SóProvas



Prova CESPE - 2010 - INMETRO - Analista Executivo em Metrologia e Qualidade - Gestão Pública


ID
319882
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando que planejamento estratégico consiste no processo de elaboração das estratégias a serem seguidas por uma organização para o alcance de suas metas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo CHIAVENATO (2006): 


    Características do planejamento estratégico

    O planejamento estratégico apresenta as seguintes características fundamentais:58

    • O planejamento estratégico está relacionado com a adaptação da organização a um ambiente mutável. Está, portanto, sujeito a incertezas no que se refere aos eventos ambientais. Por se defrontar com a incerteza, tem suas decisões baseadas em julgamentos, e não em dados concretos.

    • O planejamento estratégico é orientado para o futuro e seu horizonte de tempo é o longo prazo. É mais voltado para os problemas do futuro do que para aqueles de hoje: a consideração dos problemas atuais é dada apenas em função dos obstáculos e barreiras que eles possam pro­vocar, em relação a um lugar no futuro que se deseja alcançar.

    • O planejamento estratégico é compreensivo. Ele envolve a organização como uma totalidade, abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter sinergia das capacidades e potencialidades da organização, com vistas a obter um comportamento global, compreensivo e sistêmico.

    • O planejamento estratégico é um processo de construção de consenso. Em face da diver­sidade de interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, esse planejamento oferece um meio de atender a eles na direção futura que melhor convenha a todos.

    • O planejamento estratégico é uma forma de aprendizagem organizacional. Como está orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o pla­nejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar-se a um ambiente complexo, competitivo e mutável.

    • O planejamento estratégico contribui para a maior eficiência, eficácia e efetividade das ações da organização. As ações realizadas devem maximizar os resultados positivos com vistas ao pleno alcance dos objetivos estabelecidos.


    Gabarito E.

  • A - ERRADO - No planejamento estratégico, compreende-se o diagnóstico do ambiente externo à organização e pretere-se o ambiente interno. PRETERIR É A MESMA COISA QUE PRESCINDIR, OU SEJA, DISPENSAR. O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO VAI HARMONIZAR O AMBIENTE INTERNO DA ORGANIZAÇÃO COM O AMBIENTE EXTERNO NO QUAL ESTÁ INSERIDA.

     

    B - ERRADO - A implementação de estratégia em uma organização ocorre por meio de ações definidas pelo departamento de recursos humanos. AS ESTRATÉGIAS SÃO DEFINIDAS NA CÚPULA ADMNISTRATIVA, PELOS DIRETORES, E NÃO PELOS DEPARTAMENTOS. 

     

     

    C - ERRADO - O planejamento estratégico proporciona à empresa uma previsão limitada de seu futuro, principalmente em relação às dificuldades que poderá enfrentar, visto que, na maioria das vezes, elas são imprevisíveis. PLANEJAMENTO NÃO FAZ PREVISÃO DO FUTURO. APREVISÃO ESTÁ RELACIONADA À AVALIAÇÃO DO APROVISIONAMENTO DOS RECURSOS EM FUNÇÃO DO FUTURO.

     

     

    D - ERRADO - A despeito de serem passíveis de observação, as metas organizacionais não podem ser mensuradas, pois são indicadores qualitativos. AS METAS SÃO INDICADORES QUANTITATIVOS E MENSURADOS. DE FORMA MAIS DIDÁTICA: METAS SÃO PEDACINHOS DE UM OBJETIVO.

     

    E - CORRETO - O planejamento estratégico é um procedimento formal, por meio do qual se reproduzem resultados articulados, na forma de um sistema integrado de decisões. FORMULAÇÃO DE OBJETIVOS E DEFINIÇÃO DE MEIOS PARA ALCANÇÁ-LOS.

     

     

     

     

    GABARITO ''E''

  • GABARITO

    E

     

     

    ESTUDO MUITO ESSA DISCIPLINA E CONTINUO ERRANDO. AFFF

  • Qual o erro da letra C ? ?

     

     

    Q254570 Administração Geral   Gestão Estratégica

    Ano: 2006 Banca: CESPE Órgão: ANCINE Prova: Analista Administrativo

    Gestão estratégica compreende o modo de gerir uma organização com foco em resultados tangíveis, muito bem estruturados e predeterminados. Na prática, é planejar estrategicamente os passos da organização, definindo metas e objetivos, antevendo de certa forma o futuro, de modo a se prevenir e poder aplicar o quanto antes as ações corretivas necessárias.

    Gabarito certo.


ID
319888
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando que, por meio de uma estrutura organizacional, define-se como as tarefas devem ser formalmente distribuídas, agrupadas e coordenadas, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. Segundo RENNÓ:  a estrutura organizacional é o conjunto ordenado de responsabilidades, autoridades, comunicações e decisões de uma empresa ou organização

  • Gabarito LETRA A

    Justificativas:

    B) A estrutura matricial é bem conhecido e utilizada nas empresas;

    C) A cadeia de comando admite apenas uma linha de autoridade;

    D) Organização virtual não é o mesmo que organização em rede;

    E) As estruturas orgânicas caracterizam-se por sua flexibilidade e ampla liberdade e autonomia de seus colaboradores.

  • A - CORRETO - TODA E QUALQUER ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DEVE, OBRIGATORIAMENTE, LEVAR EM CONSIDERAÇÃO OS SEGUINTES ELEMENTOS:

       - ESPECIALIZAÇÃO DO TRABALHO

       - CADEIA DE COMANDO

       - AMPLITUDE DE CONTROLE

       - CENTRALIZAÇÃO ou DESCENTRALIZAÇÃO

       - FORMALIZAÇÃO

       - DEPARTAMENTALIZAÇÃO.

     

    B - ERRADO - A ESTRUTURA MATRICIAL É MUITO CONHECIDA E MUITO UTILIZADA.

     

    C - ERRADO - CADEIA DE COMANDO É A LINHA QUE LIGA A AUTORIDADE AO SEU SUBORDINADO.

     

    D - ERRADO - PARA MIM, ESTRUTURA EM REDE, VIRTUAL E RADIAL SÃO SINONÍMIAS. ACREDITO QUE O ERRO ESTEJA NO "ALTAMENTE" DESCENTRALIZADA. ESSAS ESTRUTURAS SÃO TOTALMENTE HORIZONTALIZADAS, SEM NENHUMA RELAÇÃO DE HIERARQUIA E SUBORDINAÇÃO, OU SEJA, TOTALMENTE DESCENTRALIZADAS. A ESTRUTURA CEDE O LUGAR DOS DEPARTAMENTOS PARA AS PARCERIAS E AS TERCEIRIZAÇÕES.

     

    E - ERRADO - AS ESTRUTURAS ORGÂNICAS SÃO FLEXÍVEIS, ADAPTATIVAS. 

     

     

     

     

    GABARITO ''A''

  • D) A organização virtual, também conhecida como organização em rede ou modular, é um conglomerado empresarial altamente descentralizado.

     

    não ha o que se falar em descentralização, POIS uma organização em rede é interdenpendente,porem AUTONOMA, ou seja, não ha relação de hierarquia.

  • Segue outra relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: O processo de elaboração de estruturas organizacionais deve considerar os seguintes elementos: especialização, departamentalização, hierarquização, centralização e formalização. 

     

    Fonte: Qconcursos. 

     

    Resposta: Letra A. 

  • Mesmo com os comentários dos colegas, ainda não consegui engolir o erro da alternativa D. As organizações orgânicas são horizontais, isso quer dizer que o poder decisório não é necessáriamente concentrado na cúpula da organização, isso não seria o mesmo que dizer que são estruturas descentralizadas? 

  • Estratégia organizacional e, na sua definição, devem-se tomar em consideração seus seis elementos básicos:


    1. A especialização do trabalho;


    2. A departamentalização;


    3. A cadeia de comando;


    4. A amplitude de controle;


    5. A centralização e descentralização;


    6. A formalização.

  • PARA OS NÃO ASSINANTES

    GABARITO (A) Entre os elementos que devem ser observados no projeto de uma estrutura organizacional, incluem-se: especialização do trabalho; departamentalização; cadeia de comando; amplitude de controle; centralização e descentralização; e formalização.

  • Isso mesmo! A assertiva trouxe, corretamente, os 06 elementos básicos que devem ser observados quando da definição da estrutura organizacional.

    Gabarito: A

  • Alguém sabe explicar o erro da D?


ID
319891
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

No âmbito do Poder Executivo federal, busca-se, por meio da avaliação de desempenho institucional, aferir o alcance das metas organizacionais para, por conseguinte, elencar projetos e atividades prioritários, bem como condições especiais de trabalho. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito da questão: D

    Mas consiste em um tema que está desatualizado, pois o concurso é de 2010 e o Decreto nº 9991/2019 entrou em vigor em setembro de 2019. Vale ressaltar que o texto do Decreto nº 9991/2019 não menciona o PPA, a LDO e nem a LOA.


ID
319894
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito das concepções das escolas de planejamento estratégico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Segundo Igor Ansoff, as estratégias empresariais classificam-se nas seguintes categorias: penetração no mercado, desenvolvimento financeiro e diversificação. - ERRADO

    A matriz tem duas dimensões: produtos (ou serviços) e mercados. Sobre essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas: penetração de mercado / desenvolvimento de mercado / desenvolvimento de produtos / diversificação

    b) Os comportamentos descritos por Raymond Miles e Charles Snow defensivo, analítico e de alienação consistem em estratégias de adaptação destinadas às organizações. ERRADO

    d) Na escola da aprendizagem, alicerçada na cognição, a formulação da estratégia restringe-se ao alto escalão da organização.  - ERRADO

    A formulação e a implementação de estratégias são indissociáveis. Não só o líder aprende, mas todo o sistema coletivo aprende a formular e implementar estratégias. O aprendizado é emergente, surgindo de todos os tipos de lugares. O papel da liderança é gerenciar o processo de aprendizado estratégico, não de deliberar estratégias

    e) De acordo com as ideias da escola cultural, a estratégia consiste em um processo social fundamentado nas instâncias de poder. - ERRADO

    A formulação da estratégia ocorre como um processo coletivo de integração social, baseado nas crenças e nas interpretações comum dos membros das organizações. Os indivíduos adquirem as crenças por meio de um processo de aculturação e socialização, sendo este tácito. É um processo coletivo baseado nas crenças e interpretações dos membros.

  • Gabarito: LETRA C

    Justificativa da B e comentário extra da E:

    B) Miles e Snow propõem a existência de quatro tipos de estratégias genéricas: defensiva, prospectora, analítica e reativa:

    Estratégia Defensiva. Caracterizada por um estreito domínio de produto-mercado, são organizações muito eficientes na sua área e raramente precisa de grandes ajustes em sua tecnologia, estrutura ou método de operação.

    Estratégia Prospectora. Aplicadas nas organizações que continuamente procuram por oportunidades no mercado, inovação de produtos e processos, devido a isso, essas organizações não são completamente eficientes.

    Estratégia Analítica. Adotadas por organizações que operam em dois tipos de domínio produto-mercado, um relativamente estável e outro em mudança. Pode ser vista como híbrido das estratégias defensiva e prospectora.

    Estratégia Reativa. Utilizada pelas organizações em que os administradores frequentemente percebem mudança e incerteza ocorrendo em seu ambiente organizacional, mas são incapazes de responder efetivamente a isso. Nessa organização falta uma consistente relação entre a estratégia-estrutura. 

    E) A alternativa menciona a Escola do Poder. 

    Escola Poder (Negociação): formulação caracterizada por um processo de negociação. As referências são o poder e a política tanto no ambiente interno tanto nas relações da empresa com o ambiente externo.

  • escola do design - análise swot ( forças, fraquezas, ameaças e oportunidades )

  • LETRA C

     

    ESCOLA DE DESIGN (PRESCRITIVA)

    PROCESSO: CONCEPÇÃO/ADAPTAÇÃO
    ESTRATÉGIA: AJUSTE (FORÇAS/FRAQUEZAS) COM (AMEAÇAS/OPORTUNIDADES)- SWOT

     

    ESCOLA CULTURAL (PRESCRITIVA/DESCRITIVA)

    PROCESSO: COLETIVO
    PROCESSO SOCIAL/INTERATIVO = INFLUENCIADO PELA CULTURA DA ORG.

     

    ESCOLA DE APRENDIZAGEM (DESCRITIVA)

    PROCESSO: APRENDIZAGEM (EMERGENTE - QUE SURGE)

  • Sobre a letra C, Análise SWOT realmente pertence à escola do Design.

    Fiz um mnemônico com palavras-chave pra vê se não esqueço mais disso.

    A 1ª sigla é o nome da escola, a segunda, principal palavra-chave.

    Prescritivas = DPP CFA

    Design - Concepção

    Planejamento - Formal

    Posicionamento - Analítico

    Descritivas = ECAPCA VMENCR

    Empreendedora - Visionário

    Cognitiva - Mente

    Aprendizagem - Emergente

    Poder - Negociação

    Cultural - Coletivo

    Ambiental - Reativo

    Configurativa = Configuração

  • A) Segundo Igor Ansoff, as estratégias empresariais classificam-se...

    • ............................................................PRODUTOS
    • ......................|..............EXISTENTES..............|............................NOVOS...........................|
    • ..MERCADOS....|..............................................|............................................................|
    • EXISTENTES....|............PENETRAÇÃO.............|...........DESENVOLVIMENTO(PRODUTO)|
    • ....................|...............................................|............................................................|
    • NOVOS.........|........DESENVOLVIM. (MERC)...|...............DIVERSIFICAÇÃO...................|
    • ....................|...............................................|............................................................|
    • Penetração - NADA NOVO
    • Diversificação - TUDO NOVO
    • Desenvolvimento de Produtos - PRODUTO NOVO
    • Desenvolvimento de Mercado - MERCADO NOVO

    B) Os comportamentos descritos por Raymond Miles e Charles Snow...

    1. Estratégia Defensiva: estabilidade - isolar uma parcela do mercado para criar um domínio estável.
    2. Estratégia Ofensiva (prospectora): agressiva que busca novas oportunidades de produtos e mercados.
    3. Estratégia Analítica: estratégia dual e híbrida.
    4. Estratégia Reativa: a organização reage intempestivamente. Constitui um sinal de fracasso.

    C) escola do design... D) da aprendizagem E) cultural...

    • A) Prescritiva: (faça dessa forma)
    • 1.Design: a estratégia como um processo de concepção; ANÁLISE SWOT
    • 2.Planejamento: a estratégia como um processo formal; decomposto em passos, sustentado por técnicas de orçamentação, programas e planos operacionais;
    • 3.Posicionamento: a estratégia como um processo analítico, se reduz a posições genéricas selecionadas por meio de análises das situações.

    • B) Descritiva: JOGA EM CAMPO
    • 5.Cognitiva: a estratégia como um processo mental, desenvolvido nas mentes das pessoas, a fim de categorizar os processos mentais em estruturas, modelos, mapas, conceitos e esquemas.
    • 6.Aprendizado: a estratégia como um processo emergente em toda a organização através de seus membros.
    • 4.Empreendedora: a estratégia como um processo visionário - intuição e visão dos líderes.
    • 8. Cultural: a estratégia como um processo coletivo – cultura organizacional -, voltada para os interesses comuns e integração dentro da organização;
    • 9. Ambiental: a estratégia como um processo de reação a um ambiente que estabelece diretrizes
    • 7.Poder: a estratégia como um processo de negociação - barganha, persuasão, confrontação e alianças entre os atores que dividem o poder, tanto na empresa quanto no mercado.

    • C) Integrativa (integra várias visões)
    • 10. Configuração: a estratégia como um processo de transformação. A fim de transformar uma organização, ela teria de saltar de uma configuração (certas características) para outra, sendo que nesse instante ocorreria uma mudança estratégia

ID
319900
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com base no modelo de Porter, criado pelo professor Michael Porter, da Harvard Business School, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A estratégia de Michael Porter conhecida como foco ou enfoque proporciona à empresa uma situação em que ela foca seus esforços em um pequeno mercado de modo a conseguir uma vantagem específica naquele mercado, que não teria como conseguir em um mercado mais amplo. As três estratégias mais importantes para o autor: Liderança em Custos, Diferenciação e Foco ou Enfoque. Letra B.

  •                                                      ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENRÊRICAS DE PORTER

     

    - DIFERENCIAÇÃO:

    IDENTIDADE FORTE DO PRODUTO. SERIA NO CASO DE UMA UNIVERSIDADE MINISTRAR UM CURSO QUE SÓ ELA TEM.

     

    - LIDERANÇA DO CUSTO: 

    BAIXO CUSTO E BAIXO PREÇO DO PRODUTO. SERIA O CASO DOS CLIENTES TER BAIXO PODER AQUISITIVO.

     

    - ENFOQUE/FOCO: 

    ATUAÇÃO EM NICHOS DE MERCADO. SERIA O CASO DE UMA UNIVERSIDADE ATUAR COM FORÇA EM UM ÚNICO CURSO.

     

     

     

    A - ERRADO - DIFERENCIAÇÃO, LIDERANÇA DO CUSTO E ENFOQUE.

    B - CORRETO.

    C - ERRADO - ENFORQUE É ESPECIALIDADE.

    D - ERRADO - DIFERENCIAÇÃO É PERSONALIZAÇÃO/EXCLUSIVIDADE.

    E - ERRADO - O FATO DE SER DENOMINADA COMO ESTRATÉGIAS "GENÊRICAS" NÃO QUER DIZER QUE SÃO PARECIDAS.

     

     

     

    GABARITO ''B''

  • A estratégia de enfoque proporciona à empresa uma situação em que era foca seus esforços em um pequeno mercado visando vantagem competitiva.

ID
319903
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação à administração estratégica, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito LETRA D

    Justificativa:

    A) Objetivos e Metas são determinados antes da formulação estratégica;

    B) A estratégia empresarial consiste em um processo articulado com a estrutura, o comportamento e a cultura da organização em que é executada;

    C) Forças e fraquezas estão relacionadas com o ambiente interno da empresa;

    E) As rotinas administrativas incluem-se nas atividades de implementação estratégica.

  • Gabarito: Letra D

    -----------------------------------------

    O contexto social, político, econômico e  tecnológico influenciam de modo direto ou indireto no desenvolvimento de uma organização.

  • Igor Ansoff, em “A nova estratégia empresarial”, define estratégia como “um dos vários conjuntos de regras de decisão utilizados para orientar o comportamento de uma organização”. Michael E. Porter, em “Competição: estratégias competitivas essenciais”, traz como definição uma criação de “uma posição exclusiva e valiosa, envolvendo um diferente conjunto de atividades (...) compatíveis entre si”. Keneth R. Andrews, em “O conceito da estratégia empresarial”, utiliza “o padrão de decisões em uma empresa que determina e revela seus objetivos, propósitos ou metas, produz as principais políticas e planos para a obtenção dessas metas, produz as principais políticas e planos para a obtenção dessas metas e define a escala de negócios em que a empresa deve se envolver, o tipo de organização econômica e humana que pretende ser, a natureza da contribuição econômica e não-econômica que pretende proporcionar a seus acionistas, funcionários e comunidade” como definição.


ID
319906
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com base nos modelos de gestão estratégica, relacionados às maneiras de organizar uma empresa e suas atividades e, consequentemente, à configuração das organizações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA C

    Mintzberg define o primeiro modelo como Organização Empresarial o tipo mais simples de organização. Centralizada na figura do executivo principal. Sua parte mais importante é a cúpula estratégica. A equipe de especialistas funcionais (finanças, marketing) é mínima, o executivo principal é o responsável pela supervisão direta dos departamentos, que pouco se diferenciam entre si. A organização tem pouca atividade de planejamento ou treinamento formal, ou procedimentos semelhantes. Exemplos: concessionárias de veículos, lojas ou uma ativa empresa industrial de pequeno porte.

    O segundo modelo é a Organização Máquina -suas atividades tem caráter repetitivo, o que favorece a uniformidade dos procedimentos e a padronização de práticas administrativas. A parte mais importante é a tecnoestrutura, composta por especialistas de diferentes áreas. Este tipo de organização é altamente centralizada, com o poder dividido entre a cúpula estratégica e a tecnoestrutura, é mais segura que a empresarial, por não depender apenas de uma única pessoa. Os técnicos buscam a padronização, que rotiniza as tarefas e possibilita o controle por meio de regulamentos. Exemplos: empresas industriais, companhias aéreas e usinas siderúrgicas.

    O terceiro modelo é a Organização Profissional,está baseada na gestão do conhecimento e quem detém o conhecimento são os especialistas. A parte principal é o núcleo operacional que compreende as pessoas envolvidas no fornecimento de produtos e serviços. Dominada por especialistas com treinamento avançado, o poder do conhecimento prevalece neste tipo de organização. A Estrutura tende a ser democrática, mas oferece dificuldades a coordenação e incertezas quanto à definição de responsabilidades. Exemplos: Escolas, hospitais, escritórios de advogados, contadores e arquitetos.

    CONTINUA

    PAGINA 11

    http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg9/anais/T13_0651_3780.pdf


  • CONTINUAÇÃO

    As Organizações Diversificadas, o quarto modelo, são as grandes corporações empresariais, com muitas unidades de negócios, assim como grandes universidades com vários “campi” e os ministérios governamentais que dirigem empresas estatais. A linha média,parte mais importante, compreende os gerentes de gerentes que se situam entre a cúpula estratégica e o núcleo operacional. Este tipo de organização pode apresentar certa tendência ao feudalismo, quando as unidades de negocio tem auto-suficiência. Embora unidades de negócios sejam independentes, a administração central decide sobre investimentos e controla o desempenho por meio de indicadores.

    As Organizações Inovadoras,singularmente orgânicas e descentralizadas, são organizações jovens, que enfatizam a pesquisa e inovação. A parte mais importante é o pessoal do P&D ou que trabalha com o conhecimento, e de quem a inovação depende. Busca encontrar novos conhecimentos, por meio de equipes multidisciplinares que trabalham em projetos. Este tipo de organização, que tem como a cooperação como mecanismo básico de coordenação, possui certas dificuldades, como: tendência ao desperdício de tempo, pois as pessoas precisam falar muito; ocorre, também, a indefinição de responsabilidades. Exemplos: Agencias espaciais, produtoras de filmes de arte, fabricas produtoras de protótipos e empresas petroquímicas.

    O modelo chamado de Organização Missionária tem como a parte mais importante a ideologia, sistema de valores e crenças, que é o elemento principal que mantém unidas as partes da organização. Sentido de missão, liderança carismática e respeito a tradições são características marcantes, para reforçar a identificação e motivação de pessoas. Coordenação exercida por meio de normas e reforçada por mecanismo de seleção e doutrinação de pessoas. Exemplos: Organizações religiosas, empresas japonesas e empresas ocidentais como McDonald’s e Amway.


    http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg9/anais/T13_0651_3780.pdf

  • CONTINUAÇÃO

    Omodelo chamado de Organização Missionária tem como a partemais importante a ideologia, sistema de valores e crenças, que é oelemento principal que mantém unidas as partes da organização.Sentido de missão, liderança carismática e respeito a tradiçõessão características marcantes, para reforçar a identificação emotivação de pessoas. Coordenação exercida por meio de normas ereforçada por mecanismo de seleção e doutrinação de pessoas.Exemplos: Organizações religiosas, empresas japonesas e empresasocidentais como McDonald’s e Amway.

    NasOrganizações Políticas, o último modelo da tipologia deMintzberg, não há parte mais importante nem mecanismos de coordenação;em geral, essas organizações são caracterizadas pelo conflito.Para Mintzberg, todas as organizações tem algum grau de conflitoque se baseia num componente político. Varias forças atuam em todasas direções e sentidos dentro da organização, como consequência,proporciona competições internas resultando em conflitos e assim, oconflito pode comprometer o funcionamento da organização.É o que ocorre frequentemente na administração pública e emempresas privadas que passam por processos de fusão ou incorporação

    http://www.excelenciaemgestao.org/Portals/2/documents/cneg9/anais/T13_0651_3780.pdf


  • GAB. C

    ---------------------------------------------------------------------------------------------
    Erro da alternativa B) não são "microdimensões" e sim "partes básicas de cada organização", ademais, cita-se "pessoal de apoio" quando a nomenclatura correta seria Staff de Suporte.
  • Alguém sabe o erro da Letra D?

     

    Vi sobre Peter Senge: Quinta disciplina (tecnologias componentes): pensamento sistêmico; domínio pessoal; modelos mentais; construção de uma visão compartilhada e aprendizagem em equipe.

     

    Obrigada

  • A Adhocracia representa um modelo que é o oposto da burocracia, uma vez que a burocracia tem uma ênfase maior na rigidez dos processos, enquanto a Adhocracia preza pela simplificação dos processos para solução rápida de problemas urgentes.


ID
319909
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando que, por meio das estratégias competitivas, relaciona- se a organização ao seu ambiente, auxiliando-a em contextos de competição, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "Estratégias competitivas, para Porter (1989), são ações ofensivas ou defensivas para criar uma posição defensável em uma indústria (mercado), para enfrentar com sucesso as forças competitivas (...)


ID
319912
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Segundo Robert Kaplan e David Norton, na década de 80, menos de 10% das estratégias formuladas com eficácia foram implementadas com êxito por empresas nos Estados Unidos da América, e uma das causas para isso, segundo eles, foi a precariedade dos sistemas de mensuração das estratégias. Assinale a opção correta sobre sistemas de medição do desempenho.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A

    O BSC é um modelo de gestão estratégica, voltado para o futuro, que alinha missão, visão e estratégias a um conjunto de indicadores financeiro e não financeiro ( clientes, processos internos, aprendizado e conhecimento), que mede resultados e utiliza direcionadores de acordo com a estratégia da organização.

  • A letra "E" está errada por causa do "relatório extenso"????


ID
319915
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando que os indicadores de desempenho, ferramentas básicas para o gerenciamento do desempenho organizacional, fornecem informações fundamentais para a tomada de decisão, assinale a opção correta, a respeito dos indicadores de desempenho.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: B

    Os indicadores de desempenho fornecem medidas quantitativas e qualitativas relacionadas a um dos aspectos de desempenho da empresa. Essas medidas são obtidas através de comparações com metas pré-estabelecidas em qualquer área da organização. Podem ser utilizados para medir os resultados durante a realização ou ao término de um processo.


    Requisitos dos Indicadores:Os indicadores precisam ter uma série de características que chamamos aqui de “requisitos do indicador”. Eles se complementam e todos são importantes e representativos dentro da definição dos indicadores. Os principais requisitos são:

    Disponibilidade: facilidade e disponibilidade de acesso para coleta.
    Simplicidade: facilidade de ser compreendido.
    Baixo custo de obtenção.
    Adaptabilidade: capacidade de respostas às mudanças.
    Estabilidade: permanência no tempo, permitindo a formação de série histórica.
    Rastreabilidade: facilidade de identificação da origem, registro e manutenção dos dados.
    Representatividade: atender às etapas críticas dos processos.

    Fonte e mais informações sobre Indicadores de desempenho: http://www.blogdaqualidade.com.br/indicadores-de-desempenho/
  • Gabarito B.

    a) O erra está em indicadores financeiros. Financeiros não designam resultados futuros para a empresa, está mais para estratégico.

    B) certa.

    c) Por meio de indicadores, que são valores qualitativos, (certo até aqui)
    obtêm- se informações sobre as características, os atributos e os resultados de um produto ou serviço, sistema ou processo. (errado)
    Os indicadores de desempenho são ferramentas básicas de gerenciamento do sistema organizacional e as informações por eles geradas são fundamentais para o processo de tomada de decisão.

    d) A medição da proporção de recursos consumidos em relação às saídas dos processos é realizada por meio de indicadores estratégicos. O correto seria os indicadores de PRODUTIVIDADE.

    e) 
    Os indicadores de capacidade direcionam-se às medidas de satisfação dos clientes e às características do produto ou serviço.
    O correto seria os indicadores de QUALIDADE.
  • De acordo com o TCU,18 os principais atributos ou qualidades de um indicador devem ser:


    - Confiabilidade: a fonte de dados utilizada pelo indicador deve ser confiável, fidedigna.
    - Adaptabilidade: capacidade de resposta às mudanças de comportamento e exigências dos clientes. Os indicadores podem tornar-se desnecessários ao longo do tempo e devem ser eliminados ou substituídos por outros de maior utilidade.
    Atualização periódica: o indicador deve permitir atualização de forma a representar a situação mais atual possível.
    - Representatividade: deve expressar bem a realidade que representa ou mede.
    - Disponibilidade: facilidade de acesso para coleta, estando disponível a tempo, para as pessoas certas e sem distorções, servindo de base para que decisões sejam tomadas.
    - Simplicidade: o indicador deve ser de fácil entendimento, qualquer pessoa deve ser capaz de tirar conclusões a partir da análise do indicador.
    Acessibilidade: o indicador deve apresentar facilidade e possibilidade de acesso às informações primárias para sua medição.
    - Economicidade: o indicador deve mostrar-se economicamente viável, não deve ser gasto tempo demais procurando dados, muito menos pesquisando ou aguardando novos métodos de coleta.
    - Estabilidade: o indicador deve permanecer estável ao longo de um determinado período, permitindo a formação de uma série histórica.
    - Rastreabilidade: facilidade de identificação da origem dos dados, seu registro e manutenção.
    - Praticidade: o indicador deve realmente funcionar na prática e permitir a tomada de decisões gerenciais.

     

    FONTE: Rennó, Rodrigo. Administração geral para concursos.

  • Como já demonstraram a teoria que ampara a resposta correta, vou demonstrar o porquê das outras estarem erradas:

    a) Os indicadores financeiros são excelentes medidas para designar os resultados futuros de uma organização. Qualquer indicador financeiro relata um histórico nessa área. Representa o passado e, quando muito, pode representar o presente; mas nunca o futuro. Pode-se fazer uma projeção, observando o passado e o presente financeiros para se verificar uma tendência futura. Porém, nesse caso, uma projeção financeira é uma TENDÊNCIA futura, não um RESULTADO futuro.

    c) Por meio de indicadores, que são valores qualitativos, obtêm- se informações sobre as características, os atributos e os resultados de um produto ou serviço, sistema ou processo. Na maioria das vezes os indicadores são quantitativos. Podem ser qualitativos ou ambos, mas dizer que os indicadores SÃO qualitativos torna a alternativa errada.

    d) A medição da proporção de recursos consumidos em relação às saídas dos processos é realizada por meio de indicadores estratégicos. São os indicadores de processos quanto à eficiência. Os indicadores podem ser divididos em: estratégicos, de projeto e de processos.

    e) Os indicadores de capacidade direcionam-se às medidas de satisfação dos clientes e às características do produto ou serviço. Esses são os indicadores de qualidade (ou eficácia). Os indicadores de processo podem ser divididos em: produtividade (eficiência), qualidade (eficácia), efetividade (impacto) e capacidade (produção).

    Espero ter ajudado! Bons estudos!


ID
319918
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando que o BSC (balanced scorecard) proporciona às organizações o alinhamento e a focalização de suas equipes executivas, unidades de negócio, recursos humanos, tecnologia da informação e recursos financeiros em relação à estratégia da organização, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  •  Olhem a alternativa E, que mistura tudo: “perspectiva dos processos de negócios internos”... isso existe?! E outra, mesmo que pudéssemos entender como correto, o clima propício à mudança, inovação e crescimento está na perspectiva de “aprendizagem e crescimento”!

    gabarito letra c

    fonte: comentario do professor  Carlos Xavier

  • O BSC cria um contexto para que as decisões relacionadas às operações cotidianas possam ser alinhadas com a estrategia e a visão organizacional, permitindo divulgá-las e promover o consenso e o espirito de equipe, integrando as partes da organização e criando meios para envolver todos os programas do negócio, catalisar esforços e motivar as pessoas. 

    Ex. de BSC de uma cervejaria artesanal:
    1) Perspectiva Financeira: Objetivo->Aumentar receitas; Meta->Aumentar em 10% a receita líquida; Indicadores->Demonstrativos financeiros; Iniciativas->Desenvolver novas políticas de crédito para os distribuidores.
    2) Perspectiva do Cliente: Objetivo->Contar com um ticket médio alto; Meta->Aumentar o valor de cada compra em 15%, em média; Indicadores->Valor das notas fiscais de cada venda individual; Iniciativas->Melhorar o mix de produtos e criar combos de ofertas.
    3) Perspectiva dos Processos internos: Objetivo->Oferecer diversas opções de canais de vendas; Meta->Transferir ao menos 30% das vendas para novos canais de vendas; Indicadores->% de vendas por canal; Iniciativas->Implementar telemarketing e implementar loja virtual.
    4) Perspectiva de Aprendizado e Crescimento: Objetivo->Contar com força de vendas capacitada; Meta->Treinar 100% da equipe de vendas; Indicadores->Número de certificados adquiridos pela equipe; Iniciativas->Desenvolver parceria com empresa de cursos online.

    Percebemos que é através da análise das quatro perspectivas é que traçamos a estratégia, nunca partimos de uma estratégia de crescimento da organização ou inovação como diz a letra E.

  • Perspectiva da aprendizagem organizacional -- Nesta perspectiva do BSC, deve identificar-se qual a infraestrutura que a empresa deve adotar para poder crescer e desenvolver-se no longo prazo. Assim sendo, a empresa como um todo (trabalhadores, gestores) deve trabalhar em conjunto no processo contínuo de aprendizagem e aperfeiçoamento da organização.

     

    Por isso a "E" está errada.

  • Alguém pode comentar a alternativa A ?

  • Kauê, são 4 pesrpectivas: Perspectiva Financeira, perspectiva do Cliente (consumidor), perspectiva dos Processos internos e perspectiva de Aprendizado e Crescimento.

    O erro está em afirmar que se baseia também na perspectiva do fornecedor.

  • A letra a foi dada como errada, mas é uma visão equivocada. O BSC original, proposto por Kaplan e Norton, possui quatro perspectivas diferentes: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. Porém, temos que tomar cuidado porque isso não é uma camisa de força, que não possam existir outras perspectivas. Por exemplo, há quem expresse preocupação com o fato de que, embora reconhecendo explicitamente os interesses de acionistas e clientes, o BSC não incorpora explicitamente os interesses de outras partes interessadas, como fornecedores, funcionários e a comunidade. No setor público, muitas vezes utiliza-se perspectivas como orçamento, logística, sociedade, etc. O BSC da Receita Federal trabalha com as seguintes perspectivas: pessoas e recursos, processos internos e resultados.

     

    A letra b errada. Uma função importante do BSC no início era estabelecer um sistema de comunicação, comunicando e esclarecendo a todos sobre as estratégias da organização. Por isso ele apresenta uma forma gráfica que busca demonstrar qual a missão e a estratégia da organização, traduzindo-as em termos de objetivos e medidas tangíveis.

     

    O BSC serve justamente para promover o alinhamento e a sinergia, comunicando a todos a estratégia da organização, por isso ele é ainda mais importante em organizações dispersas geograficamente.

     

    A letra c é certa. O BSC é um instrumento de comunicação e avaliação da estratégia, permitindo que as unidades da organização trabalhem de forma mais próxima e integrada a ela.

     

    A letra d. errada, ele é muito eficiente, é uma de suas funções.

     

    A letra e . errada, não traz a descrição da perspectiva dos processos internos, mas sim da aprendizagem e crescimento. Os objetivos de aprendizado e crescimento descrevem como pessoas, tecnologia e clima organizacional se conjugam para sustentar a estratégia.

     

     

    Prof. Rafael Encinas

     

  • Fornecedor tem perspectiva nenhuma no BSC..

  • BSC ; BALANCE SCORECARD

    finanças>>>>>> sociedade (cliente)>>>>aprendizado>>> processos internos. 

    BSC é um mapa de desburocratização aumentando a capacidade da empresa.

    As organizações, por meio do BSC, concentram seus processos gerenciais em torno da estratégia e maximizam sua capacidade de implementação.


ID
319921
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação aos projetos, empreendimentos temporários cujo objetivo consiste no fornecimento de um produto ou serviço singular e na operação de um contexto de restrições orçamentárias, assinale a opção correta.

Alternativas

ID
319924
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

A respeito das técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos fundamentais à ação rápida das empresas, quanto a limitações de tempo, custo e escopo, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "Ao usar análise do valor agregado, a linha de base da medição do desempenho é comparada com resultados reais para determinar a necessidade de uma mudança, ação corretiva ou preventiva." (PMBOK, 6ª ed.)

    .

    .

    At.te

    Foco na missão ❢


ID
319927
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da gestão da qualidade total, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. 

    A qualidade total representa, então, a busca da satisfação do cliente e de todos os demais interessados, e a busca da excelência organizacional, mediante a ação sinérgica em que o todo sobrepuja a soma das partes. Na qualidade total também se busca a redução de custos, que, regra geral, é obtida mediante a redução do desperdício.

    Com a qualidade total surgiram os conceitos de gestão e de controle da qualidade. A “Gestão da Qualidade Total – TQM – é o gerenciamento de todos os elementos, internos e externos à empresa, relacionados com o empreendimento, para avaliar o grau de eficiência e eficácia”. A TQM foca a qualidade do gerenciamento do negócio, abrangendo de forma sistêmica a gestão do processo produtivo e a gestão organizacional. O “Controle Total da Qualidade – TQC compreende as atividades de controle em todas as fases das quais depende a satisfação do cliente”.


    Consulta bibliográfica:  Disponível em: http://www.qualidade.com/glos-01.htm. 

  • Alternativa A:

    NÃO SE PODE DIZER QUE À medida que se aumenta a inspeção e, consequentemente, descartam-se os produtos defeituosos, aumenta-se a qualidade dos produtos.

     

    "Era da Qualidade Total 

    Na era da inspeção ou do controle estatístico, a ênfase está na qualidade do produto ou serviço. No estágio seguinte, a era da qualidade total, a ênfase desloca-se para o sistema da qualidade. Agora, a qualidade não diz respeito apenas ao produto ou serviço, nem é uma responsabilidade apenas do departamento da qualidade. A qualidade é um problema de todos os funcionários e abrange todos os aspectos da operação da empresa. Ou seja, a qualidade é uma questão sistêmica. Garantindo-se a qualidade do sistema, garante-se a qualidade dos produtos e serviços. Essa mudança de filosofia significa a evolução para a era da qualidade total. Três autores são responsáveis pelo desenvolvimento dos princípios e das técnicas da qualidade total: Feigenbaum, Deming e Ishikawa. Vamos ver cada um dele aluninho ?

     

    (...) Qualidade Total de Deming
     

    Deming comenta sobre um método para a administração da qualidade. Trata-se do método de Deming, que compreende 14 pontos ou princípios:
     

    3. Acabar com a dependência da inspeção em massa. Deve-se eliminar a necessidade de inspeção em massa, construindo a qualidade junto com o produto desde o começo.

     

    Qualidade Total de Feigenbaum
     

    Qualidade portanto, não seriam apenas conformidade do produto ou serviço com as especificações, que era a acepção da era da inspeção. A qualidade teria que ser embutida no produto ou serviço desde o começo, com base nos desejos e interesses do cliente. Esta nova concepção, faz com que a qualidade deixa de ser um atributo apenas do produto ou serviço. Deixa de ser também uma tarefa que é responsabilidade exclusiva do departamento de qualidade. A qualidade é um problema de todos e envolve todos os aspectos da operação da empresa. A qualidade exige um enfoque sistêmico, para integrar as ações das pessoas, as máquinas, informações e todos os outros recursos envolvidos na administração da qualidade".

     

    Fonte: http://admipep2010.blogspot.com.br/2010/05/enfoque-da-qualidade.html

  • Alternativa B:

     

    "Segundo Montgomery, em seu livro Introdução ao Controle Estatístico da Qualidade (2004): "O Gerenciamento da Qualidade Total (ou GQT) é uma estratégia para implementação e gerenciamento das atividades de melhoria da qualidade em toda a organização. O GQT começou no início dos anos 80, com as filosofias de Deming e Juran como ponto central." Para a implementação de programas de GQT em organizações é importante que todas as áreas da organização sejam envolvidas e para isso é preciso que os responsáveis tenham um bom conhecimento sobre cada uma delas e tenham um bom programa de comunicação interna".

    Fonte: http://www.totalqualidade.com.br/2010/05/gestao-da-qualidade-total-gqt.html

     

    "Qualidade Total de Feigenbaum

    Nas palavras de Ishikawa, de acordo com Feigenbaum, o controle da qualidade total pode ser definido como um sistema eficaz de integrar os esforços de desenvolvimento, manutenção e aprimoramento da qualidade para levar a produção e o serviço aos níveis mais econômicos que resultam em plena satisfação do consumidor. A qualidade requer a participação de todas as divisões, inclusive de marketing, projeto, manufatura, inspeção e expedição
     

    Qualidade Total de Ishikawa

    Segundo Ishikawa, o desenvolvimento dos princípios e das técnicas da qualidade total tiveram sua própria evolução no Japão, vindo posteriormente a encontrar-se com as idéias de Feigenbaum. Para ele a abordagem japonesa, desde 1949, tem insistido em que todas as divisões e todos os empregados se envolvam no estudo e na promoção do controle da qualidade.

    Enfim, a expressão que se consagrou foi controle de qualidade total, com o sentido que combina as proposições de Feigenbaum e de Ishikawa: a qualidade é uma responsabilidade de todos, coordenada e orientada por uma gerência de qualidade. Mais tarde, a amplitude dos conceitos e técnicas fez a expressão evoluir para administração da qualidade total".

    Fonte: http://admipep2010.blogspot.com.br/2010/05/enfoque-da-qualidade.html3

     

    "Abordagem de Feigenbaun

    Esse autor foi responsável pelo uso do termo Controle de Qualidade Total (TQC) em 1961. Ele afirma que a qualidade depende de todas as áreas da empresa. Ou seja, é uma ação conjunta envolvendo todos. Ele sugere mais comunicação entre os vários departamentos da empresa principalmente voltados para produção, materiais e design. Ele ainda defende uma estrutura organizativa para auxiliar na resolução de problemas que envolva mais de uma área de trabalho.

     

    Abordagem de Ishikawa

    Essa abordagem é baseada em estudos de autores como Deming e Juran. Ele acredita que a qualidade total é atingida quando envolve a participação de todos os funcionários da empresa do gerente ao operário. Ele cita os Círculos de Controle de Qualidade (CQC) usados para melhorar a qualidade e resolver os problemas. A abordagem de Ishikawa envolve mais mobilização e comprometimento e por isso é visto como mais complicada de ser implantada em uma organização".

     

    Fonte: http://controle-de-qualidade.info/qualidade-total.html

     

  • Alternativa C:

     

    Segundo as ideias de Deming, deve-se MELHORAR CONSTANTEMENTE ( E NÃO gastar mais ) a realização dos processos para se obter mais qualidade, visto que NÃO há uma relação direta entre gastos e benefícios no cenário de competição.

     

    "Deming também propôs 14 pontos importantes:
     

    5 - Melhore sempre e constantemente cada processo de produção e prestação de serviços, reduzindo suas variações. Assim, os custos cairão constantemente;"

     

    Fonte: http://www.totalqualidade.com.br/2012/09/quais-sao-os-gurus-da-qualidade-e-suas.html

     

    Alternativa D:

     

    Os principais determinantes da qualidade são a capacidade de qualidade DE TODOS OS PROCESSOS DA ORGANIZAÇÃO ( E NÃO APENAS dos processos financeiros e a qualidade do ambiente).

     

    "Dá para perceber que as transformações no sentido da qualidade total devem estar em toda empresa, desde práticas de recursos humanos e gestão de competências profissionais até o de relacionamento com fornecedores, ou seja, a qualidade não está apenas na produção e na inspeção mais em todo os processos organizacionais.  Leia também este artigo sobre Gestão da Qualidade Total GQT".

    Fonte: http://www.totalqualidade.com.br/2012/09/quais-sao-os-gurus-da-qualidade-e-suas.html

     

    Alternativa E:

    Entre as dimensões da qualidade do produto, incluem-se o desempenho, A CARACTERÍSTICA, A CONFIABILIDADE, A CONFORMIDADE, A DURABILIDADE, A MANUTENÇÃO, A ESTÉTICA E A QUALIDADE PERCEBIDA ( E NÃO a precisão, o formato e o método de funcionamento).

     

     

    "David A. Garvin apresentou estas oito dimensões para a qualidade:

    1 - Desempenho - as características principais de um produto;
    2 - Característica - os aspectos extras que suplementam o desempenho;
    3 - Confiabilidade - indica a frequência em que o produto fica fora de operação;
    4 - Conformidade - indica o quanto um produto se aproxima de sua especificação;
    5 - Durabilidade - tempo de vida do produto, a resistência ao uso, frequência de manutenção;
    6 - Manutenção - facilidade e custo da manutenção;
    7 - Estética - são as características relativas a aparência e a impressão;
    8 - Qualidade percebida - o sentimento e a maneira como o cliente é tratado. Por exemplo, a cortesia, o atendimento educado".
     

    Fonte: http://www.totalqualidade.com.br/2012/09/quais-sao-os-gurus-da-qualidade-e-suas.html

  • A - ERRADO - À medida que se aumenta a inspeção e, consequentemente, descartam-se os produtos defeituosos, aumenta-se a qualidade dos produtos. SEGUNDO OS PRINCÍPIOS DE DEMING, É NECESSÁRIO DEIXAR DE DEPENDER DA INSPEÇÃO PARA ATINGIR A QUALIDADE E ELIMINAR A NECESSIDADE DE INSPEÇÃO EM MASSA.

     

    B - CORRETO - O gerenciamento da qualidade relaciona-se à estratégia de administração direcionada a criar consciência, em todos os envolvidos no processo, da necessidade de qualidade em todos os processos organizacionais. SEGUNDO OS PRINCÍPIOS DE DEMING, É PRECISO ENGAJAR TODOS DA EMPRESA NO PROCESSO DE REALIZAR A TRANSFORMAÇÃO. A TRANSFORMAÇÃO É DA COMPETÊNCIA DE TODO MUNDO. 

     

    C - ERRADO - Segundo as ideias de Deming, deve-se gastar mais na realização dos processos para se obter mais qualidade, visto que há uma relação direta entre gastos e benefícios no cenário de competição.DEMING ENTENDE QUE DEVE REDUZIR DE FORMA SISTEMÁTICA OS CUSTOS.

     

    D - ERRADO - Os principais determinantes da qualidade são a capacidade de qualidade dos processos financeiros e a qualidade do ambiente. É NECESSÁRIO QUE A GESTÃO DA QUALIDADE ENGLOBE, ALÉM DO PROCESSO PRODUTIVO DA PRÓPRIA ORGANIZAÇÃO, OS SEUS FORNECEDORES E PARCEIROS PRINCIPAIS. DE NADA ADIANTA FAZER UM TRABALHO DE EXCELÊNCIA SE SEUS PARCEIROS NÃO ESTÃO NO MESMO “RITMO”. ASSIM SENDO, A EMPRESA PASSA A SER VISUALIZADA COMO UM TODO - A QUALIDADE DEVE ESTAR INSERIDA EM TODAS AS SUAS ÁREAS (E NÃO SÓ NO SETOR DE “PRODUÇÃO”). SE UM SÓ SETOR NÃO FIZER “SUA PARTE”, O CLIENTE PODERÁ NÃO FICAR SATISFEITO.

     

     

    E - ERRADO - Entre as dimensões da qualidade do produto, incluem-se o desempenho, a precisão, o formato e o método de funcionamento. DESEMPENHO, CARACTERÍSTICA, CONFORMIDADE, CONFIABILIDADE, DURABILIDADE, MANUTENÇÃO, ESTÉTICA, QUALIDADE E PERCEBIDA.

     

     

     

    GABARITO ''B''


ID
319930
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca dos modelos de gestão de qualidade total, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A qualidade apresentava dois enfoques: o primeiro relacionado a resultados, em que qualidade significa produtos que satisfazem às necessidades do cliente e assim proporcionam lucros para a organização; e o segundo relacionado a custos, em que qualidade significa a ausência de erros ou defeitos. Mas Deming logo passou a utilizar um conceito de qualidade que incluía o cliente: “atender as necessidades e expectativas dos clientes e por um preço que eles estejam dispostos a pagar”.

    O conceito de qualidade evoluiu para a visão da satisfação do cliente, e hoje é definido como qualidade total, cujo foco principal das ações é o cliente. Qualidade é a “totalidade de características de um ente (organização, produto, processo etc.) que lhe confere a capacidade de satisfazer às necessidades explícitas e implícitas dos cidadãos” (ISO 9000).

    Nesse contexto, a qualidade põe em primeiro lugar o cliente, suas preferências e sua satisfação, e desloca para o segundo plano os interesses da organização. Assim, os produtos e serviços devem ter qualidade para satisfazer às necessidades dos clientes e, se possível, superar suas expectativas.

    A “qualidade total é a preocupação com a segurança e a qualidade do produto ou do serviço, a cada passo do processo, desde a entrada dos insumos até a utilização pelo cliente e a verificação de sua satisfação” (José Monteiro, 1991). Para o Ipea (1991), qualidade total é um novo modelo gerencial, fundado na motivação e participação de todo o pessoal na estrutura organizacional formal. Seus resultados se materializam, continuamente, em todas as facetas da instituição, traduzidos, sobretudo, em bem-estar de seus empregados e satisfação de seus clientes


  • A série ISO 9000 é complementada por outras normas, relatórios técnicos e/ou brochuras sobre aspectos específicos.
    Há somente uma norma sobre requisitos de gestão de sistemas da qualidade (ISO 9001).

    A ISO 9001 foi desenvolvida baseada em um modelo focado no processo usando os 8 princípios do gerenciamento da qualidade, facilitando uma evolução da organização através da excelência do negócio e com ênfase na satisfação do Cliente.

    Os oito princípios do Gerenciamento da Qualidade são:

    - Organização focada no Cliente.
    - Liderança.
    - Compromisso da força de trabalho
    .
    - Abordagem no processo (Entrada – Processo – Saída).
    - Abordagem sistêmica para a Administração.
    - Aprimoramento contínuo.
    - Decisão através de fatos.
    - Relação de benefício mútuo com fornecedores.


    Fonte: http://www.qualimetria.com.br/iso_9000__sistema_de_gestao_da_qualidade.html
  • GAB: C

     

    a)  ERRADO. Pequeno grupo voluntário de funcionários pertencentes ou não à mesma área de trabalho, treinados da mesma maneira, com compreensão da mesma filosofia e os mesmos objetivos, e que tentam melhorar o desempenho, reduzir os custos, aumentar a eficiência, etc, especialmente no que se refere à qualidade dos seus produtos ou de seu trabalho.

     

    b) ERRADO. Não encontrei nada que justificasse essa alternativa. Mas creio que os ganhos dos clientes e fornecedores será reduzido se os fabricantes aumentarem os preços de venda, e não seus lucros.

     

    c)  CERTO. Segundo a ISO 9000, entre os princípios da gestão da qualidade, incluem-se foco no cliente, liderança, melhoria contínua e envolvimento das pessoas.

     

    d)ERRADO. Six Sigma não é usado para mudanças na cultura, é uma abordagem de melhoria de processos que se esforça para aproximar as operações da perfeição. Six Sigma é uma abordagem para eliminar defeitos com base em fatos e dados estatísticos em qualquer processo, desde a manufatura até o transacional e do produto ao serviço. Direciona a seis desvios padrão entre a média e o limite de especificação mais próximo.

     

    e)ERRADO. A questão trouxe a definição de custos de falhas externas.

    Os custos de qualidade classificados como custos de falhas internas são aqueles ocorridos devido a algum erro do processo produtivo, seja ele falha humana ou falha mecânica. Quanto mais cedo erros são detectados, menores serão os custos envolvidos para corrigi-los.

    Ex:  Refugos, sucatas; retrabalhar o produto; reinspeção dos produtos retrabalhados.

     

     

    FONTE: http://www.esac.pt/noronha/G.Q/Apontamentos%20GQ/custos_da_qualidade.htm#falha_interna

    http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/os-principios-de-gestao-da-qualidade-conforme-a-revisao-2015-da-iso-9000/93985/

    BPM - CBOK 3.0


ID
319933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Com relação ao benchmarking, que consiste no processo contínuo de comparar as estratégias, os produtos e os processos de uma organização com os das melhores organizações da classe, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E: Segundo PALUDO  (2013: pág. 251) —  O glossário do GesPública define benchmarking como “um processo contínuo de medição de produtos, serviços e práticas (processos), em relação aos concorrentes mais competitivos, ou às empresas reconhecidas como líderes”.

    A precursora na utilização dessa técnica foi a empresa Xerox, em 1979. O benchmarking é um processo contínuo para avaliar serviços, produtos e práticas da organização, comparando-os com seus concorrentes mais fortes ou empresas que são reconhecidas como líderes empresariais na sua área de atuação.

    Procura-se identificar o “melhor do melhor”, os fatores-chaves que influenciam a produtividade e a qualidade dessas empresas, com a finalidade de aprimorar os produtos e serviços da organização.

    Para utilizar o benchmarking a organização precisa: conhecer suas operações e avaliar seus pontos fortes e fracos (processos e diagnósticos internos); conhecer os concorrentes e organizações líderes do mercado, identificar suas habilidades e seus pontos fortes e fracos para compará-los com os pontos fortes e fracos de sua empresa; e implantar na organização o “melhor do melhor”: os pontos fortes dos concorrentes – e, se possível, ultrapassá-los.

    Enquanto nas organizações privadas essa técnica é utilizada para aumentar a competitividade, nas instituições públicas utiliza-se para identificar as organizações de excelência com vistas a promover melhorias na prestação de serviços públicos.


  • Qual seria o erro da D ?

  • Será que o erro da letra D seria "definição de domínio"?

    Talvez seja porque posso analisar e comparar o desempenho de empresas que não sejam dominantes no mercado, mas apenas aquelas empresas que possuem melhores práticas?

     

    Alguém ajuda?

    Obrigada

  • Essa questão é difícil hem?!

  • TALVEZ (eu digo, talvez), o certo seria a letra D afirmar que os passos do Benchmarking são:

    I - Diagnóstico interno

    II - Diagnóstico externo

    III - Implantação

    Fonte: meu material de administração geral


ID
319936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De modo geral, um processo consiste em uma sequência de atividades dispostas em um conjunto de arranjos de trabalho e que pode envolver um ou mais departamentos, máquinas e pessoas. Do ponto de vista moderno da gestão pública, os processos compreendem um conjunto de decisões que transformam os insumos em valores gerados aos clientes/cidadãos. Considerando essas definições e os aspectos a elas relacionados, assinale a opção correta, a respeito da análise e da melhoria de processos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

  • Gabarito: Letra A

    ---------------------------------------------------------------------------------------------------

    Meio estranho esse gabarito porque na minha humilde opinião o verbo certo seria "devem" ao invés de "podem". Resultados negativos de avaliação de satisfação vindo dos usuários, deveria motivar uma mudança nos processos e não apenas uma expectativa para isso.

  •  a) Resultados negativos de avaliação da satisfação do usuário dos serviços públicos podem motivar a revisão de processos. CERTO 

     

    b)Entre as ferramentas utilizadas nas atividades relacionadas à modelagem de processos, incluem-se GUT, PDCA (plan, do, check and action), fluxograma, cronogramas e organogramas. ERRADO. GUT E O PDCA JÁ INVALIDAM A OPÇÃO

     

    c) A melhor forma de modelar um processo consiste em iniciar seu mapeamento a partir da ótica interna da organização. ERRADO. O MAPEAMENTO DEVE SER VISTO TANTO DA ÓTICA INTERNA COMO DA PERSPECTIVA EXTERNA DA ORGANIZAÇÃO

     

    d) No levantamento das etapas e normas de um processo, bem como na elaboração da árvore de soluções, deve-se envolver o menor número possível de pessoas, em razão da simplicidade dessas atividades e do posterior compartilhamento de informações entre os participantes do processo. ERRADO   A ÁRVORE DE SOLUÇÕES CONSISTE NA IDENTIFICAÇÃO DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS QUE AFETAM UM DETERMINADO PROCESSO DE TRABALHO, COM O RESPECTIVO ENCAMINHAMENTO PARA SUA SOLUÇÃO. ELA NÃO DEFINE QUE DEVE-SE ENVOLVER O MENOR NÚMERO DE PESSOAS, ISSO VAI DEPENDER DO PROBLEMA, CAUSAS, SOLUÇÕES, PRAZOS E RESULTADOS

     

    e) No setor público, a emissão de certidões para os cidadãos é classificada como um serviço relativo à categoria de processos de apoio.  NA VERDADE SERÉ UM PROCESSO PRIMÁRIO.

  • Layo Figueiredo. A questão não disse que o Agente responsável pode, mas que O RESULTADO NEGATIVO pode levar a necessidade de revisão de um processo.

  • A GREAT QUESTION


ID
319939
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca do ciclo do PDCA, uma ferramenta muito utilizada para a maximização de resultados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  •  Ciclo PDCA teve origem na década de 1920, com Shewhart, nos Estados Unidos, mas tornou-se conhecido como ciclo de Deming a partir de 1950, no Japão. Para o glossário do GesPública, Ciclo PDCA é uma ferramenta que busca a lógica para fazer certo desde a primeira vez.

    É uma técnica simples para o controle de processos, que também pode ser utilizada para o gerenciamento contínuo das atividades de uma organização. É um método usado para controlar e melhorar as atividades de um processo.

    O PDCA padroniza as informações de controle, reduz e evita erros lógicos, facilita o entendimento das informações, melhora a realização das atividades e proporciona resultados mais confiáveis.

    Também chamado Ciclo da Melhoria Contínua, o PDCA é uma “ferramenta oficial da qualidade”, utilizado em processos de trabalho com vistas a maximizar a eficiência e alcançar a excelência de produtos e serviços. Em regra, quando aplicado na melhoria de processos, significa estabelecer uma nova diretriz de controle, da qual decorre um novo nível de controle.

    O PDCA parte da insatisfação com o “estado atual das coisas” e analisa os processos com vistas a realizá-los de maneira otimizada. Inclui as seguintes etapas: planejamento (Plan): estabelecer objetivos, metas e os meios para alcançá-los; execução (Do): executar as atividades propostas no planejamento; controle/verificação (Check/Control): monitora/controla a execução e verifica o grau de cumprimento do que foi planejado; Ação Avaliativa/Corretiva (Act to corret): identifica eventuais falhas e corrige-as, a fim de melhorar a execução das atividades

    O PDCA é uma ferramenta de importância fundamental para a análise e melhoria de processos organizacionais, para a eficácia do trabalho em equipe e para o alcance das metas estabelecidas.


    Fonte: PALUDO, Gespublica e CHiavenato.

  • Para o pessoal não assinante: gabarito letra D

  • obrigado

     

  • A - ERRADO - A ETAPA DE VERIFICAÇÃO SE REFERE AO RESULTADOS, OU SEJA, DEPOIS DE EXECUTADA A TAREFA, E NÃO DEPOIS DA ETAPA DE DEFINIÇÃO DO PLANEJAMENTO. 

     

    B - ERRADO - A ETAPA DE AÇÃO E A ETAPA DE VERIFICAÇÃO SÃO ESTAPAS DISTINTAS, OU SEJA, NÃO VINCULÁVEIS.

     

    C - ERRADO - CESPE: "O CICLO PLAN, DO, CHECK, ACT (PDCA), FERRAMENTA ORIGINADA NA ESCOLA DA QUALIDADE, É UTILIZADO COMO MODELO DE PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE SOLUÇÕES DE APRIMORAMENTO CONTÍNUO EM QUALQUER ÁREA." (CERTO)

     

    D -  GABARITO. 

     

    E - ERRADO - O PLANEJAMENTO É INSUBSTITUÍVEL. QUANTO AO PROCESSO SDCA, ELE É UM PLUS PARA O PDCA. A DIFERENÇA É QUE AO INVÉS DE PLANEJAR (P - Plan) O SDCA IRÁ PADRONIZAR O PROCESSO (S - Standard). OU SEJA, SDCA NÃO SUBSTITUI O PDCA.

     

  • O erro da B esta em "criterios para manutencao dos resultados". Nao se pode falar em manter um resultado que nao deu certo...
  • Letra (d)

     

    Quanto a (b): Check (verificar) – nesta etapa existe a verificação dos resultados das ações implementadas na fase anterior.


ID
319942
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considerando que o gerenciamento adequado de processos possibilita às organizações o alcance de melhores resultados e o foco em valores como a eficiência e a eficácia, assinale a opção correta com referência aos modelos e às ferramentas para o gerenciamento de processos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Segundo PALUDO apud CHIAVENATO:  "A reengenharia provoca fortes alterações na organização, “representa uma reconstrução e não simplesmente uma reforma”. Não é utilizada para “fazer reparos rápidos ou mudanças cosméticas na engenharia atual, mas fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente”. A reengenharia utiliza palavras-chaves como: “fundamental, radical, drástica e processos” (Chiavenato, 2004)."

    São objetivos principais da reengenharia:

    • aumentar a qualidade dos produtos e serviços;

    • aumentar a satisfação dos clientes quanto aos produtos/serviços;

    • ampliar a competitividade da organização;

    • aumentar a produtividade, reduzir custos e aumentar o lucro;

    • melhorar a flexibilidade e facilitar a adaptação às mutações no ambiente;

    • facilitar e simplificar as operações.


  • Erro da alternativa E:

     

    Downsizing é o termo que designa a redução do número de níveis hierárquicos em uma organização e não de cargos.

  • Em outras questoes A CESPE nao tinha aceitado a palavra Redesenho para Reengenharia. Agora ela aceitou. -_-

  • ACHEI QUE A REDUÇÃO DE CARGOS (NÍVEL OPERACIONAL) AFETARIA A HIERARQUIA DA ORGANIZAÇÃO... SÓ NÃO FUI DE "B" PORQUE EM UMA OUTRA QUESTÃO O CESPE DISSE QUE REENGENHARIA E REDESENHO NÃO SÃO A MESMA COISA. MAS, É A VIDA! rsrs

     

    A - ERRADO - AS ETAPAS DA MELHORIA CONTÍNUA É O PLANEJAMENTO, EXECUÇÃO, AFERIMENTO, ATUAÇÃO. OU SEJA: PDCA.

    B - GABARITO.

    C - ERRADO - IDEIAS E SUGESTÕES SEGUIDAS DE SOLUÇÕES. QUASE TODA ORGANIZAÇÃO TEM UMA CAIXINHA DE SUGESTÕES.

    D - ERRADO - A RELAÇÃO DO DIAGRAMA DE PARETO É DE 20-80, E NÃO DE 35-65.

    E - ERRADO - REDUÇÃO VERTICAL, OU SEJA, REDUÇÃO DE NÍVEIS HIERÁRQUICOS.

     

     

     

    GABARITO ''B''

  • Letra (b)

     

    De acordo com Hammer e Champy, a reengenharia é: o repensar fundamental e a reestruturação radical dos processos empresariais que visam alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos e contemporâneos de desempenho, tais como custos, qualidade, atendimento e velocidade.

  • Palavras-chave que identificam a reengenharia: Fundamental, Radical, Drástica, Processos.

     

    AugustinhoPaludo.


ID
319948
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com referência ao Instrumento para Avaliação da Gestão Pública, que consiste em um conjunto de orientações e parâmetros para avaliação da gestão, com base no modelo de excelência em gestão pública (MEGP), e para a avaliação das organizações que se candidatam ao Prêmio Nacional da Gestão Pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D


    O sistema de pontuação adotado pelo MEGP é o mesmo utilizado pela Rede Nacional de Prêmios e preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade. Os Critérios de Excelência são compostos por itens de avaliação, com distribuição de pontos que podem variar entre 250, 500 e 1000 na soma de todos os itens. 

    O sistema de pontuação visa a determinar o estágio de maturidade da gestão da organização nas dimensões de Processos Gerenciais e Resultados Organizacionais. Na dimensão de Processos Gerenciais, são avaliados os fatores enfoque, aplicação, aprendizado e integração. Na dimensão de Resultados Organizacionais, são avaliados os fatores relevância, tendência e nível atual. 

    Os oito critérios, hoje chamados de processos de gestão, apresentam em itens os conjuntos de requisitos que caracterizam a excelência em gestão. A pontuação de 1000 pontos foi distribuída por consenso do Comitê Conceitual do GESPÚBLICA, respeitando o equilíbrio entre práticas e resultados, que recebe 45% da pontuação.


  • Público alvo: esta dimensão refere-se às práticas gerenciais direcionadas ao relacionamento do órgão/entidade com a sociedade e abrange a imagem institucional, o conhecimento que a sociedade tem do órgão ou entidade e a maneira como se relaciona com a sociedade e induz sua participação.  

    Desde 2014 os critérios passaram a denominarem-se dimensões.



  • A letra B está errada pois a "busca e alcance de novos patamares de conhecimento coletivos" refere-se ao fundamento do MEGP aprendizado organizacional, e não cultura da inovação (prof. Rodrigo Rennó)

  •  O erro da A é falar que é fundamentado na administração científica, o correto seria administração gerencial.

     

     

     

  • GAB. (D).

    O bloco de resultados é o mais importante, pois estamos falando da administração pública gerencial com foco em resultados para a população.

  • Ano: 2010 Banca:  Órgão:  Prova: 

    Acerca da teoria das organizações aplicada à administração pública, julgue o item que se segue.

    Os programas de qualidade e de excelência na gestão, desenvolvidos pela administração pública brasileira, alinham-se aos pressupostos da teoria da administração científica.

    A questão deveria ser ANULADA, o mesmo CESPE considerou essa questão correta, e a alternativa A aqui está errada.


ID
319951
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a opção correta a respeito das reformas para a modernização da administração pública brasileira.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    As tentativas mal sucedidas de reforma administrativa promovidas por governos anteriores a 1995, ao invés de modernização, ocasionaram a desestruturação do aparelho do Estado.

    No Governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso, constata-se uma iniciativa concreta de reconstrução do Estado, com readequação de suas funções na expectativa de estabelecer as bases de um Estado regulador e promotor do desenvolvimento do País, mediante implantação de modelos organizacionais/institucionais e introdução de uma cultura gerencial, associados a’mecanismos que privilegiem valores democráticos como transparência, participação e controle social.


    Fonte: http://lms.ead1.com.br/upload/biblioteca/modulo_4152/HUGG545NKZ.pdf

  • ERROS INDICADOS:

     

    a) O Decreto-lei n.º 200/1967 caracterizou-se como uma tentativa do governo federal de conferir maior efetividade à ação governamental por meio de intensa DEcentralização do aparelho estatal.
    b) O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado não compreendeu entre seus princípios a necessidade de ênfase na qualidade, na produtividade e na satisfação do cidadão.
    c) Por meio das mudanças desencadeadas pela reforma administrativa do final da década de sessenta do século passado, pode-se perceber o claro FORTALECIMENTO do Estado desenvolvimentista e do Estado empresário-produtor.
    d) A reforma da administração pública empreendida na década de trinta do século passado representou, em todos os seus aspectos, o ENFRAQUECIMENTO da lógica patrimonialista de Estado.

  • Ótimo comentário, Denver. Obrigada. Ctrl V:

     

    ERROS INDICADOS:

     

    a) O Decreto-lei n.º 200/1967 caracterizou-se como uma tentativa do governo federal de conferir maior efetividade à ação governamental por meio de intensa DEcentralização do aparelho estatal.
    b) O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado não compreendeu entre seus princípios a necessidade de ênfase na qualidade, na produtividade e na satisfação do cidadão.
    c) Por meio das mudanças desencadeadas pela reforma administrativa do final da década de sessenta do século passado, pode-se perceber o claro FORTALECIMENTO do Estado desenvolvimentista e do Estado empresário-produtor.
    d) A reforma da administração pública empreendida na década de trinta do século passado representou, em todos os seus aspectos, o ENFRAQUECIMENTO da lógica patrimonialista de Estado.

    e) gabarito


ID
319954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Assinale a opção correta acerca dos modelos de gestão pública adotados pelo Estado brasileiro.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A e anotem no caderno. Bom resumão:  A burocracia apresenta as seguintes características principais:

    • Caráter legal das normas: nas organizações burocráticas, o poder decorre da norma legal. 

    • Caráter formal das comunicações: nas organizações burocráticas, a comunicação é realizada por escrito e de forma exaustiva: ao mesmo tempo em que os textos formais escritos asseguram a interpretação unívoca das comunicações, a forma exaustiva compreende todas as áreas da organização.

    • Caráter racional e divisão do trabalho: nas organizações burocráticas, a divisão do trabalho é horizontal e feita de forma racional, com vistas a assegurar a eficiência e o alcance dos objetivos; cada componente tem atuação restrita às tarefas vinculadas ao seu cargo, que, por sua vez, encontram-se descritas de forma clara, precisa e exaustiva.

    • Hierarquia da autoridade: nas organizações burocráticas, a estrutura é vertical e com muitos níveis hierárquicos;

    • Rotinas e procedimentos padronizados: nas organizações burocráticas, o ocupante de cargo guia-se por regras e normas técnicas claras e exaustivas, com vistas ao alcance dos objetivos definidos pela organização.

    • Impessoalidade nas relações: nas organizações burocráticas, a contratação de servidores e a distribuição de tarefas é feita de forma impessoal; as pessoas são consideradas apenas pelos cargos ou funções que exercem, e os subordinados não obedecem a uma determinada pessoa, mas ao ocupante do cargo.

    • Competência técnica e meritocracia: nas organizações burocráticas, a contratação de pessoal se dá mediante critérios racionais de competência ou classificação em concursos (e não segundo critérios pessoais), e a promoção é por mérito e baseada no desempenho.

    • Especialização da administração: nas organizações burocráticas, há uma clara distinção entre o público e o privado; entre o político e o administrativo; entre a propriedade pública e a propriedade pessoal. Os dirigentes não são os donos do negócio, e o funcionário não pode se apossar do cargo, nem tê-lo como sua propriedade.

    • Profissionalização dos funcionários: nas organizações burocráticas, a administração é profissional. O funcionário burocrata é um especialista, e administrar é sua profissão. Os membros da organização são profissionais especializados nas atividades que exercem; recebem salários e constroem sua carreira ao longo dos anos.

    • Previsibilidade de funcionamento: nas organizações burocráticas, as normas e os regulamentos escritos e exaustivos preveem antecipadamente as possíveis ocorrências e padronizam a execução das atividades – o que assegura a completa previsibilidade de comportamento de seus membros.


    Consulta: PALUDO apud  Weber (1966); Hall (1966); Weber (1973); Diggins (1999); Lorigados, Lima e Sachez, (2003); Weber (2005), com diversas adaptações.

  • Em resumo, a Administração Burocrática tem como apanágios "[...] a profissionalização, a idéia de carreira, a hierarquia funcional, a impessoalidade, o formalismo, em síntese, o poder racional-legal" (BRASIL, 1995, p. 15). Se na Administração Patrimonialista inexiste controle, na Burocrática ele é rígidíssimo, e desenvolve-se sempre a priori. Imputa-se à Constituição Federal de 1988 a adoção de um modelo burocrático de Administração Pública


    Leia mais: http://jus.com.br/artigos/20206/reflexoes-sobre-os-impactos-do-gerencialismo-no-direito-administrativo-brasileiro#ixzz3Shozlp5X

  • Gabarito: letra A.

    a) Na administração pública burocrática, o combate à corrupção e ao nepotismo patrimonialista, por meio do controle administrativo, é sempre a priori, visto que consiste em um princípio norteador desse tipo de administração. CERTO. Na administração pública burocrática, os controles administrativos visando evitar a corrupção e o nepotismo são sempre a priori.

    b) No patrimonialismo, a res publica diferencia-se completamente errada das res principis. ERRADO. No patrimonialismo, a res publica não é diferenciada das res principis. Em conseqüência, a corrupção e o nepotismo são inerentes a esse tipo de administração.

    c) Apesar de a administração pública burocrática ser, de uma forma geral, ineficiente, os serviços que oferece aos cidadãos/clientes são referenciais de qualidade de prestação de serviço. ERRADO. A administração pública gerencial vê o cidadão como contribuinte de impostos e como cliente dos seus serviços.

    d) Por meio do modelo de administração pública gerencial, rompeu-se com o modelo burocrático e, como consequência, aboliram-se os princípios vigentes na administração burocrática. ERRADO. A administração pública gerencial constitui um avanço e até um certo ponto um rompimento com a administração pública burocrática. Isto não significa, entretanto, que negue todos os seus princípios. Pelo contrário, a administração pública gerencial está apoiada na anterior, da qual conserva, embora flexibilizando, alguns dos seus princípios fundamentais, como a admissão segundo rígidos critérios de mérito, a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras, a avaliação constante de desempenho, o treinamento sistemático.

    e) No modelo gerencial, o foco das atividades consiste nos procedimentos e processos próprios desse modelo, de modo que a participação dos agentes privados e da sociedade civil é preterida. ERRADO. O modelo gerencial apresenta foco nos resultados.

    Fonte: Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, 1995.

  • a) CERTO : para evitar corrupção e nepotismo o controle é a priori.

    b)ERRADO: No patrimonialismo res publica = res principis

    c)ERRADO: A adm pública gerencial: evolução

    Gerencialismo puro -> eficiência , reduzir custo a qualquer custo/ o indivíduo é mero pagador de impostos.

    Consumerismo: Qualidade/ eficácia / o indivíduo passa a ser cliente.

    PSO( Public Service Orientation): O indivíduo agora é cidadão/ accountabilty/ equidade.

    No gerencialismo o controle é a posteriori.

    d) ERRADO: Na adm gerencial ainda há traços da burocracia não só nos princípios, mas também nas ações, pois as pessoas ainda raciocinam e agem sob a égide de velhas formas.

    Alguns princípios ainda utilizados: impessoalidade e meritocracia, , que ainda é uma ideologia do gerencialismo.

    Pontos em comum da burocracia com o gerencialismo: Rigorosa profissionalização da adm pública.

    e) ERRADO: Gerencialismo: excelência nos resultados.

  • Na administração pública burocrática, o combate à corrupção e ao nepotismo patrimonialista, por meio do controle administrativo, é sempre a priori, visto que consiste em um princípio norteador desse tipo de administração.


ID
319957
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação aos processos de avaliação e mensuração do desempenho governamental, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Garcia (2001) apud Andrei Trevisan e Hans Bellen (2008), a “avaliação é uma operação na qual é julgado o valor de uma iniciativa organizacional, a partir de um quadro referencial ou padrão comparativo previamente definido”.

    É a partir do planejamento, com a definição clara de objetivos e metas, que a organização irá avaliar os resultados e identificar os erros ocorridos no processo de execução. A avaliação de desempenho deve contemplar os níveis institucional, administrativo-gerencial e técnico-operacional.

    Atenção → Não existe administração por resultados sem a avaliação de desempenho.

    A avaliação de desempenho/resultados promove a aprendizagem e a disseminação do conhecimento nas organizações, e fornece informações para a solução de problemas e para melhorias do serviço, tendo em vista o usuário-cidadão. Ela identifica se os objetivos foram atingidos ou não, proporciona mais transparência às ações de governo e permite comparações entre unidades, departamentos e até mesmo entre organizações.

    É necessário fomentar a cultura de avaliação dos resultados, que envolve “a sensibilização e capacitação de gestores, e o aprendizado de novas metodologias, para a construção coletiva de uma cultura gerencial de avaliação de desempenho que se caracterize pela participação e pela transparência” (Ariel Garces; José Silveira, 2002).


    Consulta: PALUDO

  • Gabarito D

    Além disso, ser abrangente é basear‐se num conceito amplo de desempenho que englobe tanto os esforços quanto os resultados propostos, presumindo que não há resultados sem alinhamento de esforços, assim como, esforços desalinhados só promovem desempenho por conta do acaso. Portanto, gerir o desempenho não significa somente monitorar resultados, mas também promover o alinhamento dos esforços para os resultados esperados.


    Fonte: http://www.gespublica.gov.br/Tecnologias/pasta.2010-05-24.1806203210/guia_indicadores_jun2010.pdf

  • Por que a letra "E" está errada? Alguém pode me ajudar?

  • Erro da Letra E) 

    Indicador de insumos que é "medida usada para a alocação de recursos, materiais e financeiros, nas diferentes atividades, projetos, programas, áreas ou funções da organização".

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/43204/avaliacao-de-desempenho-indicadores-de-desempenho#ixzz3sSRyHz1V

  • Letra C)

     

    Os 6Es do desempenho, eficiência, eficácia e efetividade são considerados critérios de valor

    Alguém pode ajudar? Obrigado desde já.

  • Lucas,

    Se você aida estiver dúvida  acessa esse link que é bem interessante:  https://www.youtube.com/watch?v=OxdWp01b2eo

  • Lucas Mandel,

    Sobre o erro da C:
    O modelo da Cadeia de Valor e dos 6Es do Desempenho constitui‐se das dimensões de esforço e de resultado desdobradas em outras dimensões do desempenho. As dimensões de esforço são economicidade, execução e excelência; e as dimensões de resultado são eficiência, eficácia e efetividade.

    Fonte: http://www.gespublica.gov.br/sites/default/files/documentos/guia_indicadores_jun2010.pdf

    Resposta: D

  • Dimensões de esforço:

     - economicidade, execução e excelência;

    Dimensões de resultado:

    - eficiência, eficácia e efetividade.
     

  • e) Incorreta.

    Indicadores de Processo: os indicadores de processo buscam representar objetivamente as características dos processos que devem ser acompanhadas ao longo do tempo para avaliar e melhorar o seu desempenho. São divididos em: Indicadores de Qualidade; Indicadores de Produtividade; Indicadores de Efetividade; e Indicadores de Capacidade.


ID
319960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando que, no atual contexto de administração pública, uma boa gestão caracteriza-se por, ao mesmo tempo, alcançar resultados, atender a demandas e interesses de seus beneficiários e criar valor público, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA B 

     

    Um aspecto relevante para a criação DE valor público é a implantação e o fortalecimento de instrumentos de gestão, como o controle social e a accountability, que promovam a devida responsabilização dos gestores pelos resultados alcançados.

     

    ELISABETE E LIMA 2016
     

  • a) A proposta de criação da Fundação Estatal, em tramitação no Congresso Nacional, representa uma nova forma jurídico- institucional de gestão dos serviços públicos, uma vez que vai de encontro à necessidade de agilidade e eficácia para a solução de demandas sociais.(seria correto "vai ao encontro"/ é favorável às dimensões de economicicidade, eficiência, eficácia e efetividade)

    b) Entre as ações que possibilitam o alcance de resultados na administração pública, incluem-se o alinhamento dos arranjos de implementação e a construção de mecanismos de monitoramento e avaliação capazes de promover aprendizado, transparência e responsabilização. Gabarito Criar valor público está alinhado à transparência, accountability e controle social.

    c) No arranjo institucional das estruturas do Poder Executivo federal, o respeito aos princípios constitucionais restringe-se a aspectos relativos à legalidade e à eficiência.

    Restringe-se palavrinha do mal, pois a melhoria do desempenho institucional está pautado no atendimento a todos princípios constitucionais;

    d) No modelo de organização de estruturas do Poder Executivo federal, os órgãos são classificados, de acordo com suas competências institucionais, por meio de três componentes básicos, a saber: alta administração, linha operacional e nível técnico.

    e) Com base no modelo de Henry Mintzberg, os componentes básicos do modelo de organização de estruturas do Poder Executivo organizam-se nos eixos dos sistemas técnicos e nos eixos do sistema gerencial. (núcleo operacional, cúpula estratégica, linha intermediária, tecnoestrutura, assessoria de apoio)

    Fonte:

    Moreira, Elisabete. Administração geral e pública, 4. ed., Salvador: JusPodivm, 2019.


ID
319963
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação ao modelo de gestão por competências, que tem sido amplamente utilizado na administração pública federal, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Competência, em administração, é a integração e a coordenação de um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (C.H.A.) que na sua manifestação produzem uma atuação diferenciada.

    Com a evolução do pensamento administrativo, foi incorporado à teoria mais duas expressões, V (valores), e E (entorno), para indicar a síntese de competência (CHAVE — Conhecimentos, Habilidades, Atitudes, Valores e Entorno) como "(...) um conjunto identificável e avaliável de conhecimentos, atitudes, valores e habilidades, relacionados entre si, que permitem desempenhos satisfatórios em situações reais de trabalho, segundo padrões utilizados na área ocupacional.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Compet%C3%AAncia_(administra%C3%A7%C3%A3o)


ID
319966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Acerca dos instrumentos gerenciais utilizados atualmente no contexto da administração pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D. 

    Fundamentado na ideia de tornar os governos mais eficientes e mais transparentes na utilização dos recursos públicos, e mais eficazes no resultado de suas ações, surgiu nos Estados Unidos a ideia de “reinventar o governo”. O empreendedorismo público teve como fonte de inspiração o livro Reinventando o governo, de David Osborne e Ted Gaebler.

    O empreendedorismo se apresenta como uma forma de melhorar os governos. Não se deve governar uma nação como quem administra uma organização privada, visto que os governos são gestores públicos e não empresários, mas isso não impede que os governos e demais gestores públicos se tornem empreendedores. Para José Pereira (2008), “o esforço para criar uma cultura empreendedora na Administração Pública é um fator-chave para a elevação da gestão pública no Brasil, em termos de resultados e qualidade dos serviços públicos ofertados”.

    Cultura empreendedora é aquela que favorece/dissemina a formação de um “espírito empreendedor”; que favorece/dissemina a busca pela inovação, pelo aperfeiçoamento, e pelo melhor modo de se fazer as coisas do dia a dia. Para criar essa cultura é essencial que “os dirigentes aprovem o comportamento empreendedor e reconheçam a importância da proatividade e da inovação em suas organizações” (Eliana Pessoa; Kelly Oliveira, 2006).

    Diferentemente do governo burocrático, que se preocupava em atender aos seus interesses, o governo empreendedor é aquele que pertence à comunidade, que se volta para o atendimento das necessidades dos cidadãos. Surge como uma proposta de solução para os problemas públicos da sociedade pós-industrial. Busca novas formas de utilizar os recursos que resultem em mais eficiência, e caracteriza-se por decidir e coordenar mais, deixando a maior parte da execução a cargo dos demais atores.

    O governo empreendedor adota uma gestão moderna – coordenada, compartilhada, descentralizada –, aberta à participação e ao trabalho em equipe, em que a iniciativa e a pró-atividade são incentivadas com vistas à criação de valor para os usuários dos serviços e para a própria gestão pública. Procura unir valores como orientação para a missão e para os objetivos, com formas modernas de administrar focadas no cliente-cidadão e nos resultados, além de apregoar a motivação dos servidores mediante incentivos.


    (PALUDO: 2013 pág. 309)

  • Para Guimarães (2000, p. 127) o grande desafio para a nova administração pública “é como transformar estruturas burocráticas, hierarquizadas e que tendem a um processo de insulamento em organizações flexíveis e empreendedoras”.

    É a partir da relação cidadão/servidor que é percebida a qualidade da gestão pública. Dessa forma, indivíduos motivados, reconhecidos, capacitados e bem remunerados são capazes de prestar continuamente um bom serviço à sociedade

    Guimarães (2000, p. 130) afirma que “as organizações públicas devem passar por um processo de racionalização organizacional (...) na qual o modelo de gestão, baseado na hierarquia, cede lugar a um novo modelo fundamentado na flexibilidade, da qual a abordagem das competências é um dos componentes”.


    Fonte: http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/bitstream/handle/10438/7771/Camila%20Rodrigues.pdf?sequence=1

  • em Relação a B

    creio que seu erro seja a correlação entre O.S (organizações sociais) com protocolo de intenções , uma vez que as O.S são relacionadas com o poder publico através de contrato de gestão


ID
319969
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O PPA, cujos fundamentos estão definidos no texto constitucional, consiste no principal instrumento para o planejamento governamental de longo prazo. Outro instrumento reside no sistema de planejamento e de orçamento federal, que, entre suas finalidades, inclui a formulação do PPA, das diretrizes orçamentárias e dos orçamentos anuais. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos a elas relacionados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A. 

    O Plano Plurianual – PPA é o instrumento legal de planejamento de maior alcance no estabelecimento das prioridades e no direcionamento das ações do governo. Ele traduz, ao mesmo tempo, o compromisso com objetivos e a visão de futuro assim como a previsão de alocação dos recursos orçamentários nas funções de Estado e nos programas de governo.

    O planejamento governamental é a atividade que, a partir de diagnósticos e estudos prospectivos, orienta as escolhas de políticas públicas, e o PPA é um instrumento desse planejamento que define diretrizes, objetivos e metas com o propósito de viabilizar a implementação e a gestão das políticas públicas, convergir a dimensão estratégica da ação governamental, orientar a definição de prioridades e auxiliar na promoção do desenvolvimento sustentável.

    O Plano Plurianual condiciona a elaboração de todos os demais planos no âmbito federal, que devem estar de acordo e harmonizar-se com o PPA, conforme dispõe o art. 165, § 4o, da CF: (...) os planos e programas nacionais, regionais e setoriais previstos nesta Constituição serão elaborados em consonância com o plano plurianual e apreciados pelo Congresso Nacional.


    Consulta: PALUDO & CRFB 1988

  • Complementando...

    (CESPE/ADVOGADO/AGU/2012) O PPA, que define o planejamento das atividades governamentais e estabelece as diretrizes e as metas públicas, abrange as despesas de capital e as delas decorrentes, bem como as relativas aos programas de duração continuada. C



ID
319972
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Considerando que orçamento consiste no ato pelo qual o Poder Legislativo prevê e autoriza ao Poder Executivo, por certo período e em pormenor, efetuar gastos necessários ao funcionamento dos serviços públicos e a outros fins adotados pela política econômica do país, assinale a opção correta a respeito do planejamento e do orçamento no âmbito do governo federal.

Alternativas
Comentários
  • a)   Art. 5º, §4 da LRF:  § 4o É vedado consignar na lei orçamentária crédito com finalidade imprecisa ou com dotação ilimitada

    b) São extraorçamentárias as receitas que não fazem parte do orçamento de modo que não serão consideradas quando da fixação das despesas públicas. Ex: fiança, caução, depósitos para garantia, etc.

    c) CORRETA.

    d) Princípio da Unidade: O orçamento deve ser uno, ou seja, deve existir apenas um orçamento para dado exercício financeiro.

    e) Os princípios básicos que norteiam o Plano são: identificação clara dos objetivos e prioridades do Governo, integração do planejamento e do orçamento, promoção da gestão empreendedora, garantia da transparência, estímulo às parcerias, à gestão orientada para resultados e ao conjunto das ações de Governo em programas.

  • acredito que esteja desatualizada !!!!


ID
319975
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação à gestão de recursos logísticos na administração pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Um pouco mais sobre o ComprasNet:

    "O Ministério do Planejamento tem como missão planejar e coordenar as políticas de gestão da administração pública federal, para fortalecer as capacidades do Estado para promoção do desenvolvimento sustentável e do aprimoramento da entrega de resultados ao cidadão. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar. Acredita que a transparência é o melhor antídoto contra corrupção, dado que ela é mais um mecanismo indutor de que os gestores públicos ajam com responsabilidade e permite que a sociedade, com informações, colabore com o controle das ações de seus governantes, no intuito de checar se os recursos públicos estão sendo usados como deveriam."

    Fonte: https://compras.serviços.gov.br/index.php/transparencia-assuntos

  • única que fez sentido, hahahaha. Fui por exclusão!

    gabarito letra B


ID
319978
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Não definido

Acerca dos contratos e convênios no âmbito da administração pública, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • a) a contrapartida pode ser por meios financeiros ou bens e serviços. ERRADA.

    b) o contrato administrativo pode ser entre PJ de direito público e PJ direito privado. a diferença entre contratos administrativos e contratos da administração é que neste último, a Administração está em posição de "quase" igualdade com o particular. Ex: seguros, contratos de financiamento e locações. contratos administrativos: a Administração está em posição de superioridade. ERRADA

    c) faltou dizer que podem ser realizado convênios com entidades privadas sem fins lucrativos, mas no resto a questão está CERTA.

    d) a alternativa explicou "convenente" - quem faz parte do convênio com a Administração. ERRADA.

    e) os convênios têm 4 fases: proposição, celebração/formalização, execução e prestação de contas. ERRADA.


ID
319981
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Controle Externo

Assinale a opção correta acerca de controle interno.

Alternativas
Comentários
  • Embasamento da resposta? Alguém?

  • De acordo com a Organização Internacional das Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI,controle interno é um processo integrado efetuado pela direção e corpo de funcionários, e é estruturado para enfrentar os riscos e fornecer razoável segurança de que na consecução da missão da entidade os seguintes objetivos gerais serão alcançados: execução ordenada, ética, econômica, eficiente e eficaz das operações; cumprimento das obrigações de accountability; cumprimento das leis e regulamentos aplicáveis; salvaguarda dos recursos para evitar perdas, mau uso e dano.

  • A) ERRADO. A CGU é o órgão do Governo Federal responsável por assistir direta e imediatamente ao Presidente da República quanto aos assuntos que, no âmbito do Poder Executivo, sejam relativos à defesa do patrimônio público e ao incremento da transparência da gestão, por meio das atividades de controle interno, auditoria pública, correição, prevenção e combate à corrupção e ouvidoria.
    B) ERRADO. Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: IV - apoiar o controle externo no exercício de sua missão institucional.
    C) CERTO. LEI No 10.180/2001. Art. 24. Compete aos órgãos e às unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal: VIII - realizar auditorias nos sistemas contábil, financeiro, orçamentário, de pessoal e demais sistemas administrativos e operacionais.
    D) ERRADO. CF Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto à eficácia e eficiência, da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração federal, bem como da aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.
    E) ERRADO. CF 

    Art. 74. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: 

    I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execução dos programas de governo e dos orçamentos da União. e LEI No 10.180/2001 Art. 7o Compete às unidades responsáveis pelas atividades de planejamento: VI - identificar, analisar e avaliar os investimentos estratégicos do Governo, suas fontes de financiamento e sua articulação com os investimentos privados, bem como prestar o apoio gerencial e institucional à sua implementação. (Obs: Essa lei menciona que quem formulará o planejamento estratégico é o SIPOF)


ID
319987
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Com relação a políticas públicas e programas governamentais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B


    A posição externalista:  preservando uma tradição sociológica  há  muito estabelecida, alguns autores chamam a atenção para o fato de que o que determina  as  políticas públicas  é  a estrutura social da sociedade, estabelecendo,  por  conseguinte, que fatores situados fora das fronteiras governamentais têm a capacidade de determinar a forma e o conteúdo das políticas públicas.


    Fonte: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/rap/article/download/6096/4719


ID
319990
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando que as políticas públicas, conforme as relações diretas que estabelecem com a sociedade, podem ser analisadas a partir de abordagens macrossociais ou macropolíticas, assinale a opção correta com referência à avaliação de políticas públicas e programas governamentais.

Alternativas
Comentários
  • "Há técnicas e modelos que permitem superar os obstáculos e atingir resultados satisfatórios para aferir se uma política pública está atingindo seu objetivo ou não. Um método bastante utilizado é o da diferença em diferenças, que consiste em comparar duas populações com características semelhantes, sendo que apenas uma foi afetada pela política pública que se quer avaliar. Assim, ficam evidenciados dois grupos: o de controle, cujos integrantes não receberam a política pública a ser avaliada, e o intitulado grupo de tratamento, cujos membros se beneficiaram da política. A aferição do impacto na variável escolhida baseia-se nos dados de ambos os grupos, antes e depois da execução da política pública."

     

    São fontes de avaliação quem se beneficiou, em que medida se beneficiou, de que maneira se beneficiou e por que se beneficiou. Como não tratou de exclusão de quem não se beneficia, pode-se considerar correto.

     

    Fonte: http://www.brasil-economia-governo.org.br/2013/03/06/por-que-avaliar-politicas-publicas/

  • Segue questão relacionada:

     

    QUESTÃO CERTA: As políticas públicas correspondem à soma das atividades articuladas pelos governos para melhorar a vida dos cidadãos. As decisões e análises sobre políticas públicas implicam responder às seguintes questões: Quem ganha o quê? Por quê? e Que diferença isso faz?

     

    Fonte: Qconcursos.

     

    Resposta: Letra D. 

  • Sobre a letra A:

    Polity - Se refere à ordem do sistema político, delineada pelo sistema jurídico, e à estrutura institucional do sistema político-administrativo

    Politics - Tem-se em vista o processo político, frequentemente de caráter conflituoso, no que diz respeito à imposição de objetivos, aos conteúdos e às decisões de distribuição

    Policy - Refere-se aos conteúdos concretos, isto é, à configuração dos programas políticos, aos problemas técnicos e ao conteúdo material das decisões políticas

    Fonte: PDF Estratégia professor Rodrigo Rennó


ID
319993
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Na implementação de políticas e programas públicos, com o objetivo de se obter maior eficiência e impacto nos investimentos governamentais, indicam-se o monitoramento e a avaliação (M&A) da despesa pública. Considerando essas informações e os múltiplos aspectos a elas relacionados, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • "No contexto de orçamento de desempenho, as informações relativas ao desempenho referem-se aos resultados obtidos com os gastos públicos e aos custos relacionados à sua obtenção."

    Correto.

     O orçamento tradicional evoluiu para o orçamento de desempenho, também conhecido como orçamento de realizações. Neste tipo de orçamento, o gestor começa a se preocupar com o que o governo realiza e não com o que compra, ou seja, preocupa-se agora em saber "as coisas que o governo faz e não as coisas que o governo compra".

     O orçamento de desempenho é o processo orçamentário que se caracteriza por apresentar duas dimensões do orçamento: o objeto de gasto e um programa de trabalho, contendo as ações desenvolvidas.

     Apesar de ser um passo importante, o orçamento de desempenho ainda se encontra desvinculado de um planejamento central das ações do governo, ou seja, embora já interligue os objetos de gastos aos objetivos, não poderia, ainda, ser considerado um orçamento-programa, visto que lhe faltava uma característica essencial: a vinculação ao Sistema de Planejamento.

     

    Fonte: https://www.euvoupassar.com.br/artigos/detalhe?a=orcamento-tradicional-x-orcamento-moderno

  • Isso de que o governo não aliava o que comprava com os objetivos da compra são tão mitológicos e irreais quanto dizer que a pessoa compra comida sem o objetivo de comer. Fazer o quê? Vida que segue e ter que engolir essas bobagens para passar.


ID
319996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Em cada uma das opções abaixo, é apresentada uma situação hipotética relacionada aos deveres e responsabilidades dos servidores públicos, seguida de uma assertiva a ser julgada. Assinale a opção que apresenta a assertiva correta.

Alternativas
Comentários
  • A tarefa não ia de encontro à lei. Não entendi o porquê de ser a letra A

  • Ir ao encontro = a favor

    Ir de encontro = contra


    determinada tarefa que não ia de encontro à lei = não era ilegal

  • Qualquer um responde essa, veja:

    A) se a tarefa não vai de encontro à lei, então é legal. CORRETA

    B) não pode chegar atrasado né, por favor..

    C) propina gente? tem que denunciar...fala sério

    D) ficar recebendo presente por fazer sua obrigação?....peloamor...

    E) poderá ser responsabilizado sim! óbvio!

  • a) Um servidor público recebeu ordem de seu chefe imediato para que realizasse determinada tarefa que não ia de encontro à lei e que estava compreendida entre as atribuições de seu cargo. Nessa situação, não há motivo para o servidor em hipótese alguma, negar-se a realizar a tarefa.

     

    b) Um servidor público atrasa-se cotidianamente para chegar ao trabalho e, ainda, ausenta-se frequentemente sem prévia justificativa. Nessa situação, o servidor não poderá ser repreendido por seu chefe imediato, visto que a lei, apesar de não permitir a ausência injustificada, permite atrasos consecutivos.

     

    c) O servidor público A presenciou, em sua seção, o recebimento de propina pelo servidor B. Nessa situação, o servidor A não precisará denunciar o colega de trabalho às autoridades.

     

    d) Um servidor público, chefe de sua seção, recebe frequentemente presentes de empresas prestadoras de serviços à sua seção. Nessa situação, conforme disposição constitucional, o recebimento dos presentes deve ser considerado válido.

     

    e) O servidor público causou acidente de trânsito ao conduzir veículo oficial. Nessa situação, o servidor não será responsabilizado financeiramente por danos ao erário.

  • Perdi para o português. :/

  • A ordem pode ser legal e ao mesmo tempo ser imoral...na minha opinião a letra A está incorreta.


ID
319999
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com base nas disposições legais acerca de direitos e vantagens dos servidores públicos federais, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B. Questão cobrando outro diploma legal sobre Lei 8.112 a partir do artigo 207.


    Explicação:  Será concedida licença à servidora gestante por 120 dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração. Atualmente, o Decreto nº 6.690/2008, prorroga esse prazo por mais 60 dias, totalizando 180 dias, por meio de requerimento da servidora até o final do primeiro mês após o parto. Lembre-se que essa prorrogação está prevista em Decreto e não na Lei n.º 8.112/1990, ou seja, se a questão cobrar o conhecimento do RJU, não tenha dúvidas, 120 dias! =)


    Fonte: Direito Previdenciário.

  • Art. 207.  Será concedida licença à servidora gestante por 120 (cento e vinte) dias consecutivos, sem prejuízo da remuneração.    

  • Avalio como sendo letra B, o gabarito

  • Licença maternidade é 180 dias agora? O texto da CF (art. 7°, inciso XVIII e o da lei 10261 (art. 198) ainda não foram alteradas. Será que já pode cair de forma atualizada nos concursos?

  • Com base nas disposições legais acerca de direitos e vantagens dos servidores públicos federais, é correto afirmar que: Servidora pública, em razão de nascimento de filho, tem direito a licença-maternidade pelo período de até 180 dias.

  • letra b)

    CF- 120 DIAS

    8.112- 180 DIAS