-
Planejamento
O planejamento é como uma locomotiva que puxa o trem das ações de organizar, liderar e controlar. Trata-se de uma função importante, porque contribui para o sucesso da organização como um todo e possibilita à organização adotar um comportamento pro ativo em relação ao futuro. Por isso, é necessário que uma organização estabeleça seus planos e ações com o intuito de conseguir minimizar custos e desperdícios.
Organização
Quando se fala em organização deve-se ter em mente um agrupamento de pessoas que interagem para alcançar um objetivo comum e específico, seja para o bem, seja – infelizmente – para o mal. Se o planejamento é o momento teórico, a organização é o início da prática, o início da ação propriamente dita, rumo ao alcance dos objetivos traçados.
Para desempenhar a função de organização, o administrador deve listar o trabalho que precisa ser realizado, dividi-lo em tarefas que possam ser realizadas de modo lógico e eficiente, por indivíduos ou grupos, efetuar a departamentalização, ou seja, agrupar as tarefas segundo um critério determinado e criar mecanismos de integração de esforços dos indivíduos, grupos e órgãos da empresa para facilitar o alcance dos objetivos.
Direção
A direção pressupõe a existência de uma ou mais pessoas que possam orientar a equipe para alcançar os objetivos traçados anteriormente. É a direção que proporcionará um norte aos objetivos e planos, é responsável por interpretar o que foi definido na função do Planejamento e instruir as equipes sobre como colocar em prática, a fim de garantir que tudo seja executado conforme o planejado – sem perder o foco.
Dirigir implica em saber tomar decisões, liderar e intercomunicar-se com os subordinados. Fazer acontecer, dinamizar. Esta função envolve influenciar as pessoas para que trabalhem num objetivo comum. Com as metas traçadas e as responsabilidades definidas, é preciso ter a competência de influenciar pessoas.
Controle
Fayol, um dos teóricos da Administração, diz que o controle significa verificar se os procedimentos do pessoal se acordam com as regras e os princípios estabelecidos na empresa. É um dos momentos em que o administrador consegue até mesmo retroalimentar o sistema.
O controle pressupõe, por sua vez, o estabelecimento de padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera. O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.
https://www.concursosnobrasil.com.br/escola/administracao/funcoes-administrativas.html
-
GAB B
FUNÇÃO CONTROLE-----------------------> MONITORAMENTO E CORREÇÃO
Mede o desempenho alcançado em relação ao esperado, e toma ações corretivas em caso de desvios. As correções vão buscar corrigir os defeitos encontrados.
Na função controle é realizada a comparação do obtido com o almejado (meta estabelecida lá no planejamento)
O Processo de controle possui 4 fases:
- Estabelece metas OU objetivos;
- Monitora;
- Compara;
- Faz Medidas corretivas
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
-
Gabarito: B
Controle - monitorar atividades, ações corretivas.
-
LETRA B
-
ações corretivas trata-se do controle
-
Letra B
Controle - definir padrões, monitorar o desempenho, avaliar o desempenho, ação corretiva.
-
A questão cobrou conhecimento sobre as funções administrativas: planejamento, organização, direção e controle.
As funções administrativas são as seguintes:
◾ PLANEJAMENTO é a função que precede as demais funções. Nela os objetivos são estabelecidos e também os meios para seja possível atingi-los. São palavras-chave da função planejamento: primeira função, objetivos, planos, missão, influenciar o futuro. As atividades típicas dessa função, de acordo com Chiavenato, são: definir missão; formular objetivos; definir planos e programar atividades.
◾ ORGANIZAÇÃO é a função que visa facilitar a consecução dos objetivos por meio da disposição adequada de recursos e atividades na infraestrutura organizacional. São palavras-chave da função organização: recursos, estrutura, atividades, posições. São atividades da organização: dividir o trabalho; designar as atividades; agrupar as atividades em órgão e cargos; Definir ou atribuir autoridade e responsabilidade a pessoas. (Chiavenato, 2014)
◾ DIREÇÃO é a função que, de acordo com Chiavenato (2014), relaciona-se com a atuação sobre pessoas. Ela dinamiza e promove ação na organização. São palavras-chave da função direção: pessoas, motivação, ação, liderança, comunicação, coordenação. São atividades da direção: designar pessoas; coordenar esforços; comunicar; motivar.
◾ CONTROLE é a função que busca assegurar que os resultados obtidos estejam de acordo com aquilo que foi planejado. Nela, faz-se a comparação do realizado com o planejado e busca-se identificar se há necessidade de correção ou modificação. São palavras-chave da função controle: comparar, corrigir, padrões, monitorar. São atividades (e fases) do controle: Definir padrões, monitor desempenho, avaliar desempenho e agir corretivamente.
Fonte: Idalberto Chiavenato. "Introdução à Teoria Geral da Administração". 9 ed. Manole. 2014
Em relação às alternativas "a" e "c", liderança e direção são consideradas a mesma função administrativa, na ótica de alguns autores.
Portanto, o nosso gabarito é a letra b.
GABARITO: LETRA B
-
Vamos analisar a questão.
Para
resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento das funções
administrativas, sendo mais especificamente cobrada a função controle.
Diante disso, vamos a uma breve
explicação.
Para a Teoria Neoclássica, as funções
do administrador correspondem aos elementos da Administração, que Fayol
definira no seu tempo (prever, organizar, comandar, coordenar e controlar), mas
em outro arranjo.
Segundo a teoria Neoclássica,
as funções do administrador são: o planejamento, a organização, a direção e o controle, que constituem o chamado processo administrativo.
Nesta esteira, a finalidade do
controle é assegurar que os resultados do que foi planejado, organizado e
dirigido se ajustem tanto quanto possível aos objetivos previamente
estabelecidos. Ou seja, a razão de existência do controle é checar se as
atividades controladas estão ou não alcançando os resultados esperados.
As fases do controle são: definir padrões de desempenho, monitorar o desempenho, comparar
o desempenho com os padrões, tomar a ação
corretiva para assegurar os objetivos desejados.
Por fim, quanto ao momento, o
controle pode ser prévio, concomitante ou posterior. Deste modo, o controle
pode ocorrer em todas as etapas do processo.
Ante o exposto, a função do
processo administrativo que monitora o progresso das atividades da empresa em
busca do alcança de metas, bem como define padrões de desempenho e ações
corretivas, caso os objetivos não sejam atingidos é a função controle.
Gabarito do Professor: Letra B.
-
LETRA B CORRETA
Funções da administração segundo Fayol:
1. Previsão: envolve avaliação do futuro e aprovisionamento em função dele. Unidade, continuidade, flexibilidade e previsão são os aspectos principais de um bom plano de ação.
2. Organização: proporciona todas as coisas úteis ao funcionamento da empresa.
3. Comando: leva a organização a funcionar. Seu objetivo e alcançar o máximo retorno de todas os empregados no interesse dos aspectos globais.
4. Coordenação: harmoniza todas as atividades do negócio, facilitando seu negócio e seu sucesso. Ela sincroniza coisas e ações em suas proporções certas e adapta os meios aos fins.
5. Controle: Consiste na verificação para certificar se todas as coisas acorrem em conformidade com o plano adotado, as instruções transmitidas e os princípios estabelecidos. O objetivo é localizar as fraquezas e erros no sentido de retificá-los e prevenir a ocorrência.
-
Função Controle
→ O que é?
Uma função administrativa.
→ O que faz?
Compara os objetivos traçados com os resultados obtidos.
→ Com qual objetivo?
Assegurar que as coisas aconteçam conforme o planejado.
→ Como faz?
Retroalimentando o processo administrativo com informações acerca dos ajustes necessários.
Fonte: Aulas Prof. Marcelo Soares, PDF Direção Concursos.
Gab. B