SóProvas



Prova ESAF - 2006 - SUSEP - Agente Executivo


ID
1086448
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação às idéias do texto, assinale a opção correta.

As reformas civilizatórias do capitalismo contemporâneo deixaram de acontecer no Brasil. Assim, sem revoluções e sem reformas consideráveis, o padrão distributivo não seria modi? cado. A ausência de democracia consolidada parece ser a grande razão do conservadorismo e da concentração do poder. Dos mais de cinco séculos de existência, o Brasil não tem 50 anos de regime democrático. É claro que não se pode chamar de democracia o que ocorria durante a fase imperial do século XIX e a República Velha (1889 a 1930). Tratava-se de um regime censitário, capaz de disponibilizar o voto tão-somente para a população masculina que tinha posses e renda, que compreendia cerca de 5% da população. Deve ser lembrado ainda que as eleições não eram secretas. Somente a partir da década de 30 é que o Brasil avançou para consolidar o voto secreto e universal, mesmo que deixando de fora a população analfabeta.

Alternativas
Comentários
  • 4 anos seria eleição para presidente.

    Article 17

    The President shall be elected for four years. The Vice-Presidents shall be elected for three years.

    Secretário geral são 5 anos.


ID
1086451
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação ao texto abaixo, assinale a opção incorreta.

Herdeiro de uma experiência extremamente rica, mas esgotada pelo autoritarismo, o socialismo dos nossos tempos já não pode utilizar os referenciais do passado e ainda não tem referenciais estratégicos para encaminhar seu futuro. Está condenado a sobreviver politicamente por meio de projetos e programas de administração “humanizada” do capitalismo global, o que lhe infunde permanentes crises de identidade e traumáticas experiências de poder conforme a maior ou menor solidez ideológica dos partidos que o representam.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    Repare, no contexto, que lhe infunde retoma por coesão anáforica o Socialismo.


ID
1086454
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação ao texto, assinale a opção incorreta.

A concepção moderna de Estado tem raízes no pensamento ético de Kant e de Hegel e o apresenta como uma realização da idéia moral, para o primeiro, ou como a substância ética consciente de si mesma, para o segundo. Para esses pensadores, o Estado seria o apogeu do desenvolvimento moral, substituiria a família, e com o direito produzido, racional, imparcial e justo, substituiria a consciência ética dos indivíduos, que, embora reti? cadora da ação humana, se revelaria, na prática, inviável, por ser incoercível.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: c

    Futuro do Pretérito  - Enuncia um fato que pode ocorrer posteriormente a um determinado fato passado.

     

     


ID
1086457
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação ao texto, assinale a afirmativa incorreta.

Na compreensão marxista de Estado, esse é um mecanismo controlador dos cidadãos comuns, das relações de propriedade, do regime de alternância dos seus poderes políticos. É a concepção ideológica e econômica do Estado que determina a concentração de riqueza material e espiritual nas mãos de poucos e condena a maioria da população à pobreza material e a sobreviver sem escolas, sem instrução que lhes possibilite ascensão social e sem educação que lhes permita sair da dependência da elite dominadora. Esse conceito tem caráter trágico e escatológico, pois prega o fim do Estado como único modo de se construir uma sociedade materialmente justa.

Alternativas
Comentários
  • a) está correta.

    Note que há três expressões que se ligam ao substantivo “controlador” e estão coordenadas. “esse é um mecanismo controlador dos cidadãos comuns, [controlador] das relações de propriedade, [controlador] do regime de alternância dos seus poderes políticos.” . Assim, é fácil perceber que há uma enumeração e as vírgulas ocorrem pelo mesmo motivo.

    Note que o autor optou por não inserir a conjunção “e” no último termo da enumeração.

  • e) está incorreta.

    Segundo o dicionário Michaelis:

    escatológico1
    es.ca.to.ló.gi.co1
    adj (escato1+logo2+ico2) Relativo à escatalogia1.


    escatologia1
    es.ca.to.lo.gi.a1
    sf (escato1+logo2+ia1V coprologia. 2 Literatura obscena. 3 Interesse pelas coisas sórdidas ou obscenas (em literatura, p ex).

  • Não entendi o erro da B, alguém ajuda ?

  • A palavra escatológico deriva de escatologia, que tem dois sentidos principais - interesse por algo obsceno ou a teoria do fim dos tempos (Apocalipse). Acredito que no caso do texto, pelo que entendi, o caráter trágico e escatológico se refere ao caráter de "salvação" ou de "libertação" da sociedade. De qualquer forma, não tem nada a ver com algo "grotesco" ou "ridículo".


    es.ca.to.lo.gi.a1
    sf (escato1+logo2+ia1) V coprologia. 2 Literatura obscena. 3 Interesse pelas coisas sórdidas ou obscenas (em literatura, p ex).


    es.ca.to.lo.gi.a2
    sf (escato2+logo2+ia1) 1 Ciência ou teoria do destino ou propósito últimos da humanidade e do mundo. Teol Doutrina do destino último do homem (morte, ressurreição, juízo final) e do mundo (estado futuro). 3 Tratado de escatologia.

  • Gabarito: e

     

    Sobre a alternativa b: 

     

    Quando se diz que certo termo deve concordar com outro, tem-se em vista a forma gramatical deste termo de referência. 

    No entanto, há condições em que se desprezam os critérios gramaticais e, atendendo apenas a ideia subentendida, se faz a concordância com aquilo que está escrito. Em outras palavras, deixa-se de fazer a concordância de uma palavra diretamente com a outra, para fazer-se com a ideia que esta sugere. Essa é a situação proposta na alternativa em comento.

    Os Gramáticos dão o nome de "sínese" a essa concordância; porém ela é conhecida por "concordância ideológicairregularou figurada (silepse)".


ID
1086460
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A crise da esquerda mundial, consubstanciada(1) sobretudo como a crise do “socialismo real" e, em menor intensidade, do modelo social-democrata de gestão “humanizada" do mercado, encontra-se ainda em pleno desdobramento. É uma crise profunda, de largo espectro(2) histórico, que se confunde plenamente com a crise de civilização, resultante, entre outras causas, do auge da hegemonia(3) do sistema capitalista de produção e da conseqüente exacerbação(4) de todas as suas contradições. A crise da esquerda mundial, que é também a crise do ideário e da experiência socialista no mundo, torna-se duradoura, sobretudo se estivermos a medí-la(5) com a escala individual de nossas vidas.

 Assinale a opção que corresponde a erro de grafia ou de desobediência às regras da norma escrita padrão.

Alternativas
Comentários
  • Mas esse agudo em MEDÍ-LA na prova saiu beeeeeeeeeeeeeeeeeeem ruim, dificultando a identificacao.

  • Gab: E

     

    Acentuam-se as oxítonas terminadas em: A(s), E(s), O(s), Em(ens).

     

    Logo, não se acentuam as oxítonas terminadas em "i".


ID
1086463
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos abaixo são partes seqüenciais de um texto. Assinale a opção em que há erro gramatical

Alternativas
Comentários
  • Mas se eles ficaram menos loquazes, foi porque a sociedade, aparentemente, não precisava mais deles.

    Gabarito D.

  • Pessoal

    Na letra C)

    "em grande parte" essa expressao seria o que " adjunto adnominal ?

  • d) errada. Acredito que o erro esteja em ñ utilizar vírgula depois da conjunção adversativa (entretanto, mas) separando da condição trazida pela or.sub.adv. condicional: Mas, se eles ficaram menos loquazes, foi porque a sociedade, aparentemente, não precisava mais deles.


ID
1086466
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção gramaticalmente correta.

Alternativas
Comentários
  • C) À frenética mobilidade dos capitais, à financeirização e transnacionalização das economias, à segmentação e expansão da oferta de produtos correspondem, no interior das nações, (erro é a preposição ''a'')uma maior diferenciação social e uma forte fragmentação.( sujeito, e não complemento)

    Fonte: http://www.lainsignia.org/2005/noviembre/ibe_010.htm
  • a) ERRADO. Erro de concordância em "...centros claramente reconhecido." Deveria ser: RECONHECIDOS.B) ERRADO. Erro no uso de sinal indicativo de crase em " à frenética....à financeirização.....à segmentação." Nenhuma delas deveria ter crase.

    C)CORRETA.

    D)ERRADO. Uso de vírgulas incorreto após "ficaram" em "Em decorrência, as diferentes mediações políticas e sociais ficaram, comprometidas, complicando...

    E) ERRADO. Erro de concordância em "...mais “invisíveis”, difícil de serem reconhecidos, evitados...". O Coreto seria "difíceis de serem reconhecidos.".


ID
1086469
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção que apresenta erro de natureza morfossintática

Alternativas
Comentários
  • A dimensão espetacular da vida, a despersonalização das relações sociais e a invasão do mercado por todos os espaços cria uma ainda que maior confusão entre o interesse público e o privado.

    Gabarito D.

  • Há três núcleos – “dimensão”, “despersonalização” e “invasão” – , caracterizando um caso de sujeito composto. Quando esse sujeito estiver anteposto ao verbo, este deve ser flexionado obrigatoriamente no plural. Portanto, o verbo “criar” deve apresentar-se sob a forma “criam”: “A dimensão espetacular da vida, a despersonalização das relações sociais e a invasão do mercado por todos os espaços criam uma ...”. Letra D.


ID
1086472
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

O debate atual sobre a trajetória da economia brasileira ___1___marcado por uma interpretação dominante, que sugere que a retomada do crescimento em patamares mais elevados, a partir do último trimestre de 2005, ___2___ decorrência inevitável de se ter assegurado a estabilidade da in?ação e da dívida pública, ___3___ melhoria das contas externas. Esse quadro de estabilidade renovada e redução da vulnerabilidade externa permitiria o relaxamento da política monetária, ___4___ dinamização da demanda. Ao mesmo tempo, as reformas microeconômicas incentivariam a ampliação da oferta, completando o quadro de estímulo ao crescimento. é foi simultâneo com a permitindo à

Alternativas
Comentários
  • Olá amigos do QC,

    1 O debate atual sobre a trajetória da economia brasileira está

     

    2 ... a partir do último trimestre de 2005, seria

     

    3 simultâneamente a que?         simultâneamente à    exige preposição, logo craseada.

     

    4 dando ensejo a que?            dando ensejo à    exige preposição, logo craseada.

     

    Grande abraço, bons estudos e Deus é bom.


ID
1086475
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

O governo Juscelino Kubitschek de Oliveira (1956-61) __1__mudado a ?sionomia do Brasil. A acumulação industrial do Programa de Metas prosseguiu liderada pela industrialização pesada, __2__concentração crescente no espaço paulista, o que provocou vários con? itos entre as burguesias cafeeira e industrial __3__da política de câmbio múltiplo, que prejudicava a primeira e bene?ciava a segunda. O Rio de Janeiro, por sua vez, continuou __4__ centro intelectual do projeto nacional-desenvolvimentista. Os efeitos multiplicadores do Programa de Metas na economia brasileira foram imensos (Jaguaribe, 2003). A atuação dos Grupos de Executivos e do BNDE, as encomendas da Petrobrás à indústria naval e ao setor de bens de capital, a siderurgia, a mineração e a metalurgia em Minas Gerais, os desdobramentos regionais dos projetos da Vale do Rio Doce, a construção de estradas foram centrais ___5___classe industrial brasileira

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a

     

    É importante observar não a linha, mas coluna que traz encaixe único da informação do texto.

  • Mas no "APÓIO"?


ID
1086478
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

Consoante a compreensão moderna, o Estado é apresentado como uma criação da razão humana e, __1__, se nos apresenta como um ente ético superior __2__ função é distribuir a justiça entre os cidadãos e consolidar uma instância terrena de ordem e de paz. O Estado __3__ um bem, uma necessidade, e __4__ acima dos con?itos e dos interesses individuais. __5__, o Direito egislado pelo Estado seria racional, genérico, impessoal e eticamente comprometido com o ?m da justiça. Tal é a visão moderna e racionalista do Estado.

Alternativas
Comentários
  • Não consigo encontrar justificativa para a 1,3,4 e 5, não sei como justificar. Já para a 2, vejo que a relação indica posse, o termo seguinte é um substantivo ("um ente superior", pois "a função" é de algo) indica posse, como "distribuir não rege preposição (distribui algo para alguém), então cabe o cujo. OBS: o "a qual" não rege preposição, mas não indica posse. Já a 5 pode--se matar com a correlação verbal. 
  • Gabarito: a

     

    Uma boa dica: observar não a linha, mas a coluna que traz encaixe único da informação do texto.


ID
1086481
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto.

Todo o Brasil está sendo testemunha de um clamor generalizado __1__“silêncio dos intelectuais", título de um ciclo de conferências realizadas em várias cidades do Brasil. Evidentemente há uma boa dose de oportunismo em algumas dessas cobranças, feitas por pessoas mais interessadas __2__ atacar o governo que em implantar o reino da moralidade pública, __3__ as críticas contêm no avesso algo de positivo: um reconhecimento da importância do intelectual e mesmo uma indicação implícita dos rumos __4__ deveriam ser seguidos __5__ sua função se tornasse mais e? caz.

Alternativas

ID
1086484
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que corresponde a erro gramatical.

A literatura política moderna de? ne o Estado como um conjunto de indivíduos que têm(1) a mesma origem étnica(2), cultural e histórica (povo) e que se estabeleceu em um determinado espaço físico (território) no qual(3) elegeu um governo civil soberano. Nessa de?nição teórica está conjugado(4) os principais elementos da sociedade política organizada denominada de Estado: o povo, o território e o governo soberano. Soberania signi?ca a capacidade que tem o Estado de editar a lei e impor ao povo o seu cumprimento (soberania interna) e ainda fazer-se(5) respeitar no concerto externo das comunidades internacionais (soberania externa)

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra D


    correção: está conjugada - (está concordando com "..Nessa definição teórica..")

ID
1086487
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos abaixo compõem seqüencialmente um texto. Assinale a opção em que há erro morfossintático

Alternativas
Comentários
  • Resposta: letra B

    erro: ..."se identificassem.."

    correção: se identificam.

ID
1086490
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção em que a justi? cativa para o emprego da vírgula correspondente está incorreta.

A Justiça é,(1) antes de tudo,(1) uma preocupação antropológica e ?losó?ca do homem. Resulta da consciência de sua dignidade e da dimensão ontológica do ser humano. Por sua dimensão ética,(2) o homem tem a noção do bem e do mal,(3) da verdade e do erro. É livre, tem livre arbítrio,(4) pois sabe quando está agindo com correção ou com erro. A Justiça nasce, subjetivamente, da verdade humana mais intrínseca,(5) de seu sentimento e de sua re?exão sobre o bem e sobre a verdade na sua relação com os outros homens.

Alternativas
Comentários
  • Por sua dimensão ética,(2) o homem tem a noção do bem e do mal,(3) da verdade e do erro.

    b) 2 - Isola oração subordinada adjetiva restritiva ante-posta à principal. Errada, pois as orações subordinadas adjetivas vêm introduzida por um pronome relativo, quais sejam: o que (substituível por o qual e seus derivados), cujo e derivados, onde (sentido de "em que", "no qual", "a qual" etc.

  • Errei porque nao li o comando da questão :(  É FODA OH.. Por isso eu vou aprendendo com os Erros, cautela é antes de tudo, uma arte!  

  • A restritiva NAO tem virgula!

  • reStritiva = Sem vírgula

     

    exemplifiCativa = Com vírgula

  • R: a) certa. Termo intercalado de ordem explicativa e de realce. b) errada. Não seria restritiva pois inicia com vírgula, mas de qquer forma para existir uma oração subordinada adjetiva teríamos que ter uma oração principal e percebemos que este período ñ é regido por subordinação, mas por período absoluto. c) certa. A enumeração de termos em contraste: bem x mal, verdade x erro. d) certa. Conjunção coordenativa explicativa estabelecida pelos articuladores pois (antes do verbo), porque, que, porquanto. e) certa. Substantivos abstratos: verdade, sentimento e reflexão. Letra B.


ID
1086493
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos abaixo constituem um texto. Assinale a opção em que o emprego dos sinais de pontuação está correto.

Alternativas

ID
1086496
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Os trechos abaixo compõem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os nos parênteses e assinale a opção correta.

( ) Em todos esses casos, os intelectuais falaram. Nos anos 50, eles foram a voz de uma nação ainda mergulhada nas névoas da consciência ingênua; nos anos 60, a de uma classe social que ainda não podia falar por si mesma; e nos anos 70, a de uma sociedade amordaçada.

( ) Ele não faltou também nos anos 60, quando os intelectuais, de modo geral, se tornaram marxistas e, pelo menos na variante gramsciana do marxismo, se percebiam como a consciência política do proletariado, como seus “intelectuais orgânicos”.


( ) Reconhecimento foi o que não faltou aos intelectuais nos anos 50, quando esses se viam e eram vistos como articuladores teóricos de um grande projeto nacional-desenvolvimentista, e sentiam-se investidos da missão histórica de ajudar a nação a passar do estágio da “consciência ingênua” para o da “consciência crítica”

( ) Não faltou reconhecimento, en?m, nos anos 70, quando os intelectuais passaram a representar a democracia, que entrara em eclipse com o advento do regime militar.

Alternativas

ID
1086499
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos de arquitetura de computadores.

I. Nos computadores mais modernos, a transferência de informações entre o disco rígido e a memória RAM é controlada pelo processador, fazendo com que o sistema fique mais rápido.

II. O BIOS (Basic Input Output System - Sistema Básico de Entrada e Saída) define, para o processador, como operar com os dispositivos básicos, como o vídeo em modo texto, o disco rígido e a unidade de disquete. Este programa fica gravado na memória RAM do computador.

III. USB (Universal Serial Bus) é um tipo de conexão que permite conectar de forma prática e rápida, sem a necessidade de desligar o computador, diversos tipos de periféricos, como impressoras, mouse, câmera e modem.

IV. A Memória USB Flash Drive, conhecida em alguns casos como de Pen Drive, é um dispositivo de armazenamento constituído por uma memória flash e um adaptador USB para interface com o computador. A capacidade de armazenamento destes dispositivos já ultrapassa 1 GByte.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E.

    No passado, o processador controlava a transferência de informações entre o disco rígido e a memória RAM. Como o disco rígido é mais lento que a memória RAM, isso deixava o sistema lento, já que o processador ficava ocupado até que todas as informações fossem transferidas do disco rígido para a memória RAM. Esse método é chamado PIO (Programmed Input/Output - Entrada/Saída Programada). Hoje em dia a transferência de informações entre o disco rígido e a memória RAM é feita sem o uso do processador, tornando, assim, o sistema mais rápido. Esse método é chamado bus mastering ou DMA (Direct Memory Access - Acesso Direto à Memória). Item I ERRADO.  (http://www.clubedohardware.com.br/artigos/processadores/como-os-processadores-funcionam-r34578/).

    A palavra BIOS é um acrônimo para Basic Input/Output System ou Sistema Básico de Entrada e Saída. Trata-se de um mecanismo responsável por algumas atividades consideradas corriqueiras em um computador, mas que são de suma importância para o correto funcionamento de uma máquina. Se a BIOS para de funcionar, o PC também para. Ao iniciar o PC, a BIOS faz uma varredura para detectar e identificar todos os componentes de hardware conectados à máquina. Só depois de todo esse processo de identificação é que a BIOS passa o controle para o sistema operacional e o boot acontece de verdade. Item II ERRADO. (https://www.tecmundo.com.br/o-que-e/244-o-que-e-bios-.htm)

     

    Bons estudos galera!

  • A Bios fica na memória  ROM, e não na RAM, como dito na II

  • Mesmo que não saiba o que é o BIOS e suas funcionalidades basta focar no essencial

     

    MEMORIA RAM – VOLÁTIL

     

    Apenas para complementar

     

     

    USB

     

    Capacidade de armazenamento já criadas que chega a TB ( terabytes) outra coisa interessante são as velocidades do padrão USB:

    USB 1: 12 Mbps

    USB 2.0: 480 Mbps

    USB 3.0: 5 Gb/s

    USB 3.1: 10 Gb/s

    USB 3.2: 20 Gb/s

    USB4: 40 Gb/s

    https://canaltech.com.br/hardware/quais-sao-as-diferencas-entre-o-usb-11-20-e-30-639/

     

     

     

    Para entender um pouco mais sobre o funcionamento de leitura e gravação de dispositivos de armazenamento.

    https://youtu.be/1p7q1xIaAQw

     

  • I-(ERRADA) É o barramento que transfere as informações entre os diferentes componentes de um computador e não o processador

    II-(ERRADA) BIOS é o primeiro programa a funcionar em um computador e está gravado num chip de memória ROM

    III- (CERTA)

    IV- (CERTA)


ID
1086508
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as seguintes informações relacionadas ao navegador Internet Explorer.

I. Quando uma página da Web torna-se disponível off-line no Internet Explorer, pode-se ler o seu conteúdo mesmo que o computador não esteja conectado à Internet.

II. O Supervisor de conteúdo permite configurar uma lista de sites da Web que nunca podem ser visualizados por outras pessoas, independentemente da classificação do conteúdo dos sites.

III. Se um endereço da Web não funcionar, o Internet Explorer em sua configuração padrão, procura automaticamente endereços da Web semelhantes. Esta definição padrão pode ser alterada, de forma que o Internet Explorer pergunte antes de efetuar a procura.

IV. Os recursos de segurança permitem proteger as informações pessoais de identificação, ajudando o usuário a compreender como os sites da Web exibidos podem estar usando essas informações e permitindo especificar configurações de privacidade que determinam se deseja ou não aceitar que os sites da Web salvem cookies no computador.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    O item III está errado, porque se o endereço não funcionar, o erro poderá ser no servidor (classe 4xx, como 404 página não encontrada), e o cliente (nós), pouco ou nada poderíamos fazer a respeito.

    O item IV está errado, porque apesar de garantir a proteção, além de não auxiliar o usuário na compreensão do monitoramento que poderá sofrer, o local correto seria a guia Privacidade, não Segurança.

  • CUIDADO. No Internet Explorer 9 e 10 o Supervisor de Conteúdo mudou de nome. Agora é um recurso integrado com o Windows 7 que se chama Controle dos Pais. Acessado no I.E no Menu FERRAMENTAS -> Opções da Internet -> Aba CONTEÚDO. Ao se clicar em “Proteção para a família” a janela de Controle dos Pais do sistema operacional Windows 7 é aberta.

    Você pode usar os Controles dos Pais para ajudar a gerenciar o modo como as crianças usam o computador. Por exemplo, você pode definir limites para a quantidade de horas que seus filhos podem usar o computador, os tipos de jogos que podem jogar e os programas que podem executar.

    Quando os Controles dos Pais bloqueiam o acesso a um jogo ou programa, uma notificação é exibida informando que o programa foi bloqueado. Seu filho pode clicar em um link na notificação para solicitar permissão de acesso a esse jogo ou a esse programa. Você pode permitir o acesso inserindo informações da conta.

    Para configurar os Controles dos Pais para o seu filho, será necessário ter sua própria conta de administrador. Antes de iniciar, verifique se a criança para a qual você deseja configurar os Controles dos Pais possui uma conta de usuário padrão.

    CUIDADO: Os Controles dos Pais podem ser aplicados somente a contas de usuário padrão.



ID
1086511
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas ao Microsoft Word 2000.

I. O MS Word 2000 pode ser configurado para salvar automaticamente uma cópia de backup toda vez que salva um documento. A cópia de backup fornece uma cópia salva anteriormente, de modo que se tenham as informações salvas atualmente no documento original e as informações salvas antes dessas na cópia de backup.

II. Em uma tabela do MS Word 2000 pode-se combinar duas ou mais células na mesma linha ou coluna em uma única célula. Por exemplo, é possível mesclar várias células horizontalmente para criar um título de tabela que ocupe várias colunas. Isso é feito com o recurso “AutoFormatação de tabela", do menu “Tabela".

III. A inclusão de números de página em um documento com várias páginas pode ser muito importante. O MS Word 2000 permite a adição de números de página em qualquer posição da página, desde o cabeçalho até o rodapé.

IV. Quando uma página é preenchida com texto ou elementos gráficos, o Microsoft Word insere uma quebra de página automática e inicia uma nova página. Para forçar uma quebra de página em um local específico, você poderá inseri-la manualmente por meio do menu “Inserir".

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • I. O MS Word 2000 pode ser configurado para salvar automaticamente uma cópia de backup toda vez que salva um documento. A cópia debackup fornece uma cópia salva anteriormente, de modo que se tenham as informações salvas atualmente no documento original e as informações salvas antes dessas na cópia de backup. [Correto];

    II. Em uma tabela do MS Word 2000 pode-se combinar duas ou mais células na mesma linha ou coluna em uma única célula. Por exemplo, é possível mesclar várias células horizontalmente para criar um título de tabela que ocupe várias colunas. Isso é feito com o recurso “AutoFormatação de tabela", do menu “Tabela".[Errado];  corrigindo: Ferramentas de Tabela > Layout > Exibir Linhas de Grade,  Mesclar Células, (detalhe no word2013); 

    III. A inclusão de números de página em um documento com várias páginas pode ser muito importante. O MS Word 2000 permite a adição de números de página em qualquer posição da página, desde o cabeçalho até o rodapé. [Errado]; (Pelo que entendi do item, os números de páginas seguem um padrão, não são adicionados de forma alternada).

    IV. Quando uma página é preenchida com texto ou elementos gráficos, o Microsoft Word insere uma quebra de página automática e inicia uma nova página. Para forçar uma quebra de página em um local específico, você poderá inseri-la manualmente por meio do menu “Inserir". [Correto]

    [Gab. C]
    Bons estudos!
  • Um detalhe é que no Word 2010, na guia inserir ==> número de páginas ==> posição atual; é possivél inserir o número de página em qualquer lugar da página, sendo assim, se a questão fosse referente a uma versão mais atual do word, a alternativa C poderia ser verdadeira.


ID
1086514
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

As ferramentas do Painel de controle do Windows são utilizadas para personalizar o computador. Este é o local indicado para instalar novo hardware, adicionar e remover programas, alterar a aparência da tela, entre diversos outros recursos. Em relação aos recursos e ferramentas do painel de controle do Windows XP é incorreto a? rmar que:

Alternativas
Comentários
  • A alternativa b está incorreta pois

    Adicionar e remover progarmas é uma função exclusiva do administrador.

  • Por meio da ferramenta “Impressoras e aparelhos de fax” é possível instalar uma nova impressora e seus drivers, assim como o recurso “Adicionar ou remover programas” permite a instalação e a remoção de programas, independentemente do tipo de conta do usuário. [ERRADO]

    [Gab. B]

    bons estudos

  •   A questão b erra ao afirmar independentemente do tipo de conta do usuário, adicionar e remover progarmas é uma função exclusiva do administrador !


ID
1086520
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as seguintes a?rmações relacionadas ao Microsoft Outlook 2000.

I. Uma mensagem de e-mail pode ser enviada a um destinatário (campo Para...) com cópia para outro endereços de e-mail (campo Cc...). Entretanto, esse endereços de e-mail serão visíveis por todos qu receberem a mensagem. Isso pode ser evitado se fo utilizado o campo Cco... em vez do campo Cc...

II. É muito comum enviar arquivos anexados a um mensagem de e-mail. Os arquivos anexados podem ser imagens, sons, textos e até mesmo um conjunto de e-mails recebidos.

III. Ao criar uma mensagem de e-mail, você pode de?nir a prioridade da mensagem. Assim, será exibido um ícone na lista de mensagens do destinatário indicando que a mensagem está classi? cada como normal, pessoal, particular ou con? dencial.

IV. Quando você responde a uma mensagem que possui um arquivo anexado ou a encaminha para outro endereço de e-mail, o arquivo anexado acompanhará a mensagem, a menos que você especi?que o contrário.

Indique a opção que contenha todas as a?rmações verdadeiras.

Alternativas
Comentários
  • III. As prioridades da mensagem são alta e baixa.  

    IV. Ao responder um e-mail, o anexo original não vai automaticamente junto; isso só ocorre ao encaminhar ou a menos que se especifique o contrário.  


    Gabarito: A.
  • Ei perai, como assim enviar emails anexados? Não existe isso. a II está incorreta

  • Anexar um conjunto de emails recebidos...?! sabe aquele histórico dos emails que você está trocando com UMA determinada pessoa sobre um assunto? Tipo, a pessoa te manda um email, você abre pra ler, ok. Aí clica em responder ao invés de criar um novo... feito isso, vc será redirecionado à outra janela que tbm constará essa mesma mensagem recebida abaixo da linha de separação. (Acima da linha está o espaço destinado para vc digitar a sua mensagem) Quem recebeu vai ver as duas. E verá todas as outras se assim for respondido... feito um histórico que serve até para acompanhar o que a pessoa disse no decorrer dos dias, por exemplo, entendeu?.. Aí sim ficarão anexadas as mensagens recebidas. kkk... Mas, REPITO, se toda vez em que vc for dar uma resposta vc resolver optar por criar um novo email, já não mais constará esse tal desse 'conjunto de emails recebidos', como diz a Esaf. kkkk... (vc quebrou a corrente, kkk) Vc precisa clicar em RESPONDER toda vez que for responder a pessoa,.. assim você não vai ter que ficar saindo de um email e entrando em outro para lemnbrar o que foi dito. hehehe...


ID
1086523
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Quando você seleciona uma mensagem da “Caixa de entrada” do MS Outlook 2000, em sua con?guração padrão, e clica no botão “Excluir”, ela será

Alternativas
Comentários
  • enviada para a pasta “Itens excluídos"


ID
1086526
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Os Mestres de apresentação do Microsoft Powerpoint 2000 são recursos muito úteis para controlar a aparência de aspectos que padronizam a estrutura da apresentação. Em relação a esses recursos é correto a?rmar que:

Alternativas
Comentários
  • Letra A. Um slide mestre é um padrão que será seguido pelos slides criados a partir dele. Qualquer alteração refletirá em todos de uma única vez.


ID
1086529
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O Microsoft Excel 2000 possui uma grande variedade de funções divididas em diversas categorias, como por exemplo, ? nanceira, matemática e estatística. Em relação a estas funções é incorreto a?rmar que a função

Alternativas
Comentários
  • Letra B. MÉDIA é para média aritmética simples. Média ponderada inclui o produto dos pesos (dos números).

  • MÉDIA: Retorna a média (média aritmética) dos argumentos. Por exemplo, se o intervalo A1:A20 contiver números, a fórmula =MÉDIA(A1:A20) retornará a média desses números.

  • A Média Aritmética de um conjunto de dados é obtida somando todos os valores e dividindo o valor encontrado pelo número de dados desse conjunto.

    A média aritmética ponderada é calculada multiplicando cada valor do conjunto de dados pelo seu peso.

    Depois, encontra-se a soma desses valores que será dividida pela soma dos pesos.

  • A Média Aritmética de um conjunto de dados é obtida somando todos os valores e dividindo o valor encontrado pelo número de dados desse conjunto.

    A média aritmética ponderada é calculada multiplicando cada valor do conjunto de dados pelo seu peso.

    Depois, encontra-se a soma desses valores que será dividida pela soma dos pesos.


ID
1086532
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Analise as seguintes afirmações relacionadas aos recursos de manipulação de dados no Microsoft Excel 2000.

I. Filtrar é uma maneira rápida e fácil de localizar e trabalhar com um subconjunto de dados em um intervalo. Um intervalo filtrado exibe somente as linhas que atendem aos critérios especificados para uma coluna.

II. Classificar é uma maneira prática de colocar os dados de uma coluna em ordem crescente ou decrescente. Mesmo que outras colunas estejam selecionadas, este recurso não interfere na ordem dos dados destas colunas.

III. Um formulário de dados é um método prático para a inserção ou exibição de uma linha completa de informações em um intervalo ou lista, sem a necessidade de rolagem horizontal.

IV. O Filtro avançado permite consolidar os dados com referências 3D em fórmulas, por posição ou por categoria.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

Alternativas

ID
1086535
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Indique quantos são os subconjuntos do conjunto {1,2,3,4}.

Alternativas
Comentários
  • 2 ^ 4 = 16 subconjuntos

  • Quatro elementos multiplicado por quatro possibilidades de agrupamento: 4*4 = 16 subconjuntos

  • Resposta: 16 (letra E)

    No caso do conjunto A={1,2,3,4}, os subconjuntos são todos aqueles conjuntos em que seus elementos pertencem a A.

    Os subconjuntos de A, nesse caso, podem possuir 4 elementos, 3 elementos, 2 elementos, 1 elemento ou nenhum elemento (conjunto vazio).

    Assim, o número de subconjuntos de {1,2,3,4} é:

    N = C4,0 + C4,1 + C4,2 + C4,3 + C4,4

    N = 1 + 4 + 6 + 4 + 1 = 16 possibilidades.

    Poderia ser resolvido também usando a propriedade:

    Somatorio Cn,r = Cn,0 + Cn,1 + Cn,2 + .... + Cn,r = 2 elevado a n

    neste caso 2 elevado a 4 = 16

    Nota: informação retirada do curso de Estatística - Prof. Fabio Amorim (Exponencial Concurso).

  • O Calculo dos subconjuntos é feito com o numero 2 elevado a n. (n é numero de elementos do conjunto)

     

    Como o conjunto apresentado na questão é composto por 4 elementos, basta fazer 2^4 oq vai ser = a 16.

     

    Os elementos de 1 conjunto serão sempre subconjuntos dele mesmo.

  • GABARITO: E

     

     

    Cálculo dos subconjuntos:

    2^n | n= elementos do conjunto

    2^4=16.

    ______________________________

    Que os deuses gregos e nórdicos e cristão te abençõe Daniela RFB☕

  • A mesma fórmula para se montar a tabela verdade.

  • Em caso de conjuntos com vários elementos, pode se usado a fórmula. 2^ nº de elementos.

    Ex.: A = {1,4,6}

    Total de subconjuntos = 2x2x2 = 8


ID
1086538
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Dados o conjunto A={2,4,6,8,10} e o conjunto B={x | x∈Z, 0 < x <10}, onde Z é o conjunto dos números inteiros, obtenha o conjunto C=A∩B.

Alternativas
Comentários
  • Intereseção é igual a C

    Notem que o intervalo é aberto ( "bolinhas abertas")

    A = { 2,4,6,8,10}

    B = {1,2,3,4,5,6,7,8,9}


    Gab b)

  • Conjunto  A={2,4,6,8,10} 

    Conjunto B= "x" tal que "x" pertence aos inteiros, e "x" é maior que zero e menor que dez, portanto, conjunto B={1,2,3,4,5,6,7,8,9}

    Obtenha a interseção do conjunto A com o conjunto B, que nada mais são do que os elementos que estão em A e também em B.

    Fazendo isso achamos o Conjunto C={2,4,6,8}

    a) C=A      ERRADO. Os números 2,4,6 e 8 estão tanto em A quanto em C, porém o Conjunto A possui o número 10 que o Conjunto C não possui.

    b) C={2,4,6,8}    CERTO. Foi exatamente o resultado que encontramos.

    c) C= "x" tal que "x" pertence aos inteiros e "x" é menor ou igual a dez, ou seja, "x" poderia ser:  ....-2,-1,0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,10. E o que encontramos foi apenas 2,4,6 e 8. Portanto, alternativa ERRADA.

    d) C={1,2,3,4,5,6,7,8,9,10}   ERRADO. O que encontramos foi apenas {2,4,6,8}

    e) C= conjunto vazio   ERRADO. {2,4,6,8} não é um conjunto vazio, pois possui quatro elementos.

  • Dados o conjunto A={2,4,6,8,10} e o conjunto B={x | x∈Z, 0 < x <10}

     

    O que a questão está pedindo ? Que você saiba ler a linguagem matemática, primeiramente! A={2,4,6,8,10} e B={x | x∈Z, 0 < x obtenha o conjunto C=A∩B      = Traduzindo : O conjunto A representa os números 2,4,6,8,10 ,são numeros naturais, e o B a alternativa pede um número x e diz : X tal que  X pertence aos números inteiros :Ou seja, pode ser (,-7-6,-5-4,-3,-2,-1,0,1,2,3,4,5,6,7...) e que x é maior que 0, ou seja x não pode ser um número inteiro, porque ele é maior que 0, então é maior que o número inteiro -1, -2 , -3 ... então a incógnita está entre 1 e 10, E a alternativa diz : X é menor que 10. A questão pede para obter o conjunto C = A∩B Ou seja = Intercecção entre A e B ,portanto é bom saber que os números inteiros (desde o infinito até -1, até o  0, e até o infinito positivo ) tem um conjunto que é seu subconjunto e que está contido em ti, que são os números naturais , do 0 ao infinito positivo. 0,1,2,3,4,5,6... Recapitulando , a questão pede a intersecção dos dois números, e apresenta toda a transparência em linguagem matemática, a única alternativa correta é a  

    C={2,4,6,8}

    B)

     

     

    Espero ter ajudado, abraços.

     


ID
1086541
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Indique qual dos números abaixo é um número irracional.

Alternativas
Comentários
  • PI = Número infinito não periódico.

    Todo nº que não pode ser escrito na forma p/q é um número irracional

    a) 0/0

    b)1/2

    c)3/9 ( geratriz)

    d) 1/3


    Gabarito e


ID
1086544
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Indique qual o número racional geratriz da dízima periódica 7,233...

Alternativas
Comentários
  • G = 723- 72 / 90   =651/90


    Gab e

  • regra para transformar uma dízima periódica em fração:

    1º escrever o número na ordem sem vírgula e sem repetir (723)

    2º subtrair o que não se repete (723 - 72)

    3º para cada número periódico (no caso 3) coloque "um" 9 e para cada intruso (no caso 2) coloque "um" zero

    723 - 72 / 90 = 651/90


  • 7,233 = 7,23

    723- 72/90= 651/90

  • Primeiro vamos encontrar a fração que deu origem a essa dízima:

    0,33....=x

    3,33...=10x

    3,33...-0,33=10x-x

    3,000=9x

    x=3/9 #

    Como o exercício pede 7,233... que é a mesma coisa que "72,33..." logo:

    72 + 0,33 = 72 + 3/9 = 651/9

  • Primeiro vamos encontrar a fração que deu origem a essa dízima:

    0,33....=x

    3,33...=10x

    3,33...-0,33=10x-x

    3,000=9x

    x=3/9 #

    Como o exercício pede 7,233... que é a mesma coisa que "72,33..." logo:

    72 + 0,33 = 72 + 3/9 = 651/9

  • 7,233... = (723 - 72)/90 = 651/90

    gab. E

  • 7,233..

    Parte inteira = 7

    Parte não periódica = 2

    Período = 3

    Calculamos a fração geratriz da dízima fazendo:

    NUMERADOR = 723 -72 = 651

    DENOMINADOR = 90

    Logo a fração Geratriz será = 651/90


ID
1086547
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Calcule: (20 22 )3/2

Alternativas
Comentários
  •  =  ( 1.4) ^3/2  =   raiz quadrada de 64 = 8

    Gab d)

  • Gabarito Letra D

    apenas para facilitar o entendimento do cálculo:
    = (2^0 x 2² )^3/2
    = (1 x 4)^3/2
    = (4)^3/2
    = ³(²√4)
    = (²√4) x (²√4) x (²√4)
    = 2 x 2 x 2
    = 8 gabarito

    bons estudos

  • (2^0 . 2^2)^3/2 =

    (1 . 4)^3/2 =

    4^3/2 =

    ²√4^3 = 

    ²√64 =

    ²√8^2 = 

    8


ID
1086550
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Obtenha o mínimo múltiplo comum entre 6, 10 e 15.

Alternativas
Comentários
  • 6 , 10 ,15  2

    3   5    15   3

    1   5    5      5

    1   1    1   

    MMC = 2X3X5 = 30


ID
1086553
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Três capitais nos valores de 250, 350 e 400 unidades monetárias são aplicados às taxas de juros simples mensais de 4%, 3% e 2%, respectivamente, durante o mesmo prazo. Obtenha a média aritmética ponderada das taxas de juros mensais de aplicação destes capitais usando os valores dos capitais aplicados como pesos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    A questão pede a média aritmética ponderada das taxas de juros mensais, logo:

    (250x4)+(350x3)+(400x2)
          250+350+400

    = 2850/1000
    = 2,85% gabarito

    bons estudos


ID
1086556
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O imposto retido na fonte em um mês de 2005 sobre o rendimento do trabalho de um contribuinte foi de R$ 125,40. Considerando que a alíquota de cálculo do imposto era de 15% e a parcela a deduzir do cálculo do imposto era de R$ 174,60, obtenha a equação do primeiro grau cuja incógnita Y representa o valor do rendimento do trabalho do contribuinte que foi tributado naquele mês.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    Essa daqui é mais interpretação de texto do que matemática, mas vamos lá...
    1) incógnita Y representa o valor do rendimento do trabalho do contribuinte = y
    2) alíquota de cálculo do imposto era de 15% = 0,15, como a alíquota irá incidir no "rendimento do trabalho", então ficará assim: 0,15y
    3) deduzir do cálculo do imposto = -174,60, atenção a palavra "deduzir" pois ela fará com que este valor seja negativo
    4) O imposto retido na fonte em um mês de 2005 = total de 125,40

    com isso ja da para montar a equação:
    0,15y - 174,60 = 125,40

    bons estudos


ID
1086559
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um indivíduo tinha uma dívida de R$ 1.200,00 três meses atrás. Considerando que o valor dessa dívida hoje é R$ 1.440,00, calcule a porcentagem de aumento da dívida no período.

Alternativas
Comentários
  •  Fator de 1,2 = 20% de aumento                          

    ________________________

    144 / 120 =12


    Gab c)

  • Gabarito Letra C

    outra forma de resolução:
    Quanto aumentou?
    1440-1200 = 240

    quanto isso representa?
    240/1200 = 0,2 (x100%) = 20% gabarito

    bons estudos

  • gabarito C

    usei regra de tres
    1200------100%
    1440------ x
    1200x=14400
    x=120                          120-100 =  20%

ID
1086562
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um tratorista trabalhando 8 horas por dia gradeia 100 hectares em 10 dias. Nas mesmas condições quantos hectares ele gradeará em 6 dias trabalhando 10 horas por dia?

Alternativas
Comentários
  • Todas as grandezas envolvidas são diretamente proporcionais então:

    8/10 x 10/6 = 100/x

    x = 300/4

    x= 75

    Gab b

  • Socorro!

    Alguem ajuda aqui.

  • Não diria que as grandezas são diretamente proporcionais, pois quanto mais horas o tratorista trabalhar por dia, menos dias de trabalho serão necessários para concluir o projeto. No entanto, ao se listar as grandezas na regra de três, não é necessário invertê-las, bastando 'isolar' a grandeza em questão (hectares) e multiplicar as outras:

    horas/dia -- hectares -- dias
    8                 100                10
    10                x                    6
    8 x 10/10 x 6 = 100/x , logo x = 300/4 = 75 hectares
  • 100/x     8/10     10/6 (Todas diretamente proporcionais)

    Agora fazemos a seguinte conta: deixamos a fração da coluna de referência de um lado da igualdade e multiplicamos as outras do outro lado:

    100/x=     8*10/10*6

    x = 75

    Gabarito C

  • A cruz da solução.

    PROCESSO (h/d, d)

    PRODUTO( hectare)

    h/d       d                        H

    8         10                       100

    10        6                          x

     

    8.10.x = 10.6.100

    2.x= 6.25

    x= 150/2

    x=75

  • alguém consegue responder essa passo a passo para um leigo entender pq não consigo chegar nesse valor de 75 neeem


ID
1086565
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em um concurso, de cada 100 candidatos, 60 eram mulheres e 40 homens. Considerando que a porcentagem de aprovação entre os candidatos mulheres foi de 20% e entre os homens foi de 15%, calcule a porcentagem de aprovação em geral entre os candidatos, independentemente do sexo

Alternativas
Comentários
  • 20% de 60 = 12       12 + 6 = 18 

    15% de 40 = 6


    Letra C

  • total = 100

    60 mulheres = 20% aprovados

    40 homens = 15% aprovados

    ?% aprovados

    MULHERES

    60 - 100

    x  - 20

    100x= 1200

    x= 12 mulheres

    HOMENS

    40 - 100

    y  - 15

    100y= 600

    y= 6 homens

    12+6= 18 aprovados

  • total = 100

    60 mulheres = 20% aprovados

    40 homens = 15% aprovados

    ?% aprovados

    MULHERES

    60 - 100

    x  - 20

    100x= 1200

    x= 12 mulheres

    HOMENS

    40 - 100

    y  - 15

    100y= 600

    y= 6 homens

    12+6= 18 aprovados

    100 pessoas esta pra 100%
    18 pessoas esta para x%

    x= 18%

    letra C

  • MULHERES


    20 .60 =12 mulheres

    100


    HOMENS


    15 .40 = 6 homens

    100


    100-------100%

    18 ------- x%


    x=1800

    100


    x=18%


    GABARITO LETRA : C


ID
1086568
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Ao se jogar dois dados, qual a probabilidade de se obter o número 7 como soma dos resultados?

Alternativas
Comentários
  • Não concordando porém:

    Se eu jogar um dado vou ter  1 probabilidade em 6 , somando-se novamente vou ter 1 em 6 dai junta-se os resultados q ficará 2/12

  • SOMA 7 :
    1+ 6 , 5+2 OU 3+ 4
    Porém pode ser tbm 6+1, 2+5 ..ETC
    Então P(1+6) :    1/6  X   1/6 = 1/36 x  P2 =   2/36
    P(5+2) e P(3+4) mesma COISA,
     aí vai ficar :   2/36 +    2/36 +   2/36
    Isto vai dar  = 6/36 e simplificando por 2 ( DÁ PRA SER POR 3 MAS NÃO TEM NAS ALTERNATIVAS) teremos  2/12


  • Dado 1 : P = 6/6 Independente do valor que se obtém com o dado 1, nele sempre teremos 6 possibilidades, diferentemente do dado dois, que depende do número que obtivermos no lançamento do dado 1, mas independentemente de qual seja esse número, o dado 2 poderá ter apenas 1 possibilidade.

    Dado 2 : P = 1/6

    P = 6/6 x 1/6 = 6/36 = 1/6 = 2/12

     

  • São dois dados e a soma deles deve dar "7"

    _ + _ = 7  Podemos usar 1,2,3,4,5,6.A soma pode ser feita por 1+6, 2+5, 3+4 ,6+1,5+2,4+3

     ou     6x1=6,pois cada número só pode ser somado com 

                um número determinado para que possa dar 7.

    A quantidade de somas que podemos fazer com os números de cada dado são:

     _ _  = 6x6 = 36                                                       

     A probabilidade de se obter o número 7 = Quero/Todo = 6/36 ,divindo por 3 ...  2/12  

  • Os possíveis resultados cuja soma soma 7 são

    Dado A   Dado B

       6        1

       5        2

       4        3

       3        4

       2        5

       1        6

    ⦁ Ou seja 6 resultados favoráveis, se jogamos 2 dados são possíveis 36 resultados.

    ⦁ Logo a probabilidade procurada será: Quero/Todo = 6/36

    ⦁ (simplifica dividindo por 3) = 2/12 

    ⦁ (simplifica dividindo por 2) = 1/6 


ID
1086571
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O campo de atuação da Contabilidade é a entidade econômico-administrativa, cuja classificação, quanto aos fins a que se destinam, faz-se, corretamente, dividindo-as em:

Alternativas
Comentários
  • . Aziendas 
    Azienda é um termo de origem italiana que não encontratradução exata em português. Podemos defini-lo como um patrimônio sob a açãoa dministrativa do homem, que age sobre ele praticando atos de natureza econômica. Portanto, podemos dizer que o campo de atuação da Contabilidade é o das aziendas.

    Alguns autores traduzem aziendas pelo termo empresas. No entanto, empresa é apenas um dos tipos de azienda, ou seja, a que tem finalidades lucrativas. Outros tentam traduzi-lo como fazenda, mas este termo é mais usado para indicar o conjunto dos bens do Estado ou então as finanças públicas. Portanto, o conceito mais correto de azienda é o que a define como um patrimônio em movimento, sob ação administrativa de uma pessoa física ou jurídica.

    Classificação das aziendas 
    Quanto aos fins, as aziendas classificam-se em:

    Aziendas sociais: são aquelas cujo fim e apenas social, ou seja, não visam lucros. Podemos citar como aziendas sociais as associações beneficentes, esportivas, culturais, recreativas, etc. Aziendas econômico-sociais: são aquelas que além de terem finalidades sociais visam também a um aumento delas mesmas, com o objetivo de prestar serviços, pecúlios, benefícios, etc. às pessoas que contribuíram para sua formação. Podemos citar como exemplo desse tipo de azienda os institutos de pensão, aposentadoria, pecúlio e previdência. Aziendas econômicas: são aquelas constituídas com a finalidade de obter lucros que seriam revertidos em seu próprio benefício e no das pessoas que contribuíram para sua formação. Nesse tipo de azienda, podemos classificar todas as sociedades comerciais, industriais, agrícolas, de serviços, alem de outras que tenham lucro como finalidade.

  • Comentários:


    A contabilidade se aplica às aziendas. Por azienda devemos entender o
    patrimônio de uma pessoa que é gerido de maneira organizada. A contabilidade
    se aplica a entidades, que tenham fins lucrativos (empresários), quer não
    (União, Estados, associações, por exemplo).
    A doutrina costuma classificar a azienda, quanto ao fim a que se destina, em
    três tipos, a saber:

     

    1) AZIENDA ECONÔMICA: Como, por exemplo, as empresas. Objetivo de
    lucro.
    2) AZIENDAS ECONÔMICO-SOCIAIS: São exemplo as associações, cuja
    sobra líquida é destinado a outros fins que não a remuneração do capital
    empregado. Por exemplo, a associação de moradores da Barra da Tijuca reverte
    o dinheiro que obteve ao término do exercício com a limpeza e o cultivo de
    árvores na região.
    3) AZIENDAS SOCIAIS: Não possui escopo lucrativo, tal como a União,
    Estados, Municípios.

     

    Gabarito E.

     

    FONTE: ESTRATÉGIA C.
     

  • Vcs são fera!
  • Quanto ao fim a que se destinam, as entidades econômico-administrativas podem ser assim classificadas:

    a) entidades com fins econômicos — denominadas empresas, visam ao lucro para preservar e/ou aumentar o patrimônio líquido. Exemplo: empresas comerciais, industriais, agrícolas, prestadoras de serviços etc.;

    b) entidades com fins socioeconômicos — intituladas instituições, visam ao superavit que reverterá em benefício de seus integrantes. Exemplo: associações de classe, clubes sociais etc.;

    c) entidades com fins sociais — também chamadas instituições, têm por obrigação atender às necessidades da coletividade a que pertencem. Exemplo: a União, os Estados e os municípios

  • as entidades (Aziendas) classificam-se, quanto aos fins que se destinam, em: ✓ Econômicas; ✓ Econômico-sociais; ✓ Sociais;

    Gabarito E.

  • Minha contribuição.

    Quanto aos fins a que se destinam as aziendas classificam-se em:

    Aziendas sociais: não visam lucros.

    Exemplo: associações beneficentes, culturais, esportivas, recreativas, entre outras.

    Aziendas econômico-sociais: além das finalidades sociais, visam também ao lucro, com o objetivo de prestar serviços, pecúlios e benefícios às pessoas que contribuíram para sua constituição.

    Exemplo: institutos de pensão, pecúlio, aposentadoria e previdência.

    Aziendas econômicas: finalidade é a geração de lucros.

    Exemplo: sociedades comerciais, agrícolas, industriais, de serviços, entre outras.

    Quanto aos seus proprietários as aziendas classificam-se em:

    Aziendas públicas: pertencem à sociedade, porém podem estar sob a administração do poder público ou privado.

    Exemplo: sindicatos, fundações e o próprio Estado; e

    Aziendas particulares: propriedades particulares pertencentes a uma pessoa ou a um grupo de pessoas, como as sociedades civis ou comerciais ou o próprio patrimônio de uma família.

    Portanto, quanto aos fins a que se destinam, as entidades são: sociais, econômicas e econômico-sociais.

    Gabarito: E

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • GAB: E

    O campo de aplicação da Contabilidade abrange todas as entidades econômico-administrativas, também chamadas de “Aziendas”,

    • Aziendas sociais: não visam lucros (entidades sem fins lucrativos e governo, por exemplo)

    • Aziendas econômico-sociais: destinadas a atividades específicas, mas podem obter lucro através do reinvestimento de recursos que sobram (fundos de pensão e institutos de previdência)

    • Aziendas econômicas: possuem a finalidade de geração de lucros (sociedades empresárias)

ID
1086574
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa Bertolânis S/A comprou a vista para revender, brinquedos no valor de R$ 120.000,00, isentos de tributação. Ao vender metade desses bens por R$ 85.000,00, aceitando duplicatas para 30 dias, com entrada de 30%, a empresa estará, na operação de venda, também isenta de tributação

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

     

    A empresa vendeu metade das mercadorias que eram avaliadas em 60.000 por 85.000.

     

    Logo, pelo princípio da competência o ativo aumentou em R$ 25.000

  • Não acho que seria assim.

    Ao vender metade por R$85000,00 o primeiro lançamento que fazemos é:
    D - Caixa
    C - Receitas com Vendas
    R$ 85000,00

    Na DRE verificamos as deduções e os custos. Como não temos deduções apurar-se-ia somente o CMV
    R$85000,00
    (-)R$60000,00

    Lucro Líquido = R$ 25000,00. Esse Lucro não vai direto para o Ativo, ele vai para o PL sendo seguidos diversos destinos a esse valor: Reserva Legal, Reserva de Lucros, Reserva de Capital, Dividendos, etc e etc... Na minha opinião a única que poderia ser entendida como correta é o aumento do Ativo em 85000,00 antes da apuração do resultado.

    Me corrijam por favor se eu estiver errado. Pode ser que eu tenha entendido completamente errado.


ID
1086577
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A empresa A de Amélia S/A, possuindo dinheiro, máquinas e dívidas, respectivamente, na proporção de 30, 70 e 40 por cento do patrimônio total, ostenta um patrimônio líquido de R$ 48.000,00. Tecnicamente, isso signi?ca que a empresa possui

Alternativas
Comentários
  • Resolvi assim:

    Balanço Patrimonial

    ATIVO                       PASSIVO

    Dinheiro 30 %           Dívidas 40%

    Máquinas 70%          PL R$ 48.000

             X                              X


    Como deve haver a igualdade entre ativo e passivo E analisando o passivo, 60% corresponde ao PL, efetuei uma regra de três simples:

    48000 ---- 60%

       X -------- 100%

    X = 80.000


    Ou seja, 80.000 é o valor do passivo total, e consequentemente o valor do ativo total.

    Assim chegamos aos valores:

    Dinheiro (30% de 80000) = R$ 24.000

    Máquinas (70% de 80000) = R$ 56.000

    Dívidas (40% de 80000) = R$ 32.000


    Analisando as alternativas:

    a) CORRETA - Disponibilidades = Dinheiro = R$ 24.000;

    b) ERRADA - Passivo a descoberto nos remete a idéia de Patrimônio Líquido negativo (quando o valor das obrigações para com terceiros (passivo exigível) é superior ao dos ativos). Não é o caso da questão, pois ela nos apresenta um PL positivo de R$ 48.000;

    c) ERRADA - Passivo exigível é de R$ 32.000;

    d) ERRADA - Capital Próprio: entendo como sendo o Ativo cujo valor é R$ 80.000;

    e) ERRADA - o Ativo tem valor de R$ 80.000.

  • Capital próprio corresponde ao patrimônio líquido.

  • RESOLUÇÃO 
    48.000 = 60% do Passivo (x), pois 40% são dívidas (Passivo Exigível) 
    48.000 = 60/100 * x - resolvendo, x = 80.000 
    Dívidas = 40% * 80.000 = 32.000 
    Dinheiro = 30% * 80.000 = 24.000 
    Máquinas = 70% * 80.000 = 56.000

    A empresa A de Amélia S/A, possuindo dinheiro, máquinas e dívidas, respectivamente, na proporção de 30, 70 e 40 por cento do patrimônio total, ostenta um patrimônio líquido de R$ 48.000,00. Tecnicamente, isso signica que a empresa possui: 
    a) Disponibilidades de R$ 24.000,00. 
    CERTA - a empresa possui na conta Dinheiro, que faz parte das Disponibilidades, um valor de R$ 24.000,00. 
    b) Passivo a Descoberto de R$ 32.000,00. 
    ERRADA - a empresa não possui passivo a descoberto, pois o ativo é maior do que o passivo exigível. 
    c) Passivo Exigível de R$ 40.000,00. 
    ERRADA - o passivo exigível, referente às dívidas, é de R$ 32.000,00 
    d) Capital Próprio de R$ 60.000,00. 
    ERRADA - o capital próprio é de R$ 48.000,00. 
    e) Ativo de R$ 100.000,00. 
    ERRADA - a empresa possui um ativo de R$ 80.000,00 (Dinheiro + Máquinas = R$ 24.000,00 + R$ 56.000,00 = R$ 80.000,00).

     


ID
1086580
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

A empresa Aerobag S/A, vendeu um conjunto de mesa com 4 cadeiras por R$ 1.500,00, perdendo na operação 10%. Recebeu o valor em moeda corrente. A operação não sofreu tributação.

O lançamento contábil para registrar o fato administrativo indicado é o seguinte:

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi anulada por não haver resposta.

    A resposta seria:

    Diversos

    a Mercadorias

    Caixa 1500,00

    Prejuízo na venda 150,00     1.650,00


ID
1086583
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Assinale abaixo a opção que apresenta uma proposição verdadeira.

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe dizer o que tem de errado na letra C?

  • Andre Loureiro o Lucro é o resultado positivo da diferença entre receitas e despesas. Concordo que a questão não foi muito escorregadia, mas a diferença entre receitas e despesas pode ser nula, lucro ou prejuízo.

     

    abraços

  • A) O lucro é uma origem – e é obtido quando os créditos superam os débitos nas contas de resultado. 

     

    B) Patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações para com terceiros... ( definição do FIPECAFI, pg.67 )

     

    C) O lucro ocorre quando as receitas superam as despesas. A apuração da diferença entre as receitas e as despesas pode resultar em prejuízo.

     

    D) Ativo total + despesas = lançamentos a débito 
    Passivo total + patrimônio líquido + receitas = lançamentos a crédito
    Os lançamentos a débito e a crédito devem bater ( a cada débito corresponde um ou mais créditos de igual valor ). Mas parece que esqueceram do patrimônio líquido. Não entendi por que está correta.

     

    E) Os valores creditados e debitados são iguais, a diferença entre eles será sempre zero. A frase correta seria : A diferença entre os valores creditados e os valores debitados nas contas de resultado será lucro do exercício se os créditos forem maiores que os débitos. 

     

    Fonte: Prof. Luciano Rosa

  • ACERCA LETRA D, que é o Gabarito

    O PL não foi esquecido no cálculo.
    A questão cita "Passivo Total" e nele já está incluído o PL.

    A + D = P + R
    A - P = R - D

    Bons estudos

  • B) Errada. O ativo é o conjunto de bens e direitos. O patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações.


ID
1086586
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A ? rma Agrária Agronegócios Ltda. utiliza a conta Mercadorias na modalidade conta mista, sendo debitada pelo valor das compras e creditada pelo valor das vendas.

Se, no ?m do período, a conta mercadorias, que representa o item “geagá”, inteiramente isento de tributação, apresentar saldo contábil credor, no valor de R$ 5.000,00, e o inventário físico ?nal for avaliado em R$ 2.000,00, pode- se dizer que as operações com esse item ocasionaram.

Alternativas
Comentários
  • Eu encontrei a resposta, não sei se fiz certo, utilizando a fórmula LOB=V-(EI+C-EF). Como não tenho o EI e nem a C, então:

    LOB = V - ( - EF)

    LOB = 5000 - ( -2000)

    LOB = 7000

  • INVENTÁRIO PERIÓDICO

    ESTOQUE INICIAL + COMPRAS + LUCRO BRUTO - VENDAS = ESTOQUE FINAL

                   0,00         +        0,00      + LUCRO BRUTO - 5000,00 = 2000,00

    LUCRO BRUTO = 7000,00

    GAB E

  • Resultado da conta mercadoria pelo método da conta mista:

    Se a questão disser o saldo da conta, Independente do que ela disser antes, como tributação e tal (isso é só pra te enrolar), siga a fórmula:

    Se o Saldo da conta Mista for credor:

    Saldo + estoque final = Lucro (5000 + 2000 = 7000)

    Se o saldo da conta mista for devedor:

    Saldo > estoque final = Saldo - Estoque final = prejuízo (se o saldo da questão fosse devedor: 5000-2000= prejuízo de 3000)

    Saldo < estoque final = Estoque final - saldo = Lucro (por exemplo vamos inverter os valores e dizer que o saldo foi um débito de 2000 e o estoque final foi de 5000, 5000 - 2000 = lucro de 3000)


ID
1086589
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A Mercearia a Varejo Ltda. escolheu o item “zez” de seu estoque para demonstração e assim apresentou seu movimento semanal:

Existências anteriores: 20 unidades ao custo unitário de R$ 15,00;

Primeiras compras: 100 unidades a R$ 16,00, cada uma;

Primeiras vendas: 80 unidades ao preço unitário de R$ 20,00; Últimas compras: 60 unidades pelo valor total de R$ 1.020,00;

Últimas vendas: 60 unidades pelo valor total de R$ 1.260,00.

Organizando uma ?cha de controle de estoques para esse item de mercadorias, cuja movimentação ocorreu com isenção de qualquer tributação, a empresa vai apurar um estoque ?nal de:

Alternativas

ID
1086592
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A firrma Campos Campestres Ltda. extraiu do livro Razão os seguintes saldos para elaborar o balancete de veri?cação em 31 de dezembro de 2005.

C o n t a s   s a l d o s
Caixa - 1.000,00
Capital a Realizar - 350,00
Capital Social - 1.600,00
Custo das Mercadorias Vendidas - 1.100,00
Depreciação - 160,00
Depreciação Acumulada - 460,00
Duplicatas Descontadas - 600,00
Duplicatas a Pagar - 1.500,00
Duplicatas a Receber - 1.300,00
Juros Ativos - 200,00
Juros a Pagar - 400,00
Juros a Receber - 300,00
Mercadorias - 800,00
Prêmio de Seguros - 190,00
Prêmio de Seguros a Pagar - 230,00
Prêmio de Seguros a Vencer - 120,00
Previdência Social - Encargos - 180,00
Previdência Social a Recolher 320,00
Salários - 250,00
Salários a Pagar - 200,00
Receitas de Vendas - 1.800,00

Veículos - 2.000,00

Eventuais diferenças encontradas entre saldos devedores e credores devem-se ao saldo anterior da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados, que ainda não está atualizado nem constou da relação acima. O balancete de veri?cação elaborado a partir das contas acima vai evidenciar saldos devedores no valor de:

Alternativas
Comentários
  • Está faltando a conta Veículos no valor de 2.000,00 no enunciado.

  • Caixa -- 2000--- BP/AC

    Cap a realizar --- 350 --- BP/PL

    CMV -- 1100 -- DRE

    Depre --- 160 --- DRE

    Dupl a receber -- BP/ANC

    Juros a receber -- 300 -- BP/AC

    mercadorias --800-- BP/AC

    salario -- 250 -- DRE

    prev social encar-- 180 -- DRE

    veículos -- 2000-- BP/ANC

    Premio de seguro a vencer -- 120 -- BP/AC ( seguros pagos adiantados)

    premio de serguro --- 190 --DRE

    Letra C 7750


ID
1086595
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O princípio constitucional do Direito Administrativo, cuja observância forçosa, na prática dos atos administrativos, importa assegurar que, o seu resultado, efetivamente, atinja o seu fim legal, de interesse público, é o da:

Alternativas
Comentários
  • apenas complementando para a questão

    São vertentes extraídas do princípio da impessoalidade
       1.Isonomia (Todos serão tratados igualmente na medida das suas desigualdades)
       2.Finalidade (A razão de um ato ser impessoal é ter como fim a coletividade)
       3.Vedação de promoção pessoal pelos agentes públicos (Previsto constitucionalmente no Art. 37 §1 )
       4.Princípio da imputação volitiva (Os atos praticados por agentes públicos no exercício de suas funções são imputados ao órgão ao qual ele está vinculado, e não ao agente público).

    Gabarito Letra C

    Bons estudos

  • ESAF possui sempre essa visão: 
    Interesse público = impessoalidade , nunca o confundam com outro princípio, por exemplo: eficiência.

  • Acredito que não só a ESAF, mas todas as bancas. O princípio da finalidade está incluso no princípio da impessoalidade.

  • O princípio da IMPESSOALIDADE apresenta 2 enfoques: o primeiro diz respeito à NÃO DISCRIMINAÇÃO ( não favorecer nem prejudicar alguém ) e o segundo diz respeito à FINALIDAAAADE..
  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a opção correta. Para resolvê-la exige-se do candidato conhecimento acerca dos princípios constitucionais expressos, que devem ser memorizados pelos alunos, por representarem tema recorrente em provas dos mais variados níveis.

    Conforme expresso na Constituição Federal Brasileira de 1988:

    Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:          

    Ou seja, a Constituição Federal dedica um capítulo específico ao estudo da administração pública e, logo no artigo inaugural desta parte, menciona de forma expressa os princípios que devem ser observados pelos administradores – União, Estados, Distrito Federal, Municípios Autarquias, Fundações Públicas, Empresas Públicas, Sociedades de Economia Mista.

    Trata-se do famoso LIMPE.

    Legalidade

    Impessoalidade

    Moralidade

    Publicidade

    Eficiência

    Assim:

    A. ERRADO. Legalidade – O Administrador não pode agir, nem deixar de agir, senão de acordo com a lei, na forma determinada.

    B. ERRADO. Publicidade – Os atos públicos devem ter divulgação oficial, como requisito de sua eficácia, a não ser que a lei do contrário excepcione.

    C. CERTO.  Impessoalidade – A Administração deve atuar de forma a servir a todos, independente de preferências ou aversões partidárias ou pessoais. Encontra-se diretamente relacionado ao princípio da impessoalidade a ideia de igualdade/isonomia. Assim, por exemplo, os concursos públicos representam uma forma de que todos tenham a mesma possibilidade (igualdade formal) de conquistar um cargo público, independentemente de favoritismos e/ou nepotismo. No entanto, o princípio da impessoalidade também se encontra diretamente ligado à ideia de finalidade, ou seja, as ações da Administração Pública devem atingir o seu fim legal, a coletividade, não sendo utilizada como forma de beneficiar determinados indivíduos ou grupos apenas.

    D. ERRADO. Razoabilidade – Refere-se à ideia de agir com bom senso, com moderação, com prudência, preocupando-se com a relação de proporcionalidade entre os meios empregados e a finalidade a ser alcançada.

    E. ERRADO. Moralidade. Trata-se aqui não da moral comum, e sim da moral administrativa ou ética profissional, consistindo no conjunto de princípios morais que devem ser observados no exercício de uma profissão.

    Gabarito: ALTERNATIVA C.

  • Gab. C

    Princ. da Impessoalidade

     

    Tem 4 sentidos:

    1. Princ, da finalidade = Interesse Público - O ato deve seguir a finalidade especificada em lei.
    2. Princ. da Igualdade = Isonomia - Atender todos os administrados sem qualquer discriminação.
    3. Vedação à promoção pessoal;
    4. Impedimento e suspeição - Afastar dos processos pessoas impossibilitadas de imparcialidade.


ID
1086598
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A SUSEP - Superintendência de Seguros Privados, no contexto da Administração Pública Federal, é:

Alternativas
Comentários
  • É UMA AUTARQUIA EM REGIME ESPECIAL RESPONSÁVEL PELA NORMATIZAÇÃO, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DOS MERCADOS DE SEGUROS, PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR ABERTA, REGIME DE CAPITALIZAÇÃO E RESSEGUROS, OU SEJA, UMA AGÊNCIA REGULADORA.



    GABARITO ''A''

  • Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é uma autarquia da Administração Pública Indireta Federal brasileira, com sede no Rio de Janeiro, responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros, previdência complementar aberta, capitalização e resseguros no Brasil. No âmbito dos seguros, fiscaliza tanto os privados como os públicos obrigatórios, tais como o DPVAT.

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca da Administração Pública. Vejamos:

    A. CERTO. Uma autarquia.

    São pessoas jurídicas de Direito Público interno, criadas por lei específica (Art. 37, XIX, CF), às quais é atribuída, para seu melhor funcionamento, autonomia administrativa, econômica e financeira para o exercício de algum serviço público típico do Estado. E: INSS, IBAMA, INCRA, FUNAI, SUSEP etc.

    B. ERRADO. Uma empresa pública.

    São pessoas jurídicas de Direito Privado, constituída com capital exclusivamente público, cuja criação é autorizada por lei, sob qualquer forma jurídica admitida que objetivam a prestação de serviços públicos ou a exploração de atividade econômica (art. 3º, Lei 13.303/16). Ex: Infraero.

    C. ERRADO. Uma sociedade de economia mista.

    São pessoas jurídicas de direito privado, instituídas pelo Poder Público após autorização em lei específica, sob a forma de sociedade anônima, com capitais públicos e privados (maioria pública), visando à exploração de atividades de natureza econômica ou execução de serviços públicos (art. 4º, Lei 13.303/16). Ex. Petrobras.

    D. ERRADO. Um serviço social autônomo.

    São instituídos por lei, com personalidade jurídica de Direito Privado, cuja criação tem o intuito de realização da assistência ao ensino a certas categorias sociais ou grupos profissionais, sem fins lucrativos, sendo mantidos através de dotações orçamentárias ou contribuições parafiscais.

    D. ERRADO. Um órgão autônomo.

    Pergunta-se, qual a diferença entre pessoas e órgãos?

    As pessoas, também denominadas de entidades, possuem personalidade jurídica, e, portanto, são titulares de direitos e obrigações. Já os órgãos, por sua vez, são entes despersonalizados, não possuindo personalidade jurídica, logo, não podendo ser sujeitos de direitos e obrigações.

    Assim, temos como exemplo de pessoa jurídica a União, e como órgão, o Ministério das Relações Exteriores. Assim, o Ministério das Relações Exteriores é uma pessoa diferente da União? Evidente que não. Trata-se, na verdade, de um órgão da União. Assim, tudo que for realizado pelo Ministro das Relações Exteriores será considerado como realizado pela própria União, pois é ela a detentora da personalidade e titular de direitos e obrigações.

    Dito isso, necessária também entender o que são órgãos autônomos:

    São aqueles subordinados diretamente à cúpula da Administração. Apresentam grande autonomia administrativa, financeira e técnica, apresentando-se como órgãos diretivos, com funções de planejamento, coordenação, supervisão e controle das atividades que constituem sua área de competência.

    GABARITO: ALTERNATIVA A.

    Fonte: Pavione, Lucas. Direito Administrativo. Coleção Resumos Para Concursos. Organizações Frederico Amado, Lucas Pavione. Salvador: Ed. JusPodivm, 2018.


ID
1086601
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

 No caso da extinção de órgão público, em que fiquem extintos cargos ou declarada sua desnecessidade, os servidores efetivos seus ocupantes, quando forem estáveis, devem ficar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra C

    Literalidade da CF

    Art. 41 § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo

    Bons estudos

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 41. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.  

    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo.

    FONTE: CF 1988

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa certa. Para resolvê-la, exige-se do aluno conhecimento acerca dos agentes públicos. Vejamos:

    A. ERRADO. Aposentados.

    Afastamento do serviço ativo após ter completado os anos estipulados em lei para exercício de atividade ou por invalidez.

    B. ERRADO. Exonerados.

    Afastamento definitivo do servidor público, a pedido ou de ofício.

    Art. 34, Lei 8.112/90. A exoneração de cargo efetivo dar-se-á a pedido do servidor, ou de ofício.

    Parágrafo único. A exoneração de ofício dar-se-á:

    I - quando não satisfeitas as condições do estágio probatório;

    II - quando, tendo tomado posse, o servidor não entrar em exercício no prazo estabelecido.

    C. CERTO. Em disponibilidade.

    Art. 41, CF. São estáveis após três anos de efetivo exercício os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso público.

    § 3º Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o servidor estável ficará em disponibilidade, com remuneração proporcional ao tempo de serviço, até seu adequado aproveitamento em outro cargo. 

    D. ERRADO. Em licença.

    Art. 81, Lei 8.112/90. Conceder-se-á ao servidor licença:

    I - por motivo de doença em pessoa da família;

    II - por motivo de afastamento do cônjuge ou companheiro;

    III - para o serviço militar;

    IV - para atividade política;

    V - prêmio por assiduidade;

    V - para capacitação;                   

    VI - para tratar de interesses particulares;

    VII - para desempenho de mandato classista.

    E. ERRADO. Readaptados.

    Art. 24, Lei 8.112/90. Readaptação é a investidura do servidor em cargo de atribuições e responsabilidades compatíveis com a limitação que tenha sofrido em sua capacidade física ou mental verificada em inspeção médica.

    Gabarito: ALTERNATIVA C.


ID
1086604
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Aos servidores públicos civis da União, regidos pelo regime jurídico da Lei n. 8.112/90, são assegurados alguns direitos sociais, instituídos a favor dos trabalhadores em geral, inclusive o de:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa Correta (E)

    Aos servidores públicos civis da União, regidos pelo regime jurídico da Lei n. 8.112/90, são assegurados alguns direitos sociais, instituídos a favor dos trabalhadores em geral, inclusive o de (Art.102) licença-paternidade que constitui afastamento consideradocomo efetivo exercício. Afastamento remunerado do servidor pelo prazo de 5(cinco) dias consecutivos, contados da data do nascimento ou adoção de filhos.


  • Questão Old. Gab E

  • GABARITO: LETRA E

    Art. 208.  Pelo nascimento ou adoção de filhos, o servidor terá direito à licença-paternidade de 5 (cinco) dias consecutivos.

    FONTE:  LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Questão deve ser respondida à luz da Lei nº 8112/90.

    A solução objetiva desta questão encontra-se no art. 208 da Lei nº 8112/90, a seguir reproduzido, verbis:

    Art. 208. Pelo nascimento ou adoção de filhos, o servidor terá direito à licença-paternidade de 5 (cinco) dias consecutivos.

    Todos os direitos mencionados nas demais alternativas não constam no §3º do art. 39, que menciona direitos do art. 7º aplicáveis aos servidores públicos.

    GABARITO DA QUESTÃO: E.

    Fonte: Lei 8.112/1990.

    Não esqueça:

    >> Remoção >>>>> deslocamento do servidor (art. 36).

    >> Redistribuição >>> deslocamento de cargo (art. 37). 

    >> Recondução >>>>retorno ao cargo anteriormente ocupado (art. 29).

    >> Servidor efetivo escolhido para exercer função de confiança não é “nomeado” e sim “designado”.

    >> Ascensão, acesso e a transferência: formas de provimento declaradas inconstitucionais pelo STF (SV 43) e revogadas pela Lei nº 9.527/97.


ID
1086607
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A responsabilidade objetiva do Estado, como pessoa jurídica de direito público interno, compreende os danos causados a terceiros, até mesmo quando.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra B

    A responsabilidade civil do Estado está positivada no Art. 37 §6 C:
    Art. 37 § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.


    A) Não caberá reparação pois ocorreu a excludente culpa exclusiva da vítima
    B) CERTO: Uma vez ocorrendo dano ao particular, este poderá pedir a indenização, podendo o Estado entrar com Ação Regressiva contra o gente público, mas se não puder ser apurado o Dolo ou a Culpa do agente, o Estado não poderá reaver o que pagou a título de indenização ao particular. Lembrem-se: a ação regressiva rege-se pela responsabilidade subjetiva, o Estado DEVE comprovar o dolo ou a culpa do agente público.
    C) Sem nexo causal não poderá ser gerada a responsabilidade do estado pela reparação, lembrem-se: tem que haver os 3 requisitos da responsabilidade objetiva para gerar o direito à reparação, excluindo a culpa.
    D) Se o fato não é atribuido ao Estado não há o que se falar em indenização, pois ele não praticou a conduta.
    E) Nesse caso em especial, quem responderá é o Juiz pela sua conduta, conforme está previsto no Art. 133, I do Código de Processo Civil, é importante anotar: Juiz só responde se agir com DOLO ou FRAUDE, e não culposamente.

    bons estudos

  • Discordo do gabarito porque a alternativa A nao discrimina se a culpa e exclusiva ou nao. Portanto, no caso de culpa do paciente e do agente, podera haver compensacao.

  • Totalmente passível de recurso, como a colega disse, em momento algum na letra "a" citou que a culpa era exclusiva do paciente. Dessa forma pode sim, haver culpa do paciente, e do agente.

  • Cabe recurso, sem dúvidas, e não por um fator, mas por dois fatores:

     

    A) FALSA (MAS COM RESSALVAS IMPORTANTES E CABÍVEL RECURSO)  – Parece que o elaborador da questão quis dar a ideia de culpa exclusiva do terceiro prejudicado (paciente), tanto é que ela está falsa, mas cabe recurso!

     

    Ora, se a culpa for concorrente, isto é, do Estado, mas o particular (paciente) concorreu com o dano, há atenuação da responsabilidade objetiva, mas não há exclusão dela. Portanto, se a letra A descrevesse: “Quando houver culpa concorrente do paciente”, a questão estaria correta sem margem para interpretação. Agora se a letra A descrevesse: “Quando houver culpa exclusiva do paciente”, a letra A estaria errada, sem margem para a dúvida, pois a culpa exclusiva afastaria a responsabilidade do Estado. Mas como o enunciado diz “Quando houver culpa do paciente” a afirmação abre margem para estar correta, pois a culpa do paciente pode ser parcial, não afastando a responsabilidade do estado, só atenuando.

     

    B) VERDADEIRA - É irrelevante, na responsabilidade extracontratual (civil) objetiva do Estado, o fato de o agente ter dolo ou culpa. Basta que se comprove a existência de nexo causal entre o fato e o dano ocorrido ao terceiro.

     

    C) FALSA - Sem nexo causal entre o fato e o dano, não há responsabilidade objetiva.

     

    D) FALSA - Se o ato danoso não é imputável ao Estado, ou seja, não existe sequer uma correlação entre o Estado e o ato praticado que causou o dano, não há que se falar em Responsabilidade Objetiva do Estado.

     

    E) FALSA (MAS COM RESSALVAS IMPORTANTES E CABÍVEL RECURSO): Quando é afirmado "A responsabilidade objetiva do Estado, como pessoa jurídica de direito público interno, compreende os danos causados a terceiros, até mesmo quando o "fato danoso seja causado, por ato doloso ou fraudulento do juiz, no exercício de sua função", é verdadeira! Existem duas hipóteses de responsabilidade de juiz que tenha causado dano a terceiro por ato doloso ou fraudulento:

     

    1ª - Pode o terceiro prejudicado intentar ação contra o Estado, que responderá objetivamente pelo dano e, logo após, o Estado intentar ação regressiva contra o Juiz que procedeu dolosamente (Art. 37, § 6º). Na ação regressiva o Juiz responde subjetivamente na modalidade culpa comum.

     

    2ª - Pode o terceiro prejucado intentar ação contra o próprio Juiz conforme autoriza o artigo 133, do Código de Processo Civil e a Lei Orgânica da Magistratura Nacional, em seu artigo 49.

     

    Logo, quando a questão afirma: "A responsabilidade objetiva do Estado, como pessoa jurídica de direito público interno, compreende os danos causados a terceiros, até mesmo quando o "fato danoso seja causado, por ato doloso ou fraudulento do juiz, no exercício de sua função", é afirmação correta, pois se o terceiro intentar a ação contra o Estado, ela será aceita com base no Art. 37 § 6º da CF e logo após a indenização ao terceiro, se cabível, o Estado terá a prerrogativa de intentar ação regressiva contra o Juiz.

  • Pelo novo CDP, temos:

     

    Art. 143.  O juiz responderá, civil e regressivamente, por perdas e danos quando:

    I - no exercício de suas funções, proceder com dolo ou fraude;

    II - recusar, omitir ou retardar, sem justo motivo, providência que deva ordenar de ofício ou a requerimento da parte.

    Parágrafo único.  As hipóteses previstas no inciso II somente serão verificadas depois que a parte requerer ao juiz que determine a providência e o requerimento não for apreciado no prazo de 10 (dez) dias.

     

    Portanto, ratificando a opinião da Anytha Araújo no que diz respeito à resposta da letra E está correta.

  • A responsabilidade civil do Estado está positivada no Art. 37 §6:

    Art. 37 § 6º - As pessoas jurídicas de direito público e as de direito privado prestadoras de serviços públicos responderão pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsável nos casos de dolo ou culpa.


ID
1086610
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O poder de que dispõe a autoridade administativa, para distribuir e escalonar funções de seu órgão público, estabelecendo uma relação de subordinação, com os servidores sob sua che?a, chama-se poder

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D

    O enunciado reproduziu parcialmente o conceito dado por Hely Lopes Meirelles:

    "É o poder de que dispõe o poder executivo (Administração Pública) para distribuir e escalonar as funções de seus órgãos, ordenar e rever a atuação de seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal. Poder hierárquico e poder disciplinar não se confundem, mas andam juntos, por serem os sustentáculos de toda organização administrativa."

    Bons estudos

  • Hierarquia caracteriza-se pela existência de níveis de subordinação entre órgãos e agentes públicos, sempre no âmbito de uma mesma pessoa jurídica. Deve-se frisar que subordinação só existe no âmbito de uma mesma pessoa jurídica, é estabelecida entre agentes e órgãos de uma mesma entidade, verticalmente escalonados, como decorrência do poder hierárquico, isto é, relações entre superior-subordinados, são típicas da organização administrativa.

    [Gab. D]

    FONTE: ALEXANDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo Descomplicado. 24ª. edição. São Paulo: Método, 2016.

    bons estudos!

  • A questão indicada está relacionada com os Poderes da Administração.

    O enunciado remete ao Poder Hierárquico.

    Poder Hierárquico é o poder de que dispõe a Administração Pública para distribuir e escalonar as funções dos seus órgãos, ordenar e rever a atuação dos seus agentes, estabelecendo a relação de subordinação entre os servidores do seu quadro de pessoal.

    As demais:

    Alternativa A: errada, tendo em vista que o Poder de Polícia, em conformidade com José Cretella Jr., é “o conjunto de poderes coercitivos exercidos in concreto pelo Estado sobre as atividades dos administrados, através de medidas impostas a essas atividades”.

    Alternativa B: errada, tendo em vista que o Poder Disciplinar é "a faculdade de punir internamente as infrações funcionais dos servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração" (Hely Lopes Meirelles, in Direito Administrativo Brasileiro. 25a edição. Malheiros, 2000, p. 115). Exemplo: a suspensão de servidor público como punição pela prática de falta funcional.

    Alternativa C: errada, tendo em vista que o Poder Discricionário, de acordo com Matheus Carvalho (2015), "no Poder Discricionário, o Administrador também está subordinado à lei, porém, há situações nas quais o próprio texto legal confere margem de opção ao administrador e este tem o encargo de identificar, diante do caso concreto, a solução mais adequada". 

    Alternativa E: errada, tendo em vista que o Poder Regulamentar é a faculdade de que dispõe os chefes de executivo de explicar a lei para sua correta execução, ou de expedir decretos autônomos sobre matéria de sua competência ainda não disciplinada por lei.

    GABARITO DA QUESTÃO: D.


ID
1086613
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

O que, conceitualmente, pode distinguir o contrato administrativo de um convênio, ?rmado pela Administração, é que quanto a este os seus objetivos são

Alternativas
Comentários
  • CONTRATOS versus CONVÊNIOS

    Em termos gerais, os contratos administrativos são caracterizados pela existência de interesses contrapostos. É o caso da concessão de serviços públicos, do contrato de obra e do contrato de fornecimento.

    De outro lado, os denominados convênios são ajustes firmados pela Administração para mútua cooperação e com ausência de contraposição de interesses[6]. Exemplos: termo de parceria, consórcio e convênio intergovernamental (art. 241 da Constituição Federal: “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios disciplinarão por meio de lei os consórcios públicos e os convênios de cooperação entre os entes federados, autorizando a gestão associada de serviços públicos, bem como a transferência total ou parcial de encargos, serviços, pessoal e bens essenciais à continuidade dos serviços transferidos”).

    Enquanto a celebração de contratos administrativos exige realização de prévia licitação, o art. 116 da Lei n. 8.666/93 prescreve que o regime licitatório aplica-se “no que couber” aos convênios, acordos, ajustes e outros instrumentos congêneres celebrados por órgãos e entidades da Administração.

    Por isso, de acordo com a doutrina e a jurisprudência do TCU, se a Administração decidir firmar termo de parceria com uma entidade do terceiro setor, havendo pluralidade de interessados, a escolha da entidade a ser favorecida pela parceria deve ser precedida de procedimento seletivo simplificado (licitação sem o rito da Lei n. 8.666/93) a fim de garantir a observância dos princípios administrativos e como forma de reduzir o subjetivismo na escolha do ente beneficiado[7].



    Fonte: MAZZA (2014, 4 ª edição)

  • contrato - divergentes

    convênio - convergentes

  • Gabarito A


    Decreto 6.170/2007 Art. 1o, I - "convênio - acordo, ajuste ou qualquer outro instrumento que discipline a transferência de recursos financeiros de dotações consignadas nos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social da União e que tenha como partícipe, de um lado, órgão ou entidade da administração pública federal, direta ou indireta, e, de outro lado, órgão ou entidade da administração pública estadual, distrital ou municipal, direta ou indireta, ou ainda entidades privadas sem fins lucrativos, visando a execução de programa de governo, envolvendo a realização de projeto, atividade, serviço, aquisição de bens ou evento de interesse recíproco, em regime de mútua cooperação."
  • Questão ridícula... a banca pede a diferença entre contrato e convênio e dá como resposta a diferença entre convênio e contrato.....ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah


ID
1086616
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Para habilitação dos licitantes, no caso de pregão, não será exigida documentação relativa à:

Alternativas
Comentários
  • Inciso I, art. 5º da Lei 10.520/2002 e art. 27 da Lei 8.666/1993.

  • É vedada a exigência de garantia de proposta para a modalidade de licitação PREGÃO.

  • GABARITO: B

  • ☑ GABARITO: LETRA B

    Art. 5º É vedada a exigência de:

    I - Garantia de proposta;

    II - Aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

    LEI N 10.520, DE 17 DE JULHO DE 2002.

  •  garantia da proposta.

  • A questão em tela versa sobre a modalidade de licitação pregão e a lei 10.520 de 2002.

    Conforme o artigo 5º, da citada lei, é vedada a exigência de garantia de proposta, aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame e pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Levando em consideração as explicações acima, percebe-se que a única alternativa que se encontra em consonância com o que foi explanado é a letra "b".

    GABARITO: LETRA "B".

  • Nesta questão espera-se que o aluno assinale a alternativa CORRETA. Para resolvê-la, exige-se do candidato conhecimento acerca do conteúdo da Lei 10.520/02. Vejamos:

    Art. 5º. É vedada a exigência de:

    I - garantia de proposta;

    II - aquisição do edital pelos licitantes, como condição para participação no certame; e

    III - pagamento de taxas e emolumentos, salvo os referentes a fornecimento do edital, que não serão superiores ao custo de sua reprodução gráfica, e aos custos de utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.

    Desta forma:

    B. CERTO. Garantia da proposta.

    GABARITO: ALTERNATIVA B.


ID
1086619
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação de Seguros

Os contratos de seguros podem ser:

Alternativas
Comentários
  • gab : B 

    aleatóriossão os contratos em que a prestação de uma das partes não é precisamente conhecida e suscetível de estima prévia, inexistindo equivalência com a da outra parte. Além disso, ficam dependentes de um acontecimento incerto

    indenizaçãoé o pg feito pela seguradora ao segurado e beneficiarios (se-houver) . Mediante a quitação correta do premio e contrato formalizado.

    condicionais : é um contrato que infere condicoes previamente impressa pelo segurado e seguradora.


ID
1086622
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação de Seguros

O valor máximo a ser indenizado a título de reembolso hospitalar do DPVAT é:

Alternativas
Comentários
  • Valor limite para despesas hospitalares: R$ 2.700,00

    LEI Nº 6.194, DE 19 DE DEZEMBRO DE 1974.
      Art. 3o  Os danos pessoais cobertos pelo seguro estabelecido no art. 2o desta Lei compreendem as indenizações por morte, por invalidez permanente, total ou parcial, e por despesas de assistência médica e suplementares, nos valores e conforme as regras que se seguem, por pessoa vitimada: (Redação dada pela Lei nº 11.945, de 2009). (Produção de efeitos).
         I - R$ 13.500,00 (treze mil e quinhentos reais) - no caso de morte; (Incluído pela Lei nº 11.482, de 2007)
            II - até R$ 13.500,00 (treze mil e quinhentos reais) - no caso de invalidez permanente; e (Incluído pela Lei nº 11.482, de 2007)
            III - até R$ 2.700,00 (dois mil e setecentos reais) - como reembolso à vítima - no caso de despesas de assistência médica e suplementares devidamente comprovadas. (Incluído pela Lei nº 11.482, de 2007)
     

  • Essa questão devia ser removida!

  • Questão errada, Valor correto R$2.700,00. Conforme SUSEP

    Os valores de indenização por cobertura são os constantes da tabela abaixo, valores estes fixados na Lei 6.194/74, por meio da Lei 11.482, de 31/05/2007:

    MorteR$ 13.500,00

    Invalidez Permanente (1)

    até R$ 13.500,00

    Reembolso de Despesas Médicas e Hospitalares (DAMS) (2)

    até R$ 2.700,00

    (1) A quantia que se apurar, tomará por base o percentual da incapacidade de que for portadora a vítima, de acordo com os critérios estabelecidos no §1º, e seus incisos, do art. 3º da Lei n.º 6.194/74, com as alterações dadas pelas Leis nº11.482/07 e nº 11.945/09, e com a tabela de Danos Corporais Totais, constante do anexo daquela Lei, tendo como indenização máxima a importância segurada vigente na época da ocorrência do sinistro.


ID
1086625
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação de Seguros

A operação de cosseguro consiste:

Alternativas

ID
1086628
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação de Seguros

Uma seguradora com o objetivo de passar técnicas de subscrição realizaria uma operação de resseguro:

Alternativas

ID
1086631
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação de Seguros

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres – DPVAT não cobre danos relativos a:

Alternativas
Comentários
  • Resolução CNSP Nº 273 DE 19/12/2012

    Art. 12º. O Seguro DPVAT garante cobertura por danos pessoais causados por veículos automotores de via terrestre, ou por sua carga, a pessoas transportadas ou não.

    § 1º Os danos pessoais cobertos pelo seguro DPVAT compreendem as indenizações por morte, invalidez permanente e despesas de assistência médica e suplementares, que serão pagas diretamente ao beneficiário, observados os valores previstos nas normas vigentes, por pessoa vitimada.

    § 2º A cobertura a que se refere este artigo abrange, inclusive, danos pessoais causados aos motoristas dos veículos, exceto quando constatada a existência de dolo.

    § 3º A cobertura do seguro não abrange multas e fianças impostas ao condutor ou proprietário do veículo, as despesas de qualquer natureza decorrentes de ações ou processos criminais e quaisquer danos decorrentes de acidentes ocorridos fora do Território Nacional.


ID
1086634
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação de Seguros

São seguros obrigatórios:

Alternativas
Comentários
  • Os seguros podem ser ainda facultativos ou obrigatórios. A maioria dos seguros vendidos no Brasil tem contratação facultativa, mas a lei determina a contratação de uma série de seguros que passam a ser obrigatórios. Muita gente não sabe disso! Veja a lista abaixo:

    • Seguros Obrigatórios de Responsabilidade Civil dos Proprietários de Veículos Automotores de Via Terrestre.

    • Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil dos Proprietários de Veículos Automotores Hidroviários.

    • Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil dos Transportadores em Geral.

    • Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil do Construtor de Imóveis em Zonas Urbanas por Danos a Pessoas ou Coisas.

    • Seguro Obrigatório de Transporte de Bens Pertencentes a Pessoas Jurídicas.

    • Seguro Obrigatório de Danos Pessoais a Passageiros de Aeronaves Comerciais e de Responsabilidade Civil do Transportador Aeronáutico

    • Seguro Rural Obrigatório.

    • Seguro Obrigatório Contra Riscos de Incêndio de Bens Pertencentes a Pessoas Jurídicas.

    • Seguro Obrigatório de Garantia do Cumprimento das Obrigações do Incorporador e Construtor de Imóveis e de Garantia do Pagamento à Cargo do Mutuário.

    • Seguro Obrigatório de Bens Dados em Garantia de Empréstimos ou Financiamentos de Instituições Financeiras Públicas.

    • Seguro Obrigatório de Edifícios Divididos em Unidades Autônomas.

    • Seguro Obrigatório de Crédito à Exportação.

    • Seguro Habitacional Obrigatório de Morte e Invalidez Permanente (MIP) e de Danos Físicos aos Imóveis (DFI), para os imóveis financiados aos mutuários do Sistema Financeiro da Habitação.

    Os seguros acima estão listados no artigo 20 do Decreto-Lei 73, de 1966, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Seguros Privados, e estão vigentes.

    Fonte: http://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=4489


ID
1086637
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação de Seguros

São riscos excluídos da cobertura do seguro de responsabilidade civil de empresas de transporte coletivo rodoviário de passageiros interestadual:

Alternativas

ID
1086640
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação de Seguros

A contratação dos planos previdenciários pode ser feita:

Alternativas

ID
1086643
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação de Seguros

Nos contratos de Seguro Fiança Locatícia, mediante pagamento de prêmio adicional, poderá ser dada cobertura nos casos a saber:

Alternativas

ID
1086646
Banca
ESAF
Órgão
SUSEP
Ano
2006
Provas
Disciplina
Legislação de Seguros

São cláusulas identi?cadas em contratos de resseguro automático as:

Alternativas