SóProvas



Prova UFBA - 2013 - UFBA - Assistente Administrativo


ID
1066030
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O texto constitucional brasileiro adota a clássica tripartição de poderes, sendo que a solução de litígios é função precípua do Poder Legislativo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

    Segundo a CF 88 a primeira parte está correta

    Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.

    Porém a última parte está errada quando afirma  que a solução de litígios é função precípua do Poder Legislativo, quando o correto é PODER JUDICIÁRIO.

  • Por se tratar de assunto de fundamental importância, o tema da separação de poderes tem sido objeto de considerações ao longo da história por grandes pensadores e jurisconsultos, dentre os quais podemos citar Platão, Aristóteles, Locke, Montesquieu, entre outros, que culminaram no modelo tripartite conhecido atualmente, inclusive como princípio constitucional no ordenamento jurídico brasileiro (artigo 2º), também utilizado na maioria das organizações de governo das democracias ocidentais, consagrado com a inserção do artigo 16 da Declaração Francesa dos Direitos do Homem e do Cidadão, nos idos de 1789. O modelo tripartite atual consiste em atribuir a três órgãos independentes e harmônicos entre si as funções Legislativa, Executiva e Judiciária.

    http://www.ambito-juridico.com.br/site/?artigo_id=10678&n_link=revista_artigos_leitura


  • Gabarito: ERRADO

    Quem detém a função precípua de decidir definitivamente sobre os litígios, baseado no ordenamento jurídico, é o PODER JUDICIÁRIO.

    O poder legislativo tem a função de fabricar as leis e o executivo de estruturar a máquina pública e oferecer serviços aos seus cidadãos.

    Bons estudos!

  • Poder legislativo cria leis e o judiciário faz cumpri-las
  • Significado de Precípuo

    adj.Característica do que é principal e essencial; fundamental.

    Logo, sabemos que este não é o objetivo principal do lesgislativo.

  • GAB. ERRADO.

     

    Função Precípua do LEGISLATIVO é LEGISLAR. Faz leis,vota.

    Função Atípica  do LEGISLATIVO é JULGAR, ADMINISTRAR. 

  • GABARITO: ERRADO.

    A solução de litígios é função precipua do Poder Judiciário.

  • ERRADA

    A solução de litígios é função precípua do Poder Judiciário.

  • judiiciário

  • judiiciário

  • A questão exige conhecimento acerca da separação dos Poderes e pede ao candidato que julgue o item que segue:

    O texto constitucional brasileiro adota a clássica tripartição de poderes, sendo que a solução de litígios é função precípua do Poder Legislativo.

    Item Falso! De fato, a Constituição Federal adota tripartição dos Poderes. Todavia, a função típica do Poder Legislativo é a de legislar e realizar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária e patrimonial do Executivo, conforme ensina Lenza. Assim, a solução de litígios é função do Poder Judiciário.

    Gabarito: Errado.

    Fonte: LENZA, Pedro. Direito constitucional esquematizado. 22.ed. São Paulo: Saraiva, 2018.


ID
1066048
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O funcionário do setor de expedição, responsável pelo controle dos veículos do serviço público, ao observar que havia automóveis parados no pátio da repartição, resolveu buscar seu flho no colégio, porque o dia estava bastante chuvoso.

Essa atitude constitui um ato de improbidade administrativa, pois é vedado ao servidor utilizar o veículo do serviço público para atendimento de necessidades particulares.

Alternativas
Comentários
  • CERTA, SEGUNDO A LEI 8429

     Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

    (...)

      XII - usar, em proveito próprio, bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1° desta lei.


  • Gabarito: CERTO

    Apenas complementando o ótimo comentário da colega, como se dará o desenrolar dessa história? Bom, alguém deve tomar alguma atitude, pode ser tanto um particular quando um servidor (este tem o dever de iniciar um PAD). O particular deverá fazer uma representação no devido setor, e esta deve conter: 

     Lei 8.429/92 - CAPÍTULO V - Do Procedimento Administrativo e do Processo Judicial

    § 1º A representação, que será escrita ou reduzida a termo e assinada, conterá a qualificação do representante, as informações sobre o fato e sua autoria e a indicação das provas de que tenha conhecimento.

    Caso esta representação não contenha os requisitos expressos na lei, a autoridade pode rejeitar a denúncia:

     § 2º A autoridade administrativa rejeitará a representação, em despacho fundamentado, se esta não contiver as formalidades estabelecidas no § 1º deste artigo. A rejeição não impede a representação ao Ministério Público, nos termos do art. 22 desta lei.

    Veja que a própria lei não descarta a possibilidade deste particular fazer uma denúncia ao MP.

    Por fim, se estivermos falando de um servidor público federal, ocorrerá a tramitação e instauração do processo administrativo de acordo com a nossa querida 8.112/90.

    § 3º Atendidos os requisitos da representação, a autoridade determinará a imediata apuração dos fatos que, em se tratando de servidores federais, será processada na forma prevista nos arts. 148 a 182 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e, em se tratando de servidor militar, de acordo com os respectivos regulamentos disciplinares.

    Bons Estudos!


  • concordo com vcs

  • quando vou responder perguntas assim, me regro a não pensar na realidade brasileira

  • Não vejo nenhum problema em utilizar o carro da repartição num caso como esse, pois isso resolve os problemas do servidor, deixando-o mais motivado e empolgado para realização de suas obrigações. Gabarito questionável.

  • GABARITO: CERTO.

  • GABARITO: CERTO

     

    LEI Nº 8429/1992 (DISPÕE SOBRE AS SANÇÕES APLICÁVEIS AOS AGENTES PÚBLICOS NOS CASOS DE ENRIQUECIMENTO ILÍCITO NO EXERCÍCIO DE MANDATO, CARGO, EMPREGO OU FUNÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, INDIRETA OU FUNDACIONAL E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)

     

    ARTIGO 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

     

    XII - usar, em proveito próprio, bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta Lei.

     

  • Gab C.

    Lei 8.429/1992:

    Art. 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1º desta Lei, e notadamente:

    XII - usar, em proveito próprio, bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1º desta Lei.

  • GABARITO: CERTO

    Dos Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilícito

    Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

    (...)

    IV - utilizar, em obra ou serviço particular, veículos, máquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou à disposição de qualquer das entidades mencionadas no art. 1° desta lei, bem como o trabalho de servidores públicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades;

    LEI Nº 8.429, DE 2 DE JUNHO DE 1992.

  • A questão exigiu conhecimento acerca do teor do art. 9º, XII da Lei 8.429/92 (Lei de Improbidade Administrativa):

    Art. 9°. Constitui ato de IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA importando ENRIQUECIMENTO ILÍCITO auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente: [...]

    XII - USAR, EM PROVEITO PRÓPRIO, BENS, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1° desta lei.

    Logo, a situação narrada pelo examinador de o funcionário utilizar um automóvel da repartição em proveito próprio (isto é, para buscar o filho no colégio) se amolda à descrição legal de ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito e a assertiva está correta.

    GABARITO: CERTO.


ID
1066051
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Haverá comprometimento ético contra o bem comum se o princípio da publicidade de qualquer ato administrativo for omitido, exceto em processos previamente declarados sigilosos.

Alternativas
Comentários
  • CERTA,

    SEGUNDO O CÓDIGO DE ÉTICA

    VII - Salvo os casos de segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior do Estado e da Administração Pública, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficácia e moralidade, ensejando sua omissão comprometimento ético contra o bem comum, imputável a quem a negar.

  • Gabarito: CERTO

    Nenhum princípio, via de regra, é absoluto. Um exemplo referente ao princípio da publicidade diz respeito a própria investigação criminal. Um delegado de polícia civil, integrante da administração direta estadual, instaura o inquérito policial para apurar a autoria e materialidade de um crime e enquanto ele estiver na persecução desta atividade deve-se resguardar o seu sigilo! A Lei 9.784 tbm traz a resolução da questão, veja:

    Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

     V - divulgação oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipóteses de sigilo previstas na Constituição;

    Bons Estudos!

  • Pra mim haverá descomprometimento ético e não comprometimento...
  • Correto, caso ele não execute o ato, o mesmo será comprometido (não executado).

  • Regra -> Publicidade

    Exceção -> Sigilosidade.

  • Correto.

    O sigilo dos só é permitido em casos onde sua publicação traria risco à vida privada e à segurança da sociedade e do Estado. (art. 5° LX - CF)

    Segundo Meirelles: segurança nacional, investigações policiais ou interesse superior da ADM a ser preservado em processo previamente declarado sigiloso nos termos das leis 8.159/91 e 12.527/11 e Decreto 2134/97.

    Foco, força e fé.


ID
1066054
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Presidente da República, em 29 de janeiro de 1999, sancionou a Lei n° 9.784, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Com base nos conhecimentos sobre essa lei, é correto afirmar:

A Lei no 9.784 estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Direta, ressalvando-se que as instituições que integram a Administração Indireta devem criar seus próprios regulamentos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA, SEGUNDO A LEI 9784

    Art.1o Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processoadministrativo no âmbito daAdministração Federal direta e indireta, visando, em especial, àproteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins daAdministração.

     §1o Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãosdos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de funçãoadministrativa.


  • Lei: 9784/99

     Art. 1o Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal DIRETA E INDIRETA, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração

    GABARITO: ERRADO.  :D

  • ESSA MEXEU COM MINHA ESTRUTURA!


  • Completando o comentário da colega, a lei 9784/99 também se aplica ao Ministério Público da União e ao Tribunal de Contas da União.

  • A lei 9.784, tem aplicação na adm direta e indireta, também nos órgãos do legislativo e judiciário no que tange a suas atividades administrativas, além do ministério público da união e tribunal de contas da união.

  • A lei 9.784, tem aplicação na adm direta e indireta, também nos órgãos do legislativo e judiciário no que tange a suas atividades administrativas, além do ministério público da união e tribunal de contas da união.

  • ERRADO 

    Art. 1o Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

     § 1o Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.


  • Lei 9.784 tem aplicação FEDERAL, e não NACIONAL, logo não estão inclusos todos os orgãos da Direta e indireta. ;-) 

  • Eu não entendi bem o comentário do colega Berg Rocha referente ao enunciado, mas vou dar meu comentário.  Gabarito Errado pois:

     

    No Artº 1 da 9.784/99 diz: Esta lei estabelece normas básicas sobre o processo adminsitrativo no âmbito da Administração Federal direta e INDIRETA, visando em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

  • Questão ERRADA.

    A lei 9.784 tem aplicação nos Poderes:

     - Executivo

    - Judiciário ( Apenas na sua função administrativa)

    - Legislativo (Apenas na sua função administrativa)

    Pelo fato destes poderes exercerem função administrativa, que não é a função típica deles, função principal, deve-se lembrar que estão exercendo estas funçoes de forma atípica!

    A lei 9.784, segundo caput do artigo 1°, em disposições gerais, prevê que a aplicabilidade da lei está para os orgãos e entidades da Administração Direta e Indireta da União!

     

  • Art. 1o Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

     

    § 1o Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.

  • GABARITO: ERRADO

    DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 1 Esta Lei estabelece normas básicas sobre o processo administrativo no âmbito da Administração Federal direta e indireta, visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

    § 1 Os preceitos desta Lei também se aplicam aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário da União, quando no desempenho de função administrativa.

    FONTE: LEI N° 9784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999


ID
1066069
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No ato das concorrência para realização de obras, prestação de serviços ou aquisição de bens, o procedimento de abertura dos envelopes dos concorrentes objetiva a verificação da documentação, avaliando a habilitação dos pretendentes, na forma da Lei nº 8.666/99.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    Art. 43. A licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos:

    - abertura dos envelopes contendo a documentação relativa à habilitação dos concorrentes, e sua apreciação;


  • CERTA a afirmativa. 

    Fundamento: art. 27, lei 8.666/93 - "para a habilitação nas licitações exigir-se-á dos interessados, exclusivamente, documentação relativa á: I. Habilitação jurídica; II. Qualificação técnica; III. Qualificação econômico financeira; IV. Regularidade fiscal e trabalhista; V. Cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art. 77º da Constituição Federal.

  • O texto está correto, mas a lei não é nº 8666/93?

  • Nas modalidades de licitação convite, tomada de preços e concorrência a licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos:

    • abertura dos envelopes contendo a documentação relativa à habilitação dos concorrentes, e sua apreciação;

    • devolução dos envelopes fechados aos concorrentes inabilitados, contendo as respectivas propostas, desde que não tenha havido recurso ou após sua denegação;

    • abertura dos envelopes contendo as propostas dos concorrentes habilitados, desde que transcorrido o prazo sem interposição de recurso, ou tenha havido desistência expressa, ou após o julgamento dos recursos interpostos;

    • verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preços correntes no mercado ou fixados por órgão oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preços, os quais deverão ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis;

    • julgamento e classificação das propostas de acordo com os critérios de avaliação constantes do edital; e

    • deliberação da autoridade competente quanto à homologação e adjudicação do objeto da licitação.


    Manual de Licitações e Contratos da CGU.

  • Marília Saoli, a última alteração na Lei foi em 1999, apesar de sua publicação original datar de 1993.

  • Repassar o ano errado da lei  é sacanagem.  Caberia recurso tranquilamente nesta questão, ou será que teremos que ter bola de cristal...

  • A alteração pode ter sido realizada por último em 99, mas a lei é de 93.

    Sendo assim a CF seria datada da última atualização? Sem sentido.

     

    Tirando o ano, assertiva correta.

  • Essa questão foi a de número 29 nas provas e foi anulada pela banca.

    http://www.concursos.ufba.br/tecnicos_adm/2013/Concurso%20Tec_Adm2013/docs/gabaritos_032013/altera_gab_admpublica.pdf

     

     

    Mas não especificou o motivo da anulação.

  • No ato das concorrência para realização de obras, prestação de serviços ou aquisição de bens, o procedimento de abertura dos envelopes dos concorrentes objetiva a verificação da documentação, avaliando a habilitação dos pretendentes, na forma da Lei no8.666/99. (CORRETA)

     

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Art. 43.  A licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos:

    I - abertura dos envelopes contendo a documentação relativa à habilitação dos concorrentes, e sua apreciação;

    II - devolução dos envelopes fechados aos concorrentes inabilitados, contendo as respectivas propostas, desde que não tenha havido recurso ou após sua denegação;

    III - abertura dos envelopes contendo as propostas dos concorrentes habilitados, desde que transcorrido o prazo sem interposição de recurso, ou tenha havido desistência expressa, ou após o julgamento dos recursos interpostos;

    IV - verificação da conformidade de cada proposta com os requisitos do edital e, conforme o caso, com os preços correntes no mercado ou fixados por órgão oficial competente, ou ainda com os constantes do sistema de registro de preços, os quais deverão ser devidamente registrados na ata de julgamento, promovendo-se a desclassificação das propostas desconformes ou incompatíveis;

    V - julgamento e classificação das propostas de acordo com os critérios de avaliação constantes do edital;

    VI - deliberação da autoridade competente quanto à homologação e adjudicação do objeto da licitação.

  • Art. 43.  A licitação será processada e julgada com observância dos seguintes procedimentos:

     

    I - abertura dos envelopes contendo a documentação relativa à habilitação dos concorrentes, e sua apreciação;

    II - devolução dos envelopes fechados aos concorrentes inabilitados, contendo as respectivas propostas, desde que não tenha havido recurso ou após sua denegação;

  • 8666/99?

    +

    Erros de português.


ID
1066072
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Além dos diplomas de Graduação e Pós-Graduação, só é permitido à UFBA expedir certificados de conclusão de cursos de especialização, aperfeiçoamento, atualização e extensão.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    SeçãoVII – DosGraus, Diplomas e Certificados

    Art. 65 – A Universidade conferirá os seguintes diplomas:

     I.Graduação:

    a. Curso Superiorde Tecnologia

    b. BachareladoInterdisciplinar

    c. Bacharelado

    d. Licenciatura

    e. FormaçãoProfissional (em carreiras específicas)

     II.Pós-Graduação senso estrito:

    f. Mestrado

    g. Doutorado

    REGIMENTO GERAL DAUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA


  • Gabarito: ERRADO

    Seção VII
    Dos Graus, Diplomas e Certificados


    Art. 78. A Universidade conferirá diplomas, correspondendo aos seguintes cursos:

    I - Graduação:
    a ) curso superior de tecnologia;
    b ) bacharelado interdisciplinar;
    c ) bacharelado;
    d ) licenciatura;
    e ) formação profissional em carreiras específicas.

    II - Pós-Graduação stricto sensu:
    a ) mestrado;
    b ) doutorado.


    Art. 79. A Universidade expedirá os seguintes certificados:
    I - aprovação em componente curricular ou conjunto de componentes curriculares;
    II - conclusão de cursos sequenciais;
    III - conclusão de cursos de especialização, aperfeiçoamento, atualização e extensão.

     

    FONTE: Regimento Geral da UFBA


ID
1066078
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A memória RAM de um computador é volátil, ou seja, os dados armazenados nela são perdidos quando se desliga o computador.

Alternativas
Comentários
  • Correto. As memórias RAM e CACHE são voláteis (temporárias), enquanto que as unidades de armazenamento e as memórias ROM são não-voláteis (permanentes).

  • QUESTÃO CERTA.

    Memória RAM(Random Access Memory) é aquela que permite a gravação e a regravação dos dados, no entanto, se o computador for desligado, por exemplo, perde as informações registradas. É VOLÁTIL.

    Memória ROM (Read Only Memory) permite a gravação de dados uma única vez, não sendo possível apagar ou editar nenhuma informação, exceto por meio de procedimentos especiais. É NÃO VOLÁTIL(os dados gravados não são perdidos na ausência de energia elétrica ao dispositivo). Exemplo: CD-ROM, DVD-ROM.


  • Correto. A memória RAM, que é volátil, é a memória principal e temporária. Ela necessita de energia elétrica para manter as informações.

  • QUESTÃO CORRETA.

    Memória RAM(Random Access Memory) é aquela que permite a gravação e a regravação dos dados, no entretanto, se o computador for desligado perde as informações registradas. É VOLÁTIL.

    Observação: a MEMÓRIA VIRTUAL é usada em apoio à memória RAM. Somente quando a memória RAM está ”cheia” é que a memória virtual é acionada.

    Memória ROM(Read Only Memory) permite a gravação de dados uma única vez, não sendo possível apagar ou editar nenhuma informação, exceto por meio de procedimentos especiais. É NÃO VOLÁTIL(os dados gravados não são perdidos na ausência de energia elétrica ao dispositivo). Exemplo: CD-ROM, DVD-ROM.


  • CERTO

     

    A RAM (Random Access Memory – Memória de Acesso Aleatório) é uma memória eletrônica (ou seja, composta por circuitos eletrônicos) que armazena informações eletricamente. Por essa característica, as memórias RAM não conseguem manter os dados nelas guardados depois que o computador é desligado.Em poucas palavras: as memórias RAM são voláteis, isto é, elas perdem seu conteúdo com facilidade ( basta que o computador se desligue para que isso aconteça). Logo, percebe-se que esse tipo de memória não foi feito para guardar informações para a posteridade, mas sim, apenas enquanto o micro estiver funcionando.

     

    FONTE: Informática para concursos - João Antônio
     

  • Gabarito Certo

     

    Memória RAM: Volátil/ Apaga

    Mémoria ROM: Não volátil/ Não apaga

  • GABARITO: CERTO

    A memória volátil, em contraste com a memória não volátil, é a memória do computador que requer energia para manter as informações armazenadas; ele mantém seu conteúdo enquanto está ligado, mas quando a energia é interrompida, os dados armazenados são perdidos rapidamente.

    WIKIPÉDIA.


ID
1066084
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O acesso a dados em discos rígidos é tipicamente muito mais rápido do que o acesso a dados em memória RAM de um computador.Por isso, discos rígidos possuem maior capacidade de armazenamento (em bytes).

Alternativas
Comentários
  • Errado. Quanto maior a capacidade, maior o tempo de acesso, menor será o preço da memória.

    Na comparação de velocidade de acesso, os registradores da CPU vem em primeiro, depois memória CACHE, RAM, discos rígidos, discos óticos/removíveis

  • Se o que consta na questão estivesse correto, para que serviria a memória RAM?

     

    A memória RAM serve justamente para dar maior rapidez ao sistema, por isso o S.O. é carregado nela quando ligamos o computador.

    Como o disco rígido é mais lento, levaria muito mais tempo para a inicialização do computador, além disso, teríamos um S.O. com um baixo desempenho.

     

    Como o HD é mais lento, para que o processador consiga buscar os dados e entregar a informação, é necessário que parte desses dados sejam copiados para a RAM, esta, geralmente, é intermediada pela memória CACHE, que é mais rápida que a RAM e mais lenta que os REGISTRADORES(pequenas porções de memória presentes no processador). Sendo assim, o processador é alimentado com maior velocidade.

     

    As memórias estão dispostas de acordo com sua velocidade em uma espécie de pirâmide

     

    REGISTRADORES

    CAHCE

    RAM

    Memórias de massa (HD, discos)

  • Existe uma Piramide de memória maiis veloz:

    Registradores

    Cache

    RAM 

    HD

  • O disco rigido tem maior capacidade de armazenamento que a m.ram sim. Porém, n eh mais rápido que ela. Esse eh o erro da questao.

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

     

    Errado. Quanto maior a capacidade, maior o tempo de acesso, menor será o preço da memória.

    Na comparação de velocidade de acesso, os registradores da CPU vem em primeiro, depois memória CACHE, RAM, discos rígidos, discos óticos/removíveis

     

    Bem aventurado, quem confia em Deus.

  • Os discos rigidos não são mais rapidos que a memoria ram, 1 mais veloz é os registradores 2 é a memoria cache. ERRO DA QUESTÃO É AFIRMAR QUE OS HDS SÃO MAIS RAPIDOS QUE A MEMORIA RAM SENDO QUE NÃO SÃO.


ID
1066087
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um teclado com conexão USB somente pode ser conectado em uma porta USB específica para teclados,enquanto que um mouse USB somente pode ser conectado em uma porta USB específica para mouses.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Tanto o teclado como o mouse, modelos USB, podem ser conectados em qualquer porta USB disponível no computador. (se fosse como a questão disse, não seria conexão universal, :)

  • Errado. O teclado com conexão USB pode ser conectado a qualquer porta USB. USB é Universal Serial Bus... "Universal"

  • Haja porta USB para tudo que fosse específico em.
    E é porta universal, ou seja..

  •  USB:

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    É tecnologia

    É porta

    É barramento

     

    ____________________________________________________________

     

    UNIVERSAL SERIAL BUS

     

    Isso quer dizer que ela é universal, pode ser conectado qualquer dispositivo USB.

     

    Podem ser conectados até 127 dispositivos em uma porta USB. (utilizando um hub, é claro)

     

  • Errado. USB é USB. Pode conectar em qualquer porta USB o que você quiser, meu bem.

  • Errado

    O conector USB (Universal Serie Bus) é universal seu próprio nome diz isso. 

  • USB pode conectar até 127 dispositivos de uma só vez, sendo mais comum o uso de 2, 3 e 4.

     

  • Errado.

    O teclado com conexão USB pode ser conectado a qualquer porta USB. USB é Universal Serial Bus... "Universal"


ID
1066090
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No Microsoft Word, em sistemas Windows,as seguintes combinações de teclas podem ser usadas para realizar as operações:Ctrl+C, para copiar um trecho de texto selecionado; Ctrl+X, para recortar um trecho de texto selecionado; e Ctrl+Z, para desfazer a última ação.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Combinações de teclas cotidianas, para usar a Área de Transferência do computador. E no caso do Word, ele poderá desfazer as últimas ações, desde que não tenhamos salvo ou fechado o documento.

  • Correto.

    Atalhos padronizados do ambiente Windows, válido para todo e qualquer programa executado no sistema operacional da Microsoft, assim como F1 é Ajuda, F10 é acesso aos menus, etc.

  • Errei mais uma vez, sempre troco o Control C com o Control X, muito complexa essa matéria, coisa demais pra decorar!

  • Só para dar um plus Desfazer será  Ctrl+Z e para Refazer Ctrl+Y tanto no word quanto no write será a mesma combinação.

  • Nossa! As únicas teclas de atalhos que conheço...kkkk tem mais uma nesse kit Ctr + V= Copiar.

     

    Passou disso...já era! kkkkkkkkkk

     

  • Recortar - (CTRL + X)

    Copiar - (CTRL + C)

    Desfazer (CTRL + Z)

    GAB - C

  • GABARITO: CERTO CTRL + C - COPIA CTRL + X - RECORTA CTRL + Z - DESFAZER
  • A questão aborda conhecimentos acerca do uso dos atalhos e suas funções, mais especificamente quanto aos atalhos responsáveis por copiar e recortar um item e quanto ao atalho responsável por desfazer uma ação. 

     

    Para copiar um item, basta o usuário utilizar o atalho CTRL + C, já para recortar o item selecionado, o usuário deverá utilizar o atalho CTRL + X. Para desfazer a última ação, o atalho correspondente é o CTRL + Z.  

     

    Gabarito – Certo.  


ID
1066093
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em sistemas Windows, é possível digitar comandos do sistema operacional utilizando-se o prompt de comandos. Por exemplo, o comando dir pode ser utilizado para listar os arquivos e subdiretórios de um determinado diretório armazenado em uma unidade de disco rígido

Alternativas
Comentários
  • Correto. No Prompt de Comandos, que pode ser aberto pelo Executar, CMD, usamos os comandos do DOS. DIR mostra a lista de arquivos e diretórios do caminho atual. No Linux o comando é ls

  • Correto.

    No Prompt de Comandos (CMD) podemos digitar comandos como dir (para listar o conteúdo de uma pasta, de um diretório), cls (para limpar a tela), copy (para copiar), ren (para renomear), del (para deletar), entre muitos.

  • Famoso CMD.
    Testado e aprovado!
    dir diretórios.
    Só fui confirmar mesmo, se era os da unidade, ou o que mostraria.

    digitei dir, depois dir c:

  • LISTAGEM DE ARQUIVOS em pasta ou diretório:

    Windows--> comando dir.

    Linux--> comando ls.

    Para fixar o assunto: http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=Q315272



  • (C)
    Questão parecida e que ajuda a responder:

    Ano: 2013

    Banca: UFBA  Órgão: UFBA Prova: Contador 

    Em sistemas Windows, é possível digitar comandos do sistema operacional utilizando-se, para isso, o prompt de comando. Exemplos de comandos que podem ser utilizados, com suas respectivas funções, são: cd, para mudar de diretório; mkdir, para criar um novo diretório; e del, para apagar um arquivo
    (C)


  • Gab: CERTO


    DIR (Directory) é um comando do sistema operacional MS-DOS que mostra todos os arquivos do diretório selecionado


ID
1066096
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O aplicativo para edição de textos Notepad (Bloco de Notas), existente em sistemas Windows, permite a gravação de textos no formato RTF.

Alternativas
Comentários
  • O Bloco de Notas grava em formato TXT. O WordPad, outro acessório do Windows, conhecido como 'mini-Word', grava em formato RTF, DOC e DOCX.

    RTF é Rich Text Format, foi uma tentativa da Microsoft para criação de um formato padronizado de textos formatados basicamente, que poderiam ser lidos por todos os editores de textos. A OpenOffice também tem seu formato aberto, que é o ODF Open Document Format, com a mesma ideia de permitir a edição em qualquer editor de textos.

    No mundo real, o DOC é onipresente e o PDF também. O primeiro é editável, o segundo não.

  • Errado.

    O Bloco de Notas grava em formato TXT.

    RTF é um formato da Microsoft com alguns recursos de formatação, gravados pelo WordPad (um mini-Word disponível nos Acessórios do WIndows).

  • Essa questão eu diria que está errada, a questão fala que o programa permite gravar, ou seja que é possível uma gravação com esse formato...

    Por padrão o notepad grava em formato txt porém se você na hora de salvar apagar a extensão txt e escrever rtf o arquivo será gravado como rtf... o notepad gravará como rtf.... questão passível de recurso 

  • Fiz o teste e realmente não é possível. 


    "Salvar como"

     1) Aparecem duas opções: Documentos de Texto (*.txt)

    2) Todos os arquivos (quando você tenta salvar com esta "especificação" no fundo, o próprio Windows realoca para (*.txt).

  • Fiz o mesmo teste do Kalil Lisboa Souza e procede... como proceder? rsrs

  • Não sei qual versão vocês estão usando, porém no Office 2010 a opção para salvar é sim RTF.

  • Fernando Aragão, se você colocar ".rtf" o arquivo será salvo nesse formato! Questão com gabarito errado.

  • Não é bem assim, Alan.

    Salvar com a extensão RTF não significa que ele é um arquivo RTF. Veja este vídeo. 

    http://www.youtube.com/watch?v=uGPep5vXU3c

    Um arquivo é criado no Bloco de Notas, é aplicada formatação de fonte, salvo com a entensão RTF e aberto pelo Word. Cadê a formatação? Não ficou. Porque? Porque o Bloco de Notas trabalha com TXT, e mesmo que mudemos a extensão, continuará sendo um TXT.

  •  

    QUESTÃO CORRETA.

     

    O RTF(Rich Text Format) é um formato desenvolvido pela MICROSOFT para TROCA DE ARQUIVOS DE TEXTO ENTRE SISTEMAS DIFERENTES, preferencialmente no WordPad.

     

     

    Outras questões:

    Q353062  Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Contador

    Em sistemas Windows, Notepad (Bloco de Notas) e Wordpad são nomes de aplicativos para edição de texto.

    CORRETA.

     

     

     

    Q327490 Prova: CESPE - 2013 - CPRM - Analista em Geociências - Conhecimentos Básicos

    O formato RTF, apesar de ser propriedade do aplicativo BROffice, é suportado pelo Microsoft Word sem o uso de acentos e de codificação utf -8.
    ERRADA.

     

     

    Q355367   Prova: UFBA - 2013 - UFBA - Técnico de Segurança do Trabalho 

     

    Um dos formatos para armazenamento de textos no Microsoft Word é o RTF (Rich Text Format), criado para a troca de arquivos de texto entre diferentes sistemas.

    CORRETA.

     

  • O gabarito desta questão foi alterado de F para V conforme a publicação do dia 20/12/13 

    http://www.concursos.ufba.br/tecnicos_adm/2013/Concurso%20Tec_Adm2013/docs/gabaritos_032013/altera_gab_info.pdf
    no NOTEPAD vc pode salvar em qualquer formato basta digitar a extensão que vc quer no final do nome do arquivo.
    Até em *.exe ele salva, basta ir em salvar como, no campo tipo: selecione todos os arquivos, e no nome do arquivo digite o nome com a extensão desejada.Fiz o teste no WIN8 e funciona.
    TXT é apenas a extensão padrão do NOTEPAD, mas não obrigatória.
  • ERREI ESSA QUESTAO MAS ELA ESTA CORRETA:É POSSIVEL GRAVAR NESSA EXTENSAO .RTF ASSIM COMO GRAVAR A EXTENSAO .BAT SÓ QUE TEM QUE SER FEITO TUDO MANUALMENTE.

  • Provas de informática para concursos devem seguir a configuração padrão a não ser que esteja expresso no edital, nas instruçoes das questões ou na própria questão. Por padrão, Bloco de Notas salva em TXT o gabarito deveria ser considerado errado. Pois fora da configuração padrão, praticamente tudo é possível em informática.

  • BLOCO DE NOTAS. TXT

    WORDPAD. RTF

    ERRADA A QUESTÃO

  • Sim, permite! Questão correta.

  • aff, pegadinha. A questão fala permite, sim o bloco permite salvar em RTF. A gente vai resolvendo tão no automático que cai na pegadinha. rsrsrs

  • Meu windows também é 10, e não consegui, como informa a colega Vanessa, fiz o mesmo.

     

  • CERTO

     

    No Windows 7, os arquivos do Wordpad são salvos, por padrão, no formato RTF, mas o programa também pode salvar (e abrir) arquivos TXT, DOCX e até mesmo ODT (do BrOffice).

  • GAB: CORRETA

    TXT É a formatação padrão do blocos de notas, entretanto pode salva tal arquivo de texto em outra extensão, inclusive, no RTF.

    ---masss como??

    1º) crie o texto

    2º) salvar como

    3º) apague a extensão padrão, e coloque RTF.

    E SERÁ SALVO!!!

    PORÉM, haverá uma diferença ao salvar em outra extensão. Quando abrir novamente o arquivo, não será aberto no blocos de notas.

  • Permite salvar em vários formatos como .rtf .doc. .html .php entre outros.


ID
1066105
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O campo BCC (também CC ou CCO) em uma mensagem de correio eletrônico é utilizado para se definir um destinatário que irá receber a mensagem com prioridade

Alternativas
Comentários
  • essa funcaoe para selecionar quem recebera o e mail com copia e com copia oculta

  • BCC é a sigla para o Blind Carbon Copy, traduzido como CCO (Cópia de Carbono Oculta) no Brasil.

  • Errado.

    O campo BCC ou CCO é para enviar um email, e garantir que o endereço do destinatário não seja mostrado para outras pessoas. Para enviar uma mensagem com prioridade, alta por exemplo, devemos marcar a opção correspondente no cliente de email.

  • Errado.  CCO (Cópia de Carbono Oculta) seleciona quem recebera o e mail com copia oculta

  • NADA A VER. BCC: BLIND CARBON COPY. CÓPIA OCULTA. A PESSOA QUE RECEBE A MENSAGEM EM BCC NÃO LÊ AS OUTRAS MENSAGENS EM BCC MAS LÊ DO SEU DESTINATÁRIO. O

    OUTROS DESTINATÁRIOS NÃO ENXERGAM O BCC

  • Com cópia oculta.

    ERRADA!

  • Ele vai receber a mensagem com cópia oculta, ou seja, os outros destinatarios não vão saber que ele esta em copia.

    Os traira da empresa aqui colocam o chefe em copia oculta kkkk 

     

     

  • Sim, essa a pessoa que vai receber esse email, que irá receber um arquivo q so ele irá ter acesso e ninguém mais vai sabe que vc(por exemplo) mandaou para ele, nao vai receber uma mensagem com prioridade? logicamente que sim.

    então esse gabarito estaria errado.

  • Para (to): Preenchido com o destinatário da mensagem

    Cc: Recebe cópia da mensagem. Em termos práticos, tem o mesmo efeito do campo para.

    Bcc ou CCo: Recebe cópia oculta da mensagem. Os demais destinatários não sabem que esta pessoa recebeu a mensagem. É usado para esconder endereço de e-mail de um destinatário.

    GAB - E


ID
1066108
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um dos formatos para armazenamento de textos no Microsoft Word é o RTF  (Rich Text Format), criado para a troca de arquivos de texto entre diferentes sistemas.

Alternativas
Comentários
  • Correto. 

    RTF é Rich Text Format, foi uma tentativa da Microsoft para criação de um formato padronizado de textos formatados basicamente, que poderiam ser lidos por todos os editores de textos. A OpenOffice também tem seu formato aberto, que é o ODF Open Document Format, com a mesma ideia de permitir a edição em qualquer editor de textos.

    No mundo real, o DOC é onipresente e o PDF também. O primeiro é editável, o segundo não.

  • Correto.

    Criado pela Microsoft com a proposta de ser um formato simples e multiplataforma, o RTF contém formatação básica, um pouco mais que o TXT e muito menos que o DOC/DOCX

  • QUESTÃO CORRETA.

    O RTF (Rich Text Format) é um formato desenvolvido pela MICROSOFT para TROCA DE ARQUIVOS DE TEXTO ENTRE SISTEMAS DIFERENTES, preferencialmente no Word Pad.


    Mais questões sobre RTF:

    http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=Q355367#

    http://www.questoesdeconcursos.com.br/pesquisar?te=Q327490#



  • Os arquivos com extensão RTF são documentos de texto que admitem formatação (negrito, itálico, sublinhado, tipo e tamanho de fonte etc.) e recursos especiais como figuras e tabelas (como os arquivos DOC do Word). Os arquivos RTF são legíveis por qualquer processador detexto atual.

    Esse formato de arquivo era muito usado para a troca de documentos entre empresas ou usuários com diferentes programas processadores de texto.

    Atualmente, não se vê muita utilidade no formato RTF simplesmente porque o formato DOC já se popularizou. Todos os programas processadores de texto do mercado basicamente conseguem abrir e salvar arquivos no formato DOC, tornando-o hegemônico. Na época, porém, em que o Word não estava tão “em evidência”, o formato RTF garantia a troca de arquivos de texto entre programas diferentes, como o Microsoft Word, o Corel WordPerfect, o Microsoft Works, entre outros.


    Fonte: Prof. Joao Antonio

  • Extensão RTF (Documento Genérico)

    Os arquivos com extensão RTF são documentos de texto que admitem formatação (negrito, itálico, sublinhado, tipo e tamanho de fonte etc.) e recursos especiais como figuras e tabelas (como os arquivos DOC do Word). Os arquivos RTF são legíveis por qualquer processador de texto atual. Esse formato de arquivo era muito usado para a troca de documentos entre empresas ou usuários com diferentes programas processadores de texto. Atualmente, não se vê muita utilidade no formato RTF simplesmente porque o formato DOC já se popularizou. Todos os programas processadores de texto do mercado basicamente conseguem abrir e salvar arquivos no formato DOC, tornandoo hegemônico.

    Na época, porém, em que o Word não estava tão “em evidência”, o formato RTF garantia a troca de arquivos de texto entre programas diferentes, como o Microsoft Word, o Corel WordPerfect, o Microsoft Works, entre outros.

    Gabarito: Correto

  • PARA WORDPAD E MS_WORD PODEMOS USAR RTF, POIS É EXTENSÃO MAIS SIMPLES.

  • GAB: CERTO


    O .RTF, acrônimo de Rich Text Format ou Formato de Texto Rico, é um formato de arquivo de documento desenvolvido e de propriedade da Microsoft para intercâmbio de documentos entre diversas plataformas. 

    Ao contrário da maioria dos formatos de processamento de textos, RTF é um formato legível (human-readable). 

    O RTF preserva praticamente todos os formatos de texto que o Word tem, com a vantagem de gerar arquivos bem menores. 

    Já o .DOC é arquivo principal de texto do Editor Word do Microsoft Office. É um pouco mais pesado que o .RTF. mas permite alguns caracteres especiais e uma maior edição do arquivo. 


ID
1066111
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Memória cache é o nome que se dá ao conjunto de arquivos temporários armazenados em um computador por um navegador web, como o Mozilla Firefox, por exemplo

Alternativas
Comentários
  • Errado. Memória cache é um hardware, a memória do processador.

    O conjunto de arquivos temporários armazenados em um computador por um navegador web é cache, apenas cache.

  • Ricardo Camilo, "arquivos do cache" é diferente de "Memória Cache". A banca de referiu ao componente da arquitetura de computador.

  • Realmente. A memória cache é para auxiliar o processador, enquanto que arquivos cache é para auxiliar o navegador.

  • QUESTÃO ERRADA.

    Memória CACHE é a memória do processador, é um hardware.

    CACHE são  ARQUIVOS TEMPORÁRIOS(TMP), armazenado em um computador por um navegador web.

    Extensão .TMP--> adotada para arquivos temporários criados por diversos programas. Criados pelos softwares para armazenar informações durante a realização de alguma tarefa que demande isso. Por exemplo, cache.



  • Que peguinha, me pegou rs.
    Lembrei da memória cache, mas também associei cache do navegador, putz.

    ERRADA

  • eiita...só faltou a hastag

    #Memóriacacheéonomequesedáaoconjuntodearquivostemporáriosarmazenadosem umcomputadorporumnavegadorweb

  • memória cache é um hardware.

    arquivos temporários é apenas cache.

  • A questão trata-se de Web cache.

    Memória cache: dispositivo de acesso que opera mais rápido do que a memória RAM.

  • gab.: ERRADO.

    MEMÓRIA CACHE: hardware.

    CACHE WEB/CACHE DA INTERNET: salva os arquivos temporários.


ID
1066114
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Mozilla Firefox permite um modo de navegação chamado de navegação privativa, em que o histórico de navegação, entre outros dados, não é armazenado localmente no computador

Alternativas
Comentários
  • Correto. Navegação InPrivate (Internet Explorer), Privativa (Firefox) e Anônima (Chrome) não armazenam localmente informações, como histórico, arquivos temporários, cookies, etc.

  • Ctrl + Shift + N = Chrome

    Ctrl + Shift + P = Internet ExPlorer (P de Private) ;)


  • NAVEGAÇÃO ANÔNIMA

    Internet Explorer é o "InPrivite" (Ctrl + Shift + P) ou Ferramentas >opções da internet.
    Mozilla Firefox é a "navegação privativa" (Ctrl +Shift + P) ou Ferramentas>opções.
    Google Chrome é "modo anônimo" (Ctrl + Shift + N).


  • Correto.

    No Internet Explorer é InPrivate e no Google Chrome é janela anônima.

  • Desculpem, amigos, mas na verdade no google chrome chama-se JANELA ANÔNIMA e não NAVEGAÇÃO ANÔNIMA ou MODO ANÔNIMO.


    Bons estudos a todos.


  • QUESTÃO CORRETA.

    NAVEGAÇÃO ANÔNIMA

    Internet Explorer é o “INPRIVATE” (Ctrl + Shift + P) ou Ferramentas>opções de segurança.
    Mozilla Firefox é a “navegação privativa”(Ctrl + Shift + P) ou Ferramentas>opções.
    Google Chrome é o “modo anônimo” (Ctrl+ Shift + N).


  • CHROME    -  CTRL + Shift + N - NAVEGAÇÃO ANÔNIMA

    OPERA -  -  CTRL + Shift + N - NAVEGAÇÃO PRIVADA

     

    MOZILLA FIREFOX  - CTRL + Shift + P-  NAVEGAÇÃO PRIVATIVA COM PROTEÇÃO CONTRA RASTREAMENTO

    INTERNET EXPLORER - CTRL + Shift + P - NAVEGAÇÃO INPRIVATE

  • GABARITO: CORRETO

     

    A navegação privativa ajuda a impedir que seu histórico de navegação, os arquivos de Internet temporáriosdados de formulárioscookiesnomes de usuários e senhas sejam retidos pelo navegador. Em termos práticos, a sua experiência de navegação permanece (quase) inalterada enquanto você navega. Os cookies que os sites visitados instalam no computador continuarão a ser instalados, por exemplo. Porém, quando você fechar o navegador aberto nesse modo, será como se nunca o tivesse utilizado, pois tudo é excluído. Esse é o “espírito”.  (Vitor Dalton - Estratégia)

     

    Observação: Quando a sessão termina, a navegação no modo privado NÃO APAGA OS FAVORITOS E OS DAWLOWDS (ela apaga a lista dos dawlowds feitos, mas não os arquivos baixados)

     

    Navegação In Privite = Internet Explorer --> Tecla de atalho = CTRL + SHIFT + P

    Navegação Privativa = Mozila Firefox-- --->  Tecla de atalho = CTRL + SHIFT + P

    Navegação Anônima = Google Chrome ---> Tecla de atalho = CTRL + SHIFT + N

  • corretíssimo.

    apenas o histórico não é armazenado. Agora, favoritos não se perde.  ctrl+shift+p.

     

  • CTRL + SHIFT + P



    pm_alagoas_2018


ID
1071958
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O Presidente da República, em 29 de janeiro de 1999, sancionou a Lei no 9.784, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. Com base nos conhecimentos sobre essa lei, é correto afirmar:

A referida lei pode ser aplicada em processos administrativos, buscando-se a promoção pessoal de agentes ou autoridades, quando estão no exercício de cargo de chefa ou direção.

Alternativas
Comentários
  • ERRADA

       Parágrafo único.Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

     I - atuação conforme a lei e o Direito;

     II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

     III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

    (...)

  • Não busca a promoção pessoal, isso caracterizaria impessoalidade.

    A lei trata do processo administrativo visando, em especial, à proteção dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administração.

  • ERRADA.

    Para responder esta assertiva é só lembrar da palavra minemônica "LIMPE" (legalidade, IMPESSOALIDADE, moralidade, publicidade e eficiência). Os administradores e seus agentes não devem dar "pessoalidade" ao que principiológicamente e legalmente deve ser IMPESSOAL.

  • LEI Nº 9.784

    Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

      Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

      I - atuação conforme a lei e o Direito;

      II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

      III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;


  • Errada

    vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades

  • Art. 2o  

     III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

  • Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

     

    I - atuação conforme a lei e o Direito;

    II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renúncia total ou parcial de poderes ou competências, salvo autorização em lei;

    III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

  • e a impessoalidade... 

  • GABARITO: ERRADO

    Art. 2 A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

    Parágrafo único. Nos processos administrativos serão observados, entre outros, os critérios de:

    III - objetividade no atendimento do interesse público, vedada a promoção pessoal de agentes ou autoridades;

    FONTE: LEI N° 9784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999


ID
1071973
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A CPU é o componente da arquitetura de um microcomputador convencional que executa as operações contidas nos programas

Alternativas
Comentários
  • Correto. A CPU é a Central Processor Unit, o processador do computador. A caixa onde estão os componentes internos, popularmente chamada de CPU, é o gabinete do computador.

  • Os fabricantes de computadores de mesa, com frequência descrevem como CPU o computador pessoal inteiro, chamando-o de a unidade de sistema ou algumas vezes a caixa branca, incluindo o gabinete do computador e os componentes sólidos (termo genérico "hardware" em inglês) que ele contém. Com isso, a sigla CPU virou sinônimo de gabinete, e deixando o seu antigo significado (Processador) para trás, hoje processador é o hardware que executa os cálculos de uma máquina e CPU é a caixa onde os hardwares fundamentais da máquina estão localizados. Uma família de esquemas (ou desenho interno) de uma CPU é frequentemente referida como uma "arquitectura de CPU".

  • Sim. Além disso, é a ULA(um componente da CPU) que realiza operações lógicas e aritméticas.

  • QUESTÃO CORRETA.

    CPU(Central Processor Unit)--> é o PROCESSADOR do computador.


  • Só complementando. Não confundam CPU com Gabitete. Bons estudos!

  • Questão tosca! 

  • Certo.  Consiste num circuito integrado construído para realizar cálculos e operações.

  • processa os programas. 

    correto.

  • O processador executa as instruções na memória RAM.

  • Muita gente confunde CPU com Gabinete

  • CPU NÃO E O GABINETE . QUESTÃO CORRETA

  • o convencional me fez errar. Levei ao pé da letra


ID
1071979
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Boot é um procedimento que é executado ao se ligar um computador, durante o qua é feita, entre outras atividades, a carga do sistema operacional

Alternativas
Comentários
  • Correto.

    Quando ligamos o computador, é realizado o Boot. No Boot, as informações da BIOS, que foram configuradas pelo SETUP, realizam o POST Power On Self Test. Se o POST é realizado com sucesso, o sistema operacional será carregado, a partir das informações contidas na trilha zero.

  • Boot, em inglês, significa "bota", sapato.

  • Sim, na tradução literal Boot é bota, porque os primeiros equipamentos ao serem ligados, precisavam de um chute para pegar no tranco.

  • massa. correto. bota, chute, primeiros passos. 

    lembrar que tem vírus de boot, que é da época do disquete. rsrs

  • Boot é executado logo após a BIOS, que é o primeiro programa a ser executado logo que o computador é ligado. O boot inicializa o sistema operacional.


ID
1071994
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em sistemas como o Windows é necessário executar o procedimento de remoção segura de um dispositivo USB, antes de desconectá-lo do computador, para que possíveis vírus presentes no computador não infectem arquivos armazenados no dispositivo.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A remoção segura do USB é para evitar danos no equipamento. Se o computador do usuário está com vírus, este já infectou o pendrive no momento da conexão, e o procedimento de remoção segura não está relacionado a preservar o dispositivo contra vírus.

  • ERRADA

    Não sou da área, mas aprendi que o procedimento de remoção segura interrompe o fornecimento de energia ao dispositivo evitando dano ao retirar o  equipamento se ele estiver energizado.

  • Essa foi boa, desde quando preciso remover/desconectar com segurança o pendrive para não pegar vírus?
    Se fosse mesmo para ter sido infectado, no momento em que esteve conectado ao computador, já estaria infectado.
    O procedimento serve para não causar danos ao equipamento, sendo assim removendo com segurança.

    ERRADO

  • Corrijam por favor se eu estiver equivocado,

    Retirando o pendrive antes pode danificar os arquivos nele presentes tbm, alem de danificar o proprio pendrive queimando ele.

  • NADA A VER.

    É PARA EVITAR DANOS AOS PEN DRIVE, POR EXEMPLO.

  • é necessario, é necessario, é necessario, é necessario, é necessario, é necessario, é necessario, é necessario, é necessario, se você errar é culpa sua seu porra. 

     

  • Não tem nada a ver uma coisa com a outra, esse procedimento visa encerrar a utilização do pen drive e, assim, evitar possíveis danos.

  • Se tivesse que fazer alguma verificação seria no momento inicial de colocar o pen drive e algum software checar esse dispositivo, mas depois, ao retirar, não influi isso.




    PM_ALAGOAS_2018


ID
1071997
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Gerenciador de Tarefas é um programa disponível em sistemas Windows, que permite a um usuário, entre outras funções, forçar o término da execução de um programa.

Alternativas
Comentários
  • Correto. Acessível pela combinação Ctrl+Shift+Esc, permite finalizar um aplicativo em execução, um processo em execução, consultar os serviços em execução e interrompidos, verificar o desempenho do computador, da rede e os usuários conectados.

    Guia Serviços disponível no Windows 7 e superiores.

  • Só uma curiosidade, apartir do Windows 8 no gerenciador de tarefas tem uma aba chamada "Inicializar" que vc pode desativar (ou ativar) programas para iniciar com o Windows. Antigamente este processo era feito com o comando: msconfig.

  • Velho e bom CTRL+ALT+DEL.
    Mas conforme o Fernando listou abaixo, tem outro comando útil também.
    Que vai direto ao gerenciador de tarefas, o CTRL ALT DEL, dependendo do windows(ou da forma de logoff) ele irá para a tela de usuário, para escolher entre o bloqueio, troca de user, gerenciador de tarefas.
    CERTA

  • CORRETA!

    PELO CTRL+ALT+DEL ACESSA O GERENCIADOR DE TAREFAS.

  • Quem é das antiga e teve computador ruim usava MUITO isso

  • Já cliquei muito na barra, gerenciador de tarefas, processos, finalizar tarefas shaushauhsuahsua


    PM_ALAGOAS_2018

  • Correto. Acessível pela combinação Ctrl+Shift+Esc, permite finalizar um aplicativo em execução, um processo em execução, consultar os serviços em execução e interrompidos, verificar o desempenho do computador, da rede e os usuários conectados.

    Guia Serviços disponível no Windows 7 e superiores.


ID
1072012
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Spam é o nome dado a um tipo específico de vírus de computador que infecta navegadores web.

Alternativas
Comentários
  • Errado. 

    Mensagens enviadas para vários destinatários que as solicitaram, é Mala Direta.

    Mensagens enviadas para vários destinatários sem que este solicitem, é Spam, ou Lixo Eletrônico.

  • FUi marcar ERRADO, marquei Certo de ultima hora.
    Sei que spam são as mensagens enviadas em massa, mas pensei no spyware para os navegadores, fazendo com que errasse.

  • Spam é um tipo de ameaca  como o vírus.

  • Spam são  msgs enviadas para vários usuários Que geralmente não sao solicitadas.  AFF..

  • spam são aquelas mensagens indesejáveis que enchem nossas caixas de entrada

  • JAMAIS. SPAM SÃO MENSAGENS ENVIADAS EM MASSA SEM CONSENTIMENTO DO RECEPTOR.  PONTO. 

  • No dia que spam for virus estamos ferrados.

  • ERRADA!

    Spam e o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande numero de pessoas.
     

  • Spam é o termo usado para se referir aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando este tipo de mensagem possui conteúdo exclusivamente comercial também é referenciado como UCE (Unsolicited Commercial E-mail).

     

     

    spam em alguns pontos se assemelha a outras formas de propaganda, como a carta colocada na caixa de correio, o panfleto recebido na esquina e a ligação telefônica ofertando produtos. Porém, o que o difere é justamente o que o torna tão atraente e motivante para quem o envia (spammer): ao passo que nas demais formas o remetente precisa fazer algum tipo de investimento, o spammer necessita investir muito pouco, ou até mesmo nada, para alcançar os mesmos objetivos e em uma escala muito maior.

     

     

    Desde o primeiro spam registrado e batizado como tal, em 1994, essa prática tem evoluído, acompanhando o desenvolvimento da Internet e de novas aplicações e tecnologias. Atualmente, o envio de spam é uma prática que causa preocupação, tanto pelo aumento desenfreado do volume de mensagens na rede, como pela natureza e pelos objetivos destas mensagens.

     

    Recomendo pra quem quiser complementar -> https://cartilha.cert.br/spam/

  • Spam: é o envio de mensagem eletrônica (e-mails) não solicitada pelo usuário. Geralmente são enviados para um grande número de pessoas. O conteúdo de um spam é normalmente uma mensagem publicitária que tem o objetivo comercial.

    Anti-spam: ferramenta utilizada para filtro de mensagens indesejadas. 

    GAB - E

  • Spam ---> E-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande numero de pessoas.

  • Spam é o nome dado a um tipo específico de vírus de computador que infecta navegadores web. X

    [...]

    Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Certo

  • Gabarito: E.

     

    Spam não é tipo de vírus. Refere-se aos e-mails enviados em massa, sem autorização dos destinatários.

    PLANILHA DO APROVADO https://linktr.ee/Concurseiro.pm.ce

  • GAB: ERRADO

    Estas duas questões ajudam no discernimento.

    Ano: 2014 Banca: NUCEPE Órgão: PC - PI Prova: Escrivão

    As mensagens de correio eletrônico enviadas não solicitadas, para fins publicitários, com caráter apelativo e na maioria das vezes inconvenientes são chamadas de

    • A) adware.
    • B) SPAM.
    • C) worm.
    • D) cavalo de tróia.
    • E) sniffer.

    Ano: 2017 Banca: FUNDEP Órgão: CISABRC-MG Prova: Assistente Administrativo

    Assinale a alternativa que apresenta corretamente o termo usado para fazer referência aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas e que são associados a ataques à segurança da internet e do usuário.

    • A) SPAM
    • B) Mala direta
    • C) Caixa de entrada
    • D) Antivírus

ID
2220310
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A comunicação formal, em uma organização, pode ser definida como aquela que ocorre de acordo com as rotinas e os fluxos preestabelecidos pelos gestores.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação formal é a comunicação endereçada através dos canais de comunicação existentes no organograma da empresa, é derivada da alta administração. A mensagem é transmitida e recebida dentro dos canais formalmente estabelecidos pela empresa na sua estrutura organizacional. É basicamente a comunicação veiculada pela estrutura formal da empresa, sendo quase toda feita por escrito e devidamente documentada através de correspondências ou formulários.

     

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/comunicacao-formal-e-informal/47055/

  • Gabarito Certo

     

     

    Em um organização, existem canais de comunicação formais e informais.

     

    * Formais: são os instrumentos oficiais pelos quais passam as informações com o intuito de assegurar o funcionamento eficiente da empresa (normas, relatórios, instruções, manuais, ofícios, intranet, etc.)

     

    * Informais: São as livres expressões e manifestações dos trabalhaores, oriundas de relações pessoais e sociais, ou seja, aquilo que não é controlado pelo empresa (ex. conversas paralelas, troca de e-mails pessoais, etc.)

     

     

    Fonte: Rafael Ravazollo

  • Comunicação formal - É aquela considerada “oficialmente” na empresa, ou seja, entre níveis hierárquicos e visando atender a alguma exigência funcional da organização. É feita por meio de documentos oficiais. Em geral, tem formalização definida pelo regimento interno da empresa ou pela própria redação de expediente ou é representada pela linguagem formal utilizada pelos funcionários dentro das organizações.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração 


ID
2220313
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em uma perspectiva contemporânea, a comunicação informal deve ser eliminada das organizações, em função dos diversos ruídos que provoca.

Alternativas
Comentários
  • comunicação informal, é aquela desenvolvida espontaneamente através da estrutura informal e fora dos canais de comunicação estabelecidos pelo organograma, "sendo todo tipo de relação social entre os colaboradores. É a forma dos funcionários obterem mais informações, através dos conhecidos 'boatos e rumores'" (Watanabe, 2009).

     

    Geralmente, a comunicação informal veicula mensagens que podem ou não ser referentes às atividades da empresa. Através dela pode-se conseguir mais rapidamente mensurar opiniões e insatisfações dos colaboradores, ao ter uma idéia mais ampla do clima organizacional e da reação das pessoas aos processos de mudança. (Gomes, Cardoso e Dias, 2008)

     

     

    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/comunicacao-formal-e-informal/47055/

  • Errado!  

     

     Trata-se de uma comunicação muito importante dendro de uma organização , apesar de NÃO essencial..

  • ✿ Comunicação informal - Acontece à margem dos fluxos formais, ou seja, surge dentro dos mais diversos contextos e envolve as pessoas, independentemente de posição hierárquica. É aquela representada pelo contato espontâneo entre colegas de trabalho. Apresenta três características: primeiro, ela não é controlada pela direção da empresa; segundo, é tida pela maioria dos funcionários como mais confiável do que os comunicados formais vindos da cúpula da organização; e terceiro, ela é largamente utilizada para servir aos interesses pessoais dos que a integra.

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime

    Comunicação Informal - As pessoas relacionam-se segundo afinidades e identidades, por exemplo, no futebol, na política, nas amizades de infância ou em idêntica formação acadêmica. Estas redes de comunicação informais são tão ou mais importantes e fecundas que as comunicações formais, especialmente quando estas não funcionam eficazmente ou deixam as pessoas insatisfeitas quanto às necessidades de informação. Como se processa em todos os sentidos, a comunicação informal não respeita as linhas formalmente estabelecidas e efetua-se, geralmente, por via oral, sendo por isso, mais rápida, mas simultaneamente menos rigorosa. As redes informais criam, por vezes, dificuldades ao funcionamento das redes formais. Fazem surgir boatos e podem ser usadas para boicotar decisões tomadas pela hierarquia. Contudo, permitem um maior conhecimento das pessoas e ajudam à maior rapidez na tomada de decisões.

    Vantagens

    ▪ Gera rapidez na transmissão das informações

    ▪ Motiva e integra as pessoas da empresa

    ▪ Reduz a carga de comunicações dos gestores

    ▪ Completa a estrutura formal

    ▪ Facilidade de compreensão e de atualização, torna a velocidade superior às outras

    Desvantagens

    ▪ É geradora de boatos, ruídos e atritos entre as pessoas

    ▪ Provoca desconhecimento da realidade empresarial pelos gestores

    ▪ Dificuldade de controle

  • A questão exige conhecimento sobre o tema redes de comunicação e a alternativa correta em relação às rede de rumores.

    De acordo com a classificação de Robbins, as redes formais são: cadeia, roda e todos os canais.

    Já em relação à rede informais, Robbins (2010, p. 333) cita a rede de rumores e suas três principais características:

    1. Não é controlada pela direção da empresa.
    2. Tida pela maioria dos funcionários como mais confiável e fidedigna do que os comunicados formais vindos da cúpula da organização.
    3. Amplamente utilizada para servir aos interesses pessoais dos que a integram.

    A comunicação espontânea, a informal, não deve ser eliminada da organização, pois como todos os processos organizacionais, ela traz tanto vantagens (rapidez e facilidade de compreensão) quanto desvantagens (difícil controle).

    Já em relação aos ruídos (distorções indesejáveis no entendimento da mensagem) esses podem estar presentes tanto na comunicação formal quanto na informal.

    Fonte:

    ROBBINS, S. P. , JUGDE, T. A, SOBRAL, S. Comportamento organizacional 14. ed. - São Paulo: Pearson Prentice Hall. 2010

    GABARITO: ERRADO


ID
2220316
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A comunicação interpessoal é toda aquela que ocorre do indivíduo para consigo mesmo.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação interpessoal é um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas. Cada pessoa, que passamos a considerar como, interlocutor, troca informações baseadas em seu repertório cultural, sua formação educacional, vivências, emoções, toda a "bagagem" que traz consigo.

  • Comunicação consigo mesmo é abordado por Tony Robbins em seu livro PODER SEM LIMITES, e o nome é : Comunicação Interior.

     


  • Errado!!

     

     

    Intrapessoal

  • INTERPESSOAL - DENTRO

    INTRAPESSOAL - FORA

  • COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL: COMUNICAÇÃO ENTRE DUAS PESSOAS OU MAIS


ID
2220319
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma barreira pode ser compreendida como qualquer elemento que interfira no perfeito processo de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • 8. BARREIRAS À COMUNICAÇÃO EFICAZ
    O objetivo da comunicação eficaz é o entendimento. Entretanto, considerando-se o modo complexo como os meios verbais, simbólicos e não verbais são usados para transmitir mensagens, nem sempre se chega a esse entendimento. Deve-se ficar atento às falhas, distorções, deformações nas mensagens.
    A comunicação deve ser transmitida com clareza e na íntegra; não deve ser manipulada, pois isso cria uma barreira. De preferência, deve-se adotar uma linguagem comum a todos os envolvidos.
    Questão de Concurso
    (Cespe/TRT 21ª Região/Analista Judiciário/2010) A existência de uma linguagem comum utilizada nas falas e nos documentos que conformam os processos de discussão e decisão nas organizações permite a coordenação de ações em uma equipe de trabalho.
    Gabarito: certo. A linguagem comum evita a distorção e diminui as barreiras de comunicação.
    A comunicação empresarial pode ser vista como um processo dinâmico por meio do qual as organizações se relacionam com o meio ambiente e as divisões da organização se conectam.
    Os ruídos representam tudo o que interfere na comunicação, prejudicando-a. Ruído é tudo o que interpõe, impede, atrapalha, bloqueia a comunicação.

  • Gab. Certo

     

    As barreiras à comunicação (ou ruídos) são as causadoras das distorções que impedem que uma comunicação seja efetiva.

     

    Fonte: Administração Geral para Concursos, Rodrigo Rennó.

     

  • Barreiras à Comunicação

    1. Barreiras mecânicas ou físicas = Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.

    2. Barreiras fisiológicas = Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.

    3. Barreiras semânticas = São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.

    4. Barreiras psicológicas = São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.

    5. Barreiras pessoais = As pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.

    6. Barreiras administrativas/burocráticas = Decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.

    Além das barreiras acima o processo de comunicação pode sofrer com outras barreiras organizacionais, interpessoais ou individuais que afetam sua eficácia. São elas:

    a) Filtragem. É a manipulação da informação pelo emissor, para que seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.

    b) Percepção seletiva. Ocorre quando emissor, receptor, ou ambos veem e escutam seletivamente com base em suas próprias necessidades, motivações, interesses e experiências.

    c) Sobrecarga de informação. Ocorre quando o volume ou quantidade de informação ultrapassa os limites de processamento do destinatário, ocasionando perda de informação ou distorção do conteúdo.

    d) Distorção. Ocorre quando a mensagem sofre alteração, deturpação ou modificação, alterando seu conteúdo original.

    e) Omissão. Ocorre quando aspectos importantes da comunicação cortados ou cancelados, seja pela fonte ou pelo destinatário, ocasionando que o conteúdo da comunicação perca substância.

    As barreiras podem ocorrer simultaneamente ocasionando que a mensagem seja filtrada, bloqueada ou distorcida.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • Barreiras ou ruídos são obstáculos à efetivação da comunicação eficaz, ou seja, são elementos que prejudicam, impedem, bloqueiam a comunicação.

    São exemplos desses elementos: a filtragem, o uso de jargões, a distorção, a audição seletiva e etc.

    Bibliografia: Fonte: Ribas, A. L; Salim. C. R. "Gestão de Pessoas para Concursos". 4ªed. Alumnus. 2016

    GABARITO: CERTO.


ID
2220322
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para que a comunicação interpessoal ocorra de modo eficaz, é importante que codificador e decodificador evitem barreiras, a exemplo da filtragem, da percepção seletiva e do uso de jargões.

Alternativas
Comentários
  • CERTO: 8. BARREIRAS À COMUNICAÇÃO EFICAZ
    O objetivo da comunicação eficaz é o entendimento. Entretanto, considerando-se o modo complexo como os meios verbais, simbólicos e não verbais são usados para transmitir mensagens, nem sempre se chega a esse entendimento. Deve-se ficar atento às falhas, distorções, deformações nas mensagens.
    A comunicação deve ser transmitida com clareza e na íntegra; não deve ser manipulada, pois isso cria uma barreira. De preferência, deve-se adotar uma linguagem comum a todos os envolvidos.
    Questão de Concurso
    (Cespe/TRT 21ª Região/Analista Judiciário/2010) A existência de uma linguagem comum utilizada nas falas e nos documentos que conformam os processos de discussão e decisão nas organizações permite a coordenação de ações em uma equipe de trabalho.
    Gabarito: certo. A linguagem comum evita a distorção e diminui as barreiras de comunicação.
    A comunicação empresarial pode ser vista como um processo dinâmico por meio do qual as organizações se relacionam com o meio ambiente e as divisões da organização se conectam.
    Os ruídos representam tudo o que interfere na comunicação, prejudicando-a. Ruído é tudo o que interpõe, impede, atrapalha, bloqueia a comunicação.

     

    RIBAS (2014)

  • Barreiras à Comunicação

    1. Barreiras mecânicas ou físicas = Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.

    2. Barreiras fisiológicas = Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.

    3. Barreiras semânticas = São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.

    4. Barreiras psicológicas = São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.

    5. Barreiras pessoais = As pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.

    6. Barreiras administrativas/burocráticas = Decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.

    Além das barreiras acima o processo de comunicação pode sofrer com outras barreiras organizacionais, interpessoais ou individuais que afetam sua eficácia. São elas:

    a) Filtragem. É a manipulação da informação pelo emissor, para que seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.

    b) Percepção seletiva. Ocorre quando emissor, receptor, ou ambos veem e escutam seletivamente com base em suas próprias necessidades, motivações, interesses e experiências.

    c) Sobrecarga de informação. Ocorre quando o volume ou quantidade de informação ultrapassa os limites de processamento do destinatário, ocasionando perda de informação ou distorção do conteúdo.

    d) Distorção. Ocorre quando a mensagem sofre alteração, deturpação ou modificação, alterando seu conteúdo original.

    e) Omissão. Ocorre quando aspectos importantes da comunicação cortados ou cancelados, seja pela fonte ou pelo destinatário, ocasionando que o conteúdo da comunicação perca substância.

    As barreiras podem ocorrer simultaneamente ocasionando que a mensagem seja filtrada, bloqueada ou distorcida.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • A questão citou três barreiras ou ruídos que atrapalham na eficácia da comunicação, caso estejam presentes.

    De acordo com Ribas e Salim (2016), as barreiras ou ruídos trazidas na questão podem ser definidas da seguinte maneira:

    "Audição seletiva: O indivíduo tende a bloquear novas informações, especialmente se elas entrarem em conflito com crenças existentes.

    Filtragem: Refere-se à manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor. Por exemplo, quando um executivo diz ao superior exatamente aquilo que acredita que o chefe quer ouvir, ele está manipulando a informação.

    Jargão: São palavras ou expressões que, ao serem verbalizadas, somente pessoas que as dominam no âmbito organizacional compreenderão a mensagem, sendo praticada especialmente por pessoas de uma mesma área ou formação profissional. Gíria profissional. O uso de jargões dificulta a compreensão da mensagem, fazendo-se necessária a adaptação desta ao público-alvo, ou seja, o receptor."

    Fonte: Ribas, A. L; Salim. C. R. "Gestão de Pessoas para Concursos". 4ª ed. Alumnus. 2016

    GABARITO: CERTO.


ID
2220325
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Língua e linguagem dizem respeito ao mesmo tipo de barreira na comunicação interpessoal.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO LINGUA: BARREIRA FISIOLOGICA. PROBLEMAS GENETICOS OU ADQUIRIDOS EM ORGAOS VITAIS. LINGUAGEM: BARREIRA SEMANTICA. DECORRE DO USO INADEQUADO DA LINGUAGEM NAO COMUM AO RECEPTOR. BONS ESTUDOS.
  • A linguagem pode ser considerada como a capacidade estritamente humana capaz de manifestar algo, visando à expressão de sentimentos, à manifestação de desejos e opiniões, à troca de informações entre diferentes culturas, dentre outros procedimentos. Se a pessoa tem dificuldades em expressar algo devido à timidez, isso se configura um tipo de barreira.

    Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação. Utilizando linguas diferentes, isso configura uma barreira na Semântica. 

     

  • O processo de comunicação normalmente sofre bloqueios que aparecem entre os emissores e os receptores. Chiavenato (2004, p.315), denomina estes problemas como barreiras à comunicação, que servem como obstáculos ou resistências à comunicação entre as pessoas. Quando isso acontece, a comunicação não chega ilesa ao receptor, pois a mensagem original sofre distorções. Para o autor, há três tipos de barreiras à comunicação humana:

     

     Barreiras pessoais: as interferências decorrentes das limitações (LINGUA), emoções e valores de cada pessoa. No ambiente de trabalho as mais comuns são a deficiência para ouvir, as percepções, as emoções e os sentimentos pessoais.

     

    Barreiras físicas: as interferências presentes no ambiente onde ocorre o processo de comunicação, ruídos de portas que, no decorrer de uma aula ou palestra, se abrem, a distância física, um canal congestionado etc. 

     

    Barreiras semânticas: as limitações decorrentes dos símbolos, por meio dos quais a comunicação é feita(LINGUAGEM). Estas barreiras podem ser verificadas não só por palavras, mas também por gestos, sinais etc., os quais podem ter diferentes sentidos para as pessoas envolvidas no processo.

  • A LINGUAGEM É O CODIGO DA MENSAGEM TRANSMITIDA.


ID
2220328
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Gestão por competência é o processo permanente e deliberado de aprendizagem, com o propósito de formar o perfil adequado do profissional, aumentar a produtividade e contribuir para o desenvolvimento institucional.

Alternativas
Comentários
  • Significado de Deliberado. adj.Decidido; que foi concluído ou realizado após exaustivas discussões e/ou análises: o projeto de lei foi deliberado pela câmara. Intencional; realizado ou causado propositalmente: uso deliberado de dinheiro público.

    Gestão por Competências é um sistema da área de Gestão de Recursos Humanos desenvolvido no sentido de identificar e gerir perfis profissionais que proporcionem um maior retorno a um negócio, identificando os pontos de excelência e as oportunidades de melhoria, suprindo lacunas e agregando conhecimento. Um modelo de gestão de competência sempre terá um viés conceitual e deverá ser de difícil mensuração, mas na medida em que o processo de identificação dos perfis for avançando, melhor será conduzir o gerenciamento.

    Gabarito ERRADO.

  • ERRADO.

    A questão aborda o conceito de CAPACITAÇÃO, nos termos do Decreto 5.707, que assim aduz:

     Art. 2o  Para os fins deste Decreto, entende-se por:

     I – capacitação: processo permanente e deliberado de aprendizagem, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais;

  • Art. 2o  Para os fins deste Decreto, entende-se por:

            I - capacitação: processo permanente e deliberado de aprendizagem, com o propósito de contribuir para o desenvolvimento de competências institucionais por meio do desenvolvimento de competências individuais;

            II - gestão por competência: gestão da capacitação orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao desempenho das funções dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituição; e

  • ERRADO. O CONCEITO FOI TROCADO.

    O CONCEITO DA QUESTÃO É CAPACITAÇÃO E NÃO GESTÃO POR COMPETÊNCIA.

  • falou em Gestão por competência
    a afirmação certa deve conter o CHA

    C- Conhecimento

    H- hAbilidades

    A-atitutes

  • Classificação da questão tá errada. Diz respeito a lei 5.707 - política nacional de desenvolvimento de pessoal. 


ID
2220331
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Os eventos de capacitação são cursos presenciais, escolhidos pelo servidor, que contribuem para seu desenvolvimento e que atendem aos interesses da administração pública.

Alternativas
Comentários
  • ações de capacitação - cursos presenciais e à distância, treinamentos em serviço, grupos formais de estudos, intercâmbios ou estágios, seminários, congressos, que contribuam para a atualização profissional e o desenvolvimento dos servidores e que se coadunem com as necessidades institucionais dos órgãos e das entidades;

  • Nem sempre os eventos de capacitação são presenciais também podem ocorrer online.

  • A parte é incorreta. Só é correto o todo... Aprendi.

  • ERRADO.  Decreto 5.707 art.2 - III - eventos de capacitação: cursos presenciais e à distância, aprendizagem em serviço, grupos formais de estudos, intercâmbios, estágios, seminários e congressos, que contribuam para o desenvolvimento do servidor e que atendam aos interesses da administração pública federal direta, autárquica e fundacional.

  • pegadinha, tudo certo mas diz que é somente cursos presenciais, porém pode ser a distância também

     

  • correta, porém incompleta!

  • Acertei a questão! Mas tenho dúvidas em relação à questão V e F. Se a assertiva estiver correta, porém incompleta se torna falsa?

  • Rumo a aprovação concurso UFRA

  • Pensei que por não ser RESTRITIVO (ou seja, APENAS OS CURSOS PRESENCIAIS), estivesse correto.

  • Escolhidos pelo servidor??? Acredito que seja de interesse da adm tambem....

  • o que me fez acerta a questão foi entender que não só cursos PRESENCIAIS, a distância também são incluídos.


ID
2220340
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Uma das diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal é estimular a participação do servidor em ações de educação continuada, entendida como a oferta regular de cursos para o aprimoramento profissional, ao longo de sua vida funcional.

Alternativas
Comentários
  • CERTO  - 

     Diretrizes

            Art. 3o  São diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal:

            I - incentivar e apoiar o servidor público em suas iniciativas de capacitação voltadas para o desenvolvimento das competências institucionais e individuais;

            II - assegurar o acesso dos servidores a eventos de capacitação interna ou externamente ao seu local de trabalho;

          III - promover a capacitação gerencial do servidor e sua qualificação para o exercício de atividades de direção e assessoramento;

            IV - incentivar e apoiar as iniciativas de capacitação promovidas pelas próprias instituições, mediante o aproveitamento de habilidades e conhecimentos de servidores de seu próprio quadro de pessoal;

            V - estimular a participação do servidor em ações de educação continuada, entendida como a oferta regular de cursos para o aprimoramento profissional, ao longo de sua vida funcional;

            VI - incentivar a inclusão das atividades de capacitação como requisito para a promoção funcional do servidor nas carreiras da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, e assegurar a ele a participação nessas atividades;

            VII - considerar o resultado das ações de capacitação e a mensuração do desempenho do servidor complementares entre si;

            VIII - oferecer oportunidades de requalificação aos servidores redistribuídos;

            IX - oferecer e garantir cursos introdutórios ou de formação, respeitadas as normas específicas aplicáveis a cada carreira ou cargo, aos servidores que ingressarem no setor público, inclusive àqueles sem vínculo efetivo com a administração pública;

            X - avaliar permanentemente os resultados das ações de capacitação;

            XI - elaborar o plano anual de capacitação da instituição, compreendendo as definições dos temas e as metodologias de capacitação a serem implementadas;

            XII - promover entre os servidores ampla divulgação das oportunidades de capacitação; e

            XIII - priorizar, no caso de eventos externos de aprendizagem, os cursos ofertados pelas escolas de governo, favorecendo a articulação entre elas e visando à construção de sistema de escolas de governo da União, a ser coordenado pela Escola Nacional de Administração Pública - ENAP.

            Parágrafo único.  As instituições federais de ensino poderão ofertar cursos de capacitação, previstos neste Decreto, mediante convênio com escolas de governo ou desde que reconhecidas, para tanto, em ato conjunto dos Ministros de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão e da Educação.

     

  • Decreto nº 5.707/2006

    Art. 3o  São diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal:

    ...

     V - estimular a participação do servidor em ações de educação continuada, entendida como a oferta regular de cursos para o aprimoramento profissional, ao longo de sua vida funcional;

     

    Gabarito CERTO


ID
2220343
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A liderança é uma influência interpessoal exercida em uma situação específica, na qual a comunicação é fundamental, tendo-se em vista um objetivo a ser atingido.

Alternativas
Comentários
  • Liderança é uma palavra de origem inglesa, Leader ou liderança (leadership). A liderança possui um papel muito importante em qualquer organização. Liderar é saber comandar pessoas, definindo a direção de uma equipe. Gerando Motivação, inspirando e influenciando a mesma a contribuir para o sucesso organizacional.

  • Liderança como um fenômeno de influência interpessoal

     

    Liderança é a influência interpessoal exercida numa situação e dirigida por meio do processo da comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Esse conceito encara a liderança como um fenômeno social e que ocorre exclusivamente entre as pessoas em uma determinada estrutura social. Nada tem a ver com os traços pessoais de personalidade do líder. A influência é uma força psicológica, uma transação interpessoal na qual uma pessoa age de modo a modificar o comportamento de outra, de algum modo intencional. A influência envolve conceitos como poder e autoridade, abrangendo maneiras pelas quais se provocam mudanças no comportamento de pessoas ou de grupos sociais. O controle representa as tentativas de influência bem-sucedidas, isso é, que produzem as consequências desejadas pelo agente influenciador. O poder é o potencial de influência de uma pessoa sobre outras; é a capacidade de exercer influência, embora isto não signifique que essa influência seja realmente exercida. O poder é potencial influencial que pode não ser realizado. A autoridade (o conceito mais restrito destes todos) é o poder legítimo, isto é, o poder que tem uma pessoa em virtude do seu papel ou posição em uma estrutura organizacional. É, portanto, o poder legal e socialmente aceito.

  • Embora existam múltiplas definições para a liderança, é possível encontrar dois elementos comuns em todas elas: por um lado é um fenômeno de grupo e, por outro, envolve um conjunto de influências interpessoais e recíprocas, exercidas num determinado contexto através de um processo de comunicação humana com vistas à obtenção de determinados objetivo específicos. Assim, a liderança é uma necessidade em todos os grupos e trata-se de uma relação entre indivíduo e grupo. Essa relação existirá se o grupo visualizar neste indivíduo-líder um mediador capaz de satisfazer suas necessidades, prover resultados e atingir metas.

    O conceito de liderança é relacionado com a utilização do poder para influenciar o comportamento de outras pessoas. O bom líder deve buscar se comunicar com seus subordinados e guiá-los em direção aos objetivos da organização.

    ▪ “Processo de influenciar as atividades de um grupo organizado na direção de um objetivo”. - (ROUCH & BEHLING, 1984).

    ▪ “É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando a atingir aos objetivos identificados como sendo para bem comum” - (O monge e o executivo. James C. Hunter).

    ▪ “É o processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um objetivo, em determinada situação”. - (HERSEY e BLANCHARD).

    ▪ “É um fenômeno tipicamente social que ocorre exclusivamente em grupos sociais e nas organizações. A liderança é exercida como uma influência interpessoal em uma dada situação e dirigida através do processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.” - (CHIAVENATO, 2006).

    ▪ “É a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos” - (ROBBINS, 2005).

    “Liderança é a realização de metas por meio da direção de colaboradores”. - (MAXIMIANO, 2007).

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração – Tiradentes

  • GABARITO: CERTO

    A liderança é um fenômeno que ocorre exclusivamente em grupos sociais. Ela é definida como uma influência interpessoal exercida em dada situação e dirigida pelo processo de comunicação humana para a consecução de um ou mais objetivos específicos.

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.


ID
2220346
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na liderança autocrática, as tarefas são decididas conjuntamente, ainda que o líder seja rigoroso na sua execução.

Alternativas
Comentários
  • Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva. O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados

  • ...liderança autocrática, as tarefas são decididas conjuntamente... - ERRADO

     

    Liderança autocrática - o lídere decide sozinho

    Liderança democrática - ele compartilha as decisões com os subordinados

    Liderança Liberal - delega totalmente as decisões para os liderados.

  • AUTOCRATICA = AUTORIDADE

  • Na liderança autocrática, as tarefas são decididas conjuntamente, ainda que o líder seja rigoroso na sua execução. - ERRADO

    AUTOCRÁTICA

    ▪ Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;

    O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;

    O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;

    O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

     

    DEMOCRÁTICA

    As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;

    O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates;

    A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;

    O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.

    O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios. 

     

    LIBERAL

    Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;

    A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem;

    Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;

    O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;

    O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.

  • Na liderança autocrática o líder é focado somente nas tarefas.

    AUTOCRATICA = AUTORIDADE

  • Não existem palavras como grupo ou conjunto quando se trata de Liderança Autocrática.

    gab. E

  • ERRADO

    1 – Liderança Autocrática (ou centralizador): Este tipo de liderança é focado nos resultados. Seu estilo concentra a maior parte dos trabalhos em si, seja por paixão pelo que faz, ou por falta de confiança. Às vezes leva em consideração as opiniões do grupo, mas a sua opinião tem peso maior. Firme em suas decisões e comentários, e não tolera membros descomprometidos. Uma das figuras mais marcantes deste tipo é o co-fundador da Apple, Steve Jobs.

    2 – Liderança Democrática: Tipo de liderança voltada para o grupo e suas decisões. Para o líder democrático os membros da equipe têm voz e podem e devem dar sua opinião nos assuntos abordados. O líder democrático possui um ótimo jogo de cintura e possui a capacidade de mediar conflitos. Respeitador e ligado a questões morais, sabe fazer política.

    3 – Liderança Liberal: Esse tipo de liderança é indicada quando o líder está à frente de uma equipe madura e autossuficiente, onde os membros da equipe possuem liberdade para tomar decisões. Porém, se a equipe não possuir tal maturidade, este tipo de liderança pode ser prejudicial para o andamento dos objetivos, uma vez que este tipo de líder não possui pulso para punir erros.

  • GABARITO: ERRADO

    Liderança autocrática: Por incrível que pareça, a produtividade é maior neste estilo de liderança, mas a qualidade do relacionamento entre os indivíduos e do serviço deixa muito a desejar. O comportamento dos grupos mostrou forte tensão, frustração e, sobretudo, agressividade, de um lado, e, de outro, nenhuma espontaneidade nem iniciativa, nem formação de grupos de amizade. O trabalho somente se desenvolvia com a presença física do líder. Quando este se ausentava, as atividades paravam e os grupos expandiam seus sentimentos reprimidos, chegando a explosões de indisciplina e de agressividade.

    FONTE: Administração Geral e Pública - Giovanna Carranzza (2018).  

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o estilo autocrático de liderar.

    Dos estilos de liderança, temos:

    Liderança autocrática – Focado líder, que centraliza em si o processo de tomada de decisão. O líder determina quem realizará, o que realizará e quando realizará determinada atividade. Não há participação dos liderados, e se tem é a mínima possível.

    Esse estilo pode ser subdividido em:

    • Benevolente: é aquele líder que possui alguma confiança na equipe, de modo a permitir que lhe dê sugestões, mas apenas isso.
    • Coercitivo: é aquele que não confia de modo algum na sua equipe e, por isso, centraliza tudo o que for possível, inclusive a organização do trabalho.

    Na liderança autocrática, as críticas e elogios acontecem de modo individual.

    Liderança Democrática – É o estilo que incentiva a participação dos liderados nas decisões da organização. O líder orienta, consulta, valoriza e ouve aqueles sob sua liderança. A liderança democrática pode ser:

    • Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.
    • Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.

    No estilo de liderança democrática, as críticas e elogios ocorrem de forma impessoal. Ainda, a divisão de tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro, inclusive, pode escolher, livremente, seu(s) companheiro(s) de trabalho.

    Liderança Liberal/ Laissez-faire – Nesse modelo a participação do líder é mínima, o líder delega tudo o que for possível.

    De acordo com Paludo (2020), tanto a divisão do trabalho quanto a escola dos companheiros ficam TOTALMENTE a cargo do grupo. A marca do modelo liberal/laissez-faire é a falta de participação do líder.

    Sabendo em que consiste cada estilo, concluímos que a redação da questão está incorreta, sendo, portanto, incorreto o gabarito. O correto para esta questão seria:

    • Na liderança democrática, as tarefas são decididas conjuntamente, ainda que o líder seja rigoroso na sua execução.

    GABARITO: ERRADO

    Fontes:

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.


ID
2220349
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na liderança democrática, as decisões e as diretrizes de trabalho são estabelecidas pelo grupo com o apoio do líder.

Alternativas
Comentários
  • Na democrática, o líder trabalha e toma decisões em conjunto com os subordinados, ouvindo, orientando e impulsionando os membros. Em cada um desses três estilos de liderança, a atuação do líder promove uma cadeia de comunicação no grupo.

  • Pareceu mais com a liberal isso aí:(

     

  • Pra mim essa questão está incorreta .. pois na liderança democrática  o líder permite a participação do grupo ,mas é ele quem toma as decisões.. Pra mim este gabarito está incorreto , a liderança mencionada na questão é a Liberal .

  • essa banca não sabe de nada. isso está errado. vejam.

    Liderança democrática - TOMADA DE DECISÃO :

    As decisões são COORDENADAS PELO LIDER em CONJUNTO com o grupo.

    DIVISÃO DO TRABALHO:

    O grupo é responsável por decidir sobre a divisão das tarefas.

    Vemos que temos a vertente de tomada de decisão e divisão do trabalho... logo a tomada de decisão é coordenada em conjunto pelo lider com o grupo e não como a questão diz que é pelo grupo!!!

    FONTE: Carlos Xavier - estratégia concursos.

     

     

     

  • gabarito oficial da ufba esta certo !

    ficou um pouco confusa por conta do final. " apoio do lider." 

     

    Lider democratico pode ser 2 tipos:

     consultivo- escuta a equipe mas, a palavra FINAL E DELE.  

    Participativo- a decisão e tomada em conjunto. Com toda a equipe.  

  • Na liderança democrática as diretrizes são debatidas e decididas pelo grupo que é estimulado e assistido pelo líder.

     

    CHIAVENATO,  Administração Geral para Concursos, p-135.

  • CONCORDO COM A ANTONIA.

  • AUTOCRÁTICA

    Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;

    O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;

    O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;

    O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.

     

    DEMOCRÁTICA

    ▪ As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;

    O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates;

    A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;

    O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.

    O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios. 

     

    LIBERAL

    Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;

    A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem;

    Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;

    O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;

    O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.

  • Também existe a liderança apoiadora
  • CERTO.

    Líder democrático pode ser 2 tipos:

     consultivo- escuta a equipe mas, a palavra FINAL E DELE.  

    Participativo- a decisão e tomada em conjunto. Com toda a equipe.  

  • AUTOCRÁTICA

    Apenas o líder fixa as

    diretrizes, sem qualquer

    participação do grupo;

    DEMOCRÁTICA

    As diretrizes são debatidas pelo grupo,

    estimulado e assistido pelo líder;

    LIBERAL

    Há liberdade completa para as

    decisões grupais ou individuais, com

    participação mínima do líder.

    Fonte: Giovanna Carranza.

  • Não concordo com o gabarito. O conceito apresentado pela banca dá a ideia de Liderança Liberal ou Laissez-Faire.

  • CERTO

    1 – Liderança Autocrática (ou centralizador): Este tipo de liderança é focado nos resultados. Seu estilo concentra a maior parte dos trabalhos em si, seja por paixão pelo que faz, ou por falta de confiança. Às vezes leva em consideração as opiniões do grupo, mas a sua opinião tem peso maior. Firme em suas decisões e comentários, e não tolera membros descomprometidos. Uma das figuras mais marcantes deste tipo é o co-fundador da Apple, Steve Jobs.

    2 – Liderança Democrática: Tipo de liderança voltada para o grupo e suas decisões. Para o líder democrático os membros da equipe têm voz e podem e devem dar sua opinião nos assuntos abordados. O líder democrático possui um ótimo jogo de cintura e possui a capacidade de mediar conflitos. Respeitador e ligado a questões morais, sabe fazer política.

    3 – Liderança Liberal: Esse tipo de liderança é indicada quando o líder está à frente de uma equipe madura e autossuficiente, onde os membros da equipe possuem liberdade para tomar decisões. Porém, se a equipe não possuir tal maturidade, este tipo de liderança pode ser prejudicial para o andamento dos objetivos, uma vez que este tipo de líder não possui pulso para punir erros.

  • GABARITO: CERTO

    Na liderança democrática as decisões não são tomadas apenas pelos membros do grupo, mas em conjunto com o chefe.


ID
2220352
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Poder significa a capacidade que uma pessoa possui para influenciar outra ou um grupo específico.

Alternativas
Comentários
  • Podemos entender poder como “o direito de deliberar, agir e mandar por conta da posição na hierarquia, seja ela da empresa ou da sociedade”. No entanto, poder não é necessariamente ruim, e se bem utilizado pode contribuir para a concretização de objetivos organizacionais e/ou sociais.

     

  • Esta definilção compete mais para liderança.

  •  

    Conforme gabarito oficial, questão anulada!

  • O poder significa um potencial de influência de uma pessoa sobre outras; é a capacidade de exercer influência

    CHIAVENATO, Teoria Geral da Administração

  • Poder em uma organização é a capacidade de afetar e controlar as ações e decisões das outras pessoas, mesmo quando elas possam resistir. Uma pessoa que ocupa uma alta posição em uma organização tem poder porque sua posição apresenta o que chamamos de poder de posição.

    O conceito de liderança é relacionado com a utilização do poder para influenciar o comportamento de outras pessoas. Dessa forma, um dos aspectos mais importantes para um gestor é a capacidade de liderar seus colaboradores, pois a liderança envolve a habilidade de influenciar pessoas para que sejam alcançados os objetivos desejados.

    Fontes: Chiavenato e Rodrigo Rennó.


ID
2220355
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O managerial grid baseia-se em dois eixos principais: a preocupação com a produção e a preocupação com as pessoas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO - 

    3.2.5 Teoria do grid gerencial: ênfase na produção x ênfase nas pessoas
    Robert Blake e Mouton, em 1964, desenvolveram um modelo de análise comportamental dos líderes, conhecida por grid (ou grade) gerencial e que, ainda hoje, é o modelo mais utilizado na formação de líderes.
    Segundo os autores, o gestor orienta a ação para dois aspectos fundamentais:
    • Ênfase na produção: preocupação com os resultados dos esforços dos subordinados, isto é, com os resultados da tarefa.
    • Ênfase nas pessoas: preocupação com as pessoas, sejam subordinadas, colegas ou chefes. Há uma grande atenção para as pessoas, atendendo às necessidades e às expectativas delas.


     ATENÇÃO!
    Em alguns casos, a nomenclatura tarefa, quando relacionada ao comportamento do líder, pode ser trocada por produção ou resultado. Ou seja, o líder pode ser voltado para as pessoas ou para as tarefas/produção/resultado.
    Como instrumento de avaliação dos estilos de liderança, os autores apresentam a managerial grid, grade gerencial, que é uma tabela de dupla entrada, composta por dois eixos: o eixo vertical representa a “ênfase nas pessoas” e o eixo horizontal representa a “ênfase na produção”.

     

    RIBAS  (2014)

  • CERTO: A managerial grid (grade gerencial) é uma tabela de dupla entrada composta de dois eixos: o eixo vertical representa a ‘ênfase nas pessoas’, enquanto o eixo horizontal representa a ‘ênfase na produção’. Dos extremos ao ponto médio da referida grade surgem os estilos de liderança como descrito abaixo:

    Estilo 1.1: tendência ao mínimo esforço;

    Estilo 9.1: preocupação pela produção e quase nenhuma preocupação pessoal;

    Estilo 1.9: ênfase pessoal, quase nenhuma preocupação com a produção;

    Estilo 5.5: tendência à mediocridade;

    Estilo 9.9: tendência à excelência.

  • Grade Gerencial de Blake e Mouton (Visão Bidimensional)

    Robert Blake e Mouton, em 1964, desenvolveram um modelo de análise comportamental dos líderes, conhecida por grid (ou grade) gerencial e que, ainda hoje, é o modelo mais utilizado na formação de líderes.

    Para Blake e Mouton (grid gerencial) a forma de analisar a eficácia do líder conforme a combinação de estilos, tendo por variáveis a preocupação com as pessoas e a preocupação para a produção (MAXIMIANO, 2002, p. 318). Essas duas orientações são representadas por escalas de 1 a 9, sendo que 1 representa a mínima orientação, 9 representa a máxima

    Das várias possibilidades de gestão 5 se destacam como formas típicas de gestão/liderança:

    1.1 - Empobrecida ou burocrática/enfraquecida - O emprego do esforço é o mínimo necessário para que o trabalho seja executado e é também o esforço suficiente para permanecer como membro da organização.

    1.9 - Clube de campo ou Country club - A atenção concentrada nas necessidades das pessoas leva a uma atmosfera agradável e a um confortável ritmo de trabalho.

    5.5 - Homem organizacional ou gerência de meio termo - Um adequado desempenho organizacional pode ser obtido por um equilíbrio entre o atendimento das necessidades das pessoas, a manutenção do moral satisfatório e a necessidade de obtenção de resultados.

    9.1 - Autoridade, gerenciamento de “tarefas” ou autoridade-obediência - A eficiência dos liderados é decorrente da organização das condições de trabalho, de tal forma que o fator humano interfira em grau mínimo.

    9.9 - Equipe ou gerência em equipe - Os resultados do trabalho provêm do empenho pessoal. O comprometimento de todos leva à interdependência e à criação de um relacionamento confiante e respeitoso.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes Online

  • O grade gerencial ou managerial grid, de acordo com Chiavenato (2014) é um modelo de Desenvolvimento Organizacional que pressupõe que o gestor está sempre voltado para dois assuntos, que são: o resultado (ou produção) e pessoas.

    A partir de tal associação, surge um gráfico com dois eixos, um correspondente à produção e o outro eixo relacionando o envolvimento com as pessoas:

    "Eixo horizontal do grid: representa a preocupação com a produção. É uma série contínua de nove pontos, na qual 9 significa elevada preocupação com a produção e 1, baixa preocupação com a produção.

    Eixo vertical do grid: representa a preocupação com as pessoas. Também é uma série contínua de nove pontos, onde 9 é um grau elevado e 1 é um grau baixo de preocupação com as pessoas."

    Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014.

    GABARITO: CERTO.


ID
2220358
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O poder coercitivo baseia-se na capacidade de oferecer recompensas aos membros da organização.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    Poder Coercitivo: Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo. O poder coercitivo explora o medo. Para influenciar o comportamento dos subordinados, os superiores recorrem a punições, como: “repreensões públicas”, designação para tarefas indesejáveis, descontos no pagamento, entre outros. OBS: Em algumas situações é necessário para corrigir comportamentos indesejáveis.

     

    (Fonte: http://www.ideiademarketing.com.br/2015/05/15/os-cinco-tipos-de-poder/ )

  • DENTRO DA FUNÇÃO DIREÇÃO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO  EXISTE QUATRO ABORDAGENS DE SISTEMAS ADMINISTRATIVO QUE SÃO ALTERNATIVAS PARA LIDAR COM AS PESSOAS DENTRO DA ORGANIZAÇÃO (caráter interpessoal do administrador).

     

    1º sist. AUTORITÁRIO COERCITIVO - MAIS FECHADO DE TODOS; DURO E ARBITRÁRIO. É TOTALMENTE COERCITIVO E COATIVO; IMPONDO REGRAS E REGULAMENTOS DE RÍGIDA E CEGA OBEDIÊNCIA. PARA INCENTIVAR AS PESSOAS A TRABALHAREM, O ADMINISTRADOR UTILIZA PUNIÇÕES E CASTIGOS (motivação negativa)

     

    2º sist. AUTORITÁRIO BENEVOLENTE - TAMBÉM É AUTORITÁRIO, PORÉM BENEVOLENTE, OU SEJA, MENOS COERCITIVO QUE O PRIMEIRO. O ADMINISTRADOR PARTE DO PRINCÍPIO DA DESCONFIANÇA PERANDE A SEUS SUBORDINADOS. O SISTEMA UTILIZA PUNIÇÕES E CASTIGOS, MAS JÁ SE PREOCUPA COM AS RECOMPENSAS, QUE SÃO ESTRITAMENTE MATERIAIS E SALARIAIS, FRIAS E CALCULISTAS.

     

    3º sist. CONSULTIVO - DEIXA DE SER AUTOCRÁTICO E IMPOSITIVO PARA DAR ALGUMA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO ÀS PESSOAS. PROPORCIONA A DESCENTRALIZAÇÃO E DELEGAÇÃO DE DECISÕES. O SISTEMA UTILIZA MAIS RECOMPENSAS - QUE SÃO PREDOMINANTEMENTE MATERIAIS E OCASIONALMENTE SOCIAIS - E POUCAS PUNIÇÕES.

     

    4º sist. PARTICIPATIVO - MAIS ABERTO E DEMOCRÁTICO DE TODOS OS DEMAIS SISTEMAS; INCENTIVA TOTAL A DESCENTRALIZAÇÃO E A DELEGAÇÃO DE DECISÕES. O SISTEMA SE APOIA EM TOTAL CONFIANÇA NA PESSOAS E AS PUNIÇÕES, POR ESSE MOTIVO, SÃO RARAS.

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Coercitivo - Coagir

  • Todo líder tem poder:

    a)de recompensa (GABARITO)

    b)coercitivo: influência pelo medo de punir

    c)legítimo: pelo cargo que ocupa

    d)especialista : pelo conhecimento

    e)referente: pela referência afetiva.

    referência:minhas anotações.

  • poder coercitivo explora o medo. Para influenciar o comportamento dos subordinados, os superiores recorrem a punições, como: “repreensões públicas”, designação para tarefas indesejáveis, descontos no pagamento, entre outros. ...Poder de Especialização: Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento.

  • Tipos de Poder

    Etzioni (apud Hersey,1986) faz a diferença entre poder pessoal e poder de posição. Ele sustenta que o poder deriva de uma função organizacional, de influência pessoal ou de ambos. Os gerentes que conseguem a realização de um trabalho em virtude de sua posição na organização induzem o comportamento, possuem o “poder sobre”, portanto possuem o poder de posição; e os que derivam seu poder dos seus subordinados, influenciam o comportamento, possuem o “poder junto a”, portanto o poder pessoal. Para o autor, a melhor situação para os líderes é quando eles possuem os dois tipos de poder: pessoal e de posição.

    French e Raven (apud Aguiar,1997) desenvolveram estudos das fontes de poder social, ou seja, a capacidade de exercer influência interpessoal. Os três primeiros tipos de poder têm como base o poder de posição, enquanto nos outros três as bases de poder são pessoais. Eles consideram como base do poder:

    1. Poder de recompensa: é o poder de dar alguma recompensa por determinado tipo de comportamento ou meta atingida, servindo como reforço; Controle sobre resultados compensadores

    2. Poder legítimo: é o poder inerente ao cargo ou função na estrutura organizacional; Ocupação de posição de autoridade legitimada

    3. Poder coercitivo ou punitivo: representa a possibilidade de agir coercitivamente na aplicação de punições, visando eliminar, reduzir ou controlar comportamentos e atitudes indesejados pela organização; Controle sobre resultados punitivos

    4. Poder de especialização/perito/competência: quando o líder possui algum tipo de especialização para o trabalho, por meio de experiências, conhecimento, talento, etc., essa especialização serve como mecanismo de poder dentro da organização em relação aos liderados; Experiência, conhecimento, talento

    5. Poder de referência: é um tipo de poder que está diretamente associado ao fato de determinada pessoa (o líder) ser tido como referência em algum assunto. É a legitimidade do conhecimento detido por uma pessoa e é também associado ao carisma pessoal do líder, afeição e respeito por suas opiniões; Atração, carisma

    6. Poder de informação: trata-se do poder que se pode exercer por deter informações que orientem processos decisórios, escolhas e que ajudem a organização em determinadas situações. Para que haja esse poder, a informação detida pelo líder tem que ser pouco ou nada conhecida.

    Prof. Heron Lemos - Apostila de Administração – Tiradentes

  • GABARITO ERRADO.

    Poder de recompensa.

    poder coercitivo explora o medo. Para influenciar o comportamento dos subordinados, os superiores recorrem a punições, como: “repreensões públicas”, designação para tarefas indesejáveis, descontos no pagamento, entre outros. ...Poder de Especialização: Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento.

  • GABARITO: ERRADO

    Sistema 1

    Autoritário-coercitivo

    Total centralização das decisões

    Imposição, coerção, intimidação

    Nenhuma informação, somente ordens e comandos

    Nenhuma liberdade, muitas regras e regulamentos

    Punições e ações disciplinares, obediência rígida

    FONTE:  Idalberto Chiavenato - Administração Geral e Pública - para provas e concursos - 3º Ed. - 2012.

  • Errado. Coercitivo é o poder capaz de aplicar punição.

  • A questão cobrou do candidato conhecimento sobre as diferentes "formas de poder". O poder formal vem da posição do indivíduo em uma organização. Já o poder pessoal emana das características únicas que o indivíduo apresenta e é mais uma forma mais eficaz de poder do que as de base formal.

    A base de poder formal pode se dividir em:

    Coercitivo: poder baseado em sanções, penalidades, punições.

    Recompensa: poder exercido por meio de trocas, transações.

    Legítimo: poder baseado na posição hierárquica do detentor na organização. Autoridade propriamente dita.

    A base de poder pessoal dividi-se em poder de competência (talento, expertise) ou de referência. Outros autores citam outras bases de poder, tal como Robbins (2005) que cita os poderes de conexão e informação.

    De acordo com o exposto, percebe-se que a banca trocou os conceitos de poder coercitivo pelo poder de recompensa.

    Bibliografia: RIBAS, A; RAMALHO, C. “Gestão de Pessoas para concursos”. 4ª edição. Alumnus. 2016

    Gabarito: ERRADA.


ID
2220361
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n⁰ 9.784/99, que regula o processo administrativo no âmbito da administração pública federal, admite que o administrado, no tocante ao esclarecimento dos fatos, oculte dados que se constituam provas contra si, avocando o direito de ficar calado.

Alternativas
Comentários
  • Isso não é direito penal.Direito de ficar calado?Nada a ver.No Pad nem advogado é obrigatório.Se o servidor ficar calado,quem o defenderá?

  • Art. 4o São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

  • ...pois é Hercília Santos, nem chapolin colorado o defenderá kkkk

  • Art. 4o São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

     

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.

  • DEVERES DOS ADMINISTRADOS: EXPOR OS FATOS CONFORME A VERDADE.

  • Se trata de um DEVER do administrado EXPOR os fatos conforme a VERDADE

  • DEVER= EXPOR OS FATOS CONFORME A VERDADE.

    VITÓRIA NA GUERRA!!!

  • Rafael Neves está estudando igual um condenado kkkkkkkkkk

  • Rafael Neves está estudando igual um condenado kkkkkkkkkk

  • Rafael Neves está estudando igual um condenado kkkkkkkkkk

  • ERRADO

    LEI 9.784

    Art. 4 São deveres do administrado perante a Administração, sem prejuízo de outros previstos em ato normativo:

    I - expor os fatos conforme a verdade;

    II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-fé;

    III - não agir de modo temerário;

    IV - prestar as informações que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos.


ID
2220364
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A Lei Federal n⁰ 8.159, de 08/01/1991, define Gestão de Documentos como o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, à tramitação, ao uso, à avaliação e ao arquivamento, em fases corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou ao seu recolhimento para guarda permanente.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.159 de 1991

     

    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

     

    Observação: A gestão de documentos é aplicavel APENAS nas fases CORRENTES e INTERMEDIÁRIAS do documento, assim se alguma questão falar em gestão documental na fase PERMANENTE essa questão estará incorreta. 

     

     

    Gabarito: CERTO

  •  

    Gestão de Documentos

    PAUTA

     

    Produção;

    Avaliação;

    Uso;

    Tramitação;

    Arquivamento.

     

     

  • GABARITO: CERTO

    Disposições Gerais

    Art. 2º - Consideram-se arquivos, para os fins desta Lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgãos públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

    FONTE: LEI FEDERAL N. 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991


ID
2220367
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

As principais finalidades do arquivo são servir à administração que o criou, no decorrer das atividades do órgão, e servir de base para o conhecimento da história.

Alternativas
Comentários
  • 2.3. Finalidade principal
    Facilitar a consulta aos documentos pelos usuários (administradores/pesquisadores), constituindo-se, portanto, em base do conhecimento da História.
    2.4. Funções básicas
    • Guarda

    para permitir o acesso aos documentos pelos
    • Conservação

    consulentes
    • Disponibilização

    (função principal)
    2.5. Objetivos
    Armazenar adequadamente os documentos e transmitir com precisão as informações contidas nos mesmos.
    2.6. Importância
    Enfatizamos a importância do arquivo lembrando que os trabalhos desenvolvidos em empresas ou instituições afins exigem uma forma escrita, portanto é necessário a guarda e a conservação destes trabalhos para que produzam efeitos futuros.
    Não devemos esquecer também que a maioria das decisões são tomadas a partir das informações encontradas nos arquivos (correntes).

     

    VALENTINI (2014)

  • Dentro da Arquivologia qual é este assunto...conceito?

  • Introdução à Arquivologia: Definição e Função dos Arquivos

    Para Paes (2005, p. 20) "A principal função dos arquivos é servir a administração, constituindo-se, com o decorrer do tempo, em base do conhecimento da história".

  • Servir a administração: Fornecem informações e documentos necessários ao desenvolvimento das atividades, facilitam o acesso aos documentos, preservam a documentação da empresa, possibilitam o controle da produção de documentos e colocam à disposição dos usuários documentos que fornecem informações de caráter probatório ou simplesmente informativo.

    Servir à História: Fornecem informações e/ou documentos para reconstituir ou escrever a história política, social ou econômica de uma nação. Também servem de memória de uma empresa e constituem uma importante fonte de pesquisa.


    GABARITO: certo

  • Gabarito: certo

    --

    Tem uma questão CESPE que pode gerar um pouco de dúvidas:

    Desde sua origem, os documentos de arquivo são tratados, armazenados e conservados com a finalidade de servir a Administração, sua finalidade é funcional, e não por razões culturais e históricas. ( certo )

    *** Acho que esta questão fala sobre a finalidade do arquivo e a origem... Não anotei o código da questão.

  • Certo!

    Questão perfeita. Esse é o melhor conceito para arquivo.


ID
2220370
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para gerir os documentos de arquivos, os arquivistas tomam como base a “Teoria das Três Idades”, que determina três idades para os documentos, dispostos nos arquivos corrente, intermediário e morto.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - VALENTNI (2014) = 

    eoria das 3 Idades/Ciclo Vital dos Documentos/Estágios de Evolução dos Arquivos
    1. Introdução
    O assunto a ser tratado neste capítulo é um dos mais cobrados em concurso público. As bancas organizadoras existentes adoram perguntar sobre “a teoria das três idades, ou o ciclo de vida dos documentos (administrativos), ou os estágios de evolução dos arquivos” – a nomenclatura muda, mas o tema é um só. São 3 as idades, ou 3 os ciclos, ou 3 os estágios: corrente, intermediário e permanente (assim definidos em 1973, por Jean-Jacques Valette).

    Dica de prova:

    Quanto ao grau de frequência de uso dos documentos, podemos classificar os arquivos em:

    correntes, intermediários e permanentes.
    2. Definições
    a) Arquivo corrente ou de primeira idade – guarda documentos consultados com frequência, devido ao seu uso funcional/adminis­trativo/jurídico (ligado à finalidade dos arquivos). Por isso dizemos que eles possuem valor primário.
    b) Arquivo intermediário ou de segunda idade – guarda documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósito de armazenamento temporário, ou seja, se serão guardados permanentemente ou se serão eliminados após determinado tempo. Também chamado de pré-arquivo, os documentos ficam alocados geralmente distantes dos escritórios de trabalho (local afastado). Apesar de menos consultados, quando houver necessidade precisam estar acessíveis para o administrador (órgão produtor). Ainda possuem valor primário.
    Obs.: O prazo precaucional (precaução) dos conjuntos documentais deverá ser cumprido nos arquivos intermediários (pressupõe a garantia de direitos).
    c) Arquivo permanente ou de terceira idade (os arquivos propriamente ditos) – guarda documentos que devem ser conservados definitivamente, por terem valor histórico ou documental (probatório e informativo) para o Estado e a sociedade. Tais documentos perderam todo o valor administrativo (vide esquema mnemônico no 2, abaixo):

  • Ainda não entendi qual o erro da questão!

  • Nem eu Maria Medeiros

  • Acredito que o erro da questão está na denominação do arquivo permamante.

    Para gerir os documentos de arquivos, os arquivistas tomam como base a “Teoria das Três Idades”, que determina três idades para os documentos, dispostos nos arquivos corrente, intermediário e morto. O CORRETO SERIA PERMANENTE (Não arquivo morto).

     

  • Maria mdreiros e Lucas Dias o erro da questão é morto. Os arquivos Corrente, Intermediario e Permanente têm vários sinônimos. Ex: de Arquivo Permanente ( 3ª Idade, Histórico; de cutódia; Inativo/Passivo; Estático; Definito; Final; 3ª Fase; 3º Ciclo.). NÃO existe morto.

  • Arquivo corrente (primeira idade): segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística[2] (DTA 1996, p. 6), é o "conjunto de documentos estritamente vinculados aos objetivos imediatos para os quais foram produzidos e recebidos no cumprimento de atividades fim e meio e que se conservam junto aos órgãos produtores em razão de sua vigência e da freqüência com que são por eles consultados". Essa idade corresponde a: produção do documento; tramitação; finalização do seu objetivo; guarda.

     

    Arquivo intermediário (segunda idade): "conjunto de documentos originários de arquivo corrente, com uso pouco freqüente, que aguardam, em depósito de armazenamento temporário, sua destinação final" (DTA 1996, p. 7). Os documentos são ainda conservados por razões administrativas, legais ou financeiras. É uma fase de retenção temporária que se dá por razões de precaução

    .

    Arquivo permanente (terceira idade): "conjunto de documentos custodiados em caráter definitivo, em função do seu valor" (DTA 1996, p. 8). Constitui-se de documentos produzidos em geral há mais de 25 anos pelas instituições administrativas públicas ou privadas.

  • Gabarito: Errado.

     

     

    Eu errei a questão por já ter visto o termo "morto" ser associado a idade permanente. Contudo, a chave para acertar essa questão esta no enunciado:

    "...como base a “Teoria das Três Idades..." E a Teoria das Três Idades só exprime a corrente, intermediária e permanente.

  • Que pegadinha infeliz!!  NÃO EXISTE ARQUIVO MORTO! Obrigada pelo comentário,  Vanessa!!

     “a teoria das três idades, ou o ciclo de vida dos documentos (administrativos), ou os estágios de evolução dos arquivos" ,é um tema só!

    São 3 as idades, ou 3 os ciclos, ou 3 os estágios: corrente, intermediário e permanente.

  • O erro da assertiva reside na confusão das 3 fases da Gestão dos Documentos com a "Teoria da Três Idades". Na Gestão dos Documentos, existem 3 fases: Produção de Documento(Primeira Fase), Utilização de Documentos(Segunda Fase) e Avaliação e Destinação de Documentos(Terceira Fase

  • Corrente, intermediário e permanente. 


ID
2220373
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Uma das obrigações do arquivista é avaliar os documentos, para proceder sua destinação, ou seja, sua eliminação ou guarda permanente, e, para tanto, é usada a tabela de equivalência, que o orienta nessa importante tarefa.

Alternativas
Comentários
  • Tabela de equivalência ou concordância : Tabela que reflete a relação de igual valor entre as antigas e as novas notações, tendo em vista, alterações no sistema de arranjo.

    - Trata-se portanto de  um istrumento auxiliar de pesquisa, busca, assim como os índices, e o guia de fontes.

    A Tabela de Temporalidade Documental é que é a ferramenta utilizada e apropriada na avaliação, análise e seleção dos documentos de arquivo, estabelecendo-se os prazos de guarda (guarda eventual, temporária ou permanente) e definindo quais documentos serão eliminados ou guardados permanentemente. 

  • Se a tabela é de equivALÊNCIA ENTÃO OS VALORES NUNCA SERÃO ELIMINADOS...todos serão importantes.

  • O pessoal esse é qual assunto da arquivologia?

  • Eu marquei errado pois achei que o nome correto era Tabela da TEMPORALIDADE. Vá direto ao comentário do Danilo, ele explica.

  • Carlos Santos,

     

    Está incluído na parte das Atividades do Arquivo Corrente.

    Especificamente na fase de destinação.

  • Uma das obrigações do arquivista é avaliar os documentos, para proceder sua destinação, ou seja, sua eliminação ou guarda permanente, e, para tanto, é usada a tabela de equivalência, que o orienta nessa importante tarefa. (Tabela de temporalidade)

  • A avaliação de documentos é feita por uma comissão autorizada por autoridade competente do órgão/entidade formada por profissionais altamente técnicos e com profundo conhecimento da área e da instituição, não sendo obrigatória, a formação em arquivologia. Esse é o erro da questão!!

  • ERRADA

     

    A questão atribuiu à tabela de equivalência a função da tabela de temporalidade.

     

    A TABELA DE EQUIVALÊNCIA = Verificar equivalência de novos documentos com suas antigas notações.

     

  • Uma das obrigações do arquivista é avaliar os documentos, para proceder sua destinação, ou seja, sua eliminação ou guarda permanente, e, para tanto, é usada a tabela de equivalência, que o orienta nessa importante tarefa.

    • tabela -> temporalidade

ID
2220376
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Entre os métodos básicos de arquivamento, está o método de assunto que, por sua vez, pode ser enciclopédico, dicionário e simples.

Alternativas
Comentários
  • 2.1.1. Básicos
    Podemos dividir os métodos básicos em:
    • alfabético (principal elemento a ser considerado num documento: nome)
    • geográfico (principal elemento: local ou procedência)
    • numérico (principal elemento: número)
    • ideográfico (principal elemento: assunto)
    Observações:
    1a) Os métodos numéricos podem ser:
    simples/cronológico/dígito-terminal
    2a) Os métodos ideográficos podem ser:
    • alfabético (enciclopédico/dicionário)
    • numérico (duplex/decimal /unitermo ou indexação coordenada)

  • Métodos Básicos:

    Alfabético

    Geográfico

    Númérico----> S.C.D (Simples, Cronológico, Digito-terminal)

    Ideográficos---> Afalbético E.C (Enciclopédico Dicionário) Numérico D.D.U (Duplex, Decimal, Unitermo)

     

     

  • Método IDEOGRÁFICO = POR ASSUNTO

    Pode ser: Alfabético ou numérico

    Alfabético: dicionário ou enciclopédico

    Numérico: decimal ou duplex

     

  • A questão erra ao a dizer SIMPLES. O método de arquivamento por assunto (ideográfico) pode ser ALFABÉTICO (enciclopédico e dicionário) ou NUMÉRICO (Decimal, Duplex e Unitermo, também chamado de Indexação Coordenada). O Simples faz parte do método NUMÉRICO.

  • Gab. ERRADO!

    Não é essa a classificação. Segue a classificação correta:

    Para sua utilização, o método ideográfico/por assunto é dividido em alfabético e numérico,

    sofrendo novas subdivisões, conforme abaixo:

    ▪ Alfabético: Dicionário e Enciclopédico

    ▪ Numérico: Duplex, Decimal e Unitermo ou indexação coordenada


ID
2220379
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O método numérico de arquivamento é indireto, por utilizar um índice alfabético remissivo para recuperação da informação desejada.

Alternativas
Comentários
  • CERTO  - VALENTINI (2014) = 2.2.1. Sistema direto
    O próprio nome sugere: busca direta ao local de guarda do documento, sem o auxílio de índice ou quaisquer outros instrumentos de pesquisa.
    Exs.: métodos alfabético e geográfico.
    2.2.2. Sistema indireto
    Para recuperar o documento é necessário recorrer a um índice alfabético remissivo ou a um determinado código.
    Ex.: métodos numéricos.

  • Boa noite!

    MÉTODOS DE AQUIVAMENTO

    Direto

    Alfabético

    Geografico

     

    Indireto

    Numerico  OBS>>indireto necessita de índice ou código

    Ideografico

  • Sistema Direto: é aquele em que a busca do documento é feita diretamente no local onde se acha guardado.

    Sistema Indireto: é aquele em que, para se localizar o documento, necessita-se antes consultar um índice ou com código. É o caso da utilização de fichários.

    Semi-Indireto: quando a localização de uma informação arquivada é orientada pela consulta a uma tabela.

    Gab. C

  • Gabarito: Certo

    -----

    Métodos de arquivamento:

    Direto = "DIGA" Direto, Geográfico e Alfabético

    Indireto = "INI" Indireto, Numérico e Ideográfico

  • Gab. CERTO!

    Trata-se dos métodos utilizados quando o principal elemento de referência em um documento é um número. Como o estabelecimento de números para um arquivo torna difícil sua localização direta, os métodos numéricos são indiretos, pois é preciso recorrer a um índice alfabético que fornecerá o número do documento ou pasta de arquivamento para localização.

  • Direto ao Ponto!

    O método numérico de arquivamento é indireto, por utilizar um índice alfabético remissivo para recuperação da informação desejada.

    Justificativa: é um método indireto, logo, precisa de um índice.

    DIGAdireto = GEOGRÁFICO ALFABÉTICO (NÃO índice)

    INIindireto NUMÉRICO IDEOGRÁFICO (ÍNDICE)

    GABARITO: CERTO


ID
2220382
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Na regra de alfabetação de entrada de nomes de pessoas físicas com sobrenome composto de um substantivo e um adjetivo ou ligados por hífen, deve-se considerar o adjetivo ou nome após o hífen para o arquivamento, a exemplo de Camilo Castelo Branco – Arquivar: BRANCO, Camilo Castelo.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO: 104. (Sec. de Adm. do Estado de Tocantins – SECAD/2004 – Cesgranrio) Indique a única opção correta de arquivamento, pelo método alfabético, para o nome GENERAL JURANDIR DE CASTELO BRANCO JUNIOR.
    a) Branco Jr., General Jurandir de Castelo.
    b) Junior, General Jurandir de Castelo Branco.
    c) General Branco Junior, Jurandir de Castelo.
    d) Castelo Branco Junior, Jurandir de (General).
    e) de Castelo Branco Junior, General Jurandir.
    Resposta: D
    O nome em questão envolve quatro regras diferentes de alfabetação:
    – Substantivo mais adjetivo não se separa (Castelo Branco).
    – Graus de parentesco são considerados parte integrante do último sobrenome (Junior).
    – Título entra após o nome completo, entre parênteses (General).
    – Artigos e preposições não são considerados parte integrante do último sobrenome (de).

     

    VALENTINI  (2014)

  • O correto seria: Castelo Branco, Camilo.

  • GAB ERRADO

    Regra 03 de métodos de arquivamento alfabético.

    Sobrenomes compostos de um substantivo e um adjetivo, ou ligados por um hifen NÃO SE SEPARAM.

    Camilo Castelo Branco -----> FICA -----> Castelo Branco, Camilo

  • Sobrenomes compostos de um substantivo e um adjetivo ou ligados por hífen NÃO SE SEPARAM, QUANDO TRANSPOSTOS PARA O INÍCIO.

    Ex.:

    Joaquim da Boa Morte

    Camilo Castelo Branco

    Heitor Villa-Lobos

     

    Arquivam-se:

    Boa Morte, Joaquim da

    Castelo Branco, Camilo

    Villa-Lobos, Heitor

  • Castelo Branco, Camilo

  • Ainda bem que a banca deu um exemplo porque pelo bololô do enunciado eu não entendi nada.


ID
2220385
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Regimento Interno

O ingresso em todos os cursos de graduação da UFBA ocorre mediante seleção por concurso vestibular.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errado.

    O erro está em  "todos os cursos". Não são todos conforme o Regimento interno:

    Art. 72. As vagas oferecidas para ingresso em todos os cursos de graduação
    e de pós-graduação serão determinadas pelo Conselho Acadêmico de Ensino,
    divulgadas em edital.
    Art. 73. A Universidade propiciará, a cada período letivo, de acordo com
    as normas vigentes e em função das vagas existentes, outras formas de ingresso
    de estudantes, tais como: transferência, readmissão, matrícula de portador
    de diploma, de aluno ouvinte, de aluno especial e matrícula decorrente de
    convênio ou intercâmbio
     

  • Não entendi o porquê do erro. A questão não é restritiva, não diz que o ingresso nos cursos de graduação se dará APENAS via vestibular e o Regimento Interno também não especifica nenhum curso em que o ingresso seja de forma diferente.

  • FALOU EM TODOS OS CURSOS

  • O problema é que há outras formas de ingresso nos cursos.

    Art. 73. A Universidade propiciará, a cada período letivo, de acordo com
    as normas vigentes e em função das vagas existentes, outras formas de ingresso
    de estudantes, tais como: transferência, readmissão, matrícula de portador
    de diploma, de aluno ouvinte, de aluno especial e matrícula decorrente de
    convênio ou intercâmbio

     

  • Também fui pela não restrição. Quem já estudou Raciocínio Lógico, sabe que para a questão estar errada, a frase "pelo menos um curso de graduação não seleciona mediante vestibular" deveria ser verdadeira. Enfim...


ID
2220388
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Regimento Interno

Um estudante universitário, matriculado em determinado semestre, frequentou as aulas de certa disciplina, de maneira irregular, tendo muitas faltas durante o período letivo. Conseguiu estar presente nos dias em que o professor realizou verificações de aprendizagem, obtendo nota mínima de aprovação. As faltas registradas, contudo, excederam os 25% permitido pelo regulamento de ensino da UFBA.

O Regimento da UFBA estabelece que a avaliação de aprendizagem se realizará por período letivo, compreendendo apuração da frequência às aulas e verificação do rendimento dos estudantes em trabalhos escolares, testes e provas, o que, portanto, sinaliza a reprovação do estudante pelo professor da disciplina.

Alternativas
Comentários
  • Art. 70. A avaliação de aprendizagem realizar-se-á por período letivo, semestral ou anual, compreendendo apuração da frequência às aulas ou atividades e/ou determinação das notas obtidas pelos estudantes em trabalhos escolares, testes e provas, quando for o caso.


ID
2220400
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Um servidor foi designado para integrar uma Comissão de Inquérito, a respeito de um suposto delito de um colega. Esse funcionário tinha uma inimizade notória com o colega e, justamente por esse motivo, a autoridade competente julgou que seria conveniente sua indicação, pois não haveria risco de um julgamento a favor do funcionário delituoso.

Pela Lei n⁰ 9.784/99, pode ser arguida a suspeição de servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados em processo administrativo.

Alternativas
Comentários
  • Lei 9784-99

     

    Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

     

     

     

    Gabarito: CERTO

  • Me enrolei em saber o que é "arguida" e "suspeição", porém acertei no chute, kk

  • GAB: CERTO!

    Argüição de suspeição:
    Tirar uma pessoa que tem ligação com o Administrado(pessoa física) seja ela de amizade ou inimizade. 

    Isso vai atrapalharia o processo. 

  • Principio da ISONOMIA

  • Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

  • Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

     

    Art. 21. O indeferimento de alegação de suspeição poderá ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo.

  • Arguido

     

    Significado de Arguido

     

    substantivo masculino

    Acusado; que está sob acusação ou demonstra as circunstâncias que a lei considera agravantes: o advogado pediu absolvição dos arguidos.

     

    [Jurídico] Quem se submeteu a uma arguição e deve provar ou citar motivos que comprovem a sua inocência; órgão que se submeteu a essa arguição.adjetivo

    Censurado; que sofreu algum tipo de repreensão ou censura. Interrogado; que foi alvo de investigação ou interrogação: acusado arguido; candidatos arguidos. Desenvolvido como contestação, oposição ou impugnação: processo arguido.

    [Jurídico] Que contestou ou provou por meio de uma ação contrária ao pedido de quem a iniciou; que se alegou como motivo ou prova.Qualificado; que possui, expressa ou revela certa aparência.

    Etimologia (origem da palavra arguido): Part. de arguir.

  • Gab. C

     

    Impedimentos

     

    - Tenha interesse direto ou indireto na matéria;

     

    - Tenha participado ou venha a participar como: REPETE

     

    REpresentante

    PErito

    TEstemunha 

     

    OU se tais situações ocorrem quanto ao cônjuge, companheiro ou parenTE e afins até o TErceiro grau;

     

    - Litígio judicial ou administrativo com o interessado ou respectivo cônjuge ou companheiro.

     

     

    Suspeição - Amizade íntima OU inimizade notória

  • Pela Lei n⁰ 9.784/99, pode ser arguida a suspeição de servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados em processo administrativo. Resposta: Certo.

     

    Comentário: suspeito de amizades íntimas ou inimizades notórias.

  • CERTO

    LEI 9.784

    Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

  • Certo!

    Art. 20. Pode ser argüida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

    Bons estudos, gente!

  • GABARITO: CERTO

    DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIÇÃO

    Art. 20. Pode ser arguida a suspeição de autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.

    FONTE: LEI N° 9784, DE 29 DE JANEIRO DE 1999

  • CERTO

    SUSPEIÇÃO(suspeita de influenciar no processo)

    o  Amizade intima;

    o  Conjugue/companheiro/3º grau

    o  Inimizade notória.

    SUSPEIÇÃO(Arguida) - recurso sem efeito suspensivo.

    IMPEDIMENTO (deve ser declarado) - o servidor que estiver impedido e não declarar será punido com FALTA GRAVE.

    •      Interesse direto ou indireto;

    •      Participou ou venha a participar: perito/testemunha/representante( conjugue/companheiro/3º grau)

    •      Litígio(conflito de interesse) judicial/administrativo(cônjuge/companheira)


ID
2220403
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Os recentes escândalos de corrupção, que vêm sendo divulgados, amplamente, pela imprensa, ferem os fundamentos do serviço público de dignidade, decoro, zelo, eficácia e consciência dos princípios morais.

Alternativas
Comentários
  • I see you... Vegeta my bro!

  • CERTO

     

    CD DEZ (Consciência - Decoro - Dignidade - Eficácia - Zelo)

     


    Das Regras Deontológicas

    I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia e a consciência dos princípios morais são primados maiores que devem nortear o servidor público, seja no exercício do cargo ou função, ou fora dele, já que refletirá o exercício da vocação do próprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes serão direcionados para a preservação da honra e da tradição dos serviços públicos.


ID
2220406
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O ingresso no quadro de servidores técnico-administrativos far-se-á, no nível inicial da classe, mediante habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos (Regimento da UFBA, Art. 132, Parágrafo único).

A Lei n⁰ 8.112/90 permite à UFBA estabelecer critérios próprios de desenvolvimento do servidor na carreira, mediante promoção.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.112:

    Art.10. Parágrafo único.  Os demais requisitos para o ingresso e o desenvolvimento do servidor na carreira, mediante promoção, serão estabelecidos pela lei que fixar as diretrizes do sistema de carreira na Administração Pública Federal e seus regulamentos. (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Gabarito: ERRADO.

     

    Complementando...

     

    Baseado então na lei 8.112/90, artigo 10, paragrafo único. Não é a UFBa que estabele os critérios de desenvolvimento do servidor na carreira, mediante promoção esses critérios, contudo, são estabelecidos por lei.

  • Lei 8.112:

    Art.10. Parágrafo único.  Os demais requisitos para o ingresso e o desenvolvimento do servidor na carreira, mediante promoção, serão estabelecidos pela lei que fixar as diretrizes do sistema de carreira na Administração Pública Federal e seus regulamentos. 

  •         Art. 10.  A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.

     

            Parágrafo único.  Os demais requisitos para o ingresso e o desenvolvimento do servidor na carreira, mediante promoção, serão estabelecidos pela lei que fixar as diretrizes do sistema de carreira na Administração Pública Federal e seus regulamentos.   

     

                        (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • Conforme o Parágrafo único do art. 10, da Lei nº 8.112/90: “Os demais requisitos para o ingresso e o desenvolvimento do servidor na carreira, mediante promoção, serão estabelecidos pela lei que fixar as diretrizes do sistema de carreira na Administração Pública Federal e seus regulamentos”.

    Como se vê, não é a UFBA que estabelece os demais requisitos para o ingresso e o desenvolvimento do servidor na carreira, mediante promoção. Mediante lei serão fixadas tais diretrizes e requisitos.

    GABARITO: Errado.


ID
2220409
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Denomina-se de readaptação o esforço feito pela instituição a fim de adaptar ao serviço o servidor que foi transferido de um estado para outro, atendendo à necessidade da função pública.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO - 9.12.2.3 Readaptação
    A readaptação é uma espécie de provimento derivado, consistente na investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica (art. 24 do Estatuto).
    A prova de Oficial de Execução de Mandados do TRT do Amazonas elaborada pela FCC considerou CORRETA a assertiva: “A investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica, dar­-se­-á mediante readaptação”.
    É o caso, por exemplo, do motorista de caminhão da prefeitura que, após acidente causador de deficiência visual parcial, é readaptado para a função de auxiliar de garagem.
    O reenquadramento do servidor readaptando será realizado em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.
    Na hipótese de o readaptando, diante da gravidade de sua limitação, ser julgado incapaz para o serviço público, ele será aposentado.

  • ERRADO

     

    Lei 8.112/90

     

            Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

     

     

  • Lei 8112/90
    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

  • COMPLEMENTANDO:

     

    (CESPE - 2016 - FUNPRESP-EXE)

    De acordo com a Lei n.º 8.112/1990, tendo sofrido limitação em sua capacidade física ou mental, verificada em inspeção médica, o servidor público estará sujeito a readaptação, que consiste na investidura em outro cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com as do cargo por ele anteriormente ocupado.

    GABARITO: CERTA.

     

     

    (CESPE - 2012 - Câmara dos Deputados)

    readaptação acarreta simultaneamente a vacância do antigo cargo do readaptando, cuja limitação física ou mental o impede de continuar a exercê-lo, e o provimento de novo cargo público com atribuições e responsabilidades compatíveis com a nova condição do servidor.

    GABARITO: CERTA.

  • GAB : ERRADO

    Readaptação: se dá para um servidor que sofreu um acidente físico ou ficou impedido por problemas mentais. Ou ele vai ser colocando em um cargo que respeite suas limitações ou se julgado incapaz de exercer a função vai se aposentar
     


    FONTE: Lei 8.112/90 Esquematizada.Teorias e Questões comentadas. 

  • Readaptação- volta do debilitado.

  • Da Readaptação

            Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

     

            § 1o  Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

     

            § 2o  A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.                    

     

        (Redação dada pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)

  • GABARITO: ERRADO

    Da Readaptação

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

  • Nesta questão espera-se que o aluno julgue a presente afirmativa como CERTO ou ERRADO. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    Art. 24, Lei 8.112/90. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    §1º Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    §2º A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.  

    Ou seja, o instituto da readaptação resulta da necessidade de realocação de um servidor que por conta de uma doença, um acidente, uma afetação corporal, passe a atuar em outro cargo mais adequado a sua nova condição física.

    Como exemplo, podemos citar o caso de um oficial de justiça, que após sofrer um acidente tenha sofrido a amputação de um membro, e, desta forma, passe a atuar internamente, não mais realizando diligências externas.

    Logo, a assertiva encontra-se errada.

    GABARITO: ERRADO.

  • Minha contribuição.

    8112

    Art. 24.  Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    § 1° Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    § 2° A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga. 

    Abraço!!!


ID
2220412
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n⁰ 10.520/2002 instituiu, no âmbito da União, estados, Distrito Federal e municípios, a modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências.

Na fase preparatória do pregão, a autoridade competente da instituição federal designará o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, que deverá ser constituída de pessoas fora do ambiente organizacional, como garantia de imparcialidade no julgamento.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO -  Os arts. 3º e 4º da Lei n. 10.520/2002 dividem o procedimento do pregão em fase preparatória e fase externa.
    A fase preparatória observará as seguintes regras (art. 3º):
    “I – a autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento;
    II – a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição;
    III – dos autos do procedimento constarão a justificativa das definições referidas no inciso I deste artigo e os indispensáveis elementos técnicos sobre os quais estiverem apoiados, bem como o orçamento, elaborado pelo órgão ou entidade promotora da licitação, dos bens ou serviços a serem licitados; e
    IV – a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor”.
    Pelo disposto no § 1º do art. 3º, a equipe de apoio deverá ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração, preferencialmente pertencentes ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora do evento.

  • Lei10520

    Art. 3º  A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

    :

    IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/L10520.htm

  • FALSA. O pregoeiro é sempre oficial!

  • Na fase preparatória do pregão, a autoridade competente da instituição federal designará o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, que deverá ser constituída de pessoas fora do ambiente organizacional, como garantia de imparcialidade no julgamento. (ERRADA)

     

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Art. 3°

    [...]

     

    § 1º  A equipe de apoio deverá ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração, preferencialmente pertencentes ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora do evento.

  • Art. 3º  A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

    :

    IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

  • Art. 3º  A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

     

    IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

     

    § 1º  A equipe de apoio deverá ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração, preferencialmente pertencentes ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora do evento.

  • § 1º  A Equipe De Apoio deverá ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração, preferencialmente pertencentes ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora do evento.

     

    Para o adequado exercício de todas essas atribuições especiais do Pregão, a Lei nº 10.520/02 prevê no art. 3º, inc. IV, a designação de uma Equipe De Apoio ao Pregoeiro.

     

    A Equipe De Apoio tem a função de auxiliar o Pregoeiro na condução do procedimento, em todas as fases  do processo licitatório(Art. 12 do Dec. nº 5.450/05).

     

    Nesse sentido, embora a Lei do Pregão não defina de forma clara quais as atribuições dos membros que compõem a Equipe De Apoio, entende-se que essas funções estão limitadas ao assessoramento técnico do pregoeiro, o que, em termos práticos, significa a realização de atividades de suportes técnico e operacional com a finalidade de contribuir na preparação e na organização da sessão pública, bem como na instrução do processo, viabilizando ao pregoeiro condições de decidir.

     

    Destaca-se ainda o papel da Equipe De Apoio, o qual não se confunde com o papel do pregoeiro.

     

    A Equipe De Apoio não tem qualquer competência decisória, tampouco poderes para a condução das atividades relativas à sessão do pregão. Sua função é prestar o necessário apoio ao pregoeiro.

     

    Quanto à formação da equipe de apoio, o Decreto 5.450/2005, em seu art. 10, estabelece que a Equipe De Apoio deverá ser integrada, em sua maioria, por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração pública, pertencentes, PREFERENCIALMENTE, ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora da licitação. Ou seja, não se exige que a composição completa seja de servidores efetivos ou por ocupantes de empregos públicos.

     

    E mais: como já observamos, no âmbito do Ministério da Defesa, a legislação autoriza que militares sejam pregoeiros ou que os mesmos integrem a equipe de apoio.

  • GABARITO: ERRADO

     

    LEI Nº 10.520, DE 2002 (PREGÃO)

     

    Art. 3º  A fase preparatória do pregão observará o seguinte:

     

    I - a autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento;

     

    II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição;

     

    III - dos autos do procedimento constarão a justificativa das definições referidas no inciso I deste artigo e os indispensáveis elementos técnicos sobre os quais estiverem apoiados, bem como o orçamento, elaborado pelo órgão ou entidade promotora da     licitação, dos bens ou serviços a serem licitados; e

     

    IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

     

    § 1º  A equipe de apoio deverá ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração, preferencialmente pertencentes ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora do evento.

     

    § 2º  No âmbito do Ministério da Defesa, as funções de pregoeiro e de membro da equipe de apoio poderão ser desempenhadas por militares

  • ERRADO

    PREGÃO

    Pregoeiro: Pode ser qualquer servidor, estatutário, celetista, efetivo ou em comissão.

    Equipe de apoio: deverá ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração, preferencialmente pertencentes ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora do evento.

  • GABARITO: ERRADO

    LEI No 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002.

    IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

    § 1º A equipe de apoio deverá ser integrada em sua maioria por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração, preferencialmente pertencentes ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora do evento.

  • A questão exigiu conhecimento acerca do teor do art. 3º, IV § 1º da Lei 10.520/2002, que versa sobre o pregão (modalidade de licitação para a aquisição de bens e serviços comuns):

    Art. 3º da lei 10.520/02. “A fase preparatória do pregão observará o seguinte: [...]

    IV - a autoridade competente designará, DENTRE OS SERVIDORES DO ÓRGÃO OU ENTIDADE PROMOTORA DA LICITAÇÃO, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.

    § 1º. A equipe de apoio deverá ser integrada EM SUA MAIORIA por servidores ocupantes de cargo efetivo ou emprego da administração, preferencialmente pertencentes ao quadro permanente do órgão ou entidade promotora do evento.”

    Portanto, ao contrário do alegado na assertiva, o pregoeiro e sua equipe de apoio não devem ser pessoas fora do ambiente organizacional, e sim indivíduos escolhidos dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação.

    GABARITO: ERRADO.


ID
2220415
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A Lei n⁰ 10.520/2002 instituiu, no âmbito da União, estados, Distrito Federal e municípios, a modalidade de licitação denominada pregão, para aquisição de bens e serviços comuns, e dá outras providências.

A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados, por meio de publicação de aviso, em diário oficial do respectivo ente federado, ou, diante de sua inexistência, em jornal de circulação local, facultativamente, por meios eletrônicos e em jornal de grande circulação.

Alternativas
Comentários
  • Correto

     

    Art. 4º  A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    I - a convocação dos interessados será efetuada por meio de publicação de aviso em diário oficial do respectivo ente federado ou, não existindo, em jornal de circulação local, e facultativamente, por meios eletrônicos e conforme o vulto da licitação, em jornal de grande circulação, nos termos do regulamento de que trata o art. 2º;

  • A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados, por meio de publicação de aviso, em diário oficial do respectivo ente federado, ou, diante de sua inexistência, em jornal de circulação local, facultativamente, por meios eletrônicos e em jornal de grande circulação. (CORRETA).

     

    ------------------------------------------------------------------------------------------------------

     

    Art. 4º  A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

     

    I - a convocação dos interessados será efetuada por meio de publicação de aviso em diário oficial do respectivo ente federado ou, não existindo, em jornal de circulação local, e facultativamente, por meios eletrônicos e conforme o vulto da licitação, em jornal de grande circulação, nos termos do regulamento de que trata o art. 2º;

     

  • Art. 4º  A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

     

    I - a convocação dos interessados será efetuada por meio de publicação de aviso em diário oficial do respectivo ente federado ou, não existindo, em jornal de circulação local, e facultativamente, por meios eletrônicos e conforme o vulto da licitação, em jornal de grande circulação, nos termos do regulamento de que trata o art. 2º;

  • GABARITO: CERTO

     

    LEI Nº 10.520, DE 2002 (PREGÃO)

     

    Art. 4º  A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

     

    I - a convocação dos interessados será efetuada por meio de publicação de aviso em diário oficial do respectivo ente federado ou, não existindo, em jornal de circulação local, e facultativamente, por meios eletrônicos e conforme o vulto da licitação, em jornal de grande circulação, nos termos do regulamento de que trata o art. 2º;

  • Só vai ter a publicação em jornal de grande circulação a depender do ''vulto da licitação''.

  • GABARITO: CERTO

    Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    I - a convocação dos interessados será efetuada por meio de publicação de aviso em diário oficial do respectivo ente federado ou, não existindo, em jornal de circulação local, e facultativamente, por meios eletrônicos e conforme o vulto da licitação, em jornal de grande circulação, nos termos do regulamento de que trata o art. 2º;

    FONTE: LEI N°10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002

  • Questão desatualizada

    Art. 4º A fase externa do pregão será iniciada com a convocação dos interessados e observará as seguintes regras:

    I - a convocação dos interessados será efetuada por meio de publicação de aviso na imprensa oficial e em sítio eletrônico oficial do respectivo ente federativo, facultado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios, alternativamente, a utilização de sítio eletrônico oficial da União, conforme regulamento do Poder Executivo federal;              (Redação dada pela Medida Provisória nº 896, de 2019)

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10520.htm