- ID
- 1013443
- Banca
- FUNDATEC
- Órgão
- PROCERGS
- Ano
- 2012
- Provas
- Disciplina
- Raciocínio Lógico
- Assuntos
Dadas as proposições: p: “Ana é saudável.” q: “Paulo está gripado.”
Uma forma de se representar a proposição ~(p ^ ~q) em linguagem corrente é:
Dadas as proposições: p: “Ana é saudável.” q: “Paulo está gripado.”
Uma forma de se representar a proposição ~(p ^ ~q) em linguagem corrente é:
João mora em Porto Alegre e faz faculdade em Canoas. Ele costuma ir até sua faculdade de ônibus, de trem ou de carona com colegas. Quando ele vai de carona, sempre volta de carona. Quando ele vai de trem, costuma retornar de ônibus, mas não é sempre que o faz. Durante x dias, João foi de carona 14 vezes, tomou o ônibus (ida ou volta) 25 vezes, e foi de trem 13 vezes. Nessas condições, o valor de x é igual a :
Dado que as proposições “Eu fiz o curso.” e “Eu estudei muito.” são verdadeiras e que “Estive presente em todas as aulas.” é falsa, qual das alternativas a seguir representa uma proposição verdadeira?
Dada a proposição: “Quando chove, não há aula ao ar livre.", sua contrapositiva é :
Uma calculadora apresenta problemas nas teclas “+” e “x”, que, em condições normais, deveriam efetuar as operações de “adição” e “multiplicação”, respectivamente. Tentando descobrir o defeito, João efetua as seguintes operações:
I. 2 + 3 x 7, e obtém, como resultado, 13.
II. 10 + 1 x 2, e obtém, como resultado, 12.
III. 5 + 4 x 6, e obtém, como resultado, 26.
IV. 3 + 3 x 5, e obtém, como resultado, 14.
V. 4 + 4 x 50, e obtém, como resultado, 66.
Acreditando ter encontrado o defeito, João realiza a seguinte operação 8 + 4 x 10 e espera encontrar, como resultado,
Sejam dadas as seguintes proposições:
I. Se 2 é um número primo, então 3 é um número par.
II. Se 2 não é um número primo, então 3 é um número par.
III. Se 3 é um número primo, então 2 não é um número par.
A sequência dos valores lógicos V, se verdadeiro, F, se falso, de cada uma das três proposições compostas acima, ordenados de cima para baixo, é:
Considere as seguintes premissas de um argumento:
1. “Se eu chego cedo ou está chovendo, então eu consigo passar na prova.”
2. “Se eu consigo passar na prova, então farei uma viagem.”
3. “Eu não farei uma viagem.”
Para que o argumento acima seja válido, sua conclusão deve ser :
Roberto, Sílvio e Túlio pintaram suas casas com as cores verde, amarela ou branca, não necessariamente nesta mesma ordem. Além de as três casas terem cores distintas, sabe-se que apenas uma das afirmações a seguir é verdadeira.
I. A casa de Roberto foi pintada de branco.
II. A casa de Sílvio não foi pintada de branco.
III. A casa de Túlio não foi pintada de verde.
Então, as cores das casas de Roberto, Sílvio e Túlio são, respectivamente,
“Se o jogador chutou a bola, então ele fez o gol.” Logo:
A proposição “João comprou um carro novo ou não é verdade que João comprou um carro novo e não fez a viagem de férias.” é :
Analise as assertivas a seguir, levando em consideração os princípios que regem a administração pública direta e indireta, conforme o disposto no art. 37 da Constituição Federal.
O princípio da ____________ consiste em que só é permitido fazer o que a lei autoriza ou permite. O princípio da__________ diz que o administrador tem que tratar a todos os administrados sem discriminação ou privilégios, ficando impedido de praticar atos no interesse próprio ou de terceiros. O princípio da__________ representa requisito da eficácia e da moralidade, destinando-se à produção dos efeitos externos dos atos administrativos. O princípio da _________diz que o ato administrativo terá que obedecer à lei ética da própria instituição.
Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas acima.
A dívida ativa é regulamentada a partir de legislação pertinente e
Analise as afirmações quanto às entidades da administração indireta.
I. As autarquias possuem privilégios tributários e prerrogativas dos entes estatais, além de outros que lhe forem conferidos por lei.
II. As empresas públicas são pessoas jurídicas de direito privado e capital exclusivamente governamental, criadas por lei específica para exploração de atividade econômica ou industrial.
III. A criação de uma entidade, por meio de lei, com personalidade jurídica própria, para o desempenho de atividades estatais específicas, seja por força de contingência ou de conveniência administrativa, configura-se uma forma de Descentralização.
IV. As entidades paraestatais têm caráter público, exercendo serviços de interesse público privativos do Estado.
Quais estão corretas?
O conceito de patrimônio público definido nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público- NBCASP e adotado pela Secretaria do Tesouro Nacional é o conjunto de
Analise as afirmações abaixo sobre bens públicos e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os bens de uso comum do povo são destinados ao uso direto e imediato da população, em função de uma destinação formal e são contabilizados no ativo do ente estatal.
( ) Os bens dominiais podem ser alienados desde que evidenciada a sua desnecessidade de manutenção no patrimônio público para a satisfação das finalidades do Estado.
( ) Os bens de uso especial são contabilizados no ativo, são inventariados e avaliados e são inalienáveis quando empregados no serviço público e enquanto conservarem esta condição.
( ) A incorporação de um bem resulta em uma variação patrimonial aumentativa, seja por aquisição, doação recebida, transferência, etc.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Analise as assertivas a seguir referentes à licitação pública.
I. Melhor técnica ou técnica e preço são tipos de licitação que não podem ser utilizados para serviços de natureza intelectual; na elaboração de projetos, cálculos, estudos técnicos preliminares e projetos básicos e executivos; e na fiscalização, supervisão e gerenciamento de engenharia consultiva, em geral.
II. Quanto à modalidade de licitação, denominada concurso, é correto afirmar que refere-se à modalidade na qual existe a participação entre quaisquer interessados para a escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores.
III. Nenhuma compra será feita sem a adequada caracterização de seu objeto e indicação dos recursos orçamentários para seu pagamento, sob pena de nulidade de ato e responsabilidade de quem lhe tiver dado causa.
IV. É dispensável a licitação para obras e serviços de engenharia de valor até 15% (quinze por cento) a mais do previsto, quando caracterizada urgência de atendimento de situação, visto que a mesma poderá ocasionar prejuízo ou comprometer a segurança de pessoas.
Quais estão corretas?
Segundo o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – MCASP, é correto afirmar que o patrimônio público compõe-se dos seguintes elementos:
A inscrição da dívida ativa ocorre após a apuração da certeza do crédito, quando é formalizado o processo administrativo e o crédito é encaminhado para inscrição pelo órgão competente, resultando em registro no sistema de compensação e no sistema de informações patrimoniais. Nesse sentido, assinale a alternativa correta quanto à inscrição dos créditos não recebidos, no sistema de compensação e no sistema de informações patrimoniais.
A lei de diretrizes orçamentárias estabelecerá
Os princípios orçamentários regem a elaboração, a execução, a avaliação e o controle do orçamento público. Dentre esses princípios, citam-se:
A Dívida flutuante é uma das classificações da dívida pública e caracteriza-se por compromissos exigíveis a curto prazo. A Lei nº 4320/64, estabelece vários compromissos que se enquadram como de curto prazo, como o caso de restos a pagar. Logo, qual o registro contábil a ser realizado referente à inscrição de restos a pagar não processados no sistema de informações orçamentárias do exercício?
O sistema contábil é a estrutura de informações para identificação, mensuração, avaliação, registro, controle e evidenciação dos atos e dos fatos da gestão do patrimônio. No sistema contábil público, esse sistema é organizado em subsistemas, conforme as NBCASP – Normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público, e está estruturado da seguinte forma:
Analise as afirmações abaixo quanto à receita pública orçamentária.
I. As receitas orçamentárias correntes são arrecadadas dentro do exercício financeiro, aumentam as disponibilidades financeiras do Estado, em geral com efeito positivo sobre o Patrimônio Líquido.
II. A receita orçamentária pode ser não efetiva quando não altera a situação líquida patrimonial no momento do reconhecimento do crédito e, por isso, constitui fato contábil permutativo.
III. As receitas orçamentárias são classificadas segundo os seguintes critérios: natureza; fonte/destinação de recursos; e indicador de resultado primário.
IV. As receitas extraorçamentárias representam disponibilidades de recursos financeiros para o erário público e integral à LOA – Lei do Orçamento Anual.
Quais estão corretas?
As variações patrimoniais são transações que resultam em alterações patrimoniais da entidade do setor público. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre variações patrimoniais.
I. Todas as alterações ocorridas no patrimônio são denominadas variações patrimoniais e podem ser classificadas em quantitativas e qualitativas.
II. As variações patrimoniais qualitativas alteram a composição dos elementos patrimoniais sem afetar o patrimônio líquido, determinando modificações apenas na composição específica dos elementos patrimoniais.
III. Existem variações patrimoniais que, simultaneamente, alteram a composição qualitativa e a expressão quantitativa dos elementos patrimoniais e são conhecidas como variações mistas e compostas.
IV. De acordo com MCASP- Manual de contabilidade aplicada ao setor público, a receita sob o enfoque patrimonial é denominada de variação patrimonial aumentativa e a despesa sob o enfoque patrimonial é denominada de variação patrimonial diminutiva.
Quais estão corretas?
Quanto ao Plano Plurianual, previsto no art. 165 da Constituição Federal, é possível afirmar que:
A receita pública está sempre relacionada ao ingresso e à arrecadação, e sua classificação econômica se divide em receitas correntes e receitas de capital. Nesse sentido, assinale a alternativa que NÃO se caracteriza como receita corrente.
A autorização legislativa para a realização da despesa constitui crédito orçamentário, que poderá ser inicial ou adicional. Quanto aos créditos adicionais, é correto afirmar que:
De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), são diretrizes do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP):
I. Padronização dos registros contábeis das entidades do setor público de todas as esferas do governo.
II. Adoção de estrutura codificada e hierarquizada em classes de contas, contemplando as contas patrimoniais, de atos potenciais, de resultado e de planejamento e execução orçamentária, além daquelas com funções precípuas de controle.
III. Existência de necessária vinculação entre as classificações orçamentária e patrimonial.
IV. Controle do patrimônio e dos atos de gestão que possam afetá-lo, assim como do orçamento público, demonstrando a situação líquida da entidade.
Quais estão corretas?
Dentre os itens que abrangem o controle da execução orçamentária, conforme descrito no art. 75 da Lei nº4320/64, encontra-se:
Para responder à questão, analise os dados
abaixo que compuseram o balanço orçamentário de
uma entidade pública.
Itens EM R$ mil
Alienação de bens 800
Créditos adicionais 900
Créditos iniciais 4.700
Operações de crédito 400
Receita patrimonial 200
Receita de serviços 300
Transferências de capital recebidas 700
Transferências correntes recebidas 1.100
Receita Tributária 1.900
Com base nos dados informados no quadro acima, qual o resultado da execução orçamentária?
Quanto às variações patrimoniais, é possível dizer que decorrem a partir do registro dos fatos contábeis e estes, por sua vez, podem ser fatos modificativos, mistos ou permutativos. No caso de diminuição em uma conta do Patrimônio Líquido e diminuição em uma conta do Ativo, é possível dizer que dentre os tipos de fatos contábeis existentes, o que ocorreu foi
Os livros empresariais podem ser classificados de acordo com sua utilidade, natureza e finalidade. Nesse sentido, o livro-razão segundo sua utilidade, natureza e finalidade pode ser classificado da seguinte forma, respectivamente:
A demonstração contábil que visa mostrar como ocorreram as movimentações de disponibilidades em dado período de tempo, de caráter obrigatório pela Lei das Sociedades por Ações, e que o CFC – Conselho Federal de Contabilidade tornou obrigatória para todas as demais sociedades é:
Uma das principais finalidades da contabilidade é demonstrar periodicamente a situação patrimonial, financeira e de rentabilidade das empresas. Dentre as análises das demonstrações contábeis, especificamente do Balanço Patrimonial, pode-se realizar a análise financeira com base em quocientes de liquidez, que é
Para responder à questão, considere
o quadro abaixo que representa O DRE –
Demonstrativo de Resultado do Exercício da
empresa RB o qual apresentou saldo nas contas
ali apresentadas.
Contas Em R$
mil
CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS 3.621
DESPESAS ADMINISTRATIVAS 120
DESPESAS COM VENDAS 375
DESPESAS FINANCEIRAS 284
DEVOLUÇÃO DE VENDAS 560
ICMS SOBRE VENDAS 1.188
OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS 9
RECEITA BRUTA DE VENDAS 6.542
RECEITAS FINANCEIRAS 11
Após o levantamento da Demonstração do Resultado do Exercício, a Receita Líquida de Vendas é:
Para responder à questão, considere o quadro abaixo que representa O DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício da empresa RB o qual apresentou saldo nas contas ali apresentadas.
Contas Em R$ mil
CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS 3.621
DESPESAS ADMINISTRATIVAS 120
DESPESAS COM VENDAS 375
DESPESAS FINANCEIRAS 284
DEVOLUÇÃO DE VENDAS 560
ICMS SOBRE VENDAS 1.188
OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS 9
RECEITA BRUTA DE VENDAS 6.542
RECEITAS FINANCEIRAS 11
Após o levantamento da Demonstração do Resultado do Exercício, o Lucro Bruto é:
Para responder à questão, considere o quadro abaixo que representa O DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício da empresa RB o qual apresentou saldo nas contas ali apresentadas.
Contas Em R$ mil
CUSTO DAS MERCADORIAS VENDIDAS 3.621
DESPESAS ADMINISTRATIVAS 120
DESPESAS COM VENDAS 375
DESPESAS FINANCEIRAS 284
DEVOLUÇÃO DE VENDAS 560
ICMS SOBRE VENDAS 1.188
OUTRAS RECEITAS OPERACIONAIS 9
RECEITA BRUTA DE VENDAS 6.542
RECEITAS FINANCEIRAS 11
Após o levantamento da Demonstração do Resultado do Exercício, o Resultado antes do Imposto de Renda é:
Assinale a alternativa correta quanto à Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido – DMPL.
As duplicatas são títulos emitidos pelas empresas nas operações de venda de mercadorias a prazo. Uma operação que a empresa pode realizar é o desconto de duplicata. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA quanto a essa operação.