- ID
- 2708281
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Órgão
- UFAL
- Ano
- 2018
- Provas
- Disciplina
- Português
- Assuntos
Dadas as premissas,
• Se Tiago gosta de História, James gosta de Matemática.
• Hérica gosta de Literatura e Sarah gosta de Sociologia somente se Tiago gostar de História.
• Lucimara gosta de Ciências e Artur gosta de Biologia.
• Artur não gosta de Biologia ou James não gosta de Matemática.
pode-se concluir que:
Dadas as afirmativas a respeito do que preceitua a Lei nº 8.112/1990,
I. A posse em cargo público somente ocorrerá se o provimento desse cargo for por nomeação.
II. O prazo máximo para posse em cargo público é de 15 dias contados da publicação do ato de provimento.
III. O servidor empossado tem o prazo de 365 dias da investidura no cargo para apresentar a declaração de bens e valores que constitui seu patrimônio.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Dadas as afirmativas acerca das prerrogativas que regem o serviço público,
I. Toda a atividade desenvolvida pelo Estado que vise ao bem-estar da população caracteriza-se como um serviço público.
II. O serviço público não pode confundir-se com o poder de polícia, pois este não é comodidade, e sim restrição, ainda que exercido na busca do bem-estar coletivo.
III. O trato formal no serviço público refere-se ao fato de que este deve ser prestado sob um regime de direito público, ainda que prestado por um particular.
IV. O Estado é quem promove a prestação do serviço público, direta ou indiretamente. Tal afirmação é um dos requisitos do substrato material no serviço público.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Equipamentos culturais são importantes espaços públicos ou privados que servem para divulgar manifestações, intervenções ou produtos culturais, atuando como locais estratégicos de ações educativas, aproximando o público de sua história e cultura. É correto afirmar que são exemplos de equipamentos culturais em Alagoas:
“É todo processo que envolva criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos”. Essa afirmação refere-se
Dadas as afirmativas sobre conceitos de marketing cultural e ações correlatas,
I. O marketing cultural vem ganhando força no meio empresarial porque apresenta soluções relativamente baratas a três novas exigências do mercado: necessidade de diferenciação das marcas; diversificação do mix de comunicação das empresas para melhor atingir seu público; e necessidade das empresas se posicionarem como socialmente responsáveis.
II. A partir do momento em que uma empresa empreende uma ação de marketing usando como ferramenta a cultura, está fazendo marketing cultural. Nem sempre o patrocínio vem em forma de dinheiro vivo – pode ser uma permuta por passagens áreas, estada ou refeições. Importante é que a ação de marketing deve encaixar-se perfeitamente ao perfil da empresa, ao público alvo e ao objetivo buscado.
III. Inicialmente, as empresas começaram a investir em marketing cultural porque, devido às leis de incentivo, financeiramente era um bom negócio. Depois, elas compreenderam que essas ações de marketing solidificavam a imagem institucional da empresa e davam visibilidade para a marca. Desse modo, o investimento em cultura pode ser visto como uma oportunidade para as empresas participarem do processo de incremento e manutenção dos valores culturais da sociedade e, principalmente, a possibilidade de construir uma imagem forte e bem posicionada para o consumidor, garantindo a curto, médio e longo prazo sua perpetuação.
IV. Apesar de uma determinada empresa patrocinar um projeto cultural, nem sempre ela busca algum tipo de retorno. Por isso, expor o projeto na mídia não é, na verdade, algo importante.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Diante da proposição de um evento e da necessidade de conhecer os custos corretos de cada um dos elementos inseridos no orçamento, o produtor cultural deverá adotar um processo de cálculo de custos, seguindo os seguintes passos:
Dadas as afirmativas a respeito dos conhecimentos gerais sobre cinema,
I. Curta metragem é um filme de pequena duração e que pode ser produzido, inclusive, com a câmera de um celular.
II. Um cineclube pode ser formado por um grupo de amigos, com o objetivo de assistir, discutir e refletir sobre cinema.
III. A ANCINE (Agência Nacional de Cinema) tem, entre outras finalidades, o papel de fiscalizar o mercado audiovisual brasileiro.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Neste início do século XXI, as preocupações e discursos sobre cultura referem-se às questões de identidade, sexo, subjetividade, sujeito e estrutura, transformações sociais, consequências dos impactos da tecnologia, conhecimento e inovação, entre outros aspectos que levam a diferentes análises e concepções. [...] Mas, para entender os estudos atuais sobre o tema, é preciso conhecer o processo e o caminho trilhado até aqui.
MARCHIORI, Marlene. Cultura e comunicação organizacional: um olhar estratégico sobre a organização. 2. ed. São Caetano/SP: Difusão Editora, 2008. p. 63-63.
Sobre a evolução do conceito de cultura, é correto afirmar:
Com base nas teorias de comportamento do consumidor, diversos autores destacam uma série de benefícios de marketing do patrocínio [...] obtidos por patrocinadores corporativos.
ALLEN, Johnny et al. Organização e gestão de eventos. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p. 129.
Levando em consideração o marketing cultural para obtenção de patrocínios para as ações de cultura, é correto
Equipamentos Culturais trabalham com seres humanos, com seus sonhos, desejos, aspirações e, principalmente, com sentimentos e imaginação. Assim, a humanização nas relações existentes em um Espaço Cultural, sejam as relações com o público interno, externo ou virtual, é absolutamente decisiva para o sucesso ou não de uma instituição.
SARTINI, Antônio Carlos de Morais. Mesa “O espaço como experiência: repertório e gestão”. In: Anais do encontro Espaços Culturais – 2º Seminário de Gestão Cultural. Duo Informação e Cultura, Belo Horizonte, 2010. p. 113.
Levando em consideração a necessidade de desenvolver suas ações com base no planejamento estratégico e num permanente processo de monitoramento e avaliação de atividades e da relação com os públicos, é correto afirmar:
Dadas as afirmativas a respeito do que preceitua os regulamentos de incentivo à cultura,
I. A Instituição Normativa MinC nº 5, de 26 de dezembro de 2017, estabelece que as instituições culturais sem fins lucrativos podem apresentar propostas culturais visando ao custeio de atividades provisórias, cujo prazo para execução seja de 12 ou 24 meses, respeitando os planos anuais ou plurianuais estabelecidos pelo MinC.
II. A Instituição Normativa MinC n° 5, de 26 de dezembro de 2017, tornou obrigatória a contratação de contador com o registro no Conselho Regional de Contabilidade para a execução de todos os projetos, podendo ser utilizado o profissional que já atua na entidade.
III. A Lei nº 11.646/2008 estabeleceu o incentivo a obras, produtos, eventos ou outros decorrentes destinados a coleções particulares ou circuitos privados com limitações de acesso.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas
É correto afirmar que o processo de formalização do campo da cultura no Brasil se deu na(s) década(s) de
Na elaboração das peças de divulgação, é importante conhecer o poder das cores, como transmissor de ideias a partir dos elementos que são explorados em uma determinada arte. Assim, é correto afirmar que
Pode-se dizer que a legislação brasileira autoriza pessoas físicas e pessoas jurídicas a patrocinarem projetos culturais aprovados e a terem o direito de realizar dedução no imposto de renda devido, dentro dos percentuais estipulados pela própria lei. É correto afirmar que isso é possível pelo mecanismo do
Entre os anos de 2005 e 2013 foram realizadas três edições da Conferência Nacional de Cultura (CNC), que reuniu os entes públicos e a sociedade civil na discussão de um novo modelo de gestão para o setor. A primeira CNC, além da organização institucional do próprio setor, tinha como um dos seus fortes objetivos a criação de programas públicos referenciais como
O controle de um evento pode abranger desde a simples presença do gerente de eventos no local e acompanhamento do progresso diário junto ao pessoal até a implementação e monitoração de um plano detalhado de responsabilidades, relatórios e orçamentos.
ALLEN, Johnny et al. Organização e gestão de eventos. 3. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008. p. 170.
Para explicar a natureza básica do controle, os autores citam Beninger, identificando suas atividades complementares, a saber:
Dadas as afirmativas acerca do conceito e características da “Indústria Cultural”,
I. O termo designa o fazer cultural e artístico sob a lógica da produção industrial capitalista.
II. O termo “Indústria Cultural” foi desenvolvido pelos intelectuais da Escola de Frankfurt, especialmente Max Horkheimer e Theodor Adorno.
III. A expressão surgiu na década de 1940, no livro Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos, escrito em 1942 e publicado em 1972.
IV. Na Indústria Cultural se fabricam ilusões padronizadas e extraídas do manancial cultural e artístico. Estas se mercantilizam sob o aspecto de produtos culturais voltados para obter lucro.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Com a criação do Sistema Nacional de Cultura (SNC), os municípios que fizerem sua adesão
A partir dos conhecimentos gerais sobre a cultura alagoana, pode-se afirmar que Mario Francisco de Assis, mais conhecido como Mestre Verdelinho (falecido aos 65 anos em 2010), tornou-se referência no cenário cultural alagoano através de sua contribuição
Dadas as afirmativas, segundo a teoria interpretativa da cultura,
I. A cultura é conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e hábitos adquiridos pelo homem enquanto membro da sociedade.
II. O homem está amarrado a teias de significados que ele mesmo teceu, e a cultura são essas teias.
III. Os símbolos, veículos da cultura, são construídos socialmente por um processo contínuo e são dependentes dos contextos.
verifica-se que está(ão) correta(s)
Uma empresa, ao receber um projeto cultural em nível estadual para análise de compra de cota de patrocínio, dá destaque a um projeto que contenha como contrapartida de visibilidade da marca institucional.