SóProvas



Questões de Programas e Ações do Ministério da Educação - Desenvolvimento da Educação Básica


ID
135814
Banca
ESAF
Órgão
MPOG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o órgão governamental articulador da política de assistência ao educando e fi nanciamento do ensino básico. Os principais programas sob sua responsabilidade são, exceto:

Alternativas
Comentários
  • O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação — FNDE — é responsável por captar e distribuir recursos financeiros a vários programas do Ensino Fundamental. Ao financiar e executar esses programas, o FNDE reforça a educação de milhões de crianças brasileiras diretamente beneficiadas por ele.
    Confira quais são esses programas:
    Programa Nacional de Alimentação Escolar — PNAE
    Programa Nacional Biblioteca da Escola — PNBE
    Programa Brasil Alfabetizado
    Programa Dinheiro Direto na Escola — PDDE
    Educação de Jovens e Adultos - EJA
    Escola Aberta
    Fundescola
    Programa Nacional do Livro Didático — PNLD
    Programa Livros em Braille
    Programa de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado às Pessoas Portadoras de Deficiência - PAED
    Promed
    Programa Nacional de Saúde do Escolar — PNSE
    Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar — PNATE
    Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil — ProInfância
    http://www.educacional.com.br/legislacao/leg_viii.asp

  • O que essa questão tem a ver com Administração Financeira?

    Fica aqui meu protesto, vou impetrar um habeas data contra o QC devido à má classificação da questão. =)
  • Gabarito: c
    exceto:             c) Programa Nacional de Bolsa Escola (PNBE)         
  • Que escola é beneficiada com o "Programa Dinheiro Direto na Escola"?

  • O Programa Nacional de Bolsa Escola foi incorporado ao Programa Bolsa Família no governo do então presidente Lula.

  • Prezado Klaus, apesar do tempo passado, espero que já esteja exercendo sua função pública. No entanto, a disciplina de Planejamento não existe, esta é a razão pela qual está dentro de Administração Financeira. Sucesso pra ti !!!!


ID
262615
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O financiamento da Educação Básica não se restringe aos recursos do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Alguns programas como Programa Nacional do Livro Didático, Programa Biblioteca Escolar, Programa de Transporte e de Merenda Escolar, contribuem para a manutenção da educação e são desenvolvidos pelo

Alternativas
Comentários
  • O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação que tem como missão prestar assistência financeira e técnica e executar ações que contribuam para uma educação de qualidade a todos.

    Programas:

    Alimentação escolar
    Biblioteca da Escola
    Brasil Profissionalizado
    Caminho da Escola
    Dinheiro Direto na Escola
    Formação pela escola
    Livro Didático
    Livro em Braille
    Plano de ações articuladas
    Proinfância
    Transporte Escolar

    Fonte:
    http://www.fnde.gov.br/index.php/programas-alimentacao-escolar
  • Obrigada pelas informações Colega!


ID
262624
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores. No âmbito do Ministério da Educação, qual o setor responsável?

Alternativas
Comentários
  • A Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), criada em julho de 2004, é a secretaria mais nova do Ministério da Educação. Nela estão reunidos temas como alfabetização e educação de jovens e adultos, educação do campo, educação ambiental, educação em direitos humanos, educação escolar indígena, e diversidade étnico-racial, temas antes distribuídos em outras secretarias. O objetivo da Secad é contribuir para a redução das desigualdades educacionais por meio da participação de todos os cidadãos em políticas públicas que assegurem a ampliação do acesso à educação.

    fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=290&Itemid=816

ID
555220
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Prefeitura de Salvador - BA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localiza-se na região Nordeste. O objetivo é ampliar as oportunidades educacionais para aqueles que não tiveram acesso ou permanência na Educação Básica.
MEC - SECAD

O programa Brasil Alfabetizado propicia acesso e continuidade de estudos atingindo APENAS a seguinte faixa da população:

Alternativas
Comentários
  • plano de educação.

  • A questão está mal formulada. pergunta sobre faixa da população a que se destina o programa e responde Plano de Educação (que ´pe um documento)


ID
581302
Banca
NUCEPE
Órgão
SEDUC-PI
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A expansão dos meios de acesso a educação básica constitui um dos objetivos das políticas públicas para a educação no Brasil. Dentre as ações abaixo, assinale a que NÃO contribui para o alcance deste objetivo é:

Alternativas
Comentários
  •  NÃO contribui para o alcance deste objetivo é:

     c)falta de apoio à educação infantil;

  • Letra C

    Da ate medo de responder, de tao facil que esta questao está.

    #entreos10

     


ID
588958
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SAEB-BA
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A proposição de um redimensionamento de qualquer proposta curricular pode ser entendida como reflexo de uma série de fatores que o currículo recebe do contexto sócio-histórico que o absorve ou o atualiza, ou seja, reflete-se aí um movimento que procura responder a uma necessidade engendrada pelas demandas sociais, históricas, culturais e políticas de uma comunidade ou de uma sociedade. No caso específico da proposta curricular do ensino médio, a proposição de novas orientações curriculares é impulsionada pelas injunções que as práticas sociais de uma sociedade constituída de múltiplas culturas, tecnologicamente complexa, vêm trazendo às suas instituições, por conseguinte, à educação, ou, em outros termos, à escola.

Orientações curriculares nacionais para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006, p. 43.

Considerando-se o atual contexto das políticas públicas brasileiras de educação, é correto afirmar que o ensino médio define-se

Alternativas
Comentários
  • CONSTITUIÇÃO FEDERAL, ART 208

    O dever do Estado com a educação será efetivado, mediante a garantia de:

    I - educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria;

    II - progressiva universalização do ensino médio gratuito

    [...]*

ID
802132
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2011
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As políticas educacionais, bem como o conjunto das políticas sociais, são analisadas por indicadores que consideram a relação “custo-benefício”, o que supõe sua subordinação aos ditames das políticas econômicas. Esta é uma característica das políticas denominadas:

Alternativas

ID
818440
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Brasil, aproximadamente 30% das crianças não têm vagas disponíveis nas pré-escolas e 80% em creches. No que se refere às políticas públicas, essa situação é

Alternativas
Comentários
  • Art. 4º O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de:

    I educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013)



ID
819856
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo o Artigo 12 da Lei nº 11.692/08, o ProJovem Urbano atenderá a jovens que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. A faixa etária desses jovens está compreendida entre:

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO CORRETA.Alternativa : E

    Segundo a LEI 11.692:

    Art. 12. O Projovem Urbano atenderá a jovens com idade entre 18 (dezoito) e 29 (vinte e nove) anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental.


ID
819922
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No final do primeiro semestre de 1997, o MEC divulgou umdocumento denominado (proposta inicial dos procedimentos a serem seguidos):

Alternativas
Comentários
  • O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos. O primeiro grupo são metas estruturantes para a garantia do direito a educação básica com qualidade, e que assim promovam a garantia do acesso, à universalização do ensino obrigatório, e à ampliação das oportunidades educacionais. Um segundo grupo de metas diz respeito especificamente à redução das desigualdades e à valorização da diversidade, caminhos imprescindíveis para a equidade. O terceiro bloco de metas trata da valorização dos profissionais da educação, considerada estratégica para que as metas anteriores sejam atingidas, e o quarto grupo de metas refere-se ao ensino superior. 

    O Plano Nacional de Educação (2014/2024) em movimento

  • Algumas datas históricas do PNE.

     

    Plano Nacional de Educação (PNE) previsto na Lei 10.172, sancionada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso em 9 de janeiro de 2001, sobretudo os financeiros, fazendo referência também tanto aos 2 projetos de lei de PNE encaminhados originariamente em 1998 à Câmara dos Deputados .

     

    Tais entidades (sobretudo sindicais ligadas à educação) se reuniram para este fim no II Congresso Nacional de Educação (CONED), em novembro de 1997 (2º Semestre/1997), em Belo Horizonte.

     

    MEC - quanto ao seu substitutivo, de autoria do seu relator, Deputado Nelson Marchesan, aprovado pela Câmara dos Deputados em junho de 2000 e pelo Senado em dezembro de 2000.

     

    O Plano Nacional de Educação (2014/2024) atualmente em movimento.

     

    O Plano Nacional de Educação (PNE) determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional dos próximos dez anos.

     

    A elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019 também foi orientada pelo PNE.


ID
824704
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FNDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando que, de acordo com a Lei n.º 12.695/2012, a União
pode prestar apoio técnico e financeiro suplementar às redes
públicas de educação básica das unidades federadas, julgue os itens
subsequentes.

As escolas públicas de educação básica, assim como as escolas mantidas por entidades que ofertem programas de formação inicial e continuada de profissionais da educação básica, podem receber subsídios do Programa Dinheiro Direto na Escola.

Alternativas
Comentários
  • Criado em 1995, o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) tem por finalidade prestar assistência financeira, em caráter suplementar, às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) como beneficentes de assistência social, ou outras similares de atendimento direto e gratuito ao público. 

     

    Fonte: http://www.fnde.gov.br/programas/dinheiro-direto-escola/dinheiro-direto-escola-apresentacao


ID
824710
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FNDE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando que, de acordo com a Lei n.º 12.695/2012, a União
pode prestar apoio técnico e financeiro suplementar às redes
públicas de educação básica das unidades federadas, julgue os itens
subsequentes.

Cabe à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior supervisionar a formação de professores da educação básica por meio da realização de avaliações nas instituições de educação superior.

Alternativas
Comentários
  • A CAPES avalia as Instituições de ensino. É a única entidade que tem tradição de determinar o descredenciamento (na prática, o fechamento) dos cursos que apresentam nota baixa ou deficiente. As bancas costumam cobrar o nome integral para confundir os candidatos.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Coordena%C3%A7%C3%A3o_de_Aperfei%C3%A7oamento_de_Pessoal_de_N%C3%ADvel_Superior

ID
1067002
Banca
IBFC
Órgão
SEPLAG-MG
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no período que compreende 1.985 a 2.000, chamado de Estado Democrático, assinale os itens que NÃO fazem parte da mudança educacional:

I. É promulgada a Lei 9.424, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e Valorização do Magistério - FUNDEF.

II. É sancionada a Lei 9.394, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB.

III. Decretada e sancionada a Lei 5.692, que fixa Diretrizes e Bases para o Ensino de 1° e 2° Graus.

IV. Promulgada a Lei Federal 5.370, que cria o Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL.

Das afirmativas apresentadas:

Alternativas
Comentários

ID
1167361
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.

O processo de avaliação de credenciamento se inicia na Secretaria de Educação Superior do MEC e, em caso de recurso, ele é encaminhado à Secretaria Executiva do MEC para análise e julgamento.

Alternativas
Comentários
  • Credenciamento e Recredenciamento

    • Para iniciar suas atividades, as instituições de educação superior devem solicitar o credenciamento junto ao MEC. De acordo com sua organização acadêmica, as IES são credenciadas como: faculdades, centros universitários e universidades.
    • Inicialmente a IES é credenciada como faculdade. O credenciamento como universidade ou centro universitário, com as respectivas prerrogativas de autonomia, depende do credenciamento específico de instituição já credenciada, em funcionamento regular e com padrão satisfatório de qualidade.
    • O primeiro credenciamento da instituição tem prazo máximo de três anos, para faculdades e centros universitários, e de cinco anos, para as universidades.
    • O recredenciamento deve ser solicitado pela IES ao final de cada ciclo avaliativo do Sinaes, junto à secretaria competente.
    • http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=762&
    DEC. 5.773/2006
    Art. 1o Este Decreto dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de ensino.
    § 3o A avaliação realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES constituirá referencial básico para os processos de regulação e supervisão da educação superior, a fim de promover a melhoria de sua qualidade.
    GAB: ERRADO

  • Conselho Nacional de Educação

  • Em caso de recurso, ele é encaminhado ao CNE (Conselho Nacional de Educação) para análise e julgamento.


ID
1167367
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.

Determinados cursos, além de estarem submetidos aos procedimentos constantes do e-MEC, sujeitam-se ao veto de algumas instituições, além dos resultantes do processo de avaliação.

Alternativas

ID
1167370
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.

O processo de credenciamento será gratuito às instituições que dele queiram participar.

Alternativas
Comentários
  • É gratuito apenas às intituições públicas. 


ID
1167373
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.

Os avaliadores responsáveis pelas visitas in loco são indicados pelo ministro da Educação após consultas realizadas anualmente às instituições de ensino.

Alternativas
Comentários
  • Errado - Os avaliadores não são indicados pelo Ministro da Educação e sim são sorteados dentre os integrantes no Banco Nacional de Avaliadores (BASIS).

  • Portaria Normativa/MEC nº 23, de 01 de Dezembro de 2010.

    "Art. 14. A tramitação do processo no INEP se iniciará com a geração de código de avaliação no sistema e-MEC e abertura de formulário eletrônico de avaliação para preenchimento pela instituição.

    § 1º As Comissões de Avaliação in loco de instituições serão compostas por três avaliadores e as de curso, por dois avaliadores, sorteados pelo sistema e-MEC dentre os integrantes do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação SuperiorSINAES (Basis), observados os arts. 17-A a 17-H.


ID
1167376
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.

As visitas são sempre realizadas por três avaliadores que se deslocam até o estabelecimento para a avaliação da instituição ou de seus cursos.

Alternativas
Comentários
  • A comissão é composta por 2 (dois) avaliadores, nos casos de avaliações de cursos, e por 3 (três) avaliadores, nos casos de avaliações de IES, conforme disposto no § 1º do Art. 14 da Portaria Normativa n.º 40, consolidada e republicada em 29 de dezembro de 2010. Os avaliadores são sorteados dentre os integrantes do Banco Nacional de Avaliadores (BASIS).


    Fonte: http://portal.inep.gov.br/superior-basis-perguntas_frequentes


ID
1172419
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O processo de credenciamento será gratuito às instituições que dele queiram participar.

Alternativas
Comentários
  • Será gratuito às insstituições públicas.


ID
1172428
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do sistema e-MEC, julgue o  item.

 
O processo de avaliação de credenciamento se inicia na Secretaria de Educação Superior do MEC e, em caso de recurso, ele é encaminhado à Secretaria Executiva do MEC para análise e julgamento.

Alternativas

ID
1281040
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2003
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As políticas de ações afirmativas visam promover:

Alternativas
Comentários
  • ações afirmativas são as ações que buscam corrigir a desigualdade entre homens e mulheres, ou entre brancos e negros, seja no âmbito da política, da educação ou do trabalho.


ID
1313359
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às características do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Verifica a qualidade e os processos de escolha, aquisição e distribuição dos livros didáticos adquiridos.

( ) Utiliza o Censo Escolar para a aquisição dos livros a serem distribuídos.

( ) Estabelece, para a avaliação dos livros, o seguinte critério: aprovação, aprovação condicionada à correção de falhas pontuais e reprovação.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • todas as  questoes sao verdadeiras

  • http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=668id=12391option=com_contentview=article

  • Para receber os livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) é necessário que a escola pública participe do Censo Escolar do INEP.


ID
1313401
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação às características do Censo Escolar, analise as afirmativas a seguir.

I. É um levantamento de dados que ocorre a cada dois anos, com a participação de todas as escolas públicas.

II. Abrange as diferentes modalidades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, excluindo o Ensino Médio.

III. Os resultados são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

    Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e educação de jovens e adultos (EJA). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.

    Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

    Além disso, os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), indicador que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Ministério da Educação.


  • ..."O Censo Escolar é um levantamento de dados estatísticos educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial, educação de jovens e adultos (EJA) e educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional)...juntamente com outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)..." 


    http://portal.inep.gov.br/basica-censo

  • Com relação às características do Censo Escolar, analise as afirmativas a seguir.

    I. É um levantamento de dados que ocorre a cada dois anos, com a participação de todas as escolas públicas. (F)

    O Censo Escolar é realizado anualmente.

    II. Abrange as diferentes modalidades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, excluindo o Ensino Médio. (F)

    Ele abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional:

    - Ensino regular (educação infantil, ensino fundamental e médio);

    - Educação especial – modalidade substitutiva;

    - Educação de Jovens e Adultos (EJA);

    - Educação profissional (cursos técnicos e cursos de formação inicial continuada ou qualificação profissional).

    III. Os resultados são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). (V)


ID
1316383
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Plano de Ações Articuladas – PAR estrutura-se a partir do diagnóstico da situação educacional local das seguintes dimensões, exceto:

Alternativas

ID
1316386
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre os objetivos e iniciativas do Plano Mais Brasil (PPA 2012-2015): Educação Básica, é incorreto afirmar que:

Alternativas

ID
1316425
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE destinam-se a investimentos que concorram para a garantia do funcionamento e melhoria da infraestrutura física e pedagógica dos estabelecimentos de ensino. Os recursos devem ser empregados nas situações a seguir, exceto:

Alternativas

ID
1316431
Banca
ESAF
Órgão
MF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) se desenvolve por meio da(o):

Alternativas
Comentários
  • Letra B alternativa correta, pensei que fosse outra alternativa, mas pensando bem os voluntarios tem que receber uma ajuda de custo para atuarem como alfabetizadores.

  • segundo o DECRETO 6093 DE 2007 :

    ART. 5.

    &5º O alfabetizador PODERÁ receber bolsa, para custeio das despesas realizadas no desempenho de suas atividades no Programa, mediante pagamento direto.


ID
1338181
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-AM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com relação ao Plano de Ações Articuladas (PAR), analise as afirmativas a seguir.

I. É um plano estratégico para um período de quatro anos, realizado pelo Ministério da Educação em parceria com Estados e Municípios.

II. Prevê apoio técnico ou financeiro da União para as redes de ensino com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação.

III. É composto por um instrumento diagnóstico e por outro de propostas de ação.

Assinale:

Alternativas

ID
1389337
Banca
IPAD
Órgão
SESC-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos

1. Visa-se oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória.
2. Pretende-se assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade.
3. Os setores populares serão os mais beneficiados, pois as crianças de seis anos da classe média e alta já têm esse direito assegurado constitucionalmente.
4. Pressupõe-se a transferência para as crianças de seis anos os conteúdos e atividades da tradicional primeira série.
5. A nova organização do Ensino Fundamental deverá incluir os dois elementos: os nove anos de trabalho escolar e a nova idade que integra esse ensino.

Estão corretas:

Alternativas

ID
1393651
Banca
IPAD
Órgão
Prefeitura de Goiana - PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A introdução do ensino fundamental de nove anos, conforme o MEC constitui uma política capaz de contribuir para a efetivação de uma mudança na estrutura e na cultura escolar. O ensino fundamental de nove anos implica:

1. Na manutenção da estrutura de organização dos conteúdos, das metodologias de ensino e formas de avaliação da aprendizagem.
2. Na consideração do processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças de seis anos, do conhecimento e da atenção às suas características etárias, sociais e psicológicas.
3. Na ampliação da escolarização obrigatória, incluindo, sobretudo, crianças dos setores populares.

Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
1406224
Banca
FGV
Órgão
SUSAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As opções a seguir apresentam exemplos de políticas educacionais implementadas no período do então Presidente Fernando Henrique Cardoso,à exceção de uma. Assinale-a.

Alternativas
Comentários
  • O Movimento Brasileiro de Alfabetização foi um projeto do governo brasileiro, criado pela Lei n° 5.379, de 15 de dezembro de 1967, e propunha a alfabetização funcional de jovens e adultos.


ID
1417036
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas e ações governamentais na área da educação, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla FIES, sempre que utilizada, se refere ao Fundo de Financiamento Estudantil.

O FIES e o Programa Universidade para Todos são iniciativas voltadas à democratização do acesso ao ensino superior, por meio da oferta de bolsas de estudos para que estudantes de baixa renda realizem cursos de graduação presenciais em instituições privadas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    O FIES não oferta de bolsas de estudos! 

  • Pegadinha do malandro

  • PUTZZZZZZ ZZZZZZZ Dormi rsrs


ID
1417039
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Câmara dos Deputados
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Acerca das políticas e ações governamentais na área da educação, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla FIES, sempre que utilizada, se refere ao Fundo de Financiamento Estudantil.

Entre as inovações promovidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, incluem-se as possibilidades de que instituições privadas de ensino superior habilitem-se para a oferta de cursos técnicos de nível médio, financiados mediante concessão de bolsas na modalidade Bolsa-Formação Estudante, bem como de que empresas interessadas na qualificação de seus trabalhadores contratem o FIES.

Alternativas
Comentários
  • O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

     

    Além das iniciativas voltadas ao fortalecimento das redes de educação profissional e tecnológica existentes no país, o Pronatec criou a Bolsa-Formação, por meio da qual são ofertados cursos técnicos e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, utilizando as estruturas já existentes nas redes de educação profissional e tecnológica.

     

    A iniciativa oferta cursos técnicos para estudantes matriculados no ensino médio (cursos técnicos concomitantes), para quem concluiu o ensino médio (cursos técnicos subsequentes, por meio do Sisutec), para estudantes da educação de jovens e adultos e, ainda, cursos de qualificação profissional.

     

    Cursos técnicos subsequentes, por meio do SISUTEC: Instituições públicas e dos Serviços Nacionais de Aprendizagem e instituições privadas habilitadas pelo MEC.

     

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/pronatec

     

     

  • Por meio da Bolsa Formação, a Setec/MEC apóia as instituições vinculadas às diversas redes de ensino do país na oferta de vagas gratuitas em cursos de educação profissional técnica de nível médio e cursos de formação inicial e continuada (FIC) ou qualificação profissional, custeando a abertura de vagas.

    Os recursos transferidos para as instituições ofertantes da Bolsa Formação/Pronatec abrangem todas as despesas de custeio das vagas, como mensalidades, materiais didáticos e encargos educacionais, podendo incluir o fornecimento de alimentação e transporte aos estudantes, de acordo com a Lei  e a Portaria que a regulamenta ().

    Iniciativa premiada

    Instituída em 2011, quando da criação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec), a Bolsa Formação da Setec/MEC foi reconhecida nacionalmente como estratégia inovadora no setor público ao ser premiada na 19ª Edição do .

    O concurso foi promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP) e busca valorizar iniciativas do poder público que promovem a melhoria da qualidade da gestão e dos serviços prestados à sociedade.

    Público

    A Bolsa Formação está voltada para:

    • estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos;
    • trabalhadores;
    • beneficiários dos programas federais de transferência de renda e;
    • estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral.


ID
1483402
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação infantil brasileira vem recebendo maior destaque no cenário das políticas públicas, desde a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, que definiram a educação das crianças pequenas em creches e pré-escolas como a primeira etapa da educação básica. Entretanto, a política de educação infantil no Brasil é marcada por relações de continuidade e descontinuidade, no que tange às políticas de atendimento. Com relação ao segmento “creche”, que atende crianças de zero a três anos, analise as afirmativas abaixo.

I. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – FUNDEF – Lei 9.424/1996 – priorizou a pré-escola, o ensino fundamental e o ensino médio.
II. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – FUNDEB – Lei 11.494/2007, apresentado pelo governo federal em 2005, excluiu as creches e o atendimento institucional às crianças de zero a três anos.
III. O Programa Bolsa Primeira Infância foi gestado no Governo Lula, em 2003, pelo Ministro Cristovam Buarque, e previa uma bolsa de R$ 50,00 para a mãe permanecer com a criança em casa.
IV. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – FUNDEB, de 2007, incluiu o financiamento da educação infantil, inclusive o da creche, e inovou, pois também financia a rede conveniada.
V. A educação infantil no Brasil desenhou uma trajetória em que o Estado formulou e estimulou uma política de atendimento baseada na parceria com instituições privadas sem fins lucrativos, comunitárias, filantrópicas e confessionais. Essa política foi regulamentada na década de 1990, pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – FUNDEF.

Assinale a alternativa CORRETA.

Alternativas
Comentários
  • as alternativas II e IV não são contraditórias?

  • as alternativas não fazem sentido, são duas alternativas contraditórias mas que estão corretas?

    Como assim?

  • Não entendi nada.

  • Confundiu.


  • Eu tinha certeza da resposta III e IV , chutei errado.


  • exclui as crianças de 0 a 3 anos como asism, deveria estar esxrito inclui.

    permanecer a mae com o filho em cas?

  • não faz sentido, acho que seria pra assinalar a alternativa que tem as alternativas errdasa...

  • II. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – FUNDEB – Lei 11.494/2007, apresentado pelo governo federal em 2005, excluiu as creches e o atendimento institucional às crianças de zero a três anos. 

    III. O Programa Bolsa Primeira Infância foi gestado no Governo Lula, em 2003, pelo Ministro Cristovam Buarque, e previa uma bolsa de R$ 50,00 para a mãe permanecer com a criança em casa. 

    IV. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – FUNDEB, de 2007, incluiu o financiamento da educação infantil, inclusive o da creche, e inovou, pois também financia a rede conveniada.

  • QUESTÃO COMPLETAMENTE EQUIVOCADA

  • essa questão cabe recurso

  • questão com certeza seria anulada


ID
1512481
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No contexto das atuais políticas educacionais nacionais, a qualidade da educação é uma meta a ser alcançada. Ela envolve a identificação e análise dos fatores inerentes

Alternativas
Comentários
  • a)

    às condições de oferta do ensino; aos elementos relativos à gestão e organização do trabalho escolar;às ações de formação inicial e continuada, profissionalização e prática pedagógica docente; às condições de acesso, permanência e desempenho escolar.


ID
1512526
Banca
CS-UFG
Órgão
IF-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a educação básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, compreende uma iniciativa que

Alternativas
Comentários
  • b)

    busca articular, no âmbito da educação básica, a Educação de Jovens e Adultos à formação profissional, seja ela inicial e continuada, seja técnica denível médio.

  • Gabarito: B

     

    Lei 9.394/96 - Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.

    § 3o  A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento. 

  • O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos ou PROEJA tem como perspectiva a proposta de integração da educação profissional à educação básica buscando a superação da dualidade trabalho manual e intelectual, assumindo o trabalho na sua perspectiva criadora e não alienante. Isto impõe a construção de respostas para diversos desafios, tais como, o da formação do profissional, da organização curricular integrada, da utilização de metodologias e mecanismos de assistência que favoreçam a permanência e a aprendizagem do estudante, da falta de infra-estrutura para oferta dos cursos dentre outros.

    De acordo com o Decreto nº 5840, 13 de julho de 2006, os Documentos Base do PROEJA e a partir da construção do projeto pedagógico integrado, os cursos Proeja podem ser oferecidos das seguintes formas:

    1- Educação profissional técnica integrada ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos.
    2- Educação profissional técnica concomitante ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos.
    3- Formação inicial e continuada ou qualificação profissional integrada ao ensino fundamental na modalidade de educação de jovens e adultos.
    4- Formação inicial e continuada ou qualificação profissional concomitante ao ensino fundamental na modalidade de educação de jovens e adultos.
    5- Formação inicial e continuada ou qualificação profissional integrada ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos.
    6- Formação inicial e continuada ou qualificação profissional concomitante ao ensino médio na modalidade de educação de jovens e adultos.


ID
1527454
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que NÃO representa um dos objetivos na lei que criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

Alternativas

ID
1527457
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
IF-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os cidadãos que NÃO serão atendidos prioritariamente pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que a referida conjunção pode ser tanto CONDICIONAL quanto TEMPORAL, a depender do contexto.


ID
1541401
Banca
CETRO
Órgão
SESI-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Henrique é um aluno bastante assíduo. Dos 200 dias letivos, teve, em 2012, apenas duas faltas, justificadas por problemas de doença, com atestado médico. Ele e os cinco irmãos estudam na mesma escola municipal, a renda de sua família é de um salário mínimo e eles são beneficiados pelo Programa Bolsa Família. Acerca desse Programa, é incorreto afirmar que

Alternativas

ID
1569406
Banca
FUNCAB
Órgão
IF-RR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque a alternativa que apresenta a política pública que NÃO é destinada à Educação Básica.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    EDUCAÇÃO BÁSICA= EDUCAÇÃO INFANTIL + ENSINO MFUNDAMENTAL + ENSINO MÉDIO

    FUNDEB: Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação 

    FIES: Fundo de Financiamento Estudantil:  programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores não gratuitos. GRADUAÇÃO NÃO ESTÁ INSERIDA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    SAEB: Sistema de Avaliação da Educação Básica 

    PROVA BRASIL:  Avaliação Nacional do Rendimento Escolar 

    PROEJA: Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

  • Educação Básica sao três etapas: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Conforme a LDB, são finalidades da Educação Básica: desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. TUDO Q FOR ENSINO SUPERIOR NAO É MAIS EDUCAÇÃO BASICA


ID
1569808
Banca
IESES
Órgão
IFC-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Falar de políticas públicas passou a ser assunto obrigatório no contexto educacional brasileiro. No que se refere a esse assunto, analise as afirmativas a seguir:


I. O termo políticas públicas surge no contexto da política e da administração e significa um modo de orientação para tomada de decisões coletivas. Ainda que este termo se origine dessas duas áreas, ele vem sendo aplicado nos mais diversos contextos.

II. As políticas públicas podem ser entendidas como o Estado em ação. Isso significa a implantação de um projeto governamental, por meio de diretrizes e programas que se voltam para os diversos setores de uma sociedade.

III. Por políticas públicas compreende-se o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas.

IV. As políticas públicas expressam a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço privado.

Assinale a alternativa correta: 

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA CORRETA LETRA: D

  • Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e atividades desenvolvidas pelo Estado diretamente ou indiretamente, com a participação de entes públicos ou privados, que visam assegurar determinado direito de cidadania, de forma difusa ou para determinado seguimento social, cultural, étnico ou econômico. As políticas públicas correspondem a direitos assegurados constitucionalmente ou que se afirmam graças ao reconhecimento por parte da sociedade e/ou pelos poderes públicos enquanto novos direitos das pessoas, comunidades, coisas ou outros bens materiais ou imateriais.

    [Fonte]: http://www.meioambiente.pr.gov.br/arquivos/File/coea/pncpr/O_que_sao_PoliticasPublicas.pdf

  • I. O termo políticas públicas surge no contexto da política e da administração e significa um modo de orientação para tomada de decisões coletivas. Ainda que este termo se origine dessas duas áreas, ele vem sendo aplicado nos mais diversos contextos. 

    II. As políticas públicas podem ser entendidas como o Estado em ação. Isso significa a implantação de um projeto governamental, por meio de diretrizes e programas que se voltam para os diversos setores de uma sociedade. 

    III. Por políticas públicas compreende-se o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas.


ID
1573648
Banca
IF-SP
Órgão
IF-SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa incorreta em relação aos tipos de cursos do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Alternativas
Comentários
  • Público

    O Pronatec representa um esforço de oferta de cursos de EPT voltados prioritariamente para:

    os estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos;  

    os trabalhadores;  

    os beneficiários dos programas federais de transferência de renda e;

    os estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.

    http://portal.mec.gov.br/pronatec

     


ID
1582231
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.


Em atendimento à determinação constitucional de que sejam fixados conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental, o MEC elaborou, através de seus órgãos vinculados, Diretrizes e Parâmetros Curriculares Nacionais que referenciam a elaboração dos currículos escolares.

Alternativas

ID
1645504
Banca
UFMT
Órgão
DETRAN-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A sociedade que adentra o século XXI enfrenta muitos problemas ambientais, fato que torna a Educação Ambiental uma atividade premente. Sobre essa questão, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A educação ambiental requer acentuação da cisão homem-natureza como forma de estabelecer o distanciamento necessário para análise e compreensão dos problemas ambientais, conforme postula a racionalidade técnico-científica.

  • Alternativa D

    D) A educação ambiental requer acentuação da cisão homem-natureza como forma de estabelecer o distanciamento necessário para análise e compreensão dos problemas ambientais, conforme postula a racionalidade técnico-científica.

    Não pode haver esse distanciamento para compreender os problemas ambientais.


ID
1661401
Banca
Prefeitura de Fortaleza - CE
Órgão
Prefeitura de Fortaleza - CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. As ações do PNAIC se apoiam em quatro eixos de atuação. Marque a alternativa que revela CORRETAMENTE quais sejam.

Alternativas
Comentários
  • Para conhecer melhor o Pacto

    As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:
    1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;
    2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;
    3. Avaliações sistemáticas;
    4. Gestão, mobilização e controle social.

    Fonte: http://pacto.mec.gov.br/o-pacto


ID
1690102
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No âmbito dos sistemas de ensino, a Resolução CD/FNDE nº 18, de 21 de maio de 2013, destina recursos financeiros para escolas públicas municipais, estaduais e distritais que possuam alunos matriculados na Educação Básica, para favorecer: 

Alternativas
Comentários
  • Resolução/CD/FNDE nº 18, de 21 de maio de 2013

    Dispõe sobre a destinação de recursos financeiros, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), a escolas públicas municipais, estaduais e distritais que possuam alunos matriculados na educação básica, de acordo com dados extraídos do Censo Escolar do ano imediatamente anterior ao do repasse, a fim de favorecer a melhoria da qualidade de ensino e a promoção da sustentabilidade socioambiental nas unidades escolares.


ID
1699525
Banca
Instituto Acesso
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando a diversidade sociocultural do país e com o objetivo de promover a igualdade de acesso e permanência dos indivíduos no sistema regular de ensino e, simultaneamente, combater desigualdades sociais e regionais, assim como preconceitos de qualquer ordem, relacionam-se às politicas educacionais de ação afirmativa e inclusiva:

Alternativas
Comentários
  • Desde quando a lei trata de "povos das águas e das florestas"?

  • Exatamente... quem são os povos das águas e florestas?

  • Acredito que os "povos das águas"  se refere à população ribeirinha.

  • Acredito que a educação aos povos das águas faz referência às sereias! Desculpa pessoal, foi só pra descontrair. Mas apesar de ter acertado a questão, fiquei balançado com a alternativa b, contudo, o macete para a resolução está apenas no potencial interpretativo, pois o comando pede apenas que você estabeleça uma relação do enuciado com uma das seguintes proposições dada.

  • Qual que é a lei que fala sobre os povos das águas e das florestas? Nunca vi isso. Isso é um sinônimo para as comunidades ribeirinhas, por exemplo?

  • Pensei no enunciadao que fala da diversidade e em promover a igualdade.

  • Essa  me deixou  bem confusa ,   ficava entre A  , B , e  D , essa  é  uma pegadinha muito  boa 

  • Vim aos comentários para conferir se alguém sabia referenciar os "povos das águas e florestas". Mas parece que estamos no mesmo barco.

  • Povos das águas e das florestas são: extrativistas, ribeirinhos, pescadores, raizeiros...

  • 2.5.2. Modalidades da Educação Básica Como já referido, na oferta de cada etapa pode corresponder uma ou mais modalidades de ensino: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Básica do Campo, Educação Escolar Indígena, Educação Escolar Quilombola e Educação a Distância.

  • a) Educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais, educação escolar quilombola, educação escolar indígena, educação do campo e dos povos das águas e das florestas. (Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica: diversidade e inclusão)

  • Decreto 7.352 (política de educação no campo)

     

    Art. 1o  A política de educação do campo destina-se à ampliação e qualificação da oferta de educação básica e superior às populações do campo, e será desenvolvida pela União em regime de colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, de acordo com as diretrizes e metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação e o disposto neste Decreto. 

     

    § 1o  Para os efeitos deste Decreto, entende-se por:

     

    I - populações do campo: os agricultores familiares, os extrativistas, os pescadores artesanais, os ribeirinhos, os assentados e acampados da reforma agrária, os trabalhadores assalariados rurais, os quilombolas, os caiçaras, os povos da floresta, os caboclos e outros que produzam suas condições materiais de existência a partir do trabalho no meio rural; e...

     

     

    Acima é uma definição de "populações do campo". Não encontrei nada sobre povos das águas e florestas fazendo referência a educação inclusiva. Se alguém souber, publique aqui, please. ☺

  • povos de águas e florestas = caiçaras, raizeiros, ribeirinhos, barranqueiros, gerazeiros, seringueiros...

  • Vou te falar... Fiz inúmeras disciplinas na faculdade de sociologia e antropologia e estudei os vazanteiros, geraizeiros, ribeirinhos, indios e etc. Até hoje eu não vi nenhuma classificação como povos das águas e das florestas! Pode até ser uma denominação de um autor, mas isso não é amplamente difundido. Questão bem viajada.

  • Sinceramente, essa questão deveria ser nula! A questão induziu ao erro...

  • Até agora não entendi a questão

    para mim não ouve coesão entre a pergunta e as resposta

    se estiver enganada alguém me corrigir por favor.

  • A Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, da Floresta e Águas (PNSIPCFA) foi aprovada na 14ª Conferência Nacional de Saúde e representa um passo importante na percepção da saúde a partir da ótica da determinação social. A política busca conhecer as peculiaridades para a composição das estratégias e combate às iniquidades. Transversal, a PNSIPCFA articula e integra diferentes áreas de saúde, como saúde do idoso, da mulher e saúde mental. A diretora-substituta de Apoio à Gestão Participativa da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, Kátia Souto acredita que a política é um passo importante para a melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida dessa população, justamente por entender a saúde dentro de sua complexidade, respeitando a peculiaridade do contexto em que está inserido este grupo e elaborando estratégias que compreendam estas diferenças. https://saude.rs.gov.br/saude-da-populacao-do-campo-da-floresta-e-das-aguas

    Ministério da Saúde

    Gabinete do Ministro

    Altera a Portaria nº 2.866/GM/MS, de 2 de dezembro de 2011, que institui, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF).

    O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso das atribuições que lhe confere o inciso II do parágrafo único do art. 87 da Constituição, e considerando a necessidade de contemplar expressamente a população "das águas" na Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta (PNSIPCF), instituída pela Portaria nº 2.866/GM/MS, de 2 de dezembro de 2011, resolve:

  • Questão simples, ela pede as ações educacionais para a inclusão, a alternativa D) traz a educação básica logo não poderia ser a alternativa correta pois ela quer as relacionadas a educação inclusiva logo a alternativa A) e a resposta correta, de maneira alguma o enunciado induz o candidato ao erro, como vi aqui nos comentários


ID
1714942
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), implantado em 1955, garante, por meio da transferência de recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a educação básica matriculados em escolas públicas e filantrópicas.

(Fonte: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao‐escolar/alimentacao‐ escolar‐apresentacao).

O programa necessita de alguns ajustes como, por exemplo, a redução do desperdício alimentar e a adequação do destino dos restos da merenda. Segundo a Lei n. 11.947/09, o que não é consumido pelos alunos vai para o lixo.

De acordo com a perspectiva da sustentabilidade, assinale a alternativa que indica o melhor destino para os restos provenientes da merenda escolar.

Alternativas

ID
1720513
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No que se refere ao Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, analise as afirmativas a seguir.

I. Destina-se a atender, prioritariamente, escolas de baixo IDEB, situadas em capitais, regiões metropolitanas e grandes cidades em territórios marcados por situações de vulnerabilidade social que requerem a convergência prioritária de políticas públicas e educacionais.

II. Visa aumentar a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação econômica e educação científica. Esse último macrocampo abre a possibilidade dos estudantes visitarem museus e centros de ciência.

III. O programa apresenta uma falha importante: não contempla temas de saúde.

Assinale: 

Alternativas

ID
1732531
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Suzano - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Caderno 2 – Conselho Escolar e a Aprendizagem na Escola, do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares (2004), apresenta contribuições significativas para a compreensão da questão do sentido do termo “qualidade" na educação. Entre essas contribuições, está a defesa da ideia de que a qualidade

Alternativas
Comentários
  • B- na escola se caracteriza como pluralista, humanista e consciente.


ID
1767847
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

“Ciência sem Fronteiras" é um programa do Governo Federal, criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), que visa promover a consolidação, a expansão e a internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira através do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Alternativas
Comentários
  • Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

     

    Fonte: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/o-programa

  • Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

    O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.


ID
1767883
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir das constatações da teoria do capital humano, em meados da segunda metade do século XX, vários países, especialmente aqueles em desenvolvimento, passaram a incluir no discurso governamental e no planejamento educacional a universalização e a qualificação da Educação Básica.

Alternativas
Comentários
  • Teoria do Capital Humano afirma que investimentos em educação e saúde podem aprimorar as aptidões e habilidades dos indivíduos, tornando-os mais produtivos, o que em larga escala pode influenciar positivamente as taxas de crescimento dos países.


ID
1853653
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise o texto abaixo:

O movimento mundial pela educação______ é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

Alternativas
Comentários
  • O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

     

     

    Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192


ID
1902583
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Assinale a alternativa que indica uma ação do Governo Federal, implantada em 2007, voltada para a qualidade da Educação Pública.

Alternativas
Comentários
  • PISA - acho q foi 2000

    IDEB - criado em 2007

    LLECE - não lembro.

    ANA - acho q foi 2014

    ENEM - em 1998.

    Os unicos que eu tinha certeza era IDEB e ENEM ^^ 

     

     

  • PISA - O Programme for International Student Assessment (Pisa) – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – é uma iniciativa de avaliação comparada, aplicada de forma amostral a estudantes matriculados a partir do 8º ano do ensino fundamental na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países.

     

    IDEB - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações.

    Ele é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – para as unidades da federação e para o país, e a Prova Brasil – para os municípios.

     

    ERCE/LLCE - Estudos Regionais Comparativos

    Por meio de uma rede de diretores regionais de avaliação educacional na América Latina e no Caribe (Orealc/Unesco), os Estudos Regionais Comparativos foram desenvolvidos para avaliar a qualidade da educação no Ensino Fundamental.

    O primeiro estudo – que, assim como os outros, foram desenvolvidos pelo Laboratório Latino-americano de Avaliação da Qualidade da Educação – LLECE  (em espanhol) – surgiu com base em um acordo entre países da América Latina. O foco principal era melhorar a qualidade e a igualdade das situações educacionais, por meio dos sistemas nacionais de medição e avaliação.

    O LLECE produz informações que retroalimentam políticas de educação. O fluxo se dá através dos relatórios propostos, que refletem o estado da qualidade da educação nas regiões de estudo.

     

    ANA - A Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) é uma avaliação externa que objetiva aferir os níveis de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática dos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas. As provas aplicadas aos alunos forneceram três resultados: desempenho em leitura, desempenho em matemática e desempenho em escrita.

     

    ENEM - O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação para verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. O Enem é composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação.


ID
1931509
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Programa Mais Educação visa fomentar, por meio de sensibilização, incentivo e apoio, projetos ou ações de articulação de políticas sociais e implementação de ações socioeducativas oferecidas gratuitamente a crianças, adolescentes e jovens, e que considerem as seguintes orientações:


1. Contemplar a ampliação do tempo e do espaço educativo de suas redes e escolas, pautada pela noção de formação integral e emancipadora.

2. Promover a articulação, em âmbito local, entre as diversas políticas públicas que compõem o Programa e outras que atendam às mesmas finalidades.

3. Integrar as atividades ao projeto político-pedagógico das redes de ensino e escolas participantes.

4. Promover, em parceria com os Ministérios e Secretarias Federais participantes, a capacitação de gestores locais.

5. Contribuir para a formação linear e disciplinar das crianças, adolescentes e jovens.

6. Desenvolver metodologias de planejamento das ações, que permitam a focalização da ação do Poder Público em territórios mais vulneráveis.

7. Estimular a cooperação entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • A 5 é absurda... "disciplinar as crianças". E ela está presente em 4 das 5 opções... Anulando-as, deixando apenas a E viavel

  • Afeta a disponibilidade, e se o computador tiver senha?

  • O Programa Novo Mais Educação, criado pela  e regido pela , é uma estratégia do Ministério da Educação que tem como objetivo melhorar a aprendizagem em língua portuguesa e matemática no ensino fundamental, por meio da ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, otimizando o tempo de permanência dos estudantes na escola.

    Em 2018, o Programa será implementado por meio da realização de acompanhamento pedagógico em Língua Portuguesa e Matemática e do desenvolvimento de atividades nos campos de artes, cultura, esporte e lazer, impulsionando a melhoria do desempenho educacional mediante a complementação da carga horária em cinco ou quinze horas semanais no turno e contra turno escolar.

    O Programa tem por finalidade contribuir para a:

    I - alfabetização, ampliação do letramento e melhoria do desempenho em língua portuguesa e matemática das crianças e dos adolescentes, por meio de acompanhamento pedagógico específico;

    II - redução do abandono, da reprovação, da distorção idade/ano, mediante a implementação de ações pedagógicas para melhoria do rendimento e desempenho escolar;

    III - melhoria dos resultados de aprendizagem do ensino fundamental, nos anos iniciais e finais – 3º e o 9º ano do ensino fundamental regular.

    IV - ampliação do período de permanência dos alunos na escola.

    O Programa Novo Mais Educação será implementado nas escolas públicas de ensino fundamental, por meio de articulação institucional e cooperação com as secretarias estaduais, distrital e municipais de educação, mediante apoio técnico e financeiro do Ministério da Educação - MEC.


ID
1958098
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com os documentos oficiais, divulgados pelo Ministério da Educação, as funções da educação infantil devem estar associadas a padrões de qualidade.

Essa qualidade advém de concepções de desenvolvimento que consideram as crianças nos seus contextos sociais, ambientais, culturais e, mais concretamente, nas interações e práticas sociais que lhes fornecem elementos relacionados às mais diversas linguagens e ao contato com os mais variados conhecimentos para:

Alternativas

ID
1977778
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Ministério da Educação criou, em 2004, a Secretaria de Educação Continuada Alfabetização e Diversidade (SECAD). Sua criação traduz uma inovação institucional e tem por tarefa:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO C

  • praticamente se prestar atenção na pergunda a resposta é c


ID
2009926
Banca
CS-UFG
Órgão
Prefeitura de Goiânia - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Constituição Federal de 1988 assegura às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. A coordenação das ações escolares de educação indígena está, hoje, sob responsabilidade do Ministério de Educação, cabendo aos estados e municípios, a sua execução. As propostas pedagógicas para os povos indígenas que optarem pela educação infantil devem:

Alternativas
Comentários
  • Lei 9.394 LDB

    Art. 32

    § 3º O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

     

    ( a citação não é idêntica, porém em toda a lei foi o mais próximo que chequei para justificar a resposta da questão... Caso alguém possua outra informação, favor compartilhar... )

    Desistir, é para os fracos... 

  • DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL :

    Proposta Pedagógica e Crianças Indígenas
    Garantida a autonomia dos povos indígenas na escolha dos modos de educação de suas crianças de 0 a 5 anos de 
    idade, as propostas pedagógicas para os povos que optarem pela Educação Infantil devem:
     -Proporcionar uma relação viva com os conhecimentos, crenças, valores, concepções de mundo e as memórias de seu povo;
     -Reafirmar a identidade étnica e a língua materna como elementos de constituição das crianças;
     -Dar continuidade à educação tradicional oferecida na família e articular-se às práticas socioculturais de educação e cuidado coletivos da comunidade;
    -Adequar calendário, agrupamentos etários e organização de tempos, atividades e ambientes de modo a atender as demandas de cada povo indígena. 

    LETRA D

     

  • Gabarito: D

     

     

     

    ComentáriosÉ o que ventila o art. 78 da lei 9.394 no inciso I:

     

     

     

                                           "I - proporcionar aos índios, suas comunidades e povos, a

     

                                           recuperação de suas memórias históricas; a reafirmação de suas

     

                                           identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências;"

     

     

     

     

     

    Vale observar que a CF/88 foi utilizada apenas como termo reforçativo no enunciado e não "resolver de acordo com a CF".

  • d) reafirmar a identidade étnica e a língua materna como elementos de constituição das crianças. 


ID
2041990
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Ministério da Educação (MEC) coordena o programa nacional de capacitação profissional ofertado aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Acerca desse programa, é correto afirmar que os

Alternativas
Comentários
  • institutos federais devem ampliar suas vagas em cursos técnicos, priorizando os jovens que cumprem medidas socioeducativas.


ID
2062675
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Os sistemas de ensino têm dirigido especial atenção aos resultados acadêmicos e ao papel central da gestão escolar na condução do trabalho educativo. Neste sentido, o planejamento estratégico assume centralidade para o alcance de padrões educacionais de desempenho.
Neste contexto analise as afirmativas a seguir e a relação estabelecida entre elas.

A partir de 2006, após a divulgação das primeiras rodadas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o MEC optou em utilizar o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Escola) como instrumento para melhorar a performance das instituições escolares que obtiveram desempenho crítico em relação à média nacional. Neste sentido, podemos afirmar que o PDE Escola é um modelo de planejamento estratégico.
PORQUE
O PDE Escola é uma ferramenta gerencial, que apoia do desenvolvimento de um diagnóstico situacional com a finalidade de auxiliar a escola a definir suas prioridades, a converter as prioridades em metas educacionais, a decidir o que fazer para alcançar às metas de aprendizagem em um determinado prazo com custos definidos, a medir se os resultados foram atingidos e avaliar o próprio desempenho.
A respeito destas afirmativas assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • As duas proposições são verdadeiras e a segunda é uma justifica correta da primeira.


ID
2062720
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Em 1998, foi criada uma avaliação, que, em 2012, produziu informações que serviram aos seguintes propósitos:
I. Subsidiar a implementação de políticas públicas;
II. Criar referência nacional para o aperfeiçoamento dos currículos do Ensino Médio;
III. Estabelecer critérios de acesso do participante a programas governamentais;
IV. Constituir parâmetros para a auto-avaliação do participante, com vista à continuidade de sua formação e à sua inserção no mercado de trabalho.
As características acima pertencem

Alternativas
Comentários
  • Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada pelo Ministério da Educação do Brasil, criada em 1998. Ela é utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país. Seu resultado serve para acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), assim como em algumas universidades no exterior.


ID
2124814
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nas últimas décadas, ao lado do modelo de produção taylorista/fordista (ainda não extinto), um novo paradigma de educação profissional instala-se, decorrente das mudanças na base técnica, com ênfase na microeletrônica que vem provocando novas demandas para a formação dos trabalhadores. A educação profissional brasileira constitui-se uma demanda urgente e necessária, tendo em vista, principalmente:

Alternativas
Comentários
  •  b) A carência de trabalhadores qualificados.


ID
2139028
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas e privadas de ensino superior e de educação profissional e tecnológica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos na forma subsequente. Podem se inscrever nele:

Alternativas
Comentários
  • Podem se inscrever no Sisutec os candidatos que fizeram o Enem de 2017 e que tenham obtido nota maior do que zero na redação.

     

    fonte: http://sisutec.mec.gov.br/sisutec

  • o estudando que concluiu a educação básica n pode?
  • o estudando que concluiu a educação básica n pode?
  • o estudando que concluiu a educação básica n pode?

ID
2176381
Banca
INTEGRI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com as Indagações sobre o Currículo caderno I, a humanização se refere, assim, ao desenvolvimento cultural da espécie. O desenvolvimento cultural é função do momento histórico pelo qual passa a humanidade e do quanto cada país participa do acervo de cultura, tecnologia, ciências e bens disponíveis a um momento dado. Dentro de um mesmo país, a participação é definida também em termos de:

Alternativas
Comentários
  • classes sociais, etnias, gênero e diversidade biológica.


ID
2176384
Banca
INTEGRI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Indagações sobre o Currículo Caderno II, afirma que as Indagações sobre Currículo esperam contribuir com a dinâmica promissora que vem da riqueza das teorias sobre o currículo e sobre a formação ___________, e que vem das práticas pedagógicas das escolas e das Redes.

Alternativas
Comentários
  • Humana


ID
2176387
Banca
INTEGRI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Indagações sobre o Currículo Caderno III, afirma que já no _____________, a noção de cultura passa a incluir a cultura popular, hoje penetrada pelos conteúdos dos meios de comunicação de massa. Diferenças e tensões entre os significados de cultura elevada e de cultura popular acentuam-se, levando a um uso do termo cultura que se marca por valorizações e avaliações.

Alternativas
Comentários
  • século XX.


ID
2176390
Banca
INTEGRI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As Indagações sobre o Currículo Caderno IV, afirmam que a diversidade é um componente do desenvolvimento:

Alternativas
Comentários
  • biológico e cultural da humanidade.


ID
2176393
Banca
INTEGRI
Órgão
Prefeitura de Salesópolis - SP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme as Indagações sobre o Currículo Caderno V, quando a avaliação acontece ao longo do processo, com o objetivo de reorientá-lo, recebe o nome de avaliação formativa e quando ocorre ao final do processo, com a finalidade de apreciar o resultado deste, recebe o nome de:

Alternativas
Comentários
  • Conforme as Indagações sobre o Currículo Caderno V, quando a avaliação acontece ao longo do processo, com o objetivo de reorientá-lo, recebe o nome de avaliação formativa e quando ocorre ao final do processo, com a finalidade de apreciar o resultado deste, recebe o nome de avaliação somativa.


ID
2193763
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de João Pessoa - PB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

As alternativas a seguir apresentam exemplos do eixo estruturante do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa chamado “Materiais Didáticos e Pedagógicos”, à exceção de uma. Assinale‐a.

Alternativas
Comentários
  • Obras de apoio pedagógico aos pais ou responsáveis


ID
2213041
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2009
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

"Há fatores que atuam fora do palco da sala de aula e que repercutem diretamente sobre as condições de aprendizagem do aluno. Estes fatores têm sua etiologia em um modelo de desenvolvimento sócio-econômico que favorece, historicamente, à concentração de renda e, em conseqüência nutre, multiplicadamente, bolsões de pobreza". (Carneiro, 2002) O texto faz referência a um dever do Estado com a educação escolar pública, que é efetivado mediante a garantia de

Alternativas

ID
2221180
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento “Programa Mais Educação: São Paulo” propõe a relação entre os aspectos sociais, econômicos e culturais e a aprendizagem dos alunos.

Sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2234626
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O documento “Programa Mais Educação: São Paulo” propõe a relação entre os aspectos sociais, econômicos e culturais e a aprendizagem dos alunos.

Sobre essa relação, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A relação entre os fatores sociais, econômicos e culturais com a aprendizagem é inegável, mas há um campo de ação possível para professores e gestores atuarem na melhoria da aprendizagem dos alunos.


ID
2241202
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Estudo realizado na Universidade Federal de Lavras avaliou os efeitos da assistência estudantil na permanência e no rendimento acadêmico de estudantes com vulnerabilidade socioeconômica. Esta é uma avaliação de política pública

Alternativas
Comentários
  • de impacto, aferindo os efeitos do programa sobre a população-alvo e estabelecendo uma relação de causalidade entre a política e as alterações nas condições sociais.


ID
2241205
Banca
COPESE - UFPI
Órgão
UFPI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A avaliação dos efeitos da assistência estudantil na permanência e no rendimento acadêmico de estudantes com vulnerabilidade socioeconômica da Universidade Federal de Lavras foi realizada comparando os indicadores de rendimento e evasão escolar dos usuários dessa política pública com os demais alunos dessa universidade. Esta é uma metodologia de avaliação:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra B (Quase experimental).


ID
2247616
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Foz do Iguaçu - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Programa Primeira Infância Melhor (PIM) é uma ação transversal de promoção do desenvolvimento integral na primeira infância. Segundo esse programa, a metodologia de atendimento às famílias prevê duas modalidades, que são:

Alternativas
Comentários
  • Individual e grupal.


ID
2252401
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o Plano nacional de enfrentamento da violência sexual infantojuvenil, o objetivo do eixo Atenção é

Alternativas
Comentários
  • De acordo com o Estudo Proteger e Responsabilizar, o Plano Nacional em 2000, tornou-se referência e ofereceu uma síntese metodológica para a estruturação de políticas, programas e serviços para o enfrentamento à violência sexual, a partir de seis eixos estratégicos:


     Análise da Situação – conhecer o fenômeno da violência sexual contra crianças e adolescentes por meio de diagnósticos, levantamento de dados, pesquisas.
     Mobilização e Articulação – fortalecer as articulações nacionais, regionais e locais de combate e pela eliminação da violência sexual; envolve redes, fóruns, comissões, conselhos e etc.
     Defesa e Responsabilização – atualizar a legislação sobre crimes sexuais, combater a impunidade, disponibilizar serviços de notificação e responsabilização qualificados.
     Atendimento - garantir o atendimento especializado, e em rede, às crianças e aos adolescentes em situação de violência sexual e às suas famílias, realizado por profissionais especializados e capacitados.
     Prevenção - assegurar ações preventivas contra a violência sexual. Ações de educação, sensibilização e de autodefesa.
     Protagonismo Infantojuvenil – promover a participação ativa de crianças e adolescentes pela defesa de seus direitos e na execução de políticas de proteção de seus direitos.

     

    Achei esta questão esquisita, por que não existe o eixo Atenção.

     

     

  •  EIXO ATENÇÃO

    O Estatuto da Criança e do Adolescente prevê, no artigo 86: “A política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente far-se-á através de um conjunto articulado de ações governamentais e não-governamentais, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.” 24 Reconhece-se, portanto, que a garantia do atendimento integral com base no respeito aos direitos humanos pressupõe o desenvolvimento de ações articuladas. Esse eixo precisa de indicadores que dêem conta do contexto multidimensional em que está configurada a violência sexual, com aspectos relacionados à cultura, à economia e às características psicoemocionais dos indivíduos envolvidos, e que não poderão/deverão ser respondidas por uma única instituição ou política pública. A qualificação da intervenção da rede em casos de violência sexual é o que possibilita avaliar a evolução da compreensão e a forma de intervenção da rede, a partir das fragilidades verificadas, dados de casos concretos atendidos e de matrizes de capacitação da rede de atendimento, bem como, o processo de assessoria técnica a serem desenvolvidos. Também é importante mensurar a padronização e formalização de procedimentos, a eficiência, a efetividade e da eficácia dos fluxos de procedimentos construídos e pactuados.

     

    Fonte: http://www.sdh.gov.br/assuntos/bibliotecavirtual/criancas-e-adolescentes/publicacoes-2013/pdfs/plano-nacional-de-enfrentamento-da-violencia-sexual-contra-crianca-e-adolescentes. P. 23-24


ID
2252407
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Conforme o Plano nacional de enfrentamento da violência sexual infanto-juvenil, atualizar a legislação sobre crimes sexuais, combater a impunidade, disponibilizar serviços de notificação e responsabilização qualificados são objetivos do eixo

Alternativas
Comentários
  • Defesa e Responsabilização.


ID
2252410
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) constitui-se de uma política pública destinada à inclusão do adolescente em conflito com a lei que se correlaciona e demanda iniciativas dos diferentes campos das políticas públicas e sociais. De acordo com esse sistema, o colegiado gestor é composto de

Alternativas
Comentários
  • dirigente do sistema socioeducativo, equipe diretiva/gerencial do sistema socioeducativo e diretores de unidades e(ou) programas de atendimento socioeducativo.


ID
2252413
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o Sinase, as entidades de atendimento desempenham função eminentemente pública e são responsáveis pela instalação e pela manutenção da Unidade, pelos recursos humanos e pelos materiais necessários ao desenvolvimento de programas de atendimento. Às entidades cabe, entre outras atribuições,

Alternativas
Comentários
  • Acho sacanagem isso não ta na resolução de 2006  e nem na lei 12.594 ta na resolução do SINASE DO  MPDT, pra uma questão de auxiliar a não ser que tenham  pedido essa resolução específica, não fui olhar o edital, mas é muita sacanagem.

     

    4.2.3. Entidades de atendimento As entidades de atendimento desempenham função eminentemente pública e são responsáveis pela instalação e pela manutenção da Unidade, pelos recursos humanos e pelos materiais necessários ao desenvolvimento de programas de atendimento. Às entidades cabe: 1) elaborar o Programa (organização e funcionamento) da Unidade de atendimento; 2) inscrever o programa e suas alterações posteriores no Conselho Municipal/Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA/CDCA) de cada uma das localidades de execução; 3) desenvolver os programas de atendimento no âmbito de sua competência conforme aprovado pelo CMDCA/CDCA; 4) prestar contas – técnica e financeiramente sobre o desenvolvimento do programa – ao órgão gestor ao qual se vincula

  • Acho sacanagem isso não ta na resolução de 2006 e nem na lei 12.594!!!!


ID
2252416
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com o Sinase, o diagnóstico situacional dinâmico e permanente é o(a)

Alternativas
Comentários
  • 5.1.2. Comunidade Socioeducativa

    Na gestão participativa o objetivo superior a ser alcançado é a comunidade socioeducativa. Esta é composta pelos profissionais e adolescentes das Unidades e/ou programas de atendimento socioeducativo, opera, com transversalidade, todas as operações de deliberação, planejamento, execução, monitoramento, avaliação e redirecionamento das ações, que devem ser compartilhadas, rotativas, solidárias, tendo como principal destinatário o coletivo em questão, contemplando as peculiaridades e singularidades dos participantes. Os dispositivos que concretizam essa comunidade socioeducativa são:

     

    • Gestão participativa: é fundamental a participação de todos nas deliberações, na organização e nas decisões sobre o funcionamento dos programas de atendimento;

     

    • Diagnóstico situacional dinâmico e permanente: levantamento periódico e permanente quantitativo e qualitativo da situação do programa de atendimento, em seus diversos aspectos (administrativo, pedagógico, segurança, gestão e outros);

     

    Fonte: Caderno Sinase 2006

  • ACERTEI,POR FAZER UMA ANALOGIA A PALAVRA diagnóstico....PARA ISSO TEREI QUE RELATAR INDICATIVOS, QUANTITATIVOS, RELATÓRIOS......NÃO SEI SE ESTOU CERTA, MAS EU POR TER INUUUUUUMERAS TAREFAS DIÁRIAS, COMO MUITAS PESSOAS, E POUCO TEMPO PARA ESTUDAR, FAÇO ESTAS ASSOCIAÇÕES KKKKKKKKKKKKK MEIO DE DOIDA, MAS TA VALENDO RSRSRSR DEUS NA FRENTE....BOA SORTE, QUE DEUS REALIZE TODOS OS OBJETIVOS DE VOÇES.........

  • CAPÍTULO III
    DOS PLANOS DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO


    Art. 7o O Plano de que trata o inciso II do art. 3o desta Lei deverá incluir um diagnóstico da situação do Sinase, as
    diretrizes, os objetivos, as metas, as prioridades e as formas de financiamento e gestão das ações de atendimento para
    os 10 (dez) anos seguintes, em sintonia com os princípios elencados na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto
    da Criança e do Adolescente).

    § 1o As normas nacionais de referência para o atendimento socioeducativo devem constituir anexo ao Plano de
    que trata o inciso II do art. 3o desta Lei.

    § 2o Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão, com base no Plano Nacional de Atendimento
    Socioeducativo, elaborar seus planos decenais correspondentes, em até 360 (trezentos e sessenta) dias a partir da
    aprovação do Plano Nacional.

    Art. 8o Os Planos de Atendimento Socioeducativo deverão, obrigatoriamente, prever ações articuladas nas áreas
    de educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação para o trabalho e esporte, para os adolescentes atendidos,
    em conformidade com os princípios elencados na Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do
    Adolescente).

    Parágrafo único. Os Poderes Legislativos federal, estaduais, distrital e municipais, por meio de suas comissões
    temáticas pertinentes, acompanharão a execução dos Planos de Atendimento Socioeducativo dos respectivos entes
    federados.
     


ID
2303572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Currículo em Movimento da Educação Básica visa

determinar um planejamento curricular que corresponda a um processo de organização dos conteúdos segundo os princípios da administração científica e que tenha como referência o controle de resultados, a explicitação de objetivos e a verificação do alcance destes por meio de avaliação.

Alternativas
Comentários
  • Currículo em Movimento da Educação Básica SEDF

  • O programa Currículo em Movimento busca melhorar a qualidade da educação básica por meio do desenvolvimento do currículo da educação infantil, do ensino fundamental e ensino médio.

     


    São objetivos específicos do programa:
     

    Identificar e analisar propostas pedagógicas e a organização curricular da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio implementadas nos sistemas estaduais e municipais;

    Elaborar documento de proposições para atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais da educação infantil, do ensino fundamental e ensino médio;

    Elaborar documento orientador para a organização curricular e referências de conteúdo para assegurar a formação básica comum da educação básica no Brasil (Base nacional comum/Base curricular comum);

    Promover o debate nacional sobre o currículo da educação básica através de espaços para a socialização de estudos, experiências e práticas curriculares que possam promover o fortalecimento da identidade nacional.

    http://portal.mec.gov.br/programa-curriculo-em-movimento-sp-1312968422

  • o currículo descrito trata-se de uma concepção TRADICIONAL de currículo, e o currículo em movimento é um currículo de concepção crítica

  • ERRO > segundo os princípios da administração científica > controle de resultados.

  • Adminstracao cienrifica e controle sao tipicos de curriculo liberal e o curriculo em movimento tem por parametro pedagogico a tendencia libertadora.


ID
2303575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Currículo em Movimento da Educação Básica visa

propor a educação integral nas escolas públicas, com base nos seguintes princípios: integralidade, intersetorialização, transversalidade, diálogo entre escola e comunidade, territorialidade e trabalho em rede.

Alternativas
Comentários
  • Currículo em Movimento da Educação Básica SEDF

  • Questão corretissíma !!

  • a questão tá incompleta. Faltou "convivência escolar negociada".

  • Importante observar se fosse a banca Quadrix a questão estaria errada pois são sete os princípios.Já p Cespe é correta pois foi citados seis dos princípios.

  • É O MNEMÔNICO TITITDC

  • Princípios da ED. INTEGRAL: (TiTiTDC)            

     

    T erritorialidade                                                                                                            

    I ntersetorialização

    T rabalho em rede

    I ntegralidade

    T ransversalidade

    D iálogo Escola- Comunidade

    C onvivência negociada

  • Questão CERTA!

    Integralidade: Visa a formação integral da criança ( física, emocional, cognitivo e cultural)

    Intersetorialização: Articulação entre os âmbitos do governo e políticas públicas, que incluam projetos sociais, econômicos, culturais e esportivos.

    Transversalidade: Considera os saberes dos alunos e as concepções interdisciplinares do conhecimento. Une conhecimentos sistematizados com questões da vida real.

    Diálogo entre escola e comunidade: Transformar a escola em um espaço comunitários de intensas trocas culturais.

    Territorialidade: A educação não deve se restringir somente ao ambiente escolar.

    Trabalho em rede: Todos devem trabalhar em conjunto, com o objetivo de criar oportunidades para todos.


ID
2303578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

O Currículo em Movimento da Educação Básica visa

garantir o papel da escola como fundamental para o sujeito, de modo que a formação dele torne-se especializada em função da prática pedagógica desenvolvida dentro da escola, mais especificamente na sala de aula.

Alternativas
Comentários
  • Errado, o aprendizado vai além dos muros da escola.

  • ERRO > formação especializada > especificamente na sala de aula

  • Questão ERRADA

    O Currículo em movimento está baseado na perspectiva da Educação Integral que fala em ampliar as oportunidades, tempos e espaços. Os espaços são justamente o que a questão fala, ampliá-los, que a educação se dá além das sala de aula, além dos muros da escola. Educação/ aprendizagem acontece em qualquer lugar.

  • A educação no DF tem viés pós-crítico e crítico social (Fora que fala-se muito na educação integral), então tem que ultrapassar os limites de sala de aula.


ID
2303581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando os pressupostos do Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item a seguir.

Na perspectiva do Currículo em Movimento, os saberes e valores produzidos culturalmente, o mundo do trabalho, as atividades desportivas e corporais, a produção artística e os movimentos sociais são fontes para a construção dos conhecimentos curriculares.

Alternativas
Comentários
  • Currículo em Movimento da Educação Básica SEDF

  • Nesse sentido, é preciso compreender que os conhecimentos escolares
    não se traduzem exclusivamente no conhecimento científico, mas também
    sofrem influências dos saberes populares, da experiência social, da cultura,
    do lúdico,
    do saber pensar que constituem o conjunto de conhecimentos
    e que, no currículo tradicional, sofrem processos de descontextualização,
    recontextualização, subordinação, transformação, avaliações e efeitos de
    relações de poder

  • Gabarito: CERTO


ID
2303584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando os pressupostos do Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item a seguir.

No âmbito da educação integral, o Currículo em Movimento tem sua efetivação condicionada aos seguintes princípios nucleares: vinculação entre teoria e prática, transversalidade, contextualização e técnica curricular

Alternativas
Comentários
  • Currículo em Movimento da Educação Básica SEDF

  • ERRADA

    Para a efetivação deste Currículo na perspectiva da integração, alguns
    princípios são nucleares: unicidade teoria-prática, interdisciplinaridade,
    contextualização, flexibilização.

  • ERRADO.

    PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL – (TITITDC)

    T TERRITOTIALIDADE Significa romper com os muros escolares, entendendo a cidade como um rico laboratório de aprendizagem. Afinal, a educação não se restringe ao ambiente escolar e pode ser realizada em espaços da comunidade como igrejas, salões de festa, centros e quadras comunitárias, estabelecimentos comerciais, associações, posto de saúde, clubes, entre outros, envolvendo múltiplos lugares e atores.

    2 I INTEGRALIDADE Integralidade deve ser entendida a partir da formação integral de crianças, adolescentes e jovens, buscando dar a devida atenção para todas as dimensões humanas, com equilíbrio entre os aspectos cognitivos, afetivos, psicomotores e sociais. Esse processo formativo deve considerar que a aprendizagem se dá ao longo da vida (crianças, adolescentes, jovens e adultos aprendem o tempo todo), por meio de práticas educativas associadas a diversas áreas do conhecimento, tais como cultura, artes, esporte, lazer, informática, entre outras, visando ao pleno desenvolvimento das potencialidades humanas.


    T TRANSVERSALIDADE A ampliação do tempo de permanência do aluno na escola deverá garantir uma Educação Integral que pressupõe a aceitação de muitas formas de ensinar, considerando os diversos conhecimentos que os alunos trazem de fora da escola. A transversalidade só faz sentido dentro de uma concepção interdisciplinar de conhecimento, vinculando a aprendizagem aos interesses e aos problemas reais dos alunos e da comunidade.

    4 I INTERSETORIALIZAÇÃO A Educação Integral deverá ter assegurada a intersetorialização no âmbito do Governo entre as políticas públicas de diferentes campos, em que os projetos sociais, econômicos, culturais e esportivos sejam articulados, buscando potencializar a oferta de serviços públicos como forma de contribuição para a melhoria da qualidade da educação.

    T TRABALHO EM REDE Todos devem trabalhar em conjunto, trocando experiências e informações, com o objetivo de criar oportunidades de aprendizagem para todas as crianças, adolescentes e jovens. O estudante não é só do professor ou da escola da rede, existindo uma corresponsabilidade pela educação e pela formação do educando. Nessa ambiência favorável ao diálogo, o professor não está sozinho, faz parte da equipe da escola e da rede de ensino.

    D DIÁLOGO ESCOLACOMUNIDADE As escolas que avançaram na qualidade da educação pública foram as que avançaram no diálogo com a comunidade (BRASIL, 2008). Na Educação Integral é necessária a transformação da escola num espaço comunitário, legitimando-se os saberes comunitários como sendo do mundo e da vida. Assim, o projeto pedagógico implica pensar na escola como um polo de indução de intensas trocas culturais e de afirmação de identidades sociais dos diferentes grupos presentes, com abertura para receber e incorporar saberes próprios da comunidade, resgatando tradições e culturas populares.

    C CONVIVÊNCIA ESCOLAR Apenas é citado.

    Professor Carlinhos Costa 

  • ERRADA

    PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

    Integralidade

    intersetorialização

    Transvesalidade

    Diálogo entre Escola e Comunidade

    Territorialidade

    Trabalho em rede

    CONVIVÊNCIA ESCOLAR - essa é apenas citada.

    pag. 28 Currículo em Movimento da Educação Básica

  • Para a efetivação deste Currículo na perspectiva da integração, alguns princípios são nucleares: unicidade teoria-prática, interdisciplinaridade, contextualização, flexibilização.

  • Transdiciplinaridade não faz parte dos princípios epistemológicos do Currículo da SEEDF, mas sim INTERDISCIPLINARIDADE

  • Princípios da ED. INTEGRAL: (TiTiTDC)

    T erritorialidade

    I ntersetorialização

    T rabalho em rede

    I ntegralidade

    T ransversalidade

    D iálogo Escola- Comunidade

    C onvivência negociada

    Diferente dos princípios Do CURRÍCULO na perspectiva INTEGRAL (FIUC)

    F lexibilização.

    I nterdisciplinaridade

    U nicidade teoria-prática

    C ontextualização,

  • Para a efetivação deste Currículo na perspectiva da integração, alguns princípios são nucleares: unicidade teoria-prática, interdisciplinaridade, contextualização, flexibilização. (Currículo em movimento – Pressupostos Teóricos p.66)


ID
2310823
Banca
Big Advice
Órgão
Prefeitura de Martinópolis - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Cabe às secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, visando definir e implementar a política estadual para a área, em consonância com a legislação vigente e com os princípios expressos na Política Nacional de Educação Infantil:

I. Articular-se com o Ministério da Educação, secretarias municipais, órgãos, organismos, organizações, áreas, programas, poderes Legislativo e Judiciário para propiciar uma gestão integrada e colaborativa entre os três níveis de governo e entre os diversos setores das políticas sociais em assuntos que dizem respeito à criança de 0 até 6 anos de idade.

II. Estabelecer diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a área.

III. Divulgá-la por meio de distribuição de documento impresso e disponibilizá-la na Internet.

IV. Ampliar progressivamente, em colaboração com os sistemas municipais, o atendimento às crianças de 0 até 4 anos de idade com objetivo de atingir toda a demanda em âmbito estadual. 

A alternativa correta é:

Alternativas
Comentários
  •  a)

     I, II e III.

  • A educação infantil vai ate que idade? não cinco anos e onze mezes, sendo que na idade de seis anos ela ja deve ta matricualda no ensino fundamental? entao por que a aducaççao infantil segundo o item I desta questao deve ir ate os seis anos? Alguem pode me esclarecer? pease!

  • tambem estou com a mesma duvida do Vinicius. acredito que a questao esteja mal formulada.

  • Art. 29 da Lei de Diretrizes e bases da educação Nacional ( LDB) - A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Art. 30 da mesma lei (LDB) - A educação infantil seráa oferecida em: I - creches, ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II- pré-escolas, para as crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos de idade. (REDAÇÃO DADA PELA LEI N 12.796 DE 2013). 

    LEI ATUALIZADA ATÉ AGORA (2018).

  • Item I, sei não hein.

  • não sou da área da educação, mas o 1o documento que eu abri sobre PNE infantil apresentou o titulo abaixo:

    "Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação"


ID
2317603
Banca
Big Advice
Órgão
Prefeitura de Martinópolis - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Segundo o documento “Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos”, assinale a alternativa incorreta a respeito do que envolve o ensinar:

Alternativas
Comentários
  • Gab.: E


ID
2317606
Banca
Big Advice
Órgão
Prefeitura de Martinópolis - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo:

I. O acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares.

II. Orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais.

III. Garantindo: Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior.

IV. Atendimento educacional especializado.

A alternativa correta é:

Alternativas
Comentários
  • V - OBJETIVO DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino; transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior; oferta do atendimento educacional especializado; formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão; participação da família e da comunidade; acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação; e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.

  • Essas bancas copia e cola são demais: nem adequam o trecho copiado.

  • GABARITO: LETRA D

  • Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva

    Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16690-politica-nacional-de-educacao-especial-na-perspectiva-da-educacao-inclusiva-05122014&Itemid=30192

  • Aquele questão do aprendizado por toda vida não foi levado em consideração?


ID
2324140
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue o item que se segue.

O programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), da Secretaria de Educação a Distância, foi instituído pelo governo brasileiro com o objetivo de interiorizar a oferta de cursos e programas relativos à Educação Básica por meio da Educação a Distância.

Alternativas
Comentários
  • Art. 1o Fica instituído o Sistema Universidade Aberta do Brasil ­ UAB, voltado para o desenvolvimento da
    modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de
    educação superior no País.
     

  • A UAB é voltada ao Ensino Superior.

  • O programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), O NOME DO PROGRAMA JÁ FAZ REFERÊNCIA. 

  • UAB: É Federal e atende a clientela da Educação SUPERIOR.

  • UAB: É Federal e atende a clientela da Educação SUPERIOR.


ID
2325943
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsequente.

Os conhecimentos escolares e científicos devem ser apresentados como verdades absolutas.

Alternativas
Comentários
  • A flexibilidade do currículo é viabilizada pelas práticas pedagógicas
    dos professores, articuladas ao projeto político-pedagógico da escola. Ao
    considerar os conhecimentos prévios dos estudantes, o professor torna
    possível a construção de novos saberes, ressignificando os saberes científicos
    e os do senso comum
    . Nessa visão, os conhecimentos do senso comum são
    transformados com base na ciência, com vistas a “[...] um senso comum
    esclarecido e uma ciência prudente [...], uma configuração do saber” (SANTOS,
    1989, p. 41), que conduz à emancipação e à criatividade individual e social.

  • "(...) é preciso compreender que os conhecimentos escolares não se traduzem exclusivamente no conhecimento científico, mas também sofrem influências dos saberes populares, da experiência social, da cultura, do lúdico, do saber pensar que constituem o conjunto de conhecimentos e que, no currículo tradicional, sofrem processos de descontextualização, recontextualização, subordinação, transformação, avaliações e efeitos de relações de poder. (Currículo em Movimento da Educação Básica - Pressupostos Teóricos, pág. 76)

    http://www.cre.se.df.gov.br/ascom/documentos/subeb/cur_mov/1_pressupostos_teoricos.pdf

  • Resposta: Errada. Professor como conciliador do conhecimento.

  • Quase nem acreditei que o CESPE teve coragem de cobrar essa questão.

  • conhecimento científico não é verdade absoluta. Tanto é que a fronteira do conhecimento se expande ao longo do tempo acompanhada pelo avanço tecnológico. Um conhecimento científico é o MAIS ACEITO até que se prove o contrário.

  • Errado, porque a verdade científica pode mudar com o tempo.

ID
2325946
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A respeito do Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsequente.

A educação escolar deve valorizar as opiniões dos estudantes, fazendo que compreendam as implicações éticas e políticas decorrentes de suas afirmações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo.

  • A educação escolar deve valorizar as opiniões dos estudantes, fazendo que compreendam as implicações éticas e políticas decorrentes de suas afirmações.


ID
2328352
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Ipumirim - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Nos cadernos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) temos explicitado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004, p.97) que ________________________________ caracterizam-se como um “conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito”, que permitem uma maior sistematização do ensino e da aprendizagem “com a finalidade de ajudar o aluno a dominar melhor um gênero de texto, permitindo-lhe, assim, escrever ou falar de uma maneira mais adequada numa dada situação de comunicação”. A alternativa que completa CORRETAMENTE a frase é:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra b) Sequências Didáticas = “conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito”.

    Completando: "As sequências didáticas são um conjunto de atividades ligadas entre si, planejadas para ensinar um conteúdo, etapa por etapa. Organizadas de acordo com os objetivos que o professor quer alcançar para a aprendizagem de seus alunos, elas envolvem atividades de aprendizagem e de avaliação [...] Podem e devem ser usadas em qualquer disciplina ou conteúdo, pois auxiliam o professor a organizar o trabalho na sala de aula de forma gradual, partindo de níveis de conhecimento que os alunos já dominam para chegar aos níveis que eles precisam dominar. Aliás, o professor certamente já faz isso, talvez sem dar esse nome. "


ID
2342674
Banca
FAURGS
Órgão
TJ-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

No Plano Nacional Socioeducativo, o EIXO 3 – Participação e Autonomia dos Adolescentes tem por objetivo: “Implantação de instrumentos e mecanismos de participação, que fortaleçam o controle social”.

Assinale a alternativa que apresenta uma meta correspondente ao eixo e ao objetivo acima mencionados.

Alternativas

ID
2364766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A educação formal deve basear-se na legislação vigente, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os parâmetros e as orientações curriculares. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

Contrapondo-se ao movimento da Escola Sem Partido, o Currículo em Movimento da Educação Básica prevê a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar por que contrapõe-se ao movemento da Escola Sem Partido? Na minha percepção, a escola sem partido dá oportunidade de aprender sobre tudo, sem puxar para um lado, seja qual for o pretexto. 

  • O Escola Sem Partido engessa a atividade de ensinar/aprender. Não dá liberdade para os professores apresentarem o conteúdo relativo à matéria de forma crítica, por exemplo. Questão correta!

  • Não tem nada a ver com isso Tiago, bem pelo contrário, ESP é a amordaça dos professores.

  • Discordo do Gabarito e peço que o Professor do QC comente essa questão.

  • Eu li da seguinte maneira: O currículo em Movimento da Educação Básica, contrapondo-se ao movimento da Escola Sem Partido (contrário a essa ideia), prevê a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade e à diversidade cultural.

    GABARITO: CORRETO

  • escola sem partido. ou melhor 'LEI DA MORDAÇA"

  • Questão delicada,pois o que acontece hoje  em grande maioria dos ambientes escolares não é uma discussão crítica da realidade histórica e atual da sociedade,na verdade,  o que ocorre é  uma aberta influência por parte de muitos docentes para a militância de esquerda com o pretexto de estado LAICO, ignorando vários princípios da constiução tais como a liberdade de crença e opnião, obrigando parcela significativa de alunos a vivenciarem experiencias de constragimento em sala de aula,com esteriótipos dos mais diversos apenas por professarem sua fé em Deus,é lamentável porém faz parte da realidade brasileira,e o que choca ainda mais é perceber a forma como muitos pseudo intelectuais acreditam serem donos da verdade.

  • A Escola sem partido não é sem partido e não é contra o ensino baseado em uma única ideologia. É a favor dos partidos que concordam com sua visão político ideológica e somente da sua visão. A única ideologia massivamente presente nas nossas escolas é a da classe dominante, é a judaico-cristã, a conservadora e ainda com resquícios nítidos da ditadura militar. Deveria se chamar Escola do meu partido.

  • @Mike baguncinha, apenas tem acesso ao pensamento critico quem expõem e ouve, pensamentos.

    Professor não é só Português e Matemática. Tem que mostrar suas opiniões e impregnar com atos de filosofar.

    Essa visão errônea do papel do professor é lastimável.

  • Verdade, essa balbúrdia esta´ com os dias contados, com fé em Deus esse câncer será extinto nos próximos anos de nossa sociedade e educação.


ID
2398639
Banca
Quadrix
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Com base no Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Fundamental – Anos Finais, julgue o item subsequente.

Na Educação Básica, os anos finais do Ensino Fundamental constituem uma fase em que os conteúdos estão organizados a partir de diferentes áreas do conhecimento, porém articulam-se em uma perspectiva de unidade e progressividade e estão desvinculados da função social.

Alternativas
Comentários
  • Porém articulam-se em uma perspectiva de unidade e progressividade NÃO estão desvinculandos... estaria certo.

  •  O item torna-se ERRADO quando diz que os conteúdos estão organizados ..."desvinculados da função social"

  • Algumas questões nem precisa saber o conteúdo, mas ter uma boa interpretação de texto, o item é incoerente em suas ideias.

    Na Educação Básica, os anos finais do Ensino Fundamental constituem uma fase em que os conteúdos estão organizados a partir de diferentes áreas do conhecimento, porém articulam-se em uma perspectiva de unidade e progressividade e estão desvinculados da função social.


ID
2401132
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue o item seguinte de acordo com o Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Médio.

Para fazer frente à intransigência com a diversidade e contribuir para a formação de uma sociedade que possa se desenvolver bem com as multilinguagens, o processo educativo deve primar pela prevalência do pluralismo cultural e semiótico.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    semiótico: que pertence ao domínio da significação.

  • e tem mais...

    Ela lida com os conceitos, as idéias, estuda como estes mecanismos de significação se processam natural e culturalmente.

    Ao contrário da lingüística, a semiótica não reduz suas pesquisas ao campo verbal, expandindo-o para qualquer sistema de signos – Artes visuais, Música, Fotografia, Cinema, Moda, Gestos, Religião, entre outros.

  • O que é Semiótica:

    Estuda como o indivíduo atribui significado a tudo o que está ao seu redor. Os objetos de estudo da semiótica são extremamente amplos, consistindo em qualquer tipo de signo social, por exemplo, seja no âmbito das artes visuais, música, cinema, fotografia, gestos, religião, moda, etc.


ID
2401297
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir das orientações e informações estabelecidas no Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o próximo item.
Um aluno na modalidade de ensino a distância prescinde do desenvolvimento de competências metacognitivas para um melhor aproveitamento do estudo.

Alternativas
Comentários
  • Prescinde= Não precisa.

  • HUMMM... SE N SOUBER O SIGIFICADO, ERRA A QUESTÃO

  • A "metacognição" como processo da aprendizagem é o conhecimento dos próprios produtos cognitivos, isto é, o conhecimento que o sujeito tem sobre seu conhecimento. O aprendiz, na busca de regular os processos cognitivos, se depara com atividades que o desafiam, levando-o à aprendizagem.

    Gabarito: ERRADO

    PRESCINDE: DISPENSA


ID
2401300
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir das orientações e informações estabelecidas no Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o próximo item

Uma das vantagens do ensino a distância de eletrotécnica é a possiblidade de se dispensar qualquer infraestrutura física de apoio, pois todos os procedimentos podem ser realizados online.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Não pode dispensar a infraestrutura física de apoio.


ID
2401303
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEDF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A partir das orientações e informações estabelecidas no Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o próximo item.

A pedagogia de projetos articula o aprendizado das disciplinas do núcleo básico com as disciplinas específicas do curso técnico escolhido.

Alternativas
Comentários
  • Na Pedagogia de Projetos os estudantes aprendem com base em sua própria experiência, agindo de forma ativa, com a orientação e mediação do professor.


ID
2410654
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
UFVJM-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Analise as seguintes afirmativas sobre as políticas públicas em educação e a pesquisa acadêmica, baseadas nas reflexões de Oliveira (2011).
I. Como política pública, a educação é alvo de pressões dos que dela espera m a promoção do desenvolvimento econômico e dos que a entendem como processo de formação humana.
II. Embora haja um predomínio de estudos qualitativos nas pesquisas em educação no Brasil, são as pesquisas de natureza quantitativa as mais usadas pelos governo s na escolha de suas políticas tanto para procurar conhecer a realidade observada quanto para legitimar suas decisões.
III. Como processo social que é, o conhecimento pode ser utilizado tanto para a legitimação de políticas de dominação bem como para a sinalização de ruptura com essas políticas e escolhas de libertação.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  •  I. Como política pública, a educação é alvo de pressões dos que dela esperam a promoção do desenvolvimento econômico e dos que a entendem como processo de formação humana. 

    II. Embora haja um predomínio de estudos qualitativos nas pesquisas em educação no Brasil, são as pesquisas de natureza quantitativa as mais usadas pelos governos na escolha de suas políticas tanto para procurar conhecer a realidade observada quanto para legitimar suas decisões. 

    III. Como processo social que é, o conhecimento pode ser utilizado tanto para a legitimação de políticas de dominação bem como para a sinalização de ruptura com essas políticas e escolhas de libertação.