-
A questãos tratou das FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS PODC: > Planejar - visão futura e missão;> Organizar - definir estrutura e racionalizar;> Dirigir - fazer acontecer, comandar e orientar a produção;> Controlar - comparar os resultados com padrões.
-
Letra D
O planejamento é uma das mais importantes funções do processo administrativo e uma de suas características (além do desenvolvimento de metas e estratégias a longo prazo), é a definição da missão e programação de atividades.
A direção, como o próprio nome indica, coordena, orienta e monitora as mais diversas atividades dentro da organização, podendo ser objeto de delegação a depender dos critérios estabelecidos pela cúpula e pelos gerentes, se for o caso.
-
Resposta: "D"
A função planejamento possibilita a definição da
missão organizacional e a programação de atividades, além de definir os
objetivos, metas e estabelecer estratégias. A de direção a
orientação da mão de obra e a coordenação de esforços, também sendo a
responsável pela coordenação, liderança e motivação.
Resumindo:
P-O-D-C
P - PLANEJAMENTO - definir objetivos e metas,
estabelecer estratégias, analisar, prever, programar. É a função administrativa
que define objetivos e decide sobre os recursos e as tarefas necessárias para o
alcance adequado.
O - ORGANIZAÇÃO - distribuir, atribuir, alocar
recursos (financeiros, materiais, ambientais, humanos, tecnológicos).
D - DIREÇÃO - coordenar, liderar, motivar
pessoas, comunicar. Está relacionada à maneira pela qual os objetivos devem ser
alcançados, isto é, por meio da atividade das pessoas e da aplicação dos
recursos que compõem a organização.
C - CONTROLE - mensurar e avaliar. Significa
garantir que o planejamento seja bem executado e que os objetivos estabelecidos
sejam alcançados da melhor maneira possível.
Fontes utilizadas: Administração Geral e Pública - Idalberto Chiavenato
e Administração Geral e Pública - Giovanna Carranza
-
Gabarito: D
a) A função organização (PLANEJAMENTO) refere-se ao sistema de definição de objetivos, alocação de recursos e os meios para alcançá-los. A de direção (ORGANIZAÇÃO) ao agrupamento das atividades em órgãos e cargos, definindo níveis de autoridade e responsabilidade. ERRADA
b) A função planejamento (CONTROLE) possibilita o monitoramento do desempenho organizacional e a tomada de ações corretivas. A de organização (CERTO) a divisão do trabalho e designação de processos e atividades. ERRADA
c) A função controle (ORGANIZAÇÃO) permite a execução de atividades e alocação de recursos para atingir os objetivos. A de direção (CERTO) o exercício da liderança e coordenação de esforços. ERRADA
d) A função planejamento possibilita a definição da missão organizacional e a programação de atividades. A de direção a orientação da mão-de-obra e a coordenação de esforços. CERTA
e) A função controle (ORGANIZAÇÃO) permite desenhar o trabalho a ser executado e coordenar atividades. A de organização (DIREÇÃO) o exercício da comunicação, liderança e motivação. ERRADA
-
a) (ERRADO) - definição de objetivos é a função planejamento
b) (ERRADO) - monitoramento do desempenho e tomada de ação corretiva é a função controle
c) (ERRADO) - execução de atividade e alocação de recursos é a função organização.
d) (CERTO)
e) (ERRADO) - desenho do trabalho a ser executado é a função do planejamento. Já o exercício da comunicação, liderança e motivação é a função Direção
-
Letra D.
Comentário:
As quatro funções administrativas são:
Planejamento: é a função através da qual as atividades a serem realizadas são desenhadas e os resultados a serem
obtidos são fixados;
Organização: trata-se da função de estruturar os recursos disponíveis para que tudo aquilo que foi planejado possa ser
executado.
Direção: é a função de dirigir e coordenar a execução dos trabalhos que foram planejados, para que os objetivos da
organização possam ser atingidos.
Controle: trata-se da função administrativa na qual os resultados obtidos pela direção/execução são analisados em
função daquilo que havia sido planejado.
A simples aplicação desse conhecimento leva à única alternativa correta nesta questão, a alternativa D.
Adicionalmente, vamos encontrar os erros em cada uma das alternativas:
A alternativa A diz que a função “organização” define objetivos, quando na verdade quem define objetivos é o planejamento.
Além disso, a função “direção” não agrupa atividades, a função que faz isso é a “organização”.
A alternativa B afirma que o “planejamento” faz monitoramento. Está errado. Quem monitora é o “controle”.
A alternativa C considera que a função “controle” aloca recursos, o que está errado. Na verdade, no meio da confusão do
uso do termo “alocação” a única função que nada tem a ver com essa atividade é o controle!
A alternativa E diz que o “controle” permite desenhar o trabalho. Errado. Quem faz isso é o "planejamento”.
GABARITO: D.
Prof. Carlos Xavier
-
Desenhar o trabalho a ser executado é planejamento ou organização? Para mim é organização, mas alguns disseram que é planejamento. Eu relacionei o desenho do trabalho da seguinte forma: desenhar o organograma (estrutura).
-
Alternativa correta: d. A função planejamento possibilita a definição da missão organizacional e a programação de atividades, além de definir os objetivos, metas e estratégias. A de direção a orientação da mão de obra e a coordenação de esforços, também responsável pela liderança e motivação dos funcionários.
Alternativa a. Errada. Quem é responsável pela definição de objetivos e meios e a alocação de recursos é o planejamento. Deixando bem clara a definição, pois quem aloca os recursos é a organização, assim como o agrupamento das atividades em órgãos e cargos.
Alternativa b. Errada. O controle é responsável pela avaliação, monitoramento e tomada de ações corretivas. A outra parte da questão está correta, pois a organização permite a divisão do trabalho e designação de processos e atividades, já que ela distribui, aloca, emprega os recursos, atividades e tarefas de acordo com o que foi estabelecido no planejamento.
Alternativa c. Errada. A função controle não permite a execução de atividades e alocação de recursos, quem executa é a direção e que aloca é a organização. A segunda parte está correta, pois a direção é o exercício da liderança e coordenação de esforços.
Alternativa e. Errada. O desenho de trabalhos a ser executados acontece no planejamento, já o exercício da comunicação, liderança e motivação ocorre na função de direção.
(CARRANZZA, Giovanna. Administração Geral e Pública para concursos de Analista e Técnico).
-
Segundo descreve Chiavenato (2003), quando consideradas em um todo integrado, as funções administrativas formam o processo administrativo. Quando consideradas isoladamente, o planejamento, a organização, a direção e o controle constituem funções administrativas.
▪ PLANEJAMENTO - Planejamento é o processo administrativo que determina antecipadamente o que um grupo de pessoas deve fazer e quais as metas que devem ser atingidas. O planejamento administrativo significa decidir adiantado o que deve ser feito para alcançar determinado objetivo ou metas. Ele apresenta algumas características de como estabelecer um processo permanente e contínuo, que se preocupa com a racionalidade de tomada de decisões, sendo voltado para o futuro selecionando entre várias alternativas disponíveis um curso de ação onde é sistêmico e interativo.
▪ ORGANIZAÇÃO - Segundo Chiavenato (2000), “a palavra organização denota todo empreendimento humano moldado intencionalmente para atingir determinados objetivos”. De acordo com Chiavenato (2000), “a importância da organização entre outras é basicamente a de agrupar pessoas e estruturar todos os recursos organizacionais para atingir os objetivos predeterminados”.
▪ DIREÇÃO - Para Hampton (1990) direção designa o processo pelo qual os gerentes procuram lidar com seus subordinados, liderando-os e comunicando-se com eles. Os outros processos administrativos – planejamento, organização e controle – podem ser vistos como interpessoais. Um gerente poderia praticá-los sozinho em seu escritório. Porém, liderar, ou a liderança, é diferente. A liderança refere-se ao processo interpessoal por meio do qual um gerente procura influenciar os empregados para que eles cumpram as tarefas. A liderança acontece não isoladamente, mas na inteiração. De todas as funções da administração, a liderança parece ser a mais estudada, e possivelmente a menos compreendida.
▪ CONTROLE - Pressupõe em um trabalho coordenado, que facilite a troca de informações, estabelece princípios de acordo com o programa adotado, a função administrativa do controle tem por objetivo medir e corrigir o desempenho dos subordinados para assegurar que os objetivos da organização e os planos estabelecidos possam ser alcançados. A finalidade do controle e assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente estabelecidos. A essência do controle está na veracidade se a atividade controlada está ou não alcançando os objetivos determinados e o resultados desejados.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes
-
Gabarito: D.
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS PODC: > Planejar - visão futura e missão;> Organizar - definir estrutura e racionalizar;> Dirigir - fazer acontecer, comandar e orientar a produção;> Controlar - comparar os resultados com padrões.
-
Questão feita pra quem decora, pra quem pensa é uma péssima questão.
Tudo bem que quem realiza o "monitoramento do desempenho organizacional e a tomada de ações corretivas" é a função controle, porém isso só é possível porque houve um planejamento e com base nele foram definidos os padrões de controle. Na minha opinião, uma coisa é executar a tarefa e outra é possibilitar que a tarefa seja executada.
Posso tá completamente errada, mas meu raciocínio só consegue pensar dessa maneira..rsrs! A D tá corretíssima, mas o verbo da B deveria ter sido outro.
-
A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas. Podemos resumi-las da seguinte forma:
- Planejamento é a função que precede as demais funções. nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los.
- Organização é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional.
- Direção é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. ela dinamiza e promove ação na organização.
- Controle é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação.
Analisando as alternativas:
A- INCORRETA. A função organização (o correto é o planejamento) refere-se ao sistema de definição de objetivos, alocação de recursos e os meios para alcançá-los. A de direção (o correto é o organização) ao agrupamento das atividades em órgãos e cargos, definindo níveis de autoridade e responsabilidade.
B- INCORRETA. A função controle é que possibilita o monitoramento do desempenho organizacional e a tomada de ações corretivas. A de organização a divisão do trabalho e designação de processos e atividades.
C- INCORRETA. A função direção permite a execução de atividades e alocação de recursos para atingir os objetivos. A de direção o exercício da liderança e coordenação de esforços.
D- CORRETA. A função planejamento possibilita a definição da missão organizacional e a programação de atividades. A de direção a orientação da mão-de-obra e a coordenação de esforços.
E- INCORRETA. A função organização permite desenhar o trabalho a ser executado e a função direção, o exercício da comunicação, liderança e motivação.
GABARITO: LETRA D