SóProvas



Prova UFSBA - 2014 - UFSBA - Enfermeiro


ID
1450123
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

[...] o Estado realiza a função administrativa por meio de órgãos, agentes e pessoas jurídicas, adotando duas formas básicas de organização e atuação administrativas: centralização e descentralização. (JUND, 2006, p. 49).

A análise do texto e os conhecimentos sobre a função administrativa do Estado permitem afirmar:

Quando o Estado centraliza, pressupõe a existência de duas pessoas jurídicas distintas: o Estado e a entidade que executará o serviço, por ter recebido essa atribuição.

Alternativas
Comentários
  • Gab.: Errado.

    É quando ele descentraliza =  há 2 pess. distintas = Estado (U, DF, E, M)pessoa q executará o serviço (entidade)


  • Resposta: errada

    CENTRALIZAÇÃO: é a prestação de serviços diretamente pela pessoa política prevista constitucionalmente, sem delegação a outras pessoas. Diz-se que a atividade do Estado é centralizada quando ele atua diretamente, por meio de seus órgãos.

    Obs.: Órgãos são simples repartições interiores da pessoa do Estado, e, por isso, dele não se distinguem. São meros feixes de  atribuições – não têm responsabilidade jurídica própria – toda a sua atuação é imputada às pessoas a que pertencem. São divisões da Pessoa Jurídica.

    Se os serviços estão sendo prestados pelas Pessoas Políticas constitucionalmente competentes, estará havendo centralização.

    Centralização e descentralização

    Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, descentralização é a distribuição de competências de uma para outra pessoa, física ou jurídica. Já desconcentração consiste na distribuição interna de competências dentro da mesma pessoa jurídica.

    Na descentralização política encontramos a presença de atribuições ou competências próprias não decorrentes do ente central. É o caso da federação brasileira. Na descentralização administrativa as atribuições ou competências distribuídas decorrem do poder central.

  • Errado!   O correto seria descentralização


    Descentralização ocorre quando o ente político – União, Estados, DF ou Municípios - desempenha algumas de suas funções por meio de outras pessoas jurídicas. A descentralização pressupõe duas pessoas jurídicas distintas: o Estado e a entidade que executará o serviço, por ter recebido do Estado essa atribuição.


    Fonte: Prof. Daniel Mesquita - Estratégia Concursos

  • Ué... nunca vi tudo escrito junto assim nas questões! Tive que decifrar para saber o que a assertiva falava...

  • Basta pensar que na Administração Centralizada há apenas uma pessoa jurídica.


    Logo, questão Errada.

  • O Estado quando DESCENTRALIZA - ai ok

  • ERRADO!!

    Mesma pessoa juridica.

    Orgão público não tem personalidade juridica própria, é vinculado ao seu ente criador.

    Desconcentração é a divisão interna de competências.

  • GABARITO: ERRADO

    Centralização é a técnica de cumprimento de competências administrativas por uma única pessoa jurídica governamental. É o que ocorre, por exemplo, com as atribuições exercidas diretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

    Já na descentralização, as competências administrativas são distribuídas a pessoas jurídicas autônomas, criadas pelo Estado para tal finalidade. Exemplos: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista.

    FONTE:  Manual de Direito Administrativo (2019) - Alexandre Mazza.  

  • A questão cobrou conhecimento sobre Centralização e Descentralização da Administração Pública.

    De acordo com Mazza (2019),

    descentralização trabalha com as competências administrativas de forma distribuídas para outras pessoas jurídicas. Essas figuras autônomas são criadas com essa finalidade pelo Estado. Exemplos de descentralização: autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedades de economia mista. (Fonte: Mazza, 2019)

    Já em relação à centralização, Mazza afirma que "é a técnica de cumprimento de competências administrativas por uma única pessoa jurídica governamental. É o que ocorre, por exemplo, com as atribuições exercidas diretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios."

    Portanto, o item está incorreto pois é na descentralização que há uma segunda figura com personalidade jurídica própria.

    FONTE: MAZZA, Alexandre “Manual de direito administrativo” 9. ed. São Paulo. Saraiva Educação. 2019.

    GABARITO: ERRADO.


ID
1450126
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

[...] o Estado realiza a função administrativa por meio de órgãos, agentes e pessoas jurídicas, adotando duas formas básicas de organização e atuação administrativas: centralização e descentralização. (JUND, 2006, p. 49).

A análise do texto e os conhecimentos sobre a função administrativa do Estado permitem afirmar:

Uma das características dos órgãos da Administração Direta é a ausência de patrimônio próprio, uma vez que não dispõem de aptidão para ter bens.

Alternativas
Comentários
  • Não possuem patrimônio próprio(bens), uma vez que o patrimônio utilizado pelos órgãos é de propriedade da pessoa jurídica a que pertencem.

  • GABARITO: ERRADO!


    - Os órgãos públicos são entes despersonalizados. 

    - São unidades de atuação despersonalizadas instituídas para o desempenho de função pública e cujas realizações são imputadas à pessoa jurídica a que pertencem. 

    - São as repartições internas tanto das pessoas jurídicas políticas quanto das pessoas administrativas. 

    - Não possuem patrimônio e não dispõem de capacidade processual (capacidade para estar em juízo), salvo determinados órgãos e em situações excepcionais.

    Obs. órgãos não podem ser confundidos com entidades.


    Fonte: Prof. Flávio Germano

  • Certo

    Os órgãos, como foi falado, não possuem personalidade jurídica, nem detém patrimônio próprio (pertencente à pessoa jurídica ao qual o órgão faz parte), não possuem capacidade processual nem podem ser sujeitos passivos em ações, ex. o Ministério do Meio Ambiente não pode ser parte numa ação, e sim a União.

  • Cuidado Klaus, elas podem ter capacidade processual ativa, se lei assim o dispuser..

     

    Um exemplo é o órgão "câmara de vereadores" poder figurar no polo ativo, desde que tenha lei, é totalmente possível, inclusive demandar contra o ente da qual é vinculado (Município). 

     

    Fonte: Matheus Carvalho, Curso carreiras jurídicas, CERS).

  • Não possuem Patrimônio próprio;

    São Hierarquizados;

    São frutos de descOcentração;

    Criação e extinção por meio de Lei;

    Não possuem Personalidade Jurídica;

     

    Sexta Feira; 16/09 

    04:33 da madrugada;

  • Não possuem Patrimônio próprio;

    São Hierarquizados;

    São frutos de descOcentração;

    Criação e extinção por meio de Lei;

    Não possuem Personalidade Jurídica;

  • Aqui espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada e para resolvê-la exigia-se do aluno conhecimento acerca dos órgãos públicos.

    Inicialmente, importante entendermos que a Administração Pública é composta por dois tipos diferentes de estruturas: a direta e a indireta:

    Decreto Lei 200/1967. Art. 4° A Administração Federal compreende:

    I - A Administração Direta, que se constitui dos serviços integrados na estrutura administrativa da Presidência da República e dos Ministérios.

    II - A Administração Indireta, que compreende as seguintes categorias de entidades, dotadas de personalidade jurídica própria:

    a) Autarquias;

    b) Empresas Públicas;

    c) Sociedades de Economia Mista.

    d) fundações públicas. 

    Assim, precisamos também entender os fenômenos da desconcentração e da descentralização. Quando se fala da descentralização, há uma repartição externa de funções, determinada pessoa jurídica irá repassar, por lei, contrato ou ato administrativo, a execução de determinado serviço para outra pessoa.

    Quando se fala da desconcentração, por sua vez, entende-se que há uma repartição interna de funções, assim, temos uma única pessoa jurídica que distribui suas diversas atribuições entre diversos órgãos.

    Pergunta-se, qual a diferença entre pessoas e órgãos?

    As pessoas, ou entidades, possuem personalidade jurídica, e, portanto, são titulares de direitos e obrigações. Já os órgãos, por sua vez, são entes despersonalizadas, não possuindo personalidade jurídica, logo, não podendo ser sujeitos de direitos e obrigações. Vejamos o que a lei do processo administrativo federal afirma:

    Art. 1o § 2o Para os fins desta Lei, consideram-se:

    I - órgão - a unidade de atuação integrante da estrutura da Administração direta e da estrutura da Administração indireta;

    II - entidade - a unidade de atuação dotada de personalidade jurídica;

    Assim, temos como exemplo de pessoa jurídica a União, e como órgão, o Ministério das Relações Exteriores. Assim, o Ministério das Relações Exteriores é uma pessoa diferente da União? Evidente que não. Trata-se, na verdade, de um órgão da União. Assim, tudo que for realizado pelo Ministro das Relações Exteriores será considerado como realizado pela própria União, pois é ela a detentora da personalidade e titular de direitos e obrigações.

    Visto isso, analisemos agora a assertiva da questão:

    Uma das características dos órgãos da Administração Direta é a ausência de patrimônio próprio, uma vez que não dispõe de aptidão para ter bens.

    Tal afirmativa, conforme já explicado, encontra-se correta. Órgãos não possuem personalidade jurídica, logo não são sujeitos de direitos e obrigações, portanto, por exemplo, a sede do Ministério Público, suas mesas, cadeiras, computadores, fazem parte do seu patrimônio? Não. Fazem parte do patrimônio da União, ela sim pessoa jurídica de direito público, capaz de possuir bens.

    GABARITO: CERTO.

    Campos, Ana Cláudia. Direito Administrativo Facilidade. São Paulo: Método; Rio de Janeiro: Forense, 2019.

  • RESOLUÇÃO COMPLETA:

    A questão versa sobre os órgãos públicos, os quais podem ser definidos como

    centros de atribuições dentro de uma pessoa jurídica criadora, tendo por objetivo a

    especialização e a celeridade das funções estatais. Sobre o tema, é importante

    destacarmos a definição dada pela professora Di Pietro (2018):

    “pode-se definir o órgão público como uma unidade que congrega

    atribuições exercidas pelos agentes públicos que o integram com o objetivo

    de expressar a vontade do Estado".

    Não menos importante, ressalta-se as palavras do professor Matheus Carvalho,

    que assim disciplina:

    "o órgão público não tem personalidade jurídica, logo, não tem vontade

    própria. Todos eles são meros instrumentos de ação do Estado, não podendo

    ser sujeitos de direitos e obrigações. Pode-se dizer que são centros de

    competência especializada, dispostos, na intimidade de uma pessoa jurídica,

    com a intenção de garantir especialização nas atividades prestadas, e

    consequentemente, maior eficiência".

    Realizada a conceituação inicial, passamos a abordar as características básicas

    dos órgãos públicos, sendo tal ponto da matéria explorado demasiadamente em

    questões de concursos. Sobre o tema, podemos resumidamente explanar as palavras

    dos professores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, que assim sintetizam as

    características dos órgãos públicos:

    - "integram a estrutura de uma pessoa política (União, estado, Distrito

    Federal ou município) ou de uma pessoa jurídica administrativa (autarquia,

    fundação pública, empresa pública ou sociedade de economia mista);

    - não possuem personalidade jurídica;

    - são resultado da desconcentração;

    - alguns possuem autonomia gerencial, orçamentária e financeira;

    - podem firmar, por meio de seus administradores, contratos de gestão

    com outros órgãos ou com pessoas jurídicas (CF, art. 37, §8º);

    - não têm capacidade para representar em juízo a pessoa jurídica que

    integram;

    - alguns têm capacidade processual para defesa em juízo de suas

    prerrogativas funcionais;

    - não possuem patrimônio próprio".

    Assim, podemos verificar que a questão está correta, uma vez que os órgãos

    públicos não possuem patrimônio próprio, sendo esses de titularidade do ente a qual

    estão vinculados.

    Gabarito: “Certo”.

    fonte: alfacon


ID
1450129
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se  a proposição é verdadeira; E, se a proposição  é falsa.

Sabendo-se que a Lei n o 8112/1990 prevê, por ocasião da morte do servidor público, pensões para seus beneficiários, podendo ser vitalícias ou temporárias, pode-se afirmar que o irmão órfão do funcionário que comprovar dependência econômica do servidor público receberá uma pensão vitalícia.

Alternativas
Comentários
  • Era. O item foi revogado. Atenção: a MP 664/2014 trouxe novas observações.

  • Primeiro: A pensão por morte da Lei n.° 8.112/90 possuía uma peculiaridade: o próprio legislador a dividia, quanto à sua natureza, em dois grupos:

    a) Pensão por morte vitalícia;

    b) Pensão por morte temporária.

    Assim, não se deve mais falar em pensão por morte vitalícia e temporária enquanto modalidades distintas. A nomenclatura correta atualmente é apenas “pensão por morte”.

    Segundo: A Lei n.° 13.135/2015 também melhorou a redação na parte em que prevê o irmão do servidor público como um 

    dos possíveis beneficiários da pensão:


    Art. 217.  ...................................................................

    IV - o filho de qualquer condição que atenda a um dos seguintes requisitos:

    (...)

    VI - o irmão de qualquer condição que comprove dependência econômica do servidor e atenda a um dos requisitos previstos no inciso IV.


    Desse modo, é beneficiário da pensão por morte o irmão do servidor público falecido, 
    desde que esse irmão comprove que era dependente economicamente do servidor e:

    a)  seja menor de 21 anos;

    b)  seja inválido;

    c) tenha deficiência grave; ou

    d) tenha deficiência intelectual ou mental, nos termos do regulamento;

    Repare que agora a Lei não mais  exige que o irmão seja órfão para ter direito à pensão.


  • Questão desatualizada.

    O artigo 217 da lei 8112/1990 o qual se baseia a questão foi alterado devido a nova redação dada pela Lei nº 13.135, de 2015.

  •   Art. 217.  São beneficiários das pensões:

    I - o cônjuge;

    II - o cônjuge divorciado ou separado judicialmente ou de fato, com percepção de pensão alimentícia estabelecida judicialmente; (Redação dada pela Lei nº 13.135, de 2015)

    III - o companheiro ou companheira que comprove união estável como entidade familiar;    (Incluído pela Medida Provisória nº 664, de 2014)       (Vigência)

    (...)

     

     VII - em relação aos beneficiários de que tratam os incisos I a III do caput do art. 217: (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

      a) o decurso de 4 (quatro) meses, se o óbito ocorrer sem que o servidor tenha vertido 18 (dezoito) contribuições mensais ou se o casamento ou a união estável tiverem sido iniciados em menos de 2 (dois) anos antes do óbito do servidor; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

      b) o decurso dos seguintes períodos, estabelecidos de acordo com a idade do pensionista na data de óbito do servidor, depois de vertidas 18 (dezoito) contribuições mensais e pelo menos 2 (dois) anos após o início do casamento ou da união estável: (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     1) 3 (três) anos, com menos de 21 (vinte e um) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     2) 6 (seis) anos, entre 21 (vinte e um) e 26 (vinte e seis) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     3) 10 (dez) anos, entre 27 (vinte e sete) e 29 (vinte e nove) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     4) 15 (quinze) anos, entre 30 (trinta) e 40 (quarenta) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     5) 20 (vinte) anos, entre 41 (quarenta e um) e 43 (quarenta e três) anos de idade; (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     6) vitalícia, com 44 (quarenta e quatro) ou mais anos de idade. (Incluído pela Lei nº 13.135, de 2015)

     

             

  • poderia ser corretamente reescrito

  • Não fala de sentido, sim de corretamente reescrito.


ID
1450132
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).

A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

Um processo de gestão estratégica implica o uso eficiente dos recursos públicos no atendimento das necessidades da sociedade, de forma que, em longo prazo, os objetivos traçados sejam alcançados.

Alternativas
Comentários
  • Correto. PALUDO (2012):  A Gestão Estratégica vai além da definição de macrodesafios, da consistência estratégica e da avaliação da execução: constitui também uma base para repactuação permanente das condições de governabilidade e implementação do

    Plano, seja intra ou intergovernamental, ou seja com a sociedade civil organizada e demais atores. Inclui ainda a estratégia de financiamento dos investimentos e programas temáticos, com identificação das principais fontes de recursos, das parcerias potenciais, dos mecanismos de alavancagem financeira e de redução de riscos, e a participação da sociedade no processo de elaboração, monitoramento, avaliação e revisão. 


ID
1450135
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se aproposição é falsa.

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).

A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

O instrumento de planejamento, criado pela Constituição Federal de 1988, que reflete os objetivos estratégicos do organismo público, é a Lei de Diretrizes Orçamentárias–LDO.

Alternativas
Comentários
  • A questão estava correta até fundamentar objetivos com o instrumento de diretrizes orçamentárias.   Aqui o item fica incorreta. Perceba a letra vazada pela CRFB/1988:

    § 2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

  • PPA: estratégico;
    LDO: tático;
    LOA: operacional
  • estratégico

    O Plano Plurianual (PPA), no Brasil, previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998 é um plano de médio prazo, que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo Governo Federal, Estadual ou Municipal ao longo de um período de quatro anos.

    tático

    LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias: compreende as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

    operacional

    Lei Orçamentária Anual (LOA) que o governo define as prioridades contidas no PPA e as metas que deverão ser atingidas naquele ano. A LOA disciplina todas as ações do Governo Federal. Nenhuma despesa pública pode ser executada fora do Orçamento, mas nem tudo é feito pelo Governo Federal. As ações dos governos estaduais e municipais devem estar registradas nas leis orçamentárias dos Estados e Municípios. No Congresso, deputados e senadores discutem, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), a proposta enviada pelo Executivo, fazem as modificações que julgam necessárias por meio das emendas e votam o projeto. Depois de aprovado, o projeto é sancionado pelo Presidente da República e se transforma em Lei.


ID
1450138
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Para melhor gerenciar os resultados, o processo de gestão de uma organização deve ser dinâmico e proativo, permitindo se antecipar às mudanças que ocorrem no ambiente. Para ter esta característica, é necessário um modelo de gestão que vise, simultaneamente, um resultado econômico positivo para a organização e a criação de valor aos usuários dos serviços prestados. Assim, a sua base de atuação deve ser calcada em um processo de gestão estratégica, ou seja, baseado em estratégias que visam criar para a organização a possibilidade de maximização do seu resultado econômico no longo prazo. (MAUSS; SOUZA, 2008, p. 71).

A análise do texto e os conhecimentos sobre gestão organizacional permitem afirmar:

A maximização do resultado econômico a que se refere o texto é conseguida mediante a remuneração mais elevada, a ser cobrada do contribuinte pelo uso dos serviços públicos.

Alternativas
Comentários
  • Segundo KAPLAN e NORTON, 1997, no desenvolvimento do BSC (balanced scorecard) para a Gestão Pública, a missão (objetivo central) da atuação de uma organização pública é a perspectiva do CLIENTE, o atendimento de suas necessidades e expectativas.
    Esse posicionamento difere do BSC no modelo tradicional para o setor privado, posto que este tem como missão a perspectiva FINANCEIRA, com a maximização do resultado econômico.

    Bons estudos.


ID
1450141
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Foi divulgado, recentemente, na mídia televisa, que o prefeito de um determinado município efetuou um processo de licitação para aquisição de material escolar, visando a sua distribuição com os alunos no início do ano letivo. A empresa vencedora não entregou o material e o executivo providenciou a aquisição dos itens necessários, sem licitação, porque ficou caracterizado como medida emergencial, em decorrência do começo das aulas e da falta do material adequado para as atividades dos estudantes. A reportagem anunciou que o material foi adquirido por valores três vezes mais caros que o preço cobrado por livrarias da cidade e que fora fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material.

Sobre essa situação, é correto afirmar:

O caso retratado pode ser caracterizado como típico de inexigibilidade do processo licitatório, argumento utilizado pelo referido gestor público.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO!

    As bancas sempre trocam os conceitos entre inexigibilidade X dispensa de licitação. 

    DICA: inexigibilidade há apenas 3 hipóteses. Grave estas! (afinal, dispensa são 31 hipóteses diferentes...)


    Lei 8666, Art. 25. É inexigível a licitação quando houver inviabilidade de competição, em especial:

    I - para aquisição de materiais, equipamentos, ou gêneros que só possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, vedada a preferência de marca, devendo a comprovação de exclusividade ser feita através de atestado fornecido pelo órgão de registro do comércio do local em que se realizaria a licitação ou a obra ou o serviço, pelo Sindicato, Federação ou Confederação Patronal, ou, ainda, pelas entidades equivalentes;

    II - para a contratação de serviços técnicos enumerados no art. 13 desta Lei, de natureza singular, com profissionais ou empresas de notória especialização, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação;

    III - para contratação de profissional de qualquer setor artístico, diretamente ou através de empresário exclusivo, desde que consagrado pela crítica especializada ou pela opinião pública.


    Bons estudos!




  • GABARITO ERRADOColega Karen B., data vênia, discordo do posicionamento inicial em que vc afirma serem possíveis apenas 3 tipos de inexigibilidade de licitação. Com efeito, o rol do art. 25 lei8666/93 é exemplificativo enquanto o rol do art. 24 da mesma lei é taxativo.Acredito que erro encontra-se no fato de não existir apenas uma empresa "... A empresa vencedora" o que viabilizaria a chamada do segundo classificado, portanto não caracterizando caso de inexigibilidade"

    espero ter ajudado!

  • Bizu da Babi :)  -> Diferenças básicas de dispensa e inexigibilidade:

     

    1) LICITAÇÃO DISPENSADA -------------> A lei DISPENSA a licitação. NEGÓCIOS JURÍDICOS ( dação, doação, permuta, investidura, alienação)

    2) LICITAÇÃO DISPENSÁVEL ------------> PODE ou NÃO ocorrer a licitação. (fica a critério da administração) - COMPRAS, CONTRATAÇÕES, ALUGUÉIS e AQUISIÇÕES. Também para os casos de LICITAÇÃO DESERTA.

     

    INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO------------> IMPOSSIBILIDADE de competição. Fornecedor EXCLUSIVO, profissionais ou empresas de NOTÓRIA ESPECIALIZAÇÃO, artista CONSAGRADO, vedada a inexigibilidade para serviços de publicidade e divulgação.

    Nos casos de INEXIGIBILIDADE , a contratação será DIRETA.

  • No caso hipotético não há inexigibilidade, senão improbidade administrativa! 

  • Gabarito: errado

    --

    Lei 8666. Art. 24, IV - nos casos de emergência ou de calamidade pública, quando caracterizada urgência de atendimento de situação que possa ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas, obras, serviços, equipamentos e outros bens, públicos ou particulares, e somente para os bens necessários ao atendimento da situação emergencial ou calamitosa e para as parcelas de obras e serviços que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados da ocorrência da emergência ou calamidade, vedada a prorrogação dos respectivos contratos;

  • Aqui nesta questão espera-se que o aluno julgue a afirmação como certa ou errada e para resolvê-la, exigia-se do aluno conhecimento do conteúdo da Lei 8.666/1993.

    Observa-se que apesar de a regra geral que disciplina as contratações públicas possuir como premissa a exigência da realização de licitação para a obtenção de bens e para a execução de serviços e obras, há, na própria Lei de Licitações exceções.

    Na licitação dispensável, rol taxativo presente no art. 24 da Lei 8.666/93, há para o administrador uma faculdade, que poderá realizar o processo licitatório ou não, dependendo das particularidades do caso concreto (ato discricionário).

    A licitação dispensada, rol taxativo presente no art. 17 da Lei 8.666/93, por sua vez, está relacionada às alienações de bens públicos tanto móveis quanto imóveis, não cabendo ao administrador nenhum tipo de juízo de valor, pois há na lei uma imposição (ato vinculado) da contratação direta.

    Por fim, a inexigibilidade de licitação, rol exemplificativo presente no art. 25 da Lei 8.666/93, faz referência aos casos em que o administrador também não tem a faculdade para licitar, porém, aqui o motivo é a ausência de competição em relação ao objeto a ser contratado, condição indispensável para um procedimento licitatório. Tornando, assim, a licitação impossível.

    Agora, vejamos:

    Art. 24. É dispensável a licitação:

    XI - na contratação de remanescente de obra, serviço ou fornecimento, em consequência de rescisão contratual, desde que atendida a ordem de classificação da licitação anterior e aceitas as mesmas condições oferecidas pelo licitante vencedor, inclusive quanto ao preço, devidamente corrigido.

    Portanto, observa-se que seria caso de licitação dispensável, e não exigibilidade de licitação, pois não há que se falar em ausência de competição, a licitação não é impossível, tanto que, de fato, ela anteriormente ocorreu. No entanto, conforme descrito no enunciado da questão, o caso encontra-se eivado de ilegalidades, uma vez que o material foi adquirido por valores três vezes mais caros que o preço cobrado por livrarias da cidade e fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material.

    Gabarito: ERRADO.


ID
1450144
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Foi divulgado, recentemente, na mídia televisa, que o prefeito de um determinado município efetuou um processo de licitação para aquisição de material escolar, visando a sua distribuição com os alunos no início do ano letivo. A empresa vencedora não entregou o material e o executivo providenciou a aquisição dos itens necessários, sem licitação, porque ficou caracterizado como medida emergencial, em decorrência do começo das aulas e da falta do material adequado para as atividades dos estudantes. A reportagem anunciou que o material foi adquirido por valores três vezes mais caros que o preço cobrado por livrarias da cidade e que fora fornecido pela mesma empresa que venceu a licitação e não entregou o material.

Sobre essa situação, é correto afirmar:

O fato descrito merece a abertura de uma ação do Ministério Público, uma vez que, o atendimento ao interesse público deve prevalecer.

Alternativas
Comentários
  • Galera, essa questão dá para responder com um raciocínio cartesiano e de senso comum. O caso narrado cheira a alguma treta/irregularidade, então, claro que irá MERECER a abertura de ação pelo MP.

    Forte abraço!

  • Sinto um revertério com essa situação hipotética 

  • A competência do MP está descrita na lei nº 8.666/93:

    Art. 100. Os crimes definidos nesta Lei são de ação penal pública incondicionada, cabendo ao Ministério Público promovê-la


    Art. 101. Qualquer pessoa poderá provocar, para os efeitos desta Lei, a iniciativa do Ministério Público, fornecendo-lhe, por escrito, informações sobre o fato e sua autoria, bem como as circunstâncias em que se deu a ocorrência.

     

    Gabarito: CERTO


ID
1450147
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Marque C, se a proposição é verdadeira; E, se a proposição é falsa.

Artigo 74: Os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno... (CONSTITUIÇÃO, 1988).

Tal controle pressupõe a existência de um único órgão de controle a que denominamos CONTROLADORIA ou ÓRGÃO CENTRAL DE CONTROLE INTERNO – nos moldes existentes em outros países [...] (SILVA, 2008, p. 213).

Uma das atribuições da Controladoria é servir de instrumento de auxílio a um processo decisório, por meio de documentos e relatórios.

Alternativas
Comentários
  • O Sistema de controle interno das entidades públicas deve ficar a cargo de um órgão independente e autônomo, com seus titulares se reportando diretamente ao gestor público. Esse órgão é a Controladoria. É necessário esclarecer que a criação de uma Controladoria no setor público não difere da empresa privada, ambas mantém os princípios fundamentais do controle e geração de informações para tomada de decisões.


    Na implantação da Controladoria não pode deixar de ter, entre outras, as seguintes atribuições:


    -A prestação de contas ao Poder Legislativo, por meio do Tribunal de Contas;
    -Servir, por meio de documentos e relatórios, de instrumento de auxilio no processo decisório;

    Produzir avanços no uso dos sistemas tradicionais de controle orçamentário, financeiro e patrimonial, estabelecendo um elenco de indicadores financeiros, econômicos e sociais que permitam a melhoria do processo decisório;


    -Abandonar gradativamente a preocupação com o montante gasto para enfatizar os resultados alcançados pelos gestores nos aspectos da economicidade, eficiência e eficácia.

    Tendo estas e muitas outras atribuições, a Controladoria estará efetivamente melhorando os controles gerenciais para que o Gestor Público atenda plenamente aos programas propostos na aprovação do orçamento.

    Como responsáveis pelo Sistema de Controle Gerencial os Controllers devem ter autonomia e independência, verificando o grau de adesão dos agentes públicos às políticas determinadas, mediante análise do desempenho da gestão administrativa e dos controles existentes.

  • Para quem não tem acesso ao gabarito.

    Gaba: certo

  • As controladorias são órgãos de controle interno dos entes federativos. A CGU é o órgão de controle em âmbito federal. Nos Estados, temos as Controladorias Gerais dos Estados (CGEs)

    A banca cobrou os requisitos nas atribuições das Controladorias, de acordo com a doutrina de Lino Martins da Silva (Apud Kalife, M.A, 2014) são os seguintes:

    "Prestação de contas apresentadas anualmente pelo Governo ao Poder Legislativo, por meio do Tribunal de Contas;

    Servir, por meio de documentos e relatórios, de instrumento de auxílio no processo decisório;

    Produzir avanços no uso dos sistemas tradicionais de controles orçamentário, financeiro e patrimonial, estabelecendo um elenco de indicadores financeiros, econômicos e sociais que permitam a melhoria do processo decisório."

    Fonte: Kalife. M. A "Administração Pública: Lei de Responsabilidade Fiscal e a Controladoria". Revista Eletrônica de Contabilidade. vol. 1. UFSM. 2014

    GABARITO: CERTO.


ID
1450150
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

As inovações introduzidas pela Constituição brasileira de 1988 refletiram no aumento do grau de autonomia fiscal dos estados e municípios e na descentralização dos recursos tributários disponíveis.

Alternativas
Comentários
  • Correto: A Constituição de 1988 revelava a intenção de institucionalizar o processo de descentralização fiscal em curso, ao conceder autonomia de gestão e ao estabelecer a participação dos governos subnacionais na receita disponível. Contudo, novas

    circunstâncias impõem mudanças nas relações entre as diferentes esferas de poder e estas distorcem o espírito constitucional. O processo de descentralização é revertido pelas conseqüências do agravamento do desequilíbrio financeiro dos estados e pelo contigenciamento dos gastos referentes ao Orçamento da Seguridade. A descentralização e a autonomia, constituída por meio constitucional, foram gradualmente contestadas por relações que se baseiam em poder real. 


    Fonte: http://www3.tesouro.fazenda.gov.br/Premio_TN/vpremio/financas/MH2tefpVPTN/mhtfp.pdf


ID
1450153
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

A estruturada UFSB combinará,de modo orgânico, tanto no plano acadêmico quanto no administrativo, a descentralização da gestão de rotina com a centralização dos processos de regulação,de avaliação e de controle de qualidade.

Alternativas

ID
1450156
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Uma inovação introduzida pela UFSB é a criação de um Conselho Estratégico Social,com alto grau de representatividade externa, que viabilizará um fórum permanente de discussões.

Alternativas

ID
1450165
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa.

Sabendo-se que o Plano Orientador da UFSB especifica que o contexto geral de criação de uma universidade nos seus moldes é definido,entre outros, por dois blocos de fatores,os intrínsecos e os externos à instituição universitária, é correto afirmar que os fatores intrínsecos são característicos do mundo contemporâneo e,no plano particular, referem-se aos efeitos da conjuntura da globalização no contexto brasileiro e regional.

Alternativas

ID
1911271
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um pendrive é uma memória auxiliar que funciona como dispositivo de entrada e saída de dados.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Segundo João Antônio (5ª Edição) - Memórias Auxiliares (Memória Secundária)
    Um computador também é composto de um conjunto de equipamentos que permitem o armazenamento de informações permanentemente. Esse grupo de dispositivos (alguns com memória magnética, outros com armazenamento óptico e alguns com memória flash) é conhecido, normalmente, como memória secundária ou memória auxiliar.
    Nas memórias auxiliares, as informações (programas ou dados do usuário) são armazenadas na forma de blocos de dados chamados arquivos. Os arquivos são identificados por nomes específicos e são listados em compartimentos chamados diretórios (pastas).
    Em suma, nós salvamos nossas informações justamente nas memórias auxiliares.


ID
1911283
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o ambiente do sistema operacional Microsoft Windows, é correto afirmar:

A identificação de um arquivo é composta por duas partes: a primeira refere-se ao nome do arquivo e a segunda, denominada extensão do arquivo, determina o tipo do arquivo, sendo dois exemplos de extensão de arquivo o .exe, que define aplicativos, e o .txt, que define arquivos do tipo texto.

Alternativas
Comentários
  • Correto. O nome é obrigatório, a extensão é opcional.

  • Correto.

    Respeitando o uso dos caracteres e símbolos permitidos, o nome do arquivo poderá conter até 250 caracteres e mais a extensão.

    Existem arquivos sem extensões, como o hosts, outros com 1 letra como programa.c, com duas letras como Thumbs.db, 3 letras é o mais comum como texto.txt, 4 letras como documento.docx, 5 letras como bancodedados.accdb.

     

    Fonte: Nishuma!

  • Gabarito: certo

    --

    Exemplos:

    Aprovação.txt

    Gta5.exe

    Meugatodepelucia.jpg

    Xvideos.html

    Ops! este último não deveria tá na lista hehe


ID
1911289
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o ambiente do sistema operacional Microsoft Windows, é correto afirmar:

Através da opção "Formatar Disco", é possível excluir todos os dados de um dispositivo de armazenamento, sendo que essa opção permite que apenas os arquivos do Windows possam ser recuperados na Lixeira, enquanto os outros tipos de arquivos são excluídos permanentemente.

Alternativas
Comentários
  • (E)

    Erro está em negrito:

    Através da opção "Formatar Disco", é possível excluir todos os dados de um dispositivo de armazenamento, sendo que essa opção permite que apenas os arquivos do Windows possam ser recuperados na Lixeira, enquanto os outros tipos de arquivos são excluídos permanentemente.

  • Muita questão repetida. 

  • Através da opção "Formatar Disco", é possível excluir todos os dados de um dispositivo de armazenamento, sendo que essa opção permite que apenas os arquivos do Windows possam ser recuperados na Lixeira, enquanto os outros tipos de arquivos são excluídos permanentemente.

     

    gab e 

  • GABARITO ERRADO

    ASSERTIVA:

    Através da opção "Formatar Disco", é possível excluir todos os dados de um dispositivo de armazenamento, sendo que essa opção permite que apenas os arquivos do Windows possam ser recuperados na Lixeira, enquanto os outros tipos de arquivos são excluídos permanentemente.

    Em informática GERALMENTE quando restringe algo está errado, repito, geralmente ( 99%) 

    Hoje existem várias formas de recuperar arquivos após uma formatação. Um exemplo bem prático são fotos e músicas... Nós conseguimos recuperar esses arquivos e eles não são parte integrante do windows.

     

    bons estudos


ID
1911295
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No processador de texto MS-Word, utilizando-se o recurso Hiperlink, é possível incluir, em um documento, um link para acessar uma página na WEB, enviar um e-mail, acessar outra parte do mesmo documento ou acessar outro documento.

Alternativas
Comentários
  • (C)

    Outra que ajuda:

    Ano: 2016 Banca: CESPE Órgão: INSS Prova: Técnico do Seguro Social

     

    Com relação a informática, julgue o item que se segue.

     

    Em um texto ou imagem contido em eslaide que esteja em edição no programa Libre Office Impress, é possível, por meio da opção Hyperlink, criar um link que permita o acesso a uma página web.(C)

  • GABARITO: CERTO

    Você pode adicionar ao seu documento hiperlinks que fornecem aos leitores acesso instantâneo a informações em outra parte do mesmo documento. Esses hiperlinks podem ser textos ou elementos gráficos. Ao usá-los, você é capaz de fornecer informações aos leitores sem precisar repetir as mesmas informações em páginas diferentes.

  • Correto.

    Além das páginas da Web, você pode criar links para arquivos novos ou existentes em seu computador, para endereços de e-mail e para locais específicos em um documento. Você também pode editar o endereço, o texto de exibição e o estilo da fonte ou a cor de um hiperlink.


ID
1911331
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Microsoft Outlook converte, automaticamente, os arquivos JPG ou GIF, anexados na mensagem, para o tipo BMP, cujo objetivo é a redução do tamanho total da mensagem.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. https://support.office.com/pt-br/article/Alterar-o-formato-da-mensagem-para-HTML-Rich-Text-ou-texto-sem-formata%C3%A7%C3%A3o-338a389d-11da-47fe-b693-cf41f792fefa

  • Errado, o word nao converte automaticamente arquivos.

  • Errado. O envio de mensagens não ativa a compactação automática, convertendo de um formato para outro. E além do mais, o formato BMP é de imagens de 16.7 milhões de cores sem compactação, bem maiores que os arquivos JPG ou PNG.

  • Não é o word Glauber.


ID
1911337
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

A utilização da linguagem HTML, no Microsoft Outlook, permite o uso de recursos avançados de formatação do texto, como marcadores e links.

Alternativas
Comentários
  • ANTONIO (5ª EDIÇÃO, 2013): • Página Web: um documento legível (como uma página de uma revista mesmo). A definição completa é “documento hipermídia escrito na linguagem HTML”. Na verdade, uma página é apenas um arquivo (sim, um arquivo) que pode ser armazenado em pastas e pode ser copiado de computador para computador.• Site da Web: um local onde são colocadas várias páginas (como se fosse a própria revista). Cada site está associado a um servidor, normalmente. Há, claro, servidores Web com mais de um site sendo fornecidos.
    Em poucas palavras, um site pode ser simplesmente uma “pasta” em um computador servidor. Nessa pasta há vários arquivos (as páginas daquele site).
    Claro que os sites mais “volumosos”, como Wikipedia, Google, Gmail e outros são formados por muito mais que apenas uma pasta: são milhares de computadores reunidos e espalhados pelo globo!
    Portanto, um “site” é uma coisa lógica, que, para existir, pode precisar de muita coisa “física”!


ID
1911343
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre vírus de computador e malwares, é possível afirmar:

Spyware é um software que tem como objetivo monitorar atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros, mas, se utilizado de forma mal-intencionada, pode ser considerado um vírus de computador.

Alternativas
Comentários
  • ANTONIO (2013, 5ª EDIÇÃO): Spyware e Adware
    Um spyware é um termo que descreve uma grande gama de programas que monitoram os hábitos de acesso e navegação dos usuários. Um spyware não é necessariamente um programa implantado “ilegalmente”.
    Algumas empresas usam spywares nos micros dos seus funcionários (isso deve estar previsto, óbvio, nos termos assinados pelos dois no momento do contrato) para saber exatamente o que os funcionários andam fazendo nos micros da empresa.
    Normalmente, quando instalado de forma ilegítima, um spyware está associado a uma série de ações que podem ser realizadas em um micro sem a autorização do usuário, como: o monitoramento e armazenamento dos URLs (endereços digitados nos navegadores) acessados por aquele usuário; a instalação de keyloggers e screenloggers naquela máquina para a captura de tudo que o usuário digita ou clica; monitoramento e captura de informações inseridas em outros programas (não só no navegador), como programas de texto e planilhas; entre outras.
    Spywares transformam seu micro em uma “casa do Big Brother”, ou seja, dá pra ver tudo que você faz no seu micro se um spyware for instalado nele.

  • Afirmar que um Spyware pode ser considerado um vírus...isso levanta controvérsias

    mas vamos em frente

  • Poxa, errei porque nunca consideraria Spyware um vírus. 

  • Acredito que, se fosse o Cespe, o gabarito seria E.

     

    Mas, mesmo assim, já vi questões do Cespe também com erro semelhante, na comparação equivocada entre vírus e outros malwares.

  • Spyware: Spyware é um programa que monitora atividades de um sistema e envia a terceiros. Podem ser keyloggers, do tipo que captura o que o usuário digita; screenloggers, do tipo que registra os movimentos de mouse de um usuário, ou adwares, daqueles que mostram propagandas para o usuário.

     

    Victor Dalton

  • Creio que a Malícia da questão está em falar sobre uma exceção (mudar a função do Spyware):

     

    Regra: Sypware não é vírus (pois não tem função de prejudicar).

    Agora, se for usado de forma mal intencionada, para prejudicar (exceção a regra) se encaixará no conceito de Vírus.

  • A pegadinha da questão é dizer que PODE SER CONSIDERADA...

  • GABARITO: CERTO

    Spyware é um software espião de computador, que tem o objetivo de observar e roubar informações pessoais do usuário que utiliza o PC em que o programa está instalado, retransmitido-as para uma fonte externa na internet, sem o conhecimento ou consentimento do usuário. Mas caso seja utilizado de forma mal intencionada pode sim ser considerado um vírus.

  • Tradução de Spy: ESPIÃO

  • Certo!

    SPYWARES: programa espião, envia dados a terceiros e monitora as informações.


ID
1911349
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre vírus de computador e malwares, é possível afirmar:

Alguns tipos de vírus de computador conseguem danificar componentes de hardware.

Alternativas
Comentários
  • Certo: Informática para COncursos de João Antonio (5ª Edição): . Vírus de computador
    Um vírus de computador é um programa (ou parte de um programa) de computador, normalmente com intenções prejudiciais, que insere cópias de si mesmo em outros programas e/ou arquivos de um computador, se tornando parte destes.
    Um vírus não consegue, em outras palavras, “viver” sozinho! Vírus de computador, assim como os vírus biológicos, precisam de um hospedeiro (que, no caso do computador, é um arquivo qualquer).
    Enquanto um vírus encontra-se dentro de um arquivo, ele está em estado de “latência”, simplesmente dormindo. Para que o vírus comece a atuar no computador da vítima, é necessário que o arquivo que o hospeda seja executado (aberto na memória principal daquele computador).

  • Gabarito ERRADO

    Virus é um SOFTWARE, e software não danifica HARDWARE!!!
    Mas não que dizer que não lhe traga prejuiso físicos ao PC, pois os virus vão alterar o funcionamento adequado do seu computador e isso poderá causar uma exaustão de erros e sobrecarregar o funcionamento de algumas peças, mas isso é atribuido a casos não muito comuns. Em todo caso previnir com um bom antivirus ainda é bastante oportuno.

    bons estudos

  • essa questão caberia recurso

  • Esse mesmo tipo de questão ja foi anulada pela Banca. Verifiquem Q447874

  • Esssa questão foi anulada.

  • QUESTÃO ANULADA

  • Tem que ser cumulativa?

  • Não Daniel Salvador

  • Não Daniel Salvador

  • Não Daniel Salvador


ID
1911355
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dadas quaisquer proposições p e q, a proposição composta (p ∧ q) ∨ (-p ∧ -q) é uma tautologia.

Alternativas
Comentários
  • Falso, é uma contigencia.

  • p       q       -p      -q      p ^ q     -p ^ -q       (p ^ q) V ( -p ^ -q)

    v        v        f         f         v            f                      v

    v        f        f          v        f             f                      f

    f        v        v          f        f             f                      f  

    f        f         v          v       f             v                      v

                                                                                L-> contingência e não tautologia.   

  • Tautologia = Resultado é sempre V

    Contradição = Resultado é sempre F

    Contingência = Resulta tanto V quanto F 

  • QUESTÃO ERRADA!

    p      q      -p     -q     p ^ q    -p ^ -q   (p ^ q) V ( -p ^ -q)

    V    V     F     F     V      F            V

    V     F    F     V    F      F           F

    F     V     V     F     F      F           F

    F    F    V     V    F      V            V

                                          

    CONTINGÊNCIA: é a proposição composta que não é uma tautologia, nem uma contradição, ou seja, o valor lógico da proposição composta depende dos valores lógicos das proposições simples que as compõem.


ID
1911361
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sendo p, q e r proposições quaisquer, na tabela-verdade da proposição composta (p ∧ q) ∨ (-p ∧ r) ∨ (-q ∧ -r) existem exatamente três linhas nas quais p é falsa, e essa proposição composta é verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • (p ∧ q)  =  (p ∧ q)

    v ∧ v  = v

    v ∧ f  = f

    f ∧ v  = f

    f ∧ f = f


ID
1911367
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A expressão simbólica (∀x ∈ R) (∀n ∈ N) [(x ≥ 0) ∧ (n ≠ 0) ⇒ (∃y ∈ R) (yn = x)], em que R e N denotam os conjuntos dos números reais e dos números naturais, respectivamente, representa a proposição “para todo número real não negativo x e todo número natural não nulo n existe um número real y, tal que yn = x”.

Alternativas

ID
1911373
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma empresa de entregas só aceita trabalhar com caixas retangulares que satisfaçam as seguintes condições:

• se a largura for menor do que 50cm, a altura deve ser menor do que 20cm.

• se o comprimento for maior do que 50cm, a largura deve ser menor do que 40cm.

• se a altura for menor do que 25cm, o comprimento deve ser menor do que 30cm.

Desse modo, é correto concluir que essa empresa só aceita trabalhar com caixas retangulares de, no máximo, meio metro de comprimento.

Alternativas
Comentários
  • Nossa, essa questão tá bugada kkk

  • se o comprimento for maior do que 50cm,a largura deve ser menor do que 40cm.

  • se o comprimento for maior do que 50cm,a largura deve ser menor do que 40cm.

     

    Se for maior, ou seja, aceita mais de 50 cm, desde que a largura seja menor que 40cm. Não entendi essa questão.

  • A questão está errada, porque aceita caixas de comprimento maiores que 50 cm

  • Questão de Lógica de argumentação.

    PREMISSAS:

    L<50 -> H<20

    C>50 -> L<40

    H<25 -> C<30

    CONCLUSÃO:

    C<50

    Negando a conclusão, veremos que, para a afirmação ser falsa, comprimento teria que ser maior que 50 e menor que 30. Isso é impossível, logo, gabarito C.


ID
1911376
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sobre os candidatos a uma vaga de emprego, sabe-se que:

• 10% deles falam inglês e espanhol;

• 32 candidatos não falam nem inglês nem espanhol;

• O número dos candidatos que falam inglês é o dobro do número dos que falam espanhol.

Assim, pode-se deduzir corretamente que há 160 candidatos, dos quais 96 falam inglês e 48 falam espanhol.

Alternativas
Comentários
  • INGLES = X
    ESPANHOL = Z
    INGLES E ESPANHOL = Y
    NENHUM = N
    TOTAL = T

    PORTANTO:
    Y = 10% T
    N = 32% T
    X = 2Z
    X + Y + Z + N = T

    SE T = 160, ENTÃO:
    2Z + 16 + Z + 51,2 = 160
    3Z = 92,8
    Z ## 48 (z diferente de 48)

    CONCLUSÃO. RESPOSTA ERRADA.
    GABARITO: ERRADO.

  • colega desculpa, mas tu fez quase tudo certinho

    tu só não pode somar o 2Z+ 16+z+51,2, pois senão tu você estaria contando duas vezes a interseção. 

    O correto é: 2Z+Z-16(pois é a interseção)+51,2=160---->3Z=124,8----> 41,6------> então está errada a questão.

  • não entendi o 51,2

  • Informação da Questão:

    Total de candidatos = 160

    - 10% falam Inglês e Espanhol -> Então serão 16 candidatos.

    - 32 não falam Inglês e nem Espanhol -> 160-32=128 candidatos

    - 2*I=E -> Inglês=96 e Espanhol=48 -> Aqui o resultado é o dobro, porém terá que ser subtraído os 10% da interseçaõ. Ficando I=80 e E=32.

    160=16+128+80+32 -> Aqui o resultado está correto, porém reparem o detalhe dos dois últimos quesitos.

    Portanto, 80 não é dobro de 32.

    Espero ter ajudado.

    A luta continua... vamos guerreiros!

  • Nao concordo com o gabarito.

    A questão não diz 96 falam somente ingles e 48 falam somente espanhol.

    96 falam ingles (dos quais 16 tambem falam espanhol) e 48 falam espanhol (dos quais 16 tambem falam ingles?

    alguem mais concorda com isso?

     

  • Perfeita colocação do Daniel Galvani, acho que é a resolução mais correta.

    Eu simplesmente somei:48+96=  144, depois somei com 32 ( não falam nem inglês, nem espanhol) = 176.

    Pronto, tá resolvido. 176 é maior que 160. Gabarito: Errada! kkkkkk 

  • Concordo Letícia,

     

    como o Moreno Guimarães colocou 48 + 96 + 32 = 176, porém diminuindo os 10% da interseção (16) fecha em 160.

    O Fernando Gomes calculou o 32 como porcentagem, e não é.

    O Concurseiro Sucesso diminuiu a interseção para calcular os que falam inglês sendo o dobro dos que falam espanhol, não estendi o porque, se uma coisa não exclui a outra.

  • Mata-se a questão quando se diz que os candidatos que falam inglês são o dobro dos que falam espanhol:


    96 falam inglês e 48 falam espanhol;


    Tirem 16 de 48 = 48-16 = 32; Assim temos o total de quem só fala espanhol. Logo, o dobro de 32 (candidatos que falam somente espanhol), caso esse número de quem fala somente espanhol seja, de fato, o certo, serão 64 candidatos que falam somente inglês. Então, aqui já se tem o erro da questão.


    Depois de tudo isso, inferindo que esteja correto, teremos então:


    32 falam somente espanhol;

    64 falam somente inglês;

    32 somente português;

    10% inglês e espanhol.


    32+64+32=128


    Entendendo que 128 represente apenas 9/10, teremos, então, como 100% 142 candidatos



  • Afirmativa diz que 160 é o total de candidatos.

    E que os candidatos que falam espanhol é 48.

    E inglês é o dobro de espanhol 2 x 48= 96

    E os candidatos que não falam Inglês e nem espanhol são 32.

    48+96+32 dá igual a 160?

    Não!

    Dá igual a 176.

    Gabarito Errado.

  • Acho que o erro da questão é que NÃO se pode deduzir corretamente apenas com as informações fornecidas. Mas se há 160 candidatos dos quais 10% falam Inglês e Espanhol (16 candidatos); 32 candidatos não falam nenhum desses idiomas; e 96 candidatos falam Inglês e 48 Espanhol, não há erro, pois o número de candidatos que fala Inglês é o dobro do Espanhol (não é dos que falam APENAS um idioma ou outro).

    Inglês OU Espanhol = Inglês + Espanhol - Inglês E Espanhol


ID
1911382
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Um fiscal da prefeitura trabalha por amostragem: de um grupo de 20 empresas, serão sorteadas 5 para uma fiscalização no local. Se, nesse grupo, há duas empresas em situação irregular, é correto afirmar que a probabilidade de ambas serem sorteadas é quatro vezes menor do que a probabilidade de apenas uma delas ser sorteada.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    20 Empresas 

    2 Irregular

    18 Regular

     

    --> probabilidade de ambas serem sorteadas: 

    P = 2/20 * 1 /19 = 1/190

     

    -->probabilidade de apenas uma irregular ser sorteada

    P = 2/20 * 18/19 = 18/190

     

    Portanto, probabilidade de ambas serem sorteadas NÃO é quatro vezes menor do que a probabilidade de apenas uma delas ser sorteada. 

  • Probabilidade de uma irregular dentre vinte= 1/20 que é igual a 0,05

    Probabilidade de duas dentre vinte = 2/20 que é igual a 0,1

    Em porcentagem ficam :

    0,05 x 100% = 5%

    0,1 x 100% = 10%

    5% ---> 10% de cinco para dez aumentou 2x e não 4 . Portanto, não é quatro vezes menor, e sim duas.


ID
1911385
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Quatro amigos, que estavam organizando uma festa, discutiram sobre quantas pessoas achavam que haveria nela, dizendo o seguinte:

J: “Haverá, no máximo, 19 pessoas.”

F: “Haverá, pelo menos, 25 pessoas.”

L: “F está errado, pois haverá mais do que 16 pessoas.”

H: “J está errado, a menos que só haja casais.”

Após a festa, perceberam que apenas um deles tinha dado a opinião errada. Logo é correto deduzir que o número de pessoas na festa foi um múltiplo de 3.

Alternativas
Comentários
  • j:  ........................................19(max 19)

    F:                                                                    25.........................(no mínimo 25)

    L:                 17.........................................24( como f está errado, então é menos que 25)

    H1:                                              20.......................................................................................( como J está errado, então será mais que 19)

    H2:  .................................18( a outra situação é J está certo, então no máximo 19, mas como só tem casal será 18)                 

    se traçarmos uma linha na vertical perceberemos que a única situação de apenas um estar fora é a letra F mentindo.

    logo F, L e H falam a verdade. ( H fala a verdade na situação H2, que será no  caso de J falar a verdade, então será no máximo 18, pois serão casais.   


ID
1911391
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No contexto do Programa de Saúde da Família, o domicílio é entendido como o lugar que o indivíduo escolhe e demarca como seu território.

Alternativas

ID
1911394
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Programa Nacional de Imunização reconhece a validade da estratégia de campanha de vacinação por fortalecer a consciência sobre a necessidade e a importância da prevenção e da promoção da saúde.

Alternativas
Comentários

ID
1911397
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para o alcance dos objetivos da Educação em Saúde, torna-se imprescindível reconhecer as possibilidades de transformação dos sujeitos, com respeito mútuo aos diversos saberes e às práticas relacionados à saúde.

Alternativas

ID
1911400
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao tomar conhecimento de uma ocorrência de “maus-tratos” ou de qualquer atitude que possa ser considerada afronta ou desrespeito à integridade da pessoa humana submetida aos cuidados de enfermagem, o Enfermeiro tem o dever de intervir se o fato for recorrente e implique agressão física.

Alternativas
Comentários
  • Olha o Nivel do pessoal. 56% errou a questão. Continuem assim....


ID
1911403
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Imprudência, imperícia e negligência são conceitos fundamentais que dizem respeito à responsabilidade ética e legal do profissional de enfermagem, sendo que a imprudência refere-se ao agir sem cautela, de forma precipitada ou afoita.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Imprudência: 

    A imprudência, por sua vez, pressupõe uma ação precipitada e sem cautela. A pessoa não deixa de fazer algo, não é uma conduta omissiva como a negligência. Na imprudência, ela age, mas toma uma atitude diversa da esperada

  • negligencia é agir de qualquer forma

    imprudencia é agir sem cautela

    impericia sem conhecimento


ID
1911406
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A evolução de enfermagem é composta de um conjunto de informações levantadas com o objetivo de nortear o planejamento da assistência e deve refletir as repercussões das medidas adotadas, subsidiando a continuidade dos cuidados.

Alternativas
Comentários
  • EVOLUÇÃO DE ENFERMAGEM

    O registro de evolução de enfermagem é o procedimento que afere o desempenho do quadro clínico do paciente. Nesse documento, o profissional concentra informações básicas e específicas sobre as condições do enfermo. A abordagem, sempre realizada após a avaliação do estado geral, ajuda a guiar o  que deverá ser prestada pela equipe de saúde nas 24 horas seguintes.

    A evolução de enfermagem é útil a todos os membros da equipe envolvidos no tratamento do paciente, pois fornece as informações de maneira organizada e resumida, conferindo assertividade ao trabalho e segurança à comunicação entre o grupo. O registro facilita, ainda, o mapeamento das ocorrências, reforça a responsabilidade dos profissionais envolvidos no atendimento e evita a repetição de perguntas ao paciente.

    FONTE: https://www.secad.com.br/blog/enfermagem/registro-de-evolucao-de-enfermagem/

    DEUS TE AMA!!!!


ID
1911409
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A escolha do método de desinfecção ou de esterilização dos artigos hospitalares depende da classificação do material em supercrítico, crítico, semicrítico e não crítico.

Alternativas

ID
1911412
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A lavagem das mãos é, isoladamente, uma das ações mais importantes para a prevenção e o controle das infecções hospitalares e deve ser realizada antes e após a prestação de cuidados ou de exames em cada paciente.

Alternativas
Comentários
  • Isoladamente?

  • Sim, isoladamente. kkk


ID
1911415
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Segundo as normas sanitárias, o lixo hospitalar deve ser rigorosamente separado, cada classe deve ter um tipo de coleta e destinação, e a incineração é o destino mais indicado para esse tipo de material.

Alternativas
Comentários
  • Nem todos os resíduos de serviço de saúde podem serem incinerados, como exemplos temos os químicos e radioativos. Assim, os resíduos do grupo A, D e E, são destinados a ateros sanitários adequados, e B, para aterros sanitários de classe I, que é destinado para recepção de resíduos químicos e industrial. Quanto ao grupo C fica imposto as nomas do Cnem, após decaimento.


ID
1911418
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A liderança é uma característica considerada como inerente ao trabalho de enfermagem e de grande influência no seu processo gerencial, devendo ser exercida com firmeza para que o Enfermeiro possa ser respeitado no que se refere à hierarquia dentro da equipe.

Alternativas
Comentários
  • LIDERANÇA EM ENFERMAGEM

    O papel de líder do enfermeiro em sua atuação diária está incumbido mediante as responsabilidades assumidas sobre sua equipe de trabalho. As questões legais que norteiam o desenvolvimento da enfermagem, por si só, delegam ao enfermeiro o papel de gerenciamento das equipes e consequentemente o transportam às questões de liderança como mecanismo para atingir os objetivos comuns propostos.

    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/enfermagem/lideranca-em-enfermagem/32366


ID
1911421
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Enfermeiro participa, em diversos níveis hierárquicos, do programa de acreditação hospitalar, seja no decisório, seja no estratégico, seja no operacional, visando ao alcance das metas da instituição.

Alternativas

ID
1911424
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entre os cuidados a serem adotados, antes do encaminhamento de pacientes para o centro cirúrgico, estão remover próteses, verificar os sinais vitais, prestar esclarecimentos sobre o procedimento, fazer cópias dos exames e guardar os objetos de valor.

Alternativas
Comentários

ID
1911427
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No pós-operatório imediato, considera-se que houve retorno das funções fisiológicas após a cirurgia quando os sinais vitais do paciente retornam aos níveis basais pré-operatórios, há equilíbrio nos níveis de líquidos e eletrólitos, e o penso cirúrgico está seco.

Alternativas
Comentários
  • alguem pra comentar?

  • O pós-operatório inicia-se a partir da saída do cliente da sala de operação e perdura até sua total recuperação. Subdivide-se em pósoperatório imediato (POI), até às 24 horas posteriores à cirurgia; mediato, após as 24 horas e até 7 dias depois; e tardio, após 7 dias do recebimento da alta.

    Este período pós-operatório imediato é considerado crítico, considerando-se que o cliente estará, inicialmente, sob efeito da anestesia geral, raquianestesia, peridural ou local. Nessa circunstância, apresenta-se bastante vulnerável às complicações. Assim, é fundamental que a equipe de enfermagem atue de forma a restabelecer-lhe as funções vitais, aliviar-lhe a dor e os desconfortos pós-operatório (náuseas, vômitos e distensão abdominal), manter-lhe a integridade da pele e prevenir a ocorrência de infecções. Porém o retorno aos níveis pré basais normalmente não ocorrem no pós-operatório imediato e também não necessariamente o penso cirúrgico está seco, depende muito do tipo de cirurgia.

    Resposta ERRADO

    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. Profissionalização de auxiliares de enfermagem: cadernos do aluno: saúde do adulto, assistência cirúrgica, atendimento de emergência / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. - 2. ed., 1.a reimpr. - Brasília: Ministério da Saúde; Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003.

    Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica.  Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

  • O pós-operatório inicia-se a partir da saída do cliente da sala de operação e perdura até sua total recuperação. Subdivide-se em pósoperatório imediato (POI), até às 24 horas posteriores à cirurgia; mediato, após as 24 horas e até 7 dias depois; e tardio, após 7 dias do recebimento da alta. Este período pós-operatório imediato é considerado crítico, considerando-se que o cliente estará, inicialmente, sob efeito da anestesia geral, raquianestesia, peridural ou local. Nessa circunstância, apresenta-se bastante vulnerável às complicações. Assim, é fundamental que a equipe de enfermagem atue de forma a restabelecer-lhe as funções vitais, aliviar-lhe a dor e os desconfortos pós-operatório (náuseas, vômitos e distensão abdominal), manter-lhe a integridade da pele e prevenir a ocorrência de infecções. Porém o retorno aos níveis pré basais normalmente não ocorrem no pós-operatório imediato e também não necessariamente o penso cirúrgico está seco, depende muito do tipo de cirurgia. Resposta ERRADO Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação na Saúde. Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. Profissionalização de auxiliares de enfermagem: cadernos do aluno: saúde do adulto, assistência cirúrgica, atendimento de emergência / Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão da Educação na Saúde, Projeto de Profissionalização dos Trabalhadores da Área de Enfermagem. - 2. ed., 1.a reimpr. - Brasília: Ministério da Saúde; Rio de Janeiro: Fiocruz, 2003. Brunner LS, Suddarth DS. Tratado de Enfermagem: Médico-Cirúrgica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011.

ID
1911430
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considera-se trauma múltiplo aquele que causa comprometimento da medula óssea independentemente da extensão e da gravidade, e o cuidado ao paciente com lesões múltiplas requer uma conduta de equipe, tendo um profissional à frente para promover uma ação coordenada.

Alternativas

ID
1911433
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para a admissão de pacientes em uma Unidade de Terapia Intensiva – UTI, são avaliados critérios que visam identificar prioridades, sendo que pacientes que requerem suporte ventilatório, que usam drogas vasoativas e que apresentam choque, são incluídos na prioridade 1(um).

Alternativas
Comentários

ID
1911436
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A obstrução da cânula é uma complicação possível em pacientes submetidos à traqueostomia, mas pode ser prevenida com o correto posicionamento da cânula, a aspiração das secreções e a umidificação dos gases ventilatórios.

Alternativas

ID
1911439
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A reação anafilática, após administração de solução ou medicamento, é um evento grave, que pode ser fatal e requer intervenção imediata, sendo que o quadro sintomático mais característico é o edema de faringe, a sibilância e dor precordial.

Alternativas

ID
1911442
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As interações medicamentosas podem ser comuns, e considera-se que esse evento ocorre quando um medicamento modifica a ação de outro medicamento.

Alternativas

ID
1911445
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considere a seguinte prescrição médica: “suspensão de eritromicina, 250mg”.

Tendo em vista que a farmácia disponibilizou frasco de 100ml na concentração de 125mg/5ml, para atender ao que está prescrito deverão ser administrados 2,5ml da medicação.

Alternativas

ID
1911448
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico de desidratação em crianças inclui diurese diminuída, fontanela deprimida, prurido intenso e irritabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Acho q não tem prurido .

ID
1911451
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em que pese ao Sistema Único de Saúde reconhecer as especificidades do atendimento à saude de adolescentes, as Unidades de Saúde ainda encontram dificuldades para atender a essa faixa etária e os adolescentes passam pelos serviços públicos de maneira invisível quanto às suas necessidades.

Alternativas

ID
1911454
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O câncer do colo do útero ainda é um grande problema de saúde pública no Brasil, sendo a citopatologia o exame considerado de rastreamento desse tipo de câncer e de suas lesões precursoras.

Alternativas

ID
1911457
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Diante da queixa de polaciúria referida pela gestante, o Enfermeiro deve explicar que isso ocorre devido ao aumento do útero e à compressão da bexiga, orientando-a sobre a importância de diminuir a ingestão hídrica para aliviar o desconforto.

Alternativas

ID
1911460
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Gestantes que procuram a maternidade quando se iniciam as contrações uterinas ao final da gravidez, devem ser internadas para acompanhamento, mesmo que se encontrem em uma fase inicial do trabalho de parto.

Alternativas
Comentários
  • A assistência de enfermagem no trabalho de parto e parto refere-se ao período em que a gestante apresenta contrações uterinas em intervalos regulares, que aumentam progressivamente em termos de frequência e intensidade, com o passar do tempo são concomitantes ao apagamento (esvaecimento) e dilatação progressiva do colo uterino.

    ADMISSÃO DA PACIENTE NO CENTRO OBSTÉTRICO

     A paciente é acolhida pela equipe de enfermagem, orientado-a sobre o setor e a presença dos acompanhantes, conforme Protocolo de Acompanhantes da instituição.

     O banho de aspersão é oferecido à paciente que recebe orientações sobre como proceder com a vestimenta (camisola e touca) e a seguir é direcionada ao leito.

     O enfermeiro realiza a anamnese da paciente.

    OBJETIVOS DE ENFERMAGEM

     Acolher e apoiar a paciente em todo o trabalho de parto.

     Monitorar os sinais e sintomas da evolução do parto.

     Orientar e oferecer os métodos não farmacológicos de alívio da dor.

     Prestar um atendimento humanizado a paciente e seu acompanhante.

    AVALIAÇÃO DE ENFERMAGEM

     Pré-natal (realizada na ME / UBS/ não realizou).

     Queixa principal.  Antecedência obstétrica (número de gestações, paridades e abortos).

     Avaliação obstétrica (contrações / perdas transvaginais/ movimentos fetais).

     Alergias /uso de drogas/ vítima de violência.

     História patológica atual.

     Nível de consciência.

     Avaliação das mamas / mamilos.

     Avaliação das perdas transvaginais (quantidade e características).

     Sinais vitais.

    http://www.me.ufrj.br/images/pdfs/protocolos/enfermagem/assistencia_no_trabalho_de_parto.pdf


ID
1911463
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Nas situações de abortamento, os cuidados prestados à mulher incluem a observação do material eliminado pela via vaginal e a presença de sinais e/ou sintomas de infecção.

Alternativas

ID
1911466
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O diagnóstico de doenças crônicas nos homens pode ser prejudicado pelo estereótipo da masculinidade, em que o homem se coloca como mais forte que a mulher e como um ser humano que nunca fica doente.

Alternativas

ID
1911469
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As alterações da mobilidade e a incontinência urinária, seja de curta, seja de longa duração, independentemente de causa, encontram-se entre os problemas mais frequentes na pessoa idosa.

Alternativas

ID
1911472
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Durante o processo de envelhecimento, ocorrem alterações típicas no padrão de sono, e as pessoas idosas devem usar fármacos potentes para corrigir esse desvio e alcançar as horas de sono necesssárias para a sua idade.

Alternativas
Comentários
  • Repetida!!!


ID
1911475
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Entre os fatores de risco mais frequentemente associados ao desenvolvimento da pneumonia, incluem‑se imobilidade prolongada, imunossupressão, trauma e tabagismo.

Alternativas
Comentários
  • Trauma não é um fator de risco. 

     

  • Fatores de risco mais frequentemente associados ao desenvolvimento da pneumonia, incluem‑se: - fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos; - álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; - ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; - resfriados mal cuidados; - mudanças bruscas de temperatura. Portanto. imobilidade prolongada, imunossupressão e trauma não estão entre os fatores de risco mais frequentes para o desenvolvimento da pneumonia.


    Gabarito do Professor: ERRADO

    Bibliografia

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/233_pneumonia....
  • Trauma é fator de risco sim, pois uma lesão torácica faz com que o paciente não consiga respirar direito e nem tossir. No entanto, a questão pede os fatores de risco mais frequentes, e trauma , imunossupressão, imobilidade prolongada não estão entre os mais frequentes, tabagismo sim.

  • Gabarito: Errado.

     

    Complementando

     

    De acordo com Dicas em Saúde.Pneumonia.BVS

     

     

    Fatores de risco
    - fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos;
    - álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório;
    - ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias;
    - resfriados mal cuidados;
    - mudanças bruscas de temperatura.

     

    Observem que apesar de imobilidade prolongada, imunossupressão e trauma serem fatores de risco para a pneumonia não estão entre os fatores de risco mais frequentes para o desenvolvimento da mesma..


ID
1911478
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Por estar inserido no corpo do paciente, o uso de marca-passo pode levar a complicações, como taquicardia, infecção, formação de hematomas e pneumotórax.

Alternativas

ID
1911481
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Pacientes com problemas urinários, que exigem o uso de sonda uretral de demora, requerem cuidados específicos para reduzir a ocorrência de traumas, sendo o cuidado principal manter a higiene rigorosa da área de inserção da sonda, com solução antisséptica.

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO COM AS PEGADINHAS: Pacientes com problemas urinários, que exigem o uso de sonda uretral de demora, requerem cuidados específicos para reduzir a ocorrência de traumas, (SERIA A FIXAÇÃO ADEQUADA DA SONDA, O ADEQUADO MANEJO DA BOLSA COLETORA - SISTEMA FECHADO) sendo o cuidado principal manter a higiene rigorosa da área de inserção da sonda, com solução antisséptica (ESSES CUIDADOS CITADOS SE REFEREM AO RISCO DE INFECÇÃO)

    .

  • QUESTÃO com pegadinha e daquelas, ele pergunta para evitar TRAUMA devido a SVD ai trás a SOLUÇÃO como se fosse evitar um PROCESSO DE INFECÇÃO DEVIDO à SVD, então de maneira resumida ele trás a SOLUÇÃO para um processo de infecção e não de trauma.


ID
1911484
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

As convulsões são episódios que atingem o sistema neurológico e estão comumente associadas à existência de acidente vascular cerebral, hipoxemia, traumatismo craniano, tumor cerebral, hipertensão e infecções.

Alternativas

ID
1911487
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O tratamento com a insulinoterapia demanda cuidados especiais do Enfermeiro para evitar complicações, como hiperglicemia matinal, lipodistrofia e reações alérgicas locais e sistêmicas.

Alternativas

ID
1911490
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipovolemia é um distúrbio hidroeletrolítico que pode decorrer de diarreia, sudorese, ingesta diminuída de líquido e obstipação.

Alternativas
Comentários
  • Hipovolemia- diminuição do volume circulante no sangue.

    Pode ser brando, moderado e grave.

    Características + importantes- Perda de peso, hipotensão postural, FC, aumento da temperatura,sede, náuseas e câimbras.

    Tratamento: solução isotônica SFO 9%, avaliação do balanço hídrico,peso, SSVV, pvc e nível de consciência.


ID
1911493
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Pacientes oncológicos podem precisar de doses crescentes de analgésicos, devendo o Enfermeiro adotar monitoramento do tipo, da localização e das carcterísticas da dor, bem como da resposta individual ao medicamento administrado para alívio da dor.

Alternativas

ID
1911496
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os agentes antineoplásicos, quando extravasam da veia, têm ação irritante sobre o tecido mole e induzem reações inflamatórias que provocam dano tecidual permanente e irreversível.

Alternativas

ID
1911499
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No cuidado ao paciente em fase terminal, o Enfermeiro deve abster-se de qualquer abordagem de conotação espiritual pessoal, para evitar constrangimento aos familiares em virtude de divergências religiosas.

Alternativas

ID
1911502
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

História familiar, situações estressantes, sexo feminino e morbidade clínica concomitante estão entre os fatores de risco para o desenvolvimento de depressão em adultos.

Alternativas
Comentários
  • É um distúrbio da área afetiva e do humor com forte impacto nas atividades de vida, além de ser a doença psiquiátrica que mais comumente leva ao suicídio.

    Os fatores de risco para depressão em adulto são:

    - Sexo feminino

    - Antecedentes depressivos prévios;

    - História familiar

    - Doença incapacitante;

    - Doença dolorosa;

    - Abandono e/ou maus tratos;

    - Internação;

    - Morte de cônjuge, familiar ou amigo próximo;

    - Uso de medicamentos como os benzodiazepínicos, betabloqueadores, metildopa, reserpina, clonidina, cinarizina, flunarizina, digoxina e esteroides.

    - História de abuso físico ou sexual,

    - Abuso de substância atual

    - Co-morbidade clínica,

    - Tentativas progressivas de suicídio, geralmente o sexo feminino

    Situações estressantes não são consideradas fatores de risco para depressão, alguns autores relatam que o estresse influencia na depressão quando a pessoa já tem uma predisposição genética.


    Respsota ERRADO


    Bibliografia


     Carvalho MB. Psiquiatria para Enfermagem. Editora Rideel. 2012.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/76depressao.ht...

    Brasil. Agência Nacional de Saúde Suplementar (Brasil). Manual técnico de promoção da saúde e prevenção de riscos e doenças na saúde suplementar / Agência Nacional de Saúde Suplementar (Brasil). – 3. ed. rev. e atual. – Rio de Janeiro : ANS, 2009.


ID
1911505
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) estão entre os dispositivos de atenção à saúde mental e têm valor estratégico para a reforma da atenção em saúde mental no Brasil.

Alternativas

ID
1911508
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Além da transmissão sexual, aAIDS pode ser contraída por meio do sangue, do leite materno contaminado e transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez e o parto a qual é denominada de transmissão vertical.

Alternativas

ID
2275948
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
A memória principal útil, ou seja, aquela disponível para ser utilizada pelas diversas aplicações dos usuários e seus respectivos dados, é a que sobra depois da alocação do Sistema Operacional e dos diversos utilitários.

Alternativas
Comentários
  • Certo. Antonio (5ª      edição, Informática para Concursos): Memória Principal
    É aquela memória onde ficam guardadas as informações dos programas utilizados naquele exato momento. A memória principal é usada não para guardar alguma coisa “para a posteridade”, mas para armazenar informações atuais: aquelas que fazem parte das janelas abertas – os programas em execução no computador.
    “Tudo o que você vê na sua tela está na memória principal” – guarde isso!
    A CPU e a MP (memória principal) se comunicam o tempo todo! Elas trocam informações constantemente enquanto o computador estiver funcionando. (Na verdade, a comunicação entre a CPU e a MP é o que faz o computador funcionar!) Se a CPU e a MP não conseguissem se comunicar, o computador nem ligaria! Vamos entender esse “caso de amor” entre elas mais adiante.
    Fisicamente, a memória principal dos computadores é fabricada na forma de pequenas placas de circuitos (chamadas pentes ou módulos) contendo chips (circuitos) de um tipo de memória chamado RAM.

  • Correto. A memória útil é o espaço disponível na memória RAM após a cópia da ROM-BIOS, carregamento do kernel do sistema operacional e disponibilização da interface do usuário.

  • Resposta: CERTA

    A memória principal do computador é aquela composta por todos os programas em execução. É muito comum citar apenas a memória RAM como sendo a principal, uma vez que sua ordem de grandeza é bem maior que as demais. Porém, sendo literal, compõem a memória principal do computador os registradores, a memória cache e a memória RAM.
     

    "Estude, pois a caneta é mais leve que a pá. - Marcos Roberto"


ID
2275954
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Um processador de dois núcleos (dual-core), rodando a 3,2 GHz, equivale a um processador de um único núcleo (single-core) de 6,4 GHz.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    De forma simplista, um processador de dois núcleos que opera em 3,2GHz, pode ser composto por núcleos individuais de 1,6GHz ou mais.

  • errado - ha mais detalhes que afetam velocidade do que o numero de cores. 

  • (...) Cada core é uma unidade de processamento separada capaz de lidar com tarefas independentes, mas aumentar a quantidade de núcleos traz somente uma parcela de aumento de desempenho. Por exemplo, um processador de 2 núcleos rodando a 3,2 GHz não é o mesmo que um single-core de 6,4 GHz, assim como um quad-core rodando a 2,0 GHz não é o mesmo que um single-core de 8 GHz.
     

    Matéria completa:

    https://canaltech.com.br/o-que-e/processador/o-que-e-um-processador-dual-core-ou-quad-core/

     

  • Errado.

    De forma simplista, um processador de dois núcleos que opera em 3,2GHz, pode ser composto por núcleos individuais de 1,6GHz ou mais.

     

    Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

  • Meu Deus. É cada questãozinha em, olha o cargo do cara. Zoação com ele né, kk


ID
2275975
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Ao visualizar uma página no Internet Explorer, é possível localizar um texto ou palavras inseridos em figuras dessa página, pressionando-se simultaneamente as teclas "Ctrl" e "F".

Alternativas
Comentários
  • Somente Texto.

  • Gab. ERRADO!

     

    Somente é possivel localizar palavras em textos e nao em figuras...

  • Ao visualizar uma página no Internet Explorer, é possível localizar um texto ou palavras inseridos em FIGURAS  dessa página, pressionando-se simultaneamente as teclas "Ctrl" e "F" - ERRADO

  • Apenas textos podem ser inseridos

  • Para quem não entendeu: por exemplo, se houver uma palavra em uma figura, e a opção de localizar foi selecionada, não será exibida como resultado da busca essa palavra da figura. Se houver a mesma palavra em formato de texto, no entanto, aí será.


ID
2275978
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Uma vez apagado o Histórico de navegações no Mozila Firefox ou Internet Explorer, é possível restaurá‑lo através de comandos fornecidos pelo navegador.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Errad segundo a banca, mas uma breve pesquisa constatou que é possível sim: https://productforums.google.com/forum/#!category-topic/chrome-pt/f%C3%B3rum-geral/windows-7/pPFYeeh93IM

     

  • Histórico não se restaura!

  • apagou , acabou!  fonte... comentarios de algum colega do QC.

  • Questão repetida 4 vezes, pô Qc

    Q703629

    Q750440

    Q447870


ID
2276002
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
C só iria à festa se R fosse, mas R só iria se M também fosse. M só iria se T a levasse, e T só iria levá-la se D não fosse à festa. Assumindo que essas premissas sejam verdadeiras e sabendo que M foi à festa, é correto concluir que C também foi à festa, mas D não.

Alternativas
Comentários
  • errado, acredito que nao seja possivel determinar se C foi a festa.

  • Premissas: Todas são Verdadeiras! e  M foi a Festa então M é Verdadeiro. C foi a Festa? D não foi a Festa?

    Vamos responder primeiro se D foi a Festa.

    M(V) -> T(V)= V {1º Se M é V, T não pode ser F, pois as premissas são verdadeiras, Logo T é Verdadeiro.)

    T(V) -> ~D(V) = V {2º Se T é Verdadeiro, ~D não pode ser F, pois as premissas são verdadeiras, Logo ~D é Verdadeiro.

    PODEMOS GARANTIR QUE D NÃO FOI A FESTA.
     

    Vamos responder Agora se C foi a Festa;

    R(V ou F) -> M(V) = V {1º Observe que se M for verdadeiro não importa o Valor de R, a premissa sempre será verdadeira).

    C -> R(V ou F) = V {2º Assumindo que R é Verdadeiro, é impossível garantir que C foi a festa, pois a premissa continuaria verdadeira independentemente do valor de C. Se assumirmos que R é Falso, C não poderia ser Verdadeiro, pois como sabermos V -> F = F, O que invalidaria a premissa.)

    NÃO É POSSÍVEL GARANTIR QUE C FOI A FESTA.

    GABARITO ERRADO

  • Discordo do gabarito. Pela maneira como está escrito temos inúmeras bicondicionais (se, somente), e não condicionais simples (se, então). Ou então há uma dupla interpretação do enunciado, o que tornaria anulável a questão.

    O que justifica isso?

    "C iria à festa se R fosse" isso é uma bicondicional (só ~ somente "C somente iria à festa se R fosse")

    " Se C for à festa, então R irá também" isso é uma condicional

    " Se R for a festa, então C irá também" isso é uma condicional

  • Discordo do Gabarito, pra mim é CERTO ou a questão deverá ser anulada.

    Se todas estão verdadeiras não há porque ficar analisando se é verdadeira ou não.

    Se M foi, D não foi, porque T só levaria M se D não fosse.

    Partindo de M ter ido na festa, ele abre precedentes para a ida de C.

    se a M fosse, R ia também, e a ida de R faria com que C fosse também.


ID
2276020
Banca
UFSBA
Órgão
UFSBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Marque C,se a proposição é verdadeira; E,se a proposição é falsa. 
Sabendo-se que tanto o primeiro quanto o último dia de certo mês, em um dado ano, caíram em domingos, é correto afirmar que tal ano começou em uma quinta-feira.

Alternativas
Comentários
  • Olha galera eu resolvi essa questão assim!!!

     

    1 ano tem 365 dias e 1 mês tem 30 dias certo?

    então fiz a divisão 365/30

    vc pega o resto dessa divisão que é 5 Sabendo-se que tanto o primeiro quanto o último dia de certo mês,em um dado ano,caíram em domingos..

    então fiz assim.

     

    domingo(1), segunda(2), terça(3), quanta(4), quinta(5).      tal ano começou em uma quinta-feira.      olha ai bateu certim!  

     

    "ESSE TIPO DE QUESTÃO RESULVE ASSIM CHAMADA DIVISÃO EUCLIDEANA"

     

    GABARITO: CERTO

     

  • Entendi o pensamento do Neylon Moraes, mas pensei tbm, e se fosse um ano bissexto. O enunciado apenas diz um ano qualquer. cabendo assim o ano bisexto e mudando o gabarito.

  • Pensei que a única possibilidade de um mês começar e terminar no mesmo dia da semana é se o mês tiver 29 dias (portanto, fevereiro em um ano bissexto). Em seguida, testei o que a questão propôs: se 01/01  for quinta-feira, 31/01 será sábado. Logo, 01/02 será domingo e consequentemente 29/02 tb.