-
Não que era considerado inviavel mas sim insuficiente e os índios não conseguiram se adaptar a este tipo de serviço Diferentemente dos africanos
-
Índio não conseguir se adaptar é querer ser muito generoso. Índio era muito preguiçoso e por isso dava prejuízo!
-
RESUMINDO A HISTÓRIA:
'BOM MESMO ERAM OS NEGÕES' QUE DAVAM CONTA DO RECADO. A HISTÓRIA QUE O DIGA E TAMBÉM AS 'DONAS DE ENGENHO'.
KKKKKKKKKK !!!!
-
Essa questão de índios e negros não tem nada haver se um é melhor do que outro para trabalhar. O fato é que nas culturas indígenas os homens caçavam e se preparavam para os inimigos e as mulheres plantavam por isso o índio sabia muito bem que ao ser escravizado podia fugir pois ele vive na mata, ao contrário dos escravos que eram trazidos de outros países e não conheciam nada daqui. Então ao fugir pra onde iriam? O jeito foi aceitar a condição de escravo... O resto a história conta.
-
Sendo o índio engenhoso, preguiçoso, fujão, etc., tanto faz, isso não os torna de certa forma INVIÁVEIS para serem usados como escravos???
Gostaria de saber onde está exatamente o ERRO da questão. Se está em "rapidamente considerado inviável" ou se é a questão da data ou até mesmo a região, se era SUL, LESTE, onde se predominava o uso dos escravos negros.
Ajuda aí ou indica pra comentário essa questão! Valeu!!!
-
O uso dos indígenas como mão de obra na produção açucareira foi rapidamente considerado inviável pelos portugueses e, por essa razão, ainda no século XVI, os africanos escravizados já eram a principal força de trabalho no sul de Pernambuco. Como a minha professora de historia falava o indio na verdade ele era muito dificil de si lidar se a questão fala-se que o indio era insuficente ou "descansado ok " e sobre os negros na verdade no inicio do seculo xvi estavam chegando ao brasil !
-
Ainda n sei onde esta o erro????
-
Os índios conheciam a terra e não eram escravizados facilmente. Já os negros, oriundos de outro continente, cultura e língua, nada daqui sabiam e ainda existia a desculpa estúpida de que eles eram inferiores as demais pessoas e " poderiam " ser escravizados. Pra você ver como a população africana sofreu, por serem considerados sem alma e " PIOR" até que os índios que também era um perfil atípico eram considerados " puros ", apenas precisavam conhecer o evangelho.
PM_ALAGOAS_2018
-
Acho que encontrei o ERRO da questão... o erro da questão está em dizer que o uso dos indígenas como escravos foi RAPIDAMENTE considerado inviável.
Vejam:
"A mão de obra escrava indígena foi muito utilizada na segunda metade do século XVII, principalmente no Maranhão. Os índios foram usados em pequenas lavouras e também na exploração das "drogas do sertão". A falta e o alto custo dos escravos africanos fizeram com que os colonos optassem pelos índios. O uso dos nativos como escravos teve forte oposição dos jesuítas, que entraram em conflito com os colonos da região. Foi somente em 1682, com a criação da Companhia Geral de Comércio do Estado do Maranhão, que a mão de obra indígena começou a deixar de ser usada, sendo substituída pelos escravos africanos." (grifos meus)
"Oficialmente, a escravidão indígena só foi proibida em 1757, através de um decreto do Marques de Pombal."
FONTE: https://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/escravidao_indigena.htm
Obs.: Não é por nada não mas ainda estou com dúvidas... questão mal feita dos infernos.
-
Em 09/09/2018, às 18:45:47, você respondeu a opção C. Errada!
Em 25/08/2018, às 16:15:11, você respondeu a opção C. Errada!
kkkkkk porra!
-
o uso dos indígenas como mão de obra na produção açucareira foi rapidamente considerado inviável pelos portugueses....
-
Por essa razão, ainda no século XVI, os africanos escravizados já eram a principal força de trabalho no sul de Pernambuco. Acho que o erro dessa questão seria que no século XVI ainda não era predominante a escravatura Africana em Pernambuco e sim a Indigena!
PMAL 2018!!!!
-
O serviço indígena nunca foi considerado inviável. #FOCONAMISSÃO #PMAL2018
-
?? Como não, Anderson Santana, você tirou essa informação de qual livro?
Claro que foi considerado inviável, principalmente pela igreja católica que não queria escravizar-los e sim catequizar.
Além de ser difícil capturar eles fugiam com bastante frequência,não se adaptavam a rotina de trabalho pois estavam acostumados a viver livres.
Visaram a escravização dos africanos por causa do lucro do navio negreiro e porque consideravam os negros mais "domesticáveis".
Porém este processo de escravização dos índios não foi considerado inviável RAPIDAMENTE, concordo com o WILLIANS essa questão ou pode caber recurso ou o erro está na expressão "RAPIDAMENTE"
Quem puder acrescentar aos comentários, agradeço!
-
O erro da questão é falar que no Sec. XVI os negros eram a principal mão de obra utilizada. Do século XVI a XVII teve uma mudança GRADATIVA e não rápida como afirma a questão.
ERRADA
-
A Escravidão Indígena
De modo a inserir o índio no processo de colonização os portugueses recorreram a três métodos. O primeiro consistia na escravização pura e simples, na base da força, empregada normalmente pelos colonos. O outro criava um campesinato indígena por meio da aculturação e destribalização, praticadas primeiramente pelos jesuítas, e depois pelas demais ordens religiosas. O terceiro buscava a integração gradual do índio como trabalhador assalariado, medida adotada tanto por leigos como pelos religiosos. Durante todo o século XVI e início do XVII os portugueses aplicaram simultaneamente esses métodos. Naquele momento consideravam a mão-de-obra indígena indispensável aos negócios açucareiros.
Fonte: multirio.rj.gov.br/historia/modulo01/esc_indigena.
-
ERRADO
A mão de obra escrava indígena foi muito utilizada na segunda metade do século XVII, principalmente no Maranhão. Os índios foram usados em pequenas lavouras e também na exploração das "drogas do sertão". A falta e o alto custo dos escravos africanos fizeram com que os colonos optassem pelos índios. O uso dos nativos como escravos teve forte oposição dos jesuítas, que entraram em conflito com os colonos da região. Foi somente em 1682, com a criação da Companhia Geral de Comércio do Estado do Maranhão, que a mão de obra indígena começou a deixar de ser usada, sendo substituída pelos escravos africanos. Oficialmente, a escravidão indígena só foi proibida em 1757, através de um decreto do Marques de Pombal.
-
O processo de colonização e povoamento de Alagoas vai se intensificar de fato a partir do século XVII. Assim, não há que se falar que, ainda no século XVI, os africanos escravizados já eram a principal força de trabalho no sul de Pernambuco.
Resposta: Errado
-
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: PM-AL Prova: CESPE - 2018 - PM-AL - Soldado da Polícia Militar
No século XV, navegadores europeus rumaram ao sul do Estreito de Gibraltar e alcançaram diferentes pontos da costa africana. Em 1492, a expedição de Colombo atravessou o Atlântico e desembarcou no Caribe. Em 1498 uma esquadra portuguesa alcançou Calicute, na Índia, e, em 1500, Cabral chegou ao Brasil. Esses eventos receberam diferentes nomes (descobrimentos, navegações etc.) e permitiram que os europeus conhecessem povos e culturas diferentes, bem como estabelecessem sistemas de trocas com eles.
A respeito dos descobrimentos e de aspectos relacionados a esses eventos, julgue o item a seguir.
A escravização de indígenas na região açucareira do Brasil, onde hoje também se situa Alagoas, foi relativamente comum no século XVI.
CERTO.
-
A escravidão indígena perdurou até meados do século XVIII. Portanto, não foi "rapidamente" considerada inviável.
-
resposta bem objetiva do professor danuzio para os nao assinantes
O processo de colonização e povoamento de Alagoas vai se intensificar de fato a partir do século XVII. Assim, não há que se falar que, ainda no século XVI, os africanos escravizados já eram a principal força de trabalho no sul de Pernambuco.
Resposta: Errado
-
PMAL 2021!
-
Durante todo o século XVI, os africanos eram escravizados em menor número que os indígenas na América Portuguesa e somente se tornaram a maioria nas primeiras décadas do século XVII. Em alguns locais, isso só aconteceu no século XVIII. Lugares como a Bahia, devido a sua prosperidade, conseguiram fazer essa transição já na passagem do século XVI para o XVII.
Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/escravidao-indigena-x-escravidao-africana.htm
-
Os indígenas, como mencionado, foram o primeiro grupo a ser escravizado em nosso país, quando ainda colônia. Aos poucos, essa mão de obra foi sendo gradativamente substituída pela dos escravos africanos, mas essa foi uma transição lenta e que não aconteceu de maneira uniforme.
Sendo assim, em alguns locais da América Portuguesa, os trabalhadores indígenas foram substituídos pelos africanos em meados do século XVII, enquanto em outros isso aconteceu somente no século XVIII.
Os indígenas foram primeiramente escravizados justamente por ser o único grupo disponível em grande quantidade para que os portugueses pudessem explorar. A escravização dos indígenas era mais barata, mas uma série de fatores tornavam-na mais complicada de sustentar-se.
https://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/escravidao-indigena-x-escravidao-africana.htm
-
OS INDIOS ERAM MUITOS CHEIOS DE MIMIMI.....
-
Não podemos esquecer que a mão de obra africana era muito lucrativa. Um escravo chegava a custa mais de 30mil reais na época.
-
❌ Gab. Errado.
Início da colonização era comum escravização de indígenas, até que a coroa portuguesa proibiu sua utilização, não por considerar inviável, mas porque, por influência da igreja, consideravam que eram justos e puros. Além disso, a utilização de africanos escravizados abriu um mercado lucrativo para os portugueses.
-
GAB: ERRADO
Um escravo custava pra um dono de engenho o equivalente ao valor de um carro popular hoje em dia, e Portugal pegava escravos prisioneiros de guerra em troca de bebidas. (Logo , a baixo custo)
Aí imagina, você ir lá na África "comprar" um escravo pelo valor de um litro de cachaça e chegar aqui no Brasil vender pelo valor de um carro popular... era um lucro exorbitante.
Ademais, os indígenas tinham uma certa proteção por parte da igreja católica que buscava a catequese e muitos estavam morrendo por doenças trazidas pelos portugueses.
Mas falar que o trabalho escravo indígena foi rapidamente visto com inviável é incorreto. Até por que, os primeiros escravos chegaram por aqui por volta de 1.550 (50 anos após a descoberta e 20 após a colonização)
logo não se pode dizer que foi uma mão de obra vista como "inviavel" rapidamente. FORAM DÉCADAS DE TRABALHO INDIGENA, vindo a serem substituídos principalmente pelo fato de o tráfico de escravos ser algo extremamente lucrativo para a coroa portuguesa.
-
Diversos aspectos históricos do início da ocupação de estados e municípios se confundem com o que sabemos sobre estes respectivos territórios em seus períodos históricos correspondentes. Assim o início da ocupação de Alagoas guarda grandes semelhanças com a História do Nordeste colonial.
Análise do item:
A afirmativa possui problema de cronologia. Na segunda metade do século XVI, a colonização ainda engatinhava e africanos escravizados não eram a principal força de trabalho na região. A mão de obra de africanos escravizados só se torna a base do trabalho colonial após a consolidação da ocupação portuguesa em pontos específicos da África ocidental, como Angola, de onde serão enviados milhões de pessoas nos séculos seguintes ao XVI.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
-
Diversos aspectos históricos do início da ocupação de estados e municípios se confundem com o que sabemos sobre estes respectivos territórios em seus períodos históricos correspondentes. Assim o início da ocupação de Alagoas guarda grandes semelhanças com a História do Nordeste colonial.
Análise do item:
A afirmativa possui problema de cronologia. Na segunda metade do século XVI, a colonização ainda engatinhava e africanos escravizados não eram a principal força de trabalho na região. A mão de obra de africanos escravizados só se torna a base do trabalho colonial após a consolidação da ocupação portuguesa em pontos específicos da África ocidental, como Angola, de onde serão enviados milhões de pessoas nos séculos seguintes ao XVI.
GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO
Fonte: qc
-
Qual o erro da questão?
-
Século XVI --->mão de obra predominantemente INDIGENA
Século XVII ---> mão de obra predominantemente do escravo africano.
gab errado.
PMAL 2021 , pegar minha vaga de novo.
-
O erro é encontrado na temporalidade, pois no século XVI, a colonização ainda estava bem no início e os africanos escravizados não eram a principal mão de obra. O comércio de escravos iniciou mesmo quando os portugueses se instalaram em suas colônias pelo continente africano. Contudo, o comércio escravista se intensificou após o século XVI.
-
pmal 2022
(minha vaga é sua)
@rpmbjj
-
Impressão minha ou alguns concordam com a escravidão? Como assim índios preguiçosos? vai la guerreiro fica o dia todo no sol apanhando, tem coisas que são piores que a morte e a escravidão é uma delas.