SóProvas



Prova FUNIVERSA - 2015 - Secretaria da Criança - DF - Especialista Socioeducativo - Estatística


ID
1766629
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Vigente até hoje, a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), Lei n.º 9.394/1996, proporcionou, na visão de Leda Scheibe, vice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd), uma alteração significativa: o estabelecimento do critério de educação básica [...]. “Essa formulação é bastante importante em termos de financiamento, obrigatoriedade e direito à educação", avalia Leda. O termo “educação básica" já aparecia na Constituição Federal de 1988 (CF) como um direito a ser assegurado dos quatro aos dezessete anos de idade.

Internet: <www.terra.com.br>(com adaptações).

Com relação à estrutura e ao quadro atual da educação brasileira, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    a) Lei nº 11.274/06
    b) responsabilidade conjunta com a União e DF também
    c) 6 anos para o ensino fundamental e 4 anos para a educação infantil
    e) caráter obrigatório

  • a) creio que o erro seja que a redação original falava em 8 anos e não 9.

     

    Seção III Do Ensino Fundamental

    Art. 32. O ensino fundamental, com duração mínima de oito anos, obrigatório e gratuito na escola pública, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:

    Art. 32. O ensino fundamental, com duração mínima de oito anos, obrigatório e gratuito na escola pública a partir dos seis anos, terá por objetivo a formação básica do cidadão mediante:        (Redação dada pela Lei nº 11.114, de 2005)

    Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:          (Redação dada pela Lei nº 11.274, de 2006) => atual redação

     

    c) Vide artigo da alternativa anterior

     

    d)Art. 35. O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades:

    Art. 36-C.  A educação profissional técnica de nível médio articulada, prevista no inciso I do caput do art. 36-B desta Lei, será desenvolvida de forma:         (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    I - integrada, oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, efetuando-se matrícula única para cada aluno;         (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    II - concomitante, oferecida a quem ingresse no ensino médio ou já o esteja cursando, efetuando-se matrículas distintas para cada curso, e podendo ocorrer:         (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    a) na mesma instituição de ensino, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;         (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    b) em instituições de ensino distintas, aproveitando-se as oportunidades educacionais disponíveis;          (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

    c) em instituições de ensino distintas, mediante convênios de intercomplementaridade, visando ao planejamento e ao desenvolvimento de projeto pedagógico unificado.         (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008)

     

    d) Cabe a todas as esferas governamentais

     

    e)Art. 26-A.  Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.        (Redação dada pela Lei nº 11.645, de 2008).

     


ID
1766632
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Barack Obama, trocou um aperto de mãos com o presidente cubano, Raúl Castro, nesta terça-feira, na Organização das Nações Unidas (ONU), em um raro encontro bilateral entre os líderes dos ex-rivais da Guerra Fria que trabalham para melhorar as relações após décadas de hostilidade.

Internet: <http://br.reuters.com>(com adaptações).

Acerca da temática abordada no fragmento de texto acima, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Foi a primeira aparição no evento de um líder cubano desde a participação de Fidel Castro, seu irmão, na Assembleia Geral de 2000. ERRADO 

    c) a suspensão do embargo à economia cubana não foi pensada por outros presidentes, ela nem foi suspensa no governo de Obama, mesmo com a aproximação diplomática. ERRADO

    d) As remessas de dólares são permitidas de entrar em Cuba. ERRADO

  • Gabarito: Letra E

    http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-73292010000100007


ID
1766635
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Cerca de dez tribos indígenas praticam o infanticídio, ou seja, quando os recém-nascidos apresentam qualquer sinal de deficiência física, quando nascem gêmeos ou quando os bebês resultam de um adultério, há a rejeição das crianças por parte da tribo e elas acabam sendo condenadas à morte. Em muitos casos, a mulher grávida entra em trabalho de parto, vai para a floresta sozinha e sai de lá sem a barriga e sem o bebê. Apesar de muitos parlamentares terem defendido que a prática cultural deve ser combatida apenas por diálogo, a Câmara aprovou recentemente projeto de lei que determina ao poder público que use de todos os meios para proteger essas crianças.

Internet: <www2.camara.leg.br>(com adaptações). 

Os parlamentares que defendem que “a prática cultural deve ser combatida apenas por diálogo”, ou seja, que são contra a criminalização desse hábito, de certo modo coadunam-se com a ideia de relativismo cultural, que

Alternativas
Comentários
  • Depois de botarem um texto desse, as opções ainda fazem relativismo cultural parecer bom, huehuehue.


ID
1766638
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos



Na questão, considere que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português, e que o mouse está configurado para pessoas destras. Assim, a menos que seja explicitamente informado o contrário, expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse. Considere também que não há restrições de proteção e de uso em relação a programas, arquivos, diretórios e hardware utilizados.

Assinale a alternativa que apresenta o termo que corresponde a uma espécie de espinha dorsal da Internet na qual as informações circulam entre os computadores interconectados e cuja estrutura física pode ser compreendida por cabos de fibra óptica intercontinentais tanto aéreos quanto submarinos. 

Alternativas
Comentários
  • Backbone:
  • No contexto de redes de computadores, o backbone (backbone traduzindo para português, espinha dorsal, embora no contexto de redes, backbone signifique rede de transporte) designa o esquema de ligações centrais de um sistema mais amplo, tipicamente de elevado desempenho


    gab A


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Backbone

  • Letra (a)


    Pouca gente sabe, mas se não fosse pelo backbone, provavelmente não teríamos acesso à Internet em nossas casas, empresas, nos shoppings e outros ambientes. Backbone significa “espinha dorsal”, e é o termo utilizado para identificar a rede principal pela qual os dados de todos os clientes da Internet passam. É a espinha dorsal da Internet.


    Fonte: http://www.tecmundo.com.br/conexao/1713-o-que-e-backbone-.htm

  • http://www.tecmundo.com.br/internet/31311-como-a-internet-passa-de-um-continente-para-o-outro-.htm

    Muito interessante ler este site...!!
  • fui por eliminação e analogia. Backbone > bone=osso, e o enunciado falava sobre espinha dorsal...

  • Hoje em dia os backbones não só cruzam vários países, como também interligam seis dos sete continentes da Terra – somente a Antártica ainda não conta com uma ligação do tipo. Esses cabos atravessam os mares de todo o planeta e fazem com que a troca de informações entre os mais longínquos países seja rápida e (quase sempre) eficiente.

     

    São milhares de quilômetros de fibra óptica – que respondem por cerca de 99% das conexões do nosso planeta. Estes cabos submarinos contam com uma capacidade total de troca de dados tão incrível que, se utilizada de uma vez só, já ultrapassaria os 7 terabytes por segundo.

     

    Com isso, é possível percebermos que somente 1% da internet é coberta pelos satélites, uma vez que eles apresentam uma conexão bem mais lenta. Dessa forma, eles acabam trabalhando somente como uma espécie de “plano B”, uma garantia para o caso de algum acidente com os cabos acontecer.

     

     

     

    Fonte: http://www.tecmundo.com.br/internet/31311-como-a-internet-passa-de-um-continente-para-o-outro-.htm

  • Gabarito: Letra a.

    a) Certa. Definição de Backbone. Caiu na prova o termo espinha dorsal leia-se: BACKBONE.

    b) Errada. Broadcasting (transmissão) é um método de transferência de mensagens para todos os receptores, simultaneamente.

    c) Errada. VPN (rede privada virtual) é um tunelamento para transmissão de informações de maneira segura, usando criptografia. Geralmente usado em uma transmissão via Extranet.

    d) Errada. WAN (rede de longa distância) é uma definição de rede de abrangência física de longa distância. Abrange um país, continente ou planeta.

    e) Errada. www (web) é um sistema de hipertextos da internet; serviço ao qual usamos para acessarmos os sites.

  • Backbone é como se fosse uma rodovia federal que transmite grande parte das informacoes da internet. A internet e os servidores que acessamos são pequenas estradas que saem das backbones

    BACK = COSTAS

    BONE = OSSO


ID
1766641
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão, considere que todos os programas mencionados estão em configuração-padrão, em português, e que o mouse está configurado para pessoas destras. Assim, a menos que seja explicitamente informado o contrário, expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse. Considere também que não há restrições de proteção e de uso em relação a programas, arquivos, diretórios e hardware utilizados.

No âmbito da segurança da informação, a tecnologia que permite coletar informações acerca de um consumidor enquanto ele navega na Internet, como, por exemplo, o tempo de duração da visita e quais páginas ele visitou, é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Clickstream ou Sequência de Cliques (também conhecido como Rastro de Cliques) é o registro da trajetória que um usuário de computador percorre ao clicar em algo numa página web ou aplicativo. Os dados são capturados por cookies e registrados num cliente ou servidor web. A análise do clickstream é muito útil para análises sobre as atividade das pessoas na web, teste de softwares, pesquisas de mercado, e para analisar a produtividade dos empregados.


    gab B

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Clickstream



  • A) A cibercondria afeta aquelas pessoas que de forma compulsiva consultam através da internet os sintomas de diferentes afecções e patologias que acreditam estar sofrendo e, ao se deixarem influenciar pelo que leem, têm certeza de ter alguma dessas doenças.

     

    B) Gabarito. Clickstream ou Sequência de Cliques (também conhecido como Rastro de Cliques) é o registro da trajetória que um usuário de computador percorre ao clicar em algo numa página web ou aplicativo. Os dados são capturados por cookies e registrados num cliente ou servidor web. A análise do clickstream é muito útil para análises sobre as atividade das pessoas na web, teste de softwares, pesquisas de mercado, e para analisar a produtividade dos empregados.

     

    C) Cyberbullying: a violência virtual. Na internet e no celular, mensagens com imagens e comentários depreciativos se alastram rapidamente e tornam o bullying ainda mais perverso. 

     

  • a) Assemelha-se a hipocondria, seria uma espécie de patologia levando pessoas a ficarem obcecadas por doenças na rede.

    b) GABARITO. Essa ferramenta permite coletar informaões acerca dos clientes identificando páginas acessadas.

    c) Tipo de discriminação virtual.

    d) Prática que atinge o Domínio(DNS) desviando o URL para um domínio diferente do original.

    e) Termo utilizado para a pessoa polêmica em uma discussão na internet.


ID
1766647
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca da Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA (Pegadinha) Compete PRIVATIVAMENTE ao DF: VII- Manter, com a cooperação técnica e financeira da União, programas de educação, prioritariamente pré-escolar e de ensino fundamental.


    b) CORRETA.


    c) ERRADA. Art. 31. À administração tributária incumbe as funções de lançamento, fiscalização e arrecadação dos tributos de competência do Distrito Federal e o julgamento administrativo dos processos fiscais, os quais serão exercidos, privativamente, POR INTEGRANTES DA CARREIRA DE AUDITORIA TRIBUTÁRIA.


    d) ERRADA. Art. 19, XX - ressalvada a legislação federal aplicável, ao servidor público do DF É PROIBIDO SUBSTITUIR, SOB QUALQUER PRETEXTO, trabalhadores de empresas privadas em greve.


    e) ERRADA. Art. 19. XXIII - aos integrantes da carreira de Fiscalização e Inspeção é garantida a independência funcional no exercício de suas atribuições,EXIGIDO NíVEL SUPERIOR de escolaridade para ingresso na carreira.


  • Da Competência Privativa

    Art. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal:

    XXVI – interditar edificações em ruína, em condições de insalubridade e as que apresentem as irregularidades previstas na legislação específica, bem como fazer demolir construções que ameacem a segurança individual ou coletiva;

  • A) Competência PRIVATIVA
    B)Correta

    C)Terão precedência sobre OS DEMAIS SETORES ADMINISTRATIVOS

    D) É VEDADO SUBSTITUIR TRABALHADORES DE EMPRESAS PRIVADAS EM GREVE

    E)EXIGE-SE APENAS NÍVEL SUPERIOR.

  • Pessoal, uma dúvida.

    Em relação à esse item, eu posso usar como justificativa esse trecho da CF?

    Art. 30. Compete aos Municípios:

    I - legislar sobre assuntos de interesse local;

     

  • Layze Lopes, justificar questões de LODF com base no disposto da CF não é muito correto...

    Pois o DF é um ente federado anômalo, possui algumas competências de estado e municípios.

    Portanto observe as competências prevista no texto da LODF.

     

    Espero ter ajudado, bons estudos!

  • Lucas, muito obrigada !!! 

  • GABARITO: B.

    Questões parecidas com a alternativa "D":

     

    (CESPE/09/DETRAN-DF) Acerca do que dispõe a Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), julgue. Uma lei distrital que autorize servidores públicos do DF a substituírem trabalhadores de empresas privadas em greve não contraria a LODF. ERRADO!

     

    (IBFC/13/SEAP-DF)  Analise as seguintes afirmações, referentes à disciplina da Administração Pública, na Lei Orgânica do Distrito Federal:
    I. Ressalvada a legislação distrital (FEDERAL, e não distrital) aplicável, ao servidor público do Distrito Federal é proibido substituir, sob qualquer pretexto, trabalhadores de empresas privadas em greveERRADO!

  • ALTERNATIVA CORRETA LETRA B

     

    A) Art. 16. É competência do Distrito Federal, em comum com a União:
    I – zelar pela guarda da Constituição Federal, desta Lei Orgânica, das leis e das instituições democráticas;
    II – conservar o patrimônio público;
    III – proteger documentos e outros bens de valor histórico e cultural, monumentos, paisagens naturais notáveis e sítios arqueológicos, bem como impedir sua evasão, destruição e descaracterização;
    IV – proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas;
    V – preservar a fauna, a flora e o cerrado;
    VI – proporcionar os meios de acesso à cultura, à educação e à ciência;
    VII – prestar serviços de assistência à saúde da população e de proteção e garantia a pessoas portadoras de deficiência com a cooperação técnica e financeira da União;
    VIII – combater as causas da pobreza, a subnutrição e os fatores de marginalização, promovendo a integração social dos segmentos desfavorecidos;
    IX – fomentar a produção agropecuária e organizar o abastecimento alimentar;
    X – promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico;
    XI – registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seu território;
    XII – estabelecer e implantar política de educação para a segurança do trânsito.
    Parágrafo único. Lei complementar deve fixar norma para a cooperação entre a União e o Distrito Federal, tendo em vista o equilíbrio do desenvolvimento e o bem-estar no âmbito do território do Distrito Federal.

     

    B) Art. 15,XXVI – interditar edificações em ruína, em condições de insalubridade e as que apresentem as irregularidades previstas na legislação específica, bem como fazer demolir construções que ameacem a segurança individual ou coletiva;

     

    C) Exercer a fiscalização tributária está dentro do rol das competências privativas do DF,portanto não pode ser privativa dos auditores ou procuradores.Art. 15,XXIII – exercer inspeção e fiscalização sanitária, de postura ambiental, tributária, de segurança pública e do trabalho, relativamente ao funcionamento de estabelecimento comercial, industrial, prestador de serviços e similar, no âmbito de sua competência, respeitada a legislação federal;

     

    D)Art.19,XX – ressalvada a legislação federal aplicável, ao servidor público do Distrito Federal é proibido substituir, sob qualquer pretexto, trabalhadores de empresas privadas em greve;

     

    E)Art.19,XXIII – aos integrantes da carreira Fiscalização e Inspeção é garantida a independência funcional no exercício de suas atribuições, exigido nível superior de escolaridade para ingresso na carreira.

  • Da Competência Privativa
    Art. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal:

    XXVI – interditar edificações em ruína, em condições de insalubridade e as que apresentem as irregularidades previstas na legislação específica, bem como fazer demolir construções que ameacem a segurança individual ou coletiva;

    Alternativa Correta: "B"

  • A título de curiosidade sobre a letra D.

    d) Em caso de greve, para garantir a prestação dos serviços públicos, é autorizado expressamente que os servidores públicos substituam, em qualquer hipótese, os trabalhadores privados. 

     

    CE estadual pode prever que é proibido que os servidores estaduais substituam trabalhadores de empresas privadas em greve.

    STF. Plenário. ADI 232/RJ, Rel. Min. Teori Zavascki, julgado em 5/8/2015 (Info 793).

  • EÇÃO I
    DA COMPETÊNCIA PRIVATIVA
    Art. 15. Compete privaƟvamente ao Distrito Federal:
     

    XXVI – interditar edificações em ruína, em condições de insalubridade e as que apresentem as irregularidades previstas na legislação específica, bem como fazer demolir construções que ameacem a segurança individual ou coletiva;

  • GABARITO "B"

     

     Competência Privativa:


    - Compete privativamente ao Distrito Federal:

     

     - interditar edificações em ruína, em condições de insalubridade e as que apresentem as irregularidades previstas na legislação específica, bem como fazer demolir construções que ameacem a segurança individual ou coletiva;

  • O erro da letra C é que quem tem precedência perante os setores administrativos é a administração fazendária, não a administração tributária.

  • Pra facilitar!

     

    Competências do DF :

     

    1. Legislar:

    a. Concorrente;



    2. Administrar:

    a. Privativa (geralmente são assuntos e interesses locais);

    b.Comum (geralmente são referentes a Políticas Públicas).

     

    Obs: DF não tem competência exclusiva (só a União).

  • O que está errado na letra c) é que a LO fala que só aos integrantes da CARREIRA TRIBUTÁRIA TERÃO COMPETÊNCIA DA FISCALIZAÇÃO TRIBUTÁRIA (Art. 31)

     

    E hora nenhuma na lei fala sobre precedência, MAS SIM, EM RECURSOS PRIORITÁRIOS para realização de suas atividades, talvez tenha precedência sobre OS DEMAIS SETORES ADMs, como disse o Lucas Moura

     

    A fiscalização tributária é de competência privativa dos auditores e procuradores fiscais, os quais terão precedência sobre os demais servidores. 

  • Compete privativamente ao DF exercer o poder de polícia administrativa.

  • LODF. Art. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal:

     

    VII – manter, com a cooperação técnica e financeira da União, programas de educação, prioritariamente de ensino fundamental e pré-escolar;

     

    XXVI – interditar edificações em ruína, em condições de insalubridade e as que apresentem as irregularidades previstas na legislação específica, bem como fazer demolir construções que ameacem a segurança individual ou coletiva;

  • Sobre letra c:

     

    XVII – a administração fazendária e seus agentes fiscais, aos quais compete exercer privativamente a fiscalização de tributos do Distrito Federal, terão, em suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei;

  • GAB: B

     

     a) Trata-se de competência privativa do Distrito Federal (DF)  manter programas de educação, prioritariamente pré-escolar e de ensino fundamental. 

     

    b) Compete privativamente ao DF interditar edificações em ruína, em condições de insalubridade e que apresentem as irregularidades previstas na legislação específica, bem como demolir construções que ameacem a segurança individual ou coletiva. 

     

     c) ERRADO. Art. 19 XVII – a administração fazendária e seus agentes fiscais, aos quais compete exercer privativamente a fiscalização de tributos do Distrito Federal, terão, em suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei;

     

     d) ERRADO. Art. 19 , XX – ressalvada a legislação federal aplicável, ao servidor público do Distrito Federal é proibido substituir, sob qualquer pretexto, trabalhadores de empresas privadas em greve;

     

     e) ERRADO. Art. 19 XXIII – aos integrantes da carreira Fiscalização e Inspeção é garantida a independência funcional no exercício de suas atribuições, exigido nível superior de escolaridade para ingresso na carreira. 

  • LODF

    ERRADA (A)

    Art. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal:

    VII – manter, com a cooperação técnica e financeira da União, programas de educação, prioritariamente de ensino fundamental e pré-escolar;

    CERTA (B)

    Art. 15

    XXVI – interditar edificações em ruína, em condições de insalubridade e as que apresentem as irregularidades previstas na legislação específica, bem como fazer demolir construções que ameacem a segurança individual ou coletiva;

    ERRADA (C)

    Art. 19

    XVII – a administração fazendária e seus agentes fiscais, aos quais compete exercer privativamente a fiscalização de tributos do Distrito Federal, terão, em suas áreas de competência e jurisdição, precedência sobre os demais setores administrativos, na forma da lei;

    ERRADA (D)

    Art. 19

    XX – ressalvada a legislação federal aplicável, ao servidor público do Distrito Federal é proibido substituir, sob qualquer pretexto, trabalhadores de empresas privadas em greve;

    ERRADA (E)

    Art. 19

    XXIII – aos integrantes da carreira Fiscalização e Inspeção é garantida a independência funcional no exercício de suas atribuições, exigido nível superior de escolaridade para ingresso na carreira. (Inciso acrescido pela Emenda à Lei Orgânica nº 21, de 1997.)

  • LETRA B.

     

    c) Errado. A carreira é de auditoria tributária.
    Art. 31, § 3º A administração tributária, atividade essencial ao funcionamento do Distrito Federal, exercida por servidores da carreira auditoria tributária, tem recursos prioritários para a realização de suas atividades e atua de forma integrada com as administrações tributárias da União, Estados e Municípios, inclusive com o compartilhamento de cadastros e de informações fiscais, na forma da lei ou de convênio.

     

    d) Errado. É exatamente o contrário. Não há autorização expressa, e sim vedação!
     

     

    Questão comentada pelo Prof. Marco Soares


     


ID
1766650
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que diz respeito à LODF, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • a) ERRADA. Art. 7º, Parágrafo único. A LEI poderá estabelecer outros simbolos e dispor sobre seu uso no território do DF.


    b) ERRADA Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante LEI APROVADA PELA MAIORIA ABSOLUTA dos Deputados Distritais.

    obs: A segunda parte da assertiva está correta, visto que pelo Art. 12 é previsto que cada R.A. terá um conselho de Representantes Comunitários com funções consultivas e fiscalizadoras.


    c) ERRADA. Art.33 § 7º LEI COMPLEMENTAR pode estabelecer a relação entre a maior e a menor remuneração dos servidores públicos.


    d) ERRADA. Art. 33. III - É direito da servidora do DF proteção especial à  gestante ou lactante, inclusive mediante a adequação ou mudança temporária DE SUAS FUNÇÕES, quando for recomendável a sua saúde ou à do nascituro, sem prejuízo de seus vencimentos e demais vantagens; 


  • Caí na pegadinha do CARGO.... aff!


  • tambem cai na pegadinha....não é mudança de cargo mas sim mudabça temporaria de suas funçoes....vivendo e aprendendo!!!

  • Alternativa CORRETA é a "e", consoante a LODF, art. 33, caput + § 1º.

  • LETRA D "ERRADO" ART. 35, III- É direito da servidora do DF proteção especial à  gestante ou lactante, inclusive mediante a adequação ou mudança temporária DE SUAS FUNÇÕES, quando for recomendável a sua saúde ou à do nascituro, sem prejuízo de seus vencimentos e demais vantagens; 

  • A- É por meio de lei complementar não por meio de emenda;

    B- Lei aprovada por maioria ABSOLUTA;

    C- Por meio de lei COMPLEMENTAR.

    D- Mudança temporário de suas FUNÇÕES;

    E- CORRETA.

  • a) - Necessário lei ordinária;

    b) - Criar ou extinguir necessita  lei ordinária " Sui Generis" aprovada por maioria absoluta da CLDF;

    c) -  Por meio de lei complementar;

    d) - Mudança temporária de suas funções;

    e) - Correta.

  • A) Lei ordinária
    B) Maioria Absoluta

    C) Lei complementar

    D)Mudança temporária de FUNÇÕES

    E) CORRETA

  • Gabarito:  "E"

     

    A [errada]: Os símbolos do DF são a bandeira, o hino e o brasão, sendo que, para que sejam estabelecidos novos símbolos, é necessário emenda à LODF(A LEI poderá estabelecer outros símbolos)

     

    [errada]: Cada região administrativa do DF, que pode ser criada ou extinta por meio de lei aprovada por maioria simples, tem um conselho de representantes comunitários com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei. (MAIORIA ABSOLUTA)

     

    C [errada]: A relação entre a maior e a menor remuneração dos servidores públicos deve ser estabelecida por meio de lei ordinária. 

    (PODE, por LEI COMPLEMENTAR)

     

    D [errada]: É direito das servidoras do DF a proteção especial à gestante ou lactante, inclusive com mudança temporária de cargo público, quando for recomendável à sua saúde ou à saúde do nascituro, sem prejuízo de seus vencimentos e das demais vantagens.

    (mudança temporária de suas FUNÇÕES)

     

     

    E [CORRETA]: O DF, ao instituir planos de carreira para os seus servidores, deverá ouvir as entidades representativas dos servidores abrangidos.

     

    Atenção: §1º do Art.33. da LODF não diz exatamnte "DEVERÁ", mas, de toda sorte. essa é alternativa "menos errada"

     

    Art. 33. O Distrito Federal instituirá regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, autárquica e fundações públicas, nos termos do art. 39 da Constituição Federal.

    § 1º No exercício da competência estabelecida no caput, serão ouvidas as entidades representativas dos servidores públicos por ela abrangidos.

     

  • Para a inclusão de outros símbolos é necessário LEI ORDINÁRIA e não COMPLEMENTAR.

  • Corrigido Dayene :D

  • Apenas corrigindo um detalhe do excelente comentário do Daniel Alves:

    na letra d) o artigo é o 35 e não o 33!

    Valeu!

  • Art. 7º São símbolos do Distrito Federal a bandeira, o hino e o brasão.
    Parágrafo único. A lei poderá estabelecer outros símbolos e dispor sobre seu uso no território do Distrito
    Federal.
     

  • GABARITO LETRA "E"

     

    O DF, ao instituir planos de carreira para os seus servidores, deverá ouvir as entidades representativas dos servidores abrangidos. 

     

    -Art. 33. O Distrito Federal instituirá regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, autárquica e fundações públicas, nos termos do art. 39 da Constituição Federal.

     

    § 1º No exercício da competência estabelecida no caputserão ouvidas as entidades representativas dos servidores públicos por ela abrangidos.

  • a) Os símbolos do DF são a bandeira, o hino e o brasão, sendo que, para que sejam estabelecidos novos símbolos, é necessário emenda à LODF. Art. 7º São símbolos do Distrito Federal a bandeira, o hino e o brasão. ​Parágrafo único. A lei poderá estabelecer outros símbolos e dispor sobre seu uso no território do Distrito Federal.

    b) Cada região administrativa do DF, que pode ser criada ou extinta por meio de lei aprovada por maioria simples, tem um conselho de representantes comunitários com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei.Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica nº 83, de 2014.)

    c) A relação entre a maior e a menor remuneração dos servidores públicos deve ser estabelecida por meio de lei ordinária. Art. 19. IX – a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o art. 33, § 5º, somente podem ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices; (Inciso com a redação da Emenda à Lei Orgânica nº 80, de 2014.) [1]

    d) É direito das servidoras do DF a proteção especial à gestante ou lactante, inclusive com mudança temporária de cargo público, quando for recomendável à sua saúde ou à saúde do nascituro, sem prejuízo de seus vencimentos e das demais vantagens. 

    e) O DF, ao instituir planos de carreira para os seus servidores, deverá ouvir as entidades representativas dos servidores abrangidos. 

     

  • Gab. E

     

    Apenas a título de complemento (com relação à alternativa D):

     

    Súmula Vinculante nº 23. É inconstitucional toda modalidade de provimento que propicie ao servidor investir-se, sem prévia aprovação em concurso público destinado ao seu provimento, em cargo que não integra a carreira na qual anteriormente investido.

     

    Provimento: Ato de preencher cargo ou ofício público por nomeação, promoção, transferência, reintegração, readmissão, aproveitamento ou reversão.

     

     

     

     

     

    Abraço e bons estudos.

  • a)Os símbolos do DF são a bandeira, o hino e o brasão, sendo que, para que sejam estabelecidos novos símbolos, é necessário emenda à LODF. (Lei ordinária)

     b)Cada região administrativa do DF, que pode ser criada ou extinta por meio de lei aprovada por maioria simples, tem um conselho de representantes comunitários com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei.(Maioria absoluta)

     c)A relação entre a maior e a menor remuneração dos servidores públicos deve ser estabelecida por meio de lei ordinária.(Não 'deve' ser estabelecida, mas 'poderá' ser estabelecida.)

     d)É direito das servidoras do DF a proteção especial à gestante ou lactante, inclusive com mudança temporária de cargo público, quando for recomendável à sua saúde ou à saúde do nascituro, sem prejuízo de seus vencimentos e das demais vantagens. (Não muda o cargo público, mas ocorre a mudança de função.)

     e)O DF, ao instituir planos de carreira para os seus servidores, deverá ouvir as entidades representativas dos servidores abrangidos.(SIIIIIIIIIIIIM)

    "Calma, calma! Eu tô aqui!"

  • D) mudança temporária de função, e não de cargo.

  • A letra C)= É lei complementar.

  • A) Lei ordinária
    B) Maioria Absoluta

    C) Lei complementar

    D)Mudança temporária de FUNÇÕES

    E) CORRETA

  • caí na pegadinha do cargo

  • Rapaz, a crise ta feia, até o Cristiano Ronaldo virou concurseiro kkkkkkk
  • caí na pegadinha do cargo de novo

  • GAB.: E

    Por que a letra D está errada? Porque a mudança de cargo público fere o princípio constitucional do concurso público, ao quê é dado a cada candidato nomeado habilitação compatível com o cargo em que concorreu e foi aprovado. Lado outro, o remanejamento de funções está adstrito ao cargo base, que pode ser exercido por funções executórias, de gestão ou confiança, dentre inúmeras outras.  

  • A) Os símbolos do DF são a bandeira, o hino e o brasão, sendo que, para que sejam estabelecidos novos símbolos, é necessário emenda à LODF

     

    Art. 7º São símbolos do Distrito Federal a bandeira, o hino e o brasão. Parágrafo único. A lei poderá estabelecer outros símbolos e dispor sobre seu uso no território do Distrito Federal.

     

    B) Cada região administrativa do DF, que pode ser criada ou extinta por meio de lei aprovada por maioria simples, tem um conselho de representantes comunitários com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei.

     

    Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

     

    C) A relação entre a maior e a menor remuneração dos servidores públicos deve ser estabelecida por meio de lei ordinária

     

    Art. 33. § 7º Lei complementar pode estabelecer a relação entre a maior e a menor remuneração dos servidores públicos, obedecido, em qualquer caso, o disposto no art. 19, X. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica nº 80, de 2014.)

     

    D) É direito das servidoras do DF a proteção especial à gestante ou lactante, inclusive com mudança temporária de cargo público, quando for recomendável à sua saúde ou à saúde do nascituro, sem prejuízo de seus vencimentos e das demais vantagens. 

     

    Art. 35. São direitos dos servidores públicos, sujeitos ao regime jurídico único, além dos assegurados no § 2º do art. 39 da Constituição Federal, os seguintes: III – proteção especial à servidora gestante ou lactante, inclusive mediante a adequação ou mudança temporária de suas funções, quando for recomendável a sua saúde ou à do nascituro, sem prejuízo de seus vencimentos e demais vantagens;

     

    E) O DF, ao instituir planos de carreira para os seus servidores, deverá ouvir as entidades representativas dos servidores abrangidos. 

  •  d)

    É direito das servidoras do DF a proteção especial à gestante ou lactante, inclusive com mudança temporária de cargo público, quando for recomendável à sua saúde ou à saúde do nascituro, sem prejuízo de seus vencimentos e das demais vantagens. 

  • GAB: E 

     

     a) Os símbolos do DF são a bandeira, o hino e o brasão, sendo que, para que sejam estabelecidos novos símbolos, é necessário lei.

     

     b) Cada região administrativa do DF, que pode ser criada ou extinta por meio de lei aprovada por maioria absoluta, tem um conselho de representantes comunitários com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei.

     

    c) A relação entre a maior e a menor remuneração dos servidores públicos deve ser estabelecida por meio de lei complementar.

     

    d) É direito das servidoras do DF a proteção especial à gestante ou lactante, inclusive com mudança temporária de suas funções, quando for recomendável à sua saúde ou à saúde do nascituro, sem prejuízo de seus vencimentos e das demais vantagens. 

     

    e) O DF, ao instituir planos de carreira para os seus servidores, deverá ouvir as entidades representativas dos servidores abrangidos. 

  • Essa D foi sacana, deixei levar uma rasteira dela. Jordana tem o melhr comentário.

  • Mês passado marquei a D

    Esse mês também kkk

    Tou de parabéns

  • A letra D está errada porquê elas podem mudar de FUNÇÕES, e não de Cargo Público.

  • Caceta de questão! (ou de burrice mesmo rs)

    Em 15/03/19 às 13:34, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!

    Em 01/06/18 às 16:17, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!

    Em 12/03/18 às 00:15, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!

  • LETRA E.

    c) Errado. A relação entre a maior e menor remuneração dos servidores públicos é estabelecida por meio de lei complementar.

     

    d) Errado. Mas, professor, errado? Isso mesmo! Essa questão tem uma “peguinha”! A mudança prevista é na função, não no cargo. A servidora gestante permanece no cargo, só que exercendo outras funções/atividades. Questão maldosa, não é mesmo?!

     

    e) Certo. Sim, os servidores devem ser ouvidos sobre assuntos referentes ao seu plano de carreira.

    Questão comentada pelo Prof. Marco Soares

     

  • Escorregando no D bonito!

    #Dazinga!

  • Essa letra D é uma carniça kkk

  • Se liga no detalhe:

    Na CF/88 diz que a relação entre a maior e menor remuneração poderá ser feita por Lei.

    Na LODF é por Lei Complementar


ID
1766653
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No que se refere a direitos e garantias fundamentais e a direitos humanos na CF, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (e)


    a) LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por:

    a) partido político com representação no Congresso Nacional;

    b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;


    b) LXXII - conceder-se-á habeas data:

    a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;

    b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;


    c) Art. 8º, I - a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical;


    d) Art. 12º, § 3º São privativos de brasileiro nato os cargos: IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; (Só o ministro do STF o dá Justiça não; MP3.COM).


    e) Certo. Art. 14, § 7º São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.

  • A letra "e" está correta porque o impedimento (inelegibilidade reflexa) só se refere ao chefe do Poder Executivo.  

  • Não há restrições para parentes de senadores.

    Gabarito E

  • O nosso colega Tiago Costa está equivocado quanto a fundamentação da alternativa "E", gabrarito da questão.

     

      A alternativa "E" ase encontra correta não pelo fundameno "salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição".

     

     

     A fundamentação correta para a alternativa "E" esta nesta parte do artigo:

     

    Art. 14, § 7º São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.

     

     

    Trocando em miúdos:

                    A inelegibilidade reflexa (art.14§7°) é um instituto que atinge apenas os chefes dos poderes executivos.

     Ou seja, só atingirá o PR, Governador e Prefeito. O parente desse pessoal não poderá se eleger, SALVO SE JÁ TIVER UM CARGO.

     

     A questão é clara em afimar que Maria é "Senadora", e portanto o art.14§7° não irá incidir nessa hipótese.

     

     Mas não poderia incidir sobre o marido dela?

              ->Não, ele nem é Governador ainda, apenas candidato.

     

    Então ase ele se eleger governador ela não poderá se candidatar mais?

                 ->Claro que pode, pois o Art.14,§7° diz "Salvo ase já tiver um cargo".

     

     

     

     

  • A restrição trazida pela Constituição refere-se aos chefes do Poder Executivo e não aos membros do Legislativo.

  • A inelegibilidade reflexa só atinge cargos do poder executivo. No caso, Se Maria fosse governadora, Antonio não poderia ser candidato a senador do mesmo estado.

  •  a) ERRADA- O mandado de segurança coletivo poderá ser impetrado por qualquer partido político, organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano em defesa dos interesses de seus membros ou associados. O ERRO ESTÁ NO QUALQUER PARTIDO, POIS TEM QUE TER REPRESENTAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL. ART. 5o, LXX, a e b. 

     b) ERRADA- Será cabível o habeas data para assegurar o conhecimento de informações relativas ao impetrante ou a terceiro, para retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. O HD NÃO É PARA ASSEGURAR O CONHECIMENTO DE INFORMAÇÕES DE TERCEIRO, MAS SOMENTE DA PESSOA DO IMPETRANTE E TAMBÉM PARA RETIFICAÇÃO DE DADOS. ART. 5o, LXXII a e b. 

     c) ERRADA- É livre a associação profissional ou sindical, devendo a lei dispor a respeito das hipóteses em que o Estado poderá exigir autorização para a fundação ou criação dos sindicatos. O ART. 8o, I, DA CF, DIZ QUE A LEI NÃO PODERÁ EXIGIR AUTORIZAÇÃO DO ESTADO PARA A FUNDAÇÃO DE SINDICATO, RESSALVADO O REGISTRO NO ÓRGÃO COMPETENTE, VEDADAS AO PODER PÚBLICO A INTERFERÊNCIA E A INTERVENÇÃO NA ORGANIZAÇÃO SINDICAL.   

     d) ERRADA- São privativos de brasileiros natos os cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e de ministro da Justiça. ART. 12, parágrafo 3o, V e VII. O QUE É PRIVATIVO DE NATO É O CARGO DE MINISTRO DE ESTADO DA DEFESA.

     e) CORRETA- Suponha-se que Maria seja senadora pelo estado X e que seu marido, Antônio, seja candidato a governador do mesmo estado. Nesse caso, não haverá inelegibilidade de Antônio. ART. 14, PARÁGRAFO 7o, MARIA JÁ É TITULAR DO CARGO. NÃO É CASO DE INELEGIBILIDADE.

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre direitos e garantias fundamentais.

    Análise das alternativas:

    Alternativa A – Incorreta. O partido político, a fim de que possa impetrar, mandado de segurança coletivo, deve ter representação no Congresso Nacional. Art. 5º, LXX - o mandado de segurança coletivo pode ser impetrado por: a) partido político com representação no Congresso Nacional; b) organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados".

    Alternativa B – Incorreta. O habeas data assegura conhecimento de informações relativas ao impetrante, não informações de terceiros. Art. 5º, LXXII, CRFB/88: "conceder-se-á habeas data: a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público; b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo".

    Alternativa C - Incorreta. O Estado não pode exigir autorização para fundação ou criação dos sindicatos. Art. 8º, CRFB/88: "É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: I - a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical".

    Alternativa D - Incorreta. O cargo de ministro da Justiça não é privativo de brasileiro nato. Art. 12, § 3º, CRFB/88: "São privativos de brasileiro nato os cargos: I - de Presidente e Vice-Presidente da República; II - de Presidente da Câmara dos Deputados; III - de Presidente do Senado Federal; IV - de Ministro do Supremo Tribunal Federal; V - da carreira diplomática; VI - de oficial das Forças Armadas. VII - de Ministro de Estado da Defesa".

    Alternativa E - Correta! A inelegibilidade só alcança o cônjuge e os parentes do ocupante de cargo do Poder Executivo. Art. 14, § 7º, CRFB/88: "São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição".

    Gabarito:

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa E.

  • Cargos => Alguns cargos só de brasileiros nato (Art. 12 §3º, CF). Aqui cabe outro mnemônico => MP3.COM (Ministro do Supremo Tribunal Federal, Presidente e Vice-Presidente da República, Presidente da Câmara dos Deputados, Presidente do Senado Federal, Carreira diplomática, Oficial das Forças Armadas, Ministro de Estado da Defesa).

  • FUNVERSA. 2015.

    RESPOSTA CORRETA (E)

     

    ___________________________________

     

    ERRADO. A) O mandado de segurança coletivo poderá ser impetrado ̶p̶o̶r̶ ̶q̶u̶a̶l̶q̶u̶e̶r̶ ̶p̶a̶r̶t̶i̶d̶o̶ ̶p̶o̶l̶í̶t̶i̶c̶o̶, organização sindical, entidade de classe ou associação legalmente constituída e em funcionamento há pelo menos um ano em defesa dos interesses de seus membros ou associados. ERRADO.

    Errado. Aglutinaram alínea “a”, “b”. O partido político para impetrar mandado de segurança coletivo precisa ter representação no Congresso Nacional.

    Art. 5, LXX, CF.

     

    ___________________________________

     

    ERRADO. B) Será cabível o habeas data para assegurar o conhecimento de informações relativas ao impetrante ̶o̶u̶ ̶a̶ ̶t̶e̶r̶c̶e̶i̶r̶o̶, para retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. ERRADO.

    Terceiro não. Art. 5, LXXII, CF. 

     

    ___________________________________

     

     

    ERRADO. C) É livre a associação profissional ou sindical, ̶d̶e̶v̶e̶n̶d̶o̶ ̶a̶ ̶l̶e̶i̶ ̶d̶i̶s̶p̶o̶r̶ ̶a̶ ̶r̶e̶s̶p̶e̶i̶t̶o̶ ̶d̶a̶s̶ ̶h̶i̶p̶ó̶t̶e̶s̶e̶s̶ ̶e̶m̶ ̶q̶u̶e̶ ̶o̶ ̶E̶s̶t̶a̶d̶o̶ ̶p̶o̶d̶e̶r̶á̶ ̶e̶x̶i̶g̶i̶r̶ ̶a̶u̶t̶o̶r̶i̶z̶a̶ç̶ã̶o̶ ̶ para a fundação ou criação dos sindicatos. ERRADO.

     

    A lei não poderá exigir autorização o Estado para fundação. Art. 8, I, CF.

     

     

    ___________________________________

     

     

    ERRADO. D) São privativos de brasileiros natos os cargos de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e de ̶m̶i̶n̶i̶s̶t̶r̶o̶ ̶d̶a̶ ̶J̶u̶s̶t̶i̶ç̶a̶. ERRADO.

     

    Art. 12, §3º, CF.

     

    ___________________________________

     

     

    CORRETO. E) Suponha-se que Maria seja senadora pelo estado X e que seu marido, Antônio, seja candidato a governador do mesmo estado. Nesse caso, não haverá inelegibilidade de Antônio. CORRETO.

     

    Incompatibilidade reflexa somente atinge aos cargos do poder executivo.

    Art. 14, §7º, CF.

     

     

     

     


ID
1766656
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Com relação à segurança pública e à organização do Estado, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    b) Art. 18, § 2º Os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei complementar.


    c) Certo. Art. 30. Compete aos Municípios:

    I - legislar sobre assuntos de interesse local;

    II - suplementar a legislação federal e a estadual no que couber;

    V - organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, que tem caráter essencial;


    d) Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:

    IV - garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação;


    e) CF.88, Art. 43, § 2º, III - isenções, reduções ou diferimento temporário de tributos federais devidos por pessoas físicas ou jurídicas;

  • Galera,

     

    Considerando que a alternativa D diz: "A intervenção da União nos estados, no DF e nos municípios ocorrerá, entre outras hipóteses, para garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação, bem como para repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra."

     

    O Art. 34 fala que "Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: [ou seja, poderá ocorrer, como diz o início da alternativa D]

    I - manter a integridade nacional;

    II - repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra;

    III - pôr termo a grave comprometimento da ordem pública;

    IV - garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação;"

    (dentre outras descritas em V, VI e VII ...)

     

    Não faria da letra D a correta?

  • Giodarnno, acredito que o erro seja porque a CF não cita intervenção federal a municípios, e a questão os inclui.

  • Se a questão completasse que cabe intervenção federal nos Municípios "do Território Nacional", a letra "d" estaria correta. O problema é que os Municípios dos Estados-membro não sofrem intervenção federal. 

  • A) O CBM, PM  PC são mantido pela União e subordinados ao governador do DF.

     

  • Os Municípios situados no âmbito dos Estados-membros não se expõem à possibilidade constitucional de sofrerem intervenção decretada pela União Federal, eis que, relativamente a esses entes municipais, a única pessoa política ativamente legitimada a neles intervir é o Estado-membro. (...) Por isso mesmo, no sistema constitucional brasileiro, falece legitimidade ativa à União Federal para intervir em quaisquer Municípios, ressalvados, unicamente, os Municípios ‘localizados em Território Federal...’ (CF, art. 35, caput).” (IF 590-QO, rel. min. Celso de Mello, julgamento em 17-9-1998, Plenário, DJ de 9-10-1998.)

  • Giordanno, não faria a alternativa correta porque essas hipóteses são de intervenção nos Estados e no DF, não nos Municípios.

     

    João Correia, mesmo que a questão incluisse o termo "Municípios de Território Federais", a questão estaria errada, uma vez que a União não poderia intervir nesses Municípios nem para repelir invasão estrangeira nem para garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação.

     

    A intervenção da União em Municípios de Territórios Federais só poderá ocorrer nos seguintes casos (art. 35 da CF):

    I - deixar de ser paga, sem motivo de força maior, por dois anos consecutivos, a dívida fundada;

    II - não forem prestadas contas devidas, na forma da lei;

    III - não tiver sido aplicado o mínimo exigido da receita municipal na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde;(Redação dada pela Emenda Constitucional nº 29, de 2000)

    IV - o Tribunal de Justiça der provimento a representação para assegurar a observância de princípios indicados na Constituição Estadual, ou para prover a execução de lei, de ordem ou de decisão judicial.

     

    Ou seja, alternativa errada.

  • Mataram bem, Rafael e Renata. Obrigado!

  • Letra D ERRADA

    A Constituição Federal de 1988 em seus artigos 34 e 35 é bem clara sobre a intervenção em Municípios:

    Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:

    Art. 35. O Estado não intervirá em seus Municípios, nem a União nos Municípios localizados em Território Federal, exceto quando:

    Ou seja, a intervenção em município é de competência do Estado ao qual este faz parte.

    A única hipotése de intervenção em município pela União é se esse fizer parte de algum território (exceção a regra).

  • a) errada : a pm, pc e cbm são custea pela União, mas estão subordinadas ao governador.

    b) errada: lei complementar disporá sobre a criação dos territorios.

    c) Correta:  Compete aos municípios legislar acerca de assuntos de interesse local, suplementando a legislação federal e a estadual no que couber, bem como, entre outros, organizar e prestar, direta ou indiretamente, o serviço de transporte público de interesse local, que tem caráter essencial. 

    d) errado: a União não pode intervir nos Munic. exceto quando esse localiza-se em um território federal.

     

  • Artigo 30 da CF - Compete aos Municípios:

     

    1 - legislar sobre assuntos de interesse LOCAL

     

    2 - instituir e arrecadar os tributos de sua competência

     

    3 - aplicar suas rendas

     

    4 - criar, organizar e suprimir distritos

     

    5 - organizar e prestar os serviços públicos de interesse local, incluído o de transporte coletivo, quem tem caráter essencial

     

    6 - manter programas de educação infantil e de ensino fundamental

     

    7 - prestar os serviços de atendimento à saúde da população

     

    8 - promover, no que couber, adequado ordenamento territorial

     

    9 - promover a proteção do patrimônio histórico-cultural local

     

  • CF/88 - Art. 34. A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para:

     

    I - manter a integridade nacional;

    II - repelir invasão estrangeira ou de uma unidade da Federação em outra;

    III - pôr termo a grave comprometimento da ordem pública; (<< o caso da intervenção federal no Rio de Janeiro)

    IV - garantir o livre exercício de qualquer dos Poderes nas unidades da Federação;

    V - reorganizar as finanças da unidade da Federação que:

    a) suspender o pagamento da dívida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de força maior;

    b) deixar de entregar aos Municípios receitas tributárias fixadas nesta Constituição, dentro dos prazos estabelecidos em lei;

    VI - prover a execução de lei federal, ordem ou decisão judicial;

    VII - assegurar a observância dos seguintes princípios constitucionais:

    a) forma republicana, sistema representativo e regime democrático;

    b) direitos da pessoa humana;

    c) autonomia municipal;

    d) prestação de contas da administração pública, direta e indireta.

    e) aplicação do mínimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino e nas ações e serviços públicos de saúde.

  • QC revejam a classificação dessa questão...

  • Quanto a letra D), cabe esclarecer que não existe a hipótese de intervenção da União nos Municípios. A não ser em caso de Municípios existentes em Territórios (que não mais existem).

  • Quanto à letra E:

    Salvo engano, a SUDENE é um exemplo do disposto no art. 43, CF.

    A Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste) é uma autarquia especial, administrativa e financeiramente autônoma, integrante do Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, criada pela Lei Complementar nº 125, de 3 de janeiro de 2007, com sede e foro na cidade do Recife, estado de Pernambuco, e vinculada ao Ministério da Integração Nacional. A missão institucional da Sudene é de "promover o desenvolvimento includente e sustentável de sua área de atuação e a integração competitiva da base produtiva regional na economia nacional e internacional".

  • CAPÍTULO III

    DA SEGURANÇA PÚBLICA

    Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:

    Rol taxativo

    I - polícia federal

    II - polícia rodoviária federal;

    III - polícia ferroviária federal

    IV - polícias civis;

    V - polícias militares e corpos de bombeiros militares.

    VI - polícias penais federal, estaduais e distrital.   

    PF

    § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:

    I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;

    II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;

    III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;      

    IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.

    PRF

    § 2º A polícia rodoviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais.  

    PFF

    § 3º A polícia ferroviária federal, órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se, na forma da lei, ao patrulhamento ostensivo das ferrovias federais.  

    PC

    § 4º Às polícias civis, dirigidas por delegados de polícia de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.

    PM / CBM

    § 5º Às polícias militares cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública; aos corpos de bombeiros militares, além das atribuições definidas em lei, incumbe a execução de atividades de defesa civil.

    PP

    § 5º-A. Às polícias penais, vinculadas ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencem, cabe a segurança dos estabelecimentos penais.    

    Subordinação

    § 6º As polícias militares e os corpos de bombeiros militares, forças auxiliares e reserva do Exército subordinam-se, juntamente com as polícias civis e as polícias penais estaduais e distrital, aos Governadores dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios.

    Guarda municipal

    § 8º Os Municípios poderão constituir guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações, conforme dispuser a lei.

  • Autarquias são criadas por meio de lei ordinária, com a exceção das autarquias territoriais (territórios), criadas por lei complementar.


ID
1766659
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Acerca da Administração Pública e dos atos administrativos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não existe prazo para que a administração revogue seus atos. Só existe prazo em relação à (matéria). Ex: atos que já produziram seus efeitos; atos vinculados; atos que geram direitos adquiridos. 

  • Letra (b)


    Vejamos as palavras do Prof. José dos Santos Carvalho Filho (2014, p. 619):


    “Em relação às pessoas privadas da Administração (empresas públicas e sociedades de economia mista), é frequente a alusão a “cargos efetivos” e “cargos em comissão” (ou “cargos de confiança”). A despeito de serem referidos na CLT, trata-se da utilização de modelo adotado no regime estatutário, visando ao delineamento da organização funcional. Cargo, é o instrumento próprio do regime estatutário, e não do trabalhista. Portanto, aludidas expressões indicam, na verdade, “empregos efetivos” e “empregos em comissão”, todos eles regidos pela CLT – Consolidação das Leis do Trabalho, diferentemente dos verdadeiros cargos públicos, regidos pelos estatutos funcionais do respectivo ente federativo“.


    Fonte: http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/recurso-direito-administrativo-p-policia-federal/

  • lei 9.784/99, Art. 54. O direito da Administração de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favoráveis para os destinatários decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada má-fé.

    alternativa "A" é a letra da lei. 

    Como o colega Tiago Costa citou muito bem, a "B" me parece errada, então, acho estranho esse gabarito. 

     

  • Letra A- anular é diferente de revogar.

  • Não ficou claro para mim a resposta correta ser a letra B.

  •  d) Uma empresa estatal que explore atividade econômica não poderá ter os seus bens definidos por lei como impenhoráveis. 

    "À empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, pessoa jurídica equiparada à Fazenda Pública, é aplicável o privilégio da impenhorabilidade de seus bens, rendas e serviços. Recepção do art. 12 do DL 509/1969 e não incidência da restrição contida no art. 173, § 1º, da CF, que submete a empresa pública, a sociedade de economia mista e outras entidades que explorem atividade econômica ao regime próprio das empresas privadas, inclusive quanto às obrigações trabalhistas e tributárias. Empresa pública que não exerce atividade econômica e presta serviço público da competência da União Federal e por ela mantido. Execução. Observância ao regime de precatório, sob pena de vulneração do disposto no art. 100 da CF." (RE 220.906, rel. min. Maurício Corrêa, julgamento em 16-11-2000, Plenário, DJ de 14-11-2002.) No mesmo sentido:RE 407.099, rel. min. Carlos Velloso, julgamento em 22-6-2004, Segunda Turma, DJde 6-8-2004.

  • Já passei por essa questão duas vezes. 

    E nas duas eu fiquei intrigado com a repsosta. 

    O art. 173, §1º, II, da Constituição da República é clara em afirmar que “§1º A lei estabelecerá o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias que explorem atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços dispondo sobre” (…) “II – a sujeição ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto às obrigações trabalhistas e tributárias“.

    .

    Como assim não se aplica a CLT ? 

    Alguém ?

  • Empresas publicas e de economia mista nao sao celetistas?

  • Os cargos públicos, de provimento
    efetivo ou em comissão, ocupados por servidores públicos estatutários, estão
    presentes nos órgãos e entidades de direito público (administração direta,
    autarquias e fundações públicas). Já os empregos públicos, ocupados por
    empregados públicos celetistas, estão presentes nas entidades
    administrativas de direito privado (empresas públicas, sociedades de
    economia mista e fundações públicas de direito privado).
    Por oportuno, saliente-se que os dirigentes das empresas estatais
    (diretores e membros do conselho de administração) não são empregados
    públicos celetistas. Eles constituem uma categoria à parte, regidos por leis
    específicas, como o Código Civil e a Lei 6.404/1976 (Lei das S/A).

  • Sobre a C: “É competente a Justiça comum para julgar as causas em que é parte sociedade de economia mista.” (Súmula 556.)

  • A letra B exige um conehcimento de D. do Trabalho. Em qualquer empresa, seja ela EP, SEM, subsidiárias ou sem qualquer vínculo com o Direito Administrativo, o Direitor pode assumir duas posições jurídico-trabalhista: Como empregado ou como Direitor Estatutário, quando o contrato de trabalho ficará suspenso.

    O Direitor Estatutário é assim definido no Estatuto da Empresa. O direitor, em razão de sua função, é o próprio alter ego da empresa, ou seja, não está sujeito ao elemento subordinação, característico da relação de emprego, pois é ele, o direitor, o próprio empregador (dai a expressão alter ego da empresa).

    O DL 200/67 - art. 26, Parágrafo único, pronuncia, ainda, que a supervisão das EP/SEM exercer-se-á mediante adoção das seguintes medidas, além de outras estabelecidas em regulamento: a) indicação ou nomeação pelo Ministro ou, se fôr o caso, eleição dos dirigentes da entidade, conforme sua natureza jurídica. 

     

  • Resposta: Letra B - Os dirigentes das empresas públicas e das sociedades de economia mista são regidos pelos estatutos dessas empresas estatais, não se aplicando a eles, em regra, a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Os dirigentes quando não são oriundos do quadro de pessoal da empresa pública ou da sociedade de economia mista, não podem ser classificados como empregados públicos celetistas, ou seja, a eles, como a qualquer dirigente de empresa privada, não se aplicam as regras da CLT. O dirigente não está sujeito nem a regime trabalhista nem a regime estatutário. A relação se rege pelas normas de Direito Comercial.

    Erro das demais:

    A) Decai em 5 anos o direito de a Administração Pública ANULAR (e não revogar. Não há prazo estabelecido em norma para a revogação) os seus próprios atos quando deles decorrerem efeitos favoráveis a seus destinatários, salvo comprovada má-fé.

    C) As demandas em que sociedade de economia mista federal seja parte devem ser processadas e julgadas pela Justiça ESTADUAL (e não federal). Exceção: se a União atuar processualmente como assistente ou opoente o foro será deslocado para a Justiça Federal (Súmulas 556 e 517 do STF).

    D) Uma empresa estatal que explore atividade econômica não poderá ter os seus bens definidos por lei como impenhoráveis. Os bens das empresas públicas e sociedades de economia mista são considerados bens privados e não possuem prerrogativas próprias de bens públicos. Porém, a doutrina faz distinção a depender se a estatal é interventora no domínio econômico (regime jurídico dos bens seria indiscutivelmente o de bens privados) ou prestadora de serviços públicos (o regime seria diferenciado, ou seja, os bens afetados diretamente à prestação do serviço, embora de natureza privada, contariam com proteção própria dos bens públicos - impenhorabilidade, imprescritibilidade etc).

    E) A Administração Pública tem o dever de anular os atos ilegais, não sendo necessário, mesmo quando essa anulação puder repercutir na esfera de direitos do interessado, abrir prazo de defesa. Segundo a jurisprudência, a anulação (e também a revogação ou a cassação) de qualquer ato capaz de repercutir desfavoravelmente sobre a esfera de interesses do administrado deve ser precedida de procedimento administrativo em que se assegure, ao interessado, o efetivo exercício ao contraditório e à ampla defesa, mesmo que seja nítida a ilegalidade.


    Fonte: Prof. Erick Alves


    Bons estudos!

  • Sobre a letra d)

    Os bens de empresas públicas e sociedades de economia mista são considerados bens privados e não possuem prerrogativas próprias de bens públicos. 

    Para doutrina, quando se fala em prestadoras de serviços públicos , os bens afetados diretamente à prestação do serviço contariam com uma proteção de bens públicos.


ID
1766662
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito do poder hierárquico e do poder de polícia, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra (c)


    a)


    b) A Constituição assegura que a atividade administrativa imposta ao Estado (serviços públicos e poder de polícia), deve ser custeada e ser devidamente implementada pela arrecadação das taxas, mesmo que tal ente não venha efetivamente fiscalizar a atividade que foi o motivo da instituição dessa mesma taxa. (artigo 5º, lei 5.641/89).


    c) Certo. L9873, Art 1º, § 2o Quando o fato objeto da ação punitiva da Administração também constituir crime, a prescrição reger-se-á pelo prazo previsto na lei penal.


    d) É entendimento pacífico, contudo, que o serviço público que implica o exercício do poder de polícia não pode ser transferido à iniciativa privada, pois isso ofenderia a igualdade que deve haver entre os particulares.


    e) L9784, Art. 61. Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo.

  • Acertei a questão porque lembra do tempo da ação penal, mas não sei qual o erro da A...alguém se habilita?

  • Alguém sabe o erro da letra A?

  • Eu acredito que essa letra (a) esteja errada por citar que o recurso hierárquico será apenas pelo interessado, acho que sua redação correta seria: 



    (a) A decisão proferida no recurso hierárquico administrativo interposto DE OFÍCIO OU pelo interessado não poderá prejudicar sua situação.


    Não tenho certeza e caso esteja errada minha colocação por favor mande mensagem kk 


    Bons estudos! 
  • Nos recursos administrativos é sempre possivel a reformatio in pejus, ou seja, a decisão do recurso administrativo pode piorar a situação do recorrente. 

    Não sei a fundamentação legal, mas na aula de Mateus Carvalho do CERS ele deixa bem claro isso!

  • Letra a) Errada. 

    Conforme a previsão do artigo 64 da Lei nº 9.784, é possível o reformatio in pejus, mesmo com recurso apenas da defesa:

    Art. 64. O órgão competente para decidir o recurso poderá confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a decisão recorrida, se a matéria for de sua competência. Parágrafo único. Se da aplicação do disposto neste artigo puder decorrer gravame à situação do recorrente, este deverá ser cientificado para que formule suas alegações antes da decisão. 

    Cumpre observar que o mesmo raciocínio não é aplicável de forma subsidiária aos procedimento administrativo disciplinar:

    Superior Tribunal de Justiça: “O rejulgamento do processo administrativo disciplinar, com vistas a agravar a sanção inicialmente imposta, ofende o devido processo legal e não encontra respaldo na Lei n. 8.112/1990, a qual somente admite a revisão do processo quando são apontados vícios insanáveis que conduzam à absolvição do servidor ou à mitigação da pena aplicada. O servidor público não pode permanecer sujeito a rejulgamento do feito para fins de agravamento da sanção, quando sequer são apontados vícios no processo administrativo disciplinar.” (MS 8.778/DF, DJe 22/05/2014).


  • Na revisão administrativa aplica-se o princípio da não "reformatio in pejus",ou seja, não é possível piorar a situação daquele que requereu a revisão. Lembrando que no recurso é sim possível haver uma decisão ainda pior ao recorrente.

  • Pra ficar mais claro....

    Letra "A"

     A decisão proferida no recurso hierárquico administrativo interposto apenas pelo interessado não poderá prejudicar sua situação.

    Está errado porque PODERÁ

    .

    .

    Lei 9.784/99

    "Art. 64. O órgão competente para decidir o recurso poderá confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a decisão recorrida, se a matéria for de sua competência.

    Parágrafo único. Se da aplicação do disposto neste artigo puder decorrer gravame à situação do recorrente, este deverá ser cientificado para que formule suas alegações antes da decisão."

    .


  • GABARITO    C


    Características do PODER DE POLÍCIA

    Costuma-se apontar como atributos do poder de polícia a discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade, além do fato de corresponder a uma atividade negativa. Pode-se atualmente acrescentar outra característica, que é a indelegabilidade do PODER DE POLÍCIA a pessoas jurídicas de direito privado, ainda que se trate de uma delegatária de serviço público. "concessionárias do serviço público por meio de uma parceria público-privada. "



    Hely Lopes Meirelles, Poder de polícia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades, e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado. Importante detacar que não se admite a delegação do poder de polícia a pessoas da iniciativa privada, ainda que se trate de uma delegatária de serviço público.


    OBS :   Tudo relacionado a CRIME e sanção PENAL, pelo princípio da Reserva Legal, corolário do princípio da LEGALIDADE, somente lei ordinária ou complementar poderá criar crimes e atribuir sanções PENAIS.

  • revisao = proibida a reformatio in pejus

    recurso = permitida a reformatio in pejus

  • Quando o fato objeto da ação punitiva da administração também constituir crime e enquanto não houver sentença penal condenatória transitada em julgado, a prescrição do poder disciplinar reger-se-á pelo prazo previsto na lei penal para pena cominada em abstrato.

     

    ADMINISTRATIVO. MANDADO DE SEGURANÇA. SERVIDOR PÚBLICO. PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR. DEMISSÃO. CONDUTA TAMBÉM TIPIFICADA COMO CRIME. PRESCRIÇÃO. INOCORRÊNCIA. OFENSA AO PRINCÍPIO DA AMPLA DEFESA. NÃO OCORRÊNCIA. 1. Mandado de segurança impetrado contra ato do Ministro de Estado da Justiça que demitiu o impetrante do cargo de Agente de Polícia Federal, por meio da Portaria n. 4.031, de 14 de dezembro de 2010, em face do enquadramento em infrações previstas no inciso IX do art. 43 da Lei 4.878 e inciso IV do art. 132 da Lei 8.112/90. 2. A Lei n. 8.112/90, em seu art. 142, § 2º, dispositivo que regula os prazos de prescrição, remete à lei penal as situações em que as infrações disciplinares constituam também condutas tipificadas como crime - o que ocorre na hipótese, haja vista que as infrações administrativas imputadas ao impetrante, em especial o recebimento de vantagem financeira em troca do fornecimento de informações privilegiadas a pessoa investigada (art. IX do art. 43 da Lei 4.878/65) também se configura como crime de corrupção passiva (art. 317 do CP). Precedentes: MS 16567/DF, Rel. Min. Mauro Campbell Marques, Primeira Seção, DJe 18/11/11; MS 15462/DF, Rel. Min. Humberto Martins, Primeira Seção, DJe 22/3/11; MS 14040/ DF, Rel. Min. Maria Thereza de Assis, Terceira Seção, DJe 23/8/11. 3. Assim, fazendo o cotejo do art. 317 do CP com o art. 109 do CP, segundo o qual a prescrição, antes de proferida a sentença condenatória, é regulado pela pena máxima cominada para o delito, o prazo prescricional em abstrato atinge 16 anos. Nesse contexto, ainda que considerado o conhecimento dos fatos imputados ao impetrante em 2000, não se pode afirmar a ocorrência da prescrição da pretensão punitiva disciplinar, uma vez que a mesma somente se esgotaria em 2016. 4. O indiciado se defende dos fatos contra ele imputados, não importando a classificação legal inicial, mas sim a garantia da ampla defesa e do contraditório. Por isso, a modificação na tipificação das condutas pela Autoridade Administrativa não importa nem em nulidade do PAD, nem no cerceamento de defesa. Precedentes: REsp 1216473/PR, Rel. Min. Arnaldo Esteves Lima, Primeira Turma, DJe 9/5/11; MS 14.045/DF, Rel. Min. Napoleão Nunes Maia Filho, Terceira Seção, DJe 29/4/10. 5. Segurança denegada.

  • GABARITO LETRA C

     

    LEI Nº 9873/1999 (ESTABELECE PRAZO DE PRESCRIÇÃO PARA O EXERCÍCIO DE AÇÃO PUNITIVA PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL, DIRETA E INDIRETA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)

     

    ARTIGO 1o  § 2o  Quando o fato objeto da ação punitiva da Administração também constituir crime, a prescrição reger-se-á pelo prazo previsto na lei penal.

  • GABARITO "C"

    A) Lei 9.784/99 "Art. 64. O órgão competente para decidir o recurso poderá confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a decisão recorrida, se a matéria for de sua competência.

    Parágrafo único. Se da aplicação do disposto neste artigo puder decorrer gravame à situação do recorrente, este deverá ser cientificado para que formule suas alegações antes da decisão."

    revisão = proibida a reformatio in pejus

    recurso = permitida a reformatio in pejus

    B) Taxa, uma das espécies de tributo previsto na Constituição Federal de 1988 - (CF), tem como fato gerador o exercício do poder de polícia ou pela utilização, efetiva ou potencial, de serviços públicos específicos e divisíveis, prestados aos contribuintes ou postos a sua disposição (art. 145, II).

    C) L9873 Art 1º, § 2o Quando o fato objeto da ação punitiva da  Administração também constituir crime, a prescrição reger-se-á pelo prazo previsto na lei penal.

    D)O plenário do STF decidiu que o exercício do poder de polícia, no que concerne o ato de aplicar sanções ou aqueles decorrentes do poder de império, não podem ser delegados a entidades privadas, porém deixou bem claro, ser possível a delegação de atividades meramente instrumentais e fiscalizatórias.

    E) L9784, Art. 61. Salvo disposição legal em contrário, o recurso não tem efeito suspensivo.


ID
1766665
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Em relação ao que estabelece o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - Errada. Financiado por orçamentos fiscais e da seguridade social além de outras fontes. B - Errada. Experiência de dois anos e formação de nível superior em área compatível co a natureza da função. C - Correta D - Errada. Não são fatores E - Errada. Independente da idade dos filhos.
  • Artigo 45 do SINASE

    § 2o  É vedado à autoridade judiciária aplicar nova medida de internação, por atos infracionais praticados anteriormente, a adolescente que já tenha concluído cumprimento de medida socioeducativa dessa natureza, ou que tenha sido transferido para cumprimento de medida menos rigorosa, sendo tais atos absorvidos por aqueles aos quais se impôs a medida socioeducativa extrema. 

  • § 2o  É vedado à autoridade judiciária aplicar nova medida de internação, por atos infracionais praticados anteriormente, a adolescente que já tenha concluído cumprimento de medida socioeducativa dessa natureza, ou que tenha sido transferido para cumprimento de medida menos rigorosa, sendo tais atos absorvidos por aqueles aos quais se impôs a medida socioeducativa extrema. 

  • Art. 42.  As medidas socioeducativas de liberdade assistida, de semiliberdade e de internação deverão ser reavaliadas no máximo a cada 6 (seis) meses, podendo a autoridade judiciária, se necessário, designar audiência, no prazo máximo de 10 (dez) dias, cientificando o defensor, o Ministério Público, a direção do programa de atendimento, o adolescente e seus pais ou responsável. 

    § 1o  A audiência será instruída com o relatório da equipe técnica do programa de atendimento sobre a evolução do plano de que trata o art. 52 desta Lei e com qualquer outro parecer técnico requerido pelas partes e deferido pela autoridade judiciária. 

    § 2o  A gravidade do ato infracional, os antecedentes e o tempo de duração da medida não são fatores que, por si, justifiquem a não substituição da medida por outra menos grave. 

    § 3o  Considera-se mais grave a internação, em relação a todas as demais medidas, e mais grave a semiliberdade, em relação às medidas de meio aberto. 

  • A - Errada. Financiado por orçamentos fiscais e da seguridade social além de outras fontes.

    B - Errada. Experiência de dois anos e formação de nível superior em área compatível co a natureza da função.

    C - Correta :  Artigo 45 do SINASE​

    D - Errada. Não são fatores

    E - Errada. Independente da idade dos filhos.

  • A) FALSA ART 30, SINASE: O SINASE, será cofinanciado com recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social, além de outras fontes.

    B) FALSA ART 17 da SINASE: Para exercício da função de dirigente de programa de atendimento em regime de semiliberdade ou de internação, alem dos requisitos específicos previstos no respectivo programa de atendimento, é necessário: I- formação de nível superior compatível com a natureza da função; II- comprovada experiência no trabalho com adolescentes de , no mínimo, 2 anos; III- reputação ilibada;

    C) VERDADEIRA ART 43, p 2º,  da SINASE: è vedado à autoridade juficiária aplicar novam edida de internação, por atos infracionais praticados anteriormente, a adolesente que já tenha concluído cumprimento de medida socioeducativa dessa natureza, ou que tenha sido transferido para cumprimento de medida menos rigorosa, sendo tais atos absorvidos por aqueles os quais se impôs a medida socioedicativa extrema.

    D) FALSA ART 42, p 2º da SINASE: A gravidade do ato infracional, os antecedentes e o tempo do duração da medida não são fatores que, por si, justifiquem a não substituição da medida por outra menos grave.

    E) FALSA ART 68, SINASE: É assegurado ao adolescente casado ou que viva, comprovadamente, em união estável o direito a à visita íntima; ART69, SINASE: è garantido aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação o direito de receber visita dos filhos, independemente da idade desses.

  • Consulplan 2019

    Para a Lei n. 12.594/2012 (Lei Sinase) é vedado à autoridade judiciária aplicar nova medida de internação, por atos infracionais praticados anteriormente, a adolescente que já tenha concluído cumprimento de medida socioeducativa dessa natureza, ou que tenha sido transferido para cumprimento de medida menos rigorosa, sendo tais atos absorvidos por aqueles aos quais se impôs a medida socioeducativa extrema.

    Aocp 2020

    É vedado à autoridade judiciária aplicar nova medida de internação, por atos infracionais praticados anteriormente, a adolescente que já tenha concluído cumprimento de medida socioeducativa dessa natureza, ou que tenha sido transferido para cumprimento de medida menos rigorosa, sendo tais atos absorvidos por aqueles aos quais se impôs a medida socioeducativa extrema.


ID
1766668
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Júlio, com dez anos de idade, Jairo, com quinze anos de idade, e Jânio, com dezessete anos de idade, são irmãos e residem em um país no qual há conflito armado.

Considerando-se, nessa situação hipotética, que o referido Estado se comprometa a respeitar o que dispõe a Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, de acordo com as diretrizes referentes ao assunto,

Alternativas
Comentários
  • Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança - conflitos armados


    Os Estados Partes adotarão todas as medidas possíveis a fim de assegurar que todas as pessoas que ainda não tenham completado 15 anos de idade não participem diretamente de hostilidades.


    Os Estados Partes abster-se-ão de recrutar pessoas que não tenham completado 15 anos de idade para servir em suas forças armadas. Caso recrutem pessoas que tenham completado 15 anos, mas que tenham menos de 18 anos, deverão procurar dar prioridade aos de mais idade.

  • DECRETO Nº 99.710, DE 21 DE NOVEMBRO DE 1990.


    Promulga a Convenção sobre os Direitos da Criança.



    Artigo 38

    1. Os Estados Partes se comprometem a respeitar e a fazer com que sejam respeitadas as normas do direito humanitário internacional aplicáveis em casos de conflito armado no que digam respeito às crianças.


    2. Os Estados Partes adotarão todas as medidas possíveis a fim de assegurar que todas as pessoas que ainda não tenham completado quinze anos de idade não participem diretamente de hostilidades.


    3. Os Estados Partes abster-se-ão de recrutar pessoas que não tenham completado quinze anos de idade para servir em suas forças armadas. Caso recrutem pessoas que tenham completado quinze anos mas que tenham menos de dezoito anos, deverão procurar dar prioridade aos de mais idade.


    4. Em conformidade com suas obrigações de acordo com o direito humanitário internacional para proteção da população civil durante os conflitos armados, os Estados Partes adotarão todas as medidas necessárias a fim de assegurar a proteção e o cuidado das crianças afetadas por um conflito armado.


ID
1766671
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

De acordo com o que dispõe a Declaração Universal dos Direitos Humanos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D Conforme a declaração de direitos humanos em seu artigo 24

    Artigo 24 Toda a pessoa tem direito ao repouso e aos lazeres, especialmente, a uma limitação razoável da duração do trabalho e as férias periódicas pagas.


  • A- errada. Artigo 23. item 1. Todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego. 
    B - errada -art 23, item 2 -2. Todo ser humano, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho

    C- errada ( não há correlação com o direito de fundar um sindicato, com o requisito de filiação obrigatória).art 23, item 4. Todo ser humano tem direito a organizar sindicatos e neles ingressar para proteção de seus interesses.  
    E- errada ( o erro está no fim da alternativa, ou seja, o direito só será salvaguardado se a perda do meio de subsistência ocorrer FORA DO SEU CONTROLE, e nao "decorrentes da vontade da pessoa", como aventado na questão. Artigo 25. 1. Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.
    D- CORRETAArtigo 24. Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive à limitação razoável das horas de trabalho e férias periódicas remuneradas. 

  • Trabalho Igual, Remuneração Igual. Sem exceções!

     

    Gab.: D

  • Entendo que não tem o mesmo significado os trechos "...pagamento de férias periódicas." e "...férias periódicas remuneradas.", isto porque, pagamento de férias não é a mesma coisa de fruição de férias, o que tornaria a assertiva errada, dando azo à anulação.

  • Que bobagem Michel, tá faltando leitura nesse corpo... Só pq a gente diz popularmente que determinado empregador "comprou" nossas férias.... Hheheheheheheehehe 

  •  ´´Entendo que não tem o mesmo significado os trechos´´... blá...blá...blá ´´Michel´´

     

    Se pensar dificil para questões faceis não acertará nunca.

     

    Pensado assim que muitos advogados e estudantes da área de direito (não todos) levam uma rasteira de concurseiros...

  • Gabarito:"D"

     

    Artigo 24 da DUDH - Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive à limitação razoável das horas de trabalho e férias periódicas remuneradas.

  • d)

    o direito ao repouso e aos lazeres está expressamente previsto, bem como a limitação razoável da duração do trabalho e o pagamento de férias periódicas.

  • Artigo 24.
    Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive à limitação razoável das
    horas de trabalho e férias periódicas remuneradas.

  • A- errada. Artigo 23. item 1. Todo ser humano tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego. 
    B - errada -art 23, item 2 -2. Todo ser humano, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho

    C- errada ( não há correlação com o direito de fundar um sindicato, com o requisito de filiação obrigatória).art 23, item 4. Todo ser humano tem direito a organizar sindicatos e neles ingressar para proteção de seus interesses.  
    E- errada ( o erro está no fim da alternativa, ou seja, o direito só será salvaguardado se a perda do meio de subsistência ocorrer FORA DO SEU CONTROLE, e nao "decorrentes da vontade da pessoa", como aventado na questão. Artigo 25. 1. Todo ser humano tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.
    D- CORRETAArtigo 24. Todo ser humano tem direito a repouso e lazer, inclusive à limitação razoável das horas de trabalho e férias periódicas remuneradas. 

    Reportar abuso


ID
1766674
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Márcio e Maria, que vivem em união estável, afeiçoaram-se a Jorge, menor com dez anos de idade cuja responsável legal está presa.

Com base nesse caso hipotético e no que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 42, § 6o  A adoção poderá ser deferida ao adotante que, após inequívoca manifestação de vontade, vier a falecer no curso do procedimento, antes de prolatada a sentença.

  • Sobre a alternativa "B": art. 46, § 1o do ECA: "O estágio de convivência poderá ser dispensado se o adotando já estiver sob a tutela ou guarda legal do adotante durante tempo suficiente para que seja possível avaliar a conveniência da constituição do vínculo".

  • Complementando o comentário Regi Mari. LETRA B.

    ECA. Art. 46.§ 2o.A simples guarda de fato não autoriza, por si só, a dispensa da realização do estágio de convivência.

  • Trata-se da ADOÇÃO PÓSTUMA.

  • A - Caso Márcio e Maria tenham respectivamente 25 e 24 anos de idade e comprovem a estabilidade da família, estarão habilitados à adoção de Jorge. ERRADO. ART. 42 § 3º O adotante há de ser, pelo menos, dezesseis anos mais velho do que o adotando. O QUE NÃO OCORRE NO CASO EM TELA.

     

    B - Caso Márcio e Maria estejam com a guarda de fato de Jorge, dispensa-se a realização do estágio de convivência. ERRADO. § 1o  O estágio de convivência poderá ser dispensado se o adotando já estiver sob a tutela ou guarda legal do adotante durante tempo suficiente para que seja possível avaliar a conveniência da constituição do vínculo.

     

    D - O consentimento da representante legal em relação à adoção é dispensável, pois, ao ser presa, ela ficou privada do poder familiar. Nesse caso, Jorge será ouvido a respeito da adoção, sendo seu consentimento obrigatório. ERRADO.  Art. 45. A adoção depende do consentimento dos pais ou do representante legal do adotando. E ART. 23 § 2o A condenação criminal do pai ou da mãe não implicará a destituição do poder familiar, exceto na hipótese de condenação por crime doloso, sujeito à pena de reclusão, contra o próprio filho ou filha.

     

    E - Na hipótese de Márcio falecer no curso do procedimento de adoção, ainda assim a adoção poderá ser deferida se houve inequívoca manifestação de vontade por parte do adotante antes do óbito. CORRETA. ART. 42 § 6o  A adoção poderá ser deferida ao adotante que, após inequívoca manifestação de vontade, vier a falecer no curso do procedimento, antes de prolatada a sentença

  • LEI Nº 8.069/1990

    a) os adotantes têm que ser, pelo menos, 16 anos mais velhos, mas está não é a única condição;

    b) a guarda de fato não autoriza a dispensa do estágio de convivência, apenas a guarda legal;

    c) se for no curso do processo de adoção, poderão adotar conjuntamente preenchidas as condições legais;

    d) o consentimento da mãe é indispensável e só maiores de 12 anos devem consentir, os menores são ouvidos e têm sua opinião consideradas

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: E


ID
1766677
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 8.429/1992, constitui ato de improbidade administrativa

Alternativas
Comentários
  • Letra (a)


    a) Certo. Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente:


    III - revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo;


    b)


    c), d) Art. 9º II - perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem móvel ou imóvel, ou a contratação de serviços pelas entidades referidas no art. 1° por preço superior ao valor de mercado;


    e) Art. 10º, XV – celebrar contrato de rateio de consórcio público sem suficiente e prévia dotação orçamentária, ou sem observar as formalidades previstas na lei.

  • As letras B e C são belas pegadinhas porque misturam bens ou produtos que o ente fornece e bens ou produtos que o ente adquire...assim o ente pode fornecer bens por um preço superior ao do mercado, assim como pode e deve adquirir bens ou produtos por preços inferiores aos do mercado.

  • a)  Certo: Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública qualquer ação ou omissão que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade às instituições, e notadamente: III - revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo;

    b) Errado:  
    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

      III - doar à pessoa física ou jurídica bem como ao ente despersonalizado, ainda que de fins educativos ou assistências, bens, rendas, verbas ou valores do patrimônio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1º desta lei, sem observância das formalidades legais e regulamentares aplicáveis à espécie;  resumindo: quer doar tem que observar as formalidades, ainda que a doação tenha fim educativo ou assistencial.

    c) Errado: 

     Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

     III - perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a alienação, permuta ou locação de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço inferior ao valor de mercado; perceba que não haveria prejuízo ao erário se a alienação fosse por valor superior ao preço de mercado, ainda que eu acredite haver ato de improbidade pelo fato de um beneficio indevido.

    d) Errado:

     Art. 9° Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilícito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1° desta lei, e notadamente:

     II - perceber vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a aquisição, permuta ou locação de bem móvel ou imóvel, ou a contratação de serviços pelas entidades referidas no art. 1° por preço superior ao valor de mercado; perceba que não haveria prejuízo ao erário se a aquisição for por preço inferior ao preço de mercado, ainda que eu acredite haver ato de improbidade pelo fato de um beneficio indevido.

    e) Errado:

    Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta lei, e notadamente:

    XV – celebrar contrato de rateio de consórcio público sem suficiente e prévia dotação orçamentária, ou sem observar as formalidades previstas na lei.

    basta lembrar da lei dos consórcios públicos!

  • China concurseiro ta doido ?

  • O cara que fez essa prova tava bem doidão! Só pode!

     

    Ele não queria que ninguém acertasse... Diga-me quem decoraria na íntegra cada inciso desta lei?!?!?!

     

    As bancas já colocam edital com dezenas de leis e matérias pra estudar e o cara ainda quer o inciso na íntegra? Ah, vai se catar!

  • LETRA A!

     

    LIA, SUA LINDONA! ♥

     

     

    ARTIGO 11 DA LEI 8.429 - CONSTITUI ATO DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA QUE ATENTA CONTRA OS PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA QUALQUER AÇÃO OU OMISSÃO QUE VIOLE OS DEVERES DE:

     

    - HONESTIDADE

    - IMPARCIALIDADE

    - LEGALIDADE

    - LEALDADE

     

    E NOTADAMENTE:

     

    I - PRATICAR ATO VISANDO FIM PROIBIDO EM LEI OU REGULAMENTO

     

    II- RETARDAR OU DEIXAR DE PRATICAR INDEVIDAMENTE, ATO DE OFÍCIO

     

    III- REVELAR FATO DE QUE TEM CIÊNCIA EM RAZÃO DAS ATRIBUIÇÕES E QUE DEVA PERMANECER EM SEGREDO

     

    IV - NEGAR PUBLICIDADE AOS ATOS OFICIAIS

     

    V - FRUSTRAR A LICITUDE DE CONCURSO PÚBLICO

     

    VI - DEIXAR DE PRESTAR CONTAS QUANDO ESTEJA OBRIGADO A FAZÊ-LO

     

    VII - REVELAR PU PERMITIR QUE CHEGUE AO CONHECIMENTO DE TERCEIRO, ANTES DA RESPECTIVA DIVULFAÇÃO OFICIAL, TEOR DE MEDIDA POLÍTICA OU ECONÔMICA CAPAZ DE AFETAR O PREÇO DE MERCADORIA, BEM OU SERVIÇO

     

    VIII -DESCUMPRIR AS NORMAS RELATIVAS À CELEBRAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E APROVAÇÃO DE CONTAS DE PARCERIAS FIRMADAS PELA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA COM ENTIDADES PRIVADAS

     

     

    CONSEQUÊNCIA DOS ATOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA QUE ATENTAM CONTRA OS PRINCÍPIOS DA AMDINISTRAÇÃO PÚBLICA

     

     

    - RESSARCIMENTO INTEGRAL DO DANO, SE HOUVER

     

    - PERDA DA FUNÇÃO PÚBLICA

     

    - SUSPENSÃO DOS DIREITOS POLÍTICOS DE 3 A 5 ANOS

     

    - MULTA CIVIL DE ATÉ 100 X O VALOR DA REMUNERAÇÃO PERCEBIDA PELO AGENTE

     

    - PROIBIÇÃO DE CONTRATAR COM O PODER PÚBLICO OU RECEBER BENEFÍCIOS OU INCENTIVOS FISCAIS OU CREDITÍCIOS, DIRETA OU INDIRETAMENTE PELO PRAZO DE 3  ANOS

  • A)  Art. 11.   III - REVELAR fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que deva permanecer em segredo;


    B) III - DOAR à pessoa física ou jurídica bem como ao ente despersonalizado, ainda que de fins educativos ou assistências, bens, rendas, verbas ou valores do patrimônio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1º desta lei, sem observância das formalidades legais e regulamentares aplicáveis à espécie;


    C) III - PERCEBER vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a ALIENAÇÃO, PERMUTA ou LOCAÇÃO de bem público ou o fornecimento de serviço por ente estatal por preço INFERIOR ao valor de mercado;


    D) II - PERCEBER vantagem econômica, direta ou indireta, para facilitar a AQUISIÇÃO, PERMUTA ou LOCAÇÃO de bem móvel ou imóvel, ou a contratação de serviços pelas entidades referidas no art. 1° por preço SUPERIOR ao valor de mercado;
     


    E)  XV – CELEBRAR contrato de rateio de consórcio público sem suficiente e prévia dotação orçamentária, OU sem observar as formalidades previstas na lei.

    GABARITO -> [A]

  • Questão ridícula, mesmo com as palavras trocadas ainda assim essas condutas seriam atos de improbidade administrativa de acordo com as disposições da lei. A troca dessa palavras não altera a conduta ímproba, não sei se a questão foi anulada, mas deveria ter sido.


ID
1766680
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Ao adolescente aprendiz é permitido o trabalho 

Alternativas
Comentários

  • Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e   previdenciários.

    • Até os 14 são assegurados Bolsas de Estudos.

    • A partir de 16 anos são assegurados direitos trabalhistas e previdênciário.
  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item correto, no tocante ao trabalho aprendiz. Vejamos:

    a) noturno realizado entre as 22 horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte, mediante o pagamento de adicional e hora extra, se for o caso. 

    Errado. É expressamente vedado o trabalho noturno, nos termos do art. 67, I, ECA: Art. 67. Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho: I - noturno, realizado entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte;

    b) insalubre, mediante o pagamento do respectivo adicional.

    Errado. É expressamente vedado o trabalho insalubre, nos termos do art. 67, II, ECA: Art. 67. Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho: II - perigoso, insalubre ou penoso;

    c) realizado em locais que não permitam a frequência à escola quando o adolescente for maior de dezesseis anos de idade e quando o trabalho for necessário para sua subsistência. 

    Errado. É expressamente vedado o trabalho realizado em locais que não permitam a frequência à escola, nos termos do art. 67, III, ECA: Art. 67. Ao adolescente empregado, aprendiz, em regime familiar de trabalho, aluno de escola técnica, assistido em entidade governamental ou não-governamental, é vedado trabalho: III - realizado em locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social;

    d) sem contraprestação, porque a remuneração desnatura o caráter educativo do trabalho aprendiz.

    Errado. A remuneração não desfigura o caráter educativo, nos termos do art. 68, § 2º, ECA: Art. 68, § 2º A remuneração que o adolescente recebe pelo trabalho efetuado ou a participação na venda dos produtos de seu trabalho não desfigura o caráter educativo.

    e) a partir dos catorze anos de idade, assegurados os direitos trabalhistas e previdenciários.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 65, ECA: Art. 65. Ao adolescente aprendiz, maior de quatorze anos, são assegurados os direitos trabalhistas e  previdenciários.

    Gabarito: E


ID
1766683
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

    Paulo, com dezessete anos de idade, foi flagrado praticando ato infracional e o procedimento judicial de apuração foi iniciado.

Considerando essa situação hipotética e o que dispõe o ECA, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA

    Remissão pelo MP importa na exclusão do processo (não interrupção).

    MP na Remissão: EXCLUSÃO do processo.

    Juiz na Remissão: SUSPENSÃO ou EXTINÇÃO do processo.


    B) ERRADA

    O reconhecimento da remissão não acarreta por tabela reconhecimento da autoria e materialidade delitiva, assim, uma vez aceita e posteriormente, descumprida, o processo voltará a correr da onde foi suspenso.


    C) ERRADA

    A remissão prevista no ECA pode ser aplicada em qualquer fase do procedimento menorista, uma vez que prescinde de comprovação da materialidade e da autoria do ato infracional, nem implica em reconhecimento de antecedentes infracionais.  Desta forma, que não se trata de medida definitiva, estando sujeita a revisões, de acordo com o comportamento do menor.


    D) CORRETA

    MP poderá condicionar a remissão ao cumprimento de outra medida socioeducativa, vedado que seja internação ou medida de semiliberdade, não podendo o juiz indeferir o pedido do MP de homologação de remissão cumulada, por exemplo, com medida de serviços à comunidade.


    E) ERRADA

    Compete ao MP conceder a remissão como forma de exclusão do processo; no entanto, se não concordar com a remissão, o juiz deverá remeter os autos ao PGJ. 






  • Lei 8069


    Da Remissão


    (A) Art. 126. Antes de iniciado o procedimento judicial para apuração de ato infracional, o representante do Ministério Público poderá conceder a remissão, como forma de exclusão do processo, atendendo às circunstâncias e conseqüências do fato, ao contexto social, bem como à personalidade do adolescente e sua maior ou menor participação no ato infracional.


    Parágrafo único. Iniciado o procedimento, a concessão da remissão pela autoridade judiciária importará na suspensão ou extinção do processo.


    (B) (C) (D) Art. 127. A remissão não implica necessariamente o reconhecimento ou comprovação da responsabilidade, nem prevalece para efeito de antecedentes, podendo incluir eventualmente a aplicação de qualquer das medidas previstas em lei, exceto a colocação em regime de semi-liberdade e a internação.


    (E) Art. 128. A medida aplicada por força da remissão poderá ser revista judicialmente, a qualquer tempo, mediante pedido expresso do adolescente ou de seu representante legal, ou do Ministério Público.


ID
1766686
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos pelo ECA forem ameaçados ou violados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, por falta, omissão ou abuso dos pais ou do responsável ou em razão da conduta destes. Nesses casos, a competência será da Justiça da Infância e da Juventude, exceto para

Alternativas
Comentários
  • Atenção para o PARÁGRAFO ÚNICO do art. 148 do ECA - as competências listadas na questão, exceto a da Letra C, são da Justiça da Criança e do Adolescente nos casos em que houver ameaça ou violação dos direitos reconhecidos no ECA, por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável, ou- em razão de sua conduta. Vejamos o artigo citado:

    [...]

    Art. 148. A Justiça da Infância e da Juventude é competente para:

    I - conhecer de representações promovidas pelo Ministério Público, para apuração de ato infracional atribuído a adolescente, aplicando as medidas cabíveis;

    II - conceder a remissão, como forma de suspensão ou extinção do processo;

    III - conhecer de pedidos de adoção e seus incidentes;

    IV - conhecer de ações civis fundadas em interesses individuais, difusos ou coletivos afetos à criança e ao adolescente, observado o disposto no art. 209;

    V - conhecer de ações decorrentes de irregularidades em entidades de atendimento, aplicando as medidas cabíveis;

    VI - aplicar penalidades administrativas nos casos de infrações contra norma de proteção à criança ou adolescente;

    VII - conhecer de casos encaminhados pelo Conselho Tutelar, aplicando as medidas cabíveis.

    Parágrafo único. Quando se tratar de criança ou adolescente nas hipóteses do art. 98, é também competente a Justiça da Infância e da Juventude para o fim de:

    a) conhecer de pedidos de guarda e tutela;

    b) conhecer de ações de destituição do poder familiar, perda ou modificação da tutela ou guarda;

    c) suprir a capacidade ou o consentimento para o casamento;

    d) conhecer de pedidos baseados em discordância paterna ou materna, em relação ao exercício do poder familiar;

    e) conceder a emancipação, nos termos da lei civil, quando faltarem os pais;

    f) designar curador especial em casos de apresentação de queixa ou representação, ou de outros procedimentos judiciais ou extrajudiciais em que haja interesses de criança ou adolescente;

    g) conhecer de ações de alimentos;

    h) determinar o cancelamento, a retificação e o suprimento dos registros de nascimento e óbito.

  • Complementando o comentário do The Vikings:
    ECA, Art. 209. As ações previstas neste Capítulo serão propostas no foro do local onde ocorreu ou deva ocorrer a ação ou omissão, cujo juízo terá competência absoluta para processar a causa, ressalvadas a competência da Justiça Federal e a competência originária dos tribunais superiores.


ID
1766689
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Gabriel, com dezoito anos de idade, e José, com dezessete anos de idade, foram surpreendidos em flagrante praticando conduta correspondente ao crime de latrocínio. O fato teve repercussão social em face de a vítima ser pai de família.
Com base nessa situação hipotética e no que dispõe o ECA, é correto afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • a) Gabriel e José deverão ser conduzidos à delegacia de polícia para a lavratura do auto de prisão em flagrante de Gabriel e, depois das providências necessárias, José deverá ser encaminhado à delegacia especializada no atendimento de menores infratores.

    Gabriel, maior de idade, será conduzido para uma delegacia comum, enquanto José, para uma especializada

    b) José não poderá ser liberado, devendo a autoridade policial encaminhá-lo ao representante do Ministério Público, com cópia do auto de apreensão. Sendo impossível a apresentação imediata, o delegado deverá encaminhar José à entidade de atendimento, que deverá fazer a apresentação ao Ministério Público no prazo de 24 horas.

    Correta:

    Art. 175. Em caso de não liberação, a autoridade policial encaminhará, desde logo, o adolescente ao representante do Ministério Público, juntamente com cópia do auto de apreensão ou boletim de ocorrência.

    § 1º Sendo impossível a apresentação imediata, a autoridade policial encaminhará o adolescente à entidade de atendimento, que fará a apresentação ao representante do Ministério Público no prazo de vinte e quatro horas.

    Esse caso foi de não liberação, porque o crime foi cometido com VGP (violência ou grave ameaça a pessoa)

    c) a lavratura do auto relativo a José, em face de sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, poderá ser substituída por boletim de ocorrência circunstanciado.

    No caso de VGP, será produzido um Auto de Apreensão e não um boletim de ocorrência circunstanciado ou um boletim de ocorrência especial.

    d) José poderá ser liberado pela autoridade policial caso seu representante legal compareça e assuma a responsabilidade por sua apresentação, sob termo de compromisso e responsabilidade ao representante do Ministério Público, no mesmo dia ou, sendo impossível, no primeiro dia útil imediato.

    Não poderá ser liberado pelo mesmo motivo já referido VGA

    Art. 174. Comparecendo qualquer dos pais ou responsável, o adolescente será prontamente liberado pela autoridade policial, sob termo de compromisso e responsabilidade de sua apresentação ao representante do Ministério Público, no mesmo dia ou, sendo impossível, no primeiro dia útil imediato, exceto quando, pela gravidade do ato infracional e sua repercussão social, deva o adolescente permanecer sob internação para garantia de sua segurança pessoal ou manutenção da ordem pública.

    e) José, ao ser apreendido em flagrante, não poderá ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de veículo policial, sob pena de responsabilidade da autoridade que o fizer.

    Incorreta por estar incompleta:

    Art. 178. O adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional não poderá ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de veículo policial, em condições atentatórias à sua dignidade, ou que impliquem risco à sua integridade física ou mental, sob pena de responsabilidade.

  • (A) ECA, Art. 172, Parágrafo único. Havendo repartição policial especializada para atendimento de adolescente e em se tratando de ato infracional praticado em co-autoria com maior, prevalecerá a atribuição da repartição especializada, que, após as providências necessárias e conforme o caso, encaminhará o adulto à repartição policial própria.



    (B) ECA, Art. 175. Em caso de não liberação, a autoridade policial encaminhará, desde logo, o adolescente ao representante do Ministério Público, juntamente com cópia do auto de apreensão ou boletim de ocorrência.

    § 1º Sendo impossível a apresentação imediata, a autoridade policial encaminhará o adolescente à entidade de atendimento, que fará a apresentação ao representante do Ministério Público no prazo de vinte e quatro horas.



    (C) ECA, Art. 173. Em caso de flagrante de ato infracional cometido mediante violência ou grave ameaça a pessoa, a autoridade policial, sem prejuízo do disposto nos arts. 106, parágrafo único, e 107, deverá: I - lavrar auto de apreensão, ouvidos as testemunhas e o adolescente.

    Parágrafo único. Nas demais hipóteses de flagrante, a lavratura do auto poderá ser substituída por boletim de ocorrência circunstanciada.



    (D) ECA, Art. 174. Comparecendo qualquer dos pais ou responsável, o adolescente será prontamente liberado pela autoridade policial, sob termo de compromisso e responsabilidade de sua apresentação ao representante do Ministério Público, no mesmo dia ou, sendo impossível, no primeiro dia útil imediato, exceto quando, pela gravidade do ato infracional e sua repercussão social, deva o adolescente permanecer sob internação para garantia de sua segurança pessoal ou manutenção da ordem pública.



    (E) ECA, Art. 178. O adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional não poderá ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de veículo policial, em condições atentatórias à sua dignidade, ou que impliquem risco à sua integridade física ou mental, sob pena de responsabilidade.

  • Boa tarde, eu não entendi o porquê de a letra E estar errada

  • A) Gabriel e José deverão ser conduzidos à delegacia de polícia para a lavratura do auto de prisão em flagrante de Gabriel e, depois das providências necessárias, José deverá ser encaminhado à delegacia especializada no atendimento de menores infratores.

    A alternativa A está INCORRETA, pois a ordem de encaminhamento dos infratores está errada. Nos termos do parágrafo único do artigo 172 do ECA (Lei 8.069/90), primeiro José (adolescente) deverá ser encaminhado à delegacia especializada no atendimento de menores infratores e, depois de tomadas as providências necessárias, Gabriel (adulto) será encaminhado à delegacia de polícia "comum":

    Art. 172. O adolescente apreendido em flagrante de ato infracional será, desde logo, encaminhado à autoridade policial competente.

    Parágrafo único. Havendo repartição policial especializada para atendimento de adolescente e em se tratando de ato infracional praticado em co-autoria com maior, prevalecerá a atribuição da repartição especializada, que, após as providências necessárias e conforme o caso, encaminhará o adulto à repartição policial própria.

    ______________________________________________________________________________
    C) a lavratura do auto relativo a José, em face de sua condição peculiar de pessoa em desenvolvimento, poderá ser substituída por boletim de ocorrência circunstanciado.

    A alternativa C está INCORRETA, pois, nos termos do artigo 173 do ECA (Lei 8.069/90), tendo o ato infracional sido cometido mediante violência (latrocínio), é obrigatória a lavratura do auto de apreensão, a qual não pode ser substituída por boletim de ocorrência circunstanciada:

    Art. 173. Em caso de flagrante de ato infracional cometido mediante violência ou grave ameaça a pessoa, a autoridade policial, sem prejuízo do disposto nos arts. 106, parágrafo único, e 107, deverá:

    I - lavrar auto de apreensão, ouvidos as testemunhas e o adolescente;

    II - apreender o produto e os instrumentos da infração;

    III - requisitar os exames ou perícias necessários à comprovação da materialidade e autoria da infração.

    Parágrafo único. Nas demais hipóteses de flagrante, a lavratura do auto poderá ser substituída por boletim de ocorrência circunstanciada.

    _______________________________________________________________________________
    D) José poderá ser liberado pela autoridade policial caso seu representante legal compareça e assuma a responsabilidade por sua apresentação, sob termo de compromisso e responsabilidade ao representante do Ministério Público, no mesmo dia ou, sendo impossível, no primeiro dia útil imediato.

    A alternativa D está INCORRETA, pois, nos termos do 174 do ECA (Lei 8.069/90), como o ato infracional foi grave (latrocínio) e teve repercussão social em face de a vítima ser pai de família, José não poderá ser imediatamente liberado pela autoridade policial mesmo que seu representante legal compareça e assuma a responsabilidade por sua apresentação, sob termo de compromisso e responsabilidade ao representante do Ministério Público, devendo permanecer sob internação para garantia de sua segurança pessoal ou manutenção da ordem pública:

    Art. 174. Comparecendo qualquer dos pais ou responsável, o adolescente será prontamente liberado pela autoridade policial, sob termo de compromisso e responsabilidade de sua apresentação ao representante do Ministério Público, no mesmo dia ou, sendo impossível, no primeiro dia útil imediato, exceto quando, pela gravidade do ato infracional e sua repercussão social, deva o adolescente permanecer sob internação para garantia de sua segurança pessoal ou manutenção da ordem pública.

    _______________________________________________________________________________
    E) José, ao ser apreendido em flagrante, não poderá ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de veículo policial, sob pena de responsabilidade da autoridade que o fizer.

    Nos termos do artigo 178 do ECA (Lei 8.069/90), José não poderá ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de veículo policial, EM CONDIÇÕES ATENTATÓRIAS À SUA DIGNIDADE, OU QUE IMPLIQUEM RISCO À SUA INTEGRIDADE FÍSICA OU MENTAL, sob pena de responsabilidade:

    Art. 178. O adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional não poderá ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de veículo policial, em condições atentatórias à sua dignidade, ou que impliquem risco à sua integridade física ou mental, sob pena de responsabilidade.

    Em outras palavras, José, ao ser apreendido em flagrante, poderá ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de veículo policial, mas desde que em condições que não sejam atentatórias à sua dignidade e que não impliquem risco à sua integridade física ou mental.

    Contudo, esse entendimento não é pacífico. Há quem entenda que o adolescente não poderá ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de veículo policial em qualquer hipótese, mas também há quem defenda que o adolescente poderá ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de veículo policial, mas desde que em condições que não sejam atentatórias à sua dignidade e que não impliquem risco à sua integridade física ou mental.

    Por esse motivo, entendo que a questão é passível de anulação, por ter mais de uma alternativa correta.
    _______________________________________________________________________________
    B) José não poderá ser liberado, devendo a autoridade policial encaminhá-lo ao representante do Ministério Público, com cópia do auto de apreensão. Sendo impossível a apresentação imediata, o delegado deverá encaminhar José à entidade de atendimento, que deverá fazer a apresentação ao Ministério Público no prazo de 24 horas.

    A alternativa B está CORRETA, pois, nos termos do 174 do ECA (Lei 8.069/90), como o ato infracional foi grave (latrocínio) e teve repercussão social em face de a vítima ser pai de família, José não poderá ser imediatamente liberado pela autoridade policial mesmo que seu representante legal compareça e assuma a responsabilidade por sua apresentação, sob termo de compromisso e responsabilidade ao representante do Ministério Público, devendo permanecer sob internação para garantia de sua segurança pessoal ou manutenção da ordem pública. Como é caso de não liberação, o artigo 175 do ECA (Lei 8.069/90) determina que a autoridade policial deve encaminhá-lo ao representante do Ministério Público, com cópia do auto de apreensão. Sendo impossível a apresentação imediata, o §1º do artigo 175 do ECA (Lei 8.069/90) determina que a autoridade policial deverá encaminhar o adolescente à entidade de atendimento, que deverá fazer a apresentação ao Ministério Público no prazo de 24 horas:

    Art. 175. Em caso de não liberação, a autoridade policial encaminhará, desde logo, o adolescente ao representante do Ministério Público, juntamente com cópia do auto de apreensão ou boletim de ocorrência.

    § 1º Sendo impossível a apresentação imediata, a autoridade policial encaminhará o adolescente à entidade de atendimento, que fará a apresentação ao representante do Ministério Público no prazo de vinte e quatro horas.

    § 2º Nas localidades onde não houver entidade de atendimento, a apresentação far-se-á pela autoridade policial. À falta de repartição policial especializada, o adolescente aguardará a apresentação em dependência separada da destinada a maiores, não podendo, em qualquer hipótese, exceder o prazo referido no parágrafo anterior.
    _______________________________________________________________________________Fonte: ROSSATO, Luciano Alves, LÉPORE, Paulo Eduardo, CUNHA, Rogério Sanches. Estatuto da Criança e do Adolescente Comentado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 6ª edição, 2014.


    Gabarito da banca: Letra B.
    Gabarito do professor: Letras B e E, em discordância com o gabarito dado pela banca examinadora. (QUESTÃO PASSÍVEL DE ANULAÇÃO) 
  • Letra E - errada, pois omitiu o trecho do artigo que fala das condições em que transportado. Essa omissão implica alteração do significado.

    ECA - Art. 178. O adolescente a quem se atribua autoria de ato infracional não poderá ser conduzido ou transportado em compartimento fechado de veículo policial, em condições atentatórias à sua dignidade, ou que impliquem risco à sua integridade física ou mental, sob pena de responsabilidade.

    Norma extraída do artigo 178, ECA:

    REGRA: o adolescente pode ser conduzido em compartimento fechado de veículo policial.

    EXCEÇÃO: essa forma de condução NÃO PODE:

    - atentar contra a dignidade do adolescente; ou

    - implicar risco à sua integridade física ou mental.

  • para a letra E ficar correta na minha opinião deveria constar " flagrante delito de ato infracional "

  • Gabarito B

    Primeiro de tudo: Gabriel 18 anos / José 17 anos - adolescente

    a) Ta errada porque é o contrário. Primeiro leva José pra repartição especializada, depois leva Gabriel pra delegacia. (art. 172, p. único, ECA)

    b) Correta! José não vai ser liberado, embora seja adolescente protegido pelo ECA, porque o que ele fez foi grave e causou repercussão na sociedade, por isso permanecerá internado pra garantia de sua segurança social ou manutenção da ordem pública. (art. 174, ECA)

    c) Não pode substituir o auto de apreensão por boletim de ocorrência circunstanciado porque houve violência no ato cometido! (art. 173 e seu p. único, ECA)

    d) Ele até poderia ser liberado, porém houve violência no ato infracional - latrocínio, além de haver repercussão social, né? então ele vai ficar internado pra própria segurança dele ou manutenção da ordem pública. (art. 174, ECA)

    e) Ele pode sim ser conduzido em compartimento fechado da viatura, o que não pode é isso acontecer em condições atentatórias à dignidade dele, ou que coloque ele em risco à sua integridade física ou mental, tendeu? (art. 178, ECA)


ID
1766692
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

De acordo com o ECA, é infração administrativa 

Alternativas
Comentários
  • Art. 247, ECA. Divulgar, total ou parcialmente, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo a criança ou adolescente a que se atribua ato infracional:

    Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.

  • Infração administrativa = multa = R$

  • (A) INFRAÇÃO ADMINISTRATIVA - Art. 247, ECA. Divulgar, total ou parcialmente, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo a criança ou adolescente a que se atribua ato infracional: Pena - multa $$$$ de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.

    (B) CRIME - Art. 228. Deixar o encarregado de serviço ou o dirigente de estabelecimento de atenção à saúde de gestante de manter registro das atividades desenvolvidas, na forma e prazo referidos no art. 10 desta Lei, bem como de fornecer à parturiente ou a seu responsável, por ocasião da alta médica, declaração de nascimento, onde constem as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato: Pena - detenção de seis meses a dois anos. Parágrafo único. Se o crime é culposo: Pena - detenção de dois a seis meses, ou multa.

    (C) CRIME - Art. 229. Deixar o médico, enfermeiro ou dirigente de estabelecimento de atenção à saúde de gestante de identificar corretamente o neonato e a parturiente, por ocasião do parto, bem como deixar de proceder aos exames referidos no art. 10 desta Lei: Pena - detenção de seis meses a dois anos. Parágrafo único. Se o crime é culposo: Pena - detenção de dois a seis meses, ou multa.

    (D) CRIME - Art. 230. Privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, procedendo à sua apreensão sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente: Pena - detenção de seis meses a dois anos. Parágrafo único. Incide na mesma pena aquele que procede à apreensão sem observância das formalidades legais.

    (E) CRIME - Art. 236. Impedir ou embaraçar a ação de autoridade judiciária, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministério Público no exercício de função prevista nesta Lei: Pena - detenção de seis meses a dois anos.
  • Falou em, DIVULGAR, VENDER OQ NÃO PODE, QUANDO SE FAZ REFÊNCIA A TV e COISAS REFERENTES A NÃO VETAR O ACESSO A MENOR, E DEIXAR O MENOR PARTICIPAR DE EVENTOS Q A IDADE NÃO PERMITA, DEIXAR DE CUMPRIR OBRIGAÇÃO Q É DEVER DE CUMPRIR, é infração adm...

  • Lei n° 8.069/1990

    ART.247. Divulgar, total ou parcialmente, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial relativo a criança ou adolescente a que se atribua ato infracional.

    Infração Administrativa = $ (Multa).

  • Bizu do colega @ Alex Rezende

    Crime:

    - Serviços relacionados ao parto;

    - Privar sem flagrante;

    - Comunicação da Autoridade policial;

    - Vexame;

    - Atrapalhar MP, CT, AJ;

    - "Venda" de criança ou adolescente;

    - "tráfico internacional";

    - Tudo sobre sexo.

     

    O resto é adm...

     

  • A questão exige o conhecimento acerca da Lei n. 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando que se caracteriza por infração administrativa. Vejamos:

    a) divulgar, total ou parcialmente, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial relativo a criança ou adolescente a que se atribua ato infracional.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Trata-se de uma infração administrativa. Inteligência do art. 247, ECA: Art. 247. Divulgar, total ou parcialmente, sem autorização devida, por qualquer meio de comunicação, nome, ato ou documento de procedimento policial, administrativo ou judicial relativo a criança ou adolescente a que se atribua ato infracional: Pena - multa de três a vinte salários de referência, aplicando-se o dobro em caso de reincidência.

    b) deixar o dirigente de estabelecimento de atenção à saúde da gestante de fornecer à parturiente, por ocasião da alta médica, declaração de nascimento em que constem as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato.

    Errado. Trata-se de crime, nos termos do art. 228, ECA: Art. 228. Deixar o encarregado de serviço ou o dirigente de estabelecimento de atenção à saúde de gestante de manter registro das atividades desenvolvidas, na forma e prazo referidos no art. 10 desta Lei, bem como de fornecer à parturiente ou a seu responsável, por ocasião da alta médica, declaração de nascimento, onde constem as intercorrências do parto e do desenvolvimento do neonato: Pena - detenção de seis meses a dois anos.

    c) deixar o médico ou enfermeiro de estabelecimento de atenção à saúde da gestante de identificar corretamente o neonato e a parturiente, por ocasião do parto.

    Errado. Trata-se de crime, nos termos do art. 229, ECA: Art. 229. Deixar o médico, enfermeiro ou dirigente de estabelecimento de atenção à saúde de gestante de identificar corretamente o neonato e a parturiente, por ocasião do parto, bem como deixar de proceder aos exames referidos no art. 10 desta Lei: Pena - detenção de seis meses a dois anos.

    d) privar criança ou adolescente de sua liberdade, procedendo à sua apreensão sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente. 

    Errado. Trata-se de crime, nos termos do art. 230, ECA: Art. 230. Privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, procedendo à sua apreensão sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente: Pena - detenção de seis meses a dois anos.

    e) impedir ou embaraçar a ação de membro do conselho tutelar no exercício de função prevista no ECA.

    Errado. Trata-se de crime, nos termos do art. 236, ECA: Art. 236. Impedir ou embaraçar a ação de autoridade judiciária, membro do Conselho Tutelar ou representante do Ministério Público no exercício de função prevista nesta Lei: Pena - detenção de seis meses a dois anos.

    Gabarito: A


ID
1779412
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Considerando-se que um estatístico seja contratado por um grande banco para realizar o estudo do tempo médio que os clientes passam na fila, nos horários de pico, em uma determinada agência, e considerando-se, ainda, que, nesse estudo, o estatístico tenha anotado o número de clientes à frente de cada cliente no momento da retirada da senha e o tempo que cada cliente espera até ser atendido, a variável “número de clientes à frente de cada cliente no momento da retirada da senha” será

Alternativas
Comentários
  • Variável quantitativa discreta: é possível enumerar os valores e ordená-los. Conseguimos dizer qual o primeiro valor possível, o segundo...

    Exemplo: 10 pessoas na fila.

    Variável quantitativa contínua: não é possível ordenar os possíveis valores.

    Exemplo: altura de uma pessoa, que pode assumir qualquer valor em um intervalo real. Considerando a altura de 1,70, qual valor viria depois? 1,71 ou 1,701 ou 1,70001...


    Fonte: apostila Estratégia Concursos

  • Gabarito: D

     

    As variáves quantitativas estão dividas em:

     

    - Variáveis discretas: se ela pode assumir um conjunto contant discreto, ou seja, enumerável, finito de valores. Geralmente são expressas por valores inteiros não negativos. No caso da questão trata-se de pessoas em filas, logo, não podemos considerar meia pessoa.

     

    Variáveis contínuas: são as variáveis em que não conseguimos enumerar seus possíveis resultados, por estes formarem um conjunto infinito de valores, num intervalo de número reais. Exemplo: peso, altura, temperatua.

  • Variáveis Qualitativas podem ser Nominais ou Ordinais.

    Varáveis Quantitativas podem ser Discretas (resultado de uma contagem) ou Contínuas (resultado de medições).

  • GAB: D

    a variável “número de clientes à frente de cada cliente no momento da retirada da senha”

    Vamos supor que eu cheguei em uma agência do banco.

    Fui lá e tirei a senha.

    Naquele momento que eu tirei a senha, vamos supor que tinha 10 pessoas na minha frente, o estatístico foi lá e anotou 10 pessoas.

    Vamos supor que chegou outra pessoa que chegou e quando ela foi tirar a senha e tinha 30 pessoas na sua frente, o estatístico anotou 30.

    Perceba que a variável é quantitativa discreta.

    Quantitativa: pois usamos números

    Discreta: pode ter 10 ou 11 clientes na sua frente, mas não tem como ter 10,5 clientes a sua frente.

  • não tem como partir um cliente no meio pra ficar 0,5 cliente

  • GABARITO - D

    Faça a pergunta ?

    Se a resposta for um número = Quantitativa.

    Sendo atributo = Qualitativa


ID
1779418
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística

Na construção de um diagrama Box-Plot para a sequência {1,1,2,2,2,3,4,5,7,8}, sendo essa sequência a amostra de um conjunto de números, os limites inferior e superior são respectivamente iguais a 

Alternativas
Comentários
  • Que limites são esses que ultrapassam os valores dos dados? Questão com erro!!

ID
1779421
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Dada uma sequência de números com média amostral igual a 3, primeiro quartil igual a 3, terceiro quartil igual a 7, variância amostral igual a 25 e moda igual a 2, o coeficiente de assimetria de Pearson para esse caso é

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    Para calcular o Coeficiente de Assimetria de Pearson, já que dispomos de alguns dados importantes, tais como a média e desvio padrão, devemos seguir a fórmula:

    AS = Média - Moda

            Desvio Padrão

    Desvio Padrão é a raiz quadrada da Variância (25), ou seja, 5.

    Desta forma: 

    AS = Média - Moda   =  3 - 2  = 1   = 0,2

            Desvio Padrão         5        5



ID
1779424
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Considerando-se que uma grande marca de cadernos possua três anexos de produção em sua fábrica: X, Y e Z, e que esses anexos sejam responsáveis por 35%, 35% e 30% do total de cadernos produzidos pela fábrica, respectivamente. Considerando-se, ainda, que a proporção de cadernos produzidos fora do padrão de qualidade da fábrica seja de 1% para o anexo X, 2% para o anexo Z e 1% para o anexo Y e que, após a fabricação dos cadernos, eles sejam submetidos ao controle de qualidade. Utilizando-se os conhecimentos a respeito das leis de probabilidades, nesse caso, se um funcionário da fábrica selecionar, ao acaso, um caderno e verificar que ele foi produzido fora do padrão de qualidade aceito pela fábrica, então a probabilidade de que esse produto venha do anexo Z será igual a

Alternativas
Comentários
  • Problema de probabilidade condicional. O que foi pedido é a probabilidade de Z, P(Z), dado que caderno esteja fora do padrão de qualidade, P(FPQ), que é escrita como

    P(Z | FPQ)=P(ZintersFPQ) / P(FPQ)   
    Explicando a equação acima, como o problema pede a probabilidade de Z após uma caderno fora do padrão de qualidade ter sido encontrado, o espaço amostral se torna o conjunto de cadernos defeituoso, por isso o denominador e P(FPQ). 
    A probabilidade de se escolher um caderno fora dos padrões de qualidade é dada pela soma da probabilidade de estar fora dos padrões saindo de cada um dos 3 anexos X, Y, Z
    P(FPQ) = P(ZintersFPQ)+P(YintersFPQ)+P(XintersFPQ)
    Cada probabilidade desta e dada pelo produto das probabilidades de ter saído do dado anexo e de saindo deste anexo estar fora do padrão, então
    P(ZintersFPQ) = 2%*30% = 0,6%
    P(YintersFPQ) = P(XintersFPQ) = 1%*35% = 0,35%
    P(FPQ)= 0,6% + 0,35% + 0,35%=1,3%
    P(Z|FPQ)= 0,6% / 1,3% = 6/13
  • x = 35%

    y= 35%

    z=30%

    fora do padrao de qualidade

    x = 1%

    y= 1%

    z=2%

    supondo que foram produzidos 1000 cadernos, a proporção que foram feitos fora do padrão de qualidade é a seguinte:

    x = 35% x 1000 = 350 x1% = 3,5

    y= 35% x 1000 = 350 x1% = 3,5

    z=30% x 1000 = 300 x 2% = 6

    total de cadernos fora do padrão = 3,5 + 3,5 + 6 = 13

    um funcionário da fábrica selecionar, ao acaso, um caderno e verificar que ele foi produzido fora do padrão de qualidade aceito pela fábrica, então a probabilidade de que esse produto venha do anexo Z será igual a

    Probabilidade = fora do padrao do anexo z / total de cadernos fora do padrão

    Probabilidade = 6/13

    GABARITO : B


ID
1779427
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Caso sejam colocadas, dentro de uma urna, para a realização de um sorteio, 30 bolas vermelhas e 20 bolas azuis e, dessa urna, sejam sorteadas 3 bolas, com reposição, a probabilidade de, entre as bolas sorteadas, haver uma ou nenhuma bola vermelha será igual a

Alternativas
Comentários
  • Problema de distribuição binomial com 

    p=n bolas vermelhas/n bolas totais = 0,6 e consequentemente q=1-p=0,4 (q é a probabilidade de uma bola azul)

    O problema pede a soma  de 2 possibilidades, a de se tirar nenhuma bola vermelha ou apenas 1 no sorteio de 3 bolas. Portanto

    P (no máx 1 vermelha) = P(apenas 1) + P (nenhuma) = C (3,1) * p^1 * q^2 + C(3,0) * p^0 * q^3  - portanto

    P (no máx 1 vermelha) = 3 * 0,6 * 0,4^2 + 1*1* 0,4^3 = 1,8 * (0,4^2) + 0,4 * (0,4^2) = 2,2 * 0,16 = 0,352 

  • V= Vermelha

    A= Azul

    1 vermelha : V A A, A V A, A A V.

    Calculando a probabilidade

    3 * V A A ou A A A

    3* (30/50*20/50*20/50) + (20/50*20/50*20/50) = 44/125 = 0,35


ID
1779430
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Considerando-se que o tempo de vida da bateria de um dispositivo eletrônico seja uma variável aleatória exponencial com média de 700 horas e, considerando-se, ainda, que e-5/7 = 0,4895 e e-2/7 = 0,7514 , a probabilidade de essa bateria durar menos de 500 horas será igual a

Alternativas
Comentários
  •               500

    1/700 * ∫ e^(-t/700) dt = 1 - e^(-5/7) = 1 - 0,4895 = 0,5105

                 0


    Resposta: Letra D


ID
1779436
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Dadas duas variáveis X e Y, que apresentam as seguintes propriedades: E (X)=30; E (Y)=40; E(X²)= 1300; E(Y²)=2500 e E (XY)=1500, é correto afirmar que a correlação linear de Pearson entre X e Y é igual a 

Alternativas
Comentários
  • O coeficiente de correlação ρX, Y entre duas variáveis aleatórias X e Y com valores esperados μX e μY e desvios padrão σX e σY é definida como:

    cov(X,Y) / σX σY   então     E((X -μX) x (Y - μY) / σX σY  

    onde E é o operador valor esperado e cov significa covariância. Como μX = E(X), σX² = E(X²) − E²(X) e , do mesmo modo para Y, podemos escrever também

    E(XY) - E(X)x(EY) / [√(E(X2)xE2(X))  x √(E(Y2)xE2(Y))]

    Logo, temos o seguinte:(1500 - 40x30) / [√(1300 - 30^2) x √(2500 - 40^2)] = 300 / [√400 x √900) = 300 / ( 20 x 30) = 1/2

  • A questão exigiu a fórmula alternativa da variância, média dos quadrados subtraído do quadrado da média.

    Fórmula do coeficiente de correlação linear: cov(x,y) / Sx * Sy.

    Passo a passo: Encontrar a covariância, desvio de x e desvio de y, e por fim montar a fórmula.

    1° Covariância de (X,Y):

    cov(x,y) = E(XY) - E(X) * E(Y)

    cov(x,y) = 1500 - 30 * 40

    cov(x,y) = 1500 - 1200

    cov(x,y) = 300

    2° Desvio padrão de X: Utilizando a fórmula alternativa da variância.

    var² (x) = E(xi²) - X² (média de X ao quadrado).

    var² (x) = 1300 - 900

    var² (x) = 400

    Sx = O desvio padrão é a raiz quadrada da variância = 20.

    3° Desvio padrão de Y: Utilizando a fórmula alternativa da variância.

    var² (y) = E(yi²) - Y² (média de Y ao quadrado).

    var² (y) = 2500 - 1600

    var² (y) = 900

    Sy: O desvio padrão é a raiz quadrada da variância = 30.

    4° Montar a fórmula do coeficiente de correlação:

    r = cov(x,y) / Sx * Sy

    r = 300 / 20 * 30 (corta corta)

    r = 3 / 2 * 3

    r = 3 / 6 = 1/2

    O caminho é difícil. Então, tenha fé, força e perseverança e não pare de lutar enquanto não ganhar a batalha. Vamos conseguir!

  • GAB C

    Correlação = COV / dpx . dpy

    COV = 1500 - 30 . 40 =

    300

    dpx = √ 1300 - 900 =

    20

    dpy = √ 2500 - 1600 =

    30

    R = 300 / 20 . 30

    R = 0,5 ou 1/2


ID
1779439
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Considerando X1,...,Xn uniformes (0,2), independentes e identicamente distribuídas, assinale a alternativa que apresenta a função de distribuição para o valor máximo dessa sequência.

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe?



ID
1779442
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Considerando-se que uma equipe de estatística de determinada prefeitura, ao realizar estudo a respeito de hábitos alimentares das famílias do município, divida-o em 1.000 pequenas regiões e realize um sorteio que selecione 70 regiões para participarem de uma entrevista, nesse caso, a técnica de amostragem aleatória utilizada será a amostragem

Alternativas

ID
1779448
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

A distribuição normal é bastante utilizada na estatística para realização de inferências em populações estudadas por meio de amostragem e, além disso, é dotada de propriedades especiais. Em relação às propriedades da distribuição de probabilidade normal, assinale alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A distribuição normal é SIMÉTRICA, logo alternativas A e E estão erradas

    A fórmula de padronização não é divida pela variância; e sim pelo desvio padrão, logo alternativa D errada e B correta


ID
1779451
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Caso X1,...,Xn sejam variáveis aleatórias independentes e identicamente distribuídas, com distribuição de probabilidade normal, média 0 e desvio padrão 1 e se S=X12=X22=...=Xn2, então S terá distribuição de probabilidade 

Alternativas
Comentários
  • Distribuição Qui-quadrado é a soma dos quadrados de 'n' distribuições normais padronizadas independentes:

    Alternativa A - ERRADA, pois 2n é a variância e não o número de graus de liberdade

    Alternativa E - CORRETO, pois o grau de liberdade é o próprio n

    À título de contribuição :

    Se o 'n' for pequeno --> a qui-quadrado é assimétrica à direita


ID
1779454
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Em uma pesquisa de mercado, de uma amostra de 100 pessoas, 20 dos entrevistados utilizam o produto da marca XYZ. Assumindo-se que P(Z>1,64)=0,05 e P(Z>1,96)=0,025 e usando-se a aproximação normal para o intervalo de confiança da proporção, é correto afirmar que, nesse caso, o limite superior da estimativa intervalar com 95% de confiança da proporção de pessoas que utilizam o produto da referida marca será

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

    Questão típica de intervalo de confiança para a proporção.

    O intervalo de confiança para a proporção tem a seguinte forma:

    IC = P(chapéu) ± Erro padrão, em que o Erro padrão é dado por Zo x √(P-chapéu x Q-chapéu)/√n)

    Com base no enunciado:

    P-chapéu = 20/100 = 2/10 = 1/5 = 0,2

    Q-chapéu = (1 - 0,2) = 0,8.

    Erro padrão = Zo x √(P-chapéu x Q-chapéu)/√n = 1,96 x √((0,2 x 0,8)/√100) = 0,0784

    Nosso intervalo de confiança fica:

    IC = 0,2 ± 0,0784 = (0,1216; 0,2784)

    Como ele quer o limite superior, é o valor de 0,2784.

    Espero ter ajudado. Qualquer equívoco, mandem mensagem.

    Bons estudos!


ID
1779463
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística

Caso, em uma urna, sejam colocadas 6 bolas pretas e 3 bolas vermelhas e decida-se retirar dessa urna, sem reposição, 5 bolas, guardando-as em um recipiente à parte, a probabilidade de, nesse recipiente, haver 2 bolas vermelhas será de

Alternativas

ID
1779472
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Considerando-se que uma empresa de consultoria utilize o modelo de regressão linear para prever o lucro mensal de determinadas empresas (Y) , tendo como variáveis regressoras o total de vendas em reais (X1) e o total de funcionários (X2)  dessas empresas; considerando-se, ainda, que, no modelo de abril, sejam consideradas 40 empresas e as somas dos quadrados dos resíduos e do total sejam, respectivamente, 555 e 755 e utilizando-se os conhecimentos a respeito da análise de regressão linear e da tabela de análise de variância, é correto afirmar que 

Alternativas
Comentários
  • SQT = SQM + SQR

    755 = SQM + 555

    SQM = 755 - 555 = 200

    Graus de liberdade: SQT : N-1 = 39

    Graus de liberdade : SQM : 2 (Pois são duas variáveis explicativas).

    Graus de liberdade: SQR : 39-2 = 37(A soma dos graus de liberdade de SQM e SQR deve dar o do SQT)

    F = QMM/QMR

    QMM = 200/2 = 100

    QMR = 555/37 = 15

    F= 100/15

    Simplificando: 20/3

    Gabarito: E

    Obs: Qualquer equívoco, por favor corrijam.


ID
1779475
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística

Considerando-se que um intervalo de confiança de 95% para a média populacional de uma variável com distribuição normal X seja igual a [9,01;10,97], para esse caso, a variância populacional de X será igual a 100, assumindo-se que P (Z>1,96)=0,025 . Assim, o tamanho da amostra que foi utilizada para o cálculo desse intervalo era

Alternativas

ID
1779478
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Considerando-se que uma fábrica produtora de parafusos realize um teste de hipótese para verificar se o diâmetro da cabeça de parafusos do tipo FR56 é igual ou diferente de 15 mm. Assim a hipótese nula para esse teste seria o diâmetro médio da cabeça dos parafusos produzidos ser igual a 15 mm, na população, e a hipótese alternativa seria essa premissa não ser verdadeira, ou seja, a média populacional ter diâmetro médio da cabeça dos parafusos diferente de 15 mm. Nesse contexto, em relação aos erros do tipo I e II desse teste, assinale a alternativa correta. 

Alternativas
Comentários
  • ACEITA H0, QUANDO H0 É FALSA - ERRO TIPO 2


ID
1779481
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Levando-se em consideração um espaço amostral S, um sigma álgebra associada B, se P for uma função de probabilidade e R e T forem conjuntos quaisquer em B, então

Alternativas

ID
1779484
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Sabendo que a média de uma variável X é igual a 20, que a sua variância é igual a 30 e que a variável Y é definida como 4X+2, de acordo com as propriedades básicas da esperança e da variância, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • VAR (Y) = VAR (4X + 2)                                                                    VAR (kX) = k^2 . VAR (X)

    VAR (Y) = 16 . VAR (X)

    VAR (Y) = 16 . 30 = 480

     

    E (Y) = E (4X + 2)

    E (Y) = 4 E(X) + 2

    E (Y) = 4 . 20 + 2 = 82

  • 4*20+2=82 media


ID
1779493
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para um modelo de regressão linear do tipo Yi=∝ +β1X1i2X2i+ β3X3i + ei, em que i=1,2,..., com 23 observações pareadas, a estatística R² será igual a 0,8.
Nesse caso, a estatística R² ajustada será igual a

Alternativas
Comentários
  • percebi que houve prejuízo para a organização do texto, nao achas?


ID
1779499
Banca
FUNIVERSA
Órgão
Secretaria da Criança - DF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

Considerando-se X a variável aleatória que fornece o número de falhas de um estudante de artes marciais ao realizar um determinado movimento até o primeiro sucesso e sabendo-se que a probabilidade de sucesso na tentativa da execução do referido movimento é igual a 0,8; é correto afirmar que a probabilidade de o aluno acertar a execução do movimento com, no máximo, duas falhas será igual a

Alternativas
Comentários
  • (X = 0) - 0,8

    (X=1) - 0,2 * 0,8 = 0,16

    (X=2) - 0,2 * 0,2 * 0,8 = 0,032

    0,8 + 0,16 + 0,032 = 0,992