SóProvas



Prova ACEP - 2003 - BNB - Assistente Administrativo


ID
1162237
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A abertura de conta corrente de pessoa física é um contrato entre um banco e um cliente, celebrado pela livre decisão de ambas as partes. No entanto, algumas condições devem ser observadas nas cláusulas contratuais. Assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D.

  • A a instituição financeira não é obrigada a colocar à disposição do cliente uma cópia do contrato;

    B a instituição pode impor no contrato cláusula, operação ou prestação de serviços prevalecendo-se de idade, condição social ou econômica do cliente;

    C em caso de cobrança de dívida, o banco pode expor o cliente a algum tipo de constrangimento ou ameaça;

    D GABARITO

    E o banco pode suspender ou cancelar o contrato unilateralmente, a qualquer tempo, independente das cláusulas legais e contratuais.


ID
1162240
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Assinale a assertiva CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • No caso da inclusão no Cadastro de Emitentes de Cheque sem Fundos ( CCF ), o encerramento da conta depende de decisão do banco. Contudo, é proibido o fornecimento de talonário de cheques ao depositante enquanto seu nome figurar no CCF.


    https://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/servicos1.asp

  • O banco pode encerrar a conta de qualquer um independentemente de motivos.


ID
1162243
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação às contas correntes, é CORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - B

  • Pensei q a A também estivesse correta...

  • Ana, eu também pensei! Até pq a letra B não está certa, nem sempre há responsabilidade solidária em conta conjunta.

  • Pode ser solidária ou não.

  • e as contas não solidárias? acho que está incorreta a questão.

  • Conta conjunta pode ser Conjunta Simples, não ha solidariedade, e a conta Conjunta Solidaria, nesse um titular assume a responsabilidade pelo outro. Acho que a questão esta deveria ser anulada.

  • a letra A está errada porque o débito tem que ser autorizado pelo titular, por autoridade judicial ou por determinação legal.

  • Nas contas conjuntas a responsabilidade sempre será solidária

    Quando uma conta conjunto é dita como não solidária é porque precisa da assinatura de todos os titulares para que se faça movimentações, mas a responsabilidade continua sendo solidária (ambos assumem)

  • Solidária ou não solidária(simples),não caracteriza anulação...

  • LETRA B

    Conta conjunta é aquela em que duas ou mais pessoas são titulares.

    Elas podem ser:

    Simples: solicitação a todos os titulares para movimentar

    Solidária: Não necessita de autorização. No caso de inadimplência, a cobrança pode ser feita tanto de um, como de outro ou, ainda, de ambos.

    A simples é bem mais burocrática, pois, a cada movimentação é necessária a autorização de todos os titulares.

    Nossa questão fala exatamente sobre isso, embora não mencione as duas contas, ela explicita um dos tipos: a solidária. Portanto, não está errada.

    Estaria errada se ela escrevesse desta forma:

    "As contas conjuntas são contratos de depósitos celebrados pelo banco com mais de um titular ao mesmo tempo, os quais assumem apenas responsabilidade solidária pelos recursos depositados numa única conta"


ID
1162246
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Conforme a Lei nº 7357/1985 (Lei do Cheque), o Cheque é definido como uma ordem de pagamento à vista, e tem certas características, das quais apenas uma das abaixo descritas é VERDADEIRA:

Alternativas
Comentários
  • O cheque é uma ordem de pagamento à vista, válida para o dia de sua apresentação ao banco,  mesmo que nele esteja indicada uma data futura. Se houver fundos, o cheque pré-datado é pago; se não houver, é devolvido pelo motivo 11 ou 12.


ID
1162249
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considerando as características dos principais tipos de aplicações financeiras no Brasil, assinale a opção VERDADEIRA:

Alternativas
Comentários
  • Remuneração pré-fixada

    Os CDBs com remuneração pré-fixada são títulos cuja rentabilidade final pode ser determinada no momento da aplicação. Tal rentabilidade normalmente é descrita indicando a remuneração do título em intervalos comuns de tempo, como uma taxa de juros a ser aplicada mensal ou anualmente sobre o montante aplicado (por exemplo, 1% ao mês, 15% ao ano, etc.). Assim, a rentabilidade final do título pode ser determinada no momento da aplicação calculando os juros compostos da taxa acordada considerando o período em que o dinheiro permanecerá aplicado.

     

    Remuneração pós-fixada

    Os CDBs com remuneração pós-fixada são títulos cuja rentabilidade não pode ser determinada com momento da aplicação, pois sua remuneração está associada ao desempenho de indicadores da economia, como o CDI, SELIC, IPCA, entre outros. A rentabilidade desses títulos normalmente é descrita apresentando a fórmula que será utilizada para o cálculo da rentabilidade final em função de um indicador econômico previamente selecionado (por exemplo, IPCA + 5% a.a., 110% do CDI, etc.).

    Como o desempenho dos indicares econômicos dependem de análises que serão realizadas no futuro, não é possível determinar com precisão o valor da remuneração final desses títulos, sendo possível apenas estimá-lo através de previsões de mercado.

    Algumas instituições financeiras oferecem ainda uma modalidade alternativa de CDB com remuneração pós-fixada conhecida como "CDB com swap". Nessa modalidade, é permitido que o portador altere a forma como a rentabilidade do título será calculada, normalmente selecionando um novo indicador financeiro dentre uma lista de opções determinada pela instituição.

  • por que a letra b estaria errada ?

  • Carlos eduardo, caso o valor depositado na poupança seja sacado nesse período inferior a um mês, não haverá lucro algum, logo é ilógico pensar que se receberá lucros proporcionais ao tempo em que o dinheiro ficou depositado, uma vez que lucro em poupança não é diário

  • O CDB é um título de renda fixa que pode ser pré-fixado ou pós-fixado.

  • qual o erro da letra E ?

  • A) está incorreta porque o rendimento das contas de poupança é de 0,5% a.m. + T.R (Taxa Referencial), enquanto a meta da taxa Selic for superior a 8,5% e 70% da Selic + T. R (Taxa Referencial), enquanto a meta da taxa Selic for igual ou inferior a 8,5%. (independente do banco)

    B) incorreta. Imagine que você abre uma conta poupança e realiza o primeiro depósito na conta no dia 15 de janeiro. Como o depósito foi feito no dia 15, está data será a data de aniversário daquele depósito. Se, e somente se, você deixar seus recursos depositados até o dia 15 do próximo mês

    (fevereiro no exemplo), você receberá uma rentabilidade. Se houver saque antes, não há nenhum tipo de rentabilidade.

    C) resposta correta

    D) incorreta porque O FGC garante até R$ 250.000 contra uma mesma instituição financeira ou conglomerado.

    E) incorreta porque o CDB não pode ser "ao portador" porque um título ao portador significa que o título de crédito não tem nome do credor designado. Ou seja, para transmitir o título, bastaria entregar o papel para outra pessoa.

    Como regra, o título ao portador é proibido no Brasil em razão da Lei 8.021/90.

    Além disso, o CDB só pode ser transferido via endosso em preto. Isso significa que o endossante discriminou, no título, o nome do endossatário (quem vai receber).

  • O que diferencia o CDB do RDB

    O CDB é um título de crédito, portanto é negociável e nominativo aos respectivos depositantes ( e não ao portador) e transferíveis por endosso. São escriturais e custodiados na CETIP – Câmara de Custódia e Liquidação, razão pela qual a negociação dos certificados no mercado de balcão só pode ser feita mediante a intermediação de instituição financeira e do sistema distribuidor de títulos e valores mobiliários.

    O RDB é um recibo nominativo e inegociável antes do vencimento acertado. Ambos são emitidos pelos bancos de investimento, bancos comerciais, bancos múltiplos e caixas econômicas e representativos de depósitos a prazo feitos pelo cliente. O RDB, por se tratar de recibo representativo de depósito a prazo em instituição financeira, não possui a cambiaridade típica dos títulos de crédito, como no caso dos CDB. 


ID
1162252
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) destina-se ao apoio financeiro das atividades agropecuárias e não-agropecuárias exploradas mediante emprego direto da força de trabalho do produtor rural e de sua família. Com relação ao PRONAF, assinale a opção CERTA:

Alternativas
Comentários
  • pode manter empregados de número menor que o de integrantes da família. esse 2 permantes deve estar desatualizado.

  • Questão desatualizada!!!

  • Atualmente a renda anual familiar é de 360.000 e o numero de empregados permanentes deve ser inferior ao numero de pessoas da familia.



  • Desatualizada.

    https://www.bcb.gov.br/pre/bc_atende/port/PRONAF.asp

  • Desatualizada 

    Hoje diz que no grupo quatro " tenham o trabalho familiar como predominante na exploração do estabecimento ,utilizando mão de obra de terceiros de acordo com as exigências sazonais de atividade agropecuária ,podendo mantém empregados permanentes em número menor que o número de pessoas da família ocupadas como empreendimento familiar .

  • ATUALIZAÇÕES: QUEM PODE TER ACESSO AO PRONAF??


    a) Explorem parcela de terra na condição de proprietário, posseiro, arrendatário, comodatário, parceiro, concessionário do PNRA ou permissionário de áreas públicas;

    b) Residam no estabelecimento ou em local próximo, considerando as características geográficas regionais;

    c) Não detenham, a qualquer título, área superior a quatro módulos fiscais, contíguos ou não, quantificados conforme a legislação em vigor;

    d) Obtenham, no mínimo, 50% da renda bruta familiar da exploração agropecuária e não agropecuária do estabelecimento;

    e) Tenham o trabalho familiar como predominante na exploração do estabelecimento, utilizando mão de obra de terceiros de acordo com as exigências sazonais da atividade agropecuária, podendo manter empregados permanentes em número menor ou igual ao número de pessoas da família ocupadas com o empreendimento familiar;

    f) Tenham obtido renda bruta familiar nos últimos 12 meses de produção normal, que antecedem a solicitação da DAP, de até R$415.000,00, considerando neste limite a soma de 100% do Valor Bruto de Produção (VBP), 100% do valor da receita recebida de entidade integradora e das demais rendas provenientes de atividades desenvolvidas no estabelecimento e fora dele, recebida por qualquer componente familiar, excluídos os benefícios sociais e os proventos previdenciários decorrentes de atividades rurais;

  • Por que a questão "d" está errada?

  • Por que a questão "d" está errada?

  • Por que a questão "d" está errada?


ID
1162255
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Dentre as características dos títulos de crédito, marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • doc é só pra bancos diferentes, se for o mesmo banco transfere na hora


  • Documento de ordem de crédito (DOC) é uma transação financeira na qual os correntistas de bancos brasileiros fazem transferências interbancárias de valores. Por norma do Banco Central

  • Documento de ordem de crédito (DOC) é uma transação financeira na qual os correntistas de bancos brasileiros fazem transferências interbancárias de valores. Por norma do Banco Central.




  • Se um DOC é uma transação realizada entre contas de diferentes bancos, como a alternativa A, pode estar correta??


ID
1162258
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Levando-se em conta as características dos principais produtos de captação, marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Os principais tipos de conta são a conta de depósito à vista, a conta de depósito de poupança e a "conta-salário".
    A conta de depósito à vista é o tipo mais usual de conta bancária. Nela, o dinheiro do depositante fica à sua disposição para ser sacado a qualquer
    momento.
    A poupança foi criada para estimular a economia popular e permite a aplicação de pequenos valores que passam a gerar rendimentos
    mensalmente.
    A "conta-salário" é um tipo especial de conta de registro e controle de fluxo de recursos, destinada a receber salários, proventos, soldos,
    vencimentos, aposentadorias, pensões e similares. A "conta-salário" não admite outro tipo de depósito além dos créditos da entidade pagadora e
    não é movimentável por cheques.

     

    cdb não tem prazo mínimo


ID
1162261
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Com relação às linhas de crédito oferecidas pelas instituições financeiras, marque a opção CERTA:

Alternativas
Comentários
  • O financiamento de capital de Giro é uma linha de crédito destinada a suprir as necessidades de capital de giro de empresas

    Com esta linha, você adquire crédito e pode, assim, dinamizar seus negócios. As prestações são mensais, debitadas em conta e calculadas pela tabela Price.

     

    Encargos:

    ​IOF, exceto para modalidade Giro Caixa Recursos PIS, que é isenta da cobrança do tributo;

    Os valores das tarifas bancárias referentes a operação estão disponíveis na Tabela de Tarifas PJ vigente.

    Juros remuneratórios e Taxa Referencial pagos mensalmente.

    Caso seja utilizada garantia complementar do Fundo de Garantia de Operações (FGO), também é cobrada a Comissão de Concessão de Garantia (CCG) no ato da concessão do empréstimo.

     

    Garantias:

    Cédula de Crédito Bancário, emitida pelo tomador em favor da Caixa, avalizada pelos sócio-dirigentes da empresa, com anuência de seus cônjuges, se for o caso.

    Garantia complementar do FGO, de acordo com as condições estipuladas pelo Fundo.

  • Acabei marcado a alternativa C por exclusão.

    Mas fiquei na dúvida quando fala "Financiamento de Capital de Giro". O correto não seria empréstimo?

  • As limhas de crédito oara capital de giro são basicamente voltadas para problemas de fluxo de caixa. Vinculada a um contrato específico que estabelece prazos, valores e garantias ncessarias. Geralmente tem prazo menor que 180 dia. podem ser garantias duplicstas, np's, cheques e aval.


ID
1162264
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

. Marque a assertiva VERDADEIRA:

Alternativas
Comentários
  • gabarito D

  • A empresa administradora do cartão de crédito fica responsável até o valor combinado.

    gabarito D

  • Alguém poderia, por gentileza, detalhar as outras assertivas? :)

  • Gabarito: D

    a) a cobrança de títulos e documentos é feita pelos bancos de maneira informal, sem contratos que dêem respaldo jurídico aos mesmos; → Errado. A cobrança é feita de maneira formal.

    b) a cobrança de títulos e documentos é um serviço que os bancos oferecem somente para seus clientes com contas abertas há mais de um ano; → Errado. Oferecem a todos os clientes

    c) o pagamento da fatura do cartão de crédito não pode ser parcelado; → Errado. Pode ser parcelado, desde que tenha condições mais vantajosas que o Crédito Rotativo.

    d) a empresa emitente do cartão de crédito, de acordo com contrato firmado com o consumidor, fica responsável pelo pagamento das aquisições feitas por ele com o uso do cartão, até o valor limite combinado;

    e) a administradora do cartão de crédito é quem financia as compras parceladas, sem nenhuma interferência de uma instituição financeira. → Errado. Quem financia as compras parceladas é a IF. A adm de cartão de crédito, por não ser instituição financeira, não pode financiar.


ID
1162267
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Marque a resposta CORRETA para os itens abaixo:

Alternativas
Comentários
  • O que é um título de capitalização?

     

    É um produto em que parte dos pagamentos realizados pelo subscritor é usado para formar um capital, segundo cláusulas e regras aprovadas e mencionadas no próprio título (Condições Gerais do Título) e que será pago em moeda corrente num prazo máximo estabelecido.

    O restante dos valores dos pagamentos é usado para custear os sorteios, quase sempre previstos neste tipo de produto e as despesas administrativas das sociedades de capitalização.

     

     

    http://www.susep.gov.br/menu/informacoes-ao-publico/planos-e-produtos/capitalizacao


ID
1162270
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considere as assertivas:

I. A linha de crédito do FINAME tem limite de valor
II. As operações de Leasing são amparadas pelo FINAME
III. Para obter financiamento do FINAME o interessado deve dirigir-se a uma instituição financeira credenciada que será a responsável pela análise da concessão do crédito, assim como pelo encaminhamento da operação de financiamento ao BNDES, para aprovação e posterior liberação dos recursos;
IV. O FINAME não financia máquinas e implementos agrícolas;

Escolha a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • I. A linha de crédito do FINAME tem limite de valor - Não há valor máximo, mas há análise de impacto do financiamento que o descaraterize. http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Produtos/Limite_de_Credito/  

    Além disso há limite da participação do BNDES no empreendimento. http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Produtos/FINAME_Leasing/.   Errado
    II. As operações de Leasing são amparadas pelo FINAME - O BNDES dispõe do programa FINAME Leasing http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Apoio_Financeiro/Produtos/FINAME_Leasing/.     Certo
    III. Para obter financiamento do FINAME o interessado deve dirigir-se a uma instituição financeira credenciada que será a responsável pela análise da concessão do crédito, assim como pelo encaminhamento da operação de financiamento ao BNDES, para aprovação e posterior liberação dos recursos;  

    solicitações de apoio financeiro são encaminhadas diretamente ao BNDES por meio de Consulta Prévia, preenchida segundo as orientações do Roteiro de Informações - Limite de Crédito, e enviada pela empresa ao:

    Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
    Área de Planejamento - AP
    Departamento de Prioridades - DEPRI
    Av. República do Chile, 100 - Protocolo - Térreo
    20031-917 - Rio de Janeiro - RJ

    Para a utilização dos recursos do limite de crédito, a beneficiária deverá encaminhar a solicitação ao BNDES, de acordo com o modelo do roteiro de Solicitação de Utilização do Limite de Crédito.

    Certo.
    IV. O FINAME não financia máquinas e implementos agrícolas; há diversas formas de financiamentos agropecuários.

  • finame não ampara mais leasing

  • Ué, finame não faz mais leasing de máquinas?


ID
1162273
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Crédito Direto ao Consumidor, conhecido como CDC, é um financiamento concedido por uma instituição financeira.
Considerando as características do CDC, marque a alternativa VERDADEIRA:

Alternativas
Comentários
  • Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

    Quem já teve a experiência de comprar um eletrodoméstico pagando em muitas vezes pode até não saber, mas com certeza o fez através do Crédito Direto ao Consumidor (CDC). Este conceito de empréstimo é cedido por instituições financeiras, bancos, ou através das lojas de departamentos. As compras a prazo no cartão de crédito também podem ser consideradas Crédito Direto ao Consumidor (CDC).

    A vantagem deste tipo de empréstimo é que o consumidor passa a possuir o bem no ato da compra, sem precisar ter pago seu valor total. As parcelas são acrescidas de juros cujas taxas são menores do que os do cheque especial ou dos cartões de crédito: por outro lado, são bem maiores do que o rendimento da caderneta de poupança. As taxas variam segundo a instituição financeira e podem ser consultadas no site do Banco Central.

    O Crédito Direto ao Consumidor (CDC) também é oferecido dentro de um pacote de serviços de bancos, como opção de empréstimo pré-aprovado, imediato e sem burocracia para os correntistas com renda estável. O pagamento pode ser feito em até 60 meses e as parcelas são debitadas automaticamente da conta corrente.

    É importante, antes de pedir um CDC, fazer um controle de despesas rigoroso: pode ser fácil conseguir o empréstimo, mas pagar a dívida, nem sempre. Infelizmente, a inadimplência tem crescido no Brasil, e portanto, é bom seguir algumas regras básicas na hora de contratar um Crédito Direto ao Consumido (CDC). Em geral, uma prestação que não exceda 30% da renda mensal é uma boa base para um empréstimo seguro.

     

     

    https://www.guiabolso.com.br/glossario/c/credito-direto-ao-consumidor-cdc/

  • trocaram o conceito de cdc com cdb??????

  • O mais comum é o CDC com taxa pré-fixada, porém há CDC em que o indexador é Pós-fixado, por exemplo: em dólar.


ID
1162276
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Sistema de Pagamentos Brasileiro consiste de uma série de instrumentos, procedimentos bancários e, em geral, sistemas interbancários de transferência de fundos que asseguram a circulação do dinheiro. Dentre suas características, marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • a) errado - feitos tb em boletos, cheques...

    b) certo - o famoso "em tempo real' - no mesmo dia

    c) errado - o risco não e todo do Bacen... algumas camaras tb tem o risco

    d) errado - existe outras camaras para compensação como: c3 , compe, siloc....

    e) errado - cada camara tem um valor em que e trabalhado...

  • O SPB foi "bolado" para que os riscos (antes inerentes ao BACEN, já que se houvesse problemas de liquidez com alguma instituição ele pagava) fossem distribuídos entre as IFs, e não mais ao BACEN. Além disso, caracteriza-se pela rapidez e automação (LBTR - Liquidação do valor bruto e em tempo real).


ID
1162279
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Considere as assertivas de I a V:

I. No sistema de Leasing , ao final do contrato de arrendamento, o arrendatário tem as seguintes opções: comprar o bem por valor previamente contratado; renovar o contrato por um novo prazo, tendo como principal o valor residual ou devolver o bem ao arrendador;
II. As administradoras de cartão de crédito se assemelham a uma instituição financeira, estando, portanto, sujeitas a autorização e fiscalização por parte do Banco Central;
III. Fundo de Investimento é um tipo de aplicação financeira em que o aplicador adquire cotas do patrimônio de um fundo administrado por uma instituição financeira, com rendimento diferenciado pelo valor da aplicação;
IV. Os empréstimos do tipo Hot Money estão isentos do pagamento de CPMF;
V. A utilização do limite do cheque especial pelo cliente lhe dá direito a compensar o IOF pago na declaração de seu Imposto de Renda anual.

Marque a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Questão muito antiga

    Gabarito: B

    "Tudo que você quiser você pode ter, por isso reivindique e trabalhe duro p/ conseguir". -Denzel Washington

  • Qual o erro da terceira assertiva?

    III. Fundo de Investimento é um tipo de aplicação financeira em que o aplicador adquire cotas do patrimônio de um fundo administrado por uma instituição financeira, com rendimento diferenciado pelo valor da aplicação;

    Os fundo de investimento podem ser administrados por instituição financeira, SDTVM, SCTVM...

    O rendimento varia de acordo com o número de cotas que o aplicador adquiriu.

    Não vi erro nessa assertiva.

  • No entendimento do Superior Tribunal de Justiça e do Banco Central do Brasil (Bacen) (REsp nº 1.359.624, publicado em 26/06/2020), empresas operadoras/administradoras de cartão de crédito não são Instituições Financeiras, pois, não financiam seus clientes com recursos próprios.

    Questão desatualizada!


ID
1162282
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários

Considerando as características do Programa de Geração de Emprego e Renda da Área Rural (PROGER), marque a opção VERDADEIRA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO "A"


ID
1162285
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Dentre as afirmações sobre as principais linhas de financiamento para investimentos, apenas uma é VERDADEIRA:

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA.

    O Finem (Financiamento a Empreendimentos) é a linha de crédito de longo prazo, para projetos que visam a ampliação, recuperação, modernização ou implantação de ativos fixos nos setores de comércio, indústria, agropecuária e prestação de serviços.

    B) ERRADA.

    Custos Financeiros

    A composição do custo financeiro reflete os custos de captação de recursos do BNDES e pode incluir um ou mais dos seguintes índices:

    Taxa de Longo Prazo - TLP (substitui a TJLP em contratos do BNDES firmados a partir de 1º de janeiro de 2018)

    Taxa de juros: composta pelo custo financeiro (TLP e/ou Custo de Mercado), a remuneração do BNDES (abaixo) e a taxa de risco de crédito (variável conforme risco do cliente e prazo do financiamento).

    C) ERRADA.

    O BNDES Automático é o produto do BNDES voltado ao financiamento a projetos de investimento, cujos valores financiáveis não ultrapassam R$ 150 milhões. As operações de financiamento do BNDES Automático são realizadas na forma indireta, ou seja, por intermédio de instituições financeiras credenciadas.

    Podem ser financiados investimentos para implantação, ampliação, recuperação e modernização de ativos fixos, bem como projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, nos setores de indústria, infraestrutura, comércio, serviços, agropecuária, produção florestal, pesca e aquicultura.

    D) ERRADA.

    Podem ser financiados investimentos para implantação, ampliação, recuperação e modernização de ativos fixos, bem como projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, nos setores de indústria, infraestrutura, comércio, serviços, agropecuária, produção florestal, pesca e aquicultura.

    E) ERRADA. Também não são financiáveis itens relativos a:

    Aquisição de terrenos e desapropriações; Custeio de gastos com manutenção corrente, exceto a casos especiais;

    Transferência de ativos; Aquisição de software produzido no exterior, exceto adaptações realizadas no país

    ou quando associado a projetos de desenvolvimento tecnológico e inovação; Ações e projetos sociais contemplados com incentivos fiscais; Despesas que impliquem remessas de divisas; e Aquisição de animais para revenda.


ID
1162288
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) é uma das principais fontes de financiamento do desenvolvimento da região Nordeste. Assinale a opção FALSA:

Alternativas
Comentários
  • Existe o PRODETUR

  • Gab.: Alternativa E

     

    Programa de Apoio ao Turismo Regional - FNE PROATUR

    Objetivo
    Integrar e fortalecer a cadeia produtiva do turismo, ensejando o aumento da oferta de empregos e o aproveitamento das potencialidades turísticas da Região, em bases sustentáveis.

    O Que o Programa Financia
    Aquisição de bens de capital e implantação, modernização, reforma, relocalização ou ampliação de empreendimentos do setor de turismo, contemplando:

    Investimentos, inclusive a aquisição de  meios de hospedagem, já construídas ou em construção (desde que atendidas algumas condições estabelecidas pelo programa);

    Capital de giro associado ao investimento fixo;

    gastos com construção, reforma e ampliação de benfeitorias e instalações. Veda-se o financiamento de reformas para quaisquer tipos de moradia;

    Aquisição de veículos (Item sujeito a regras específicas);

    Aquisição, conversão, modernização, reforma ou reparação de embarcações utilizadas no transporte turístico de passageiros, inclusive de forma isolada;

    Aquisição de Móveis e Utensílios.

  • Questão DESATUALIZADA pois o FNE já financia o setor de turimo através de alguns programas como o FNE GIRO, FNE-MPE e FNE PROATUR. A  errada ai seria o item D, já que 3% é o valor total destinado aos 3 fundos de desenvolvimento. O FNE atualmente fica com 1,8%

  • FNE Sol é disponibilizado a empresas nordestinas

    As condições para acesso ao crédito do FNE Sol foram apresentadas pelo superintendente de Políticas de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Fran Bezerra: prazo de pagamento de até 12 anos, com até um ano de carência; financiamento de até 100% do investimento; e bônus de adimplência de 15%.

    O FNE Sol é destinado a empresas de todos os portes e setores, produtores e empresas rurais, cooperativas e associações. Podem ser financiados sistemas completos envolvendo geradores de energia, inversores, materiais auxiliares e instalação.


    Gab.: Errado letra E


  • Questão desatualizada. Atualmente existe sim financiamento do turismo!


  • A questão está pedindo a alternativa falsa. Logo, gab. E. Questão não está desatualizada, a alternativa E é falsa...

  • a) Certo. Será dado tratamento preferencial às atividades produtivas de pequenos e miniprodutores rurais e pequenas e microempresas.

    b) Certo. São beneficiários do FNE:

    c) Certo. Para fim de aplicação dos recursos do FNE, além dos estados do Nordeste, são beneficiados também parte de Minas Gerais e de Espírito Santo que estão incluídas na área de atuação da Sudene.

    d) Certo.

    e) Errado. Além dos setores agropecuário, industrial e agroindustrial, também são contemplados com financiamentos os setores de turismo, comércio, serviços, cultural e infraestrutura.

    Resposta: E


ID
1162291
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O fomento à atividade agrícola é implementado pelas linhas de crédito rural praticadas pelas instituições financeiras.
Considere as principais características do crédito rural descritas nos itens de I a IV:

I. A nota de crédito rural é um título destinado ao financiamento rural;
II. O financiamento rural dá direito ao banco de fiscalizar a aplicação da quantia financiada;
III. os bancos podem conceder financiamento mediante a emissão, pelo devedor, de cédula com garantia hipotecária, por meio da Cédula Rural Hipotecária;
IV. parte dos recursos destinados ao financiamento rural é oriunda dos depósitos à vista sujeitos a recolhimento compulsório;

Escolha a alternativa VERDADEIRA:

Alternativas
Comentários
  • Quais são os instrumentos utilizados para a formalização do crédito rural?
    De acordo com o Decreto-Lei nº 167, de 14.02.1967, e da Lei nº 10.931, de 02.08.2004, a formalização do crédito rural pode ser realizada por
    meio dos seguintes títulos:
    Cédula Rural Pignoratícia (CRP);
    Cédula Rural Hipotecária (CRH);
    Cédula Rural Pignoratícia e Hipotecária (CRPH);
    Nota de Crédito Rural (NCR).
    Cédula de Crédito Rural Bancário (CCB).

     

    fonte: bacen

     

    Segundo a natureza das garantias como devem ser utilizados os títulos de crédito rural?
    Com garantia real:
    penhor: Cédula Rural Pignoratícia;
    hipoteca: Cédula Rural Hipotecária;
    penhor e hipoteca: Cédula Rural Pignoratícia e Hipotecária.
    Com ou sem garantia real ou fidejussória: Cédula de Crédito Bancário e contrato.
    Sem garantia real: Nota de Crédito Rural.

  • Cara, que banca medíocre. O financiamento rural não dá direito ao banco de fiscalizar a aplicação dos recursos e, sim, a obrigação. Questão mal formulada.

  • Pessoal que classifica as questões do QC, está complicado trabalhar ,assim, procurando questões de cartão crédito e o filtro me retorna questão sobre crédito rural.....


ID
1162294
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

A fiança é uma das garantias existentes no Sistema Financeiro Nacional. Com base nas características da fiança, assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Código Civil

    Art. 822. Não sendo limitada, a fiança compreenderá todos os acessórios da dívida principal, inclusive as despesas judiciais, desde a citação do fiador.

  • Letra  b) a fiança pode ser do principal e dos acessórios, desde que seja dada por escrito

  • A fiança dar-se-á por escrito, e não admite interpretação extensiva. ... todos os acessórios da dívida principal, inclusive as despesas judiciais, desde a citação do fiador. A fiança pode ser de valor inferior ao da obrigação principal e contraída em ... Se o fiador se tornar insolvente ou incapaz, poderá o credor exigir que seja modificado.


ID
1162297
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Alguns instrumentos de garantia podem ser de garantia real. Assinale a opção CORRETA para esses tipos de garantia:

Alternativas
Comentários
  • Garantia real é onde o próprio devedor, ou alguém por ele, destina todo ou parte do seu patrimônio para assegurar o cumprimento da obrigação contraída. A primeira garantia real que surgiu foi a fiduciária que não logrou êxito pois o devedor entregava o domínio ao credor mas não tinha garantias de receber o bem de volta após o pagamento da dívida pois o credor podia alienar o bem. Para sanar essas falhas surgiu o pignus(penhor), que conferia ao credor, como garantia não a propriedade mas a posse do bem do devedor, protegido pelos interditos.

     

    Há 3 tipos de garantias reais: penhor, consignação de rendimentos e hipoteca

  • Gabarito A :o penhor é considerado uma garantia pignoratícia que é consubstanciada em uma promessa de pagamento, dando como garantia um bem móvel;

  • Posso estar equivocado, mas, em termos judiciais, há diferença entre penhor e penhora, sendo este utilzado pela justiça.


ID
1162300
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

São também considerados instrumentos de garantia real a hipoteca e a alienação fiduciária. Marque a resposta CORRETA

Alternativas
Comentários
  • b) pode ser objeto de hipoteca, entre outros, os imóveis, navios, estradas de ferro, minas e pedreira;

  • é uma garantia real extrajudicial e incide sobre bens imóveis ou equiparados que pertençam ao devedor ou a terceiros.

    Alguns exemplos de bens que podem ser dados em hipoteca são habitações, navios e aeronaves.

     

    Exige-se que esta seja registrada em cartório de imóveis, mesmo que seja dada pelo juiz. Pode ser estipulada nos casos de sentenças transitada em julgado de crimes, para efeito de resguardo de futura indemnização.

  • QUAL ERRO DA LETRA D ?

  • O cheque se caracteriza por ser uma ordem de pagamento a vista. A letra D afirma ser uma forma de alienação fiduciária.

  • o cheque especial é um empréstimo vinculado à conta corrente sem garantias justamente por isso seus juros são os mais elevado,só perdendo para o rotativo do cartão de crédito.

  • Cheque Especial não necessita de garantias, por isso os juros são gigantes.

  • Cheque é título de crédito. Entrando então em garantia fidejussoria (aval);

  • É simples o erro da alternativa D.

    Empréstimo pessoal e cheque especial são títulos de crédito,algo que não se admite na fiança e na hipoteca, pois essas garantias servem para bens móveis duráveis ou imóveis.

  • Alternativa: B

    a) para ter validade a hipoteca não precisa de registro em cartório;

    Errado. A hipoteca só é válida depois de registrada no cartório.

    b) pode ser objeto de hipoteca, entre outros, os imóveis, navios, estradas de ferro, minas e pedreira;

    c) um bem não poderá ser objeto de mais de uma hipoteca;

    Errado. O Código Civil diz em seu art. 1476:

    "O dono do imóvel hipotecado pode constituir outra hipoteca sobre ele, mediante novo título, em favor do mesmo ou de outro credor."

    d) a alienação fiduciária é utilizada como garantia de empréstimos pessoais, principalmente os cheques especiais;

    Errado. Alienação fiduciária é garantia real.


ID
1162303
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

O Financiamento Rural é executado mediante a emissão de cédulas de crédito rural. Assinale a opção CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • •• Título no qual o emitente, produtor rural (pessoa física ou jurídica) ou cooperativa de produção,
    vende antecipadamente certa quantidade de mercadoria, recebendo o valor negociado
    (ou insumos) no ato da venda e comprometendo-se a entregá-la na qualidade e no local acordado
    em uma data futura;
    •• O emitente deve procurar uma instituição (banco ou seguradora) que dê garantia à CPR, pois
    aumenta o universo de compradores interessados em adquiri-la. Essa instituição, após análise
    do cadastro e garantias que o emitente oferecer, acrescenta seu aval ou agrega um seguro;
    •• Garantias: Dentre os tipos de garantia real admitidos para a CPR, o penhor rural tem sido
    apontado como o mais utilizado. São destacados dentre os fatores responsáveis pela pouca
    utilização da hipoteca e da alienação fiduciária, respectivamente, a maior dificuldade de execução
    da garantia e a falta de prática na utilização do instrumento pelos emissores;
    •• De posse da CPR avalizada ou segurada o emitente pode negociá-la no mercado;
    •• A CPR pode ser negociada por intermédio do mercado de balcão ou - por meio do leilão eletrônico
    do Banco do Brasil, em bolsas de mercadorias.

    •• Título no qual o emitente, produtor rural (pessoa física ou jurídica) ou cooperativa de produção,

    vende antecipadamente certa quantidade de mercadoria, recebendo o valor negociado

    (ou insumos) no ato da venda e comprometendo-se a entregá-la na qualidade e no local acordado

    em uma data futura;

    •• O emitente deve procurar uma instituição (banco ou seguradora) que dê garantia à CPR, pois

    aumenta o universo de compradores interessados em adquiri-la. Essa instituição, após análise

    do cadastro e garantias que o emitente oferecer, acrescenta seu aval ou agrega um seguro;

    •• Garantias: Dentre os tipos de garantia real admitidos para a CPR, o penhor rural tem sido

    apontado como o mais utilizado. São destacados dentre os fatores responsáveis pela pouca

    utilização da hipoteca e da alienação fiduciária, respectivamente, a maior dificuldade de execução

    da garantia e a falta de prática na utilização do instrumento pelos emissores;

    •• De posse da CPR avalizada ou segurada o emitente pode negociá-la no mercado;

    •• A CPR pode ser negociada por intermédio do mercado de balcão ou - por meio do leilão eletrônico

    do Banco do Brasil, em bolsas de mercadorias.

  • Segundo a natureza das garantias como devem ser utilizados os títulos de crédito rural?


    Com garantia real:
    penhor: Cédula Rural Pignoratícia;
    hipoteca: Cédula Rural Hipotecária;
    penhor e hipoteca: Cédula Rural Pignoratícia e Hipotecária.


    Com ou sem garantia real ou fidejussória: Cédula de Crédito Bancário e contrato.


    Sem garantia real: Nota de Crédito Rural.

     

    fonte: bacen


ID
1162306
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Para o Regime Geral da Previdência Social e para Regime Privado da Previdência Complementar, aposentadoria é, no Brasil, um benefício de renda pago em caso de sobrevivência do beneficiário que é concedido a segurado/participante para:

Alternativas
Comentários
  • Letra D: Prover-lhe o sustento, seu e o de sua família, quando cessarem suas renda do trabalho, permitindo-lhe a manutenção de um nível de consumo e de bem-estar próximo daquele desfrutado ao fim de sua fase laboral;


ID
1162309
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Os planos de aposentadoria e pensão privados se desdobram em abertos e fechados. Nesse aspecto, afirma-se que:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A CORRETA

    Os fundos de investimento podem ser organizados sob a forma de condomínios abertos ou fechados. 

    Nos fundos abertos é permitida a entrada de novos cotistas ou o aumento da participação dos antigos por meio de novos investimentos, assim como é permitida a saída de cotistas, por meio do resgate de cotas, isto é, mediante a venda de ativos do fundo para a entrega do valor correspondente ao cotista que efetuou o resgate, total ou parcial, de suas cotas. 

    Já nos fundos fechados, a entrada e a saída de cotistas não é permitida. Após o período de captação de recursos pelo fundo, não são admitidos novos cotistas nem novos investimentos pelos antigos cotistas (embora possam ser abertas novas fases de investimento, conhecidas no mercado como "rodadas de investimento"). Além disso, também não é admitido o resgate de cotas por decisão do cotista, que tem que vender suas cotas a terceiros se quiser receber o seu valor antes do encerramento do fundo. 

    Os fundos fechados também podem ser registrados para negociação de cotas em mercados administrados pela BOVESPA. Assim, quando um cotista pretende comprar ou vender cotas de um fundo fechado, como os Fundos de Investimento Imobiliário - FII ou Fundos de Investimento em Direitos Creditórios – FIDC. 

    Por exemplo, pode enviar suas ordens por uma corretora para o sistema de negociação da BOVESPA no qual a cota esteja registrada.

    Os fundos abertos normalmente são constituídos para existir por tempo indeterminado, ao contrário dos fechados, que podem ter tempo determinado, ao final dos quais os ativos são vendidos, os cotistas recebem o valor total de suas cotas e o fundo é encerrado, o que pode ocorrer também com os fundos abertos.


ID
1162312
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Seguros são instrumentos de proteção contra perdas econômicas decorrentes de eventos indesejáveis e imprevisíveis. Afora o ramo vida, as sociedades seguradoras oferecem cobertura para sinistros que atingem uma extensa lista de direitos das pessoas como, por exemplo, automóveis, residências, condomínios, empresas, colheitas, mercadorias, obras civis, instalações industriais, equipamentos de transporte e muitos outros. Destaque especial deve ser dado ao seguro e responsabilidade civil para cobertura de perdas decorrentes de danos causados a outras pessoas. Qual das alternativas abaixo é a CORRETA?

Alternativas
Comentários
  • Dá-se o nome de seguro a todo contrato pelo qual uma das partes (segurador) se obriga a indenizar a outra (segurado) em caso de ocorrência de determinado sinistro, em troca de um prêmio de seguro.

  • Gabarito letra A.

    b) Sinistro é o evento do qual resulta prejuízo para o segurado, o qual é sempre indenizado pela seguradora.

    Não é sempre. O sinistro deve estar explícito na apólice ou no bilhete de seguro. Caso contrário, não haverá indenização.

    c) Comunicação de Sinistro é a informação dada, a qualquer tempo, pelo segurado ou beneficiário da ocorrência do sinistro à entidade seguradora.

    Não é a qualquer tempo. Deve ser no período de vigência do seguro contrato.

    d) Prêmio do Seguro é a soma em dinheiro recebida da seguradora pelo segurado, quando da liquidação das obrigações contratadas

    O examinador inverteu. Prêmio é a soma em dinheiro recebida do SEGURADO.

    e) Vigência é o esquema que determina os pagamentos dos prêmios contratados.

    Vigência é o período de contratação do seguro. Não está relacionado com esquema de pagamentos.


ID
1162315
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

O mandato constitui uma espécie de contrato nominado pelo Código Civil, sendo a procuração o seu instrumento. Os poderes recebidos na procuração envolvem atos de administração, sendo CORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • alt. d


    Art. 653, § 2o CC O terceiro com quem o mandatário tratar poderá exigir que a procuração traga a firma reconhecida.


    bons estudos

    a luta continua

  • A) Art. 656. O mandato pode ser expresso ou tácito, verbal ou escrito

     

    B)

    Art. 660. O mandato pode ser especial a um ou mais negócios determinadamente, ou geral a todos os do mandante.

    Art. 661. O mandato em termos gerais só confere poderes de administração.


    C) Seção III - Das Obrigações do Mandante   (arts. 675 a 681, CC)

     

    D) CORRETA!!!

    Art. 654. Todas as pessoas capazes são aptas para dar procuração mediante instrumento particular, que valerá desde que tenha a assinatura do outorgante.

    § 1o O instrumento particular deve conter a indicação do lugar onde foi passado, a qualificação do outorgante e do outorgado, a data e o objetivo da outorga com a designação e a extensão dos poderes conferidos.

    § 2o O terceiro com quem o mandatário tratar poderá exigir que a procuração traga a firma reconhecida.

     

    E) Art. 668. O mandatário é obrigado a dar contas de sua gerência ao mandante, transferindo-lhe as vantagens provenientes do mandato, por qualquer título que seja.

     

     


ID
1162318
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Quando um devedor torna-se inadimplente, lhe assiste o direito, em determinados casos, de purgar a mora, o que significa:

Alternativas
Comentários
  • alt. c


    Art. 401 CC. Purga-se a mora:

    I - por parte do devedor, oferecendo este a prestação mais a importância dos prejuízos decorrentes do dia da oferta;



    bons estudos

    a luta continua

  • LETRA C.

    Art. 401. Purga-se a mora:

    I - por parte do devedor, oferecendo este a prestação mais a importância dos prejuízos decorrentes do dia da oferta;

    II - por parte do credor, oferecendo-se este a receber o pagamento e sujeitando-se aos efeitos da mora até a mesma data.


  • Por parte do devedor, a purgação da mora ocorre com a sua oferta real, abrangendo a prestação mais a importância dos prejuízos decorrentes do atraso. Tratando-se de prestação pecuniária, deverá ser corrigida monetariamente, caso seja necessário. 

     

    Já por parte do credor, purga-se a mora quando oferecendo-se este a receber o pagamento e sujeitando-se aos efeitos da mora até a mesma data. O credor deverá indenizar o devedor por todos os prejuízos que este experimentou por força de seu atraso.

     

    https://www.direitonet.com.br/dicionario/exibir/1854/Purgacao-da-mora


ID
1162321
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Um gerente de Banco, em 04 de janeiro de 2003, firmou contrato de empréstimo financeiro com um jovem, que possuía à época dezessete anos, tendo este dolosamente ocultado a idade, declarando-se expressamente de maior. O que ocorre com o presente negócio jurídico? Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na dúvida quanto ao disposto no CC.

    Art. 171. Além dos casos expressamente declarados na lei, é anulável o negócio jurídico:

    I - por incapacidade relativa do agente;

    Art. 4o São incapazes, relativamente a certos atos, ou à maneira de os exercer:

    I - os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos;

     

  • alt. e

    Art. 180. O menor, entre dezesseis e dezoito anos, não pode, para eximir-se de uma obrigação, invocar a sua idade se dolosamente a ocultou quando inquirido pela outra parte, ou se, no ato de obrigar-se, declarou-se maior.


    bons estudos

    a luta continua

  • Esse negócio jurídico é válido, porém anulável!! Alternativas 'B' e 'E' estão corretas!!

  • Também não seria anulável ???

  • O negócio é anulável, contudo "a anulabilidade não tem efeito antes de julgada por sentença, nem se pronunciada de ofício; só os interessados a podem alegar, e aproveita exclusivamente aos que a alegarem, salvo o caso de solidariedade ou indivisibilidade" (CC, art. 177). Portanto, enquanto os interessados não solicitarem a anulação do negócio e não houver a sentença de anulação, o negócio permanece válido mesmo sendo anulável.

  • Sim, tem dupla resposta: B e E.


    Tanto é válido enquanto não se anule, quanto também é anulável.

  • Futura Policial, a regra é que negócios realizados por relativamente incapaz são anuláveis. Contudo, o artigo 180 traz uma exceção. O negócio retratado na questão não poderia ser anulado pelo "fator idade" porque o relativamente incapaz, dolosamente, escondeu sua idade para celebrar o contrato, portanto, ele não pode usar sua incapacidade relativa no momento da celebração do contrato como justificativa para anular esse contrato. A questão trouxe a exceção. :)

    Logo, o negócio é válido. Alternativa E mesmo.

    Espero ter ajudado.

  • " De maior"? aff

    Art. 180. O menor, entre dezesseis e dezoito anos, não pode, para eximir-se de uma obrigação, invocar a sua idade se dolosamente a ocultou quando inquirido pela outra parte, ou se, no ato de obrigar-se, declarou-se maior. (TJDFT-2008) (MPSP-2011) (TJCE-2018)

     


ID
1162324
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

A personalidade civil do ser humano começa do nascimento com vida, mas o exercício deste direito pela própria pessoa, natural ou jurídica, necessita de certos requisitos. Logo, a alternativa INCORRETA a ser assinalada é:

Alternativas
Comentários
  • alt. a


    Art. 5o A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil.


    bons estudos

     luta continuaa

  • * Questão desatualizada em relação ao Item "B".

  • A letra "D" está incorreta. A menoridade cessa aos 18 anos! O que cessa com colação de grau em nível superior é a INCAPACIDADE. 

    Pelo mesmo motivo a C está incorreta, e com o advento do estatuto da pessoa com deficiência e B também está incorreta. 

     A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA É A LETRA "E".


ID
1162327
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

MERCOSUL e NAFTA são importantes áreas de mercado das Américas do Sul e do Norte, as quais poderão ser incorporadas pela ALCA. A respeito dessas áreas de mercado, é CORRETO afirmar que:

Alternativas

ID
1162330
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

No Brasil existe uma agricultura caracterizada pelo uso de técnicas tradicionais e em solos pouco produtivos, enquanto outro importante segmento usa tecnologia moderna e produção em larga escala. Os principais produtos da agricultura moderna e de larga escala são:

Alternativas

ID
1162333
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em relação ao MERCOSUL, é INCORRETO afirmar que ele tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia clarear a questao?

     

  • O mercosul inclui apenas a América do Sul, excluindo a América do Norte e América Central. 

  • O Mercosul inclui apenas países da América do Sul, mais especificamente, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai


ID
1162336
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O petróleo é uma das mais importantes fontes de energia do Brasil. A produção nacional de petróleo está concentrada nos estados de:

Alternativas
Comentários
  • Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Norte;


ID
1162339
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Energia elétrica é uma das principais fontes de geração de força que afetam significativamente a economia de um país. Nos últimos anos, o Governo brasileiro adotou um forte racionamento, tendo em vista evitar um colapso do sistema de fornecimento de energia elétrica. A origem do problema foi:

Alternativas

ID
1162342
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O Nordeste atual dispõe da algumas áreas caracterizadas como pólos de desenvolvimento. Entre os Principais pólos com os respectivos produtos mais relevantes, podem ser destacados:

Alternativas

ID
1162345
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

As instâncias para a fiscalização e o julgamento dos gastos feitos pelo poder público no Brasil são o Tribunal de Contas da União (TCU), O Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Suas esferas de fiscalização abrangem:

Alternativas
Comentários
  • O Tribunal de Contas da União julga as contas de administradores públicos e demais responsáveis por bens e valores públicos federais, bem como as contas de qualquer pessoa que der causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário. Tal competência administrativa está prevista no art. 71 da Constituição brasileira. Já o Tribunal de Contas do Estado é responsável por verificar as despesas públicas do Estado, enquanto o Tribunal de Contas do Município, analisa e julga os gastos municipais.
    A resposta correta é a letra E.

  • O Tribunal de Contas da União julga as contas de administradores públicos e demais responsáveis por bens e valores públicos federais, bem como as contas de qualquer pessoa que der causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário. Tal competência administrativa está prevista no art. 71 da Constituição brasileira. Já o Tribunal de Contas do Estado é responsável por verificar as despesas públicas do Estado, enquanto o Tribunal de Contas do Município, analisa e julga os gastos municipais.

    A resposta correta é a letra E.

  • Questão passiva de analise, pois quando o município não possui um TCM, o órgão que apura as contas dele é o TCE.


ID
1162348
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A respeito das metas de inflação adotadas no Brasil nos últimos anos, pode-se afirmar que:

I. O Banco Central fixa e divulga um intervalo de variação do índice de inflação a ser perseguido num determinado período;
II. O índice utilizado para acompanhar as metas inflacionárias é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA);
III. O Mercado Internacional é quem determina a meta inflacionária.

Marque a opção CORRETA:

Alternativas

ID
1162351
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O sistema eleitoral brasileiro tem dois princípios, o majoritário e o proporcional. Com base nesta afirmação, assinale o quesito CORRETO:

Alternativas

ID
1162354
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A Lei de Responsabilidade Fiscal, sancionada pelo Presidente da República em 19 de outubro de 2000, estabelece:

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

      Art. 1o Esta Lei Complementar estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, com amparo no Capítulo II do Título VI da Constituição.

            § 1o A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.

            § 2o As disposições desta Lei Complementar obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

  • Complementando a resposta de Débora

     a) o Poder Executivo, o Poder Legislativo, neste abrangidos os Tribunais de Contas, o Poder Judiciário e o Ministério Público; 

        b) as respectivas administrações diretas, fundos, autarquias, fundações e empresas estatais dependentes; 


ID
1162417
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A expressão decimal 0,011363636... é uma dízima periódica composta e representa um número racional x. Se a geratriz desta dízima for escrita sob a forma de uma fração irredutível m/n, então m + n é igual a:

Alternativas
Comentários
  • ver  a quetao resolvida por outro metodo


  • Trabalhosa. 1136-11 ( 11  não se repete, não é período) / 99 000 ( três zeros por que temos 011) .

    Temos 1125/99000. Cuidado com fração irredutível. Simplificar por 1125 = 1/ 88. A questão pede m+n = 1+88 = 89. 
  • 0,01136 = 001136-011 = 1125 (faz a diferença entre o número completo até o período com o intruso após a vírgula antes do período[repetição]).

    Dividido por 99000 (pois a quantidade de "9" representa a quantidade do período, ou seja 363636.... repete-se dois algarismos, então dois "9". E os zeros representam os números de intrusos após a vírgula ou seja 011 , três zeros).

    1125/99000. Depois simpliquei por 5 (dividi os dois números por 5, divisor e dividendo) = 225/19800 , 

    225/19800 simplifiquei por 5 novamente = 45/3960.

    45/3960 simplifiquei por 5 novamente = 9/792.

    9/792 simplifiquei por 3= 3/264.

    3/264 simplifiquei por 3 novamente = 1/88.

    E a questão solicita o resultado da soma entre m/n = 1+88 = 89.

    Gab. B

  • LETRA B. Eu pessoalmente, evito memorizar muitas fórmulas mirabolantes e tenho mais facilidade em trabalhar com frações ou potencia de 10 do que usar notação decimal.(tenho pavor...)

    Prefiro gravar só o básico : Geratriz simples = período / nº"9s" que fazem parte do período 

    0,3636 = 36/99

    0,0003636 = um milésimo de 36/99

    0,0003636 = 1/1000 x 36/99 

    pronto, agora é so trabalhar o restante da questão em fração  

    0,011 + 0,0003636

    11/1000 + 1/1000 x 36/99

    11/1000 + 36/99000

    11/1000 + 4/11000

    11 x 11/11000 + 4/11000 

    121/11000 + 4/11000

    125/11000 = 1/88

    m+n = 89

  • 0,011363636... anteperíodo/período.

    O numerador é formado pelo anteperíodo e período, subtraído do anteperíodo. O denominador é formado por tantos "9" quantos forem os algarismos do período, seguidos de tantos "0" quantos forem os algarismos do anteperíodo.

    0,011363636... = (01136 - 011)/99000 = 1125/99000 = 225/19800 = 1/88 = m/n

    m + n = 1 + 88 = 89

    gaba. B


ID
1162420
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um operário é contratado por 90 dias, recebendo diariamente um valor em reais igual ao número de dias trabalhados. No final da tarefa, ele ganhou:

Alternativas
Comentários
  • a1 = 1
    an = 90
    n = 90
    Sn = ?

    Sn = n(a1+an)/2

    Sn = 90(1 + 90)/2

    Sn = 90*91/2

    Sn = 4.095,00.

  • O cerne da questão:  recebendo diariamente


ID
1162423
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um operário gastava mensalmente 10% de seu salário com transporte. Depois de um aumento no preço das passagens ele passou a gastar R$ 5,00 (cinco reais) a mais por mês, comprometendo 12% do seu salário com transporte. O valor do salário desse operário está contido no intervalo:

Alternativas
Comentários
  • 100%          X

        2%          5


    2X=500

    X=500/2 

    X=250

  • 12/100 x = 10x/100 + 5 

    Tirando o MMC 

    12 x = 10 x + 500

    12 x - 10 x = 500 

    2 x = 500 

    x = 250 

  • Transporte Inicial = 0,10 x Salário 

    Transporte Final = 0,10 x Salário + 5,00 = 0,12 x Salário

    0,02 Salário = 5,00

    Salário = 250,00 [Item B] 


ID
1162426
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma pessoa deve consumir uma dose diária de 4700mg de potássio. Sabe-se, por outro lado, que a água de coco contém 175mg/100ml de potássio. Supondo-se que a única fonte de potássio para um indivíduo fosse a água de coco, para cumprir o requerimento diário ele deveria consumir de água de coco:

Alternativas
Comentários
  • 4700--------x

    175--------100

    175x=470000

      x=470000/175

    x=2,68


ID
1162429
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Se um produtor de café misturar 2 kg de café em pó do tipo I com 3 kg de café do tipo II ele obtém uma mistura cujo preço é de R$ 4,80 o quilograma. Ao misturar 3 kg de café em pó do tipo I com 2 kg de café do tipo II, a nova mistura custará R$ 5,20 o quilograma. O preço do quilograma de café do tipo I e do tipo II são respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Sistema linear:

    Café do tipo I = xCafé do tipo II = yO preço da primeira mistura é 4,8 e da segunda 5,2, então multiplicamos cada um por 5 que é a quantidade de quilos que foram gerados. Se sta multiplicação não for feita agora, pode ser feita pelo resultado final encontrado.
    2x+3y = 24  3x+2y = 26
    Substituindo, colocando o x em evidencia:

    2x+3y=24

    2x=24-3y

    x=(24-3y)/2

    x=12-1,5y

    ====================

    3x+2y=26

    3(12-1,5Y)+2y= 26

    36-4,5y+2y=26

    -2,5y=26-36 ==========>multiplica tudo por (-1) para tornar o y positivo.

    2,5y=10

    y=10/2,5

    y=4


    Retornando para o x e substituindo o y:

    x=12-1,5y

    x=12-1,5.4

    x=12-6

    x=6


    O café tipo I custa R$6,00 e o tipo II custa R$4,00

    Note, que se você não multiplicou no início os valores das misturas por 5, encontrará os resultados de 1,2 e 0,8 que estão na alternativa A, que está errada.

    Resposta certa letra E


ID
1162432
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Usando dois tipos de bronze, um com 62% e o outro com 70% de cobre, pretende-se obter uma tonelada de um novo tipo de bronze com exatamente 65% de cobre. Para isto deve-se usar:

Alternativas
Comentários
  • Substância A =   0.62 x A  de cobre presente na subst

    Substância B =    0,7 x B de cobre presente na subst 

    Resolvendo através de sistemas:

     A + B = 1000kg                                                                           1000kg= 1 Tonelada

    0,62 x A + 0,7 x B = 1000 x 0,65 

    Ou

    Através de substituição 

    A = 1000 - B   e aplicnado na equação a baixo: 

    0,62 x A + 0,7 x B = 1000 x 0,65

    encontraremos o valor de B = 375 e consequentemente o de A = 625

     

     

     

     

     

  • 62% de 625= 387,5

    70% de 375= 262,5

    387,5 + 262,5= 650

    1000---------100%

    650-----------×

    1000x=650×100

    1000x=65000

    ×=65000/1000= 65%


ID
1162435
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma colméia, a população de abelhas cresce de acordo com a lei exponencial P(t) = Poe kt , onde Po é o tamanho inicial da população, k é a constante de crescimento, e t representa o número de dias. Sabe-se que o tamanho da população de abelhas dobra a cada 9 dias. Lembrando que logaritmo neperiano de 2 é 0,6931 , a constante de crescimento k é:

Alternativas
Comentários
  • Acho que é isso, se estiver errado me corrijam

    P(9) = Po x e^9k

    2Po = Po x e^9k

    corta Po

    2 = e^9k

    ln2 = ln e^9k

    0,6931 = 9k x ln e  (ln e = 1)

    0,6931 = 9k x 1

    k = 0,6931/9

    k = 0,0770 -> 7,70%

     


ID
1162438
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Numa pequena empresa de montagem, com 50 empregados, o gerente resolveu avaliar o desempenho dos seus funcionários. Foi constatado que 5 trabalhadores completavam o trabalho além do tempo exigido; 6 montavam os produtos com defeito; e 2 completavam o trabalho defeituosamente e além do tempo exigido. O trabalhador que se enquadrar em qualquer uma dessas três situações é considerado como de fraco desempenho. Pergunta-se: qual a probabilidade de o gerente atribuir desempenho fraco a um trabalhador qualquer?

Alternativas
Comentários
  • São 5 que realizam o trabalho além do tempo exigido; 6 funcionários que montam os produtos com defeito;2 funcionários que completam o trabalho com defeito e além do tempo exigido, então tem 2 funcionários que realizam duas atividades em comum, por isso são 5-2=3  6-2=4 

    Resumindo:

    3/50+4/50+2/50=9/50=18%

  • Pra mim aquele "e" antes de "2 completavam..." significa que está somando aos demais. Não deveria subtrair. Pra fazer sentido ao que o examinador quer deveria estar escrito " e destes...". Português básico. Esta questão deveria ser anulada.

  • 5 Além do tempo 

    6 com defeito 

    2 além do tempo e com defeito. 

    Aplique a teoria dos conjuntos para resolver: 

    3 = Somente "Além do tempo"

    2 = Além do tempo + defeito 

    4 = Somente com defeito 

    3 + 2 + 4 = 9. 

    9/50 = 18%


ID
1162441
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma loja oferece uma motocicleta por R$ 4.000,00 a vista ou por 50% deste valor a vista como entrada e mais um pagamento de R$ 2.200,00 após 4 meses. Qual é a taxa de juros simples mensal cobrada ?

Alternativas
Comentários
  • J=Cit/100

    50% de 4000=2000


    J=M-C

    J=4200-4000

    J=200


    200=4000*i*4/100

    200*100=8000i

    20000=8000i

    20000/8000=i

    2,5=5


    2,5=2,500%

  • 50% de 4000 = 2000 

    4000 valor do bem - 2000 valor da entrada = 2000 

    daqui a 4 meses ele pagará 2200 redendo juros de 200 reais. Logo,

    CAPITAL = 2000 

    JUROS = 200 

    TEMPO = 4 MESES 

    TAXA = ?

    J =C . i . t 

    200 = 2000 . i . 4 

    200 = 8000 i 

    i = 200/8000 

    i = 0,025 ou 2,5% 

  • 50% de 4000=2000

     

    Capital = 2000

    Juros = 200

    Taxa = ?

     

    J = C . i . t / 100

     

    200 = 2000 . i . 4 / 100

     

    200 = 8000 / 100

     

    200 = 80i

     

    i = 200 / 80

     

    i = 2,5 %


ID
1162444
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

José tomou emprestado R$ 10.000,00 a um banco, pretendendo saldar a dívida após 2 anos. A taxa de juros simples combinada foi de 30% a.a. Qual o menor valor com o qual José pagaria a dívida 5 meses antes do vencimento combinado, sem prejuízo para o banco, se nesta época a taxa de juros simples anual fosse de 24% e fosse utilizado o desconto simples racional?

Alternativas
Comentários
  • Usando a fórmula do desconto Racional Dr=AiT calculemos o primeiro valor.


    Dados:

    i=30%=0,3

    t=2anos

    A=10000


    Dr=Ait

    Dr=10000*0,3*2

    Dr=160000


    Agora basta calcular o valor atual sabendo que nosso desconto de 16000 é o valor atual.

    Dados:

    i=24/12=2%=0,02

    t=5meses

    N=16000


    Ar=N/(1+it)

    Ar=16000/(1+0,02*5)

    Ar=16000/1,1

    Ar=14545,45

  • Excelente a resolução do colega, está conforme o desejado pelo examinador. Entretanto, não há muita lógica em trazer a valor presente (5 meses antes do vencimento) o valor nominal do título (R$ 16.000,00) usando a taxa de juros simples da época (24% aa), pois a "taxa de juros simples combinada" foi de 30% (2,5% am), e o enunciado pede  "sem prejuízo para o banco". Logo, a resposta seria:

    VP = 16.000,00 / (1 + 0,025*5) = 14.222,22 [sem gabarito]

    Obs.: 30% aa = 2,5% am = 0,025 am

  • Capitalize para 2 anos o valor da dívida. M= C x (1+i x n)

    M= 10.000 x (1+0.3 x 2)= R$ 16.000

    Agora descapitalize para 5 meses antes do vencimento usando a taxa de 24% a.a

    C= M/(1+i x n)= C= 16.000/(1+0.24 x 5/12)=14.545,45


ID
1162447
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

Fátima aplicou R$ 1.000,00 a uma taxa de juros compostos de 10% ao mês e por um prazo de 1 trimestre. Tendo sido as capitalizações mensais, qual será o valor do resgate ?

Alternativas
Comentários
  • M = C (1+i)t

  • GABARITO: A

    c = 1000

    i = 10% a.m

    t = trimestre = 3 meses

    ===========================

    M = C ( 1+ i )^n

    M = 1000 ( 1 + 0,1)^3

    M = 1000 X 1,1^3

    M = 1000 X 1,331

    M = 1.331,00


ID
1162450
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Fabiano tomou um empréstimo de R$ 300,00 a juros compostos mensais de 5%. Entretanto, dois meses após, Fabiano pagou R$ 150,00 e, um mês após esse pagamento, liquidou seu débito. O valor desse último pagamento foi:

Alternativas
Comentários
  • m=c*(1+i)^t

    primeiro cálculo

    m=c*(1+i)^t    

    m=300*(1+5%)^2 

    m=330,75

    segundo cálculo

    m=c*(1+i)^t

    m= 330,75-150*(1+5%)^1

    m= 189,78


ID
1162453
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Desejando comprar um carro novo, Mariana aplica R$ 13.569,00 a uma taxa de juros compostos de 13% ao ano. Sabe-se que o carro desejado custará no momento da compra R$ 25.000,00. Por quanto tempo o dinheiro deverá ficar aplicado ?

Alternativas
Comentários
  • J=C (1+i)^n 

    25000=13569(1+013)^n

    25000=13569(1,13)^n 

    25000/13569=1,13^n 

    1,84=1,13^n 

     Depois fassa o log dos valores..

    log de 1,84 na base 1,13 = n 

    n=log1,84/log 1,13

    n=0,264817/0,053078

    n=4,99 =5 anos = 60meses.                                                                                                                


ID
1162456
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para saldar uma operação de empréstimo, cujo valor recebido foi de R$ 10.000,00, pagou-se R$ 15.000,00. Sabe-se que a operação durou um ano. Sabe-se ainda que a inflação do primeiro semestre deste ano foi de 10% ao semestre e que a inflação do segundo semestre do mesmo ano foi de 20% ao semestre. Qual a taxa anual real de juros ?

Alternativas
Comentários
  • Valor recebido foi de R$ 10.000,00, pagou-se R$ 15.000,00. Logo, os juros acumulados em dois períodos foram de 50%.

     

    Sabe-se ainda que a inflação do primeiro semestre deste ano foi de 10% ao semestre e que a inflação do segundo semestre do mesmo ano foi de 20% ao semestre. 1,1 x 1,2 = 1,32. A inflação acumulada nos dois períodos for de 32%

     

    Taxa real = taxa aparente [50%] / taxa de inflação [32%] ------------  R = 1,5/1,32

     

    Taxa real = 1,1363

  • 1+ir =(1+i )(1+ I)

    Substituindo os dados na fórmula, temos:

    C = 10.000

    M = 15.000

    J = 15.000 - 10.000 = 5.000

    I = Inflação do ano = 1,1*1,2 - 1 = 0,32

    i = 5.000/10.000 = 0,5

    1+ir =(1+i )(1+ I)

    ir = (1+i)/(1+I) - 1

    ir = [(1 + 0,5)/(1 + 0,32) - 1]*100

    ir = [1,5/1,32 - 1]*100

    ir = 0,1364*100 = 13,64% a.a.

    Letra C.


ID
1162459
Banca
ACEP
Órgão
BNB
Ano
2003
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A quantia de R$ 10.000,00 foi contratada em uma operação de compra a prazo. O esquema de amortizações acertado foi o SAC – Sistema de Amortização Constante. A periodicidade das prestações é bimestral, sendo a taxa efetiva mensal de juros compostos de 10% e os juros capitalizados bimestralmente. Não há carência. Não há entrada nem sinal. A duração será de 20 meses. Qual o valor da primeira prestação?

Alternativas
Comentários
  • A estrutura da tabela SAC como da PRICE é a seguinte , nesta ordem : 

    1 . Períodos 
    2 . Saldo devedor 
    3. Amortização 
    4 .Juros 
    5 .Prestação 

    Tome o valor dado ( 10 .000 ) e dividida pelo número de bimestres ou períodos dos pagamentos ( 10 ) e assim terá a amortização ( valor constante para todos os períodos ) 

    Amortização ----- > 10.000 /10=1000 

    Os juros são calculados sobre o saldo devedor , e o saldo devedor de cada período é igual ao saldo devedor do período anterior menos a amortização do período . 

    A prestação é calculada com a soma dos juros e a amortização , logo prestação = amortização + juros 

    Como a prestação é bimestral e foi dada uma taxa mensal , considerando que os juros são capitalizados de forma composta , juros compostos , calculando a taxa de juros bimestral , terá : 

    ( 1 + 0,10 ) ^2 = 1,21 

    O valor da primeira prestação será igual a amortização mais os juros , ou seja , os 21 % que incidem sobre o saldo devedor , tendo assim a prestação = juros + amortização 

    Saldo devedor = 10.000,00 

    Juros = 10.000,00 * 0,21 =2.100,00 

    Amortização = 1.000,00 

    1ª prestação = 1.000,00 + 2.100,00 = 3.100,00

    Site: Yahoo Respostas

  • Fiz da forma mais simples :

    C= 10.000

    i= 10% am

    T= 2 meses ( converto em mês de acordo com a taxa de tempo)

    J= 10.000.10%.1

    J= 1000 (PRIMEIRO MÊS)

    OBS: COMO É COMPOSTO CAPITALIZADO SEMESTRALMENTE, FAREI:

    1° MÊS= 1000 R$

    2° MÊS= CAPITAL + JUROS= 10.000 + 1000=11.000

    10% DE 11.000 = 1100

    AGORA SOMA O 1° MÊS COM O 2° MÊS = 1000+1100= 2100.