SóProvas



Prova UFCA - 2014 - UFCA - Administrador


ID
2972965
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os empreendedores buscam a independência, esperando com isso definir o próprio destino frente à sociedade, no entanto, necessitam sistematicamente do meio no qual agem para terem ideias, recursos para o desenvolvimento de organizações e novas informações. Existem diversos tipos de empreendedor, que seguem vários processos não somente para criar empresas, mas para fazê-las crescer. No que diz respeito ao perfil do empreendedor sabe-se que existem quatro grandes tipos de empreendedor, sendo eles:

Alternativas
Comentários
  • Única coisa que achei a respeito desse assunto.

    Fonte abaixo. Página 17.

    Fonte: www.ie.ufrj.br/intranet/ie/userintranet/hpp/arquivos/150920164627_Osempreendedores.pdf

  • O empreendedor de reprodução, que muda pouco e cria menos valor. Ele se contenta em reproduzir o que já viu em outro lugar ou o que fazia na empresa onde trabalhava, assumindo novas responsabilidades. Sua gestão é tradicional ... suas responsabilidades e a evolução do ambiente podem forçá-lo a mudar, mas essa evolução é reativa.

    O empreendedor de imitação, que não cria muito valor novo, mas é influenciado por essa criação ... muda psicologicamente quando domina o medo do desconhecido para assumir novas responsabilidades sobre seu destino, levando-o a constituir redes, criar estratégias e aperfeiçoar o valor do que oferece.

    O empreendedor de valorização, que desenvolve rotinas de gestão e garante a fidelidade de seus clientes, procede a importantes mudanças, adota estratégias mais ativas.

    O empreendedor de aventura, que cria empresas inovadoras, mas de risco. O valor que cria pode ser crucial, podendo formar um novo setor.

    Cuidado com imitação e reprodução. São bem confusas as definições.


ID
2972968
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Empreendedorismo é definido como um comportamento e não como um traço de personalidade. Segundo esse ponto de vista, as pessoas podem aprender a agir como empreendedores, usando para isso ferramentas baseadas no interesse em buscar mudanças, reagir a elas e explorá-las como oportunidade de negócios. Diante do exposto, existem características principais para compor o perfil de um empreendedor, portanto pode-se afirmar serem elas, dentre outras:

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Sempre marcar a mais 'bonita', 'fofa', 'politicamente correta'.

  • Segundo Maximiano (2006), "a ideia do empreendedor está associada a pessoas realizadoras que mobilizam recursos e correm riscos para iniciar organizações de negócios." Além disso, o autor defende que o perfil do empreendedor visto por uma perspectiva comportamental traz as seguintes características:

    Criatividade, Capacidade de Implementação, Perseverança, Otimismo, Disposição para assumir riscos e senso de independência.

    A questão pode ser resolvida através do senso comum, eliminando as alternativas que possuem características discrepantes em relação a um empreendedor:

    A) Iniciativa, busca de oportunidades, perseverança, comprometimento.

    Correto. Essas são características (entre outras) presentes em uma pessoa com perfil empreendedor.

    B) Desafeto, metas definidas, trabalhar individualmente, egoísmo.

    Incorreto. Desafetos e egoísmo não devem fazer parte do rol de características de um perfil empreendedor.

    C) Simplicidade, capacitação, perfeccionismo, discriminação.

    Incorreto. Discriminação, por exemplo, não deve fazer parte do perfil empreendedor.

    D) Inteligência, fragilidade, autoritarismo, compreensão.

    Incorreto. Autoritarismo, fragilidade tornam a assertiva incorreta.

    E) Autoritarismo, afeto, presunção, individualismo.

    Incorreto. Autoritarismo, presunção tornam a assertiva incorreta.

    Gabarito Letra "A"


ID
2972971
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Evandro considera-se um empreendedor nato. Durante a última reunião de planejamento na Organização em que atua, solicitou permissão ao seu superior para apresentar um projeto de mudança- criação de um site de divulgações, para aumentar o acesso de novos públicos à Organização. Ele defendeu a sua ideia, apresentando no projeto uma planilha de custos, afirmando que se não funcionasse, cobriria as despesas. São características deste empreendedor:

Alternativas
Comentários
  • PARECER DA BANCA:

    O empreendedorismo tem sido um apelo bastante solicitado aos profissionais, no sentido de que estes possam introduzir inovações e incentivar o crescimento das organizações. Os empregados e gestores são considerados fontes de energia que assumem riscos em uma economia em transformação. O espírito empreendedor independe de idade ou da posição que ocupam na organização. Seu impulso e força é a de quem fareja oportunidades, e precisa ser muito rápido aproveitando as oportunidades antes que outros o façam .

    Para Chiavenato e Sapiro (2003),o espírito empreendedor pode ser identificado por meio de características, dentre elas as que se coadunam com o enunciado da questão :

    1.NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO – significa a necessidade de romper o status atual, competir para alcançar um padrão elevado de excelência e sentir-se pessoalmente responsável por tarefas, e objetivos que a pessoa atribui a si própria. O impulso para a realização reflete-se nas pessoas ambiciosas que iniciam novas organizações e ORIENTAM O SEU CRESCIMENTO.

    2.DISPOSIÇÃO PARA ASSUMIR RISCOS – o empreendedor assume riscos ao defender ideias inovadoras e partir para projetos novos e diferentes. São responsabilidades ADICIONAIS que incorpora ao seu trabalho. [...] as pessoas com alta necessidade de realização preferem SITUAÇÕES ARRISCADAS até o ponto em que podem exercer certo controle pessoal sobre o resultado [...]

    Em face da argumentação apresentada a Comissão Indefere o recurso e Ratifica o Gabarito oficial.

  • Letra C. A dica: sempre marcar a mais "bonita" "fofa" "politicamente correta" elimina A, B e E. A alternativa D RESTRINGE muito quando fala em PESQUISA DE MERCADO. A restrição exagerada é também motivo para se ter cuidado com uma alternativa.


ID
2972974
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A área de gestão de materiais numa estrutura corporativa pode ser centralizada ou descentralizada. A centralização apresenta algumas vantagens evidentes, dentre outras, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Em todos os itens há alguma desvantagem, exceto no item E.

  • GABARITO: LETRA E

    VANTAGENS DAS ESTRUTURAS DE COMPRAS:

    CENTRALIZAÇÃO:

    • Obtenção de maior economia de escala

    • Possibilita melhor controle global do processo de compras e dos estoques

    • Reduz o custo de pedido (menor número de pedidos e redução do quadro de pessoal)

    • Evita a disparidade de preços de aquisição de um mesmo material por distintos compradores (o que poderia suscitar uma competição danosa entre eles)

    DESCENTRALIZAÇÃO:

    • Resposta mais rápida e ágil às solicitações de compra

    • Maior flexibilidade na negociação com fornecedores regionais

    • Maior autonomia funcional das unidades administrativas regionais

    FONTE:  Gestão de Materiais Renato Ribeiro Fenili.  

  • A questão em apreço exige que tenhamos conhecimentos sobre o processo de centralização e de descentralização no âmbito da administração de recursos materiais. Neste caso, devemos marcar a opção que contempla vantagens da centralização.

    No que diz respeito à estrutura do setor de compras, podemos falar em centralização e descentralização, cada uma delas com suas vantagens e desvantagens.

    Estrutura centralizada: concentra as compras em apenas um órgão.

    Vantagens:

    • Obtenção de maior economia de escala
    • Possibilita melhor controle global do processo de compras e dos estoques
    • Reduz o custo de pedido (menor número de pedidos e redução do quadro de pessoal)
    • Evita a disparidade de preços de aquisição de um mesmo material por distintos compradores (o que poderia suscitar uma competição danosa entre eles).

    De acordo com Fenili (2017), a centralização de compras é usualmente preterida no caso de organizações que possuem unidades administrativas dispersas geograficamente. Neste caso, opta-se por uma estrutura descentralizada. Entre suas vantagens, encontramos as seguintes:

    • Resposta mais rápida e ágil às solicitações de compra
    • Maior flexibilidade na negociação com fornecedores regionais
    • Maior autonomia funcional das unidades administrativas regionais

    Ademais, o que a alternativa "E" apresenta está correto. Uma estrutura centralizada tende a administrar "com mais facilidade a escassez de fornecimento dos materiais, acompanha melhor o mercado de matérias-primas, utiliza pessoal mais especializado e qualificado."

    Concluímos, portanto, que a alternativa "E" é a correta. As demais opções contêm desvantagens.

    GABARITO: E

    Fonte:

    FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.


ID
2972977
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

No que diz respeito a área de compras, existe uma classificação quanto à frequência da necessidade de suprimento pela empresa. Sobre essa classificação a opção correta é:

Alternativas
Comentários
  • Classificação das compras quanto à frequência:

    -Compras constantes e habituais

    -Compras programadas

    -Compras de investimentos

    -Compras de emergência

    -Compras sofisticadas 

  • Gab. E

    Francischini e Gurgel (2002, p.19), definem as compras quanto a sua frequência, como por exemplo, constantes e habituais, programadas, investimentos, emergências e sofisticadas.


ID
2972980
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A exigência de uma organização bem definida faz com que uma estrutura só possa ser chamada de sistema se apresentar os elementos que a caracterizem perfeitamente como tal. Sem esses elementos não há sistema, mas outra estrutura qualquer. Diante do exposto, os elementos que caracterizam um sistema, dentre outros, estão contidos no item correto:

Alternativas
Comentários
  • Letra B. O examinador apenas trocou a ordem para confundir.

    A ordem correta seria:

    ENTRADA/INPUTS/RECURSOS E MP -> INTERAÇÃO/PROCESSAMENTO/PRODUÇÃO -> SAÍDA/OUTPUTS/BENS E SERVIÇOS

    RETROAÇÃO/RETROALIMENTAÇÃO/FEEDBACK

  • Segundo Chiavenato (2014), os principais conceitos relacionados com sistemas são: entrada, saída, retroação, caixa negra, homeostasia e informação.

    Inputs (entradas): "A entrada de um sistema é tudo o que o sistema importa ou recebe de seu mundo exterior, podendo ser informação, energia e materiais"

    Black Box (caixa negra): "um sistema cujo interior não pode ser desvendado, cujos elementos internos são desconhecidos e que só podem ser conhecidos “por fora”, por meio de manipulações externas ou de observação externa." Onde ocorrem os processos de transformação das partes em uma ou mais saídas.

    Outputs (saídas): "é o resultado final da operação de um sistema. Todo sistema produz uma ou várias saídas. Por meio da saída, o sistema exporta o resultado de suas operações para o meio ambiente." Chiavenato (2014) A partir das saídas ocorre a retroalimentação ou retroação (feedback).

    A)  Incorreto. Não correspondem às partes integrantes e interdependentes de um sistema, exceto por "entradas".

    B)  Correto. De acordo com o explanado acima.

    C)  Incorreto. Não correspondem às partes integrantes e interdependentes de um sistema, salvo "saídas".

    D)  Incorreto. Não correspondem às partes integrantes e interdependentes de um sistema, salvo "entradas".

    E)  Incorreto. Não correspondem às partes integrantes e interdependentes de um sistema, exceto por "saídas".

    Fonte: CHIAVENATO, I. "introdução ao teoria geral da administração". Manole. 9ªed. 2014

    Gabarito: Letra "B"


ID
2972983
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Douglas é administrador de uma universidade. Anualmente ele é convocado para coordenar as ações de planejamento da instituição. Este ano a organização decidiu treinar além de Douglas um grupo de colaboradores de nível superior para elaborar um planejamento estratégico. Após o treinamento, a instituição efetuou uma avaliação para certificar-se sobre a compreensão conceitual do grupo sobre o conceito de missão. Sobre tal conceito o enunciado correto é:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    A) Valores

    B) Metas

    D) Cultura Org (?)

    E) ?

  • Missão ela é atemporal ( não tem prazo), RAZÃO DE EXISTÊNCIA DA EMPRESA


ID
2972986
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Autores consagrados nos estudos de administração enfatizam que as boas estratégias possibilitam alcance dos objetivos organizacionais.

A empresa ROMI, bem estruturada no ramo de treinamento deseja ampliar seu negócio oferecendo além dos cursos atuais, mais dois novos cursos e expandir sua atuação em cidades do interior: Sobral, Crato e Itapipoca.


No caso apresentado foram utilizadas as seguintes estratégias de crescimento:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Matriz Ansoff

    Questão difícil de analisar pela falta de clareza do enunciado, minha opinião.

    Produto novo em um mercado novo daria justamente diversificação - essa foi minha primeira opção. Agora pelo gabarito, essas cidades citadas já eram mercados existentes. Confuso.

  • MATRIZ ANSOFF

    Questão bem confusa!

    Se MERCADO e PRODUTOS forem novos seria DIVERSIFICAÇÃO.

    PRODUTO novo e MERCADO existentes seria DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS.

    PARECER DA BANCA:

    Para Chiavenato (2003), os objetivos da maior parte das organizações destacam o crescimento, isto é, um desejo de aumentar rendimentos e lucros. Adiante cita (...) “ela precisa decidir se continua a fazer o que está fazendo agora – somente fazendo melhor – ou se estabelece um novo risco”.

    Como desenvolvimento de mercado - o autor cita “uma organização continua a vender seus produtos atuais, mas para um mercado novo”.

    Como desenvolvimento de produto - essa estratégia exige que uma organização desenvolva novos produtos para vender nos seus mercados atuais. Sem maior esforço, a questão explicita que a organização deseja ampliar seu negócio, oferecendo ALÉM DOS CURSOS ATUAIS, MAIS DOIS NOVOS, expandindo SUA ATUAÇÃO para cidades do interior... Assim, na sua atuação, estão implícitos os novos produtos e mercados.

    Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.

    Fortaleza, 16 de junho de 2014.

    Profa. Maria de Jesus de Sá Correia

    Presidente da Coordenadoria de Concursos – CCV

  • 1 - "...deseja ampliar seu negócio oferecendo além dos cursos atuais, mais dois novos cursos."

    Aqui se fala apenas em produtos novos. Deduz-se (pela ausência) que o mercado continua o mesmo. Logo, Desenvolvimento de Produto.

    2 - "...expandir sua atuação em cidades do interior: Sobral, Crato e Itapipoca."

    Aqui se fala apenas em mercado novo. Deduz-se (pela ausência) que o produto continua o mesmo. Logo, Desenvolvimento de Mercado.

  • Além dos cursos atuais, mais dois novos cursos = oferecer coisa nova / desenvolver produtos;

    Expandir sua atuação em cidades do interior = a rede Subway não é apenas para homens da capital / desenvolver mercados;

    Resposta: C

  • ERREI


ID
2972989
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Estudiosos de organizações públicas ou privadas defendem que “o conhecimento é a maior riqueza de qualquer organização”.

Enfatiza que todos os colaboradores devem defender e compreender a missão da empresa, conhecer as suas tarefas, serem calorosos, usarem de feedback constante e utilizarem métodos de trabalho modernos.

Este tipo de conhecimento denomina-se como:

Alternativas
Comentários
  • Não achei nada no Google sobre isso.

    Dá pra acertar meio que pela lógica, mas é ruim depender disso.

    Caso alguém saiba explicar, por favor manda mensagem pra mim!

  • Chiavenato (2005) afirma que o conhecimento possui quatro características:

    O conhecimento é tácito, orientado para a ação, é sustentado por regras, está em constante mutação.

    O conhecimento é tácito: O conhecimento é algo pessoal, isto é, formado de dentro de um contexto social e individual. Não é de propriedade de uma organização ou coletividade... Embora pessoal, ele é construído de forma social. O conhecimento transmitido socialmente se confunde com a experiência que o indivíduo tem da realidade. As experiências novas são sempre assimiladas por meio dos conceitos que um indivíduo possui. (...)

    O conhecimento é orientado para a ação: O ser humano está sempre gerando novos conhecimentos por meio da análise das impressões sensoriais que recebe (e quanto mais sentidos ele utiliza no processo, melhor) e perdendo os antigos. Essa qualidade dinâmica do conhecimento é refletida em verbos como, aprender, esquecer, lembrar e compreender.(...)

    O conhecimento é sustentado por regras: Com o passar do tempo, criamos em nosso cérebro inúmeros padrões que agem como regras inconscientes de procedimento para lidar com todo tipo de situação concebível. ...O conhecimento das regras funciona também como um conhecimento tácito, isto é, como um tipo de ferramenta. Uma regra é padrão para a correção. Além do mais, as regras agem como filtros para novos conhecimentos... A maior dificuldade não está em persuadir as pessoas a aceitar coisas novas, mas em persuadi-las a abandonar as antigas. (...)

    O conhecimento está em constante mutação: O conhecimento não é estático, mas é continuamente construído e reconstruído na mente das pessoas. (CHIAVENATO, 2005.p.150,151) 

  • conhecimento: tácito (pessoal, experiencial), orientado para ações (conhecimento gera mais conhecimento: entendo a missão, as tarefas e gero novos conhecimentos sobre isso), sustentado por regras tácitas, em constante mutação (não é estático)

ID
2972992
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Determinada instituição pública está atenta às demandas e sugestões dos seus usuários sobre a oferta dos seus serviços. No mês passado, após um diagnóstico circunstanciado, decidiu efetuar melhorias nas instalações, alterações nos programas dos cursos, e manualização de processos administrativos. Tais mudanças são parte do seguinte estágio:

Alternativas
Comentários
  • Letra A - Incremental

    Estágio incremental: é a mudança gradativa e contínua feita de modo incremental em certas partes da organização. [...] decorrentes de esforço de melhoria contínua. Baixo risco e baixo retorno no desempenho global

    Estágio tático: mudança do tipo funcional-cruzado que ocorre em certas áreas (departamentos, divisões...) seja por meio de redesenho radical de processos ou extensão de parceiros.

    Estágio sistêmico: mudança organizacional que envolve transformações amplas e profundas em toda organização.

    Planejamento Estratégico, Idalberto Chiavenato (2004), p. 283


ID
2972995
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Antônio, administrador, trabalha numa instituição de educação superior e coordena curso de aperfeiçoamento em Atendimento ao Público. O referido curso foi resultado de uma demanda externa que chegou à instituição oriundo de uma empresa com o delineamento de suas necessidades. Para ofertar o curso dentro das recomendações ISO, Antônio precisa atender aos seguintes requisitos:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    Especificar detalhadamente no projeto do curso as disciplinas, ementas, carga horária e instruções para os docentes.


ID
2972998
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Rita trabalha no hospital escola da universidade há três anos, no setor administrativo. Por tratar-se de uma instituição pública, o hospital funciona ininterruptamente, por turnos, com equipes interativas. O atual diretor convocou Rita para melhorar o ambiente administrativo, repleto de papéis, dificuldade de deslocamento dentro da sala por acúmulo de equipamentos quebrados, mofo, lâmpadas queimadas dentre outros problemas.


A servidora convocada fez curso de gestão da qualidade-5s e o processo de melhoria foi iniciado com o descarte de todos os materiais inservíveis (papéis, máquinas quebradas, armários defeituosos, cadeiras rasgadas,dentre outros). Após o descarte do que não é mais importante para o setor o próximo passo será o senso de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Descarta > Ordena > Limpa > Higiene > Auto Disciplina.

  • Outra forma de decorar, caso a questão seja ainda mais exigente e cobre os nomes em japonês:

    O siri (Seiri) sentou (Seiton) no sensor (Seiso).

    Cê quer (Seiktsu) o shitzu (Shitsuke).

    +

    (U.O.L P.D)

    =

    Agora junta tudo pela ordem.

    Seiri = Utilização

    Seiton = Ordenação

    Seiso = Limpeza

    Seiktsu = Padronização ou Higiene

    Shitsuke = Disciplina (ou auto disciplina)

  • Conforme define Carpinetti (2012) o programa 5S “é um conjunto de conceitos e práticas que tem por objetivos principais a organização e racionalização do ambiente de trabalho.Difundido na língua inglesa como House Keeping o programa 5S surgiu no Japão na década de 50 como um programa de controle da qualidade total japonês. Adiante o autor enfatiza que a implementação do 5S É FEITA PASSO A PASSO, OU MELHOR DIZENDO “S” POR “S” CONFORME APRESENTADO A SEGUIR: 1-Seiri (UTILIZAÇÃO/SELEÇÃO)- eliminação de objetos e informações desnecessárias, existentes no local. Selecionar o que é importante e DESCARTAR o resto; 2-Seiton(ORDENAÇÃO); 3-Seiso(limpeza); 4-Seiketsu (saúde); 5-Shitsuke(autodisciplina); O enunciado enfatiza(....)APÓS O DESCARTE(....) Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial. 

  • A questão pede que tenhamos conhecimentos sobre a ferramenta denominada 5S. Neste caso, devemos saber qual é a o senso posterior ao de descarte, segundo a situação narrada.

    A metodologia 5S é voltada para a mudança no local de trabalho através do fortalecimento de valores, crenças e práticas capazes de melhorar saúde, segurança e produtividade por meio do cuidado com o seu ambiente de trabalho, aí entram os 5S, que significam:

    • Seiri: senso de utilização/descarte; envolve organização para evitar perda de tempo.

    • Seiton: senso de ordenação; significa ter um local adequado para cada documento.

    • Seiso: senso de limpeza; envolve a manter o ambiente devidamente limpo.

    • Seiketsu: senso de saúde/higiene; trata-se de um senso individual de higiene que contribui para a melhoria do ambiente de trabalho.

    • Shitsuke: senso de autodisciplina/manutenção; envolve realizar tudo o que for necessário, como habitual.

    Com base nas definições acima, concluímos que a alternativa "B" é a correta. Após o descarte vem a ordenação.

    GABARITO: B


ID
2973001
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O movimento em defesa do consumidor passou por uma evolução no século XX e na década de 60 difundiu-se que os consumidores tinham direito a segurança, a informação, a escolha e de serem ouvidos. Como direito tradicional do comprador de um serviço inclui-se

Alternativas

ID
2973004
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Nos serviços públicos existem aspectos que geram padrões de qualidade e satisfação para os diversos públicos internos. Pode-se citar como exemplo a manutenção de salas limpas, equipamentos que funcionem, materiais de apoio à disposição dos profissionais como papéis, canetas, computadores, etc.


Esses aspectos são destacados como:

Alternativas
Comentários
  •  As 5 dimensões do Atendimento:

    CONFIABILIDADE

    Capacidade de proporcionar o que foi prometido, com segurança e precisão. Exemplos: erro zero, fazer certo da primeira vez, cumprir prazo, ter mercadorias no estoque.

    - RECEPTIVIDADE

    Disposição para atender / ajudar os cliente e fornecer um atendimento imediato. Exemplo: Ser atendido prontamente, ter pessoal motivado para atender, demonstrar simpatia.

    - CONVICÇÃO

    Conhecimento sobre produto/serviço, políticas, procedimentos, cortesia, capacidade de transmitir confiança e segurança.

    - EMPATIA

    Grau de cuidado e atenção individual proporcionada aos clientes. Exemplo: Não deixar o cliente esperando, entender o problema/demanda do cliente.

    - ASPECTOS TANGÍVEIS

    Instalações físicas, equipamentos, aparência das pessoas.

    Ex.: Limpeza da loja, layout, vitrines atrativas, clareza dos recibos, aparência do pessoal, política de troca.

    Fonte: portaleducacao

  • As instalações, equipamentos, postura dos profissionais representam as evidências físicas (aspectos tangíveis) dos serviços. Essas evidências são importantes para que a empresa prestadora de serviços transmita confiança e credibilidade dos serviços prestados. Assim, o gabarito da questão é alternativa A.

    Gabarito: A


ID
2973007
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O alinhamento entre negócio e TI é alcançado quando um conjunto de estratégias de TI são derivadas do conjunto estratégico organizacional, adequando assim, as competências, estratégias e objetivos dos negócios com as de TI. Através de um quadro estrutural completo, planejar o alinhamento consiste em definir uma sequência, coerentemente combinada, entre ajuste estratégico e integração funcional. Inicialmente, o gestor avalia os domínios externos (em termos de interação entre estratégias de TI e de negócio) e internos (em termos de infraestrutura de TI e de negócios). Posteriormente, o gestor deve conhecer a organização, explorando-a sob o viés do seu domínio de negócio (infraestrutura e estratégia) e do seu domínio de TI (infraestrutura e estratégia). Dessa forma, o alinhamento é concebido a partir de uma estratégia impulsionadora obedecendo a uma sequência de implementação. O enunciado corresponde ao modelo do alinhamento estratégico denominado:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B - Modelo de Henderson e Venkatraman

    "O segundo nível de alinhamento estratégico mostra a ideia de integração em um nível mais alto de gestão, no qual a integração ocorre por meio da adequação estratégica dos objetivos da TI com as estratégias, objetivos e competências fundamentais do negócio. Neste caso, pode ocorrer redirecionamento do negócio por meio da TI (Henderson e Venkatraman, 1993; Teo, 1994)."

    Sobre a alternativa A:

    Fatores críticos de sucesso são pontos-chave que, quando bem executados, definem e garantem o desenvolvimento e o crescimento de uma empresa e seu negócio, atingindo seus objetivos. Em contrapartida, quando estes mesmos fatores são negligenciados ou ignorados, contribuem e muito para o fracasso da organização.

    Os fatores críticos de sucesso devem e precisam ser encontrados através de um estudo aprofundado dos próprios objetivos da empresa, derivando de sua missão, sua visão e seus valores, tornando-se referências obrigatórias e fundamentais para que a empresa sobreviva, seja competitiva e tenha sucesso, seja qual for o segmento.

    Ademais, fatores críticos de sucesso também ajudam os gestores a definir as principais diretrizes para a  e da  no cotidiano e no modelo de administração das empresas.


ID
2973010
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

A gestão da TI deve ser um processo contínuo e flexível para acompanhar as mudanças externas em termos de possibilidades de estratégias de negócio e de disponibilidades de TI. Existem diferentes instrumentos e critérios para diagnosticar o papel da TI nas organizações, dentre os quais destacam-se os modelos integrativos que agregam várias abordagens, formando assim, uma estrutura mais ampla de análise. O modelo para análise de TI (LAURINDO, 1995; 2000) está baseado em dois grupos de fatores: fatores relacionados à estrutura da empresa e fatores relacionados à organização da TI propriamente dita. Compõe-se de dez passos, nos quais são utilizados, de forma integrada e complementar diversos outros modelos de análise da TI. Ao término desses passos da análise, tem-se uma visão das características da empresa e de suas estratégias, qual a posição da TI diante dessa visão e como a TI está estruturada para realizar seu papel dentro da organização.


Marque a opção que se refere a um dos passos correspondentes a análise dos fatores relacionados à organização da TI.

Alternativas

ID
2973013
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Sistemas de Informação
Assuntos

Sobre a eficácia da Tecnologia da Informação, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • E

    resumo:

    .

    Eficiência trata de como fazer, não do que fazer. Trata de fazer certo a coisa, e não fazer a coisa certa. Quando se fala em eficiência, está se falando em produtividade, em fazer mais com o mínimo de recursos possíveis.Tudo começa como por exemplo o início de um mensuração e avaliação de uma atividade e no decorrer desta atividade, eu reconheci que houve uma eficiência, que pode ser desde de uma melhoria contínua ou até mesmo uma correção que foi aplicado neste processo e que ao mesmo tempo conseguimos melhorar sem haver perda de tempo, dinheiro.

    Eficácia trata do que fazer, de fazer as coisas certas, da decisão de que caminho seguir. Eficácia está relacionada à escolha e, depois de escolhido o que fazer, executar esta coisa de forma mais produtiva e eficaz. A eficácia é o grau em que os resultados de uma organização correspondem às necessidades e aos desejos do ambiente externo.

    O próprio Peter Drucker (Pai da Administração Moderna) comenta que ” Eficiência é fazer as coisas de maneira correta, eficácia são as coisas certas. O resultado depende de fazer certo as coisas certas”.

    Conclusão – Não adianta apenas a eficiência sem a eficácia, o termo eficaz consegue achar uma maneira mais rápida e simples de fazer um determinado procedimento. Eficiência significa fazer um trabalho correto, sem erros e de boa qualidade. Eficácia é fazer um trabalho que atinja totalmente um resultado esperado. Eficiência é fazer alguma coisa certa, correta, sem muitos erros. Eficácia é fazer algum trabalho que atinja plenamente um resultado que se espera, é fazer “a coisa certa” , ou seja , a coisa que leve ao resultado almejado. A eficácia é primordial, imprescindível e a eficiência é desejável. O eficiente porém quando não é eficaz, nunca alcança os resultados, ao passo que, aquele que é eficaz mas não é eficiente, tem algumas chances de atingir bons resultados.

  • Não tem como a B estar errada.


ID
2973016
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em toda a sua evolução, o homem enfrenta o dilema de tomar decisões, sejam conscientes ou inconscientes, racionais ou irracionais. No âmbito das organizações alguns autores consideram o processo decisório programado como a essência da gestão. Diante do enunciado pode-se afirmar que o processo decisório está vinculado à função de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Planejamento

  • Etapas do Processo Decisório

    Identificar o problema

    diagnóstico da situação

    desenvolver alternativas

    implementar as melhores alternativa para a organização

    Professor Stefan Fantini

  • Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as funções administrativas. Neste caso, é preciso que indiquemos em qual das funções está inserido o processo decisório da organização.

    As funções administrativas básicas são: planejamento, organização, direção e controle. 

    • Planejamento: por ser a primeira função, é até óbvio que ela serve de alicerce para as demais funções administrativas. A função de Planejamento é responsável pela definição dos objetivos e metas organizacionais e seus desdobramentos, assim como a definição das estratégias que serão usadas pela organização no decorrer das suas atividades.

    • Organização (estruturação): a função Organização se refere, basicamente, à disposição dos recursos (humanos, materiais, financeiros, tecnológicos etc) na organização. É a função que vai esclarecer quais atividades serão desenvolvidas, como ocorrerá a relação de hierarquia, autoridade e competência; assim como a disposição da estrutura adotada.

    • Direção: a direção volta sua atenção para o elemento humano que integra as organizações. Chiavenato (p. 279, 2000) leciona que para o Planejamento e a Organização funcionem de modo eficaz, é preciso que sejam complementados pela orientação a ser dada às pessoas por meio da comunicação e habilidade de liderar e motivar.

    • Controle: a função de Controle tem a responsabilidade de estabelecer padrões de desempenho, fazer a medição e comparação do desempenho obtido por um processo com o que se esperava. E em caso de desvios consideráveis, ações corretivas devem ser tomadas imediatamente.

    Tendo visto as funções administrativas, concluímos que a situação descrita no enunciado é típica da função de Planejamento.

    GABARITO: A

    Fontes:

    CHIAVENATO, I. Administração: teoria, processo e prática. 8° ed. São Paulo: Makron Books, 2000.

    FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.

    RENNÓ, R. Administração Geral. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.


ID
2973019
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A abordagem que os gerentes usam para tomar decisões geralmente se encaixam em um dos três modelos de Tomada de Decisão, o clássico, o administrativo ou político. São características do modelo político dentre outras:

Alternativas
Comentários
  • O modelo político segundo Choo (2003) é considerado uma ferramenta para decisões utilizadas quando os responsáveis pela tomada de decisão ocupam diferentes posições na empresa e exercem graus diferentes de influência dentro da organização.

    Principais características:

    Escolhas menos racionais

    Levam em consideração os níveis ocupados pelos gestores.

    Não oferece nenhum critério para auxiliar na distinção de questões importantes e não importantes

    Fonte: Artigo "ANÁLISE DE MODELOS DE TOMADA DE DECISÃO PARA IMPLANTAÇÃO EM EMPRESAS FAMILIARES"

  • Aqui, mais uma vez, pode ser considerado o critério da EVOLUÇÃO entre os modelos.

    Sendo nessa ordem:

    Modelo Clássico -> Político -> Administrativo

    A. Modelo Clássico/Tradicional/Racional

    Certeza

    Nível Operacional

    Programada

    Decisão ótima, lógica, maximizada

    Conhecimento/ informação completo/perfeito/total/100%

    B. Modelo Político

    Incerteza

    Ambiguidade

    Metas conflitantes

    C. Modelo Administrativo/ Carnegie/ Rac Limitada

    Incerteza

    Nível estratégico

    Não Programadas

    Decisões satisfatórias

    Conhecimentos/ Informações incompletos/ imperfeitos/ limitados

    Fonte: Heron Lemos


ID
2973022
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As filosofias administrativas e as formas organizacionais mudam com o tempo para satisfazer as novas necessidades do mundo corporativo. Com base nesta concepção é tarefa do administrador analisar a situação e suas circunstâncias específicas, em dado momento, para identificar quais técnicas trariam os melhores resultados sob as condições daquela situação. Tal concepção corresponde ao enfoque:

Alternativas
Comentários
  • Palavras-chave para resolver essa questão:

    analisar a situação

    circunstâncias específicas

    em dado momento

    sob as condições daquela situação

  • Gabarito: D


ID
2973025
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A estrutura da Administração Pública Brasileira, tanto no plano federal quanto nos estados e municípios é formada por órgãos da administração direta e indireta, cada uma apresentando características próprias. A Universidade Federal do Ceará é exemplo de:

Alternativas
Comentários
  • As Autarquias podem ser divididas em:

    A. Ordinárias ou comuns

    B. Fundações Púbicas de Dir. Púb (Fundações Autárquicas ou Autarquias Fundacionais)

    C. Autarquias em regime especial

    C.1. AG Reguladoras

    C.2. AG Executivas

    C.3. Antigas

    EX: UNIVERSIDADES PÚBLICAS

    D. Consórcios Públicos com Pers. Dir Púb.

    E. Territoriais

    Fonte: Anotações de Aula da Lidianne Coutinho

  • Encaixa-se no exemplo de autarquia cultural.

    Existe um detalhe importante que é a presentado por Matheus Carvalho em seu manual de direito administrativo;

    Há autonomia pedagógica que é uma espécie de prerrogativa concedida a fim de afastar o controle ministerial ou finalistico.

    Sucesso, bons estudos, não Desista!

  • A UNB é uma fundação pública, vinculada ao MEC. Por isso, errei :(


ID
2973028
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O modelo organizacional depende das características internas da organização e do contexto no qual opera. É possível distinguir dois tipos ideais de modelos organizacionais, o mecanicista e o orgânico, ambos representam um continuum entre os quais existem vários estágios intermediários. Com base nesta afirmativa, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • gabarito D

    MODELO MECANICISTA:

    Centralização

    Hierarquização

    Verticalização

    Controle rígido

    Ampl. adm estreita

    Comunicação formal

    Aspectos burocráticos

    Formalização: Regras e Normas

    MODELO ORGÂNICO:

    Descentralização

    Pouca hierárquia

    Horizontalização

    Controle Flexível

    Ampl. adm larga

    Comunicação informal

    Aspectos gerenciais

    Pouca regras e normas

    FONTE: Resumos das aulas Heron Lemos.

  • Como já citado como fonte pela colega, o professor Heron Lemos diz que a diferença essencial dessas duas abordagens (assim como a maioria dos conceitos em ADM GERAL) está na EVOLUÇÃO. Se você fizer questões como essa pensando em uma evolução/desenvolvimento de conceitos (Da rigidez a flexibilidade; Do formalismo ao informalismo; da verticalidade a horizontalidade etc) tudo fica mais claro.

  • A questão solicitou conhecimento sobre as diferenças entre sistemas orgânicos e mecanicistas.

    Analisando item por item:

    A) Incorreta. No modelo mecanicista as estruturas possuem amplitude mais estreitas e centralizadas, além de muitos níveis.

    B) Incorreta. No sistema orgânico a autoridade é baseada no conhecimento e na consulta e não na hierarquia e no comando. Além disso, a base de confiança é estabelecida através de ajustes mútuos.

    C) Incorreta. No modelo orgânico as decisões são mais descentralizadas, pois ocorrem também nos níveis mais baixos.

    D) Correta. Enquanto as estruturas mecanicistas se apoiam prioritariamente em regras e regulamentos formais, as estruturas orgânicas são baseadas nos relacionamentos interpessoais e dos ajustes mútuos decorrentes desses.

    E) Incorreto. Nesse sistema as relações são baseadas em lealdade e obediência. O comprometimento que nasce da identificação com a organização é típica dos sistemas orgânicos.

    Fonte: Moreira, E. A. L." Administração Geral e Pública para Concursos". 4ªed. Juspodium. 2019

    Gabarito: Letra "D"


ID
2973031
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com as competências das universidades federais, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2973034
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

São consideradas atividades de gestão de pessoas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO A,

    Política de agregar pessoas: são os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem planejamento de RH, pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas, bem como estar relacionada à adaptação dos novos participantes ao ambiente organizacional.

    Política de recompensar pessoas: são os processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios.

  • Não é preciso se valer sempre da teoria dos autores, o que é impossível decorá-las.

    A questão pede sobre gestão de PESSOAS, então, pelo bom senso, verifica-se nas questões de B a E ideias que remetem ao ambiente, mercado, orçamento e penalidades, nada a ver com PESSOAS.

  • Para que a questão seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre os processos de gestão de pessoas.

    Neste caso, para chegar à alternativas correta, basta que tenhamos conhecimento dos processos básicos de Gestão de Pessoas. Vejamos.

    Segundo Chiavenato (2014, p.229 e 230), a Gestão de Pessoas é um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Seus seis processos básicos podem ser vistos a seguir, conforme o autor supracitado:

    • Processos de agregar pessoas: utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleção de pessoas. Aqui está incluído o que chamamos de planejamento de necessidade de pessoal.

    • Processos de aplicar pessoas: utilizados para desenhar as atividades que as pessoas realizarão na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas e avaliação do desempenho.

    • Processos de recompensar pessoas: utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração e benefícios, e serviços sociais.

    • Processos de desenvolver pessoas: utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Envolvem treinamento e desenvolvimento das pessoas, gestão do conhecimento e gestão de competências, aprendizagem corporativa, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicações e consonância.

    • Processos de manter pessoas: utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.

    • Processos de monitorar pessoas: utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.

    Com base nos processos acima, concluímos que a alternativa "A" é a correta. Dentre as demais alternativas apresentam atividades que nada tem a ver com a GP ou misturam atividades de GP com outras sem relação com ela.

    GABARITO: A

    Fonte:

    Chiavenato, I. Gestão de pessoas : o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri, SP : Manole, 2014.


ID
2973037
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Deve-se considerar o trabalho em equipe como aspecto relevante para o bom desempenho organizacional. Sobre o assunto é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra C

    A) Não é a experiência que será fator preponderante.

    B) Nem sempre. Existem muitas organizações no espectro mecanicista ainda.

    D) Não é a remuneração que será fator preponderante.

    E) Comparação entre os pares não é uma técnica administrativa avançada.


ID
2973040
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os movimentos de defesa do meio ambiente incentivam empresas privadas e instituições públicas a dedicarem parte de seus recursos a ações que beneficiem a sociedade.A favor dessa afirmativa tem-se como argumento correto:

Alternativas
Comentários
  • Esses movimentos de defesa do meio ambiente são, de certa forma, uma ação proativa por parte das empresas privadas e instituições públicas, pois procuram identificar e resolver possíveis problemas, agindo ou pensando de maneira antecipada para dedicar parte dos seus recursos a ações que beneficiem a sociedade.


ID
2973043
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A Responsabilidade social supõe que a instituição não possui apenas objetivos econômicos. Neste sentido é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) Adaptação relativa, não. Imagine uma empresa que participa de debates sobre conservação do meio ambiente, inclusive doando para ONGS que realizam um trabalho nesse sentido, mas a empresa polui continuamente um rio ou descarta de maneira irregular seu lixo.

    B) E a melhoria do presente? KKKK

    C) Papel reativo, não. A empresa deve ter papel proativo, agindo ativamente.

    D e E) Os dois itens trazem conceitos relativos aos esforços organizacionais. Dica 1: São excludentes, dava pra ir direto neles. Dica 2: Marque o mais "bonito", "fofo", "politicamente correto" sempre!


ID
2973046
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O indivíduo organizacional manifesta-se de acordo com seus traços de personalidade. Pode-se considerar correta a afirmativa:

Alternativas
Comentários
  • Letra B. Os itens inverteram os conceitos nessa ordem.

    A e C

    D e E


ID
2973049
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os indivíduos organizacionais são constantemente estimulados a agir, isto é, manter uma atitude favorável diante das diversas solicitações que lhes são feitas no exercício do cargo. Neste contexto, atitude significa:

Alternativas
Comentários
  • PARECER DA BANCA:

    Dentre outras definições, Aurélio Buarque de Holanda no Novo Dicionário da Língua Portuguesa define ATITUDE COMO “ PROPÓSITO OU MANEIRA DE MANIFESTAR ESSE PROPÓSITO” e por PROPÓSITO – ALGO QUE SE PRETENDE FAZER, INTENÇÃO, INTENTO”.

    Para Chapman (1996), Nas relações humanas tudo começa com uma atitude que “É A FORMA COMO VOCÊ ANALISA AS COISAS MENTALMENTE”- SEU FOCO DE VIDA. ATITUDE - Do latim aptitudinem atitude, através do italiano attitudine significa uma MANEIRA COERENTE DE PENSAR, sentir e reagir em relação a grupos, questões, outros seres humanos, ou, mais especificamente, a acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante. (KARDEC, 1978).

    É um dos conceitos fundamentais da psicologia social. Faz junção entre a opinião (comportamento mental e verbal) e a conduta (comportamento ativo) e indica o que interiormente estamos dispostos a fazer. Segundo Jean Meynard, “É uma disposição ou ainda UMA PREPARAÇÃO PARA AGIR de uma maneira de preferência a outra. As atitudes de um sujeito dependem da experiência que tem da situação à qual deve fazer face”. Pode- se dizer também que é a “Predisposição a reagir a um estímulo de maneira positiva ou negativa”.

    Em face da argumentação apresentada, a Comissão indefere o recurso e ratifica o gabarito oficial.


ID
2973052
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O desenho estrutural de uma organização deve ser delineado como instrumento facilitador ao alcance dos objetivos estabelecidos pela organização. Os diferentes tipos de estrutura organizacional são resultados da forma de departamentalização. Com base nesta informação considere a situação a seguir.


O CETREDE, órgão que presta consultoria a diversas empresas de diferentes setores, está envolvido com cinco projetos que necessitam de pessoal técnico de alto nível. O quadro funcional do CETREDE conta somente com dois profissionais com este perfil. Para atender a todos os projetos em que está envolvido, o diretor de planejamento precisa tomar uma decisão. Assinale qual o tipo de estrutura organizacional mais adequada para alocação de profissionais em situação semelhante à apresentada.

Alternativas
Comentários
  • Departamentalização Matricial ou Organização Matricial, é um tipo híbrido de , no qual equipes compostas por pessoas de diversas especialidades, tem como objetivo de realizar tarefas com características temporárias.

  • ************************ MATRICIAL

    Tipo de departamentalização híbrida onde há

    sobreposição de dois ou mais tipos de

    departamentalização sobre a mesma pessoa

    - Múltipla subordinação

    -Configuração mais comum é: Funcional + Projetos

    - Responsabilidade Compartilhada

    PROF STEFAN/ ESTRATÉGIA CONCURSO

  • A questão quer saber qual tipo de estrutura organizacional pode atender a vários projetos:

    A) INCORRETA. "Cliente" é um tipo de departamentalização usada quando a organização se organiza de acordo com a saída ou resultados.

    B) INCORRETA. "Rede" é umas das estruturas organizacionais orgânicas que há pouco nível hierárquico e há pouca supervisão.

    C) INCORRETA. "Funcional". A estrutura funcional é baseada na especialização. Nela há vários chefes para cada subordinado.

    D) CORRETA. Na estrutura Matricial não há unidade de comando. É um híbrido de função + (projeto/produto). Há membros com várias especialidades e perfis distintos. Porém o modelo possui desvantagem, tal como o conflito pelo poder.

    E) INCORRETA. "Por Quantidade" é um tipo de departamentalização que se baseia em critérios quantitativos.

    Bibliografia:

    MOREIRA, E. A. L “Administração Geral e Pública para concursos”. 4ª ed. Juspodivm.2019.

    CHIAVENATO, Idalberto. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9ª ed. Manole. 2014.

    Gabarito: Letra "D"


ID
2973055
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Paulo, servidor da UFC, estava em disponibilidade e retornou às suas atividade em 2014, em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com aquele que ocupava anteriormente. De acordo com o Regime Jurídico Único é correto afirmar que o servidor foi:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Aproveitado.

  • GABARITO D

    READAPTA- o incapacitado

    REINTEGRA- o de aposentadoria invalidada

    RECONDUZ- o não aprovado em (novo) estágio probatório

    APROVEITA- o que estava disponível

  • Gab. D

    aproveita o disponível.

  • disponibilidade = aproveitamento

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca dos agentes públicos, em especial acerca da Lei 8.112/1990. Vejamos:

    Art. 8º, Lei 8.112/90. São formas de provimento de cargo público:

    I - nomeação;

    II - promoção;

    V - readaptação;

    VI - reversão;

    VII - aproveitamento;

    VIII - reintegração;

    IX - recondução.

    MACETE:

    Eu aproveito o disponível.

    Eu reintegro o servidor que sofreu demissão (Demissão de servidor estável invalidada por sentença judicial.

    Eu readapto o incapacitado.

    Eu reverto o aposentado.

    Eu reconduzo a inabilitado e o ocupante do cargo do reintegrado.

    Assim:

    A. ERRADO. Readaptado.

    Art. 24. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    §1º Se julgado incapaz para o serviço público, o readaptando será aposentado.

    §2º A readaptação será efetivada em cargo de atribuições afins, respeitada a habilitação exigida, nível de escolaridade e equivalência de vencimentos e, na hipótese de inexistência de cargo vago, o servidor exercerá suas atribuições como excedente, até a ocorrência de vaga.

    B. ERRADO. Reintegrado.

    Art. 28. A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    C. ERRADO. Reconduzido.

    Art. 29, Lei 8.112/90. Recondução é o retorno do servidor estável ao cargo anteriormente ocupado e decorrerá de:

    I - inabilitação em estágio probatório relativo a outro cargo;

    II - reintegração do anterior ocupante.

    D. CERTO. Aproveitado.

    Art. 30, Lei 8.112/90. O retorno à atividade de servidor em disponibilidade far-se-á mediante aproveitamento obrigatório em cargo de atribuições e vencimentos compatíveis com o anteriormente ocupado.

    E. ERRADO. Redistribuído.

    Art. 37, Lei 8.112/60. Redistribuição é o deslocamento de cargo de provimento efetivo, ocupado ou vago no âmbito do quadro geral de pessoal, para outro órgão ou entidade do mesmo Poder, com prévia apreciação do órgão central do SIPEC, observados os seguintes preceitos:  

    GABARITO: ALTERNATIVA B.


ID
2973058
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma instituição educacional está em processo de reestruturação com o objetivo de otimizar o desempenho dos processos administrativos. Para tanto, a coordenadoria de planejamento, órgão responsável pelo referido processo, identificou que seria necessário adequar tarefas, poderes e responsabilidades, sendo necessária a definição uma estrutura organizacional que possibilitasse alocar todas as pessoas em departamentos, baseado em habilidades similares, conhecimento e uso de recursos. Sobre o tipo de estrutura organizacional definido por essa organização, marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Funcional

  • Em relação à estrutura organizacional, temos:

    DEPARTAMENTALIZAÇÃO: é o agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos em unidades organizacionais.

    Ex: por projetos, funcional, por produtos e etc.

    DESENHO ESTRUTURAL DA ORGANIZAÇÃO: modelo de estrutura que será decido pelos gestores levando em consideração fatores como ambiente, estratégia, tamanho e etc.

    Ex: funcional, linear, linha-staff, matricial e etc..

    A questão pede a forma de departamentalização "baseado em habilidades similares". logo:

    A) linear.

    Incorreto. Desenho estrutural que conta com autoridade única. É a forma mais antiga e simples.

    É um modelo rígido e conta com um chefe generalista. Também pode ser chamada de piramidal.

    B) funcional.

    Correto. Esse tipo de departamentalização pode ser aplicado quando houver similaridade de tarefas e habilidades. É o tipo mais usado.

    Suas vantagens são: economia de escala; concentração; eficiência operacional;

    Suas desvantagens são: Isolamento organizacional, comunicação lenta e dificuldade de coordenação.

    C) divisional.

    Incorreto. Estrutura com unidades autônomas estratégicas de negócios que foca nos resultados (por exemplo: produto, projeto).

    D) por produto.

    Incorreto. É quando a organização se organiza de acordo com a saída ou resultados. Geralmente quando a fabricação ou o comércio dos produtos ou serviços são bem diferentes.

    E) equipes multifuncionais.

    Incorreto. São tipos de equipes cujos membros possuem o mesmo nível hierárquico, mas são de

    setores ou departamentos diferentes.

    Gabarito: Letra "B"

  • Funcional = alocar todas as pessoas em departamentos, baseado em habilidades similares, conhecimento e uso de recursos


ID
2973061
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os administradores desempenham uma variedade de papéis para alcançar os objetivos organizacionais. Diversos fatores condicionam a importância de cada um desses papéis gerenciais, tais como: o nível hierárquico, a área funcional, as habilidades e competências individuais, o tipo e o tamanho da organização e as características do ambiente organizacional. A respeito dos fatores é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • HABILIDADE CONCEITUAL -> Ideias e conceitos abstratos

    Nivel estrégico (topo)

    Conhecimento aborda o todo

    Usar o intelecto para formular estratégias;

    Capacidade de compreender e lidar com a complexidade organizacional.

    HABILIDADE HUMANA -> Relacionamento interpessoal

    Nível tático

    Capacidade de compreender as pessoas e suas atitudes;

    Capacidade de liderar e trabalhar com pessoas;

    Relação interpessoal.

    HABILIDADE TÉCNICA-> Manuseio das coisas físicas

    Nível Operacional

    Atividade específica do gerente;

    Especialidade/ tarefas específicas.

    *HABILIDADE POLÍTICA*

    Realçar a posição de uma pessoa, de construir uma base de poder e estabelecer as conecções certas;

    Fonte: Resumos aulas de ADM do Heron Lemos

  • rafaela habilidade típica de gerente é do nivel tatico

  • A) Os administradores de nível tático planejam, organizam, dirigem e controlam somente atividades de sua unidade.

    ERRADO. Entendo ser erro de dupla extrapolação. Primeiro pelo nível tático ser responsável pelo detalhamento do planejamento estratégico em um plano tático/gerencial/de supervisão de segunda linha/gerencial. Segundo, o final do item está errado pois dependendo da estrutura organizacional o controle pode ser ampliado.

    B) As habilidades humanas são mais importantes no nível operacional pois os administradores estão envolvidos com processos e pessoas.

    ERRADO. São mais importantes no nível tático.

    C) Os administradores de nível operacional implementam a mudança nos produtos, serviços ou processos no tempo de planejamento de longo prazo.

    ERRADO. Curto prazo.

    E) Os administradores de nível estratégico são responsáveis por questões mais gerais analisam o ambiente interno e externo e normalmente as decisões estratégicas são de curto prazo.

    ERRADO. Longo Prazo.


ID
2973064
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre afastamento. Poderá ser concedido afastamento para participação em Programa de Pós–graduação stricto sensu, em nível de doutorado, no país, ao servidor público federal:

Alternativas
Comentários
  • Art. 96-A

    § 2  Os afastamentos para realização de programas de mestrado e doutorado somente serão concedidos aos servidores titulares de cargos efetivos no respectivo órgão ou entidade há pelo menos 3 (três) anos para mestrado e 4 (quatro) anos para doutorado, incluído o período de estágio probatório, que não tenham se afastado por licença para tratar de assuntos particulares para gozo de licença capacitação ou com fundamento neste artigo nos 2 (dois) anos anteriores à data da solicitação de afastamento. 

  • Titular do cargo efetivo no respectivo órgão ou entidade há pelo menos 4 (quatro) anos, incluído o período de estágio probatório.

  • dou-to-ra-do ----------QUATRO ANOS


ID
2973067
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Poderão ser investidos em cargo público de acordo com o Regime Jurídico Único:

Alternativas
Comentários
  • não sabia nem pra onde ia... sacanagem!

  • A redação ficou confusa mas essa exceção tá na lei

    Art. 5  São requisitos básicos para investidura em cargo público:

    § 3  As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei

  • 3º as universidades e instituições de pesquisa cientifica e tecnologica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estrangeiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta lei


ID
2973070
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Será concedida aposentadoria ao servidor público federal:

Alternativas
Comentários
  • Lei 8112/90

     Art. 186.  O servidor será aposentado:

    A) I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais quando decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, especificada em lei, e proporcionais nos demais casos;

    B) II - compulsoriamente, aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de serviço;

    D) III - voluntariamente:

     b) aos 30 (trinta) anos de efetivo exercício em funções de magistério se professor, e 25 (vinte e cinco) se professora, com proventos integrais;

    E) Art. 188.  A aposentadoria voluntária ou por invalidez vigorará a partir da data da publicação do respectivo ato.

          

    § 1  A aposentadoria por invalidez será precedida de licença para tratamento de saúde, por período não excedente a 24 (vinte e quatro) meses.

    § 2  Expirado o período de licença e não estando em condições de reassumir o cargo ou de ser readaptado, o servidor será aposentado.

    C) Art. 195.  Ao ex-combatente que tenha efetivamente participado de operações bélicas, durante a Segunda Guerra Mundial será concedida aposentadoria com provento integral, aos 25 (vinte e cinco) anos de serviço efetivo.


ID
2973073
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação ao afastamento para estudo ou missão no exterior, de acordo com o Regime Jurídico Único. É correto afirmar

Alternativas
Comentários
  • a- licença pra trato de interesse particular é uma coisa e afastamento para estudo ou missão no exterior é outra.

    b - O servidor não poderá ausentar-se do País para estudo ou missão oficial, sem autorização do Presidente da República, Presidente dos Órgãos do Poder Legislativo e Presidente do Supremo Tribunal Federal. 

    c-   A ausência não excederá a 4 (quatro) anos, e finda a missão ou estudo, somente decorrido igual período, será permitida nova ausência. art 95  § 1o 

    d- O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se-á com perda total da remuneração. 

    e- até 4 anos, nova ausência só decorrido igual período, no caso, 4 anos.

  • 1º A ausência não execederá 4 anos , e finda a missão ou estudo, somente decorrido igual período será permitida nova ausência

  • Do Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior

    Art. 95.  O servidor não poderá ausentar-se do País para estudo ou missão oficial, sem autorização do Presidente da República, Presidente dos Órgãos do Poder Legislativo e Presidente do Supremo Tribunal Federal.                

    § 1  A ausência não excederá a 4 (quatro) anos, e finda a missão ou estudo, somente decorrido igual período, será permitida nova ausência.

    § 2  Ao servidor beneficiado pelo disposto neste artigo não será concedida exoneração ou licença para tratar de interesse particular antes de decorrido período igual ao do afastamento, ressalvada a hipótese de ressarcimento da despesa havida com seu afastamento.

    § 3  O disposto neste artigo não se aplica aos servidores da carreira diplomática.

    § 4  As hipóteses, condições e formas para a autorização de que trata este artigo, inclusive no que se refere à remuneração do servidor, serão disciplinadas em regulamento.                  

    Art. 96.  O afastamento de servidor para servir em organismo internacional de que o Brasil participe ou com o qual coopere dar-se-á com perda total da remuneração.


ID
2973076
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Estoques são os produtos que a organização tem em mãos para uso no processo de produção. Os estoques podem ser classificados quanto ao tipo como:

Alternativas
Comentários
  • Gab. E

    Numa indústria normalmente são encontrados quatro tipos de estoquede matérias primas, de produtos em processo, de produtos acabados e de peças de manutenção ou de reposição.

     

     

    LORENI BRANDALISE - ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS E LOGÍSTICA - Simplíssimo, Cascavel - 2017. Pag.72

  • Estoques de Insumos: os insumos correspondem a todo tipo de matéria-prima, ou demais materiais, que se encontram armazenados, ou estocados na empresa, aguardando o processo de produção, ou outro tipo de processo, ou momento, para ser utilizado. Nesta categoria, os produtos são adquiridos junto aos fornecedores e são colocados em estoque. Assim, a empresa consegue minimizar as suas perdas pela falta de produção ou por outros fatores, ou também para o aproveitamento de oportunidades.

    Estoque de Produtos em Processamento: Durante o processo de produção também é possível manter-se estoques dos produtos e dos componentes que estão sendo produzidos, ou serão produzidos no processo completo de produção. Isso é possível em virtude de que cada processo de fabricação é composto por fases, e dependendo do produto final, as fases são complexas e contínuas, além de serem numerosas.

    Estoque de Produtos Acabados: os produtos acabados constituem o principal tipo de mercadorias em estoques, visto que são aqueles que já estão prontos, ou seja, já passaram pelo processo de fabricação e estão disponíveis para o mercado consumidor. É o principal tipo de estoque que as empresas disponibilizam e utilizam, visto que é o produto essencial que irá atender diretamente ao consumidor.

  • Quanto aos tipos de estoques, vejamos qual das alternativas apresenta algumas classificações.

    Segundo Dias, temos os seguintes tipos de estoques:

    • Matéria-prima: são os materiais básicos e necessários para a produção do produto principal almejado pela organização. Seu consumo é proporcional ao volume da produção. Podemos até mesmo dizer que, matérias-primas são todos os materiais agregados ao produto final.

    • Produto em processo: o estoque de produtos em processo engloba os materiais que estão sendo usado no processo fabril. Em geral são produtos parcialmente acabados que estão em algum estágio intermediário de produção.

    • Produtos acabados: o estoque de produtos acabados consiste em itens que já foram produzidos, mas ainda não foram comercializados. Neste caso, as empresas que produzem por encomendam costumam ter um muito baixo ou zerado, visto que o produto foi, por assim dizer, vendido antes mesmo de ser produzido.

    • Materiais auxiliares e de manutenção: é composto por materiais que auxiliam e apoiam as atividades do sistema produtivo das organizações. Aqui vale destacar que, a mesma importância dada às matérias-primas deve ser dada aos materiais auxiliares.

    Dito isso, podemos marcar a alternativa "E" como a correta.

    GABARITO: E

    DIAS, M. A. P. Administração de Recursos Materiais: princípios, conceitos e gestão. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

  • GABARITO: E.

    • Materiais produtivos: compreendem todo material ligado direta ou indiretamente ao processo produtivo.
    • Matéria-prima (Materiais Produtivos) : materiais básicos e necessários para a produção do produto acabado. ( água, fogo, metal)
    • Produtos em Processos: são os materiais que estão sendo usados no processo de fabricação. (estágio intermediário)
    • Material Acabado ou Auxiliar: é o produto semiacabado, está pronto para compor o produto em sua montagem final.( Exemplo.: Lata para pintura)
    • Produto Acabado: está pronto para distribuição. (Ex.: Lata de Tinta)
    • Materiais improdutivos: não é utilizado na produção do produto, mas é utilizado, como, por exemplo, material de limpeza.
    • Materiais de Consumo Geral: todo mundo usa . Ex.: lápis, borracha ...
    • Materiais de Manutenção: materiais aplicados na manutenção de equipamentos. ( ferramentas e peças)


ID
2973079
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Muitas organizações reconhecem o papel crítico dos estoques no sucesso organizacional. Quando os estoques são reduzidos os problemas de um processo de produção pessimamente projetado e administrado são revelados, quando são mantidos em um mínimo absoluto, a administração é considerada excelente. Assim são consideradas técnicas específicas para a administração de estoque, entre outras:

Alternativas
Comentários
  • Qconcurso

    Questão de 2014 e nenhum professor comenta. O serviço de vcs deixa MUITO a desejar, infelizmente.


ID
2973082
Banca
UFCA
Órgão
UFCA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sobre os bens imóveis da Administração Pública, adquiridos judicialmente, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Correta E

    Art. 19.  Os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as seguintes regras:

    I - avaliação dos bens alienáveis;

    II - comprovação da necessidade ou utilidade da alienação;

    III - adoção do procedimento licitatório, sob a modalidade de concorrência ou leilão.

  • A questão cobrou conhecimento sobre os IMÓVEIS que resultem de procedimentos judiciais à luz da Lei nº 8.666/93:

    Art. 19.  Os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as seguintes regras:

    I - avaliação dos bens alienáveis;

    II - comprovação da necessidade ou utilidade da alienação;

    III - adoção do procedimento licitatório, sob a modalidade de concorrência ou leilão. 

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS:

    A) "Serão automaticamente leiloados".

    ➡ INCORRETO, pois o leilão não é automático, de acordo com as condições do art. 19, poderá adotar também a modalidade concorrência. O que é leilão? É a modalidade de licitação entre quaisquer interessados para a venda de bens móveis inservíveis para a administração ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, ou para a alienação de bens imóveis prevista no art. 19, a quem oferecer o maior lance, igual ou superior ao valor da avaliação [Art. 22, § 5º]

    B) "Deverão ser alienados sem restrições desde que autorizado por ato formal da autoridade competente".

    ➡ INCORRETO, poderão ser alienados atendendo as condições do art. 19 da lei nº 8.666/93.

    C) "Serão avaliados, quando comprovada a necessidade de alienação deverão obrigatoriamente ser leiloados".

    ➡ INCORRETO, a alienação pode ocorrer através de leilão ou de concorrência.

    D) "Serão avaliados e adotados o procedimento licitatório na modalidade de licitação compatível com o valor do imóvel".

    ➡ INCORRETO, as modalidades de licitação são concorrência ou leilão, de acordo com o art. 19, III.

    E) "Poderão ser alienados após serem avaliados, comprovada a necessidade de alienação, sob a modalidade de concorrência ou leilão".

    ➡ CORRETO, pois esse foi o único item que trouxe corretamente as três exigências para a alienação dos bens imóveis na situação referida no enunciado.

    GABARITO: LETRA E.