SóProvas



Prova FCC - 2020 - AL-AP - Auxiliar Legislativo - Auxiliar de Transportes


ID
3407092
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Atenção: A questão refere-se a Noções de Direito Administrativo e de Administração Pública.

A solicitação de expedição de passaporte para quem desejar realizar viagem internacional deve ser feita perante o departamento competente, que é órgão da União Federal,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - C

     

    Polícia Federal do Brasil. A Polícia Federal do Brasil ou Departamento de Polícia Federal (DPF), é uma instituição policial brasileira, subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que, de acordo com a Constituição de 1988, exerce com exclusividade as funções de polícia judiciária da União.

     

    A Administração Direta divide-se internamente em seus órgãos públicos, que compõe a sua estrutura. Já a Administração Indireta é formada por entidades dotadas de personalidade jurídica própria, como, por exemplo, as autarquias.

     

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: Polícia Federal Prova: CESPE - 2018 - Polícia Federal - Escrivão de Polícia Federal

    A administração direta é constituída de órgãos, ao passo que a administração indireta é composta por entidades dotadas de personalidade jurídica própria, como as autarquias, que são destinadas a executar serviços públicos de natureza social e atividades administrativas. CERTO

  • GABARITO : C

    Como órgão da União, a Polícia Federal integra a Administração Direta e não tem personalidade jurídica própria.

    CF. Art. 144. § 1. A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a: III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras.  

    ☐ "Órgão público é um núcleo de competências estatais sem personalidade jurídica própria. Os órgãos públicos pertencem a pessoas jurídicas, mas não são pessoas jurídicas. São divisões internas, partes de uma pessoa governamental, daí receberem também o nome de repartições públicas. O conjunto formado pela somatória de todos os órgãos públicos integrantes da estrutura de cada entidade federativa recebe o nome de Administração Pública Direta ou Centralizada" (Mazza, Manual de Direito Administrativo, 5ª ed., São Paulo, Saraiva, 2015, p 169-170, omissis).

    Em provas passadas:

    (Q978039/AOCP/2019) Órgão público pode ser definido como pessoa jurídica de natureza pública, com personalidade jurídica própria e com atribuições para atuar em prol do interesse público. (Falso)

    (Q1017624/CESPE/2019) A administração centralizada atua por meio de órgãos públicos, que são unidades dotadas de personalidade jurídica e que expressam a vontade do Estado. (Falso)

    (Q1119295/IFBA/2019) Compreende-se como Administração Pública Direta ou Centralizada aquela constituída a partir de um conjunto de órgãos públicos despersonalizados, através dos quais o Estado desempenha diretamente a atividade administrativa. (Verdadeiro)

  • DECRETO Nº 1.983, DE 14 DE AGOSTO DE 1996.

    ANEXO - REGULAMENTO DE DOCUMENTOS DE VIAGEM 

    CAPÍTULO II - DO PASSAPORTE

    Art. 5º Os passaportes comum, para estrangeiro e de emergência serão expedidos, no território nacional, pelo Departamento de Polícia Federal e, no exterior, pelas repartições consulares. 

    ___________

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

    TÍTULO V - Da Defesa do Estado e Das Instituições Democráticas

    CAPÍTULO III - DA SEGURANÇA PÚBLICA

    Art. 144. [...]

    § 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:

    II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;

  • Nessa questão se refere ao "Órgão Público da Policia Federal", classificado como: "subalterno", na qual pertence a "União" possuindo dentre as características: NÃO POSSUI PERSONALIDADE JURÍDICA

  • Vi um comentário aí... Gente, creio eu que policiais não são classificados como subalternos. (São órgãos superiores.)
  • Gab. C

    Questão muito bem elaborada. A banca refere-se à Polícia Federal que faz parte da estrutura da administração direta e não possui personalidade jurídica própria.

    Força e honra!

  • Órgão Publico não possui personalidade jurídica.

    Logo, GAB: C

  • Gabarito: C

    Órgão pública: sem personalidade jurídica.

  • O "departamento competente", na espécie, vem a ser o Departamento da Polícia Federal, que constitui órgão da administração direta da União Federal. Ademais, justamente por se cuidar de mero órgão público, pode-se afirmar que não possui personalidade jurídica própria, sendo apenas um centro de competências.

    Firmadas as premissas acima, conclui-se que a única opção acertada é aquela contida na letra C (compondo a Administração Pública Direta, não possuindo personalidade jurídica própria).


    Gabarito do professor: C

  • Gabarito Letra C

     

    a) compondo a Administração Pública Indireta e possui personalidade jurídica própriaERRADA.

     

    b)  compondo a Administração Pública Direta e possui personalidade jurídica própria.   ERRADA.

     

    c) compondo a Administração Pública Direta, não possuindo personalidade jurídica própria.   GABARITO

     

    d) compondo a Administração Pública Indireta, não possuindo personalidade jurídica própria.  ERRADA.

     

    e) não compondo nem a Administração Direta nem a Indireta, tendo em vista a particularidade do serviço público a ser prestado.   ERRADA.

  • Frase chave para resolver a questão: "é órgão da União Federal". Se é órgão, não possui personalidade jurídica própria. Se é da União, é Adm. Direta.

  • Órgão público: não possui PJ.

  • Departamento de Polícia Federal e, no exterior, pelas repartições consulares

    Que não possuem personalidade jurídica, todavia estão no âmbito da administração direta

  • Ex: Divisão do pessoal- MRE.

  • basta lembrar que órgão não tem vida!!!

  • PF, orgão, sem personalidade.

  • GABARITO: LETRA C

    O "departamento competente", na espécie, vem a ser o Departamento da Polícia Federal, que constitui órgão da administração direta da União Federal. Ademais, justamente por se cuidar de mero órgão público, pode-se afirmar que não possui personalidade jurídica própria, sendo apenas um centro de competências.

    FONTE: Rafael Pereira, Juiz Federal - TRF da 2ª Região, de Direito Administrativo, Ética na Administração Pública, Legislação Federal, Legislação Estadual, Direito Ambiental, Direito Urbanístico

  • caramba eu achei que era um autarquia, tendo em vista que eu achei que era a anac. confundi...

  • Órgão público não possui personalidade jurídica
  • expedição de passaporte para quem desejar realizar viagem internacional  quem faz essa autorizaçao sera a PF se nao me engano

  • GAB C

     

    A solicitação de expedição de passaporte para quem desejar realizar viagem internacional deve ser feita perante o departamento competente, que é órgão da União Federal, 

     

    c) compondo a Administração Pública Direta, não possuindo personalidade jurídica própria.  

     

    Avante!

     

     

     

  • Essa é aquele tipo de questões que tu sabe que tá certo mas ainda vai com medo. Quem expede passaporte é a PF logo administração direta

    GABA c

  •  

    Teoria do ÓRGÃO ou IMPUTAÇÃO VOLITIVA:   considera-se que a atuação do Órgão e seus agentes é atuação da própria pessoa jurídica que ele integra. Desse modo, possibilita a responsabilidade da Pessoa Jurídica.

    ÓRGÃOS PÚBLICOS:   Não tem personalidade jurídica própria. Assim, por exemplo, não se interpõe ação judicial contra a Receita Federal, e sim contra a União.

     

    Conceito: unidade que congrega atribuições exercidas pelos agentes públicos que o integram com o objetivo de expressar a VONTADE DO ESTADO.   Em regra, o órgão não possui capacidade processual, uma vez que não possui personalidade jurídica. Em consequência, não pode figurar como sujeito ativo ou passivo de uma ação judicial. A capacidade, em regra, é da própria pessoa política (União, Estados, DF e Municípios).

    Contudo, há exceções: assim, em que pese os órgãos não terem personalidade jurídica, alguns (órgãos INDEPENDENTES e AUTÔNOMOS) são dotados de capacidade judiciária ou personalidade, a fim de irem a JUÍZO na defesa de suas PRERROGATIVAS INSTITUCIONAIS (Mandado de segurança impetrado pelo TCU para defesa do exercício de suas competências e do gozo de suas prerrogativas de fiscalizar as contas públicas).

     

    A jurisprudência reconhece a capacidade de certos órgãos públicos para a impetração de mandado de segurança na defesa de suas prerrogativas e competências, quando violadas por ato de outro órgão.

    Mandado de segurança impetrado por Câmara Municipal contra o Prefeito para o fim de obriga-lo à devida prestação de contas ao Legislativo, tendo sido concedida a segurança.

     

    DES- CONCENTRAÇÃO é um processo interno que "significa apenas a substituição de um órgão por dois ou mais com o objetivo de melhorar e acelerar a prestação do serviço", ocorre aqui, um desmembramento orgânico dos serviços.

        A administração pública DIRETA é composta por órgãos e agentes públicos que, no âmbito federal, constituem serviços integrados na estrutura administrativa da presidência da República e dos ministérios.

    Ex.:      A PF é subordinada ao MJ, que, por sua vez, é subordinada ao Bozo tb.  A Casa Civil é subordinada ao Bozo.

  • BIZU:

    Persona publica não tem órgão

  • Características dos órgãos públicos (livro do Marcelo Alexadrino/Vicente Paulo. Direito Administrativo Descomplicado):

    a) integram a estrutura de uma pessoa jurídica;

    b) não possuem personalidade jurídica;

    c) são resultado da desconcentração;

    d) alguns possuem autonomia gerencial, orçamentária e financeira;

    e) podem firmar, por meio de seus administradores, contratos de gestão com outros órgãos ou com pessoas jurídicas (CF, art. 37, § 8º);

    f) não tem capacidade de representar em juízo a pessoa jurídica que integram;

    g) alguns têm capacidade processual para defesa em juízo de suas prerrogativas funcionais;

    h) não possuem patrimônio próprio.

  • GABA c)

    Famigerada e cobiçada por concurseiros POLÍCIA FEDERAL

    Órgãos (despersonalizados)

  • Órgão público não possui personalidade jurídica..

  • GAB. C

    > Tudo bem na hora da prova, ou até mesmo aqui, você não lembrar que a questão está falando da PF. Contudo fique atento ao básico, o enunciado diz "que é órgão da União Federal"....

    Então pense UNIÃO é administração Direta e ÓRGÃO é desprovido de personalidade jurídica

    C) compondo a Administração Pública Direta, não possuindo personalidade jurídica própria.

    > VOCÊ NÃO PRECISA SABER TUDO, FIQUE CALMO.

  • GABARITO LETRA C

     

    DECRETO Nº 1983/1996 (INSTITUI, NO ÂMBITO DO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E DA DIRETORIA-GERAL DE ASSUNTOS CONSULARES, JURÍDICOS E DE ASSISTÊNCIA A BRASILEIROS NO EXTERIOR DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES, O PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO, AGILIZAÇÃO, APRIMORAMENTO E SEGURANÇA DA FISCALIZAÇÃO DO TRÁFEGO INTERNACIONAL E DO PASSAPORTE BRASILEIRO (PROMASP), E APROVA O REGULAMENTO DE DOCUMENTOS DE VIAGEM)

     

    ARTIGO 3º  Os passaportes brasileiros classificam-se nas categorias:

     

    I - diplomático;

    II - oficial;

    III - comum;

    IV - para estrangeiro; e

    V - de emergência

     

    ARTIGO 5º  Os passaportes comum, para estrangeiro e de emergência serão expedidos, no território nacional, pelo Departamento de Polícia Federal e, no exterior, pelas missões diplomáticas ou repartições consulares.

     

    DEPARTAMENTO DA POLÍCIA FEDERAL: ÓRGÃO DA UNIÃO FEDERAL, COMPONDO A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DIRETA, NÃO POSSUINDO PERSONALIDADE JURÍDICA PRÓPRIA

  • Errando pela segunda vez.

    EU NÃO VOU DESISTIR ><

  • Enunciado da questão: "A solicitação de expedição de passaporte para quem desejar realizar viagem internacional deve ser feita perante o departamento competente, que é órgão da União Federal [...]"

    O próprio enunciado revela que é um ÓRGÃO da União que possui a competência para expedir passaportes.

    Assim, fica claro que o órgão em questão só poderia integrar a Administração DIRETA. Consequentemente, não há que se falar em personalidade jurídica própria, uma vez que se trata de órgão, mero centro de competências pertencente ao ente federativo (no caso, a União).

    Gabarito: alternativa C.

  • eu nem sabia que se referia à PF mas acertei porq órgão não tem personalidade jurídica.

  • Órgãos públicos não têm personalidade jurídica, quem tem é a entidade.

  • Para não esquecer mais: Órgão não tem personalidade jurídica própria
  • Órgão público não possui personalidade jurídica própria.


ID
3407095
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Atenção: A questão refere-se a Noções de Direito Administrativo e de Administração Pública.

De acordo com a Constituição Federal, o servidor público da Administração Direta que for eleito Governador de determinado Estado, no exercício do seu mandato,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - A

     

    CF88 ART 5

     

    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:                

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

  • GABARITO : A

    CF. Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento.

    No mesmo sentido, a Lei 8.112/90:

    Lei 8.112/90. Art. 102. Além das ausências ao serviço previstas no art. 97, são considerados como de efetivo exercício os afastamentos em virtude de: V - desempenho de mandato eletivo federal, estadual, municipal ou do Distrito Federal, exceto para promoção por merecimento.

    Iterações passadas da questão:

    (Q259800/CESPE/TRE-RJ/2012) O mandato eletivo municipal exercido por servidor público é considerado afastamento de efetivo exercício, que não computa tempo para promoção por merecimento. (Gabarito: Verdadeiro)

    (Q464886/FGV/PROCEMPA/2014) Acerca das disposições constitucionais sobre o servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será interrompido para todos os efeitos legais, inclusive para promoção por merecimento. (Gabarito: Falso)

    (Q1056223/OBJETIVA/Prefeitura de Caixas do Sul/2016) Fernando é servidor público da Administração Direta, e está em exercício de mandato eletivo investido no mandato de Vereador. Observada a Constituição Federal, o tempo de serviço em exercício de mandato eletivo não será contado para fins legais, exceto para promoção por merecimento. (Gabarito: Falso)

  • Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:        

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

  • Em se tratando de hipótese de servidor público eleito para exercício de mandato no Poder Legislativo, incide a norma do art. 38 da Constituição da República, que assim enuncia:

    "Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

    V - na hipótese de ser segurado de regime próprio de previdência social, permanecerá filiado a esse regime, no ente federativo de origem."

    Com base neste preceito constitucional, vejamos as opções:

    a) Certo:

    Realmente, à luz do inciso I acima transcrito, associado ao inciso IV, o servidor, ao ser eleito governador, cargo estadual, deve se afastar do exercício de seu cargo público, bem como o tempo de serviço será computado, a não ser para fins de promoção por merecimento.

    Logo, correta esta assertiva.

    b) Errado:

    A presente afirmativa ofende, a um só tempo, o disposto no inciso I, que impõe o afastamento, independentemente da compatibilidade de horários. Ademais, o tempo de serviço não é contado para fins de promoção por merecimento.

    c) Errado:

    Como visto acima, o tempo de serviço é, sim, computado para todos os efeitos, exceto promoção por merecimento.

    d) Errado:

    O tempo de serviço não é contato para fins de promoção por merecimento.

    e) Errado:

    Deve ser afastado, obrigatoriamente, além de o tempo de serviço ser computado para todos os efeitos, exceto promoção por merecimento.


    Gabarito do professor: A

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:               

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;

    II - investido no mandato de Prefeito, será afastado do cargo, emprego ou função, sendo-lhe facultado optar pela sua remuneração;

    III - investido no mandato de Vereador, havendo compatibilidade de horários, perceberá as vantagens de seu cargo, emprego ou função, sem prejuízo da remuneração do cargo eletivo, e, não havendo compatibilidade, será aplicada a norma do inciso anterior;

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

    V - na hipótese de ser segurado de regime próprio de previdência social, permanecerá filiado a esse regime, no ente federativo de origem.

    FONTE: CF 1988

  • GABARITO LETRA A

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:          

     

    I - tratando-se de mandato eletivo federal, estadual ou distrital, ficará afastado de seu cargo, emprego ou função;      

     

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

  • CONTRIBUINDO

    AFASTAMENTO: Continua filiado ao regime do respectivo ente --> regido por: regime próprio;

    BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS: Se estivesse em exercício;

    PERÍODO DE AFSTAMENTO: Computado (todos os efeitos) salvo: Promoção por merecimento.

    GABA A

    Tenho um insta onde troco ideias e compartilho da minha rotina de vida de concurseira: @_rosyane_nunes_concurseira

  • CONTRIBUINDO

    AFASTAMENTO: Continua filiado ao regime do respectivo ente --> regido por: regime próprio;

    BENEFÍCIOS PREVIDENCIÁRIOS: Se estivesse em exercício;

    PERÍODO DE AFSTAMENTO: Computado (todos os efeitos) salvo: Promoção por merecimento.

    GABA A

    Tenho um insta onde troco ideias e compartilho da minha rotina de vida de concurseira: @_rosyane_nunes_concurseira

  • Letra A

    CUMULAÇÃO DE CARGO EFETIVO COM CARGO ELETIVO

    Art. 38, Inc. IV, CF/88

    em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será

    contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

  • GABARITO ALTERNATIVA A:

    Ficará afastado de seu cargo, emprego ou função, sendo que seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento. (É SÓ PENSAR JÁ QUE O CARA NÃO ESTAVA LÁ, COMO ELE VAI SER PROMOVIDO POR MERECIMENTO? E MATA A QUESTÃO!)

    Deus nos abençoe em mais um dia!

  • CF88 ART 5

     

    Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições:                

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento;

  • Clássica de provas... = perguntar qto é 2 + 2.

  • "Art. 38. Ao servidor público da administração direta, autárquica e fundacional, no exercício de mandato eletivo, aplicam-se as seguintes disposições: (...)

    IV - em qualquer caso que exija o afastamento para o exercício de mandato eletivo, seu tempo de serviço será contado para todos os efeitos legais, exceto para promoção por merecimento".  


ID
3407098
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Regimento Interno
Assuntos

Atenção: A questão refere-se a Noções de Direito Administrativo e de Administração Pública.

De acordo com o Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Resolução no 91, de 26.04.2006), a coordenação e direção da Sessão Plenária caberá

Alternativas
Comentários
  • Os membros da MD são os responsáveis por conduzir as sessões - restam-nos a D e a E.

    Geralmente os RIs de ALs dizem que os membros de MD não poderão fazer parte das Comissões Permanentes e das CPIs. Gabarito E.


ID
3407101
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação Estadual
Assuntos

Atenção: A questão refere-se a Noções de Direito Administrativo e de Administração Pública.

Kevin, servidor público estável, faleceu deixando 4 dependentes que requereram, ao órgão competente, o benefício da pensão por morte. Concedido o benefício pleiteado, o valor da pensão foi rateado, na forma da lei, entre todos eles, mas, alguns anos após a sua concessão, foi extinto o direito de um dos dependentes. Nesse caso, de acordo com a Constituição Estadual do Amapá,

Alternativas

ID
3407104
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Atenção: A questão refere-se a Noções de Direito Administrativo e de Administração Pública.

Gerson, Governador de determinado Estado, fez constar na publicidade de determinada obra pública realizada durante o seu governo, seu nome e sua fotografia a fim de caracterizar sua promoção pessoal. Gerson

Alternativas
Comentários
  • GABARITO : D

    CF. Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência (...). § 1.º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

    ☐ "A impessoalidade possui outro aspecto importante. A atuação dos agentes públicos é imputada ao Estado, significando um agir impessoal da Administração. Assim, as realizações não devem ser atribuídas à pessoa física do agente público, mas à pessoa jurídica estatal a que estiver ligado" (Alexandre Mazza, Manual de Direito Administrativo, 5ª ed., São Paulo, Saraiva, 2015, p. 107).

     

    Em provas passadas:

    (Q115395/ESAF/2010) O princípio da impessoalidade é violado quando se utiliza na publicidade oficial de obras e de serviços públicos o nome ou a imagem do governante, de modo a caracterizar promoção pessoal do mesmo. (Verdadeiro)

    (Q48192/CESPE/2009) Como decorrência do princípio da impessoalidade, a CF proíbe a presença de nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos em publicidade de atos, programas, obras, serviços e campanhas de órgãos públicos. (Verdadeiro)

    (Q17668/CESPE/2009) A inserção de nome, símbolo ou imagem de autoridades ou servidores públicos em publicidade de atos, programas, obras, serviços ou campanhas de órgãos públicos fere o princípio da impessoalidade da administração pública. (Verdadeiro).

  • GABARITO - D

     

    Princípio da Impessoalidade

     

    Há dois aspectos básicos em que se subdivide o princípio da impessoalidade:

    i) a atuação administrativa deve, invariavelmente, objetivar o atendimento da finalidade pública; e

    ii) vedação à promoção pessoal de agentes públicos, às custas de realizações da Administração Pública.

    No primeiro sentido, mais utilizado, impede-se a prática de atos visando a satisfazer interesses diversos daqueles previstos em lei, expressa ou tacitamente, bem como a fim de atender interesses pessoais ou de terceiros, além de se coibir eventuais perseguições ou favorecimentos indevidos.

    Ainda sob esse enfoque, a impessoalidade traduz uma consequência do princípio da igualdade/isonomia, o que pode ser bem verificado na necessidade de realização de concursos públicos para o recrutamento de pessoal, e de realização de licitações para selecionar a proposta mais vantajosa à Administração Pública.

    Em relação ao segundo aspecto – vedação à promoção pessoal de agentes públicos, às custas de realizações da Administração Pública –, este tem previsão específica no que preceitua o § 1º do art. 37 da CF/88.

    Confira-se, a propósito, o teor do sobredito dispositivo constitucional:

    “art. 37

    §1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou de servidores públicos.

     

     

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: TCE-MG Prova: CESPE - 2018 - TCE-MG - Analista de Controle Externo - Ciências Contábeis

    O tribunal de contas de um estado, ao analisar as contas de determinado prefeito, verificou que houve gasto de recursos públicos com a elaboração de cartilhas escolares com nomes, símbolos e imagens que caracterizavam a promoção pessoal de autoridades públicas do município.
    Nessa situação, a conduta do prefeito afrontou especialmente o princípio da IMPESSOALIDADE

     

    Ano: 2018 Banca: CESPE Órgão: STJ Prova: Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal 

    Situação hipotética: O prefeito de determinado município promoveu campanha publicitária para combate ao mosquito da dengue. Nos panfletos, constava sua imagem, além do símbolo da sua campanha eleitoral. Assertiva: No caso, não há ofensa ao princípio da impessoalidade. ERRADO

     

    Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Conhecimentos Básicos - Cargos 1, 3 a 26

    Se uma autoridade pública, ao dar publicidade a determinado programa de governo, fizer constar seu nome de modo a caracterizar promoção pessoal, então, nesse caso, haverá, pela autoridade, violação de preceito relacionado ao princípio da impessoalidade. CERTO

     

  • CF

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:

    § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

  • O comportamento descrito no enunciado da questão encontra-se expressamente vedado pela Constituição da República, em seu art. 37, §1º, que assim preconiza:

    "Art. 37 (...)
    § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos."

    Trata-se de proteção a um dos aspectos do princípio da impessoalidade, no ponto em que proíbe a promoção pessoal de agentes públicos, conforme remansoso magistério doutrinário.

    Do exposto, a assertiva que satisfaz as premissas teóricas acima é aquela indicada na letra D (feriu o princípio da impessoalidade, não sendo permitida na publicidade de obras públicas, pela Constituição Federal, a promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos).


    Gabarito do professor: D

  • No uso da máquina administrativa é vedada a promoção de agentes ou autoridades públicas, pois se o ato é praticado buscando interesse pessoal configura desvio de finalidade do interesse público.

  • Por que a letra B está errada ?

  • Gabarito Letra D para os não assinantes. Respondendo ao Rafael Tizo:

    A letra B está errada porque a banca cobrou letra de Lei:

    ►Art. 37 CF:" § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos."

    Sendo assim, a questão erra ao afirmar que feriu o princípio da publicidade a divulgação das obras públicas que deve ter apenas caráter informativo ou de orientação social. Faltou o caráter educativo.

  • Complemento..

    A) A impessoalidade consiste em desempenhar atividades administrativas sem vincular as decisões a atributos pessoais dos interessados, mas tomando em vista apenas o direito e os valores fundamentais. A imparcialidade impõe a escolha da solução em vista do direito. (1242)

    Justen Filho, Marçal, Curso de direito administrativo, 2016.

    B)

    O princípio da publicidade pode ser definido como o dever de divulgação oficial dos atos administrativos (art. 2º, parágrafo único, V, da Lei n. 9.784/99). Tal princípio encarta-se num contexto geral de livre acesso dos indivíduos a informações de seu interesse e de transparência na atuação administrativa, como se pode deduzir do conteúdo de diversas normas constitucionais.(151)

    MAZZA, Alexandre. Manual de Direito Administrativo, 2ª edição. São Paulo. Editora Saraiva, 2012.

    Perceba que a atitude atingiu diretamente o princípio da impessoalidade.

    C) A conduta deve ser impessoal.

    E) Não agiu corretamente e as obras públicas não devem ter este caráter.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • GABARITO: LETRA D

    PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE:

    → Isonomia: tratar igualmente a todos os que estejam na mesma situação fática e jurídica.

    → Finalidade: administrativa impede que o ato administrativo seja praticado visando a interesses do agente ou de terceiros.

    → Vedação à promoção pessoal: proibir a vinculação de atividades da administração à pessoa dos administradores, evitando que estes utilizem a propaganda oficial para sua promoção pessoal.

    FONTE: MEIRELLES, Hely Lopes, et. al. Direito administrativo brasileiro. 42ª Ed. São Paulo: Malheiros, 2016.

  • promoção pessoal

    gente esses princípios em sua maioria só teórico, o que tem de governador, prefeito agindo para se promover por obras, rum hum....

  • GABARITO: D

    PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE:

    > Se desdobra em outros 4 princípios/sentidos:

    > Princípio da finalidade - todos atos da administração devem ser praticados visando à satisfação do interesse público.

    Princípio da igualdade ou isonomia - a administração deve atender todos administrados sem discriminações. Não se pode favorecer pessoas ou se utilizar de perseguições indevidas.

    > Vedação de promoção pessoal - não pode haver promoção pessoal do agente público.

    > Impedimento e suspeição - afasta as pessoas que não possuem condições de aplicar a lei de forma imparcial.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • GABARITO LETRA=D

    Alguns doutrinadores ainda classificam o Princípio da Impessoalidade como sinônimo do Princípio da Finalidade ou Imparcialidade. Para esses, a Finalidade seria pública, o que impediria o administrador de buscar objetivos próprios ou de terceiros. A doutrina moderna acrescenta ainda ao entendimento tradicional uma nova perspectiva do princípio da impessoalidade, Com efeito, a impessoalidade deve ser enxergada também sob a ótica do agente. Nesse sentido, quando o agente público atua, não é a pessoa do agente quem pratica o ato, mas o Estado - órgão que ele representa. Corresponde, portanto, à já conhecida teoria do órgão (ou teoria da imputação volitiva), utilizada pelo direito brasileiro. Assim sendo., a vontade do agente público se confunde com a da própria pessoa jurídica estatal, não se admitindo a responsabilização do administrador pelos danos causados a terceiros, ou mesmo seu reconhecimento pelos benefícios gerados à coletividade.

    ......................................................................................................................................................................................

    Como corolário deste princípio, o art. 37, §1°, da Constituição Federal, estabelece que 'A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos': De fato, caso se admitisse a realização de propaganda pessoal, estar-se-ia atribuindo a conduta estatal ao próprio agente público, o que não se pode admitir, uma vez que atuou investido de munus público para o exercício de atividade do Estado. 

    fonte;matheus Carvalho pag 71

  • O princípio da impessoalidade administrativa

    O princípio da impessoalidade, também apresentado expressamente na CF/88, apresenta quatro sentidos:

    a) Princípio da finalidade: em sentido amplo, o princípio da finalidade é sinônimo de interesse público, uma vez que todo e qualquer ato da administração deve ser praticado visando à satisfação do interesse público. Por outro lado, em sentido estrito, o ato administrativo deve satisfazer a finalidade específica prevista em lei.

    b) Princípio da igualdade ou isonomia: o princípio da impessoalidade se traduz na ideia de isonomia, pois a Administração deve atender a todos os administrados sem discriminações. Não se pode favorecer pessoas ou se utilizar de perseguições indevidas, consagrando assim o princípio da igualdade ou isonomia.

    Analisando esses dois primeiros aspectos, podemos perceber que o princípio da impessoalidade decorre do princípio da supremacia do interesse público – em virtude da busca pela finalidade ou pelo interesse público – e da isonomia ou igualdade – em decorrência do tratamento igualitário, nos termos da lei.

    c) Vedação de promoção pessoal: os agentes públicos atuam em nome do Estado. Dessa forma, não poderá ocorrer a pessoalização ou promoção pessoal do agente público pelos atos realizados. Decorre do art. 37§ 1º, da CF/88.

    Isso significa que as atividades da Administração não podem ser imputadas aos funcionários que as realizaram, mas aos órgãos e entidades que representam.

    d) Impedimento e suspeição: esses institutos possuem o objetivo de afastar de processos administrativos ou judiciais as pessoas que não possuem condições de aplicar a lei de forma imparcial, em função de parentesco, amizade ou inimizade com pessoas que participam do processo.

    Na verdade, os dois últimos aspectos nada mais são do que consequência lógica das duas primeiras aplicações (princípio da finalidade e da isonomia).

    Em síntese, o princípio da impessoalidade representa a busca pela finalidade pública, o tratamento isonômico aos administrados, a vedação de promoção pessoal e a necessidade de declarar o impedimento ou suspeição de autoridade que não possua condições de julgar de forma igualitária.

    fonte: jusbrasil

    GAB - D

  • No principio da Publicidade : proíbe a promoção pessoal de autoridades ou mesmo de servidores públicos pelo divulgação de nomes, símbolos ou imagens . de acordo com a lei 9.784 no artigo 2 III, objetividade no atendimento do interesse publico, vedada a promoção PESSOAL de agente ou autoridades;

  • L EGALIDADE

    I MPESSOALIDADE

    M ORALIDADE

    P UBLICIDADE

    E FICIÊNCIA

  • Eu acertei mas é uma questão perigosa, fácil de errar.

  • GABARITO LETRA D

     

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 

     

    ARTIGO 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:     

     

    § 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos. (FERIU O PRINCÍPIO DA IMPESSOALIDADE)

  • Gabarito D

    a) de fato, Gerson feriu o princípio da impessoalidade, mas não há permissão na CF para promoção pessoal dos agentes públicos nem de forma indireta. A vedação diz respeito expressamente a nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal (art. 37, §1º) - ERRADA

    b) a publicidade das obras públicas deve ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, mas isso é decorrência do princípio da impessoalidade, e não da publicidade. O princípio da publicidade representa a exigência de publicação em órgãos oficiais como requisito de eficácia dos atos administrativos, além do sentido relativo à exigência de transparência da atuação administrativa. Perceba que não houve falha na ausência de transparência, mas sim na utilização da obra para promoção pessoal - ERRADA

    c) a promoção pessoal dos agentes públicos em relação a atos, programas, obras, serviços e campanhas é

    vedada - ERRADA

    d) nos termos do art. 37, §1º, a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos. Esse parágrafo representa o princípio da impessoalidade, segundo o qual as atividades da Administração não podem ser imputadas aos funcionários que as realizaram, mas aos órgãos e entidades que representam - CORRETA

    e) como já dissemos nas alternativas anteriores, Gerson não agiu corretamente e violou o princípio da impessoalidade, que veda a identificação da autoridade ou servidor público que a realizou por meio de escritos, símbolos ou imagens - ERRADA.

    Bons estudos, Não desista!

  • Impessoalidade:

    Atos devem ser praticados tendo em vista o interesse público, e não os interesses pessoais do agente ou de terceiros;

    Possui 4 aspectos:

    • Finalidade: buscar o interesse púbico;

    • Isonomia: concurso público p/ provimento de cargo ou emprego público, exigência de licitação;

    • Vedação de promoção pessoal: nada de obra com nome de prefeito e pessoas vivas;

    • Imputação: entra aqui a teoria do órgão e o princípio da imputação volitiva (servidor o ato não é seu, você é mero executor da vontade do Estado);


ID
3908515
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



1.    “Máquinas similares às hoje existentes serão construídas a custos mais baixos, mas com velocidades mais rápidas de processamento.” Assim, em um artigo de 1965, o empreendedor Gordon Moore, hoje com 90 anos de idade, apresentou sua célebre ideia. Pela “Lei de Moore”, a cada dois anos, em média, o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação. A máxima, irretocável, à exceção de pequenos detalhes, funcionou tal qual intuíra Moore. É uma regra que pode, contudo, estar com os dias contados.  
2.    Vive-se, hoje, uma revolução tecnológica afeita a deixar no passado o raciocínio da duplicação de capacidade de cálculos à base de silício: é a computação quântica. Ela poderá nos levar a distâncias inimagináveis: tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos para completar seriam feitas em minutos. 
3.    A computação quântica, até o início desta década, não passava de teoria. Nos últimos anos, começou a ser testada, com sucesso parcial, até conseguir tração que parece se encaminhar para uma nova história. Um documento da NASA, vazado recentemente, mostra que uma empresa, ao criar o primeiro computador quântico funcional da história, pode estar próxima de romper com o paradigma imposto pela Lei de Moore.
4.    A revelação foi resultado de uma distração. Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto, acidentalmente publicou no site da agência espacial um estudo que mostra o feito, realizado por meio de uma máquina, ainda sob sigilo. O arquivo, já programado para ser divulgado oficialmente, permaneceu poucos segundos no ar, mas foi flagrado pelo jornal Financial Times.    
5.    O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana, mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”. Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. A nomenclatura indica um momento da civilização em que os computadores talvez sejam tão (ou mais) competentes quanto os seres humanos. 
6.    O cientista da computação Scott Aaronson disse, em entrevista: “Isso não causará mudança imediata na vida das pessoas. Mas só por enquanto, pois se trata do início de um caminho que levará a transformações radicais em diversas áreas”. Vale lembrar que o computador que usamos hoje também começou com um passo singelo, em 1843, quando a matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852) publicou um diagrama numérico que veio a ser considerado o primeiro algoritmo computacional. 
(Adaptado de: Revista Veja, edição de 09/10/2019, p. 79) 

Considere as afirmações abaixo.

I. No primeiro parágrafo, a menção à Lei de Moore refere-se ao caráter premonitório do artigo publicado por Gordon Moore em 1965, que, salvo poucos pormenores, mostrou-se futuramente correto.
II. Como estratégia argumentativa, o autor descreve a chamada “Lei de Moore” logo no início do texto para embasar a ideia de que até mesmo uma máquina de computação quântica a comprova.
III. Ao longo do texto, o autor condena a atitude do funcionário da NASA que vazou, ainda que de modo acidental, informações confidenciais a respeito de avanços tecnológicos.
IV. Publicado sem a devida permissão, um artigo de jornal antecipou ao público as características de um supercomputador, apelidado de “o Santo Graal da computação”, a ser brevemente lançado, cujas funcionalidades trarão mudanças significativas à vida cotidiana do cidadão comum.

Está correto o que consta APENAS de:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    I. Correta.

    II. Como estratégia argumentativa, o autor descreve a chamada “Lei de Moore” logo no início do texto para embasar a ideia de que até mesmo uma máquina de computação quântica a comprova.

    A maquina de computação quântica vai de encontro à Lei de Moore, pois a velocidade computacional quântica quebra o paradigma abordado por Moore: "o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos para completar seriam feitas em minutos".

    III. Ao longo do texto, o autor condena a atitude do funcionário da NASA que vazou, ainda que de modo acidental, informações confidenciais a respeito de avanços tecnológicos.

    O autor apenas relata o ocorrido e não condena a atitude do funcionário. "A revelação foi resultado de uma distração. (...) acidentalmente publicou no site da agência espacial um estudo que mostra o feito".

    V. Publicado sem a devida permissão, um artigo de jornal antecipou ao público as características de um supercomputador, apelidado de “o Santo Graal da computação”, a ser brevemente lançado, cujas funcionalidades trarão mudanças significativas à vida cotidiana do cidadão comum.

    O computador não será brevemente lançado, pois ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana.

  • A mecânica quantica é o estudo do comportamento das "coisas pequenas". A dualidade da partícula, característica q permite q ela possa assumir um dos dois valores binários, o zero ou o um - chamado de bit quantico, ou qubit, pode assumir o valor de zero ou de um - diferentemente da mecânica clássica, na qual a partícula só pode assumir um único valor meio q de forma fixada (bit clássico) -, traz possibilidades inimagináveis... Essa dualidade do qubit é q possibilita esse grande aumento da capacidade d eprocessamento de um computador quântico.

    Uma pena q mestrados e doutorados sejam tão pouco fomentados em países subdesenvolvidos - sim, o Brasil é subdesenvolvido. Não existe "em desenvolvimento". Essa nomenclatura é dada por pena de se falar a verdade.

    Quem se interessar, mesmo q não seja da área, busquem por "experimento de young" no google. Pode procurar tbm por "dualidade da matéria", "qubit"...

    Basicamente, esse experimento mostra q uma partícula pode se comportar tanto como partícula tanto quanto luz.

    Cara, como eu gostaria de fazer um mestrado nessa área, mas a vida de liso não deixa... Desculpem-me pelo spam, companheiros de batalha

  • Só a I está correta. Letra c.

  • Se tivesse l e lV, daria dor de cabeça kkkkkk

  • man wtf, 4 questões em uma...


ID
3908518
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



1.    “Máquinas similares às hoje existentes serão construídas a custos mais baixos, mas com velocidades mais rápidas de processamento.” Assim, em um artigo de 1965, o empreendedor Gordon Moore, hoje com 90 anos de idade, apresentou sua célebre ideia. Pela “Lei de Moore”, a cada dois anos, em média, o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação. A máxima, irretocável, à exceção de pequenos detalhes, funcionou tal qual intuíra Moore. É uma regra que pode, contudo, estar com os dias contados.  
2.    Vive-se, hoje, uma revolução tecnológica afeita a deixar no passado o raciocínio da duplicação de capacidade de cálculos à base de silício: é a computação quântica. Ela poderá nos levar a distâncias inimagináveis: tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos para completar seriam feitas em minutos. 
3.    A computação quântica, até o início desta década, não passava de teoria. Nos últimos anos, começou a ser testada, com sucesso parcial, até conseguir tração que parece se encaminhar para uma nova história. Um documento da NASA, vazado recentemente, mostra que uma empresa, ao criar o primeiro computador quântico funcional da história, pode estar próxima de romper com o paradigma imposto pela Lei de Moore.
4.    A revelação foi resultado de uma distração. Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto, acidentalmente publicou no site da agência espacial um estudo que mostra o feito, realizado por meio de uma máquina, ainda sob sigilo. O arquivo, já programado para ser divulgado oficialmente, permaneceu poucos segundos no ar, mas foi flagrado pelo jornal Financial Times.    
5.    O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana, mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”. Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. A nomenclatura indica um momento da civilização em que os computadores talvez sejam tão (ou mais) competentes quanto os seres humanos. 
6.    O cientista da computação Scott Aaronson disse, em entrevista: “Isso não causará mudança imediata na vida das pessoas. Mas só por enquanto, pois se trata do início de um caminho que levará a transformações radicais em diversas áreas”. Vale lembrar que o computador que usamos hoje também começou com um passo singelo, em 1843, quando a matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852) publicou um diagrama numérico que veio a ser considerado o primeiro algoritmo computacional. 
(Adaptado de: Revista Veja, edição de 09/10/2019, p. 79) 

Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. (5º parágrafo)

O elemento sublinhado acima introduz noção de 

Alternativas
Comentários
  • O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana, mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”. Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”

    O fato do avanço ainda se restringir a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana, mas já apelidado de “o Santo Graal da computação” é porque (por causa) atingiu o que se conhece como “supremacia quântica.

    GABARITO. D

  • Gab. D

    Isso porque é uma conjunção explicativa/causal e tem sentido equivalente a dessa forma, pois, porquanto, que etc.

  • ✅ Gabarito: D

    Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. (5º parágrafo)

    Porque – junto e sem acento: pode gerar valor de causa ou explicação.

    Ao analisarmos as alternativas, percebemos que entre as alternativas inexiste referências a “explicação”. Sobrando assim apenas letra D) causa.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva D

    Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. (5º parágrafo)

    causa.

  • CAUSAIS = QUE / PORQUE / PORQUANTO / POIS / NA MEDIDA EM QUE /

    COMO / POIS QUE / DADO QUE / VISTO COMO / VISTO QUE / SENDO QUE /

    UMA VEZ QUE / JÁ QUE

  • Gabarito D

    A conjunção causal é uma conjunção de subordinação e a conjunção explicativa é uma conjunção de coordenação.

    As causais iniciam uma oração subordinada denotadora de causa.

    As explicativas ligam duas orações, a segunda das quais justifica a ideia da primeira e normalmente este porque vem antecedido de verbo no imperativo.

  • GAB  [D]  AOS NÃO ASSINANTES.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA ! !

    #ESTABILIDADESIM ! !

    Note que ser chamado de santo graal é a consequência da causa .

  • A questão requer conhecimento acerca dos valores semânticos das conjunções.


    A palavra sublinhada porque é uma conjunção, ela exprime uma noção de causa em relação à oração anterior.


    Logo, a alternativa correta é a (D).


    GABARITO DA PROFESSORA: Letra D.

  • Conjunção subordinativas adverbiais Causais (Causa da ocorrência da oração principal)

    --> porque; que; como (com sentido de porque); pois que; já que; uma vez que; visto que; na medida em que; porquanto; se; visto como....

    Saber a lista de conjunções ajuda....mas nem sempre é suficiente....

    o "porque" por exemplo pode ser também, dependendo do contexto, conjunção final, explicativa...por isso, tudo depende do contexto, e a melhor forma que eu já vi para verificar a relação de causa e consequência é utilizar o famoso macete: O FATO DE.....(causa).....FAZ COM QUE....(consequência)...

  • O fato de causa, Fez com que consequência.

    O fato de "atingir o que se conhece como “supremacia quântica”."  (causa)

    Fez com que "fosse apelidado de “o Santo Graal da computação” (consequência)

    Algumas alterações para melhor compreensão.

  • GAB D

    Conjunções Causais

    São aquelas que indicam uma oração subordinada que denota causa:

    Porque, pois, porquanto, como (no sentido de porque), pois que, por isso que, á que, uma vez que, visto que, visto como, que.

    Faço mentorias de acompanhamentos especializados da disciplina de português e outras mentorias de concursos públicos, mais informações só falar comigo no insta: @gustavoluigi0

  • Gabarito letra B!

    Bizu do "porque" conjunção!

    • Quando for fato → o que vem depois é CAUSA
    • Quando for tese → o que vem depois é EXPLICAÇÃO

    No caso da questão: é fato que o avanço já é apelidado de o santo graal. Sendo assim, é CAUSA!

    @policia_nada_mais

  • Elizabeth da Silva

    Professora de Língua Portuguesa e Pós-Graduada em Língua Portuguesa.

    22/09/2020 às 21:17

    A questão requer conhecimento acerca dos valores semânticos das conjunções.

    ESSENCIAL SABER DIFERÊNCIAR CONJUNÇÕES DE CAUSA E CONSEQUÊNCIA

    A palavra sublinhada porque é uma conjunção, ela

    exprime uma noção de causa em relação à oração anterior.

    A ideia de causa é ligada ao que provoca uma determinada ação ou fato, ao motivo declarado na oração principal.

    A principal conjunção subordinativa causal é o , mas também destacamos as conjunções e locuções causais pois, pois que, já que, uma vez que, visto que.

    Exemplos:

    • Eu não vou fazer janta em casa já que os meninos foram comer pizza
    • Cancelaremos a viagem visto que com o temporal é mais perigoso

    As conjunções consecutivas são resultado das orações subordinadas adverbiais consecutivas, é o efeito do que é declarado na oração principal.

    Principais : que, precedida de de forma que, de modo que, de sorte que, tanto que, além das estruturas tão que, tanto que, tamanho que.

    Exemplos:

    • A fome era tão grande que comeu o bolo quente
    • Chegamos em casa tão cansados que nem fizemos o jantar
    • Ela tanto trabalhou que conseguiu comprar seu próprio apartamento

    Logo, a alternativa correta é a (D).

    FONTES

    • GABARIDO DA PROFESSORA
  • Bizu do "porque" conjunção!

    Quando for fato → o que vem depois é CAUSA

    Quando for tese → o que vem depois é EXPLICAÇÃO

    No caso da questão: é fato que o avanço já é apelidado de o santo graal. Sendo assim, é CAUSA!

    Fonte:Lucas Santos

  • O HOMEM QUANDO ESTÁ EM PAZ NÃO QUER GUERRA COM NINGUÉM!


ID
3908521
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



1.    “Máquinas similares às hoje existentes serão construídas a custos mais baixos, mas com velocidades mais rápidas de processamento.” Assim, em um artigo de 1965, o empreendedor Gordon Moore, hoje com 90 anos de idade, apresentou sua célebre ideia. Pela “Lei de Moore”, a cada dois anos, em média, o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação. A máxima, irretocável, à exceção de pequenos detalhes, funcionou tal qual intuíra Moore. É uma regra que pode, contudo, estar com os dias contados.  
2.    Vive-se, hoje, uma revolução tecnológica afeita a deixar no passado o raciocínio da duplicação de capacidade de cálculos à base de silício: é a computação quântica. Ela poderá nos levar a distâncias inimagináveis: tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos para completar seriam feitas em minutos. 
3.    A computação quântica, até o início desta década, não passava de teoria. Nos últimos anos, começou a ser testada, com sucesso parcial, até conseguir tração que parece se encaminhar para uma nova história. Um documento da NASA, vazado recentemente, mostra que uma empresa, ao criar o primeiro computador quântico funcional da história, pode estar próxima de romper com o paradigma imposto pela Lei de Moore.
4.    A revelação foi resultado de uma distração. Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto, acidentalmente publicou no site da agência espacial um estudo que mostra o feito, realizado por meio de uma máquina, ainda sob sigilo. O arquivo, já programado para ser divulgado oficialmente, permaneceu poucos segundos no ar, mas foi flagrado pelo jornal Financial Times.    
5.    O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana, mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”. Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. A nomenclatura indica um momento da civilização em que os computadores talvez sejam tão (ou mais) competentes quanto os seres humanos. 
6.    O cientista da computação Scott Aaronson disse, em entrevista: “Isso não causará mudança imediata na vida das pessoas. Mas só por enquanto, pois se trata do início de um caminho que levará a transformações radicais em diversas áreas”. Vale lembrar que o computador que usamos hoje também começou com um passo singelo, em 1843, quando a matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852) publicou um diagrama numérico que veio a ser considerado o primeiro algoritmo computacional. 
(Adaptado de: Revista Veja, edição de 09/10/2019, p. 79) 

O tempo verbal empregado indica o caráter hipotético do que se afirma no seguinte trecho:

Alternativas
Comentários
  • A) tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anosNa letra A, temos um verbo conjugado no futuro do pretérito do modo indicativo, tempo que indica um fato posterior (normalmente hipotético) a um fato no passado.

    GABARITO. A

  • Assertiva A

    tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos

  • Gab. A

    Tanto o futuro do pretérito do indicativo (os verbos terminados em -RIA; falaria, comeria, correria; demoraria) quanto o modo subjuntivo normalmente expressa dúvida/incerteza/hipótese. Na questão o verbo demoraria é utilizado para denotar um cenário hipotético.

  • ✅ Gabarito: A

    A) tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos → CORRETO. Hipótese = futuro do pretérito do indicativo – demoraria.

    B) A computação quântica, até o início desta década, não passava de teoria → INCORRETO. Denota algo vago, impreciso (pretérito imperfeito do indicativo).

    C) com atributos que hoje se restringem à imaginação → INCORRETO.  Indica o presente pontual (presente do indicativo).

    D) o computador que usamos hoje → INCORRETO. Indica o presente pontual (presente do indicativo).

    E) um caminho que levará a transformações radicais em diversas áreas → INCORRETO. Gera o sentido de que o fato será realizado, pois a forma verbal está no futuro do presente.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Dica: As terminações ( RIA) Futuro do pretérito

    se referem a um fato que poderia ter acontecido posteriormente a uma situação passada. são utilizadas para indicar uma ação que é consequente de outra, encontrando-se condicionada. Expressa também incerteza, surpresa e indignação.

    Terminação (ei) - futuro do presente.

  • Verbo no futuro do pretérito indicam possibilidade/hipótese.

  • A questão trabalha a noção que os tempos verbais indicam à frase.

    ALTERNATIVA (A) CORRETA – O verbo demoraria está conjugado no futuro do pretérito do modo indicativo e esse tempo verbal indica um fato hipotético ou incerto.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – O verbo passava está conjugado no pretérito imperfeito do modo indicativo, ele indica um fato certo, mas inacabado, não totalmente concluído no momento da fala.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – O verbo restringem está conjugado no presente do modo indicativo, ele indica um fato certo ao momento da fala.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – O verbo usamos está conjugado no presente do modo indicativo, ele indica um fato certo ao momento da fala.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – O verbo levará está conjugado no futuro do presente do modo indicativo, ele indica um fato certo que ocorrerá.

    GABARITO DA PROFESSORA: Letra A.

  • Verbos com terminações RIA / SSE

    serão sempre casos hipotéticos.

  • Tanto o futuro do pretérito do indicativo (os verbos terminados em -RIA; falaria, comeria, correria; demoraria) quanto o modo subjuntivo normalmente expressa dúvida/incerteza/hipótese. Na questão o verbo demoraria é utilizado para denotar um cenário hipotético.

  • Se pedir hipótese = será subjuntivo ou futuro do pretérito.

  • Elizabeth da Silva

    Professora de Língua Portuguesa e Pós-Graduada em Língua Portuguesa.

    22/09/2020 às 21:19

    A questão trabalha a noção que os tempos verbais indicam à frase.

    ALTERNATIVA

    (A) CORRETA – O verbo demoraria

    está conjugado no futuro do pretérito do modo indicativo e esse tempo verbal indica

    um fato hipotético ou incerto.

    ALTERNATIVA

    (B) INCORRETA – O verbo passava

    está conjugado no pretérito imperfeito do modo indicativo, ele indica

    um fato certo, mas inacabado, não totalmente concluído no momento da fala.

    ALTERNATIVA

    (C) INCORRETA – O verbo restringem está

    conjugado no presente do modo indicativo, ele indica um fato certo ao momento

    da fala.

    ALTERNATIVA

    (D) INCORRETA – O verbo usamos está

    conjugado no presente do modo indicativo, ele indica um fato certo ao momento

    da fala.

    ALTERNATIVA

    (E) INCORRETA – O verbo levará

    está conjugado no futuro do presente do modo indicativo, ele indica um fato

    certo que ocorrerá.

    GABARITO

    DA PROFESSORA: Letra A.

  • Se pedir hipótese = será subjuntivo ou futuro do pretérito.


ID
3908524
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



1.    “Máquinas similares às hoje existentes serão construídas a custos mais baixos, mas com velocidades mais rápidas de processamento.” Assim, em um artigo de 1965, o empreendedor Gordon Moore, hoje com 90 anos de idade, apresentou sua célebre ideia. Pela “Lei de Moore”, a cada dois anos, em média, o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação. A máxima, irretocável, à exceção de pequenos detalhes, funcionou tal qual intuíra Moore. É uma regra que pode, contudo, estar com os dias contados.  
2.    Vive-se, hoje, uma revolução tecnológica afeita a deixar no passado o raciocínio da duplicação de capacidade de cálculos à base de silício: é a computação quântica. Ela poderá nos levar a distâncias inimagináveis: tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos para completar seriam feitas em minutos. 
3.    A computação quântica, até o início desta década, não passava de teoria. Nos últimos anos, começou a ser testada, com sucesso parcial, até conseguir tração que parece se encaminhar para uma nova história. Um documento da NASA, vazado recentemente, mostra que uma empresa, ao criar o primeiro computador quântico funcional da história, pode estar próxima de romper com o paradigma imposto pela Lei de Moore.
4.    A revelação foi resultado de uma distração. Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto, acidentalmente publicou no site da agência espacial um estudo que mostra o feito, realizado por meio de uma máquina, ainda sob sigilo. O arquivo, já programado para ser divulgado oficialmente, permaneceu poucos segundos no ar, mas foi flagrado pelo jornal Financial Times.    
5.    O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana, mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”. Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. A nomenclatura indica um momento da civilização em que os computadores talvez sejam tão (ou mais) competentes quanto os seres humanos. 
6.    O cientista da computação Scott Aaronson disse, em entrevista: “Isso não causará mudança imediata na vida das pessoas. Mas só por enquanto, pois se trata do início de um caminho que levará a transformações radicais em diversas áreas”. Vale lembrar que o computador que usamos hoje também começou com um passo singelo, em 1843, quando a matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852) publicou um diagrama numérico que veio a ser considerado o primeiro algoritmo computacional. 
(Adaptado de: Revista Veja, edição de 09/10/2019, p. 79) 

Sem prejuízo para a correção e o sentido, o trecho sublinhado pode ser substituído pelo que se encontra entre parênteses em:

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

    A) A despeito de é uma locução prepositiva concessiva, equivale a: apesar de, não obstante. À exceção de é também uma locução prepositiva, contudo denota ressalva e é equivalente a: exceto, salvo, salvante.

    B) ... as quais se fabricam atualmente)

    C) Tanto o Pela quanto o De acordo com (locução prepositiva) estabelecem uma relação acordante.

    D) O Assim foi empregado como advérbio de modo (desse modo, dessa forma).

    D) Conquanto é uma conjunção concessiva, enquanto o pois é explicativa/conclusiva.

  • ✅ Gabarito: C

    A) A máxima, irretocável, à exceção de (à despeito de) pequenos detalhes, funcionou tal qual intuíra Moore → INCORRETO. “À exceção de” – é locução prepositiva. Equivale a “com exclusão de”, “a não ser”, “exceto e “excetuando”; à despeito de – possui sentido concessivo. É semelhante a “apesar de”, embora”, “não obstante”. Também é locução prepositiva. ALÉM DISSO, A CRASE FOI EMPREGADA INCORRETAMENTE.

    B) Máquinas similares às hoje existentes (as quais se fabrica atualmente) serão construídas a custos mais baixos → INCORRETO. O correto é -fabricam.

    C) Pela (De acordo com a) “Lei de Moore”, a cada dois anos, em média, o desempenho dos chips de computador dobra → CORRETO. Temos um sentido de conformidade, logo a substituição por "de acordo com" está correto.

    D) Assim (Portanto), em um artigo de 1965, o empreendedor Gordon Moore, hoje com 90 anos de idade, apresentou sua célebre ideia → INCORRETO. No contexto, o sentido existente equivale a “desse modo”, “dessa forma” (ADVÉRBIO DE MODO). O "portanto" funciona somente como uma conjunção coordenativa conclusiva. O correto seria: Assim/Desse modo/Dessa forma/Dessa maneira, em um artigo de 1965, o empreendedor Gordon Moore...

    E) Mas só por enquanto, pois (conquanto) se trata do início de um caminho que levará a transformações radicais em diversas áreas → INCORRETO. Pois -  poderá ser conclusivo ou explicativo. Conquanto é conjunção concessiva.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Para quem marcou (D):

    Assim(sinônimos)

    1 - Deste modo:

    Deste mododesse modo, daquele modo, deste jeitodesse jeito, daquele jeito, desta formadessa forma, daquela forma, desta maneiradessa maneira, daquela maneira, destartedessarte.

    Exemplo: Ninguém imaginou que as coisas fossem acabar assim.

    5 - Assim sendo:

    Assim sendologoportantopor issopor istopor conseguinteentãoconsequentementeisto posto.

    Exemplo: Nós cumprimos inteiramente o regulamente, assim ninguém pode apresentar queixas.

    https://www.sinonimos.com.br/assim/

  • questões assim é sempre bom ir ao texto. Vislumbrando o texto da pra ver que D não se encaixaria, mas olhando apenas a alternativa causaria dúvida

  • Na alternativa 'B', além do erro já apontado pelos colegas, também não está errado pela falta do acento indicador da crase em "as quais "? Alguém saberia responder?

  • A questão requer conhecimentos acerca dos valores semânticos das palavras ou expressões: sinônimos e antônimos; coesão e coerência textuais.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA À exceção de é locução prepositiva e exprime valor de exclusão. À despeito de é locução prepositiva e exprime valor de oposição, contraposição. Logo, a substituição não manteria o mesmo sentido, ficando, assim, incoerente.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – A expressão às hoje existentes (1º parágrafo) indica algo que existe atualmente; já a expressão entre parênteses (as quais se fabrica atualmente) indica algo que se está produzindo, construindo. Logo, a substituição não manteria o mesmo sentido, ficando, assim, incoerente.

    ALTERNATIVA (C) CORRETA Pela (preposição per/por + pronome ela) pode ser substituída, sem alterar o sentido, mantendo a coesão e coerência textuais, pela locução prepositiva de acordo com porque ambas exprimem valor de conformidade, concordância de ideias.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA Assim é advérbio que significa “deste/desse modo"; portanto é conjunção coordenativa conclusiva que também significa “desse modo". Porém, a substituição não manteria a correção gramatical, visto que a conjunção liga duas orações (período composto) e, no caso da frase desta alternativa, trata-se de um período simples, com apenas uma oração. Já os advérbios podem introduzir um período simples.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA Pois é conjunção coordenativa explicativa; conquanto é conjunção subordinativa concessiva, exprime um valor de oposição. Logo, a substituição não manteria o mesmo sentido, ficando, assim, incoerente.

    GABARITO DA PROFESSORA: Letra C.


ID
3908527
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



1.    “Máquinas similares às hoje existentes serão construídas a custos mais baixos, mas com velocidades mais rápidas de processamento.” Assim, em um artigo de 1965, o empreendedor Gordon Moore, hoje com 90 anos de idade, apresentou sua célebre ideia. Pela “Lei de Moore”, a cada dois anos, em média, o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação. A máxima, irretocável, à exceção de pequenos detalhes, funcionou tal qual intuíra Moore. É uma regra que pode, contudo, estar com os dias contados.  
2.    Vive-se, hoje, uma revolução tecnológica afeita a deixar no passado o raciocínio da duplicação de capacidade de cálculos à base de silício: é a computação quântica. Ela poderá nos levar a distâncias inimagináveis: tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos para completar seriam feitas em minutos. 
3.    A computação quântica, até o início desta década, não passava de teoria. Nos últimos anos, começou a ser testada, com sucesso parcial, até conseguir tração que parece se encaminhar para uma nova história. Um documento da NASA, vazado recentemente, mostra que uma empresa, ao criar o primeiro computador quântico funcional da história, pode estar próxima de romper com o paradigma imposto pela Lei de Moore.
4.    A revelação foi resultado de uma distração. Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto, acidentalmente publicou no site da agência espacial um estudo que mostra o feito, realizado por meio de uma máquina, ainda sob sigilo. O arquivo, já programado para ser divulgado oficialmente, permaneceu poucos segundos no ar, mas foi flagrado pelo jornal Financial Times.    
5.    O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana, mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”. Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. A nomenclatura indica um momento da civilização em que os computadores talvez sejam tão (ou mais) competentes quanto os seres humanos. 
6.    O cientista da computação Scott Aaronson disse, em entrevista: “Isso não causará mudança imediata na vida das pessoas. Mas só por enquanto, pois se trata do início de um caminho que levará a transformações radicais em diversas áreas”. Vale lembrar que o computador que usamos hoje também começou com um passo singelo, em 1843, quando a matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852) publicou um diagrama numérico que veio a ser considerado o primeiro algoritmo computacional. 
(Adaptado de: Revista Veja, edição de 09/10/2019, p. 79) 

o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação. 

O segmento sublinhado acima exerce a mesma função sintática daquele sublinhado em: 

Alternativas
Comentários
  • O desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação.

    O termo em destaque é o sujeito posposto do verbo aumentar, é só fazer a pergunta ao verbo, o que é que aumenta? Os custos de fabricação = sujeito.

    A) Vale lembrar que o computador que usamos hoje também começou com um passo singelo. O termo em destaque é sintaticamente um advérbio de modo.

    B) A revelação foi resultado de uma distração. Temos nosso gabarito, temos um termo com valor sintático de sujeito.

    C) O arquivo, já programado para ser divulgado oficialmente, permaneceu poucos segundos no ar O termo em destaque é sintaticamente um advérbio de tempo.

    D) O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos. O termo em destaque é objeto indireto do verbo pronominal restringir, quem se restringe, se restringe A.

    E) Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto. O termo em destaque é objeto indireto do verbo envolver, quem é envolvido, é envolvido com alguma coisa.

    GABARITO. B

  • Gab. B

    O verbo aumentar, quando expressa tornar-se maior, crescer, é intransitivo. Desse modo os custos de fabricação, que é sujeito do verbo aumentem, não pode ser complemento verbal. A única assertiva que apresenta o respectivo sujeito é A revelação.

  • ✅ Gabarito: B

    O desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricaçãoO termo em destaque é o sujeito, vamos passar a frase para a ordem direta: sem que OS CUSTOS DE FABRICAÇÃO aumentem (os custos estão exercendo a ação de aumentar → sujeito).

    A) Vale lembrar que o computador que usamos hoje também começou com um passo singelo → INCORRETO. Sujeito do verbo começar é <o computador>. Já eliminamos a alternativa.

    B) A revelação foi resultado de uma distração → CORRETO. O quê foi resultado de uma distração? A REVELAÇÃO (=sujeito simples; temos a nossa resposta).

    C) O arquivo, já programado para ser divulgado oficialmente, permaneceu poucos segundos no ar → INCORRETO. Temos, em destaque, um adjunto adverbial de tempo e não o sujeito.

    D) O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos → INCORRETO. Restringe a alguma coisa. Em destaque, temos o objeto indireto; trata-se de um complemento verbal iniciado por preposição.

    E) Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto → INCORRETO. Envolvido com alguma coisa. Em destaque, temos o objeto indireto; trata-se de um complemento verbal iniciado por preposição.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Exerce função de sujeito.

  • é o sujeito da frase

  • Sempre coloquem a oração na ordem direta (sujeito + verbo + complemento). Essa dica salva vidas, acreditem

  • Cuidado com o sujeito posposto. FCC adora essa pegadinha. E não vou dar uma de sabichão. Pegou-me.

  • Essa é aquele tipo de questão que o cabra tem que ter a análise sintática na ponta da língua.

    pegou-me também

  • Função de Sujeito

  • Uma dica pessoal elabore o seu próprio mapa mental. A escrita traz o conhecimento eu falei ESCREVENDO e não digitando.

  • Sujeito posposto

    As palavras detestam ficar paradas. Por isso, circulam. Sujeito, verbo, objetos, adjuntos mudam de lugar como artistas trocam de roupa. O passeio da moçada confunde gente boa de gramática. Olho vivo! Antes de optar por esta ou aquela flexão, procure o mandachuva. O verbo se curva diante dele:

    Passavam, apesar da repressão da polícia, manifestantes de diferentes partidos políticos.

    Dica: na dúvida, troque a ordem dos termos da oração. Com o sujeito na frente do verbo, adeus, vacilo:

    Manifestantes de diferentes partidos políticos passavam apesar da repressão da polícia.

    https://blogs.correiobraziliense.com.br/dad/concordancias-espinhosas-sujeito-posposto-ou-nem/

  • Confundi com objeto direto

  • A questão requer conhecimento acerca das funções sintáticas.

    Para responder corretamente a esta questão, é preciso, primeiramente, analisar a função sintática do segmento sublinhado da frase dada no enunciado, para depois analisar a função das expressões sublinhadas nas alternativas.

    Em “o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação", a função sintática do segmento sublinhado é sujeito do verbo “aumentar" (O que aumenta? Os custos de fabricação.).


    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – O segmento sublinhado um passo singelo exerce a função sintática de adjunto adverbial de modo. O modo como começou.


    ALTERNATIVA (B) CORRETA – O segmento sublinhado a revelação exerce a função sintática de sujeito. A mesma função sintática da expressão sublinhada do enunciado.


    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – O segmento sublinhado poucos segundos exerce a função sintática de predicativo do sujeito, pois o verbo permaneceu é de ligação e tem o mesmo sentido de ficou.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – O segmento sublinhado âmbitos estritamente técnicos, antecedido da preposição a, exerce a função sintática de objeto indireto do verbo transitivo indireto restringir-se. Quem se restringe, restringe-se a alguma coisa.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – O segmento sublinhado o projeto, antecedido da preposição com,  exerce a função sintática de complemento nominal do adjetivo envolvido.

    GABARITO DA PROFESSORA: Letra B.

  • pensei que fosse objeto direto.

  • ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA

  • "o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação. "

    O termo em destaque é um sujeito da segunda oração. O mesmo acontece na alternativa B em que o termo "A revelação" é um sujeito da oração.

    GABARITO: B

    INSTAGRAN:

    @simplificandoquestoescombizus (Jefferson Lima)

  • Para complemento:

    A oração em que o sujeito "os custos de fabricação" está introduzido me parece ser subordinativa Adverbial Concessiva à principal, já que, nesse caso, "sem que" possui valor da locução conjuntiva "ainda que não", então ficaria assim:

    "o desempenho dos chips de computador dobra (Oração principal), sem que aumentem os custos de fabricação(O.S.ADVB.CONCESSIVA)".

    Ou seja, mostra-se a ideia dessa oração contrária a primeira, porque ao dizer que o desempenho dos chips de computador aumenta, seria lógico que se aumenta-se o custo de fabricação, o que não está ocorrendo no texto, indicativo de ideia contrária, concessão.

    Indicativo outro de que a oração é subordinativa concessiva é o tempo verbal no modo subjuntivo dessa oração.

  • "aumentar" é VI... O que aumenta? os custos de fabricação = sujeito
  • CERTA B) A revelação foi resultado de uma distração 

    Talvez eu esteja errado, mas me parece um sujeito sofrendo uma ação, voz passiva

  • A FCC adora isso: tentar confundir o candidato com OD e sujeito.

  • Pergunto o quê/quem pro verbo e achou a resposta sublinhada, corra pro sujeito nas alternativas!

  • Atenção! Vi que muitos comentários, na letra (E), confundiram COMPLEMENTO NOMINAL com OBJETO INDIRETO.

    Vejamos: Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto

    "com o projeto" complementa o adjetivo "envolvido". Por essa razão, é complemento nominal, cujo núcleo é "projeto". Envolvido não é verbo! Objeto direto e indireto são complementos VERBAIS. CUIDADO!


ID
3908530
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



1.    “Máquinas similares às hoje existentes serão construídas a custos mais baixos, mas com velocidades mais rápidas de processamento.” Assim, em um artigo de 1965, o empreendedor Gordon Moore, hoje com 90 anos de idade, apresentou sua célebre ideia. Pela “Lei de Moore”, a cada dois anos, em média, o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação. A máxima, irretocável, à exceção de pequenos detalhes, funcionou tal qual intuíra Moore. É uma regra que pode, contudo, estar com os dias contados.  
2.    Vive-se, hoje, uma revolução tecnológica afeita a deixar no passado o raciocínio da duplicação de capacidade de cálculos à base de silício: é a computação quântica. Ela poderá nos levar a distâncias inimagináveis: tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos para completar seriam feitas em minutos. 
3.    A computação quântica, até o início desta década, não passava de teoria. Nos últimos anos, começou a ser testada, com sucesso parcial, até conseguir tração que parece se encaminhar para uma nova história. Um documento da NASA, vazado recentemente, mostra que uma empresa, ao criar o primeiro computador quântico funcional da história, pode estar próxima de romper com o paradigma imposto pela Lei de Moore.
4.    A revelação foi resultado de uma distração. Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto, acidentalmente publicou no site da agência espacial um estudo que mostra o feito, realizado por meio de uma máquina, ainda sob sigilo. O arquivo, já programado para ser divulgado oficialmente, permaneceu poucos segundos no ar, mas foi flagrado pelo jornal Financial Times.    
5.    O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana, mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”. Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. A nomenclatura indica um momento da civilização em que os computadores talvez sejam tão (ou mais) competentes quanto os seres humanos. 
6.    O cientista da computação Scott Aaronson disse, em entrevista: “Isso não causará mudança imediata na vida das pessoas. Mas só por enquanto, pois se trata do início de um caminho que levará a transformações radicais em diversas áreas”. Vale lembrar que o computador que usamos hoje também começou com um passo singelo, em 1843, quando a matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852) publicou um diagrama numérico que veio a ser considerado o primeiro algoritmo computacional. 
(Adaptado de: Revista Veja, edição de 09/10/2019, p. 79) 

mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”. (5º parágrafo)

Sem prejuízo para as relações de sentido estabelecidas no texto, uma redação correta para o segmento acima, transformando-o em um período independente, está em: 

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    B) A retirada do advérbio e a troca do é (presente do indicativo) por foi (pretérito perfeito) compromete as relações de sentido estabelecidas no texto.

    E) Correto. A conjunção coordenativa adversativa mas pode ser substituída por porém. Como o porém está intercalado, então deve estar isolado por vírgulas.

    ------------------------------------------

    Conjunções Coordenativas Adversativas: ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste ou compensação. São elas: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto, não obstante.

  • Fiquei na dúvida entre as letras B e E, mas o verbo está conjugado em tempos diferentes.

  • Também não entendi pq a "B" está errada.

  • ✅ Gabarito: E

    mas é apelidado de “o Santo Graal da computação” ➥ Temos, em destaque, uma conjunção coordenativa adversativa, ela expressa matiz semântica de adversidade, oposição, contradição, ressalva. Outras conjunções com essa mesma classificação: não obstante, porém, só que, contudo, senão (=mas sim), todavia, entretanto, no entanto, ainda assim.

    A) Com isso, é apelidado de “o Santo Graal da computação” → INCORRETO. A expressão em destaque denota valor de causa e não de oposição.

    B) No entanto, foi apelidado “o Santo Graal da computação” → INCORRETO. Temos uma conjunção coordenativa adversativa, mas a mudança de conjugação do verbo faz com que haja mudança semântica. Originalmente, o verbo está no presente do indicativo e aqui está no pretérito perfeito do indicativo.

    C) Assim, apelidaram-no de “o Santo Graal da computação” → INCORRETO. Temos, em destaque, um termo que indica modo; equivale a "desse modo". Não apresenta valor semântico de oposição.

    D) Conforme já se apelidou de “o Santo Graal da computação” → INCORRETO. Temos, em destaque, uma conjunção subordinativa conformativa. Valor semântico de conformidade e não de oposição.

    E) é, porém, apelidado de “o Santo Graal da computação” → CORRETO. Verbo no presente do indicativo e logo após uma conjunção coordenativa adversativa.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Acertei, mas essa questão é no mínimo estranha, vide o enunciado: "transformando-o em um período independente, está em".

    Como assim, "transformando", se é uma oração coordenada, já temos um período independente (sintaticamente).

    Não se transforma algo que já é aquilo que se propõe.

    Questão se expressou mal e me fez analisar outras coisas para chegar a única resposta possível.

    Bons estudos! (:

  • b) tem mudança do tempo verbal

  • Errei por ficar confusa com o enunciado

  • Já é, porém, apelidado de o Santo Graal da computação EEEEEEEEEEEEEE

  • Respondendo apenas com regras de interpretação de texto, é possível observar que:

    "O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana, mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”.

    Ou seja, a conjunção "MAS" apresenta uma ideia mais forte do trecho transcrito.

    Assim, verifica-se que apesar de se restringir.................... é apelidado....

    trocando a conjunção, podemos utilizar o PORÉM.

    gab. E

  • LETRA E

    O 'mas' é Conjunção coordenativa adversativa e o verbo ser está no presente.

    Então o único que mantém essa ideia e escrita coerentes é o PORÉM, que também tem ideia adversativa. Sendo que o verbo ue o acompanha está no presente.

    #Força, foco e fé

  • Notem que o "mas" traz sentido de adversidade.

    Nas assertivas temos com o mesmo sentido o "no entanto" e o "porém"

    Todavia, a resposta da questão se dá pelo enunciado que pede um período independente.

    Portanto, notem que na letra B, o uso do "no entanto" está dependendo da oração anterior, bem como o "mas" utilizado pelo escrito.

    Já na letra E, o uso do "Já é, porém" torna a oração independente.

    #PERTENCEREMOS

  • Quando o examinador pede para que um período seja independente do outro, quer que a conjunção empregada possua valor coordenativo, porque ligará duas orações coordenadas, ou seja, duas orações que não dependem uma da outra. Do contrário, haveria orações subordinadas, em que há uma principal e uma subordinada - uma principal e uma dependente.

    Percebam que a letra D trás conjunção subordinada adverbial conformativa, portanto, só por esse aspecto já poderia ser excluída das nossas opções.

    Contudo, a chave da questão era, de fato, a manutenção do sentido adversativo da conjunção, que só se manteve nas letras A e B; aliás, são conjunções coordenadas adversativas:

    "mas, contudo, todavia, porém, contudo, entretanto, no entanto, não obstante etc".

    Além do mais, como é de costume se cobrar em certames de concurso público, a diferença entre uma conjunção coordenada adversativa e subordinativa concessiva, além da coordenação e subordinação entre as orações, reside no tempo verbal em que as orações aparecem. As orações subordinadas concessivas aparecerão no modo subjuntivo, enquanto as coordenadas adversativas aparecerão no modo indicativo.

    Ademais, a diferença entre as letras A e B é a alteração de sentido; porque, ao mudar o tempo verbal na assertiva B, é alterado o sentido da frase. Sendo assim, a única alternativa em que se manteve o valor da conjunção e se manteve o sentido foi a letra E, até porque não se alterou nada na oração, havendo apenas um deslocamento da conjunção para depois do verbo. Sobre esse deslocamento do porém é interessante pontuar essa questão:

    A correção gramatical e o sentido original do texto seriam preservados se o período “Se não fossem muito pressionados, porém, não entrariam no jogo da definição”, no segundo parágrafo, fosse reescrito da seguinte forma: Não entrariam no jogo da definição se não fossem muito pressionados, porém".

    Percebam que o porém é uma conjunção bastante flexível, o que pode dar ao escritor um leque de possibilidades e cores para o seu texto, o que não ocorre com outras/ a maioria das conjunções, porque, de modo geral, as conjunções precisam vir imediatamente após uma oração, já que faz essa ligação sintática entre elas.

  • Esse PORÉM implícito aí, pegou-me.

  • CONJUNÇÕES COORDENADAS

    1. Aditivas: e, nem [= e nãoj.

    2. Adversativas: mas,porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto.

    3. Alternativas: ou (repetida ou não) e, quando repetidas, ora, quer, seja, nem.

    4. Conclusivas: logo, pois, portanto, por conseguinte, por isso, assim.

    5. Explicativas: que, porque, pois, porquanto.

    CONJUNÇÕES SUBORDINADAS

    1. Causais: porque, pois, porquanto , como [= porque ], pois que, por isso que, já que, uma vez que, visto que, visto como, que.

    2. Concessivas: embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que, por mais que, por menos que, apesar de que, nem que, que.

    3. Condicionais: se, caso, contanto que, salvo se, sem que [= se não ], dado que, desde que, a menos que, a não ser que.

    4. Finais: para que, a fim de que, porque [= para que].

    5. Temporais: quando, antes que, depois que, até que, logo que, sempre que, assim que, desde que, todas as vezes que, cada vez que, apenas, mal, que [= desde que].

    6. Consecutivas: que (combinada com uma das palavras tal, tanto, tão ou tamanho, presentes ou latentes na oração anterior), de forma que, de maneira que, de modo que, de sorte que.

    7. Comparativas: que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor e pior), qual (depois de tal), quanto (depois de tanto), como, assim como, bem como, como se, que nem.

    8. Conformativas: conforme, como [= conforme], segundo, consoante.

    9. Proporcionais: à medida que, ao passo que, à proporção que, enquanto, quanto mais... mais, quanto mais... tanto mais, quanto mais... menos, quanto mais... tanto menos, quanto menos... menos, quanto menos... tanto menos, quanto menos... mais, quanto menos... tanto mais.

    Cunha, Celso. Nova gramática do português contemporâneo. 7. ed. — Rio de Janeiro : Lexikon, 2017.

  • Eu simplesmente troco a certa pela errada.

    :)

  • letra E- Já é, porém, apelidado de o Santo Graal da computação”. 

    (não assinantes)


ID
3908533
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



1.    “Máquinas similares às hoje existentes serão construídas a custos mais baixos, mas com velocidades mais rápidas de processamento.” Assim, em um artigo de 1965, o empreendedor Gordon Moore, hoje com 90 anos de idade, apresentou sua célebre ideia. Pela “Lei de Moore”, a cada dois anos, em média, o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação. A máxima, irretocável, à exceção de pequenos detalhes, funcionou tal qual intuíra Moore. É uma regra que pode, contudo, estar com os dias contados.  
2.    Vive-se, hoje, uma revolução tecnológica afeita a deixar no passado o raciocínio da duplicação de capacidade de cálculos à base de silício: é a computação quântica. Ela poderá nos levar a distâncias inimagináveis: tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos para completar seriam feitas em minutos. 
3.    A computação quântica, até o início desta década, não passava de teoria. Nos últimos anos, começou a ser testada, com sucesso parcial, até conseguir tração que parece se encaminhar para uma nova história. Um documento da NASA, vazado recentemente, mostra que uma empresa, ao criar o primeiro computador quântico funcional da história, pode estar próxima de romper com o paradigma imposto pela Lei de Moore.
4.    A revelação foi resultado de uma distração. Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto, acidentalmente publicou no site da agência espacial um estudo que mostra o feito, realizado por meio de uma máquina, ainda sob sigilo. O arquivo, já programado para ser divulgado oficialmente, permaneceu poucos segundos no ar, mas foi flagrado pelo jornal Financial Times.    
5.    O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana, mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”. Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. A nomenclatura indica um momento da civilização em que os computadores talvez sejam tão (ou mais) competentes quanto os seres humanos. 
6.    O cientista da computação Scott Aaronson disse, em entrevista: “Isso não causará mudança imediata na vida das pessoas. Mas só por enquanto, pois se trata do início de um caminho que levará a transformações radicais em diversas áreas”. Vale lembrar que o computador que usamos hoje também começou com um passo singelo, em 1843, quando a matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852) publicou um diagrama numérico que veio a ser considerado o primeiro algoritmo computacional. 
(Adaptado de: Revista Veja, edição de 09/10/2019, p. 79) 

A nomenclatura indica aquele momento da civilização em que os computadores seriam tão (ou mais) competentes quanto os seres humanos. (5º parágrafo) 

 No contexto, o termo “nomenclatura” refere-se a 

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Nomenclatura retoma anaforicamente a "supremacia quântica". O segundo parágrafo do texto reforça esse entendimento: Ela [a computação quântica] poderá nos levar a distâncias inimagináveis: tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos para completar seriam feitas em minutos. 

  • ✅ Gabarito: A

    ✓ O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana, mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”. Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. A nomenclatura indica um momento da civilização em que os computadores talvez sejam tão (ou mais) competentes quanto os seres humanos. 

    ➥ O substantivo nomenclatura se refere a algo mencionado anteriormente. Substitui o termo -supremacia quântica.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • nomenclatura retoma a palavra supremacia quântica no outro período do paragrafo.

  • Se tivessem colocado nas opções "O Santo Graal da Computação" teriam derrubado muita gente.

  • A questão requer compreensão textual, é preciso voltar à leitura do quinto parágrafo para saber o referente do termo “nomenclatura".

    O termo “nomenclatura" (5º parágrafo) refere-se à expressão “supremacia quântica" mencionada anteriormente no mesmo parágrafo. Portanto, a alternativa correta é a (A).

    GABARITO DA PROFESSORA: Letra A.

  • Questões fáceis assim dá até medo de responder para essa banca.


ID
3908536
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



1.    “Máquinas similares às hoje existentes serão construídas a custos mais baixos, mas com velocidades mais rápidas de processamento.” Assim, em um artigo de 1965, o empreendedor Gordon Moore, hoje com 90 anos de idade, apresentou sua célebre ideia. Pela “Lei de Moore”, a cada dois anos, em média, o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação. A máxima, irretocável, à exceção de pequenos detalhes, funcionou tal qual intuíra Moore. É uma regra que pode, contudo, estar com os dias contados.  
2.    Vive-se, hoje, uma revolução tecnológica afeita a deixar no passado o raciocínio da duplicação de capacidade de cálculos à base de silício: é a computação quântica. Ela poderá nos levar a distâncias inimagináveis: tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos para completar seriam feitas em minutos. 
3.    A computação quântica, até o início desta década, não passava de teoria. Nos últimos anos, começou a ser testada, com sucesso parcial, até conseguir tração que parece se encaminhar para uma nova história. Um documento da NASA, vazado recentemente, mostra que uma empresa, ao criar o primeiro computador quântico funcional da história, pode estar próxima de romper com o paradigma imposto pela Lei de Moore.
4.    A revelação foi resultado de uma distração. Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto, acidentalmente publicou no site da agência espacial um estudo que mostra o feito, realizado por meio de uma máquina, ainda sob sigilo. O arquivo, já programado para ser divulgado oficialmente, permaneceu poucos segundos no ar, mas foi flagrado pelo jornal Financial Times.    
5.    O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana, mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”. Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. A nomenclatura indica um momento da civilização em que os computadores talvez sejam tão (ou mais) competentes quanto os seres humanos. 
6.    O cientista da computação Scott Aaronson disse, em entrevista: “Isso não causará mudança imediata na vida das pessoas. Mas só por enquanto, pois se trata do início de um caminho que levará a transformações radicais em diversas áreas”. Vale lembrar que o computador que usamos hoje também começou com um passo singelo, em 1843, quando a matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852) publicou um diagrama numérico que veio a ser considerado o primeiro algoritmo computacional. 
(Adaptado de: Revista Veja, edição de 09/10/2019, p. 79) 

A pontuação se mantém correta no seguinte segmento adaptado do texto:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    A) Hoje, a computação quântica, uma revolução tecnológica, deixa no passado, o raciocínio da duplicação de capacidade de cálculos, à base de silício. A vírgula não pode isolar o verbo do seu complemento.

    B) Trata-se de um caminho que, levará a transformações radicais − não apenas em algumas, mas em diversas áreas. A vírgula não pode isolar o sujeito do verbo.

    C) Como se sabe, o computador que usamos hoje, também começou de forma inusitada, com um passo singelo. A vírgula não pode isolar o sujeito do verbo.

    D) O jornal Financial Times, flagrou o arquivo, confidencial, o qual permaneceu, apenas por poucos segundos, no ar. A vírgula não pode isolar o sujeito verbo.

    E) Um diagrama numérico, publicado pela matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852), veio a ser considerado o primeiro algoritmo computacional. Correto. O termo interferente está isolado e o sujeito não é isolado do verbo.

  • ✅ Gabarito: E

    A) Hoje, a computação quântica, uma revolução tecnológica, deixa no passado, o raciocínio da duplicação de capacidade de cálculos, à base de silício → INCORRETO. Deixa alguma coisa. A vírgula separou incorretamente o objeto direto do verbo.

    B) Trata-se de um caminho que, levará a transformações radicais − não apenas em algumas, mas em diversas áreas → INCORRETO. A vírgula está separando incorretamente o sujeito do verbo.

    C) Como se sabe, o computador que usamos hoje, também começou de forma inusitada, com um passo singelo → INCORRETO. A vírgula está separando incorretamente o sujeito do verbo.

    D) O jornal Financial Times, flagrou o arquivo, confidencial, o qual permaneceu, apenas por poucos segundos, no ar → INCORRETO. A vírgula está separando incorretamente o sujeito do verbo.

    E) Um diagrama numérico, publicado pela matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852), veio a ser considerado o primeiro algoritmo computacional → CORRETO. Temos, em destaque, uma oração subordinada adjetiva explicativa reduzida do particípio. O uso das vírgulas está plenamente correto.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • comparei a frase original com cada uma apos as virgulas pra ver se tem nexo ...lembre-se o básico : sujeito não pode estar separado por uma virgula do seu predicado.

  • A questão requer conhecimento acerca do emprego dos sinais de pontuação.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – O erro está em não ter posto a locução adverbial “no passado" entre vírgulas e ter separado o nome “cálculo" de seu adjunto adnominal “à base de silício", pois não se separa nome de adjunto.

    A vírgula após o adjunto adverbial “hoje" está correta, embora seja facultativa, visto que adjuntos adverbiais de até duas palavras e que estejam deslocadas, a vírgula passa a ser opcional.

    As vírgulas separando “uma revolução tecnológica" estão corretas, tendo em vista tratar-se de um aposto explicativo.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – O erro está no emprego da primeira vírgula separando o pronome relativo “que", o qual faz parte da oração subordinada adjetiva “que levará a transformações radicais".

    O emprego do travessão está correto porque está separando uma frase acessória, e a vírgula antes da conjunção adversativa “mas" está correta, sempre se usa vírgula antes dessa conjunção.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – A oração subordinada adjetiva “que usamos hoje" deveria estar entre vírgulas por ser explicativa.

    A última vírgula é estilística, isto é, ela foi usada para enfatizar o adjunto adverbial de modo em sua posição habitual.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – A primeira vírgula está errada, pois não se separa sujeito de predicado, salvo se houver uma frase acessória.

    A segunda vírgula está errada, pois não se separa nome de adjunto adnominal (arquivo confidencial).

    A quarta vírgula separando o verbo de seu complemento - permaneceu apenas por poucos segundos, no ar – está errada porque não separa verbo de complemento, e a última vírgula está errada porque “no ar" é adjunto adnominal de “segundos".


    ALTERNATIVA (E) CORRETA – As vírgulas estão corretas porque estão separando a oração subordinada adjetiva explicativa reduzida de particípio. Por ser uma oração acessória, pode estar entre o sujeito e o predicado.


    GABARITO DA PROFESSORA: Letra E.

  • A questão requer conhecimento acerca do emprego dos sinais de pontuação.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – O erro está em não ter posto a locução adverbial “no passado” entre vírgulas e ter separado o nome “cálculo” de seu adjunto adnominal “à base de silício”, pois não se separa nome de adjunto.

    A vírgula após o adjunto adverbial “hoje” está correta, embora seja facultativa, visto que adjuntos adverbiais de até duas palavras e que estejam deslocadas, a vírgula passa a ser opcional.

    As vírgulas separando “uma revolução tecnológica” estão corretas, tendo em vista tratar-se de um aposto explicativo.

    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – O erro está no emprego da primeira vírgula separando o pronome relativo “que”, o qual faz parte da oração subordinada adjetiva “que levará a transformações radicais”.

    O emprego do travessão está correto porque está separando uma frase acessória, e a vírgula antes da conjunção adversativa “mas” está correta, sempre se usa vírgula antes dessa conjunção.

    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – A oração subordinada adjetiva “que usamos hoje” deveria estar entre vírgulas por ser explicativa.

    A última vírgula é estilística, isto é, ela foi usada para enfatizar o adjunto adverbial de modo em sua posição habitual.

    ALTERNATIVA (D) INCORRETA – A primeira vírgula está errada, pois não se separa sujeito de predicado, salvo se houver uma frase acessória.

    A segunda vírgula está errada, pois não se separa nome de adjunto adnominal (arquivo confidencial).

    A quarta vírgula separando o verbo de seu complemento - permaneceu apenas por poucos segundos, no ar – está errada porque não separa verbo de complemento, e a última vírgula está errada porque “no ar” é adjunto adnominal de “segundos”.

    ALTERNATIVA (E) CORRETA – As vírgulas estão corretas porque estão separando a oração subordinada adjetiva explicativa reduzida de particípio. Por ser uma oração acessória, pode estar entre o sujeito e o predicado.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (E)

  • Um colega disse que a letra 'E' é uma oração sub. adjetiva, mas não vi o pronome relativo. Eu marquei essa opção por pensar que o termo isolado fosse um aposto.

  • Peço licença a todos vocês, inclusive ao QC. Todos os dias eu publico dicas de português para concursos no Instagram: @saberoportugues (todo dia tem dica nova), "dá um pulo lá " que eu vou compartilhar minhas dicas com você. Obrigado pela oportunidade. " Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender." (Paulo Freire)

  • Procure o sujeito e tenha 50. % de chance de acertar

  • BASTA VER SE NÃO TEM O SVC SEPARADO : SUJEITO, VERBO E COMPLEMENTO

  • Gab: E Um diagrama numérico, publicado pela matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852), veio a ser considerado o primeiro algoritmo computacional.

    (não assinantes)


ID
3908539
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



1.    “Máquinas similares às hoje existentes serão construídas a custos mais baixos, mas com velocidades mais rápidas de processamento.” Assim, em um artigo de 1965, o empreendedor Gordon Moore, hoje com 90 anos de idade, apresentou sua célebre ideia. Pela “Lei de Moore”, a cada dois anos, em média, o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação. A máxima, irretocável, à exceção de pequenos detalhes, funcionou tal qual intuíra Moore. É uma regra que pode, contudo, estar com os dias contados.  
2.    Vive-se, hoje, uma revolução tecnológica afeita a deixar no passado o raciocínio da duplicação de capacidade de cálculos à base de silício: é a computação quântica. Ela poderá nos levar a distâncias inimagináveis: tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos para completar seriam feitas em minutos. 
3.    A computação quântica, até o início desta década, não passava de teoria. Nos últimos anos, começou a ser testada, com sucesso parcial, até conseguir tração que parece se encaminhar para uma nova história. Um documento da NASA, vazado recentemente, mostra que uma empresa, ao criar o primeiro computador quântico funcional da história, pode estar próxima de romper com o paradigma imposto pela Lei de Moore.
4.    A revelação foi resultado de uma distração. Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto, acidentalmente publicou no site da agência espacial um estudo que mostra o feito, realizado por meio de uma máquina, ainda sob sigilo. O arquivo, já programado para ser divulgado oficialmente, permaneceu poucos segundos no ar, mas foi flagrado pelo jornal Financial Times.    
5.    O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana, mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”. Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. A nomenclatura indica um momento da civilização em que os computadores talvez sejam tão (ou mais) competentes quanto os seres humanos. 
6.    O cientista da computação Scott Aaronson disse, em entrevista: “Isso não causará mudança imediata na vida das pessoas. Mas só por enquanto, pois se trata do início de um caminho que levará a transformações radicais em diversas áreas”. Vale lembrar que o computador que usamos hoje também começou com um passo singelo, em 1843, quando a matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852) publicou um diagrama numérico que veio a ser considerado o primeiro algoritmo computacional. 
(Adaptado de: Revista Veja, edição de 09/10/2019, p. 79) 

Está correta a redação deste livre comentário:

Alternativas
Comentários
  • A) Os testes em computação quântica, que até pouco tempo não passava de teoria, apresentaram bons resultados, cujas consequências tem potencial para mudar a história da humanidade. O verbo deve concordar com o referente do pronome relativo que, logo o correto é passavam.

    B) Vêm anunciando-se uma nova revolução tecnológica por meio da qual distâncias inimagináveis serão transpostas pela humanidade, onde a computação quântica ditará as regras do futuro. O verbo não deveria estar com acento circunflexo, visto que seu referente é singular, passando para a voz passiva analítica fica: uma nova geração vem sendo anunciada.

    C) Se os resultados dos testes em computação quântica fizerem jus à expectativa, serão realizadas em minutos tarefas que o computador mais poderoso da atualidade levaria anos para concluir. Correto.

    D) Não se sabe até quando será garantido a fabricação de computadores cujo o desempenho seja maior, mas não exista repasse de custos para o consumidor. ⨠ O verbo deve concordar com seu referente em gênero, logo o correto é garantida concordando com fabricação.

    E) O empreendedor Gordon Moore previu que surgiria máquinas mais eficazes com custos mais baixos, e nota-se que elas evoluíram no ritmo imaginado. ⨠ O verbo deveria estar concordando com seu sujeito em número, logo o correto é surgiriam, no plural.

    GABARITO. C

  • a) passavam

    b) vem

    d) garantida

    e) surgiriam

  • Na questão D tb está errado o "CUJO O ".

  • A) Os testes em computação quântica, que até pouco tempo não passava de teoria, apresentaram bons resultados, cujas consequências tem potencial para mudar a história da humanidade. → Acredito que o referente do pronome relativo que seja "computação quântica". Assim, a concordância do verbo "passava" está correta e o erro se encontra no verbo "tem" que deveria estar no plural (têm) concordando com "consequências".

  • GABA c)

    Advérbio deslocado

  • Acertei, mas fiquei na dúvida.

    Não está fora da regra de paralelismo ou viajei na maionese? Alguém me ajuda...

    Se os resultados dos testes em computação.

    Minha suposição: Se os resultados de testes em computação; ou, se os resultados dos testes na computação.

  • Caraca, li pra X#@$ e não sabia nem o que procurar direito

  • Ca ra ca, li pra X#@$ e não sabia nem o que procurar direito

  • ALTERNATIVA C

    "Se os resultados dos testes em computação quântica fizerem jus à expectativa, serão realizadas em minutos tarefas que o computador mais poderoso da atualidade levaria anos para concluir."

    (No Segundo parágrafo do texto está a resposta):

    "Vive-se, hoje, uma revolução tecnológica afeita a deixar no passado o raciocínio da duplicação de capacidade de cálculos à base de silício: é a computação quântica. Ela poderá nos levar a distâncias inimagináveis: tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos para completar seriam feitas em minutos. "

  • Profe Isabel Vega arrasando na explicação.

  • Na alternativa A o "tem" também está errado, seria Têm para concordar com consequências certo? alguém poderia tirar essa dúvida?

  • GABARITO LETRA C

    Como resolver essa questão na velocidade da luz?

    Letra A: Leia o trecho resumidamente e verá que não faz sentido, pois "os testes não passavaM de teoria"

    Letra B: Uma nova revolução -> vem, no singular. Para ser esse vêm, deveria vir algo no plural, no mínimo.

    Letra C: CORRETA

    Letra D: Lê ao contrário. A fabricação de computadores será garantido? Estranho.

    Letra E: Máquinas no plural. Deveria vir com surgiriaM

    Espero ter ajudado. Todo minuto que ganhamos na prova conta.

  • Com relação a letra A

    Os testes em computação quântica, que até pouco tempo não passava de teoria, apresentaram bons resultados, cujas consequências tem potencial para mudar a história da humanidade.

    'que até pouco tempo não passava de teoria' é uma oração adjetiva explicativa, por isso vem separada por vírgulas, e o que é um pronome relativo que substitui o termo computação quântica

    já concordância do verbo ter deve ser com o sujeito consequências. Sendo assim, deve ficar no plural (têm)

    Gab. C

  • Acertei por encontrar (ao meu ver) a menos errada!!!

    Acredito que caberia ARTIGO na opção correta!!!

    Fiquei na dúvida!!!

    Se alguém quiser contribuir ficarei grato!

    Se os resultados dos testes em computação quântica fizerem jus à expectativa, serão realizadas em minutos as tarefas que o computador mais poderoso da atualidade levaria anos para concluir.

    GAB- C

  • Nesse tipo de questão o que mais pode ser dificultoso é a concordância nominal...ela sempre fica bem escondidinha srrsrsrs

  • A Os testes em computação quântica, que até pouco tempo não passava de teoria, apresentaram bons resultados, cujas consequências tem potencial para mudar a história da humanidade.

    Erro de acentuação -

    • o verbo ter é conjugado sem acento na 3.ª pessoa do singular - ele tem
    • e com acento circunflexo na 3.ª pessoa do plural:, eles têm

    B Vêm anunciando-se uma nova revolução tecnológica por meio da qual distâncias inimagináveis serão transpostas pela humanidade, onde a computação quântica ditará as regras do futuro.

    Erro de acentuação

    • o verbo vir é conjugado sem acento na 3.ª pessoa do singular - ele vem.
    • E com acento circunflexo na 3.ª pessoa do plural - eles vêm

    Vem está na 3.ª pessoa do singular: ele vem.

    Vêm está na 3.ª pessoa do plural: eles vêm

    C Se os resultados dos testes em computação quântica fizerem jus à expectativa, serão realizadas em minutos tarefas que o computador mais poderoso da atualidade levaria anos para concluir.

    GABARITO

    D Não se sabe até quando será garantido a fabricação de computadores cujo o desempenho seja maior, mas não exista repasse de custos para o consumidor.

    É errado usar artigos definidos depois do pronome.

    A equipe cujo o resultado foi o melhor terá financiamento. (Uso inadequado)

     

    Os artigos devem ser unidos ao “cujo”: cujo + o = cujo / cujo + a = cuja / cujo +os = cujos / cujo + as = cujas.

    Exs:

    • A equipe cujo resultado foi o melhor terá financiamento. (Uso correto)

    Cuidado também quando o verbo seguinte ao “cujo” for regido por preposição, pois ela não pode ser omitida.

    Exs:

    • Aquela é a empresa a cuja diretora me refiro (quem se refere, refere-se a).
    • Esta é a funcionaria com cujas ideias todos concordam (quem concorda, concorda com).

    Atenção, portanto, ao uso do pronome relativo “cujo”.

    Garantido, que é o Particípio passado de garantir , está flexionado no masculino, mas deveria concordar com fabricação que é um substantivo feminino;

    deveria ser: Garantida a fabricação

    E O empreendedor Gordon Moore previu que surgiria máquinas mais eficazes com custos mais baixos, e nota-se que elas evoluíram no ritmo imaginado.

    o certo seria surgiriam, no plural, concordando com máquinas


ID
3908542
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



1.    “Máquinas similares às hoje existentes serão construídas a custos mais baixos, mas com velocidades mais rápidas de processamento.” Assim, em um artigo de 1965, o empreendedor Gordon Moore, hoje com 90 anos de idade, apresentou sua célebre ideia. Pela “Lei de Moore”, a cada dois anos, em média, o desempenho dos chips de computador dobra, sem que aumentem os custos de fabricação. A máxima, irretocável, à exceção de pequenos detalhes, funcionou tal qual intuíra Moore. É uma regra que pode, contudo, estar com os dias contados.  
2.    Vive-se, hoje, uma revolução tecnológica afeita a deixar no passado o raciocínio da duplicação de capacidade de cálculos à base de silício: é a computação quântica. Ela poderá nos levar a distâncias inimagináveis: tarefas que o computador mais poderoso do planeta demoraria 10.000 anos para completar seriam feitas em minutos. 
3.    A computação quântica, até o início desta década, não passava de teoria. Nos últimos anos, começou a ser testada, com sucesso parcial, até conseguir tração que parece se encaminhar para uma nova história. Um documento da NASA, vazado recentemente, mostra que uma empresa, ao criar o primeiro computador quântico funcional da história, pode estar próxima de romper com o paradigma imposto pela Lei de Moore.
4.    A revelação foi resultado de uma distração. Algum funcionário da NASA, também envolvido com o projeto, acidentalmente publicou no site da agência espacial um estudo que mostra o feito, realizado por meio de uma máquina, ainda sob sigilo. O arquivo, já programado para ser divulgado oficialmente, permaneceu poucos segundos no ar, mas foi flagrado pelo jornal Financial Times.    
5.    O avanço ainda se restringe a âmbitos estritamente técnicos, sem utilidade cotidiana, mas já é apelidado de “o Santo Graal da computação”. Isso porque o feito, se comprovado, atingiu o que se conhece como “supremacia quântica”. A nomenclatura indica um momento da civilização em que os computadores talvez sejam tão (ou mais) competentes quanto os seres humanos. 
6.    O cientista da computação Scott Aaronson disse, em entrevista: “Isso não causará mudança imediata na vida das pessoas. Mas só por enquanto, pois se trata do início de um caminho que levará a transformações radicais em diversas áreas”. Vale lembrar que o computador que usamos hoje também começou com um passo singelo, em 1843, quando a matemática inglesa Ada Lovelace (1815-1852) publicou um diagrama numérico que veio a ser considerado o primeiro algoritmo computacional. 
(Adaptado de: Revista Veja, edição de 09/10/2019, p. 79) 

Tem-se a expectativa de que I futura revolução tecnológica culmine no desenvolvimento de inovações que abranjam de novos remédios II criação de materiais artificiais que hoje se restringem apenas III imaginação. Preenchem corretamente as lacunas I, II e III da frase acima: 

Alternativas
Comentários
  • Tem-se a expectativa de que A ⨠ Não temos nenhum termo regendo preposição, logo temos penas o artigo A, futura revolução tecnológica culmine no desenvolvimento de inovações que abranjam de novos remédios À ⨠ Abrangem de novos remédios A, temos nosso primeiro A+A do substantivo criação, logo À, criação de materiais artificiais que hoje se restringem apenas À ⨠ Quem se restringe, se restringe A+A do substantivo imaginação, logo À, imaginação.

    Sequência correta: a − à − à

    GABARITO. A

  • ✅ Gabarito: A

    Tem-se a expectativa de que a (I) futura revolução tecnológica culmine no desenvolvimento de inovações que abranjam de novos remédios à (III) criação de materiais artificiais que hoje se restringem apenas à (II) imaginação.

    ➥ I (somente artigo definido "a" para definir o sujeito; sujeito preposicionado é incorreto).

    ➥ II (abranjam de uma coisa a outra; preposição "a" + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino -criação= crase).

    ➥ III (restringem-se a alguma coisa; preposição "a" + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino -imaginação= crase).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Pô...respondi errado...

    Tem se a expectativa de que _____ futura...

    Nesse primeiro, achei que tivesse crase, pq mesmo depois de obejto direto( quem tem expectativa, tem expectativa de algo ou alguma coisa. De que? Obj. direto o "a "podia ser craseado pelo fato de vir antes de uma palavra feminina (futura).

    Mais está Errado também!!!

    Nesse segundo e terceiro casos não colocaria crase por ficar antes de (verbos).

    ERREI TODAS... ESSA questão descontruiu tudo que achava que sabia de crase...

    alguem poderia me ajudar?

  • Abranjam de , a algo ?? wtf

    alguem poderia explicar essa II ?

  • CUIDADO

    Existe erro na questão que a torna anulável. O comentário do colega Arthur Carvalho apenas justificou o gabarito.

    Na segunda lacuna temos a seguinte redação:

    "...desenvolvimento de inovações que abranjam de novos remédios / criação de materiais artificiais..."

    Temos uma expressão que denota abrangência (de isso a aquilo), de modo que devemos preservar o paralelismo dentro da construção. Percebam que não existe artigo antes de "novos remédios", de modo que não deveria haver artigo antes de "criação de materiais artificiais", o que resultaria na impossibilidade da crase proposta pela banca.

    Sem adentrar no mérito das possíveis mudanças de sentido que a utilização dos artigos possa causar, a utilização de artigo em apenas um dos termos fere o paralelismo da construção. Ou utilizamos em ambos ou em nenhum.

    "...desenvolvimento de inovações que abranjam dos novos remédios à criação de materiais artificiais..." - COM ARTIGOS

    "...desenvolvimento de inovações que abranjam de novos remédios a criação de materiais artificiais..." - SEM ARTIGOS

    Em resumo, não há artigo antecedendo "novos remédios", de modo que também não deve haver antes de "criação de materiais..."

    Gabarito incorreto, questão nula.

  • Cade Tu?

  • Letra A

    Sequência correta: A – À – À

    *força guerreiro*

  • é para preencher aonde? kkkk

  • Ñ entendi a questão

  • Adoro essa professora!

  • Raramente, mas raramente mesmo erro questões de crase. Sempre faço substituições por uma palavra masculina ou com os macetes que aprendi em curso preparatório.

  • de + a = não vai crase!

    Essa questão não tem resposta

  • Entendi nada

  • Gente, onde tem I,II,III você tem que completar com crase ou sem crase.

  • Não pera, De + a tem CRASE? Égua...

  • MDS, não vi motivo para a questão ser anulada. aliás, nem foi.

    Muita gente não conseguiu identificar o local para colocar a crase, que no caso, é onde tem: I,II,III.

    TE GENTE AI ENFEITANDO DE MAIS E PROCURANDO JUSTIFICATIVAS Q NÃO EXISTE. #minha opinião.

  • Caro colega Bbb Teixeira, artigo antes de verbo o converte em substantivo.

    Ex: Amor, o JANTAR está servido.

    Nesse caso, "jantar" é um substantivo e não um verbo.

    Bons estudos!

  • Quase não achava o item I

  • e só ler as colunas 1 2 3 que você vai achar as responta.

  • Quem abrange, abrange a algo + a criação

    Quem restringe, restringe a algo + a imaginação.

    segue o jogo!

  • A BANCA FCC NÃO É RIGOROSA COM O PARALELISMO SINTÁTICO.

  • Apesar de não entender o item ll...foi a A por eliminação kkkkkkk

  • Tem-se a expectativa de que a futura revolução tecnológica culmine no desenvolvimento de inovações que abranjam de novos remédios à criação( para a) de materiais artificiais que hoje se restringem apenas à (até a) imaginação. 


ID
3908545
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Marcelo viaja ao exterior uma vez a cada 15 meses. A última vez que Marcelo viajou ao exterior foi em agosto de 2019. A próxima vez em que Marcelo viajará ao exterior em agosto se dará no ano de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(C)

    Ele viajará:

    Agosto de 2019

    (+15 meses)

    Novembro de 2020

    (+15 meses)

    Fevereiro de 2022

    (+15 meses)

    Maio de 2023

    (+15 meses)

    Agosto de 2024

    Portanto, a próxima vez que ele viajará em agosto será em 2024

  • MMC entre 15 e 12

    15 12 | 2

    15 6 | 2

    15 3 | 3

    5 1 | 5

    1 1 | 2² . 3 . 5 = 60

    Transformando meses em anos

    60/12 = 5

    Somando

    2019 + 5 = 2024

    Gabarito

    C

  • Questão Resolvida https://youtu.be/o4S7_OzZddc

  • fiz da seguinte forma

    ano tem 12 meses e a cada 15 ele viaja entao a diferenca e de 3 meses

    entao divide os 12 meses do ano por 3

    12/3= 4

    depois multiplica pelos 15 meses 4x15 = 60

    60 meses = 5 anos

    2019 + 5 = 2024

  • MMC ENTRE A QUANTIDADE DE MESES QUE ELE VIAJA E A QUANTIDADE DE MESES QUE POSSUI O ANO:

    15 / 12

    X:60

    Transformar meses em anos:

    60/12 = 5 anos

    2019+5= 2024

    GAB C

  • A frequência que Marcelo viaja ao exterior = de 15 em 15 meses.

    A frequência que o mês  agosto ocorre = de 12 em 12 meses.

    --->Por isso: MMC entre 15 e 12

    Foi assim que eu entendi.

    Namastê

  • Resposta: alternativa C

    Comentário do professor Ivan Chagas no YouTube:

    https://youtu.be/GLx1esHX41Y

  • MDC 8, 12| 2 4,6. |2 2*2 = 4 15 meses * 4 vezes = 60 meses = 5 anos 60 meses /12 meses = 5 anos 2019 + 5 anos = 2024
  • GAB-C

    MESES = 1 ANO + 3 MESES --------------------------2019

    PASSA MAIS 1 ANO + 3 MESES----------------------2020

    PASSA MAIS 1 ANO + 3 MESES---------------------2022

    PASSA MAIS 1 ANO + 3 MESES-------------------- 2023

    PASSA MAIS 1 ANO + 3 MESES--------------------AGOSTO 2024

  • 01 - AGO19 - NOV20 - FEV22 - MAI23 -AGO24

    02 - SET19 - DEZ20 - MAR22 - JUN23

    03 - OUT19 - JAN21 - ABR22 - JUL23

    04 - NOV19 - FEV21 - MAI22 - AGO23

    05 - DEZ19 - MAR21 JUN22 - SET23

    06 - JAN20 - ABR21 - JUL22 - OUT23

    07 - FEV20 - MAI21 - AGO22 - NOV23

    08 - MAR20 - JUN21 - SET22 - DEZ23

    09 - ABR20 - JUL21 - OUT22 - JAN23

    10 - MAI20 - AGO21 - NOV22 - FEV23

    11 - JUN20 - SET21 - DEZ22 - MAR23

    12 - JUL20 - OUT21 - JAN 23 - ABR23

    13 - AGO20 - NOV21 - FEV23 - MAI23

    14 - SET20 - DEZ21 - MAR23 - JUN23

    15 - OUT20 - JAN22 - ABR23 - JUL23

    GABARITO = C


ID
3908548
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em um grupo de 50 amigos, todos os que gostam de macarrão, gostam, também de pizza; e nenhum dos que gosta de feijoada gosta, também, de macarrão; mas cada um dos amigos gosta de, pelo menos, um desses pratos. Dentre os amigos, 38 gostam de pizza e 19 gostam de feijoada. Sabendo que 10 gostam só de pizza, é correto concluir que os que gostam de macarrão são em número de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(D)

    Total => 50 pessoas

    10 gostam só de pizza => se gostam só de pizza, então não gostam de macarrão, tire 10 do total de pessoas:

    50 - 10 = restam 40 pessoas.

    Quem gosta de feijoada não gosta de macarrão => não há interseção entre feijoada e macarrão, então temos mais 19 pessoas que não gostam de macarrão, restando:

    40 - 19 = 21 pessoas que comem macarrão.

  • alguém aí desenha o conjunto por favor

  • GABARITO: D

    A resolução da Simone é a mais simples e direta.

    Resolução por conjuntos:

    Todos os que gostam de macarrão, gostam, também de pizza: Todo M é P (O conjunto M está dentro do conjunto P);

    Nenhum dos que gosta de feijoada gosta, também, de macarrão. Então, não há interseção entre F e M.

    Todavia, há interseção entre o conjunto dos que gostam de pizza e dos que gostam de feijoada:

    Conjunto P = 38 pessoas

    Conjunto F = 19 pessoas

    38 + 19 = 57

    Como o total de pessoas é 50, então o excesso é a interseção, ou seja, há 7 pessoas que gostam de pizza e de feijoada.

    10 pessoas gostam APENAS de pizza. Como o total do conjunto dos que gostam de pizza é 38, então há 28 pessoas que também gostam ou de macarrão ou de feijoada. Mas já sabemos que 7 pessoas gostam de pizza e de feijoada, então:

    28 - 7 = 21 pessoas gostam de macarrão

  • esse meio é muito complicado porém ajuda na visualização.

    (o método da Simone é bem objetivo ).

    experimente preencher o diagrama com as seguintes informações

    total de amigos 50

    que gostam dos três = 0

    que gostam apenas de pizza =10

    total que gostam de pizza=38

    que gostam apenas de macarrão = 0 pois todos que gostam de macarrão gostam também de pizza.

    que gostam de macarrão e feijoada =0  pois nenhum dos que gosta de feijoada gosta, também, de macarrão.

    que gostam apenas de feijoada=12 pois se o total de amigos que gostam de pizza é 38 + o total que gostam de feijoada 19 .(38+19=57 menos o total de amigos que é 50 temos a interseção 07 entre pizza e feijoada. logo 19 que é o total dos que gostam de feijoada menos a interseção 07 obtemos o valor dos que gostam apenas de feijoada=12 ) .

    que gostam de macarrão =21 pois somando os valores referentes aos que gostam somente de pizza 10 ,pizza e feijoada 7 e apenas feijoada 12, temos (10+7+12=29) para o total de 50 falta 21 que é o valor aos que gostam de macarrão e pizza.

    gabarito letra D

    força e honra bons estudos !!!!

  • O conjunto que eu visualizei foi: Macarrão é subconjunto de Pizza e há uma interseção apenas entre Pizza e Feijoada. Percebe-se que "só Pizza" são apenas 10, enquanto Feijoada (incluindo a intersecção Pizza-Feijoada) 19. Portanto, o subconjunto Pizza é a diferença entre o conjunto universal de "só Pizza" e Feijoada (incluindo a intersecção).
  • Segue resolução com desenho:

    http://sketchtoy.com/69274500

    Instagram: @prof.rlm.kaka

    Youtube: Prof. Kaká

  • T = 50

    Pizza = 38 (descontando 10 que somente gostam de pizza ficam 28)

    Feijoada =19 (sabemos que quem gosta de feijoada não gosta de macarrão mas pode gostar de pizza tb)

    28+19=57, os 7 a mais do que o total de 50 seriam os que gostam de Feijoada e de Pizza.

    Tirando os 7 que gostam de feijoada e pizza sobram os que gostam de pizza e de macarrão ou seja 21. (28 - 7 = 21).

  • Pizza 38 ( tirando 10 que só gosta de pizza) fica 28

    Feijoada 19 ( lembre que gosta de macarrão não gosta de feijão)

    Se vc somar os 10 ( que só gosta de pizza) com os 19 que gosta de feijão =29

    Temos um total de 50 pessoas - (29 galera que só gosta de pizza ou feijão) = 21 ( gostam de macarrão).

  • Gab.: D (21)

    Temos 50 amigos no total. Depois a banca dá "38 gostam de pizza e 19 gostam de feijoada", então, somando estes números, obteremos 57. Lembra que o total é 50? Então, esse valor que passa (7) representará as pessoas que gostam de feijoada e pizza (intersecção). Lembre: TODOS QUE GOSTAM DE MACARRÃO GOSTAM DE PIZZA.

    Total: 50

    Gostam de feijoada e pizza: 7

    Gostam só de pizza: 10

    Gostam de pizza e macarrão: 21, pois 17 (gosta de pizza e feijoada ou só pizza) subtraindo 38 (gostam de pizza geral)

  • eu somei o grupo que só gostava de feijoada e de pizza deu 29 e diminuí do total de amigos, deu 21, está certo o meu raciocínio?

  • vejam meu desenho

    https://sketchtoy.com/69285718

  • Temos 50;

    menos 19, que não gostam de marcarrão (nenhum dos que gosta de feijoada gosta, também, de macarrão):

    Ficamos com 31;

    menos 10, que gostam só de pizza:

    Ficamos com 21.

    Deu certo! Mas tá certo??

  • Segue um vídeo da resolução.

    https://youtu.be/ZjCR2jJvO6M

  • Topzeira!!!!!!

  • A + B + C + 10 = 50 ( TOTAL)

    A + B + C = 40 (Total - SOMENTE PIZZA)*

    Intersecção PIZZA

    A + B + 10 = 38

    A + B = 28

    A = 28-B

    Intersecção FEIJOADA

    B + C = 19

    C = 19 - B

    Substituindo*

    A + B + C = 40

    28 - B + B +19 - B = 40

    -B = -7

    B = 7 (Intersecção Pizza e Feijoada)

    Substituindo*

    B + C = 19

    7 + C = 19

    C = 12 (Intersecção Somente Feijoada)

    Substituindo*

    A + B + C = 40

    A + 7 + 12 = 40

    A +19 = 40

    A = 21 (Intersecção Macarrão)

    Gabarito: D

  • os que gostam de feijoada não gostam de macarrão está é a informação.

    então já temos 19 dentre os 50 que não curtem a massa.

    depois temos 10 caras que só gostam de pizza.

    logo 10 + 19 = 29 pessoas que não comem macarrão, portanto 50 - 29 = 21

  • Prefiro resolver assim.

    50 amigos. 50 menos 10 que só gosta de pizza = 40

    40 menos 19 que só gostam de feijoada = 21 que só gostam de macarrão.

  • Só gosta de pizza: 10

    Só gosta de feijão: X

    Só gosta de macarrão: 0 (todos os que gostam de macarrão, gostam, também de pizza)

    Gosta de pizza e feijão: 19-X .... 19-12=7

    Gosta de macarrão e pizza: Y

    Gostam de feijão e macarrão: 0 (nenhum dos que gosta de feijoada gosta, também, de macarrão)

    Total de amigos: 50

    Só gosta de pizza+Só gosta de feijão+Gosta de pizza e feijão+Gosta de macarrão e pizza=50

    Logo 10+X+19-X+Y=50, Logo Y=50-29, Logo Y=21 (Y representa "Gosta de macarrão e pizza")

    Assim temos que, Só gosta de pizza+Gosta de pizza e feijão+Gosta de macarrão e pizza=38

    Logo, 10+19-X+Y=38, Logo -X=38-29-21, Logo X=12 (X representa "Só gosta de feijão")

  • Gostam somente de pizza: 10

    Gostam de pizza no total (podem gostar de outros alimentos também): 38

    38 -10 = 28 (gostam de pizza e feijoada ou pizza e macarrão)

    Nenhum que gosta de feijoada, gosta de macarrão, então: 38 + 19= 57 (7 a mais que o total)

    Sabemos que 7 gostam de pizza e feijoada. Com isso devemos subtrair 7 dos 28, o restante será quem gosta de pizza e macarrão.

    28 - 7 = 21

  • Resolvi assim:

    50 amigos - 10 que só comem pizza - 19 que só gostam de feijoada (logo não comem macarrão) = 50-10-19 = 21

  • Alternativa D

    1) Depois de interpretar os dados da questão, chegamos à seguinte conclusão:

    • Gostam só de pizza: 10
    • Gostam de macarrão: X
    • Gostam de feijoada e pizza: Y
    • Gostam só de feijoada: 19 - Y

    2) Sabemos que a soma de todos os dados a cima é 50 pessoas:

    10 + X + Y + (19 - Y) = 50

    3) Como temos uma equação com 2 incógnitas (X e Y), peguei mais uma informação da questão para montar outra equação e resolver utilizando um sistema, pelo método da soma:

    • Os amigos que gostam de macarrão e pizza(X), junto com os que gostam de feijoada e pizza (Y), mais os que gostam só de pizza (10) somam um total de 38 pessoas:

    X + Y + 10 = 38

    4) Agora que já temos as duas equações que precisamos, vamos montar o sistema:

    10 + X + Y + (19 - Y) = 50

    X + Y + 10 = 38

    5) Vou multiplicar a equação de baixo por -1 para inverter os valores. Com isso, vou poder cancelar os que forem opostos e ficar com somente uma incógnita:

    10 + X + Y + (19 - Y) = 50

    X + Y + 10 = 38 (.-1)

    ___________________________

    10 + X + Y + (19 - Y) = 50

    -X -Y -10 = -38

    ____________________________

    19 - Y = 50 - 38

    19 - Y = 12

    Y = 7

    6) Agora que sabemos que são 7 as pessoas que gostam de feijoada e de pizza (Y), basta substituir o Y por 7 nas informações que temos:

    • Gostam só de pizza: 10
    • Gostam de macarrão: X
    • Gostam de feijoada e pizza: 7
    • Gostam só de feijoada: 19 - 7 =12

    7) O total de amigos é 50. Para descobrir os que gostam de macarrão (X) basta somar os valores que temos e subtrair do total, que é 50:

    7 + 12 + 10 = 29 (total de pessoas que gostam de pizza e feijoada, somente feijoada ou somente pizza)

    50 - 29 = 21 (pessoas que gostam de macarrão)

  • Não usei diagrama, na prova qt menos tempo perdermos, melhor. Então resolvi pela lógica rs.

    Total: 50. Sabemos que 10 gostam só de pizza e

    19 gostam de feijoada e possivelmente de mais outro prato que não seja macarrão;

    Logo, 50 - 10 - 19 = 21 que são os que gostam de macarrão e possivelmente um outro prato que não seja feijoada.

    Como a questão não foi taxativa em querer saber os que gostam SOMENTE de macarrão, essa poderia ser uma boa saída.

  • Resposta: alternativa D.

    Comentário do professor Ivan Chagas no YouTube:

    https://youtu.be/nDcEV2vW14c

  • 50 amigos = 10 pizza + 19 feijoada + X de macarrão = 29 ( pizza e feijoada) para 50 amigos faltam 21 => 50-29 = 21 LETRA D OU 29 + X -= 50 => X= 50 -29 = 21 O RESTANTE DA QUESTÃO É SÓ MALDADSE DA BANCA

  • Se a questão perguntasse quem gosta SOMENTE de macarrão... como deveria ser resolvida? Obrigado

  • CONJUNTOS

    # SÓ MACARRÃO = EXCLUÍDO PELO ENUNCIADO

    # SÓ PIZZA = D

    # SÓ FEIJOADA = C

    # MACARRÃO + PIZZA = A

    # MACARRÃO + FEIJOADA = EXCLUÍDO PELO ENUNCIADO

    # PIZZA + FEIJOADA =B

    # MACARRÃO + PIZZA + FEIJOADA ( INTERSECÇÃO ) = EXCLUÍDO PELO ENUNCIADO

    _____________________

    EQUAÇÃO DOS CONJUNTOS

    A + B + C + D = 50

    A + B + C = 40

    DIVISÃO DOS CONJUNTOS

    A + B + D = 38

    C + B = 19

    SUBSTITUIÇÃO DE EQUAÇÕES

    ELEMENTO C

    A + B + D + C = 50

    38 + C = 50

    C = 50 - 38

    C = 12

    ELEMENTO B

    C + B = 19

    13 + B = 19

    B = 19 - 12

    B = 7

    ELEMENTO A

    A + B + C + D = 50

    A + 7 + 12 + 10 = 50

    A = 50 - 29

    A = 21

    __________

    GABARITO = D

  • peguei o total=50

    subtrai o total pelo número dos que gostam de feijoada 50-19=31

    subtrai também o total pelos que gostam só de pizza 50-10=40

    somei os valores encontrados acima 40+31=71 e outra vez subtrai pelo total 50

    ficou assim:

    T=50

    feijoada 50-19=31

    pizza 50-10=40

    40+31=71

    só macarrão= 71-50= 21

  • RESOLUÇÃO EM VÍDEO+100 QUESTÕES

    https://youtu.be/8rX0V108pbU

    CANAL PROFESSOR TIAGO GOMES


ID
3908551
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Foram produzidas camisetas brancas que estão sendo estampadas por Mateus. Mateus já estampou 40% do total de camisetas e sabe que se estampar mais 12, terá concluído 55% do trabalho. Assim, o número de camisetas brancas produzidas foi

Alternativas
Comentários
  • Gabarito(A)

    As 12 camisetas estampadas correspondem a 55% - 40% = 15% do total, então basta fazer uma regra de três para encontrar o total de camisetas:

    15% ------------------- 12

    100% ------------------ x

    15x = 1200

    x = 1200/15

    x = 80 camisetas

  • A maior dificuldade é interpretar!

  • Enunciado péssimo. Dá a entender que é para descobrir quantas camisas foram produzidas até o momento.

  • 40% do total + 12 un = 55% do total

    0,40x + 12 = 0,55x

    x = 80

    Gab A

  • eu utilizei cada alternativa pra fazer o calculo

    peguei a alternativa A e fiz o calculo de

    40% de 80 que vai ser igual a 32 +12 que vai ser igual a 44

    ai só fazer o calculo de porcentagem

    80 ca 100%

    44 ca x%

    80x = 100*44

    80x = 4400

    x = 4400/80

    x = 55%

    gabarito A

  • 12 camisas = +15 % então:

    100---------x

    15---------12

    15x=100x12

    x= 1200/15

    x=80

    Gab- A

  • Bastava interpretar!!

  • Questão resolvida https://youtu.be/rwO1bUeXbvo

  • Eu fui pelas alternativas, ainda bem que a primeira já era a correta kkkkkkkkkk

  • GAB [A] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    ''AQUELES QUE , PODENDO FAZER SE OMITEM , SERÃO CÚMPLICES DA BARBÁRIE.''

  • Precisa prestar atenção ao enunciado, pois pedi qnt de camisetas produzidas e não as estampadas!

    Gab. A (80)

  • De 40% para 55% houve um aumento de 15%, que equivale a 12 camisas.

    agora é só utilizar a regra de três e testar as alternativas.

    12........15(%)

    80........x(%)

    x = 100(%)

    Resposta letra A.

  • Gabarito: A

    Pessoal, fiz a questão da seguinte forma:

    *1° MOMENTO: Sabemos que 100% camisetas corresponde a X.

    *2° MOMENTO: Mateus estampou 40% do total das camisetas,logo, 0,40.x = 0,40x

    *3° MOMENTO: Sabemos que se Mateus estampar mais 12 camisetas chegará aos 55%, logo, 55% = 0,40x + 12

    Então, basta fazermos a devida regra de três que chegaremos a devida resposta que a questão pedi:

    55% -----> 0,40x + 12

    100% ----> x

    Simplificando os termos:

    11 -----> 0,40x + 12

    20 ----> x

    11x = 8x + 240

    3x = 240

    x = 80

    Tomara que tenha ajudado senhores, vamos pra cima!!

    obs: Caso queirem, tenho questões como essa em meu caderno de RLM, fiquem a vontade: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes?notebook_ids%5B%5D=2623241

  • Vídeo da Resolução: https://youtu.be/LU5m-HwbLFM

  • 12 camisas equivale a 15%

    então:

    24 camisas = 30%

    36 camisas = 45%

    48 camisas = 60%

    ...

    depois é só escolher um desses valores e fazer a regra de 3

    vamos escolher os 60%

    60% = 48

    X

    100% = Y

    60Y = 100 x 48

    60Y = 4800

    Y = 4800/60

    Y = 80

  • Eu resolvi assim: encontrei a diferença percentual entre 55% do total e 40% do total, e depois calculei o valor total a partir da obtenção desse valor. Obs.: a letra T representa o total.

    → Representação em linguagem matemática:

    1ª) Passo:

    ▲= 55% * T - 40% * T

    ▲= 15%* T

    2ª) Passo:

    ▲=15%*T=12

    15/100*T=12

    15T=1200

    T=1200/15

    T=80 camisas (gab. da questão).

  • Gabarito:A

    Principais Regras:

    • Representações: 25% = 0,25 = 25/100
    • Não existe um método para você realizar essas questões, por exemplo, a maioria das questões você consegue realizar tudo por regra de três. Exemplp:

    25 - 100%

    10 - X

    FICA A DICA: Pessoal, querem gabaritar todas as questões de RLM? Acessem tinyurl.com/DuarteRLM .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam lá pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias. Vamos em busca juntos da nossa aprovação juntos !!

  • 0,4x+12=0,55x

    0,55x−0,4x=12

    0,15x=12

    x=1.200/15

    =80

  • Resposta: alternativa A.

    Comentário do professor Ivan Chagas no YouTube:

    https://youtu.be/JTYf0IgFbuI

  • 55%-40%= 15% da produção = 12 camisas

    15x=100.12

    x= 1200/ 15= 80

  • Resolução no vídeo: https://youtu.be/k4GGpw5SKUk


ID
3908554
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se a, b e c são números naturais que satisfazem 2a . 3b = 18 . 6c, então b − a é igual a

Alternativas
Comentários
  • Essa questão exige conhecimento de potenciação, vamos lá:

    2^a * 3^b = 18 * 6^c

    2^a * 3^b = 3*6* 6^c

    2^a * 3^b = 3*2*3* 6^c

    2^a * 3^b = 3*2*3* (2*3)^c

    2^a * 3^b = 2*3^2*(2*3)^c

    (2*3) * 2^(a-1) * 3^(b-1) = 2 * 3^2 * (2*3)^c

    Agora temos igualdades nos dois lados, ou seja:

    c = 1 ; a-1 = 1 ; b-1 = 2

    c = 1 ; a = 2 ; b = 3

    b - a = 3 - 2 = 1

    Acho que ficou meio confuso de entender... É meio limitado explicar por aqui.

    Qualquer coisa posso fazer um vídeo explicando como resolvi.

    Bons estudos! FOCO.

  • Vamos relembrar a regra da multiplicação de potências de mesma base: repete a base e somam-se os expoentes.

    2^a . 3^b = 18 . 6 ^c ;

    2^a . 3^b = 2 . 3^2 . 2^c . 3^c;

    2^a . 3^b = 2 ^(c + 1) . 3 ^ (c + 2);

    a = c + 1 (1) (-1)

    b = c + 2 (2)

    Montei um sistema de duas equações. Como ele quer o valor de (b - a), vou multiplicar a primeira equação por (-1) e aplicar o método da adição e subtração do sistema de equações:

    -a = -c - 1 (1)

    b = c + 2 (2)

    (2) + (1)= b - a = c - c + 2 - 1 = b - a = 1

    GABARITO: E

    "DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."

  • 2^a . 3^b = 18 . 6^c

    fazendo 2^a = (6/3)^a, teremos que:

    6^a . (3^b)/(3^a) = 18 . 6^c

    6^a . 3^(b-a) = 18 . 6^c

    (6^a . 3^(b-a))/6^c = 18

    6^(a-c) . 3^(b-a) = 18

    fazendo 18 = 6 . 3 e dividindo em ambos os lados:

    {[6^(a-c)]/6} . {[3^(b-a)]}/3 = 1

    6^(a-c-1) . 3^(b-a-1) = 1

    Ln [6^(a-c-1) . 3^(b-a-1)] = Ln (1)

    Ln [6^(a-c-1) . 3^(b-a-1)] = 0

    Ln [6^(a-c-1)] + Ln [3^(b-a-1)] = 0

    (a-c-1).Ln (6) + (b-a-1).Ln (3) = 0

    Aqui eu diria que fica mais fácil a análise, tendo em vista que, caso fizéssemos a equivalência de que (a-c-1).Ln (6) = -(b-a-1).Ln (3) e, posteriormente, [(a-c-1)/(b-a-1)] = Ln (3) - Ln (6), sem que (a-c-1) e (b-a-1) seja 0, não faria sentido que a,b e c fossem naturais, uma vez que uma fração composta por números naturais não retornaria um valor igual ao Ln (1/3) (basta fazer as operações de logaritmo para entender o porquê do 1/3).

    Loooogo, tanto (a-c-1) quanto (b-a-1) deve ser igual a 0

    Portanto, temos a resposta imediatamente: b-a-1 = 0; b-a = 1

  • https://www.youtube.com/watch?v=BloBDN-Yxww

  • 2^a x 3^b = 18 x 6^c

    FATORA 18 = 2^1 x 3^2

    FATORA 06 = 2^1.3^1 , OU SEJA C = 01

    Aplicação da propriedade das potências, base igual soma-se os expoentes.

    2^a x 3^b = 2^1 x 3^2 x 2^c x 3^c

    Sendo c = 1, pois só existe apenas um c, e o valor dele ficou conhecido pela fatoração, cada qual com expoente igual a 01.

    Na base 2 o expoente a = 1 + c = 1 + 1; a = 2

    Na base 3 o expoente b = 2 + c = 2 + 1; b = 3

    b - a = 3 - 2 = 1

  • Eu fiz da seguinte forma:

    2^a * 3^b = 18 * 6^c

    (2^a * 3^b) / 6^c = 18

    (2^a * 3^b) / (2^c * 3^c)

    -> Potenciação com mesma base, subtrai-se os expoentes

    (2^a-c * 3^b-c) = 18

    -> Pelas alternativas eu sei que b>a, e pela lógica eu sei que b>a>c, então chutei b=3, a=2, c=1

    2^1 * 3^2 = 18

    2 * 9 = 18

    18 = 18

    Sendo b=3 e a=2, a resposta é 1.

    Gab. E

  • GAB [E] AOS NÃO ASSINANTES .

    #ESTABILIDADESIM.

    #NÃOÀREFORMAADMINISTRATIVA.

    ''AQUELES QUE , PODENDO FAZER SE OMITEM , SERÃO CÚMPLICES DA BARBÁRIE.''

  • Fiz assim se ( b - a) então b > a.

    Substituir a = 2 e b=3

    2^2 . 3^3 = 4.27 = 108

    E substituir c = 1

    18 . 6^1 = 18 . 6 = 108

    então b - a = 3 - 2 = 1

    Esse foi o raciocínio que utilizei para chegar a resposta.

  • Solução:

    2^a * 3^b = 18 * 6^c

    Vamos transformar o número 18 e o 6^c em base de 2 e 3 , para compararmos com o outro lado da igualdade:

    2^a * 3^b = (3^2 * 2) * (3 * 2)^c

    2^a * 3^b = 3^2 * 2 * 3^c * 2^c

    2^a * 3^b = 2^(1+c) * 3^(2+c)

    Comparando os dois lados da igualdade, temos que 2^a * 3^b é igual a 2^(1+c) * 3^(2+c) , quando a for igual a 1+c e b for igual 2+c

    Assim:

    a = 1 + c

    b = 2 + c

    E o exercício nos pede b - a , então:

    b - a = (2 + c ) - ( 1 + c ) = 2 + c - 1 - c = 2 - 1 = 1

    Alternativa E.

  • Resposta: alternativa E.

    Comentário do professor Ivan Chagas no YouTube:

    https://youtu.be/nTcKqZC2z8o

  • Resposta: Letra E. 1.

    2^a . 3^b = 18 . 6^c

    Vamos fatorar 18: 2 . 3²

    2^a . 3^b = 2 . 3² . 6^c

    2^a . 3^b = 2 . 3² . 2^c . 3^c

    2^a . 3^b = 2^1+c . 3^2+c

    Logo:

    a = 1 + c

    b = 2 + c

    b – a = (2 + c) - (1 + c)

    b – a = (2 – 1) + (c – c) 

    b – a = 1.

  • 2^a . 3^b = 18 . 6 ^c ;

    2^a . 3^b = 2 . 3^2 . 2^c . 3^c;

    2^a . 3^b = 2^(c + 1) . 3^(c + 2)

    Como as bases são iguais em ambos os lados da igualdade, temos que:

    2^a = 2^(c + 1) .: a = c + 1

    3^b = 3^(c + 2) .: b = c + 2

    b - a = (c + 2) - (c + 1)

    b - a = 1

    Gab: E

  • Resolução no vídeo: https://youtu.be/bLpYfFgHUD4

  • A-B OU 2-3 =1 , ACHO QUE ERA SO LER O ENUNCIADO

ID
3908560
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Caracteriza o domínio morfoclimático onde está localizado o estado do Amapá:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Domínios morfoclimáticos são regiões definidas com base na sua composição paisagística, formada pela interação dos seguintes elementos: clima, relevo, vegetação, solo, hidrografia. O Brasil é composto por seis domínios: amazônico, da caatinga, do cerrado, dos mares de morro, das araucárias e das pradarias.

    Domínio Amazônico:

    É o maior domínio morfoclimático do Brasil, ocupa cerca de 40% do território brasileiro e abrange a maior parte dos estados de Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e parte do Maranhão, Tocantins e Mato Grosso.

    (Fonte: Site brasilescola.uol)

  • Pegadinhaaaaa

ID
3908563
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

No Amapá, esta Unidade de Conservação foi criada em 1990 e tem mais de 5 mil km²distribuídos pelos municípios de Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jari, sendo o Peixe-boi-da-Amazônia a principal espécie, com risco de extinção, a ser nela protegida.

O texto descreve a Unidade de Conservação

Alternativas
Comentários
  • Como estratégia para manter a posse da terra sob domínio público e dar segurança fundiária às populações tradicionais extrativistas da castanha da Amazônia, que residiam no sul do Amapá, foi criada a reserva extrativista do rio Cajari (RESEX-CA), em 1990.

    Abrange os municípios de Mazagão, Laranjal do Jari e Vitória do Jari.


ID
3908566
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O Encontro dos Tambores, que ocorre anualmente em Macapá, é parte

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: D

    O Encontro dos Tambores, que ocorre anualmente em Macapá, é parte da tradição cultural legada pelos escravos que habitaram a região, presente nos batuques e no Marabaixo.

    O Encontro dos Tambores é uma das manifestações culturais mais importantes do Amapá e reúne diversos grupos de todo o Estado que apresentam danças tradicionais da cultura de matriz africana. A programação faz parte das ações e atividades em alusão ao Mês da Consciência Negra, organizado pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), através da Secretaria Extraordinária de Políticas para os Afrodescendentes (Seafro).

    Fonte: https://www.amapa.gov.br/ler_noticia.php?slug=0606/encontro-dos-tambores-comunidades-negras-fazem-festa-no-centro-de-cultura-do-amapa


ID
3908569
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A criação do Estado do Amapá ocorreu quando

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    Amapá tornou-se oficialmente um estado no ano de 1988, quando adquiriu autonomia a partir das disposições estabelecidas pela nova Constituição Federal, promulgada naquele mesmo ano.

    fonte: Mundo Educação.

  • Criação do Estado - Constituição de 1988

  • Se tornou estado, o Amapá e Roraima.


ID
3908572
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A mineração, atividade econômica marcante na história do Amapá, teve um período próspero durante

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    A descoberta de jazidas de minério de manganês na serra do Navio remonta ao início da década de 1940. Em 1945 são descobertas as jazidas de manganês no Amapá. No ano seguinte, o presidente Eurico Gaspar Dutra declarou as jazidas do então Território Federal como reservas nacionais. Teve então início a disputa pela concessão, que só terminaria em 1947, em acordo com a Sociedade Brasileira de Indústria e Comércio de Minérios de Ferro e Manganês (Icomi), criada em 1944. No final de 1947, o Território do Amapá foi autorizado, por decreto presidencial, a firmar contrato de prospecção com a Icomi. Em 1948 tiveram início as pesquisas geológicas na região do atual município da Serra do Navio. Em 1949, a Icomi associou-se à empresa estadunidense Bethlehem Steel Company."

    Tem muita informação pertinente ao assunto no seguinte link:

    http://mapadeconflitos.ensp.fiocruz.br/conflito/ap-apos-esgotamento-do-manganes-passivos-ambientais-e-perspectiva-economica-incerta-rondam-as-cidades-de-serra-do-navio-e-santana/

    Sobre a IV República: https://www2.camara.leg.br/a-camara/conheca/historia/a4republica.html

  • Icomi foi antes do regime militar..


ID
3949786
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Sobre normas gerais de circulação e conduta, considere:


I. O condutor manterá acesas, pelo menos, as luzes de posição do veículo, quando estiver sob cerração.

II. À noite, o condutor não é obrigado a manter acesas as luzes de posição, quando o veículo estiver parado para fins de embarque e desembarque de passageiros.

III. À noite, o condutor não é obrigado a manter acesas as luzes de posição, quando o veículo estiver parado para fins de carga e descarga de mercadorias.

IV. Nas vias não iluminadas, o condutor deve usar luz alta, mesmo quando seguir outro veículo.

V. Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a ele destinadas, são obrigados a utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia.


Está correto o que consta APENAS de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    [CTB - L9.503/97]

    Art. 40. O uso de luzes em veículo obedecerá às seguintes determinações:

            I - o condutor manterá acesos os faróis do veículo, utilizando luz baixa, durante a noite e durante o dia nos túneis providos de iluminação pública e nas rodovias;      

           II - nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar com outro veículo ou ao segui-lo;

    ITEM [ lV ]

           III - a troca de luz baixa e alta, de forma intermitente e por curto período de tempo, com o objetivo de advertir outros motoristas, só poderá ser utilizada para indicar a intenção de ultrapassar o veículo que segue à frente ou para indicar a existência de risco à segurança para os veículos que circulam no sentido contrário;

           IV - o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração; ITEM [ l ]

           V - O condutor utilizará o pisca-alerta nas seguintes situações:

           a) em imobilizações ou situações de emergência;

           b) quando a regulamentação da via assim o determinar;

           VI - durante a noite, em circulação, o condutor manterá acesa a luz de placa;

           VII - o condutor manterá acesas, à noite, as luzes de posição quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias. ITENS [ ll e lll ]

           Parágrafo único. Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas, e os ciclos motorizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noite. ITEM [ V ]

  • Essa questão está errada, deveria anular.

    Parágrafo único. Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas, e os ciclos motorizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noiteITEM [ V ]

  • questão que cabe recurso. segundo o artigo 40. o faróis tem que estar acesos durante a noite e o dia nos lugares citados.
  • Os erros estão grifados e na frente da questão a correção.

    I. O condutor manterá acesas, pelo menos, as luzes de posição do veículo, quando estiver sob cerração. CERTA

    II. À noite, o condutor não é obrigado a manter acesas as luzes de posição, quando o veículo estiver parado para fins de embarque e desembarque de passageiros. ERRADA - É obrigatório o uso de luzes de posição quando parar o veículo, mesmo que seja para embarque ou desembarque.

    III. À noite, o condutor não é obrigado a manter acesas as luzes de posição, quando o veículo estiver parado para fins de carga e descarga de mercadorias. ERRADA - É obrigatório o uso de luzes de posição quando parar o veículo, mesmo que seja para carga ou descarga de mercadoria.

    IV. Nas vias não iluminadas, o condutor deve usar luz alta, mesmo quando seguir outro veículo. ERRADA - Nas vias não iluminadas, o condutor deve usar luz alta, exceto ao cruzar ou seguir outro veículo

    V. Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a ele destinadas, são obrigados a utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia. CERTA

  • A banca exigiu na questão conhecimentos acerca de Normas Gerais de Circulação e Conduta - capítulo III do CTB. O art. 40 trata das regras aplicadas ao uso da luzes em veículo. Os incisos do art. 40 estabelecem essas regras para uso da Luz Baixa, Luz Alta, Luzes de Posição e pisca-alerta
     
    Vamos à análise das assertivas
     
    I. O condutor manterá acesas, pelo menos, as luzes de posição do veículo, quando estiver sob cerração.
    CORRETA -  Art. 40, IV - o condutor manterá acesas pelo menos as luzes de posição do veículo quando sob chuva forte, neblina ou cerração;
     
    II. À noite, o condutor não é obrigado a manter acesas as luzes de posição, quando o veículo estiver parado para fins de embarque e desembarque de passageiros.
     
    INCORRETA - Art. 40, VII - o condutor manterá acesas, à noite, as luzes de posição quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias.
     
    III. À noite, o condutor não é obrigado a manter acesas as luzes de posição, quando o veículo estiver parado para fins de carga e descarga de mercadorias.
     
    INCORRETA - Art. 40, VII - o condutor manterá acesas, à noite, as luzes de posição quando o veículo estiver parado para fins de embarque ou desembarque de passageiros e carga ou descarga de mercadorias.
     
    IV. Nas vias não iluminadas, o condutor deve usar luz alta, mesmo quando seguir outro veículo.
     
    INCORRETA. Art. 40, II - nas vias não iluminadas o condutor deve usar luz alta, EXCETO ao cruzar com outro veículo ou AO SEGUI-LO;
     
    V. Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a ele destinadas, são obrigados a utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia.
     
    CORRETA. Art. 40, parágrafo único - Os veículos de transporte coletivo regular de passageiros, quando circularem em faixas próprias a eles destinadas, e os ciclos motorizados deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e a noite.
     
     
    Portanto, estão correta as assertivas I e V
     
    Gabarito da questão - Alternativa C
  • Macetado:

    LUZ DE POSIÇÃO Chuva forte, neblina, cerração Parado: Embarque, desembarque; carga, descarga

    LUZ BAIXA Noite com iluminação pública Dia em túneis com iluminação; Dia em rodovias De dia Onibus em faixa exclusiva Ciclomotor Luz baixa de dia

    LUZ ALTA Noite SEM iluminação pública Dia em túneis SEM iluminação;

    PISCANDO ALTA E BAIXA Para ultrapassagem Comunicar risco a segurança (ex acidente)

    PISCA ALERTA Imobilização ou emergência Regulamentação da via (ex: estacionamento q fala pra ligar o pista alerta)

  • Gab: C

    Não muda o gabarito, mas o art 40 foi alterado com a L14071/20 (vigora em Abril/21):

    Art. 40. .....................................................................................................

    I - o condutor manterá acesos os faróis do veículo, por meio da utilização da luz baixa:

    a) à noite;

    b) mesmo durante o dia, em túneis e sob chuva, neblina ou cerração;

    ........................................................................................................................

    IV - (revogado);

    ........................................................................................................................

    § 1º Os veículos de transporte coletivo de passageiros, quando circularem em faixas ou pistas a eles destinadas, e as motocicletas, motonetas e ciclomotores deverão utilizar-se de farol de luz baixa durante o dia e à noite.

    § 2º Os veículos que não dispuserem de luzes de rodagem diurna deverão manter acesos os faróis nas rodovias de pista simples situadas fora dos perímetros urbanos, mesmo durante o dia.” (NR)

  • Pessoal,

    A Lei. 14071/2020 REVOGOU o INCISO IV do Art. 40

  • questão está desatualizada conforme advento da lei 14.071/20
  • Questão desatualizada, pessoal.

  • questão estar desatualizada com o advento da lei 14.071/20, inclusive passível de anulação pois a única resposta correta com base no código de trânsito e suas alterações seria o item V. alternativa essa que não consta no gabarito.
  • Questão desatualizada. Não tem alternativa correta

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 

ID
3949789
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Sobre dispositivos de sinalização de trânsito, considere:


I. Faixa de travessia de pedestres.

II. Marcação de área de conflito.

III. Prismas de concreto.

IV. Defensas metálicas.

V. Tachas.


São exemplos de sinalização, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    [RESOLUÇÃO 160/2004 DO CONTRAN] Sugiro ler a resolução,são muitas informações.

    SINALIZAÇÃO HORIZONTAL

    É um subsistema da sinalização viária que se utiliza de linhas, marcações, símbolos e legendas,pintados ou apostos sobre o pavimento das vias.

    A sinalização horizontal é classificada em:

    - marcas longitudinais;

    - marcas transversais; (Linhas de Pedestre e Marcação de área de conflito)

    Marcação de Área de Conflito - Assinala aos condutores a área da pista em que não devem parar e estacionar os veículos, prejudicando a circulação.

    - marcas de canalização;

    - marcas de delimitação e controle de estacionamento e/ou parada;

    - inscrições no pavimento.

    DISPOSITIVOS AUXILIARES

    - Dispositivos Delimitadores; (Balizadores,Tachas, Tachões, Cilindros delimitadores)

    Tachas – elementos contendo unidades refletivas, aplicados diretamente no pavimento.

    - Dispositivos de Canalização; (Prismas , Segregadores)

    Prismas – tem a função de substituir a guia da calçada (meio-fio) quando não for possível sua

    construção imediata.

    - Dispositivos de Sinalização de Alerta;

    - Alterações nas Características do Pavimento;

    - Dispositivos de Proteção Contínua; (Defensas Metálicas , Barreiras de Concreto ...)

    - Dispositivos Luminosos;

    - Dispositivos de Proteção a Áreas de Pedestres e/ou Ciclistas;

    - Dispositivos de Uso Temporário.

  • A questão exigiu do candidato conhecimentos acerca da resolução 160/2004, que aprova o Anexo II do Código de Trânsito Brasileiro. A resolução é de elevada importância, sendo quase certa sua cobrança em concurso que exigem conhecimentos sobre legislação de trânsito.
     
    A resolução 160/2004 organiza, classifica e estabelece requisitos técnicos para aplicação de sinalização nas vias reguladas pelo CTB. Trata-se de uma norma muito extensa e complexa, vez que determinados temas são técnicos, porém alguns pontos devem ser dominados pelo candidato. Vejamos:
    1) CLASSIFICAÇÃO
    1.1. SINALIZAÇÃO VERTICAL
    1.2. SINALIZAÇÃO HORIZONTAL
    1.3. DISPOSITIVOS AUXILIARES
    1.4. SINALIZAÇÃO SEMAFÓRICA
    1.5. SINALIZAÇÃO DE OBRAS
    1.6. GESTOS
    1.7. SINAIS SONOROS
    2) APLICAÇÃO DE CADA TIPO DE SINALIZAÇÃO;
    3) CORES, FORMAS, PADRÃO DE TRAÇADO;
    4) CONJUNTO DE SINALIZAÇÃO VERTICAL (AS PLACAS).
     
     
    Vejamos:
     
    I. Faixa de travessia de pedestres.
     - Sinalização horizontal (Marcas Transversais)
     
    II. Marcação de área de conflito.
    - Sinalização horizontal  (Marcas Transversais)
     
    III. Prismas de concreto.
    - Dispositivo auxiliar ( DISPOSITIVOS DE CANALIZAÇÃO )
     
    IV. Defensas metálicas.
    -  Dispositivo auxiliar (  DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTÍNUA  )
     
    V. Tachas.
    - Dispositivo auxiliar (  DISPOSITIVOS DELIMITADORES  )
     
    Portanto, a única alternativa correta é a letra B
     
    Gabarito da questão - alternativa B
  • I. Faixa de travessia de pedestres.

     - Sinalização horizontal (Marcas Transversais)

     

    II. Marcação de área de conflito.

    - Sinalização horizontal (Marcas Transversais)

     

    III. Prismas de concreto.

    - Dispositivo auxiliar ( DISPOSITIVOS DE CANALIZAÇÃO )

     

    IV. Defensas metálicas.

    - Dispositivo auxiliar ( DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTÍNUA )

     

    V. Tachas.

    - Dispositivo auxiliar ( DISPOSITIVOS DELIMITADORES )

     

    Portanto, a única alternativa correta é a letra B

     

    Gabarito da questão - alternativa B

  • I. Faixa de travessia de pedestres - Sinalização horizontal (MARCAS TRANSVERSAIS)

     

    II. Marcação de área de conflito - Sinalização horizontal (MARCAS TRANSVERSAIS)

     

    III. Prismas de concreto - Dispositivo auxiliar ( DISPOSITIVOS DE CANALIZAÇÃO)

     

    IV. Defensas metálicas - Dispositivo auxiliar ( DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTÍNUA)

     

    V. Tachas - Dispositivo auxiliar ( DISPOSITIVOS DELIMITADORES)

    GAB: B


ID
3949792
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

No tocante à segurança, os veículos só poderão transitar pela via quando atendidos os requisitos e condições de segurança estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e em normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), sendo que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    [CTB - L9.503/97] e Resoluções (indicada a leitura para quem estuda para a PRF)

    LETRA C : CORRETA!  

    Art. 105. São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:

     (...) [A resolução 14/98 e suas atualizações tratam dos equipamentos obrigatórios]

           VI - para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.

    RESOLUÇÃO 46/98 DO CONTRAN(Estabelece os equipamentos de segurança obrigatórios para as bicicletas)

    Art. 1º. As bicicletas com aro superior a vinte deverão ser dotadas dos seguintes equipamentos obrigatórios:

    (...)

    III - sinalização noturna, composta de retrorefletores, com alcance mínimo de visibilidade de trinta metros, com a parte prismática protegida contra a ação das intempéries, nos seguintes locais:

    LETRA A : INCORRETA! O prazo é de até 12 meses.

        Art. 108. Onde não houver linha regular de ônibus, a autoridade com circunscrição sobre a via poderá autorizar, a título precário, o transporte de passageiros em veículo de carga ou misto, desde que obedecidas as condições de segurança estabelecidas neste Código e pelo CONTRAN.

           Parágrafo único. A autorização citada no caput não poderá exceder a doze meses, prazo a partir do qual a autoridade pública responsável deverá implantar o serviço regular de transporte coletivo de passageiros, em conformidade com a legislação pertinente e com os dispositivos deste Código.  

    RESOLUÇÃO 508/14 DO CONTRAN(Dispõe sobre os requisitos de segurança para a circulação, a título precário, de veículo de carga ou misto transportando passageiros no compartimento de cargas.)

    Art. 5º Além das exigências estabelecidas nos demais artigos desta Resolução, para o transporte de passageiros em veículos de carga ou misto, é vedado:

    I - transportar passageiros com idade inferior a 10 anos;

    II - transportar passageiros em pé;

    III - transportar cargas no mesmo ambiente dos passageiros;

    IV - utilizar veículos de carga tipo basculante e boiadeiro;

    V - utilizar combinação de veículos.

    VI - transportar passageiros nas partes externas.

    LETRA B : INCORRETA!

     Art. 105. São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:

        (...)

           III - encosto de cabeça, para todos os tipos de veículos automotores, segundo normas estabelecidas pelo CONTRAN;

    LETRA D : INCORRETA! Superior a 4536KG

    . Art. 105. São equipamentos obrigatórios dos veículos, entre outros a serem estabelecidos pelo CONTRAN:

         (...)

           II - para os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo(Tacógrafo);

    LETRA E : INCORRETA! Obrigatório para + de 10 lugares,olhar o texto logo acima.

  • GAB C

    Para as bicicletas, a campainha, o espelho retrovisor no lado esquerdo e a sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais são equipamentos obrigatórios.

    VEJA UM DETALHE, CAPACETE NÃO!

  • Fala galerinha - vamos corrigir as demais alternativas:

    A - Não é 24 meses - são 12 meses e a título precário, ou seja, pode revogar a qualquer tempo.

    B - É obrigatório para todos os veículos.

    C - Nossa resposta

    D - O erro aqui é o peso, o correto é 4.536kg

    E - O erro aqui é a quantidade de passageiros, pois para esta categoria o certo seria acima de 10 passageiros.

    Qualquer erro só corrigir. Valeu.

  • Vamos à análise das alternativas
     
    A. INCORRETA. Dispõe o CTB que Onde não houver linha regular de ônibus, a autoridade com circunscrição sobre a via poderá autorizar, a título precário, o transporte de passageiros em veículo de carga ou misto, desde que obedecidas as condições de segurança estabelecidas neste Código e pelo CONTRAN. A resolução que regulamenta o art. 108 é a 508/2014. Ocorre que nem a resolução nem o texto legal estipular qualquer prazo máximo.
     
    B. INCORRETA. o art. 105 do CTB estabelece que encosto de cabeça, PARA TODOS OS TIPOS DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, segundo normas estabelecidas pelo CONTRAN
     
    C. CORRETA. Estabelece o inciso VI do art. 105 do CTB - São equipamentos obrigatórios para as bicicletas, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, e espelho retrovisor do lado esquerdo.
     
    D. INCORRETA. O art. 105 determina que para os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com PESO BRUTO TOTAL SUPERIOR A QUATRO MIL, QUINHENTOS E TRINTA E SEIS QUILOGRAMAS, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo
     
    E. INCORRETA. O art. 105 do CTB firma que para os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros COM MAIS DE DEZ LUGARES e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas, equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo
     
    Gabarito da questão - alternativa C
  • Galera, não é só para bicicletas com aro acima de 20?

  • lembrando galera que capacete não é obrigatório para ciclistas

  • A: Onde não houver linha regular de ônibus, a autoridade com circunscrição sobre a via poderá autorizar por até 24 meses, a título precário, o transporte de passageiros em veículo de carga ou misto, desde que obedecidas as condições de segurança estabelecidas no CTB e pelo CONTRAN. ERRADO: 12 MESES (ART. 108, § ÚNICO).

    B: Segundo normas estabelecidas pelo CONTRAN, o encosto de cabeça é equipamento obrigatório apenas para veículos de aluguel. ERRADO: ART. 105, III (TODOS OS VEÍCULOS AUTOMOTORES)

    C: Para as bicicletas, a campainha, o espelho retrovisor no lado esquerdo e a sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais são equipamentos obrigatórios. CORRETO

    D: O equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo é obrigatório para os veículos de transporte e de condução escolar com peso bruto total superior a 5.000 quilogramas. ERRADO: ART. 105, II: Para os veículos de transporte e de condução escolar, os de transporte de passageiros com mais de dez lugares e os de carga com peso bruto total superior a quatro mil, quinhentos e trinta e seis quilogramas (4.536 KG), equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo

    E: O equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e tempo é obrigatório para os veículos de transporte de passageiros com mais de 8 lugares. ERRADO: ART. 105, II (CONFORME ACIMA, VEÍCULOS COM MAIS DE 10 LUGARES.)

  • Letra D para o Cebraspe estaria correta. Veículo com mais de 5000 kg, por óbvio, possui mais de 4.536 kg.

  • Questão foi na letra de lei.


ID
3949798
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Considere:


I. Advertência por escrito.

II. Multa.

III. Retenção do veículo.

IV. Transbordo de carga.


A autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e dentro de sua circunscrição, aplicará, às infrações de trânsito, dentre outras, as seguintes penalidades:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    [CTB - L9.503/97]

    Retenção do veículo e Transbordo de carga são medidas administrativas!!!

    DAS PENALIDADES

           Art. 256. A autoridade de trânsito, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar, às infrações nele previstas, as seguintes penalidades:

           I - advertência por escrito;

           II - multa;

           III - suspensão do direito de dirigir;

           IV - (revogado) (APREENSÃO ERA AQUI!)

           V - cassação da Carteira Nacional de Habilitação;

           VI - cassação da Permissão para Dirigir;

           VII - freqüência obrigatória em curso de reciclagem.

    As medidas Administrativas começam com as letras REcom exceção do Transbordo de Carga.

    Observem:

    DAS MEDIDAS ADMINISTRATIVAS

           Art. 269. A autoridade de trânsito ou seus agentes, na esfera das competências estabelecidas neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá adotar as seguintes medidas administrativas:

     I - retenção do veículo;

           II - remoção do veículo;

           III - recolhimento da Carteira Nacional de Habilitação;

           IV - recolhimento da Permissão para Dirigir;

           V - recolhimento do Certificado de Registro;

           VI - recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual;

           VII - (vetado)

           VIII - transbordo do excesso de carga;

           IX - realização de teste de dosagem de alcoolemia ou perícia de substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica;

           X - recolhimento de animais que se encontrem soltos nas vias e na faixa de domínio das vias de circulação, restituindo-os aos seus proprietários, após o pagamento de multas e encargos devidos.

           XI - realização de exames de aptidão física, mental, de legislação, de prática de primeiros socorros e de direção veicular. 

    OBS: Além das medidas administrativas dispostas no Art.269,ainda há outras "espalhadas" pelo CTB.

    Exs:

    -> Apreensão de Placas (art.221)

    -> Remoção da bicicleta (art.255)

    -> remoção da mercadoria (art.245)

  • AMU SUS CASSA CASSA RECICLAGEM

    -Advertência

    -Multa

    -Suspensão do direito de dirigir

    -Cassação da CNH

    -Cassação da PPD

    -Curso de Reciclagem

  • ☠️ GABARITO D ☠️

    Retenção do veículo e Transbordo de carga são medidas administrativas! ☠️

  • Victor, parabéns.

  • Ø PENALIDADES – IMPOSTAS POR AUT. DE TRANS. – COMPETÊNCIAS E CIRCUNSCRIÇÃO

    1.      ADV. POR ESCRITO

    2.      MULTA

    3.      SUSP. DO DIREITO DE DIR.

    4.      CASSAÇÃO DA CNH/PPD

    FREQ. OBRIG. EM CURSO DE REC

  • DAS PENALIDADES

    Art. 256 A autoridade de trânsito, na esfera da sua competência e dentro de sua circunscrição, deverá aplicar, à infrações nele previstas, as seguintes penalidades:

    I – Advertência por escrito;

    II – Multa;

    III – Suspensão do direito de dirigir;

    IV – Revogado;

    V – Cassação da CNH;

    VI – Cassação da PPD;

    VII – Frequência obrigatória em curso de reciclagem.

    ~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

    DAS MEDIDAS ADMINISTRATIVAS

    Art. 269 A autoridade de trânsito ou seus agentes, na esfera das competências neste Código e dentro de sua circunscrição, deverá adotar as seguintes medidas administrativas:

    I – Retenção do veículo;

    II – Remoção do veículo;

    III – Recolhimento da CNH;

    IV – Recolhimento da PPD;

    V – Recolhimento do Certificado de Registro;

    VI – Recolhimento do Certificado de Licenciamento Anual;

    VII – (Vetado)

    VIII – Transbordo do excesso de carga;

    IX – Realização de teste de dosagem de alcoolemia ou perícia de substância entorpecente ou que determine dependência física ou psíquica;

    X – Recolhimento de animais que se encontrem soltos nas vias e na faixa de domínio das vias de circulação, restituindo-os aos seus proprietários, após o pagamento de multas e encargos devidos.

    XI – Realização de exames de aptidão física, mental, de legislação, de prática de primeiros socorros e de direção veicular.

    Veja que, com exceção do transbordo de carga, todas as medidas administrativas começam com RE.

  • De acordo com o art. 256 do Código de Trânsito Brasileiro, são penalidades:
    1. advertência por escrito;
    2. multa;
    3. suspensão do direito de dirigir;
    4. cassação da Carteira Nacional de Habilitação;
    6. cassação da Permissão para Dirigir;
    7. frequência obrigatória em curso de reciclagem.


    Desta forma, transbordo e retenção do veículo são medidas administrativas,  não penalidades.

    Portanto, a única alternativa correta é a letra D
     
    Gabarito da questão - Alternativa D

  • Gabarito: D

    Retenção do veículo e Transbordo de carga são medidas administrativas!

    Advertência por escrito e Multa são penalidades!

     

    Quem assistiu hoje a formatura do CFP 2020 e ficou mais motivado ainda dá um joinha ai. Estaremos lá em 2021!

    #PERTENCEREI!

     

  • Bizu: Todas as Medidas Administrativas são RE (REtenção, REcolhimento...), exceto o Transbordo de carga que começa com T. Lembre-se disso e não errará mais nenhuma!

  • Gabarito: D.

    Penalidade: MACaCus - Multa / Advertência por escrito / Cassação da habilitação / Curso de reciclagem / Suspensão do direito de dirigir.

    Medidas Administrativas - começam com "R", "E" ou "T" ("RET").

  • Autoridade de trânsito ( PRF órgão)

    1- multa

    2- ADV por escrito

    Agente de autoridade de trânsito ( agente fiscalizandor)

    1-Retenção do veículo.

    2-Transbordo de carga

  • pegadinha

  • AUTORIDADE DE TRÂNSITO

    penalidades = multa, adv. por escrito, cassação...

    itens 3,4 tratam-se de medidas administrativas!

  • ERREI ESSA QUESTÃO POR ACHAR QUE QUEM PODE MAIS, PODE MENOS.

  • Com Muito Suor Conseguir Aprovação na Federal

     

    Cassação da CNH

    Multa

    Suspensão do Direito de dirigir

    Cassação PPD/ACC

    Advertência por escrito

    Frequência obrigatória em curso de reciclagem

  • Segue o bizu:

    NENHUMA PENALIDADE COMEÇA COM "R"

    MEDIDAS ADMINISTRATIVAS: TODAS COMEÇAM COM "R" (MENOS TRANSBORDO DE CARGA)

  • PENALIDADES

    Cassação da CNH

    Multa

    Suspensão do Direito de dirigir

    Cassação PPD/ACC

    Advertência por escrito

    Frequência obrigatória em curso de reciclagem

    MEDIDAS ADMINISTRATIVAS: TODAS COMEÇAM COM "R" (MENOS TRANSBORDO DE CARGA)

  • Gabarito D.

    Retenção e transbordo são medidas administrativas.


ID
3949801
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Com relação à expedição de novo Certificado de Registro de Veículo,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    [CTB - L9.503/97]

    LETRA A : INCORRETA! Autorização do Ministério das relações exteriores!

     Art. 124. Para a expedição do novo Certificado de Registro de Veículo serão exigidos os seguintes documentos:

       (...)

           VI - autorização do Ministério das Relações Exteriores, no caso de veículo da categoria de missões diplomáticas, de repartições consulares de carreira, de representações de organismos internacionais e de seus integrantes;

    LETRA B e C : INCORRETAS!

    O "apenas" invalidou os itens,pois ,na verdade,qualquer alteração no veículo ou de sua categoria ensejará,obrigatoriamente, a expedição de novo CRV.

     

    LETRA D : INCORRETA! O prazo é de 30 dias,conforme art.123,§ 1º.

      Art. 123. Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando:

           I - for transferida a propriedade;

           II - o proprietário mudar o Município de domicílio ou residência;

           III - for alterada qualquer característica do veículo;

           IV - houver mudança de categoria.

           § 1º No caso de transferência de propriedade, o prazo para o proprietário adotar as providências necessárias à efetivação da expedição do novo Certificado de Registro de Veículo é de trinta dias, sendo que nos demais casos as providências deverão ser imediatas.

           § 2º No caso de transferência de domicílio ou residência no mesmo Município, o proprietário comunicará o novo endereço num prazo de trinta dias e aguardará o novo licenciamento para alterar o Certificado de Licenciamento Anual. [Percebam a diferença para o caso do inciso ll do art.123,aqui a mudança é no mesmo Município]

           § 3º A expedição do novo certificado será comunicada ao órgão executivo de trânsito que expediu o anterior e ao RENAVAM.

    Lembrando que, se o veículo for alienado e não for transferida a propriedade, será hipótese de recolhimento do CRV.

    Art. 273. O recolhimento do Certificado de Registro dar-se-á mediante recibo, além dos casos previstos neste Código, quando:

           I - houver suspeita de inautenticidade ou adulteração;

           II - se, alienado o veículo, não for transferida sua propriedade no prazo de trinta dias.

  •  
    A questão exigiu do candidato conhecimentos acerca do Código de Trânsito Brasileiro, mais especificamente, o assunto Registro de veículos.
     
    Registro de veículos é assunto muito cobrado em prova de legislação de trânsito. É importante que o candidato estude todo capítulo XI do CTB, geralmente, as questões cobram a literalidade desses artigos.
     
    O art 123 determina que será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando
    I - for transferida a propriedade;
    II - o proprietário mudar o Município de domicílio ou residência;
    III - for alterada qualquer característica do veículo;
    IV - houver mudança de categoria.
     
    Vamos à análise das alternativas
     
     
    A. INCORRETA. Não há qualquer previsão legal para tal alternativa
     
    B. INCORRETA. O casos de expedição obrigatórios do CRV são os seguintes: I - for transferida a propriedade; II - o proprietário mudar o Município de domicílio ou residência; III - for alterada qualquer característica do veículo;  IV - houver mudança de categoria.
     
    C. INCORRETA. O casos de expedição obrigatórios do CRV são os seguintes: I - for transferida a propriedade; II - o proprietário mudar o Município de domicílio ou residência; III - for alterada qualquer característica do veículo;  IV - houver mudança de categoria.
     
    D. INCORRETA. O prazo para adoção das medidas são de 30 dias, não de 60 dias;
     
    E. CORRETA. Literalidade do art. 123,  § 2º.  No caso de transferência de domicílio ou residência no mesmo Município, o proprietário comunicará o novo endereço num prazo de trinta dias e aguardará o novo licenciamento para alterar o Certificado de Licenciamento Anual.
     
     
    Gabarito da questão - Alternativa E
  • Novo CRV

    Art. 123. Será obrigatória a expedição de novo Certificado de Registro de Veículo quando:

    I - for transferida a propriedade;

    II - o proprietário mudar o Município de domicílio ou residência;

    III - for alterada qualquer característica do veículo;

    IV - houver mudança de categoria.

    Mudança de Endereço

    No mesmo município

    O que acontece como o REGISTRO?

    O proprietário deve informar o novo endereço no prazo de 30 dias e aguardará o novo licenciamento para alterar o CLA

    O que acontece com o LICENCIAMENTO?

    Continua válido e permanece com o mesmo CRLV, pois o veículo permanece no mesmo município onde fora licenciado.

    Entre Municípios

    O que acontece como o REGISTRO?

    É caso de expedição de novo registro (CRV).

    O que acontece com o LICENCIAMENTO?

    Continua válido e permanece o mesmo CRLV, observando sempre o calendário do Estado do novo endereço.

    Entre Estados

    O que acontece como o REGISTRO?

    É caso de expedição de novo registro (CRV).

    O que acontece com o LICENCIAMENTO?

    Continua válido e permanece o mesmo CRLV, observando sempre o calendário do Estado do novo endereço.

  • Resolução 809/2020:

    Art. 3º O CRLV-e será expedido obrigatoriamente:

    I - no registro do veículo;

    II - no licenciamento anual do veículo;

    III - na transferência de propriedade;

    IV - na mudança de Município de domicílio ou de Município de residência do proprietário;

    V - na alteração de qualquer característica do veículo;

    VI - na mudança de categoria;

    VII - no caso de segunda via dos documentos emitidos com base na Resolução CONTRAN nº 16, de 06 de fevereiro de 1998, com a alteração dada pela Resolução CONTRAN nº 775, de 28 de março de 2019;

    VIII - no caso de remarcação de chassi;

    IX - nos casos previstos em regulamentos complementares onde seja necessária a emissão de um CRV

    CTB, Art. 123:

    § 2º No caso de transferência de domicílio ou residência no mesmo Município, o proprietário comunicará o novo endereço num prazo de trinta dias e aguardará o novo licenciamento para alterar o Certificado de Licenciamento Anual.

  • É cada questão. Se mudar "apenas a cor do veículo" tem que ter novo CRV. Art. 123, III

  • De acordo com a legislação atual que alterou o ctb, a alternativa correta seria letra d. O proprietário tem 60 dias para adotar as medidas cabíveis para expedição de novo CRV. Nos demais casos a adoção das medidas deverá ser imediata.

  • Atualização lei 14071.

    Mudança de Propriedade:

    Novo Proprietário = 30 dias

    Antigo Proprietário (Caso o novo proprietário não tenha tomado as providências)= 60 dias

  • Esses "apenas" deslocados é pra varar o azimute.. kkkk


ID
3949804
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Trambiquildo transitava com seu veículo pela Rodovia CTB 365 quando seu veículo apresentou pane elétrica e interrompeu a marcha em uma das pistas de rolamento, porém conseguiu empurrá-lo até a faixa de rolamento da direita onde parou o veículo. Prontamente, buscou, em seu porta-malas, a caixa de ferramentas e iniciou imediatamente o reparo de seu veículo, sem, contudo, ter posicionado o triângulo de emergência, que permaneceu no porta-malas. De imediato, o sistema de monitoramento da concessionária da rodovia identificou a emergência e enviou um guincho para auxílio e remoção do veículo. Trambiquildo, entretanto, se recusou a utilizar-se do guincho, uma vez que já estava efetuando o reparo. No tocante à conduta, Trambiquildo

Alternativas
Comentários
  • Art. 225.CTB

    Gab.: A

  • GABARITO LETRA (A)

    Art. 179. Fazer ou deixar que se faça reparo em veículo na via pública, salvo nos casos de impedimento absoluto de sua remoção e em que o veículo esteja devidamente sinalizado:

           I - em pista de rolamento de rodovias e vias de trânsito rápido:

           Infração - grave;

           Penalidade - multa;

           Medida administrativa - remoção do veículo;

    Na minha opinião, Trambiquildo praticou a infração de trânsito prevista no artigo 179 do CTB, visto que ele esta FAZENDO REPARO NO VEÍCULO EM VIA PÚBLICA, sendo que não se tratava de impedimento absoluto de sua remoção, visto que ele tinha o guincho a sua disposição, todavia recusou a utilizá-lo.

    Espero ter ajudado.

    Obs; qualquer erro, favor entrar em contato para que o comentário seja atualizado e corrigido.

  • A infração é a do artigo 225 do ctb, deixar de sinalizar a via, de forma a prevenir os demais condutores... quando:

    I - tiver de remover o veículo da pista de rolamento ou permanecer no acostamneto.

  • ☠️ GABARITO A ☠️

    Art. 179. Fazer ou deixar que se faça reparo em veículo na via pública, salvo nos casos de impedimento absoluto de sua remoção e em que o veículo esteja devidamente sinalizado:

           I - em pista de rolamento de rodovias e vias de trânsito rápido:

           Infração - grave;

           Penalidade - multa;

           Medida administrativa - remoção do veículo;

  • CONDUTAS

    1. PAROU NA FAIXA DA DIREITA - 182, V

    2. NÃO SINLIZAOU - 225

    3. FEZ O REPARO SEM SINALIZAR - 179

  • Vejamos a situação hipotética.
    - Transitava por um rodovia
    - Apresentou pane elétrica
    - Parou o veículo na pista de rolamento
    - Iniciou procedimentos de reparo do veículo
     
    A situação hipotética caracteriza a infração do art. 179, I do CTB. Vejamos:

    Art. 179. Fazer ou deixar que se faça reparo em veículo na via pública, salvo nos casos de impedimento absoluto de sua remoção e em que o veículo esteja devidamente sinalizado:
    I - em pista de rolamento de rodovias e vias de trânsito rápido:
    Infração - grave;
    Penalidade - multa;
    Medida administrativa - remoção do veículo;

    Desta forma, a única alternativa correta é a letra A.
     
     
    Gabarito da questão - Alternativa A
  • triângulo deve ser usado DE DIA/DE NOITE! deixar de fazer isso, INF. GRAVE

  • Errei porque pensei que a conduta fosse a de se recusar a ter o veículo guinchado.


ID
3949807
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Legislação de Trânsito
Assuntos

Em razão dos intensos congestionamentos com que se deparara durante a semana, Embreagildo decidiu substituir o carro por uma motocicleta, com o objetivo de obter maior agilidade e, inclusive, reduzir os gastos com combustível. Embreagildo deve conduzir a motocicleta com

Alternativas
Comentários
  • A posição mais adequada é a seguinte:

    Cabeça e tronco eretos;

    Braços levemente flexionados, cotovelos juntos ao corpo naturalmente;

    Mãos centralizadas nas manoplas e pulsos ligeiramente rebaixados em relação a elas;

    Joelhos juntos ao tanque de combustível;

    Pés sobre os estribos, paralelos à motocicleta e apontados para a frente.

    http://www.vias-seguras.com/educacao/educacao_e_formacao_dos_motociclistas/manual_do_profissional_de_motofrete/motociclista_seguranca_e_saude

  • GAB E

    MUITA GENTE ASSINALANDO ALTERNATIVA A,CUIDADO OS PÉS NUNCA DEVEM FICAR APONTADOS PARA BAIXO.

    SOMENTE NA TROCA DE MARCHA,RETORNANDO IMEDIATAMENTE PARA A POSIÇÃO DE ORIGEM!

  • A questão exigiu do candidato conhecimentos sobre a formas mais adequada e segura para conduzir motocicletas. Pois bem, para uma melhor condução de motocicletas são indicados as seguintes ações:
     
    - Manter a coluna ereta;
    -  Braços levemente flexionados;
    - Olhos voltados para frente;
    - Pernas pressionando o tanque de combustível;
    - pés devem estar posicionados o mais paralelamente possível ao solo e próximos aos pedais de câmbio e freio;
    -  Segurar o guidão com as duas mãos;

     
     A banca quer saber qual, dentre as alternativas proposta, estaria de acordo com as melhores práticas.
     
    A única alternativa que atende é a letra E.
     
    Gabarito da questão - Alternativa E
  • - Manter a coluna ereta;

    - Braços levemente flexionados;

    - Olhos voltados para frente;

    - Pernas pressionando o tanque de combustível;

    - pés devem estar posicionados o mais paralelamente possível ao solo e próximos aos pedais de câmbio e freio;

    - Segurar o guidão com as duas mãos;

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 

ID
3949816
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Todo motor, como qualquer outro equipamento, sofre envelhecimento com o tempo e com o uso. No caso de motores a combustão interna, esses também podem apresentar defeitos decorrentes do desgaste da operação ou mesmo manutenção e reparos inadequados. Dentre os principais sintomas de funcionamento anormal de um motor, destaca-se a baixa pressão de óleo, que pode ser causada, dentre outros fatores, principalmente, por

Alternativas
Comentários
  • Se o motor estiver com excesso de folga nas bronzinas, não irá gerar o vácuo necessário para a pressão correta do óleo circular no sistema. Letra A.


ID
3949819
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O motor de combustão interna é constituído por componentes estacionários e móveis, os quais têm por objetivo transformar energia térmica em energia mecânica, diretamente utilizável, após a mistura de ar/combustível ser comprimida na câmara de combustão de cada cilindro. São, respectivamente, componentes móveis e estacionários de um motor de combustão interna:

Alternativas

ID
3949822
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Conversor catalítico ou catalisador é um dispositivo usado para reduzir as emissões de poluentes que o motor por combustão interna expele para a atmosfera. Os agentes catalisadores de redução (I) e de oxidação (II) reagem, respectivamente, com os seguintes gases tóxicos indicados no quadro:  

Alternativas
Comentários
  • Esse tipo de questão a globo não mostra, mas adoram falar mal dos servidores públicos. Olha o nível que precisa ter...

  • Sob condições ideais, o combustível e o ar são transformados em energia mecânica e do processo de combustão resultaria apenas: dióxido de carbono (CO2), água (H2O) e nitrogênio (N2), sendo estes inofensivos ao meio ambiente. Mas, na verdade, 1% do que é expelido corresponde a gases tóxicos que se formam devido à combustão incompleta ou a altas temperaturas da câmara. Assim sendo, teremos 99% dos gases inofensivos e 1% de gases tóxicos. Os gases tóxicos são: monóxido de carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx).

    No catalisador, hidrocarbonetos e monóxido de carbono reagem com o paládio, iniciando-se o processo de OXIDAÇÃO, e como resultado teremos o dióxido de carbono (CO2) e água (H2O). Para controlar os óxidos de nitrogênio , é necessária uma reação de separação chamada de REDUÇÃO que é, na realidade, o contrário da OXIDAÇÃO, pois remove o oxigênio (O2) dos óxidos de nitrogênio, transformando-os em nitrogênio (N2) e oxigênio (O2).

    A função do catalisador é transformar os gases nocivos a nossa saúde (tóxicos), através da temperatura e metais ativos (paládio e outros) em gases que não agredirão a atmosfera e nossa saúde.


ID
3949825
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Durante o deslocamento veicular, para realizar uma curva com segurança, impedindo o veículo de sair de sua trajetória, levando em conta os efeitos da força centrífuga, além de observar os limites de velocidade, o motorista deve

Alternativas
Comentários
  • Need For Speed sendo um aula de direção, né?! Nunca correr a toda numa curva! kkkkk

    Gab.: B


ID
3949828
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

A aquaplanagem ou hidroplanagem é a causa de muitos acidentes. Tal fenômeno ocorre graças à perda da aderência do veículo com o solo quando em contato com uma pista molhada. A melhor providência que o motorista defensivo deve adotar, quando exposto a esse fenômeno, é

Alternativas

ID
3949831
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Para adotar a distância de seguimento, conhecida como regra dos dois (ou três) segundos, que auxilia na manutenção de uma distância segura do seu veículo com o da frente durante o deslocamento, é necessário adotar os procedimentos:


I. Contar dois (ou três) segundos pausadamente.

II. Estabelecer um ponto de referência.

III. Caso o seu veículo tenha passado pelo ponto de referência em um tempo menor do que dois (ou três) segundos, diminuir a velocidade e repetir o processo, elegendo um novo ponto de referência.

IV. Verificar o veículo da frente passar pelo ponto de referência.

V. Verificar, quando o seu veículo passar pelo ponto de referência, se transcorreu o tempo mínimo de dois (ou três) segundos.


Corresponde à sequência de ações correta para a aplicação da regra citada:

Alternativas

ID
3949834
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O motorista que posiciona corretamente as mãos no volante durante o deslocamento veicular, adota a posição das mãos equivalente aos ponteiros do relógio marcando I e um pouco antes de realizar uma curva ou conversão é permitido adotar a posição equivalente a II.

Preenchem, correta e respectivamente, as lacunas I e II:

Alternativas
Comentários
  • Só acertei porque assisto o programa "Auto Esporte" e o especialista em segurança no trânsito sempre diz: - Dirija com as mãos na posição do relógio 9:15;


ID
3949837
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

O tempo de reação pode ser considerado como aquele que transcorre da identificação do perigo até a ação adotada pelo motorista, para evitar o acidente, sendo que nesse momento e após o veículo percorrerá uma determinada distância. Considerando, em hipótese, que o motorista escolheu frear, o acidente pode ser evitado desde que a distância

Alternativas

ID
3949840
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

O socorrista somente poderá considerar o óbito da vítima no local, antes da chegada do médico, em algumas situações específicas, como, por exemplo:

Alternativas
Comentários
  • A pessoa que errar estar questão, ela e sem noção. Kkkk

  • A depender do que ela acredita....

  • Só faltou colocar: Sendo devorados por Urubus!


ID
3949843
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

O procedimento que faz parte somente da análise secundária de uma vítima consciente e orientada é

Alternativas
Comentários
  • se a vitima está consciente, obviamente ela n terá pulso?

  • O processo de avaliação geral do paciente divide-se em quatro fases distintas a saber:

    1) Avaliação da Cena (Dimensionamento da Cena);

    2) Avaliação Primária ;

    3) Avaliação Secundária - É realizado após a estabilização dos sinais vitais do acidentado. 

    4) Monitoramento e reavaliação.

    aplicar a manobra de Heimlich - A manobra de compressão subdiafragmática recomendada para expelir o corpo estranho. AVALIAÇÃO PRIMÁRIA

    avaliar a a responsividade. - AVALIAÇÃO PRIMÁRIA

    verificar se a vítima está respirando. - AVALIAÇÃO PRIMÁRIA

    verificar sintomas como tontura, a cor e a temperatura da pele. Avaliação Secundária

    verificar se a vítima tem pulso. AVALIAÇÃO PRIMÁRIA

    Gabarito D

    FONTE: https://www.bombeiros.go.gov.br/wp-content/uploads/2015/12/MANUAL-DE-RESGATE-PR%C3%89-HOSPITALAR.pdf


ID
3949846
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

Em uma vítima adulta e consciente, apresentando obstrução completa das vias áreas, causada por corpo estranho, deve-se

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, provocada por um pedaço de comida ou qualquer tipo de corpo estranho que fique entalado nas vias respiratórias, impedindo a pessoa de respirar.

  • às vezes a E tbm funciona hehe

    Gab. C

  • Em adultos chama-se Manobra de Heimlich e, salvo engano, em bebês chama-se Manobra de Desengasgo.


ID
3949849
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Noções de Primeiros Socorros
Assuntos

As queimaduras de

Alternativas
Comentários
  • Quanto à profundidade, as queimaduras podem ser classificadas como:

    - 1º grau: atingem as camadas superficiais da pele. Apresentam vermelhidão, inchaço e dor local suportável, sem a formação de bolhas;

    - 2º grau: atingem as camadas mais profundas da pele. Apresentam bolhas, pele avermelhada, manchada ou com coloração variável, dor, inchaço, despreendimento de camadas da pele e possível estado de choque.

    Queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais. As glândulas sudoríparas e os folículos capilares também podem ser destruídos, fazendo com a pele fique seca e perca seus pelos. A cicatrização demora mais que 3 semanas e costuma deixar cicatrizes.

    - 3º grau: atingem todas as camadas da pele e podem chegar aos ossos. Apresentam pouca ou nenhuma dor e a pele branca ou carbonizada.

    Primeiros socorros:

    Colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por, aproximadamente, dez minutos. Compressas úmidas e frias também são indicadas. Se houver poeira ou insetos no local, mantenha a queimadura coberta com pano limpo e úmido.

    Dica elaborada em maio de 2.004 e revisada em junho de 2.019

    Fontes:

  • Pirq não deu logo a resposta??

  • Resumindo bem resumido o que o colega falou:

    1º grau: encostou na panela e deu uma queimadinha, ficou vermelho.

    2º grau: queimou na panela e fez bolha.

    3º grau: colocou a mão dentro da churrasqueira e esqueceu lá, pode até atingir os ossos, dependendo da gravidade.

    Gab D


ID
3949852
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atendimento ao Público
Assuntos

Um servidor da Assembleia Legislativa do Amapá terá uma costumeira relação com o cidadão bem como uma prestação de atendimento ao público. Nesse sentido,

Alternativas
Comentários
  • GAB. C

    A Qualidade no Atendimento ao Público envolve: 

    Cortesia: é preciso ser bem informado, ser educado, considerar a questão suscitada como importante. O servidor deve evitar interrupções na fala do cidadão, deve evitar variações emocionais próprias.

    Eficiência: o atendimento deve ágil, produtivo. É preciso fazer o melhor possível a partir dos recursos existentes.


ID
3949855
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

A interação entre a organização e seus públicos é precípua para as relações em uma instituição, permitindo a interlocução entre os atores envolvidos. São exemplos de público interno, estratégico e multiplicador:

Alternativas
Comentários
  • A interação entre a organização e seus públicos é precípua para as relações em uma instituição, permitindo a interlocução entre os atores envolvidos. São exemplos de público interno, estratégico e multiplicador:

    Deputados Estaduais, Servidores Comissionados e Funcionários Terceirizados.

  • alguém sabe a base dessa questão ?
  • Nem em uma questão de concurso público o cara valoriza os servidores efetivos! Que faaase!

  • de onde saiu isso??

  • Fundação Chagas querendo ser a Cespe.

  • Alguém pode explicar mais essa teoria?

  • Gentyyyy... Eles não sabem mais o que perguntar. Kkkkkk socorro!

  • Essa prova da Alap veio pra f@#$%% mesmo o candidato. Coitado de quem fez essa prova!!!

  • Professor Qc, esclarecimentos sobre a questão

  • Foquem no público INTERNO. Elimina todas as demais: B C D E

  • que questão esquisita

  • Minha lógica de pensamento foi que os servidores comissionados seriam estratégicos pois são os cargos de confiança. Depois fui por dedução até chegar à resposta certa.

    Gab.A

  • E quando você marca qualquer alternativa porque nem a pergunta você entendeu?! É lasca viu! Essa foi pior que um Inglês,kkkk.

  • GABARITO: A

    A questão aborda as relações entre uma organização e seus respectivos públicos que podem ser segmentados em três grupos:

     

    1- PÚBLICO INTERNO: apresenta claras ligações socioeconômicas e jurídicas com a organização onde trabalham, vivenciando, assim, suas rotinas e ocupando o espaço físico. Dessa forma, o público interno é considerado de extrema relevância em termos organizacionais, pois possui capacidade MULTIPLICADORA e ESTRATÉGICA.

    2- PÚBLICO EXTERNO: NÃO apresenta ligações socioeconômicas e jurídicas com a organização, mas despertam interesse da mesma por conta de objetivos mercadológicos, políticos e sociológicos.

    3 - PÚBLICO MISTO: apresenta claras ligações socioeconômicas e jurídicas com a organização, porém NÃO vivencia as rotinas da organização e NÃO ocupa seu espaço físico.

     

  • Errei essa pela redação da questão. Entendi que queria na ordem (que o 1º fosse público interno, o 2º fosse estratégico, o 3º fosse multiplicador), sendo que, na verdade, os exemplos das alternativas tinham que ter as três qualidades ao mesmo tempo.

  • Auxiliar de Transportes com requisito de ir direto pra NASA

  • Em todos esses anos nessa indústria vital, essa é a primeira vez que isso me acontece.

    Gabarito A

  • só consegui matar a questão com a palavra chave "multiplicador" que tem lógica com "terceirizados" que são vários.

  • Essa aí eu nunca tinha visto.......

    Será que até 2037 eu consigo ver tudo dessa disciplina ?

  • GABARITO: LETRA A

    A questão aborda as relações entre uma organização e seus respectivos públicos, sendo que público pode ser entendido como o agrupamento espontâneo de pessoas adultas e/ou grupos sociais organizados, com ou sem contiguidade física. Nesse contexto, os públicos podem ser segmentados em três grupos:

    PÚBLICO INTERNO: apresenta claras ligações socioeconômicas e jurídicas com a organização onde trabalham, vivenciando, assim, suas rotinas e ocupando o espaço físico. Dessa forma, o público interno é considerado de extrema relevância em termos organizacionais, pois possui capacidade:

    • MULTIPLICADORA: detém credibilidade para falar sobre a organização perante a sociedade e transmite, conforme sua percepção e engajamento, o que a organização realmente é; e
    • ESTRATÉGICA: justamente pela capacidade de ser multiplicador, o público interno deve ser priorizado nos processos de comunicação merecendo planejamento adequado que seja capaz de atender aos anseios e necessidade de informação sobre a organização, gerando, assim, resultados favoráveis, inclusive no plano estratégico.

    PÚBLICO EXTERNO: NÃO apresenta ligações socioeconômicas e jurídicas com a organização, mas despertam interesse da mesma por conta de objetivos mercadológicos, políticos e sociológicos.

    PÚBLICO MISTO: apresenta claras ligações socioeconômicas e jurídicas com a organização, porém NÃO vivencia as rotinas da organização e NÃO ocupa seu espaço físico.

    Logo, concluímos o seguinte:

    a) Deputados Estaduais [PÚBLICO INTERNO], Servidores Comissionados [PÚBLICO INTERNO] e Funcionários Terceirizados [PÚBLICO INTERNO]CORRETA.

    As “esferas” citadas possuem claras ligações socioeconômicas e jurídicas com a organização vivenciando, assim, suas rotinas e ocupando o espaço físico. Dessa forma, também possuem um caráter estratégico e multiplicador no âmbito organizacional.

    Porém, cabe uma ressalva: para alguns autores, os “terceirizados”, além de público interno, podem ser considerados também como público externo e público misto.

    FONTE: Professor Marcos André Tec Concursos