SóProvas



Prova FUNDEP - 2014 - IFN-MG - Auditor


ID
1164844
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Em relação ao salário mínimo, a Constituição da República NÃO prevê que :

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    CRFB/88

    Art. 7º. IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

  • Marquei c por deducao mas a leitura  cf88 eh indispensavel

  • Aproveitei a ideia da colega que postou uma dica p/ memorizar o art. 6º

    Art. 7º -  IV - salário mínimo , fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

    Edu Mora Ali, não usa Transporte.

    Sau, Higienizou-se, Vestiu-se e foi para o Lazer, pois saiu da PriSão

    Edu=  Educação

    Mora=  Moradia

    Ali= Alimentação

    Transporte= Transporte

    Sau= Saúde

    Higienizou-se= Higiene

    Vestiu-se= Vestuário

    Lazer= Lazer

    Pri= Previdência

    São= Social


  • Letra c-seja reajustado periodicamente mediante vinculação ao índice oficial de inflação.

  • o salário mínimo é vinculado ao IPCA,

    Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo


  • Art. 7º -  IV - salário mínimo , fixado 
    em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais 
    básicas e às de sua família com VELHAS TPM: vestuário, educação, lazer, higiene, alimentação, saúde, transporte, previdência social, moradia, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim;

  • De acordo com o texto constitucional (art. 7º, IV), o salário-mínimo será fixado em lei e nacionalmente unificado, devendo ser capaz de atender às necessidades vitais básicas do trabalhador e às de sua família. Além disso, é garantido o ajuste periódico do seu valor para que seja preservado o poder aquisitivo, mas não há previsão de que o reajuste seja vinculado ao índice oficial de inflação. Portanto, devemos assinalar a alternativa ‘c’ como resposta.

    Gabarito: C

  • TA SEM SAL PPT

    TRABALHO

    ALIMENTAÇÃO

    SEGURANÇA

    EDUCAÇÃO

    MORADIA

    SAÚDE

    ASSISTÊNCIA AO DESAMPARADO

    LAZER

    PROPRIEDADE

    PROTEÇÃO A MATERNIDADE E A INFÂNCIA

    TRANSPORTE

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa INCORRETA. Vejamos:

    Art. 7º, CF. São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:

    IV - salário mínimo, fixado em lei, nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe preservem o poder aquisitivo, sendo vedada sua vinculação para qualquer fim.

    Dito isso:

    A. CERTO. Seja fixado em lei.

    B. CERTO. Seja capaz de atender as necessidades vitais básicas do trabalhador.

    C. ERRADO. Seja reajustado periodicamente mediante vinculação ao índice oficial de inflação.

    D. CERTO. Seja nacionalmente unificado.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.

  • Simplificar sendo direto e reto:

    REAJUSTE SALARIAL atrelado ao INPC (Índice Nacional de Preços ao consumidor)


ID
1164847
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Pedro, que é servidor público estadual efetivo e estável, elege-se prefeito do município X. Na hipótese, é CORRETO afirmar que ele :

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    CRFB/88

    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: 

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;


  • Letra c  ele poderar optar pela remuneracao, mas se fosse vereador e tivesse compatibilidade de horario poderia exercer as duas funcoes. Leitura da lei 8112 rh

  • Art. 38,CF. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)


    -mandato eletivo federal, estadual ou distrital -> afastado de seu cargo, emprego ou função;


    -investido no mandato de Prefeito -> será afastado + facultado optar pela sua remuneração


    -investido no mandato de Vereador 

    1) compatibilidade de horário -> vantagens do seu cargo + remuneração do cargo de vereador (cumuláveis) 

    2) sem compatibilidade de horário -> afastado + facultado optar pela sua remuneração.



    Como será investido no cargo de Prefeito, será afastado e ficará facultado optar pela remuneração do cargo público que ocupava ou do cargo de vereador.


    Alternativa C

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre mandato eletivo e servidor público.

    A- Incorreta - Não é necessário pedir exoneração, vide alternativa C.

    B- Incorreta - Apenas o mandato de vereador permite, havendo compatibilidade de horários, a acumulação (vide alternativa C).

    C– Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 38: "Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função; II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração; III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior; (...)".

    D- Incorreta - Não será demitido do cargo, vide alternativa C.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.


ID
1164850
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com a assinatura de 2/3 dos membros da Câmara dos Deputados, é apresentado Projeto de Emenda à Constituição da República vedando a reeleição do Presidente da República para mandato consecutivo.

Na hipótese, é CORRETO afirmar que o Projeto de Emenda:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    CRFB/88

    Art. 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

    II - do Presidente da República;

    III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

    § 1º - A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

    § 2º - A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros.

    § 3º - A emenda à Constituição será promulgada pelas Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o respectivo número de ordem.

    § 4º - Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir:

    I - a forma federativa de Estado;

    II - o voto direto, secreto, universal e periódico;

    III - a separação dos Poderes;

    IV - os direitos e garantias individuais.

    § 5º - A matéria constante de proposta de emenda rejeitada ou havida por prejudicada não pode ser objeto de nova proposta na mesma sessão legislativa.


  • Gostaria de saber porque a alternativa C é a correta, se para que uma PEC seja aprovada é necessário que além de "se obtiver 3/5 dos votos dos membros da cada Casa do Congresso" seja aprovada "em dois turnos" ?

  • Rosiell, infelizmente, concurso público têm dessas coisas, às vezes, alternativas incompletas são consideradas a resposta da questão, por estarem "menos" errada que as outras..

    Embora, realmente, a alternativa C esteja incompleta ela não está errada; e se você verificar todas as demais alternativas contrariam texto expresso de lei ou estão totalmente erradas, conforme comentário de nosso colega Alan Côrrea.

    Além de toda a matéria que temos que aprender e muitas vezes decorar, ainda temos que aprender a fazer prova... Eis a vida de um concurseiro.

    Espero ter ajudado

    Bons estudos!

  • questão mal formulada, deveria ser anulada, pois não menciona a necessidade de aprovação em dois turnos.

  • Eu acertei, mas juro que fiquei matutando na minha mente o que seria maior em escala numérica: 1/3 ou 2/3...

  • Questão incompleta e por isso, apesar de ser de fácil solução, demandou mais tempo do que o necessário, fiquei procurando pegadinhas.

  • De fato, a C é a menos errada; assertiva incompleta não é necessariamente errada.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre emenda constitucional.

    A– Incorreta - Não se trata de cláusula pétrea, podendo a matéria ser objeto de deliberação por emenda. Art. 60, § 4º, CRFB/88: "Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: I - a forma federativa de Estado; II - o voto direto, secreto, universal e periódico; III - a separação dos Poderes; IV - os direitos e garantias individuais".

    B– Incorreta - O quórum de aprovação está incorreto, vide alternativa C.

    C– Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 60, § 2º: "A proposta será discutida e votada em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aprovada se obtiver, em ambos, três quintos dos votos dos respectivos membros".

    D- Incorreta - A Câmara é legitimada para propositura de emenda. Art. 60, CRFB/88: "A Constituição poderá ser emendada mediante proposta: I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal; II - do Presidente da República; III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa C.


ID
1164853
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando a Lei nº 11.091/2005, que dispõe sobre o Plano de Carreiras dos cargos Técnico-Administrativos em Educação, no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, relacione as duas colunas.

COLUNA I

1. Conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.

2. Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.

3. Área específica de atuação do servidor integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal.

COLUNA II

( ) Cargo

( ) Plano de Carreira

( ) Ambiente Organizacional

Baseando-se na disciplina da referida Lei, a adequada correlação entre as duas colunas fica assim estabelecida:

Alternativas
Comentários
  • Art. 5o Para todos os efeitos desta Lei, aplicam-se os seguintes conceitos: I - plano de carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade; II – nível de classificação: conjunto de cargos de mesma hierarquia, classificados a partir do requisito de escolaridade, nível de responsabilidade, conhecimentos, habilidades específicas, formação especializada, experiência, risco e esforço físico para o desempenho de suas atribuições; III - padrão de vencimento: posição do servidor na escala de vencimento da carreira em função do nível de capacitação, cargo e nível de classificação; IV - cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor; V - nível de capacitação: posição do servidor na Matriz Hierárquica dos Padrões de Vencimento em decorrência da capacitação profissional para o exercício das atividades do cargo ocupado, realizada após o ingresso; VI - ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal; e VII - usuários: pessoas ou coletividades internas ou externas à Instituição Federal de Ensino que usufruem direta ou indiretamente dos serviços por ela prestados.

  • Cargo: Conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor.Plano de Carreira: Conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade.Ambiente Organizacional:  Área específica de atuação do servidor integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal
  • Conforme o artigo 5º da Lei 11091/2005 a opção correta é a alternativa D.

  • Lei 11.091/2005, Art. 5º, incisos I, IV e VI.

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 11.091

    Art. 5o Para todos os efeitos desta Lei, aplicam-se os seguintes conceitos:

    I - plano de carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade;

    IV - cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor;

    VI - ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal; e

  • I - princípios, diretrizes e normas - PLANO DE CARREIRA 

    II - Conjunto de atribuições e responsabilidades  - CARGO 

    III -  Área específica - AMBIENTE ORGANIZACIONAL 

    LETRA D

  • Gabarito: Letra D.

    DICA: Sabendo o conceito de plano de carreira teríamos que ter o número 1 na posição central das alternativas. Assim, já daria para excluir todas as outras além da D, não precisaria ler os outros dois conceitos para marcar a alternativa correta.

    Plano de carreira: conjunto de princípios, diretrizes e normas que regulam o desenvolvimento profissional dos servidores titulares de cargos que integram determinada carreira, constituindo-se em instrumento de gestão do órgão ou entidade;

    Cargo: conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que são cometidas a um servidor;

    Ambiente organizacional: área específica de atuação do servidor, integrada por atividades afins ou complementares, organizada a partir das necessidades institucionais e que orienta a política de desenvolvimento de pessoal.


ID
1164856
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Segundo o que dispõe o Plano de Carreiras dos cargos Técnico-Administrativos em Educação no âmbito das Instituições Federais de Ensino vinculadas ao Ministério da Educação, a progressão por mérito profissional dá-se:

Alternativas
Comentários
  • A que estaria certo seria a letra D, porém deve ser observado o respectivo nível de capacitação.

  • A letra D estaria certa se ao invés de colocar "imediatamente SUPERIOR" fosse "imediatamente SUBSEQUENTE". ( Art. 10, paragrafo 2)

  • seria 18 meses e não 02 anos

  • Lei 11.091/2005, Art. 10º, § 2º: Progressão por MÉRITO Profissional é a mudança para o padrão de vencimento imediatamente subsequente, a cada 2 anos de efetivo exercício, desde que o servidor apresente resultado fixado em programa de avaliação de desempenho, obeservado o respectivo nível de capacitação.

     


ID
1164859
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Segundo o que dispõe o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, sobre as Comissões de Ética, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B.

    Decreto 1171/94, Capítulo II:

    XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética, encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura. Portanto, as letras A e D estão certas (o comando da questão pede a errada);

    XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público. Portanto a letra C está certa;

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso. Portanto a letra B está errada e é o gabarito;

    Espero ter ajudado.

  • Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal pode aplicar a pena de CENSURA

  • A Comissão de Ética, poderá, sim, aplicar, somente a pena de Censura.

  • Pegadinha do malandro!

     

    A Comissão de Ética PODE SIM APLICAR PENA! Entretanto, somente pena de CENSURA!

     

    Vamo que vamo!

  • Aplicar pena de censura sim, mas processo administrativo não
  • CÓPIA DO DECRETO 1171/94

    ALTERNATIVA A- CORRETA- XVI - Em todos os órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, indireta autárquica e fundacional, ou em qualquer órgão ou entidade que exerça atribuições delegadas pelo poder público, deverá ser criada uma Comissão de Ética (...)encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

    ALTERNATIVA B- INCORRETA- 

    XXII - A pena aplicável ao servidor público pela Comissão de Ética é a de censura e sua fundamentação constará do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com ciência do faltoso.

    ALTERNATIVA C- CORRETA 

    XVIII - À Comissão de Ética incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execução do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta ética, para o efeito de instruir e fundamentar promoções e para todos os demais procedimentos próprios da carreira do servidor público.

    ALTERNATIVA D- CORRETA

    XVI- (...)encarregada de orientar e aconselhar sobre a ética profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público, competindo-lhe conhecer concretamente de imputação ou de procedimento susceptível de censura.

  • Sabem se a comissão de ética pode instaurar PAD?!

    Acredito que não, mas apenas pra confirmar.


ID
1164862
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Considere as afirmativas sobre a ética profissional do servidor público.

I. A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público.

II. O servidor não poder emitir ou falsear a verdade, salvo quando necessário à defesa do interesse superior do Estado e da Administração Pública.

III. É vedado ao servidor público demonstrar solidariedade a colegas hierarquicamente superiores ou inferiores que tenham praticado infrações contra a ética profissional.

Conforme o que dispõe o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo, estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Decreto 1171/94:

    Das Regras Deontológicas: VI - A função pública deve ser tida como exercício profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor público. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada poderão acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Portanto item I correto;

     VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação. Portanto, item II errado;

    Das Vedações ao Servidor Público c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão; Portanto, item III errado.

    Espero ter ajudado.

  • Qual o erro do ítem III? Alguém poderia explicar?

    III. É vedado ao servidor público demonstrar solidariedade a colegas hierarquicamente superiores ou inferiores que tenham praticado infrações contra a ética profissional.

    De acordo com a alínea c, inciso XV, Seção III - Das Vedações ao Servidor Público - Dec. 1.171/1994, a afirmação está correta.

    É vedado:

    c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão

    Acho que é passível anulação.

  • Alternativas certas: l e lll

    Opção certa no enunciado: a

    Orlins: eu creio que a alternativa 3 esteja certa, mas, o enunciado pede que nós marquemos a opção correta, e a única opção certa é a letra A, tendo em vista que não tem como marcar a C e D ( que possui a alternativa 3), pois a mesma vem acompanhada das alternativas erradas. Espero que tenha sido claro o meu exemplo. Flw

  • Realmente...


    Acertei por exclusão: a única opção que não possui a afirmativa II (que está errada) é a alternativa "a";

    Porém a alternativa "a" diz que está correta apenas a assertiva I (I apenas), creio que caberia recurso.


    Afirmar que a assertiva I está correta não tem problema, acho que o que anularia a questão seria a palavra "apenas" na alternativa "a".

  • Com relação a afirmativa III, creio que está incorreta pois uma coisa é ser "conivente" como diz o código, outra diferente é expressar "solidariedade" como consta na mesma.

    Alguém tem mais informações sobre esse assunto?

  • Marco, o Anexo ao Decreto N. 1.171/1994, XV, c, usa o termo "esprírito de solidariedade..." (ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão). 

    Acho que não há erro na afirmativa III

  • Uma coisa é por ter espirito de solidariedade, você ser conivente com o erro. Outra é ter apenas espirito de solidariedade.
    Seria mais ou menos isto:
    Você PODE ter dó da pessoa que cometeu algo errado.
    Voce NÃO PODE, ter dó da pessoa, saber de algo imoral ou ilegal que ela fez, e por este motivo se omitir.

  • A Assertiva III está correta. E daí? Existe a opção não I e III? Não!   Então marca logo a A) e vaí pra proxima. Outra coisa: Passível de anulação? Porque? Vamos simplificar, o negócio já é dificil gente.

  • Concordo com o Orlins Jr. que a afirmativa III não está errada, as palavras podem até ser um pouco diferentes, mas quer dizer a mesma coisa que diz no artigo que ele postou, mas não acho que caiba recurso na questão, pois apesar de terem 2 afimativas corretas a I e a III, não temos essa opção nas alternativas o que não prejudica o candidato na hora de resolver a questão, se houvesse essa opção aí pode até ser, mas dentre as apresentadas, dá pra responder tranquilamente. Caso houvesse recurso ia ser até ruim, pois a questão seria anulada e assim quem não sabe a matéria, não estuda, ganharia os pontos. 

  • Por sorte, não havia nenhuma alternativa afirmando que "I e III" estariam corretas, pois realmente poderia confundir. O que a banca fez, foi nada mais do que um jogo de palavras, que ao meu ver muda sim o sentido da afirmação.

    O que se veda no decreto é a conivência com "...erro ou infração ao Código de Ética..." em função do espírito de solidariedade. A "solidariedade" em si, não é vedada. Nesse caso, fica forçado afirmar que "é vedado ao servidor público demonstrar solidariedade..." na situação descrita na alternativa, considerando que há várias formas de manifestar tal sentimento sem beneficiar ou ser conivente com determinada atitude.

  • Nste caso devemos ir na alternativa considerado a com menos erro apresentado 

  • o correto seria omitir e nao emitir e o que torna a alternativa II como errada

ID
1164865
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Antônio, brasileiro de 38 anos, teve seus direitos políticos suspensos. Entre as hipóteses que podem ter determinado a referida suspensão, não se inclui a de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    CRFB/88

    Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    II - incapacidade civil absoluta;

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.

  • Casos de suspensão:

    condenação criminal transitada em julgado enquanto durarem seus efeitos;

    incapacidade civil absoluta;

    improbidade administrativa.

    Casos de perda:

    cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;

    recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º , VIII.


  • Art. 15. É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de:

    I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado;PERDA

    II - incapacidade civil absoluta; SUSPENSÃO

    III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos;SUSPENSÃO

    IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII;PERDA

    V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º.SUSPENSÃO

  • A meu ver a questão tem, nos dias atuais, 02 (duas) respostas possíveis.

    De fato, não há discussão que a decisão definitiva do Conselho de Segurança Nacional não é uma hipótese de suspensão dos direitos políticos (alternativa B).

    Contudo, no caso específico dessa questão, atualmente não é possível que Antônio tenha seus direitos políticos suspensos por incapacidade civil absoluta (alternativa C)

    Com o advento da Lei nº 13.146/2015, passou-se a considerar absolutamente incapazes APENAS os menores de 16 (dezesseis) anos (art. 3º; CC/02).

    Ora, se Antonio possui 38 anos, ele JAMAIS será absolutamente incapaz. Poderá ser, no máximo, relativamente incapaz e, neste caso, ante a taxatividade do artigo constitucional (já que se trata de uma restrição de um direito fundamental), não poderia ter seus direitos políticos suspensos.

    Esse é o meu humilde entendimento.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre suspensão dos direitos políticos. ATENÇÃO: a questão deseja que o candidato assinale a incorreta.

    A– Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 15: "É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: (...) III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; (...)".

    B– Incorreta - A decisão capaz de suspender os direitos políticos é a judicial, inexistindo a referida hipótese no artigo 15 da CRFB/88: "É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: I - cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; II - incapacidade civil absoluta; III - condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos; IV - recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa, nos termos do art. 5º, VIII; V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4".

    C– Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 15: "É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: (...) II - incapacidade civil absoluta; (...)º".

    D- Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 15: "É vedada a cassação de direitos políticos, cuja perda ou suspensão só se dará nos casos de: (...) V - improbidade administrativa, nos termos do art. 37, § 4º".

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B (já que a questão pede a incorreta).


ID
1164868
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Servidor público da União, efetivo e estável, Jorge foi demitido do cargo mediante condenação em processo administrativo pela prática de falta grave. Inconformado, Jorge ajuíza ação judicial e obtém decisão definitiva do Poder Judiciário que anula a demissão e determina o seu retorno ao cargo anteriormente ocupado.

Na hipótese, o retorno de Jorge ao referido cargo dar-se-á por :

Alternativas
Comentários
  • Lei 8112/90

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

  • Galera, segue comentários item a item, conforme Manual de Direito Administrativo - 3ª Ed. Alexandre Mazza.

    a) Errado - NOMEAÇÃO é o ato de administrativo que materializa o provimento originário. Em se tratando de cargo vitalício ou efetivo, a nomeação deve ser precedida de aprovação prévia em concurso público. Se se tratar de cargo em comissão, é dispensável o concurso. Nos termos do art. 9º da Lei n. 8.112/90, a nomeação poderá ser promovida: I – em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira; II – em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

    b) Correto - A REINTEGRAÇÃO que ocorre pela reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens (art. 28 da Lei n. 8.112/90).

    c) Errado - A RECONDUÇÃO é o no retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado, e decorrerá de inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo ou reintegração do anterior ocupante (art. 29 da Lei n. 8.112/90).

    Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro.

    d) Errado - O APROVEITAMENTO consiste no retorno do servidor em disponibilidade, sendo obrigatório seu regresso em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com os do anteriormente ocupado (art. 30 da Lei n. 8.112/90).


    FORÇA É FÉ!

  • Reintregracao eh quando invalidada a demissao ou exoneracao do servidor e ele retorna ao seu cergo

  • INvalidade da demissão = reINtegração

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 8.112/90 (Estatuto dos Servidores Públicos Federais) e deseja obter a alternativa CORRETA:

    A) INCORRETA. A nomeação é uma forma de provimento do cargo público, segundo o art. 8º, I da lei 8.112/90: Art. 8. São formas de provimento de cargo público: I – NOMEAÇÃO”.

    B) CORRETA. É A RESPOSTA. A situação narrada pela banca examinadora enseja a reintegração do servidor público, consoante o art. 28 da Lei 8.112/90: “Art. 28. A REINTEGRAÇÃO é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    C) INCORRETA. Art. 29 da Lei 8.112/90: “RECONDUÇÃO é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante.”

    D) INCORRETA. O conceito de aproveitamento consta no art. 30 da Lei 8.112/90: “O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante APROVEITAMENTO obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

    GABARITO: “B”


ID
1164871
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as seguintes afirmativas sobre o Regime Jurídico Único do servidor público federal.

I. Servidor público é a pessoa que ocupa cargo público.

II. O regime jurídico único instituído pela Lei nº 8112/90 abrange os servidores da União, das autarquias e fundações federais, bem como das empresas públicas e sociedades de economia mista da União.

III. Os cargos públicos são de provimento efetivo ou em comissão.

Tendo em vista o que dispõe a referida Lei nº 8112/90, que institui o regime jurídico único dos servidores públicos federais, estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • ART.1º Esta lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especiail, e das fundações públicas federais.

    ART.2º Para efeito desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

  • Na minha opinião essa questão deveria ser anulada pois servidor  é a pessoa legalmente investida em cargo público e não somente que ocupa cargo público pois aí entra os comissionados e Contratos temporários.Estou errada?

  • Gabarito. C.

    Empresas Públicas e S.E.Mista são regidas pelo regime CLT, não pelo  O regime jurídico único instituído pela Lei nº 8112/90, fica de olho nessa pegadinha.


    Bons estudos !!

  • Empresas publicas e Sociedades de economia mista são celetistas e a lei para empregados públicos é a 9962/00

  • Fiquei em dúvida no item I, pois Agentes Administrativos são Servidores Públicos Lato Sensu e neles estão inclusos os servidores temporários, que exercem Função Pública.


  • Ítem 2 está errado pois cita empresas públicas e sociedades de economia mista ao referido estatuto.

  • opção I - ART 2 lei 8112/90  (correto)

    opção II- (errada) primeiro ponto errado é dizer que a lei abrange os servidores da união, dando a entender os civis e militares, sendo que ela se aplica aos servidores publicos civis. está incorreta tambem a parte que diz respeito a empresas publicas e soc de economia mista.

    opção III - ART 3 paragrafo unico lei 8112/90 (correto)

     

  • Entendo que a I está correta porque, sim, todo servidor público é ocupante de um cargo público. Já o contrário não se confirma, pois nem todo ocupante de cargo público é, necessariamente, um servidor. Não sei se estou certa, mas foi essa reflexão que me levou a acertar a questão.

  • Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista = Funcionário Público/ Empregados Públicos( São CELETISTAS - regidos pela CLT) 

    diferente de Servidores Públicos (Regidos pela 8112/90 que são ESTATUTÁRIOS).

  • Discordo da I, para mim faltou o (legalmente) investido em cargo público. Porém dá para ver q a única opção  correta é a C, basta ver  q a II está errada.

  • I. Os servidores estatutários, também chamados de funcionários públicos (como na CF/67), são os titulares de cargos públicos e estão sujeitos ao regime legal, ou estatutário, pois é lei de cada ente da federação (União, Estados-membros, Distrito Federal e Municípios) que estabelece as regras de relacionamento entre os servidores e a Administração Pública.

    II. A Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, é que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.

    III. O cargo público pode ser de provimento efetivo ou em comissão, e essa característica quanto à possibilidade de permanência no cargo deve ser prevista na lei que o cria. Assim, se o preenchimento pressupõe continuidade e permanência no cargo, será este efetivo; de outro modo, temporário é o provimento do cargo em comissão, também chamado de cargo em confiança, pois está atrelado à confiança que determinada autoridade tem em seu auxiliar, como no caso dos Diretores de Secretaria na Justiça Federal. Este cargo não comporta maiores regalias ao seu titular momentâneo, não gerando direito de permanência nele, tampouco à aposentadoria pelo regime dos servidores públicos (artigos 37, II, V e 40, § 13, CF/88).

    c) correta.

  • Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

  • celetista não tem cargo, tem emprego, contratados não tem nem emprego nem cargo, tem função!!!!!!

  • Não entendo a dúvida do pessoal se a Lei nº 8112/90 abrange somente os que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. na alternativa II fala em empresa pública, nada haver com a lei 8.112/90.

  •        Art. 2o Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

    Caberia um belo recurso.

  • Caberia não...

    Tem de parar com essa mania de querer passar na base do recurso kkk

    Vá estudar que é melhor.

  • Lei 8.112/90

    1) Art. 2º

    2) Art. 1º

    3) Art. 3º, Parágrafo único

  • no meu entendimento essa questão deveria ser anulada!!!!!!!!!!!!!!!!

    visto que: Servidor público NÃO é a pessoa que ocupa cargo público, simpliesmente assim como colocado na questão, é preciso que seja pessoa LEGALMENTE investida em cargo público

  • Questão muito fácil, pq a II está errada. Só eliminar minha gente.

  • Sobre os comentários de RECURSO NA QUESTÃO!

    A questão fala Considere as seguintes afirmações sobre..... (entendendo se que não necessariamente estará escrito conforme a lei.)

    Caberia recuso caso tivesse escrito. De acordo com a lei 8.112 ....

     

    bons estudos!

  • Dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.


ID
1165309
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O serviço público pode ser conceituado como toda atividade prestada pelo Estado ou por seus delegados, basicamente sob-regime público, com vistas à satisfação de necessidades essenciais e secundárias da coletividade.

Em relação aos serviços públicos é CORRETO afirmar que

Alternativas

ID
1165312
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Art. 12 da Lei Complementar nº 101/2000 trata da previsão e da arrecadação da receita pública, tema também das alternativas abaixo.

Sobre a aludida previsão, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • a) Art. 12.As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante e serão acompanhadas de demonstrativo de sua evolução nos últimos três anos, da projeção para os dois seguintes àquele a que se referirem, e da metodologia de cálculo e premissas utilizadas.

    b)art 12 - § 1o Reestimativa de receita por parte do Poder Legislativo só será admitida se comprovado erro ou omissão de ordem técnica ou legal.

    d) art 12 - § 3o O Poder Executivo de cada ente colocará à disposição dos demais Poderes e do Ministério Público, no mínimo trinta dias antes do prazo final para encaminhamento de suas propostas orçamentárias, os estudos e as estimativas das receitas para o exercício subseqüente, inclusive da corrente líquida, e as respectivas memórias de cálculo.

    bons estudos!

  • B - Se comprovada a existência de erro ou omissão...

  • Lembrando da regra de ouro do Direito Financeiro:


    c) REGRA DE OURO (LRF, art. 12, § 2º): O montante previsto para as receitas de operações de crédito não poderá ser superior ao das despesas de capital constantes do projeto de lei orçamentária.  



ID
1165315
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Artigo 19 da Lei Complementar nº 101/2000 estabelece que a despesa total com pessoal em cada período de apuração e em cada ente da federação não poderá exceder o(s) percentual (is) discriminado(s) da receita corrente líquida. Avalie os limites apresentados a seguir:

I. União: 60% (cinquenta por cento).

II. Estados: 60% (sessenta por cento).

III. Municípios: 60% (sessenta por cento).

Estão CORRETAS

Alternativas
Comentários
  • Letra B - Estados e Municípios apenas.


ID
1165318
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

A resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) nº 1.229/2009 define que a expressão Auditoria Interna se refere

Alternativas
Comentários
  • Li a norma e não vi fundamento para a alternativa B. Acredito que o gabarito esteja errado.
    Vamos acompanhar os comentários.

  • caramba! supervisão da auditoria independente???!!?! como assim!?!?

  • No gabarito pós-recursos está marcando a letra "c". Atentos QC!!

  • RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.229/09

    Aprova a NBC TA 610 – Utilização do Trabalho de Auditoria Interna.


    A3. Os objetivos das funções de auditoria interna variam amplamente e dependem do tamanho e da estrutura da entidade e dos requerimentos da administração e, quando aplicável, dos responsáveis pela governança. As atividades da função de auditoria interna podem incluir um ou mais dos itens a seguir:

    1. Monitoramento do controle interno. [..]

    2. Exame das informações contábeis e operacionais. [...]

    3. Revisão das atividades operacionais. [...]

    4. Revisão da conformidade com leis e regulamentos. [...]

    5. Gestão de risco. [...]

    6. Governança. [...]



    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • Acertei a questão apenas retirando "auditor independente", aí só sobra a resposta C.


ID
1165321
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Sobre a expressão evidências de auditoria previsto na resolução de nº 1.203/2009, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.203/09


    Aprova a NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com Normas de Auditoria.


    Evidências de auditoria são as informações utilizadas pelo auditor para fundamentar suas conclusões em que se baseia a sua opinião. As evidências de auditoria incluem informações contidas nos registros contábeis subjacentes às demonstrações contábeis e outras informações.

    Elas podem ser Suficientes (quantidade) e Adequadas (qualidade).


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • Gabarito B, conforme justificado pelo colega.

    Complementando o comentário, os conceitos apresentados nas demais alternativas dizem respeito ao/à ...

    A - Risco de Auditoria;

    C - Estrutura de relatório financeiro aplicável;

    D -  Risco de Detecção.


    Bons estudos! ;)

ID
1165324
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considerando as definições dos tipos de Risco apresentadas pela resolução nº 1.203/2009, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.


COLUNA I

1. Risco de detecção
2. Risco inerente
3. Risco de distorção
4. Risco de auditoria


COLUNA II


( ) É o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante.

( ) É o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante antes da auditoria.

( ) É o risco de que os procedimentos executados em um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto, com outras distorções.

( ) É a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma distorção que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, antes da consideração de quaisquer controles relacionados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    A correlação das assertivas torna ela auto-explicativa. Mas, para quem gosta da norma (NBC TA 200), segue:


    Risco de auditoria é o risco de que o auditor expresse uma opinião de auditoria inadequada quando as demonstrações contábeis contiverem distorção relevante. O risco de auditoria é uma função dos riscos de distorção relevante e do risco de detecção. 


    Risco de detecção é o risco de que os procedimentos executados pelo auditor para reduzir o risco de auditoria a um nível aceitavelmente baixo não detectem uma distorção existente que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções.


    Risco de distorção relevante é o risco de que as demonstrações contábeis contenham distorção relevante ANTES da auditoria. Consiste em dois componentes, descritos a seguir no nível das afirmações:

    (i)   risco inerente é a suscetibilidade de uma afirmação a respeito de uma transação, saldo contábil ou divulgação, a uma DISTORÇÃO que possa ser relevante, individualmente ou em conjunto com outras distorções, ANTES da consideração de quaisquer controles relacionados.





ID
1165327
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

As atividades próprias do Estado podem ser prestadas diretamente ou indiretamente. Quando o serviço é prestado de forma indireta dizemos que houve a descentralização da atividade estatal. Sobre os entes que compõem a administração pública indireta, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.   


COLUNA I 

1. Autarquias 
2. Empresas Públicas 
3. Sociedades de Economia Mista 
4. Fundações Públicas 


COLUNA II


( ) Entidade de natureza jurídica de direito privado, criada por lei para exploração de atividade econômica a ser exercida pelo Governo podendo revestir-se de qualquer uma das formas admitidas em direito. 

( ) Entidade de natureza jurídica de direito privado, criada por lei para exploração de atividade econômica sob a forma exclusiva de sociedade anônima que terão suas ações com direito a voto, em sua maioria, pertencentes à administração pública. 

( ) Entidade de natureza jurídica de direito público, criada por lei, para executar atividades típicas da Administração Pública, que pelas especificidades do serviço prestado requerem gestão administrativa e financeira descentralizada. 

( ) Entidade de natureza jurídica de direito privado,sem fins lucrativos, criada após autorização legislativa que desenvolverá atividades que não exijam execução por órgão ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção,e funcionamento custeado por recursos públicos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Letra C, mas parece que a última lacuna está incompleta - "Entidade de natureza jurídica de direito..."??

  • Questão simples. Bastava saber da autarquia! Apesar disso está incompleta. 

    A banca anulou a questão? Alguem sabe?!
  • Sei que a questão se refere de forma genérica ao processo, mas vale lembrar que Empresas Públicas, SEM e Fundações públicas não são criadas por lei, mas tem sua criação autorizada por lei. Entendo que por conta disso a questão sería passível de anulação, o que vocês acham?

    Bons estudos e muito foco pessoal!

  • Juliano vc ta certissimo, deveria ser anulada por esses motivos.

    Estudem!!!!

  • Fundação pública não seria de Direito Público? 

  • LARA Ramos. Pode ser tanto pessoa jurídica de direito público "natureza autárquica" ou de direito privado.

  • Ate onde eu sei a única que pode ser criada por lei ordinária especifica é a Autarquia. Todas as outras ( fundação, empresa publica e SEM) serão AUTORIZADAS Por lei. E com esse entendimento é que acerto as questões que resolvo referentes a este assunto.

    Alfartanos força !!!!!!!!

  • Concordo com o Juliano e os demais colegas, a questão deveria ter sido anulada, o artigo 37 da CF é bem claro: “XIX - somente por lei específica poderá ser criada autarquia e autorizada a instituição de empresa pública, de sociedade de economia mista e de fundação, cabendo à lei complementar, neste último caso, definir as áreas de sua atuação”


    Lei pode Criar: Autarquia e Fundação de Direito Público.


    Lei Autoriza a criação: Empresa Pública, Sociedade de Economia Mista e Fundação de Direito Privado. 

  • O examinador deveria estudar Direito Administrativo!!!!

  • bastava saber a penúltima 

    ( 1) Entidade de natureza jurídica de direito público, criada por lei, para executar atividades típicas da Administração Pública, que pelas especificidades do serviço prestado requerem gestão administrativa e financeira descentralizada.  Autarquia - letra c. 

  • meu Deus!

    quando ja to pegandos os paranaues e vem uma dessas.


ID
1165330
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com a resolução nº 1.211/2009, o planejamento da auditoria envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria.

Quanto à definição da estratégia global e ao desenvolvimento do plano de auditoria, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I.

COLUNA I

1. Estratégia global

2. Plano de Auditoria


COLUNA II

( ) Determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho.

( ) A natureza, a época e a extensão dos procedimentos planejados de avaliação de risco, conforme estabelecido na NBC TA 315 – Identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante por meio do entendimento da entidade e de seu ambiente.

( ) A natureza, a época e a extensão dos procedimentos adicionais de auditoria planejados no nível de afirmação, conforme previsto na NBC TA 330 , resposta do auditor aos riscos avaliados.

( ) Definir os objetivos do relatório do trabalho de forma a planejar a época da auditoria e a natureza das comunicações requeridas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito b


    NBC TA 300


    1.  Ao definir a estratégia global, o auditor deve:

    (a)   identificar as características do trabalho para definir o seu alcance;

    (b)   definir os objetivos do relatório do trabalho de forma a planejar a época da auditoria e a natureza das comunicações requeridas;

    (c)   considerar os fatores que no julgamento profissional do auditor são significativos para orientar os esforços da equipe do trabalho;

    (d) considerar os resultados das atividades preliminares do trabalho de auditoria e, quando aplicável,

    “se” é relevante o conhecimento obtido em outros trabalhos realizados pelo sócio do trabalho para a entidade; e

    (e)   determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho (ver itens A8 a A11).


    2.  O auditor deve desenvolver o PLANO DE AUDITORIA, que deve incluir a descrição de:

    (a)   a natureza, a época e a extensão dos procedimentos planejados de avaliação de risco, conforme estabelecido na NBC TA 315 – Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do Entendimento da Entidade e de seu Ambiente;

    (b)   a natureza, a época e a extensão dos procedimentos adicionais de auditoria planejados no nível de afirmação, conforme previsto na NBC TA 330 – Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados;

    (c)   outros procedimentos de auditoria planejados e necessários para que o trabalho esteja em conformidade com as normas de auditoria (ver item A12).


  • Estou ficando doido ou o gabarito correto, de acordo com o colega abaixo, seria a letra D?????????

  • O gabarito é letra D e não b. É literal da norma não restando dúvida. 

    Veja todas as normas de auditoria independente

    http://www.portalcfc.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2012/12/NBC_TA_05112012.pdf


    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!

  • Gabarito D

    (1) Determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho. 

    (2) A natureza, a época e a extensão dos procedimentos planejados de avaliação de risco, conforme estabelecido na NBC TA 315 – Identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante por meio do entendimento da entidade e de seu ambiente. 

    (2) A natureza, a época e a extensão dos procedimentos adicionais de auditoria planejados no nível de afirmação, conforme previsto na NBC TA 330 , resposta do auditor aos riscos avaliados.

    (1) Definir os objetivos do relatório do trabalho de forma a planejar a época da auditoria e a natureza das comunicações requeridas. 

    Literalidade da NBC TA 300:

    "8. Ao definir a estratégia global, o auditor deve:

    (a) identificar as características do trabalho para definir o seu alcance;

    (b) definir os objetivos do relatório do trabalho de forma a planejar a época da auditoria e a natureza das comunicações requeridas;

    (c) considerar os fatores que no julgamento profissional do auditor são significativos para orientar os esforços da equipe do trabalho;

    (d) considerar os resultados das atividades preliminares do trabalho de auditoria e, quando aplicável, se é relevante o conhecimento obtido em outros trabalhos realizados pelo sócio do trabalho para a entidade; e

    (e) determinar a natureza, a época e a extensão dos recursos necessários para realizar o trabalho (ver itens A8 a A11).

    9. O auditor deve desenvolver o plano de auditoria, que deve incluir a descrição de:

    (a) a natureza, a época e a extensão dos procedimentos planejados de avaliação de risco, conforme estabelecido na NBC TA 315 – Identificação e Avaliação dos Riscos de Distorção Relevante por meio do Entendimento da Entidade e de seu Ambiente;

    (b) a natureza, a época e a extensão dos procedimentos adicionais de auditoria planejados no nível de afirmação, conforme previsto na NBC TA 330 – Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados;

    (c) outros procedimentos de auditoria planejados e necessários para que o trabalho esteja em conformidade com as normas de auditoria (ver item A12)."

    Curta minha página do Facebook e Instagram:

    https://www.facebook.om/serfiscaloficial

    https://www.instagram.com/serfiscaloficial

    Bons estudos!

  • O planejamento de auditoria se subdivide em: atividades preliminares, escopo, estratégia global e plano/programa de auditoria.

    Dessa forma, a estratégia global é o momento que o auditor irá estabelecer os aspectos mais gerais da auditoria (natureza, época e extensão), enquanto que o plano de auditoria será o momento em que circunstâncias mais específicas serão determinadas, como é o caso dos procedimentos adicionais, possíveis correções, etc.


ID
1165333
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Considerando os aspectos relevantes da Resolução nº 1.222/2009, à cerca dos termos relativos às normas de auditoria, relacione os termos da COLUNA I com o seu respectivo significado na COLUNA II.


COLUNA I

1. Anomalia.

2. Distorção tolerável.

3. Risco de amostragem.

4. Risco não resultante da amostragem.

COLUNA II

( ) É o desvio que é comprovadamente não representativo de distorção ou desvio em uma população.

( ) É um valor monetário definido pelo auditor para obter um nível apropriado de segurança de que esse valor monetário não seja excedido pela distorção real na população.

( ) É o risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria.

( ) É o risco de que o auditor chegue a uma conclusão errônea por qualquer outra razão que não seja relacionada ao risco de amostragem.

Assinale a sequência CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.222/09 Aprova a NBC TA 530 – Amostragem em Auditoria.


    Distorção tolerável é um valor monetário definido pelo auditor para obter um nível apropriado de segurança de que esse valor monetário não seja excedido pela distorção real na população (ver item A3).


    Risco de amostragem é o risco de que a conclusão do auditor, com base em amostra, pudesse ser diferente se toda a população fosse sujeita ao mesmo procedimento de auditoria.


    Risco não resultante da amostragem é o risco de que o auditor chegue a uma conclusão errônea por qualquer outra razão que não seja relacionada ao risco de  amostragem (ver item A1).


    Anomalia é a distorção ou o desvio que é comprovadamente não representativo de  distorção ou desvio em uma população.



    Fé em DEUS! Vamos chegar lá!


ID
1165336
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O Decreto Federal nº 3.591, de 06 de setembro de 2000 em seu Artigo 4º, versa que o sistema de controle interno do poder executivo federal faz uso da auditoria e da fiscalização como técnicas de trabalho para a consecução de suas finalidades.

A auditoria, segundo o artigo 4º desse decreto, visa

Alternativas
Comentários
  • alternativa C já a alternativa D  traz o significado de fiscalização


  • Vale ressaltar que a auditoria governamental deve ir sempre atrás de avaliar a aplicação de recursos de origem pública, mesmo se eles estejam em posse de entidade de direito privado (fundação pública de direito privado, empresa públicas, sociedades de economia mista, agentes delegados em PPP), logo o direito privado no item C está correto.

  • Art. 4o  O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal utiliza como técnicas de trabalho, para a consecução de suas finalidades, a auditoria e a fiscalização.

    § 1o  A auditoria visa a avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

    § 2o  A fiscalização visa a comprovar se o objeto dos programas de governo corresponde às especificações estabelecidas, atende às necessidades para as quais foi definido, guarda coerência com as condições e características pretendidas e se os mecanismos de controle são eficientes.

  • Questão exigindo decoreba de letra da norma, uma vez que tanto alternativa A, quanto alternativa B também estão relacionadas as atividades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

  • Art. 4 O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal utiliza como técnicas de trabalho, para a consecução de suas finalidades, a auditoria e a fiscalização.

    § 1 A AUDITORIA visa a avaliar a GESTÃO PÚBLICA, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

    § 2 A FISCALIZAÇÃO visa a comprovar se o OBJETO dos programas de governo corresponde às especificações estabelecidas, atende às necessidades para as quais foi definido, guarda coerência com as condições e características pretendidas e se os mecanismos de controle são eficientes.


ID
1165339
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A partir da Lei nº 11.638/07, a conta de ajustes de avaliação patrimonial passou a integrar o grupo do patrimônio líquido da entidade.

Analise as seguintes afirmações sobre essa conta de ajustes.

I. As contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuído a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, são registradas na conta de ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência.

II. A conta de ajustes de avaliação patrimonial faz parte do patrimônio líquido e é considerada, portanto, como uma conta de reservas.

III. Os ajustes de avaliação patrimonial devem integrar o cálculo do limite referente à proporção das reservas de lucros em relação ao capital.

IV. Os valores registrados na conta de ajustes de avaliação patrimonial são transferidos para o resultado do exercício à medida que os ativos e passivos forem sendo realizados.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    I - CERTO: Art. 182 § 3o  Serão classificadas como ajustes de avaliação patrimonial, enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência, as contrapartidas de aumentos ou diminuições de valor atribuídos a elementos do ativo e do passivo, em decorrência da sua avaliação a valor justo, nos casos previstos nesta Lei ou, em normas expedidas pela Comissão de Valores Mobiliários, com base na competência conferida pelo § 3o do art. 177 desta Lei

    II - Errado, AAP nao é nem reserva de lucro, e nem reserva de capital, embora seja conta integrante do PL.

    III - Se esse assertiva tiver questionando sobre o art. 193 da lei 6.404, entao dá para afirmar que o AAP nao influencia em nada.

    IV - CERTO: pela dicção do art. 182 dá para afirmar que só estará no AAP os aumentos ou diminuições de avaliações a valor justo enquanto não computadas no resultado do exercício em obediência ao regime de competência.

    bons estudos


ID
1165342
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Segundo a Resolução do CFC nº 1.170/2009, estoques são ativos mantidos para venda no curso normal dos negócios; em processo de produção para venda; ou na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços.

Baseado nessa norma sobre os estoques, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • CFC Nº 1.170/2009 - Os estoque objetos desta norma devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor. Item B

  • NBC TSP 04

    15. Os estoques objeto desta norma devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor, exceto quando o disposto nos itens 16 ou 17, se aplicar.


ID
1165345
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Resolução do CFC nº 1.180/2009 trata de provisões, passivos contingentes e ativos contingentes.

Baseado nessa norma, assinale a alternativa CORRETA sobre o reconhecimento de provisões.

Alternativas
Comentários
  • CPC 25 - PROVISÕES, PASSIVOS CONTINGENTES E ATIVOS CONTINGENTES



    13. Este Pronunciamento Técnico distingue entre: 


    (a) provisões – que são reconhecidas como passivo (presumindo-se que possa ser feita uma estimativa confiável) porque são obrigações presentes e é provável que uma saída de recursos que incorporam benefícios econômicos seja necessária para liquidar a obrigação;  


    gab: D
  • NBC TSP 03

    16. Esta norma define provisões como passivos de prazo ou valor incerto.


ID
1165348
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Os princípios de contabilidade representam a essência das doutrinas e teorias relativas à ciência da contabilidade, consoante o entendimento predominante nos universos científico e profissional de nosso País. A contabilidade aplicada ao setor público constitui ramo da ciência contábil e deve, portanto, observar os princípios de contabilidade.

Analise as afirmações com base nesses princípios.

I. O patrimônio pertence à entidade, mas a recíproca não é verdadeira; ou seja, a soma ou agregação contábil de patrimônios autônomos não resulta em nova entidade, mas numa unidade de natureza econômico-contábil.

II. Uma vez integrado ao patrimônio, os componentes patrimoniais, ativos e passivos, podem sofrer variações decorrentes dos seguintes fatores: custo corrente, valor realizável, valor presente, valor justo e atualização monetária.

III. O princípio da competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.

IV. Pelo princípio da atualização monetária em vigor, os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis por meio do ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • Este gabarito está correto mesmo? Não existe + o Principio da Atualização monetária. Foi revogado pela Resolução CFC 1.282/2010. Passou a ser um item do Princípio: Registro pelo valor Original.

  • Concordo com a Elaine.

  • gabarito errado. Atualização monetária em VIGOR????

  • b.

    IV - revogado

    CFC N.º 1.282/10





  • Explicando  o Item atualização Monetária

    e) Atualização monetária. Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.

    § 2º São resultantes da adoção da atualização monetária:

    I – a moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, não representa unidade constante em termos do poder aquisitivo;

    II – para que a avaliação do patrimônio possa manter os valores das transações originais, é necessário atualizar sua expressão formal em moeda nacional, a fim de que permaneçam substantivamente corretos os valores dos componentes patrimoniais e, por consequência, o do Patrimônio Líquido; e

    III – a atualização monetária não representa nova avaliação, mas tão somente o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

  • Gabarito: B


ID
1165351
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O campo de aplicação da contabilidade aplicada ao setor público abrange todas as entidades do setor público.

Com base na Resolução CFC nº 1.128/08, e sobre a abrangência da contabilidade aplicada ao setor público, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • letra A gravei que todos os conselhos profissionais deverão aplica integralmente.

  • As entidades abrangidas pelo campo de aplicação devem observar as normas e as técnicas próprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, considerando-se o seguinte escopo:

    (a)  integralmente, as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos profissionais;

    (b)  parcialmente, as demais entidades do setor público, para garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do controle social.


    Gab: A

    Fonte: NBC T 16.1


ID
1165354
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) é a estrutura primária para gerar os demonstrativos contábeis. Essa estrutura contempla a relação de contas contábeis com suas funções, atributos, lançamentos padrões, nomenclatura e explicações gerais de uso.

Com base no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), sobre as diretrizes do PCASP, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • B ==> Regra de INTEGRIDADE.


ID
1165357
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IFN-MG
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com a Lei nº 4.320/1964, Art. 101, “(...) os resultados gerais do exercício serão demonstrados no balanço orçamentário, no balanço financeiro, no balanço patrimonial, na demonstração das variações patrimoniais, além de outros quadros demonstrativos”.

Sobre as demonstrações contábeis segundo essa lei, analise as afirmativas a seguir.

I. O balanço orçamentário, definido pela Lei nº 4.320/1964, demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

II. Segundo a Lei nº 4.320/1964, o balanço financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldos em espécies provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

III. Segundo a Lei nº 4.320/1964, a demonstração das variações patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

IV. O balanço patrimonial demonstrará, segundo a Lei nº 4.320/1964, o ativo financeiro, o ativo permanente, o passivo financeiro, o passivo permanente, o saldo patrimonial e as contas de compensação.

A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • A resposta correta é a letra A, pois todas as afirmativas estão corretas, conforme segue os artigos da lei 4320.

     Art. 102. O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.

     Art. 103. O Balanço Financeiro demonstrará a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extra-orçamentária, conjugados com os saldos em espécie provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte.

     Art. 104. A Demonstração das Variações Patrimoniais evidenciará as alterações verificadas no patrimônio, resultantes ou independentes da execução orçamentária, e indicará o resultado patrimonial do exercício.

     Art. 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

      I - O Ativo Financeiro;

      II - O Ativo Permanente;

      III - O Passivo Financeiro;

      IV - O Passivo Permanente;

      V - O Saldo Patrimonial;

      VI - As Contas de Compensação.


  • Alguém me explica porque a A está correta. Não seria receitas previstas e despesas fixadas ?

  • Cris,eu também fui nesse entendimento, porém, a questão cobra a literalidade da Lei 4320.

    Art. 102. O Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas.