SóProvas



Prova FCC - 2018 - TRT - 15ª Região (SP) - Analista Judiciário - Odontologia


ID
2761033
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O comentário escrito com correção e lógica está em:

Alternativas
Comentários
  • a) Correto.

     

    b) Incorreto. Correção: "[...] que daria a qualquer pessoa."

     

    c) Incorreto. Correção: "[...] começaram a diminuir as possibilidades."

     

    d) Incorreto. Correção: "Ainda não está clara...a forma."

     

    e) Incorreto. Correção: "Fluxos de dados estarão, cada vez mais, presentes no cotidiano."

     

    Letra A

  • a) Embora o uso da internet garanta acesso a uma gama interminável de informações, perdem-se muitas delas dentro da bolha dos filtros de personalização. Certo

     b) No início da internet, parecia revolucionária a liberdade de poder estar anônimo, que daria à a qualquer pessoa, contudo, dessa forma, a possibilidade de explorar diferentes personalidades para si mesma.

     c) À medida que o comércio e as leis alcançaram a tecnologia, começou começaram a diminuir as possibilidades de anonimato: uma pessoa anônima não pode ser responsabilizada por suas ações.

     d) Ainda não está claro clara – sobretudo porque a maioria, ainda consome mais tempo com as informações advindas na da imprensa tradicional − a forma como os fluxos de conteúdo personalizados moldam a identidade.

     e) Preveem-se prevê-se que as tecnologias que favorecem a personalização vão se fortalecer nos próximos anos, ao passo que os sensores que coletam fluxos de dados estarão, cada vez mais, presente presentes no cotidiano.

  • Gabarito letra a).

     

    SEGUE UMA OBSERVAÇÃO IMPORTANTE ANTES DE SE RESOLVER ESSA QUESTÃO:

     

    * NÃO SE PODE SEPARAR O SUJEITO DO SEU VERBO E NEM O VERBO DE SEU COMPLEMENTO.

     

     

    REESCREVENDO AS ORAÇÕES DE MODO CORRETO:

     

     

    a) Gabarito.

     

     

    b) No início da internet, parecia revolucionária a liberdade de poder estar anônimo, que daria a qualquer pessoa, contudo, a possibilidade de explorar diferentes personalidades para si mesma.

     

    * Via de regra, não se utiliza crase antes de pronome, principalmente os indefinidos.

     

     

    c) À medida que o comércio e as leis alcançaram a tecnologia, começaram a diminuir as possibilidades de anonimato: uma pessoa anônima não pode ser responsabilizada por suas ações.

     

    * O sujeito do verbo "começar" é "as possibilidades de anonimato". Logo, o verbo deve ser deslocado para o plural para concordar com o seu respecitvo núcleo do sujeito ("possibilidades").

     

     

     d) Ainda não está clara – sobretudo porque a maioria ainda consome mais tempo com as informações advindas na imprensa tradicional − a forma como os fluxos de conteúdo personalizados moldam a identidade.

     

    * A escrita correta é "clara" para concordar com o seu sujeito "a forma".

     

    ** Não se pode ter uma vírgula após o termo "maioria", pois, se houver, haverá a separação do sujeito ("maioria") e seu verbo ("consumir").

     

     

    e) Prevê-se que as tecnologias que favorecem a personalização vão se fortalecer nos próximos anos, ao passo que os sensores que coletam fluxos de dados estarão, cada vez mais, presentes no cotidiano.

     

    * O sujeito do verbo "prever" é oracional ("que as tecnologias vão se fortalecer nos próximos anos"). Por isso esse verbo deve ser deslocado para o singular

     

    ** Deve ser usada a expressão "presentes" para que haja a devida concordância com o termo "sensores". Para facilitar, deve-se ler da seguinte forma: "os sensores estarão, cada vez mais, presentes no cotidiano."

     

    *** DICA: RESOLVER A Q897841.

     

     

     

    => Meu Instagram para concursos: https://www.instagram.com/qdconcursos/

  • Sr. Shelking e André: excelentes comentários cavalheiros.

  • Essa questão exige conhecimentos gramaticais, como o emprego da vírgula; valor semântico das conjunções; análise sintática, por exemplo, concordância verbal e nominal, crase; coesão e coerência textuais.

    ALTERNATIVA (A) CORRETA
    – “Embora o uso da internet garanta acesso a uma gama interminável de informações, perdem-se muitas delas dentro da bolha dos filtros de personalização". Essa redação não apresenta problemas gramaticais nem de coerência. A razão de o verbo “perdem-se" estar no plural é para concordar com o sujeito “informações" na oração anterior.

     
    ALTERNATIVA (B) INCORRETA
    – “No início da internet, parecia revolucionária a liberdade de poder estar anônimo, que daria à qualquer pessoa, contudo, a possibilidade de explorar diferentes personalidades para si mesma". Há dois desvios nessa redação:

    1º desvio – não se usa acento indicativo de crase diante de palavras indefinidas, por exemplo, pronome indefinido “qualquer". O a é somente preposição.


    2º desvio – A conjunção adversativa “contudo" foi mal-empregada, o adequado seria o uso da conjunção conclusiva “portanto", visto que a frase expressa uma ideia conclusiva.

    A redação correta e lógica seria: “No início da internet, parecia revolucionária a liberdade de poder estar anônimo, que daria a qualquer pessoa, portanto, a possibilidade de explorar diferentes personalidades para si mesma".

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA “À medida que o comércio e as leis alcançaram a tecnologia, começou a diminuir as possibilidades de anonimato: uma pessoa anônima não pode ser responsabilizada por suas ações". Há um desvio de concordância verbal em “começou a diminuir as possibilidades de anonimato".

    Temos uma locução verbal “começou a diminuir" em que o verbo auxiliar acurativo (=aspecto verbal) não está concordando em número com o sujeito “as possibilidades de anonimato".

    A redação correta seria: “À medida que o comércio e as leis alcançaram a tecnologia, começaram a diminuir as possibilidades de anonimato: uma pessoa anônima não pode ser responsabilizada por suas ações".

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA “Ainda não está claro – sobretudo porque a maioria, ainda consome mais tempo com as informações advindas na imprensa tradicional − a forma como os fluxos de conteúdo personalizados moldam a identidade". Há, pelo menos, dois desvios nessa redação:

    1º desvio – concordância nominal com o adjetivo “claro", deveria estar flexionado no feminino, concordando com o substantivo “forma".

     
    2º desvio – emprego errôneo da vírgula separando sujeito de predicado em “maioria, ainda consome mais tempo com as informações advindas na imprensa tradicional".
     
    A redação correta seria: “Ainda não está clara – sobretudo porque a maioria ainda consome mais tempo com as informações advindas na imprensa tradicional − a forma como os fluxos de conteúdo personalizados moldam a identidade".
     
    ALTERNATIVA (E) INCORRETA
    – “Preveem-se que as tecnologias que favorecem a personalização vão se fortalecer nos próximos anos, ao passo que os sensores que coletam fluxos de dados estarão, cada vez mais, presente no cotidiano". Há dois desvios de concordância nessa redação:

    1º desvio – o verbo “preveem-se" deve ficar na 3ª pessoa do singular, pois ele faz parte da oração principal complementada por uma oração subordinada substantiva subjetiva (que as tecnologias vão se fortalecer nos próximos anos).

    Numa oração subjetiva, o verbo da oração principal fica na 3ª pessoa do singular.

    2º desvio – o adjetivo “presente" não está concordando em número com o substantivo “sensores".

    A redação correta seria: Prevê-se que as tecnologias que favorecem a personalização vão se fortalecer nos próximos anos, ao passo que os sensores que coletam fluxos de dados estarão, cada vez mais, presentes no cotidiano".


    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (A).

ID
2761045
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Considere a seguinte situação hipotética: Zeus é Presidente da 2a Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 15a Região. Nesse caso, Zeus

Alternativas

ID
2761048
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Considere a seguinte situação hipotética: Henrique é Desembargador do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, sendo que lhe compete, dentre outras, a seguinte atribuição: “presidir audiências de conciliação em recursos de revista”. Tendo em vista a atribuição narrada, Henrique exerce o cargo de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Regimento Interno do TRT 15°

    Art. 24. Compete ao Vice-Presidente Administrativo: (Redação dada pelo Assento Regimental n. 1, de 13 de março de 2007) 

    XXVI - presidir audiências de conciliação em recursos de revista. (Acrescido pelo Assento Regimental n. 1, de 15 de janeiro de 2016)


ID
2761057
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Considere:

I. A inclusão, no sistema educacional, da Educação Especial como modalidade educativa que abranja a educação precoce, a pré-escolar, as de 1º e 2º graus, a supletiva, a habilitação e reabilitação profissionais, com currículos, etapas e exigências de diplomação próprios.
II. A oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimento público de ensino.
III. O oferecimento obrigatório de programas de Educação Especial em unidades hospitalares e congêneres nas quais estejam internados, por prazo igual ou superior a 2 anos, educandos portadores de deficiência.
IV. A matrícula facultativa em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino.

De acordo com a Lei nº 7.853/1989, ao Poder Público e seus órgãos cabe assegurar às pessoas portadoras de deficiência o pleno exercício de seus direitos básicos, inclusive dos direitos à educação, à saúde, ao trabalho, ao lazer, à previdência social, ao amparo à infância e à maternidade, e de outros que, decorrentes da Constituição e das leis, propiciem seu bem-estar pessoal, social e econômico.

Para esse fim, os órgãos e entidades da Administração direta e indireta devem dispensar, no âmbito de sua competência e finalidade, aos assuntos objetos da referida Lei, tratamento prioritário e adequado, tendente a viabilizar, sem prejuízo de outras, as medidas, na área da educação, indicadas APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Este gabarito está equivocado, I e II a resposta! letra a

     

  • Lei nº 7.853/1989

    - Art. 2  ,III -  d) o oferecimento obrigatório de programas de Educação Especial a nível pré-escolar, em unidades hospitalares e congêneres nas quais estejam internados, por prazo IGUAL ou superior a 1 (um) ano, educandos portadores de deficiência;

    LETRA -A

     

  • Eu concordo plenamente com vcs marcaria a letra A.

  • O gabarito definitivo foi alterado para Letra A.

  • Aqueles que chutam Português porque os textos são grandes, daqui a pouco irão chutar a prova inteira kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • questão confusa, dispensar é não precisar, daí teria que marcar as erradas..... não entendi e ainda errei....

  • Nossa! Fiquei muito confusa, na verdade li, reli, treli e chutei errado.

  • I. A inclusão, no sistema educacional, da Educação Especial como modalidade educativa que abranja a educação precoce, a pré-escolar, as de 1º e 2º graus, a supletiva, a habilitação e reabilitação profissionais, com currículos, etapas e exigências de diplomação próprios. CORRETA

    Art. 2º. [...]. Parágrafo único. [...]: I - na área da educação:

    a) a inclusão, no sistema educacional, da Educação Especial como modalidade educativa que abranja a educação precoce, a pré-escolar, as de 1º e 2º graus, a supletiva, a habilitação e reabilitação profissionais, com currículos, etapas e exigências de diplomação próprios;

    .

    II. A oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimento público de ensino. CORRETA

    Art. 2º. [...]. Parágrafo único. [...]: I - na área da educação:

    c) a oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimento público de ensino;

    .

    III. O oferecimento obrigatório de programas de Educação Especial em unidades hospitalares e congêneres nas quais estejam internados, por prazo igual ou superior a 2 anos, educandos portadores de deficiência. ERRADA

    Art. 2º. [...]. Parágrafo único. [...]: I - na área da educação:

    d) o oferecimento obrigatório de programas de Educação Especial a nível pré-escolar, em unidades hospitalares e congêneres nas quais estejam internados, por prazo igual ou superior a 1 (um) ano, educandos portadores de deficiência;

    .

    IV. A matrícula facultativa em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino. ERRADA

    Art. 2º. [...]. Parágrafo único. [...]: I - na área da educação:

    f) a matrícula compulsória em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino;

  • GABARITO: A

    Questão baseada no artigo 2, inciso II, da Lei nº 7.853/1989 (LEI SECA).

    I. A inclusão, no sistema educacional, da Educação Especial como modalidade educativa que abranja a educação precoce, a pré-escolar, as de 1º e 2º graus, a supletiva, a habilitação e reabilitação profissionais, com currículos, etapas e exigências de diplomação próprios. (CERTO - Art. 2, II, a, da Lei nº 7.853/89)

    II. A oferta, obrigatória e gratuita, da Educação Especial em estabelecimento público de ensino. (CERTO - Art. 2, II, c, da Lei nº 7.853/89)

    III. O oferecimento obrigatório de programas de Educação Especial em unidades hospitalares e congêneres nas quais estejam internados, por prazo igual ou superior a 2 anos, educandos portadores de deficiência. (ERRADO)

    "o oferecimento obrigatório de programas de Educação Especial a nível pré-escolar, em unidades hospitalares e congêneres nas quais estejam internados, por prazo igual ou superior a 1 (um) ano, educandos portadores de deficiência" (Art. 2, II, d, da Lei n° 7.853/89).

    IV. A matrícula facultativa em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino. (ERRADO)

    "a matrícula compulsória em cursos regulares de estabelecimentos públicos e particulares de pessoas portadoras de deficiência capazes de se integrarem no sistema regular de ensino;" (Art. 2, II, f, da Lei n° 7.853/89).


ID
2761060
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Após regular processo administrativo disciplinar, garantidos ao servidor público federal investigado o exercício do contraditório e da ampla defesa, restaram cabalmente comprovadas a materialidade e a autoria de infração disciplinar descrita na portaria inaugural, punível com demissão, nos termos da Lei no 8.112/1990. Sobreveio aos autos informação de que o servidor processado, autor da infração, havia se aposentado voluntariamente durante a tramitação do processo. A autoridade competente, conforme estabelece a Lei no 8.112/1990,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D.

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

    Art. 134.  Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

  • Que requisitos autorizadores de mitigação seriam esses ?!

  • LEI 8112/1990:

    Art. 172.  O servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.

  • CO mascarenhas, entendo que quando a alternativa se refere a "requisitos autorizadores de sua mitigação" significa dizer que na hipótese de não caber qualquer outra punição ao servidor (uma vez que a demissão ou a cassação de aposentadoria são medidas de última ratio) caberá demissão ou cassação.

     

    Mitigar: diminuição de consequências ou suavização dos danos.

  • Erro da B:

    O ato de cassação de aposentadoria somente tem eficácia a partir da data em que for
    publicado o respectivo ato, momento a partir do qual é rompido o vínculo até então
    existente entre o servidor e o Estado.

    "(…) a aludida cassação somente tem eficácia a partir da data em que for
    publicado o respectivo ato, visto que somente a partir daí é rompido o vínculo até
    então existente entre o servidor e o Estado." DC-0251-19/02-1 GP.(TCU)

    "Com efeito, o ato de cassação de aposentadoria não anula a concessão desde a
    inicial; tem efeitos ex nunc, isto é, a partir da data de sua publicação,
    rompendo-se, somente a partir daí, o vínculo existente entre o servidor e o Estado
    (…)." DC-0342-38/97-2 BJ.

    (TCU)

    Ver também: DC-0007-01/94-1 JA. (TCU)

     

    Fonte: TCU

  • Já caiu na FCC !

     

    Há margem de discricionariedade pela Lei 8112/90 conferida a Administração Pública:

     

    - quando da aplicação de penalidade ao servidor, considerar ou não determinadas circunstâncias, como a gravidade da infração e danos para a Administração;

    - diante de um caso concreto enquadrar conduta praticada pelo servidor como infração grave ou não.

     

    Para Di Pietro, existe a discricionariedade com relação a certas infrações que a lei não define.

     

     

    Bons estudos :)

  • Ainda que a infração seja punível com demissão, poderá haver circunstâncias atenuantes que alterem a penalidade imposta. Ou seja, pode haver mitigação da penalidade, com aplicação de suspensão por 90 dias, por exemplo, hipótese em que não caberia a cassação da aposentadoria. 

  • A cassação da aposentadoria não teria efeito retroativo? Já que a aposentadoria voluntária se configura uma forma de "burlar" a penalidade máxima?

  • GAB- D

     

    Lei- 8112

    Art. 134.  Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

  • a) Errada. Será Cassada a aposentadoria ou disponibilidade no inativo que houver praticado, na atividade falta punível com a demissão. 

     

    b) Errada. Ele realmente terá sua aposentadoria cassada, e eu nem entendi sobre o que era esse "cancelamento"  que fala nessa alternativa, mas tem que lembrar que:"cancelamento da penalidade NÃO surtirá efeitos retroativos." (Art 131§único)

     

    c) Nananinanão, comprovado e punível com demissão, vai cassar a aposentadoria do cidadão.

     

    d) deverá, em decisão motivada, aplicar ao servidor faltoso a pena de cassação de aposentadoria, na hipótese de considerar que não estão presentes os requisitos autorizadores de sua mitigação. Gabarito, o ato de imposição de penalidade mencionará sempre o fundamento legal e a causa da sanção disciplinar. Sendo no caso de demissão, cassada sua aposentadoria. Ou seja, se foi comprovado que o dito cujo fez o que fez, e mereceu a demissao, ele não deveria estar aposentado recebendo dos cofres público(enriquecimento ilícito).

     

    e) Errada. Foi comprovado e é punível com Demissão, vai ter que cassar a aposentadoria desse jovem. 

  • Essa questão dá margem para questionamento. Considerando artigo, já mencionado pelo colega Jario Reis:

    Art. 172.  O servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.

     

    ...Podemos considerar que o servidor, tendo dado entrada no processo de aposentadoria voluntária no órgão ou entidade ao qual pertencia - a partir do procedimento legal acima exposto - tal aposentadoria não teria sido deferida pelo órgão ou entidade da adm. pública à qual pertencia (uma vez que teria sido verificado que o servidor estava respondendo PAD).

     

    Acredito que a situação relatada no enunciado só poderia ter assim ocorrido, e convertida, então, em CASSAÇÃO DE APOSENTADORIA, se o fato que ensejou a denúncia e instauração de PAD tivesse sido superveniente ao momento em que a aposentadoria voluntária ocorreu.

     

    No entanto, a questão afirma, claramente que " autor da infração, havia se aposentado voluntariamente durante a tramitação do processo. 

    Ou seja, não teria sido possível à adm. pública - que só pode agir em virtude de lei - conceder tal aposentadoria ao servidor, ao constatar nos autos (ou apontamentos dele) que este estava respondendo a processo adm disciplinar...conforme o disposto no art. 172 da Lei 8.112/90.  (Erro grave ai) Recurso

  • Gabarito D

     

    d) deverá, em decisão motivada, aplicar ao servidor faltoso a pena de cassação de aposentadoria, na hipótese de considerar que não estão presentes os requisitos autorizadores de sua mitigação.  CERTO

       ( comentário da parte final ) -> ..... na hipótese de considerar que não estão presentes os requisitos autorizadores de sua mitigação.

                                          ( só irá cassar a aposentadoria se foi concedida, ou seja, não haviam requisitos que pudessem negá-la. )

     

    Lei 8112

    Art. 134.  Será cassada a aposentadoria   OU  (cassada)  a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

     

     

    ------

    https://www.facebook.com/nelson.campeao7/videos/2159947804255341/   ( nesse vídeo fiz apenas uma leitura da lei )

            Art. 127.  São penalidades disciplinares:        

                                                 foto em     https://www.instagram.com/p/BmhQUlTFYBS/?utm_source=ig_web_copy_link

            I - advertência;

            II - suspensão;

            III - demissão;

            IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

            V - destituição de cargo em comissão;

            VI - destituição de função comissionada.

     

            Art. 128.  Na aplicação das penalidades serão consideradas a natureza e a gravidade da infração cometida, os danos que dela provierem para o serviço público, as circunstâncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais.

            P único.  O ato de imposição da penalidade mencionará sempre o fundamento legal e a causa da sanção disciplinar. 

     

             Art. 129.  A advertência será aplicada por escrito, nos casos de violação de proibição constante do art. 117, incisos I a VIII e XIX, e de inobservância de dever funcional previsto em lei, regulamentação ou norma interna, que não justifique imposição de penalidade mais grave. 

     

             Art. 130.  A suspensão será aplicada em caso de reincidência das faltas punidas com advertência e de violação das demais proibições que não tipifiquem infração sujeita a penalidade de demissão, não podendo exceder de 90 dias.

            § 1o  Será punido com suspensão de até 15 dias o servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeção médica determinada pela autoridade competente, cessando os efeitos da penalidade uma vez cumprida a determinação.

           § 2o  Quando houver conveniência para o serviço, a penalidade de suspensão poderá ser convertida em multa, na base de 50% (cinqüenta por cento) por dia de vencimento ou remuneração, ficando o servidor obrigado a permanecer em serviço.

     

            Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3  e 5  anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

            P único.  O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos.

     

    ( 1 coment)

  • LETRA D CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 134.  Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

  • Sobre a letra B:

     

            Art. 131.  As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 (três) e 5 (cinco) anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

     

            Parágrafo único.  O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos.

  • Galera linda... LEIAM O ART. 172.

    O cara está sendo investigado pelo PAD, daí ele não pode ser aposentado... SENÃO VAI FUGIR!

    SÓ ISSO!

  • O que significa "não estão presentes os requisitos autorizadores de sua mitigação"? Quer dizer que a pena de cassação não pode ser abrandada/suavizada/trocada por uma pena mais leve?

     

  • GABARITO: D

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

    Art. 134.  Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

  • Art. 172. O servidor que responder a processo disciplinar só poderá ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente, após a conclusão do processo e o cumprimento da penalidade, acaso aplicada.
  • Erro da letra B consiste nos "efeitos retroativos"

  • Art. 134 Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão.

     

     

  • Alguns colegas estão fundamentando a não retroatividade do item B no parágrafo único do art. 131 lei 8112/90, entretanto, o Art. 131. dispõe que " As penalidades de advertência e de suspensão terão seus registros cancelados, após o decurso de 3 e 5 anos de efetivo exercício, respectivamente, se o servidor não houver, nesse período, praticado nova infração disciplinar.

           P único.  O cancelamento da penalidade não surtirá efeitos retroativos.

    Entendo que a penalidade "cassação da aposentadoria" não foi cancelada e por isso não há que justificar a não retroatividade dos efeitos, posto que estes seriam decorrentes do cancelamento da penalidade. A penalidade será cassação da aposentadoria para então, ser demitido.

    Alguém me explique, pf.

  • se vc não souber a resposta, tratando-se de FCC, basta marcar a questão ''mais bonita''.

  • "Requisitos autorizadores de sua mitigação"? Aí sua cabeça já pensa numa lista de coisas a cumprir pra mitigar a pena. Achei muito nada a ver essa redação.

  • Alguém mais odiou esta questão?????

  • Como assim faltoso?

  • Voltando a infância...

     

     

    DATA publicação do ato de aposentadoria >>>>>>>>>>> 10 01 2019

     

     

    DATA publicação do ato de cassação da aposentadoria >>>>>>>>>>> 10 04 2019

     

     

    >>> ITEM B afirma que o efeito é retroativo (ex tunc) à data da passagem para inatividade = 10 01 2019

    >>> TCU afirma que o efeito é prospectivo (ex nunc) à data da passagem para inatividade = 10 04 2019

  • Letra F) O ato de concessão de aposentadoria deveria ter sido anulado, o servidor reintegrado e, ato contínuo, demitido.

    Mas, primeiro que ele NEM deveria ter sido aposentado, conforme falou a colega abaixo, com base no art. 172.

    Então, sinceramente, eu não sei o que a FCC pretende. Não sei mesmo. É pra decidir na sorte, a gente tira par ou ímpar e tá tudo certo.

  • Demorei mas entendi.

    Vejam: não houve decisão ainda de que a pena é de demissão.

    O fato, segundo a portaria inaugural, é caso de punição com demissão, porém vai ainda haver todo o processo, de forma que a decisão pode mudar. Se ficar verificado que, no caso concreto, a punição vá ser de suspensão, por exemplo, vai se mitigar a punição. Fala-se em requisitos porque a possibilidade de mitigar ou não vai decorrer da lei aplicada no caso concreto durante o trâmite do processo.

  • Pessoal,

    Realmente, por força do que dispõe o art. 172 já exposto por aqui, o servidor não poderia ter se aposentado voluntariamente sem a conclusão do processo disciplinar.

    No entanto, diz o enunciado da questão que ele se aposentou!

    Isso pode ter ocorrido ou por falha do examinador, que desconhece esse dispositivo, ou propositalmente... ora, pode ser que o servidor que concedeu a aposentadoria nem tenha verificado se havia processo em andamento (falha humana)...

    De qualquer forma, dispõe o art. 134 que será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão. Essa pena existe para assegurar que servidores faltosos não saiam ilesos, se aposentando ou pedindo exoneração para fugirem da penalidade.

     

    Ele poderia ter se aposentado? NÃO!

    Contudo, aposentou-se... então, o que se faz? Cassa sua aposentadoria!

     

    De acordo com Inácio de Loiola Mantovani Fratini:

    [...] não obstante exista certa divergência na doutrina e na jurisprudência acerca do assunto, vem preponderando entendimento que, de fato, parece ser o melhor, de que é viável a mitigação da pena de demissão e de demissão a bem do serviço público, com a manutenção do servidor nos quadros da administração pública se as circunstâncias de caráter objetivo, subjetivo e pessoal indicarem para a conveniência da manutenção do agente em seu cargo [...]

    Fonte: jus.com.br

     

    O art. da lei 8.112 que justifica a tal da possível mitigação é o 128:

     

    Na aplicação das penalidades serão consideradas:

    >> A natureza e a gravidade da infração cometida;

    >> Os danos que dela provierem para o serviço público;

    >> As circunstâncias agravantes ou atenuantes; e

    >> Os antecedentes funcionais.

  • Pra mim, o problema da questão é que parece ser discricionário a cassação da aposentadoria, podendo mitigar se o agente assim considerar.

    Contudo, a lei diz que deve ser cassada a aposentadoria, se a pena era passível de demissão, como no problema.

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990. 

    • Cassação da aposentadoria:

    Segundo Carvalho Filho (2020) o ato de aposentadoria pode ser objeto de desfazimento. O motivo mais comum é a ocorrência de vício de legalidade, resultante da prática de ato em desconformidade com os preceitos legais que regem a aposentadoria. Exemplo: insuficiência do tempo de contribuição. Nesse caso, o desfazimento é caracterizado como invalidação. 
    A cassação de aposentadoria é diferente de invalidação. Nessa situação o motivo de desfazimento é a prática de infração gravíssima do servidor aposentado ao tempo em que ainda estava desempenhando sua função administrativa. Assim, a natureza jurídica da cassação de aposentadoria é a de sanção - punição pela infração cometida (CARVALHO FILHO, 2020).
    - Lei nº 8.112 de 1990:

    Artigo 134 Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão. 
    A) ERRADO, de acordo com o artigo 134, da Lei nº 8.112 de 1990.

    B) ERRADO, uma vez que o ato de cassação de aposentadoria apenas tem eficácia a partir da data em que for publicado o respectivo ato, momento a partir do qual é rompido o vínculo até então existente entre o servidor e o Estado. "(...) a aludida cassação somente tem eficácia a partir da data em que for publicado o respectivo ato, visto que somente a partir daí é rompido o vínculo até então existente entre o servidor e o Estado" (DC-0251-19/02-1-GP, TCU). 
    C) ERRADO, tendo em vista que deve declarar a cassação de aposentadoria, nos termos do artigo 134, da Lei nº 8.112 de 1990. 

    D) CERTO, com base no art. 134, da Lei nº 8.112 de 1990. 

    E) ERRADO, uma vez que a penalidade para a infração cometida é a de demissão. Assim, deverá cassar a aposentadoria. 
    Referências:

    CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 32 ed. São Paulo: Atlas, 2018. 
    TCU. 

    Gabarito: D
  • GABARITO LETRA D

     

    LEI Nº 8112/1990 (DISPÕE SOBRE O REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DA UNIÃO, DAS AUTARQUIAS E DAS FUNDAÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS)

     

    ARTIGO 134.  Será cassada a aposentadoria ou a disponibilidade do inativo que houver praticado, na atividade, falta punível com a demissão

  • Questão muito desatualizada nos termos da Jurisprudência do STJ: penas de demissão e cassação de aposentadoria são ATOS VINCULADOS, previstos em rol taxativo no Lei que institue o Regime Jurídico (ex: Lei 8.112/90), não admitindo qualquer mitigação ou juízo de conveniência e oportunidade pela autoridade competente. O servidor deverá ser demitido ou ter a aposentadoria cassada, independente de bom comportamento registrado nos assentos funcionais

ID
2761063
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere que hipoteticamente a autarquia federal Y entendeu por bem realizar concurso público para provimento de cargos públicos vagos previstos em sua estrutura organizacional, estabelecendo no edital que nos três primeiros anos de exercício os investidos nos cargos públicos correlatos não perceberiam vencimentos. A previsão estabelecida no edital, nos termos da Lei no 8.112/1990,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C.

     

     LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990 

    Art. 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

  • Letra (c)

     

    Os casos previstos em lei:

     

    Na lição do professor Hely Lopes Meirelles, elucidativa acerca dos agentes honoríficos: "Agentes honoríficos: são cidadãos convocados, designados ou nomeados para prestar, transitoriamente, determinados serviços ao Estado, em razão de sua condição cívica, de sua honorabilidade ou de sua notória capacidade profissional, mas sem qualquer vínculo empregatício ou estatutário e, normalmente, sem remuneração. Tais serviços constituem o chamado múnus público , ou serviços públicos relevantes, de que são exemplos a função de jurado, de mesário eleitoral, de comissário de menores, de presidente ou membro de comissão de estudo ou de julgamento e outros dessa natureza.

  • NÃO DÁ IDÉIA FCC.

  • Sem comentários sobre essa questão ^^

  • LEI 8.112 

    Art. 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

     

    GAB-C

  • Nem relogio trabalha de graça !

  • Além do art. 4°, da Lei 8.112/90, podemos acrescentar como fundamento do gabarito o art. 3°, § único, da mesma lei.


    Art. 3°, §único, Lei 8.112/90. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

  • é um ato passível de anulação, logo nulo.

  • Gabarito C

     

    c) é nula, pois os cargos públicos são criados por lei com vencimentos pagos pelos cofres públicos, não havendo que se falar na prestação de serviços gratuitos nesta hipótese.

     

    Art. 1o  Esta Lei institui o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias, inclusive as em regime especial, e das fundações públicas federais.

            Art. 2o  Para os efeitos desta Lei, servidor é a pessoa legalmente investida em cargo público.

            Art. 3o  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

            Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

            Art. 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

     

     

     

     

     

    ---

    Art. 5o  São REQUISITOS básicos para investidura em cargo público:      

                                    (  FOTO em  https://www.instagram.com/p/BmhK3WdFh8I/?utm_source=ig_web_copy_link  

            I - a nacionalidade brasileira;

            II - o gozo dos direitos políticos;

            III - a quitação com as obrigações militares e eleitorais;

            IV - o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo;

            V - a idade mínima de dezoito anos;

            VI - aptidão física e mental.

     

            § 1o  As atribuições do cargo podem justificar a exigência de outros requisitos estabelecidos em lei.

     

            § 2o  Às pessoas portadoras de deficiência é assegurado o direito de se inscrever em concurso público para provimento de cargo cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras; para tais pessoas serão reservadas até 20% das vagas oferecidas no concurso.   ( pela Lei 12990, 20% também para NEGROS -  artigo 1   aplica-se a partir de 3 vagas )

     

            § 3o  As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.

     

    Art. 6o  O provimento dos cargos públicos far-se-á mediante ato da autoridade competente de cada Poder.

     

    Art. 7o  A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.

     

    Art. 8o  São formas de PROVIMENTO de cargo público:    ( tem quatro  "Re ...

            I - nomeação;                                                              ( 7  formas

            II - promoção;

                                III -  revogado 

                                IV -  revogado 

            V - readaptação;

            VI - reversão;

            VII - aproveitamento;

            VIII - reintegração;

            IX - recondução.

     

     

    ( 1 coment )

  • Gabarito Letra C

     

    Art. 4º É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

     

    ▪ O cargo público é a unidade de competência atribuída a um servidor público, criada por lei e prevista em número certo, possuindo denominação própria. 

    Exemplo, são cargos públicos: Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União, Analista Tributário da Receita Federal do Brasil, Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral, etc;

     

    São servidores públicos estatutários os ocupantes de cargo de provimento:

    (i) efetivo

    (ii) em comissão.

     

    Fonte: Lei 8112 Esquematida HERBERT ALMEIDA e ERICK ALVES

  • Se a PF me chamar pra prestar serviço público por 2 anos.. tamo junto!!! Só quero o Vale Alimentação :D
    Mas difícil associar um trabalho "gratuito" sem ser temporário. E mesmo assim, o lapso temporal é mínimo, vide agentes honoríficos. 

  • LETRA C CORRETA 

    LEI 8.112

      Art. 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

  • Já pensou? Nomeação com carência de 3 anos! Nomeie seu servidor e só comece a pagar em 2021! Promoção da eleição!

  • De acordo com a Lei 8.112 de 11 de dezembro de 1990, em seu Título I, Capítulo Único, que trata das Disposições Preliminares:


    Art. 3º, Parágrafo Único - Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimentos pagos pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.


    Art. 4º É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.


    Os casos previstos em lei, são aqueles que tratam da atividade dos agente honoríficos (ex: mesários, jurado).


    Gabarito, letra C.

  • LEI 8.112 

    Art. 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

  • ATENÇÃO!

     

    O erro não está no art. 4o. mas no art. 3o. Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

     

    Ou seja, o cargo é criado por lei com vencimento e denominação próprios, edital não poderia ir de encontro a lei. O art. 4o. só explicita um aspecto da expressão mais geral exposta no art. 3o. p.u.

  • Configuraria enriquecimento ilícito da Administração.

  • gab - C

     

    A cf de 88 permite que haja o trabalho gratuito, porem so nos casos em que a lei estabelecer, o edital não pode estabelecer isso. Houve na questao uma ilegalidade.

  • É Gente ! Alguns vem pra somar, já outros....

  • Gabarito C

    LEI 8.112 

    Art. 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

    Agora, o que o examinador pretendeu com um tipo de questão como essa? Onde já se viu ficar 3 anos sem remuneração? Óbvio que é nulo o caso.

  • Uma questão dessas não cai na minha prova kkkkkkkkk

  • Considere que hipoteticamente a autarquia federal Y entendeu por bem realizar concurso público para provimento de cargos públicos vagos previstos em sua estrutura organizacional, estabelecendo no edital que nos três primeiros anos de exercício os investidos nos cargos públicos correlatos não perceberiam vencimentos.

    A previsão estabelecida no edital, nos termos da Lei no 8.112/1990,

     a)é válida, pois, dada a conjuntura econômica do país, se faz permitida a prestação de serviços federais gratuitos?

     b)é válida, pois durante o estágio probatório, que coincide com os três primeiros anos de exercício, os servidores não percebem vencimentos, mas indenização e ajuda de custos.

     c)é nula, pois os cargos públicos são criados por lei com vencimentos pagos pelos cofres públicos, não havendo que se falar na prestação de serviços gratuitos nesta hipótese.

    FUNDAMENTO LEGAL=> Art. 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

     d)é nula, pois a prestação de serviços gratuitos à União encontra limite temporal de dois anos, no máximo.

     e)é válida, em razão de se tratar de concurso para provimento de cargo da Administração pública federal indireta, hipótese em que, desde que haja previsão em edital, é permitida a prestação de serviços gratuitos por período a ser acordado entre as partes

  • Preocupante , um monte de gente comentando errado... Q920786 resposta letra D já Q920352 resposta letra C. A mesma questão com gabarito diferente! A RESPOSTA é D

  • A questão Q920786 é igual e o gabarito é diferente.

  • Eu me perdi nesse conflito de gabaritos, mas sem duvidas, a Letra C

  • UFA!

  • Se a moda pega.. haaaaaaja coração, amigos!

  • Vedada prestação de serviços gratuitos.
  • QUESTÃO SEM NOCÃO, FCC.

  • kkkkkkkkkkkkkkkkk essa eu nunca imaginaria que um dia poderia cair em uma prova de concurso, mt bizarro.

  • Gabarito letra C

    Conforme o enunciado pede "Nos termos da Lei no 8.112/1990,"

    Art. 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

     

    Simples assim!

  • Art. 4° É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

     

     

     

  • Tá de brincadeira né, FCC!?

  • Imagine...trabalhando 3 anos sem receber ? Maravilha hein kkkkkk

  • Tá parecendo aquele estágio do filme A procura da felicidade.

  • Não tem mais o que inventar!

    Mas seria legal pra diminuir a concorrência!

  • Para aqueles serviços gratuitos permitidos por lei, há algum prazo de duração ?

  • Já vi pergunta nada a ver, mas essa superou kkkkkkkkkkkk

  • Sonho do Bolsonaro e Paulo Guedes era o gabarito dessa questão ser a letra A.

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 4   É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

    FONTE: LEI No 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 

  • Não deixe Paulo Guedes ler essa questão, se não ira colocá-la na sua reforma administrativa.

    =)

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

    • Cargo público:

    Segundo Odete Medauar (2018) o cargo público se refere ao "conjunto de atribuições e responsabilidades cometidas a um servidor, criado por lei, em número certo, com denominação própria, remunerado pelos cofres públicos".
    A) ERRADO, já que é proibida a prestação de serviços gratuitos. 

    B) ERRADO, uma vez que o vencimento é a retribuição pecuniária pelo exercício de cargo público, com valor fixado em lei, nos termos do artigo 40, da Lei nº 8.112 de 1990. Outrossim, os cargos públicos são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, nos termos do artigo 4º, da Lei nº 8.112 de 1990. 
    C) CERTO, com base no art. 3º, parágrafo único e no art. 4º, da Lei nº 8.112 de 1990. "Artigo 3º Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor. Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.
    Artigo 4º É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei". 
    D) ERRADO, uma vez que é proibida a prestação de serviços gratuitos, ressalvados os casos previstos em lei, nos termos do artigo 4º, da Lei nº 8.112 de 1990. 

    E) ERRADO, já que é proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei, de acordo com o art. 4º, da Lei nº 8.112 de 1990. 
    Referência:

    MEDAUAR, Odete. Direito Administrativo Moderno. 21 ed. Belo Horizonte: Forense, 2018

    Gabarito: C
  • GABARITO LETRA C

     

    LEI Nº 8112/1990 (DISPÕE SOBRE O REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DA UNIÃO, DAS AUTARQUIAS E DAS FUNDAÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS)

     

    ARTIGO 3o  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

     

    Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

     

    ARTIGO 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.


ID
2761066
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere hipoteticamente que João, servidor público federal cujo vínculo é regido pela Lei no 8.112/90, foi promovido na sua carreira após 10 anos de efetivo exercício. Solicitou, ao departamento competente, a contagem de seu tempo de serviço, passados 5 anos do ato que o promoveu, sem que tenha se afastado do exercício de quaisquer dos cargos nesse período. A certidão foi expedida na mesma data em que solicitada, apontado que João contava com 5 anos de exercício no serviço público federal. A certidão

Alternativas
Comentários
  •   GABARITO A.

     

    LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990

     

    Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.  

     

     

    erro letra C:

    c) está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 15 anos de serviço no cargo para o qual foi promovido, / João só contava com 5 anos no cargo para o qual foi promovido, pois, para tanto, o tempo de exercício decorrido antes da promoção deveria ter sido considerado.

  • LETRA A

     

    LEI 8112

     

    Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.

     

    APROFUNDANDO SOBRE PROMOÇÃO :

     

    Art. 9 § 2o  lei 11416 A promoção é a movimentação do servidor do último padrão de uma classe para o primeiro padrão da classe seguinte, observado o interstício de um ano em relação à progressão funcional imediatamente anterior, dependendo, cumulativamente, do resultado de avaliação formal de desempenho e da participação em curso de aperfeiçoamento oferecido, preferencialmente, pelo órgão, na forma prevista em regulamento.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • Estou acostumada com a LC 840/11, nela apenas diz que a promoção não interrompe o tempo de exercício no cargo (Art. 56 § 2º)

  • LEI 8.112

     

    Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.  

     

    GAB-A

  • A promoção não interrompe o tempo de serviço, dessa forma a assertiva correta é a letra A

  • Gabarito A

     

     

    c) está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 15 anos de serviço no cargo para o qual foi promovido, pois, para tanto, o tempo de exercício decorrido antes da promoção deveria ter sido considerado.  ERRADA

       está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 10 anos de serviço no cargo inicial,   e 5 anos para o qual foi promovido.

     

     

    L 8112

    Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de  exercício, que é CONTADO  no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.

     

     

     

     

    -----

    ( já vi questão dizer que a CONTAGEM do exercício, NA PROMOÇÃO, acontece quando inicia suas atividades ) --> ERRADO

    A promoção é contada no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover --> CERTO

     

     

    PROMOÇÃO  ( início do exercício )

    a partir da data de publicação do ato que promover

    a partir da data de publicação do ato que promover

    a partir da data de publicação do ato que promover

     

     

     

     

     

     

     

    ---

     

    Art. 14.  A POSSE em cargo público dependerá de prévia inspeção médica oficial.

    P único.  Só poderá ser empossado aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo.

     

    Art. 15.  Exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público ou da função de confiança.

       § 1o  É de 15 dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse.

        § 2o  O servidor será exonerado do cargo ou será tornado sem efeito o ato de sua designação para função de confiança, se não entrar em exercício nos prazos previstos neste artigo, observado o disposto no art. 18.

        § 3o  À autoridade competente do órgão ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exercício.

        § 4o  O início do exercício de função de confiança coincidirá com a data de publicação do ato de designação, salvo quando o servidor estiver em licença ou afastado por qualquer outro motivo legal, hipótese em que recairá no primeiro dia útil após o término do impedimento, que não poderá exceder a trinta dias da publicação.

     

    Art. 16.  O início, a suspensão, a interrupção e o reinício do exercício serão registrados no assentamento individual do servidor.

        P único.  Ao entrar em exercício, o servidor apresentará ao órgão competente os elementos necessários ao seu assentamento individual.

     

    ( 1 coment )

  • LETRA A CORRETA 

    LEI 8.112

       Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor. 

  • Confesso que essa não entendi nem a pergunta!!

     

    LEI 8.112

     

       Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor. 

     

  • João,

     o tempo total será de 15 anos de serviço público mesmo, em razão de o exercício não ser interrompido porque o agente público continuará trabalhando, em regra, até que  ocorra o ato de promoção. Contudo o tempo de promoção será só de 5 anos, contados da data da publicação do ato de nomeação,o que influirá em eventual nova promoção e outras situações, por exemplo, critério de desempate em concurso ou pedido de remoção.

  • E desde quando que, na promoção, a pessoa passa a ocupar um novo cargo? Há apenas uma alteração na carreira, não do cargo.


    Essa banca é louca.

  • A promoção é uma forma de provimento derivada. As formas derivadas de provimento dos cargos públicos, decorrem de um vínculo anterior entre Servidor e Administração. 

    Promoção: é a elevação de um servidor de uma classe para outra dentro de uma mesma carreira. Com isso, houve a vacância de um cargo inferior e conseqüentemente o provimento do cargo superior.

  • A questão quis confundir o candidato da seguinte maneira :

     

    Tempo de exercicio => que conta do ato que o promoveu ( 5 anos na "promoção")

    Tempo de serviço público => contagem desde a posse ( 15 anos de "serviço público")

  • Não entendi...como assim interrompe o tempo de exercício?
  • (a) está incorreta, pois a promoção não interrompe o tempo de exercício, que, tão somente, é contado no novo cargo a partir da publicação do ato que o promoveu (CORRETO)

     

    (b) está correta, pois a promoção suspende o tempo de exercício, cuja contagem é retomada, com efeitos ex nunc, a partir da publicação do ato de promoção (ERRADO) - a promoção não suspende o tempo de exercício - a contagem continua no cargo para o qual o servidor foi promovido.

     

    (c) está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 15 anos de serviço no cargo para o qual foi promovido, pois, para tanto, o tempo de exercício decorrido antes da promoção deveria ter sido considerado - (ERRADO) - 15 anos de efetivo exercício, porém não para o cargo que foi promovido.

     

    (d) está correta, pois, após a promoção, o tempo de serviço é zerado, contando-se apenas o tempo de exercício decorrido no novo cargo (ERRADO) - após a promoção o tempo de serviço não é zerado, ele continuará sendo contado à partir do novo cargo.

     

    (e) está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 10 anos de serviço público federal, pois a lei de regência determina que o tempo transcorrido após a promoção deve ser desconsiderado - (ERRADO) - 15 anos de serviço público federal no total (10 no primeiro cargo + 5 no cargo da promoção); O tempo transcorrido depois da promoção deverá ser somado ao tempo anterior da promoção, ambos em efetivos exercício ou nas condições específicas de contagem de tempo.

     

    Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.

  • Nasca de bacana.

  • Tempo de serviço público é diferente de tempo de exércicio

    15 de serviço público

    5 anos de exércicio do novo cargo o qual foi promovido

  • Art. 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.

     

     

  • A certidão está incorreta. João tem 15 anos de serviço público, sendo 5 anos no cargo em que foi promovido.

     

    a) está incorreta, pois a promoção não interrompe o tempo de exercício, que, tão somente, é contado no novo cargo a partir da publicação do ato que o promoveu. Gabarito! Art. 17, Lei 8.112/90.

     

    c) está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 15 anos de serviço no cargo para o qual foi promovido, pois, para tanto, o tempo de exercício decorrido antes da promoção deveria ter sido considerado. 

    ERRADO. No cargo em que foi promovido são apenas 5 anos.

     

    e) está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 10 anos de serviço público federal, pois a lei de regência determina que o tempo transcorrido após a promoção deve ser desconsiderado. 

    ERRADO. João contava com 15 anos de serviço público federal.

  • É que nessas certidões o que acontece é que para fins de aposentadoria e disponibilidade sai o seu tempo total no SERVIÇO PÚBLICO, mas se você já foi promovido, também sai seu tempo NESTES CARGOS e dentro das FUNÇÕES GRATIFICADAS que estiver ocupando. Isto porque os tempos devem estar discriminados para vários fins, como por exemplo, incorporação, na época que era possível, também é válido para fins de novas promoções.

    O que o art. 17 diz é que a promoção não zera o tempo de serviço. Claro que não. Apenas, depois da publicação do ato de promoção, tu segue contando continuamente o tempo de SERVIÇO e INICIA uma contagem DAQUELA PROMOÇÃO. Se você pede a certidão, então, terá ali que tem 15 anos de SERVIÇO PÚBLICO, e dentro destes 15, os últimos cinco são qualificados por uma promoção X.

    Espero ter ajudado.

  • Por favor, uma ajuda. Não entendi o erro da Letra "C".

    Explico: a letra "c" dá ideia de que com a promoção há mudança de cargo!

    E o próprio enunciado dá essa ideia tb quando diz que " ...sem que tenha se afastado do exercícios de quaisquer dos CARGOS nesse período.

    BOm, ele foi promovido apenas. Não permanece no MESMO cargo?

  • Acho que houve uma atecnia, pois MUDANÇA DE CARGO SOMENTE com concurso!!!

    Ele conta com 15 anos no serviço público e com 15 anos no mesmo cargo mesmo tento sido promovido.

    Promoção é evolução na carreira

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração; (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

    Concordam?

  • A questão indicada está relacionada com a Lei nº 8.112 de 1990.

    • Dados da questão:

    João – servidor público federal – com vínculo regido pela Lei nº 8.112 de 1990, foi promovido na sua carreira após 10 anos de efetivo exercício.

    Passados 5 anos do ato que o promoveu, João solicitou a contagem do seu tempo de serviço. João não se afastou do exercício de quaisquer dos cargos nesse período.

    A certidão foi expedida na mesma data em que solicitada, indicando que contava com 5 anos de exercício no serviço público federal.

    A) CERTO. A certidão está incorreta, uma vez que contou apenas o período em que o servidor público federal foi promovido – 5 anos. A certidão deveria ter incluído os 10 anos antes da promoção, visto que ele já era servidor público federal. Dessa forma, a certidão deveria ter sido expedida computando os 15 anos de exercício no serviço público federal.

    Com base no artigo 17, da Lei nº 8.112 de 1990 “a promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo cargo a partir da da data de publicação do ato que promover o servidor".


    B) ERRADO. A promoção não suspende o tempo de exercício. O tempo de exercício é contado no novo cargo a partir da data de publicação do ato que promover o servidor, com base no artigo 17, da Lei nº 8.112 de 1990.

    C) ERRADO. João contava com 15 anos no serviço público federal e com 5 anos no novo cargo.

    D) ERRADO. O tempo não é zerado após a promoção.

    E) ERRADO. O tempo após a promoção deve ser computado, assim, João contava com 15 anos no serviço público federal – 10 antes de ser promovido e 5 após a promoção.

    Gabarito: Letra A .

    Referência: Lei nº 8.112 de 1990.
  • está incorreta, pois dela deveria ter constado que João contava com 15 anos de serviço no cargo para o qual foi promovido, pois, para tanto, o tempo de exercício decorrido antes da promoção deveria ter sido considerado.

    O servidor não tem 15 anos no cargo que foi promovido, apenas 5 anos.

    #Fé

  • GABARITO LETRA A

     

    LEI Nº 8112/1990 (DISPÕE SOBRE O REGIME JURÍDICO DOS SERVIDORES PÚBLICOS CIVIS DA UNIÃO, DAS AUTARQUIAS E DAS FUNDAÇÕES PÚBLICAS FEDERAIS)

     

    ARTIGO 17.  A promoção não interrompe o tempo de exercício, que é contado no novo posicionamento na carreira a partir da data de publicação do ato que promover o servidor.  


ID
2762335
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Poderão concorrer a cada cargo de direção do Tribunal, os

Alternativas

ID
2762338
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Considere as seguintes atribuições do Órgão Especial:


I. Determinar às Varas do Trabalho a realização dos atos processuais e das diligências necessárias ao esclarecimento dos feitos sob sua apreciação.

II. Praticar quaisquer outros atos necessários ao bom funcionamento da Justiça do Trabalho da 15ª Região, assim como deliberar o que for cabível, nos casos não previstos no Regimento Interno do Tribunal.

III. Convocar Desembargador para a formação de quórum, respeitada a ordem de antiguidade.


Mediante resolução aprovada pela maioria de seus Desembargadores efetivos, poderá o Órgão Especial delegar, integral ou parcialmente, ao Presidente do Tribunal ou a qualquer órgão do Tribunal, o que consta de

Alternativas

ID
2762341
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais do Trabalho (TST e TRTs)
Assuntos

Não se tratando de recurso, o prazo para a correição parcial é de

Alternativas
Comentários
  • O prazo é relativo de 5 a 15 dias. No Estado de SP é de 5 dias.

    Lei federal 5.010/66 (art. 6º e 9º) e em legislações esparsas de cada estado sobre a organização judiciária (em São Paulo, Decreto-lei Complementar 3/69, art. 93 a 96, e Resolução 1/71 do TJ-SP).

  • Artigo 35 do Regimento Interno do TRT 15ª Região:

    Parágrafo único. Não se tratando de recurso, o prazo para a correição parcial é de cinco dias, a contar da ciência do ato ou da omissão impugnados, independentemente da qualidade do interessado.


ID
2762344
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

Para fins de aplicação da Lei nº 13.146/2015, as barreiras existentes nos edifícios públicos ou privados são barreiras

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    Lei 13.146/2015

    Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

    IV -b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;

  • GABARITO B

     

    Um macete para não confundir uma hipótese de barreira arquitetônica com urbanística:

     

    Falou em prédios e edifícios é so lembrar do arquiteto: barreiras arquitetônicas.

    Falou em vias públicas ou rua: barreiras urbanísticas. 

  • GABARITO: B

     

    Quando fala em barreiras devemos lembrar das barreiras:

    - Urbanísticas

    - Arquitetônicas

    - nos Transportes

    - nas Comunicações e na informação

    - Atitudinais

    - Tecnológicas

     

    Eu tento lembrar:

    Urbanísticas = VIAS x Arquitetônicas = EDIFÍCIOS

  • VOCÊ NUNCA MAIS VAI ESQUECER!!!

     

    ARQUITETONICA ------------- SE TEM TETO (EDIFÍCIOS - públicos ou privados) é barreira ARQUITETONICA

     

    Do contrário, é barreira VRBANÍSTICA (todo o mais das VIAS PÚBLICAS).

     

     

  • Lei 13.146

    Art. 3o Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

    IV - barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:

    b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;


    URBANÍSTICAS = VIAS

    ARQUITETÔNICAS = EDIFÍCIOS

  • Arquitetônica, Questão: B.
  • LETRA B CORRETA

    LEI 13.146

    Art. 3º Para fins de aplicação desta Lei, consideram-se:

    I - acessibilidade: possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida;

    II - desenho universal: concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva;

    III - tecnologia assistiva ou ajuda técnica: produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando à sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social;

    IV - barreiras: qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros, classificadas em:

    a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;

    b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;

  • Errei várias questões por confundir as barreiras arquitetônicas com as urbanísticas. Por isso, penso assim:

    a) barreiras urbanísticas: as existentes nas vias e nos espaços públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo;

    urbano = vias e espaços

    b) barreiras arquitetônicas: as existentes nos edifícios públicos e privados;

    arquiteto = edifícios

    Para mim começou a funcionar, espero ajudar.

  • Barreiras urBanísticas:

    Locais aBertos.

    Barreira arquitetônicas:

    Locais fechados.

  • Para fins de aplicação da Lei nº 13.146/2015, as barreiras existentes nos edifícios públicos ou privados são barreiras arquitetônicas.


ID
2762347
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Estatuto da Pessoa com Deficiência - Lei nº 13.146 de 2015
Assuntos

De acordo com a Lei n° 10.098/2000, o planejamento e a urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços de uso público deverão ser concebidos e executados de forma a torná-los acessíveis para todas as pessoas, inclusive para aquelas com deficiência ou com mobilidade reduzida. O passeio público, elemento

Alternativas
Comentários
  • Você ajuda muito, Cassiano Correa. Obrigada!!

  • Cassiano é monstro!



    Adquiri os materiais de PCD e da Lei 8112 elaborados por ele e não me arrependi. Além de serem baratos, são certeiros e dispensam mimimi!



    OBS: não ganhei nada para fazer esse jabá, simplesmente estou expondo a minha opinião sobre os materiais e, indiretamente, fortalecendo a firma do camarada.



    "Nossa vitória não será por acidente".

  • GABARITO: D

     

    Para facilitar, ASSOCIE PASSEIO PÚBLICO À CALÇADA.

     

    Lei 10.098 Art. 3  Parágrafo único.  O passeio público, elemento obrigatório de urbanização e parte da via pública, normalmente segregado e em nível diferente, destina-se somente à circulação de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação.

  • https://www.google.com.br/search?q=passeio+publico+deficiente&client=tablet-android-multilaser&prmd=inmv&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwiIi87LlvndAhWMnJAKHTawDL8Q_AUIESgB&biw=1024&bih=600#imgrc=zQmpCgQ4F_x2xM

  • Lei n° 10.098

    PASSEIO PÚBLICO

    Elemento obrigatório de urbanização parte da via pública

    NORMALMENTE: segregado e em nível diferente

    SOMENTE para circulação de pedestres

    QUANDO POSSÍVEL => implantação de mobiliário urbano e vegetação

  • gab item D)

     

    Passeio Público

     

    --> Elemento obrigatório de urbanização e parte da via pública

    --> Normalmente segregado e em nível diferente

    -->Destina-se somente à circulação de pedestres (e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação. )

                                           

  • PASSEIO PÚBLICO:


    1.parte da via pública

    2.Obrigatório (elemento de urbanização)

    3.normalmente segregado

    4.em nível diferente

    5.destinação: SOMENTE À CIRCULAÇÃO DE PEDESTRE, e quando possível: mobiliário urbano e vegetação

  • Áreas de passeio público= é obrigatório, são segregados e em nível diferente da rua, destina-se à circulação de pedestres e à implantação de mobiliário urbano e de vegetação.

  • LEI 10.098/2000

    CAPÍTULO II - DOS ELEMENTOS DA URBANIZAÇÃO - Art. 3º

    Parágrafo único. O passeio público, elemento obrigatório de urbanização e parte da via pública, normalmente segregado e em nível diferente, destina-se somente à circulação de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação. (Incluído pela Lei nº 13.146, de 2015)

  • Gabarito: D

    Lei 10098

    Art. 3°. O planejamento e a urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços de uso público deverão ser concebidos e executados de forma a torná-los acessíveis para todas as pessoas, inclusive para aquelas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Parágrafo único. O passeio público, elemento obrigatório de urbanização e parte da via pública, normalmente segregado e em nível diferente, destina-se somente à circulação de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação.

    Bons Estudos!

  • Uma questão assim caiu na prova para o cargo de TJAA, do TRF4 - 2019.

  • GABARITO: D.

     

    Passeio público

     

    ➜ elemento obrigatório de urbanização

    ➜ parte da via púb

    ➜ normalmente segregado e em nível diferente

    ➜ destina-se somente à circulação de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação

  • SOMENTE PEDESTRES!

    ABRAÇOS!

  • Ler, reler, reescrever, ler novamente, ler mais um vez e errar kkkk.

    Saco de palavrinhas rs.

    Anotado para não errar novamente.

    E segue o baile.

  • "Passeio Público" é calçada!!! XD

    Extrema dificuldade de memorizar (e entender) o conceito trazido pela Lei nº 10.098, art. 3º, parágrafo único quando você tem em mente uma "praça" ou "parque" (que, em algumas cidades, recebe o nome tradicional de "passeio público"). Confirmando que "passeio público" nada mais é do que "calçada", o conceito de calçada trazido no Código de Trânsito Brasileiro (Lei nº 9.503/97), Anexo I:

    "CALÇADA - parte da via, normalmente segregada e em nível diferente, não destinada à circulação de veículos, reservada ao trânsito de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano, sinalização, vegetação e outros fins."

    Mesmo conceito, praticamente, constante do art. 3º, parágrafo único, Lei nº 10.098, que trata do "passeio público".

  • GABARITO: D.

     

    Passeio público

     

    ➜ elemento obrigatório de urbanização

    ➜ parte da via púb

    ➜ normalmente segregado e em nível diferente

    ➜ destina-se somente à circulação de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação

  • "normalmente segregado e em nível diferente"

    Em qual caso concreto não será segregado e em nível diferente? alguém aí me dê um exemplo, por favor.. já errei duas vezes essa questão por causa desse "detalhe"

  • Art. 3o  O planejamento e a urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços de uso público deverão ser concebidos e executados de forma a torná-los acessíveis para todas as pessoas, inclusive para aquelas com deficiência ou com mobilidade reduzida

    Parágrafo único. O passeio público, elemento obrigatório de urbanização e parte da via pública, normalmente segregado e em nível diferente, destina-se somente à circulação de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação.

  • De acordo com a Lei n° 10.098/2000, o planejamento e a urbanização das vias públicas, dos parques e dos demais espaços de uso público deverão ser concebidos e executados de forma a torná-los acessíveis para todas as pessoas, inclusive para aquelas com deficiência ou com mobilidade reduzida. O passeio público, elemento obrigatório de urbanização e parte da via pública, normalmente segregado e em nível diferente, destina-se somente à circulação de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação.

  • GABARITO: D

    O passeio público, elemento obrigatório de urbanização e parte da via pública, normalmente segregado e em nível diferente, destina-se somente à circulação de pedestres e, quando possível, à implantação de mobiliário urbano e de vegetação.


ID
2762371
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao Conteúdo Programático de Administração Pública. 

É uma característica dominante do tipo de estrutura organizacional denominada Divisional:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

     

    Abordagem Divisional:

    - Tarefas e recursos em divisões de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados importantes;

    - Cada divisão fica autônoma tendo suas próprias áreas funcionais para gerir e atender seus clientes;

    - Controle ainda mais concentrado na cúpula;

    - Descentralização de autonomia operacional (com planejamento, coordenação e controle centralizados na cúpula).

    FOCO NO RESULTADO E NAS METAS DE DIVISÃO.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • DIVISIONAL:
    - RELATIVA AUTONOMIA;

    - ORGANIZADAS POR PRODUTO/CLIENTELA/ÁREA GEOGRÁFICA;

    - CENTROS DE RESULTADOS/ DURAÇÃO PERMANENTE;

    - LUCRO OU PREJUÍZO APURADO PARA CADA UNIDADE.

     

    MATRICIAL:

    - CENTRO DE RESULTADOS / ÓRGÃOS COM DURAÇÃO LIMITADA

    - ORGANIZADA POR PROJETO / PROCESSOS / PRODUTOS+FUNCIONAL

    Obs: matricial é baseada na divisional.

  • Esse tipo de estrutura ocorre quando as organizações ficam maiores, com uma grande linha de produtos/serviços e atua em vários setores do mercado. O termo divisional engloba as departamentalizações por produtos, clientes ou projetos.

  • "centros de resultado, que apuram lucros ou prejuízos"

    Sempre que a FCC escrever essa frase, ou ela se refere à estrutura Matricial ou à estrutura Divisional.

  • Estrutura divisional: nessa estrutura, a organização agrega as tarefas e recursos em divisões ,de acordo com produtos,clientes e/ou mercados importantes para ela.

    Pega o Bizu da FCC ----> quando ela utilizar o termo: centro de resultados vai direto sem pestanejar. Já identifiquei em duas questões esse termo utilizado por ela pra se referir a estrutura divisional.

    GABA "c" 

  • A Estrutura Organizacional Divisional.

    Este tipo de estrutura é constituído por divisões separadas e autossuficientes responsáveis por produzir um produto ou serviço específicos. Como cada divisão é criada para atender um determinado mercado e comporta todas as funções operacionais necessárias para desenvolver o produto ou serviço estabelecido, não é necessário coordenar suas atividades com as de outra divisão, sendo assim elas tem autonomia para tomada de decisão que diz respeito às suas próprias operações, no entanto, a sede não deixa de controlar os resultados obtidos por cada uma das divisões.

    Mesmo esta estrutura sendo adequada à sua empresa, ela possui vantagens e desvantagens.


    Como vantagens, temos:

    •Maior autonomia e responsabilidades para cada divisão, com a definição e implementação das estratégias de negócios, permitindo uma resposta mais rápida ao cliente;

    •Libera o nível estratégico para dar maior atenção às tarefas relacionadas à estratégia global da empresa;

    •Dá ênfase ao controle de desempenho de cada divisão;

    •O marketing é pensado de acordo com o mercado de atuação de cada unidade.


    Podemos destacar como desvantagens:

    •Aumento de custos, pois para cada unidade será necessário recursos próprios, podendo haver mais de um especialista funcional dentro da organização;

    •Pode haver problemas de controle, com o aumento da autoridade dos gestores;

    •Potencial aparecimento de políticas inconsistentes entre as divisões;

    •Supervalorização dos resultados a curto prazo, devido a pressão imposta sobre os gestores e no seu desempenho.


    https://uvagpclass.wordpress.com/2017/12/04/entenda-melhor-o-que-e-uma-estrutura-organizacional-divisional/

  • Acrescentando aos comentários dos colegas, seguem ainda algumas características desse tipo de estrutura:


    Nesse tipo de estrutura, algumas funções continuam centralizadas. Ex: recrutamento, contabilidade;

    Como desvantagem, pode-se acrescentar a concorrência excessiva entre as divisões e a despadronização dos processos;

    Exemplo de empresa que utiliza esse tipo de estrutura: Mitsubishi, que produz automóveis, mas também fabrica aqueles aparelhos que vemos nos banheiros de shopping que servem para secar as mãos.

  • Estrutura DIVISIONAL


    Cara;

    Unidades autônomas;

    Unidades semi-autônomas;

    Não evita a duplicação de esforços;

    Ideal para empresas grandes/ ambiente dinâmico;

    Comunicação/ Coordenação - interdepartamental e intradepartamental é boa;

    Comunicação/ Coordenação - entre divisões é péssima.



    Fonte: minha anotações - Giovanna Carranza


  • GAB C


    divisional?

    exemplo LG/SAMSUNG

    -possui vários seguimentos de produtos por exemplo, celulares, electrodoméstico

    -cada seguimento tem suas divisões = setor produção / marketing / logística e assim em todos os demais terão iguais

    -são grandes portes

  • GABARITO: "C".

    A abordagem divisional ocorre quando os departamentos são agrupados juntos em divisões com base nos resultados organizacionais. Cada divisão é autônoma e auto-suficiente para produzir um determinado produto ou serviço. A abordagem divisional pode ter variações, como: estrutura baseada em produtos/serviços, em localização geográfica, em clientela ou em processos.

    (CHIAVENATO, 2009)

  • o último item é matricial

  • Alternativa A. Errado. A apuração dos resultados e custos em uma estrutura divisional é geralmente realizada por divisão (Unidade Estratégica de Negócio).

    Alternativa B. Errado. A estrutura divisional não está necessariamente vinculada à uma estrutura por projetos.

    Alternativa C. Correto. Perfeito. A característica peculiar da estrutura organizacional divisional é a autonomia das unidades estratégicas de negócio, as quais apuram lucros ou prejuízos autonomamente.

    Alternativa D. Errado. A estrutura divisional utiliza-se ou da departamentalização por base geográfica ou por produto. O erro da alternativa é afirmar que existe uma centralização de apuração de prejuízos. Os resultados são apurados por unidade estratégica de negócio.

    Alternativa E. Errado. Alternativa mistura diferentes características de departamentalização por cliente e por projetos.

    Gabarito: C

  • A questão em análise apresenta uma situação relacionada à temática do Desenho Organizacional ou Estrutura Organizacional. Segundo Chiavenato (2011), Departamentalização ou Desenho Departamental é um meio de se obter homogeneidade de tarefas em cada órgão. Além disso, é a forma como uma organização pode integrar as pessoas, tarefas e unidades, com o fim de facilitar essa coordenação.

    A alternativa nos questiona sobre as Estruturas Divisionais. Nesse tipo de departamentalização, a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e mercados importantes para a empresa. Nessa lógica, existe uma descentralização de autonomia operacional às divisões, mas com um planejamento, coordenação e controle na cúpula. Como vantagens, esse desenho permite uma melhor distribuição dos riscos, traz vantagens econômicas (utiliza-se de centros de resultado com duração permanente), gera um aumento na velocidade de resposta aos desafios e possibilita maior proximidade com o cliente e suas demandas (Rennó, 2015). Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “C".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “C".

    FONTES:
    CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração, 2011.
    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Método, 2015.
  • Gabarito C

    Estrutura organizacional Divisional:

    -Autonomia limitada/unidades semiautônomas (relativamente autônomas);

    - Centros de resultados, onde os lucros ou prejuízos são apurados autonomamente (por cada unidade).

  • Gabarito: C

    A questão cobra conhecimentos sobre Estrutura Divisional, que é adequada para ambientes instáveis e que exigem grande flexibilidade da organização. Ela oferece moderada autonomia e tem como desvantagem o aumento do custo devido à duplicidade de recursos humanos.

     

    A estrutura divisional pode ser de 5 tipos:

     

    1) Produtos/Serviços;

    2) Geográfica;

    3) Clientes;

    4) Processos;

    5) Projetos.

     

    Vale a pena registrar que a banca já afirmou em provas distintas que a estrutura divisional e a estrutura matricial são centros de resultados, mas a última é focada em projetos.

     

    @adm.semduvida


ID
2762374
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao Conteúdo Programático de Administração Pública. 

Considere que determinada organização pretenda adotar, para avaliação do desempenho de seus integrantes, metodologia de avaliação de fácil aplicação e que considere, como fator determinante, os aspectos extremos do comportamento e atuação dos avaliados, negativos e positivos. A metodologia adequada para atingir os fins colimados é:

Alternativas
Comentários
  • Letra (d)

     

    a) O avaliado recebe feedbacks (retornos) de todas as pessoas com quem se relaciona e, nesse caso, o critério para escolha dos avaliadores é a proximidade com o avaliado.

     

    b) Consiste em comparar dois a dois empregados de cada vez, anotando, na coluna da direita, aquele que é considerado melhor, quanto ao desempenho.

     

    c) Este método de avaliação utiliza blocos de frases, devendo o avaliador escolher a frase que mais se aplica ao desempenho do avaliado. Em cada bloco de frases, o avaliador deverá, obrigatoriamente, escolher uma frase, por isso o nome “escolha forçada”.

     

    d) Certo. Baseados na observação e no registro dos aspectos, dos comportamentos considerados extremos, tanto positivos quanto negativos. O avaliador registra os aspectos do trabalho considerados excepcionalmente positivos e negativos.

     

    e) Considerado o método mais completo de avaliação de desempenho e o mais demorado. Esse método baseia-se em uma entrevista no setor, em que se levantam as causas e os motivos do desempenho do subordinado.

     

    Ribas

  • LETRA D

     

    Método dos Incidentes Críticos
     

    Este é um método bastante simples e de fácil construção. Para cada cargo são descritas algumas características críticas, ou seja, que levam a um desempenho excelente ou negativo.
     

    o avaliador concentra-se em determinar os grandes pontos fortes e fracos de quem está sendo avaliado


    ひ Aspectos negativos seriam então corrigidos e os fortes realçados.

     

    INCIDENTES CRÍTICOS >(método subjetivo, qualitativo e tradicional)

    PRÓS

    >Avalia o desempenho excepcionalmente bom e o excepcionalmente ruim

    >Enfatiza os aspectos excepcionais do desempenho. As exceções positivas devem ser realçadas e mais bem aplicadas, enquanto as exceções negativas devem ser eliminadas ou corrigidas

    >Método de fácil montagem e fácil utilização

     

    CONTRAS

    >Não se preocupa com aspectos normais do desempenho.

    >Fixa-se em poucos aspectos do desempenho.

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • Falou em aspectos extremos, excepcionais -> Incidentes críticos

  • EXTREMOS DE DESEMPENHO

    Incidente crítico é algo que não está no padrão.

    • Método utilizado para registrar desempenhos altamente positivos e altamente negativos.

    • Intenção: avaliar pontos fortes e pontos fracos.

     

    Atenção! O método incidente crítico pode ser considerado qualitativo, pois é baseado em registro descritivo.

  • Resumo de cada método:
     

    a) Avaliação 360° - autoavaliação e avaliação por todas as pessoas que se relacionam com o indivíduo

     

    b) Comparação binária - pega 2 avaliados e compara
     

    c) Escolha forçada - avaliador é obrigado a escolher entre frases já definidas no momento da avaliação
     

    d) Incidentes Críticos - leva em conta os aspectos extremamente positivos e extremamente negativos (efeito halo/horn)
     

    e) Pesquisa de campo - difícil, completa e cara

  • Gab. D

     

    (a) Avaliação 360°: Método de avaliação de desempenho em que o colaborador recebe feedbacks simultâneos de diversas fontes: pode ser avaliado por seus pares de trabalho, superiores, subordinados, clientes, parceiros, colegas.

     

    (b) Comparação binária: é efetuado por meio da comparação do desempenho de cada indivíduo com os demais membros do grupo.

     

    (c) Escolha forçada: parte do pressuposto de que deve existir, em uma empresa, uma curva normal de desempenho, isto é, alguns funcionários com desempenho ruim, desempenho bom e alguns outros com desempenho excelente.

     

    (e) Pesquisa de campo: consiste em um método mais completo, pois através dele os funcionários são avaliados pelo superior, que contará com a assessoria de um especialista em Avaliação de Desempenho. (Difícil, completa e cara)

  • Extremos positivos e negativos = Incidente crítico.

  • O método de incidentes críticos avalia comportamentos extremos, positivos e negativos.

  • A avaliação de desempenho em organizações visa entender o nível de desempenho dos colaboradores para ajudá-los a se desenvolver, crescendo individual e coletivamente, e assim beneficiando a organização com mais engajamento, motivação, produtividade e melhoria contínua. Para isso empregam-se vários tipos de metodologias de avaliação, dentre as quais a dos Incidentes Críticos, que considera como fator determinante os aspectos extremos do comportamento e atuação dos avaliados, negativos e positivos.
    A) ERRADA: A Avaliação 360° é uma metodologia empregada para identificar e analisar a percepção que as pessoas têm de um profissional com quem trabalham ou têm contato, visando lhe dar subsídios para melhorar o que for necessário em seu trabalho. Engloba informações de gerentes, colegas, subordinados, fornecedores e clientes, além de uma autoavaliação.
    B) ERRADA: A Comparação binária consiste na comparação do desempenho de dois colaboradores ou entre o desempenho de um colaborador e sua equipe.
    C) ERRADA: A Escolha forçada consiste na avaliação dos indivíduos através de frases descritivas de determinado tipo de desempenho em relação às tarefas que lhe foram atribuídas, entre as quais o avaliador é forçado a escolher a mais adequada para descrever os comportamentos do avaliado.
    D) CORRETA: Incidentes Críticos enfocam as atitudes que representam desempenhos altamente positivos (sucesso), que devem ser realçados e estimulados, ou altamente negativos (fracassos), que devem ser corrigidos através de orientação constante.
    E) ERRADA: Pesquisa de campo baseia-se na realização de reuniões entre um especialista em avaliação de desempenho da área de Recursos Humanos com cada líder, para avaliação do desempenho de cada um dos subordinados, levantando-se os motivos de tal desempenho por meio de análise de fatos e situações.
    Resposta: D

ID
2762377
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao Conteúdo Programático de Administração Pública. 

O Balanced scorecard (BSC) é uma metodologia bastante difundida e utilizada no planejamento estratégico de instituições privadas e também públicas. Uma de suas etapas relevantes é a definição de missão da instituição que

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)

     

    Missão - significa uma incumbência que se recebe, a razão de existência de uma organização. A missão funciona como o propósito orientador para as atividades de uma organização e para aglutinar os esforços dos seus membros.

     

    -> "A missão é, em essência, o propósito da organização" (Valeriano).


    -> "A Missão é a projeção da organização na visão do mundo e o papel que ela exercerá" (Pavani, Deutscher e Lopes).


    -> "Missão: razão de ser da empresa. Conceituação do horizonte, dentro do qual a empresa atua ou poderá atuar no futuro" (Oliveira).

     

    -> Idalberto Chiavenato, estabelece que a missão organizacional contempla as seguintes características:

     

    1) é a razão de ser, de existência da organização;
    2) o papel da organização na sociedade;
    3) a natureza do negócio da organização;
    4) o valor que a organização constrói para seus públicos de interesse;
    5) os tipos de atividades em que a organização deve concentrar seus esforços no futuro.

     

    Giovana Carranza

  • Missão

     

    A missão descreve os objetivos da organização e, normalmente, associa-se ao atendimento das demandas da sociedade. Tem por objetivo orientar as pessoas, bem como representar a filosofia da organização e seus valores fundamentais.

     

    • Razão de ser da organização.

     

    Atenção! A missão é um referencial para onde devem convergir todas as ações.

     

     

    Visão

     

    É a visão que a organização tem de si mesma e do seu futuro, ou seja, representa aquilo que a organização pretende ser no futuro. É a partir da visão que são elaborados planos para se atingir aquilo que foi idealizado.

     

    A visão deve ser desafiadora.

     

    Valores

     

    São princípios, filosofias, formas de pensar e normas de conduta que norteiam as organizações em seus processos decisórios e em seu planejamento estratégico.

  • BSC é modelo de gestão da estratégia de uma instituição, de modo a alinhar a missão e a visão de futuro dela a um conjunto de objetivos estratégicos

  • Missão - Razão de ser.

  • O comando da questão é um pouco polêmico, pois afirma que uma das etapas do Balanced scorecard (BSC)  é a definição de missão da instituição. Devemos tomar cuidado pois caso a questão afirme que o Balanced scorecard (BSC) define a missão, isso estará errado. Exemplificando.


    (Ano: 2018 Banca: FCC Órgão: TRT - 15ª Região (SP) Prova: FCC - 2018 - TRT - 15ª Região (SP) - Técnico Judiciário - Área Administrativa) Considere que uma entidade integrante da Administração indireta tenha iniciado a aplicação da metodologia Balanced scorecard (BSC) no bojo da estruturação de seu planejamento estratégico. Nesse contexto, deverá


    A) definir a missão da entidade, ou seja, o seu objetivo de excelência, representado por metas de curto, médio e longo prazo. VEJA QUE ESSA ALTERNATIVA FALA EXATAMENTE O QUE EXPLIQUEI.


    B) identificar, em uma análise interna, as forças e fraquezas da entidade e, analisando o cenário externo, também os desafios e oportunidades que se apresentam. ALTERNATIVA CORRETA


    C) identificar a visão da organização, que é a forma como a mesma é percebida por aqueles que com ela interagem no cenário externo.


    D) proceder a um diagnóstico das competências necessárias para o atingimento das metas fixadas, que correspondem à visão de organização.


    E) instituir indicadores de desempenho para identificar o cumprimento da missão da entidade, estabelecida a partir da visão de seus integrantes.




  • Siga até o comentário de Felipe Souza Jorge ;]

  • GABARITO: "A".

    O BSC cria um contexto para que as decisões relacionadas com as operações cotidianas possam ser alinhadas com a estratégia e a visão organizacional, permitindo divulgar a estratégia, promover o consenso e o espírito de equipe, integrando as partes da organização e criando meios para envolver todos os programas do negócio, catalisar esforços e motivar as pessoas.

    (CHIAVENATO, 2009)

  • GABARITO A


    PORÉM, CONFORME JÁ CITADO PELO COLEGA FELIPI



    O comando da questão é um pouco polêmico, pois afirma que uma das etapas do Balanced scorecard (BSC) é a definição de missão da instituição. Devemos tomar cuidado pois caso a questão afirme que o Balanced scorecard (BSC) define a missão, isso estará errado. Exemplificando.

  • Que coisa absurda afirmar que o BSC define a missão da organização.

  • BSC, portanto, a partir de uma visão integrada e balanceada da empresa, permite descrever a estratégia de forma clara, através de objetivos estratégicos em 4 perspectivas: financeira, mercadológica, processos internos e aprendizado & inovação; sendo todos eles relacionados entre si através de uma relação de causa e efeito. Além disso, o BSC promove o alinhamento dos objetivos estratégicos com indicadores de desempenho, metas e planos de ação. Desta maneira, é possível gerenciar a estratégia de forma integrada e garantir que os esforços da organização estejam direcionados para a estratégia.

    http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/o-que-e-o-balanced-scorecard/45822/

  • CONCEITO DE MISSÃO

    “A missão é a razão de ser da empresa. Nesse ponto procura-se determinar qual o negócio da empresa, por que ela existe, ou, ainda, em que tipos de atividades a empresa deverá concentrar-se no futuro. Aqui se procura responder à pergunta básica: “Aonde se quer chegar com a empresa? ” OLIVEIRA (2007, p.126).

    CHIAVENATO e SAPIRO (2003, p. 56) descreve o conceito de missão é que a declaração da “missão (mission statement) de uma organização incorpora o mercado nas considerações sobre a concretização da visão de negócios.

    A missão deve ser capaz de refletir as aptidões essenciais da empresa, devem ser compreensíveis por todos, realistas e motivadoras, cativando os envolvidos a cumprirem com o determinado (OLIVEIRA, 2004).

    Conforme OLIVEIRA (2008), Missão é a maneira de determinar os valores, crenças, ou áreas básicas de atuação, conforme filosofias e tradições da empresa.

    Fonte: Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração –Tiradentes online

  • Falou em missão, a questão deverá responder a seguinte pergunta: quem eu sou?

    Palavra chave da FCC:  a razão de ser da entidade.

    Q1083585 - FCC 2019

    Suponha que determinada entidade pública tenha contratado uma consultoria especializada, objetivando a implementação de metodologia Balanced Scorecard (BSC), a fim de obter melhorias em sua atuação. Na fase inicial dos trabalhos, a consultoria envolveu todos os servidores e gestores públicos para estabelecer a missão da entidade, o que significa:

    E) identificar, com clareza, a razão de ser da entidade, ou seja, seu propósito fundamental. (alternativa correta)

  • A questão em análise aborda o assunto do Balanced Scorecard – BSC (traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho). O BSC é uma metodologia de gestão estratégica desenvolvida, em 1992, por dois professores da Harvard Business School (HBS): Robert Kaplan e David Norton. Essa metodologia está voltada para o futuro da empresa, uma vez que alinha missão, visão e estratégia em um conjunto equilibrado de indicadores (financeiros e não financeiros).

    O BSC prioriza o equilíbrio organizacional com um mecanismo de implementação da estratégia. Para isso, ele prioriza quatro perspectivas: financeira; clientes; processos internos; e aprendizado e crescimento. Além disso, conforme a questão afirmou, uma das etapas relevantes para se construir um BSC é a definição da missão organizacional. A Missão é a razão de ser da organização; é uma declaração de propósitos; mostra qual deve ser o papel da organização na sociedade e qual é a natureza do negócio da organização. Em face do exposto, podemos afirmar que a alternativa correta é a letra “A".

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA “A".

    FONTE:
    CHIAVENATO, Idalberto.Teoria Geral da Administração. 10ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2020.
  • Gabarito: A

    A questão cobre conhecimento sobre Missão Organizacional, que diz respeito à razão de ser, propósito da empresa. Compreendida também como o papel da organização, seus principais compromissos com a sociedade; a natureza do negócio da organização, as necessidades a serem atendidas.

    @adm.semduvida


ID
2762380
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao Conteúdo Programático de Administração Pública. 

A gestão de processos constitui uma abordagem contemporânea nas organizações, no bojo da qual é avaliado o grau de maturidade dos processos internos com base em metodologias consagradas. Nesse diapasão, de acordo com os conceitos predicados pela Society for Design and Process Science (SDPS), os denominados processos interoperados correspondem

Alternativas
Comentários
  • Maturidade em Processos – SDPS

     

    A visão da Society for Design and Process Science (SDPS) de maturidade de processos acompanha a própria definição de seu ciclo de gestão, ou seja, os níveis pretendidos basicamente dizem respeito a cada uma das etapas do conhecimento das equipes envolvidas e da minimização dos riscos de efeitos indesejados:

     

    Nível 1 – Processos modelados

    Os processos são identificados a partir de seus valores, de seus impactos / motivações / características, de seus papéis (valor adicionado, insumo, referência, infraestrutura), das sincronias envolvidas (critérios, condições / ações, atividades) e de seus efeitos colaterais.

     

    Nível 2 – Processos simulados

    Os processos são simulados a partir da introdução de dados estimados (quantidades, filas, tempos de espera, tempos de transformação, distribuições estatísticas, valores máximo / mínimo / médio, etc) que nos permitem a criação e a análise de cenários distintos,  reduzindo os riscos da implantação e induzindo, quando necessário, mudanças nos modelos de processos.

     

    Nível 3 – Processos emulados

    Os processos são emulados a partir da coexistência de dados da realidade junto aos dados estimados, permitindo um maior refinamento dos cenários e dos possíveis impactos e, novamente, minimizando a possibilidade de efeitos indesejados.

     

    Nível 4 – Processos encenados

    Os processos são realizados conforme os modelos desenhados, simulados e emulados, e a observação das novas condições exigidas pela realidade induz a permanente adequações dos requisitos de processo.

     

    Nível 5 – Processos interoperados

    Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso da execução de políticas públicas.

     

    Fonte: http://jkolb.com.br/maturidade-em-processos-sdps/

  • LETRA E

     

    Níveis de Maturidade da SDPS ----- Macete muito bom que vi no Qc: "MôSIM Emu Encena InTER operado" (Amor emo encena em ter operado kkk)

     

    Nível 1 – Processos modelados

    Nível 2 – Processos simulados

    Nível 3 – Processos emulados

    Nível 4 – Processos encenados

    Nível 5 – Processos interoperados

     

    Nível 5 – Processos interoperados: Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso da execução de políticas públicas.

     

     

    Galera, criei um perfil no instagram voltado para publicar os meus macetes , dicas e em breve venda dos meus materiais. Sigam aí @qciano. Abraço e bons estudos! https://www.instagram.com/qciano/

  • "• Nível 5 – Processos interoperados

    Os processos são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de valor entre instituições como, por exemplo, no caso da execução de políticas públicas."

  • Isso cai muito! Cuidado com as duas classificações, além da SDPS tem do CBOK:

     

    MATURIDADE DOS PROCESSOS

     

    SDPS (macete que eu criei: M, SEEI!) 

    Modelados

    Simulados

    Emulados

    Encenados

    Interoperados

     

    Leio "hmm, seei" e lembro que M vem antes de N.

     

    CBOK (que também cai as vezes e tentam confundir com a SDPS nas alternativas. Decorando o de cima, vai por eliminação e lógica esse)

    Inicial

    Gerenciado

    Definido

    Gerenciado quantitativamente

    Otimizado

     

    Bons estudos!!! 

  • Macete que vi por aqui e que já me salvou: MODELO SIMULA MULA EM CENA INTERNACIONAL!!

     

    PROCESSOS:

    1) MODELADOS

    2) SIMULADOS

    3) EMULADOS

    4) ENCENADOS

    5) INTEROPERADOS

  • PQ não pode ser a letra D, já que os processos interoperados são executados e geridos além das fronteiras organizacionais, promovendo cadeias de VALOR entre instituições.

     

    Ficou confuso...

  • Por favor... alguém capaz de interpretar a questão sem copiar e colar macetes genéricos os quais só corroboram a letra D como a correta?


    Gab= E

    obrigada!

  • E eu fui seco na letra D.

  • Porque eu marquei a assertiva E? Bom, a assertiva mencionou o nível máximo de maturidade, que ao meu entender seria o último nível.

  • gab item e)

    CBOK---------------------------------------------------SDPS

    Nivel 1: inicial ________________________Nivel 1: Modelado

    Nivel 2: gerenciado ___________________Nivel 2: Simulado

    Nivel 3: padronizado __________________Nivel 3: Emulado

    Nivel 4: previsível _____________________Nivel 4: Encenado 

    Nivel 5: otimizado ____________________Nivel 5: Interoperado *NÍVEL MÁXIMO

  • Cobrar isso pra Direito é o fim dos tempos mesmo kkkk

  • Mnemônico que inventei para conseguir decorar a ordem de maturidade dos processos pelo SDPS.

    "Minha sogra é muito encenada internamente"

    Minha = MODELADOS

    Sogra = SIMULADOS

    É MUito = EMULADOS

    Encenada = ENCENADOS

    Internamente = INTEROPERADOS

    Para o CBOK 2.0 fiz um mais bobo ainda, mas que ajuda na hora da prova:

    "Inicialmente, Geraldo, padre, previu o time Zado"

    Inicialmente = INICIAL

    Geraldo = GERENCIADO

    Padre = PADRONIZADO

    Previu = PREVISÍVEL

    O time Zado = OTIMIZADO

  • Os processos interoperados correspondem ao nível máximo de maturidade, nos termos da classificação da SDPS.

    Gabarito: E

  • E vc satanás ?

ID
2762383
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao Conteúdo Programático de Administração Pública. 

A aplicação da abordagem estrutural para gestão de conflitos prioriza

Alternativas
Comentários
  • Abordagem estrutural: consiste na busca pelo controle do conflito através da modificação dos elementos que tratam das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Esta abordagem atua a fim de: 

     

    i) reduzir a diferenciação dos grupos, identificando objetivos comuns entre os membros e também por meio do reagrupamento de indivíduos, fazendo com que os grupos conflitantes se tornem membros de uma unidade maior; 

    ii) interferir nos recursos compartilhados, por meio de sistemas de recompensa formais e de incentivos para recompensar o desempenho conjunto e combinado de dois ou mais grupos, criando um objetivo comum; 

    iii) reduzir a interdependência, buscando separar os grupos tanto fisicamente quanto estruturalmente. Neste caso os grupos conhecem suas incompatibilidades, mas a distância e o baixo nível de interdependência reduz consideravelmente a possibilidade de conflito.

     

    Abordagem de processo: busca a modificação do processo. Esta abordagem intervém diretamente no conflito. Pode ocorrer por de três maneiras distintas, mas complementares:

     

    i) desativação do conflito, por meio da reação cooperativa - não agressiva - de uma das partes;

    ii) reunião de confrontação entre as partes, através de um conflito aberto, com confrontação direta e hostil;

    iii) colaboração, por meio do trabalho unido entre as partes, com o propósito de solucionar problemas, identificar ou buscar soluções capazes de conjugar os objetivos de ambas as partes.

     

    Abordagem mista: busca administrar o conflito tanto na estrutura quanto no processo. Permite duas maneiras:

     

    i) adoção de regras para a resolução de conflitos, através do desenvolvimento prévio de regras e regulamentos para a resolução dos conflitos;

    ii) criação de papéis integradores: criar terceiras partes na organização, as quais irão intermediar a comunicação entre as partes conflitantes. São os chamados papéis de ligação.

     

    Fonte: https://www.adminconcursos.com.br/2014/09/gestao-de-conflitos.html

  • Gab. em ambas as questões.

     

    Caiu uma questão identica na prova da PMM - Macapá (Especialista na Educação Administrador - FCC 08/2018), porém o QC até hoje, não disponibilizou aqui na plataforma as 3 provas aplicadas no mês de agosto do corrente ano. Segue abaixo:

     

    39 - A abordagem estrutural para o gereciamento de conflitos em uma organização preconiza

     

    B) a intervenção antes da instalação do conflito, atuando sobre condições que predispõem ao conflito. 

     

    Bons estudos.

  • Gab: B

     

    As abordagens na resolução dos conflitos podem ser:

     

    ESTRUTURAL: atua com base nas condições de DIFERENCIAÇÃO, recursos limitados e escassos e interdependência de trabalho. Ou seja, ele atua nas possíveis diferenças em cargos ou tarefas dos trabalhadores que fazem a mesma coisa, por exemplo. Se houver dirença de salário, falta de pagamento ou preferências por qualquer razão, o conflito não será saudável. Por isso ela atuará ANTES!

    --> Palavras-chave: diferenciação + atuação antecipada.

     

    DE PROCESSO: essa abordagem busca ir por outro caminho. As partes conflitantes tomam uma decisão cooperativa entre si optando pela DESATIVAÇÃO do conflito para que nenhuma delas tenham os mesmos comportamentos de antes. Além disso, pode ainda ser feita uma REUNIÃO DE CONFRONTAÇÃO, nessa fase o quebra pau já tá quente e ninguém quer dar o braço a torcer, a única solução então, será colocá-las frente a frente para exteriorizarem suas emoções!

    --> Palavras-chave: desativação + reunião de confrontação + decisão cooperativa 

     

    MISTA: Nessa abordagem ela usará um pouco da estrutual e da de processo, portanto, adotará REGRAS para que os conflitos sejam resolvidos e criarão papéis integradores, ou seja, se o conflito for pesado, chamará um TERCEIRO INTERVENTOR para ajudar, tentando chegar a um resultado ótimo (ganha-ganha) para as partes.

    --> Palavras-chave: adota regras para resolver os conflitos + chama uma terceira pessoa para auxiliá-los na resolução + busca o ganha-ganha para as duas partes.

     

    FONTE: meus resumos, anotações no qc e PDF's.

  • Gabarito B

     

    ABORDAGEM ESTRUTURAL:  INTERVENÇÃO ANTES DO CONFLITO

     

    ABORDAGEM DE PROCESSO: INTERVENÇÃO NO EPISÓDIO DE UM CONFLITO JÁ INSTALADO, QUE PODE SER FEITA, POR EXEMPLO, MEDIANTE REUNIÃO DE CONFRONTAÇÃO ENTRE AS PARTES

     

     

  • Gabarito B

     

    ✿ Estrutural: Percebe-se a diferenciação. Separa que vai dar briga.

     Processo: Já deu merda. Vamos interferir para desativar?

     

     

    RESUMOS: https://goo.gl/92FN88

  • Comentários

    O gerente tem à sua disposição três abordagens quanto à administração de conflitos:

    Abordagem estrutural: baseia-se no fato de que o conflito surge das percepções criadas pelas condições de diferenciação, de recursos limitados e escassos e de interdependência. Se esses elementos puderem ser modificados, as percepções e o conflito resultante poderão ser controlados. Trata-se, pois, de atuar sobre uma condição existente que predispõe ao conflito.

    Abordagem de processo: é a abordagem que procura reduzir os conflitos por meio da modificação do processo, ou seja, de uma intervenção no episódio do conflito. Pode ser utilizada por uma das partes em conflito, por pessoas de fora ou por uma terceira parte, como um consultor, um gerente neutro ou algum superior da organização. A abordagem de processo pode ser realizada de três diferentes maneiras. A primeira é a desativação ou desescalonização do conflito. A segunda maneira é a reunião de confrontação entre as partes. A terceira maneira é a colaboração.

    Abordagem mista: é a abordagem que procura administrar o conflito tanto com aspectos estruturais como processuais. A solução inclui intervenções sobre a situação estrutural e sobre o episódio conflitivo.

    Gabarito: B

  • abordagem estrutural: conflito ainda não existe ;

    abordagem de processo: conflito já existe.

  • Abordagem estrutural: Ocorre antes da instauração do conflito. Gerencio possíveis fontes de conflitos. Preventiva.

    Abordagem processual: Ocorre após a instauração do conflito. Gerencio o conflito propriamente dito. Reativa.

    Abordagem mista: Uma pitada de cada uma das abordagens acima.

  • Letra A

    .

    ABORDAGEM ESTRUTURAL:  INTERVENÇÃO ANTTES DO CONFLITO--> DIREI

    reduzir a diferenciação dos grupos

    interferir nos recursos compartilhados,

    reduzir a interdependência,

     

    ABORDAGEM DE PROCESSO: INTERVENÇÃO NO EPISSÓDIO DE UM CONFLITO--> DECORE

    desativação do conflito

    colaboração

    reunião de confrontação

  • Abordagens para administrar conflitos

    • Abordagem Estrutural - O objetivo é atuar preventivamente, com o objetivo de alterar os cenários que possam causar os conflitos. Em outras palavras, na abordagem estrutural a intervenção do gestor ocorre antes da instalação do conflito, através da atuação sobre as condições (causas) que predispõem o surgimento do conflito.
    • Abordagem de Processo - busca atuar sobre conflitos que já existem. A abordagem de processo tem por objetivo reduzir os conflitos a partir da modificação do processo, ou seja, através de uma intervenção no episódio do conflito.
    • Abordagem Mista - busca administrar o conflito tanto através de aspectos estruturais, quanto de aspectos de processo. Ou seja, a abordagem mista inclui intervenções sobre a situação estrutural e sobre o episódio conflitivo.
  • ESTRUTURAL = ANTES DO CONFLITO


ID
2762701
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O exame clínico de paciente com 11 anos de idade, sexo feminino, mostra a superfície oclusal dos dentes 15, 25, 35 e 45 com aspecto de giz. Na entrevista diagnóstica, a paciente relata consumo diário de refrigerantes. A mãe da paciente queixa-se da dificuldade em lidar com os “exageros” da filha, detalhando uma ingestão de até três latas de refrigerante ao dia. Os procedimentos para prevenção da cárie dentária

I. privilegiam a aplicação de selantes oclusais ionoméricos na zona de estagnação do biofilme dos dentes 15, 25, 35 e 45.
II. implicam a aplicação tópica de fluoretos, visando a uma ação local cada vez que o pH bucal cai a níveis críticos após a ingestão de refrigerante, garantindo a saturação do meio bucal com íons que compõem a fluorapatita.
III. necessitam de orientação individual à paciente, uma vez que há evidências da efetividade de abordar o consumo de refrigerante como um fator comum de risco à cárie e à obesidade.
IV. demandam que o profissional ajude a paciente a explorar suas atitudes quanto à saúde bucal e descobrir seus valores quanto à saúde, estabelecendo uma negociação de objetivos de saúde bucal para auxiliá-la na redução do consumo de refrigerante.

Está correto o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • Marquei letra C !! Por que a questão III está errada

  • Acredito que esteja errada porque diz que há efetividade de abordar o consumo de refrigerante como um fator comum de risco à cárie e se fosse efetivo em abordar a criança não estaria consumindo.

  • Por que a I está errada?

  • gabarito letra C.

    I está errada, pois selante ionomérico não se aplica a esse caso;

    III está errada pois fala em abordagem individual. E considerando a idade da paciente, a abordagem leva em conta a mãe tambem.

  • I) Selantes oclusais sevem para atenuar fóssulas e fissuras, diminuindo a incidência da instalação da doença cárie, e não para o tratamento de (manchas ativas de) cárie.

    II) CORRETA

    III) O tratamento deve ser em conjunto com a mão da criança, não de forma individual.

    IV) CORRETA

    Gabarito: A

  • Selantes é para prevenção , se for usado quando a cárie estiver instalada, deve ser apenas como terapia coadjuvante.


ID
2762704
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    O cirurgião-dentista credenciado para prestação de serviços a uma indústria alimentícia efetuou o exame clínico de paciente com 22 anos de idade, sexo masculino, e verificou a presença de espessa camada de biofilme bacteriano dental. A remoção de indutos prévia à inspeção dos dentes provoca sangramento gengival. O exame clínico mostra lesões de cárie cavitadas nas superfícies proximais dos dentes 11, 21 e 22, com dentina de coloração amarronzada e pouco endurecida à curetagem, e lesões de cárie secundária nos dentes 16, 34, 36, 37, 46 e 47, que apresentam restaurações Classe II em amálgama. O profissional observou, na superfície vestibular dos dentes 12 e 13, um aspecto de giz. Na anamnese, o paciente relatou trabalhar na linha de produção de balas e chicletes, há dois meses.

A cárie dentária

Alternativas
Comentários
  • A alternativa E não deixa de estar correta
  • Concordo Mesquita, o consumo elevado de açúcar associado a higiene bucal insatisfatória resulta na recidiva da cárie, demandando um ciclo restaurador repetitivo.

  • Acredito que a palavra "determinada" torna a alternativa E incorreta.

  • O que está errado na E é esse “demandando um ciclo restaurador repetitivo” porque seria um tratamento ineficaz, demandaria orientação de higiene bucal e novos hábitos.
  • Qual o problema? A repetição com correção até a exaustão leva a perfeição. Ademais, não tem no site uma norma que diz "proibido fazer comentários repetidos".


ID
2762707
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    O cirurgião-dentista credenciado para prestação de serviços a uma indústria alimentícia efetuou o exame clínico de paciente com 22 anos de idade, sexo masculino, e verificou a presença de espessa camada de biofilme bacteriano dental. A remoção de indutos prévia à inspeção dos dentes provoca sangramento gengival. O exame clínico mostra lesões de cárie cavitadas nas superfícies proximais dos dentes 11, 21 e 22, com dentina de coloração amarronzada e pouco endurecida à curetagem, e lesões de cárie secundária nos dentes 16, 34, 36, 37, 46 e 47, que apresentam restaurações Classe II em amálgama. O profissional observou, na superfície vestibular dos dentes 12 e 13, um aspecto de giz. Na anamnese, o paciente relatou trabalhar na linha de produção de balas e chicletes, há dois meses.

O plano de tratamento odontológico consiste em:

I. restauração Classe III em resina composta nos dentes 11, 21 e 22.
II. restauração preventiva com ionômero de vidro recoberto com resina composta nos dentes 11, 21 e 22.
III. restaurações Classe V em ionômero de vidro nos dentes 12 e 13.
IV. desorganização regular do biofilme, na presença de fluoretos, dos dentes 12 e 13.
V. remoção do material restaurador dos dentes 16, 34, 36, 37, 46 e 47, efetuando a extensão preventiva das margens do preparo cavitário para inserção de resina composta.

Está correto o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • E

  • Achei errado o gabarito, pois o enunciado diz que a presença de biofilme é geral, é um erro afirmar que a remoção de biofilme deve ser feita apenas em dois dentes.
  • E as cáries secundárias? Guarda é...rsrsrs

  • Quero saber quem foi o gênio que fez essa questão


ID
2762710
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    O cirurgião-dentista credenciado para prestação de serviços a uma indústria alimentícia efetuou o exame clínico de paciente com 22 anos de idade, sexo masculino, e verificou a presença de espessa camada de biofilme bacteriano dental. A remoção de indutos prévia à inspeção dos dentes provoca sangramento gengival. O exame clínico mostra lesões de cárie cavitadas nas superfícies proximais dos dentes 11, 21 e 22, com dentina de coloração amarronzada e pouco endurecida à curetagem, e lesões de cárie secundária nos dentes 16, 34, 36, 37, 46 e 47, que apresentam restaurações Classe II em amálgama. O profissional observou, na superfície vestibular dos dentes 12 e 13, um aspecto de giz. Na anamnese, o paciente relatou trabalhar na linha de produção de balas e chicletes, há dois meses.

Durante uma auditoria, foi realizada a vistoria inicial, com o objetivo de verificar se o tratamento proposto é compatível com as necessidades odontológicas do paciente. O vistoriador condenou as restaurações Classe II dos dentes 16, 34, 36, 37, 46 e 47, por entender que apenas o amálgama pode ser utilizado como material restaurador permanente em dentes posteriores. A interferência do vistoriador sobre a conduta clínica adotada pelo cirurgião-dentista credenciado é

Alternativas
Comentários
  • Para não assinantes: gabarito - B


ID
2762713
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Após a extração do dente 48, que estava parcialmente retido, paciente com 19 anos de idade, sexo masculino, relata perda da sensibilidade no lado direito do lábio inferior e do queixo. Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Alternativas
Comentários
  • => Perda de sensações

    – Hipostesia (ex: adormecimento)

     

    => Sensações anormais 

    Parestesias – Sensações espontâneas anormais (ex: formigueiro, queimadura, picadas)

    Disestesias – Sensações dolorosas ou desagradáveis provocadas por um estímulo que normalmente não o faz

  • Anestesia: perda total da sensibilidade Parestesia: alteração da sensibilidade, não dolorosa ao paciente Disestesia: alteração de sensibilidade considerada dolorosa (hipo e hiper são alterações das disestesias).
  • Alodinia: estímulos se sensoriais que em situações normais não provocam dor
  • Alterações de Sensibilidade:

    Anestesia - Desaparecimento total de uma ou mais modalidades de sensibilidade após estimulação adequada.

    Hipoestesia - Diminuição da sensibilidade.

    Hiperestesia - Aumento da sensibilidade.

    Alodinia - Dor produzida por estímulos que normalmente NÃO provocam dor.

    Parestesia - Insensibilização de uma região, geralmente após um procedimento como uma exodontia.

    Algia - Dor em geral.

     

  • parestesia, cuja resolução espontânea é esperada e ocorre em um período aproximado de 8 semanas.


    ela pode ser branda, temporária ou permanente,


ID
2762716
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 31 anos de idade, sexo feminino, apresenta queixa principal de sensação dolorosa moderada, estável e intermitente na região da articulação temporomandibular (ATM). A dor é induzida ao fechar a boca e é acompanhada de “estalidos” ao ocluir os dentes firmemente. O exame clínico não detecta qualquer causa dental ou bucal para a dor. A identificação da ATM como origem da dor é confirmada se a queixa de dor cessar após o procedimento anestésico para bloqueio do nervo

Alternativas
Comentários
  • O traumatismo contínuo ou intermitente leva ao edema dos tecidos da região com repercussão para o nervo auriculotemporal, produzindo dor referida nas regiões por ele inervada (orelha, conduto auditivo, tímpano, face)

  • auriculotemporal é o responsável por inervar a ATM


ID
2762719
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 61 anos de idade, sexo feminino, teve os dentes 36 e 37 extraídos por motivo protético, há cerca de 20 anos. Após a instalação da prótese total inferior, a paciente referiu severa dor em queimação na região posterior esquerda. Com a retirada da prótese, a dor cessava. Sucessivos desgastes na prótese total foram efetuados, porém, não resultaram em alívio da dor. O exame clínico mostra ausência de lesões ou ulcerações na cavidade bucal da paciente. O exame radiográfico não mostra qualquer proeminência óssea. A injeção de uma gota de anestésico local na região dolorida debelou imediatamente a dor à pressão. Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Alternativas
Comentários
  •  

    O termo neuroma traumático é usado para descrever a formação de uma massa que se desenvolve nas extremidades dos cotos nervosos, após corte parcial ou completo do nervo. A lesão representa uma resposta exagerada , por uma hiperplasia reativa como resultado de tentativas de regeneração, caracterizada por hiperplasia de células de Schwann.

  • O neuroma é uma lesão nodular, o exame clínico mostra não haver lesões.

  •   Os neuromas traumáticos são caracterizados por dor neuropática associada ao trauma prévio. É importante observar que cicatrizes mucogengivais após os procedimentos cirúrgicos orais, como exodontias e apicectomias podem levar a uma dor neuropática típica.Esse tipo de cicatriz mucogengival revela dor  quando a pressão digital é aplicada sobre a área ou quando a área é comprimida pela base de uma prótese. O que ocorre normalmente é a negligência por parte do clínico destes pontos diminutos de dor.

    Para facilitar o diagnóstico vou listar abaixo as principais características das cicatrizes mucogengivais com formação de neuromas:

     * história clínica de cirurgia ou lesão lacerante no local da dor

     * massa tecidual geralmente não visível ou palpável

     * ausência de queixa dolorosa, exceto quando o local é agravado por pressão ou estiramento

     * injeção de uma gota de anestésico no local da dor produz prontamente a eliminação da dor pelo período da anestesia.

              Deve-se lembrar que se trata de uma dor crônica, com duração acima de 3 meses após o procedimento odontológico.

  • Neuroma traumático não é um neoplasma verdadeiro, mas sim uma proliferação reacional do tecido neural após transecção ou dano de um feixe nervoso. Depois de um nervo ser danificado ou lesionado, a porção proximal tenta regenerar-se e estabelecer a inervação do segmento distal pelo crescimento de axônios através de túbulos de células proliferantes de Shawn. SE ESTES ELEMENTOS REGENERADORES ENCONTRAM UM TECIDO CICATRICIAL OU POR OUTRO LADO NÃO PODEM ESTABELECER A INERVAÇÃO, PODE SE DESENVOLVER UMA MASSA SEMELHANTE A UM TUMOR NO LOCAL DA INJÚRIA, PODEM ESTAR ASSOCIADOS A APÓS PAROTIDECTOMIAS, ESVAZIAMENTO CERVICAL E MENOS COMUMENTE, ASSOCIADOS A OSTEOTOMIAS MANDIBULARES E EXODONTIAS.

  • Para considerar como neuroma traumático faltou a questão salientar a presença de nódulos. "Tipicamente os neuromas traumáticos da mucosa oral se apresentam como nódulos não-ulcerados de superfície lisa." Considero errado esse gabarito.


ID
2762722
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O exame clínico de rotina de paciente com 23 anos de idade, sexo feminino, mostra petéquias no palato mole e úvula. Na entrevista diagnóstica, o profissional pergunta sobre a presença de algum sintoma ou agravo à saúde e a paciente refere uma “virose”, iniciada há duas semanas, com febre moderada, fadiga, mal-estar e dor de garganta. Este quadro clínico é compatível com as manifestações bucais de

Alternativas
Comentários
  • Sinônimos : Doença do Beijo, Febre Glandular ;Mono

    Exposição ao virus Epstein -Barr, EBV,HHV-4

     

  • mononucleose infecciosa.


    Os sintomas incluem fadiga, febre, irritação na pele e glândulas inchadas. Os idosos podem não ter sintomas típicos.


    CONHECIDA COMO DOENÇA DO BEIJO.


ID
2762725
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    Paciente com 27 anos de idade, sexo feminino, relata ter completado 13 semanas de gestação. A queixa principal da paciente é o sangramento gengival ao escovar os dentes, além de apresentar algumas dúvidas sobre a ingestão de complexos vitamínicos contendo fluoretos. O exame clínico mostra gengivite na região dos dentes 31, 32, 33, 41, 42 e 43. A sondagem periodontal não detectou a presença de bolsas.

A abordagem do sangramento gengival consiste em

Alternativas
Comentários
  • Como a questão relatou apenas gengivite (não citou presença de cálculo, por exemplo), creio que seja desnecessária uma intervenção periodontal, mas sim uma boa e velha orientação de higiene oral, de modo a prevenir esses problemas periodontais, que estão sim relacionados a baixo peso ao nascer e partos prematuros!


ID
2762728
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    Paciente com 27 anos de idade, sexo feminino, relata ter completado 13 semanas de gestação. A queixa principal da paciente é o sangramento gengival ao escovar os dentes, além de apresentar algumas dúvidas sobre a ingestão de complexos vitamínicos contendo fluoretos. O exame clínico mostra gengivite na região dos dentes 31, 32, 33, 41, 42 e 43. A sondagem periodontal não detectou a presença de bolsas.

A suplementação de fluoretos no período pré-natal é:

I. recomendada no segundo trimestre da gestação, visando beneficiar os dentes decíduos da criança, que iniciam a sua mineralização neste período.
II. contraindicada se a gestante ingere água fluoretada.
III. contraindicada sob a forma de complexos vitamínicos que contêm cálcio, pois o cálcio reage com o flúor, reduzindo a absorção de ambos, o que traz consequências desfavoráveis, pois o cálcio é um elemento importante para a gestante.
IV. contraindicada em regiões sem fluoretação das águas de abastecimento público, evitando que esta suplementação some-se a outros métodos tópicos, elevando demasiadamente a concentração de flúor na cavidade bucal.

Está correto o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • C

  • A letra C é a que mais se encaixa, porém varios estudos ja comprovaram que não há necessidade de ingestao de fluor via oral para gestantes!!


ID
2762731
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 16 anos de idade, sexo masculino, está em tratamento ortodôntico fazendo uso de braquetes de titânio, e tem indicação para a remoção cirúrgica de um dente supranumerário retido localizado entre os dentes 11 e 12. A determinação do acesso cirúrgico é embasada em exames por imagem, como a

I. radiografia periapical da região de incisivos superiores em duas angulações diferentes.
II. radiografia panorâmica.
III. ressonância magnética.
IV. tomografia computadorizada de feixe em leque em visão oclusal.
V. tomografia computadorizada de feixe em leque em corte sagital.

Está correto o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • gabarito LETRA D


ID
2762734
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

Paciente com 49 anos de idade, sexo feminino, apresenta redução importante no fluxo salivar após iniciar radioterapia em campo cervicofacial.

A prevenção de cárie dentária é feita por meio de

I. uso de gomas de mascar com baixo teor de sacarose.
II. mastigação vagarosa, com preferência a carboidratos de consistência pastosa.
III. administração de saliva artificial contendo íons de cálcio, fosfato, sódio, magnésio e potássio e pH entre 6 e 7.
IV. ingestão de suco de frutas cítricas.
V. aplicação de gel de flúor-fosfato-acidulado com concentração de 1,23% de fluoreto em ácido ortofosfórico a 0,1 M.

Está correto o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • I. Errada, pois a goma de mascar deveria ser de xilitol e não sacarose mesmo que em baixas concentrações.

    II. Errada, pois os carboidratos são fermentáveis e isso se potencializa porquê contém consistência pegajosa.

    III. Correto.

    IV. Errada, pois frutas citricas possuem ácido cítrico, que na ausência de saliva (formadora do sistema tampão), pode auxiliar na manutenção de uma placa cariogênica, essa com presença de bactérias acidúricas.

    V. Correto. O flúor possui maior ação se incorporado à um meio ácido. Suas funções são basicamente, inativar a enzima glicosiltransferase contida nas bactérias acidúricas em especial às Estreptococos do grupo Mutans, dimuindo a glicólise e produção de matriz de adesão, além de auxiliar no processo de remineralização e diminuir o pH ótimo do esmalte de 5,5 para 4,5, dando assim uma maior margem de segurança ao ataque dos ácidos.

  • O pH crítico da saliva, o qual abaixo dele acontece a desmineralização dentária é 5,5. Com a presença de Flúor na maturação forma-se a fluorapatita que tem o pH crítico de 5,5. Ou seja, abaixo de 5,5 a hidroxiapatita fica subsaturada e a fluorapatita não, enquanto que abaixo de 4,5 as duas se subsaturam.

ID
2762737
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

Paciente com 49 anos de idade, sexo feminino, apresenta redução importante no fluxo salivar após iniciar radioterapia em campo cervicofacial.

O uso de sialogogos sistêmicos para a prevenção da xerostomia radioinduzida

Alternativas
Comentários
  • Em pacientes com xerostomia deve-se realizar a estimulação do fluxo salivar e a substituição de secreções salivares com estimulantes tópicos, saliva artificial e sialogogos. Os sialogogos são medicações que estimulam a salivação através do sistema nervoso parassimpático2 como a pilocarpina ou cevimelina que são indicados para pacientes que não apresentam melhoras no quadro utilizando estimulantes tópicos e saliva artificial. A pilocarpina é uma droga utilizada para o tratamento sistemático de xerostomia em pacientes que realizam tratamento de radioterapia em região de cabeça e pescoço (Salagen® dosagem: 5mg – 3x/dia) e em pacientes com Síndrome de Sjӧgren (Salagen® dosagem: 5mg – 4x/dia)4. Os sialogogos provocam um estímulo de todo o sistema exócrino: glândulas oftálmicas, sudoríparas, secreções vaginais, hidratação da pele, aumento da expectoração e sistema urinário, entre outros.

  • B


ID
2762740
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Paciente com 36 anos de idade, sexo feminino, é professora do Ensino Médio, leciona em três escolas e queixa-se de estresse decorrente das condições de trabalho e de dores de cabeça regulares, ao final da tarde. A abordagem médica não identificou problemas sistêmicos e a paciente busca no tratamento odontológico uma resposta às suas dores. Na anamnese, a paciente relata sensibilidade elevada ao pentear o cabelo e refere “torcicolos” frequentes. No exame clínico, a palpação dos músculos do pescoço e ombro detectou algumas áreas hipersensíveis ao toque.

Nesse caso, considere as assertivas abaixo.

I. O tratamento dos músculos mastigatórios, por meio do uso de plano de mordida posterior, é eficaz no alívio da dor da paciente

PORQUE

II. os pontos-gatilho presentes nos músculos cervicoespinhais são a origem do problema, ao provocar co-contração e consequente sensibilidade local nos músculos da mastigação.

Estabelecendo uma relação entre as asserções acima,

Alternativas
Comentários
  • O enunciado não fala nada de sintomatologia ou exame de músculos mastigatórios. Assim fica difícil...

  • A primeira assertiva fala de RETRODISCITE que a dor diminue em desoclusao de posteriores. 
    A segunda fala de dor miofascial regional com ponto de gatilho. Uma não tem nada a ver com a outra. São desordens articulares da ATM.

  • D

  • Eu particularmente acho que as duas são falsas, principalmente pelo diagnóstico ser compatível com dor miofascial. Quando se fala em dor nos ombros (coluna, pescoço) nos remete ao músculo trapézio que nele pode existir pontos de gatinho para dor no temporal. Ao dizer que doi o couro cabeludo, subentende-se que seja no temporal. Dessa forma, não poderia ser co-contração protetora, que é uma dtm mais relacionada a não adaptação dos músculos a uma mudança no plano oclusal como em restaurações bem altas.
  • Na minha opinião o texto se refere a uma dor miofascial, uma vez que observamos a presença de pontos de gatilho, dor referida ao pentear o cabelo para a região de pescoço - torcicolo. M. Temporal referindo para o M. trapézio. Como aparentemente a causa dessa disfunção está relacionada ao estresse emocional, uma terapia e exercício físico ajudaria no tratamento. Como também o uso de Aines para reduzir a inflamação muscular, como também o agulhamento dos pontos de gatilho.


ID
2762743
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    O exame clínico de paciente com 12 anos de idade, sexo feminino, mostrou fratura dos dentes 21 e 22, avulsão do dente 11 e abrasão no lábio superior. A mãe da paciente mostrava-se trêmula e relatou que a paciente escorregou e caiu, cerca de 30 minutos antes, sem oferecer detalhamentos sobre o ocorrido. O cirurgião-dentista solicitou à mãe que aguardasse fora da sala clínica e conduziu a entrevista diagnóstica com a paciente de forma cuidadosa e acolhedora, a fim de coletar informações sobre as circunstâncias causadoras dos traumatismos apresentados pela paciente. Em seguida, iniciou o atendimento de urgência.

O atendimento imediato à paciente consiste em

I. exame radiográfico para avaliar a extensão e características das fraturas dentárias, bem como das condições ósseas da região ântero-superior.
II. irrigação abundante dos lábios e tecidos moles com soro fisiológico para favorecer a limpeza e remoção de corpos estranhos.
III. confecção de sutura festonada no lábio superior, permitindo tracionamento homogêneo do tecido e menor acúmulo de resíduos.
IV. biopulpectomia nos dentes 21 e 22, visando evitar a reabsorção radicular.
V. profilaxia do tétano, por meio de vacina de reforço.
VI. orientação para uma dieta inicialmente líquida, progredindo para a pastosa e a sólida, evitando morder alimentos rígidos com os incisivos.
VII. reimplante do dente 11, tendo em vista o comprometimento da vascularização periodontal e pulpar.
VIII. contenção rígida dos fragmentos ósseos fraturados, visando reduzir a possibilidade de anquilose.

A sequência indicada de procedimentos corretos está em

Alternativas
Comentários
  • A

  • Limpa, Radiografa, Reimplanta o dente e Orientação!

  • Falam tanto em tempo máximo ideal para reimplante e eu vou fazer Rx antes de reimplantar? Existem referências que indicam o Rx depois como em Guedes Pinto.


ID
2762746
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    O exame clínico de paciente com 12 anos de idade, sexo feminino, mostrou fratura dos dentes 21 e 22, avulsão do dente 11 e abrasão no lábio superior. A mãe da paciente mostrava-se trêmula e relatou que a paciente escorregou e caiu, cerca de 30 minutos antes, sem oferecer detalhamentos sobre o ocorrido. O cirurgião-dentista solicitou à mãe que aguardasse fora da sala clínica e conduziu a entrevista diagnóstica com a paciente de forma cuidadosa e acolhedora, a fim de coletar informações sobre as circunstâncias causadoras dos traumatismos apresentados pela paciente. Em seguida, iniciou o atendimento de urgência.

No exame radiográfico para a complementação do diagnóstico clínico, o cirurgião-dentista deverá dedicar atenção

Alternativas
Comentários
  • A

  • É óbvio que o dente 22 em uma criança de 12 anos, já estará completamente formado.
  • tbm não marquei a A tendo o mesmo raciocínio da Amanda.
  • Com 12 anos o ápice de um incisivo já estaria fechado e nao seria um fator prioritário de diagnóstico p mim.
  • Segundo Grossman (1976)4 , o ápice radicular encontra-se completamente formado de três a cinco anos após a erupção do dente. O dente 22 erupciona em torno de 8 anos, conclui que aos 12 anos tem probabilidade de o ápice estar aberto ainda.


ID
2762749
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    O exame clínico de paciente com 12 anos de idade, sexo feminino, mostrou fratura dos dentes 21 e 22, avulsão do dente 11 e abrasão no lábio superior. A mãe da paciente mostrava-se trêmula e relatou que a paciente escorregou e caiu, cerca de 30 minutos antes, sem oferecer detalhamentos sobre o ocorrido. O cirurgião-dentista solicitou à mãe que aguardasse fora da sala clínica e conduziu a entrevista diagnóstica com a paciente de forma cuidadosa e acolhedora, a fim de coletar informações sobre as circunstâncias causadoras dos traumatismos apresentados pela paciente. Em seguida, iniciou o atendimento de urgência.

A consideração do relato de violências sofridas pela criança, no âmbito familiar, aliada aos achados clínicos e radiográficos, requer do cirurgião-dentista a:

I. atitude de estender o cuidado aos pais da criança, promovendo orientações sobre as necessidades de saúde bucal peculiares à paciente, atendo-se aos limites de sua atuação profissional previstos no Código de Ética Odontológico.
II. avaliação minuciosa do quadro clínico baseada em elementos objetivos, visando a um diagnóstico conclusivo sobre uma possível violência contra a criança, antes de oferecer uma denúncia judicial não fundamentada.
III. análise ponderada do quadro clínico, subsidiada por informações fornecidas pela paciente, que permitam aventar a possibilidade de maus-tratos contra a criança, situação que deverá ser comunicada aos órgãos competentes.
IV. comunicação obrigatória da suspeita de maus-tratos contra a criança ao Conselho Tutelar do Município.

Está correto o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • I - a atuação do CD não fica condicionada somente ao Código de Ética II- subjetiva e não objetiva
  • Violência doméstica infantil tanto contra à mulher configuram-se em notificação compulsória para o CD. 

  • E

  • O Código de Ética Odontológica, aprovado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) por meio da Resolução CFO 118/2012, define no artigo 9º, incisos VII a IX, que é dever fundamental dos profissionais zelar pela saúde e pela dignidade do paciente; resguardar o sigilo profissional; promover a saúde coletiva no desempenho de suas funções, cargos e cidadania, independentemente de exercer a profissão no setor público ou privado – são pressupostos que poderiam ser interpretados como indiretamente ligados à questão da violência. Apesar de não especificar nenhuma medida relativa ao tema, o artigo 11 adverte que constitui infração ética desrespeitar ou permitir que o paciente seja desrespeitado, e o parágrafo único do artigo 14, constante no capítulo VI – “Do sigilo profissional” – exige notificação compulsória de doença, bem como a colaboração com a justiça nos casos previstos em lei. VEJA EM: The responsibility of health notifications in cases of violence against children and adolescents according to its code of ethics


ID
2762752
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O exame clínico de paciente com 28 anos de idade, sexo feminino, mostra que houve fratura na região mésio-oclusal de restauração em resina composta no dente 35, com a perda do fragmento. O exame radiográfico mostra ausência de cárie. O prontuário registra que foi realizada uma restauração Classe II MOD em resina composta microparticulada no dente 35, há cinco anos. O procedimento clínico indicado é

Alternativas
Comentários
  •  O módulo de elasticidade deve ser alto para resistir a deformações e fraturas de cúspides.

     

  • nunca ouvi falar nisso!!! 

  • Mas nao teria que usar o adesivo na região onde nao tem resina?

  • A e E) Não é recomendada a remoção total da restauração pois haverá mais perda de estrutura dental sadia. O reparo direto é uma alternativa mais conservadora e que pode prolongar a duração da restauração existente.

     

    B) O ácido fluorídrico produz uma diminuição na média da força de união e deve ser evitado nos reparos em restaurações de resina composta.

     

    D) Confecção de retenções micromecânicas.
     

  • Mesmo que o dentista desenvolva um trabalho criterioso e tome os devidos cuidados ao realizar uma restauração, elas não duram a vida toda e, por vezes, fracassam num curto período de tempo, frustrando algumas expectativas dos pacientes. Infiltrações, recorrência de cáries, desgaste ou fratura da restauração e eventual fratura do elemento dental são alguns motivos que levam à falha da restauração. Diante dessas situações, alguns profissionais, seja por opção, seja por falta de informação, substituem toda a restauração, muitas vezes causando injúria e agressão desnecessária àquele elemento dental.

    A asperização de superfície deve ser realizada por meio de pontas diamantadas ou jateamento com óxido de alumino, eliminando-se a camada de resina superficial possivelmente danificada, ao mesmo tempo em que se criam irregularidades na superfície a ser reparada, aumentando o poder de união.

    Com relação à união química, silanos e resinas sem carga são tradicionalmente usadas como agentes de união nos reparos. OBS: NA QUESTAO NAO FALA SOBRE ADESIVIDADE. OU SEJA ESTA INCOMPLETA E PASSIVEL DE ANULAÇAO.

    Condicionamento químico da resina composta com ácido fosfórico a 37%: Limpeza da superfície a ser unida. O ácido fosfórico não exerce nenhum papel de condicionamento neste caso (teria apenas em nos casos em que o reparo envolve tecido dental).


    http://revodonto.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-40122010000300021&lng=pt&nrm=iso



    Sabemos que a resina ideal para dentes posteriores não são resinas de baixa viscosidade(muito fluida), sendo essas indicadas no emprego de selamentos de cicatrículas e fissuras. OBS: ALTERNATIVA D ESTA ERRADA NOVAMENTE.

    Outra coisa, todos nos sabemos que a aplicação do acido fosfórico 37% segundo a literatura  15 segundos já é o suficiente  tanto para dentina quanto para esmalte.




  • A asperização de superfície deve ser realizada por meio de pontas diamantadas ou jateamento com óxido de alumino, eliminando-se a camada de resina superficial possivelmente danificada, ao mesmo tempo em que se criam irregularidades na superfície a ser reparada, aumentando o poder de união.

    Conclusão

    A resistência de união dos reparos em compósitos odontológicos tem apresentado resultados satisfatórios para que sejam uma alternativa de uso na clínica diária. Além disso, o clínico deve levar em consideração durante a sua prática diária pontos específicos de extrema importância, como

    Em relação aos agentes de união, deve-se realizar a aplicação do silano prévia ou simultaneamente à aplicação do adesivo.

  • A asperização de superfície deve ser realizada por meio de pontas diamantadas ou jateamento com óxido de alumino, eliminando-se a camada de resina superficial possivelmente danificada, ao mesmo tempo em que se criam irregularidades na superfície a ser reparada, aumentando o poder de união.

    Conclusão

    A resistência de união dos reparos em compósitos odontológicos tem apresentado resultados satisfatórios para que sejam uma alternativa de uso na clínica diária. Além disso, o clínico deve levar em consideração durante a sua prática diária pontos específicos de extrema importância, como

    Em relação aos agentes de união, deve-se realizar a aplicação do silano prévia ou simultaneamente à aplicação do adesivo.

  • D

  • Não entendi... As resinas microparticuladas não são indicadas em restaurações Classe II devido ao esforço mecânico.


ID
2762755
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    Na realização de perícia odontológica mediante solicitação judiciária, paciente com 31 anos de idade, sexo feminino, relata ter se submetido a um implante osseointegrado após fratura vertical no dente 21, há cerca de um ano. A queixa principal da paciente é a “movimentação do implante”, impedindo-a de mastigar ou conversar. A paciente refere sucessivas tentativas de contato com o profissional que efetuou este tratamento, sem êxito, culminando com a via judicial. Na anamnese, a paciente refere fumar “até dois maços de cigarro por semana”. O exame clínico mostra cálculo dental supragengival na área lingual inferior e biofilme bacteriano dental espesso nas faces vestibulares e linguais dos dentes presentes. Observa-se mobilidade do elemento 21 nos sentidos horizontal e vertical e supuração ao redor do implante. Na sondagem periodontal, foi empregada uma força leve, suficiente para detectar uma profundidade de 8 mm ao redor do implante. O exame radiográfico mostra perda óssea radiográfica de cerca de 4 mm.

Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Alternativas
Comentários
  • C


ID
2762758
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    Na realização de perícia odontológica mediante solicitação judiciária, paciente com 31 anos de idade, sexo feminino, relata ter se submetido a um implante osseointegrado após fratura vertical no dente 21, há cerca de um ano. A queixa principal da paciente é a “movimentação do implante”, impedindo-a de mastigar ou conversar. A paciente refere sucessivas tentativas de contato com o profissional que efetuou este tratamento, sem êxito, culminando com a via judicial. Na anamnese, a paciente refere fumar “até dois maços de cigarro por semana”. O exame clínico mostra cálculo dental supragengival na área lingual inferior e biofilme bacteriano dental espesso nas faces vestibulares e linguais dos dentes presentes. Observa-se mobilidade do elemento 21 nos sentidos horizontal e vertical e supuração ao redor do implante. Na sondagem periodontal, foi empregada uma força leve, suficiente para detectar uma profundidade de 8 mm ao redor do implante. O exame radiográfico mostra perda óssea radiográfica de cerca de 4 mm.

A resolução deste caso clínico será feita por meio da remoção do implante e a instalação de prótese

Alternativas
Comentários
  • Não é possível excluir a possibilidade de tratamento temporário com prótese parcial removível, especialmente porque a paciente apresenta higiene deficiente. Prótese adesiva num ambiente contaminado não é necessariamente um tratamento preferível. Não há dados suficientes que direcionem para a resposta considerada. Questão deverá ser anulada.

  • Qual e o estado periodontal do 22 e do 11?? Faltam dados para concluir se uma removivel e mais adequada ou uma adesiva.

  • QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA. NÃO HA DADOS QUE POSSAM CONCLUIR QUE SEJA UMA PROTESE ADESIVA.

  • A

  • Concordo Eduardo! A adesiva não deveria ser a linha de preferência, já que o paciente possui higiene deficiente.

  • ridícula essa reposta...paciente não consegue higienizar nem com os dentes separados, vai colocar uma adesiva para dificultar mais ainda o controle de placa e aumentar a infecção.

  • mererere

  • questão mequetrefe


ID
2762761
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    Na realização de perícia odontológica mediante solicitação judiciária, paciente com 31 anos de idade, sexo feminino, relata ter se submetido a um implante osseointegrado após fratura vertical no dente 21, há cerca de um ano. A queixa principal da paciente é a “movimentação do implante”, impedindo-a de mastigar ou conversar. A paciente refere sucessivas tentativas de contato com o profissional que efetuou este tratamento, sem êxito, culminando com a via judicial. Na anamnese, a paciente refere fumar “até dois maços de cigarro por semana”. O exame clínico mostra cálculo dental supragengival na área lingual inferior e biofilme bacteriano dental espesso nas faces vestibulares e linguais dos dentes presentes. Observa-se mobilidade do elemento 21 nos sentidos horizontal e vertical e supuração ao redor do implante. Na sondagem periodontal, foi empregada uma força leve, suficiente para detectar uma profundidade de 8 mm ao redor do implante. O exame radiográfico mostra perda óssea radiográfica de cerca de 4 mm.

A atuação do perito louvado

Alternativas
Comentários
  • Eu marquei letra C. Mas não deveria ser RELATÓRIO OU LAUDO técnico?

  • talvez não seja relatório ou laudo porque não é perito oficial...

  • O juiz nomeará o perito (PERITO “AD HOC” OU "LOUVADO” – de confiança do juiz), fixando de imediato o prazo para a entrega do laudo.

  • O juiz nomeará o perito (PERITO “AD HOC” OU "LOUVADO” – de confiança do juiz), fixando de imediato o prazo para a entrega do laudo.

  • C


ID
2762764
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    Na realização de perícia odontológica mediante solicitação judiciária, paciente com 31 anos de idade, sexo feminino, relata ter se submetido a um implante osseointegrado após fratura vertical no dente 21, há cerca de um ano. A queixa principal da paciente é a “movimentação do implante”, impedindo-a de mastigar ou conversar. A paciente refere sucessivas tentativas de contato com o profissional que efetuou este tratamento, sem êxito, culminando com a via judicial. Na anamnese, a paciente refere fumar “até dois maços de cigarro por semana”. O exame clínico mostra cálculo dental supragengival na área lingual inferior e biofilme bacteriano dental espesso nas faces vestibulares e linguais dos dentes presentes. Observa-se mobilidade do elemento 21 nos sentidos horizontal e vertical e supuração ao redor do implante. Na sondagem periodontal, foi empregada uma força leve, suficiente para detectar uma profundidade de 8 mm ao redor do implante. O exame radiográfico mostra perda óssea radiográfica de cerca de 4 mm.

Um desfecho judicial para a insatisfação da paciente motivada pelo insucesso do tratamento odontológico

I. é evitado com o desenvolvimento do vínculo resultante das ações do acolhimento, desenvolvendo ações centradas na paciente, considerada em sua integralidade biopsicossocial.
II. é limitado em seu alcance ao considerar a culpabilização da paciente por não realizar procedimentos de higiene bucal que contribuiriam para evitar o fracasso na osseointegração do implante.
III. representa uma conquista da cidadania plena e a manutenção da dignidade da pessoa humana, que se materializa mediante o direito de acesso à Justiça.
IV. demonstra que a atualização científica e a aplicação da melhor técnica profissional são suficientes, ainda que se respeite a autonomia e a responsabilidade individual.

Está correto o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • Questão esquisita :(

  • E


ID
2762767
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    Durante a realização de abertura coronária para biopulpectomia do dente 25, o cirurgião-dentista (CD) executava o trabalho com apoio direto do auxiliar de saúde bucal (ASB) junto à cadeira odontológica, quando o telefone tocou e o ASB foi atender à ligação, anotando o recado destinado ao CD. Uma segunda interrupção ocorreu no momento do isolamento absoluto do campo operatório, quando um paciente chegou ao consultório e o ASB foi recepcioná-lo.

A assepsia dos canais radiculares do dente 25 é

Alternativas
Comentários
  • a) conjunto de meios (esp. físicos) usados para impedir a entrada de germes patogênicos no organismo e prevenir infecções.

  • B

  • Mas a questão nem fala que ela atendeu o telefone com a luva,

  • A alternativa B faz uma suposição que não é confirmada no enunciado da questão...em momento algum se diz que a ASB não faz a troca das luvas...se relatasse isso seria muito tranquila a resposta...eu mesma ao ler o enunciado deduzi que a ASB fez o que era correto...muito relativa essa esposta


ID
2762770
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    Durante a realização de abertura coronária para biopulpectomia do dente 25, o cirurgião-dentista (CD) executava o trabalho com apoio direto do auxiliar de saúde bucal (ASB) junto à cadeira odontológica, quando o telefone tocou e o ASB foi atender à ligação, anotando o recado destinado ao CD. Uma segunda interrupção ocorreu no momento do isolamento absoluto do campo operatório, quando um paciente chegou ao consultório e o ASB foi recepcioná-lo.

A aplicação do Maslach Burnout Inventory em cirurgiões-dentistas tem detectado respostas como exaustão emocional, descrença e baixa realização profissional, decorrentes de exposição prolongada a riscos no ambiente de trabalho. No CD, a interrupção do fluxo de trabalho odontológico

Alternativas
Comentários
  • A síndrome de Burnout é um estado persistente e negativo, relacionado ao trabalho, relatado por indivíduos normais, caracterizado por exaustão, sentimento de reduzida eficácia, diminuição da motivação e atitudes e comportamentos laborais disfuncionais.
  • D


ID
2762773
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    Durante a realização de abertura coronária para biopulpectomia do dente 25, o cirurgião-dentista (CD) executava o trabalho com apoio direto do auxiliar de saúde bucal (ASB) junto à cadeira odontológica, quando o telefone tocou e o ASB foi atender à ligação, anotando o recado destinado ao CD. Uma segunda interrupção ocorreu no momento do isolamento absoluto do campo operatório, quando um paciente chegou ao consultório e o ASB foi recepcioná-lo.

Na gestão do trabalho odontológico, a superação de situações cotidianas que afetam o conforto dos pacientes e a produtividade do CD é possibilitada pela:

I. delegação de ações diretas de menor complexidade técnica para execução pelo ASB.
II. realização da função de preparador e instrumentador pelo ASB, delegando as atividades de recepção, agendamento e dispensa do paciente à secretária do consultório.
III. definição das atividades de preparo da bandeja e da mesa clínica, bem como da instrumentação, pelo ASB, enquanto o CD executa as ações indiretas simultâneas.
IV. antecipação de movimentos do CD pelo ASB durante a instrumentação, quando o ASB deverá realizar a retração de lábios e bochechas e transferir pontas ativas, instrumentos e materiais.

Está correto o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • E

  • Nossa que confusão! Escorreguei na interpretação...

  • Tem que ter paciência para lê todas as alternativas! é uma questão relativamente fácil.

  • Alguém sabe dizer pq a alternativa I esta errada?

  • I. delegação de ações diretas de menor complexidade técnica para execução pelo ASB.

    Leandro, o ASB deve permanecer dentro de suas atribuições no ambiente de trabalho, não o sendo atribuído outras funções distintas e alheias (telefone, porta, limpeza etc)

  • Também não sei porque a I está errada.Sugar a saliva do paciente é uma manobra direta e de menor complexidade executada pelo ASB.


ID
2762776
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    Paciente com 52 anos de idade, sexo masculino, refere ser portador de prótese valvar cardíaca. Relata tratamento endodôntico e protético no dente 22, realizado há cerca de dois anos. O exame clínico mostra a condição satisfatória da coroa protética do dente 22. O exame radiográfico mostra que o dente 22 foi tratado endodonticamente e apresenta uma lesão radiolúcida persistente na área periapical. O pino intrarradicular metálico mostra adaptação satisfatória.

O quadro sistêmico do paciente requer a profilaxia da endocardite infecciosa por meio de

Alternativas
Comentários
  • amoxicilina 2 g, por via oral, uma hora antes do procedimento clínico


    conhecido como dose de ataque, paciente tem ma maior disponibilidade do medicamento em seu organismo, eliminando ameaças iniciais de bactérias.

  • B

  • Protocolo padrão:

    Amoxicilina 2g, 30 a 60 minutos antes do procedimento.

    Se o paciente for alérgico:

    Clindamicina 600 mg

    OU

    Azitromicina ou Claritromicina 500 mg

    Fonte: PROTOCOLOS FARMACOLÓGICOS RECOMENDADOS NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA (CROMS) Agosto/2019


ID
2762779
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    Paciente com 52 anos de idade, sexo masculino, refere ser portador de prótese valvar cardíaca. Relata tratamento endodôntico e protético no dente 22, realizado há cerca de dois anos. O exame clínico mostra a condição satisfatória da coroa protética do dente 22. O exame radiográfico mostra que o dente 22 foi tratado endodonticamente e apresenta uma lesão radiolúcida persistente na área periapical. O pino intrarradicular metálico mostra adaptação satisfatória.

O tratamento consiste em

Alternativas
Comentários
  • lesões radiolucidas periapicais podem ser granulomas, cistos ou cicatrizes fibrosas.

    não existe prazo determinado para a cicatrização da lesão periapical, e a cicatriz fibrosa faz parte do processo de cura, não necessitando de intervenção cirurgica mas um mero aompanhamento.

    acampanhar a cada 6 meses pode não estar correto, mas radiografar 2x ao ano é menos invasivo do que fazer uma cirurgia que envolve todos os riscos cirurgicos em uma lesão que provavelmente não necessita da intervenção

    http://www.endoatlas.com.br/publicacoes/machado16.pdf

     

  • O comando da questão informa que estamos frente a um quadro de alteração periapical persistentes (ou seja: paciente possuía alteração periapical antes do tratamento endodôntico, no entanto não houve regressão da lesão) dessa forma a cirurgia perirradicular é o tratamento de escolha,.

  • A

  • A

  • Evitar o aumento do custo do tratamento não é uma justificativa para submeter o paciente à uma cirurgia. A questão não fala se o tratamento endodontico está satisfatório ou não.

    A cirurgia está indicada apenas se o tratamento estiver satisfatório, e se já o canal já foi retratado anteriormente.

  • Discordo da A.

  • Uma das indicações da cirurgia perirradicular é quando temos um dente restaurado com pino irrecuperável e presença de patologia apical, tendo em vista que para fazer o retratamento endodôntico seria perdido o núcleo, o que acarretaria mais gastos para o paciente.Além do fato de tratar-se de uma patologia apical persistente que nao cessou mesmo após a endodontia inicial realizada.

  • Basta saber que se trata de uma lesão persistente e que não se pode deixar uma coleção de bactérias ali na forma de cisto, provavelmente.

    letra a - ok

    letra b - seria o contrário: evitar um tratamento não cirúrgico com fins de permanecer estrutura viável e não haver mais desgaste.

    letra c/e - extração?!

    letra d - proservação/assintomático com lesão? não é o tipo de conduta que aprendi nas escolas de graduação e pós pelas quais passei.

    Então, a alternativa A faz mais sentido


ID
2762782
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    Paciente com 18 anos de idade, sexo masculino, refere ter asma brônquica extrínseca e utilizar predinisolona como medicação frente a esta afecção. O paciente relata ter “alergia” a alimentos como frutas secas e vinho. O exame clínico mostra restauração Classe II MOD em resina composta e presença de cárie secundária no dente 46. O exame radiográfico revela acentuada curvatura distal da raiz mesial. Há indicação para a extração do dente 46 e reabilitação por meio de implante ósseo integrado.

O procedimento cirúrgico é precedido de anestesia local por meio de bloqueio regional com

Alternativas
Comentários
  • Bissulfito de sódio também é contra-indicado em pacientes asmáticos graves (que usam corticoides), pacientes com uso de corticoides. O bissulfito está presente em: epinefrina, norepenifrina, corbadrina e fenilefrina.
  • Segundo ANDRADE 2014 em TERAPIA MEDICAMENTOSA EM ODONTOLOGIA o uso de soluções anestésicas com epinefrina não é contraindicado. Na realidade ela poderia ter uma ação benéfica pela sua ação sobre receptores b2, por promover o relaxamento da musculatura bronquiolar e pela melhoria das condições respiratórias. Entretanto deve-se ter cuidado com asmáticos com história de alergia a sulfitos, especialmente nos que dependem só do corticosteroides. Nesses casos sim dá-se preferência a solução de prilocaina 3% com felipressina 0,03UI/mL.

  • D

  • O antioxidante metabissulfito de sódio, presente nos anestésicos locais contendo amina simpaticomimética e usado como conservante de frutas secas, pode desencadear broncoespasmo em pacientes asmáticos. Portanto o seu uso nesse perfil de paciente é contraindicado. Nestes casos, a solução é usar anestésico sem vasoconstritor-Mepivacaína 3% ou Prilocaína 3% com felipressina.

  • “alergia” a alimentos como frutas secas e vinho -> hipersensibilidade ao bissulfito, conservante utilizado nos tubetes anestésicos. Deve-se ter atenção no seu uso, optando, no caso, por anestésicos sem vasoconstritor, que são os que não possuem o conservante. Visto que o procedimento em questão é cirúrgico, o ideal seria a mepivacaína 3% sem vaso.


ID
2762785
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    Paciente com 18 anos de idade, sexo masculino, refere ter asma brônquica extrínseca e utilizar predinisolona como medicação frente a esta afecção. O paciente relata ter “alergia” a alimentos como frutas secas e vinho. O exame clínico mostra restauração Classe II MOD em resina composta e presença de cárie secundária no dente 46. O exame radiográfico revela acentuada curvatura distal da raiz mesial. Há indicação para a extração do dente 46 e reabilitação por meio de implante ósseo integrado.

O procedimento cirúrgico para remoção do dente 46 deve ser realizado por meio de

Alternativas
Comentários
  • A resposta ideal seria a letra "B": extração vertical unitária atraumática, que constitui uma técnica cirúrgica fechada e favorece a inserção imediata de um implante osseointegrado. Porém, no enunciado diz que ao exame radiográfico o mesmo dente apresenta acentuada curvatura distal da raíz mesial desse dente, impossibilitando a técnica sugerida na letra "B". Sendo, portanto, correta a resposta da letra "E", procedimento este que favorece a extração de dentes com esse tipo de anatomia.

  • “alergia” a alimentos como frutas secas e vinho -> hipersensibilidade ao bissulfito, conservante utilizado nos tubetes anestésicos. Deve-se ter atenção no seu uso, optando, no caso, por anestésicos sem vasoconstritor, que são os que não possuem o conservante. Visto que o procedimento em questão é cirúrgico, o ideal seria a mepivacaína 3% sem vaso.


ID
2762788
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    Paciente com 18 anos de idade, sexo masculino, refere ter asma brônquica extrínseca e utilizar predinisolona como medicação frente a esta afecção. O paciente relata ter “alergia” a alimentos como frutas secas e vinho. O exame clínico mostra restauração Classe II MOD em resina composta e presença de cárie secundária no dente 46. O exame radiográfico revela acentuada curvatura distal da raiz mesial. Há indicação para a extração do dente 46 e reabilitação por meio de implante ósseo integrado.

A analgesia preventiva é obtida por meio da prescrição de

Alternativas
Comentários
  • a dose de dipirona sódia seria de 1 g e não de 1 mg

  • Questão sem noção! Analgesia preventiva APÓS A CIRURGIA???

  • mais uma que vai ter que ser anulada. a banca não sabe trabalhar com unidades demedida... kkkk

  • Mais uma questão sem resposta... =/

  • Dose seria de 1g. Analgesia preventiva = Após a cirurgia, antes da dor

    Analgesia preemptiva = Antes da injúria (cirurgia)

  • Pobi do paciente vai morrer com dor, 1mg não faz cócegas kkkk um paciente já morreu envenenado com midazolam, esse vai morrer com dor.... triste realizada kkkkkkkkk

  • 1. Analgesia preventiva: regime introduzido após a estimulação nociceptiva, porém, antes do início da sensação dolorosa. Em termos práticos, a primeira dose do analgésico é administrada logo ao final do procedimento cirúrgico (o paciente ainda se encontra sob os efeitos da anestesia local), seguida por doses de manutenção por um curto espaço de tempo (24 a 48 horas pós-operatórias). Trata-se do regime de escolha para o controle da dor após instrumentação periodontal básica, ou até mesmo no caso de cirurgias menores (periodontais ou implantodônticas).


    2. Analgesia preemptiva: é iniciada antes dos estímulos nociceptivos, ou seja, previamente ao trauma tecidual. A proposta deste regime é proporcionar ao paciente um maior período de tempo sem dor, depois de cessados os efeitos da anestesia local, restringindo o consumo de analgésico após a intervenção. Para tal, já foram testados vários fármacos com ação analgésica e anti-inflamatória, bem como o emprego da bupivacaína (anestésico local de longa duração de ação), por meio de técnicas de bloqueio regional. Na clínica odontológica, apesar de não ter sido suficientemente avaliada, a eficácia deste regime ainda apresenta resultados controversos quando foram empregados os corticosteroides ou anti-inflamatórios não esteroides (Aines). Uma metanálise recente de ensaios clínicos randomizados concluiu que a analgesia preemptiva com os Aines não teve um efeito significativo na redução da dor pós-operatória, após a remoção dos terceiros molares mandibulares retidos. Portanto, estudos clínicos mais homogêneos e bem delineados são necessários para introduzi-la na terapêutica odontológica.


    3. Analgesia perioperatória: o regime é iniciado antes do estímulo nociceptivo, sendo mantido no período pós-operatório imediato. A justificativa para isto é de que os mediadores pró-inflamatórios devem manter-se inibidos por um período de tempo mais prolongado, pois a sensibilização central pode não ser prevenida se o tratamento for interrompido durante a fase aguda da inflamação. Por este motivo, é também denominada “analgesia periemptiva balanceada”. Este regime farmacológico tem se mostrado como o mais eficaz para a prevenção e controle da hiperalgesia, nos procedimentos cirúrgicos de maior tempo de duração que envolvem descolamento tecidual intenso e traumatismo ósseo, especialmente em pacientes com baixo limiar de sensibilidade dolorosa.

  • Complementando sobre as definições:

    "...Nesta direção, é tentador especular que o regime analgésico “ideal” para este tipo de intervenção cirúrgica possa ser obtido com a associação da analgesia preemptiva e preventiva, que poderia receber o nome de analgesia perioperatória. Nesse caso, o regime analgésico teria início antes do estímulo nocivo, sendo mantido no período pós-operatório imediato, por não mais que 48 horas.

  • O que justifica a resposta é a condição clinica do paciente. O mesmo ja faz uso de corticoesteróide pra condição pulmonar, ou seja, o processo inflamatório é paralisado antes mesmo de se chegar a formação de leucotrienos, prostaglandinas e tromboxanos, sendo as duas últimas dependentes da enzima COX-2. Então nesse caso não se faz necessário o uso de um AINE`s ( que vai agir no bloqueio da COX). Como sabemos também a dipirona é o único analgésico que age bloqueando a transmissão do impulso nocivo em nocciceptores já sensiibilizados.

  • 1 g , não 1 mg !
  • analgesia preventiva

    Logo após o final do procedimento, administrar 1 g de dipirona sódica solução “gotas” (em um volume equivalente a 40 gotas) ao término da intervenção, ainda no ambiente do consultório. Prescrever 500 mg de dipirona sódica (20 gotas) a cada quatro horas, se a dor persistir, por um período de 24 horas. O ibuprofeno 200 mg (a cada seis horas) ou o paracetamol 750 mg (a cada seis horas) são analgésicos alternativos no caso de intolerância à dipirona sódica.

  • B


ID
2762791
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão considere as informações abaixo.

    Paciente com 44 anos de idade, sexo masculino, apresenta queixa principal relacionada com o aspecto da gengiva na região do dente 36, que deixa o “osso à mostra”, sem dor ou sangramento. O exame clínico mostra recessão gengival na região vestibular do dente 36 e a sondagem periodontal revela bolsa de 10 mm na região mesial e de 9 mm na região distal desse dente. A sondagem da região inter-radicular por acesso vestibular mostra perda horizontal de tecido de suporte atingindo a largura total do dente 36. A resposta aos testes térmicos aplicados no dente 36 é positiva. O exame radiográfico mostra perda óssea horizontal na altura do terço apical e defeito inter-radicular no dente 36.

Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Alternativas
Comentários
  • A classificação da lesão de furca mais usada é a de Hamp. É baseada na quantidade de destruição periodontal na direção horizontal presente na área interradicular.

    Classe I: perda horizontal do tecido de suporte menor que 3mm;

    Classe II: perda horizontal do tecido de suporte maior ou igual a 3mm;

    Classe III: perda horizontal dos tecidos de um lado a outro da furca.


  • C


ID
2762794
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão considere as informações abaixo.

    Paciente com 44 anos de idade, sexo masculino, apresenta queixa principal relacionada com o aspecto da gengiva na região do dente 36, que deixa o “osso à mostra”, sem dor ou sangramento. O exame clínico mostra recessão gengival na região vestibular do dente 36 e a sondagem periodontal revela bolsa de 10 mm na região mesial e de 9 mm na região distal desse dente. A sondagem da região inter-radicular por acesso vestibular mostra perda horizontal de tecido de suporte atingindo a largura total do dente 36. A resposta aos testes térmicos aplicados no dente 36 é positiva. O exame radiográfico mostra perda óssea horizontal na altura do terço apical e defeito inter-radicular no dente 36.

O tratamento consiste em

Alternativas
Comentários
  • "O exame radiográfico mostra perda óssea horizontal na altura do terço apical e defeito inter-radicular no dente 36."

    se fizer hemisecção radicular a proporção coroa raiz vai ficar terrivel! e o dente tem polpa viva!

    do meu ponto de vista o melhor gabarito seria D.

  • Nao tem cabimento usar esse dente com suport protético.... devidona a reabsorcao radicular até o terço apical. Proporcao minima é 1:1 cora/raiz
  • A resposta considerada é absurda. Tratar endo de um dente bio, depois seccionar raízes de dente que tem defeito periodontal atingindo terço apical só se justificaria quando não existia implante dentário. 

    Llilian a letra D diz que a tunelização reduziria o risco de cárie nas superfícies radiculares, que é justamente um fator de risco para este tipo de procedimento. Por isso a D não pode ser resposta.

    A questão não tem gabarito, e deverá ser anulada.

  • No meu entendimento existem 3 tratamentos para o caso: Tunelização, ressecção radicular e exo. Como posto, a melhor saída seria exodontia. Como não existe essa alternativa, a tunelização seria uma saída, mas notem que a assertiva diz que o procedimento reduz o risco de desenvolvimento de cárie, o que não é absolutamente verdade, de fato até aumenta. Nos resta então somente a hemissecção. Odontoplastia e raspagem (alternativas 'a' e 'c') seria para o caso de lesões de envolvimento grau I, e essa é III. E apicectomia seria indicada para casos de lesão refratária de origem endodôntica, e não periodontal (dente vital). A menos pior, ou aceitável GABARITO B. Aumenta a retenção do preparo protético, pois a extensão poderá ir mais para apical do que um dente que não sofreu ressecção, com melhores chances de higienização e áreas de escape protéticos.

  • D. Tunelização

  • não tem resposta certa!

  • B

  • não tem resposta...pq todas as alternativas contem erros, mesmo as que apresentam alternativas viáveis de tratamento para furca 3 como hemissecção e tunelização.

    Hemissecção já é a remoção de uma raiz. Então, não tem como ta certa o resto da resposta com a parte "mantendo todas as raízes"

    Tunelização seria até viável, mas seu grande risco é justamente "aumentar a chance de caries radiculares" e não reduzir seu risco como diz a alternativa.

    Odontoplastia, nesse caso, não resolve nada. Apicectomia não tem sentindo nenhum por se tratar de dente vital e sem lesão.

    Raspagem e alisamento radicular somente, não resolveria lesão de furca 3 e não iram "restabelecer a anatomia normal" como diz a opção A em um dente com tamanha destruição.


ID
2762797
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    Durante a anamnese, paciente com 42 anos de idade, sexo feminino, relata sentir “ansiedade e nervosismo” diante de procedimentos médicos e odontológicos. A realização da raspagem supragengival, um procedimento de menor complexidade clínica, transcorria satisfatoriamente, quando a paciente passou a relatar vertigem e dificuldades visuais. O profissional interrompeu prontamente o atendimento e observou alterações na respiração da paciente, que relatou dor abdominal, sensação de “boca seca” e sensação de “apertamento” no peito.

Este quadro clínico é compatível com o diagnóstico de

Alternativas
Comentários
  • Hiperventilação Estado de respiração excessiva, é a condição que se estabelece quando a ventilação pulmonar é maior que a necessária para a eliminação de CO₂. . O resultado disso é uma queda no nível de dióxido de carbono e aumento do nível de oxigênio no corpo. A causa mais comum da hiperventilação é a ansiedade, mas exercícios físicos, febres e doenças respiratórias também costumam levar a esse estado. A hiperventilação pode estar associada a ataques de pânico e outros transtornos de ansiedade.

    Síndrome da hiperventilação(SHV) é o nome da doença respiratória, que envolve respiração rápida, e é causada por alguns dos fatores psicológicos e fisiológicos.


ID
2762800
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    Durante a anamnese, paciente com 42 anos de idade, sexo feminino, relata sentir “ansiedade e nervosismo” diante de procedimentos médicos e odontológicos. A realização da raspagem supragengival, um procedimento de menor complexidade clínica, transcorria satisfatoriamente, quando a paciente passou a relatar vertigem e dificuldades visuais. O profissional interrompeu prontamente o atendimento e observou alterações na respiração da paciente, que relatou dor abdominal, sensação de “boca seca” e sensação de “apertamento” no peito.

Após a identificação do agravo, o protocolo de atendimento inclui:

I. colocar a paciente em posição supina, orientando-a a respirar dentro de um saco plástico, aumentando o teor de gás carbônico (CO2) inspirado.
II. acomodar a paciente em posição semi-inclinada, fazendo-a respirar ar enriquecido com CO2 ao colocar as suas mãos em forma de concha, cobrindo a boca e o nariz.
III. administrar Diazepam 10 mg, por via oral.
IV. administrar oxigênio, em fluxo de 5 L/min.
V. não administrar oxigênio, pois a oxigenação pode produzir vasoconstrição cerebral.

Está correto o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • D

  • Episódio de crise de ansiedade: A posição ideal é a mais confortável, sentada. O CO2 estimula o centro bulba,r responsável pela respiração, e tende a regulariza-la. Diazepam 10mg para depressão do SNC e diminuiçao dos sintomas.

  • Hiperventilação!

  • Hiperventilação - CO2 + diazepam 10 mg


ID
2762803
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere as informações abaixo.

    Durante a anamnese, paciente com 42 anos de idade, sexo feminino, relata sentir “ansiedade e nervosismo” diante de procedimentos médicos e odontológicos. A realização da raspagem supragengival, um procedimento de menor complexidade clínica, transcorria satisfatoriamente, quando a paciente passou a relatar vertigem e dificuldades visuais. O profissional interrompeu prontamente o atendimento e observou alterações na respiração da paciente, que relatou dor abdominal, sensação de “boca seca” e sensação de “apertamento” no peito.

A prevenção da ocorrência desta condição em futuras consultas odontológicas é feita por meio da

Alternativas
Comentários
  • A dose do Midazolam é 7,5 mg, 30 min antes da cirurgia. Não de 75 mg.

  • matou o paciente com 75mg

  • Alguém aqui fez essa prova??? Estes erros de doses foram da banca ou do QConcursos?? Não é possível!!!

  • Foi na prova mesmo

  • paciente ta sedado no céu com 75mg de midazolam

  •  Benzodiazepínicos: dosagens usuais empregadas para a sedação consciente em Odontologia, por via oral (em adultos):

     Diazepam (Valium) 5 a 10 mg;

     Lorazepam (Lorax) 1 a 2 mg;

     Alprazolam (Frontal) 0,25 a 0,75 mg;

    Midazolam (Dormonid) 7,5 a 15 mg;

     Triazolam (Halcion) 0,125 a 0,25 mg.

  • O paciente dorme tranquilamente nos braços de Jesus ( ou do capiroto kkkk) 75 mg tranquiliza ate vigésima encarnação subsequente kkkkkkkkkkk

  • A resposta mais coerente seria a alternativa E.