SóProvas



Prova IF-SC - 2015 - IF-SC - Administrador


ID
3041665
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Conforme o estabelecido pela Lei nº 8112/90, associe as colunas.


I. Reversão

II. Readaptação

III. Reintegração

IV. Recondução

V. Remoção

VI. Redistribuição


( ) É o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

( ) É o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder.

( ) É o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado.

( ) É a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial.

( ) É o retorno à atividade de servidor aposentado.

( ) É a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    L8112


    V - Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.


    VI - Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,  observados os seguintes preceitos


    IV - Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de


    III - Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.


    I - Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado


    II - Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Sabendo somente a alternativa I-Reversão  é possível acertar a questão.

  • Acerte a última opção e vá sem medo hehehe.

  • Só acerte a última :-)
  • Banca pequena já dá mole pra candidato.

  • Só lembrei do meu professor falando da reVersao (do V de Viagra) para fazer associação com aposentado. Hahahaha

    Dai foi fácil ver que a opção era a letra C. 

  • Gabarito: C

    Questão massa para relembrar TODAS!

  • ASSERTIVA C

    MACETES:

    I, II, III e IV - São PROVIMENTOS:

    I - reVersão - VELHO - reingresso;

    II - reaDaptação - DEFICIENTE - horizontal; (PS: ESPÉCIE DE VACÂNCIA, também);

    III - reinTegração - TUDO DE VOLTA (sentença judicial);reingresso;

    IV - reCondução - COITADO - reingresso.

    V e VI - São VACÂNCIAS:

    V - reMoção - DESLOCAMENTO DO SERVIDOR - MESMO QUADRO ;

    VI - redistribuiÇÃO - DESLOCAMENTO DE CARGO EFETIVO - mesmo QUADRO GERAL - OUTRO ÓRGÃO ou ENTIDADE - MESMO PODER.

     

  • Que maravila de questão..

    Matou as questões na primeira assertiva

  • c) V, VI, IV, III, I, II

     

     

    Bizu

     

    Eu APROVEITO o disponível

     

     

    Eu REINTEGRO o demitido

     

     

    Eu READAPTO o incapacitado

     

     

    Eu REVERTO o aposentado

     

     

    Eu RECONDUZO o inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado

     

     

    Eu REDISTRIBUIU o cargo de provimento efetivo

  • Quanto ao deslocamento do servidor essas aulas irão ajudar muito:
    Aula 1 Remoção:
    https://youtu.be/Fy02KH8_UEE
    Aula 2 Redistribuição
    https://youtu.be/VAG1Z_eUh-E
    Aula 3 Substituição
    https://youtu.be/L4stCF4duX0

  • V, VI, IV, III, I, II

  • Não precisa perder muito tempo

    ReMOÇÃo: deslocamento da moça, da servidora.

    Mate a questão com isso... Próxima!?

  • GABARITO: C

    Art. 36. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    Art. 37. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC,   observados os seguintes preceitos:

    Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante.

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II - no interesse da administração, desde que: a) tenha solicitado a reversão; b) a aposentadoria tenha sido voluntária; c) estável quando na atividade; d) a aposentadoria tenha ocorrido nos cinco anos anteriores à solicitação; e) haja cargo vago.  

    Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção que relaciona adequadamente as colunas. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos. Vejamos:

    I. Reversão

    II. Readaptação

    III. Reintegração

    IV. Recondução

    V. Remoção

    VI. Redistribuição

    (V)- Art. 36, Lei 8.112/90. Remoção é o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, no âmbito do mesmo quadro, com ou sem mudança de sede.

    (VI)- Art. 37, Lei 8.112/90. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:

    (IV)- Art. 29, Lei 8.112/90. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    Parágrafo único. Encontrando-se provido o cargo de origem, o servidor será aproveitado em outro, observado o disposto no art. 30.

    (III)- Art. 28, Lei 8.112/90. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    § 1º Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

    § 2º Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

    (I)- Art. 25, Lei 8.112/90. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    § 2º O tempo em que o servidor estiver em exercício será considerado para concessão da aposentadoria.     

    (II)- Art. 24, Lei 8.112/90. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    Assim:

    C. V, VI, IV, III, I, II.

    GABARITO: ALTERNATIVA C.


ID
3041668
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia

Leia com atenção as afirmativas sobre a História da Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e, a seguir, assinale (V) para as verdadeiras e (F), para as falsas.


( ) A transformação das Escolas de Aprendizes Artífices em Liceus Industriais deu-se a partir da necessidade de implantação de cursos técnicos de nível médio.

( ) O ingresso em qualquer curso superior para o aluno concluinte de um curso técnico de nível médio só foi possível a partir da aprovação da Lei nº 9.394, de 20 de fevereiro de 1996.

( ) O processo de criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia deu-se por meio da Lei nº 11.892, de 29/12/2008 e o IFSC foi criado mediante transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina.

( ) A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica é vinculada ao Ministério da Educação e é constituída pelos Institutos Federais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, os Centros Federais de Educação Tecnológica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, as Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais e pelo Colégio Pedro II.

( ) Em 1978, todas as Escolas Técnicas Federais existentes foram transformadas em Centros Federais de Educação Tecnológica com a atribuição de formar engenheiros de operação e tecnólogos.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas

ID
3041671
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Todas as alternativas abaixo estão previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC (2015-2019), EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas

ID
3041674
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas sobre a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, de acordo com a Resolução CNE/CEB nº 6, de 20/09/2012.


I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio.

II. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos e têm suas cargas horárias mínimas indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos.

III. Possibilita atividades não presenciais de até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária diária dos cursos técnicos de nível médio, desde que haja suporte tecnológico e atendimento pedagógico especializado.

IV. Estabelece a possibilidade de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma articulada com o Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos.


Assinale a alternativa que apresenta somente as afirmativas CORRETAS.

Alternativas
Comentários
  • I. A Educação Profissional Técnica de Nível Médio é desenvolvida nas formas articulada e subsequente ao Ensino Médio. [CERTO]

    II. Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são organizados por eixos tecnológicos e têm suas cargas horárias mínimas indicadas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. [CERTO]

    III. Possibilita atividades não presenciais de até 25% (vinte e cinco por cento) da carga horária diária dos cursos técnicos de nível médio, desde que haja suporte tecnológico e atendimento pedagógico especializado. [ERRADO] 20% é o correto.

    IV. Estabelece a possibilidade de cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na forma articulada com o Ensino Médio, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. [CERTO]


ID
3041677
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Leia atentamente o texto a seguir sobre o Conselho Superior do IFSC:


“É o órgão máximo do IFSC, com caráter consultivo e deliberativo. É composto por representantes dos docentes, dos discentes, dos servidores técnico-administrativos, dos egressos da instituição, da sociedade civil, do setor público, do MEC e do Codir do IFSC, sendo o ocupante do cargo de Reitor seu presidente nato. Trata de assuntos relativos a políticas institucionais, orçamento anual, prestação de contas, eleições para reitor e diretores-gerais, entre outros.”

(PDI/IFSC – 2015-2019, p. 269)


Assinale a afirmativa que contém uma competência do Conselho Superior.

Alternativas

ID
3041680
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Leia com atenção o conceito a seguir:


“É um documento em que se registram, resumidamente, mas com clareza, as ocorrências de uma reunião de pessoas para determinado fim”. (Odair Beltrão, 1980)


A afirmativa trata-se de que tipo de documento?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.

Alternativas
Comentários
  • GAB: Letra E) Ata

  • Resumindo:

    ·      Ata é o registro utilizado para formalizar assuntos discutidos e eventuais decisões tomadas em uma reunião, assembleia, congresso ou convenção.

    ·      Deve ser escrita sem parágrafos, sem abreviaturas, com números grafados por extenso, sem rasuras nem emendas, sem uso de corretivo, com verbo no pretérito perfeito do indicativo, pois vai se falar de algo que já aconteceu.

    ·      Em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada. No caso de omissão de informação ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “em tempo” ao final da ata, com o registro das informações corretas.

    Na ata deve constar o dia, o mês e o ano, local da reunião, pessoas presentes, ordem do dia, conclusão e abreviações finais.

  • GABARITO: LETRA E

    Ata

    É o instrumento utilizado para o registro expositivo dos fatos e deliberações ocorridos em uma reunião, sessão ou assembleia.

    Estrutura:

    - Título - ATA. Em se tratando de atas elaboradas sequencialmente, indicar o respectivo número da reunião ou sessão, em caixa-alta.

    - Texto, incluindo: Preâmbulo - registro da situação espacial e temporal e participantes; Registro dos assuntos abordados e de suas decisões, com indicação das personalidades envolvidas, se for o caso;

    Fecho - termo de encerramento com indicação, se necessário, do redator, do horário de encerramento, de convocação de nova reunião etc.

    A ATA será assinada e/ou rubricada por todos os presentes à reunião ou apenas pelo presidente e relator, dependendo das exigências regimentais do órgão.

    A fim de se evitarem rasuras nas atas manuscritas, deve-se, em caso de erro, utilizar o termo “digo”, seguido da informação correta a ser registrada. No caso de omissão de informações ou de erros constatados após a redação, usa-se a expressão “Em tempo” ao final da ATA, com o registro das

    informações corretas.

    FONTE: MAX EDUCA

  • Gabarito: E

    Ata é o documento em que se registram, de forma exata e metódica, as ocorrências, resoluções e decisões das assembleias, reuniões ou sessões realizadas por comissões, conselhos, congregações, corporações ou outras entidades semelhantes.


ID
3041683
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considerando as diferentes situações de uso da língua, analise as afirmativas a seguir.


I. As palavras apresentam apenas um significado objetivo e literal.

II. O sentido denotativo das palavras é conhecido também como sentido literal.

III. O sentido conotativo das palavras é conhecido também como sentido literal.

IV. O sentido denotativo das palavras tem como fim a clareza e a objetividade em situações comunicativas.

V. O sentido conotativo tem como fim expressar os diferentes significados das palavras, dependendo do contexto e da situação comunicativa.


Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    I. As palavras apresentam apenas um significado objetivo e literal. → incorreto, temos o significado proposto (denotativo) e o conotativo (conto de fadas, depende do contexto, é o sentido figurado, irreal).

    II. O sentido denotativo das palavras é conhecido também como sentido literal. → correto, sentido do dicionário (denotativo → literal).

    III. O sentido conotativo das palavras é conhecido também como sentido literal. → incorreto, o sentido do item é o denotativo.

    IV. O sentido denotativo das palavras tem como fim a clareza e a objetividade em situações comunicativas. → correto, é um sentido mais objetivo, mais real.

    V. O sentido conotativo tem como fim expressar os diferentes significados das palavras, dependendo do contexto e da situação comunicativa. → correto, o sentido dos contos de fadas, sentido irreal.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!!


ID
3041686
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Todas as alternativas apresentam as características textuais de uma redação oficial, EXCETO UMA, assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? lembrando que queremos a alternativa INCORRETA:

    ? A redação oficial deve caracterizar-se por: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma padrão da língua portuguesa. 

    ? logo o item: respeitabilidade e liberdade (não faz parte).

    ? FONTE: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! RUMO À APROVAÇÃO!

  • GABARITO: LETRA B

    Atributos da redação oficial

    A redação oficial deve caracterizar-se por:

     clareza e precisão;

     objetividade;

     concisão;

     coesão e coerência;

     impessoalidade;

     formalidade e padronização; e

     uso da norma padrão da língua portuguesa.

    FONTE:   MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA 3ª EDIÇÃO.

  • GABARITO: LETRA B

    A redação oficial deve caracterizar-se por:

    Clareza e precisão;

    Objetividade;

    Concisão;

    Coesão e coerência;

    Impessoalidade;

    Formalidade e padronização;

    Uso da norma padrão da língua portuguesa.


ID
3041689
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a organização do texto e o emprego dos pronomes estão CORRETOS.

Alternativas
Comentários
  • Vamos Lá:

    A) CORRETA

    B) Aguardar é VTD, Aguardamos Vossa Excelência...

    C) Pronome de Tratamento Ilustríssimo foi abolido na década de 90

    D) Pronome de Tratamento Digníssimo foi abolido na década de 90

    E) Informar é VTD, Informamos o Magnífico (ui) Reitor

    Para fins de concurso é bom saber que Pronomes de Tratamento são Vocativos em geral, e que exigem conjugação na 3ª pessoa do singular. Então nem venha com "Excelentíssimo Senhor Kakyoin deverás escrever um comentário" rs.

    Bons Estudos, qualquer coisa me encaminhe uma mensagem.

  • A letra A está correta?

    Diz a gramática que não se deve usar a palavra "mesmo" como pronome pessoal. ... Esse erro ocorre porque, para evitar a repetição, muita gente utiliza "o mesmo", "a mesma", já que os pronomes "ele" e "ela" devem ser usados com cuidado.

    educacao.uol.com.br › portugues


ID
3041692
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que há ERRO de concordância verbal.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → queremos a alternativa INCORRETA:

    A) O pessoal invadiu o estádio de futebol. → correto, sujeito simples e verbo perfeitamente no singular.

    B) Mais de cinco professores faltaram à reunião pedagógica. → correto, foi mais de um que faltou, foram cinco, logo mais de cinco FALTARAM.

    C) Os imóveis, os carros, as joias, tudo estava penhorado. → correto, temos o aposto resumitivo "tudo" que faz o verbo concordar com ele, estando, dessa forma, no singular.

    D) João, Maria e Fábio são estudantes do curso técnico. → correto, temos três núcleos do sujeito, configurando um sujeito composto, logo verbo no plural.

    E) Estados Unidos são uma nação capitalista. → temos a nossa resposta, se o determinante (artigo) estiver presente o verbo fica no plural, sem determinante no singular: OS Estados unidos SÃO ou Estados Unidos É (sem determinante).

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! ☺

  • GABARITO E

    Nessa situação o verbo concordara com o numero dos artigo ou ficará invariável SE O SUJEITO ESTIVER SEM ARTIGO.

    Estados Unidos SÃO uma nação capitalista. ERRADO

    Estados Unidos É uma nação capitalista. CORRETO

    OS Estados Unidos É uma nação capitalista. ERRADO

    OS Estados Unidos SÃO uma nação capitalista. CORRETO

    Ou seja, concordância no plural com com o artigo. Sem o artigo mantem o verbo no singular.

  • NOMES PRÓPRIOS PLURALIZADOS

    A flexão é determinada pelo emprego ou pela ausência de artigo ou outro determinante.

    Estados Unidos enfrenta uma crise avassaladora.

    Os Estados Unidos enfrentam uma crise avassaladora.


ID
3041695
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora 17 que trata de Ergonomia visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente. Para os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo, avalie como verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas a seguir.


( ) Devem possuir condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, proporcionando reflexos, contrastes, sombras e corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador.

( ) O teclado deve ser independente e ter mobilidade, permitindo ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas.

( ) A tela, o teclado e o suporte para documentos devem ser colocados de maneira que as distâncias olho-tela, olho-teclado e olho-documento sejam aproximadamente iguais.

( ) Devem ser posicionados em superfícies de trabalho com altura fixa.

( ) Os documentos a serem utilizados com esses equipamentos deverão ser legíveis e, sempre que possível, confeccionados de papel brilhante para facilitar a leitura.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D (F, V, V, F, F ).

     

     

     

    De acordo com a NR 7 Ergonomia

     

     

     

    ( F ) 

    17.4.3. Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem observar o seguinte:

    a) condições de mobilidade suficientes para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos, e proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador;

     

    ( V ) 

     

    ( V ) 

     

    ( F ) 

    17.4.3. Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem observar o seguinte:

    d) serem posicionados em superfícies de trabalho com altura ajustável.

     

    ( F ) 

    17.4.2. Nas atividades que envolvam leitura de documentos para digitação, datilografia ou mecanografia deve:

    b) ser utilizado documento de fácil legibilidade sempre que possível, sendo vedada a utilização do papel brilhante, ou de qualquer outro tipo que provoque ofuscamento.

     

  • NOVA NR 17 - ERGONOMIA

    17.7.3 Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico de dados com terminais de vídeo devem permitir ao trabalhador ajustá-lo de acordo com as tarefas a serem executadas.

    17.7.3.1 Os equipamentos devem ter condições de mobilidade suficiente para permitir o ajuste da tela do equipamento à iluminação do ambiente, protegendo-a contra reflexos, e proporcionar corretos ângulos de visibilidade ao trabalhador.

    17.7.3.2 Nas atividades com uso de computador portátil de forma não eventual em posto de trabalho, devem ser previstas formas de adaptação do teclado, do mouse ou da tela a fim de permitir o ajuste às características antropométricas do trabalhador e à natureza das tarefas a serem executadas.  


ID
3041698
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Avalie como verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas a seguir que tratam do funcionamento da comissão interna de prevenção de acidentes – CIPA, conforme estabelecido na norma regulamentadora 05.


( ) As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas fora do expediente normal da empresa e em local apropriado.

( ) As decisões da CIPA serão preferencialmente por consenso.

( ) O membro titular perderá o mandato, sendo substituído por suplente, quando faltar a mais de quatro reuniões ordinárias sem justificativa.

( ) Reuniões extraordinárias deverão ser realizadas quando houver denúncia de situação de risco grave e iminente, ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal, ocorrer diminuição da produtividade dos trabalhadores ou houver solicitação por consenso de todas as representações.

( ) No caso de afastamento definitivo do presidente, o empregador indicará o substituto em dois dias úteis, preferencialmente entre os membros da CIPA.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    ( ) As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas fora do expediente normal da empresa e em local apropriado.

    R: FALSO. deverá ser OBRIGATORIAMENTE no expediente normal da empresa. Obs: a NR 35 fala preferencialmente no horário de trabalho, podendo ser feito fora e também fala que pode ser ministrado junto com outros cursos (apenas para estudo)

    ( ) As decisões da CIPA serão preferencialmente por consenso.

    R: Certinho, deve ser feito preferencialmente e caso ainda assim não resolva, inicia um processo de votação, registrando o acontecimento na ata de reunião.

    ( ) O membro titular perderá o mandato, sendo substituído por suplente, quando faltar a mais de quatro reuniões ordinárias sem justificativa.

    R: certinho. O membro titular perderá o mandato, sendo substituído por suplente, quando faltar a mais de quatro reuniões ordinárias sem justificativa.  

    ( ) Reuniões extraordinárias deverão ser realizadas quando houver denúncia de situação de risco grave e iminente, ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal, ocorrer diminuição da produtividade dos trabalhadores ou houver solicitação por consenso de todas as representações.

    R: FALSO. Essa parte de diminuição da produtividade não existe.

    ( ) No caso de afastamento definitivo do presidente, o empregador indicará o substituto em dois dias úteis, preferencialmente entre os membros da CIPA.

    R: Certinho. No caso de afastamento definitivo do presidente, o empregador indicará o substituto, em dois dias úteis, preferencialmente entre os membros da CIPA.  

  • A questão versa sobre as disposições do no texto (vigente até 02/01/2022) da NR-05 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes- CIPA).

    (Falsa) As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas fora do expediente normal da empresa e em local apropriado.

    Corrigindo: são realizadas dentro do horário do expediente.

    "5.24 As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas durante o expediente normal da empresa e em local apropriado". 

    (Verdadeira) As decisões da CIPA serão preferencialmente por consenso.

    A assertiva está nos termos do item 5.28 da NR-05.

    (Verdadeira) De acordo com a NR-05:

    "5.30 O membro titular perderá o mandato, sendo substituído por suplente, quando faltar a mais de quatro reuniões ordinárias sem justificativa". 

    (Falsa) Reuniões extraordinárias deverão ser realizadas quando houver denúncia de situação de risco grave e iminente, ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal, ocorrer diminuição da produtividade dos trabalhadores ou houver solicitação por consenso de todas as representações.

    De acordo com a NR-05, as referidas reuniões extras devem ocorrer nas seguintes situações:

    "5.27 Reuniões extraordinárias deverão ser realizadas quando:

    • a) houver denúncia de situação de risco grave e iminente que determine aplicação de medidas corretivas de emergência;
    • b) ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal;
    • c) houver solicitação expressa de uma das representações".

    Portanto, a assertiva está incorreta quando fala da produtividade e do consenso na solicitação por parte das representações, pois basta uma solicitar.

    (Verdadeira) De acordo com a NR-05:

    "5.31.1 No caso de afastamento definitivo do presidente, o empregador indicará o substituto, em dois dias úteis, preferencialmente entre os membros da CIPA".

    Logo, a sequência é: F, V, V, F, V

    GABARITO: LETRA A

  • NOVA NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

    5.6.2 As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas na organização, preferencialmente de forma presencial, podendo a participação ocorrer de forma remota.  

    5.6.4 As reuniões extraordinárias devem ser realizadas quando: a) ocorrer acidente do trabalho grave ou fatal; ou b) houver solicitação de uma das representações.  


ID
3041701
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Relacione os assuntos tratados com as normas regulamentadoras pertinentes, associando a coluna da direita com a da esquerda.


I. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

II. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

III. Ergonomia.

IV. Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional.


( ) Uma de suas atribuições é identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, onde houver.

( ) Estabelece que a implantação de medidas de caráter coletivo deverá ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto aos procedimentos que assegurem a sua eficiência e de informação sobre as eventuais limitações de proteção que ofereçam.

( ) Estabelece que o empregador não deve promover qualquer sistema de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação, baseado no número individual de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado, para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie.

( ) Obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. Também deverá obedecer a um planejamento em que estejam previstas as ações de saúde a serem executadas durante o ano.


Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Cai isso pra Administrador?

    Gabarito letra B.

    I - 9.3.5.3 A implantação de medidas de caráter coletivo deverá ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto os procedimentos que assegurem a sua eficiência e de informação sobre as eventuais limitações de proteção que ofereçam.

    II - 5.16 A CIPA terá por atribuição: a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver; 

    III - 17.6.4 Nas atividades de processamento eletrônico de dados, deve-se, salvo o disposto em convenções e acordos coletivos de trabalho, observar o seguinte: a) o empregador não deve promover qualquer sistema de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação, baseado no número individual de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado, para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie;

    IV - 7.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores.

  • A questão quer que relacionemos as NR aos seus respectivos conteúdos.

    As normas selecionadas pela banca foram as seguintes:

    II. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes NR-05.

    De acordo com a NR-05:

    5.16 A CIPA terá por atribuição:

    a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o mapa de riscos, com a participação do maior número de trabalhadores, com assessoria do SESMT, onde houver;

    I. Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA - NR-09.

    De acordo com a NR-09:

    "9.3.5.3 A implantação de medidas de caráter coletivo deverá ser acompanhada de treinamento dos trabalhadores quanto os procedimentos que assegurem a sua eficiência e de informação sobre as eventuais limitações de proteção que ofereçam".

    III. Ergonomia - NR-17.

    De acordo com a NR-17:

    "17.6.4 Nas atividades de processamento eletrônico de dados, deve-se, salvo o disposto em convenções e acordos coletivos de trabalho, observar o seguinte:

    a) o empregador não deve promover qualquer sistema de avaliação dos trabalhadores envolvidos nas atividades de digitação, baseado no número individual de toques sobre o teclado, inclusive o automatizado, para efeito de remuneração e vantagens de qualquer espécie;"

    IV. Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - NR- 07.

    De acordo com a NR-07:

    "7.1.1 Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores".

    A sequência correta da associação é : II, I, III, IV

    GABARITO DA MONITORA: LETRA B


ID
3041704
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Sobre as DIRETRIZES estabelecidas na norma regulamentador 07, que trata do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional- PCMSO, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • NR 07 - 7.1.2 Esta NR estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PCMSO, podendo os mesmos ser ampliados mediante negociação coletiva de trabalho.

  • GABARITO LETRA B

    7.4.2 Os exames de que trata o item 7.4.1 compreendem: a) avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental; ITEM CORRETO

  • GAB: LETRA D !

    7.1.2 Esta NR estabelece os parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PCMSO, podendo os mesmos ser ampliados mediante negociação coletiva de trabalho.


ID
3041707
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre os conceitos relacionados à Intranet, Internet e Correio Eletrônico, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • A) É possível ter acesso por meio da Extranet que é a disponibilização de recursos e serviços por meio de uma Intranet no âmbito externo da Internet. Além do VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual), que conecta o usuário virtualmente a uma rede privada por meio da Internet, utilizando criptografia no nível do protocolo IP.

    B) O protocolo FTP não tem relação com e-mail, embora ele seja específico para a transferência de grandes volumes de arquivos, ou seja, para downloads e uploads de arquivos muito grandes ou para grandes quantidades de arquivos.

    C) As intranets utilizam os mesmos protocolos da internet.

    D) Os cookies são arquivos de internet que armazenam temporariamente o que o internauta está visitando na rede.

    E) Correta - pois o POP3 baixa as mensagens para o computador local do destinatário - apagando-as do servidor.

  • GABARITO E

    POP3 baixa as mensagens para o computador local do destinatário apagando-as do servidor.

  • Mas POP3 não é um Cliente de E mail. Achei essa questão meio passível de recurso.

  • POP3 RECUPERA EMAIL

    IMAP E POP SÃO PROTOCOLO PADRÃO DA INTERNET PARA RECEBIMENTO DE EMAIL

  • Questão duvidosa.Recuperamos aquilo que está quase perdido.

  • A) "acesso externo à intranet institucional" - Se eu tiver a senha, mesmo não sendo funcionário, posso entrar.

    B) FTP transfere arquivos

    C) Intranet usa os mesmo protocolos da internet

    D) Cookies não são vírus

    E) POP3 puxa do servidor para a máquina do usuário


ID
3041710
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre os conceitos relacionados aos microcomputadores, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • questão dada !!

    letra A

  • dada p vc que sabia, estamos todos aqui p aprender Felipe :)

  • A) A unidade de DVD é um periférico capaz de realizar a leitura óptica dos dados armazenados em um Digital Vídeo Disk, diferentemente de uma unidade de disco rígido, que realiza a leitura dos dados de forma magnética. Correto.

    B)A menor unidade de armazenamento de um microcomputador é o byte. Um conjunto de 8 bytes forma 1 bit, a partir do qual os dados em um computador são constituídos. Em verdade, o conjunto de 8 bits forma 1 byte, e não o contrário, como colocado na alternativa.

    C) Quanto maior a capacidade do Disco Rígido de um computador, maior será a velocidade de execução de um programa, independentemente do processador e da memória RAM instalada. O que determina a velocidade do computador é principalmente a memória RAM e o processador, e não o disco rígido, onde são armazenados os arquivos de forma não volátil.

    D) O fator mais importante, para garantir altas taxas de transmissão na Internet, é o processador e a memória RAM instalada. A memória RAM e processador influenciam no gerenciamento da máquina e não diretamente na transmissão da internet.

    E) Quanto maior for a dimensão do monitor de vídeo utilizado em um computador, maior deverá ser a capacidade da memória ROM instalada, de forma que uma boa definição e uma boa resolução sejam garantidas. ROM: (memória somente leitura), criada nos anos 80. Função de inicializar o sistema através do BIOS (software). Assim, a memória ROM tem função de inicializar um hardware e um software

  • vacilo grande ali na QuestãoB kkkk

    A todos, muita atenção.

  • Assertiva A

    A unidade de DVD é um periférico capaz de realizar a leitura óptica dos dados armazenados em um Digital Vídeo Disk, diferentemente de uma unidade de disco rígido, que realiza a leitura dos dados de forma magnética.


ID
3041716
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Nos computadores temos dispositivos de entrada, saída ou mistos.

Assinale a alternativa que contém apenas dispositivos de saída.

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA, pois teclado, mouse e scanner são dispositivos de entrada

    B) ERRADA, pois joystick é dispositivo de entrada

    C) CORRETO

    D) ERRADA, pois monitor touch eh dispositivo de entrada/saída

    E) ERRADA, pois teclado, mouse e joystick são dispositivos de entrada


ID
3041719
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Assinale a alternativa que esteja em desacordo com os conceitos de Software Livre.

Alternativas
Comentários
  • b)Alterações no código-fonte devem ser comunicadas ao desenvolvedor do software.

    Não precisa ser comunicado ao autor do software

  • Complementando a resposta do Wanderson, CASO você efetue alguma modificação para distribuir / vender, você (na maioria dos casos) deve fazer menção ao autor da primeira versão (criador)


ID
3041722
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Relacione as funções de uma planilha eletrônica com suas definições, associando as colunas.


I. PROCV

II. SOMASE

III. SE

IV. CONCATENAR

V. CONT.NÚM


( ) Agrupa várias sequências de caracteres de texto em uma única sequência de texto.

( ) Calcula o número de células em um intervalo que contém números.

( ) Adiciona as células especificadas por um determinado critério ou condição.

( ) Verifica se uma condição foi satisfeita e retorna um valor se for verdadeiro e retorna um outro valor se for falso.

( ) Procura um valor na primeira coluna à esquerda de uma tabela e retorna um valor na mesma linha de uma coluna especificada.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de associação, de acima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Organizando as funções,

    CONCATENAR - Agrupa várias sequências de caracteres de texto em uma única sequência de texto.

    CONT.NÚM -  Calcula o número de células em um intervalo que contém números. OBS: '=CONT.VALORES' calcula células não vazias, o que inclui letras e números.

    SE -  Verifica se uma condição foi satisfeita e retorna um valor se for verdadeiro e retorna um outro valor se for falso.

    PROCV - Procura um valor na primeira coluna à esquerda de uma tabela e retorna um valor na mesma linha de uma coluna especificada. OBS: Organização da planilha em ordem crescente.

    GAB D

    Bons Estudos

  • Gabarito: D. pessoal que tem dificuldade em informática, indico o material da @prontodesafiei lá tem um resumo ótimo

ID
3041725
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

É fato que a consciência aos princípios morais para com o bem público reflete-se na vida do próprio servidor por meio de fatos, atos e atitudes construídas ao longo do tempo. O Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal tem sua base no Decreto nº 1.171, de 22 de junho de 1994.

Em seu Capítulo I que estabelece as regras deontológicas (tratado dos deveres e da moral), são feitas afirmações a seguir.


Sobre esse tema, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • (C)


    Com esteio no decreto 1171/94

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

  • Erro da E é o apenas:

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

  • Gabarito: C

    A letra E é uma casca de banana, lembremos dos advérbios: apenas, sempre, somente, etc.

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar

  • GABARITO: LETRA C

    Das Regras Deontológicas

    XII - Toda ausência injustificada do servidor de seu local de trabalho é fator de desmoralização do serviço público, o que quase sempre conduz à desordem nas relações humanas.

    CORRIGINDO:

    A) IV- A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqüência, em fator de legalidade.

    B) III - A moralidade da Administração Pública não se limita à distinção entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da ideia de que o fim é sempre o bem comum. O equilíbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor público, é que poderá consolidar a moralidade do ato administrativo.

    D) VIII - Toda pessoa tem direito à verdade. O servidor não pode omiti-la ou falseá-la, ainda que contrária aos interesses da própria pessoa interessada ou da Administração Pública. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hábito do erro, da opressão ou da mentira, que sempre aniquilam até mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nação.

    E) VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

    FONTE:  DECRETO Nº 1.171, DE 22 DE JUNHO DE 1994.  


ID
3041731
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Créditos Adicionais: Durante a execução orçamentária, os créditos inicialmente aprovados pela LOA podem revelar-se insuficientes para realização dos programas de trabalho, ou pode ocorrer a necessidade da realização de despesa não autorizada inicialmente. Nessas, a LOA poderá ser alterada no decorrer de sua execução por meio de créditos adicionais que representam despesas não computadas ou insuficientes e apresentam três grupos de créditos distintos: especiais, extraordinários e suplementares.

Sobre esse tema, associe as colunas corretamente.


1. Créditos extraordinários

2. Créditos especiais

3. Créditos suplementares


( ) São créditos destinados a despesas urgentes e imprevistas, como em caso de guerra ou calamidade pública, conforme art. 167 e art. 62 – CF/88.

( ) São créditos cuja vigência é adstrita ao exercício em que forem abertos e destinados a reforço de dotação.

( ) São créditos destinados a despesas, para as quais não haja dotação orçamentária específica, devendo ser autorizados por lei, sendo que sua abertura depende da existência de recursos disponíveis e será precedida de exposição justificada.

( ) São créditos destinados a calamidades públicas, serão abertos por Medida Provisória e por decreto do Poder Executivo, dando imediato conhecimento deles ao Poder Legislativo

( ) São créditos destinados a despesas sem dotação específica, não poderão ter vigência além do exercício em que forem autorizados, salvo se o ato de autorização for promulgado nos últimos quatro meses daquele exercício, caso em que, reaberto nos limites dos seus saldos, poderão ter vigência até o término do exercício financeiro subsequente.


Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Créditos Suplementares; reforço

    Créditos Especiais; nova dotação orçamentária

    Créditos Extraordinários; situações urgentes


ID
3041734
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Chiavenato, ao abordar a Teoria Administrativa em seu livro Administração Geral e Pública (2008, p.322), apresenta-nos o modelo de Katz e Kahn que é a aplicação da Teoria dos Sistemas à Teoria Administrativa. No modelo proposto, a organização é um sistema aberto com várias características e conceitos dessa Teoria dos Sistemas.


Assinale a alternativa que apresenta o conceito INCORRETO.

Alternativas
Comentários
  • entropia negativa, no âmbito da organização administrativa, é a definição dada a empresa, companhia ou sistema que está se restabelecendo, ou seja, se recuperando da desordem e falência.

    O conceito da entropia negativa consiste em reverter a entropia, o estágio de “bagunça” e “caos”.

    A entropia negativa também é chamada de “informação”, pois de acordo com o princípio da entropia, quanto maior a informação, menor a desordem.

    Acesso em: < significados.com>

  • Entropia: tudo tende à desordem, à morte, ao fim.

    Entropia negativa: negentropia ou sintropia administrativa é o contrário da entropia.

  • A questão cobrou conhecimento sobre temas relacionados à Teoria Geral dos Sistemas (TGS) e solicitou a alternativa INCORRETA em relação ao conceito de organização em sistema aberto.

    A) CORRETA.

    De acordo com o autor requisitado pela banca, Chiavenato, "a homeostasia é um equilíbrio dinâmico obtido pela autorregulação, ou seja, pelo autocontrole. É a capacidade que o sistema tem de manter certas variáveis dentro de limites, mesmo quando os estímulos do meio externo forçam essas variáveis a assumirem valores que ultrapassam os limites da normalidade". 

    B) CORRETA.

    As organização recebem do meio externo entradas (inputs) para que essas sejam processadas, sejam elas: informações, energia ou materiais (recursos). Chiavenato (2014, pág 473) cita que nenhum sistema é autocontido ou autossuficiente, por isso necessita receber insumos do ambiente.

    C) CORRETA.

    Após o processamento do sistema, há a obtenção dos resultados, saídas ou outputs.

    D) CORRETA.

    Transformação ou processamento consistem em modificar aquilo que foi recebido nas entradas. "A organização processa e transforma seus insumos em produtos acabados, mão de obra treinada, serviços, etc. Essas atividades acarretam alguma reorganização das entradas." (CHIAVENAO, 2014)

    E) INCORRETA.

    Entropia é a característica dos sistemas que explica que ele tende à destruição, ao caos, à morte. Já a entropia negativa (ou negentropia) representa um meio de essas organizações continuarem a existir, de sobreviverem e restabelecerem a sua energia.

    Então, o erro da assertiva é trazer o conceito de entropia e não o de negentropia (entropia negativa).

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA E.

  • Entropia = Desordem, desequilíbrio, morte do sistema.

    Entropia Negativa (ou Negentropia): trás de volta o equilíbrio do sistema, reabastecendo as reservas de energia e de informação. É o contrário de entropia.

    Gab “E”


ID
3041737
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Chiavenato, em seu livro Administração Geral e Pública, apresenta as várias abordagens da Administração quais são apresentadas a seguir.

Associe corretamente as colunas.


(1) Abordagem Comportamental da Administração

(2) Abordagem Humanística da Administração

(3) Abordagem Contingencial da Administração

(4) Abordagem Clássica da Administração


( ) O homem caracteriza-se por um padrão dual de comportamento: pode tanto cooperar como competir com os outros. Coopera quando seus objetivos individuais precisam ser alcançados por meio do esforço comum coletivo. Compete quando seus objetivos são disputados e pretendidos por outros. A cooperação e o conflito tomam-se parte virtual de todos os aspectos da vida humana

( ) Esta abordagem ocorre com o aparecimento da Teoria das Relações Humanas, nos Estados Unidos, a partir da década de 1930. Ela surgiu gracas ao desenvolvimento das ciências sociais, notadamente a Psicologia e, em particular, a Psicologia do Trabalho

( ) Um dos fatos principais que contribuiu para esta abordagem foi a chamada “Experiencia de Hawthome”, realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo, que colocou em xeque os principais postulados da Teoria Clássica da Administração.

( ) Esta visão enfatiza a natureza multivariada das organizações e procura verificar como as organizações operam sob condições variáveis e em circunstâncias específicas.

( ) O homem é um animal dotado de aptidão para aprender, isto é, de mudar atitudes em direção a padrões cada vez mais elevados, complexos e eficazes.


Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Neste link tem um ótimo resumo sobre a evolução das teorias administrativas:

    https://www.tecconcursos.com.br/dicas-dos-professores/teorias-administrativas-resumo-bizu

  • GAB. C

  • A questão exigiu conhecimento sobre as Teorias da Administração. Faremos um breve resumo sobre elas:

    (1) Abordagem Comportamental da Administração- Possuiu nomes como Simon, McGregror, Likert e Barnand foram importantes na concepção dessa teoria que considerou a organização como um sistema social cooperativo e racional. Foi nessa época que surgiram alguns dos famosos estilos de liderança e teorias sobre a motivação e estudos da tomada de decisão. Além disso, nessa época foram estudados os conflitos organizacionais e a sua importância no ambiente.

    (2) Abordagem Humanística da Administração- Surgiu nos EUA com os estudos de Elton Mayo e em decorrência dos resultados da Experiência de Hawthorne que concluiu que a produtividade tem influência nas relações sociais que existe entre os operários. Como possuía ênfase nas pessoas (e não em tarefas ou estrutura) fez oposição à abordagem clássica e introduziu conceitos como dinâmica de grupo, organização informal e grupos sociais e liderança informal. O homem social é a concepção humana utilizada nessa organização.

    (3) Abordagem Contingencial da Administração - é uma teoria mais moderna que retoma todas as teorias anteriores baseando a sua escolha e aplicação em critérios ambientais e tecnológicos. Ou seja, é uma abordagem que defende o “depende”. Tudo é relativo e vai depender do ambiente e da tecnologia. Não podemos dizer que uma teoria é melhor do que a outra pois tudo vai depender do contexto no qual está inserido a organização.

    (4) Abordagem Clássica da Administração- Teve como maior expoente Fayol, engenheiro francês, que enfatizou seus estudos na estrutura da organização. Olhou a organização de cima para baixo e do todo para as partes. Criou as 5 funções administrativas que compõe o processo administrativa quando consideradas em conjunto (Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar) que no futuro foram adequadas em (Planejamento, Organização, Direção e Controle) pela Teoria Neoclássica.

    Analisando os itens;

    (1) O homem caracteriza-se por um padrão dual de comportamento: pode tanto cooperar como competir (...)

    (2) Esta abordagem ocorre com o aparecimento da Teoria das Relações Humanas, nos Estados Unidos, a partir da década de 1930 (..)

    (2) Um dos fatos principais que contribuiu para esta abordagem foi a chamada “Experiencia de Hawthome”, (...)

    (3) Esta visão enfatiza a natureza multivariada das organizações e procura verificar como as organizações operam sob condições variáveis e em circunstâncias específicas.

    (1) O homem é um animal dotado de aptidão para aprender, isto é, de mudar atitudes em direção a padrões cada vez mais elevados, complexos e eficazes.

    Portanto, a sequência correta é 1, 2,2, 3 e 1.

    FONTE: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9ª ed. Manole. 2014.

    GABARITO: LETRA C


ID
3041740
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Portaria interministerial nº 507, de 24 de novembro de 2011, de resolução dos ministros de estado do planejamento, orçamento e gestão, da fazenda e chefe da controladoria- geral da união, regula os convênios, os contratos de repasse e os termos de cooperação, celebrados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal com órgãos ou entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos para a execução de programas, projetos e atividades de interesse recíproco, que envolvam a transferência de recursos financeiros, oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União.

Em seu Art. 2º, a portaria apresenta as exceções sobre as quais não se aplicam suas exigências.


Sobre essas exceções, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Art. 2º Não se aplicam as exigências desta Portaria (Portaria Interministerial 507):

    I - aos convênios:

    a) cuja execução não envolva a transferência de recursos entre os partícipes;

    b) celebrados anteriormente à data da sua publicação, devendo ser observadas, neste caso, as prescrições normativas vigentes à época da sua celebração, podendo, todavia, se lhes aplicar naquilo que beneficiar a consecução do objeto do convênio;

    c) destinados à execução descentralizada de programas federais de atendimento direto ao público, nas áreas de assistência social, médica e educacional, ressalvados os convênios em que for prevista a antecipação de recursos;

    d) que tenham por objeto a delegação de competência ou a autorização a órgãos ou entidades de outras esferas de governo para a execução de atribuições determinadas em lei, regulamento ou regimento interno, com geração de receita compartilhada; e

    e) homologados pelo Congresso Nacional ou autorizados pelo Senado Federal naquilo em que as disposições dos tratados, acordos e convenções internacionais, específicas, conflitarem com esta Portaria, quando os recursos envolvidos forem integralmente oriundos de fonte externa de financiamento;

    II - às transferências celebradas no âmbito:

    a) do Programa Federal de Assistência a Vítimas e a Testemunhas Ameaçadas, instituído pela Lei nº 9.807, de 13 de julho de 1999, e regulamentado pelos Decretos nº 3.518, de 20 de junho de 2000, nº 6.044, de 12 de fevereiro de 2007, e nº 6.231, de 11 de outubro de 2007;

    b) do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, instituído pela Medida Provisória nº 2.178-36, de 24 de agosto de 2001;

    c) do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, instituído pela Medida Provisória nº 2.178-36, de 24 de agosto de 2001;

    d) do Programa Nacional de Apoio do Transporte Escolar - PNATE, instituído pela Lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004;

    e) do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento de Jovens e Adultos, instituído pela Lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004;

    f) do Programa Brasil Alfabetizado, instituído pela Lei nº 10.880, de 9 de junho de 2004; e

    g) do Programa Nacional de Inclusão de Jovens, instituído pela Lei nº 11.692, de 10 de junho de 2008.

  • III - aos contratos de gestão celebrados com Organizações Sociais - OS, na forma estabelecida pela Lei nº 9.637, de 15 de maio de 1998;

    IV - às transferências a que se referem:

    a) a Lei nº 10.973, de 2 de dezembro de 2004;

    b) o art. 3º da Lei n 8.142, de 28 de dezembro de 1990;

    c) os arts. 29 e 30 da Lei nº 8.742, de 7 de dezembro de 1993;

    d) a Lei nº 12.340, de 1º de dezembro de 2010.

    V - a outros casos em que lei específica discipline de forma diversa a transferência de recursos para execução de programas em parceria do Governo Federal com governos estaduais, municipais e do Distrito Federal ou entidade privada sem fins lucrativos.

    VI - relativos às transferências formalizadas sob a abrangência da Lei nº 9.807, de 13 de julho de 1999, e dos Decretos nº 3.518, de 20 de junho de 2000, nº 6.044 de 12 de fevereiro de 2007 e nº 6.231, de 11 de outubro de 2007;

    VII - às transferências para execução de ações no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, regulamentadas pela Lei nº 11.578, de 26 de novembro de 2007, exceto o disposto no Capítulo I do Título I desta Portaria.

    Parágrafo único. Aplicam-se as disposições desta Portaria, relativas à liberação de recursos, aos instrumentos celebrados antes da data da sua publicação, especialmente o disposto no § 1º do art. 38 e nos arts. 78 e seguintes, dispensada a celebração de termo aditivo. (Incluído pela Portaria Interministerial nº 274, de 2013)

  • Pra que não é assinante é só quer saber o gabarito. GAB B


ID
3041743
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Processo administrativo pode ser considerado como o conjunto de atos juridicamente concatenados com o propósito de manifestar a vontade da Administração. A Lei Nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal.

Em seu Art. 2º, estabelece que a Administração Pública obedecerá, dentre outros, a determinados princípios.

Analise os itens apresentados abaixo, sob a perspectiva de serem exclusivamente os princípios citados neste artigo 2º.


I. Da legalidade, finalidade, motivação,

II. Da razoabilidade, objetivação, proporcionalidade, probidade

III. Da moralidade, ampla defesa, contraditório,

IV. Da segurança jurídica, interesse público e eficiência.

V. Da Ética, segurança jurídica, eficiência e eficácia


Assinale a alternativa que apresenta somente os itens CORRETOS.

Alternativas
Comentários
  • MACETE =SERa FACIL Pro MoMo

    Segurança jurídica

    Eficiência

    Razoabilidade

    Finalidade

    Ampla defesa

    Contraditório

    Interesse público

    Legalidade

    Proporcionalidade

    Motivação

    Moralidade

  • gabarito - A

    Art. 2  da Lei 9.784/99 - A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

  • Questão ridícula. Cobrando memorização.

  • Princípios da Lei 9784/99:

    Expressos: Legalidade, Finalidade, Motivação, Ampla defesa, Moralidade, Contraditório, Proporcionalidade, Razoabilidade, Eficiência, Interesse Público e Segurança Jurídica.

    Implícitos: Princípio da Boa-fé, Princípio da Publicidade, Princípio da Imparcialidade, Princípio do formalismo moderado ou informalismo, Princípio da impessoalidade, Princípio da Gratuidade e Princípio da oficialidade.

  • Abner e o que não é memorização meu jovem, em um concurso?


ID
3041746
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei Nº 9.784, de 19 de janeiro de 1999, regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal, em seu Capítulo VI discorre sobre a competência. Em seu Artigo 11, estabelece que a Competência é irrenunciável, salvo os casos de delegação e avocação legalmente admitidos. Ainda detalha vários aspectos da Competência dentre os quais alguns estão apresentados nas alternativas que seguem.


Assinale a alternativa CORRETA de acordo com a referida lei.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    LETRA A) Cabe sim delegação para mesmo órgão ou para outro órgão

    LETRA B) Não será exclusivamente, pois apenas avocação pede subordinação

    LETRA D) Não, atos normativos, recursos administrativo e competência exclusiva JAMAIS poderam ser delegados

    LETRA E) Não é em qualquer tempo, e sim em caráter excepcional 

  • a) Não cabe delegação a órgãos colegiados, grupos de trabalho e seus respectivos presidentes.

    Falso. É sim possível a delegação nesses termos, como é previsto no art. 12, parágrafo único, da Lei nº 9.784/99..

    b) Não cabe delegação a órgãos colegiados, grupos de trabalho e seus respectivos presidentes.

    Falso. A delegação pode ser feita a órgãos hierarquicamente iguais ou inferiores, como se verifica no art. 12, caput, da Lei nº 9.784/99. Recorde-se que somente na avocação é que há imprescindibilidade de que o órgão seja superior.

    c) Os atos de delegação, embora revogáveis a qualquer tempo, deverão ser publicados em meio oficial.

    Correto. Força do art. 14 da referida lei.

    d) Poderão ser delegados os atos de caráter normativo, excluída aí a decisão de recursos administrativos.

    Falso. Não podem ser objetos de delegação os de competência exclusiva, atos normativos e decisões de recursos administrativos (Bizu do CENORA). Isto está estampado no art. 13, e seus incisos, da Lei de Processos Administrativos Federais.

    e) Será permitida, a qualquer tempo, por simples manifestação de vontade, por simples motivação a critério do órgão superior, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.

    Falso. É necessário que haja motivo relevante devidamente justificado para que se proceda à avocação. Isso está previsto no art. 15, da LPA.

  • A questão exigiu conhecimento acerca da Lei 9.784/99 (Lei do Processo Administrativo Federal) e deseja obter a alternativa correta:

    A- Incorreta. Art. 12 da Lei 9.784/99: “Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.

    Parágrafo único. O disposto no caput deste artigo aplica-se à delegação de competência dos órgãos colegiados aos respectivos presidentes.”

    B- Incorreta. Delegar é transferir a competência da edição de um ato para outro órgão ou autoridade. Pode ocorrer com subordinação (Exemplo: Prefeito delega a competência de um ato para o Secretário Municipal) ou sem subordinação (Exemplo: o DETRAN delega às polícias militares a aplicação de multas de trânsito).

    Vejamos o art. 12 da lei 9.784/99: “Um órgão administrativo e seu titular poderão, se não houver impedimento legal, delegar parte da sua competência a outros órgãos ou titulares, ainda que estes não lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razão de circunstâncias de índole técnica, social, econômica, jurídica ou territorial.”

    C- Correta. Art. 14 da lei 9.784/99: “O ato de delegação e sua revogação deverão ser publicados no meio oficial.

    D- Incorreta. Art. 13 da lei 9.784/99: “Não podem ser objeto de delegação: I - a edição de atos de caráter normativo; II - a decisão de recursos administrativos; III - as matérias de competência exclusiva do órgão ou autoridade.”

    E- Incorreta. Art. 15 da lei 9.784/99: “Será permitida, em caráter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocação temporária de competência atribuída a órgão hierarquicamente inferior.

    GABARITO DA MONITORA: “C”


ID
3041749
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Decreto nº 93.872, de 23 de dezembro de 1986, dispõe sobre a unificação dos recursos de caixa do Tesouro Nacional, atualiza e consolida a legislação pertinente e dá outras providências. O Art . 45 estabelece a possibilidade excepcional de ser concedido suprimento de fundos a servidores, bem como estabelece a vedação desse suprimento.

Identifique as características falsas (F) e verdadeiras (V), relativas ao suprimento de fundos a servidores.


( ) É admitido o suprimento para atender a despesas rotineiras, inclusive em viagens oficiais e com serviços que exijam pronto pagamento.

( ) É admitido o suprimento quando a despesa deva ser feita em caráter sigiloso, conforme se classificar em regulamento.

( ) O servidor que receber suprimento de fundos, na forma deste artigo, é obrigado a prestar contas de sua aplicação, procedendo-se, automaticamente, à tomada de contas se não o fizer, no prazo assinalado, pelo ordenador da despesa, sem prejuízo das providências administrativas para a apuração das responsabilidades e imposição das penalidades cabíveis.

( ) É admitido o suprimento a responsável por no máximo dois suprimentos.

( ) Não se concederá suprimento a responsável por suprimento de fundos que, esgotado o prazo, não tenha prestado contas de sua aplicação.

( ) Será permitida a abertura de conta bancária destinada à movimentação de suprimentos de fundos.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • DECRETO 93.872/86

    (F) É admitido o suprimento para atender a despesas rotineiras, inclusive em viagens oficiais e com serviços que exijam pronto pagamento.

    Art. 45, I - I.                   Para atender DESPESAS EVENTUAIS, inclusive em viagens e com serviços especiais, que exijam pronto pagamento;

    (V) É admitido o suprimento quando a despesa deva ser feita em caráter sigiloso, conforme se classificar em regulamento.

    Art. 45, II

    (V) O servidor que receber suprimento de fundos, na forma deste artigo, é obrigado a prestar contas de sua aplicação, procedendo-se, automaticamente, à tomada de contas se não o fizer, no prazo assinalado, pelo ordenador da despesa, sem prejuízo das providências administrativas para a apuração das responsabilidades e imposição das penalidades cabíveis.

    Art. 45, §2

    ( ) É admitido o suprimento a responsável por no máximo dois suprimentos.

    Art. 45, II, § 3º NÃO SE CONCEDERÁ suprimento de fundos:

    a)     A responsável por DOIS suprimentos;

    A meu ver, esta estaria correta. Não se concederá a responsável por 02, ou seja, não pode ser concedido terceiro suprimento.

    (V) Não se concederá suprimento a responsável por suprimento de fundos que, esgotado o prazo, não tenha prestado contas de sua aplicação.

    Art. 45, §3, "c"

    (F ) Será permitida a abertura de conta bancária destinada à movimentação de suprimentos de fundos.

    Art. 45-A - É VEDADA a abertura de CONTA BANCÁRIA destinada à movimentação de suprimentos de fundos.          


ID
3041752
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O exercício de liderança contribui de forma decisiva para o pleno aproveitamento da capacidade de trabalho e da criatividade das pessoas, visando alcançar os objetivos organizacionais. Conforme Ribeiro (2006), uma das formas de conhecer o tipo e os estilos de liderança é observar como o líder ou gerente atua junto aos seus subordinados. O autor apresenta os seguintes tipos de liderança: coercitiva, controladora, orientadora, integradora e situacional.

RIBEIRO, Antônio de Lima. Teorias da administração. São Paulo: Saraiva, 2006.


Considerando os estilos de liderança apresentados por Ribeiro (2006), marque com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas


( ) No exercício de uma liderança do estilo coercitiva, o subordinado é considerado uma engrenagem e não pode opinar, tendendo apresentar baixo nível de produtividade.

( ) No exercício de uma liderança do estilo controladora, predomina o poder descentralizador. Nele, o colaborador cumpre mecanicamente as funções que lhes são atribuídas.

( ) No exercício de uma liderança do estilo orientadora, o líder tende incentivar a cooperação, permitindo-se a livre integração entre os subordinados.

( ) No exercício de uma liderança do estilo integradora, o indivíduo é visto pelo seu líder como capaz de contribuir para o alcance dos objetivos da empresa, independentemente da sua posição na estrutura organizacional, estimula-se o feedback e a compatibilização dos objetivos individuais e organizacionais.

( ) No exercício de uma liderança do estilo situacional, leva-se em consideração que cada indivíduo tem seu tempo próprio no processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) No exercício de uma liderança do estilo coercitiva, o subordinado é considerado uma engrenagem e não pode opinar, tendendo apresentar baixo nível de produtividade.

    ( F ) No exercício de uma liderança do estilo controladora, predomina o poder descentralizador. Nele, o colaborador cumpre mecanicamente as funções que lhes são atribuídas. Se a liderança é controladora, acredito que o poder será centralizador.

    ( V ) No exercício de uma liderança do estilo orientadora, o líder tende incentivar a cooperação, permitindo-se a livre integração entre os subordinados.

    ( V ) No exercício de uma liderança do estilo integradora, o indivíduo é visto pelo seu líder como capaz de contribuir para o alcance dos objetivos da empresa, independentemente da sua posição na estrutura organizacional, estimula-se o feedback e a compatibilização dos objetivos individuais e organizacionais.

    ( V ) No exercício de uma liderança do estilo situacional, leva-se em consideração que cada indivíduo tem seu tempo próprio no processo de aprendizagem e desenvolvimento profissional.

    Gabarito letra B.

  • Quando na vida, um estilo controlador tem poder descentralizado?

  • Examinador fumou o que? Liderança coercitiva gera alta produtividade, oxeee.


ID
3041755
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A avaliação de desempenho dos colaboradores de uma empresa é uma atividade primordial no processo de gestão de pessoas no contexto contemporâneo do mundo do trabalho. As organizações evoluíram em termos de enxugamento da estrutura organizacional (redução do conjunto de cargos e funções) e das formas de organizar e realizar o trabalho. Esse processo permitiu que o quadro de pessoal fosse reduzido e o conjunto de habilidades e competências para desempenhar uma função se tornasse mais complexo e dinâmico, sendo necessário adotar indicadores de desempenho passíveis de mensuração e posterior avaliação. Segundo Pontes (2005), os métodos de avaliação de desempenho no trabalho podem ser classificados em clássicos e contemporâneos, podendo avaliar o desempenho passado ou futuro do colaborador no ambiente de trabalho.

PONTES, Benedito R. Avaliação de desempenho (nova abordagem): métodos de avaliação individual e de equipes. 9.ed.São Paulo: LTr, 2005.


Considerando os métodos de avaliação de desempenho contemporâneos 360 Graus e Acompanhamento e Avaliação de Resultados apresentados por Pontos (2005), marque com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as falsas.


( ) O método de avaliação 360 Graus é indicado para a avaliação de equipes de trabalho.

( ) O método de avaliação 360 Graus tem como ênfase de avaliação o desempenho futuro do colaborador.

( ) Na avaliação 360 Graus, as informações são coletadas de pessoas de diferentes posições que podem ser líderes superiores, pares, subordinados e clientes internos externos.

( ) No método contemporâneo de avaliação por Acompanhamento e Avaliação de Resultados, tem-se como ênfase de avaliação o desempenho futuro do colaborador.

( ) O método contemporâneo de avaliação por Acompanhamento e Avaliação de Resultados é aplicável para a avaliação de equipes de trabalho.


Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) O método de avaliação 360 Graus é indicado para a avaliação de equipes de trabalho.

    ( F ) O método de avaliação 360 Graus Acompanhamento e Avaliação de Resultado tem como ênfase de avaliação o desempenho futuro do colaborador.

    ( V ) Na avaliação 360 Graus, as informações são coletadas de pessoas de diferentes posições que podem ser líderes superiores, pares, subordinados e clientes internos externos.

    ( V ) No método contemporâneo de avaliação por Acompanhamento e Avaliação de Resultados, tem-se como ênfase de avaliação o desempenho futuro do colaborador.

    ( V ) O método contemporâneo de avaliação por Acompanhamento e Avaliação de Resultados é aplicável para a avaliação de equipes de trabalho.

    Gabarito: Letra D


ID
3041758
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Conforme Maximiano (2011, p.62), o “planejamento estratégico é o processo de definir a estratégia da empresa”. No processo de planejamento estratégico, segundo Hooley et. al. (2011), umas das tarefas mais importantes é a definição da missão da empresa. Os autores destacam que a missão “… pode ajudar a gerar um senso de propósito comum e também proporcionar orientação sobre como as decisões serão tomadas e como priorizar a alocação de recursos no futuro”. Conforme os autores, a missão da empresa é composta por cinco componentes a saber: intenção estratégica; definição do mercado; posicionamento competitivo; valores da empresa; e, competências distintivas.


Associe a coluna da direita com a da esquerda de acordo com o significado de cada componente que integra a missão de uma empresa, apresentados por Hooley et. al. (2011).


(1) Intenção estratégica.

(2) Definição do mercado.

(3) Posicionamento competitivo.

(4) Valores da empresa.

(5) Competências distintivas.


( ) Princípios orientadores

( ) Consumidores-alvo

( ) Habilidades essenciais.

( ) Uma visão daquilo que você quer ser.

( ) Vantagem competitiva.


Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • gab E

    RUMO PMCE


ID
3041761
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Conforme Maximiano (2011), uma estratégia para ser posta em prática, deve ser desdobrada em outros planos e meios que, por sua vez, devem ser sucessivamente desdobrados em outros objetivos e meios, até que os objetivos originais sejam efetivamente alcançados.

A tabela a seguir apresenta as formas de implementação da estratégia, preconizadas por Maximiano (2011). Associe a coluna da esquerda com a da direita.


(1) Estrutura organizacional.

(2) Planejamento nas áreas funcionais.

(3) Políticas e planos operacionais.

(4) Projetos.


( ) Renovação interna, novos produtos, exigências da legislação etc.

( ) Adaptada ao tipo de operação e aos objetivos da empresa.

( ) Operações, marketing, finanças, RH, TI etc.

( ) Orçamentos, cronogramas, procedimentos, dentre outros, dentro das áreas funcionais.


Assinale a alternativa que contém a ordem CORRETA de associação, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • gabarito A

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a estratégia organizacional. Neste caso, marquemos a alternativa que contém a relação correta das colunas.

    De acordo com o professor Maximiano (2019), para realizar as estratégias e os objetivos estratégicos, a organização escolhe diferentes cursos de ação. Para o professor, a estratégia pode ser implementada a partir de:

    • Projetos: Renovação interna, novos produtos, exigências da legislação etc.
    • Estrutura organizacional: Adaptada ao tipo de operação e aos objetivos da empresa.
    • Políticas e planos operacionais: Operações, marketing, finanças, RH, TI etc.
    • Planejamento nas áreas funcionais.

    Sendo assim, podemos concluir que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

    Fonte:

    MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Introdução à Administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2019.


ID
3041764
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com a preocupação de trabalhar sob uma ótica mais ampliada e sistêmica, a Gestão de Pessoas da Empresa XYZ Plásticos quer adotar a Gestão por Competências.

Para isso, pode justificar sua decisão ao grupo de diretores com base nas vantagens organizacionais listadas a seguir. Todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO uma. Assinale-a:

Alternativas
Comentários
  • c) Avaliação do desempenho individual por meio de comparação com o desempenho anterior ou de outros funcionários, tendo como base a lógica do posto de trabalho.

    Acho que o erro e dizer que ira comparar o desempenho dele com de outro funcionário.. Cada funcionário trabalha de uma maneira....

    Caso alguém saiba explicar melhor?!


ID
3041767
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A abordagem humanística desencadeou um desafio às organizações na década de 1920, com a preocupação de como os administradores interagiam com seus subordinados. A que deu ênfase esse movimento das relações humanas dentro das organizações?

Assinale a alternativa que responde CORRETAMENTE à questão acima.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B - Ao conceito do homem social, motivado por necessidades sociais, desejando relacionamentos compensadores no local de trabalho.

  • Gab= B

  • ABORDAGEM HUMANÍSTICA

    --> Homem Social = motivação decorre de aspectos psicológicos e sociológicos.

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre a concepção do homem, segundo algumas abordagens administrativas.

    Na teoria da Administração científica, o homem era visto como motivado unicamente pelas recompensas financeiras e materiais. Essa visão do homem foi responsável por muitas críticas à teoria. Autores apontavam que havia uma visão limitada acerca das reais necessidades dos homens.

    Como o homem é visto pelas teorias administrativas

    • Homem Econômico – Teoria da Administração Científica e Clássica: o homem econômico (homo economicus) é aquele que é tido como egoísta, material e utilitarista.

    • Homem Social – Teoria das Relações Humanas/Humanística: o homem social, da Teoria das Relações Humanas, é motivado por recompensas simbólicas e sociais.

    • Homem Organizacional – Teoria Estruturalista: considera o homem organizacional, como um ser flexível, político, com participação em vários sistemas sociais. A sua ênfase está na estrutura, nas pessoas e no ambiente.

    • Homem Funcional – Teoria Geral dos Sistemas: para a Teoria dos Sistemas o homem é funcional, ele desempenha um papel específico, inter-relacionado com os demais.

    • Homem Administrativo – Teoria Comportamental: o homem administrativo é aquele que a maneira satisfatória algo e não a otimizada, é um tomador de decisão que leva em conta os aspectos subjetivos, como a intuição. Esse é o homem para a Teoria Comportamental.

    • Homem Complexo – Teoria da Contingência: na visão da teoria contingencial, o homem é dotado de um sistema complexo de percepções, valores, características e necessidades pessoais.

    A alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte: 

    MOREIRA. E. A. L. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador: Juspodivm, 2016.


ID
3041770
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Depois da grande crise dos anos 80, na década de 90 iniciou-se a construção de um novo Estado. Em 1997 Bresser Pereira publica o texto com “Administração pública gerencial: estratégia e estrutura para um novo Estado”. Nessa proposta, Bresser Pereira afirma que esse novo Estado será o resultado de profundas reformas.


Assinale a alternativa que mostra qual característica NÃO ERA CONTEMPLADA nessa proposta da administração pública gerencial.

Alternativas
Comentários
  • GAB.:

    D) Um estado de gestão democrática e participativa, em que a Gestão Social seja preponderante.

    Esse tipo de gestão é chamada por alguns autores como Administração Pública Societal e não a Gerencial.

  • Depois da grande crise dos anos 80, na década de 90 iniciou-se a construção de um novo Estado. Em 1997 Bresser Pereira publica o texto com “Administração pública gerencial: estratégia e estrutura para um novo Estado”. Nessa proposta, Bresser Pereira afirma que esse novo Estado será o resultado de profundas reformas.

    D Um estado de gestão democrática e participativa, em que a Gestão Social seja preponderante.

    Significado de preponderante: dominanteprevalecenteprincipalhegemônicosuperiorsupremopreeminente


ID
3041773
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n° 8666 de 21 de junho de 1993, estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Sobre esse tema, avalie as afirmações abaixo e marque com (V) as verdadeiras e (F) as falsas.


( ) A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da legalidade, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios da isonomia, da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.

( ) Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência.

( ) Para a aquisição de bens e insumos destinados exclusivamente à pesquisa científica e tecnológica com recursos concedidos pela Capes, pela Finep, pelo CNPq, ou por outras instituições de fomento a pesquisa credenciadas pelo CNPq para esse fim específico, é indispensável o processo licitatório.

( ) O processo de dispensa, de inexigibilidade ou de retardamento, no processo licitatório, deverão ser instruídos: com a caracterização da situação emergencial ou calamitosa que justifique a dispensa; com a justificativa do preço e com o documento de aprovação dos projetos de pesquisa aos quais os bens serão alocados, dispensando-se a justificativa da razão da escolha do fornecedor ou executante para celeridade do processo.

( ) Os órgãos e entidades da Administração Pública que realizem frequentemente licitações manterão registros cadastrais para efeito de habilitação, na forma regulamentar, válidos por, no máximo, um ano. É permitido às unidades administrativas utilizarem-se de registros cadastrais de outros órgãos ou entidades da Administração Pública.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Art. 3  A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos.    

  • Parágrafo único.  O processo de dispensa, de inexigibilidade ou de retardamento, previsto neste artigo, será instruído, no que couber, com os seguintes elementos:

    I -  caracterização da situação emergencial, calamitosa ou de grave e iminente risco à segurança pública que justifique a dispensa, quando for o caso;                      

    II - razão da escolha do fornecedor ou executante;

    III - justificativa do preço.

    IV - documento de aprovação dos projetos de pesquisa aos quais os bens serão alocados.

  • Gabarito C

  • Gab. C

    questão maliciosa, pegaria o candidato que não soubesse que é facultativo às unidades administrativas utilizarem-se de registros cadastrais de outros órgãos ou entidades da Administração Pública, não sabendo disso marcaria a letra B em cheio.

  • a licitação destina-se a garantir o princípio constitucional da isonomia e não da legalidade como está exposto na primeira afirmativa.

ID
3041776
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em relação ao planejamento nas organizações, assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Fiquei em dúvida entre a C e D, até considerei a B, mas nunca achei que seria a A.

  • qual o erro da letra C?

  • C está errada pelo fato de incluir "ação corretiva", que no meu ver seria função do controle e não do planejamento estratégico.

  • Gabarito: A

    A - Correto - A meta é algo específico, mensurável e deve ser alcançável

    B - Errado - A visão é onde a empresa quer chegar. O motivo da existência é a missão.

    C - Errado - Ação corretiva faz parte do controle

    D - Errado - O que justifica a existência é a missão

    E - Errado - Os objetivos amplos está ligado ao planejamento estratégico

  • Não sei qual o erro da D. Pode até não ter sido dada a nomenclatura "missão", mas a missão não deixa de ser um objetivo amplo.
  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a função administrativa de planejamento. Neste caso, marquemos a alternativa correta sobre o assunto.

    A - correta. Meta é um objetivo organizacional caracterizado por realizações específicas e mensuráveis.

    B - incorreta. A MISSÃO da organização declara a razão central de seu planejamento estratégico, ou seja, o motivo de sua existência.

    C - incorreta. A elaboração do planejamento estratégico compreende as etapas de análise do ambiente interno e externo, sendo a ação corretiva de tarefas parte do CONTROLE

    D - incorreta. A MISSÃO organizacional contida no Planejamento estratégico consiste na formulação do objetivo amplo da organização, que justifica a existência da empresa.

    E - incorreta. O plano ESTRATÉGICO é projetado para cumprir os objetivos amplos da organização.

    Tendo visto as opções, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a função administrativa de planejamento. Neste caso, marquemos a alternativa correta sobre o assunto.

    A - correta. Meta é um objetivo organizacional caracterizado por realizações específicas e mensuráveis.

    B - incorreta. A MISSÃO da organização declara a razão central de seu planejamento estratégico, ou seja, o motivo de sua existência.

    C - incorreta. A elaboração do planejamento estratégico compreende as etapas de análise do ambiente interno e externo, sendo a ação corretiva de tarefas parte do CONTROLE

    D - incorreta. A MISSÃO organizacional contida no Planejamento estratégico consiste na formulação do objetivo amplo da organização, que justifica a existência da empresa.

    E - incorreta. O plano ESTRATÉGICO é projetado para cumprir os objetivos amplos da organização.

    Tendo visto as opções, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A


ID
3041779
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei n° 10.520, de 17 de julho de 2002, que institui a modalidade de licitação denominada pregão, analise as afirmativas a seguir.


I. O prazo, contado a partir da publicação do aviso, a ser fixado para a apresentação das propostas, não será inferior a oito dias úteis.

II. O prazo de validade das propostas será de 45 (quarenta e cinco) dias, se outro não estiver fixado no edital.

III. São atribuições do pregoeiro o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.


Assinale a alternativa que apresenta somente a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

Alternativas
Comentários
  • I - CORRETO: V - o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis;

    II - ERRADO: O prazo de validade das propostas será de 45 (quarenta e cinco) dias, se outro não estiver fixado no edital.

    Art. 6º O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.

    III - CORRETO: São atribuições do pregoeiro o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

  • O prazo de validade das propostas é de 60 dias. As outras estão corretas.

  • Gab: E

    art. 3 lV: pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

  • Art. 4º   V - o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis;

    Art. 6º O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.

    Art. 3º  IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

    Letra E

  • GABA e)

    ATENÇÃO: a HOMOLOGAÇÃO não é atribuição do pregoeiro

  • Eu achei que a homologação fosse atribuição da AUTORIDADE COMPETENTE, e não do pregoeiro.

  • Pregão : 10.520/2002 --> E CHA H --> Edital --> Classificação --> Habilitação (julgamento) --> Adjudicação (Pregoeiro ) --> Homologação (autoridade competente)

    Pregoeiro : Adjudicação quando não houver recurso e homologação autoridade competente.

    Autoridade competente: Adjudicação e homologação (autoridade competente quando houver recurso.)

  • Adriana Cristina, a questão em nenhum momento diz que a homologação é atribuição do pregoeiro.

    O pregoeiro tem o poder de adjudicar o contrato com o vencedor do certame em casos que não haja recursos interpostos. Caso haja, quem adjudica é a autoridade competente.

    Tratando-se de homologação, independentemente da ocorrências de recursos, quem a faz é a autoridade competente.

  • A questão versa sobre a modalidade de licitação pregão.

    I) CORRETA. Segundo o art. 4º, V da lei 10.520/02: “o prazo fixado para a apresentação das propostas, contado a partir da publicação do aviso, não será inferior a 8 (oito) dias úteis”.

    II) INCORRETA. O referido prazo é de 60 dias e não de 45 dias, conforme o art. 6º da lei 10.520/02: O prazo de validade das propostas será de 60 (sessenta) dias, se outro não estiver fixado no edital.”

    III) CORRETA. Art. 3º, IV da lei 10.520/02: “a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.”

    GABARITO: “E” (os itens I e III estão corretos e II está incorreto).

  • Pessoal, a questão fala HABILITAÇÃO e não, HOMOLOGAÇÃO.


ID
3041782
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Portaria interministerial nº 507, de 24 de novembro de 2011, de resolução dos ministros de estado do planejamento, orçamento e gestão, da fazenda e chefe da controladoria- geral da união, regula os convênios, os contratos de repasse e os termos de cooperação celebrados pelos órgãos e entidades da Administração Pública Federal com órgãos ou entidades públicas ou privadas sem fins lucrativos para a execução e programas, projetos e atividades de interesse recíproco, que envolvam a transferência de recursos financeiros oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União.

Em seu parágrafo 2º, a Portaria 507 (24/11/2011) esclarece os conceitos que se aplicam ao seu contexto. As alternativas abaixo apresentam alguns deles.


Assinale a alternativa em que o conceito está CORRETAMENTE definido, conforme especifica a referida Portaria.

Alternativas
Comentários
  • a) III - contratante: órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta da União que pactua a execução de programa, projeto, atividade ou evento, por intermédio de instituição financeira federal (mandatária) mediante a celebração de contrato de repasse;

    c) XI - mandatária da União: instituições e agências financeiras controladas pela União que celebram e operacionalizam (não tem executam), em nome da União, os instrumentos jurídicos de transferência de recursos aos convenentes;

    d) VI - convênio: acordo ou ajuste que discipline a transferência de recursos financeiros de dotações consignadas nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União e tenha como partícipe, de um lado, órgão ou entidade da administração pública federal, direta ou indireta, e, de outro lado, órgão ou entidade da administração pública estadual, do Distrito Federal ou municipal, direta ou indireta, consórcios públicos, ou ainda, entidades privadas sem fins lucrativos, visando à execução de programa de governo, envolvendo a realização de projeto, atividade, serviço, aquisição de bens ou evento de interesse recíproco, em regime de mútua cooperação;

    e) IV - contrato de repasse: instrumento administrativo por meio do qual a transferência dos recursos financeiros processa-se por intermédio de instituição ou agente financeiro público federal, atuando como mandatária da União;

  • a) III - contratante: órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta da União que pactua a execução de programa, projeto, atividade ou evento, por intermédio de instituição financeira federal (mandatária) mediante a celebração de contrato de repasse;

    c) XI - mandatária da União: instituições e agências financeiras controladas pela União que celebram e operacionalizam (não tem executam), em nome da União, os instrumentos jurídicos de transferência de recursos aos convenentes;

    d) VI - convênio: acordo ou ajuste que discipline a transferência de recursos financeiros de dotações consignadas nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União e tenha como partícipe, de um lado, órgão ou entidade da administração pública federal, direta ou indireta, e, de outro lado, órgão ou entidade da administração pública estadual, do Distrito Federal ou municipal, direta ou indireta, consórcios públicos, ou ainda, entidades privadas sem fins lucrativos, visando à execução de programa de governo, envolvendo a realização de projeto, atividade, serviço, aquisição de bens ou evento de interesse recíproco, em regime de mútua cooperação;

    e) IV - contrato de repasse: instrumento administrativo por meio do qual a transferência dos recursos financeiros processa-se por intermédio de instituição ou agente financeiro público federal, atuando como mandatária da União;