Assinale a alternativa INCORRETA:
Assinale a alternativa INCORRETA:
O pedagogo professor especializado em ensino aprendizagem de adultos deve se preocupar em ... Assinale a alternativa CORRETA que completa o espaço corretamente:
Com a relação à formação de grupos de trabalho em atividades pedagógicas com adultos, assinale a alternativa INCORRETA:
Leia as idéias a seguir e julgue-as posteriormente, conforme as alternativas propostas:
I. Propondo problemas, novos conhecimentos e situações sincronizadas com a vida real, os adultos vivem a realidade do dia-a-dia. Portanto, estão sempre predispostos a aprender algo que contribua para suas atividades profissionais ou para resolver problemas reais.
II. Quando o objetivo do pedagogo professor referese ao trabalho com habilidades, valores e atitudes, não há a necessidade de conectar estes assuntos com situações da vida real, pois o adulto tem capacidade de abstração e isto basta.
III. Os métodos de discussão em grupo e a aprendizagem baseada em problemas ou em casos reais terão utilidade e maior eficácia quando aplicados a partir de um levantamento de necessidades do grupo.
IV. Adultos se sentem determinados a aprender quando percebem as prerrogativas e os benefícios de um aprendizado, bem como as conseqüências negativas de seu desconhecimento.
Leia as frases a seguir e julgue-as conforme as alternativas posteriores:
I. O processo de educação dentro das organizações era considerado função do departamento de recursos humanos. À medida que cresce a consciência de que a educação é um processo contínuo e não um evento isolado (treinamento), a educação corporativa ganha força no cotidiano das organizações.
II. O termo "treinamento" ainda é repetidamente empregado como sinônimo de educação corporativa.
III. O treinamento é focalizado e guiado para questões pautadas no desempenho em curto prazo.
IV. A educação corporativa é dirigida à ampliação das habilidades e competências do funcionário, oferecendo-lhe uma visão macro da empresa, com vistas ao aumento do capital intelectual da organização.
Acerca de educação de jovens e adultos, julgue os itens a seguir.
A proposta pedagógica para a alfabetização de jovens e adultos que se apoia em um método desenvolvido com base na seleção de palavras geradoras extraídas do vocabulário cotidiano do aluno foi concebida por Darcy Ribeiro.
Acerca dos níveis e modalidades de educação e ensino propostos
na Lei n.º 9.394/1996, LDB, julgue os itens subsequentes.
Com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) os cursos e exames supletivos foram extintos.
Com base na legislação, julgue o item que se segue, referente à educação de jovens e adultos e à educação superior.
A oferta de ensino fundamental obrigatório e gratuito é assegurada inclusive àquelas pessoas que não conseguiram cursá-lo em idade própria.
Com base na legislação, julgue o item que se segue, referente à educação de jovens e adultos e à educação superior.
Os exames supletivos serão realizados no nível de conclusão do ensino fundamental para jovens maiores de 18 anos.
Com base na legislação, julgue o item que se segue, referente à educação de jovens e adultos e à educação superior.
A educação física é componente curricular obrigatório, mas sua prática é facultativa para alunos que cumpram jornada de trabalho igual ou superior a seis horas.
Com base na legislação, julgue o item que se segue, referente à educação de jovens e adultos e à educação superior.
A autonomia das universidades exclui a dimensão da gestão patrimonial, que fica sob a responsabilidade do governo federal.
À luz do PNE, julgue o item a seguir.
A inclusão da educação de jovens e adultos nas formas de financiamento da educação básica é uma meta do PNE.
Considerando que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDB), Lei n.º 9.394/1996, a organização da
educação nacional dar-se-á por diferentes níveis e modalidades,
julgue os itens que se seguem.
A educação de jovens e adultos (EJA) é uma modalidade educacional que visa atender àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos. A essa modalidade é assegurado o acesso no nível fundamental para os maiores de 15 anos, e no nível médio, para os maiores de 18 anos.
Estudos recentes sobre jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem apontam para a Andragogia como uma teoria da aprendizagem do adulto baseada nas suas experiências, na vontade de aprender e na motivação. Propõe-se, nesta perspectiva, que as atividades sejam organizadas a partir do reconhecimento de suas necessidades e interesses, considerando-se as suas situações de vida, suas experiências e as diferenças acerca dos processos de aprendizagem.
Nesta concepção, o professor é aquele que
Papagaio velho não aprende a falar...
Burro velho não toma andadura; e se a toma, pouco dura...
É comum encontrarmos pessoas adultas que desistem de voltar à escola ou retomar seus estudos porque, tal como o dito popular, não vão aprender porque já são velhas. Para que o adulto supere esse preconceito, é necessário que
As práticas educativas voltadas ao adulto precisam levar em conta que o educando:
I. Está inserido no mundo do trabalho e das relações interpessoais de um modo diferente daquele da criança e do adolescente.
II. Traz consigo uma história mais longa (e provavelmente mais complexa) de experiências, conhecimentos acumulados e reflexões sobre o mundo externo, sobre si mesmo e sobre as outras pessoas.
III. Possui, notadamente, dificuldade de abstração na construção de conhecimentos novos.
IV. Apresenta maior capacidade de concentração na aprendizagem, pois valoriza os estudos em sua vida.
Está correto o que se afirma APENAS em
A consciência ingênua é fértil em atitudes referentes ao analfabetismo. Algumas delas se referem às causas, outras ao significado do analfabetismo (...). No que diz respeito às causas, refere sempre o analfabetismo a um vício de formação individual, pelo qual é responsável o próprio analfabeto ou sua família, jamais a sociedade como um todo. E quando menciona a sociedade, a entende como um simples meio ambiente, como uma realidade puramente física, sem conseqüências existenciais.
Com isso, o adulto analfabeto ou com pouca escolarização
A Educação de Jovens e Adultos no cenário brasileiro possui grande influência do pensamento de Paulo Freire. Sua pedagogia levanta ideias relevantes para a área, dentre as quais, a de que a alfabetização e a educação de adultos devem ocorrer
Na oferta da educação de jovens e adultos em instituições próprias, integrantes da organização da educação nacional, devem ser obrigatoriamente observadas a estrutura dos componentes curriculares de ensino fundamental e médio. Dessa forma, atendendo ao caráter próprio dessa modalidade de educação, na proposição de um projeto pedagógico, a escola deverá se pautar pelo princípio da equidade que se caracteriza pela
A Constituição Federal de 1988 (CF) e a LDB compõem a base
legal da educação no Brasil. Em relação a esses instrumentos legais
e seus dispositivos, julgue o item.
A educação de jovens e adultos se destina a pessoas que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria, assegurando-lhes oportunidades educacionais apropriadas na forma de cursos e exames.
Com base na pedagogia e na andragogia, julgue o item a seguir.
A educação voltada para adultos preocupa-se fundamentalmente com a alfabetização e o resgate da cidadania dos educandos, devendo ser realizada por meio de técnicas de ensino-aprendizagem de sucesso aplicadas à educação de crianças e jovens.
Na elaboração de programas de capacitação de adultos, as ações fundamentais são:
Desde o ano de 2007, as instituições públicas federais de educação profissional implantaram em suas ações o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Sobre o PROEJA, podemos afirmar que:
I. Os cursos de educação profissional técnica de nível médio do PROEJA deverão contar com carga horária mínima de três mil e quatrocentas horas.
II. O aluno que demonstrar a qualquer tempo aproveitamento no curso de educação profissional técnica de nível médio, no âmbito do PROEJA, fará jus à obtenção do correspondente diploma, com validade nacional, tanto para fins de habilitação na respectiva área profissional, quanto para atestar a conclusão do ensino médio, possibilitando o prosseguimento de estudos em nível superior.
III. O PROEJA abrangerá somente os cursos e programas de educação profissional técnica de nível médio.
Estão corretas as afirmativas:
A andragogia, desenvolvida por Malcolm Knowles, constitui um modelo de educação de adultos fundamentado em premissas acerca das características dos aprendentes adultos. A aplicabilidade aos contextos educativos diversificados e a flexibilidade, que caracterizam a proposta andragógica, permitem a sua utilização em populações e em organizações diversas, sendo essa uma importante ferramenta a ser considerada na prática educativa de profissionais que lidam com capacitação e
com desenvolvimento de pessoas. Com base nos pressupostos do pensamento andragógico, julgue os itens seguintes.
A andragogia e a pedagogia transformadora são modelos pedagógicos antagônicos, inexistindo, entre eles, elementos que evidenciem semelhanças nos pressupostos que os fundamentam.
A andragogia, desenvolvida por Malcolm Knowles, constitui um modelo de educação de adultos fundamentado em premissas acerca das características dos aprendentes adultos. A aplicabilidade aos contextos educativos diversificados e a flexibilidade, que caracterizam a proposta andragógica, permitem a sua utilização em populações e em organizações diversas, sendo essa uma importante ferramenta a ser considerada na prática educativa de profissionais que lidam com capacitação e
com desenvolvimento de pessoas. Com base nos pressupostos do pensamento andragógico, julgue os itens seguintes.
Uma das premissas da andragogia é que os adultos apresentam numerosas experiências de vida, segundo as quais constroem a base de seu aprendizado. Essas experiências devem, portanto, ser incluídas no processo educativo.
A andragogia, desenvolvida por Malcolm Knowles, constitui um modelo de educação de adultos fundamentado em premissas acerca das características dos aprendentes adultos. A aplicabilidade aos contextos educativos diversificados e a flexibilidade, que caracterizam a proposta andragógica, permitem a sua utilização em populações e em organizações diversas, sendo essa uma importante ferramenta a ser considerada na prática educativa de profissionais que lidam com capacitação e
com desenvolvimento de pessoas. Com base nos pressupostos do pensamento andragógico, julgue os itens seguintes.
Entre os elementos essenciais que caracterizam a andragogia como modelo para a educação de adultos estão a participação dos alunos, a flexibilidade e o foco no processo, em substituição à ênfase no conteúdo.
A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos
atribui ao professor o papel de facilitador da aprendizagem, pressupondo que a relação entre professor e aluno é horizontal, e orienta-se a partir do diálogo, do respeito, da colaboração e da confiança.
A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos
considera que os adultos reagem melhor a estímulos externos, como notas, promoções e salários mais altos, que a fatores motivacionais internos, como autoestima e qualidade de vida.
A educação de adultos fundamentada nos propósitos andragógicos
recomenda a aplicação de níveis crescentes de diretividade e ensino transmitido pelo facilitador, especialmente em situações em que os aprendentes têm pouca vivência de processos autodirigidos de aprendizagem.
Um dos princípios que fundamenta a atual proposta de Educação de Jovens e Adultos integrada á Educação Profissional – Proeja, diz respeito ao papel e compromisso que entidades públicas integrantes dos sistemas educacionais têm com o atendimento da população em suas ofertas educacionais. Esse princípio pode ser resumido pelo termo:
A juventude se caracteriza, segundo a UNESCO, pela faixa etária que abrange o ciclo que vai dos 15 aos 29 anos, ou seja, um período que vai desde a adolescência até a independência da família. Sobre a adolescência podemos afirmar que
Hoje é necessário utilizar e compreender o recurso digital como forma de ampliação de conhecimento coletivo dentro do curso da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O mundo contemporâneo tem demandas que se utilizam da comunicação digital e a EJA não pode ser desvinculada de seu uso. O principal desafio em trabalhar as tecnologias da informação e da comunicação digital com jovens e adultos é(são)
Para aqueles impedidos de realizar seus estudos no período previsto pelo sistema educacional, existe a possibilidade de matrícula nos programas de Educação de Jovens e Adultos, conhecido com EJA. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, o EJA responde por algumas funções básicas:
I. Função Reparadora - restaura o direito a uma escola de qualidade e o reconhecimento de igualdade de todo e qualquer ser humano, em que a cidadania estará assegurada por meio da assimilação de competências necessárias para sua inserção no chamado novo mundo do trabalho.
II. Função Equalizadora - deve ampliar e diversificar as oportunidades a todos aqueles desfavorecidos que buscam o acesso às escolas e ao ensino, em diferentes níveis e períodos. Isto para que se restabeleça a trajetória escolar desse cidadão.
III. Função Permanente de Qualificação - entende-se que em suas diferentes fases de existência e diante das exigências de sua formação pessoal e de sua formação profissional, instrumentos constantes de qualificação devem estar ao dispor de todos.
Das afirmações apresentadas:
Sobre a Contexto de Jovens e Adultos, identifique se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F)
( ) A década de 40 foi marcada por algumas iniciativas políticas e pedagógicas que ampliaram a educação de jovens e adultos: a criação e a regulamentação do Fundo Nacional do Ensino Primário (FNEP); a criação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP); o surgimento das primeiras obras dedicadas ao ensino supletivo; o lançamento da Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos (CEAA), e outros. Este conjunto de iniciativas permitiu que a educação de adultos se firmasse como uma questão nacional.
( ) As principais características das ações do Governo em relação a Educação de Jovens e Adultos - EJA no século XX foram de políticas assistenciais, populistas e compensatórias.
( ) Foi somente na década de 80 que a Educação de Jovens e Adultos - EJA, começou a se delinear e se constituir como política educacional.
Analise as afirmativas acima, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta de cima para baixo.
De acordo com os Incisos II e III do art. 4º da Resolução nº 03, de 15/06/2010, a duração mínima dos cursos presenciais de EJA para os anos finais do Ensino Fundamental e para o EnsinoMédio deve ser, respectivamente, de:
De acordo com o art. 10º da Resolução nº 4, de 2/10/2009, é correto afirmar que o projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta doAEE, prevendo na sua organização:
I. eventos escolares para arrecadação de fundos para assistência às famílias dos alunos da Educação Especial.
II. tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais, guia-intérprete.
III. participação de pais de alunos na elaboração de estratégias pedagógicas e na execução destas, considerando as necessidades específicas do aluno da Educação Especial.
IV. cronograma de atendimento aos alunos
Com relação aos deveres do Estado para com a educação, de acordo com as disposições da Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os próximos itens.
A educação de jovens e adultos (EJA) é dever do Estado apenas no nível do ensino fundamental.
De acordo com a Emenda Constitucional n.º 53/2006, que criou o FUNDEB, julgue os itens subsecutivos.
Com a ampliação da cobertura do FUNDEB para o ensino médio, os estados, o DF e os municípios não podem alegar falta de recursos para deixar de atender a educação de jovens e adultos (EJA).
O Decreto no 5.840, de 13/07/2006, institui o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos –– PROEJA. A esse respeito, considere as afirmativas abaixo.
I – O PROEJA abrange cursos de formação inicial e continuada de trabalhadores e de educação pro?ssional técnica de nível médio.
II – O PROEJA pode ter seus cursos e programas articulados ao ensino fundamental, considerando as características da clientela a ser atendida.
III – O PROEJA deverá oferecer seus cursos e programas a partir da construção prévia de projeto pedagógico integrado único.
Está correto o que se afirma em :
De acordo com a Emenda Constitucional n.º 53/2006, que criou o FUNDEB, julgue os itens subsecutivos.
Com a ampliação da cobertura do FUNDEB para o ensino médio, os estados, o DF e os municípios não podem alegar falta de recursos para deixar de atender a educação de jovens e adultos (EJA).
A adolescência é um período do desenvolvimento humano permeado de características próprias e que necessitam de uma atenção acentuada.
Nesse sentido, o profissional que lida diretamente com adolescentes em espaço escolar necessita compreender que
De acordo com a Lei nº 9.394/1996 (LDB), a Educação de Jovens eAdultos:
Sobre a Educação de Jovens e Adultos, é correto afirmar:
1. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
2. Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, suas condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
3. O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si.
4. Os sistemas de ensino manterão cursos e exames supletivos, que compreenderão a base nacional comum do currículo, habilitando ao prosseguimento de estudos em caráter regular.
5. Os conhecimentos e habilidades adquiridos pelos educandos por meios informais serão aferidos e reconhecidos mediante exames.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A certificação decorrente dos exames de EJA deve ser competência dos sistemas de ensino, de acordo com o preconizado no Título IV da Lei nº 9.394/96. Para melhor cumprimento dessa competência, os sistemas de ensino podem solicitar, sempre que se fizer necessário, para a melhoria de seus exames e certificação de EJA, apoio técnico e financeiro do
Os Arts. 5º e 6º da Resolução CNE/CEB nº 3, de 15 de junho de 2010, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância e ainda obedecidos o disposto no artigo 4º, incisos I e VII, da Lei nº 9.394/96 (LDB) e a regra da prioridade para o atendimento da escolarização obrigatória, será considerada idade mínima para os cursos de EJA e para a realização de exames de conclusão de EJA:
Relacione os tipos de políticas para a Educação de Jovens e Adultos às respectivas características.
1. Políticas de Educação Crítica
2. Políticas de Educação para a Conformidade
3. Políticas de Educação e Formação para a Competitividade
( ) Estabelecem patamares mínimos de caráter universal e de conhecimentos de natureza funcional úteis para o desenvolvimento econômico.
( ) Valorizam a gestão de recursos humanos e a formação de instrumentos de promoção da qualidade do trabalho, de caráter técnico e racional.
( ) Procuram articular modalidades educativas distintas em programas integrados e inclusivos, aceitando espaços e tempos que estão além da escola e suas regras.
Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
Em relação à educação de jovens e adultos, é INCORRETO afirmar que
“Tomando como base a referência da educação popular, a EJA, historicamente, tem-se caracterizado por articular processos de aprendizagem que ocorrem na escola, segundo determinadas regras e lógicas do que é saber e conhecer, com processos que acontecem com homens e mulheres por toda a vida — em todos os espaços sociais, na família, na convivência humana, no mundo do trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, em entidades religiosas, na rua, na cidade, no campo, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, nas manifestações culturais, nos ambientes virtuais multimídia etc., cotidianamente, e o tempo todo. A EJA deve perceber esses processos tão presentes no cotidiano, revelando-os por meio de estratégias didáticas que valorizem esses aprendizados. São frutos da experiência e da ação inteligente de sujeitos no mundo, segundo a ordem de necessidade e expectativa em relação ao que se quer ou se precisa aprender”.
(MEC/SECAD. Documento Base Nacional Preparatório à VI CONFINTEA, Brasília, set/2008, p.17).
Fazendo um paralelo entre as orientações apresentadas no trecho acima e o processo de Planejamento Educacional, percebe-se que, na EJA, há princípios fundamentais no ato de planejar.
Mediante tais observações, assinale o que na EJA não se deve abraçar como princípio:
“Tomando como base a referência da educação popular, a EJA, historicamente, tem-se caracterizado por articular processos de aprendizagem que ocorrem na escola, segundo determinadas regras e lógicas do que é saber e conhecer, com processos que acontecem com homens e mulheres por toda a vida — em todos os espaços sociais, na família, na convivência humana, no mundo do trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, em entidades religiosas, na rua, na cidade, no campo, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil, nas manifestações culturais, nos ambientes virtuais multimídia etc., cotidianamente, e o tempo todo. A EJA deve perceber esses processos tão presentes no cotidiano, revelando-os por meio de estratégias didáticas que valorizem esses aprendizados. São frutos da experiência e da ação inteligente de sujeitos no mundo, segundo a ordem de necessidade e expectativa em relação ao que se quer ou se precisa aprender”.
(MEC/SECAD. Documento Base Nacional Preparatório à VI CONFINTEA, Brasília, set/2008, p.17).
Refletir sobre o Currículo poderá ajudar na construção de uma proposta coerente aos objetivos da EJA na contemporaneidade. Marque, então, a alternativa que não traduz uma compreensão de currículo numa perspectiva crítica de transformação social:
Conforme suas Diretrizes Curriculares Nacionais, a estrutura e duração dos cursos de Educação de Jovens e Adultos são definidas:
A Educação de Jovens e Adultos deverá articular-se, preferencialmente como(a):
A Resolução nº 3, de 15 de junho de 2010, que institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância, indica, em seu art. 4º, quanto à duração dos cursos presenciais de EJA para o EnsinoMédio que:
Segundo o art. 9º da Resolução nº 3, de 15 de junho de 2010, a idade mínima para o desenvolvimento da EJA com mediação da EAD é de:
A Educação de Jovens e Adultos no Acre vem realizando projetos que atendem alunos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio, atendendo às dimensões do desenvolvimento, da autorrealização, da inclusão social e da inserção no mundo do trabalho. Seus fundamentos baseiam-se em:
Leia o trecho abaixo.
“A instituição da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tem sido considerada como instância em que o Brasil procura saldar uma dívida social que tem para com o cidadão que não estudou na idade própria. Destina-se, portanto, aos que se situam na faixa etária superior à considerada própria, no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.”
DCNGEB/2013-Brasília.
É incorreto afirmar que os cursos de EJA devem pautar- se pela flexibilidade, tanto de currículo quanto de tempo e espaço, para que seja(m)
Na EJA, é necessária a flexibilização de tempos e espaços para atender à especificidade do educando jovem e adulto. A reflexão pedagógica, nessa modalidade educativa, tem especial relevância a consideração de suas dimensões social, ética e política. O ideário da Educação Popular é referência importante na área. Hoje, a EJA caracteriza-se
A visão de mundo de uma pessoa que retorna aos estudos depois de adulta, após um tempo afastada da escola, ou mesmo daquela que inicia sua trajetória escolar nessa fase da vida, é bastante peculiar. O acesso à escolaridade deve proporcionar aos alunos jovens e adultos, inseridos em uma sociedade letrada, a possibilidade de analisar, criticar e enfrentar questões que fazem parte de seu contexto, mas também de desenvolver seu pensamento, o raciocínio, para que os alunos possam operar de forma “abstrata” em outros contextos, independentemente de vivências pessoais concretas ou relacionadas em um campo perceptual imediato; se a contextualização tem papel relevante, também a capacidade de regular sua própria instrução, os procedimentos metacognitivos e a tomada de consciência sobre os próprios processos de pensamento merecem fundamental atenção.
A dimensão cultural da escola para o aluno jovem e adulto pode ser observada sob diferentes aspectos. A escola é um espaço privilegiado de divulgação da cultura: da cultura local, regional, nacional e, claro, da cultura de diferentes povos, em diferentes épocas. Nessa perspectiva, a cultura vivenciada na EJA deve
Considerando o perfil e a concepção de currículo como processo de seleção da cultura, foram definidos os seguintes eixos articuladores para a Educação de Jovens e Adultos:
O artigo 37 da LDB, Lei nº 9.394/1996, indica que a Educação de Jovens e Adultos será destinada:
O professor da EJA requer especificidades para trabalhar comseu público-alvo, que já traz para a sala de aula uma leitura articulada do mundo .(Freire,1996).
Nesse sentido, a ação do professor que trabalha com a Educação de Jovens e Adultos consiste, sobretudo, em:
A Resolução nº 3, de 15 de junho de 2010, que institui DiretrizesOperacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos à duração dos cursos e idade mínima para ingresso nos cursos de EJA; idade mínima e certificação nos exames de EJA; e Educação de Jovens e Adultos desenvolvida por meio da Educação a Distância, indica, em seuArt. 4º, a duração dos cursos presenciais de EJA.
Assim, a duração dos cursos presenciais de EJA para os anos iniciais do Ensino Fundamental deve:
Segundo a Pedagogia da Autonomia, considera-se umsaber indispensável à prática docente:
Uma das principais qualidades profissionais do professor é estabelecer uma ponte entre as tarefas cognitivas (objetivos e conteúdos) e as capacidades dos alunos para enfrentá-las.
Nesse sentido, ensinar exige:
Uma vez que integra a Educação Básica, a modalidade EJA:
A formação do professor é um procedimento complexo de construção de um saber e de preparação para sua adequada transmissão aos estudantes .(Pinto,1990)
Para definir o perfil do educador da EJA, “não basta aproveitar os professores de fundamental e médio, dando a eles uma certa ‘reciclagem’ para que, emvez de falarem ‘criança’ ou ‘adolescente’, eles usem as palavras ‘jovem’ou ‘adulto’, umprocedimento comum em algumas administrações de ensino municipais e estaduais'' (Bedoya eTeixeira, 2008).
Assim, é importante:
A Educação de Jovens e Adultos no Acre vem realizando projetos que atendem alunos que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio nas seguintes dimensões,COM EXCEÇÃO:
A EJA, no caso do Ensino Fundamental, destina-se a jovens e adultos comidade a partir de:
Em relação ao EJA, diz-se que a leitura domundo e a pergunta sobre o educando e sua realidade são fundamentais. Assim, a organização metodológica da EJA deve:
O êxito de uma atividade de ensino, principalmente em turmas de EJA, depende de que os objetivos escolares entrem em correspondência com:
“A escola que queremos trabalhará no sentido de que crianças, jovens e adultos assimilem ativamente os conhecimentos (formando habilidades e hábitos) e adquiram convicções fundamentais de solidariedade e igualdade entre os seres humanos, assim como hábitos de convivência, de luta, de trabalho, de conquista individual e coletiva.” (LUCKESI, 2007, p.137).
Nessa perspectiva, deseja-se que os educandos desenvolvam:
Os cursos de EJA, especialmente no Acre, podem acontecer:
De acordo com a LDB e a Lei n. 11.741/2008, a Educação de Jovens e Adultos deve articular-se
Considerando as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos e a atual LDB, a Educação de Jovens e Adultos garante um direito circunscrito aos
O Decreto nº 5.840, 13/07/2006 institui o Programa Nacional de Integração da Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos / PROEJA.
No âmbito do Programa, o aluno que demonstrar a qualquer tempo aproveitamento no curso de educação profissional técnica de nível médio, fará jus à obtenção do correspondente diploma, com validade nacional, tanto para fins de habilitação na respectiva área profissional, quanto para
Segundo a RESOLUÇÃO CNE/CEB Nº 1, DE 5 DE JULHO DE 2000, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos, podemos dizer que não é verdadeira a alternativa:
A educação de jovens e adultos – EJA, requer estratégias de ensino específicas. Acerca desse tema, assinale a alternativa correta.
Com base na LDB nº 9394/1996, a EJA é considerada:
As Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA nasceram para fazer cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, que contempla a Educação de Jovens e Adultos, considerando a educação como direito social à cidadania. Nesse sentido, a mencionada lei determina: oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola (BRASIL, 1996). Isso significa dizer que:
O Plano Nacional de Educação (PNE) faz parte das políticas públicas na EJA. Ele foi um compromisso assumido na reunião de avaliação da Conferência Mundial sobre Educação para Todos (Joimten, 1990) denominada Fórum Mundial de Educação (Senegal, Dakar, abril, 2000). Foi sancionado em janeiro de 2001 e apresenta, entre seus objetivos e metas, EXCETO:
Em relação à Lei nº 9394, de 1996, na Seção V, que trata da Educação de Jovens e Adultos, considere as
afirmativas:
I. A educação de Jovens e Adultos deve ser articulada, obrigatoriamente, com a educação profissional.
II. Devem ser asseguradas aos jovens e adultos oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características
do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho.
III. Conhecimentos e habilidades adquiridos pelo estudante por meios informais não podem ser reconhecidos formalmente
para qualquer fim na instituição que oferta cursos para jovens e adultos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA – abrangerá
A Educação de Jovens e Adultos, numa concepção ampla, estende-se por quase todos os domínios da vida social, realizando-se na família, nos locais de trabalho, nos espaços de convívio sociocultural e lazer, nas instituições religiosas e, nos dias atuais, também com o concurso dos meios de informação e comunicação à distância.
A andragogia, seja em espaços formais ou informais, deve promover um espaço de aprendizagens que seja dinâmico e múltiplo, cujos debates não se contentem somente com as empirias, aparências e as explicações mágicas e conciliadoras.
Sendo assim, a metodologia de trabalho que atende a essa perspectiva deve partir de uma concepção
Em relação à Educação de Jovens e Adultos, é importante ressaltar que o planejamento para grupos diferenciados deve sustentar-se no diagnóstico do grupo e de cada aluno com a finalidade de atender aos diferentes níveis de conhecimento, os gostos, interesses, os múltiplos estilos de aprendizagem dos estudantes e as diversas experiências de vida.
De modo a atender às exigências de qualidade dos processos pedagógicos, identifica-se que a metodologia adequada para o trabalho com jovens e adultos caracteriza-se por
Os alunos da Educação de Jovens e Adultos levam para sala de aula saberes construídos a partir da suas vivências em todos os espaços em que vivem (família, trabalho, lazer, religião). A equipe docente, nesse segmento, deve trabalhar esses saberes através de atividades em que sejam
Distribuição específica dos
componentes curriculares a fim
de propiciar um patamar
igualitário de formação e
restabelecer a igualdade de
direitos e de oportunidades face
ao direito à educação.
Identificação e reconhecimento
da alteridade própria e
inseparável dos jovens e dos
adultos em seu processo
formativo, da valorização do
mérito de cada qual e do
desenvolvimento de seus
conhecimentos e valores.
Disposição e alocação adequadas
dos componentes curriculares
face às necessidades próprias da
Educação de Jovens e Adultos
com espaços e tempos nos quais
as práticas pedagógicas
assegurem aos seus estudantes
identidade formativa comum aos
demais participantes da
escolarização básica.
A proposição de um modelo pedagógico próprio ao Ensino de Jovens e Adultos está assegurada por princípios que correspondem à identidade própria dessa modalidade. Esses princípios estão em conformidade com os textos apresentados acima, denominados respectivamente de:
1. Proporcionalidade.
2. Equidade.
3. Diferença.
4. Interdisciplinaridade
5. Contextualização.
Estão corretas:
Em relação à andragogia e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue o item subsequente.
A andragogia defende que sejam aplicados princípios
metodológicos especiais na educação de alunos adultos, por
considerar que uma metodologia apropriada pode compensar
a deficiência das pessoas que não aprenderam na idade certa.
Em relação à andragogia e às bases psicológicas da aprendizagem, julgue o item subsequente.
Na aprendizagem receptiva, espera-se que o aluno reúna e
integre informações novas à sua estrutura cognitiva, de modo
a tornar significativa a aprendizagem.
A Educação de Jovens e Adultos tem por finalidade propiciar a todos a atualização de conhecimentos. Sua função é:
A respeito da pedagogia e da andragogia, julgue o item subsecutivo.
O papel do professor, na andragogia, pode ser o mesmo que na
pedagogia; nas duas atuações, é fundamental manter a
verticalidade e a hierarquização dos papéis de professor e
aluno
A respeito da pedagogia e da andragogia, julgue o item subsecutivo.
Um dos princípios da andragogia é a utilização das
experiências vividas pelos adultos como recurso de
aprendizagem significativa.
A respeito da pedagogia e da andragogia, julgue o item subsecutivo.
Andragogia é a ciência que estuda a aprendizagem do adulto.
A Resolução CNE/CEB Nº 1/00, que estabelece as diretrizes curriculares nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, prevê que a formação inicial e continuada de profissionais para Educação de Jovens e Adultos terá como referência as diretrizes curriculares nacionais para o ensino fundamental e para o ensino médio e as diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, apoiadas em alguns princípios, EXCETO o que preconiza
Com base no Decreto Federal Nº 5.840/06, que institui o Programa nacional de integração da educação profissional
com a educação básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), analise estas afirmativas,
marcando para as verdadeiras (V) e, para as falsas (F).
( ) Os cursos e programas do PROEJA poderão ser articulados apenas com ensino fundamental, objetivando a
elevação do nível de escolaridade do trabalhador.
( ) O PROEJA poderá ser adotado pelas instituições públicas dos sistemas de ensino estaduais e municipais e
pelas entidades privadas nacionais de serviço social, aprendizagem e formação profissional vinculadas ao
sistema sindical.
( ) As instituições de ensino ofertantes de cursos e programas do PROEJA serão responsáveis pela estruturação
dos cursos oferecidos e pela expedição de certificados e diplomas.
Logo, a sequência correta, de acordo com esse Decreto, está contemplada na seguinte alternativa:
Em artigo do livro Educação de Jovens e Adultos, Fávero (2009) faz um panorama histórico das diversas
campanhas brasileiras de educação de jovens e adultos.
Sobre as campanhas das décadas de 1940 e primeira metade da década de 1950, assinale a alternativa
INCORRETA.
Analise cada afirmativa sobre o PROEJA, identificando como verdadeira (V) ou falsa (F).
( ) Abrangerá os cursos e programas de educação profissional voltados para formação inicial e continuada de trabalhadores.
( ) Substitui e ensino médio.
( ) Em acordo com a LDB, integra o ensino fundamental.
Logo, a ordenação correta das respostas, lida de cima para baixo, é