SóProvas



Prova VUNESP - 2018 - ARSESP - Especialista em Regulação e Fiscalização de Serviços Públicos I - Gás Canalizado


ID
2706526
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A revolução digital fortalece as previsões de que as casas ou lares inteligentes oferecerão mais conveniência e menos dispêndio de energia em um futuro próximo.

      A definição de conveniência para esses novos lares tecnológicos está ligada ao ganho de tempo para os moradores, com redução ou eliminação de trabalhos domésticos. Portanto, para que as edificações inteligentes tenham sucesso, elas deverão se estruturar com base nessa visão de conveniência como solução para os que vivem em um mundo acelerado e estar ancoradas em uma grande variedade de sistemas tecnológicos acessíveis e fáceis de operar, tornando a vida das pessoas mais simples.

      Além da conveniência, outro relevante benefício das casas inteligentes para os consumidores é a sua capacidade de incorporar aspectos relacionados à administração do gasto de energia, principalmente com iluminação, condicionamento de ar e eletrodomésticos. Um conjunto de sensores, adequadamente configurados para gerenciar esses sistemas, pode gerar diminuição considerável nos gastos com energia, com reflexos ambientais e econômicos importantes.

      O departamento de engenharia da computação da Academia Árabe de Ciências e Tecnologia desenvolveu um estudo para avaliar a economia no consumo de energia gerada com o uso de sensores inteligentes em um apartamento de um dormitório, cozinha, sala de estar, sala de jantar e banheiro. O estudo concluiu que a economia pode chegar a quase 40% do consumo médio mensal de energia. A tendência de crescimento desse mercado é clara. A empresa de pesquisas Zion Market Research prevê que a tecnologia das casas inteligentes deve alcançar um faturamento de US$ 53 bilhões (R$ 170 bi) em 2022. O crescimento estará calcado, principalmente, na conexão da casa com os ambientes digitais externos, como, por exemplo, a conexão do refrigerador com os equipamentos dos fornecedores de alimentos.

      Naturalmente, a tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir, tornando-se acessível e barata. Com isso, mais pessoas poderão utilizar-se dela, e novos padrões, modelos e estilos de vida devem se consolidar, principalmente nas áreas urbanas.

(Claudio Bernardes. Casas inteligentes trarão conveniência e reduzirão gasto de energia. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 22.01.18. Adaptado)

Após o deslocamento da expressão destacada, permanece pontuada de acordo com a norma-padrão a frase:

Alternativas
Comentários
  •  e)

    A tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir, naturalmente, tornando-se acessível e barata. 

     

    ADJUNTO ADVERBIAL DESLOCADO PARA O MEIO SEPARADO POR VIRGULA.

  • Obs: estaria correto também se fosse SEM VÍRGULAS, visto que é um advérbio de pequena extensão, a dupla vírgula é opcional.

     

     

    A tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir naturalmente tornando-se acessível e barata.

     

    Ou seja, Adjunto adverbial deslocado de pequena extensão ( alguns gramáticos consideram que até 2 palavras é pequena extensão, a partir de 3 a vírgula é obrigatória)  coloca duas vírgulas ou deixa sem vírgulas.

  • ADJUNTO ADVERBIAL DESLOCADO  

    E

  • Gabarito E

  • Galera Por que a letra A está errada?

  • O adjunto adverbial pode ser representado por: locução adverbial, advérbio ou pronome relativo. Além disso, quando o adjunto adverbial encontra-se no meio da frase, deve-se separar entre vírgulas. Na alternativa E temos este caso, visto que "naturalmente" é um advérbio e deve estar entre vírgulas no meio da frase.

  •  naturalmente,[é Adjunto adverbial e está deslocado, quando isso ocorre tem que colocar entre virgulas

  • Gab E

    A preferência é que o adverbio sempre que deslocado venha entre virgulas (independentemente do tamanho).

  • A - A tecnologia das casas inteligentes naturalmente, continuará a evoluir tornando-se acessível e barata. -> separa o sujeito do verbo

    B - A tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir tornando-se naturalmente, acessível e barata. -> separa o verbo de seu complemento

    C - A tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir tornando-se, naturalmente acessível e barata. -> separa o verbo de seu complemento

    D - A tecnologia das casas inteligentes continuará, naturalmente a evoluir tornando-se acessível e barata. -> separa o sujeito do verbo

    E - A tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir, naturalmente, tornando-se acessível e barata. -> correta

    PS: dava para achar a resposta correta de primeira, tendo em mente que a expressão deslocada deve vir entre vírgulas sempre.

  • não é porque é adverbio ou adjunto adverbial deslocado que deverá ser colocado entre virgulas; sendo de curta extensão (até duas palavras) é facultativo a separação, sendo obrigatória em caso de curta extensão quando der ambiguidade a sua não separação, fora isso, sendo de curta extensão é facultativo e não obrigatório como afirmado.

    A frase poderia ter sido reescrita sem virgula nenhuma que estaria certa.

  • ALTERNATIVA A: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: vírgula separando sujeito do verbo (A tecnologia das casas inteligentes naturalmente, continuará a evoluir...); e ausência da vírgula para separar a oração reduzida de gerúndio (...continuará a evoluir ERRO tornando-se acessível e barata).

    ALTERNATIVA B: OPÇÃO INCORRETA. ERRO: vírgula separando verbo de ligação do predicativo do sujeito (...tornando-se naturalmente, acessível e barata); e ausência da vírgula para separar a oração reduzida de gerúndio (...continuará a evoluir ERRO tornando-se

    ALTERNATIVA C: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: vírgula separando o sujeito do verbo e verbo do complemento (Aqueles estacionamentos, têm, poucas vagas); e ausência da vírgula para separar a oração reduzida de gerúndio (...continuará a evoluir ERRO tornando-se...)

    ALTERNATIVA D: OPÇÃO INCORRETA. ERROS: ausência de outra vírgula para marcar a intercalação do adjunto adverbial deslocado (continuará, naturalmente ERRO a evoluir...); e ausência da vírgula para separar a oração reduzida de gerúndio (... a evoluir ERRO tornando-se...)

    ALTERNATIVA E: OPÇÃO CORRETA. A primeira vírgula isola, corretamente, o adjunto adverbial de modo – sendo essa vírgula facultativa; a segunda, obrigatória, marca a oração seguinte, que é reduzida de gerúndio.

    Resposta: E

  • GABARITO: LETRA E

    COMPLEMENTANDO:

    VÍRGULA( , )

    USA-SE VÍRGULA

    ·       Nas enumerações. Ex.: Era uma pessoa bonita, inteligente e simpática.

    ·       Para separar orações ligadas por conjunções coordenativas. Ex.: A prova foi fácil, mas ninguém gabaritou.

    ·       Antes da conjunção E somente quando os sujeitos das duas orações forem diferentes. Ex.: Chegamos cedo, e todos ficaram surpresos.

    ·       Para separar orações subordinadas adverbiais e adjuntos adverbiais deslocadas. Ex.: Aberta a sessão, o secretário abriu a ata. Obs.: Após advérbio até 3 palavra é facultativo.

    ·       Para isolar aposto. Ex.: Janjão, o zagueiro, está muito fora de forma.

    ·       Para separar ou isolar vocativo. Ex.: Janjão, vá falar com sua avó.

    ·       Para separar quaisquer outros elementos intercalados. Ex.: Veja-se, por exemplo, o que dizem os jornais de hoje.

    ·       Para separar orações adjetivas explicativas. Ex.: O Fusca, que foi considerado carro do ano, possui várias soluções mecânicas econômicas.

    ·       Para indicar a supressão de um verbo. Ex.: Eu cuido das crianças; tu, das malas.

    ·       Para separar, nas datas, o nome do lugar. Ex.: Porto Alegre, 31 de outubro de 2009.

    NÃO SE USA VÍRGULAS

    ·       Entre verbo e sujeito. Ex.: O diretor da Faculdade de Educação(,) foi a Brasília.

    ·       Entre o verbo e seus complementos. Ex.: Aos amigos dedicados oferecemos(,) esta prova de afeto e gratidão

    ·       Antes de oração subordinada substantiva. Ex.: Lembrei-me(,) de que teria de ir a uma reunião do clube.

    ·       Antes de complemento nominal. Ex.: Ensinei-lhes o respeito(,) aos valores culturais.

    ·       Antes de termos de significação restritiva. Ex.: O Fusca(,) que foi considerado carro do ano, possui várias soluções mecânicas econômicas.

    FONTE: QC


ID
2706625
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Econômico
Assuntos

Assinale a alternativa correta sobre o Programa de Leniência regulamentado na Lei que disciplina o Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra "E". Todas as alternativas se encontram na lei nº 12529

    Art. 86.  O Cade, por intermédio da Superintendência-Geral, poderá celebrar acordo de leniência, com a extinção da ação punitiva da administração pública ou a redução de 1 (um) a 2/3 (dois terços) da penalidade aplicável, nos termos deste artigo, com pessoas físicas e jurídicas que forem autoras de infração à ordem econômica, desde que colaborem efetivamente com as investigações e o processo administrativo e que dessa colaboração resulte:

    Letra "A" - conforme descrito acima, a competência é da Superintendência-Geral.

    Letra "B" e "C"- não basta resultar a identificação dos demais envolvidos ou obteção de informaçõs. Os requisitos SÃO CUMULATIVOS.

    Art. 86.  O Cade, por intermédio da Superintendência-Geral, poderá celebrar acordo de leniência, com a extinção da ação punitiva da administração pública ou a redução de 1 (um) a 2/3 (dois terços) da penalidade aplicável, nos termos deste artigo, com pessoas físicas e jurídicas que forem autoras de infração à ordem econômica, desde que colaborem efetivamente com as investigações e o processo administrativo e que dessa colaboração resulte: 

    I - a identificação dos demais envolvidos na infração; e 

    II - a obtenção de informações e documentos que comprovem a infração noticiada ou sob investigação. (REQUISITOS CUMULATIVOS)

    Letra "D". O prazo é de 3 anos:

    § 12.  Em caso de descumprimento do acordo de leniência, o beneficiário ficará impedido de celebrar novo acordo de leniência pelo prazo de 3 (três) anos, contado da data de seu julgamento.


ID
3157384
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    A revolução digital fortalece as previsões de que as casas ou lares inteligentes oferecerão mais conveniência e menos dispêndio de energia em um futuro próximo.
    A definição de conveniência para esses novos lares tecnológicos está ligada ao ganho de tempo para os moradores, com redução ou eliminação de trabalhos domésticos. Portanto, para que as edificações inteligentes tenham sucesso, elas deverão se estruturar com base nessa visão de conveniência como solução para os que vivem em um mundo acelerado e estar ancoradas em uma grande variedade de sistemas tecnológicos acessíveis e fáceis de operar, tornando a vida das pessoas mais simples.
    Além da conveniência, outro relevante benefício das casas inteligentes para os consumidores é a sua capacidade de incorporar aspectos relacionados à administração do gasto de energia, principalmente com iluminação, condicionamento de ar e eletrodomésticos. Um conjunto de sensores, adequadamente configurados para gerenciar esses sistemas, pode gerar diminuição considerável nos gastos com energia, com reflexos ambientais e econômicos importantes.
    O departamento de engenharia da computação da Academia Árabe de Ciências e Tecnologia desenvolveu um estudo para avaliar a economia no consumo de energia gerada com o uso de sensores inteligentes em um apartamento de um dormitório, cozinha, sala de estar, sala de jantar e banheiro. O estudo concluiu que a economia pode chegar a quase 40% do consumo médio mensal de energia.
    A tendência de crescimento desse mercado é clara. A empresa de pesquisas Zion Market Research prevê que a tecnologia das casas inteligentes deve alcançar um faturamento de US$ 53 bilhões (R$ 170 bi) em 2022. O crescimento estará calcado, principalmente, na conexão da casa com os ambientes digitais externos, como, por exemplo, a conexão do refrigerador com os equipamentos dos fornecedores de alimentos.
    Naturalmente, a tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir, tornando-se acessível e barata. Com isso, mais pessoas poderão utilizar-se dela, e novos padrões, modelos e estilos de vida devem se consolidar, principalmente nas áreas urbanas.

(Claudio Bernardes. Casas inteligentes trarão conveniência e reduzirão gasto de energia. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 22.01.18. Adaptado)

Na opinião do autor, a evolução da tecnologia das casas inteligentes

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Último parágrafo: Naturalmente, a tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir, tornando-se acessível e barata. Com isso, mais pessoas poderão utilizar-se dela, e novos padrões, modelos e estilos de vida devem se consolidar, principalmente nas áreas urbanas.

    ? Ou seja, principalmente nas áreas urbanas, novos hábitos terão que ser criados para que se adequem às mudanças advindas da tecnologia.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva b

    ensejará o desenvolvimento de novos hábitos, especialmente entre os moradores de áreas urbanas.


ID
3157387
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    A revolução digital fortalece as previsões de que as casas ou lares inteligentes oferecerão mais conveniência e menos dispêndio de energia em um futuro próximo.
    A definição de conveniência para esses novos lares tecnológicos está ligada ao ganho de tempo para os moradores, com redução ou eliminação de trabalhos domésticos. Portanto, para que as edificações inteligentes tenham sucesso, elas deverão se estruturar com base nessa visão de conveniência como solução para os que vivem em um mundo acelerado e estar ancoradas em uma grande variedade de sistemas tecnológicos acessíveis e fáceis de operar, tornando a vida das pessoas mais simples.
    Além da conveniência, outro relevante benefício das casas inteligentes para os consumidores é a sua capacidade de incorporar aspectos relacionados à administração do gasto de energia, principalmente com iluminação, condicionamento de ar e eletrodomésticos. Um conjunto de sensores, adequadamente configurados para gerenciar esses sistemas, pode gerar diminuição considerável nos gastos com energia, com reflexos ambientais e econômicos importantes.
    O departamento de engenharia da computação da Academia Árabe de Ciências e Tecnologia desenvolveu um estudo para avaliar a economia no consumo de energia gerada com o uso de sensores inteligentes em um apartamento de um dormitório, cozinha, sala de estar, sala de jantar e banheiro. O estudo concluiu que a economia pode chegar a quase 40% do consumo médio mensal de energia.
    A tendência de crescimento desse mercado é clara. A empresa de pesquisas Zion Market Research prevê que a tecnologia das casas inteligentes deve alcançar um faturamento de US$ 53 bilhões (R$ 170 bi) em 2022. O crescimento estará calcado, principalmente, na conexão da casa com os ambientes digitais externos, como, por exemplo, a conexão do refrigerador com os equipamentos dos fornecedores de alimentos.
    Naturalmente, a tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir, tornando-se acessível e barata. Com isso, mais pessoas poderão utilizar-se dela, e novos padrões, modelos e estilos de vida devem se consolidar, principalmente nas áreas urbanas.

(Claudio Bernardes. Casas inteligentes trarão conveniência e reduzirão gasto de energia. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 22.01.18. Adaptado)

O autor organiza sua argumentação de modo a apresentar,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? 1º PARÁGRAFO: A revolução digital fortalece as previsões de que as casas ou lares inteligentes oferecerão mais conveniência e menos dispêndio de energia em um futuro próximo.

    ? Esse parágrafo serve como base para que o autor possa discorrer sobre o restante de seu texto, os parágrafos 2, 3 e 4 desdobram os benefícios de conveniência e menos gastos com energia, será econômica.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva D

    nos parágrafos 2, 3 e 4, os dois principais benefícios das casas inteligentes apontados logo no parágrafo 1.

  • Depos de MUUUUITA análise, acertei. hasusahsa


ID
3157390
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    A revolução digital fortalece as previsões de que as casas ou lares inteligentes oferecerão mais conveniência e menos dispêndio de energia em um futuro próximo.
    A definição de conveniência para esses novos lares tecnológicos está ligada ao ganho de tempo para os moradores, com redução ou eliminação de trabalhos domésticos. Portanto, para que as edificações inteligentes tenham sucesso, elas deverão se estruturar com base nessa visão de conveniência como solução para os que vivem em um mundo acelerado e estar ancoradas em uma grande variedade de sistemas tecnológicos acessíveis e fáceis de operar, tornando a vida das pessoas mais simples.
    Além da conveniência, outro relevante benefício das casas inteligentes para os consumidores é a sua capacidade de incorporar aspectos relacionados à administração do gasto de energia, principalmente com iluminação, condicionamento de ar e eletrodomésticos. Um conjunto de sensores, adequadamente configurados para gerenciar esses sistemas, pode gerar diminuição considerável nos gastos com energia, com reflexos ambientais e econômicos importantes.
    O departamento de engenharia da computação da Academia Árabe de Ciências e Tecnologia desenvolveu um estudo para avaliar a economia no consumo de energia gerada com o uso de sensores inteligentes em um apartamento de um dormitório, cozinha, sala de estar, sala de jantar e banheiro. O estudo concluiu que a economia pode chegar a quase 40% do consumo médio mensal de energia.
    A tendência de crescimento desse mercado é clara. A empresa de pesquisas Zion Market Research prevê que a tecnologia das casas inteligentes deve alcançar um faturamento de US$ 53 bilhões (R$ 170 bi) em 2022. O crescimento estará calcado, principalmente, na conexão da casa com os ambientes digitais externos, como, por exemplo, a conexão do refrigerador com os equipamentos dos fornecedores de alimentos.
    Naturalmente, a tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir, tornando-se acessível e barata. Com isso, mais pessoas poderão utilizar-se dela, e novos padrões, modelos e estilos de vida devem se consolidar, principalmente nas áreas urbanas.

(Claudio Bernardes. Casas inteligentes trarão conveniência e reduzirão gasto de energia. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 22.01.18. Adaptado)

Considere a frase:

A empresa de pesquisas Zion Market Research prevê que a tecnologia das casas inteligentes deve alcançar um faturamento de US$ 53 bilhões (R$ 170 bi) em 2022.

Nesse contexto, a forma verbal destacada exprime ideia de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? A empresa de pesquisas Zion Market Research prevê que a tecnologia das casas inteligentes deve alcançar um faturamento de US$ 53 bilhões (R$ 170 bi) em 2022.

    ? O verbo marca algo que poderá a vir ocorrer; uma hipótese, uma probabilidade da quantidade monetária que a tecnologia de casas inteligentes irá gerar.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3157393
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    A revolução digital fortalece as previsões de que as casas ou lares inteligentes oferecerão mais conveniência e menos dispêndio de energia em um futuro próximo.
    A definição de conveniência para esses novos lares tecnológicos está ligada ao ganho de tempo para os moradores, com redução ou eliminação de trabalhos domésticos. Portanto, para que as edificações inteligentes tenham sucesso, elas deverão se estruturar com base nessa visão de conveniência como solução para os que vivem em um mundo acelerado e estar ancoradas em uma grande variedade de sistemas tecnológicos acessíveis e fáceis de operar, tornando a vida das pessoas mais simples.
    Além da conveniência, outro relevante benefício das casas inteligentes para os consumidores é a sua capacidade de incorporar aspectos relacionados à administração do gasto de energia, principalmente com iluminação, condicionamento de ar e eletrodomésticos. Um conjunto de sensores, adequadamente configurados para gerenciar esses sistemas, pode gerar diminuição considerável nos gastos com energia, com reflexos ambientais e econômicos importantes.
    O departamento de engenharia da computação da Academia Árabe de Ciências e Tecnologia desenvolveu um estudo para avaliar a economia no consumo de energia gerada com o uso de sensores inteligentes em um apartamento de um dormitório, cozinha, sala de estar, sala de jantar e banheiro. O estudo concluiu que a economia pode chegar a quase 40% do consumo médio mensal de energia.
    A tendência de crescimento desse mercado é clara. A empresa de pesquisas Zion Market Research prevê que a tecnologia das casas inteligentes deve alcançar um faturamento de US$ 53 bilhões (R$ 170 bi) em 2022. O crescimento estará calcado, principalmente, na conexão da casa com os ambientes digitais externos, como, por exemplo, a conexão do refrigerador com os equipamentos dos fornecedores de alimentos.
    Naturalmente, a tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir, tornando-se acessível e barata. Com isso, mais pessoas poderão utilizar-se dela, e novos padrões, modelos e estilos de vida devem se consolidar, principalmente nas áreas urbanas.

(Claudio Bernardes. Casas inteligentes trarão conveniência e reduzirão gasto de energia. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 22.01.18. Adaptado)

Um vocábulo empregado com sentido figurado está em destaque na seguinte passagem:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? A definição de conveniência para esses novos lares tecnológicos está ligada ao ganho de tempo para os moradores, com redução ou eliminação de trabalhos domésticos. Portanto, para que as edificações inteligentes tenham sucesso, elas deverão se estruturar com base nessa visão de conveniência como solução para os que vivem em um mundo acelerado e estar ancoradas em uma grande variedade de sistemas tecnológicos acessíveis e fáceis de operar, tornando a vida das pessoas mais simples.

    ? Literalmente o termo se refere a uma âncora, lançar a âncora para segurar o navio, deixá-lo firme no mesmo lugar, no texto, foi usado com o sentido figurado, ideia de uma ligação para que as edificações inteligentes alcancem o sucesso.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3157396
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    A revolução digital fortalece as previsões de que as casas ou lares inteligentes oferecerão mais conveniência e menos dispêndio de energia em um futuro próximo.
    A definição de conveniência para esses novos lares tecnológicos está ligada ao ganho de tempo para os moradores, com redução ou eliminação de trabalhos domésticos. Portanto, para que as edificações inteligentes tenham sucesso, elas deverão se estruturar com base nessa visão de conveniência como solução para os que vivem em um mundo acelerado e estar ancoradas em uma grande variedade de sistemas tecnológicos acessíveis e fáceis de operar, tornando a vida das pessoas mais simples.
    Além da conveniência, outro relevante benefício das casas inteligentes para os consumidores é a sua capacidade de incorporar aspectos relacionados à administração do gasto de energia, principalmente com iluminação, condicionamento de ar e eletrodomésticos. Um conjunto de sensores, adequadamente configurados para gerenciar esses sistemas, pode gerar diminuição considerável nos gastos com energia, com reflexos ambientais e econômicos importantes.
    O departamento de engenharia da computação da Academia Árabe de Ciências e Tecnologia desenvolveu um estudo para avaliar a economia no consumo de energia gerada com o uso de sensores inteligentes em um apartamento de um dormitório, cozinha, sala de estar, sala de jantar e banheiro. O estudo concluiu que a economia pode chegar a quase 40% do consumo médio mensal de energia.
    A tendência de crescimento desse mercado é clara. A empresa de pesquisas Zion Market Research prevê que a tecnologia das casas inteligentes deve alcançar um faturamento de US$ 53 bilhões (R$ 170 bi) em 2022. O crescimento estará calcado, principalmente, na conexão da casa com os ambientes digitais externos, como, por exemplo, a conexão do refrigerador com os equipamentos dos fornecedores de alimentos.
    Naturalmente, a tecnologia das casas inteligentes continuará a evoluir, tornando-se acessível e barata. Com isso, mais pessoas poderão utilizar-se dela, e novos padrões, modelos e estilos de vida devem se consolidar, principalmente nas áreas urbanas.

(Claudio Bernardes. Casas inteligentes trarão conveniência e reduzirão gasto de energia. Folha de S.Paulo. www.folha.uol.com.br. 22.01.18. Adaptado)

Considere o trecho:

O departamento de engenharia da computação da Academia Árabe de Ciências e Tecnologia desenvolveu um estudo...

Esse trecho está reescrito, conforme a norma-padrão, com a forma verbal na voz passiva correspondente em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    O departamento de engenharia da computação da Academia Árabe de Ciências e Tecnologia desenvolveu um estudo...

    ? Aqui temos uma voz ativa, passando para a voz passiva analítica o sujeito passará a ser o agente da passiva e o objeto direto o sujeito, serão representados pelas cores similares;

    Um estudo foi desenvolvido pelo departamento de engenharia da computação da Academia Árabe de Ciências e Tecnologia. ? verbo ser+particípio.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • QUEM DESENVOLVEU E QUEM FOI DESENVOLVIDO.

  • NESSAS QUESTÕES CONSOMEM UM POUCO DE TEMPO, PARA ATENUAR O TEMPO GASTO, FAÇAM O SEGUINTE.

    ELIMINEM AS ALTERNATIVAS QUE NÃO CONTEM VERBO TRANSITIVO+ PRONOME SE E/OU VERBO AUXILIAR +VERBO PARTICÍPIO. COM ISSO JÁ FACILITA E MUITO.

  • GABARITO: LETRA C

    O departamento de engenharia da computação da Academia Árabe de Ciências e Tecnologia desenvolveu um estudo...

    um estudo...foi desenvolvido pelo O departamento de engenharia da computação da Academia Árabe de Ciências e Tecnologia

    sujeito paciente + verbo ser + particípio+por+agente da passiva

  • VOZ PASSIVA = verbo "ser" (variações) + particípio (ado, ido).

    Ex.: Comprei um carro. ---> O carro foi comprado.

  • Um estudo foi desenvolvido pelo departamento de engenharia da computação da Academia Árabe de Ciências e Tecnologia.

  • #ALEXANDRESOARESSIM


ID
3157402
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    Há pessoas que têm vergonha de viver: são os tímidos, entre os quais me incluo. Desculpem, por exemplo, estar tomando lugar no espaço. Desculpem eu ser eu. Quero ficar só! grita a alma do tímido que só se liberta na solidão. Contraditoriamente quer o quente aconchego das pessoas.
    E para pedir aumento de salário – a tortura. Como começar? Apresentar-se com fingida segurança de quem sabe quanto vale em dinheiro – ou apresentar-se como se é, desajeitado e excessivamente humilde.
    O que faz então? Mas é que há a grande ousadia dos tímidos. E de repente cheio de audácia pelo aumento com um tom reivindicativo que parece contundente. Mas logo depois, espantado, sente-se mal, julga imerecido o aumento, fica todo infeliz.

(Clarice Lispector. Vergonha de viver. Aprendendo a viver.
Rio de Janeiro, Rocco Digital, 2013. Adaptado)

A contradição que a autora identifica no comportamento dos tímidos diz respeito ao fato de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Há pessoas que têm vergonha de viver: são os tímidos, entre os quais me incluo. Desculpem, por exemplo, estar tomando lugar no espaço. Desculpem eu ser eu. Quero ficar só! grita a alma do tímido que só se liberta na solidão. Contraditoriamente quer o quente aconchego das pessoas.

    ? Há uma contradição, visto que, concomitantemente, o tímido deseja a solidão e o aconchegado das pessoas.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3157405
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    Há pessoas que têm vergonha de viver: são os tímidos, entre os quais me incluo. Desculpem, por exemplo, estar tomando lugar no espaço. Desculpem eu ser eu. Quero ficar só! grita a alma do tímido que só se liberta na solidão. Contraditoriamente quer o quente aconchego das pessoas.
    E para pedir aumento de salário – a tortura. Como começar? Apresentar-se com fingida segurança de quem sabe quanto vale em dinheiro – ou apresentar-se como se é, desajeitado e excessivamente humilde.
    O que faz então? Mas é que há a grande ousadia dos tímidos. E de repente cheio de audácia pelo aumento com um tom reivindicativo que parece contundente. Mas logo depois, espantado, sente-se mal, julga imerecido o aumento, fica todo infeliz.

(Clarice Lispector. Vergonha de viver. Aprendendo a viver.
Rio de Janeiro, Rocco Digital, 2013. Adaptado)

São empregadas como sinônimas, no texto, as palavras:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? ousadia; audácia (3º parágrafo).

    ? "ousadia" é um substantivo que marca algo que é feito com ousadia, que possui invocação, que é valente, corajoso, audaz, refere-se ao fator de sairmos do comodismo e tentarmos algo completamente novo, significa audácia também.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3157408
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A concordância está em conformidade com a norma-padrão na frase:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    A) Embora aos tímidos não sejam agradáveis pedir aumento, às vezes isso é necessário. ? o quê não é agradável? Pedir aumento (= sujeito oracional ? concordância no singular: isso não é agradável).

    B) São comuns que os tímidos se culpem depois de terem se exposto em certa ocasião. ? o quê é comum? ISSO (oração subordinada substantiva subjetiva, concordância no singular ? isso é comum).

    C) Muitos tímidos são capaz de tornar-se extremamente ousado em determinadas situações. ? quem é capaz? Muitos tímidos (= são capazes).

    D) Devem haver ousadia e timidez em todos, o que muda é a forma como são vivenciadas. ? verbo "haver" com sentido de "existir" é um verbo impessoal e que não deve ser flexionado, essa impessoalidade é passada ao verbo que o acompanha (=deve haver).

    E) Os tímidos consideram torturante ter de pedir aumento, mas o fazem por necessidade. ? correto.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3157411
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que o sinal indicativo de crase está empregado corretamente, conforme a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? Atribui-se à timidez uma certa dificuldade em fazer amizades.

    ? Atribui-se alguma coisa (uma certa dificuldade em fazer amizades ? objeto direto) a algo ou a alguém (preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo "timidez" (= crase ? à timidez).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva D

    Atribui-se à timidez uma certa dificuldade em fazer amizades.

  • Porque não a A?

  • PAULA, QUEM VINCULA, VINCULA ALGO A ALGUEM - VINCULA-SE A FALTA DE CORAGEM AOS TIMIDOS

  • Acertei essa questão porque sabia que a d) estava correta. POREM estou com com dúvida; Este "à falta de" não é locução prepositiva e por isso não deveria receber crase ?

  • O erro da A é que ela tem dois Objetos Indiretos.

    Quem vincula

    Vincula alguma coisa a alguém.


ID
3157420
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Certa quantidade x de litros de um produto, quando dividido em recipientes do tipo A, enche y recipientes, sobrando 6,4 litros. Quando essa quantidade é dividida em recipientes do tipo B, com capacidade de 12 litros cada um, enche um número de recipientes que é uma unidade a menos que y, e ainda sobram 10 litros. Em recipientes do tipo C, cada um com 11 litros, a mesma quantidade x enche um número de recipientes que é uma unidade a mais que y, sobrando 8 litros. Dessa forma, é correto afirmar que a capacidade de cada vasilhame do tipo A, em litros, é igual a

Alternativas

ID
3157423
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Sobre um grupo de candidatos para os cargos A, B e C, sabe-se que 30 se inscreveram para as provas de todos os três cargos, 40 se inscreveram somente para as provas dos cargos A e B, 55 se inscreveram somente para as provas dos cargos A e C, e 50 se inscreveram somente para as provas dos cargos B e C. Se 135 candidatos desse grupo se inscreveram para a prova do cargo A, 125 se inscreveram para a prova do cargo B, e 150 candidatos se inscreveram para a prova do cargo C, então é verdade que, das alternativas propostas, a que mais se aproxima da relação entre o número de candidatos que se inscreveram para uma única prova e o número total de candidatos desse grupo é

Alternativas
Comentários
  • CORRETA: LETRA D

    A ∩ B ∩ C = 30

    A e B= 40

    A e C=55

    B e C = 50

    A = 135 - (40 + 30+ 55) = 10

    B = 125 - (40 + 30 + 50) = 5

    C = 150 - (55 + 30 +50) = 15

    A + B+C = 30 (Nº DE CANDIDATOS QUE SE INSCREVERAM PARA UMA UNICA PROVA)

    30 + 40+ 55 + 50 + 10 + 5 + 15= 205 (Nº TOTAL DE CANDIDATOS DO GRUPO)

    R = (30/205) X 100% = 15%(APROXIMADAMENTE)

    O legal desse tipo de questão é ir colocando os dados no diagrama fica mais fácil a resolução.

    Sem Deus eu não sou nada!!!

  • http://sketchtoy.com/69959611

    Diagrama com base no calculo da Jordânia Costa

  • fiz o diagrama certinho, mas usei o total geral ( 410) não achei a resposta . aii que raiva

  • https://sketchtoy.com/70133080


ID
3157429
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere verdadeira a afirmação “Se Márcia é Analista de Suporte, então Roberto é especialista em regulação” e falsa a afirmação “Márcia é Analista de Suporte e Roberto é especialista em regulação”.

Nessas condições, é necessariamente verdade que

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    Márcia não é Analista de Suporte.

  • CORRETA: LETRA A

    I) Supondo: Márcia é analista

    Tenho duas possibilidades :

    a) V->V =V (frase afirmativa) b) V e F = F (Frase Falsa) , ou seja tem um Erro a respeito do Roberto;

    II) Supondo: Márcia não é analista

    Tenho quatro possibilidades

    a) F->V=V (frase afirmativa) b) F e V=F (Frase Falsa) ok!

    b) F->F= V (frase afirmativa) b) F e V=F (Frase Falsa) ok!

    R - Ou seja a única informação que posso afirmar é que Márcia não é Analista!

    Foi assim que fiz...Espero que possam entender..rsss!

    Sem Deus eu não sou nada!!!

  • Pessoal, assistam aulas do Prof. Jhoni Zini, existem várias no YouTube, o cara é fera.

  • Alternativa A.

    Nesse exercício temos que construir a tabela verdade com as duas proposições "p" (Márcia é analista de suporte) e "q" (Roberto é especialista em regulamentação), sendo uma conjuntiva e outra condicional

    Feito isso, consideraremos somente os valores lógicos verdadeiros para a condicional e falsos para a conjunção

    P Q -> ^

    V V V V

    V F F F

    F. V V F

    F F V F

    A única certeza que podemos ter é que "p" (Márcia é analista de suporte) é FALSO, ou seja, Márcia não é analista de suporte

  • fiz a negação do E e depois a a equivalência. comparei os dois. O resultado não depende do valor de "Roberto é especialista em regulação". Portanto Marcia é sempre falso. qualquer erro me avisem. posso ter errado em algo.

  • GABARITO: A.

    1. Monte a tabela verdade dos operadores E e SE, ENTÃO.
    2. Vá atrás da linha em que o E será falso e o SE, ENTÃO será verdadeiro.

    Dessa forma, as únicas linhas em que isso acontece são as duas últimas.

    Veja: https://sketchtoy.com/70086967

    O que podemos concluir?

    Que com certeza a primeira afirmação (Maria analista) é falsa pois nas duas últimas linhas o F se repete. Não podemos afirmar sobre Roberto ser especialista, pois nas duas últimas linhas nenhum dos valores F ou V se repetem.

    Para ajudar, veja esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=C0N_whbH9Oc no minuto 1h06. A questão é igual, só mudam os nomes e profissões dos personagens.

  • Pessoal que vai fazer o TJ-SP.

    Fiquem de olho neste modelo de questão, caiu em 2018 e 2017!!


ID
3157441
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS-Windows-7, em sua configuração padrão, para exibir a área de trabalho, o usuário pode utilizar o atalho de teclado

Alternativas
Comentários
  • A) Selecionar Tudo

    B) Não existe

    C) Desfazer

    D) GABARITO

    E) Adicionar aos favoritos

    estudar,estudar,estudar...

    GAB LETRA D

  • Gabarito letra D.

    Lembrei de "D" de "Desktop".

  • area de Drabalho

  • Só um detalhe:

    Há dois atalhos para visualizar a área de trabalho do Windows:

    Windows + M → Esse minimiza os arquivos abertos

    Windows + D → Esse não minimiza, apenas mostra a área de trabalho.


ID
3157447
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Nos termos da Lei Estadual nº 10.177/1998, a respeito do direito de petição, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3157450
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Determinado órgão público decide vender seus bens móveis considerados inservíveis. Nessa hipótese, a Lei nº 8.666/1993 dispõe que essa venda deverá ser realizada por meio de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D

    Usa-se leilão para vender moveis não utilizados pela administração

  • BENS MÓVEIS:

    BENS IMÓVEIS:

  • Art. 22, da Lei 8.666, de 21 de junho de 1993. São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    [...]

    § 5º Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. (Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

  • Gabarito: D

    § 5º Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação. 

  • A questão exige conhecimento do teor do art. 22, § 5o, da Lei 8.666/93. Vejamos:

    Leilão é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação.       

    A partir da leitura do dispositivo legal transcrito acima, verifica-se que a alternativa D está correta.

    Gabarito do Professor: D





ID
3157453
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A empresa “X” foi contratada pelo poder público, nos termos da Lei nº 8.987/1995, por meio de concessão para prestação de serviço público, e pretende fazer uma subconcessão do serviço contratado. Essa pretensão da empresa concessionária “X”

Alternativas
Comentários
  • Art. 26. É admitida a subconcessão, nos termos previstos no contrato de concessão, desde que expressamente autorizada pelo poder concedente.

    § 1o A outorga de subconcessão será sempre precedida de concorrência.

    § 2o O subconcessionário se sub-rogará todos os direitos e obrigações da subconcedente dentro dos limites da subconcessão.

  • Gab. B

    Complementando...

    É freqüente fazer-se confusão entre subcontratação, subconcessão, transferência da concessão e terceirização. A distinção pode ser exposta dizendo-se que na subcontratação a relação jurídica de concessão permanece imutável, assim como a responsabilidade da concessionária pela prestação do serviço concedido. Na subconcessão, parte da concessão é desmembrada e transferida a um terceiro. Efetuada a subconcessão, ter-se-á, ao invés de uma concessão, duas ou mais concessões. Na transferência da concessão, uma outra pessoa jurídica substitui a concessionária no pólo da relação jurídico-contratual. Vale dizer: na subcontratação não há mudança na concessão; na subconcessão desmembra-se a concessão em duas ou mais; e na transferência muda a concessionária. Já a terceirização é a contratação pela Administração de um prestador de serviços, que dela recebe, em contrapartida, um preço (“preço privado”). 

    A subcontratada tem relação jurídica exclusivamente com a concessionária. Não há relação jurídica entre ela e o poder concedente, nem entre ela e o usuário , embora possa exercer atividade diretamente referida ao usuário (p. ex.: pode, na qualidade de subcontratada da concessionária, operar postos de pedágio em rodovias concedidas). A chamada subconcessionária é uma nova concessionária relativamente à parte da concessão original que lhe foi outorgada. A rigor, efetuada a subconcessão não passam a existir uma concessionária e uma subconcessionária, mas sim duas concessionárias: a concessionária inicial, com a parte da concessão que com ela permaneceu, e outra concessionária, com a parte da concessão que lhe foi subconcedida. Na transferência, muda a concessionária - "B" em lugar de "A" - permanecendo a concessão, no resto, imutável. Já na terceirização existe um contrato de prestação de serviços à Administração, e não uma concessão

  • Acerca da possibilidade, ou não, de subconcessão de serviços públicos, cumpre aplicar o teor do art. 26 da Lei 8.987/95, que assim preceitua:

    "Art. 26. É admitida a subconcessão, nos termos previstos no contrato de concessão, desde que expressamente autorizada pelo poder concedente.

    § 1o A outorga de subconcessão será sempre precedida de concorrência.

    § 2o O subconcessionário se sub-rogará todos os direitos e obrigações da subconcedente dentro dos limites da subconcessão."

    À luz deste dispositivo legal, vejamos as opções:

    a) Errado:

    Na verdade, a subconcessão deve ser precedida de licitação na modalidade concorrência, e não de tomada de preços, como aqui defendido pela Banca.

    b) Certo:

    Em perfeito conformidade com a norma do art. 26, caput, acima transcrito, de modo que inexistem equívocos neste item.

    c) Errado:

    O presente item aborda tema controvertido em doutrina, havendo posição doutrinária importante a defender exatamente o sentido adotado nesta assertiva, que, por esta corrente, estaria acertada.

    A Banca, todavia, abraçou a postura contrária, na linha de que a relação jurídica derivada da subconcessão é estabelecida entre o concessionário e o subconcessionário, e não entre este e o poder concedente. Neste sentido, a posição de Maria Sylvia Di Pietro, que sustenta, inclusive, que caberia à concessionária realizar o procedimento licitatório referente à subconcessão.

    A tese da aludida autora é mencionada por Rafael Oliveira (embora este autor discorde), ao abordar o tema. Confira-se:

    "(...)a doutrina diverge sobre a responsabilidade pela realização da concorrência na subconcessão. Alguns autores sustentam que o poder concedente pode realizar a concorrência ou outorgar essa prerrogativa à concessionária, sendo preferível esta última hipótese, dado que a relação contratual vai se estabelecer entre a concessionária (subconcedente) e a subconcessionária."

    De acordo com esta segunda posição, portanto, revela-se incorreta a presente assertiva, por ter aduzido que a relação jurídica seria estabelecida entre o poder concedente e a subconcessionária.

    Embora esta não seja minha opinião pessoal, reconheço que a Banca é livre para professar a tese que mais lhe pareça correta, desde que não afronte texto expresso de lei, razão por que não vejo como passível de anulação a presente questão.

    d) Errado:

    O equívoco aqui repousa em sua parte final ("não se limitando ao contrato da subconcessão"), porquanto, nos termos do §2º, acima transcrito, a sub-rogação opera-se dentro dos limites da subconcessão.

    e) Errado:

    Conforme expressamente autorizado pelo citado art. 26 da Lei 8.987/95, a subconcessão é, sim, permitida, cumpridos os requisitos legais.


    Gabarito do professor: B

    Referências Bibliográficas:

    OLIVEIRA, Rafael Carvalho Rezende. Curso de Direito Administrativo. 5ª ed. São Paulo: Método, 2017, p. 177.

  • GABARITO: B

    Art. 26. É admitida a subconcessão, nos termos previstos no contrato de concessão, desde que expressamente autorizada pelo poder concedente.

  • Gab b!!! Sim é permitida subconceção! Necessita autorização e prevista em contrato!

    ( a subconcessionária tem link somente com concessionária, não com o ente)


ID
3157456
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Segundo disposto na Lei Estadual no 7.835/1992, na hipótese de uma concessionária de serviço público paralisar a prestação do serviço sem justa causa, a referida Lei dispõe que poderá, após procedimento sumário que assegure o direito de defesa à concessionária, ser declarada(o)

Alternativas

ID
3157459
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A respeito dos consórcios públicos, a Lei nº 11.107/2005 estabelece que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA A

    A) CERTA os consórcios podem ser contratados pelos entes da Federação consorciados, dispensada a licitação.

    Art. 2º Os objetivos dos consórcios públicos serão determinados pelos entes da Federação que se consorciarem, observados os limites constitucionais.

    § 1º Para o cumprimento de seus objetivos, o consórcio público poderá:

    III – ser contratado pela administração direta ou indireta dos entes da Federação consorciados, dispensada a licitação.

    B) ERRADA os consórcios não poderão receber auxílios e subvenções de outros órgãos do governo

    Art. 2º ...

    § 1º Para o cumprimento de seus objetivos, o consórcio público poderá:

    I – firmar convênios, contratos, acordos de qualquer natureza, receber auxílios, contribuições e subvenções sociais ou econômicas de outras entidades e órgãos do governo;

    C) ERRADA é vedada à União participar de consórcios públicos.

    Art. 1º Esta Lei dispõe sobre normas gerais para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios contratarem consórcios públicos para a realização de objetivos de interesse comum e dá outras providências.

    § 2º A União somente participará de consórcios públicos em que também façam parte todos os Estados em cujos territórios estejam situados os Municípios consorciados.

    D) ERRADA é vedada a constituição de consórcios públicos na área da saúde.

    Art. 1º...

    § 3º Os consórcios públicos, na área de saúde, deverão obedecer aos princípios, diretrizes e normas que regulam o Sistema Único de Saúde – SUS.

    E)ERRADA os consórcios constituídos sob a forma de associação pública não podem promover desapropriações.

    Art. 2º ...

    § 1º Para o cumprimento de seus objetivos, o consórcio público poderá:

    II – nos termos do contrato de consórcio de direito público, promover desapropriações e instituir servidões nos termos de declaração de utilidade ou necessidade pública, ou interesse social, realizada pelo Poder Público;

    Lei 11.107/2005

  • Lei 11107

    A) os consórcios podem ser contratados pelos entes da Federação consorciados, dispensada a licitação. - CORRETA -

    Art. 2º, § 1º Para o cumprimento de seus objetivos, o consórcio público poderá:

    III – ser contratado pela administração direta ou indireta dos entes da Federação consorciados, dispensada a licitação.

    B) os consórcios não poderão receber auxílios e subvenções de outros órgãos do governo.

    Art. 2º, § 1º Para o cumprimento de seus objetivos, o consórcio público poderá:

    I – firmar convênios, contratos, acordos de qualquer natureza, receber auxílios, contribuições e subvenções sociais ou econômicas de outras entidades e órgãos do governo;

    C) é vedada à União participar de consórcios públicos.

    A União pode participar de consórcios, desde que observado:

    Art. 1º, § 2º A União somente participará de consórcios públicos em que também façam parte todos os Estados em cujos territórios estejam situados os Municípios consorciados.

    D) é vedada a constituição de consórcios públicos na área da saúde.

    Podem existir consórcios na área da saúde, desde que observados os princípios, diretrizes e normas do SUS:

    Art. 1º, § 3º Os consórcios públicos, na área de saúde, deverão obedecer aos princípios, diretrizes e normas que regulam o Sistema Único de Saúde – SUS.

    E) os consórcios constituídos sob a forma de associação pública não podem promover desapropriações.

    Art. 2º, § 1º Para o cumprimento de seus objetivos, o consórcio público poderá:

    II – nos termos do contrato de consórcio de direito público [associação pública, conf. art. 6º, I] promover desapropriações e instituir servidões nos termos de declaração de utilidade ou necessidade pública, ou interesse social, realizada pelo Poder Público;

  • CORRETA = ALTERNATIVA A

    A) OS CONSÓRCIOS PODEM SER CONTRATADOS PELA ADMINISTRAÇÃO DIRETA OU INDIRETA DOS ENTES DA FEDERAÇÃO CONSORCIADOS, DISPENSADA A LICITAÇÃO.

    B) PARA O CUMPRIMENTO DE SEUS OBJETIVOS, O CONSÓRCIO PÚBLICO PODERÁ FIRMAR CONVÊNIOS, CONTRATOS, ACORDOS DE QUALQUER NATUREZA, RECEBER AUXÍLIOS, CONTRIBUIÇÕES E SUBVENÇÕES SOCIAIS OU ECONÔMICAS DE OUTRAS ENTIDADES E ÓRGÃOS DO GOVERNO.

    C) A UNIÃO SOMENTE PARTICIPARÁ DE CONSÓRCIOS PÚBLICOS EM QUE TAMBÉM FAÇAM PARTE TODOS OS ESTADOS, EM CUJOS OS TERRITÓRIOS ESTEJAM SITUADOS OS MUNICÍPIOS CONSORCIADOS.

    D) OS CONSÓRCIOS PÚBLICOS, NA ÁREA DA SAÚDE, DEVERÃO OBEDECER OS PRINCÍPIOS, DIRETRIZES E NORMAS QUE REGULAM O SUS.

    E) OS CONSÓRCIOS PÚBLICOS PODERÃO, NOS TERMOS DO CONTRATO DE CONSÓRCIO DE DIREITO PÚBLICO (ASSOCIAÇÃO PÚBLICA) PROMOVER DESAPROPRIAÇÃO E INSTITUIR CERTIDÕES NOS TERMOS DE DECLARAÇÃO DE UTILIDADE OU NECESSIDADE PÚBLICA, OU INTERESSE SOCIAL, REALIZADA PELO PODER PÚBLICO.


ID
3157462
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No tocante à responsabilidade, o Decreto Federal nº 6.017/2007, que disciplina os consórcios púbicos, dispõe que

Alternativas
Comentários
  • Decreto 6170/2007

    Art. 9  Os entes da Federação consorciados respondem subsidiariamente pelas obrigações do consórcio público.

    Parágrafo único.  Os dirigentes do consórcio público responderão pessoalmente pelas obrigações por ele contraídas caso pratiquem atos em desconformidade com a lei, os estatutos ou decisão da assembléia geral.


ID
3157465
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Supondo que a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP aplique a uma empresa privada uma sanção por descumprimento contratual, e a empresa apenada apresente um recurso administrativo, este será julgado pela

Alternativas
Comentários
  • a) , de acordo com o caso, no exercício de uma função .

    b)   que integra o Poder Executivo, no exercício de uma .

    c) Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, que integra o Poder Executivo, no exercício de uma função atípica.

    d)  que integra o Poder Executivo, no exercício de função .

    e) Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo, que integra o , no exercício de uma função .

     

    Gabarito: Letra C

     

    A lei de criação da ARSESP - Lei Complementar nº 1.025/07 prevê que a ARSESP é agência reguladora vinculada à Secretaria de Estado de Saneamento e Energia.

     

    Veja os termos do art. 1º da Lei:

     

     

    Nesse sentido, por se tratar de agência reguladora, ou seja, autarquia em regime especial, a ARPESP é integrante da Administração Indireta do Poder Executivo.

     

    Em relação ao julgamento dos recursos, como as agências reguladoras possuem autonomia administrativa, a lei não previu a possibilidade de recurso hierárquico impróprio, devendo a decisão sobre o caso ser exarada no âmbito da agência reguladora.

     

    Por recurso hierárquico impróprio, entende-se aquele interposto no âmbito de outra pessoa jurídica, diferente daquela que emanou a decisão.

     

    Além disso, a função jurisdicional, que consiste na função de julgar do Estado, é exercida de forma atípica nesses casos.

     

    Em resumo, a ARSESP é agência reguladora, integrante da Administração Indireta do Poder Executivo, e os recursos administrativos interpostos de suas sanções são julgados e apreciados no âmbito da própria agência, no exercício de função jurisdicional exercida de forma atípica pela agência.

     

    Diante do exposto, nosso gabarito é a Letra C.

    Fonte: TEC


ID
3157468
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Constituição do Estado de São Paulo prevê expressamente um princípio pelo qual pode ser exigida proporcionalidade entre os meios de que se utilize a Administração e os fins que ela tem que alcançar. Considera-se, ainda, que essa proporcionalidade deve ser medida não pelos critérios pessoais do administrador, mas segundo padrões comuns na sociedade em que vive; e não pode ser medida diante dos termos frios da lei, mas diante do caso concreto. O conceito ora enunciado refere-se ao princípio

Alternativas
Comentários
  • Artigo 111 - A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes do Estado, obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, finalidade, motivação, interesse público e eficiência


ID
3157471
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considere a seguinte situação hipotética:

Uma pessoa encaminha pedido ao Serviço de Informação ao Cidadão da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP, por meio eletrônico, solicitando cópia do contrato de metas celebrado em 2015 entre esta e a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. A informação solicitada, o contrato de metas, está disponível ao público em geral, em formato eletrônico, na página de internet da ARSESP.

Nesse caso, o agente público competente para responder pelo Serviço de Informação ao Cidadão deverá, nos termos da Lei Federal nº 12.527/11 e do Decreto Estadual nº 58.052/12,

Alternativas
Comentários
  • Art. 11. O órgão ou entidade pública deverá autorizar ou conceder o acesso imediato à informação disponível.

    § 6º Caso a informação solicitada esteja disponível ao público em formato impresso, eletrônico ou em qualquer outro meio de acesso universal, serão informados ao requerente, por escrito, o lugar e a forma pela qual se poderá consultar, obter ou reproduzir a referida informação, procedimento esse que desonerará o órgão ou entidade pública da obrigação de seu fornecimento direto, salvo se o requerente declarar não dispor de meios para realizar por si mesmo tais procedimentos.

  • GABARITO LETRA C

    Lei Federal n° 12.527/11 e Decreto Estadual n° 58.052/12

    § 6º Caso a informação solicitada esteja disponível ao público em formato

    - impresso,

    - eletrônico ou

    - em qualquer outro meio de acesso universal,

    serão informados ao requerente, por escrito, o lugar e a forma pela qual se poderá consultar, obter ou reproduzir a referida informação, procedimento esse que desonerará o órgão ou entidade pública da obrigação de seu fornecimento direto, salvo se o requerente declarar não dispor de meios para realizar por si mesmo tais procedimentos.


ID
3157474
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considere a seguinte situação hipotética:

A diretoria da ARSESP, composta por 5 diretores, no exercício de suas funções, tomou uma decisão colegiada que veio a causar prejuízos à Agência. No entanto, Perseu, um dos diretores, estava ausente da reunião na qual foi tomada a decisão e não declarou, oportunamente, seu desacordo com o decidido. E Hércules, outro diretor, embora presente, amparado no Regimento Interno, havia manifestado formalmente seu desacordo com essa decisão. Nessa situação hipotética, considerando o disposto na Lei Complementar nº 1.025/2007, no tocante à responsabilidade da Diretoria, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3157477
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Nos termos da Lei Complementar nº 1.025/2007, é correto afirmar que a representação judicial da ARSESP, com prerrogativas processuais de Fazenda Pública, será exercida

Alternativas

ID
3157480
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que diz respeito à cessão de empregados da ARSESP a outros órgãos ou entidades da Administração Pública, o Decreto Estadual nº 52.455/2007 estabelece que é

Alternativas

ID
3157483
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Nos termos do Decreto Estadual nº 52.455/2007, com relação às decisões da Diretoria da ARSESP sobre a aplicação de multas ou outras penalidades aos prestadores de serviços regulados, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3157486
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Econômico
Assuntos

O Órgão Regulador deve possuir uma base de informações técnicas e mercadológicas de boa qualidade, para poder exercer uma regulação eficiente e garantir a prestação do serviço público adequado, com tarifas módicas em um cenário empresarial competitivo. No entanto, se houver uma assimetria de informações, a ação da agência reguladora, sem uma base de dados e informações referentes ao negócio, essencial para balizar o nível da intervenção regulatória, pode ser menos efetiva na defesa do usuário ou até mesmo gerar risco significativo de inviabilizar a prestação do serviço. Essa teoria, que explora os problemas causados pela assimetria de informações, é denominada teoria

Alternativas
Comentários
  • Resposta A.

    A Teoria da Agência ou Teoria do Agente-Principal foi desenvolvida por Jensen e Meckling (1976) e tem sua raiz no utilitarismo econômico (Ross, 1973). Essa teoria tem como premissa básica a existência de um mercado regido por contratos firmados entre os agentes econômicos, quer sejam empresas, governo ou pessoas físicas. Portanto, toda a atividade econômica reduzir-se-ia a uma série de contratos bilaterais que poderiam ser firmados ou rompidos a qualquer momento por qualquer uma das partes.

    O foco principal dessa teoria está no relacionamento entre agente e principal, no qual o agente dispõe de informações privilegiadas e suas ações afetam o bem-estar entre as partes, sendo dificilmente observáveis pelo principal. Este tipo de relação coloca em cena o problema de assimetria de informações entre o agente e o principal (Jensen e Meckling, 1976; Eisenhardt, 1989), que beneficia o primeiro em detrimento do segundo.

    A teoria analisa, então, como um ator econômico (principal) estabelece um sistema de compensação (contrato) que motive o outro ator (agente) a agir de acordo com o interesse do primeiro. A questão primordial é a dificuldade de monitorar o esforço dos atores econômicos envolvidos em uma transação, o que torna ainda mais complexa a elaboração dos contratos. Por esta razão, são incluídos esquemas de incentivos baseados na performance observada. Na elaboração de um esquema de incentivos, as partes envolvidas enfrentam o trade off entre incentivos ótimos e repartição de riscos ótima (Jensen & Meckling, 1976).

    Lima, R. E. de, Araújo, M. B. V. de, & Amaral, H. F. (2008). Conflito de agência: um estudo comparativo dos aspectos inerentes a empresas tradicionais e cooperativas de crédito . Revista De Contabilidade E Organizações, 2(4), 148-157. https://doi.org/10.11606/rco.v2i4.34726


ID
3157489
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Econômico
Assuntos

O Órgão Regulador pode estabelecer metas a serem atingidas pelas empresas que atuem nos setores regulados, buscando determinar as eficiências, tanto alocativa quanto produtiva, no setor. Essa técnica de regulação é denominada

Alternativas

ID
3157492
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Suponha que ocorra uma explosão de tubulação de gás canalizado a qual passe sob uma determinada rua e que este fato cause a morte de um pedestre, que transitava pelo local e não possui fornecimento de gás encanado em seu domicílio, situado em local muito distante daquele em que ocorreu o acidente. Diante do previsto no Código de Defesa do Consumidor, a concessionária do serviço de distribuição de gás canalizado responsável pela tubulação em questão

Alternativas
Comentários
  • CDC. Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

     CDC. Art. 17. Para os efeitos desta Seção, equiparam-se aos consumidores todas as vítimas do evento.

  • GABARITO - D

    A questão trata sobre o assunto RESPONSABILIDADE CIVIL.

    Art. 14., CDC - O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

    Art. 17., CDC - Para os efeitos desta Seção, equiparam-se aos consumidores todas as vítimas do evento.

    CASO JURISPRUDENCIAL:

    Apelação cível. Responsabilidade civil. Concessionária de serviço público. Fornecimento de gás canalizado. Ação com pedido de reparação de danos materiais e morais. Queda em local onde eram realizadas obras de expansão de rede de gás canalizado. Responsabilidade objetiva. Inteligência do art. 37, § 6º, CF/88. Omissão específica. Inadequação do espaço para trânsito de pedestres. Existência de paralelepípedo solto no local dos fatos. Acidente ocorrido à noite. Autor idoso. Autor que é de ser considerado ademais consumidor por equiparação à inteligência do art. 17 CDC. Fato do serviço. Art. 14 CDC. Ré que confirma a realização de obras no local. Subcontratação de empreiteira que não exime a ré da responsabilidade. Dever da concessionária de fiscalizar as obras realizadas pelas subcontratadas. Autor que sofre lesão contusa no nariz e fratura no dedo médio.(...)

    (TJ-RJ - APL: 00104121520078190042 RIO DE JANEIRO PETROPOLIS 3 VARA CIVEL, Relator: CRISTINA TEREZA GAULIA, Data de Julgamento: 04/12/2012, QUINTA CÂMARA CÍVEL, Data de Publicação: 07/12/2012)

    XOXO,

    Concurseira de Aquário (:

  • A questão trata de responsabilidade civil.

     

    Código de Defesa do Consumidor:

    Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

    Art. 17. Para os efeitos desta Seção, equiparam-se aos consumidores todas as vítimas do evento.

    Art. 22. Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

    A) não deve responder pela reparação dos danos causados à vítima, pois os serviços públicos, sejam eles prestados diretamente pelo Estado, ou por terceiros, mediante concessão, não se submetem à disciplina do Código de Defesa do Consumidor.


    Deve responder pela reparação dos danos causados à vítima, independentemente da existência de culpa, pois os serviços públicos, sejam eles prestados diretamente pelo Estado, ou por terceiros, mediante concessão, se submetem à disciplina do Código de Defesa do Consumidor.

     

    Incorreta letra A.


    B) deve responder pela reparação dos danos causados à vítima, mediante a demonstração de dolo ou culpa, já que a vítima do evento não pode ser equiparada ao consumidor para essa finalidade.


    Deve responder pela reparação dos danos causados à vítima, independentemente da demonstração de dolo ou culpa, tendo em vista a responsabilidade ser objetiva, e a vítima do evento deve ser equiparada ao consumidor para essa finalidade.

     

    Incorreta letra B.


    C) não deve responder pela reparação dos danos causados à vítima, pois os serviços públicos somente são submetidos à disciplina do Código de Defesa do Consumidor se prestados diretamente pelo Estado.


    Deve responder pela reparação dos danos causados à vítima, pois os serviços públicos são submetidos à disciplina do Código de Defesa do Consumidor se prestados diretamente pelo Estado, e também, indiretamente, por suas empresas, permissionárias, concessionárias e outras formas de empreendimento.

     

    Incorreta letra C.

     

    D) deve responder, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados à vítima, pois a vítima do evento é equiparada ao consumidor para essa finalidade.


    Deve responder, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados à vítima, pois a vítima do evento é equiparada ao consumidor para essa finalidade.

     

    Correta letra D. Gabarito da questão.


    E) deve responder pela reparação dos danos causados à vítima, mediante a demonstração de dolo ou culpa, mas com direito de regresso em face do Poder Concedente, porque a vítima não se equipara a consumidor.


    Deve responder pela reparação dos danos causados à vítima, independentemente da demonstração de dolo ou culpa, em razão da responsabilidade ser objetiva, pois a vítima se equipara a consumidor, para essa finalidade.

     

    Incorreta letra E.


    Gabarito do Professor letra D.

  • É o consumidor por equiparação ou bystander, na forma do art. 17 do CDC.


ID
3157495
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Econômico
Assuntos

Sobre o Tribunal Administrativo de Defesa Econômica, um dos órgãos que compõem o Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • quanto a letra A: art; 8º lei 12.529/11: É vedado ao Presidente e aos Conselheiros, por um período de 120 (cento e vinte) dias, contado da data em que deixar o cargo, representar qualquer pessoa, física ou jurídica, ou interesse perante o SBDC, ressalvada a defesa de direito próprio.


ID
3157501
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Acerca dos atos de concentração, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Não consigo saber resposta dessa questão

  • Letra B - certa

    Lei 12.529/2011

    Art. 88 - § 3º Os atos que se subsumirem ao disposto no  caput  deste artigo não podem ser consumados antes de apreciados, nos termos deste artigo e do procedimento previsto no Capítulo II do Título VI desta Lei, sob pena de nulidade, sendo ainda imposta multa pecuniária, de valor não inferior a R$ 60.000,00 (sessenta mil reais) nem superior a R$ 60.000.000,00 (sessenta milhões de reais), a ser aplicada nos termos da regulamentação, sem prejuízo da abertura de processo administrativo, nos termos do art. 69 desta Lei.

    Erro da letra A:

    Lei 12.529/2011

    Art. 88 - § 8º As mudanças de controle acionário de companhias abertas e os registros de fusão, sem prejuízo da obrigação das partes envolvidas, devem ser comunicados ao Cade pela Comissão de Valores Mobiliários - CVM e pelo Departamento Nacional do Registro do Comércio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, respectivamente, no prazo de 5 (cinco) dias úteis para, se for o caso, ser examinados.

    Erro da letra C:

    Lei 12.529/2011

    Art. 88 - § 2º O controle dos atos de concentração de que trata o  caput  deste artigo será prévio e realizado em, no máximo, 240 (duzentos e quarenta) dias, a contar do protocolo de petição ou de sua emenda.

    Erro da letra D:

    Lei 12.529/2011

    Art. 88 - § 5º Serão proibidos os atos de concentração que impliquem eliminação da concorrência em parte substancial de mercado relevante, que possam criar ou reforçar uma posição dominante ou que possam resultar na dominação de mercado relevante de bens ou serviços, ressalvado o disposto no § 6º deste artigo.

    Erro da letra E:

    Lei 12.529/2011

    Art. 89. Para fins de análise do ato de concentração apresentado, serão obedecidos os procedimentos estabelecidos no Capítulo II do Título VI desta Lei.

    Parágrafo único. O Cade regulamentará, por meio de Resolução, a análise prévia de atos de concentração realizados com o propósito específico de participação em leilões, licitações e operações de aquisição de ações por meio de oferta pública.


ID
3157504
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Tendo em vista as definições de usuário e usuário livre, contidas no Decreto Estadual de São Paulo nº 43.889/1999, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3157507
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Conforme a legislação paulista relativa aos serviços locais de gás canalizado, a concessionária terá exclusividade, ao longo de todo período e dentro da sua área de concessão, do sistema de distribuição, bem como da operação deste, além da recepção e da entrega de gás canalizado, mas

Alternativas

ID
3157510
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O arcabouço legal sobre concessão e permissão da prestação de serviços públicos de distribuição de gás canalizado no Estado de São Paulo admite a prorrogação, a extinção e a revogação das respectivas concessões. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3157513
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Embora o Contrato de Concessão para Exploração de Serviços Públicos de Distribuição de Gás Canalizado em São Paulo preveja que a concessionária terá ampla liberdade na direção de seus negócios, investimentos, pessoal e tecnologia, há uma série de obrigações que este mesmo Contrato impõe à concessionária. É dever da concessionária

Alternativas

ID
3157516
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Os Contratos de Concessão de Serviços Públicos de Distribuição de Gás Canalizado no Estado de São Paulo possuem cláusula sobre Fiscalização dos Serviços, de teor equivalente em todos eles, segundo a qual

Alternativas

ID
3157519
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

As cláusulas décima oitava, décima nona e vigésima dos Contratos de Concessão dos Serviços Públicos de Distribuição de Gás Canalizado no Estado de São Paulo dispõem, respectivamente, sobre integração vertical, compromissos dos controladores e garantia do cumprimento de metas. Analisando o teor de tais cláusulas, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3157522
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A Lei Federal nº 11.909/2009 dispõe sobre as atividades relativas a transporte, tratamento, processamento, estocagem, liquefação, regaseificação e comercialização de gás natural e contém capítulo específico sobre distribuição e comercialização de gás natural. Dos dispositivos que integram o referido capítulo, depreende-se que

Alternativas
Comentários
  • lei 11909 Art. 46.  O consumidor livre, o autoprodutor ou o auto-importador cujas necessidades de movimentação de gás natural não possam ser atendidas pela distribuidora estadual poderão construir e implantar, diretamente, instalações e dutos para o seu uso específico, mediante celebração de contrato que atribua à distribuidora estadual a sua operação e manutenção, devendo as instalações e dutos ser incorporados ao patrimônio estadual mediante declaração de utilidade pública e justa e prévia indenização, quando de sua total utilização.   § 1o  As tarifas de operação e manutenção das instalações serão estabelecidas pelo órgão regulador estadual em observância aos princípios da razoabilidade, transparência, publicidade e às especificidades de cada instalação.  § 2o  Caso as instalações e os dutos sejam construídos e implantados pelas distribuidoras estaduais, as tarifas estabelecidas pelo órgão regulador estadual considerarão os custos de investimento, operação e manutenção, em observância aos princípios da razoabilidade, transparência, publicidade e às especificidades de cada instalação.   § 3o  Caso as instalações de distribuição sejam construídas pelo consumidor livre, pelo autoprodutor ou pelo auto-importador, na forma prevista no caput deste artigo, a distribuidora estadual poderá solicitar-lhes que as instalações sejam dimensionadas de forma a viabilizar o atendimento a outros usuários, negociando com o consumidor livre, o autoprodutor ou o auto-importador as contrapartidas necessárias, sob a arbitragem do órgão regulador estadual. 
  • Revogada pela LEI Nº 14.134, DE 8 DE ABRIL DE 2021


ID
3157525
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Considerando que a Lei nº 11.909/2009 é uma lei federal, a aplicação de algumas das suas disposições relacionadas com os serviços locais de gás canalizado fica condicionada à legislação estadual, como: 

Alternativas

ID
3157528
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A política energética nacional e as atividades relativas ao monopólio do petróleo, dentre outras matérias, constituem o objeto da Lei nº 9.478/1997, também conhecida como Lei do Petróleo. Sobre o gás natural, esta Lei contém alguns dispositivos, dentre eles:

Alternativas

ID
3157531
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A Deliberação ARSESP nº 732/2017, que dispõe sobre as condições gerais de fornecimento de gás canalizado no Estado de São Paulo, apresenta artigo contendo definições do significado de determinadas palavras e expressões nela usadas. Assinale a alternativa que apresenta definição condizente com o texto da mencionada norma.

Alternativas

ID
3157534
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Quanto aos pedidos de ligação ao Sistema de Distribuição de Gás, a Deliberação ARSESP nº 732/2017 prevê que a Concessionária

Alternativas

ID
3157537
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Nos termos das condições gerais de fornecimento de gás canalizado no Estado de São Paulo, durante todo o período de Concessão, os Usuários de Gás farão uso do Sistema de Distribuição operado pela respectiva Concessionária, cabendo a esta a cobrança de Tarifa pela sua utilização, conforme regulamentação da ARSESP. Sobre isso, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3157540
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

As aferições de consumo do Gás Natural são feitas por meio de um Medidor que fica em cada Unidade Usuária. Periodicamente, um representante da Concessionária faz a leitura do consumo, gerando um boleto de cobrança bancária e uma nota fiscal com os dados de consumo, os quais são encaminhados ao Usuário para pagamento. Consideradas as normas da ARSESP relativas à Medição, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3157543
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Nos casos em que for exigida a garantia e houver recusa do Usuário em depositá-la, a Concessionária poderá interromper o fornecimento de Gás, mediante aviso prévio e por escrito. Conforme as condições gerais de fornecimento de gás canalizado no Estado de São Paulo, o Serviço de Distribuição de Gás poderá também ser interrompido

Alternativas

ID
3157546
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No que se refere às penalidades por infrações legais e contratuais relativas à prestação de serviços, à implantação e à operação de instalações de distribuição de gás canalizado no Estado de São Paulo, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3157549
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Suponha que, durante ação fiscalizadora da ARSESP, é lavrado Termo de Notificação – TN pela não conformidade de o Agente de Distribuição praticar descontos tarifários em desacordo com o estabelecido na legislação. Nesse caso,

Alternativas

ID
3157552
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

O processo administrativo punitivo no âmbito da ARSESP tem por objetivo aplicar, aos Agentes de Distribuição, as penalidades previstas nas normas pertinentes, garantidos a ampla defesa e o contraditório e obedecida a regra de procedimento segundo a qual:

Alternativas

ID
3157555
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

No marco da Política Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC, instituída pela Lei nº 13.798/2009, o Estado de São Paulo busca aumentar a participação das fontes renováveis de energia na matriz energética e reduzir a emissão dos gases do efeito estufa. Considerando o biometano uma fonte energética sustentável e renovável e o grande potencial do Estado de São Paulo na geração desse gás, a ARSESP criou normas sobre as condições de sua distribuição na rede de gás canalizado, destacando-se o dispositivo segundo o qual

Alternativas

ID
3157558
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

As normas sobre a distribuição de biometano na rede de gás canalizado paulista estipulam que a aquisição desse gás para o Mercado Regulado deve obedecer a determinadas regras. Assinale a alternativa que corresponde a uma dessas regras.

Alternativas

ID
3157561
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O Fornecedor de biometano

Alternativas
Comentários
  • Para a resolução desta questão é importante saber o conteúdo das deliberações da ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo). Dessa forma, observemos a análise das afirmativas:
    A) ERRADA - De acordo com a Deliberação ARSESP Nº 744, de 26-7-2017, no capítulo III, que abrange as características do biometano, em seu artigo 3° e parágrafo 3°:
    "Os riscos e perdas de Biometano até o Ponto de Recepção são do Fornecedor, a partir do referido ponto, todos os riscos e perdas de Biometano até o Ponto de Entrega são da Concessionária."
    Logo, o fornecedor é responsável pelos riscos e perdas de biometano até o Ponto de Recepção.
    B) ERRADA - De acordo com a Deliberação ARSESP Nº 744, de 26-7-2017, no capítulo II, que abrange as definições, em seu artigo 2°, no item XI:
    "Fornecedor de Biometano ou Fornecedor: pessoa jurídica que produz e/ou comercializa Biometano."
    Portanto, o fornecedor entrega e é responsável pelo biometano que chega no ponto de recepção, mas não é obrigado a construir e operar os dutos.
    C) ERRADA - De acordo com a Deliberação ARSESP Nº 744, de 26-7-2017, no capítulo II, que abrange as definições, em seu artigo 2°, no item XI:
    "Fornecedor de Biometano ou Fornecedor: pessoa jurídica que produz e/ou comercializa Biometano."
    Dessa forma, o fornecedor de biometano precisa ser pessoa jurídica.
    D) ERRADA - De acordo com a Deliberação ARSESP Nº 744, de 26-7-2017, no capítulo V, que abrange a solicitação pública de propostas, em seu artigo 11°:
    "O edital da Solicitação Pública de Propostas deverá ser publicado com antecedência mínima de 90 (noventa) dias da data de apresentação das propostas para que os potenciais Fornecedores possam providenciar os documentos de habilitação."
    Sendo assim, não é estabelecido que os fornecedores sejam obrigados a participar de todas as Solicitações Públicas de Propostas de compra de biometano realizadas pela Concessionária em cuja área de concessão esteja localizado, mas os fornecedores precisam do edital da solicitação pública de propostas para que possam viabilizar o fornecimento de biometano.

    E) CORRETA - De acordo com a Deliberação ARSESP Nº 744, de 26-7-2017, no capítulo III, que abrange as características do biometano, em seu artigo 3° e parágrafo 1°:
    "A responsabilidade pela qualidade do gás a ser entregue no Ponto de Recepção é do Fornecedor."


    Gabarito do Professor: Letra E.

    Fonte utilizada para a escrita desse comentário: Site da ARSESP.

ID
3157564
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O gás natural liquefeito, ou GNL, é caracterizado por apresentar

Alternativas
Comentários
  • Esta questão requer conhecimentos sobre as características do gás natural liquefeito (GNL). De acordo com a ANP (Agência Nacional do Petróleo), o GNL pode ser definido como: "gás natural submetido a processo de liquefação para estocagem e transporte, passível de regaseificação em unidades próprias."
    Sendo assim, observemos a análise das alternativas:

    A) ERRADA - O GNL é produzido a partir do processo de liquefação do gás natural. Dessa forma, o gás natural é resfriado, atingindo temperaturas muito baixas, para que possa se liquefazer, passando do estado gasoso para o estado líquido. Sendo assim, ele não reage com um líquido denso para que possa ser mantido no estado líquido.

    B) CORRETA - Para que o gás natural possa se liquefazer, ou seja, passar do estado gasoso para o líquido, é preciso que temperaturas muito baixas, definidas como criogênicas (em torno de - 160 °C), sejam atingidas enquanto que sua pressão permanece próxima à atmosférica. Dessa forma, o volume ocupado pelo gás é muito reduzido quando comparado às condições de temperatura ambiente e pressão atmosférica.

    C) ERRADA - Na realidade, para que o gás natural possa se liquefazer, o que ocorre é a diminuição da temperatura (temperaturas muito baixas precisam ser atingidas), enquanto que a pressão permanece próxima à pressão atmosférica.

    D) ERRADA - O GNL é composto principalmente por metano (CH4), etano (C2H6) e, em menores proporções, o propano (C3H8). Portanto, não tem em sua composição apenas uma mistura de propano e butano.

    E) ERRADA - O GNL tem em sua composição hidrocarbonetos de baixa densidade. Esse gás é liquefeito a partir de um processo que abaixa sua temperatura até que uma temperatura criogênica seja atingida (em torno de - 160 °C).

    Gabarito do Professor: Letra B.

    Fonte utilizada para a escrita desse comentário: Site da ANP.

ID
3157567
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

O gás natural comercializado no Brasil é uma mistura de gases que

Alternativas
Comentários
  • Esta questão abrange o conceito de gás natural e suas características. De acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), esse gás pode ser definido como: "todo hidrocarboneto que permaneça em estado gasoso nas condições atmosféricas normais, extraído diretamente a partir de reservatórios petrolíferos ou gaseíferos, cuja composição poderá conter gases úmidos, secos e residuais". Sendo assim, analisemos as alternativas:
    A) CORRETA - O gás natural é, essencialmente, composto pelos hidrocarbonetos metano (CH4), com teores acima de 70%, seguido de etano (C2H6) e, propano (C3H8), geralmente com teores abaixo de 2%. De acordo com a Resolução ANP Nº 16, de 2008, o limite mínimo de metano deve ser em torno de 68% para a região Norte e 85% para as regiões Centro-oeste, Nordeste, Sudeste e Sul. Dessa forma, sua porcentagem mínima é assegurada por lei.
    B) ERRADA - A temperatura em que o gás natural entra em combustão quando em contato com o oxigênio, chamada de temperatura de auto-ignição, é maior do que 480 °C. Sendo assim, ele não entra em combustão à temperatura ambiente quando em contato apenas com o oxigênio. Entretanto, o gás natural é extremamente inflamável, sendo necessário que haja cuidado na sua manipulação, no seu transporte e no seu armazenamento.
    C) ERRADA - O nitrogênio é considerado um contaminante que está na composição do gás devido ao seu processo de obtenção. Dessa forma, a quantidade de nitrogênio varia de acordo com a localização do reservatório, condições do solo, etc. Há um limite estabelecido para a proporção dos gases inertes N2 e CO2 na composição do gás natural, de acordo com a Resolução ANP n° 16, de 2008. Logo, as empresas não misturam grandes quantidades de N2 antes da distribuição.
    D) ERRADA - Como dito na análise da alternativa A, o gás natural é, essencialmente, composto pelos hidrocarbonetos metano (CH4), com teores acima de 70%, seguido de etano (C2H6) e, propano (C3H8), geralmente com teores abaixo de 2%. Dessa forma, não é dominado por iguais quantidades de propano, butano e metano.
    E) ERRADA - O gás natural é fornecido a partir de encanamentos, enquanto que o GLP é fornecido em botijões. Portanto, eles não são comercializados da mesma forma.

    Gabarito do Professor: Letra A.

    Fonte utilizada para a escrita desse comentário: Site da ANP.

ID
3157570
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação ao biometano, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Esta questão abrange conceitos relacionados ao biometano, que, de acordo com a Agência Nacional de Petróleo (ANP), pode ser definido como: "biocombustível gasoso obtido a partir do processamento do biogás". Sendo assim, analisemos as alternativas:
    A) ERRADA - O biometano é obtido a partir do biogás, originado da digestão anaeróbica de material orgânico, formado principalmente por metano e gás carbônico, e, dessa forma, não apresenta cheiro. A odorização é necessária, conforme regulação técnica, para garantir a segurança na distribuição, permitindo, em caso de vazamento, a detecção do gás no ambiente.
    B) ERRADA - O biometano obtido a partir de resíduos sólidos (como o das atividades agrossilvopastoris ou alimentos descartados por bares e restaurantes) também pode ser utilizado em veículos, quando obedecido alguns critérios, como estabelecido na Resolução ANP Nº 8, de 2015.

    C) CORRETA - De acordo com a ANP, o biometano pode ser definido como: "um biocombustível gasoso, constituído principalmente te metano, derivado da purificação do biogás, que é o gás bruto obtido a partir da decomposição biológica de produtos ou resíduos orgânicos."
     
    D) ERRADA - O biometano é produzido em instalações específicas na área industrial destinada à produção de biocombustíveis, a partir da purificação do biogás, que é obtido a partir da decomposição biológica de produtos ou resíduos orgânicos.

    E) ERRADA - No estado de São Paulo, conforme estabelece a Deliberação da ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo) Nº 744, de 2017, a distribuição do biometano pode ser realizada nas linhas de gás canalizado que já eram utilizadas para o gás natural. Devido a isso, é possível que haja a mistura de gás natural com biometano.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    Fonte utilizada para a escrita desse comentário: Site da ANP e site da ARSESP.

ID
3157573
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Conforme regulamentado pela ANP, em relação ao percentual do gás metano no gás natural comercializado no país (exceto na região Norte), à pressão de 1 atm normal e à temperatura de 20 ºC, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3157576
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a alternativa correta com relação à produção e/ou à distribuição do gás natural.

Alternativas
Comentários
  • amém !!!!!!


ID
3157579
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação à tarifação do gás natural, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3157582
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A certificação do biometano é estabelecida em resolução da ANP. Entre as exigências, destaca-se que

Alternativas

ID
3157585
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com a Resolução ANP nº 685, as quantias máximas de CO2 na base molar admissível no biometano proveniente de produtos e resíduos agrossilvopastoris e comerciais e no biometano proveniente de aterros e estações de tratamento de esgotos são, respectivamente:

Alternativas

ID
3157588
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Faz(em) parte das atribuições da ARSESP

Alternativas

ID
3157591
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Anuário Estatístico da ANP 2017, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3157594
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

A ANP define o gás natural veicular – GNV – como

Alternativas

ID
3157597
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Devido às características físico-químicas do gás natural e do biometano, é correto afirmar que, em caso de vazamento,

Alternativas
Comentários

ID
3157600
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Em relação ao percentual do gás metano no biometano comercializado no país na pressão de 1 atm normal e à temperatura de 20 ºC, regulamentado pela ANP, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3157603
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Na atualidade, a distribuição e a comercialização do gás canalizado no Estado de São Paulo se dá

Alternativas

ID
3157606
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

A tarifa do gás canalizado no Estado de São Paulo é determinada pela

Alternativas

ID
3157609
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A produção de biogás está relacionada com

Alternativas
Comentários

ID
3157612
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Nos contratos de concessão de distribuição de gás canalizado no Estado de São Paulo, conta gráfica refere-se

Alternativas

ID
3157615
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

Sobre o fornecimento de gás natural canalizado ao Estado de São Paulo, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3157618
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Engenharia de Petróleo
Assuntos

Em relação ao gás natural comercializado no país (exceto na região Norte), à pressão de 1 atm normal e à temperatura de 20 ºC, na base seca, o poder calorífico superior – PCS – regulamentado pela ANP, em kJ/m3, se situa entre:

Alternativas

ID
3157621
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

Desde que atendidas as especificações técnicas, a ANP permite a injeção, nos gasodutos de gás natural, de

Alternativas

ID
3285022
Banca
VUNESP
Órgão
ARSESP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um grupo composto por 300 pessoas, o número das que são servidores públicos corresponde a quatro unidades a mais que a nona parte dos que são funcionários da iniciativa privada, e o número de pessoas que são autônomas corresponde a quatro vezes o número de servidores públicos. Se nesse grupo de pessoas há apenas os subgrupos mencionados, então a diferença entre o número de pessoas autônomas e o de servidores públicos é igual a

Alternativas
Comentários
  • Fiz assim

    Fun. Público = X-------- X= 4+1/9y

    Inc. Privada = Y ----------Y = Y

    Autônomo = Z-------------Z = 4.(4+1/9y)

    X +Z+Z= 300 Substituindo os valores temos;

    4+1y/9 + Y + 4.(4+1y/9) = 300

    MMC = 9

    fazendo as devidas contas temos que Y = 180

    Dai só substituir os valores

    Temos que a diferença entre Z e X é 72 funcionários

  • P = PÚBLICO

    I = IN. PRIVADA

    A = AUTÔNOMO

    P+I+A= 300

    P= I/9 + 4

    A= 4P

    SUBSTITUINDO:

    I/4+ 9 + 4I/9 +16 + I= 300

    I = 180

    P = 24

    A = 96

    A - P= 72

  • Problema de fração com referencial.

    https://www.youtube.com/watch?v=MHODXF84LlA

    TOTAL = 300

    S = SERVIDOR

    I = INICIATIVA

    A = AUTÔNOMO

    T= 300

    S= I/9+4

    A=4.S

    Simplificar o S por 9 VAI DAR 1P+4 ou seja UMA PARTE + 4

    Então fica assim

    S = 1P+4

    I = 9P

    A = 4.(1P+4) = 4P+16

    RESOLUÇÃO

    S+I+A=300

    1P+4+9P+4P+16=300

    14P+20=300

    14P=300-20

    14P=280

    P=280/14

    P=20

    VOLTE E SUBSTITUA O P EM CADA UM

    S=1P+4

    S= 20+4

    S=24

    -----------

    I=9P

    I=9.20

    I= 180

    -----------

    A=4P+16

    A=4.20+16

    A=96

    -------------

    A DIFERENÇA ENTRE A e S é:

    A-S=X

    96-24= 72 FUNCIONÁRIOS