SóProvas



Prova Quadrix - 2018 - COREN-RS - Assistente - Administrativo


ID
3207577
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que se refere à correção gramatical e à adequação da linguagem do trecho apresentado à correspondência oficial.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Informo que Vossa Senhoria deveis encaminhar o documento de denúncia diretamente a Comissão de Ética deste Conselho. ? incorreto, o pronome de tratamento "Vossa Senhoria" embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala, ou a quem se dirige a comunicação), levam a concordância para a terceira pessoa (deve).

    B) É muito importante que você compareça à Sessão de Pessoal, sem falta, com antecedência, para pedir suas férias. ? uso informal do pronome "você", em comunicações oficiais prioriza-se o uso de termos formais.

    C) Informo que não pra entregar seu registro profissional na data prevista por que o papel timbrado acabou. ? novamente o uso do verbo em sentido informal, coloquial.

    D) Esclarecemos a Vossa Senhoria que, no momento, tua solicitação não poderá ser atendida, cujos os motivos estão expressos a seguir. ? usa-se o pronome "sua".

    E) Importa ressaltar que a informatização dos trabalhos desta Comissão foi essencial para a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao público. ? correto, formalidade mantida e demais regras de concordância em perfeito atendimento à norma-padrão.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • a questão poderia ser anulada pois embora a grafia esteja correta, não cabe à redação oficial emitir um texto valorativo, com expressões como: "importa ressaltar" (correto: ressalto); "essencial para a melhoria" (caráter subjetivo). O texto porta elementos que sugerem que seja um texto de propaganda, ou promoção.

  • Além dos erros de correção gramatical apontados por Arthur Carvalho, creio que há erros de adequação da linguagem também:

    Na letra B, o enunciado é prolixo, pois ao dizer " É muito importante comparecer, fica redundante a expressão "sem falta".

    Na letra C, temos também o uso incorreto do Por que. O certo é "porque" tendo em vista o contexto explicativo.

    letra D, temos o uso incorreto da vírgula com a conjunção deslocada separando o " que" do sujeito e também a ausência da vírgula antes da expressão " a seguir".

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à correção gramatical na correspondência oficial.


    a) O erro presente neste período diz respeito à flexão do verbo dever. De acordo com o manual de redação, os pronomes de tratamento embora se refiram à segunda pessoa gramatical (à pessoa com quem se fala), levam a concordância para a terceira pessoa. Assim, o correto é "Informo que Vossa Senhoria deve".


    b) Neste período ocorrem 3 erros. O 1º é que ele é prolixo, ou seja, faz uma prorrogação desnecessária do discurso em "É muito importante..., sem falta, com antecedência", o que acaba infringindo os atributos da concisão e da objetividade, os quais estabelecem que é preciso transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras, indo diretamente ao assunto que se deseja abordar; o 2º erro corresponde ao emprego do pronome de tratamento "você". De acordo com o manual, os pronomes de tratamento, embora se refiram à segunda pessoa gramatical, levam a concordância para a terceira pessoa. Assim, os que devem ser utilizados para se comunicar diretamente com o receptor são Vossa Excelência ou Vossa Senhoria; o último erro diz respeito ao emprego do vocábulo "sessão". Esse representa o tempo de uma reunião, de um espetáculo, de uma consulta ou de um exercício, ou seja, não é o adequado para se referir a uma divisão de uma repartição pública. Nesse caso, o correto é "seção".


    c) Há 2 erros neste período. O 1º é referente ao uso do "por que". Esse sempre pode embutir a palavra 'razão' ou a palavra 'motivo'". Isso vale para perguntas diretas e também para frases terminadas com ponto final. Também pode ser empregado quando equivale a "pelo qual", "pela qual", "pelos quais", "pelas quais". Assim, verificamos que este não é o sentido do seu uso e, portanto, o correto é usar "porque" junto, que é o apropriado para introduzir uma explicação, conforme ocorre na frase. Já o 2º erro diz respeito ao emprego da palavra pra. Ela consta em dicionários, e até mesmo no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras (VOLP), como uma escrita reduzida de para. É aceitável que seja utilizada no português falado ou até mesmo como um recurso poético em textos artísticos, como poesias, músicas, publicidade, textos pessoais, entre outros, mas não na linguagem formal, que é a exigida na redação oficial. Assim, o correto é usar para.


    d) Neste período também ocorrem 2 erros. O 1º é referente ao pronome "tua". De acordo com o manual de redação, os pronomes possessivos referidos a pronomes de tratamento são sempre os da terceira pessoa. Assim, o correto é empregar sua. O 2º corresponde ao emprego de determinante antes do pronome “Cujo". Embora comum, é errado usar artigos definidos depois de tal pronome.


    e) Verificamos que este período atende ao uso da norma padrão, pois é claro, conciso e coerente. Além disso, os pronomes foram empregados corretamente, bem como as palavras grafadas de forma devida. Dessa forma, esta é a alternativa correta.



    Gabarito: Letra E



  • letra D

    ... cujos os motivos...

    ERRADO, usar artigos depois da palavra cujo e variações.


  • a)encaminha alguma coisa (documento ) à comissão = x 


    B) SESSÃO = de cinema
    seção ou secção = parte de um todo!! 
    cessão = ceder (verbo)


    C)PORQUE = JUNTO explicativo


    D)CUJO= pronome relativo cujo nunca poderá ser antecedido e nem suscedido de artigo.
    apenas de preposição

    a pessoa a cujo referia passou  .  A É PREPOSIÇÃO 
    mas na frente do cujo jamais terá artigo cujo os cuja as  =XXXXX

    E)correta.

  • "Esclarecemos a Vossa Senhoria que, no momento, tua solicitação não poderá ser atendida, cujos os motivos estão expressos a seguir."

    Rápido, li sua! Também não me atentei ao bendito pronome relativo!!

  • Gabarito E

    Sessão

    Esta palavra é utilizada para indicar um intervalo de tempo em que algo acontece.

    Grafia: sessão (ss)

    Exemplos:

    - Que horas é a sessão daquele filme que queríamos ver?

    - A sessão da Câmara terminou mais cedo do que o esperado.

    - Queria também que passasse meu filme favorito na "Sessão da Tarde"

    Seção e Secção

    Esta palavra é utilizada para indicar a parte de um todo, uma divisão. Além disso, também é usada para repartições públicas ou privadas.

    Grafia: seção (ç)* e secção (cç)*

    Exemplos:

    - Onde fica a seção (secção) de carnes deste mercado?

    - Decorei onde fica a minha seção (secção) eleitoral. E você?

    - Você viu que o site está com uma nova seção (secção) para reportagens sobre política?

    *As duas palavras possuem o mesmo significado, porém uma é utilizada no português do Brasil (seção) e a outra no português de Portugal (secção).

    Cessão

    Esta palavra é utilizada para indicar o ator de ceder/transferir/renunciar um direito ou bem.

    Grafia: cessão (ss)

    Exemplos:

    - Você pediu para ele assinar o documento de cessão de direitos de imagem?

    - A universidade realizou a cessão de livros educativos para uma comunidade carente.

    - Houve cessão entre as duas partes.


ID
3207583
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

O programa, armazenado em uma memória no hardware da placa‐mãe, que é responsável pela ativação do computador quando ele é ligado e tem a função de analisar os periféricos instalados na máquina é o(a)

Alternativas
Comentários
  • O Sistema Básico de Entrada e Saída é um aplicativo responsável pela execução da várias tarefas executadas do momento em que você liga o computador até o carregamento do sistema operacional instalado na máquina.

    Ao iniciar o PC, a BIOS faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados à máquina. Só depois de todo esse processo de identificação é que a BIOS passa o controle para o sistema operacional e o boot acontece de verdade.

  • "O power-on self-test (POST), em tradução livre autoteste de inicialização, é um processo realizado pelas rotinas de firmware ou software em uma sequência de testes ao hardware, realizada pelo BIOS, responsável por verificar, preliminarmente, se o sistema se encontra em estado operacional. Se for detectado algum problema durante o POST a BIOS emite uma certa sequência de bipes sonoros, que podem mudar de acordo com o fabricante da placa-mãe. É o primeiro passo de um processo mais abrangente designado Initial Program Load (IPL), booting ou bootstrapping."

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Power-on_self-test

  • O que é BIOS e para que serve?

    O Sistema Básico de Entrada e Saída (BIOS) é um aplicativo responsável pela execução da várias tarefas executadas do momento em que você liga o computador até o carregamento do sistema operacional instalado na máquina.

    Ao iniciar o PC, a BIOS faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados à máquina. Só depois de todo esse processo de identificação é que a BIOS passa o controle para o sistema operacional e o boot acontece de verdade.

     Ele contém todo o software básico, necessário para inicializar a placa-mãe, verificar os dispositivos instalados e carregar o sistema operacional.

    Fonte = www.tecmundo.com.br

  • Complementando...

    O BIOS possui vários software dentro dela:

    → SETUP: responsável pelas configurações do PC

    → POST: realiza o teste de hardware, ou seja, função de analisar os periféricos instalados na máquina.

  • A) Placa-Mãe

    B) Gabarito

    C, D e E) Componentes da CPU

  • Gab B

    Quando um computador é ligado, por meio do BIOS é iniciado o seu funcionamento; são checados os periféricos que estão ligados ao computador tais como o disco rígido e o teclado; bem como é permitida a comunicação entre o microprocessador e outras partes do computador como o monitor, o teclado e a impressora.


ID
3207586
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

O padrão, utilizado para especificar qualquer tipo de informação na Internet, facilitando o acesso a documentos distribuídos por todo o mundo, que define informações como protocolo e porta é o(a)

Alternativas
Comentários
  • URL:  endereço virtual com um caminho indicando o local do arquivo, site, documento, ou qualquer item que possua uma localização. (gabarito)

    DNS:  localizar e traduzir para números  os endereços dos sites que digitamos nos navegadores.

    HTML: método de codificar a informação da internet, para ser exibida da maneira desejada. 

    FTP:  Protocolo de Transferência de Arquivos

    Telnet:  protocolo standard de  que permite a interface de terminais e de aplicações através da Internet (remoto)

  • LETRA A

    URL: Localizador de Recursos Uniformes.

  • URL é o endereço de qualquer site na internet.

    é a mesma coisa de endereço web, o texto que você digita na barra de endereços de seu navegador para acessar uma determinada página ou serviço.

    Bons estudos!


ID
3207592
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

No Explorador de Arquivos do Windows 8, a opção de Layout do menu Exibir que fornece as informações Nome, Data de modificação, Tipo e Tamanho dos arquivos é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

     

    Mostra informações como: nome, data de modificação, tipo e tamanho dos arquivos --> Detalhes

  • Conteúdo mostra apenas a data de modificação.

  • Lista, Ícones: nome.

    Conteúdo: nome, tamanho, data de modificação.

    Detalhes: nome, tamanho, data de modificação, tipo.

    Blocos: nome, tamanho, tipo.

  • ◘exibir modo lista- SEM detalhes

    exibir modo detalhes - COM detalhes, esses detalhes são configuráveis, você escolhe, mas o padrão é

    • nome arquivo
    • data modificação
    • tipo de arquivo
    • tamanho arquivo

    GAB -C


ID
3207595
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Em redes de computadores, o endereço que é reservado para teste do TCP/IP (loopback) e comunicação entre processos da mesma máquina é o

Alternativas
Comentários
  • Gab C

  • Endereço LoopBack, endereço interno ao Computador,( Local Host).

    IPV4: 127.0.0.1

    IPV6: ::1

  • a) 0.0.0.0 é o endereço de inicialização da placa de rede. Todas as classes que começam com 0, portanto, foram reservadas.

    b) 255.255.255.255 é o endereço reservado para broadcast. Dessa forma, todas as classes iniciadas com 255 foram reservadas.

    c) Endereços inicializados com 127 são reservados para testes GABARITO

    d) 255.255.255.255 é o endereço reservado para broadcast. Dessa forma, todas as classes iniciadas com 255 foram reservadas.

    e) Endereço pertencente à classe C dos endereços privados que vai do 192.168.0.0 a 192.168.255.255

    Lembrando que os números que constroem o endereço IP vão de 0 a 255, apenas

    Bora nessa!

  • GABARITO: C

    0: 0.0.0.0 é o número de inicialização da placa rede

    127: reservado para testes

    255: 255.255.255.255 é utilizado para broadcast.

  • Gabarito C

    Na letra A temos o IP começando em 10.

    Todos os IPs que começam em 10 são para rede privada.

  • sei la kkkkkkkk

  •  

    O IP 127.0.0.1. é reservado para teste.

    IPS Privados começam com > 10.X.X.X ; 172.16.X.X ; 192.168.X.X  

     

    GAB (C)

    BONS ESTUDOS!

  • Provinha puxada!

  • É o famoso LOCALHOST.

  • Para fins de prova decore:

    O 127 = serve para teste.

    Sucesso, Bons estudos, Não desista!

  • IP(Internet Protocol) - Computadores utilizam um sistema de numeração binário, ou seja, eles fazem contas utilizando apenas dois números (0 e 1). O nome desse dígito binário é o BIT. Um endereço IP possui 32 bits(versão 4) IPv4. Uma forma de organizar esse tanto de Bits é fragmentá-lo em 4 partes de 8 Bits (chamados Octetos Binários) -> Notação IP (octetos binários): 10101010 | 01010101 | 11100111 | 10111101 -> Esses números do sistema binário podem ser convertidos para o sistema decimal. Cada parte poderia ir de 0 a 255. IP notação decimal: 170 | 85 | 231 | 189 -> 170.85.231.189 = IP com ponto Divisor. Toda máquina conectada à internet deve possuir um IP exclusivo. Todo endereço IP válido na Internet tem um proprietário e existe uma instituição chamada IANA (Internet Assigned Numbers Authority) responsável pela coordenação global de endereçamento IP. Quando acessamos a internet por meio de um provedor de serviços (ISP) - ele atribui um IP diferente para minha máquina a cada conexão. O comando ipconfig é o comando através do prompt que dá para saber o IP de determinada máquina. O prefixo octeto é muito importante porque ele é o prefixo catalogado pela IANA. Esse prefixo é dividido em 5 classes:

    1º Octeto - Classe - Utilização

    1 a 126   - A    - Grandes Organizações;

    128 a 191 - B    - Organizações de médio porte;  

    192 a 223 - C    - Pequenas organizações;

    224 a 239 - D    - Reservado para multicast;

    240 a 254 - E    - Reservado para teste.

    Na internet, um endereço IP não pode começar com o zero, porque 0.0.0.0 é o endereço de inicialização da placa de rede; também não pode começar com 127, porque é um endereço reservado para testes; e também não pode começar com 255, porque é um endereço reservado para broadcast. 

    Ao se montar uma rede privada não se pode utilizar o endereço que quiser, porque ele pode está sendo usado por outro dispositivo; por conta disso foram padronizadas faixas de endereçamento IP para redes privadas.

    Todo roteador possui um software chamado Network Adress Translation (NAT), ele é responsável por manter uma tabela de endereços de origem e destino de modo que consiga mapear - quando um recurso vem da internet para a rede privada - para qual máquina da rede privada as informações de fora devem ser enviadas.

  • PRINCIPAIS PROTOCOLOS 

    IP (INTERNET PROTOCOL) 

    --------------------------------------

    Endereços de IP reservados

    -> Iniciados em 0: inicialização da Placa de Rede 

    -> Iniciados em 127: reservado para testes 

    -> Iniciados em 255: reservado para broadcast 

    .

    "Eu sou de uma terra que o povo padece

    Mas não esmorece e procura vencer."

  • Muito útil pra um assistente administrativo...

  • Noções de informática da Nasa -'

  • Localhost é a localização do sistema que estiver sendo usado, ou seja, um dispositivo de loopback (volta ao início) é um conceito de rede que se refere a um endereço que existe apenas para redirecionar o tráfego de volta para o computador atual. Endereços de loopback são úteis para testes de softwares, assim como configurações. No IPv4, o endereço de loopback é definido como 127.0.0.1; qualquer pacote endereçado a ele seria enviado a interface de rede - porém sem ser transmitido pelo link da rede. 

     

    Assim sendo, A RESPOSTA É A LETRA C.

  • Eu não imaginava que estava resolvendo questões de assistente administrativo da INTERPOL ou da NASA KKKKKKK

  • Letra C, também conhecido como Local host

  • Questão de engenharia de rede. Sacan*&%$#

  • GAB. C vamos às alternativas!

    a) 10.0.0.0.-> é um IP de classe A utilizado para redes locais. Início em 10.x.x.x

    CLASSE A VAI DE 1 - 126.

    b) 255.255.255.0. -> é a máscara de subrede.

    c) 127.0.0.1. -> MEMORIZE! o IP iniciado em 127.x.x.x funciona para teste, não sendo, portanto, atribuído em uma rede local para acesso à internet.

    d) 255.255.252.0. -> é a máscara de subrede tbm.

    e) 192.168.1.0. é um IP de classe C utilizado para redes locais. Início em 192.168.x.x

    Intervalos das classes de IPs:

    • CLASSE A VAI DE 1 - 126. (127 = teste)

    • CLASSE B VAI DE 128 - 191.

    • CLASSE C VAI DE 192 - 223.

    • CLASSE D VAI DE 224 - 239.

    • CLASSE E VAI DE 240 - 254.

    IPs utilizados somente em redes locais:

    • classe A --> 10.x.x.x

    • classe B --> 172.16.x.x a 172.31.x.x

    • classe C --> 192.168.x.x
  • Eu acerto essa e erro as fáceis...


ID
3207598
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Utilizando o programa de navegação Google Chrome, em sua versão mais recente, um usuário clicou sobre o arquivo enfermagem.pdf, disponibilizado no portal do Coren‐RS, com o objetivo de realizar download. O download foi realizado com sucesso para uma área de armazenamento em seu computador. Acidentalmente, ele clicou novamente sobre o mesmo arquivo para iniciar o processo de download.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta em relação ao processo de download do Google Chrome.

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Os dois arquivos serão salvos. Se, por exemplo, fizer o download pela terceira vez, esse arquivo também será salvo, mas como: enfermagem (2).pdf. (e assim sucessivamente)

  • Assertiva b

    download será realizado com sucesso, mas a área de armazenamento do computador do usuário conterá dois arquivos: o enfermagem.pdf e o enfermagem (1).pdf.

  • Engraçado que o Chrome no Android avisa que o arquivo já foi baixado e se deseja baixar novamente.


ID
3207601
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Ao digitar o termo define:oncologia na caixa de pesquisa do Google, será possível encontrar

Alternativas
Comentários
  • Buscador do google:

    -Ao inserir uma sequência entre aspas, ele realiza a busca exata;

    "alguma coisa"

    -Se for colocado o traço antes de um termo, ele exclui da pesquisa;

    alguma coisa -tal coisa.

    -Se for usado o comando filetype:, todos os resultados serão no formato/extensão escolhida;

    -"intitle" -> pesquisa no titulo;

    -"inurl" -> pesquisa no url;

    -"info": e o site na frente -> permite obtenção de detalhes sobre o sítio eletrônico digitado;

    - Operadores booleanos: or (ou) / not (não) / and (e).

    -Ele distingui Espaço/Simbolo/Palavra

    -define:alguma coisa -> O google busca a definição da palavra depois dos 2 pontos.

    Bons Estudos

  • Outros caracteres que às vezes caem em prova, sempre bom lembrar:

    Pesquisar em mídias sociais: Coloque um @ antes de uma palavra para pesquisar em mídias sociais. Por exemplo: @twitter.

    Pesquisar um preço: Coloque um $ antes de um número. Por exemplo: câmera $400.

    Pesquisar hashtags: Coloque uma # antes de uma palavra. Por exemplo: #tbt

    Excluir palavras da pesquisa: Coloque um - antes de uma palavra que você queira deixar de fora. Por exemplo, velocidade do jaguar -carro

    Pesquisar uma correspondência exata: Coloque uma palavra ou frase entre aspas. Por exemplo, "prédio mais alto do mundo".

    Pesquisar dentro de um intervalo de números: Coloque .. entre dois números. Por exemplo, câmera $50..$100.

    Combinar pesquisas: Coloque "OR" entre cada consulta de pesquisa. Por exemplo, maratona OR corrida.

    Pesquisar um site específico: Coloque "site:" antes de um site ou domínio. Por exemplo, site:youtube.com ou site:.gov.

    Pesquisar sites relacionados: Coloque "related:" antes de um endereço da Web que você já conhece. Por exemplo, related:time.com.

    Ver a versão em cache do Google de um site: Coloque "cache:" antes do endereço do site.

    https://support.google.com/websearch/answer/2466433?hl=pt

  • GABARITO: LETRA D.

  • define:

    Explica o significado da palavra procurada. Ex: define:concurso

    GAB = D

  • O comando define não usa (dois pontos ":") quando utilizado, pequeno detalhe, mas que está errado no excerto da questão.


ID
3207604
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

Ao clicar o botão direito do mouse sobre o arquivo anuidade_coren.pdf, armazenado na unidade c:\coren_rs\ do Windows 8, e selecionar a opção “Abrir com”, por meio do Explorador de Arquivos, será possível

Alternativas
Comentários
  • Gab (D)

    Faça o teste!

    quando vc clica com o botão direito sobre um determinado arquivo, ele te fornece a opção de escolher o programa com que planeja executar o arquivo.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Assertiva D

    escolher o programa‐padrão para abrir o arquivoanuidade_coren.pdf.

  • Só pra conceituar: ao clicar com o botão direito do mouse, temos acesso ao que se denomina Menu de Contexto.

  • a)ERRAD0, A memória virtual é ajustada automaticamente pelo computador no momento em que a memória RAM já não é mais suficiente.

    b)ERRADO, Clique com o botão direito -> Conceder acesso -> Definir as restrições de acesso

    c)ERRADO, Não está disponível essa opção

    d)CORRETO

    e)ERRADO, Painel de Controle -> Aparência e Personalização -> Opções de Explorador de Arquivos -> "Especificar clique simples ou duplo"


ID
3207607
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão abaixo, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que: todos os programas mencionados estejam em configuração‐padrão, em português; o mouse esteja configurado para pessoas destras; expressões como clicar, clique simples e clique duplo refiram‐se a cliques com o botão esquerdo do mouse; teclar corresponda à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá‐la, acionando‐a apenas uma vez. Considere também que não haja restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados.

O ataque que tem como objetivo tornar os computadores incapazes de responder devido à sobrecarga de dados e que consiste em fazer com que hosts inocentes respondam a requisições echo de pacotes ICMP para um determinado número IP falsificado pelo atacante é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Ataque Smurf é um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS) distribuído pela rede, com o nome do malware DDoS.Smurf que permite sua execução. Os ataques Smurf são um pouco semelhante a inundações por ping, já que ambos são realizados pelo envio de uma série de solicitação de pacotes ICMP (Internet Control Message Protocol) Echo para o IP de origem falsificado da vítima usando um endereço de broadcast IP. A maioria dos dispositivos em uma rede, por padrão, responderá a isso enviando uma resposta para o endereço IP de origem. Se o número de máquinas na rede que recebem e respondem a esses pacotes é muito grande, o computador da vítima será inundado com o tráfego. Isso pode retardar o computador da vítima até o ponto em que se torna impossível trabalhar nele. Ao contrário da inundação por ping regular, no entanto, Smurf é um vetor de ataque de amplificação que aumenta seu potencial de dano, explorando as características das redes de transmissão.

    fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ataque_Smurf

    GAB - A

  • Smurf é uma forma de que deixa as redes de computadores inoperáveis. Para fazer isso, o programa Smurf dos protocolos IP e ICMP.

    Um ataque Smurf segue estas etapas:

    Quando combinado com uma transmissão de IP, que envia o pacote malicioso para todos os endereços IP na rede, o ataque Smurf é capaz de causar rapidamente uma negação de serviço completa.

  • A) gabarito - imagine milhares de "smurfs" tentando acessar uma rede.

    B) spoof (enganar) - No contexto da segurança da informação, e especialmente da segurança da rede, um ataque de falsificação é uma situação em que uma pessoa ou programa se identifica com sucesso como outro por falsificação de dados, para obter uma vantagem ilegítima.

    C) Um port scanner são ferramentas com o objetivo de mapear as portas TCP e UDP. Neste teste ele identifica o status das portas, se estão fechadas, escutando ou abertas. Pode-se explicitar o range de portas que o aplicativo irá escanear,

    D) sniffer - farejador - é um tipo de software que captura todo o tráfego (lembra do cão farejador nos aeroportos) que entra e sai de um computador conectado a uma rede.

    E) cavalo de Troia é qualquer malware que engana os usuários sobre sua verdadeira intenção. O termo é derivado da história grega antiga do cavalo de Troia enganoso que levou à queda da cidade de Troia.

  • ✅Gabarito Letra A.

    O ataque que tem como objetivo tornar os computadores incapazes de responder devido à sobrecarga de dados e que consiste em fazer com que hosts inocentes respondam a requisições de pacotes ICMP para um determinado número IP falsificado pelo atacante é conhecido como SMURF.

    • SMURF é um DoS que sobrecarrega o serviço fazendo requisições falsas, isso acaba forçando o servidor a responder Hosts(máquinas) que não foram as que fizeram requisição.

    Bons estudos!✌


ID
3207610
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) terá

Alternativas
Comentários
  • Art 5º O Conselho Federal terá nove membros efetivos e igual número de suplentes, de nacionalidade brasileira, e portadores de diploma de curso de enfermagem de nível superior.

     Art 9º O mandato dos membros do Conselho Federal será honorífico e terá a duração de três anos, admitida uma reeleição.

    FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L5905.htm

  • O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) foi criado pela Lei 5.095 de julho de 1973. Nela, é colocado que o Conselho Federal terá nove membros efetivos e igual número de suplentes, de nacionalidade brasileira, e portadores de diploma de curso de Enfermagem de nível superior. Além disso, o mandato dos membros do Conselho Federal será honorífico e terá a duração de três anos, admitida uma reeleição. 

    Gabarito do Professor: Letra A 

  • O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) foi criado pela Lei 5.095 de julho de 1973, nela é colocado que o Conselho Federal terá nove membros efetivos e igual número de suplentes, de nacionalidade brasileira, e portadores de diploma de curso de Enfermagem de nível superior, além disso, o mandato dos membros do Conselho Federal será honorífico e terá a duração de três anos, admitida uma reeleição. 

    Gabarito do Professor: Letra A 

    Bibliografia 

    http://www.cofen.gov.br/


ID
3207613
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

O Conselho Federal e os Conselhos Regionais deverão reunir‐se, pelo menos, uma vez,

Alternativas
Comentários
  • LEI N 5.905/73

    Art. 17 – O Conselho Federal e os Conselhos Regionais deverão reunir-se, pelo menos, uma vez mensalmente.

  • cofens e corens tem que se reunir pelo menos 1 vez mensalmente


ID
3207616
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com a Lei n.º 7.498/1986, é técnico de enfermagem o titular de

Alternativas
Comentários
  • Não entendir

  • Art. 7°

    Sao Técnicos de Enfermagem:

    I - o titular do diploma ou do certificado de Técnico de Enfermagem, expedido de acordo com a legislaçao e registrado pelo orgao competente;

    II - o titular do diploma ou do certificado legalmente conferido por escola ou curso estrangeiro, registrado em virtude de acordo de intercambio cultural ou revalidado no Brasil como diploma de Técnico de Enfermagem.

  • A Lei 7.498 de 25 de junho de 1986 dispõe sobre a regulamentação do exercício da Enfermagem. Na lei, coloca-se que é técnico de enfermagem o titular do diploma ou do certificado de Técnico de Enfermagem, expedido de acordo com a legislação e registrado pelo órgão competente; ou o titular do diploma ou do certificado legalmente conferido por escola ou curso estrangeiro, registrado em virtude de acordo de intercâmbio cultural ou revalidado no Brasil como diploma de Técnico de Enfermagem. 

    As alternativas A e B estão erradas pois a questão não é sobre o enfermeiro mas, sim, sobre o técnico de enfermagem. 

    Auxiliar de enfermagem é outra categoria da enfermagem, portanto a letra C está errada. 

    A alternativa D está correta, conforme o exposto no início da correção. 

    Não tem a categoria de tecnólogo entre os profissionais de enfermagem. Alternativa E está errada. 

    Gabarito do Professor: Letra D 

  • Questão vazia.

  • d.

    Art. 7º – São técnicos de Enfermagem:

    I – o titular do diploma ou do certificado de Técnico de Enfermagem, expedido de acordo com a legislação e registrado pelo órgão competente;

    II – o titular do diploma ou do certificado legalmente conferido por escola ou curso estrangeiro, registrado em virtude de acordo de intercâmbio cultural ou revalidado no Brasil como diploma de Técnico de Enfermagem.


ID
3207619
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

Quanto à assistência à saúde, dispõe a Constituição Federal de 1988 (CF) que

Alternativas
Comentários
  • GAB C

    ****instituições privadas poderão participar, de forma complementar, do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • GAB C

    ****instituições privadas poderão participar, de forma complementar, do Sistema Único de Saúde (SUS).

  • GABARITO: LETRA C

    TÍTULO II

    DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

    DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

    Art. 4º O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da Administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

    § 1º Estão incluídas no disposto neste artigo as instituições públicas federais, estaduais e municipais de controle de qualidade, pesquisa e produção de insumos, medicamentos, inclusive de sangue e hemoderivados, e de equipamentos para saúde.

    § 2º A iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar.

    FONTE: LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990.

  • a questao diz segundo a constituiçao, e nao pela 8080.. meio confuso

  • GAB C

    CF 88

    Art. 199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

    § 1o As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público ou convênio, tendo preferência as entidades filantrópicas e as sem fins lucrativos.

    § 2o É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos.

    § 3o - É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

    Lei 8080/90

    Art. 23. É permitida a participação direta ou indireta, inclusive controle, de empresas ou de capital estrangeiro na assistência à saúde nos seguintes casos:        


ID
3207622
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação é a penalidade de

Alternativas
Comentários
  • Art. 108 As penalidades a serem impostas pelo Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, conforme o que determina o art. 18, da Lei n° 5.905, de 12 de julho de 1973, são as seguintes:

    I – Advertência verbal;

    II – Multa;

    III – Censura;

    IV – Suspensão do Exercício Profissional;

    V – Cassação do direito ao Exercício Profissional.

    § 1º A advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas.

    § 2º A multa consiste na obrigatoriedade de pagamento de 01 (um) a 10 (dez) vezes o valor da anuidade da categoria profissional à qual pertence o infrator, em vigor no ato do pagamento.

    § 3º A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação. (GABARITO)

    § 4º A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período de até 90 (noventa) dias e será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores.

    § 5º A cassação consiste na perda do direito ao exercício da Enfermagem por um período de até 30 anos e será divulgada nas publicações do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação.

    FONTE: CEPE 2017

  • As penalidades previstas no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem são: advertência verbal, multa, censura, suspensão do exercício profissional e cassação do direito ao exercício profissional.  

    A advertência verbal consiste na admoestação ao infrator, de forma reservada, que será registrada no prontuário do mesmo, na presença de duas testemunhas. Portanto, a alternativa A está errada. 

    Admoestação e reprimenda não são definições das penalidades. Alternativa B e C estão erradas. 

    A suspensão consiste na proibição do exercício profissional da Enfermagem por um período de até 90 (noventa) dias e será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem, jornais de grande circulação e comunicada aos órgãos empregadores. Portanto, a alternativa D está errada. 

    A censura consiste em repreensão que será divulgada nas publicações oficiais do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem e em jornais de grande circulação. Alternativa E está correta. 

    Gabarito do Professor: Letra E 


ID
3207625
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No sistema de apuração e decisão das infrações ético‐disciplinares, constitui órgão de julgamento, em segunda e última instância, aos recursos das decisões dos Conselhos Regionais de Enfermagem

Alternativas
Comentários
  • Art.2º- Constituem o sistema de apuração e decisão das infrações éticas:

    I. Como órgão de admissibilidade, o Plenário do respectivo Conselho, no âmbito de sua competência.

    II. Como órgão de apuração, as Comissões de Instrução, criadas em cada Conselho.

    III. Como órgãos de decisão em 1ª instância:

    a) o Plenário dos Conselhos Regionais de Enfermagem (CORENs);

    b) o Plenário do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN), nas infrações cometidas por seus Conselheiros ou Suplentes, inclusive, nas infrações cometidas pelos Conselheiros Regionais e seus suplentes.

    c) o Plenário do COFEN no impedimento das Plenárias dos CORENs.

    IV - Como órgão de decisão, em segunda e última instância, a Plenária do COFEN, relativamente, aos recursos das decisões dos CORENs. 

    FONTE: http://www.cofen.gov.br/wp-content/uploads/2001/04/Resolucao-252-01-Anexo-CODIGO-DE-PROCESSO-ETICO-DAS-AUTARQUIAS-PROFISSIONAIS-DE-ENFERMAGEM.pdf

  • São órgãos de julgamento, em segunda e última instância, o Plenário do Conselho Federal e a Assembleia Geral dos Delegados Regionais, referente aos recursos das decisões do Plenário do Conselho Federal. Portanto, a alternativa A está correta. 

    O Plenário dos Conselhos Regionais de Enfermagem é órgão deliberativo de primeira instância. Alternativa B é incorreta. 

    Não há comissão, câmara ou turma especial. Alternativa C, D e E estão erradas. 

    Gabarito do Professor: Letra A 

  • Gabarito :A


ID
3207628
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Para habilitar‐se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte de emergência, o candidato deve preencher o seguinte requisito:

Alternativas
Comentários
  • fiquei sem entender o gabarito. art.145 a) no mínimo há dois anos na categoria B, ou no mínimo há um ano na categoria C, quando pretender habilita-se na categoria D. pq a alternativa C estaria errada?
  • Não entendi o erro da C.

  • O comando da questão aponta para a habilitação de veículo de emergência, ao qual necessita treinamento prévio.
  • Art. 145. Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículo de transporte coletivo de passageiros, de escolares, de emergência ou de produto perigoso, o candidato deverá preencher os seguintes requisitos:

    I - ser maior de 21 anos;

    II - estar habilitado:

    a) no mínimo há 2 anos na categoria B, (CORREÇÃO DA ALTERNATIVA A) ou no mínimo há 1 ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria D; e (Alternativa C)

    b) no mínimo há 1 ano na categoria C, quando pretender habilitar-se na categoria E; (CORREÇÃO DA ALTERNATIVA D)

    III - não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses; (CORREÇÃO DA ALTERNATIVA E)

     IV - ser aprovado em curso especializado e em curso de treinamento de prática veicular em situação de risco, nos termos da normatização do CONTRAN. (Alternativa B)

    Parágrafo único. A participação em curso especializado previsto no inciso IV independe da observância do disposto no inciso III. 

    Claramente possui duas alternativas corretas: B e C

  • Tem q ser comum nas duas!

    Quadrix é uma banca braba!

  • Duas alternativas corretas de acordo com o art 145 B e C

  • A alternativa C não está errada, porém a alternativa que responde ao comando da questão de forma mais específica é a alternativa B.

  • Tinha que ser a QUADRIX...

  • Creio que caberia recurso, pois há duas opções corretas.

  • Depois de analisar o porque da alternativa C não ser considerada como correta, cheguei a seguinte conclusão.

    De fato, no art. 145 fala que para ambos, D ou E, é necessário de no mínimo 1 ano na categoria C, OLHE, para ambos, e na alternativa ela apresentou apenas para a categoria D.

    Já a alternativa B, apresenta a realização de curso especializado e de treinamento de prática veicular em situação de risco. Sem deixar restringir para uma categoria em especifico, deixando implícito que seria para ambos... Por esse motivo, pelo menos foi o que conclui, que a correta é a alternativa B.

  • Quadrix sendo quadrix

  • Então quer dizer se eu quiser habilitar-se na D e E eu só preciso de um curso de especialização?. Vai vendo!


ID
3207631
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

De acordo com sua utilização, as vias rurais abertas à circulação classificam‐se como

Alternativas
Comentários
  • As vias abertas à circulação, de acordo com sua utilização, classificam-se em:

    I - vias urbanas:

    a) via de trânsito rápido;

    b) via arterial;

    c) via coletora;

    d) via local;

    II - vias rurais:

    a) rodovias;

    b) estradas.    

  • VIAS RURAIS

    ESTRADA : Via rural não pavimentada

    RODOVIA: via rural pavimentada

  • Art. 60


ID
3207634
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é infração gravíssima

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Art. 169. Dirigir sem atenção OU sem os cuidados indispensáveis à segurança:

    Infração - leve;

           Penalidade - multa.

    Art. 171. USAR O VEÍCULO para ARREMESSAR, sobre os pedestres OU veículos, água ou detritos:

    Infração - média;

           Penalidade - multa.

    Art. 177. Deixar o condutor de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito QUANDO SOLICITADO pela autoridade e seus agentes:

    Infração - grave;

           Penalidade - multa.

         Art. 180. Ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível:

    Infração - média;

           Penalidade - multa;

           Medida administrativa - remoção do veículo.

  • Complementando:

    B) Art. 162. Dirigir veículo:

    V - com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias:

    Infração - gravíssima;

    Penalidade - multa;

    Medida administrativa - recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado;

  • sempre erro esta questão porq vou seguindo o raciocínio que seria mais grave não prestar socorro a alguém do que estar com documento vencido ai me lasco, eu pensando que o mais importante seria a vida das pessoas.

  • A) leve

    B) Gravíssima

    C) média

    D) Grave

    E) média

  • ☠️ GAB B ☠️

    .

    Art. 169. Dirigir sem atenção OU sem os cuidados indispensáveis à segurança:

    Infração - leve;

           Penalidade - multa.

    Art. 171. USAR O VEÍCULO para ARREMESSAR, sobre os pedestres OU veículos, água ou detritos:

    Infração - média;

           Penalidade - multa.

    Art. 177. Deixar o condutor de prestar socorro à vítima de acidente de trânsito QUANDO SOLICITADO pela autoridade e seus agentes:

    Infração - grave;

           Penalidade - multa.

      Art. 180. Ter seu veículo imobilizado na via por falta de combustível:

    Infração - média;

           Penalidade - multa;

           Medida administrativa - remoção do veículo.

    ➥ ☠️Art. 162. Dirigir veículo:☠️ (GABARITO)

    V - com validade da Carteira Nacional de Habilitação vencida há mais de 30 dias:

    Infração - gravíssima;

    Penalidade - multa;

    Medida administrativa - recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado.

  • Melhor comentário.

  • conduzir com a CNH vencida é mais grave que fugir e não prestar socorro!
  • arrasou

  • arrasou

  • arrasou

  • INFRAÇÕES GRAVÍSSIMAS + RETENÇÃO

    Dirigir veículo:

    I) Sem possuir CNH: multa 3x.

    II) Com CNH cassada ou suspensa: multa 3x + recolhimento da CNH.

    III) Com CNH diferente: multa 2x.

    IV) Com CNH vencida: multa + recolhimento da CNH.

    V) Sem usar lentes corretoras, aparelhos, prótese: multa.

    INFRAÇÃO GRAVÍSSIMA + RETENÇÃO + RECOLHIMENTO DA CNH + MULTA 10x + SUSPENSÃO DO DIREITO DE DIRIGIR

    Dirigir sob a influencia de álcool ou de qualquer outra substancia psicoativa;

    Recusar-se a ser submetido a teste, exame ou outro procedimento.

    Comentário da Camyla Caroline

  • Vc tá errada. Tem vírgula, são vocativos extensos.

  • Só o 9 não é vocativo.


ID
3207637
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em caso de homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, não há previsão de aumento de pena se o agente

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

      Art. 302. Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor:

    § 1 No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de 1/3 (um terço) à metade, se o agente:                          

    I - não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação;                        

    II - praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada;                           

    III - deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente;                         

    IV - no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros.                    

  • ☠️ GAB D ☠️

    .

    Art. 302. Praticar homicídio culposo na direção de veículo automotor:

    § 1 No homicídio culposo cometido na direção de veículo automotor, a pena é aumentada de 1/3 (um terço) à metade, se o agente:                          

    I - não possuir Permissão para Dirigir ou Carteira de Habilitação;                        

    II - praticá-lo em faixa de pedestres ou na calçada;                           

    III - deixar de prestar socorro, quando possível fazê-lo sem risco pessoal, à vítima do acidente;                         

    IV - no exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros.                    


ID
3207640
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com a CF, os cargos públicos são acessíveis

Alternativas
Comentários
  • Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:    

    I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;

    Gabarito: D

  • GABARITO: LETRA D

    CAPÍTULO VII

    DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Seção I

    DISPOSIÇÕES GERAIS

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:  

    I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei;  

    FONTE: CF 1988

  • Trata-se de uma questão sobre Administração Pública na Constituição Federal de 1988.

    Sua resposta consta no art. 37, I, da CF/88:

    “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: 
    I - os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei".

    Logo, de acordo com a CF, os cargos públicos são acessíveis aos brasileiros e estrangeiros, na forma da lei.

    A) ERRADO. De acordo com a CF, os cargos públicos são acessíveis não apenas aos brasileiros, mas também a estrangeiros na forma da lei.

    B) ERRADO. Faltou a alternativa incluir os estrangeiros na forma da lei.

    C) ERRADO. No que se refere aos estrangeiros, a CF não exige visto de permanência.

    D) CORRETO. A alternativa expressa exatamente o que consta no art. 37, I, da CF.

    E) ERRADO. No que se refere aos estrangeiros, a CF não exige que sejam portugueses. Pode ser de qualquer nacionalidade. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “D".

ID
3207643
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A edição de decreto do Poder Executivo, dispondo sobre a organização e o funcionamento de órgãos administrativos, corresponde ao poder

Alternativas
Comentários
  • Gaba: A

    Poder Normativo (também conhecido como Poder Regulamentar), relacionado com os decretos de Chefes do Poder Executivo.

  • PODER NORMATIVO OU REGULAMENTAR

    Cuida-se do poder de editar normas (administrativas) gerais e abstratas complementares à lei, para sua fiel execução, com efeitos erga omnes. Sem destinatários específicos e determinados, os atos normativos incidem sobre todos os fatos e situações previstos abstratamente na norma.

    poder normativo não se confunde com o poder de legislar, os atos normativos ou regulamentares não são editados pelo PL, mas pela AP [não são lei em sentido formal], e no exercício da função adm., não podendo, assim, inovar a ordem jurídica, limitando-se a regulamentar, de forma subalterna, a lei, subordinando-se às suas prescrições. Trata-se, com efeito, de “atos normativos derivados”, devendo respeitar os limites e contornos da lei (ato normativo originário), possuindo, assim, natureza secundum legem. Essa impossibilidade de inovação da ordem jurídica é decorrência imediata do princípio fundamental da separação de poderes (art. 2o, da CF/88) e da garantia constitucional da legalidade (art. 5o, II, da CF/88).

  • GABARITO (A)

    Poder regulamentar ou normativo: É a prerrogativa conferida à Administração Pública de editar atos gerais para complementar as leis e possibilitar sua efetiva aplicação. Seu alcance é apenas de norma complementar à lei; não pode, pois, a Administração, alterá-la a pretexto de estar regulamentando-a.

  • A questão indicada está relacionada com os Poderes da Administração.

    O enunciado remete ao Poder Normativo ou Regulamentar.

    Poder Normativo ou Regulamentar, segundo Di Pietro (2018), é "o poder regulamentar como uma das formas pelas quais se expressa a função normativa do Poder Executivo. Pode ser definido como o que cabe ao Chefe do Poder Executivo da União, dos Estados e dos Municípios, de editar normas complementares à lei, para sua fiel execução". 

    As demais:

    Alternativa B: errada, tendo em vista que o Poder Disciplinar é "a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração" (Hely Lopes Meirelles, in Direito Administrativo Brasileiro. 25a edição. Malheiros, 2000, p. 115). Exemplo: a suspensão de servidor público como punição pela prática de falta funcional.

    Alternativa C: errada, tendo em vista que o Poder de Polícia, em conformidade com José Cretella Jr., é “o conjunto de poderes coercitivos exercidos in concreto pelo Estado sobre as atividades dos administrados, através de medidas impostas a essas atividades”.

    Alternativa D: errada, tendo em vista que o Poder Hierárquico é o poder que a Administração Pública possui para ordenar, coordenar, corrigir e controlar os atos administrativos internos de determinados órgãos.

    Alternativa E: errada, não se amolda ao enunciado. O poder de autotutela subjaz na Súmula STF 473: A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

    GABARITO DA QUESTÃO: A.

  • A questão trata sobre poderes administrativos. A edição de decreto do Poder Executivo, dispondo sobre a organização e o funcionamento de órgãos administrativos, corresponde ao poder normativo.

    E que poder é esse?  Segundo os professores Ricardo Alexandre e João de Deus, o poder regulamentar ou regulamentar é aquele que autoriza que a Administração Pública edite atos normativos.

    Vamos analisar as demais alternativas.


    B) ERRADO. O poder disciplinar é aquele que autoriza a Administração Pública a investigar infrações e aplicar penalidades aos servidores públicos e aos demais sujeitos à disciplina administrativa.

    C) ERRADO.  O poder de polícia se refere à prerrogativa que a Administração Pública possui de condicionar ou limitar bens, direitos e atividades com fim a resguardar o interesse público.

    D) ERRADO. O poder hierárquico se refere aquele conferido à Administração Pública para distribuir e escalonar funções de seus órgãos, estabelecendo uma relação de coordenação e subordinação entre os servidores sob sua chefia.

    E) ERRADO. O princípio da autotutela se refere ao controle que a Administração Pública  exerce sobre os próprios atos, com a possibilidade de anular os ilegais e revogar os inconvenientes ou inoportunos, independentemente de recurso ao Poder Judiciário.

    Fonte: ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito administrativo. 4ª edição. Rio de Janeiro: Método, 2018.

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “A".

ID
3207646
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

São elementos tradicionais ou requisitos de validade do ato administrativo o(a)

Alternativas
Comentários
  • elementos tradicionais ou requisitos de validade do ato administrativo são: COmpetência, FInalidade, FOrma, MOtivo e o OBjeto. (CO FI FO MO OB)

    presunção de legitimidade, o motivo e o objeto.

    competência, a forma, a finalidade e a imperatividade.

    competência, a finalidade, o motivo e a autoexecutoriedade.

    motivo, o objeto, a presunção de legitimidade e a imperatividade

  • GABARITO: B

    Mnemônico: COMO FIOFO 

    São os requisitos ou elementos dos Atos Administrativos:

    CO = Competência.

    MO = Motivo.

    FI = Finalidade.

    = Objeto.

    FO = Forma

  • ELEMENTOS

    COMPETÊNCIA

    FORMA

    FINALIDADE

    MOTIVO

    OBJETO/

  • Gabarito B

    REQUISITOS MO CaFFe

    •       Motivo (fundamentado - IMEDIATO);

    •       Objeto (conteúdo - IMEDIATO);

    SEMPRE VINCULADO

    •       Competência (sujeito);

    •       Finalidade (interesse público - MEDIATO);

    •       Forma (exteriorização do ato por ESCRITO e excepcional verbal, gesto...).

  • A questão trata sobre os elementos dos atos administrativos.

    Segundo os professores Ricardo Alexandre e João de Deus, com base na lei que regula a Ação Popular (Lei 4.717/1965), tradicionalmente se aponta a existência de cinco elementos do ato administrativo: competência, finalidade, forma, motivo e objeto.

    Percebam que a alternativa que apresenta corretamente o rol de elementos dos atos administrativos é a “B": competência, a forma, a finalidade, o motivo e o objeto.

    Vamos à análise das demais alternativas:

    A) ERRADO. Presunção de legitimidade não é elemento do ato administrativo, é um atributo.

    C) ERRADO. Imperatividade não é elemento do ato administrativo, é um atributo.

    D) ERRADO. A autoexecutoriedade não é elemento do ato administrativo, é um atributo.

    E) ERRADO. Presunção de legitimidade e imperatividade não são elementos do ato administrativo, são atributos.

    Fonte: ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito administrativo. 4ª edição. Rio de Janeiro: Método, 2018.

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “B".
  • ✅LETRA B

    Requisitos dos atos administrativos = Competência, forma, motivo, objeto, finalidade.

    Atributos dos atos administrativos = Presunção de legitimidade, autoexecutoriedade, tipicidade, coercibilidade, imperatividade.

    Fonte: Estratégia Concursos. Erros? Só avisar!! RESISTINDO!!


ID
3207649
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Por conveniência e oportunidade, o ato administrativo pode ser

Alternativas
Comentários
  • Anulação não tem MÉRITO.

    Gab. (E)

    Revogação ATO VÁLIDO (CRITÉRIO DE MÉRITO).

    Juízo de conveniência e oportunidade.

    Feita apenas pela própria ADMINISTRAÇÃO QUE PRATICOU!

    E lembre-se que o Poder judiciário não pode revogar ato dos outros, apenas as suas (forma atípica).

  • revogação é modalidade de extinção de ato administrativo que ocorre por razões de oportunidade e conveniência.

    Distinção entre Anulação e Revogação

    Podem ser anulados os atos nulos e os atos anuláveis. Poderão ser revogados os atos administrativos que, sem qualquer defeito e, portanto, legítimos e eficazes, não forem mais convenientes à Administração Pública.

  • revogado pela Administração Pública.

    Revogação é a forma de desfazer um ato válido, legítimo, mas que não é mais conveniente, útil ou oportuno. Como é um ato perfeito, que não mais interessa à Administração Pública, só por ela pode ser revogado, não cabendo ao Judiciário fazê-lo, exceto no exercício de sua atividade secundária administrativa, ou seja, só pode revogar seus próprios atos administrativos.

  • A questão exige do candidato conhecimento sobre o tema de poderes administrativos, pedindo ao candidato que assinale a alternativa correta, nos seguintes termos:

    "Por conveniência e oportunidade, o ato administrativo pode ser"

    Antes de adentrar ao tema da questão, vale dizer que ato administrativo é a manifestação unilateral de vontade da Administração Pública, com o objetivo de produzir efeitos jurídicos, isto é: obter, modificar, alterar, resguardar, extinguir e reconhecer direitos, ou impor obrigações aos administrados ou a si própria.

    Passemos às alternativas:

    a) anulado pela Administração Pública.

    Errado. Em casos de oportunidade e conveniência haverá revogação e não anulação.

    b) anulado pelo Poder Judiciário.

    Errado. O Poder Judiciário só anula se o ato administrativo tiver problemas no tocante mérito administrativo, tais como: teoria dos motivos determinantes; irrazoabilidade/desproporcionalidade da decisão e desvio de finalidade.

    c) anulável pela Administração Pública.

    Errado. Em casos de oportunidade e conveniência haverá revogação e não anulação.

    d) revogado pelo Poder Judiciário.

    Errado. Em virtude da autonomia dos Poderes e consequentemente independência funcional, o princípio da autotutela leciona que compete à Administração a anulação de atos ilegais e a revogação de atos inoportunos e incovenientes. Deste modo, o Poder Judiciário NÃO revoga atos administrativos da Administração Pública. 

    e) revogado pela Administração Pública.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 53 da Lei 9.784/99:

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    Súmula 473, STF:

    A administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial.

    Gabarito: "E"

  • Lei 9.784/99

    Art. 53. A Administração deve anular seus próprios atos, quando eivados de vício de legalidade, e pode revogá-los por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

    GAB: E

  • D+++...Obg,

  • REVOGAÇÃO

    *OCORRE QUANDO O ATO ADMINISTRATIVO LEGAL SE TORNA INCONVENIENTE E INOPORTUNO

    *UMA DAS FORMAS DE EXTINÇÃO DOS ATOS ADMINISTRATIVOS

    *CRITÉRIO DE MÉRITO ADMINISTRATIVO

    *CONVENIÊNCIA E OPORTUNIDADE

    *EFEITOS EX NUNC (NÃO RETROAGE)

    *REALIZADA PELA ADMINISTRAÇÃO

    OBSERVAÇÃO

    O PODER JUDICIÁRIO NÃO REVOGA ATOS ADMINISTRATIVOS DOS OUTROS POIS NÃO ADENTRA NO CRITÉRIO DE MÉRITO ADMINISTRATIVO,MAS PODE REVOGAR SEUS PRÓPRIOS ATOS QUANDO ATUA NA FUNÇÃO ATÍPICA ADMINISTRATIVA.

  • Essa questão trata sobre renovação e anulação de atos administrativos. Para a sua resolução, precisamos ler a Súmula 473 do STF:

    Súmula 473 do STF: “A Administração pode anular seus próprios atos, quando eivados de vícios que os tornam ilegais, porque deles não se originam direitos; ou revogá-los, por motivo de conveniência ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciação judicial".

    Após essa introdução, vamos à análise das alternativas:

    A) ERRADO. Por conveniência e oportunidade, o ato administrativo NÃO pode ser anulado pela Administração Pública. A anulação, seja pelo Administração Pública seja pelo Judiciário, deve ocorrer por motivo de ilegalidade.

    B) ERRADO. Mesma justificativa da alternativa “a".

    C) ERRADO. Ato administrativo anulável é aquele possui defeitos sanáveis (vícios de competência ou de objeto). Percebam que a conveniência e oportunidade não tem relação com o fato do ato ser anulável.

    D) ERRADO. O Poder Judiciário não pode revogar atos administrativos. Essa é função da Administração Pública. O Poder Judiciário apenas anula esses atos em caso de ilegalidade.

    E) CORRETO. Realmente, por conveniência e oportunidade, o ato administrativo pode ser revogado pela Administração Pública conforme consta na Súmula 473 do STF.

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “E".
  • Revogação do Ato Administrativo -- Conveniência e Oportunidade ( MÉRITO ADM)


ID
3207652
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o governo seja levado a exercer por conveniência administrativa, é a

Alternativas
Comentários
  • Empresa Pública não é criada por Lei, mas sim autorizada. Alguém sabe se houve anulação desta questão?

  • POR ELIMINAÇÃO GABARITO C

    Ao analisar uma questão cuidado com a fonte que a banca está usando, por entendimento doutrinário e ao que os nossos professores nos passam essa definição estaria errada, mas é a correta redação do decreto Lei No 200/67.

    Art. 5o Para os fins desta lei, considera-se:

    (...)

    II - Empresa Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por fôrça de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.             

  • Capital Exclusivo da União: Empresa pública!!!!

  • Acertei a questão, mas a Empresa Pública não é criada por Lei, mas sim autorizada.

  • autorizada..

  • ABSURDO...CRIADA POR LEI ?

    E FICA POR ISSO MESMO.

  • Com todo respeito, mas essa BANCA é muito FDP, não sabe a diferença entre " Autorizada por lei " , "Criada por Lei" ? Questão que só acerta por eliminação, contudo foi muito mal formulada.

  • O conceito de Empresa Publica foi retirado da DL 200/67.

    Empresa Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Governo seja levado a exercer por fôrça de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.   

    Porém, sabemos que a lei apenas autoriza a sua criação.

    Gab: C

  • A EMPRESA PÚBLICA NÃO É CRIADA POR LEI .

  • A questão trata sobre administração pública indireta e terceiro setor.

    Vamos analisar as alternativas:

    A) ERRADO. Segundo os professores Ricardo Alexandre e João de Deus, elas são “pessoas jurídicas de direito público, integrantes da Administração Indireta, criadas por lei específica, que possuem capacidade de autoadministração, sendo encarregadas do desempenho descentralizado de atividades administrativas típicas do Poder Público, sujeitando-se a controle pelo ente criador".
    Percebam que o enunciado não se refere às autarquias porque estas não são personalidade jurídica de direito privado e não são criadas por lei para a exploração de atividade econômica.

    B) ERRADO. O conceito de fundações públicas é apresentado no art. 5º, IV, do Decreto Lei 200/67:
    Art. 5º, IV – “Fundação Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorização legislativa, para o desenvolvimento de atividades que não exijam execução por órgãos ou entidades de direito público, com autonomia administrativa, patrimônio próprio gerido pelos respectivos órgãos de direção, e funcionamento custeado por recursos da União e de outras fonte". Ressalta-se que muitas fundações públicas são autarquias. Logo, são de direito público.
    Percebam que o enunciado não se refere às fundações públicas porque estas não são criadas por lei para a exploração de atividade econômica.

    C) CORRETO. Segundo o art. 3º da Lei 13.303/16, a empresa pública é “a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios".
    Logo, realmente a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o governo seja levado a exercer por conveniência administrativa, é a empresa pública.

    D) ERRADO. Segundo o art. 4º da Lei 13.303/16, sociedade de economia mista “é a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei, sob a forma de sociedade anônima, cujas ações com direito a voto pertençam em sua maioria à União, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios ou a entidade da administração indireta".
    Percebam que o enunciado não se refere às sociedades de economia mista porque estas não precisam ter capital exclusivo da União.

    E) ERRADO. Segundo os professores Ricardo Alexandre e João de Deus, o Terceiro Setor é composto por “organizações de natureza privada, sem objetivo de lucro, que, embora não integrem a Administração Pública, dedicam-se à consecução de objetivos sociais ou públicos".
    Percebam que o enunciado não se refere ao terceiro setor porque estas não é criado por lei para a exploração de atividade econômica e não faz parte da administração pública.

    Fonte: ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito administrativo. 4ª edição. Rio de Janeiro: Método, 2018. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “C".
  • Acertei por eliminação... mas achei a redação estranha.

  • Criada por lei?

  • Realmente pessoal, acho que eles se equivocaram nessa parte do "criada por lei". Entretanto, temos um argumento a mais para marcar letra "C" . É muito triste ter que escolher a alternativa "menos pior" .

  • A LETRA C é a menos estranha, mas ainda assim está com uma redação duvidosa no que diz respeito a sua criação.

    FORÇA E HONRA!

  • PARTICULARIDADE DA BANCA

    A quadrix considera a literalidade do Decreto 200/67.

    Art. 5º Para os fins desta lei, considera-se:

    II - Empresa Pública - a entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, criado por lei para a exploração de atividade econômica que o Govêrno seja levado a exercer por fôrça de contingência ou de conveniência administrativa podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.              

    Ao fazerem questões dessa banca, esqueçam a doutrina majoritária e considerem a literalidade do decreto.


ID
3207655
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Inclui‐se entre os princípios da Administração Pública a

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA C.

    São princípios explícitos da Administração Pública, seja direta ou indireta, o bom e velho LIMPE: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.

    Eficiência: de acordo com os ensinamentos de Hely Lopes Meirelles, o princípio da eficiência exige que a atividade administrativa seja prestada com presteza e rendimento funcional, exigindo a concretização de resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.

  • Dessa eu não sabia...

    Princípio fundamental do direito processual penal:

    O que é o princípio da oficiosidade?

    A autoridade policial e o Ministério Público, regra geral, tomando conhecimento da possível ocorrência de um delito, deverão agir ex officio (daí o nome princípio da oficiosidade), não aguardando qualquer provocação.

  • CF/88

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte.

    Eficiência: de acordo com os ensinamentos de Hely Lopes Meirelles, o princípio da eficiência exige que a atividade administrativa seja prestada com presteza e rendimento funcional, exigindo a concretização de resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.

    GAB: C

  • A questão trata sobre os princípios da administração pública.

    Tal assunto é regulado pelo art. 37 da CF/88:

    “Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência [...]".

    Logo, o rol de princípios expressos da Administração Públicas é o seguinte: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

    Após essa introdução, vamos à análise das alternativas:

    A) ERRADO. O correto seria moralidade.Segundo os professores Ricardo Alexandre e João de Deus, o princípio da moralidade se refere ao dever dos agentes públicos de seguir os valores morais, os bons costumes, as regras da boa administração, os princípios da justiça e da equidade, a ideia comum de honestidade, a ética, a boa-fé e a lealdade.

    B) ERRADO. O correto seria impessoalidade. Segundo os professores Ricardo Alexandre e João de Deus, o princípio da impessoalidade tem como um de seus efeitos a proibição de que na publicidade dos atos, obras, programas, serviços e campanhas dos órgãos públicos constem nomes, símbolos e imagens que caracterizem a promoção de autoridades ou servidores públicos.

    C) CORRETO. O princípio da eficiência é um princípio da Administração Pública expresso no art. 37 da CF/88. Segundo os professores Ricardo Alexandre e João de Deus, o princípio da eficiência diz respeito a uma administração pública focada em uma produtividade elevada, na economicidade, na qualidade e celeridade dos serviços prestados, na redução dos desperdícios, na desburocratização e no elevado rendimento funcional.

    D) ERRADO. O princípio da eficácia não consta no art. 37 da CF/88.

    E) ERRADO. A oficiosidade (sem interesse) não é um princípio da Administração Pública expresso no art. 37 da CF/88.

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “C".
  • Princípios da Administração Pública- art. 37 da CF

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Gab: C

  • Limpe

    legalidade

    impessoalidade

    moralidade

    pulicidade

    eficiência


ID
3207658
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O poder de polícia tem as seguintes características:

Alternativas
Comentários
  • Características do Poder de Polícia:

    DAC - Discricionariedade, Autoexecutoriedade e Coercibilidade;

  • Gab.: Alternativa D

    Atributos:

    Discricionariedade

    Autoexecutoriedade > Prática dos atos de polícia SEM a intervenção do judiciário.

    Coercibilidade > Impor ao administrado o cumprimento da medida de polícia administrativa, usando até a força, se necessário.

  • Gab D. Mnemônico: (A)uto-executoriedade (C)oercibilidade (D)iscricionariedade. Ajuda lembrando a AACD do teletom.
  • GABARITO: LETRA D

    DICA: discricionariedade; coercibilidade e autoexecutoriedade.

    "Mas os que esperam no senhor, renovarão as suas forças, subirão com asas como águias, correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão." Isaías 40:31 

  • (GB\D) BIZU > CAD

    Poder de políciaMEIRELLES conceitua: "Poder de polícia é a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado".

    CONCEITO DOUTRINÁRIO (Maria Sylvia Di Pietro, 2017,158)

    Poder de polícia é a faculdade que tem o Estado de limitar, condicionar o exercício dos direitos individuais, a liberdade, a propriedade, por exemplo, tendo como objetivo a instauração do bem-estar coletivo, do interesse público. Este é composto por vários elementos, dentre os quais destacamos a saúde, segurança, meio ambiente, defesa do consumidor, patrimônio cultural e a propriedade.

    CONCEITO LEGAL (CTN, Art. 78)

    Código Tributário Nacional, Art. 78. Considera-se poder de polícia a atividade da administração pública que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prática de ato ou abstenção de fato, em razão de interesse público concernente à segurança, à higiene, à ordem, aos costumes, à disciplina da produção e do mercado, ao exercício de atividades econômicas dependentes de concessão ou autorização do Poder Público, à tranquilidade pública ou ao respeito à propriedade e aos direitos individuais ou coletivos.

  • A questão indicada está relacionada com os Poderes da Administração.

    O enunciado remete a um dos atributos do Poder de Polícia.

    Poder de Polícia, segundo Di Pietro (2017) “é a faculdade que tem o Estado de limitar, condicionar o exercício dos direitos individuais, a liberdade, a propriedade, por exemplo, tendo como objetivo a instauração do bem-estar coletivo, do interesse público. Este é composto por vários elementos, dentre os quais destacamos a saúde, segurança, meio ambiente, defesa do consumidor, patrimônio cultural e a propriedade”. Nesse sentido, o Poder de Polícia permite que a Administração Pública condicione ou restrinja o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefício da coletividade ou do próprio Estado.

    Costuma-se apontar como atributos do poder de polícia a discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade.

    GABARITO DA QUESTÃO: D.

  • A questão demanda conhecimento doutrinário sobre poder de polícia.

    O poder de polícia se refere à prerrogativa que a Administração Pública possui de condicionar ou limitar bens, direitos e atividades com fim a resguardar o interesse público. Seus atributos (características) são: a discricionariedade, a autoexecutoriedade e a coercibilidade.

    A discricionariedade é um poder que a legislação concede à administração para a prática de atos administrativos com liberdade na escolha de sua conveniência, oportunidade e conteúdo dentro dos limites da legalidade.

    A autoexecutoriedade se refere à possibilidade de os atos administrativos serem executados diretamente pela Administração Pública, através de meios coercitivos próprios, sem que haja necessidade de intervenção prévia do Poder Judiciário.

    A coercibilidade é o atributo do poder de polícia que faz com que o ato seja imposto ao particular, independentemente de sua concordância.

    Fonte: ALEXANDRE, Ricardo; DEUS, João de. Direito administrativo. 4ª edição. Rio de Janeiro: Método, 2018.

    GABARITO DO PROFESSOR: ALTERNATIVA “D".

ID
3207661
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A organização que possui linhas diretas de comunicação entre os órgãos ou cargos, cuja autoridade é baseada na especialização e que é dividida de modo que cada subordinado pode se reportar a vários superiores, somente nos assuntos de sua especialidade, é a organização

Alternativas
Comentários
  • GAB. LETRA B

    ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL:

    Comunicação Direta (entre órgãos/cargos)

    Autoridade Especializada

    ✓Subordinado-->vários superiores

  • GABARITO: LETRA B

    É a organização que cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma determinada função. Na departamentalização funcional os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho.

  • funcional > baseada na especialização

  • Especialização - FUNCIONAL


ID
3207664
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos critérios de departamentalização.

Alternativas
Comentários
  • Gab. LETRA D

    A) Na departamentalização por produtos (o certo é GEOGRÁFICA), a diferenciação e o agrupamento das atividades são feitos de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa.

    B) Na departamentalização funcional (o certo é POR PRODUTOS/SERVIÇOS), a diferenciação e o agrupamento de atividades são realizados de acordo com o resultado da organização, isto é, de acordo com o produto ou o serviço realizado.

    C) Na departamentalização por projetos (o certo é FUNCIONAL) ocorre o agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as principais funções desenvolvidas.

    D) Na departamentalização por processo, a diferenciação e o agrupamento se fazem por meio da sequência do processo produtivo ou operacional ou, ainda, por meio do arranjo e da disposição racional do equipamento utilizado. (Lembre-se da Indústria. Ela é um dos principais exemplos de departamentalização por Processo, pois possui etapas, há um processo na produção de determinados produtos/serviços específicos).

    E) Na departamentalização geográfica (o certo é POR PROJETOS), a diferenciação e o agrupamento das atividades são feitos de acordo com as saídas e os resultados (outputs) relativos a um ou a vários projetos da empresa.

    BONS ESTUDOS! :D

  • Gabarito: Letra D

     

     

    Exemplos de Tipos de Departamentalização:

     

    Por função: Marketing

                       Administração

                       Área técnica

     

    Por clientes: Departamento infantil

                          Departamento feminino

                          Departamento masculino

     

    Por processos: Montagem da base

                              Colocação dos pneus

                              Colocação das portas

                              Colocação da carcaça

                              Pintura

     

    Por produtos:   Laticínios

                              Açougue

     

    Por serviços:   Cardiologia

                             Dermatologia

                             Ortopedia

     

    Por território:   Região Sul

                             Região Sudeste

                             Região Norte

     

    Por projeto:     Campanha para a Fiat

                             Campanha para a SBT

                             Campanha para o Burger King

     

    Fonte: https://blog.luz.vc/o-que-e/tipos-de-departamentalizacao/

  • departamentalização por processo

    **** Está ligado ao processo produtivo

    **** níveis operacionais

    **** vantagem

    -processo integrado

    -aumento da eficácia

    -otimização do layout

    Desvantagem

    -maior risco operacional

    -perda da visão "macro"

  • A departamentalização consiste em escolher modalidades de homogeneização de atividades, agrupando componentes similares em departamentos ou divisões. Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. Na departamentalização geográfica, a diferenciação e o agrupamento das atividades são feitos de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa.

    Alternativa B. Errado. Na departamentalização funcional, o agrupamento das atividades e tarefas são feitas acordo com as funções principais desenvolvidas dentro da empresa.

    Alternativa C. Errado. Na departamentalização por projetos, o agrupamento é na base de projetos e envolve a diferenciação e agrupamento das atividades de acordo com as saídas e resultados (outputs) relativos a um ou a vários projetos da empresa. 

    Alternativa D. Certo. Esse é o conceito de departamentalização por processos de Chiavenato.

    Alternativa E. Errado. Na departamentalização geográfica, a diferenciação e o agrupamento das atividades são feitos de acordo com a localização onde o trabalho será desempenhado ou uma área de mercado a ser servida pela empresa.

    Gabarito: D


ID
3207670
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A função administrativa que consiste em determinar as atividades específicas necessárias ao alcance dos objetivos planejados, agrupar as atividades em uma estrutura lógica e designar as atividades às específicas posições e pessoas é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Gab. Letra C

  • Gabarito: Letra C

    Entre as funções clássicas da Administração, temos:

    Planejamento: é uma etapa abstrata que envolve diagnóstico da situação atual. Definição da missão e visão. Levantamento de possíveis cenários.

    Organização: é a etapa de começar a colocar a mão na massa. Envolve criar a estrutura organizacional representada pelo organograma, agrupar as atividades dentro de uma determinada lógica. Os recursos aqui são alocados.

    Direção: consiste na etapa que os recursos são acionados. Sabe aquela estrutura lógica definida na organização? Agora é para valer. Envolve delegação, liderança.

    Controle: consiste na etapa que não permite que as coisas saiam de controle. São os ajustes necessários ao longo do caminho. Para se ter controle é preciso ter padrões de medidas, comparação e ações corretivas.

    No âmbito do concurseiro seria mais ou menos o seguinte:

    Planejamento: diagnosticar onde estamos. se estamos com boa base nas disciplinas ou não, se dispomos de muitas horas para estudo. Aonde queremos chegar, como queremos ser vistos, para que estudamos. O que podemos fazer para chegar lá. (tudo muito teórico)

    Organização: a gente começa a alocar recursos. Se vamos ter algum coach ou mentor. Se vamos comprar cursos ou livros. Em qual lugar vamos estudar. Qual hierarquia ou finalidade daremos aos nossos recursos. Agrupamos logicamente a estrutura da "empresa".

    Direção: Começamos a acionar nossos recursos. Reuniões com coach, fórum de dúvidas. Delegamos algumas atividades a parentes mais próximos.

    Controle: Verificação de atingimento das metas, adaptações do cronograma, mudança de material. Tudo que pode ser feito para acertar o rumo.

  • Sensacional o comentário do amigo Godim !!!!!!

  • determinar as atividades específicas

    ORGANIZAÇÃO

    • Planejamento: objetivos e metas a serem cumpridos. Objetivos globais e operacionais.
    • Organização aloca recursos e define funções. Designa atividades.
    • Direçãomotiva o pessoal e os direciona a cumprir o planejamento.
    • Controle: controla, avalia e aplica melhorias


ID
3207673
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que se refere à administração de pessoas, a teoria dos dois fatores de Herzberg afirma que os fatores

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA --E

    Nessa questão era importante saber que a teoria se refere a DOIS FATORES .Um deles é o fator HIGIÊNICO ou INSATISFACIENTE, esse fator não motiva o funcionário, quando positivo apenas previne a insatisfação, são exemplos, salário, ambiente físico, políticas da empresa, supervisão etc...

    Por outro lado, os fatores MOTIVACIONAIS quando propiciados ao funcionário o motivam, a saber, realização, reconhecimento, autonomia, aprendizado ,desafio é o que te motiva etc...

    O CONTRÁRIO DE MOTIVADO É NÃO MOTIVADO.

    O CONTRÁRIO DE INSATISFEITO É NÃO SATISFEITO.

    Fonte: aulas da professora Giovanna Carranza e os próprios colegas do Q concursos.

  • Complementando o comentário do colega.

    Fatores Higiênicos são aqueles relacionados ao ambiente de trabalho (são extrínsecos/profiláticos). Estão fora do controle da pessoa.

    Fatores motivacionais são aqueles relacionados com o trabalho em si (são intrínsecos). Estão sob o controle do indivíduo.

  • Errei pq achei estranho a questão de dizer que está sob controle do indivíduo.
  • Gab; E

    Fatores motivacionais seriam os relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.

    Motivação é algo intrisicas do homem

    Fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Dentre estes fatores estão relacionados: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.

    Os fatores higiênicos são FATORES EXTRÍNSICOS

  • O oposto de SATISFAÇÃO é a NÃO-SATISFAÇÃO.

    Se os fatores motivacionais intrínsecos estiverem ausentes, geram a não-satisfação, isto é, evitam a satisfação.

  • Gab letra E

    A) higiênicos abrangem as condições em que as pessoas desempenham seu trabalho e estão fora do controle delas; quando são ótimos, provocam a satisfação.

    Os fatores higiênicos quando são ótimos apenas evitam a insatisfação

    B) higiênicos abrangem as condições em que as pessoas desempenham seu trabalho e estão fora do controle delas; quando são precários, apenas evitam a satisfação.

    Quando são precários geram insatisfação.Por isso, são chamados de fatores insatisfacientes.

    C) higiênicos estão sob o controle do indivíduo, relacionados com aquilo que ele faz e desempenha, e, quando são precários provocam insatisfação.

    Os fatores higiênicos não estão sob o controle do individuo. Quando são precários provocam insatisfação.

    Ex.>> Empresa congela salários ou atrasa o pagamento, Logo se vê que o funcionário não tem controle sobre os fatores higiênicos.

    Alem do mais, são os fatores motivacionais que estão relacionados com aquilo que o funcionário faz suas tarefas e deveres, por exemplo.

    D) motivacionais estão sob o controle do indivíduo, pois estão relacionados com aquilo que ele faz e desempenha, e, quando são precários, provocam insatisfação

    Quando são precários provocam ausência de satisfação. Por isso, são chamados de fatores satisfacientes.

  • Bela questão com texto bem melindroso

    b)No que se refere à administração de pessoas, a teoria dos dois fatores de Herzberg afirma que os fatores higiênicos abrangem as condições em que as pessoas desempenham seu trabalho e estão fora do controle delas; quando são precários, gera a INsatisfação.

    • Os fatores motivacionais por si só não podem gera insatisfação, no máximo "não satisfação".
    • Os fatores higiênicos por si só não podem gera satisfação, no máximo "não insatisfação".

    Gabarito Letra E;

    3F's ✔


ID
3207676
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Quanto à teoria X e à teoria Y de McGregor, no âmbito da administração de pessoas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GAB:: D

    Existem 2 tipos de pessoas, isso vai depender de como a empresa propicia as condições para que elas desempenhem suas funções. De acordo com a teoria X ``o trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.,os trabalhadores possuem uma aversão nata à responsabilidade e às tarefas do trabalho, necessitando sempre de ordens superiores para render alguma coisa no trabalho. Estas ordens vêm sempre acompanhadas de punição, elogios, dinheiro, coação etc.

    A teoria Y Aqui os trabalhadores são encarados como pessoas altamente competentes, responsáveis e criativas, que gostam de trabalhar e o fazem como diversão. Sendo necessário que as empresas proporcionem meios para que estas pessoas possam dar o seu melhor, com mais desafios, participações e influências na tomada de decisão.

    Fonte-minhas anotações

  • Teoria X: Fundamentada em Taylor, o homem é avesso ao trabalho e à responsabilidade. O estilo de gestão deverá ser autoritário e coercitivo.

    Teoria Y: Baseada na teoria humanística, as pessoas não são avessas ao trabalho, aceitam responsabilidades e não são passivas às necessidades da empresa.

    Como justificativa da D, pela teoria Y só há como a pessoa adquirir certa resistência ao trabalho caso suas experiências anteriores tenham sido frustrantes.

  • eoria X: Fundamentada em Taylor, o homem é avesso ao trabalho e à responsabilidade. O estilo de gestão deverá ser autoritário e coercitivo.

    Teoria Y: Baseada na teoria humanística, as pessoas não são avessas ao trabalho, aceitam responsabilidades e não são passivas às necessidades da empresa.

  • Letra D

    à teoria X e à teoria Y de McGregor.

    A) De acordo com a teoria (X) Y, as pessoas são indolentes e preguiçosas por natureza: elas evitam o trabalho ou trabalham o mínimo possível, em troca de recompensas salariais ou materiais. ERRADO

    B) De acordo com a teoria (X) Y, as pessoas tendem a resistir às mudanças, pois procuram sua segurança e pretendem não assumir riscos que as ponham em perigo. ERRADO

    C) De acordo com a teoria (X) Y, a administração deve promover a organização dos recursos da empresa (dinheiro, materiais, equipamentos e pessoas) no interesse exclusivo de seus objetivos econômicos. ERRADO

    D) De acordo com a teoria Y, pessoas não são, por sua natureza intrínseca, passivas ou resistentes às necessidades da empresa: elas podem tornar‐se assim devido à sua experiência negativa em outras empresas. CERTO

    E) De acordo com a teoria (Y) X, o controle externo e a ameaça de punição não são os únicos meios de se obter a dedicação e o esforço para alcançar os objetivos empresariais. ERRADO

  • GAB: D

    TEORIA X E Y DE MCGREGOR

    TEORIA Y seria mais embasada na confiança nas pessoas! Nesta situação, o gestor acredita que seus funcionários são ambiciosos, gostam de trabalhar, têm capacidade de decidir e iniciativa.

    TEORIA X, as pessoas seriam naturalmente preguiçosas, pouco ambiciosas e sem iniciativa própria. A ideia é a de que o ser humano não gosta de trabalhar e irá fazer o menor esforço possível!

    MACETE:

    Yes trabalho

    Xii trabalho

    FOCA NO MACETE QUE DÁ CERTO!!

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da Teoria X e Y de McGregor.


    Diante disso, vamos a uma breve explicação.


    McGregor definiu os empregados diferenciando-os pelo seu comportamento em dois grupos chamados X e Y. Os empregados com comportamento referente ao X eram considerados preguiçosos e desmotivados, lado outro, os empregados relacionados com ao Y são dispostos e motivados para o trabalho.


    Ribas (2015), descreve as características de cada grupo, as quais são descritas na tabela abaixo:




    (Tabela elaborada a partir de Ribas, 2015, p. 381).

    Cabe ressaltar que na teoria X existe uma concepção tradicional, mecanicista e pragmática de direção e controle, bem como a liderança precisa ser autocrática. Já na teoria Y, existe uma concepção moderna, de integração de objetivos individuais e organizacionais.


    Posto isso, vamos à análise das alternativas:


    A) Errado, pois é a teoria X que afirma que as pessoas são indolentes e preguiçosas por natureza: elas evitam o trabalho ou trabalham o mínimo possível, em troca de recompensas salariais ou materiais.


    B) Errado, pois é a teoria X que afirma que as pessoas tendem a resistir às mudanças, pois procuram sua segurança e pretendem não assumir riscos que as ponham em perigo.


    C) Errado, pois é a teoria X que afirma que a administração deve promover a organização dos recursos da empresa (dinheiro, materiais, equipamentos e pessoas) no interesse exclusivo de seus objetivos econômicos.


    D) Certo, pois na teoria idealizada por McGregor sobre motivação chama-se teoria Y a Concepção positiva da natureza humana, ou seja, nesta teoria o ser humano busca responsabilidades, gosta de trabalhar e vê isso como algo natural. Contudo, após experiências negativas em outras organizações, as pessoas podem alterar à sua maneira de agir.


    E) Errado, pois para teoria X, a motivação para a dedicação e o esforço para alcançar os objetivos empresariais são a punição e as recompensas materiais.



    Fonte:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.



    Gabarito do Professor: Letra D.

  • li os comentários e, mesmo assim, não entendi o erro da letra E.

    alguém pode explicar?


ID
3207679
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

De acordo com a classificação por importância operacional, os materiais que possuem máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros, equivalentes, em tempo hábil, sem acarretar prejuízos significativos, e cuja falta provoca a paralisação da produção ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa são os materiais da classe

Alternativas
Comentários
  • classificação xyz

    x= menor criticidade (fácil de substituir e não para a produção)

    y= média (se faltar para a produção mas não é difícil de encontrar)

    z=máxima (além de paralisar tudo e difícil de encontrar)

  • A, B, C ---> fila decresecente, do mais importante para o menos, em termos financeiros.

    X, Y, Z ----> do menos pro mais importante em termos de criticidade

  • Gabarito: C

    Os materiais da classe X possuem uma baixa criticidade. Em caso de falta não haverá paralisações da produção, nem risco à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Além disso, os materiais X podem ser facilmente obtidos no mercado.

    Os materiais da classe Y tem um grau de criticidade intermediário e tem como característica a relativa facilidade de serem substituídos por outros materiais.

    Os materiais da classe Z possuem o nível máximo de criticidade. Não podem ser substituídos por outros equivalente em tempo hábil se acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.

  • CLASSIFICAÇÃO DE MATERIAIS

    IMPORTÂNCIA OPERACIONAL: (olha a importância dos mat.)

    X - baixa criticidade (não implica paralisação na produção/ facilidade de obtenção no mercado)

    Y - grau de criticidade intermediário (pode ser substituído por outro com relativa facilidade)

    Z - máxima criticidade (não podendo ser substituído/ a falta provoca paralisação da produção)

    CURVA ABC: (olha os valores/ importância financeira)

    A - 20% de qntd. / 80% do valor - são os mais importantes (poucos itens,alto valor/ controle maior)

    B - 30% de qntd. / 15% do valor - são os intermediários (controle intermediário)

    C - 50% de qntd. / 5% de valor - são os menos importantes (muito item, baixo valor/ aqui o controle é menor ou nem tem)

    -BizuConcurseiro, 2020

  • GABARITO: LETRA C

    A classificação XYZ avalia o grau de criticidade ou de imprescindibilidade do item de material nas atividades desempenhadas pela organização. As classes são assim definidas, conforme Mendes e Castilho (2009):

    Classe X: Materiais de baixa criticidade, cuja falta não implica paralisações da produção, nem riscos à segurança pessoal, ambiental e patrimonial. Ainda, há facilidade de sua obtenção no mercado.

    Classe Y: Materiais que apresentam grau de criticidade intermediário, podendo, ainda, ser substituídos por outros com relativa facilidade.

    Classe Z: Materiais de máxima criticidade, não podendo ser substituídos por outros equivalentes em tempo hábil sem acarretar prejuízos significativos. A falta desses materiais provoca a paralisação da produção, ou coloca em risco as pessoas, o ambiente ou o patrimônio da empresa.

    FONTE: Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.  

  • Na classificação XYZ o que deve ser observada é a importância/criticidade do material.

    Desse modo:

    Material X → baixa importância para a organização, ou seja, menor criticidade. Sua falta não implica paralisação dos processos produtivos, nem riscos à segurança pessoal, patrimonial ou ambiental; pode ser obtido de maneira fácil e rápida

    Material Y → média importância para a organização, ou seja, criticidade mediana. Sua falta não implica paralisação de alguma atividade, mas compromete a qualidade do processo produtivo; pode ser substituído com relativa facilidade

    Material Z → vital importância para a organização, ou seja, criticidade alta. Sua falta implica paralisação de alguma atividade da organização e não pode ser substituído por outro equivalente em tempo hábil e sem acarretar prejuízos

    Gabarito: Letra C

  • Eu sei que paralisação é com S, mas uma forma que criei para sempre lembrar :::::::: o material da classe Z gera paraliZação.

    É bobo, mas pode ajudar os iniciantes kkk

  • BIZU:

    (simmm, tem erro de ortografia, mas é válido para lembrar)

    ParaliZou?

    É material Z.


ID
3207682
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A atividade de passar documentos do arquivo intermediário para o permanente é denominada de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    Operação pela qual um conjunto de documentos passa do arquivo intermediário para o arquivo permanente.

  • Transferência > do corrente para o intermediário

    Recolhimento > do intermediário para o permanente

    gab: E

  • Quando vai do:

    Corrente → Intermediário = transferência

    Intermediário → Permanente = recolhimento

    Gabarito: Letra E


ID
3207685
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A respeito da Lei n.º 12.527/2011, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: B

  • a) Art. 15. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.

    b) Gabarito! Art. 15. Parágrafo único. O recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias.

    c) Art. 16. Negado o acesso a informação pelos órgãos ou entidades do Poder Executivo Federal, o requerente poderá recorrer à Controladoria-Geral da União, que deliberará no prazo de 5 (cinco) dias...

    d) Art. 11. § 1º Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior a 20 (vinte) dias:

    II - indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido;

    e) Art. 12. O serviço de busca e fornecimento da informação é gratuito, salvo nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados.

  • Recurso : 10 dias

    Resposta em 5

  • Decorar prazos é complicado
  • Em 05/12/20 às 16:23, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!

    Em 09/11/20 às 17:13, você respondeu a opção D.

    !

    Você errou!

    um dia acerto essa bagaca. heeh. tenso!

  • A) Art. 15. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 DIAS a contar da sua ciência.

    B) Art. 15. Parágrafo único. O recurso será dirigido à AUTORIDADE HIERARQUICAMENTE SUPERIOR à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 DIAS.

    C) Art. 16. Negado o acesso a informação pelos órgãos ou entidades do PODER EXECUTIVO FEDERAL, o requerente poderá recorrer à CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO, que deliberará no prazo de 5 DIAS se: (...)

    D) Art. 11. O órgão ou entidade pública DEVERÁ autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.  § 1º Não sendo possível conceder o acesso imediato, na forma disposta no caput, o órgão ou entidade que receber o pedido deverá, em prazo não superior 20 DIAS:  II - indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido;

    E) Art. 12O serviço de busca fornecimento da informação é GRATUITOSALVO nas hipóteses de reprodução de documentos pelo órgão ou entidade pública consultada, situação em que poderá ser cobrado exclusivamente o valor necessário ao ressarcimento do custo dos serviços e dos materiais utilizados.

    GABARITO -> [B]

  • Recurso : 10 dias

    Resposta em 5

    O recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de cinco dias.

    Gabarito Letra "B"

  • Interessante, segundo a lei 9784:

    Art. 56. Das decisões administrativas cabe recurso, em face de razões de legalidade e de mérito.

    § 1 O recurso será dirigido à autoridade que proferiu a decisão, a qual, se não a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhará à autoridade superior.

    Segundo a lei 12527:

    Art. 15. No caso de indeferimento de acesso a informações ou às razões da negativa do acesso, poderá o interessado interpor recurso contra a decisão no prazo de 10 (dez) dias a contar da sua ciência.

    Parágrafo único. O recurso será dirigido à autoridade hierarquicamente superior à que exarou a decisão impugnada, que deverá se manifestar no prazo de 5 (cinco) dias.

  • Vamos lá, prazos da Lei 12.527:

    -Quando não for possível conceder o acesso imediato, resposta do órgão ou entidade: 20 dias (prorrogável por mais 10 dias)

    -Indeferimento do acesso: recurso 10 dias (dirigido à autoridade hierarquicamente SUPERIOR), resposta: 5 dias

    -Indeferimento do acesso pelo Poder Executivo Federal: recurso 5 dias (dirigido para a Controladoria-Geral da União)

    Prazo de restrição:

    -Ultrassecreta: 25 anos

    -Secreta: 15 anos

    -Reservada: 5 anos

    *Informação de risco ao Presidente + cônjuge + filho: são RESERVADAS até o término do mandato.

  • Junta os prazos da 8.429 , 8.112, 7.984, 12.527, 8.666...

    Haja força


ID
3207688
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O sistema de arquivamento em que é necessário recorrer a um índice alfabético remissivo ou a um determinado código para recuperação de um documento é denominado de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

  • Gabarito: A

    Método indireto de arquivamento: É preciso consultar um índice alfabético remissivo ou um código previamente.

  • São Sistemas de arquivamento: direto (não usa índice), indireto (usa índice remissivo) e semi-indireto (método alfanumérico).

  • [GABARITO: LETRA A]

    ✓ SISTEMA DIRETO: Compreende os métodos alfabético, geográfico e ideográfico dicionário e enciclopédico;

    ✓ SISTEMA INDIRETO: Compreende os métodos numérico simples, cronológico, dígito-terminal e ideográfico numérico.

    DIRETO = LETRAS

    INDIRETO = NUMÉROS

    ALFANUMÉRICO = LETRA + NÚMEROS

    MÉTODOS DIRETOS:

    ✓ São aqueles que não precisam de índice auxiliar para localizar os documentos, ou seja, a BUSCA é feita DIRETAMENTE no local em que o documento está arquivado;

    ✓ São eles: alfabético, geográfico e ideográfico alfabético.

    ✓ Não há a existência de índice auxiliar.

    MÉTODOS INDIRETOS:

    ✓ São aqueles que exigem a adoção de um índice auxiliar alfabético que remeta ao número em que o documento foi arquivado;

    ✓ São eles: numérico simples, numérico cronológico, numérico dígito-terminal e ideográfico numérico.

    ✓ Há a existência de índice auxiliar que remeta ao nº do documento.

    MÉTODO ALFANUMÉRICO:

    ✓ É considerado um método semi-indireto de arquivamento.

    FONTE: GRAN CURSOS.


ID
3207691
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta uma das características da organização funcional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra "B" - ênfase na especialização, pois na organização funcional o foco é a FUNÇÃO ESPECIALIZADA.

    "Ausência de linhas diretas de comunicação", "Centralização das decisões" (ou também como podemos falar: poder centralizado/unidade de comando) e "Generalização das atividades nos setores" são características da ORGANIZAÇÃO LINEAR.

  • Tipos Básicos de Estrutura Organizacional:

    1) Estrutura Linear

    É a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados. Demonstra visivelmente os princípios da unidade de comando, ou seja, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior, que seguem, por via hierárquica, do escalão mais alto para o escalão mais baixo. Algumas características:

    *Autoridade linear ou única;

    *Linhas formais de comunicação;

    *Centralização das decisões;

    *Aspecto piramidal

    2) Estrutura Funcional

    Aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções: separa, distingue e especializa. O modelo desenvolve o princípio da especialização diante da necessidade de decompor as funções para torná-las mais fáceis.

    Na estrutura funcional, cada subordinado reporta-se a diversos superiores simultaneamente, porém, cada superior responde apenas pelas suas especialidades, não interferindo nas especialidades dos demais. Não é a hierarquia, mas a especialidade que promove as decisões. Algumas características:

    *Autoridade funcional ou dividida;

    *Linhas diretas de comunicação;

    *Descentralização das decisões;

    *Ênfase na especialização

    Fonte: Adminconcursos

  • GABARITO: LETRA B

    Organização funcional é um tipo de estrutura organizacional que usa o princípio da especialização baseado na função, ou no papel desempenhado.

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da departamentalização funcional, sendo mais especificamente cobrada uma de suas vantagens.


    Diante disso, vamos a uma breve conceituação:


    A departamentalização funcional ou por funções é o resultado da agregação de tarefas de acordo com a função organizacional. Deste modo, agrupa-se as atividades pela similaridade da tarefa e com isso tem como característica principal a especialização, dado que os empregados estão reunidos por especialidade ou tarefa sob uma única chefia. Como exemplo, imagine um departamento jurídico com apenas advogados.


    Nesta esteira, podemos destacar como principais características da departamentalização funcional:

    ·         Ênfase na especialização;·         Autoridade funcional ou dividida;·         Linhas diretas de comunicação;·         Descentralização das decisões. Sobral (2008) lista as principais vantagens e desvantagens da departamentalização funcional, que são descritas na tabela abaixo:



    (Sobral e Peci, 2008, p. 264)

    Ante o exposto, o item correto é a letra “B" por exemplificar a maior característica da departamentalização funcional, que é a concentração de especialistas em um grupo sob uma só chefia e com isso não há uma dispersão nem de especialistas e nem de recursos pela organização e consequentemente tem-se uma redução de custo operacional.


    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fonte:

    SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Prentice Hall, 2008.
  • A organização funcional é o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções, que separa, distingue e especializa. Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. Taylor a utilizou para estabelecer linhas diretas de comunicação entre supervisores e operários na indústria e descentralizar decisões.

    Alternativa B. Certo. Uma das características mais relevantes da organização funcional é a ênfase na especialização.

    Alternativa C. Errado. Autoridade linear baseada no comando único e direto é característica da organização linear.

    Alternativa D. Errado. Uma das características mais relevantes da organização funcional é a descentralização das decisões.

    Alternativa E. Errado. As atividades não são generalizadas e sim especializadas.

    Quer lembrar as características, vantagens de desvantagens da organização funcional? Veja:

    As características mais relevantes da estrutura funcional são:

    Autoridade funcional ou dividida.

    Linhas diretas de comunicação.

    Descentralização das decisões.

    Ênfase na especialização.

    Como vantagens, temos:

    Proporciona o máximo de especialização.

    Permite a melhor supervisão técnica possível.

    Desenvolve comunicações diretas e sem intermediação.

    Separa as funções de planejamento e controle das funções de execução.

    E como desvantagens:

    Diluição e consequente perda de autoridade de comando.

    Subordinação múltipla.

    Tendência à concorrência entre especialistas.

    Tendência à tensão e conflito dentro da organização.

    Gabarito: B

  • C

    Essa é a principal característica da Estrutura Funcional. Os colaboradores são organizados conforme suas especialidade (Produção, Marketing, Finanças etc)


ID
3207694
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o termo utilizado na arquivologia que indica o processo de análise da documentação de arquivos, visando estabelecer sua destinação.

Alternativas
Comentários
  • Avaliação de documentos é o processo de análise e seleção de documentos de arquivo que estabelece sua destinação de acordo com os valores que lhe são atribuídos.

  • Classificação- Organização dos documentos de um arquivo ou coleção acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo.

    Apensação- Juntada. em caráter temporário, com o objetivo de elucidar ou subsidiar a matéria tratada, conservando cada processo a sua identidade e independência.

    Anexação- Juntada, em caráter definitivo, de documento ou processo a outro processo, na qual prevalece, para referência, o número do processo mais antigo.

    Protocolo- Serviço encarregado do recebimento, registro, classificação, distribuição, controle da tramitação e expedição de documentos.

    Fonte: Meus resumos baseado no material do professor Elvis Miranda do Grancursos

  • Dá para criar uma musiquinha: Falou em DESTINAÇÃO, é AVALIAÇÃO!

  • Avaliação documental

    • Definição do valor do documento e a importância de sua preservação
    • Objetivo: preservação da memória da organização e descarte do material desnecessário
    • A avaliação é feita pelo assunto e não pelo documento

    Gabarito: Letra E


ID
3207697
Banca
Quadrix
Órgão
COREN-RS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Com relação à redação oficial, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) As comunicações oficiais devem ser formais, isto é, obedecem a certas regras de forma.

    B) A clareza na redação oficial é uma característica prescindível. ? incorreto, é uma característica imprescindível.

    C) É característica da redação oficial a pessoalidade. ? incorreto, é a impessoalidade.

    D) A redação oficial pode se valer de excessos linguísticos e de rebuscamentos. ? incorreto, NÃO DEVE SE VALER.

    E) A redação oficial evita o uso do padrão culto de linguagem em algumas ocasiões, podendo fazer uso de gíria e de jargão. ? incorreto, ela prima pela linguagem formal (norma-padrão).

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gabarito: A

    A redação oficial deve caracterizar-se por:

    clareza e precisão;

    objetividade;

    concisão;

    coesão e coerência;

    impessoalidade;

    formalidade e padronização; e

    uso da norma padrão da língua portuguesa.

  • Achei a letra A confusa, pois ela diz que deverá obedecer a "certas regras". Dá ideia de exclusão, é como se fosse para não obedecer a todas a regras.

  • Esta é uma questão que exige do candidato conhecimento a respeito dos atributos da redação oficial.
    a) Conforme estabelece o princípio da formalidade e padronização, as comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma. Sendo assim, verificamos que esta alternativa está correta.
    b)  O atributo da clareza explica que não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão. Nesse sentido, verificamos que tal característica é imprescindível e, portanto, esta alternativa está incorreta.
    c) O Manual da Presidência da República determina as sete características que um texto oficial deve ter. São elas: clareza e precisão; objetividade; concisão; coesão e coerência; impessoalidade; formalidade e padronização; e uso da norma culta padrão da língua portuguesa. Sendo assim, verificamos que a pessoalidade não está entre os atributos e, portanto, esta alternativa é incorreta.
    d) De acordo com o manual,  a língua culta é contra a pobreza de expressão e não contra a sua simplicidade. Além disso, o uso do padrão culto não significa empregar a língua de modo rebuscado ou utilizar figuras de linguagem próprias do estilo literário. Dessa forma, podemos inferir que a redação oficial não pode se valer de excessos linguísticos e de rebuscamentos e, portanto, esta alternativa é incorreta.

    e) Quanto ao uso do padrão culto, o manual determina que ele é imprescindível na redação oficial e isso ocorre por estar acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas, regionais; dos modismos vocabulares e das particularidades linguísticas. Desse modo, verificamos que esta alternativa é incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.