O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o órgão governamental articulador da política de assistência ao educando e fi nanciamento do ensino básico. Os principais programas sob sua responsabilidade são, exceto:
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é o órgão governamental articulador da política de assistência ao educando e fi nanciamento do ensino básico. Os principais programas sob sua responsabilidade são, exceto:
O financiamento da Educação Básica não se restringe aos recursos do FUNDEB – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Alguns programas como Programa Nacional do Livro Didático, Programa Biblioteca Escolar, Programa de Transporte e de Merenda Escolar, contribuem para a manutenção da educação e são desenvolvidos pelo
O programa Escola Ativa busca melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas das escolas do campo. Entre as principais estratégias estão: implantar nas escolas recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do aluno e capacitar professores. No âmbito do Ministério da Educação, qual o setor responsável?
O Brasil Alfabetizado é desenvolvido em todo o território nacional, com o atendimento prioritário a 1.928 municípios que apresentam taxa de analfabetismo igual ou superior a 25%. Desse total, 90% localiza-se na região Nordeste. O objetivo é ampliar as oportunidades educacionais para aqueles que não tiveram acesso ou permanência na Educação Básica.
MEC - SECAD
O programa Brasil Alfabetizado propicia acesso e continuidade de estudos atingindo APENAS a seguinte faixa da população:
A expansão dos meios de acesso a educação básica constitui um dos objetivos das políticas públicas para a educação no Brasil. Dentre as ações abaixo, assinale a que NÃO contribui para o alcance deste objetivo é:
A proposição de um redimensionamento de qualquer proposta curricular pode ser entendida como reflexo de uma série de fatores que o currículo recebe do contexto sócio-histórico que o absorve ou o atualiza, ou seja, reflete-se aí um movimento que procura responder a uma necessidade engendrada pelas demandas sociais, históricas, culturais e políticas de uma comunidade ou de uma sociedade. No caso específico da proposta curricular do ensino médio, a proposição de novas orientações curriculares é impulsionada pelas injunções que as práticas sociais de uma sociedade constituída de múltiplas culturas, tecnologicamente complexa, vêm trazendo às suas instituições, por conseguinte, à educação, ou, em outros termos, à escola.
Orientações curriculares nacionais para o ensino médio: linguagens, códigos e suas tecnologias.
Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006, p. 43.
Considerando-se o atual contexto das políticas públicas brasileiras de educação, é correto afirmar que o ensino médio define-se
As políticas educacionais, bem como o conjunto das políticas sociais, são analisadas por indicadores que consideram a relação “custo-benefício”, o que supõe sua subordinação aos ditames das políticas econômicas. Esta é uma característica das políticas denominadas:
No Brasil, aproximadamente 30% das crianças não têm vagas disponíveis nas pré-escolas e 80% em creches. No que se refere às políticas públicas, essa situação é
Segundo o Artigo 12 da Lei nº 11.692/08, o ProJovem Urbano atenderá a jovens que saibam ler e escrever e não tenham concluído o Ensino Fundamental. A faixa etária desses jovens está compreendida entre:
No final do primeiro semestre de 1997, o MEC divulgou umdocumento denominado (proposta inicial dos procedimentos a serem seguidos):
Considerando que, de acordo com a Lei n.º 12.695/2012, a União
pode prestar apoio técnico e financeiro suplementar às redes
públicas de educação básica das unidades federadas, julgue os itens
subsequentes.
As escolas públicas de educação básica, assim como as escolas mantidas por entidades que ofertem programas de formação inicial e continuada de profissionais da educação básica, podem receber subsídios do Programa Dinheiro Direto na Escola.
Considerando que, de acordo com a Lei n.º 12.695/2012, a União
pode prestar apoio técnico e financeiro suplementar às redes
públicas de educação básica das unidades federadas, julgue os itens
subsequentes.
Cabe à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior supervisionar a formação de professores da educação básica por meio da realização de avaliações nas instituições de educação superior.
Com base no período que compreende 1.985 a 2.000, chamado de Estado Democrático, assinale os itens que NÃO fazem parte da mudança educacional:
I. É promulgada a Lei 9.424, que regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino e Valorização do Magistério - FUNDEF.
II. É sancionada a Lei 9.394, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB.
III. Decretada e sancionada a Lei 5.692, que fixa Diretrizes e Bases para o Ensino de 1° e 2° Graus.
IV. Promulgada a Lei Federal 5.370, que cria o Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL.
Das afirmativas apresentadas:
A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.
O processo de avaliação de credenciamento se inicia na Secretaria de Educação Superior do MEC e, em caso de recurso, ele é encaminhado à Secretaria Executiva do MEC para análise e julgamento.
A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.
Determinados cursos, além de estarem submetidos aos procedimentos constantes do e-MEC, sujeitam-se ao veto de algumas instituições, além dos resultantes do processo de avaliação.
A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.
O processo de credenciamento será gratuito às instituições que dele queiram participar.
A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.
Os avaliadores responsáveis pelas visitas in loco são indicados pelo ministro da Educação após consultas realizadas anualmente às instituições de ensino.
A respeito do sistema e-MEC, julgue os próximos itens.
As visitas são sempre realizadas por três avaliadores que se deslocam até o estabelecimento para a avaliação da instituição ou de seus cursos.
O processo de credenciamento será gratuito às instituições que dele queiram participar.
A respeito do sistema e-MEC, julgue o item.
As políticas de ações afirmativas visam promover:
Com relação às características do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Verifica a qualidade e os processos de escolha, aquisição e distribuição dos livros didáticos adquiridos.
( ) Utiliza o Censo Escolar para a aquisição dos livros a serem distribuídos.
( ) Estabelece, para a avaliação dos livros, o seguinte critério: aprovação, aprovação condicionada à correção de falhas pontuais e reprovação.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação às características do Censo Escolar, analise as afirmativas a seguir.
I. É um levantamento de dados que ocorre a cada dois anos, com a participação de todas as escolas públicas.
II. Abrange as diferentes modalidades da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, excluindo o Ensino Médio.
III. Os resultados são utilizados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Assinale:
O Plano de Ações Articuladas – PAR estrutura-se a partir do diagnóstico da situação educacional local das seguintes dimensões, exceto:
Sobre os objetivos e iniciativas do Plano Mais Brasil (PPA 2012-2015): Educação Básica, é incorreto afirmar que:
Os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE destinam-se a investimentos que concorram para a garantia do funcionamento e melhoria da infraestrutura física e pedagógica dos estabelecimentos de ensino. Os recursos devem ser empregados nas situações a seguir, exceto:
O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) se desenvolve por meio da(o):
Com relação ao Plano de Ações Articuladas (PAR), analise as afirmativas a seguir.
I. É um plano estratégico para um período de quatro anos, realizado pelo Ministério da Educação em parceria com Estados e Municípios.
II. Prevê apoio técnico ou financeiro da União para as redes de ensino com o objetivo de promover a melhoria da qualidade da educação.
III. É composto por um instrumento diagnóstico e por outro de propostas de ação.
Assinale:
Com a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos
1. Visa-se oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória.
2. Pretende-se assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade.
3. Os setores populares serão os mais beneficiados, pois as crianças de seis anos da classe média e alta já têm esse direito assegurado constitucionalmente.
4. Pressupõe-se a transferência para as crianças de seis anos os conteúdos e atividades da tradicional primeira série.
5. A nova organização do Ensino Fundamental deverá incluir os dois elementos: os nove anos de trabalho escolar e a nova idade que integra esse ensino.
Estão corretas:
A introdução do ensino fundamental de nove anos, conforme o MEC constitui uma política capaz de contribuir para a efetivação de uma mudança na estrutura e na cultura escolar. O ensino fundamental de nove anos implica:
1. Na manutenção da estrutura de organização dos conteúdos, das metodologias de ensino e formas de avaliação da aprendizagem.
2. Na consideração do processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças de seis anos, do conhecimento e da atenção às suas características etárias, sociais e psicológicas.
3. Na ampliação da escolarização obrigatória, incluindo, sobretudo, crianças dos setores populares.
Está(ão) correta(s)
As opções a seguir apresentam exemplos de políticas educacionais implementadas no período do então Presidente Fernando Henrique Cardoso,à exceção de uma. Assinale-a.
Acerca das políticas e ações governamentais na área da educação, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla FIES, sempre que utilizada, se refere ao Fundo de Financiamento Estudantil.
O FIES e o Programa Universidade para Todos são iniciativas voltadas à democratização do acesso ao ensino superior, por meio da oferta de bolsas de estudos para que estudantes de baixa renda realizem cursos de graduação presenciais em instituições privadas.
Acerca das políticas e ações governamentais na área da educação, julgue os próximos itens. Nesse sentido, considere que a sigla FIES, sempre que utilizada, se refere ao Fundo de Financiamento Estudantil.
Entre as inovações promovidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, incluem-se as possibilidades de que instituições privadas de ensino superior habilitem-se para a oferta de cursos técnicos de nível médio, financiados mediante concessão de bolsas na modalidade Bolsa-Formação Estudante, bem como de que empresas interessadas na qualificação de seus trabalhadores contratem o FIES.
A educação infantil brasileira vem recebendo maior destaque no cenário das políticas públicas, desde a Constituição da República Federativa do Brasil, de 1988, e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, que definiram a educação das crianças pequenas em creches e pré-escolas como a primeira etapa da educação básica. Entretanto, a política de educação infantil no Brasil é marcada por relações de continuidade e descontinuidade, no que tange às políticas de atendimento. Com relação ao segmento “creche”, que atende crianças de zero a três anos, analise as afirmativas abaixo.
I. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – FUNDEF – Lei 9.424/1996 – priorizou a pré-escola, o ensino fundamental e o ensino médio.
II. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – FUNDEB – Lei 11.494/2007, apresentado pelo governo federal em 2005, excluiu as creches e o atendimento institucional às crianças de zero a três anos.
III. O Programa Bolsa Primeira Infância foi gestado no Governo Lula, em 2003, pelo Ministro Cristovam Buarque, e previa uma bolsa de R$ 50,00 para a mãe permanecer com a criança em casa.
IV. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Desenvolvimento do Magistério – FUNDEB, de 2007, incluiu o financiamento da educação infantil, inclusive o da creche, e inovou, pois também financia a rede conveniada.
V. A educação infantil no Brasil desenhou uma trajetória em que o Estado formulou e estimulou uma política de atendimento baseada na parceria com instituições privadas sem fins lucrativos, comunitárias, filantrópicas e confessionais. Essa política foi regulamentada na década de 1990, pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental – FUNDEF.
Assinale a alternativa CORRETA.
No contexto das atuais políticas educacionais nacionais, a qualidade da educação é uma meta a ser alcançada. Ela envolve a identificação e análise dos fatores inerentes
O Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a educação básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, compreende uma iniciativa que
Assinale a alternativa que NÃO representa um dos objetivos na lei que criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)
Assinale a alternativa que apresenta os cidadãos que NÃO serão atendidos prioritariamente pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
Henrique é um aluno bastante assíduo. Dos 200 dias letivos, teve, em 2012, apenas duas faltas, justificadas por problemas de doença, com atestado médico. Ele e os cinco irmãos estudam na mesma escola municipal, a renda de sua família é de um salário mínimo e eles são beneficiados pelo Programa Bolsa Família. Acerca desse Programa, é incorreto afirmar que
Marque a alternativa que apresenta a política pública que NÃO é destinada à Educação Básica.
Falar de políticas públicas passou a ser assunto
obrigatório no contexto educacional brasileiro. No que
se refere a esse assunto, analise as afirmativas a
seguir:
I. O termo políticas públicas surge no contexto da
política e da administração e significa um modo de
orientação para tomada de decisões coletivas.
Ainda que este termo se origine dessas duas
áreas, ele vem sendo aplicado nos mais diversos
contextos.
II. As políticas públicas podem ser entendidas como o
Estado em ação. Isso significa a implantação de
um projeto governamental, por meio de diretrizes e
programas que se voltam para os diversos setores
de uma sociedade.
III. Por políticas públicas compreende-se o conjunto
de ações coletivas voltadas para a garantia dos
direitos sociais, configurando um compromisso
público que visa dar conta de determinada
demanda, em diversas áreas.
IV. As políticas públicas expressam a transformação
daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas
no espaço privado.
Assinale a alternativa correta:
Assinale a alternativa incorreta em relação aos tipos de cursos do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).
Marque C certo ou E errado, na questão abaixo.
Em atendimento à determinação constitucional de que sejam fixados conteúdos mínimos para o Ensino
Fundamental, o MEC elaborou, através de seus órgãos vinculados, Diretrizes e Parâmetros Curriculares
Nacionais que referenciam a elaboração dos currículos escolares.
A sociedade que adentra o século XXI enfrenta muitos problemas ambientais, fato que torna a Educação Ambiental uma atividade premente. Sobre essa questão, é INCORRETO afirmar:
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. As ações do PNAIC se apoiam em quatro eixos de atuação. Marque a alternativa que revela CORRETAMENTE quais sejam.
No âmbito dos sistemas de ensino, a Resolução CD/FNDE nº 18, de 21 de maio de 2013, destina recursos financeiros para escolas públicas municipais, estaduais e distritais que possuam alunos matriculados na Educação Básica, para favorecer:
Considerando a diversidade sociocultural do país e com o objetivo de promover a igualdade de acesso e permanência dos indivíduos no sistema regular de ensino e, simultaneamente, combater desigualdades sociais e regionais, assim como preconceitos de qualquer ordem, relacionam-se às politicas educacionais de ação afirmativa e inclusiva:
“O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE),
implantado em 1955, garante, por meio da transferência de
recursos financeiros, a alimentação escolar dos alunos de toda a
educação básica matriculados em escolas públicas e filantrópicas.
(Fonte: http://www.fnde.gov.br/programas/alimentacao‐escolar/alimentacao‐
escolar‐apresentacao).
O programa necessita de alguns ajustes como, por exemplo, a
redução do desperdício alimentar e a adequação do destino dos
restos da merenda. Segundo a Lei n. 11.947/09, o que não é
consumido pelos alunos vai para o lixo.
De acordo com a perspectiva da sustentabilidade, assinale a
alternativa que indica o melhor destino para os restos
provenientes da merenda escolar.
No que se refere ao Programa Mais Educação, criado pela
Portaria Interministerial nº 17/2007, analise as afirmativas a
seguir.
I. Destina-se a atender, prioritariamente, escolas de baixo
IDEB, situadas em capitais, regiões metropolitanas e
grandes cidades em territórios marcados por situações
de vulnerabilidade social que requerem a convergência
prioritária de políticas públicas e educacionais.
II. Visa aumentar a oferta educativa nas escolas públicas
por meio de atividades optativas agrupadas em
macrocampos como acompanhamento pedagógico,
meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura
e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde,
educomunicação, educação econômica e educação
científica. Esse último macrocampo abre a possibilidade
dos estudantes visitarem museus e centros de ciência.
III. O programa apresenta uma falha importante: não
contempla temas de saúde.
Assinale:
Analise o texto abaixo:
O movimento mundial pela educação______ é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os estudantes de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
Assinale a alternativa que indica uma ação do Governo Federal, implantada em 2007, voltada para a qualidade da Educação Pública.
O Programa Mais Educação visa fomentar, por meio de sensibilização, incentivo e apoio, projetos ou ações de articulação de políticas sociais e implementação de ações socioeducativas oferecidas gratuitamente a crianças, adolescentes e jovens, e que considerem as seguintes orientações:
1. Contemplar a ampliação do tempo e do espaço educativo de suas redes e escolas, pautada pela noção de formação integral e emancipadora.
2. Promover a articulação, em âmbito local, entre as diversas políticas públicas que compõem o Programa e outras que atendam às mesmas finalidades.
3. Integrar as atividades ao projeto político-pedagógico das redes de ensino e escolas participantes.
4. Promover, em parceria com os Ministérios e Secretarias Federais participantes, a capacitação de gestores locais.
5. Contribuir para a formação linear e disciplinar das crianças, adolescentes e jovens.
6. Desenvolver metodologias de planejamento das ações, que permitam a focalização da ação do Poder Público em territórios mais vulneráveis.
7. Estimular a cooperação entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
As alternativas a seguir apresentam exemplos do eixo estruturante do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa chamado “Materiais Didáticos e Pedagógicos”, à exceção de uma. Assinale‐a.
"Há fatores que atuam fora do palco da sala de aula e que repercutem diretamente sobre as condições de aprendizagem do aluno. Estes fatores têm sua etiologia em um modelo de desenvolvimento sócio-econômico que favorece, historicamente, à concentração de renda e, em conseqüência nutre, multiplicadamente, bolsões de pobreza". (Carneiro, 2002) O texto faz referência a um dever do Estado com a educação escolar pública, que é efetivado mediante a garantia de
De acordo com o Plano nacional de enfrentamento da violência sexual infantojuvenil, o objetivo do eixo Atenção é
De acordo com o Sinase, o diagnóstico situacional dinâmico e permanente é o(a)
O Currículo em Movimento da Educação Básica visa
determinar um planejamento curricular que corresponda a um
processo de organização dos conteúdos segundo os princípios
da administração científica e que tenha como referência o
controle de resultados, a explicitação de objetivos e a
verificação do alcance destes por meio de avaliação.
O Currículo em Movimento da Educação Básica visa
propor a educação integral nas escolas públicas, com base nos
seguintes princípios: integralidade, intersetorialização,
transversalidade, diálogo entre escola e comunidade,
territorialidade e trabalho em rede.
O Currículo em Movimento da Educação Básica visa
garantir o papel da escola como fundamental para o sujeito,
de modo que a formação dele torne-se especializada em função
da prática pedagógica desenvolvida dentro da escola, mais
especificamente na sala de aula.
Considerando os pressupostos do Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item a seguir.
Na perspectiva do Currículo em Movimento, os saberes
e valores produzidos culturalmente, o mundo do trabalho,
as atividades desportivas e corporais, a produção artística
e os movimentos sociais são fontes para a construção dos
conhecimentos curriculares.
Considerando os pressupostos do Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item a seguir.
No âmbito da educação integral, o Currículo em Movimento
tem sua efetivação condicionada aos seguintes princípios
nucleares: vinculação entre teoria e prática, transversalidade,
contextualização e técnica curricular
Cabe às secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal, visando definir e implementar a política estadual para a área, em consonância com a legislação vigente e com os princípios expressos na Política Nacional de Educação Infantil:
I. Articular-se com o Ministério da Educação, secretarias municipais, órgãos, organismos, organizações, áreas, programas, poderes Legislativo e Judiciário para propiciar uma gestão integrada e colaborativa entre os três níveis de governo e entre os diversos setores das políticas sociais em assuntos que dizem respeito à criança de 0 até 6 anos de idade.
II. Estabelecer diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a área.
III. Divulgá-la por meio de distribuição de documento impresso e disponibilizá-la na Internet.
IV. Ampliar progressivamente, em colaboração com os sistemas municipais, o atendimento às crianças de 0 até 4 anos de idade com objetivo de atingir toda a demanda em âmbito estadual.
A alternativa correta é:
Segundo o documento “Projeto Escola Viva: garantindo o acesso e permanência de todos os alunos na escola: necessidades educacionais especiais dos alunos”, assinale a alternativa incorreta a respeito do que envolve o ensinar:
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo:
I. O acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares.
II. Orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais.
III. Garantindo: Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior.
IV. Atendimento educacional especializado.
A alternativa correta é:
Considerando as formas de oferta e de organização da educação, julgue o item que se segue.
O programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), da
Secretaria de Educação a Distância, foi instituído pelo
governo brasileiro com o objetivo de interiorizar a
oferta de cursos e programas relativos à Educação
Básica por meio da Educação a Distância.
A respeito do Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsequente.
Os conhecimentos escolares e científicos devem ser
apresentados como verdades absolutas.
A respeito do Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue o item subsequente.
A educação escolar deve valorizar as opiniões dos estudantes,
fazendo que compreendam as implicações éticas e políticas
decorrentes de suas afirmações.
No Plano Nacional Socioeducativo, o EIXO 3 – Participação e Autonomia dos Adolescentes tem por objetivo: “Implantação de instrumentos e mecanismos de participação, que fortaleçam o controle social”.
Assinale a alternativa que apresenta uma meta correspondente ao eixo e ao objetivo acima mencionados.
A educação formal deve basear-se na legislação vigente, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os parâmetros e as orientações curriculares. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.
Contrapondo-se ao movimento da Escola Sem Partido,
o Currículo em Movimento da Educação Básica prevê
a valorização das diferenças e o atendimento à pluralidade
e à diversidade cultural.
Com base no Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Fundamental – Anos Finais, julgue o item subsequente.
Na Educação Básica, os anos finais do Ensino
Fundamental constituem uma fase em que os conteúdos
estão organizados a partir de diferentes áreas do
conhecimento, porém articulam-se em uma perspectiva
de unidade e progressividade e estão desvinculados da
função social.
Julgue o item seguinte de acordo com o Currículo em Movimento da Educação Básica: Ensino Médio.
Para fazer frente à intransigência com a diversidade e
contribuir para a formação de uma sociedade que possa se
desenvolver bem com as multilinguagens, o processo educativo
deve primar pela prevalência do pluralismo cultural e
semiótico.
A partir das orientações e informações estabelecidas no Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o próximo item
Uma das vantagens do ensino a distância de eletrotécnica
é a possiblidade de se dispensar qualquer infraestrutura física
de apoio, pois todos os procedimentos podem ser realizados
online.
A partir das orientações e informações estabelecidas no Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação Profissional e a Distância, julgue o próximo item.
A pedagogia de projetos articula o aprendizado das disciplinas
do núcleo básico com as disciplinas específicas do curso
técnico escolhido.