SóProvas



Prova FCC - 2010 - TRF - 4ª REGIÃO - Analista Judiciário - Biblioteconomia


ID
109828
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No que diz respeito ao atributo da tipicidade do ato administrativo, é certo que

Alternativas
Comentários
  • "A tipicidade é atributo do ato administrativo que determina que o ato deve corresponder a uma das figuras definidas previamente pela lei, como aptas a produzir determinados resultados, sendo corolário, portanto, do princípio da legalidade. A sua função é impossibilitar que a Administração venha a praticar de atos inominados, representando, pois, uma garantia ao administrado, já que impede que a Administração pratique um ato unilateral e coercitivo sem a prévia previsão legal. Representa, também, a segurança de que o ato administrativo não pode ser totalmente discricionário, pois a lei define os limites em que a discricionariedade poderá ser exercida. A tipicidade só existe em relação aos atos unilaterais,não existe nos contratos porque, com relação a eles, não há imposição de vontade da Administração, que depende sempre da aceitação do particular; nada impede que as partes convencionem um contrato inominado, desde que atenda melhor ao interesse público a ao do particular."
  • A TIPICIDADE caracteriza que os atos administrativos UNILATERAIS devem ser munidos de alguma PREVISÃO LEGAL!
  • Esse atributo representa uma garantia para o administrado, pois impede que a administração pratique atos dotados de imperatividade e executoriedade, vinculando unilateralmente o particular, sem que haja previsão legal; também fica afastada a possibilidade de ser praticado ato totalmente discricionário, pois a lei, ao prever o ato, já define os limites em que a discricionariedade poderá ser exercida. (DI PIETRO, 2004. p. 195)

  • Complementando!!!
     
    a) Diz respeito ao atributo da Imperatividade

    b) Atributo da Auto-executoriedade

    c) Tipicidade é justamente o contrário. Não permite pratica de atos inominados!

    d) Não existe nos contratos, só nos Atos

    e) verdadeira
  • http://descomplicandoodireitocomentando.blogspot.com.br/2012/02/direito-administrativo-atos-atributos.html

  • A Tipicidade é um atributo que está presente em todos os atos administrativos ou somente nos unilaterais? Segundo aquele macete das vogais e consoantes, Presunção de Legitimidade e Tipicidade estariam presentes em todos os atos... Entretanto, pelo qure pude observar da questão e dos comentários, bem como de alguns outros textos que li, a Tipicidade só existirá em relação a atos unilateriais, pois visa a proteger os administrados contra as atuações arbitrárias, totalmente discricionárias ou sem previsão legal,  dos administradores. Os macetes são válidos, mas temos que conhecer as exceções. Muito válido o aprendizado. Simples, mas necessário para acertar a questão.

     

  • Tipicidade só pode agir quando houver lei determinando ou autorizando, só existe em relação aos atos unilaterais, em que há imposição da vontade da administração. 

  • Gab: E.


ID
109831
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em relação aos atos administrativos negociais, é certo que

Alternativas
Comentários
  • Atos negociais são aqueles em que a manifestação de vontade da Administração coincide com determinado interesse do particular.Neles a Administração concorda com uma pretensão do administrado ou reconhece que ele preenche os requisitos para o exercício de certo direito.Os principais atos negociais são a Licença, a Permissão e a Autorização.ERROS DAS ALTERNATIVASa) A licença é vinculada e definitiva, logo há atos negociais dessa espécie.b) Atestado é um ato enunciativo.c) Produzem efeitos concretos.e) Não são dotados de imperatividade nem de coercibilidade, pois são exercidos a pedido do administrado.
  • Os atos administrativos são editados em situações nas quias uma determinada pretensão do particular coincide com a manifestação da vontade da Administração, ainda que esta tenha apenas interesse indireto. Não há imperatividade ou coercitividade. O administrado requer o reconhecimento de uma situação, de um direito ou uma autorização para a prática de determinado ato e a Administração se tiver interesse público (mesmo que indireto - o interesse do particular é predominante) defere a pretensão solicitada.os atos negociais não são contratos, mas sim manifestações unilaterais de vontade da Administração, coincidentes com a pretensão do particular. Eles produzem efeitos concretos e individuais para o administrado.(Direito Administrativo Descomplicado)
  • Continuandoo comentário...Atos negociais vinculados: são aqueles em que existe um direito do particular à sua obtenção, atendidos os requisitos legais não caberá a Adminsitração escolha. o ato deverá ser praticado (Licença).Atos negociais discricionários: são aqueles que podem ou não ser praticados pela Administração, conforme seu juízo de oportunidade e convenência, mesmo que o particular tenha atendido as exigências em lei. Não há direito para a prática do ato. (Autorização)Atos negociais precários: são aqueles que predominam o interesse do particular. É uma liberalidade da Administração e também não geram direitos adquiridos podendo ser revogados a qualquer tempo (Autorização).Atos negociais definitivos: embasam-se em um direito individual do requerente, predomina o interesse da Administração, mas também podem ser revogados, mas esta não é inteiramente livre, deve haver interesse público superveniene, salvo na hipótese de ter gerado direito adquirido. Costuma conferir direito à indenização. (Licença).(Direito Administrativo descomplicado)
  • a) podem ser discricionários ou precários, dependendo de sua espécie, mas nunca vinculados ou definitivos.O erro na alternativa está na negação da possibilidade de existirem atos administrativos negociais vinculados ou definitivos.-Atos Negociais vinculados são aqueles que a Administração pratica por requerimento do particular, quando este atende a todos os requisitos previstos em lei para a obtenção do ato, não cabendo esolha à Administração.-Atos negociais definitivos são aqueles que têm como embasamento um direito individual do requerente, porém possuem interesse predominante da Administração. Estes podem (discricionariedade) ser revogados.-Como pode-se perceber, em ambos os casos os atos são requeridos pelos particulares os quais tenham interesse no ato, porém apenas os Definitivos admitem revogação.b)podem ser considerados desta espécie as autorizações, as apostilas e os atestados.- O erro na questão está em definir como atos negociais as apostilas e os atestados, sendo esses atos enunciativos.c) não produzem quaisquer efeitos concretos e individuais para os administrados.- Estes produzem efeitos para os administrados, visto que estes requerem à Administração que se pratique ato de interesse de ambas as partes, mesmo que seja interesse indireto da Administração.d) Correta.- Vale lembrar que Contrato não é Ato Administrativo, estes não se confundem, enquanto o primeiro é manifestação bilateral, o segundo é manifestação unilateral de vontade.e) são dotados, como os demais atos, de imperatividade ou coercitividade.- Atos negociais são editados em situaçãoes nas quais uma determinada pretensão do particular coincide com a manifestação de vontade da Administração, ainda que o interesse da Administração naquela situação seja indireto. Como se vê, não há imperatividade ou coercitividade nos atos negociais. (Definição dada por Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo)
  • Um macete que eu aprendi pra decorar Atos Negociais:

    Tomar um NEGOCInho na LAPA.

    Licenças (Vinculado)
    Autorizações (Discricionário e Precário)
    Permissões (Discricionário e Precário)
    Admissões (Vinculado)
  • Espécie - 1. Normativos - ("são os que contêm um COMANDO GERAL visando a correta aplicação da lei.") ; Exemplos: Decretos Regulamentares, Regimentos (...)
    Espécie - 2. Ordinatórios - ("...endereçados aos servidores públicos, que veiculam DETERMINAÇÕES atinentes ao adequado DESEMPENHO de suas funções, e não atingem os administrados...") ; Exemplos: Circular, Provimentos (...)
    Espécie - 3. Negociais - ("embora UNILATERAIS, encerram um conteúdo negocial, de interesse recíproco da Administração e do Administrado, mas não adentram a esfera contratual.") ; Exemplos: Licença (ato vinculado), Autorização (ato discricionário), (...)
    Espécie - 4. Enunciativos - ("são os que CERTIFICAM, ATESTAM ou DECLARAM um fato.") ; Exemplos: Certidão, Atestado, Parecer, Apostila

  • Letra A - Errado. Em relação aos atos administrativos negociais, é certo que podem ser discricionários ou precários, dependendo de sua espécie, assim como vinculados ou definitivos. Atos administrativos negociais vinculados são aqueles que a Administração pratica por requerimento do particular,quando este atende a todos os requisitos previstos em lei para a obtenção do ato, não cabendo escolha à Administração ex : LICENÇA. Já os atos negociais definitivos são aqueles que têm como embasamento um direito individual do requerente, porém possuem interesse predominante da Administração. Estes podem ser revogados. Portanto, em ambos os casos os atos são requeridos pelos particulares que tenham interesse no ato, porém apenas os definitivos admitem revogação.


    Letra B - Errado. Em relação aos atos administrativos negociais, é certo que podem ser considerados desta espécie a autorização, a licença e a permissão.


    Letra C - Errado. Os atos negociais produzem efeitos para os administrados, visto que estes requerem à Administração que se pratique ato de interesse de ambas as partes, mesmo que seja interesse indireto da Administração, ex. autorização ou permissão de uso de um bem público.



    Letra D - Correto. Atos negociais são os atos praticados pela Administração nos quais há uma declaração de vontade do Poder Público coincidente com a pretensão do particular. Apesar de encerrarem um conteúdo tipicamente negocial, esses atos unilaterais de interesse recíproco da Administração e do administrado, não são caracterizados como contratos.


    Letra E - Errado. Atos negociais são os atos praticados pela Administração nos quais há uma declaração de vontade do Poder Público coincidente com a pretensão do particular, não há imperatividade ou coertividade neles.
  • OBS2.: Atos negociais:     são aqueles que contêm uma declaração de vontade da Administração, coincidente com a pretensão do particular, visando concretizar atos jurídicos, nas condições previamente impostas pela Administração Pública. São espécies: alvará, licença, concessão, permissão, autorização administrativa, admissão, aprovação e homologação.

     

    FCC-  Embora unilaterais, encerram conteúdo tipicamente negocial, de interesse recíproco da Administração e do administrado, sem adentrar na esfera contratual.

    Não são contratos, mas sim manifestações unilaterais de vontade da Administração coincidentes com a pretensão do particular.

    Os atos negociais, embora unilaterais, encerram um conteúdo negocial, de interesse recíproco da Administração e do administrado, mas não adentram a esfera contratual.

     

    1.           NORMATIVOS

    1.1 -           regulamento/decreto

    1.2 -            instrução normativa

    1.3 -            resolução

    1.4 -            deliberação

    1.5 -             regimento

     

    2.              ORDINATÓRIOS

    2.1 -            INSTRUÇÃO

    2.2 -            circular

    2.3 -            aviso

    2.4 -            portaria

    2.5 -           ordens de serviços

    2.6 -           ofícios

    2.7 -            despacho

     

    3.                     NEGOCIAIS

    3.1 -           autorização         (discricionário)

    3.2 -          permissão             (discricionário)

    3.3 -          renuncia administrativa       (discricionário)

    3.3.1 -        APROVAÇÃO          (discricionário)

    3.4 -         licença                    (VINCULADO)

    3.5 -         homologação        (VINCULADO)

    3.6 -         admissão                (VINCULADO)

    3.7 -          protocolo administrativo

     

    4.             ENUNCIATIVOS        (CAPA)

    4.1 -           certidão

    4.2 –         atestado

    4.3 -          parecer

    4.4  -         apostila

    5.              PUNITIVOS

    5.1 -        multa

    5.2 -       interdição de atividade

    5.3 -       destruição de objetos

     

     

    OBS1 .:  APROVAÇÃO   (NEGOCIAL):           É ato unilateral e discricionário pelo qual se exerce o controle a priori ou a posteriori do ato administrativo. Ex.: aprovação prévia do senado para escolha dos ministros do TCU.

    HOMOLOGAÇÃO (NEGOCIAL):           É ato unilateral e VINCULADO pelo qual a administração pública reconhece a legalidade de um ato jurídico. Ela se realiza sempre a posteriori e examina apenas o aspecto de legalidade, no que se distingue da aprovação. Ex.: homologação pela autoridade competente do procedimento de licitação. 


ID
109834
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A investidura em cargo público ocorrerá com a

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.112/90Art. 7º A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.
  • a nomeação é a única forma de provimento originário do cargo público, podendo ser em caráter efetivo ou em comissão. É ato administrativo unilateral, gerando apenas o direito subjetivo para que a pessoa realize seu vínculo com a Adminstração por meio da posse, este sim ato bilateral, onde a pessoa assume direitos e obrigações, tornando-se efetivamente servidor. A partir da nomeação a lei determina 30 dias para se tomar posse, não o fazendo, não se aperfeiçoa o vínculo com a Adminstração, tornado-se o ato de provimento sem efeito.A Lei do Servidor Público determina que a investidura do cargo público se dá com a posse.(Direito Adminstrativo Descomplicado).
  • O provimento se dá com a nomeação;A investidura se dá com a posse.:)
  • LEI 8112/90Art. 7º A investidura em cargo público ocorrerá com a posse.
  • FCC ama perguntar isso!!!
  • Provimento se dá com a nomeação, após terá 30 dias para posse (pode ser por procuração), se não houver a posse, tornará nula a nomeação. Após a posse, terá 15 dias para início do exercício, se não houver neste prazo, será exonerado.

  • Lei nº 8.112/90. Art. 7o  A investidura (junção da nomeação e da posse) em cargo público ocorrerá com A POSSE (em até 30 dias da publicação do ato de provimento).

     

    A Investidura é o ato formal da pessoa que irá investir-se da posição jurídica correspondente ao cargo. Faz-se mediante a posse, e ocorrerá apenas nos casos de provimento do cargo por nomeação.

     

    Obs.: Caso não venha tomar posse em até 30 dias, o ato de provimento se tornará sem efeito.

     

    Nomeação é quando o classificado tem seu nome divulgado no meio de comunicação oficial.  

     

    Depois de nomeado, o classificado terá até 30 dias para tomar POSSE.  

     

    Neste momento o classificado assina o termo de posse com a administração pública e terá 15 dias para entrar em efetivo EXERCÍCIO (Ato Personalíssimo) que não pode ser feito por meio de procuração.

     

    Caso o classificado nomeado tenha tomado posse, mas não tenha entrado em efetivo exercício em até 15 dias será EXONERADO.

  • Ele se veste bem para a posse.

    investidura

  • GAB C

  • Lei nº 8.112/90. Art. 7o  A investidura  em cargo público ocorrerá com a posse.


ID
109837
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens, é

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.112/90Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.
  • A- ERRADA!Art. 29. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de: I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo; II - reintegração do anterior ocupante. B- ERRADA!Art. 30. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado. C- ERRADA!Art. 25. Reversão é o retorno à atividade de servidor aposentado:I - por invalidez, quando junta médica oficial declarar insubsistentes os motivos da aposentadoria; ou II - no interesse da administração(...)D- ERRADA!Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica. E- CORRETA!Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. :)
  • Macete pra prova!


    Eu aproveito o disponível
    Eu reintegro o demitido
    Eu readapto o incapacitado
    Eu reverto o aposentado
    Eu reconduzo o inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado
  • Estou achando que reintegração é a forma de investidura mais utilizada pela FCC
  • Reintegração gab: E


ID
109840
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

No âmbito do regime disciplinar do servidor público federal,

Alternativas
Comentários
  • a) Art. 135. A destituição de cargo em comissão exercido por não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e de demissão.b) Art. 117. Ao servidor é proibido:X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;c) Art. 142. A ação disciplinar prescreverá:I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão;II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão;III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto á advertência.OBS: Questão que deverá ser anulada, pois contém 2 respostas, letra (B) e (C)d) e e) Art. 118. Ressalvados os casos previstos na Constituição, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos.§ 1º A proibição de acumular estende-se a cargos, empregos e funções em autarquias, fundações públicas, empresas públicas, sociedades de economia mista da União, do Distrito Federal, dos Estados, dos Territórios e dos Municípios.§ 2º A acumulação de cargos, ainda que lícita, fica condicionada à comprovação da compatibilidade de horários.
  • Questão NULA DE PLENO DIREITO pois possui 2 respostas válidas e corretas (letra B e C) com arrimo na lei 8112/90:b) Art. 117. Ao servidor é proibido: X - participar de gerência ou administração de sociedade privada, personificada ou não personificada, exercer o comércio, exceto na qualidade de acionista, cotista ou comanditário;c) Art. 142. A ação disciplinar prescreverá: I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão; II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão; III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto á advertência.
  • c) a ação disciplinar prescreverá, dentre outras hipóteses, em 2 (dois) anos, quanto à suspensão.O art. 142 da Lei 8.112/1990 regula a “prescrição da ação disciplinar”. Tal prescrição simplesmente extingue o direito da Administração de punir o servidor pela infração disciplinar que ele tenha praticado. Para que se aperfeiçoe qualquer prescrição, é sempre necessária a conjugação do transcurso do lapso de tempo estabelecido em lei com a inércia do titular do direito cuja extinção ocorrerá. A “prescrição da ação disciplinar”, portanto, acarreta a perda, por decurso de prazo, do direito de a Administração federal aplicar a penalidade disciplinar que decorreria da sindicância, ou do PAD.“Art. 142. A ação disciplinar prescreverá: I - em 5 (cinco) anos, quanto às infrações puníveis com demissão, cassação de aposentadoria ou disponibilidade e destituição de cargo em comissão; II - em 2 (dois) anos, quanto à suspensão; III - em 180 (cento e oitenta) dias, quanto á advertência.”Está correta a afirmação. A banca não considerou como errada a parte 'dentre outras hipóteses',porém a utilizou no sentido de "das hipóteses de prescrição possíveis"... (existe a prescrição em 2 anos no caso de suspensão).
  • Questão anulada e atribuída a todos os candidatos por ter duas respostas certas.

    Letras: B, C

  • Só pra esclarecer na letra"A".
    .
    1 - a destituição de cargo em comissão exercido por ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de advertência  demissão.
    .
    2 - a destituição de cargo em comissão exercido por servidor não ocupante de cargo efetivo será aplicada nos casos de infração sujeita às penalidades de suspensão e advertência.
    .
    Letras B e C corretas.
  • Olá, caros amigos.

    Correndo o risco de querer discutir o sexo dos anjos, eu tenho a seguinte dúvida:

    se um servidor público acumula, legalmente, um cargo efetivo e um cargo em comissão, e, no exercício de um deles, tem conduta punível com demissão (por exemplo, inassiduidade habitual no cargo efetivo, ou conduta escandalosa na repartição, no caso do cargo em comissão), esse servidor será:

    1-)punido com demissão ou destituição de cargo em comissão apenas em relação ao cargo no qual se deu a falta?
    2-)punido com demissão e destituição de cargo em comissão em relação aos dois cargos, automaticamente, mesmo que a falta funcional tenha se dado apenas em relação a um cargo?
    3-)dependendo do tipo de infração, punido em relação apenas a um cargo, ou aos dois? (por exemplo, improbidade - punição nos dois cargos; abandono de cargo - apenas o cargo abandonado;)Muito grato pela ajuda!

ID
109843
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

NÃO é assegurado pela Constituição Federal aos servidores públicos o direito

Alternativas
Comentários
  • Letra d - Trata-se de uma proibição na verdade. Art.37 XIV, CF:"Os acrescimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acrescimos ulteriores".
  • Seguem os artigos para conferência...a) CORRETA!Art. 37, X - a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices;b) CORRETA!Art. 37,VI - é garantido ao servidor público civil o direito à livre associação sindical;c) CORRETA!Art. 37, VII - o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica; d) ERRADA!Art. 37,XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;e) CORRETA!Art. 37,IV - durante o prazo improrrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira;:)
  • A alternativa "e" poderia ser também considerada incorreta pois está incompleta.
  • Acredito que a letra "d" também deve ser considerada ERRADA, pois se refere a SERVIDOR como sendo aquele aprovado em concurso público, quando na verdade são conceitos que não se confundem. Servidor público é aquele que aprovado em concurso público é nomeado, empossado e exerce cargo público. Aquele que for aprovado em concurso público não pode ser considerado servidor, pois não obteve nomeação ou posse. Se eu estiver errado, por favor, me corrijam.
  • “A Constituição da República veda a acumulação de acréscimos pecuniários para fins de cálculo de acréscimos ulteriores, sob o mesmo fundamento.” (AI 392.954-AgR, Rel. Min. Cezar Peluso, julgamento em 4-11-2003, Plenário, DJ de 5-3-2004.)
  • A alternativa "E" suscita alguma dúvida. Mas temos que ficar superatentos ao ENUNCIADO da questão...pois infelizmente o sistema jurídico brasileiro é uma verdadeira colcha de retalhos. Segundo a lei 8112/90 não será admitido a realização de novo concurso publico enquanto existirem candidatos aprovados em concurso anterior....Art. 12. O concurso público terá validade de até 2 (dois ) anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período. § 1o O prazo de validade do concurso e as condições de sua realização serão fixados em edital, que será publicado no Diário Oficial da União e em jornal diário de grande circulação. § 2o Não se abrirá novo concurso enquanto houver candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado. Então, temos que ficar de olhos bem abertos, no enunciado da questão, e verificar a que estrato do sistema jurídico a questão está se referindo, como por exemplo:conforme doutrina majoritária, conforme stj ou stf, segunda a CF, segundo a lei tal....
  • Fiquem atentos essa questão está sendo repetida em vários concursos pela FCC!!!

  • Acontece que na Letra C fala em Lei. E LEI não é a mesma coisa que LEI ESPECÍFICA. Toda lei específica é uma lei ordinária, mas nem toda LEI ORDINÁRIA É UMA LEI ESPECÍFICA. Essa letra C está errada.

     

    Alguém concorda?

  • RESPOSTA: D

     

    VEDAÇÃO AO EFEITO CASCATA

  • XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores

    Exemplo; Um servidor público recebe um Adicional de Qualificação, no âmbito da Administração Pública Federal, de 22% sobre o vencimento de R$ 3.400,00 por ter concluído o mestrado. Depois de um tempo, ele concluí o doutorado, aumentando o AQ - Adicional de Qualificação para 52%. Esse nova alíquota de AQ não poderá incidir sobre a anterior. Devendo incidir sobre o vencimento, que na situação exemplificada é R$ 3.400,00 e não sobre esse vencimento com o AQ anterior de 22%. Do contrário, estaria tendo um efeito cumulativo.

    Vencimento + AQ Mestrado = R$ 3400,00+22% >> R$ 4.148,00
    Vencimento + AQ Doutorado = R$ 3400,00+52%>>R$ 5.168,00

    Se o AQ fosse cumulativo o valor seria:
    (Vencimento+AQ Mestrado) +AQ Doutorado = 4.148,00+52% >>>R$ 6304,96 (Exemplo de cumulação de acréscimo pecuniário para concessão de acréscimo ulterior)
     

  • Art. 37, XIV CF: os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.

    gab: D.

  • GABARITO LETRA D

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:  

     

    XIV - os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores;     


ID
109846
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

É correto afirmar que os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos e, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o

Alternativas
Comentários
  • Art. 53, CF§ 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.
  • Elencando a competência do STF quanto aos julgamentos. O STF julga:b) nas infrações penais comuns, o Presidente da República, o Vice-Presidente, OS MEMBROS DO CONGRESSO NACIONAL, seus próprios Ministros e o Procurador-Geral da República;c) nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os Ministros de Estado e os Comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, ressalvado o disposto no art. 52, I, os membros dos Tribunais Superiores, os do Tribunal de Contas da União e os chefes de missão diplomática de caráter permanente;(
  • Entendo que a questão deveria ser anulada, pois é incompleta na parte em que se refere a "Deputados" sem adjetivá-los de FEDERAIS, pois existem os Deputados Estaduais.
  • Art. 53, CF § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.Informações adicionais: o art. 53 da CF, caput, trata da imunidade material a qual se inicia com a posse. Para esse tipo de imunidade, o STF vem exigindo a chamada pertinência temática quando as opiniões, palavras e votos são manifestados fora do recinto do Congresso Nacional.Já os §§ tratam da imunidade processual, que se subdividem em imunidade em razão do foro (§1º), em razão da prisão (§2º), em razão do processo (§3º), e em razão da testemunha (§6º). Esta imunidade inicia-se com a diplomação, ou seja, antes da posse.
  • Foro Privilegiado- § 1º - Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.
  • Questão super manjada, foro por prerrogativa de função no STF. Tranquilidade.
  • lembrando q o privilegio do foro foi mitigado pelo stf.

  • GAB A

  • Supremo Tribunal Federal.

  • Art. 53, CF § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

    Gab: A.

  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 53. Os Deputados e Senadores são invioláveis, civil e penalmente, por quaisquer de suas opiniões, palavras e votos.          

     

    § 1º Os Deputados e Senadores, desde a expedição do diploma, serão submetidos a julgamento perante o Supremo Tribunal Federal.

  • CANAL CANTIOLEGIS NO YOUTUBE TEM VÁRIAS PARTES DA CF CANTADA! VÍDEOS ATUALIZADOS! CONHECI HÁ POUCO TEMPO E ESTOU ADORANDO!


ID
109849
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição poderá ser emendada mediante proposta de, no mínimo,

Alternativas
Comentários
  • Art.60 - CF: A constituição poderá ser emendada mediante proposta:I) DE UM TERÇO, NO MÍNIMO, DOS MEMBROS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS OU DO SENADO FEDERAL.;II)do Presidente da República;III) de mais da metade das Assembléias Legislativas das Unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.
  • A Constituição Poderá ser emendada mediante ProPosta (art. 60, CF):I - DE UM TERÇO (1/3), no mínimo, dos membros da Câmara dos DePutados ou do Senado Federal;(...)Serão, no entanto, TRÊS QUINTOS (3/5) Para a aProvação:§2º - A ProPosta será discutida e votada em cada casa do Congresso Nacional, em dois turnos, considerando-se aProvada se obtiver, em ambos, TRÊS QUINTOS (3/5) DOS VOTOS dos resPectivos membros."Alea Jacta Est"!.
  • E a ALTERAÇÃO da constutuição se dará por 2/3 dos votos nas duas casas. Pelo Poder Constituinte Derivada Reformador.
  • Alternativa B

    Art. 60, I, CF

    A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    I- de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara do Deputados ou do Senado Federal;

    II- do Presidente da República;

    III- de mais de metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.

  • Art. 60, I, CF: A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

    I- de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara do Deputados ou do Senado Federal;

    Gab: B.

  • GABARITO LETRA B

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 60. A Constituição poderá ser emendada mediante proposta:

     

    I - de um terço, no mínimo, dos membros da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal;

     

    II - do Presidente da República;

     

    III - de mais da metade das Assembléias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros.


ID
109852
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O Presidente da República poderá delegar a atribuição de conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei, ao

Alternativas
Comentários
  • Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.
  • O Presidente da República poderá delegar algumas atribuições somente aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União. E são apenas as seguintes:

    VI – dispor, mediante decreto, sobre:
           a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;
           b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;

    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;

    XXV - prover os cargos públicos federais, na forma da lei;

    Então, conforme visto acima, a única opção cabível é a letra A.

    Bons estudos!

  • Comentário objetivo:

    A função de conceder indultos e comultar penas, juntamente com as funções de dispor, mediante decreto, sobre a organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos e sobre a extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos, além de prover os cargos públicos federais, na forma da lei, pode ser delegada pelo Presidente da República aos Ministros de Estado, ao Procurado-Geral da República e ao Advogado-Geral da União.

  • Poderá delegar também ao Procurador Geral da República e aos ministros de estado.

  • Aí vai a dica estranha que inventei, rs:

    "DEI PRO PAN".

    DEcreto
    Indulto
    PROver

    Procurador Geral
    Advogado geral da União
    Ministros de Estado

    Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.

    O inciso XXV é só primeira parte: PROVER CARGOS e não extingui-los.

  • O PRESIDENTE PODERÁ DELEGAR AS SEGUINTES ATRIBUIÇÕES ( PARA OS MINISTROS DE ESTADO, PGR OU AGU):

     

     

    ===> DISPOR MEDIANTE DECRETO (AUTÔNOMO) SOBRE ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO FEDERAL, QUANDO NÃO IMPLICAR AUMENTO DE DESPESA, NEM CRIAÇÃO OU EXTINÇÃO DE ÓRGÃOS PÚBLICOS.

     

    ====> DISPOR MEDIANTE DECRETO (AUTÔNOMO)  SOBRE EXTINÇÃO DE FUNÇÕES OU CARGOS PÚBLICOS, QUANDO VAGOS

     

    ====> CONCEDER INDULTO E COMUTAR PENAS, COM AUDIÊNCIA, SE NECESSÁRIO, DOS ÓRGÃOS INSTITUÍDOS EM LEI

     

    ===> PROVER OS CARGOS PÚBLICOS, NA FORMA DA LEI

  • Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;

    Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.

    Gab: A.

  • Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;

    Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.

  • Para mim , o AGU , deveria ser da carreira,mediante lista tríplice,vez que ele defende a UNIÃO e não o presidente da REP. Os presidentes passam , A UNIÃO FICA !!!

  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

     

    VI – dispor, mediante decreto, sobre:        

        

    a) organização e funcionamento da administração federal, quando não implicar aumento de despesa nem criação ou extinção de órgãos públicos;    

     

    b) extinção de funções ou cargos públicos, quando vagos;                 

     

    XII - conceder indulto e comutar penas, com audiência, se necessário, dos órgãos instituídos em lei;

     

    XXV - prover e extinguir os cargos públicos federais, na forma da lei;

     

    Parágrafo único. O Presidente da República poderá delegar as atribuições mencionadas nos incisos VI, XII e XXV, primeira parte, aos Ministros de Estado, ao Procurador-Geral da República ou ao Advogado-Geral da União, que observarão os limites traçados nas respectivas delegações.


ID
109855
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Os Tribunais poderão declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público somente pelo voto

Alternativas
Comentários
  • Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
  • Tudo da Carta Constitucional de 88, na qual reza que: "Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público".
  • Essa questão aborda a cláusula de reserva de plenário (a full bench dos norte-americanos), introduzida no Brasil pela CF/34 e prevista atualmente no art. 97 da CF/88.
    A cláusula de reserva de plenário é o instituto segundo o qual os Tribunais só poderão declarar a inconstitucionalidade da lei ou ato normativo - seja pelo controle difuso ou concentrado de constitucionalidade - pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou do respectivo órgão especial.
    De acordo com a orientação da súmula vinculante n. 10 do STF, “Viola a cláusula de reserva de plenário(CF, artigo 97) a decisão de órgão fracionário de tribunal que, embora não declare expressamente a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do poder público, afasta sua incidência, no todo ou em parte”.
    Segue o texto do art. 97 da CF/88:
    Art. 97 - Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.
  • É sempre bom relembrar que há exceção ao referido princípio da reserva legal quando já houver manifestação do ÓRGÃO ESPECIAL OU do STF na mesma matéria....

    CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL
    Art. 480. Argüida a inconstitucionalidade de lei ou de ato normativo do poder público, o relator, ouvido o Ministério Público, submeterá a questão à turma ou câmara, a que tocar o conhecimento do processo.
    Art. 481. Se a alegação for rejeitada, prosseguirá o julgamento; se for acolhida, será lavrado o acórdão, a fim de ser submetida a questão ao tribunal pleno.
    Parágrafo único. Os órgãos fracionários dos tribunais não submeterão ao plenário, ou ao órgão especial, a argüição de inconstitucionalidade, quando já houver pronunciamento destes ou do plenário do Supremo Tribunal Federal sobre a questão. (Incluído pela Lei nº 9.756, de 1998)
  • Dica:

    Pessoal, lembrem-se sempre de uma coisa: declaração de INCONSTITUCIONALIDADE é feita  sempre por MAIORIA ABSOLUTA!

  • Apenas para complementar a informação dos colegas acima, segue o entendimento sumulado pelo STF (Súmula Vinculante):

    SÚMULA VINCULANTE Nº 10

    VIOLA A CLÁUSULA DE RESERVA DE PLENÁRIO (CF, ARTIGO 97) A DECISÃO DE ÓRGÃO FRACIONÁRIO DE TRIBUNAL QUE, EMBORA NÃO DECLARE EXPRESSAMENTE A INCONSTITUCIONALIDADE DE LEI OU ATO NORMATIVO DO PODER PÚBLICO, AFASTA SUA INCIDÊNCIA, NO TODO OU EM PARTE.


  • CF/88

    (...)

    ...

    Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.

    ...

    (...).

  • Dispositivo bastante cobrado em concursos:

     

    Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.

  • Art. 97 da CF: Maioria ABSOLUTA. (cláusula de reserva de plenário SV. 10).

  • GABARITO: C

    Art. 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.

  • GABARITO LETRA C

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 97. Somente pelo voto da maioria absoluta de seus membros ou dos membros do respectivo órgão especial poderão os tribunais declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Público.


ID
200125
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Compreende-se por técnica legislativa o emprego de fórmulas e métodos destinados a melhorar a qualidade da estruturação e da sistematização dos instrumentos normativos, incluindo o uso da linguagem. Entre os princípios que norteiam a técnica legislativa está o da generalidade, que determina que as normas devem ser gerais, ou seja,

Alternativas
Comentários
  • Alternativa (b)


    Princípio da generalidade/universalidade: esse princípio busca a universalidade na prestação do serviço público, isto é, o serviço deve ser prestado a todos os usuários de forma igualitária e impessoal, sem qualquer espécie de discriminação. Ex: o ônibus da periferia deve ter a mesma qualidade dos daqueles que circulam nos centros empresariais.


    Fonte: http://fabriciobolzan.jusbrasil.com.br/artigos/121819347/servicos-publicos

  • "Por técnica legislativa entende-se o emprego de fórmulas e métodos destinados a melhorar a qualidade da estruturação e da sistematização dos instrumentos normativos, assim como o uso da linguagem. Para melhor compreender este conceito, convém lançar mão de alguns dos princípios que instruem a técnica legislativa, quais sejam: o da generalidade, da clareza, da precisão, da unidade de objeto e o da logicidade."

    FÁBIO MÁXIMO DE CARVALHO MARROQUIM

  • complementando

    PRINCÍPIOS QUE NORTEIAM A TÉCNICA LEGISLATIVA

    a) GENERALIDADE: as normas devem ser gerais, isto é, preordenadas para incidir sobre sujeitos inespecíficos e se aplicar, indiferentemente, à situação descrita na hipótese de incidência nela configurada.

    b) CLAREZA: as normas devem ser claras, vale dizer, conter, preferencialmente, termos de significado unívoco.

    c) PRECISÃO: as normas devem ser precisas, ou seja, ser formuladas com palavras certas para expressar a ideia que se quer transmitir. Termos vagos, de múltiplo significado, devem ser evitados ou utilizados com parcimônia, e, mesmo assim, adequadamente, isto é, postos de tal modo que permitam ao intérprete apreender com precisão seu significado no contexto, possibilitando-lhe, assim, desvelar a verdadeira intenção do legislador.

    d) UNIDADE DO OBJETO: as normas devem ser explícitas, de modo a evitar interpretações equivocadas, eliminando a necessidade de o intérprete recorrer a raciocínios hiperbólicos ou a princípios implícitos para dar-lhes sentido ou extrair-lhes o significado.

    e) LOGICIDADE: as normas devem ser estruturadas segundo uma ordem lógica, obedecendo ao princípio da unidade que pode se expressar genericamente pelo critério da homogeneidade ou, de modo particular, pelo da uniformidade, quando abarca apenas a estrutura da norma em si.

    Fonte: http://www.brasilbrasileiro.pro.br/fabio.pdf


ID
200128
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito da documentação jurídica, considere:

I. A informação jurídica pode ser gerada, registrada e recuperada, basicamente, em três formas distintas: descritiva (doutrina); normativa (legislação) e interpretativa (jurisprudência).

II. A jurisprudência pode ser entendida como o conjunto de decisões acerca de um mesmo assunto ou a coleção de decisões de um tribunal; caracteriza-se, também, por ser pública no sentido de poder ser utilizada ou reproduzida por qualquer pessoa.

III. Os principais problemas relativos ao controle da informação jurisprudencial incluem grande volume de documentos e pontos de vista judiciais conflitantes a respeito de matérias semelhantes.

Ocorre que

Alternativas

ID
200131
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os instrumentos usados para o controle da informação jurídica incluem catálogos, bibliografias, coletâneas, bases de dados e outros. Na área da jurisprudência, há serviços que oferecem consulta unificada a informações de diferentes tribunais, entre os quais a base de dados

Alternativas
Comentários
  • Questão que pode confundir.. O Conselho da Justiça Federal administra o Portal da Justiça Federal que oferece a pesquisa na Jurisprudência Unificada: http://www.jf.jus.br/juris/unificada/1
  • É bom levar em consideração o comentário da colega. Errei a questão por me ater que o Conselho da Justiça Federal é o responsável pela Jurisprudência unificada, porém a BASE DE DADOS é o Portal da Justiça Federal.


ID
200134
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à Classificação Decimal de Dewey, considere:

I. 000 é a notação mais geral da CDD, sendo usada para obras não limitadas a qualquer disciplina específica, como enciclopédias e periódicos, assim como a certos aspectos comuns das disciplinas, como teoria, história, geografia etc.

II. A CDD é organizada por disciplinas; como um assunto pode aparecer em mais de uma disciplina, esse assunto pode aparecer em mais de uma classe.

III. A tabela 1 (auxiliar) da CDD divide o assunto de acordo com a sua forma de apresentação, sendo interna ou intrínseca ? filosofia, pesquisa, estudo e ensino etc. ?, e externa ou extrínseca ? dicionário, compêndio, periódico etc.

IV. As notações da Tabela 1 só podem ser aplicadas quando expressamente autorizadas pelo esquema por meio de notas de instrução.

V. O princípio hierárquico da CDD significa que cada tópico faz parte de todos os tópicos mais abrangentes acima dele, sendo que tudo o que é determinado para o todo também vale para a parte.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A.

    I. 000 é a notação mais geral da CDD, sendo usada para obras não limitadas a qualquer disciplina específica, como enciclopédias e periódicos, assim como a certos aspectos comuns das disciplinas, como teoria, história, geografia etc. ERRADO.

    A classe 000 é a mais geral das classes da CDD, e é utilizada para trabalhos não limitados a uma disciplina específica, como enciclopédias, jornais, periódicos gerais. Esta classes também é utilizada para disciplinas específicas que lidam com o conhecimento e a informação, como ciência da computação, biblioteconomia, jornalismo.

    II. A CDD é organizada por disciplinas; como um assunto pode aparecer em mais de uma disciplina, esse assunto pode aparecer em mais de uma classe. CORRETO.

    III. A tabela 1 (auxiliar) da CDD divide o assunto de acordo com a sua forma de apresentação, sendo interna ou intrínseca ? filosofia, pesquisa, estudo e ensino etc. ?, e externa ou extrínseca ? dicionário, compêndio, periódico etc. CORRETO.

    IV. As notações da Tabela 1 só podem ser aplicadas quando expressamente autorizadas pelo esquema por meio de notas de instrução. ERRADO.

    A Tabela 1 pode ser usada em qualquer construção de um número, a não ser que esteja indicado o contrário.

    V. O princípio hierárquico da CDD significa que cada tópico faz parte de todos os tópicos mais abrangentes acima dele, sendo que tudo o que é determinado para o todo também vale para a parte. CORRETO.

  • I. Vimos na teoria que Dewey primeiro criou as nove classes do conhecimento, e, após, criou a classe das generalidades para inserir as obras que não se inserem em nenhuma área específica do conhecimento. Assim, o primeiro fragmento da assertiva está correto, porém, no segundo fragmento, indica-se que certos aspectos comuns das disciplinas, como teoria, história, geografia estariam também na classe 000. Na verdade, esses aspectos comuns dizem respeito à tabela auxiliar T1, e, como se trata de tabela auxiliar, essas características são adicionadas às notações das tabelas principais. INCORRETA.

    II. Esse é o princípio básico da CDD: sua divisão por disciplinas, ou áreas do conhecimento, faz com que um assunto esteja presente em mais de um lugar nas tabelas. CORRETA.

    III. A tabela auxiliar T1 é utilizada para que possamos adicionar à notação características quanto à forma de apresentação do documento (dicionário, periódico, etc.) ou de acordo com a abordagem (teoria, filosofia, etc.). CORRETA.

    IV. Vimos na teoria que as notações das tabelas 2-6 só podem ser aplicadas quando expressamente autorizadas pelo esquema por meio de notas de instrução. Porém, no caso da Tabela 1, não existe essa determinação. INCORRETA.

    V. O princípio hierárquico da CDD é um dos primeiros que apontamos na teoria, e é um dos primeiros que são indicados na introdução. O princípio é: tudo o que é válido para o todo, é válido também para a parte. CORRETA.

    Gabarito: A


ID
200137
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

As normas jurídicas apresentam uma ordem lógica de estruturação, incluindo três partes essenciais: preliminar, normativa e final. A parte normativa compreende o texto ou corpo da lei, o qual é dividido em artigos que constituem

Alternativas
Comentários
  • Letra E. Os artigos são unidades básicas e obrigatórias. Já os incisos, parágrafos, alíneas e números são unidades complementares e seus usos dependem da natureza, complexidade e extensão da matéria tratada.
  • GABARITO LETRA E

    "A parte normativa é o corpo da lei propriamente dita e apresenta a matéria do objeto legislativo e as disposições legais que inovam a ordem jurídica. Essa parte é organizada em artigos, que podem se subdividir em parágrafos e incisos. Estes podem ser subdivididos em alíneas e itens. Os artigos funcionam como unidade básica de apresentação de assuntos no texto normativo e os artigos e incisos, disposição secundária de um artigo, têm como finalidade explicar ou modificar o enunciado principal. A princípio, cada artigo deve tratar de um único assunto; exceções e complementações devem ser discriminadas em parágrafos e incisos. As alíneas constituem o desdobramento dos incisos e dos parágrafos e, em geral, apresentam enumerações que os detalham."

    FONTE: "NASCIMENTO E MORTE DA LEI DE IMPRENSA NO BRASIL: REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS DE AUTORIA EM JORNALISMO" escrito por Anderson Salvaterra Magalhães.


ID
200143
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Versão online do sistema de Classificação Decimal de Dewey, o Webdewey oferece acesso a uma série de recursos, entre os quais:

I. banco de dados contendo a CDD 22 completa.

II. atualizações periódicas do sistema, incluindo novos desenvolvimentos, novos números e novos termos.

III. blog do Dewey, uma fonte interativa de notícias e dicas sobre classificação.

IV. cabeçalhos de assuntos da Biblioteca do Congresso com os números de classificação da Dewey.

V. arquivos com edições anteriores do sistema que permitem a conversão automática de coleções.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • 1- Não é uma fonte interativa. 2- Não possui cabeçalho da Biblioteca do Congresso.

  • Características (WebDewey)

    • Milhares de termos do Índice Relativo e números incorporados que não estão disponíveis na versão impressa.

    • Anotação on-line para incorporar e compartilhar preferências de classificação locais

    • Títulos por assunto da Biblioteca do Congresso mapeados para os números Dewey

    • Atualizações a cada 3 meses com assinatura anual


ID
200146
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com as regras básicas da Classificação Decimal de Dewey para a escolha de um número de classificação, uma obra sobre a

I. influência de Villa-Lobos na música de Tom Jobim deve ser classificada em Tom Jobim, e não em Villa-Lobos.

II. vida de sabiás, tico-ticos e pica-paus deve ser classificada com outras obras sobre sabiás.

III. história de Santa Catarina que inclua informações sobre as cidades de fronteira do Rio Grande do Sul deve ser classificada no número da região sul.

Ocorre que

Alternativas
Comentários
  • 1- tratamento deve ser mais específico

    2- assunto que sobre a influência

    3-correta

    4- errado completamente

    5- se deve optar pelo assunto que sofre a influência, se deve fazer uma classificação generalista que inclua todos, deve-se optar pela especificidade.

  • I. Sabemos que, seguindo a regra de aplicação, ao classificar dois assuntos inter-relacionados, devemos classificar no assunto sobre o qual recai a ação. Isso é chamado de regra de aplicação. CORRETA.

    II. Na verdade, quando existem assuntos compostos e que pertencem à mesma classe principal, devemos classificá-los no número imediatamente superordenado que abrigar as três classes. INCORRETA.

    III. Na verdade, devemos classificar no assunto que receber tratamento mais completo. Nesse caso, devemos classificar na história de Santa Catarina. INCORRETA.

    Gabarito: B

  • I - Regra de aplicação: Classifique as obras que versem sobre assuntos interrelacionados no assunto sobre o qual recai a ação. Essa regra tem precedencia sobre todas as demais.

    II - Regra de três: classifique uma obra sobre três ou mais assuntos, todos os quais sejam subdivisões de um assunto mais geral, no primeiro número mais elevado que inclua todos, a menos que um assunto seja plenamento mais abordado que outro.


ID
200149
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à Classificação Decimal Universal, considere:

I. O sinal / (barra) tem a função de unir o primeiro e o último de uma série de números consecutivos no sistema para formar um assunto abrangente que não existe nas tabelas.

II. O sinal de relação : (dois-pontos) indica uma relação geral, coordenada e recíproca, na qual A:B têm o mesmo valor.

III. O sinal de coordenação + (mais) liga dois ou mais números separados (não consecutivos) para indicar um assunto composto para o qual não existe um número simples.

Ocorre que

Alternativas

ID
200152
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A biblioteca de um tribunal decide reunir a sua coleção de jurisprudência relativa a matérias envolvendo crianças e jovens. Ao estudar a melhor solução para o problema usando a Classificação Decimal Universal, os bibliotecários chegaram às seguintes notações: (094.9)-053.2 ? para jurisprudência relativa a crianças ? e (094.9)-053.6 ? para jurisprudência relativa a jovens. A opção está

Alternativas
Comentários
  • O auxiliar de forma é independente pode aparecer em qualquer ordem na notação, no começo, meio e fim.
  • Auxiliares independentes: 

     

    (0...) Forma

    =      Línguas

    (...)   Lugar

    "   " Tempo 

    (=   ) Raça


ID
200155
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Devido ao constante avanço tecnológico, softwares e equipamentos tornam-se ultrapassados com certa rapidez e, muitas vezes, precisam ser substituídos. Por isso, ao se informatizar uma unidade de informação, deve-se pensar no futuro e

I. preservar a base bibliográfica por meio da adoção de um formato padrão, como o MARC 21, para garantir a portabilidade dos dados bibliográficos.

II. integrar uma rede de bibliotecas que possua uma base de dados e de serviços já implementada, de modo a evitar a construção de uma base própria.

III. reduzir os investimentos, escolhendo sistemas e linguagens livres, simples e amigáveis que não exigem treinamento nem suporte técnico para o seu uso.

IV. elaborar um projeto que descreva as necessidades, metas e resultados a serem atingidos, o que permitirá identificar soluções, comparar produtos e levantar custos.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas

ID
200158
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à Classificação Decimal Universal, considere:

I. A CDU exibe quatro grandes características fundamentais: decimalidade, universalidade, versatilidade e multifacetação.

II. A ordem de arquivamento ou vertical determina o arranjo das fichas nos catálogos, bem como dos livros nas estantes, procedendo do mais específico para o mais genérico.

III. O mecanismo de síntese é realizado por meio da notação e pode ser observado na seguinte composição: 781&534 ? Música e Física.

IV. Para representar assuntos inter-relacionados, os aspectos a eles associados e os níveis de abordagem, a CDU dispõe de três mecanismos básicos: síntese, ordem de citação e ordem de arquivamento.

V. Os auxiliares especiais -1/-9 e .01/.09 têm a função de detalhar aspectos de um assunto não cobertos pelas tabelas principais ou pelas tabelas auxiliares comuns.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I) A CDU tem como características estruturais:- Decimalidade- Universalidade- Hierarquia- Síntese II) A ordem de arquivamento ou vertical determina o arranjo das fichas nos catálogos, bem como dos livros nas estantes, procedendo do geral para o específicoIII) 781 + 534 = Música e Física IV) Correta V) Correta

ID
200161
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Um registro MARC é composto por três elementos: estrutura, indicação do conteúdo e conteúdo propriamente dito. A estrutura é

Alternativas
Comentários
  • Só para constar: o conteúdo que é definido pelas normas de catalogação(ISBD etc.) os indicadores de conteúdo são as etiquetas do MARC.
  • A estrutura é uma implementação dos padrões internacionais ANSI Z39.2 E ISO 2709

  • O registro bibliográfico em formato MARC é composto por três elementos principais: estrutura, indicação do conteúdo e conteúdo propriamente dito.

    estrutura do registro é uma implementação dos padrões internacionais ANSI Z39.2 e ISO 2709.

    As indicações de conteúdo são códigos e convenções estabelecidos para identificar e caracterizar os dados dentro do registro e permitir sua manipulação.

    Os conteúdos dos dados que compõe um registro MARC geralmente são definidos por padrões externos ao formato, como: International Standard Bibliographic Description (ISBD), Anglo-American Cataloguing Rules (AACR2), Library of Congress Subject Headings (LCSH) ou outros códigos usados pela instituição criadora do registro.



ID
200164
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A qualidade de um software para automação de unidades de informação está relacionada aos requisitos ou módulos que possui, como aquisição, catalogação, pesquisa, circulação etc. Ao avaliar a função de pesquisa, o bibliotecário deve observar, por exemplo, se o sistema oferece

Alternativas

ID
200167
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação a metadados e informatização de unidades de informação, considere:

I. Os metadados são importantes na organização, gestão, busca, recuperação e localização de recursos de informação. A descrição de recursos por meio de metadados permite que eles sejam compreendidos por programas, sendo pois essenciais ao compartilhamento de dados entre sistemas.

II. A principal característica para o sucesso de uma rede de serviços de informação é a consistência, a qual é alcançada por meio do uso de padrões.

III. O MARC 21 contém seis formatos concisos coordenados para a representação completa de recursos informacionais: Bibliográfico, Autoridade, Coleções, Classificação, Informação Comunitária e Gestão.

IV. A capacidade das bases de dados trocarem e compartilharem informações, consultas e serviços, usando diferentes plataformas de hardware e software, estrutura de dados e interfaces, é chamada de interoperabilidade.

V. O formato MARC 21 para dados bibliográficos foi desenvolvido para armazenar informações bibliográficas sobre monografias, recursos contínuos e documentos eletrônicos.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O item III está errado porque são apenas cinco os formatos do Marc 21, não existe o formato Gestão.

    O item V está errado porque o Marc 21 não engloba documentos eletrônicos


ID
200170
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O AACR2 ? Revisão 2002 é o resultado de uma série de alterações, que incluem desde uma nova redação ou a renumeração de algumas regras até mudanças mais significativas, como as que seguem:

I. O capítulo 9 incluiu a distinção entre recursos eletrônicos de acesso direto (local) ou de acesso remoto (em rede).

II. Os capítulos 3, 7 e 12 sofreram mudanças substanciais.

III. O antigo capítulo "Publicações Seriadas" teve o título alterado para "Recursos Contínuos".

IV. Para a descrição de livros e folhetos, a citação dos tipos de ISBN (por exemplo, das edições encadernada e brochura) deixou de ser obrigatória, passando a ser opcional.

V. A regra 0.24 foi reformulada para dar ênfase à importância de ressaltar todos os aspectos do item que está sendo descrito, como conteúdo, suporte físico, tipo de publicação etc.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Aqui tem um bom material sobre as mudanças do AACR2:

    http://cdij.pgr.mpf.gov.br/sistema-pergamum/ix-encontro-nacional/20_04_2007/Curso%20AACR2.pdf
  • CAPÍTULO 9 – RECURSOS ELETRÔNICOS E OUTRAS REGRAS 

    RELACIONADASO capítulo 9 passou para denominação “Recursos Eletrônicos” e sofreu as seguintes 

    revisões: 1. Alterações para alinhar-se à International Standard Bibliographic Description 

    for Electronic Resources (ISBD (ER)).  Esclarece o que inclui no campo abrangido pelo capítulo 9 e o 

    estabelecimento de uma distinção entre acesso direto e remoto nos recursos eletrônicos; 

     Regra 9.3 - Mudança do nome da Área das características do arquivo para 

    “Área do tipo e extensão do recurso”. Nota: Na atualização de 2004 da edição inglesa, foi excluída a área 3 para 

    Recursos eletrônicos.  Regra 9.4B2 – acréscimo de uma instrução para considerar como publicado 

    todo acesso remoto a recursos eletrônicos; 2. Alterações para acomodar a natureza específica dos recursos eletrônicos. 

     Inclui a mudança da fonte principal de informação do título da tela para o próprio recurso; 

    3. Remoção da preferência dada às fontes internas;  Regra 9.5B1 - Acréscimo de uma opção, para permitir o uso da terminologia convencional para descrever um suporte físico, p.ex., “1 CD-ROM” em vez de “1 disco ótico para computador”; 

     Regra 9.7B22 – Item descrito. Acréscimo para instruir o catalogador a dar sempre a data de acesso ao descrever recursos eletrônicos de acesso remoto. Designação geral do material da lista 1 e da lista 2, “Arquivo de computador” para 

    “recurso eletrônico”. 


  • CAPÍTULO 3 – MATERIAIS CARTOGRÁFICOS 

    Designação geral do material para materiais cartográficos [DGM] – 

    As denominações gerais do material para globo e mapa na lista 2 da Regra 

    1.1C1 foram substituídas pela designação única “material cartográfico”.   

    181) Regras adicionais ou adições às regras já existentes para a descrição de 

    materiais cartográficos em forma eletrônica; 

    2) Alterações diversas feitas em regras já existentes para adaptá-las à forma da 

    prática corrente; 3) Alterações editorias. 

    1) A primeira categoria é a mais significativa, envolvendo mudanças na área matemática e na dos detalhes específicos do material (anteriormente: Área dos dados matemáticos). Foram acrescentados três novas regras: 

    Regra 3.3E – Tipo e extensão do recurso; 

    Regra 3.3F – Representação gráfica digital; 

    Regra 3.3G – Numeração relativa a publicações seriadas. 

    O objetivo principal é proporcionar uma descrição mais acurada dos materiais 

    cartográficos em formato de recursos eletrônicos e/ou recursos continuados. 

    A regra 3.3D – Indicação de coordenadas e equinócio, foi alterada para permitir o 

    registro das coordenadas em graus decimais bem como em graus, minutos e 

    segundos. 

    Foram acrescentados exemplos adicionais à Regra 3.7B8 - Detalhes (matemáticos e 

    detalhes específicos do material) para mostrar o acréscimo da regra 3.3F e das 

    alterações da regra 3.3D. 

    2) As alterações na segunda categoria incluem: 

    Mudança de “seção de mapa” para “seção” e de “modelo em relevo” para “modelo” 

    na regra 

    3.5B1; Acréscimo de “leiaute”, “método de produção” e “meio” como outros detalhes físicos 

    na regra 3.5C1. 

    3) As mudanças editoriais foram feitas para adaptação à nova terminologia e para 

    refletir as alterações efetuadas em outros capítulos. 

  • CAPÍTULO 7 – FILMES CINEMATOGRÁFICOS E GRAVAÇÕES DE VÍDEO. 

    Regra 7.0B2 – Fontes de informação – Regra alterada 

    Incluindo o contêiner (invólucro) como fonte de informação prescrita para as áreas 

    da edição, da publicação, distribuição, etc. e da série. Anteriormente, só a fonte

    principal de informação e o material adicional eram considerados fontes de 

    informação prescrita. 


  • CAPÍTULO 12 – RECURSOS CONTÍNUOS E OUTRAS REGRAS 

    RELACIONADAS. 

    Capítulo 12 agora denominado de “Recursos contínuos” em vez de “Publicações 

    Seriadas” foi ampliado para incluir recursos que não eram cobertos pelas regras ou 

    não cobriam adequadamente. 

    Incorporado: 

    � Recursos publicados sucessivamente (i.e., publicações periódicas); 

    � Recursos integrados em andamento (p.ex. folhas de atualização, páginas de 

    atualização Web); 

    � Algumas categorias de recursos finitos (p.ex., reimpressão de publicações 

    periódicas, recursos com características de publicações periódicas, mas cuja 

    duração é limitada, e recursos integrados finitos). 

    Foram revistas as regras de outros capítulos afetados pelas mudanças no capítulo 

    12. 

    Glossário 

    Acréscimos de definições no glossário: Recurso bibliográfico; Iteração; Folhas 

    soltas de atualização. 

    Mudança: Recurso contínuo para Recurso integrado. 

    Definições revistas: Item em várias partes; Monografia; Publicação seriada; Seção: 

    Título-chave


  • Regra 0.24 – Reformulada 

    Para dar ênfase à importância de ressaltar todos os aspectos do item que esta 

    sendo descrito, inclusive o seu conteúdo, o seu suporte físico, seu tipo de 

    publicação, suas relações bibliográficas, bem como o fato de ter sido publicado ou 

    não. Esta revisão é considerada como um primeiro passo para levar em frente 

    publicações sobre “conteúdo versus suporte”. 


  • Resposta D. O capitulo 7 passou por mudanças não-substanciais. tem que rir para não chorar...


ID
200173
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O livro oferece uma acurada seleção de excertos de julgados
enfocando o atual Código Civil, cujas anotações são feitas
artigo por artigo. Apresenta uma valiosa e recente consolidação
da interpretação dos tribunais brasileiros, inclusive os
Superiores (STJ e STF), no que se refere à aplicação das
disposições do novo Código Civil, proporcionando ao operador
do Direito uma consulta fácil, ágil, completa e precisa de casos
concretos envolvendo a sua aplicação. Oferece uma
extraordinária visão do comportamento atualizado das mais
importantes questões jurídicas que estão a influir diretamente
em nosso cotidiano.

A característica básica desse tipo de resumo é a de

Alternativas
Comentários
  • o VERBO OFERECER INICIA o resumo e a resposta certa.....

  • O resumo apresenta alguns adjetivos como valiosa e extraordinária, que denotam um certo juízo de valor, portanto, podemos considerar que se trata de um resumo crítico, que é o único que oferece uma interpretação do texto analisado.

    Gabarito: C


ID
200176
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O livro oferece uma acurada seleção de excertos de julgados
enfocando o atual Código Civil, cujas anotações são feitas
artigo por artigo. Apresenta uma valiosa e recente consolidação
da interpretação dos tribunais brasileiros, inclusive os
Superiores (STJ e STF), no que se refere à aplicação das
disposições do novo Código Civil, proporcionando ao operador
do Direito uma consulta fácil, ágil, completa e precisa de casos
concretos envolvendo a sua aplicação. Oferece uma
extraordinária visão do comportamento atualizado das mais
importantes questões jurídicas que estão a influir diretamente
em nosso cotidiano.

O texto é exemplo de resumo

Alternativas
Comentários
  •  Definições

    Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições:

    2.1 palavra-chave: Palavra representativa do conteúdo do documento, escolhida, preferentemente, em vocabulário controlado.

    2.2 resumo: Apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento.2.3 resumo crítico: Resumo redigido por especialistas com análise crítica de um documento. Também chamado de

    resenha. Quando analisa apenas uma determinada edição entre várias, denomina-se recensão.

    2.5 resumo indicativo: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral, não dispensa a consulta ao original.

    2.6 resumo informativo: Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original. 

    http://www.ufrgs.br/termisul/oa3/Norma_ABNT.pdf

  • Crítico porque apresenta a opinião do resumidor/especialista? agil, fácil, extraordinária

  • Resumo Analítico = Resumo Informativo

    Resumo Descritivo = Resumo Indicativo


    Fonte: Thums, J. Acesso à realidade: técnicas de pesquisa e construção do conhecimento. Canoas: Ed. ULBRA, 2003. p. 62. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=05PUpCFeEoYC&pg=PA62&lpg=PA62&dq=resumo+descritivo&source=bl&ots=8yxV3ZorY1&sig=Tkvvi95P8OA09ysc2pxl6-regwg&hl=pt-BR&sa=X&ei=QI4YVdW1LrHhsATHm4HoCg&ved=0CE4Q6AEwBzgK#v=onepage&q=resumo%20descritivo&f=false

  • Acho que a parte que fala sobre julgamento está em:

     interpretação dos tribunais brasileiros

  • Gabarito: A

  • Oferece uma extraordinária visão do comportamento atualizado das mais importantes questões jurídicas que estão a influir diretamente em nosso cotidiano.


ID
200179
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A Web Semântica representa uma evolução da web atual, isso porque, enquanto a web tradicional foi desenvolvida para ser entendida pelos usuários, a Web Semântica está sendo projetada para ser compreendida pelas máquinas. Para isso, usa os seguintes recursos:

I. agentes inteligentes, programas capazes de operar eficientemente sobre as informações, podendo identificar os seus significados e as relações entre eles.

II. linguagens de marcação de documentos como a HTML, que estrutura as informações de maneira a descrever conteúdo, significado e apresentação.

III. ontologias, que permitem representar explicitamente a semântica dos dados, mostrando as relações entre os conceitos.

IV. metadados para dar significado às informações, criados por meio de padrões próprios para a web.

V. Protocolo OAI-PMH ? Open Archives Iniciative Protocol for Metadata Harvesting, que possibilita a interoperabilidade entre provedores, catálogos e indexadores.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • I. Conceito correto.

    II. O próprio enunciado mata esse item, "a Web Semântica está sendo projetada para ser compreendida pelas máquinas. Para isso, usa os seguintes recursos:". O HTML é estruturado para ser entendido pelo usuário, não sendo sozinho um componente da Web Semântica.


    III. Esse é o conceito...
     

    IV. Conceito correto.


    V. Maldade esse item. Possibilita a interoperatibilidade entre provedores e dados e provedores de serviços.

    (Material sobre "Especificação de Metadados e Web Services" - Estratégia Concursos)

    O protocolo OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting) vem se consolidando como a base para a interoperabilidade entre bibliotecas e repositórios digitais acadêmicos e científicos no mundo todo. Através do OAI-PMH, é possível proporcionar visibilidade e integração de informações (metadados), com custos acessíveis à realidade de países em desenvolvimento, como o Brasil. (...)


    Os participantes da Iniciativa são divididos em Provedores de Dados (DP) e Provedores de Serviços (SP).


    Os provedores de dados mantêm repositórios de documentos digitais que implementam o protocolo OAI-PMH como forma de expor os metadados de seus documentos. Já os provedores de serviços oferecem buscas a estes metadados ou outros serviços que visam agregar valor à iniciativa. 



  • d-

    A web semântica é uma extensão da Web atual onde a informação é estruturada p/ melhor cooperação entre computadores e pessoas, ja que os dados sao compreendidos por qualquer computador conectado. refinando busca e filtrando conhecimento, alivia a sobrecarga de informação com o aumento da precisão.


ID
200182
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Avalie as afirmativas a seguir, relacionadas à elaboração de tesauros:

I. Conceito, como propõe Dahlberg, é a unidade do conhecimento constituída de três elementos: o referente (o objeto no mundo), as suas características (os atributos) e uma designação (o nome).

II. Termo é um signo linguístico que, no tesauro documentário, denota o conceito, o que significa que, mesmo isolado, o termo carrega consigo o significado.

Ocorre que

Alternativas
Comentários
  • http://www.conexaorio.com/biti/tesauro/conceito.htm


ID
200185
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Entre as funções administrativas básicas está a de organização, processo que

Alternativas
Comentários
  • Organização envolve modelar o trabalho, alocar recursos, agrupar pessoas e coordenar atividades.

    Direção trabalha diretamente com os colaboradores, motivando-os, liderando-os e desenvolvendo a comunicação.

    Bons estudos.

  • Letra D: Determina como as atividades e os recursos devem ser agrupados.

  • Letra a) Direção 

    Letra b) Direção 

    Letra c) Planejamento 

    Letra d) Organização (Correta)

    Letra e) Direção 

  • GabaritoD

     

     

     

    Comentários

     

     

    PLANEJAMENTO

     

    • Definir missão;

     

    • Formular objetivos;

     

    • Definir os planos para alcançá-los;

     

    • Programar as atividades;

     

     

    ORGANIZAÇÃO:

     

    • Dividir o trabalho;

     

    • Designar as atividades;

     

    Agrupar as atividades em órgãos e cargos;

     

    • Alocar recursos;

     

    • Definir autoridade e responsabilidade;

     

     

    DIREÇÃO:

         

    • Designar pessoas;

     

    • Coordenar os esforços;

     

    • Comunicar;

     

    • Motivar, liderar, orientar

     

     

    CONTROLE:

     

    • Definir padrões;

     

    • Monitorar o desempenho;

     

    • Avaliar o desempenho;

     

    • Ação corretiva.


ID
200188
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação à Gestão do Conhecimento, considere:

I. A Gestão do Conhecimento tem uma história relativamente curta, embora suas origens remontem aos primórdios da Ciência da Computação, da Administração, bem como da Ciência da Informação.

II. Os conceitos de dados, informação e conhecimento, no campo da Ciência da Computação, coincidem apenas em parte com os dos demais campos envolvidos com a Gestão do Conhecimento.

III. A implantação do processo de Gestão do Conhecimento em uma organização pode desencadear conflitos de interesse e disputas de territórios.

Ocorre que

Alternativas
Comentários
  • Em relação ao item III, conhecimento é poder.

  • I - " A GC tem uma história relativamente curta, embora suas origens remontem aosprimórdios daCiência da computação, dademonstração, bem como daCiência da informação."

    II - " Os conceitos de dado, informação e conhecimento, no campo da ciência da computação, coincidem apenas em parte com os demais campos envolvidos com a gestão do conhecimento. Dados podem ser vistos como quaisquer valores passíveis de serem processados por um sistema. Informação pode ser descrita como dados que foram selecionados e organizados para um propósito específico. Conhecimento, no campo da inteligência artificial, é informação estruturada de maneira a salientar e explorar relacionamentos sobre conjuntos de dados.

    III - "A implantação do processo de gestão do conhecimento em uma organização pode desencadear conflitos de interesse e disputa por território."

    BARBOSA, Ricardo rodrigues; PAIM, Isis. Da GRI à gestão do conhecimento. In: A gestão da informação e do conhecimento


ID
200191
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação aos problemas de coluna, o ideal ainda é a prevenção; portanto, buscar no ambiente de trabalho a adequação de cadeiras e mesas seria o ideal para evitálos. Quando não for possível contar com um ambiente mais adequado, deve-se

Alternativas

ID
200194
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O planejamento eficaz depende da qualidade e quantidade

Alternativas
Comentários
  • Conforme Almeida (2011, p. 16):

    Em resumo, planejamento eficaz depende da qualidade e quantidade de dados disponíveis e confiáveis.

    Gab. C


ID
200197
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A fase final do processo administrativo é o controle. À medida que a organização caminha na realização de seus objetivos, os gerentes devem

Alternativas
Comentários
  • Controlar o desenvolvimento dos processos/atividades mediante a medição do trabalho executado, para verificar o alcance das metas estabelecidas na etapa inicial do planejamento.

    Resposta: E


ID
200200
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na avaliação de serviços de informação, recomenda-se que a seleção de indicadores respeite vários critérios, entre os quais o de que deve ser

Alternativas
Comentários
  • "Dificilmente um só indicador é suficiente para aprofundar o conhecimento do problema, mas é preciso cautela para não selecionar um número excessivo de indicadores, o que dificulta o monitoramento. Recomenda-se que a seleção de indicadores respeite os seguintes critérios:

    - deve ser utilizado de modo contínuo, ao longo de determinado período, de forma a facilitar a análise de tendência dos indicadores;

    - deve estar acessível ou ser obtido a curto prazo e sem demandar muito trabalho;

    - deve ser aceito como válido e confiável por todos os atores envolvidos na avaliação;

    - deve ser viável em termos de custo, tempo e conhecimento técnico.

    (p.22)


ID
200203
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere:

I. O planejamento operacional decide "o que fazer" e "como fazer".

II. O planejamento global é a combinação de todos os planos existentes na organização.

III. O planejamento é um processo linear.

IV. O planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se, frequentemente, nos níveis estratégico e intermediário.

V. O planejamento de longo prazo, em função de seu horizonte temporal mais amplo, é mais qualitativo que quantitativo.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • O planejamento é um processo cíclico

    O planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se, frequentemente, nos níveis intermediário e operacional.

  • Acrescentando...

    III - Vimos que o planejamento é um processo cíclico, o que não significa que seja um processo linear; pelo contrário, é um processo dinâmico e interativo.

    IV - O planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se, frequentemente, nos dois últimos níveis, sendo o planejamento estratégico uma prerrogativa dos níveis de direção da organização a que pertencem.

    (ALMEIDA, 20005, p. 8-9).

    Gab. A

  • I. CORRETA

    II. CORRETA

    III. O planejamento não é um processo linear. INCORRETA

    IV. Frequentemente o planejamento realizado nas bibliotecas está nos níveis intermediário e operacional. INCORRETA

    V. CORRETA

    Resposta: A


ID
200206
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A citação correta de um trabalho apresentado em evento é

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com o resultado desta questão, pois as palavras SEMINÁRIO e UNIVERSITÁRIAS não são separadas.
  • A alternativa B foi a que mais se aproximou da resposta correta, no entanto, concordo que não está 100% certa, uma vez que as palavras seminário e universitárias estão separadas e após o tipo do documento, de acordo com a NBR 6023, deveria ter uma reticência, e após o número do evento, deveria ter um ponto indicando ordem. Dessa forma, a referência correta teria a seguinde estrutura:

    MIRANDA, A. C. D. et al. Uma visão sobre serviços baseada na gestão do conhecimento. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 9., 2008, São Paulo. Anais... . São Paulo: CRUESP Bibliotecas, 2008. p. 47-58.
  • por que ?



ID
200209
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Em relação às etapas do diagnóstico organizacional de unidades de informação, considere:

I. A preparação envolve a análise de objetivos, metas e prioridades da unidade de informação.

II. A elaboração do projeto do diagnóstico preocupase com o esclarecimento de todo o pessoal da unidade de informação em relação aos objetivos e formas de desenvolvimento do diagnóstico.

III. Na implementação do diagnóstico será realizada a definição de indicadores ou medidas de desempenho.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Segundo Almeida (2011, p. 57) o diagnóstico organizacional compõe de três etapas:


    Preparação

    ·  Análise de objetivos, metas e prioridades da unidade de informação (caso não existam, sua definição);

    ·  Identificação dos aspectos da unidade de informação a serem avaliados;

    ·  Definição da equipe que deverá liderar o processo de avaliação e capacitação dessa equipe;

    ·  Esclarecimento de todo o pessoal da unidade de informação em relação aos objetivos e formas de desenvolvimento do diagnóstico;

    ·  Revisão de literatura.


    Elaboração do projeto de diagnóstico

    ·  Definição dos objetivos do diagnóstico;

    ·  Formulação do problema ou de questões de pesquisa;

    ·  Identificação das hipóteses de trabalho, se houver;

    ·  Definição da metodologia a ser utilizada para a coleta de dados (instrumentos de coleta, métodos e procedimentos);

    ·  Definição da amostragem e forma de aplicação de questionários e/ou entrevistas para as pesquisas de campo;

    ·  Definição de indicadores ou medidas de desempenho;

    ·  Elaboração de cronograma do processo.


    Implementação do diagnóstico

    1) Coleta de dados:

    -Consulta a relatórios, manuais de serviço e outros documentos produzidos na instituição e na unidade de informação;

    -Consulta à literatura publicada sobre o serviço de informação em causa;

    -Entrevistas com funcionários do serviço de informação (com base em objetivos claramente delineados e roteiro previamente preparado);

    -Questionários a usuários potenciais e reais da unidade de informação (com base em objetivos claramente delineados e questões previamente preparadas e testadas).

    2) Tabulação, análise e interpretação dos dados:

    -Hierarquização dos problemas encontrados;

    -Recomendações de propostas de solução viáveis para os problemas encontrados.

    3) Redação final do diagnóstico:

    -Inclui a redação de um documento resumido (documento gerencial).

    4) Apresentação e discussão do diagnóstico:

    -com o pessoal da unidade de informação;

    -com o pessoal da organização à qual a unidade de informação.


    Fonte: ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de A. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2011.

  • Dificil!

  • II - Incorreta, pois o esclarecimento do pessoal da unidade de informação ocorre na etapa de Preparação.

    III - Incorreta, pois a definição de indicadores ou medidas de desempenho ocorre na etapa de Elaboração do projeto.


ID
200212
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Uma das primeiras considerações quando da seleção de materiais diz respeito ao custo. Nesse caso, cabe ao bibliotecário definir se a biblioteca tem condições de arcar com os custos de cada documento. Nesse sentido,

Alternativas
Comentários
  • Chamado também de custo-eficácia.
  • "É conveniente desenvolver algum tipo de sistema de avaliação que permita comparar o custo do documento com o provável benefício que ele trará ao conjunto do acervo e aos usuários [...]" (VERGUEIRO, 2010, p. 15)

  • Alternativa A.


ID
200215
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo a norma brasileira para citações em documentos, ocorre a paráfrase quando alguém

Alternativas
Comentários
  • Na Norma de Informação e Documentação - 10520/ 2002, sobre apresentação de citações, não tem referência ao termo paráfrase. Chama-se na norma de citação indireta: texto baseado na obra do autor consultado. 


ID
200218
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A aquisição de materiais de informação em bibliotecas jurídicas ligadas à administração pública deve seguir as normas da legislação brasileira (Lei de Licitações e Contratos). Nesse sentido, considere:

I. Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa.

II. Não existe a possibilidade de licitação quando da aquisição de materiais fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial que detenha exclusividade do produto ou material a ser adquirido.

III. A tomada de preços é realizada quando de aquisições que, por sua natureza ou urgência, não podem aguardar os procedimentos normais de licitação.

IV. A inexigibilidade de licitação ocorre quando são realizadas compras com valor inferior ao teto estabelecido na legislação.

V. Concorrência é a modalidade de licitação entre quaisquer interessados que, na fase inicial da habilitação preliminar, comprovem possuir os requisitos mínimos de qualificação exigidos no edital.

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • a inexigibilidade de licitação ocorre quando há inviabilidade de competição, quando um concorrente, somente ele, tem todas as qualificações. 
  • Não há necessidade de licitação quando da aquisição de materiais fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial que detenha exclusividade do produto ou material a ser adquirido


ID
200221
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na referência de uma obra em que o autor adota um pseudônimo, deve-se

Alternativas
Comentários
  • Pela ABNT 6023, a entrada é pelo pseudonimo. Se for conhecido o nome verdadeiro, indica o entre colchetes depois do pseudônimo.

    ex: TUPINAMBÁ, M. [Fernando Lobo].
  • Com base na ABNT 6023, o gabarito é passivel de recurso. A alternativa considerada correta diz: "considerar sempre o pseudônimo como entrada". Não é isto o que diz a regra apresentada na 6023,  8.1.1.3:  "No caso da obra publicada sob pseudônimo, este deve ser adotado na referência, desde que seja a forma adotada pelo autor". Observem a ressalva "desde qe seja a forma adotada pelo autor". OU seja, nem sempre, como afirma a alterntiva considerada correta. 

  • Acertei a questão, mas também a vejo como passível de recurso por ter uma ressalva


ID
200224
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo a NBR 6024, que fixa as condições exigíveis para um sistema de numeração progressiva das divisões e subdivisões do texto de um documento,

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: B

    3.3 Deve-se limitar a numeração progressiva até a seção quinária.


    Exemplos de Seção quinária: 

    1.1.1.1.1

    2.1.1.1.1

    3.1.1.1.1



ID
200227
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere as referências bibliográficas abaixo:

I. SZPERKOWICZ, Jerzy. Nicolás Copérnico: 1473- 1973. Varsóvia: Editorial Científica Polaca, 1972. 82 p. [Tradução de Victor M. Ferreras Tascón, Carlos H. de León Aragón]

II. ANÔNIMO. Procura-se um amigo. In: SILVA, Lenilson Naveira e. Gerência da vida: reflexões filosóficas. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1990. p. 212-213.

III. INSTITUTO ASTRONÔMICO E GEOGRÁFICO. Universidade de São Paulo. Anuário astronômico. São Paulo, 1988. 279 p.

IV. BRASIL. Ministério do Trabalho. Secretaria de Formação e Desenvolvimento Profissional. Educação profissional: um projeto para o desenvolvimento sustentado. Brasília: SEFOR, 1995. 24 p.

V. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. 168 p. (Série Legislação Brasileira).

Está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Erro da I:  I. SZPERKOWICZ, Jerzy. Nicolás Copérnico: 1473- 1973. Varsóvia: Editorial Científica Polaca, 1972. 82 p. [Tradução de Victor M. Ferreras Tascón, Carlos H. de León Aragón] 
    O tradutor, revisor, ilustrador entre outros, deve vir depois do título e antes do local.  Regra 8.1.1.4. Como no exemplo tirado de outra questão:

    CHARTIER, Roger. Cultura escrita, literatura e história: conversas de Roger Chartier com Carlos Aguirre Anaya, Jesús Anaya Rosique, Daniel Goldin e Antonio Saborit. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 2001. 189 p.

    erro da II. Sem comentários?! Ou: em caso de autoria desconhecida, a  entrada é feita pelo título. E a primeira palavra do título é em caixa alta.

    II. ANÔNIMO. Procura-se um amigo. In: SILVA, Lenilson Naveira e. Gerência da vida: reflexões filosóficas. 3. ed. Rio de Janeiro: Record, 1990. p. 212-213.  erro da III
    III. INSTITUTO ASTRONÔMICO E GEOGRÁFICO. Universidade de São Paulo. Anuário astronômico. São Paulo, 1988. 279 p.
    regra 8.1.2.1 Qdo a entidade tem uma denominação genérica, seu nome é precedido pelo orgão superior, ou pelo nome da jurisdição geográfica a que pertence. Bons estudos!

ID
200230
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A fim de conhecer os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração de índices, deve-se consultar a

Alternativas
Comentários
  • Letra: A.

    1 Objetivo

    Esta norma estabelece os requisitos de apresentação e os critérios básicos para a elaboração de índices. 

    Esta norma aplica-se, no que couber, aos índices automatizados.  

  •  a)NBR 6034.

     b)NBR 6021. Informação e documentação - Publicação periódica científica impressa - Apresentação.

     c)NBR 9577. Emprego de numeração de semanas. 

     d)NBR 15437. Informação e documentação - posteres técnicos e científicos - apresentção

     e)NBR 10520. Informação e documentação - Citações em documentos - Apresentação

     

     


ID
200233
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo Murilo Bastos da Cunha e Sofia Baptista Galvão, nos estudos de usuários, os questionários

Alternativas
Comentários
  • Cunha (1982) aponta vantagens e desvantagens do questionário:

    Vantagens: método rápido em termos de tempo; baixo custo; permite atingir uma grande população dispersa; dá maior grau de liberdade e tempo ao respondente; dá possibilidade de serem menores as distorções; permite a obtenção de dados muitas vezes superficiais e dados mais detalhados podem ser obtidos com as questões abertas.

    Perspectivas em Ciência da Informação, v.12, n.2, p.168-184, maio/ago. 2007

     

  • Vimos na teoria que os questionários têm, geralmente, baixo índice de respostas, pelo fato de ser enviado via e-mail, ou por carta, etc. Dessa forma, a alternativa a) está incorreta. Também vimos que o questionário é uma técnica barata: essa, na verdade, é sua maior vantagem. Eliminamos, também, a alternativa c). Ainda, vimos que, dentre as desvantagens, estão a incapacidade de esclarecimento, por parte do respondente, de dúvidas sobre a pergunta, pois o participante geralmente responde com autonomia. Assim, a alternativa d) está incorreta. Outra desvantagem do questionário é o fato de, por conta de o participante ter previamente acesso às perguntas, as respostas podem ser direcionadas. Assim, a alternativa e) também está incorreta. Portanto, para essa questão, a alternativa correta é a b), pois, por serem enviados por e-mail, permitem atingir uma grande população dispersa.

    Gabarito: B


ID
200236
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Congressos, seminários e simpósios científicos são importantes para o avanço da profissão, possibilitando a atualização de conhecimentos e a ampliação do debate profissional. O próximo Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias ? SNBU será realizado em outubro de 2010 na cidade

Alternativas
Comentários
  • Que questão mais sacana! A FCC adora colocar questões esse tipo em prova, não é a primeira vez... 

  • Questão desatualizada!


ID
200239
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O código de ética profissional do bibliotecário define várias penalidades para os profissionais que transgredirem seus preceitos. Entre elas está a

Alternativas
Comentários
  • SEÇÃO IV DAS INFRAÇÕES DISCIPLINARES E PENALIDADES Art. 12° - A transgressão de preceito deste Código constitui infração disciplinar, sancionada, segunda a gravidade, com a aplicação das seguintes penalidades: a) advertência confidencial, em aviso reservado; b) censura confidencial, em aviso reservado; c) suspensão de registro profissional por prazo de até 1 (hum) ano; d) cassação do registro profissional “ad referendum” do Conselho Federal. § 1° - Cassado o registro profissional, caberá ao CRB recolher a Carteira de Identidade Profissional do infrator.

    § 2° - As penalidades serão anotadas na Carteira de Identidade Profissional e no cadastro do Conselho Regional, sendo comunicadas ao Conselho Federal, demais Conselhos Regionais e ao empregador.

    Art. 13° - Compete originalmente aos CRBs o julgamento das questões relacionadas à transgressão de preceito do Código de Ética, facultado recurso de efeito suspensivo, interposto ao CFB. Parágrato Único - O recurso deverá ser interposto dentro do prazo de 30 (trinta) dias a contar da data do recebimento da comunicação. 

  • Esse é o Código de Ética do profissional bibliotecário mais atualizado
    http://www.cfb.org.br/UserFiles/File/Resolucao/Resolucao_042-02.pdf

    é
     de 2001 e tem algumas alterações.

    beijos!
  • A, é previsto, no máximo, a cassação do registro profissional, e não aposentadoria. B, só está certo a parte de "suspensão do exercício profissional", o retorno à ativa está condicionado apenas a um novo registro profissional em que estejam satisfeitos todos os "débitos, multas, emolumentos e taxas cabíveis". C, a advertência é reservada. D, não se prevê publicação no Diário Oficial. E, é, em outras palavras "advertência reservada", que consta no Código.


    Letra E.

  • A "pegadinha" da D está em afirmar publicação no Diário Oficial, quando na verdade é publicado um ofício:

    "A censura pública será aplicada de forma escrita, com o emprego da palavra “censura” por ofício do Presidente do CRB, cumulada com multa de 2 (duas) a 4 (quatro) anuidades de pessoa física vigentes à época"


ID
200242
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os sistemas de informação que armazenam, preservam, divulgam e dão acesso à produção intelectual de comunidades científicas, incentivam e gerenciam a publicação pelo pesquisador (autoarquivamento), utilizam tecnologia aberta e podem ser acessados por diversos provedores de serviços nacionais e internacionais são conhecidos como

Alternativas
Comentários
  • Os repositórios digitais (RDs) são bases de dados online que reúnem de maneira organizada a produção científica de uma instituição ou área temática. Os RDs armazenam arquivos de diversos formatos. Ainda, resultam em uma série de benefícios tanto para os pesquisadores quanto às instituições ou sociedades científicas, proporcionam maior visibilidade aos resultados de pesquisas e possibilitam a preservação da memória científica de sua instituição.

    Os RDs podem ser institucionais ou temáticos. Os repositórios institucionais lidam com a produção científica de uma determinada instituição. Os repositórios temáticos com a produção científica de uma determinada área, sem limites institucionais.

    Fonte: http://www.ibict.br/informacao-para-a-pesquisa/repositorios-digitais

    Gab. C