-
Estilo de Direção: Os quatro sistemas de Likert:
- autoritario-coercitivo: fechado, impõe regras e regulamentos, incentivo aos subordinados por meios punitivos (motivação negativa), gerando medo, intimidação e obediência
- autoritário-benevolente: admite certa delegação e algumas decisões pelos níveis mais baixo, continua tendo punição e meios coercitivos , mas faz uso também de recompensas
- consultivo: aberto, participação e contribuição de outros com delegação das decisões , incentivo por recompensas (financeiras e sociais)
- participativo: aberto e democrativo, total descentralização, exige apenas controle dos resultados pela cúpula, baseado em confiança e "empowerment", incentiva responsabilidade
Gabarito letra C.
-
Discordo com o gabarito desta questão, marquei alternativa B. Alguém para esclarecer?
Meu raciocínio:
Ele fala que: "o sistema administrativo toma todas as decisões sem consultar os funcionários e PROCURA CONTROLAR todas as decisões que envolvem a organização". Fica subentendido que nem todas as decisões são controladas pela cúpula. Logo, como admite certa delegação de algumas decisões é o sistema autoritario-benevolente.
Por outro lado, na segunda empresa, ele deixa bem claro há ênfase nas recompensas, principal característica do sistema consultivo. Além disso, não temos como afirmar que é um sistema participativo: onde todos participam democraticamente na tomada de decisões.
Bons estudos!
-
SISTEMA 4: "Participativo". É o sistema adminis-
trativo democrático por excelência. É o mais aberto
de todos os sistemas. Suas características são:
1. Processo decisorial. As decisões são totalmente
delegadas aos níveis organizacionais. Embora
o nível institucional defina as políticas e dire-
trizes, ele apenas controla os resultados, dei-
xando as decisões totalmente a cargo dos di-
versos níveis hierárquicos. Apenas em oca-
siões de emergência os altos escalões assumem
decisivamente, porém sujeitando-se à ratifica-
ção explícita dos grupos envolvidos.
2. Sistema de comunicações. As comunicações
fluem em todos os sentidos e a empresa faz in-
vestimentos em sistemas de informação, pois
são básicos para sua flexibilidade e eficiência.
3. Relacionamento interpessoal. O trabalho é fei-
to em equipes. A formação de grupos espontâ-
neos permite maior relacionamento entre as
pessoas. As relações interpessoais baseiam-se
na confiança mútua entre as pessoas e não em
esquemas formais (como descrições de cargos
ou relações formais previstas no organogra-
ma). O sistema incentiva a participação e o en-
volvimento grupal, de modo que as pessoas se
sintam responsáveis pelo que decidem e fazem
em todos os níveis organizacionais.
4. Sistema de recompensas e punições. Há uma
ênfase nas recompensas simbólicas e sociais,
embora não sejam omitidas as recompensas
materiais e salariais. Raramente ocorrem pu-
nições, as quais quase sempre são decididas e
definidas pelos grupos envolvidos.
-
A diferença entre ambas está na decisão final. Na participativa a decisão é tomada conjuntamente entre lider e subordinados. Na consultiva a decisão, ao final, é tomada apenas pelo lider. Na minha opinião, a questão, quanto a segunda cultura, não expõe características suficientes para a classificação. A mesma pode ser relacionada tanto à cultura consultiva como tambem participativa.
-
Autoritário Coercivo:
.
Processo Decisional - O processo está totalmente centralizado na cúpula da organização, a qual monopoliza todas as decisões.
.
Participativo :
.
Sistema de recompensas - há uma ênfase nas recompensas simbólicas e sociais
-
Autoritário Coercivo
Processo Decisional: O processo está totalmente centralizado na cúpula da organização, a qual monopoliza todas as decisões.
Sistemas de Recompensa: Ênfase nas punições e nas medidas disciplinares. Obediência restrita aos regulamentos internos. Raras recompensas e de cunho meramente salarial.
Autoritário Benevolente
Processo Decisional: está centralizado na cúpula, existindo apenas delegação de decisões simples e rotineiras.
Sistemas de Recompensa: Ênfase nas punições e nas medidas disciplinares, mas com menor arbitrariedade. Recompensas salariais mais frequentes. Recompensas sociais raras.
Consultivo
Processo Decisional: É efetuada consulta aos níveis inferiores e é permitida a delegação e a participação das pessoas.
Sistemas de Recompensa: Ênfase nas recompensas materiais (principalmente salários). Recompensas sociais ocasionais. Raras punições ou castigos.
Participativo
Processo Decisional: é totalmente delegado e descentralizado. A cúpula apenas define políticas e controla os resultados.
Sistemas de Recompensa: Ênfase nas recompensas sociais. Recompensas materiais e salariais frequentes. Punições são raras e, quando ocorrem, são definidas pelo grupo.
Fonte: http://knoow.net/cienceconempr/gestao/estilos-de-lideranca-de-likert/
-
Os quatro estilos de Likert ou Sistemas de administração
Likert continuou a desenvolver estudos sobre liderança. Ele aprofundou conceito e abordagem no
entendimento desse tipo de comportamento. Era defensor da gestão participativa, ou seja, defendia que a gestão eficaz é fortemente orientada para subordinados, apoiando-se na comunicação para que exista maior concentração de ideias e de objetivos. Ele propôs quatro tipos de liderança, baseados no estilo de autoridade do líder. Essa abordagem ficou conhecida como os quatro estilos de Likert, Sistemas Gerenciais de Likert ou Sistemas 4 de Likert.
O sistema proposto pelo autor possui quatro variáveis: processo decisório, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições. Os sistemas são:
Sistema 1 – Autoritário-coercitivo: O líder decide todo o processo, o que será feito, quando será feito e como será feito. Geralmente, é encontrado em instituições com mão de obra intensiva, com nível de escolaridade mais baixo e tecnologia rudimentar. Por exemplo: seguimento voltado para a construção.
Sistema 2 – Autoritário-benevolente: O líder toma as decisões, mas permite que os subordinados possuam alguma liberdade ou flexibilidade no desempenho das tarefas. Encontrado em empresas industriais com mão de obra e tecnologia mais especializada e apurada, mas ainda com controle sobre o comportamento das pessoas. Ex.: indústria, linhas de montagem.
Sistema 3 – Consultivo: O líder consulta os subordinados antes de estabelecer os objetivos e tomar as decisões. É, geralmente, utilizado em empresas de serviços, como bancos e financeiras, e áreas administrativas das empresas industriais mais organizadas.
Sistema 4 – Participativo: Apresenta como principal característica o envolvimento total dos empregados na definição dos objetivos das decisões. É o estilo recomendado por Likert, sendo, no entanto, ainda pouco encontrado na prática. É encontrado em empresas de sofisticada tecnologia, de pessoal especializado e preparado, desenvolvendo atividades extremamente complexas. Ex.: consultorias em administração e engenharia, propaganda.
Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes