- ID
- 42337
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- CAPES
- Ano
- 2008
- Provas
- Disciplina
- Contabilidade Geral
- Assuntos
O lucro tributável, base de cálculo da Contribuição Social Sobre o Lucro, é formado pelo lucro antes do imposto de renda mais
O lucro tributável, base de cálculo da Contribuição Social Sobre o Lucro, é formado pelo lucro antes do imposto de renda mais
Dentre as opções abaixo, assinale a que caracteriza uma vantagem, já identificada e reconhecida, da adoção da harmonização das normas internacionais de contabilidade para as empresas sediadas nos países que as adotam.
Qual o órgão internacional e independente que, atualmente, estuda os padrões contábeis mundiais, visando a estabelecer uma harmonização de procedimentos válida para os países membros?
Um dos critérios analisados pelos órgãos internacionais de contabilidade diz respeito aos gastos com pesquisa e desenvolvimento. 
Qual o tratamento contábil internacional recomendado para esses gastos?
Com relação aos tributos e contribuições, julgue os itens a seguir.
 
Quando se afirma que o valor da contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL) não poderá ser deduzido para efeito de determinação de sua própria base de cálculo, isso significa que o cálculo é feito "por fora", isto é, mediante a aplicação direta da alíquota sobre a base de cálculo da contribuição, antes da dedução da CSLL.
Há uma forte tendência de os autores destacarem a existência de dois grandes grupos de sistemas contábeis: o modelo anglo-saxão e o modelo continental, que têm como características predominantes, dentre outras, as seguintes:
I - existência de profissão contábil forte e atuante; 
II - demonstrações financeiras que buscam atender credores e governo, preferencialmente; 
III - demonstrações financeiras que buscam atender os investidores, preferencialmente; 
IV - forte importância de Bancos como fontes de captação de recursos, em substituição ao mercado de capitais.
São características predominantes do modelo anglo-saxão APENAS a
A harmonização dos padrões contábeis internacionais não significa a padronização das normas contábeis. Ela se caracteriza por ser um processo que procura preservar as particularidades dos países, mas de forma a permitir a reconciliação dos seus sistemas de informações contábeis, visando a melhorar a interpretação e o entendimento dos aludidos sistemas.
Uma das prováveis vantagens decorrentes da harmonização dos sistemas contábeis é provocar a
Julgue os itens que se seguem, com relação à Instrução Normativa da Secretaria da Receita Federal (INSRF) n.º 480/2004, que dispõe sobre a retenção de tributos e contribuições nos pagamentos efetuados pelas pessoas jurídicas a outras pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens e serviços.
 
Na hipótese de pagamento de seguro, as retenções devem incidir sobre o valor do prêmio, deduzindo-se o valor da corretagem, salvo se levada a efeito por intermédio de corretora.
A respeito dos procedimentos de retenção de impostos e
contribuições federais, julgue os itens que se seguem.
 
Nos pagamentos correspondentes ao fornecimento de bens efetuados por meio de cartões de crédito, a retenção deve ser efetuada pelo órgão pagador sobre o total a ser pago à empresa fornecedora dos bens, devendo o pagamento com o cartão ser realizado pelo valor líquido, depois de deduzidos os valores do imposto e das contribuições retidas.
Conforme a legislação do Imposto de Renda, o tempo de depreciação de um veículo é de 5 anos. Considerando que a empresa Categoria Alta SA comprou um veículo em 1.° de fevereiro de 2009, por R$ 40.000,00, a depreciação acumulada contabilizada até o mês de setembro de 2009, desprezando-se os centavos, é de
Considere as afirmações a seguir:      
I.  As companhias abertas estão obrigadas a apresentar, desde o exercício social de 2009, suas demonstrações financeiras consolidadas de acordo  com o padrão contábil internacional, emitido pelo  International Accounting Standards Board  - IASB,  em substituição ao padrão contábil brasileiro.    
II.  No primeiro exercício de adoção das Normas Internacionais (2009), a apresentação, para fins de  comparação, das demonstrações consolidadas do  exercício anterior devem ser obrigatoriamente ela- boradas no padrão internacional.      
III.  As companhias abertas deverão apresentar, em  nota explicativa às demonstrações financeiras consolidadas, uma declaração explícita e sem reservas  de que as demonstrações relativas a 2008 estão  em conformidade com as normas internacionais de  contabilidade emitidas pelo IASB e com as práticas  contábeis adotadas no Brasil.      
Está INCORRETO o que se afirma em: 
Acerca da Lei n.º 6.404/1976 e suas alterações recentes, julgue os
itens que se seguem.
 
As alterações promovidas pela Lei n.º 11.638/2007 e posteriores tiveram por finalidade criar alternativas às normas internacionais de contabilidade emitidas pelo IASB, dadas as condições reais da economia brasileira.
Entre as opções abaixo, assinale aquela que contém uma resposta errada. 
Determinada empresa de capital fechado, que não  tem títulos de dívida negociados em mercado de  capitais, estando interessada em divulgar algumas  informações por segmento, nos termos do IFRS 8  e do CPC 22, indagou a um especialista se isto era    possível. 
A resposta obtida foi no sentido de que essa empresa,  por suas características informadas:
Considerando as normas vigentes no Brasil relativas à contabilidade
das entidades fechadas de previdência complementar (EFPCs),
julgue o item que se segue.
A base de cálculo sujeita à incidência mensal do imposto de renda na fonte sobre rendimentos do trabalho assalariado é determinada mediante a dedução
Observe a relação de livros a seguir.
I – Apuração do Lucro Real 
II – Diário 
III – Razão IV – Registro de Inventário
São livros obrigatórios exigidos pela legislação tributária de âmbito federal APENAS
No que diz respeito às técnicas, aos métodos e às teorias
principais da contabilidade, julgue os itens de 17 a 25.
 
O livro razão é obrigatório para as empresas tributadas pelo imposto de renda com base no lucro real e para as optantes do sistema  integrado de pagamento de impostos e contribuições das microempresas e empresas de pequeno porte (SIMPLES).
 
Com relação à contabilidade em companhias abertas, ao mercado de capitais e ao comércio exterior, julgue os itens que se seguem. 
Nas contas nacionais, os fluxos de importações incluem tanto as compras de mercadorias quanto as despesas cambiais com serviços prestados a estrangeiros, como os decorrentes de fretes e seguros, e os dispêndios das representações diplomáticas de outros países instaladas no Brasil. 
A respeito das normas internacionais de contabilidade e das operações de joint ventures, julgue os itens a seguir.
Segundo a norma internacional de contabilidade aplicável aos estoques, seu custo de aquisição compreende o preço de compra, impostos de importação e outros não-recuperáveis, além de custos de transporte, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição dos produtos acabados, materiais e serviços.  
A variação cambial afeta alguns itens do patrimônio das
empresas. Acerca da variação cambial e dos registros contábeis,
julgue os itens que se seguem.
 
As taxas cambiais utilizadas para atualizar valores estrangeiros, tanto de ativos como de passivos, correspondem à taxa para compra da moeda verificada no fechamento do mercado de câmbio do último dia útil do mês, fornecida pelo Banco Central do Brasil.
O Regulamento do Imposto de Renda, conhecido na prática como RIR/99, estabelece que são contribuintes do  Imposto de Renda as pessoas jurídicas e as empresas  individuais. 
O RIR/99 determina para tais contribuintes que a base de  cálculo do Imposto de Renda é o lucro real e o lucro
 
O Regulamento do Imposto de Renda (RIR/99) determina  os livros fiscais que a pessoa jurídica deve possuir, além  dos livros contábeis previstos em leis e regulamentos. 
Estabelece, também, qual o livro que deverá arrolar, dentre  outros itens, as mercadorias existentes no almoxarifado  na data do balanço patrimonial, com as especificações  que facilitem sua identificação. 
É estabelecido pelo RIR/99, para tal arrolamento, o livro  para
 
Em relação ao IFRS assinale a opção FALSA:
 
Em um processo normal de importação de mercadorias  (exceto combustíveis) incidem os seguintes impostos: Imposto de Importação, IPI, ICMS e PIS/Cofins. Sabendo-se  que cada imposto possui um momento em que passa a  ser juridicamente devido (fato gerador), relacione as colunas a seguir.
                              Fato Gerador                                              Imposto
           I - Registro da declaração  de importação    P - Imposto de Importação
II - Desembaraço aduaneiro Q - IPI
R - ICMS
S - PIS/Cofins
A relação correta é
De acordo com o Regulamento do Imposto de Renda, há casos em que o imposto, devido trimestralmente, no decorrer do  ano-calendário, será determinado com base nos critérios do lucro arbitrado. Recaem nesses casos os apresentados abaixo, EXCETO:
 
Em 15/10/X0, uma empresa industrial, contribuinte do ICMS e do IPI, possuía em seus livros de apuração dos respectivos  impostos, após confrontar os valores a recuperar e a recolher, a seguinte situação: valores a recuperar de ICMS de $ 20.000,00  e IPI a recolher de $ 7.000,00.  
Durante a segunda quinzena de outubro de X0, a empresa realizou as seguintes operações: compra de matéria-prima no valor  de $ 50.000,00 (incluso ICMS de $ 9.000,00), compra de peças no valor de $ 22.000,00 (inclusos IPI de $ 2.000,00 e ICMS de  $ 3.600,00) e faturamento bruto de $ 110.000,00 (inclusos $ 10.000,00 de IPI e $ 18.0000,00 de ICMS). Com base nessas  informações, em 31/10/X0, a empresa industrial apresentava a seguinte situação em relação à apuração dos impostos, 
 
Uma empresa comercial teve sua escrita declarada imprestável pela autoridade fiscal do imposto de renda, mas  a sua renda bruta é conhecida
Nessa situação, o lucro arbitrado pela autoridade fiscal  para essa empresa, para fins de imposto de renda, será  determinado com a aplicação dos percentuais do lucro  presumido acrescidos de
 
Há sociedades que dependem da autorização do Poder  Executivo federal para funcionar. Com relação a esse  assunto, assinale a alternativa correta.
 
Com relação ao tratamento dos tributos incidentes nas  aquisições efetuadas pela empresa, assinale a alternativa  correta. 
 
A venda de um bem é caracterizada pela emissão de sua  nota fiscal. Uma vez que ocorra a venda de determinado  produto e sua respectiva devolução, existem duas formas  de proceder quanto à nota fiscal que acompanhará a  devolução do produto:
 
Como resultado do processo de convergência das normas  brasileiras de contabilidade às internacionais: 
 
A respeito das retenções do imposto de renda na fonte, julgue os
seguintes itens à luz do Código Tributário Nacional e das demais
regulamentações pertinentes.
 
De forma geral, o imposto de renda deve ser retido e recolhido pela fonte pagadora do rendimento, havendo caso, entretanto, em que o imposto pode ser retido e recolhido pela própria pessoa jurídica que receber os rendimentos. Nesse caso, a fonte pagadora fica desobrigada de efetuar a retenção do imposto.
A respeito das retenções do imposto de renda na fonte, julgue os
seguintes itens à luz do Código Tributário Nacional e das demais
regulamentações pertinentes.
 
O adiantamento efetuado para prestação de serviço ainda não realizado constitui fato gerador do imposto de renda, o qual deve ser retido na fonte, por representar a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica.
A comercial MO comprou a prazo um lote de produtos para seu próprio consumo, fora da atividade operacional, no decorrer do próximo semestre, como segue:
                     Informações dos produtos
                               Valor dos produtos 20.000,00
                                IPI destacado na nota fiscal 2.000,00
                                (=) Total da Nota Fiscal 22.000,00
                     Outras informações
                      • Frete dos produtos cobrado diretamente pelo vendedor: 3.000,00
                      • ICMS (alíquota incidente na operação): 18% 
Considerando-se as informações recebidas e as determinações fiscais para o cálculo do ICMS, o valor do mesmo, a ser  destacado nessa nota fiscal, em reais, é de
Uma sociedade anônima, atuando no ramo de distribuição de derivados de petróleo, rescindiu o contrato mantido com outra empresa do mesmo ramo, mediante o pagamento de multa rescisória de R$ 100.000,00. 
Considerando a legislação do Imposto de Renda  (RIR/1999) em vigor, a empresa contratante, quando do  pagamento ou crédito da aludida multa contratual rescisória, deverá reter, o Imposto de Renda na Fonte, em reais Considerando a legislação do Imposto de Renda (RIR/1999)  em vigor, a empresa contratante, responsável pelo ônus  pecuniário dessa rescisão contratual, quando do crédito  ou pagamento da multa contratual, deverá reter o Imposto  de Renda Retido na Fonte (IRRF), em reais, de
 
A Instrução Normativa RFB no  989, de 22/12/2009, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 24/12/2009,  institui o Livro Eletrônico de Escrituração e Apuração do  Imposto sobre a Renda e da Contribuição Social sobre  o Lucro Líquido da Pessoa Jurídica Tributada pelo Lucro  Real (e-Lalur). 
Nos termos das normas da RFB em vigor sobre o assunto,  a obrigatoriedade de apresentação do e-Lalur pelo estabelecimento matriz da pessoa jurídica, sujeita a essa obrigação, terá início a partir do ano-calendário de
 
Analise os itens a seguir, classificando-os  como  verdadeiros (V) ou falsos (F). Em seguida, escolha a  opção adequada às suas respostas. 
I.  Compete ao Ministro de Estado da Fazenda autorizar  a destinação de mercadorias abandonadas, entregues  à Fazenda Nacional ou objeto de pena de perdimento.      
II.  A destinação das mercadorias a que se refere o art.  28 do Decreto-Lei n. 1.455, de 7 de abril de 1976, será  feita das seguintes formas: alienação; incorporação  ao patrimônio de órgão da administração pública;  destruição; ou inutilização.  
III. O produto da alienação de que trata a alínea a do  inciso I do caput do art. 28 do Decreto-Lei n. 1.455,  de 7 de abril de 1976, terá a seguinte destinação:  sessenta por cento ao Fundo Especial de  Desenvolvimento e Aperfeiçoamento das Atividades  de Fiscalização (Fundaf), instituído pelo Decreto-Lei  n. 1.437, de 17 de dezembro de 1975; e quarenta  por cento à seguridade social.  
IV. Compete ao Presidente da República dispor sobre  outras formas de destinação de mercadorias. 
 
Uma sociedade anônima que iniciou suas atividades em março de 2010, sujeita à tributação pelo lucro real e optante  pela tributação em bases trimestrais, informou um lucro, no primeiro trimestre/2010, apurado na parte “A” do LALUR, de R$ 300.000,00. 
Considerando exclusivamente as informações recebidas e as determinações da legislação tributária vigente, o imposto de  renda devido por essa sociedade, em reais, é
 
O SPED ( Sistema Público de Escrituração Digital) prevê que os livros e documentos que integram a escrituração comercial e fiscal dos empresários e das sociedades empresárias serão emitidos de forma eletrônica e assinados digitalmente  pelo contribuinte, por seu representante legal ou por quem a legislação pertinente indicar, seguindo as Normas da ICP- -Brasil, que é um conjunto de entidades, padrões técnicos e regulamentos, elaborados para suportar um sistema criptográfico com base em certificados digitais. 
A Certificação Digital garante os três princípios básicos da comunicação segura em ambiente de rede de computador:  autenticidade, privacidade e inviolabilidade (segurança). 
Com relação à segurança, dentre os principais requisitos oferecidos, está a autenticação que representa a garantia de
 
Com relação à apuração e ao controle de retenção de tributos e contribuições federais, conforme prevê a Instrução Normativa (IN) n.º 1.234/2012 da Receita Federal do Brasil, julgue os itens que se seguem.
O recolhimento da contribuição para o financiamento da seguridade social (COFINS) em atraso, sem o recolhimento da multa correspondente, permite a aplicação das penalidades e demais acréscimos previstos na legislação do imposto de renda (IR).
 
Com relação à apuração e ao controle de retenção de tributos e contribuições federais, conforme prevê a Instrução Normativa (IN) n.º 1.234/2012 da Receita Federal do Brasil, julgue os itens que se seguem.
Na aquisição de livros no mercado nacional, é dispensada a retenção para o programa de integração social e de formação do patrimônio do servidor público (PIS/PASEP) e da COFINS, mas não do IR e da contribuição social sobre o lucro líquido (CSLL). 
 
Com relação à apuração e ao controle de retenção de tributos e contribuições federais, conforme prevê a Instrução Normativa (IN) n.º 1.234/2012 da Receita Federal do Brasil, julgue os itens que se seguem.
No pagamento de seguros, a retenção incide sobre o valor do prêmio pago, deduzidas as eventuais despesas de corretagem.
 
No que concerne ao cálculo e escrituração do PIS/PASEP, da COFINS, do imposto de renda das pessoas jurídicas (IRPJ) e da CSLL, julgue os itens consecutivos.
À exceção das empresas optantes pelo SIMPLES, aplica-se o regime de não cumulatividade da COFINS a todas as pessoas jurídicas tributadas para fins de IR.
 
De acordo com o RTT da Receita Federal do Brasil, julgue os itens a seguir.
O prêmio na emissão de debêntures será tributável caso ocorra integração à base de cálculo dos dividendos obrigatórios.
 
De acordo com o RTT da Receita Federal do Brasil, julgue os itens a seguir.
As empresas que optaram pelo RTT têm alíquota privilegiada na tributação sobre doações e subvenções para investimento recebidas no período de vigência do regime.
 
De acordo com o RTT da Receita Federal do Brasil, julgue os itens a seguir.
A opção pelo RTT teve caráter irretratável para os exercícios de 2008 e 2009.
 
Com base na legislação vigente  acerca de distribuição de dividendos e de juros sobre o capital próprio (JSCP), julgue os itens subsequentes.
Os JSCP serão dedutíveis na determinação do lucro real tributável apenas se tiverem sido contabilizados como despesa financeira.
 
Com relação à Lei n.º 6.404/1976, à Lei n.º 11.638/2007, à Lei n.º 11.941/2009, a alterações  posteriores e aos pronunciamentos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue os itens que seguem.
A Lei n.º 11.638/2007 teve como objetivo, entre outros, convergir as práticas contábeis brasileiras às dos princípios contábeis geralmente aceitos nos Estados Unidos da América -USGAAP.
Os pronunciamentos do CPC provocaram significativas mudanças nas práticas contábeis brasileiras. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir
As empresas de pequeno e médio porte não foram atingidas pela convergência das normas contábeis brasileiras às normas internacionais.
Com relação à apuração e controle da retenção de tributos e contribuições federais, de acordo com a Instrução Normativa n.º 1.234/2012 da Receita Federal do Brasil, julgue os itens seguintes.
A retenção de tributos, prevista na Instrução Normativa n.º 1.234/2012, não será aplicada aos pagamentos efetuados ao Conselho Federal de Medicina ( CFM ).
Com relação à apuração e controle da retenção de tributos e contribuições federais, de acordo com a Instrução Normativa n.º 1.234/2012 da Receita Federal do Brasil, julgue os itens seguintes.
É obrigatória a retenção de IR, CSLL, COFINS e PIS/PASEP nos pagamentos efetuados a pessoas jurídicas por qualquer entidade da qual a União detenha, direta ou indiretamente, a maior parte do capital votante.
Sobre a CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro  Líquido –, na hipótese de seu recolhimento trimestral, é  incorreto a?rmar que: 
 
A legislação do Imposto de Renda permite às empresas  a postergação, para exercícios futuros, do pagamento  desses impostos relativos a determinados lucros já  contabilizados, por meio do imposto de renda diferido.  Sobre este, assinale a opção incorreta.
 
De acordo com a IN RFB nº 949/09, o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT) é uma escrituração das contas patrimoniais e de resultado que considera:
Em relação ao Programa Validador e Assinador da Entrada de Dados para o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT), os dados a serem apresentados por esse programa consistem em lançamentos referentes aos mesmos fatos, mas considerando critérios contábeis diferenciados. Nesse sentido, é correto afirmar que esse programa validador:
De  acordo  com  ao  art.  249  do  RIR/99  pode( m)  ser excluído(s) do lucro líquido do exercício para fins de determinação do lucro real ( tributável) : 
I. As perdas apuradas nas operações  realizadas nos mercados de renda variável e de swap, que excederem os ganhos auferidos nas mesmas operações. 
II. As perdas incorridas em operações iniciadas e encerradas no mesmo dia (day- trade), realizadas em mercado de renda fixa ou variável. 
III. Os  lucros  ou  dividendos  calculados  com  base  nos resultados apurados a partir do mês de janeiro de 1996, pagos ou creditados pelas pessoas jurídicas e que não integrarão a base de cálculo do imposto da pessoa jurídica beneficiária.
Assinale abaixo a opção correta: 
De acordo com o Regulamento do Imposto de Renda (2009), a pessoa jurídica que tiver parte ou todo o seu patrimônio absorvido em virtude de incorporação, fusão ou cisão, deverá levantar balanço específico. Nesse caso,  os  bens  e  direitos  da  pessoa  jurídica  serão avaliados: 
 
AInstrução Normativa RFB nº 1.234, de 11 de janeiro de 2012, dispõe que a retenção da CSSL (Contribuição Social Sobre o Lucro) terá o valor determinado pela aplicação, sobre o montante a ser pago, da alíquota de:
 
Nas questões práticas em que é exigido o cálculo com salário mínimo, considere o valor de R$ 900,00. Para o cálculo das horas extras, a hora extraordinária terá um acréscimo sobre a hora normal equivalente ao percentual mínimo exigido pela Constituição Federativa da República Brasileira.
O período que serve de base de cálculo para o valor do salário médio utilizado no cálculo do seguro-desemprego é o último:
Com  relação  à  Declaração  Comprobatória  de  Percepção  de  Rendimentos  –  DECORE,  assinale  a  alternativa correta.
 
Uma empresa, tributada pelo lucro real, utiliza o incentivo fiscal do Programa de Alimentação do Trabalhador  (PAT) ao qual aderiu, atendendo a todos os trâmites  impostos pela legislação pertinente, firmando convênio  com uma empresa fornecedora de alimentação coletiva,  utilizando-se das prerrogativas legais para tal.
Nesse contexto, a participação financeira global dos trabalhadores dessa empresa no custeio das suas refeições,  no PAT, fica limitada a um percentual, incidente sobre o  custo direto da refeição, máximo de: 
Baseado nas informações a seguir responda às questões :
Uma Entidade, enquadrada no Lucro Real, está calculando  o imposto de renda e contribuição social em uma base mensal,  todavia pretende demonstrá-los em uma base trimestral, em    31 de março de 2014. Para tanto, ela tem os seguintes dados:
Lucro  antes  do  IR  e CSL                   Janeiro  - R$  300.000,00   
                                                         Fevereiro - R$  250.000,00  
                                                         Março  - R$  350.000,00 
Adições temporárias: R$ 70.000,00 
Adições permanentes: R$ 25.000,00 
Exclusões permanentes R$ 20.000,00 
Exclusões temporárias R$ 25.000,00
Para efeito do Imposto de renda diferido, a Administração  considera que os ativos diferidos decorrentes de diferenças  temporárias serão realizados na proporção da resolução final  dos eventos que originaram tais diferenças. Adicionalmente, a Entidade fundamentada na expectativa de geração de  lucros tributáveis futuros, determinada em estudo técnico  aprovado pela Administração, reconheceu os créditos tributários sobre prejuízos fiscais e bases negativas de contribuição social de exercícios anteriores, que não possuem  prazo prescricional e cuja compensação está limitada a 30%  dos lucros anuais tributáveis. O valor base de cálculo é de    R$ 200.000,00; a alíquota combinada a ser utilizada é de  34%.
Os valores, em reais, do imposto de renda e do respectivo adicional do imposto de renda acumulados, respectiva- mente, nos três meses, como indicado, são:
Considerando as transformações sofridas pela contabilidade brasileira a partir do processo de sua harmonização com as normas internacionais de contabilidade, julgue os itens a seguir.  
A venda de um bem transfere para o comprador os riscos e benefícios próprios dos bens alienados. 
A Contabilidade, que estuda os fenômenos ocorridos com o patrimônio ou a riqueza aziendal, é fundamental para avaliar o desempenho das organizações econômicas. Utilizando os princípios básicos dessa ciência, julgue os próximos itens.
O valor a recolher, referente ao pagamento de imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS), incidente sobre vendas, é registrado no passivo, por representar obrigação. 
Com base nos pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), julgue os itens a seguir. 
Considere que uma entidade tenha realizado uma compra vantajosa, em uma combinação de negócios, e que a adquirente tenha promovido, após a compra, uma revisão para certificar-se de que todos os ativos adquiridos e todos os passivos assumidos foram corretamente identificados. Nessa situação, a adquirente deverá reconhecer, na data da aquisição, o ganho resultante em conta de reserva de capital. 
Tratando  dos  tributos,  analise  as  afirmativas  abaixo,  dê  valores  Verdadeiro  (V)  ou  Falso  (F)  e  assinale  a  alternativa que apresenta a sequencia correta de cima  para baixo.
(  )São  contribuintes  da  COFINS  sobre  Faturamento  as  pessoas  jurídicas  de  direito  privado,  inclusive  as  pessoas a elas equiparadas pela  legislação do  imposto  de  renda,  exceto as microempresas e as empresas de  pequeno porte optantes pelo regime do Simples. 
(  )A  legislação  tributária  trata  da  contribuição  do  PIS  juntamente  ao  Programa  de  Formação  do  Patrimônio  do Servidor Público (PASEP).
(  ) O PIS e a COFINS são duas modalidades de tributos que  as empresas em geral devem recolher mensalmente ao  Governo Federal. 
(  )A conta  ISS  a  recolher pertence  ao  passivo  circulante  e  representa  a  obrigação  que  a  empresa  tem  para  recolher  o  referido  tributo,  à  administração  municipal,  no mês seguinte ao da ocorrência do seu fato gerador. 
Considerando a tabela progressiva para o cálculo do Imposto de Renda Pessoa Física, para o exercício de 2013, ano calendário de 2012, de um indivíduo que percebe um salário mensal de R$ 3.200,00, calcule o imposto de renda devido pelo indivíduo, considerando, ainda, que não há dedução de contribuição previdenciária e que o valor da parcela a ser deduzida no cálculo é de R$ 306,80:
Acerca dos registros contábeis de empresas comerciais, de seus livros fiscais, da avaliação de ativos, da influência do ICMS e das demonstrações contábeis, julgue o  item  seguinte. 
Ao se considerar o registro do imposto de renda pessoa jurídica segundo o regime de competência, o imposto de renda recolhido além do valor devido será configurado como crédito tributário. 
Uma  sociedade  empresária  apresentou  o  seguinte  dado  e  transações  do  seu  Estoque de mercadorias para revenda. 
Composição do Estoque em 31.12.2013:    
 300 unidades mercadorias no valor total de R$66.000,00 
Transações realizadas em janeiro de 2014:  
 Venda de 200 unidades da mercadoria por R$70.000,00     
Sobre a venda incidiram Tributos nas alíquotas de: ICMS – 12%; PIS –  1,65%; e COFINS - 7,6%.     
Devolução pelo comprador de 50 unidades da mercadoria vendida no  mês. 
Considerando que as transações foram as únicas realizadas pela empresa  em janeiro de 2014, o Resultado Bruto da empresa é de: 
 
De acordo com a ITG 1000 – Modelo Contábil para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, a afirmação “...tem por objetivo salvaguardar o profissional da Contabilidade no que se refere a sua responsabilidade pela realização da escrituração contábil do período-base encerrado, segregando-a e distinguindo-a das responsabilidades da administração da entidade, sobretudo no que se refere à manutenção dos controles internos e ao acesso às informações.” refere-se a
Considerando a empresa de consultoria sobre projetos ambientais Mar Green Ltda EPP, no regime de lucro presumido, tem-se que o(a)
A emissão de qual dos documentos abaixo representa o reconhecimento de receita pela Contabilidade?
Com relação à análise da documentação contábil, julgue o item a seguir.
Um atacadista, trabalhando com produtos sujeitos à incidência do ICMS substituição tributária (ICMS ST), apresentou, em  reais, as seguintes informações de uma venda realizada, em tal modalidade de ICMS: 
• Valor dos produtos .................................................... 4.200,00 
•  Margem de lucro (prevista em lei: pauta mínima)   
4.200,00 x 25%  ............................................................1.050,00      
Total .............................................................................5.250,00
Cálculos do ICMS, realizados pelo atacadista: 
ICMS sobre a operação .................................=  5.250,00 x 18%  =  945,00 
ICMS sobre o produto  ...................................=  4.200,00 x 18%  =  756,00
ICMS ST  .......................................................=  945,00 - 756,00 =  189,00
Considerando exclusivamente as informações recebidas, as determinações fiscais e as normas contábeis inerentes ao  assunto, o registro contábil realizado pelo atacadista, em reais, no dia da operação, é 
Com relação a custo e controle dos estoques de mercadorias e impostos relacionados, julgue o item seguinte.
Podem ser recuperáveis em determinados tipos de estabelecimentos comerciais tanto o imposto sobre produtos industrializados (IPI) quanto o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS). 
O movimento de entradas e saídas de uma  firma,  em determinado mês,  foi o seguinte: estoque  inicial =  R$  50,00;  compras  =  R$  130,00;  e  vendas  =  R$  110,00. As operações foram assim tributadas: 10% de  IPI nas compras; P% de ICMS nas compras; e 17% de  ICMS  nas  vendas.  No  balancete  de  fim  de  mês,  a  firma  apresentava  um  estoque  de  mercadorias  no  valor de R$ 65,00. No acerto de contas com o fisco, no  mês  seguinte,  a  firma  demonstrará,  em  relação  ao  movimento  do mês  anterior,  um  ICMS  a  recolher  de  R$ 3,10. Então, o percentual P de  ICMS nas compras  foi de: 
 
Dados da Cia. Comercial Capivari para o mês de janeiro de 2009:
Dados da Cia. Comercial Capivari para o mês de janeiro de 2009:  
-  Aquisição de mercadorias no mês: 100 unidades a R$ 2.500,00 cada uma.     
-  ICMS na compra: alíquota de 18%.   
-  Vendas de mercadorias no mês: 80 unidades a R$ 6.000,00 cada.   
-  Despesas de arrendamento mercantil junto à pessoa jurídica arrendadora: R$ 20.000,00.   
-  Despesas de energia elétrica: R$ 5.000,00   
-  Aluguel de imóvel efetuado a uma pessoa física: R$ 10.000,00   
-  A companhia utiliza o método UEPS para avaliação de estoques.   
-  A companhia é contribuinte do PIS e da COFINS no regime não cumulativo.  
O valor total dos créditos de PIS que a companhia teria direito de utilizar no mês correspondeu a, em R$,   
Dados da Cia. Comercial Capivari para o mês de janeiro de 2009:   
 -  Aquisição de mercadorias no mês: 100 unidades a R$ 2.500,00 cada uma.      
-  ICMS na compra: alíquota de 18%.    
-  Vendas de mercadorias no mês: 80 unidades a R$ 6.000,00 cada.   
 -  Despesas de arrendamento mercantil junto à pessoa jurídica arrendadora: R$ 20.000,00.    
-  Despesas de energia elétrica: R$ 5.000,00    
-  Aluguel de imóvel efetuado a uma pessoa física: R$ 10.000,00    
-  A companhia utiliza o método UEPS para avaliação de estoques.    
-  A companhia é contribuinte do PIS e da COFINS no regime não cumulativo. 
 Se a companhia utilizou integralmente os créditos de COFINS que tem direito, o valor recolhido relativo a essa contribuição no  período de janeiro de 2009 foi, em R$,  
Julgue o seguinte item, relacionados ao tratamento que deve ser dado, de acordo com as normas contábeis em vigor, aos itens de ativo e passivo. 
Se for calculado que o total do ICMS a recuperar das operações de determinada empresa com aquisição de mercadorias for menor que o total do ICMS a recolher decorrente das vendas dessa empresa, é correto afirmar que os saldos não podem ser compensados no balanço patrimonial, devendo ser classificados separadamente. 
Na sistemática de arrecadação de Receitas Federais, estabelecida pela Secretaria da Receita Federal do Brasil, o Fluxo Contábil representa
A adoção inicial das normas internacionais de contabilidade se deu pela aplicação do Pronunciamento Técnico CPC 37, cujo objetivo é garantir que as primeiras demonstrações contábeis de uma entidade, de acordo com as Normas Internacionais de Contabilidade emitidas pelo IASB – International Accounting Standards Board, doravante referenciadas como IFRSs – International Financial Reporting Standards – contenham informações de alta qualidade, proporcionem um ponto de partida adequado para as contabilizações de acordo com as IFRS, bem como sejam
O imposto de renda devido das pessoas jurídicas, determinado com base no lucro real, presumido ou arbitrado, por períodos de apuração trimestrais, encerrados nos dias 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro de cada ano-calendário, será pago:
Sobre o  Imposto de Renda Retido na Fonte  (IRRF/2012), a  Secretaria da Receita Federal do Brasil estabelece diversas  informações. Dadas  as  afirmativas  abaixo  sobre  os  prazos  para o recolhimento do IRRF, 
I.  Para  rendimentos  do  trabalho,  o  prazo  de  recolhimento  do  IRRF  é  até  o  último  dia  do  2º (segundo)  decêndio  do mês  subsequente ao mês de ocorrência aos fatos geradores.   
II.  Para  rendimentos  de  capital  (aplicações  financeiras),  o  prazo para recolhimento do IRRF é até o 5º (quinto) dia útil  subsequente  ao  decêndio  de  ocorrência  aos  fatos  geradores.   
III.  Para  remessas  ao  exterior,  o  prazo  para  recolhimento  do  IRRF é na data de ocorrência do fato gerador.  
V.  Para  rendimentos  de  capital  (fundos  de  longo  prazo),  o  prazo  de  recolhimento  do  IRRF  é  até  o  último  dia  do  1º  (primeiro)  decêndio  do  mês  subsequente  ao  mês  de  ocorrência aos fatos geradores.  
qual é o número de afirmativas corretas?  
A Contribuição Social sobre o Lucro Líquido, com o advento da Lei n° 10.637/2002, poderá ter seu valor reduzido, pelo Bônus de Adimplência Fiscal, em 1% aplicado sobre a base de cálculo da mesma, desde que a empresa tenha cumprido todas as exigências estabelecidas para os impostos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil no(s) último(s)
A Companhia Comercial Ontem, localizada no Espírito Santo, comprou a prazo da Comercial Hoje, instalada no Rio de  Janeiro, mercadorias no valor de R$ 10.000,00, conforme nota fiscal.
 Posteriormente, a Comercial Ontem vendeu essas mesmas mercadorias para um consumidor final, não contribuinte do  ICMS, localizado na Bahia, por R$ 15.000,00 à vista, conforme nota fiscal. 
Alíquotas internas de ICMS incidentes sobre tais mercadorias: Espírito Santo 17%; Rio de Janeiro 19% e Bahia 18%.
 Levando em consideração exclusivamente
• os aspectos técnico-conceituais vigentes atualmente no Brasil, com relação ao ICMS, inclusive no que se refere às ope- rações interestaduais; 
• as operações realizadas pela Comercial Ontem; 
• a inexistência na Comercial Ontem, de quaisquer saldos anteriores de ICMS, 
o valor de ICMS a ser pago pela comercial Ontem, ao final das operações, em reais, é de 
As importações brasileiras estão dispensadas de controle  administrativo (licenciamento), devendo, no entanto,  providenciar o registro da declaração de importação (DI),  para iniciar os procedimentos de despacho aduaneiro  junto à unidade local da Secretaria da Receita Federal  onde se encontrar a mercadoria.  
O sistema utilizado para solicitação de DI é o(a) 
Atualmente, as normas internacionais de informações financeiras (IFRS), anteriormente chamadas de normas internacionais de contabilidade (IAS), são emitidas por que órgão?
Em relação à aplicação do IFRS, o aspecto qualitativo da informação financeira evidenciada nas demonstrações contábeis da entidade, quando auxilia os diversos tipos de usuários na avaliação de eventos passados, presentes ou futuros, está relacionado à característica de
O CPC 37 é um pronunciamento técnico elaborado para orientar os procedimentos contábeis relativos às mudanças de GAAP (do brasileiro para o internacional) e se aplica às demonstrações contábeis consolidadas. O CPC 37 aplica-se somente às primeiras demonstrações contábeis em IFRS (normas internacionais de contabilidade). Assinale a alternativa que não apresenta uma demonstração caracterizada como as primeiras demonstrações contábeis em IFRS.
Uma sociedade empresária prestadora de serviços de segurança emite uma nota fiscal no valor total de R$16.000,00 para outra sociedade empresária. Nessa operação, foram retidos os impostos conforme o artigo 30 da Lei nº 10.833/2003, ou seja 0,65% de PIS, 3% de COFINS e 1% de CSLL, além de 1,5% de IRRF. Considerando o valor da nota e a retenção de impostos, assinale a alternativa que apresenta o valor líquido a ser recebido pela prestadora de serviços.
Uma sociedade empresária prestadora de serviços emitiu uma nota fiscal de prestação de serviços no valor de R$200.000,00, sendo que sobre esse valor foram retidos: IRRF – 1,5%, CSLL – 1%, PIS – 0,65% e COFINS – 3%. Sabe-se que o tipo de serviço prestado é tributado pelo ISS à alíquota de 5%. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta o valor a recolher a título de ISS.
A  DIRF  –  Declaração  de  Imposto  de  Renda  Retido  na  Fonte  –  é  a  declaração  feita  pela  fonte  pagadora  com  o  objetivo  de  informar  à  Secretaria  da  Receita  Federal  do  Brasil 
I.  rendimentos pagos a pessoas físicas no País. 
 II.  o  valor  de  imposto  sobre  a  renda  e  contribuições  retidas  na  fonte,  dos  rendimentos  pagos  ou  creditados a seus beneficiários.  
III.  o  pagamento,  crédito,  a  entrega,  o  emprego  ou  a  remessa a residentes e domiciliados no exterior.  
IV.  o  pagamento  a  planos  de  assistência  coletiva  empresarial à saúde.   
É correto o que está contido em  
As duplicatas são títulos emitidos pelas empresas nas operações de venda de mercadorias a prazo. Uma operação que a empresa pode realizar é o desconto de duplicata. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA quanto a essa operação.
Uma sociedade anônima pagou a outra sociedade  anônima, ambas domiciliadas no Brasil, a quantia de  R$ 20.000,00 a título de corretagem pela representação  comercial de um de seus produtos.  
No crédito ou pagamento dessa corretagem, a sociedade  anônima pagadora, nos termos da Lei tributária vigente,  tem que reter de imposto de renda na fonte, em reais, o  valor de 
Com respeito à legislação e à normatização contábil brasileira vigentes, julgue o  item subsequente. 
A Lei n.º 6.404/1976, ou Lei das Sociedades por Ações, originalmente elaborada em consonância com as teorias da Escola Italiana de Contabilidade, foi, nos últimos anos, modificada para atender a convergência da contabilidade brasileira às normas internacionais de contabilidade do IASB. 
A Lei no 11.941/2009 introduziu alterações no texto da Lei no 6.404/76, principalmente adaptando os padrões contábeis brasileiros aos padrões internacionais dispostos pelos IFRS - International Financial Reporting Standards. Uma das alterações importantes foi a definição dos grupos que compõem ativo e passivo, que passaram a ser os seguintes:
Uma empresa comercial apurou, em suas compras do mês, ICMS de R$ 2.000.000,00 enquanto que em suas vendas foi apurado um ICMS de R$ 2.300.000,00. Considerando que não existem créditos a compensar provenientes de meses anteriores, o valor do ICMS a recolher, relativo às operações desse mês, será, em reais, de
Uma empresa comercial, sujeita ao regime normal de apuração do ICMS, apresentou os seguintes dados referentes a  um período:  
·  Compras de mercadorias para revenda – R$ 21.000,00; e,  
·  Vendas de mercadorias – R$ 40.000,00. 
 Considerando que a alíquota do  ICMS nas operações de compra e venda  foi de 18%, qual o valor do  imposto que a  empresa deverá recolher no período?  
Determinada empresa adquire produtos do exterior, em dolar, com pagamento acordado para 30 dias após a compra. Na data da liquidação da dívida, a taxa do dólar era menor que a da compra. Qual será o impacto dessa diferença na contabilidade?