SóProvas



Prova CESGRANRIO - 2015 - LIQUIGÁS - Profissional Júnior - Administração


ID
1666576
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A expressão reforma política aparece no glossário da grande maioria dos políticos brasileiros quase sempre em duas circunstâncias: ou é desculpa para deixar tudo como está ou é uma daquelas promessas de campanha eleitoral a ser esquecida assim que se desmontarem os palanques. (...) Por mais que seja tentador avançar aos poucos, na chamada medida do possível, a reforma política realmente eficaz para produzir efeitos salutares num prazo relativamente curto deverá contemplar um conjunto de mudanças – reconheça-se, num processo difícil que exigirá cortes na carne do sistema atual.
Revista Leituras da História. São Paulo: Escala. n. 80. 24 mar. 2015, p. 56-57.

A associação entre a reforma política e os escândalos de corrupção na conjuntura política da atualidade impõe o entendimento de que o ponto mais urgente e mais delicado para essa necessária reforma está ligado aos posicionamentos da sociedade relacionados à(ao)

Alternativas

ID
1666579
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Há 200 milhões de anos, ainda na era paleozoica, existia um único e imenso continente na Terra, a Pangeia, uma massa continental que se fragmentou durante o Cretáceo Inferior, há cerca de 130 milhões de anos, deixando imensos pedaços de terra à deriva, na movimentação lenta e constante das placas tectônicas, até que eles originassem os continentes atualmente existentes. No decorrer do século XX muitas descobertas vieram a corroborar essa teoria e uma nova prova científica da existência desse continente-mãe, a Pangeia, foi descoberta recentemente no interior árido do Ceará, na encosta da Chapada do Araripe. O achado dos pesquisadores do Cariri consiste em um fóssil inédito, datado de 120 milhões de anos, de uma planta angiosperma da família Smilacaceae – família de plantas que ainda mantém presença em todos os continentes .
Revista História Viva. São Paulo: Duetto Editorial. n. 137. mar. 2015, p. 76-79.

Sendo assim, um fóssil, encontrado no Ceará, de uma espécie que deu origem a muitas outras espalhadas pelo globo ajuda a comprovar a teoria do(a)

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta E - deriva continental

  • GABARITO LETRA E

    A) Big Bang ou Grande Expansão (...) Os cosmólogos usam o termo "Big Bang" para se referir à ideia de que o universo estava originalmente muito quente e denso em algum tempo finito no passado. Desde então tem se resfriado pela expansão ao estado diluído atual e continua em expansão atualmente.https://pt.wikipedia.org/wiki/Big_Bang

    B) O criacionismo é a crença religiosa de que a humanidade, a vida, a Terra e o universo são a criação de um agente sobrenatural.(...) Nessa época, aqueles que mantinham a opinião de que as espécies tinham sido criadas separadamente eram geralmente chamados de "defensores da criação", mas eram ocasionalmente chamados "criacionistas" em correspondências privadas entre Charles Darwin e seus amigos. https://pt.wikipedia.org/wiki/Criacionismo

    C) Já o evolucionismo, teoria que surgiu a partir do século XIX, afirma que o homem foi resultado de uma longa evolução iniciada há cerca de cinco milhões de anos, desde os Hominídeos até o Homo sapiens, (...) Ainda segundo a teoria, homem e macaco possuiriam a mesma ascendência, da qual as outras espécies foram se desenvolvendo ao longo do tempo. http://www.historiadetudo.com/criacionismo-evolucionismo

    D) Cataclismo (grafado ocasionalmente como cataclisma), do grego κατακλυσμός - kataklusmós, água, inundar, fazer (...) São inundações repentinas, praticamente imprevisíveis e de quase impossivel prevenção, sendo a única maneira de salvar vidas a evacuação do local. (...) O Dilúvio, citado na Bíblia, também pode ser considerado um cataclisma. https://pt.wikipedia.org/wiki/Cataclismo

    E) A Deriva Continental é uma teoria que afirma que, um dia, todos os atuais continentes formavam apenas uma única massa de terra firme, chamada de Pangeia. Esse supercontinente, graças ao movimento das Placas Tectônicas, fragmentou-se várias vezes até proporcionar a atual forma das massas terrestres. https://escolakids.uol.com.br/deriva-continental.htm

     


ID
1666582
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Em tempos de seca, os apelos para não deixar a torneira pingando, evitar banhos demorados e se mobilizar para aproveitar a água da chuva são recados simples e diretos. Assim, toda a população é convocada a racionalizar o consumo e evitar que o drama se agrave. Que é oportuno bater nessa tecla, ninguém discute. No entanto, a questão extrapola – e muito – a vida doméstica.
Disponível em: <http://oglobo.globo.com/opiniao/pais-precisa-de-po...>. Acesso em: 29 mar. 2015.

Considerando-se que no Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, dois terços do consumo de água estão distribuídos entre a indústria, a agropecuária, a mineração e os outros setores, verifica-se que a economia de água no Brasil exige, em primeiro lugar, uma ação no campo da

Alternativas
Comentários
  • A- Política, com metas de uso do insumo nas atividades econômicas.

  • O próprio enunciado informa que "a questão extrapola – e muito – a vida doméstica", o que já elimina a letra C e D.

    As letras B e E não fazem sentido.

    A letra A (gabarito) pode ser fundamentada no fato de que o maior consumo de água no Brasil pertence à agricultura, a qual, associada a outras atividades econômicas como a pecuária, indústria e mineração, totaliza 87,5% de todo o consumo de água no Brasil. FONTE: ANA.


ID
1666585
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

A partir de junho de 2013, o Brasil passou a conviver com a emergência e o protagonismo de formas inovadoras de mobilização social e ação coletiva. (...) Esse movimento insere o Brasil em um processo global de contestação iniciado a partir dos impactos gerados pela crise econômica de 2008. (...) O sociólogo Ruy Braga, (...), destaca que em comum os militantes (...) vivem a precarização das condições de vida e do mundo do trabalho. “São jovens, escolarizados, que têm uma trajetória escolar superior à geração que os antecede e que se depara com condições de inserção do mercado de trabalho que geralmente estão bastante aquém daquelas mesmas condições que os pais encontraram no passado. E esse tipo de desajuste, de desencaixe, de tensão é que pode ser considerado a grande força motriz dos atuais movimentos de contestação".

Disponível em: <www.diplomatique.org.br/artigo/phy?id:1828>. Acesso em: 5 mar. 2015.

Os outros dois fatores que formam o conjunto mais adequado para explicar essas manifestações são a(o)

Alternativas
Comentários
  • C- Maior acesso à informação e às redes sociais e o desencadeamento com o sistema político institucional.


ID
1666588
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

O ajudante de caminhão desempregado Fábio da Silva Costa bem que tentou. Chegou às 23h de domingo à Superintendência Regional do Ministério do Trabalho, no Centro do Rio, para passar a noite na rua, garantir um bom lugar na fila e agendar a entrada no seguro-desemprego. Não conseguiu. Às 7h, quando o posto abriu, um funcionário avisou que ninguém seria atendido naquela segunda-feira, porque as senhas haviam esgotado pela internet. (...) no Estado do Rio o quadro é pior: foram 11 mil vagas com carteira fechadas em fevereiro, no pior desempenho do país, segundo dados do Ministério do Trabalho divulgados anteontem.

CORRÊA, Marcelo. Sofrimento extra para quem perde. O Globo. Rio de Janeiro, 20 mar. 2015, p.27.

Considerando-se o contexto histórico e geográfico, constata-se que a situação apresentada no texto acima, de março de 2015, é reflexo, principalmente, de um panorama econômico marcado pela(o)

Alternativas
Comentários
  • Direto no item A....com essa situação descrita nãotinha como errar


ID
1666594
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As 3 tecnologias essenciais a aplicações WWW (World Wide Web) são:

Alternativas
Comentários
  • URI?? Não seria URL?

  • Acho que houve um erro de digitação do QC

  • URI – Uniform Resource Identifier

    Também conhecido como Identificador de Recursos Universal, foi criado para identificar recursos disponíveis na internet, através de um endereço ou um nome.

    Um recurso de internet pode ser qualquer coisa, como uma página de internet, um site, um e-mail, uma imagem, arquivos, um programa de computador ou um vídeo. Cada coisa disponível na internet precisa de um identificador único para não ser confundido com outros recursos e sabermos exatamente em que lugar da internet eles estão.

    Exemplos de URI

    http://www.exemplo.org/localizacao/URI/com/o/nome-do-recurso.html

    ftp://outro-exemplo.org/de/URI/com/localizacao/e/nome-do-recurso.txt

    Pensando dessa forma, uma URI é composta pelo nome do recurso e pela localização do mesmo na grande rede de computadores.

    Fonte: http://www.phpmais.com/url-urn-e-uri-que-confusao/

  • A questão está correta. Existe URI (Identificador), existe URN (Nome) e existe URL (Localização). A Cesgranrio prefere URI. A VUNESP prefere URL.

  • Que que isso!!

  • URI pra mim é uma universidade que tem em Frederico Westphaleh/RS

     

  • URL – Uniform Resource Locator

    Em português: Localizador de Recursos Universal e como o próprio nome diz, se refere ao local, o Host que você quer acessar determinado recurso. O objetivo da URL é associar um endereço remoto com um nome de recurso na Internet.

     

    URI – Uniform Resource Identifier

    Em português: Identificador de Recursos Universal, como diz o próprio nome, é o identificador do recurso. Pode ser uma imagem, uma página, etc, pois tudo o que está disponível na internet precisa de um identificador único para que não seja confundido.

    Pra ficar mais fácil de entender, pois sei que deve ter dado um nó agora:

    A URI une o Protocolo (http://) a localização do recurso (URL - woliveiras.com.br) e o nome do recurso (URN - /desenvolvedor-front-end/) para que você acesse as coisas na Web.

     

    fonte: https://woliveiras.com.br/posts/url-uri-qual-diferenca

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    A questão está correta. Existe URI (Identificador), existe URN (Nome) e existe URL (Localização). A Cesgranrio prefere URI. A VUNESP prefere URL.

  • A URI une o Protocolo (http://) a localização do recurso (URL - woliveiras.com.br) e o nome do recurso (URN - /desenvolvedor-front-end/) para que você acesse as coisas na Web.

     

    https://woliveiras.com.br/posts/url-uri-qual-diferenca/

  •  

    Q607865       Q486156

     

     

    HTTP://          Protocolo de hipertexto



    www:                  (Word Wide Web) Rede      
    URI, HTTP e HTML


    .inp                  Domínio

    .gov                Tipo de domínio


    .br                   País 

     

     

  •  

    Nunca tinha ouvido falar nesse tal de URI. Achei que fosse URL escrito erroneamente, mas blz hahaha. 

     

    O importante é o que importa!

     

     

     

  • A banca que saber quais as 3 tecnologias indispensáveis para acessar uma página WEB.

    URI (identificador uniforme de recurso) uma cadeia de caracteres compacta usada para identificar ou denominar um recurso na Internet. Um URI pode ser classificado como um localizador (URL) ou um nome (URN), ou ainda como ambos.

    HTTP (Protocolo de Transferência de HiperTexto)

    HTML (Linguagem de Marcação e HiperTexto) A Linguagem que é escrita a página WEB.

    Gabarito: E

  • Que diacho é URI?

  • Grande "Uri", me fez errar

  • URI (Identificador Uniforme de Recursos) é uma string (sequência de caracteres) que se refere a um recurso.

    A mais comum é a URL, que identifica o recurso localizando-o na Web.


ID
1666597
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Em uma instalação padrão do Windows 7, em português, qual programa permite ao usuário visualizar os processos em execução e o histórico de uso da CPU e da memória física?

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Atalho: Ctrl+Shift+Esc. O Desfragmentador de Discos é para organização dos dados gravados no disco rígido, melhorando a performance de leitura dos arquivos. A Central de Rede e Compartilhamento é para configurações das conexões de rede. O Windows Explorer (atalho: Win+E) é para gerenciar arquivos e pastas do computador. Windows Defender é o antispyware para detectar e remover pragas digitais, que no Windows 8 também é antivírus.

  • Pelo gerenciador de tarefas é possível verificar as situações mostradas no enunciado da questão e ainda:


    *******************************************************************************************


    * encerrar um programa que está "travando", impedindo o funcionamento do computador

    * encerrar programas em execução

    * executar uma tarefa através de comando

    * desligar e reiniciar o computador

    * verificar quais programas consomem recursos da CPU e da memória


  • Letra A- Gerenciador de Tarefas, ou Task Manager como é originalmente conhecido.


    ->O Desfragmentador de Discos otimiza o desempenho geral do dispositivo de armazenamento reorganizando fisicamente os arquivos nele contidos, melhorando consideravelmente sua eficiência. É recomendável que haja no mínimo 15% de espaço em disco livre para garantir uma desfragmentação eficaz.


    ->A Central de Rede e Compartilhamento é o local para toda a instalação e a configuração de rede.


    ->A interface conhecida como Windows Explorer não deve ser confundida com o navegador Internet Explorer! O Windows Explorer nada mais é do que o próprio gerenciador de pastas e arquivos do Windows.


    ->O Windows Defender é um software desenvolvido pela Microsoft Corporation que tem como meta a eliminação de malwares em geral. Foi inicialmente lançado como um simples anti-spyware para o Windows XP, depois começou a vir incluso no Windows Vista por padrão, e atualmente se tornou um antivírus completo e gratuito, tomando o lugar do conhecido Microsoft Security Essentials.



  • Gab. A

    ~ Apenas complementando os excelentes comentários dos colegas ~

    Além do atalho Ctrl+Shift+Esc também dá para acessar o Gerenciador de Tarefas utilizando Ctrl+Alt+Del.


    Never ever give up! Sua vez tá chegando, confie! 

  • O Gerenciador de Tarefas mostra a você os programas, os processos e os serviços que estão sendo executados no computador. Você pode usá-lo para monitorar o desempenho do computador ou fechar um programa que não está respondendo.

    Se você estiver conectado a uma rede, também poderá usar o Gerenciador de Tarefas para exibir o status da rede e ver como ela está funcionando. Se houver mais de um usuário conectado ao seu computador, você poderá ver quem eles são e no que estão trabalhando, além de enviar uma mensagem para eles.

    Para abrir o Gerenciador de Tarefas, clique com o botão direito do mouse na barra de tarefas e clique em Gerenciador de Tarefas.


    http://windows.microsoft.com/pt-br/windows-vista/what-is-task-manager


    gab A

  • ctrl+Shift+Esc também dá para acessar o Gerenciador de Tarefas utilizando Ctrl+Alt+Del

    Processos

    Aplicativos

    RE

    DEsempenho

    Serviços

    USuários

     

    * encerrar um programa que está "travando", impedindo o funcionamento do computador

    * encerrar programas em execução

    * executar uma tarefa através de comando

    * desligar e reiniciar o computador

    * verificar quais programas consomem recursos da CPU e da memória

     

  • O gerenciador de tarefas do windows  exibe o status real  do computador  como o uso de memória,processos em execução,sendo acessado através  da combinação das teclas CTRL+ALT+DEL

     

    *Sendo dividido em 5 abas:

     

    1-Aplicativos: Mostra todos os aplicativos em execução;        

                                                                                                                                          

    2-Processos: Mostra todos os processos em  execução;

     

    Na aba desempenho é  demonstrado o uso do processador ,taxa  de utilização do mesmo,memoria disponivel entre outras coisas;

     

    3-Desempenho Na aba rede  é detalhado  informações sobre nossas conexões  e seus status;

     

    4-Rede Na aba usuários  é  exibido informações sobre os usuários do computador;

     

    5-Usuários Restando ainda os menus ArquivosOpçõesExibirDesligar e Ajuda onde podemos executar diversas funções tais como:
     

    Desligar o Computador;
    Reiniciar o Computador;
    Logof  do Usuário;

     

     

  • Gab A

     

    Tecla de atalho = Crtl + Shift + Esc


ID
1666600
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário de uma instalação padrão do Windows 7, em português, deseja que o MS Excel seja automaticamente executado logo após ser efetuado o login.

Para tal, esse usuário deve inserir um atalho para o Excel na pasta

Alternativas
Comentários
  • Letra B. Adicionando atalhos ou programas em Inicializar, no menu Iniciar, este será aberto quando o Windows for carregado.

  • Acertei a QUESTÃO, mas não entendi! Alguém pode me explicar como isso funciona?

  • Também não entendi. É possível que programas iniciem automaticamente?

  • Não compreendi a questão... Pensei que fosse 'a'.

  • "Se você abre sempre os mesmos programas depois de iniciar o computador (um navegador da Web ou um programa de email, por exemplo), talvez seja conveniente fazer com que eles sejam iniciados automaticamente toda vez que você iniciar o Windows.Os programas ou atalhos colocados na pasta Inicialização de Programas serão executados sempre que o Windows iniciar.

    Clique no botão Iniciar e em Todos os Programas. Em seguida, clique com o botão direito do mouse na pasta Inicialização de Programas e clique em Abrir.

    Abra o local que contém o item para o qual você deseja criar um atalho.

    Clique com o botão direito do mouse no item e clique em Criar Atalho.O novo atalho aparecerá no mesmo local do item original.

    Arraste o atalho para a pasta Inicialização de Programas.

    Na próxima vez que você iniciar o Windows, o programa será executado automaticamente."

    FONTE: http://windows.microsoft.com/pt-br/windows/run-program-automatically-windows-starts#1TC=windows-7

  • Vivendo, estudando e aprendendo. Eu nunca soube disso! Massa demais!

  • Programas  colocados na pasta Inicializar serão executados automaticamente qnd o Windows iniciar.

  • Gabarito B

  • você pode selecionar quais os aplicativos deseja abrir ao inciar o computador, quando liga-lo no caso, isso que a questão quer saber, aí você liga o PC e os aplicativos já abrem no automático

ID
1816471
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Um analista de gestão de pessoas precisava elaborar uma representação visual da estrutura da organização onde ele atua.
Desse modo, o analista precisava elaborar um

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A



    Os organogramas mostram como estão dispostas as unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes. É uma representação visual da estrutura da organização.


    sorte e sucesso!
  • Organograma é um gráfico que representa a unidade estrutural l de uma organização.


    Credita-se a criação dos primeiros organogramas ao norte-americano Daniel C. McCallum, administrador de ferrovias, no ano de 1856.


    Os organogramas mostram como estão dispostas unidades funcionais, a hierarquia e as relações de comunicação existentes entre estes.

  • Não tem erro, falou em em estrutura organizacional é ORGANOGRAMA rs

  • gab: A

     

    A estrutura formal é a estrutura inicial de uma instituição. Assim sendo, é a estrutura

     

    representada no organograma, em que existe a identificação dos diversos cargos e das linhas de autoridade e comunicação entre eles. De acordo com Schermerhorn,1 lendo um organograma, você pode entender vários aspectos de uma organização, como:

     

     

    Ø Divisão de trabalho – cargos e títulos mostram quem faz o que dentro da empresa.

    Ø Relação de supervisão – linhas mostram quem se reporta a quem.

    Ø Canais de comunicação – linhas mostram os canais de comunicação.

    Ø Subdivisões principais – divisões que se reportam a um mesmo gerente são mostradas.

    Ø Níveis hierárquicos – os diversos níveis hierárquicos são evidenciados


ID
1816474
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Modelagem de Processos de Negócio (BPM)
Assuntos

Na modelagem de processos de negócio, por meio de diagrama de fluxo, há o uso de elementos gráficos para que a modelagem seja realizada de maneira padronizada. Nessa notação, há aquela simbolizada por um círculo e que demarca quando algo acontece durante o processo e apresenta uma causa ou um impacto no fluxo.
O círculo é a representação de um(a)

Alternativas
Comentários
  • Listagem de simbolos BPMN

     

    https://www.lucidchart.com/pages/pt/s%C3%ADmbolos-bpmn-explicados

  • Alguém poderia dizer o gabarito.

    Pela lista que o colega colocou a cima, penso que o gabarito possa ser o "B" Evento, mas gostaria de ter certeza.

    Obrigada!

  • LETRA B


ID
1816477
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um administrador foi contratado para desenvolver as atividades voltadas para atrair, desenvolver e manter uma força de trabalho eficaz dentro de uma organização.
Essas atividades referem-se ao desenvolvimento da administração de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C —  (Rennó, 2013)

    Recrutamento e seleção de pessoas

    Um dos processos mais importantes, o processo de agregar pessoas é composto pelas atividades de recrutamento e seleção. Dessa forma, necessitamos atrair aqueles que têm o perfil que a organização precisa para cada cargo, do modo mais rápido e menos dispendioso possível.

    18.2.18. Recrutamento

    As pessoas não nascem associadas a uma organização. Assim sendo, existe a necessidade de que “algo” as atraia para uma empresa em particular. As organizações precisam comunicar para o público externo que existe uma necessidade de pessoal e atrair pessoas que tenham o perfil desejado para a vaga.

    Essa atividade inclui, naturalmente, a comunicação e a atração das pessoas. Dessa maneira, quanto mais pessoas com um perfil desejado sejam atraídas para o processo seletivo, melhor desempenho teve o recrutamento.

    De acordo com Marras,9 são três os principais fatores que afetam as necessidades de recrutamento de uma organização: o turnover (rotatividade de funcionários), o aumento de quadro planejado e o aumento de quadro circunstancial (como a contratação de vendedores temporários no Natal, por exemplo).

    Dentro do recrutamento, temos duas possibilidades de foco: o recrutamento interno e o recrutamento externo. O recrutamento interno ocorre quando a empresa busca atrair pessoas que já trabalham na empresa. Portanto, as pessoas são transferidas ou promovidas para cargos mais elevados.

  • EFETIVIDADE- FOCO NO NÍVEL ESTRATÉGICO- CORRESPONDE A HABILIDADES CONCEITUAIS (RESULTADOS DURADOUROS)

    EFICIÊNCIA- FOCO NO NÍVEL OPERACIONAL- CORRESPONDE AS HABILIDADES TÉCNICAS (EXECUÇÃO E REALIZAÇÃO DE TAREFAS)

    EFICÁCIA- FOCO NO NÍVEL TÁTICO- CORRESPONDE AS HABILIDADES HUMANAS (GERENCIAL, DEPARTAMENTAL, PESSOAS)

    GABARITO: C

     

     


ID
1816480
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O departamento de vendas de uma empresa está reavaliando o número de vendedores que se reportam a um mesmo supervisor de vendas, em uma dada região, de forma a garantir a capacidade desse supervisor de acompanhar e de dar suporte adequado para o melhor desempenho de cada vendedor nos diferentes produtos.
Essa reavaliação proposta envolve o conceito de

Alternativas
Comentários
  • Questão bem chatinha, digamos, e perigosa.  Fiquei realmente confusa ao marcar esse gabarito. 

    A amplitude de controle relaciona-se ao número de subordinados que os superiores comandam em uma organização.4 Dessa forma, quanto maior o número de subordinados por chefe, maior é a amplitude de controle. Assim sendo, se existem poucos subordinados por chefe, a amplitude de controle é menor.

    Portanto, as decisões referentes à cadeia de comando demonstram como a autoridade é dividida entre os cargos e as divisões na organização. Na figura anterior, vemos a sequência de uma cadeia de comando: o gerente de cobrança reporta-se ao gerente financeiro, que se reporta ao presidente da empresa.

    O conceito de cadeia de comando está relacionado a outro conceito: o da unidade de comando, o qual diz que cada funcionário se reporta a apenas um superior hierárquico.

    Entretanto, atualmente esse conceito clássico na administração está sendo cada vez menos utilizado. Essa questão será mais bem abordada adiante, quando estudarmos as estruturas mais modernas.

    Gabarito dado como E. 
  • Esta não é uma questão de marketing.


ID
1816483
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Após um acidente ocorrido em uma de suas fábricas, uma organização teve de utilizar um plano para lidar com a situação, especialmente porque tal situação caracterizou um acidente de trabalho com a necessidade de medidas corretivas, orientadoras e informativas às famílias das vítimas e à mídia.
A situação descrita requer o uso do plano de

Alternativas
Comentários
  • Um plano de contingência, também chamado de planejamento de riscosplano de continuidade de negócios ou plano de recuperação de desastres, tem o objetivo de descrever as medidas a serem tomadas por uma empresa, incluindo a ativação de processos manuais, para fazer com que seus processos vitais voltem a funcionar plenamente, ou num estado minimamente aceitável, o mais rápido possível, evitando assim uma paralisação prolongada que possa gerar maiores prejuízos a corporação, como:

    a fuga de acionistas, grandes perdas de receita; sanções governamentais; problemas jurídicos para os dirigentes; abordagens maliciosas da imprensa; fuga de funcionários para os concorrentes e em casos extremos, o fechamento da empresa. fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_de_conting%C3%AAncia

  • Essa quem ver televisão sabe ,o termo "plano de contingência" é bastante usados na imprensa.

  • con·tin·gên·ci·a 

    substantivo feminino

     

    1. Qualidade de contingente.

    2. . possível, mas incerto.

    3. Possibilidade.

     

    Um plano de contingência é um tipo de plano preventivo, preditivo e reactivo. Apresenta uma estrutura estratégica e operativa que ajudará a controlar uma situação de emergência e a minimizar as suas consequências negativas.

    O plano de contingência propõe uma série de procedimentos alternativos ao funcionamento normal de uma organização, sempre que alguma das suas funções usuais se vê prejudicada por uma contingência interna ou externa.

    Esta classe de plano procura portanto garantir a continuidade do funcionamento da organização face a quaisquer eventualidades, sejam estas materiais ou pessoais. Um plano de contingência inclui quatro etapas básicas: a avaliação, a planificação, as provas de viabilidade e a execução.


    Leia mais: Conceito de plano de contingência - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/plano-de-contingencia#ixzz4YaHnI000

     

    LETRA A


ID
1816486
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma organização decidiu desenvolver um projeto de trabalho para cada indivíduo. Tal projeto combina uma série de tarefas em um trabalho novo e mais amplo para oferecer aos funcionários variedade de oportunidades e desafios.
Essa prática é denominada

Alternativas
Comentários
  • O enriquecimento de cargos consiste na reorganização e ampliação das atividades a ser desempenhadas pelo ocupante, no sentido de aumentar sua satisfação, através de acréscimo de variedade, maior participação nas decisões e autonomia para desenvolver suas atividades.

    fonte:http://desenvolvimentoorganizacionalepessoal.blogspot.com.br/2012/05/enriquecimento-de-cargos.html

  • O job enrichment ou enriquecimento de cargos (ampliação de cargos como a questão colocou para confundir o candidato)  prega a agregação de valor às atividades desempenhadas pelo funcionário de modo que a motivação floresça através da satisfação pessoal com a natureza do trabalho desempenho, em consonância, inclusive com a teoria dos fatores satisfacientes proposta por Herzberg, que propõe como verdadeira motivação, àquela advinda da natureza e importância do trabalho executado.


ID
1816489
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um funcionário de uma empresa procurou o departamento de pessoal para informar que se encontra altamente insatisfeito. Ele alegou, principalmente, não serem atendidos pela organização os fatores higiênicos, segundo a teoria de Hertzberg.
Nesse sentido, o fator que o funcionário indica refere-se à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D


    A Teoria dos Dois Fatores de Herzberg teve como objetivo identificar os fatores que causavam a satisfação e a insatisfação dos empregados no ambiente de trabalho. Herzberg, então, dividiu estes relatos em dois fatores: motivacionais (os que agradavam) e higiênicos (os que desagradavam).


    Nesta teoria, os fatores higiênicos são aqueles necessários para evitar que o funcionário fique insatisfeito em seu trabalho, porém, eles não são capazes de fazer com que ele se sinta completamente satisfeito. Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, oportunidades de crescimento, etc. 



    Já os fatores motivacionais referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho.  


    Sorte e sucesso!

    fonte: sobreadministracao.com
  • Questão engraçada...
    A ausência de fatores higiênicos cria "insatisfação" ou apenas a tal da "não satisfação", que, em tese, é diferente da primeira? 

  • Fatores higiênicos

    Dizem respeito às condições físicas do ambiente de trabalho, salário, benefícios sociais, políticas da organização, clima organizacional, etc. Segundo Herzberg, estes fatores são suficientes apenas para evitar que as pessoas fiquem desmotivadas. A ausência desmotiva, mas a presença não é elemento motivador. São chamados fatores insatisfacientes, também conhecidos como extrínsecos ou ambientais.

    Fatores Motivacionais

    Referem-se ao conteúdo do cargo, às tarefas e às atividades relacionadas com o cargo em si. Incluem liberdade de decidir como executar o trabalho, uso pleno de habilidades pessoais, responsabilidade total pelo trabalho, definição de metas e objetivos relacionados ao trabalho e auto-avaliação de desempenho. São chamados fatores satisfacientes. A presença produz motivação, enquanto a ausência não produz satisfação. Também chamados de intrínsecos.

  • Falou em Fatores HIgiênicos, falou em SALÁRIO

  •  Fatores Higiênicos (extrínsecos/ insatisfacientes)

    Estes fatores estão localizados no ambiente de trabalho e são controlados pela organização. Abragem as condições que as pessoas trabalham. Se não atendidas, podem causar insatisfação, ou seja, são fatores esperados na relação de trabalho. Ex: renumeração, beneficio sociais, tipo de chefia, condições físicas e abiente do trabalho, regulamento interno entre outros. De maneira geral, os desempenhos e ações tomadas pelo indivíduo são melhorads por estímulos externos; porém, esses mesmos estímulos não o motiva.

    Fatores Motivacionais (intrínsecos/ satisfacientes)

    Estão dentro do indivíduo, envolvem sentimento de crescimento individual, reconhecimento profissional e autorrealização.

    Fonte: Noções de Recursos Humanos -  Lilian Lima Quintão  ( Ponto dos Concursos )   
         
         

                    

     

     

  • A MOTIVAÇÃO depende de 2 fatores:

     

    *Fatores Higiênicos (Extrínsecos ou Insatisfacientes):

    - Condições Físicas e AMBIENTAIS do trabalho (salário, benefícios sociais, as políticas da empresa, oportunidades etc).

     

    *Fatores Motivadores (Intrínsecos ou Satisfaciente):

    - Referem-se ao CONTEÚDO do cargo (tarefas, deveres etc)

     

    Obs: Os Fatores Higiênicos NÃO motivam o individuo para o trabalho, apenas NÃO deixa ele INSATISFEITO.

     

    *O que motiva é fazer o que GOSTA.

    *Um bom salário NÃO motiva, mas se NÃO tiver FRUSTRA.

  • A teoria ok pessoal, mas a banca não se equivocou com o nome do autor? Um não tem nada a ver com o outro.

    Robert HerTZberg : bacharel em Artes

     Frederick Herzberg: Teoria dos dois fatores

  • Lendo esse enunciado da questão, fiz uma comparação com a realidade. Vai no setor de Gestão de pessoas da organização em que você trabalha dizendo que está insatisfeito! A solução do seu problema por parte da empresa será a RUUUA!!! kkkk 

  • O salário é uma obrigação(contraprestação) da empresa ao trabalhador.Logo,é um fator higiênico.

  • SALÁRIO NÃO MOTIVA NINGUÉM ! 

  • GABARITO: D

     

    → Teoria dos dois fatores de Herzberg:

     

    Fatores motivadores – TRABALHO - (que levam a satisfação): a satisfação no cargo é função do conteúdo ou atividades desafiadoras e estimulantes do cargo. Intrínsecos, relacionados ao conteúdo próprio do cargo.

     

    Fatores higiênicos – AMBIENTE - (que levam a insatisfação): a insatisfação no cargo é função do ambiente, do salário, da supervisão, dos colegas e do contexto geral do cargo, enriquecimento do cargo (ampliar as responsabilidades). Extrínsecos, relativos ao ambiente e condições de trabalho.

     

    Fonte:

    estava em meus cadernos, mas não sei de onde peguei. 

     

    Bons estudos! E lembrem-se:

    Concurso é igual fila do SUS, demora a chegar sua vez, mas chega!!!

  • Sendo bem breve, a teoria de Herzberg (acho que a questão errou o nome no enunciado) divide os fatores motivacionais em um ser humano em duas categorias: os extrínsecos (higiênicos) e os intrínsecos (motivacionais). A grosso modo, os higiênicos são aqueles que a empresa pode oferecer objetivamente e os motivacionais pode mudar da percepção de cada empregado. Vamos indo opção por opção:

    (A) realização pessoal – Motivacional. Depende de cada indivíduo.
    (B) responsabilidade condizente com a tarefa – Também vai de cada indivíduo a percepção de responsabilidade x tarefa.
    (C) oportunidade de crescimento – Percepção de cada pessoa. Onde um acha que pode haver problemas, outros podem ver oportunidades.
    (D) remuneração adequada ao mercado – Higiênico, não há como ser subjetivo, se pega a média dos salários dos cargos e se compara. Objetivamente.
    (E) reconhecimento dos pares – Completamente intrínseco. Reconhecimento passa pela percepção de ser reconhecido.

    RESPOSTA LETRA D

    http://admcomentada.com.br/rh/3229/

  • GAB.: D

    F. Higiênicos => SE TENHO -----> NAO sou Insatisfeito, desmotivado; SE NAO TENHO ----> SOU insatisfeito/desmotivado.

    F.Motivadores => SE TENHO--> SOU satisfeito/motivado; SE NAO TENHO--> NAO SOU satisfeito/motivado


ID
1816492
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

A motivação também pode ser resultado das escolhas, pelas quais as pessoas selecionam comportamentos para gerenciar necessidades, equidade e expectativas.
Quando há motivação pelo gerenciamento de expectativas, é comum que a pessoa

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E



    Quando a motivação está atrelada ao sentimento interno e individual de satisfação do indivíduo, esse fator contribui para a elevação do bem-estar, além de aumentar o sentimento de prazer, competência e autodeterminação da pessoa.

    Ter um objetivo a ser alcançado é sempre importante para manter-­se motivado. Isso inclui, por exemplo, uma meta a ser cumprida no trabalho.


  • Victor VROOM – Teoria das Expectativas

    A teoria de Vroom diz que a motivação é criada a partir das expectativas. Isto é: a expectativa de receber algo positivo é o que motiva as pessoas. Dessa forma, a recompensa deve ser adequada e compatível, além de ser possível e razoável. Outro aspecto importante da teoria é que segundo Vroom, as pessoas se transformam ou passam a se comportar da maneira que se espera delas (Trentim, 2011).

  • ESFORÇO -> DESEMPENHO -> RECOMPENSA

    EXPECTATIVA -> INSTRUMENTALIDADE -> VALÊNCIA

    VROOM!

  • Teoria do gerenciamento de Expectativas = Teoria da Expectância (Vroom)

    -> Cesgranrio é conhecida por tentar embaralhar, trocar nomes, faz o que for preciso pra dificultar todas as questões.

    Expectativa = relação esforço->desempenho

    Instrumentalidade = relação desempenho->recompensa

    Valência = relação recompensa->objetivo(ou meta)


ID
1816495
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um gerente tem apresentado em seu comportamento cotidiano uma tendência à busca por aquisição de poder e manipulação de outras pessoas para obtenção de benefícios e ganhos pessoais, visando à sua ascensão na organização.
O gerente em questão vem apresentando uma característica de liderança denominada

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    “Maquiavelismo”, que tem conotação negativa, quando se fala em utilizar métodos escusos para obter determinados resultados. “Os fins justificam os meios, e, por isto, vale tudo para atingir os fins almejados, pensam algumas pessoas.”

  • Vale a leitura do artigo: 

    http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/o-principe-de-maquiavel-e-as-teorias-da-administracao/57422/

     

     

  • Cade a base e a fundamentação desta questão?

  • m: Wikipédia, a enciclopédia livre.

     

    Detalhe de um retrato de Maquiavel com as insígnias de oficial público florentino. Obra de Santi di Tito, 1500.

    Maquiavelismo é a denominação que se dá à doutrina política emanada do livro O Príncipe de Maquiavel, escrito por Nicolau Maquiavelem 1513.

    Elementos do maquiavelismo[editar | editar código-fonte]

    Nesta obra e em outras como nos Discursos sobre as décadas de Tito Lívio, propõe Maquiavel, o modelo ideal de príncipe governante, fundando-se na sua experiência política como secretário de príncipes e em suas múltiplas leituras como historiador. Tem uma obsessão sobretudo como há de ser o caudilho que logre a unidade e independência da Itália, vítima de numerosas intrusões exteriores e divisões internas em múltiplas repúblicas que lutam entre si. Propõe, de fato, a figura de Fernando, o católico por causa de sua astúcia.

    Do ponto de vista ético é muito criticado por autores católicos e protestantes, porque a sua doutrina, mal interpretada, é entendida erroneamente, como sintetiza a famosa frase nunca escrita por Maquiavel que é "os fins justificam os meios". Em verdade, o que foi de fato escrito foi que "certos fins justificam certos meios", como tratado no livro "O Príncipe". Esta visão foi adotada por filósofos neocons nadécada de 70 para se promover uma política externa perpetuamente agressiva.[1]

    Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

  • A questão é bem tranquila, mas é bom rever alguns conceitos por poderem cair em outras provas.

     

    a) Maquiavelismo -> Certa. Maquiavelismo é um termo usado onde pessoas que usam a premissas "os fins justificam os meios", pessoas assim vão contra a ética e a moral para conseguirem o que querem, na psicológia uma pessoa maquiavelica é também vista como oportunista, manipulativa e chantagista.

    b) Individualismo  -> Errada. é um conceito político, moral e social que exprime a afirmação e a liberdade do indivíduo frente a um grupo, à sociedade ou ao Estado.

    c) biculturalismo   Errada.-> Um bicultural é uma pessoa que consegue viver em duas culturas diferentes. Lá na minha aula de cultura organizacional, quando uma pessoa passa para uma cultura nova  (mudar de país por exemplo) ela passa por algumas fases. A primeira é a admiração, porque tudo é novo, diferente e interessante, a segunda é a rejeição, pois ao passo que a pessoa vive, ela sente saudades da cultura antiga e sente-se frustrada em conviver com os novos costume e a terceira fase adaptação, onde a pessoa consegue conviver bem com a cultura nova e com a antiga.

    d)  autoritarismo  > É uma pessoa autocrática, que impõe as suas ordens pouco se preocupando com o grupo.

    e) coletivismo  > É o sistema de produção que pretende tomar todos os meios de produção comuns a sociedade.

  • Que loucura ...Cesgranrio viajou nessa gente!!Afff..estamos a mercer das bancas!

  • Eu nunca mais esquecerei essa questão!

  • Qual a bibliografia? Chiavenato, Sobral, Robbins...Alguém, uma luz.


ID
1816498
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma jovem, recém-contratada para o cargo de supervisão, demonstrou ser uma líder que trabalha principalmente voltada para satisfazer as necessidades e metas dos subordinados, assim como para cumprir a missão maior da organização.
No caso descrito, a jovem é uma líder

Alternativas
Comentários
  • LACERDA (2005) relata que o maior propósito dessa liderança é ajudar a sua equipe a se desenvolver, é estar mais preocupado em servir os seus liderados, do que apenas dar ordens. É aquele que percebe que o seu sucesso depende diretamente de sua equipe. Pensando e agindo assim, recebe mais retornos que os outros tipos de liderança. Trata-se de um líder espiritualizado, que ajuda em vez de ser servido e acima de tudo é ético.

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/lideranca-servidora-os-novos-lideres/44614/

  • A liderança servidora na administração consiste em aplicar o pensar não somente nos negócios, mas também nas pessoas. Essa é talvez a mais importante mudança que deve ocorrer nas empresas para torná-las mais competitivas no mercado.


    FIORELLI (2004) define a liderança como sendo "a capacidade de exercer influência sobre as pessoas." Para ele existe um forte componente emocional no exercício da liderança e a mesma instala-se pela emoção. Ele afirma ainda que líderes são pessoas significativas para os liderados.


    gab C

  • Pq não transformacional?
  • Quando alguém, em qualquer nível dentro de uma organização se conduz simplesmente a satisfação das necessidades da equipe, ele ou ela pode ser descrito como um "líder-servo". 

     

    De muitas maneiras, a liderança servidora é uma forma de liderança participativa, porque toda a equipe tende a ser envolvida na tomada de decisão. No entanto, os líderes servidores muitas vezes "estão por trás", preferindo ficar longe dos holofotes e deixando sua equipe receber o reconhecimento pelo seu trabalho árduo. 

  • Pow queria ter uma chefe assim,esse tipo acho que só existe na teoria.

  • e porque não carismática qual a diferença? a bicho é cada uma...olha que sou formado nessa merda de administração. A banca pega um monte de autor desconhecido com suas teorias mais desconhecidas ainda e sai jogando na prova, sem pudor. Ai fica dificil.

  • Eu errei a questão, por achar que a liderança serventia não fizesse parte do "rol oficial de lideranças", mas ao analisar a questão consigo entender por não poderem ser a liderança transformacional ou carismática.

     

    A liderança transformacional faz com que o líder seja inspirador de seus subordinados. Ele quer que seus liderados transcendam seus objetivos pessoais em beneficio da organização, não só usa recompensas materiais para motiva-los mas também visão, valores e ideias.

     

    A liderança carismática está voltada para a meta idealizada do líder, onde pelo seu poder de carisma influência as pessas seguirem fielmente as ideias do líder.

     

    Bons estudos.

  • São umas classificações que nunca vi na vida...

     

  • Com essa agora, somamos 174876 tipos de liderança...e contando

  • não sei de onde esta banca tirou estes teoricos, estou errando todas porque nunca ouvi falar nestes anos todos de concursos

  • Liderança Transformacional: Nesse tipo de liderança o líder se preocupa com as necessidades de seus liderados. Ele inspira os seus liderados a transcenderem os seus próprios objetivos e interesses. O líder transformacional causa um impacto profundo e extraordinário, transformando a vida dos seus liderados. Ele busca que os seus seguidores sejam criativos e busquem sempre coisas novas. Os liderados mudam bruscamente de comportamento. Esse tipo de líder é revolucionário, inspirador e transformador, sendo considerado um agente de mudanças. Por conta de suas características, o líder transformacional, muitas vezes, é confundindo com o líder carismático. Contudo, conforme veremos a seguir, ele vai muito além do líder carismático. A liderança transformacional buscar “dar poder” aos subordinados e às equipes (empowerment), dando autonomia e incentivando os subordinados e as equipes a se comprometerem com as metas e os objetivos organizacionais. Através do empowerment (mais autonomia e poder de decisão aos trabalhadores), os membros da organização do nível tático e operacional adquirem maior responsabilidade e controle sobre suas ações. O empowerment dá à organização mais flexibilidade e rapidez de resposta ao ambiente. Por outro lado, pode trazer alguns problemas no que se refere ao controle do comportamento dos funcionários.

    Segundo Bass (1990)7 , os lideres podem adotar quatro estilos de comportamentos transformacionais:

    Influência idealizada: o líder estimula o orgulho e ganha o respeito e a confiança de seus subordinados. Ele oferece uma visão e o sentido da missão.

    Motivação inspiracional: o líder comunica as suas altas expectativas. Ele utiliza símbolos para focalizar os esforços e manifesta propósitos importantes de maneira simples.

    Estimulação intelectual: o líder promove a inteligência e a racionalidade de seus liderados. Além disso, desenvolve a cuidadosa resolução dos problemas.

    Consideração individualizada: o líder fornece orientação personalizada para cada liderado. Ele orienta, aconselha e trata cada funcionário de forma individualizada.

    Liderança Carismática: Como o próprio nome já diz, a liderança carismática é baseada no carisma do líder. Os liderados observam os comportamentos do líder e o atribuem certas características extraordinárias e “heroicas”. O líder é autoconfiante e inspira confiança nos liderados. O líder carismático possui habilidade de articulação e é visto como um agente de mudanças, que possui visão e metas claras, e é capaz de convergir os esforços em busca dessa visão.

    Liderança Servidora: Nesse tipo de liderança, o líder atua como se fosse “servo” de seus liderados. O líder-servo faz tudo que está ao seu alcance para ajudar e apoiar seus liderados. Ele remove barreiras e fornece os recursos necessários à realização do trabalho e ao alcance das metas e objetivos organizacionais.

  • GABARITO C

    Liderança Carismática: Como o próprio nome já diz, a liderança carismática é baseada no carisma do líder. Os liderados observam os comportamentos do líder e o atribuem certas características extraordinárias e “heroicas”. O líder é autoconfiante e inspira confiança nos liderados. O líder carismático possui habilidade de articulação e é visto como um agente de mudanças, que possui visão e metas claras, e é capaz de convergir os esforços em busca dessa visão.

    Liderança Transformacional: Nesse tipo de liderança o líder se preocupa com as necessidades de seus liderados. Ele inspira os seus liderados a transcenderem os seus próprios objetivos e interesses. O líder transformacional causa um impacto profundo e extraordinário, transformando a vida dos seus liderados. Ele busca que os seus seguidores sejam criativos e busquem sempre coisas novas. Os liderados mudam bruscamente de comportamento. Esse tipo de líder é revolucionário, inspirador e transformador, sendo considerado um agente de mudanças.


ID
1816501
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No processo de estabelecimento de metas para a mensuração do desempenho nas organizações é fundamental que as metas apresentem algumas características que garantam sua efetividade.
NÃO garante a efetividade de uma meta ser:

Alternativas
Comentários
  • Não vejo como as demais alternativas podem GARANTIR a efetividade de uma meta. Todas certamente ajudam, mas nenhuma garante individualmente.

    Acho que a banca cagou no conceito de "garantir algo".

  • concordo com a Nicole S. como uma garantia material ou imaterial para alcançar determinada meta pode ser 100% de certeza que essa meta será cumprida,não tem lógica nenhuma nisso.

  • Metas SMART é uma ferramenta que tem o objetivo de definir metas construídas de forma a se considerar 5 atributos: S (Específico), M (Mensurável), A (Atingível), R (Relevante) e T (Temporal).


ID
1816504
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma importante contribuição da teoria geral da administração foi a definição das funções da administração. Dentre essas funções, destaca-se aquela referente à atribuição de tarefas, agrupamentos de tarefas em departamentos e alocação de recursos para os departamentos.
Essa função com tais características é denominada

Alternativas
Comentários
  • Resumindo organizar: pessoas, recursos e relacionamentos.

    fonte:http://sistemasdegestaointegrada.blogspot.com.br/2012/10/as-quatro-funcoes-administrativas.html

  • Palavra chave para a função da ORGANIZAÇÃO: Alocar recursos!!!


    Pode ir sem medo!!!


    Ex nunc!!!

  •  

    [Gab. D]

    Organização como função administrativa e parte do processo administrativo. Nesse sentido, organização significa o ato de organizar, estruturar e alocar os recursos, definir os órgãos incumbidos de sua administração e estabelecer as atribuições e relações entre eles.

     

    Fonte: CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2003. pág. 82.

  • GABARITO: D

     

    Organização como parte do processo administrativo (Chiavenato):    

    - Agrupar, estruturar e integrar os recursos organizacionais;

    - Dividir o trabalho a ser feito;

    - Agrupar os órgãos e as atividades em uma estrutura lógica;

    - Designar as pessoas para a sua execução;

    - Coordenar os diferentes esforços.

     

    Bons estudos.

  • Resposta: D

    Na organização (que não é o conceito mais amplo que empresa que vimos logo acima), o foco é proporcionar tudo o que é útil para o funcionamento da empresa. Vejamos os principais aspectos da organização: 

    DIVIDIR O TRABALHO
    DESIGNAR ATIVIDADES
    AGRUPAR AS ATIVIDADES EM ORGÃOS E CARGOS
    ALOCAR RECURSOS
    DEFINIR AUTORIDADES E RESPONSABILIDADES
     
    A organização congrega as seguintes atividades:  

    1. Demarcar as atividades que serão necessárias para o cumprimento dos objetivos planejados: ESPECIALIZAÇÃO;

    2. Agrupar as atividades de maneira lógica: DEPARTAMENTALIZAÇÃO;

    3. Concatenar as atividades com as posições e pessoas específicas: CARGOS E TAREFAS

     

    Fonte: Ponto dos concursos

     

  • Organização

     

    Sobre a função de organização, Maximiano (2009) comenta que é a função administrativa responsável pelo ato de organizar, integrar recursos e estruturar departamentos. O processo de organizar também é responsável pela divisão do trabalho e por atribuir responsabilidades e autoridade a pessoas.

     

    Montana e Charnov (2010, p.172) comentam: Organizamos para um único propósito – alcançar nossos objetivos e metas. Esses objetivos devem derivar do mercado, isto é, satisfazer a necessidade ou o desejo do cliente. Um conceito sólido para organização é o de que a estrutura acompanha a estratégia. A função principal da administração, que apoia a atividade de organizar, é o planejamento.

     

    Após formular o planejamento, as organizações devem desenvolver um modo sistemático de aproximar os recursos físicos e humanos, focalizando a realização das metas. Organizamos porque queremos atingir nossas metas e objetivos.

     

    Um exemplo que faz parte do processo de organização é determinar as atividades específicas necessárias às pessoas e seus respectivos cargos, ou seja, estabelecer quem faz o que na empresa, evitando assim funções duplas e atividades que não ficaram claramente destinadas a alguém, o que provocaria uma enorme confusão na empresa.

     

    Fonte: Prof.Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC - Vol. 03

  • A questão cobra conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.

    A questão quer saber qual função atua no processo de "atribuição de tarefas, agrupamentos de tarefas em departamentos e alocação de recursos para os departamentos, etc."

    Vamos à análise das alternativas:

    A- Incorreta.

    Direção é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar

    B- Incorreta.

    Controle é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.

    C- Incorreta. 

    Comando era uma das funções administrativas de Fayol. De acordo com Chiavenato, essa função visa dirigir e orientar a organização para obter o máximo de retorno dos colaboradores.

    D- Correta

    Organização é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)

    E- Incorreta.

    Planejamento é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.

    Fonte: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9 ed. Manole. 2014

    GABARITO: LETRA D


ID
1816507
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na gestão do desempenho organizacional, o comportamento das equipes de trabalho é um elemento central, motivo pelo qual há que se desenvolver equipes de alto desempenho nas organizações.
Uma equipe de alto desempenho é caracterizada como aquela que é

Alternativas
Comentários
  • Tomam decisões orientadas por valores e encorajam os funcionários a se "apropriarem" dos resultados e da cultura organizacional. Essa apropriação seria assim, resumindo, faz com que a equipe de trabalho "vista a camisa".

    1. Propósito e valores

    Uma equipe de alto desempenho compartilha valores e metas comuns. Além de saber claramente sua visão e missão. Se não há valores compartilhados, falta um eixo que una e faça todos os integrantes terem harmonia, como em uma orquestra bem regida. A falta de valores comuns faz a equipe desafinar.

    2. Empoderamento

    Em outras ocasiões já escrevi sobre a necessidade de empoderar para liderar [ES]. Uma equipe de alto desempenho é formada por pessoas que têm autoridade, confiam em si mesmas e nas suas capacidades, sentem que têm autonomia, compartilham a informação sem medo e funcionam com estrutura horizontal, deixando que durante todo o projeto lidere a pessoa melhor capacitada para fazê-lo.

    3. Relações e comunicação

    Em uma equipe de alto desempenho, a comunicação flui com liberdade, se escuta mais do que se fala e há uma troca de pensamentos e inclusive de sensações. Não digo que os membros tenham que ser “amigos” mas verdadeiros companheiros, que se apoiam, se conhecem e se respeitam entre si. As diferenças passam a ser valorizadas e são fonte de criatividade e de geração de novas possibilidades.

    4. Flexibilidade

    Como comentado nos itens anteriores, uma equipe com estas características é flexível, respeita a opinião dos demais e os seus membros sabem colocar-se no lugar do outro. São pessoas de cabeça aberta, que sabem trocar de papel quando é preciso e incorporar o ponto de vista dos outros sem por isso se sentirem com o ego tocado.

    5. Ótima produtividade

    Somente tem sentido uma equipe com estas características se os resultados são extraordinários. São pessoas envolvidas em um processo de melhoria continua, que cumprem os prazos e objetivos e não se conformam com obter resultados “regulares”.

    6. Reconhecimento e apreço

    É essencial dar um retorno para a equipe de alto desempenho funcionar bem. Não é possível avançar em um projeto sem um feedback sobre o seu desenvolvimento e o reconhecimento pelo seu trabalho e dedicação. Este feedback deve ser dado pelos companheiros de equipe, pelo coordenador ou diretor e ainda pela própria organização.

    7. Moral

    Se os seis itens anteriores forem verdadeiros, a moral da equipe sobe de forma natural. As pessoas se sentem motivadas e apoiadas nas suas tarefas cotidianas. Cada membro sente que forma parte de algo maior, mais abrangente, mas sente também que tem um papel indispensável na engrenagem para que essa maquinaria funcione.

    Um líder que funcione com habilidades de coach [ES] incentivará os seus parceiros a funcionar deste modo e lhes acompanhará durante todo o processo necessário para que isso seja possível.


    Fonte: http://br.blog.zyncro.com/2012/10/19/sete-caracteristicas-de-uma-equipe-de-alto-rendimento/

  • Uma equipe de alto desempenho é aquela que desempenha sempre bem suas atividades e coopera para o crescimento profissional dos envolvidos, para o desenvolvimento da empresa e também para o aperfeiçoamento da equipe.

    Para ser uma equipe de alto desempenho os membros de uma equipe devem: 
    Compartilhar propósitos e metas; 
    Construir relações de confiança e respeito entre si; 
    Equilibrar tarefas e processos;
    Planejar antes de agir; 
    Envolver a equipe na solução de problemas; 
    Envolver a equipe na tomadas de decisões; 
    Respeitar a diversidade “dos outros”, individualmente; 
    Estimular a sinergia e a interdependência; 
    Recompensar desempenho individual de apoio à equipe; 
    Comunicar eficientemente; 
    Praticar o diálogo eficaz em vez do debate; 
    Identificar e solucionar conflitos de grupo; 
    Variar níveis e intensidade de trabalho; 
    Promover um equilíbrio entre trabalho e casa; 
    Criticar construtivamente o modo de trabalho da equipe;



    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/11068/equipes-de-alto-desempenho#ixzz45ccBow9J

  • Nao discuto quw a E) esta certa, mas por que a B) está errada?
  • Questões sobre Equipes são sempre complicadas, tendo em vista que existem várias possibilidades práticas que só são limitadas na teoria.

    Sempre há mais de uma assertiva que FAZ sentido.

    A solução é decorar os conceitos!


ID
1816510
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No desempenho organizacional, é fundamental o desenho de indicadores sustentados em critérios claros e amplamente aceitos. Dentre eles, destacam-se aqueles relacionados à conformidade, a critérios e a padrões de qualidade para a realização de processos, atividades e projetos na busca de sua melhor execução.
Indicadores dessa natureza estão relacionados ao critério de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D — Segundo o Guia Referencia de Mensuração de Desempenho da Administração Pública: Excelência é a conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade; sendo um elemento transversal.

  • No desempenho organizacional, é fundamental o desenho de indicadores sustentados em critérios claros e amplamente aceitos. Dentre eles, destacam-se aqueles relacionados à conformidade, a critérios e a padrões de qualidade para a realização de processos, atividades e projetos na busca de sua melhor execução. 

    Indicadores dessa natureza estão relacionados ao critério de


    a)eficácia  relaciona-se com o alcance dos objetivos.


    b)eficiência relaciona-se com o uso dos recursos.


    c)efetividade relaciona-se com o impacto na realidade.


    d)excelência  é a conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade; sendo um elemento transversal. Indicadores e padrões de excelência podem ser encontrados no Instrumento de Avaliação da Gestão Pública (IAGP). 


    e)economicidade está alinhada ao conceito de obtenção e ao uso de recursos com o menor ônus possível, dentro dos requisitos e da quantidade exigidas pelo input, gerindo adequadamente os recursos financeiros e físicos. Indicadores de economicidade podem ser encontrados nas unidades de suprimentos.

     

    Bibliografia consultada: Rodrigo Rennó, 2013.

  • excelência  é a conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade; sendo um elemento transversal.

  • Resposta D
     

    Indicadores de desempenho

     

    Os indicadores são instrumentos de gestão essenciais nas atividades de monitoramento e avaliação das organizações, assim como seus projetos, programas e políticas, pois permitem acompanhar o alcance das metas, identificar avanços, melhorias de qualidade, correção de problemas, necessidades de mudança etc.

     

    O modelo dos 6 Es de desempenho constitui-se nas dimensões de esforços que serão despendidos considerando os resultados desdobrados em outras dimensões do desempenho.

     

    As dimensões de esforço são economicidadeexecução e excelência; e

     

    as dimensões de resultado são eficiênciaeficácia e efetividade.

  • Questão linda!

  • No desempenho organizacional, é fundamental o desenho de indicadores sustentados em critérios claros e amplamente aceitos. Dentre eles, destacam-se aqueles relacionados à conformidade, a critérios e a padrões de qualidade para a realização de processos, atividades e projetos na busca de sua melhor execução. Indicadores dessa natureza estão relacionados ao critério de excelência = QUALIDADE.

  • D). Um indicador de esforço.

    Excelência é a conformidade a critérios e padrões de qualidade/excelência para a realização dos processos, atividades e projetos na busca da melhor execução e economicidade; sendo um elemento transversal.


ID
1816513
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os gerentes podem desempenhar diferentes papéis nas organizações. Dentre esses papéis, destaca-se aquele no qual o gerente inicia projetos de melhoria, identifica novas ideias e delega a responsabilidade pela ideia aos outros.
A descrição indica que o gerente desempenha o papel de

Alternativas
Comentários
  • Mata-se essa questão simplesmente com a palavra iniciado projetos, isso é a função mais conhecida do gerente empreendedor.Simples assim.

  • Empreendedores – assumem a dianteira e acompanham decisões que possam interfirir nos rumos da oranização.

  • INTERPESSOAL

    SÌmbolo

     LÌder

    Elemento de ligação

     

    INFORMACIONAL

     Monitor

    Disseminador 

    Porta-voz

     

    DECISÓRIO

    Empreendedor

     Solucionador de conflitos

    Administrador de recursos

     Negociador 

  • Papéis dos administradores segundo Mintzberg

    Interpessoais

     

    - Símbolo: É o símbolo da liderança; necessário para o desempenho de diversas atividades rotineiras de natureza legal ou social.
    - Líder: Responsável pela motivação e direção dos subordinados.
    - Ligação: Mantém uma rede externa de contatos que lhe fornece informações.

     

    Informacionais

     

    - Monitor: Recebe uma grande variedade de informações; funciona como o sistema nervoso central para as informações internas e externas da organização.
    - Disseminador: Transmite as informações recebidas de fontes externas ou de subordinados para os demais membros da organização.
    - Porta-voz: Transmite externamente informações sobre os planos, políticas, ações e resultados da organização; atua como um especialista no setor econômico ao qual pertence a organização.

     

    Decisórios

     

    - Empreendedor Busca oportunidades no ambiente organizacional e inicia projetos de mudança.
    - Gerenciador de turbulências É responsável por ações corretivas quando a organização enfrenta distúrbios sérios e inesperados.
    - Alocador de recursos Toma decisões organizacionais significativas no que diz respeito à alocação de recursos organizacionais, ou dá apoio a elas.
    - Negociador Responsável por representar a organização em negociações importantes.


ID
1816516
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Um profissional analisou a viabilidade econômico-financeira de um projeto de investimento em negócio habitual da empresa onde trabalha e encontrou um Valor Presente Líquido (VPL) maior que zero. Tal projeto exige um investimento inicial que se espera ser suficiente para gerar à empresa apenas fluxos de caixa líquidos positivos ao longo dos próximos cinco anos, vida útil do projeto.
Sabendo-se que TIR = Taxa Interna de Retorno do projeto; CMPC = Custo Médio Ponderado de Capital da empresa; e Payback = tempo de retorno exato, nominal ou descontado, do capital investido no projeto, verifica-se que esse projeto apresenta

Alternativas
Comentários
  • Se o VPL é positivo, certamente o TIR é maior que o CMPC e a payback se dará antes do final do projeto.

  • Se o VPL é positivo, então o somatório dos fluxos de caixa descontados é maior que o investimento incial, então o payback tem que ser menor que a vida útil.

  • VPL positivo é sinal de que os fluxos de caixa se sobressaem ao investimento, logo, o payback é menor do que o tempo de vida útil do projeto. O CMPC é a taxa mínima de atratividade para que o investidor queira então aplicar recursos financeiros, é a ponderação dos custos de capital de terceiros e capital próprio da empresa. Ele deve analisar, se a TIR for maior do que qq TMA, deve-se investir no projeto, se for igual, não faz diferença e se for menor, não se deve investir. Assim, como o projeto foi viável, a TIR é maior do que a TMA, que neste caso é o WACC (CMPC).


ID
1816519
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Um profissional de uma empresa precisa decidir em qual de dois projetos mutuamente excludentes, X ou Y, deve ser investido o valor orçado de R$ 1 milhão. Os fluxos de caixa líquidos futuros previstos a serem gerados para a empresa pelos dois projetos são todos diferentes entre si e sempre positivos. Ao calcular a Taxa Interna de Retorno (TIR) de cada projeto, encontrou-se TIR de X > TIR de Y.
Sabendo-se que VPL significa Valor Presente Líquido do projeto e Payback significa tempo de retorno exato, nominal ou descontado, do capital investido no projeto, o profissional concluiu corretamente que

Alternativas
Comentários
  • Será preciso calcular o VPL antes de tomar a decisão, e não se basear apenas no TIR. TIR de X é maior quanto? e esse retorno se dará em quanto tempo (payback). Lembrando que maior o tempo, maior o risco. Logo, é preciso considerar exatamente o valor dos VPLs antes de tomar a decisão.

  • Nunca tomar decisões de investimento pela TIR, porque o seu resultado é apresentado em módulo, quanto ao VPL permite saber se a TIR é + ou -. Todavia ao calcular o VPL nunca usar a TIR como Taxa de desconto e sim usá-la como WACC.

    Quanto ao exercício, como não é possível calcular a VPL, pois o exercício não fornece dados para o cálculo, assim não nos resta outra altertiva. Resposta letra C.

     

  • A questão não fornece dados para saber se o VPL valerá a pena ainda, pois o projeto é viável se o VPL for maior do que o investimento. Logo, não importa se VPL Y > VPL X, payback x > payback de y, etc...O indicador mais importante é o VPL, seguido da TIR (comparando com TMA).


ID
1816522
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O orçamento empresarial é subdivido em duas partes: o orçamento operacional e o orçamento financeiro.
Um item que compõe o orçamento financeiro de uma empresa é a projeção de

Alternativas
Comentários
  • os demais itens pertencem ao orçamento OPERACIONAL.

  • B

     

  • O orçamento empresarial é dividido em duas partes -> orçamento operacional e orçamento financeiro.

    Orçamento Operacional:

    Vendas

    Produção

    Despesas

    Orçamento Financeiro:

    Caixa

    Investimentos

    Financiamentos

    Projeção das demostrações financeiras

    Análise de indicadore econômicos e financeiros

    Fonte: ZDANOWICZ (2003); LUNKES (2009); PADOVEZE (2012); CARRARO (2014).


ID
1816525
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Pode-se considerar que o orçamento de uma empresa é uma expressão quantitativa de um plano de ação futuro da administração empresarial para um período específico.
Um risco que as empresas correm ao construir um orçamento empresarial e o seguirem fielmente é

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

    Acredito que a questão abaixo ajuda a entender a resposta, já que a empresa ao considerar as alterações no ambiente externo, não irá negligenciar os imprevistos que possam aparecer.

     

    Ano: 2008Banca: CESPEÓrgão: SERPROProva: Analista - Gestão Empresarial

    Considerando os benefícios e vantagens que o orçamento representa na gestão empresarial, é correto inferir que, para as organizações que desejarem se manter em mercado competitivo e impactado pelas alterações socioeconômicas, a implementação do orçamento é primordial.


ID
1816528
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O gerenciamento logístico inclui o projeto e a administração de sistemas para controlar o fluxo de materiais, os estoques em processo e os produtos acabados, com o objetivo de fortalecer a estratégia das unidades de negócios da empresa. O objetivo central da logística é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B.

     

    Atingir um nível desejado de serviço ao cliente ao menor custo possível.​

  • Qual a fonte ? Alguem sabe...

  • Bowersox (2001), o objetivo central da logística é atingir um nível desejado de serviço ao cliente pelo menor custo total possível.

     

    Fonte: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/21339/21339_3.PDF

     

  • Resposta: B

    O objetivo central da logística é atingir um nível desejado de serviço ao cliente pelo menor custo total possível (BOWERSOX, 2001, p.21).

  • Se superar o nível desejado, no marketing, chama-se ENCANTAR O CLIENTE.


ID
1816531
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

A responsabilidade operacional da logística está diretamente relacionada com a disponibilidade de matérias-primas, produtos semiacabados e estoques de produtos acabados.
Tal disponibilidade deve dar-se, de maneira geral, no(a)

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA B.

     

    Local onde são requisitados.


ID
1816534
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Um projeto bem sucedido é aquele que, dentre outros fatores, produziu

Alternativas
Comentários
  • Lendo com calma as alternativas a letra "A" é a mais óbvia!


    É possível acertar a questão mesmo não sabendo muito sobre o assunto.

  • Para fim de concurso podemos considerar e adotar que um projeto e bem sucedido quando ele atende todos esses três itens classicos. Entregue dentro do prazo, dentro do orçamento e escopo. Este é o trio que os gerentes de projetos chamam de “restrições triplas”. Porem se ao menos um item falhar, então não é – embora na prática, muitos projetos são considerados bem sucedidos se acertarem dois dos três itens ou se agregam valor para a empresa ou empreendimento.


ID
1816537
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O gerenciamento de projetos aborda o balanceamento de restrições conflitantes do projeto, que NÃO inclui o fator

Alternativas
Comentários
  • Equilíbrio das restrições conflitantes do projeto que incluem, mas não se limitam, a:

    Escopo,
    Qualidade,
    Cronograma,
    Orçamento,
    Recursos,
    Riscos.


    Se um fator mudar, um mais fatores podem ser impactados.,


    Fonte: PMBOK 5

  • - Cronograma (tempo)

    - Orçamento (custo)

    - Escopo

    - Qualidade

    - Recursos

    - Riscos

     

    PMBOK 5° edição

  • e-

    TEMPO/ESCOPO/CUSTO sao a base de qualquer prj. As 3 áreas interagem entre si, e o resultado dessa interação é a qualidade. O projeto é unico, porque mesmo que ja tenha sido feito antes, o cenario mudou e por isso deve-se considerar o ciclo de vida de forma individual, sem seguir fórmulas fixas.

  • Q? CORRE!

     

    Q- Qualidade

    C- Cronograma

    O- Orçamento

    R- recursos

    R- riscos

    E- escopo


ID
1816540
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

As empresas costumam utilizar um procedimento contendo três etapas para elaborar uma previsão de vendas.
A ordem sequencial correta dessas etapas é:

Alternativas
Comentários
  • A previsão de demanda futura é sempre imprecisa, ou seja, sem certezas. Mas como são fundamentais em uma organização os economistas, estatísticos e profissionais do marketing estão se especializando nessa previsão futura.


    É necessário realizar uma avaliação dos resultados da mesma previsão. Avaliar a hipótese dos números serem mesmos realistas, se não forem devem ser revistos, pois podem ter vindo de uma fonte não confiável. E os profissionais do marketing precisam ter em suas mentes de que a previsão não pode ser garantida, devido à presença de diversas variáveis que torna o futuro incerto.


    Para preparar uma previsão de vendas, as empresas costumam utilizar um procedimento de três etapas. Primeiro, preparam uma projeção macroeconômica, em seguida uma projeção setorial e por fim uma previsão de vendas da empresa. O resultado final é uma previsão do produto nacional bruto, que é então utilizada, em conjunto com outros indicadores macro ambiental, para prever vendas setoriais.


    gab D

  • Eu estudei que a produção voltada para vendas é de entro para fora. Por isso marquei a B.

    Porém o gabarito é D.

  • Para elaborar a previsão de vendas partimos no nível mais macro em direção ao nível mais micro. Em outros termos: partimos de uma projeção macroeconômica (país) para uma projeção setorial (do mercado no qual a empresa atua) até chegarmos em uma previsão de vendas da empresa.

    Gabarito: D

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    Para organizar e elaborar a previsão de vendas, as empresas costumam utilizar um procedimento contendo 03 etapas sequenciais (do nível mais “macro” para o nível mais “micro”): 

    • ➝ Projeção Macroeconômica: análise ampla da economia do país. 

    • ➝ Projeção Setorial: com base na projeção macroeconômica, a empresa realiza a análise do seu setor específico de atuação. 

    • ➝ Previsão de Vendas: por fim, com base nas projeções macroeconômica e setorial, a empresa faz a sua previsão de vendas. 

  • Caramba, nunca vi essa assunto na vida. Consegui marcar o gabarito pelo contexto de que o processo macroeconômico vem em primeiro lugar antes de estruturar uma venda.

  • Poderíamos analisar essa questão na perspectiva SWOT. Primeiro vemos nosso ambiente externo (macro); depois vemos nosso ambiente interno (setorial); e, por fim, definimos os critérios de vendas.

ID
1816543
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um negócio é denominada análise SWOT.
Um negócio maduro apresenta

Alternativas
Comentários
  • palavra chave: mercado maduro - não tem muito mais o que crescer

  • Negócio ideal: ↑ oportunidades e ↓ ameaças

    Negócio especulativo: ↑ oportunidades e ↑ ameaças

    Negócio maduro: ↓ oportunidades ↓ ameaças

    Negócio com problemas: ↓ oportunidades ↑ ameaças

  •  

    d)

    poucas oportunidades e poucas ameaças

  • É bem parecido com a relação de Quadrantes Matemáticos

    Neg. Ideal: + -

    Neg.Especulativo: + +

    Neg. Maduro: - -

    Neg. Com problemas: - +

  • GAB: LETRA D

    Complementando!

    Fonte: Mateus Souza

    A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada na etapa do diagnóstico organizacional.

    Além disso, é utilizada para buscar entender a “posição atual” da organização. Consiste, basicamente, na análise do ambiente interno (forças e fraquezas) e do ambiente externo (ameaças e oportunidades).

    De acordo com Kotler (2000) “A análise de SWOT – A avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças são denominadas análise SWOT (dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities, threats) ”.

    Segundo Kotller, “Depois de identificar as principais ameaças e oportunidades que uma unidade enfrenta, a gerência pode caracterizar a atratividade global do negócio. Quatro resultados são possíveis: 

    • Um negócio ideal apresenta muitas grandes oportunidades e poucas ameaças importantes;
    • Um negócio especulativo tem grandes oportunidades e ameaças importantes;
    • Um negócio maduro apresenta poucas oportunidades e poucas ameaças;
    • Um negócio com problemas apresenta poucas oportunidades e muitas ameaças.

    Desse modo, nota-se que a definição correta do enunciado encontra-se na assertiva D.

    Referência:

    KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Linguística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.


ID
1816546
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Segmentação de mercado é um esforço para aumentar a precisão do marketing da empresa.
A segmentação na qual os compradores são divididos em diferentes grupos, com base em seu estilo de vida, sua personalidade e seus valores, é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Psicográfica


    Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude, etc. A classe social exerce uma profunda influência nas decisões de consumo relativamente a automóveis, vestuário, móveis, lazer, práticas culturais, frequência de lojas e outros locais, etc. O estilo de vida tem a ver com o modo distintivo e característico de fazer as suas escolhas. Os fabricantes de automóveis preocupam-se já com este tipo de segmentação e procuram ter na sua carteira de produtos, quer modelos que privilegiam a segurança e o conforto, quer modelos para quem gosta da vida desportiva e de ar livre, nos quais o conforto e a segurança são vistos de forma completamente diferente, quer ainda os modelos que permitem elevadas performances para os amantes das velocidades. Quanto à personalidade, existem diferenças substanciais entre os consumidores, por exemplo, no que diz respeito às inovações: os mais conservadores mostram-se relutantes em aceitar produtos inovadores, enquanto outros são mais receptivos a tudo o que seja inovador. Reconhecendo este facto, muitas empresas quando lançam um produto inovador, dirigem os seus esforços de comunicação para aqueles que apresentam uma predisposição natural para as inovações, procurando seduzir a sua própria natureza inovadora.

  • Geográfica (localização: país, estado, cidade, bairro, rua...)

    Demográfica (idade, sexo, classe social, ocupação, renda...)

    Psicográfica (estilo de vida, personalidade...)
  • essa multiatributo existe? 

  • geografica

    demografica e/ou socieconomica - classe social, idade, sexo, raca,nacionalidade

    comportamental - ocasioes, beneficios, fidelidade, influencias

    psicografica - vaepp  valores, atitude, estilo de vida, personalidade e percepcao

  • Segmentação psicográfica

    “Na segmentação psicografia, os compradores são divididos em diferentes grupos, com base em seu estilo de

    vida, sua personalidade e seus valores. Pessoas do mesmo grupo demográfico podem ter perfis psicográficas

    diferentes.” .” (KOTLER, 2000, p.288)

  • Base geográfica: agrupar indivíduos de acordo com a região, estado, cidade ou vizinhança.

    Aspectos demográficos e socioeconômicos: sexo, idade, estado civil, renda, escolaridade etc. Lembrar do IBGE, que pesquisa dessa forma.

    Aspectos comportamentais: grau de uso do produto, lealdade à marca.

    Psicográficos: valores, crenças e atitudes compartilhadas.

  • Geográfica : Divide com base na localização.

    Demográfica: Segmenta com base em qualidades demográficas: idade/ sexo/ ocupação / educação/ renda/ nacionalidade.

    Psicográfica: Personalidade/ atitudes de vida/ traços mentais e emocionais/ interesses e valores.

    Comportamental: Divididos com base nos conhecimentos do cliente sobre o produto/serviço, experiência de uso, fidelidade do cliente.

  • Questão sobre segmentação de mercado. A questão diz que os consumidores são divididos em grupos com base no estilo de vida, personalidade e valores, caracterizando a segmentação psicográfica. Já sabemos que a alternativa C está correta, mas vamos analisar as demais.

    Alternativa A. Errado. A segmentação geográfica divide o mercado em unidades geográficas como bairros, cidades, nações, etc.

    Alternativa B. Errado. Na segmentação demográfica os consumidores são divididos em idade, sexo, renda, ocupação, raça, tamanho da família, etc.

    Alternativa D. Errado. A segmentação geodemográfica utiliza informações mais detalhadas de consumidores e bairros.

    Alternativa E. Errado. A segmentação multiatributo é um tipo de segmentação que se utiliza da conglomerados geográficos para obter informações mais específicas sobre os clientes. 

    Gabarito: C


ID
1816549
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A Constituição Federal, em várias normas, estabelece, como garantia, que o direito fundamental para ter plena realização no mundo jurídico deve sofrer definição legal.
Nesse caso, deve-se obediência ao princípio da(o)

Alternativas
Comentários
  • Princípio da reserva legal

     

    Pelo Princípio da Reserva Legal, nenhum fato pode ser considerado crime se não existir uma lei que o enquadre no adjetivo Criminal. E nenhuma pena pode ser aplicada se não houver sanção pré-existente e correspondente ao fato. O Princípio da Legalidade constitui uma real limitação ao poder estatal de interferir na esfera das liberdades individuais. Tal princípio possui dois pesos e duas medidas. A Reserva Legal permite aos particulares a liberdade de agir e todas as limitações, positivas ou negativas, deverão estar expressas em leis. Entretanto, aos agentes públicos, o mesmo princípio se torna adverso. A liberdade de agir encontra sua fonte legítima e exclusiva nas leis e, se não houver leis proibindo campo de movimentação, não há liberdade de agir. O Estado, na ausência das previsões legais para seus atos, fica obrigatoriamente paralisado e impossibilitado de agir. A lei para o particular significa "pode fazer assim" enquanto para o poder público significa "deve fazer assim". Vide princípio da legalidade estrita.

     

    Fonte: JusBrasil

  • GABARITO: C

    Consoante orientação de José Afonso da Silva, a despeito do que afirma parcela minoritária da doutrina, a melhor técnica difere o princípio da legalidade do princípio da reserva legal, uma vez que o primeiro significa a submissão e o respeito à lei, ou a atuação dentro da esfera estabelecida pelo legislador. O segundo consiste em estatuir que a regulamentação de determinadas matérias há de fazer-se necessariamente por lei (SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 22. ed. São Paulo: Malheiros, 2000. p. 421.).

    O doutrinador soluciona a dificuldade de distinção com base no Direito Constitucional positivo, à vista do poder que a Constituição outorga ao Poder Legislativo . Assim, afirma quando essa outorga consiste no poder amplo e geral sobre qualquer espécie de relações (...), tem-se o princípio da legalidade . Todavia, quando a Constituição reserva conteúdo específico, caso a caso, à lei, encontramo-nos diante do princípio da reserva legal (SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 22. ed. São Paulo: Malheiros, 2000. p. 421.).

    Portanto, o princípio da legalidade, externado no artigo 5º , inciso II , da CR/88 , estabelece que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Logo, as obrigações dos indivíduos só podem ser criadas por espécies normativas produzidas em conformidade com o devido processo legislativo.

    Já o princípio da reserva legal ocorre quando uma norma constitucional atribui determinada matéria exclusivamente à lei formal (ou a atos equiparados, na interpretação firmada na praxe), subtraindo-a, com isso, à disciplina de outras fontes, àquelas subordinadas . (CRISAFULLI, Vezio apud SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 22. ed. São Paulo: Malheiros, 2000. p. 421.)

    Impende, ainda, analisar as duas espécies de reserva legal, conforme orientação da doutrina dominante:

    a) Absoluta: quando a disciplina de determinada matéria é reservada , pela Constituição , à lei. Assim, exclui-se qualquer outra fonte infralegal;

    b) Relativa: quando a disciplina de determinada matéria é, em parte, admissível a outra fonte diversa da lei, sob a condição de que esta indique as bases em que aquela deva produzir-se validamente . Ou seja, são os casos nos quais a Constituição prevê a prática de ato infralegal sobre determinada matéria, impondo, no entanto, obediência a requisitos ou condições reservados à lei. José Afonso exemplifica com as hipóteses em é facultado ao Executivo a edição de decretos que alterem as alíquotas dos impostos sobre importação (...) atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei (SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 22. ed. São Paulo: Malheiros, 2000. p. 422, 423).

    Fonte: https://lfg.jusbrasil.com.br/noticias/425987/ha-diferenca-entre-o-principio-da-legalidade-e-o-principio-da-reserva-legal

  • GABARITO: LETRA C

    É a exigência de lei formal para a regulamentação de determinadas matérias, como previsto no art. 150, inciso I, da Constituição Federal de 1988.

    FONTE: STF.JUS.BR


ID
1816552
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sr. X é gerente de compras da empresa W&W S.A. e pretende impor compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho e, no caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas.
De acordo com a lei geral de licitações, o gerente pretende realizar o denominado princípio da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A padronização é tendência na Administração Pública, cujo objetivo deverá ser o de buscar a uniformização de produtos e serviços previamente selecionados e qualificados e, conseqüentemente, a redução de gastos; logo, tornar mais próspera a relação custo x benefício.

    O art. 15, I, da Lei 8.666/93 já havia consagrado a preferência à padronização:

    Art. 15. As compras, sempre que possível, deverão:
    I – atender ao princípio da padronização, que imponha compatibilidade de especificações técnicas e de desempenho, observadas, quando for o caso, as condições de manutenção, assistência técnica e garantia oferecidas


    bons estudos

ID
1816555
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Sr. W deseja atuar ativamente no exame das compras públicas. Ele é informado de que uma norma da lei de licitações permite que qualquer licitante possa comunicar ao Tribunal de Contas irregularidades no procedimento licitatório.
Nesse caso, estar-se-ia aplicando o denominado princípio da

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E

    Princípio da Fiscalização - Todos os interessados têm o direito de fiscalizar o andamento do certame e, portanto, a observância das regras que o governam

    Art. 113. O controle das despesas decorrentes dos contratos e demais instrumentos regidos por esta Lei será feito pelo Tribunal de Contas competente, na forma da legislação pertinente, ficando os órgãos interessados da Administração responsáveis pela demonstração da legalidade e regularidade da despesa e execução, nos termos da Constituição e sem prejuízo do sistema de controle interno nela previsto.

    § 1o Qualquer licitante, contratado ou pessoa física ou jurídica poderá representar ao Tribunal de Contas ou aos órgãos integrantes do sistema de controle interno contra irregularidades na aplicação desta Lei, para os fins do disposto neste artigo

    bons estudos

  • Princípio da fiscalização? Alguém pode explicar?

  • Pelo enunciado até dá pra concluir que se trata de FISCALIZAÇÃO, mas nunca ouvi falar sobre essse princípio. Fiz uma pesquisa e tbm não encontrei nada a respeito. 

  • Fiscalização é PRINCÍPIO?????????? fala sério

    passível de anulação hein...

  • nunca vi, porém não tem como marcar publicidade com base no enunciado


ID
1816558
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

No Brasil, por influência norte-americana, houve a introdução de determinada forma de controle da constitucionalidade das leis, que permanece até hoje no texto constitucional.
Trata-se do denominado controle

Alternativas
Comentários
  • O controle difuso ou incidental de Constitucionalidade ou Judicial, que tem origem nos EUA, é que qualquer juiz pode declarar se uma lei é inconstitucional no caso concreto, e a matéria de inconstitucionalidade seja prejudicial, isto é, não é matéria principal e sim incidental. 

  • O Caso "Marbury contra Madison" foi decidido em 1803 pela Suprema Corte dos Estados Unidos, sendo considerado a principal referência para o controle de constitucionalidade difuso exercido pelo Poder Judiciário.

    Nesse julgado firmou-se a regra da supremacia da Constituição, cabendo ao Judiciário afastar como nulas (void) leis que contrariam a Constituição. Isso permitiu a chamada "Judicial Review", a possibilidade de o Judiciário rever mesmo leis federais que contrariam a Constituição. Com isso a separação de poderes oi redefinida, aumentando a importância do Judiciário.


    Fonte: wikipedia

  • O Brasil adota o controle judicial misto (difuso e coletivo).

  • Conforme tudo o que já foi estudado até aqui, nessa questão deveremos marcar como correta a alternativa apresentada pela letra ‘a’. O controle judicial tem mesmo matriz norte-americana.

    Gabarito: A

  • Gabarito: Letra A.

    Comentários dos professores: ''O controle é intitulado jurídico (ou jurisdicional) quando efetivado por órgãos integrantes do Poder Judiciário e detentores de poderes jurisdicionais. No direito pátrio, como a função de controlar a constitucionalidade das leis e demais atos normativos é conferida com nítida preponderância ao Judiciário, diz-se que nosso sistema de controle é o jurisdicional.''


ID
1816561
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O processo de administração estratégica é um conjunto sequencial de análises e escolhas que pode aumentar a probabilidade de uma empresa escolher uma boa estratégia.
Quais são as três primeiras etapas sequenciais desse processo de elaboração das estratégias?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A —  CHIAVENATO (2009)   7. Habilidade de planejamento estratégico: em vez de responder a problemas com

    respostas isoladas, a equipe deve utilizar o planejamento estratégico para identificar desafios e oportunidades de maneira colaborativa e influenciar o ambiente no qual os problemas surgem. A equipe deve criar visões, definir objetivos, analisar barreiras, selecionar estratégias e gerar um plano de ação que comprometa os membros em sua implementação.

  • Sabemos que não há um consenso, e sinceramente, achei péssima essa questão da cesgranrio... vamos indicar para comentário!

    Análise da situação atual

    A primeira etapa do planejamento estratégico é identificar as condições atuais, externas e internas da organização.

    Análise do ambiente externo

    Maximiano (2006) diz que “a análise do ambiente externo é um dos pilares do planejamento estratégico. Quanto mais competitivo, instável e complexo o ambiente, maior a necessidade de analisá-lo”.

    Análise interna

    Maximiano (2006) define a análise interna como “a identificação de pontos fortes e fracos dentro da organização anda em paralelo com a análise do ambiente”.

    Definição de objetivos e estratégias

    Os objetivos são os resultados que a organização pretende realizar. Nesta etapa, deve-se identificar aonde a empresa quer chegar.

    Implementação da estratégia

    Uma vez que os objetivos e estratégias tenham sido selecionados, chega o momento da implementação da estratégia

    Monitoramento e controle

    Embora muitas vezes esta etapa não seja levada em consideração, a etapa do monitoramento e controle é essencial.

    Segundo MAXIMIANO (2006), o monitoramento “consiste em acompanhar e avaliar a execução da estratégia”. O monitoramento deve ser realizado com base nos mesmos indicadores utilizados na hora de se elaborar o planejamento estratégico.

     

  • Essa questão é polêmica mesmo, não se sinta mal se errou.
    Há duas abordagens sobre isso entre os autores mais conhecidos: uma diz que o primeiro passo do planejamento estratégico é definir aonde se quer chegar (missão, visão, etc); a outra afirma que antes de se saber onde se quer chegar, deve-se antes analisar onde se está (análise de mercado, avaliação interna, etc).

    E ambas estão "certas" depende de qual autor a banca escolheu para embasar sua resposta.

  • GAB: LETRA A

    Complementando!

    Fonte: Mateus Souza

    Alternativa A: Definição da missão, da visão e dos objetivos

    gestão estratégica abrange o processo de formulação e implementação de estratégias e a concepção e adoção de um modelo organizacional adequado à implementação das estratégias delineadas.

    processo de gestão estratégica  é composto por diversas  etapas, conforme demonstrado a seguir:

    • Estabelecer uma visão;
    • Elaborar uma missão estratégica;
    • Definir os objetivos;
    • Moldar a estratégia para atingir os objetivos;
    • Implementar e executar a estratégia;
    • Monitorar, avaliar e tomar medidas corretivas.

    Pode-se dizer, portanto, que a gestão estratégica é mais ampla e abrangente, ela envolve uma visão sistêmica da organização e compreende a soma de todas as funções organizacionais (planejamento, organização, direção e controle) a nível estratégico.

    Logo, conclui-se que apenas a assertiva A apresenta as informações solicitados no enunciado.

    Referência:

    Administração e Gestão de Pessoas p/ Concursos. Prof. Stefan Fantini. Estratégia Concursos, 2020.


ID
1816564
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Não definido

Um estudo recente demonstrou que em termos internacionais, em 2014,

o Brasil caiu três posições em relação a 2013, ocupando o 54o lugar no ranking geral composto por 60 países. [...] O relatório indica que a posição do país, dentre outros fatores, está sendo impactada pelo aumento significativo de preços e pela baixa participação do Brasil no comércio internacional. [...] O tamanho da economia doméstica, a atração de investimentos diretos e o emprego são dados de destaque para a realização de investimentos no Brasil.
Disponível em: . Acesso em: <http://www.fdc.org.br04> maio. 2015. Adaptado.

Neste sentido, frente a outros países, o Brasil tem demonstrado ser menos atrativo para a realização de investimentos, segundo os empresários pesquisados.
Em termos de administração estratégica, o texto aborda uma questão relacionada à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Letra D - Cenário competitivo contemporâneo (Neste sentido, frente a outros países, o Brasil tem demonstrado ser menos atrativo para a realização de investimentos, segundo os empresários pesquisados.)

  • Alguém sabe algum autor que fale desta questão?

     

  • Acho que essa questão é mais de conhecimento geral, pois quem fez administração consegue interpretar e responder numa boa.


ID
1816567
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um Diretor-Geral decidiu desenvolver as estratégias da organização considerando as premissas da Visão Baseada em Recursos (VBR).
No contexto da Visão Baseada em Recursos, considere as afirmativas abaixo.

I - As empresas são formadas por um conjunto de recursos e capacidades organizacionais.
II - As diferenças entre as empresas são fruto das diferenças entre os recursos que possuem.
III - Os recursos e capacidades detidos pela empresa ou seus concorrentes podem ser facilmente comprados no mercado.
Está correto APENAS o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D. Sabemos que nem todo recurso é facilmente comprado.

  • Visão baseada em recursos

    Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

    A Visão Baseada em Recursos (VBR) é uma perspectiva da estratégia que explica a vantagem competitiva a partir dos recursos e competências distintivos da firma.[1]

    A escolha estratégica inevitavelmente é baseada em recursos, pois a estratégia competitiva por menor custo total depende de tecnologias para obter economias de escala, de fontes de matérias primas e mão de obra de baixo custo; e a estratégia competitiva por diferenciação de produto depende de recursos raros e valiosos, tais como as marcas, as patentes, as redes de serviços e de distribuição, que também são fatores de produção. Em ambos os casos, os fatores são recursos.

    Uma das escolas de Estratégia é a da visão baseada em recursos(resource-based view of the firm, ou RBV). Este modelo parte da análise interna da empresa (as forças e fraquezas da matriz SWOT) adota duas premissas: 1. As firmas, mesmo dentro de uma mesma indústria, são heterogêneas com respeito aos recursos estratégicos que controlam.[1] Esses recursos não são perfeitamente distribuídos entre as firmas, o que faz com que a vantagem competitiva obtida por algumas firmas possa durar muito tempo.

    Os recursos de uma firma podem ser classificados em:

    Capital físico: tecnologia, equipamentos, localização geográfica ou acesso a matéria-prima.

    Capital humano: a capacidade intelectual e de relacionamento que pode ser encontrada nas pessoas, sejam os gerentes ou os trabalhadores de maneira geral.

    Capital organizacional: diz respeito a estrutura formal da empresa, a forma como ela se organiza, suas ferramentas de controle, seus sistemas de coordenação e as relações informais entre os grupos.

    A utilização destes recursos de forma diferenciada por uma determinada empresa pode fazer com que ela obtenha vantagem competitiva em relação a seus concorrentes.

    Vantagem competitiva e recursos[editar | editar código-fonte]

    Vantagem competitiva diz respeito a situação na qual encontra-se uma empresa que implementa uma estratégia de criação de valor que não está sendo implementada por outros competidores, sejam eles atuais ou potenciais. Ela se torna sustentável quando há dificuldade para outras firmas replicarem os benefícios daquela que está em melhores condições estratégicas.

    Um dos autores principais desta escola é Jay Barney, que enumera quatro características que os recursos devem ter para que se tornem fonte de vantagem competitiva sustentável.[1]

    Valor.

    Raridade.

    Dificuldade de imitar.

    Dificuldade para substituir.

    Recursos valiosos são aqueles que capacitam a empresa a atuar em relação ao ambiente, explorando oportunidades e mitigando ameaças. Por conseguinte, melhoram a eficiência e eficácia da firma.

  • Na Visão Baseada em Recurusos o diferencial competitivo é justamente possuir - dentre outros - recursos raros, dificeis de imitar.


ID
1816570
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere que na indústria de alimentos e bebidas, as empresas WW, XZ e YX dominam o desenvolvimento tecnológico, a fabricação e a comercialização de flavorizantes e enzimas para fabricação de alimentos especiais. Isso permite às empresas imporem preços e condições aos inúmeros fabricantes de alimentos e bebidas ao redor do mundo que dependem desses insumos.
Nesse caso, a competitividade na indústria é afetada principalmente devido à(ao)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E — Os fornecedores podem exercer seu poder de barganha sobre os participantes do mercado ao ameaçar aumentar os preços ou reduzir a qualidade dos produtos e serviços comprados. Poderosos fornecedores de matérias-primas chave podem apertar a lucratividade de um mercado que não está apto a repassar os aumentos no custo em seus próprios preços. As condições que tornam esses fornecedores poderosos são similares às que tornam os compradores fortes.

    O poder de barganha dos fornecedores é alto quando:

    A concentração dos fornecedores em relação à concentração de compradores no mercado é alta;

    A disponibilidade de produtos substitutos é baixa;

    A importância do comprador para o fornecedor é baixa;

    A diferenciação dos produtos e serviços dos fornecedores é alta;

    Os custos de troca do comprador são altos;

    A ameaça dos fornecedores comprarem empresas compradoras é alta.

    Veja o nosso tutorial sobre as 5 Forças de Porter para maiores detalhes.

    Autora: Yumi Mori Tuleski

    Última atualização em 27/07/2009

    Copyright © CEDET – Centro de Desenvolvimento Profissional e Tecnológico

    Este conteúdo pode ser utilizado livremente desde que citados a autora e o site do CEDET.

  • Rivalidade entre concorrentes - Esta força é considerada como a mais significativa das cinco forças (Serra, Torres & Torres, 2004). Nesta dimensão, deve-se considerar a atividade e agressividade dos concorrentes diretos. Aqueles que vendem um mesmo produto num mesmo mercado que a organização em questão.


    Barreiras à entrada de concorrentes - Além de ser necessário observar as atividades das empresas concorrentes, a ameaça da entrada de novos participantes depende das barreiras existentes contra sua entrada, além do poder de reação das organizações já constituídas.(Serra, Torres & Torres, 2004). Estas barreiras são os fatores que atrapalham o aparecimento de novas empresas para concorrerem em determinado setor. Algumas das principais barreiras são: Economia de Escala; Capital Necessário; Acesso aos canais de distribuição.


    Poder de barganha dos compradores - Pode ser traduzido como a capacidade de barganha dos clientes para com as empresas do setor. Esta força competitiva tem a ver com o poder de decisão dos compradores sobre os atributos do produto, principalmente quanto a preço e qualidade. Assim, os compradores têm poderes quando: As compras do setor são de grande volume; Os produtos a serem comprados são padronizados, e sem grande diferenciação; As margens de lucro do setor são estreitas; A opção de o próprio comprador fabricar o produto é financeiramente viável. Estas são apenas algumas características a serem observadas quando se analisa esta força.


    Poder de barganha dos fornecedores - Já os fornecedores têm poder de barganha quando: O setor é dominado por poucas empresas fornecedoras; Os produtos são exclusivos, diferenciados, e o custo para trocar de fornecedor é muito alto; O setor de negócios em questão não tem representatividade no faturamento deste fornecedor. Neste caso cabe a organização identificar a atual relação da empresa com seus principais fornecedores.


    Ameaça de Produtos ou bens substitutos - São aqueles que não são os mesmos produtos que o seu, mas atendem à mesma necessidade. É prudente avaliar este tipo de produto. Geralmente surgem em mercados situados nos extremos e após certo tempo este se estabiliza em toda a região.

  • A questão tratou do tema “Modelos das cinco forças competitivas de Porter”. Para Porter (apud Chiavenato e Sapiro, 2020), cada uma dessas forças contribuem que haja um nível de competividade setorial.

    ________________________________(1) NOVOS ENTRANTES 

    (2) FORNECEDORES ______ (5) CONCORRENTES NO MERCADO______((3) COMPRADORES

    ________________________________(4) PRODUTOS SUBSTITUTOS 

    _

    1) AMEAÇA DE NOVOS ENTRANTES. Quando novas organizações entram no negócio, isso força as demais a serem mais eficazes e a concorrerem em um nível mais elevado. Algumas barreiras de entrada são as seguintes:

    a) Economia de escala (maior quantidade produzida ao preço final menor); b) Diferenciação (produtos únicos e exclusivos na visão do cliente causam fidelidade); c) Capital (Recursos iniciais); d) Custos de mudança; e) Acesso a canais de distribuição. f) desvantagens de custo independente de escala (refere-se ao jeito que empresa já faz sua produção e suas vantagens já estabelecidas: tecnologia patenteada, localização, acesso à melhor matéria prima, bons fornecedores); g) Políticas governamentais: regulações; h) Retaliação Prevista: dificuldade que as empresas existentes irão criar para a entrante. Por exemplo: baixar os preços dos produtos próximos ao lançamento dos produtos do novato.

    2) PODER DE BARGANHA OU NEGOCIAÇÃO DOS FORNECEDORES. São poderosos se: são poucos, não há substitutos, se a organização não for prioridade do fornecedor.

    3) PODER DE BARGANHA OU NEGOCIAÇÃO DOS COMPRADORES. Os clientes são poderosos quando não há diferenciação de produtos; quando o cliente adquire uma grande parcela da produção da organização e etc.

    4) AMEAÇA DE PRODUTOS SUBSTITUTOS. Produtos diferente que vem fora do setor e podem prejudicar a organização. Exemplo: café x chá.

    5) INTENSIDADE DA RIVALIDADE ENTRE OS CONCORRENTES.

    ANALISANDO OS ITENS:

    A)  INCORRETA. “capacidade de barganha dos compradores”.

    A situação descrita não apresenta uma barganha com clientela e sim dos fornecedores com as empresas compradoras.

    B)  INCORRETA. “ameaça de novos entrantes”.

    As três empresas descritas (fornecedores) não estão enfrentando problemas com novos entrantes.

    C)  INCORRETA. “existência de produtos substitutos”.

    As três empresas descritas (fornecedores) não estão enfrentando com produtos substitutos. Os fabricantes dependem desses insumos produzidos por elas.

    D)  INCORRETA. “presença de economias de escala”.

    A situação descrita não apresenta uma caracterização da presença de economia de escala, que seria uma produção em maior quantidade de itens para que haja redução do preço unitário final.

    E)  CORRETA. “poder de negociação dos fornecedores”.

    A situação do enunciado mostra 3 fortes empresas que fornecem produtos base para indústrias de bebidas e alimentos. Como dominam o mercado, os fornecedores podem barganhar com as indústrias compradoras.

    FONTE: CHIAVENATO, I; SAPIRO, A. "Planejamento Estratégico: da intenção aos resultados". 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2020.

    GABARITO: LETRA E.

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte:  Prof. Stefan Fantini

    Uma das 05 forças de Porter é o “poder de barganha dos fornecedores” (poder de negociação dos fornecedores). 

    O poder de barganha dos fornecedores se refere ao “poder de negociação” dos fornecedores. 

    Essa força representa o impacto que os fornecedores exercem sobre o mercado. 

    Um  dos  casos  em  que  os  fornecedores  tornam-se  “poderosos”  é  exatamente  quando  poucos fornecedores dominam o setor (como no caso narrado pelo enunciado).


ID
1816573
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma empresa de serviços de limpeza, na construção de estratégias de administração de marketing focada no cliente, está desenvolvendo um processo de dividir o mercado em grupos distintos de compradores que, com diferentes necessidades, características ou comportamentos, poderiam exigir produtos ou programas de marketing específicos.
Esse processo implica realizar a(o)

Alternativas
Comentários
  • "Eu diria que segmentação, em marketing, nada mais é do que uma parte do mercado, agrupando um conjunto de entidades (pessoas e organizações, ou pessoas ou organizações), de acordo com determinadas características que sejam úteis aos propósitos do marketing e da empresa, tornando esse agrupamento homogêneo."

    Fonte: Portal Web Marketing
  • A segmentação de mercado consiste em identificar num mercado heterogéneo um determinado grupo de indivíduos, com respostas e preferências semelhantes de produtos. Isto deve ser observado como um poderoso instrumento que auxiliará departamentos de marketing e de design, no intuito de apresentar propostas que atendam aos desejos deste público-alvo. Esta deve ser a base que suporta toda a estratégia de marketing de um produto.


    Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.


    Em função das semelhanças dos consumidores que compõem cada segmento, eles tendem a responder de forma similar a uma determinada estratégia de marketing. Isto é, tendem a ter sentimentos e percepções semelhantes sobre um rol de marketing, composto para um determinado produto.

  • segmentação de mercado = foco/enfoque

     

  • Falou-se em processo de dividir o mercado em grupos, estamos falando do ato ou efeito de segmentar.

  • SEGMENTAÇÃO DE MERCADO: dividir o mercado em grupos distintos de compradores que, com diferentes necessidades, características ou comportamentos.

    DEFINIÇÃO DO MERCADO ALVO: público aos qual se destina o produto e as estratégias de marketing.

    DIFERENCIAÇÃO:  a capacidade que uma empresa tem de ser percebida como diferente dos concorrentes, em função de suas vantagens competitivas. Ela pode se diferenciar a partir da segmentação de seu mercado, seu posicionamento e seu Mix de Marketing (produto, preço, promoção  e praça - ponto de distribuição)

    DEFINIR MERCADO ALVO:   fica-se a saber que tipo de público visar e que campanhas de marketing são mais adequadas para posicionar o produto.

    PRECIFICAÇÃO: formação do preço propriamente dito.

    POSICIONAMENTO: é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização, com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”. Em termos práticos, o Posicionamento pode ser obtido a partir da fórmula: Segmentação + Diferenciação = Posicionamento.

  • Dividir o mercado em grupos corresponde ao processo de segmentação de mercado, o qual pode ser feito de diversas formas, inclusive, por meio do perfil dos compradores.

    Gabarito: A

  • Palavra-chave: segmentação=divisão

  • SEGMENTAÇÃO DE MERCADO: dividir o mercado em grupos distintos de compradores que, com diferentes necessidades, características ou comportamentos.


ID
1816576
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma atividade que exige bastante tempo e dedicação é a definição de metas nos programas de bônus e participação nos resultados para altos executivos e gerentes de nível médio. Um dos desafios desse processo é desenvolver metas que sejam ao mesmo tempo desafiadoras, viáveis e que promovam o alinhamento entre os interesses desses gestores e o dos acionistas.
Qual abordagem reconhece esse problema de alinhamento e busca tratá-lo por meio de políticas de redução de comportamento oportunista dos gestores?

Alternativas
Comentários
  • O texto a seguir, relaciona acionista (ou grupo de acionistas) como "principal" e os gerentes (ou gerente) como "agentes" que são contratados para a consecução dos objetivos do "principal".

    "Em ciência política e economia, o problema do principal–agente ou dilema da agência trata as dificuldades que podem surgir em condições de informação assimétrica e incompleta, quando um principal contrata um agente, tais como o problema de potencial conflito de interesses e risco moral, na medida em que o principal está, presumivelmente, contratando o agente para prosseguir os interesses do principal."

    Fonte: Wikipedia

  • Jensen e Meckling (1976 apud ESCUDER, 2006, p.32) apresentaram, pela primeira vez, estudos sobre a Teoria de Agência, ao citarem que problemas de agência decorrem de conflitos de interesses existentes em atividades de cooperação entre os indivíduos, quer ela ocorra ou não em situações de hierarquia entre o principal e o agente.


    Os problemas de agência têm origem na separação da propriedade e da gestão das organizações. O proprietário (principal), objetivando maximizar seus lucros, delega ao gestor (agente) o poder de comandar o empreendimento, estabelecendo metas de resultados esperados e limites de riscos admissíveis, responsabilidades e alçada. Para regular essa relação, a Teoria de Agência, também conhecida como Teoria da Firma, estabelece mecanismos eficientes (sistemas de monitoramento e incentivos) para garantir que o comportamento dos executivos esteja alinhado com o interesse dos acionistas. (EISENHARDT, 1988, p. 489).


    JACOBSON, 2009 (p.4) sintetiza o pensamento de Eisenhard, afirmando que a Teoria de Agência tem o foco em transações inter-organizacionais, ou contratos, entre o principal e o agente, assumindo a existência de racionalidade limitada e oportunismos dos indivíduos.

  • Teoria de Agência, também conhecida como Teoria da Firma,

     

    estabelece mecanismos eficientes (sistemas de monitoramento e incentivos) para garantir que o comportamento dos executivos esteja alinhado com o interesse dos acionistas. (EISENHARDT, 1988, p. 489). 


ID
1816579
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou sem restrições a proposta de criação de uma aliança estratégica entre o grupo francês de serviços para a indústria petrolífera Technip e a norteamericana FMC Technologies. A nova empresa (Forsys Subsea) será controlada igualitariamente entre as duas empresas e tem como propósito fornecer serviços voltados para a otimização da integração entre os sistemas submarinos de produção e processamento.
Visto que a aliança implica o fornecimento de serviços de consultoria que não são oferecidos atualmente nem pelas requerentes, nem por seus concorrentes no mercado, a operação proposta não levanta maiores preocupações, em termos concorrenciais, nos mercados ora envolvidos, disse o Cade.

Disponível em:
e em: <http://esportes.terra.com.br/cade-aprova-technip-
-e-fmc-technologies> em: <http://www.petronoticias.com.br/archives/66346>. Acesso em: 16 abr. 2015. Adaptado.

O caso descrito envolve uma aliança estratégica do tipo

Alternativas
Comentários
  • O conceito foi evidenciado no enunciado da questão pelo texto e suas características indicam a resposta correta."Joint venture é uma expressão de origem inglesa, que significa a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro."

    Fonte: Significados
  • Um empreendimento conjunto (ou joint venture, em inglês) é uma associação de empresas,[1] que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica. Difere da sociedade comercial (partnership) - hoje em desuso no Brasil - que em tradução literal "parte em projeto conjuntamente e em partes dependentes uma das outras e no todo", em português do Brasil - legal e jurídico, na legislação brasileira civil denomina como "parceria em um único projeto" ("cabeça + membros em um polvo", por exemplo), ou simplesmente pelo Código Civil Brasileiro e jurisprudência de 1808-2015 - "Parceria" pois sempre é referido a um só negócio nas partes de um todo, porque se relaciona a um único projeto cuja associação é dissolvida automaticamente após o seu término ou falência desse negócio é eminente e fatal sem a transferência necessária.

  • Complementando o comentario do jose, para quem , como eu, teve duvidas nas outras definicoes :

    No Direito, Fusão é a operação societária, de ordem financeira e jurídica, por meio da qual duas ou mais sociedades comerciais juntam seus patrimônios a fim de formarem uma nova sociedade, consequentemente deixando de existir individualmente. Difere da incorporação, em que a operação que resulta da absorção de um ou mais patrimônios de uma sociedade, por outra sociedade (ou outra figura qualquer empresarial).[1]

    Aquisição : O ato de adquirir quotas ou ações em sociedades, mantendo as suas atividades e principais características, pelo menos em um primeiro momento, é denominado como uma operação de aquisição.

    Integração vertical a montante (para trás ou para nascente) - A companhia monta (ou adquire)subsidiárias que produzem componentes (inputs) dos seus produtos. Por exemplo, uma companhia de automóveis pode deter também uma fábrica de pneus, uma companhia de vidroou de metal. O controle destes fornecedores pretende criar o fornecimento estável dos componentes e assegurar a qualidade consistente do produto final.

    Integração vertical a jusante (para a frente ou para poente) - A companhia monta (ou adquire)subsidiárias que distribuem ou vendem produtos aos consumidores ou que os incorporam no seu processo produtivo. Por exemplo: A empresa francesa BRVP, produtora de software, comprou a empresa MediaGold (hoje Avanquest), uma empresa que se dedica à revenda no retalho de marcas independentes de software. Outro exemplo: uma empresa produtora de filmesque compra uma empresa que opera cadeias de cinemas.

    Integração vertical nos dois sentidos

     

     

     

     

  •  empreendimento conjunto (ou joint venture, em inglês) é uma associação de empresas,[1] que pode ser definitiva ou não, com fins lucrativos, para explorar determinado(s) negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica.

     

    união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar uma atividade econômica comum, por um determinado período de tempo e visando, dentre outras motivações, o lucro."

  • Joint Venture: Aliança estratégica na qual as duas ou mais empresas criam uma nova pessoa jurídica, em mesma participação acionária, independente, para desenvolver uma vantagem competitiva que seja substancialmente diferente de qualquer vantagem que possuam isoladamente.

     

    HITT, M. A.; IRELAND, R. D.; HOSKISSON, R. E. Administração estratégica. São Paulo: Thomson, 2008

  • É importante destacar a diferença entre uma joint venture e uma Fusão

    A fusão acontece quando duas ou mais empresas decidem formar uma única nova empresa.

    Enquanto a joint venture é somente uma parceria legal entre as empresas por tempo limitado


ID
1816582
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma empresa está desenvolvendo um novo projeto de marketing e pretende iniciá-lo, adequadamente, pela primeira etapa que é prevista e indicada como fundamental para o processo de criação de valor para os clientes e a construção de relacionamentos.

Essa primeira etapa envolve

Alternativas
Comentários
  • uma vez identificado o seu público e mercado alvo e definidos os benefícios e diferenciais competitivos da sua oferta, é fundamental que você busque entender da forma mais plena possível quais são não apenas as necessidades dos seus clientes, mas principalmente os desejos e sonhos que o movem em direção à compra do seu produto ou serviço.


    gab e

  • Gab E 

    Diagnostico


ID
1816585
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma empresa de fabricação de móveis de escritório precisa encontrar parceiros dispostos a iniciar a atuação neste mercado, por meio de promover, vender e distribuir seus produtos aos compradores finais, garantindo o padrão de qualidade e confiabilidade de seus produtos, bem como a política de preços estabelecida.
A situação descrita envolve a busca de parceiros denominados

Alternativas
Comentários
  • - Os Intermediários: Os intermediários do marketing ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais.




ID
1816588
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As ações da Cielo lideravam a alta do Ibovespa na tarde desta terça-feira, chegando a 5,83%, na máxima do dia. Esta semana, a companhia confirmou que existem negociações em curso com a BB Elo Cartões. Segundo a coluna do Lauro Jardim, da Veja, a Cielo pagará 9 bilhões de reais ao Banco do Brasil pelo direito de assumir a retaguarda, prover serviços e cuidar da parte operacional de toda sua área de cartões de crédito. Em nota enviada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Cielo explicou que a iniciativa está alinhada com o planejamento estratégico da companhia “que busca criação de valor para o acionista por meio do crescimento, da diversificação de receita em negócios relacionados a pagamentos.”

Disponível em:
. 18 nov. 2014. Acesso em: <http://exame.abril.com.br/mercados/noticias/
cielo-dispara-mais-de-5-na-bolsa-com-negociacao-bilionaria>. 18 nov. 2014. Acesso em 04 de maio. 2015.

Caso a operação descrita se confirme, poderá ser considerado um exemplo de aliança estratégica do tipo

Alternativas
Comentários
  • Resposta C - Diversificação horizontal: através desta estratégia, a empresa concentra o seu capital, pela compra ou associação com empresas similares. A empresa atua em ambiente econômico que lhe é familiar, porque os consumidores são do mesmo tipo. O potencial de ganhos de sinergia neste tipo de diversificação é baixo, com exceção da sinergia comercial, uma vez que os mesmos canis de distribuição são usados.



    http://www.strategia.com.br/Alunos/2000-2/Estrategia/tipos.htm
  • LETRA C. Uma dica fácil para gravar quem tem dificuldades: Vertical é para cima. E horizontal do lado ------------------------

  • Na minha opinião caberia como Penetração. 

    Matriz de Ansoff: também conhecida como Matriz Produto/Mercado é um modelo utilizado para determinar oportunidades de crescimento de unidades de negócio de uma organização.

    Segundo Igor Ansoff, na década de 1950 as organizações passaram a se preocupar com o ambiente (ANSOFF, 1981). As empresas que visavam o lucro foram as que primeiro tiveram essa preocupação, e mais tarde os outros tipos de organização.

    Enquanto pioneiros da administração como Taylor, Fayol, Mayo, entre outros renomados precursores da administração clássica tinham as suas visões voltadas para a parte interna das organizações, o ambiente externo passava, cada vez mais, a influenciar as organizações, e após a Segunda Guerra Mundial essa tendência ficou mais evidente, pois a produtividade não significava mais o sucesso de determinada organização, mas apenas se ela poderia ou não atender a demanda do mercado.

    Mercado Existente e Produto Existente: Penetração de Mercado.

    Mercado Existente e Produto Novo: Desenvolvimento de Produtos.

    Mercado Novo e Produto Existente: Desenvolvimento de Mercado.

    Mercado Novo e Produto Novo: Diversificação.

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Evelyn Dutra

    A questão analisa a estratégia organizacional da Cielo.

    A proposta de cooperação entre as organizações significa uma aliança do tipo horizontal, visto que existe um investimento em empresas do mesmo ramo econômico, que permite ampliar seu potencial comercial. 

    aliança horizontal reflete uma relação de colaboração entre as empresas, isto é, não interfere na independência e autonomia das mesmas.

    A aliança estratégica compreende um acordo entre dois parceiros, somando as suas capacidades e recursos, para alcançar um objetivo em comum.

    Alguns autores nem consideram o tipo vertical, por exemplo aquisições e fusões, como aliança estratégica, pois destacam que existe a perda de autonomia de pelo menos um parceiro.