SóProvas



Questões de Responsabilidade Social e Governança Corporativa


ID
42472
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

"O BNDES apóia projetos que tenham impacto direto na melhoria das condições de vida da população brasileira."
Disponível em: http://www.bndes.gov.br/social/default.asp.

Essa premissa social do BNDES está de acordo com a prática de gestão preconizada pela Instituição no que concerne à sua relação com o desenvolvimento humano e também com os princípios de Responsabilidade Social.

Considerando esse conceito, analise as afirmativas abaixo.

I - As organizações são instituições que utilizam recursos da sociedade.
II - O papel da empresa é aumentar a riqueza da sociedade.
III - A responsabilidade pelos problemas da sociedade é do governo e dos cidadãos.

Tais afirmações representam visões, respectivamente, de

Alternativas
Comentários
  • Alguem poderia me dizer que "raio" de questão é essa, sem pé nem cabeça?
  • Juro que eu queria que alguém explicasse essa questão... Não entendi nada....
  • Questão típica da Cesgranrio!
  • Técnica de chute do livro do William Douglas

    Analise quais dos itens aparecem com maior frequência. Pode parecer que não, mas olha aí o gabarito da questão:

    a) empresas - acionistas - acionistas.
    b) empresas - empresas - acionistas.
    c) empresas - empresas - empresas.
    d) acionistas - empresas - acionistas.
    e) acionistas - acionistas - empresas.

  • KKKK.... Jah utilizei essa tecnica q o Luis Gustavo postou! A grande maioria das vezes dah certo, mas jah cai - a alternativa era justamente a q nao repetia em nenhuma opcao!

    Vamos ao caso (dessa vez nao usei a tecnica! kkkk) - eu pensei assim:


    I - As organizações são instituições que utilizam recursos da sociedade. 
             Visao da empresa - d onde vamos tirar a materia prima? d algum lugar nao eh?
             Acionista tah preocupado com isso? NAO!

    II - O papel da empresa é aumentar a riqueza da sociedade. 
             Visao da empresa - responsabilidade social!
             Acionista quer eh o proprio lucro, a sociedade q se fo**!

    III - A responsabilidade pelos problemas da sociedade é do governo e dos cidadãos.
             Visao d acionista - essa casa com a explicacao anterior!
  • Um Relações Públicas de uma empresa concessionária de pedágio do Paraná (CCR) uma vez, apertado pelos jornalistas, disse, após muitas críticas aos preços do pedágio, que eles tinham acionistas e precisavam se preocupar com eles, além disso, ele completou:
    III - A responsabilidade pelos problemas da sociedade é do governo e dos cidadãos.
    eu não estou brincando. Ele colocou a culpa na sociedade que não fiscalizou à época da concessão os termos do contrato. Porém, perguntado sobre as iniciativas da empresa para conseguir melhorar a imagem queimada da mesma concesionária, ele disse;
    II - O papel da empresa é aumentar a riqueza da sociedade. 
    E no caso, era a imagem queimada pelo pedágio alto, mas mesmo assim a empresa apoia iniciativas culturais de valores ínfimos em comparação com seus lucros. E de onde essa empresa tira seu lucro?
    I - As organizações são instituições que utilizam recursos da sociedade, esta  tem a incumbência de dar lucro para os acionistas e fazer com que a empresa continue aumentando a nossa riqueza, que belo ciclo. Pô galera, questão que só de assistir umas 3 notícias na TV já mata.
    E ainda a lei prega que as concessões públicas são por conta e risco das concessionárias, me parece que não é bem isso o que ocorre.
  • Gostei do comentário do Christiano Correia, se nos posicionarmos no lugar de um profissional da área de relações públicas, que tem que defender uma posição ética e responsável tanto por parte da empresa quanto por parte dos acionistas, podemos imaginar quais as visões devem ser defendidas pela empresa e pelos acionistas ao falarem sobre Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social e, dessa forma, responder à questão.

  • Que questão esquisita!

  • Questão fácil... de pura lógica.
    Vejammmmmmmmm....


    Só há duas escolhas... Empresas com responsabilidade social X Acionistas que só visam o Lucro

    I - As organizações são instituições que utilizam recursos da sociedade.  = Visão da Empresa com Responsabilidade Social
    II - O papel da empresa é aumentar a riqueza da sociedade. = Visão da Empresa com Responsabilidade Social
    III - A responsabilidade pelos problemas da sociedade é do governo e dos cidadãos. = Acionistas... quero dividendos e que o mundo que se dane.

  • *Vai TE lascar.

    rsrs

  • *Vai TE lascar.

    rsrs

  • *Vai TE lascar.

    rsrs


ID
64237
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação à responsabilidade socioambiental corporativa,
julgue os itens seguintes.

Considere-se que uma fábrica de brinquedos tenha decidido deixar de produzir um estojo de cosméticos que acompanhava bonecas, visando reduzir o risco de que as crianças ingerissem ou passassem nos olhos os produtos de beleza. Ao tomar essa iniciativa, a indústria demonstrou que respeita seus clientes e que não quer causar danos a eles.

Alternativas
Comentários
  • Correta

    A administração privada não possui princípios explícitos tão bem definidos como a administração pública ( Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência ), no entanto com a evolução da administração surgiu a chamada responsabilidade sócio-ambiental e a sustentabilidade, esta se desdobra em: Ações ecologicamente corretas, socialmente justas, economicamente viáveis e culturalmente aceitas. Sendo este rol atualmente tomado como princípios que coordenam a administração privada em suas ações.

    Sorte a todos!!

  • Pelo que se interpreta, a empresa visualizou um possível problema para o consumidor causado por um de seus produtos e o retirou do mercado sem nenhuma imposição de terceiros.

    Se fosse dito que a empresa fez isso pensando em evitar futuros processos judiciais, a questão estaria errada.
  • Responsabilidade socioambiental, portanto, é uma postura, é a adoção de práticas, ações e iniciativas em benefício da sociedade e do ambiente, visando a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento do ser humano, por meio de ações preventivas, educativas, culturais, artísticas, esportivas e assistenciais, de defesa de direitos humanos, do trabalho e do meio ambiente, de busca da justiça social e o apoio ao combate à ilegalidade. FONTE: http://www.terceirosetoronline.com.br/responsabilidade-social/


  • So mais uma estrategia de mkt. Nao se preoculpa verdadeiramente com a saude dos clientes. Apenas nao quer ter problemas. Mas se atenham ao que a banca pede.


ID
64246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Ainda com relação à responsabilidade socioambiental corporativa,
julgue o item abaixo.

Considere-se que a diretoria de uma empresa, ao receber do conselho de acionistas sugestão de criar e divulgar indicadores que mostrem o comportamento da empresa em temas socioambientais, reaja negativamente, explicando que a empresa não teria condições de, sozinha, atender a essa demanda e pondere que essas tarefas são de responsabilidade do IBGE. Nesse caso, a diretoria tem razão, pois cabe ao IBGE monitorar as atividades da empresa e divulgar os indicadores que sirvam para descrever sua situação.

Alternativas
Comentários
  • Não há como analisar a responsabilidade socioambiental como um fato isolado, essa lógica deve também estar presente na relação do cuidado, do respeito e da co-responsabilidade, porque dessa forma cuida-se no presente para garantir qualidade de vida para todos e para o planeta.
  • A responsabilidade sócio-ambiental das empresas com a sociedade é embasada no seu contínuo comprometimento em ter um comportamento ético e em contribuir para o desenvolvimento econômico local ao mesmo tempo que busca a melhoria da qualidade de vida de seus funcionários, da comunidade local e da sociedade como um todo. Vale ressaltar ainda que, ao assumir uma postura de responsabilidade sócio-ambiental, as empresas poderiam maximizar os benefícios de suas operações para a sociedade, melhorando ainda mais seu posicionamento estratégico e competitivo. No caso do IBGE, sua função é de divulgar dados estatisticos e não monitorar as atividades da empresa.
  • A posição da empresa pode ser tranquilamente contraposta com, por exemplo, a questão da água. Vamos supor que a empresa capte água do rio ou de qualquer espelho dágua, público ou não. Uma das formas de se estabelecer o controle ou mesmo o indicador de que se está cumprindo com a responsabilidade sócio-ambiental, em relação aos resíduos, é exigir que a captação da água se dê a jusante do ponto de retorno da água ou do resíduo, devidamente tratado, que estaria a montante. Isto quer dizer que a empresa se viesse a poluir o rio estaria captando água poluída por ela mesmo. É um princípio básico que ajudaria a responder a questão.
  • NÃO DEVE DEPENDER DE UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA! A EMPRESA DEVE ADOTAR UMA FERREMENTA E PÔ-LA EM EXECUÇÃ POR CONTA PRÓPRIA. PARA ESSE CASO CONCRETO, A MELHOR FERRAMENTA SERIA O BALANCED SCORECARD - BSC (INDICADORES BALANCEADOS DE DESEMPENHO); POIS ELA BUSCA ESTRATÉGIAS E AÇÕES EQUILIBRADAS EM TODAS AS ÁREAS QUE AFETAM O NEGÓCIO, SEUS PROPÓSITO, SEU ESTILO DE ATUAÇÃO COMO UM TODO, PERMITINDO QUE OS ESFORÇOS SEJAM DIRIGIDOS PARA AS ÁREAS DE MAIOR COMPETÊNCIA E DETECTANDO E INDICANDO AS ÁREAS PARA ELIMINAÇÃO DE INCOMPETÊNCIA.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • Há exigência legal para todas as empresas. Não é somente o poder público.


ID
94582
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de comportamento organizacional e de gerenciamento
de conflitos, julgue os itens subsequentes.

Considere que a missão de determinada empresa pública seja atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, em atividades que envolvam óleo, gás e energia, no mercado nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades de seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil. Nesse caso, a competência apresentada por meio dessa missão é a competência básica dessa organização.

Alternativas
Comentários
  • Competencia básica é aquela necessária para que a empresa desempenhe seus objetivos, ou seja, espaço físico, organização, capacidade financeira e gerencial, pessoal qualificado, etc.A questão trouxe a missão/objetivo da empresa.questão errada.
  • Competências básicas: são as necessárias à existência da organização, mas que são insuficientes para manter a empresa competitiva.Competências essenciais: são as que conferem vantagem competitiva a uma empresa e são difíceis de serem imitadas.http://www.ipep.edu.br/portal/publicacoes/revista/revista4pdfv4/6V4eni.pdf
  • Como disse meu xará logo abaixo Leonardo, missão não é competência e sim objetivo.

    Missão é a razão de ser da empresa.

    Espero ter ajudado

    Deus nos abençõe. Vamo que vamo!

    • "As competências básicas - seja na forma de conhecimentos, habilidades, atitudes, interesses, traços, valor ou qualquer outro aspecto pessoal - são aquelas características individuais essenciais para o desempenho da atividade e que diferencia enormemente o desempenho das pessoas."

       

    • A questão exemplifica o objetivo da organização.

     

  • Tipos de competências


    Essenciais (diferenciação): aquilo que a organização faz de melhor, é o seu diferencial.


    Básicas (qualificação): necessárias à sobrevivência da organização.


    De Gestão: relacionadas com a gestão dos recursos da organização.

    Organizacionais: forma de ser da organização, sua cultura organizacional, sua estrutura, a maneira como funciona.


    Pessoais: aquelas que os indivíduos aprendem e desenvolvem em sua atividades pessoais no trabalho.

  • A professora do QC respondeu que missão se trata de objetivos da organização . ou seja, não se trata de competência. 


ID
198190
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em um órgão federal, uma servidora de carreira assumiu
a implantação e gestão de um Programa de Melhoria da Saúde e da
Qualidade de Vida dos servidores e terceirizados que integram esse
órgão. Inicialmente, o programa piloto seria desenvolvido na
unidade sede de Brasília para, posteriormente, ser ampliado às
demais unidades, em todo o território nacional.

Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens a seguir.

Suponha que essa servidora tenha feito um convite aos servidores e terceirizados para comporem um grupo de pesquisa para coleta de informações e sugestões acerca de quais ações de responsabilidade social e ambiental podem ser implantadas pelo órgão, e vários membros tenham acatado a demanda e trabalhado juntos no projeto uma vez por semana. Nesse caso, tal grupo pode ser categorizado como um grupo de tarefas, se reconhecidos pela organização formal, ou de interesse, se forem baseados exclusivamente em alianças informais.

Alternativas
Comentários
  • CERTO   Existem 2 tipos de Grupo - Formais e Informais   FORMAL - devido pelo cargo que se ocupa dentro da organização. INFORMAL - diferentes das atividades da organização.   Os grupos formais podem ser: O grupo de comando - especificado pelo organograma da empresa. Compõe-se de subordinados que dependem diretamente de um supervisor. O grupo de tarefa - empregados, que trabalham juntos para completar um projeto ou uma tarefa particular.   Os grupos informais podem ser: Os grupos informais - agrupamentos naturais de pessoas surgidos naturalmente nas situações de trabalho, em resposta a necessidades sociais. Os grupos de interesse - Indivíduos que podem ou não ser membros de um mesmo grupo de comando ou grupo de tarefa podem juntar-se para um objetivo comum. Grupos de amizade - os membros têm alguma coisa em comum, como idade, crenças políticas ou traços étnicos. Estes grupos de amizade freqüentemente estendem suas atividades e sua comunicação para fora do trabalho.
  • Gab: CERTO

    Os Grupos e Equipes podem ser classificados de 2 formas. Formais e Informais.

    Formais: definidos pela estrutura da organização. Ou seja, constam no organograma.

    Informais: alianças formadas naturalmente, interação social.

    Outras Classificações...

    Grupos de Comando: um chefe e os subordinados.

    Grupo de Tarefa: pessoas em conjunto para realizar uma tarefa.

    Grupo de Interesse: pessoas se juntam para atingir um objetivo comum.

    Grupo de Amizade: pessoas se juntam para compartilhar algumas características em comum.

    FONTE: Andréia Ribas e Cassiano Salim, Gestão de Pessoas para Concursos. 2013. pág. 384.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
337126
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação às características e aos pressupostos teóricos das políticas e das práticas de recursos humanos, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A resposta certa é a letra D) Informar os funcionários sobre o tipo de tratamento, as condições de trabalho, as recompensas e as oportunidades de desenvolvimento é uma das funções básicas de uma política de gestão de pessoas.


ID
345136
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Responsabilidade social refere-se à capacidade da empresa de entender que todas as suas decisões causam impacto sobre a sociedade e que, portanto, deve buscar sempre tomar decisões de modo a impactar positivamente essa mesma sociedade.

Acerca dessas informações, assinale a opção que NÃO apresenta comportamento socialmente responsável.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C.

    Sem comentários

  • A empresa paga, todos os anos, o Natal do Lar dos Velhinhos. Para tanto, economiza durante todo o ano, comprando diretamente de um fornecedor de baixo custo que emprega crianças de oito a doze anos de idade.


ID
345139
Banca
MOVENS
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em relação à Responsabilidade Social, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A)

     

    • Manter políticas éticas e comportamento social­mente responsável: toda atividade de gestão de pessoas deve ser aberta, confiável e ética. As pessoas não podem ser discriminadas e seus direitos básicos devem ser garantidos. Os princípios éticos devem ser aplicados a todas as atividades da gestão de pessoas. Tanto as pessoas como as organizações devem seguir padrões éticos e de responsabilidade social. A responsabilidade social não é uma exigência feita somente às organizações, mas também, e principalmente, às pessoas que nelas trabalham.

  • qual é o erro da C?

  • Concordo com o Miguel, não consegui ver erro na alternativa C. Esta questão deveria ser anulada.


ID
349099
Banca
FGV
Órgão
BADESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à responsabilidade corporativa, analise as afirmativas a seguir.

I. O comportamento ético-social das empresas é determinante no exercício da responsabilidade social interna.

II. O comportamento ético-social das empresas é determinante no exercício da responsabilidade social externa.

III. O comportamento ético-social das empresas pode ser determinante no exercício da responsabilidade social interna e externa.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Ao meu ver, pela lógica, se as alternativas I e II estão corretas a III não poderia ser considerada certa.
  • Concordo, a alternativa V, de certa forma, repete as alternativas I e II.
  • Também concordo, a alternativa III fala em poder ser e as I e II falam em ser efetivamente determinante, o que gera respostas antagônicas
  • Questão pessimamente formulada!
  • (...) Por meio dos indicadores e pesquisas sobre Responsabilidade Social das empresas pode-se perceber as possíveis formas de atuação das organizações na área social. Para NETO e FROES (1999), a atuação social das empresas pode ser segmentada em duas dimensões: a Gestão de Responsabilidade Social Interna e a Gestão de Responsabilidade Social Externa.

     Na Gestão da Responsabilidade Social externa, afirmam os autores, a atuação é focada no desenvolvimento de ações sociais para beneficiar a comunidade. O principal público seria a comunidade próxima da empresa. A empresa pode atuar ainda beneficiando o local onde ela está situada, trabalhando o meio ambiente. As áreas mais focadas pelos programas ou projetos sociais envolvem a educação, a saúde, assistência social e o meio ambiente. Para os autores, a atuação nestas duas frentes deve ser equilibrada e não isolada. “Atuando nas duas dimensões, a empresa exerce sua cidadania empresarial e adquire seu status de “empresa-cidadã’”. (NETO e FROES, 1999. p. 83)  

    Na gestão interna, que é o foco do trabalho em questão, a empresa vai trabalhar o seu público interno, focando os funcionários e seus dependentes. Neste segmento, o objetivo da empresa é estimular a motivação de seus funcionários e garantir a fidelização deste público. Para atingir este objetivo, as empresas buscar manter um ambiente de trabalho agradável e são desenvolvidos projetos voltados para o bem-estar, saúde, formação profissional e educação dos funcionários. (...)

     https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=10&cad=rja&uact=8&ved=0CF8QFjAJ&url=http%3A%2F%2Fwww.flaviotofani.com.br%2F%3Fwpdmact%3Dprocess%26did%3DOTMuaG90bGluaw%3D%3D&ei=_VS4VKPvEYXQggTHiYToAw&usg=AFQjCNHTCSVoS-9PM0CMUS7HUdEsMEvFwg

  • mas que questão lixo é essa????

  • Para as alternativas abaixo se fosse APENAS estariam erradas.

    I. O comportamento ético-social das empresas é determinante (APENAS) no exercício da responsabilidade social interna. "

    II. O comportamento ético-social das empresas é determinante (APENAS) no exercício da responsabilidade social externa. 

    -----------------

    Na alternativa abaixo o "pode ser"- quer dizer "inclusive mas não apenas isso"

    III. O comportamento ético-social das empresas pode ser determinante no exercício da responsabilidade social interna e externa. 

    Questão mais para voltada para interpretação de texto - português heheh

     

  • Questão PODRE. O examinador deve ser horrível em Raciocínio Lógico, porque houve um antagonismo da I e II para com a III


ID
501964
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Petrobras
Ano
2007
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue os itens a seguir, que versam sobre a administração mercadológica e as ações e estratégias de marketing organizacional.

O desenvolvimento pessoal e profissional dos empregados, a disponibilização de creches e a justa remuneração são ações de responsabilidade social internas à organização.

Alternativas
Comentários
  • Nas palavras de Baldissera e Sólido (2004),  “responsabilidade social não deve denotar proteção à sociedade com ações paternalistas-filantrópicas, mas comprometimento com uma nova estética social, onde o coletivo dialoga com o individual, a d diversidade com a homogeneidade e a complexidade sobrepõe-se à simplificação.”


    Fonte: Paolla Marletti.


    Gabarito correto

  • Errei porque entendia que os benefícios citados faziam parte de uma politica remuneração e benefícios como atrativo para os profissionais e não uma ação de RS.


ID
547987
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre as práticas da Responsabilidade Social Empresarial, considere as afirmativas abaixo.

I - A erradicação efetiva de todas as formas de trabalho forçado e compulsório é um compromisso de toda a cadeia produtiva.

II - O fornecimento de informações exatas e claras sobre conteúdo, segurança de utilização, manutenção, armazenagem e descarte, para que o consumidor/cliente tome quaisquer decisoões em relação aos produtos ou serviços, dá-se mediante a solicitação explícita das informações.

III - A inclusão, na gestão dos impactos ambientais dos passivos ambientais já existentes, é facultada quando o tempo de formação do passivo excede 15 anos.

IV - As práticas anticoncorrenciais abusivas são permitidas, desde que estejam atreladas à sobrevivência da empresa.

Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A) 

    Responsabilidade Social Empresarial são ações das empresas que beneficiam a sociedade. São causas sociais relevantes para as comunidades, contribuindo com a política social. É uma forma de gestão que pretende diminuir os impactos negativos no meio ambiente e comunidades, preservando recursos ambientais e culturais, respeitando a diversidade e reduzindo a desigualdade social. São as corporações se conscientizando do seu papel no desenvolvimento na comunidade que está inserida, criando programas que levam em consideração a natureza, economia, educação, saúde, atividades locais, transportes.

    As áreas que recebem essas ações vão desde o meio ambiente – onde empresas reflorestam árvores no lugar das que foram derrubadas, por exemplo - passando por áreas de saúde, projetos culturais, conservação do patrimônio público, proteção aos animais e filantropia.

    O auxílio pode chegar por meio de programas de recuperação da área de onde está instalada a empresa, programas sociais de desenvolvimento sustentável, projetos educacionais da preservação da natureza, trabalhos voluntários por parte dos funcionários, criação de emprego e renda na comunidade, obras que beneficiam a área que está presente a empresa, ceder espaço para atividades, doações em dinheiro, roupas ou alimentos, e patrocínios de projetos culturais.

  • http://www.cfa.org.br/acoes-cfa/artigos/usuarios/responsabilidade-social-empresarial


ID
866770
Banca
ESPP
Órgão
BANPARÁ
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A visão social precisa estar incorporada nos processos, produtos, serviços e nos modelos de gestão dos negócios. Leia as sentenças abaixo sobre algumas definições que envolvem a Responsabilidade Social e assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • A Responsabilidade Social das empresas, NÃO limita-se à sua relação com o bem estar dos funcionários e SIM com toda a comunidade envolvida, seja local ou não.
  • O gabarito é a alternativa A
    A responsabilidade social  nas empresas está atrelada a conduta ética e a conduta moral no sentido latu sensu, não se pode falar em responsabilidade social voltada somente para o espaço físico amostral da empresa, a responsabilidade social envolve, não só o bem estar dos funcionários, mas também dos usuários e de todo indivíduo que compõe a comunidade. 
  • Concordo com o Marcos essa questão está aquivocada!
  • pessoal, leia COM CALMA. A questão quer saber qual opção está ERRADA

  • Gabarito. A.

    a incorreta 


ID
947674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Acerca do comportamento organizacional, julgue os itens a seguir.

A responsabilidade social da organização é a obrigação de agir de forma ética como um todo.

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o gabarito
    Acho que a questão está errada, pelo seguinte motivo:

    Responsabilidade Social das Empresas (RSE) é a integração voluntária de preocupações sociais e ambientais nas operações quotidianas das organizações e na interacção com todas as partes interessadas. Trata-se de um modo de contribuir para a sociedade de forma positiva e de gerir os impactos sociais e ambientais da organização como forma de assegurar e aumentar competitividade.

    Quando se fala de RSE fala-se, normalmente, da reciclagem do lixo doméstico e industrial, da reciclagem de toners, plásticos e papel, mas também do respeito pelas pessoas com quem se convive diariamente e ainda do apoio que se presta à sociedade.

    Uma organização socialmente responsável tem em consideração, nas decisões que toma, a comunidade onde se insere e o ambiente onde opera. Há quem defenda que as organizações, como motor de desenvolvimento económico, tecnológico e humano, só se realizam plenamente quando consideram na sua actividade o respeito pelos direitos humanos, o investimento na valorização pessoal, a protecção do ambiente, o combate à corrupção, o cumprimento das normas sociais e o respeito pelos valores e princípios éticos da sociedade em que se inserem.

    Fonte: http://www.portaldaempresa.pt/CVE/pt/Gestao/ResponsabilidadeSocial/
  • Certo.

    O termo "responsabilidade social" encerra sempre a idéia de prestação de contas: alguém deve justificar a própria atuação perante outrem. Durante muito tempo, este foi entendido, em uma visão tradicional, como sendo a obrigação do administrador de prestar contas dos bens recebidos por ele. Ou seja, economicamente, a empresa é vista como uma entidade instituída pelos investidores e acionistas, com objetivo único de gerar lucros.
    Entretanto, tal perspectiva não se aplica no mundo contemporâneo. Já se sabe que a empresa não se resume exclusivamente no capital, e que sem os recursos naturais (matéria-prima) e as pessoas (conhecimento e mão-de-obra), ela não gera riquezas, não satisfaz às necessidades humanas, não proporciona o progresso e não melhora a qualidade de vida. Por isso, afirma-se que a empresa está inserida em um ambiente social. Relaciona-se com as demais instituições e com diversos públicos.
    Assim sendo, Richard Daft (1999, p.88) define a responsabilidade social como sendo "(...) a obrigação da administração de tomar decisões e ações que irão contribuir para o bem-estar e os interesses da sociedade e da organização".
    Oded Grajew (2001), presidente do Instituto Ethos, uma das principais instituições responsáveis pela difusão do conceito de responsabilidade social na sociedade brasileira, define este conceito como:
    "(...) a atitude ética da empresa em todas as suas atividades. Diz respeito às interações da empresa com funcionários, fornecedores, clientes, acionistas, governo, concorrentes, meio ambiente e comunidade. Os preceitos da responsabilidade social podem balizar, inclusive, todas as atividades políticas empresariais." (GRAJEW, Instituto Ethos, 2001).
    Atualmente, a intervenção dos diversos atores sociais exige das organizações uma nova postura, calcada em valores éticos que promovam o desenvolvimento sustentado da sociedade como um todo. Esta idéias são reforçadas pelo Instituto Ethos
    [1]que ao definir a responsabilidade social afirma que:
    "(...) a questão da responsabilidade social vai, portanto, além da postura legal da empresa, da prática filantrópica ou do apoio à comunidade. Significa mudança de atitude, numa perspectiva de gestão empresarial com foco na qualidade das relações e na geração de valor para todos".
    Para finalizar, é importante ressaltar que a responsabilidade social é, ainda, um processo em crescimento em vários países do mundo e, principalmente, no Brasil.
     

     

  • Gabarito da banca: CORRETO. NÃO CABE RECURSO! CORRETO. Segundo o Livro Verde da Comissão Europeia (2001), a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.
    Fonte: Professor Wendell Castellano
  • No cenário mundial contemporâneo percebe-se o processar de inúmeras transformações de ordem econômica, política, social e cultural que, por sua vez, se adaptam aos novos modelos de relações entre instituições e mercados, organizações e sociedade. No âmbito das atuais tendências de relacionamento, verifica-se a aproximação dos interesses das organizações e os da sociedade resultar em esforços múltiplos para o cumprimento de objetivos compartilhados.
    a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses.
  • CERTO - Daniela Amorim, a princípio pensei como você, mas quando se trata de questões de Gestão de Pessoas/Comportamento Organizacional temos que ter uma visão mais ampla, mais idealista.
    Se formos analisar de maneira idealista, o "agir de forma ética como um todo" seria justamente como  você definiu "responsabilidade social da organização", em que "trata-se de um modo de contribuir para a sociedade de forma positiva e de gerir os impactos sociais e ambientais da organização".
  • questão correta, porém mal formulada.

  • Certo

    A responsabilidade social é obrigação de toda organização.

  • O comentario do Denis Carlos explica tudo!

  • Pode até não ser obrigação como alguns comentários abaixo informam, mas vá agir sem ética pra vê se fica na Organização.


ID
1013737
Banca
FUNDATEC
Órgão
PROCERGS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com base em Maximiano (2009), assinale E (errado) ou C (certo) para assertivas abaixo relacionadas à responsabilidade social:

( ) A corrente alternativa à responsabilidade social propõe que as empresas têm obrigações primordialmente com seus acionistas.
( ) O princípio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais, que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade.
( ) Para orientar suas ações sociais e definir suas políticas de responsabilidade social, muitas empresas implantaram códigos de ética.
( ) A preparação de códigos empresariais de ética tornou-se prática relativamente comum a partir da década de 1980, quando as grandes empresas começaram a implantá-los.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Maximiniano: As organizações são instituições que usam recursos da sociedade, logo tem responsabilidades com a mesma, gerando valores, por exemplo. No entanto outra visão doutrinaria está sujeita a perspectiva do interesse do acionista, que visa apenas maximizar o seu próprio lucro, afirmando que a responsabilidade de melhorar a sociedade é do governo e dos cidadãos. 
  •                   Doutrinas da Responsabilidade Social das Organizações
     
    Doutrina Características
    Responsabilidade Social As empresas usam recursos da sociedade.
    É justo que as empresas tenham responsabilidade social em relação à sociedade.
    Interesse do Acionista A empresa tem obrigações unicamente com seus acionistas.
    Não cabe à empresa resolver problemas sociais.
             Fonte: Maximiano (2004)



    A importância da ética empresarial cresceu muito a partir da década de 80, 
    como conseqüência do incremento ao comércio exterior, da globalização, do 
    cruzamento das fronteiras de pessoas e capitais e da “criação do capital social, a 
    construção de redes de confiança para um melhor funcionamento da economia."
    (GÓMEZ FULAO, 2005, p. 206),
  • 7. RESPONSABILIDADE SOCIAL
    Muito da discussão sobre a ética na administração tem sua origem na opinião de que as organizações têm responsabilidades sociais – elas têm a obrigação de agir no melhor interesse da sociedade. Portanto, devem pautar sua ação pelo princípio do estágio pós-convencional de desenvolvimento moral. No contexto da responsabilidade social, a ética trata essencialmente das relações entre as pessoas. Se cada um deve tratar os outros como gostaria de ser tratado, o mesmo vale para as organizações. Há duas correntes a esse respeito, cada uma delas com argumentos muito fortes.

    7.1 DOUTRINA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL
    A primeira corrente é a que reconhece a responsabilidade social das organizações de forma geral e das empresas em particular.
    O princípio da responsabilidade social baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais, que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade.
    7.2 DOUTRINA DO INTERESSE DO ACIONISTA
    A corrente alternativa da responsabilidade social propõe que as empresas têm obrigações, primordialmente, com seus acionistas. O representante mais conhecido desta doutrina é Milton Friedman, economista da Universidade de Chicago. Ele afirma que a principal responsabilidade das empresas é maximizar o lucro do acionista. De acordo com esse ponto de vista, a ética das decisões de negócios consiste em procurar as alternativas que produzam mais dinheiro, porque essa diretriz promoveutilização mais eficiente e eficaz dos recursos individuais, organizacionais, sociais e ambientais.

    Fonte: http://iara-estudando.blogspot.com.br/2010/06/etica-e-responsabilidade-social.html
  • GAB: "B"


ID
1074439
Banca
CAIP-IMES
Órgão
UNIFESP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Segundo Carroll, responsabilidade social compreende as expectativas econômicas, legais, éticas e filantrópicas que a sociedade tem em relação às organizações em dado periodo. Dessa forma analise as afirmações abaixo e relacione cada responsabilidade com sua definição.

1 - Responsabilidades Filantrópicas.
2 - Responsabilidades Éticas.
3 - Responsabilidades Legais.
4 - Responsabilidades econômicas.

( ) A organização deve ser lucrativa.
( ) A organização deve obedecer à legislação.
( ) A organização deve fazer o que é certo e justo, evitando ou minimizando causar danos ás pessoas.
( ) A organização deve estar comprometida através de ações e programas para promover o bem-estar das pessoas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • letra b

    1 - Responsabilidades Filantrópicas: A organização deve estar comprometida através de ações e programas para promover o bem-estar das pessoas.

    2 - Responsabilidades Éticas: A organização deve fazer o que é certo e justo, evitando ou minimizando causar danos ás pessoas.

    3 - Responsabilidades Legais: A organização deve obedecer à legislação.

    4 - Responsabilidades econômicas: A organização deve ser lucrativa.


ID
1093612
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O conjunto de mecanismos que visam assegurar que os gestores da organização tomem decisões que maximizem o valor da empresa e proteja os investimentos de todos os acionistas refere-se a:

Alternativas
Comentários
  • O que é Governança Corporativa:

    Governança corporativa corresponde aos processos, costumes, políticas, leis e instituições que são usados para fazer a administração de uma empresa.

    Governança corporativa é um tema multifacetado, principalmente pela natureza e pela extensão da responsabilidade de indivíduos específicos na organização. Um dos impactos de um sistema de governança corporativa é na eficiência econômica, com ênfase no bem-estar dos acionistas.

    Em sua essência, a Governança Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas, criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos como de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.

    Espero ter auxiliado.

    * Referência: http://www.significados.com.br/governanca-corporativa

  • Governança Corporativa

    Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. 

    As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum. 

     

     

    Fonte:http://www.ibgc.org.br/index.php/governanca/governanca-corporativa

     

  • Complementando...

     

    Responsabilidade Social - Origem: Impacto Social / Principal definição: Fazer o bem

     

    Ética nos negócios - Origem: Moralidade / Principal definição: Evitar danos

     

    Gerenciamento de Stakeholders - Origem: Não-acionistas (sócios) / Principal definição: Equilibrar os interesses

     

    Sustentabilidade - Origem: Meio-ambiente / Principal definição: Preservação do futuro

     

    Cidadania Empresarial - Origem: Comunidade/filantropia / Principal definição: Contribuição social

     

     

    Fonte: https://periodicos.ufsm.br/reaufsm/article/view/6946/pdf

     

  • Gabarito D

     

    Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgão de fiscalização e controle e demais partes interessadas

     

    4 Princípios de Governança Corporativa (ARTE)

     

    Accountability-  Prestação de contas feita pelos agentes de governança de forma clara, concisa e compreensível. Os agentes devem assumir integralmente as consequências de seus atos e missões e atuar com diligência dentro das suas responsabilidades

     

    Responsabilidade corporativa- que os agentes de governança zelem pela viabilidade econômico-financeira das organizações. Isso deve ocorrer por meio da redução das externalidades negativas de seus negócios e operações, e do aumento das externalidades positivas.

     

    Transparência- Esse princípio consiste em disponibilizar as informações que sejam de interesse das partes interessadas e não apenas aquelas impostas por leis ou regulamentos.

     

    Equidade- É o tratamento justo de todos os sócios e stakeholders. Consideram-se os direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas dos envolvidos.

     

     

    https://goo.gl/92FN88


ID
1096720
Banca
TJ-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A responsabilidade social é um conceito muito discutido na atualidade e envolve questões como a responsividade social e a obrigação social. Sobre o tema, considere as seguintes afirmativas:

1. A responsabilidade social refere-se ao comprometimento da empresa em buscar objetivos de longo prazo que, além de atender às exigências da lei e a seus interesses econômicos, estejam voltados para proteger e melhorar o bem-estar da sociedade.

2. A obrigação social é a base do envolvimento social de uma empresa.

3. Responsividade social refere-se à capacidade de uma empresa de se adaptar às condições sociais em mudança.

4. A responsividade social é dirigida pelas normas sociais e pode proporcionar aos gerentes um direcionamento significativo para a tomada de decisões.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Todas as afirmações estão corretas, descrevendo as características das "responsividade social" e "responsabilidade social".

    "A partir de 1970, o conceito de responsividade social corporativa vem sendo gradativamente incluído nos debates de “sustentabilidade” do planeta bem como a preocupação sobre o dever das corporações na sua atuação perante a sociedade. A responsabilidade social já era considerada um dever das empresas, quando o conceito de responsividade surgiu. Atualmente, a busca por uma postura responsivamente responsável permite uma melhor inserção da empresa na comunidade. Além de nortear suas ações sociais.

    O grande mote do conceito da responsividade social é a antecipação das demandas sociais, onde deve se adequar as necessidades da sociedade no que diz respeito a sua atuação empresarial de forma pró-ativa. Assim, a empresa responsivamente social busca desenvolver políticas, meios, ações, para responder as questões sociais, de forma antecipada e preventiva. É uma atuação visando realmente inserir e interagir na comunidade, tornando os eventuais problemas desta como sendo seus."

    Fonte: http://cesarrenato.wordpress.com/2011/02/17/responsividade-responsavel-no-mundo-empresarial/

    Portanto, correta a alternativa "D".


ID
1109338
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de responsabilidade social empresarial, julgue os itens a seguir.

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma entidade criada pelo Estado para promover boas práticas de ética e responsabilidade social nas empresas brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. 


    Fonte: http://www3.ethos.org.br/

  • errei, acredito que não seja criada pelo Estado mesmo sendo uma OSCIP.

  • Organização da Sociedade Civil de Interesse PúblicoouOSCIPé um título fornecido pelo Ministério da Justiça do Brasil, cuja finalidade é facilitar o aparecimento de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e permite que doações realizadas por empresas possam ser descontadas no imposto de renda. OSCIPs são ONGs criadas por iniciativa privada, que obtêm um certificado emitido pelo poder público federal ao comprovar o cumprimento de certos requisitos, especialmente aqueles derivados de normas de transparência administrativas. Em contrapartida, podem celebrar com o poder público os chamados termos de parceria, que são uma alternativa interessante aos convênios para ter maior agilidade e razoabilidade em prestar contas.

    Uma ONG (Organização Não-Governamental), essencialmente é uma OSCIP, no sentido representativo da sociedade, mas OSCIP trata de uma qualificação dada pelo Ministério da Justiça no Brasil.

    A lei que regula as OSCIPs é a nº 9.790, de 23 março de 1999. Esta lei traz a possibilidade das pessoas jurídicas (grupos de pessoas ou profissionais) de direito privado sem fins lucrativos serem qualificadas, pelo Poder Público, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público - OSCIPs e poderem com ele relacionar-se por meio de parceria, desde que os seus objetivos sociais e as normas estatutárias atendam os requisitos da lei.

  • Compromisso do Instituto Ethos
    O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma organização não-governamental criada com a missão de mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade sustentável e justa.

    O objetivo do Instituto Ethos é disseminar a prática da responsabilidade social empresarial, ajudando as organizações a:
    1. compreender e incorporar de forma progressiva o conceito do comportamento empresarial socialmente responsável;
    2. implementar políticas e práticas que atendam a elevados critérios éticos, contribuindo para o alcance do sucesso econômico sustentável em longo prazo;
    3. assumir suas responsabilidades com todos aqueles que são atingidos por suas atividades;
    4. demonstrar a seus acionistas a relevância de um comportamento socialmente responsável para o retorno em longo prazo sobre seus investimentos;
    5. identificar formas inovadoras e eficazes de atuar em parceria com as comunidades na construção do bem-estar comum;
    6. prosperar, contribuindo para um desenvolvimento social, econômica e ambientalmente sustentável.

  • Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável.

    Criado em 1998 por um grupo de empresários e executivos da iniciativa privada, o Instituto Ethos é um polo de organização de conhecimento, troca de experiências e desenvolvimento de ferramentas para auxiliar as empresas a analisar suas práticas de gestão e aprofundar seu compromisso com a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável.


    Fonte: http://www3.ethos.org.br/conteudo/sobre-o-instituto/#.U1-UqlVdVA0


    Porém vem a pergunta. O que é uma OSCIP???


    Organização da Sociedade Civil de Interesse Público ou OSCIP é um título fornecido pelo Ministério da Justiça do Brasil, cuja finalidade é facilitar o aparecimento de parcerias e convênios com todos os níveis de governo e órgãos públicos (federal, estadual e municipal) e permite que doações realizadas por empresas possam ser descontadas no imposto de renda. OSCIPs são ONGs criadas por iniciativa privada, que obtêm um certificado emitido pelo poder público federal ao comprovar o cumprimento de certos requisitos, especialmente aqueles derivados de normas de transparência administrativas. Em contrapartida, podem celebrar com o poder público os chamados termos de parceria, que são uma alternativa interessante aos convênios para ter maior agilidade e razoabilidade em prestar contas.


    FONTE: http://alfabrasil.org.br/oscip

  • O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma entidade criada pelA INICIATIVA PRIVADA para promover boas práticas de ética e responsabilidade social nas empresas brasileiras.

  • Covardia colocar uma questão dessas.

  • FUI PELA MESMA LINHA DE RACIOCÍNO... ESTRANHO O ESTADO QUERER REGULAR AS PRÁTICAS DE ÉTICA E RESPONSABILIDADE DAS EMPRESAS PRIVADAS. ISSO, NO MÁXIMO, É UMA ENTIDADE DO 3º SETOR. LOGO, NÃO É CRIADA PELO ESTADO.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

    Não entrei no mérito do Instituto mencionado...

  • Quem tá estudando em: 02/6/20?

  • NUNCA OUVI FALAR NESSA EMPRESA......

  • ESSA FOI DE LASCAR,TAMBÉM NUNCA OUVI FALAR DESSA EMPRESA

  • EMPRESA DO GASPARZINHO

  • Gabarito: ERRADO

    Para quem nunca ouviu falar e está se perguntando o porque dessa empresa ter caído nessa prova é só olhar o edital do cargo na parte de ética:

    RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: 1 Noções sobre os princípios do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

  • Se não estudei o tópico do edital, então tenho grande chances de errar a questão.

    Se não tenho grandes chances de errar a questão, então estudei o tópico no edital.

  • nem sabia que isso existia

  • VALEU YODA

  • Nunca nem ví...

  • Belíssima facada!


ID
1109341
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de responsabilidade social empresarial, julgue os itens a seguir.

O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social restringe-se a estabelecer, para as empresas associadas, princípios gerais de transparência e ética, não se referindo ao gerenciamento interno das empresas, como marketing, por exemplo.

Alternativas
Comentários
  • O Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social é uma Oscip cuja missão é mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerir seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade justa e sustentável. 

    Fonte: http://www3.ethos.org.br/


  • DENTRE OS PRINCÍPIOS QUE O INSTITUTO SEGUE TEMOS:

    Marketing responsável
    Buscaremos orientar nossa política de marketing e comunicação pelo respeito à veracidade, consistência e integridade das afirmações, refletindo nossos valores e estimulando o comportamento ético e responsável do público.

  • A propaganda de uma empresa se não for bem pensada e bem elaborada poderá ofender determinados grupos ou pessoas da sociedade, e isso pode ir em desencontro aos princípios éticos.

  • GAB: ERRADO

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    Nada disso! 

    O Instituto Ethos estabelece as seguintes  características (princípios)  de uma gestão socialmente responsável:    

    • Transparência 
    • Estabelecimento de compromissos públicos 
    • Envolvimento com instituições que representam interesses variados 
    • Capacidade de atrair e manter talentos 
    • Alto grau de motivação e comprometimento dos colaboradores 
    • Capacidade de lidar com situações de conflito 
    • Estabelecimento de metas de curto prazo e longo 
    • Envolvimento da direção da empresa 

    Perceba  que  vários  desses  princípios  estão  sim  relacionados  ao  gerenciamento  interno  das empresas. Por exemplo: “capacidade de atrair e manter talentos” é  um princípio relacionado ao gerenciamento interno da empresa. 


ID
1109344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de responsabilidade social empresarial, julgue os itens a seguir.

A responsabilidade social empresarial é definida como a obrigação das empresas de adotarem práticas que contribuam para o bem-estar social, ainda que tais práticas contrariem o interesse da organização.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito consta como questão certa, entretanto o fato de mencionar "...ainda que tais práticas contrariem o interesse da organização...", faz com que a questão, na humilde opinião, esteja errada. Alguém pode me dar uma luz?

    Idalberto Chiavento, teoria geral da administração, 7º edição:

    A responsabilidade social significa o grau de obrigações que uma organização assume por meio de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses. Em geral, ela representa a obrigação da organização de adotar políticas e assumir decisões e ações que beneficiem a sociedade. A responsabilidade social significa a obrigação gerencial de tomar ações que protegem e melhoram o bem-estar de toda a sociedade e os interesses organizacionais especificamente. Os administradores devem buscar alcançar objetivos organizacionais e objetivos societários.


  • Se a empresa agir contra os interesses dela mesma, como por exemplo, ter prejuízos financeiros, coloca em risco a própria sobrevivencia da mesma, e sua falencia não é do interesse da sociedades também... no meu ver, a questão está errada.

  • Segundo o Livro Verde da Comissão Europeia (2001), a responsabilidade social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprimento de interesses dos proprietários das mesmas, mas também pelos de outros detentores de interesses como, por exemplo, os trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral. Afirma Carlos Cabral-Cardoso (2002) que o conceito de responsabilidade social deve ser entendido a dois níveis. O nível interno relaciona-se com os trabalhadores e, mais genericamente, a todas as partes interessadas afetadas pela empresa e que, por seu turno, podem influenciar no alcance de seus resultados. O nível externo tem em conta as conseqüências das ações de uma organização sobre os seus componentes externos, nomeadamente, o ambiente, os seus parceiros de negócio e meio envolvente. http://pt.wikipedia.org/wiki/Responsabilidade_social

  • Certo

    Devo, contudo, concordar com os colegas acima que contestam o gabarito oficial. Em um último nível de sensibilização, a organização estará disposta a ter prejuízos financeiros no presente com vistas aos ganhos sociais futuros decorrentes da RSE (ver "Administração Geral e Pública", Chiavenato). Portanto, a RSE é sempre do melhor interesse da organização cidadã, pois ela vê os dispêndios nessa área como investimentos. No entanto, a CESPE não alterou o gabarito dessa questão.

  • vejam recurso feito por candidato ao concurso:

    Solicitação: Alteração de Certo para Errado. 
    Defesa: A responsabilidade social primeiramente é um comprometimento ou compromisso de uma empresa para adotar práticas que contribuam para o bem-estar social. Uma obrigação sempre é ligada a um procedimento legislativo dado que ninguém é obrigado a realizar algo senão em decorrência de lei (princípio da legalidade). Portanto não é uma obrigação e sim um compromisso. No segmento da frase “ainda que tais práticas contrariem o interesse da organização”, podemos entender que a prática de responsabilidade social empresarial possa gerar (ao final do período de competência) prejuízos contábeis para a organização. Este segmento certamente não faz parte da sua definição. O objetivo final é sim gerar bem-estar social mas não proporcionando por exemplo prejuízo contábil para uma empresa conforme é possível entender no enunciado. A responsabilidade social pode sim reduzir o lucro da empresa (maior interesse da organização) para fins de bem-estar social, mas a forma como foi mencionada também podemos entender que aqueles com prejuízos contábeis em decorrência de condutas de responsabilidade social também são obrigados a continuar suas “prestações sociais” fato este infundado para a continuidade das atividades da empresa. A banca pecou em adicionar o segundo segmento da frase o que inclui esse segundo grupo comentado. 

  • Com certeza esse gabarito não foi alterado?

  • Concordo com o que foi dito pelos demais colegas concurseiros. O final da afirmativa deveria ter tornado a questão ERRADA.

    Ex.: Se uma empresa investe em programa de proteção ambiental, ainda que isso tenha um custo, ela poderá capitalizar a situação (e o fará!) tentando vender a imagem de empresa consciente e responsável, tentando atrair novos clientes para seus produtos ou fidelizar os já existentes.

    Empresa nenhuma vai dar um tiro no pé, praticando algo que seja inconciliável com seus interesses.

  • Obrigação??? Em qual lugar do planeta diz isso???

  • GABA:CERTO.

    ____________________________________________________

    rs, em que lugar do planeta diz isso? No planeta Cespe,rs.

    Q315889-Ano: 2013-Banca: CESPE-Órgão: SERPRO-Prova: Técnico - Suporte Administrativo

    A responsabilidade social da organização é a obrigação de agir de forma ética como um todo. (certo)



  • Que lei obriga as empresas a adotarem respinsabilidade social?

  • DEVE TER UMA COMPATIBILIDADE, COORDENAÇÃO E HARMONIZAÇÃO DE INTERESSES. AMBAS AS PARTES DEVEM GANHAR. BOM, É ISSO O QUE DIZ CHIAVENATO. MAS,

     

    GABARITO CERTO.

  • Teoria versus realidade. Guerreiro concurseiro sofre.

  • Ano: 2016/CESPE/FUNPRESP-EXE

    A respeito de responsabilidade social, consumo sustentável e relações com a comunidade, julgue o item a seguir.

    A responsabilidade social das organizações — uma prática voluntária — não deve ser confundida com ações impostas pelo governo ou por incentivos externos como, por exemplo, benefícios fiscais. CORRETO

  • Se a empresa quiser realizar um projeto que lhe trará muito retorno financeiro mas um estudo mostra que trará impactos ambientais, ela deve recuar desse projeto ou modicá-lo.

  • Questão mais absurda!

  • Existem empresas que não querem pensar em responsabilidade social, mas em algum nível a lei as obriga.

    No meu entender, é disso que a questão fala.


ID
1109350
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Caixa
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito de responsabilidade social empresarial, julgue os itens a seguir.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) promove a eficiência energética nas empresas, o que revela a preocupação do Estado com possíveis impactos ambientais decorrentes da produção empresarial.

Alternativas
Comentários
  • O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), coordenado pelo Inmetro, fornece informações sobre o desempenho dos produtos, considerando atributos como a eficiência energética, o ruído e outros critérios que podem influenciar a escolha dos consumidores que, assim, poderão tomar decisões de compra mais conscientes. Ele também estimula a competitividade da indústria, que deverá fabricar produtos cada vez mais eficientes.

  • Não entendi o gabarito da questão. O PBE, conforme explicado pela Taíze, diz respeito à eficiência energética DOS PRODUTOS e não NAS EMPRESAS.

  • CERTO

    A preocupação do Estado com possíveis impactos ambientais decorrentes da produção, promove a eficiência energética. 
  • Por que o PBE é tão importante?

    No caso específico dos programas de etiquetagem com foco na classificação de eficiência energética, sua importância está ligada às metas brasileiras de economia de energia. O Plano Nacional de Eficiência Energética (PNEf), recentemente publicado para reforçar as diretrizes do Plano Nacional de Energia (PNE2030), que estabelece uma meta de 10% de redução no consumo energético por meio de ações de eficiência energética, possui um capítulo dedicado ao PBE.

  • E o CESPE viajou de novo...

    O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) promove a eficiência energética dos produtos e não das empresas!!!!

    http://www.conpet.gov.br/portal/conpet/pt_br/conteudo-gerais/programa-brasileiro-de-etiquetagem-1.shtml

    O Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) é coordenado e regulamentado pelo INMETRO e executado em parceria com o CONPET para os equipamentos que consomem combustíveis (fogões, fornos, aquecedores de água a gás e automóveis). Por meio da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE), afixada nos produtos de forma voluntária ou compulsória, o consumidor é informado, no momento da compra, sobre a eficiência energética ou consumo de modelos semelhantes, podendo compará-los de "A" (mais eficiente) até "E" (menos eficiente). O PBE contribui para a comercialização e utilização de aparelhos com menor consumo de energia.

    Lei nacional de concursos, já !!!


ID
1157062
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta a premissa base do princípio da responsabilidade social das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.  Segundo Ribas e Salim (2014), "O conceito inicialmente está relacionado à responsabilidade social e às premissas da empresa-cidadã, uma vez que determinadas empresas buscam e valorizam a responsabilidade social. Para essas empresas, só será possível alcançar o seu objetivo se as pessoas que fazem parte do processo se solidarizem e agirem de acordo com os preceitos implantados pela organização.  Em segundo plano, o desenvolvimento da espiritualidade nas organizações permite o desenvolvimento de elemento de coesão grupal, facilitando o trabalho em equipe.    Da mesma forma, o seu incentivo e desenvolvimento interferem positivamente na eficácia, comprometimento, melhora do clima organizacional, qualidade da produção e prestação de serviços, na comunicação interna e no compromisso dos funcionários pela causa e missão da organização.    Dentro das instituições, a espiritualidade não deve ser tratada como um projeto ou um evento simples de treinamento, mas, sim, como um valor, uma crença que precisa ser compreendida e disseminada por toda organização"

    Convenhamos que a questão tentou nos pegar pelo pé com outro instituto: copia e cola de trabalho acadêmico ou copia e cola de doutrinadores minoritários.

  • "As organizações são instituições sociais que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade."

    As organizações existem com autoridade do estado e não da sociedade. Utilizam recursos próprios ou de terceiros como os bancos e não do povo. Então não sei como essa afirmação pode ser colocada numa prova.

  • Substitua as desnecessárias repetições do vocábulo "sociedade" pelos pronomes adequados. 

    As organizações são instituições sociais que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade.


ID
1157065
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A discussão sobre a ética abrange e questiona inúmeros aspectos da administração das organizações e de suas relações com a sociedade, que podem ser classificados em algumas categorias. Assinale a alternativa que apresenta categorias ou níveis da ética na administração de organizações.

Alternativas
Comentários
  • O primeiro nível, SOCIAL, é entendido como o impacto que a simples existência da organização e suas operações diárias causam na sociedade. Os escândalos que aparecem na televisão e nos periódicos, envolvendo empresas e políticos, são um exemplo claro desse nível de aplicação da ética. Porém esse é um nível pouco observado e discutido. Para a maioria das pessoas, a culpa pela corrupção no Brasil é exclusividade dos políticos. Nesse caso, devemos lembrar que, para existirem corruptos, devem existir corruptores.


    O segundo nível de impacto da ética é o nível de STAKEHOLDERS, que induz ao questionamento das obrigações da organização quanto à utilização de seus produtos, serviços e o impacto desses no mercado. 


    O terciero nível de POLÍTICAS INTERNAS, interessado em averiguar a ética nas relações entre patrão e empregado. 



    O quarto nível INDIVIDUAL, o qual leva à reflexão do papel de cada indivíduo no dia a dia da organização e das suas relações interpessoais no ambiente de trabalho.



  • Dificílima

  • GABARITO: LETRA C

    Sociedade, stakeholders, política interna da empresa e individual.

  • de que inferno essa banca tira essas questoes?

  • Que questão difícil.

  • pra passar nessa banca 70% estudo+ 30% sorte

  • Nunca ouvi falar sobre isso.


ID
1185319
Banca
FDC
Órgão
IF-SE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os mecanismos de governança corporativa têm como finalidade diminuir a probabilidade de que os agentes tomem decisões que não sejam do interesse econômico das organizações, reduzindo os custos de agência. Dentre os mecanismos de governança corporativa, destacam-se o conselho de administração e:

Alternativas
Comentários
  • Abaixo transcrevo o modelo de Governança da BM&F BOVESPA, pois foi o mais confiável que encontrei: 

    Mecanismos de controle giram em torno do(a):

    1) Conselho de Administração (central)

    2) Diretoria

    3) Assembléia Geral dos Acionistas

    4) Comitê de Auditoria

    5)Comitê de Governança e Indicação

    6)Comitê de Remuneração

    7) Comitê de Risco

    Veja que as alternativas colocaram alguns destes tópicos, isoladamente, mas a letra b é a única correta. 


    Teoria adaptada de :   http://ri.bmfbovespa.com.br/fck_temp/26_2/Diretrizes_de_Governanca_Corporativa_da_BMFBOVESPA.pdf



ID
1329295
Banca
Quadrix
Órgão
DATAPREV
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Existem diferenças entre as características da RAIS e as características do CAGED. Analise as afirmativas.

I. CAGED: levantamento anual; RAIS: levantamento mensal.

II. CAGED: qualquer tipo de vínculo: estatuários, celetistas, temporários, avulsos; RAIS: vínculo apenas com os celetistas.

III. CAGED: abrange apenas a movimentação de admitidos e desligados; RAIS: abrange todos os empregados do ano base em 31/12 e movimentação dos admitidos e desligados mês a mês.

IV. CAGED: obrigatório para todos os estabelecimentos, mesmo aqueles que não apresentaram movimentação no período; RAIS: obrigatório apenas para os estabelecimentos que apresentaram movimentação no período.

V. CAGED: útil para estudos de análise de conjuntura do mercado de trabalho formal; RAIS: útil para estudos estruturais do mercado de trabalho formal.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A RAIS se refere a qualquer tipo de empregado: estatutários, celetistas, temporários, avulsos; já o Caged, apenas empregados celetistas.


ID
1355302
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O conjunto de processos que regulam a relação que os atores mantêm com a empresa (stakeholders) e a forma com que a administração dessa empresa é dirigida denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo as práticas e os relacionamentos entre proprietários, conselho de administração, diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor  da organização, facilitando seu acesso ao capital e contribuindo para a sua longevidade.

    alternativa C.

  • http://www.ibgc.org.br/inter.php?id=18161/governanca-corporativa

  • Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

  • stakeholders- Todas as pessoas envolvidas em um processo da organização. Acionistas, fornecedores, etc.

  • GOVERNANÇA ORGANIZACIONAL/CORPORATIVA

    As estratégias, objetivos e metas devem ser estabelecidos sob uma visão do compromisso com
    a responsabilidade social, equilibrando as necessidades imediatas e futuras da organização
    e de seus stakeholders.
     

  • Stakeholders: São pessoas ou organizações que serão afetadas positivamente ou negativamente com determinado projeto.


ID
1516033
Banca
CS-UFG
Órgão
UEAP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A responsabilidade social das organizações pode ser direcionada para dois grupos, os de interesses primários e os de interesses secundários. Fazem parte do grupo de interesse secundário:

Alternativas
Comentários
  • Olá, se alguém puder comentar antes do professor....agradeço! 

     

  • Gabarito (A)

     

  • Devido ao número de stakeholders e a complexidade das relações entre esses diversos públicos e a organização, Clarkson (1995) classifica os stakeholders em dois grupos: primários e secundários. Os primários envolvem os funcionários, consumidores, fornecedores, acionistas e investidores, além do governo e da comunidade como um todo, que provê infraestrutura e mercado para as empresas. O grupo dos secundários são aqueles afetados pelas empresas, mas que não estão diretamente conectados com suas transações. Ademais o autor ressalta que esse não são essenciais para a sobrevivência das empresas.

    https://www.pucpcaldas.br/graduacao/administracao/revista/artigos/esp1_8cbs/21.pdf

  • Os stakeholders são classificados como: primários e secundários.

    Os primários são: proprietários, clientes, fornecedores, empregados e a concorrência;

    Os secundários são: governos internos, governos externos, mídia, comunidade, organizações sem fins lucrativos (entidades), analistas financeiros, instituições financeiras.

  • A comunidade também faz parte dos Stakeholders SECUNDÁRIOS


ID
2002351
Banca
CCV-UFC
Órgão
UNILAB
Ano
2011
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O discurso da Responsabilidade Social tornou-se recorrente no universo organizacional nas últimas décadas. No contexto dos negócios, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B = • Manter políticas éticas e comportamento social­mente responsável: toda atividade de gestão de pessoas deve ser aberta, confiável e ética. As pessoas não podem ser discriminadas e seus direitos básicos devem ser garantidos. Os princípios éticos devem ser aplicados a todas as atividades da gestão de pessoas. Tanto as pessoas como as organizações devem seguir padrões éticos e de responsabilidade social. A responsabilidade social não é uma exigência feita somente às organizações, mas também, e principalmente, às pessoas que nelas trabalham.


ID
2188522
Banca
FCM
Órgão
IF Farroupilha - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Abordagem de Desenvolvimento Organizacional (DO) não é recente; ela data dos anos 1970, tendo origem na chamada psicologia industrial ou organizacional e é considerada como uma poderosa abordagem basicamente utilizada nas atividades meio (ARAÚJO,2010).
Em relação ao Desenvolvimento Organizacional, é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D - O Desenvolvimento Organizacional oferece uma abordagem sistemática à mudança planejada em organizações que tenham duas metas principais: metas de processo e metas de resultado. 


ID
2226517
Banca
IADES
Órgão
Ceitec S.A
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto à governança corporativa, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A governança corporativa representa costumes, leis, processos e políticas da administração de uma empresa. Divide-se em dois grupos: Externos = acionistas,credores, fornecedores e clientes e Internos = Conselho, executivo e empregados. Esta governança visa garantir confiabilidade do setores externos, fazendo com que as estratégias dos setores internos estejam alinhados com interesse dos setores externos.

     

  • Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas

     

    GAB: LETRA A

  • Governança corporativa: É uma estrutura moderna que preconiza uma melhor interação entre:

    ·      Acionistas ou cotistas (proprietários)

    ·      Conselhos

    ·      Diretoria executiva

    ·      Auditoria (Fiscalização/Controle)

    Obs: essa estrutura visa promover eficiência economia e bem-estar para os proprietários

  • Governança Corporativa

    Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. 

    Fonte: http://www.ibgc.org.br/governanca/governanca-corporativa

     

    Ver Q248906

  • Quanto à governança corporativa, é correto afirmar que 

    A- envolve o relacionamento entre proprietários, diretoria, conselho de administração e órgãos de controle.  

  • Resposta correta é a lerta A.

    a)

    envolve o relacionamento entre proprietários, diretoria, conselho de administração e órgãos de controle. 

  • GABARITO A

     

    Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgão de fiscalização e controle e demais partes interessadas

     

    4 Princípios de Governança Corporativa (ARTE)

     

    Accountability-  Prestação de contas feita pelos agentes de governança de forma clara, concisa e compreensível. Os agentes devem assumir integralmente as consequências de seus atos e missões e atuar com diligência dentro das suas responsabilidades

     

    Responsabilidade corporativa- que os agentes de governança zelem pela viabilidade econômico-financeira das organizações. Isso deve ocorrer por meio da redução das externalidades negativas de seus negócios e operações, e do aumento das externalidades positivas.

     

    Transparência- Esse princípio consiste em disponibilizar as informações que sejam de interesse das partes interessadas e não apenas aquelas impostas por leis ou regulamentos.

     

    Equidade- É o tratamento justo de todos os sócios e stakeholders. Consideram-se os direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas dos envolvidos.

     

     

    https://goo.gl/92FN88


ID
2296270
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Segundo Veloso (2005), devido à pressão do mercado globalizado, criou-se um novo ethos no mundo dos negócios, e a responsabilidade social corporativa é a característica que melhor o define. Podem ser mencionadas como características da responsabilidade social corporativa:

Alternativas
Comentários
  • VELOSO (2002) se atém às atitudes e atividades que as organizações necessitam desenvolver com vistas ao atingimento da Responsabilidade Social corporativa:

    - preocupação com atitudes éticas e moralmente corretas que afetam todos os públicos/stakeholders envolvidos (entendidos da maneira mais ampla possível);

    - promoção de valores e comportamentos morais que respeitem os padrões universais de direitos humanos e de cidadania e participação na sociedade;

    - respeito ao meio ambiente e contribuição para sua sustentabilidade em todo o mundo;

    - maior envolvimento nas comunidades em que se insere a organização, contribuindo para o desenvolvimento econômico e humano dos indivíduos ou até atuando diretamente na área social, em parceria com governos ou isoladamente (VELOSO, 200 , 53). 

  • R -

    a preocupação com atitudes éticas e moralmente corretas, o respeito ao meio ambiente e o maior envolvimento com as comunidades onde a organização está inserida.


ID
2307055
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

É notório o que o surgimento da sustentabilidade tem feito com as grandes empresas. Desde que a reunião das práticas em prol de um mundo mais saudável se solidificou. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Essas empresas priorizam não só os trabalhos já realizados como também o incentivo de projetos que visam o bem-estar da população e de seus clientes.

II. Já outras empresas visam o desenvolvimento de produtos sustentáveis que combinam o melhor da tecnologia para o bem-estar ambiental.

III. O desenvolvimento sustentável inclui apenas práticas do dia a dia, sob poucos projetos sociais verídicos que possam ser usados com propósitos realistas para a sociedade, feitos somente com o intuito de melhorar a imagem da empresa.

IV. Esta opinião está dividida e tem servido apenas para aumentar a concorrência entre as mesmas.

V. As empresas dividem-se em realizar um trabalho mais econômico, que garanta um futuro menos impactante ao planeta, ou continuar com suas produções mais exacerbadas, que visam o crescimento e o lucro rápidos sem se importar com o futuro.

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Questão está toda bugada. desde o enunciado até as alternativas...

  • Já fiz outras questões para o Ebserh e é padrão, questões sem nexo nenhum. coitado de quem fez essa prova louca.

  • GAB: C

     

    Questões da IBFC não adianta muito estudar por livros ou apostilas, o jeito é resolver as diversas questões e ler os comentários, pois 90% das questões estão em textos da internet.

     

    É notório o que o surgimento da sustentabilidade tem feito com as grandes empresas. Desde que a reunião das práticas em prol de um mundo mais saudável se solidificou, as empresas dividem-se em realizar um trabalho mais econômico, que garanta um futuro menos impactante ao planeta, ou continuar com suas produções mais exacerbadas, que visam o crescimento e o lucro rápidos sem se importar com o futuro (V).

     

    Esta opinião dividida está servindo apenas para aumentar a concorrência entre as mesmas (IV). As chamadas empresas sustentáveis priorizam não só os trabalhos já realizados como também o incentivo de projetos que visam o bem-estar da população e de seus clientes (I). Já outras empresas visam o desenvolvimento de produtos sustentáveisque combinam o melhor da tecnologia para o bem-estar ambiental (II). O carregador Ray, da rede colaborativa Quirky, é um excelente exemplo, pois combina materiais leves com energias em pleno desenvolvimento.

     

    No Brasil, encontramos essa divisão de empresas sustentáveis e não sustentáveis com facilidade. O desenvolvimento sustentável não inclui apenas práticas do dia a dia, mas também projetos sociais verídicos, usados com propósitos realistas para a sociedade, que não são feitos somente com o intuito de melhorar a imagem da empresa, embora algumas empresas realmente o façam (III).

     

    Em áreas como construção civil, energias e produtos em geral, algumas empresas ganharam destaque pelo seu caráter sustentável. Por exemplo, a Fibria, resultado da união da VCP e ARRACRUZ, é uma das pioneiras na produção massiva de papéis recicláveis e de novas maneiras de utilizar o material. Outros dois bons exemplos são a Perdigão, que utiliza formas alternativas de energia, faz a reutilização de água, entre outras práticas sustentáveis, e a Natura, que utiliza matérias-primas de fontes renováveis que são extraídas cumprindo as regras da sustentabilidade para a produção de seus cosméticos.

     

    http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/empresas-sustentabilidade-como-levar-desenvolvimento-sustentavel-para-negocios/

  • As questões da IBFC são muito sem nexo.

  • Acertei todas até agora porém é ridiculo esse método dessa banca.
  • Se você lê essa questão com pressa você acha muito ruim, mas se você parar, ler com calma e atenção você tem certeza.

  • C

  • E às vezes eu reclamo do Cespe.....


ID
2336176
Banca
FUNECE
Órgão
UECE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A doutrina da Responsabilidade Social pressupõe que as organizações são

Alternativas
Comentários
  • Doutrina da Responsabilidade Social
    Essa corrente é a que reconhece a responsabilidade social das organizações de forma geral e das empresas em particular. Baseia-se na premissa de que as organizações são instituições sociais, que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da mesma. Segundo Maximiano (2004), um dos principais representantes dessa corrente é Andrew Carnegie, que publicou um livro no qual estabeleceu os dois princípios da responsabilidade social corporativa: caridade e zelo. Esses princípios baseavam-se numa visão paternalista do papel do empresário em relação aos empregados e aos clientes.

    Vejamos:
    • Princípio da Caridade: esse princípio, diz que os indivíduos mais afortunados da sociedade devem cuidar dos menos afortunados, compreendendo
    desempregados, doentes, pobres e pessoas com deficiência física. Esses afortunados podem ser auxiliados diretamente ou por meio de instituições como igrejas, associações, não de sua empresa, e o indivíduo decide qual o valor da caridade que pretende praticar; e
    • Princípio do Zelo: esse princípio estabelece que as empresas e os indivíduos ricos deveriam enxergar-se como depositários de sua propriedade.
    Segundo Carnegie, os ricos têm seu dinheiro com a confiança do restante da sociedade e podem usá-lo para qualquer finalidade que a sociedade julgar legítima.  O papel da empresa é também aumentar a riqueza da sociedade, por meio de investimentos prudentes e uso cauteloso dos recursos sob sua responsabilidade.

    A idéia da responsabilidade social, embora não seja nova, ganhou muita força quando a deterioração dos ecossistemas, provocada pela poluição,
    estimulou o debate sobre os benefícios e malefícios da sociedade industrial. Devido às pressões que nasceram decorrentes de grupos de ativistas, muitos países estabeleceram legislações severas sobre essas questões. A existência dessa legislação é um dos principais fatores que as empresas devem levar em conta ao tomar decisões que envolvem considerações de ordem ética.

  • GABARITO: A


ID
2388112
Banca
PR-4 UFRJ
Órgão
UFRJ
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A relatividade social das empresas é uma das correntes de pensamento da Responsabilidade Social que se concentra no modo como as empresas respondem às questões demandadas pela sociedade, ao invés de tentar determinar sua responsabilidade social final. Tal teoria parte de duas abordagens básicas:

Alternativas
Comentários
  • Questão de mera interpretação.


ID
2424247
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As afirmativas a seguir dizem respeito às estratégias de Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento. Leia atentamente e marque (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas:

I. São condições facilitadoras da Gestão do Conhecimento: apoio da alta administração, estrutura organizacional burocrática e uso de tecnologias da informação.

II. Treinamento é uma estratégia de aprendizagem organizacional voltada à aquisição e disseminação do conhecimento.

III. A Gestão do Conhecimento é mais uma prática gerencial vinculada à eficiência operacional.

IV. O conhecimento tácito é transmitido por meio de observações das experiências individuais.

V. Organizações que aprendem são organizações capazes de criar, disseminar e reter conhecimentos estratégicos e de valor para a organização.

A sequência CORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : A


    De acordo com Carbone (2009, p.82) o conhecimento tácito é “produzido pela experiência da vida, incluindo elementos cognitivos e práticos”. Assim sendo, pode-se conceituá-lo como o conhecimento que é adquirido através de experiências individuais considerando-se fatores intangíveis, como por exemplo: crenças pessoais, ideias, valores, julgamentos pessoais, perspectivas, intuições.


    De acordo com Lara (2004, p.31), o conhecimento explícito “é adquirido principalmente pela educação formal e envolve conhecimento dos fatos”. Assim sendo, pode-se conceituá-lo como o conhecimento que é tipicamente articulado na linguagem formal, como por exemplo: documentos, manuais, afirmações, especificações, multimídia.


    http://www.administradores.com.br/artigos/academico/os-tipos-de-conhecimento-explicito-e-tacito/99280/

  • I. São condições facilitadoras da Gestão do Conhecimento: apoio da alta administração, estrutura organizacional burocrática e uso de tecnologias da informação. FALSO

    II. Treinamento é uma estratégia de aprendizagem organizacional voltada à aquisição e disseminação do conhecimento.

    III. A Gestão do Conhecimento é mais uma prática gerencial vinculada à eficiência operacional. FALSO

    IV. O conhecimento tácito é transmitido por meio de observações das experiências individuais.

    V. Organizações que aprendem são organizações capazes de criar, disseminar e reter conhecimentos estratégicos e de valor para a organização.

  • I - Estrutura orgânica.

    III - A gestão do conhecimento é estratégica.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Gestão do conhecimento é quando se trabalha o conhecimento com todos os integrante de uma equipe na qual cada membro sabe um pouco de cada coisa. Entretanto, na burocracia, os agentes tornam-se especialista no que fazem não transmitindo de forma ampla e aberta aos demais membro da equipe.

  • Socialização: Tácito > Tácito.

    Externalização: Tácito > Explicito.

    Combinação: Explicito > Explicito.

    Internalização: Explicito > Tácito.

    ---

    Conhecimento tácito: implícito, experiências individuais, fatores intangíveis.

    Conhecimento explicito: materializado, fatores tangíveis, linguagem formal, fatores tangíveis.

  • TÁCITO --> externalização --> EXPLICITO (ex. ensinar)

    EXPLICITO -> internalização -> TÁCITO (ex. aprendizado, estudo)

    TÁCITO -> socialização -> TÁCITO (ex. reunião informal - amigos)

    EXPLICITO -> combinação -> EXPLICITO (ex. reunião formal)


ID
2424262
Banca
UFTM
Órgão
UFTM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Nas últimas décadas, as organizações têm convivido com uma força de trabalho cada vez mais heterogênea em relação ao gênero, características físicas, raça, nacionalidade, classe social, idade, entre outros. Por isso, o tema diversidade cultural tem chamado a atenção dos psicólogos organizacionais. Na prática, o gerenciamento da diversidade se coloca como um desafio para as organizações, o que exige dos gestores o conhecimento de diferentes perspectivas teóricas. Sobre esse tema, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Textos confusos.... Vamos tentar responder.

    C) A perspectiva equidade-e-justiça tem como premissa criar estratégias para tratar os trabalhadores de forma diferenciada a partir das suas necessidades, sempre respeitando e valorizando as diferenças.

    Agora perceba que equidade e justiça remonta uma harmonia, portanto, não pode haver forma de tratamento diferenciada

  • Entendi a C como tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida de suas desigualdades (princípio da ISONOMIA), ou seja, "tratar de forma diferenciada a partir de suas necessidades", para mim soou como respeitar as diferenças, inclusive pela continuação do enunciado: "sempre valorizando e respeitando as diferenças!".

    Questão confusa, ambígua e questionável.

    A "C" é a mais correta e não a incorreta.

  • São

    reconhecidos três paradigmas de diversidade: (1) discriminação-e-justiça, (2) acesso-elegitimidade

    e (3) aprendizagem-e-efetividade.

    No primeiro paradigma, denominado discriminação-e-justiça, a inclusão de pessoas diferentes na organização é tida apenas como uma forma de justiça social, o cumprimento de normas estabelecidas, a fim de aumentar a representatividade, na organização, da diversidade existente na sociedade (Thomas & Ely, 2002). Po

    O segundo paradigma, acesso-e-legitimidade, encontra-se em um nível mais elaborado de reconhecimento do valor da diversidade, apesar de não ser o ideal, pois reconhece a força crescente dos grupos historicament discriminados, de modo que o seu acesso à organização é dado em termos de negócios, como forma de mostrar à sociedade que a

    empresa adota a diferença, mesmo que ainda seja pautada pela visão do outro como exótico

    (Thomas & Ely, 2002).

    O paradigma mais complexo, aprendizagem-e-efetividade, é o que se busca quando se gerencia a diversidade. Após se ter reconhecido a necessidade de se fazer justiça social (discriminação-e-justiça) e de reconhecer o valor das diferenças culturais (acesso-elegitimidade), é necessário transformar as diferenças em uma característica orgânica da organização e dos grupos que a compõem, de modo que todas as pessoas sejam tratadas de forma justa e com oportunidades iguais, independentemente de suas diferenças, e que suas opiniões e perspectivas sejam consideradas igualmente parte dos valores, normas, processos e metas da organização, a ponto de os integrantes dessa organização poderem afirmar que “todos nós somos uma mesma equipe, com as nossas diferenças – e não apesar delas” (Torres & Pérez-Nebra, 2002, p. 13).


ID
2427274
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Nosso contexto histórico exige que a empresa não se preocupe apenas com o acúmulo de capital, ou seja, o objetivo não deve ser apenas a obtenção de lucro. Nesse sentido, a responsabilidade social é fundamental, além de proporcionar ganhos à empresa. Com base no exposto, assinale a alternativa que define o conceito de responsabilidade social.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B


ID
2427322
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A administração da complexa área da saúde, visando proporcionar a satisfação da comunidade, requer um conjunto de funções e responsabilidades por parte dos administradores. Referente às responsabilidades da administração, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. Imprimir e garantir a dinâmica do processo, além de integrá-lo e de regulá-lo para bem servir a comunidade a que se dispõe servir.
II. Ter criatividade, dinamismo, aproveitar as oportunidades, renovar e reconstruir a empresa que dirige, reinventando-a para competir e vencer.
III. Utilizar e manter o tempo sob o próprio controle, centrar os esforços nos resultados e construir com base na força das pessoas.
IV. Administrar o presente para o futuro e trazendo o futuro para o presente da organização, por meio de previsões e antecipações.
V. Melhorar os serviços para tornar a empresa sempre mais competitiva e para garantir-lhe apoio e credibilidade.

Alternativas
Comentários
  • II e III verdadeiras, já mata a letra "E". Nem li o restante, concurseiro precisa de tempo!!

  • I. Imprimir e garantir a dinâmica do processo, além de integrá-lo e de regulá-lo para bem servir a comunidade a que se dispõe servir. 

    II. Ter criatividade, dinamismo, aproveitar as oportunidades, renovar e reconstruir a empresa que dirige, reinventando-a para competir e vencer. 

    III. Utilizar e manter o tempo sob o próprio controle, centrar os esforços nos resultados e construir com base na força das pessoas. 

    IV. Administrar o presente para o futuro e trazendo o futuro para o presente da organização, por meio de previsões e antecipações. 

    V. Melhorar os serviços para tornar a empresa sempre mais competitiva e para garantir-lhe apoio e credibilidade.


ID
2427361
Banca
AOCP
Órgão
FUNDASUS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Dentre os papéis do funcionário de hotelaria hospitalar, há o cargo ou função subordinada à gerente de hotelaria e que exerce relevante papel quando coordena e controla com eficiência seu setor, pois age diretamente na prestação de serviços aos hóspedes. No caso de um hospital, esse profissional atua diretamente com os pacientes e acompanhantes no próprio aposento do paciente, sendo responsável pelas camareiras que atuam nos andares, pelas assistentes de lavanderia e de higiene e limpeza e, em algumas organizações, responsabiliza-se pelos jardineiros e pelo pessoal de limpeza externa. Assinale a alternativa que apresenta este cargo ou função.

Alternativas
Comentários
  • Minha nossa!

  • Larga de ser louca, AOCP!

  • Gab. D

    Governança geral ou executiva.

    ¬¬

  • Q banca lixo...


ID
2434414
Banca
CS-UFG
Órgão
CELG/GT-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

São conceitos relacionados aos parâmetros básicos do design de posições em uma organização:

Alternativas
Comentários
  • gab. A

    Mintzberg introduziu seu modelo de Estruturas Organizacionais com a publicação do livro The Structuring of Organizations em 1979. A partir de então, esse modelo se tornou muito popular nos países anglosaxônicos como forma de iniciar estudantes na pesquisa das estruturas organizacionais e para descrever e analisar as organizações nos contextos em que estão inseridas (DRAGO, 1998). Neste modelo, Mintzberg (2003) considera que toda atividade humana organizada, seja de qual natureza for, dá origem a duas exigências fundamentais e opostas, que são: divisão do trabalho em várias tarefas e coordenação dessas tarefas. Essas exigências envolvem diversos parâmetros de design, assim como fatores situacionais. Dentro dessa perspectiva, Mintzberg (1988) considera que o agrupamento de fatores situacionais e parâmetros de design determinam a estrutura organizacional de uma entidade eficaz, devendo, para tanto, haver consistência entre esses elementos.

    https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos08/190_artigo.pdf

  • Configurações organizacionais é um modelo de compreensão das organizações para o ... mecanismos de coordenação, parâmetros de design e fatores situacionais.


ID
2462311
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com o Instituto Ethos (2013), o tema responsabilidade social empresarial está cada vez mais presente na agenda das organizações na atualidade, que passam a rever seus conceitos de prática para poder enfrentar com ética e transparência os desafios de um mercado cada vez mais competitivo. NÃO são indicadores de responsabilidade social nas organizações:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    Atenção ao enunciado "NÃO são indicadores de responsabilidade social nas organizações"

    A resposta da letra (A) são alguns dos indicadores.

  • GAB: E

    Mas vê que engraçado, a competição ora é objetivo da gestão de pessoas, ora é falta de responsabilidade social kkkkk.

    NÃO É POR NADA, mas às vezes as pessoas complicam demais uma coisa simples: gestão de pessoa EXISTE pra encher o bolso do patrão no final do mês. (iniciativa privada)

  • GAB: E

    Mas vê que engraçado, a competição ora é objetivo da gestão de pessoas, ora é falta de responsabilidade social kkkkk.

    NÃO É POR NADA, mas às vezes as pessoas complicam demais uma coisa simples: gestão de pessoa EXISTE pra encher o bolso do patrão no final do mês. (iniciativa privada)

  • R: Mercantilização das relações sociais e do consumismo, tendo a competição

    como conduta primária para as relações de produção.


ID
2496253
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre responsabilidade social, considere as seguintes afirmativas:


1. Realização de projetos voluntários ou doações de recursos para a comunidade e parcerias com entidades não governamentais são ações de responsabilidade social.

2. Em responsabilidade social, deve-se dar prioridade ao atendimento de necessidades sociais em detrimento do lucro da empresa.

3. Redução na emissão de poluentes e uso de energias renováveis estão na pauta da responsabilidade social.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ERRO DA 2° AFIRMATIVA:

    Em responsabilidade social, deve-se dar prioridade ao atendimento de necessidades sociais em detrimento do lucro da empresa. ERRADO!!!!

    Em responsabilidade social deve-se buscar meios de harmonizar ambos objetivos: O desenvolvimento econômico (ou lucro das empresas) e o atendimento às necessidades sociais.

  • A 3 não seria Responsabilidade Ambiental??

  • 1. Realização de projetos voluntários ou doações de recursos para a comunidade e parcerias com entidades não governamentais são ações de responsabilidade social. (é também, só não estaria certo se falasse que era só de responsabilidade social)

     

     

  • Detrimento : dano moral ou material; prejuízo, perda

  • Se o objetivo principal das Empresas é gerar lucro, não pode ficar totalmente de fora das prioridades. Tem que haver um equilíbrio entre geração de lucro e atendimento das necessidades sociais.

  • Lucas, Considera-se como responsabilidade social o compromisso das empresas com o impacto econômico ( lucro), Social ( pessoas) e ambiental ( meio-ambiente).


ID
2496271
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à responsabilidade social, considere as seguintes afirmativas:


1. O conceito diz respeito ao compromisso das empresas com o impacto econômico, social e ambiental resultante direta ou indiretamente de suas atividades.

2. A coletividade abrangida pelo conceito de responsabilidade social compreende tanto o público interno (funcionários, acionistas etc.) quanto o externo (parceiros, comunidade e meio ambiente, entre outros).

3. A participação voluntária é um aspecto central do conceito de responsabilidade social.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E.

    http://www.responsabilidadesocial.com/o-que-e-responsabilidade-social/

  • Gab.: E

    As afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.

  • "A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou atores externos (comunidade, parceiros, , etc.)."

    Fonte:


ID
2532739
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um dos instrumentos de gestão da responsabilidade social das organizações é o Balanço Social. É característica do Balanço Social:

Alternativas
Comentários
  • Note que as alternativas A, B e D voltam-se para características e variáveis internas da organização. O Balanço Social vai fazer a divulgação do resultado da Responsabilidade Social da empresa, o que engloba o ambiente externo (sociedade, comunidade)

     

    Gabarito: C

  • Gabarito: C

    Balanço Social é um conjunto de informações demonstrando atividades de uma entidade privada com a sociedade que a ela está diretamente relacionada, com objetivo de divulgar sua gestão econômico-social, e sobre o seu relacionamento com a comunidade, apresentando o resultado de sua responsabilidade social.

    Cada vez mais, as entidades privadas veem-se comprometidas com o meio social em que vivem, pois não é admissível que retirem lucros da sociedade sem uma contrapartida significativa de responsabilidade social. Estamos entrando numa época onde ética, transparência e compromisso ambiental/social serão tão relevantes quanto o lucro e a produtividade.


ID
2532742
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Que fatores referem-se à adequada gestão da sustentabilidade organizacional?

Alternativas
Comentários
  • O que é sustentabilidade organizacional

    O desenvolvimento sustentável diz respeito às ações que focam no crescimento econômico sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

    Nesse sentido, a sustentabilidade organizacional está relacionada ao crescimento da empresa a longo prazo, levando em conta a preservação do meio ambiente e da sociedade em que ela está inserida e o bem-estar das pessoas que fazem parte dela.

    Para que uma empresa seja considerada sustentável ambiental e socialmente, ela deve adotar atitudes éticas, práticas que visem seu crescimento econômico (sem isso ela não sobrevive), mas sem agredir o meio ambiente e também colaborar para o desenvolvimento da sociedade.

     

    http://blog.gazinatacado.com.br/sustentabilidade-organizacional/ 

  • O tripé da sustentabilidade organizacional

    A sustentabilidade organizacional baseia-se em uma série de ações que as empresas devem focar para garantir seu crescimento sustentável. Estes são os três pilares-base desse conceito – o tripé da sustentabilidade organizacional:

     Dimensão ambiental: para que uma organização seja sustentável ela precisa pensar no futuro do planeta, ou seja, deve ser ambientalmente responsável.

    Ações nesse sentido:

    ​Cumprimento de normas externas (legislação ambiental).

    Estabelecimento de práticas internas (exemplo: programa de economia de energia).

    Cuidados com a água e o descarte de produtos.

    Dimensão social:para que uma organização seja sustentável, ela precisa pensar nas pessoas, ou seja, deve ser socialmente justa.

    Ações nesse sentido:

    Projetos que incentivem o respeito à diversidade religiosa, racial, social, educacional e cultural.

    Cumprimento das normas trabalhistas.

    Políticas de bom atendimento.

    Dimensão econômica: para que um negócio seja sustentável, ele precisa pensar no lucro, ou seja, deve ser financeiramente viável.

    Ações nesse sentido:

    Busca pelo crescimento e lucratividade.

    Ser consistente e dar retorno a todos os parceiros, acionistas e/ou proprietários.

    Ações que visam controlar e gerenciar riscos.

    http://blog.gazinatacado.com.br/sustentabilidade-organizacional/

    Bons Estudos!

  • RESPOSTA CORRETA LETRA A

  • ALVO > A


    Concurseiros, é o seguinte:

    Quando falamos de SUSTENTABILIDADE o que vêm à mente da maioria das pessoas?

    Causas ambientais, não é verdade?!


    Só que muitas vezes há uma distorção nesse entendimento ao acreditarem que apenas aspectos ambientais representam uma ação sustentável. O que não é verdade.


    Entenda que essa palavrinha está relacionada a 3 aspectos: Ambientais, Econômicos e Sociais. Não necessariamente nessa ordem.


    Com isso, perceba que não há hierarquia no "tripé" envolto à sustentabilidade. Com esse conhecimento, já é possível eliminar todas as outras alternativas.

  • Qual é o erro da alternativa D?

  • A sustentabilidade organizacional visa a capacidade da organização de se manter lucrativa durante o tempo, com produções sustentáveis, atendendo suas necessidades, mantendo os aspectos sociais.

    Não exclusivamente a parte sustentável e a reciclagem como está alternativa D, não esta errada, mas é 1 dos 3 aspectos

    gabarito A.


ID
2532886
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

São atitudes de responsabilidade social das organizações:

Alternativas
Comentários
  • Correto Letra D

     

    "Quanto a Responsabilidade social as empresas assumem uma posição reativa quando pressionadas por certos grupos sociais como sindicatos, ativistas sociais, consumidores, dentre outros. Essa posição demonstra o reconhecimento, por parte do empresariado de que as organizações dependem da aceitação da sociedade para existirem e que ignorar os problemas sociais pode ser prejudicial à imagem da organização (DONNELLY et al., 2000 apud LOURENÇO; SCHRÖDER, 2003)."

     

    Outras questões que abordam esse tema de forma mais desafiadora


    Q390479

    Q390478

  • De acordo com Ashley (2003), o mundo empresarial encara a responsabilidade social como uma nova estratégia para maximizar seu lucro e potencializar seu desenvolvimento, isso decorre da maior conscientização dos consumidores e conseqüente procura de produtos que sejam geradores de melhorias para o meio ambiente e para a comunidade, valorizando aspectos éticos inerentes à cidadania.

    De acordo com Orchis et al. (2002, p.52):

    (...) a responsabilidade social pode agregar valor à imagem da empresa e com isso aumentar sua vantagem competitiva, ou servir como um meio para atingir o público que considera atitudes socialmente responsáveis como um pré-requisito ou diferencial para a escolha de uma marca.

    Conclui-se:

    Constatamos que a prática da Responsabilidade são ações estratégicas desenvolvidas por uma Organização, em que transforma seus esforços em atividades mais ética e transparente com o público. A partir de uma interligação entre a sociedade e as atividades executadas por esta, tendo por objetivo ampliar seu relacionamento com toda a sociedade.

    http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/a-pratica-da-responsabilidade-social-nas-organizacoes-uma-analise-da-petrobras/66325/

  • Segundo Antônio C. Amaru Maximiano, as organizações são instituições que usam recursos da sociedade, logo tem responsabilidades com a mesma, gerando valores.

  • Fui seco, e errei kk

     

  • Que viagem essa questão kkkk. Acertei


ID
2532889
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A sustentabilidade organizacional se forma sobre três dimensões básicas. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Correto Letra C

     

    A sustentabilidade organizacional baseia-se em uma série de ações que as empresas devem focar para garantir seu crescimento sustentável. Estes são os três pilares-base desse conceito – o tripé da sustentabilidade organizacional:

     

    Dimensão ambiental: para que uma organização seja sustentável ela precisa pensar no futuro do planeta, ou seja, deve ser ambientalmente responsável.

     

    Ações nesse sentido:

    ​Cumprimento de normas externas (legislação ambiental).

    Estabelecimento de práticas internas (exemplo: programa de economia de energia).

    Cuidados com a água e o descarte de produtos.

     

    Dimensão social: ​para que uma organização seja sustentável, ela precisa pensar nas pessoas, ou seja, deve ser socialmente justa.

     

    Ações nesse sentido:

    Projetos que incentivem o respeito à diversidade religiosa, racial, social, educacional e cultural.

    Cumprimento das normas trabalhistas.

    Políticas de bom atendimento.

     

    Dimensão econômica: ​para que um negócio seja sustentável, ele precisa pensar no lucro, ou seja, deve ser financeiramente viável.

     

    Ações nesse sentido:

    Busca pelo crescimento e lucratividade.

    Ser consistente e dar retorno a todos os parceiros, acionistas e/ou proprietários.

    Ações que visam controlar e gerenciar riscos.

     

    http://blog.gazinatacado.com.br/sustentabilidade-organizacional/


ID
2545762
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-MS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando as informações feitas nos trechos de reportagem que seguem, responda ao que se pede com a alternativa que esteja conceitualmente CORRETA e possa ser concluída com base no que se apresenta nos textos.


O supermercado Edeka, em Hamburgo, na Alemanha, surpreendeu seus clientes e vendeu por um dia apenas produtos alemães. Quem chegava ao estabelecimento encontrava prateleiras vazias. No lugar dos produtos estrangeiros, estavam mensagens como “Esta prateleira é muito chata sem diversidade”, “Nossa variedade agora conhece fronteiras”, “Esse é o vazio que fica em uma prateleira sem estrangeiros” e “Seremos mais pobres sem diversidade”.

Redação. Supermercado alemão tira produtos estrangeiros das prateleiras e dá lição sobre xenofobia. Época Negócios Online. 26-Ago-17. Disponível em: http://epocanegocios.globo.com/Mundo/noticia/2017/08/ supermercado- alemao-tira-produtos-estrangeiros- das-prateleiras-e-da-licao-sobre-xenofobia.html. Acesso em: 20/08/2017.


Empresas buscam 'carne verde', para não maltratar boi nem desmatar Amazônia. O McDonald's, por exemplo, anunciou que vai comprar carne proveniente da pecuária sustentável da floresta Amazônica. O Grupo Carrefour Brasil lançou um sistema para monitorar se seus fornecedores de carne bovina cumprem critérios de sustentabilidade. O Walmart, por sua vez, começou a vender em 20 lojas de Brasília e São Paulo a carne sustentável Rebanho Xingu.

Kaoru, Tamara. Empresas buscam 'carne verde', para não maltratar boi nem desmatar Amazônia. Uol Economia. São Paulo: 04-Out-16. Disponível em:https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2016/10/04/empresas-buscam-carne-verde-para-nao-maltratar-boi-nem-desmataramazonia.htm?cmpid=copiaecola&cmpid=copiaecola. Acesso em: 20/08/17.


Com base nessas decisões empresariais, é possível afirmar que 

Alternativas
Comentários
  •  

    O que é Responsabilidade Social?

     

     

     

    A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo). O conceito, nessa visão, envolve o beneficio da coletividade, seja ela relativa ao público interno (funcionários, acionistas, etc) ou atores externos (comunidade, parceiros, meio ambiente, etc.).

    Com o passar do tempo, tal concepção originou algumas variantes ou nuances. Assim, conceitos novos – muitas vezes complementares, distintos ou redundantes – são usados para definir responsabilidade social, entre eles Responsabilidade Social Corporativa (RSC), Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e Responsabilidade Social Ambiental (RSA).

    A chamada RSC é, na maioria dos casos, conceito usado na literatura especializada sobretudo para empresas, principalmente de grande porte, com preocupações sociais voltadas ao seu ambiente de negócios ou ao seu quadro de funcionários. O conceito de RSE, ainda que muitos vejam como sinônimo de RSC, tende a envolver um espectro mais amplo de beneficiários (stakeholders), envolvendo aí a qualidade de vida e bem estar do público interno da empresa, mas também a redução de impactos negativos de sua atividade na comunidade e meio ambiente. Na maioria das vezes tais ações são acompanhadas pela adoção de uma mudança comportamental e de gestão que envolve maior transparência, ética e valores na relação com seus parceiros.

    FONTE: http://www.responsabilidadesocial.com/o-que-e-responsabilidade-social/

  • RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

     

    Bom relacionamento com a comunidade;

    Bom relacionamento com os organismos ambientais;

    Estabelecimento de uma política ambiental;

    Eficiente sistema de gestão ambiental;

    Garantia de segurança dos empregados e das comunidades vizinhas;

    Uso de tecnologia limpa;

    Elevados investimentos em proteção ambiental;

    Definição de um compromisso ambiental;

    Associação das ações ambientais com os princípios estabelecidos na carta para o desenvolvimento sustentável;

    A questão ambiental como valor do negócio;

    Atuação ambiental com base na agenda 21 local;

    Contribuição para o desenvolvimento sustentável dos municípios circunvizinhos.

     

    marketing societal surgiu como uma evolução da orientação para o cliente nas empresas. Estas começaram a agregar a questão da responsabilidade social como um dos aspectos fundamentais na sua gestão.

    Esta abordagem é impulsionada pela tomada de consciência por parte do consumidor do impacto que o consumo pode gerar na sociedade quando considera apenas uma visão de curto prazo. Poluição, desperdício de recursos e condições sub-humanas da mão de obra nas empresas passaram a influenciar o consumidor no processo de decisão de compra de um produto.

    Uma questão que frequentemente emerge neste assunto é o quão verdadeira é esta orientação de marketing societal: existe apenas porque o mercado exige ou decorre de uma convicção verdadeira do empreendedor?

    Marketing Societal segundo Kotler: … a tarefa da organização é determinar as necessidades, os interesses e os desejos dos mercados-alvo, e oferecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência, de uma maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade. Resta saber se a adoção desses conceitos gera atitudes positivas e compra.


ID
2748757
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Corrupção é um acordo secreto ou a cooperação entre duas ou mais pessoas ou empresas para ajudar ou prejudicar outra.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Corrupção é tudo menos ajudar.

  • Gab. ERRADO


    Corrupção não tem nada de bonzinho

  • Gabarito: Errado. Corrupção é o efeito ou ato de corromper alguém ou algo, com a finalidade de obter vantagens em relação aos outros por meios considerados ilegais ou ilícitos.

    Etimologicamente, o termo "corrupção" surgiu a partir do latim corruptus, que significa o "ato de quebrar aos pedaços", ou seja, decompor e deteriorar algo.


ID
2748760
Banca
UFBA
Órgão
UNILAB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A doutrina do interesse do acionista propõe que as empresas tenham, primordialmente, obrigações com seus acionistas, tendo o compromisso de maximizar o lucro.

Alternativas
Comentários
  • Correto.

     

    https://brainly.com.br/tarefa/7025892

     

     

  • Certo

    A doutrina do interesse do acionista afirma que o objetivo da empresa é maximizar o lucro dos seus proprietários (acionistas ou Shareholders) por meio do bom uso dos recursos organizacionais, desenvolvendo suas atividades de acordo com a lei. Segundo este ponto de vista, a ética das decisões de negócios direciona os seus esforços em procurar as alternativas que gerem mais dinheiro, sendo que esta diretriz tem como objetivo promover a utilização mais eficiente e eficaz dos recursos individuais, organizacionais, sociais e ambientais. Escolha abaixo o autor desta frase. 


    https://brainly.com.br/tarefa/7025892


ID
2748811
Banca
IADES
Órgão
ARCON-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa que representa uma atitude positiva de responsabilidade social corporativa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

  • Responsabilidade social é quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.

     

    Responsabilidade Social Corporativa é o conjunto de ações que beneficiam a sociedade e as corporações que são tomadas pelas empresas, levando em consideração a economia, educação, meio-ambiente, saúde, transporte, moradia, atividade locais e governo.

    Geralmente, as organizações criam programas sociais, o que acaba gerando benefícios mútuos entre a empresa e a comunidade, melhorando a qualidade de vida dos funcionários, e da própria população.

  • A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo.

    A maior parte das empresas que adotam postura socialmente responsáveis auferem um crescimento mais sustentável, ganhos de imagem e visibilidade e são menos propícias a litígios ou problemas judiciais

     

    Kátia Lima - Gran Cursos

  • A responsabilidade social é quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo.

    A maior parte das empresas que adotam postura socialmente responsáveis auferem um crescimento mais sustentável, ganhos de imagem e visibilidade e são menos propícias a litígios ou problemas judiciais


ID
2785666
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IPHAN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Julgue o item subsequente, relativo à participação social nos processos de gestão na administração pública e ao controle social.


Inserem-se no âmbito do controle social quaisquer atividades reivindicatórias ou de participação de tomada de decisão do cidadão frente à administração pública.

Alternativas
Comentários
  • Inserem-se no âmbito do controle social quaisquer atividades reivindicatórias ou de participação de tomada de decisão do cidadão frente à administração pública. Resposta: Errado.

     

    Comentário: a frase grifada mostra o erro.

  • Acho que o erro está ao se dizer que o Controle social engloba participação de tomada de decisão do cidadão (= Participação social), visto comentários de colegas:

    O Controle social consiste no poder dos cidadãos para fiscalizar a ação do Estado, exigindo que o governo preste contas sobre o uso dos recursos públicos. Controle complementar (controle social) visa enxergar o que o institucional (controle externo e interno) não conseguiu pegar.

    Participação social desenvolve o diálogo entre administração pública federal e sociedade civil, com o objetivo de promover a interação, a divulgação de conteúdos relacionados às políticas públicas 

     

  • Gab. E

     

    O CONTROLE SOCIAL (controle popular) pode ser entendido ainda, como a capacidade que a sociedade civil tem para avaliar, apontar as distorções do sistema descentralizado e participativo da assistência social, bem como propor a defesa dos interesses públicos acerca das políticas, ações de atendimento, orçamentos, entre outros.

  • Indiquem para comentário, pleaseee

  • Poxa, não são quaisquer atividades reinvidicatórias, dessa forma, poderíamos reinvidicar por meios ilícitos, inclusive. Errado, claro! 

  • Controle= FISCALIZAR

  • Não entendi o erro. =/

  • Controle social e participação são coisas diferentes. Enquanto na participação o cidadão pode participar da tomada de decisão (a exemplo de plebiscitos e referendos), no controle, o estado age e o cidadão apenas fiscaliza, controla.

  • Pelo que entendi o errado da questão é: Controle social. Não é o controle, e sim Participação social.

    Participação social: Envolve diálogo entre a Administação e a sociedade com o objetivo de promover a interação.

    Controle social: Consiste no poder dos cidadãos de fiscalizar a ação do Estado.

     

  • Inserem-se no âmbito do controle social quaisquer atividades reivindicatórias ou de participação de tomada de decisão do cidadão frente à administração pública.

     

  • Atividade reivindicatória e participação em tomada de decisão de políticas públicas e atos governamentais são formas de participação social, não de controle social:

    "Tanto a participação quanto o controle social são direitos de todos garantidos na Constituição Federal, porém, apesar de estarem relacionadas, são coisas diferentes. A partir da participação social nas políticas públicas, os cidadãos são ouvidos no processo de tomada de decisão dos governantes, contribuindo para que essas políticas atendam ao interesse público. Já a partir do controle social, os cidadãos podem fiscalizar a ação do Estado, exigindo que o governo preste contas sobre o uso dos recursos públicos. A população verifica, assim, se o poder público está, de fato, atendendo às demandas da sociedade.

    Em resumo: a participação social visa ao diálogo entre a sociedade e o governo no processo decisório das políticas públicas, e o controle social permite que a sociedade fiscalize as ações do governo. "

    Fonte: http://mds.gov.br/assuntos/bolsa-familia/o-que-e/participacao-e-controle-social

  • Participação Social -> Sociedade da sugestão às escolhas e decisões do governo. (Exemplo da questão)

    Controle Social -> Sociedade Fiscaliza as realizações do poder público.

  • O CONTROLE SOCIAL pode ser exercido pelos CONSELHOS de políticas públicas ou diretamente pelos cidadãos, individualmente ou de forma organizada.

    O cidadão, no exercício do controle social, deve estar atento ao cumprimento dos objetivos das políticas públicas, denunciando possíveis irregularidades encontradas aos diversos órgãos que possuem competência para atuar. Conforme o caso, podem ser contatados órgãos como a Controladoria-Geral da União (CGU), o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal, os Tribunais de Contas do Município, do Estado e da União; as Câmaras de Vereadores e Assembleias Legislativas; e os Conselhos responsáveis pelo acompanhamento da respectiva política.

    fonte

  • ·        Controle social é o controle que a sociedade exerce sobre o governo (accountability), ou ainda o que as pessoas exercem sobre outras pessoas do grupo.

  • A Participação Social se refere ao envolvimento dos cidadão no processo de tomada de decisão, enquanto o Controle Social representa a prerrogativa dos cidadãos em fiscalizar a ação do Estado.

  • Pelos comentários eu entendi que:

    Participação social = sugestões/escolhas

    Controle social = fiscalização

  • Controle social é acompanhar e NÃO quaisquer atividades reivindicatórias ou de participação de tomada de decisão do cidadão

  • Inserem-se no âmbito do controle social quaisquer atividades reivindicatórias (o controle social visa reivindicar informações ou ações do poder público, mas não são quaisquer reivindicações) ou de participação de tomada de decisão do cidadão frente à administração pública (trata-se de participação social, tal como ocorre nas audiências públicas do plano diretor ou mesmo no orçamento participativo).

  • ERRADO


ID
2831650
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considere as afirmativas a seguir:

I. Responsabilidade Social Corporativa pode ser entendida como estabelecer relações éticas com os públicos envolvidos, promovendo um sistema de gestão que integre elementos sociais e ambientais não necessariamente contidos na legislação.

II. A ISO14000 é o principal protocolo da atualidade para auxiliar a implantação da Responsabilidade Social Corporativa, uma norma certificável que valida as declarações das instituições a respeito de seu compromisso com a Responsabilidade Social.

III. O estímulo para adoção de métodos de gestão voltados à Responsabilidade Social podem ser internos ou externos, incluindo fatores que vão do aumento da motivação dos funcionários à demanda do mercado.

IV. A adoção de práticas de sustentabilidade pode contribuir para a competitividade da empresa através da melhoria da imagem e inovações nos produtos, fatores que compensam o aumento de custos que a adoção de tais práticas acarreta invariavelmente.

Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:

Alternativas
Comentários
  • Da pra matar a questão pelo item II:


    ISO 14000 é constituído por uma série de normas que determinam diretrizes para garantir que determinada empresa (pública ou privada) pratique a gestão ambiental. Estas normas são conhecidas pelo Sistema de Gestão Ambiental (SGA), que é definido pela ISO (International Organization for Standardization).

  • Por que a IV está errada?

  • Dyene, acredito que a IV esteja errada porque afirma que invariavelmente ocorre um aumento de custos na adoção das práticas de sustentabilidade, o que nem sempre ocorre. Muitas vezes a sustentabilidade pode ser um meio para a redução dos custos de produção.

    http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/praticas-sustentaveis-viram-vantagens-para-empresas-e-meio-ambiente,5adaa7deccc0c510VgnVCM1000004c00210aRCRD

  • GAB A

     

    IV. A adoção de práticas de sustentabilidade pode contribuir para a competitividade da empresa através da melhoria da imagem e inovações nos produtos, fatores que compensam o aumento de custos que a adoção de tais práticas acarreta invariavelmente. 

     

    Uma empresa sustentável é mais popular, enquanto simultaneamente reduz custos desnecessários, além de favorecer o meio ambiente e torna o negócio mais sustentável enquanto diminui gastos!

     

    https://blog.99corp.com.br/reducao-de-custos-sustentabilidade-como-bom-negocio/

  • NO MEU ENTENDIMENTO O ERRO ESTÁ:

    II. ISO 14000 GESTÃO AMBIENTAL

    IV. É INCORRETO AFIRMAR QUE A ADOÇÃO DE TAIS PRÁTICAS ACARRETARÁ CUSTOS A EMPRESA.

  • A implantação da norma ISO 14000 possibilita a padronização de procedimentos de

    avaliação e sistematização de processos ambientalmente corretos no âmbito interno das

    empresas, que tem validade universal, colocando

    “a gestão ambiental no mesmo plano já alcançado pela gestão da qualidade. Cria-se,

    assim, mais um condicionante para o êxito da empresa que exporta e disputa sua

    posição em um mercado globalizado”.8


ID
2854678
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

São exemplos de funções do Conselho Diretor:

Alternativas

ID
2893201
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A ética constitui o conjunto de valores ou princípios morais que definem o que é certo ou errado para uma pessoa, grupo ou organização. Já a responsabilidade social significa o grau de obrigações que uma organização assume por meio de ações que protejam e melhorem o bem-estar da sociedade à medida que procura atingir seus próprios interesses. Sobre ética e responsabilidade social nas organizações, marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • E)

     

    https://www.youtube.com/watch?v=LTPw_ynKlSA

  • Resposta lógica, fácil de responder apenas pela forma racional. Resposta, letra: E. 

    A ética constitui um elemento catalisador de ações socialmente responsáveis da organização por meio de seus administradores e parceiros, assim como a responsabilidade social é do interesse de todos os parceiros da organização e não de apenas alguns deles. 

  • R-

    A ética constitui um elemento catalisador de ações socialmente responsáveis da organização por meio de seus administradores e parceiros, assim como a responsabilidade social é do interesse de todos os parceiros da organização e não de apenas alguns deles.


ID
2894593
Banca
IF-MS
Órgão
IF-MS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Para Cabestre, Graziadel e Filho (2008), responsabilidade socioambiental “[...] é um referencial de excelência para as empresas. Esse referencial serve como benchmarking para reconhecer as empresas que possuem os melhores resultados em determinados segmentos”. Entende-se que o termo responsabilidade social implica a obrigação da organização de responder pelas suas próprias ações junto à sociedade. Sendo assim, infere-se que responsabilidade social envolve ética. Logo, é fundamental que as organizações ajam sob tais preceitos para que seus resultados sejam atingidos. Para manter a competitividade, ajustando-se a ambientes cada vez mais globalizados e imprevisíveis, torna-se importante que as empresas assumam novas posturas, sempre sustentáveis e transparentes diante das questões ambientais, sobretudo na maneira como operam seus negócios. A aplicação da Ética e da Responsabilidade Socioambiental é vista hoje como uma estratégia pontual, uma vantagem competitiva nas organizações, que, certamente, serão avaliadas permanentemente e analisadas criteriosamente por seus stakeholders da cadeia produtiva, compreendidos entre clientes internos e externos, investidores e a sociedade. Dentro deste contexto da responsabilidade social verificam-se a existência de diversos princípios que norteiam o universo coorporativo, como por exemplo o comportamento ético.

Assinale a alternativa que NÃO corresponde a um dos princípios da responsabilidade social.

Alternativas
Comentários
  • Princípios da responsabilidade social:

    1. Accountability (A)

    2. Transparência (B)

    3. Comportamento ético

    4. Respeito pelos interesses das partes interessadas (D)

    5. Respeito pelo estado de direito (B)

    6. Respeito pelas normas internacionais de comportamento (E)

    7. Respeito pelos direitos humanos (A)

    Portanto, alternativa C.

  • LETRA C

    São sete principios:

    1)Accountability;

    2)Transparência;

    3)Comportamento ético;

    4)Respeito pelos interesses das partes interessadas (stakeholders);

    5)Respeito pelo Estado de Direito;

    6)Respeito pelas normas internacionais; e

    7)Direitos Humanos.

  • Accountability é um termo da  que pode ser traduzido para o  como responsabilidade com ética e remete à obrigação, à transparência, de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados. 

    Fonte:

  • GAB C

     

    RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL = PAPEL DA ORGANIZAÇÃO SOBRE SEUS IMPACTOS.

     

    POR QUE ESSE CONCEITO É TÃO FORTE = DEVIDO AO RECONHECIMENTO DA NECESSIDADE DE ASSEGURAR ECOSSISTEMAS SAUDÁVEIS, IGUALDADE SOCIAL E BOA GOVERNANÇA ALÉM DAS ATIVIDADES DE QQ EMPRESA DEPENDER DIRETA OU INDIRETAMENTE DA SAÚDE DO PLANETA.

     

    A ISO 26000 ORIENTA SOBRE PROGRAMAS DE SUSTENTABILIDADE + UMA LISTA DE PRINCÍPIOS:

     

     

                                                         PRINCÍPIOS DA RESPONSABILIDADE SOCIAL

     

     

    1.  ACCOUNTABILITY = PRESTAR CONTAS, ACEITAR INVESTIGAÇÕES E RESPONDER A ELAS.

    2. TRANSPARÊNCIA =  INFORMAR DE FORMA EFICIENTE SEUS IMPACTOS.

    3. COMPORTAMENTO ÉTICO = REPUTAÇÃO BASEADA NOS VALORES [HONESTIDADE, EQUIDADE E INTEGRIDADE].

    4. RESPEITO PELOS INTERESSES DAS PARTES INTERESSADAS = CONSCIÊNCIA DE SUA INFLUÊNCIA.

    5. RESPEITO PELO ESTADO DE DIREITO = RESPEITAR A ORDEM SOCIAL, LEIS E REGULAMENTOS.

    6. RESPEITO PELAS NORMAS INTERNACIONAIS DE COMPORTAMENTO = PROCURAR MELHORES PRÁTICAS.

    7. RESPEITO PELOS DIREITOS HUMANOS = RESPEITO E RECONHECIMENTO PELA DIGNIDADE DAS PESSOAS.

     

     

    FONTE [ADAPTEI]: https://www.inbs.com.br/os-principios-da-responsabilidade-social/

     

    FAÇA SUA PARTE, O MEIO AMBIENTE AGRADECE!!

     

     

     

  • Pra tentar enxergar uma lógica nesses princípios, todos eles são ultrapassam os limites da Organização, com exceção do item C.


ID
2916421
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Em novembro de 2018, a rede Carrefour ganhou notoriedade ao ser compelida a se manifestar publicamente sobre o episódio de agressão a um cachorro por um segurança terceirizada da rede, na tentativa de fazê-lo não entrar na unidade, situada em Osasco, SP. O episódio, que causou comoção nas redes sociais, culminou com o desfalecimento do cão ao ser removido pelo Centro de Zoonoses, vindo a morrer depois. A imagem da rede Carrefour, segundo a revista EXAME, de dezembro de 2018, foi afetada pelo episódio, e “como se não bastasse, a reação da companhia ao episódio agravou ainda mais a crise e mostrou a falta de treinamento de sua equipe, segundo especialistas ouvidos”. No entendimento dos consultores, um primeiro posicionamento tardio e repleto de frases prontas, seguido da transferência de responsabilidades para o funcionário terceirizado e para o Centro de Zoonoses, foram desastrosos para a empresa. Diante da repercussão nas redes sociais, só no terceiro comunicado a rede acertou o tom do discurso: reconheceu a gravidade do problema, assumiu responsabilidades, e afastou o funcionário, se declarando comprometido em dar uma resposta social.

(Redação baseada na matéria da Revista EXAME, dezembro de 2018, disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/em-caso-de-cachorro-carrefour-leva-licao-de-gestao-de-crises/).


Sobre os temas “Gestão contemporânea de pessoas” – no caso específico, em uma situação de crise institucional, e “treinamento e desenvolvimento de pessoas”, é CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O modelo de gestão autocrático é aquele em que o poder de decisão está concentrado apenas nas mãos do alto escalão da empresa, deixando os demais colaboradores totalmente dependentes de ordens superiores.

    Esse modelo de gestão antigo ainda é adotado pelos gestores mais tradicionalistas e é identificado pela visão racionalista e pouco abrangente no que diz respeito ao desenvolvimento das pessoas. O foco é trazer resultados utilizando a equipe como uma mão de obra substituível, desestimulando a comunicação, controlando rigidamente e preferindo utilizar críticas em vez de motivar a equipe pela valorização.

    O modelo flexível compreende a participação do colaborador como sendo essencial para a tomada de decisões e crescimento da empresa como um todo. Esse modelo valoriza o equilíbrio emocional tanto quanto as habilidades e competências da equipe.

    Práticas como a delegação de tarefas, feedbacks constantes e reconhecimento das conquistas da equipe estão presentes em empresas que adotam modelos de gestão de pessoas flexibilizados.

    Os benefícios desse modelo são notórios, principalmente quando em comparação ao primeiro modelo: o time de colaboradores é mais engajado e motivado, e a empresa goza de bons resultados e baixo nível de estresse no clima organizacional.

    Obviamente, é preciso preparação e certo “jogo de cintura” ao adotar o modelo de gestão flexível, para que as coisas não fujam completamente do controle. Para que esse modelo funcione, tanto os colaboradores quanto a gestão devem estar preparados para trabalhar sob essa estrutura.

    Os modelos de gestão de pessoas por competência fazem parte de uma gestão estratégica e foca em resultados levando em conta o perfil comportamental dos talentos que compõe a equipe, alinhando-os à cultura organizacional da empresa.

    Isto é, as habilidades e competências exigidas por cada cargo e as características individuais dos colaboradores são analisadas e combinadas, e a partir disso, é possível conseguir extrair o melhor desempenho de cada talento, certificando-se de que ele está feliz em executar as funções atribuídas a seu cargo.

    Esse modelo pode ser executado em todos os níveis da empresa e demanda pesquisa e planejamento detalhado para que possa trazer bons resultados. Para entender o perfil comportamental da equipe, é preciso realizar um procedimento cíclico contínuo de quatro fases: mapeamento, avaliação, desenvolvimento e monitoramento.

    Manter a capacitação e os feedbacks constantes, além de promover  e de satisfação são algumas práticas que garantem a eficácia do modelo por competência na empresa a longo prazo

  • 4º modelo - Gestão por competências.

  • Pra quê uma questão deste tamanho, para encher linguiça....
  • questão típica pra vencer o candidato pelo cansaço


ID
2916628
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à administração, julgue o item.


A governança corporativa é o modelo de administração  em  que  a  relação  entre  os  diversos  agentes  com  interesse  direto  na  empresa  proporciona  a  adequada  sustentação  para  o  aumento  da  atratividade  da  organização. 

Alternativas
Comentários
  • Governança corporativa/governo das sociedades -> (inclusividade, igualdade e participativa) Participação dos principais atores interessados (Stakeholders) + Tenta reduzir conflitos de interesses

  • Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas.

  • Gabarito C

    De acordo com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa:

    Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e

    incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, Conselho de Administração,

    Diretoria e órgãos de controle. As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios

    em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor

    da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para sua longevidade.

  • GABARITO: CERTO

    Governança corporativa corresponde aos processoscostumespolíticasleis instituições que são usados para fazer a administração de uma empresa.

    Governança corportativa também inclui as relações entre os envolvidos e os objetivos para os quais a corporação é governada. Nas organizações contemporâneas, os principais grupos de partes interessadas externas são os acionistas, os credores, o comércio, fornecedores , clientes e comunidades afetadas pelas atividades da corporação (também são conhecidos como stakeholders). Já as partes interessadas internamente são formadas pelo conselho de administração, executivos e demais empregados.

    Em sua essência, a Governança Corporativa tem como principal objetivo recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas, criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de incentivos como de monitoramento, a fim de assegurar que o comportamento dos executivos esteja sempre alinhado com o interesse dos acionistas.

    FONTE: WWW.SIGNIFICADOS.COM.BR


ID
2968459
Banca
CS-UFG
Órgão
IF Goiano
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As organizações devem ser socialmente responsáveis perante os grupos de interesse. O tipo de responsabilidade que se relaciona aos papéis sociais que as empresas desempenham na sociedade adicionalmente a suas responsabilidades de ordem econômica, legal e ética é denominada

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    A responsabilidade discricionária (resposta correta da questão), corresponde aos papéis sociais que as organizações representam na sociedade em que estão inseridas, indo além daquilo que lhes é destinado a fazer como ético, legal ou economicamente correto. Esses atos não são obrigatórios por uma legislação, mas voluntários/discricionários .


ID
2973040
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os movimentos de defesa do meio ambiente incentivam empresas privadas e instituições públicas a dedicarem parte de seus recursos a ações que beneficiem a sociedade.A favor dessa afirmativa tem-se como argumento correto:

Alternativas
Comentários
  • Esses movimentos de defesa do meio ambiente são, de certa forma, uma ação proativa por parte das empresas privadas e instituições públicas, pois procuram identificar e resolver possíveis problemas, agindo ou pensando de maneira antecipada para dedicar parte dos seus recursos a ações que beneficiem a sociedade.


ID
2973043
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Responsabilidade social supõe que a instituição não possui apenas objetivos econômicos. Neste sentido é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) Adaptação relativa, não. Imagine uma empresa que participa de debates sobre conservação do meio ambiente, inclusive doando para ONGS que realizam um trabalho nesse sentido, mas a empresa polui continuamente um rio ou descarta de maneira irregular seu lixo.

    B) E a melhoria do presente? KKKK

    C) Papel reativo, não. A empresa deve ter papel proativo, agindo ativamente.

    D e E) Os dois itens trazem conceitos relativos aos esforços organizacionais. Dica 1: São excludentes, dava pra ir direto neles. Dica 2: Marque o mais "bonito", "fofo", "politicamente correto" sempre!


ID
2995852
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre responsabilidade social é correto afirmar, exceto:

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o erro da alternativa esteja em "a responsabilidade da administração é fazer estritamente com que o negócio proporcione lucro.", sendo que o trecho está se referindo à palavra "socioeconômica".

  • Gab. B - A responsabilidade social pode ser vista sob duas perspectivas: a clássica, em que a organização deve estar ligada ao bem-estar social e não apenas aos seus lucros, e a socioeconômica, em que a responsabilidade da administração é fazer estritamente com que o negócio proporcione lucro.

  • Alguém poderia confirmar onde se encontra o erro da B?

  • Relativamente à Visão Clássica da Responsabilidade Social, vemos que segundo Sebastião Teixeira (1998), quem defende esta abordagem, considera que os gestores funcionam como uma espécie de empregados dos acionistas para quem trabalham, pois deste modo, a sua única responsabilidade é a de criar lucros para eles.

    Assim, não têm de assumir responsabilidades a níveis sociais, pois só têm obrigações para com os acionistas.

    Quanto à Visão Contemporânea(Socioeconômico) da Responsabilidade Social, muitos dos gestores pensam que os acionistas não são o grupo mais importante, mas são apenas um dos grupos que têm de ser servidos. 

    Esta visão defende que as empresas funcionam como membros que influenciam a sociedade e, desta forma, são responsáveis por ajudar a manter o bem-estar da mesma, o que vai de encontro ao terceiro e quarto patamar da pirâmide de A. Carroll, pois a empresa atua de forma ética e responsável, contribuindo para ajudar a sociedade. 

    AS DEFINIÇÕES ESTÃO INVERTIDAS ! SEGUE APROVAÇÃO FORÇA GUERREIRO(A)

    GAB : B


ID
2997730
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O princípio que se baseia na premissa de que as organizações são instituições sociais, que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade é o princípio da

Alternativas
Comentários
  • Hoje as organizações estão muito voltadas para a questão da responsabilidade social, que tem sido tema constante de debates no mundo dos negócios.

    Alternativa C - Responsabilidade Social.

  • Responsabilidade social é o grau de obrigações de uma organização em assumir ações que protejam o bem-estar da sociedade na medida em que ela busca atingir seus próprios interesses. Uma organização socialmente responsável incorpora objetivos sociais em seus processos de planejamento.

  • "a premissa de que as organizações são instituições sociais, que existem com autorização da sociedade, utilizam os recursos da sociedade e afetam a qualidade de vida da sociedade" nada tem a ver com o princípio de que tem que "assumir ações que protejam o bem-estar da sociedade". Deveria ter sido anulada.

  • Doutrina da responsabilidade com o bem-estar social

    Doutrina da Responsabilidade Social pressupõe que as organizações são instituições sociais que existem com autorização da sociedade, utilizam seus recursos e influenciam a qualidade de vida da população interna e externamente à organização.


ID
3066682
Banca
CS-UFG
Órgão
Fundação Unirg
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os indicadores de responsabilidade social corporativa são sistemas de avaliação que permitem às organizações verificar o seu nível de envolvimento com questões sociais. Além de auxiliar a administração, os indicadores possibilitam a comunicação transparente da organização com seus diversos agentes (TENÓRIO, 2006). Dentre os principais indicadores de responsabilidade social mais utilizados pelas organizações, estão:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

  • Fui por eliminação e acabei acertando. Alguém teria alguma fonte pra indicar? Pois nunca vi esse assunto.

  • Que os Deuses do chutômetro esteja conosco rs

  • letra b

    Indicadores de responsabilidade social são sistemas de avaliação entre eles o balanço social, a demonstração do valor adicionado (DVA) e as certificações de responsabilidade social, possibilita à organização verificar sua participação com questões sociais, possibilitando a comunicação entre a empresa e stakeholders, reforçando o compromisso com ética nos negócios, o balanço social começou a ser desenvolver a partir da crescente demanda, por parte da sociedade e o interesse por informações a respeito dos impactos das atividades empresariais na sociedade, trabalhadores e meio ambiente. (TENÓRIO et al. 2004) Estas ferramentas fazem avaliação de forma integrada, dando base para planejar, construir, analisar, controlar as políticas administrativa, fundamental para estruturar a responsabilidade social, o balanço social demonstra o lucro financeiro, investimentos feitos em funcionários, na aquisição de equipamentos, na recuperação áreas degradadas. (KROETZ 2000) Isso implica responsabilidade social é dever da empresa comunicar com exatidão os dados de suas atividades, uma forma possível de transparecer o histórico das suas atividades, de modo que a sociedade possa avaliar. (TINOCO e KRAEMER 2004)

    fonte: https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/235/8972/1/20550177.pdf


ID
3096925
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A ____________________________ ocorre quando empresas, de forma voluntária, adotam posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar dos seus públicos interno e externo. É uma prática voluntária pois não deve ser confundida exclusivamente por ações compulsórias impostas pelo governo ou por quaisquer incentivos externos (como fiscais, por exemplo).

Alternativas
Comentários
  • Responsabilidade Social.

  • Gab. C - Responsabilidade Social.

  • c) Responsabilidade Social.


ID
3192817
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O modelo inicial de responsabilidade social empresarial desenvolvido por Carroll (1979) foi retratado com a forma de uma pirâmide, na qual se estabeleceram as dimensões da responsabilidade social empresarial em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "B": econômica, legal, ética, filantrópica.


ID
3193414
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A contratação de pessoas com deficiência é uma ação de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C

    RESPONSABILIDADE SOCIAL


ID
3202774
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com artigo publicado por Josh Bersin, as empresas investem mais de US$ 200 bilhões por ano, em todo o mundo, em treinamento. No Brasil, segundo a pesquisa “Panorama do treinamento no Brasil”, da Revista Exame, em julho de 2018, os não líderes são os mais beneficiados, representando 60% dos treinamentos, sendo que 44% desses treinamentos são relacionados a conteúdos técnicos. Considerando essas informações, julgue o item a respeito de treinamento, desenvolvimento e educação.


O treinamento não pode ser visto pela empresa como uma série de cursos e eventos. A expectativa da empresa é a de que o treinamento possa, identificando‐se com seus objetivos, contribuir com a capacitação dos empregados, visando a um aumento de moral, de eficiência, de eficácia e de produtividade e à melhoria do ambiente de trabalho e da própria empresa.

Alternativas
Comentários
  • Gab: CERTO

    Exatamente isso.

    Tanto o Treinamento, quanto o Desenvolvimento e a Capacitação, devem ser vistos pelas organizações e seus colaboradores como o aumento da capacidade, do autoconhecimento, do desenvolvimento intelectual, da ativação da proatividade e de atuações ativas nas atividades e nas tarefas exercidas e disponíveis no sistema organizacional. Assim, não só devem ser vistas como propulsoras da inovação, mas também da estratégia.

    Erros, mandem mensagem :)


ID
3202789
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que concerne a relações de trabalho e a benefícios, julgue o item


Os planos de serviço e os benefícios sociais visam a auxiliar o empregado somente dentro da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: errado

    Os planos de serviços e benefícios sociais são planejados para auxiliar o empregado em três áreas de sua vida, sendo: no exercício do cargo; fora do cargo, mas DENTRO da empresa; e FORA da empresa, ou seja, na comunidade.

  • GAB ERRADO

    Os benefícios são as facilidades, as vantagens e os serviços que as empresas oferecem aos empregados, no sentido de poupar-lhes esforços e preocupação. O benefício é uma forma de remuneração indireta e visa oferecer aos funcionários elementos de satisfação das necessidades pessoais. Entre os itens, os principais são: assistência médico-hospitalar, seguro de vida em grupo, alimentação, transporte, previdência privada etc.

    Os planos de benefícios e serviços são feitos para auxiliar o empregado em três áreas:

    1. No exercício do cargo (como gratificações, seguro de vida, prêmios de produção etc.).
    2. Fora do cargo, mas dentro da empresa (lazer, refeitório, cantina, transporte etc.).
    3. Fora da empresa, ou seja, na comunidade (recreação, atividades comunitárias etc.).

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
3203152
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito do trabalho em equipe, julgue o próximo item.


O apoio no trabalho significa que todos os membros devem ter o mesmo ponto de vista.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO> ERRADO!

    O apoio é justamente o diálogo a fim de que seja visível o ponto de vista de cada membro.

    #FOCOeFÉ

    ~> Qualquer erro, pvd!


ID
3203155
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 3ª Região (SP e MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A respeito do trabalho em equipe, julgue o próximo item.


Trabalho em equipe significa sinergia, integração, interação e produtividade.

Alternativas

ID
3203698
Banca
Quadrix
Órgão
CRECI - 5º Região (GO)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando o que se espera como postura profissional adequada, julgue o item


A vestimenta utilizada no local de trabalho deve ser escolhida com base no equilíbrio entre o bom gosto e o bom senso.

Alternativas
Comentários
  • 16% das candidatas(os) sao adeptas ao "meu corpo , minhas regras". Melhor pra mim (minhas vagas hahaha)

  • "bom gosto"...

  • sinceramente, bom gosto é muito subjetivo

  • "Bom gosto": complicado este termo, pois é muito carregado de subjetividade.

  • Sério? ¬¬

  • bom gosto? #somostodosiguais #sqn

  • Vamos dar um desconto para a banca. Quadrix


ID
3232198
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

É do senso comum, que entre as políticas de recursos humanos, a de maior importância para consolidar a eficiência na organização é a de capacitação de pessoal. Segundo Pires (2005, p. 23), “[...] o desenvolvimento de metodologias, técnicas e mecanismos adequados à implantação do modelo de gestão por competências em organizações públicas, observadas suas especificidades culturais e atribuições particulares, surge como principal desafio para a implantação de um modelo.” Diante dessa perspectiva, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. O quadro de servidores deve ser composto por funcionários que possuam conhecimentos técnicos a respeito de matérias específicas, além de um conjunto de habilidades e atitudes compatíveis com as atribuições que exercerão.
II. As peculiaridades dos processos seletivos das organizações públicas, conduzidos com o objetivo de elevar seus níveis de efetividade, torna essencial a definição de metodologias que permitam a elaboração de estratégias de recrutamento eficazes.
III. É preciso que as organizações busquem, além da seleção por meio de provas e comprovação de títulos, outras formas de avaliação, procurando identificar as competências interpessoais, estratégicas e gerenciais de cada candidato.
IV. A implantação de políticas de gestão de pessoas que preconizam o desenvolvimento e a valorização das pessoas deve trazer corolários como maior competência e políticas e práticas organizacionais públicas que ajudem o seu crescimento.

Estão corretas as afirmativas: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    Gostaria de saber qual a fonte dessa questão.

  • Achei isso aqui , logo após a citação do Pires no mesmo documento.

    Demo (2005, p.4 apud SANTOS, 2009, p.34), relata em seus estudos que: A implantação de políticas de gestão de pessoas que preconizam o desenvolvimento e a valorização das pessoas nas organizações deve trazer corolários como: produção de produtos e serviços inovadores de alta qualidade, bem como atendimento mais flexível e atencioso porque, teoricamente, um colaborador que se sente atendido, satisfeito e valorizado tende a realizar suas funções com maior afinco.

  • As três primeiras sentenças são cópias do documento citado, da ENAP.

    O livro "Gestão de competências em organizações de governo" (2005) pode ser acessado através do repositorio. enap.g ov. br/b itstream/1/383/1/livro_ gestao_competencias (tire os espaços e coloque https dois pontos duas barras antes e ponto pdf depois), fala-se nas páginas 23 e seguintes, quando começa a se falar de Recrutamento, seleção e alocação.

    A citação já é usada em "Gestão de Pessoas: Fundamentos e Tendências" (2015), também da ENAP. Pode ser acessado via download no link docplayer. com. br/11969798-G estao-de-pes soas-fundamentos-e-tendencias (tire os espaços e coloque https dois pontos duas barras antes e ponto html depois). Cita-se o autor (igual ao IBFC faz) a partir da página 19.

    Infelizmente é mais um caso daquelas bancas (como várias UF e IF) que copiam enunciados de livros consagrados pela matéria e não testam o conhecimento do candidato, apenas se ele consegue adivinhar o que um autor propõe.


ID
3232219
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A implementação de um método de avaliação de desempenho ganha grande importância, pois é uma ferramenta capaz de promover o desenvolvimento da organização, o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores, identificando as necessidades de capacitação e treinamentos, das condições de trabalho oferecidas, das potencialidades e deficiências dos colaboradores, enfim, elementos que permitem o alcance de uma melhoria contínua do ___________ do servidor, visando sempre melhorar a eficiência da gestão pública. A avaliação de desempenho deve ser vista como um __________, contribuindo para implementar uma nova forma de gestão, visando oferecer uma prestação de serviços de qualidade a todos os cidadãos, respeitando seus direitos e garantias individuais, sociais e coletivas. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A implementação de um método de avaliação de desempenho ganha grande importância, pois é uma ferramenta capaz de promover o desenvolvimento da organização, o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores, identificando as necessidades de capacitação e treinamentos, das condições de trabalho oferecidas, das potencialidades e deficiências dos colaboradores, enfim, elementos que permitem o alcance de uma melhoria contínua do desempenho do servidor, visando sempre melhorar a eficiência da gestão pública. A avaliação de desempenho deve ser vista como um projeto, contribuindo para implementar uma nova forma de gestão, visando oferecer uma prestação de serviços de qualidade a todos os cidadãos, respeitando seus direitos e garantias individuais, sociais e coletivas. Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas.

  • Se a avaliação de desempenho for vista como um projeto, então quer dizer que ela tem início, meio e fim. Ou seja, não deve possuir caraterísticas de continuidade.

    Eu, hein!

  • Roberth, pensei da mesma forma que você, mas fui por eliminação da primeira lacuna, visto que apenas desempenho se enquadrava.


ID
3232234
Banca
IBFC
Órgão
Câmara Municipal de Araraquara - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os ambientes de trabalho que valorizam o relacionamento interpessoal entre os profissionais apresentam mais possibilidades de comunicação entre as pessoas e eliminam barreiras de relacionamentos organizacionais. Mas, para que esses locais possam realmente favorecer esse tipo de relacionamento, é necessário seguir alguns critérios. Assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gab - D

  • As funções das lideranças são únicas e cabe dirigir esforços de outras pessoas no trabalho que será realizado para tornar as pessoas mais profissionais.

    O primeiro ponto a se questionar é o trecho "As funções das lideranças são únicas", pois podem existir diferentes funções de lideranças ao mesmo tempo e que podem desempenhar papéis diferentes na organização. O segundo ponto "cabe dirigir esforços de outras pessoas no trabalho que será realizado para tornar as pessoas mais profissionais" soa estranho, pois a função de liderança não tem como objetivo tornar as pessoas mais profissionais, mas sim motivar e incentivar durante o processo organizacional para o atingimento de metas.

    Gabarito: D

    Fique firme!


ID
3236872
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando  a  importância  do  gerenciamento  de  pessoas  em uma organização, julgue o item.


A  responsabilidade  social  é  um  assunto  que  não  se  relaciona com a área de gestão de pessoas. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    A responsabilidade social está diretamente relacionada à área de gestão de pessoas, porque comportamentos socialmente responsáveis constituem objetivos da gestão de pessoas.


ID
3236875
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando  a  importância  do  gerenciamento  de  pessoas  em uma organização, julgue o item.

As  mudanças  vividas  pela  sociedade  interferem,  de forma desafiadora, no gerenciamento de pessoas. 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    Atualmente, vivemos a Era da Informação (época que começou na década de 1990) em que as mudanças se tornaram ainda mais rápidas, imprevistas, turbulentas e radicais. Desse modo, a complexidade no ambiente de trabalho tornou-se ainda maior.

  • Estamos da era da SOCIEDADE LÍQUIDA.


ID
3237031
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A  respeito  da  ética  e  da  responsabilidade  social,  julgue  os  itens de 115 a 117.  

A responsabilidade social está relacionada com a ética e a transparência na gestão dos negócios e deve refletir‐se nas decisões cotidianas que possam causar impactos na sociedade, no meio ambiente e no futuro dos próprios negócios.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    A maneira como as empresas realizam seus negócios define sua maior ou menor Responsabilidade Social. O conceito de Responsabilidade Social está relacionado com a ética e a transparência na gestão dos negócios e deve refletir-se nas decisões cotidianas que podem causar impactos na sociedade, no meio ambiente e no futuro dos próprios negócios.

    FONTE: https://www.unimed.coop.br/web/machado/unimed/responsabilidade-social

  • Gab: CERTO

    A responsabilidade social compreende ações que são desenvolvidas por empresas que buscam contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e para a preservação do meio ambiente.

    Trata-se do somatório de atos voluntários das organizações que direcionam suas atividades para o bem-estar social, conduzem seus negócios visando o interesse coletivo e não somente os lucros, uma vez que priorizam o todo.

    Está ligada ao conceito de liderança sustentável, que se baseia em três âmbitos: cultural, social e ambiental. O primeiro está ligado à construção da cultura ética organizacional; o segundo está relacionado à ideia de que a empresa existe para servir à sociedade e o lucro é o resultado dos esforços empregados com esse fim; já o terceiro vem a ser a preocupação da empresa em preservar o meio ambiente.

    Fonte: https://www.migalhas.com.br/depeso/288883/a-importancia-da-responsabilidade-social-nas-empresas


ID
3250072
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A empresa Alpha ofereceu aos seus executivos um processo de desenvolvimento gerencial. Eles foram submetidos a um profissional que colabora com as pessoas, equipes e empresas para que tenham mais clareza em relação aos objetivos, tanto pessoais quanto organizacionais.

Nessa situação hipotética, o processo de desenvolvimento oferecido foi

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B

    Olha aí o tal do coaching.

     é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar crenças limitantes, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e  de forma objetiva e, principalmente, assertiva.

    https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/o-que-e-coaching/

  • Principais diferenças:

    COACH

    O Coach não necessita ser um especialista na temática discutida durante o processo, sua atuação está em percorrer, questionar, oferecer feedback positivo e incentivar a aquisição de conhecimento, proporcionando um conhecimento de auto descoberta.

    O Coach deve levar seu cliente (coachee) a desenvolver ações que ajudem no processo de a superação que possibilitam encontrar caminhos que favoreçam alcançar os objetivos que foram propostos, estabelecendo metas e planejamento.

    MENTOR

    Mentor é designado como aquele que está a frente de outros com menos experiência em determinado assunto ou atividade e que já são envolvidos com a atividade de trabalho. O Mentor necessita ser um especialista na temática discutida durante o processo

    CONSULTOR

    O Counseling é compreendido como uma conduta, aconselhamento. Está prática é comum quando se trata de assuntos psicológicos ou médicos na busca de obter adesão a um processo. É focado no presente e orientado para o futuro.

    http://coachingemresiliencia.com.br/entenda-as-diferencas-entre-coaching-mentoring-e-couseling/


ID
3250090
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação à orientação profissional nas empresas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A Orientação profissional pode ser considerada como uma ação que visa a favorecer o processo de escolha e ao planejamento da carreira de profissionais inseridos, ou não, no mundo do trabalho.

    Tradicionalmente, a orientação profissional era conhecida pela denominação de orientação vocacional, voltada para jovens pré-vestibulandos, ou em início de suas trajetórias acadêmicas.

    Atualmente, com as transformações ocorridas no mundo do trabalho, as empresas começaram a perceber a importância da implementação de programas de orientação profissional voltados para seus colaboradores internos, uma vez que tal ação favorece ao indivíduo identificar qual percurso deve fazer, dentro da organização, para atingir seus objetivos profissionais.

    Um dos principais objetivos de um programa de orientação profissional é buscar conciliar o talento, competências e interesses dos indivíduos com os objetivos estratégicos da organização. Desse modo, se integrada a outras ações de desenvolvimento de pessoas, a orientação profissional poderá contribuir, de forma efetiva, para o alcance dos objetivos estratégicos traçados pela organização.

    PÚBLICO-ALVO: Trainees, Estagiários, Colaboradores em início de carreira; Colaboradores em processos de readaptação, reintegração ou recolocação interna.

    Fonte: Site Ernesto e Associados Consultoria - Orientação profissional.


ID
3250096
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A cultura de inclusão da Verizon Communications ganhou prêmios de várias organizações e publicações que representam hispano‐americanos, afro‐americanos, gays, lésbicas e pessoas com deficiências. Essa empresa é um empregador modelo e um reflexo da diversidade, cada vez maior, das pessoas que vivem nos Estados Unidos. Quanto ao desafio que a diversidade traz para as organizações, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3262642
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Juiz de Fora - MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A mensuração do desempenho em empresas públicas ou privadas deve levar em conta os fatores quantitativos e qualitativos. Assinale a alternativa que apresenta indicadores quantitativos e qualitativos, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Para não assinantes: Gabarito Letra A


ID
3267865
Banca
IDECAN
Órgão
UNIVASF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A área de Gestão de Pessoas tem por objetivo administrar e potencializar o capital humano de uma organização. A respeito das atividades relacionadas à Gestão de Pessoas, assinale a alternativa que não corresponde a uma atividade inerente a esta área.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D.

    A área de Gestão de Pessoas tem por objetivo administrar e potencializar o capital humano de uma organização. A respeito das atividades relacionadas à Gestão de Pessoas, assinale a alternativa que não corresponde a uma atividade inerente a esta área.

    DAcompanhamento das modificações do patrimônio.

    Diz respeito à área de administração de materiais e patrimônio.


ID
3287428
Banca
AOCP
Órgão
FUNPAPA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Faz parte das relações interpessoais de uma organização a relação dos gerentes de linha com seus subordinados. Assinale a alternativa que apresenta as principais decisões dos gerentes de linha para desenhar um programa de relações com os empregados.

Alternativas
Comentários
  • De onde tiraram isso?

  • Letra B -Todas válidas para o Gerente conduzir relação com seus colaboradores

  • Proteção? Me parece um tanto infantil... Que coisa mais estranha!

    Comunicação, cooperação, proteção, assistência, disciplina e conflito.

  • Conflito? Proteção? Não entendi!! Tinha marcado letra "A"

  • COMUNICAÇÕES: Comunicar sua filosofia, sugestões e opiniões.

    COOPERAÇÃO: A organização deve compartilhar a tomada de decisões;

    PROTEÇÃO: O local de trabalho deve contribuir para o bem-estar dos funcionários e proporcionar proteção contra possíveis retaliações ou perseguições;

    ASSISTÊNCIA: Responder às necessidades especiais;

    DISCIPLINA E CONFLITO: A organização deve ter regras claras para lidar com a disciplina e conflito.

  • Para quem não viu esse assunto:

    De autoria de Milkovich e Boudeau, correspondem às principais decisões que o gerente de linha deve tomar na elaboração do desenho de um programa de relações com empregados!

    São 5 itens de decisão:

    1. Comunicação (organização x empregados)
    2. Cooperação (compartilhamento do processo decisório)
    3. Proteção (no ambiente de trabalho, seja pelos aspectos físicos ou psicológicos)
    4. Assistência (apoio e suporte às pessoas em relação às suas necessidades e expectativas)
    5. Disciplina e conflito (regras claras para disciplinar e resolver possíveis conflitos)

    Fonte: Meus resumos, com base no livro Administração de Pessoas do Chiavenato.


ID
3296218
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A  educação  corporativa  está  sendo  estimulada  por   um ambiente inquieto, curioso e  revolucionário, provocado  por  fatores  externos  (globalização,  desenvolvimento  tecnológico,  competitividade,  mudanças  rápidas  e  descontínuas  etc.),  que  causam  impacto  na  administração   das organizações. 

                                                                              Chiavenato, 2014, p. 331 (com adaptações).  

Tendo como base o texto acima, julgue o item quanto à educação coorporativa.


Essas empresas lucram com “escola em casa”. Em vez de contar somente com cursos oferecidos pelo mercado, as empresas partiram para suas próprias “universidades” para incrementar o aperfeiçoamento constante dos funcionários. A educação corporativa representa algo muito além do treinamento.

Alternativas
Comentários
  • Certo.

    Um dos princípios da Educação corporativa é a sustentabilidade no qual é necessário que as ações educativas tragam resultados à empresa, que agreguem valor ao negócio. Desta forma contribuindo para a competitividade da empresa e consequentemente gerando lucro.

  • '' As empresas que estão privilegiando a educação corporativa criam suas universidades próprias : as universidades corporativas. Essas empresas lucram com ''escola em casa''. Pesquisa realizada em 100 universidades corporativas no EUA, pela Corporate University Xchange, revela que o retorno do investimento é o dobro de um treinamento tradicional. Para cada U$1 usado no treinamento tradicional o retorno é de U$0,50. Nas universidades corporativas , o retorno é de U$2.''

    Fonte: Gestão de Pessoas, Chiavenato (2008)

    ________________

    Eu tenho vários cadernos de Administração. Quem se interessar é só ir lá no meu perfil .

    Vamos espalhar o conhecimento ! = )

  • GAB CERTO

    1. EDUCAÇÃO CORPORATIVA pode ser definida como uma prática coordenada de gestão de pessoas e de gestão do conhecimento tendo como orientação a estratégia de longo prazo de uma organização. A educação corporativa é mais do que treinamento empresarial ou qualificação de mão-de-obra. Trata-se de articular coerentemente as competências individuais e organizacionais no contexto mais amplo da empresa. Nesse sentido, práticas de educação corporativa estão intrinsecamente relacionadas ao processo de inovação nas empresas e ao aumento da competitividade de seus produtos (bens ou serviços).
    2. A Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais.
    3. (CESPE) A educação corporativa possibilita a consolidação de novos conhecimentos e o desenvolvimento de competências necessárias à superação dos desafios de um mercado em constante mudança. CERTO.
    4. SÃO Objetivos da educação corporativa:
    • Promover a gestão do conhecimento;
    • Qualificar pessoas;
    • Desenvolver competências;
    • Educação Corporativa reduz a taxa de Turnover. (O Turnover é a alta rotatividade de funcionários).

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)


ID
3299485
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Quanto à capacitação e o desenvolvimento de equipes, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


( ) O treinamento continuado, em suas diversas modalidades, é a estratégia para desenvolver competências básicas, mas outras competências irão se desenvolver por meio da experiência.

( ) A primeira preocupação das pessoas que entram para uma nova equipe é a de conhecer as regras e a sistemática de trabalho, secundariamente de entender manuais e a linguagem da área e em terceiro lugar, conhecer os colegas, ou seja, as pessoas da equipe.

( ) Criar uma identidade para o grupo é algo muito válido, pois fazer parte de um grupo prestigiado é recompensador para seus integrantes. Uniformes, distintivos, brasões e logotipo num caderno, camisa ou outros objetos sinalizam que quem os usa dá valor por fazer parte dessa comunidade ou grupo.

( ) Qualquer nível de desempenho depende de normas sociais, criadas pelos próprios integrantes do grupo. Por meio de um processo de acordos, os integrantes estabelecem quais são os padrões corretos de qualidade, quantidade e ética.


Assinale a sequência correta.

Alternativas
Comentários
  • a única falsa

    A primeira preocupação das pessoas que entram para uma nova equipe é a de conhecer as regras e a sistemática de trabalho, secundariamente de entender manuais e a linguagem da área e em terceiro lugar, conhecer os colegas, ou seja, as pessoas da equipe.

  • Gab. C

    Acertei por saber que as 3 alternativas eram verdadeiras, mas qual a explicação/ordem da única falsa?


ID
3359899
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-PA
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

De acordo com a lógica do corporativismo, como instrumento de intermediação de interesses, o(a)

Alternativas
Comentários
  • A) Errado. Não "se reduz a pressão múltipla e dispersa de grupos de interesses difusos frente ao governo". Há interesses convergentes. Logo, errada.

    B) Com certeza. No mundo do trabalho temos o sindicato dos trabalhadores e do capital o sindicato dos empregadores. Por fim, podemos lembrar do sindicato dos professores. Logo, certa (é a resposta da questão)

    C) Negativo. Não podemos apenas falar em equilíbrio pensando no que dita o mercado, mas sim a demanda social. "Mas o que é uma política pública? Trata-se de um fluxo de decisões públicas, orientado a manter o equilíbrio social ou a introduzir desequilíbrios destinados a modificar essa realidade". Fonte: https://repositorio.enap.gov.br/bitstream/1/2914/1/160425_coletanea_pp_v1.pdf

    D) Negativo. O melhor mesmo é o aumento da participação social.

    E) Negativo. Não podemos apenas falar somente de divergências - há também pontos de convergência.

  • Concertação diz respeito à concordância, acordo, conciliação.

     Vejamos o que diz Sousa (2009) sobre concertação:

    “(...) concertação social como diálogo social tripartido para a co-determinação de políticas públicas por governos, associações patronais e sindicatos e para a busca de consensos sobre questões econômicas e sociais, expressos em acordos e pactos sociais. “

    Ou seja, de fato a concertação (concordância, conciliação) de interesses também ocorre por meio de organizações de interesses vinculadas ao mundo do trabalho, do capital e das profissões (associações patronais e sindicatos, por exemplo).

    O autor afirma também que esse corporativismo era adepto à propriedade privada, hostil às ideias socialistas em ascensão e não era anti-capitalista, mas anti-liberal.

    Ou seja, foi uma corrente teórica e doutrinária alternativa ao liberalismo e ao socialismo nas suas várias expressões, que se propunha a enfrentar a “questão social” (os problemas sociais gerados no desenvolvimento do capitalismo) através do compromisso e da CONCERTAÇÃO DE INTERESSES, em contraposição à luta de classes.

    SOUSA, Henrique. Há futuro para a concertação social? Os sindicatos e a experiência do modelo neocorporativo em Portugal. Configurações, 5/6 | 2009, 101-142.

    TECCONCURSOS

  • Rato concurseiro obrigada pela excelente explicação. Acertei a questão mas tive que reler duas vezes as assertivas e tentar deduzir suas aberrações, visto que inda não vi tal assunto.

    GABA b

  • O assunto da questão é a Intermediação de Interesses na gestão pública, que pode acontecer pelo: clientelismo, corporativismo, neocorporativismo, fisiologismo e rent seeking.

    Corporativismo é quando corporações representantes dos interesses profissionais ou industriais defendem seus interesses em relação aos interesses do Estado, havendo uma troca/conciliação/concertação entre eles. São exemplos os sindicatos, associações de classe, OAB, conselhos regionais de profissões, etc.

  • De acordo com a lógica do corporativismo, como instrumento de intermediação de interesses, a concertação de interesses se dá também por meio de organizações de interesse vinculadas ao mundo do trabalho, do capital e das profissões.

    gab. B

  • https://www.youtube.com/watch?v=vLTxnW-2o20

  • Resumindo:

    a) grupo de interesses difusos tem relação com pluralismo, não com corporativismo

    b) GABARITO. Concertação é acordo.

    c) a lógica de mercado não tem nada a ver com o corporativismo.

    d) definição da agenda é o que se tem principalmente discutido no governo, ou que tem alta demanda na sociedade, não é principalmente vinculada ao aumento do poder de burocratas

    e) nem sempre no corporativismo tem luta de classes ou relações conflitantes

  • Letra B

    Primeiro, você deveria saber que “concertação” significa “concordância”, “acordo”. Em outras palavras, significa um acordo entre governo e parceiros sociais (tais como sindicatos, associações profissionais, etc.).

    Pode-se dizer que o instrumento mais significativo de atuação do neocorporativismo é o pacto social, através do qual os grupos profissionais (entidades representativas dos empregados) e econômicos (entidades representativas dos empregadores), em colaboração com o Estado, delineiam soluções para os problemas econômico-sociais.

    Nesse sentido, Sousa destaca a “concertação social como diálogo social tripartido para a co-determinação de políticas públicas por governos, associações patronais e sindicatos e para a busca de consensos sobre questões econômicas e sociais, expressos em acordos e pactos sociais”.

    Portanto, está correto dizer que, de acordo com a lógica do corporativismo (em “sentido amplo”), como instrumento de intermediação de interesses, a concertação (concordância) de interesses se dá também por meio de organizações de interesse vinculadas ao mundo do trabalho (sindicatos), do capital (associações patronais) e das profissões (associações profissionais).

    Fonte: Estratégia


ID
3412483
Banca
Quadrix
Órgão
CRN - 2° Região (RS)
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O mundo dos negócios vai bem além das questões econômicas. Sendo assim, julgue o item a respeito da ética e da responsabilidade social.


As decisões dos gestores sobre as questões éticas levam em consideração a intensidade ética, que é a quantidade de pessoas envolvidas na questão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

    As decisões éticas independem da quantidade de pessoas envolvidas. Pode ter 1 ou 50.000 pessoas, a decisão tem que ser tomada respeitando os princípios éticos.

    "Mas os que esperam no senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão." Isaías 40:31 

  • Gabarito: Errado

    Chiavenato (2005) afirma a existência de três fatores que influenciam as decisões éticas em uma organização:

    1) Intensidade ética: Preocupação das pessoas em relação a algum assunto ético, onde cada decisão está atrelada a essa intensidade;

    2) Desenvolvimento moral: decisões éticas que resultam da condição de desenvolvimento moral obtido pela organização ou pessoa;

    3) Definição de princípios éticos, princípios estes que muitas organizações utilizam para direcionar o comportamento de seus parceiros.

    Ou seja: não é a quantidade de pessoas e sim o GRAU de preocupação delas em relação ao assunto ético.


ID
3525430
Banca
AOCP
Órgão
CODEM - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Qual é o aspecto que proporciona um local de trabalho que contribui para o bem estar dos funcionários e deve ser incluído no desenho de um programa de relações com empregados?

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode fundamentar?

  • Principais ações a serem desenvolvidas para atendimento das necessidades dos funcionários por meio de programas de relacionamento incluem:

    ➔ Comunicação - qual a melhor maneira de transmitir a filosofia da empresa aos empregados e pedir suas opiniões e sugestões de trabalho?

    ➔ Cooperação - até que ponto a tomada de decisões e o controle devem ser compartilhados com os funcionários?

    ➔ Proteção - existem aspectos no ambiente de trabalho que ameaçam o bem-estar dos empregados?

    ➔ Assistência - como a empresa deve responder às necessidades especiais de determinados empregados?

  • Gab E

    Conforme Milkovich e Boudreau, as principais decisões dos gerentes de linha para desenhar um programa de relações com empregados devem incluir:

    1. Comunicações: a organização deve comunicar a sua filosofia aos funcionários e solicitar a eles sugestões e opiniões sobre assuntos do trabalho;

    2. Cooperação: a organização deve compartilhar a tomada de decisões e o controle das atividades com os funcionários para obter sua cooperação;

    3. Proteção: o local de trabalho DEVE CONTRIBUIR PARA O BEM - ESTAR dos funcionários e proporcionar proteção contra possíveis retaliações ou perseguições;

    4. Assistência: a organização deve responder às necessidades especiais de cada funcionário dando-lhes assistência para tanto;

    5. Disciplina e conflito: a organização deve ter regras claras para lidar com a disciplina e o conflito.

    Milkovich e Boudreau (2000) destacam que boas relações com os empregados criam um clima no qual todos desempenham seu trabalho com suas melhores habilidades, contribuindo criativamente para a organização e criado um ambiente saudável.

     

    Fonte:

    MILKOVICH, George T., BOUDREAU, John W. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Atlas, 2000.

  • mais uma questao onde a banca usa um conceito e tira de seu contexto. Ai fica difivil adivinhar com o enunciado pela metade.

  • letra e

    Principais decisões que o gerente de linha deve tomar na elaboração do desenho de um programa de relações com empregados:

    1. Comunicação (organização x empregados)
    2. Cooperação (compartilhamento do processo decisório)
    3. Proteção (no ambiente de trabalho, seja pelos aspectos físicos ou psicológicos)
    4. Assistência (apoio e suporte às pessoas em relação às suas necessidades e expectativas)
    5. Disciplina e conflito (regras claras para disciplinar e resolver possíveis conflitos)

  • só quem leu o livro poderia responder. Banca fdp


ID
3580483
Banca
IADES
Órgão
MCT
Ano
2016
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

É a força motriz para a implementação e o aprimoramento do sistema da gestão ambiental de uma organização, permitindo que seu desempenho ambiental seja mantido e potencialmente aperfeiçoado. É necessário que reflita o comprometimento da alta administração com o atendimento aos requisitos legais aplicáveis e a outros requisitos, com a prevenção de poluição e com a melhoria contínua.

Disponível em: <www.facesi.edu.br/facesiemrevista/downloads/numero3/ artigo05.pdf>. Acesso em: 5 fev. 2016, com adaptações.

O texto apresentado diz respeito à (ao)

Alternativas
Comentários
  • A) Politica ambiental


ID
3599722
Banca
AOCP
Órgão
SEAD-PA
Ano
2018
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O conceito de Responsabilidade Social vem sendo aprimorado desde os anos 1950, quando se iniciou o debate sobre o tema. Nos anos 2000, sete vetores tornaram-se o fio condutor de ações de responsabilidade social. Qual das seguintes alternativas contempla um conjunto correto com quatro desses vetores da Responsabilidade Social? 

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    Erros em vermelho

    a)Comunicações transparentes; Sinergia com parceiros; Preservação Ambiental; Apoio ao desenvolvimento da comunidade onde atua.

    b)Comunicações transparentes; Preservação Ambiental; Satisfação de clientes e consumidores; Ascensão geométrica de lucro

    c)Abertura de Capital; Preservação Ambiental; Retorno aos acionistas; Investimento no bem-estar dos funcionários e dependentes e um ambiente de trabalho agradável.

    d)Preservação Ambiental; Abertura de Capital; Retorno ao governo; Informações complementares sobre ações propostas disponibilizadas aos concorrentes.

    e)Satisfação dos clientes e consumidores; Bem-estar dos funcionários e dependentes e um ambiente de trabalho agradável; Apoio ao desenvolvimento econômico de empresas concorrentes diretas; Apoio ao desenvolvimento da comunidade.

  • letra a

    Os vetores propostos por Melo Neto e Froes (2001, p.78), apontam as visões acerca da responsabilidade socioambiental no âmbito organizacional, observada pelos seus variados stakeholders, descrevendo as ações internas e externas da companhia.

    1. Apoio ao desenvolvimento da comunidade onde atua: se refere ao apoio ao desenvolvimento da comunidade onde atua.
    2. Preservação do meio ambiente: é voltado para a preservação do meio ambiente através de atividades internas e externas a empresa.
    3. Investimento no bem-estar dos funcionários e seus dependentes: compreende em ações de investimentos na qualificação de seus funcionários, no bem-estar dos mesmos e de seus dependentes. Essas ações internas são diretrizes estratégicas para valorização do capital humano como força competitiva.
    4. Comunicação transparente: A comunicação das práticas da empresa de forma ética e transparente compõe o quarto vetor da responsabilidade social proposto por Melo Neto e Froes (2001, p.78). A divulgação sobre a empresa pode ser tanto em seu próprio site, murais, jornais, entre outros, porém o modo mais eficaz é o balanço social, na qual são publicadas todas as informações econômicas, sociais e ambientais da empresa.
    5. Retorno aos acionistas: consiste na relação da responsabilidade socioambiental com a rentabilidade aos acionistas, na qual é perceptível os aspectos benéficos quando há uma política sólida.
    6. Sinergia com os parceiros: Para uma gestão de responsabilidade social satisfatória é preciso entrar em sinergia com seus parceiros, que são o governo, fornecedores e sociedade civil, no qual se sentem motivados a trabalharem com empresas socialmente responsáveis.
    7. Satisfação dos clientes e/ou consumidores: O cliente é o âmago de qualquer empresa, esse que passa atualmente por conscientização quanto ao equilíbrio socioambiental necessário, buscando cada vez mais comercializar com empresas socialmente responsáveis. Procura balizar as ações sociais no relacionamento empresa-cliente.

  • Quais são os 7 vetores da responsabilidade social?

    R. Comunidade, Meio ambiente, Funcionários, comunicação clara, acionistas, parceria, clientes/consumidores. Considerando a evolução da administração, assinale a alternativa que apresenta a escola ou os princípios de administração que tiveram como base a ideia de otimizar a produção com a finalidade de reduzir os desperdícios e aumentar a lucratividade para os funcionários e para os donos das empresas.

    https://administradores.com.br/

    Ou você reclama e estuda, ou somente estuda. Qual é a sua escolha?

    Dedicação é a única opção!


ID
3671887
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA. Acerca da contribuição do Cooperativismo para o Desenvolvimento Sustentável

Alternativas

ID
3698938
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2009
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A gestão de pessoas em organizações bem-sucedidas passou a ser tratada como uma parceira do negócio. Tal mudança repercute em novos processos de avaliação de desempenho de empregados e colaboradores. Considerando tais circunstâncias, julgue o item a seguir. 


Os indicadores objetivos de desempenho são superiores aos critérios subjetivos devido ao fato de a interpretação desses em relação aos padrões de desempenho no trabalho ser mais fácil.

Alternativas
Comentários
  • O que matou a questão foi a utilização do pronome "desses", fazendo menção aos indicadores subjetivos
  • Não entendi.

    O fato dos critérios subjetivos serem mais fáceis, os torna inferior?Não é o contrário?

    Obs: E outra coisa, não é objetivo que é mais fácil de interpretar?Já que basta apenas ler os dados disponíveis?

    O "desses" tá se referindo mesmo aos "subjetivos"?


ID
3708127
Banca
FADESP
Órgão
SESPA-PA
Ano
2009
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

É uma atividade sujeita à fiscalização, com o potencial de poluição (PP) e o grau de utilização (GU) de recursos naturais definido como alto: 

Alternativas
Comentários
  • Mar oie? Responsabilidade Social e Governança Corporativa é você minha fia?


ID
3744073
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Mandaguaçu - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Sobre responsabilidade socioambiental, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) para o que se afirma e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Visa criar uma relação harmônica entre a sociedade e a empresa, onde esta possibilita meios para que a sociedade se desenvolva nos aspectos sociais propriamente ditos, nos aspectos ambientais e até mesmo em termos econômicos.
( ) Adotando a responsabilidade socioambiental, a empresa conquista satisfação e apoio da comunidade local, obtém isenção de impostos, confiança dos fornecedores e satisfação dos clientes, porém não possibilita o aumento da produtividade.
( ) A sustentabilidade não se aplica apenas no que tange ao meio ambiente, mas também a práticas que visam a busca do correto uso dos recursos que a natureza por si só disponibiliza, do respeito às vidas existentes, o bem estar coletivo e a responsabilidade socioambiental empresarial.
( ) Responsabilidade socioambiental diz respeito a atitudes e boas práticas que visam oferecer uma melhor qualidade de vida à sociedade na qual está inserida e um uso consciente dos recursos naturais.

Alternativas
Comentários
  • ( V ) Visa criar uma relação harmônica entre a sociedade e a empresa, onde esta possibilita meios para que a sociedade se desenvolva nos aspectos sociais propriamente ditos, nos aspectos ambientais e até mesmo em termos econômicos. 

    ( F ) Adotando a responsabilidade socioambiental, a empresa conquista satisfação e apoio da comunidade local, obtém isenção de impostos, confiança dos fornecedores e satisfação dos clientes, porém não possibilita o aumento da produtividade. 

    ( V ) A sustentabilidade não se aplica apenas no que tange ao meio ambiente, mas também a práticas que visam a busca do correto uso dos recursos que a natureza por si só disponibiliza, do respeito às vidas existentes, o bem estar coletivo e a responsabilidade socioambiental empresarial. 

    ( V ) Responsabilidade socioambiental diz respeito a atitudes e boas práticas que visam oferecer uma melhor qualidade de vida à sociedade na qual está inserida e um uso consciente dos recursos naturais.


ID
3773452
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-5° Região
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A responsabilidade social pode ser definida como o grau de obrigações que uma organização assume por meio de ações que melhorem o bem‐estar da sociedade. Quanto a esse tema, julgue o item.

Nos tempos atuais, as organizações devem se preocupar com sua sobrevivência, mas também com a sustentabilidade do planeta, baseada nos três pilares do desenvolvimento sustentável: o econômico; o social; e o ambiental.

Alternativas
Comentários
  • ONU estabelece três pilares para o desenvolvimento sustentável dos países: econômico, social e ambiental. A construção do conceito de desenvolvimento sustentável continuou durante a Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, da ONU, realizada em Joanesburgo, África do Sul, em 2010.

    Gabarito certo

  • certa

    Para alcançar o desenvolvimento sustentável, é imprescindível harmonizar o crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente para o bem-estar dos indivíduos e da sociedade.

    Os três principais pilares do desenvolvimento sustentável são o social, econômico e ambiental.

    1. Desenvolvimento sustentável é voltado para o planejamento participativo e para a criação de uma nova organização econômica e desenvolvida, bem como para o desenvolvimento social para o presente e para as gerações futuras.
    2. A construção do conceito de desenvolvimento sustentável se baseia em três pilares: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental.
    3. Social: todo o capital humano que está relacionado ao projeto desenvolvido pela empresa, seja funcionários, público alvo, comunidade, fornecedores de produtos e serviços.
    4. Econômico é necessário que a organização seja capaz de oferecer produtos e serviços de maneira que estabeleça uma relação de competitividade justa em relação aos concorrentes. Além disso, não deve existir exploração de funcionários ou degradação do meio ambiente para auxiliar no lucro e na rentabilidade da empresa.
    5. Ambiental: todo o tipo de condutas que possam interferir no meio ambiente, seja direta ou indiretamente. A empresa deve buscar minimizar todos os possíveis impactos ambientais que a mesma pode causar no meio ambiente.


ID
3773455
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-5° Região
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A responsabilidade social pode ser definida como o grau de obrigações que uma organização assume por meio de ações que melhorem o bem‐estar da sociedade. Quanto a esse tema, julgue o item.


O envolvimento organizacional em atividades e obras sociais apresenta três diferentes graus crescentes, a saber: obrigação social e legal; sensibilidade social; e responsabilidade social.

Alternativas
Comentários
  • A ordem foi invertida. O correto seria:

    1) Obrigação social: assume que as únicas obrigações de responsabilidade da empresa são aquelas exigidas por lei. Uma empresa que acredita nesse método satisfaz apenas essas obrigações sociais, ou seja, não assume nenhum esforço voluntário.

    2) responsabilidade social: reconhece-se que a empresa tem responsabilidades econômicas e sociais. As responsabilidades econômicas são a otimização dos lucros e o aumento do patrimônio líquido dos acionistas. As responsabilidades sociais consistem em lidar com os problemas sociais atuais, mas somente até o ponto em que o bem-estar econômico da empresa não é afetado de forma negativa.

    3) sensibilidade social: a ênfase é de que a empresa não tem apenas responsabilidades econômicas e sociais – ela também precisa se antecipar aos futuros problemas sociais e destinar recursos organizacionais para lidar com esses problemas. Isso é feito por meio de adaptação proativa, ou seja, prevendo problemas futuros e lidando com eles agora. Esses problemas não estão diretamente relacionados à empresa, mas sua solução beneficiará a sociedade como um todo. É um método muito aberto e reconhece a responsabilidade do gerente para com os proprietários da empresa e também para com a sociedade.

  • Quem é que ia dizer que essa questão nao estava certa kkk, essa matéria é a viagem...

  • Ou seja, na prova, deixa em branco.
  • Famosa questão caviar. Nunca vi, nem comi nem ouço falar

  • errada

    Abordagem da Obrigação Social, as principais metas de uma empresa são de natureza econômica, principalmente a otimização dos lucros e do patrimônio liquido dos acionistas, e não a satisfação de obrigações sociais. Portanto, os seguidores desse método acreditam que a empresa deve apenas satisfazer as obrigações sociais mínimas impostas por lei.

    Sensibilidade Social é medida ao avaliar-se a eficácia e a eficiência de uma organização em seus esforços em buscar ações que satisfaçam as obrigações sociais. "A sensibilidade social é o ponto até o qual uma organização é sensível as obrigações sociais percebidas".

    Abordagem da Responsabilidade Social supõe que a empresa não tem apenas metas econômicas, mas também responsabilidades sociais. Há uma predisposição por parte dos gestores para que sejam usados recursos organizacionais para projetos de bem-estar social, embora não seja seguido nenhum curso de ação que possa trazer danos econômicos para a empresa.

    • Responsabilidade social: envolvimento individual e empresarial em causas sociais.
    • Sensibilidade social: visão mais ampla, engloba grupos de ação social emergentes.
    • Sensibilidade social: postura de adaptação proativa.
  • Ok, apenas a ordem está errada. Mas a questão pediu a ordem certa?


ID
3773458
Banca
Quadrix
Órgão
CREFONO-5° Região
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A responsabilidade social pode ser definida como o grau de obrigações que uma organização assume por meio de ações que melhorem o bem‐estar da sociedade. Quanto a esse tema, julgue o item.


De acordo com a teoria dos stakeholders de Freeman, a responsabilidade social corporativa é uma obrigação das organizações modernas.

Alternativas
Comentários
  • Teoria dos Stakeholders

    >> Criada em 1963 pelo filósofo Robert Freeman;

    >> A teoria dos stakeholders, segundo Freeman e McVea (2010), se sustenta na:

    > sociologia,

    > no comportamento organizacional e

    > na política de interesses

    de grupos específicos, sendo uma abordagem que prioriza o gerenciamento de relacionamentos entre os diversos atores que compõem o universo empresarial, procurando integrar seus diferentes interesses.

    >> Defende que uma empresa deve saber quem são todos os agentes que, direta ou indiretamente, têm ligações com ela. Além de conhecê-los, é preciso monitorá-los;

    >> Exercem esse papel os funcionários, os acionistas, os clientes, a mídia, a comunidade vizinha à instituição, os concorrentes, e várias outras pessoas, que variam de acordo com as particularidades da organização. Depois de identificar quais são esses públicos estratégicos, é possível começar a construir uma relação com cada um deles;

  • Stakeholder, é um dos termos utilizados em diversas áreas como gestão de projetos, comunicação social administração e arquitetura de software referente às partes interessadas que devem estar de acordo com as práticas de governança corporativa executadas pela empresa.

  • Stakeholders→ influenciadores sociais.

    Resposta: Certa.


ID
3896335
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com base nos pressupostos de Antunes (2000) sobre o trabalho no “terceiro setor”, julgue os itens a seguir.


I Tem ocorrido historicamente uma retração do trabalho no denominado “terceiro setor”, especialmente em países capitalistas avançados, como EUA, Inglaterra, entre outros. Esse decréscimo do trabalho no “terceiro setor” decorre da retração do mercado de trabalho industrial e também da redução que começa a sentir o setor de serviços em decorrência do desemprego estrutural. Isso ocorre particularmente em empresas de perfil mais comunitário, nas quais predominam formas de trabalho voluntário que abarcam um amplo leque de atividades, sobretudo assistenciais, sem fins diretamente lucrativos, e que se desenvolvem um tanto à margem do mercado.

II As mutações organizacionais e tecnológicas e as mudanças nas formas de gestão vêm afetando o setor de serviços que, cada vez mais, se submete à racionalidade do capital. Veja‐se, por exemplo, o caso da intensa diminuição do trabalho bancário ou da monumental privatização dos serviços públicos, com seus enormes níveis de desempregados, durante a última década. Assim, a partir de 1975‐1980, começou a se desenvolver uma redução no ritmo de crescimento do setor de serviços, ampliando os índices de desemprego estrutural.

III Se, dentro do “terceiro setor”, as atividades que vêm caracterizando a economia solidária têm a positividade de frequentemente atuar à margem da lógica mercantil, constitui‐se em um equívoco concebê‐la como uma real alternativa transformadora da lógica do capital e de seu mercado, como capaz de minar os mecanismos da unidade produtiva capitalista. Como se, por meio da expansão da economia solidária inicialmente pela franja do sistema, se pudesse reverter e alterar substancialmente a essência da lógica do sistema produtor de mercadorias e da valorização do capital. Em resumo: o “terceiro setor” não é uma alternativa efetiva e duradoura ao mercado de trabalho capitalista, mas cumpre um papel de funcionalidade ao incorporar parcelas de trabalhadores desempregados pelo capital.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários

ID
3896866
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 4ª Região-SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

No que se refere à gestão, julgue o item.

A delimitação e a definição da responsabilidade social da organização são provenientes do balanço social. Portanto, uma atividade socialmente responsável nos dias de hoje pode vir a se tornar socialmente irresponsável em outro momento, em outro lugar e em outras circunstâncias. A responsabilidade social não é fixa e engessada.

Alternativas
Comentários
  • O ambiente em que as organizações estão inseridas hoje em dia são bastante mutáveis. E, para se adaptar a esse cenário incerto, as organizações devem ficar atentas ao ambiente externo que, no caso da questão, o examinador chamou de "balanço social".

    Um exemplo disso são os copos descartáveis, antigamente era normal e, aos poucos e por pressão externa, as organizações estão deixando de usá-los.

    Bons Estudos!

    Gab:C