- ID
- 2972965
- Banca
- UFCA
- Órgão
- UFCA
- Ano
- 2014
- Provas
- Disciplina
- Administração Geral
- Assuntos
Autores consagrados nos estudos de administração enfatizam que as boas estratégias possibilitam alcance dos objetivos organizacionais.
A empresa ROMI, bem estruturada no ramo de treinamento deseja ampliar seu negócio oferecendo além dos cursos atuais, mais dois novos cursos e expandir sua atuação em cidades do interior: Sobral, Crato e Itapipoca.
No caso apresentado foram utilizadas as seguintes estratégias de crescimento:
Estudiosos de organizações públicas ou privadas defendem que “o conhecimento é a maior riqueza de qualquer organização”.
Enfatiza que todos os colaboradores devem defender e compreender a missão da empresa, conhecer as
suas tarefas, serem calorosos, usarem de feedback constante e utilizarem métodos de trabalho modernos.
Este tipo de conhecimento denomina-se como:
Rita trabalha no hospital escola da universidade há três anos, no setor administrativo. Por tratar-se de uma instituição pública, o hospital funciona ininterruptamente, por turnos, com equipes interativas. O atual diretor convocou Rita para melhorar o ambiente administrativo, repleto de papéis, dificuldade de deslocamento dentro da sala por acúmulo de equipamentos quebrados, mofo, lâmpadas queimadas dentre outros problemas.
A servidora convocada fez curso de gestão da qualidade-5s e o processo de melhoria foi iniciado com o descarte de todos os materiais inservíveis (papéis, máquinas quebradas, armários defeituosos, cadeiras rasgadas,dentre outros). Após o descarte do que não é mais importante para o setor o próximo passo será o senso de:
Nos serviços públicos existem aspectos que geram padrões de qualidade e satisfação para os diversos públicos internos. Pode-se citar como exemplo a manutenção de salas limpas, equipamentos que funcionem, materiais de apoio à disposição dos profissionais como papéis, canetas, computadores, etc.
Esses aspectos são destacados como:
A gestão da TI deve ser um processo contínuo e flexível para acompanhar as mudanças externas em termos de possibilidades de estratégias de negócio e de disponibilidades de TI. Existem diferentes instrumentos e critérios para diagnosticar o papel da TI nas organizações, dentre os quais destacam-se os modelos integrativos que agregam várias abordagens, formando assim, uma estrutura mais ampla de análise. O modelo para análise de TI (LAURINDO, 1995; 2000) está baseado em dois grupos de fatores: fatores relacionados à estrutura da empresa e fatores relacionados à organização da TI propriamente dita. Compõe-se de dez passos, nos quais são utilizados, de forma integrada e complementar diversos outros modelos de análise da TI. Ao término desses passos da análise, tem-se uma visão das características da empresa e de suas estratégias, qual a posição da TI diante dessa visão e como a TI está estruturada para realizar seu papel dentro da organização.
Marque a opção que se refere a um dos passos correspondentes a análise dos fatores relacionados à organização da TI.
O desenho estrutural de uma organização deve ser delineado como instrumento facilitador ao alcance dos objetivos estabelecidos pela organização. Os diferentes tipos de estrutura organizacional são resultados da forma de departamentalização. Com base nesta informação considere a situação a seguir.
O CETREDE, órgão que presta consultoria a diversas empresas de diferentes setores, está envolvido com cinco projetos que necessitam de pessoal técnico de alto nível. O quadro funcional do CETREDE conta somente com dois profissionais com este perfil. Para atender a todos os projetos em que está envolvido, o diretor de planejamento precisa tomar uma decisão. Assinale qual o tipo de estrutura organizacional mais adequada para alocação de profissionais em situação semelhante à apresentada.