SóProvas



Prova CESPE / CEBRASPE - 2021 - PG-DF - Analista Jurídico - Biblioteconomia


ID
5410885
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.

No que tange ao uso de serviços de saúde, local de estudo e trabalho, a evidente polarização observada entre o Plano Piloto e as regiões administrativas do DF é igualmente presente entre Brasília e todos os municípios da RIDE, devido a sua dependência econômica em relação à capital, de modo que eles mantêm o perfil de cidades-dormitórios.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA. ERRADO. Segundo estudos da polarização da RIDE, verifica-se que a polarização é menos elevada entre determinados municípios da RIDE e Brasília, considerada média em Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Padre Bernardo, e baixa em Formosa, Cristalina, Luziânia, Alexânia e Cocalzinho de Goiás. A polarização é mais elevada em Águas Lindas de Goiás, Novo Gama e Cidade Ocidental.

    —————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO 350 Questões Inéditas de Conhecimentos sobre o DF).

    Questão 16. O Plano Piloto, no contexto de segregação socioespacial, concentra empregos e serviços de maior complexidade.

    Justificativa. A principal particularidade refere-se à difícil interação dentro da malha urbana, descontínua. O Plano Piloto constitui o centro metropolitano, concentrando empregos e serviços de maior complexidade, mas está a dezenas de quilômetros das periferias mais distantes e populosas, em corredores parcialmente expressos, contudo não suficientemente densos para viabilizar o transporte público. Correta.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Errado

    Acresce:

    A RIDE abrange: DF; Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Cabeceiras, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Formosa, Luziânia, Mimoso de Goiás, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso de Goiás e Vila Boa (todos esses 19 municípios de GO); e Unaí, Buritis e Cabeceira Grande (MG). O único município mineiro que faz fronteira com o DF é Cabeceira Grande.

  • GABARITO: ERRADO

    De acordo com a CODEPLAN (2003, p. 11), há três níveis de polarização entre os municípios da RIDE e Brasília, e não somente uma polarização uniformemente distribuída entre todos os componentes dessa região integrada:

    1) ALTA POLARIZAÇÃO: Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás;

    2) MÉDIA POLARIZAÇÃO: Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa e Planaltina de Goiás;

    3) BAIXA POLARIZAÇÃO: Água Fria de Goiás, Buritis, Cabeceira Grande, Cabeceiras, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Pirenópolis, Unaí e Vila Boa.

    Fonte: Brasília e sua Região Polarizada - Perfil Socioeconômico e Demográfico da População e suas Relações com o Entorno (2003)

  • Gab.: Errado!

    O erro da questão está ao afirmar que polarização observada é igualmente presente entre Brasília e as demais regiões... Bem pelo contrário... Se torna ainda mais contraditório quando relata que a dependência dos municípios. Se há dependência, então não tem como ser igualitário!

  • Segundo estudos da polarização da RIDE, verifica-se que a polarização é menos elevada entre determinados municípios da RIDE e Brasília, considerada média em Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina e Padre Bernardo, e baixa em Formosa, Cristalina, Luziânia, Alexânia e Cocalzinho de Goiás. A polarização é mais elevada em Águas Lindas de Goiás, Novo Gama e Cidade Ocidental.

    A ligação casa-trabalho e casa-escola são atividades básicas da população, pois por intermédio desse deslocamento é que a população pode participar tanto do mercado de trabalho como dos meios de qualificação. Por definição, o deslocamento diário (casa-trabalho, casa-escola e vice-versa) recebe a denominação de Movimento Pendular, pois este tem feição característica semelhante à oscilação de um pêndulo, ou seja, um movimento de vaivém (; ; ). O movimento pendular também está ligado à expansão de uma determinada região e suas aglomerações que exercem influência em termos de polaridade, em boa parte das vezes, no mercado de trabalho ().

    Por mais curta que seja a distância entre um deslocamento intramunicipal ou intermunicipal, as pessoas tendem a percorrer essas distâncias rotineiramente, principalmente nas denominadas horas do rush, em que é frequente o congestionamento de alguns meios de transporte. Este é apenas um dos problemas urbanos que tendem a se agravar frente ao movimento pendular da população, em especial em espaços urbanos e regionais com ausência de planejamento. Tendo em vista esta assertiva, o objetivo deste artigo é realizar uma discussão teórica do movimento pendular sob a ótica da teoria da polarização. O estudo da teoria dos polos e da mobilidade da população nos auxilia na compreensão das transformações do espaço econômico, pois entre os efeitos dinâmicos causados pelas unidades motrizes localizadas nos polos estão os efeitos demográficos das dinâmicas populacionais acarretados pelas atratividades das aglomerações polarizadoras. Neste contexto, como o movimento pendular pode ser relacionado aos principais conceitos referentes à teoria da polarização? Além disso, mesmo com poucas discussões específicas sobre a polarização, a teoria dos polos ainda fornece elementos essenciais para se compreender a dinâmica do espaço econômico e explicações para a mobilidade populacional.

  • A questão erra ao dizer: "igualmente presente entre Brasília e todos os municípios da RIDE" visto que de acordo com a CODEPLAN (2003, p. 11), há três níveis de polarização entre os municípios da RIDE e Brasília:

    • ALTA POLARIZAÇÃO: Águas Lindas, Cidade Ocidental, Luziânia, Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás;
    • MÉDIA POLARIZAÇÃO: Abadiânia, Alexânia, Cocalzinho de Goiás, Cristalina, Formosa e Planaltina de Goiás;
    • BAIXA POLARIZAÇÃO: Água Fria de Goiás, Buritis, Cabeceira Grande, Cabeceiras, Mimoso de Goiás, Padre Bernardo, Pirenópolis, Unaí e Vila Boa.


ID
5410888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.


Com o plano urbanístico de Brasília, Lúcio Costa pretendia que as superquadras fossem lugares livres dos preconceitos sociais que normalmente existem na classe média das cidades brasileiras, contudo, na prática, a formação espacial de Brasília contém os mesmos traços característicos dos processos sociais que evidenciam o caráter desigual e excludente das formações dominadas por relações capitalistas de trabalho em outras grandes cidades brasileiras.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Na literatura existente sobre RIDE e regiões metropolitanas no Brasil, destacam-se os seguintes estudos. Caiado (2005) avalia as alterações na distribuição e mobilidade espacial da população que podem ser associadas ao processo de urbanização e estruturação intraurbana na RIDE-DF, a qual apresenta especificidades relacionadas ao processo de desenvolvimento econômico, à ocupação territorial e à gestão urbana, que a diferenciam das demais aglomerações urbanas e regiões metropolitanas nacionais. Essas especificidades, no entanto, não foram capazes de promover a apropriação igualitária das vantagens locacionais do espaço urbano, fazendo com que a configuração socioespacial da região se assemelhasse às encontradas nas demais aglomerações urbanas e metrópoles nacionais, principalmente no que diz respeito às desigualdades no processo de distribuição socioespacial da população.

    Fonte: Brasília: transformações na ordem urbana [recurso eletrônico] / organização Rômulo José da Costa Ribeiro, Gabriela de Souza Tenório, Frederico de Holanda; coordenação Luiz Cesar de Queiroz Ribeiro. - 1. ed. - Rio de Janeiro: Letra Capital, 2015.

    —————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO 350 Questões Inéditas de Conhecimentos sobre o DF).

    Questão 4. A elevada valorização da terra e dos imóveis na área central e a grande disparidade na distribuição de renda são fatores para uma organização espacial polinucleada de Brasília.

    Justificativa. Justificativa. Em um contexto de elevada valorização da terra e dos imóveis na área central e de grande disparidade na distribuição de renda, estabeleceu-se, a partir da construção da cidade, uma organização espacial polinucleada. Na fase atual, em que diferenças ocupacionais e de renda acentuam as desigualdades e a segregação socioespacial, intensifica-se uma expansão urbana dispersa. Correta.

    Fonte: Reestruturação produtiva, produção de subcentros e desigualdades socioespaciais na ride-DF; Sérgio Magno Carvalho de Souza; tese de doutorado. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    JUSTIFICATIVA: Apesar do planejamento urbanístico para B rasília e do discurso desenvolvimentista da época, na prática a cidade apresenta as mesmas contradições das outras grandes cidades brasileiras, tais como formação de área metropolitana com periferias empobrecidas e seletividade espacial, ou seja, segregação das classes sociais.

    O projeto urbanístico de Brasília é de autoria de Lúcio Costa. Oscar Niemeyer foi responsável pelos projetos arquitetônicos de Brasília. O projeto de Lúcio Costa previa que Brasília abrigaria de 500 a 700 mil habitantes e, ao ultrapassar esse limite, seriam criadas as cidades satélites. A população da nova capital e do DF cresceu bem mais rápido do que foi pensado e, em 1958, quando Brasília ainda estava em construção, foi implantada a cidade-satélite de Taguatinga.

    · Projeto Urbanístico: LÚCIO COSTA - dois eixos que se cruzam (eixo monumental e residencial)

    · Projeto Arquitetônico: Oscar Niemeyer, prédios do governo e monumentos. (Catedral, Congresso Nacional, Torre Tv Digital)

    · Paisagismo: Roberto Burle Marx

    · Lago Paranoá: francês Auguste Marie François Glaziou (membro da Missão Cruls). 

    · Ponte JK: arquitetos Alexandre Chan, Mário Vila Verde (não foi Oscar Niemeyer)

    · Memorial Darcy Ribeiro: foi projetado pelo arquiteto João Filgueiras Lima;

    O idealista do Lago Paranoá foi o engenheiro e paisagista francês Auguste Marie François Glaziou ele era membro da Comissão Exploradora do Planalto Central a "Missão Cruls".

  • Gab.: Certo!

    Justificativa da banca:

    Apesar do planejamento urbanístico para Brasília e do discurso desenvolvimentista da época, na prática a cidade apresenta as mesmas contradições das outras grandes cidades brasileiras, tais como formação de área metropolitana com periferias empobrecidas e seletividade espacial, ou seja, segregação das classes sociais.

  • GABARITO: CERTO

    SUPERQUADRAS: Realizadas por Lúcio Costa, consistem em espécies de "quarteirões" de lados idênticos com aproximadamente 280m. Estão dispostas ao longo do Eixo Rodoviário, na Asa Norte e na Asa Sul, sendo, respectivamente, chamadas Superquadra Norte (SQN) e Superquadra Sul (SQS). Estão divididas entre si pelas entrequadras, espaços verdes que não podem receber edificações (com exceção dos clubes de vizinhança).

    IDEALMENTE... A intenção de Lúcio Costa era de que as superquadras se tornassem moradia para a nova classe trabalhadora, apresentando um projeto modernista com um ar bucólico e um isolamento dos centros de poder. Pela disposição dos eixos (Monumental e Rodoviário), imaginava o urbanista uma espécie de igualdade entre a elite e o povo.

    A REALIDADE... Fato é que a classe média que ali fora habitando não era bem a classe trabalhadora da cidade. Em sua maioria, eram funcionários públicos recém-chegados do Rio de Janeiro. Enquanto isso, a massa operária - que sequer ascendeu à classe média - foi ocupando as cidades-satélite e, mais tarde, também os municípios goianos mais afastados, estes sem quaisquer formas de planejamento urbano (ou formas muito rudimentares). Quebrantava-se, assim, a intenção de superar a desigualdade por meio do desenho urbano.

    FONTE: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/especial/fj2104201011.htm; https://pt.wikipedia.org/wiki/Superquadra

  • Se a ideia era criar uma região livre de preconceitos, por que os candangos, que ajudaram na construção de Brasília, foram "expulsos" quando externaram o desejo de ficar?


ID
5410891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.


O espaço urbano do DF acumulou, nas últimas décadas deste século, um déficit habitacional principalmente entre as classes de baixa renda e, para atender a demanda dessas famílias, tem adotado programas habitacionais, sendo exemplo disso o empreendimento Jardins Mangueiral, desenvolvido por parceria público-privada na região administrativa de São Sebastião como modelo de atendimento para a classe de menor rendimento da Unidade de Planejamento Territorial Leste (UPT).

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. O empreendimento Jardins Mangueiral privilegiou o atendimento para as classes de rendimento mediano e de menor déficit habitacional. Visou os não residentes das RA empobrecidas da UPT Leste. O projeto foi voltado à realização de habitação de mercado.

  • déficit habitacional. Oii???

  • GABARITO: ERRADO

    1) DEFICIT HABITACIONAL: Indica a necessidade de novas moradias em função da sua precariedade e das inadequações das condições atuais de moradia.

    2) PANORAMA DO DEFICIT HABITACIONAL NO DF: O deficit habitacional urbano do DF, projetado para o período entre 2020 e 2025, está estimado em 13, 26%. De acordo com pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), o DF é o segundo no ranking do Centro-Oeste a apresentar maior deficit habitacional, com um total de 136.393 moradias, sendo que 99,6% do total do deficit estão concentrados na faixa de renda familiar de até 5 salários mínimos.

    A maior parte do deficit habitacional concentra-se nos grupos de Regiões Administrativas (RAs) de menor renda, correspondendo ao grupo 4 (BAIXA RENDA), como: FERCAL, ITAPOÃ, PARANOÁ, RECANTO DAS EMAS, SCIA-ESTRUTURAL E VARJÃO) e ao grupo 3 (MÉDIA-BAIXA RENDA), como: BRAZLÂNDIA, CEILÂNDIA, PLANALTINA, RIACHO FUNDO, RIACHO FUNDO II, SIA, SAMAMBAIA, SANTA MARIA E SÃO SEBASTIÃO.

    3) UNIDADE DE PLANEJAMENTO TERRITORIAL (UPT): Constituem subdivisões territoriais que agregam RAs contíguas. A divisão de cada uma das UPTs está prevista no Plano de Ordenamento Territorial do DF. A UPT Leste é composta pelas RAs do PARANOÁ, ITAPOÃ, JARDIM BOTÂNICO E SÃO SEBASTIÃO.

    4) JARDINS MANGUEIRAL: Localizado em São Sebastião, o Setor Habitacional Jardins Mangueiral ocupa uma área de 200 hectares, sendo fruto da primeira experiência de Parceria Público-Privada (PPP) habitacional do país. A princípio, as casas e apartamentos do Jardins Mangueiral são destinados a quem têm renda de 4 a 12 salários mínimos.(baixa a média renda)

    Fontes: https://www.seduh.df.gov.br/jardins-mangueiral/; https://www.codeplan.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/Caracteriza%C3%A7%C3%A3o-Urbana-e-Ambiental-da-UPT-Leste-2018.pdf; https://mistobrasilia.com/2020/12/21/deficit-habitacional-no-distrito-federal-e-de-1363-mil-moradias/#:~:text=O%20Distrito%20Federal%20%C3%A9%20o,est%C3%A1%20concentrado%20nesse%20extrato%20econ%C3%B4mico.

  • Gab.: Errado!

    Bem pelo contrário... nas classes de baixa renda é onde possui o maior crescimento populacional, e não déficit populacional, como afirma a questão!

  • para a classe de menor rendimento da Unidade de Planejamento Territorial Leste (UPT).

    O Jardim Mangueiral não tem nada de baixa renda. rsrsrsrs

  • Gabarito errado

    Classe de menor rendimento está no Paranoá Parque

  • Questão maldosa, Cespe foi bairrista


ID
5410894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No que diz respeito ao espaço urbano do Distrito Federal (DF) e à Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), julgue o item a seguir.


O tombamento de Brasília foi concedido em 1987 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), tornando-se a capital federal detentora da maior área tombada do mundo e único bem contemporâneo a receber tal distinção. Para a preservação desse bem, existe o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB), que define, além dos planos de desenvolvimento local, diversos planos de desenvolvimento e de uso e ocupação do solo.

Alternativas
Comentários
  • Gab. Preliminar: Correta | Gab. Definitivo:

    RECURSO. Embora o trecho "a Brasília detém a maior área tombada do mundo e único bem contemporâneo a receber tal distinção" esteja em consonância à matéria de 2012 (https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2012/12/07/brasilia-comemora-25-anos-como-patrimonio-cultural-da-humanidade/), que diz "A inscrição de Brasília na Unesco ocorreu em 7 de dezembro de 1987. Desde então, a capital federal detém a maior área tombada do mundo (112,5 km²) e é o único bem contemporâneo a receber a distinção. A cidade foi o primeiro monumento moderno inscrito na lista de patrimônios", a informação é anacrônica, pois, em 2016, a título de exemplo, o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte, foi inscrito nos patrimônios mundiais da UNESCO. Ou seja, atualmente, Brasília "não é o único bem contemporâneo a receber tal distinção".

    O Professor Leandro Signori, Estratégia Concursos, apresentando recurso nessa mesma tendência, assinala ainda outros bens contemporâneos tombados e inscritos como patrimônios culturais da humanidade pela UNESCO: “a arquitetura do século 20 de Frank Lloyd Wright – Estados Unidos” (link: https://whc.unesco.org/en/list/1496) e 17 obras de Le Corbusier. Link: https://www.archdaily.com.br/br/791619/17-obras-de-le-corbusier-sao-incluidas-na-lista-do-patrimonio-mundial-da-humanidade-da-unesco.

    Diante do exposto, solicita-se alteração do gabarito para "Errada".

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Brasília foi o primeiro bem contemporâneo inscrito pela UNESCO na Lista do Patrimônio Cultural da Humanidade, em dezembro de 1987, possuindo a maior área tombada do mundo. O objetivo: preservar as características essenciais que caracterizam o projeto urbanístico.

    O título de Patrimônio Cultural da Humanidade é concedido pela Organização das Nações Unidas para a Cultura, Ciência e Educação (UNESCO) a monumentos, edifícios, trechos urbanos e até ambientes naturais de importância paisagística que tenham valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico. Com isso, a UNESCO busca não apenas catalogar, mas ajudar na identificação, na proteção e na preservação de bens culturais considerados especialmente valiosos para a humanidade.

    JUSTIFICATIVA: CERTO. O tombamento de Brasília, concedido pela UNESCO em 1987, prevê a preservação do conjunto urbanístico de Brasília, único bem contemporâneo tombado no mundo. Para sua preservação, foi necessária a definição territorial da área tombada, conforme o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB ).

  • Questão bonita, questão bem feita

  • O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • Aguardando o Gabarito definitivo, pois Brasília não é o único bem contemporâneo a receber esse título, como o nosso amigo Pedro bem colocou!

  • Marco da arquitetura e urbanismo modernos, Brasília é detentora da maior área tombada do mundo – 112,25 km² – e foi inscrita pela UNESCO na lista de bens do Patrimônio Mundial em 7 de dezembro de 1987, sendo o único bem contemporâneo a merecer essa distinção.

    FONTE: http://www4.planalto.gov.br/restauracao/brasilia-patrimonio-cultural-da-humanidade

  • CERTO

    Brasilia foi tombada e inscrita na UNESCO em 7 de dezembro de 1987.

    Brasília é considerada um patrimônio cultural da humanidade. A característica essencial para essa conquista foi a “monumentalidade, determinada por suas quatro escalas: monumental, residencial, bucólica e gregária e por sua arquitetura inovadora”, conforme informa o site oficial do instituto. Brasília é a maior área tombada do mundo.

  • Cabível de recurso, pois Brasília não pode ser tombada pela UNESCO e sim pelo IPHAN. Outro erro é que Brasília não é a única a receber esse título. Não sei qual foi o critério que o examinador usou para considerar este item correto.

  • Mas o tombamento não é apenas do Plano Piloto?

  • Sempre ouvi os professores distinguirem tombamento (IPHAN) de inscrição (UNESCO).

    Cara Cespe, tá ficando difícil mesmo a convivência...


ID
5410897
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

Historicamente, dois argumentos foram utilizados para justificar a necessidade de transferência da capital brasileira do litoral para o interior do país: inicialmente, o da defesa, pois isso a tornaria menos suscetível a ataques pelo mar; mais tarde, a possibilidade de promover a interiorização do desenvolvimento nacional pela ocupação de áreas do vasto território até então negligenciadas.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    (BLOCO - 350 questões inéditas de Conhecimentos sobre o Distrito Federal)

    Questão 204. Promover a integração do território, levar desenvolvimento ao interior e proteger a sede do poder de ataques nos litorais e ocupar o amplo território na região central eram os principais objetivos de se levar a capital para o centro do Brasil.

    Justificativa. O DF surgiu em virtude da transição da capital do País para a Região Centro-Oeste. Os principais objetivos de se levar a capital para o centro do Brasil eram: promover a integração do território, levar desenvolvimento ao interior, proteger a sede do poder de ataques nos litorais e ocupar o amplo território livre na região central.

    Fonte: Atlas do Distrito Federal; 2020 – HISTÓRICO DE OCUPAÇÃO. Correta.

    Questão 125. A interiorização do Brasil no período colonial deveu-se às bandeiras em busca de riquezas minerais, em detrimento da integração econômica e social da colônia.

    Justificativa. Contudo, as condições da colônia não permitiam transferência imediata da capital para seu interior, que era uma região propositalmente isolada do resto do mundo, cabendo à metrópole portuguesa e seus autorizados sua exclusiva exploração(...)

    A região austral da colônia, atualmente identificada como centro-sul, teve marco comum nas bandeiras que partiram principalmente da província de São Vicente. As bandeiras desbravaram parte do território nacional em busca de riquezas minerais e terras férteis, encontrando na mineração a condição para o início do povoamento europeu no interior do Brasil.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016. Correta.

    (BLOCO 350 Questões Inéditas de Conhecimentos sobre o DF).

    Questão 123. Por ser aventada em diferentes momentos históricos, a ideia de mudança da Capital do Brasil é difícil de ser conduzida de forma linear, mas, em geral, os planos da mudança giraram em torno de segurança da capital, integração nacional e desenvolvimento econômico do interior do território.

    Justificativa. A historiografia sobre a origem de Brasília é controversa e difícil de ser conduzida de forma linear. (...) Em geral, os planos giraram em torno de segurança da capital, integração nacional e desenvolvimento econômico do interior do território.

    Fonte: Brasília, uma cidade centenária — Codeplan — 2016. Correta. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    A proposta de transferência da capital do Brasil para o Planalto Central tinha como objetivos a defesa nacional e o desenvolvimento do interior, em face de a grande maioria da população brasileira e as atividades econômicas estarem concentradas nas regiões próximas ao litoral.

    No contexto da Independência do Brasil, personalidades como José Bonifácio (o "patriarca") e Hipólito da Costa (criador do Correio Braziliense, em Londres) defendiam a tese mencionada no item. JK incorporou a construção de Brasília ao seu Plano de Metas, vendo na nova capital importante elemento para a interiorização do desenvolvimento de um país que, desde o início da colonização, estava praticamente adstrito à faixa litorânea.

    A transferência da capital brasileira para o interior, realizada por JK, sofreu oposição. Vários segmentos políticos colocaram-se contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. A União Democrática Nacional (UDN), por exemplo, atuou para obstruir a transferência e articulou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na construção de Brasília, em 1958. Essa CPI foi protelada até a inauguração da nova capital, em 21 de abril de 1960.

    A transferência da nova capital para o interior do Brasil teve como uma de suas justificativas promover a interiorização do desenvolvimento. Historicamente, a população brasileira se concentrou, de norte a sul, na faixa litorânea, ficando o interior pouco povoado e desenvolvido, uma área esquecida. A transferência da capital para o interior forçaria o deslocamento de um contingente populacional e a abertura de rodovias, ligando a capital às diversas regiões do país, o que levaria a uma maior integração econômica. A construção das rodovias Belém/Brasília, Acre/Brasília, Fortaleza/Brasília, Belo Horizonte/Brasília e Goiânia/Brasília, mencionadas pelo texto, mostram a efetiva consolidação das redes rodoviárias ligando o interior às diferentes regiões do país.

    JUSTIFICATIVA: CERTO . A ideia da mudança da capital é tão antiga quanto a existência do B rasil independente. As justificativas variavam com o tempo, mas ganhou força o papel de indutor da interiorização do desenvolvimento a partir da Era Vargas (“M archa para o O este”).

  • JK buscava um lugar afastado do Rio de Janeiro e no meio do deserto por motivos geopolíticos:

    • a capital não estaria tão vulnerável em caso de guerra,
    • a pressão popular sobre o governo seria menor,
    • a nova capital iria contribuir para a ocupação do interior brasileiro

    CERTA

  • O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia.

  • O tema da transferência da capital do Brasil para o interior do território é mais antigo do que normalmente se acredita. Há historiadores que acreditam ter D. João VI , entre 1808 e 1821, já enunciado a questão, apesar de ter claramente investido em melhorias da cidade no Rio de Janeiro de forma a compatibilizar o espaço urbano com seu novo status de capital do Brasil e, sede do Império Português à época.

    A geografia da cidade foi, muitas vezes, considerada inadequada à organização de defesa contra um ataque naval. A preocupação não existiu apenas em função da possibilidade de pirataria – nos tempos coloniais – mas aflorou em momentos históricos como o da expansão napoleônica no século XIX e na época da Guerra Fria, após a segunda grande guerra. Ou seja, após 1945. No momento da guerra fria, aliás, havia realmente a preocupação com a possibilidade de ataque da marinha da então União Soviética. 

    Esta questão da defesa sempre esteve em pauta quando da discussão acerca da transferência da capital. E, nas décadas de 1940 e 1950, entra em pauta o projeto de uma capital no interior como elemento fundamental para o maior povoamento da região Centro Oeste e do interior do NE, o que diminuiria o fluxo de migrantes em direção ao Rio de Janeiro e São Paulo. 

    Estas razões são corretamente apresentadas na questão. Mas , há ainda estudiosos que defendem a tese de que a transferência da capital para longe das áreas mais populosas e economicamente ativas também diminuiria a pressão popular sobre o governo federal , o que, na verdade, não ocorreu. 

    A bibliografia para trabalhar o tema não é de difícil acesso. Novas publicações sobre História do Brasil, como as de Bóris Fausto, Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling tratam da questão . A afirmativa está correta. 

    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
5410900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

A construção de Brasília, no governo Juscelino Kubistchek de Oliveira, não ficou imune à ação oposicionista, tendo a oposição à mudança da capital sido liderada pela seção goiana da União Democrática Nacional (UDN), contrária à cessão de parte do território de Goiás para o novo Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. Na UDN, a seção do Partido em Goiás foi exceção ao apoiar entusiasticamente a decisão de JK (que era do PSD) de transferir a capital para o coração do País. 

  • Errado

    Não somente quando do encaminhamento do projeto, mas também durante o período de construção, JK enfrentou muitas resistências políticas diante do grandioso objetivo de transferir a capital do país, construindo uma nova. Vários segmentos políticos colocaram-se contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília.

    A transferência da capital brasileira para o interior, realizada por JK, sofreu oposição. Vários segmentos políticos colocaram-se contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. A União Democrática Nacional (UDN), por exemplo, atuou para obstruir a transferência e articulou a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na construção de Brasília, em 1958. Essa CPI foi protelada até a inauguração da nova capital, em 21 de abril de 1960.

    Brasília foi inaugurada inacabada, ainda em construção, já que se temia que, se a capital não fosse transferida no governo de JK, isso poderia ser suspenso no próximo governo, dependendo de quem chegasse ao poder.

  • GABARITO: ERRADO

    De fato, está correta a primeira parte da questão, que afirma: "A construção de Brasília, no governo Juscelino Kubistchek de Oliveira, não ficou imune à ação oposicionista (...)". Contudo, encontra-se incorreta a parte remanescente, uma vez que era do interesse do próprio estado de Goiás a transferência da capital.

    Tal inclinação favorável à ideia mudancista foi encabeçada pelo Deputado goiano Emival Ramos Caiado que, apesar de ser filiado à União Democrática Nacional (UDN), apresentara, em 27 de agosto de 1956, o Projeto de Lei que fixara a data de 21 de abril de 1960 para a mudança da então capital para Brasília, sendo aprovado pela Câmara dos Deputados, em 19 de setembro de 1957.

    Tamanho era o empenho do Deputado em fazer-se concretizar a mudança da capital que, no dia 8 de abril de 1959, lançou, sob sua presidência, o Bloco Parlamentar Mudancista, cujo objetivo era a "dinamização da luta pela interiorização da capital da república".

    Conquanto a UDN constituísse oposição ao governo JK, a exemplo das ferinas críticas do Deputado carioca Carlos Lacerda, o partido votou coeso favoravelmente àquele projeto que fixava a data de mudança da capital.

    Fonte: Revista da Câmara dos Deputados - 50 anos de Brasília (2010); http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-tematico/uniao-democratica-nacional-udn; http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/emival-ramos-caiado

  • Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • A construção de Brasília, no governo Juscelino Kubistchek de Oliveira, não ficou imune à ação oposicionista, tendo a oposição à mudança da capital sido liderada pela seção goiana da União Democrática Nacional (UDN), contrária à cessão de parte do território de Goiás para o novo Distrito Federal.

    Teve varias oposições, mas a UDN não foi essa oposição, é só pensar um pouco, vocês acham que a mudança de capital para o DF não iria beneficiar o entorno economicamente, a saúde ''melhoraria" etc.?

  • E no meu material teórico tá assim:

    A construção de Brasília enfrentou muitas resistências políticas. Vários segmentos políticos colocaram-se

    contra a transferência da capital do Rio de Janeiro para Brasília. A União Democrática Nacional (UDN), por

    exemplo, foi contra a transferência da capital e convocou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para

    investigar irregularidades na construção de Brasília, em 1958. Essa CPI foi protelada até a inauguração da

    nova capital, em 21 de abril de 1960.

    Analisando a questão eu entendi que APENAS SEÇÃO DE GOIÁS que não foi contra a mudança. O restante foi contra.

  • A UDN GOIANA APOIOU!

    a UDN, a seção do Partido em Goiás foi exceção ao apoiar entusiasticamente a decisão de JK (que era do PSD) de transferir a capital para o coração do País. 

  • A UDN GOIANA APOIOU!

    a UDN, a seção do Partido em Goiás foi exceção ao apoiar entusiasticamente a decisão de JK (que era do PSD) de transferir a capital para o coração do País. 

  • A União Democrática Nacional (UDN) foi contra a transferência da capital, proposta por JK. Porém, como exceção, figura-se a UDN goiana. A seção da UDN em Goiás apoiou entusiasticamente a decisão de JK.

  • Já errei questões parecidas com essa várias vezes, então esse comentário é para mim mesmo:

    • UDN fazia sim oposição
    • UDN votou favoravelmente a interiorização da capital
    • Emival, apesar de ser da UDN não mediu esforços para que o projeto se concretizasse
    • JK teve sim vários opositores
    • Essa bendita banca diz sempre que a UDN atrapalhou e NÃO É VERDADE, ela era oposição, mas nesse projeto ela ajudou. (PONTO)

ID
5410903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

Tendo por objetivo a articulação da ação administrativa da União, dos estados de Goiás e Minas Gerais e do Distrito Federal, Lei Complementar de 1998 criou a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), acompanhada do Programa Especial de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • (CESPE/2021/PC-DF) A RIDE foi criada com a finalidade de solucionar os problemas advindos do crescimento desordenado de Brasília e seu entorno. Gabarito: certo

  • Certo

    LC94

    Art. 1º É o Poder Executivo autorizado a criar, para efeitos de articulação da ação administrativa da União, dos Estados de Goiás e Minas Gerais e do Distrito Federal, conforme previsto nos e a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE.

  • Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam

  • (CESPE/2021/PC-DF) A RIDE foi criada com a finalidade de solucionar os problemas advindos do crescimento desordenado de Brasília e seu entorno. Gabaritocerto

    Questões bem tranquilas !!! agora PCDF ??? Concurso mais sem noção que fiz

  • Gabarito CERTO

  • O item está perfeito. Foi a Lei Complementar 94 de 1998 que criou a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). Este mesmo normativo, em seu artigo 4º, dispõe sobre o Programa citado no enunciado da questão:

    Art. 4º É o Poder Executivo autorizado a instituir o Programa Especial de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal.

    Resposta: C


ID
5410906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    No contexto da Independência do Brasil (1822), importantes personalidades, como José Bonifácio e Hipólito da Costa, já defendiam a transferência da capital para o interior do país. Na República, as Constituições de 1891, 1934 e 1946 tratavam do tema. Todavia, só na segunda metade dos anos 50 as obras da nova sede político-administrativa do Brasil foram implementadas no Planalto Central. A inauguração de Brasília se deu em 21 de abril de 1960.

Considerando aspectos marcantes do processo de transferência da capital brasileira para o interior do país e de sua consolidação como sede dos Poderes da República, ao longo de seis décadas, julgue o item seguinte.

A inexistência de conflitos e de eventuais confrontos entre os trabalhadores, principalmente os operários — conhecidos como candangos —, e as forças de segurança foi nota de destaque ao longo dos trabalhos de construção da nova capital.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Com o quadro de penúria dos candangos nos primeiros anos da construção descritos acima [longas jornadas de trabalho; falta de segurança nos locais de trabalho; péssima qualidade da alimentação, conclui-se que a insatisfação era total, o que devia se refletir em bruscas reclamações, quebra-quebras e até mesmo greves.

    No entanto, qualquer tentativa espontânea de reivindicar direitos era barrada em seu nascedouro pelos grupos de segurança dos acampamentos ou da GEB, através da repressão intimidatória ou violenta” (Teixeira,1996)

    A GEB foi um organismo de segurança criado no período da construção, inicialmente comandado por um general reformado e alguns oficiais militares. Tinha em seu quadro “toda espécie de gente”. A função da GEB era, de fato, impedir protestos, greves e reivindicações, pois era importante manter a ordem para garantir o ritmo acelerado da obra e o lucro das construtoras. Para tanto, a disciplina era mantida a ferro e a fogo, com atos caracterizados pela violência contra os trabalhadores, abuso de autoridade, extorsões, subornos, espancamentos, sequestros, assassinatos e massacres.

    Fonte: História e Geografia do Distrito Federal; J Urani e R. Veras

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Errado

    Candango é uma expressão de origem africana que significa “vilão, ruim, ordinário”. A palavra ressurgiu durante a construção de Brasília como uma espécie de apelido coletivo para rebaixar os trabalhadores humildes e sem estudo, pois eram, em sua grande maioria, analfabetos.

    Na construção de Brasília predominaram os trabalhadores oriundos da região Nordeste.

    O choque e confrontos aconteceram em bom número, um dos quais ficou conhecido como massacre.

  • A EXISTEEEENCIA

  • A inexistência de conflitos e de eventuais confrontos entre os trabalhadores, principalmente os operários — conhecidos como candangos —, e as forças de segurança foi nota de destaque ao longo dos trabalhos de construção da nova capital.

  • BRASIL E INEXISTÊNCIA DE CONFLITO ?

  • Um dos motivos da mudança da capital para o interior, eram os conflitos existentes. A capital no RJ era um alvo fácil para bombardeios vindos do mar e uma grande quantidade da população.

  • No Brasil sempre haverá conflitos!

    Dificilmente uma questão que nega isso está certa, bons estudos .

  • A transferência da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília foi um dos acontecimentos mais importantes da História do Brasil na segunda metade do século XX. Sobre este assunto julgamos o item a seguir. 

    Análise do item:

    O local escolhido para a construção de Brasília era pouco povoado, contava com pouca infraestrutura de serviços e comodidades para os trabalhadores e as condições climáticas eram hostis. Para além disso, o prazo extremamente apertado para a entrega das obras era frequente motivo de conflitos entre os trabalhadores, seus superiores e as forças de segurança. Tudo isso somado levou a um quadro de conflitos que eventualmente tornavam-se confrontos que precisaram ser contidos com uso de força de forma a manter os prazos em dia e proporcionar a inauguração da nova capital dentro do previsto. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO   

ID
5410909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público aposentado no ano de 2015 pode ser revertido, voluntariamente, ao serviço público até o ano de 2020, desde que haja cargo vago e interesse da administração manifestado expressamente em edital.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    (...) III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago.

    ————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    QUESTÃO 100. Por haver a exigência de cargo vago para a reversão voluntária de servidor aposentado, o revertido não exerce seu exercício como excedente.

    Justificativa. Art. 35. A reversão deve ser feita no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformação.

    Paragrafo único. Nas hipóteses do art. 34, I e II, encontrando-se provido o cargo, o servidor deve exercer suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.

    Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:

    I – por invalidez, quando, por junta médica oficial, ficar comprovada a sua reabilitação;

    II – quando constatada, administrativa ou judicialmente, a insubsistência dos fundamentos de concessão da aposentadoria;

    III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago. Correta.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    A reversão pode ocorrer voluntariamente, se houver interesse da administração e cargo vago, quando decorridos menos de cinco anos da aposentadoria.

    Lei Complementar distrital n.º 840/2011:

    “Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: (...)

    III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago.”

  • menos de 5 anos= 5 anos? que babaquice é essa?

  • Gab.: Certo!

    Justificativa da banca:

    A reversão pode ocorrer voluntariamente, se houver interesse da administração e cargo vago, quando decorridos menos de cinco anos da aposentadoria.

    Lei Complementar distrital n.º 840/2011: “Art. 34. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado: (...)

    III – voluntariamente, desde que, cumulativamente:

    a) haja manifesto interesse da administração, expresso em edital que fixe os critérios de reversão voluntária aos interessados que estejam em igual situação;

    b) tenham decorrido menos de cinco anos da data de aposentadoria;

    c) haja cargo vago.”

  • Expresso em edital...

  • Não falou nada sobre a idade do aposentado, se tivesse mais de 70 anos não poderia ser revertido... passível de anulação?


ID
5410912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público que acumule dois cargos em comissão — um deles interinamente — e que venha a exercer cumulativamente as atribuições de ambos fará jus ao acúmulo remuneratório dos cargos, mesmo no período da interinidade.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Art. 15. O servidor ocupante de cargo em comissão pode ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo em comissão, hipótese em que deve:

    I – acumular as atribuições de ambos os cargos;

    II – optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

    (BLOCO de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    QUESTÃO 85. O servidor ocupante de cargo em comissão pode ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo em comissão, hipótese em que deve acumular atribuições e, facultativamente, a remuneração de um deles.

    Justificativa. Art. 15. O servidor ocupante de cargo em comissão pode ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo em comissão, hipótese em que deve:

    I – acumular as atribuições de ambos os cargos;

    II – optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. Errada.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Errado

    No período do exercício dos dois cargos, o servidor deverá optar pela remuneração de um deles.

  • Gab.: Errado!

    O erro da questão está ao afirmar que haverá acúmulo remuneratório, pois conforme a lei 840/2011, em seu artigo 15, inciso II - afirma que o servidor deverá optar pela remuneração de apenas um deles...

  • GABARITO: ERRADO

    Outra para ajudar:

    Ano: 2009 Banca: CESPE Órgão: FUB

    O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial pode ser nomeado para exercer, interinamente, outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do cargo que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.(C)

  • Lei 8.112/90

     Art. 9  A nomeação far-se-á:

           I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

           II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

           Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.   

  • ART. 9 DA LEI 8112-90: Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.   

  • GAB. ERRADO

    8112 Art. 9

    Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade. 

  • O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial pode ser nomeado para exercer, interinamente, outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do cargo que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

  • Gab: ERRADO

    • A questão está errada porque o servidor DEVERÁ OPTAR pela remuneração e NÃO ACUMULÁ-LA como cita a questão. Nesse sentido, gabarito errado!

    FONTE: Art. 15 da Lei840/11.

    ------

    OBS: Vendo meus resumos. Acesse: Linktr.ee/soresumo e baixe sua amostra!

  • A presente questão está relacionada com acumulação de cargos públicos.

     

    Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do artigo 9° da Lei n. 8.112/90, confira-se:

     

    “Art. 9  A nomeação far-se-á:

    I - em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira;

    II - em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.

    Parágrafo único.  O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.”   

     

    Do exposto, está incorreta a presente assertiva, pois, o servidor público que acumule dois cargos em comissão - um deles interinamente -, deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

     




    Gabarito da banca e do professor: ERRADO


ID
5410915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público que acumular ilegalmente cargos públicos, mesmo que de boa-fé, estará sujeito à sanção de demissão.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA. ERRADO. A sanção de demissão é prevista para servidor público que tenha agido com má-fé comprovada. Em caso de boa-fé, a sanção cabível é a exoneração.

    LC 840/11. Art. 48. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    (...) § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.

    ————————————————————————————————————————————————————

    (BLOCO de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    Questão 246. Abandono de cargo, inassiduidade habitual e acumulação ilegal de cargos são infrações graves do grupo I.

    Justificativa. Art. 193. São infrações graves do grupo I:

    I – incorrer na hipótese de:

    a) abandono de cargo;

    b) inassiduidade habitual;

    II – acumular ilegalmente cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, salvo se for feita a opção na forma desta Lei Complementar. Correta.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gabarito Errado

    É parecido com a famosa lei 8.112/90

    Lei 8.112/90

    Acumulação ilegal de cargo ~> Notificado para fazer a opção em 10 dias

                                        

    *Fica omisso ~> Configura Má-fé ~> Demitido de todos os cargos

    *Faz a opção ~> Configura Boa-Fé ~> Exonerado automaticamente do outro

    Bons Estudos!

    ''Confie no senhor de todo o seu coração.'' Provérbios 3:5

  • GABARITO: ERRADO

    Na hipótese de acumulação de cargos, se consignada a efetiva prestação de serviço público, o valor irrisório da contraprestação paga ao profissional e a boa-fé do contratado, há de se afastar a violação do art. 11 da Lei n. 8.429/1992. Isso se dá sobretudo quando as premissas fáticas do acórdão recorrido evidenciam a ocorrência de simples irregularidade e inexistência de desvio ético ou inabilitação moral para o exercício do múnus público.

    (Precedente: REsp 996.791/PR, Rel. Min. Herman Benjamin, Segunda Turma, julgado em 8.6.2010, DJe 27.4.2011.)

  • L 8112/90 - Art. 133. Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases:

    I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão, a ser composta por dois servidores estáveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgressão objeto da apuração;

    II - instrução sumária, que compreende indiciação, defesa e relatório;

    III - julgamento.  

    § 6  Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé, aplicar-se-á a pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação serão comunicados.

    LC 840/11. Art. 48. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    § 6º Caracterizada no processo disciplinar a acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.

    Sou novato nessa brincadeira e não entendo muito de direito, mas fico meio pistola do PORQUE esse inciso II não foi incluído no CARA*** da 8112. Fica aqui a minha indignação e dúvida também, se alguém souber, me ilumine por favor!

  • A sanção de demissão é prevista para servidor público que tenha agido com má-fé comprovada. Em caso de boa-fé, a sanção cabível é a exoneração.

    LC 840/11. Art. 48. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    (...) § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-féexonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-féaplicar a sanção de demissãodestituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.

  • o cara é notificado

    se ele escolher o cargo, configura BOA FÉ---EXONERADO APENAS DE UM

    se ele se omitir, fingir que nada esta acontecendo-- DEMITIDO DOS DOIS CARGO. LASCA PARA ELE

  • Gabarito: Errado.

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO  --> DEMISSÃO/DESTITUIÇÃO/CASSAÇÃO - MÁ-FÉ

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO --> EXONERAÇÃO - BOA-FÉ

  • Até hoje tentando entender o motivo de ter discussões em órgãos importantes sobre isso , não consigo imaginar uma pessoa que passa em dois concursos não saber disso ou o próprio processo seletivo do segundo concurso que ela vai tomar posse não identificar

  • COPIADO DA COLEGA ABAIXO

    PARA FINS DE REVISÃO

    Gabarito: Errado.

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO  --> DEMISSÃO/DESTITUIÇÃO/CASSAÇÃO - MÁ-FÉ

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO --> EXONERAÇÃO - BOA-FÉ

    Gostei

    (34)

    Respostas

    (1)

    Reportar abuso

  • COPIADO DA COLEGA ABAIXO

    PARA FINS DE REVISÃO

    Gabarito: Errado.

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO  --> DEMISSÃO/DESTITUIÇÃO/CASSAÇÃO - MÁ-FÉ

    ACUMULAÇÃO ILEGAL DE CARGOS --> 10 DIAS PARA DECIDIR (improrrogáveis) --> PASSOU DO PRAZO --> EXONERAÇÃO - BOA-FÉ

  • Boa-fé é exonerado

  • A presente questão está relacionada com acumulação de cargos públicos.

     

    Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, confira-se:

     

    “Art. 48 da LC 840/11. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    § 1º Em decorrência da opção, o servidor deve ser exonerado do cargo, emprego ou função por que não mais tenha interesse.

    § 2º Com a opção pela renúncia aos proventos de aposentadoria, o seu pagamento cessa imediatamente.

    § 3º Se o servidor não fizer a opção no prazo deste artigo, o setor de pessoal da repartição deve solicitar à autoridade competente a instauração de processo disciplinar para apuração e regularização imediata.

    § 4º Instaurado o processo disciplinar, se o servidor, até o último dia de prazo para defesa escrita, fizer a opção de que trata este artigo, o processo deve ser arquivado, sem julgamento do mérito.

    § 5º O disposto no § 4º não se aplica se houver declaração falsa feita pelo servidor sobre acumulação de cargos.

    § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados."

     

    Logo, a sanção de demissão é prevista para servidor público que tenha agido com má-fé comprovada. Já no caso de boa-fé, a sanção cabível é a exoneração.

     







    Gabarito da banca e do professor: ERRADO

     
  • PAD Sumário:

    Art. 133.  Detectada a qualquer tempo a acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas, a autoridade a que se refere o art. 143 notificará o servidor, por intermédio de sua chefia imediata, para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência e, na hipótese de omissão, adotará procedimento sumário para a sua apuração e regularização imediata, cujo processo administrativo disciplinar se desenvolverá nas seguintes fases: 

    I - instauração, com a publicação do ato que constituir a comissão, a ser composta por dois servidores estáveis, e simultaneamente indicar a autoria e a materialidade da transgressão objeto da apuração                 

    II - instrução sumária, que compreende indiciação, defesa e relatório;                

    III - julgamento.  

    § 2   A comissão lavrará, até três dias após a publicação do ato que a constituiu, termo de indiciação em que serão transcritas as informações de que trata o parágrafo anterior, bem como promoverá a citação pessoal do servidor indiciado, ou por intermédio de sua chefia imediata, para, no prazo de cinco dias, apresentar defesa escrita, assegurando-se-lhe vista do processo na repartição, observado o disposto nos arts. 163 e 164.   

    § 5   A opção pelo servidor até o último dia de prazo para defesa configurará sua boa-fé, hipótese em que se converterá automaticamente em pedido de exoneração do outro cargo.

    § 6   Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé, aplicar-se-á a pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação serão comunicados.     

    Ou seja, o servidor possui 2(duas) oportunidades para fazer a "opção" por 1 dos cargos. Inicialmente 10 (dez) dias e depois até o último dia do prazo da defesa (5 dias).

  • GAB. ERRADO

    Acumulação ilegal de cargo ~> Notificado para fazer a opção em 10 dias.

                                        

    *Fica omisso ~> Configura Má-fé ~> Demitido de todos os cargos

    *Faz a opção ~> Configura Boa-Fé ~> Exonerado automaticamente do outro

  • A questão não fala sobre opção de escolha ou prazo

  • Art. 48 da LC 840/11. Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação.

    § 1º Em decorrência da opção, o servidor deve ser exonerado do cargo, emprego ou função por que não mais tenha interesse.

    § 2º Com a opção pela renúncia aos proventos de aposentadoria, o seu pagamento cessa imediatamente.

    § 3º Se o servidor não fizer a opção no prazo deste artigo, o setor de pessoal da repartição deve solicitar à autoridade competente a instauração de processo disciplinar para apuração e regularização imediata.

    § 4º Instaurado o processo disciplinar, se o servidor, até o último dia de prazo para defesa escrita, fizer a opção de que trata este artigo, o processo deve ser arquivado, sem julgamento do mérito.

    § 5º O disposto no § 4º não se aplica se houver declaração falsa feita pelo servidor sobre acumulação de cargos.

    § 6 Caracterizada no processo disciplinar a o acumulação ilegal, a administração pública deve observar o seguinte:

    I – reconhecida a boa-fé, exonerar o servidor do cargo vinculado ao órgão, autarquia ou fundação onde o processo foi instaurado;

    II – provada a má-fé, aplicar a sanção de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos ou empregos em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação devem ser comunicados.


ID
5410918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.


Servidor público ocupante de cargo efetivo faz jus a três meses de licença-servidor a cada cinco anos de efetivo serviço; porém, se o servidor faltar por mais de trinta dias durante o período aquisitivo, sem apresentar justificativa, a contagem do prazo para aquisição é interrompida, retardando-se a concessão do benefício na proporção de um dia para cada falta que exceder a esse período.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Errada. Art. 139. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar (FGE) que eventualmente exerça.

    Art. 140. [...] Parágrafo único. As faltas injustificadas ao serviço retardam a concessão da licença prevista neste artigo, na proporção de um mês para cada falta.

    ————————————————————————————————————————————————————

    (250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    Questão 117. Após a cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a três meses de licença servidor, sem prejuízo de sua remuneração, podendo convertê-la em pecúnia.

    Justificativa. Art. 139. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar - FGE que eventualmente exerça.

    § 1º Os períodos de licença de que trata o caput não são acumuláveis, sendo vedada sua conversão em pecúnia, ressalvados os direitos adquiridos e as hipóteses do art. 142. Errada. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. A contagem do prazo é interrompida na proporção de um mês para cada falta injustificada que o servidor tiver durante o período aquisitivo. Lei Complementar distrital n.º 840/2011: “Art. 139. Após cada quinquênio de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar (FGE) que eventualmente exerça. Art. 140. A contagem do prazo para aquisição da licença-servidor é interrompida quando o servidor, durante o período aquisitivo: I – sofrer sanção disciplinar de suspensão; II – licenciar-se ou afastar-se do cargo sem remuneração. Parágrafo único. As faltas injustificadas ao serviço retardam a concessão da licença prevista neste artigo, na proporção de um mês para cada falta.”

  • Art. 139. Após cada quinquênio (5 anos) de efetivo exercício, o servidor ocupante de cargo efetivo faz jus a 3 meses de licença-servidor, sem prejuízo de sua remuneração, inclusive da retribuição do cargo em comissão, função de confiança ou função gratificada escolar - FGE que eventualmente exerça.

    Art. 140. A contagem do prazo para aquisição da licença-servidor é interrompida quando o servidor, durante o período aquisitivo:

    I – sofrer sanção disciplinar de suspensão;

    II – licenciar-se ou afastar-se do cargo sem remuneração.

    Parágrafo único. As faltas injustificadas ao serviço retardam a concessão da licença prevista neste artigo, na proporção de 1 mês para cada falta.

  • A CADA QUINQUÊNIO O SERVIDOR FAZ JUS A 3 MESES; A LEI NÃO FALA QUE SE ELE FALTAR POR MAIS DE 30, 40...OU SEI LÁ QUANTOS DIAS, SO FALA QUE " AS FALTAS INJUSTIFICADAS AO SERVIÇO RETARDAM A CONCESSÃO DA LICENÇA, NA PROPORÇÃO DE 1 MÊS PARA CADA FALTA. A QUESTÃO TENTOU LEVAR O CANDIDATO AO ERRO AO DIZER QUE RETARDAM EM UM DIA PRA CADA FALTA INJUSTIFICADA. QUEM DERA!

  • Gab: ERRADO

    • A questão está errada porque as faltas INJUSTIFICADAS retardam a concessão na proporção de 1 mês por cada falta e não se ele(a) faltar +30 dias e já ser interrompida. Além disso, a contagem do prazo para adquirir a licença só é INTERROMPIDO quando o servidor sofrer SANÇÃO disciplinar, tirar licença ou se afastar do cargo SEM remuneração. Aí sim há interrupção, no outro caso há apenas o retardamento!

    FONTE: Art. 140 da Lei 840/11.

    ------

    OBS: Vendo meus resumos, interessamos, acessem: Linktr.ee/soresumo e baixem suas amostras!

  • NA PROPORÇÃO DE UM MES PARA CADA FALTA...


ID
5410921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Considerando o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis do Distrito Federal, das Autarquias e das Fundações Públicas Distritais, julgue o item a seguir.

Servidor público cujo local de trabalho habitual seja insalubre e lhe gere risco de vida faz jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade, porém deve optar por apenas um deles, já que são benefícios inacumuláveis.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    LC 840/11. Art. 79. O servidor que trabalha com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida faz jus a um adicional de insalubridade ou de periculosidade.

    § 1 O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e o de periculosidade tem de optar por um deles.”

    ————————————————————————————————————————————————————

    (Bloco de 250 Questões Inéditas, LC 840/11)

    QUESTÃO 178. O adicional de insalubridade deve ser concedido nos percentuais de cinco, dez ou vinte por cento, a depender do grau de insalubridade.

    Justificativa. Art. 83. O adicional de insalubridade ou de periculosidade é devido nos termos das normas legais e regulamentares pertinentes aos trabalhadores em geral, observados os percentuais seguintes, incidentes sobre o vencimento básico:

    I – cinco, dez, ou vinte por cento, no caso de insalubridade nos graus mínimo, médio ou máximo, respectivamente. Correta.

    QUESTÃO 177. O adicional de periculosidade da carreira de Execução Penal é de 10%, o qual é devido nos termos das normas legais e regulamentares pertentes aos trabalhadores em geral.       

    Justificativa. Art. 83. O adicional de insalubridade ou de periculosidade é devido nos termos das normas legais e regulamentares pertinentes aos trabalhadores em geral, observados os percentuais seguintes, incidentes sobre o vencimento básico:

    II - 10%, no caso de periculosidade, salvo no caso da carreira de Execução Penal, disciplinada pela Lei nº 3.669, de 13 de setembro de 2005, que é de 20%. Errada. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Gabarito Certo

    Insalubridade - substâncias tóxicas ou radioativas;

    Periculosidade - risco de vida;

    Penosidade - zona de fronteira ou em locais justifiquem.

    *O servidor que fizer jus aos adicionais de insalubridade e de periculosidade deverá optar por um deles.

    PENOSA+ PERICULOSIDADE. 

    PENOSA + INSALUBRIDADE. ¶

    P̶E̶R̶I̶C̶U̶L̶O̶S̶I̶D̶A̶D̶E̶ ̶+̶ ̶I̶N̶S̶A̶L̶U̶B̶R̶I̶D̶A̶D̶E̶.      NÃO

    Bons Estudos!

    “Quando clamei, tu me respondeste; deste-me força e coragem”. Salmos 138:3

  • Não se faz concurso só PARA passar, se faz ATÉ passar.

  • Gab: CERTO

    É o que diz o Art. 79, §1° da Lei 840/11: O servidor que fizer jus aos adicionais de Insalubridade e de periculosidade tem de optar POR UM deles.

    1. Além disso, quando cessarem os riscos de insalubridade e periculosidade, cessará também o direito ao adicional.

    • Insalubridade: exposição a agentes físicos, químicos ou biológicos capazes de causar danos à saúde.
    •  Periculosidade: risco de  morte..

    ----------------

    Acesse: Linktr.ee/soresumo


ID
5410924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Distrito Federal e no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, julgue o item seguinte.


A criação de região administrativa por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais dispensa a aprovação de nova lei para criação de conselho tutelar dessa mesma região.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: CERTO. A criação de região administrativa por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais cria automaticamente o conselho tutelar para a respectiva região. Lei Orgânica do Distrito Federal: “Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica n.º 83, de 2014)”

    (Bloco de 250 Questões Inéditas, LODF)

    —————————————————————————————————————————————————————

    63. Os Conselhos de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizatórias, serão criados automaticamente, quando da instituição de novas regiões administrativas.

    Justificativa. Art. 13. [...] Parágrafo único. Com a criação de nova região administrativa, fica criado, automaticamente, conselho tutelar para a respectiva região. Errada.

    64. Cada Região Administrativa terá um conselho tutelar, com funções consultivas e fiscalizatórias.

    Justificativa. Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei. Parágrafo único. Com a criação de nova região administrativa, fica criado, automaticamente, conselho tutelar para a respectiva região. Errada.

    66. Os Conselhos de Representantes Comunitários possuem funções consultivas e fiscalizatórias.

    Justificativa. Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei. Correta.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Art.13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais. Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa,fica criado automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. Parágrafo acrescido pela Emenda a Lei Orgânica n° 83, de 2014

  • CI FUDE (Criação; Incorporação; FUsão; Desmembramento e Extinção) SEMPRE LEI maioria absoluta Deputados Distritais.

    Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    (CESPE 2019) No DF, a criação de uma região administrativa se dá mediante decreto do governador, enquanto a extinção de região administrativa deverá ser estabelecida por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais. (ERRADO)

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região

    (CESPE 2017) No caso de criação de região administrativa, a criação do respectivo conselho tutelar dependerá de edição de lei distrital. (ERRADO)

    (CESPE 2013) A criação ou extinção de regiões administrativas no DF somente ocorre por lei aprovada pela maioria absoluta dos deputados distritais, devendo cada região ter um conselho de representantes com funções tanto consultivas, quanto fiscalizadoras, na forma da lei. (CERTO)

    Funções do conselho de representantes

    • Consultivas
    • Fiscalizadoras

    (CESPE 2021) Os conselhos de representantes comunitários das Regiões Administrativas do Distrito Federal exercerão funções consultivas, deliberativas e fiscalizadoras, na forma do decreto do governador que os criar e os regulamentar. (ERRADO)

    (CESPE 2017) Os conselhos de representantes comunitários das regiões administrativas do DF têm funções consultivas, fiscalizadoras e normativas. (ERRADO)

  • CERTO

    A criação de Conselho tutelar é automática.

    (Art. 13, § único - LODF)

  • Com a criação de nova região administrativa, fica criado, automaticamente, um conselho tutelar para a respectiva região.

    CERTO

  • CERTO.

    Art. 13 A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica nº 83, de 2014.)

    MAIS DE UM CONSELHO TUTELAR - PRECISA DE PROJETO DE LEI

  • Criação e extinção de RA --> somente por Lei --> aprovada por maioria absoluta dos Dep. Distritais.

    • Ao criar uma RA automaticamente é criado o Conselho Tutelar.
  • Minha contribuição.

    LODF

    DA ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA DO DISTRITO FEDERAL

    Art. 10. O Distrito Federal organiza-se em Regiões Administrativas, com vistas à descentralização administrativaà utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida.

    § 1° A lei disporá sobre a participação popular no processo de escolha do Administrador Regional.

    § 2° A remuneração dos Administradores Regionais não poderá ser superior à fixada para os Secretários de Estado do Distrito Federal. (Parágrafo com a redação da Emenda à Lei Orgânica n° 44, de 2005.)

    § 3° A proibição de que trata o art. 19, § 8°, aplica-se à nomeação de Administrador Regional. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica n° 60, de 2011.)

    Art. 11. As Administrações Regionais integram a estrutura administrativa do Distrito Federal.

    Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei.

    Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais.

    Parágrafo único. Com a criação de nova Região Administrativa, fica criado, automaticamente, Conselho Tutelar para a respectiva região. (Parágrafo acrescido pela Emenda à Lei Orgânica n° 83, de 2014.)

    Abraço!!!


ID
5410927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Distrito Federal e no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, julgue o item seguinte.

Secretário executivo de secretaria de estado do Distrito Federal pode exercer, de forma não remunerada, encargo de mandatário, desde que isso não implique a prática de atos empresariais.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: CERTO. O exercício não remunerado de secretário executivo de encargo de mandatário pode ocorrer, desde que não implique a prática de atos empresariais.

    Decreto n.º 37.297/2016:

    “ANEXO I Art. 1º Fica instituído o Código de Conduta da Alta Administração Pública Direta e Indireta do Distrito Federal, cujas normas aplicam-se às seguintes autoridades: I – Secretários de Estado, Secretários de Estado Adjuntos, Secretários Executivos e Subsecretários, bem como cargos de natureza equivalente;

    (...)

    Art. 17. É permitido à autoridade pública o exercício não remunerado de encargo de mandatário, desde que não implique a prática de atos empresariais ou outros incompatíveis com o exercício do seu cargo ou função.”.


ID
5410930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base na Lei Orgânica do Distrito Federal e no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo, julgue o item seguinte.


Servidor público da Procuradoria-Geral do Distrito Federal que, no exercício da sua função, deixar de tratar com urbanidade e cordialidade cidadão que procurar o órgão para apresentar requerimento administrativo estará sujeito a responder pela sua conduta perante a comissão de ética do órgão, que poderá aplicar-lhe a penalidade de censura ética ou suspensão do cargo.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA: ERRADO. A penalidade prevista no Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo é de censura ética, não estando prevista a suspensão do cargo público. Decreto n.º 37.297/2016: “ANEXO II (...) Art. 6º É dever do servidor ou empregado público: I – agir com cordialidade, urbanidade, disponibilidade e atenção com todos os usuários do serviço público; (...) Art. 12. A violação aos dispositivos estabelecidos no presente Código enseja ao servidor ou empregado público infrator a aplicação de censura ética.”

  • Como o servidor está no exercício da função, a penalidade seria CENSURA ÉTICA , estando a questão ERRADA, independente das outras alegações .


ID
5410933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no disposto no Decreto distrital n.º 36.756/2015 que dispõe sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), julgue o item a seguir.

A fim de evitar o vazamento de informações sigilosas, o SEI contempla, entre os seus objetivos, o de limitar o acesso à informação.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: ERRADO. O inciso IV do art. 2.º do Decreto distrital n.º 36.756/2015 apresenta como um dos objetivos do SEI a facilitação do acesso à informação.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Art. 2º São objetivos do SEI:

    I – aumentar a produtividade e a celeridade na tramitação de documentos e processos;

    II – aprimorar a segurança e a confiabilidade dos dados e das informações;

    III – criar condições mais adequadas para a produção e utilização de informações;

    IV – facilitar o acesso às informações; e

    V – reduzir o uso de papel, os custos operacionais e de armazenamento da documentação.


ID
5410936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no disposto no Decreto distrital n.º 36.756/2015 que dispõe sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), julgue o item a seguir.

O órgão gestor do SEI é a Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, a quem cabe garantir recursos de tecnologia da informação, equipe técnica especializada, recursos materiais e estrutura de gestão para a manutenção e a sustentação do sistema.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C (desatualizada)

    Art. 3º-A. Integram a estrutura de gestão do SEI-GDF: 

    I - Órgão Gestor: Secretaria de Estado de Economia (SEEC), por meio da(alterado(a) pelo(a) Decreto 40803 de 21/05/2020)

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5410939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Com base no disposto no Decreto distrital n.º 36.756/2015 que dispõe sobre o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), julgue o item a seguir.

O SEI é o sistema oficial de gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos e digitais no âmbito dos órgãos e das entidades do Distrito Federal, sendo vedada qualquer iniciativa de implantação de sistema semelhante e com o mesmo propósito.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 1º Fica estabelecido o Sistema Eletrônico de Informações - SEI-GDF como sistema oficial de gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos e digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades do Distrito Federal

    § 1º Ficam vedadas iniciativas para implantar sistema semelhante e com o mesmo propósito.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  •  Decreto distrital n.º 36.756/2015

    Art. 1º Fica estabelecido o Sistema Eletrônico de Informações - SEI-GDF como sistema oficial de gestão de documentos e processos administrativos eletrônicos e digitais, no âmbito dos órgãos e das entidades do Distrito Federal. 

    § 1º Ficam vedadas iniciativas para implantar sistema semelhante e com o mesmo propósito.


ID
5410942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.


A lei prevê que a Procuradoria-Geral do Distrito Federal seja chefiada pelo procurador-geral, que é escolhido pelo governador do Distrito Federal, dentre os procuradores do Distrito Federal em atividade, devendo ser aprovado pela Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    (BLOCO de 250 questões inéditas, LC 395/01)

    Questão 93. O Procurador-Geral será escolhido dentre os Procuradores do Distrito Federal em atividade, competindo, privativamente, à Câmera Legislativa do Distrito Federal, aprovar previamente a indicação do Procurador-Geral do Distrito Federal do Governador do Distrito Federal.

    Justificativa. LODF. Art. 60. Compete, privativamente, à Câmara Legislativa do Distrito Federal:

    XX - aprovar previamente a indicação ou destituição do Procurador-Geral do Distrito Federal;

    Art. 100. Compete privativamente ao Governador do Distrito Federal:

    XIII - nomear e destituir o Procurador-Geral do Distrito Federal, na forma da lei;

    Art. 5 [...] § 2º O Procurador-Geral será escolhido dentre os Procuradores do Distrito Federal em atividade, observado o disposto nos arts. 60, inciso XX, e 100, inciso XIII, da Lei Orgânica do Distrito Federal. Correta. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5410945
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.


O procurador-corregedor será eleito em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de procurador do Distrito Federal e nomeado pelo governador do Distrito Federal para mandato de dois anos, permitida a recondução por um único período.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: ERRADO. Consoante dispõe o art. 8.º da Lei Complementar n. º 395 /2001, o procurador-corregedor será nomeado pelo governador do Distrito Federal, por indicação do procurador-geral do Distrito Federal.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • O procurador-corregedor será eleito em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de procurador do Distrito Federal e nomeado pelo governador do Distrito Federal para mandato de dois anos, permitida a recondução por um único período.

    JUSTIFICATIVA: ERRADO. Consoante dispõe o art. 8.º d a L e i C o m p l e m e n t a r n . º 3 9 5 / 2 0 0 1 , o procurador-corregedor será nomeado pelo governador do Distrito Federal, por indicação do procurador-geral do Distrito Federal.

  • Lei complementar 395/2001:

    Art. 10. O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Distrito Federal compõe-se do Procurador-Geral, que o preside, e: 

     

    I - de 5 membros titulares e 5 suplentes escolhidos pelo Procurador-Geral dentre os ocupantes de cargos em comissão ou de natureza especial privativos de membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2 de setembro de 2016, para mandato de 2 anos, permitida a recondução; 

     

    II - de 5 membros titulares e 5 suplentes eleitos em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2016, para mandato de 2 anos, permitida 1 reeleição. 


ID
5410948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.


O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Distrito Federal é composto pelo procurador-geral, que o preside, e por dez membros titulares e dez suplentes.

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    Art. 10. O Conselho Superior da Procuradoria-Geral do Distrito Federal compõe-se do Procurador-Geral, que o preside, e: 

    I - de 5 membros titulares e 5 suplentes escolhidos pelo Procurador-Geral dentre os ocupantes de cargos em comissão ou de natureza especial privativos de membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2 de setembro de 2016, para mandato de 2 anos, permitida a recondução; 

    II - de 5 membros titulares e 5 suplentes eleitos em escrutínio secreto dentre os membros da carreira de Procurador do Distrito Federal e de Procurador de que trata a Lei Complementar nº 914, de 2016, para mandato de 2 anos, permitida 1 reeleição.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5410951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação das Procuradorias Gerais dos Estados - PGE's
Assuntos

À luz da Lei Complementar n.º 395/2001 que trata da organização da Procuradoria-Geral do Distrito Federal, julgue o item subsequente.

O titular da Procuradoria-Geral do Distrito Federal possui as mesmas prerrogativas, direitos e vantagens dos desembargadores do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Art. 3º A Procuradoria-Geral do Distrito Federal é equiparada, para todos os efeitos, às secretarias de estado e seu titular tem as prerrogativas, direitos e vantagens de secretário de estado.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!


ID
5441494
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de documentação geral e jurídica, julgue o item a seguir.


Na documentação, o termo documento não se aplica a tipos de suporte como os audiovisuais e os eletrônicos.

Alternativas
Comentários
  • Na documentação, tudo pode ser considerado como documento.

  • A questão aborda conceitos básicos sobre Documentação. 

    A Documentação é uma disciplina que estuda os processos de criação, coleta, organização, armazenamento e disseminação de documentos ou informações.  

    Por documento, a documentação compreende toda e qualquer informação ou objeto registrado que tenha por função informar, independente do suporte. Logo, a documentação também inclui tipos em suportes como os audiovisuais e os eletrônicos. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .

    • Paul Otlet: documento é o livro, a revista, o jornal; é a peça de arquivo, a estampa, a fotografia, a medalha, a música; é também, o filme, o disco e toda a parte documental que precede o sucede a emissão radiofónica. Ao lado dos textos e das imagens, existem objetos documentais por si mesmos (realia). São as amostras, os espécimes, modelos, fac-símiles e, de maneira geral, tudo que tenha caráter representativo em três dimensões e, eventualmente, em movimento. <=> livro, publicação. 

    Fonte: CUNHA, Murilo Bastos da; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de Oliveira. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008. xvi, 451 p.


ID
5441497
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de documentação geral e jurídica, julgue o item a seguir.


A documentação inclui o arquivo administrativo, o qual compreende documentos como ofícios, cartas e relatórios, e a enciclopédia, a qual, como uma espécie de extratos organizados por um plano de sistematização única, difere dos livros, porque estes apresentam temáticas específicas.

Alternativas

ID
5441500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de documentação geral e jurídica, julgue o item a seguir.


Leis, decretos, jurisprudências, pareceres e atos normativos são exemplos de documentação jurídica.

Alternativas
Comentários
  • A questão proposta aborda conceitos gerais sobre documentação jurídica. 

    A documentação jurídica é o ramo da documentação que se debruça sobre a produção e registro da informação jurídica em todas as suas vertentes: legislação, jurisprudência e doutrina. 

    Os documentos apresentados no enunciado correspondem à legislação e jurisprudência e são exemplos corretos de documentação jurídica. 

    Gabarito do Professor: CERTO 

     


ID
5441503
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de documentação geral e jurídica, julgue o item a seguir.


Documentação jurídica consiste em um conjunto de documentos produzidos e tratados, de maneira singular e específica, pelo e para o campo do direito.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Justificativa da banca

    Documento jurídico refere-se ao conjunto de documentos gerados no contexto do direito e que representam um alinhamento entre a arquivística e a biblioteconomia, considerando-se a proveniência e organicidade por uma área, e forma e conteúdo pela outra.

  • A questão proposta trabalha com o escopo da documentação jurídica.  

    O termo “documentação jurídica" tem significado múltiplo. Um deles tem significado próximo ao da informação jurídica, abarcando o conjunto de documentos provenientes da informação jurídica em suas três formas: doutrina, legislação e jurisprudência.  

    O segundo seria a documentação jurídica como prática, ou seja, as práticas da documentação como disciplina em um ambiente jurídico, envolvendo a criação, coleta, organização, armazenamento e disseminação de documentos jurídicos.  

    Desta forma a questão está ao mesmo tempo CERTA e ERRADA. CERTA pois a definição apresentada compreende o primeiro significado apontado acima. E ERRADA pois a definição apresentada é UMA das definições possíveis. 

    Sendo assim, a questão deveria ter sido anulada.

    Gabarito da Banca: ERRADO.

    Gabarito do Professor: Passível de anulação. 

  • O erro esta em dizer que a documentação jurídica é tratada de forma singular e específica pelo campo do direito. Quem faz tratamento técnico de documentos é a Biblioteconomia (em alguns casos) e ou arquivologia


ID
5441506
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue o item que se segue.


A biblioteconomia é oriunda da documentação, sendo conceituada tanto pela sua dimensão técnica — registro do conhecimento — quanto pela sua noção humanística — disseminação de informação para usuários.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Justificativa da banca

    Na verdade, a documentação tem o seu nascimento na ciência da informação, a partir de uma espécie de rompimento da própria biblioteconomia, e a biblioteconomia não surge da documentação. Ainda, o conceito de biblioteconomia constitui-se da dimensão técnica, a qual assume como objetos de estudo o registro do conhecimento e da informação (suporte técnico), e da noção humanística, que considera a informação como o seu objeto de estudo, valorizando o acesso a ela.

  • Esta questão trabalha com as relações históricas da documentação e da biblioteconomia. 

    A história da Biblioteconomia e da Documentação se confunde visto que as duas se desenvolvem em períodos similares, além de se influenciarem mutuamente. 

    A Biblioteconomia moderna como conhecemos hoje remonta do final do século XVIII e do início do século XIX. A Documentação se origina em 1870 com a expansão da indústria gráfica. Ambas têm marcos históricos iguais ou similares, porém, é uma imprecisão afirmar que a Biblioteconomia, ainda que na era moderna, tenha se originado da Documentação.  

    Gabarito do Professor: ERRADO .

  • A biblioteconomia surgiu antes da documentação. A documentação é entendida como o processo de reunir, classificar e difundir documentos em todos os campos da atividade humana. Sua origem remonta do contexto da explosão documental, quando os belgas Paul Otlet e Henri La Fontaine criaram em 1895, na cidade de Bruxelas, o Instituto Internacional de Bibliografia (IIB), cujo objetivo era registrar em fichas toda a produção mundial de impressos, ora denominado Repositório Bibliográfico Universal.

  • Vale ressaltar que a justificativa da banca está igualmente errada: ¨a documentação tem o seu nascimento na ciência da informação...¨.


ID
5441509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue o item que se segue.


A ciência da informação delimita os seus problemas de pesquisa em dois pontos básicos: análise dos processos de construção, de comunicação e de uso da informação; e concepção dos produtos e dos sistemas que permitem a sua construção e o seu uso.

Alternativas

ID
5441512
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue o item que se segue.


A segunda lei da biblioteconomia prevê que “os livros são para todos”, porém esse princípio não costuma ser seguido na prática bibliotecária.

Alternativas
Comentários
  • A segunda lei da biblioteconomia é: A cada leitor o seu livro.

    Revisando: 1) Os livros são para usar - Circulação e usabilidade

    2) A cada leitor o seu livro - Estudo do usuário/Desenvolvimento de coleções

    3) A cada livro o seu leitor - DSI

    4) Poupe o tempo do leitor - Serviço de referência

    5) A biblioteca é um organismo em crescimento - Planejamento para crescer (importância social) e adaptabilidade.

    Fonte: Meus resumos

  • A primeira parte do enunciado está correta, pois a segunda lei da Biblioteconomia, "A cada pessoa/leitor o seu livro", tem a ver com desenvolvimento de coleção e acessibilidade ("os livros são para todos"). O erro da questão está em dizer que "o princípio não costuma ser seguido na prática bibliotecária".

  • ERRADO!

    Segue a justificativa da banca:

    "A Primeira Lei da biblioteconomia refere-se à sentença “os livros são para usar”. Apesar da sua obviedade, fazendo com que ninguém a questione, a vida real mostra que a sua prática é diferente, pois as bibliotecas raramente a levam em consideração, ou seja, ela é negligência. A Segunda Lei da biblioteconomia é “os livros são para todos”.

  • A questão aborda as leis da Biblioteconomia de Ranganathan. 

    A segunda lei da Biblioteconomia de Ranganathan indica: “a cada leitor o seu livro". 

    Esta lei está relacionada ao estudo de usuários e seu efeito no desenvolvimento de coleções. A cada leitor de uma biblioteca deve ser dada a devida atenção com a finalidade de identificar suas preferências e necessidades de informação. Está identificação será considerada nos processos de seleção, aquisição e descarte de acervo da biblioteca em questão. 

    Gabarito do Professor: ERRADO 

     


ID
5441515
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à biblioteconomia e à ciência da informação, julgue o item que se segue.


O enunciado da terceira lei da biblioteconomia é “poupe o tempo do leitor”, cujo sentido é considerado menos evidente que o das demais leis da biblioteconomia, o que dificulta a adoção de medidas para a promoção de reformas administrativas nas bibliotecas.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Ranganathan (2009, p. 211):

    Poupe o tempo do leitor — eis a Quarta Lei da biblioteconomia. Talvez não seja tão evidente por si mesma como as outras. Não obstante, tem sido responsável por muitas reformas na administração de bibliotecas e é grande seu potencial para promover muitas outras reformas no futuro. Talvez o método mais conveniente de estudar as consequências desta lei seja acompanhar um leitor desde quando ele entra na biblioteca até o momento em que sai, examinando criticamente cada processo pelo qual ele passa, prestando atenção na economia de tempo que pode ser obtida em cada etapa.

    Gab. Errado

  • ERRADO.

    Justificativa da banca

    O enunciado “poupe o tempo do leitor” corresponde à quarta lei da biblioteconomia. Apesar de seu sentido não ser tão evidente quanto o das outras leis, apresenta um significativo potencial para fomentar reformas na administração de bibliotecas. A terceira lei da biblioteconomia prevê que “para cada livro seu leitor”.

  • O conteúdo desta questão se refere as leis de Ranganathan. 

    As leis da biblioteconomia de Ranganathan são cinco, cada uma delas cobrindo um aspecto da área, estando todas ligadas umas as outras. 

    As características descritas na assertiva correspondem corretamente a lei denominada “poupe o tempo do leitor", porém, está lei é a quarta e não a terceira como mencionado na questão.  

    A terceira lei é “para cada livro, seu leitor" que está relacionada a ideia de disseminação da informação e ao marketing de bibliotecas. 


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Item errado. A terceira lei da biblioteconomia é: "A cada livro, o seu leitor".

    A questão abordou, na realidade, a quarta lei da Biblioteconomia: "Poupe o tempo do leitor".


ID
5441518
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As fontes jurídicas de informação são um dos campos de atuação e de técnicas em bibliotecas especializadas do direito. A esse respeito, julgue o item seguinte.

Baseadas no ordenamento jurídico brasileiro, as fontes materiais correspondem às normas superiores, como leis e decretos, e às normas inferiores, como circulares e deliberações.

Alternativas
Comentários
  • Fontes materiais: história do direito, sociologia, ética e política.

    Fontes formais: leis, regulamentos, decretos, jurisprudência e outros

    As fontes materiais que servem de base para as fontes formais.

  • Questão que aborda as características das fontes de informação jurídica. 

    As fontes jurídicas da informação podem ser divididas em dois tipos distintos: as fontes materiais e as fontes formais. 

    As fontes materiais correspondem aos fatos, costumes, contextos e disciplinas que influenciam na criação e execução das normas jurídicas. A história, sociologia, filosofia, ética e até mesmo as ciências exatas e biológicas podem se encaixar nesta categoria.  

    As fontes formais, por sua vez, são as normas jurídicas propriamente ditas. São as leis, decretos, regulamentos, jurisprudência e outros. 

    Logo, a assertiva inverte o sentido das fontes materiais e está incorreta. 


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
5441521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As fontes jurídicas de informação são um dos campos de atuação e de técnicas em bibliotecas especializadas do direito. A esse respeito, julgue o item seguinte.

Monografias e artigos no campo do d,ireito são exemplos de fontes de informação doutrinárias, sendo considerados tipos de fontes relevantes porque resultam em documentação jurídica.

Alternativas
Comentários
  • Questão que tem como tema conhecimentos básicos sobre informação jurídica e suas fontes. 

    As fontes de informação jurídica são tradicionalmente dividas em três categorias: legislação, jurisprudência e doutrina. 

    A doutrina é a fonte de informação jurídica que emana do estudo e da pesquisa na área de Direito. A doutrina consiste em obra original expressa em diversos formatos: livros, artigos, dissertações, teses, trabalhos apresentados em congressos, entre outros.  

    É na doutrina que grandes teóricos da área se debruçam sobre os temas das legislações e jurisprudências. Sendo assim, a doutrina é uma fonte de grande valor para a documentação jurídica. 

    Gabarito do Professor: CERTO 


ID
5441524
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As fontes jurídicas de informação são um dos campos de atuação e de técnicas em bibliotecas especializadas do direito. A esse respeito, julgue o item seguinte.

As fontes de informação do tipo jurisprudência, a qual subsidia a sustentação e a defesa de teses jurídicas, incluem acórdãos, decisões e sentenças.

Alternativas

ID
5441527
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de dispositivos de memória, de entrada e de saída de dados, julgue o item subsequente.

Periféricos de computador é a denominação atribuída a dispositivos de entrada e de saída em conjunto com a memória auxiliar, como, por exemplo, teclados e monitores.

Alternativas
Comentários
  • O que são os periféricos?

    Em uma explicação literal das palavras, os aparelhos periféricos são equipamentos que ficam ao redor (na periferia) do computador. ... Em volta do computador aparecem o mouse, teclado, fones de ouvido, impressora, suportes em geral, caixas de som, leitores de cartões, gravadores de CD e DVD, webcam, entre outros.

  • Os periféricos são dispositivos instalados junto ao computador, cuja a função é auxiliar na comunicação homem/máquina. Estes dispositivos poderão estar na periferia (em torno) do computador ou dentro do próprio gabinete. 

    *DISPOSITIVOS DE ENTRADA:

    microfone, teclado, mouse, scanner, leitor de código de barras, máquina fotográfica digital, webcam, joystick e outros acessórios de jogos.

     

    *DISPOSITIVOS DE SAÍDA:

    monitor, caixas de som, impressora, data show

     

    *DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA (TAMBÉM CHAMADOS DE HÍBRIDOS)

    disco rígido, disco flexível ou disquete, tela sensível ao toque, pendrive, celular.

    GAB: CERTO

    1. Memória auxiliar para quem bugou a mente (eu também kkkk) é aquela que não são Voláteis, possui maior capacidade de armazenamento e menor custo. Ex: disquete, cd's, fitas e etc...
  • Opa! Bom dia!

    Memória auxiliar (ou secundária ou externa ou de massa) é o componente (do pc) responsável por armazenar dados permanentemente. Estas memórias auxiliares mantêm os dados guardados mesmo após o desligamento do computador.

    Exemplos: pen drives, disquetes, cartões SD, discos rígidos, unidades de fita, Zip Drives, DVD/CD/BluRay etc.

  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE: CERTO. Os dispositivos de entrada e de saída, em conjunto com a memória auxiliar, são chamados de periféricos. São exemplos o teclado, como um periférico de entrada, e o monitor, como um periférico de saída.

    Fonte:https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_gabarito/83440/cespe-cebraspe-2021-pg-df-analista-juridico-biblioteconomia-gabarito.pdf

  • Minha contribuição.

    Periféricos

    No computador os periféricos nada mais são que o hardware propriamente dito (monitor, mouse, teclado, impressora, entre outros). Eles enviam e/ou recebem informações do computador e se dividem em três tipos: de entrada, de saída e de entrada e saída.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Alguém sabe explicar o motivo deste "em conjunto com a memória auxiliar"?

  • Memória auxilia são Voláteis, possui maior capacidade de armazenamento e menor custo. Ex: disquete, cd's, fitas

  • Essa questão é ridícula , porque te faz entender que ´´ Teclados e Monitores são exemplos de memória auxiliar `` O que estaria errado !

  • Dispositivos periféricos

    Os periféricos são aparelhos, ou placas que enviam ou recebem informações do computador.

    É possível enquadrá-los em três categorias, por assim dizer:

    DISPOSITIVOS DE ENTRADA

    Estabelecem um caminho de inserção de informações do meio exterior (por meio do usuário) para o computador.

    Exemplos:

    • Mouse

    • Teclado

    • Scanner

    • Web cams

    • Mesa digitalizadora

    • Microfone

    • Touchpad (em notebooks)

    • Drives de CD, DVD ou Blu-ray (somente leitura)

    • Leitor de código de barras

    • Leitor biométrico

    • Trackball.

    DISPOSITIVOS DE SAÍDA

    Estabelecem um caminho de veiculação da informação do computador para o mundo exterior, de forma de possa ser compreendida pelo seu usuário.

    Exemplos:

    • Monitor (sem função touch) e placa de vídeo

    • Impressora

    • Caixas de som

    • Projetores multimídia

    • Plotter

    • Etc...

    DISPOSITIVOS DE ENTRADA e SAÍDA

    Perceba que, nas classificações anteriores, houve uma preocupação em tipificar dispositivos exclusivamente entrada ou saída. Isto porque existe uma gama de equipamentos que podem possuir tanto funções de entrada como de saída. A saber:

    • Monitores sensíveis ao toque;

    • Multifuncionais (que acumulam impressora e scanner, por exemplo);

    • Drives leitores e gravadores de mídias óticas (DVD, Blu-Ray);

    • Pendrives

    • Modem

    • Placa de rede....

  • A construção da frase parece estar equivocada, a exemplificação está remetendo erroneamente à memória auxiliar.

  • CERTO

    ENTRADA

    microfone, teclado, mouse, scanner, leitor de código de barras, máquina fotográfica digital, webcam, joystick e outros acessórios de jogos.

    SAIDA

    disco rígido, disco flexível ou disquete, tela sensível ao toque, pendrive, celular.

    ABRAÇO PARA TODOS DE VILHENA-RO!!!

  • Periféricos:

    No computador os periféricos nada mais são que o hardware propriamente dito (monitor, mouse, teclado, impressora, entre outros). Eles enviam e/ou recebem informações do computador e se dividem em três tipos: de entrada, de saída e de entrada e saída.

    Dispositivos de Entrada:

    microfone, teclado, mouse, scanner, leitor de código de barras, máquina fotográfica digital, webcam, joystick e outros acessórios de jogos.

    Dispositivos de Saída:

    monitor, caixas de som, impressora, data show

    Dispositivos de Entrada e Saída:

    disco rígido, disco flexível ou disquete, tela sensível ao toque, pendrive, celular.

    @estudalucena

  • Quando o enunciado da questão se refere a memória auxiliar, podemos chamá-la de RAM? Se sim, faria sentido o auxílio desta para que os periféricos possam funcionar...

  • ridícula essa questão, falam memória auxiliar, como por exemplo, teclado....
  • Acertei aqui, mas na prova deixaria em branco.

    A redação ficou dúbia.

    Tinha que ser anulada

  • Periféricos de computador é a denominação atribuída a dispositivos de entrada e de saída em conjunto com a memória auxiliar, como, por exemplo, teclados e monitores. (Gabarito: Certo)

    Não compreendi o porquê do gabarito e gostaria da explicação do professor.

    As operações em um computador são executadas na memória principal da máquina, a RAM. A RAM é uma memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory) que permite a leitura e a escrita de um dado, sendo utilizada como a memória primária em sistemas eletrônicos digitais. A RAM é um componente essencial em qualquer tipo de computador, pois, é nela que são carregados os programas em execução e os respectivos dados ativos do usuário.

    Memória auxiliar é o componente (do ) responsável por armazenar dados permanentemente. Estas memórias auxiliares mantêm os dados guardados mesmo após o desligamento do computador.

  • A questão foi mal redigida. Mesmo conhecendo o conteúdo, errei pela redação fraca. Vejamos:

    Periféricos de computador é a denominação atribuída a dispositivos de entrada e de saída em conjunto com a memória auxiliar, como, por exemplo, teclados e monitores.

    De fato, periféricos são os dispositivos que permitem a entrada e a saída de dados. E, de fato, memórias auxiliares fazem parte desse grupo, sendo que, se elas forem de escrita e leitura, serão consideradas dispositivos mistos/híbridos. Teclados e monitores, realmente, são exemplos de periféricos, sendo, respectivamente, periféricos de entrada e saída. Creio que, se a questão tivesse uma redação melhor, não teria segredo nenhum.

  • GABARITO: CERTO

    O ITEM ESTÁ CERTO, pois, de fato, periférico é qualquer equipamento que esteja localizado na periferia da CPU, como teclado, mouse, monitor, impressora, scanner, unidades de armazenamento, etc. Assim sendo, existem periféricos de entrada (ou seja, que permitem transferir dados para a CPU) como teclado e mouse por exemplo, e periféricos de saída (ou seja, que recebem dados provenientes da CPU) como monitor e impressora, por exemplo. Conforme consta no item, dentro deste critério, os dispositivos de memória auxiliar também podem ser considerados periféricos

    FONTE: Maurício Bueno Tec Concursos


ID
5441530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de dispositivos de memória, de entrada e de saída de dados, julgue o item subsequente.

Na memória ROM (read only memory) de um computador, os dados são conservados temporariamente, desaparecendo no momento em que a máquina é desligada.

Alternativas
Comentários
  • A questão trocou ROM com a RAM

  • O termo ROM, a rigor, serve para diferenciar uma memória que só pode ser lida, e nunca escrita, de uma que tem caráter randômico: permite que dados sejam escritos, lidos e apagados sem problemas. ROM é uma sigla no inglês para “memória somente de leitura”. Portanto, surgiu como forma de diferenciar da RAM, que por sua vez, refere-se à “memória de acesso randômico”

  • •Memória RAM- volátil, temporária, armazena os dados enquanto o processamento é realizado (perde o conteúdo quando o computador é desligado);

     - A memória RAM é a memória principal do computador, de acesso rápido

    •Memória ROM– não volátil, os dados permanecem armazenados mesmo quando o computador é desligado.

  • O conceito descrito se aplica à memoria Principal ou RAM.

    A ROM é onde armazena o BIOS do computador contendo dois programas: SETUP (configurações dos hardwares) e o POST(autoteste de inicialização, se tudo está ok)

    Gabarito Errado!

    Bons Estudos!

  • ROM - Memória de configuração da BIOS, estabelecida pelo fabricante. Não pode ser apagada ou alterada. (Permanente)

    RAM - Memória de armazenamento temporário. Toda vez que o PC é desligado, ela é apagada, etc. (Temporária)

  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE: ERRADO. RAM, ROM E PROM são tipos de microprocessador de memória. A memória apenas de leitura (ROM) armazena os dados de modo permanente e esses dados são registrados no momento da fabricação do computador, portanto não podem ser alterados

    fonte: https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_gabarito/83440/cespe-cebraspe-2021-pg-df-analista-juridico-biblioteconomia-gabarito.pdf

  • ERRADA

    Ram: Volátil, temporária.

    Rom: Não volátil, permanente.

    A memória ROM e os discos removíveis são não-voláteis, o que implica dizer que seus dados não são perdidos quando o computador é desligado.

    CESPE - 2010 - IJSN-ES - A memória ROM e os discos removíveis possuem o mesmo princípio de funcionamento, ou seja, quando o computador é desligado, seus dados armazenados são perdidos. (E)

  • GAB: ERRADO

    Algumas questões para corroborar no discernimento:

    ANO: 2018 BANCA: AOCP ÓRGÃO: UFOB PROVA: Veterinário

    A memória ROM do computador é considerada uma memória secundária para armazenamento das informações no disco rígido, a qual é apagada quando o computador é desligado. ERRADO

    ANO: 2018 BANCA: AOCP ÓRGÃO: UFOB PROVA: Técnico em assuntos educacionais

    A memória RAM é uma memória de conteúdo volátil, sendo responsável pelos dados utilizados pelo computador e por armazená-los quando o computador é desligado. ERRADO

    ANO: 2019 BANCA: IBADE ÓRGÃO: Prefeitura de Vilhena - RO PROVA: Técnico em Edficações

    Ao interromper completamente o fornecimento de energia, qual dos dispositivos abaixo perde o conteúdo armazenado no mesmo?

    A) Disco Rígido

    B) Cartão de Memória

    C) Pendrive

    D) Memória RAM

    E) CD-ROM 

    ANO: 2020 BANCA: QUADRIX ÓRGÃO: CREFONO 5ª REGIÃO PROVA:

    Assistente Administrativo. Diferentemente da ROM, a memória flash não mantém os dados armazenados quando o computador é desligado. ERRADO

    -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Memória Rom:

    • Não volátil ---> suas informações não são perdidas quando o computador é desligado
    •  Ela mantém os dados armazenados mesmo quando o computador está desligado
    • Não é secundária

    Memória Ram:

    • É uma memória temporária, ou seja, volátil
    • Isto é, ela não mantém as informações quando o computador é desligado.

    Portanto, a questão trás o conceito da memória ram.

    • RAM é com A de APAGAVEL (VOLATIL) - perde computador é desligado.
    • ROM que não é apagavel (PERMANENTE) - permanece computador desligado.
  • •Memória RAM- volátil, temporária, armazena os dados enquanto o processamento é realizado (perde o conteúdo quando o computador é desligado);

     - A memória RAM é a memória principal do computador, de acesso rápido

    •Memória ROM– não volátil, os dados permanecem armazenados mesmo quando o computador é desligado.

  • conceito de memória RAM
  • ERRADA

    Compilando os melhores comentários

    Macete :

    RAM é com A de APAGÁVEL (VOLÁTIL)

    ROM que não é apagável (PERMANENTE)

    •Memória RAM- volátil, temporária, armazena os dados enquanto o processamento é realizado (perde o conteúdo quando o computador é desligado);

     - A memória RAM é a memória principal do computador, de acesso rápido

    •Memória ROM– não volátil, os dados permanecem armazenados mesmo quando o computador é desligado.

    Siga @qciano no insta -> dicas e mnemônicos todos os dias!

  • Gabarito aos não assinantes: Errado.

    Imagine um chifr3. Se terminar o relacionamento vai deixar de ser c0rn0? Óbvio que não.

    Semelhantemente é a memória ROM. Os dados não se perdem quando o PC é desligado ou reiniciado. Ela é não volátil.

    __

    Bons estudos!

  • Minha contribuição.

    Memória RAM

    Em inglês, “Random Access Memory” (RAM), também conhecida como memória principal do computador, é um conjunto de chips responsável pelas informações que estão sendo processadas/utilizadas no momento. É uma memória de acesso aleatório com conteúdo volátil. Como a memória RAM é alimentada eletricamente, seu conteúdo é esvaziado quando desligamos o computador. Entre os modelos conhecidos de memória RAM, temos: FPM, RAM, DRAM, DIP, SIMM, DIMM, DDR, DDR2, DDR3.

    Disco Rígido

    Popularmente conhecido como HD (hard disk), é um dispositivo de armazenamento magnético na forma de discos sobrepostos. Esses discos giram em alta velocidade e tem seus dados gravados ou acessados por um braço móvel composto por um conjunto de cabeças de leitura capazes de gravar ou acessar os dados em qualquer posição nos discos. É no Disco Rígido que as informações são gravadas de forma permanente, para que possamos acessá-las posteriormente.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • ROM e a que não apagar a memória, e permanente!

  • ROM - Memória de configuração da BIOS, estabelecida pelo fabricante. Não pode ser apagada ou alterada. (Permanente)

    • ROM que não é apagavel (PERMANENTE)

    RAM - Memória de armazenamento temporário. Toda vez que o PC é desligado, ela é apagada, etc. (Temporária)

    • RAM é com A de APAGAVEL (VOLATIL)

  • 1.    MEMORIAS;

    è RAM – Randon Access Memory.

    ·         É a memória principal, pois é responsável por manter os dados que estão em processamento que estão em execução.

    ·         Memoria Temporária

    ·         Permite tanto a leitura quanto a escrita/gravação de dados pelo processador.

    ·         Memoria Volátil pois perde informações quando não há alimentação elétrica.

    ·         CMOS – Uma pequena memória RAM alimentada por uma pilha de 7v;

     

    è ROM – Read Only Memory – Memória Somente de Leitura.

    ·         Memoria não Volátil Não perde informações quando o dispositivo é desligado.

    ·          Permite a leitura dos dados do dispositivo.

     

    è FLASH ROM/EEP ROM (Usada para fazer BOOT no PC).

    ·         Chip de memória que mantem informações armazenadas sem a necessidade de uma fonte de energia.

    ·         Permite tanto a leitura quanto a escrita/gravação de dados pelo processador

    ·         Memoria não Volátil Não perde informações quando o dispositivo é desligado.

    Ex.: Pendrive, SSD, etc

     

    è MEMORIA CACHE:

    ·         Memoria com pequena quantidade de espaço

    ·         Memoria Volátil, perde informações quando não há alimentação elétrica.

    ·         Possui grande velocidade

    ·         Encontrada dentro do processador CPU

    Fonte:projeto_1902

  • RAM: SIM

    ROM: NÃO

  • < > GABARITO: ERRADO

    • PARA AJUDAR A FIXAR

    TIPOS DE MEMÓRIA:

    RAM

    • LEITURA/ESCRITA
    • APAGA
    • VOLÁTIL
    • MEMÓRIA PRINCIPAL

    BIZU: RAM = APAGA

    ROM

    • APENAS LEITURA
    • NÃO APAGA
    • NÃO VOLÁTIL

    APROFUNDANDO:

    PROM

    • ROM PROGRAMÁVEL
    • 'ROM VIRGEM'
    • NÃO APAGA
    • NÃO VOLÁTIL

    EPROM

    • APAGÁVEL POR LUZ UV
    • NÃO VOLÁTIL
    • PREFERENCIALMENTE LEITURA

    EEPROM

    • APAGÁVEL ELETRICAMENTE
    • NÃO VOLÁTIL
    • PREFERENCIALMENTE LEITURA
    • NÃO TEM MUITO ESPAÇO

    FLASH ROM

    • APAGÁVEL ELETRICAMENTE
    • NÃO VOLÁTIL
    • TECNOLOGIA BASE DO PRNDRIVE
    • PREFERENCIALMENTE LEITURA
  • memória ROM é não volátil
  • RAM: Memória de acesso aleatório.

    Temporária/transitória volátil.

    Memória principal.

    Armazenar temporariamente programas executados.

    ROM: Memória responsável / Inicialização do sistema.

    Memória principal / Memória permanente.

    Memória fixa/ Não volátil.

  • ERRADO

    MEM.RAM-----------------------DESLIGOU APAGA TUDO.

    MEM. ROM ---------------------MANTÉM

    PLANTAS USAM AGROTÓXICOS, E TU QUER FICAR GRANDE DE FORMA NATURAL. VÁ MALHAR !!!

  • Errado. A memória ROM "já vem de fábrica", ou seja, o armazenamento é permanente e não é expansível.

  • MEMÓRIA ROM

    APAGA? NOOOOOOOM

    MEMÓRIA RAM

    APAGA? AHAMMMMM

    JURO QUE VCS JÁ MATAM 70% DE QUESTÕES RELACIONADAS A ESSA DIFERENÇA

  • GABARITO: Assertiva ERRADA

    Memória Interna ROM (Read Only Memory): Memória gravada de fábrica, em um circuito eletrônico (chip) que fica contido na placa-mãe, não pode ter seu conteúdo apagado pelo usuário e permite apenas leitura. A memória ROM contém informações básicas para que o computador interprete o Sistema Operacional e possa efetuar o boot. Seus dados não são voláteis, logo, seu armazenamento é permanente. A memória ROM de um computador armazena uma categoria de programas denominada firmware. TRATA-SE DE UM HARDWARE.

  • Memória ROM– não volátil, os dados permanecem armazenados mesmo quando o computador é desligado.

    Memória RAM- volátil, temporária, armazena os dados enquanto o processamento é realizado (perde o conteúdo quando o computador é desligado).

    A questão se refere a memória RAM é a memória principal do computador, de acesso rápido.

    Gab. E

  • RAM ( com A) de Apaga)

  • Trata-se de uma questão sobre ROM.

    O comando da questão afirma que os dados da memória ROM são conservados temporariamente.

    A afirmativa está errada, ela está falando na verdade da memória RAM, que mantem os dados apenas enquanto está recebendo alimentação elétrica.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Memória ROM– não volátil, os dados permanecem armazenados mesmo quando o computador é desligado.

    Memória RAM- volátil, temporária, armazena os dados enquanto o processamento é realizado (perde o conteúdo quando o computador é desligado).

     A memória RAM é a memória principal do computador, de acesso rápido.

  • ROM: é um tipo de memória fabricada em forma de circuitos integrados (chips), assim como a memória RAM. Porém, diferente da memória RAM, a memória ROM não perde seu conteúdo que está gravado em seu interior, mesmo quando não há energia alimentando-a (ou seja, não é volátil). Os dados da memória ROM já vêm gravados de fábrica e não podem ser modificados ou apagados. Também não se pode adicionar novos dados.

  • GABARITO: ERRADO

    ROM (Read Only Memory) quer dizer “Memória Apenas de Leitura”. Esta memória, como o próprio nome já nos diz, só permite a leitura de informações. Características da ROM:

    • Apenas leitura: não se pode gravar, nem alterar, nem apagar nada desta memória;
    • Não volátil: seus dados não são perdidos quando o computador é desligado;
    • Gravada de fábrica: os dados da ROM são gravados pelo fabricante;
    • Contém rotinas de inicialização: neste contexto, rotinas é a mesma coisa que programas. A ROM contém programas que são utilizados na inicialização da máquina: bios, post e set-up.

    Assim sendo, O ITEM ESTÁ ERRADO pois, conforme comentado acima, a memória ROM é não volátil. 

    FONTE: Professor Maurício Bueno Tec Concursos

  •   -  MEMÓRIA ROM: É uma memória de somente leitura (read-only memory), não volátil, que vai armazenar dados do fabricante. 


ID
5441533
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de dispositivos de memória, de entrada e de saída de dados, julgue o item subsequente.

Teclados e monitores operam em velocidade inferior à dos processadores.

Alternativas
Comentários
  • O ITEM ESTÁ CERTO, pois a velocidade na qual o processador pode enviar e receber dados é muito maior do que a de qualquer periférico. 

  • Perfeita à assertiva. Não há periféricos com velocidades superiores as dos processadores. Por um simples motivo: o Processador desempenha a função principal do Sistema Computacional, ele é o "cérebro" das operações, dividindo seu tempo de processamento entra as várias requisições das outras partes, se um monitor, por exemplo, fosse mais rápido que um processador, o processador "engasgaria" ou "pegaria fogo" , no mínimo, já que o coitado já esquenta que é uma beleza. É por isso que termos à impressão que tudo está acontecendo ao mesmo tempo. Num sistema computacional os peoplewares (ou as pessoas) são as unidades de processamento "mais lerdas" que existem(risos), nossa mente acredita que tudo está acontecendo ao mesmo tempo, basta umas vinte e cinco imagens passando num bloquinho de papel para enganar nosso cérebro dando uma sensação de movimento, assim é o cinema, e esta perfeita a assertiva da CESPE, que por sinal muito boa a questão!

  • JUSTIFICATIVA CEBRASPE: CERTO. As velocidades de operação dos teclados e monitores são mais lentas que as dos processadores. Para que seja alcançado o máximo de proveito do processador, existem memórias que funcionam como um mediador entre os periféricos lentos e o processador. 

    fonte: https://arquivos.qconcursos.com/prova/arquivo_gabarito/83440/cespe-cebraspe-2021-pg-df-analista-juridico-biblioteconomia-gabarito.pdf

  • Minha contribuição.

    Processador

    O processador tem 3 funções básicas:

    1 - Realizar cálculos de operações aritméticas e comparações lógicas.

    2 - Manter o funcionamento de todos os equipamentos e programas, interpretando e gerenciando a execução de cada instrução.

    3 - Administrar na memória central os dados transferidos de um elemento ao outro da máquina, visando o seu processamento.

    As marcas conhecidas de processadores são Intel e AMD.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • O trecho da apostila nova pode ajudar nessa questão "A frequência de operação dos computadores domésticos é determinada por dois fatores: • A velocidade de operação da placa-mãe, conhecida também como velocidade de barramento, que nos computadores Pentium pode ser de 50, 60 e 66 MHz. • Um multiplicador de clock no processador, criado a partir dos 486 que permite ao processador trabalhar internamente a uma velocidade maior que a da placa-mãe. Vale lembrar que os outros periféricos do computador (memória RAM, cache L2, placa de vídeo, etc.) continuam trabalhando na velocidade de barramento (da placa mãe). " Ou seja, no computador temos duas velocidades para a execução, a do processador mais alta e a da placa-mãe, os periféricos é no mesmo da placa mãe
  • Professores poderiam comentar mais as questões de informática .

  • NÃO HA DUVIDAS QUE O PROCESSADOR É MUITO MAIS RAPIDO

     O processador é o grande responsável por transformar dados em informações, como carregar páginas e fazer downloads.

    #ESTUDAGUERREIRO

    FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI

  • Pessoal, NADA em hardware é mais rápido que um processador, pois eles, atualmente, operam em uma velocidade média de 3 GHz de clock, ou seja, realizam, em média, 3 bilhões de operações por segundo.

  • GABARITO: CERTO

    O processador é um chip, que tem a capacidade de interpretar e executar as instruções dos programas e por esta razão é o dispositivo eletrônico mais importante de um computador. O processador executa as instruções dos programas que são armazenados na memória, sendo a responsável pela execução de operações lógicas (decisões) e aritméticas (cálculos) que as instruções solicitarem.

    Teclado e monitor são simples periféricos, ou seja, equipamentos que permitem a entrada (no caso do teclado) e a saída de dados (no caso do monitor). Não faz muito sentido comparar a velocidade do processador com a de periféricos, mas O ITEM ESTÁ CERTO, pois a velocidade na qual o processador pode enviar e receber dados é muito maior do que a de qualquer periférico. 

    FONTE: Professor Maurício Bueno Tec Concursos


ID
5441536
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca de dispositivos de memória, de entrada e de saída de dados, julgue o item subsequente.

Teclado, mouse, leitor óptico de códigos de barra, escâner de imagens e impressora são exemplos de dispositivos de entrada.

Alternativas
Comentários
  • As impressora e dispositivos de saída

  • " Teclado, mouse, leitor óptico de códigos de barra, escâner de imagens e impressora são exemplos de dispositivos de entrada."

    Impressora é um dispositivo de saída.

    Gabarito Errado!

    Bons Estudos!

  • Impressora não
  • *DISPOSITIVOS DE ENTRADA:

    microfone, teclado, mouse, scanner, leitor de código de barras, máquina fotográfica digital, webcam, joystick e outros acessórios de jogos.

     

    *DISPOSITIVOS DE SAÍDA:

    monitor, caixas de som, impressora, data show

     

    *DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA (TAMBÉM CHAMADOS DE HÍBRIDOS)

    disco rígido, disco flexível ou disquete, tela sensível ao toque, pendrive, celular.

    GAB: E

  • se multifuncional pode ser tanto de entrada como de saída...

  • O leitor de código de barras é um dispositivo de entrada.

    vide Q1129613

  • IMPRESSORA É DE SAÍDA POW KK

  • impressora é dispositivo de saída de dados
  • O Junior Borges se colocou muito bem: "se multifuncional pode ser tanto de entrada como de saída..."

    Acredito que cabe recurso essa questão.

  • Minha contribuição.

    Periféricos

    No computador os periféricos nada mais são que o hardware propriamente dito (monitor, mouse, teclado, impressora, entre outros). Eles enviam e/ou recebem informações do computador e se dividem em três tipos: de entrada, de saída e de entrada e saída.

    Entrada

    Os periféricos de entrada são responsáveis por transmitir a informação ao computador. Os sinais elétricos enviados pelos dispositivos, a partir de comandos do usuário, enviam ou inserem as informações no computador. Como exemplos desse tipo temos: teclado, mouse, touchpad, webcam, microfone, scanner, leitor biométrico e outros.

    Saída

    Os periféricos de saída são o oposto dos periféricos de entrada. Eles são responsáveis por receber a informação do computador e transmitir ao usuário. Exemplo: monitor, caixa de som, impressora, projetor e outros.

    Entrada e Saída

    São responsáveis por transmitir e receber as informações do computador. Estes periféricos também podem ser chamados dispositivos híbridos. Exemplo: monitor touch-screen, drive leitor/gravador de CD e DVD, pen drive, placa de rede e outros.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Gabarito: Errado Impressora é um exemplo de dispositivo de saída de dados.
  • O parâmetro é a CPU. Então:

    • De entrada: enviam para a CPU (mouse, leitor, escaner, ex);
    • De saída: recebem da CPU (impressora, caixa de som, ex);
    • De entrada e saída: enviam e recebem da CPU (monitor,ex)
  • Banca bobinha. Tudo quase certo. Impressora não

  • errado. Impressora é de saída.

  • O ERRO DA QUESTÃO É FALAR QUE IMPRESSORA É UM DISPOSITIVO DE ENTRADA

  • Não falou se a impressora era multifuncional.

  • Impressora não.

  • Impressora, não. Via de regra!

    Se for uma impressora que faça scanner, ela será de entrada também.

    Caso eu esteja errado, corrijam-me!!

  • Impressão é um dispositivo de saída! Assim como monitor,óculos RV... #projetoinss2020 melhor tentar e francassa do que ficar arrependido por não ter tentado!

  • ERRADO

    Tecladomouse, leitor óptico de códigos de barra, escâner de imagens e impressora.

    ABRAÇO PARA TODOS DE PONTA GROSSA!!!

  • E se a impressora for multifuncional?

  • Impressora não

    Impressora multifuncional sim

    me segue no QC e acompanhe os comentários

    #rumoas100milQuestoes

    #rumoAclassificaoEnaoaprovacao

    "grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações"

  • Impressora é um dispositivo de saída. Salvo a multifuncional que pode ser de entrada e saída.

  • COMPLEMENTANDO PESSOAL A RESPOSTA DA QUESTÃO.

    IMPRESSORA MULTIFUNCIONAL é dispositivo de entrada e saída.

    Quando ela utiliza a função de digitalização esta inserindo informação de ENTRADA

    Quando utiliza as demais funções (cópia, impressão) está saindo informação, SAÍDA

    Espero ter contribuído, bons estudos!!!!

  • Dispositivos de entrada: Enviam algo ao processador.

    ex: teclado, mouse, webcam, microfone, leitor óptico, escâner de imagens.

    Dispositivos de saída: Recebem informações do processador.

    ex; monitor, impressora, caixa de som, alto falante, data show.

    Dispositivos mistos( entrada e saída): Enviam e recebem informações do processador.

    ex; impressora multifuncional, pen drive, disco magnético, modem, tela de toque, monitores touchscreen.

  • Esse tipo de questão, se feita com muita afobação ou no automático, pode dar uma rasteira. Gosto sempre de sinalizar item por item (com um E de entrada, ou S de saída) antes de responder. Já errei por ter passado batido que monitor era dispositivo de entrada, por exemplo.

    1. Teclado ENTRADA
    2. mouse ENTRADA
    3. leitor óptico de códigos de barra ENTRADA
    4. escâner de imagens ENTRADA
    5. impressora SAIDA

    #ESTUDAGUERREIRO

    FÉ NO PAI QUE SUA APROVAÇÃO SAI.

  • Impressora é um dispositivo de saída. Salvo se for multifuncional, que pode ser tanto de entrada como de saída.

  • Maldosa essa cespe.

  • GABARITO: ERRADO

    Dispositivo de entrada é qualquer equipamento que pode ser usado para transmitir dados para a CPU do computador.

    Dispositivo de saída é qualquer equipamento através do qual a CPU possa enviar dados para o usuário ou salvar os dados para uso posterior.

    O ITEM ESTÁ ERRADO pois a impressora recebe da CPU os dados que devem ser impressos, logo é um dispositivo de saídadiferente dos demais periféricos mencionados, que são dispositivos de entrada

    FONTE: Professor Maurício Bueno Tec Concursos


ID
5441539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), julgue o próximo item.

Em resumos, recomenda-se que as referências sejam inseridas após o texto.

Alternativas
Comentários
  • Conforme a ABNT NBR 6023 (2018, p. 4-5):

    5 Localização

    A referência pode aparecer:

    a) no rodapé;

    b) no fim de textos, partes ou seções;

    c) em lista de referências;

    d) antecedendo resumos, resenhas, recensões, conforme a ABNT NBR 6028, e erratas.

    Gab. Errado

  • Questão que aborda a redação de resumos de acordo com as normas ABNT. 

    A norma ABNT NBR 6028:2018 estabelece os requisitos para redação e apresentação de resumos, resenhas e recensões.  

    De acordo com o item 4.1.6 da norma, “A referência é opcional quando o resumo estiver contido no próprio documento e deve ficar logo após o título da seção (Resumo)." 

    Logo, a inclusão das referências após o resumo está errada, visto que este espaço é reservado para as palavras-chave.  


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
5441542
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), julgue o próximo item.

Abreviações devem ser feitas empregando-se somente a letra inicial das palavras, seguida de ponto final, descartando-se as demais letras de cada palavra, em vez de reduzi-las por contração.

Alternativas
Comentários
  • O tema desta questão é a utilização das normas ABNT para a definição de abreviaturas. 

    A ABNT utilizava a norma NBR 10522/1988 para especificar as regras para abreviaturas. Esta norma foi cancelada em 2003 e seu conteúdo foi distribuído nas normas NBR 6023:2018 (Referências), NBR 10520:2002 (Citações em documentos) e NBR 14724:2011 (Trabalhos acadêmicos). 

    Cada uma delas apresenta regras específicas para abreviaturas dentro de seus contextos e em nenhuma das três normas é utilizado o formato apontado pelo enunciado. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
5441545
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), julgue o próximo item.

Indevidamente chamado de repertório, guia refere-se a uma obra de referência, periódica ou não, que informa, por exemplo, dados como nome, endereço, assuntos cobertos e informações sobre uma biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • Conforme ABNT NBR 10518 (2005, p. 1):

    3.1 Guia: obra de referência, periódica ou não, que informa nome, endereço, tipo(s) de suporte(s), assunto(s), coberto(s), recursos humanos e outros dados relativos a bibliotecas, centros de informação e documentação. Conhecido também, como Cadastro, Diretório, Indicador e impropriamente chamado de Repertório.

    Gab. Certo

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10518: informação e documentação – guias de unidades informacionais – elaboração. Rio de Janeiro, 2005.

  • Questão que avalia os conhecimentos dos candidatos sobre os tipos de fontes de informação. 

    O guia é uma fonte de informação que tem como função fornecer informações e dados sobre bibliotecas, arquivos, museus, centros de documentação, centros de memória e outras unidades de informação. 

    Os repertórios, por sua vez, são fontes de informação utilizadas principalmente em arquivos que descrevem detalhadamente, documentos previamente selecionados de um ou mais fundos, segundo um critério predeterminado, podendo ser temático, cronológico, onomástico ou geográfico. 


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
5441548
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando conceitos, características e funções de indexação e resumos, julgue o item subsecutivo.

Na indexação, a exaustividade refere-se à exatidão com que os descritores representam o conteúdo temático de um documento.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Piedade (1983, p. 11-12):

    A exaustividade é a extensão com que determinado documento é indexado, isto é, o número de conceitos contidos nos documentos utilizados na indexação.

    A especificidade é a exatidão com que os descritores utilizados representam o conteúdo temático dos documentos.

    Gab. Errado

    PIEDADE,  Maria Antonieta Requião. Introdução à teoria da classificação. 2.ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Interciência, 1983.  221 p.

  • A questão proposta avalia os conhecimentos dos candidatos sobre o processo de indexação. 

    Um documento pode ser indexado utilizando uma abordagem baseada na exaustividade ou na especificidade. 

    A exaustividade consiste na extensão da escolha de termos, ou seja, a quantidade de termos escolhidos para indexar um documento. Quanto mais termos utilizados, maior a exaustividade aplicada, resultando em maiores possibilidades de se encontrar o documento em um sistema. 

    A abordagem que se refere à exatidão com que os descritores representam o conteúdo temático de um documento é a especificidade.  

    Gabarito do Professor: ERRADO .


ID
5441551
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando conceitos, características e funções de indexação e resumos, julgue o item subsecutivo.

A precisão, na indexação, é a relação entre os documentos relevantes recuperados e o número total de documentos considerados relevantes e existentes na coleção.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Piedade (1983, p. 10-11):

    A habilidade de um SRI em recuperar documentos existentes na coleção é conhecida como sua capacidade de revocação.

    A revocação é a relação entre os documentos relevantes recuperados e o número total de documentos relevantes sabidamente existentes na coleção.

    A precisão é a relação entre os documentos relevantes recuperados e o número total de documentos recuperados.

    Gab. Errado

    PIEDADE,  Maria Antonieta Requião. Introdução à teoria da classificação. 2.ed. rev. e aum. Rio de Janeiro: Interciência, 1983.  221 p.

  • Precisão = relação dos documentos inúteis recuperados.

  • A questão aborda conhecimentos específicos sobre o processo de indexação. 

    O processo de indexação pode priorizar a precisão ou a revocação na escolha dos termos, influenciando diretamente na recuperação da informação. 

    A relação entre os documentos relevantes recuperados e o número total de documentos considerados relevantes e existentes na coleção é objeto da revocação. 

    A precisão, por sua vez, determina a relação entre os documentos relevantes que foram recuperados no processo e o número total de documentos recuperados. 

    Gabarito do Professor: ERRADO 


ID
5441554
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando conceitos, características e funções de indexação e resumos, julgue o item subsecutivo.


O resumo, cuja finalidade é auxiliar o usuário na escolha dos materiais que lhe atenderão, tanto pode ser indicativo, ou seja, conter informações sobre objetivos e metodologia, quanto informativo, isto é, conter a síntese dos resultados propriamente ditos.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Lancaster (2004, p. 101):

    Faz-se amiúde uma distinção entre resumos indicativos (descritivos) e resumos informativos. O resumo indicativo simplesmente descreve (indica) de que trata o documento, enquanto o resumo informativo procura sintetizar a substância do documento, inclusive seus resultados.

    Isto é, o resumo indicativo mencionaria quais os tipos de resultados alcançados no estudo, enquanto o informativo faria uma síntese dos próprios resultados.

    Gab. Certo

  • Questão que aborda as características dos resumos. 

    Os resumos podem, entre muitas modalidades, ser indicativos ou informativos de acordo com sua finalidade. 

    Os resumos indicativos, também chamado de descritivos, são utilizados para descrever as principais temáticas abordadas no documento em questão sem se aprofundar em detalhes ligados a dados qualitativos ou quantitativos. A leitura do resumo indicativo não dispensa a leitura do texto original. 

    Os resumos informativos, por sua vez, sintetizam o conteúdo do documento em questão de forma mais detalhada, informando finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, podendo inclusive dispensar a leitura do texto original completo.  



    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
5441557
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item seguinte, com base na Classificação Decimal Universal (CDU).


As tabelas auxiliares comuns correspondem a três grupos: os auxiliares de relação (coordenação, extensão consecutiva, relação simples, subagrupamento), os auxiliares independentes (língua, forma, lugar, raça) e os auxiliares dependentes (de propriedades, de materiais, de pessoas).

Alternativas
Comentários
  • Conforme Souza (2009, 39-40):

    Os auxiliares comuns pertencem a três grupos:

    a) auxiliares de relação: são os auxiliares de coordenação ou adição, extensão consecutiva, relação simples, subagrupamento ou colchetes, ordenação ou dois pontos duplos. Eles indicam relacionamento entre dois ou mais números principais ou auxiliares.

    b) auxiliares independentes: são os auxiliares de língua, forma, lugar, raça e tempo. Eles podem ser utilizados em qualquer posição da notação: no começo, no meio ou no fim.

    c) auxiliares dependentes: são os auxiliares de propriedade; materiais; relações, processos e operações; pessoas, asterisco e extensões alfabéticas. Eles são sempre sufixos, ou seja, são sempre acrescentados aos números principais.

    Gab. Certo

  • A questão aborda o uso das tabelas auxiliares na CDU. 

    As tabelas auxiliares da CDU têm como função complementar a montagem de uma notação utilizando sinais e números que indicam facetas a serem abordadas no assunto escolhido. 

    A tabelas auxiliares comuns são três: 

    1 - auxiliares de relação: utilizados para indicar relacionamento entre dois ou mais números principais ou até mesmo entre auxiliares. Este auxiliar permite estabelecer relacionamentos de coordenação ou adição, extensão consecutiva, relação simples, subagrupamento e ordenação.  

    2 - auxiliares independentes:  são utilizados para indicar aspectos de língua, forma, lugar, raça e tempo, podendo ser utilizados em qualquer posição da notação. 

    3 - auxiliares dependentes:  utilizados para indicar características ligadas à propriedade das coisas como materiais, relações, processos, operações e pessoas. Sempre são acrescentados ao número principal da notação. 


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • Diabo é isso? Questão certa? Tá incompleta a questão!

  • A questão faz entender que está citando todos os elementos, não exemplificando. Nisso, faltam vários termos que fazem com que a questão esteja errada.

    Desleal. A questão penaliza quem sabe mais ...


ID
5441560
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item seguinte, com base na Classificação Decimal Universal (CDU).


No uso da tabela auxiliar de língua (=), a notação do título língua italiana é =811.131.1.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Souza (2009, p. 45):

    O auxiliar de língua entra na composição das línguas (como objeto de estudos) utilizando o número 811 seguido de um ponto e da língua específica, sem o sinal de igual e entra também na composição das literaturas específicas, utilizando o número 821 seguido de um ponto e da língua específica, sem o sinal de igual.

    Ex.:

    • 811.131.1 Estudo da Língua italiana
    • 811.161.1 Estudo fda Língua russa
    • 821.131.1 Literatura italiana

    Gab. Errado

  • A questão aborda o uso das tabelas auxiliares na CDU. 

    O auxiliar de língua é utilizado para informar em que idioma o documento se apresenta. O auxiliar de língua é representado pelo sinal de igualdade e no caso da língua italiana é representado pelo sinal =131.1 Italiano 

    Os auxiliares de língua quando utilizados para compor números referentes ao estudo ou a literatura da língua, o número é usado tal qual apresentado na tabela, porém, sem utilizar o sinal de igualdade. Logo, a notação 811.131.1 refere-se ao Estudo da Língua e a utilização do sinal de igualdade como apresentado na assertiva está incorreta.  


    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
5441563
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o item seguinte, com base na Classificação Decimal Universal (CDU).


Coordenação é representada pelo sinal de adição; ordenação, pelo sinal de dois-pontos duplos; raça, pelo símbolo (=...); e lugar, por (1/9).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    • CDU

     SINAIS

    + Adição. Tabela 1a

    / Extensão. Tabela 1a

    : Relação. Tabela 1b

    :: Ordenação. Tabela 1b

    [] Subgrupos. Tabela 1b

     TABELAS AUXILIARES

    =... Auxiliares comuns de língua. Tabela 1c

    (0...) Auxiliares comuns de forma. Tabela 1d

    (1/9) Auxiliares comuns de lugar. Tabela 1e

    (=...) Auxiliares comuns de grupo étnico e nacionalidade. Tabela 1f

    "..." Auxiliares comuns de tempo. Tabela 1g

    -0... Auxiliares comuns de características gerais. 

  • A questão aborda o uso de sinais na Classificação Decimal Universal.  

    A CDU permite que a classificação seja expandida ou especificada por meio do uso dos sinais das tabelas auxiliares. 

    O sinal + “Adição" é usado para coordenação que consiste na ligação de dois ou mais números não consecutivos, indicando um assunto para o qual não existe número simples próprio na classificação. 

    O sinal :: “Ordenação" é usado para indicar relação entre dois assuntos com ordem fixa. 

    O sinal (=...) “Auxiliares comuns de grupo étnico e nacionalidade" indicam por meio do uso de números próprios características de etnia, nacionalidade e grupos humanos em geral em um número simples. 

    O sinal (1/9) “Auxiliares comuns de lugar" tem como função indicar por meio do uso de números próprios de âmbito geográfico, de localização ou outros aspectos espaciais. 

    Gabarito do Professor: CERTO 


ID
5441566
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando as normas do AACR-2, julgue o próximo item, relativos à catalogação.


Na catalogação, se o nome do lugar aparecer incompleto na fonte principal de informação, é permitido desconsiderar a localidade por insuficiência de dados, deixando-se o espaço em branco.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Mey (2003, p. 20):

    R. 1.4C4 e R. 1.4C5. Local de publicação. Quando o local de publicação se encontra de forma incompleta na fonte de informação, acrescenta-se a forma completa entre colchetes. Mesmo que haja dois ou mais locais de publicação citados na página de rosto, registra-se apenas o primeiro.

    Gab. Errado

    MEY, Eliane Serrão Alves. Não brigue com a catalogação! Brasília : Briquet de Lemos / Livros, 2003.

  • O uso do AARC2 é o tema desta questão. 

    No processo de catalogação, pode acontecer de algum item a ser catalogado não apresente todas as informações necessárias para sua descrição. O Código de Catalogação Anglo-Americano indica em seus itens o que fazer nestes casos. 

    No caso específico apresentado no enunciado, não é permitido deixar o espaço em branco em caso de insuficiência de dados, sendo indicado o acréscimo da forma completa em colchetes (itens 1.4C4 e R. 1.4C5 do AACR2). 

    Gabarito do Professor: ERRADO 


ID
5441569
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando as normas do AACR-2, julgue o próximo item, relativos à catalogação.


Em caso de ausência da data de publicação nas obras, cabe utilizar a data de copyright precedida da notação c, sem espaço, sendo permitida, ainda, a utilização da data de impressão no caso da falta da informação de copyright.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o AACR2:

    1.4F6. Se as datas de publicação, distribuição etc. forem desconhecidas, registre em seu lugar a data de copyright, ou, na sua ausência, a data de fabricação indicada como tal.

    , c1967

    Em conformidade com Mey (2003, p. 22, 56):

    R. 1.4F6. Data de impressão. Não se sabendo a data de publicação, deve-se registrar a data de copyright; não havendo data de copyright, transcreve-se a data de impressão. A data de impressão se compõe da palavra ‘impressão’ seguida da data.

    R. 1.4F6. Data de copyright. Quando não há data de publicação, utiliza-se a data de copyright, precedida da letra C, sem espaços. A data p 1998 encontrada nos discos, refere-se à data de phonogram copyright, isto é, à data de copyright da gravação, sempre indicada nos registros sonoros. Por se referir aos discos, foi transcrita junto à descrição parcial dos mesmos, em nota.

    Gab. Certo

    MEY, Eliane Serrão Alves. Não brigue com a catalogação! Brasília : Briquet de Lemos / Livros, 2003.

  • A questão proposta cobra conhecimentos específicos do AARC2. 

    O primeiro capitulo do Código de Catalogação Anglo-Americano apresenta as Regras Gerais para Descrição. Neste capítulo, o item 1.4 “Área da Publicação, Distribuição, Etc." determina o caso de ausência de data da seguinte maneira: 

    “1.4F6Se as datas de publicação, distribuição etc. forem desconhecidas, registre em seu lugar a data de copyright, ou, na sua ausência, a data de fabricação indicada como tal." 

    Gabarito do Professor: CERTO .


ID
5441572
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando as normas do AACR-2, julgue o próximo item, relativos à catalogação.


O registro de [1978?] transmite a informação de século provável.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o AACR2:

    1.4F7. Se nenhuma data de publicação, distribuição, etc., de copirraite ou de fabricação, puder ser determinada para um item, forneça uma data aproximada de publicação.

    [1971 ou 1972] um ano ou outro

    [1969?] data provável

    [entre 1906 e 1912] use somente para datas com menos de 20 anos de diferença

    [ca. 1960] data aproximada

    [197-] década certa

    [197?] década provável

    [18-] século certo

    [18?] século provável

    Gab. Errado

  • Questão que cobra dos candidatos conhecimentos específicos sobre o uso do Código de Catalogação Anglo-Americano. 

    Nos casos em que não é possível indicar o século da publicação com precisão, mas é possível indicar com alguma proximidade, a regra 1.4F7 do AACR2 indica o seguinte formato: [18?] século provável 

    O formato [1978?] apontado na assertiva é utilizado em caso de data provável.  

    Gabarito do Professor: ERRADO .

  • Na questão, não é século, e sim data provável.

ID
5441575
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando as normas do AACR-2, julgue o próximo item, relativos à catalogação.


Na catalogação do nome Muhammad Ali, a entrada deve ser Ali, Muhammad.

Alternativas
Comentários
  • Conforme o AACR2:

    22.5B1. Se o nome não incluir um sobrenome, mas incluir um elemento que identifique o indivíduo e que funcione como um sobrenome, faça a entrada por este elemento, seguido de uma vírgula e do resto do nome.

    Ali, Muhammad

    (O boxeador americano)

    Gab. Certo

  • Gabarito "certo" então...

  • A questão aborda o uso do Código de Catalogação Anglo-Americana na Biblioteconomia. 

    Visto que a questão aborda a forma de apresentação de um cabeçalho de pessoas, encontramos a resposta na Parte II – Pontos de Acesso, Títulos Uniformes, Remissivas do AACR2, mais precisamente no capitulo 22 - Cabeçalhos para pessoas. 

    A regra 22.26C1 específica que nomes islâmicos devem ser grafados como nomes ocidentais, com o sobrenome antecedendo o nome e o prenome. O mesmo é apontado na regra 22.5B1 que específica que “se o nome não incluir um sobrenome, mas incluir um elemento que identifique o indivíduo e que funcione como um sobrenome, faça a entrada por este elemento, seguido de uma vírgula e do resto do nome". 

    Logo, a entrada Ali, Muhammad. está correta. 

    Gabarito do Professor: CERTO 


ID
5441578
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando as normas do AACR-2, julgue o próximo item, relativos à catalogação.


A seguinte nota relativa a uma tese de doutorado está de acordo com o AACR-2.

Tese (Ph.D.) – University of Michigan, 2014

Alternativas
Comentários
  • Tá faltando informação né

  • Questão 79 PG DF:

    A seguinte nota relativa a uma tese de doutorado está de acordo com o AACR-2.

    Tese (Ph.D.) – University of Michigan, 2014

    Gabarito da banca: CERTO. De acordo com a norma 1.7B13, deve-se colocar o nome do documento seguido do grau, da instituição e do ano

  • A questão cobra dos candidatos conhecimentos básicos sobre o uso do AACR2. 

    As especificações de notas do Código de Catalogação Anglo-Americano são apresentadas no primeiro capítulo, mais precisamente na seção 1.7B - Notas. 

    Segundo o item 1.7B13 que define as regras de notas de dissertações e teses, a ordem e formato de apresentação dos dados é composta pelo tipo de documento seguido pelo grau ao qual o autor se candidatou apresentado em parênteses. Em seguida deve ser indicada a instituição de ensino e o ano da apresentação da tese. Logo, o formato apresentado no enunciado corresponde corretamente as regras de notas do AACR2. 

    Tese (Ph.D.) – University of Michigan, 2014 

    Gabarito do Professor: CERTO 

  • Até onde eu vi na prática, falta informação do que se trará o PH. D.


ID
5441581
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do estudo de usuários e dos serviços oferecidos nas bibliotecas e centros de informação e documentação, julgue o item subsequente.

A quantidade de usuários e o uso dos materiais são medidas de qualidade na informação.

Alternativas
Comentários
  • Imagino que o erro esteja em "quantidade de usuários"

  • A justificativa da banca foi:

    JUSTIFICATIVA: ERRADO. Medidas como quantidade

    usuários ou uso de material não significam qualidade, já que o

    índice pode ser baixo por diversas razões.

  • A questão aborda conhecimentos básicos sobre os estudos de usuários. 

    A quantidade de usuários e o uso dos materiais de uma biblioteca podem ser verificados na análise de relatórios do sistema compostos por dados quantitativos. 

    A medida da qualidade da informação depende do estudo de usuários utilizando análise qualitativa. Esse tipo de análise geralmente utiliza informações extraídas diretamente dos usuários por meio da aplicação de questionários, entrevistas, grupos focais ou até mesmo a observação direta.  

    Estas ferramentas de estudo identificarão nuances e dados qualitativos que a simples análise de números puros como a quantidade de usuários ou o número de empréstimos de determinado material não poderão fornecer como medidas qualitativas. 

    Gabarito do Professor: ERRADO 


ID
5441584
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do estudo de usuários e dos serviços oferecidos nas bibliotecas e centros de informação e documentação, julgue o item subsequente.

O relatório é utilizado como instrumento de marketing da biblioteca, na medida em que funciona como meio de divulgação e prestação de contas dos serviços realizados aos dirigentes e à comunidade atendida.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Almeida (2011, p. 38):

    O relatório serve, também, como instrumento de marketing da biblioteca: funciona como forma de divulgação, e de prestação de contas, dos serviços que estão sendo desenvolvidos aos dirigentes e à comunidade potencialmente atendida, inclusive aos políticos (principalmente em bibliotecas públicas), administradores, técnicos e autoridades em geral.

    Gab. Certo

  • Segundo Almeida (2005), o relatório tem as seguintes finalidades:

    • ser um instrumento para o bibliotecário analisar e avaliar o desempenho da biblioteca;
    • também serve como um instrumento de marketing: divulga e presta conta dos serviços oferecidos.

    Fonte: ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos, 2005.

  • A questão avalia os conhecimentos dos candidatos sobre marketing de bibliotecas. 

    O marketing de bibliotecas utiliza instrumentos diversos de divulgação dos serviços e da coleção da unidade de informação ao público real e potencial, visando assim tanto manter os usuários frequentes quanto atrair novos usuários. 

    O uso de relatórios como meio de divulgação e prestação de contas em bibliotecas é muito importante, pois informa tanto o público quanto os mantenedores sobre gastos, investimentos, serviços prestados e outros dados que divulguem os serviços e a biblioteca como um todo. 

    Gabarito do Professor: CERTO .

     


ID
5441587
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do estudo de usuários e dos serviços oferecidos nas bibliotecas e centros de informação e documentação, julgue o item subsequente.

No planejamento estratégico, denominam-se fatores-chave os objetivos quantificados expressos no tempo de execução.

Alternativas
Comentários
  • o conceito de objetivos quantificáveis se refere à "Meta"
  • Conforme Barbalho e Beraquet (1995, p. 35, 62):

    Em essência, fatores internos são controlados pela Unidade de Informação e fatores externos são aqueles sobre os quais a Unidade de Informação não possui nenhum controle. Entretanto ambos implicam em fatores chaves para o sucesso do Plano Estratégico.

    Metas - são os objetivos quantificados e expressos no tempo de execução.

    Gab. Errado

    BARBALHO, Célia Regina Simonetti; BERAQUET, Vera Silvia Marão. Planejamento estratégico para unidades de informação. São Paulo : Polis/APB, 1995.

  • Questão que aborda a prática do planejamento em bibliotecas. 

    No plano estratégico, os fatores-chave são formados por fatores internos e fatores externos que são, respectivamente, aqueles controlados pela unidade de informação e aqueles no qual a unidade de informação não exerce nenhum controle. 

    Os objetivos quantificados expressos no tempo de execução que são mencionados na assertiva referem-se as metas estabelecidas no plano estratégico. 

    Gabarito do Professor: ERRADO  .


ID
5441590
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do estudo de usuários e dos serviços oferecidos nas bibliotecas e centros de informação e documentação, julgue o item subsequente.

A implantação de bases de acesso a uma coleção de documentos é o foco dos sistemas de gerenciamento no suporte de serviços eficazes para clientes, gestão de acervos e administração de serviços.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

    Justificativa da banca: O sistema de gerenciamento de biblioteca tem foco na manutenção, no desenvolvimento e no controle do acervo. Suporta a seleção, encomenda, aquisição, confecção de etiquetas, catalogação e controle de circulação do acervo da biblioteca.

  • A questão trabalha com assuntos ligados à gestão de bibliotecas. 

    A assertiva estabelece algumas limitações no escopo dos sistemas de gerenciamento de bibliotecas. 

    A implantação de base de acessos a uma coleção de documentos pode ser um dos muitos focos que um sistema de gerenciamento de bibliotecas tem no suporte de serviços eficazes para clientes, gestão de acervos e administração de serviços. Porém, o foco do sistema também se expande para outras atividades como por exemplo o controle catalográfico do acervo, a organização dos processos de ligados ao desenvolvimento da coleção e os procedimentos de circulação de empréstimos. 

    Logo, limitar o escopo do sistema de gerenciamento a implantação de uma base de acessos consiste em erro. 

    Gabarito do Professor: ERRADO 


ID
5441593
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do estudo de usuários e dos serviços oferecidos nas bibliotecas e centros de informação e documentação, julgue o item subsequente.

A análise do contexto da unidade de informação e das necessidades dos usuários é indispensável ao planejamento de um sistema de informação.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Almeida (2011, p. 12):

    [...]. Em cada tipo de biblioteca, a informação tem um valor específico, que lhe é agregado em função do uso que dela se faz. Por essa razão, analisar o contexto ou o ambiente da unidade de informação, bem como as necessidades de informação dos usuários, é indispensável ao planejamento de um projeto ou de um sistema de informação eficaz.

    Gab. Certo

  • A questão aborda conhecimentos básicos sobre o planejamento em bibliotecas e unidades de informação. 

    A avaliação é uma etapa de grande importância no planejamento de uma biblioteca como um todo ou na estruturação de ferramentas e serviços. 

    No caso do planejamento de um sistema de informação, não há formula de repetição que garante que um mesmo sistema seja implantando com sucesso em qualquer biblioteca. Isso acontece porque cada biblioteca é um organismo bastante individualizado com um contexto muito particular.  

    Os usuários da biblioteca, o contexto social e organizacional que a unidade de informação está inserida e até mesmo sua coleção devem ser estudados para que o planejamento de um sistema de informação seja o mais preciso possível.  


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
5441596
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do estudo de usuários e dos serviços oferecidos nas bibliotecas e centros de informação e documentação, julgue o item subsequente.

Organogramas são gráficos que representam, de forma dinâmica e analítica, por meio de figuras geométricas, as etapas de um trabalho desenvolvido dentro de uma organização.

Alternativas
Comentários
  • Organograma é uma representação visual da estrutura organizacional de uma empresa. Ou seja, o organograma serve para descrever como a empresa se organiza internamente a nível de cargos e departamentos. Também é conhecido como gráficos hierárquicos.
  • Fluxograma

  • Conforme Maciel e Mendonça (2006, p. 72, 78):

    Organograma é o gráfico que representa a estrutura de uma instituição, configurando seus diversos órgãos com suas posições e respectivas interdependências, via hierárquica, linhas de autoridade e subordinação.

    Fluxogramas - são gráficos que procuram representar, de maneira dinâmica e analítica, a sequência lógica das fases, etapas ou passos de um trabalho desenvolvidos dentro de uma organização, por meio de determinada simbologia.

    Gab. Erado

    MACIEL,Alba Costa; MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2006.

  • Questão que avalia os conhecimentos dos candidatos sobre os instrumentos da administração aplicados à Biblioteconomia. 

    Os organogramas são representações gráficas da estrutura de uma organização, identificando setores, autoridades e as relações hierárquicas existentes. 

    A identificação das etapas de um trabalho desenvolvido dentro de uma organização se dá por meio do fluxograma, instrumento utilizado para representar graficamente a sequência das fases do desenvolvimento de uma atividade. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.


ID
5441599
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos a serviços de referência.


Literatura cinzenta é a denominação aplicada aos documentos não convencionais e semipublicados nas áreas governamentais e acadêmicas.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Campell, Cendón e Kremer (2000, p. 97):

    A literatura cinzenta é usada para designar documentos não convencionais e semi publicados, produzidos nos âmbitos governamental, acadêmico, comercial e da indústria.

    A literatura cinzenta não é uma forma nova de divulgação científica.

    Gab. Certo

    CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Orgs.).  Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

  • Literatura cinzenta: são as publicações não comerciais, não convencionais, difíceis de serem encontradas em canais tradicionais de distribuição e que costumam demandar mais pesquisa para a sua localização e recuperação. Geralmente se refere à publicações não comercializáveis.

    Ex.: publicações governamentais, traduções avulsas, preprints, dissertações, teses e literatura originada de encontros científicos, como os anais de congressos.

    Literatura branca: são documentos convencionais ou formais que apresentam facilidades para identificação, divulgação e obtenção, produzidos dentro dos circuitos comerciais.

    Ex.: livros, periódicos, enciclopédias, dicionários, jornais.

  • A formas de transmissão da produção científica e acadêmica são temas desta questão. 

    Antes da publicação comercial, é comum a existência de publicações de menor tiragem, mais difíceis de serem acessadas. Estas publicações são chamadas de literatura cinzenta. São produzidas por órgãos governamentais, instituições acadêmicas e a indústria.  

    Alguns tipos de documentos da literatura cinzenta: preprints, teses, dissertações, boletins informativos, anais de congressos, relatórios técnicos, patentes, normas padrão, manuais, etc. 

    Por não seguir um padrão de publicação convencional como os livros e periódicos, a literatura cinzenta tem como característica tanto a dificuldade de recuperação quanto a de preservação. 

    Gabarito do Professor: CERTO 


ID
5441602
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos a serviços de referência.


O serviço de alerta tem como principal função auxiliar o usuário quanto à utilização dos recursos do sistema implantado na biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • A questão discute conceitos ligados aos processos dos serviços de alerta e disseminação da informação. 

    Os serviços de alerta em bibliotecas têm como função comunicar os usuários sobre as novidades do acervo como novas aquisições, o sumário dos periódicos recém-inseridos na coleção e, com menor frequência, eventos ligados a biblioteca. 

    Ele difere do serviço de disseminação seletiva da informação, pois este tem como característica ser focado no perfil individual do usuário cadastrado, enquanto o serviço de alerta se comunica com toda a comunidade de usuários. 

    Logo, não faz parte do escopo do serviço de alerta auxiliar o usuário quanto à utilização dos recursos do sistema implantado na biblioteca. 


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Gabarito: Errado

    Justificativa da banca: ERRADO. O serviço de alerta deve manter o usuário atualizado com os desenvolvimentos correntes nas suas respectivas áreas de interesse.

  • Quanto a utilização não


ID
5441605
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos a serviços de referência.


A sequência lógica das etapas decisórias do processo de referência é: questão inicial, problema, questão negociada, necessidade de informação, estratégia de busca, processo de busca, resposta e solução.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Grogan (2001, p. 51- 54):

    Oito passos - Para fins didáticos, convém, no entanto, traçar toda a sequência lógica das etapas decisórias encadeadas que constituem o processo normal de referência.

    • 1 O problema
    • 2 A necessidade de informação
    • 3 A questão inicial
    • 4 A questão negociada
    • 5 Estratégia de busca
    • 6 O processo de busca
    • 7 A resposta
    • 8 A solução

    Gab. Errado

  • Como tudo na vida, primeiro se começa com o PROBLEMA. rs


ID
5441608
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue o próximo item, relativos a serviços de referência.


A bibliografia sinalética apresenta um resumo que relaciona o conteúdo da obra referenciada, sem comentários a respeito da qualidade desse resumo.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Cunha e Cavalcanti (2008, p. 46-48):

    Bibliografia analítica - apresenta um resumo que relaciona o conteúdo da obra referenciada, sem comentários a respeito da qualidade desse resumo.

    Bibliografia sinalética - inclui apenas as referências bibliográficas, sem anotações. As referências obedecem a arranjos diversos, p.ex.: alfabético, classificado, cronológico; bibliografia enumerativa.

    Gab. Errado

  • Bibliografia analítica - apresenta um resumo que relaciona o conteúdo da obra referenciada, sem comentários a respeito da qualidade desse resumo.

    Bibliografia sinalética - inclui apenas as referências bibliográficassem anotações.


ID
5441611
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com as estratégias de planejamento, elaboração e busca da informação, julgue o item a seguir.

Antecipar os desejos de informação dos usuários, fornecendo-lhes materiais, consiste na denominada seleção temática oferecida pela referência, que atualmente é utilizada por livrarias e lojas online.

Alternativas
Comentários
  • JUSTIFICATIVA CESPE: ERRADO.

    A disseminação seletiva da informação é o serviço de referência/informação que antecipa a necessidade do usuário.

  • A questão aborda a temática do serviço de referência e sua relação com os serviços de disseminação seletiva da informação. 

    Uma vez estabelecidas as características dos usuários em um sentido coletivo e, posteriormente, traçado seu perfil individual por meio dos estudos de usuários, o serviço de referência e a administração de uma biblioteca ou centro de informação podem fazer uso de um serviço de disseminação seletiva da informação. 

    A disseminação seletiva da informação consiste na antecipação das necessidades de informação por meio do fornecimento de pacotes de informação que estejam alinhados com seus interesses. 

    A assertiva apresenta dois erros: o primeiro de nomenclatura, visto que “seleção temática" não é o termo correto para o serviço prestado; o segundo está em “atualmente é utilizada por livrarias e lojas online". Há uma grande diferença entre o fornecimento de pacotes informacionais de bibliotecas e centros de informação com base nas preferências do usuário e os serviços de marketing de livrarias que apresentam ofertas de interesse do cliente. 

    Logo, a assertiva proposta está incorreta. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .

  • serviço de alerta, DSI


ID
5441614
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com as estratégias de planejamento, elaboração e busca da informação, julgue o item a seguir.

O serviço de alerta surgiu no contexto analógico da biblioteconomia e migrou para o digital, com o advento de novas formas de alertas que atualizam as informações na área de interesse de cada pessoa.

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda conceitos simples sobre os serviços de alerta em bibliotecas. 

    Os serviços de alerta têm como função avisar o usuário sobre a disponibilidade de materiais ou até mesmo de pacotes informacionais de acordo com suas necessidades de informação e conhecimento. 

    Com o advento da Internet e dos sistemas automatizados de biblioteca, a capacidade destes serviços foi ampliada, permitindo inclusive que as demandas sejam antecipadas em serviços de disseminação seletiva da informação, que tomam por base um perfil traçado do usuário que indica suas preferências e suas necessidades de informação. 

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Gabarito: C


ID
5441617
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com as estratégias de planejamento, elaboração e busca da informação, julgue o item a seguir.

A patente de uma invenção é um documento que tem por objetivo descrever as características de um produto.

Alternativas
Comentários
  • Conforme Campello, Cendón e Kremer (2000, p. 153-154, 184):

    Patente de invenção é o instrumento legal destinado a proteger a invenção aplicável à indústria, durante um prazo de tempo definido, contra cópias e quaisquer outros usos não autorizados pelo seu possuidor, de modo a permitir-lhe a exploração rentável dessa nova ideia. A patente declara a existência de um monopólio temporário, outorgado pelo Estado ao inventor ou a outrem por ele indicado, reconhecendo-lhe o direito de propriedade e de exploração da invenção descrita neste documento.

    A literatura comercial aparece, comumente, sob a forma de folhetos, folders ou brochuras, denominados de catálogos de fabricantes ou catálogos de produtos, onde são descritas as características de um ou mais produtos de determinada empresa.

    Gab. Errado

    CAMPELLO, Bernadete Santos; CENDÓN, Beatriz Valadares; KREMER, Jeannette Marguerite (Orgs.). Fontes de informação para pesquisadores e profissionais. Belo Horizonte: UFMG, 2000.

  • Questão que aborda conceitos ligados as fontes de informação. 

    As patentes de invenção são documentos de caráter legal que tem como função garantir a proteção de determinada invenção aplicável a indústria por um prazo definido. Esta proteção está ligada tanto a proteção contra cópias quanto ao uso não autorizado. Ao reconhecer o direito de propriedade e de exploração da invenção descrita neste documento, o inventor tem monopólio temporário outorgado pelo Estado. 

    A patente declara a existência de um monopólio temporário, outorgado pelo Estado ao inventor ou a outrem por ele indicado, reconhecendo-lhe o direito de propriedade e de exploração da invenção descrita neste documento. 

    Descrever as características de um produto é função da literatura comercial como os catálogos de produtos, folhetos e folders. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .


ID
5441620
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com as estratégias de planejamento, elaboração e busca da informação, julgue o item a seguir.

SEER é uma biblioteca virtual de acesso completo e aberto a vários títulos, fascículos e textos na íntegra.

Alternativas
Comentários
  • SEER - Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas
  • Acrescentando...

    O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software desenvolvido para a construção e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Esta ferramenta contempla ações essenciais à automação das atividades de editoração de periódicos científicos. Recomendado pela CAPES, o processo editorial no SEER permite uma melhoria na avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações. A aceitação do SEER pela comunidade brasileira de editores científicos vem do desempenho do sistema e de sua fácil adaptação aos processos de editoração em uso. Também o SEER permite que a disseminação, divulgação e preservação dos conteúdos das revistas brasileiras apresentem uma melhoria na adoção dos padrões editoriais internacionais para periódicos on-line 100% eletrônicos.

    Gab. Errado

    Fonte: http://sitehistorico.ibict.br/pesquisa-desenvolvimento-tecnologico-e-inovacao/sistema-eletronico-de-editoracao-de-revistas-seer

  • A questão trata do uso de sistemas para a publicação eletrônica de periódicos. 

    O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) é um software desenvolvido e utilizado para a criação, editoração e gestão de uma publicação periódica eletrônica. Seu uso é recomendado pela CAPES pois permite melhor avaliação da qualidade dos periódicos e uma maior rapidez no fluxo das informações. 

    O sistema permite a disseminação, divulgação e preservação dos conteúdos das revistas além de promover melhoria na adoção dos padrões internacionais de editoração por parte das revistas brasileiras. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .


ID
5441623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com as estratégias de planejamento, elaboração e busca da informação, julgue o item a seguir.

Redigir resumos de materiais impressos é um dos serviços especiais de referência.

Alternativas
Comentários
  • Vocês conseguiram achar a justificativa dessa questão em algum livro/artigo? Eu vi que a justificativa da Cespe pra estar certo é uma questão da Esaf de 2006.

    Justificativa da Cespe: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/pg_df_19/arquivos/MATRIZ_521_PGDF_005_COM_JUSTIFICATIVA.PDF (questão 94)

    Questão da Esaf:

    https://www.estudegratis.com.br/questao-de-concurso/82651

  • A questão aborda as características dos serviços de referência. 

    O serviço de referência em uma unidade de informação tem como função auxiliar o usuário na solução de suas necessidades informacionais.  

    As atividades do serviço de referência abrangem desde o auxílio na consulta a coleção até o levantamento bibliográfico. Em alguns casos, o serviço de referências prepara resumos e dossiês para o usuário com base na pesquisa bibliográfica realizada (ACCART, p. 28).  

    Esta atividade é mais comum é centros de documentação do que em bibliotecas, mas ainda assim pode estar presente no rol de atribuições de uma biblioteca, principalmente nas especializadas e universitárias. 


    Gabarito do Professor: CERTO.
     

    Ref. ACCART, Jean-Philippe. Serviço de referência: do presencial ao virtual. Brasília: Briquet de Lemos, 2012. 312 p

ID
5441626
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com as estratégias de planejamento, elaboração e busca da informação, julgue o item a seguir.

A autoridade é um dos principais critérios de avaliação acerca de um produtor de conteúdo na Internet.

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda a avaliação de fontes de informação na Internet. 

    Com o aumento da disponibilidade de informação na Internet, o bibliotecário e o usuário da informação devem estar atentos para a qualidade do conteúdo fornecido. Para isso, é importante que alguns critérios de avaliação sejam estabelecidos para se verificar a qualidade do conteúdo disponibilizado. 

    Entre os critérios utilizados, destacam-se a informação de identificação da fonte, a consistência das informações, a confiabilidade das fontes, o suporte ao usuário, a facilidade de uso da interface, entre outros. 

    A confiabilidade das fontes passa pela identificação da autoridade ligada ao conteúdo, seu reconhecimento dentro da área coberta pelo conteúdo e a autoridade da organização que mantém o site que disponibiliza o conteúdo, entre outros critérios. 

    Desta forma, identificamos a assertiva como correta. 

    Gabarito do Professor: CERTO .


ID
5441629
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a publicações oficiais, julgue o item subsecutivo.


O Diário Oficial do Distrito Federal admite publicações de particulares.

Alternativas
Comentários
  • O Diário Oficial do Distrito Federal disponibiliza espaço para publicação de particulares que tenham o objetivo de atender ao Princípio da Publicidade Legal, desde que não contrariem a legislação vigente.

    Gab. Certo

    Fonte: https://www.casacivil.df.gov.br/publicacao-no-dodf/

  • Questão que avalia os conhecimentos dos candidatos no uso das fontes de informação do tipo diário oficial. 

    A união, estados e municípios publicam diários oficiais com o intuito de dar publicidade aos seus atos além de noticiar também informações de interesse popular.  

    Alguns diários oficiais permitem também a publicação de conteúdo por parte de particulares. Este é o caso do Diário Oficial do Distrito Federal que disponibiliza espaço para publicações que tenham o objetivo de atender ao Princípio da Publicidade Legal. 

    Gabarito do Professor: CERTO .

     


ID
5441632
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a publicações oficiais, julgue o item subsecutivo.


A exoneração de servidores públicos federais consta da seção 3 do Diário Oficial da União.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. Atos de exoneração estão na seção 2 do DOU, a qual trata de atos de interesse dos servidores da administração pública federal.

  • A questão aborda o uso do Diário Oficial da União como fonte de informação jurídica. 

    O Diário Oficial da União é um veículo de comunicação utilizado para dar publicidade dos atos praticados pela administração pública em âmbito federal. 

    O DOU é divido em três seções: 

    Seção 1: Publica emendas constitucionaisleis, decretos, resoluções, instruções normativas, portarias e outros atos normativos de interesse geral. 

    Seção 2: Publica atos de interesse dos servidores da Administração Pública Federal. 

    Seção 3: Publica contratos, editais e avisos ineditoriais. 

    Desta forma, a exoneração de servidores públicos federais é objeto da Seção 2 e não da Seção 3 como informado incorretamente pela assertiva. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .

     

  • O Diário Oficial da União é uma fonte de informação jurídica apresentada em texto original que faz parte da legislação federal de hierarquia superior, estruturando-se em três seções: 

    1ª seção: publicação dos atos normativos de interesse geral; 

    2ª seção: publicação dos atos de interesse dos servidores da administração pública federal; 

    3ª seção: publicação de contratos (licitações), avisos e editais.


ID
5441635
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação a publicações oficiais, julgue o item subsecutivo.


O Diário da Justiça Eletrônico (DJe) é a publicação oficial do STJ, por meio da qual essa corte veicula seus atos judiciais e administrativos e suas comunicações em geral.

Alternativas
Comentários
  • O Diário da Justiça Eletrônico (DJe) é a publicação oficial do STJ, por meio da qual veicula seus atos judiciais e administrativos e suas comunicações em geral.

    Gab. Certo

    Fonte: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Sob-medida/Advogado/Ajuda/Acesso-ao-DJe

  • A questão avalia os conhecimentos dos candidatos sobre o uso das fontes de informação jurídica. 

    Os órgãos da administração pública dos três poderes fazem uso de meios de comunicação diversos para tornar públicos os seus atos, promovendo a transparência e facilitando a comunicação com a população. 

    O Supremo Tribunal de Justiça utiliza o Diário da Justiça Eletrônico (DJe) como meio oficial de comunicação dos atos judiciais e administrativos de seu âmbito, funcionando com um amplo sistema de busca que facilita a busca e recuperação da informação por parte do cidadão. 

    Gabarito do Professor: CERTO .


ID
5441638
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os objetivos, as características e os requisitos para a automação de bibliotecas, julgue o item a seguir.

Um projeto de automação de biblioteca visa implementar programas computacionais para demandar a inserção do mesmo dado várias vezes no sistema.

Alternativas
Comentários
  • Questão que aborda a automação de bibliotecas e seus processos. 

    A automação de bibliotecas envolve a automação de seus processos, entre eles o processamento técnico (classificação, catalogação e indexação), a circulação de materiais, o atendimento ao usuário pelo serviço de referência e até mesmo o desenvolvimento da coleção. 

    A automação utiliza sistemas e ferramentas eletrônicas que agilizam os processos descritos acima e facilitam o controle dos procedimentos pela gestão da unidade de informação.  

    A característica apresentada na assertiva pouco ou nada tem com a implantação de um projeto de automação de bibliotecas. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .


ID
5441641
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os objetivos, as características e os requisitos para a automação de bibliotecas, julgue o item a seguir.

A automação de operações gerenciais da biblioteca busca proporcionar maior controle dos processos realizados.

Alternativas
Comentários
  • Questão que aborda a automação de bibliotecas e seus processos. 

    A automação de bibliotecas envolve a automação de seus processos, entre eles o processamento técnico (classificação, catalogação e indexação), a circulação de materiais, o atendimento ao usuário pelo serviço de referência e até mesmo o desenvolvimento da coleção. 

    A automação destes processos promove um maior e melhor controle dos procedimentos, resultando também em um melhor atendimento as demandas dos usuários. Além disso, a automação dos serviços de uma biblioteca, quando bem estruturada e implantada, garante melhor fluxo e comunicação entre os procedimentos e setores de uma biblioteca.  

    Por exemplo, os registros das consultas no sistema podem ser utilizados pelo desenvolvimento de coleções e até mesmo nortear os processos de representação temática. 

    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
5441644
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os objetivos, as características e os requisitos para a automação de bibliotecas, julgue o item a seguir.

Bases de dados de fontes são um tipo de sistema de recuperação de informação que permitem apenas acessar os metadados dos documentos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

    Classificação das bases de dados (CUNHA e ROWLEY)

    1) Bases de dados referenciais - remetem às fontes primárias:

    Bases de Dados Bibliográficos - Incluem citações bibliográficas acompanhadas ou não dos resumos dos trabalhos publicados. Ex.: LICI/IBICT; MEDLINE; ERIC

    Bases de Dados Catalográficos - Representam o acervo de uma biblioteca ou de uma rede de bibliotecas, sem indicação do conteúdo dos documentos. Ex.: UNIBIBLI; OPACS (Online Public Access Catalogs)

    Bases de Diretórios - informações ou dados sobre pessoas, instituições. Ex.: " American Library Directory"

    2) Bases de dados de fontes - contém os dados originais e textos completos:

    Bases de Dados Numéricos - Incluem dados numéricos e estatísticos. Ex.: SIDRA/Fundação IBGE

    Bases de Dados de Texto Completo - contém notícias de jornal, especificações técnicas, artigos de periódicos, dicionários. Ex.: RCI/IBICT (artigos da revista Ciência da Informação)

    Bases de Dados Textuais e Numéricos - mistura de dados textuais e numéricos. Ex.: Encyclopaedia Britannica

    Bases de Dados Gráficos - apresentam fórmulas químicas, imagens, logotipos. Ex.: Trademarkscan (marcas comerciais patenteadas nos EUA)

  • A questão proposta aborda conceitos básicos sobre bases de dados. 

    As bases de dados são categorizadas em dois tipos: as referenciais e as de fontes. 

    As bases de dados referenciais remetem as fontes, utilizando dados bibliográficos, catalográficos e até mesmo pessoais. Estas bases indicam onde encontrar determinada fonte de informação. 

    As bases de dados de fontes, por sua vez, apresentam a própria fonte de informação com dados originais e textos na integra. Logo, este tipo de base de dados oferece conteúdo que vai muito além dos metadados sobre determinada fonte de informação. 

    Gabarito do Professor: ERRADO 


ID
5441647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os objetivos, as características e os requisitos para a automação de bibliotecas, julgue o item a seguir.

O projeto de automação deve contemplar as tarefas de gestão da informação, mas não seus produtos e seus serviços.

Alternativas
Comentários
  • O projeto de automação deve contemplar tanto as tarefas de gestão da informação como seus produtos e seus serviços

  • A questão aborda características básicas do processo de automação em bibliotecas e serviços de informação. 

    Um projeto de automação em uma biblioteca deve ser amplo, abordando a gestão da informação como um todo. Para isso o projeto deve abarcar não apenas as tarefas de gestão como também seus produtos e serviços. 

    Um projeto que aborde apenas um destes aspectos terá como resultado a desarmonia entre os serviços e setores de uma unidade de informação. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

     


ID
5441650
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os objetivos, as características e os requisitos para a automação de bibliotecas, julgue o item a seguir.

Sistemas de informação do tipo distribuído comportam o funcionamento dos programas de automação da biblioteca em diferentes máquinas com características específicas.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    justificativa da banca: Sistemas de informação centralizados e distribuídos são tipologias de sistemas de automação de bibliotecas. Sistema de informação centralizado demanda que todos os programas da automação estejam presentes no mesmo servidor. Já os sistemas de informação distribuídos permitem que os programas estejam em diferentes máquinas com requisitos específicos.


ID
5441653
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando os objetivos, as características e os requisitos para a automação de bibliotecas, julgue o item a seguir.

O Koha é um software livre baseado nas tecnologias da Web para interação com os usuários.

Alternativas
Comentários
  • O Koha é um software livre e aberto, distribuído sob os auspícios da licença GPL (General Public Licence), que permite sua livre distribuição e modificação. [...], além de funcionalidades que favorecem a interação dos funcionários da biblioteca com os usuários.

    Gab. Certo

    Fonte: http://labcoat.ibict.br/portal/wp-content/uploads/2015/03/Panfleto-Usuario-Koha-Web.pdf


ID
5441656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Tendo em vista os objetivos e as tipologias das bibliografias, julgue o item seguinte.


A organização bibliográfica tem por objetivo promover melhores condições de recuperação e acesso aos registros informacionais.

Alternativas
Comentários
  • Questão que cobra do candidato conhecimentos sobre conceitos básicos da Biblioteconomia e as bibliografias. 

    As bibliografias foram desenvolvidas com o intuito de arrolar em um único instrumento de pesquisa uma determinada quantidade da produção bibliográfica de determinado tema, disciplina, período ou região geográfica. 

    A organização bibliográfica do conhecimento em um instrumento como este (ou em outros como catálogos, guias e repertórios) tem como função facilitar a recuperação e o acesso à informação, tal qual indicado corretamente na assertiva. 


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
5441659
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Tendo em vista os objetivos e as tipologias das bibliografias, julgue o item seguinte.


As bibliografias especializadas, tais como os catálogos de biblioteca, representam a totalidade do acervo de uma biblioteca.

Alternativas
Comentários
  • Bibliografia especializada, temática ou de assunto:

    ''A bibliografia especializada se caracteriza por abordar um assunto específico. É o tipo mais comum de bibliografia, podendo abordar um assunto amplo, como o faz a Bibliografia Brasileira de Odontologia, até um tema bem restrito como a Bibliografia de Plantas Medicinais, de Tânia Maura Nora Riccieri''

    Fonte: https://cesad.ufs.br/ORBI/public/uploadCatalago/00153307052021Aula_02.pdf

  • A questão avalia os conhecimentos dos candidatos sobre os tipos de fontes de informação. 

    As bibliografias são fontes de informação que elencam de forma organizada um conjunto de publicações bibliográfica seguindo um escopo determinado, podendo ser geográfico, temático, de período, etc. 

    As bibliografias especializadas registram a produção bibliográfica em determinada disciplina, podendo abranger todo o campo de conhecimento de uma área ou apenas um tema específico. 

    Logo, sua função e escopo diferem daquelas específicas dos catálogos de biblioteca. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .


ID
5441662
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Tendo em vista os objetivos e as tipologias das bibliografias, julgue o item seguinte.


A Bibliografia Brasileira de Direito é uma bibliografia sinalética disponibilizada em formato digital.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito errado. Essa banca nem se fala...

    ''A Bibliografia Brasileira de Direito - BBD é uma bibliografia seletiva, gerada a partir do catálogo bibliográfico da RVBI, com 208.344 referências de materiais bibliográficos (outubro de 2015) existentes nos acervos das bibliotecas da RVBI: livros, capítulos de livros e artigos de periódicos, sobre Direito brasileiro ou estrangeiro, publicados no Brasil, em português ou em outro idioma, e artigos de jornais publicados no suplemento Direito e Justiça, do Correio Braziliense. A BBD está disponível online, no catálogo coletivo das bibliotecas da RVBI, com atualização diária''.

    Fonte: https://www12.senado.leg.br/institucional/biblioteca/pesquisa/pesquisa

  • A questão aborda conhecimentos gerais sobre fontes de informação jurídica. 

    A Bibliografia Brasileira de Direito é uma bibliografia gerada a partir do catálogo da RVBI, reunindo livroscapítulos de livros e artigos da área publicados no Brasil.  

    A BBD é na verdade uma bibliografia seletiva, pois é gerada a partir de uma seleção fixa pré-determinada, neste caso, o acervo da RVBI. 

    As bibliografias sinaléticas apresentam apenas as referências bibliográficas, sem anotações. A BBD não apresenta seu conteúdo em formato de referência bibliográfica e sim como registro bibliográfico eletrônico. Ainda que ela seja apresentada de forma enumerativa, entendo que o formato da BBD não reúne todas as características de uma bibliografia sinalética. 

    Desta forma, identificamos que a assertiva está errada. 

    Gabarito da Banca: CERTO.
    Gabarito do Professor: ERRADO em desacordo com a banca.  


ID
5441665
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de requisitos e desafios para o planejamento, implementação e desenvolvimento de bibliotecas digitais, julgue o item que se segue.

Bibliotecas digitais são coleções organizadas e acessíveis de recursos informacionais em ambiente digital.

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda conhecimentos básicos sobre as bibliotecas digitais. 

    A biblioteca digital disponibiliza seus recursos e coleção em formato e ambiente digital aos seus usuários, podendo o conteúdo da coleção ser formado por documentos nato-digitais ou digitalizados. 

    É comum a confusão entre o conceito de biblioteca digital e biblioteca virtual, pois ambos guardam similaridades. A biblioteca digital possui acervo totalmente digitalizado, existindo fisicamente, enquanto a biblioteca virtual pode conter materiais em formatos diversos, redirecionando o conteúdo de catálogos diversos para o usuário. 

    Gabarito do Professor: CERTO.

  • Gabarito: Certo

    De acordo com Cunha (2008, p. 5):

    uma biblioteca digital – uma coleção de informação digitalizada e organizada – tem um potencial informacional que dificilmente terá sido alcançado por alguma biblioteca convencional, isto é, ela pode entregar a informação diretamente na mesa do usuário.


ID
5441668
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de requisitos e desafios para o planejamento, implementação e desenvolvimento de bibliotecas digitais, julgue o item que se segue.

Estratégias de preservação de bibliotecas digitais são incompatíveis com o protocolo de interoperabilidade de metadados OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting).

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Errado

  • A questão aborda as relações entre metadados e preservação de objetos informacionais digitais. 

    OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting) é um protocolo de coleta de registros de metadados em repositórios amplamente utilizado na atualidade 

    A interoperabilidade é o foco principal das empreitadas da Open Archives Initiative. No caso da preservação em bibliotecas digitais, a estratégia adotada pode ser compatível com o OAI-PMH, sendo inclusive recomendado que esta estratégia adote esta compatibilidade. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .


ID
5441671
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de requisitos e desafios para o planejamento, implementação e desenvolvimento de bibliotecas digitais, julgue o item que se segue.

O desenvolvimento da biblioteca digital prescinde de serviços de informação ao usuário.

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda conhecimentos básicos sobre as bibliotecas digitais. 

    O bom funcionamento de uma biblioteca digital se baseia tanto na disponibilização do acervo em ambiente digital quanto no oferecimento de serviços de informação ao usuário, podendo ser por meio de um serviço de referência virtual e dos serviços de disseminação seletiva de informação. 

    A assertiva está incorreta, pois a prestação de serviços ao usuário na biblioteca digital – ou em qualquer tipo de biblioteca – é imprescindível. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .

  • Gabarito: E

  • Prescindir = Dispensar, Não precisar de

  • A CESPE e sua tara com o verbo prescindir...


ID
5441674
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de requisitos e desafios para o planejamento, implementação e desenvolvimento de bibliotecas digitais, julgue o item que se segue.

O conteúdo armazenado e disponibilizado pela biblioteca digital deverá estar harmonizado com as prerrogativas de direitos autorais e seguir os termos das licenças Creative Commons.

Alternativas
Comentários
  • creative communs é uma licença sem fins lucrativos.

  • Errado.

    justificativa da banca: As licenças Creative Commons representam UMA possibilidade de licenciamento aberto para o uso do conteúdo disponibilizado pela biblioteca. Existem outros tipos de licenças que podem ser adotadas pelas bibliotecas digitais que harmonizam com as legislações de direitos autorais e com os acordos celebrados entre as partes interessadas.

  • A questão aborda conhecimentos básicos sobre as bibliotecas digitais. 

    O gerenciamento dos direitos autorais das publicações disponibilizadas em bibliotecas digitais é um dos principais pontos de atenção na implantação desse tipo de biblioteca. 

    Logo, o acervo disponibilizado deve sim estar em dia com os direitos autorais, porém, estes não se limitam apenas as licenças do tipo Creative Commons citadas na assertiva. 

    As Creative Commons são licenças sem fins lucrativos que cobrem apenas parte do que pode ser disponibilizado em uma biblioteca digital, sendo necessário também o estabelecimento de outros acordos de direitos autorais, principalmente com editoras e autores. 

    Gabarito do Professor: ERRADO  .

     

  • Se a banca colocasse algum termo como "apenas" as licenças x, ou y até seria justificável. Maaaas, não adianta brigar com as bancas ne? Vivendo e aprendendo


ID
5441677
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de requisitos e desafios para o planejamento, implementação e desenvolvimento de bibliotecas digitais, julgue o item que se segue.

A aplicação dos elementos qualificados do padrão de metadados Dublin Core é dispensável para a coleta do conteúdo disponibilizado pelas bibliotecas digitais.

Alternativas
Comentários
  • A coleta de metadados em bibliotecas digitais (havesting) pode ser executada a partir de diferentes padrões de metadados. No padrão Dublin Core, os elementos qualificados são uma expansão dos elementos simples, que não precisam, necessariamente, ser utilizados para a descrição dos recursos.

  • Complementando

    Existem dois níveis no padrão DC: Simples e Qualificado. Sendo assim, o DC Simples inclui quinze elementos; e o DC Qualificado compreende três elementos adicionais (Audiência, Proveniência e Detentor de Direitos), assim como um grupo de refinamentos ou qualificadores de elementos, que aperfeiçoam a semântica dos elementos de maneira que possam ser úteis na descoberta de recursos. [...]. (GRÁCIO, 2012; HILLMANN, 2005)..

    http://www.ufpb.br/evento/index.php/enancib2016/enancib2016/paper/viewFile/3601/2581

  • As relações entre bibliotecas digitais e o uso de padrões de metadados é o tema central desta questão. 

    O padrão de metadados Dublin Core possui dois níveis de aplicação: o simples e o qualificado. O padrão no nível simples é composto pelos 15 elementos tradicionais de descrição. O qualificado é composto pelos mesmos 15 elementos acrescidos de mais três elementos (Audiência, Proveniência e Detentor de Direitos).  

    O Dublin Core pode ser utilizado para os processos de coleta, porém, os três elementos de seu nível qualificado são dispensáveis na coleta do conteúdo disponibilizado pelas bibliotecas digitais.  

    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
5441680
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito de requisitos e desafios para o planejamento, implementação e desenvolvimento de bibliotecas digitais, julgue o item que se segue.

O DSpace é um software proprietário amplamente utilizado como plataforma para bibliotecas digitais, especialmente para aquelas adequadas aos padrões de arquivos abertos.

Alternativas
Comentários
  • Errado, pois o DSpace é um software livre, não proprietário.
  • Gabarito: Errado

    O DSpace é um software livre e e foi desenvolvido com base na comunicação científica, seu projeto foi embasado, principalmente, na disseminação de literatura científica em formato de artigos que foram publicados anteriormente em periódicos. Por essa razão, sua organização está intimamente ligada à sua origem acadêmica. Assim, alguns conceitos orientadores dos repositórios remetem à comunicação científica.

    (Fonte: http://wiki.ibict.br/index.php/Sobre_o_DSpace)

  • A questão avalia os conhecimentos dos candidatos sobre os softwares da área disponíveis no mercado. 

    No mercado atual existe uma grande variedade disponível de softwares para a gestão da informação e do conhecimento para atender a diversas necessidades de gestão e orçamentos diferentes. 

    DSpace é uma opção de software livre utilizado para a criação de repositórios digitais permitindo o armazenamento, gerenciamento, preservação e visibilidade da produção intelectual em determinado ambiente. 

    Logo, a assertiva está incorreta. Ainda que acerte no escopo do software, a assertiva identifica o DSpace como um software proprietário, o que não é o caso. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .


ID
5441683
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao LEXML, portal especializado em informação legislativa e jurídica, promovido por órgãos do poder público, julgue o item subsecutivo.

A legislação é um tipo de informação jurídica interpretativa protegida pelos direitos autorais.

Alternativas
Comentários
  • A legislação é um tipo de informação jurídica normativa.

  • Questão que aborda conceitos básicos sobre informação jurídica. 

    A informação jurídica se divide tradicionalmente em três categorias: a doutrina, a jurisprudência e a legislação. 

    A legislação é um tipo de informação jurídica normativa que não é protegida pelos direitos autorais. 

    O tipo de informação jurídica interpretativa protegida pelos direitos autorais é a doutrina. 

    Gabarito do Professor: ERRADO .


  • Gabarito: Errado

    A informação jurídica pode ser gerada, registrada e recuperada, basicamente, em três formas distintas: descritiva (por meio da doutrina ), normativa (pela legislação), interpretativa(com o emprego da jurisprudência).

    • A descritiva caracteriza-se pela emissão de uma opinião particular fundamentada sobre determinado ponto.

    • A normativa caracteriza-se por:

    1) ser produzida apenas pelo poder estatal competente;

    2) ser pública, no sentido de poder ser utilizada, coletada, arranjada, selecionada ou reproduzida por qualquer pessoa;

    3) ser insubstituível, pois em relação à legislação não podemos admitir similares (cada dispositivo legal é único sobre o carácter normativo que procura regulamentar).

    • A interpretativa caracteriza-se, também, por ser pública e pela forma como é produzida, ou seja, "pela sua repetição longa, diuturna, uniforme e constante"

    ---

    (Fonte: Lima Passos, E. J. (1994). O controle da informação jurídica no Brasil: a contribuição do Senado Federal. Ciência Da Informação, 23(3). Recuperado de http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/537 )


ID
5441686
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao LEXML, portal especializado em informação legislativa e jurídica, promovido por órgãos do poder público, julgue o item subsecutivo.

Atos administrativos e normativos são informações legislativas de fontes primárias de informação.

Alternativas
Comentários
  • A questão aborda as características das fontes de informação jurídica.  

    As fontes de informação jurídicas podem ser dividas em primárias e secundarias.  

    As fontes primárias são aquelas das quais emanam do processo legislativo, sendo publicadas na forma de leis, decretos, atos administrativos e normativos de órgãos competentes.  

    As fontes secundárias são aquelas apresentadas na jurisprudência e na doutrina. 

    Gabarito do Professor: CERTO.


ID
5441689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao LEXML, portal especializado em informação legislativa e jurídica, promovido por órgãos do poder público, julgue o item subsecutivo.

Artigo de periódico revisado por pares e obra monográfica são tipologias documentais de legislação disponíveis no LEXML.

Alternativas
Comentários
  • Portal especializado em leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil.

  • Gabarito: Errado

    Com relação ao LEXML:

    Trata-se de um portal especializado em informação jurídica e legislativa. Pretende-se reunir leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil.

    (Fonte: https://projeto.lexml.gov.br)

  • LexML é um portal que reúne informação jurídica e legislativa nacional.  

    O escopo da coleção do LexML consiste em “leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil" (fonte: Portal LexML).  

    Tipologias documentais como artigos de periódicos revisado por pares e obras monográficas são classificadas como doutrina e não compõe a proposta do portal. 


    Gabarito do Professor: ERRADO.

ID
5441692
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação ao LEXML, portal especializado em informação legislativa e jurídica, promovido por órgãos do poder público, julgue o item subsecutivo.

O Portal LEXML é um agregador de conteúdo que coleta os metadados de provedores de dados por meio do protocolo OAI-PMH.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

    O OAI -PMH é um protocolo para tornar os metadados da biblioteca digital coletáveis por outros sistemas da mesma natureza. O uso desse protocolo é recomendado para a implementação de bibliotecas digitais de acesso aberto e é compatível com estratégias operacionais de sistemas de informação.

    Ver: https://projeto.lexml.gov.br/documentacao/Parte-4-Coleta-de-Metadados.pdf

  • A questão trata de conhecimentos gerais sobre as fontes de informação jurídicas disponíveis na Internet. 

    O LexML é um portal especializado em informação jurídica que reúne leis, decretos, acórdãos, súmulas, projetos de leis entre outros documentos das esferas federal, estadual e municipal dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil.  

    O LexML estabelece uma rede de informação que integra e organiza as informações disponibilizadas em sites e portais diversos dos órgãos de governo brasileiros. Para isso, o LexML faz uso do protocolo OAI-PMH que tem como função tornar coletáveis os metadados de uma biblioteca digital por outros sistemas com o mesmo objetivo. O OAI-PMH tem seu uso recomendado na implantação de bibliotecas e repositórios digitais de acesso aberto. 

    Gabarito do Professor: CERTO 


ID
5441695
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

O Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal (SINJ-DF) é resultado da iniciativa colaborativa de bibliotecas especializadas em informação jurídica e legislativa no Distrito Federal. Tendo em vista os propósitos e as regulamentações desse sistema, julgue o próximo item.

O SINJ-DF tem por objetivo coletar, organizar, processar, armazenar em base de dados única, recuperar e distribuir dados e informações de normas jurídicas do Distrito Federal.

Alternativas

ID
5441698
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

O Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal (SINJ-DF) é resultado da iniciativa colaborativa de bibliotecas especializadas em informação jurídica e legislativa no Distrito Federal. Tendo em vista os propósitos e as regulamentações desse sistema, julgue o próximo item.

Para evitar duplicidade das informações, os atos normativos distritais devem ser disponibilizados exclusivamente no SINJ-DF.

Alternativas

ID
5441701
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PG-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Não definido

O Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal (SINJ-DF) é resultado da iniciativa colaborativa de bibliotecas especializadas em informação jurídica e legislativa no Distrito Federal. Tendo em vista os propósitos e as regulamentações desse sistema, julgue o próximo item.

É competência do comitê gestor do SINJ-DF promover treinamentos para qualificação de pessoas e promover a adequação das tecnologias de gerenciamento de conteúdo com vistas à atualização da base de dados deste sistema.

Alternativas