

    Média = soma / quantidade

                   Assim, como a média dos 5 primeiros é 19:

    19 = soma dos 5 primeiros / 5

    19 x 5 = soma dos 5 primeiros

    95 = soma dos 5 primeiros

                   Como a média dos 2 primeiros é 16:

    16 = soma dos 2 primeiros / 2

    32 = soma dos 2 primeiros

    Assim, a soma dos outros 3 é:

    Soma dos outros 3 = 95 – 32 = 63

                   A média deles é:

    Média = soma dos outros 3 / 3

    Média = 63 / 3

    Média = 21

    Resposta: E


ID
1550017
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a afirmação: “Se hoje é sábado, amanhã não trabalharei."


A negação dessa afirmação é:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Temos uma proposição condicional p–>q no enunciado, onde:

    p = hoje é sábado

    q = amanhã não trabalharei

    Sua negação é dada por “p e ~q”, onde:

    ~q = amanhã trabalharei


    Logo, podemos escrever a negação “p e ~q” assim:

    Hoje é sábado e amanhã trabalharei


    Bons estudos

  • Negar proposição com "Se , então" utiliza a regra do MANÉ!  MANTÉM A PRIMEIRA E NEGA A SEGUNDA!

    Hoje é sábado e amanhã trabalharei.

    GAB LETRA A
    SUAR NO TREINO PARA NÃO SANGRAR NA LUTA!

  • MANTÉM a primeira, troca pelo E(^) e NEGA a segunda

  • Para a negação do se então lembrar da regra do mané que ajuda, mantém a primeira parte e nega a segunda e trocar o conectivo pelo o E.

  • Primeiro identifique o conectivo. Neste caso é "se...então". Veja que não está escrito o "então" , ele é expresso pela vírgula.

    Mantenha a primeira, substitua o então pelo "e" e negue a segunda.
  • Questão simples caso seja decorado as equivalências, que neste caso corresponde a ~(P->Q) = (P ^ ~Q).

  • Negação da Condicional

    Para negarmos uma proposição condicional, repete-se a primeira parte troca-se o conectivo por “e” e nega-se a segunda parte.

    ¬ (p → q) <=> p^ ¬q

    p: se hoje é sábado (mantém-se a primeira)

    q: amanhã não trabalharei (nega a segunda)

    Para negação da condicional é necessário que faça a substituição dos conectivos: → (se, entao) para ^ (conjunção "e")

  • Negação:

    v (disjunção) - nega a 1º ^ nega a 2º

    ^ (conjunção) - nega a 1º v nega a 2º

    -> (condicional) - conserva a 1º ^ nega a 2º

    <->(bicondicional) - nega a 1º <-> conserva a 2º / conserva a 1º <->  nega a 2º

    v (disjunção exlusiva) - conserva a 1º <->  conserva a 2º


  • dica: RENEGA


    REpete a primeira e NEGA a segunda

  • "Se hoje é sábado, amanhã não trabalharei."


    Troca o "se...então" por "e"

    Mantém a primeira -> Hoje é sábado

    Nega a segunda -> amanhã trabalharei

    Hoje é sábado E amanhã trabalharei.

  • muito bom o material


  • A regra do se então, mantém a primeira e nega a segunda,sem esquecer de trocar o conectivo se então por e. GABARITO LETRA: A

  • LETRA A

     

  • “Se hoje é sábado, amanhã não trabalharei."
     

    Para você negar o conectivo "se...então":

       basta você repetir a primeira, trocar "se...então" pelo conectivo "e", e negar a segunda.

     

     Hoje é sábado e amanhã trabalharei.

     

       Hoje é sábado (repetir a primeira)

       Trocar "se...então" por "e"

       Amanhã trabalharei (é a negação de: amanhã não trabalharei)

     

     

  • Na Negação do Condicional, usa-se o bizu do MARIDO PEGADOR: Mantém a 1ª Nega a 2ª kkkkkkkkk

    Hoje é Sábado ( mantém a 1ª) E amanhã trabalharei ( nega a 2ª)..

    GABA A

  • Errei! Já estou ficando louca confundindo negação com equivalência! KKKKK

  • Alguém tem uma dica de como identificar quando é equivalência e quando é negação? Errei essa por isso, apliquei a regra de equivalência....

  • A negação de uma condicional não pode ter “se”. (letras d e e descartadas)

     

    Para negar uma condicional, deve-se manter a primeira frase e negar a segunda. (letras b e descartadas)

     

    Negação do: Se A → B   é  Se A e ~B

     

    Gabarito: A

     

     

     

  • Gabarito: "A" 

     

    Para negar {P -> Q}, repete a primeira, coloca o "E" e nega a segunda {P ^~Q}

     

    Se hoje é sábado (P), então (->) amanhã não trabalharei (Q) {P -> Q}

     

    Hojé é sábado (P) e (^) amanhã trabalharei (~Q) {P ^~Q}
     

  • Gabarito: A

  • Negação do Se então ou negação do marido rsrs

    Mantém a primeira e nega a segunda

    Estuda Guerreiro ♥️

    Fé no pai que o inimigo cai.

  • Gabarito:A

    Principais Regras:

    Se...Então

    1) Mantém o conectivo + E + Nega a 2º Frase

    OU x E

    1) Regra do vira vira. Ou vira E + nega a frase e o contrário ocorre.

    NENHUM

    1) Algum/Existe/Pelo Menos um + nega a frase

    Lembre se que se tiver outro conectivo, você deve negar também

    FICA A DICA: Pessoal, querem gabaritar todas as questões de RLM? Acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam lá pois tem diversos cadernos de questões de outras matérias. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • GABARITO A

    Negações de Proposições

    Proposição Simples

    Para negar uma proposição simples deve modificar apenas o verbo. Ex: João jogou bola. ~ = João não jogou bola

    _________________________________________________________________________________

    Negação do conectivo "e"

    Negar os dois componentes e trocar conectivo por "ou"

    Negar o segundo componente e trocar conectivo por "se então"

    _________________________________________________________________________________

    Negação do Conectivo "ou"

    Negar os dois componentes e trocar conectivo por "e"

    Negar o primeiro componente e trocar conectivo por "se então"

    _________________________________________________________________________________

    Negação do Conectivo "se então"

    Negar o segundo componente e trocar conectivo por "e"

    _________________________________________________________________________________

    Negação do Conectivo "ou..ou"

    Manter os conectivos e trocar por "se e somente se"

    _________________________________________________________________________________

    Negação do Conectivo "se e somente se"

    Manter os conectivos e trocar por "ou...ou"

  • NEGAÇÃO DA CONDICIONAL se.... então 

    Também conhecida como uma das Leis de Morgan.

    Para negar um condicional, mantemos a primeira E (∧) negamos a segunda.

    REGRA DO MANÉ ou MA E NE

    MANTÉM A PRIMEIRA E NEGA A SEGUNDA

    Ex.3 se P então Q = P e ~Q 

    Mantém o primeiro e nega o segundo. P e ~Q     

    Gabarito. A


ID
1550020
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma festa há somente mulheres solteiras e homens casados, acompanhados de suas respectivas esposas.
A probabilidade de que uma mulher sorteada ao acaso nessa festa seja solteira é 2/7 .
A probabilidade de que uma pessoa sorteada ao acaso nessa festa seja homem é:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    Seja H o número de homens na festa. Temos também este mesmo número de esposas, ou seja, H esposas. Por fim, temos mais M mulheres solteiras. Ao todo temos H + H + M = 2H + M pessoas na festa, das quais M são mulheres solteiras. O total de mulheres é H+M (casadas mais solteiras), e entre elas a probabilidade de sortear uma solteira é de 2/7, ou seja,


    2/7 = mulheres solteiras / total de mulheres

    2/7 = M / (H+M)

    2x(H + M) = 7 x M

    2H + 2M = 7M

    2H = 5M

    2H/5 = M


    Total de pessoas = mulheres solteiras + mulheres casadas + homens casados = M + H + H = M + 2H

    Substituindo M por 2H/5:

    Total de pessoas = 2H/5 + 2H = 2H/5 + 10H/5 = 12H/5


    A probabilidade de sortear um homem:

    P = homens / total de pessoas

    P = H / (12H/5)

    P = H x 5 / 12H

    P = 5H / 12H

    P = 5 / 12


    Bons estudos.

  • 2 / 7 é o mesmo que 2 Mulheres solteiras para um total de 7 Mulheres na Festa.
    2 (mulheres solteiras) - 7 (total de mulheres) = 5 Mulheres Casadas 
    5 mulheres Casadas é o Mesmo que 5 Homens Casados. 
    5 (Homens casados) + 7 (total de mulheres) = 12 (total pessoas na festa)

    A probabilidade de que uma pessoa sorteada ao acaso nessa festa seja homem é:

    5 (total de homens)  para 12 (total de pessoas na festa) = 5/12



     

  • Se, ao se considerar todas as mulheres, a probabilidade de se sortear uma solteira é 2/7, então a probabilidade de se sortear uma casada é 5/7. Logo, há 7 mulheres ao todo, sendo 2 solteiras e 5 casadas. Consequentemente, há 5 homens, já que todos são casados. Há, ao todo, 12 pessoas (5 homens, 5 mulheres casadas e 2 mulheres solteiras). Portanto, a probabilidade de se sortear um homem é 5/12.


    Fonte: Rogerio Batista

  • Nesta festa, todos os homens casados estão com suas esposas, logo o número de mulheres casadas é o mesmo dos de homem. Chamando de H e de M o número de homens e mulheres respectivamente, temos um total de  H + M pessoas na festa até agora.
    Mas existem M mulheres solteiras, assim o total de pessoas na festa será de:

    (H + M) + M = H + 2M

    Assim, sabemos que a probabilidade de que uma mulher sorteada ao acaso nessa festa seja solteira é 2/7. Como o número de mulheres casadas é igual ao de homens, então H = M assim:

    M / (H + M) = 2/7  (Casos particulares / espaço amostral)

    7M = 2H + 2M

    2H = 5M

    M = 2H/5

    Então:

    Total de pessoas = mulheres solteiras + mulheres casadas + homens casados = M + H + H = M + 2H =  2H/5 + 2H = 2H/5 + 10H/5 = 12H/5

    Logo, a probabilidade de sortear um homem será:

    P = homens / total de pessoas
    P = H / (12H/5)
    P = H x 5/12H
    P = 5H/12H
    P = 5/12


    Resposta: Alternativa D.

  • como é porcentagem, você pode atribuir numeros

    ja que a proporção de mulheres solteiras para mulheres casadas é 2/7... pode pegar 28 com um número divisivel por 2 e 7

    28 mulheres 2/7 = 8 solteiras, logo 20 casadas. SE 20 são casadas, existem 20 maridos

    20 casadas + 8 solteiras + 20 homens


    a questão quer a probabilidade se se homens no universo

    20/48 = 41.6 % simplificando 5/12

  • Fiz assim:

    Probabilidade de mulher solteira = 2/7

    Logo, número de MS = 2

    Considerando o número 7 o todo, fica 7 - 2 = 5, que engloba o numero de homens que é igual ao de mulher.

    Sendo assim, 5 x 2 = 10 + 2 (mulher solteira) = 12

    Então, probabilidade de sair homem é = 5/12

     

  • mulheres solteiras =   2

                                     7

    mulheres total = 7

    Mulheres casadas =  5  ---> logo sei que tem 5 homens na festa.

                                    7

    Total de pessoas na festa : 2 m. solteira + 5 m. casadas + 5 homens = 12 pessoas

    Probalidade de ser homem = 5

                                              12

    Resposta : Letra D

     

  • essa questao estar errada..... vamos supor entao que haja mesmo 12 pessoas na festa.....

    2 m solteiras       5 h casados     e    5 m casadas....

    eu pergunto qual a probabilidade de ser uma mulher solteira?????

    a probabilidade de ser uma mulher solteira é de 2 no universo de 12 pessoas.....

    entao fica 2/12   e nao 2/7......

    a resposta correta seria 5 homens no universo de 14 pessoas

    5 homens casados 5 mulheres casadas e 4 mulheres solteira,,, que fica assim

    mulheres solteiras...... 4/14 ...= 2/7...

    nao confundam as coisas

    essa questao tinha que ser anulada

     

     

  • Daniel:

    - A probabilidade de que uma MULHER sorteada ao acaso nessa festa seja solteira é 2/7: no universo de 7 MULHERES, duas são solteiras, portanto 5 são casadas e acompanhadas de seus 5 homens (totalizando 12 pessoas);

    - A probabilidade de que uma PESSOA sorteada ao acaso nessa festa seja homem é: universo de 12 PESSOAS, sendo que dessas 12 apenas 5 são homens = 5/12

     

    Seu equívoco está em perguntar "qual a probabilidade de ser uma mulher solteira". Se você considerar todas as 12 pessoas, então a pergunta correta seria "qual a probabilidade de ser uma mulher E solteira" (nesse caso sim seria 2/12).

  • Imagine o número de mulheres. Eu imaginei 56 mulheres então fiz:       2/7.56=  16           Solteiras: 16       Casadas: 40             Para cada mulher casada existe 1 marido, então existem 96 pessoas.            Prob de ser sorteado homem: 40/96 -> 5/12

     

  • 2/7 mulher solteira ou seja:

    no minimo será: 2 solteiras e 5 Casadas

    Então essas casadas equivale a mesma contidade de homem, sendo 5

    então fica assim a probabilidade

    P(Homem)=5/12

    Gabarito: D

  • 2/7 são mulheres solteiras , ou seja, a cada 7 mulheres teremos 2 solteiras e 5 casadas;

    Sabemos que : somente mulheres solteiras e homens casados, acompanhados de suas respectivas esposas;

    Logo, podemos afirmar que temos uma quantiidade mínima de 2 mulheres solteiras, 5 muheres casadas e 5 homens casados;

    A probabilidade de que uma pessoa sorteada ao acaso nessa festa seja homem é     5 /12   alternativa d

  • Buguei nesse enunciado:

     

    Em uma festa há somente mulheres solteiras e homens casados, acompanhados de suas esposas.

     

    kkk

    Não é possível que ninguém tenha achado, no mínimo, "estranha" essa frase

     

  • Seja H o número de homens na festa. Temos também este mesmo número de esposas, ou seja, H esposas. Por fim, temos mais M mulheres solteiras. Ao todo temos H + H + M = 2H + M pessoas na festa, das quais M são mulheres solteiras. O total de mulheres é H+M (casadas mais solteiras), e entre elas a probabilidade de sortear uma solteira é de 2/7, ou seja,

    2/7 = mulheres solteiras / total de mulheres

    2/7 = M / (H+M)

    2x(H + M) = 7 x M

    2H + 2M = 7M

    2H = 5M

    2H/5 = M

    O total de pessoas na festa é:

    Total de pessoas = mulheres solteiras + mulheres casadas + homens casados = M + H + H = M + 2H

    Substituindo M por 2H/5, como vimos acima, temos:

    Total de pessoas = 2H/5 + 2H = 2H/5 + 10H/5 = 12H/5

    A probabilidade de sortear um homem é:

    P = homens / total de pessoas

    P = H / (12H/5)

    P = H x 5 / 12H

    P = 5H / 12H

    P = 5 / 12

    Resposta: D

  • Se os homens estão com suas esposas, logo não tem SOMENTE mulheres solteiras.


ID
1550023
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma oficina há um pote com 18 parafusos e 22 porcas. Todos os parafusos têm o mesmo peso, todas as porcas têm o mesmo peso e o peso total de todas as peças é de 214g. Quando uma porca é colocada em um parafuso, o peso do conjunto é de 11g.

O peso de um parafuso é de:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)


    PO + PA = 11g

    22xPO + 18xPA = 214g

    Na primeira equação podemos isolar PO, ficando com: PO = 11 – PA. Substituindo na segunda, ficamos com:

    22x(11 – PA) + 18xPA = 214

    22×11 – 22PA + 18PA = 214

    242 – 4PA = 214

    242 – 214 = 4PA

    28 = 4PA

    PA = 28 / 4 = 7g


    Bons estudos.

  • Parafuso = x                                                 18x + 22y = 214

    Porcas = y                                                         x + y = 11

                                                                               x = 11 - y

                                                                                 18 (11 - y) + 22y = 214

                                                                                198 - 18y + 22y = 214

                                                                                - 18y + 22y = 214 - 198

                                                                                   4y = 16

                                                                                    y = 16 / 4

                                                                                    y = 4g cada porca


                                                                                 x = 11 - y

                                                                                  x = 11 - 4

                                                                                 x = 7g cada parafuso (Alternativa "D")      

  • Pa = Parafusos

    Po = Porcas                                                                                                                                                                                               


    Pa + Po = 11g

    18 Pa  .  22 Po = 214g                                             22Po - 18 Pa =  4 (essas 4 porcas ficam isoladas)


    multiplicando assim:

    18 conjuntos de (Pa+Po)

    18  .  11 = 198g

    214g  -  198g = 16g 

    16g /4 (as 4 porcas que estavam isoladas) = 4g ( é o peso de CADA-Po)


    Logo, se Pa + Po = 11g


    Então, 11g - 4g (Po) =7g 



  • 18 x 7 = 126

    22 x 4 =  88    126 + 88 = 214, OU SEJA, 7 G de PA e  4 G de PO = 11 G
  • Prestem a atenção no detalhe da questão: o peso das porcas (22 unidades) tem que ser menor do que o peso dos parafusos (18 unidades), porque a quantidade de porcas é maior do que a quantidade de parafusos. Logo começamos pela letra (e) que de cara já não serve, uma vez que 11g - 8g = 3g (não temos nenhuma opção com 3g). Então partimos para a letra (d) 7g - 11g = 4g. Agora basta fazer a multiplicação e soma dos 2 resultados para ver se serve.

    7g x 18pçs = 126g


    4g x 22pçs = 88g


    126g + 88g = 214g  ok!


    Chegamos à resposta. Letra (d)

  • Se uma porca colocada em um parafuso pesa 11g e a questão diz que existem 18 parafusos para 22 porcas, multiplica-se 18por11=198. Fazendo essa conta é como se estivéssemos usado 18 porcas colocadas em 18 parafusos. O resultado da multiplicação entre 18 e 11  MENOS o total de gramas é 16, logo, o peso das 4 (quatro) porcas restantes dividido por 4 é o peso de uma porca. Se uma porca pesa 4g, um parafuso pesa a diferença entre 11 e 4, ou seja, 7g.

  • Cuidado para não trocar na hora de marcar no gabarito... Ao resolver a questão primeiro encontramos o peso de cada porca (4g) e nas alternativas tem o peso de cada porca. Só que a questão pede o peso de cada parafuso (7g). 

  • Analisei a questão e tirei a diferença do 18 para para as 22 porcas= 4

    Assim, peguei os 11g, a soma dos dois, e subtraí este valor! 11-4=7 abraços e vamos que vamos 

  • GAB: D

    x= parafuso

    y=porcas

     

    18x+22y=214

        x+y= 11-------------> y=11-x ..... substituindo na equação:

    18x+22.(11-x)=214........ aplica a distributiva....

    18x+242-22x=214... agora letra com letra e número com número....

    18x-22x=214-242....

    4x=28

    x=28/4............ x=7

     

     

  • x+y=11

    18x+22y=214

     

    x=11-y

    18(11-y)+22y=214

    198-18y+22y=214

    4y=16

    y=19/4=4

     

    x=11-4 = 7

     

  • "Essa questão não trouxe grande problema." - 46% de acerto, guarde sua autoestima pra você, forte abraço.

  • "Essa questão não trouxe grande problema." - 46% de acerto, guarde sua autoestima pra você, forte abraço.

  • KKKKKKKKK

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • KKKKKKKKKKKKK

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Acertei também cara, mas pra que dizer isso numa questão com indice de erros altíssimo


ID
1550026
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma urna há apenas bolas brancas, bolas pretas e bolas vermelhas. Exatamente 17 bolas não são brancas, 29 não são pretas e 22 não são vermelhas.

O número de bolas na urna é:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Sendo B, P e V o número de bolas brancas, pretas e vermelhas, podemos dizer que:


    P + V = 17 (pois 17 bolas não são brancas, devendo ser pretas ou vermelhas)

    B + V = 29 (pois 29 não são pretas)

    B + P = 22 (pois 22 não são vermelhas)


    Na primeira equação podemos escrever: P = 17 – V. Na segunda, B = 29 – V. Fazendo a substituição de P e de B na terceira equação, ficamos com:


    B + P = 22

    (29 – V) + (17 – V) = 22

    46 – 2V = 22

    46 – 22 = 2V

    24 = 2V

    V = 24 / 2 = 12 bolas vermelhas


    Assim,


    P = 17 – V = 17 – 12 = 5 bolas pretas

    B = 29 – V = 29 – 12 = 17 bolas brancas


    Ao todo temos 17 + 5 + 12 = 34 bolas.


    Bons estudos.

  • letra b

    simples

    somar o total de bolas 

    17+29+22 = 68 bolas

    somar 68 + 17 bolas n brancas = 95

    95 - 29 bolas n pretas = 56

    56 - 22 bolas n  vermelhas = total 34 bolas

    letra b


  • Gabarito B


    17 bolas podem ser Preta ou Vermelha, então 17 / 2 = 8,5


    29 bolas podem ser Branca ou Vermelha, então 29 / 2 = 14,5


    22 bolas podem ser Preta ou Branca, então 22 / 2 = 11


    Somando os resultados: 8,5 + 14,5 + 11 = 34 bolas.

  • Galera, se liga:

    P + V = 17

    B + V = 29

    B + P = 22

    Soma tudo isso:


    Teremos: 2P + 2V + 2B = 64           => fatoração     => 2(P+V+B) = 68


    Então, P+V+B = 34


    Resposta = 34 - Alternativa B




  • 29+22=51-17=34

    Abraços

  • P + V = 17

    B + P = 22

    V + B = 29 

    ESCOLHENDO UMA DAS EQUAÇÕES:

    V + B = 29

    ( 17-P) + (22 - P) = 29

    17+ 22 - 2P = 29

    39 - 2P =29

    P = 5

    p + V = 17

    5 + V = 17

    V = 12

     

    V + B = 29

    12 + B = 29

    B = 17

    SOMANDO TUDO

    5 + 17 + 12 = 34


ID
1550029
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Duas tartarugas estavam juntas e começaram a caminhar em linha reta em direção a um lago distante. A primeira tartaruga percorreu 30 metros por dia e demorou 16 dias para chegar ao lago. A segunda tartaruga só conseguiu percorrer 20 metros por dia e, portanto, chegou ao lago alguns dias depois da primeira.
Quando a primeira tartaruga chegou ao lago, o número de dias que ela teve que esperar para a segunda tartaruga chegar foi:

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    Percorrendo 30 metros por dia, o tempo gasto é de 16 dias. Logo, a distância total percorrida é de 30 x 16 = 480 metros. Caso a segunda tartaruga percorra apenas 20 metros por dia, ela gasta 480 / 20 = 24 dias para chegar.


    Portanto, o número de dias que a primeira teve que esperar é 24 – 16 = 8.


  • Outro método de fazer é pela " grandezas inversamente proporcionais". A princípio, montamos assim:

    30m ---- 16d
    20m ----  X

    Mas na história, percebemos que uma andou menos metros e isso provoca mais dias, logo é inverso e fica:

    30m ---- X
    20m ----16d

    X = 24d

    Logo, a segunda tartagura levou 24 dias. E diminuindo pelos dias da primeira tartaruga (16),fica:

    24-16 = 8

  • No gabarito afirma que a resposta correta é letra "C" -10 dias. Mas nas contas que faço da exatamente 8 dias. 

  • Para achar direto coloquei "16 + x" e inverti por se tratar de regra de três inversamente proporcional

    30m ---- 16 + x
    20m ----  16


    480=320 +20x

    160=20x

    8=x

  • Primeira Tartaruga andou 30 metros por dia e demorou 16 dias.


    30x16= 480 metros a distância total.

    480 dividido pelo tanto de metros que a segunda tartaruga andou por dia.

    480/20= 24 dias a segunda tartaruga gastou.

    24-16= 8 dias a primeira tartaruga ficou esperando a segunda chegar



ID
1550032
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma empresa de Aracaju, 45% dos funcionários são mulheres. Do total de funcionários, 55% são de Aracaju e os demais são do interior do estado. Além disso, 60% dos que são do interior do estado são homens.
Entre as mulheres, a porcentagem daquelas que são do interior é:

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Suponha um total de 1000 funcionários. Como 45% são mulheres, podemos dizer que 45% x 1000 = 450 são mulheres, e obviamente os demais 550 são homens.


    Como 55% são de Aracaju, podemos dizer que 55% x 1000 = 550 são desta cidade. Os demais 450 são do interior.


    Sabemos que 60% dos 450 do interior são homens, isto é, 60% x 450 = 270 são homens do interior. Assim, as mulheres do interior são 450 – 270 = 180.


    Temos um total de 450 mulheres, sendo que 180 delas são do interior. Percentualmente, as mulheres que são do interior representam:

    P = 180 / 450 = 0,40 = 40% do total de mulheres


    Bons estudos.

  • Essa questão na verdade é uma GRANDE PEGADINHA para o concuseiro perder tempo. Pois o própio enunciado já da a resposta, mas a pessoa lê e fica assustada com esse monte de numeros em %.


    vejamos:

    Em uma empresa de Aracaju, 45% dos funcionários são mulheres. Do total de funcionários, 55% são de Aracaju e os demais são do interior do estado.                         (até aqui nada serve)

    Além disso, 60% dos que são do interior do estado são homens.        (LOGO: 40% dos que são do interior SÃO MULHERES!!!!!)
    Entre as mulheres, a porcentagem daquelas que são do interior é: ?????????????????????????


    uma sacanagem ne? rsrsrs






  • Nome da questão: perde tempo. Ela é tão fácil que o candidato fica analisando-a para saber se realmente é o que está na cara. Aí perde tempo analisando. Putz...

  • Apenas para retificar o que os colegas disseram, a questão não entrega a resposta no enunciado como eles disseram, na verdade o que ocorreu foi uma coincidenc

  • Pessoal tá achando que é pegadinha, mas não é. A questão pergunta de todas as mulheres que trabalham na empresa a porcentagem que mora no interior, e não qual a porcentagem de mulheres na população do interior. Os 40% foram coincidencia.

  • por que eu tenho que supor 1000?Tiago Costa

     

  • A questão é SIM pegadinha para o candidato PERDER TEMPO.Se fores olhar no edital da prova você verá que são 70 questões para apenas 4 horas,com um tempo médio de 3m10s para cada questão.

  • Essa não precisa nem de calculo. Vejam:

    Em uma empresa de Aracaju, 45% dos funcionários são mulheres.
    Logo 55% são Homens
    Do total de funcionários, 55% são de Aracaju e os demais são do interior do estado.
    Logo 45% são do interior
    Além disso, 60% dos que são do interior do estado são homens. 
    Logo 40% são mulheres no interior
    Entre as mulheres, a porcentagem daquelas que são do interior é: 40%

  • melhor explicação é a do Tiago Costa !!!

    A resposta não está no enunciado não, foi uma mera coincidência ...

     

    Abreu Lima:  ele colocou 1000, mas poderia ter colocado 100 também.

    Normalemente, quando vamos valorar uma questão, colocamos 100...1000 porque queremos achar resultados em %.

    Eu fiz com 100, deu certo também ! :) 

  • IMAGINE 100 PESSOAS

    45% MULHERES = 45 MULHERES

    55% SÃO HOMES,= 55 HOMENS

    60% DO INTERIOR SÃO HOMES 

    LOGO 40% DAS MULHERES SÃO DO INTERIOR.

    40% DE 45 = 18 MULHERES DO INTERIOR

    18 DO INTERIOR EM RELAÇÃO AO TOTAL DE MULHERES QUE É 45 FICA:

    18/45 = 0,4 = 40%

  • Em 100%: 45% são do interior.

    Dos 45% do interior, 60% são H. Logo, 60% de 45% = 27%

    Dos 45% do interior, 40% são M. Logo, 40% de 45% = 18%

    Se em 100% 45% são do interior e desta porcentagem 18% são M, teremos:

    100 ---- 45

       x ----- 18

    x = 18 * 100/45

    x = 40%

  • Em resumo...

    São 40%(M.Interior) de 45%(H+M do interior) em relação ao TOTAL DE MULHERES (45% H+M)

    Ou seja,

    f = (40%x45% / 45%) = 40%

  • Essa questão é totalmente interpretativa, não precisava nem colocar como parâmetro o valor de 100, pois no final da questão já há a informação de que 60% dos homens são do interior do Estado, logo só resta o valor de 40% as mulheres que são do interior e essa foi a pergunta, era mais questão de concentração e interpretação para ganhar tempo para fazer as próximas questões. Todas as respostas antes da minha explicação são muito boas, mas são respostas onde se leva maior tempo para indicar a resposta que já foi lida na própria pergunta, o melhor para quem não esta habituado com esse tipo de questão é ir arrumando( escrevendo) ao lado organizadamente o que a questão trás de informação e não sair fazendo conta, após rever o que escreveu e visualizar o que a questão pede, assim ganhasse muito tempo e não há dúvida no entendimento para marcar a resposta correta.


ID
1550035
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

João tem 4 primas e 3 primos, deseja convidar duas dessas pessoas para ir ao cinema, mas não quer que o grupo seja exclusivamente masculino.
O número de maneiras diferentes pelas quais João pode escolher seus dois convidados é:

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    Como João não quer que o grupo seja exclusivamente masculino, ele tem duas opções:


    - grupos com 1 homem e 1 mulher:  neste caso temos 4 x 3 = 12 possibilidades (basta escolher 1 dos 3 primos e 1 das 4 primas).

    - grupos com 2 mulheres: neste caso basta combinar as 4 primas em grupos de 2, ou seja, C(4,2) = 4×3 / 2! = 12 / 2 = 6 possibilidades.


    Ao todo temos 12 + 6 = 18 possibilidades.


    Bons estudos.

  • Tiago Costa, o gabarito está dizendo que a correta é a letra "A", tbm fiz e deu 18.

  • Martinelli, fui olhar no site da FGV e realmente a resposta é 18.


    Prova: http://netstorage.fgv.br/tcese/TCE_SE_Analista_de_Tecnologia_da_Informacao_-_Seguranca_da_Informacao_(ANTIINFO)_Tipo_1.pdf


    Gabarito: http://netstorage.fgv.br/tcese/tcese_gabarito_definitivo.pdf




    Fiz assim:

    4! = 4 x 3 x 2 x 1 = 24

    3! = 3 x 2 x 1 = 6


    24 - 6 = 18

  • Pessoal o grupo e primos e primas também não importa a ordem, então porque não dividimos o resultado pelo número de grupos iguais?

    4(mulheres) x 3 (homens)é igual a 3(homens) x 4(mulheres), ou não? me expliquem por favor.
  • Galera, na verdade existe uma combinação nessa questão. Como saber que é uma combinação?
    Imagine duas pessoas entre essas 7 aleatoriamente. usarei João e Maria como exemplo. Daí, você pensa:João e Maria são os convidados. Invertendo a ordem para Maria e João, temos as MESMAS pessoas
    Sim, logo a ordem NÃO importa e temos uma combinação. Vamos a questão:

    Temos 4 mulheres e 3 homens e queremos formar "duplas" desde que não seja exclusivamente masculina. Logo:
    1) calcular o total de duplas C 7,2 = 7! / 2! . 5! = 7. 6. 5! / 2! . 5! -- corta o 5! com 5 ! --- 7 . 6 / 2 = 21

    2) Total de duplas masculinas C 3,1 = 3! / 1! . 2! = 3 . 2! / 1! . 2! -- corta o 2! com o 2! ---- 3

    3) Solução: 21 - 3 = 18 --   Gabarito: Letra E

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino



  • Meu raciocínio...o enunciado diz que ele não quer que seja exclusivamente MASCULINO, mas não disse nada sobre ser exclusivamente FEMININO!!!(rapaz esperto esse, heim...rsrsrsr, num quer ir só com valete pro cinema)...mas comentários a parte,

    então vc considera duas possibilidades, uma com uma dupla mista: possibilidades de escolha: 1 membro pode ser 4 mulheres e o segundo 3Homens (ou vice e versa) = 3x4 =12... OU (sOUma) as duas pessoas da dupla serem mulheres, C de 4 de 2 em 2, que dá 6

    s-OU-ma -> 12 + 6 = 18!

  • Vocês estão esquecendo que o texto fala que o GRUPO NÃO PODE SER TOTALMENTE MASCULINO e que JOÃO faz parte do grupo, então temos:

    J mulher mulher OU João homem mulher = C4,2 + C4,1 *C3,1 = 6 +12 = 18

  • Eu fiz primeiro a exceção= Possibilidade de um grupo formado só por homens (Combinação de 3, 2 a 2= C3,2)=> 3x2/2!=3

    Depois fiz o número de possibilidades de escolhas (Combinação de 7, 2 a 2=C7,2) => 7x2/2!=21

    E subtrai o todo pela exceção e cheguei a resposta. (21-3=18)

  • Como a ordem das pessoas não importam, a questão é de combinação. Então, sabendo que a restrição é que não pode ser dois meninos; logo entendemos que pode ser duas meninas. Fazemos a combinação para as meninas e outra para os meninos; C(4,2) = 6 (já que pode ser duas meninas) e C(3,1) = 3 (já que só pode ser um menino); multiplicando os resultados 6 x 3 = 18.

  • Princípio fundamental da contagem. Ordem não importa.

    1ª opção - 2 mulheres - 3*2 = 6

    2ª opção - 1 homem e 1 mulher - 4*3 = 12

    Como pode ser uma opção OU outra - SOMA

    12+6 = 18

  • Essa questão, até com Arranjo dá para fazer.

  • Talvez o ideal seria multiplicar os valores encontrados totalizando 18 possibilidade ...CAso esteja errado corrijam 

  • A questão diz que tem que ser 2 pessoas para ir ao cinema, mas não exclusivamente masculino... então pode ser todos homens ou não.

    Ele tem 4 Primas e 3 primos, esse (E= multiplica as possibilidades)

    Combinação de:

    C4,2 . C3,2= 

    C4.3/2= 6 X   C3.2/2= 3 = Logo multiplicamos 6X3= 18 possibilidades.

  • C4,2 X C 3,2

    4X3X3X2 / 2! X 2!

    72 / 4 = 18

    GAB. E 

     

  • Obrigado professor Julio Cesar e os demais colegas que postaram, acredito que compreendi a resolução da questão. [C7,2 – C3,2 (Combinação do total de duplas – combinação do total de duplas somente masculinas)]

  • O professor Júlio César cometeu um engano, apesar do resultado da Combinação, nesse caso, ser o mesmo. Glauber Mateo resolveu da mesma maneira e da forma correta. A Combinação de um grupo exclusivamente masculino é C 3,2. Obrigado pela ajuda dos dois.

  • 7 PRIMOS

    sendo

    4 MULHERES

    3 HOMENS

    devemos formar grupos de 2 membros, mas não pode haver grupos somente com Homens

    Logo, temos as seguintes possibilidades:

    1H + 1M

    ou

    2M

    Como ficaria a combinação

    1H ( C3;1 onde 3 representa o número total de homens e 1 quantos homens devem estar neste grupo) x 1M(C4;1 onde 4 representa o número total de mulheres e 1 quantas mulheres devem participar deste grupo. 

    obs: Acima, devemos multplicar os valores, pois são dois subgrupos de um mesmo grupo

    C3;1 x C4;1 = 12

    Ou

    2M(C4:2 onde 4 é o número total de mulheres e 2 é o número delas que devem estar no grupo

    C4;2 = 6

    LOGO 12 + 6 = 18

    Mas por que somamos ao invés de multiplicar? Simples, pois os grupos podem ser formados com 1H+1M OU 2M. O OU vai indicar soma!

     

    Gabarito E

  • Se não houvesse a restrição de sexo, seriam 21 possíveis combinações no total - C (7,2). Porém deve-se excluir a possibilidade de irem somente homens, o que dá 3 combinações - C (3,2). Portanto, 21 - 3 = 18.

  • C4,1XC3,1+C4,2= 18 

  • Levando em consideração: 
    A) Somente meninas - C4,2= 6 
    B) Com um menino - C4,1XC3,1 = 12 
    somando as possibilidades (A+B): 6 + 12 = 18

  • TODAS AS COMBINAÇÕES POSSÍVEIS: C(7,2) = 21

    COMBINAÇÕES APENAS COM HOMENS: C(3,2) = 3

    EXCLUIR AS COMBINAÇÕES APENAS COM HOMENS: C(7,2) - C(3,2) = 21-3 = 18

  • C 4,2 (duas meninas e Joãozin)

    C 3,1 (Joãozin, uma mina e o primo viado para seguar a vela)

    C4,2 = 6
    C3,1 = 3 

    6x3=18

  • GABARITO E.

     

    C4,2 = 6 ( LEVANDO SOMENTE MULHERES)

     

    OU

     

    C4,1= 4 ( LEVANDO SOMENTE 1 MULHER)

     

    E

     

    C3,1 = 3 ( LEVANDO SOMENTE 1 HOMEM).

     

    4 X(E) 3 +(OU) 6 = 18

     

     

    " VOCÊ É O QUE VOCÊ PENSA, É O SR. DO SEU DESTINO."

  • Número total de combinações: C7,2 = 21

    Apenas homens: C3,2 = 3

    21 - 3 = 18


ID
1550038
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O número inteiro –5 (menos cinco) tem a seguinte representação binária em complemento a dois usando 16 bits:

Alternativas
Comentários
  • O número decimal 5, em binário, seria igual a 101.
    Em 16 bits, basicamente seria 0000 0000 0000 0101. (Note que eu apenas enchi de zeros até ficar com 16 dígitos)
    Para deixar um número negativo, em complemento a dois, você encontra o primeiro 1, da direita para esquerda, e inverte todos os outros números à esquerda dele..

    0000 0000 0000 0101. (1 em negrito, é o primeiro 1 da direita para esquerda)
    1111 1111 1111 1011. (Todos os outros números foram invertidos)

    ** Não sou expert no assunto, então dei explicação rápida para despertar interesse e pesquisar mais sobre o assunto.

  • Esse video explica de forma bem fácil como fazer a conversão: https://www.youtube.com/watch?v=cmR54KiSjFo


    e nesse link contém uma explicação bem simples da conversão de números negativos e o complemento de 2: http://orgulhogeek.net/2013/05/15/ciencia-nerd-2/

  • Para representar um número negativo em complemento a dois:

    1o passo) inverter todos os bits:
    5 é 101 em binário
    0000 0000 0000 0101
    invertendo: 1111 1111 1111 1010

    2o passo) adicionar 1 ao número invertido:
         1111 1111 1111 1010
    +   0000 0000 0000 0001
    --------------------------------------
        1111 1111 1111 1011

ID
1550041
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Uma certa UCP (unidade central de processamento) possui registradores aritméticos internos de 32 bits. O menor e o maior inteiros com sinal que podem ser armazenados nesses registradores em complemento a dois são, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • O complemento de dois de um número de N bits é definido como o complemento em relação a 2 elevado a N.


    As vantagens do uso do complemento de 2 é que existe somente um zero e que as regras para soma e subtração são as mesmas. 

    A desvantagem é o fato de ser um código assimétrico, porque o número de representações negativas é maior que o número de representações positivas. 


    Nesse caso, 32 bits em complemento a dois seria: (elevado a 31 pois um bit é reservado para o sinal)


    -2³¹ = números negativos


    2³¹ - 1 = números positivos subtraindo o zero que foi contabilizado junto aos números negativos.


ID
1550044
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O limite superior para o tamanho de um arquivo armazenado em um sistema do tipo FAT32 é:

Alternativas
Comentários
  • Por que não posso transferir um arquivo de 4 GB ou maior para o meu pen drive ou cartão de memória?

    Esta situação ocorre devido à limitação FAT32. Arquivos maiores do que 4GB NÃO podem ser armazenados em um volume FAT32. Formatar o pen drive ou cartão de memória em NTFS ou exFAT irá resolver este problema.


    Fonte: http://kb-pt.sandisk.com/app/answers/detail/a_id/2657/~/transferir-um-arquivo-de-4gb-ou-maior-em-pen-drive-ou-cart%C3%A3o-de-mem%C3%B3ria

  • Seguindo o conceito dos sistemas de arquivos, os 3 principais voltados para Windows são:

    FAT16 - 2GB - 1ByteFAT32 - 4GB - 1ByteNTFS - acima de 4GB - 1BytePor esse motivo, a resposta certa é a letra "b".
  • Acontece muito de tentarmos copiar arquivos maiores de 4GB para o Pen Drive e não ser possível devido ao formato FAT32. Para isso, temos que mudar para NTFS.

  • O famoso pendrive e arquivos maior de 4 gb

  • b- 4 gb

    http://www.ntfs.com/ntfs_vs_fat.htm


ID
1550047
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em ambiente Linux, certo arquivo possui máscara de proteção 750, expressa em octal (base 8). Isso significa que os usuários alocados sob o mesmo grupo do dono do arquivo:

Alternativas

ID
1550050
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

O módulo de análise léxica de um compilador tem por objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Análise léxica é o processo de analisar a entrada de linhas de caracteres (tal como o código-fonte de um programa de computador) e produzir uma seqüência de símbolos chamado "símbolos léxicos" (lexical tokens), ou somente "símbolos" (tokens), que podem ser manipulados mais facilmente por um parser (leitor de saída).


    Análise Léxica é a forma de verificar determinado alfabeto. Quando analisamos uma palavra, podemos definir através da análise léxica se existe ou não algum caractere que não faz parte do nosso alfabeto, ou um alfabeto inventado por nós. O analisador léxico é a primeira etapa de um compilador, logo após virá a análise sintática.


    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/An%C3%A1lise_l%C3%A9xica

  • As fases do processo de compilação são duas:


    - Análise: Léxica (tabela de símbolos) / Sintática (árvore sintática) / Semântica (incoerências semânticas)

    - Síntese: Geração de código intermediário / Otimização do código / Geração do código

  • a) análise semântica
    b) CORRETA
    c) análise
    d) análise sintática
    e) análise semântica

  • Questão (Q830228) repedita em 2018. Por isso a importância de fazer mts questões, inclusive as antigas.

  • Gabarito B

    Primeiro passo do front-end: reconhecer tokens
    • Tokens são as palavras do programa.
    • O analisador léxico transforma o programa de uma sequência de caracteres
    sem nenhuma estrutura para uma sequência de tokens.

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1550053
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Huguinho, Zezinho e Luisinho têm acesso ao mesmo computador executando o sistema operacional Linux. As contas de Huguinho e Zezinho são membros do mesmo grupo de usuários; a conta de Luisinho não é membro desse grupo. Utilizando o interpretador bash, Huguinho emite o seguinte comando:

                         1s –1 | grep 'd...r.x---' | wc -l

e indaga aos irmãos o que será escrito na tela. Zezinho responde que será escrita a quantidade de diretórios filhos do diretório corrente que podem ser:

Alternativas
Comentários
  • O "d" quer dizer o "tipo de arquivo"

         - = Arquivos comuns, podendo ser texto ou executáveis

         d = Diretórios

         = Links simbólicos

         = dispositivos de caracteres

         = Dispositivos de bloco

         = Soquetes

         = Pipes

    Tipo  Dono   Grupo  Outros  Arquivo 

      -        ---        ---        ---         arquivo.extensão

    Onde:

         r - Significa permissão de leitura (read);

         w - Significa permissão de gravação (write);

         - Significa permissão de execução (execution);

         - - Significa permissão desabilitada.

    Ou seja, para melhor entendimento, o primeiro dígito determina o tipo de arquivo, os três seguintes a permissão do dono do arquivo, os três do meio a permissão do grupo que o arquivo pertence e os últimos a permissão de outros usuários. A regra para as permissão sempre será:

         --- - Nenhuma permissão;

         r-- - Permissão de leitura;

         r-x - Leitura e execução;

         rw- - Leitura e gravação;

         rwx - Leitura, gravação e execução.

    fonte: http://www.vivaolinux.com.br/dica/Entendendo-as-permissoes-de-arquivos-no-Linux


ID
1550056
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Em POO (Programação Orientada a Objetos), dizer que a classe A estende a classe B é o mesmo que dizer que:

Alternativas
Comentários
  • Escreva sa classe A é derivada de B;


  • As classes ContaCorrente e ContaPoupanca estendem a classe Conta, no exemplo abaixo:

     

    public class ContaCorrente extends Conta {
    }
    public class ContaPoupanca extends Conta {
    }


ID
1550059
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Observe a consulta SQL abaixo, correta para o SQL Server.

SELECT top 10 *
FROM empresa
ORDER BY nome

No Oracle, supondo-se que não haja duas empresas com o mesmo nome no banco de dados, o comando SQL equivalente para qualquer instância da tabela empresa é:

Alternativas
Comentários
  • No oracle o ROWNUM funciona como uma pseudo-coluna que contém a posição da tupla após realizar a consulta. Sendo assim, ela deve ser aplicada em cima dos resultados retornados na consulta desejada. 

  • O candidato poderia ficar em dúvidas em relação a letra C e letra D. No enunciado, primeiro ele ordena, depois escolhe as 10 primeiras. O mesmo tem que ser feito no Oracle. Por isso, essa subconsulta. Na letra C, ele primeiro pega as 10 primeiras empresas retornadas e depois ordena. O resultado é diferente!

  • https://stackoverflow.com/questions/15091849/how-to-use-oracle-order-by-and-rownum-correctly


ID
1550062
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere duas tabelas X e Y, com as seguintes instâncias:

                     X               Y
                     a       b       c       d
                     1       2       1       2
                     3       3       3       4
                     4       5       5       6
                     5       7       7       8
                                       9       1

O comando SQL que retorna

                        a       b       c       d
                        1       2       1       2
                        3       3       3       4
                        4       5   NULL  NULL
                        5       7       5       6
                   NULL NULL  7       8
                   NULL NULL  9       1

é:

Alternativas
Comentários
  • Uso do Full join para incluir as tabelas. 

  • OUTER FULL JOIN

    Aqui juntamos o poder das junções (JOIN) internas(INNER), a listagem de todas as outras linhas não associadas, tanto do lado direito (RIGHT) da junção como do lado ESQUEDO (LEFT).


    LEFT OUTER JOIN

    Quando queremos listar todas as linhas da tabela a esquerda mesmo que não haja correspondente na tabela da direita.


    RIGHT OUTER JOIN

    Quando queremos listar todas as linhas da tabela a direita mesmo que não haja correspondente na tabela da esquerda.


    CROSS JOIN

    Quando queremos juntar duas ou mais tabelas por cruzamento. Ou seja, para cada linha da tabela FUNCIONARIO queremos todos os CARGOS ou vice-versa.


    INNER JOIN

    Quando queremos juntar duas ou mais tabelas por coincidência. Para cada linha da tabela FUNCINARIO queremos o CARGO correspondente que internamente (INNER), em seus valores de atributos, coincidam.


    fonte: http://www.devmedia.com.br/inner-cross-left-rigth-e-full-joins/21016#ixzz3hm9S6sKC


  • O

     


ID
1550065
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Analise o comando abaixo.

                        GRANT xxx to yyy WITH ADMIN OPTION

No Oracle, xxx / yyy podem, respectivamente, designar:

Alternativas
Comentários
  • Linguagem de Controle de Dados (DCL)

    A DCL contém elementos que serão úteis num sistema multiusuário, onde a privacidade das informações é importante, bem como a segurança das tabelas e o estabelecimento de fronteiras entre as transações. Os comandos GRANT e REVOKE são alguns dos comandos utilizados para o controle de dados.


    GRANT = utilizado para atribuir permissão ao user, para realizar uma operação;


    O comando GRANT concede privilégios específicos para um objeto (tabela, visão, seqüência, banco de dados, função, linguagem procedural, esquema ou espaço de tabelas) para um ou mais usuários ou grupos de usuários. Estes privilégios são adicionados aos já concedidos, se existirem.

    Se for especificado WITH GRANT OPTION quem receber o privilégio poderá, por sua vez, conceder o privilégio a terceiros. Sem a opção de concessão, quem recebe não pode conceder o privilégio. Atualmente as opções de concessão somente podem ser concedidas a usuários individuais, e não a grupos ou PUBLIC.


    GRANT { { SELECT | INSERT | UPDATE | DELETE | RULE | REFERENCES | TRIGGER } [,...] | ALL [ PRIVILEGES ] }

        ON [ TABLE ] nome_do_objeto [, ...]

        TO { nome_do_usuário | GROUP nome_do_grupo | PUBLIC } [, ...]


  • Creio que a resposta certa não seja a D e sim a B, pois na documentação da Oracle mostra a syntaxe do comando GRANT sendo composta por "privilégios", "tipo de objeto" e "usuários específicos". Confiram: https://docs.oracle.com/cd/E17952_01/refman-5.1-en/grant.html

ID
1645033
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Analise o comando de criação de tabela no contexto do SQL Server.
CREATE TABLE T
(A INT,B INT) ON [Z]
Nesse caso, a cláusula ON é importante na atividade de administração dos bancos de dados porque permite:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    ON { partition_scheme | filegroup | "default" } Especifica o esquema de partição ou o grupo de arquivos no qual a tabela está armazenada. Se partition_scheme for especificado, a tabela será uma tabela particionada cujas partições são armazenadas em um conjunto de um ou mais grupos de arquivos especificados em partition_scheme. Se filegroup for especificado, a tabela será criada no grupo de arquivos nomeado. O grupo de arquivos deve existir no banco de dados. Se "default" for especificado ou se ON não for especificado, a tabela será armazenada no grupo de arquivos padrão. O mecanismo de armazenamento de uma tabela como especificado em CREATE TABLE não pode ser alterado posteriormente.

    Fonte: https://docs.microsoft.com/pt-br/sql/t-sql/statements/create-table-transact-sql?view=sql-server-ver15


ID
1645036
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

A virtualização de recursos de hardware está sendo adotada em muitas organizações por ajudar, principalmente, a reduzir os custos de infraestrutura física. Em relação ao conceito de máquina virtual, analise as afirmativas a seguir:
I. Máquinas virtuais são sempre executadas em cima de um sistema operacional, chamado anfitrião ou hospedeiro.
II. Máquinas virtuais provêm interfaces de redes virtuais e podem ser interligadas a equipamentos de interconexão, como switches e roteadores.
III. Máquinas virtuais de processo requerem que o sistema hóspede e o sistema hospedeiro possuam o mesmo conjunto de instruções.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Se tivesse a opção "somente II e III" eu ia passar apertado.

    Vamos na fé.

  • Alguém pode explicar o porquê da I estar errada? Quando é que uma máq virtual não vai executar em cima de um hospedeiro?

  • Existem maqina viruais que executam apenas com o Hipervisor sem S.O.

  • Obrigada "juliothecesar sobrenome"

  • Na assertiva III o conceito de "Máquinas virtuais de processo" diz respeito à virtualização total.

     

    Nesse tipo de virtualização as VMs são processos do hypervisor/SO e não necessariamente precisam ter o mesmo conjuto de instruções com o hospedeiro, já que é realizada a tradução binária pelo VMM sempre que a VM precisar de recursos com privilégios.

  • (I) Errado, é possível executar uma máquina virtual sem sistema operacional hospedeiro;

    (II) Correto;

    (III) Errado, a grande vantagem da virtualização é que o sistema hóspede e hospedeiro não precisam ter a mesma arquitetura ou conjunto de instruções.

    Estratégia


ID
1645039
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em relação à implementação de virtualização por meio de monitor de máquina virtual (Hypervisor), analise as afirmativas a seguir:
I. Hypervisor está presente sempre que o sistema hospedeiro estiver ligado.
II. O monitor de máquina virtual é responsável por executar, ou simular a execução, das instruções privilegiadas requisitadas pelo sistema operacional hóspede.
III. Máquinas virtuais são mais seguras que as máquinas físicas justamente por causa do Hypervisor.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    Segurança: Segundo Neil MacDonald, especialista de segurança da Gartner, hoje em dia, as máquinas virtuais são menos seguras que as máquinas físicas justamente por causa do VMM. Este ponto é interessante, pois se o sistema operacional hospedeiro tiver alguma vulnerabilidade, todas as máquinas virtuais que estão hospedadas nessa máquina física estão vulneráveis, já que o VMM é uma camada de software, portanto, como qualquer software, está sujeito a vulnerabilidades.

  • Alguém pode explicar o motivo da I estar correta?

    A meu ver, se o hospedeiro estiver ligado, não necessariamente o hypervisor estará. O contrário só seria válido se o hypervisor fosse comparado ao sistema hóspede, pois este sim tem como requisito que o hypervisor esteja ligado.

  • @Giordanno,

    Se você usa virtualização em bare metal, como ESXi, por exemplo, ao iniciar o host, o hypervisor é iniciado também. Mas concordo que existem formas distintas que não obrigam essa situação. Porém a FGV é cheia dessas gracinhas

  • II. O monitor de máquina virtual é responsável por executar, ou simular a execução, das instruções privilegiadas requisitadas pelo sistema operacional hóspede.

    Sou engenheiro de computação e pelo que sei quem executa as instruções é o processador segundo a arquitetura de Von Neumann! kkkkkkkkkkk

  • sou engenheiro de computação e pelo que eu sei quem executa é o processador também kkkkk


ID
1645042
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma das vantagens do IPv6 sobre o IPv4 é que, ao implementar QoS, os roteadores podem identificar o tipo de fluxo bastando consultar um campo do cabeçalho do pacote IPv6, sem precisar analisá-lo de forma mais aprofundada. Esse campo é marcado pelo nó de origem do pacote, e tem o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Flow Label

    O campo Flow Label de 24 bits do cabeçalho do IPv6 pode ser usado por um host para identificar os diferentes fluxos de informação que esse host trata. Conforme já citado acima, pode identificar pacotes com qualidade de serviço não convencional e serviços do tipo tempo real.

  • Essa aí eu resolvi por inglês.

    Vamos na fé.

  • A- CORRETA FLOW LABEL: Ipv6 São usados para identificar aqueles pacotes que requerem tratamento especial a ser dado pelos roteadores. E essa identificação é feita com qualidade de serviço(QoS) em tempo real.

     

  •  a)Flow label;[CORRETO.campo trata de identifica diferentes fluxos, fornecendo serviços especiais pra aplicação de tempo real]
     b)Type of service; [ERRADO. Pertence ao IPV4]
     c)Traffic class; [ERRADO. campo provê serviços diferenciados, com identificação ou não de congestionamentos]
     d)Diffserv field; [ERRADO. Não Existe]
     e)Intserv field. [ERRADO. Não Existe]


ID
1645045
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação ao protocolo DHCP, analise as afirmativas a seguir:
I. É possível configurar servidores DHCP para que um endereço IP sempre seja concedido a um mesmo endereço MAC.
II. O tempo mínimo de vida (“lease”) de um endereço IP obtido via DHCP é de 24h.
III. Além do endereço IP, DHCP pode fornecer outros elementos de conexão à rede, como máscara de subrede e gateway default.
Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Tempo de concessão

    Se DHCP é o endereço digital, o "lease time" (tempo de concessão) é o tempo durante o qual pode ser usado. Se você for alugar um apartamento, poderá viver nele durante o tempo estabelecido no contrato, a menos que o renove. A concessão DHCP é similar: o fornecedor do serviço ou roteador outorga um endereço aos computadores. Se a concessão não for renovada ao finalizar, será dado um novo endereço.

    Duração

    Os tempos de concessão podem variar na sua rede doméstica. Você pode configurá-los com um limite mínimo de uma hora e um máximo de infinito. Ao definir essa configuração, a concessão se renova na metade do valor (se o limite for uma hora, a renovação será feita aos 30 minutos). Quanto maior for o tempo, menor será a frequência da renovação (e portanto, menor a possibilidade de ter problemas). Em sistemas com muitos computadores entrando e saindo, os limites baixos são benéficos pois é pequena a quantidade de endereços disponível.


  • dhcp lease:

    default: 24h

    min: 1h

     A client acquires a lease for a network address for a fixed period of time (which may be infinite). Throughout the protocol, times are to  be represented in units of seconds. The time value of 0xffffffff is reserved to represent "infinity". The minimum lease duration is one hour.

    https://datatracker.ietf.org/doc/html/rfc1541


ID
1645048
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação ao serviço FTP, analise as afirmativas a seguir:
I. Como forma de aumentar a velocidade de transferência de arquivos, o FTP utiliza o protocolo de transporte UDP como padrão.
II. O FTP utiliza duas conexões TCP/IP para realizar transferência de arquivos, uma servindo de controle e outra para enviar os dados.
III. O modo passivo do FTP foi criado para permitir a transferência de arquivos binários.
Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I. Como forma de aumentar a velocidade de transferência de arquivos, o FTP utiliza o protocolo de transporte UDP como padrão. FALSO

    Para primeira conexão de controle o cliente utiliza a porta TCP 21 e para a segunda a porta TCP 20 do servidor.III. O modo passivo do FTP foi criado para permitir a transferência de arquivos binários. FALSO
    Em situações onde o cliente está atrás de um firewall e inapto para aceitar entradas de conexões TCP, o modo passivo pode ser utilizado. 
    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/File_Transfer_Protocol

  • III. O modo passivo do FTP foi criado para permitir a transferência de arquivos binários. Errada Não tem nada a ver com isso.

    existe FTP ativo e passivo por causa do NAT. se o server disparar conexão (FTP ativo), pode dar problema no NAT.

    FTP – Ativo

    • O cliente, através de uma porta alta, estabelece a conexão de controle na porta 21 do servidor

    • O servidor estabelece a conexão de dados a partir de sua porta 20 para uma porta alta do cliente. Ou

    seja, é o servidor quem dispara a conexão de dados.

    • Está estabelecida a sessão FTP

    FTP – Passivo

    • O cliente, através de uma porta alta, estabelece a conexão de controle na porta 21 do servidor

    • O cliente estabelece a conexão de dados a partir de outra porta alta na porta 20 do servidor.

    • Está estabelecida a sessão FTP


ID
1645051
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O uso de NAT impõe dificuldades ao uso de IPSec, pois a tradução de endereços IP altera a integridade dos pacotes IPSec, tornando-os inválidos. Uma possível solução para esse problema é o uso de:

Alternativas
Comentários
  • Para que uma conexão VPN funcione quando existe um equipamento fazendo NAT (Hide ou muitos-para-um) entre os pontos que estão estabelecendo a VPN é necessário que haja um mecanismo para garantir que os pacotes serão traduzidos adequadamente, desde a origem até o destino final. Este mecanismo é chamado de NAT Transversal.


    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/NAT_transversal
  • Gabarito C

    NAT ou Network Address Translation é, de uma forma muito simples, a tradução do endereço IP. Esta tradução pode ocorrer por muitos motivos, mas principalmente para que estações utilizando endereçamento privado (RFC 1918) acessem a Internet. Dessa forma, se a estação 10.10.10.1 necessita acessar um servidor na internet, então será necessário traduzir o endereço 10.10.10.1 para um endereço publicamente conhecido. Como os principais protocolos de transporte (no caso, TCP e UDP) utilizam o conceito de multiplexação através de portas de origem e destino, então podemos utilizar somente um endereço IP público para traduzir vários endereços privados (NAT masquerade ou NAT Hide), utilizando portas diferentes e armazenando todas estas informações em uma tabela de conexões.

    Entretanto, o protocolo ESP (utilizado no IPsec) não utiliza o mesmo conceito de portas utilizado nos protocolos TCP e UDP e, portanto, não é possível fazer a tradução de endereço e utilizar a informação de portas de origem e destino como forma de multiplexação das conexões. Para que uma conexão VPN funcione quando existe um equipamento fazendo NAT (Hide ou muitos-para-um) entre os pontos que estão estabelecendo a VPN é necessário que haja um mecanismo para garantir que os pacotes serão traduzidos adequadamente, desde a origem até o destino final. Este mecanismo é chamado de NAT Transversal.

    De uma forma bem simples, o NAT Traversal primeiramente verifica se os dois equipamentos que estão estabelecendo a conexão possuem suporte para NAT Transversal, em seguida os dois equipamentos devem detectar se existe ou não a tradução de endereços. Por fim, deve-se negociar os parâmetros do protocolo (portas utilizadas para encapsulamento, utilização de cookies, etc) e em seguida iniciar a transmissão de dados utilizando pacotes encapsulados. Todo este processo esta descrito no RFC 3947 - Negotiation of NAT-Traversal in the IKE.

    Este recurso pode ser utilizado com conexões VPN do tipo gateway-to-gateway ou client-to-gateway e deve ser verificado na documentação do equipamento se o mesmo suporta NAT Transversal ou UDP Encapsulation (expressão também utilizada por alguns fabricantes).

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • c-

    Network address translation traversal is a computer networking technique of establishing and maintaining Internet protocol connections across gateways that implement network address translation. NAT traversal techniques are required for many network applications, such as peer-to-peer file sharing and Voice over IP.

    https://en.wikipedia.org/wiki/NAT_traversal


ID
1645054
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um usuário conseguiu instalar, sem maiores dificuldades, um keylogger em um dos computadores de um cyber café. Um dos motivos que pode ter facilitado essa instalação é:

Alternativas
Comentários
  • Letra D.

    Quando um computador está sendo executado com uma conta administrador, ou que tenha privilégios de administrador, ele poderá instalar sem maiores dificuldades, não apenas um keylogger, mas qualquer aplicativo que desejar.

    Um keylogger é um registrador de teclas, que envia regularmente para o seu criador/instalador os dados recolhidos naquela máquina.

  • Gabarito D

    Em um cyber café normalmente não se dá uma devida importância com a administração das máquinas. No caso das estações estarem com previlégio de administrador, qualquer usuário pode instalar qualquer programa nas máquinas.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
1645057
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Em relação aos IDS e IPS, analise as informações a seguir:
I. O IDS é um sistema de reconhecimento e sinalização de ataques, sem capacidade de resposta.
II. O NIDS é um tipo de IDS instalado para alertar sobre ataques ocorridos a um host específico.
III. O IDS identifica ataques a partir de análise de tráfego de rede baseado em padrões de assinatura, enquanto o IPS analisa padrões de comportamento.
Está correto somente o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

     

    Sistema de detecção de intrusos ou também conhecido como Sistema de detecção de intrusão ( em inglês: Intrusion detection system - IDS) refere-se aos meios técnicos de descobrir em uma rede acessos não autorizados que podem indicar a ação de um cracker ou até mesmo de funcionários mal intencionados.

     

    NIDS: É um sistema de segurança de rede com foco sobre os ataques que vêm de dentro da rede (usuários autorizados). Quando classificamos a concepção do NIDS acordo com a propriedade interatividade do sistema, existem dois tipos: on-line e off-line NIDS. On-line NIDS lida com a rede em tempo real e analisa o pacote Ethernet e aplica-lo nas algumas regras para decidir se é um ataque ou não. Off-line NIDS lida com os dados armazenados e passá-lo em um algum processo para decidir se é um ataque ou não.

  • Essa alternativa I também está errada, pois IDS realizam respostas sim.

    Segundo Nakamura(2010,p.267),"O firewall libera conexões e o IDS detecta, notifica e responde a tráfegos suspeitos."

    SEGURANÇA DE REDES EM AMBIENTES COOPERATIVOS-NAKAMURA. 2010.

  • triste ver uma questão dessas




    2014

    A detecção de intrusão abrange formas de resposta, tais como a geração de alertas e a interrupção dos fluxos de dados maliciosos.

    certa



    2011 - (CESPE – TJ-ES/2011 – Analista Judiciário – Análise de Suporte – 93)

    IDS (intrusion detection system) pode ser utilizado para incrementar o trabalho do firewall e permitir que o tráfego de dados de uma rede seja monitorado para correção imediata de problemas ou falhas

    certa

  • Pessoal, apesar dessa frase apresentada pelo nosso colega a respeito do IDS no livro do NAKAMURA, devemos lembrar que o IDS sempre será posicionado de forma paralela na rede, ou seja, ele, por si só, não é capaz de reagir diretamente e influenciar o tráfego porque ele não está em série como um firewall ou IPS. 
    O que ele pode fazer é se comunicar com outros elementos na rede, o que na prática será um firewall, e fazer com que o firewall passe a bloquear determinado tráfego.

    Um exemplo de ferramenta que faz esse tipo de coisa é o GUARDIAN, baseado no SNORT de código aberto. O SNORT é um IDS puro, totalmente passivo, enquanto o GUARDIAN é a implementação reativa do IDS, mas, como mencionei, não é o próprio IDS que bloqueia.Desse modo, permita-me discordar do colega mas não vejo erro no item I dessa questão. Abraço a todos!
  • ACERTEI A QUESTÃO POIS DE CARA A II e III ESTAVAM ERRADAS, MAS FIQUEI NA DÚVIDA NA PRIMEIRA E ACHO QUE A BANCA NÃO DEIXOU EXPLÍCITO QUE NÃO DAR RESPOSTA SERIA COMBATER O PROBLEMA, ALGO QUE O IDS NÃO FAZ REALMENTE. PORÉM, MUITOS ENTENDERAM E QUE REAMENTE FICA COMPLICADO VC TER QUE AINDA INTERPRETAR É QUE RESPOSTA PARA O FIREWALL É POSSÍVEL PARA Q ESTE BLOQUEI A INTRUÇÃO.

  • Não entendi o erro da III (IDS utilizam assinatura e IPS também podem ser comportamentais...), se alguém puder enviar alguma fonte....

  • @lucas moraes. Tanto o IDS quanto o IPS utilizam as duas formas. Baseado em assinatura ou comportamento

  • I) ok;

    II) o HIDS que é baseado em host. O NIDS é baseado na rede !

    III) inverteram os conceitos !

  • IDS - alerta

    IPS - para

    NIDS (network IDS) - o nome ja diz

    assinatura: ameaças conhecidas

    comportamento: anomalias


ID
1645060
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Um dos maiores problemas na criptografia simétrica é o compartilhamento da chave secreta. Uma forma de resolver isso é o uso de um algoritmo específico para essa finalidade, que permite a troca segura de chaves criptográficas em um canal público, algoritmo esse denominado:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

    A troca de chaves de Diffie-Hellman é um método de criptografia específico para troca de chaves desenvolvido por Whitfield Diffie e Martin Hellman e publicado em 1976. Foi um dos primeiros exemplos práticos de métodos de troca de chaves implementado dentro do campo da criptografia. O método da troca de chaves de Diffie-Hellman permite que duas partes que não possuem conhecimento a priori de cada uma compartilhem uma chave secreta sob um canal de comunicação inseguro. Tal chave pode ser usada para encriptar mensagens posteriores usando uma esquema de cifra de chave simétrica.

  • Gabarito C

    Diffie-Hellman

     

    1. É usada para intercambio de chaves entre usuários;

    2. É baseado na operação de logaritmos discretos;

    3. Logaritmo discreto é baseado na raiz primitiva;

    4. Requer autoridade de certificação (chave pública confiável).

     

    Passos

     

    1. Dados p primo e a uma raiz primitiva modulo p, ambos conhecidos pelos entes da conexão, nesse caso será Alice e Bruno;

    2. Bruno e Alice geram números aleatórios Xa e Xb, respectivamente, sendo que Xa e Xb são menores que p, esses números gerados são as chaves privadas se comparado com um método assimétrico;

    3. Bruno e Alice calculam as senhas públicas Ya≡ aXa(mod p), Yb≡ aXb(mod p) respectivamente; 

    4. Alice e Bruno trocam as senhas (números) publicas;

    5. Bruno calcula K≡ YbXa(mod p)

                              K≡ aXbXa(mod p)


        Alice calcula K≡ YaXb(mod p)

                            K≡ aXaXb(mod p)

     

    6. E assim eles possuem a mesma chave secreta K, vale ainda salientar que isso acontece para K sendo o menor numero inteiro positivo possível, ou seja, 0

    , e isso sempre é possível de acontecer, pois o teorema de Euclides garante que existe K e para 0

    ele é único.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Ressaltando que o RSA tbém realiza o compartilhamento da chave secreta permitindo a troca segura de chaves criptográficas em um canal público, mas por que ele não pode ser a alternativa correta? Porque a questão pediu "...um algoritmo específico para essa finalidade..." e, de fato, é o Diffie-Hellman (Alternativa C... note que está escrito errado e isso já foi motivo de anulação de questão).

  • C. Diffie-Helmann; correta

    compartilhamento da chave secreta

  • c-

    Diffie Hellman produz chave publica e privada para emissor e receptor, compartilhando somente a publica. RSA é criptografia assimetrica utlizando fatoracao de numeros primos


ID
1645063
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em um ambiente IPv6, um usuário deseja acessar o endereço IPv4 192.168.100.1, de forma mapeada. Nessa situação, o usuário deve digitar esse endereço com a sintaxe:

Alternativas
Comentários
  • Em ambientes mistos, isto é, ambientes com nós IPv4 e IPv6, poderá ser conveniente a utilização da forma mista de apresentação. Nesta forma, os endereços são expressos como x:x:x:x:x:x:d:d:d:d, na qual os x`s são os valores hexadecimais dos seis blocos de 16 bits mais significativos que compõe o endereço IPv6 e os d`s são os valores decimais dos grupos de 8 bits menos significativos do endereço, representados utilizando a dotted decimal notation do IPv4.

     

    Estes endereços são endereços IPv6 com endereços IPv4 embutidos e, como já foi referido, existem em duas formas: endereços IPV6 compatíveis com IPV4 (utilizados em hosts e routers com ligações a redes IPv4 e IPv6 simultaneamente, normalmente para efeitos de tunelling), e endereços IPv4 mapeados em IPv6 (endereços de nós que apenas entendem IPv4, escritos na forma de endereços IPv6). São exemplos destes tipos de endereços:

     

    0:0:0:0:0:0:193.136.239.163 (endereço IPv6 compatível com IPv4)
    0:0:0:0:0:FFFF:129.145.34.10 (endereço IPv4 mapeado em IPv6)

     

    ou, na forma comprimida,

     

    ::193.136.239.163 (endereço IPv6 compatível com IPv4)
    ::FFFF:129.145.34.10 (endereço IPv4 mapeado com IPv6)

     

    http://faqinformatica.com/representacao-de-enderecos-ipv6/

  • Letra B

     

    Endereços IPv4-mapeado: representado por 0:0:0:0:0:FFFF:wxyz ou ::FFFF:wxyz, é usado para mapear um endereço IPv4 em um endereço IPv6 de 128-bit, onde wxyz representa os 32 bits do endereço IPv4, utilizando dígitos decimais. É aplicado em técnicas de transição para que nós IPv6 e IPv4 se comuniquem. Ex. ::FFFF:192.168.100.1.

    http://ipv6.br/post/enderecamento/


ID
1645066
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um equipamento rodando Linux, um administrador deseja alterar o endereço default do servidor DNS usado para consultas. Para isso, ele precisa alterar o arquivo:

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas:

     

    a) /etc/named.conf

    Errada. Esse é um arquivo de configuração necessário para inciar o servidor. Esse é utilizado  no Fedora e Suse, lembrando que essas distribuições utilizam pacotes RPM.

     

    b) /etc/bind.conf

    Errada. Mesmo fundamento da letra A, só que a diferença é que esse arquivo é utilizado nas versões DEBIAN, MEPIS, UBUNTU e XANDROS.

     

    c) /etc/network.conf

    Errada. Não encontrei nada sobre tal arquivo

     

    d) /etc/dns.conf

    Errada. Não encontrei nada sobre tal arquivo

     

     

     

    e) /etc/resolv.conf

     

    Correta. Arquivo de configuração principal do código do resolvedor de nomes, em um sistema Linux.

     

    Texto na íntegra de uma mesma questão sobre  /etc/resolv.conf  aplicada pela FGV :

    No UNIX, o DNS é implementado por meio do software Berkeley Internet Name Domain (BIND), que segue a filosofia cliente/servidor.
    O cliente do BIND é denominado "resolver", responsável por gerar as "queries" enquanto que o servidor do BIND é chamado por "named", responsável por responder às "queries".

    Configurações BIND são descritas pelo tipo de serviço a ser executado pelo software, existindo quatro níveis de serviço que podem ser definidos nessas configurações: "resolver-only systems", "caching-only servers", "primary servers" e "secondary servers".

    Os parâmetros que definem a configuração do "resolver-only systems" são inseridas neste aquivo

     

     

     

    Fonte: FGV e

    Ubuntu Linux For Dummies - Paul G. Sery

  • Rodrigo, creio que houve um equívoco pois o arquivo /etc/bind.conf não existe no Linux.

    Em contrapartida, no caso do Debian, se for instalado o BIND para prover o serviço de DNS é criado sim o diretório /etc/bind.

    Confirma, produção?


ID
1645069
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Em um ambiente com Active Directory, deseja-se usar o Exchange para enviar e-mails para um conjunto de usuários, usando um tipo de grupo do AD DS. Trata-se do Grupo:

Alternativas
Comentários
  • Existem dois Tipos de Grupos no AD:

    * Grupo de Segurança:

     - Utilizado para atribuição de permissões;

    - Grupos Locais em Member Servers;

    - Grupos Locais do domínio, Globais ou Universais no AD;

    * Grupos  de Distribuição:

    - Normalmente são utilizados em conjunto com servidores de e-mail, tais como o Exchange Server, para o envio de e-mail para um grupo de usuários. (Raramente utilizados);

    - Não podem receber permissões de acesso a recursos;


ID
1645072
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação às tecnologias de redes para o armazenamento e compartilhamento de dados, analise as afirmativas a seguir:
1. Tecnologia adequada para compartilhar arquivos. As responsabilidades de formatar, particionar e distribuir informações nos discos do dispositivo de armazenamento são do próprio dispositivo de armazenamento.
2. Tecnologia indicada para sistemas transacionais ou de missão crítica. Bloco de dados é tipo de informação que trafega entre servidores e o dispositivo de armazenamento.
3. Tecnologia em que o armazenamento se dá em conexão direta ao servidor. A capacidade de crescimento de armazenamento é limitada à capacidade do servidor em termos do número de portas de conexão ou por limitação de espaço físico do servidor para acrescentar mais discos.
Essas afirmativas são, respectivamente, características das seguintes tecnologias de armazenamento:

Alternativas
Comentários
  • De uma forma bem bruta:

     

    Arquivo - NAS

    Bloco - SAN ou DAS

    Cases de HD ligadas no servidor - DAS 

     

  • GABARITO: D

     

    DAS - Direct Attached Storage
    • Unidades: blocos de disco
    • A conectividade é a principal limitação do DAS
    • Entre o host e o dispositivo não há elementos de rede (como hub, switches etc)
    • Não atua como servidor, é um conjunto de HDs acessado apenas por uma ou várias máquinas (desde que o dispositivo possua várias portas)
    • Os principais protocolos/barramentos usados pelo DAS são ATA, SATA, USB, Firewire, eSATA, SCSI, SAS, Fibre Channel

     

    NAS - Network-attached Storage
    • Unidade: Arquivos
    • Servidor dedicado
    • De servidor conectado à rede, para prover serviços de armazenamento de dados para outros dispositivos da rede
    • Dentro do equipamento de armazenamento o sistema operacional controla todo o sistema de arquivos
    • Principais protocolos: SMB, NFS, CIFS
    • A responsabilidade de formatar, particionar e distribuir informações nos discos do storage é do próprio storage, e não do sistema operacional cliente
    • A distância entre os servidores e os dispositivos de armazenamento de dados é praticamente ilimitada, porém está restrita em latência.

     

    SAN - Storage Area Network
    • Unidades: blocos de disco
    • Área de armazenamento visível como se fosse um HD para máquinas requisitantes
    • Rede de alta velocidade segregada
    • A tecnologia mais comum para SAN é a rede de fibra óptica com o conjunto de comandos iSCSI, apesar de admitir também FC
    • Têm como objetivo a interligação entre vários computadores e dispositivos de storage (armazenamento) numa área limitada
    • Sistema de arquivos é de responsabilidade da máquina requisitante
    • A distância entre os servidores e os dispositivos de armazenamento de dados é praticamente ilimitada, porém está restrita em latência.


ID
1645075
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com o objetivo de obter taxas mais altas de transferência e aumentar a confiabilidade do armazenamento de dados, decidiu-se implementar uma configuração RAID com as seguintes características:
1. Os dados devem ser distribuídos em vários discos.
2. As informações de paridade devem ser distribuídas em todos os discos do grupo RAID.
3. As informações devem ser segmentadas através de dois ou mais grupos RAID.
A configuração RAID que se deve adotar é:

Alternativas
Comentários
  • 1. Dados devem ser distribuídos em vários discos = RAID0

    2. As informações de paridade devem ser distribuídas em todos os discos do GRUPO RAID = RAID5

    3. As informações devem ser segmentadas através de dois ou mais grupos RAID = RAID0 ou 5. A paridade ficou subjetivada aqui...

    A única configuração que contempla o Stripping de GRUPOS DE RAID, e ao mesmo tempo, o Stripping + Paridade Flutuante entre os discos de tal GRUPO é o RAID 50.


  • RAID-50

    É um arranjo híbrido que usa as técnicas de RAID com paridade em conjunção com a segmentação de dados. Um arranjo RAID-50 é essencialmente um arranjo com as informações segmentadas através de dois ou mais arranjos... Veja o esquema representativo ao lado:




  • Gabarito E

    O RAID 5+0, ou 50, é um arranjo híbrido que usa as técnicas de RAID com paridade (RAID 5) em conjunção com a segmentação de dados (RAID 0). Um arranjo RAID 50 é essencialmente um arranjo com as informações segmentadas através de dois ou mais arranjos. Veja o esquema representativo na imagem ao lado.

    Vantagens:

    alta taxa de transferência;

    ótimo para uso em servidores.

    Desvantagem:

    alto custo de implementação e expansão de memória.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • e-

    RAID 50, also called RAID 5+0, combines the straight block-level striping of RAID 0 with the distributed parity of RAID 5. As a RAID 0 array striped across RAID 5 elements, minimal RAID 50 configuration requires six drives. One drive from each of the RAID 5 sets could fail without loss of data.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Nested_RAID_levels


ID
1645078
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Em relação aos tipos de servidores de correio eletrônico, analise as afirmativas a seguir:
I - Servidores SMTP atuam como agentes para envio das mensagens de correio eletrônico para a Internet. O servidor SMTP manipula a caixa de saída do correio eletrônico.
II - Servidores IMAP mantêm as mensagens de correio eletrônico até que o usuário verifique sua caixa de entrada e, nesse ponto, as mensagens são transferidas para o computador do usuário.
III - Servidores POP3 permitem trabalhar com mensagens de correio eletrônico sem baixá-las para o computador primeiro. É possível visualizar, excluir e organizar mensagens diretamente no servidor de correio eletrônico e cópias são armazenadas no servidor até que o usuário opte por excluí-las.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Gab a

    - SMTP (Simple Transfer Protocol): padrão internacional para troca de mensagens de e-mail entre computadores.


    - POP (Post Office Protocol): escolha esse protocolo caso precise baixar os e-mails para o seu computador. Opção aconselhável para quem não tem um plano de internet ilimitado - como conexão discada e a maior parte dos planos de internet móvel - e acessa e-mails a partir de um único lugar.


    - IMAP (Internet Message Protocol): com esse protocolo o seu computador não fará o download dos e-mails, mas acessará eles em um servidor e a leitura será feita como se ele tivesse sido baixado. Recomenda-se esse protocolo para pessoas que acessam seus e-mails de diferentes pontos (escola, casa, trabalho, celular etc.) e têm planos de internet ilimitados.



  • Assertiva II confunde bastante.

    Era necessário lembrar que no IMAP as mensagens não são transferidas, mas permanecem no servidor.

    Para complementar: IMAP tem mais recursos que o POP3.

    Vamos na fé.

  • Achei essa parada um tanto forçada, de falar que o SMTP manipula a caixa de saída do usuário...a II e a III os conceitos estao trocados


ID
1645081
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) fornece uma forma automatizada de distribuir e atualizar endereços IP em uma rede de computadores. Em relação a servidores DHCP, analise as afirmativas a seguir:
I. O servidor DHCP faz a atribuição automática de endereço IP a hosts que solicitam um endereço.
II. O servidor DHCP não precisa estar na mesma LAN em que se encontra o host solicitante.
III. O host não precisa solicitar ao servidor DHCP uma renovação do endereço IP enquanto ele permanecer conectado à rede.
Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • II. Correta. A LAN pode estar segmentada em VLAN's.III. Errada. Se for por leasing tem que solicitar novamente.

  • GABARITO E.

    Contra prova da III: em empréstimos DHCP dinâmicos os IPs são alocados por tempo definido (limitado), isso significa que o interessado deve solicitar uma renovação caso o prazo tenha expirado (servidor DHCP decide se o IP será o mesmo ou um diferente do que estava sendo usado anteriormente pelo requisitante).

     

    Bons estudos!

  • Temos que pensar em uma situação prática, como descrito abaixo. Mesmo que a máquina permaneça conectada à rede, ela pode perder sua concessão.

    "Depois de decorrido metade do tempo de empréstimo, a estação tentará contatar o servidor DHCP para renovar o empréstimo. Se o servidor DHCP estiver fora do ar, ou não puder ser contatado por qualquer outro motivo, a estação esperará até que tenha se passado 87.5% do tempo total, tentando várias vezes em seguida. Se, terminado o tempo do empréstimo, o servidor DHCP ainda não estiver disponível, a estação abandonará o endereço e ficará tentando contatar qualquer servidor DHCP disponível, repetindo a tentativa a cada 5 minutos. Porém, por não ter mais um endereço IP, a estação ficará fora da rede até que o servidor DHPC volte a responder."

    http://www.hardware.com.br/tutoriais/resumo-configuracao-redes/


ID
1645084
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

A plataforma Java Enterprise Edition (JEE) consiste de um conjunto de containers que fornecem serviços necessários para desenvolver aplicativos multicamadas com base na Web. Cada componente da plataforma JEE necessita de um tipo de container específico para ser executado.
Em relação aos componentes da plataforma JEE, é correto afirmar que Servlets, Message Driven Beans e JSF Managed Beans rodam, respectivamente, nos seguintes containers:

Alternativas
Comentários
  • JEE 6 Container

    http://docs.oracle.com/javaee/6/tutorial/doc/bnacj.html

  • Explicação fraca e conteudo não tão facil de ser compreendido, no comentário abaixo, mesmo tendo a resposta!!!

  • Servlets: rodam no container web;

    Message Driven Beans: é um EJB para recebimento mensagens, geralmente do JMS. Portanto, roda no container EJB;

    JSF Managed Beans: rodam no container web;

     

  • b-

    stateless session beans são para a implementação das regras de negócio que não necessitam de estado conversacional. é necessario interface para testá-los. Para simplificar o acesso ao EJB, seu acesso é através de servlets. O stateless session bean é tradicionalmente injetado em um servlet através da anotação @EJB. 


ID
1645087
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

O administrador de sistemas de uma empresa precisa desenvolver um procedimento de backup efetivo que leve em consideração as seguintes características:
1. Permitir a recuperação de arquivos individuais e, quando necessário, a recuperação de sistemas de arquivo inteiros de uma só vez.
2. A janela de backup do data center é curta e a quantidade de dados a serem copiados é grande.
3. A cada execução, a rotina de backup deve copiar todos os arquivos modificados desde o último backup completo.
A estratégia de backup mais adequada para atender a essas características é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito está A.

     

    Qual informação definiu o Diferencial em vez do Incremental, o "[...] quando necessário, a recuperação de sistemas de arquivo inteiros de uma só vez"?

  • Sálvio Luiz, a informação que definiu o diferencial em vez do incremental é:
    "A cada execução, a rotina de backup deve copiar todos os arquivos modificados desde o último backup completo."
    Se fosse "arquivos modificados desde o último backup (completo ou não)." seria o incremental.

    http://www.tandbergdata.com/knowledge-base/index.cfm/what-is-the-difference-between-a-full-differential-and-incremental-backup/

  • "A janela de backup do data center é curta e a quantidade de dados a serem copiados é grande." --> Com um link de alta velocidade ? Poutz... Questão ridícula !

     

  • Letra A

     

    A questão em nenhum momento falou do tempo de recuperação. Mas deve-se escolher dentro da melhor prática, pois o armazenamento externo é melhor prática do que em fita dentro da própria empresa.


    Adicionalmente note que "A janela de backup do data center é curta e a quantidade de dados a serem copiados é grande..." e a realização do armazenamento em fita magnética seria mais demorada do que se fosse armazenada em disco com um link de alta velocidade.

     

    Apenas relembrando que as fitas magnéticas são dispositivos de acesso sequencial onde os dados os dados são gravados em blocos de bytes sequencialmente.

    O armazenamento em disco apresenta claras vantagens devido ao acesso aleatório e a capacidade de proteção de redundância (RAID). Indiscutivelmente apresenta melhor desempenho em taxas de transferência de dados comparado a fitas magnéticas.

     

  • É o tipo de questão que você nem tenta entender pois não faz sentido algum.

  • Só da pra recuperar arquivos individuais rapidamente de discos

  • GABARITO ALTERNATIVA A

    A abordagem diferencial é realizada diariamente, fazendo uma cópia de todos os dados alterados desde o último backup completo. Para restaurá-los, é preciso acessar o último completo e o diferencial mais recente.

    A vantagem desse método é que as restaurações são mais fáceis de serem realizadas. Porém, sua desvantagem está nos backups diferenciais diários, que tendem a ser de maior volume e mais demorados que os incrementais.

  • Restauração: no incremental é feita: todos incrementais + último completo. Já eliminamos os incrementais.

    Backup: é aconselhado armazenar os arquivos (dispositivos) de backup em outros locais, logo não faz sentido deixar no data center principal e sim em um remoto. GAB: Letra A

  • 1. Permitir a recuperação de arquivos individuais e, quando necessário, a recuperação de sistemas de arquivo inteiros de uma só vez. Traduzindo: Backup Diferencial.

    2. A janela de backup do data center é curta e a quantidade de dados a serem copiados é grande. Traduzindo: backups constantes com um grande volume de dados. neste caso precisa de um link de alta velocidade para cobrir essa janela entre um backup e outro, sobre o armazenamento em disco.

    3. A cada execução, a rotina de backup deve copiar todos os arquivos modificados desde o último backup completo. Traduzindo: Backup Diferencial.

  • a-

    eficiencia:

    backup:

    incremental > diferencial > full

    restore:

    full > diferencial > incremental

    ____________________________________________________________________________________________________________

    diferencial - a rotina de backup deve copiar todos os arquivos modificados desde o último backup completo.

    incremental - a rotina de backup deve copiar todos os arquivos modificados desde o último backup completo OU ULTIMO BACKUP INCREMENTAL


ID
1645090
Banca
FGV
Órgão
TCE-SE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

No contexto do ITIL, considere a suposta lista de características de processos apresentada abaixo.
1. Entregar resultados específicos
2. Entregar resultados para clientes ou stakeholders
3. Envolver apenas uma unidade operacional
4. Permitir orçamento preciso
5. Possuir um processo alternativo em caso de falha
6. Responder a eventos específicos
7. Ser mensurável
De fato, o ITIL v3 identifica quatro importantes características de processos que são:

Alternativas
Comentários
  • Segundo a ITIL, todo processo deve ter o foco principal no cliente, que pode ser interno ou externo; ser mensurável (entregar resultados específicos, previsíveis e dentro do objetivo para o qual foi criado) e responder a um evento específico.

     

    Gabarito: a

  • o ITIL identifica quatro importantes características de processos:

    Mensurável: Todo processo deve ser capaz de ser medido de forma relevante.

    Entrega resultados específicos: Os processos devem entregar resultados previsíveis, dentro do objetivo para o qual foi criado.

    Entrega resultados primariamente para clientes ou stakeholders: Todo processo deve ter o foco principal no cliente, que pode ser interno ou externo.

    Responde a um evento específico: Todo processo possui um ou mais gatilhos ou agentes que fazem com que o mesmo aconteça.

  • Práticas substituiram processos no ITIL V4:

    A practice is a set of organizational resources designed for performing work or accomplishing an objective. These resources are grouped into the four dimensions of service management. The ITIL SVS includes general management, service management, and technical management practices.

    ITIL 4, p. 131