Funções da linguagem:
Função Referencial ou Denotativa
Também chamada de Função Informativa, a função Referencial tem como objetivo principal informar, referenciar algo.
Como exemplos de linguagem referencial podemos citar os materiais didáticos, textos jornalísticos e científicos que por meio de uma linguagem denotativa informam a respeito de algo, sem envolver aspectos subjetivos ou emotivos à linguagem.
Com isso, esse tipo de texto apresenta na terceira pessoa (singular ou plural) enfatizando seu caráter impessoal.
Função Emotiva ou Expressiva
Também chamada de Expressiva, na função Emotiva, como o próprio nome já indica, o emissor ao utilizar essa função tem como objetivo principal transmitir suas emoções, sentimentos e subjetividades por meio da própria opinião.
A partir disso, esse tipo de texto apresenta na primeira pessoa enfatizando seu caráter pessoal e pode ser encontrado nos textos poéticos, nas cartas, nos diários marcada pelo uso de sinais de pontuação, por exemplo, reticências, ponto de exclamação.
Função Poética
A função Poética é característica das obras literárias, da utilização do sentido conotativo das palavras, em que o emissor preocupa-se de que maneira a mensagem será transmitida por meio da escolha das palavras, das expressões, das figuras de linguagem.
De qualquer forma, esse tipo de função não pertence somente aos textos literários posto que aparece também na publicidade ou nas expressões cotidianas em que há o uso frequente de metáforas (provérbios, anedotas, trocadilhos, músicas).
Função Fática
A função Fática tem como objetivo estabelecer ou interromper a comunicação de modo que o mais importante é a relação entre o emissor e o receptor da mensagem.
Muito utilizada nos diálogos, por exemplo, nas expressões de cumprimento, saudações, discursos ao telefone.
Função Conativa ou Apelativa
Também chamada de Apelativa, a função Conativa é caracterizada por uma linguagem persuasiva com o intuito de convencer o leitor.
Por isso, essa função é muito utilizada nas propagandas, publicidades, discursos políticos, a fim de influenciar o receptor por meio da mensagem transmitida.
A partir disso, esse tipo de texto costuma se apresentar na segunda ou na terceira pessoas com a presença de verbos no imperativo e o uso do vocativo.
Função Metalinguística
A função Metalinguística é caracterizada pelo uso da metalinguagem, ou seja, a linguagem que refere-se à ela mesma, por exemplo, um texto que descreva sobre a linguagem textual, um documentário cinematográfico que fala sobre a linguagem do cinema, dentre outros.
Em outras palavras, o emissor explica um código utilizando o próprio código. Como exemplos de textos metalinguísticos temos as gramáticas e os dicionários.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/funcoes-da-linguagem/